A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – O TERCEIRO SELO
20 de março de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Boa noite, amigos. Ponhamo-nos de pé apenas por um momento para orar. Inclinemos nossas cabeças.
2 Nosso Pai Celestial, ao ouvir esse — esse belo hino, nós — nós cremos, Senhor, que… Tu estás próximo. E nós oramos para que Tu nos recebas nesta noite, Senhor, como Teus filhos, perdoando todos os nossos pecados e transgressões, e dando-nos de Tuas bênçãos, pois somos um povo necessitado.
3 E nesta grande hora em que estamos vivendo, e vemos, que a cada ano, se torna cada vez mais escuro, para o mundo. E a vinda do Senhor fica mais e mais brilhante, à medida que Ele Se revela na… em Sua Palavra e em Sua manifestação. Temos vindo de novo, nesta noite, Senhor, para nos esforçar, nesta reunião, e para Te rogar que nos abras, Senhor, este Terceiro Selo deste Livro, que ele possa ser conhecido por nós, para que saibamos o que fazer e como viver, e sermos melhores cristãos.
4 Rogo, Deus, que Tu faças cada incrédulo aqui, nesta noite, conhecer sua necessidade de Ti. Conceda-o. E eu — eu rogo, Pai Celestial, que cada cristão nascido de novo se dê conta que ele tem que viver mais perto do que ele viveu no passado, que todos nós possamos estar nessa unidade do amor cristão e de fé.
5 Conceda que cada enfermo em nosso meio seja curado nesta noite, Senhor. Que eles entendam a necessidade de Ti. Rogo, Pai, que Tu abençoes tudo o que for feito ou dito, para Tua honra e glória, pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
6 Bem, novamente, nesta noite, temos nos reunido para isto, na — na noite de quarta-feira. E estamos esperando no Senhor, nesta noite, por um — um grande derramamento de Suas bênçãos sobre Sua Palavra. E hoje tenho estado estudando, como sempre, tratando de pensar nas coisas que seriam mais apropriadas para dizer, e como dizê-las, e logo dependendo do Senhor para me dar a interpretação e o significado desta — desta Palavra que está escrita. E eu estou sumamente agradecido a Ele pelo que Ele tem feito por nós durante a semana, que nós… da abertura destes Selos.
7 E agora, talvez seria bom se domingo de manhã, que… Você sabe, muitas vezes… Não é nosso desejo que sejamos mal entendidos, mas, vocês sabem, você… isso sucede desse modo. E então, talvez, domingo de manhã, se tiverem perguntas em suas mentes no tocante a estas coisas, poderiam escrevê-las e entregá-las aqui, na plataforma no sábado à noite, para que assim eu possa ver o que são. E então eu tentarei respondê-las para vocês, no domingo de manhã, o Senhor permitindo. Penso que seria melhor do que planejamos, porque às vezes isto fica mal compreendido, vocês sabem. E então, desta maneira eu… Seria melhor que eu — eu esclarecesse isso, vocês sabem. Isto seria exatamente o que deveria ser. Porque, às vezes, agora…
8 Alguém telefonou hoje e disse, que — que, telefonou e queria saber se era verdade, que, “quando o — o Rapto acontecer, se haveria só um de Jeffersonville e um de Nova York, e os demais do exterior.” Então, veja, isto foi mal compreendido. E então alguém disse, que, “Sábado à noite, se o Senhor nos der o último Selo, então Jesus estaria aqui no domingo de manhã.” Vêem? Então isto é um — é um… Veja você, você — você não… aquilo, aquilo não é assim, e você não… Não é isto.
9 Nós não sabemos. Se alguém diz a você que sabe quando Ele vem, para começar, você já sabe que estão errados, porque ninguém sabe disso. Porém queremos viver, hoje, como se fosse agora mesmo.
10 Vou tentar trazê-los de volta por um minuto, então estejam preparados. Eu — eu creio que Jesus virá dentro, em menos de três minutos a partir de agora, segundo o Seu tempo. Sabe você quanto tempo seria isto? Aproximadamente trinta e cinco anos. Veja, mil anos são como um só dia para Ele, veja você.
11 Então, quando você ouve o apóstolo aqui atrás dizer: “O tempo está à mão,” novamente aqui, “O tempo está à mão.” O apóstolo disse aqui em Apocalipse. Vocês sabem quanto tempo faz que disse isso? Isso não foi… foi apenas ontem, para Deus, nem dois dias têm se passado ainda.
12 E, veja, se são três minutos, menos de três minutos para Sua vinda, veja, isso seria mais ou menos trinta anos para nós, ou algo desse gênero. E veja como, o que três minutos seriam para Ele: Ele já tem Se levantado, para vir. Então nós, você… às vezes quando você lê aqui, Ele está falando em termos da Palavra , veja, não em nosso termos.
13 Logo se eu soubesse que Ele viria amanhã à noite, amanhã à noite, amanhã eu estudaria e Lhe pediria que me desse a mensagem para o Quarto Selo. E viria aqui e a pregaria, exatamente do mesmo modo. Vêem? Eu — eu quero estar fazendo cada dia exatamente o que eu estaria fazendo se Ele estivesse vindo. E não conheço nenhum outro lugar melhor para ser apanhado do que no posto do dever, vejam, no posto do dever. Então sigamos em frente até que Ele venha.
14 Às vezes quando apenas lemos, e, agora, seja bastante cuidadoso. E quando você ler, pegue as fitas, ouça-as atentamente. Porque, você obterá isto nas fitas, pois eles as têm tocado, e elas estão boas e claras, então você obterá isto claramente ali.
15 Agora, todos estão apaixonados por Cristo, eu espero, nesta noite, e todos O amam.
16 Vou lhes dizer que, às vezes, o que confunde as pessoas, é que alguém entra e não ouviu a primeira parte do culto, veja você. Então eles entram e ouvem algo que se refere ao que você disse antes, lá atrás, alguma coisa, e então eles pegam aquilo, o que foi dito, e eles não ouviram a primeira parte. Então, está tudo confuso para eles, veja você, então. E eles realmente pensam que algo diferente foi dito, mas — mas não foi.
17 Então se você tem uma pergunta sobre algo que não entende, apenas escreva isso em um pedaço de papel. Entregue daqui até sábado à noite. E no domingo pela manhã eu tentarei a … Se isso estiver um pouco confuso, você diz: “Bem, eu apenas gostaria de saber o que isto aqui significa. Eu não compreendi isto”. Você sabe o que eu quero dizer. Então eu tentarei responder isto para você, no domingo de manhã, o Senhor permitindo.
18 Agora, nesta noite vamos ler desta bendita Palavra novamente, no capítulo seis. E vamos começar esta noite com o Terceiro Selo. E no versículo cinco, o quinto e o sexto versículos.
19 E amanhã à noite concluiremos os quatro cavaleiros; o cavalo branco, e o cavalo vermelho, o cavalo preto e o cavalo amarelo.
20 E eu quero dizer isto. Que, cada vez, mesmo esta manhã, por volta… me levantei muito, muito cedo para orar antes que as coisas começassem se agitar, e continuei assim em oração durante o dia. Mas esta manhã, bem cedo, o Espírito Santo veio para onde eu estava. E tão claro como qualquer coisa, eu — eu vi este outro Selo se abrir agora, exatamente. Agora — agora — agora, Ele me ouve, eu sei. E estou sumamente agradecido.
21 Agora, vocês se recordam, que ali algo está sucedendo. Que, eu — eu espero que estejam captando isto, veja, veja, que há algo que está sucedendo. Eu quero provar a esta igreja de uma vez por todas, e ver se podem apanhar algo antes que isso realmente suceda. Agora recordem, recordem o que tenho lhes dito. E, agora, que o Senhor possa nos ajudar.
22 Agora, no versículo 5:
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem… e vê. E olhei, e eis um cavalo preto: e o que sobre ele estava assentado, tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e… vinho.
23 Agora vamos fundamentar isto só um pouquinho, e sobre os Selos que já temos visto. Porque, como fizemos com as Eras da Igreja, ora, tentaremos colocar uma base, como que para entrelaçar isso, até ao ponto em que você possa… Essa é a maneira que em realidade estão as Eras nas Escrituras, cada uma se encontra ligada com a outra, exatamente assim. É como subir uma ladeira, e subindo um degrau, melhor dizendo; um leva ao outro, e tudo se repete, à medida que você sobe um degrau.
24 E agora, estes Selos, o… É um — o Livro da Redenção, selado. Todos compreendem isto? [A congregação diz “Amém” – Ed.] E este Livro está selado com Sete Selos. Ele é um Livro selado com Sete Selos. Vêem?
25 E agora recordem, como explicamos isto para vocês, e tomamos o exemplo de Jeremias e tudo. Agora, eles, quando eles tinham… eles escreviam assim, sobre um pedaço de — de manuscrito, ou papel, ou melhor; não papel, mas era uma pele. [O irmão Branham ilustra o rolo e o selamento do pergaminho, usando folhas de papel.] E eles a enrolavam, assim. Agora aquilo… E então o final daquilo era deixado assim; aquilo identificava o que havia ali. Então o próximo tomava o mesmo tipo de posição, enrolado do mesmo modo, enrolado assim. E então, no final aqui, aquilo é rasgado assim, de forma a deixar um outro.
26 Bem, aquele era o Livro selado sete vezes. Agora, nunca tivemos livros como estes até ultimamente. Os livros na antigüidade eram pergaminhos. Eles eram enrolados. E então quando eles queriam o assunto ou algo… Como se — se a Bíblia fosse enrolada, e você quisesse ler no Livro de Isaías; então tiraria a parte pertencente a Isaías, e desenrolaria desse jeito, e O leria. E este é um Livro de Redenção sete vezes selado.
27 E agora encontramos que o Cordeiro saiu, tomou o Livro da mão Daquele que estava assentado sobre o Trono, e abriu os Selos, e — e desatou… e desatou Aquilo, desatou os Selos para o povo.
28 E as quatro Bestas ali, as quais vimos detalhadamente nas eras da igreja, as mesmas quatro Bestas, vocês as viram por todo o caminho através da Escritura, e são Elas que anunciam a abertura de cada Selo. Agora, vemos que é um — um Livro de Redenção.
29 E então nós voltamos e temos o — o Parente Redentor, e O tomamos, para vermos o que Sua obra era. E agora por todos estes anos, Cristo tem estado fazendo a obra do Parente Redentor. Agora, todos os que entendem isso digam: “Amém.” [A congregação diz “Amém” – Ed.] Ele tem estado fazendo a obra do Parente Redentor.
30 Porém virá o tempo quando a obra de redenção cessará. E quando cessar a obra redentora, então Ele deixa o Trono de Deus, onde Ele está assentado agora. Mas aquele não é Seu Trono. “Aquele que vencer, darei que se assente comigo em meu Trono, assim, como eu tenho vencido, e tenho assentado no Trono de meu Pai.” Esse não é Seu Trono. Esse pertence ao Espírito, Deus. Cristo, o Cordeiro, isto não pertence a Ele. Ele é o Deus encarnado, vejam; o qual é o mesmo Deus encarnado. Agora, Ele se levanta de onde estava assentado…
31 Primeiro, havia saído o anúncio: “Quem é digno de vir e… e tomar este Livro da Redenção?” Vejam, o plano completo da redenção, desde Adão, tudo que Adão perdeu.
32 Antes de Adão não havia nada perdido. E depois de Adão, tudo estava perdido, na terra. E toda a criação que estava sobre a terra caiu. E tudo caiu com Adão, atravessou o abismo, de maneira que ninguém poderia regressar, de modo algum. Ora, quando ele pecou, ele deixou este caminho, ele não deixou nenhuma maneira de regressar. E então o…
33 Quando esta pergunta foi feita; João o revelador, que… o profeta João, estava na visão e viu estas coisas. E não havia nenhum homem no Céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, nem em parte alguma, digno nem sequer de olhar para o Livro. Vêem? Agora simplesmente pense nisto! Então o Cordeiro veio à frente, e Ele tomou o Livro. Agora foi pedido a João que não chorasse mais. Ele disse: “Eis que o Leão da tribo de Judá tem vencido, e — e Ele pode tomar o Livro e abri-Lo.” Então, Ele voltou para ver o Leão, e viu um Cordeiro. O ancião chamou, disse: “Um Leão tem prevalecido,” mas quando ele veio e olhou, era um Cordeiro que vinha saindo do Trono.
34 Agora, ele nunca havia observado Aquilo antes. Por que? Ele tinha estado ali atrás, fazendo Sua obra mediadora; pois Ele estava sangrando pelo povo, intercedendo pelo povo, até que a última alma que foi posta no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo, entre. Haverá tantos deles ali, e é isto. Isto é tudo. Os demais nem desejarão entrar; eles não têm nenhum desejo de entrar. E assim, quando aquela última alma entrar, então o tempo da redenção está terminado.
35 Então o Cordeiro vem para reclamar Seus direitos sobre o que Ele tem redimido, e isso abarca a criação completa. A terra e todas as coisas pertencem a Ele. Vêem? Ele tem redimido isto com Seu próprio sangue. E quando Ele veio para tomar este Livro, para abri-Lo, ora, que coisa, eles estavam… João parou de chorar. Ele olhou, e este Cordeiro era um Cordeiro imolado. Ele havia sido morto, mas estava vivo novamente. E agora, encontramos que um cordeiro imolado é um cordeiro ensangüentado, todo coberto de sangue. Ele tem sido imolado. Depois de haver sido morto, Ele havia ressuscitado. Ele estava assentado sobre o Trono, digamos, detrás do Trono, assim, intercedendo por todas as almas que haveriam de vir. Então quando o último chegasse aqui e estivesse completado, o… Deus ainda segurava o Livro da Redenção. Vêem? Agora Ele está apenas fazendo a obra do Parente.
36 Como, Boaz desceu, e Rute estava assentada ali esperando até que Boaz … Eu quero dizer, Boaz fizesse a re-… obra de parente redentor. Vocês recordam quando preguei sobre isso, há não muito tempo? Rute, respigando; e, Rute, seja o que for que ela fazia; e assim por diante, e a última coisa que vimos foi Rute esperando. Recordam como tipificamos isso com a igreja? Enquanto, Boaz foi fazer sua obra de parente redentor. Ele a fez; tirou seu sapato como testemunho, e redimiu a Noemi, e, através daquilo, obteve — obteve a Rute. Agora, então, Rute simplesmente estava esperando, porque já havia labutado. E ela havia feito todas aquelas outras coisas, mas agora ela estava esperando. E então quando… A Igreja está esperando, repousando, (muitos deles, a maioria deles, no pó da terra), enquanto Ele está fazendo Sua obra de Parente Redentor.
37 Agora o mundo continua ficando cada vez pior. E o pecado está crescendo, e — e enfermidade, e problema, e morte, e tristeza. O homem ímpio e a mulher ímpia morrem completamente. Câncer os traga, e tantas outras coisas, quando eles não podem se apropriar de suficiente fé para estender a mão e segurar isto.
38 Agora observe. Quando tudo houver acabado, depois de Sua media-… Sua intercessão terminou, Ele Se apresentou, e tomou o Livro da mão Dele. E então João, e toda criatura no Céu, e começou… as almas sob o altar começaram a gritar. Veremos isso no Sexto Selo, de novo. E como eles regozijaram! E — e eles prostraram, os anciãos, e derramaram as taças cheias das orações dos santos. E as almas debaixo do altar clamaram: “Digno és Tu, porque tens nos redimido para Deus! E vamos voltar à terra, para viver como reis e sacerdotes.” Oh, havia um grande. . .
39 E João disse: “Toda criatura no Céu, toda criatura debaixo da terra, e em todas as partes,” se ouviu louvando a Deus por isso. João deve ter encontrado seu nome Ali, você sabe. Todo aquele tempo!
40 Então ele disse: “Ele é digno de tomar o Livro da Redenção.” Agora já não pertencia mais ao Juiz. Ele pertencia ao Redentor, e Ele tem feito a obra da redenção.
41 Agora Ele vai mostrar à Igreja o que fez. Amém. Vêem? Então Ele apenas toma… Mas o Livro está fechado. Ninguém conhecia, de modo algum. Sabiam que era um Livro de Redenção, lá, mas que haveria de ser revelado nos últimos dias. De acordo com Apocalipse capítulo 10, o sétimo anjo entregará a Mensagem relacionada com Isso. Porque, Ele diz que: “No tempo do som da sétima era da igreja, o sétimo anjo, quando ele começasse a tocar a trombeta, todos os mistérios de Deus deveriam ser consumados, ao som de sua trombeta.” Então, depois que Isto é revelado, o Anjo desce do Céu, o qual era Cristo. Agora recordem, este anjo está sobre a terra, um mensageiro.
42 Cristo desce, você O vê no capítulo 10 de Apocalipse; coloca um pé sobre a terra, e outro sobre o mar; com o arco-íris sobre Sua cabeça, olhos como… e pés como fogo, e assim por diante; levanta Sua mão, e jura por Aquele que vive para sempre e sempre sobre o Trono, que “Não haverá mais tempo.” E quando Ele faz esse juramento, Sete Trovões fazem soar suas vozes.
43 E o que escrevia, o qual, quando João foi tomado, devia escrever tudo o que via. Ele começou a escrever aquilo. Ele disse: “Não escreva isto.” Porque… “Não escreva isto.” Isto é um… Ele disse: “Sela-O.” O que está dentro? “Sela-O e não O digas.” Veja, deve ser revelado, mas nem está escrito na Palavra.
44 E então quando Ele começou a abrir os Selos, encontramos, que todos eles estavam confusos. Vêem? Quando Ele abriu o Primeiro Selo, pensou: “Agora aqui Ele vai dizer: ‘e sucederá que Fulano de Tal tomará o trono, e certamente fará isto, e aquilo.’”
45 Mas quando isto sucedeu, aqui ele saiu, um cavalo branco, cavalgando, e um cavaleiro sobre ele. Bem: “Ele tinha um arco em sua mão; e foi dada a ele uma coroa, depois de um tempo,” ele disse. Isso é tudo.
46 E o Cordeiro se voltou novamente, e abriu outro Selo, e saiu um preto… um cavaleiro do cavalo vermelho. “E ele tinha uma… a ele foi dada uma — uma espada; e ele se foi a fazer guerra; e lhe foi dado grande poder, para tirar a paz da terra, e fazer com que se matassem uns aos outros.” Foi uma classe de um… ainda uma coisa misteriosa, (não era isto?), quando Ele O abriu.
47 E então seguiu, e disse: “No dia exatamente antes destes Sete Trovões, todos os mistérios aqui são revelados.”
48 Agora veja. Então encontramos, pelo que temos estudado, que, através das eras, temos tido reformadores, não profetas. Reformadores! E cada ofício tem seu próprio — seu próprio trabalho.
49 Exatamente como um homem que é um — um operador de telefones, ele não é exatamente um eletricista. Pode ser que ele faça algum pequeno trabalho nisto. E como, se um homem é um guarda de linha, bem, ele certamente… Um homem que faz os buracos para colocar os postes e nunca tem a ver com o trabalho da linha, é melhor ele se manter longe da linha; mas ele pode fazer algum pequeno conserto ou algo.
50 Mas quando a Coisa verdadeira é revelada nos últimos dias, no fim da era da igreja, é quando Deus tem dito que mandaria, segundo as Escrituras. E já o temos estudado de ponta a ponta, que Ele predisse que o Espírito de Elias voltaria em determinada pessoa. Agora, creio que isso já está bastante claro. E nós… e estamos esperando que suceda; em alguma parte, uma pessoa ungida, nos últimos dias, se levantará. Agora, você ouvirá de muitos fanáticos e coisas como essas, mas isso é só — só trata de… isso é o Diabo, procurando te desvirtuar do verdadeiro quando ele chegar aqui, veja. Mas ele será propriamente identificado. Vocês sabem o que Elias foi; e observem isso, e vocês — vocês saberão. E então quando ele… Agora, os Eleitos saberão.
51 Não os outros; eles certamente não o conhecerão. Eles O perderão, a um milhão de milhas. Como… Nos foi ensinado através de tudo isso, e mostrado como eles perderam a João, como eles perderam Elias, como eles perderam Jesus, como eles perderam todos os demais por todo o caminho. E eles farão a mesma coisa, porque a Bíblia diz que fariam. Vêem? Então, naquele tempo, isto será muito humilde. E será bem simples. E por essa razão… é o que fará as pessoas se afastarem Disto. Porque é muito simples para eles. Encontramos, e sempre quando as pessoas chegam a ser espertas e educadas, e sabem muito, então elas apenas… que este é o tipo que perde isto, vocês sabem. Vêem?
52 Jesus nunca tomou essa classe de gente por (ser) Seus discípulos. Ele tomou pessoas sem cultura, pescadores, e gente que não estava associada com as igrejas e coisas. Tomou homens comuns, coletores de impostos, e agricultores, e pescadores, e assim por diante, para fazer Sua obra. Vêem? Porque, eles — eles sabem que não são nada, e então Ele pode fazer algo com eles, veja. Uma vez que eles se mantenham sabendo que não são nada, então Deus pode operar através deles.
53 Porém quando pensam que eles sabem alguma coisa, então: “Vocês não sabem o que deveriam saber,” assim nos diz a Bíblia. Então, nós — nós encontramos isto.
54 E agora, encontramos, então, que estes mistérios devem ser revelados.
55 E por que estes outros homens, Lutero, Wesley e aqueles grandes reformadores, que trouxeram justificação, santificação, a era Pentecostal com o batismo do Espírito e essas coisas, por que eles não puderam apanhar estas — estas mensagens? Por que não As trouxeram? Porque eles eram reformadores. Vêem?
56 Apenas, tome isto pelo outro lado, ali havia pessoas que entram, as quais eram “tinham poder como reis, mas não eram reis.” Vêem? Vêem? Você tem de observar a terminologia bíblica de tudo. Vêem? Agora observe. Mas, estas, a razão de todas as pontas soltas, da parte misteriosa em relação a justificação, da parte misteriosa da santificação, da parte misteriosa do batismo com o Espírito Santo. E, ora, que tipo fez… Comeu Eva uma maçã, ou comeu ela uma romã ou algo? Vêem? Comeu… O que era a semente da serpente? E — e é correto o batismo no Nome do “Pai, Filho, e do Espírito Santo,” ou no Nome do “Senhor Jesus”? E, oh, centenas daquelas coisas que têm sido deixadas sem concluir. Vêem?
57 E então na última hora, esta pessoa deve aparecer para revelar estas coisas, vejam, por meio das Escrituras. Será perfeitamente identificado. Veja. Sim, senhor. E, agora, não será uma grande coisa agora. Parece, aqui na Bíblia, que seria algo grande.
58 Quanto maior foi isso, quando João devia descer ali para batizar! Pense bem agora. Os profetas, lá atrás, todo o percurso lá atrás, Isaías, Malaquias, e todos eles falaram dele, quando ele viesse. E quando veio, foi só uma pessoa, velho, sujeito iletrado, de face peluda, cabelos assanhados como uma lagarta peluda, e um grande e velho pedaço de pele de ovelha em torno de si; sem nenhuma educação, nunca havia ido à escola um dia em sua vida, até onde sabemos. Vêem? Aqui vem ele, do deserto, não lhe deram boas vindas ao púlpito, ficou ali fora no rio Jordão e começou a chamar as pessoas para que se arrependessem. Pode você imaginar tal coisa!
59 A Bíblia diz, que: “Tudo será tão grande naquele dia, que todo monte será aplainado, e todo vale será levantando.” Sim senhor. “E todos os lugares ásperos serão aplainados.”
60 Ora, posso imaginar vendo-os ali, pensando que João viria, ou este grande precursor de Cristo, e tomaria todo o deserto e o aplainaria, e plantaria grama novamente. Vêem? Oh, eles, eu imagino que eles tinham tudo preparado, como eles têm hoje.
61 Mas, isso foi tão humilde, até mesmo os apóstolos o passaram por alto. Eles disseram: “Bem, por que dizem as Escrituras se o… Tu subirás ali para ser oferecido agora? Por que as Escrituras dizem que — que Elias tem que vir primeiro?”
62 Ele disse: “Ele já veio, e vocês não o conheceram. E, com o Filho do homem, eles farão a mesma coisa. Mas, João,” Ele disse: “fez exatamente o que devia fazer. E eles fizeram a ele exatamente o que estavam supostos a fazer. E,” disse: “assim deve o Filho do homem padecer.”
63 Ora, não havia, eu suponho, nem a terça parte da nação judia soube que Jesus Cristo estava sobre a terra. Eles… eles provavelmente tenham ouvido de algum fanático por ali em algum lugar, porém não prestaram nenhuma atenção a ele, seguiram adiante. “Ele veio aos Seus, e os Seus não O receberam.” Agora, ali é onde eu creio que mesmo… Agora, não diz que Ele viria secretamente.
64 Mas o Rapto será um segredo. Então se foi tão secreto, quando Ele veio, quanto mais o Rapto será um segredo! Vêem? Eles não saberão disto. Diretamente eles dirão: “Bem, eu pensava que íamos ter um Rapto. E todos estes julgamentos sobre a terra?”
65 Ele dirá: “Já aconteceu e não o souberam.” Vêem? Isto será tão, exatamente como um ladrão na noite.
66 Como um — um livro que li, numa ocasião. Como ele chamava? Romeu e Julieta, é o que era, ou algo? Ele deixou, pegou a escada ao lado da casa, de algum modo. Para… Foi há muito tempo atrás. E ele veio, tirou sua… para pegá-la durante à noite.
67 Agora, esta é a maneira que isto — isto sucederá, e isto terá sido. Não, eles mandarão um punhado de anjos para baixo, com algumas pás, e cavarão as sepulturas. A Bíblia disse: “Seremos transformados, antes mesmo que você possa piscar seus olhos.” Só uma piscada, tudo será terminado assim de repente.
Apenas dirão: “Tal pessoa desapareceu.”
68 Bem, eu imagino que se pudéssemos examinar o mundo hoje, diariamente desaparecem em todo o mundo como que quinhentas pessoas, vejam, eles não sabem nada sobre isso. Elas simplesmente desaparecem.
Bem, não serão muitos os que subirão no Rapto.
69 Agora, eu não quero assustar a vocês, e eu — e eu — eu — eu — eu não creio que isso seja dessa maneira, porém quero lhes dizer o que Ele disse. E vocês o sabem bem. “Como foi nos dias de Noé, quando oito almas foram salvas por água. Oito almas do mundo, foram salvas através das águas.”
70 Bem, você diz: “Oh, que coisa! Sendo assim não tenho nem que tentar.” Isso simplesmente mostra que você não tem a classe de fé que necessita.
71 Se ali só for — for um, esse será eu, amém, porque eu creio. Vêem? Essa é a maneira que você deseja crer, veja, “Serei eu.” Claro. Eu quero viver tão perto Dele, que eu saiba que Ele me levará quando Ele vier. Eu creio nisto. Isto é certo. Então se ali… se todos os demais falharem, eu estarei ali, por Sua graça. Porque, Ele me prometeu isso, e eu sei que eu — eu estarei lá, porque Ele não pode mentir. E eu conheço minha alma e minha vida de testemunho, e tento viver diariamente como se Ele já estivesse vindo, então eu — eu serei aquele. Essa é a maneira que você deseja sentir: “Se forem oito, eu serei um dos oito; se forem quinhentos, eu serei um daqueles quinhentos. Não posso responder pelos demais, porém eu vou ser um dos quinhentos” Vêem? Esta é a maneira que você quer lembrar disto. Vêem?
72 E se não pensar dessa maneira, há algo errado com sua fé. Vêem? Então, você não tem certeza ainda se você está salvo. Você está apenas supondo. Não faça isso. Correto.
73 Nós não vamos chegar ao Selo, não é? Correto. Eu quero, cada noite… Eu não sei se vocês se importam de eu tomar o seu tempo. Poderíamos sair um pouquinho mais cedo. Também não há…
74 Na revelação destes, destes Selos, recordem, em realidade é apenas um só versículo. O primeiro versículo, o anuncia, o segundo versículo. Quase todos os comentaristas, e assim por diante, as interpretações sobre isto, ou — ou a leitura de seus pensamentos, e eu tenho — eu sempre cria como a maioria deles, que aquele primeiro cavaleiro era a — era a igreja primitiva. Mas quando o Espírito Santo revelou isto, foi absolutamente contrário a isso. E então, tudo isso, isso simplesmente mostra o que é. E então eu tento…
75 Agora, para mim, isto é sumamente sagrado. Esta é a razão pela qual eu preferiria responder estas perguntas. E assim vamos deixar, todos corretamente conscientes, e também ali nas fitas, para que todos compreendam agora. Vêem? Eu tento falar um pouquinho, à noite, fundamentando, para fazer com que as pessoas…
76 Apressadas e empurrando, e, vocês não deveriam fazer isso. Vêem? Mas, quando isto acontece, são seres humanos. E faz muito calor aqui — aqui dentro, e vocês — e vocês estão inquietos.
77 Mas vocês têm estado muito, muito bem. O melhor comportamento que tenho visto nas pessoas, neste tabernáculo, tem sido nesta reunião; e simplesmente se assentam quietamente, e as mães levam seus bebês ao berçário quando começam a chorar. E tudo tem sido muito bom.
78 Mas trato de fundamentar isto até que eu sinta a unção do Espírito Santo sobre mim, para falar estas Palavras, falar o que me tem sido revelado. E então se eu tenho, em algum lugar, feito aquilo, se cometi algum erro aqui, seguramente aqui diante de todas as pessoas Ele corrigirá isto para mim. Eu – eu quero isto. Isto é — isto é … eu quero isto corretamente. Não há necessidade de tomar o que a gente imagina. Há algo correto, e — e é Isso que queremos. Queremos que Deus nos dê o que é correto.
79 Então agora tomemos isto, estes cavaleiros, à medida que aparecem. O primeiro cavalo, agora, e nós sabemos que aquele era o — o anticristo que saiu. E então vimos, ontem à noite, que o mesmo indivíduo que saiu como anticristo, como um cavalo branco, o encontramos cavalgando com uma espada, na última noite, matando as pessoas.
80 Agora, agora, sempre há o natural e o espiritual. E para benefício da igreja, quero tipificar isto, antes da abertura deste Selo.
81 O qual, o que Ele tem me dado, eu o tenho anotado aqui. Tenho várias Escrituras aqui, sete ou oito páginas delas, enquanto me refiro a elas.
82 Observem, quero mostrar um tipo, da Igreja, e tornar isto tão claro que vocês estarão obrigados a ver. Vêem?
83 Agora, havia uma noiva natural no jardim do Éden. Se recordam de ontem à noite? Aquela noiva natural, era a amada de Adão, ainda não era sua esposa, porque ainda não a havia conhecido como tal.
84 Exatamente como Maria era esposa de José, mas ele ainda não a havia conhecido. “Ela foi encontrada com uma criança.” Vêem?
85 Agora, antes que Adão conhecesse sua esposa, ela era simplesmente uma noiva para ele. Correto. E encontramos que Deus… Ela, ela caiu no Jardim do Éden porque ela falhou em se manter com a Palavra de Deus.
86 Agora, Ele sabia que Satanás estaria solto entre eles, então Ele lhes deu um — um lugar para permanecerem atrás; os fortificou. Bem, ali, quem poderia conhecer um lugar melhor para ser fortificado, do que Deus, uma vez que Ele estava tentando cuidar de Seus próprios filhos?
