POR QUE CLAMAS? FALA!
14 de julho de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Permaneçamos de pé um momento, enquanto inclinamos nossas cabeças. Há alguma petição especial? Se deseja, deixe-a ser conhecida enquanto levanta a mão a Deus, dizendo: “Senhor, Tu conheces minha necessidade”.
2 Pai Celestial, somos em verdade gente privilegiada nesta manhã ao estar reunidos na casa de Deus, quando sabemos que há tantas pessoas que desejariam estar na casa de Deus nesta manhã, e estão em hospitais e em camas, enfermas, e Tu nos tens dado este privilégio para sermos vistos uns pelos outros, mesmo quando amamos nosso companheirismo um com o outro, porém poderemos fazer isso em nossos lares; porém temos vindo para ter companheirismo com Ele, Quem nos tem reunido como filhos amados e irmãos.
3 Damos-Te graças agora. A única forma que conhecemos para ter companheirismo contigo corretamente, é ao redor de Tua Palavra; Tua Palavra é a Verdade. Nos reunimos aqui para sermos fortalecidos espiritualmente, o necessitamos, Senhor. Necessitamos de força para suportar as cruzes que levamos. Rogamos que envies o grande Espírito Santo hoje e nos fortaleça a todos. Conceda a petição de Teu povo que se tem reunido e tem levantado suas mãos a Ti indicando que tem necessidade dessas coisas. Responda a cada um, Senhor.
4 Damos-te graças por salvar a vida de nossa irmã Ungren no acidente ocorrido na última noite na estrada. Tu foste gracioso para com eles, Senhor e por isso damos-Te graças.
5 E agora, Te rogamos Pai Celestial, que continues conosco e ajudes a cada um de nós enquanto seguimos adiante. Cinge-nos com Teu poder na fé para saber que Tua presença, que nunca falha, estará conosco. Nessa hora quando não podemos ajudar-nos a nós mesmos, sabemos que os Anjos de Deus acampam ao redor daqueles que O temem, e eles nos levarão, para que em tempo algum tropecemos em alguma pedra. Rogamos agora que Tu nos dês de Tua benção pela Palavra e que fales através de nós, em nós, no nome de Jesus Cristo. Amém.
6 Estou agradecido de que o sol esteja brilhando lá fora. Estava muito mal esta manhã e penso que neste país especialmente, temos o tempo sombrio e aborrecido, e é muito bom ver o sol brilhando, saindo.
7 A reunião da pequena família hoje. Eu encontrei a meus irmãos em casa de minha irmã e a alguns de minha parentela ao redor da cidade e por todos os lados… O grande grupo dos Branhams; se todos eles viessem juntos de Kentuky para cá, penso que teríamos que alugar a cidade; há muitos deles. Porém apenas uma pequena volta à casa… Costumávamos nos reunir todos em casa de mamãe e ela era o velho laço que nos mantinha unidos. Mas Deus levou o velho laço ao Céu e espero que todos nos encontremos ali um dia.
8 E agora falei outro dia… Disse, “Vocês sabem, creio que cortarei as mensagens de domingo cerca de vinte ou trinta minutos, e logo oro pelos enfermos”. E pensei nisso esta manhã, e pensei ontem à noite quando a Irmã Downing me telefonou e disse que… telefonou a Billy e lhe disse que ela e a Irmã Ungren haviam deslizado na estrada e haviam tido um acidente. E enquanto Billy ainda estava na janela, ao logo de… (Não sei que hora era, talvez esta manhã; fiquei dormindo um momento. Olhei abaixo para o irmão Wood; a luz estava fora. Me ajoelhei para orar, e quando o fiz algo me disse: “Tudo está bem”. Por isso disse a Billy: “Diga-lhe que penso que tudo estará bem”.
9 Estou tão contente ao ver-lhes nesta manhã, assentados na casa do Senhor aqui de volta depois… na estrada… uma gente que te ama tanto que vem por centenas de milhas para ouvir o Evangelho; então pensei, uma mensagem de vinte minutos e tão maçante como sou eu, não será bom. Então pensei que… tardaria.
10 Por isso então aqui o irmão Ungren, seu filho, estavam cantando nesta manhã, “Como é grande Tua arte”. Ele tem – Ele significa mais pra ele esta manhã do que significava ontem à tarde, porque o grande Deus dos Céus cuidou de sua preciosa e querida mãe e irmã.
11 Agora, hoje estamos esperando um grande tempo no Senhor e tenho aqui dois ou três textos diferentes aos quais estive olhando, e não sei sobre qual deles falar nesta manhã. Um deles é: “Ponha teus cuidados Nele, que Ele cuida de ti. Se Ele cuida, por que não tu?”. Por isso então outro… quando Billy Paul… ou, não Billy Paul, meu outro filho, José, me trouxe este texto muito tempo atrás. Eu estava assentado no quarto um dia e ele disse… olhando para cima para o quadro, (e Billy… José é muito afeiçoado aos barcos como os meninos pequenos… barcos e cavalos, você sabe) e me disse: “Pai, Jesus teve um barco?”.
Lhe disse: “Não sei”.
12 Logo, depois que ele havia se ido, me pus a pensar, “Teve Ele um barco? E tomei um texto disso, apenas o escrevi aqui em meu livro: Teve Jesus um barco?
13 Eu penso que quando Ele estava aqui na terra teve que tomar emprestado um ventre para nascer nele, uma tumba para ser enterrado, um barco para pregar nele, porém Ele é o piloto do velho barco de Sião. Porém nestes texto nos quais estava pensando… penso talvez, que os trarei mais tarde, antes de regressar.
14 Vocês sabem, me agrada falar aqui no Tabernáculo, porque é nossa própria igreja. Nos sentimos em liberdade de dizer tudo o que o Espírito Santo diz. Em outros lugares, ainda quando o homem deseja fazê-lo, sentir-se bem vindo, você se sente um pouco sujeito porque você está em uma igreja alheia, e você deseja ser suficientemente cavalheiro para respeitar seus pensamentos e doutrinas.
15 Esta semana passei um tempo maravilhoso no lugar do irmão Burcham. Fui à fábrica onde fazem o queijo. (Sempre vi a ele, a sua esposa e filho, e eles estão presentes nesta manhã). Sempre pensei que uma fabrica de queijo seria algo como qualquer outro lugar dos que tenho visitado. Um lugar sujo. Posso dizer uma coisa, você pode ter a segurança de que aquele lugar não está sujo. Aquele é o lugar mais limpo em que eu tenho entrado, especialmente sendo uma fábrica. Eu não podia imaginar. Pensei, talvez eles fazem algumas cem libras de queijo por dia, porém eles fazem seis toneladas diariamente; três das fábricas funcionando. Pensei, “oh, quem come todo esse queijo?” Porém o Senhor tem abençoado a este homem e tive o privilégio de haver estado em seu lar, um lar muito amável, uma esposa boa e consagrada. Não há razão para que eles não possam viver cada dia para Cristo como o estão fazendo. Encontrei seu filho e eles são muito bons filhos. Estamos muito agradecidos pelo companheirismo que temos uns com os outros.
16 Soube que seu pastor anterior é um homem que eu conheço, o irmão Gurlay, um bom homem da fé Pentecostal Unida, a quem conheci anos atrás em Johanesburgo, Arkansas. Eu não sabia que eles eram… esse foi seu pastor, então.
17 Agora, recordem o culto desta noite e logo se o Senhor permitir, no próximo domingo esperamos falar outra vez. Logo, penso que no próximo domingo tenho que ir a Chicago; então me irei por algum tempo. Tenho que levar a família de regresso para casa em Arizona de maneira que eles… os meninos possam se matricular na escola outra vez e logo deixaremos de molestar aos pastores, tomando seus serviços. Estamos muito agradecidos ao irmão Neville por sua hospitalidade. Vocês sabem, tenho sido convidado e ele é tão… Me agrada o irmão… um homem como esse onde não há engano; não há egoísmo, só cristianismo genuíno. Me agrada isso.
18 Agora, vamos ler alguma Escritura e logo passar aos anúncios e não sei quando sairemos desta mensagem, porém penso… Estive falando outro dia acerca de estar falando muito e alguém disse: “Bem, se você falou apenas alguns minutos e de todos os modos fala dos mistérios, nunca seremos capazes de entende-lo”. Disse: “Apenas mantenha-se falando e depois de um momento se esclarecerá”. Ele disse… Talvez o Senhor queira que o façamos dessa maneira.
19 Inclinemos novamente. Senhor, Tua Palavra permanece aberta sobre o púlpito e algum dia será fechada pela última vez, então a Palavra será carne. Estamos agradecidos por este tempo nesta manhã e abre-nos por meio do Espírito Santo o conteúdo desta Palavra que vamos ler. Faça com que o Espírito Santo nos ensine hoje as coisas que devemos saber, faça com que nós em troca ouçamos bem cada palavra, que a pesemos profundamente e logo faça com que aqueles que a estão ouvindo através das fitas, faça com que eles ouçam bem, e capacita-nos para captar o que o Espírito Santo está tratando de revelar-nos; porque sabemos que se Tu nos unges, então a unção não é em vão; é para um propósito, que trabalhará para o bem do Senhor. Abre nosso coração e nosso entendimento, Senhor.
20 Permita que tenhamos liberdade para falar e liberdade para ouvir e acesso à fé para crer o que temos ouvido segundo sai da Palavra de Deus, que nos levará a Vida Eterna no grande dia que virá. Abençoe-nos hoje; corrige-nos quando estivermos equivocados. Permite-nos conhecer as faltas que temos e abençoe-nos na maneira correta e como atuar neste mundo presente, que nossas vidas honrem a Jesus Cristo, Quem morreu para dar-nos Vida. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
21 Agora, nesta manhã desejo ler das Escrituras e uma delas se encontra em Êxodo; francamente ambas se encontram no livro de Êxodo. Uma no capitulo 13, versos 21-22; e a outra é o capítulo 14, versículos 10-12. Agora, lerei de Êxodo 13:21.
E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite.
Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Agora Êxodo 14:10
E chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito, então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito?
Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Vou ler alguns versos mais.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos (Escutem com cuidado) e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará, porque aos egípcios, que hoje viste, nunca mais vereis para sempre.
O Senhor pelejará por vós e vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
E eis que endurecerei o coração dos egípcios para que entrem nele atrás deles; e eu serie glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era escuridade para aqueles, e para estes esclarecia a noite; de maneira que em toda a noite não chegou um ao outro.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco: e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à esquerda.
E os egípcios seguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e seus cavaleiros, até o meio do mar.
E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna de fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios, e alvorotou o campo dos egípcios,
E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
22 A Palavra do Senhor é tão grande, tão boa, que não há maneira de parar de lê-la. Se converte em vida enquanto lemos. Penso neste texto nesta manhã, apesar de que está sendo gravado, quero dizer isto de começo; se encontra … encontro… E razão pela qual eu… Ontem enquanto eu estudo – vim sobre este tema e então pensei, “Se o Senhor o permite, vou falar sobre isso porque isso me guia para baixo”. E espero que nos guie para baixo de modo que possamos ver e nos faça olhar para cima e estudar um pouco comparando aquele dia com este dia.
23 Desejo tomar três palavras deste texto que são: Por que clamas? Fala! Deus disse a Moisés aqui no verso 15: “Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem. Por que clamas? Fala!”.
24 Agora, temos tomado este grande tema e tratarei de avançar o mais possível segundo o Espírito Santo me guie. Penso sobre… sobre este texto de Moisés clamando a Deus no momento difícil e Deus repreendendo-o exatamente no mesmo momento em que a o problema está ocorrendo. E é natural, quando uma pessoa clama e então Deus se volta e a repreende por clamar a Ele. Parece como uma coisa muito dura.
25 Muitas vezes quando olhamos às Escrituras com nossa própria maneira de olhar nos parece muito dura, porém se estudamos no momento, encontramos que o Todo Sábio Deus sabe o que está fazendo. Ele sabe o que há no homem. Ele o conhece. Nós não o conhecemos. Nós sabemos apenas do lado intelectual. Ele sabe o que realmente há no homem.
26 Moisés foi nascido neste mundo como um menino dotado de muito talento. Ele nasceu para ser um profeta um libertador. Ele nasceu com o equipamento dentro, como todo homem nasce com seu equipamento. Creio firmemente na predestinação – não que Deus quer que alguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento – porém, sendo Deus, Ele tinha que saber, e de fato sabia o final desde o principio. Vê? Se Ele não o faz, então não é infinito; e se Ele não é infinito, então não é Deus. Portanto, certamente Ele não desejava que ninguém perecesse, porém Ele sabendo quem pereceria e quem não pereceria. . .
27 Essa é a razão – o propósito pelo qual Jesus veio à terra foi para salvar aqueles que Deus havia predestinado para serem salvos, porque todo o mundo estava condenado. Eu não vejo como poderíamos ensina-lo de outra maneira que não seja a preordenação de Deus a Bíblia claramente diz que Ele conhece o fim desde o principio e pode dizê-lo. Portanto, quando uma pessoa trata de ser algo que não é, está apenas fazendo uma falsa representação, e tarde ou cedo te encontrarás fora. Teus pecados te encontram fora. Tu não podes cobri-los. Há apenas uma cobertura para o pecado. Esta é o sangue de Jesus Cristo e não pode ser aplicado a menos que Deus te haja chamado desde a fundação do mundo.
28 Para isso se derramou esse Sangue não para pisoteá-lo, ou fazer graça com ele, ou falar mal dele e demais coisas; foi para um propósito direto. Isso é correto. Não para brincar com ele; mas para ser personificado dizendo que os pecados estão cobertos, quando não o estão, e nenhum homem pode cobrir seus pecados a menos que seu nome haja sido posto no Livro da Vida antes da fundação do mundo. Jesus mesmo disse: “Ninguém pode vir a Mim a menos que o Pai o traga e todo o que o Pai me tem dado virá a Mim.” Você não pode fazer com que as palavras mintam. Elas estão ai para Verdade e para correção.
29 E Moisés nasceu com um dom de fé; Moisés teve grande fé. Foi nascido numa grande família, como sabemos, seu pai e sua mãe… vêm de uma família de Levi, a qual a história aqui previamente no Livro de Êxodo, belamente descreve a vida deste grande personagem. Ele foi um dos maiores personagens da Bíblia, porque ele foi estritamente um tipo do Senhor.
30 Ele teve um nascimento muito raro, como o Senhor Jesus; ele nasceu num tempo de perseguição, como o Senhor Jesus; ele nasceu para ser um libertador como o Senhor Jesus; ele foi escondido de seus inimigos por seus pais, como o Senhor Jesus; e ele veio para sei tempo de serviço como o Senhor Jesus. Ele foi um líder como o Senhor Jesus; ele foi um profeta como o Senhor Jesus; e ele foi um que deu a lei como o Senhor Jesus.
31 Encontramos que ele morreu sobre a rocha, e ele deve ter se levantado outra vez, e tudo mais… porque oitocentos anos mais tarde ele estava de pé no Monte da Transfiguração falando ao Senhor Jesus. Vêem? Os anjos lhe tomaram e o levaram. Ninguém sabe onde foi enterrado. Creio que Deus o levou e ele morreu sobre a rocha que ele havia seguido durante todos os dias de sua vida. Ele foi um tipo perfeito de Cristo. Ele foi um tipo perfeito de Cristo. Ele foi um Rei sobre o povo; foi um legislador; foi um sustentador do povo; ele tipificou a Cristo em tudo.
32 Agora vejam que ele nasceu com este grande dom e esta grande qualidade. Se necessita apenas do raio de luz para trazer a coisa à Vida. Veja, a semente de Deus está colocada em nós desde a fundação do mundo. Quando essa Luz pega sobre essa semente, a traz à vida. Porém a Luz primeiro tem que fazer contato com a semente.
33 Como tenho ensinado muitas vezes sobre a pequena mulher no poço – ela nessa condição. Ainda que ela fosse uma mulher de má fama, ainda que sua vida fosse degradada e ela estivesse nessa condição – porque aquela tradição nunca a havia tocado. Porém quando aquela Luz bateu nela pela primeira vez, em seguida ela reconheceu, porque havia algo ali para responder a Ela.
34 Quando o abismo clama ao abismo, tem que existir um abismo em algum lugar para responder a esse chamado. Moisés nasceu profeta, porém foi criado em uma escola intelectual no palácio de Faraó. O Faraó Seti que criou a Moisés, era um homem de honra e cria que José era o profeta do Senhor. Porém veio Ramissés depois de Seti e a Ramissés não importava José. Por isso começou o problema quando se levantou um Faraó que não conhecia a José.
35 Porém estas grandes qualidades – falamos delas apenas por um momento antes de entrar na parte principal do tema. Eu tenho uma forma estranha de planejar um tema e logo e estrutura-lo, o Senhor nos ajude nesta manhã à medida que vamos estruturando.
36 Moisés havendo nascido com este grande dom de fé, logo foi ungido e comissionado na Sarça Ardente para libertar a gente de Deus. Agora, veja, que grandes qualidades tinha este homem! Ele nasceu para certa coisa. Deus tinha um propósito com ele. Deus tem um propósito com você que está aqui. Vê? Se você tão somente pode ser… chegar a esse lugar, que muitos problemas evitaria a Deus e a você mesmo.
37 Moisés nasceu, (e então ele foi) depois foi levado ao lugar onde foi ungido. Note a semente ali com a concepção intelectual, com toda a fé de que havia nascido para libertar esta gente e, no entanto, não veio à vida até que teve o encontro com a Luz da Sarça Ardente – até que havia visto, não algo do qual havia lido, mas algo que ele havia visto com seus olhos, algo que lhe falou e a qual ele respondeu. Oh, como isso trouxe coisas à Vida!
38 Creio que qualquer homem com um… ou mulher, menino ou menina – e eu penso na concepção intelectual do que eles pensam que é o mundo e o demais, nunca poderão ter fundamento completo ate que hajam encontrado essa Luz que converte essa Palavra em realidade.
39 Penso que nenhuma igreja em sua prática, não importa quão intelectual e fundamental seja, essa igreja não prosperará enquanto o sobrenatural não foi conhecido entre sua gente e o vejam – algo ao que eles possam falar e lhes responda e vindique esta Palavra escrita.
40 Agora recorde, quando Moisés encontrou a Sarça ardente, essa Palavra foi vindicada exatamente. Foi a Palavra. Moisés não teve que preocupar-se, “Que Voz é esta? Que é isto?” Porque Deus havia escrito nas Escrituras em Gêneses que, “Teu povo permanecerá nesta terra estranha, porém será tirado depois de quatrocentos anos. Regressará a este país novamente, porque a iniqüidade dos amorreus ainda não tem sido cumprida”.
41 Agora, centenas e centenas de anos antes, Deus havia dito que Israel permaneceria e seria maltratado numa terra estranha e estaria ali por quatrocentos anos, porém Deus, com mão misteriosa, os tiraria. Por isso você vê com esta Sarça Ardente, Moisés sabia isto intelectualmente e a semente que havia nascido nele, estava em seu Coração. Ele tratou de tirar ao povo através de sua experiência intelectual com a Palavra – de liberta-los, porque ele sabia que havia nascido para este propósito. Ele sabia que todas as Escrituras diziam que eles estariam ali quatrocentos anos.
42 Como sabemos agora, como me perguntou um homem há alguns minutos atrás acerca da vinda e do Rapto. Sabemos que temos vivido o tempo. O tempo do Rapto está à mão. Estamos buscando uma “fé de rapto” que junte às igrejas e lhes dê alguma força sobrenatural que possa mudar estes corpos nos quais vivemos. Vemos um Deus que pode levantar aos mortos do piso e do pátio e trazê-los à vida novamente e apresenta-los ante nós. Quando vemos um Deus que pode tomar um câncer que come a um homem e o converte em uma sombra, e o levanta e o transforma num homem forte saudável, isso deve dar “fé de rapto” à gente. Quando essa Luz alumiar do Céu e a trombeta soar, o Corpo de Cristo será reunido rapidamente e num momento será mudado e levado ao Céu.
43 Sim, sucederá algo assim e nossas escolas de teologia nunca poderão produzir isso, apesar de que intelectualmente estão bem, porém você tem que encontrar a Luz. Você tem que encontrar esse algo.
44 E aqui Moisés baseando sua grande chamada na Palavra (e foi grande) até que um dia encontrou a Luz e a mesmíssima Palavra lhe falou. Então tomou sua unção. Essa unção que ele tinha – essa em seu interior, o intelecto que cria, a fé que estava baseada em sua crença em Deus que o separou de sua mãe. Agora quando ele chocou com a presença dessa Luz, foi ungido. Vêem?
45 Que unção, ele foi comissionado! Agora, sabemos que intelectualmente ele havia ouvido a sua mãe. Ela sabia o que ia suceder e sabia que ele estava vivendo nesse dia. Porém aqui ele se deu conta de que era um fracasso, portanto ele podia… pode que sua fé houvesse caído um pouco. Porém logo, quando veio a Sarça, Deus disse, “Eu tenho ouvido o clamor de Meu povo e recordo de Minha promessa a seus pais, Abraão, Isaque e Jacó e Eu tenho vindo”.
46 Eu, pronome pessoal. “Eu tenho vindo para liberta-los”. Agora, e eu apenas acrescento isto se… Deus me perdoe se soa como sacrilégio: “Eu não posso trabalhar na terra senão através do homem. Eu sou a Videira; vocês são os ramos, e eu só me declaro quando encontro a um homem e tenho te escolhido e estou te enviando para que desças e os tires”. Vêem? Agora notem, “Eu estarei com tua boca e Eu… toma esta vara”.
47 E Moisés disse: “Posso ver a evidência de que Tu me tens mandado e me tens ungido e vai fazer estas coisas?”.
Disse, “Que tens em tua mão?” Ele disse, “Uma vara”.
48 Disse: “Lança-a no solo” – se tornou numa serpente; ele fugiu.
49 Ele disse: “Tome-a” se converteu em vara outra vez – Disse: “Ponha a mão em teu seio” – tire-a tem lepra; ponha no seio outra vez, e estava sã. Disse que viu a glória de Deus.
50 Não houve mais perguntas para Moisés. Tem notado você? Nunca mais voltou ao deserto. Ele soube que havia sido ungido. Ele conheceu todas estas coisas que havia estado no seu coração. Estas grandes qualidades foram ungidas. Agora está pronto. Ele estava pronto para ir; então se encaminhou ao Egito. Deus havia dito: “Eu estarei contigo”, isso acertou tudo. “Eu estarei contigo”, isso era tudo o que Moisés tinha que saber para esta grande chamada em seu coração. Agora Deus disse: “Eu estarei contigo”.
51 Agora, Deus também havia vindicado a afirmação de Moisés, Moisés afirmava: “Encontrei ao Senhor”. E Ele disse: “Diga-lhes que Eu Sou me tem enviado”. Vêem?
52 Eles disseram: “Aqui está um homem, outro judeu, provavelmente alguns destes fanáticos que têm estado vindo todo o tempo com toda classe de planos para tirar-nos da escravidão”. Vocês sabem como são as pessoa quando são escravas ou estão em servidão por algo, sempre há alguma classe de segredo mágico ao redor, você sabe, sobre como hão de ser libertas. Assim sendo Moisés Deus prometeu a Moisés, “Estarei contigo; estarei em ti. Minhas palavras serão tuas palavras. Fala minhas palavras e fala somente o que eu disser”.
53 Quando Moisés veio e lhes deu este chamado e parou frente a Faraó e lhe disse, “O Senhor Deus dos Hebreus disse: ‘Deixai ir a meus filhos’, e ele não os deixou ir. Então ele mostrou um sinal diante dos anciãos e diante de Faraó, os sinais que Deus fez.
54 Ele disse: “Amanhã por este tempo o sol declinará. Haverá trevas em todo o Egito”. E sucedeu exatamente assim. Então ele disse: “Haverão moscas sobre a terra”, e estendeu sua vara para a frente e chamou as moscas, e as moscas vieram. Ele profetizou e tudo o que ele profetizava sucedia exatamente como ele… era Deus. Vêem?
55 Deus o chamou desde seu nascimento, pôs nele qualidades de grande fé e logo desceu em Sua presença e ungiu aquele algo nele e o enviou com sua Palavra e ele foi propriamente vindicado em suas demandas. Não importou quantos falsos se levantaram ou quantas outras coisas se sucederam; Deus estava falando e Moisés foi identificado. Moisés… Deus honrava o que Moisés dizia. Quero que nunca esqueçam essa Palavra. Deus honrava o que Moisés dizia, porque a Palavra de Deus estava em Moisés. “Eu estarei com sua boca. Tu falarás as coisas corretas”.
56 Agora o que Deus diz, Ele o fala através de Moisés e suas afirmações eram confirmadas e vindicadas.
57 Também, lhe foi contado por sua mãe o seu nascimento misterioso e como se aproximava a hora em que haveria uma libertação. Anrão e Jocobede, filho e filha de Levi, começaram a orar a Deus para que enviasse um libertador. Tomou… quando você vê o tempo se promessa aproximando-se, isto põe as pessoas a orar e famintas.
58 Não duvido que Joquebede lhe havia dito muitas vezes (sua mãe) – ela era sua tutora como sabemos a história – lhe havia dito como havia orado. “Moisés, quando tu nasceste foste um filho próprio. Eras diferente. Havia algo tomando lugar em teu nascimento”.
59 Não faz muito tempo, preparei um drama para os meninos sobre isto e dizia, enquanto Anrão estava no quarto orando, viu a um Anjo que tirou sua espada e apontando ao norte disse: “Terás um filho e ele levará aos filhos para o norte, à terra prometida”. Representando um drama para os amiguinhos de maneira que o entendam. Seu intelecto não tem estado no mesmo lugar como vocês os adultos que podem agarrar as coisas como o Espírito Santo revela.
60 Agora, apesar de sua mãe lhe haver dito estas coisas e ele o saber, ele necessitava de outro toque. E ensino era bom porém ele necessitava de um contato pessoal.
61 Isso é o que o mundo necessita hoje. Isso é o que cada um necessita como filhos e filhas de Deus. Para poder ser isso, você necessita de um contato pessoal. Vêem? Algo, não importa… você sabe que a Palavra é a verdade; você sabe que é correta. Porém então quando faz contato e você vê a coisa feita, então você sabe que está no caminho correto. Vêem? Vigie, sempre será escrituristico. Enquadrará bem com a Palavra.
