PERGUNTAS E RESPOSTAS – Nº 09
28 de junho de 1959
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Alguém disse no antigo Testamento… vamos à Casa do Senhor.
E agora, em verdade é uma tarde quente. E para vocês visitantes que estão conosco, vocês podem ver porque é difícil viver em Indiana, viver aqui neste pântano. Deixe-me dizer-lhe, está somente a 93°, 93°. Assim sendo você vê, quando você está em temperatura de 120° como em Louisiana e em Arizona, então você pode saber o que é, o que realmente é calor. Se essas temperaturas se registrassem aqui, morreríamos, isso seria o fim. Porém é um prazer estar aqui nestes momentos de adoração.
2 Depois que eu fui para casa esta manhã, eu simplesmente me senti, muito, muito bem… Eu creio que muitos foram curados nesta manhã, talvez até este momento não entenderam isto, mas eles estão bem; porque a Palavra do Senhor foi preciosa esta manhã para nossos corações.
3 Eu estava simplesmente… Quando eu comecei a me ir, pareceu como se estas paredes estivessem quase respirando com o – como que inflando com o Espírito Santo aqui dentro. E eu estava tão feliz por isto.
4 Eu estava ouvindo o irmão Smith, meu amigo, orar poucos momentos atrás, o pastor da Igreja de Deus, Anderson. E o irmão Smith tem um pequeno folheto, eu não creio que tenhamos distribuído aqui no tabernáculo. Se alguns de vocês não tem aquele pequeno folheto, leia-o. É um pequeno panfleto sobressaliente; é absolutamente a verdade escriturística. E eu tomei um punhado deles para Chicago e diferentes lugares para distribui-los, porque eles são realmente verdadeiros e maravilhosos. E eu sei que eles foram escritos de um coração que é leal e que ama a Deus. Não há motivos egoístas por detrás do irmão Smith, simplesmente um cristão. Então estamos felizes de nos associarmos nesta noite com pessoas desse calibre.
5 Eu creio que estou vendo meu bom amigo, irmão Borders aqui de… lá de cima da Califórnia. E ele foi – fez um grande trabalho para mim recentemente – para o Senhor – lá em cima – ali – começamos juntos a reunião em São José. Eu espero que seja assim nas próximas reuniões por vir irmão Borders. E eu gosto do irmão Borders, porque eu encontrei nele um espírito humilde e dócil. E eu – eu creio que este é um grande valor. Eu penso que um homem que tem esse tipo de espírito devia ser muito feliz.
6 Há muitos outros aqui, que não posso nem mesmo nomear quem são eles. Eu vejo o irmão Collins ali atrás, nosso irmão e – então outros ministros, e nosso bom amigo irmão Sothmann, sua família, do norte de Saskatchewan. Sei que o irmão Evans está aqui; eu não o vi ainda, mas vejo sua famíla, e – lá de baixo – em Geórgia. E ali está o irmão Palmer ali e – lá de baixo em Geórgia, e – e o irmão West, eu creio, de Alabama ou Geórgia. De onde você é, irmão West? Eu… É isto… Oh, Huntsville. E então… Oh, estamos simplesmente felizes ao ver todos vocês aqui.
7 E agora, irmão Lily, ali atrás, Wood, de – lá de cima da parte norte de Indiana, e seus amados. E eu creio que o irmão Charlie está aqui, meu velho companheiro – companheiro de caça lá de Kentucky (o segundo melhor caçador de esquilos em Kentucky, o segundo melhor caçador de esquilos. Ele me fará pagar por isto. Está bem!) e sua esposa e família. E a todos vocês, saudações cristãs.
8 Um irmãozinho, aqui, eu não posso me lembrar de seu nome – aqui, há tantos. Mas todos vocês sabem que eu certamente aprecio que vocês hajam vindo nesta noite para adorarem conosco no tabernáculo.
9 E agora, esta noite é uma noite incomum no tabernáculo, porque é uma noite de perguntas e respostas. E isto geralmente acontece uma vez em cada um dos dois anos. E a razão pela qual eu faço isto, é para saber o que está na mente das pessoas, saber quais são as perguntas delas. Tem cada um escrito sua pergunta, e então respondo-as da plataforma.
10 Agora, nisto eu não… Eu pensei que seria muito forte, mas eu tenho simplesmente um pouco de perguntas. Então não tomará muito tempo para responde-las. Eu estava pensando que ia receber uma bandeja cheia, mas recebi somente um pouco e muito simples. Mas algumas delas se referem a doutrina.
11 E nestas doutrinas eu terei que responder perguntas de pessoas que não conheço quem são (porque muitos não colocaram seus nomes nas perguntas); e portanto, eu terei que responde-las de acordo com a doutrina que nós sustentamos aqui no tabernáculo. E ao fazer isto… E se acontece de tocar um fiozinho em algum de nossos irmãos visitantes ou irmãs, não é nossa intenção faze-lo por nada. Nós não cremos em discutir sobre pequenos pontos escriturísticos. Nós cremos que Cristo morreu para nos salvar a todos, e todos nós somos salvos através de Seu sangue.
12 Mas como uma igreja e como uma – pessoas, uma congregação, nós temos que ter uma doutrina pela qual nos sustentamos para estarmos em ordem como uma – uma igreja. E esta doutrina pela qual nos sustentamos, é o melhor de nosso conhecimento pela Palavra de Deus, a Verdade de Deus. Agora, você tem um perfeito direito de ver isto de modo diferente se você deseja. E portanto, se eu…
13 Alguém está perguntando aqui… duas delas são extravagantes. E eu responderia agora simplesmente do melhor que eu saiba.
14 Agora, aqui está a maneira que eu trato de responder uma pergunta. Uma pergunta… se – uma pessoa pode tomar uma só Escritura e fazer com que ela diga tudo que ela quer que diga. Mas a Escritura, cada Escritura é a Verdade. E Ela é perfeita, como o Deus infinito Quem falou a Escritura. Ela é tão perfeita até ao ponto em que Ela nunca tem fim. Portanto, Ela irá de Gênesis a Apocalipse, a mesma coisa. Isto nunca variará. E então, se a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus, Ela nunca se contradirá em lugar algum. Ela irá todo o caminho através da Escritura.
15 Agora, muitas vezes… como fui um pouco rude nesta manhã ao pregar sobre Sansão e Dalila e a igreja em mundanismo, eu não quis ser rude, mas eu quis ser honesto, simplesmente tão honesto quanto eu… minhas convicções são.
16 Agora, nas Escrituras, Elas sendo a infalível Palavra de Deus, eu creio que há uma única coisa que pode interpretar corretamente a Escritura, que é o Espírito Santo. Eu creio que é o … E o Espírito Santo Quem escreveu as Escrituras, e disse que Elas não são de particular interpretação… Portanto, se isto corre todo o caminho através das Escrituras, Isto deve ser o mesmo Espírito Santo então, através de todo o caminho para interpreta-la.
17 Mas agora, muitas pessoas em suas igrejas e suas crenças, tem diferenças, alguma coisinha a que eles se agarram que poderia estar um pouquinho contrário. Se eles simplesmente fazem isto como eu faço quando estou comendo torta de cereja. Eu nunca como a semente. Quando eu encontro uma semente, eu simplesmente atiro a semente fora e continuo comendo a torta. Então isto é o que você deve fazer.
18 Eu vejo nossa irmã Wooten com sua pequena nenê de pé ali. Se ela tem calor, irmã, e você não tem assento, eu gostaria de saber se um de nossos irmãos poderia tomar um assento lá de dentro e coloca-lo onde está o ventilador para que nossa irmã possa ter um lugar fresco onde sentar-se. Nos encantaria fazer isso, estou seguro, qualquer destes irmãos… O ventilador lá de trás está soprando nesta direção, irmã e ali há um assento. Se você deseja usa-lo, vá e faça-o.
19 Agora, alguns de vocês irmãos, que desejam tirar seus casacos, façam-no, sintam-se bem e contentes.
20 Agora, vou pedir ao corpo, que ore por mim. Esta próxima semana eu tenho que ir a Califórnia, todo o caminho por ali, para uma noite de serviço. Só uma noite para pregar na Convenção Internacional dos Homens Cristãos de Negócios. Eles tem anunciado, e estamos esperando muitos milhares de pessoas ali. E eu não gostaria de desapontar-lhes. Lhes disse que iria, se por este tempo não estivesse na Austrália, o que estava programado para ser. Então orem por nós.
21 E alguns de vocês queridos peregrinos desta terra que estão de férias de suas tarefas diárias e gostariam de estar numa das reuniões, ali haverá três dias de serviço em Cleveland, Tennessee, a Igreja de Deus. Eu creio que é a Igreja Pentecostal de Deus, o movimento Tomlinson. Irmão Littlefiel, David Littlefield, é pastor, um fino cavalheiro cristão. Ele é um Yhankee do norte, é de Bangor, Maine, mas um real cristão, um fino irmão.
22 E então, se você está em sua jornada e gostaria de vir, talvez na segunda-feira à noite será a dedicação do imenso, grande Tabernáculo que eles tem construído. E então, terça-feira, e quarta à noite da próxima semana, o Senhor permitindo – não nesta semana que vem, mas na semana seguinte – haverá serviços de cura, os quais serão nos dias 6, 7 e 8.
Agora, antes de abrirmos a Palavra, eu gostaria que curvássemos as cabeças simplesmente para um momento de oração.
23 Senhor Deus, precioso Pai de todos nós, Quem levantou de novo o Senhor Jesus da morte e presenteou-nos com Ele na forma de Espírito Santo. Depois de ser crucificado, morto, sepultado, levantou no terceiro dia e ascendeu à glória, onde agora Ele está assentado à destra da Majestade dos céus, vivendo eternamente para fazer intercessão, um Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades e que sabe mesmo quando um pardal cai na rua, como poderia Ele passar por cima da lealdade de Seus filhos assentados aqui nesta noite neste edifício quente que vem somente para ouvir a Palavra? Eu creio, Senhor Deus, que se nós nem mesmo pedíssemos, Tu derramarias de Tuas bênçãos sobre eles pela ousadia de pararem firmes no posto do dever nesta noite.
24 Há visitantes aqui, Senhor; nós oramos por eles e suas igrejas. Há ministros do Evangelho, ordenados por Deus – assentados presentes, os quais são mais capazes do que eu para responder estas perguntas. E eu oro, Senhor Deus, que permitas ao Espírito Santo vir a nós nesta noite e n os dar as coisas corretas para dizer, que tragam gozo inexplicável e cheio de glória a nossos corações enquanto nos assentamos em lugares celestiais em Cristo Jesus, estudando as Escrituras sem prejuízo, sem nenhum mal sentimento, mas sabendo unicamente que é a Verdade e para adorarmos a Verdade. Conceda isto, Senhor.
25 Nós pedimos que abençoes a nosso amado pastor, irmão Neville, quem tem parado valentemente no posto do dever ano após ano através do calor e do frio para juntar e alimentar as ovelhas do rebanho que se reúnem aqui. Oro que Teu Espírito seja sobre ele, ajude-o. E abençoe a todos que estão ligados com o tabernáculo. E breve, Senhor, se é Tua vontade, esperamos ter um formoso e grande tabernáculo edificado aqui na esquina onde possamos ter uma escola, para que possamos ensinar a ministros jovens e envia-los aos quatro cantos da terra para que batalhem ardentemente pela fé que uma vez foi dada aos santos.
26 Senhor, nós estamos nos tornando velhos, eu mesmo, e logo eu devo passar a Bíblia às mãos de alguém mais. Ajude-nos, Senhor, neste esforço. Responda nossas perguntas nesta noite pelo Espírito Santo, enquanto confiamos Nele, porque o pedimos no Nome de Jesus Teu Filho. Amém.
27 Agora, eu sei que está muito quente, porém não gosto de responder uma pergunta até que eu creia que eu tenha feito isto justamente diante de Deus para responde-la. Agora, nós não temos muitas; eu não as contei, simplesmente um – um pouco. Talvez não possamos responde-las todas, porém queremos faze-lo se for possível. Vou pedir a esta garotinha vestida de rosa que está assentada aqui…Venha aqui, querida. Creio que é a filhinha do irmão Beeler. Quero que vás e tomes essas perguntas que estão ali e as misture, tu sabes o que quero dizer, passe umas pelas outras desta maneira, tu sabes, e logo as traga a mim. Vê? Desta maneira eu não misturo nenhuma pergunta, você sabe, e assim não pensem que respondi uma e não respondi a outra; eu não quero isto. Vou deixar que a menina as misture e então principiaremos com as que estão em cima e continuaremos respondendo como vem.
28 Bem, se houvesse (obrigado, queridinha), se suceder que haja uma pergunta na mente de alguém, eu desejo dizer que eu estaria feliz se depois de responder sua pergunta isto não parecer satisfatório, então levante sua mão e responda. Pois eu também tenho aqui o Grego, Hebreu – ambos, o Grego e o Hebreu original, para buscar o significado das palavras (vê você?), porque alguns deles pedem o significado das palavras – em Hebreus e no Grego também.
29 E agora, o Senhor ajude-me enquanto respondemos. E deixe-me claramente… (Podem vocês me ouvirem bem lá atrás, levantem suas mãos se vocês podem. Isto é bom). Permitam-me dizer isto claramente, que ao responder estas perguntas, isto não seja de nenhum prejuízo, mas que cada um recorde que neste Tabernáculo se a pergunta é sobre doutrina, nós temos que responde-la de acordo com nossas convicções que temos aqui, não para contradizer suas idéias, mas para – para trazer nossas convicções. E algumas vezes nós fincamos o prego bem firme. Então recorde, isto é só para confirmar isto ao adorador.
1. Agora, a primeira de cima, oh, sim, esta é uma pequena pergunta, é uma… Bem, é uma pergunta. É alguém que gostaria de ter comigo uma entrevista privada no primeiro dia da semana.
30 Agora, com respeito a essa entrevista, eu lhe direi como nós fazemos isto. Antes o fazíamos ao acaso, apanhando quem podia, e os primeiros, e isto e aquilo outro, mas nós temos um sistema para isso. E então, há muitas pessoas que vem para a fila de oração, que talvez passam rapidamente pela fila, ou tem um problema que não sabem o que fazer quanto aquilo, e então, eles desejam ouvir do Senhor. Agora, eles tem um perfeito direito a isso; para isso esse dom profético foi dado, é para isso, para esse propósito.
31 Na Bíblia se eles desejavam saber algo, eles iam aos profetas, e eles oravam e cantavam hinos até Deus responder. Ora, Ele não é um Deus que alimenta um grupo e a outro grupo deixa morrer de fome. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Portanto, para isto é este dom.
32 Nestas entrevistas privadas, quando tomamos um caso, eu nunca deixo aquilo enquanto não ouço a Deus de uma maneira ou outra. Elas demoram vir. Se isto leva seis meses ou um ano, eu permaneço com isto até ter o Assim Diz o Senhor. Vê? E, portanto, demoram vir, e há milhares de chamadas. Porém nós…
33 Outro dia entrevistei a um homem que – creio que haviam passado meses e meses desde que ele havia começado a buscar ao batismo do Espírito Santo, um Batista. Porém nós não encerramos seu caso, mas o deixamos vir, e finalmente pela graça de Deus numa entrevista privada… Ele entrou… ele sempre estava esperando por uma visão que lhe esclarecesse qual era o problema e a visão veio, e ele recebeu o Espírito Santo assentado em sua cadeira.
34 Então um – um católico, recentemente convertido, veio de Chicago outro dia que tem estado esperando por uma entrevista privada – tratando de conseguir – pelo espaço de dois anos; mas em sua primeira entrevista, quinze minutos no escritório, o Senhor mostrou uma visão, a razão e tudo, revelando a coisa toda, o que ele tinha que fazer antes de receber o Espírito Santo. Vê, é para isto que é.
35 Agora, se alguém alguma vez… Quando chamarem e quiserem presenciar ou ter estas entrevistas, chamem desta maneira: Butler 2-15-19, e o escritório lhe dirá exatamente quando pode ser a entrevista. E então especifique a razão de sua entrevista, pois assim eles saberão quanto tempo dar a você… Desta maneira se faz justo, e cada pessoa… Então se aquele tempo apontado não for suficiente, então nós voltamos àquele caso novamente. Isto é colocado na fita, e nós guardamos aquilo até ouvirmos de Deus através de uma visão ou alguma maneira pela qual Deus fale. Então isto é como nossas entrevistas são mantidas.
36 Portanto, vêem, quando estou fora, as pessoas pensam algumas vezes, “Irmão Branham, você não está com as pessoas o suficiente”. Você não pode estar com as pessoas e com Deus ao mesmo tempo. Vê? Eu tenho alguém em uma visão, e eu estou – estou na caverna ou em algum lugar orando, e – e…
37 Eu desejo ver o que diz esta pergunta (O irmão Branham lê a nota para si mesmo – Ed.) Oh, sim. Sim, sim, esta é de um homem (Gene simplesmente a colocou aqui em cima) essa… Um homem que veio de Chicago outro dia, a quem o doutor queria operar seu coração, queria abri-lo para ver qual era o problema que estava dentro. E o Espírito Santo revelou exatamente o que era, e ele não necessitava ser aberto; ele estava curado. Então vê você, isto é muito importante. E estou lhe mostrando quanto tardam em vir as respostas; eu mesmo tive que esperar por quinze anos por uma resposta de uma visão que Deus me deu. Deus… E logo outro vem e não tem que esperar nem três minutos. Vê? É que… Deus responde em seu tempo. Nós não O controlamos, Ele nos controla a nós.
2. Agora, a segunda pergunta está aqui em cima… Irmão Bill, pode o Senhor operar com êxito através de mim, numa congregação onde eles não crêem nos dons espirituais?
38 Não assinaram isto, mas a pessoa deseja saber se o Senhor pode operar com ele enquanto está ministrando numa congregação onde não crêem em dons espirituais. Eu o duvido muito.
39 Eu duvido muito, meu querido amigo, que o Senhor possa operar eficientemente através de você, porque você está ligado com incrédulos, e a Bíblia diz: “Não te associes aos incrédulos, mas saia dentre eles e separa-te, diz o Senhor, e te receberei”. Eu creio que se você vive numa cidade, onde há uma igreja que crê em sinais e dons espirituais e você os tem operando em você, deveria ir a essa igreja onde eles crêem.
40 E talvez pudesse acrescentar outra coisa a respeito, enquanto eu tenho – geralmente dou – desejo dar uma Escritura. Você provavelmente, querido amigo, tratou o melhor que pôde para conseguir com que estas pessoas cressem, tratou de faze-las crer, e talvez simplesmente não creram. Então vou dar-lhe uma Escritura que eu creio que o Senhor Jesus se agradaria conosco ao dá-la.
41 Se você tem tratado, se você tem falado com o pastor, se você tem falado a vários deles e eles completamente ignoram isto e não crêem, aqui está o que Jesus disse em Mateus 7:6 acerca disto.
Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; não aconteça que as pisem com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.
42 Então eu creio que não me afligiria com uma congregação que nem mesmo crê no Evangelho completo do Senhor Jesus Cristo, como Aquele que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Quando eu me assento numa congregação e O vejo operando e fazendo simplesmente o que Ele disse que faria, eu creio que eu me sentiria exatamente como – justificado em dizer às pessoas para saírem do meio de tal coisa e encontrarem uma – uma boa igreja que pregue toda a Escritura e creiam nela.
3. Agora, a próxima pergunta é: É verdade que não és salvo a menos que hajas recebido o Espírito Santo?
43 Poderia se tomar cerca de umas boas cinco horas discutindo sobre isto. Quando você aceita a Cristo como seu Salvador e está então pronto para o batismo nas águas, você não tem sido convertido ainda; você está somente crendo para arrependimento. Conversão significa “ser mudado”.
44 Agora, para fazer isto mais claro, Jesus disse a Pedro o qual também O tinha seguido por três anos e meio… E no Livro de Mateus no capítulo 10 Jesus deu a Pedro poder contra os espíritos imundos, para ir e expulsa-los para curar os enfermos, e para pregar o Evangelho. Ele tinha poder para fazer isto. E em São João 17:17 Jesus santificou a Pedro através da Verdade, disse que a Palavra era a Verdade, e Ele era a Palavra. E então em – antes do Pentecostes Ele disse: “Depois que tu te converteres, então confirma teus irmãos”. Você está só dando passos para a conversão enquanto você crê e está atuando.
45 Bem, eu sei que muitos de vocês, meus amigos Batistas e Presbiterianos, não estão de acordo com isto, porque vocês voltam e citam a Escritura… Agora, aqui pe onde eu digo que eu tenho que fincar o cravo. Vê? Vocês voltam à Escritura: Abraão (Romanos 4) creu em Deus e isto lhe foi imputado ou lhe foi concedido como justiça. Abraão creu em Deus, e Deus imputou isto a ele como justiça sobre as bases de sua fé por crer. Mas para provar a Abraão, Ele lhe deu (a imputação, que ele foi imputado de seus pecados, então Ele tinha – concedido seus pecados), porque ele tinha crido, Ele lhe deu um sinal. E há onde você, meu querido irmão Presbiteriano e Batistas amigos, falham em ver isto. Vê? Ele lhe deu o selo da circuncisão como um testemunho, como uma prova, que Ele tinha recebido sua fé em Si. E isto é porque Paulo em Atos 19 disse àqueles irmãos Batistas que tinham Apolo como pastor, crendo no Evangelho como João tinha pregado, “Tem vocês recebido o Espírito Santo desde que creram?” Vê você, eles tinham crido mas não tinham ainda sido convertidos.
46 Agora, nós tomamos errado – a palavra “conversão” hoje. Nós diríamos que um homem que se converteu é um homem que parou de beber e tudo mais e vai a igreja, ou se une a igreja. Ele pode se unir a igreja, mas aquele não é o sinal de que ele está convertido. Ele não está convertido enquanto a velha vida não é morta, e ele é sepultado em Cristo, e é ressuscitado com Ele na ressurreição de novidade de vida, quando o Espírito Santo tem criado nele uma esperança viva de Vida Eterna que vem somente através do Espírito Santo. Vê?
47 Agora, agora, eu sei que essa grande Escritura, eu a uso eu mesmo – eu a tenho escrito aqui – São João capítulo 5, verso 24. É minha Escritura favorita. Pois Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, aquele que crer em mim tem vida eterna”. Deixe-me lê-la, para assim dize-la corretamente. São João 5, e eu desejo que a escutem atentamente enquanto lemos esta Escritura, capítulo 5 verso 24:
Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
48 “Aquele que crer em mim”. Agora, a Escritura diz que nenhum homem pode dizer que Jesus é o Cristo a não ser pelo Espírito Santo. Então você não pode crer que Jesus é o Cristo a não ser que você tenha recebido o batismo do Espírito Santo. Você está testificando ou dizendo o que as Escrituras dizem, dizendo o que o pastor diz, dizendo o que a mãe diz, ou algum bom pregador diz. Porém você mesmo não o sabe até que Ele lhe haja testificado a você Sua ressurreição. E nenhum homem pode chamar a Jesus o Cristo, senão pelo Espírito Santo.
49 Portanto, a pergunta é, que se um homem é salvo, eu creio que se ele está olhando para o Calvário, e morre neste estado, seguramente que sim, eu creio que ele será salvo; eu creio que ele irá se ele não teve uma oportunidade antes. Mas depende… Você se estriba no ladrão da cruz. Mas recorde, esta foi sua primeira e última oportunidade. Você tem uma nesta noite. Não espere até aquele tempo, porque isto pode que não seja dessa maneira com você. Pode que você não tenha uma oportunidade de confissão. Eu te direi, estão bem, mas são tantas as chances para se tomar uma chance. Não espere pelo leito de morte; deixe que este seja o seu leito de morte agora mesmo, que você morra agora e nasça de novo do Espírito Santo.
Agora, sobre esta próxima pergunta… Agora, se há uma pergunta nisto levante sua mão. Eu estarei feliz em fazer o melhor que eu puder.
4. Pode encontrar em algum lugar onde os apóstolos participaram da comunhão depois do Pentecostes? Paulo quis dizer que as pessoas não discerniam a Palavra? O Espírito Santo era o único meio para adorar a Deus? Se tomas vinho e pão, enfermidade e sono caem sobre você?
50 Agora, aqui é talvez um lugar onde eu creio que a querida pessoa que perguntou isto creio que não há dúvida que o faz com sinceridade profunda no que pergunta ou não o perguntaria. E eu… meu irmão ou irmã, seja quem for, eu responderei isto tão profunda e sinceramente quanto você respondeu – ou melhor, perguntou isto.
51 Eu desejo que você agora volte comigo ao Livro de Atos no capítulo dois, e com o – nós começaremos com o verso 42. O 2° capítulo de Atos, e começaremos, como eu disse com o verso 42.
52 Agora recordem, eu não creio que eu possa dizer exatamente onde as Escrituras dizem que Paulo tomou a Comunhão, e Pedro então chegou e tomou-a; mas quando eles falavam à congregação, de uma maneira geral, a cada uma delas. E eu não creio que Paulo pregasse algo dizendo-lhes que o fizessem, sem que ele não o houvesse feito antes. Assim sendo, em Atos encontramos isto:
E perseveravam na doutrina dos apóstolos… (Observem! Eles perseveravam, a igreja toda, o corpo) …perseveravam na doutrina dos apóstolos (“e” – conjunção. Vê?)… e no partir do pão… (Esta é a Comunhão)… e nas orações.
53 Os apóstolos, os quais eram os pregadores… Eles perseveravam em sua doutrina, de partir o pão (Comunhão), e na comunhão, e nas orações. Então se isto lança fora a Comunhão dentre os apóstolos, lança também a oração entre os apóstolos. Vêem? Agora continuemos a leitura. Vê?