87 Se eu quisesse cuidar do meu pequeno José, bem, irmão, tudo… E eu soubesse que sua vida dependeria daquilo, ora, eu… e eu fosse capaz de fazer tal coisa. Bem, uns doze metros de concreto, reforçado, fosse — fosse a coisa a se fazer, aquilo…eu a faria de vinte e quatro metros, para estar mais certo disso.
88 E se eu posso pensar assim de meu pequeno garoto, (sendo que custaria sua vida mortal, pois eu creio que um menino se salvaria,) quando mais, para Deus, que Seus filhos se perderiam Eternamente! Atrás de qual lugar Ele o fortificaria? Ele os colocou detrás de Sua Própria Palavra. Desde que você esteja naquela Palavra, está salvo. “Se estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo que quiserdes.” É Isto, a Palavra.
89 Então Eva andava passeando pelo jardim, e se encontrou com a serpente, um tipo de indivíduo muito educado. E ela… E ele começou… Agora, ele estava do lado oposto. Deus vive, mora, opera em humildade, nunca de outro modo. Vêem? Agora, a pequena, humilde dama caminhando sozinha ali, e Satanás veio na forma de um indivíduo sábio, astuto, educado. E ele queria vender-lhe seu programa. Desde que …
90 Não importava a presença de Satanás; desde que ela se mantivesse detrás da Palavra, ela estaria bem. [O irmão bate em sua Bíblia – Ed.] Vêem? Então, deixe Satanás fazer o que quiser; mas fique você com a Palavra. Vêem? Não faz nenhuma diferença.
Se ele lhe diz: “Ora, você está enfermo.”
“Pelas Suas pisaduras fui sarado.”
“Bem, você vai morrer.”
“Ele me levantará novamente. Ele prometeu isto.”
91 Vejam, simplesmente permaneça atrás da Palavra. Isso é tudo. O próprio Cristo Se refugiou na Palavra, Ele mesmo. “Está escrito.” Vêem? Agora, permaneça atrás da Palavra.
92 Mas, Eva, ela começou como que deixar cair, mas não deixou cair completamente tudo. Ela só deixou cair uma só frase. E isso era o que Satanás queria que ela fizesse. Ele conseguiu que ela saísse de detrás da promessa de Deus, pelo arrazoamento.
Nunca trate de arrazoar a Palavra de Deus. Simplesmente creia Nela! Vêem?
93 Então, ela saiu de Lá. E antes que Adão a tocasse, como esposa, ela já havia sido violada por Satanás. E ela…
94 E você observou? Cristo fez a mesma coisa, exatamente. Agora, para a redenção, Deus teve que chegar primeiro. E você observou? Maria, antes dela chegar a José, o Espírito Santo havia chegado lá. Amém. Vêem? Dali veio o Redentor.
95 Agora, agora observe, a mulher natural caiu, e Deus fez um caminho para sua redenção. Embora ela tivesse caído, Ele proveu um caminho.
96 Agora, aquela foi a primeira noiva terrestre, caiu, antes que ela e seu esposo estivessem casados. Ela caiu, pelo — por causa do — do raciocínio, ao invés de ficar com a Palavra. Ela caiu. E caiu para a morte, separação eterna. Com ela, levou seu esposo e tudo o que havia sobre a terra. Ela caiu!
97 Agora, mas, Deus, cheio de misericórdia, proveu um caminho para redimir aquela mulher. E agora Ele lhe prometeu, dizendo-lhe que em um tempo, no futuro, a verdadeira Palavra viria novamente a ela. A Palavra verdadeira seria dada a conhecer a ela. Agora recordem disto. Porque, Ele prometeu Cristo, através da mulher.
98 E Cristo é a Palavra. São João 1:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne (Vêem?) e habitou entre nós.
Deus morou conosco em carne. Ele foi a Palavra.
99 Antes de uma Palavra, é um pensamento. E um pensamento tem que ser criado. Correto. Então, os pensamentos de Deus chegaram a ser criação quando foram falados, por uma palavra. Assim, é quando Ele se apresenta a você como um pensamento, Seus pensamentos, e é revelado a você. Então ainda é um pensamento até que você o fale. Essa é a razão…
100 Moisés saiu para orar. E aquela Coluna de Fogo ao redor dele. E Ele disse: “Vá, levante tua vara para o oriente, e fale, chame as ‘moscas.’”
101 Não havia nenhuma mosca. Mas ele foi e levantou a vara ali, e disse: “Haja moscas.” Não existia nenhuma mosca de modo algum, ainda. Regressou. Mas as palavras, o pensamento de Deus, já havia sido falado. É uma palavra, e agora tinha que se cumprir.
102 Agora, não vê você onde Jesus disse: “Se disserdes a esta montanha; não se eu disser. Mas se você disser a esta montanha, ‘Mova-te.’”
103 E a primeira coisa, eu creio, nos dias de Moisés, grandes moscas verdes começaram a zumbir. E, depois de algum tempo, eram dois quilos e meio por metro. Vêem? De onde vieram? Ele… Deus as criou. Não vê você como…
104 Deus pode destruir o mundo nesta mesma noite, com — com mosquitos se Ele quiser. Ora, Ele poderia empilhar mosquitos até chegar à lua. A única coisa que Ele teria que fazer, apenas dizer: “Haja mosquitos, daqui até a lua.” Aquilo estaria ali. Não haveria nenhuma química ou nada, somente começariam a crescer, crescer e a crescer. Vêem?
105 Ele pode fazer o que quiser, porque é Deus, o Criador. A única coisa que tem a fazer é falar. [O irmão Branham estala seus dedos-Ed.] Isso é certo. Ele é o Criador. Agora, se nós simplesmente pudéssemos nos dar conta de quão grande Ele é! Vêem? Ele simplesmente faz o que deseja fazer.
106 Ele está assentado ali em cima olhando parar as pessoas, e estes pequenos educadores, espertos, e: “Deus não existe,” e — e tudo mais. Oh! Ora, isto é exatamente como foi em Babel, novamente. Babel, melhor dizendo.
107 Agora, observemos que Deus disse a Eva, que: “Depois de certo tempo, a Palavra está voltando para você.” Agora, como ela caiu? Eu quero que minha classe responda isso. De onde ela caiu? De onde Eva caiu? Da Palavra. Isso é correto? [A congregação: “Da Palavra.” – Ed.] A Palavra. E Deus disse que faria um meio para redimi-la outra vez à Palavra. Correto. Depois de um certo tempo, a Palavra seria dada a conhecer a ela. Correto. A Palavra viria para um propósito agora. Segurem firmes agora, no que estou dizendo. A Palavra viria para ela com um propósito, o qual seria a redenção. Correto.
108 Mas até — até esse tempo, ela teria um substituto que — que lhe serviria até a chegada da Palavra original. Agora você — você compreende claramente? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Vêem? Ele lhe disse que a Palavra viria outra vez, mas, até aquele tempo, Ele deu a ela um substituto até que aquele tempo chegasse. Então, Ele deu a ela uma oferta para fazer, um substituto em lugar daquele sangue.
109 Agora, o sangue era de touros, carneiros e bodes e coisas, mas aquilo não tirava os pecados dela. Vêem? Aquilo só cobria o pecado. Não o tirava de modo algum. O cobria. Pois, era sangue animal, e no sangue do animal está a vida animal. Era um substituto até chegar o verdadeiro… Agora vistam seus casacos.
110 O verdadeiro, Sangue humano, como seres humanos seria encarnado (Deus); sem sexo, virgem, o nascimento virginal produziu aquilo. Agora a Palavra de Deus, promessa, se torna Sangue, e foi encarnada na pessoa de Jesus Cristo o Salvador. “O sangue de touros e bodes, e assim por diante…”
111 Mas agora espere. Aqui Deus fez a promessa, dizendo que isto estaria ali quando viesse: “A sua semente feriria a cabeça da serpente.” Agora, se — se sua semente houvesse procedido de Adão, ou da serpente, e assim por diante, então ainda seria uma semente pecaminosa.
112 Essa é a razão pela qual João chorou. Não havia nenhum homem, porque nenhum homem… Todos haviam cruzado o abismo. Mas ali estava vindo um tempo quando este sangue substituto de animal seria lançado a um lado, quando o verdadeiro Sangue encarnado chegaria: Deus feito carne e Sangue. A Bíblia diz que Ele estava. Em I Timóteo 3:16: “E sem contradição alguma, grande é o mistério da piedade: Deus tem sido manifestado em carne.” Correto. O nascimento virginal fez isto.
113 Agora, o sangue de cordeiros e cabritos cobria o pecado, porém não o podia tirar, porque era sangue animal. Mas isto estava bem, era um substituto.
114 E eles na verdade ficaram — ficaram acostumados àquele substituto, assim continuaram.
115 E, quando a verdadeira Palavra prometida foi manifesta em Cristo Jesus, O qual provou ser o Filho do Grande Criador, Deus; e foi vindicado, Ele mesmo, como sendo a Palavra viva de Deus. Oh! Que coisa! Ele provou que Ele o era. Ele podia falar e trazer as coisas à existência.
116 Não há nenhum, ser humano ou — ou nada no mundo, que pudesse fazer isso. Não há sobre a terra coisa alguma que possa criar, senão Deus. O Diabo não pode criar. Ele é um pervertedor do que foi criado, mas ele não pode criar. O pecado não é outra coisa senão a justiça pervertida. Você sabe o que quero dizer. Que é uma mentira? É a verdade mal representada. Vêem? Que é um adultério? É um ato legal e correto, pervertido. Tudo em pecado, pecado é apenas a Verdade pervertida. Agora, ele não podia criar.
117 Mas quando Cristo veio, provou ser o Criador. Ali estava o Sangue que havia sido prometido. Agora, se você deseja ler isso, você … vamos voltar por um minuto. Vamos tomar nosso tempo nisto, de algum modo, nesta noite. Eu…
118 Isto me deixa nervoso. Eu acho que todos querem ir para casa, vocês sabem. E então isto é um… [A congregação diz, “Não” – Ed.] Agora, vamos tomar Atos 2. Obrigado. E nós apenas. . .
119 Atos 2, e encontraremos se isto está certo ou não, se Ele provou que Ele era Deus. Correto. Pegue Atos 2. Agora vamos tomar aqui o versículo 22, Pedro falando, no Dia de Pentecostes:
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas… e prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vosso-… como vós mesmos bem sabeis.
120 “Um varão que foi aprovado, que era Deus entre vós.” Pois as próprias coisas que Ele fez, provaram que Ele era. Aqui está Pedro, ante o Sinédrio, falando-lhes.
121 Nicodemos reconheceu isto. Ele disse: “Rabi, sabemos que Tu és um mestre vindo de Deus, porque nenhum homem poderia fazer estas coisas a menos que viesse de Deus.” Vêem? Eles conheciam isto. Mas por que?
122 Agora observe. Agora, a Eva foi prometido isto. Mas quando… Aquela noiva foi contra e rejeitou, quando a verdadeira Palavra veio a ela. Assim, a mulher rejeitou conhecer; a noiva hebréia. Pois, ela era a noiva de — de Deus; Ele a rejeitou, em divórcio. Correto? Ela era a Noiva de Deus.
123 Você diz: “Bem, eles ainda não haviam se casado.” Isto é certo. Mas José se separou de Maria antes… Ia repudiar Maria antes que eles houvessem se casado. Vêem? Ele estava comprometido com ela.
124 E quando Ele veio, e a Palavra que Ele prometeu, veio para as bodas, Ele a encontrou tão envolvida com os substitutos, tão ruím, que ela não quis aceitar a promessa verdadeira que lhe havia sido feita, a Palavra, Cristo.
125 Talvez você não entenda isto. Vamos repassar isso outra vez. Eu quero que você pegue isto, veja.
126 A ela foi prometido, (a noiva, Eva) ser um Redentor. Seu Redentor seria a Palavra. E quando a Palavra veio, em forma de carne, ela A rejeitou. A ela foram dados substitutos. Agora guardem isso, “substituto.” Foram dados substitutos para prosseguir, até que viesse o Redentor. E quando o Redentor veio, ela quis continuar com os substitutos, e rejeitou a verdadeira Palavra. Vê isto? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] E essa foi a Noiva hebréia.
127 Assim fez Ele, pela segunda Eva, noiva, a mãe de todo vivente espiritual. Vê você? Eva significa “a mãe de tudo” que é espírito… “tudo que é vivente.” Eva, “mãe de tudo que é vivente.”
128 Agora, e quando Ele veio à noiva hebréia, ela era a mãe de tudo o que vivia, porém ela O rejeitou.
129 A Eva natural caiu, no Éden, ao ouvir o arrazoamento de Satanás contra a Palavra de Deus. Assim foi como ela caiu. Correto, senhor. Ela caiu porque ela fez aquilo.
130 A Eva espiritual, agora, aquela é a Igreja, a Noiva de Cristo. Ela caiu, não no Éden, mas em Roma, veja, no Concílio de Nicéia, quando rejeitou. Aquela igreja pentecostal que desceu a Nicéia, e ouviu ao arrazoamento dos Romanos, em vez de ficar com a Palavra, ela caiu. E tudo ao seu redor, morreu juntamente com ela. Agora, assim como a Eva natural caiu, a Eva espiritual caiu. A noiva de Deus caiu — caiu no jardim; a Noiva de Cristo caiu em Roma. Vêem?
131 Observem, pelo mesmo arrazoamento, contra a Palavra de Deus, ela também perdeu seus direitos de virtude, para Satanás. Como o vemos na abertura destes Selos, que aquele era Satanás, e ainda é Satanás ali. A Bíblia diz que é o próprio trono de Satanás. E como Eva perdeu seus — seus direitos virtuosos, e os entregou a Satanás, ali no jardim do Éden; a igreja, a noiva de Cristo, fez o mesmo em Roma, quando trocou a Bíblia por seus dogmas e arrazoamentos. Vê você como isto tipifica? [A Congregação diz: “Amém.” – Ed.]
132 Você apenas passa por aqueles tipos, você está fadado a se sair bem. Se minha mão se parecesse com… Se eu nunca tivesse visto a mim mesmo, e visse aparecer a minha sombra, saberia mais ou menos com o que me pareço. Vêem? Mas, esta é a maneira. Se você quer saber o que está vindo, observe o que tem sido. “Porque… todas as coisas passadas são sombra das coisas que estão vindo,” a Bíblia diz. Correto.
133 Pois, ela trocou sua Palavra virtuosa, a Palavra de Deus, quando vendeu a Bíblia, e pôs um homem ali que diz que a igreja tem o direito de mudar o que eles quiserem mudar. E eles têm feito isto. E a noiva de Cristo, a noiva pentecostal, vendeu sua virtude, ali em Nicéia, tal como Eva vendeu sua virtude a Satanás no jardim do Éden. Exatamente. Correto.
134 Deus tem prometido; esta igreja, esta igreja pentecostal, sabendo que ela faria isto; tal como Ele fez a Eva, Deus tem prometido.
135 A igreja pentecostal, crê você que ela vendeu sua primogenitura, antes… sua virtude, quando ela deixou ali? Você crê nisso? [A Congregação: “Amém.” – Ed.] Ela, seguramente, ela vendeu. Então de que serve um credo, que não está baseado nesta Bíblia? Eu quero que alguém me aponte o que chamam de o Credo dos Apóstolos, ou mesmo uma só palavra dele na Bíblia. Aquilo é um credo Católico, não o credo dos apóstolos.
136 Leia Atos 2:38, esse é o Credo dos apóstolos, se é que há um credo. Sim. Vêem? Agora, Foi isto que eles usaram o tempo todo, de qualquer modo. Então se você… Vêem?
137 Então eles venderam sua primogenitura. Não somente eles, metodistas, batistas, presbiterianos, pentecostais, e o resto deles, têm feito a mesma coisa. Ela formou uma denominação. Roma, o que fez ela fazer aquilo, ela formou uma denominação e colocou o homem no comando disto. E os metodistas, batistas, pentecostais e todos têm feito a mesma coisa, colocam um grupo de homens no comando disso. Não importa o que Deus diga, eles… você tem que fazer isto da maneira que eles dizem para fazer.
138 Ora, o que é isto? Nada menos que prostituição espiritual, o tipo errado de mulher; sim, senhor, credos, colocando credos, feitos pelo homem. Então ela se tornou, quando fez aquilo, que… Agora provarei isto. Ela se converteu numa prostituta, diante de Deus. Crê você que a Bíblia diz isto? Sim, senhor. E suas filhas têm feito o mesmo.
139 Agora em Apocalipse capítulo 17, se você deseja anotar. João foi levado em Espírito: “E viu uma grande prostituta assentada sobre…” E, lemos isto ontem à noite. E ali estavam os sete montes, e exatamente o que ela tinha feito. E ela tinha dado ao mundo a imundície de sua fornicação. É isto correto? “E todos os reis da terra cometeram fornicações com ela,” fraudam, e roubam, e mentem, e pagam pelo arrependimento, e — e novenas, e muitas outras coisas.
140 Bem, agora recordem, ela tinha filhas. Ora, se ela tivesse se tornado um corpo, e sob um sistema organizacional, então todo o sistema está errado. E se Eva, ao desobedecer a Deus, lançou tudo o que estava sob ela à morte; então cada igreja que se organiza, lança à morte tudo o que tem sob si. Exatamente. A coisa inteira está sem esperança. Isso é exatamente segundo a Palavra aqui. Leia Apocalipse 17. E a Bíblia disse que Ele iria “queimá-la com fogo, e a todas suas filhas com ela.” Isso é certo. Isso quer dizer, que todo sistema organizacional se queimará, com a prostituta.
141 Agora, isso soa muito enfadonho. E eu — eu sei que você ouvirá disso, e eu — eu quero ouvir disto. E eu — eu… Isto está exatamente correto. A Bíblia assim o diz, então isso o torna correto.
142 Ela se tornou uma “prostituta.” Você pode ler isto em Apocalipse, no capítulo 17. Ela, o que fez ela? Cometeu fornicação contra seu próprio Marido. “Bem,” você diz: “não, essa é a Bíblia.” A Palavra é Deus. E se você toma uma só coisa …
143 Você gostaria que sua esposa beijasse algum outro homem? Se ela não fizesse nada mais que isso, ainda assim você não gostaria que ela fizesse isso. Ela provaria sua infidelidade.
144 “Qualquer que tirar uma só Palavra Disto, ou acrescentar uma só palavra a Isto.” Aleluia! Cristo deseja Sua Esposa pura com a Palavra. [O irmão Branham bate no púlpito quatro vezes – Ed.] Esta é a maneira que ela deve ser.
145 Porque, nada, nem um jota, nem um til, ou coisa alguma, ou título, passará da lei, ou daquele Livro, até que todas as coisas sejam cumpridas. Jesus disse: “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca passará.”
146 Não coloque nenhuma interpretação privada Nela. Ele a quer pura, inadulterada, nem mesmo um flerte. Eu não gostaria que minha esposa flertasse com outro homem. E quando você se põe a escutar qualquer tipo de arrazoamento, além Daquilo, você está ouvindo, você está flertando com Satanás. Amém! Isso não te faz sentir religioso? [A Congregação diz: “Amém.” – Ed.] Deus quer que você se mantenha inadulterado. Fique exatamente ali com aquela Palavra. Permaneça exatamente com Ela. Correto.
147 Deus prometeu a ela, como Ele o fez a Eva no Jardim do Éden, à esta última Eva aqui. Ora, a igreja pentecostal, o princípio da igreja, a igreja ela mesma, é a mãe de todo vivente, porque, uma vez que eles foram ali. Mas, veja, quando eles tomam os pecados dela, eles morrem com ela.
148 Aqui chega um pequeno indivíduo sozinho. Ele diz: “Eu — eu quero servir a Deus.”
149 Eles dizem: “Bem, aqui está o que você tem que fazer. Entre ali e se arrependa.”
“Muito bem, eu o farei. Glória a Deus!” Entra ali e se arrepende.
150 “Agora venha e junte-se a nós.” Ali, ali está você. Oh — oh. Vêem? Oh! Isso é correto, morreu exatamente com isso. Vêem? Vêem? Isto é apenas… Isso é o que este Livro está nos ensinando, veja, não é o que estou dizendo. Porque, é o que diz Aqui. Correto.
151 Agora, Deus tem prometido a ela, como prometeu à Eva. Ele disse à Eva que viria um tempo quando a — a Palavra voltaria a ela outra vez. Agora recordam disto? O que ela perdeu, lhe seria restituído. Porque, há uma só Coisa que pode restaurar, e essa é a Palavra. Exatamente.
152 Eu disse, dispare uma arma; se a bala não acerta no alvo, descubra onde está o erro. Você tem que regressar ali e começar de novo. Vêem?
153 E se você voltar, você vai para Nicéia. É aí onde você começará novamente, veja. Volte, se afaste dessas organizações, se afaste de toda essa igreja. Temos visto estes Selos perfeitamente.
154 Em toda minha vida eu sempre quis saber, porque estava tão contra os sistemas organizados. Não contra as pessoas, não. As pessoas são como eu ou como você, ou como qualquer outro. Mas aquele sistema, aquele sistema denominacional, agora o posso ver aqui. Nunca soube até agora. Isso é correto.
155 Deus prometeu a Eva espiritual, o mesmo que havia prometido à Eva natural, que a Palavra lhe seria restaurada outra vez. Nos últimos dias Ele restauraria à Igreja, pela Palavra original outra vez.
156 Agora, observem atentamente. Eu — eu quero que estejam seguros agora. Deus prometeu à Eva que o tempo viria quando a Palavra seria restaurada por sua Semente. Esta Palavra, Ela mesma, Se tornaria Semente. E quando eles deram a ela um substituto, ela agarrou aquele substituto. E quando a Palavra vem a ela, o que ela faz? “Eu não A quero.” Isto era muito humilde. Não pareceu muito bem, a ela. Não tinha suficiente brilho. “Um estábulo? Oh, que coisa! Que coisa! Um sujeito como aquele, sem sequer um dia de escola? Ora, eu — eu não poderia aceitar Isso. Esse não é o Messias. Alguém que se deixa chutar por aqueles sujeitos daquele modo, e logo ser chamado de ‘Messias’? Deixa que lhe ponham um trapo na cara, e lhe batam na cabeça? E Ele mesmo Se chamou um Profeta, um verdadeiro Profeta, que se levantou?”
157 De fato, eles não conheciam profetas. Assim disse Jesus. Ele disse: “Se vocês tivessem conhecido os profetas, vocês teriam Me conhecido.” Isto é correto.
158 Agora observem. Mas quando a Palavra veio a ela, daquela maneira, exatamente da maneira que Deus disse que viria; ela já a tinha imaginado de outra maneira. Estou falando da noiva, a noiva judia, a noiva hebréia. Que foi Eva, para começar. Então quando chegou aqui, ela não O quis. Ela quis ficar com o seus substitutos.
159 Agora, Deus prometeu à Eva espiritual, ali em Pentecostes, e o disse antes que sucedesse, quatrocentos anos antes que a igreja caísse, disse que ia cair, e que fariam o que têm feito. Porém, Ele prometeu que nos últimos dias Ele enviaria a Palavra de novo.
160 Jesus disse a mesma coisa quando esteve sobre a terra; que Ele A enviaria de novo. E o que… o que encontrará? A mesma coisa que encontrou quando veio na primeira vez. Correto. Eles têm o. . .eles, eles querem ficar com seus substitutos. Eles querem suas denominações. Querem seus credos. Querem viver da maneira que lhes apraz . E eles querem dizer: “Bem, eu sou o Fulano de Tal. E pertenço a Tal e Qual.” Não faz nenhuma diferença o que Deus está fazendo, o quanto Ele Se manifeste; Ele poderia levantar os mortos; discernir os segredos dos corações; Ele poderia fazer tudo que a Bíblia diz que Ele faria. Isso não faria a mínima diferença. “Se isto não está ligado à minha organização, isso não tem nada a ver com Isto.” Vêem?
161 A mesma coisa que fez a noiva hebréia, isso é correto, vejam, eles escutavam aos substitutos. E Deus lhes prometeu o verdadeiro. E quando o verdadeiro chegou, não O quiseram. Era muito humilde.
162 Agora é a mesma coisa hoje, quando — quando esse entrar em cena. Agora, Deus disse, em Malaquias 4, que enviaria uma mensagem nos últimos dias, a qual restauraria. Joel disse: “Eu restaurarei todos os anos.” Tudo o que Roma comeu, tudo que os metodistas comeram e tudo o que os batistas comeram, daquela rama original pentecostal, Deus disse: “Eu restaurarei nos últimos dias.” Isto é correto.
163 E Ele pode nos mandar tal pessoa que será… o único instrumento ao qual Deus sempre tem enviado Sua Palavra foi a um profeta, não aos reformadores; mas aos profetas. Aquela não era a hora para isso. Agora está chegando a hora, e é por esta razão que estamos esperando que venha. Será tão humilde e dócil! E tão… Oh, que coisa!
164 Crê você que esses metodistas, batistas, presbiterianos e pentecostais aristocráticos poderão algum dia recebê-lo?
“Bem,” você diz: “Pentecostais?”
165 Os pentecostais são os laodiceianos. “Ricos, e que de nada têm falta.”
166 Ele disse: “Não sabes que és pobre.” Pode ser que estejam construindo edifícios que custem milhões de dólares, porém de todos os modos são pobres, pobres espiritualmente.
“Oh,” você diz: “Vejo tudo.”
“Estás cego!”
“Bem,” você diz: “bendito seja Deus, estou coberto.”
“Nu!”
“Bem, eu estou seguro de nossos garotos. Nós temos seminários. Nós…”
167 “E não sabes.” Agora, isto é simplesmente vice-versa. Agora, se a Bíblia disse que a Igreja de Laodicéia estaria naquela condição…
168 E não há ninguém sobre a face da terra que possa negar que esta é a última era, porque, a Era da Igreja de Laodicéia, ou, a sétima era da igreja. E, aqui estamos nós, o segundo período de dois mil anos está se acabando. Já não há mais eras da igreja. Essa é a razão pela qual vocês, irmãos da chuva tardia, não poderiam começar outra organização. Não haverá outra. Isto é correto. Estamos no fim. Amém. Não pode haver mais eras da igreja. Está tudo terminado.
169 Mas então se a mensagem Pentecostal foi a última mensagem… que é justificação, santificação e o batismo do Espírito Santo, as últimas três mensagens, as últimas três eras da igreja formam o nascimento completo.
170 Como por exemplo quando uma mulher está tendo, vai ter um bebê; a primeira coisa é a água, logo o sangue e finalmente a vida.
171 Quando eles mataram Jesus na cruz, estas substâncias saíram de Seu corpo, para formar o novo… produzir o — o Nascimento. Feriram o Seu lado, Sangue e água saíram, e, “Em tuas mãos entrego o Meu Espírito.” O que saiu de Seu corpo foi água, Sangue, Espírito.
172 Agora, I João 5:7 nos fala a respeito disto: “Três são os que testificam no Céu, o Pai, a Palavra (que é Cristo,) e o Espírito Santo.” E estes três concordam em um; eles não são um, mas eles concordam em um. E três são os que testificam… Ou melhor, “Eles são um,” eu quis dizer. Eu me enganei ali. “E os três que testificam na terra, são a água, Sangue, e Espírito, e eles concordam em um.”
173 Você pode ser santificado sem ser justificado. E pode ser justificado sem ser santificado. Você pode ser santificado sem haver recebido o Espírito Santo. Exatamente.
174 Os discípulos, em João 17:17, foram santificados e também haviam recebido poder para expulsar demônios, porém ainda não tinham o Espírito Santo. Vêem? Claro. Tiveram que subir ao Pentecostes e esperar até o Espírito Santo vir.
175 Ali foi onde Judas mostrou suas cores. Vêem como aquele espírito fez caminho pela justificação, santificação? Mas quando chegou no final, ele mostrou sua cor. Vêem? Isto é correto.
176 Agora notem, agora, e aqui estamos no tempo do fim. E à Eva espiritual, exatamente como à nat-… como à Eva hebréia foi prometido, foi prometido à noiva hebréia que a Palavra voltaria. E à Noiva espiritual de Pentecostes, quando ela caiu em Nicéia, então foi prometido que nos últimos dias a Palavra virá outra vez. Agora você diz, então…
177 Se você quer outra Escritura, veja aqui, Apocalipse 10. E diz: “Na hora, no tempo do — do último anjo, o sétimo anjo (sétimo mensageiro) começar a tocar, o mistério de Deus será consumado.” Vêem? A restauração da Palavra! A Bíblia diz que este mensageiro dos últimos dias iria: “Restaurar a fé original novamente à fé dos pais.” Porém vocês acham que eles vão receber Isto? Não, senhor. “Nos últimos dias, Ele restauraria a Palavra original novamente,” como disse em Malaquias 4.
178 Mas ela havia rejeitado. Agora, ela havia trocado a Palavra em Nicéia. Eva a trocou no Éden; Eva a rejeitou no Calvário. E o grupo de Nicéia A está recusando nos últimos dias, exatamente da mesma forma. Oh!
179 Mas quando a Palavra veio em carne humana, ela, Eva, a igreja hebréia, mãe de toda vida espiritual, então, ela A rejeitou. Estava tão morta em seus dogmas e tradições, que ela O perdeu. Do mesmo modo é com esta, exatamente. Correto.
180 Eles O passam por alto, a Palavra viva manifestada na carne, pela Palavra que foi prometida. A Palavra prometida para fazer estas coisas. A promessa foi feita, e será como esta nos últimos dias. “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na Vinda do Filho do homem.” Agora observem o que sucedeu em Sodoma. “Como foi nos dias de Noé, assim também será no dia da vinda do Filho do homem”. Vêem? Observem o que sucedeu então. Vêem? Agora, Ele disse que seria a mesma coisa, e estamos vivendo nesse dia. Bem, e isso poderia ser, suponho, que poderia tirar umas seiscentas promessas semelhantes a essas, das Escrituras, em referência a isto. Vêem? Agora, mas, eles rejeitaram Isto.
181 Ela ficou com suas tradições e substitutos, ao invés do — do… ela ficou com o sangue substituto, ao invés do verdadeiro Sangue. Jesus, a Palavra, disse, quando Ele Se manifestou a ela: “Porque ela reteve aquelas tradições…” Jesus, a Palavra manifesta, disse à noiva, noiva hebréia: “Por causa de vossas tradições, invalidastes a Palavra de Deus tornando-A sem nenhum efeito para vós.” Ela não pode ser efetiva.
182 Agora, essa é a razão hoje, que, os — os avivamentos que estávamos supostos a ter, nós temos avivamentos denominacionais. Mas não temos tido uma verdadeira sacudida. Não, não, não. Não, senhor. Não pense que temos reavivamentos. Nós não os temos. Oh, têm milhões e milhões e milhões de membros de igrejas, porém não há nenhum avivamento em parte alguma. Não. Não.
183 A — a Noiva ainda não tem tido um avivamento. Vêem? Ainda não tem havido nenhum avivamento ali, nenhuma manifestação de Deus para sacudir a Noiva ainda. Vêem? Estamos esperando isso. Serão necessários estes sete Trovões desconhecidos ali, para despertá-La novamente, vejam. Sim. Ele os mandará. Ele o tem prometido. Agora observe.
