Em qual nome devo ser batizado?


Batizar em nome de quem?
Devo ser batizado em Nome do Pai, Filho, Espírito Santo?
Será que a bíblia ensina o batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo?

Agora, quando nós tomamos Mateus 28:19, quando Jesus disse: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, Filho, Espírito Santo”. Dez dias depois, Pedro disse: “Arrependei -vos, e sejais batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo”. Há uma exata contradição em algum lugar. Agora, não vamos… há uma…
Todos haviam testificado, e coisas tais. Aqui está. Aqui está minha crença, e eu estou simplesmente expondo diante de vocês, irmãos. Eu não digo isto lá nos púlpitos; isto está com vocês. Porém eu desejo lhes mostrar o que eu vejo em ambos os lados, para que o Espírito Santo revele isto a vocês, veja.

O que a bíblia ensina sobre o batismo?

Agora, Mateus 28:19, e se – se Mateus 28:19 contradiz Atos 2:38, então há uma contradição na Bíblia, e Ela não é digna do papel em que Ela está escrita.
Agora se você notar em Mateus capítulo 16, Jesus deu a Pedro a revelação, e lhe deu as chaves.
Agora, lembre-se, a Bíblia não é revelada por teologia de algum esquema feito pelo homem. Não é. É uma revelação.
Isto foi uma revelação, para começar. Por que Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim? “Isto foi revelado a ele”, que não foram pêssegos, e maçãs, e laranjas, e maças. Se maçãs fizerem as mulheres compreender que estão nuas, seria melhor nós passarmos as maçãs novamente, irmão. Você não pensa assim? Agora, isso soa sacrifício, porém não é essa minha intenção. Porém, não foi maçãs. Não, senhor. Agora, e se isso é assim, então: “Foi revelado a Abel”, que ele era o sangue de seu pai. Assim que ele ofereceu sangue, porque foi uma revelação. A coisa toda está edificada sobre isso.

O batismo correto com a revelação dada por Deus
O batismo deve ser em nome de quem?

Agora olhe, aqui está um velho pescador ignorante, nem mesmo suficiente instrução… A Bíblia disse que ele era ignorante e iletrado. Porém ele estava ali parado, e Jesus fez a pergunta: “Quem dizeis vós que Eu, o Filho do Homem, sou?”
“Um disse, ora, que Tu és – Tu és ‘Moisés’. Eles dizem que Tu és ‘Moisés’. Que dizem eles, faz… eles, faz… eles dizem, e um disse, ora, que Tu és ‘Jeremias, ou os profetas’, e isto, isso, ou aquilo”.
Ele disse: “Essa não é a pergunta. Eu perguntei a vocês. Quem dizem vocês que Eu sou?”
E Pedro se posicionou, e disse: “Tu és o Filho de Deus”.
E Ele disse: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas”. Agora observe. “Carne e sangue não te revelou isto, mas Meu Pai que está no Céu”, Está vendo?
Agora observe, agora, a igreja católica diz que Ele edificou a Igreja sobre Pedro. Isso é errado.
A igreja protestante diz que Ele edificou isto sobre Si mesmo. Porém agora observe e descubra, veja se é.
Ele edificou isto sobre a revelação espiritual de Quem Ele era, veja, porque Ele disse: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas. Carne e sangue não te revelou isto. E digo que tu és Simão; sobre esta rocha” (que rocha? a revelação) “Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não podem prevalecer contra Ela”. [O Irmão Branham bate sobre o púlpito três vezes – Ed.]

Pedro tinha a revelação do batismo

Então, quando Pedro estando presente quando Mateus 28 foi citado, e virou-se e, dez dias mais tarde, com essa revelação, e batizou no Nome do “Senhor Jesus Cristo”. Por que ele fez isto? Com a revelação de Deus; e tinha as chaves do Reino, irmão.

Ninguém na Bíblia foi batizado no Nome do “Pai, Filho, Espírito Santo”

Agora eu talvez os fira por um minuto, um lado de vocês, porém parem apenas um minuto. Não há nenhum lugar na Bíblia onde qualquer pessoa foi alguma vez batizada no Nome do “Pai, Filho, Espírito Santo”. Não há nenhum lugar nas Escrituras. E se há, apresente isto. E se você pode encontrar em algum lugar na história sagrada, até a formação da igreja católica, eu desejo que você apresente isto. Não há nenhum lugar, agora, e isso é verdade.
Porém agora esperem um minuto, vocês unicistas, apenas um segundo.

A cerimônia do batismo bíblico

Agora, não há nenhum lugar onde… Se algum homem puder me mostrar um texto da Escritura onde essa cerimônia foi usada na Bíblia, de “Pai, Filho, Espírito Santo”, vocês são obrigados a virem me dizer onde alguém foi batizado dessa maneira.

