O CONFLITO ENTRE DEUS E SATANÁS
31 de maio de 1962
Clarksville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Ouvindo estes cânticos maravilhosos, escutando a igreja cantá-los, e pensando a respeito dos velhos tempos, e olhando e vendo rostos que não via há muito tempo, e simplesmente existe algo ali a respeito disso que é real, ao estar de volta na igreja. Você não acha? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Bom. Há algum tempo atrás eu estava apenas…

2 E um velho amigo que eu não vi, oh, para poder acenar para ele, eu acho, mas foi há anos que me associei com ele; um garoto, Jim Poole, e costumávamos sair por ai, quando eu era garoto. E agora ele estava lá embaixo, em minha casa, há algum tempo, é a primeira vez que ele foi à minha casa desde que nós, bem, desde que me casei.

3 E a Sra. Woods aqui o convidou para vir e nos ouvir pregar. Ela disse: “Bem, eu acostumava ouvi-lo o tempo todo”.

4 E quando nós andávamos juntos, caçando, e coisas assim, e nós… Ele não… Ele não falava muito, você sabe. E eu conversava o tempo inteiro. Eu dizia: “Por que você não diz alguma coisa?” Ele dizia: “Como posso dizer?” Eu simplesmente tomava o tempo inteiro.

5 Então parece que tem sido assim comigo. Parece que tomava o tempo todo, e tenho falado muito agora, sempre, sem chegar a lugar algum. Mas estou feliz hoje por ter mudado o meu modo de falar desde aqueles dias, falando a respeito do Senhor. Eu simplesmente O amo.

6 E estava conversando com o irmão Ruddell, e ele estava me dizendo ali… (Obrigado, irmão Temple). Estava conversando com o irmão Ruddell. E ele desceu faz alguns dias, e estava conversando comigo, e me contou três sonhos que ele havia tido. E me lembro de dois deles. Esqueci o outro. Estava tentando lhe dizer o que era aquilo. Eu estava com um espelho, tentando refletir, e dizendo: “Vê você como Deus reflete, exatamente como nós refletimos em um – em um espelho.” Ele certamente foi bom.

7 Irmão Creech, é a sua moça que está tocando o piano? É ela? E não sabia se era a Patty. [Alguém diz: “Eles estão bem lá atrás da plataforma” – Ed.] Onde está a Patty? Como… Que coisa! Patty. Eu me recordo de quando eles moravam lá embaixo, bom, exatamente onde eles vivem agora, é mais ou menos como este pequeno companheiro assentado bem aqui. E a Mary Jo está, eu creio, casada. O Jim estava ali de pé há pouco tempo atrás. O seu neto estava ali em pé, e o meu neto entrou. E eu disse: “É melhor arranjarmos uma bengala e nos assentarmos. Você não acha?” [O irmão Branham e a congregação dão risadas].

8 Mas bem do outro lado do Rio, há um grande Lugar. que estamos buscando. E não é apenas porque eu tenha… Ficado velho, que penso sobre Isso. Comecei a falar sobre Isso quando eu era simplesmente um pequeno, um pequeno rapazinho, um jovem bem no auge da vida. Eu cria que ali havia uma Terra em algum lugar. Estamos indo naquela Direção. Estou bastante contente por isto.

9 Você sabe, eu – eu não falo muito sobre, o que não acrescenta nada, especialmente quando estamos apenas conversando.

10 Mas, muitas vezes eu apanho uma coisa aqui e outra ali, através da Escritura. Mas às vezes o Senhor me dá algo, e aquilo me grada muitíssimo quando recebo algo que é realmente bom. Eu simplesmente, oh, isto simplesmente me faz tão bem. Todos nós sentimos desta maneira. Eu conheço o irmão Neville, você, e os irmãos aqui, o irmão Junior, e todos vocês, vocês se sentem da mesma maneira, quando vocês recebem algo que o Senhor dá, e vocês veem que é simplesmente real.

11 E outra noite estava pregando, creio que foi no tabernáculo, e atingi algo que tem feito para mim, muito mais bem do que qualquer coisa que já pensei desde que me converti. E aquilo foi… Talvez eu repita novamente, se não tiver problemas. Sei que vocês sabem para onde estou indo, mas, era aquela evidência da salvação. Veem? Eu… Aquilo simplesmente me atingiu, e eu – eu disse aquilo… Fui para casa, entrei em meu quarto, flquei andando de um lado para o outro. Eu – eu apenas tive um curto, e bom momento sozinho, você sabe, simplesmente ali pensando a respeito disto.

12 E aqui está o que aconteceu. Eu passarei isto para vocês em um minuto. Estava pensando a respeito: “Nós somos proprietários de todas as coisas. Tudo é nosso.” Eles dizem que nós somos um bando de loucos, vocês sabem. Mas mesmo assim, depois de tudo, tudo nos pertence. Veem? Veem? E nós podemos… Esta é a razão de agirmos um pouco esquisitos, vê você, somos herdeiros de todas as coisas. Veem?

