ISRAEL E A IGREJA #5
29 de Março de 1953
Jeffersonville – Indiana – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 E nesta noite nós queremos colocá-los na Terra Prometida. Que o Senhor possa nos abençoar. Agora, nesta manhã tivemos perguntas e respostas. Puxa vida! Tivemos um punhado delas. Eu comecei, pareceu ser às nove horas e saímos às duas e meia; eu ainda estou com o bolso cheio delas; de todos os tipos. Mas talvez possamos chegar nelas nesta próxima semana. Ainda há mais perguntas colocadas aqui que eu nem vi ainda; chegaremos a elas assim que pudermos. Eu espero que o irmão Tom fique conosco a semana que vem. E então nós temos muitos pregadores por aqui; se alguém de nós ficar rouco, nós passaremos para o próximo. Então nós…
2 Esta é a minha primeira vez que eu tenho um reavivamento deste tipo em sete anos. Sete anos atrás, completando nesta próxima semana, que eu tive o meu último reavivamento aqui no Tabernáculo. Tem sido cultos de cura. Eu admito que nós tivemos maiores multidões e coisas, acima de cem mil, mas eu nunca tive um tempo melhor que este. Eu realmente tive um bom tempo.
Na noite passada eu estava babando como cavalo comendo folhas de trevo, irmão Wright, tendo um tempo maravilhoso. O Senhor realmente nos abençoou.
Ele nos abençoou hoje a tal ponto que nós quase derrubamos a casa. Isto soa como um antigo encontro de acampamento, derrubando a casa, não soa? Mas nós tivemos um bom tempo. O Senhor realmente nos abençoou. Nós cremos que Ele nos abençoará nesta noite. Nós falamos sobre muitas perguntas vitais nesta manhã, algumas delas sobre assuntos profundos da Bíblia.
3 Agora, nesta sexta que vem, nós teremos uma mensagem sobre a crucificação, nesta próxima sexta à noite, se o Senhor permitir. Nós o levaremos à cruz, O veremos crucificado, O colocaremos na sepultura e O manteremos lá até sábado à noite; mas domingo de manhã, no culto ao nascer do sol, Páscoa, nós trataremos de trazê-Lo para fora, para mostrar-lhes como Ele prova quem Ele é.
Seria muito bom, logo depois disto, se o Senhor nos permitir ter um grande culto de cura, não seria? Seria bom? Talvez consigamos a escola de segundo grau ou algo, e encher com um pouco mais de mil pessoas, e ter um grande culto de cura; anunciar nos jornais e emissoras de rádio, e assim por diante. Normalmente, milhares de pessoas assistem quando temos cultos de cura. Este é o meu chamado: orar pelos enfermos. Temos tido experiências tão maravilhosas com aquelas filas de oração!
4 E eu creio que o Senhor está preparando agora… A razão pela qual Ele me trouxe do campo e me fez ficar quieto aqui… Eu creio que este é o Seu memorial, sete anos. Eu creio que Ele vai introduzir outro período, seguir um pouquinho mais adiante. “Quando o inimigo se levantar como torrentes de águas,” Ele disse: “Eu arvorarei a minha bandeira contra ele.”
E nesta noite, eu quero ler como nosso texto, ou como Escritura…
5 E agora nós teremos serviço batismal logo a seguir. Eu não vou falar por muito tempo nesta noite. Eu tenho dito isto toda noite, dando-lhes mais ou menos duas horas e meia, assentados aí, de castigo. Mas eu – eu não posso fazer isto nesta noite, porque nós teremos várias pessoas para serem batizadas.
E na manhã de Páscoa, logo após o culto, ao nascer do sol, teremos batismo na água aqui no Tabernáculo também; batismo na manhã de Páscoa.
Eles estarão batizando hoje à noite. Nós somos “Batistas”, na maneira de batizar. Só temos que ser escriturísticos, isto é tudo. Não exatamente Batistas, mas escriturísticos; nós cremos em batismo por imersão. E agora, se você não crê desta maneira, isto ainda está bem. Mas nós cremos em batismo na água por imersão.
6 Agora, aqui há uma Escritura que eu tenho estado… Ela tem vindo a mim por anos e anos, nestes quatro últimos anos. Falhando poucas vezes. Eu podia pegar a Bíblia, e Ela se abria neste capítulo. E isto… Eu não conhecia isto até há pouco tempo atrás; até mesmo deu certo com o próprio fechamento da mensagem desta noite.
7 Na próxima semana talvez regressaremos a Gênesis ou outro lugar. Ainda não sabemos para onde iremos nesta próxima semana; será como o Senhor guiar. Mas hoje à noite…
8 Quando eu estava doente aqui há algum tempo atrás… Eu não estava doente, eu estava só esgotado. Eu só fiquei… Eu fiquei na fila de oração por oito dias e noites sem sair, sem sair da plataforma. Comia minhas refeições e dormia um pouco na plataforma. E eu disse: “Eu vou orar por todos, se eu puder”. E quando eu saí, havia vinte e oito mil pessoas na cidade para receberem oração; vinte e oito mil. Bom, isto foi o que o que disse o jornal. O “Jonesboro Sun”. Agora, então isto…
9 [Um irmão diz: “O senhor estava falando sobre a reunião em Arkansas, irmão Bill. Todos, por todo lugar onde eu fui ali, eles estavam falando sobre as campanhas de Branham em Jonesboro.”- Ed.]
Nós tivemos um tempo maravilhoso. Ali foi onde cegos, surdos, mudos, paralíticos e todos os demais foram curados. Começou a espalhar de lá para todo o mundo.
[“Eu os encontrei. Eles ainda estão curados ali, irmão Branham, daquela campanha.”- Ed.]
Isto é maravilhoso. Vocês podem ouvir isto, não podem? Oh, sim. Deus não faz um paliativo com as coisas. Ele cura. Isto é certo. Ele faz ficar bem. Agora, eu gostaria de voltar lá e ter outro reavivamento.
[Amém.] Sim, isto seria… [“Eles ficariam contentes em tê-lo; eles viriam de todos os lugares, de toda a redondeza.”]