E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo… (Os apóstolos e todos eles) e partindo o pão (participavam da Comunhão cada vez que se juntavam)…
54 Essa era a doutrina dos apóstolos e da igreja primitiva, cada vez que eles se reuniam eles tomavam a Comunhão. Cada vez! Agora, eu sei que vocês pessoas cristãs que vão à Igreja Cristã (a igreja Cambelita, como nós sabemos, como… Porque há duas delas, uma é a Igreja de Cristo, e a outra é a Igreja Cambelita), vocês dizem, “Nós tomamos isto cada domingo de manhã. Nós temos as Escrituras sobre isto”. Vocês tem uma melhor Escritura sobre isto, que a que tem o Tabernáculo Branham. O Tabernáculo Branham a toma uma vez ao mês. Mas a Escritura é, freqüentemente quando se juntavam. Isto é certo. Isto é, cada vez.
E perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
55 Vê, cada vez que os apóstolos tinham estas reuniões de oração, se reuniam no templo, de casa em casa; cada vez que eles se reuniam, eles partiam o pão, tomavam a Comunhão.
56 Agora, Paulo, em I Coríntios nós – nós poderíamos também ler o capítulo 11, onde nós usamos aqui para a Comunhão… Vou ler isto, talvez te ajude, I Coríntios capítulo 11. Ouçam a Paulo falando agora, verso 23.
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei; que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão,
E tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai e comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também depois de ceiar, tomou o cálice dizendo… (agora o cálice) …Este cálice é o Novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor até que venha.
57 Vê? Isto é uma Comunhão. Eu sei e estou de acordo que o – o corpo do Senhor, a Palavra vivente, é Cristo mesmo. Mas estes são símbolos justamente como Batismo, e lava-pés, e outras ordenanças da Igreja. Mas a Comunhão é absolutamente essencial que haja pão, agora, pão e vinho.
Porque o que come e bebe indignamente…
58 Bem, a pergunta feita foi: “Você tomando – você tomando vinho e pão, enfermidades e sono viriam sobre você. Vê, isso… eu creio que a pergunta é, que a única adoração que há, é no Espírito Santo, adorando no Espírito Santo. Esta é exatamente a verdade. Você tem que adorar… Todos os adoradores no Espírito Santo, e Paulo tratando de dizer aqui, que você deve entrar no Espírito Santo antes de você fazer isto ou você comer e beber condenação para si mesmo (vê) – antes de você fazer isto, antes que a ordenança seja executada”.
59 Agora, para reforçar isto, tenho aqui um escrito de Josephus, onde ele diz que os cristãos primitivos após a morte de – de Jesus, que eles foram considerados canibais porque eles tomaram o corpo do Senhor e o comeram. E eles pensavam que eles O tinham desenterrado, e o haviam cortado em pedaços, e estavam comendo aquilo. Porque eles estavam participando da Comunhão. Vê?
Agora, veja, ora estas Escrituras – como Paulo disse aqui.
Mas examine o homem a si mesmo, assim coma deste pão.
60 Coma deste pão. Agora, eu sei que Jesus é o Pão da Vida; isto é verdade. Mas este é um símbolo como o é o batismo. O Batismo não te salva; o Batismo é somente um sinal que você está testemunhando para a congregação que você crê na morte, sepultura, e ressurreição de Jesus Cristo. Isto não te salva. A água não salvará. É sua fé que te salva. Mas o batismo é uma ordem, e ela deve ser cumprida, porque Deus não pode dizer para ser batizado, e então voltar e dizer que não é necessário fazer isto. Ele não pode lhe dizer que participe da Comunhão, e logo dizer que não há necessidade de toma-La. Você tem que fazer isto. Esta é uma ordem de Deus para sempre.
Pois aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
61 Agora, vê você ali? Volta outra vez a referir-se ao Cristianismo que está tratando de tomar a Comunhão, e não está em Cristo, não está no companheirismo do Espírito; ele não é digno de toma-la. E quando ele toma a Comunhão, ele está comendo e bebendo condenação para si, se ele ainda fuma, mente, rouba, comete adultério, ou algo assim, ou não vive uma vida Cristã. E as pessoas vêem a classe de vida que ele está vivendo e logo ele vem e toma esta ordenança para a morte e – e corpo de Cristo, tomando um símbolo que – que ele tem recebido Cristo, a Palavra em seu coração, tomando o que há detrás deste símbolo, ele diz que ele come e bebe juízo para si mesmo, não discernindo o corpo do Senhor.
62 Bem, nuns minutos vou tomar esta mesma pergunta, se chegarmos, porque está relacionada com blasfêmia do Espírito Santo. Vê? Porque você está professando algo, e jogando a parte de hipocrisia com isto, quando você não deveria faze-lo. Correto! Deixe-me finalizar isto…?…. e então nós pararemos.
Por causa disto há entre vos muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Portanto meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. (Agora vejam)
Mas se alguém tiver fome…
63 Não venha… porque em outra Escritura aqui, eles estavam trazendo carne, e bebidas e coisas como essas, a tal grau que estavam fazendo da casa do Senhor simplesmente um – um lugar de – de festa, e embriagando-se na mesa do Senhor. Vocês se recordam disto aqui no livro aos Coríntios, eles se embriagavam na mesa do Senhor. Porém Paulo lhes disse aqui:
…se alguém tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. (Vê?)
64 Portanto, eu creio que o comer pão… Eu não creio que o pão sem fermento deveria ser substituído por uma bolacha. Eu creio que deve ser um pão santo sem levedura, como um tipo do pão sem levedura que foi feito no Egito. E eu creio que o sangue não deveria ser suco de uva, mas isto deve ser vinho. O suco de uva se azeda e se perde à medida que envelhece. Porém o vinho se torna melhor e mais forte quanto mais velho se torna; nunca perde sua força. E o Sangue de Cristo nunca se azeda e estraga; à medida que envelhece, isto se torna forte e melhor para o crente. E isto é um vinho e um pão literal. O pão para a Comunhão deverá ser feito por pessoa que se dedica e se consagra a Deus.
65 Eu fui a uma igreja uma vez onde eles tomavam este velho pão em forma de cone, onde os pecadores estavam maldizendo e com comportamento duvidosos, e de modo sujo, e cortavam aquele velho pão e passavam aquilo com uma certa classe de um suco de frutas para beber. Para mim aquilo foi – aquilo foi ridículo. Eu creio que isto deve ser exatamente da maneira que a Escritura diz que isto deveria ser e não variar nem um til Escrituras, permanecer corretamente com Elas.
5. Pergunta. Agora! Irmão Branham, é verdade que Satanás uma vez esteve no Céu e que foi lançado dali, ele e seus anjos desceram para a terra, ou é isto uma visão como a que João viu na Ilha de Patmos? A razão pela qual eu pergunto isto é porque me foi dito que era uma visão.
66 João viu isto como uma visão, mas isto foi um acontecimento literal. Se você voltar a Isaias 14:12. Agora, isto vai demorar, mas para mim, elas são – elas são lições. E é algo que… Talvez você pense, “Bem, eu não tenho necessidade disto agora”. Você simplesmente não sabe como o Espírito Santo alimenta sobre a Palavra de Deus. Se necessita da Palavra para alimentar, porque o Espírito Santo alimenta única e exclusivamente sobre a Palavra de Deus. Você crê nisto? A Bíblia diz assim. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Correto! O Capítulo 14 de Isaias, e eu creio aqui agora vamos começar com o verso 12. Vamos ler agora sobre Lúcifer.
Como caíste do céu, ó estrela da manhã… (Caíste do céu)… filha da alva! (Um ser angelical do Céu).
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda dos lados do norte.
Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
67 Então você vê que isto não foi uma visão. Absolutamente, Lúcifer foi expulso do céu.
68 Agora, vamos voltar ao Novo Testamento em Lucas 10:18, simplesmente por um minuto, e vejamos o que Jesus disse. No livro de Lucas, vocês que trazem suas Bíblias, estamos tratando de responder estas perguntas. Lucas 10:18:
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio cair do céu.
69 Vêem? Satanás originalmente foi um arcanjo de Deus. Ele uma vez foi a maior pessoa nos céus depois de Deus. Ele era a mão direita de Deus para companheirismo, e ele se jactanciou em seu coração.
70 E esta não é a condição em que as pessoas estão hoje em dia? Deixe que Deus abençoe a um homem e coloque um pouquinho de confiança nele, e ele se tornará um “sabe tudo”. Ele se torna… Ele começará uma organização, ou ele fará alguma coisa que seja diferente. “Como caíste do céu, ó Lúcifer!”
71 Isto é… Deus tem um tempo difícil tratando de conseguir alguém com quem Ele possa tratar, e que se mantenha humilde, manso e que permaneça em seu lugar até que Deus o chame para fazer alguma coisa (crê você isto? Vê?) um homem que Deus possa abençoar e que ainda assim ele possa permanecer um homem, não ser um anjo ou um deus. Tão logo que um homem consegue ser abençoado e tem uma coisinha que lhe foi dada, ele deseja se tornar um deus; ele deseja se tornar um – um anjo. Ele deseja se tornar uma grande pessoa. “O que eu faço, que… eu, eu e meu”. Todas essas coisas. Essa é uma atitude errada. Deus está buscando a alguém a quem Ele possa abençoar e derramar sobre ele as bênçãos, e – e que quanto mais Ele o abençoe, menor o homem se torne.
72 E você nunca obterá mais de Deus até que você se torne nada. Você tem que diminuir a si mesmo. Aquele que a si mesmo se exalta, Deus o abaterá. Aquele que a si mesmo humilha, Deus o exaltará. Você tem que se tornar pequeno antes que possa ser grande. E você nunca será grande por si mesmo, você será grande tanto quanto Deus o for em você. Vê?
73 Então Lúcifer está sobre a terra hoje tratando de operar na igreja para cumprir o mesmo propósito que ele começou antes da fundação do mundo. Lúcifer foi lançado do céu. Muito bem.
74 Eu creio que há outra coisa aqui, Ezequiel capítulo 28, verso 12. Deixe-me ver o que diz Ezequiel 28:12. E eu estou certo que estudando isto, e olhando, vendo que é Assim Diz o Senhor, saberemos se ele realmente foi expulso do céu, ou se foi unicamente uma visão; Ezequiel 28:12. Correto. Eu creio que é isto o que tenho anotado aqui, 28:12. Correto. Vamos ler isto.
Agora, esta é uma grande coisa aqui; eu desejaria que tivéssemos tempo para pregar sobre isto simplesmente um pouquinho (vê?), pois isto realmente é alguma coisa.
75 Agora, enquanto eu obtenho a base para isto, que Lúcifer no Céu tratou de exaltar a si mesmo e chegar mesmo a estar mais alto que seu Chefe. E ele traiu Miguel, e fez a si mesmo um grande reino no norte, e logo foi expulso para baixo. Ele e seus anjos foram lançados fora.
A pessoa perguntou de Apocalipse… isso é sobre Apocalipse 12, sobre a ilha de Patmos.
Mas agora veja bem aqui, no verso 12, e como ele se estabeleceu no reinado do homem.
76 Quantos aqui entendem que o diabo controla cada nação sob os Céus? O diabo controla os Estados Unidos. O diabo é o governador dos Estados Unidos. O diabo é o governador da Alemanha. Ele é o governador de cada nação sob os céus. O diabo controla cada nação, a Bíblia diz que Ele o faz. Leia Mateus capítulo 4. Quando Satanás levou a Jesus para o topo da montanha e mostrou-Lhe os reinos do mundo, e os reclamou como seus, e Lhe disse: “Os darei a Ti se me adorares”, Jesus nunca disse, “Tu mentes, Satanás”. Ele sabia que eles pertenciam a ele. Mas no Livro de Apocalipse diz: “Regozijai-vos céus e terra porque os reinos deste mundo tem vindo a ser os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo. E Ele reinará na terra”.
77 Jesus sabia que no Milênio todos os governos e reinos seriam destruídos e que Ele seria Deus e Governador de todos eles. Ele sabia que seria herdeiro de todos eles, assim sendo, Ele disse a Satanás: “Aparta-te de mim, Satanás”, porque Ele sabia o que tinha que fazer.
Bem, ponham atenção a isto, o Espírito do Senhor no profeta Ezequiel, falando, não para este rei, mas para o espírito no rei. Observe isto agora.
78 Vocês recordam esta manhã quando eu mostrei pelas Escrituras que a Igreja tomou o curso errado por tomar as organizações humanas? A mesma coisas, Israel tomou o mesmo curso quando rejeitou a Deus como seu rei e desejou Saul como rei. E quando seu real rei veio – Jesus – não O reconheceram, porque Suas pregações e Seus ensinamentos eram tão diferentes às destes reis terrenos, que quando Ele veio, não O conheceram. E hoje em dia, quando o Rei da Igreja, o Espírito Santo, quem está aqui, vem à igreja para que as pessoas sejam regeneradas e para dar-lhes um novo ensinamento, é tão diferente destas organizações e denominações que chegam a dizer: “Não, isto para mim parece com santos roladores”. Vêem?
79 Não é o que pareça a você, é o que a Palavra de Deus diz sobre isto. Olhe no dia de Pentecostes, como se pareceria? Olhe quando em outras vezes eles receberam o Espírito Santo; como pareceria? Mulheres e homens, a virgem Maria, e todos eles, cambaleando como bêbados, simplesmente vacilando, gritando, com lábios trêmulos, e outras línguas, com comportamento duvidoso como um grupo de idiotas. Mas eles estavam morrendo para si mesmos, e o Espírito Santo estava entrando neles. E puseram ao mundo então em fogo. O que precisamos hoje em dia é de homens que façam morrer a si mesmos e apodreçam, e queimem toda ponte atrás de si e rendam todas as coisas a Cristo.
80 Vêem o Espírito Santo falando agora ao diabo neste rei? Vejam quem era este fulano que estava governando a este rei.
Vocês se recordam do que eu disse esta manhã de minha esposa a respeito do que havia dito daquele montão de mulheres vestidas com roupas vulgares? Vê? Ela disse: “Elas não devem estar em suas mentes corretas. Uma mulher que tem sua mente correta não se expõe a si mesma desta maneira”.
81 Eu disse, “Querida, ela é simplesmente uma Americana; isto é tudo. Isto é o que usam aqui. Elas farão isto porque isto é um costume”. Vê, elas se guiam pela sua intelectualidade. Mas seu intelecto, se você vai por sua cabeça, você é controlado pelo diabo. O diabo toma a cabeça do homem, Deus toma o coração do homem. O diabo faz você parecer algo que você pode ver. você diz, “Bem, isso é certo, isso é certo, faz sentido, isto faz sentido”. Mas a Bíblia nos dia para lançarmos fora os arrazoamentos, e pela fé crermos nas coisas que não vemos. Isto é o que Deus faz quando Ele vem sobre o coração humano.
82 No jardim do Éden o diabo tomou a cabeça do homem; Deus tomou seu coração. E este é o trono de Deus, onde Deus habita, no coração humano. E agora, se isto é intelectualmente… Por certo, então um homem ou mulher que são nascidos de Deus atuarão de acordo ao Reino a que pertencem. Aleluia! Isto me faz gritar. Por que? Porque quando você sabe que você tem passado da morte para a Vida, ora, você odeia o pecado, e você ama a Deus; você se susterá sem importar se morre ou não morre. Você se oporá ao errado, e chamará o errado de errado, e caminhará em retidão diante de Deus. Isso mostra que seu Espírito, a Vida que está em você provém de outro lugar onde tudo é santo e puro e virgem, e sem mancha.
83 E você diz, “Cura divina?” Certamente! Meu espírito vem de um lugar onde o Curador Divino está. Nós somos da terra da Cura Divina. Amém!
84 Dizem, “Você crê que Deus existe?” Claro, você é da terra de onde Deus é. E somos peregrinos e estrangeiros como Abraão e Isaque. Quando simplesmente o – os cobria a sombra do Espírito Santo, e assim eles percorreram a terra e confessaram que eram peregrinos e estrangeiros. Eles estavam buscando uma cidade cujo Artífice e Construtor era Deus. E agora, quando temos a evidência disto vivendo em nós, quanto mais deveríamos ser peregrinos e estrangeiros, caminhando no mundo, virando nossas cabeças das coisas más, porque nós somos de outra nação, somos gente diferente. Seguramente que sim!
85 Notem como o mal controla este mundo atual, enquanto lemos Ezequiel 28:12:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová… (Notem bem, ele está falando ao espírito que está no rei. Vê?) …Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor de medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. (É Satanás, recorda você como Satanás era o mais formoso de todos os arcanjos?)
Estavas no Éden…
86 Agora você sabe que o rei de Tiro não poderia haver sido o que havia estado no Éden, porque aquilo havia sucedido a quatro mil anos antes disto. Vê? “Estavas no Éden”. A quem ele está falando? Ele está falando a Satanás no rei. Aleluia! Irmão, eu me sinto religioso. Quando…
87 E então, que vão fazer estas pessoas que blasfemam e criticam das pessoas que estão sob a demonstração do Espírito Santo? Quando riem dessas pessoas eles estão blasfemando o Espírito Santo o que é absolutamente imperdoável. Você não está falando desse homem, você está falando do Espírito que está se movendo dentro desse homem. Devemos honrar-nos uns aos outros, e amar-nos uns aos outros e exortar-nos uns aos outros, falar boas coisas uns dos outros. Isso é o que deveríamos fazer.
Agora, ouçam isto. Correto.
… cheio de sabedoria, e perfeito em formosura…
Estavas no Éden, no jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: asardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.
88 Aí está Lúcifer. Ele uma vez habitou no Éden. Agora, vamos voltar à pergunta num minuto, Lúcifer no Éden, porque temos uma pergunta a respeito da semente da serpente aqui em algum lugar, e é uma coisa muito delicada. Eu espero que seja a última.
89 Mas ele foi, e o diabo foi lançado do Céu. E o propósito que ele intentou no céu, ele chegou aqui na terra e está tratando tudo que pode para cumprir o que ele propôs. Ele vai aos reis e aos governadores, e quando ele se apodera deles, então vai à igreja e se apodera das pessoas, ou se apodera do pregador. Do pregador passa à congregação e tem a congregação sob a mesma influência, o mesmo diabo fazendo as mesmas coisas. “Você sabe, você é presbiteriano, você nunca será um santo rolador”. Você é isto, aquilo e aquilo outro; você não pode chegar à desgraça de ser um deles. Ora, você sabe melhor do que se assentar num destes pequenos tabernáculos ou nessas pequenas missões que estão por estas ruas. Esta gente está fora de si”. Não, não estão. Não, eles não estão; eles estão em seus corações; isto é tudo. Eles não estão loucos; eles simplesmente estão controlados por seus corações. Deus mora em seus corações, e eles são um povo peculiar, isto é o fruto de seus lábios dando louvores a Deus, sem importar se sentem isto ou não. “As vezes não O vejo”, diz o escritor deste hino, “Mas eu confio Nele e dou-Lhe louvores”.
90 Você diz, “Bem, vou à igreja e adorarei ao Senhor se eu sentir de fazer isto”. Bem, agora, um sacerdote é para fazer sacrifício. E vocês, a congregação, são sumo sacerdotes de Deus, para fazerem sacrifícios espirituais; os frutos de seus lábios dando louvores a Deus.
91 Você vem e diz, “Bem, se assim eu sentir, eu irei e testificarei para alguém”. Bem, faça-o de todos os modos! Se você é um sumo sacerdote, irmão, isso estará queimando em seu coração, sem importar se você sente de faze-lo ou não. Vá e faça-o de todas as maneiras, porque você tem que fazer um sacrifício, algo que é duro de fazer. Faça-o de todas as maneiras, vocês são um sacerdócio espiritual, um povo real, dando louvores a Deus, porque Deus vive nos corações de vocês…
92 Porém, se vocês são de Satanás, vocês sentirão que são melhores do que aquela classe de pessoas. Agora, como vão saber vocês quem está correto? Examine-o pelas Escrituras. Se um homem é nascido de Deus, ele crê em cada Palavra escrita de Deus, e diz que Ele é simplesmente tão grande hoje como Ele sempre o foi, e que Ele nunca muda, e Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se Ele está cheio com o Espírito Santo, ele tem o mesmo Espírito Santo que Ele deu no dia de Pentecostes, e o fará atuar da mesma maneira e fará as mesmas coisas. Se Ele é nascido do Espírito de Deus, em Marcos 16, Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem”. Verdade! Então ele diz, “Eu sou um crente”, e os sinais não lhe seguem, então ele é um manufaturado, não um crente.
93 Há três classes de pessoas: O Crente, o manufaturado, e o incrédulo. E estas são as únicas três classes de pessoas que há. Uma porção de manufaturados; uma porção de crentes verdadeiros; e uma porção de incrédulos. Porém se você é um crente verdadeiro, Jesus disse, “Estes sinais seguirão aos que crerem. Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas. Se pisarem numa serpente (irmão Evans) não lhes fará dano. Porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Oh, isto é tão verdadeiro como a Palavra de Deus é verdadeira. Nós não temos nenhum negócio tirando algo Disto. A Bíblia diz que o que tirar ou acrescentar a esta Palavra, esse será tirado do Livro da Vida. Deus é tão perfeito que cada palavra deverá ser perfeita e ter continuidade desde Gênesis até Apocalipse sem variar, cada palavra, cada mandamento de Deus. Você não pode faze-la dizer algo aqui e torce-la ali.
94 Eu estava assentado um dia sob uma árvore com o irmão Charlie e o irmão Wood, que está aqui; estávamos caçando ali em Kentucky. Estávamos caçando com um rifle. E eu… O irmão Charlie e o irmão Wood já haviam praticado seu tiro ao alvo naquela manhã. A 50 jardas eles estavam atirando em um alvo como que deste tamanho, tão grande quanto um esquilo. Eles disseram, “Isto está correto!”
95 E eu sai ali… Eu havia estado praticando a umas 50 jardas. E eu não acertei no olho do esquilo, mas na bochecha. Eu disse, “Isto não está certo; meu rifle não está balanceado”. E então eu me preocupei o dia todo. No dia seguinte à tarde eu fui mais cedo. Eu disparei caixas inteiras de balas. Eu… eu atirava num pequeno ponto, meia polegada à direita. Ora, de todos os modos haveria acertado o esquilo na cabeça.
96 Então Charlie e eles, na manhã seguinte estavam ali em cima, e os rifles zunindo, simplesmente atirando em esquilos, e eu assentado atrás de uma árvore simplesmente esfregando minhas mãos, dizendo, “Oh, qual é o problema com meu rifle?” Eu estava tão envergonhado de mim mesmo, até que eu… (Este lado da fita termina incompleto).
…estava ali chorando ao lado de um tronco. E então o Espírito veio, não numa voz, mas na revelação, disse, “Eu fiz a você dessa maneira para um propósito”.
97 Por que? Eu não posso tomar a Bíblia dizendo algo aqui, como a igreja diz, “O Espírito Santo foi simplesmente para aquele grupo ali atrás”, a igreja diz isto; e as Escrituras dizem, “Para todo aquele que quiser”. Eu não posso fazer com que isto dê no alvo.
98 Eu não posso dizer como o Calvinismo – simplesmente creia no Senhor e você tem segurança eterna – e o Armenianismo, “Não toques, não proves, não manuseis; Eu – eu gostaria de fazer isto, mas eu não posso faze-lo”. O armenianismo está tão longe do Calvinismo, e ambos estão errados. Tenho que ver onde… Ambos tem Escrituras, mas isto tem que dar no alvo. Agora, se Deus diz uma coisa nesta Bíblia, isto tem que acertar no alvo; isto tem que fazer com que cada porção da Bíblia corresponda exatamente com o alvo. Isto tem que fazer isto, porque Isto é a Palavra de Deus; e Ele é infinito, e Ele não pode mudar. Amém! Eu amo isto, porque então você pode descansar perfeitamente satisfeito que esta é a Palavra eterna de Deus. Por isso é que eu trato de estuda-la de diferentes Escrituras para ver o que Ela diz. Certo.
99 Satanás foi literalmente expulso do céu por Miguel o Arcanjo e Deus. E ele foi expulso para a terra, veio para a terra, entrou na serpente, enganou a Eva, e então tem entrado no homem, mulher, e por todas as eras com a mesma coisa que ele começou no princípio, o ter um grande reino, mais bonito do que o de outra pessoa, ser o governador sobre tudo; o “sabe-tudo”. “Nossa denominação é a maior; isto é – ela é – ela é predominante sobre as outras”.
100 Vocês o tem ouvido dizer, “Ora, nós temos tantas centenas de pregadores em nossa organização. Temos a maior igreja em nossa cidade”. A única coisa que eu soletro de tudo isto, é S-a-t-a-n-á-s. Correto. Para mim isso quer dizer o diabo. Quando você vê a um homem que rompe e organiza, e rompe com a irmandade, e diz que eles não terão nada a ver com a igrejinha…
101 Eu nunca vi uma pessoa tão baixa ainda, ou nunca tenho visto ainda uma pessoa tão metida no pecado; eu nunca vi uma – uma mulher ou um homem tão perdidos, que eu não fosse a ele, e o abraçasse e o tirasse dessa situação se pudesse. Nunca vi um grupo de santos roladores, ou seja o que for que desejavam chamá-los, batendo palmas, e saltando, e gritando, ou o que estivessem fazendo, que eu não fosse ali e batesse palmas, e saltasse, e gritasse com eles para a glória de Deus (isso é exatamente correto) sem importar se eles fossem negros, amarelos, morenos, brancos, ou o que fossem. Sim, senhor!
102 O Espírito Santo vem num nível; e é quando você preenche os requisitos de Deus. Se você consegue isto, você virá ao nível de Deus e não ao que você pensa disso. Satanás trata de tornar isto clássico, algo grande, intelectual. Você tem que lançar fora este arrazoamento e crer no que a Palavra diz sobre isto. Amém!
6. Bem, aqui está outra; vamos ver o que é. Está bem. Por favor, explique a parábola das cinco virgens. Um cristão peca?
103 Bem, a parábola das cinco virgens, ou melhor, das dez virgens, por favor, perdoem-me. As dez virgens se encontram em Mateus 25:1. As dez virgens saíram a encontrar o esposo (vejam bem), e cinco delas eram prudentes e tinham azeite em suas lamparinas, e cinco eram néscias e não tinham azeite em suas lamparinas. Enquanto elas tosquenejaram, o clamor – o clamor veio, “Eis aí vem o Noivo”. E aquelas que tinham azeite em suas lamparinas, acenderam as suas lamparinas, e o fogo ardia nelas, e elas saíram a encontrar o esposo. As outras vieram comprar azeite, e elas disseram que fossem obter azeite de – azeite daqueles que o vendiam. Enquanto elas foram, o noivo veio e o – e o – as virgens néscias foram lançadas fora.