13 E estava pensando, nós possuímos amor, alegria, coragem. Nós possuímos fé, longanimidade, bondade, paciência, mansidão. Você não pode comprar isto com nenhum tipo de dinheiro. Não importa, não há… Vá até ali e me traga vinte e cinco centavos de paciência. Vê você? Simplesmente não poderia fazê-lo. Mas mesmo assim, Deus nos dá isso. Nós possuímos isso. Esta é a nossa posse. E então compre para nós um pouquinho de fé. Nós estaríamos dispostos a dar tudo o que temos, por um pouquinho de fé. Vê você? Mas, isso nos é dado, e tudo é de graça. vindo do Senhor. Não é isto maravilhoso?

14 Então pensei assim: quando Israel, uma vez escravos, os filhos de Deus no cativeiro, lá embaixo no Egito… Agora, aquela era a herança de Deus, exatamente como somos hoje. E então, provavelmente, lhes traziam algo para comer, um punhado de pão de forma, e o jogavam ali, ou qualquer coisa para eles pegarem. Matar um, seria exatamente como matar um cão ou qualquer coisa. E ali, eles ansiavam por uma libertação. E eles estavam ali há quatrocentos anos.

15 Então um dia, marchando com passos pesados lá do deserto, veio um profeta, com uma – uma Luz que o seguia. E ele lhes disse: “Há uma terra que está fluindo com leite e mel, e Deus a tinha dado a eles.” E ele realizou sinais e maravilhas, para lhes mostrar que ele não era uma falsificação, algo falso, mas que ele foi verdadeiramente comissionado por Deus para levar aquelas pessoas para aquela terra.

16 Agora pense nisto. Seus filhos… O condutor dos escravos passava, e se quisesse matar um, estava tudo bem. Nada podia ser dito. Vá e leve as suas filhas jovens até ali, para algum massacre, ora, nada podia ser dito. Você simplesmente tinha que ficar ali de pé, e deixá-la sair. Veem? Se o seu garoto, como que tivesse… Não trabalhasse corretamente, e eles quisessem matá-lo por aquilo, matá-lo, era isso mesmo, e nada podia ser dito.

17 Mas agora estão dizendo que eles sairiam desse cativeiro, eles iriam para uma terra onde mana leite e mel. Eles poderiam ter a sua própria fazenda. Eles poderiam plantar seus próprios produtos, alimentar os seus próprios filhos, enviá-los para a escola, viverem em paz. E a grande terra lhes pertencia. Você sabe, aquela era uma grande promessa. Pense no que aquilo significava.

18 Bem, este profeta fez tantos milagres no meio deles até que eles viram que – que ele realmente era um homem enviado por Deus. Bem, lá foram eles, para o deserto.

19 E quando eles chegaram a Cades-Barneia, agora, Cades-Barneia é o trono do julgamento. Foi para o mundo naqueles dias. Cades-Barneia, era um lugar que havia muitas e grandes fontes, e várias pequenas fontes, e pequenos afluentes na primavera.

20 Bem, e eles tinham um homem no meio deles, um grande guerreiro, chamado Josué. Josué é: “Jeová-Salvador”. E Josué foi para terra prometida.

21 Agora recordem, nenhum deles nunca havia estado ali. Eles não sabiam se a terra realmente existia ou não. Eles apenas, pela fé, foram pelo que lhes foi dito, que Deus tinha um lugar para eles. E eles estavam indo para aquele lugar apenas pela fé. Agora pense nisso. Deixaram o Egito, Deus os trouxe para fora, e agora eles estão se aproximando daquela terra. E quando eles se aproximam daquela terra, Josué vai até a terra e traz de volta a evidência. Atravessa o Jordão, entra na Palestina, e traz de volta a evidência, um grande cacho de uvas que precisou de dois homens para carregá-lo. E eles puderam comer daquelas uvas. E ele disse: “A terra é exatamente da maneira que Deus disse que era”.

22 Oh, que liberdade era aquela, para onde eles poderiam ir agora. E eles poderiam ter as suas próprias fazendas, e criarem os seus filhos. E ter… E as bênçãos de Deus estavam sobre eles, e viveriam em paz. Ali não havia ninguém escravo. Como… Mas, finalmente, depois de viver um boa e longa vida, eles finalmente tiveram que morrer, mesmo sendo filhos de Deus. E isso se seguiu ano após ano, plantando suas lavouras, e tendo suas famílias, e uma boa vida pacífica, e depois morrer.

23 E então, um dia, ali veio o maior Guerreiro de todos, o Senhor Jesus, o Filho de Deus. E Ele disse: “Há uma terra onde o homem não morre. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar, e voltarei para vos receber.” Agora, Ele é o Profeta que vem, falando de uma Terra logo além do rio Jordão, morte. Onde… Mesmo que você tenha suas fazendas, tenha a sua família, e seja abençoado por Deus, mesmo assim você tem que morrer. Mas, ainda, há uma Terra, além disso, onde você não morre. Oh, que coisa!