Será que há contradição na bíblia?

E alguns deles dizem: “Bem, eu tomarei o que Jesus disse, não o que Pedro disse”. Se eles estavam contrários, um ao outro, o que nós vamos fazer? Se tudo isto não é Deus, que parte da Bíblia está correta?
Isto tudo tem que coincidir e se unir, e somente a revelação de Deus. Nossas escolas nunca ensinarão isto. Isto é uma revelação, que você deve vê-la.
Logo, se aqueles dois homens estavam contrários, um ao outro, então que tipo de Bíblia nós estamos lendo? Como eu sei se João 14 está certo, ou não? Como eu sei se João 3 está certo, ou não? Como, como, como eu sei? Está vendo?
Porém a única maneira que eu posso ter fé em Deus,é conhecer que essa Bíblia está certa, e crer que Ela está certa, e permanecer exatamente com Ela. Ainda que eu não A entenda, mesmo assim eu A movo.
Porém quando estas contradições surgem, então eu vou diante de Deus, para encontrar a resposta. E o mesmo Anjo que se encontra comigo no encontro, e á noite, é o Mesmo Que me ensinou Isto. Vê? Agora veja se isto é, como isto está agora.
Agora, Mateus 28:19, vamos observar apenas um momento agora. E agora eu vou tomar Atos 2:38 bem aqui, onde Pedro disse: “O Senhor Jesus Cristo”. E Mateus disse: “Pai, Filho, Espírito Santo”. Ele nunca disse isso. Não há nenhum “nome”… no nome… no nome”.

Só há um nome em que devemos ser batizados

Agora ouça. Ele disse: “Batizai-os…” Não “no nome do Pai, no nome do Filho, no nome do Espírito Santo”. Ele nunca disse isso. Não há nenhum “nome… no nome… no nome”.
Ele nunca disse: “Batizai-os nos nomes do Pai, Filho, e Espírito Santo”, porque isto nem mesmo é lógico.
Ele disse: “Batizai-os no Nome (N-o-m-e) do Pai, Filho, e Espírito Santo”. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed] “… do Pai, Filho, e Espírito Santo”, a conjunção, “e… e… e”.

O batismo é correto em qual nome?

Não “nomes”, Não “no nome do Pai, nome do filho, nome do Espírito Santo”. Não: “nos nomes do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Porém: “no Nome’, N-o-m-e, singular, “do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Agora qual deles é o nome correto para batizar? É um Nome. Qual é o correto? É “Pai” o nome correto? É “Pai” o nome correto, ou é “Filho” o nome correto, ou é “Espírito Santo” o nome correto?

Jesus ordenou o batismo em um nome

É um “Nome”, em algum lugar. É isso correto? [A congregação: “Amém”. – Ed.] Bem, agora eu desejo lhes perguntar algo, então. Se o “Nome”, então, se Jesus disse: “batizai -os no Nome do Pai, Filho e Espírito…” Quantos crêem que Jesus disse isso? [“Amém”.] Isso é as Escrituras. É Mateus 28:19: “No Nome do Pai, Filho…”
[O Irmão, Branham vê uma distração – Ed.] É algo que nós… Não, é, eu pensei… Está bem, senhor. [Um irmão diz: “Dá licença, Irmão Branham?”] Sim. [“Eu quero virar esta fita do outro lado, e eu não quero perder isto”.] Está bem. [Espaço em branco na fita.]
Agora, “no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Agora ouçam, irmãos. Não há tal coisa como nome “Pai”, porque Pai não é nome. É um título. Não há tal coisa como o nome do “Espírito Santo”. Isso é o que Ele é.
Eu estava dizendo isso em um café da manhã ministerial uma certa manhã, e uma mulher… Fora de ordem, naturalmente, qualquer um que interrompa, coisa assim. Ela disse: “Espere um minuto! Perdoe-me!” Disse: “Espírito Santo é um nome.”
Eu disse: “Isso é o que Ele é. Eu sou um humano, porém meu nome não é ‘Humano’”.
Ele é o Espírito Santo. Isso não é um nome. Isso é o que Ele é. É um substantivo, naturalmente, porém não é um… É um – é um… Não é um nome.
Agora, se Ele dissesse: “Batizai-os no Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, e Tampouco Pai, Filho, ou Espírito Santo são um nome, então qual é o Nome? Nós desejamos ficar sabendo.
Agora, nós podemos tomar tudo isto em um lugar aqui, se você apenas notar e -e – e atender um pouquinho de tempo agora, ou conservar um pouquinho, de tempo, eu quis dizer. Agora note em Mateus 28:19. Agora, eu não digo que…
Você pode, talvez tenha feito isto, algumas de vocês irmãs ou irmãos. Você talvez tenha apanhado um livro, algum dia, e olhando na parte de trás dele, e dizia: “João e Maria viveram felizes para sempre”. Bem, quem são João e Maria? O que são, quem são João e Maria que viveram felizes para sempre? Há somente uma maneira que você alguma vez vai saber quem são João e Maria; que, se isto é um enigma para você, volte e leia o livro. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Volte até o princípio e leia-o até o fim, e ele lhe dirá quem são João e Maria.
Bem, se Jesus disse, Jesus Cristo o Filho de Deus, o qual disse: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo” e tampouco Pai, Filho, ou Espírito Santo são um nome. Então, se isto é um enigma, seria melhor nós voltarmos até ao principio do Livro.
Agora vamos virar de volta de volta até o 1º capítulo de Mateus, e nós começaremos ali, dá a genealogia, até que desce ao versículo 18.