104 Isto vai ferir, realmente fere, mas eu tenho que dizer isto. Eu não fiz a pergunta; eu só sou responsável por responde-la. Isto é tão profundo, irmão, tão conclusivo, que espero que o ajude em lugar de lhe ferir. Em geral tem que ferir… Como mamãe costumava dizer quando ela me dava uma surra, ela dizia, “isto tem que doer para te fazer bem”. Bem, isso – isso é certo. Vê? Eu não podia ver isto então, mas eu – eu vejo isto agora.
105 Olhe… As dez virgens eram virgens. Agora, ali estavam dez virgens que foram encontrar o Senhor. Agora, a palavra virgem significa, “santificado (alguém sabe disto?), santo, puro santificado”. Ali estavam dez delas que saíram a encontrar o Senhor.
106 Agora, recorde, elas tinham estado dormindo na primeira vigília, na segunda, na terceira, e assim até a sétima. Mas estas realmente foram encontrar o Senhor. E recorde, enquanto elas se foram, o Senhor veio. Aquele foi o tempo da vinda do Senhor. Não as que estavam na vigília…
107 Jesus falou de algumas que dormiram na primeira vigília, e algumas na segunda vigília, e outras na… Mas na vinda do Senhor elas todas despertaram. Porém neste caso, isto foi na última vigília, porque elas saíram, dez delas, a encontrar o Senhor. E cinco enfumaçaram suas lamparinas, e não pegaram azeite; cinco tinham azeite.
108 Agora recordem, azeite na Bíblia é um símbolo de que? Pode alguém dizer? (A congregação responde: “do Espírito Santo” – Ed.) Espírito Santo! Então você poderia estar limpo e puro e santificado sem ter o Espírito Santo. Limpo é o que você é…
109 Agora notem, eu vou tomar esta garrafa. E ela está jogada ali no galinheiro, e está toda cheia de sujeira. Eu a tomo; isto é justificação: “Eu vou usar este pecador”. E a próxima coisa que eu faço se eu vou usar isto, eu tenho que limpa-la. E então, se eu a limpo, que faço eu ao fazer isto? Santifico-a. A palavra “santificar” significa – significa “limpar”, o mesmo que santo. Santo – santo é uma palavra do hebreu, santificado é uma palavra grega. A palavra santificado significa “limpo e separado para serviço”. Mas então, bem-aventurados são aqueles que tem fome e sede de justiça, pois eles serão fartos, então eles serão postos em serviço.
110 Os vasos… O tabernáculo do Velho Testamento, o altar santificava os vasos, e eles eram postos a um lado para serviço. E quando eram cheios, eles estavam em serviço.
111 Agora, aí é onde vocês, preciosos Nazarenos e demais, deixaram a marca. Vê? Nós todos… Por que estão vocês falhando? Por que os Pentecostais correram e deixaram vocês? Porque vocês se recusaram a caminhar na Luz. Isto é exatamente certo. Vê? Isto é exato. O primeiro altar em que me ajoelhei foi num precioso, velho altar Nazareno aqui embaixo. Deus os abençoe, boa, santa e limpa igreja, porém são tão legalistas que dizem, “Tu deves fazer isto, e deves fazer aquilo. Tu deves fazer aquilo outro”, e não se dão conta que é a graça de Deus e que você é chamado por eleição. Não é para quem quer nem para quem corre, mas é para aquele de quem Deus tem misericórdia. Vê? Deus predestinou a igreja antes da fundação do mundo (temos uma pergunta sobre isso nuns poucos momentos. Vê?), predestinou a igreja antes da fundação do mundo.
112 Você não pode, pensando, acrescentar um côvado a sua estatura. “Ninguém pode vir a mim a menos que meu Pai o traga”. Vê? Vê, foi Deus Quem fez a chamada, Deus Quem deu o puxão, é Deus Quem estabelece a igreja. Agora, agora, você diz, “Irmão Branham, isto é puro Calvinismo”. Não, isto não é. Agora, espere! Eu não creio que Deus tome a um homem e unicamente lhe diz: “Vou te tirar e…”
113 Todos estes Batistas e Presbiterianos dizem, “Bem, eu creio no Senhor, eu não tenho… não tenho condenação em meu coração!” Com razão, eles não tem nada para condenar. Eles dizem, “Bem, dançar não me prejudica. Beber um drink social não faz mal!” Porque não há nada ali para danificar. “O contar piadas obscenas, não me aborrece”. Por que? Não há nada ali para ferir.
114 Porém eu não sirvo ao Senhor porque penso que Ele me mandaria ao inferno se eu não o fizesse; eu O sirvo porque O amo. Eu O sirvo porque há algo em mim. Se você dissesse, “Bem, eu tenho de deixar de fazer isto porque a minha igreja não crê nisto”, você simplesmente está fazendo o papel de um hipócrita. Isto é certo. Mas se você faz isto porque isso – você o ama, e – e isto é uma contribuição para Deus, e alguma coisa em seu coração, fazendo o amor de Deus em você maior que estas coisas, então você está na linha correta. Porém se eu não bebo, fumo, masco fumo, maldigo e não faço outras coisas, eu ainda posso ir ao inferno. Correto! Eu me uno a todas as igrejas, me batizo, e tenho meu nome escrito em todos os livros e faço o papel do bom, e vivo uma boa vida, isso não bastaria. Pois a Escritura diz: “A menos que um homem seja nascido outra vez, não verá o Reino de Deus”. Isto é verdade!
115 Agora estas virgens, dez delas adormeceram. O que fez os Nazarenos tropeçarem foi isto: Porque os Pentecostais tomaram o falar em línguas como a evidência inicial do Espírito Santo. Levavam as pessoas ao altar e as faziam dizer algo repetindo-o uma e várias vezes até que falavam em línguas. Um real e verdadeiro Pentecostal não faz isso. Porém o diabo também tinha muitas coisas na igreja de vocês, Nazarenos. Vê? E também tinha muitas coisas na igreja Pentecostal porém quanto ao batismo do Espírito Santo, isso é a verdade. Isso é exatamente a verdade.
116 Há muitos deles, eu sei. Eu tenho ouvido pessoas falarem em línguas. Eu não posso julgar; e não fui enviado a julgar. Eu tenho ouvido a uma porção delas; soa como o metal que soa e como o címbalo que tine. Porém eu sei que há um Espírito Santo genuíno que fala em línguas. E eu sei que é verdade. Sim, senhor.
117 Porém eles viram às pessoas entrarem e dizerem: “Glória a Deus, eu o tenho”. Não chame você a isso de Pentecostal pelo fato de darem uns saltos, e falarem em línguas, e logo vê-los ali fora com a esposa de alguém mais ou com o esposo de alguém.
118 Você diz, “É isso o Espírito Santo?” Vocês, nazarenos também gritaram por todo o piso e fizeram a mesma coisa. Vocês disseram que tinham isto quando gritaram. Vê? Não há maneira pela qual você possa provar isso – a não ser pela vida que você vive. “Por seus frutos os conhecereis”. Esta é a maneira que é. A vida pia e Cristo operando em você, confirmando a Palavra, sinais e maravilhas seguindo uma vida piedosa, isso é a coisa real. Agora, você pode ter muitos sinais que o sigam e não ter a vida. Você pode imitar a vida sem os sinais, porém quando você vê isso junto, isso é o que é. Essa é a coisa.
Agora! E então, recordem, a Noiva… Agora eu posso finalizar isto se vocês tiverem uns minutos mais.
119 Olhe, quando uma mulher vai fazer um vestido. Ela tem seu pedaço grande de tecido. (Como poderíamos chamar isto? Algodão, ou qualquer outra espécie, qualquer tecido que ela use). E ela tem um modelo. E começa a olhar nesse grande pedaço de tecido. Agora, depende dela onde vai colocar este modelo. Correto? Ela pode escolher alguma parte do tecido, e o tecido todo é santificado, está limpo. Vê? É eleição. A eleição de Deus. Assim sendo, que é que Ele faz? Deus toma por eleição e põe Seu padrão de Cristo em qualquer parte do tecido. E logo o tecido é cortado. E o resto do tecido é tão santo quanto a parte que se cortou dele, porém por eleição Deus faz sua eleição desde antes da fundação do mundo. Não disse Paulo em Coríntios 8, ou melhor, Romanos 8, “Pode o barro dizer ao oleiro, por que me fizeste assim?” Pode Deus, Quem é justo, Aquele Quem pôde dizer a Esaú e a Jacó mesmo antes de haverem nascido ou feito bem ou mal, “Amei a Jacó e aborreci Esaú”. É porque por esse prévio conhecimento Ele sabia como era Esaú e como era Jacó. Ele sabe o que está no homem. Antes da fundação do mundo Ele já o sabia…
120 Se você pudesse explicar a palavra infinito… a palavra infinito… É como se dissesse que há cem bilhões de toneladas de mosquitos no mundo (porém isto nem começaria a explica-lo), cem bilhões de toneladas de mosquitos no mundo, e cada um deles pisca seus olhos cem bilhões de trilhões de vezes. E nem um deles pisca seus olhos sem que antes haja sabido Deus desde antes da fundação do mundo. Isso é infinito. Isto é algo que fala de infinito. Vê?
121 Ele é infinito. Assim sendo antes da fundação do mundo Ele sabia exatamente o que você ia fazer. E Ele enviou a Cristo, não só para ser… Se alguém diz: “Bem, se tão somente renunciasse minha torpeza e seguisse a Ele”, ou algo assim, não é isso. Ele já sabia quem seria salvo, assim sendo Ele enviou a Cristo para salvar o que Ele já havia visto que seria salvo. Isto é exatamente a verdade.
122 A Igreja em si tem segurança eterna. Se você está na igreja, você está seguro com a igreja. Porém quando você se separa da Igreja, você não está seguro. Vê? Fique na igreja.
123 Como entra você na igreja? Com um aperto de mãos? Escrevendo seu nome num livro? Por um Espírito somos batizados num Corpo, e esse é a Igreja. Como? Pelo batismo do Espírito Santo nós estamos selados no Corpo de Cristo. Por quanto tempo? Até o dia da vossa redenção. Efésios 4:30, diz: “Não entristeçais o Espírito Santo com o qual estais selados até o dia de vossa redenção. Selados até o dia da vossa redenção. Seguro, seguro, isso é o Espírito Santo”.
124 E agora, essa Igreja foi raptada, e o remanescente da semente da mulher quem guarda os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus Cristo (vê?), não a Noiva, o remanescente da semente da mulher. A eles, o dragão lhes lançou água que saía de sua boca para fazer guerra a eles, o remanescente da semente. Isto será quando a Igreja Protestante sob a Federação de Igreja, a qual é a imagem da besta, a qual está se formando hoje… E haverá um boicote sobre todas as igrejas dessa índole.
125 Como temos a grande arrecadação de impostos que temos agora, uma disputa, tratando de dizer que não somos uma igreja e nós temos direitos Constitucionais para dizermos que somos uma igreja. E enquanto a Constituição o diz e não houver nenhuma emenda a respeito, nós temos absolutamente os direitos como qualquer outra. Nossos antecessores lutaram por isso. Porém o que tem feito é que tem violado toda lei da Constituição que tem podido violar, e muito logo a Federação de Igrejas à qual todas as igrejas e denominações tem sido convidadas a entrar, e não qual o diabo tem entrado introduzindo mundanismo e tudo mais nos membros da igreja e além do mais, convertendo-as em grandes congregações, dando-lhes classes e sociedade, enquanto que uma igrejinha ali, havendo nascido outra vez, numa confusão, como todo nascimento é, todavia está pagando o preço, todavia está se humilhando e morrendo, atuando da mesma maneira que aqueles primeiros que nasceram no dia de Pentecostes, a mesma classe de igreja… As fecharão e serão atiradas sob a Federação de Igrejas. Isto será um boicote como uma união ou algo. Ou você entrará ou você sairá.
126 A marca da besta já está hoje, e o selo de Deus é o Espírito santo. Rejeita-lo é aceitar a marca da besta. Qualquer que olhar ao Espírito Santo, o qual você está suposto a receber, e não o fizer, automaticamente você toma a marca da besta, porque há somente duas coisas: Todos que não tem o Selo de Deus tem a marca da besta. Assim sendo receber o Selo de Deus é receber o Espírito Santo. Rejeita-Lo é ter a marca da besta. Ali está a coisa toda. Isto é exatamente a verdade.
127 Assim sendo, a Noiva subiu e o remanescente ficou aqui. E é o que se levanta na segunda ressurreição. “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição, na qual a segunda morte não tem poder”. Correto. Na segunda ressurreição estará o trono Branco de Juízo, e então a igreja… “Não sabeis”, disse Paulo, falando aos incrédulos, e aos advogados e demais, “Que os santos julgarão ao mundo?” Estas coisas deveriam ser julgadas pela igreja, não por magistrados injustos e demais, mas nossos assuntos deveriam ser julgados pela Igreja. Porém vocês levam uns aos outros à lei. E Deus tenha compaixão daquele que leva um cristão à lei. Correto. Paulo mesmo nos preveniu disto.
128 Agora, essa é a Noiva, e as virgens adormecidas são deixadas aqui na terra. As virgens prudentes vão ao Céu com azeite em suas lamparinas.
Eu sei que poderíamos falar muito sobre isto, porém tenho que apressar-me para terminar com o que resta.
129 “Os cristãos pecam?” Absolutamente não! Não há nenhuma Escritura onde diga que um cristão peca. Ele não pode pecar. Eu sei que há um ressentimento a respeito. Porém vamos a I João 3 e vejamos o que a Escritura diz. Um cristão não peca.
130 Tem visto você alguma vez a um pássaro negro, branco ou a um pássaro branco, negro? Tem visto você alguma vez a um homem bêbado e sóbrio ao mesmo tempo? Não! Você nunca tem visto a um pecador santo. Não há tal coisa como essa.
131 Agora, se isto se torna um pouquinho doloroso, ponha bastante bálsamo, você sabe, e isto será – será curado em pouco tempo.
132 Agora, as Escrituras são absoluta e infalivelmente a prova daquilo que estamos falando. I João capítulo 3 verso 9. Correto, ouçam a isto:
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Escutem, estão prontos? Tem vestido suas jaquetas e tem a armadura bem cingida? Escutem atentamente porque isto vai sacudir.
Qualquer que é nascido de Deus não peca (Como é isto?) porque a sua semente (Sua semente, semente de Deus) permanece nele; (no homem)…e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Como pode você ter denominações e levantar barreiras e coisas como essa, e dizer que você é nascido de Deus? Não há tal coisa. Isso é uma mofa do – de Satanás. Correto. Mas o homem que é nascido de Deus não peca; é impossível para ele pecar.
133 Vejam! Simplesmente deixe-me tomar este crucifixo por um minuto se isto sair daí. Quem foi a oferta do pecado? Jesus Cristo. Como entramos em Cristo? Quem morreu por nós? Cristo. Que O fez morrer? Nossos pecados. Ele tomou minha punição. É isto correto? E então como eu entro Nele? Por um Espírito nós somos todos batizados dentro do Corpo. E uma vez neste Corpo, nós somos cobertos pelo Sangue e livres do julgamento. Ele não pode pecar, porque há um sacrifício de sangue por ele dia e noite. Aleluia! Ele não peca. Ele não tem desejo de pecar. Se ele o faz – se ele faz alguma coisa errada, ele não tencionava fazer aquilo. A Bíblia diz em Hebreus capítulo 10, “Pois se pecarmos voluntariamente após ter recebido o conhecimento da verdade (e Ele é a Verdade), não haverá mais sacrifício pelo pecado”. Aquele que desprezava a lei de Moisés, pelo testemunho de duas ou três testemunhas, morria sem nenhuma misericórdia, quanto mais será digno de maior condenação aquele que pisar ao Filho de Deus e tiver por imundo o Sangue do testamento no qual foi santificado, e fizer afronta ao Espírito da graça.
134 Porque por um Espírito somos todos batizados dentro do Corpo e somos livres do pecado, e não podemos pecar. Há um pacto esperando por nós. E se ainda há desejo em seu coração de pecar, você nunca foi batizado dentro do Corpo, porque você está morto e sua vida está escondida em Cristo através de Deus e selado pelo Espírito Santo. Cristãos não pecam. Eles cometem enganos, mas eles não pecam. Amém! Esta é a razão pela qual eles não pecam, pois eles não podem pecar.
135 Como posso eu ter uma… Se eu fosse pela cidade e o prefeito desta cidade dissesse, “Sr. Branham, eu sei que você atende chamadas de enfermos. Há limites de velocidade. A velocidade máxima que alcança nesta cidade são cerca de trinta milhas por hora. Mas eu te dou permissão para voe correr noventa se você desejar, porque eu tenho fé que você não faria isto a menos que tivesse emergência ou alguém morrendo em um acidente. E eu te darei permissão, como prefeito da cidade, para que você também possa atravessar uma luz vermelha, ou fazer o que quer que queira, faça-o”. Então, como poderia um pequeno oficial aprender-me quando fosse a uma velocidade de quarenta milhas por hora em uma zona de trinta milhas, quando tenho essa permissão? Não pode. Eu não poderia infligir nenhuma lei de velocidade nesta cidade, sabe por que? Porque estou acima de qualquer lei de velocidade. Amém! Espero que você veja isto.
136 E quando estamos mortos, e Deus tem reconhecido nosso arrependimento, Ele tem reconhecido nosso batismo, Ele tem reconhecido o Sangue de Seu próprio Filho, o qual por fé tem sido aplicado, Ele reconhece sua prévia predestinação, pois sabia que eu o faria, e me tem reconhecido em Cristo, morto… E Cristo morreu em meu lugar. Ele foi imolado antes da fundação do mundo. Meu nome foi posto em Seu livro como Cristão. Aleluia! Cristo morreu minha morte. Cristo é meu Sacrifício. E Deus nunca mais pode imputar-me pecado. Ele tem me dado o Selo do Espírito Santo como testemunha de que tenho passado da morte à Vida. Isso é tudo.
137 Então aqueles que são nascidos de Deus não cometem pecado, pois ele não pode pecar. No Velho Testamento cada ano havia uma recordação de pecado. Mas Cristo por um só sacrifício Ele fez perfeitos para sempre os adoradores. “O – o adorador uma vez limpo (Hebreus 10) – o adorador uma vez limpo não tem mais consciência do pecado”. Então você toma estas pessoas que correm na igreja, e pulam e saltam e gritam, e que falam em línguas, e atuam exatamente como um cristão, e logo se vão, e no ano seguinte, ou na semana seguinte, volta outra vez. Para começar eles nunca receberam nada. Estavam imitando, porque a Bíblia diz que o Espírito Santo nos sela em Cristo até o dia da redenção. Aleluia! Isto é o que me faz descansar com segurança. Porque Deus o prometeu.
138 Não mais pecado. O pecado está resolvido. Esta é a razão pela qual o pecado é uma imundície para o cristão. Esta é a razão pela qual uma mulher de shorts se vê tão suja para um cristão. Por isso é que a vulgaridade, e todas essas coisas sujas, o fumar, o beber, as mesas de jogo, todos estes programas sem censura na televisão, todas estas coisas sujas parecem sujas a ele. Por que? Porque você é de um Reino diferente. Você tem nascido no Reino de Deus e está selado pelo Espírito Santo até o dia da Redenção.
139 Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado, porque não pode pecar. A semente de Deus está nele, e ele não pode pecar. Desde que o Espírito está ali, Ele tira todo desejo de pecado de você. Amém! Você não pode pecar; já não há mais desejo pelo pecado.
Poderíamos tomar muito tempo nisto, porém nos apressaremos. Temo não termina-las.
7. Por que as igrejas que batizam no nome do Pai, Filho e Espírito Santo consentem que as mulheres preguem? Por que elas tem tanto poder e autoridade?
140 Agora, isto é uma coisa delicada. Agora, eu sei que estou falando a pessoas que diferirão com isto, mas como um cristão eu devo dize-lo. Não há autoridade escriturística na Bíblia para o batismo nas águas em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Nunca houve uma pessoa batizada na Bíblia no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é uma tradição católica ensinada no sexto século.
141 A aspersão nunca esteve na Bíblia, as pessoas sendo aspergidas ou salpicadas com água, mas imergidas. Se você deseja tomar conhecimento disto, eu tenho ambos aqui, o Grego e o Hebreu.
142 E sobre o Dia de Pentecostes, Pedro requereu que aquele homem devia se arrepender e ser batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados. E Pai, Filho e Espírito Santo não são nomes. Pai, Filho e Espírito Santo… Mateus 28:19 disse, “Ide por todo mundo, ensinando todas as nações e batizando-as no Nome”, não nos Nomes, singular de… Não no nome do Pai, nome do Filho, nome do Espírito Santo, mas no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Pai não é nome; Filho não é nome; Espírito Santo não é nome. Eles são títulos que pertencem ao Nome.
143 Agora, dez dias depois Pedro disse, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo”. Pai, Filho e Espírito Santo, vê como a idéia trinitariana é extremista… Vê, eles tratam de fazer três deuses disto. Não há três deuses. Eu gostaria de ler para vocês do original Grego aqui. a única maneira que eles batizavam era no Nome de Jesus, e a Bíblia diz no original Grego, que isso foi para faze-los reconhecer que Ele era Deus.
144 Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios de um Deus. Ele foi o Pai; Ele foi o Filho; Ele é o Espírito Santo. São três ofícios ou três dispensações, a Paternidade, a Filiação, e a dispensação do Espírito Santo. Mas Pai, Filho e Espírito Santo tem um Nome, o Senhor Jesus Cristo.
145 Cada pessoa daquele dia foi batizada no Nome de Jesus Cristo, e também encontraram algumas que não eram batizadas em nome algum, e o original Grego e também o Hebreu, ambos dizem aqui que o batismo no Nome de Jesus é para perdão de pecados, ambos dizem isto, o Grego e o Hebreu. Redimir significa “perdoar”, por certo. se eu redimo algo, é para tirar aquilo. Redimir – tirar.
146 Mas não há Escritura na Bíblia… E Paulo o apóstolo passando por ali encontrou alguns irmãos Batistas, Atos 19. Estavam desfrutando de grandes momentos; estavam gritando; eles estavam tendo grande regozijo e coisas; e eles estavam pregando, havia gozo no campo.
147 Áquila e Priscila no capítulo 18 tinham visitado esta gente, Apolo; eles eram Batistas. E Paulo foi a eles e disse; “Recebestes o Espírito Santo desde que crestes?”
E eles disseram, “Nós nem mesmo sabemos que há Espírito Santo”.
148 E ele lhes disse: “Em que pois, sois batizados?” Eu sei que na edição bíblica King James (em inglês) diz: “Em que”, porém no original diz: “Como”. “Em que ou como fostes batizados?”
149 Eles responderam: “Fomos batizados pelo mesmo homem que batizou a Jesus, João”. Paulo lhes disse, “Isso já não funciona mais. Vocês tem que serem batizados outra vez”. E quando eles ouviram isto, foram às águas e se rebatizaram no Nome de Jesus Cristo. Paulo impôs suas mãos sobre eles, e receberam o Espírito Santo. Agora, se aqui diz, Pai, Filho e Espírito Santo e aqui diz o Senhor Jesus Cristo, eu não posso acertar em ambos os alvos. Isso tem que ser acertado.
150 Bem, em Mateus, 28:19, o último capítulo e o penúltimo verso. Se você lê uma história de amor e diz que “e desde esse dia em diante, João e Maria viveram felizes”, porém quem são João e Maria? Para descobrir isto você tem que regressar quem são João e Maria? Para descobrir isto você tem que regressar ao princípio do livro e averiguar. Ver quem são João e Maria que viveram felizes desde esse dia em diante. Se Jesus disse: “ide e batizai-os no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo”, e se Pai não é um nome, Filho não é um nome, então, de quem estava falando Ele? Quem é Pai, Filho e Espírito Santo? Vá ao princípio do livro e leia-o. Vou ler na Genealogia de Jesus Cristo, o primeiro capítulo, verso 18.
Agora o nascimento de Jesus Cristo foi assim:… (Prestem atenção. A esse poste vamos chamá-lo Pai, ao púlpito Filho e a isto, Espírito Santo. Bem, Quem é o Pai de Jesus Cristo? Deus. Todos vocês estão de acordo? Deus é o Pai de Jesus Cristo. Esse é Deus o Pai. Este é Deus o Filho. Este é Deus o Espírito Santo).
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim (Mateus 1:18) Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo… (A congregação diz: do Espírito Santo! – Ed.) Eu pensei que Deus fosse Seu Pai. Eu pensei que Ele havia dito que Deus era Seu Pai. Então, como pode Deus e o Espírito Santo serem ambos Seu Pai, se são duas pessoas diferentes. Duas pessoas diferentes, duas personalidades, ou como queira? Eles tem que ser a mesma pessoa, ou de outra maneira Ele teve dois pais espirituais.
…e o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do (não de Deus o Pai, mas do Espírito Santo) …Espírito Santo.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.
151 E Seu Nome foi, qual? Jesus. Muito bem. Pai, Filho, Espírito Santo. Bem, Pai e Espírito Santo são o mesmo Espírito. Que é o Espírito? É o Espírito de Deus. E quando estava na forma do Espírito, ele desceu para batizar a Jesus e habitou Nele, e disse: “Este é meu filho amado, em quem me comprazo habitar”. Ele desceu e morou em Jesus, e isso o fez Emanuel na terra. Assim sendo, qual foi o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? (A congregação responde: “Jesus Cristo” – Ed.) Seguramente que sim.
152 Então Pedro tinha a mesma revelação. Agora, nós temos nossas vistas treinadas. Estamos atingindo o alvo. Vejamos se os discípulos usaram esta mesma classe de pontaria. Cada vez que se juntavam, cada vez que se mencionava de um batismo, tinham que ser batizados no Nome de Jesus Cristo, porque Ele disse que “Não há outro nome debaixo do Céu dado aos homens, no qual você possa ser salvo”. É uma concepção falsa do diabo e não há nenhuma Escritura que o apóie. É verdade.