62 A oração de Anrão foi exatamente com a Escritura. Suas orações são com a Palavra prometida. Deus prometeu fazê-lo nesse tempo. Eles oraram por isso e aqui nasceu um filho próprio. E eles. . .
63 Observe! Oh, como amo isto, veja! Na hora em que Faraó estava matando a todos os meninos, vêem? Matando-os à espada, matavam a estes menininhos a punhaladas, os jogavam como alimento aos crocodilos – os corpinhos até ao ponto em que os crocodilos já estavam gordos com os corpos dos meninos hebreus.
64 Porém a Bíblia diz que os pais não temiam a ordem do Faraó para matar os meninos. Não lhes ficaram cicatrizes porque eles haviam visto algo neste menino para começar. Eles viram que esta era a resposta a suas orações.
65 Agora, Moisés tinha todo este fundamento, portanto ele sabia que havia sido enviado para libertar aos filhos de Israel. Veja, toda essa experiência acumulada. Quando você toma qualquer coisa e pode trazer a Bíblia dizendo “Isto sucederá”, e sucede. “Isso sucederá nesse tempo”, ai sucede, então tudo se acumula junto e apresenta um quadro para nós.
66 Oh, como este Tabernáculo nesta manhã, como nós nesta hora, irmão Neville, quando vemos os nossos cabelos embranquecendo e nossos ombros caídos, quando vemos ao mundo que se estremece de um lado a outro e como podemos olhar ao redor e ver a promessa deixando-se ver. É… Penso muitas vezes se alguém pudesse saltar dentro dela e não entendesse – se entendesse um pouco, entraria nela no instante; ela quase o enviaria à Eternidade, apenas com… tal coisa do rapto e nunca soubesse isto. Somente rompa através das coisas que temos visto e sabemos e entendemos, e todos saltaremos dentro a um mesmo tempo. O homem ou mulher, menino ou menina, provavelmente levantaria as mãos dizendo “Vamos, Senhor Jesus”. Vê você? Oh quão próxima está a hora!
67 Moisés sabendo que havia nascido para esse propósito, olhava através da janela e via aos hebreus enquanto se fatigavam. Olhou para as Escrituras onde diz, “E permaneceram por quatrocentos anos; não? Porém Eu os tirarei com mão poderosa.” Então quando ele veio para ser comissionado, ungido, soube que nasceu… e sua fé, olhe… por fé ele viu a esta gente e soube que eram os filhos de Deus porque a Palavra o dizia. Eles não eram do mundo, não eram como o resto deles. Eram diferentes. Eles eram maníacos e fanáticos para a grandeza do Egito e ele ia ser o filho de Faraó, próximo a tomar o reino, porém ele. . .
68 Havia algo nele, uma fé real que não se fixava nessas coisas – a grandeza que ele ia herdar. Ele olhava para a promessa de Deus e ele sabia que o tempo estava próximo. E que aquele homem devia pensar… Quero falar sobre isto com ele, algum dia quando o encontrar no outro lado.
Você diz, “Isso é loucura, irmão”.
69 Não, não o é. Vou encontra-lo pela graça de Deus. Sim senhor. Falarei algum dia a Moisés mesmo. E como me agradaria perguntar-lhe como foi quando ele estava vendo sua preparação, como o diabo lhe dizia: “Oh, as pessoas não vão crer em ti. Não há nada com isso”, porém quando essa semente nasceu ali, algo o estremeceu e ele soube que havia algo próximo a acontecer. Ele soube. Olhou seu relógio e viu que hora era. Ele o soube. Como pensou enquanto o olhava!
70 Agora, quando ele teve tudo isto junto, esta grande coisa que ele havia visto o tempo da Escritura, as orações de sua mãe e de seu pai e ele teve um nascimento peculiar, um menino estranho. Através do tempo, algo havia descido a ele e agora ele se equivoca e pensa que havia sido treinado militarmente e assim libertaria aos filhos e nisso falhou. Então vai ao deserto e se casa com uma moça Etiópia, muito amável, e tiveram um filho chamado Gerson.
71 Um dia enquanto cuidava do rebanho, de repente viu uma sarça ardendo. Ele foi lá para cima, não intelectualmente, não uma imaginação, não uma ilusão, não uma ilusão óptica, porém nele estava o Deus de Abraão numa Luz, o Pilar de Fogo numa Sarça – aquele fogo movendo-se como ondas, porém não consumia a Sarça. A Voz da Escritura, a Voz de Deus falou através dela e disse: “Tenho escolhido a ti. Tu és o homem. Tenho te levantado para este propósito. Estou te provando aqui por meio de sinais que tu vais descer para libertar aos filhos porque Minha Palavra tem que ser cumprida”.
72 Oh, Sua Palavra para este tempo tem que ser cumprida! Estamos vivendo na hora. Não importa o que algum outro diz, a Palavra tem que ser cumprida. O céu e a terra passarão, porém não Sua Palavra.
73 Agora, quando Moisés teve tudo isto junto e visto por todas as direções, isto ungiu sua fé. Amém. Oh! Que pensamento! Isto visto na Escritura apontando exatamente ao que era e Deus falando e a evidencia ali, isto ungiu a fé que ele tinha, para ir trabalhar. Que deve fazer isso conosco?
74 Necessitamos de um arrependimento. Necessitamos de um avivamento. O estou dizendo por mim mesmo. Necessito de um sacudimento. Necessito de algo. Digo que estou falando a mim mesmo nesta manhã ou acerca de mim mesmo. Necessito de um despertamento. Quando penso acerca dessa grande evidência – tudo está perfeitamente colocado ali. Ungiu a fé de Moisés e a minha.
75 Ele fugiu do Egito quando realmente podia haver começado um motim ou algo e poderia haver se levantado e começado uma revolução no Egito e poderia haver preparado um exército e lutado, porem veja você… e poderia ter tido muitos milhares a seu lado. No entanto teve medo de fazer isso – com exércitos a seu lado; porem agora ele regressa quarenta anos mais tarde, com oitenta anos de idade e com apenas uma vara em suas mãos. Porquê? – o que estava ardendo dentro de seu coração havia se convertido em realidade. Foi ungido e soube que tinha o “ASSIM DIZ O SENHOR”. Agora ninguém poderia barrá-lo. Não necessitava de exército algum. Deus estava com ele; isso era tudo o que ele necessitava – Deus com ele.
76 Oh, quando você sabe que Deus o tem enviado para fazer alguma coisa e você o vê mover-se ali, não há nada que possa tomar seu lugar. Isso é tudo.
77 Recordo como algumas vezes o Senhor me tem dito algo sobre certas coisas que haveriam de suceder, e logo me movo e o vejo exposto ali. Oh, que sentimento! A situação está sob controle. Isso é tudo, vê? Porque Deus o disse.
78 Recordo… Muitos de vocês recordam sobre o menininho ressuscitado na Finlândia e logo… da morte, havendo sido morto por um automóvel. Me pus às margens da estrada e comecei a caminhar distanciando-me daquele menino e me voltei para olhar para trás e algo pôs suas mãos sobre meu ombro, pensei que havia sido o irmão Moore – porém não havia ninguém ao meu redor.
79 Olhei para trás e logo olhei para a montanha. Vi… Disse, “Bom, tenho visto essa colina em algum lugar, porém não vimos por este caminho. Vimos por outro caminho.” Onde está essa colina? Olhei e vi aquele carro em ruínas havia visto aquele menininho ali com suas… colocado ali com aquele corte de cabelo (como o chamamos aqui); tinha os olhos virados, tal como o irmão Way quando caiu outro dia; seu pezinho estava quebrado; lhe saia sangue pelos olhos, pelo nariz, pelos ouvidos, suas calças curtas abotoadas ao redor de sua cinturinha e com meias longas como as que usávamos aqui muitos anos atrás. Olhei ao redor e ali estava exatamente – exatamente na forma em que o Espírito Santo me havia dito dois anos antes, quando todos vocês na nação escreveram em sua Bíblias que sucederia.
80 Oh, ali… então a situação está à mão! Não importa quão morto esteja ele; não importa o que diga qualquer outra pessoa; está concluído.
81 Disse, “Se este menino não se levantar da morte, então eu sou um falso profeta; sou um falso representante de Deus; porque em minha terra dois anos atrás, Ele me disse que isso sucederia”. Ali estes ministros e toda… está escrito numa página de nossas Bíblias e aqui está exatamente. Leiam-o como diz que seria numa colina rochosa e tudo mais seria morto estaria ao lado direito da estrada. Disse: “Ali está; nada poderá impedi-lo. A situação está sob controle.
82 A fé que estava em meu coração foi ungida. Oh, se eu unicamente pudesse explicar isso! A fé que Deus… que eu tinha em Deus que me havia dito; Ele nunca tem falhado; me disse: “A situação está sob controle. Aqui está exatamente o que te apontei dois anos atrás e aqui está colocado exatamente em ordem. A única coisa que tens que fazer é dizer a Palavra”.
83 Estive pensando e olhando atrás. O irmão Fred Sotmann assentado ali, o irmão Banks Wood e eles outro dia ali na autopista Alaska, como me detive aqui na igreja e disse a todos vocês de um animal com chifres de 42 polegadas, parecido ao um cervo, e um urso cinza prateado. Nunca havia estado ali antes e como… que o ir agarrar e como seria e quantos estariam comigo e como estariam vestidos. Vocês o sabem, cada um de vocês, semanas antes de que sucedesse.
84 Quando me movi ali, sem sabe-lo, ali estava o animal. Fui e ele… era impossível, se algum caçador sabe ou que esta ouvindo esta fita, você não pode caminhar frente a um animal, saltará e fugirá; porém este não o fez.
85 Ali pendurado em meu quarto de retiro. Ali está pendurado o prateado exatamente na forma… e há uma régua colocada ali, uma fita de medir para mostrar sua exatidão… e um chifre pelo menos encolhe duas polegadas ou mais quando se seca, porém este nunca encolheu. Se mantém exatamente igual, quarenta e duas polegadas. Vêem? Ali está, com seus sete pés de comprimento, exatamente da forma que era.
86 Porém quando este homem me disse: “Olhe irmão Branham, caçamos este animal do qual você falou, porém você me disse que você caçaria um urso prateado antes de chegar ao pé da montanha”. Disse: “É assim diz o Senhor. Deus disse isso”.
87 Disse: “Porém, irmão Branham, posso ver milhas ao redor; não há nada. De onde vem?”.
88 Disse: “Eu não tenho que perguntar. Deus o disse e Ele é Jeová-Jireh. Ele pode trazer um urso. Ele pode por um ali”. Ele o fez e ali está.
89 É uma situação sob controle. Quando Moisés viu que ele havia sido levantado para este propósito e que ele havia encontrado o grande Deus que havia feito o chamado, cara a cara e o ungiu e o identificou e disse: “Este é o teu chamado, Moisés. Estou te enviando. Te mostrarei Minha glória e aqui Estou na Sarça ardendo. Desça ali; Eu estarei contigo”. Ele não necessitava nem se quer de uma vara. Ele tinha a Palavra, a Palavra vindicada. Ali se dirigiu.
90 Isto ungiu a fé que havia nele. Nos unge quando sabemos que estamos vivendo os últimos dias, para encontrar que todos estes sinais que vemos, estão acontecendo. Foi dito nas Escrituras que aconteceriam nos últimos dias: Desde o Céu até o poder político, e a natureza das pessoas, a desmoralização do mundo sobre as mulheres, como elas fariam nos últimos dias e como fariam os homens, como fariam as igrejas, como fariam as nações e como faria Deus. Vemos tudo perfeitamente colocado aqui em nós.
91 Oh, isto unge nossa fé! Nos move em grandes círculos. Nos separa de outras coisas do mundo. Não importa quão pequenos somos; quão poucos somos; quanto se riam de nós, zombando não faz nenhuma diferença. Isso é tudo. O vemos. Há algo dentro de nós. Fomos predestinados para ver esta hora e nada evitará que a vejamos. Amém. Seguro, Deus o disse. Já sucedeu. O vemos. Oh, como damos graças a Deus por isto! Oh! Então isto traz fora sua fé quando vemos estas coisas sucedendo aqui.
92 Agora, aqui lemos outra vez que Moisés estimou mais o vitupério de Cristo que os tesouros do Egito. Ele estimou mais o vitupério de Cristo. Recorde: o vitupério de Cristo. Vêem?
93 Há um vitupério em servir a Cristo. Se você é bem popular com o mundo, então você não serve – você não está servindo a Cristo. Não. Você não pode, porque, vê você, há uma reprovação que acompanha isso. O mundo sempre tem reprovação.
94 Milhares de anos atrás, houve uma reprovação que acompanhava isso. Moisés que seria Faraó (ele seria o próximo Faraó, o filho de Faraó), e ele seria o próximo Faraó, favorecido entre as pessoas e no entanto ele considerou (estimar significa considerar)… ele considerou a reprovação de Cristo maior coisa que todas as que o Egito podia oferecer-lhe. O Egito estava em suas mãos, porém apesar de saber que tomando o caminho de Cristo teria uma reprovação, ele estava muito contente em saber que havia algo com ele que o fazia considerar a esta aproximação a Cristo… reprovação de Cristo em lugar… maior que toda a gloria que ele herdou. Ele tinha uma herança interior que era muito maior que a herança externa lhe havia dado.
95 Oh, se pudéssemos ser assim hoje e deixar ao Espírito Santo que unja isso que temos dentro, essa fé, a uma vida pia, consagrada a Cristo!
96 Agora com uma fé como a que ela teve, ele notou e considerou essa reprovação como uma honra.
97 Hoje alguém diz, “É você uma dessas pessoas? Desses. . .?
“Bem. . .”
98 Você se envergonha um pouquinho disso. Porém o considerou um maior tesouro que todo o mundo, porque havia algo nele que lhe permitia falar e dizer. “Sim, eu estimo isto. Isto é uma honra maior. Eu estou contente por ser um deles”. Vêem? “Estou contente por ser um hebreu e não um egípcio”.
99 Os cristãos hoje deveriam dizer o mesmo. “Estou contente por considerar-me um cristão, de abster-me das coisas do mundo e da ordem do mundo” – não como um membro da igreja, mas como um cristão renascido que vice de acordo à Escritura. Ainda que seja chamado “fanático” mesmo pelos membros da igreja, eu considero que isso seja maior… maior do que se fosse a pessoa mais popular na cidade ou na nação. Eu preferiria ser isso, do que ser presidente dos Estados Unidos ou rei sobre a terra. (Vê você?) Eu estimo isso tanto, porque Deus em Sua misericórdia me viu antes da fundação do mundo e pôs uma pequena semente ali, de modo que minha fé pudesse voar por cima destas coisas do mundo, e agora Ele chamou e eu estimo meu lugar como disse Paulo, ele estimou seu oficio – com altura. Oh, que Deus o havia chamado de ser um grande mestre como Gamaliel, porém Paulo havia sido chamado para ser um sacrifício por Cristo.
100 Agora, a mesma coisa. Notem, com essa classe de fé, ele nunca descansou sua vista – o que ele podia ver. Agora, ele não viu nada fora, só um grupo de gente cheia de lodo, escravos em prisão, sendo mortos todos os dias, açoitados, ridicularizados. Sua crença religiosa era fanática. E ali havia um Faraó assentado no trono que não sabia ou a quem não importava nada de sua religião. Ele não sabia nada sobre… ele é um pagão, portando ele apenas. . .
101 Que quadro do dia de hoje! Ali está, uma religião diferente e como que se este Moisés, ainda assentado com o Presidente ou o grande homem, Faraó, para tomar seu lugar em sua morte, e ele era um homem velho. E Moisés todavia pensou que aquele chamado… ele olhou lá fora. Pela mesma janela pela qual Faraó olhava para fora e via aquela gente que levantava suas mãos, e eles os açoitavam ate matá-los porque estavam orando. Os traspassavam com espadas porque eles ainda falavam em desobedecer em todo tempo e fazendo-os trabalhar ate que seus corpos pequenos e velhos caiam e lhes davam a metade do suficiente para comer. Bom, não eram outra coisa que um grupo de fanáticos que nem se quer eram humanos; e Moisés, aquela fé nele olhou para eles e ele disse: “Eles são gente benditas de Deus”. Amém. Me agrada isso.
102 Com essa classe de fé… Seus olhos não pousaram na glória do Egito; mas pousaram na promessa de Deus. Seus olhos de águias, de fé, viram por cima da glória do Egito. Você recorda, ele se converterá numa águia agora; ele é um profeta e seus olhos de águia subiram por cima daquelas coisas. Oh, como me agrada isso.
103 Como deve hoje… Hoje os cristãos dependem de seus sentidos, do que possam ver ou do que possam entender, em lugar de sua fé confiar no que você com seus olhos e o fascínio. Como vocês mulheres – eu sempre estou lhes chamando a atenção acerca de que devem deixar crescer o cabelo; vocês não devem usar cosméticos; vocês devem atuar como damas e cristãs. Você olha na rua e vê as mulheres de hoje vestidas imoralmente. Bom, você pensa, “Bom, ela pertence à igreja; por que eu não posso fazer isso?”.
104 Como disse… alguém disse, “Irmão Branham, o país… as pessoas o consideram um profeta. Você não deve estar gritando para as mulheres nem aos homens nessa forma por estas coisas. Você deve estar ensinando-os como profetizar e receber dons”.
105 Disse: “Como posso ensinar-lhes álgebra, quando eles nem mesmo sabem o alfabeto?” Agora, comece disso. Limpe-se você mesmo, de maneira que quando caminhar pela rua, pareça um cristão, vê? Logo atue como cristão, vê? Você não o poderá fazer por você mesmo. Tem que ser Cristo vindo dentro de você e essa semente está colocada ali e essa luz bate ali, ela virá à Vida. Se não vem à Vida, não há nada ali para vir à Vida porque o provou em outros. Vem à Vida imediatamente, tão logo quanto lhe bata a luz.
106 Isso é uma repreensão para as mulheres (eu sei), as que estão ouvindo a fita ou as que as ouvirão. É uma repreensão para você, irmã. Tem que ser! Tem que ser porque mostra… Não importa o que você haja feito. Você pode haver sido religiosa por toda sua vida. Você pode haver vivido na igreja. Seu pai poderá ser um ministro ou seu esposo poderá ser um ministro, porém enquanto você desobedece a Palavra de Deus, isto mostra que não há luz ali. Quando você vê que a coisa é trazida e a Vida do Espírito Santo, veja quando bate em outros. Veja o que eles fazem. Se Ele o traz sobre eles… com razão. . .
107 Que repreensão para aqueles fariseus que chamaram a Jesus – quando ele podia perceber seus pensamentos – eles o chamaram “Belzebu” e aquela pequena prostituta disse: “Por que? Este homem é o Messias. A Escritura diz que Ele fará isto”. Vêem? Aquela simples predestinada estava colocada ali, e quando a Luz bateu nela, ela veio à Vida.
108 Você não pode lançar por terra, você pode esconder a Vida. Você pode tomar um… lançar um concreto sobre um pedaço de terreno cheio de erva e cobri-la, fazendo-a desaparecer durante o inverno. Na próxima primavera, onde está a erva? Exatamente em torno das beiras do concreto, porque aquele gérmen da semente debaixo da pedra de concreto tão logo que o sol começa a brilhar, você não pode impedir; traçará um caminho por entre as pedras e a terra e sairá para fora na beira da pedra e levantará sua cabeça para a glória de Deus. Veja, você não pode esconder a vida.
109 Quando o sol bate sobre a vida botânica, ela vem à vida. Quando o Espírito Santo bate sobre a Vida escriturística que está no homem, esta traz seu fruto para fora ali mesmo. Por isso, não importa quão fiel e honesto você seja, como você diz que não está falando… Dizendo a estas mulheres que usam estas roupas más e demais coisas ai fora, um nudismo pela rua; no entanto você não crê que você, você não pode fazer crer a si mesma; você pode provar que é inocente de adultério; porém no Livro de Deus você aparece cometendo adultério. Jesus disse: “Qualquer que olhar a uma mulher para cobiça-la, já adulterou com ela em seu coração”. E você apresenta seu corpo dessa maneira. Veja, você não poderá ver a menos que essa Vida esteja colocada ali.
110 Você olha a alguém e diz: “Agora, eu sei que a irmã Jones – o irmão Jones é um ministro, sua esposa faz isto e aquilo”. A mim não me importa o que aquele faça, esta é a Palavra.
111 Jesus disse: “Seja a palavra de todo homem mentira, porém a Minha é verdade”. É a Bíblia, e quando essa Luz em realidade bate, tem que vir à Vida. Tem que vir à Vida.
112 Agora, os grandes olhos de Moisés, seus olhos de águia olharam por cima da glória do Egito. Os reais crentes cristãos de hoje, não importa o que diga a igreja, o que diga qualquer outro, quando essa Luz bate, eles vêem a mesmíssima vindicação de Deus, o Pilar de Fogo suspenso ali e os sinais e maravilhas que a Escritura tem prometido sendo colocados ali, vem a Vida. Não importa quão pequeno seja e quanto seja a minoria – o grupo de Deus sempre tem sido a minoria. Vêem?
113 “Não temas pequeno rebanho, ao Pai aprouve dar-vos o Reino”. Vêem? Eles o captam. Deus está obrigado a tira-los de toda denominação, de toda ordem, de onde quer que queira, para vê-lo se têm sido ordenados para a Vida.
114 Veja ao velho Simeão ordenado para a Vida. Quando o Messias veio ao templo nos braços de sua mãe, sendo um bebê, Simão estava lendo em algum lugar da parte de trás do templo, o Espírito Santo o levantou porque ele estava esperando. Essa Vida estava nele. Ele disse: “Não morrerei até que veja ao Cristo do Senhor”. E ali estava o Cristo do Senhor no templo. O Espírito Santo o tirou de seus afazeres e o encaminhou até que encontrou ao menino e o tomou em seus braços e disse: “Deixa Teu servo partir em paz porque meus olhos viram a Tua salvação”.
115 Havia uma ancião cega numa esquina que se chamava Ana que servia ao Senhor dia e noite. Ela também estava predizendo e dizendo: “O Messias está para chegar. Posso vê-Lo vindo”. Apesar de ser cega e ao mesmo tempo em que Ele estava ali, aquela pequena Vida que estava nela que havia predito que estaria ali; estaria ali; estaria ali. Então essa mesma Vida, a Luz, entrou no edifício em forma de um bebê como um filho ilegítimo, envolvido em Seus panos, passando através do edifício e o Espírito Santo fez impacto naquela anciã cega e ela vem pelo Espírito, passa na frente das pessoas e pára perto deste menino, beija a mãe e beija o menino e diz qual será o futuro do menino. Vêem? ordenada para a Vida. Vêem? Olhe para eles. Não houve uma dúzia deles.
116 Houve somente oito almas que se salvaram nos dias de Noé. É muito duro, porém todo que estava ordenado para a Vida, entrou nesse tempo. Vêem como Espírito Santo trabalha em cada era? Tirando as pessoas.
117 Agora, encontramos que a fé de Moisés o guiou a vigiar o que seria, não o que havia sido. Olhe o amanha em vez de olhar o dia de hoje. Olhe a promessa em lugar do fascínio. Olhe as pessoas em lugar da organização. Vêem? Deus fez isso.
118 Ló podia ver o fascínio da prosperidade descer em Sodoma. Ló podia ver as possibilidades de uma grande quantidade de dinheiro. Ló podia ver as possibilidades quando olhou sobre Sodoma e ele poderia convertes-se em… ele era um hebreu, ele podia chegar a ser um grande homem ali porque ele era uma grande figura intelectual e sobrinho de Abraão. Por isso ele escolheu Sodoma.
119 O intelecto de Ló o levou a ver o fascínio da prosperidade. O intelecto de Ló o levou a ver as bênçãos da glória (glória humana); porém sua fé foi paralisada por isso, ele não via o fogo que ia destruir aquela classe de vida. Essa é a forma em que as pessoas estão hoje. Elas vêem as possibilidades e vantagens de pertencer a uma grande organização. Elas vêem as vantagens de ter contato social com as pessoas da cidade, porém elas não vêem a possível… Elas não vêem sua fé paralisada.
120 Permitam-me repetir isso de maneira que não seja mal entendido. As mulheres hoje, como eu digo, elas desejam atuar como estrelas de cinema. O homem deseja atuar como os comediantes de televisão. Os pregadores de hoje parecem desejar fazer suas igrejas como certa classe de lojas modernas: rol de membros e tudo mais. Eles vêem as possibilidades de talvez se converterem em bispos ou supervisor geral ou algo assim se tudo vai bem com a igreja, abandonando as Escrituras ainda que tendo-as na frente com… Completamente vindicados pelo poder de Deus e pela Palavra Vivendo de Deus, vivendo nas pessoas. No entanto eles não a desejam. Eles dizem: “Não desejamos misturar-nos com algo como isso”. Isso deve tomar seu cartão de companheirismo. Deve tomar sua ordem denominacional. Mesmo homens honestos como Ló, assentados em Sodoma, sabendo que aquilo é incorreto. Vêem? Veja, que fazem eles quando fazem isto? Eles paralisam a pouca fé que tem. Isto pode operar.
121 Agora, Moisés lançou isso a um lado e colocou sua fé paralisou ao mundo. – Sua fé paralisa a gloria do mundo ou a gloria do mundo paralisa sua fé. Agora, você tem que tomar uma ou a outra. Você vê que a Bíblia não muda; Deus não muda. Ele é o Deus que não muda.
122 E agora encontramos que gente deste dia veja, eles olham as grandes coisas, as grandes organizações. “Eu pertenço a organização tal e tal”. Vêem. E vão ali embaixo e olham; não há nenhuma diferença de gente da rua. Não há outra coisa… Eles tem um pequeno algo intelectual que você deseja… Quando você fala sobre cura divina, o Pilar de Fogo, a Luz de Deus, eles dizem: “Isso é mental”.
123 Outro dia um homem, um ministro Batista, tomou esse retrato do Anjo do Senhor e riu dele. Vêem? Isso é blasfêmia. Vêem? Não há perdão para isso.
124 Isso é o que Jesus disse. É blasfêmia quando você o vê fazendo as mesmas obras que Cristo fez e Ele disse quando eles tem visto estas obras em Cristo – Ele era o sacrifício – e eles o chamaram “Belzebu”, um demônio, porque Ele estava fazendo isso. E agora, eles dizem – Ele disse: “Eu lhes perdôo por isso, porém quando vier o Espírito Santo para fazer a mesma coisa, você fala uma palavra contra Ele, nunca lhe será perdoado, nem neste mundo nem no vindouro. Vêem?
