Quem é Melquisedeque?


Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo

Agora, “Descobrindo-nos o mistério de Sua vontade”, a vinda. Deixe-me ler para vocês algo. Eu estava lendo agora, vamos voltar agora para “O mistério de Sua Vontade”. Vamos voltar a Hebreus aqui só por um minuto, no capítulo 7 de Hebreus, eu creio que é. E eu gostaria de ler para vocês algo que lhes fará sentir muito bem quando pensarmos nisto, nós assentados juntos em lugares Celestiais. Hebreus, capítulo 7.
Porque este Melquisedeque, (observe agora) que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo…

Melquisedeque abençoou Abraão

Qual é o mistério agora? Aqui está o mistério, observe isto. Quem é este Companheiro que está fazendo, conhecendo, o mistério de Sua vontade, este Melquisedeque? Estou esperando em todos aqui, continuem procurando na Bíblia. Hebreus, o capítulo 7, Paulo falando, o mesmo homem de Gálatas.
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo,… e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça,… e depois também… rei de Salém, (Quem é este Companheiro?) que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida,…

Melquisedeque não teve princípio e nem fim

Quem era este Homem? Quem era Ele? Ele nunca teve pai, Ele nunca teve mãe, Ele nunca teve princípio, ou nunca terá um tempo quando Ele morrerá. Ele encontrou Abraão vindo da matança dos reis. O que estava ele fazendo? Ele desceu para apanhar Ló, seu irmão perdido, para trazê-lo de volta. E ele matou os reis; os quais, aqueles reis haviam matado; eu creio que foram dez ou quinze reis, e os seus reinos. Mas Abraão armou os seus servos e foram após ele, separava-se a noite. Vê quando ele virá? Durante a noite, Oh, irmão, nós trabalharemos nas trevas agora, a única luz que temos é a Luz do Evangelho. Mas ele se separou e o apanhou e o trouxe de volta. E em seu caminho de volta, depois que a batalha havia terminado!
Voltemos a Gênesis 14, só um momento, para obtermos a história mais clara. Vamos voltar aqui em Gênesis no quarto… eu creio que é o 14, Gênesis 14. Sim, vamos tomar Gênesis 14:18, começar. Vamos começar um pouquinho antes disso. Vamos começar, sim, o verso 18, Gênesis 14:18, “E Melquisedeque…” Agora, este é Abraão retornando agora da matança dos reis. Voltando, no seu caminho de volta, trazendo de volta Ló, todas as pessoas que eles haviam tirado fora. Todas!
Agora observe. Melquisedeque, o Rei de Salém o qual é o Rei de Paz, Salém atualmente se localiza através da colina. É o Rei de Jerusalém, Quem ele era. Isto é exatamente Quem ele era. Rei de Jerusalém. Que, Jerusalém foi primeiro chamada de Salém, que era paz; isto foi Jerusalém primeiro, antes que ela fosse chamada de Jerusalém. Ele era o Rei de Jerusalém. Ele era o Rei de justiça, o Rei de paz, o rei de Salém. Ele não tinha pai, Ele não tinha mãe, Ele não teve princípio de dias, Ele não teve fim de vida, Ele não tinha nenhuma genealogia. Oh, oh, oh! Quem é este Companheiro? Observe-O. Depois que a batalha havia terminado, depois que a vitória havia sido ganha, observe o que Ele disse. “E Melquisedeque”, verso 18, no capítulo 14 de Gênesis.
Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra!
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E deu-lhe o dízimo de tudo.
Vamos ler um pouco mais adiante.
E o rei Sodoma disse a Abraão; Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti.
Abraão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, (Observem como abreviou aquilo, oh, como ele lhe deu isto!)
Que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, para que não digas: Eu enriqueci a Abraão;
Salvo tão somente o que os mancebos comeram…
Observe este Melquisedeque logo que Ele encontrou com Abraão vindo da matança dos reis. O mistério de Deus agora revelado! Quem era Ele? Ninguém… Eles não podem encontrar nenhuma história Dele, porque Ele não tinha nenhum pai, Ele não tinha nenhuma mãe, Ele não teve nenhuma vez nenhum princípio, Ele nenhuma vez morreu, então seja Quem Ele for continua vivo. Ele nunca teve nenhum princípio, então Ele não poderia ser ninguém a não ser El, Elah, Elohim; existente de si mesmo, habitando em si mesmo, o Deus Todo Poderoso.
Jesus tinha um Pai, Jesus tinha uma mãe; Jesus tinha princípio de dias, Jesus teve um fim na vida terrena. Porém este Homem não tinha pai, nem mãe, amém, nem pai nem mãe. Jesus tinha ambos Pai e mãe. Este Homem não tinha pai nem mãe. Amém. E o que fez Ele, depois que a batalha havia terminado, depois que Abraão havia tomado sua posição?
Depois que a igreja toma a sua posição, somos chamados para adoção de filhos, através do Espírito Santo. E quando cada homem toma a sua posição, o que Deus lhe tem chamado para fazer, se põe de pé no fim do caminho, indo atrás dos perdidos.
Primeiro, Paulo tira todo o pânico disto, diz, “Agora se você é chamado, se você não está simplesmente com a mente manufaturada com algum tipo de teologia; se você é realmente nascido do Espírito, então Deus te predestinou antes da fundação do mundo, colocou o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro, e agora nos juntamos para assentarmos em lugares Celestiais em Cristo Jesus. Um povo santo, uma nação santa, um povo peculiar, um sacerdócio real, oferecendo sacrifícios espirituais para Deus, isto é, os frutos de nossos lábios dando louvores ao Seu Nome”.
As pessoas vêm e dizem. “Aquelas pessoas são loucas”. Lógico que são; a sabedoria de Deus é loucura para o homem, e a sabedoria do homem é loucura para Deus. Elas são contrárias, uma da outra.

Quando nos encontramos com Melquisedeque?

Agora, na Bíblia, quando a batalha estava toda terminada, quando tudo estava terminado, então qual é a coisa seguinte que fazemos? Qual é a coisa que fazemos depois que a batalha terminar? Você sabia o que fazemos? Nós encontramos com Melquisedeque. Vamos ver em Mateus 16:16, rapidamente, ver se isto é correto ou não. São Mateus, capítulo 16 e verso 16. Estou quase certo que isto é certo, Mateus 16. Mateus seis… Não, está errado, não poderia ser tão perto. 26:26. 16 aqui, Ele está falando com Simão Pedro. Perdão, eu não queria dizer isto. 26:26, porque bem na última ceia, é a isto que estou tentando chegar. Mateus capítulo 26 e versículo 26. Agora o encontramos, aqui estamos na última ceia.
E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;
Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados, p-e-c-a-d-o-s, pecados, os cristãos que fazem coisas erradas.
Está bem, mas agora ouçam, o verso 29.
…E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até àquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.
O que? A mesma coisa Melquisedeque fez após Abraão ter tomado a sua posição. Colocou os seus homens em ordem, e venceram a batalha, e ele voltou, e Melquisedeque saiu com pão e vinho. Depois que a batalha houver terminado, então nós comeremos a Ceia das Bodas com o Senhor Jesus no novo mundo. Oh, bendito seja o Nome do Senhor. Correto.

Mensagem: ADOÇÃO – MISTÉRIO PREDESTINADO DE SUA VONTADE – Parágrafos: 41 ao 44; 47 ao 53; 64 ao 66 

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.