184 Agora, ela estava — ela estava morta. E agora, se as igrejas se esquecessem de seus credos e de seus dogmas, e unicamente tomassem a Bíblia, e pleiteassem a promessa, então isto efetivamente viria a eles. Mas vejam, Jesus disse: “Vós, com vossas tradições invalidastes a Palavra de Deus.” Bem, é o mesmo hoje com a Eva espiritual, veja, a noiva espiritual de hoje, assim chamada, igreja. Ela toma a Palavra de Deus, porém não A aceita. E ela aceita dogmas, ao invés disto. Por isso, a Palavra não tem efeito para ela, vejam, porque trata de injetar seus credos com a Palavra, isto não funciona. Agora, o que necessitamos hoje…
185 Eu apenas continuo lendo isto aqui, Arauto de Sua Vinda, na manchete: “Necessitamos de um profeta para retornar! Necessitamos de um Profeta para retornar!” E suponho, que quando ele vier, eles não saberão nada sobre ele. Apenas… Isto é certo. Sempre tem sido dessa maneira, veja você. “Necessitamos disto,” tudo a respeito do que você fala: “Necessitamos de um profeta para retornar, o qual trará a Palavra do Senhor, destemido. Cremos que a Bíblia o prometeu.”
186 Agora, eu conheço o irmão — irmão Moore e os outros, eu como em sua casa, e tudo mais, o editor. E ele é um homem fino que — que anda de sapatos de couro, eu creio, um dos melhores companheiros. Mas, veja, ele sabe que necessitamos disso. E a irmã Moore, uma das mulheres mais finas, pequena… pobre e pequena companheira, eles têm se sacrificado.
187 E a revista é uma das melhores que há no campo, na minha opinião, é O Arauto de Sua Vinda. Mas você encontra, que eles continuam detonando isso: “Necessitamos de um profeta! Necessitamos de um profeta!” Vêem? Que coisa! É a respeito disso que eles falam.
188 E então aqui estamos nós, hoje, e como ontem e hoje, anunciando no rádio, que… e as igreja batista e as demais, que: “Nós não assistimos com os católicos, mas mantemos um certo companheirismo com eles.” Vêem?
189 E exatamente daqui, a mensagem sai exatamente daqui, para: “que se mantenham afastados daquela coisa venenosa!” Vêem? Vêem? “Como podem dois caminhar juntos a menos que estejam de acordo?” As luzes e as trevas não podem ter companheirismo. Quando entra a luz, as trevas fogem. Vêem? Ela não pode… A mais poderosa! Você não pode apagar a luz com as trevas. Mas pode dissipar as trevas com a luz. Correto. E Ele é a luz, e Ele é a Palavra. Vêem? Agora, aí está você, diretamente de volta. Não pode fazer que minta nem que cometa erro. Sempre volta diretamente a esse ponto. Sim, senhor.
190 Exatamente como se alguns sujeitos começassem, tentassem procurar confusão com você; se você sabe onde você está firmado, sabe o que ele crê.
191 É como tomar um coelho e colocá-lo numa jaula e tapar cada buraco. Espere na porta da jaula; porque ele tem que regressar. Isso é tudo que há. Vêem? Ele terá que regressar à porta novamente, porque essa é a única maneira pela qual ele poderá sair. Ele enfiará sua cabeça por aqui, quase quebrará seu pescoço; e irá por ali, por acolá. Mas fique quieto e o observe e ele virá exatamente de volta. Vêem? Isto é tudo.
192 Essa é a única maneira de fazer. Fique com a Palavra. Você pode propagar pelos arredores seus credos, simplesmente quebrando seu pescoço por aí, mas você terá que voltar exatamente a esta Palavra. Vêem? Sim, senhor. Isto é tudo quanto a Isto.
193 Agora, veja, eles — eles — eles — eles não querem Isto. Eles não querem a Palavra de Deus. Porque ela manteve suas tradições, ela tornou a Palavra de Deus sem nenhum efeito.
194 É o mesmo hoje, com a Eva espiritual. Ela não quer… Ela quer manter suas tradições e se afastar da Palavra de Deus. Ela fica de novo com as denominações e seus credos e tradições de seus anciãos, em vez de tomar a Palavra de Deus.
195 E quando a promessa da Palavra, nos últimos dias, é trazida a ela, ela não A receberá, porque, ela fica com suas tradições, assim como fez à noiva hebréia. A verdadeira Palavra, embora manifestada, provada, vindicada, ela não A terá. Por que não? Porque ali está o seu tipo. Não o pode fazer. Correto. Ela não pode apartar do tipo. Vêem? E foi predito que ela o faria, então como você vai impedir tal coisa?
196 Agora a única coisa que podemos fazer é estar alegres por você estar dentro. Isto é tudo. Esteja esperando por isto. Correto.
197 Deus prometeu, nos últimos dias, que Ele manifestaria e vindicaria Sua Palavra a ela, e mesmo assim ela não aceitaria. Tudo que Deus lhe prometeu, por meio de Seus servos, os profetas. Deus prometeu, através de Jesus Cristo. Deus prometeu, através de Joel. Deus prometeu, através de Paulo. Deus prometeu, através de Malaquias. João… Deus prometeu, através de João, o revelador, todos esses profetas, exatamente o que a última Mensagem seria para ela. Agora, se desejam anotar estas referências; certamente, todos vocês já as conhecem: Jesus, em João 14:12; e Joel, Joel 2:38; Paulo, II Timóteo 3; Malaquias, capítulo 4; e João, o revelador, Apocalipse dez, dezessete, do um ao dezessete. Veja, exatamente o que sucederia agora! E, para a igreja, o que é isto? A Palavra encarnada feito carne entre Seu povo de novo! Vêem? E eles simplesmente não crêem Nela.
198 Você sabe o que Jesus disse quando Ele viu … quando Ele fez aqueles milagres diante deles, e lhes provou que era Deus? Provou aquilo que Ele estava fazendo. Ele estava. Ele tinha feito exatamente. Ele — Ele lhes disse, Ele disse: “Ó, Cafarnaum, tu que te elevas até o céu, se as obras que têm sido feitas… poderosas obras tivessem sido feitas em Sodoma, as que foram feitas em ti, ela ainda estaria de pé até este dia.” Correto. E em Cafarnaum, e não fez nada a não ser curar a umas quantas pessoas e lhes revelar os segredos de seus corações, e se foi. Oh, oh. Isso foi tudo. Vêem?
199 Eles não sabem o que significam obras poderosas. Pensam que tem que ser algum programa gigantesco onde todo o mundo tenha parte, e o juiz faça seu discurso, e — e a orquestra toque a música, as bandeiras coloridas, e as — e as mulheres bem vestidas, e permanecendo, e todos os Ph.Ds, LL.D´s, e grandes cartolas e colarinhos virados e tudo mais, e todos eles entram. “Isto é algo importante.”
Deus diz: “Isso é tolice.”
200 E Ele traz alguma coisinha que talvez não sabe qual a diferença entre o ABC, dificilmente, e realiza algo que incendeia a verdadeira Igreja. E os demais dizem: “Um bando de santos roladores.” Deus chama Isso “grande,” e o mundo O chama uma “tolice.” O mundo chama aquilo “grande,” e Deus o chama “tolice.” Vejam, simplesmente vice-versa. Vêem? E a coisa que Deus tem prometido, Ele a fará e já a tem feito. Vêem? Aqui estamos.
201 Agora, ela ainda permanece como ela fez, a Eva hebréia. Ela não o faria. Você poderia levantar os mortos; você poderia ver o Espírito de Deus. Jesus desceu, vindicou ser Ele mesmo o Filho de Deus. Primeiro, Ele começou pregando. Bem, eles pensaram: “Bem, é um Sujeito um tanto estranho. Quem é Ele, afinal?” Ora, a primeira coisa que você sabe, o povo começa a dizer…
202 Naturalmente, eles tinham dito, antes que Seu precursor viesse, João, eles disseram: “És tu o Messias?”
203 Ele disse: “Não, porém Ele está em vosso meio em alguma parte.” Oh-oh. Vêem? Por que? Ele sabia, quando sua mensagem chegasse, o que tinha que fazer. Ele sabia o que ele iria fazer.
204 Exatamente como Noé permaneceu observando Enoque. Quando Enoque foi, Noé disse: “É melhor nos aproximarmos da arca. O tempo está à mão.” Noé continuou observando Enoque. Vêem?
205 E João estava esperando ver o sinal que Jesus lhe disse, ou Deus lhe disse que observasse. Ele disse: “Ele está aqui agora mesmo, em alguma parte entre vós. Eu não O conheço, porém O conhecerei.”
206 De pé ali, eles disseram: “És tu o Messias?” Disseram: “Nós fomos enviados da sede.” Oh-oh., Disseram: “Os anciãos, e todos, nos enviaram aqui embaixo. Se tu és o Messias, por que não vens conosco para que se faça conhecido ali em cima, em vez de ficar aqui embaixo com estas coisas! Tu sobes até ali e te fazes conhecido.”
207 Ele disse: “Eu não sou o Messias.” Ele disse: “Sou a voz do que clama no deserto.”
208 Aquilo passou tão por cima de suas cabeças quanto podia ir. Eles não conheceram nada daquilo, veja, e todos ainda estavam esperando sua vinda. “Porém não podia ser um sujeito como aquele. Oh, que coisa, aquilo seria algo terrível!”
“De que escola você veio?”
“De nenhuma”.
“Tem você seu cartão de companheirismo?”
“O que é isto?” Vêem?
209 Ele era ungido de Deus. Ele disse: “Uma coisa tenho, o machado está posto à raiz da árvore.” Agora, isso era tudo que ele — era tudo que ele tinha. Falava em termos de um lenhador, não em termos de um clérigo; víboras, e machados, e árvores e assim por diante. Ele — ele não falava em termos eclesiásticos.
210 Mas Jesus disse que jamais houve um profeta como ele. “Nunca houve um nascido de mulher, como ele, até esse dia.” Correto. “Ele era mais que um profeta.” Era o mensageiro do Pacto, parou na brecha entre as — as duas dispensações. Vêem? “Mais que um profeta.”
211 E então — então eles não o conheceram. Eles não o entenderam. Ele era um tipo de sujeito estranho, então eles o perderam, veja.
212 Assim quando Jesus veio, então, e seguramente não O aceitaram, aquele filho do carpinteiro, não havia nada como aquilo, que já tinha um nome sujo por haver nascido “ilegitimamente.” E, Ele, eles não iam ver um sujeito como aquele.
213 Mas, mas vejam o que Deus fez. Ele tomou iletrados, pobres, pescadores, lenhadores, lavradores e prostitutas e deixou os dignatários assentados ali. Por que? O que? Por que Ele fez aquilo? Por que Ele fez tal coisa? Pode você imaginar? Porque aqueles reconheceram que Ele era a Palavra. Agora vamos observá-los por uns momentos.
214 Aqui está um velho e ignorante pescador, o qual nem pode assinar seu nome. A Bíblia diz que era “ignorante e iletrado.” Ele traz seus pescados e os lança ali. Vai ali embaixo para averiguar de que se tratava todo aquele alvoroço. Mas lá em seu íntimo, ele sabia que a Bíblia disse que o Messias… Todos os hebreus buscavam o Messias, porque haveria de ter um acontecimento escriturístico quando Ele chegasse.
215 Havia surgido muitos messias, dizendo: “Sou eu,” e guiavam as pessoas, às centenas, e pereceram e tudo mais. Mas, veja, isso era para distrair a atenção do Verdadeiro quando chegasse.
216 Temos tido mantos e casacos de Elias, e quantas coisas mais, porém isso — isso — isso — isso é apenas para desvirtuar do verdadeiro, quando realmente vier. Vêem? Isso é correto. Tem havido toda classe de pessoas que usaram mantos e vestes e foram sepultadas com o capuz ao inverso e demais coisas. Isso não… Isso — isso só vindica. Como uma nota falsa de dólar, mostra que em alguma parte há uma verdadeira, é só encontrá-la. Vêem?
217 Assim aqui vem Ele. Agora estes dignatários saíram e eles foram com seu substituto! “Ora,” eles disseram: “agora, se o Messias vier, certamente virá a Caifás. Ele virá à nossa denominação. Ele virá aos fariseus.” Os Saduceus: “Isso é o que vocês pensam! Ele virá aos saduceus.” E ali estavam eles, veja, a mesma coisa que têm hoje, agora.
218 Mas quando Ele veio, foi algo muito estranho. Ele chegou completamente contrário ao que eles pensavam, porém veio de acordo com a Palavra. E eles não conheceram a Palavra.
219 Deixe-me dizer isto, realmente, então você… isto afundará até lá embaixo. Eu quero que obtenhamos isto. Este é o problema contigo hoje, veja, você não conhece a Palavra! Vêem?
220 Jesus disse: “Vocês podem discernir os céus, porém o sinal dos tempos não podem discernir.”
Disseram: “Temos a Moisés.”
221 Então, disse: “Se houvésseis conhecido a Moisés, haveríeis conhecido a mim.” Eles não conheciam a Moisés, e por isso não conheceram a Ele. Eles só conheciam um credo que haviam incubado.
222 Agora vejamos este velho pescador. Ele pôs sua cesta no chão e arrumou a barba embranquecida, e se aproximou: “Eu creio que verei Quem é esta pessoa.”
223 Seu irmão lhe disse: “Vem. Vamos descer aqui.” Disse: “Aquele é o mesmo Sujeito. Aquele é o Sujeito de quem eles estavam contando outro dia… Fiquei a noite inteira com Ele à noite passada. Você se recorda João, sobre o que estive lhe falando?”
224 “Sim, aquele homem selvagem ali embaixo! Sim, eu ouvi acerca dele.” “Bem,” o velho Simão, você sabe, disse: “Eu ouvi a respeito dele ali embaixo. Sim, estive ali embaixo, uns dois ou três meses atrás, lá embaixo. Sim.”
225 “Bem, ele disse… E um dia ele estava de pé ali e disse algo muito estranho. Ele disse: ‘Vocês sabem, eis que vem Ele neste momento!’ Eles disseram: ‘E como o sabes?’ Olhou ali; e ali estava de pé um Sujeito comum. Ele disse: ‘Eu vejo ao Espírito de Deus, descendo, em forma de uma pomba. E ouço uma Voz dizendo: “Este é Ele. Este é Meu Filho amado em quem me comprazo em habitar.”’ Então Ele entrou diretamente na água e O batizou, deste modo. Bem ali, ele disse que O conheceu.”
226 “Oh, eu não sei,” Simão disse. “Tenho ouvido dessas coisas, muitas vezes.” Mas ele sobe. Porém ali em seu coração havia uma semente predestinada. Vêem? Jesus disse assim. Correto. Suba até Ele. Subiu. Disse: “Vou ali à reunião para ver.” Subiu ali.
227 Jesus estava de pé ali, simplesmente um Sujeitinho comum. Aproximou-se. Ele disse: “Ora, teu nome é Simão. E teu pai se chama Jonas.” Isso desmontou a Simão. Por que? Essa pequena semente de Vida Eterna bateu ali. Sim, senhor.
228 Disse: “Espere um momento! Como é isso? Você realmente nunca me viu. Nem tão pouco conheceu a meu pai, porque faz anos que morreu. Porém aqui vem Você, me diz estas coisas? Agora, Eu sei que a Bíblia diz…” Agora, não é para voltar ao que os anciãos dizem. “Mas a Bíblia diz que o Messias seria um profeta. Ali Ele está. É Ele.”
229 Um dia Ele passou por Samaria, indo por ali juntamente com um grupo de judeus. E se apartou deles. E esta pequena, mulher de má reputação saiu, talvez fosse muito bela, vocês sabem. E ela havia sido lançada na rua desde menina. E ela ia por ali. Talvez estivesse pensando sobre algo. Subiu até ali e colocou o balde abaixo. E começou a abaixar o sarilho, você sabe, para tirar água. E ouviu a um Homem dizer: “Dá-me de beber.” Ela olhou ao redor, e ali, assentado, eis um judeu de meia idade.
230 Ela disse: “Não é você judeu? Você não deve fazer isto. Não é próprio que você fale a mim. Eu sou Samaritana.”
231 Ele disse: “Mas se você soubesse com Quem está falando, você traria… Me pediria para lhe dar de beber.”
232 Disse: “Onde está Teu cântaro?” Vêem? “E onde está Tua corda?”
“Bem,” Ele disse: “a água que eu dou é Vida.”
233 “O quê?” Vêem? “Ora,” ela disse: “ora, todos vocês desejam adorar em Jerusalém. E nossos pais adoraram. . .”
234 “Oh,” Ele disse: “correto, porém,” disse: “nós judeus sabemos o que adoramos. “Mas,” disse: “você sabe, o tempo vem quando — quando os homens não adorarão nem em Jerusalém nem nesta montanha.” Ele disse: “Eles — eles adorarão a Deus em Espírito, porque Ele é um Espírito, Espírito e Verdade.” Bem, ela começou a analisar, vocês sabem.
E Ele disse: “Vá chamar teu marido e volte aqui.”
Ela disse: “Meu marido? Eu não tenho nenhum marido.”
235 “Ora,” disse: “isto é a verdade.” Disse, disse: “Tu tens vivido com cinco e agora estás com o sexto.” E disse: “Você tem tido cinco. E — e, você, você sabe. Você disse a verdade.”
236 Observem! O que foi isto? Aquela Luz chocou com aquela semente. Isso tinha estado ali, a qual havia sido falada por Deus. Sim senhor.
237 A semente estava na terra. Quando Deus afastou as águas e o sol a atingiu, isso brotou. Correto. Vêem? Tudo o que necessitava, era do sol. Apenas precisava de luz. Sim, senhor.
238 E então quando o Espírito Santo, Nele, revolveu sua vida passada e a mostrou, e mostrou isto a ela, a Luz atingiu isso. Ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um Profeta.” Ela disse: “Agora, nós sabemos, eu sei, que quando o Messias vier, isto é o que Ele será. E não temos tido um profeta por centenas de anos. Nós nunca tivemos um verdadeiro profeta, por centenas de anos.” E ela disse: “Como Tu me falas de meus maridos e me falas quantos tenho tido, e demais coisas. Ora,” disse: “Eu não entendo.” Disse: “Quando o Messias vier, bem, Ele fará aquilo. Mas Quem és Tu?”
Ele disse: “Eu O sou.”
Era isto. Vêem? Uma prostituta!
239 E os sacerdotes olharam ao redor e disseram… Bem, eles tinham que dar resposta a suas congregações. Disseram: “Não mexam com aquele Indivíduo. Ele está — Ele está possuído pelo demônio. E isso é tudo.” Agora, ali está a diferença. É a mesma coisa hoje. Vêem? A mesma coisa hoje, atinge exatamente. Sim. Sim, senhor.
240 Ela, ela sabia disto, porque a Luz fez contato. Eles… Aqueles pescadores, lenhadores, agricultores, cobradores de impostos, prostituas, todos, eles viram Nele o que as simples Escrituras disseram que Ele faria. E os fariseus não puderam ver, por causa de suas tradições. [O irmão Branham faz uma pausa e gesticula algo. A Congregação responde afirmativamente – Ed.] Eles não puderam ver, por causa de suas tradições. Mas as prostitutas, os lavradores e todos os demais O viram, todos os que foram predestinados. Quando saíram as dúvidas, a semente começou a crescer. Isto é correto.
241 O que ela fez? Ela disse: “Bem, tem sido para mim um grande prazer conhecer ao Messias”? Oh, não, irmão. Correu diretamente para a cidade. Se esqueceu da água. Ela disse: “Venham, vejam um Homem que tem me dito todas as coisas que tenho feito. Não é essa a mesma coisa que as Escrituras dizem que fará o Messias? Não é exatamente isso?” E as pessoas podiam ver aquela mesma coisa.
242 Como Jesus Cristo disse, em São João 14:12, isso sucederia outra vez. Ele falou isto também em Lucas, quando Ele disse: “Como foi nos dias de Noé.” Como Deus Se manifestou em um Homem, e disse quem estava atrás Dele; e o que Sara fez, riu na tenda. E todas estas Escrituras, de Malaquias, e as demais, predisseram o que sucederia nos últimos dias. Hebreus 4 disse, quando “a Palavra”’ voltasse. Malaquias 4 disse que Ela voltaria por meio de um homem. Hebreus 4 disse: “A Palavra de Deus discerne os pensamentos do coração.”
243 E eles podem ver isto em andamento, e lhe dão às costas. Suas tradições escondem isto e tornam isto sem nenhum efeito. Bem, estamos exatamente aqui. E isso é tudo. Oh-oh.
244 Você sabe, Ele poderia fazer a mesma coisa hoje. Poderia vir à cena e fazer as mesmas coisas que fez no passado, como Ele disse que faria. Vêem? Ele prometeu fazê-lo. Ele prometeu que o faria. E se Ele faria as mesmas coisas, o mensageiro de Loadicéia deve fazê-lo.
245 E então se a Igreja de Laodicéia vir estas coisas, fará exatamente como fez a igreja hebréia no princípio. Não importa quão perfeitamente Isto seja vindicado, oh, eles fariam isto, de qualquer modo. Oh, que coisa!
246 Agora, diz que voltaríamos. Nós voltaríamos à Palavra original, e se manifestaria segundo a promessa, para restaurar novamente a Fé, a Fé original, novamente. E se Ele Se deu a conhecer que estava morando entre Seu povo, ao fazer estas coisas; Ele poderia até mesmo permitir que se tomasse Sua fotografia, prová-la cientificamente. E ainda assim não o crêem. E provado, permitiu que o olho mecânico da câmera O apanhasse parado ali, aquela mesma Coluna de Fogo, o mesmo ontem, hoje e eternamente, Hebreus 13:8, para mostrar que aquilo é — que é científico, e em todos os aspectos, cientificamente na esfera espiritual. De todos os modos poderia ser vindicado, tem sido vindicado.
247 E, você sabe, que eles provavelmente fariam o mesmo. Eles talvez simplesmente iriam embora e fariam a mesma coisas que eles fizeram.
248 Oh, Deus nos ajude! Oh! Apenas vamos parar aqui. Mas, que Deus nos ajude a ver isto agora, é minha oração, enquanto nos aproximamos agora. Porque, não quero retê-los aqui até muito tarde. Deus nos ajude a ver. Creio que o Espírito está aqui sobre nós, estaria bem agora que Ele nos ajudasse a revelar, abrir este Selo.
249 Leiamos. E como vemos o estado em que a igreja se encontra, temos visto onde ela tem estado, visto o que fizeram, visto aonde ela devia chegar, a temos visto ali, e vimos o que estavam supostos a fazer. Eles fizeram exatamente aquilo. Agora vê você onde estamos? Você faz o julgamento. Eu não posso julgar. Sou apenas responsável por trazer esta Palavra. Exatamente como Ela me é dada, assim posso entregá- la. Enquanto não for dada a mim, não posso entregá-la; ninguém mais pode.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e… o vinho.
250 Agora, o Cordeiro tem o Livro em Sua mão, abrindo os Selos. Tem aberto o primeiro, e o segundo, e agora está abrindo o terceiro. E quando Ele rompe o terceiro Selo, o Cordeiro o rompe, o terceiro Selo, a terceira Besta. . .
251 Agora quantos sabem com o que se parecia a terceira Besta? Se parecia com o homem. A primeira se parecia com um leão; a outra se parecia com um bezerro, ou um boi; e a terceira se parecia com um homem, como um homem. E ele ouviu a — a Criatura vivente, a — a Besta. A Criatura vivente, como um homem, disse a João: “Venha, veja o que é Isto, este mistério que tem estado escondido.” Todos estes anos de redenção, desde a fundação do mundo, tem estado escondido sob este Selo, o que vai acontecer. Agora, “Venha, veja o que é Isto.”
252 E então Ele O abre. Um trovão ressoa, e o Cordeiro abre os Selos.
253 Agora, João se aproximou, para ver o que seria. E o que ele viu? Ele viu um cavalo preto. E seu cavaleiro tinha um peso, ou balança, em sua mão. Agora, essa foi a primeira coisa que viu. Quando o Cordeiro anunciou Isto, abriu o Selo, então a outra Besta… Vejam, aquelas bestas tinham seu turno para anunciar: “Vem e vê.” E João, onde ele estava, talvez desta maneira, ele caminhava por aqui, quando o Cordeiro abriu, e caminhou. Normalmente…
254 O trovão ressoa, como vimos no Primeiro Selo. E ele observa para ver o que sucede. E ele vê um homem vindo, primeiramente, sobre um cavalo branco. E lhe observa enquanto ele cavalga. João o viu até o fim. O viu descer, em seu cavalo branco, tinha um arco na mão, e o — o cavaleiro tinha, e ele não tinha flechas consigo. E a próxima coisa que ele vê, ele recebe uma coroa, e cavalga diretamente até o fim.
255 Assim encontramos, então, o Cordeiro, aqui vem Ele novamente, Ele abre outro. E olha. Agora, aqui vem um — um cavalo vermelho. Este homem tem na mão uma espada. E ele cavalga exatamente através das Escrituras, vejam, com esta espada em sua mão, e foi para matar e tirar a paz da terra.
256 Agora o Cordeiro abre outro Selo. Outra das Criaturas viventes, que se parece com um homem, disse: “Vem e vê.” Agora ele se aproxima, para ver o que é isto. E quando ele o faz, eis que vem um cavaleiro sobre um cavalo preto.
257 Agora, ontem à noite, encontramos que o mesmo cavaleiro sobre o cavalo branco era o mesmo cavaleiro que cavalgava o cavalo vermelho.
258 E a Voz disse, dentre as Bestas, clamou, veja. Ali, vem para ver o que era aquilo: Ele estava entre as Criaturas viventes. E ele viu este cavalo negro.
E quando… a voz do meio dos quatro animais clamou: Duas medidas de trigo por um dinheiro, e — e três medidas de cevada por um dinheiro, mas não danifiques o — o azeite e o vinho. (Vêem?)
259 Este cavaleiro, vamos falar sobre ele. Se você observar o primeiro cavaleiro, quem ele era. E vimos, ontem à noite, Escrituristicamente, que o segundo cavaleiro era exatamente o mesmo homem, apenas estava em outro cavalo. Que sucedeu? Mudou de ministério. Vêem? Correto. Encontramos que era um anticristo, e havia mudado sua posição.
260 Encontramos que quando ele, primeiramente, simplesmente era um cavalo branco, ele se tornou uma doutrina. Agora, temos levado cada um destes pontos diretamente às Escrituras. Vêem?
261 Agora, observem onde estamos, nesta noite, naquela outra era da igreja agora. Vêem? Estamos chegando na terceira era da igreja agora. Vêem? Exatamente na terceira era da igreja, é exatamente como o terceiro cavalo. Vêem?
262 Agora, qual foi a primeira era da igreja? Os nicolaítas tinham uma doutrina, vejam, simplesmente a primeira. Correto. E logo, a primeira coisa que sabemos, essa doutrina nicolaíta, é sancionada e chegou a ser aceita como verdade, e foi posta em ação. E eles coroaram esse indivíduo. Então, este espírito, de anticristo, se encarnou num homem. Vêem? E encontramos, mais adiante, que chega a ser o Diabo encarnado, também; o demônio sai, e entra o próprio Diabo.
263 E assim como a igreja está daquele jeito, essa igreja anticristo, progride; assim tem a Noiva vindo com coisas diferentes: através da justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, e segue adiante, vejam, exatamente assim. A única coisa, eles tiveram seu avivamento primeiro, e a Igreja o tem por último. Seus três primeiros anos… seus primeiros três estágios que passaram pela era das trevas; então a terceira, três estágios, a Igreja sai; de justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, Deus encarnado manifestado entre nós. Aqui ele entra como o anticristo, como o falso profeta, então a besta, então na era das trevas. E a Igreja sai daquela era das trevas; justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, a Palavra encarnada, deste modo agora. E ele desce. Oh-oh. Você vê isto? Ele desce. A Igreja sobe. Vêem? É tão perfeito quanto o pode ser. Oh, é marivilhoso. Eu simplesmente amo isto.
264 Este cavaleiro é o mesmo, mas em outra etapa de seu ministério.
265 A primeira etapa foi com o cavalo branco, veja, ele era apenas um mestre, simplesmente um mestre anticristo. Ele estava contra a Palavra de Deus.
266 E agora como pode você ser um anticristo? Qualquer um que nega que cada Palavra desta não é a verdade, para ser ensinada dessa maneira, esse é um anticristo, porque eles negam a — a — a — a — a Palavra. E Ele é a Palavra.
267 Agora, na primeira etapa, com o cavalo branco, ele era apenas um mestre, mas com um espírito de anticristo em sua doutrina e em sua qualidade. Algo inocente. Parecia que não podia ferir nada; simplesmente prosseguia. Esta é a maneira que Satanás entra. Oh, ele é um ser astuto.
268 Ele falou a Eva, disse: “Agora, você sabe que você está buscando sabedoria. E nem sequer pode distinguir entre o bem e o mal.” Disse: “Agora, se seus olhos fossem abertos, você saberia.” E disse: “O fruto é muito prazeroso. Ele é bom. Ele é — ele é agradável aos olhos. Você deveria tomá-lo agora. Assim você não sabe se é bom ou ruim, verdade?”
“Não, eu não sei. Mas Deus disse que não o fizéssemos.”
“Mas, oh, bem, eu sei, mas. . .”
“Deus disse que Ele… nós morreríamos.”
269 Ele disse: “Certamente Ele não fará isso.” Veja, simplesmente tão dócil quanto podia ser. Vejam o que produziu.
270 Observem este espírito anticristo se levantar entre a igreja primitiva, a doutrina nicolaíta. Nico, “conquistar” o laico, fazer um homem santo. Oh, isto apenas é… “Ora, somente queremos ter companheirismo. Agora todos vocês estão tão esparramados aqui fora; ninguém sabe onde está o outro. Acho que devemos ter uma organização e assim sermos diferentes. Vejam, vamos nos unir. Deveríamos formar uma loja.” E isso é exatamente o que é. Não há tal coisa como a Igreja Cristã dos Metodista. Isso não é uma igreja; é uma loja. Batistas, isso não é uma igreja; é uma loja.
271 Há uma só igreja, e essa é o Corpo místico de Jesus Cristo. E você nasce Nela, isso é certo, por predestinação. Correto. “Todo aquele que o Pai me tem dado virá a mim. Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai o tenha chamado. E todo o que Ele me tem dado, virá a Mim.” Então, isso, é isso que é. Ele simplesmente…
272 O Cordeiro se mantém ali fazendo — fazendo intercessão, até que entre o último. Então pequenas campaínhas tocam e Ele sai para tomar Sua possessão, veja, isso é tudo; leva Sua Igreja ao Lar, seus súditos. E lança Seu inimigo no Lago de Fogo, e todos os seus súditos ali com ele, e isso é tudo. Então entramos no Milênio.
273 O mesmo cavaleiro, agora. Nesta primeira etapa, ele era inocente. E na segunda, agora, se você for um pouquinho mais alto, um pouquinho mais que isso; no segundo estágio, a Bíblia diz que a ele seria “dada uma coroa.” E coroaram a um homem, um super-homem. Vejam, o coroaram. E, então, a Bíblia não o chama um papa. A Bíblia o chama de “um falso profeta.” Por que? Sim. Naturalmente, ele deve ser um falso profeta, por causa de seu espírito anticristo, ensinava contra a Palavra original. Porque, se ele ensinava contra a Palavra original, era então anticristo. Era. E a Palavra é Deus, veja, Cristo. Correto. Agora, depois disso nós o encontramos coroado. E quando ele foi coroado, agora, ele é muito inocente e indefeso. Ele é só um sujeitinho.
274 Mas então no Concílio de Nicéia, foi feito isso, e Constantino lhe deu todo esse patrimônio. E então o que ele fez? Então ele, vejam, Satanás, deu a ele seu trono e autoridade. A Bíblia o diz assim, como temos visto.