125 Se necessita apenas dizer uma palavra contra Ele. Vêem? E então – por que se essa Vida – se você tem sido ordenado para Vida Eterna, então essa Vida rebenta para fora quando você o tem visto. Você o reconhecerá, tal como aquela mulher no poço e diferentes outros; porém se não está ali, não pode vir a Vida porque não há nada ali para vir à Vida. Como minha mãe, já velha mãe usava dizer: “Você não pode obter sangue de um nabo”, porque não há sangue nele. Agora, é a mesma coisa e isso paralisa a pouca fé que você tem adquirido.
126 Ló pôde ver o encanto, porém ele não teve suficiente fé para ver o fogo que destruiria tal encanto. Não me estranharia se temos hoje… Não me estranharia se nós… as mulheres que desejam ser populares, que desejam atuar como o resto – elas podem ver as possibilidades de ser uma mulher mais bonita por meio da pintura; elas podem ver uma mulher mais bonita por meio de uma aparência mais jovem, cortando o cabelo e atuando como alguma das estrelas de cinema, porém estranharia que isso não haja paralisado sua fé para saber que a Bíblia diz que uma mulher que faz isso é uma mulher desonesta. E uma mulher que Põe uma roupa pertencente a um homem, é uma abominação diante de Deus – calças esportes e tudo mais, e shorts como os que estão usando. Se faz tão comum que as pessoas o fazem por rotina. Me estranharia se elas não paralisassem a mui pouca fé que você tinha ainda para ir a igreja. Vê você? Essa é a coisa que faz.
127 Ló fez isso, e isso o paralisou e paralisou sua gene ali embaixo. Eles não puderam ver, porém Abraão com uma fé vindicada (seu tio), ele não olhou aos encantos, ele não queria ter nada a ver com isso apesar de que ele tinha que viver duramente e viver para ele mesmo e para Sara – viveu fora no deserto onde era duro ir pela terra estéril, porém eles não viram o encanto ou as possibilidades de serem populares. Sara, a mulher mais bonita da terra, a Bíblia diz isto. Ela é honrada; a mais honrada de todas as mulheres. E agora ela ainda permanecia e obedecia a seu marido ate ao ponto que o chamava de seu senhor, a quem a Bíblia se refere como selo de chumbo no Novo Testamento. Diz: “Vocês serão suas filhas enquanto obedecerem sua fé”. Vêem? – Chamava a seu marido seu senhor.
128 E o Anjo do Senhor visitou seu templo ou sua pequena cabana ali fora e disse – eles nem se quer tinham uma casa para viver, vivendo ali fora na terra estéril e ai está você. Você vê o dia regressando ao padrão outra vez exatamente igual a como foi então.
129 Agora, Moisés com sua grande fé outra vez pôde dizer: “Não”, as coisas presentes do mundo presente e fazer uma eleição correta. Ele escolheu sofrer as aflições com o povo de Deus. Ele escolheu ir com Ele. Por que? Sua fé. Ele viu a promessa; ele viu o tempo do fim; ele viu o amanhã, e ele deixou sua fé livre. Ele não prestou atenção ao que seus olhos viam nas possibilidades aqui, que ele era o faraó e ia ser o faraó. Ele olhou diretamente o amanhã.
130 Oh, se o povo apenas pudesse fazer isso! Não viu o mundo presente. Se você olha ao mundo presente, você faz uma seleção com ele. Esconda seus olhos disso e olhe para a promessa de Deus abrindo passo ao amanhã. Por sua fé ele pôde selecionar. Ele escolheu ser chamado filho de Abraão e se negou a ser chamado o filho de Faraó. Como pôde, quando todo o reino – o Egito tinha ao mundo vencido. Ele era rei do mundo e era um homem jovem de quarenta anos, pronto para tomar o trono, porém nunca olhou a se…
131 Olhe as mulheres que se teriam deitado ao redor dele dia após dia, haréns delas. Olhe ao encanto, assentar-se e tomar vinho e olhar ao fascínio ante si a medida que elas bailavam e o abanavam – mulheres de todo o mundo e jóias e tesouros e seu exército ali fora. A única coisa que ele tinha que fazer era assentar-se e comer sua boa comida e dizer: “Envia a guarnição tal e tal para tal e tal; toma essa nação. Eu creio que a desejo”. Isso era tudo o que ele tinha que fazer: assentar-se ali e então o abanavam, e mantinham sua boca aberta, viria a bailarina mais amável e mais bonita daqueles dias a colocar-lhe vinho na boca, e lhe dava comida com seus braços ao redor dele – todas as mulheres mais bonitas do mundo.
132 Todo o encanto que ali havia, estava ali ao seu lado, porém, que fez ele? Ele olhou para fora disso. Ele sabia que o fogo estava pronto para aquilo. Ele sabia que a morte estava colocada naquela linha. Vêem? Ele sabia o que era isso, e olhou a um grupo de gente desprezada e rejeitada e por fé ele preferiu sofrer a reprovação de Cristo e se chamou a si mesmo, “Sou um filho de Abraão”. Não sou filho deste faraó. Ainda que você me faça bispo, diácono ou arcebispo ou papa, eu não sou filho desta coisa. Sou um filho de Abraão! E me separo das coisas do mundo”. Amém, Amém e Amém!
133 Por fé fez isso. Ele pôs as glórias e a um lado. Ele tomou as possibilidades de ser o próximo arcebispo ou o próximo Supervisor geral ou qualquer outra coisa, ele pôs isso a um lado. Ele recusou olhar isso.
134 Agora, “Se me converto em bispo, caminharei”. As pessoas dirão: “Santo padre” ou “Doutor tal e tal” ou o “Ancião tal e tal”. Como eles… todos os ministros na concorrência, eles me darão tapinhas nas costas e dirão: “Moço, esse amigo tem algo. Estou te dizendo”. Oh! “Mantenha-te quieto; aqui vem o bispo”. O que ele diz, isto é lei. “Aqui vem tal e tal”. As pessoas voarão de todo o mundo para seu… Ver ao papa, beijar-lhe os pés e os anéis e tudo mais. Que possibilidade para os católicos, que possibilidade para os protestantes para serem bispos ou supervisor geral ou algo, algum homem grande numa organização.
135 Olhando… oh, porem você vê, o olho da fé olha por cima disso. E você vê o fim disso ali onde Deus diz que a coisa completa será destruída. Fé, esse olho de águia, o levanta por cima disso e você vê o amanhã, não o dia de hoje e escolhe o ser chamado um filho de Abraão.
136 Faraó sem fé viu aos filhos de Deus como fanáticos – sem fé. Ele os escravizou porque a ele não importava o que ele disse. Ele não temia a Deus. Ele pensou que era Deus. Ele pensou que os deuses que ele servia – que ele era um bispo, ele era o supervisor geral – seu deus é o que o faz; nada para esta coisa aqui. Portanto ele os escravizou. Ria deles – zombava deles, tal como as pessoas fazem hoje, exatamente a mesma coisa.
137 A fé de Moisés os via na Terra Prometida, um povo bendito. Possivelmente haveria uma dura luta para leva-los à promessa, porém Moisés decidiu ir com eles. (Como ficaria nisso, porém o tempo está se esgotando) Vêem?
138 Notem, seria uma coisa difícil mudar essa gente. “Vocês tem que ir e viver com eles. Você tem que ser um deles e eles são tão intelectuais que você não pode move-los. Vêem? Porém algo sucederá ali fora. Haverá uma demonstração sobrenatural ante eles. Será uma coisa dura. As organizações o lançarão abaixo e todas estas coisas sucederão. É terrível o que você tem que fazer, porém ainda assim, faça sua escolha”.
139 “Eu sou um deles”. Sua fé fez isso. Sua fé brilhou. Sim senhor. Ele o viu.
140 Foi uma coisa dura para leva-los a essa promessa, porém ele tomou a decisão de ir com eles de todas as maneiras. Apesar do que eles lhe fizeram, ele foi de todos os modos e estava saindo fora com eles.
141 Espero que vocês estejam lendo! Muito bem, vá com eles de todos os modos. Talvez… seja um deles, isso é correto, porque esse é seu trabalho. Talvez haja uma guerra dura, um sem numero de inconvenientes a vencer, porém vá de todos os modos. Porém sua fé o guiou a tomar a Palavra e não os encantos e glórias humanas. Ele tomou a Palavra. Isso foi o que a fé de Moisés fez.
142 Quando a fé olha sobre o pior de Deus – recorde, aqui estava o encanto agora – o mundo, o maior rei do mundo. E onde estava a Promessa de Deus? Numa cova lamacenta, suja, porém quando a fé, quando a fé olha o pior de Deus, isto brota maior e mais valioso que o melhor que o mundo possa mostrar! Quando a fé o olha, quando a fé pode vê-lo.
143 Quando a fé na Palavra pode ver a Palavra manifesta, isto é mais que todo o encanto e arcebispado e do que qualquer outra coisa da qual você possa falar. A fé o faz. Você pode ver o pior, o desprezado, o rejeitado, não importa o que seja; deixe-o estar no pior e a fé ainda o brotará um milhão de milhas mais alto que o melhor que o mundo possa produzir. Amém!
144 Essa é a forma em que cantamos essa canção. “Tomarei o caminho com os poucos desprezados que pertencem ao Senhor. . .” Vêem? Oh! Porque, você vê, a fé vê o que Deus deseja que seja feito.
145 Oh, espero que isto penetre! Fé não olha ao presente. Fé não vê isto aqui. Fé olha para ver o que Deus deseja e trabalha de acordo com isso. Isso é o que faz a fé. Ela vê o que Deus deseja e o que Deus quer que seja feito e a fé espera através disso.
146 Fé é uma visão de longo alcance. Ela não baixa sua vista. Se mantém no alvo. Amém! Qualquer bom atirador sabe isso; vêem? É longo alcance; é um telescópio; é um binóculo com o qual você não olha aos arredores próximos; você não usa binóculo para olhar e ver que horas são. Vêem? Você não usa isso, porem você usa binóculo para olhar ao longe, e fé faz isso. Fé toma os binóculos de Deus, ambos, ambos os lados, o Novo e o Velho Testamento e vê cada promessa que Ele fez e a fé a vê mais além. E fé escolhe isso, sem importar o que o tempo presente diz aqui. Ele olha para o final.
147 Ele não baixa sua vista ao solo para olhar este caminho; ele olha ao alem. Ele mantém o centro de morte do mundo perfeitamente alienado. Isso é o que a fé faz. Essa é a fé que está no homem que faz estas coisas.
148 Agora olhe. O que Faraó chamou grande, Deus chamou abominação. Faraó poderia haver dito, “Olha Moisés, aqui… como tu és o próximo faraó, entrego este cetro a ti quando fores daqui. Te entrego este cetro; é teu”. Vêem? Agora isto é grande. Tu vais ser um grande homem, Moisés. Tu vais ser o bispo. Tu vai ser isto, aquilo, ou… não nos deixes, fique aqui”. Porém veja você, ele chamou aquilo grande e Deus disse que era uma abominação.
149 Agora, vocês mulheres, pensem um minuto também vocês homens. O que o homem chama grande, Deus o chama sujeira. Não diz a Bíblia que é uma abominação que uma mulher use trajes de homem? E você pensa que está sendo vistosa ao fazer isso. Vêem? Você está apenas exibindo carne feminina para o diabo; isso é tudo. Portanto não o faça.
150 Você homem que vive após as coisas do mundo e se mistura e se aninha atrás disto, e você homem sem suficiente ousadia para fazer com que sua esposa e coisas deixem de fazer isso: envergonhe-se. Te chamas filho de Deus me parecem sodomitas. Vêem? Não é para ferir seus sentimentos, mas para dizer-lhes a Verdade. O amor é corretivo. Sempre o é.
151 Uma mãe que não cuida de sua criança, não a corrige e bate e repreende, ano tem muito de uma mãe pra ele. Isso é correto.
152 Olhe o que sucede agora. Moisés viu isto por uma visão de Faraó disse que : “Isso é grande”.
153 Deus disse, “É uma abominação”. Portanto Deus… Moisés escolheu o que Deus disse.
154 Agora note, a fé vê o que Deus deseja que você veja. Vêem? A fé vê o que Deus vê e o arrazoamento e os sentidos vêem o que o mundo deseja que você veja. Note, o arrazoamento… “Bom, isso é só sentido humano; é só razão, é este… Bem isto não é tão bom”. Vêem? Isso é exatamente quando você usa esses sentidos, o qual é contrário a Palavra, então isso é o que o mundo deseja que você veja. Porém a fé não olha isso; a fé olha o que Deus disse; vêem? Você sabe, você lança a razão… o sentido da razão vê o que o mundo quer que você veja grandes denominações.
“É você um cristão?”
155 “Oh, sou um presbiteriano”; “… metodista”; “…luterano”, “…pentecostal”, que mais? “Sou isto, aquilo ou aquilo outro” – isso são os sentidos. “Pertenço à Primeira Igreja”; “Oh, sou Católico”, “Sou isto, aquilo”. Vêem?
156 Sou aquilo. Agora, esse são os sentidos. A você lhe agrada dizê-lo porque isso é uma denominação, algo grande… “Temos mais membros que qualquer igreja no mundo”; vêem? Porém existe apenas uma Igreja real, e você não se une a ela; você é nascido nela. Vêem? E se você é nascido nela, o mesmo Deus Vivente opera através de você, para se fazer conhecer. Vêem? Ai é que Deus mora em Sua Igreja.
157 Deus vai à Igreja todos os dias – vive na Igreja, Ele vive em você. Você é o tabernáculo onde Deus mora. Você mesmo é a Igreja do Deus Vivo. E se o Deus Vivente vive em Sua Essência Vivente, então sua ação é de Deus. Se não é, então Deus não está ali. Ele não faria você atuar dessa maneira quando Ele diz aqui na Palavra, Sua copia fotográfica, “Não faças isso”, e você vai e o faz. Veja, isso está incorreto. Quando você o nega, isso indica que a Vida ainda não está em você. Vê? Isso é correto.
158 A fé guiou a Moisés para o passo da obediência. Note, Moisés fez… Ali está o jovem Faraó; ali está o jovem Moisés – ambos com a oportunidade.
159 Moisés havia visto a reprovação das pessoas e considerou maior tesouro que tudo o que o Egito tinha e se guiou por fé. Ele seguiu aquilo que sua fé disse que era a Palavra e isso o guiou ao caminho da obediência e finalmente à Glória. Imortal – nunca morrer na presença de Deus.
160 A vista e os sentidos guiam… e a glória humana guiou a Faraó à sua morte e à destruição do Egito, sua nação, e numa mais voltarão.
161 Aí está você. Olhe a isto, você morre. Olhe àquilo, você vive. Agora faça sua eleição.
162 Isso é a mesma coisa que Deus pôs diante de Adão e Eva no Jardim do Éden. Vêem? Você tem que fazer sua eleição por fé. Agora note, a vista guiou Faraó à morte e à destruição de sua cidade. Moisés, com sua fé, nunca temeu a Faraó. Vêem? Ele não se importou com o que Faraó disse. Ele não se importava com Faraó mais do que a sua mãe e seu pai se importavam com a ameaça. Quando foi confirmado a Moisés que era ele essa pessoa que ia libertar ao Egito… guiar a Israel fora do Egito, ele nunca se importou com o que Faraó disse. Ele não tinha medo dele. Amem, Amém, Amém! Vocês vêem o que quero dizer? Na fé não existe medo. A fé sabe isso. Como eu sempre tenho dito, a fé tem grandes músculos e cabelo no peito. A fé diz: “Cala-te!” e todo mundo se cala. Isso é tudo. Eu sei onde estou!”
163 O resto deles diz: “Bom, talvez ele o faça”. Mas você tem que parar e mostrar seus músculos. Isso é tudo. A fé o faz.
164 Notem, Moisés nunca temeu a Faraó depois que Deus havia vindicado seu chamado. Quando Moisés creu que ele havia sido chamado para isso, porém quando Deus lhe disse ali em cima: “É assim”, e desceu e mostrou ante Faraó e todo o resto deles que ele foi enviado para fazê-lo, Moisés nunca sentiu medo de Faraó.
165 Notem, Faraó, no entanto usou sua sabedoria em Moisés. Observe. Ele disse: “Digo a você que farei um trato contigo” (depois que as pragas o estavam comendo) disse: “Farei um trato contigo; vá por uma pequena adoração por três dias somente. Vá apenas um pouco, porém não vás mais longe”. Porém você sabe que eram os sentidos de Faraó que diziam isso. “Vás apenas por um pouco, porém não vás longe”.
166 Não temos essa classe hoje? “Se te unes à nossa igreja, isso está correto”. Porém você sabe a fé que Moisés teve não creu em “tal religião”.
167 Ele disse: “Vamos todos. Vamos todo o caminho. Isso é correto. Vamos para a Terra prometida. Não vamos ali fora fazermos uma denominação e pararmos, continuaremos para diante”. Amém. “Eu vou à Terra Prometida. Deus no-la prometeu”.
168 Quantos faraós temos hoje de pé nos púlpitos? Cabeças de organizações. “Agora, se você faz apenas isto e faz aquilo, isso é tudo… bom, vêem, simplesmente assim”.
Porém Moisés disse, “Oh, não! Não, não, não, não”. Vêem?
169 Faraó disse: “Bom, por que não – se vocês vão ter essa classe de religião, lhes dirão que devem fazer. Apenas tu e os anciãos vão e adorem, vêem? Apenas tu e os anciãos vão e adorem, porque todos vocês podem ter essa classe de religião, porém não a divulguem entre as pessoas”.
170 Vocês sabem o que Moisés disse: “Nem uma unha ficará para trás. Vamos todo o caminho. Vamos todos! Eu não irei a menos que eles vão também. Isso é tudo”.
171 Oh, que nobre servo! Amém. “Quero leva-los comigo. Só porque eu tenho – e eu me assento e digo, “Isto está correto” – não senhor; queremos a gente também. Cada um de nós irá”. Amém. Ele disse, “E nós nem se quer vamos deixar uma de nossas ovelhas ou nada para trás. Nem um unha será deixada para trás. Vamos todos à Terra Prometida, (Amém) – cada um de nós. Não importa que você seja uma empregada doméstica ou que você seja uma serva, ou que seja uma velha ou uma jovem, ou um ancião, ou seja o que for; iremos de todas as maneiras. Não haverá um de nós que será deixado. Amém. Cada um de nós iremos. Não vamos nos deter ante nenhuma outra coisa”. Isso é correto.
172 Oh, então as religiões realmente estão em debate ali, não é certo? Oh! Não, Moisés não creu nesta “tal religião”. Não, ele não creu naquilo. Sim, senhor. Oh! Poderíamos ficar todo o dia nisso, porém quero ir a meu texto dentro de um momento e começar a pregar.
173 Note isto. Quão formoso! Oh, eu amo isto. Você sabe, Faraó finalmente disse: “Saiam!” Deus simplesmente o encheu de pragas com a voz de Moisés. Ele feriu tudo. Ele fez tudo o que tinha para ser feito ali. Ele parou o… Ele fez com que o sol se ocultasse ao meio dia; Ele fez tudo o mais. Ele escureceu o dia, trouxe rãs, pulgas, piolhos e tudo mais; fogo, fumaça e morte a suas famílias e tudo mais. “Saiam!” Tomem todos seus pertences e vão-se”. Oh! Louvado seja Deus!
174 Me sinto tão contente por um homem poder servir a Deus tão completamente ate que o diabo não saiba o que fazer com ele. Apenas obedeça a Deus tão completamente ate que o diabo diga: (oh!) “Vá. Não quero ouvi-lo mais”. Isso é correto. Você pode fazê-lo tão completamente.
175 Vejam agora, se Deus não houvesse sustentado a Moisés, ele haveria se convertido num “faz-me rir”, porém Deus está exatamente ali confirmando. Tudo o que ele dizia, sucedia.
176 E Faraó tinha que manter sua posição porque ele era um bispo, você sabe, portanto ele tinha que manter-se ali. Ele não podia dizer “Não”, porque estava sucedendo. Vêem? Ele não podia nega-lo porque estava sucedendo. Portanto finalmente disse: “Oh, podem ir; não quero ouvi-los mais. Saiam daqui; tomem todas suas posses e podem ir”. Oh!
177 Agora, encontramos a Moisés aqui depois que Deus havia feito tanto por ele e lhe havia mostrado tantos sinais e maravilhas…
178 Agora nos próximos quinze minutos deixemos isto aqui. Observe bem de perto.
179 Moisés vem a este lugar onde ele… Deus havia dito, “Eu estou contigo. Tu disseste, “Venham moscas”, e vieram moscas. Isso é criação. Quem pode trazer trevas sobre a terra senão Deus? “Tu disseste, hajam trevas”, e houve trevas. Tu disseste, “Hajam rãs”, e as rãs entraram ate na casa de Faraó, nas camas e quando eles as amontoaram e grandes montes…” Criador… “E eu tenho falado através de ti, Moisés e tenho feito Minha Palavra criar através de teus lábios”.
“Fui feito um deus ante Faraó atualmente”. Sim senhor. “Eu tenho feito tudo isto e aqui eles vem a um lugar” – surgiu um pequeno juizo e Moisés começou a gritar: “Que farei?”.
180 Quero que notem. Isto aqui é uma grande lição. Veja, eu amo isto. Vejam, Moisés – se lemos aqui, exatamente aquilo quando os filhos começaram a se assustar – eles vendo a Faraó vindo após eles no posto do dever.
181 Deus havia realizado todas as coisas perfeitamente; agora Ele os iniciou em suas jornadas. Ele juntou a igreja. Eles haviam sido chamados a sair; eles vem de cada denominação; todos se juntaram. Moisés regressou atrás e disse: “Senhor, que tenho que fazer?”.
182 Ele poderia haver dito: “Bom, vá e faça isto. Muito bem, segue adiante. Agora Moisés, tu sabes que eu tenho te chamado para que faças isto”.
“Sim Senhor”.
183 “Muito bem, vá e fala isto; será…” aqui vêm as moscas. “Fala para isto”– Aqui vem. “Faça isto” – Aqui vem. Era tudo “Assim Diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor!”.
184 Agora ele tem um problema e Deus diz: “Agora Eu os tenho encaminhado à jornada; todos tem sido chamados. A igreja está junta, portanto os tenho posto em suas jornadas. Agora Moisés, leva-os para diante. Eu te disse. Vejam, Eu irei por cima assenta-te e descansa um momento”.
185 Moisés disse: “Oh, Senhor, olha, ali vem! Ali vem Faraó! Toda a gente está… que tenho que fazer! Que tenho que fazer! Vejam ali; não é isso o elemento humano? Começa a gritar, “Que tenho que fazer?”
186 Aqui vemos a Moisés expressando toda a natureza humana sempre quer que Deus esteja detrás de você e o empurre a algo. Agora, isso somos nós hoje. Você quer que Deus, depois que temos visto tudo o que temos visto, você ainda quer que Deus o empurre para fazer algo; vêem? Moisés se afrouxou um pouco – disse, “Deus, vou te perguntar e verei o que tu dizes”.
187 “É isso, é isso”, você diz: Bom, muito bem. Eu o direi também”. Vêem?
188 Porém aqui Deus o havia ordenado para o trabalho, provou que Ele estava com ele, e aqui está ele, a circunstância vem e então ele começa a gritar: “Que posso fazer? Senhor, que posso fazer?”
189 Agora recorde, ele já havia profetizado aqui, porque ele disse: “Estes egípcios que vocês vêem hoje nunca mais os verão”. E então imediatamente começa a clamar, “Deus, que podemos fazer”? Depois que ele havia feito um trabalho excelente profetizando ali. Vejam, ele lhes havia dito o que sucederia. Sim, a Palavra de Deus estava nele, Ela estava nele. E quando ele estava dizendo isso, isso atualmente vem a suceder – o que ele disse, ia suceder já, e aqui estava ele clamando, “Que vou fazer?”.
190 Oh, se isso não é atributo humano! Se isso não sou eu! Se esse não sou eu! Ele já havia provado, “O que tu dizes, sucederá. Eu estou contigo. E aqui num momento se levantou uma circunstâncias. “Que tenho que fazer?” “Que tenho que faze Senhor? Ouça, Senhor onde estás? Ouça, me escutas? Que tenho que fazer?” E Ele já o havia ordenado e vindicado e provado e realizado todas as coisas através dele, e aqui – “Deus!” Oh, completamente claro.
191 O homem quer descansar e deixar a Deus fazer o esforço. E ele já sabia que Deus o havia ungido para este trabalho, para fazer isto, e Deus claramente havia vindicado sua petição. Era tempo para que o povo fosse liberto. Deus os havia tirado a todos num grupo por meio de seus milagres e maravilhas. (Me seguem?) Tirou a todos juntos num grupo vindicou sua petição. A Escritura diz isso. Aqui havia um sinal; aqui estava a evidencia. Aqui tudo o que ele disse… então ele vem como profeta entre eles. Tudo o que ele dizia, Deus o honrava, mesmo criar e trazer moscas e trazer coisas À existência. E tudo o que Ele lhe havia prometido, aqui Ele o havia feito; porém ele queria esperar no Assim Diz o Senhor. Vêem?
192 Ele devia haver sabido que a própria vindicação de sua chamada era Assim Diz o Senhor. Seu trabalho para o qual ele havia sido ordenado era Assim Diz o Senhor. O entenderam? Por que ele esperou no Assim Diz o Senhor?
193 Ele queria, “Senhor, que posso fazer? Aqui eu tenho tirado a estes filhos fora ate este lugar. Aqui está a circunstância: Faraó vem; todos vão morrer. Que tenho que fazer? Que tenho que fazer?”
194 Ele há havia predito o que eles iam fazer. Ele há havia dito exatamente o que fazer. Ele predisse o fim da própria nação de onde ele havia sido trazido. Espero que entendam. Moisés já havia dito, “Vocês não os verão mais; Deus vai destruí-los. Eles tem rido o suficiente de vocês. Deus os destruirá”. Ele já havia predito o que sucederia a eles; e “Senhor, que tenho que fazer?” Vêem a natureza humana ali? Vêem? “Que tenho que fazer?” Vou esperar o Assim Diz o Senhor”. Sim Senhor. “Verei o que o Senhor diz e então o farei. Recordam, ali havia um faraó… se havia levantado que não conhecia a José, vocês sabem nesse tempo, exatamente nesse tempo. Vêem? E Moisés se pôs de pé e predisse o final da nação. E aqui estava eles justamente no lugar onde estaria sucedendo e então ele clama: “Senhor, que devo fazer? Que devo fazer?” Vêem?