24 Então Ele chegou a Cades-Barneia, o Calvário, o trono do julgamento, novamente. Onde a pena do pecado, que fez com que o homem morresse, foi confrontado no julgamento, em Sua Cades-Barneia. Ele pagou a pena do pecado, morreu; cruzou o Jordão, o Jordão da morte; e ressuscitou no terceiro dia, regressou. Ele disse: “Apalpem-me, um espírito não tem carne e ossos como Eu. Têm alguma coisa para comer?” Ele – Ele comeu peixe e pão. E Ele ficou com eles por quarenta dias, provando, como Josué, que a Terra estava ali. Ele é a evidência da Terra ali.

25 Agora, Ele disse: “’Todos os que crerem nisto, vão a todo o mundo, e preguem o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Aquele que não crer será condenado.”

26 Então, no Dia do Pentecostes, Ele enviou novamente a garantia desse Lugar, a segurança, a evidência de que essa Terra é real. Exatamente como Josué regressou com a evidência, Jesus trouxe a evidência do Espírito Santo.

27 Agora, nós nos consideramos mortos. Somos sepultados com Ele no batismo, em Sua morte.

28 E nós ressuscitamos com Ele, na ressurreição. E agora já estamos dentro, não que teremos que entrar. Já estamos ressuscitados. Oh, que coisa! Estamos agora, não estaremos, já estamos agora, nesta noite, assentados em lugares celestiais (Como?) em Cristo Jesus. Não estaremos em alguma outra época. Nós estamos agora. A Igreja não sabe o que é. Veem? Estamos agora, neste exato momento, (Como?) em Cristo Jesus, reunidos Nele, já ressuscitados dos mortos. Nossas almas são imortais.

29 Agora vamos parar só por um minuto. Aqui, uma vez, estávamos habituados a mentir, roubar, trapacear, brigar, xingar, e tudo mais. E então nós confessamos todos esses pecados. Fomos sepultados com Ele no batismo, e ressuscitamos com Ele. E quando subimos… “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis a evidência,” a evidência desta boa Terra. E então aquele Espírito que vem sobre nós, nos tira daquela mentira, roubo, e de todas essas coisas lá atrás, e agora temos ressuscitado com Ele, agora estamos assentados com Ele aqui em cima em lugares celestiais. Nossas almas estão absolutamente prontas.

30 Ora, William Branham já morreu há trinta e tantos anos. Eu me tornei uma nova criatura. Aquele velho homem morreu. Eu olho ali para trás, conversando com meu amigo, nesta tarde, e ele disse: “Você se lembra de quando fazíamos isto e aquilo? Recorda de quando jogamos aquele rapaz na água naquela noite, enquanto roncava?”

Eu disse: “Sim. Eu não faria isso de novo.” Veem?

31 “Recorda daquela vez que íamos enfiar um espeto naquele sapo, enquanto ele fazia ‘gurr’ assim, e aquilo?”

“Sim”, eu disse, “me lembro disso.”

32 E todas estas coisa que fizemos! E pensei: “Sabe, isso foi quando eu tinha – aquilo foi quando eu estava… Aquilo foi quando eu estava morto. Veem? Mas agora estou vivo.” Veem? Oh, não faço isso agora.

33 Estamos assentados em lugares celestiais em Cristo Jesus, e agora nós temos a garantia de nossa salvação, o primeiro pagamento. A coisa custa dez mil dólares, e Ele nos deu o primeiro mil. Veem? Este é o primeiro décimo de nosso penhor. O qual, já levantamos do pecado e da incredulidade, até subirmos na ressurreição com Cristo. E agora assentados juntos em lugares celestiais, com aquela evidência, como a que Josué trouxe de volta. A Terra está ali, e estamos em nosso caminho. Não há mais morte. Não pode morrer.

34 Às vezes eles dizem a você: “O irmão Branham morreu,” e você não crê nisso. Por quê? O irmão Branham não pode morrer. Veem? É isto mesmo. Eu não posso morrer; já morri. Agora, o William Branham morreu, há muito tempo, cerca de trinta anos atrás, ou mais, cerca de trinta e dois anos atrás. Eu tenho pregado por volta de uns trinta e dois anos, então ele morreu bem antes disto. E agora, esta é uma nova criatura.

35 Russel Creech, uma nova criatura. Ele não é aquele garotinho, que costumava correr ali embaixo, abaixo do Corydon. O Orman Neville não é aquele garotinho que costumava ser. E – e o irmão Ruddell não é aquele menininho que costumava ser, você sabe. E – e o irmão Jackson, todos estes outros, eles não são aqueles sujeitos. Todos vocês irmãos e irmãs, nós não somos aquelas pessoas que éramos antes. Nós somos – nós somos novas criaturas, novas criações. Você não precisa se preocupar a respeito disto. Nós já estamos aqui em cima. Veja onde estávamos. Veja onde estamos agora. “Nova criatura em Cristo Jesus.” Oh, que coisa!

36 Agora, você sabe, Russel, sinto que quase posso cantar aquela canção, que todas as vezes que a ouço, me lembro de você e da irmã Creech.

