UM ABSOLUTO
04 de Março de 1963
Houston – Texas – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem


1 Obrigado, irmão. Obrigado, irmão Houstra.

Boa noite a Houston. Eu certamente considero um grande privilégio estar aqui novamente, nesta noite, em Houston. Faz muitos anos desde que tive o privilégio de estar aqui. E eu tenho me assentado, nesta noite, ouvindo a cada um destes oradores.

2 E outro dia, quando havia feito planos para outra coisa, em outro lugar, e soube que esses garotos estavam enfrentando a morte, pensei: “Se acontecesse alguma coisa com esses garotos, nunca me perdoaria”, por não vir aqui dar minha opinião e fazer tudo que pudesse para ajudar essa mãe e esse pai, e esses garotos, e fazer tudo que pudesse para salvar suas vidas.

3 E Houston tem… é um lugar memorável para mim. Guarda muitas recordações excelentes que apreciei desde que fiz minha primeira visita aqui, há muitos anos, aqui no “Arauto da Fé”, irmão Kidson, e depois aqui no auditório, quando estive com o irmão Raymond Richey e os ministros da cidade.

4 E depois, é claro, o senhor Ayers, e o senhor Kipperman, na noite em que a câmera provou que eu não estava dizendo nada que fosse errado. Era a Verdade. E quando o olho mecânico da câmera captou a visão do… melhor dizendo, não a visão, mas a realidade. O Cristo que pregamos e que tanto amamos estava conosco. Ele prometeu estar conosco, e a câmera tirou a Sua fotografia. Muitas vezes eu havia dito, em tempos passados, que eu via aquela Luz o tempo todo. Mas às vezes as pessoas ficavam um pouco céticas quanto a isso, as quais não conseguiam crer que pudesse ser assim, mas naquela noite foi provado. Aquela foi a primeira vez que a Luz foi fotografada.

5 Desde então, Ela foi tirada várias vezes. Na Alemanha, recentemente, veio descendo, quando a unção se fazia presente, e quando Ela voltou a subir. E todas essas coisas não são para engrandecer algum ser humano, mas para confirmar a Presença de Jesus Cristo entre Seu povo.

6 E cremos que este mesmo Senhor Jesus está aqui nesta noite para nos ajudar neste caso. E creio que Ele está mais interessado nisso do que nós poderíamos estar. E certamente sinto compaixão junto com os pais desses garotos, e me coloco ombro-a-ombro com cada homem e cada mulher que está tentando livrá-los das garras da morte.

7 E agora, entendo que esta não é uma reunião de reavivamento, mas é apenas uma série de reuniões de oração que estão sendo realizadas em favor dessas almas que estão nas sombras da morte. E então, estou atrasado. Não falarei por muito tempo.

8 Mas eu gostaria de extrair um texto, ou melhor, um contexto, de um texto que eu gostaria de ler em dois lugares na Escritura. E vocês que têm suas Bíblias, se quiserem abrir comigo por um momento, no livro de Filipenses, capítulo primeiro, versículo vinte do capítulo primeiro de Filipenses.

Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.[Filipenses 1:20]

9 E depois também no livro de Atos, capítulo dois e versículo trinta. Vou ler do vinte e cinco ao trinta.

Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança; pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;

Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.

Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.

Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. [Atos 2:25-31]

10 Vamos inclinar as cabeças por um momento para oração.

11 Nosso Pai celestial, somos agradecidos a Ti pela misericórdia. Verdadeiramente, Senhor, a razão por que estamos aqui nesta noite é para pedir misericórdia. Não Te pediríamos isso se não tivéssemos fé para crer que isso nos seria concedido. Homens têm viajado de avião por todo o país, e orações estão subindo a Ti, de toda parte, para que as vidas destes pelos quais estamos ardentemente intercedendo nesta noite possam ser poupadas. Senhor, pedimos força para as mães e pais desses jovens.

12 E como entendemos, esse jovem entregou sua vida a Ti e deseja Te servir. E como ouvimos um dos oradores falar, que ele queria se tornar um ministro do Evangelho. Eu rogo, Deus, que Tu concedas esta oportunidade ao jovem.

13 Perdoe os nossos pecados, limpe os nossos corações de maus pensamentos e de tudo o que estiver em nosso caminho que possa impedir nossas orações de serem respondidas a favor destas pessoas.

14 Como lemos em Tua Palavra, sabemos que os céus e a terra passarão, mas a Tua Palavra não passará. Rogamos que Tu nos acrescentes, pelo Espírito Santo, o contexto que se requereria, que seria a Tua vontade Divina neste caso agora, como ouvimos o advogado e muitos outros falando. E oramos para que encontremos exatamente o que fazer a seguir. Qual é o próximo passo que vamos dar? Senhor, estamos aqui para fazê-lo. Faze-nos saber, Senhor, através da Tua Palavra. Pois pedimos no Nome do Teu Filho, o Senhor Jesus. Amém.

15 Ao ler estes poucos versículos, e ao me dar conta deste grande momento, porque é preocupante. Eu pensava, quando ouvi e recebi o telegrama daquela mãe: “O que aconteceria se fosse meu filho ou minha filha, sentado naquela fila?” E eu… Queremos fazer tudo que podemos nisso.

16 Então alguns podem dizer: “Bem, o sr. leu uma porção muito pequena da Palavra, irmão Branham”. Bem, isso também pode ser verdade. Mas veja, não é o tamanho, nem a quantidade de palavras o que importa. É o que elas significam. Isso é apenas… O que importa é que é a promessa de Deus.

17 E eu quero extrair deste texto nesta noite, ou um texto disso: “Um Absoluto”.

18 Eu escolhi este texto, faz pouco tempo, sentado no quarto do hotel, porque penso que agora precisamos de algo seguro, algo absoluto em que podemos nos agarrar e saber que é verdade. Numa hora crucial como essa, devemos ter algo que nos seja seguro, certo, algo em que possamos nos apoiar, e saber como está o caso.

19 Agora, de acordo com o dicionário Webster, um absoluto é, em si, “ilimitado em poder” e é principalmente um “definitivo”. E algo definitivo é um “amém”. É o absoluto. Como o que é… Isso é o fim. Isso é tudo.