195 Não é isso o atributo humano? Não é essa a natureza humana? “Que farei?” Ele já estava… profetizado. Deus havia honrado tudo o que ele havia dito, e ele foi chamado para o trabalho, então, por que ele tinha que dizer, “Que devo fazer?” Se ali havia uma necessidade, tudo que ele tinha que fazer era falar por ela. Deus queria que Moisés pusesse a trabalhar aquele dom de fé que Ele lhe havia dado. Deus o havia vindicado. Era a verdade e Deus queria que Moisés – queria que o povo visse que Ele estava com Moisés. E ele, ali atrás, ele esperou, diz: “Agora, Senhor, sou apenas um menino. Deixo que Tu me digas agora. É isso, eu irei e farei isto. Eu tenho o Assim Diz o Senhor”.
“Irmão, é isso Assim Diz o Senhor”.
“Sim, sim, irmão Moisés, isso é Assim Diz o Senhor”.
196 É isso correto. Agora o tenho, “Assim Diz o Senhor” – e sucedeu. Nunca tem falhado uma vez. Nunca falhou.
197 E aqui está sob circunstâncias, surge outra vez. Agora, ele as encontrou na jornada. A igreja já tem sido chamada fora. Tomados na jornada e eles estão se movendo para cima. E Moisés começou a clamar: “Senhor, é isto Assim Diz o Senhor? Que devo fazer?”
198 Muito bem, Deus queria que Moisés tivesse fé que Ele havia posto naquele dom que Ele havia vindicado claramente. Deus claramente havia provado a Moisés e ao povo que era Ele pela Palavra e pelas coisas que havia dito que sucederiam. Foi claramente identificado. Não havia necessidade de que ele se preocupasse mais acerca disso. Vêem? Ele não tinha necessidade de pensar mais sobre isso porque já estava claro. Ele já havia feito estas coisas. Ele já havia provado por moscas e pulgas que ele falou coisas à criação, que a Palavra de Deus estava nele. No entanto, aqui ele vai perguntar a Ele o que fazer quando as circunstância se apresentam perante ele. Vêem? Oh!
199 Espero que isto desça a nós e possamos ver aonde estamos. Vêem? Não te faz isto sentir como que dessa estatura? Pensando sobre Moisés, dizendo seus defeitos e olhando os nossos.
200 Aqui ele estava parado ali, vêem? Sabia que as Escrituras diziam que essa era a hora, e o dia em que isso sucederia, e sabia que Deus o havia encontrado num Pilar de Fogo. E desceu aonde estava o povo e realizou estes milagres, e tudo o que ele dizia, sucedia; mesmo trazer coisas à criação – fazendo as coisas que só Deus podia fazer – mostrando que sua voz era a Voz de Deus. E aqui estava a circunstância com essa gente que ele estava levantando, trazendo-a para a Terra Prometida e então estava parado clamando: “Que devo fazer?”
201 Isso é o ser humano esperando para… como o irmão Roy Slaughter (Creio que ele está assentado ali fora) me disse uma vez sobre alguém que estava fazendo algo para mim e eu disse: “Bom, eu fiz isto e agora… “
202 E ele disse: “Irmão Branham, permita-lhes recostar hoje em seu ombro e amanhã você os carrega”.
203 E dessa maneira é o ser humano. Se recostam em seu ombro hoje, e amanhã você os carrega. Isso era o que Moisés estava fazendo. Deus teve que carrega-lo mesmo depois que Ele o havia ordenado e o provou para fazê-lo! E o povo devia haver dito: “Moisés, diga a palavra. Eu te tenho visto fazê-lo ali. Deus te honrou ali. E tu és o mesmo hoje”. Amém. Vêem? “Faça-o!” Amém. Ele devia haver sabido, porém não o sabia. Muito bem.
204 Tal como foi então, assim é agora. Encontramos que – assim ele disse… Deus deve ter suficiente disso. Deus deve estar farto disso. Ele disse: “Por que clamas a mim? Não tenho provado eu minha identificação? Não te disse que te enviei para o trabalho? Não te disse que fosses fazer isso? Não prometi que faria isto, que estaria com tua boca, e que falaria através de tí e tu faria isto, e tu mostrarias sinais e maravilhas? Não o prometi? Não o fiz exatamente e destruí cada inimigo ao teu redor? E aqui estás tu parado aqui agora no Mar Vermelho exatamente na linha do dever que Te disse que fizesses e então estás gritando e clamando a Mim. Não crês em mim? Não podes ver que eu te enviei para fazeres isto?”
205 Oh, se isso não é atributo humano…! Portanto tinha que estar farto disso. E Ele disse, “Tu sabes que o necessitas. Tu sabes que se vais levar a estes filhos ate ali à Terra Prometida… ! Isso é exatamente…Tu estás acurralado aqui numa esquina. Não há nada mais que tu podes fazer. De modo que ali há uma necessidade. Para que clamas a Mim? Para que olhas para Mim? Para que chamas a mim? Não o tenho provado ao povo? Não o tenho provado a tí? Não é escriturístico? Não prometi levar a este povo a essa Terra? Não Te chamei e disse, Te enviei a fazê-lo, e não foste tu, fui Eu? E eu descerei e estarei com teus lábios. O que tu disseres, Eu o vindicarei e o provarei. Não o tenho feito Eu? Então quando qualquer coisinha se apresenta, por que atuas como um menino? Deves ser homem. Fale ao povo!” Amém. “Então mova-te para a frente”. Amém. Ali está você. “Não clames, fale!” Amém.
206 Oh, isso me agrada! “Para que clamas a mim? Apenas fale ao povo e siga adiante para teu objetivo”. Seja o que for, se é enfermidade, ou o que for, seja levantar os mortos ou o que for, fala! Eu o provei. Fale ao povo”.
207 Que lição! Que lição! Oh! Nesta etapa da jornada onde estamos parados. Olhem onde estamos agora sim senhor! Na Terceira Etapa. Notem, estamos exatamente aqui nas portas da vinda do Senhor.
208 Ele havia sido ungido para o trabalho e seguia esperando pelo “Assim Diz o Senhor”. Deus teve suficiente disso. Ele disse, “Não clames mais; fale! Enviei a ti”.
209 Oh Deus! Que deve ser esta igreja nesta manhã! Uma vindicação perfeita de Deus com o Pilar de Fogo e os sinais e as maravilhas – todas as coisas exatamente igual a como foi nos dias de Sodoma. Ele disse que sucederia igual. Aqui está o mundo em sua condição, ali está a nação em sua condição. Ai estão as mulheres na condição. Aí está a igreja na condição. Aí está tudo. Os elementos, os sinais discos voadores e toda coisa nos céus e toda classe de coisa misteriosa e o mar bramando, marulho, o coração do homem falhando, com medo, confundido pelo tempo, aflição entre nações, a igreja fracassando, e o homem do pecado, que se mantém a si mesmo por cima de todos, levantando-se, o qual é chamado deus, ele que está assentado num templo de Deus mostrando-se a si mesmo Oh! E tem vindo a esta nação!
210 E a igreja tem se organizado, e todas elas tem se juntado como prostitutas e tudo exatamente na forma de prostituição. Prostituição! Que é? Dizendo às mulheres que podem cortar seu cabelo, dizendo às mulheres que podem usar shorts, dizendo aos homens que eles podem fazer isto e fazer aquilo, e um pregador dizendo, “façam isto”, e o evangelho social e coisas. Não vêem vocês que estão cometendo adultério com a verdadeira Palavra de Deus? E Deus nos tem enviado Sua verdadeira Palavra não denominacional, sem nenhuma atadura, e nos tem dado um Pilar de Fogo, o Espírito Santo que tem estado conosco por trinta anos, e todas as coisas que Ele tem predito e dito tem sucedido exatamente na forma que Ele disse que sucederia.
211 “Fale ao povo e siga adiante”. Amém. Temos um objetivo, que é a Gloria. Movamo-nos para ela. Estamos dirigindo-nos para a Terra Prometida. Tudo é possível para aqueles que crêem”.
212 “Fale ao povo não tenho eu provado isto? Não tenho sido fotografado entre vocês e todas as coisas, e feito tudo o que devia ser feito para provar que Eu estou contigo? Não é certo que as revistas, apenas umas semanas atrás publicaram o artigo, quando tu disseste aqui no púlpito o que sucederia aqui fora, com três meses de antecipação, e ali foi tomando lugar e vindicando–mesmo a ciência sabe disso. E tudo o que Eu tenho feito, e tu segues esperando. Fale ao povo e siga adiante à tua meta”. Amém.
213 Não disse Natã a Davi – Natã, o Profeta uma vez assentado olhando a Davi o rei ungido, ele disse: “Faça tudo o que está escrito em seu coração, porque Deus esta´contigo”. Disse a Davi: “Faça tudo que está escrito em teu coração; Deus está contigo”.
214 Josué foi ungido para tomar a terra para Deus e para seu povo. O dia era curto; ele necessitava de mais tempo para trabalho o qual ele havia sido ungido e comissionado. Josué um homem. Ele foi ungido. Deus lhe disse: “Como fui com Moisés, Serei contigo”. Amém. “Essa terra, Eu a darei a eles. Que tu vás ali e elimines aos Amelequitas e a todos os outros, os filisteus e perizeus e todos os demais – limpe a terra deles. Eu sou contigo. Nenhum homem. Nenhum homem poderá fazer-te frente pelo resto dos dias de tua vida. Nenhum homem poderá molestar. Vá, entre lá”.
215 E Josué sacou aquela espada e disse: “Siga-me”. E ele chegou ali e aqui ele estava lutando. E que foi? Ele derrotou ao inimigo. Eles eram um punhadinho aqui e um punhadinho ali. Quando chegou a noite todos eles haviam se agrupado e a guarnição reunida e vem com uma grande força contra ele e o sol estava se pondo. Ele necessitava de mais luz. O sol estava se pondo! Ele não caiu de joelhos e disse: “Senhor Deus, que farei? Que farei?” Ele falou! Ele teve uma necessidade e disse: “Sol, detenha-te!” E não clamou nada; ele ordenou: “Sol, detenha-te; eu tenho necessidade disto. Sou servo do Senhor, ungido para este trabalho, e tenho uma necessidade. Detenha-te e não deixes brilhar; e lua, tu fique suspensa onde estás”, até que ele lutou a batalha e venceu a coisa completa.
216 E o sol lhe obedeceu. Nenhum clamor; ele falou ao sol. Disse, “Fique quieto. Mantenha-te ai sol, e tu, lua, fique onde estás”. Ele não clamou: “Senhor, que posso fazer agora? Dá-me um pouco mais de luz solar”. Ele tinha necessidade de luz solar, portanto, ele a ordenou e o sol lhe obedeceu. Oh, que coisa! Ele ordenou ao sol que parasse.
217 Sansão ungido se levantou ordenado de Deus, com um dom de poder foi ordenado para destruir a nação dos filisteus – ordenado, nascido na terra, ungido de Deus para destruir aos filisteus. Um dia eles o surpreenderam fora do campo sem espada, sem espada e mil daqueles filisteus armados correram para ele ao mesmo tempo. Se atirou ele ao solo e disse: “Oh Senhor, estou esperando por uma visão? Senhor, que devo fazer? Dirija-me agora para o que devo fazer?” Ele sabia que tinha uma necessidade. Encontrou apenas uma velha queixada de mula e venceu a mil filisteus. Amém! Ele não clamou a Deus. Ele usou seu dom ungido. Ele sabia que havia sido enviado para o trabalho. Ele sabia que havia nascido para isso. Ele sabia que estava ungido com um dom e venceu a mil filisteus. Ele não clamou a Deus. Deus o ordenou e vindicou que ele era por meio de outras coisas que ele havia feito, e ele foi o servo de Deus vindicado e ungido para destruir aos filisteus, e o fez! Não importa quais foram as circunstâncias, ele o fez. Ele nunca perguntou nada. Esse era seu trabalho. Deus estava tratando através… Ele tomou aquele osso de mula e começou a golpear filisteus.
218 Como ele. . .? Por que semelhante surra, tendo eles aquela coisa em forma de armadura como que de uma polegada e mais de bronze? Haveria quebrado aquele osso em milhões de pedaços, e ele golpeou mil deles e os matou e ainda o mantinha em suas mãos. Não fez nenhuma pergunta. Ele não clamou. Ele falou. Ele os derrotou.
219 Oh! Tomar os filisteus. “Senhor, posso tomar os filisteus? Eu sei que Tu me enviaste para fazê-lo, Senhor. Sim Senhor, eu sei que Tu me enviaste para destruir esta nação dos filisteus. Agora aqui há mil deles ao meu redor. Eu não tenho nada. Senhor, que vou fazer agora?” Oh! Nada o molestaria. Ele estava ungido para o trabalho. Não há nada que possa alarmar a você. Não. Nenhuma coisa. Aleluia!
220 Ele tomou o que tinha e os golpeou. Isso é correto. Quando o inimigo o cercou e disse: “Agora o temos nas paredes, agora o temos. O temos no interior com esta mulher. Agora temos uma boa porta, fechamos tudo ao redor e ele não pode sair. O temos”.
221 Sansão não clamou, “Oh, Senhor, eles tem me cercado com essa denominação. Que vou fazer?” Eu estou unido a eles. Que vou fazer? Eu estou unido a eles. Que vou fazer? Ele nunca fez isso. Ele apenas caminhou para fora, puxou os portões para baixo, os pôs sobre seus ombros e saiu com isto. Amém!
222 Ele foi ungido para o trabalho. Ele foi chamado de Deus não o cercaram dentro. Realmente não! Ele levou os portões consigo. Ele não orou sobre isso. Ele não perguntou a Deus se o fazia ou não. Está correto na linha do dever. Amém! Amém! Amém! Correto na linha do dever.
223 “Por que clamas a mim? Fala e siga adiante”. Amém! “Não clames, fale!” Agora, ele havia deixado de chorar e choramingar. De ser suficientemente velho para falar. Isso é correto. Ele sabia que seu dom de poder ungido podia destruir a qualquer filisteu que se pusesse ante ele. Amém. Porém nós não sabemos disso, vêem? Continuamos sendo menininhos com a mamadeira na boca e… Ele o sabia! Sabia que Deus o havia levantado para esse propósito e não haveria nada que parasse ante ele pelo resto de sua vida. Nada poderia destruí-lo. Ele havia sido levantado para este propósito tal como Moisés – nada ia detê-lo. Nenhum amelequita ou nenhuma outra coisa poderia detê-lo. Ele estava no caminho para a Terra Prometida. Sansão sabia que ele estava no caminho.
224 Josué sabia que ele estava tomando a terra. Ele foi vindicado. A Palavra de Deus o prometeu, e o Espírito Santo estava ali vindicando-o. Ele estava em seu caminho e portanto nada ia se por em seu caminho. Não senhor. Correto na linha do dever com Deus. Nada ia parar em seu caminho, portanto, ele apenas tomou os portões e os pôs sobre seus ombros – pesavam por volta de quatro ou cinco toneladas – e caminhou ao cume do monte e os pôs lá em cima nada ia se pôr em seu caminho. Ele tinha um dom ungido de Deus.
225 Ele não teve que gritar, “Senhor, que devo fazer agora?” Ele havia sido ungido para fazê-lo. Isso era “Assim Diz o Senhor”. “Livrar-se deles”. Aleluia! “Livrar-se deles! Eu lhe tenho levantado para este propósito”. Amém!
226 “Que devo fazer, Senhor? Que vou fazer aqui no mar Vermelho?” Não te tenho dito que tenho te dado uma montanha por sinal aqui mesmo? Tu estás regressando a essa montanha, e tu vai levar a estes filhos à Terra. Não tenho te chamado para este propósito? Por que estás preocupado por qualquer outra coisa parada no caminho? Fale e comece a mover-te”. Amém e Amém. “Te chamei para este propósito”.
227 Davi, ele sabia que era ungido, e era vindicado para ser um bom atirador. Ele sabia que eles sabiam que ele era um bom atirador. Davi foi ungido; ele o sabia. E quando ele se pôs ante Golias, ele nunca clamou: “Oh, Deus, que devo fazer agora? Porém, porém, porém, eu sei o que Tu tens feito no passado; Tu me permitiste matar um urso, e me permitiste matar um leão, porém, e este Golias ali fora?” Ele nunca fez isto, ele simplesmente falou. Que disse? “Tu serás como eles foram”. Ele falou e foi para frente.
228 Ele não fez uma oração; ele não ofereceu nada. Ele sabia que era ungido. Amém. Ele era ungido e aquele tiro de funda havia provado a qualidade da coisa. Ele tinha fé em que Deus podia dirigir aquela pedra exatamente ao meio daquele capacete, ali ao único lugar onde podia ser golpeado. Ele estava de pé ali. Ele sabia que era um bom atirador. Amém. Ele sabia que Deus o havia feito assim. Amém. Ele sabia que havia matado um urso, porém esse foi com a possessão de seu pai terreno. Aqui estava a possessão de seu Pai Celestial. Amém.
229 Ele não se atirou ao solo, “Senhor, que devo fazer?” Ele falou e disse: “Tu serás igual ao leão e o urso, e aqui venho!. Glória a Deus! Sim senhor!
230 Ele falou e foi para frente a encontrar a este Golias (oh!) Não importando com seu tamanho. Ele era um homem ruivo e pequeno, você sabe. Ele não era muito grande, não era muito elegante à vista – essa classe de sujeito. A Bíblia diz que ele era ruivo. Agora, apesar de seu tamanho e de sua chamada habilidade para fazer isso. . .
231 Você sabe, o bispo lhe disse, disse: “Agora olha aqui, filho, esse homem é um teólogo. Vêem? Ele é um guerreiro. Ele nasceu guerreiro e tem sido guerreiro desde sua juventude; e tu não darás certo com ele”.
232 E seus irmãos disseram: “Oh, tu coisa desobediente. Tu tens vindo aqui para fazer semelhante coisa; volte para casa”. Isso não o aborreceu. Por que? – ele sabia que estava ungido.
233 “O Deus que me livrou daquele leão, o Deus que me livrou das garras daquele urso, Ele, com mais razão, em livrará desse filisteu. Aqui venho. Venho a ti no Nome do Senhor Deus de Israel”. Amém.
234 Não orava por… ele já havia orado; Deus orou por ele antes da fundação do mundo. Ele foi ungido para o trabalho. Ele tinha que falar e seguir adiante. Isso era tudo o que havia de fazer quanto a isso. Apenas falar e seguir adiante.
235 Oh, isso era tudo o que havia para isso. Ele não… sobre seus irmãos denominacionais, eles zombando ali também, vocês sabem. Oh sim. Eles estavam parados ali dizendo, zombando e criticando e dizendo (seus irmãos, vocês sabem) e dizem… “Ah, ah, ah, tu és desobediente”. Isso não o moveu nem um pouquinho. “Tu queres ser diferente de qualquer outro, tu queres apenas aparecer”.
236 Se isso houvesse sido exibir-se, isto teria sido assim; porém eles apenas olharam ao lado intelectual. Davi sabia que o azeite ungido estava sobre ele. Não fazia nenhuma diferença para ele. Ele disse, “Esse filisteu será igual ao urso e ao leão, por aqui venho”. Ele o predisse antes que sucedesse. Que fez ele? – Ele matou ao urso; ele matou ao leão. Ele derrubou ao leão. Com que? Com um tiro de funda e tomou um facão e então o urso – um leão, ele matou ao leão com o facão. Isso foi o mesmo que fez a Golias. Ele o derrubou com uma pedra e lhe tirou sua espada e lhe cortou sua própria cabeça ali ante… Que predisse ele antes que sucedesse? – “E tu serás como eles”. Por que? Ele falou a palavra que sucederia e então foi adiante para realiza-lo. Amém. Oh irmão! Ele falou e tomou conta da situação do dia.
237 Se alguma vez houve um tempo em que o homem devia falar é agora. (Encerrando já nos próximos minutos se vocês podem suportar apenas alguns minutos mais. Tenho algumas coisas mais anotadas aqui, algumas Escrituras às quais quero ir).
238 Pedro nunca clamou quando encontrou a um homem suficiente fé para ser curado, colocado à porta chamada Formosa. Ele não se jogou no chão e teve uma oração de toda uma noite ou uma oração de todo um dia, ou uma longa oração e disse: “Senhor, eu oro, Tu sabes, que Tu ajudes a este homem coxo. Eu vejo que ele tem fé. Eu sei que ele é um crente e lhe tenho perguntado e ele disse que tinha fé – ele tem crido o que lhe tenho dito. Tenho lhe falado sobre o que Tu fizeste e agora eu penso, Senhor… Podes dar-me um “Assim Diz o Senhor” para ele?”
239 Não, ele sabia que era um apóstolo ungido. Ele sabia que Jesus Cristo havia encarregado a ele: “Cure aos enfermos, levante os mortos, limpe os leprosos, expulse os demônios; daí de graça o que de graça recebeste. Ele disse: Pedro, vá, faça isso!” Ele não tinha que orar, ele estava ordenado.
240 Que disse ele? Ele disse, “No Nome de Jesus Cristo…” Ele falou o Nome de Jesus Cristo e o homem colocado ali. Ele o tomou pela mãos e disse, “Ponha-te sobre teus pés!” Ele o susteve ali até que os ossos de seus quadris tiveram forças e ele começou a caminhar.
241 Por que? Ele nunca teve uma reunião para orar toda uma noite. Ele não clamou a Deus. Ele sabia positivo dos lábios de Jesus Cristo que ele estava ungido para este trabalho. Ele falou e o levantou porque ele sabia que era um apóstolo ungido para o propósito.
242 As pessoas que se colocavam sob sua sombra, nunca disse, “Oh, apóstolo Pedro, venha e clame sobre nós e faça a oração da fé em Deus por nós”. Não, não, eles nunca disseram isso. Eles sabiam que ele estava ungido e vindicado como apóstolo de Deus; portanto, eles disseram: “Apenas nos coloquemos em sua sombra. Tu não tens que dizer uma palavra. Nós o sabemos; o cremos”. Neles estava a Vida… o apóstolo não podia chegar a todos eles e eles mesmos… são uma parte disto.
243 Moisés disse: “Não sou eu o que vai, iremos todos. Todos temos algo a fazer. Todos temos que ser ungidos”. E eles vendo aquele apóstolo parado ali e vendo-o curar ao homem enfermo e fazer as coisas que ele fez eles sabiam que ele não podia chegar a eles, por isso nunca disseram, “Pedro, venha e ofereça oração e espere até que tenha o “Assim Diz o Senhor” e venha e diga-me” (Vêem?) “o que o Senhor disse”. Eles disseram: “Se tão somente pudermos nos colocar em sua sombra, porque o mesmíssimo Deus que esteve em Jesus Cristo está nele, e nós o vemos fazer as mesmas coisas”. Portanto eles tocaram à orla dos vestidos de Jesus e se colocaram em sua sombra e Jesus estava neste homem. Se aquela sombra se refletia sobre eles, eles eram curados. E a Bíblia diz que cada um deles foi curado. Não houve necessidade de se reunir e orar toda a noite. Disseram: “Senhor se vou e me coloco à sombra deste apóstolo…” Não, eles o sabiam. A Luz havia batido neles. Seus corações estavam cheios, sua fé foi deixada livre. Amém. Eles creram no que haviam visto. Os lenços de Paulo de igual forma. (Agora, encerrando).
244 Jesus não clamou quando lhe trouxeram o moço lunático que tinha epilepsia, caindo ao fogo. Ele não disse: “Pai, Sou teu filho e agora Tu me enviaste aqui para fazer isto e isto e isto; e, portanto Posso curar a este moço?” Ele jamais disse… Ele disse, “Satanás, saia dele!” Ele falou e o moço foi curado.
245 Quando Ele encontrou Legião com dois mil demônios nele – não era Jesus clamando; eram os demônios clamando. “Se vais expulsar-nos (Oh!) Permita-nos entrar nessa porção de porcos”.
246 Jesus jamais disse: “Agora, Pai, estou capacitado para fazer isto?” Ele disse, “Saiam dele”, e os demônios tomaram seu vôo. Certo, Ele sabia que Ele era o Messias.
247 Na tumba de Lázaro, (ele estava morto por quatro dias) eles disseram: “Senhor, se estivéssemos aqui, ele não haveria morrido”.
248 Ele disse: “Eu sou a Ressurreição e a Vida…” Nenhum onde, quando ou como. “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. Amém. Ele sabia quem Ele era. Ele sabia o que era. Ele sabia que era Emanuel. Ele sabia que era a Ressurreição. Ele sabia que era Vida. Ele sabia que Nele morava a plenitude da divindade corporalmente. Ele os vendo, gente pequena ali, e Ele vendo o que Deus lhe havia dito – disse para fazer e ali estava Ele – desceu ali.
249 Ele jamais disse: “Agora esperem, Me ajoelharei aqui e todos vocês ajoelhem-se, orem”. Ele disse: “Crês que sou capaz de fazer isto? Amém. Ele perguntou. Não por Ele, mas por eles.
250 “Sim, Senhor, creio que Tu és o Filho de Deus que haveria de vir ao mundo”. Oh! Ali Ele foi identificado. Algo tinha que suceder.
251 “Lázaro, venha para fora!” Ele falou e um homem morto veio para fora. Nenhum “eu posso?” Ele simplesmente falou. Quando a fé foi encontrada a coisa sucedeu.
252 Ele fala – Ele falou e o cego viu; o coxo andou; o cego viu, os demônios davam gritos e saiam; o morto foi levantado tudo. Por que? Ele não orou; Ele foi ungido o Messias. Ele era o Messias. Ele sabia para que havia sido enviado. Ele sabia que o Pai o havia identificado como o Messias para o crente, e quando ele encontrou aquele crente em fé, Ele apenas falou a Palavra. Demônios se esparramaram. Sim senhor. Fala; não clames, Fala! Amém.