Eu voarei para longe, oh glória,

Eu voarei pela manhã.

Sim, senhor! Lembra que cantávamos isso?

Mais tarde, quando eu morrer, aleluia,

Eu voarei para longe.

37 Gosto disto. E quando começamos a ficar velhos, e os cabelos ficam grisalhos, os ombros inclinados, aquilo simplesmente significa mais para nós do que nunca. Vê você? Porque, uma criança olha para frente: com quem ela vai se casar, como ela vai educar os seus filhos. E tudo isto já passou, então já está quase feito, vê você, então você está encarando o pôr do sol.

38 Mas apenas pense irmão, não há nada a mais do que temos. Nós temos amor. Nós temos alegria. Nós temos paz. Nós temos Vida. Nós temos… Nós dominamos a morte. E isto mesmo. A Bíblia nos diz que sim. Nós dominamos a morte. Ela nos pertence. Nós não pertencemos a ela; ela nos pertence. Digamos: “O que você vai fazer com a morte?” Exatamente como Paulo disse quando ela vier batendo na porta. Disse: “Você veio me escoltar na travessia do rio?”

39 E o escritor uma vez disse: “Deus atrelou a morte em uma carroça, e a única coisa que ela pode fazer é te puxar para a Presença de Deus.” Isto é tudo. Não pode morrer. Ele simplesmente atrelou a morte em uma carroça, e a única coisa que ela faz é te puxar diretamente para a Presença de Deus. Ela é apenas um mascote, para te puxar na travessia do rio. Isto é tudo que há. Então não há nada mais que possa nos incomodar.

40 Paulo disse, quando a morte veio rolando através disto, e a hora para ele, ele disse: “Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Disse: “Bem, eu vou levá-lo para a sepultura.”

41 Ele disse: “Então, sepultura, onde está a tua vitória? Eu te domino, também.” E ele se virou e disse: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” Então, nós temos isto, irmão Temple. Isto mesmo. Está tudo terminado.

42 Bem, a irmã Snelling costumava cantar uma velha canção. Eu não creio que alguém aqui se lembre da irmã Snelling. Estive em sua sepultura outro dia. Ela costumava cantar um pequeno jubileu pentecostal, assim:

Vamos seguir em frente, vamos seguir em frente,

Falando sobre este bom velho Caminho;

Vamos seguir em frente, vamos seguir em frente,

Falando a respeito do Senhor.

Vocês já ouviram isto? [A congregação diz: “Amém” – Ed.]

Se sentindo bem melhor,

Apenas falando sobre este bom e velho Caminho,

Estou sentindo bem melhor,

Estou falando a respeito do Senhor.

43 É isto. Correto. Vamos falar com Ele só por um momento agora, em uma palavra de oração, antes de começarmos, lendo a Sua Palavra.

44 Enquanto temos as nossas cabeças inclinadas, e nossos olhos fechados, e os cuidados do dia deixados para trás. Estamos reunidos em Seu Nome, e em Sua Presença. Haveria alguém aqui que gostaria de lembrar algo que você quer que seja lembrado diante de Deus? Apenas levante a sua mão, e através disto, “Deus, simplesmente lembre-se de mim.”

45 Nosso Pai Celestial, o Deus infinito que sabia, mesmo antes do mundo ser formado, que estaríamos aqui de pé nessa noite. Tu viste essas mãos. Tu sabes o que está detrás de cada uma delas, o que está sob o coração daquela mão que foi levantada. E oro por eles, Pai, para que Tu respondas de acordo com as Tuas grandes riquezas, na Glória e no Teu Poder.

46 Nós Te agradecemos por esta igreja, por seu pastor, a sua junta, seus diáconos, todos os membros, e por todas aquelas almas preciosas que estão peregrinando aqui embaixo em Clarksville, peregrinos, estrangeiros, que não pertencem mais ao mundo. Eles entregaram tudo do mundo, venderam tudo que tinham, e compraram esta grande Pérola, de grande preço, o Senhor Jesus Cristo o Qual nos dá Vida Eterna. Nós Te agradecemos por Isto, Senhor. Obrigado por estas almas preciosas. Eu oro por cada uma delas.

47 Estou lembrando do irmão Jackson, como ele tem batalhado e tentado, lutado, tentando alimentar as ovelhas, e para fazer um lugar de encontro para os peregrinos se reunirem, mantendo-os juntos, esperando pela Vinda do Senhor; ele e a sua esposa, e a sua família. Assentado aqui atrás de mim, nesta noite, está o irmão Ruddell, e ele também os está mantendo juntos, o pequeno grupo que está peregrinando lá em cima na 62. O irmão Neville, e o grupo lá de cima do tabernáculo, peregrinando. E os outros, Senhor, que estão presentes, que possam estar aqui de outros lugares. Estamos esperando pela Vinda do Senhor.

48 Perdoa-nos, Senhor, enquanto estamos juntos e reunidos agora. Nós nos aproximamos no Nome de Jesus, sabendo que Tu prometeste nos ouvir. “Seja o que for que pedíssemos em Teu Nome isto nos seria concedido.”