275 Agora, a próxima coisa que encontramos, é que o diabo controla todo sistema político que já tem existido e que existirá. Encontramos isto em Mateus 4:11. E agora encontramos, então, que Satanás já tinha o sistema político.
276 Porém ele está tentando tomar a Igreja, então ele desce para enganá-La. Ele toma seu super-homem, opera nele numa organização e coroa a este homem como “vigário”, veja, um cristo. Cristo atuou em lugar de Deus. Vejam, este homem é um vigário em lugar de Deus. Vêem? Exatamente o mesmo: “no lugar de Deus”, ele está suposto a ser, um vigário sob Cristo.
277 Agora, agora quando fez isto, que sucedeu? Ele, Satanás, tomou seu poder político, o qual já dominava, e tomou o poder religioso, com o qual ele já tinha sido coroado e os uniu.
278 E então ele fez outra coroa significando que dominava sobre o inferno. E aqueles que haviam morrido, se eles pagassem dinheiro suficiente, os podia tirar. Vêem? Então ele é — ele é vigário sobre o Céu, sobre o purgatório, como ele deseja chamar aquilo. Não há tal coisa na Bíblia, vejam, porém tinha que fabricar algo. A Bíblia diz que saiu do abismo e regressará ao mesmo lugar. E, sobre a terra, um governante!
279 Agora, que lhe foi dado então? Primeiro, teve um arco, porém sem flechas. Mas agora ele tem em sua mão uma poderosa espada. Ele agora pode fazer algo agora. Então saltou de seu cavalo branco; o cavaleiro do cavalo branco seguiu adiante. Agora está cavalgando o que? Um cavalo vermelho, sobre um cavalo vermelho, cor de sangue. Ele realmente o cavalga. Oh, claro. Agora, a ele foi dado grande poder e uma espada, para matar, então ele cavalga seu cavalo cor de sangue.
280 Vimos no segundo Selo, que foi rompido ontem à noite, que tirou a paz da terra e fez com que se matassem uns aos outros. Em sua própria martirologia, da igreja Católica Romana, eles reconhecem que assassinaram sessenta e oito milhões de protestantes, desde o tempo de Santo Agostinho de Hipo… após Santo Agostinho de Hipo, até 1580. “Sessenta e oito milhões.” “A Grande Reforma” de Schmucker, se vocês quiserem ler isto, “A Gloriosa Reforma”, melhor dizendo, vejam. Agora, sessenta e oito milhões registrados na martirologia! Quando um dos seus então chamados “santos” recebia a revelação que alguém estava em desacordo com a igreja Romana, devia morrer como herege, isso simplesmente os posicionava então. Rapaz, ele saiu para derramar sangue! Ele — ele subiu em seu cavalo branco… ou melhor, sobre seu cavalo vermelho e se foi. Oh!
281 Agora, seu grande poder chegou. Ele foi feito vigário do Céu, e adorado como Deus. Governante da terra pela união da igreja e do estado, foi feito governador sobre a terra; e lhe foi dada uma coroa. Podia tirar por meio da oração as almas do purgatório. Ele podia também inter… Ele era como Deus, sobre a terra, em lugar de Deus. Junto a isso, ele tinha grande poder para matar a qualquer que não estivesse de acordo com seu mandato. Quem ia discutir com ele? A igreja não podia dizer nada; ele é o cabeça dela. O Estado não podia dizer nada, ele é o cabeça dele. Então morreram aos milhões. Todas aquelas igrejinhas, irmão, foram destruídas e os crentes foram assassinados e serviram de alimento aos leões e quantas coisas mais. Vêem? “O dragão,” Roma, deu-lhe sua autoridade e moradia. Assim diz a Bíblia. Vêem? Então cavalgou seu cavalo, tipificado pelo vermelho, através do sangue humano até que se tornou um cavalo vermelho.
282 Agora, João o viu sobre um cavalo preto. Ele mudou, alguma outra coisa.
283 Agora eu tenho que dizer isto exatamente como veio a mim. E então se algo me houvesse chegado e não harmonizasse com o resto das Escrituras, então não teria sido Deus quem me deu. Vejam, as Escrituras têm que harmonizar cada uma; é só uma grande — grande coisa como essa. Escritura tem que concordar com Escritura. E qualquer coisa contrária às Escrituras… se aquele Anjo do Senhor me dissesse algo que não estivesse de acordo com as Escrituras, eu não creria Nele.
284 Eu disse ali em Chicago outro dia, quando todas aquelas centenas de ministros… Esteve alguém ali naquela reunião? Claro. Naquela reunião em Chicago, eu disse: “Agora vocês dizem que têm… Vocês pensam que estavam me preparando uma trama aqui, sobre alguma coisa.” Era uma congregação quase como a que temos aqui agora. Eu disse: “Que é que vocês têm contra mim?” Eu disse: “O Espírito Santo me mostrou, já há três noites atrás, exatamente onde cada um de vocês estaria . E que não estaríamos naquele…” Perguntem a Carl, se isso não é correto.”
285 E ali estava Hank e todos eles: “Isto é correto.” Todos vocês que estavam ali ouviram.
286 Eu disse: “Agora, o que vocês têm contra mim é o meu ensinamento. Esse é o problema. Agora quero que algum de vocês venha aqui, a meu lado com sua Bíblia e me prove onde está a falha”. Aquele foi grupo o mais quieto que já ouvi. Eu disse: “Qual é o problema com vocês?” Eu disse: “Então se você sabe que você não pode fazer frente à Palavra, então, saiam do meu encalce.” Vocês que são doutores em divindade e demais coisas e falando como, se apresentam como ‘Doutor’, ‘Doutor’, ‘Doutor’. E eu sou… (Oh, o irmão Woods e eu dizemos um ‘simplório’) “Eu não tenho educação, não me graduei em nenhum seminário ou escola. Mas você pegue sua Bíblia e ponha-se de pé a meu lado e refute a semente da serpente, o batismo no Nome do Senhor Jesus ou qualquer destas coisas que eu tenho ensinado”. “Ninguém disse uma palavra. Todos vocês sabem disso. Aquele foi o grupo mais silencioso que já vi.
287 Vejam, eles simplesmente cantam vitória como não sei o que. Agora, agora, aqui está. Eu não ando procurando confusão com as pessoas, mas isso chega ao ponto onde eles tentam te arrastar a isto. Agora eu não haveria ido, mas o Espírito Santo me disse: “Vá ali, Eu serei contigo”.
288 Disse-lhes, uns três ou quatro dias antes. Todos vocês que estiveram ali e ouviram o irmão Carlson e outros — e o irmão Tommy Hicks. E todos os demais assentados ali. E eu fui, três dias antes e lhes disse: “Vão ter que cancelar os cultos naquele lugar.”
289 Era uma noite tempestuosa. Eu estava numa campanha. Ele disse: “Vá, fique junto daquela janela, naquela terceira portinha ali.” E eu fui e me pus ali. Eu olhei para fora assim.
290 Ele disse: “Eles têm uma armadilha preparada para você. Vão te pedir para falar naquela reunião da Associação Ministerial da Grande Chicago”. Disse: “Eles têm preparado uma armadilha para você, relacionada ao seu ensinamento acerca de Minha Palavra”.
291 Ele disse: “Agora, o contrato do salão ali vai ser cancelado. Eles não vão consegui-lo. E eles vão conseguir um lugar que é marrom.” Disse: “Olha aqui”. Eu parei, e vi a mim mesmo em num canto; olhei para trás ali e vi. Eu vi todas aquelas pessoas. Eu vi aqueles ministros assentados ali, onde depois vi que estavam. Vi todos eles. E Ele disse…
292 “Oh,” eu pensei: “Eu preferiria não ir ali então, Senhor, uma vez que eles vão fazer isso. Eu não quero ferir seus sentimentos ou fazer algo errado.”
Ele disse: “Vá; eu serei contigo.” Ele foi. Isto é correto.
293 Agora, todos vocês, ali são testemunhas bem aqui, que estavam assentadas ali e sabem que isso é verdade. Isto é correto. Bem, vocês têm as fitas aqui também. Mas aí está você, veja.
294 Agora, agora aqui está o mistério disto. E agora, Isto, me foi revelado esta madrugada, antes do amanhecer. Então eu fui diretamente às Escrituras e comecei a olhar, examinar. Ali estava. Três deles, até agora, têm sido absoluta e sobrenaturalmente revelados. Sim. Agora, aqui está o mistério do cavalo preto, de acordo com o que me foi revelado.
295 Ele começou cavalgá-lo no tempo da era das trevas. Isso é o que representa o cavalo negro: a era das trevas, pois este foi o tempo da meia noite para os verdadeiros crentes que ainda restavam. Observem agora naquela era da igreja, no meio da era da igreja, era das trevas da igreja. Observem o que Ele disse: “Apenas tens um pouquinho de força.” Isso era uma meia noite para eles, para o verdadeiro crente. Agora observe. Praticamente toda a esperança havia sido tirada da verdadeira Igreja, porque este sujeito controlava tanto a igreja como o estado. Que iam fazer? Vejam, o catolicismo havia se apoderado da igreja e do estado. E todo aquele que não estava de acordo com o catolicismo era assassinado. Por isso andava sobre um cavalo negro. Agora veja a coisa negra que fez, vejam, então você pode ver. E você só… Se você conhece sua história, observe-a, então você… Bem, você não tem nem mesmo que conhecê-la, para — para saber disto. Agora, observe. Toda a esperança havia acabado. Este é seu cavalo negro.
Agora, ele cavalgou sobre o cavalo branco, com astúcia.
296 Então lhe foi dado poder; ele tirou a paz, matando aos milhões. Isso é o que fazia enquanto cavalgava, e ainda o faz. Vêem?
297 Agora, aqui está sobre seu cavalo preto agora, prosseguindo. Era das trevas, aquele foi o tempo. Exatamente depois que a igreja se levantou em poder, eles então suplantaram tudo mais. E passaram por um tempo de centenas e centenas e centenas de anos que cada leitor sabe que foi a era das trevas. Quantos sabem disso? [A congregação diz: “Amém” – Ed] Claro, a era das trevas. Aí está seu cavalo preto, representando a era negra. Agora, toda a esperança se havia ido, não havia nenhuma esperança de modo algum. Tudo parecia completamente escuro para os pequenos crentes. Agora, essa é a razão pela qual é chamado, representado como o cavalo negro.
298 “Suas balanças, ou suas medidas, em sua mão,” você vê. Clamando: “Duas medidas de trigo por um dinheiro e três medidas de cevada por um dinheiro”. Veja, de fato, é isso, trigo e a cevada são o sustento natural da vida; disso fazem o pão. Mas veja você, ele estava cobrando por isso. Isso significa que ele estava cobrando de seus súditos por aquela classe de esperança de vida que ele estava transmitindo a eles, ao fazer… ele começou naquele mesmo tempo a lhes fazer pagar pelas orações, cobrava remuneração pelas orações. Eles ainda o fazem; novenas.
299 Que estava fazendo? Juntando as riquezas do mundo, a medida, pesando “Medidas de trigo por um dinheiro e três medidas de cevada por um dinheiro.” O cavaleiro do cavalo negro, vejam, ele estava fazendo… despojando seus súditos de seu dinheiro. Quando, a Bíblia prediz que ele detém as riquezas do mundo. Como falamos ontem à noite acerca da Rússia, e tudo aquilo, eles simplesmente tiram todo o dinheiro, pois tiram das pessoas tudo que elas têm. Então, aí está você.
300 Agora observem. Vê de onde tem vindo esse costume de levantar dinheiro na igreja? Fique longe dessa coisa; construir uma organização, algo grande, um milhão de dólares aqui. E –e vê você quem é a mãe de tudo isso?
301 Obrigado, Senhor. Oh, que coisa! Estou tão feliz. Sim, senhor. Correto. Tem sido Sua graça. Isso é tudo. Correto. Correto.
302 Foi um tempo de meia noite. Vocês entendem isso agora? [A congregação diz: “Amém” – Ed] E aqui vemos que ele está cobrando por essa classe de vida, isso é sua cevada e coisa, natural; não era espiritual, agora. Era cevada, veja, assim, e pão de cevada e pão de trigo. Ele estava cobrando por aquela classe de vida que estava dando a seus súditos. Cobrando pelas orações do sacerdote, orar para que as pessoas saíssem do purgatório. Cobrando! Agora, estou tomando isto da história. Estava cobrando pelas novenas; acho que todo mundo sabe o que é. Novena, suponho que seja alguma coisa que você tem que fazer, você sabe, alguma penitência. Alguém tinha que cobrar por aquilo. Trazendo as riquezas do mundo para si, para si mesmo, para a própria igreja; e ele ainda está cavalgando. Oh, claro que está. Sim senhor. Continua cavalgando.
303 Observem. Aqui está a boa parte agora. Observe.
…e não danifiques o azeite e o vinho
304 “Resta um pouquinho Dele, mas não vá você tocar Naquilo!”
305 Agora, o azeite é… simboliza o Espírito, do Espírito Santo. Darei a vocês umas quantas referências bíblicas para isso: Há duas Escrituras. Em Levítico 8:12, onde Arão, antes que entrasse, teve que ser ungido com azeite, vocês sabem. E em Zacarias 4:12, onde o azeite vinha, saía dos tubos, e diz: “Este é meu Espírito”, óleo. Outra coisa, se você quiser ver Mateus 14:25, onde vemos o relato das virgens néscias, ou melhor, 25:3, as virgens néscias não tinham Azeite, o Espírito. E em Mateus 25:4, as virgens prudentes tinham Azeite em suas lâmpadas, cheias do Espírito. O azeite então é tipo do Espírito. Oh, glória! [O irmão Branham bate palmas – Ed.] Correto. Você compreendeu isto? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Correto. Agora, o óleo tipifica o Espírito.
306 E o vinho simboliza o estímulo da revelação. Oh, eu — eu por pouco não me pus a correr. Foi um milagre não ter despertado a todos os vizinhos quando o Senhor me mostrou isto, veja, “estímulo da revelação.” Vêem?
307 Na Bíblia, o azeite e o vinho, sempre estão associados um ao outro. Eu obtive a concordância e olhei. Aí está uma longa lista deles, assim — assim, onde se encontram juntos o azeite e o vinho, o tempo todo. Vêem?
308 Quando a verdade de uma prometida Palavra de Deus tem sido revelada a Seus santos que estão cheios do Azeite, eles ficam estimulados. Glória! Eu sinto isso agora. Estimulado com regozijo, e gritamos! Vêem? E quando isto sucede, produz sobre eles o mesmo resultado que — que o vinho produz no homem natural. Porque, quando a revelação tem sido dada, de uma verdade de Deus, e o verdadeiro crente cheio do Azeite, e a revelação é dada, o estímulo se torna tão grande que Ele o faz se portar de uma maneira anormal. Correto. Glória. [A congregação se regozija – Ed.] Veja, esse é o problema com eles agora. Correto, faz com que se portem de uma maneira imprópria.
309 Agora, se você quiser Escritura para isto, comece a ler Atos capítulo dois. Que tinham eles? Eles tinham a promessa que havia sido dada a eles. Quando toda a promessa do Espírito Santo foi derramada sobre eles. E foi… Aquilo estava escriturísticamente vindicado. Agora, veja você, o…
310 Que tal se houvesse dito… “Agora, espere, Ele nos disse que esperássemos aqui por nosso ministério” E depois de oito dias, eles dissessem: “Bem, eu vos lhes dizer, rapazes,” Marcos dissesse a Mateus: “Eu — eu creio que já O temos, companheiro. Não pensa assim?” Veja, nós já O temos. Enquanto estamos esperando nosso ministério, deveríamos sair pregando. Ele nos disse que viéssemos aqui e que esperássemos e já vão oito dias que temos estado esperando aqui.”
“Ora, vamos esperar mais um”.
311 Nove dias se passam. Então Marcos viesse por ali ou — ou — ou talvez algum dos outros, talvez João, dizendo: “Eu — eu — eu creio que não devemos esperar mais. Eu creio que já O temos. Não pensam assim?”
312 Então eu posso imaginar a Simão, porque ele tinha as chaves, vocês sabem. “Agora, esperem um momento, rapazes! As Escrituras têm algo a dizer sobre isto. Ele não nos disse exatamente quantos dias devíamos esperar. Ele disse: “Esperem até! Esperem até que se cumpra a profecia de Joel, até que seja vindicada a profecia de Isaías.”
313 “Porque em lábios tremulantes e em outra língua Eu falarei a este povo. E este é o repouso.” Este é o vinho que é derramado. Que é o vinho na Bíblia? É um refrigério. “Este é o refrigério que vem da presença do Senhor.” Vêem? Tem que ser escriturístico agora. Vêem?
314 Então, veja você, o vinho representa o estímulo da revelação. E quando o Espírito Santo foi derramado e viram o Fogo de Deus cair sobre eles, oh, aquilo começou a lhes estimular. E a primeira coisa que se sabe, eles ficaram tão estimulados que as pessoas de fato creram que estavam bêbados, mas eles estavam estimulados pela revelação. Por Deus… Aqui está! A revelação vindicada por Deus lhes foi mostrada claramente, eles estavam contentes por Aquilo. Deus lhes prometeu. Aqui estava revelado a eles, e vindicado. Amém! Aqui estava um homem de pé, dizendo: Isto é Aquilo! Aquilo é Isto!” E lá estava, sendo vindicado pelo mesmo sinal que nós temos hoje. Há – há estímulo pela revelação. Vêem? E, agora, eles realmente O tinham então.
315 Essa é a razão pela qual Pedro saiu ali, e disse: “Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, ouçam minhas palavras. Todos vós, doutores de divindade, escutem o que vou lhes dizer, vejam.”
316 Oh, quão maravilhoso é! Revelado! Revelado! Eles ficaram tão estimulados quando viram isto vindicado. Sempre sucede assim. É sempre assim.
317 Quando eu vejo que Deus prometeu fazer uma certa coisa neste dia, quando Ele prometeu abrir estes Selos neste último dia! Você não imagina o gozo e a glória que senti quando O vi revelar isto, estava de pé ali e eu vi isto suceder! E sei que posso desafiar a qualquer pessoa, recomendar: Ele nunca nos tem dito algo que não haja sucedido exatamente da maneira como o disse. Então ver o gozo em meu coração, quando vejo Sua promessa para este último dia, como Ele prometeu fazê-lo. E aqui eu a vejo vindicada e perfeitamente correta. Eu fico… Vocês me ouvem dizer: “Me sinto religioso.” Isso é o que sucede. O estímulo é tanto que eu — eu — apenas — simplesmente por pouco não me porto de modo estranho. Vocês sabem. O estímulo da revelação! Correto.
318 Eles chegaram a ficar tão estimulados, sobre a — a revelação, que eles vindicaram, correto, a promessa. Agora, oh, que coisa! Ali o gozo do estímulo explodiu a tal ponto que as pessoas disseram: “Estão bêbados com vinho novo,” quando Deus revelou Sua promessa a eles. E não apenas a revelou, mas a provou.
319 Por isso é que eu sempre tenho dito. Um homem pode dizer o que quiser, sim, pode que seja apto para dizer alguma coisa; mas quando Deus vem e vindica aquilo…!
320 Agora, a Bíblia diz: “Se há entre vós alguém que seja espiritual ou profeta, se o que ele disser não acontecer, então não lhe prestem atenção. Não o temam, de modo algum. Não temam aquele homem. Mas se o que disser suceder, então esse Sou Eu, veja você. Eu, Eu estou naquilo. Isso prova que sou Eu”.
321 E, então, aquela pequena mulher Samaritana. Quando as Escrituras dizem que este Messias faria estas coisas, e aqui Ele parou e fez exatamente o que as Escrituras diziam. Ela disse: “Aí está Ele. Venham, vejam, vejam a um homem! Não é isto exatamente o que dizem as Escrituras que sucederia?” Vejam, ela ficou estimulada pela revelação. Isto é certo? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Ela ficou estimulada pela revelação quando aquilo foi vindicado. Vêem? Isto é certo. Ela sabia que ali estava. . .
322 “Sabemos que o Messias vem, e será chamado o Cristo. E quando Ele vier, fará estas coisas.” Ela viu isto.
E Ele disse: “Eu sou Ele”.
323 Então ali começou o estímulo e ela foi correndo e gritando pela cidade. Ela deixou seu velho pote, e foi ali embaixo e disse aos homens: “Venham, vejam!”
324 Agora, se você conhece as tradições do oriente, estava errado ela fazer aquilo. Sim, senhor. Uma mulher daquela classe, ninguém ia lhe ouvir. Não, senhor. Vejam, ela tinha a marca, e quando ela… Se ela fosse correndo pela rua, portando-se daquela maneira, ninguém lhe daria atenção.
325 Mas, irmão, ela tinha uma Palavra de Vida ali! Ela estava estimulada. Você…?… Seria como tratar de apagar um incêndio numa casa num dia de muito vento. Oh, ali havia algo abanando aquilo! Aquilo era o fogo de Deus queimando. Sim, senhor. Ela disse: “Se vocês não crêem nisso, venham comigo aonde está acontecendo a reunião e eu mostrarei a vocês”. Sim. É isto. Sim. Sim, senhor.
326 E então os homens saíram ali. E Ele não fez aquilo outra vez. Mas eles sabiam que algo havia acontecido com aquela mulher. Ela estava diferente, então eles creram Nele. Sim, senhor. Eles creram Nele.
327 Pois, “A fé vem pelo ouvir, ouvir a promessa de Deus, a Palavra de Deus, e por ver aquilo se tornando real.” Pois é uma Semente. E quando é semeada, ela leva vida. Produzirá exatamente o que fala. Se não o fizer, então não é Semente de Deus. Ou provavelmente o semeador não soube semeá-La; ele não foi enviado de Deus para semear Sementes. Ele pode estar semeando sobre uma pedra ou algo. Vêem? Então você — então veja você, o semeador está semeando a semente, Deus cuidará Dela, para que Ela caia no lugar correto, veja você. Oh, que coisa!
328 Então que diz a este cavaleiro sobre o cavalo negro? “Não danifiques Meu vinho nem meu Azeite. Não O toques, Meu Azeite e vinho! Agora, eu só tenho um pouquinho disto ali, mas ainda me resta um pouquinho ali. Sim. Agora, você pode seguir medindo toda essa classe de vida que você está dando; isso é coisa sua. Você vai pagar por tudo isto ali embaixo. Mas quando você se encontrar com o vinho e o Azeite, deixa-os quietos”. Oh, que coisa. Se você pode, se você…
329 Em outras palavras, assim: “Se você agarrar alguns, dentre meu rebanho, que estão cheios de meu vinho e meu Azeite, veja, vinho e Azeite da Palavra Pura, veja, e você vai matá-los. Porque, você, você está fazendo isso. Isso é o que você está fazendo. Não os force a rezar nenhuma “Ave Maria” ou coisas semelhantes, ou algum de seus credos. Mantenha suas mãos fora deles. Eles sabem aonde vão, pois eles estão ungidos com meu Azeite. E por serem ungidos com Meu Azeite, eles têm o vinho da alegria, porque eles conhecem Minha Palavra de promessa: ‘Os ressuscitarei.’ Não fira Aquilo! Não trate de lhes causar dano. Porque… Simplesmente se afaste deles.” Não. Tudo…
330 Ele vindica Sua Palavra e a traz a cumprimento. Eles sabiam. Eles sabiam que ressuscitariam. Oh, como amo isso! Oh. Eles ressuscitarão! Aqui vem o cavalo negro, cavalgando agora, eras negras.
331 Ali saiu o cavalo branco; vimos o que fez, perfeitamente. Aqui vem o cavalo vermelho; vimos exatamente o que ele fez. Aqui vemos o cavalo preto. Veja você, ele é o mesmo cavaleiro o tempo todo, o que ele está fazendo, exatamente através das eras.
332 Agora encontramos, que mediu e cobrou por isso, exatamente: trigo, natural, vida natural. Essa que eles estavam vivendo.
333 Mas, simbolismo; Espírito, Azeite; e o gozo do vinho. “Essa Vida espiritual, não A danifiques. Deixe-a!” Em outras palavras: “Roma, não toques nisso! Isso é meu. Isso Me pertence!”
334 Agora, tenho outra coisa que quero que vocês saibam. Observe, não foi um dos quatro animais que disse: “Não danifiques o vinho nem o Azeite”. Notou você isso? As quatro Bestas haviam estado falando, mas… Veja, deixe-me ler aqui, só um pouquinho, veja, agora:
Uma medida de trigo por um — por um — dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro. E não danifiques o azeite e o vinho.
335 Agora, veja aqui:
“E eu — eu ouvi uma voz no meio dos quatro animais…”
336 O que foi? O Cordeiro! Amém! Não foi uma das quatro Bestas. O Cordeiro o disse. Por que? Ele vai tomar os Seus. Isto Lhe pertence. Ele o tem redimido. Vêem? Amém! “Não toques nesse Azeite.” Não, senhor. Não foi uma das quatro Bestas, mas o Cordeiro, foi Ele Quem disse isto. E, oh, que coisa! O Cordeiro! Não… As quatro Bestas não anunciaram isto. O Cordeiro disse, Ele Mesmo.
337 Quando as quatro Bestas disseram: “Vem e vê,” e eles foram, e eles o viram assim.
338 Ele disse: “Uma medidas de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro e por me-… e tanto por isto, e tanto pela cevada” Mas então o Cordeiro clamou, no meio deles, disse: “Não danifiques o Azeite e o vinho!” Oh, oh. Ouçam a isto. “Não danifiques Isto, rapaz, ou você vai pagar por isto algum dia”. Oh, que coisa!
Nove e meia.
339 Bem, no melhor de meu entendimento, e no melhor do que sei, e com tudo o que creio em meu coração, esse é o significado verdadeiro destes três Selos. Eu quero agradecer a Deus por isso. E vou dizer isto, que, essa é a revelação que Ele me deu. Ele deu a mim, a revelação Disto. E eu creio que estamos vivendo nos últimos dias.
340 Amanhã à noite tomaremos aquele cavaleiro do cavalo amarelo. E agora, eu não sei. Eu não sei. Deus sabe que isso é verdade. Eu não sei nada sobre isso. Não.
341 Eu olhei em meu velho contexto que tinha de anos atrás. Eu vi o irmão Graham Snelling há pouco; ele pode ter saído. Mas, eu recordo de quando eu estava pregando aqui, antes. Eu busquei para ver o que eu disse anos atrás. Um dia eu estava passando pelo livro de Apocalipse, eu tomei os cavaleiros dos quatro cavalos ao mesmo tempo.
342 Eu disse: “Um cavalo branco, era a igreja primitiva, sem dúvida.” Eu tirei aquilo de um livro dos adventistas. E eu li alguma coisa ali. Eu disse: “Essa era a igreja primitiva que saiu, conquistando.” E o próximo foi o cavalo negro. Eu disse… eu esqueci agora como eu chamei aquele cavalo negro. Eu disse…
343 Ou melhor, o cavalo vermelho. Eu disse: “aquele cavalo provavelmente significa que — que o problema está a caminho, e isso significa que haverá muitas guerras ou algo assim.” Eu disse: “Provavelmente haverá muitas guerras”. Eu disse: “É assim que isso será.” E então eu disse: “O — o cavalo ama. . .
344 Ou melhor, “O — o cavalo negro,” eu disse: “esse — esse significa que — que talvez haverá um tempo muito negro sobre a terra, quando todas as estrelas deixarão — deixarão de brilhar; o sol abaixará, e a lua não dará sua luz.” Eu disse: “Isto é provavelmente o que significa”.
345 Eu disse: “O cavalo amarelo significa que virão muitas enfermidades.” Agora, eu não sabia o que significava. Mas aquela é, aquela foi a minha interpretação naquela ocasião, porque eu tomei o melhor que eu pude, aqui de pé no púlpito.
346 Mas, oh, por pouco não disse algo! Correto. Hum! Oh! Vocês — vocês verão. Apenas observem, vejam.
347 Agora, oh, não estamos felizes por esta hora em que estamos vivendo? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Quando vemos todas estas coisas se encaminhando eu penso:
As nações estão rompendo, Israel despertando,
Os sinais que os profetas predisseram.
Os dias dos gentios estão contados, com horrores incontáveis;
“Retornai, ó dispersos para o seu.”
O dia da redenção está próximo,
Os corações dos homens estão falhando com temor;
Seja cheio com o Espírito, tenha suas lamparinas adereçadas e limpas,
Olhe para cima, sua redenção se aproxima (Oh, que coisa),
Falsos profetas estão mentindo, a Verdade de Deus estão negando, Que Jesus Cristo é nosso Deus,
Você crê nisso? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.]
Mas andaremos onde os apóstolos trilharam.
O dia da redenção está próxima.
Os corações dos homens estão falhando com temor;
Seja cheio com o Espírito, tenha suas lamparinas adereçadas e limpas,
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima!
348 Não é isto maravilhoso? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.] Eu amo isto. A redenção se aproxima.
Haverá luz no entardecer.
O caminho para a Glória com certeza você encontrará.
No caminho da água, está a luz hoje;
Sepultados no precioso Nome de Jesus.
Jovem e velho, arrependam-se de todos os seus pecados.
O Espírito Santo com certeza entrará.
A luz do entardecer tem chegado.
É um fato que Deus e Cristo são Um.
Ele é a Palavra! Oh, que coisa! É maravilhoso!
Logo o Cordeiro tomará a Sua Noiva
Para estar sempre ao Seu lado,
Todas as hostes do céu estarão reunidas;
Oh, será uma visão gloriosa,
Todos os santos de branco sem mancha;
E com Jesus eles festejarão eternamente.
Oh, “Vem cear,” o Mestre chama, “Vem cear”;
Você pode festejar com Jesus na mesa o tempo todo;
Aquele que alimentou a multidão, transformou a água em vinho,
Ao faminto chama agora: “Vem cear”.
Oh, “Vem cear,” o Mestre chama, “Vem cear”; (Cear na Palavra)
Você pode festejar com Jesus na mesa o tempo todo;
Aquele que alimentou a multidão,
Transformou a água em vinho,
Ao faminto chama agora: “Vem cear”.
349 Oh, que coisa! Você está com fome? [A congregação se regozija – Ed.] Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede de justiça.”
350 Você O ama? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.] Você O ama? A chave para o Eu O Amo, você conhece. Vamos todos ficar de pé agora, e levantar nossas mãos e nos expressar a Ele: “Eu O amo, Eu O amo, porque Ele primeiro me amou”. Correto, todos juntos agora.
Eu O amo, eu O amou”,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou minha salvação
No madeiro, no Calvário.
351 [Um irmão fala em outra língua. O irmão Branham faz pausa – Ed.] Apenas reverentemente. Nós temos um interprete aqui, irmão Higginbotham. Eu não sei se ele está aqui nesta noite ou não. Queremos saber o que Ele nos disse. Apenas espere um minuto. Aqui, aqui… [A irmã dá a interpretação – Ed.]
352 Claro, louvado seja o Senhor! Minha fé está elevada a Deus. Você, você O ama, nesta noite, com todo seu coração? [A congregação responde: “Amém”’ – Ed.] Oh, louve-O e diga: “Obrigado, Senhor Jesus!” [A congregação louva a Deus.]
353 Simplesmente vamos dar louvores a Ele, com todos nossos corações [A congregação continua regozijando e louvando a Deus – Ed.]