253 E Ele sabia bem o que Seu Deus lhe havia dado, porém não o sabemos. Ele sabia quem Ele era, nós não.
254 Moisés havia esquecido. Sansão entendeu. Outros entenderam. Josué entendeu. Moisés esqueceu. Deus teve que chamar sua atenção a isto. Ele disse: “Por que clamas a mim? Eu te enviei para fazer o trabalho; fala e siga para teu objetivo. Eu te disse que tu virias a esta montanha; toma os filhos e guia-os para diante. Apenas fale! Não me importa o que haja em teu caminho, tira-o do caminho. Te dou autoridade para fazê-lo. Eu falei, tu falaste moscas e pulgas e criação e coisas como essas. Agora, para que estás te queixando a mim? Pó que vens a mim queixando-te com estas coisas? Apenas fale e veja-o mover-se, isso é tudo”. Oh, oh! Como amo isto!
255 Jesus aqui… tudo o que Ele disse, Ele apenas falou a Palavra e assim foi. Deus o havia vindicado propriamente para ser Seu Filho. “Este é Meu Filho amado, em quem tenho contentamento. A Ele ouvi”.
256 Observe-O. (Me agrada isso). Quão valentemente, quão majestosamente parou ante seus críticos. Ele disse: “Destruam este templo e eu orarei ao Pai e vejam o que Ele faz sobre ele. Destruam este templo e eu orarei ao Pai e vejam o que Ele faz sobre ele. Destruam este templo e eu o levantarei outra vez”. Não: Eu espero para; Vou tratar de; – Eu o farei! Por que? – A Escritura disse isso. A mesma Escritura que disse, que Ele levantaria Seu corpo, nos dá a autoridade, o poder. Amém! “Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes ou se tomarem coisas mortíferas, não lhes fará dano. Se puserem as mãos sobre os enfermos, estes serão curados”.
257 Por que clamas a Mim? Fala e vá adiante”. Oh, valentemente – Destruam este templo. Eu o levantarei outra vez”.
258 Oh, e recorda agora (estamos encerrando) Aquele era o mesmo – foi Ele que disse em João 14:12.
259 “Aquele que crê em mim fará as obras que eu faço”. Correto? Era Ele, o que disse isso. Em Marcos 11:24, foi Jesus quem disse, “Se disserdes a esta montanha…” (Não “se tu oras por esta montanha”)… “Se tu disseres a esta montanha, mova-te; e não duvidares em teu coração, mas creres que o que disseste sucederá, terás o que disseste”. Agora, se você o diz apenas presumindo, não sucederá, porém se algo em você que você é ungido para o trabalho, e sabe que é a vontade de Deus que o faças, e o diz, sucederá. “Se o…” Foi Ele quem disse isto: “Se estiverdes em Mim e minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito”. Oh, que coisa! Vêem o que eu quero dizer?
260 Perdoem isto, mas está me chegando agora mesmo. Eu tinha que dizê-lo. Foi Ele quem disse aquele dia no monte: “Tu não tens caçado nada”, e Ele criou três esquilos parados ali ante nós. Que é isto? Apenas falando a palavra, diga, eles estarão ali, e ali e ali estavam. Foi Ele quem fez isso. Charlie Rodney, era Ele ali em Kentucky, Nelie, Margie e o resto de vocês era Ele, aquele mesmo Deus que esteve ali no passado e falou a Moisés e disse: “Por que clamas a mim? Diga a palavra”. Foi Ele quem os trouxe à existência. É Ele. É Ele. Oh!
261 Foi Ele quem deu a visão por volta de um ano atrás que disse que iríamos ali e estes Sete Selos e como haveria um grande estrondo que o principiaria e seria na forma de uma pirâmide. E ali a revista “Look” – a revista “Life” publicando pregado ali na parede. Foi Ele quem disse isso.
262 Foi Ele, aquela noite quando eu descia pela estrada e vi aquela grande cobra mamba que estava para atacar a meu irmão. Ele disse: “A ti tem sido dado poder para segura-lo ou qualquer do resto deles”.
263 Foi Ele quem disse à minha pequena esposa de cabelos brancos ali atrás – foi Ele aquela manhã quem me despertou ali no quarto e parando-se no canto disse: “Não temas fazer qualquer coisa ou de ir a qualquer lugar ou de dizer qualquer coisa, porque a presença de Jesus Cristo que nunca falha vai contigo por onde quer que vás”.
264 Foi Ele naquele Canyon Sabino por volta de três meses atrás quando eu estava orando, admirando o que ia suceder e eu estava ali e uma espada me caiu na mão e disse: “Esta é a Espada do Rei”. Foi Ele.
265 Foi Ele quem me disse: “Como estive com Moisés, assim enviei a Ti”.
266 Foi Ele quem me disse trinta anos atrás ali no rio como um mocinho, parado ali como um pequeno pregador no rio a trinta anos atrás de pé ali quando aquela Luz e o mesmo Pilar de Fogo desceu dos céus e se pôs ali e disse: “Assim como enviei a João Batista a precursar a primeira vinda de Cristo, tua mensagem precursará a segunda vinda” a todo o mundo. Como poderia ser quando meu próprio pastor riu e criticou isso? Porém sucedeu exatamente assim. Isso é correto. Foi Ele quem o disse. Sim senhor!
267 Oh, como foi Ele quem disse em profecia à visão: “Sucederá”. Foi Ele quem disse: Se alguém entre vós profetiza ou vê visão e o diz e sucede, então não é ele, sou Eu. Eu estou com ele”. Oh! Que posso seguir dizendo? É Ele, é Ele, é Ele.
268 É Ele quem desce… Quando disse a eles que ali estava o Pilar de Fogo que estava ali embaixo no rio e eles não puderam crer. Era Ele ali embaixo entre… com aquele pregador Batista ante trinta mil pessoas naquela noite no Coliseu San Houston quando aquele Anjo do Senhor se deixou fotografar ali… Era Ele, o mesmo ontem, hoje e para sempre. Foi Ele quem adiantou onde sucederiam estas coisas. Foi Ele quem disse isto. Foi Ele quem tem feito estas coisas. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele tem feito todas as coisas exatamente como disse que as faria. Amém.
269 Por que devo esperar? Deus tem vindicado a Palavra. É a verdade. Viajemos. Caminhemos. Vamos pelo caminho do Senhor, deixando a um lado todas as dúvidas, todos os pecados. Limpemos a casa, lavemo-la. Como a visão de Junior Jackson disse, não ficou nada exceto lâmpadas – ou, seu sonho, (se ele está assentado aqui). Não restou nada, exceto lâmpadas e elas tinham elos de ouro ao redor – no sonho que ele me deu outra noite. Oh!
270 Irmão Collins, não preocupe quanto àquele peixe. Era branco; você simplesmente não sabia como segura-lo. Deixe a um lado tudo o que é contrário a isso. Recorde, isto é Verdade, não importa quão fanático pareça, tudo o mais algumas vezes… Mova-se direto.
271 É o Espírito Santo, o mesmo Deus que levantou a Jesus Cristo dos mortos. O mesmo que pode falar coisas à existência, o mesmo que viveu nos dias de Moisés é o mesmo hoje. Seu chamado neste último dia, Ele é vindicado, “Como foi nos dias de Sodoma, assim será na vinda do Filho do homem”. Ele o tem feito… Ali está Sodoma. Ali fora há um Billy Graham e um Oral Roberts e a igreja está se movendo pelos mesmos sinais que Ele prometeu a ambos os lugares, e ali estão eles. É Ele quem o diz. Oh, Senhor, dá-me coragem, é minha oração. Ajuda-me, oh Senhor Deus.
Tenho que parar aqui. Está se fazendo tarde.
272 Por que clamas a Mim? Por que clamas a Mim quando provei que estou contigo? Não tenho curado tua enfermidade? “Não te disse coisas que sucederam exatamente? Teu pastor não pode fazer isso, ele não pode, ele é um homem. “Sou Eu, o Senhor”, isso diria Ele. “Eu sou quem o fez. Eu Sou Quem diz a ele estas coisas. Não é ele. É minha Voz. Sou eu Quem levantou os mortos quando caíram. Sou eu Quem curou aos enfermos. Sou eu Quem disse estas coisas antes que sucedessem. Sou eu Quem salvo. Sou eu Quem dá a promessa”.
273 Deus me dê coragem para tomar essa Espada da Palavra que Ele pôs em minha mão por volta de trinta e três anos atrás e sujeita-la e marchar a frente para a Terceira Etapa, é minha oração. Inclinemos nossas cabeças.
274 Pai Celestial, a hora se faz tarde, porém a palavra está se tornando preciosa. Como a vemos, Senhor, tempo após tempo, a presença de Cristo que nunca falha, sempre se encontra conosco. Como Te agradeço por Tua bondade, como Tu nos tens perdoado e nos tens abençoado; como Te damos graças por isso.
275 Enquanto tomo estes lenços em minhas mãos, Senhor é gente que tem fé que crê isto. Faça com que todo demônio, toda enfermidade saia desta gente. E eu ordeno a todo espírito de enfermidade, todas as enfermidades e aflições – não estamos à sombra de um homem, o qual poderia estar bem, mas estamos à sombra do Evangelho – Evangelho vindicado.
276 Enquanto o grande Pilar de Fogo se move para trás e para frente através deste edifício, o mesmo através do Qual Deus olhou para baixo, e o Mar Vermelho mudou seu curso, e Israel passou; porém agora, enquanto Ele olha, aspergido com o Sangue de Seu Próprio Filho – quando misericórdia e graça… Poderemos ser obedientes. Poderemos hoje deixar de dizer de clamar. Poderemos entender que Tu nos tens chamado para este trabalho? Esta é a hora. Falo no Nome de Cristo Jesus. Permita que toda enfermidade saia deste lugar.
277 Faça com que todo homem e mulher que pede no Nome de Cristo Jesus consagrem suas vidas hoje. Eu consagro a minha, Senhor, sobre o altar de oração. Eu mesmo me apresento envergonhado e inclino minha cabeça para a terra de onde me tomaste.
278 Senhor Deus, estou envergonhado de minhas debilidades e de minha incredulidade. Perdoa, Senhor; dá-me coragem. Dá-nos coragem a todos. Eu sinto como Moisés estamos todos no caminho. Não queremos deixar um. Queremos levar a cada um, Senhor. Eles são Teus. Eu os reclamo para Ti. Abençoe a este povo hoje, Senhor; conceda-o assim. Abençoa-me com eles, Pai, e Teu Nome será louvado. A glória será Tua. Senhor, dá-nos esta fé eterna à medida que nos consagramos a Ti. Eu Te dou minha vida sobre esta Bíblia, Senhor. Eu dependo de cada promessa dada por Ti. Sei que serão confirmadas. Sei que são Verdade. Dá-me coragem, Senhor. Dirija-me no que devo fazer e dizer. Me entrego a Ti. Com esta igreja, junto a ela, Senhor, no Nome de Cristo Jesus. Amém.
Minha fé olha para Ti,
Tu, Cordeiro do Calvário,
Salvador divino!
Agora escuta-me enquanto oro,
Tira meus pecados,
Permita que desde hoje
Seja tudo Teu!
Agora permaneçamos de pé enquanto o solfejamos – (O irmão Branham e a congregação cantarolam o hino – trad.)
279 Levantemos nossas mãos a Ele. Consagre-se a Deus agora.
“…Agora escuta-me enquanto oro,
Tira todas minhas dúvidas,
Permita que desde hoje,
Seja todo Teu!”
280 (A congregação repete esta oração com o irmão Branham – tradutor)
281 Agora, todos com as mãos levantadas: “Senhor Jesus. Eu agora me consagro a Ti. Uma vida de serviço mais puramente, mais fé, suplico que daqui em diante eu seja um servo mais aceitável do que tenho sido em minha vida passada. Perdoa minha incredulidade e restaura-nos à fé que uma vez foi entregue aos santos. Dou minha vida a Ti no Nome de Cristo Jesus. Enquanto inclinamos nossas cabeças. . .
Enquanto caminho pelo labirinto escuro da vida,
E a dor aparece ao meu redor
Sei que Tu me guias;
As grandes trevas se tornam dia;
Tira todos meus temores,
Não me deixes desviar
Nunca de Teu lado.
282 Enquanto inclinamos nossas cabeças agora: Sente você que a mensagem da manhã tem lhe feito bem? Lhe dá coragem? Se você gosta, levante suas mãos a Deus dizendo: “Deus, Te dou graças”. Tenho ambas as mãos levantadas porque ao levanta-las sinto que me ajudas; me dás coragem.
283 Disse algumas coisas que não pensei que as ia dizer, porém já estão ditas. É uma repreensão para mim. Tenho me encontrado a mim mesmo no caminho que não cri que estava, porém tenho me encontrado culpado de clamar sempre em lugar de falar. Deus me ajude desta hora em diante para ser um servo mais consagrado. Não unicamente a mim, oro por, oro por você também, que juntos como o Corpo de Cristo, chamado a sair do mundo, preparando-nos para a Terra Prometida, que Deus me dê coragem para falar a forma – fazer o caminho claro de modo que vocês não percam a pista. O direi a vocês pela graça de Deus. Eu seguirei as pisadas ensangüentadas de Quem foi antes de nós e…
Levarei Esta cruz consagrada,
Até que a morte me livre.
E então ir a meu lar usar uma coroa,
Ali há uma coroa para mim”.
284 Damos graças a Ti, Pai. Nossa consagração, no Nome de Cristo Jesus, Teu Filho. Amém.
285 Damos graças ao Senhor por isto caminhar uma vida consagrada. Dê-se você mesmo mais apenas doçura, humildade, caminhem no Espírito, caminhem, falem, vistam, atuem como cristãos, humildes e dóceis; não permitam que isto falhe agora. A Voz de Deus fala através da Palavra fala através de dons. Enquanto um dom vêm, outro o expressa. Outro dom vem e expressa a mesma coisa. Vejam! Isso é indubitavelmente correto com a Palavra e correto com a hora. Deus está conosco. Como Lhe damos graças por isso! Agora, com nossas cabeças inclinadas se nossa irmã puder nos dar um acorde em. . .
Tome o Nome de Jesus contigo,
Como escudo a toda armadilha;
Quando a tentação te rodear
Apenas sussurre esse Santo nome em oração.
286 Apenas faça isso, fale a Palavra. Fale Seu Nome. Cantemos agora enquanto somos despedidos.
Toma o Nome de Jesus contigo,
Filho da dor e da aflição;
Isso o alegrará e lhe dará consolo,
Toma-o onde quer que flores.
Precioso Nome. . .
287 Agora, dêem as mãos uns aos outros e digam: Orarei por ti irmão; ores por mim.
Esperança da terra e alegria do Céu;
Precioso Nome! Oh quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu.
288 Agora, com nossas cabeças inclinadas, cantemos este próximo verso.
Toma o Nome de Jesus sempre,
Como escudo a toda armadilha;
Quando a tentação te rodear,
Apenas sussurre esse Santo Nome em oração.
Precioso nome, Oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Precioso nome, oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu.
289 Agora com nossas cabeças inclinadas e nossos corações com elas, com o entendimento que Jesus disse: “Aquele que ouve minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a Vida Eterna e não virá a juizo, mas tem passado da morte à Vida”.
290 Sabendo que nós, pela graça de Deus, possuímos isso dentro de nosso coração, com uma consagração a Ele nesta manhã que nossas vidas mudarão de hoje em diante, que seremos mais positivos em nosso pensamento. Trataremos de viver em tal doçura e humildade que crendo no que pedimos a Deus, Deus o dará a cada um. E não falaremos mal uns dos outros ou de nenhum homem. Oraremos por nossos inimigos e os amaremos; fazer bem àqueles que nos fazem mal. Deus é o Juiz de quem está certo e de quem está errado. Nessa base e com nossas cabeças inclinadas, vou pedir a nosso bom amigo, o irmão Lee Vayle, que despeça a audiência em oração. Irmão Vayle

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

POR QUE CLAMAS? FALA!
14 de julho de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Permaneçamos de pé um momento, enquanto inclinamos nossas cabeças. Há alguma petição especial? Se deseja, deixe-a ser conhecida enquanto levanta a mão a Deus, dizendo: “Senhor, Tu conheces minha necessidade”.
2 Pai Celestial, somos em verdade gente privilegiada nesta manhã ao estar reunidos na casa de Deus, quando sabemos que há tantas pessoas que desejariam estar na casa de Deus nesta manhã, e estão em hospitais e em camas, enfermas, e Tu nos tens dado este privilégio para sermos vistos uns pelos outros, mesmo quando amamos nosso companheirismo um com o outro, porém poderemos fazer isso em nossos lares; porém temos vindo para ter companheirismo com Ele, Quem nos tem reunido como filhos amados e irmãos.
3 Damos-Te graças agora. A única forma que conhecemos para ter companheirismo contigo corretamente, é ao redor de Tua Palavra; Tua Palavra é a Verdade. Nos reunimos aqui para sermos fortalecidos espiritualmente, o necessitamos, Senhor. Necessitamos de força para suportar as cruzes que levamos. Rogamos que envies o grande Espírito Santo hoje e nos fortaleça a todos. Conceda a petição de Teu povo que se tem reunido e tem levantado suas mãos a Ti indicando que tem necessidade dessas coisas. Responda a cada um, Senhor.
4 Damos-te graças por salvar a vida de nossa irmã Ungren no acidente ocorrido na última noite na estrada. Tu foste gracioso para com eles, Senhor e por isso damos-Te graças.
5 E agora, Te rogamos Pai Celestial, que continues conosco e ajudes a cada um de nós enquanto seguimos adiante. Cinge-nos com Teu poder na fé para saber que Tua presença, que nunca falha, estará conosco. Nessa hora quando não podemos ajudar-nos a nós mesmos, sabemos que os Anjos de Deus acampam ao redor daqueles que O temem, e eles nos levarão, para que em tempo algum tropecemos em alguma pedra. Rogamos agora que Tu nos dês de Tua benção pela Palavra e que fales através de nós, em nós, no nome de Jesus Cristo. Amém.
6 Estou agradecido de que o sol esteja brilhando lá fora. Estava muito mal esta manhã e penso que neste país especialmente, temos o tempo sombrio e aborrecido, e é muito bom ver o sol brilhando, saindo.
7 A reunião da pequena família hoje. Eu encontrei a meus irmãos em casa de minha irmã e a alguns de minha parentela ao redor da cidade e por todos os lados… O grande grupo dos Branhams; se todos eles viessem juntos de Kentuky para cá, penso que teríamos que alugar a cidade; há muitos deles. Porém apenas uma pequena volta à casa… Costumávamos nos reunir todos em casa de mamãe e ela era o velho laço que nos mantinha unidos. Mas Deus levou o velho laço ao Céu e espero que todos nos encontremos ali um dia.
8 E agora falei outro dia… Disse, “Vocês sabem, creio que cortarei as mensagens de domingo cerca de vinte ou trinta minutos, e logo oro pelos enfermos”. E pensei nisso esta manhã, e pensei ontem à noite quando a Irmã Downing me telefonou e disse que… telefonou a Billy e lhe disse que ela e a Irmã Ungren haviam deslizado na estrada e haviam tido um acidente. E enquanto Billy ainda estava na janela, ao logo de… (Não sei que hora era, talvez esta manhã; fiquei dormindo um momento. Olhei abaixo para o irmão Wood; a luz estava fora. Me ajoelhei para orar, e quando o fiz algo me disse: “Tudo está bem”. Por isso disse a Billy: “Diga-lhe que penso que tudo estará bem”.
9 Estou tão contente ao ver-lhes nesta manhã, assentados na casa do Senhor aqui de volta depois… na estrada… uma gente que te ama tanto que vem por centenas de milhas para ouvir o Evangelho; então pensei, uma mensagem de vinte minutos e tão maçante como sou eu, não será bom. Então pensei que… tardaria.
10 Por isso então aqui o irmão Ungren, seu filho, estavam cantando nesta manhã, “Como é grande Tua arte”. Ele tem – Ele significa mais pra ele esta manhã do que significava ontem à tarde, porque o grande Deus dos Céus cuidou de sua preciosa e querida mãe e irmã.
11 Agora, hoje estamos esperando um grande tempo no Senhor e tenho aqui dois ou três textos diferentes aos quais estive olhando, e não sei sobre qual deles falar nesta manhã. Um deles é: “Ponha teus cuidados Nele, que Ele cuida de ti. Se Ele cuida, por que não tu?”. Por isso então outro… quando Billy Paul… ou, não Billy Paul, meu outro filho, José, me trouxe este texto muito tempo atrás. Eu estava assentado no quarto um dia e ele disse… olhando para cima para o quadro, (e Billy… José é muito afeiçoado aos barcos como os meninos pequenos… barcos e cavalos, você sabe) e me disse: “Pai, Jesus teve um barco?”.
Lhe disse: “Não sei”.
12 Logo, depois que ele havia se ido, me pus a pensar, “Teve Ele um barco? E tomei um texto disso, apenas o escrevi aqui em meu livro: Teve Jesus um barco?
13 Eu penso que quando Ele estava aqui na terra teve que tomar emprestado um ventre para nascer nele, uma tumba para ser enterrado, um barco para pregar nele, porém Ele é o piloto do velho barco de Sião. Porém nestes texto nos quais estava pensando… penso talvez, que os trarei mais tarde, antes de regressar.
14 Vocês sabem, me agrada falar aqui no Tabernáculo, porque é nossa própria igreja. Nos sentimos em liberdade de dizer tudo o que o Espírito Santo diz. Em outros lugares, ainda quando o homem deseja fazê-lo, sentir-se bem vindo, você se sente um pouco sujeito porque você está em uma igreja alheia, e você deseja ser suficientemente cavalheiro para respeitar seus pensamentos e doutrinas.
15 Esta semana passei um tempo maravilhoso no lugar do irmão Burcham. Fui à fábrica onde fazem o queijo. (Sempre vi a ele, a sua esposa e filho, e eles estão presentes nesta manhã). Sempre pensei que uma fabrica de queijo seria algo como qualquer outro lugar dos que tenho visitado. Um lugar sujo. Posso dizer uma coisa, você pode ter a segurança de que aquele lugar não está sujo. Aquele é o lugar mais limpo em que eu tenho entrado, especialmente sendo uma fábrica. Eu não podia imaginar. Pensei, talvez eles fazem algumas cem libras de queijo por dia, porém eles fazem seis toneladas diariamente; três das fábricas funcionando. Pensei, “oh, quem come todo esse queijo?” Porém o Senhor tem abençoado a este homem e tive o privilégio de haver estado em seu lar, um lar muito amável, uma esposa boa e consagrada. Não há razão para que eles não possam viver cada dia para Cristo como o estão fazendo. Encontrei seu filho e eles são muito bons filhos. Estamos muito agradecidos pelo companheirismo que temos uns com os outros.
16 Soube que seu pastor anterior é um homem que eu conheço, o irmão Gurlay, um bom homem da fé Pentecostal Unida, a quem conheci anos atrás em Johanesburgo, Arkansas. Eu não sabia que eles eram… esse foi seu pastor, então.
17 Agora, recordem o culto desta noite e logo se o Senhor permitir, no próximo domingo esperamos falar outra vez. Logo, penso que no próximo domingo tenho que ir a Chicago; então me irei por algum tempo. Tenho que levar a família de regresso para casa em Arizona de maneira que eles… os meninos possam se matricular na escola outra vez e logo deixaremos de molestar aos pastores, tomando seus serviços. Estamos muito agradecidos ao irmão Neville por sua hospitalidade. Vocês sabem, tenho sido convidado e ele é tão… Me agrada o irmão… um homem como esse onde não há engano; não há egoísmo, só cristianismo genuíno. Me agrada isso.
18 Agora, vamos ler alguma Escritura e logo passar aos anúncios e não sei quando sairemos desta mensagem, porém penso… Estive falando outro dia acerca de estar falando muito e alguém disse: “Bem, se você falou apenas alguns minutos e de todos os modos fala dos mistérios, nunca seremos capazes de entende-lo”. Disse: “Apenas mantenha-se falando e depois de um momento se esclarecerá”. Ele disse… Talvez o Senhor queira que o façamos dessa maneira.
19 Inclinemos novamente. Senhor, Tua Palavra permanece aberta sobre o púlpito e algum dia será fechada pela última vez, então a Palavra será carne. Estamos agradecidos por este tempo nesta manhã e abre-nos por meio do Espírito Santo o conteúdo desta Palavra que vamos ler. Faça com que o Espírito Santo nos ensine hoje as coisas que devemos saber, faça com que nós em troca ouçamos bem cada palavra, que a pesemos profundamente e logo faça com que aqueles que a estão ouvindo através das fitas, faça com que eles ouçam bem, e capacita-nos para captar o que o Espírito Santo está tratando de revelar-nos; porque sabemos que se Tu nos unges, então a unção não é em vão; é para um propósito, que trabalhará para o bem do Senhor. Abre nosso coração e nosso entendimento, Senhor.
20 Permita que tenhamos liberdade para falar e liberdade para ouvir e acesso à fé para crer o que temos ouvido segundo sai da Palavra de Deus, que nos levará a Vida Eterna no grande dia que virá. Abençoe-nos hoje; corrige-nos quando estivermos equivocados. Permite-nos conhecer as faltas que temos e abençoe-nos na maneira correta e como atuar neste mundo presente, que nossas vidas honrem a Jesus Cristo, Quem morreu para dar-nos Vida. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
21 Agora, nesta manhã desejo ler das Escrituras e uma delas se encontra em Êxodo; francamente ambas se encontram no livro de Êxodo. Uma no capitulo 13, versos 21-22; e a outra é o capítulo 14, versículos 10-12. Agora, lerei de Êxodo 13:21.
E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite.
Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Agora Êxodo 14:10
E chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito, então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito?
Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Vou ler alguns versos mais.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos (Escutem com cuidado) e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará, porque aos egípcios, que hoje viste, nunca mais vereis para sempre.
O Senhor pelejará por vós e vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
E eis que endurecerei o coração dos egípcios para que entrem nele atrás deles; e eu serie glorificado em Faraó, e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era escuridade para aqueles, e para estes esclarecia a noite; de maneira que em toda a noite não chegou um ao outro.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco: e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à esquerda.
E os egípcios seguiram-nos, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e seus cavaleiros, até o meio do mar.
E aconteceu que, na vigília daquela manhã, o Senhor, na coluna de fogo e da nuvem, viu o campo dos egípcios, e alvorotou o campo dos egípcios,
E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o Senhor por eles peleja contra os egípcios.