20 Agora, todas as grandes conquistas que já houve no mundo estão ligadas a algum tipo de absoluto. Você não pode fazer nada, a menos que haja algo em que possa se apoiar.

21 Quando um jovem vai se casar com uma moça, ele deve conhecer o caráter dessa moça. Ou a moça deve conhecer o caráter desse rapaz, algo em que ela possa se apoiar. “Será este homem um homem justo? Será ele o marido correto para mim?” “Será que essa mulher me dará na vida o que eu espero dela, fidelidade e assim por diante?” E então tem que ser algo em que eles possam basear seus votos, sabendo que ali está algo que se sustentará. E é por isso que os trazemos à igreja e à Palavra de Deus, para que fiquem conectados a esse absoluto.

22 Agora, Paulo aqui, como vimos, tinha um absoluto em que fundamentou toda a sua vida depois de sua conversão, qual seja: uma vida centrada em Cristo! E que lugar para se ter um absoluto: uma vida centrada em Cristo! Era uma vida diferente da que ele tinha vivido antes, pois ele disse: “Avida que agora vivo”, a qual era diferente da que ele tinha vivido.

23 E chegou um momento em que Paulo teve sua experiência que o levou a esta decisão. Pois Paulo era um grande e poderoso homem entre os judeus, e um grande teólogo, contudo, ele não estava muito seguro de sua posição. Mas um dia, a caminho de Damasco, uma Luz, a Coluna de Fogo, desceu do Céu. E Paulo, sendo um judeu, sabia que essa Luz, a Coluna de Fogo, tinha sido Aquilo que havia – o Deus que havia tirado Seu povo do Egito. Eles haviam seguido essa Coluna de Fogo. Desse modo, sendo um judeu, perguntou-Lhe rapidamente: “Senhor, Quem és Tu?” Ele O conhecia como “Senhor”, mas: “Quem és Tu?

24 E a voz lhe respondeu da Coluna de Fogo: “Eu sou Jesus, e duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. Daquele momento em diante, Paulo entendeu que o Jeová do Antigo Testamento era o Jesus do Novo. E ele teve algo em que pôde se apoiar, e foi assim que ele pôde escrever esse grande livro de Hebreus.

25 Assim sendo, se você, se em sua vida houver um absoluto, você fará coisas que normalmente não faria, principalmente se você tiver uma vida centrada em Deus. Avida centrada em Deus leva a pessoa a fazer coisas que normalmente não faria; torna-se muito estranha, peculiar. Por que a vida cristã é tão estranha e peculiar? É porque estão olhando para a Palavra de Deus, que é quase estranha para o mundo hoje.

26 Assim, temos igrejas, e organizações, e religião, oh, temos muito disso ao redor do mundo.

27 Nas sete vezes que viajei pelo mundo, desde que estive com vocês aqui em Houston, acumulei muito conhecimento sobre os deuses e as religiões do mundo. Mas não é sobre estas coisas que estou falando.

28 Estou falando sobre um absoluto, conectados com Cristo. Então, isso faz de você uma pessoa estranha. Você faz coisas estranhas. Sua maneira de pensar é completamente diferente de como você pensava antes, porque você encontrou Algo, você ancorou a fé em Alguém que criou os céus e a terra. Este, que a Sua própria Palavra é criativa, um Deus que chamou o mundo à existência, e não há nada difícil demais para Ele. Assim, isso torna você criativo, porque você toma as Palavras Dele. E uma palavra é um pensamento expressado.

29 Agora, Paulo chegou a um ponto em que não tinha nenhuma experiência teológica, no entanto, ele tinha um testemunho pessoal. Ele havia se encontrado com Deus e sabia que fora chamado por Deus, e ninguém tinha que lhe falar nada a respeito disso. Ele estava plenamente certo de que Deus ainda continuava sendo Deus. Se o mundo simplesmente puder fazer isso.

30 E se este grupo sentado aqui nesta noite pudesse tão somente lembrar que Deus ainda é Deus, que Ele é tão capaz de responder neste caso quanto em uma cura divina ou qualquer outra coisa. Ele ainda é Deus. E se pudermos fundamentar nossas esperanças, não apenas nossas esperanças, mas um pensamento positivo sobre o que Ele diz. E sabemos que o que Ele diz é a Verdade.

31 E as pessoas agem de maneira estranha. Elas parecem simplesmente esquecer o lado negativo porque encontraram um absoluto, e este é a Palavra de Deus. Jesus disse: “Passarão os céus e a terra, mas Minha Palavra nunca passará”. Portanto, se temos a Palavra da promessa, então não há falha Nela. Ela não pode falhar.

32 Assim, estou crendo que isso é o que as reuniões de orações aqui, em que as pessoas religiosas de Houston estão interessadas, nas vidas humanas. E é para isso que estamos reunidos aqui, para invocar um poder que está acima de todas as leis e poderes feitos pelo homem, algo que pode mudar os corações dos homens, como Ele fez com o faraó do Egito. E Ele é Deus. E devemos parar agora de olhar o lado negativo, e começar a ver o lado positivo.

33 E antes que você possa ter fé, você tem que ter algo em que colocar a fé. E em que mais se pode depositar a fé do que na Palavra do Deus vivo, que criou, com os poderes do Todo-Poderoso? Em que mais podemos colocar nossas esperanças? Portanto, isso faz você ser diferente, agir diferente. Você está olhando para um Deus que cumpre Sua promessa. E quando surgem dificuldades, como as que temos agora, Ela é uma âncora. Ela é algo que te sustém, algo a que você está ligado. É uma promessa à qual estamos ligados, é a Palavra de Deus.

34 Exatamente como a âncora é o absoluto para o navio, na hora da tormenta. O navio pode estar navegando pelo mar. A âncora está na parte dianteira. Ela é o… Ela descansa. Vocês aqui em Houston, tão perto do mar, observem os navios que chegam.