10 Nós cancelamos a reunião lá em Memphis outro dia, onde nós conseguimos a Igreja de Cristo, ou… Não a Igreja, ou a “Juventude para Cristo” iria patrocinar o – o grande Auditório Memorial de Memphis. E o Espírito Santo disse: “Vá para casa”. Então aqui estou. Eu não sei…
Numa ocasião Ele teve Filipe num grande reavivamento e lhe disse para ir ao deserto e pregar para um só homem; ele foi ali. Isto é certo. Deixou o reavivamento no seu auge. Isto é certo. Exatamente. Nós simplesmente temos que fazer o que Deus disser para fazer.
Agora, em Josué, capítulo primeiro.
11 Na visão da ida para a Índia. Agora, vocês todos sabem a história, quando eu retornei da África; numa manhã eu estava assentado no lado da cama. Estas visões…
Quantos têm estado alguma vez nas minhas campanhas de cura? Vamos ver suas mãos. Claro. Vocês veem como as visões aparecem. Quantos estavam aqui quando eu tive uma – uma noite de culto de cura aqui? Vocês se lembram daquela vez? Estava lotado por toda a área e estava chovendo e continuando. Uma moça veio até aqui numa cadeira de rodas, estava ficando enrijecida da cintura para baixo, paralisada, estando ali por anos. O Espírito Santo disse a ela tudo o que ela tinha feito e tudo que ela deixou de fazer.
Ela disse: “Se Deus me curar, eu farei isto.”
Eu disse: “Levante-se em Nome do Senhor Jesus.” E lá foi ela andando para fora do edifício, como uma pessoa normal. Vê, vê?
Esta é a coisa que descobre qual é o problema. Você tem que encontrar a causa antes de encontrar a cura; sempre.
Então nós não queremos começar com curas, porque quando eu… Começam a tocar “Somente Crer”, e forma-se uma fila para oração. Mas agora nós queremos falar um pouquinho aqui.
12 E agora, para terminar de lhes contar esta visão. Eu a vi ser aberta diante de mim. E um Homem veio diante de mim, ele tinha umas folhas de papel. E ele pegou aquelas folhas e disse: “Você estava pensando tanto sobre o seu futuro”, e ele as jogou desse jeito em direção ao céu. Eu tenho isto escrito aqui na Bíblia. Exatamente como foi colocado na pedra fundamental, que aconteceria nos últimos dias; e todos sabem o que aquilo era. Tem sido exatamente a Palavra. Será bem deste jeito. Ele disse: “Seu futuro é claro”. E ele disse: “Como você tem pensado sobre o problema que tens tido; tudo isto te deixará. Você não terá mais aquilo”. Então ele disse: “Outra coisa”, ele disse, “Você tem estado se perguntando sobre como ter seus cultos”.
13 Todos sempre me disseram que Oral Roberts podia orar por quinhentos, enquanto eu orava somente por dois. Mas eu não sou Oral Roberts. Deus me deu um ministério. Ele deu um para Oral Roberts. Seja o que Oral faça, ele simplesmente os vai passando e impõe as mãos sobre eles desse jeito. Esta é a maneira que Deus disse a ele que fizesse. Eu tenho que parar-me ali e ver a coisa acontecer.
14 Vocês têm que observar, amigos. É uma coisa perigosa. Lembrem-se, e se Deus colocou uma maldição sobre a pessoa para um certo propósito para ocasionar alguma coisa, e aqui vem o profeta, tira a maldição daquela pessoa, e eles ainda não fizeram aquilo? Então você está em problemas com Deus.
Olhem a Moisés, nosso personagem sobre quem estamos falando nesta noite. Deus lhe disse: “Vá e fale com a Rocha”; ele foi e feriu a Rocha. Mas Deus tratou com Moisés.
Veja Eliseu, aquele jovem profeta, um jovem que ficou calvo. As crianças começaram a rir dele e disseram: “Careca, por que você não subiu?” E aquele profeta irado se virou e amaldiçoou aquelas criancinhas, em nome do Senhor. E duas ursas mataram quarenta e duas crianças inocentes. Agora, você não pode dizer que essa é a natureza do Espírito Santo. Mas foi um profeta furioso. Certamente. Temos de ter cuidado.
15 Olhe para João, certa vez, disse: “Devemos chamar fogo do céu e queimá-los?”
Jesus disse: “Vós não sabeis de que espírito sois.” Entende?
Você tem que ser cuidadoso, atuar com calma e cautelosamente, observar o que o Espírito Santo diz para fazer.
16 Uma jovem senhora veio à minha casa, aqui, há não muito tempo atrás, ela tinha recebido oração tantas vezes, até que foi ungida cinquenta vezes, eu acho. Como que tudo aconteceu. Eu orei por ela ali. Mas sentamos em uma sala numa manhã, quando o ANJO do Senhor se aproximou; Ele começou a falar-lhe, dizendo exatamente o que ela tinha feito, e algo que ela estava escondendo lá na sua alma; que estava lá por mais de oito longos anos. Ela não contou para ninguém. O psiquiatra não pôde tirar aquilo dela. Ela quase desmaiou, caiu no chão e começou a gritar.
Eu disse a ela: “Vá acertar isto, e Deus te curará.” Isto é certo.
Ela foi, trouxe seu marido, consertou a coisa e voltou. Hoje ela está curada. Quantos aqui, no edifício, sabem a respeito de quem eu estou falando? Muitos de vocês sabem, com certeza. Eu penso, se não estiver enganado, a mulher pode estar assentada aqui agora. Foi uma coisa muito constrangedora, mas Deus fez a obra.
17 Agora vejam, todas as orações, todo o barulho, todo o expulsar de espíritos malignos; ela estava escondendo seu pecado no fundo do coração, o qual ela não queria contar para ninguém o que tinha feito. Mas o Espírito Santo revelou o segredo do coração dela. Ela foi e consertou aquilo, então ela foi liberta. Deus não abençoará encima de pecado. Você tem que limpar isto primeiro. Isto é certo.
