O cristão representa o cordeiro, e o que representa a pomba?


O cristão tem a natureza do cordeiro – Deus representado na pomba

Nós somos as ovelhas do Seu pasto. Nós iremos falar sobre isso daqui a pouquinho, a ovelha. E nós somos o ser tríplice de Deus, e quando Ele pode ter o controle completo de nós, Ele pode nos conduzir e nos guiar.

Cristo representado como um cordeiro

Agora, isto agradou tanto a Deus, que quando Ele enviou Jesus à terra, que Lhe agradou representá-Lo como um animal, e esse animal foi o cordeiro. Caminhemos de volta ao princípio, no Jardim do Éden, nos anúncios da vinda de Jesus, Deus sacrificou um – um cordeiro para ser uma oferta substituta nos anúncios da vinda de Cristo. Agora, eu tenho frequentemente me perguntado porque Deus simbolizaria Cristo como um animal, como uma besta. Porém nós encontramos que o Cordeiro, a razão pela qual Ele escolheu um cordeiro, um cordeiro é o mais manso e o mais dócil de todas as criaturas que está sobre a terra. Não há nada mais manso e dócil do que um pequeno cordeirinho, tão inocente, não se sustenta por si próprio. Ele – ele não é arrogante. É uma meiga, e dócil criaturinha. E quando Deus foi representar Cristo para o mundo, Ele O representou em um cordeiro.

O Espírito Santo representado na pomba

Agora, porém quando Deus, Deus Pai, Jeová, viria representar a Si Mesmo do Céu, Ele foi representado na mais mansa, e humilde de todas as aves que voam no céu, essa é, a pomba. Não há pássaro mais dócil do que a pomba. Eu fiz um estudo completo sobre a vida dos pássaros e sobre a vida selvagem, e a pomba é o pássaro mais estranho que algum outro pássaro que voa nos céus. A pomba é um – um – um ser amoroso. Uma pomba é dócil. E uma pomba não tem fel, ela é a única na família dos pássaros que não tem um fel. Essa é a razão pela qual você nunca vê uma pomba em qualquer lugar a não ser aonde haja grão e semente.
Agora, na arca, havia uma pomba. E a pomba é representada em muitos lugares na Bíblia. Ela é o símbolo do Espírito Santo. E também o cordeiro é representado em muitos lugares da Bíblia, como Cristo, no Apocalipse, todo o caminho de volta ao Gênesis, e assim é a pomba.

A diferença entre a pomba e o corvo

E no Livro de Gênesis, a pomba estava na arca, sentada no poleiro com o – com o restante das aves do ar; e um deles era uma ave negra e brilhante, um corvo. E um corvo é um dos pássaros mais sórdidos que existem, um corvo e um gaio (da família dos corvos – NT), eu suponho, é quase que o pássaro mais sórdido que nós podemos encontrar. O corvo é um pássaro de vida muito longa, e ele vive (eles têm afirmado) por, algumas vezes, duzentos ou trezentos anos, que um corvo… Um papagaio vive mais tempo do que isso.
Porém uma pomba é um animal ou um pássaro que não tem fel. Agora, o corvo poderia se sentar aqui e comer sobre uma carcaça morta. Você nunca verá a pomba ao redor dessa carcaça morta. Ela não pode suportar isto. O mau cheiro daquilo em seu nariz, ela não poderia suportar aquilo. A deixaria enferma. Elas simplesmente não podem suportar qualquer coisa que está deteriorando, podre. Elas não podem suportar isto, assim sendo ela não poderia comer aquilo. Se ela comesse, aquilo mataria imediatamente a pomba, porque o que digere a comida é o derramamento do fel dentro do estômago o qual digere a comida. E se não há fel para ir ali dentro para preparar isto, então aquilo mataria a pomba. Desta forma você sempre encontrará a pomba ao redor de um lugar aonde há algo limpo, algo que é sadio.