35 E por que levar o excessivo peso dessa grande e poderosa âncora? Mas veja, quando as tormentas vêm, as tempestades violentas que açoitam o mar e que podem jogar a embarcação numa margem em algum lugar, e derrubá-la, ou virá-la em águas rasas. Ela entra em águas profundas e solta essa enorme âncora, que de tão fixa se arrasta pelo fundo do mar até se prender no topo de alguma montanha invisível. Então, que as tempestades rujam, se quiserem. Ela tem um absoluto. A âncora se fixa em algum lugar distante, mas está firme. E enquanto as ondas açoitam a embarcação, ela tem um absoluto, porquanto está amarrada.

36 E é dessa maneira que é um homem quando está ligado a Cristo e a Sua Palavra, e crê Nela. Há um absoluto ali, algo que o sustém.

37 Um absoluto é como a estrela do norte quando você está perdido. Quando você – Quando você perde a direção e quer encontrar o seu caminho de volta, a estrela do norte é um absoluto. Agora, existem outras estrelas, porém elas giram com o mundo. À medida que o mundo gira em torno delas, a… se afasta delas. E… Sabe, a mesma estrela da manhã é também a estrela da tarde, porque o mundo simplesmente girou. Mas existe uma estrela que não se move, e ela está centralizada bem no meio da terra. E, portanto, a… É uma estrela segura. Se você conhece a estrela do norte, sempre poderá encontrar o seu caminho de volta. Mas, oh, assim é quando um homem está perdido e não sabe em que direção seguir.

38 Bem, eu conheço uma Estrela. Oh, é mais do que uma estrela do norte. E para estar conectado e ver a Sua Presença, não importa quão perdido esteja ou onde se encontre, você pode encontrar o seu caminho de volta por meio de Sua orientação, que é a Sua Palavra. É a saída de todos os problemas. É o caminho para a paz. É o caminho para o sucesso. É o caminho para a própria Vida, é seguir essa Estrela, o Senhor Jesus. E agora, se você está ligado a essa Estrela, o Espírito Santo é a bússola que aponta unicamente para a Estrela. O Santo…

39 Uma bússola está magnetizada para o polo norte. E a única maneira, não importa em quanta selva você esteja, ou quão profundos sejam os matagais ao seu redor, ou quão nebuloso esteja o mar, o ponteiro da bússola, você pode girá-lo na direção que quiser, e ele girará de volta e apontará para a estrela do norte.

40 E quando estamos em problemas, e confiantes em Cristo, há uma coisa segura: o Espírito Santo nos apontará para a Palavra, que nos guiará à Estrela do Norte e nos concederá tudo o que necessitamos. Ele é o nosso Absoluto.

41 Para o homem que se está perdido no deserto, a bússola é aquilo que o guia para fora. Quando estamos em problemas, há somente uma coisa que é tão segura quanto a estrela do norte. Enquanto o mundo permanecer em sua posição, e girar, a estrela do norte permanecerá em seu lugar.

42 E enquanto houver uma eternidade, Cristo sempre será o Salvador, e a saída de todo problema, toda diferença, toda prova, tudo. E, portanto, nós, quando estamos ligados a Ele, não ficamos alvoroçados e todo agitados como o mundo fica: “E, oh, o que faremos quanto a isso? O que faremos quanto àquilo?” Parece que nem estamos ancorados. Mas um homem que ancorou sua alma em Cristo Jesus, sua confiança ali, sabendo que quando pede ao Pai qualquer coisa em Seu Nome: “Jesus disse: ‘Eu o farei’.” Isso resolve.

43 Isso encerra a questão. É o amém. É o absoluto. É o definitivo. Quando Jesus disse: “E tudo quanto pedirdes ao Pai em meu Nome, eu o farei.” Agora, isso é definitivo. É isso. “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.” Isso resolve. Isso é tudo, veem? Se estamos realmente ancorados e cremos Nele, e fazemos Dele o nosso Absoluto. Porque Ele o faz. Ele é o Absoluto que nos livra de todo temor. Não há temor quando você está ligado à Rocha das Eras.

44 Não há temor para o marinheiro, não importa quão duramente o barco esteja sendo atingido pelas ondas, enquanto a âncora estiver segurando no topo da montanha além. Bem, certamente. Ele sabe que o barco vai se manter. Não vai se chocar contra uma rocha em algum lugar. Não vai entrar em algumas águas rasas e virar, porque tem o absoluto ancorado no topo de uma montanha.

45 E quando um homem pode fazer a oração da fé e ancorar sua alma na Palavra de Deus, onde “todos os céus e a terra passarão, mas esta Palavra não poderá passar”, não há temor. Que venham e digam o que quiserem. Nossa fé está em Deus, somente em Deus. Nós cremos.

46 Houve um tempo em que as boas maneiras à mesa desta nação eram reguladas pela palavra de uma mulher. Creio que o nome dela era Emily Post. E assim, ela era o absoluto quanto aos modos à mesa. Se Emily Post dissesse: “Pegue e coma o feijão com a faca”, assim seria. Era assim, porque ela era o absoluto em relação às boas maneiras à mesa. Se ela dissesse: “Pegue o café do pires e beba-o dele”, não importava quão descuidado isso parecesse, ainda era o absoluto. Todo mundo se sujeitava a isso porque considerava que ela era um absoluto no tocante aos modos à mesa.

47 Temos que ter um absoluto, não importa o que estamos fazendo. Se quisermos obter êxito em algo, temos que ter um absoluto.

48 Houve um tempo em que a palavra de Hitler era um absoluto na Alemanha. Não importava o que qualquer outro dissesse, a palavra de Hitler era um absoluto. Se ele dissesse: “Morrerão”, eles morreriam. Se dissesse: “Viverão”, eles viveriam. E se ele dissesse: “Vamos à guerra” ou “não vamos à guerra”, em tudo o que se fizesse, a palavra dele era um absoluto.

49 Houve um tempo em que a Itália teve um absoluto. Essa era a palavra do seu ditador, Mussolini, o que ele determinasse. Dizem que seu motorista chegou um minuto mais cedo para pegá-lo. Ele atirou nele. Por quê? Ele afirmou: “Não quero você aqui um minuto mais cedo. Quero que você esteja aqui em ponto, exatamente na hora”. Veem? Sua palavra era absoluta. Toda a Itália se sujeitou a isso.