18 Agora, quanto a ir lá, irmão Roberts, Ele me disse: “Simplesmente como você se sentir guiado”.
Então Ele me levou a Durban, África do Sul, onde nós tivemos cem mil pessoas na reunião, na última reunião. Tivemos trinta mil convertidos em um dia, quando eles viram o que o Senhor tinha feito, como Ele fez grandes e poderosas obras. E lá, então eu estava assentado lá de novo; Ele me mostrou outra multidão, do mesmo jeito que foi mostrada aquela outra multidão passando.
Então Ele me virou desse jeito, e um ANJO desceu com uma luz, e a acendeu. Eu vi um oceano de pessoas, e elas eram pessoas indianas enroladas em vestes indianas. Ele me contou, disse… E eu vi o ANJO vir bem perto. E eu disse: “Quem são estas pessoas?”
E Ele, o outro ANJO que estava do meu lado, aquele que você vê lá atrás na foto, bem, Ele – Ele veio perto de mim e disse: “Haverá trezentos mil daqueles naquela reunião”.
19 Agora, escrevam isto na sua Bíblia e observem quais serão as notícias. Quando eu voltar da Índia, terá havido trezentos mil que foram à reunião lá, numa só vez. Eu estou esperando por cem mil conversões de uma só vez. Você vê? É a única coisa que vai barrar a onda de comunismo agora, quando quarenta por cento da Índia se tornou comunista.
20 Olhe, se a igreja (eu digo isto com respeito) se a igreja não puder produzir mais do que ler, escrever e aritmética, e o lado psíquico do Evangelho, os indianos estão acabados. Os indianos, como os nativos da África têm que ver o poder de Deus em demonstração. Têm sido enviados missionários por mais de cinquenta anos para a África. E quando os assim chamados cristãos foram, eles estavam carregando pequenos ídolos de barro debaixo de seus braços. Bem, o missionário disse a eles… Bem, sobre cura, eles conseguem cura daqueles ídolos; não através do ídolo, mas através de Deus. Deus passou por alto nas suas ignorâncias. Mas quando chegou ao ponto onde eles teriam que ser curados, o missionário lhes disse: “Oh, aquelas coisas, aqueles dias passaram. Nós vimos isto no seminário. Veja, aquilo já passou. Não há mais tal coisa como aquela.” Bem, ele carregava seus ídolos para cura.
21 Eu lhes disse que o próprio Deus que o missionário falou a respeito, é o cabeça de toda cura. E provei isto para eles na plataforma; então eles aceitaram a Cristo e voltaram para a selva por lá. Um dos companheiros que voltou, está batizando uma média de mais de mil por semana; ele mesmo é um nativo. Esse é um missionário. Deus está fazendo um trabalho bem rápido.
Quantos têm ouvido da “As Asas da Cura”, o doutor Wyatt e eles. E meu amigo do peito, Raymond Huckstra? Claro, ele pregou bem aqui neste Tabernáculo, Raymond Huckstra. Ele foi ao oeste da Índia, ali encima e fez um reavivamento; e teve muitos milhares de convertidos ali. Vê o que Deus está fazendo? Oh, oh, olhe, há…
22 Deixe-me perguntar – dizer isto. Deixem-me dar-lhes uma ilustração. Aqui… Aqui é uma esfera; aqui, outra esfera e aqui, uma outra esfera. Agora, aqui em baixo está a igreja nominal. Agora aqui em cima, aqui está o sublime, aqui é onde nós deveríamos estar, bem perto da porta do Céu, onde o poder de Deus está gotejando. Tudo bem. Isto goteja nesta, goteja através desta e então através desta aqui. Esta é a igreja nominal; ela segue com profissões frias e – e um pequeno assunto ritualista; esta é a igreja nominal. Eles só têm uns pinguinhos. A próxima igreja aqui em cima, Evangelho Completo, conseguem algumas das bênçãos, mas eles se desviam para ismos. Nós temos que nos elevar a esta próxima esfera aqui, antes que venha o rapto. É exatamente isto. Isto é certo. Você tem que subir naquela, antes que você possa ter isto. E isto é a verdade.
23 Agora, escrevam isto nas suas Bíblias. Ele nunca me disse nada, desde que era um bebê. E a Coluna de Fogo… E minha própria mãe sentada ali atrás agora, que tinha quinze anos quando eu nasci, ela abriu a janelinha, e o ANJO do Senhor entrou e ficou lá. Aquilo, desde aquele tempo, até onde posso me lembrar, Ele nunca me disse algo que fosse errado. E aqui estou eu, bem na cidade onde nasci e fui criado. Alguns de vocês que não são daqui, procurem saber na cidade e perguntem a qualquer pessoa se alguma coisa foi dita alguma vez em Nome do Senhor, que não tenha acontecido exatamente como Ele disse. Então, eu sei que é certo; (você vê?) é Deus.
24 Agora, no final daquilo, no fim daquela visão, eu vi minha Bíblia vindo a mim e se abriu em Josué, capítulo 1. E aquilo tem estado constantemente diante de mim. Oh, eu não consigo me afastar disto.
E nesta noite eu quero ler isto, porque levaremos os filhos de Israel ao outro lado: Josué o grande líder. Então nós voltaremos a Números, e continuaremos a nossa lição e ver sobre isto nos próximos vinte ou trinta minutos mais ou menos. Nós teremos o culto batismal, para que façamos nosso… Você possa se aprontar para isto.
25 Agora ouçam com atenção enquanto nós lemos em Josué capítulo 1. Depois da morte de Moisés, foi onde nós os deixamos na noite passada, é isto certo? Moisés, onde nós deixamos Moisés? Em pé no monte acenando para seu povo. E ele iria morrer estando ali. E ele olhou e lá estava a Rocha ao seu lado. Ele simplesmente subiu na Rocha, os ANJOs vieram e o levaram.
Tudo bem.
E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e desde este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos Heteus e até o Grande Mar do poente do sol, será o vosso termo.
Nenhum homem se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás.
Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
26 Agora nós voltaremos ao livro de Números e continuaremos onde nós deixamos na noite passada.
Agora eu quero sua total atenção só por alguns minutos, porque vocês estão apertados, muitos em pé e assim por diante; nós sentimos por isto, mas não podemos fazer nada; o Tabernáculo não é maior. Agora nós deixamos Moisés…
Os filhos de Israel tinham saído do Egito. Eles entraram no deserto e começaram a murmurar. Deus enviou serpentes ardentes entre eles e os picou; eles estavam morrendo aos milhares. Então Ele fez uma expiação, uma serpente de bronze. Oh, quão formoso! Aquela serpente de bronze falava de juízo, ”julgamento Divino e pecado já julgado“. Gênesis 3:14, Deus já tinha julgado a serpente. Então em Êxodo 17, nós encontramos que aquele bronze fala de julgamento Divino, o altar de bronze. Logo, também nos dias de Elias nós encontramos que o céu se tornou como de bronze. Bronze sempre é símbolo de juízo Divino.
27 Nesta noite as nações estão se tornando como bronze: símbolo de que o julgamento está próximo. E eu creio que nós estamos vivendo no encerramento da história do mundo. Eu creio que o julgamento Divino está sobre as nações e Deus tem permitido estas coisas. Por negligenciarmos a Cristo, esta é a razão que o comunismo varreu a terra. Nós pegamos milhares de porcos e os matamos e os queimamos nas campinas. Não pudemos caminhar no reto e estreito caminho. Trouxemos de volta o uísque e a cerveja. Queimamos o trigo, o temos pisoteado. Jogamos fora o algodão, e centenas de criancinhas têm quase morrido congeladas, este ano. Muito bem, nós temos isto agora; o comunismo tem entrado e tem tomado controle.
28 Não é de se admirar que o cristianismo nem pode levantar uma bandeira; é porque… Não porque Cristo não seja capaz, mas porque aquelas pessoas não farão isto. A Mensagem está pronta, o poder de Deus é suficiente. Homens e mulheres estão com medo de irromper aquelas esferas adentro, diante de Deus, e ousar confiar Nele; tomar Sua Palavra.
29 Moisés, então, ele falhou com Deus. Moisés é um tipo da igreja organizada. Agora, desculpem-me por isto, irmãos, mas eu quero que escutem com atenção. Todas aquelas coisas foram sombras e tipos.
E hoje vocês ouvem pessoas dizerem: “Oh, eu pertenço a tal e tal. Eu pertenço aos Metodistas”. Não somente estes, mas pessoas Pentecostais, pessoas da Santidade, “eu pertenço às Assembléias; eles são os maiores! Eu pertenço à igreja de Deus”. [O irmão Branham estala os dedos – Ed.] Deus não se importa nem um pouco com algum deles, ou nenhum deles. Não, senhor. Deus está interessado no indivíduo, em qualquer homem ou mulher que ouse confiar Nele.
30 Moisés foi um tipo da igreja organizada da qual… Ele era a lei. E Moisés glorificou a si mesmo diante do povo ao invés de glorificar a Deus. E Deus Se afastou dele.
E hoje as igrejas têm começado a glorificar-se a si mesmas ao invés de glorificarem a Deus. Eles estão tentando conseguir mais membros, melhores igrejas, melhores órgãos e melhores bancos e uma igreja maior. Deus não [O irmão Branham estala os dedos – Ed.] se importa nem um pouco com isto. Você deveria estar glorificando a Deus. Eu prefiro ter uma pequena missão em algum lugar, limpo, debaixo de uma árvore ou algum lugar, onde eles possam realmente se sentirem livres e gritar e louvar a Deus e ter um bom tempo, do que todas aquelas grandes catedrais do mundo. Amém. Isto é certo. Deus tem terminado com as eras da igreja.
31 Agora observem, Ele condenou a Moisés porque ele glorificou a si mesmo.
E vocês simplesmente os observem hoje. Estas grandes igrejas, todas elas estão querendo que vocês vão para suas igrejas e organizações. E cada pregador está puxando, tentando colocar uma pena em seu chapéu; ele sairá e dirá: “Bem, eu posso ser um presbítero do distrito. Eu posso ser isto, aquilo e aquilo outro”. Irmão, eu quero ser um cristão. Isto é o que homens e mulheres precisam, é de Cristo.
32 Oh, quando eu começo a vê-los, ver a maneira que eles estão fazendo.
Me faz lembrar há não muito tempo atrás, eu estava numas pequenas férias depois de voltar da África. Eu estava aqui encima nas matas do norte, lá nas fronteiras com o Alaska, milhares de milhas da rodovia. Fui mata adentro por seis dias a cavalo, ficando bem afastado de tudo. E eu fui por lá, eu estava cavalgando em meu cavalo um dia e, de repente, ele ficou assustado. Um urso pardo levantou-se e ele ficou assustado. E eu estava descendo, e ele começou a correr e nós nos afastamos de lá. Fizeram uma queimada por ali e havia um monte de grandes árvores altas que restaram lá. E elas pareciam brancas com o reflexo da lua, oh, tão impressionantes e fortes como elas poderiam ser. Toda a vida tinha saído delas. E eu ouvi o vento uivando, e o vento passava no meio delas, produzindo um gemido, você sabe, e tudo o que aquelas velhas árvores faziam era ranger e grunhir, e ranger e grunhir.
33 No livro de Joel, diz: “O que a lagarta deixou, o gafanhoto comeu, o que o gafanhoto deixou, o pulgão comeu”. Essas igrejas, oh, sem dúvida, exatamente como aquelas árvores; elas uma vez foram grandes estátuas vivas; os Metodistas, os Batistas, os Presbiterianos, os Pentecostais. Mas vou lhes dizer: o fogo e o calor do – deste mundo queimou toda a casca deles; eles estão em pé como um punhado de grandes tumbas agora, somente erigidas ali, sem nenhuma vida neles. Amém. Isto é certo. E quando o poderoso vento vem do céu, desce, a única coisa que eles fazem é ranger e grunhir, e gemer, e falar contra Isto. Aleluia! O que nós precisamos é de alguém que aceite isto.