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – O TERCEIRO SELO
20 de março de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Boa noite, amigos. Ponhamo-nos de pé apenas por um momento para orar. Inclinemos nossas cabeças.
2 Nosso Pai Celestial, ao ouvir esse — esse belo hino, nós — nós cremos, Senhor, que… Tu estás próximo. E nós oramos para que Tu nos recebas nesta noite, Senhor, como Teus filhos, perdoando todos os nossos pecados e transgressões, e dando-nos de Tuas bênçãos, pois somos um povo necessitado.
3 E nesta grande hora em que estamos vivendo, e vemos, que a cada ano, se torna cada vez mais escuro, para o mundo. E a vinda do Senhor fica mais e mais brilhante, à medida que Ele Se revela na… em Sua Palavra e em Sua manifestação. Temos vindo de novo, nesta noite, Senhor, para nos esforçar, nesta reunião, e para Te rogar que nos abras, Senhor, este Terceiro Selo deste Livro, que ele possa ser conhecido por nós, para que saibamos o que fazer e como viver, e sermos melhores cristãos.
4 Rogo, Deus, que Tu faças cada incrédulo aqui, nesta noite, conhecer sua necessidade de Ti. Conceda-o. E eu — eu rogo, Pai Celestial, que cada cristão nascido de novo se dê conta que ele tem que viver mais perto do que ele viveu no passado, que todos nós possamos estar nessa unidade do amor cristão e de fé.
5 Conceda que cada enfermo em nosso meio seja curado nesta noite, Senhor. Que eles entendam a necessidade de Ti. Rogo, Pai, que Tu abençoes tudo o que for feito ou dito, para Tua honra e glória, pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
6 Bem, novamente, nesta noite, temos nos reunido para isto, na — na noite de quarta-feira. E estamos esperando no Senhor, nesta noite, por um — um grande derramamento de Suas bênçãos sobre Sua Palavra. E hoje tenho estado estudando, como sempre, tratando de pensar nas coisas que seriam mais apropriadas para dizer, e como dizê-las, e logo dependendo do Senhor para me dar a interpretação e o significado desta — desta Palavra que está escrita. E eu estou sumamente agradecido a Ele pelo que Ele tem feito por nós durante a semana, que nós… da abertura destes Selos.
7 E agora, talvez seria bom se domingo de manhã, que… Você sabe, muitas vezes… Não é nosso desejo que sejamos mal entendidos, mas, vocês sabem, você… isso sucede desse modo. E então, talvez, domingo de manhã, se tiverem perguntas em suas mentes no tocante a estas coisas, poderiam escrevê-las e entregá-las aqui, na plataforma no sábado à noite, para que assim eu possa ver o que são. E então eu tentarei respondê-las para vocês, no domingo de manhã, o Senhor permitindo. Penso que seria melhor do que planejamos, porque às vezes isto fica mal compreendido, vocês sabem. E então, desta maneira eu… Seria melhor que eu — eu esclarecesse isso, vocês sabem. Isto seria exatamente o que deveria ser. Porque, às vezes, agora…
8 Alguém telefonou hoje e disse, que — que, telefonou e queria saber se era verdade, que, “quando o — o Rapto acontecer, se haveria só um de Jeffersonville e um de Nova York, e os demais do exterior.” Então, veja, isto foi mal compreendido. E então alguém disse, que, “Sábado à noite, se o Senhor nos der o último Selo, então Jesus estaria aqui no domingo de manhã.” Vêem? Então isto é um — é um… Veja você, você — você não… aquilo, aquilo não é assim, e você não… Não é isto.
9 Nós não sabemos. Se alguém diz a você que sabe quando Ele vem, para começar, você já sabe que estão errados, porque ninguém sabe disso. Porém queremos viver, hoje, como se fosse agora mesmo.
10 Vou tentar trazê-los de volta por um minuto, então estejam preparados. Eu — eu creio que Jesus virá dentro, em menos de três minutos a partir de agora, segundo o Seu tempo. Sabe você quanto tempo seria isto? Aproximadamente trinta e cinco anos. Veja, mil anos são como um só dia para Ele, veja você.
11 Então, quando você ouve o apóstolo aqui atrás dizer: “O tempo está à mão,” novamente aqui, “O tempo está à mão.” O apóstolo disse aqui em Apocalipse. Vocês sabem quanto tempo faz que disse isso? Isso não foi… foi apenas ontem, para Deus, nem dois dias têm se passado ainda.
12 E, veja, se são três minutos, menos de três minutos para Sua vinda, veja, isso seria mais ou menos trinta anos para nós, ou algo desse gênero. E veja como, o que três minutos seriam para Ele: Ele já tem Se levantado, para vir. Então nós, você… às vezes quando você lê aqui, Ele está falando em termos da Palavra , veja, não em nosso termos.
13 Logo se eu soubesse que Ele viria amanhã à noite, amanhã à noite, amanhã eu estudaria e Lhe pediria que me desse a mensagem para o Quarto Selo. E viria aqui e a pregaria, exatamente do mesmo modo. Vêem? Eu — eu quero estar fazendo cada dia exatamente o que eu estaria fazendo se Ele estivesse vindo. E não conheço nenhum outro lugar melhor para ser apanhado do que no posto do dever, vejam, no posto do dever. Então sigamos em frente até que Ele venha.
14 Às vezes quando apenas lemos, e, agora, seja bastante cuidadoso. E quando você ler, pegue as fitas, ouça-as atentamente. Porque, você obterá isto nas fitas, pois eles as têm tocado, e elas estão boas e claras, então você obterá isto claramente ali.
15 Agora, todos estão apaixonados por Cristo, eu espero, nesta noite, e todos O amam.
16 Vou lhes dizer que, às vezes, o que confunde as pessoas, é que alguém entra e não ouviu a primeira parte do culto, veja você. Então eles entram e ouvem algo que se refere ao que você disse antes, lá atrás, alguma coisa, e então eles pegam aquilo, o que foi dito, e eles não ouviram a primeira parte. Então, está tudo confuso para eles, veja você, então. E eles realmente pensam que algo diferente foi dito, mas — mas não foi.
17 Então se você tem uma pergunta sobre algo que não entende, apenas escreva isso em um pedaço de papel. Entregue daqui até sábado à noite. E no domingo pela manhã eu tentarei a … Se isso estiver um pouco confuso, você diz: “Bem, eu apenas gostaria de saber o que isto aqui significa. Eu não compreendi isto”. Você sabe o que eu quero dizer. Então eu tentarei responder isto para você, no domingo de manhã, o Senhor permitindo.
18 Agora, nesta noite vamos ler desta bendita Palavra novamente, no capítulo seis. E vamos começar esta noite com o Terceiro Selo. E no versículo cinco, o quinto e o sexto versículos.
19 E amanhã à noite concluiremos os quatro cavaleiros; o cavalo branco, e o cavalo vermelho, o cavalo preto e o cavalo amarelo.
20 E eu quero dizer isto. Que, cada vez, mesmo esta manhã, por volta… me levantei muito, muito cedo para orar antes que as coisas começassem se agitar, e continuei assim em oração durante o dia. Mas esta manhã, bem cedo, o Espírito Santo veio para onde eu estava. E tão claro como qualquer coisa, eu — eu vi este outro Selo se abrir agora, exatamente. Agora — agora — agora, Ele me ouve, eu sei. E estou sumamente agradecido.
21 Agora, vocês se recordam, que ali algo está sucedendo. Que, eu — eu espero que estejam captando isto, veja, veja, que há algo que está sucedendo. Eu quero provar a esta igreja de uma vez por todas, e ver se podem apanhar algo antes que isso realmente suceda. Agora recordem, recordem o que tenho lhes dito. E, agora, que o Senhor possa nos ajudar.
22 Agora, no versículo 5:
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem… e vê. E olhei, e eis um cavalo preto: e o que sobre ele estava assentado, tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e… vinho.
23 Agora vamos fundamentar isto só um pouquinho, e sobre os Selos que já temos visto. Porque, como fizemos com as Eras da Igreja, ora, tentaremos colocar uma base, como que para entrelaçar isso, até ao ponto em que você possa… Essa é a maneira que em realidade estão as Eras nas Escrituras, cada uma se encontra ligada com a outra, exatamente assim. É como subir uma ladeira, e subindo um degrau, melhor dizendo; um leva ao outro, e tudo se repete, à medida que você sobe um degrau.
24 E agora, estes Selos, o… É um — o Livro da Redenção, selado. Todos compreendem isto? [A congregação diz “Amém” – Ed.] E este Livro está selado com Sete Selos. Ele é um Livro selado com Sete Selos. Vêem?
25 E agora recordem, como explicamos isto para vocês, e tomamos o exemplo de Jeremias e tudo. Agora, eles, quando eles tinham… eles escreviam assim, sobre um pedaço de — de manuscrito, ou papel, ou melhor; não papel, mas era uma pele. [O irmão Branham ilustra o rolo e o selamento do pergaminho, usando folhas de papel.] E eles a enrolavam, assim. Agora aquilo… E então o final daquilo era deixado assim; aquilo identificava o que havia ali. Então o próximo tomava o mesmo tipo de posição, enrolado do mesmo modo, enrolado assim. E então, no final aqui, aquilo é rasgado assim, de forma a deixar um outro.
26 Bem, aquele era o Livro selado sete vezes. Agora, nunca tivemos livros como estes até ultimamente. Os livros na antigüidade eram pergaminhos. Eles eram enrolados. E então quando eles queriam o assunto ou algo… Como se — se a Bíblia fosse enrolada, e você quisesse ler no Livro de Isaías; então tiraria a parte pertencente a Isaías, e desenrolaria desse jeito, e O leria. E este é um Livro de Redenção sete vezes selado.
27 E agora encontramos que o Cordeiro saiu, tomou o Livro da mão Daquele que estava assentado sobre o Trono, e abriu os Selos, e — e desatou… e desatou Aquilo, desatou os Selos para o povo.
28 E as quatro Bestas ali, as quais vimos detalhadamente nas eras da igreja, as mesmas quatro Bestas, vocês as viram por todo o caminho através da Escritura, e são Elas que anunciam a abertura de cada Selo. Agora, vemos que é um — um Livro de Redenção.
29 E então nós voltamos e temos o — o Parente Redentor, e O tomamos, para vermos o que Sua obra era. E agora por todos estes anos, Cristo tem estado fazendo a obra do Parente Redentor. Agora, todos os que entendem isso digam: “Amém.” [A congregação diz “Amém” – Ed.] Ele tem estado fazendo a obra do Parente Redentor.
30 Porém virá o tempo quando a obra de redenção cessará. E quando cessar a obra redentora, então Ele deixa o Trono de Deus, onde Ele está assentado agora. Mas aquele não é Seu Trono. “Aquele que vencer, darei que se assente comigo em meu Trono, assim, como eu tenho vencido, e tenho assentado no Trono de meu Pai.” Esse não é Seu Trono. Esse pertence ao Espírito, Deus. Cristo, o Cordeiro, isto não pertence a Ele. Ele é o Deus encarnado, vejam; o qual é o mesmo Deus encarnado. Agora, Ele se levanta de onde estava assentado…
31 Primeiro, havia saído o anúncio: “Quem é digno de vir e… e tomar este Livro da Redenção?” Vejam, o plano completo da redenção, desde Adão, tudo que Adão perdeu.
32 Antes de Adão não havia nada perdido. E depois de Adão, tudo estava perdido, na terra. E toda a criação que estava sobre a terra caiu. E tudo caiu com Adão, atravessou o abismo, de maneira que ninguém poderia regressar, de modo algum. Ora, quando ele pecou, ele deixou este caminho, ele não deixou nenhuma maneira de regressar. E então o…
33 Quando esta pergunta foi feita; João o revelador, que… o profeta João, estava na visão e viu estas coisas. E não havia nenhum homem no Céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, nem em parte alguma, digno nem sequer de olhar para o Livro. Vêem? Agora simplesmente pense nisto! Então o Cordeiro veio à frente, e Ele tomou o Livro. Agora foi pedido a João que não chorasse mais. Ele disse: “Eis que o Leão da tribo de Judá tem vencido, e — e Ele pode tomar o Livro e abri-Lo.” Então, Ele voltou para ver o Leão, e viu um Cordeiro. O ancião chamou, disse: “Um Leão tem prevalecido,” mas quando ele veio e olhou, era um Cordeiro que vinha saindo do Trono.
34 Agora, ele nunca havia observado Aquilo antes. Por que? Ele tinha estado ali atrás, fazendo Sua obra mediadora; pois Ele estava sangrando pelo povo, intercedendo pelo povo, até que a última alma que foi posta no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo, entre. Haverá tantos deles ali, e é isto. Isto é tudo. Os demais nem desejarão entrar; eles não têm nenhum desejo de entrar. E assim, quando aquela última alma entrar, então o tempo da redenção está terminado.
35 Então o Cordeiro vem para reclamar Seus direitos sobre o que Ele tem redimido, e isso abarca a criação completa. A terra e todas as coisas pertencem a Ele. Vêem? Ele tem redimido isto com Seu próprio sangue. E quando Ele veio para tomar este Livro, para abri-Lo, ora, que coisa, eles estavam… João parou de chorar. Ele olhou, e este Cordeiro era um Cordeiro imolado. Ele havia sido morto, mas estava vivo novamente. E agora, encontramos que um cordeiro imolado é um cordeiro ensangüentado, todo coberto de sangue. Ele tem sido imolado. Depois de haver sido morto, Ele havia ressuscitado. Ele estava assentado sobre o Trono, digamos, detrás do Trono, assim, intercedendo por todas as almas que haveriam de vir. Então quando o último chegasse aqui e estivesse completado, o… Deus ainda segurava o Livro da Redenção. Vêem? Agora Ele está apenas fazendo a obra do Parente.
36 Como, Boaz desceu, e Rute estava assentada ali esperando até que Boaz … Eu quero dizer, Boaz fizesse a re-… obra de parente redentor. Vocês recordam quando preguei sobre isso, há não muito tempo? Rute, respigando; e, Rute, seja o que for que ela fazia; e assim por diante, e a última coisa que vimos foi Rute esperando. Recordam como tipificamos isso com a igreja? Enquanto, Boaz foi fazer sua obra de parente redentor. Ele a fez; tirou seu sapato como testemunho, e redimiu a Noemi, e, através daquilo, obteve — obteve a Rute. Agora, então, Rute simplesmente estava esperando, porque já havia labutado. E ela havia feito todas aquelas outras coisas, mas agora ela estava esperando. E então quando… A Igreja está esperando, repousando, (muitos deles, a maioria deles, no pó da terra), enquanto Ele está fazendo Sua obra de Parente Redentor.
37 Agora o mundo continua ficando cada vez pior. E o pecado está crescendo, e — e enfermidade, e problema, e morte, e tristeza. O homem ímpio e a mulher ímpia morrem completamente. Câncer os traga, e tantas outras coisas, quando eles não podem se apropriar de suficiente fé para estender a mão e segurar isto.
38 Agora observe. Quando tudo houver acabado, depois de Sua media-… Sua intercessão terminou, Ele Se apresentou, e tomou o Livro da mão Dele. E então João, e toda criatura no Céu, e começou… as almas sob o altar começaram a gritar. Veremos isso no Sexto Selo, de novo. E como eles regozijaram! E — e eles prostraram, os anciãos, e derramaram as taças cheias das orações dos santos. E as almas debaixo do altar clamaram: “Digno és Tu, porque tens nos redimido para Deus! E vamos voltar à terra, para viver como reis e sacerdotes.” Oh, havia um grande. . .
39 E João disse: “Toda criatura no Céu, toda criatura debaixo da terra, e em todas as partes,” se ouviu louvando a Deus por isso. João deve ter encontrado seu nome Ali, você sabe. Todo aquele tempo!
40 Então ele disse: “Ele é digno de tomar o Livro da Redenção.” Agora já não pertencia mais ao Juiz. Ele pertencia ao Redentor, e Ele tem feito a obra da redenção.
41 Agora Ele vai mostrar à Igreja o que fez. Amém. Vêem? Então Ele apenas toma… Mas o Livro está fechado. Ninguém conhecia, de modo algum. Sabiam que era um Livro de Redenção, lá, mas que haveria de ser revelado nos últimos dias. De acordo com Apocalipse capítulo 10, o sétimo anjo entregará a Mensagem relacionada com Isso. Porque, Ele diz que: “No tempo do som da sétima era da igreja, o sétimo anjo, quando ele começasse a tocar a trombeta, todos os mistérios de Deus deveriam ser consumados, ao som de sua trombeta.” Então, depois que Isto é revelado, o Anjo desce do Céu, o qual era Cristo. Agora recordem, este anjo está sobre a terra, um mensageiro.
42 Cristo desce, você O vê no capítulo 10 de Apocalipse; coloca um pé sobre a terra, e outro sobre o mar; com o arco-íris sobre Sua cabeça, olhos como… e pés como fogo, e assim por diante; levanta Sua mão, e jura por Aquele que vive para sempre e sempre sobre o Trono, que “Não haverá mais tempo.” E quando Ele faz esse juramento, Sete Trovões fazem soar suas vozes.
43 E o que escrevia, o qual, quando João foi tomado, devia escrever tudo o que via. Ele começou a escrever aquilo. Ele disse: “Não escreva isto.” Porque… “Não escreva isto.” Isto é um… Ele disse: “Sela-O.” O que está dentro? “Sela-O e não O digas.” Veja, deve ser revelado, mas nem está escrito na Palavra.
44 E então quando Ele começou a abrir os Selos, encontramos, que todos eles estavam confusos. Vêem? Quando Ele abriu o Primeiro Selo, pensou: “Agora aqui Ele vai dizer: ‘e sucederá que Fulano de Tal tomará o trono, e certamente fará isto, e aquilo.’”
45 Mas quando isto sucedeu, aqui ele saiu, um cavalo branco, cavalgando, e um cavaleiro sobre ele. Bem: “Ele tinha um arco em sua mão; e foi dada a ele uma coroa, depois de um tempo,” ele disse. Isso é tudo.
46 E o Cordeiro se voltou novamente, e abriu outro Selo, e saiu um preto… um cavaleiro do cavalo vermelho. “E ele tinha uma… a ele foi dada uma — uma espada; e ele se foi a fazer guerra; e lhe foi dado grande poder, para tirar a paz da terra, e fazer com que se matassem uns aos outros.” Foi uma classe de um… ainda uma coisa misteriosa, (não era isto?), quando Ele O abriu.
47 E então seguiu, e disse: “No dia exatamente antes destes Sete Trovões, todos os mistérios aqui são revelados.”
48 Agora veja. Então encontramos, pelo que temos estudado, que, através das eras, temos tido reformadores, não profetas. Reformadores! E cada ofício tem seu próprio — seu próprio trabalho.
49 Exatamente como um homem que é um — um operador de telefones, ele não é exatamente um eletricista. Pode ser que ele faça algum pequeno trabalho nisto. E como, se um homem é um guarda de linha, bem, ele certamente… Um homem que faz os buracos para colocar os postes e nunca tem a ver com o trabalho da linha, é melhor ele se manter longe da linha; mas ele pode fazer algum pequeno conserto ou algo.
50 Mas quando a Coisa verdadeira é revelada nos últimos dias, no fim da era da igreja, é quando Deus tem dito que mandaria, segundo as Escrituras. E já o temos estudado de ponta a ponta, que Ele predisse que o Espírito de Elias voltaria em determinada pessoa. Agora, creio que isso já está bastante claro. E nós… e estamos esperando que suceda; em alguma parte, uma pessoa ungida, nos últimos dias, se levantará. Agora, você ouvirá de muitos fanáticos e coisas como essas, mas isso é só — só trata de… isso é o Diabo, procurando te desvirtuar do verdadeiro quando ele chegar aqui, veja. Mas ele será propriamente identificado. Vocês sabem o que Elias foi; e observem isso, e vocês — vocês saberão. E então quando ele… Agora, os Eleitos saberão.
51 Não os outros; eles certamente não o conhecerão. Eles O perderão, a um milhão de milhas. Como… Nos foi ensinado através de tudo isso, e mostrado como eles perderam a João, como eles perderam Elias, como eles perderam Jesus, como eles perderam todos os demais por todo o caminho. E eles farão a mesma coisa, porque a Bíblia diz que fariam. Vêem? Então, naquele tempo, isto será muito humilde. E será bem simples. E por essa razão… é o que fará as pessoas se afastarem Disto. Porque é muito simples para eles. Encontramos, e sempre quando as pessoas chegam a ser espertas e educadas, e sabem muito, então elas apenas… que este é o tipo que perde isto, vocês sabem. Vêem?
52 Jesus nunca tomou essa classe de gente por (ser) Seus discípulos. Ele tomou pessoas sem cultura, pescadores, e gente que não estava associada com as igrejas e coisas. Tomou homens comuns, coletores de impostos, e agricultores, e pescadores, e assim por diante, para fazer Sua obra. Vêem? Porque, eles — eles sabem que não são nada, e então Ele pode fazer algo com eles, veja. Uma vez que eles se mantenham sabendo que não são nada, então Deus pode operar através deles.
53 Porém quando pensam que eles sabem alguma coisa, então: “Vocês não sabem o que deveriam saber,” assim nos diz a Bíblia. Então, nós — nós encontramos isto.
54 E agora, encontramos, então, que estes mistérios devem ser revelados.
55 E por que estes outros homens, Lutero, Wesley e aqueles grandes reformadores, que trouxeram justificação, santificação, a era Pentecostal com o batismo do Espírito e essas coisas, por que eles não puderam apanhar estas — estas mensagens? Por que não As trouxeram? Porque eles eram reformadores. Vêem?
56 Apenas, tome isto pelo outro lado, ali havia pessoas que entram, as quais eram “tinham poder como reis, mas não eram reis.” Vêem? Vêem? Você tem de observar a terminologia bíblica de tudo. Vêem? Agora observe. Mas, estas, a razão de todas as pontas soltas, da parte misteriosa em relação a justificação, da parte misteriosa da santificação, da parte misteriosa do batismo com o Espírito Santo. E, ora, que tipo fez… Comeu Eva uma maçã, ou comeu ela uma romã ou algo? Vêem? Comeu… O que era a semente da serpente? E — e é correto o batismo no Nome do “Pai, Filho, e do Espírito Santo,” ou no Nome do “Senhor Jesus”? E, oh, centenas daquelas coisas que têm sido deixadas sem concluir. Vêem?
57 E então na última hora, esta pessoa deve aparecer para revelar estas coisas, vejam, por meio das Escrituras. Será perfeitamente identificado. Veja. Sim, senhor. E, agora, não será uma grande coisa agora. Parece, aqui na Bíblia, que seria algo grande.
58 Quanto maior foi isso, quando João devia descer ali para batizar! Pense bem agora. Os profetas, lá atrás, todo o percurso lá atrás, Isaías, Malaquias, e todos eles falaram dele, quando ele viesse. E quando veio, foi só uma pessoa, velho, sujeito iletrado, de face peluda, cabelos assanhados como uma lagarta peluda, e um grande e velho pedaço de pele de ovelha em torno de si; sem nenhuma educação, nunca havia ido à escola um dia em sua vida, até onde sabemos. Vêem? Aqui vem ele, do deserto, não lhe deram boas vindas ao púlpito, ficou ali fora no rio Jordão e começou a chamar as pessoas para que se arrependessem. Pode você imaginar tal coisa!
59 A Bíblia diz, que: “Tudo será tão grande naquele dia, que todo monte será aplainado, e todo vale será levantando.” Sim senhor. “E todos os lugares ásperos serão aplainados.”
60 Ora, posso imaginar vendo-os ali, pensando que João viria, ou este grande precursor de Cristo, e tomaria todo o deserto e o aplainaria, e plantaria grama novamente. Vêem? Oh, eles, eu imagino que eles tinham tudo preparado, como eles têm hoje.
61 Mas, isso foi tão humilde, até mesmo os apóstolos o passaram por alto. Eles disseram: “Bem, por que dizem as Escrituras se o… Tu subirás ali para ser oferecido agora? Por que as Escrituras dizem que — que Elias tem que vir primeiro?”
62 Ele disse: “Ele já veio, e vocês não o conheceram. E, com o Filho do homem, eles farão a mesma coisa. Mas, João,” Ele disse: “fez exatamente o que devia fazer. E eles fizeram a ele exatamente o que estavam supostos a fazer. E,” disse: “assim deve o Filho do homem padecer.”
63 Ora, não havia, eu suponho, nem a terça parte da nação judia soube que Jesus Cristo estava sobre a terra. Eles… eles provavelmente tenham ouvido de algum fanático por ali em algum lugar, porém não prestaram nenhuma atenção a ele, seguiram adiante. “Ele veio aos Seus, e os Seus não O receberam.” Agora, ali é onde eu creio que mesmo… Agora, não diz que Ele viria secretamente.
64 Mas o Rapto será um segredo. Então se foi tão secreto, quando Ele veio, quanto mais o Rapto será um segredo! Vêem? Eles não saberão disto. Diretamente eles dirão: “Bem, eu pensava que íamos ter um Rapto. E todos estes julgamentos sobre a terra?”
65 Ele dirá: “Já aconteceu e não o souberam.” Vêem? Isto será tão, exatamente como um ladrão na noite.
66 Como um — um livro que li, numa ocasião. Como ele chamava? Romeu e Julieta, é o que era, ou algo? Ele deixou, pegou a escada ao lado da casa, de algum modo. Para… Foi há muito tempo atrás. E ele veio, tirou sua… para pegá-la durante à noite.
67 Agora, esta é a maneira que isto — isto sucederá, e isto terá sido. Não, eles mandarão um punhado de anjos para baixo, com algumas pás, e cavarão as sepulturas. A Bíblia disse: “Seremos transformados, antes mesmo que você possa piscar seus olhos.” Só uma piscada, tudo será terminado assim de repente.
Apenas dirão: “Tal pessoa desapareceu.”
68 Bem, eu imagino que se pudéssemos examinar o mundo hoje, diariamente desaparecem em todo o mundo como que quinhentas pessoas, vejam, eles não sabem nada sobre isso. Elas simplesmente desaparecem.
Bem, não serão muitos os que subirão no Rapto.
69 Agora, eu não quero assustar a vocês, e eu — e eu — eu — eu — eu não creio que isso seja dessa maneira, porém quero lhes dizer o que Ele disse. E vocês o sabem bem. “Como foi nos dias de Noé, quando oito almas foram salvas por água. Oito almas do mundo, foram salvas através das águas.”
70 Bem, você diz: “Oh, que coisa! Sendo assim não tenho nem que tentar.” Isso simplesmente mostra que você não tem a classe de fé que necessita.
71 Se ali só for — for um, esse será eu, amém, porque eu creio. Vêem? Essa é a maneira que você deseja crer, veja, “Serei eu.” Claro. Eu quero viver tão perto Dele, que eu saiba que Ele me levará quando Ele vier. Eu creio nisto. Isto é certo. Então se ali… se todos os demais falharem, eu estarei ali, por Sua graça. Porque, Ele me prometeu isso, e eu sei que eu — eu estarei lá, porque Ele não pode mentir. E eu conheço minha alma e minha vida de testemunho, e tento viver diariamente como se Ele já estivesse vindo, então eu — eu serei aquele. Essa é a maneira que você deseja sentir: “Se forem oito, eu serei um dos oito; se forem quinhentos, eu serei um daqueles quinhentos. Não posso responder pelos demais, porém eu vou ser um dos quinhentos” Vêem? Esta é a maneira que você quer lembrar disto. Vêem?
72 E se não pensar dessa maneira, há algo errado com sua fé. Vêem? Então, você não tem certeza ainda se você está salvo. Você está apenas supondo. Não faça isso. Correto.
73 Nós não vamos chegar ao Selo, não é? Correto. Eu quero, cada noite… Eu não sei se vocês se importam de eu tomar o seu tempo. Poderíamos sair um pouquinho mais cedo. Também não há…
74 Na revelação destes, destes Selos, recordem, em realidade é apenas um só versículo. O primeiro versículo, o anuncia, o segundo versículo. Quase todos os comentaristas, e assim por diante, as interpretações sobre isto, ou — ou a leitura de seus pensamentos, e eu tenho — eu sempre cria como a maioria deles, que aquele primeiro cavaleiro era a — era a igreja primitiva. Mas quando o Espírito Santo revelou isto, foi absolutamente contrário a isso. E então, tudo isso, isso simplesmente mostra o que é. E então eu tento…
75 Agora, para mim, isto é sumamente sagrado. Esta é a razão pela qual eu preferiria responder estas perguntas. E assim vamos deixar, todos corretamente conscientes, e também ali nas fitas, para que todos compreendam agora. Vêem? Eu tento falar um pouquinho, à noite, fundamentando, para fazer com que as pessoas…
76 Apressadas e empurrando, e, vocês não deveriam fazer isso. Vêem? Mas, quando isto acontece, são seres humanos. E faz muito calor aqui — aqui dentro, e vocês — e vocês estão inquietos.
77 Mas vocês têm estado muito, muito bem. O melhor comportamento que tenho visto nas pessoas, neste tabernáculo, tem sido nesta reunião; e simplesmente se assentam quietamente, e as mães levam seus bebês ao berçário quando começam a chorar. E tudo tem sido muito bom.
78 Mas trato de fundamentar isto até que eu sinta a unção do Espírito Santo sobre mim, para falar estas Palavras, falar o que me tem sido revelado. E então se eu tenho, em algum lugar, feito aquilo, se cometi algum erro aqui, seguramente aqui diante de todas as pessoas Ele corrigirá isto para mim. Eu – eu quero isto. Isto é — isto é … eu quero isto corretamente. Não há necessidade de tomar o que a gente imagina. Há algo correto, e — e é Isso que queremos. Queremos que Deus nos dê o que é correto.
79 Então agora tomemos isto, estes cavaleiros, à medida que aparecem. O primeiro cavalo, agora, e nós sabemos que aquele era o — o anticristo que saiu. E então vimos, ontem à noite, que o mesmo indivíduo que saiu como anticristo, como um cavalo branco, o encontramos cavalgando com uma espada, na última noite, matando as pessoas.
80 Agora, agora, sempre há o natural e o espiritual. E para benefício da igreja, quero tipificar isto, antes da abertura deste Selo.
81 O qual, o que Ele tem me dado, eu o tenho anotado aqui. Tenho várias Escrituras aqui, sete ou oito páginas delas, enquanto me refiro a elas.
82 Observem, quero mostrar um tipo, da Igreja, e tornar isto tão claro que vocês estarão obrigados a ver. Vêem?
83 Agora, havia uma noiva natural no jardim do Éden. Se recordam de ontem à noite? Aquela noiva natural, era a amada de Adão, ainda não era sua esposa, porque ainda não a havia conhecido como tal.
84 Exatamente como Maria era esposa de José, mas ele ainda não a havia conhecido. “Ela foi encontrada com uma criança.” Vêem?
85 Agora, antes que Adão conhecesse sua esposa, ela era simplesmente uma noiva para ele. Correto. E encontramos que Deus… Ela, ela caiu no Jardim do Éden porque ela falhou em se manter com a Palavra de Deus.
86 Agora, Ele sabia que Satanás estaria solto entre eles, então Ele lhes deu um — um lugar para permanecerem atrás; os fortificou. Bem, ali, quem poderia conhecer um lugar melhor para ser fortificado, do que Deus, uma vez que Ele estava tentando cuidar de Seus próprios filhos?