153 Espero que isto não haja ferido, mas esta é a Verdade. Vê? Esta é a Verdade, irmão. Você não pode fazer com que… Você não pode esconder o Pai, Filho e Espírito Santo num lugar e Jesus no outro, quando ninguém nunca foi batizado no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Cada pessoa na Bíblia, foi batizada no Nome de Jesus e aqueles que não foram batizados desta maneira, tiveram que se batizar outra vez antes que pudessem mesmo receber o Espírito Santo. Talvez pudessem atuar como se tivessem muito poder. Você tem que seguir o plano infinito de Deus. Isto é exatamente a Verdade. Muito bem.
154 O Batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo está equivocado. Bem, com respeito às mulheres pregadoras, qualquer um sabe que isso é um erro. Se você não sabe mais que isto… Gostaria de haver tido tempo para ler isto aqui do Grego, o que diz aqui. Diz, “Se uma mulher deseja saber alguma coisa, que indague a seu marido, porque é vergonhoso e uma desgraça a mulher falar na igreja”. O Grego diz que – Eu quero dizer, o Hebreu. “Como ensina a lei que elas estejam em silêncio com toda sujeição ao pastor (vê?), pois isto é pecaminoso e vergonhoso que uma mulher fale na igreja”. Oh, que coisa, todos deviam saber isto. E agora… E por toda a Escritura, em Timóteo e outras Escrituras, eu tenho anotado aqui, é a Verdade. Correto.
155 Agora, então por que eles tem poder? Você diz, “Por que acontece isso?” Veja, irmão, deixe-me lhe perguntar, ou irmã, seja quem for que fez esta pergunta, veja. Eu tenho visto algumas das mais poderosas reuniões entre os Maometanos, onde gritam, saltam, e tomam uma espada e extravasam o coração, desta maneira, e jogam água na ferida aberta, e caminham pelo fogo com seus pés descalços, e todas estas coisas e se deitam em tachinhas, e tomam uma espada e a enfiam em suas bocas sem nenhuma preocupação e você pode tira-las e ver o sangue nas espadas e todas estas coisas. Não me fale sobre estas coisas. Vê? Essa não é a verdade, isto não vindica coisa alguma. Vê? Jesus disse… Deixe-me ler as Escrituras que eu tenho escrito para você, Mateus 7:21 – 23: “Muitos virão a Mim naquele dia… Nem todo que disser, Senhor, Senhor, entrará no reino, mas aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Pois muitos virão a mim naquele dia e dirão, Senhor, não tenho eu pregado em Teu Nome. Não tenho eu expulsado demônios, e profetizado, e feito todas estas coisas. Ele dirá, Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade, eu nem mesmo vos conheço”. Vê?
156 Então não… Vê, a verdade unicamente vem de uma maneira irmão. Agora, eu não estou dizendo que aqueles que batizam em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, todos vão ao inferno. Não estou dizendo isso. Deus é o Juiz; que Ele faça o que Ele queira; porém o que eu estou dizendo é que não há Escrituras legais na Bíblia para ninguém ser batizado no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
157 Paulo ordenou a cada um daqueles que haviam sido batizados em alguma outra maneira que não fosse no Nome de Jesus Cristo que voltassem e fossem batizados outra vez no Nome de Jesus Cristo, e lhes disse: “Se um anjo do céu vos anunciar outra doutrina (Gálatas 1:8) seja anátema. “Como antes já vos tenho anunciado, outra vez vos digo, se um anjo do céu anunciar outro Evangelho além do que haveis recebido, seja anátema”.
158 Bem, isso não… Você não pode acertar no alvo aqui e acertar no alvo ali. Pai, Filho e Espírito Santo, e dizer: “Deixe-os, eles estão certos”. E do Nome de Jesus, dizer, “Deixe, eles estão certos”. Tem que haver algo que acerte no centro. Deus não é um autor de confusão.
159 E você corre através da Bíblia em qualquer parte que você deseje, e você encontrará que esse é um falso batismo. Então volte à história e desça ao sexto século, quando o grande Agtobus, creio que foi, que batizou ou um dos… Eu não digo que foi Agtobus; Eu me esqueci do nome de quem batizou… se você quiser encontra-lo está no livro intitulado “Os Pais de Nicéia”, 325 anos depois de Jesus Cristo onde consta que eles ainda batizavam no Nome do Senhor Jesus Cristo. E quando a Igreja Católica tomou poder eles estabeleceram o nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Ninguém, em nenhuma ocasião antes que isto sucedesse, foi batizado no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. É uma tradição católica.
160 Lutero trouxe muito disto consigo. Wesley trouxe o resto disto, nós seguimos com isto. E no catecismo católico, que é chamado “Fé de Nossos Pais”, eu creio que é, na página 144, eu penso que é, ele diz, eles dizem, “Alguns protestantes serão salvos?” Diz, “Talvez alguns deles. Eles reclamam viver pela Bíblia, mas eles continuam tomando os ensinamentos católicos”. Dizem, “Na Bíblia, os outros Católicos, batizavam no nome de Pai – no Nome do Senhor Jesus Cristo, mas nós tomamos unicamente a solenidade disto e a colocamos no Pai, no Filho e no Espírito Santo, e os protestantes o reconhecem”. E logo seguem dizendo: “Talvez alguns deles se salvem”. Não é por isso que eles serão salvos. Correto.
8. Há mais que um mundo?
161 Sim, há mundos de mundos, Hebreus capítulo primeiro verso dois, Hebreus capítulo onze verso 3. Há mundos de mundos. Deus criou os mundos, m-u-n-d-o-s.
9. Há mais de um céu?
162 Sim. Em II Coríntios 12:3, Paulo disse que conhecia a um homem que foi levado ao terceiro céu. E em Apocalipse e em outras partes, você encontra que há mais que três. Vou ter que apressar-me, porque já passei do tempo em que deveria haver terminado. Estaria bem se simplesmente lêssemos o resto das perguntas e fizéssemos um comentário? Muito bem.
10. Um bebê em Cristo irá no rapto?
163 Absolutamente, se esse bebê tem nascido de novo. Não importa quão jovem ele seja, ele vai de todas as maneiras. Vê você?
11. Por que me apareceria Cristo quando estava a ponto de tomar a Ceia?
164 Bem, sem dúvida seu coração estava em sintonia e você estava vindo sagradamente a Deus ao fazer isto; e é este o porque Ele apareceu a você. Vê, esta seria a única razão que saberia. Eu não poderia dizer nada mais do que – do que isto… vejamos.
12. Se nós fomos salvos antes do… (Oh, oh, nós não vamos nos deter nessa, não é verdade? Fomos salvos antes da fundação do mundo? Verdade que sim?
165 Sim, senhor! Apocalipse 13:8 diz que você foi salvo e seu nome foi posto no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. E Efésios 1: 4 e 5… Vamos simplesmente ler isto; isto não tomará mais que um minuto e assim você verá que não sou eu simplesmente citando isto… Muito bem, aqui está, leiamos isto:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Como também (ouçam!) nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
166 Agora, no Livro de Apoc… Aqui a tenho; permitam-me ler isto rapidamente, para que você veja que eu não simplesmente citei isto. Eu desejo citar isto. Apocalipse 13:8, ouçam isto rapidamente:
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Isto foi quando foi. Correto).
13. Éramos todos espíritos então?
167 Não, nós não éramos nada então, mas na mente de Deus nós éramos. E Ele falou e isto se materializou. Jesus foi morto antes… Quantos sabem que a Bíblia ensina que Jesus Cristo foi o Cordeiro que foi imolado antes da fundação do mundo? Deus falou isto e quando Ele falou, ficou como se houvesse cumprido ali mesmo. E quando Ele me viu e Ele viu a você antes da fundação do mundo, estávamos figurativamente em Sua mente. Então quando vimos ao mundo, nós como homens, éramos masculino e feminino. E Ele separou o espírito feminino e formou uma mulher dele e deixou o espírito masculino no homem.
168 Quando você vê uma mulher atuando como homem, há algo mal. E se você vê a um homem agindo efeminadamente como uma mulher, há algo mal.
169 E então ele tomou do lado do homem uma costelinha e dela fez a ele uma ajudante, e eles dois foram um.
170 Porém antes da fundação do mundo nossos nomes… quando o Cordeiro foi sacrificado, nossos nomes foram postos no Livro, quando Deus em sua mente nos viu e nos predestinou por Seu prévio conhecimento antes da fundação do mundo. Oh, irmão, não faz isto à igreja querer levantar-se e correr pelos corredores? Pense nisto! Você que é nascido de novo, antes da fundação do mundo, Deus pôs seu nome no Livro da vida do Cordeiro, Cristo morreu e enviou o Espírito Santo aqui para chamar você à Vida Eterna. Você o tem recebido: Ele selou a você… Você está ali selado até o dia de sua redenção. Aleluia!
171 Falando de segurar isto! Não sou eu agarrando-me; é se Ele agarrou. Não é o que eu fiz, é o que Ele fez. Não é, “eu deixei de fumar. Eu deixei de mentir. Eu deixei de roubar”; é que Ele morreu por mim. E Ele me tirou meu espírito e me converteu numa nova criatura.
Bem, a pergunta seguinte que segue desta… apressemo-nos para aborda-la.
14. Que diferença há entre corpo, alma e espírito?
172 O corpo é a carne que você olha e que vai apodrecer. Nasceu por desejo sexual do pai e da mãe. Deve apodrecer. Não serve. Portanto no novo nascimento, na ressurreição quando você sair outra vez num corpo, vai ser o poder criativo de Deus que falará como Ele o fez com Adão e você sairá.
15. Por favor, poderia explicar tua teoria de como Eva concebeu a Caim do diabo?
173 Eu nunca disse isso; eu disse que Eva concebeu a Caim da Serpente. Em Gênesis 4, o primeiro verso claramente declara, que Adão conheceu a sua esposa Eva; e que ela concebeu e deu à luz a Caim e disse: “Adquiri um varão de Deus”. Absolutamente! Toda vida tem que vir de Deus. John Dilinger veio de Deus. Adolf Hitler veio de Deus. Cada um… George Whitfield veio de Deus, e igualmente Bob Ingersol. Cada pessoa veio de Deus.
174 Porém o que eu quero dizer é isto: e quero que alguém desminta isto. Vê? A Bíblia diz que Ele poderia (Em Gênesis 3: 8) …A pergunta foi feita quando Eva – Algo havia acontecido com ela, ela conheceu a serpente… Agora, a serpente não era uma víbora, ela era uma besta, a mais sutil de todos no campo. Não havia nada…
175 Todavia a ciência está buscando um osso de algum animal que fizesse uma junção entre o homem e o macaco. O mais próximo que eles tem conseguido é um chimpanzé. Eles não podem encontrar um osso. Eles nunca encontrarão, porque é uma serpente. Isto é uma revelação de Deus.
176 Vejam! A serpente foi um como o homem pré-histórico, alguma coisa próxima a Deus – ou melhor, próxima ao homem. E esta é a única coisa. Se acontecesse de ser outro animal para – Satanás nunca haveria chegado a eles, porque a semente não haveria se misturado com a da mulher. Você não pode misturar uma semente humana com nenhuma outra semente animal. Não se pode. Porém este animal que misturou a sua semente está completamente extinto. Deus o converteu numa víbora. Porém recorde quando…
Disse, “Por que te escondes? Por que te cobres com folhas de figueira?”
Então começaram a lançar a culpa um no outro. “Bem”, Adão disse, “A mulher que Tu me deste me seduziu a provar do fruto”.
177 E a mulher disse: “A serpente me enganou”. Agora, que significa enganar? “Ela me enganou”.
178 E Deus disse: “Eu porei inimizade entre tua semente e a semente da serpente”. Semente! A serpente tinha uma semente literal, e vem através de Caim. Através de Caim veio toda pessoa inteligente e educada até antes do dilúvio. E depois dele nasceu Abel a quem ele matou, e Sete foi levantado em seu lugar para representar a morte, sepultura e ressurreição de Jesus. E dele saiu um povo humilde, pastores de ovelhas e demais, um povo que temia a Deus. E Jesus disse que os filhos deste mundo são sábios, inteligentes, mais que os filhos do Reino. Isto é verdade!
179 Não nos podemos comparar com eles. Não trate de engrandecer-se um deles. Humilhe-se ante Deus. Não deseje ser sábio e inteligente. Unicamente deseje conhecer a Jesus e deixe o outro em paz, porque ali jaz a semente da serpente hoje em dia. E as pessoas se gloriam porque cientistas, e homens inteligentes e educados e grandes escolares pertencem a suas igrejas. Eu preferiria ter a um homem que pertencesse a minha igreja que realmente conhecesse a Deus, ainda que não conhecesse o A-B-C (Correto!) porém que fosse semente de Cristo.
180 A Semente da mulher, a Semente da mulher foi Cristo. Maria deu à luz ao Cristo. E a semente da serpente a qual foi Caim chegou até Judas Iscariotes. Ali estavam Jesus e Judas, Deus e o Diabo. Na cruz do Calvário estavam quatro pessoas morrendo. Estava um ladrão a cada lado de Jesus e Judas que havia se pendurado na árvore de sicômoro, o que é uma cruz: “Maldito aquele que é pendurado numa árvore”.
Ali estava um ladrão que disse: “Se és Filho de Deus, salva-nos”.
181 O outro disse: “Senhor, justamente estamos recebendo nosso castigo; porém tu não tens feito nada. Lembra-te de mim quando entrares em Teu Reino”.
Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
182 Ali estava Jesus, o pregador do Evangelho, pregando na Cruz. E ali estava Satanás regressando ao inferno, levando consigo a semente da serpente, o incrédulo. Ali estava Deus regressando ao Céu levando Consigo a um pecador arrependido, a semente da mulher. Seguro!
183 Não era a semente do diabo; era a semente da serpente. E a serpente tinha uma semente, a Bíblia disse que tinha uma semente. E a semente da serpente, todavia existe.
Você pode me perguntar mais a este respeito. Se tivéssemos tempo, lhe daria as respostas…
16. Por favor, explique o que quer dizer “não peca”, em I João 5: 18?
Creio que o tenho em frente a mim. Talvez… aqui está; abri diretamente na Escritura. Talvez o Senhor queira que leia isto. Muito bem, I João.
Sabemos que qualquer que é nascido de Deus não peca.
184 Seguramente que não! Acabo de passar sobre isto. Ele não pode pecar; porque é nascido de Deus. “Não peca”, ele não pode pecar, porque a semente permanece nele. Outra Escritura que você poderia ver com referência a isto seria Romanos 4: 8, 4: do 5 ao 8 onde Deus…Quero dizer onde Davi falou anos atrás dizendo: “Bem-aventurado é o varão a quem Deus não imputa pecado (vê?) porque não peca”.
Bem, temos uma mais e logo terminaremos. Vejamos.
17. Irmão Bill, qual é a diferença entre fornicações e adultério, em Mateus 19: 9?
185 Jesus disse em Mateus 19:9, “Qualquer que repudiar sua mulher, a menos que seja por causa de prostituição, e se casar com outra, adultera. A diferença entre fornicação e adultério, a palavra poderia aplicar-se de uma e de outra maneira. Porém para esclarecer o que ele estava falando aqui, é como no caso de uma mulher solteira, ela não pode cometer adultério, porque não tem esposo para que cometa adultério contra ele. Isto é imundície para ela. Ela tem que confessar aquilo para seu marido antes que eles se casem, se ela fez isto. Se não e seu esposo descobre isto mais tarde, ele tem o direito de deixa-la, porque ela fez um voto falso. Pois a Bíblia diz – “Seja pois…” ou o ritual diz: “Seja pois conhecido de vós (eu tenho escrito no meu ) que se algum casal tem se unido de outra maneira que não seja o que a Palavra de Deus permite, o matrimônio deles não é lícito. Eu exigirei e responsabilizarei a ambos quando vocês certamente responderão no dia do juízo quando os segredos de todos os corações serão revelados, se algum de vocês sabe de algum impedimento pelo qual essa união não será legal, fale isto agora”. Ali o tem. Vê?
186 Então fornicação é que uma moça, não vive uma vida limpa, isso é fornicação, porque ela não tem marido. Porém quando ela está casada e então quando ela vive assim, ela comete adultério contra seu marido.
187 Uma mulher veio a algum tempo atrás, e ela disse, “Oh, eu tenho confessado tudo isso”. Ela estava nervosa, e teve um choque nervoso, e disse, “Eu tenho confessado tudo isso a Deus”.
188 “Porém você tem que confessar isto a seu marido”, respondi eu. Não foi contra Deus que você cometeu adultério, foi contra seu marido”. Isto é correto.
189 E se um homem se casa com uma mulher que não haja vivido limpamente antes de haver se casado com ele, e então ela vem a ele depois de haver vivido com ele por algum tempo, e diz: “Amor, quero te dizer uma coisa. Eu sai com outro homem e nunca te disse isto”, Jesus disse que ele tinha o direito de rejeita-la e de casar-s com outra, porque eles não estavam casados no princípio, porquanto ela lhe disse uma mentira, mentiu a ele.
Bem, temos outra aqui… Obrigado.
18. Por favor explique I João 5: 16.
I João 5, aqui está:
Se alguém vir pecar seu irmão pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte e por esse não digo que ore.
190 Muito bem… Nós temos… Vamos tomar isso desde o princípio rapidamente, esta é a última. Abramos a Bíblia em Marcos, e isto explicará exatamente o que é pecado de morte. Há pecado de morte pelo qual você não deve nem mesmo orar. Quantos sabem que há pecado de morte? Você nem mesmo deve orar por ele. Em Marcos, capítulo três. E depois de encontrar Marcos três, rapidamente obteremos o sentido desta Escritura antes de encerrar. Vejamos o capítulo três, verso vinte e dois:
E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu (Eles o tinham visto discernir os pensamentos das pessoas) …e diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?… (se o diabo pode curar, como pode fazer isto?) …como pode Satanás expulsar Satanás?
E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir;
E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.
Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.
Como poderia ele entrar em seus corações e saber o que… (vê?) a menos que fosse de Deus?
Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;
Qualquer, porém que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.
Porque… (Por que disse Ele isso?) …Porque diziam: tem espírito imundo.
191 Chamando o Espírito de Deus que estava fazendo aqueles milagres em Cristo, eles diziam que aquilo era o Espírito do diabo fazendo aquilo; Jesus disse que isto é impossível. E se você vir um homem… Ore – não ore por ele se ele está zombando do Espírito Santo e falando contra o Espírito Santo, você está proibido até mesmo de orar por tal pessoa. Você entende isto? Pois há um pecado para morte. Há somente um pecado. Jesus disse que toda sorte de pecados seriam perdoados aos filhos dos homens, porém a blasfêmia contra o Espírito Santo não seria perdoada.
192 Agora as pessoas dizem, “Bem, blasfemar do Espírito Santo…”, “Que é blasfêmia?” Significa “falar contra, ridicularizar, zombar, blasfemar”. Correto.
193 Qual foi a blasfêmia contra Ele? Dizer que o Espírito Santo que estava Nele, fazendo-O agir e fazer as coisas que Ele estava fazendo, eles disseram, “Ele está possuído com Belzebu, o diabo. E esse é o diabo, um espírito adivinho Nele, fazendo-O fazer aquelas coisas. Ver os segredos do coração das pessoas, e dizer a Natanael que lhe havia conhecido no lugar onde estava antes que viesse à reunião, o expulsar demônios e fazer todas estas coisas, diziam que isto Ele fazia por Belzebu, e que Ele era um demônio”. E Jesus disse que esse pecado nunca seria perdoado, assim sendo este é o pecado imperdoável pelo que nunca se deve orar. Nunca será perdoado. Um homem e uma mulher que fazem isto, estão selados com eterna separação da Presença de Deus, para sempre e sempre, não há perdão.
Você O ama?
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação,
No madeiro, no Calvário.
194 Escutem: Quero dizer-lhes que tem sido muito amáveis, estas perguntas tem sido muito gaguejadas, e nos tem tomado muito tempo. Vocês tem estado assentados nesta igreja desde as 7:30 ou 8:30, duas horas e meia, tem estado assentados nesta igreja calorosa. Vocês não fazem isto simplesmente para estarem aqui assentados. Eu creio que noventa e oito, ou noventa e nove por cento da congregação tem estado assentada em seu assento todo este tempo. Quero dizer isto: Jeffersonville, eu sinto isto; é pecado se afastar desse dia de graça. Eu creio nisto. Eu creio que todo os Estados Unidos tem feito isto, mas tenho aqui em Jeffersonville os amigos mais leais que há no mundo. Eu tenho gente aqui que morreria por mim.
195 Agora, numa noite calorosa como esta, os visitantes que estão aqui, digam-me, que pessoa se assentaria aqui simplesmente para ouvir a uma pessoa, talvez falando sobre as Escrituras que eles nem mesmo crêem ser a maneira de explicar aquilo, mas eles reverente e piamente se assentam aqui para ouvir. Que vivam muitos dias. Quando as estrelas forem pó, que vocês vivam em Cristo Jesus. Que Deus supra tudo o que vocês necessitam. Que Ele lhes dê o desejo de seus corações. Se vocês crêem que sou Seu servo e crêem que minhas orações lhes ajudariam, que o Deus do Céu que levantou a seu Filho, Jesus Cristo para ser a propiciação de nossos pecados, para morrer em nosso lugar, que Ele, Quem é Onipotente, Quem é Onipresente, e que está neste edifício nestes momentos, Ele lhes dê os desejos de seus corações, é minha sincera oração para cada um de vocês… e na terra onde o sol jamais estará sobre vocês para esgotar-lhes, onde os ventos quentes nunca soprarão, eu espero passar milhões de anos assentado com cada um de vocês no Reino de Deus, falando das coisas eternas que vimos estando assentados juntos nestas noites. Eu digo isto com tudo que está em mim, com todo meu coração. Eu oro para que Deus dê isto a cada um de vocês…
196 Sua graça seja com vocês… Que Ele os cure de todas as suas enfermidades. Que Ele lhes dê o Batismo do Espírito Santo. E eu digo isto sem nenhum desprezo… Se eu ofendi em alguma coisa que disse sobre a semente da serpente, o batismo no Nome de Jesus, coisas que…
197 Alguém tem dito: “O irmão Branham é um unitário”. Não, senhor, não sou um unitário. Eu não creio que Jesus poderia ser Seu próprio pai. Eu creio que Jesus teve um pai, e esse foi Deus. Porém Deus morou e habitou nesse corpo chamado Jesus, e Ele era Emanuel, Deus conosco. E creio que não há outro Deus aparte deste Deus. Ele é o Pai, Filho e Espírito Santo. E o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo… Pai, o Senhor; Filho, Jesus; Espírito Santo, Logos, Espírito de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, o Senhor Jesus Cristo; esse é Ele. E Nele habitou corporalmente a plenitude da Divindade.
198 E eu creio sem nenhuma sombra de dúvida, amando a vocês, e não importa se vocês permanecem batizados no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo, aspergidos, ou se hajam jogado água, ou como haja sido, eu oro com toda minha alma e corpo que vocês e eu nos encontremos no Reino de Deus, e Deus, se eu estou mal, Ele sobre-passará meu erro; e se você está mal Ele sobre-passará o de vocês… Porém, de acordo com minhas próprias convicções da Escritura para acertar o alvo desde Gênesis até Apocalipse, eu lhes ordeno que se batizem outra vez no Nome de Jesus Cristo se não o tem feito ainda.
199 E se vocês não tem recebido o Espírito Santo, e sua vida não é doce, não importa se você fala em línguas, se você tem gritado, se você tem saltado para cima e para baixo, se você tem imposto as mãos sobre os enfermos e eles tem se recobrado, se você tem feito toda classe de milagres e sinais, se você não tem os frutos do Espírito de amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, mansidão, gentileza, paciência, fé e todas estas coisas em você, então eu lhes ordeno e lhes constranjo no Nome do Senhor Jesus Cristo que não cessem de orar até que o Espírito Santo venha a vocês! Não importa quanto tempo hajam sido membro de igreja, se vocês tem estado aqui, tudo que vocês tem feito, não terá nada a ver com isto até que Cristo, o Espírito Santo, tome Seu lugar em seus corações e estejam mortos para as coisas do mundo e vivam de novo para Cristo.
200 Deus vos abençoe, é minha oração. Ponhamo-nos de pé. Oh, esta é uma boa congregação. Tem sido tão bons, me dói deixa-los de pé assim.
A irmã Edith ali atrás completou anos. Edith, eu posso contar seus… Vou pedir ao irmão Neville que ponha isto em você. Nós vamos encontrar qual é a idade desta jovem dama. Trinta e oito anos de idade. Deus te abençoe. Irmão David, dê-nos, quero dizer, Teddy, dê-nos o tom, “Feliz Aniversário para você”, correto, se você desejar.
Feliz aniversário a você;
Feliz aniversário a você;
Feliz aniversário, irmã Edith,
Feliz aniversário a você.
Agora, toda a congregação cantemos juntos, “Nunca chegaremos a envelhecer”, todos juntos agora.
Nunca chegaremos à velhice
Nunca chegaremos à velhice
Na terra onde não haverá velhice
Nunca chegaremos à velhice,
Nunca chegaremos à velhice,
Na terra onde não haverá velhice.
Num mundo feliz,
Viveremos com nosso Senhor
Num mundo feliz,
Viveremos com nosso Senhor.

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

PERGUNTAS E RESPOSTAS – Nº 09
28 de junho de 1959
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Alguém disse no antigo Testamento… vamos à Casa do Senhor.
E agora, em verdade é uma tarde quente. E para vocês visitantes que estão conosco, vocês podem ver porque é difícil viver em Indiana, viver aqui neste pântano. Deixe-me dizer-lhe, está somente a 93°, 93°. Assim sendo você vê, quando você está em temperatura de 120° como em Louisiana e em Arizona, então você pode saber o que é, o que realmente é calor. Se essas temperaturas se registrassem aqui, morreríamos, isso seria o fim. Porém é um prazer estar aqui nestes momentos de adoração.