34 E eu observei lá naquele lugar, que aquelas árvores novas que estavam florescendo, elas eram flexíveis; elas cediam com o vento, balançavam para lá e para cá desse jeito, tendo um bom tempo. Eu disse: “Isto me faz lembrar um bom e antigo reavivamento do Espírito Santo, enviado por Deus. Aleluia!
Quando sinais e maravilhas começam a vir para a igreja, as grandes velhas igrejas começam a queixar-se: “Eu não creio nestas coisas, isto é fanatismo. Os dias de milagres passaram”. E o vento soprando e descendo, o mesmo que os faz gemer, dá aos outros regozijos. Aleluia!
E quando você sacode essa árvore, toda vez que ela é sacudida, ela afrouxa as raízes para que possa se aprofundar e ficar mais segura. Aleluia! Isto é o que nós precisamos nesta noite, uma boa e antiga sacudida do Espírito Santo, descer (Glória a Deus!), obter uma antiquada aproximação a Deus. Toda sacudida e puxada que o Espírito Santo dá em você, Ele está afrouxando toda a terra ao redor das raízes, para que Ele possa cavar mais fundo, dar uma firmeza melhor. “Estar enraizados e plantados em Cristo Jesus”. Aquelas experiências, experiências de cura, experiência do batismo do Espírito Santo, experiência dos dons do Espírito (Aleluia!), somente te ancoram em Cristo, quanto mais forte Ele soprar.
35 Deixe a igreja ranger e gemer se ela quiser. Deixe-a dizer: “Os dias de milagres passaram”, se eles quiserem. Eles estão mortos mesmo! Oh, eles dizem: “Nós somos a igreja”. Aquelas árvores também eram.
Mas olhem para eles, nenhuma casca neles, cheios de bolhas, toda a casca queimada. Eles não podem transportar a vida para cima; esta é a razão. Se aquelas árvores tivessem cascas e elas pudessem transportar a vida para cima, elas viveriam outra vez. Mas toda a casca se foi delas, e fizeram seus rituais e coisas; assim que não podem nem mesmo ter casca nelas. Nada mais, a não ser ranger e grunhir quando o vento sopra.
Mas Deus enviou o vento apesar de tudo. Assim esta igrejinha está crescendo, um punhadinho, eles estavam tendo um grande tempo com Ele, enquanto os demais estavam irritados com aquilo. Oh, que coisa! Nós necessitamos do poder de Deus na igreja.
36 Agora, quando eles saíram, Moisés morrendo, eles começaram a ir em direção à Terra Prometida. Eu tenho que apressar-me agora, porque não temos muito tempo.
Mas eles se dirigiram para a terra prometida, quem se interpôs no caminho deles? Um dia houve um rei que ficou muito empolgado a respeito daquele bando de Hebreus vindo por ali. E eles sabiam que Deus estava com eles. Então ele foi e conseguiu um profeta para vir e amaldiçoá-los, o qual se chamava Balaque. E o velho Balaque teve um… Balaque tinha um profeta chamado Balaão. E Balaão montou na velha mula depois de que ele… Deus tinha lhe dito para não ir. E você sabe, ele desceu montado na sua mula, com alguns servos. Ele estava indo amaldiçoar a Israel. “Com certeza, eu vou cuidar daquele bando de santos roladores para você. Vou dar um jeito neles”. Então ele montou na mula e foi direto pra lá. A primeira coisa que você sabe…
37 A mula teve mais visão espiritual do que aquele pregador. Isto é certo. A mula viu o Espírito Santo lá no caminho com a espada desembainhada. Ela correu para o campo, espremeu o pé do velho pregador na parede. Irmão o que nós precisamos hoje é de mais mulas para se montar. Você não crê nisto? Isto é certo. Sim, lá vem ela. Ela correu para o campo; ela viu o ANJO do Senhor em pé no caminho.
E então no momento seguinte ela… O Espírito – Espírito Santo foi mais adiante para uma faixa estreita do caminho e ficou ali outra vez. Então a primeira coisa que você sabe, ele começou a esporear a velha mula tentando fazê-la seguir, e a mula se deitou. Ele começou a chutá-la e bater nela com uma vara, e a mula se virou e falou com voz humana, disse: “Não tenho te servido bem em todas estas coisas?” E o profeta estava com tanta raiva, que nem notou o que a mula estava dizendo. Oh, que coisa!
38 Se Deus pode usar a língua de uma mula muda para falar, com certeza Ele pode usar um homem ou uma mulher que se renda a Deus. Aleluia!
E logo então, assim que as escamas caíram dos olhos do pregador, ele olhou e viu qual era o problema. Lá estava o Espírito Santo, ou o ANJO do Senhor, no caminho.
Ele foi pelo seu caminho e pensou que iria amaldiçoar aquele povo. Então quando ele foi ali… Nós encontramos uma boa ilustração disto aqui em Judas, se nós lermos. Ouçam. Quando ele desceu lá, ele disse… Agora, observem Balaão. E Balaque foi mostrar Israel a Balaão. Então ele vai e constrói seu altar. Ele era um profeta, Balaão o era. Então ele lhe mostrou uma parte de Israel, só a pior parte.
39 E é exatamente como o diabo faz hoje, ele te mostra a pior parte da coisa. Isto é o que o diabo mostra a alguns destes pregadores modernos de teologia, diz: “Agora, olhe aqui, você conhece John Doe que vivia aqui, ele fugiu com a esposa de fulano de tal. Não há nada nesse bando de santos roladores”. Ele não pensou em alguns em sua própria organização que fizeram a mesma coisa. Isto é certo. Mas eles acobertam.