49 E agora, nesta noite, enquanto abrimos a Bíblia, para transformá-la em uma pequena lição, agora, não estamos aqui para sermos vistos ou sermos ouvidos, apenas como homens. As pessoas não estão assentadas neste recinto, apenas para dizer: “Bem, eu fui à igreja nesta noite.” Estamos esperando uma visita de Ti, Senhor. Estamos esperando por isto. “Aqueles que esperam no Senhor, renovarão as suas forças.” E nós Te pedimos para partir para nós o Pão da Vida. Que o Espírito Santo possa tomar essas poucas Palavras, e plantá-las profundamente no coração. Fortaleça aqueles, Senhor, que estão frágeis. E dê alegria àqueles que estão fortes; coragem para os desencorajados; saúde para aqueles que estão enfermos; salvação para aqueles que estão perdidos. E nós inclinaremos as nossas cabeças e daremos louvores a Ti. Nós pedimos isto, e nos entregamos, com a Palavra, no Nome de Jesus. Amém.

50 Gostaria de ser lembrado por esta igreja quando começarmos na semana que vem, agora, uma jornada através de duas nações, para pregar o Evangelho. Ore por nós quando partirmos. E se vocês têm alguns amigos por ali, vocês sabendo do itinerário, para ir à reunião, nós estaríamos… Ou quem quisesse vir, nós estaríamos felizes em tê-los nas reuniões.

51 Estaremos orando por todos vocês aqui, o seu pastor e os demais, para manter o fogo da casa ardendo até o nosso regresso. Se Jesus vier antes de voltarmos, nós vos encontraremos naquela Manhã. Se temos algum outro motivo além desse, Deus nos perdoe.

52 Agora queremos abrir, para apenas algumas palavras nesta noite, a Bíblia, encontrada no Livro de Josué 24, verso 14 e verso 15. E quero ler de Sua Palavra. Ouça atentamente a Sua Palavra. Josué 24:14 e 15.

Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

53 Que o Senhor possa abençoar a leitura das Suas Escrituras! Eu tenho algumas anotações aqui sobre as quais gostaria de falar somente um pouquinho. E gostaria de tomar um tema nesta noite, chamando-o de conflito: O Conflito Entre Deus e Satanás. E agora, apenas para ensinar isto como se fosse uma lição de escola dominical, pois tenho várias escrituras anotadas aqui.

54 No Éden, Deus conhecia o Seu inimigo e todos os ataques de Seu inimigo. Agora, Deus é um Deus infinito, e o Deus infinito é a Perfeição das perfeições. Ele sabia de todas as coisas antes que elas fossem. E, portanto, se este Deus infinito pôde olhar para frente (e o fez) e ver o fim desde o princípio, e saber que Ele teria filhos nesta terra, os Seus Próprios filhos benditos, não crê você que Ele teria provido para eles o melhor que Ele poderia prover? [A congregação diz: “Amém” – Ed.]

55 Nesta noite, para os seus filhos que estavam sem ajuda, pequenos companheiros que não poderiam cuidar de si mesmos, você não luta, e batalha, e faz tudo que você pode, para prover o melhor que você pode, ou é capaz, você não tomaria providências para esses filhos? [A congregação responde: “Amém.” – Ed.] Porque você é um pai, a origem. E se este é o – o… O que eu diria, a – a verdade, esse é o pensamento de um pai terreno. E o parentesco se originou em Deus, porque Ele foi a Origem. Você não acha que Deus, vendo o que Satanás seria, o que Satanás faria, Ele deu a Seus filhos, e proveu para eles, a melhor coisa que poderia ser fornecida para eles? Sabendo qual seria o ataque do inimigo, Deus fortaleceu os Seus filhos. Veem?

56 Vamos tomar a guerra, quando um general sai para se encontrar com outro general, na guerra. E este general, se ele é um verdadeiro, leal cidadão desta nação que ele representa… E com certeza ele o é, para ser um general. E ele, a primeira coisa, ele estuda o ataque do inimigo. Ele sabe o que ele vai fazer, como ele vai agir, porque ele já foi e espionou.

57 Nós temos espiões em todas as partes, vocês sabem. Existem espiões americanos na Inglaterra. Existem espiões americanos na França. Existem amer… E os espiões alemães estão aqui. E existem… Não importa quão amigável sejamos, nós ainda temos espiões. E estamos espionando algum tipo de – de arma nuclear. Então quando a encontramos, a levamos de volta para o nosso país. Então, o que é isto, eles se preparam. Quando a guerra realmente chega, eles sabem como atacar o seu inimigo. E se sabemos…

58 Deus sabia que este grande combate estava se aproximando, entre o certo e o errado, e Ele sabia o que o inimigo iria fazer. Ele sabia exatamente como equipar o Seu povo. Então se observarmos, a primeira coisa com a qual Deus equipou os Seus filhos foi… Sendo infinito, Ele sabia o que era necessário para derrotar Satanás, a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer parte, em quaisquer circunstâncias. Agora, Ele não disse: “Eu lhes darei algo aqui, e depois alguns anos mais tarde, é melhor Eu pensar em algo melhor para lhes dar, e após alguns anos mais tarde…”

59 Como nós, no serviço militar, o velho arco e flecha, a marreta, o martelo para quebrar pedras, e então o seguinte foi… Depois do arco e flecha, veio o mosquete, e depois do mosquete vieram os ‘rifles’ Springfield, e – e agora a – as armas atômicas e coisas. Veem? Nós continuamos a crescer mais.