50 Houve um tempo em que o faraó, no Egito, era um absoluto. Mas veja…

51 Porém, todas essas decisões que eles tomaram foram decisões feitas pelo homem, e todas caíram. Por quê? Porque não estavam de acordo com o humano… não estavam de acordo com a Palavra de Deus para a vida humana. Eu quero isso, espero que se ancore. Se esperamos salvar vidas humanas, temos que estar de acordo com a Palavra de Deus e com o plano de Deus para a vida humana. E o único meio de encontrá-lo é buscá-lo em Sua Palavra e crer nisto, agora.

52 Assim, aqueles faraós. Eu estive no Egito há algum tempo, e creio que tiveram que cavar uns vinte pés [seis metros] de profundidade no solo, para encontrar o lugar onde o faraó foi colocado como um rei da terra.

53 E o grande Herodes, e tantos outros através das eras, vemos que seus reinos caíram e desapareceram.

54 Porém, há um reino que está acima de todos os reinos. É tão alto nos céus que nunca passará. E lá está assentado um Rei que quando Ele toma uma decisão sobre qualquer coisa, e nós cremos nessa decisão, ela é um absoluto. Vai ser dessa maneira, independentemente do que qualquer outra pessoa diga a respeito disso. Assim é sempre.

55 Bem, nossa Suprema Corte. Nossa Suprema Corte é um absoluto, o fim de todos os julgamentos. Agora, temos que ter isso. Às vezes podemos não concordar com suas decisões, como não concordaram com as de Hitler e assim por diante. Mas ainda assim temos que ter esse absoluto. E o absoluto da nação em relação aos julgamentos é a Suprema Corte. Nossas cortes locais de justiça podem julgar qualquer coisa e sentenciar, porém, a Suprema Corte tem a palavra final sobre todas elas. Temos que ter isso. Como uma nação, temos que aceitar suas decisões, porque uma nação está vinculada ao seu absoluto que é a Corte Suprema. Muito bem. Tudo deve ter um absoluto.

56 Você sabia que num jogo de bola comum tem que ter um absoluto? Sim. Qual é o absoluto de um jogo de bola? O árbitro. O que seria se não houvesse um árbitro? veem, um árbitro? Não importa onde você esteja, de que posição você vê aquilo, e diz: “Foi um lance normal”, e ele diz: “Foi uma falta”. Bem, isso é o que foi: uma falta. Por quê? Porque é a palavra dele, não importa o que dizem das arquibancadas, o que outra pessoa diz. É uma falta porque ele a chamou de falta, e ele é o árbitro. Agora, o que seria se não houvesse um árbitro? Haveria tanta confusão e tudo se tornaria um caos, a ponto de não se poder mais ter o jogo. Portanto, tem que se ter um absoluto para se ter um jogo de bola. Tem que ser dessa forma.

57 Agora, deve haver um absoluto em um semáforo. Ou melhor, um semáforo é um absoluto para o tráfego. Que tal se não houvesse um semáforo? Ou se o semáforo estivesse apagado e você descesse correndo pela rua? E alguém viesse nessa direção e dissesse: “Bem, eu cheguei aqui primeiro. Tenho que seguir por ali”. E diz: “Estou atrasado para o trabalho”. Se fôssemos falar sobre um congestionamento, e é isso que realmente se teria. Mas veja, o semáforo resolve a questão. Ele é o absoluto. Se a luz está verde: vá. Se está vermelha: pare. Se não houver um semáforo, então teremos congestionamentos.

58 E esse é o problema com a fé cristã hoje. Temos muitos engarrafamentos, todo mundo fazendo o seu próprio absoluto.

59 Bem, temos um absoluto e este é a Palavra do Deus vivo. Isso resolve a questão para sempre, não importa o que qualquer pessoa diga.

60 Quase chegou ao ponto como foi nos dias dos juízes, quando cada um tinha seu próprio absoluto. Mas todos falharam, como os faraós e assim por diante.

61 Mas o absoluto de Deus é Sua Palavra. Ele A dá: “E os céus e a terra passarão, mas Ela nunca passará”. Eu gosto disso.

62 Agora, não temos muito tempo, então vamos olhar, por uns momentos, para algumas pessoas que entraram em crises, e das vezes em que a morte esteve próxima, à semelhança do que nos encontramos nesta noite, e se agarraram a um absoluto. Vamos entrevistar algumas delas.

63 Vamos voltar a uma velha história que é bem conhecida de todos nós, nos dias quando o pecado havia se acumulado no mundo a tal ponto que Deus Se cansou dele, e o mundo ia ser destruído. E Deus deu a Noé um absoluto, que era Sua Palavra. E, não importava, esse absoluto era para salvação daquele povo. Noé sabia que o mundo ia perecer. E Deus lhe deu um absoluto, e esse era Sua Palavra, vejam, para salvar Seu povo da morte. Agora, qual era o absoluto para salvar o povo da morte no tempo de Noé? Era a Palavra de Deus. Esse era o absoluto, não importava o que alguém mais dissesse.

64 O que a ciência dizia: “Não há chuva lá em cima. Podemos fotografar a lua com nossos instrumentos. Não há chuva lá. Como é que vai cair chuva?” Se Deus disse que a chuva iria cair, Deus pode pôr chuva nos céus, se Ele assim falou.

65 Noé seguiu adiante com suas tarefas, tranquilo, preparando uma arca para a salvação do povo. Pois havia um absoluto dado ao povo para que se salvassem, se aceitassem a maneira provida por Deus por meio desse absoluto.

66 Então, depois… às vezes, quando aceitamos o absoluto… Eu gostaria de dizer isso por causa dos pais desses jovens, o que quero narrar a vocês por um momento. Agora, se…

67 Às vezes quando aceitamos, somos postos à prova, para ver se realmente cremos. Nós… Deus geralmente faz isso, e Deus opera…

68 Ele não pode mudar Seu programa porque Sua Palavra é Ele próprio. “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. O mesmo ontem, hoje e eternamente”. Portanto, é Deus sempre

69 Quando Ele é chamado a uma cena para atuar, e a decisão que Ele toma, Ele tem que permanecer sempre com essa decisão. Ele não pode mudá-la, porque Ele é infinito.