40 Mas escutem, ele mostrou para ele uma parte de Israel. Então ele o levou de novo e mostrou esta outra coisa por aqui. Mas quando ele chegou num ponto… E Balaão, ele pensou: “Certamente se Israel fez errado…” Eles fizeram errado. Eles fizeram quase tudo errado de acordo com o calendário de Deus. Mas o que… E Balaão pensou que um Deus santo certamente amaldiçoaria um povo que tinha feito tanta coisa errada. Ele pensou: “Com certeza Deus vai fazer isto”. Então ele desceu ali, e estava tão louco por dinheiro, a ponto que ele não pôde ver a razão por que Deus não os amaldiçoava. E toda vez que ele tentava amaldiçoá-los, ele os abençoava. Ele entregava sua profecia, e pegava seu manto e sua parábola, e ao invés de amaldiçoá-los, se tornava em bênção para eles. “Que boas são as tuas tendas, ó Israel, quão grandes elas são”. Ao invés de amaldiçoar, era uma bênção.
41 O que Balaão falhou em ver, é o que os modernos pregadores e as pessoas modernas falham em ver hoje na igreja cheia com o Espírito Santo. Eles dizem: “Eu sei que muitos deles chamam a si mesmos disto, aquilo e aquilo outro e muitas coisas que eles têm feito”. Eu admito isto, irmão. Eles dizem: “Eles tocam trombeta sobre isto, e eles fizeram isto e fizeram aquilo”. É verdade, eu admito que eles fizeram errado.
Mas o que Balaão falhou em ver, foi a Serpente de Bronze e a Rocha ferida que ia diante de Israel, fazendo expiação. Era o chamado de Deus, a eleição de Deus. Eles eram o povo de Deus. Aleluia! Deus os tinha chamado e separado, e colocado a Serpente diante deles como uma expiação, e uma Rocha ferida; e Balaão não viu isto. 66 Nestes dias, os modernos pregadores não veem o poder do Espírito Santo, o ferido Jesus Cristo, e que nós estamos em Seu Corpo; por um Espírito somos todos batizados em um Corpo e nos tornamos membros deste Corpo. E isto é o que o homem moderno falhou em ver ali. Diante dessa igreja do Espírito Santo avançando, eles falharam em ver isso, a essa Rocha ferida, aquela Serpente de bronze indo diante da igreja, fazendo uma expiação. Balaão falhou em ver.
42 Então quando Josué chegou ao fim… Josué tomou o lugar de Moisés. Josué esteve no arraial todo o tempo. Ele e Calebe foram os únicos que começaram lá atrás, que continuaram. Agora, a geração completa morreu por causa da incredulidade. Ele colocou Josué para ser o líder, ele e Calebe.
Agora observem, como a igreja tem falhado… A coisa que tem estado na igreja todo o tempo, ainda que não se reconheça, os dons do Espírito, a manifestação do Espírito é o que está levantando a igreja agora e avançando.
43 Olhem lá nos dias passados, eles fixaram suas tendas. Havia uma Coluna de Fogo que os guiava. E toda vez que a Coluna de Fogo se movia, eles se moviam com Ela. Permanecia sobre as tendas. E se fosse dez horas da noite, ou duas horas da tarde, milhares de trombetas soavam ao mesmo tempo; cada israelita desmontava sua tenda, tirava suas estacas, ajuntava tudo e seguia a Coluna de Fogo.
Oh, isso seria uma boa coisa hoje! Eles seguiram a Coluna de Fogo. E então, onde a Coluna de Fogo parasse, eles acampavam embaixo dela. A igreja perdeu aquilo.
44 E nos dias de Martinho Lutero, depois de cinco – quinhentos anos de eras negras, Martinho Lutero viu a Coluna de Fogo se mover e ele saiu da igreja Católica e seguiu a Coluna de Fogo e trouxe dezenas de milhares deles para fora.
Então Martinho Lutero acampou debaixo da Coluna de Fogo. E quando ele chegou a isto, a primeira coisa que se sabe, ele fez uma grande organização chamada igreja Luterana. Mas um dia a Coluna de Fogo começou a mover-Se outra vez. Mas Martinho Lutero não pôde seguir porque ele estava organizado. Ele teve que ficar ali. Isto é correto.
E um pequeno companheiro na Inglaterra, chamado João Wesley viu isto. E Martinho Lutero disse: “O justo viverá da fé”. E agora, João Wesley disse: “Jesus sofreu fora da porta, para que pudesse santificar o povo com Seu próprio sangue”. Ele viu a santificação. A Coluna de Fogo se moveu, mas Lutero não pôde mover-se, porque estava organizado.
45 Deixe-me dizer isto para você, irmão. Deus, em sua Bíblia nunca teve uma igreja organizada. Isto é doutrina. A igreja Católica diz que eles são a igreja mãe. Eles são a igreja mãe. Eles são a mãe das organizações e Apocalipse 17 diz a mesma coisa. Isto é correto. Eles são a primeira igreja organizada e aquelas são apenas pequenas – pequenas filhas que saíram dali. Leiam Apocalipse 17. Entraremos nisto na próxima semana. Muito bem.
46 Então, eles não puderam mover-se. Então Wesley viu a Coluna de Fogo e moveu atrás dela. Ele deu um grande… Ele salvou as nações. Mais ou menos três ou quatro nações estavam em decadência moral, e João Wesley viu a Coluna de Fogo e começou o reavivamento de Wesley que correu ao redor do mundo; e veio até aqui, ele e Asbury e todos eles, e salvaram o dia. Correto.
Então, a primeira coisa que você sabe, Wesley organizou-se tão fortemente, e a Coluna de Fogo começou a mover-Se novamente. Wesley não pôde mover-se porque estava organizado. E os Pentecostais viram isto e foram. Isto é certo. Deixou Wesley sentado na sombra. Deus o colocou na prateleira com Lutero. Certo. Agora, a primeira coisa que você sabe, eles tiveram um grande reavivamento, um reavivamento Pentecostal, restauração dos dons e assim por diante.
E agora, a primeira coisa que você sabe, a Coluna de Fogo tem começado a mover-Se novamente. Mas os Pentecostais estão tão organizados, eles não podem avançar… Estão tão organizados, tão cristalizados, a ponto de não poderem sair. Correto. Isto é a verdade. Mas a Coluna de Fogo está movendo-Se irmão, e há pessoas que estão seguindo com Ela. Aleluia! Nós estamos a caminho da Terra Prometida. Sim, senhor.