87 Se eu quisesse cuidar do meu pequeno José, bem, irmão, tudo… E eu soubesse que sua vida dependeria daquilo, ora, eu… e eu fosse capaz de fazer tal coisa. Bem, uns doze metros de concreto, reforçado, fosse — fosse a coisa a se fazer, aquilo…eu a faria de vinte e quatro metros, para estar mais certo disso.
88 E se eu posso pensar assim de meu pequeno garoto, (sendo que custaria sua vida mortal, pois eu creio que um menino se salvaria,) quando mais, para Deus, que Seus filhos se perderiam Eternamente! Atrás de qual lugar Ele o fortificaria? Ele os colocou detrás de Sua Própria Palavra. Desde que você esteja naquela Palavra, está salvo. “Se estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo que quiserdes.” É Isto, a Palavra.
89 Então Eva andava passeando pelo jardim, e se encontrou com a serpente, um tipo de indivíduo muito educado. E ela… E ele começou… Agora, ele estava do lado oposto. Deus vive, mora, opera em humildade, nunca de outro modo. Vêem? Agora, a pequena, humilde dama caminhando sozinha ali, e Satanás veio na forma de um indivíduo sábio, astuto, educado. E ele queria vender-lhe seu programa. Desde que …
90 Não importava a presença de Satanás; desde que ela se mantivesse detrás da Palavra, ela estaria bem. [O irmão bate em sua Bíblia – Ed.] Vêem? Então, deixe Satanás fazer o que quiser; mas fique você com a Palavra. Vêem? Não faz nenhuma diferença.
Se ele lhe diz: “Ora, você está enfermo.”
“Pelas Suas pisaduras fui sarado.”
“Bem, você vai morrer.”
“Ele me levantará novamente. Ele prometeu isto.”
91 Vejam, simplesmente permaneça atrás da Palavra. Isso é tudo. O próprio Cristo Se refugiou na Palavra, Ele mesmo. “Está escrito.” Vêem? Agora, permaneça atrás da Palavra.
92 Mas, Eva, ela começou como que deixar cair, mas não deixou cair completamente tudo. Ela só deixou cair uma só frase. E isso era o que Satanás queria que ela fizesse. Ele conseguiu que ela saísse de detrás da promessa de Deus, pelo arrazoamento.
Nunca trate de arrazoar a Palavra de Deus. Simplesmente creia Nela! Vêem?
93 Então, ela saiu de Lá. E antes que Adão a tocasse, como esposa, ela já havia sido violada por Satanás. E ela…
94 E você observou? Cristo fez a mesma coisa, exatamente. Agora, para a redenção, Deus teve que chegar primeiro. E você observou? Maria, antes dela chegar a José, o Espírito Santo havia chegado lá. Amém. Vêem? Dali veio o Redentor.
95 Agora, agora observe, a mulher natural caiu, e Deus fez um caminho para sua redenção. Embora ela tivesse caído, Ele proveu um caminho.
96 Agora, aquela foi a primeira noiva terrestre, caiu, antes que ela e seu esposo estivessem casados. Ela caiu, pelo — por causa do — do raciocínio, ao invés de ficar com a Palavra. Ela caiu. E caiu para a morte, separação eterna. Com ela, levou seu esposo e tudo o que havia sobre a terra. Ela caiu!
97 Agora, mas, Deus, cheio de misericórdia, proveu um caminho para redimir aquela mulher. E agora Ele lhe prometeu, dizendo-lhe que em um tempo, no futuro, a verdadeira Palavra viria novamente a ela. A Palavra verdadeira seria dada a conhecer a ela. Agora recordem disto. Porque, Ele prometeu Cristo, através da mulher.
98 E Cristo é a Palavra. São João 1:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne (Vêem?) e habitou entre nós.
Deus morou conosco em carne. Ele foi a Palavra.
99 Antes de uma Palavra, é um pensamento. E um pensamento tem que ser criado. Correto. Então, os pensamentos de Deus chegaram a ser criação quando foram falados, por uma palavra. Assim, é quando Ele se apresenta a você como um pensamento, Seus pensamentos, e é revelado a você. Então ainda é um pensamento até que você o fale. Essa é a razão…
100 Moisés saiu para orar. E aquela Coluna de Fogo ao redor dele. E Ele disse: “Vá, levante tua vara para o oriente, e fale, chame as ‘moscas.’”
101 Não havia nenhuma mosca. Mas ele foi e levantou a vara ali, e disse: “Haja moscas.” Não existia nenhuma mosca de modo algum, ainda. Regressou. Mas as palavras, o pensamento de Deus, já havia sido falado. É uma palavra, e agora tinha que se cumprir.
102 Agora, não vê você onde Jesus disse: “Se disserdes a esta montanha; não se eu disser. Mas se você disser a esta montanha, ‘Mova-te.’”
103 E a primeira coisa, eu creio, nos dias de Moisés, grandes moscas verdes começaram a zumbir. E, depois de algum tempo, eram dois quilos e meio por metro. Vêem? De onde vieram? Ele… Deus as criou. Não vê você como…
104 Deus pode destruir o mundo nesta mesma noite, com — com mosquitos se Ele quiser. Ora, Ele poderia empilhar mosquitos até chegar à lua. A única coisa que Ele teria que fazer, apenas dizer: “Haja mosquitos, daqui até a lua.” Aquilo estaria ali. Não haveria nenhuma química ou nada, somente começariam a crescer, crescer e a crescer. Vêem?
105 Ele pode fazer o que quiser, porque é Deus, o Criador. A única coisa que tem a fazer é falar. [O irmão Branham estala seus dedos-Ed.] Isso é certo. Ele é o Criador. Agora, se nós simplesmente pudéssemos nos dar conta de quão grande Ele é! Vêem? Ele simplesmente faz o que deseja fazer.
106 Ele está assentado ali em cima olhando parar as pessoas, e estes pequenos educadores, espertos, e: “Deus não existe,” e — e tudo mais. Oh! Ora, isto é exatamente como foi em Babel, novamente. Babel, melhor dizendo.
107 Agora, observemos que Deus disse a Eva, que: “Depois de certo tempo, a Palavra está voltando para você.” Agora, como ela caiu? Eu quero que minha classe responda isso. De onde ela caiu? De onde Eva caiu? Da Palavra. Isso é correto? [A congregação: “Da Palavra.” – Ed.] A Palavra. E Deus disse que faria um meio para redimi-la outra vez à Palavra. Correto. Depois de um certo tempo, a Palavra seria dada a conhecer a ela. Correto. A Palavra viria para um propósito agora. Segurem firmes agora, no que estou dizendo. A Palavra viria para ela com um propósito, o qual seria a redenção. Correto.
108 Mas até — até esse tempo, ela teria um substituto que — que lhe serviria até a chegada da Palavra original. Agora você — você compreende claramente? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Vêem? Ele lhe disse que a Palavra viria outra vez, mas, até aquele tempo, Ele deu a ela um substituto até que aquele tempo chegasse. Então, Ele deu a ela uma oferta para fazer, um substituto em lugar daquele sangue.
109 Agora, o sangue era de touros, carneiros e bodes e coisas, mas aquilo não tirava os pecados dela. Vêem? Aquilo só cobria o pecado. Não o tirava de modo algum. O cobria. Pois, era sangue animal, e no sangue do animal está a vida animal. Era um substituto até chegar o verdadeiro… Agora vistam seus casacos.
110 O verdadeiro, Sangue humano, como seres humanos seria encarnado (Deus); sem sexo, virgem, o nascimento virginal produziu aquilo. Agora a Palavra de Deus, promessa, se torna Sangue, e foi encarnada na pessoa de Jesus Cristo o Salvador. “O sangue de touros e bodes, e assim por diante…”
111 Mas agora espere. Aqui Deus fez a promessa, dizendo que isto estaria ali quando viesse: “A sua semente feriria a cabeça da serpente.” Agora, se — se sua semente houvesse procedido de Adão, ou da serpente, e assim por diante, então ainda seria uma semente pecaminosa.
112 Essa é a razão pela qual João chorou. Não havia nenhum homem, porque nenhum homem… Todos haviam cruzado o abismo. Mas ali estava vindo um tempo quando este sangue substituto de animal seria lançado a um lado, quando o verdadeiro Sangue encarnado chegaria: Deus feito carne e Sangue. A Bíblia diz que Ele estava. Em I Timóteo 3:16: “E sem contradição alguma, grande é o mistério da piedade: Deus tem sido manifestado em carne.” Correto. O nascimento virginal fez isto.
113 Agora, o sangue de cordeiros e cabritos cobria o pecado, porém não o podia tirar, porque era sangue animal. Mas isto estava bem, era um substituto.
114 E eles na verdade ficaram — ficaram acostumados àquele substituto, assim continuaram.
115 E, quando a verdadeira Palavra prometida foi manifesta em Cristo Jesus, O qual provou ser o Filho do Grande Criador, Deus; e foi vindicado, Ele mesmo, como sendo a Palavra viva de Deus. Oh! Que coisa! Ele provou que Ele o era. Ele podia falar e trazer as coisas à existência.
116 Não há nenhum, ser humano ou — ou nada no mundo, que pudesse fazer isso. Não há sobre a terra coisa alguma que possa criar, senão Deus. O Diabo não pode criar. Ele é um pervertedor do que foi criado, mas ele não pode criar. O pecado não é outra coisa senão a justiça pervertida. Você sabe o que quero dizer. Que é uma mentira? É a verdade mal representada. Vêem? Que é um adultério? É um ato legal e correto, pervertido. Tudo em pecado, pecado é apenas a Verdade pervertida. Agora, ele não podia criar.
117 Mas quando Cristo veio, provou ser o Criador. Ali estava o Sangue que havia sido prometido. Agora, se você deseja ler isso, você … vamos voltar por um minuto. Vamos tomar nosso tempo nisto, de algum modo, nesta noite. Eu…
118 Isto me deixa nervoso. Eu acho que todos querem ir para casa, vocês sabem. E então isto é um… [A congregação diz, “Não” – Ed.] Agora, vamos tomar Atos 2. Obrigado. E nós apenas. . .
119 Atos 2, e encontraremos se isto está certo ou não, se Ele provou que Ele era Deus. Correto. Pegue Atos 2. Agora vamos tomar aqui o versículo 22, Pedro falando, no Dia de Pentecostes:
Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas… e prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vosso-… como vós mesmos bem sabeis.
120 “Um varão que foi aprovado, que era Deus entre vós.” Pois as próprias coisas que Ele fez, provaram que Ele era. Aqui está Pedro, ante o Sinédrio, falando-lhes.
121 Nicodemos reconheceu isto. Ele disse: “Rabi, sabemos que Tu és um mestre vindo de Deus, porque nenhum homem poderia fazer estas coisas a menos que viesse de Deus.” Vêem? Eles conheciam isto. Mas por que?
122 Agora observe. Agora, a Eva foi prometido isto. Mas quando… Aquela noiva foi contra e rejeitou, quando a verdadeira Palavra veio a ela. Assim, a mulher rejeitou conhecer; a noiva hebréia. Pois, ela era a noiva de — de Deus; Ele a rejeitou, em divórcio. Correto? Ela era a Noiva de Deus.
123 Você diz: “Bem, eles ainda não haviam se casado.” Isto é certo. Mas José se separou de Maria antes… Ia repudiar Maria antes que eles houvessem se casado. Vêem? Ele estava comprometido com ela.
124 E quando Ele veio, e a Palavra que Ele prometeu, veio para as bodas, Ele a encontrou tão envolvida com os substitutos, tão ruím, que ela não quis aceitar a promessa verdadeira que lhe havia sido feita, a Palavra, Cristo.
125 Talvez você não entenda isto. Vamos repassar isso outra vez. Eu quero que você pegue isto, veja.
126 A ela foi prometido, (a noiva, Eva) ser um Redentor. Seu Redentor seria a Palavra. E quando a Palavra veio, em forma de carne, ela A rejeitou. A ela foram dados substitutos. Agora guardem isso, “substituto.” Foram dados substitutos para prosseguir, até que viesse o Redentor. E quando o Redentor veio, ela quis continuar com os substitutos, e rejeitou a verdadeira Palavra. Vê isto? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] E essa foi a Noiva hebréia.
127 Assim fez Ele, pela segunda Eva, noiva, a mãe de todo vivente espiritual. Vê você? Eva significa “a mãe de tudo” que é espírito… “tudo que é vivente.” Eva, “mãe de tudo que é vivente.”
128 Agora, e quando Ele veio à noiva hebréia, ela era a mãe de tudo o que vivia, porém ela O rejeitou.
129 A Eva natural caiu, no Éden, ao ouvir o arrazoamento de Satanás contra a Palavra de Deus. Assim foi como ela caiu. Correto, senhor. Ela caiu porque ela fez aquilo.
130 A Eva espiritual, agora, aquela é a Igreja, a Noiva de Cristo. Ela caiu, não no Éden, mas em Roma, veja, no Concílio de Nicéia, quando rejeitou. Aquela igreja pentecostal que desceu a Nicéia, e ouviu ao arrazoamento dos Romanos, em vez de ficar com a Palavra, ela caiu. E tudo ao seu redor, morreu juntamente com ela. Agora, assim como a Eva natural caiu, a Eva espiritual caiu. A noiva de Deus caiu — caiu no jardim; a Noiva de Cristo caiu em Roma. Vêem?
131 Observem, pelo mesmo arrazoamento, contra a Palavra de Deus, ela também perdeu seus direitos de virtude, para Satanás. Como o vemos na abertura destes Selos, que aquele era Satanás, e ainda é Satanás ali. A Bíblia diz que é o próprio trono de Satanás. E como Eva perdeu seus — seus direitos virtuosos, e os entregou a Satanás, ali no jardim do Éden; a igreja, a noiva de Cristo, fez o mesmo em Roma, quando trocou a Bíblia por seus dogmas e arrazoamentos. Vê você como isto tipifica? [A Congregação diz: “Amém.” – Ed.]
132 Você apenas passa por aqueles tipos, você está fadado a se sair bem. Se minha mão se parecesse com… Se eu nunca tivesse visto a mim mesmo, e visse aparecer a minha sombra, saberia mais ou menos com o que me pareço. Vêem? Mas, esta é a maneira. Se você quer saber o que está vindo, observe o que tem sido. “Porque… todas as coisas passadas são sombra das coisas que estão vindo,” a Bíblia diz. Correto.
133 Pois, ela trocou sua Palavra virtuosa, a Palavra de Deus, quando vendeu a Bíblia, e pôs um homem ali que diz que a igreja tem o direito de mudar o que eles quiserem mudar. E eles têm feito isto. E a noiva de Cristo, a noiva pentecostal, vendeu sua virtude, ali em Nicéia, tal como Eva vendeu sua virtude a Satanás no jardim do Éden. Exatamente. Correto.
134 Deus tem prometido; esta igreja, esta igreja pentecostal, sabendo que ela faria isto; tal como Ele fez a Eva, Deus tem prometido.
135 A igreja pentecostal, crê você que ela vendeu sua primogenitura, antes… sua virtude, quando ela deixou ali? Você crê nisso? [A Congregação: “Amém.” – Ed.] Ela, seguramente, ela vendeu. Então de que serve um credo, que não está baseado nesta Bíblia? Eu quero que alguém me aponte o que chamam de o Credo dos Apóstolos, ou mesmo uma só palavra dele na Bíblia. Aquilo é um credo Católico, não o credo dos apóstolos.
136 Leia Atos 2:38, esse é o Credo dos apóstolos, se é que há um credo. Sim. Vêem? Agora, Foi isto que eles usaram o tempo todo, de qualquer modo. Então se você… Vêem?
137 Então eles venderam sua primogenitura. Não somente eles, metodistas, batistas, presbiterianos, pentecostais, e o resto deles, têm feito a mesma coisa. Ela formou uma denominação. Roma, o que fez ela fazer aquilo, ela formou uma denominação e colocou o homem no comando disto. E os metodistas, batistas, pentecostais e todos têm feito a mesma coisa, colocam um grupo de homens no comando disso. Não importa o que Deus diga, eles… você tem que fazer isto da maneira que eles dizem para fazer.
138 Ora, o que é isto? Nada menos que prostituição espiritual, o tipo errado de mulher; sim, senhor, credos, colocando credos, feitos pelo homem. Então ela se tornou, quando fez aquilo, que… Agora provarei isto. Ela se converteu numa prostituta, diante de Deus. Crê você que a Bíblia diz isto? Sim, senhor. E suas filhas têm feito o mesmo.
139 Agora em Apocalipse capítulo 17, se você deseja anotar. João foi levado em Espírito: “E viu uma grande prostituta assentada sobre…” E, lemos isto ontem à noite. E ali estavam os sete montes, e exatamente o que ela tinha feito. E ela tinha dado ao mundo a imundície de sua fornicação. É isto correto? “E todos os reis da terra cometeram fornicações com ela,” fraudam, e roubam, e mentem, e pagam pelo arrependimento, e — e novenas, e muitas outras coisas.
140 Bem, agora recordem, ela tinha filhas. Ora, se ela tivesse se tornado um corpo, e sob um sistema organizacional, então todo o sistema está errado. E se Eva, ao desobedecer a Deus, lançou tudo o que estava sob ela à morte; então cada igreja que se organiza, lança à morte tudo o que tem sob si. Exatamente. A coisa inteira está sem esperança. Isso é exatamente segundo a Palavra aqui. Leia Apocalipse 17. E a Bíblia disse que Ele iria “queimá-la com fogo, e a todas suas filhas com ela.” Isso é certo. Isso quer dizer, que todo sistema organizacional se queimará, com a prostituta.
141 Agora, isso soa muito enfadonho. E eu — eu sei que você ouvirá disso, e eu — eu quero ouvir disto. E eu — eu… Isto está exatamente correto. A Bíblia assim o diz, então isso o torna correto.
142 Ela se tornou uma “prostituta.” Você pode ler isto em Apocalipse, no capítulo 17. Ela, o que fez ela? Cometeu fornicação contra seu próprio Marido. “Bem,” você diz: “não, essa é a Bíblia.” A Palavra é Deus. E se você toma uma só coisa …
143 Você gostaria que sua esposa beijasse algum outro homem? Se ela não fizesse nada mais que isso, ainda assim você não gostaria que ela fizesse isso. Ela provaria sua infidelidade.
144 “Qualquer que tirar uma só Palavra Disto, ou acrescentar uma só palavra a Isto.” Aleluia! Cristo deseja Sua Esposa pura com a Palavra. [O irmão Branham bate no púlpito quatro vezes – Ed.] Esta é a maneira que ela deve ser.
145 Porque, nada, nem um jota, nem um til, ou coisa alguma, ou título, passará da lei, ou daquele Livro, até que todas as coisas sejam cumpridas. Jesus disse: “Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca passará.”
146 Não coloque nenhuma interpretação privada Nela. Ele a quer pura, inadulterada, nem mesmo um flerte. Eu não gostaria que minha esposa flertasse com outro homem. E quando você se põe a escutar qualquer tipo de arrazoamento, além Daquilo, você está ouvindo, você está flertando com Satanás. Amém! Isso não te faz sentir religioso? [A Congregação diz: “Amém.” – Ed.] Deus quer que você se mantenha inadulterado. Fique exatamente ali com aquela Palavra. Permaneça exatamente com Ela. Correto.
147 Deus prometeu a ela, como Ele o fez a Eva no Jardim do Éden, à esta última Eva aqui. Ora, a igreja pentecostal, o princípio da igreja, a igreja ela mesma, é a mãe de todo vivente, porque, uma vez que eles foram ali. Mas, veja, quando eles tomam os pecados dela, eles morrem com ela.
148 Aqui chega um pequeno indivíduo sozinho. Ele diz: “Eu — eu quero servir a Deus.”
149 Eles dizem: “Bem, aqui está o que você tem que fazer. Entre ali e se arrependa.”
“Muito bem, eu o farei. Glória a Deus!” Entra ali e se arrepende.
150 “Agora venha e junte-se a nós.” Ali, ali está você. Oh — oh. Vêem? Oh! Isso é correto, morreu exatamente com isso. Vêem? Vêem? Isto é apenas… Isso é o que este Livro está nos ensinando, veja, não é o que estou dizendo. Porque, é o que diz Aqui. Correto.
151 Agora, Deus tem prometido a ela, como prometeu à Eva. Ele disse à Eva que viria um tempo quando a — a Palavra voltaria a ela outra vez. Agora recordam disto? O que ela perdeu, lhe seria restituído. Porque, há uma só Coisa que pode restaurar, e essa é a Palavra. Exatamente.
152 Eu disse, dispare uma arma; se a bala não acerta no alvo, descubra onde está o erro. Você tem que regressar ali e começar de novo. Vêem?
153 E se você voltar, você vai para Nicéia. É aí onde você começará novamente, veja. Volte, se afaste dessas organizações, se afaste de toda essa igreja. Temos visto estes Selos perfeitamente.
154 Em toda minha vida eu sempre quis saber, porque estava tão contra os sistemas organizados. Não contra as pessoas, não. As pessoas são como eu ou como você, ou como qualquer outro. Mas aquele sistema, aquele sistema denominacional, agora o posso ver aqui. Nunca soube até agora. Isso é correto.
155 Deus prometeu a Eva espiritual, o mesmo que havia prometido à Eva natural, que a Palavra lhe seria restaurada outra vez. Nos últimos dias Ele restauraria à Igreja, pela Palavra original outra vez.
156 Agora, observem atentamente. Eu — eu quero que estejam seguros agora. Deus prometeu à Eva que o tempo viria quando a Palavra seria restaurada por sua Semente. Esta Palavra, Ela mesma, Se tornaria Semente. E quando eles deram a ela um substituto, ela agarrou aquele substituto. E quando a Palavra vem a ela, o que ela faz? “Eu não A quero.” Isto era muito humilde. Não pareceu muito bem, a ela. Não tinha suficiente brilho. “Um estábulo? Oh, que coisa! Que coisa! Um sujeito como aquele, sem sequer um dia de escola? Ora, eu — eu não poderia aceitar Isso. Esse não é o Messias. Alguém que se deixa chutar por aqueles sujeitos daquele modo, e logo ser chamado de ‘Messias’? Deixa que lhe ponham um trapo na cara, e lhe batam na cabeça? E Ele mesmo Se chamou um Profeta, um verdadeiro Profeta, que se levantou?”
157 De fato, eles não conheciam profetas. Assim disse Jesus. Ele disse: “Se vocês tivessem conhecido os profetas, vocês teriam Me conhecido.” Isto é correto.
158 Agora observem. Mas quando a Palavra veio a ela, daquela maneira, exatamente da maneira que Deus disse que viria; ela já a tinha imaginado de outra maneira. Estou falando da noiva, a noiva judia, a noiva hebréia. Que foi Eva, para começar. Então quando chegou aqui, ela não O quis. Ela quis ficar com o seus substitutos.
159 Agora, Deus prometeu à Eva espiritual, ali em Pentecostes, e o disse antes que sucedesse, quatrocentos anos antes que a igreja caísse, disse que ia cair, e que fariam o que têm feito. Porém, Ele prometeu que nos últimos dias Ele enviaria a Palavra de novo.
160 Jesus disse a mesma coisa quando esteve sobre a terra; que Ele A enviaria de novo. E o que… o que encontrará? A mesma coisa que encontrou quando veio na primeira vez. Correto. Eles têm o. . .eles, eles querem ficar com seus substitutos. Eles querem suas denominações. Querem seus credos. Querem viver da maneira que lhes apraz . E eles querem dizer: “Bem, eu sou o Fulano de Tal. E pertenço a Tal e Qual.” Não faz nenhuma diferença o que Deus está fazendo, o quanto Ele Se manifeste; Ele poderia levantar os mortos; discernir os segredos dos corações; Ele poderia fazer tudo que a Bíblia diz que Ele faria. Isso não faria a mínima diferença. “Se isto não está ligado à minha organização, isso não tem nada a ver com Isto.” Vêem?
161 A mesma coisa que fez a noiva hebréia, isso é correto, vejam, eles escutavam aos substitutos. E Deus lhes prometeu o verdadeiro. E quando o verdadeiro chegou, não O quiseram. Era muito humilde.
162 Agora é a mesma coisa hoje, quando — quando esse entrar em cena. Agora, Deus disse, em Malaquias 4, que enviaria uma mensagem nos últimos dias, a qual restauraria. Joel disse: “Eu restaurarei todos os anos.” Tudo o que Roma comeu, tudo que os metodistas comeram e tudo o que os batistas comeram, daquela rama original pentecostal, Deus disse: “Eu restaurarei nos últimos dias.” Isto é correto.
163 E Ele pode nos mandar tal pessoa que será… o único instrumento ao qual Deus sempre tem enviado Sua Palavra foi a um profeta, não aos reformadores; mas aos profetas. Aquela não era a hora para isso. Agora está chegando a hora, e é por esta razão que estamos esperando que venha. Será tão humilde e dócil! E tão… Oh, que coisa!
164 Crê você que esses metodistas, batistas, presbiterianos e pentecostais aristocráticos poderão algum dia recebê-lo?
“Bem,” você diz: “Pentecostais?”
165 Os pentecostais são os laodiceianos. “Ricos, e que de nada têm falta.”
166 Ele disse: “Não sabes que és pobre.” Pode ser que estejam construindo edifícios que custem milhões de dólares, porém de todos os modos são pobres, pobres espiritualmente.
“Oh,” você diz: “Vejo tudo.”
“Estás cego!”
“Bem,” você diz: “bendito seja Deus, estou coberto.”
“Nu!”
“Bem, eu estou seguro de nossos garotos. Nós temos seminários. Nós…”
167 “E não sabes.” Agora, isto é simplesmente vice-versa. Agora, se a Bíblia disse que a Igreja de Laodicéia estaria naquela condição…
168 E não há ninguém sobre a face da terra que possa negar que esta é a última era, porque, a Era da Igreja de Laodicéia, ou, a sétima era da igreja. E, aqui estamos nós, o segundo período de dois mil anos está se acabando. Já não há mais eras da igreja. Essa é a razão pela qual vocês, irmãos da chuva tardia, não poderiam começar outra organização. Não haverá outra. Isto é correto. Estamos no fim. Amém. Não pode haver mais eras da igreja. Está tudo terminado.
169 Mas então se a mensagem Pentecostal foi a última mensagem… que é justificação, santificação e o batismo do Espírito Santo, as últimas três mensagens, as últimas três eras da igreja formam o nascimento completo.
170 Como por exemplo quando uma mulher está tendo, vai ter um bebê; a primeira coisa é a água, logo o sangue e finalmente a vida.
171 Quando eles mataram Jesus na cruz, estas substâncias saíram de Seu corpo, para formar o novo… produzir o — o Nascimento. Feriram o Seu lado, Sangue e água saíram, e, “Em tuas mãos entrego o Meu Espírito.” O que saiu de Seu corpo foi água, Sangue, Espírito.
172 Agora, I João 5:7 nos fala a respeito disto: “Três são os que testificam no Céu, o Pai, a Palavra (que é Cristo,) e o Espírito Santo.” E estes três concordam em um; eles não são um, mas eles concordam em um. E três são os que testificam… Ou melhor, “Eles são um,” eu quis dizer. Eu me enganei ali. “E os três que testificam na terra, são a água, Sangue, e Espírito, e eles concordam em um.”
173 Você pode ser santificado sem ser justificado. E pode ser justificado sem ser santificado. Você pode ser santificado sem haver recebido o Espírito Santo. Exatamente.
174 Os discípulos, em João 17:17, foram santificados e também haviam recebido poder para expulsar demônios, porém ainda não tinham o Espírito Santo. Vêem? Claro. Tiveram que subir ao Pentecostes e esperar até o Espírito Santo vir.
175 Ali foi onde Judas mostrou suas cores. Vêem como aquele espírito fez caminho pela justificação, santificação? Mas quando chegou no final, ele mostrou sua cor. Vêem? Isto é correto.
176 Agora notem, agora, e aqui estamos no tempo do fim. E à Eva espiritual, exatamente como à nat-… como à Eva hebréia foi prometido, foi prometido à noiva hebréia que a Palavra voltaria. E à Noiva espiritual de Pentecostes, quando ela caiu em Nicéia, então foi prometido que nos últimos dias a Palavra virá outra vez. Agora você diz, então…
177 Se você quer outra Escritura, veja aqui, Apocalipse 10. E diz: “Na hora, no tempo do — do último anjo, o sétimo anjo (sétimo mensageiro) começar a tocar, o mistério de Deus será consumado.” Vêem? A restauração da Palavra! A Bíblia diz que este mensageiro dos últimos dias iria: “Restaurar a fé original novamente à fé dos pais.” Porém vocês acham que eles vão receber Isto? Não, senhor. “Nos últimos dias, Ele restauraria a Palavra original novamente,” como disse em Malaquias 4.
178 Mas ela havia rejeitado. Agora, ela havia trocado a Palavra em Nicéia. Eva a trocou no Éden; Eva a rejeitou no Calvário. E o grupo de Nicéia A está recusando nos últimos dias, exatamente da mesma forma. Oh!
179 Mas quando a Palavra veio em carne humana, ela, Eva, a igreja hebréia, mãe de toda vida espiritual, então, ela A rejeitou. Estava tão morta em seus dogmas e tradições, que ela O perdeu. Do mesmo modo é com esta, exatamente. Correto.
180 Eles O passam por alto, a Palavra viva manifestada na carne, pela Palavra que foi prometida. A Palavra prometida para fazer estas coisas. A promessa foi feita, e será como esta nos últimos dias. “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na Vinda do Filho do homem.” Agora observem o que sucedeu em Sodoma. “Como foi nos dias de Noé, assim também será no dia da vinda do Filho do homem”. Vêem? Observem o que sucedeu então. Vêem? Agora, Ele disse que seria a mesma coisa, e estamos vivendo nesse dia. Bem, e isso poderia ser, suponho, que poderia tirar umas seiscentas promessas semelhantes a essas, das Escrituras, em referência a isto. Vêem? Agora, mas, eles rejeitaram Isto.
181 Ela ficou com suas tradições e substitutos, ao invés do — do… ela ficou com o sangue substituto, ao invés do verdadeiro Sangue. Jesus, a Palavra, disse, quando Ele Se manifestou a ela: “Porque ela reteve aquelas tradições…” Jesus, a Palavra manifesta, disse à noiva, noiva hebréia: “Por causa de vossas tradições, invalidastes a Palavra de Deus tornando-A sem nenhum efeito para vós.” Ela não pode ser efetiva.
182 Agora, essa é a razão hoje, que, os — os avivamentos que estávamos supostos a ter, nós temos avivamentos denominacionais. Mas não temos tido uma verdadeira sacudida. Não, não, não. Não, senhor. Não pense que temos reavivamentos. Nós não os temos. Oh, têm milhões e milhões e milhões de membros de igrejas, porém não há nenhum avivamento em parte alguma. Não. Não.
183 A — a Noiva ainda não tem tido um avivamento. Vêem? Ainda não tem havido nenhum avivamento ali, nenhuma manifestação de Deus para sacudir a Noiva ainda. Vêem? Estamos esperando isso. Serão necessários estes sete Trovões desconhecidos ali, para despertá-La novamente, vejam. Sim. Ele os mandará. Ele o tem prometido. Agora observe.