70 Agora, eu posso mudar minha decisão, você pode, porque somos finitos. Portanto, cometemos erros.

71 Mas Deus não pode mudar Sua decisão, porque Ele é infinito, e Sua decisão é sempre perfeita. Ele não pode dizer: “Eu estava equivocado aqui, e vou mudar Minha decisão”, porque isso mostraria que Deus pode mudar. E Deus não pode mudar, nem Sua Palavra pode mudar. Ele é sempre o mesmo.

72 Então Deus deu uma prova a Noé, depois que ele aceitou Seu absoluto. Noé entrou na arca. Deus fechou a porta atrás dele. Sem dúvida, disseram: “Bem, pela manhã haverá nuvens negras. E haverá trovões e relâmpagos, e as chuvas cairão”. Mas sabe, no dia seguinte, o sol saiu tão brilhante como sempre.

73 Eu imagino que os crentes fronteiriços disseram: “Vamos subir. O velho talvez esteja certo sobre isso. Então, quem sabe a ciência esteja errada e possa haver chuva lá em cima”. Porém, lembre-se, nunca havia chovido.

74 Contudo, então, no segundo dia, o sol estava tão brilhante como sempre. No terceiro, quarto, quinto, sexto e até no sétimo dia. Mas Noé havia subido até o andar superior, de modo que pudesse observar o céu. E naquela sétima manhã, quando chegou o momento em que o povo havia rejeitado o meio de salvação absoluto de Deus, para salvar a vida das pessoas, a chuva começou a cair e os esgotos transbordaram. E o barco começou a subir, e levou Noé e os demais a um lugar seguro. Claro, porque eles estavam confiando na Palavra de Deus, o absoluto, a Palavra da promessa de Deus.

75 Não importa quão mal pareça, e quão escuro fique, ainda assim creia no seu absoluto.

76 Moisés, bem, ele havia tentado salvar a vida daqueles pobres hebreus, e eles estavam, quem sabe, em piores condições, ou na mesma condição desses dois jovens que estamos tentando salvar hoje à noite. Eram escravos, e eles os matavam aleatoriamente, sempre que desejassem. E Moisés sentiu em seu coração que essa não era a vontade de Deus. Então ele tentou fazê-lo por meio da instrução escolar; tentou fazê-lo por seus próprios esforços e se deu conta que fracassou miseravelmente. Ele próprio fez algo que não era correto, porque tirou a vida de outro homem. E isso não era correto.

77 Então, ele foi para o deserto e esteve lá durante quarenta anos. Mas, um dia, ele estava pastoreando ovelhas nas partes remotas do deserto, e lá estava uma Luz em uma sarça. E quando Moisés se aproximou daquela Luz, a Voz de Deus lhe falou da Coluna de Fogo que estava por trás daquela sarça, e disse: “Moisés, Moisés”.

E ele respondeu: “Eis-me aqui, Senhor”.

78 E Ele disse: “Tire as sandálias, porque o lugar em que estás é santo. Tenho ouvido os gemidos do Meu povo. Tenho ouvido suas reuniões de oração. Lembrei-me de que lhes fiz uma promessa.” Que coisa, isso deveria incendiar os corações dos crentes cristãos nesta noite! “Eu sou Deus. Lembro-Me de que prometi isso”. Quão escriturística era aquela Voz! E Ele disse: “Moisés, estou te enviando para lá para libertá-los”. E Moisés…

79 É claro, como eu disse no começo, quando você toma esse absoluto de Deus, isso te leva a fazer coisas que, bem, às vezes é ridículo aos olhos das pessoas. Poderia você imaginar um homem que havia fugido dos egípcios, na manhã seguinte, depois de ver esse absoluto…

80 Esta Palavra de Deus lhe falou, um testemunho seguro, porque era a Palavra. A promessa estava ali, e a confirmação do grande Deus da criação, como Ele realizou um milagre na presença de Moisés e demostrou que Ele era o Deus da criação.

81 E Moisés, na manhã seguinte, pegou sua esposa e a assentou em uma mula, com uma criança no colo. E aos oitenta anos, com a barba caindo até a cintura, a careca brilhando, com um pau torto na mão, descendo ao Egito, gritando tão forte quanto podia.

“Onde você vai Moisés?”

“Estou indo ao Egito, para assumir o controle”.

“Assumir o controle?”

82 A invasão de um só homem! Por quê? Ele tinha um absoluto. Ele tinha algo. Ele tinha a Palavra de Deus, na qual podia se firmar. Um homem de oitenta anos, com uma mula e um pau na mão. Era tudo que ele tinha. Como um homem sozinho invadindo a Rússia hoje. Mas ele foi e assumiu o controle, porque tinha um absoluto. Ele havia falado com Deus. Tinha ouvido a voz de Deus. E ele… O importante é que ele o fez. Correto. Por quê? Isso esteve com ele todos os dias da sua vida. Era um absoluto.

83 Nenhum homem tem o direito de subir ao púlpito para pregar o Evangelho, a menos que tenha pisado nessas areias sagradas, onde nenhum agnóstico ou incrédulo pode explicar o sobrenatural de Deus. Jesus não deixou que Seus discípulos pregassem, não importava quão bem O conhecessem; eles tinham que ir à cidade de Jerusalém e ali esperar até que fossem revestidos do poder do Alto. Eles tinham que ter essa experiência.