47 Quando Moisés falhou, Josué viu a Coluna de Fogo mover, disse: “Venham filhos, nós estamos a caminho”. Ele os levou até o Jordão. Oh, quando eu penso sobre isto, quão bonito! Ele disse: “Agora, antes de cruzarmos, vamos deixar alguns espias darem uma espiada”.
Vocês sabem o caso da prostituta, a Raabe. Raabe, a prostituta, melhor dizendo, como ela pendurou a corda vermelha e salvou sua casa. Pela fé ela salvou o dia; e ela se salvou e a sua família. Todos os muros caíram, menos a parte dela, porque havia uma cordão vermelho na sua porta.
48 Como nós vimos na noite passada, o ANJO da morte vindo. Há uma cordão vermelho na sua porta antes daquele grande abalo chegar? Ele disse: “Uma vez mais Eu abalarei não somente a terra, mas também o céu. E nós recebemos um – um reino que não poderá ser abalado”. Hebreus. Correto. Estamos vivendo nessa hora. Agora, observem.
49 Eu vejo Josué, o jovem líder. Deus o encontrou. Ele disse: “Não fique assustado agora. Você… Meu servo Moisés é morto, mas levante-se e atravesse o Jordão. Nenhum homem, em todos os dias da sua vida, será capaz de parar diante de você. Como Eu fui com Moisés, Eu serei contigo. Não temas, seja forte e muito corajoso”. Que coisa! Eu posso ver aquele velho guerreiro caminhando por ali, companheirinho humilde. Ele estava em… Ele havia reunido a todo Israel, e olharam para o Jordão. Foi no mês da colheita, Abril. Nessa época a neve já tinha se derretido na Judéia, e havia um grande rio lá, muito cheio.
50 Eu tenho… Eu lhes disse que tenho um filme desse rio, onde alguns de nossos irmãos estiveram lá recentemente, e eles estavam tendo uma reunião ali, ou só passando por lá, se aprontando. Eu vou lá para uma reunião. E havia mais ou menos quarenta deles. E chegaram naquele lugar e gritaram e quase arrebentaram todos os arbustos lá. E eles foram onde Jesus foi batizado por João. Todos eles começaram a gritar, pularam na água e batizaram um ao outro novamente. Claro, alguma coisa simplesmente rasga a alma de um homem quando ele pensa nisto.
51 O velho Buddy Robinson, quando ele foi lá… Alguns de vocês Nazarenos deveriam obter aquilo. Ele estava dirigindo seu velho Ford modelo T, indo pela mesma jornada que os filhos de Israel foram. Ele disse: “Glória a Deus! Pare a coisa. Eu não consigo aguentar mais”. Ele desceu, e começou a rodear e rodear o carro, gritando o mais forte que ele podia. Disseram que entrou no carro e disse: “Funcione essa coisa novamente; vamos”.
52 Há alguma coisa a respeito disto. Aleluia! O que é isto? Há um fundo aqui clamando por outro fundo. Irmão, eu creio que quando há um fundo clamando aqui, há um fundo para responder a isto. Enquanto houver uma fome no coração humano agora para mover-se e fazer alguma coisa para Deus, isto mostra que há uma coisa empurrando, descendo para nós. Nós estamos perto disto, irmão. Escutem nesta noite. Eu creio nisto, em Nome do Senhor, que as coisas que nós temos feito, são coisinhas mínimas, com relação ao que Deus está para fazer agora mesmo. Vocês ouvirão a respeito de grandes coisas.
53 Agora posso ver Josué ali, de pé. Como vai ele cruzar o rio? Olhem para eles. Agora, eles não tinham arcos, grandes construtores de pontes, aço e materiais, ou madeira para construir pontes naqueles dias. Eles não tinham nada disso. Mas Josué olhou naquele Jordão lamacento, ele olhou para trás e viu aqueles milhares vezes milhares de Judeus. Ele disse: “Deus fará um caminho”. Deus lhes tinha prometido.
54 E se Deus promete, Ele manterá Sua Palavra. Se Deus promete te curar, Ele fará isto. Se Deus promete te dar o Espírito Santo, Ele fará isto. Você somente venha, se arrependa e seja batizado em Nome de Jesus Cristo e creia Nele e observe o que acontece. Isto é certo. Você será cheio com o Espírito Santo. Deus está obrigado para com Sua Palavra. Ele não pode retirar Sua Palavra. Ele tem que cumprir Sua Palavra para ser Deus. Ele tem que cumprir.
55 Agora, observem Josué em pé ali, olhou tudo ao redor.
Oh, que coisa! Nós vamos nos colocar em pé ali também num destes dias. Nós vamos nos colocar em pé no fim da estrada, quando o lamacento Jordão… Você está sadio nesta noite, amigo. Pode não ter nada de errado com você. Mas num destes dias o médico vai estar no seu quarto e vai dizer: “Não há nada mais que possa ser feito”. Aqueles batimentos cardíacos vão estar caindo. Aqueles jovens anos terão passado. Alguma coisa te atingiu. O medico dirá: “Não há nada que possa ser feito. Sinto muito.” Ela é uma mulher jovem, rapaz novo, jovem ou velho, o que for, mas não há nada que possa ser feito. Ao sair do quarto, você sentirá esses vapores frios da morte flutuando no quarto; aquele velho Jordão parecerá lamacento e difícil. Oh, que coisa!
56 Que você possa ser como Josué. Ele olhou, em pé lá no monte, e lá estava a Arca do Pacto, que ficava no meio. Ele tinha algo que ia entre ele e os seus problemas.
E nesta noite nós temos a Arca: Cristo Jesus, que se põe entre nós e a morte. Em algum destes dias quando o último fôlego deixar nosso corpo, eu quero correr para o rio e dizer: “Abra-te Jordão, eu estou indo ver meu Senhor”. Eu creio que a Estrela da Manhã virá, descerá pelo vale da sombra da morte, iluminará o caminho, e o Espírito Santo abrirá duas brilhantes asas através do Jordão, e levará nossas almas cansadas a uma terra melhor. Amém!