60 Mas, Deus, no princípio, deu a Seus filhos a arma atômica, porque Ele é o Deus infinito. Agora, vendo que haveria um conflito, e que haveria uma batalha, Deus equipou os Seus filhos com o tipo certo de munição, o tipo certo de ataque, o tipo certo de qualquer coisa que eles necessitassem, e isso os varreria desde lá do Éden até o Arrebatamento. O que era isto? A Palavra. A Palavra. É isto que derrota Satanás, é a Palavra. Ela o derrotará em qualquer parte, em qualquer lugar. Agora, por que queremos substituir por outra coisa, quando já temos a melhor coisa que existe, a Palavra?

61 E encontramos Jesus na terra, apenas para provar que este era o melhor equipamento, quando Satanás chegou para um combate mão a mão com Jesus, Ele nunca usou apenas o Seu Poder para atar as suas mãos. Ele somente tomou a mesma arma que Deus deu no jardim do Éden, Sua Palavra, e disse: “Está escrito… Está escrito…” E Ele o nocauteou para fora do ringue com Ela, é isto mesmo, porque Ela é o melhor de Deus.

62 E veja onde isso está. Não é apenas para um ou dois, em uma igreja. É para cada um de nós. Cada crente tem o direito de tomar essa Palavra e lutar com o inimigo em qualquer parte que você o encontra. Em qualquer parte que você se encontrar com o inimigo, a Palavra é o que você tem que usar. E Jesus provou isto quando Ele veio. Então Ele equipou os Seus filhos com a Palavra, pois era a proteção deles contra o inimigo. Quando a completa guerra chegar, e as batalhas, e estiverem em ordem para lutar, então há somente uma coisa que um verdadeiro soldado pode usar, um verdadeiro soldado cristão, isso é o: Assim diz o Senhor. Sai imediatamente dali e se encontra com o inimigo, com a segurança de que nada… “Mil cairão à tua direita, e dez mil à tua esquerda, mas tu não serás atingido.” Apenas recorde de que foi Deus Quem fez esta declaração, e a deu a Seus filhos, e Isto é a melhor coisa que já existiu.

63 Satanás, no Éden, quando ele fez os seus primeiros ataques, ao atacar uma pessoa, sabia que os filhos de Deus eram fortificados com esta Palavra, Satanás atacou a Palavra. Veem? Ele jamais atacou o ser. Ele atacou primeiramente a Palavra.

64 Olhe para uma pessoa desprezível, covarde, e o que ela faz hoje. A primeira coisa, ele não pode colocar isto e dizer: “Essa não é uma boa pessoa.” Esta é uma boa pessoa. Veem? Mas a única coisa que ele tenta fazer, não importa quão boa seja a pessoa, é fazê-la negar essa Palavra. Esta é a única coisa que ele deseja fazer, fazer com que você negue essa Palavra.

65 Então Satanás tentou a – a atacar a Palavra, no jardim do Éden. Agora, ele tinha que ter algo para poder usar, para – para o ser humano, que parecesse melhor do que aquela Palavra. Veem? Ele tinha que ter algo que parecesse melhor, ao ser humano, do que a Palavra. E você sabe o que ele usou? O raciocínio, exatamente como diríamos, o “senso comum”. Veem? Então foi isto que ele usou, e ele foi bem-sucedido, então foi isto que ele usou, o tempo todo.

66 Mas Deus não pode dar nada mais a não ser a Sua Palavra, porque foi isso que Ele escolheu primeiro. E quando Deus toma uma decisão, sempre terá que permanecer daquela maneira.

67 E Satanás tomou o raciocínio, e pegou o raciocínio e atacou a Palavra, e tirou Eva do caminho, isto é verdade, através do raciocínio, do raciocínio humano.

68 Agora, a única maneira que ele… Ela teve que descrer da Palavra de Deus, teve que haver um atrativo. E Satanás sabe como deixar o raciocínio atrativo. Isto tem que te atrair. E o pecado é bastante atraente. E existe apenas um pecado, e este é a incredulidade. Então é bastante atraente. Satanás deixa o pecado tão atraente para você!

69 Vou parar aqui apenas por alguns minutos. Eu sempre pensei como um homem jovem, e li a respeito de nações diferentes, e os costumes dos países. E já ouvi pessoas diferentes me contarem especialmente sobre lá embaixo na França, lá embaixo em um lugar chamado Pigalle, e como que o – as pessoas eram tão imorais. Bem, eu pensei: “Se alguma vez for ali, vou ver aquelas pessoas ali embaixo, as mulheres saindo, vocês sabem, depravadas, com uma cara parecendo de bruxas, você sabe, e más”. E – e desci até Pigalle, na primeira noite, eu e mais três outros ministros. Irmão, que surpresa nós tivemos! Agora, Satanás é muito esperto. Ele não ia produzir algo como isso. As garotas mais bonitas que já vi em minha vida estavam ali, atraindo. Certamente.