22 A Palavra do Senhor é tão grande, tão boa, que não há maneira de parar de lê-la. Se converte em vida enquanto lemos. Penso neste texto nesta manhã, apesar de que está sendo gravado, quero dizer isto de começo; se encontra … encontro… E razão pela qual eu… Ontem enquanto eu estudo – vim sobre este tema e então pensei, “Se o Senhor o permite, vou falar sobre isso porque isso me guia para baixo”. E espero que nos guie para baixo de modo que possamos ver e nos faça olhar para cima e estudar um pouco comparando aquele dia com este dia.
23 Desejo tomar três palavras deste texto que são: Por que clamas? Fala! Deus disse a Moisés aqui no verso 15: “Por que clamas a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem. Por que clamas? Fala!”.
24 Agora, temos tomado este grande tema e tratarei de avançar o mais possível segundo o Espírito Santo me guie. Penso sobre… sobre este texto de Moisés clamando a Deus no momento difícil e Deus repreendendo-o exatamente no mesmo momento em que a o problema está ocorrendo. E é natural, quando uma pessoa clama e então Deus se volta e a repreende por clamar a Ele. Parece como uma coisa muito dura.
25 Muitas vezes quando olhamos às Escrituras com nossa própria maneira de olhar nos parece muito dura, porém se estudamos no momento, encontramos que o Todo Sábio Deus sabe o que está fazendo. Ele sabe o que há no homem. Ele o conhece. Nós não o conhecemos. Nós sabemos apenas do lado intelectual. Ele sabe o que realmente há no homem.
26 Moisés foi nascido neste mundo como um menino dotado de muito talento. Ele nasceu para ser um profeta um libertador. Ele nasceu com o equipamento dentro, como todo homem nasce com seu equipamento. Creio firmemente na predestinação – não que Deus quer que alguém se perca, mas que todos venham ao arrependimento – porém, sendo Deus, Ele tinha que saber, e de fato sabia o final desde o principio. Vê? Se Ele não o faz, então não é infinito; e se Ele não é infinito, então não é Deus. Portanto, certamente Ele não desejava que ninguém perecesse, porém Ele sabendo quem pereceria e quem não pereceria. . .
27 Essa é a razão – o propósito pelo qual Jesus veio à terra foi para salvar aqueles que Deus havia predestinado para serem salvos, porque todo o mundo estava condenado. Eu não vejo como poderíamos ensina-lo de outra maneira que não seja a preordenação de Deus a Bíblia claramente diz que Ele conhece o fim desde o principio e pode dizê-lo. Portanto, quando uma pessoa trata de ser algo que não é, está apenas fazendo uma falsa representação, e tarde ou cedo te encontrarás fora. Teus pecados te encontram fora. Tu não podes cobri-los. Há apenas uma cobertura para o pecado. Esta é o sangue de Jesus Cristo e não pode ser aplicado a menos que Deus te haja chamado desde a fundação do mundo.
28 Para isso se derramou esse Sangue não para pisoteá-lo, ou fazer graça com ele, ou falar mal dele e demais coisas; foi para um propósito direto. Isso é correto. Não para brincar com ele; mas para ser personificado dizendo que os pecados estão cobertos, quando não o estão, e nenhum homem pode cobrir seus pecados a menos que seu nome haja sido posto no Livro da Vida antes da fundação do mundo. Jesus mesmo disse: “Ninguém pode vir a Mim a menos que o Pai o traga e todo o que o Pai me tem dado virá a Mim.” Você não pode fazer com que as palavras mintam. Elas estão ai para Verdade e para correção.
29 E Moisés nasceu com um dom de fé; Moisés teve grande fé. Foi nascido numa grande família, como sabemos, seu pai e sua mãe… vêm de uma família de Levi, a qual a história aqui previamente no Livro de Êxodo, belamente descreve a vida deste grande personagem. Ele foi um dos maiores personagens da Bíblia, porque ele foi estritamente um tipo do Senhor.
30 Ele teve um nascimento muito raro, como o Senhor Jesus; ele nasceu num tempo de perseguição, como o Senhor Jesus; ele nasceu para ser um libertador como o Senhor Jesus; ele foi escondido de seus inimigos por seus pais, como o Senhor Jesus; e ele veio para sei tempo de serviço como o Senhor Jesus. Ele foi um líder como o Senhor Jesus; ele foi um profeta como o Senhor Jesus; e ele foi um que deu a lei como o Senhor Jesus.
31 Encontramos que ele morreu sobre a rocha, e ele deve ter se levantado outra vez, e tudo mais… porque oitocentos anos mais tarde ele estava de pé no Monte da Transfiguração falando ao Senhor Jesus. Vêem? Os anjos lhe tomaram e o levaram. Ninguém sabe onde foi enterrado. Creio que Deus o levou e ele morreu sobre a rocha que ele havia seguido durante todos os dias de sua vida. Ele foi um tipo perfeito de Cristo. Ele foi um tipo perfeito de Cristo. Ele foi um Rei sobre o povo; foi um legislador; foi um sustentador do povo; ele tipificou a Cristo em tudo.
32 Agora vejam que ele nasceu com este grande dom e esta grande qualidade. Se necessita apenas do raio de luz para trazer a coisa à Vida. Veja, a semente de Deus está colocada em nós desde a fundação do mundo. Quando essa Luz pega sobre essa semente, a traz à vida. Porém a Luz primeiro tem que fazer contato com a semente.
33 Como tenho ensinado muitas vezes sobre a pequena mulher no poço – ela nessa condição. Ainda que ela fosse uma mulher de má fama, ainda que sua vida fosse degradada e ela estivesse nessa condição – porque aquela tradição nunca a havia tocado. Porém quando aquela Luz bateu nela pela primeira vez, em seguida ela reconheceu, porque havia algo ali para responder a Ela.
34 Quando o abismo clama ao abismo, tem que existir um abismo em algum lugar para responder a esse chamado. Moisés nasceu profeta, porém foi criado em uma escola intelectual no palácio de Faraó. O Faraó Seti que criou a Moisés, era um homem de honra e cria que José era o profeta do Senhor. Porém veio Ramissés depois de Seti e a Ramissés não importava José. Por isso começou o problema quando se levantou um Faraó que não conhecia a José.
35 Porém estas grandes qualidades – falamos delas apenas por um momento antes de entrar na parte principal do tema. Eu tenho uma forma estranha de planejar um tema e logo e estrutura-lo, o Senhor nos ajude nesta manhã à medida que vamos estruturando.
36 Moisés havendo nascido com este grande dom de fé, logo foi ungido e comissionado na Sarça Ardente para libertar a gente de Deus. Agora, veja, que grandes qualidades tinha este homem! Ele nasceu para certa coisa. Deus tinha um propósito com ele. Deus tem um propósito com você que está aqui. Vê? Se você tão somente pode ser… chegar a esse lugar, que muitos problemas evitaria a Deus e a você mesmo.
37 Moisés nasceu, (e então ele foi) depois foi levado ao lugar onde foi ungido. Note a semente ali com a concepção intelectual, com toda a fé de que havia nascido para libertar esta gente e, no entanto, não veio à vida até que teve o encontro com a Luz da Sarça Ardente – até que havia visto, não algo do qual havia lido, mas algo que ele havia visto com seus olhos, algo que lhe falou e a qual ele respondeu. Oh, como isso trouxe coisas à Vida!
38 Creio que qualquer homem com um… ou mulher, menino ou menina – e eu penso na concepção intelectual do que eles pensam que é o mundo e o demais, nunca poderão ter fundamento completo ate que hajam encontrado essa Luz que converte essa Palavra em realidade.
39 Penso que nenhuma igreja em sua prática, não importa quão intelectual e fundamental seja, essa igreja não prosperará enquanto o sobrenatural não foi conhecido entre sua gente e o vejam – algo ao que eles possam falar e lhes responda e vindique esta Palavra escrita.
40 Agora recorde, quando Moisés encontrou a Sarça ardente, essa Palavra foi vindicada exatamente. Foi a Palavra. Moisés não teve que preocupar-se, “Que Voz é esta? Que é isto?” Porque Deus havia escrito nas Escrituras em Gêneses que, “Teu povo permanecerá nesta terra estranha, porém será tirado depois de quatrocentos anos. Regressará a este país novamente, porque a iniqüidade dos amorreus ainda não tem sido cumprida”.
41 Agora, centenas e centenas de anos antes, Deus havia dito que Israel permaneceria e seria maltratado numa terra estranha e estaria ali por quatrocentos anos, porém Deus, com mão misteriosa, os tiraria. Por isso você vê com esta Sarça Ardente, Moisés sabia isto intelectualmente e a semente que havia nascido nele, estava em seu Coração. Ele tratou de tirar ao povo através de sua experiência intelectual com a Palavra – de liberta-los, porque ele sabia que havia nascido para este propósito. Ele sabia que todas as Escrituras diziam que eles estariam ali quatrocentos anos.
42 Como sabemos agora, como me perguntou um homem há alguns minutos atrás acerca da vinda e do Rapto. Sabemos que temos vivido o tempo. O tempo do Rapto está à mão. Estamos buscando uma “fé de rapto” que junte às igrejas e lhes dê alguma força sobrenatural que possa mudar estes corpos nos quais vivemos. Vemos um Deus que pode levantar aos mortos do piso e do pátio e trazê-los à vida novamente e apresenta-los ante nós. Quando vemos um Deus que pode tomar um câncer que come a um homem e o converte em uma sombra, e o levanta e o transforma num homem forte saudável, isso deve dar “fé de rapto” à gente. Quando essa Luz alumiar do Céu e a trombeta soar, o Corpo de Cristo será reunido rapidamente e num momento será mudado e levado ao Céu.
43 Sim, sucederá algo assim e nossas escolas de teologia nunca poderão produzir isso, apesar de que intelectualmente estão bem, porém você tem que encontrar a Luz. Você tem que encontrar esse algo.
44 E aqui Moisés baseando sua grande chamada na Palavra (e foi grande) até que um dia encontrou a Luz e a mesmíssima Palavra lhe falou. Então tomou sua unção. Essa unção que ele tinha – essa em seu interior, o intelecto que cria, a fé que estava baseada em sua crença em Deus que o separou de sua mãe. Agora quando ele chocou com a presença dessa Luz, foi ungido. Vêem?
45 Que unção, ele foi comissionado! Agora, sabemos que intelectualmente ele havia ouvido a sua mãe. Ela sabia o que ia suceder e sabia que ele estava vivendo nesse dia. Porém aqui ele se deu conta de que era um fracasso, portanto ele podia… pode que sua fé houvesse caído um pouco. Porém logo, quando veio a Sarça, Deus disse, “Eu tenho ouvido o clamor de Meu povo e recordo de Minha promessa a seus pais, Abraão, Isaque e Jacó e Eu tenho vindo”.
46 Eu, pronome pessoal. “Eu tenho vindo para liberta-los”. Agora, e eu apenas acrescento isto se… Deus me perdoe se soa como sacrilégio: “Eu não posso trabalhar na terra senão através do homem. Eu sou a Videira; vocês são os ramos, e eu só me declaro quando encontro a um homem e tenho te escolhido e estou te enviando para que desças e os tires”. Vêem? Agora notem, “Eu estarei com tua boca e Eu… toma esta vara”.
47 E Moisés disse: “Posso ver a evidência de que Tu me tens mandado e me tens ungido e vai fazer estas coisas?”.
Disse, “Que tens em tua mão?” Ele disse, “Uma vara”.
48 Disse: “Lança-a no solo” – se tornou numa serpente; ele fugiu.
49 Ele disse: “Tome-a” se converteu em vara outra vez – Disse: “Ponha a mão em teu seio” – tire-a tem lepra; ponha no seio outra vez, e estava sã. Disse que viu a glória de Deus.
50 Não houve mais perguntas para Moisés. Tem notado você? Nunca mais voltou ao deserto. Ele soube que havia sido ungido. Ele conheceu todas estas coisas que havia estado no seu coração. Estas grandes qualidades foram ungidas. Agora está pronto. Ele estava pronto para ir; então se encaminhou ao Egito. Deus havia dito: “Eu estarei contigo”, isso acertou tudo. “Eu estarei contigo”, isso era tudo o que Moisés tinha que saber para esta grande chamada em seu coração. Agora Deus disse: “Eu estarei contigo”.
51 Agora, Deus também havia vindicado a afirmação de Moisés, Moisés afirmava: “Encontrei ao Senhor”. E Ele disse: “Diga-lhes que Eu Sou me tem enviado”. Vêem?
52 Eles disseram: “Aqui está um homem, outro judeu, provavelmente alguns destes fanáticos que têm estado vindo todo o tempo com toda classe de planos para tirar-nos da escravidão”. Vocês sabem como são as pessoa quando são escravas ou estão em servidão por algo, sempre há alguma classe de segredo mágico ao redor, você sabe, sobre como hão de ser libertas. Assim sendo Moisés Deus prometeu a Moisés, “Estarei contigo; estarei em ti. Minhas palavras serão tuas palavras. Fala minhas palavras e fala somente o que eu disser”.
53 Quando Moisés veio e lhes deu este chamado e parou frente a Faraó e lhe disse, “O Senhor Deus dos Hebreus disse: ‘Deixai ir a meus filhos’, e ele não os deixou ir. Então ele mostrou um sinal diante dos anciãos e diante de Faraó, os sinais que Deus fez.
54 Ele disse: “Amanhã por este tempo o sol declinará. Haverá trevas em todo o Egito”. E sucedeu exatamente assim. Então ele disse: “Haverão moscas sobre a terra”, e estendeu sua vara para a frente e chamou as moscas, e as moscas vieram. Ele profetizou e tudo o que ele profetizava sucedia exatamente como ele… era Deus. Vêem?
55 Deus o chamou desde seu nascimento, pôs nele qualidades de grande fé e logo desceu em Sua presença e ungiu aquele algo nele e o enviou com sua Palavra e ele foi propriamente vindicado em suas demandas. Não importou quantos falsos se levantaram ou quantas outras coisas se sucederam; Deus estava falando e Moisés foi identificado. Moisés… Deus honrava o que Moisés dizia. Quero que nunca esqueçam essa Palavra. Deus honrava o que Moisés dizia, porque a Palavra de Deus estava em Moisés. “Eu estarei com sua boca. Tu falarás as coisas corretas”.
56 Agora o que Deus diz, Ele o fala através de Moisés e suas afirmações eram confirmadas e vindicadas.
57 Também, lhe foi contado por sua mãe o seu nascimento misterioso e como se aproximava a hora em que haveria uma libertação. Anrão e Jocobede, filho e filha de Levi, começaram a orar a Deus para que enviasse um libertador. Tomou… quando você vê o tempo se promessa aproximando-se, isto põe as pessoas a orar e famintas.
58 Não duvido que Joquebede lhe havia dito muitas vezes (sua mãe) – ela era sua tutora como sabemos a história – lhe havia dito como havia orado. “Moisés, quando tu nasceste foste um filho próprio. Eras diferente. Havia algo tomando lugar em teu nascimento”.
59 Não faz muito tempo, preparei um drama para os meninos sobre isto e dizia, enquanto Anrão estava no quarto orando, viu a um Anjo que tirou sua espada e apontando ao norte disse: “Terás um filho e ele levará aos filhos para o norte, à terra prometida”. Representando um drama para os amiguinhos de maneira que o entendam. Seu intelecto não tem estado no mesmo lugar como vocês os adultos que podem agarrar as coisas como o Espírito Santo revela.
60 Agora, apesar de sua mãe lhe haver dito estas coisas e ele o saber, ele necessitava de outro toque. E ensino era bom porém ele necessitava de um contato pessoal.
61 Isso é o que o mundo necessita hoje. Isso é o que cada um necessita como filhos e filhas de Deus. Para poder ser isso, você necessita de um contato pessoal. Vêem? Algo, não importa… você sabe que a Palavra é a verdade; você sabe que é correta. Porém então quando faz contato e você vê a coisa feita, então você sabe que está no caminho correto. Vêem? Vigie, sempre será escrituristico. Enquadrará bem com a Palavra.
62 A oração de Anrão foi exatamente com a Escritura. Suas orações são com a Palavra prometida. Deus prometeu fazê-lo nesse tempo. Eles oraram por isso e aqui nasceu um filho próprio. E eles. . .
63 Observe! Oh, como amo isto, veja! Na hora em que Faraó estava matando a todos os meninos, vêem? Matando-os à espada, matavam a estes menininhos a punhaladas, os jogavam como alimento aos crocodilos – os corpinhos até ao ponto em que os crocodilos já estavam gordos com os corpos dos meninos hebreus.
64 Porém a Bíblia diz que os pais não temiam a ordem do Faraó para matar os meninos. Não lhes ficaram cicatrizes porque eles haviam visto algo neste menino para começar. Eles viram que esta era a resposta a suas orações.
65 Agora, Moisés tinha todo este fundamento, portanto ele sabia que havia sido enviado para libertar aos filhos de Israel. Veja, toda essa experiência acumulada. Quando você toma qualquer coisa e pode trazer a Bíblia dizendo “Isto sucederá”, e sucede. “Isso sucederá nesse tempo”, ai sucede, então tudo se acumula junto e apresenta um quadro para nós.
66 Oh, como este Tabernáculo nesta manhã, como nós nesta hora, irmão Neville, quando vemos os nossos cabelos embranquecendo e nossos ombros caídos, quando vemos ao mundo que se estremece de um lado a outro e como podemos olhar ao redor e ver a promessa deixando-se ver. É… Penso muitas vezes se alguém pudesse saltar dentro dela e não entendesse – se entendesse um pouco, entraria nela no instante; ela quase o enviaria à Eternidade, apenas com… tal coisa do rapto e nunca soubesse isto. Somente rompa através das coisas que temos visto e sabemos e entendemos, e todos saltaremos dentro a um mesmo tempo. O homem ou mulher, menino ou menina, provavelmente levantaria as mãos dizendo “Vamos, Senhor Jesus”. Vê você? Oh quão próxima está a hora!
67 Moisés sabendo que havia nascido para esse propósito, olhava através da janela e via aos hebreus enquanto se fatigavam. Olhou para as Escrituras onde diz, “E permaneceram por quatrocentos anos; não? Porém Eu os tirarei com mão poderosa.” Então quando ele veio para ser comissionado, ungido, soube que nasceu… e sua fé, olhe… por fé ele viu a esta gente e soube que eram os filhos de Deus porque a Palavra o dizia. Eles não eram do mundo, não eram como o resto deles. Eram diferentes. Eles eram maníacos e fanáticos para a grandeza do Egito e ele ia ser o filho de Faraó, próximo a tomar o reino, porém ele. . .
68 Havia algo nele, uma fé real que não se fixava nessas coisas – a grandeza que ele ia herdar. Ele olhava para a promessa de Deus e ele sabia que o tempo estava próximo. E que aquele homem devia pensar… Quero falar sobre isto com ele, algum dia quando o encontrar no outro lado.
Você diz, “Isso é loucura, irmão”.
69 Não, não o é. Vou encontra-lo pela graça de Deus. Sim senhor. Falarei algum dia a Moisés mesmo. E como me agradaria perguntar-lhe como foi quando ele estava vendo sua preparação, como o diabo lhe dizia: “Oh, as pessoas não vão crer em ti. Não há nada com isso”, porém quando essa semente nasceu ali, algo o estremeceu e ele soube que havia algo próximo a acontecer. Ele soube. Olhou seu relógio e viu que hora era. Ele o soube. Como pensou enquanto o olhava!
70 Agora, quando ele teve tudo isto junto, esta grande coisa que ele havia visto o tempo da Escritura, as orações de sua mãe e de seu pai e ele teve um nascimento peculiar, um menino estranho. Através do tempo, algo havia descido a ele e agora ele se equivoca e pensa que havia sido treinado militarmente e assim libertaria aos filhos e nisso falhou. Então vai ao deserto e se casa com uma moça Etiópia, muito amável, e tiveram um filho chamado Gerson.
71 Um dia enquanto cuidava do rebanho, de repente viu uma sarça ardendo. Ele foi lá para cima, não intelectualmente, não uma imaginação, não uma ilusão, não uma ilusão óptica, porém nele estava o Deus de Abraão numa Luz, o Pilar de Fogo numa Sarça – aquele fogo movendo-se como ondas, porém não consumia a Sarça. A Voz da Escritura, a Voz de Deus falou através dela e disse: “Tenho escolhido a ti. Tu és o homem. Tenho te levantado para este propósito. Estou te provando aqui por meio de sinais que tu vais descer para libertar aos filhos porque Minha Palavra tem que ser cumprida”.
72 Oh, Sua Palavra para este tempo tem que ser cumprida! Estamos vivendo na hora. Não importa o que algum outro diz, a Palavra tem que ser cumprida. O céu e a terra passarão, porém não Sua Palavra.
73 Agora, quando Moisés teve tudo isto junto e visto por todas as direções, isto ungiu sua fé. Amém. Oh! Que pensamento! Isto visto na Escritura apontando exatamente ao que era e Deus falando e a evidencia ali, isto ungiu a fé que ele tinha, para ir trabalhar. Que deve fazer isso conosco?
74 Necessitamos de um arrependimento. Necessitamos de um avivamento. O estou dizendo por mim mesmo. Necessito de um sacudimento. Necessito de algo. Digo que estou falando a mim mesmo nesta manhã ou acerca de mim mesmo. Necessito de um despertamento. Quando penso acerca dessa grande evidência – tudo está perfeitamente colocado ali. Ungiu a fé de Moisés e a minha.
75 Ele fugiu do Egito quando realmente podia haver começado um motim ou algo e poderia haver se levantado e começado uma revolução no Egito e poderia haver preparado um exército e lutado, porem veja você… e poderia ter tido muitos milhares a seu lado. No entanto teve medo de fazer isso – com exércitos a seu lado; porem agora ele regressa quarenta anos mais tarde, com oitenta anos de idade e com apenas uma vara em suas mãos. Porquê? – o que estava ardendo dentro de seu coração havia se convertido em realidade. Foi ungido e soube que tinha o “ASSIM DIZ O SENHOR”. Agora ninguém poderia barrá-lo. Não necessitava de exército algum. Deus estava com ele; isso era tudo o que ele necessitava – Deus com ele.
76 Oh, quando você sabe que Deus o tem enviado para fazer alguma coisa e você o vê mover-se ali, não há nada que possa tomar seu lugar. Isso é tudo.
77 Recordo como algumas vezes o Senhor me tem dito algo sobre certas coisas que haveriam de suceder, e logo me movo e o vejo exposto ali. Oh, que sentimento! A situação está sob controle. Isso é tudo, vê? Porque Deus o disse.
78 Recordo… Muitos de vocês recordam sobre o menininho ressuscitado na Finlândia e logo… da morte, havendo sido morto por um automóvel. Me pus às margens da estrada e comecei a caminhar distanciando-me daquele menino e me voltei para olhar para trás e algo pôs suas mãos sobre meu ombro, pensei que havia sido o irmão Moore – porém não havia ninguém ao meu redor.
79 Olhei para trás e logo olhei para a montanha. Vi… Disse, “Bom, tenho visto essa colina em algum lugar, porém não vimos por este caminho. Vimos por outro caminho.” Onde está essa colina? Olhei e vi aquele carro em ruínas havia visto aquele menininho ali com suas… colocado ali com aquele corte de cabelo (como o chamamos aqui); tinha os olhos virados, tal como o irmão Way quando caiu outro dia; seu pezinho estava quebrado; lhe saia sangue pelos olhos, pelo nariz, pelos ouvidos, suas calças curtas abotoadas ao redor de sua cinturinha e com meias longas como as que usávamos aqui muitos anos atrás. Olhei ao redor e ali estava exatamente – exatamente na forma em que o Espírito Santo me havia dito dois anos antes, quando todos vocês na nação escreveram em sua Bíblias que sucederia.
80 Oh, ali… então a situação está à mão! Não importa quão morto esteja ele; não importa o que diga qualquer outra pessoa; está concluído.
81 Disse, “Se este menino não se levantar da morte, então eu sou um falso profeta; sou um falso representante de Deus; porque em minha terra dois anos atrás, Ele me disse que isso sucederia”. Ali estes ministros e toda… está escrito numa página de nossas Bíblias e aqui está exatamente. Leiam-o como diz que seria numa colina rochosa e tudo mais seria morto estaria ao lado direito da estrada. Disse: “Ali está; nada poderá impedi-lo. A situação está sob controle.
82 A fé que estava em meu coração foi ungida. Oh, se eu unicamente pudesse explicar isso! A fé que Deus… que eu tinha em Deus que me havia dito; Ele nunca tem falhado; me disse: “A situação está sob controle. Aqui está exatamente o que te apontei dois anos atrás e aqui está colocado exatamente em ordem. A única coisa que tens que fazer é dizer a Palavra”.
83 Estive pensando e olhando atrás. O irmão Fred Sotmann assentado ali, o irmão Banks Wood e eles outro dia ali na autopista Alaska, como me detive aqui na igreja e disse a todos vocês de um animal com chifres de 42 polegadas, parecido ao um cervo, e um urso cinza prateado. Nunca havia estado ali antes e como… que o ir agarrar e como seria e quantos estariam comigo e como estariam vestidos. Vocês o sabem, cada um de vocês, semanas antes de que sucedesse.
84 Quando me movi ali, sem sabe-lo, ali estava o animal. Fui e ele… era impossível, se algum caçador sabe ou que esta ouvindo esta fita, você não pode caminhar frente a um animal, saltará e fugirá; porém este não o fez.
85 Ali pendurado em meu quarto de retiro. Ali está pendurado o prateado exatamente na forma… e há uma régua colocada ali, uma fita de medir para mostrar sua exatidão… e um chifre pelo menos encolhe duas polegadas ou mais quando se seca, porém este nunca encolheu. Se mantém exatamente igual, quarenta e duas polegadas. Vêem? Ali está, com seus sete pés de comprimento, exatamente da forma que era.
86 Porém quando este homem me disse: “Olhe irmão Branham, caçamos este animal do qual você falou, porém você me disse que você caçaria um urso prateado antes de chegar ao pé da montanha”. Disse: “É assim diz o Senhor. Deus disse isso”.
87 Disse: “Porém, irmão Branham, posso ver milhas ao redor; não há nada. De onde vem?”.
88 Disse: “Eu não tenho que perguntar. Deus o disse e Ele é Jeová-Jireh. Ele pode trazer um urso. Ele pode por um ali”. Ele o fez e ali está.