2 Depois que eu fui para casa esta manhã, eu simplesmente me senti, muito, muito bem… Eu creio que muitos foram curados nesta manhã, talvez até este momento não entenderam isto, mas eles estão bem; porque a Palavra do Senhor foi preciosa esta manhã para nossos corações.
3 Eu estava simplesmente… Quando eu comecei a me ir, pareceu como se estas paredes estivessem quase respirando com o – como que inflando com o Espírito Santo aqui dentro. E eu estava tão feliz por isto.
4 Eu estava ouvindo o irmão Smith, meu amigo, orar poucos momentos atrás, o pastor da Igreja de Deus, Anderson. E o irmão Smith tem um pequeno folheto, eu não creio que tenhamos distribuído aqui no tabernáculo. Se alguns de vocês não tem aquele pequeno folheto, leia-o. É um pequeno panfleto sobressaliente; é absolutamente a verdade escriturística. E eu tomei um punhado deles para Chicago e diferentes lugares para distribui-los, porque eles são realmente verdadeiros e maravilhosos. E eu sei que eles foram escritos de um coração que é leal e que ama a Deus. Não há motivos egoístas por detrás do irmão Smith, simplesmente um cristão. Então estamos felizes de nos associarmos nesta noite com pessoas desse calibre.
5 Eu creio que estou vendo meu bom amigo, irmão Borders aqui de… lá de cima da Califórnia. E ele foi – fez um grande trabalho para mim recentemente – para o Senhor – lá em cima – ali – começamos juntos a reunião em São José. Eu espero que seja assim nas próximas reuniões por vir irmão Borders. E eu gosto do irmão Borders, porque eu encontrei nele um espírito humilde e dócil. E eu – eu creio que este é um grande valor. Eu penso que um homem que tem esse tipo de espírito devia ser muito feliz.
6 Há muitos outros aqui, que não posso nem mesmo nomear quem são eles. Eu vejo o irmão Collins ali atrás, nosso irmão e – então outros ministros, e nosso bom amigo irmão Sothmann, sua família, do norte de Saskatchewan. Sei que o irmão Evans está aqui; eu não o vi ainda, mas vejo sua famíla, e – lá de baixo – em Geórgia. E ali está o irmão Palmer ali e – lá de baixo em Geórgia, e – e o irmão West, eu creio, de Alabama ou Geórgia. De onde você é, irmão West? Eu… É isto… Oh, Huntsville. E então… Oh, estamos simplesmente felizes ao ver todos vocês aqui.
7 E agora, irmão Lily, ali atrás, Wood, de – lá de cima da parte norte de Indiana, e seus amados. E eu creio que o irmão Charlie está aqui, meu velho companheiro – companheiro de caça lá de Kentucky (o segundo melhor caçador de esquilos em Kentucky, o segundo melhor caçador de esquilos. Ele me fará pagar por isto. Está bem!) e sua esposa e família. E a todos vocês, saudações cristãs.
8 Um irmãozinho, aqui, eu não posso me lembrar de seu nome – aqui, há tantos. Mas todos vocês sabem que eu certamente aprecio que vocês hajam vindo nesta noite para adorarem conosco no tabernáculo.
9 E agora, esta noite é uma noite incomum no tabernáculo, porque é uma noite de perguntas e respostas. E isto geralmente acontece uma vez em cada um dos dois anos. E a razão pela qual eu faço isto, é para saber o que está na mente das pessoas, saber quais são as perguntas delas. Tem cada um escrito sua pergunta, e então respondo-as da plataforma.
10 Agora, nisto eu não… Eu pensei que seria muito forte, mas eu tenho simplesmente um pouco de perguntas. Então não tomará muito tempo para responde-las. Eu estava pensando que ia receber uma bandeja cheia, mas recebi somente um pouco e muito simples. Mas algumas delas se referem a doutrina.
11 E nestas doutrinas eu terei que responder perguntas de pessoas que não conheço quem são (porque muitos não colocaram seus nomes nas perguntas); e portanto, eu terei que responde-las de acordo com a doutrina que nós sustentamos aqui no tabernáculo. E ao fazer isto… E se acontece de tocar um fiozinho em algum de nossos irmãos visitantes ou irmãs, não é nossa intenção faze-lo por nada. Nós não cremos em discutir sobre pequenos pontos escriturísticos. Nós cremos que Cristo morreu para nos salvar a todos, e todos nós somos salvos através de Seu sangue.
12 Mas como uma igreja e como uma – pessoas, uma congregação, nós temos que ter uma doutrina pela qual nos sustentamos para estarmos em ordem como uma – uma igreja. E esta doutrina pela qual nos sustentamos, é o melhor de nosso conhecimento pela Palavra de Deus, a Verdade de Deus. Agora, você tem um perfeito direito de ver isto de modo diferente se você deseja. E portanto, se eu…
13 Alguém está perguntando aqui… duas delas são extravagantes. E eu responderia agora simplesmente do melhor que eu saiba.
14 Agora, aqui está a maneira que eu trato de responder uma pergunta. Uma pergunta… se – uma pessoa pode tomar uma só Escritura e fazer com que ela diga tudo que ela quer que diga. Mas a Escritura, cada Escritura é a Verdade. E Ela é perfeita, como o Deus infinito Quem falou a Escritura. Ela é tão perfeita até ao ponto em que Ela nunca tem fim. Portanto, Ela irá de Gênesis a Apocalipse, a mesma coisa. Isto nunca variará. E então, se a Bíblia é a inspirada Palavra de Deus, Ela nunca se contradirá em lugar algum. Ela irá todo o caminho através da Escritura.
15 Agora, muitas vezes… como fui um pouco rude nesta manhã ao pregar sobre Sansão e Dalila e a igreja em mundanismo, eu não quis ser rude, mas eu quis ser honesto, simplesmente tão honesto quanto eu… minhas convicções são.
16 Agora, nas Escrituras, Elas sendo a infalível Palavra de Deus, eu creio que há uma única coisa que pode interpretar corretamente a Escritura, que é o Espírito Santo. Eu creio que é o … E o Espírito Santo Quem escreveu as Escrituras, e disse que Elas não são de particular interpretação… Portanto, se isto corre todo o caminho através das Escrituras, Isto deve ser o mesmo Espírito Santo então, através de todo o caminho para interpreta-la.
17 Mas agora, muitas pessoas em suas igrejas e suas crenças, tem diferenças, alguma coisinha a que eles se agarram que poderia estar um pouquinho contrário. Se eles simplesmente fazem isto como eu faço quando estou comendo torta de cereja. Eu nunca como a semente. Quando eu encontro uma semente, eu simplesmente atiro a semente fora e continuo comendo a torta. Então isto é o que você deve fazer.
18 Eu vejo nossa irmã Wooten com sua pequena nenê de pé ali. Se ela tem calor, irmã, e você não tem assento, eu gostaria de saber se um de nossos irmãos poderia tomar um assento lá de dentro e coloca-lo onde está o ventilador para que nossa irmã possa ter um lugar fresco onde sentar-se. Nos encantaria fazer isso, estou seguro, qualquer destes irmãos… O ventilador lá de trás está soprando nesta direção, irmã e ali há um assento. Se você deseja usa-lo, vá e faça-o.
19 Agora, alguns de vocês irmãos, que desejam tirar seus casacos, façam-no, sintam-se bem e contentes.
20 Agora, vou pedir ao corpo, que ore por mim. Esta próxima semana eu tenho que ir a Califórnia, todo o caminho por ali, para uma noite de serviço. Só uma noite para pregar na Convenção Internacional dos Homens Cristãos de Negócios. Eles tem anunciado, e estamos esperando muitos milhares de pessoas ali. E eu não gostaria de desapontar-lhes. Lhes disse que iria, se por este tempo não estivesse na Austrália, o que estava programado para ser. Então orem por nós.
21 E alguns de vocês queridos peregrinos desta terra que estão de férias de suas tarefas diárias e gostariam de estar numa das reuniões, ali haverá três dias de serviço em Cleveland, Tennessee, a Igreja de Deus. Eu creio que é a Igreja Pentecostal de Deus, o movimento Tomlinson. Irmão Littlefiel, David Littlefield, é pastor, um fino cavalheiro cristão. Ele é um Yhankee do norte, é de Bangor, Maine, mas um real cristão, um fino irmão.
22 E então, se você está em sua jornada e gostaria de vir, talvez na segunda-feira à noite será a dedicação do imenso, grande Tabernáculo que eles tem construído. E então, terça-feira, e quarta à noite da próxima semana, o Senhor permitindo – não nesta semana que vem, mas na semana seguinte – haverá serviços de cura, os quais serão nos dias 6, 7 e 8.
Agora, antes de abrirmos a Palavra, eu gostaria que curvássemos as cabeças simplesmente para um momento de oração.
23 Senhor Deus, precioso Pai de todos nós, Quem levantou de novo o Senhor Jesus da morte e presenteou-nos com Ele na forma de Espírito Santo. Depois de ser crucificado, morto, sepultado, levantou no terceiro dia e ascendeu à glória, onde agora Ele está assentado à destra da Majestade dos céus, vivendo eternamente para fazer intercessão, um Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades e que sabe mesmo quando um pardal cai na rua, como poderia Ele passar por cima da lealdade de Seus filhos assentados aqui nesta noite neste edifício quente que vem somente para ouvir a Palavra? Eu creio, Senhor Deus, que se nós nem mesmo pedíssemos, Tu derramarias de Tuas bênçãos sobre eles pela ousadia de pararem firmes no posto do dever nesta noite.
24 Há visitantes aqui, Senhor; nós oramos por eles e suas igrejas. Há ministros do Evangelho, ordenados por Deus – assentados presentes, os quais são mais capazes do que eu para responder estas perguntas. E eu oro, Senhor Deus, que permitas ao Espírito Santo vir a nós nesta noite e n os dar as coisas corretas para dizer, que tragam gozo inexplicável e cheio de glória a nossos corações enquanto nos assentamos em lugares celestiais em Cristo Jesus, estudando as Escrituras sem prejuízo, sem nenhum mal sentimento, mas sabendo unicamente que é a Verdade e para adorarmos a Verdade. Conceda isto, Senhor.
25 Nós pedimos que abençoes a nosso amado pastor, irmão Neville, quem tem parado valentemente no posto do dever ano após ano através do calor e do frio para juntar e alimentar as ovelhas do rebanho que se reúnem aqui. Oro que Teu Espírito seja sobre ele, ajude-o. E abençoe a todos que estão ligados com o tabernáculo. E breve, Senhor, se é Tua vontade, esperamos ter um formoso e grande tabernáculo edificado aqui na esquina onde possamos ter uma escola, para que possamos ensinar a ministros jovens e envia-los aos quatro cantos da terra para que batalhem ardentemente pela fé que uma vez foi dada aos santos.
26 Senhor, nós estamos nos tornando velhos, eu mesmo, e logo eu devo passar a Bíblia às mãos de alguém mais. Ajude-nos, Senhor, neste esforço. Responda nossas perguntas nesta noite pelo Espírito Santo, enquanto confiamos Nele, porque o pedimos no Nome de Jesus Teu Filho. Amém.
27 Agora, eu sei que está muito quente, porém não gosto de responder uma pergunta até que eu creia que eu tenha feito isto justamente diante de Deus para responde-la. Agora, nós não temos muitas; eu não as contei, simplesmente um – um pouco. Talvez não possamos responde-las todas, porém queremos faze-lo se for possível. Vou pedir a esta garotinha vestida de rosa que está assentada aqui…Venha aqui, querida. Creio que é a filhinha do irmão Beeler. Quero que vás e tomes essas perguntas que estão ali e as misture, tu sabes o que quero dizer, passe umas pelas outras desta maneira, tu sabes, e logo as traga a mim. Vê? Desta maneira eu não misturo nenhuma pergunta, você sabe, e assim não pensem que respondi uma e não respondi a outra; eu não quero isto. Vou deixar que a menina as misture e então principiaremos com as que estão em cima e continuaremos respondendo como vem.
28 Bem, se houvesse (obrigado, queridinha), se suceder que haja uma pergunta na mente de alguém, eu desejo dizer que eu estaria feliz se depois de responder sua pergunta isto não parecer satisfatório, então levante sua mão e responda. Pois eu também tenho aqui o Grego, Hebreu – ambos, o Grego e o Hebreu original, para buscar o significado das palavras (vê você?), porque alguns deles pedem o significado das palavras – em Hebreus e no Grego também.
29 E agora, o Senhor ajude-me enquanto respondemos. E deixe-me claramente… (Podem vocês me ouvirem bem lá atrás, levantem suas mãos se vocês podem. Isto é bom). Permitam-me dizer isto claramente, que ao responder estas perguntas, isto não seja de nenhum prejuízo, mas que cada um recorde que neste Tabernáculo se a pergunta é sobre doutrina, nós temos que responde-la de acordo com nossas convicções que temos aqui, não para contradizer suas idéias, mas para – para trazer nossas convicções. E algumas vezes nós fincamos o prego bem firme. Então recorde, isto é só para confirmar isto ao adorador.
1. Agora, a primeira de cima, oh, sim, esta é uma pequena pergunta, é uma… Bem, é uma pergunta. É alguém que gostaria de ter comigo uma entrevista privada no primeiro dia da semana.
30 Agora, com respeito a essa entrevista, eu lhe direi como nós fazemos isto. Antes o fazíamos ao acaso, apanhando quem podia, e os primeiros, e isto e aquilo outro, mas nós temos um sistema para isso. E então, há muitas pessoas que vem para a fila de oração, que talvez passam rapidamente pela fila, ou tem um problema que não sabem o que fazer quanto aquilo, e então, eles desejam ouvir do Senhor. Agora, eles tem um perfeito direito a isso; para isso esse dom profético foi dado, é para isso, para esse propósito.
31 Na Bíblia se eles desejavam saber algo, eles iam aos profetas, e eles oravam e cantavam hinos até Deus responder. Ora, Ele não é um Deus que alimenta um grupo e a outro grupo deixa morrer de fome. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Portanto, para isto é este dom.
32 Nestas entrevistas privadas, quando tomamos um caso, eu nunca deixo aquilo enquanto não ouço a Deus de uma maneira ou outra. Elas demoram vir. Se isto leva seis meses ou um ano, eu permaneço com isto até ter o Assim Diz o Senhor. Vê? E, portanto, demoram vir, e há milhares de chamadas. Porém nós…
33 Outro dia entrevistei a um homem que – creio que haviam passado meses e meses desde que ele havia começado a buscar ao batismo do Espírito Santo, um Batista. Porém nós não encerramos seu caso, mas o deixamos vir, e finalmente pela graça de Deus numa entrevista privada… Ele entrou… ele sempre estava esperando por uma visão que lhe esclarecesse qual era o problema e a visão veio, e ele recebeu o Espírito Santo assentado em sua cadeira.
34 Então um – um católico, recentemente convertido, veio de Chicago outro dia que tem estado esperando por uma entrevista privada – tratando de conseguir – pelo espaço de dois anos; mas em sua primeira entrevista, quinze minutos no escritório, o Senhor mostrou uma visão, a razão e tudo, revelando a coisa toda, o que ele tinha que fazer antes de receber o Espírito Santo. Vê, é para isto que é.
35 Agora, se alguém alguma vez… Quando chamarem e quiserem presenciar ou ter estas entrevistas, chamem desta maneira: Butler 2-15-19, e o escritório lhe dirá exatamente quando pode ser a entrevista. E então especifique a razão de sua entrevista, pois assim eles saberão quanto tempo dar a você… Desta maneira se faz justo, e cada pessoa… Então se aquele tempo apontado não for suficiente, então nós voltamos àquele caso novamente. Isto é colocado na fita, e nós guardamos aquilo até ouvirmos de Deus através de uma visão ou alguma maneira pela qual Deus fale. Então isto é como nossas entrevistas são mantidas.
36 Portanto, vêem, quando estou fora, as pessoas pensam algumas vezes, “Irmão Branham, você não está com as pessoas o suficiente”. Você não pode estar com as pessoas e com Deus ao mesmo tempo. Vê? Eu tenho alguém em uma visão, e eu estou – estou na caverna ou em algum lugar orando, e – e…
37 Eu desejo ver o que diz esta pergunta (O irmão Branham lê a nota para si mesmo – Ed.) Oh, sim. Sim, sim, esta é de um homem (Gene simplesmente a colocou aqui em cima) essa… Um homem que veio de Chicago outro dia, a quem o doutor queria operar seu coração, queria abri-lo para ver qual era o problema que estava dentro. E o Espírito Santo revelou exatamente o que era, e ele não necessitava ser aberto; ele estava curado. Então vê você, isto é muito importante. E estou lhe mostrando quanto tardam em vir as respostas; eu mesmo tive que esperar por quinze anos por uma resposta de uma visão que Deus me deu. Deus… E logo outro vem e não tem que esperar nem três minutos. Vê? É que… Deus responde em seu tempo. Nós não O controlamos, Ele nos controla a nós.
2. Agora, a segunda pergunta está aqui em cima… Irmão Bill, pode o Senhor operar com êxito através de mim, numa congregação onde eles não crêem nos dons espirituais?
38 Não assinaram isto, mas a pessoa deseja saber se o Senhor pode operar com ele enquanto está ministrando numa congregação onde não crêem em dons espirituais. Eu o duvido muito.
39 Eu duvido muito, meu querido amigo, que o Senhor possa operar eficientemente através de você, porque você está ligado com incrédulos, e a Bíblia diz: “Não te associes aos incrédulos, mas saia dentre eles e separa-te, diz o Senhor, e te receberei”. Eu creio que se você vive numa cidade, onde há uma igreja que crê em sinais e dons espirituais e você os tem operando em você, deveria ir a essa igreja onde eles crêem.
40 E talvez pudesse acrescentar outra coisa a respeito, enquanto eu tenho – geralmente dou – desejo dar uma Escritura. Você provavelmente, querido amigo, tratou o melhor que pôde para conseguir com que estas pessoas cressem, tratou de faze-las crer, e talvez simplesmente não creram. Então vou dar-lhe uma Escritura que eu creio que o Senhor Jesus se agradaria conosco ao dá-la.
41 Se você tem tratado, se você tem falado com o pastor, se você tem falado a vários deles e eles completamente ignoram isto e não crêem, aqui está o que Jesus disse em Mateus 7:6 acerca disto.
Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; não aconteça que as pisem com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.
42 Então eu creio que não me afligiria com uma congregação que nem mesmo crê no Evangelho completo do Senhor Jesus Cristo, como Aquele que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Quando eu me assento numa congregação e O vejo operando e fazendo simplesmente o que Ele disse que faria, eu creio que eu me sentiria exatamente como – justificado em dizer às pessoas para saírem do meio de tal coisa e encontrarem uma – uma boa igreja que pregue toda a Escritura e creiam nela.
3. Agora, a próxima pergunta é: É verdade que não és salvo a menos que hajas recebido o Espírito Santo?
43 Poderia se tomar cerca de umas boas cinco horas discutindo sobre isto. Quando você aceita a Cristo como seu Salvador e está então pronto para o batismo nas águas, você não tem sido convertido ainda; você está somente crendo para arrependimento. Conversão significa “ser mudado”.
44 Agora, para fazer isto mais claro, Jesus disse a Pedro o qual também O tinha seguido por três anos e meio… E no Livro de Mateus no capítulo 10 Jesus deu a Pedro poder contra os espíritos imundos, para ir e expulsa-los para curar os enfermos, e para pregar o Evangelho. Ele tinha poder para fazer isto. E em São João 17:17 Jesus santificou a Pedro através da Verdade, disse que a Palavra era a Verdade, e Ele era a Palavra. E então em – antes do Pentecostes Ele disse: “Depois que tu te converteres, então confirma teus irmãos”. Você está só dando passos para a conversão enquanto você crê e está atuando.
45 Bem, eu sei que muitos de vocês, meus amigos Batistas e Presbiterianos, não estão de acordo com isto, porque vocês voltam e citam a Escritura… Agora, aqui pe onde eu digo que eu tenho que fincar o cravo. Vê? Vocês voltam à Escritura: Abraão (Romanos 4) creu em Deus e isto lhe foi imputado ou lhe foi concedido como justiça. Abraão creu em Deus, e Deus imputou isto a ele como justiça sobre as bases de sua fé por crer. Mas para provar a Abraão, Ele lhe deu (a imputação, que ele foi imputado de seus pecados, então Ele tinha – concedido seus pecados), porque ele tinha crido, Ele lhe deu um sinal. E há onde você, meu querido irmão Presbiteriano e Batistas amigos, falham em ver isto. Vê? Ele lhe deu o selo da circuncisão como um testemunho, como uma prova, que Ele tinha recebido sua fé em Si. E isto é porque Paulo em Atos 19 disse àqueles irmãos Batistas que tinham Apolo como pastor, crendo no Evangelho como João tinha pregado, “Tem vocês recebido o Espírito Santo desde que creram?” Vê você, eles tinham crido mas não tinham ainda sido convertidos.
46 Agora, nós tomamos errado – a palavra “conversão” hoje. Nós diríamos que um homem que se converteu é um homem que parou de beber e tudo mais e vai a igreja, ou se une a igreja. Ele pode se unir a igreja, mas aquele não é o sinal de que ele está convertido. Ele não está convertido enquanto a velha vida não é morta, e ele é sepultado em Cristo, e é ressuscitado com Ele na ressurreição de novidade de vida, quando o Espírito Santo tem criado nele uma esperança viva de Vida Eterna que vem somente através do Espírito Santo. Vê?
47 Agora, agora, eu sei que essa grande Escritura, eu a uso eu mesmo – eu a tenho escrito aqui – São João capítulo 5, verso 24. É minha Escritura favorita. Pois Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, aquele que crer em mim tem vida eterna”. Deixe-me lê-la, para assim dize-la corretamente. São João 5, e eu desejo que a escutem atentamente enquanto lemos esta Escritura, capítulo 5 verso 24:
Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
48 “Aquele que crer em mim”. Agora, a Escritura diz que nenhum homem pode dizer que Jesus é o Cristo a não ser pelo Espírito Santo. Então você não pode crer que Jesus é o Cristo a não ser que você tenha recebido o batismo do Espírito Santo. Você está testificando ou dizendo o que as Escrituras dizem, dizendo o que o pastor diz, dizendo o que a mãe diz, ou algum bom pregador diz. Porém você mesmo não o sabe até que Ele lhe haja testificado a você Sua ressurreição. E nenhum homem pode chamar a Jesus o Cristo, senão pelo Espírito Santo.
49 Portanto, a pergunta é, que se um homem é salvo, eu creio que se ele está olhando para o Calvário, e morre neste estado, seguramente que sim, eu creio que ele será salvo; eu creio que ele irá se ele não teve uma oportunidade antes. Mas depende… Você se estriba no ladrão da cruz. Mas recorde, esta foi sua primeira e última oportunidade. Você tem uma nesta noite. Não espere até aquele tempo, porque isto pode que não seja dessa maneira com você. Pode que você não tenha uma oportunidade de confissão. Eu te direi, estão bem, mas são tantas as chances para se tomar uma chance. Não espere pelo leito de morte; deixe que este seja o seu leito de morte agora mesmo, que você morra agora e nasça de novo do Espírito Santo.
Agora, sobre esta próxima pergunta… Agora, se há uma pergunta nisto levante sua mão. Eu estarei feliz em fazer o melhor que eu puder.
4. Pode encontrar em algum lugar onde os apóstolos participaram da comunhão depois do Pentecostes? Paulo quis dizer que as pessoas não discerniam a Palavra? O Espírito Santo era o único meio para adorar a Deus? Se tomas vinho e pão, enfermidade e sono caem sobre você?
50 Agora, aqui é talvez um lugar onde eu creio que a querida pessoa que perguntou isto creio que não há dúvida que o faz com sinceridade profunda no que pergunta ou não o perguntaria. E eu… meu irmão ou irmã, seja quem for, eu responderei isto tão profunda e sinceramente quanto você respondeu – ou melhor, perguntou isto.
51 Eu desejo que você agora volte comigo ao Livro de Atos no capítulo dois, e com o – nós começaremos com o verso 42. O 2° capítulo de Atos, e começaremos, como eu disse com o verso 42.
52 Agora recordem, eu não creio que eu possa dizer exatamente onde as Escrituras dizem que Paulo tomou a Comunhão, e Pedro então chegou e tomou-a; mas quando eles falavam à congregação, de uma maneira geral, a cada uma delas. E eu não creio que Paulo pregasse algo dizendo-lhes que o fizessem, sem que ele não o houvesse feito antes. Assim sendo, em Atos encontramos isto:
E perseveravam na doutrina dos apóstolos… (Observem! Eles perseveravam, a igreja toda, o corpo) …perseveravam na doutrina dos apóstolos (“e” – conjunção. Vê?)… e no partir do pão… (Esta é a Comunhão)… e nas orações.
53 Os apóstolos, os quais eram os pregadores… Eles perseveravam em sua doutrina, de partir o pão (Comunhão), e na comunhão, e nas orações. Então se isto lança fora a Comunhão dentre os apóstolos, lança também a oração entre os apóstolos. Vêem? Agora continuemos a leitura. Vê?
E em toda alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e fazendas, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo… (Os apóstolos e todos eles) e partindo o pão (participavam da Comunhão cada vez que se juntavam)…
54 Essa era a doutrina dos apóstolos e da igreja primitiva, cada vez que eles se reuniam eles tomavam a Comunhão. Cada vez! Agora, eu sei que vocês pessoas cristãs que vão à Igreja Cristã (a igreja Cambelita, como nós sabemos, como… Porque há duas delas, uma é a Igreja de Cristo, e a outra é a Igreja Cambelita), vocês dizem, “Nós tomamos isto cada domingo de manhã. Nós temos as Escrituras sobre isto”. Vocês tem uma melhor Escritura sobre isto, que a que tem o Tabernáculo Branham. O Tabernáculo Branham a toma uma vez ao mês. Mas a Escritura é, freqüentemente quando se juntavam. Isto é certo. Isto é, cada vez.
E perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
55 Vê, cada vez que os apóstolos tinham estas reuniões de oração, se reuniam no templo, de casa em casa; cada vez que eles se reuniam, eles partiam o pão, tomavam a Comunhão.
56 Agora, Paulo, em I Coríntios nós – nós poderíamos também ler o capítulo 11, onde nós usamos aqui para a Comunhão… Vou ler isto, talvez te ajude, I Coríntios capítulo 11. Ouçam a Paulo falando agora, verso 23.
Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei; que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão,
E tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai e comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também depois de ceiar, tomou o cálice dizendo… (agora o cálice) …Este cálice é o Novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor até que venha.
57 Vê? Isto é uma Comunhão. Eu sei e estou de acordo que o – o corpo do Senhor, a Palavra vivente, é Cristo mesmo. Mas estes são símbolos justamente como Batismo, e lava-pés, e outras ordenanças da Igreja. Mas a Comunhão é absolutamente essencial que haja pão, agora, pão e vinho.
Porque o que come e bebe indignamente…
58 Bem, a pergunta feita foi: “Você tomando – você tomando vinho e pão, enfermidades e sono viriam sobre você. Vê, isso… eu creio que a pergunta é, que a única adoração que há, é no Espírito Santo, adorando no Espírito Santo. Esta é exatamente a verdade. Você tem que adorar… Todos os adoradores no Espírito Santo, e Paulo tratando de dizer aqui, que você deve entrar no Espírito Santo antes de você fazer isto ou você comer e beber condenação para si mesmo (vê) – antes de você fazer isto, antes que a ordenança seja executada”.
59 Agora, para reforçar isto, tenho aqui um escrito de Josephus, onde ele diz que os cristãos primitivos após a morte de – de Jesus, que eles foram considerados canibais porque eles tomaram o corpo do Senhor e o comeram. E eles pensavam que eles O tinham desenterrado, e o haviam cortado em pedaços, e estavam comendo aquilo. Porque eles estavam participando da Comunhão. Vê?
Agora, veja, ora estas Escrituras – como Paulo disse aqui.
Mas examine o homem a si mesmo, assim coma deste pão.
60 Coma deste pão. Agora, eu sei que Jesus é o Pão da Vida; isto é verdade. Mas este é um símbolo como o é o batismo. O Batismo não te salva; o Batismo é somente um sinal que você está testemunhando para a congregação que você crê na morte, sepultura, e ressurreição de Jesus Cristo. Isto não te salva. A água não salvará. É sua fé que te salva. Mas o batismo é uma ordem, e ela deve ser cumprida, porque Deus não pode dizer para ser batizado, e então voltar e dizer que não é necessário fazer isto. Ele não pode lhe dizer que participe da Comunhão, e logo dizer que não há necessidade de toma-La. Você tem que fazer isto. Esta é uma ordem de Deus para sempre.
Pois aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
61 Agora, vê você ali? Volta outra vez a referir-se ao Cristianismo que está tratando de tomar a Comunhão, e não está em Cristo, não está no companheirismo do Espírito; ele não é digno de toma-la. E quando ele toma a Comunhão, ele está comendo e bebendo condenação para si, se ele ainda fuma, mente, rouba, comete adultério, ou algo assim, ou não vive uma vida Cristã. E as pessoas vêem a classe de vida que ele está vivendo e logo ele vem e toma esta ordenança para a morte e – e corpo de Cristo, tomando um símbolo que – que ele tem recebido Cristo, a Palavra em seu coração, tomando o que há detrás deste símbolo, ele diz que ele come e bebe juízo para si mesmo, não discernindo o corpo do Senhor.
62 Bem, nuns minutos vou tomar esta mesma pergunta, se chegarmos, porque está relacionada com blasfêmia do Espírito Santo. Vê? Porque você está professando algo, e jogando a parte de hipocrisia com isto, quando você não deveria faze-lo. Correto! Deixe-me finalizar isto…?…. e então nós pararemos.
Por causa disto há entre vos muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
Porque se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
Mas quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
Portanto meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. (Agora vejam)
Mas se alguém tiver fome…
63 Não venha… porque em outra Escritura aqui, eles estavam trazendo carne, e bebidas e coisas como essas, a tal grau que estavam fazendo da casa do Senhor simplesmente um – um lugar de – de festa, e embriagando-se na mesa do Senhor. Vocês se recordam disto aqui no livro aos Coríntios, eles se embriagavam na mesa do Senhor. Porém Paulo lhes disse aqui:
…se alguém tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. (Vê?)
64 Portanto, eu creio que o comer pão… Eu não creio que o pão sem fermento deveria ser substituído por uma bolacha. Eu creio que deve ser um pão santo sem levedura, como um tipo do pão sem levedura que foi feito no Egito. E eu creio que o sangue não deveria ser suco de uva, mas isto deve ser vinho. O suco de uva se azeda e se perde à medida que envelhece. Porém o vinho se torna melhor e mais forte quanto mais velho se torna; nunca perde sua força. E o Sangue de Cristo nunca se azeda e estraga; à medida que envelhece, isto se torna forte e melhor para o crente. E isto é um vinho e um pão literal. O pão para a Comunhão deverá ser feito por pessoa que se dedica e se consagra a Deus.
65 Eu fui a uma igreja uma vez onde eles tomavam este velho pão em forma de cone, onde os pecadores estavam maldizendo e com comportamento duvidosos, e de modo sujo, e cortavam aquele velho pão e passavam aquilo com uma certa classe de um suco de frutas para beber. Para mim aquilo foi – aquilo foi ridículo. Eu creio que isto deve ser exatamente da maneira que a Escritura diz que isto deveria ser e não variar nem um til Escrituras, permanecer corretamente com Elas.
5. Pergunta. Agora! Irmão Branham, é verdade que Satanás uma vez esteve no Céu e que foi lançado dali, ele e seus anjos desceram para a terra, ou é isto uma visão como a que João viu na Ilha de Patmos? A razão pela qual eu pergunto isto é porque me foi dito que era uma visão.
66 João viu isto como uma visão, mas isto foi um acontecimento literal. Se você voltar a Isaias 14:12. Agora, isto vai demorar, mas para mim, elas são – elas são lições. E é algo que… Talvez você pense, “Bem, eu não tenho necessidade disto agora”. Você simplesmente não sabe como o Espírito Santo alimenta sobre a Palavra de Deus. Se necessita da Palavra para alimentar, porque o Espírito Santo alimenta única e exclusivamente sobre a Palavra de Deus. Você crê nisto? A Bíblia diz assim. Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. Correto! O Capítulo 14 de Isaias, e eu creio aqui agora vamos começar com o verso 12. Vamos ler agora sobre Lúcifer.
Como caíste do céu, ó estrela da manhã… (Caíste do céu)… filha da alva! (Um ser angelical do Céu).
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei da banda dos lados do norte.
Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.
67 Então você vê que isto não foi uma visão. Absolutamente, Lúcifer foi expulso do céu.
68 Agora, vamos voltar ao Novo Testamento em Lucas 10:18, simplesmente por um minuto, e vejamos o que Jesus disse. No livro de Lucas, vocês que trazem suas Bíblias, estamos tratando de responder estas perguntas. Lucas 10:18:
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio cair do céu.
69 Vêem? Satanás originalmente foi um arcanjo de Deus. Ele uma vez foi a maior pessoa nos céus depois de Deus. Ele era a mão direita de Deus para companheirismo, e ele se jactanciou em seu coração.
70 E esta não é a condição em que as pessoas estão hoje em dia? Deixe que Deus abençoe a um homem e coloque um pouquinho de confiança nele, e ele se tornará um “sabe tudo”. Ele se torna… Ele começará uma organização, ou ele fará alguma coisa que seja diferente. “Como caíste do céu, ó Lúcifer!”
71 Isto é… Deus tem um tempo difícil tratando de conseguir alguém com quem Ele possa tratar, e que se mantenha humilde, manso e que permaneça em seu lugar até que Deus o chame para fazer alguma coisa (crê você isto? Vê?) um homem que Deus possa abençoar e que ainda assim ele possa permanecer um homem, não ser um anjo ou um deus. Tão logo que um homem consegue ser abençoado e tem uma coisinha que lhe foi dada, ele deseja se tornar um deus; ele deseja se tornar um – um anjo. Ele deseja se tornar uma grande pessoa. “O que eu faço, que… eu, eu e meu”. Todas essas coisas. Essa é uma atitude errada. Deus está buscando a alguém a quem Ele possa abençoar e derramar sobre ele as bênçãos, e – e que quanto mais Ele o abençoe, menor o homem se torne.
72 E você nunca obterá mais de Deus até que você se torne nada. Você tem que diminuir a si mesmo. Aquele que a si mesmo se exalta, Deus o abaterá. Aquele que a si mesmo humilha, Deus o exaltará. Você tem que se tornar pequeno antes que possa ser grande. E você nunca será grande por si mesmo, você será grande tanto quanto Deus o for em você. Vê?
73 Então Lúcifer está sobre a terra hoje tratando de operar na igreja para cumprir o mesmo propósito que ele começou antes da fundação do mundo. Lúcifer foi lançado do céu. Muito bem.
74 Eu creio que há outra coisa aqui, Ezequiel capítulo 28, verso 12. Deixe-me ver o que diz Ezequiel 28:12. E eu estou certo que estudando isto, e olhando, vendo que é Assim Diz o Senhor, saberemos se ele realmente foi expulso do céu, ou se foi unicamente uma visão; Ezequiel 28:12. Correto. Eu creio que é isto o que tenho anotado aqui, 28:12. Correto. Vamos ler isto.
Agora, esta é uma grande coisa aqui; eu desejaria que tivéssemos tempo para pregar sobre isto simplesmente um pouquinho (vê?), pois isto realmente é alguma coisa.
75 Agora, enquanto eu obtenho a base para isto, que Lúcifer no Céu tratou de exaltar a si mesmo e chegar mesmo a estar mais alto que seu Chefe. E ele traiu Miguel, e fez a si mesmo um grande reino no norte, e logo foi expulso para baixo. Ele e seus anjos foram lançados fora.
A pessoa perguntou de Apocalipse… isso é sobre Apocalipse 12, sobre a ilha de Patmos.
Mas agora veja bem aqui, no verso 12, e como ele se estabeleceu no reinado do homem.
76 Quantos aqui entendem que o diabo controla cada nação sob os Céus? O diabo controla os Estados Unidos. O diabo é o governador dos Estados Unidos. O diabo é o governador da Alemanha. Ele é o governador de cada nação sob os céus. O diabo controla cada nação, a Bíblia diz que Ele o faz. Leia Mateus capítulo 4. Quando Satanás levou a Jesus para o topo da montanha e mostrou-Lhe os reinos do mundo, e os reclamou como seus, e Lhe disse: “Os darei a Ti se me adorares”, Jesus nunca disse, “Tu mentes, Satanás”. Ele sabia que eles pertenciam a ele. Mas no Livro de Apocalipse diz: “Regozijai-vos céus e terra porque os reinos deste mundo tem vindo a ser os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo. E Ele reinará na terra”.
77 Jesus sabia que no Milênio todos os governos e reinos seriam destruídos e que Ele seria Deus e Governador de todos eles. Ele sabia que seria herdeiro de todos eles, assim sendo, Ele disse a Satanás: “Aparta-te de mim, Satanás”, porque Ele sabia o que tinha que fazer.
Bem, ponham atenção a isto, o Espírito do Senhor no profeta Ezequiel, falando, não para este rei, mas para o espírito no rei. Observe isto agora.
78 Vocês recordam esta manhã quando eu mostrei pelas Escrituras que a Igreja tomou o curso errado por tomar as organizações humanas? A mesma coisas, Israel tomou o mesmo curso quando rejeitou a Deus como seu rei e desejou Saul como rei. E quando seu real rei veio – Jesus – não O reconheceram, porque Suas pregações e Seus ensinamentos eram tão diferentes às destes reis terrenos, que quando Ele veio, não O conheceram. E hoje em dia, quando o Rei da Igreja, o Espírito Santo, quem está aqui, vem à igreja para que as pessoas sejam regeneradas e para dar-lhes um novo ensinamento, é tão diferente destas organizações e denominações que chegam a dizer: “Não, isto para mim parece com santos roladores”. Vêem?
79 Não é o que pareça a você, é o que a Palavra de Deus diz sobre isto. Olhe no dia de Pentecostes, como se pareceria? Olhe quando em outras vezes eles receberam o Espírito Santo; como pareceria? Mulheres e homens, a virgem Maria, e todos eles, cambaleando como bêbados, simplesmente vacilando, gritando, com lábios trêmulos, e outras línguas, com comportamento duvidoso como um grupo de idiotas. Mas eles estavam morrendo para si mesmos, e o Espírito Santo estava entrando neles. E puseram ao mundo então em fogo. O que precisamos hoje em dia é de homens que façam morrer a si mesmos e apodreçam, e queimem toda ponte atrás de si e rendam todas as coisas a Cristo.
80 Vêem o Espírito Santo falando agora ao diabo neste rei? Vejam quem era este fulano que estava governando a este rei.
Vocês se recordam do que eu disse esta manhã de minha esposa a respeito do que havia dito daquele montão de mulheres vestidas com roupas vulgares? Vê? Ela disse: “Elas não devem estar em suas mentes corretas. Uma mulher que tem sua mente correta não se expõe a si mesma desta maneira”.
81 Eu disse, “Querida, ela é simplesmente uma Americana; isto é tudo. Isto é o que usam aqui. Elas farão isto porque isto é um costume”. Vê, elas se guiam pela sua intelectualidade. Mas seu intelecto, se você vai por sua cabeça, você é controlado pelo diabo. O diabo toma a cabeça do homem, Deus toma o coração do homem. O diabo faz você parecer algo que você pode ver. você diz, “Bem, isso é certo, isso é certo, faz sentido, isto faz sentido”. Mas a Bíblia nos dia para lançarmos fora os arrazoamentos, e pela fé crermos nas coisas que não vemos. Isto é o que Deus faz quando Ele vem sobre o coração humano.
82 No jardim do Éden o diabo tomou a cabeça do homem; Deus tomou seu coração. E este é o trono de Deus, onde Deus habita, no coração humano. E agora, se isto é intelectualmente… Por certo, então um homem ou mulher que são nascidos de Deus atuarão de acordo ao Reino a que pertencem. Aleluia! Isto me faz gritar. Por que? Porque quando você sabe que você tem passado da morte para a Vida, ora, você odeia o pecado, e você ama a Deus; você se susterá sem importar se morre ou não morre. Você se oporá ao errado, e chamará o errado de errado, e caminhará em retidão diante de Deus. Isso mostra que seu Espírito, a Vida que está em você provém de outro lugar onde tudo é santo e puro e virgem, e sem mancha.
83 E você diz, “Cura divina?” Certamente! Meu espírito vem de um lugar onde o Curador Divino está. Nós somos da terra da Cura Divina. Amém!
84 Dizem, “Você crê que Deus existe?” Claro, você é da terra de onde Deus é. E somos peregrinos e estrangeiros como Abraão e Isaque. Quando simplesmente o – os cobria a sombra do Espírito Santo, e assim eles percorreram a terra e confessaram que eram peregrinos e estrangeiros. Eles estavam buscando uma cidade cujo Artífice e Construtor era Deus. E agora, quando temos a evidência disto vivendo em nós, quanto mais deveríamos ser peregrinos e estrangeiros, caminhando no mundo, virando nossas cabeças das coisas más, porque nós somos de outra nação, somos gente diferente. Seguramente que sim!
85 Notem como o mal controla este mundo atual, enquanto lemos Ezequiel 28:12:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová… (Notem bem, ele está falando ao espírito que está no rei. Vê?) …Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor de medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. (É Satanás, recorda você como Satanás era o mais formoso de todos os arcanjos?)
Estavas no Éden…
86 Agora você sabe que o rei de Tiro não poderia haver sido o que havia estado no Éden, porque aquilo havia sucedido a quatro mil anos antes disto. Vê? “Estavas no Éden”. A quem ele está falando? Ele está falando a Satanás no rei. Aleluia! Irmão, eu me sinto religioso. Quando…
87 E então, que vão fazer estas pessoas que blasfemam e criticam das pessoas que estão sob a demonstração do Espírito Santo? Quando riem dessas pessoas eles estão blasfemando o Espírito Santo o que é absolutamente imperdoável. Você não está falando desse homem, você está falando do Espírito que está se movendo dentro desse homem. Devemos honrar-nos uns aos outros, e amar-nos uns aos outros e exortar-nos uns aos outros, falar boas coisas uns dos outros. Isso é o que deveríamos fazer.
Agora, ouçam isto. Correto.
… cheio de sabedoria, e perfeito em formosura…
Estavas no Éden, no jardim de Deus; toda pedra preciosa era a tua cobertura: asardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro; a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.
88 Aí está Lúcifer. Ele uma vez habitou no Éden. Agora, vamos voltar à pergunta num minuto, Lúcifer no Éden, porque temos uma pergunta a respeito da semente da serpente aqui em algum lugar, e é uma coisa muito delicada. Eu espero que seja a última.
89 Mas ele foi, e o diabo foi lançado do Céu. E o propósito que ele intentou no céu, ele chegou aqui na terra e está tratando tudo que pode para cumprir o que ele propôs. Ele vai aos reis e aos governadores, e quando ele se apodera deles, então vai à igreja e se apodera das pessoas, ou se apodera do pregador. Do pregador passa à congregação e tem a congregação sob a mesma influência, o mesmo diabo fazendo as mesmas coisas. “Você sabe, você é presbiteriano, você nunca será um santo rolador”. Você é isto, aquilo e aquilo outro; você não pode chegar à desgraça de ser um deles. Ora, você sabe melhor do que se assentar num destes pequenos tabernáculos ou nessas pequenas missões que estão por estas ruas. Esta gente está fora de si”. Não, não estão. Não, eles não estão; eles estão em seus corações; isto é tudo. Eles não estão loucos; eles simplesmente estão controlados por seus corações. Deus mora em seus corações, e eles são um povo peculiar, isto é o fruto de seus lábios dando louvores a Deus, sem importar se sentem isto ou não. “As vezes não O vejo”, diz o escritor deste hino, “Mas eu confio Nele e dou-Lhe louvores”.
90 Você diz, “Bem, vou à igreja e adorarei ao Senhor se eu sentir de fazer isto”. Bem, agora, um sacerdote é para fazer sacrifício. E vocês, a congregação, são sumo sacerdotes de Deus, para fazerem sacrifícios espirituais; os frutos de seus lábios dando louvores a Deus.
91 Você vem e diz, “Bem, se assim eu sentir, eu irei e testificarei para alguém”. Bem, faça-o de todos os modos! Se você é um sumo sacerdote, irmão, isso estará queimando em seu coração, sem importar se você sente de faze-lo ou não. Vá e faça-o de todas as maneiras, porque você tem que fazer um sacrifício, algo que é duro de fazer. Faça-o de todas as maneiras, vocês são um sacerdócio espiritual, um povo real, dando louvores a Deus, porque Deus vive nos corações de vocês…
92 Porém, se vocês são de Satanás, vocês sentirão que são melhores do que aquela classe de pessoas. Agora, como vão saber vocês quem está correto? Examine-o pelas Escrituras. Se um homem é nascido de Deus, ele crê em cada Palavra escrita de Deus, e diz que Ele é simplesmente tão grande hoje como Ele sempre o foi, e que Ele nunca muda, e Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Se Ele está cheio com o Espírito Santo, ele tem o mesmo Espírito Santo que Ele deu no dia de Pentecostes, e o fará atuar da mesma maneira e fará as mesmas coisas. Se Ele é nascido do Espírito de Deus, em Marcos 16, Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem”. Verdade! Então ele diz, “Eu sou um crente”, e os sinais não lhe seguem, então ele é um manufaturado, não um crente.
93 Há três classes de pessoas: O Crente, o manufaturado, e o incrédulo. E estas são as únicas três classes de pessoas que há. Uma porção de manufaturados; uma porção de crentes verdadeiros; e uma porção de incrédulos. Porém se você é um crente verdadeiro, Jesus disse, “Estes sinais seguirão aos que crerem. Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas. Se pisarem numa serpente (irmão Evans) não lhes fará dano. Porão as mãos sobre os enfermos e os curarão”. Oh, isto é tão verdadeiro como a Palavra de Deus é verdadeira. Nós não temos nenhum negócio tirando algo Disto. A Bíblia diz que o que tirar ou acrescentar a esta Palavra, esse será tirado do Livro da Vida. Deus é tão perfeito que cada palavra deverá ser perfeita e ter continuidade desde Gênesis até Apocalipse sem variar, cada palavra, cada mandamento de Deus. Você não pode faze-la dizer algo aqui e torce-la ali.
94 Eu estava assentado um dia sob uma árvore com o irmão Charlie e o irmão Wood, que está aqui; estávamos caçando ali em Kentucky. Estávamos caçando com um rifle. E eu… O irmão Charlie e o irmão Wood já haviam praticado seu tiro ao alvo naquela manhã. A 50 jardas eles estavam atirando em um alvo como que deste tamanho, tão grande quanto um esquilo. Eles disseram, “Isto está correto!”
95 E eu sai ali… Eu havia estado praticando a umas 50 jardas. E eu não acertei no olho do esquilo, mas na bochecha. Eu disse, “Isto não está certo; meu rifle não está balanceado”. E então eu me preocupei o dia todo. No dia seguinte à tarde eu fui mais cedo. Eu disparei caixas inteiras de balas. Eu… eu atirava num pequeno ponto, meia polegada à direita. Ora, de todos os modos haveria acertado o esquilo na cabeça.
96 Então Charlie e eles, na manhã seguinte estavam ali em cima, e os rifles zunindo, simplesmente atirando em esquilos, e eu assentado atrás de uma árvore simplesmente esfregando minhas mãos, dizendo, “Oh, qual é o problema com meu rifle?” Eu estava tão envergonhado de mim mesmo, até que eu… (Este lado da fita termina incompleto).
…estava ali chorando ao lado de um tronco. E então o Espírito veio, não numa voz, mas na revelação, disse, “Eu fiz a você dessa maneira para um propósito”.
97 Por que? Eu não posso tomar a Bíblia dizendo algo aqui, como a igreja diz, “O Espírito Santo foi simplesmente para aquele grupo ali atrás”, a igreja diz isto; e as Escrituras dizem, “Para todo aquele que quiser”. Eu não posso fazer com que isto dê no alvo.
98 Eu não posso dizer como o Calvinismo – simplesmente creia no Senhor e você tem segurança eterna – e o Armenianismo, “Não toques, não proves, não manuseis; Eu – eu gostaria de fazer isto, mas eu não posso faze-lo”. O armenianismo está tão longe do Calvinismo, e ambos estão errados. Tenho que ver onde… Ambos tem Escrituras, mas isto tem que dar no alvo. Agora, se Deus diz uma coisa nesta Bíblia, isto tem que acertar no alvo; isto tem que fazer com que cada porção da Bíblia corresponda exatamente com o alvo. Isto tem que fazer isto, porque Isto é a Palavra de Deus; e Ele é infinito, e Ele não pode mudar. Amém! Eu amo isto, porque então você pode descansar perfeitamente satisfeito que esta é a Palavra eterna de Deus. Por isso é que eu trato de estuda-la de diferentes Escrituras para ver o que Ela diz. Certo.
99 Satanás foi literalmente expulso do céu por Miguel o Arcanjo e Deus. E ele foi expulso para a terra, veio para a terra, entrou na serpente, enganou a Eva, e então tem entrado no homem, mulher, e por todas as eras com a mesma coisa que ele começou no princípio, o ter um grande reino, mais bonito do que o de outra pessoa, ser o governador sobre tudo; o “sabe-tudo”. “Nossa denominação é a maior; isto é – ela é – ela é predominante sobre as outras”.
100 Vocês o tem ouvido dizer, “Ora, nós temos tantas centenas de pregadores em nossa organização. Temos a maior igreja em nossa cidade”. A única coisa que eu soletro de tudo isto, é S-a-t-a-n-á-s. Correto. Para mim isso quer dizer o diabo. Quando você vê a um homem que rompe e organiza, e rompe com a irmandade, e diz que eles não terão nada a ver com a igrejinha…
101 Eu nunca vi uma pessoa tão baixa ainda, ou nunca tenho visto ainda uma pessoa tão metida no pecado; eu nunca vi uma – uma mulher ou um homem tão perdidos, que eu não fosse a ele, e o abraçasse e o tirasse dessa situação se pudesse. Nunca vi um grupo de santos roladores, ou seja o que for que desejavam chamá-los, batendo palmas, e saltando, e gritando, ou o que estivessem fazendo, que eu não fosse ali e batesse palmas, e saltasse, e gritasse com eles para a glória de Deus (isso é exatamente correto) sem importar se eles fossem negros, amarelos, morenos, brancos, ou o que fossem. Sim, senhor!
102 O Espírito Santo vem num nível; e é quando você preenche os requisitos de Deus. Se você consegue isto, você virá ao nível de Deus e não ao que você pensa disso. Satanás trata de tornar isto clássico, algo grande, intelectual. Você tem que lançar fora este arrazoamento e crer no que a Palavra diz sobre isto. Amém!
6. Bem, aqui está outra; vamos ver o que é. Está bem. Por favor, explique a parábola das cinco virgens. Um cristão peca?
103 Bem, a parábola das cinco virgens, ou melhor, das dez virgens, por favor, perdoem-me. As dez virgens se encontram em Mateus 25:1. As dez virgens saíram a encontrar o esposo (vejam bem), e cinco delas eram prudentes e tinham azeite em suas lamparinas, e cinco eram néscias e não tinham azeite em suas lamparinas. Enquanto elas tosquenejaram, o clamor – o clamor veio, “Eis aí vem o Noivo”. E aquelas que tinham azeite em suas lamparinas, acenderam as suas lamparinas, e o fogo ardia nelas, e elas saíram a encontrar o esposo. As outras vieram comprar azeite, e elas disseram que fossem obter azeite de – azeite daqueles que o vendiam. Enquanto elas foram, o noivo veio e o – e o – as virgens néscias foram lançadas fora.