184 Agora, ela estava — ela estava morta. E agora, se as igrejas se esquecessem de seus credos e de seus dogmas, e unicamente tomassem a Bíblia, e pleiteassem a promessa, então isto efetivamente viria a eles. Mas vejam, Jesus disse: “Vós, com vossas tradições invalidastes a Palavra de Deus.” Bem, é o mesmo hoje com a Eva espiritual, veja, a noiva espiritual de hoje, assim chamada, igreja. Ela toma a Palavra de Deus, porém não A aceita. E ela aceita dogmas, ao invés disto. Por isso, a Palavra não tem efeito para ela, vejam, porque trata de injetar seus credos com a Palavra, isto não funciona. Agora, o que necessitamos hoje…
185 Eu apenas continuo lendo isto aqui, Arauto de Sua Vinda, na manchete: “Necessitamos de um profeta para retornar! Necessitamos de um Profeta para retornar!” E suponho, que quando ele vier, eles não saberão nada sobre ele. Apenas… Isto é certo. Sempre tem sido dessa maneira, veja você. “Necessitamos disto,” tudo a respeito do que você fala: “Necessitamos de um profeta para retornar, o qual trará a Palavra do Senhor, destemido. Cremos que a Bíblia o prometeu.”
186 Agora, eu conheço o irmão — irmão Moore e os outros, eu como em sua casa, e tudo mais, o editor. E ele é um homem fino que — que anda de sapatos de couro, eu creio, um dos melhores companheiros. Mas, veja, ele sabe que necessitamos disso. E a irmã Moore, uma das mulheres mais finas, pequena… pobre e pequena companheira, eles têm se sacrificado.
187 E a revista é uma das melhores que há no campo, na minha opinião, é O Arauto de Sua Vinda. Mas você encontra, que eles continuam detonando isso: “Necessitamos de um profeta! Necessitamos de um profeta!” Vêem? Que coisa! É a respeito disso que eles falam.
188 E então aqui estamos nós, hoje, e como ontem e hoje, anunciando no rádio, que… e as igreja batista e as demais, que: “Nós não assistimos com os católicos, mas mantemos um certo companheirismo com eles.” Vêem?
189 E exatamente daqui, a mensagem sai exatamente daqui, para: “que se mantenham afastados daquela coisa venenosa!” Vêem? Vêem? “Como podem dois caminhar juntos a menos que estejam de acordo?” As luzes e as trevas não podem ter companheirismo. Quando entra a luz, as trevas fogem. Vêem? Ela não pode… A mais poderosa! Você não pode apagar a luz com as trevas. Mas pode dissipar as trevas com a luz. Correto. E Ele é a luz, e Ele é a Palavra. Vêem? Agora, aí está você, diretamente de volta. Não pode fazer que minta nem que cometa erro. Sempre volta diretamente a esse ponto. Sim, senhor.
190 Exatamente como se alguns sujeitos começassem, tentassem procurar confusão com você; se você sabe onde você está firmado, sabe o que ele crê.
191 É como tomar um coelho e colocá-lo numa jaula e tapar cada buraco. Espere na porta da jaula; porque ele tem que regressar. Isso é tudo que há. Vêem? Ele terá que regressar à porta novamente, porque essa é a única maneira pela qual ele poderá sair. Ele enfiará sua cabeça por aqui, quase quebrará seu pescoço; e irá por ali, por acolá. Mas fique quieto e o observe e ele virá exatamente de volta. Vêem? Isto é tudo.
192 Essa é a única maneira de fazer. Fique com a Palavra. Você pode propagar pelos arredores seus credos, simplesmente quebrando seu pescoço por aí, mas você terá que voltar exatamente a esta Palavra. Vêem? Sim, senhor. Isto é tudo quanto a Isto.
193 Agora, veja, eles — eles — eles — eles não querem Isto. Eles não querem a Palavra de Deus. Porque ela manteve suas tradições, ela tornou a Palavra de Deus sem nenhum efeito.
194 É o mesmo hoje, com a Eva espiritual. Ela não quer… Ela quer manter suas tradições e se afastar da Palavra de Deus. Ela fica de novo com as denominações e seus credos e tradições de seus anciãos, em vez de tomar a Palavra de Deus.
195 E quando a promessa da Palavra, nos últimos dias, é trazida a ela, ela não A receberá, porque, ela fica com suas tradições, assim como fez à noiva hebréia. A verdadeira Palavra, embora manifestada, provada, vindicada, ela não A terá. Por que não? Porque ali está o seu tipo. Não o pode fazer. Correto. Ela não pode apartar do tipo. Vêem? E foi predito que ela o faria, então como você vai impedir tal coisa?
196 Agora a única coisa que podemos fazer é estar alegres por você estar dentro. Isto é tudo. Esteja esperando por isto. Correto.
197 Deus prometeu, nos últimos dias, que Ele manifestaria e vindicaria Sua Palavra a ela, e mesmo assim ela não aceitaria. Tudo que Deus lhe prometeu, por meio de Seus servos, os profetas. Deus prometeu, através de Jesus Cristo. Deus prometeu, através de Joel. Deus prometeu, através de Paulo. Deus prometeu, através de Malaquias. João… Deus prometeu, através de João, o revelador, todos esses profetas, exatamente o que a última Mensagem seria para ela. Agora, se desejam anotar estas referências; certamente, todos vocês já as conhecem: Jesus, em João 14:12; e Joel, Joel 2:38; Paulo, II Timóteo 3; Malaquias, capítulo 4; e João, o revelador, Apocalipse dez, dezessete, do um ao dezessete. Veja, exatamente o que sucederia agora! E, para a igreja, o que é isto? A Palavra encarnada feito carne entre Seu povo de novo! Vêem? E eles simplesmente não crêem Nela.
198 Você sabe o que Jesus disse quando Ele viu … quando Ele fez aqueles milagres diante deles, e lhes provou que era Deus? Provou aquilo que Ele estava fazendo. Ele estava. Ele tinha feito exatamente. Ele — Ele lhes disse, Ele disse: “Ó, Cafarnaum, tu que te elevas até o céu, se as obras que têm sido feitas… poderosas obras tivessem sido feitas em Sodoma, as que foram feitas em ti, ela ainda estaria de pé até este dia.” Correto. E em Cafarnaum, e não fez nada a não ser curar a umas quantas pessoas e lhes revelar os segredos de seus corações, e se foi. Oh, oh. Isso foi tudo. Vêem?
199 Eles não sabem o que significam obras poderosas. Pensam que tem que ser algum programa gigantesco onde todo o mundo tenha parte, e o juiz faça seu discurso, e — e a orquestra toque a música, as bandeiras coloridas, e as — e as mulheres bem vestidas, e permanecendo, e todos os Ph.Ds, LL.D´s, e grandes cartolas e colarinhos virados e tudo mais, e todos eles entram. “Isto é algo importante.”
Deus diz: “Isso é tolice.”
200 E Ele traz alguma coisinha que talvez não sabe qual a diferença entre o ABC, dificilmente, e realiza algo que incendeia a verdadeira Igreja. E os demais dizem: “Um bando de santos roladores.” Deus chama Isso “grande,” e o mundo O chama uma “tolice.” O mundo chama aquilo “grande,” e Deus o chama “tolice.” Vejam, simplesmente vice-versa. Vêem? E a coisa que Deus tem prometido, Ele a fará e já a tem feito. Vêem? Aqui estamos.
201 Agora, ela ainda permanece como ela fez, a Eva hebréia. Ela não o faria. Você poderia levantar os mortos; você poderia ver o Espírito de Deus. Jesus desceu, vindicou ser Ele mesmo o Filho de Deus. Primeiro, Ele começou pregando. Bem, eles pensaram: “Bem, é um Sujeito um tanto estranho. Quem é Ele, afinal?” Ora, a primeira coisa que você sabe, o povo começa a dizer…
202 Naturalmente, eles tinham dito, antes que Seu precursor viesse, João, eles disseram: “És tu o Messias?”
203 Ele disse: “Não, porém Ele está em vosso meio em alguma parte.” Oh-oh. Vêem? Por que? Ele sabia, quando sua mensagem chegasse, o que tinha que fazer. Ele sabia o que ele iria fazer.
204 Exatamente como Noé permaneceu observando Enoque. Quando Enoque foi, Noé disse: “É melhor nos aproximarmos da arca. O tempo está à mão.” Noé continuou observando Enoque. Vêem?
205 E João estava esperando ver o sinal que Jesus lhe disse, ou Deus lhe disse que observasse. Ele disse: “Ele está aqui agora mesmo, em alguma parte entre vós. Eu não O conheço, porém O conhecerei.”
206 De pé ali, eles disseram: “És tu o Messias?” Disseram: “Nós fomos enviados da sede.” Oh-oh., Disseram: “Os anciãos, e todos, nos enviaram aqui embaixo. Se tu és o Messias, por que não vens conosco para que se faça conhecido ali em cima, em vez de ficar aqui embaixo com estas coisas! Tu sobes até ali e te fazes conhecido.”
207 Ele disse: “Eu não sou o Messias.” Ele disse: “Sou a voz do que clama no deserto.”
208 Aquilo passou tão por cima de suas cabeças quanto podia ir. Eles não conheceram nada daquilo, veja, e todos ainda estavam esperando sua vinda. “Porém não podia ser um sujeito como aquele. Oh, que coisa, aquilo seria algo terrível!”
“De que escola você veio?”
“De nenhuma”.
“Tem você seu cartão de companheirismo?”
“O que é isto?” Vêem?
209 Ele era ungido de Deus. Ele disse: “Uma coisa tenho, o machado está posto à raiz da árvore.” Agora, isso era tudo que ele — era tudo que ele tinha. Falava em termos de um lenhador, não em termos de um clérigo; víboras, e machados, e árvores e assim por diante. Ele — ele não falava em termos eclesiásticos.
210 Mas Jesus disse que jamais houve um profeta como ele. “Nunca houve um nascido de mulher, como ele, até esse dia.” Correto. “Ele era mais que um profeta.” Era o mensageiro do Pacto, parou na brecha entre as — as duas dispensações. Vêem? “Mais que um profeta.”
211 E então — então eles não o conheceram. Eles não o entenderam. Ele era um tipo de sujeito estranho, então eles o perderam, veja.
212 Assim quando Jesus veio, então, e seguramente não O aceitaram, aquele filho do carpinteiro, não havia nada como aquilo, que já tinha um nome sujo por haver nascido “ilegitimamente.” E, Ele, eles não iam ver um sujeito como aquele.
213 Mas, mas vejam o que Deus fez. Ele tomou iletrados, pobres, pescadores, lenhadores, lavradores e prostitutas e deixou os dignatários assentados ali. Por que? O que? Por que Ele fez aquilo? Por que Ele fez tal coisa? Pode você imaginar? Porque aqueles reconheceram que Ele era a Palavra. Agora vamos observá-los por uns momentos.
214 Aqui está um velho e ignorante pescador, o qual nem pode assinar seu nome. A Bíblia diz que era “ignorante e iletrado.” Ele traz seus pescados e os lança ali. Vai ali embaixo para averiguar de que se tratava todo aquele alvoroço. Mas lá em seu íntimo, ele sabia que a Bíblia disse que o Messias… Todos os hebreus buscavam o Messias, porque haveria de ter um acontecimento escriturístico quando Ele chegasse.
215 Havia surgido muitos messias, dizendo: “Sou eu,” e guiavam as pessoas, às centenas, e pereceram e tudo mais. Mas, veja, isso era para distrair a atenção do Verdadeiro quando chegasse.
216 Temos tido mantos e casacos de Elias, e quantas coisas mais, porém isso — isso — isso — isso é apenas para desvirtuar do verdadeiro, quando realmente vier. Vêem? Isso é correto. Tem havido toda classe de pessoas que usaram mantos e vestes e foram sepultadas com o capuz ao inverso e demais coisas. Isso não… Isso — isso só vindica. Como uma nota falsa de dólar, mostra que em alguma parte há uma verdadeira, é só encontrá-la. Vêem?
217 Assim aqui vem Ele. Agora estes dignatários saíram e eles foram com seu substituto! “Ora,” eles disseram: “agora, se o Messias vier, certamente virá a Caifás. Ele virá à nossa denominação. Ele virá aos fariseus.” Os Saduceus: “Isso é o que vocês pensam! Ele virá aos saduceus.” E ali estavam eles, veja, a mesma coisa que têm hoje, agora.
218 Mas quando Ele veio, foi algo muito estranho. Ele chegou completamente contrário ao que eles pensavam, porém veio de acordo com a Palavra. E eles não conheceram a Palavra.
219 Deixe-me dizer isto, realmente, então você… isto afundará até lá embaixo. Eu quero que obtenhamos isto. Este é o problema contigo hoje, veja, você não conhece a Palavra! Vêem?
220 Jesus disse: “Vocês podem discernir os céus, porém o sinal dos tempos não podem discernir.”
Disseram: “Temos a Moisés.”
221 Então, disse: “Se houvésseis conhecido a Moisés, haveríeis conhecido a mim.” Eles não conheciam a Moisés, e por isso não conheceram a Ele. Eles só conheciam um credo que haviam incubado.
222 Agora vejamos este velho pescador. Ele pôs sua cesta no chão e arrumou a barba embranquecida, e se aproximou: “Eu creio que verei Quem é esta pessoa.”
223 Seu irmão lhe disse: “Vem. Vamos descer aqui.” Disse: “Aquele é o mesmo Sujeito. Aquele é o Sujeito de quem eles estavam contando outro dia… Fiquei a noite inteira com Ele à noite passada. Você se recorda João, sobre o que estive lhe falando?”
224 “Sim, aquele homem selvagem ali embaixo! Sim, eu ouvi acerca dele.” “Bem,” o velho Simão, você sabe, disse: “Eu ouvi a respeito dele ali embaixo. Sim, estive ali embaixo, uns dois ou três meses atrás, lá embaixo. Sim.”
225 “Bem, ele disse… E um dia ele estava de pé ali e disse algo muito estranho. Ele disse: ‘Vocês sabem, eis que vem Ele neste momento!’ Eles disseram: ‘E como o sabes?’ Olhou ali; e ali estava de pé um Sujeito comum. Ele disse: ‘Eu vejo ao Espírito de Deus, descendo, em forma de uma pomba. E ouço uma Voz dizendo: “Este é Ele. Este é Meu Filho amado em quem me comprazo em habitar.”’ Então Ele entrou diretamente na água e O batizou, deste modo. Bem ali, ele disse que O conheceu.”
226 “Oh, eu não sei,” Simão disse. “Tenho ouvido dessas coisas, muitas vezes.” Mas ele sobe. Porém ali em seu coração havia uma semente predestinada. Vêem? Jesus disse assim. Correto. Suba até Ele. Subiu. Disse: “Vou ali à reunião para ver.” Subiu ali.
227 Jesus estava de pé ali, simplesmente um Sujeitinho comum. Aproximou-se. Ele disse: “Ora, teu nome é Simão. E teu pai se chama Jonas.” Isso desmontou a Simão. Por que? Essa pequena semente de Vida Eterna bateu ali. Sim, senhor.
228 Disse: “Espere um momento! Como é isso? Você realmente nunca me viu. Nem tão pouco conheceu a meu pai, porque faz anos que morreu. Porém aqui vem Você, me diz estas coisas? Agora, Eu sei que a Bíblia diz…” Agora, não é para voltar ao que os anciãos dizem. “Mas a Bíblia diz que o Messias seria um profeta. Ali Ele está. É Ele.”
229 Um dia Ele passou por Samaria, indo por ali juntamente com um grupo de judeus. E se apartou deles. E esta pequena, mulher de má reputação saiu, talvez fosse muito bela, vocês sabem. E ela havia sido lançada na rua desde menina. E ela ia por ali. Talvez estivesse pensando sobre algo. Subiu até ali e colocou o balde abaixo. E começou a abaixar o sarilho, você sabe, para tirar água. E ouviu a um Homem dizer: “Dá-me de beber.” Ela olhou ao redor, e ali, assentado, eis um judeu de meia idade.
230 Ela disse: “Não é você judeu? Você não deve fazer isto. Não é próprio que você fale a mim. Eu sou Samaritana.”
231 Ele disse: “Mas se você soubesse com Quem está falando, você traria… Me pediria para lhe dar de beber.”
232 Disse: “Onde está Teu cântaro?” Vêem? “E onde está Tua corda?”
“Bem,” Ele disse: “a água que eu dou é Vida.”
233 “O quê?” Vêem? “Ora,” ela disse: “ora, todos vocês desejam adorar em Jerusalém. E nossos pais adoraram. . .”
234 “Oh,” Ele disse: “correto, porém,” disse: “nós judeus sabemos o que adoramos. “Mas,” disse: “você sabe, o tempo vem quando — quando os homens não adorarão nem em Jerusalém nem nesta montanha.” Ele disse: “Eles — eles adorarão a Deus em Espírito, porque Ele é um Espírito, Espírito e Verdade.” Bem, ela começou a analisar, vocês sabem.
E Ele disse: “Vá chamar teu marido e volte aqui.”
Ela disse: “Meu marido? Eu não tenho nenhum marido.”
235 “Ora,” disse: “isto é a verdade.” Disse, disse: “Tu tens vivido com cinco e agora estás com o sexto.” E disse: “Você tem tido cinco. E — e, você, você sabe. Você disse a verdade.”
236 Observem! O que foi isto? Aquela Luz chocou com aquela semente. Isso tinha estado ali, a qual havia sido falada por Deus. Sim senhor.
237 A semente estava na terra. Quando Deus afastou as águas e o sol a atingiu, isso brotou. Correto. Vêem? Tudo o que necessitava, era do sol. Apenas precisava de luz. Sim, senhor.
238 E então quando o Espírito Santo, Nele, revolveu sua vida passada e a mostrou, e mostrou isto a ela, a Luz atingiu isso. Ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um Profeta.” Ela disse: “Agora, nós sabemos, eu sei, que quando o Messias vier, isto é o que Ele será. E não temos tido um profeta por centenas de anos. Nós nunca tivemos um verdadeiro profeta, por centenas de anos.” E ela disse: “Como Tu me falas de meus maridos e me falas quantos tenho tido, e demais coisas. Ora,” disse: “Eu não entendo.” Disse: “Quando o Messias vier, bem, Ele fará aquilo. Mas Quem és Tu?”
Ele disse: “Eu O sou.”
Era isto. Vêem? Uma prostituta!
239 E os sacerdotes olharam ao redor e disseram… Bem, eles tinham que dar resposta a suas congregações. Disseram: “Não mexam com aquele Indivíduo. Ele está — Ele está possuído pelo demônio. E isso é tudo.” Agora, ali está a diferença. É a mesma coisa hoje. Vêem? A mesma coisa hoje, atinge exatamente. Sim. Sim, senhor.
240 Ela, ela sabia disto, porque a Luz fez contato. Eles… Aqueles pescadores, lenhadores, agricultores, cobradores de impostos, prostituas, todos, eles viram Nele o que as simples Escrituras disseram que Ele faria. E os fariseus não puderam ver, por causa de suas tradições. [O irmão Branham faz uma pausa e gesticula algo. A Congregação responde afirmativamente – Ed.] Eles não puderam ver, por causa de suas tradições. Mas as prostitutas, os lavradores e todos os demais O viram, todos os que foram predestinados. Quando saíram as dúvidas, a semente começou a crescer. Isto é correto.
241 O que ela fez? Ela disse: “Bem, tem sido para mim um grande prazer conhecer ao Messias”? Oh, não, irmão. Correu diretamente para a cidade. Se esqueceu da água. Ela disse: “Venham, vejam um Homem que tem me dito todas as coisas que tenho feito. Não é essa a mesma coisa que as Escrituras dizem que fará o Messias? Não é exatamente isso?” E as pessoas podiam ver aquela mesma coisa.
242 Como Jesus Cristo disse, em São João 14:12, isso sucederia outra vez. Ele falou isto também em Lucas, quando Ele disse: “Como foi nos dias de Noé.” Como Deus Se manifestou em um Homem, e disse quem estava atrás Dele; e o que Sara fez, riu na tenda. E todas estas Escrituras, de Malaquias, e as demais, predisseram o que sucederia nos últimos dias. Hebreus 4 disse, quando “a Palavra”’ voltasse. Malaquias 4 disse que Ela voltaria por meio de um homem. Hebreus 4 disse: “A Palavra de Deus discerne os pensamentos do coração.”
243 E eles podem ver isto em andamento, e lhe dão às costas. Suas tradições escondem isto e tornam isto sem nenhum efeito. Bem, estamos exatamente aqui. E isso é tudo. Oh-oh.
244 Você sabe, Ele poderia fazer a mesma coisa hoje. Poderia vir à cena e fazer as mesmas coisas que fez no passado, como Ele disse que faria. Vêem? Ele prometeu fazê-lo. Ele prometeu que o faria. E se Ele faria as mesmas coisas, o mensageiro de Loadicéia deve fazê-lo.
245 E então se a Igreja de Laodicéia vir estas coisas, fará exatamente como fez a igreja hebréia no princípio. Não importa quão perfeitamente Isto seja vindicado, oh, eles fariam isto, de qualquer modo. Oh, que coisa!
246 Agora, diz que voltaríamos. Nós voltaríamos à Palavra original, e se manifestaria segundo a promessa, para restaurar novamente a Fé, a Fé original, novamente. E se Ele Se deu a conhecer que estava morando entre Seu povo, ao fazer estas coisas; Ele poderia até mesmo permitir que se tomasse Sua fotografia, prová-la cientificamente. E ainda assim não o crêem. E provado, permitiu que o olho mecânico da câmera O apanhasse parado ali, aquela mesma Coluna de Fogo, o mesmo ontem, hoje e eternamente, Hebreus 13:8, para mostrar que aquilo é — que é científico, e em todos os aspectos, cientificamente na esfera espiritual. De todos os modos poderia ser vindicado, tem sido vindicado.
247 E, você sabe, que eles provavelmente fariam o mesmo. Eles talvez simplesmente iriam embora e fariam a mesma coisas que eles fizeram.
248 Oh, Deus nos ajude! Oh! Apenas vamos parar aqui. Mas, que Deus nos ajude a ver isto agora, é minha oração, enquanto nos aproximamos agora. Porque, não quero retê-los aqui até muito tarde. Deus nos ajude a ver. Creio que o Espírito está aqui sobre nós, estaria bem agora que Ele nos ajudasse a revelar, abrir este Selo.
249 Leiamos. E como vemos o estado em que a igreja se encontra, temos visto onde ela tem estado, visto o que fizeram, visto aonde ela devia chegar, a temos visto ali, e vimos o que estavam supostos a fazer. Eles fizeram exatamente aquilo. Agora vê você onde estamos? Você faz o julgamento. Eu não posso julgar. Sou apenas responsável por trazer esta Palavra. Exatamente como Ela me é dada, assim posso entregá- la. Enquanto não for dada a mim, não posso entregá-la; ninguém mais pode.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e… o vinho.
250 Agora, o Cordeiro tem o Livro em Sua mão, abrindo os Selos. Tem aberto o primeiro, e o segundo, e agora está abrindo o terceiro. E quando Ele rompe o terceiro Selo, o Cordeiro o rompe, o terceiro Selo, a terceira Besta. . .
251 Agora quantos sabem com o que se parecia a terceira Besta? Se parecia com o homem. A primeira se parecia com um leão; a outra se parecia com um bezerro, ou um boi; e a terceira se parecia com um homem, como um homem. E ele ouviu a — a Criatura vivente, a — a Besta. A Criatura vivente, como um homem, disse a João: “Venha, veja o que é Isto, este mistério que tem estado escondido.” Todos estes anos de redenção, desde a fundação do mundo, tem estado escondido sob este Selo, o que vai acontecer. Agora, “Venha, veja o que é Isto.”
252 E então Ele O abre. Um trovão ressoa, e o Cordeiro abre os Selos.
253 Agora, João se aproximou, para ver o que seria. E o que ele viu? Ele viu um cavalo preto. E seu cavaleiro tinha um peso, ou balança, em sua mão. Agora, essa foi a primeira coisa que viu. Quando o Cordeiro anunciou Isto, abriu o Selo, então a outra Besta… Vejam, aquelas bestas tinham seu turno para anunciar: “Vem e vê.” E João, onde ele estava, talvez desta maneira, ele caminhava por aqui, quando o Cordeiro abriu, e caminhou. Normalmente…
254 O trovão ressoa, como vimos no Primeiro Selo. E ele observa para ver o que sucede. E ele vê um homem vindo, primeiramente, sobre um cavalo branco. E lhe observa enquanto ele cavalga. João o viu até o fim. O viu descer, em seu cavalo branco, tinha um arco na mão, e o — o cavaleiro tinha, e ele não tinha flechas consigo. E a próxima coisa que ele vê, ele recebe uma coroa, e cavalga diretamente até o fim.
255 Assim encontramos, então, o Cordeiro, aqui vem Ele novamente, Ele abre outro. E olha. Agora, aqui vem um — um cavalo vermelho. Este homem tem na mão uma espada. E ele cavalga exatamente através das Escrituras, vejam, com esta espada em sua mão, e foi para matar e tirar a paz da terra.
256 Agora o Cordeiro abre outro Selo. Outra das Criaturas viventes, que se parece com um homem, disse: “Vem e vê.” Agora ele se aproxima, para ver o que é isto. E quando ele o faz, eis que vem um cavaleiro sobre um cavalo preto.
257 Agora, ontem à noite, encontramos que o mesmo cavaleiro sobre o cavalo branco era o mesmo cavaleiro que cavalgava o cavalo vermelho.
258 E a Voz disse, dentre as Bestas, clamou, veja. Ali, vem para ver o que era aquilo: Ele estava entre as Criaturas viventes. E ele viu este cavalo negro.
E quando… a voz do meio dos quatro animais clamou: Duas medidas de trigo por um dinheiro, e — e três medidas de cevada por um dinheiro, mas não danifiques o — o azeite e o vinho. (Vêem?)
259 Este cavaleiro, vamos falar sobre ele. Se você observar o primeiro cavaleiro, quem ele era. E vimos, ontem à noite, Escrituristicamente, que o segundo cavaleiro era exatamente o mesmo homem, apenas estava em outro cavalo. Que sucedeu? Mudou de ministério. Vêem? Correto. Encontramos que era um anticristo, e havia mudado sua posição.
260 Encontramos que quando ele, primeiramente, simplesmente era um cavalo branco, ele se tornou uma doutrina. Agora, temos levado cada um destes pontos diretamente às Escrituras. Vêem?
261 Agora, observem onde estamos, nesta noite, naquela outra era da igreja agora. Vêem? Estamos chegando na terceira era da igreja agora. Vêem? Exatamente na terceira era da igreja, é exatamente como o terceiro cavalo. Vêem?
262 Agora, qual foi a primeira era da igreja? Os nicolaítas tinham uma doutrina, vejam, simplesmente a primeira. Correto. E logo, a primeira coisa que sabemos, essa doutrina nicolaíta, é sancionada e chegou a ser aceita como verdade, e foi posta em ação. E eles coroaram esse indivíduo. Então, este espírito, de anticristo, se encarnou num homem. Vêem? E encontramos, mais adiante, que chega a ser o Diabo encarnado, também; o demônio sai, e entra o próprio Diabo.
263 E assim como a igreja está daquele jeito, essa igreja anticristo, progride; assim tem a Noiva vindo com coisas diferentes: através da justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, e segue adiante, vejam, exatamente assim. A única coisa, eles tiveram seu avivamento primeiro, e a Igreja o tem por último. Seus três primeiros anos… seus primeiros três estágios que passaram pela era das trevas; então a terceira, três estágios, a Igreja sai; de justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, Deus encarnado manifestado entre nós. Aqui ele entra como o anticristo, como o falso profeta, então a besta, então na era das trevas. E a Igreja sai daquela era das trevas; justificação, santificação, batismo do Espírito Santo, a Palavra encarnada, deste modo agora. E ele desce. Oh-oh. Você vê isto? Ele desce. A Igreja sobe. Vêem? É tão perfeito quanto o pode ser. Oh, é marivilhoso. Eu simplesmente amo isto.
264 Este cavaleiro é o mesmo, mas em outra etapa de seu ministério.
265 A primeira etapa foi com o cavalo branco, veja, ele era apenas um mestre, simplesmente um mestre anticristo. Ele estava contra a Palavra de Deus.
266 E agora como pode você ser um anticristo? Qualquer um que nega que cada Palavra desta não é a verdade, para ser ensinada dessa maneira, esse é um anticristo, porque eles negam a — a — a — a — a Palavra. E Ele é a Palavra.
267 Agora, na primeira etapa, com o cavalo branco, ele era apenas um mestre, mas com um espírito de anticristo em sua doutrina e em sua qualidade. Algo inocente. Parecia que não podia ferir nada; simplesmente prosseguia. Esta é a maneira que Satanás entra. Oh, ele é um ser astuto.
268 Ele falou a Eva, disse: “Agora, você sabe que você está buscando sabedoria. E nem sequer pode distinguir entre o bem e o mal.” Disse: “Agora, se seus olhos fossem abertos, você saberia.” E disse: “O fruto é muito prazeroso. Ele é bom. Ele é — ele é agradável aos olhos. Você deveria tomá-lo agora. Assim você não sabe se é bom ou ruim, verdade?”
“Não, eu não sei. Mas Deus disse que não o fizéssemos.”
“Mas, oh, bem, eu sei, mas. . .”
“Deus disse que Ele… nós morreríamos.”
269 Ele disse: “Certamente Ele não fará isso.” Veja, simplesmente tão dócil quanto podia ser. Vejam o que produziu.
270 Observem este espírito anticristo se levantar entre a igreja primitiva, a doutrina nicolaíta. Nico, “conquistar” o laico, fazer um homem santo. Oh, isto apenas é… “Ora, somente queremos ter companheirismo. Agora todos vocês estão tão esparramados aqui fora; ninguém sabe onde está o outro. Acho que devemos ter uma organização e assim sermos diferentes. Vejam, vamos nos unir. Deveríamos formar uma loja.” E isso é exatamente o que é. Não há tal coisa como a Igreja Cristã dos Metodista. Isso não é uma igreja; é uma loja. Batistas, isso não é uma igreja; é uma loja.
271 Há uma só igreja, e essa é o Corpo místico de Jesus Cristo. E você nasce Nela, isso é certo, por predestinação. Correto. “Todo aquele que o Pai me tem dado virá a mim. Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai o tenha chamado. E todo o que Ele me tem dado, virá a Mim.” Então, isso, é isso que é. Ele simplesmente…
272 O Cordeiro se mantém ali fazendo — fazendo intercessão, até que entre o último. Então pequenas campaínhas tocam e Ele sai para tomar Sua possessão, veja, isso é tudo; leva Sua Igreja ao Lar, seus súditos. E lança Seu inimigo no Lago de Fogo, e todos os seus súditos ali com ele, e isso é tudo. Então entramos no Milênio.
273 O mesmo cavaleiro, agora. Nesta primeira etapa, ele era inocente. E na segunda, agora, se você for um pouquinho mais alto, um pouquinho mais que isso; no segundo estágio, a Bíblia diz que a ele seria “dada uma coroa.” E coroaram a um homem, um super-homem. Vejam, o coroaram. E, então, a Bíblia não o chama um papa. A Bíblia o chama de “um falso profeta.” Por que? Sim. Naturalmente, ele deve ser um falso profeta, por causa de seu espírito anticristo, ensinava contra a Palavra original. Porque, se ele ensinava contra a Palavra original, era então anticristo. Era. E a Palavra é Deus, veja, Cristo. Correto. Agora, depois disso nós o encontramos coroado. E quando ele foi coroado, agora, ele é muito inocente e indefeso. Ele é só um sujeitinho.
274 Mas então no Concílio de Nicéia, foi feito isso, e Constantino lhe deu todo esse patrimônio. E então o que ele fez? Então ele, vejam, Satanás, deu a ele seu trono e autoridade. A Bíblia o diz assim, como temos visto.