70 O pecado é atrativo e chamativo. Satanás não tem cascos bifurcados, e um – e um – e uma cauda pontuda, e – e coisas assim. Ele não é um John Barleycorn, com o casaco pendurado, e – e orelhas penduradas. Ele é um vigarista, atraente. O pecado não é tão rude como você pensa que é. Ele é bastante atraente. Portanto, nós temos que observar isto atentamente. Nós simplesmente entraremos nisto daqui a pouco. Eu me lembrei de outra coisa. Então, como Satanás faz isto parecer tão real, é atraente para eles.

71 Mas se eles estivessem apenas se fortalecendo com a Palavra, deixado que a Palavra fosse a sua fortaleza, então, veja, eles teriam sido fortificados. Eles estariam detrás da Palavra. A Palavra estaria na frente deles, sempre, Assim diz o Senhor. “Assim diz o Senhor, Assim diz o Senhor.” Direita ou esquerda, “Assim diz o Senhor”.

72 Como aqueles anjos lá embaixo naquele dia, quando Isaías entrou no templo. Ele achava que estava se saindo muito bem; razoavelmente um bom pregador. O rei gostava muito dele, mas um dia o rei foi tirado dele. E ele se ajoelhou no altar e teve uma visão, e viu anjos cobrindo as Suas faces com as asas, e sobre os seus pés, e voavam com duas asas, cantando. “Santo, santo, santo, é o Senhor Todo Poderoso.” Vejam, eles iam por todas as partes.

73 Ezequiel viu o quadro da visão, desta maneira. O Espírito de Deus estava se movendo, ele tinha a face de um boi. E deste lado, Ele tinha a face de um leão. E em todas as partes que Ele foi, Ele tinha uma face. Por todos os lados que Ele foi, Ele era fortalecido.

74 Na Palavra de Deus, não existe caminhos de retorno. Fortalecida, por todo caminho, em todos os lugares: “Assim diz o Senhor. Assim diz o Senhor.” No seu andar, no seu falar, nos seus negócios, em suas associações, em tudo, coloque a Palavra de Deus primeiro.

75 Você diz: “Creio que irei nesta noite, apenas este pequeno baile não fará mal a ninguém.” Poderia você levar o Assim diz o Senhor consigo? Veem? Veem? “Eu acho que se eu pudesse passar um pouquinho desse negócio, oh, é apenas uma sombrinha.” Mas poderia você dizer Assim diz o Senhor para isto? Veem?

76 Sempre coloque-O primeiro, esteja fortalecido, pois Ele é a nossa fortaleza, é a força.

77 Mas você sabe que tem que ignorar, antes… Para que você creia na mentira do diabo, você tem que ignorar e negar a Verdade de Deus, primeiro, antes que você possa crer na mentira do diabo. Você já pensou nisto alguma vez? Você tem que negar a Verdade primeiro, antes que você possa crer em uma mentira. Correto. Você tem que negá-La!

78 Eva saiu de detrás Dela, e perdeu a batalha. E tão logo que Eva… Satanás estava ali de pé, atirando os seus dardos. Ela disse: “Mas o Senhor disse…” Então ele atirou novamente. Ela disse: “Mas o Senhor disse…” Então ele atira novamente, do outro lado. “Mas o Senhor disse…”

79 Porém Satanás se levantou lá atrás, disse: “Mas espere só um momento. Se o Senhor realmente disse Isso, deixe-me apenas lhe dizer uma coisa. Veja você, você não é sábia como Deus. Você não conhece o certo e o errado. Mas se… Ouça. Você não gostaria de ser sábia como Deus?”

80 “Ora,” disse Eva, “sim, eu – eu – eu – eu acho que gostaria.” Talvez alguma coisa assim. “Eu acho que gostaria de saber toda a sabedoria de Deus. Eu gostaria de saber o que é certo e o que é errado. Eu não conheço.”

“Bem, eu vou lhe dizer.”

Agora, ela disse: “Mas, mas, o Senhor disse…”.

81 “Bem, mas, certamente, você sabe que Ele é um Deus bom. Ele não faria isso.” Veem?

82 Bem ali ela rompeu através de um furo, assim ele poderia atirar. Bem ali ela fez a parada errada, bem ali, parou um pouquinho.

83 Agora deixe-me dizer algo de vocês, cristãos, aqui embaixo. Jamais pare um só segundo para o diabo. Não pare para raciocinar. Quando você começa raciocinar Isso, o diabo vem imediatamente. Você não pode raciocinar a Deus. Você não pode compreender Deus. Você tem que apenas crer em Deus. Veem? Eu não posso explicar Deus. Ninguém pode. Não posso explicar muitas coisas. Mas, a única coisa, eu apenas creio Nisso, porque assim disse Ele. Agora, não há nenhum de nós que possa explicar Isso. Não tente explicar Isso.