Quem é o Pai de Jesus Cristo?

Agora observe, agora observe apenas um minuto. [O Irmão Branham ilustra, usando três objetos – Ed.] Este é Pai, do meu lado direito; este no meio é Filho; e este é o Espírito Santo. Agora, este é o Pai de Jesus Cristo. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”.] Deus é o Pai de Jesus Cristo. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”.] Deus é o Pai de Jesus Cristo. Nós todos cremos nisso? [“Amém”.] Muito bem.
Agora Mateus 1:18 disse:
Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando… Maria, sua mãe, desposada com José, antes que ela… que eles se ajuntassem achou-se ter concebido do…
[O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Espírito Santo”.] Eu pensei que Deus era Seu Pai. [O Irmão Branham faz uma pausa – Ed]
E dará á luz um filho… chamarão o seu nome JESUS;…
E José, seu marido, como era justo,… a não desejando infamar, porém intentou deixá-la secretamente.
Desta forma, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela está gerando é do…

Deus o Pai, e o Espírito Santo são o mesmo Espírito

[O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Espírito Santo”.] Eu pensei que Deus era Seu Pai. Agora, Ele tem dois pais, irmãos? [“Não”. – Ed] Ele não pode ter. Se Ele teve, Ele foi um filho bastardo, e que tipo de religião nós temos aí?” Você tem que admitir que Deus o Pai, e o Espírito Santo são o mesmo Espírito. Seguramente, Isto é. Seguramente, são o mesmo Espírito. Agora, nós temos terminado, e vemos isso.
E dará á luz um filho e chamarão o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo do seu pecado.
… isto tudo aconteceu para que se cumprisse…
Estou citando Escritura. Vocês ministros sabem, como o faço.
…para que se cumprisse… falou o profeta, pelo Senhor, que diz:
…uma virgem conceberá, e … dará á luz um menino,e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que é por tradução:…
[O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Deus conosco”.] “Deus conosco!” É isso correto? [“Amém”. – Ed.]

Então qual é o Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo?

[Um irmão diz: “Jesus Cristo”. – Ed.] Bem, certamente. É por essa razão que Pedro batizou-os no Nome de “Jesus Cristo”.
Porém, não me importa, se você é batizado no nome da Rosa de Sarom, Lírio do Vale, a Estrela da Manhã, isso também são títulos. Se seu coração está correto para com Deus, Ele conhece o seu coração.
Porém agora, agora, eu expressei isso. Agora, agora eu disse… Agora o Irmão Scism disse: “Agora!” Naturalmente, seguramente, isso parecia a unicidade, assim que ele estava bem a favor disso.
Agora eu disse: “Agora aqui eu desejo dizer algo para vocês agora”. Está vendo? Eu disse: “Agora eu desejo provar a vocês que estes, dois homens, diziam a mesma coisa”.
Agora, Mateus disse: “No Nome do Pai”. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed] Está bm. E Pedro disse: “No Nome do Senhor”. Mateus 28:19 disse: “No Nome do Pai”, e Atos 2:38 disse: “No Nome do Senhor”. Davi disse: “O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te á Minha destra.’” Veja: “No Nome do Pai; no Nome do Senhor”.
E Mateus disse: “No Nome do Filho”, e Pedro disse: “No Nome de Jesus”. Quem é o Filho? Jesus.
“No Nome do Espírito Santo,” foi Mateus; e Pedro disse: “No Nome de Cristo”, o Logos.
Pai, Filho, Espírito Santo, “Senhor Jesus Cristo”. Ora, é simplesmente tão perfeito o quanto possa ser. Está vendo?

Mensagem pregada pelo profeta William Branham: A divindade explicada – Parágrafos: 161-212.

Posted in Perguntas e Respostas.