89 É uma situação sob controle. Quando Moisés viu que ele havia sido levantado para este propósito e que ele havia encontrado o grande Deus que havia feito o chamado, cara a cara e o ungiu e o identificou e disse: “Este é o teu chamado, Moisés. Estou te enviando. Te mostrarei Minha glória e aqui Estou na Sarça ardendo. Desça ali; Eu estarei contigo”. Ele não necessitava nem se quer de uma vara. Ele tinha a Palavra, a Palavra vindicada. Ali se dirigiu.
90 Isto ungiu a fé que havia nele. Nos unge quando sabemos que estamos vivendo os últimos dias, para encontrar que todos estes sinais que vemos, estão acontecendo. Foi dito nas Escrituras que aconteceriam nos últimos dias: Desde o Céu até o poder político, e a natureza das pessoas, a desmoralização do mundo sobre as mulheres, como elas fariam nos últimos dias e como fariam os homens, como fariam as igrejas, como fariam as nações e como faria Deus. Vemos tudo perfeitamente colocado aqui em nós.
91 Oh, isto unge nossa fé! Nos move em grandes círculos. Nos separa de outras coisas do mundo. Não importa quão pequenos somos; quão poucos somos; quanto se riam de nós, zombando não faz nenhuma diferença. Isso é tudo. O vemos. Há algo dentro de nós. Fomos predestinados para ver esta hora e nada evitará que a vejamos. Amém. Seguro, Deus o disse. Já sucedeu. O vemos. Oh, como damos graças a Deus por isto! Oh! Então isto traz fora sua fé quando vemos estas coisas sucedendo aqui.
92 Agora, aqui lemos outra vez que Moisés estimou mais o vitupério de Cristo que os tesouros do Egito. Ele estimou mais o vitupério de Cristo. Recorde: o vitupério de Cristo. Vêem?
93 Há um vitupério em servir a Cristo. Se você é bem popular com o mundo, então você não serve – você não está servindo a Cristo. Não. Você não pode, porque, vê você, há uma reprovação que acompanha isso. O mundo sempre tem reprovação.
94 Milhares de anos atrás, houve uma reprovação que acompanhava isso. Moisés que seria Faraó (ele seria o próximo Faraó, o filho de Faraó), e ele seria o próximo Faraó, favorecido entre as pessoas e no entanto ele considerou (estimar significa considerar)… ele considerou a reprovação de Cristo maior coisa que todas as que o Egito podia oferecer-lhe. O Egito estava em suas mãos, porém apesar de saber que tomando o caminho de Cristo teria uma reprovação, ele estava muito contente em saber que havia algo com ele que o fazia considerar a esta aproximação a Cristo… reprovação de Cristo em lugar… maior que toda a gloria que ele herdou. Ele tinha uma herança interior que era muito maior que a herança externa lhe havia dado.
95 Oh, se pudéssemos ser assim hoje e deixar ao Espírito Santo que unja isso que temos dentro, essa fé, a uma vida pia, consagrada a Cristo!
96 Agora com uma fé como a que ela teve, ele notou e considerou essa reprovação como uma honra.
97 Hoje alguém diz, “É você uma dessas pessoas? Desses. . .?
“Bem. . .”
98 Você se envergonha um pouquinho disso. Porém o considerou um maior tesouro que todo o mundo, porque havia algo nele que lhe permitia falar e dizer. “Sim, eu estimo isto. Isto é uma honra maior. Eu estou contente por ser um deles”. Vêem? “Estou contente por ser um hebreu e não um egípcio”.
99 Os cristãos hoje deveriam dizer o mesmo. “Estou contente por considerar-me um cristão, de abster-me das coisas do mundo e da ordem do mundo” – não como um membro da igreja, mas como um cristão renascido que vice de acordo à Escritura. Ainda que seja chamado “fanático” mesmo pelos membros da igreja, eu considero que isso seja maior… maior do que se fosse a pessoa mais popular na cidade ou na nação. Eu preferiria ser isso, do que ser presidente dos Estados Unidos ou rei sobre a terra. (Vê você?) Eu estimo isso tanto, porque Deus em Sua misericórdia me viu antes da fundação do mundo e pôs uma pequena semente ali, de modo que minha fé pudesse voar por cima destas coisas do mundo, e agora Ele chamou e eu estimo meu lugar como disse Paulo, ele estimou seu oficio – com altura. Oh, que Deus o havia chamado de ser um grande mestre como Gamaliel, porém Paulo havia sido chamado para ser um sacrifício por Cristo.
100 Agora, a mesma coisa. Notem, com essa classe de fé, ele nunca descansou sua vista – o que ele podia ver. Agora, ele não viu nada fora, só um grupo de gente cheia de lodo, escravos em prisão, sendo mortos todos os dias, açoitados, ridicularizados. Sua crença religiosa era fanática. E ali havia um Faraó assentado no trono que não sabia ou a quem não importava nada de sua religião. Ele não sabia nada sobre… ele é um pagão, portando ele apenas. . .
101 Que quadro do dia de hoje! Ali está, uma religião diferente e como que se este Moisés, ainda assentado com o Presidente ou o grande homem, Faraó, para tomar seu lugar em sua morte, e ele era um homem velho. E Moisés todavia pensou que aquele chamado… ele olhou lá fora. Pela mesma janela pela qual Faraó olhava para fora e via aquela gente que levantava suas mãos, e eles os açoitavam ate matá-los porque estavam orando. Os traspassavam com espadas porque eles ainda falavam em desobedecer em todo tempo e fazendo-os trabalhar ate que seus corpos pequenos e velhos caiam e lhes davam a metade do suficiente para comer. Bom, não eram outra coisa que um grupo de fanáticos que nem se quer eram humanos; e Moisés, aquela fé nele olhou para eles e ele disse: “Eles são gente benditas de Deus”. Amém. Me agrada isso.
102 Com essa classe de fé… Seus olhos não pousaram na glória do Egito; mas pousaram na promessa de Deus. Seus olhos de águias, de fé, viram por cima da glória do Egito. Você recorda, ele se converterá numa águia agora; ele é um profeta e seus olhos de águia subiram por cima daquelas coisas. Oh, como me agrada isso.
103 Como deve hoje… Hoje os cristãos dependem de seus sentidos, do que possam ver ou do que possam entender, em lugar de sua fé confiar no que você com seus olhos e o fascínio. Como vocês mulheres – eu sempre estou lhes chamando a atenção acerca de que devem deixar crescer o cabelo; vocês não devem usar cosméticos; vocês devem atuar como damas e cristãs. Você olha na rua e vê as mulheres de hoje vestidas imoralmente. Bom, você pensa, “Bom, ela pertence à igreja; por que eu não posso fazer isso?”.
104 Como disse… alguém disse, “Irmão Branham, o país… as pessoas o consideram um profeta. Você não deve estar gritando para as mulheres nem aos homens nessa forma por estas coisas. Você deve estar ensinando-os como profetizar e receber dons”.
105 Disse: “Como posso ensinar-lhes álgebra, quando eles nem mesmo sabem o alfabeto?” Agora, comece disso. Limpe-se você mesmo, de maneira que quando caminhar pela rua, pareça um cristão, vê? Logo atue como cristão, vê? Você não o poderá fazer por você mesmo. Tem que ser Cristo vindo dentro de você e essa semente está colocada ali e essa luz bate ali, ela virá à Vida. Se não vem à Vida, não há nada ali para vir à Vida porque o provou em outros. Vem à Vida imediatamente, tão logo quanto lhe bata a luz.
106 Isso é uma repreensão para as mulheres (eu sei), as que estão ouvindo a fita ou as que as ouvirão. É uma repreensão para você, irmã. Tem que ser! Tem que ser porque mostra… Não importa o que você haja feito. Você pode haver sido religiosa por toda sua vida. Você pode haver vivido na igreja. Seu pai poderá ser um ministro ou seu esposo poderá ser um ministro, porém enquanto você desobedece a Palavra de Deus, isto mostra que não há luz ali. Quando você vê que a coisa é trazida e a Vida do Espírito Santo, veja quando bate em outros. Veja o que eles fazem. Se Ele o traz sobre eles… com razão. . .
107 Que repreensão para aqueles fariseus que chamaram a Jesus – quando ele podia perceber seus pensamentos – eles o chamaram “Belzebu” e aquela pequena prostituta disse: “Por que? Este homem é o Messias. A Escritura diz que Ele fará isto”. Vêem? Aquela simples predestinada estava colocada ali, e quando a Luz bateu nela, ela veio à Vida.
108 Você não pode lançar por terra, você pode esconder a Vida. Você pode tomar um… lançar um concreto sobre um pedaço de terreno cheio de erva e cobri-la, fazendo-a desaparecer durante o inverno. Na próxima primavera, onde está a erva? Exatamente em torno das beiras do concreto, porque aquele gérmen da semente debaixo da pedra de concreto tão logo que o sol começa a brilhar, você não pode impedir; traçará um caminho por entre as pedras e a terra e sairá para fora na beira da pedra e levantará sua cabeça para a glória de Deus. Veja, você não pode esconder a vida.
109 Quando o sol bate sobre a vida botânica, ela vem à vida. Quando o Espírito Santo bate sobre a Vida escriturística que está no homem, esta traz seu fruto para fora ali mesmo. Por isso, não importa quão fiel e honesto você seja, como você diz que não está falando… Dizendo a estas mulheres que usam estas roupas más e demais coisas ai fora, um nudismo pela rua; no entanto você não crê que você, você não pode fazer crer a si mesma; você pode provar que é inocente de adultério; porém no Livro de Deus você aparece cometendo adultério. Jesus disse: “Qualquer que olhar a uma mulher para cobiça-la, já adulterou com ela em seu coração”. E você apresenta seu corpo dessa maneira. Veja, você não poderá ver a menos que essa Vida esteja colocada ali.
110 Você olha a alguém e diz: “Agora, eu sei que a irmã Jones – o irmão Jones é um ministro, sua esposa faz isto e aquilo”. A mim não me importa o que aquele faça, esta é a Palavra.
111 Jesus disse: “Seja a palavra de todo homem mentira, porém a Minha é verdade”. É a Bíblia, e quando essa Luz em realidade bate, tem que vir à Vida. Tem que vir à Vida.
112 Agora, os grandes olhos de Moisés, seus olhos de águia olharam por cima da glória do Egito. Os reais crentes cristãos de hoje, não importa o que diga a igreja, o que diga qualquer outro, quando essa Luz bate, eles vêem a mesmíssima vindicação de Deus, o Pilar de Fogo suspenso ali e os sinais e maravilhas que a Escritura tem prometido sendo colocados ali, vem a Vida. Não importa quão pequeno seja e quanto seja a minoria – o grupo de Deus sempre tem sido a minoria. Vêem?
113 “Não temas pequeno rebanho, ao Pai aprouve dar-vos o Reino”. Vêem? Eles o captam. Deus está obrigado a tira-los de toda denominação, de toda ordem, de onde quer que queira, para vê-lo se têm sido ordenados para a Vida.
114 Veja ao velho Simeão ordenado para a Vida. Quando o Messias veio ao templo nos braços de sua mãe, sendo um bebê, Simão estava lendo em algum lugar da parte de trás do templo, o Espírito Santo o levantou porque ele estava esperando. Essa Vida estava nele. Ele disse: “Não morrerei até que veja ao Cristo do Senhor”. E ali estava o Cristo do Senhor no templo. O Espírito Santo o tirou de seus afazeres e o encaminhou até que encontrou ao menino e o tomou em seus braços e disse: “Deixa Teu servo partir em paz porque meus olhos viram a Tua salvação”.
115 Havia uma ancião cega numa esquina que se chamava Ana que servia ao Senhor dia e noite. Ela também estava predizendo e dizendo: “O Messias está para chegar. Posso vê-Lo vindo”. Apesar de ser cega e ao mesmo tempo em que Ele estava ali, aquela pequena Vida que estava nela que havia predito que estaria ali; estaria ali; estaria ali. Então essa mesma Vida, a Luz, entrou no edifício em forma de um bebê como um filho ilegítimo, envolvido em Seus panos, passando através do edifício e o Espírito Santo fez impacto naquela anciã cega e ela vem pelo Espírito, passa na frente das pessoas e pára perto deste menino, beija a mãe e beija o menino e diz qual será o futuro do menino. Vêem? ordenada para a Vida. Vêem? Olhe para eles. Não houve uma dúzia deles.
116 Houve somente oito almas que se salvaram nos dias de Noé. É muito duro, porém todo que estava ordenado para a Vida, entrou nesse tempo. Vêem como Espírito Santo trabalha em cada era? Tirando as pessoas.
117 Agora, encontramos que a fé de Moisés o guiou a vigiar o que seria, não o que havia sido. Olhe o amanha em vez de olhar o dia de hoje. Olhe a promessa em lugar do fascínio. Olhe as pessoas em lugar da organização. Vêem? Deus fez isso.
118 Ló podia ver o fascínio da prosperidade descer em Sodoma. Ló podia ver as possibilidades de uma grande quantidade de dinheiro. Ló podia ver as possibilidades quando olhou sobre Sodoma e ele poderia convertes-se em… ele era um hebreu, ele podia chegar a ser um grande homem ali porque ele era uma grande figura intelectual e sobrinho de Abraão. Por isso ele escolheu Sodoma.
119 O intelecto de Ló o levou a ver o fascínio da prosperidade. O intelecto de Ló o levou a ver as bênçãos da glória (glória humana); porém sua fé foi paralisada por isso, ele não via o fogo que ia destruir aquela classe de vida. Essa é a forma em que as pessoas estão hoje. Elas vêem as possibilidades e vantagens de pertencer a uma grande organização. Elas vêem as vantagens de ter contato social com as pessoas da cidade, porém elas não vêem a possível… Elas não vêem sua fé paralisada.
120 Permitam-me repetir isso de maneira que não seja mal entendido. As mulheres hoje, como eu digo, elas desejam atuar como estrelas de cinema. O homem deseja atuar como os comediantes de televisão. Os pregadores de hoje parecem desejar fazer suas igrejas como certa classe de lojas modernas: rol de membros e tudo mais. Eles vêem as possibilidades de talvez se converterem em bispos ou supervisor geral ou algo assim se tudo vai bem com a igreja, abandonando as Escrituras ainda que tendo-as na frente com… Completamente vindicados pelo poder de Deus e pela Palavra Vivendo de Deus, vivendo nas pessoas. No entanto eles não a desejam. Eles dizem: “Não desejamos misturar-nos com algo como isso”. Isso deve tomar seu cartão de companheirismo. Deve tomar sua ordem denominacional. Mesmo homens honestos como Ló, assentados em Sodoma, sabendo que aquilo é incorreto. Vêem? Veja, que fazem eles quando fazem isto? Eles paralisam a pouca fé que tem. Isto pode operar.
121 Agora, Moisés lançou isso a um lado e colocou sua fé paralisou ao mundo. – Sua fé paralisa a gloria do mundo ou a gloria do mundo paralisa sua fé. Agora, você tem que tomar uma ou a outra. Você vê que a Bíblia não muda; Deus não muda. Ele é o Deus que não muda.
122 E agora encontramos que gente deste dia veja, eles olham as grandes coisas, as grandes organizações. “Eu pertenço a organização tal e tal”. Vêem. E vão ali embaixo e olham; não há nenhuma diferença de gente da rua. Não há outra coisa… Eles tem um pequeno algo intelectual que você deseja… Quando você fala sobre cura divina, o Pilar de Fogo, a Luz de Deus, eles dizem: “Isso é mental”.
123 Outro dia um homem, um ministro Batista, tomou esse retrato do Anjo do Senhor e riu dele. Vêem? Isso é blasfêmia. Vêem? Não há perdão para isso.
124 Isso é o que Jesus disse. É blasfêmia quando você o vê fazendo as mesmas obras que Cristo fez e Ele disse quando eles tem visto estas obras em Cristo – Ele era o sacrifício – e eles o chamaram “Belzebu”, um demônio, porque Ele estava fazendo isso. E agora, eles dizem – Ele disse: “Eu lhes perdôo por isso, porém quando vier o Espírito Santo para fazer a mesma coisa, você fala uma palavra contra Ele, nunca lhe será perdoado, nem neste mundo nem no vindouro. Vêem?
125 Se necessita apenas dizer uma palavra contra Ele. Vêem? E então – por que se essa Vida – se você tem sido ordenado para Vida Eterna, então essa Vida rebenta para fora quando você o tem visto. Você o reconhecerá, tal como aquela mulher no poço e diferentes outros; porém se não está ali, não pode vir a Vida porque não há nada ali para vir à Vida. Como minha mãe, já velha mãe usava dizer: “Você não pode obter sangue de um nabo”, porque não há sangue nele. Agora, é a mesma coisa e isso paralisa a pouca fé que você tem adquirido.
126 Ló pôde ver o encanto, porém ele não teve suficiente fé para ver o fogo que destruiria tal encanto. Não me estranharia se temos hoje… Não me estranharia se nós… as mulheres que desejam ser populares, que desejam atuar como o resto – elas podem ver as possibilidades de ser uma mulher mais bonita por meio da pintura; elas podem ver uma mulher mais bonita por meio de uma aparência mais jovem, cortando o cabelo e atuando como alguma das estrelas de cinema, porém estranharia que isso não haja paralisado sua fé para saber que a Bíblia diz que uma mulher que faz isso é uma mulher desonesta. E uma mulher que Põe uma roupa pertencente a um homem, é uma abominação diante de Deus – calças esportes e tudo mais, e shorts como os que estão usando. Se faz tão comum que as pessoas o fazem por rotina. Me estranharia se elas não paralisassem a mui pouca fé que você tinha ainda para ir a igreja. Vê você? Essa é a coisa que faz.
127 Ló fez isso, e isso o paralisou e paralisou sua gene ali embaixo. Eles não puderam ver, porém Abraão com uma fé vindicada (seu tio), ele não olhou aos encantos, ele não queria ter nada a ver com isso apesar de que ele tinha que viver duramente e viver para ele mesmo e para Sara – viveu fora no deserto onde era duro ir pela terra estéril, porém eles não viram o encanto ou as possibilidades de serem populares. Sara, a mulher mais bonita da terra, a Bíblia diz isto. Ela é honrada; a mais honrada de todas as mulheres. E agora ela ainda permanecia e obedecia a seu marido ate ao ponto que o chamava de seu senhor, a quem a Bíblia se refere como selo de chumbo no Novo Testamento. Diz: “Vocês serão suas filhas enquanto obedecerem sua fé”. Vêem? – Chamava a seu marido seu senhor.
128 E o Anjo do Senhor visitou seu templo ou sua pequena cabana ali fora e disse – eles nem se quer tinham uma casa para viver, vivendo ali fora na terra estéril e ai está você. Você vê o dia regressando ao padrão outra vez exatamente igual a como foi então.
129 Agora, Moisés com sua grande fé outra vez pôde dizer: “Não”, as coisas presentes do mundo presente e fazer uma eleição correta. Ele escolheu sofrer as aflições com o povo de Deus. Ele escolheu ir com Ele. Por que? Sua fé. Ele viu a promessa; ele viu o tempo do fim; ele viu o amanhã, e ele deixou sua fé livre. Ele não prestou atenção ao que seus olhos viam nas possibilidades aqui, que ele era o faraó e ia ser o faraó. Ele olhou diretamente o amanhã.
130 Oh, se o povo apenas pudesse fazer isso! Não viu o mundo presente. Se você olha ao mundo presente, você faz uma seleção com ele. Esconda seus olhos disso e olhe para a promessa de Deus abrindo passo ao amanhã. Por sua fé ele pôde selecionar. Ele escolheu ser chamado filho de Abraão e se negou a ser chamado o filho de Faraó. Como pôde, quando todo o reino – o Egito tinha ao mundo vencido. Ele era rei do mundo e era um homem jovem de quarenta anos, pronto para tomar o trono, porém nunca olhou a se…
131 Olhe as mulheres que se teriam deitado ao redor dele dia após dia, haréns delas. Olhe ao encanto, assentar-se e tomar vinho e olhar ao fascínio ante si a medida que elas bailavam e o abanavam – mulheres de todo o mundo e jóias e tesouros e seu exército ali fora. A única coisa que ele tinha que fazer era assentar-se e comer sua boa comida e dizer: “Envia a guarnição tal e tal para tal e tal; toma essa nação. Eu creio que a desejo”. Isso era tudo o que ele tinha que fazer: assentar-se ali e então o abanavam, e mantinham sua boca aberta, viria a bailarina mais amável e mais bonita daqueles dias a colocar-lhe vinho na boca, e lhe dava comida com seus braços ao redor dele – todas as mulheres mais bonitas do mundo.
132 Todo o encanto que ali havia, estava ali ao seu lado, porém, que fez ele? Ele olhou para fora disso. Ele sabia que o fogo estava pronto para aquilo. Ele sabia que a morte estava colocada naquela linha. Vêem? Ele sabia o que era isso, e olhou a um grupo de gente desprezada e rejeitada e por fé ele preferiu sofrer a reprovação de Cristo e se chamou a si mesmo, “Sou um filho de Abraão”. Não sou filho deste faraó. Ainda que você me faça bispo, diácono ou arcebispo ou papa, eu não sou filho desta coisa. Sou um filho de Abraão! E me separo das coisas do mundo”. Amém, Amém e Amém!
133 Por fé fez isso. Ele pôs as glórias e a um lado. Ele tomou as possibilidades de ser o próximo arcebispo ou o próximo Supervisor geral ou qualquer outra coisa, ele pôs isso a um lado. Ele recusou olhar isso.
134 Agora, “Se me converto em bispo, caminharei”. As pessoas dirão: “Santo padre” ou “Doutor tal e tal” ou o “Ancião tal e tal”. Como eles… todos os ministros na concorrência, eles me darão tapinhas nas costas e dirão: “Moço, esse amigo tem algo. Estou te dizendo”. Oh! “Mantenha-te quieto; aqui vem o bispo”. O que ele diz, isto é lei. “Aqui vem tal e tal”. As pessoas voarão de todo o mundo para seu… Ver ao papa, beijar-lhe os pés e os anéis e tudo mais. Que possibilidade para os católicos, que possibilidade para os protestantes para serem bispos ou supervisor geral ou algo, algum homem grande numa organização.
135 Olhando… oh, porem você vê, o olho da fé olha por cima disso. E você vê o fim disso ali onde Deus diz que a coisa completa será destruída. Fé, esse olho de águia, o levanta por cima disso e você vê o amanhã, não o dia de hoje e escolhe o ser chamado um filho de Abraão.
136 Faraó sem fé viu aos filhos de Deus como fanáticos – sem fé. Ele os escravizou porque a ele não importava o que ele disse. Ele não temia a Deus. Ele pensou que era Deus. Ele pensou que os deuses que ele servia – que ele era um bispo, ele era o supervisor geral – seu deus é o que o faz; nada para esta coisa aqui. Portanto ele os escravizou. Ria deles – zombava deles, tal como as pessoas fazem hoje, exatamente a mesma coisa.
137 A fé de Moisés os via na Terra Prometida, um povo bendito. Possivelmente haveria uma dura luta para leva-los à promessa, porém Moisés decidiu ir com eles. (Como ficaria nisso, porém o tempo está se esgotando) Vêem?
138 Notem, seria uma coisa difícil mudar essa gente. “Vocês tem que ir e viver com eles. Você tem que ser um deles e eles são tão intelectuais que você não pode move-los. Vêem? Porém algo sucederá ali fora. Haverá uma demonstração sobrenatural ante eles. Será uma coisa dura. As organizações o lançarão abaixo e todas estas coisas sucederão. É terrível o que você tem que fazer, porém ainda assim, faça sua escolha”.
139 “Eu sou um deles”. Sua fé fez isso. Sua fé brilhou. Sim senhor. Ele o viu.
140 Foi uma coisa dura para leva-los a essa promessa, porém ele tomou a decisão de ir com eles de todas as maneiras. Apesar do que eles lhe fizeram, ele foi de todos os modos e estava saindo fora com eles.
141 Espero que vocês estejam lendo! Muito bem, vá com eles de todos os modos. Talvez… seja um deles, isso é correto, porque esse é seu trabalho. Talvez haja uma guerra dura, um sem numero de inconvenientes a vencer, porém vá de todos os modos. Porém sua fé o guiou a tomar a Palavra e não os encantos e glórias humanas. Ele tomou a Palavra. Isso foi o que a fé de Moisés fez.
142 Quando a fé olha sobre o pior de Deus – recorde, aqui estava o encanto agora – o mundo, o maior rei do mundo. E onde estava a Promessa de Deus? Numa cova lamacenta, suja, porém quando a fé, quando a fé olha o pior de Deus, isto brota maior e mais valioso que o melhor que o mundo possa mostrar! Quando a fé o olha, quando a fé pode vê-lo.
143 Quando a fé na Palavra pode ver a Palavra manifesta, isto é mais que todo o encanto e arcebispado e do que qualquer outra coisa da qual você possa falar. A fé o faz. Você pode ver o pior, o desprezado, o rejeitado, não importa o que seja; deixe-o estar no pior e a fé ainda o brotará um milhão de milhas mais alto que o melhor que o mundo possa produzir. Amém!
144 Essa é a forma em que cantamos essa canção. “Tomarei o caminho com os poucos desprezados que pertencem ao Senhor. . .” Vêem? Oh! Porque, você vê, a fé vê o que Deus deseja que seja feito.
145 Oh, espero que isto penetre! Fé não olha ao presente. Fé não vê isto aqui. Fé olha para ver o que Deus deseja e trabalha de acordo com isso. Isso é o que faz a fé. Ela vê o que Deus deseja e o que Deus quer que seja feito e a fé espera através disso.
146 Fé é uma visão de longo alcance. Ela não baixa sua vista. Se mantém no alvo. Amém! Qualquer bom atirador sabe isso; vêem? É longo alcance; é um telescópio; é um binóculo com o qual você não olha aos arredores próximos; você não usa binóculo para olhar e ver que horas são. Vêem? Você não usa isso, porem você usa binóculo para olhar ao longe, e fé faz isso. Fé toma os binóculos de Deus, ambos, ambos os lados, o Novo e o Velho Testamento e vê cada promessa que Ele fez e a fé a vê mais além. E fé escolhe isso, sem importar o que o tempo presente diz aqui. Ele olha para o final.