84 Não se misture com estes incrédulos que dizem: “Bem, agora veja o seu pastor ai fora Junior, eu o ouvi orar pelo enfermo. Agora vocês são todos loucos aí embaixo. Não existe tal coisa como a cura divina.”

85 Diga: “Tudo bem, não existe para você, então. Você é um incrédulo”. E simplesmente siga em frente. Veem? Isto é somente para os crentes. Veem? Não…

86 “Bem, todos vocês dizem que têm o Espírito Santo. Não existe tal coisa como o Espírito Santo.” Diga: “Isto não é para você, então. É para mim.” Apenas siga em frente. Veem? Veem?

87 Não argumente. Não tente debatê-La. Não existe argumentação para Ela. Você apenas creia Nela. Não aumente nada. Porque, recorde, a única maneira que você pode aceitar a Deus é pela fé, não através de argumentos, não através do entendimento, incapazes de explicar. Você não explica nada. Você crê em Algo. Não o que você sente. Jesus nunca disse: “Você sentiu?” Ele disse: “Você crê?” Isto é correto. Você apenas creia no que Deus disse. Eu não posso lhes explicar como eles… Como poderia um… No maior milagre que pudesse pensar, é o homem que…

88 É exatamente como você pegar um porco e dizer àquele porco: “Sabe, você não é mais um porco. Você é um cordeiro”, e ele se tornasse um cordeiro. Veem? Isto seria difícil de acreditar.

89 Bem, a mesma coisa acontece quando você se converte de um pecador para um cristão. Veem? Isto muda a sua própria opinião. Isto muda a sua própria vontade. Isto muda tudo que existe em você. E isto te traz para uma nova vida, e te dá outro Espírito, que carrega outro registro. Veem? Então a sua velha vida tem que morrer, e a nova têm que nascer. E então, veja, você não é mais a criatura que você era, de modo algum. E aí quando você está atrás do Sangue, fortificado com a Palavra. Não tente explicar nada, apenas creia nisso e siga em frente. “Senhor, eu creio. Salvador elevo a minha fé a Ti, até que ela possa mover uma montanha.” Veem? “Senhor, creio, pois todas as minhas dúvidas estão sepultadas na Fonte.”

90 E se Abraão tivesse sido questionado, os médicos tivessem chegado, dito: “Abraão, você tem cem anos de idade. A sua esposa tem noventa. Como vocês vão ter um bebê?”

91 Agora, Abraão diz: “Bem, agora, vou lhe contar, é assim. Veja você, chegará a hora em que beberemos uma determinada coisa, e aquilo irá fazer isto… E este tipo de mudança vai…” Abraão não podia explicar isso.

92 Abraão teria dito algo como: “Eu não sei. Não sei mais a respeito disto do que você sabe. A única coisa na qual estou descansado é que Ele disse que o teríamos. E estou esperando por isso.” Disse! Sim, senhor.

93 Agora, isto é tudo que é necessário. Apenas tome-A, creia Nela. “Assim disse Deus.” E aquilo – aquilo estabelece toda a coisa, porque Deus disse Isso.

94 Agora, nós encontramos Eva, perdendo a batalha, ela saiu de detrás da Palavra, subiu em cima da trincheira e disse: “Tu não disseste assim? É esta a Verdade?” Ela perdeu, bem ali.

95 “Bem, você sabe, nós não ensinamos Aquilo lá em nossa igreja. Nós cremos no que Ele disse aqui.”

96 “Sim, mas, ouça, meu caro, você sabe mais do que isso. O seu próprio senso comum lhe diria que isso não é correto. Ora, eu ouvi aquelas pessoas simplesmente clamarem e clamarem. O que elas estão clamando? Veem? Agora, o próprio senso comum lhe mostraria que elas foram trabalhadas. Foram as suas emoções. Veem?” Se você parar para ouvir isso, você perde a batalha.

97 Se eles disserem: “Oh, agora, espere um minuto. O seu médico disse aquilo, que você teve tuberculose. E é – e está em um estágio avançado. Não há nenhuma maneira para você alguma vez se livrar dessa tuberculose. O médico disse que não haveria. Agora, o senso comum não dirá isto?” Bem, se você vai descansar sobre as argumentações, então é melhor você se preparar para morrer.

98 Mas se você for na direção que o Senhor deu, a promessa, você pode crer Nela, Ela muda todo o programa.

99 Agora, Ela muda do mesmo modo que Ela mudou para mim ali embaixo. Veem? Eu apenas cri Nela. Não sei como Ela fez, mas uma nova criatura surgiu. Eu costumava, me esquivar da igreja. Eu…

100 Um sujeito me disse, quando eu costumava boxear, nós éramos… Estava lutando a minha décima quinta luta profissional, aqui embaixo em – em Evansville, Indiana. E o Howard McClain, muitos de vocês de New Albany o conheciam ali