104 Isto vai ferir, realmente fere, mas eu tenho que dizer isto. Eu não fiz a pergunta; eu só sou responsável por responde-la. Isto é tão profundo, irmão, tão conclusivo, que espero que o ajude em lugar de lhe ferir. Em geral tem que ferir… Como mamãe costumava dizer quando ela me dava uma surra, ela dizia, “isto tem que doer para te fazer bem”. Bem, isso – isso é certo. Vê? Eu não podia ver isto então, mas eu – eu vejo isto agora.
105 Olhe… As dez virgens eram virgens. Agora, ali estavam dez virgens que foram encontrar o Senhor. Agora, a palavra virgem significa, “santificado (alguém sabe disto?), santo, puro santificado”. Ali estavam dez delas que saíram a encontrar o Senhor.
106 Agora, recorde, elas tinham estado dormindo na primeira vigília, na segunda, na terceira, e assim até a sétima. Mas estas realmente foram encontrar o Senhor. E recorde, enquanto elas se foram, o Senhor veio. Aquele foi o tempo da vinda do Senhor. Não as que estavam na vigília…
107 Jesus falou de algumas que dormiram na primeira vigília, e algumas na segunda vigília, e outras na… Mas na vinda do Senhor elas todas despertaram. Porém neste caso, isto foi na última vigília, porque elas saíram, dez delas, a encontrar o Senhor. E cinco enfumaçaram suas lamparinas, e não pegaram azeite; cinco tinham azeite.
108 Agora recordem, azeite na Bíblia é um símbolo de que? Pode alguém dizer? (A congregação responde: “do Espírito Santo” – Ed.) Espírito Santo! Então você poderia estar limpo e puro e santificado sem ter o Espírito Santo. Limpo é o que você é…
109 Agora notem, eu vou tomar esta garrafa. E ela está jogada ali no galinheiro, e está toda cheia de sujeira. Eu a tomo; isto é justificação: “Eu vou usar este pecador”. E a próxima coisa que eu faço se eu vou usar isto, eu tenho que limpa-la. E então, se eu a limpo, que faço eu ao fazer isto? Santifico-a. A palavra “santificar” significa – significa “limpar”, o mesmo que santo. Santo – santo é uma palavra do hebreu, santificado é uma palavra grega. A palavra santificado significa “limpo e separado para serviço”. Mas então, bem-aventurados são aqueles que tem fome e sede de justiça, pois eles serão fartos, então eles serão postos em serviço.
110 Os vasos… O tabernáculo do Velho Testamento, o altar santificava os vasos, e eles eram postos a um lado para serviço. E quando eram cheios, eles estavam em serviço.
111 Agora, aí é onde vocês, preciosos Nazarenos e demais, deixaram a marca. Vê? Nós todos… Por que estão vocês falhando? Por que os Pentecostais correram e deixaram vocês? Porque vocês se recusaram a caminhar na Luz. Isto é exatamente certo. Vê? Isto é exato. O primeiro altar em que me ajoelhei foi num precioso, velho altar Nazareno aqui embaixo. Deus os abençoe, boa, santa e limpa igreja, porém são tão legalistas que dizem, “Tu deves fazer isto, e deves fazer aquilo. Tu deves fazer aquilo outro”, e não se dão conta que é a graça de Deus e que você é chamado por eleição. Não é para quem quer nem para quem corre, mas é para aquele de quem Deus tem misericórdia. Vê? Deus predestinou a igreja antes da fundação do mundo (temos uma pergunta sobre isso nuns poucos momentos. Vê?), predestinou a igreja antes da fundação do mundo.
112 Você não pode, pensando, acrescentar um côvado a sua estatura. “Ninguém pode vir a mim a menos que meu Pai o traga”. Vê? Vê, foi Deus Quem fez a chamada, Deus Quem deu o puxão, é Deus Quem estabelece a igreja. Agora, agora, você diz, “Irmão Branham, isto é puro Calvinismo”. Não, isto não é. Agora, espere! Eu não creio que Deus tome a um homem e unicamente lhe diz: “Vou te tirar e…”
113 Todos estes Batistas e Presbiterianos dizem, “Bem, eu creio no Senhor, eu não tenho… não tenho condenação em meu coração!” Com razão, eles não tem nada para condenar. Eles dizem, “Bem, dançar não me prejudica. Beber um drink social não faz mal!” Porque não há nada ali para danificar. “O contar piadas obscenas, não me aborrece”. Por que? Não há nada ali para ferir.
114 Porém eu não sirvo ao Senhor porque penso que Ele me mandaria ao inferno se eu não o fizesse; eu O sirvo porque O amo. Eu O sirvo porque há algo em mim. Se você dissesse, “Bem, eu tenho de deixar de fazer isto porque a minha igreja não crê nisto”, você simplesmente está fazendo o papel de um hipócrita. Isto é certo. Mas se você faz isto porque isso – você o ama, e – e isto é uma contribuição para Deus, e alguma coisa em seu coração, fazendo o amor de Deus em você maior que estas coisas, então você está na linha correta. Porém se eu não bebo, fumo, masco fumo, maldigo e não faço outras coisas, eu ainda posso ir ao inferno. Correto! Eu me uno a todas as igrejas, me batizo, e tenho meu nome escrito em todos os livros e faço o papel do bom, e vivo uma boa vida, isso não bastaria. Pois a Escritura diz: “A menos que um homem seja nascido outra vez, não verá o Reino de Deus”. Isto é verdade!
115 Agora estas virgens, dez delas adormeceram. O que fez os Nazarenos tropeçarem foi isto: Porque os Pentecostais tomaram o falar em línguas como a evidência inicial do Espírito Santo. Levavam as pessoas ao altar e as faziam dizer algo repetindo-o uma e várias vezes até que falavam em línguas. Um real e verdadeiro Pentecostal não faz isso. Porém o diabo também tinha muitas coisas na igreja de vocês, Nazarenos. Vê? E também tinha muitas coisas na igreja Pentecostal porém quanto ao batismo do Espírito Santo, isso é a verdade. Isso é exatamente a verdade.
116 Há muitos deles, eu sei. Eu tenho ouvido pessoas falarem em línguas. Eu não posso julgar; e não fui enviado a julgar. Eu tenho ouvido a uma porção delas; soa como o metal que soa e como o címbalo que tine. Porém eu sei que há um Espírito Santo genuíno que fala em línguas. E eu sei que é verdade. Sim, senhor.
117 Porém eles viram às pessoas entrarem e dizerem: “Glória a Deus, eu o tenho”. Não chame você a isso de Pentecostal pelo fato de darem uns saltos, e falarem em línguas, e logo vê-los ali fora com a esposa de alguém mais ou com o esposo de alguém.
118 Você diz, “É isso o Espírito Santo?” Vocês, nazarenos também gritaram por todo o piso e fizeram a mesma coisa. Vocês disseram que tinham isto quando gritaram. Vê? Não há maneira pela qual você possa provar isso – a não ser pela vida que você vive. “Por seus frutos os conhecereis”. Esta é a maneira que é. A vida pia e Cristo operando em você, confirmando a Palavra, sinais e maravilhas seguindo uma vida piedosa, isso é a coisa real. Agora, você pode ter muitos sinais que o sigam e não ter a vida. Você pode imitar a vida sem os sinais, porém quando você vê isso junto, isso é o que é. Essa é a coisa.
Agora! E então, recordem, a Noiva… Agora eu posso finalizar isto se vocês tiverem uns minutos mais.
119 Olhe, quando uma mulher vai fazer um vestido. Ela tem seu pedaço grande de tecido. (Como poderíamos chamar isto? Algodão, ou qualquer outra espécie, qualquer tecido que ela use). E ela tem um modelo. E começa a olhar nesse grande pedaço de tecido. Agora, depende dela onde vai colocar este modelo. Correto? Ela pode escolher alguma parte do tecido, e o tecido todo é santificado, está limpo. Vê? É eleição. A eleição de Deus. Assim sendo, que é que Ele faz? Deus toma por eleição e põe Seu padrão de Cristo em qualquer parte do tecido. E logo o tecido é cortado. E o resto do tecido é tão santo quanto a parte que se cortou dele, porém por eleição Deus faz sua eleição desde antes da fundação do mundo. Não disse Paulo em Coríntios 8, ou melhor, Romanos 8, “Pode o barro dizer ao oleiro, por que me fizeste assim?” Pode Deus, Quem é justo, Aquele Quem pôde dizer a Esaú e a Jacó mesmo antes de haverem nascido ou feito bem ou mal, “Amei a Jacó e aborreci Esaú”. É porque por esse prévio conhecimento Ele sabia como era Esaú e como era Jacó. Ele sabe o que está no homem. Antes da fundação do mundo Ele já o sabia…
120 Se você pudesse explicar a palavra infinito… a palavra infinito… É como se dissesse que há cem bilhões de toneladas de mosquitos no mundo (porém isto nem começaria a explica-lo), cem bilhões de toneladas de mosquitos no mundo, e cada um deles pisca seus olhos cem bilhões de trilhões de vezes. E nem um deles pisca seus olhos sem que antes haja sabido Deus desde antes da fundação do mundo. Isso é infinito. Isto é algo que fala de infinito. Vê?
121 Ele é infinito. Assim sendo antes da fundação do mundo Ele sabia exatamente o que você ia fazer. E Ele enviou a Cristo, não só para ser… Se alguém diz: “Bem, se tão somente renunciasse minha torpeza e seguisse a Ele”, ou algo assim, não é isso. Ele já sabia quem seria salvo, assim sendo Ele enviou a Cristo para salvar o que Ele já havia visto que seria salvo. Isto é exatamente a verdade.
122 A Igreja em si tem segurança eterna. Se você está na igreja, você está seguro com a igreja. Porém quando você se separa da Igreja, você não está seguro. Vê? Fique na igreja.
123 Como entra você na igreja? Com um aperto de mãos? Escrevendo seu nome num livro? Por um Espírito somos batizados num Corpo, e esse é a Igreja. Como? Pelo batismo do Espírito Santo nós estamos selados no Corpo de Cristo. Por quanto tempo? Até o dia da vossa redenção. Efésios 4:30, diz: “Não entristeçais o Espírito Santo com o qual estais selados até o dia de vossa redenção. Selados até o dia da vossa redenção. Seguro, seguro, isso é o Espírito Santo”.
124 E agora, essa Igreja foi raptada, e o remanescente da semente da mulher quem guarda os mandamentos de Deus e tem fé em Jesus Cristo (vê?), não a Noiva, o remanescente da semente da mulher. A eles, o dragão lhes lançou água que saía de sua boca para fazer guerra a eles, o remanescente da semente. Isto será quando a Igreja Protestante sob a Federação de Igreja, a qual é a imagem da besta, a qual está se formando hoje… E haverá um boicote sobre todas as igrejas dessa índole.
125 Como temos a grande arrecadação de impostos que temos agora, uma disputa, tratando de dizer que não somos uma igreja e nós temos direitos Constitucionais para dizermos que somos uma igreja. E enquanto a Constituição o diz e não houver nenhuma emenda a respeito, nós temos absolutamente os direitos como qualquer outra. Nossos antecessores lutaram por isso. Porém o que tem feito é que tem violado toda lei da Constituição que tem podido violar, e muito logo a Federação de Igrejas à qual todas as igrejas e denominações tem sido convidadas a entrar, e não qual o diabo tem entrado introduzindo mundanismo e tudo mais nos membros da igreja e além do mais, convertendo-as em grandes congregações, dando-lhes classes e sociedade, enquanto que uma igrejinha ali, havendo nascido outra vez, numa confusão, como todo nascimento é, todavia está pagando o preço, todavia está se humilhando e morrendo, atuando da mesma maneira que aqueles primeiros que nasceram no dia de Pentecostes, a mesma classe de igreja… As fecharão e serão atiradas sob a Federação de Igrejas. Isto será um boicote como uma união ou algo. Ou você entrará ou você sairá.
126 A marca da besta já está hoje, e o selo de Deus é o Espírito santo. Rejeita-lo é aceitar a marca da besta. Qualquer que olhar ao Espírito Santo, o qual você está suposto a receber, e não o fizer, automaticamente você toma a marca da besta, porque há somente duas coisas: Todos que não tem o Selo de Deus tem a marca da besta. Assim sendo receber o Selo de Deus é receber o Espírito Santo. Rejeita-Lo é ter a marca da besta. Ali está a coisa toda. Isto é exatamente a verdade.
127 Assim sendo, a Noiva subiu e o remanescente ficou aqui. E é o que se levanta na segunda ressurreição. “Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição, na qual a segunda morte não tem poder”. Correto. Na segunda ressurreição estará o trono Branco de Juízo, e então a igreja… “Não sabeis”, disse Paulo, falando aos incrédulos, e aos advogados e demais, “Que os santos julgarão ao mundo?” Estas coisas deveriam ser julgadas pela igreja, não por magistrados injustos e demais, mas nossos assuntos deveriam ser julgados pela Igreja. Porém vocês levam uns aos outros à lei. E Deus tenha compaixão daquele que leva um cristão à lei. Correto. Paulo mesmo nos preveniu disto.
128 Agora, essa é a Noiva, e as virgens adormecidas são deixadas aqui na terra. As virgens prudentes vão ao Céu com azeite em suas lamparinas.
Eu sei que poderíamos falar muito sobre isto, porém tenho que apressar-me para terminar com o que resta.
129 “Os cristãos pecam?” Absolutamente não! Não há nenhuma Escritura onde diga que um cristão peca. Ele não pode pecar. Eu sei que há um ressentimento a respeito. Porém vamos a I João 3 e vejamos o que a Escritura diz. Um cristão não peca.
130 Tem visto você alguma vez a um pássaro negro, branco ou a um pássaro branco, negro? Tem visto você alguma vez a um homem bêbado e sóbrio ao mesmo tempo? Não! Você nunca tem visto a um pecador santo. Não há tal coisa como essa.
131 Agora, se isto se torna um pouquinho doloroso, ponha bastante bálsamo, você sabe, e isto será – será curado em pouco tempo.
132 Agora, as Escrituras são absoluta e infalivelmente a prova daquilo que estamos falando. I João capítulo 3 verso 9. Correto, ouçam a isto:
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Escutem, estão prontos? Tem vestido suas jaquetas e tem a armadura bem cingida? Escutem atentamente porque isto vai sacudir.
Qualquer que é nascido de Deus não peca (Como é isto?) porque a sua semente (Sua semente, semente de Deus) permanece nele; (no homem)…e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão, não é de Deus.
Como pode você ter denominações e levantar barreiras e coisas como essa, e dizer que você é nascido de Deus? Não há tal coisa. Isso é uma mofa do – de Satanás. Correto. Mas o homem que é nascido de Deus não peca; é impossível para ele pecar.
133 Vejam! Simplesmente deixe-me tomar este crucifixo por um minuto se isto sair daí. Quem foi a oferta do pecado? Jesus Cristo. Como entramos em Cristo? Quem morreu por nós? Cristo. Que O fez morrer? Nossos pecados. Ele tomou minha punição. É isto correto? E então como eu entro Nele? Por um Espírito nós somos todos batizados dentro do Corpo. E uma vez neste Corpo, nós somos cobertos pelo Sangue e livres do julgamento. Ele não pode pecar, porque há um sacrifício de sangue por ele dia e noite. Aleluia! Ele não peca. Ele não tem desejo de pecar. Se ele o faz – se ele faz alguma coisa errada, ele não tencionava fazer aquilo. A Bíblia diz em Hebreus capítulo 10, “Pois se pecarmos voluntariamente após ter recebido o conhecimento da verdade (e Ele é a Verdade), não haverá mais sacrifício pelo pecado”. Aquele que desprezava a lei de Moisés, pelo testemunho de duas ou três testemunhas, morria sem nenhuma misericórdia, quanto mais será digno de maior condenação aquele que pisar ao Filho de Deus e tiver por imundo o Sangue do testamento no qual foi santificado, e fizer afronta ao Espírito da graça.
134 Porque por um Espírito somos todos batizados dentro do Corpo e somos livres do pecado, e não podemos pecar. Há um pacto esperando por nós. E se ainda há desejo em seu coração de pecar, você nunca foi batizado dentro do Corpo, porque você está morto e sua vida está escondida em Cristo através de Deus e selado pelo Espírito Santo. Cristãos não pecam. Eles cometem enganos, mas eles não pecam. Amém! Esta é a razão pela qual eles não pecam, pois eles não podem pecar.
135 Como posso eu ter uma… Se eu fosse pela cidade e o prefeito desta cidade dissesse, “Sr. Branham, eu sei que você atende chamadas de enfermos. Há limites de velocidade. A velocidade máxima que alcança nesta cidade são cerca de trinta milhas por hora. Mas eu te dou permissão para voe correr noventa se você desejar, porque eu tenho fé que você não faria isto a menos que tivesse emergência ou alguém morrendo em um acidente. E eu te darei permissão, como prefeito da cidade, para que você também possa atravessar uma luz vermelha, ou fazer o que quer que queira, faça-o”. Então, como poderia um pequeno oficial aprender-me quando fosse a uma velocidade de quarenta milhas por hora em uma zona de trinta milhas, quando tenho essa permissão? Não pode. Eu não poderia infligir nenhuma lei de velocidade nesta cidade, sabe por que? Porque estou acima de qualquer lei de velocidade. Amém! Espero que você veja isto.
136 E quando estamos mortos, e Deus tem reconhecido nosso arrependimento, Ele tem reconhecido nosso batismo, Ele tem reconhecido o Sangue de Seu próprio Filho, o qual por fé tem sido aplicado, Ele reconhece sua prévia predestinação, pois sabia que eu o faria, e me tem reconhecido em Cristo, morto… E Cristo morreu em meu lugar. Ele foi imolado antes da fundação do mundo. Meu nome foi posto em Seu livro como Cristão. Aleluia! Cristo morreu minha morte. Cristo é meu Sacrifício. E Deus nunca mais pode imputar-me pecado. Ele tem me dado o Selo do Espírito Santo como testemunha de que tenho passado da morte à Vida. Isso é tudo.
137 Então aqueles que são nascidos de Deus não cometem pecado, pois ele não pode pecar. No Velho Testamento cada ano havia uma recordação de pecado. Mas Cristo por um só sacrifício Ele fez perfeitos para sempre os adoradores. “O – o adorador uma vez limpo (Hebreus 10) – o adorador uma vez limpo não tem mais consciência do pecado”. Então você toma estas pessoas que correm na igreja, e pulam e saltam e gritam, e que falam em línguas, e atuam exatamente como um cristão, e logo se vão, e no ano seguinte, ou na semana seguinte, volta outra vez. Para começar eles nunca receberam nada. Estavam imitando, porque a Bíblia diz que o Espírito Santo nos sela em Cristo até o dia da redenção. Aleluia! Isto é o que me faz descansar com segurança. Porque Deus o prometeu.
138 Não mais pecado. O pecado está resolvido. Esta é a razão pela qual o pecado é uma imundície para o cristão. Esta é a razão pela qual uma mulher de shorts se vê tão suja para um cristão. Por isso é que a vulgaridade, e todas essas coisas sujas, o fumar, o beber, as mesas de jogo, todos estes programas sem censura na televisão, todas estas coisas sujas parecem sujas a ele. Por que? Porque você é de um Reino diferente. Você tem nascido no Reino de Deus e está selado pelo Espírito Santo até o dia da Redenção.
139 Todo aquele que é nascido de Deus não comete pecado, porque não pode pecar. A semente de Deus está nele, e ele não pode pecar. Desde que o Espírito está ali, Ele tira todo desejo de pecado de você. Amém! Você não pode pecar; já não há mais desejo pelo pecado.
Poderíamos tomar muito tempo nisto, porém nos apressaremos. Temo não termina-las.
7. Por que as igrejas que batizam no nome do Pai, Filho e Espírito Santo consentem que as mulheres preguem? Por que elas tem tanto poder e autoridade?
140 Agora, isto é uma coisa delicada. Agora, eu sei que estou falando a pessoas que diferirão com isto, mas como um cristão eu devo dize-lo. Não há autoridade escriturística na Bíblia para o batismo nas águas em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Nunca houve uma pessoa batizada na Bíblia no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é uma tradição católica ensinada no sexto século.
141 A aspersão nunca esteve na Bíblia, as pessoas sendo aspergidas ou salpicadas com água, mas imergidas. Se você deseja tomar conhecimento disto, eu tenho ambos aqui, o Grego e o Hebreu.
142 E sobre o Dia de Pentecostes, Pedro requereu que aquele homem devia se arrepender e ser batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados. E Pai, Filho e Espírito Santo não são nomes. Pai, Filho e Espírito Santo… Mateus 28:19 disse, “Ide por todo mundo, ensinando todas as nações e batizando-as no Nome”, não nos Nomes, singular de… Não no nome do Pai, nome do Filho, nome do Espírito Santo, mas no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Pai não é nome; Filho não é nome; Espírito Santo não é nome. Eles são títulos que pertencem ao Nome.
143 Agora, dez dias depois Pedro disse, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo”. Pai, Filho e Espírito Santo, vê como a idéia trinitariana é extremista… Vê, eles tratam de fazer três deuses disto. Não há três deuses. Eu gostaria de ler para vocês do original Grego aqui. a única maneira que eles batizavam era no Nome de Jesus, e a Bíblia diz no original Grego, que isso foi para faze-los reconhecer que Ele era Deus.
144 Pai, Filho e Espírito Santo são ofícios de um Deus. Ele foi o Pai; Ele foi o Filho; Ele é o Espírito Santo. São três ofícios ou três dispensações, a Paternidade, a Filiação, e a dispensação do Espírito Santo. Mas Pai, Filho e Espírito Santo tem um Nome, o Senhor Jesus Cristo.
145 Cada pessoa daquele dia foi batizada no Nome de Jesus Cristo, e também encontraram algumas que não eram batizadas em nome algum, e o original Grego e também o Hebreu, ambos dizem aqui que o batismo no Nome de Jesus é para perdão de pecados, ambos dizem isto, o Grego e o Hebreu. Redimir significa “perdoar”, por certo. se eu redimo algo, é para tirar aquilo. Redimir – tirar.
146 Mas não há Escritura na Bíblia… E Paulo o apóstolo passando por ali encontrou alguns irmãos Batistas, Atos 19. Estavam desfrutando de grandes momentos; estavam gritando; eles estavam tendo grande regozijo e coisas; e eles estavam pregando, havia gozo no campo.
147 Áquila e Priscila no capítulo 18 tinham visitado esta gente, Apolo; eles eram Batistas. E Paulo foi a eles e disse; “Recebestes o Espírito Santo desde que crestes?”
E eles disseram, “Nós nem mesmo sabemos que há Espírito Santo”.
148 E ele lhes disse: “Em que pois, sois batizados?” Eu sei que na edição bíblica King James (em inglês) diz: “Em que”, porém no original diz: “Como”. “Em que ou como fostes batizados?”
149 Eles responderam: “Fomos batizados pelo mesmo homem que batizou a Jesus, João”. Paulo lhes disse, “Isso já não funciona mais. Vocês tem que serem batizados outra vez”. E quando eles ouviram isto, foram às águas e se rebatizaram no Nome de Jesus Cristo. Paulo impôs suas mãos sobre eles, e receberam o Espírito Santo. Agora, se aqui diz, Pai, Filho e Espírito Santo e aqui diz o Senhor Jesus Cristo, eu não posso acertar em ambos os alvos. Isso tem que ser acertado.
150 Bem, em Mateus, 28:19, o último capítulo e o penúltimo verso. Se você lê uma história de amor e diz que “e desde esse dia em diante, João e Maria viveram felizes”, porém quem são João e Maria? Para descobrir isto você tem que regressar quem são João e Maria? Para descobrir isto você tem que regressar ao princípio do livro e averiguar. Ver quem são João e Maria que viveram felizes desde esse dia em diante. Se Jesus disse: “ide e batizai-os no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo”, e se Pai não é um nome, Filho não é um nome, então, de quem estava falando Ele? Quem é Pai, Filho e Espírito Santo? Vá ao princípio do livro e leia-o. Vou ler na Genealogia de Jesus Cristo, o primeiro capítulo, verso 18.
Agora o nascimento de Jesus Cristo foi assim:… (Prestem atenção. A esse poste vamos chamá-lo Pai, ao púlpito Filho e a isto, Espírito Santo. Bem, Quem é o Pai de Jesus Cristo? Deus. Todos vocês estão de acordo? Deus é o Pai de Jesus Cristo. Esse é Deus o Pai. Este é Deus o Filho. Este é Deus o Espírito Santo).
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim (Mateus 1:18) Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo… (A congregação diz: do Espírito Santo! – Ed.) Eu pensei que Deus fosse Seu Pai. Eu pensei que Ele havia dito que Deus era Seu Pai. Então, como pode Deus e o Espírito Santo serem ambos Seu Pai, se são duas pessoas diferentes. Duas pessoas diferentes, duas personalidades, ou como queira? Eles tem que ser a mesma pessoa, ou de outra maneira Ele teve dois pais espirituais.
…e o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do (não de Deus o Pai, mas do Espírito Santo) …Espírito Santo.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz:
Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.
151 E Seu Nome foi, qual? Jesus. Muito bem. Pai, Filho, Espírito Santo. Bem, Pai e Espírito Santo são o mesmo Espírito. Que é o Espírito? É o Espírito de Deus. E quando estava na forma do Espírito, ele desceu para batizar a Jesus e habitou Nele, e disse: “Este é meu filho amado, em quem me comprazo habitar”. Ele desceu e morou em Jesus, e isso o fez Emanuel na terra. Assim sendo, qual foi o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? (A congregação responde: “Jesus Cristo” – Ed.) Seguramente que sim.
152 Então Pedro tinha a mesma revelação. Agora, nós temos nossas vistas treinadas. Estamos atingindo o alvo. Vejamos se os discípulos usaram esta mesma classe de pontaria. Cada vez que se juntavam, cada vez que se mencionava de um batismo, tinham que ser batizados no Nome de Jesus Cristo, porque Ele disse que “Não há outro nome debaixo do Céu dado aos homens, no qual você possa ser salvo”. É uma concepção falsa do diabo e não há nenhuma Escritura que o apóie. É verdade.