147 Ele não baixa sua vista ao solo para olhar este caminho; ele olha ao alem. Ele mantém o centro de morte do mundo perfeitamente alienado. Isso é o que a fé faz. Essa é a fé que está no homem que faz estas coisas.
148 Agora olhe. O que Faraó chamou grande, Deus chamou abominação. Faraó poderia haver dito, “Olha Moisés, aqui… como tu és o próximo faraó, entrego este cetro a ti quando fores daqui. Te entrego este cetro; é teu”. Vêem? Agora isto é grande. Tu vais ser um grande homem, Moisés. Tu vais ser o bispo. Tu vai ser isto, aquilo, ou… não nos deixes, fique aqui”. Porém veja você, ele chamou aquilo grande e Deus disse que era uma abominação.
149 Agora, vocês mulheres, pensem um minuto também vocês homens. O que o homem chama grande, Deus o chama sujeira. Não diz a Bíblia que é uma abominação que uma mulher use trajes de homem? E você pensa que está sendo vistosa ao fazer isso. Vêem? Você está apenas exibindo carne feminina para o diabo; isso é tudo. Portanto não o faça.
150 Você homem que vive após as coisas do mundo e se mistura e se aninha atrás disto, e você homem sem suficiente ousadia para fazer com que sua esposa e coisas deixem de fazer isso: envergonhe-se. Te chamas filho de Deus me parecem sodomitas. Vêem? Não é para ferir seus sentimentos, mas para dizer-lhes a Verdade. O amor é corretivo. Sempre o é.
151 Uma mãe que não cuida de sua criança, não a corrige e bate e repreende, ano tem muito de uma mãe pra ele. Isso é correto.
152 Olhe o que sucede agora. Moisés viu isto por uma visão de Faraó disse que : “Isso é grande”.
153 Deus disse, “É uma abominação”. Portanto Deus… Moisés escolheu o que Deus disse.
154 Agora note, a fé vê o que Deus deseja que você veja. Vêem? A fé vê o que Deus vê e o arrazoamento e os sentidos vêem o que o mundo deseja que você veja. Note, o arrazoamento… “Bom, isso é só sentido humano; é só razão, é este… Bem isto não é tão bom”. Vêem? Isso é exatamente quando você usa esses sentidos, o qual é contrário a Palavra, então isso é o que o mundo deseja que você veja. Porém a fé não olha isso; a fé olha o que Deus disse; vêem? Você sabe, você lança a razão… o sentido da razão vê o que o mundo quer que você veja grandes denominações.
“É você um cristão?”
155 “Oh, sou um presbiteriano”; “… metodista”; “…luterano”, “…pentecostal”, que mais? “Sou isto, aquilo ou aquilo outro” – isso são os sentidos. “Pertenço à Primeira Igreja”; “Oh, sou Católico”, “Sou isto, aquilo”. Vêem?
156 Sou aquilo. Agora, esse são os sentidos. A você lhe agrada dizê-lo porque isso é uma denominação, algo grande… “Temos mais membros que qualquer igreja no mundo”; vêem? Porém existe apenas uma Igreja real, e você não se une a ela; você é nascido nela. Vêem? E se você é nascido nela, o mesmo Deus Vivente opera através de você, para se fazer conhecer. Vêem? Ai é que Deus mora em Sua Igreja.
157 Deus vai à Igreja todos os dias – vive na Igreja, Ele vive em você. Você é o tabernáculo onde Deus mora. Você mesmo é a Igreja do Deus Vivo. E se o Deus Vivente vive em Sua Essência Vivente, então sua ação é de Deus. Se não é, então Deus não está ali. Ele não faria você atuar dessa maneira quando Ele diz aqui na Palavra, Sua copia fotográfica, “Não faças isso”, e você vai e o faz. Veja, isso está incorreto. Quando você o nega, isso indica que a Vida ainda não está em você. Vê? Isso é correto.
158 A fé guiou a Moisés para o passo da obediência. Note, Moisés fez… Ali está o jovem Faraó; ali está o jovem Moisés – ambos com a oportunidade.
159 Moisés havia visto a reprovação das pessoas e considerou maior tesouro que tudo o que o Egito tinha e se guiou por fé. Ele seguiu aquilo que sua fé disse que era a Palavra e isso o guiou ao caminho da obediência e finalmente à Glória. Imortal – nunca morrer na presença de Deus.
160 A vista e os sentidos guiam… e a glória humana guiou a Faraó à sua morte e à destruição do Egito, sua nação, e numa mais voltarão.
161 Aí está você. Olhe a isto, você morre. Olhe àquilo, você vive. Agora faça sua eleição.
162 Isso é a mesma coisa que Deus pôs diante de Adão e Eva no Jardim do Éden. Vêem? Você tem que fazer sua eleição por fé. Agora note, a vista guiou Faraó à morte e à destruição de sua cidade. Moisés, com sua fé, nunca temeu a Faraó. Vêem? Ele não se importou com o que Faraó disse. Ele não se importava com Faraó mais do que a sua mãe e seu pai se importavam com a ameaça. Quando foi confirmado a Moisés que era ele essa pessoa que ia libertar ao Egito… guiar a Israel fora do Egito, ele nunca se importou com o que Faraó disse. Ele não tinha medo dele. Amem, Amém, Amém! Vocês vêem o que quero dizer? Na fé não existe medo. A fé sabe isso. Como eu sempre tenho dito, a fé tem grandes músculos e cabelo no peito. A fé diz: “Cala-te!” e todo mundo se cala. Isso é tudo. Eu sei onde estou!”
163 O resto deles diz: “Bom, talvez ele o faça”. Mas você tem que parar e mostrar seus músculos. Isso é tudo. A fé o faz.
164 Notem, Moisés nunca temeu a Faraó depois que Deus havia vindicado seu chamado. Quando Moisés creu que ele havia sido chamado para isso, porém quando Deus lhe disse ali em cima: “É assim”, e desceu e mostrou ante Faraó e todo o resto deles que ele foi enviado para fazê-lo, Moisés nunca sentiu medo de Faraó.
165 Notem, Faraó, no entanto usou sua sabedoria em Moisés. Observe. Ele disse: “Digo a você que farei um trato contigo” (depois que as pragas o estavam comendo) disse: “Farei um trato contigo; vá por uma pequena adoração por três dias somente. Vá apenas um pouco, porém não vás mais longe”. Porém você sabe que eram os sentidos de Faraó que diziam isso. “Vás apenas por um pouco, porém não vás longe”.
166 Não temos essa classe hoje? “Se te unes à nossa igreja, isso está correto”. Porém você sabe a fé que Moisés teve não creu em “tal religião”.
167 Ele disse: “Vamos todos. Vamos todo o caminho. Isso é correto. Vamos para a Terra prometida. Não vamos ali fora fazermos uma denominação e pararmos, continuaremos para diante”. Amém. “Eu vou à Terra Prometida. Deus no-la prometeu”.
168 Quantos faraós temos hoje de pé nos púlpitos? Cabeças de organizações. “Agora, se você faz apenas isto e faz aquilo, isso é tudo… bom, vêem, simplesmente assim”.
Porém Moisés disse, “Oh, não! Não, não, não, não”. Vêem?
169 Faraó disse: “Bom, por que não – se vocês vão ter essa classe de religião, lhes dirão que devem fazer. Apenas tu e os anciãos vão e adorem, vêem? Apenas tu e os anciãos vão e adorem, porque todos vocês podem ter essa classe de religião, porém não a divulguem entre as pessoas”.
170 Vocês sabem o que Moisés disse: “Nem uma unha ficará para trás. Vamos todo o caminho. Vamos todos! Eu não irei a menos que eles vão também. Isso é tudo”.
171 Oh, que nobre servo! Amém. “Quero leva-los comigo. Só porque eu tenho – e eu me assento e digo, “Isto está correto” – não senhor; queremos a gente também. Cada um de nós irá”. Amém. Ele disse, “E nós nem se quer vamos deixar uma de nossas ovelhas ou nada para trás. Nem um unha será deixada para trás. Vamos todos à Terra Prometida, (Amém) – cada um de nós. Não importa que você seja uma empregada doméstica ou que você seja uma serva, ou que seja uma velha ou uma jovem, ou um ancião, ou seja o que for; iremos de todas as maneiras. Não haverá um de nós que será deixado. Amém. Cada um de nós iremos. Não vamos nos deter ante nenhuma outra coisa”. Isso é correto.
172 Oh, então as religiões realmente estão em debate ali, não é certo? Oh! Não, Moisés não creu nesta “tal religião”. Não, ele não creu naquilo. Sim, senhor. Oh! Poderíamos ficar todo o dia nisso, porém quero ir a meu texto dentro de um momento e começar a pregar.
173 Note isto. Quão formoso! Oh, eu amo isto. Você sabe, Faraó finalmente disse: “Saiam!” Deus simplesmente o encheu de pragas com a voz de Moisés. Ele feriu tudo. Ele fez tudo o que tinha para ser feito ali. Ele parou o… Ele fez com que o sol se ocultasse ao meio dia; Ele fez tudo o mais. Ele escureceu o dia, trouxe rãs, pulgas, piolhos e tudo mais; fogo, fumaça e morte a suas famílias e tudo mais. “Saiam!” Tomem todos seus pertences e vão-se”. Oh! Louvado seja Deus!
174 Me sinto tão contente por um homem poder servir a Deus tão completamente ate que o diabo não saiba o que fazer com ele. Apenas obedeça a Deus tão completamente ate que o diabo diga: (oh!) “Vá. Não quero ouvi-lo mais”. Isso é correto. Você pode fazê-lo tão completamente.
175 Vejam agora, se Deus não houvesse sustentado a Moisés, ele haveria se convertido num “faz-me rir”, porém Deus está exatamente ali confirmando. Tudo o que ele dizia, sucedia.
176 E Faraó tinha que manter sua posição porque ele era um bispo, você sabe, portanto ele tinha que manter-se ali. Ele não podia dizer “Não”, porque estava sucedendo. Vêem? Ele não podia nega-lo porque estava sucedendo. Portanto finalmente disse: “Oh, podem ir; não quero ouvi-los mais. Saiam daqui; tomem todas suas posses e podem ir”. Oh!
177 Agora, encontramos a Moisés aqui depois que Deus havia feito tanto por ele e lhe havia mostrado tantos sinais e maravilhas…
178 Agora nos próximos quinze minutos deixemos isto aqui. Observe bem de perto.
179 Moisés vem a este lugar onde ele… Deus havia dito, “Eu estou contigo. Tu disseste, “Venham moscas”, e vieram moscas. Isso é criação. Quem pode trazer trevas sobre a terra senão Deus? “Tu disseste, hajam trevas”, e houve trevas. Tu disseste, “Hajam rãs”, e as rãs entraram ate na casa de Faraó, nas camas e quando eles as amontoaram e grandes montes…” Criador… “E eu tenho falado através de ti, Moisés e tenho feito Minha Palavra criar através de teus lábios”.
“Fui feito um deus ante Faraó atualmente”. Sim senhor. “Eu tenho feito tudo isto e aqui eles vem a um lugar” – surgiu um pequeno juizo e Moisés começou a gritar: “Que farei?”.
180 Quero que notem. Isto aqui é uma grande lição. Veja, eu amo isto. Vejam, Moisés – se lemos aqui, exatamente aquilo quando os filhos começaram a se assustar – eles vendo a Faraó vindo após eles no posto do dever.
181 Deus havia realizado todas as coisas perfeitamente; agora Ele os iniciou em suas jornadas. Ele juntou a igreja. Eles haviam sido chamados a sair; eles vem de cada denominação; todos se juntaram. Moisés regressou atrás e disse: “Senhor, que tenho que fazer?”.
182 Ele poderia haver dito: “Bom, vá e faça isto. Muito bem, segue adiante. Agora Moisés, tu sabes que eu tenho te chamado para que faças isto”.
“Sim Senhor”.
183 “Muito bem, vá e fala isto; será…” aqui vêm as moscas. “Fala para isto”– Aqui vem. “Faça isto” – Aqui vem. Era tudo “Assim Diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Assim diz o Senhor!”.
184 Agora ele tem um problema e Deus diz: “Agora Eu os tenho encaminhado à jornada; todos tem sido chamados. A igreja está junta, portanto os tenho posto em suas jornadas. Agora Moisés, leva-os para diante. Eu te disse. Vejam, Eu irei por cima assenta-te e descansa um momento”.
185 Moisés disse: “Oh, Senhor, olha, ali vem! Ali vem Faraó! Toda a gente está… que tenho que fazer! Que tenho que fazer! Vejam ali; não é isso o elemento humano? Começa a gritar, “Que tenho que fazer?”
186 Aqui vemos a Moisés expressando toda a natureza humana sempre quer que Deus esteja detrás de você e o empurre a algo. Agora, isso somos nós hoje. Você quer que Deus, depois que temos visto tudo o que temos visto, você ainda quer que Deus o empurre para fazer algo; vêem? Moisés se afrouxou um pouco – disse, “Deus, vou te perguntar e verei o que tu dizes”.
187 “É isso, é isso”, você diz: Bom, muito bem. Eu o direi também”. Vêem?
188 Porém aqui Deus o havia ordenado para o trabalho, provou que Ele estava com ele, e aqui está ele, a circunstância vem e então ele começa a gritar: “Que posso fazer? Senhor, que posso fazer?”
189 Agora recorde, ele já havia profetizado aqui, porque ele disse: “Estes egípcios que vocês vêem hoje nunca mais os verão”. E então imediatamente começa a clamar, “Deus, que podemos fazer”? Depois que ele havia feito um trabalho excelente profetizando ali. Vejam, ele lhes havia dito o que sucederia. Sim, a Palavra de Deus estava nele, Ela estava nele. E quando ele estava dizendo isso, isso atualmente vem a suceder – o que ele disse, ia suceder já, e aqui estava ele clamando, “Que vou fazer?”.
190 Oh, se isso não é atributo humano! Se isso não sou eu! Se esse não sou eu! Ele já havia provado, “O que tu dizes, sucederá. Eu estou contigo. E aqui num momento se levantou uma circunstâncias. “Que tenho que fazer?” “Que tenho que faze Senhor? Ouça, Senhor onde estás? Ouça, me escutas? Que tenho que fazer?” E Ele já o havia ordenado e vindicado e provado e realizado todas as coisas através dele, e aqui – “Deus!” Oh, completamente claro.
191 O homem quer descansar e deixar a Deus fazer o esforço. E ele já sabia que Deus o havia ungido para este trabalho, para fazer isto, e Deus claramente havia vindicado sua petição. Era tempo para que o povo fosse liberto. Deus os havia tirado a todos num grupo por meio de seus milagres e maravilhas. (Me seguem?) Tirou a todos juntos num grupo vindicou sua petição. A Escritura diz isso. Aqui havia um sinal; aqui estava a evidencia. Aqui tudo o que ele disse… então ele vem como profeta entre eles. Tudo o que ele dizia, Deus o honrava, mesmo criar e trazer moscas e trazer coisas À existência. E tudo o que Ele lhe havia prometido, aqui Ele o havia feito; porém ele queria esperar no Assim Diz o Senhor. Vêem?
192 Ele devia haver sabido que a própria vindicação de sua chamada era Assim Diz o Senhor. Seu trabalho para o qual ele havia sido ordenado era Assim Diz o Senhor. O entenderam? Por que ele esperou no Assim Diz o Senhor?
193 Ele queria, “Senhor, que posso fazer? Aqui eu tenho tirado a estes filhos fora ate este lugar. Aqui está a circunstância: Faraó vem; todos vão morrer. Que tenho que fazer? Que tenho que fazer?”
194 Ele há havia predito o que eles iam fazer. Ele há havia dito exatamente o que fazer. Ele predisse o fim da própria nação de onde ele havia sido trazido. Espero que entendam. Moisés já havia dito, “Vocês não os verão mais; Deus vai destruí-los. Eles tem rido o suficiente de vocês. Deus os destruirá”. Ele já havia predito o que sucederia a eles; e “Senhor, que tenho que fazer?” Vêem a natureza humana ali? Vêem? “Que tenho que fazer?” Vou esperar o Assim Diz o Senhor”. Sim Senhor. “Verei o que o Senhor diz e então o farei. Recordam, ali havia um faraó… se havia levantado que não conhecia a José, vocês sabem nesse tempo, exatamente nesse tempo. Vêem? E Moisés se pôs de pé e predisse o final da nação. E aqui estava eles justamente no lugar onde estaria sucedendo e então ele clama: “Senhor, que devo fazer? Que devo fazer?” Vêem?
195 Não é isso o atributo humano? Não é essa a natureza humana? “Que farei?” Ele já estava… profetizado. Deus havia honrado tudo o que ele havia dito, e ele foi chamado para o trabalho, então, por que ele tinha que dizer, “Que devo fazer?” Se ali havia uma necessidade, tudo que ele tinha que fazer era falar por ela. Deus queria que Moisés pusesse a trabalhar aquele dom de fé que Ele lhe havia dado. Deus o havia vindicado. Era a verdade e Deus queria que Moisés – queria que o povo visse que Ele estava com Moisés. E ele, ali atrás, ele esperou, diz: “Agora, Senhor, sou apenas um menino. Deixo que Tu me digas agora. É isso, eu irei e farei isto. Eu tenho o Assim Diz o Senhor”.
“Irmão, é isso Assim Diz o Senhor”.
“Sim, sim, irmão Moisés, isso é Assim Diz o Senhor”.
196 É isso correto. Agora o tenho, “Assim Diz o Senhor” – e sucedeu. Nunca tem falhado uma vez. Nunca falhou.
197 E aqui está sob circunstâncias, surge outra vez. Agora, ele as encontrou na jornada. A igreja já tem sido chamada fora. Tomados na jornada e eles estão se movendo para cima. E Moisés começou a clamar: “Senhor, é isto Assim Diz o Senhor? Que devo fazer?”
198 Muito bem, Deus queria que Moisés tivesse fé que Ele havia posto naquele dom que Ele havia vindicado claramente. Deus claramente havia provado a Moisés e ao povo que era Ele pela Palavra e pelas coisas que havia dito que sucederiam. Foi claramente identificado. Não havia necessidade de que ele se preocupasse mais acerca disso. Vêem? Ele não tinha necessidade de pensar mais sobre isso porque já estava claro. Ele já havia feito estas coisas. Ele já havia provado por moscas e pulgas que ele falou coisas à criação, que a Palavra de Deus estava nele. No entanto, aqui ele vai perguntar a Ele o que fazer quando as circunstância se apresentam perante ele. Vêem? Oh!
199 Espero que isto desça a nós e possamos ver aonde estamos. Vêem? Não te faz isto sentir como que dessa estatura? Pensando sobre Moisés, dizendo seus defeitos e olhando os nossos.
200 Aqui ele estava parado ali, vêem? Sabia que as Escrituras diziam que essa era a hora, e o dia em que isso sucederia, e sabia que Deus o havia encontrado num Pilar de Fogo. E desceu aonde estava o povo e realizou estes milagres, e tudo o que ele dizia, sucedia; mesmo trazer coisas à criação – fazendo as coisas que só Deus podia fazer – mostrando que sua voz era a Voz de Deus. E aqui estava a circunstância com essa gente que ele estava levantando, trazendo-a para a Terra Prometida e então estava parado clamando: “Que devo fazer?”
201 Isso é o ser humano esperando para… como o irmão Roy Slaughter (Creio que ele está assentado ali fora) me disse uma vez sobre alguém que estava fazendo algo para mim e eu disse: “Bom, eu fiz isto e agora… “
202 E ele disse: “Irmão Branham, permita-lhes recostar hoje em seu ombro e amanhã você os carrega”.
203 E dessa maneira é o ser humano. Se recostam em seu ombro hoje, e amanhã você os carrega. Isso era o que Moisés estava fazendo. Deus teve que carrega-lo mesmo depois que Ele o havia ordenado e o provou para fazê-lo! E o povo devia haver dito: “Moisés, diga a palavra. Eu te tenho visto fazê-lo ali. Deus te honrou ali. E tu és o mesmo hoje”. Amém. Vêem? “Faça-o!” Amém. Ele devia haver sabido, porém não o sabia. Muito bem.
204 Tal como foi então, assim é agora. Encontramos que – assim ele disse… Deus deve ter suficiente disso. Deus deve estar farto disso. Ele disse: “Por que clamas a mim? Não tenho provado eu minha identificação? Não te disse que te enviei para o trabalho? Não te disse que fosses fazer isso? Não prometi que faria isto, que estaria com tua boca, e que falaria através de tí e tu faria isto, e tu mostrarias sinais e maravilhas? Não o prometi? Não o fiz exatamente e destruí cada inimigo ao teu redor? E aqui estás tu parado aqui agora no Mar Vermelho exatamente na linha do dever que Te disse que fizesses e então estás gritando e clamando a Mim. Não crês em mim? Não podes ver que eu te enviei para fazeres isto?”
205 Oh, se isso não é atributo humano…! Portanto tinha que estar farto disso. E Ele disse, “Tu sabes que o necessitas. Tu sabes que se vais levar a estes filhos ate ali à Terra Prometida… ! Isso é exatamente…Tu estás acurralado aqui numa esquina. Não há nada mais que tu podes fazer. De modo que ali há uma necessidade. Para que clamas a Mim? Para que olhas para Mim? Para que chamas a mim? Não o tenho provado ao povo? Não o tenho provado a tí? Não é escriturístico? Não prometi levar a este povo a essa Terra? Não Te chamei e disse, Te enviei a fazê-lo, e não foste tu, fui Eu? E eu descerei e estarei com teus lábios. O que tu disseres, Eu o vindicarei e o provarei. Não o tenho feito Eu? Então quando qualquer coisinha se apresenta, por que atuas como um menino? Deves ser homem. Fale ao povo!” Amém. “Então mova-te para a frente”. Amém. Ali está você. “Não clames, fale!” Amém.
206 Oh, isso me agrada! “Para que clamas a mim? Apenas fale ao povo e siga adiante para teu objetivo”. Seja o que for, se é enfermidade, ou o que for, seja levantar os mortos ou o que for, fala! Eu o provei. Fale ao povo”.
207 Que lição! Que lição! Oh! Nesta etapa da jornada onde estamos parados. Olhem onde estamos agora sim senhor! Na Terceira Etapa. Notem, estamos exatamente aqui nas portas da vinda do Senhor.
208 Ele havia sido ungido para o trabalho e seguia esperando pelo “Assim Diz o Senhor”. Deus teve suficiente disso. Ele disse, “Não clames mais; fale! Enviei a ti”.
209 Oh Deus! Que deve ser esta igreja nesta manhã! Uma vindicação perfeita de Deus com o Pilar de Fogo e os sinais e as maravilhas – todas as coisas exatamente igual a como foi nos dias de Sodoma. Ele disse que sucederia igual. Aqui está o mundo em sua condição, ali está a nação em sua condição. Ai estão as mulheres na condição. Aí está a igreja na condição. Aí está tudo. Os elementos, os sinais discos voadores e toda coisa nos céus e toda classe de coisa misteriosa e o mar bramando, marulho, o coração do homem falhando, com medo, confundido pelo tempo, aflição entre nações, a igreja fracassando, e o homem do pecado, que se mantém a si mesmo por cima de todos, levantando-se, o qual é chamado deus, ele que está assentado num templo de Deus mostrando-se a si mesmo Oh! E tem vindo a esta nação!
210 E a igreja tem se organizado, e todas elas tem se juntado como prostitutas e tudo exatamente na forma de prostituição. Prostituição! Que é? Dizendo às mulheres que podem cortar seu cabelo, dizendo às mulheres que podem usar shorts, dizendo aos homens que eles podem fazer isto e fazer aquilo, e um pregador dizendo, “façam isto”, e o evangelho social e coisas. Não vêem vocês que estão cometendo adultério com a verdadeira Palavra de Deus? E Deus nos tem enviado Sua verdadeira Palavra não denominacional, sem nenhuma atadura, e nos tem dado um Pilar de Fogo, o Espírito Santo que tem estado conosco por trinta anos, e todas as coisas que Ele tem predito e dito tem sucedido exatamente na forma que Ele disse que sucederia.
211 “Fale ao povo e siga adiante”. Amém. Temos um objetivo, que é a Gloria. Movamo-nos para ela. Estamos dirigindo-nos para a Terra Prometida. Tudo é possível para aqueles que crêem”.
212 “Fale ao povo não tenho eu provado isto? Não tenho sido fotografado entre vocês e todas as coisas, e feito tudo o que devia ser feito para provar que Eu estou contigo? Não é certo que as revistas, apenas umas semanas atrás publicaram o artigo, quando tu disseste aqui no púlpito o que sucederia aqui fora, com três meses de antecipação, e ali foi tomando lugar e vindicando–mesmo a ciência sabe disso. E tudo o que Eu tenho feito, e tu segues esperando. Fale ao povo e siga adiante à tua meta”. Amém.
213 Não disse Natã a Davi – Natã, o Profeta uma vez assentado olhando a Davi o rei ungido, ele disse: “Faça tudo o que está escrito em seu coração, porque Deus esta´contigo”. Disse a Davi: “Faça tudo que está escrito em teu coração; Deus está contigo”.
214 Josué foi ungido para tomar a terra para Deus e para seu povo. O dia era curto; ele necessitava de mais tempo para trabalho o qual ele havia sido ungido e comissionado. Josué um homem. Ele foi ungido. Deus lhe disse: “Como fui com Moisés, Serei contigo”. Amém. “Essa terra, Eu a darei a eles. Que tu vás ali e elimines aos Amelequitas e a todos os outros, os filisteus e perizeus e todos os demais – limpe a terra deles. Eu sou contigo. Nenhum homem. Nenhum homem poderá fazer-te frente pelo resto dos dias de tua vida. Nenhum homem poderá molestar. Vá, entre lá”.
215 E Josué sacou aquela espada e disse: “Siga-me”. E ele chegou ali e aqui ele estava lutando. E que foi? Ele derrotou ao inimigo. Eles eram um punhadinho aqui e um punhadinho ali. Quando chegou a noite todos eles haviam se agrupado e a guarnição reunida e vem com uma grande força contra ele e o sol estava se pondo. Ele necessitava de mais luz. O sol estava se pondo! Ele não caiu de joelhos e disse: “Senhor Deus, que farei? Que farei?” Ele falou! Ele teve uma nece