275 Agora, a próxima coisa que encontramos, é que o diabo controla todo sistema político que já tem existido e que existirá. Encontramos isto em Mateus 4:11. E agora encontramos, então, que Satanás já tinha o sistema político.
276 Porém ele está tentando tomar a Igreja, então ele desce para enganá-La. Ele toma seu super-homem, opera nele numa organização e coroa a este homem como “vigário”, veja, um cristo. Cristo atuou em lugar de Deus. Vejam, este homem é um vigário em lugar de Deus. Vêem? Exatamente o mesmo: “no lugar de Deus”, ele está suposto a ser, um vigário sob Cristo.
277 Agora, agora quando fez isto, que sucedeu? Ele, Satanás, tomou seu poder político, o qual já dominava, e tomou o poder religioso, com o qual ele já tinha sido coroado e os uniu.
278 E então ele fez outra coroa significando que dominava sobre o inferno. E aqueles que haviam morrido, se eles pagassem dinheiro suficiente, os podia tirar. Vêem? Então ele é — ele é vigário sobre o Céu, sobre o purgatório, como ele deseja chamar aquilo. Não há tal coisa na Bíblia, vejam, porém tinha que fabricar algo. A Bíblia diz que saiu do abismo e regressará ao mesmo lugar. E, sobre a terra, um governante!
279 Agora, que lhe foi dado então? Primeiro, teve um arco, porém sem flechas. Mas agora ele tem em sua mão uma poderosa espada. Ele agora pode fazer algo agora. Então saltou de seu cavalo branco; o cavaleiro do cavalo branco seguiu adiante. Agora está cavalgando o que? Um cavalo vermelho, sobre um cavalo vermelho, cor de sangue. Ele realmente o cavalga. Oh, claro. Agora, a ele foi dado grande poder e uma espada, para matar, então ele cavalga seu cavalo cor de sangue.
280 Vimos no segundo Selo, que foi rompido ontem à noite, que tirou a paz da terra e fez com que se matassem uns aos outros. Em sua própria martirologia, da igreja Católica Romana, eles reconhecem que assassinaram sessenta e oito milhões de protestantes, desde o tempo de Santo Agostinho de Hipo… após Santo Agostinho de Hipo, até 1580. “Sessenta e oito milhões.” “A Grande Reforma” de Schmucker, se vocês quiserem ler isto, “A Gloriosa Reforma”, melhor dizendo, vejam. Agora, sessenta e oito milhões registrados na martirologia! Quando um dos seus então chamados “santos” recebia a revelação que alguém estava em desacordo com a igreja Romana, devia morrer como herege, isso simplesmente os posicionava então. Rapaz, ele saiu para derramar sangue! Ele — ele subiu em seu cavalo branco… ou melhor, sobre seu cavalo vermelho e se foi. Oh!
281 Agora, seu grande poder chegou. Ele foi feito vigário do Céu, e adorado como Deus. Governante da terra pela união da igreja e do estado, foi feito governador sobre a terra; e lhe foi dada uma coroa. Podia tirar por meio da oração as almas do purgatório. Ele podia também inter… Ele era como Deus, sobre a terra, em lugar de Deus. Junto a isso, ele tinha grande poder para matar a qualquer que não estivesse de acordo com seu mandato. Quem ia discutir com ele? A igreja não podia dizer nada; ele é o cabeça dela. O Estado não podia dizer nada, ele é o cabeça dele. Então morreram aos milhões. Todas aquelas igrejinhas, irmão, foram destruídas e os crentes foram assassinados e serviram de alimento aos leões e quantas coisas mais. Vêem? “O dragão,” Roma, deu-lhe sua autoridade e moradia. Assim diz a Bíblia. Vêem? Então cavalgou seu cavalo, tipificado pelo vermelho, através do sangue humano até que se tornou um cavalo vermelho.
282 Agora, João o viu sobre um cavalo preto. Ele mudou, alguma outra coisa.
283 Agora eu tenho que dizer isto exatamente como veio a mim. E então se algo me houvesse chegado e não harmonizasse com o resto das Escrituras, então não teria sido Deus quem me deu. Vejam, as Escrituras têm que harmonizar cada uma; é só uma grande — grande coisa como essa. Escritura tem que concordar com Escritura. E qualquer coisa contrária às Escrituras… se aquele Anjo do Senhor me dissesse algo que não estivesse de acordo com as Escrituras, eu não creria Nele.
284 Eu disse ali em Chicago outro dia, quando todas aquelas centenas de ministros… Esteve alguém ali naquela reunião? Claro. Naquela reunião em Chicago, eu disse: “Agora vocês dizem que têm… Vocês pensam que estavam me preparando uma trama aqui, sobre alguma coisa.” Era uma congregação quase como a que temos aqui agora. Eu disse: “Que é que vocês têm contra mim?” Eu disse: “O Espírito Santo me mostrou, já há três noites atrás, exatamente onde cada um de vocês estaria . E que não estaríamos naquele…” Perguntem a Carl, se isso não é correto.”
285 E ali estava Hank e todos eles: “Isto é correto.” Todos vocês que estavam ali ouviram.
286 Eu disse: “Agora, o que vocês têm contra mim é o meu ensinamento. Esse é o problema. Agora quero que algum de vocês venha aqui, a meu lado com sua Bíblia e me prove onde está a falha”. Aquele foi grupo o mais quieto que já ouvi. Eu disse: “Qual é o problema com vocês?” Eu disse: “Então se você sabe que você não pode fazer frente à Palavra, então, saiam do meu encalce.” Vocês que são doutores em divindade e demais coisas e falando como, se apresentam como ‘Doutor’, ‘Doutor’, ‘Doutor’. E eu sou… (Oh, o irmão Woods e eu dizemos um ‘simplório’) “Eu não tenho educação, não me graduei em nenhum seminário ou escola. Mas você pegue sua Bíblia e ponha-se de pé a meu lado e refute a semente da serpente, o batismo no Nome do Senhor Jesus ou qualquer destas coisas que eu tenho ensinado”. “Ninguém disse uma palavra. Todos vocês sabem disso. Aquele foi o grupo mais silencioso que já vi.
287 Vejam, eles simplesmente cantam vitória como não sei o que. Agora, agora, aqui está. Eu não ando procurando confusão com as pessoas, mas isso chega ao ponto onde eles tentam te arrastar a isto. Agora eu não haveria ido, mas o Espírito Santo me disse: “Vá ali, Eu serei contigo”.
288 Disse-lhes, uns três ou quatro dias antes. Todos vocês que estiveram ali e ouviram o irmão Carlson e outros — e o irmão Tommy Hicks. E todos os demais assentados ali. E eu fui, três dias antes e lhes disse: “Vão ter que cancelar os cultos naquele lugar.”
289 Era uma noite tempestuosa. Eu estava numa campanha. Ele disse: “Vá, fique junto daquela janela, naquela terceira portinha ali.” E eu fui e me pus ali. Eu olhei para fora assim.
290 Ele disse: “Eles têm uma armadilha preparada para você. Vão te pedir para falar naquela reunião da Associação Ministerial da Grande Chicago”. Disse: “Eles têm preparado uma armadilha para você, relacionada ao seu ensinamento acerca de Minha Palavra”.
291 Ele disse: “Agora, o contrato do salão ali vai ser cancelado. Eles não vão consegui-lo. E eles vão conseguir um lugar que é marrom.” Disse: “Olha aqui”. Eu parei, e vi a mim mesmo em num canto; olhei para trás ali e vi. Eu vi todas aquelas pessoas. Eu vi aqueles ministros assentados ali, onde depois vi que estavam. Vi todos eles. E Ele disse…
292 “Oh,” eu pensei: “Eu preferiria não ir ali então, Senhor, uma vez que eles vão fazer isso. Eu não quero ferir seus sentimentos ou fazer algo errado.”
Ele disse: “Vá; eu serei contigo.” Ele foi. Isto é correto.
293 Agora, todos vocês, ali são testemunhas bem aqui, que estavam assentadas ali e sabem que isso é verdade. Isto é correto. Bem, vocês têm as fitas aqui também. Mas aí está você, veja.
294 Agora, agora aqui está o mistério disto. E agora, Isto, me foi revelado esta madrugada, antes do amanhecer. Então eu fui diretamente às Escrituras e comecei a olhar, examinar. Ali estava. Três deles, até agora, têm sido absoluta e sobrenaturalmente revelados. Sim. Agora, aqui está o mistério do cavalo preto, de acordo com o que me foi revelado.
295 Ele começou cavalgá-lo no tempo da era das trevas. Isso é o que representa o cavalo negro: a era das trevas, pois este foi o tempo da meia noite para os verdadeiros crentes que ainda restavam. Observem agora naquela era da igreja, no meio da era da igreja, era das trevas da igreja. Observem o que Ele disse: “Apenas tens um pouquinho de força.” Isso era uma meia noite para eles, para o verdadeiro crente. Agora observe. Praticamente toda a esperança havia sido tirada da verdadeira Igreja, porque este sujeito controlava tanto a igreja como o estado. Que iam fazer? Vejam, o catolicismo havia se apoderado da igreja e do estado. E todo aquele que não estava de acordo com o catolicismo era assassinado. Por isso andava sobre um cavalo negro. Agora veja a coisa negra que fez, vejam, então você pode ver. E você só… Se você conhece sua história, observe-a, então você… Bem, você não tem nem mesmo que conhecê-la, para — para saber disto. Agora, observe. Toda a esperança havia acabado. Este é seu cavalo negro.
Agora, ele cavalgou sobre o cavalo branco, com astúcia.
296 Então lhe foi dado poder; ele tirou a paz, matando aos milhões. Isso é o que fazia enquanto cavalgava, e ainda o faz. Vêem?
297 Agora, aqui está sobre seu cavalo preto agora, prosseguindo. Era das trevas, aquele foi o tempo. Exatamente depois que a igreja se levantou em poder, eles então suplantaram tudo mais. E passaram por um tempo de centenas e centenas e centenas de anos que cada leitor sabe que foi a era das trevas. Quantos sabem disso? [A congregação diz: “Amém” – Ed] Claro, a era das trevas. Aí está seu cavalo preto, representando a era negra. Agora, toda a esperança se havia ido, não havia nenhuma esperança de modo algum. Tudo parecia completamente escuro para os pequenos crentes. Agora, essa é a razão pela qual é chamado, representado como o cavalo negro.
298 “Suas balanças, ou suas medidas, em sua mão,” você vê. Clamando: “Duas medidas de trigo por um dinheiro e três medidas de cevada por um dinheiro”. Veja, de fato, é isso, trigo e a cevada são o sustento natural da vida; disso fazem o pão. Mas veja você, ele estava cobrando por isso. Isso significa que ele estava cobrando de seus súditos por aquela classe de esperança de vida que ele estava transmitindo a eles, ao fazer… ele começou naquele mesmo tempo a lhes fazer pagar pelas orações, cobrava remuneração pelas orações. Eles ainda o fazem; novenas.
299 Que estava fazendo? Juntando as riquezas do mundo, a medida, pesando “Medidas de trigo por um dinheiro e três medidas de cevada por um dinheiro.” O cavaleiro do cavalo negro, vejam, ele estava fazendo… despojando seus súditos de seu dinheiro. Quando, a Bíblia prediz que ele detém as riquezas do mundo. Como falamos ontem à noite acerca da Rússia, e tudo aquilo, eles simplesmente tiram todo o dinheiro, pois tiram das pessoas tudo que elas têm. Então, aí está você.
300 Agora observem. Vê de onde tem vindo esse costume de levantar dinheiro na igreja? Fique longe dessa coisa; construir uma organização, algo grande, um milhão de dólares aqui. E –e vê você quem é a mãe de tudo isso?
301 Obrigado, Senhor. Oh, que coisa! Estou tão feliz. Sim, senhor. Correto. Tem sido Sua graça. Isso é tudo. Correto. Correto.
302 Foi um tempo de meia noite. Vocês entendem isso agora? [A congregação diz: “Amém” – Ed] E aqui vemos que ele está cobrando por essa classe de vida, isso é sua cevada e coisa, natural; não era espiritual, agora. Era cevada, veja, assim, e pão de cevada e pão de trigo. Ele estava cobrando por aquela classe de vida que estava dando a seus súditos. Cobrando pelas orações do sacerdote, orar para que as pessoas saíssem do purgatório. Cobrando! Agora, estou tomando isto da história. Estava cobrando pelas novenas; acho que todo mundo sabe o que é. Novena, suponho que seja alguma coisa que você tem que fazer, você sabe, alguma penitência. Alguém tinha que cobrar por aquilo. Trazendo as riquezas do mundo para si, para si mesmo, para a própria igreja; e ele ainda está cavalgando. Oh, claro que está. Sim senhor. Continua cavalgando.
303 Observem. Aqui está a boa parte agora. Observe.
…e não danifiques o azeite e o vinho
304 “Resta um pouquinho Dele, mas não vá você tocar Naquilo!”
305 Agora, o azeite é… simboliza o Espírito, do Espírito Santo. Darei a vocês umas quantas referências bíblicas para isso: Há duas Escrituras. Em Levítico 8:12, onde Arão, antes que entrasse, teve que ser ungido com azeite, vocês sabem. E em Zacarias 4:12, onde o azeite vinha, saía dos tubos, e diz: “Este é meu Espírito”, óleo. Outra coisa, se você quiser ver Mateus 14:25, onde vemos o relato das virgens néscias, ou melhor, 25:3, as virgens néscias não tinham Azeite, o Espírito. E em Mateus 25:4, as virgens prudentes tinham Azeite em suas lâmpadas, cheias do Espírito. O azeite então é tipo do Espírito. Oh, glória! [O irmão Branham bate palmas – Ed.] Correto. Você compreendeu isto? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Correto. Agora, o óleo tipifica o Espírito.
306 E o vinho simboliza o estímulo da revelação. Oh, eu — eu por pouco não me pus a correr. Foi um milagre não ter despertado a todos os vizinhos quando o Senhor me mostrou isto, veja, “estímulo da revelação.” Vêem?
307 Na Bíblia, o azeite e o vinho, sempre estão associados um ao outro. Eu obtive a concordância e olhei. Aí está uma longa lista deles, assim — assim, onde se encontram juntos o azeite e o vinho, o tempo todo. Vêem?
308 Quando a verdade de uma prometida Palavra de Deus tem sido revelada a Seus santos que estão cheios do Azeite, eles ficam estimulados. Glória! Eu sinto isso agora. Estimulado com regozijo, e gritamos! Vêem? E quando isto sucede, produz sobre eles o mesmo resultado que — que o vinho produz no homem natural. Porque, quando a revelação tem sido dada, de uma verdade de Deus, e o verdadeiro crente cheio do Azeite, e a revelação é dada, o estímulo se torna tão grande que Ele o faz se portar de uma maneira anormal. Correto. Glória. [A congregação se regozija – Ed.] Veja, esse é o problema com eles agora. Correto, faz com que se portem de uma maneira imprópria.
309 Agora, se você quiser Escritura para isto, comece a ler Atos capítulo dois. Que tinham eles? Eles tinham a promessa que havia sido dada a eles. Quando toda a promessa do Espírito Santo foi derramada sobre eles. E foi… Aquilo estava escriturísticamente vindicado. Agora, veja você, o…
310 Que tal se houvesse dito… “Agora, espere, Ele nos disse que esperássemos aqui por nosso ministério” E depois de oito dias, eles dissessem: “Bem, eu vos lhes dizer, rapazes,” Marcos dissesse a Mateus: “Eu — eu creio que já O temos, companheiro. Não pensa assim?” Veja, nós já O temos. Enquanto estamos esperando nosso ministério, deveríamos sair pregando. Ele nos disse que viéssemos aqui e que esperássemos e já vão oito dias que temos estado esperando aqui.”
“Ora, vamos esperar mais um”.
311 Nove dias se passam. Então Marcos viesse por ali ou — ou — ou talvez algum dos outros, talvez João, dizendo: “Eu — eu — eu creio que não devemos esperar mais. Eu creio que já O temos. Não pensam assim?”
312 Então eu posso imaginar a Simão, porque ele tinha as chaves, vocês sabem. “Agora, esperem um momento, rapazes! As Escrituras têm algo a dizer sobre isto. Ele não nos disse exatamente quantos dias devíamos esperar. Ele disse: “Esperem até! Esperem até que se cumpra a profecia de Joel, até que seja vindicada a profecia de Isaías.”
313 “Porque em lábios tremulantes e em outra língua Eu falarei a este povo. E este é o repouso.” Este é o vinho que é derramado. Que é o vinho na Bíblia? É um refrigério. “Este é o refrigério que vem da presença do Senhor.” Vêem? Tem que ser escriturístico agora. Vêem?
314 Então, veja você, o vinho representa o estímulo da revelação. E quando o Espírito Santo foi derramado e viram o Fogo de Deus cair sobre eles, oh, aquilo começou a lhes estimular. E a primeira coisa que se sabe, eles ficaram tão estimulados que as pessoas de fato creram que estavam bêbados, mas eles estavam estimulados pela revelação. Por Deus… Aqui está! A revelação vindicada por Deus lhes foi mostrada claramente, eles estavam contentes por Aquilo. Deus lhes prometeu. Aqui estava revelado a eles, e vindicado. Amém! Aqui estava um homem de pé, dizendo: Isto é Aquilo! Aquilo é Isto!” E lá estava, sendo vindicado pelo mesmo sinal que nós temos hoje. Há – há estímulo pela revelação. Vêem? E, agora, eles realmente O tinham então.
315 Essa é a razão pela qual Pedro saiu ali, e disse: “Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, ouçam minhas palavras. Todos vós, doutores de divindade, escutem o que vou lhes dizer, vejam.”
316 Oh, quão maravilhoso é! Revelado! Revelado! Eles ficaram tão estimulados quando viram isto vindicado. Sempre sucede assim. É sempre assim.
317 Quando eu vejo que Deus prometeu fazer uma certa coisa neste dia, quando Ele prometeu abrir estes Selos neste último dia! Você não imagina o gozo e a glória que senti quando O vi revelar isto, estava de pé ali e eu vi isto suceder! E sei que posso desafiar a qualquer pessoa, recomendar: Ele nunca nos tem dito algo que não haja sucedido exatamente da maneira como o disse. Então ver o gozo em meu coração, quando vejo Sua promessa para este último dia, como Ele prometeu fazê-lo. E aqui eu a vejo vindicada e perfeitamente correta. Eu fico… Vocês me ouvem dizer: “Me sinto religioso.” Isso é o que sucede. O estímulo é tanto que eu — eu — apenas — simplesmente por pouco não me porto de modo estranho. Vocês sabem. O estímulo da revelação! Correto.
318 Eles chegaram a ficar tão estimulados, sobre a — a revelação, que eles vindicaram, correto, a promessa. Agora, oh, que coisa! Ali o gozo do estímulo explodiu a tal ponto que as pessoas disseram: “Estão bêbados com vinho novo,” quando Deus revelou Sua promessa a eles. E não apenas a revelou, mas a provou.
319 Por isso é que eu sempre tenho dito. Um homem pode dizer o que quiser, sim, pode que seja apto para dizer alguma coisa; mas quando Deus vem e vindica aquilo…!
320 Agora, a Bíblia diz: “Se há entre vós alguém que seja espiritual ou profeta, se o que ele disser não acontecer, então não lhe prestem atenção. Não o temam, de modo algum. Não temam aquele homem. Mas se o que disser suceder, então esse Sou Eu, veja você. Eu, Eu estou naquilo. Isso prova que sou Eu”.
321 E, então, aquela pequena mulher Samaritana. Quando as Escrituras dizem que este Messias faria estas coisas, e aqui Ele parou e fez exatamente o que as Escrituras diziam. Ela disse: “Aí está Ele. Venham, vejam, vejam a um homem! Não é isto exatamente o que dizem as Escrituras que sucederia?” Vejam, ela ficou estimulada pela revelação. Isto é certo? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Ela ficou estimulada pela revelação quando aquilo foi vindicado. Vêem? Isto é certo. Ela sabia que ali estava. . .
322 “Sabemos que o Messias vem, e será chamado o Cristo. E quando Ele vier, fará estas coisas.” Ela viu isto.
E Ele disse: “Eu sou Ele”.
323 Então ali começou o estímulo e ela foi correndo e gritando pela cidade. Ela deixou seu velho pote, e foi ali embaixo e disse aos homens: “Venham, vejam!”
324 Agora, se você conhece as tradições do oriente, estava errado ela fazer aquilo. Sim, senhor. Uma mulher daquela classe, ninguém ia lhe ouvir. Não, senhor. Vejam, ela tinha a marca, e quando ela… Se ela fosse correndo pela rua, portando-se daquela maneira, ninguém lhe daria atenção.
325 Mas, irmão, ela tinha uma Palavra de Vida ali! Ela estava estimulada. Você…?… Seria como tratar de apagar um incêndio numa casa num dia de muito vento. Oh, ali havia algo abanando aquilo! Aquilo era o fogo de Deus queimando. Sim, senhor. Ela disse: “Se vocês não crêem nisso, venham comigo aonde está acontecendo a reunião e eu mostrarei a vocês”. Sim. É isto. Sim. Sim, senhor.
326 E então os homens saíram ali. E Ele não fez aquilo outra vez. Mas eles sabiam que algo havia acontecido com aquela mulher. Ela estava diferente, então eles creram Nele. Sim, senhor. Eles creram Nele.
327 Pois, “A fé vem pelo ouvir, ouvir a promessa de Deus, a Palavra de Deus, e por ver aquilo se tornando real.” Pois é uma Semente. E quando é semeada, ela leva vida. Produzirá exatamente o que fala. Se não o fizer, então não é Semente de Deus. Ou provavelmente o semeador não soube semeá-La; ele não foi enviado de Deus para semear Sementes. Ele pode estar semeando sobre uma pedra ou algo. Vêem? Então você — então veja você, o semeador está semeando a semente, Deus cuidará Dela, para que Ela caia no lugar correto, veja você. Oh, que coisa!
328 Então que diz a este cavaleiro sobre o cavalo negro? “Não danifiques Meu vinho nem meu Azeite. Não O toques, Meu Azeite e vinho! Agora, eu só tenho um pouquinho disto ali, mas ainda me resta um pouquinho ali. Sim. Agora, você pode seguir medindo toda essa classe de vida que você está dando; isso é coisa sua. Você vai pagar por tudo isto ali embaixo. Mas quando você se encontrar com o vinho e o Azeite, deixa-os quietos”. Oh, que coisa. Se você pode, se você…
329 Em outras palavras, assim: “Se você agarrar alguns, dentre meu rebanho, que estão cheios de meu vinho e meu Azeite, veja, vinho e Azeite da Palavra Pura, veja, e você vai matá-los. Porque, você, você está fazendo isso. Isso é o que você está fazendo. Não os force a rezar nenhuma “Ave Maria” ou coisas semelhantes, ou algum de seus credos. Mantenha suas mãos fora deles. Eles sabem aonde vão, pois eles estão ungidos com meu Azeite. E por serem ungidos com Meu Azeite, eles têm o vinho da alegria, porque eles conhecem Minha Palavra de promessa: ‘Os ressuscitarei.’ Não fira Aquilo! Não trate de lhes causar dano. Porque… Simplesmente se afaste deles.” Não. Tudo…
330 Ele vindica Sua Palavra e a traz a cumprimento. Eles sabiam. Eles sabiam que ressuscitariam. Oh, como amo isso! Oh. Eles ressuscitarão! Aqui vem o cavalo negro, cavalgando agora, eras negras.
331 Ali saiu o cavalo branco; vimos o que fez, perfeitamente. Aqui vem o cavalo vermelho; vimos exatamente o que ele fez. Aqui vemos o cavalo preto. Veja você, ele é o mesmo cavaleiro o tempo todo, o que ele está fazendo, exatamente através das eras.
332 Agora encontramos, que mediu e cobrou por isso, exatamente: trigo, natural, vida natural. Essa que eles estavam vivendo.
333 Mas, simbolismo; Espírito, Azeite; e o gozo do vinho. “Essa Vida espiritual, não A danifiques. Deixe-a!” Em outras palavras: “Roma, não toques nisso! Isso é meu. Isso Me pertence!”
334 Agora, tenho outra coisa que quero que vocês saibam. Observe, não foi um dos quatro animais que disse: “Não danifiques o vinho nem o Azeite”. Notou você isso? As quatro Bestas haviam estado falando, mas… Veja, deixe-me ler aqui, só um pouquinho, veja, agora:
Uma medida de trigo por um — por um — dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro. E não danifiques o azeite e o vinho.
335 Agora, veja aqui:
“E eu — eu ouvi uma voz no meio dos quatro animais…”
336 O que foi? O Cordeiro! Amém! Não foi uma das quatro Bestas. O Cordeiro o disse. Por que? Ele vai tomar os Seus. Isto Lhe pertence. Ele o tem redimido. Vêem? Amém! “Não toques nesse Azeite.” Não, senhor. Não foi uma das quatro Bestas, mas o Cordeiro, foi Ele Quem disse isto. E, oh, que coisa! O Cordeiro! Não… As quatro Bestas não anunciaram isto. O Cordeiro disse, Ele Mesmo.
337 Quando as quatro Bestas disseram: “Vem e vê,” e eles foram, e eles o viram assim.
338 Ele disse: “Uma medidas de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro e por me-… e tanto por isto, e tanto pela cevada” Mas então o Cordeiro clamou, no meio deles, disse: “Não danifiques o Azeite e o vinho!” Oh, oh. Ouçam a isto. “Não danifiques Isto, rapaz, ou você vai pagar por isto algum dia”. Oh, que coisa!
Nove e meia.
339 Bem, no melhor de meu entendimento, e no melhor do que sei, e com tudo o que creio em meu coração, esse é o significado verdadeiro destes três Selos. Eu quero agradecer a Deus por isso. E vou dizer isto, que, essa é a revelação que Ele me deu. Ele deu a mim, a revelação Disto. E eu creio que estamos vivendo nos últimos dias.
340 Amanhã à noite tomaremos aquele cavaleiro do cavalo amarelo. E agora, eu não sei. Eu não sei. Deus sabe que isso é verdade. Eu não sei nada sobre isso. Não.
341 Eu olhei em meu velho contexto que tinha de anos atrás. Eu vi o irmão Graham Snelling há pouco; ele pode ter saído. Mas, eu recordo de quando eu estava pregando aqui, antes. Eu busquei para ver o que eu disse anos atrás. Um dia eu estava passando pelo livro de Apocalipse, eu tomei os cavaleiros dos quatro cavalos ao mesmo tempo.
342 Eu disse: “Um cavalo branco, era a igreja primitiva, sem dúvida.” Eu tirei aquilo de um livro dos adventistas. E eu li alguma coisa ali. Eu disse: “Essa era a igreja primitiva que saiu, conquistando.” E o próximo foi o cavalo negro. Eu disse… eu esqueci agora como eu chamei aquele cavalo negro. Eu disse…
343 Ou melhor, o cavalo vermelho. Eu disse: “aquele cavalo provavelmente significa que — que o problema está a caminho, e isso significa que haverá muitas guerras ou algo assim.” Eu disse: “Provavelmente haverá muitas guerras”. Eu disse: “É assim que isso será.” E então eu disse: “O — o cavalo ama. . .
344 Ou melhor, “O — o cavalo negro,” eu disse: “esse — esse significa que — que talvez haverá um tempo muito negro sobre a terra, quando todas as estrelas deixarão — deixarão de brilhar; o sol abaixará, e a lua não dará sua luz.” Eu disse: “Isto é provavelmente o que significa”.
345 Eu disse: “O cavalo amarelo significa que virão muitas enfermidades.” Agora, eu não sabia o que significava. Mas aquela é, aquela foi a minha interpretação naquela ocasião, porque eu tomei o melhor que eu pude, aqui de pé no púlpito.
346 Mas, oh, por pouco não disse algo! Correto. Hum! Oh! Vocês — vocês verão. Apenas observem, vejam.
347 Agora, oh, não estamos felizes por esta hora em que estamos vivendo? [A congregação diz, “Amém” – Ed.] Quando vemos todas estas coisas se encaminhando eu penso:
As nações estão rompendo, Israel despertando,
Os sinais que os profetas predisseram.
Os dias dos gentios estão contados, com horrores incontáveis;
“Retornai, ó dispersos para o seu.”
O dia da redenção está próximo,
Os corações dos homens estão falhando com temor;
Seja cheio com o Espírito, tenha suas lamparinas adereçadas e limpas,
Olhe para cima, sua redenção se aproxima (Oh, que coisa),
Falsos profetas estão mentindo, a Verdade de Deus estão negando, Que Jesus Cristo é nosso Deus,
Você crê nisso? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.]
Mas andaremos onde os apóstolos trilharam.
O dia da redenção está próxima.
Os corações dos homens estão falhando com temor;
Seja cheio com o Espírito, tenha suas lamparinas adereçadas e limpas,
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima!
348 Não é isto maravilhoso? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.] Eu amo isto. A redenção se aproxima.
Haverá luz no entardecer.
O caminho para a Glória com certeza você encontrará.
No caminho da água, está a luz hoje;
Sepultados no precioso Nome de Jesus.
Jovem e velho, arrependam-se de todos os seus pecados.
O Espírito Santo com certeza entrará.
A luz do entardecer tem chegado.
É um fato que Deus e Cristo são Um.
Ele é a Palavra! Oh, que coisa! É maravilhoso!
Logo o Cordeiro tomará a Sua Noiva
Para estar sempre ao Seu lado,
Todas as hostes do céu estarão reunidas;
Oh, será uma visão gloriosa,
Todos os santos de branco sem mancha;
E com Jesus eles festejarão eternamente.
Oh, “Vem cear,” o Mestre chama, “Vem cear”;
Você pode festejar com Jesus na mesa o tempo todo;
Aquele que alimentou a multidão, transformou a água em vinho,
Ao faminto chama agora: “Vem cear”.
Oh, “Vem cear,” o Mestre chama, “Vem cear”; (Cear na Palavra)
Você pode festejar com Jesus na mesa o tempo todo;
Aquele que alimentou a multidão,
Transformou a água em vinho,
Ao faminto chama agora: “Vem cear”.
349 Oh, que coisa! Você está com fome? [A congregação se regozija – Ed.] Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede de justiça.”
350 Você O ama? [A congregação diz: “Amém”’ – Ed.] Você O ama? A chave para o Eu O Amo, você conhece. Vamos todos ficar de pé agora, e levantar nossas mãos e nos expressar a Ele: “Eu O amo, Eu O amo, porque Ele primeiro me amou”. Correto, todos juntos agora.
Eu O amo, eu O amou”,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou minha salvação
No madeiro, no Calvário.
351 [Um irmão fala em outra língua. O irmão Branham faz pausa – Ed.] Apenas reverentemente. Nós temos um interprete aqui, irmão Higginbotham. Eu não sei se ele está aqui nesta noite ou não. Queremos saber o que Ele nos disse. Apenas espere um minuto. Aqui, aqui… [A irmã dá a interpretação – Ed.]
352 Claro, louvado seja o Senhor! Minha fé está elevada a Deus. Você, você O ama, nesta noite, com todo seu coração? [A congregação responde: “Amém”’ – Ed.] Oh, louve-O e diga: “Obrigado, Senhor Jesus!” [A congregação louva a Deus.]
353 Simplesmente vamos dar louvores a Ele, com todos nossos corações [A congregação continua regozijando e louvando a Deus – Ed.]

Deixe seu comentário