153 Espero que isto não haja ferido, mas esta é a Verdade. Vê? Esta é a Verdade, irmão. Você não pode fazer com que… Você não pode esconder o Pai, Filho e Espírito Santo num lugar e Jesus no outro, quando ninguém nunca foi batizado no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Cada pessoa na Bíblia, foi batizada no Nome de Jesus e aqueles que não foram batizados desta maneira, tiveram que se batizar outra vez antes que pudessem mesmo receber o Espírito Santo. Talvez pudessem atuar como se tivessem muito poder. Você tem que seguir o plano infinito de Deus. Isto é exatamente a Verdade. Muito bem.
154 O Batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo está equivocado. Bem, com respeito às mulheres pregadoras, qualquer um sabe que isso é um erro. Se você não sabe mais que isto… Gostaria de haver tido tempo para ler isto aqui do Grego, o que diz aqui. Diz, “Se uma mulher deseja saber alguma coisa, que indague a seu marido, porque é vergonhoso e uma desgraça a mulher falar na igreja”. O Grego diz que – Eu quero dizer, o Hebreu. “Como ensina a lei que elas estejam em silêncio com toda sujeição ao pastor (vê?), pois isto é pecaminoso e vergonhoso que uma mulher fale na igreja”. Oh, que coisa, todos deviam saber isto. E agora… E por toda a Escritura, em Timóteo e outras Escrituras, eu tenho anotado aqui, é a Verdade. Correto.
155 Agora, então por que eles tem poder? Você diz, “Por que acontece isso?” Veja, irmão, deixe-me lhe perguntar, ou irmã, seja quem for que fez esta pergunta, veja. Eu tenho visto algumas das mais poderosas reuniões entre os Maometanos, onde gritam, saltam, e tomam uma espada e extravasam o coração, desta maneira, e jogam água na ferida aberta, e caminham pelo fogo com seus pés descalços, e todas estas coisas e se deitam em tachinhas, e tomam uma espada e a enfiam em suas bocas sem nenhuma preocupação e você pode tira-las e ver o sangue nas espadas e todas estas coisas. Não me fale sobre estas coisas. Vê? Essa não é a verdade, isto não vindica coisa alguma. Vê? Jesus disse… Deixe-me ler as Escrituras que eu tenho escrito para você, Mateus 7:21 – 23: “Muitos virão a Mim naquele dia… Nem todo que disser, Senhor, Senhor, entrará no reino, mas aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Pois muitos virão a mim naquele dia e dirão, Senhor, não tenho eu pregado em Teu Nome. Não tenho eu expulsado demônios, e profetizado, e feito todas estas coisas. Ele dirá, Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade, eu nem mesmo vos conheço”. Vê?
156 Então não… Vê, a verdade unicamente vem de uma maneira irmão. Agora, eu não estou dizendo que aqueles que batizam em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, todos vão ao inferno. Não estou dizendo isso. Deus é o Juiz; que Ele faça o que Ele queira; porém o que eu estou dizendo é que não há Escrituras legais na Bíblia para ninguém ser batizado no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo.
157 Paulo ordenou a cada um daqueles que haviam sido batizados em alguma outra maneira que não fosse no Nome de Jesus Cristo que voltassem e fossem batizados outra vez no Nome de Jesus Cristo, e lhes disse: “Se um anjo do céu vos anunciar outra doutrina (Gálatas 1:8) seja anátema. “Como antes já vos tenho anunciado, outra vez vos digo, se um anjo do céu anunciar outro Evangelho além do que haveis recebido, seja anátema”.
158 Bem, isso não… Você não pode acertar no alvo aqui e acertar no alvo ali. Pai, Filho e Espírito Santo, e dizer: “Deixe-os, eles estão certos”. E do Nome de Jesus, dizer, “Deixe, eles estão certos”. Tem que haver algo que acerte no centro. Deus não é um autor de confusão.
159 E você corre através da Bíblia em qualquer parte que você deseje, e você encontrará que esse é um falso batismo. Então volte à história e desça ao sexto século, quando o grande Agtobus, creio que foi, que batizou ou um dos… Eu não digo que foi Agtobus; Eu me esqueci do nome de quem batizou… se você quiser encontra-lo está no livro intitulado “Os Pais de Nicéia”, 325 anos depois de Jesus Cristo onde consta que eles ainda batizavam no Nome do Senhor Jesus Cristo. E quando a Igreja Católica tomou poder eles estabeleceram o nome de Pai, Filho e Espírito Santo. Ninguém, em nenhuma ocasião antes que isto sucedesse, foi batizado no nome de Pai, Filho e Espírito Santo. É uma tradição católica.
160 Lutero trouxe muito disto consigo. Wesley trouxe o resto disto, nós seguimos com isto. E no catecismo católico, que é chamado “Fé de Nossos Pais”, eu creio que é, na página 144, eu penso que é, ele diz, eles dizem, “Alguns protestantes serão salvos?” Diz, “Talvez alguns deles. Eles reclamam viver pela Bíblia, mas eles continuam tomando os ensinamentos católicos”. Dizem, “Na Bíblia, os outros Católicos, batizavam no nome de Pai – no Nome do Senhor Jesus Cristo, mas nós tomamos unicamente a solenidade disto e a colocamos no Pai, no Filho e no Espírito Santo, e os protestantes o reconhecem”. E logo seguem dizendo: “Talvez alguns deles se salvem”. Não é por isso que eles serão salvos. Correto.
8. Há mais que um mundo?
161 Sim, há mundos de mundos, Hebreus capítulo primeiro verso dois, Hebreus capítulo onze verso 3. Há mundos de mundos. Deus criou os mundos, m-u-n-d-o-s.
9. Há mais de um céu?
162 Sim. Em II Coríntios 12:3, Paulo disse que conhecia a um homem que foi levado ao terceiro céu. E em Apocalipse e em outras partes, você encontra que há mais que três. Vou ter que apressar-me, porque já passei do tempo em que deveria haver terminado. Estaria bem se simplesmente lêssemos o resto das perguntas e fizéssemos um comentário? Muito bem.
10. Um bebê em Cristo irá no rapto?
163 Absolutamente, se esse bebê tem nascido de novo. Não importa quão jovem ele seja, ele vai de todas as maneiras. Vê você?
11. Por que me apareceria Cristo quando estava a ponto de tomar a Ceia?
164 Bem, sem dúvida seu coração estava em sintonia e você estava vindo sagradamente a Deus ao fazer isto; e é este o porque Ele apareceu a você. Vê, esta seria a única razão que saberia. Eu não poderia dizer nada mais do que – do que isto… vejamos.
12. Se nós fomos salvos antes do… (Oh, oh, nós não vamos nos deter nessa, não é verdade? Fomos salvos antes da fundação do mundo? Verdade que sim?
165 Sim, senhor! Apocalipse 13:8 diz que você foi salvo e seu nome foi posto no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. E Efésios 1: 4 e 5… Vamos simplesmente ler isto; isto não tomará mais que um minuto e assim você verá que não sou eu simplesmente citando isto… Muito bem, aqui está, leiamos isto:
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.
Como também (ouçam!) nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
166 Agora, no Livro de Apoc… Aqui a tenho; permitam-me ler isto rapidamente, para que você veja que eu não simplesmente citei isto. Eu desejo citar isto. Apocalipse 13:8, ouçam isto rapidamente:
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Isto foi quando foi. Correto).
13. Éramos todos espíritos então?
167 Não, nós não éramos nada então, mas na mente de Deus nós éramos. E Ele falou e isto se materializou. Jesus foi morto antes… Quantos sabem que a Bíblia ensina que Jesus Cristo foi o Cordeiro que foi imolado antes da fundação do mundo? Deus falou isto e quando Ele falou, ficou como se houvesse cumprido ali mesmo. E quando Ele me viu e Ele viu a você antes da fundação do mundo, estávamos figurativamente em Sua mente. Então quando vimos ao mundo, nós como homens, éramos masculino e feminino. E Ele separou o espírito feminino e formou uma mulher dele e deixou o espírito masculino no homem.
168 Quando você vê uma mulher atuando como homem, há algo mal. E se você vê a um homem agindo efeminadamente como uma mulher, há algo mal.
169 E então ele tomou do lado do homem uma costelinha e dela fez a ele uma ajudante, e eles dois foram um.
170 Porém antes da fundação do mundo nossos nomes… quando o Cordeiro foi sacrificado, nossos nomes foram postos no Livro, quando Deus em sua mente nos viu e nos predestinou por Seu prévio conhecimento antes da fundação do mundo. Oh, irmão, não faz isto à igreja querer levantar-se e correr pelos corredores? Pense nisto! Você que é nascido de novo, antes da fundação do mundo, Deus pôs seu nome no Livro da vida do Cordeiro, Cristo morreu e enviou o Espírito Santo aqui para chamar você à Vida Eterna. Você o tem recebido: Ele selou a você… Você está ali selado até o dia de sua redenção. Aleluia!
171 Falando de segurar isto! Não sou eu agarrando-me; é se Ele agarrou. Não é o que eu fiz, é o que Ele fez. Não é, “eu deixei de fumar. Eu deixei de mentir. Eu deixei de roubar”; é que Ele morreu por mim. E Ele me tirou meu espírito e me converteu numa nova criatura.
Bem, a pergunta seguinte que segue desta… apressemo-nos para aborda-la.
14. Que diferença há entre corpo, alma e espírito?
172 O corpo é a carne que você olha e que vai apodrecer. Nasceu por desejo sexual do pai e da mãe. Deve apodrecer. Não serve. Portanto no novo nascimento, na ressurreição quando você sair outra vez num corpo, vai ser o poder criativo de Deus que falará como Ele o fez com Adão e você sairá.
15. Por favor, poderia explicar tua teoria de como Eva concebeu a Caim do diabo?
173 Eu nunca disse isso; eu disse que Eva concebeu a Caim da Serpente. Em Gênesis 4, o primeiro verso claramente declara, que Adão conheceu a sua esposa Eva; e que ela concebeu e deu à luz a Caim e disse: “Adquiri um varão de Deus”. Absolutamente! Toda vida tem que vir de Deus. John Dilinger veio de Deus. Adolf Hitler veio de Deus. Cada um… George Whitfield veio de Deus, e igualmente Bob Ingersol. Cada pessoa veio de Deus.
174 Porém o que eu quero dizer é isto: e quero que alguém desminta isto. Vê? A Bíblia diz que Ele poderia (Em Gênesis 3: 8) …A pergunta foi feita quando Eva – Algo havia acontecido com ela, ela conheceu a serpente… Agora, a serpente não era uma víbora, ela era uma besta, a mais sutil de todos no campo. Não havia nada…
175 Todavia a ciência está buscando um osso de algum animal que fizesse uma junção entre o homem e o macaco. O mais próximo que eles tem conseguido é um chimpanzé. Eles não podem encontrar um osso. Eles nunca encontrarão, porque é uma serpente. Isto é uma revelação de Deus.
176 Vejam! A serpente foi um como o homem pré-histórico, alguma coisa próxima a Deus – ou melhor, próxima ao homem. E esta é a única coisa. Se acontecesse de ser outro animal para – Satanás nunca haveria chegado a eles, porque a semente não haveria se misturado com a da mulher. Você não pode misturar uma semente humana com nenhuma outra semente animal. Não se pode. Porém este animal que misturou a sua semente está completamente extinto. Deus o converteu numa víbora. Porém recorde quando…
Disse, “Por que te escondes? Por que te cobres com folhas de figueira?”
Então começaram a lançar a culpa um no outro. “Bem”, Adão disse, “A mulher que Tu me deste me seduziu a provar do fruto”.
177 E a mulher disse: “A serpente me enganou”. Agora, que significa enganar? “Ela me enganou”.
178 E Deus disse: “Eu porei inimizade entre tua semente e a semente da serpente”. Semente! A serpente tinha uma semente literal, e vem através de Caim. Através de Caim veio toda pessoa inteligente e educada até antes do dilúvio. E depois dele nasceu Abel a quem ele matou, e Sete foi levantado em seu lugar para representar a morte, sepultura e ressurreição de Jesus. E dele saiu um povo humilde, pastores de ovelhas e demais, um povo que temia a Deus. E Jesus disse que os filhos deste mundo são sábios, inteligentes, mais que os filhos do Reino. Isto é verdade!
179 Não nos podemos comparar com eles. Não trate de engrandecer-se um deles. Humilhe-se ante Deus. Não deseje ser sábio e inteligente. Unicamente deseje conhecer a Jesus e deixe o outro em paz, porque ali jaz a semente da serpente hoje em dia. E as pessoas se gloriam porque cientistas, e homens inteligentes e educados e grandes escolares pertencem a suas igrejas. Eu preferiria ter a um homem que pertencesse a minha igreja que realmente conhecesse a Deus, ainda que não conhecesse o A-B-C (Correto!) porém que fosse semente de Cristo.
180 A Semente da mulher, a Semente da mulher foi Cristo. Maria deu à luz ao Cristo. E a semente da serpente a qual foi Caim chegou até Judas Iscariotes. Ali estavam Jesus e Judas, Deus e o Diabo. Na cruz do Calvário estavam quatro pessoas morrendo. Estava um ladrão a cada lado de Jesus e Judas que havia se pendurado na árvore de sicômoro, o que é uma cruz: “Maldito aquele que é pendurado numa árvore”.
Ali estava um ladrão que disse: “Se és Filho de Deus, salva-nos”.
181 O outro disse: “Senhor, justamente estamos recebendo nosso castigo; porém tu não tens feito nada. Lembra-te de mim quando entrares em Teu Reino”.
Jesus lhe disse: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”.
182 Ali estava Jesus, o pregador do Evangelho, pregando na Cruz. E ali estava Satanás regressando ao inferno, levando consigo a semente da serpente, o incrédulo. Ali estava Deus regressando ao Céu levando Consigo a um pecador arrependido, a semente da mulher. Seguro!
183 Não era a semente do diabo; era a semente da serpente. E a serpente tinha uma semente, a Bíblia disse que tinha uma semente. E a semente da serpente, todavia existe.
Você pode me perguntar mais a este respeito. Se tivéssemos tempo, lhe daria as respostas…
16. Por favor, explique o que quer dizer “não peca”, em I João 5: 18?
Creio que o tenho em frente a mim. Talvez… aqui está; abri diretamente na Escritura. Talvez o Senhor queira que leia isto. Muito bem, I João.
Sabemos que qualquer que é nascido de Deus não peca.
184 Seguramente que não! Acabo de passar sobre isto. Ele não pode pecar; porque é nascido de Deus. “Não peca”, ele não pode pecar, porque a semente permanece nele. Outra Escritura que você poderia ver com referência a isto seria Romanos 4: 8, 4: do 5 ao 8 onde Deus…Quero dizer onde Davi falou anos atrás dizendo: “Bem-aventurado é o varão a quem Deus não imputa pecado (vê?) porque não peca”.
Bem, temos uma mais e logo terminaremos. Vejamos.
17. Irmão Bill, qual é a diferença entre fornicações e adultério, em Mateus 19: 9?
185 Jesus disse em Mateus 19:9, “Qualquer que repudiar sua mulher, a menos que seja por causa de prostituição, e se casar com outra, adultera. A diferença entre fornicação e adultério, a palavra poderia aplicar-se de uma e de outra maneira. Porém para esclarecer o que ele estava falando aqui, é como no caso de uma mulher solteira, ela não pode cometer adultério, porque não tem esposo para que cometa adultério contra ele. Isto é imundície para ela. Ela tem que confessar aquilo para seu marido antes que eles se casem, se ela fez isto. Se não e seu esposo descobre isto mais tarde, ele tem o direito de deixa-la, porque ela fez um voto falso. Pois a Bíblia diz – “Seja pois…” ou o ritual diz: “Seja pois conhecido de vós (eu tenho escrito no meu ) que se algum casal tem se unido de outra maneira que não seja o que a Palavra de Deus permite, o matrimônio deles não é lícito. Eu exigirei e responsabilizarei a ambos quando vocês certamente responderão no dia do juízo quando os segredos de todos os corações serão revelados, se algum de vocês sabe de algum impedimento pelo qual essa união não será legal, fale isto agora”. Ali o tem. Vê?
186 Então fornicação é que uma moça, não vive uma vida limpa, isso é fornicação, porque ela não tem marido. Porém quando ela está casada e então quando ela vive assim, ela comete adultério contra seu marido.
187 Uma mulher veio a algum tempo atrás, e ela disse, “Oh, eu tenho confessado tudo isso”. Ela estava nervosa, e teve um choque nervoso, e disse, “Eu tenho confessado tudo isso a Deus”.
188 “Porém você tem que confessar isto a seu marido”, respondi eu. Não foi contra Deus que você cometeu adultério, foi contra seu marido”. Isto é correto.
189 E se um homem se casa com uma mulher que não haja vivido limpamente antes de haver se casado com ele, e então ela vem a ele depois de haver vivido com ele por algum tempo, e diz: “Amor, quero te dizer uma coisa. Eu sai com outro homem e nunca te disse isto”, Jesus disse que ele tinha o direito de rejeita-la e de casar-s com outra, porque eles não estavam casados no princípio, porquanto ela lhe disse uma mentira, mentiu a ele.
Bem, temos outra aqui… Obrigado.
18. Por favor explique I João 5: 16.
I João 5, aqui está:
Se alguém vir pecar seu irmão pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte e por esse não digo que ore.
190 Muito bem… Nós temos… Vamos tomar isso desde o princípio rapidamente, esta é a última. Abramos a Bíblia em Marcos, e isto explicará exatamente o que é pecado de morte. Há pecado de morte pelo qual você não deve nem mesmo orar. Quantos sabem que há pecado de morte? Você nem mesmo deve orar por ele. Em Marcos, capítulo três. E depois de encontrar Marcos três, rapidamente obteremos o sentido desta Escritura antes de encerrar. Vejamos o capítulo três, verso vinte e dois:
E os escribas, que tinham descido de Jerusalém, diziam: Tem Belzebu (Eles o tinham visto discernir os pensamentos das pessoas) …e diziam: Tem Belzebu, e pelo príncipe dos demônios expulsa os demônios.
E, chamando-os a si, disse-lhes por parábolas: Como pode Satanás expulsar Satanás?… (se o diabo pode curar, como pode fazer isto?) …como pode Satanás expulsar Satanás?
E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;
E, se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não pode subsistir;
E, se Satanás se levantar contra si mesmo, e for dividido, não pode subsistir; antes tem fim.
Ninguém pode roubar os bens do valente, entrando-lhe em sua casa, se primeiro não maniatar o valente; e então roubará a sua casa.
Como poderia ele entrar em seus corações e saber o que… (vê?) a menos que fosse de Deus?
Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;
Qualquer, porém que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.
Porque… (Por que disse Ele isso?) …Porque diziam: tem espírito imundo.
191 Chamando o Espírito de Deus que estava fazendo aqueles milagres em Cristo, eles diziam que aquilo era o Espírito do diabo fazendo aquilo; Jesus disse que isto é impossível. E se você vir um homem… Ore – não ore por ele se ele está zombando do Espírito Santo e falando contra o Espírito Santo, você está proibido até mesmo de orar por tal pessoa. Você entende isto? Pois há um pecado para morte. Há somente um pecado. Jesus disse que toda sorte de pecados seriam perdoados aos filhos dos homens, porém a blasfêmia contra o Espírito Santo não seria perdoada.
192 Agora as pessoas dizem, “Bem, blasfemar do Espírito Santo…”, “Que é blasfêmia?” Significa “falar contra, ridicularizar, zombar, blasfemar”. Correto.
193 Qual foi a blasfêmia contra Ele? Dizer que o Espírito Santo que estava Nele, fazendo-O agir e fazer as coisas que Ele estava fazendo, eles disseram, “Ele está possuído com Belzebu, o diabo. E esse é o diabo, um espírito adivinho Nele, fazendo-O fazer aquelas coisas. Ver os segredos do coração das pessoas, e dizer a Natanael que lhe havia conhecido no lugar onde estava antes que viesse à reunião, o expulsar demônios e fazer todas estas coisas, diziam que isto Ele fazia por Belzebu, e que Ele era um demônio”. E Jesus disse que esse pecado nunca seria perdoado, assim sendo este é o pecado imperdoável pelo que nunca se deve orar. Nunca será perdoado. Um homem e uma mulher que fazem isto, estão selados com eterna separação da Presença de Deus, para sempre e sempre, não há perdão.
Você O ama?
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação,
No madeiro, no Calvário.
194 Escutem: Quero dizer-lhes que tem sido muito amáveis, estas perguntas tem sido muito gaguejadas, e nos tem tomado muito tempo. Vocês tem estado assentados nesta igreja desde as 7:30 ou 8:30, duas horas e meia, tem estado assentados nesta igreja calorosa. Vocês não fazem isto simplesmente para estarem aqui assentados. Eu creio que noventa e oito, ou noventa e nove por cento da congregação tem estado assentada em seu assento todo este tempo. Quero dizer isto: Jeffersonville, eu sinto isto; é pecado se afastar desse dia de graça. Eu creio nisto. Eu creio que todo os Estados Unidos tem feito isto, mas tenho aqui em Jeffersonville os amigos mais leais que há no mundo. Eu tenho gente aqui que morreria por mim.
195 Agora, numa noite calorosa como esta, os visitantes que estão aqui, digam-me, que pessoa se assentaria aqui simplesmente para ouvir a uma pessoa, talvez falando sobre as Escrituras que eles nem mesmo crêem ser a maneira de explicar aquilo, mas eles reverente e piamente se assentam aqui para ouvir. Que vivam muitos dias. Quando as estrelas forem pó, que vocês vivam em Cristo Jesus. Que Deus supra tudo o que vocês necessitam. Que Ele lhes dê o desejo de seus corações. Se vocês crêem que sou Seu servo e crêem que minhas orações lhes ajudariam, que o Deus do Céu que levantou a seu Filho, Jesus Cristo para ser a propiciação de nossos pecados, para morrer em nosso lugar, que Ele, Quem é Onipotente, Quem é Onipresente, e que está neste edifício nestes momentos, Ele lhes dê os desejos de seus corações, é minha sincera oração para cada um de vocês… e na terra onde o sol jamais estará sobre vocês para esgotar-lhes, onde os ventos quentes nunca soprarão, eu espero passar milhões de anos assentado com cada um de vocês no Reino de Deus, falando das coisas eternas que vimos estando assentados juntos nestas noites. Eu digo isto com tudo que está em mim, com todo meu coração. Eu oro para que Deus dê isto a cada um de vocês…
196 Sua graça seja com vocês… Que Ele os cure de todas as suas enfermidades. Que Ele lhes dê o Batismo do Espírito Santo. E eu digo isto sem nenhum desprezo… Se eu ofendi em alguma coisa que disse sobre a semente da serpente, o batismo no Nome de Jesus, coisas que…
197 Alguém tem dito: “O irmão Branham é um unitário”. Não, senhor, não sou um unitário. Eu não creio que Jesus poderia ser Seu próprio pai. Eu creio que Jesus teve um pai, e esse foi Deus. Porém Deus morou e habitou nesse corpo chamado Jesus, e Ele era Emanuel, Deus conosco. E creio que não há outro Deus aparte deste Deus. Ele é o Pai, Filho e Espírito Santo. E o Nome do Pai, Filho e Espírito Santo… Pai, o Senhor; Filho, Jesus; Espírito Santo, Logos, Espírito de Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, o Senhor Jesus Cristo; esse é Ele. E Nele habitou corporalmente a plenitude da Divindade.
198 E eu creio sem nenhuma sombra de dúvida, amando a vocês, e não importa se vocês permanecem batizados no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo, aspergidos, ou se hajam jogado água, ou como haja sido, eu oro com toda minha alma e corpo que vocês e eu nos encontremos no Reino de Deus, e Deus, se eu estou mal, Ele sobre-passará meu erro; e se você está mal Ele sobre-passará o de vocês… Porém, de acordo com minhas próprias convicções da Escritura para acertar o alvo desde Gênesis até Apocalipse, eu lhes ordeno que se batizem outra vez no Nome de Jesus Cristo se não o tem feito ainda.
199 E se vocês não tem recebido o Espírito Santo, e sua vida não é doce, não importa se você fala em línguas, se você tem gritado, se você tem saltado para cima e para baixo, se você tem imposto as mãos sobre os enfermos e eles tem se recobrado, se você tem feito toda classe de milagres e sinais, se você não tem os frutos do Espírito de amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, mansidão, gentileza, paciência, fé e todas estas coisas em você, então eu lhes ordeno e lhes constranjo no Nome do Senhor Jesus Cristo que não cessem de orar até que o Espírito Santo venha a vocês! Não importa quanto tempo hajam sido membro de igreja, se vocês tem estado aqui, tudo que vocês tem feito, não terá nada a ver com isto até que Cristo, o Espírito Santo, tome Seu lugar em seus corações e estejam mortos para as coisas do mundo e vivam de novo para Cristo.
200 Deus vos abençoe, é minha oração. Ponhamo-nos de pé. Oh, esta é uma boa congregação. Tem sido tão bons, me dói deixa-los de pé assim.
A irmã Edith ali atrás completou anos. Edith, eu posso contar seus… Vou pedir ao irmão Neville que ponha isto em você. Nós vamos encontrar qual é a idade desta jovem dama. Trinta e oito anos de idade. Deus te abençoe. Irmão David, dê-nos, quero dizer, Teddy, dê-nos o tom, “Feliz Aniversário para você”, correto, se você desejar.
Feliz aniversário a você;
Feliz aniversário a você;
Feliz aniversário, irmã Edith,
Feliz aniversário a você.
Agora, toda a congregação cantemos juntos, “Nunca chegaremos a envelhecer”, todos juntos agora.
Nunca chegaremos à velhice
Nunca chegaremos à velhice
Na terra onde não haverá velhice
Nunca chegaremos à velhice,
Nunca chegaremos à velhice,
Na terra onde não haverá velhice.
Num mundo feliz,
Viveremos com nosso Senhor
Num mundo feliz,
Viveremos com nosso Senhor.

Deixe seu comentário