O corvo representa o crente hipócrita

Agora, o corvo é diferente. Agora, somente note o corvo sendo um tipo do hipócrita. O corvo pode sentar ali sobre a – sobre a carcaça morta e comer simplesmente tanto o quanto ele deseja, e voa imediatamente para o campo e come trigo, também. Porém a pomba não pode comer trigo e então voar sobre a carcaça morta.
Assim que, um hipócrita, um homem pode ser um hipócrita e comer ambas as coisas espirituais, e coisas boas e coisas más. Porém um real Cristão nascido de novo não pode tolerar as coisas que são erradas, e só pode comer das coisas boas. Note isso! Quando você vê um sujeito que pode ir para a dança, sair e beber, sair e viver em pecado, volta para a igreja e possivelmente grita simplesmente tanto quanto um santo, o que é isto, ele é um carniceiro, ele pode comer tanto as coisas podres como as coisas boas. Porém o verdadeiro Cristão já não pode tolerar aquelas coisas mais, pois ele tem passado da morte para a Vida. E imediatamente isto o condenaria portanto, os próprios pensamentos disto, até ao ponto em que isto o condenaria, até que ele virasse a sua face e se afastasse. Oh, que quadro!

O cordeiro precisa de um pastor para guiá-lo

Agora, o cordeiro é um companheiro muito dócil. Ele não o faz, ele não pode ajudar a si mesmo. Ele não tem confiança em si mesmo, porque ele não pode ajudar a si mesmo. Aqui há algum tempo atrás eu estava indo por um pasto quando eu costumava patrulhar, e eu encontrei um cordeirinho, e todos o tinham deixado de alguma maneira, e ele estava todo ferido em cima de um pequeno punhado de arame farpado. E o pequeno e pobre companheiro estava deitado ali, sangrando e balindo. E eu cheguei perto e eu havia visto no caminho de cima por volta de meia milha (800 m. NT) acima, estava todo um rebanho de ovelhas. Agora, ele havia prostrado exatamente ali e os corvos haveriam picado logo nos seus olhos se nós não o tivéssemos tirado dali. Porém eu sem ferir o companheirinho, o peguei em meus braços. Ele nunca recusou. Ele se pôs bem quieto. Eu o peguei em meus braços. A primeira – a primeira vez, talvez, que um ser humano tivesse alguma vez posto suas mãos sobre ele, porém ele foi dócil.
Ele estava desejando ser guiado. Ele estava desejando ser ajudado. Eu espero que você veja isto. Ele não estava desejando tentar resistir ou dar um coice, ou morder. Os cordeiros não dão coices, eles não mordem; eles somente se humilham a si mesmos. E este companheirinho, eu o apanhei e o pus ali com o restante das ovelhas. Nuns pouco minutos a sua mamãe o encontrou, quão feliz ele estava! Agora, quão típico isso é do Cordeiro de Deus!
Você sabe, onde eles vão matar ovelhas, vocês sabem o que guia a ovelha até ao cepo mortal, é um bode. Porém o bode guiará a ovelha exatamente até a rampa no matadouro, e então ao mesmo tempo que ele faz a ovelha subir a rampa, então ele pulará fora. Porém, oh, eles dizem, quando eles vão matar o bode, então ele levanta uma tempestade. Vê?
E essa é a maneira que o Diabo fará. Ele tentará guiar os filhos de Deus exatamente para dentro da sordidez, porém quando chega o tempo dele morrer, ele realmente levantará uma tempestade então. Essa é a maneira que o Diabo faz isto. E essa é a maneira algumas vezes, alguma mocinha de aparência bela ou algum rapazinho insolente com uma risadinha irônica, com uma carteira de cigarros ou uma garrafa de uísque, guiaria uma mocinha para o erro, um cordeiro, com a cria de alguém, fora para o erro. “Oh, está bem. Não há nada de modo algum nessa coisa santarrona de igreja.” Porém deixe a morte golpear esse velho amigo uma vez, você o ouvirá grunhindo, gritando por todo o país. E essa é a maneira que o Diabo faz isto.
Porém um cordeiro é tão dócil, que ele pode ser guiado. E essa é a razão pela qual Deus representou a Cristo como o Cordeiro, e a Ele Mesmo como a Pomba. E no dia que João batizou a Jesus no rio Jordão, um dos maiores eventos que alguma vez tinha tomado lugar, aconteceu exatamente ali.