84 Moisés, sabendo que era um profeta, entendeu que havia sido levantado para este propósito, mas sem esse contato pessoal, esse Absoluto, algo que lhe provasse que quando fosse até lá, teria que libertar aquelas pessoas. Ele nunca mais foi o mesmo. Ele foi até lá porque tinha o absoluto, e fez exatamente o que Deus lhe disse para fazer. Não houve medo em seu coração quando ele jogou no chão as serpentes, ou a vara, e ela se transformou numa serpente. E os personificadores carnais vieram com o seu tipo de ministério, e jogaram no chão, e fizeram a mesma coisa. Moisés havia feito exatamente o que Deus lhe dissera para fazer. Não havia mais nada para ele fazer a não ser ficar quieto e ver a glória de Deus. Então vemos que Deus pegou a serpente dele e fez que ela comesse as demais. É assim que se faz. Ele estava seguro de que o Deus que lhe ordenou fazer aquilo, podia cuidar dele numa situação difícil.

85 Não podemos nós, nesta noite, baseados nesse jovem que deu seu coração a Cristo, nos firmar neste absoluto, que Deus pode fazer o impossível se tornar possível? Ele pode mudar o coração dos juízes. Por que saltamos tão freneticamente para lá e para cá por outras coisas? Vamos colocar Deus em primeiro lugar, focar novamente na promessa. Se Deus prometeu, que Ele o faria.

86 Portanto, lembre-se, Moisés sempre foi uma pessoa diferente porque tomou a Palavra de Deus e creu Nela. E ele tinha uma promessa que lhe fora confirmada.

Quantos mais poderíamos mencionar? Não temos tempo.

87 Hoje, ao fazer algumas anotações, eu estava escrevendo aqui sobre Daniel, como foi aquilo. Como era uma pena de morte para ele orar a algum outro deus. Mas ele tinha estado em conexão com Deus e sabia que Deus era capaz de cuidar dele.

88 Os jovens hebreus seriam lançados numa fornalha ardente e queimados com um calor sete vezes maior do que se costumava aquecer a fornalha. Aqueles jovens hebreus criam em Deus. Eles disseram: “Nosso Deus é capaz de nos livrar desta fornalha.” Por quê? Eles tinham um absoluto. Eles tinham a Palavra de Deus.

89 E o Deus que pôde livrar aqueles jovens hebreus da cela da morte de uma fornalha ardente, quanto mais pode Ele livrar esse garotinho judeu aqui, que está ali numa cela de morte? Quanto mais Ele é… Ele ainda é o mesmo Jeová Deus que sempre foi. Nós, como o apóstolo Paulo, podemos nos dar conta de que o mesmo Deus vive hoje: “O mesmo ontem, hoje e eternamente”. Então, os cristãos podem segurar na mão imutável de Deus e mudar toda a situação. A oração muda as coisas. É isso que queremos fazer.

90 O que podemos dizer de Josué? Como ele atravessou o Jordão? Parecia que Deus era um militar estranho, justamente no mês de abril, quando as águas haviam subido daquela maneira. Mas Ele disse a Josué: “Pegue a arca e siga adiante”. Era tudo o que ele tinha que fazer, e Deus fez o Jordão recuar e fez terra seca, e eles atravessaram e foram libertos. Como foi aquilo!

91 Não é de admirar que Josué tenha dito: “Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

92 Como Davi, aquele grande patriarca, como gostaríamos de falar sobre ele. Não temos tempo. Porém, muitas vezes… Como ouvimos alguém falando alguns momentos atrás sobre Davi e seu pecado, mas quando tudo foi perdoado. Quando ele ia para a batalha, e como chamamos isso, no mundo: “As fichas acabaram.” [o mesmo que “a situação ficou crítica.” – nota do tradutor] E a oposição foi grande. E Davi ficou ali debaixo da árvore, em apuros, até ouvir o som vindo das amoreiras, então foi diferente. Davi se levantou e seguiu adiante, porquanto tinha um absoluto, e sabia que era Deus indo adiante dele.

93 Não poderíamos nós fazer uma oração de fé que enviará Deus a esse Conselho de liberdade condicional? [autoridades que têm poder para conceder a liberdade ao prisioneiro sob a promessa de bom comportamento – nota do tradutor] Com certeza, podemos. Cremos que podemos, se nos agarrarmos a esse absoluto.

94 “Como Abraão chamou coisas que não eram como se fossem”, porque ele tinha uma promessa absoluta de Deus, de que Deus lhe daria o seu… lhe daria um filho com Sara. E quando ela tinha cem anos de idade, ou melhor, ele, e ela tinha noventa: “Ainda assim ele não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado, dando louvor a Deus.” E nós afirmamos ser filhos de Abraão. Quando Abraão…

95 Bem, temos a Bíblia escrita desde os dias de Abraão, e todos os testemunhos que tivemos no passado, que Jeová cumpre a Sua Palavra, que Cristo é o Filho de Deus. Ele é o Mediador entre Deus e o homem. E não há outro mediador além Dele. E Ele prometeu: “Se pedirdes ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, será concedido”. E nós afirmamos ser filhos de Abraão, quando “Abraão chamou as coisas que eram como se não fossem, porquanto creu em Deus”. Perfeitamente. Eu creio nisso com todo o meu coração.

Avida centrada em Cristo de Paulo era o seu absoluto. Isso o ancorou.

96 Cristo foi o absoluto da ressurreição, como lemos aqui. Ele disse: “Deus fez um juramento a Davi que não deixaria Sua alma no inferno”. Um juramento é o fim de todo conflito. E Ele jurou que não deixaria Sua alma no inferno, mas que O ressuscitaria. E, portanto, Ele confiou em Deus; e foi crucificado, morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus, porque creu em Deus.

97 Quanto mais, com o exemplo que Ele nos deu, podemos tomar o absoluto! Se Cristo pôde tomá-lo com base em uma única promessa ali, quanto mais podemos tomá-lo, com milhares de promessas! E com o Sangue de Jesus Cristo ali para limpar o nosso caminho, e nos atravessar para o outro lado desse grande abismo de pecado que nos separava, de incredulidade, de Deus, e nos trazer diretamente a Sua Presença, para falar com Ele, quanto mais poderia ser! Sim, temos que ter um absoluto.

98 Estou pensando em alguém neste momento, enquanto encerramos, que foi George Washington. Quando a América era jovem e lutávamos pela vida, a vida desta grande nação que temos. George Washington era um cristão. Ele era um crente. E lá no Valley Forge , disseram-me que dos soldados americanos apenas cerca de um terço deles tinham sapatos. E o inverno estava gélido, a zero grau de temperatura, e o rio estava congelado e transbordando. E os britânicos do outro lado. E a vida desta pequena nação estava por um fio.