A natureza de mansidão da pomba e do cordeiro

Note quão maravilhoso! O Cordeiro, o mais manso de todas as criaturas da terra, e a Pomba, a mais mansa de todas as aves do Céu. Agora, essa é a única maneira que eles podiam alguma vez ser unidos. Esta é a única maneira que a Pomba deveria alguma vez vir sobre o Cordeiro. Agora, quando a Pomba desceu, João viu a Jesus, e ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.” E João disse: “Eu testifico, vi o Espírito de Deus como uma Pomba descendo, e repousando sobre Ele.”
Aleluia! Aí está você. A Pomba e o Cordeiro unidos. Isso é quando Deus e o Homem se tornaram um. Isso é quando o Céu e a terra abraçaram um ao outro. Aleluia! Isso é quando Deus foi feito carne, trouxe isto, isso é quando Deus desceu na forma de Espírito, e foi feito um Homem e habitou entre nós. Isso é quando toda a Eternidade abraçou-se mutuamente. Isso é quando a raça humana caída do povo de Adão e Deus Jeová e todos os anjos vieram juntos, quando Deus e o homem foram feitos um, nesse grande memorial dia quando João batizou Jesus.
Agora, e se eles houvessem sido um lobo? O doce arrulhado da pomba nunca teria sido capaz de suportar ao lado do lobo.
O que é mais lindo do que no final de um entardecer ouvir as velhas pombas rolas pousadas ali fora e arrulharem por algum tempo? Depois que eu perdi a minha esposa e bebê… Eu não deixava que ninguém soubesse o que eu estava fazendo. Eu costumava entrar em meu velho carro, eu dirigia aqui através da rua, saía aqui no cemitério Walnut Ridge, ficava em pé ali ao lado de uma árvore e olhava para baixo na sepultura. Eu simplesmente não podia renunciá-los.
Parecia como se eu não pudesse suportar mais. Eu enterrei meu pequeno bebê, pondo-o ali, oito meses de idade. Como ela costumava segurar suas mãozinhas e as estendia para mim, e eu soprava a corneta ou dizia algo para ela, e ela fazia “gugu”, ela estendia as suas mãozinhas. E eu sentava ao lado de uma árvore, especialmente quando chegava o entardecer. E ali costumava estar uma velha pomba que assentava ali fora no arbusto, ela seguia arrulhando. Oh, que coisa! Eu antigamente me perguntava se isto era a alma imortal do meu bebê voltando para tentar falar comigo.
Nada mais doce do que esse arrulhado da pomba. Quão amável ela é! Ela traz boas novas. Como ela tenta fazer paz! Levante cedo numa manhã, saia para os bosques ali perto de onde eu vivo, que coisa pacífica é ouvir a isto! Em repouso sobre essa árvore muito alta, essas pombas arrulhando uma para a outra.
Outro dia, ali na casa do irmão Cox, uma velha mãe pomba tinha dois bebezinhos. E eles chocaram exatamente em cima, no alto da construção, assim que os gatos não poderiam pegá-los. E a velha pomba mãe os alimentava. Então ela descia e os tomava e os levantava na árvore, eles pousavam ali com seus pescoços em volta um do outro, e arrulhavam e se amavam, durante o dia todo, dois pequeninos, dóceis bebês pombas.

Uma atmosfera amorosa é a que tem a pomba

E eu pensei de como Deus, (a pomba é um pássaro tão amoroso) e a Pomba, Deus, desejando amar aos Seus seres humanos. Deus deseja ser amado. Deus deseja te amar. “Deus amou ao mundo de tal maneira, que Ele deu o Seu Filho unigênito, para todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha Vida Eterna.” Bendito seja o Senhor! Então Deus, desejando ser amado, Ele tinha algo… fazer alguma coisa digna de amar. Ele tinha que fazer algo dócil como ele mesmo. Ele tinha que fazer algo que pudesse ser amado. Ele tinha que fazer algo de Sua própria Natureza.
Você não poderia amar nada que não fosse de sua própria natureza. O amoroso tem que se unificar com o amor. Um marido e uma esposa têm que amar um ao outro, se eles alguma vez vencem as dificuldades. A família tem que amar um ao outro, se eles alguma vez vencem as dificuldades. Alguma coisa para ser amada! Você busca em todo lugar, encontrar uma moça para ser a sua esposa que você ame. Ela busca, encontrar um marido que ela possa amar.
E Deus busca, tentando encontrar uma alma que Ele possa amar. Desta forma, Ele Se representou aqui sobre a terra como uma Pomba dócil e um Cordeiro dócil. Se esse Cordeiro num minuto em algum dia se revestisse da natureza de um lobo raivoso, essa Pomba teria alçado o Seu vôo imediatamente, teria se ido.