99 O que ele fez? Ele era um cristão. Ele saiu durante a noite e se ajoelhou na neve, e orou até ficar molhado com a água da neve até em torno da cintura. E ele ficou ali e orou até obter o absoluto, a reposta de Deus, que Deus lhe daria a vitória.

100 E no dia seguinte, o Valley Forge não era nada para ele. Atravessou o Delaware, avançou através do gelo com soldados malvestidos, quase congelados, com os pés descalços no chão, na neve, e a conquistou, mesmo quando três balas de rifle atravessaram seu casaco. Por quê? Ele estava confiando no absoluto de uma oração respondida. Amém. As próprias origens de nossa nação se basearam nessas coisas.

101 O que há com as pessoas hoje que dizem ser cristãs? Por que estamos desnorteados em uma hora como esta? Não estejamos desnorteados. Sejamos soldados. Sim, senhor.

102 Ele orou até obter a resposta. Então, não obstante o rio turvo, e os soldados descalços, independentemente da circunstância, eles puderam conquistar aquilo porque Deus assim havia dito. Nem mesmo uma bala de um rifle inimigo pôde matá-lo. Certamente. Por quê? Ele havia tido uma reunião de oração. Ele obteve a resposta.

103 Quão bem foi uma noite, quando o apóstolo Pedro estava na prisão, e eles iam matá-lo na manhã seguinte. Ele ia morrer sob a pena de morte, como este pequeno judeu está indo agora. Porém, o que fizeram? Fizeram a mesma coisa que nós aqui em Houston estamos tentando fazer. Fizeram uma reunião de oração na casa de João Marcos. E enquanto estavam orando, o Anjo do Senhor foi até a prisão e abriu as trancas da prisão, e abriu os portões. E além disso, tirou Pedro, que foi direto para a reunião de oração.

104 Eu creio, nesta noite, que esse mesmo Deus vive. Se Ele não é o mesmo Deus, então há algo errado. Certamente.

105 Como se fez aquilo? Por uma reunião de oração, por cristãos fiéis que criam e creram que Deus libertaria seu irmão da pena de morte. Eles eram cristãos que permaneciam a noite inteira, e prostrados sobre seus rostos, e clamavam e oravam.

106 Como ouvi um dos ministros, há um tempo atrás, dizendo que iria clamar a noite toda. O problema é que hoje em dia as pessoas esmorecem. Elas ficam cansadas, com sono. Mal conseguem ficar sentadas durante uma reunião de dez minutos. Bem, é algo errado.

107 Se vocês amam a Deus, bem, bem, deveríamos estar ocupados. Deveriam ser nossas esperanças, nossos desejos. Deveriam ser. Tudo o que está em nós deveria ser no amor de Cristo. Amém. Somos tão preguiçosos. Ficamos tão despreocupados, enquanto o mundo está morrendo sob nossos pés. Correto. A vida dos homens perecendo, sem Deus, e nós estamos tão despreocupados a respeito disso. Enquanto pertencemos à igreja, pensamos que isso é tudo que importa.

108 Eu estava falando sobre a vinda de Cristo, há algumas semanas, em uma certa igreja. E depois, alguém se encontrou comigo nos fundos da igreja e afirmou: “Irmão Branham, você assusta muito as pessoas”.

Eu indaguei: “Por que eu faria isso?”

109 Ele respondeu: “Bem, você fala da vinda de Cristo. Eu não quero ouvir coisas como essas. Tenho um garotinho aqui que tenho que criar. Tenho uma menina na escola”.

110 “Oh”, eu disse: “a vinda de Cristo é a coisa mais gloriosa em que posso pensar”. Certamente. Vê?

111 A Bíblia diz: “Todos os que amam Sua vinda.” Oh, que coisa, no dia em que este velho mortal se revestir da imortalidade, essa casa de pestes na qual vivo será transformada, num momento, num piscar de olhos, num corpo como o Seu próprio corpo glorioso! Isso deveria ser o desejo do coração da igreja. Deveria deixar todo homem e mulher ardendo em fogo, pregando nas ruas e em todos os outros lugares, tentando salvar almas. Certamente.

112 Eu me pergunto se realmente estamos conectados a esse absoluto que dizemos ter. Estamos olhando para a estrela da manhã certa? Se estamos confiando em nossa igreja e em nossa denominação, nossa afiliação. À medida que o mundo muda, isso muda com ele, em círculos e voltas.

113 Mas há uma Estrela que nunca muda; há uma coisa que nunca pode mudar, que é Deus. Deus não pode mudar. Sua Palavra não pode mudar. Sua Bíblia não pode mudar. E se um homem é nascido do Espírito de Deus, se Cristo está nele, ele pontuará cada promessa com um “amém”. Isso é correto. Certamente.

114 Oh, claro, é de uma reunião de oração que precisamos. Devemos ser cristãos. Todos os cristãos devem fazer uso desse mesmo absoluto: a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o apoio do cristão.

115 Jesus disse em Sua Palavra: “Se vós estiverdes em Mim, e as minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito”. Pense nisso. Que outro absoluto você iria querer? Em que você poderia confiar mais do que em algo assim? “Se vós estiverdes em mim, e as minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes”.

116 Vamos pedir a Deus que opere no coração desse Juiz ou desse Conselho de liberdade condicional, e que tire esse jovem da cela da morte! Se pedirmos com fé, crendo, nessas reuniões de oração, nós o teremos. É isso, é assim que eu creio em Deus.

117 E minha fé que tenho em Deus, é por isso que estou aqui nesta noite. É por isso que cancelei outras coisas e vim aqui. Tenho que dirigir centenas de milhas esta noite, de volta a Tucson, Arizona, porque vim para unir minha fé com a de vocês. Esse é um homem. É uma alma que está lá; é alguém em necessidade. E nós, cristãos, temos que nos despertar para uma realidade, para uma fé verdadeira e genuína. Conecte-a com a Palavra de Deus e implore por essa promessa. Sim, senhor. Oh, que coisa. “Se vós estiverdes em Mim, e as minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes”.

118 E novamente: “Se o povo que se chama pelo Meu Nome se reunir e orar, então Eu ouvirei do céu”. Reunião de oração. É isso.

119 Eu creio em conversar com procuradores, e conversar com advogados, ou juízes, ou conselhos de liberdade condicional, ou o que for. Está tudo bem. Mas, irmão, se sua esperança não estiver conectada em algo mais do que em homens de mente carnal, ou mentes de homens, você certamente ficará tristemente decepcionado.

120 Mas se você puder conectar a sua fé em algum lugar que você conhece, e ficar ali e orar até que Deus responda, e você sabe, em seu coração, que o obteve, algo vai acontecer.

121 Tenho visto os mortos ressuscitarem na funerária; tenho visto os olhos do cego se abrirem, os ouvidos do surdo se destaparem. Já vi casos de pessoas tomadas pelo câncer, sarcomas, lepra, curadas pelo poder do Deus Todo-Poderoso, porque elas tiveram fé para crer que esse Deus que fez a promessa é capaz de cumprir Sua promessa. Isso é fé verdadeira e genuína, como Abraão tinha.

122 Conecte-se a isso. Fique ali e ore. Não apenas se ajoelhar e dizer: “Deus, liberte o coitadinho e envie-o para casa”. Todos nós gostaríamos disso. Mas, permaneçamos ali até que algo aconteça. Oh! Quando algo acontecer, então, essa segurança pode cair sobre este pequeno grupo de pessoas assentadas aqui neste auditório, nesta noite, pode cair sobre nós aqui suficiente fé e poder de Deus, se pudermos orar continuamente até a resposta vir, até atingirmos o alvo, até que esse absoluto desça, a mesma Coluna de Fogo que foi fotografada aqui em Houston, pela câmera de Ted Kipperman, há doze anos. Ele está aqui nesta noite, tão grande quanto Ele foi lá, para libertar esse rapaz, se tão somente crermos, porque Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Eu creio com todo o meu coração. É por isso que estou aqui, para oferecer minha oração junto com todos vocês para que Deus poupe a vida deles.

123 Então, se você puder orar continuamente até obter uma resposta, até obter a segurança, como Washington obteve, como João Marcos obteve, como Daniel obteve, como Moisés obteve, até que você obtenha um absoluto, algo em que você sabe que pode se ancorar, então: “Sobre este absoluto, edificarei a Minha igreja”, e todos os tribunais da terra não podem deter Isso. Correto. Sobre isso!

124 O próprio Deus que pôde tomar um pequeno judeu de nariz aquilino como Paulo, com raiva, e que havia ido até lá para executar a todos os cristãos com pena de morte, e que pôde mudá-lo e fazer dele um amável cristão, esse mesmo Deus que vive hoje à noite pode converter a lei em graça toda vez que que Ele entender que deve fazê-lo. Aleluia! Vão me chamar de santo rolador de todos os modos, então eu posso muito bem começar isso agora. Eu creio nesse Deus. Amém. Sim, senhor.

125 Então, Marcos 11:22, quando você orou continuamente até a resposta vir. Ele disse: “Em verdade, em verdade, vos digo, tende fé em Deus. Eu vos digo que se disserdes a este monte: ‘mova-te’.” Quando esse absoluto vier a você, quando você for ungido com esse Espírito que vai muito além de todo controle científico, antes que houvesse um átomo ou uma molécula, Aquele que chamou tudo à existência. E quando sua alma estiver ancorada nisso, não haverá nada que poderá detê-lo. Correto. “Diga a este monte: ‘mova-te’ e não duvide em seu coração, mas creia que o que você disser acontecerá, e então você pode ter o que disse”. Se isso não é um absoluto para se agarrar! Certamente é. Isso mesmo, um absoluto.

126 Agora, a nação tem um absoluto. Sua vida familiar tem um absoluto. Em todo lugar, se alguma vez se vai conquistar algo, tem que ter um absoluto.

127 Agradecemos a esse advogado. Agradecemos, oh, a todos os outros homens. Esse bom capelão aqui da Califórnia, e que mensagem maravilhosa! E nosso irmão que tentou obter o dinheiro e tudo, para tentar ajudar essa pobre mulher e seus filhos, para soltá-los. Tudo isso está bem. Agradecemos por isso. E eu sou a favor disso.

128 Mas há uma coisa além disso, amigos, enquanto estamos encerrando esta reunião, nesta noite. Temos que vincular a isso um absoluto, uma reunião de oração diante de Deus, que enviará a libertação do mesmo Deus Jeová. Ele é Deus nesta noite tanto quanto foi lá atrás. Aleluia! Você crê nisso? [Acongregação diz “Amém” – Ed.]

129 Vamos nos pôr de pé, então, e vamos fazer, nesta noite, uma reunião de oração aqui até que um absoluto aconteça. Levantemos nossas mãos diante de Deus. Ore até atingir o alvo, até que um absoluto desça em seu coração.

130 Senhor Deus, envie-nos o Teu Santo Espírito, e mande e liberte aqueles jovens lá, Senhor. Eles estão assentados nas regiões da sombra da morte. Algo está para acontecer, Senhor, e rogamos que estas reuniões de oração peguem Fogo. Eu creio em Ti, Senhor. Estou aceitando isso, e creio que Tu libertarás aqueles jovens. Conceda isso, Deus Todo-Poderoso. Nós, Tua igreja, pedimos isso, por meio de Jesus Cristo. Amém.

[neste ponto, encerra-se o processo de gravação – ed.]


UM ABSOLUTO
(An Absolute)

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham na segunda-feira à noite, no dia 04 de março de 1963, no Auditório da Cidade em Houston, Texas, EUA. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro. E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em junho de 2020.

Editora A Mensagem
Caixa Postal 21042 – CEP 91130-973
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

* Os textos bíblicos usados nesta tradução são da Bíblia Almeida Corrigida Fiel