Deus compara os seus filhos com as ovelhas

Porém o – o – o cordeiro, ele não tem nenhuma grande opinião de si próprio. Um cordeiro é uma criatura, que quando ele está perdido, ele está desesperadamente perdido. Uma ovelha não pode encontrar o seu caminho de volta. Essa é a razão pela qual o bode a guia para a sua morte. Ela não pode encontrar o seu caminho, uma ovelha que está perdida. Essa é a razão pela qual Deus nos comparou a ovelha. Quando nós estamos perdidos, nós estamos perdidos. Não há caminho que nós possamos encontrar por nós mesmos. E há somente uma maneira de fazer isto, isso é, submeter a nós mesmos ao Pastor do rebanho, e Ele faz a liderança.
Agora, assim eu noto este Cordeiro e a ovelha juntos… o Cordeiro e a Pomba, melhor dizendo, juntos, eles são feitos um. Então vigie como a Pomba guiou o Cordeiro, o Filho de Deus. Quão dócil Ele era, sabendo que Ele estava indo para a matança. Quão dócil Ele era, pois todo o tempo não procurava apresentar a Si próprio, não procurava ser auto-suficiente. Ele disse: “Eu não faço nada até que o Pai primeiro me mostre, e o Pai habita em Mim.”

A ovelha sede os seus direitos

Agora, uma outra coisa que o cordeiro é, o cordeiro está desejando submeter os seus direitos. Agora, Deus deseja que nós sejamos cordeiros, porém há muitas vezes que nós não desejamos submeter os nossos direitos, ceder os nossos direitos. Muitos de vocês dizem: “Bem, eu tenho direito, Irmão Branham.” Isso é verdade, porém está você desejando ceder os seus direitos? Está você desejando sacrificar os seus direitos, para que Deus possa lhe guiar? Esse é que é o problema com as nossas igrejas hoje, na grande maioria, que a mansidão do Cordeiro de Deus… Nós estamos supostos a sermos cordeiros, nós temos nos tornado tudo mais, exceto cordeiros. E essa é a razão, que tão logo que nós tomamos essa atitude, a Pomba do Espírito Santo alça o Seu vôo e parte.
Se o Cordeiro de Deus houvesse feito o mais simples rosnado como um lobo, ou houvesse feito algo contrário ao que a dócil Pomba houvesse permitido, a Pomba teria tomado o Seu vôo. Ela teria partido num minuto.

Uma natureza diferente da pomba e do cordeiro tem entrado na igreja

E essa é a razão hoje que nós estamos nos perguntando: “Qual é o problema com a igreja Pentecostal?” Isto é porque nós temos nos revestido de uma natureza diferente. Nós temos nos revestido de uma natureza que: “Nós desejamos nossos direitos. Nós vamos fazer o que nós entendemos que é direito fazer.” E nós nos tornamos arrogantes. Nós nos tornamos hostis. Nós nos tornamos indiferentes. Nós permitimos o temperamento entrar. Nós permitimos o egoísmo entrar.
Um cordeiro, quando vem o tempo… Ele possui a sua própria lã, que é o seu direito. Ele possui a sua lã, porém eles tomam o cordeiro e o levantam em cima de cepos, e atam os seus pés completamente. Ele nunca escoiceia, ele nunca se alvoroça. Você simplesmente tira os direitos dele em seguida, porque ele é um cordeiro. Ele não pode fazer nada mais, porque essa é a sua natureza. Porém cruze uma vez o caminho de um cristão, você saberá se ele é um cordeiro ou um bode. Você saberá o que ele é, opondo-se uma vez a ele. E essa é a razão hoje pela qual as nossas igrejas estão na condição que elas estão.

Mensagem: A igreja e sua condição – Parágrafos: 22 ao 44

tabernaculo-4 - Copia

Posted in Perguntas e Respostas.