Agora, observem isto.
57 Então Josué olhou, ele tomou a Arca do Pacto e disse-lhes: “Ajuntem-se aqui; santificai-vos para amanhã; e preparem-se, porque vocês verão a glória de Deus”. Então ele soube que Deus estava com ele.
Então ele tomou os sacerdotes e eles colocaram a Deus primeiro; a Arca diante dos sacerdotes, diante da congregação. Os fez ficar a uma certa distância até que a Arca fosse primeiro.
Irmão, irmã, se você colocar Deus em primeiro lugar em tudo o que você fizer, você estará fadado a acertar. Coloque a Deus primeiro.
E eles foram carregando a Arca. E quando os sacerdotes colocaram os pés na água, Deus fez o Jordão rolar para trás; ele se moveu para trás. Ele se colocou lá em forma de uma Coluna, e Israel passou em terra seca e construíram seu acampamento.
58 Josué estava caminhando por lá alguns dias mais tarde, só olhando ao redor do lugar. Tudo estava fechado ali em cima, porque seu Deus tinha posto medo em todos os moradores da Palestina, ao redor de Jericó. Josué estava caminhando por lá e olhou, e viu Alguém. Ele puxou sua espada, ele disse… E este outro Homem puxou Sua espada. Ele disse: “Por quem tu és? És tu dos nossos ou dos nossos inimigos?”
Ele disse: “Não, mas eu sou Capitão dos Exércitos do Senhor. Tire os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é lugar santo”. Ele encontrou Jesus ali, face a face, o Capitão dos Exércitos do Senhor. E Ele lhe disse o que fazer: marchar ao redor das muralhas, soar as trombetas, gritar e as muralhas de Jericó cairiam. E eles tomaram a terra da Palestina. Estabeleceram-se lá como Deus lhes tinha prometido, porque a promessa de Deus era para eles.
59 Agora, meu irmão, nesta noite nós estamos no nosso caminho para a Terra Prometida. Em alguns minutos estaremos sepultando pessoas neste tanque batismal para a remissão dos seus pecados, crendo no Senhor Jesus. E eu quero dizer isto: se você não fez seu chamado e sua eleição firme em Cristo, que você possa fazer isto nesta noite. Você não… Você diz: “Bem, irmão Branham, Deus não me quer; eu não sou digno disto”. Sim, você é.
60 Há não muito tempo atrás, eu estava em um Museu lá no Tennessee, e eu estava olhando para diferentes coisas, e eu vi uma… A análise de um corpo humano, de um homem que pesaria umas cento e cinquenta libras [Cerca de 68 kg. Ed.] Você sabe quanto ele era, quanto ele valia? Oitenta e quatro centavos, em substâncias químicas; oitenta e quatro centavos. Um corpo humano pesando cento e cinquenta libras, valia oitenta e quatro centavos em substâncias químicas. Suficiente cálcio para fazer certa coisa, e suficiente cal para pulverizar um ninho de galinha e assim por diante. Tirado desse corpinho que você tem, de oitenta e quatro centavos. Mas você põe um casaco de pele de cem dólares ao redor destes oitenta e quatro centavos, empina o nariz para o alto e caminha como se você fosse alguém. Põe um chapéu de cinquenta dólares encima destes oitenta e quatro centavos. Havia um sujeito em pé ali e disse: “Nós não valemos tanto, não é George?”
Eu virei e disse: “Mas, rapaz, seu corpo não vale muita coisa, mas sua alma vale dez milhões de mundos. O que você me diz disto?” Ele estava mostrando seus músculos, quão grande ele era. Eu disse: “O que você me diz disto?” Os homens gostam de se gabar sobre o que são.
61 Há não muito tempo atrás no oeste, eu estava tendo uma reunião. Eu fui jantar na casa de um velho fazendeiro. Oh, bem, alguns de sua família tinham sido curados. Ele estava me dando um cheque que compraria uns quarenta e cinco Tabernáculos como este, se eu tivesse aceitado. Eu disse: “Eu não quero seu dinheiro.”
Howard, meu irmão, estava comigo, disse: “Billy, por que você não pega este cheque?”
Eu disse: “Eu não quero seu dinheiro.” Deixe-me viver um dia após o outro. Eu não estou atrás de dinheiro. Eu estou querendo servir ao Senhor Jesus.
62 Ele estava ali quando aquela mulher foi curada lá longe, os Melikians na Califórnia. Vocês podem ver no jornal de Louisville. Quando eles vieram aqui, dois ou três daqueles agentes, e trouxeram um milhão e quinhentos mil dólares, e ofereceram para mim, quando eu morava em dois cômodos. Eu disse: “Eu não quero nem mesmo olhar para isto. Não senhor, não senhor”. O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. Fique longe desta coisa.
63 Um fazendeiro caminhou para fora dali e disse: “Reverendo Branham?’
Eu disse: “Sim, senhor.”
Ele disse: “Você vê aquelas montanhas lá longe?”
Eu disse: “Sim, senhor.”
“Quão longe o senhor acha que elas estão?
Eu disse: “Eu não sei.”
Disse: “Elas se estendem por oitenta milhas.” [Cerca de 128 km. – Ed.] Disse: “Eu sou o dono daquilo e além daquilo. É minha pastagem.”
Eu disse: “Que coisa! Isto é maravilhoso.”
Ele disse: “O senhor vê lá embaixo, vê aquela cidade?” Ele disse: “O banco daquela cidade é meu; toda aquela terra ao redor de lá pertence a mim.” Oh, tudo o que ele tinha…
Parado na sua pequena carroça… Eu olhei para ele, um homem muito bom. Eu coloquei minha mão em seu ombro e disse: “Irmão, eu quero te fazer uma pergunta.”
Ele disse: “Tudo bem.”
Eu disse: “Olhe para cima. O que você possui lá em cima?” Vê?
Ele disse: “Irmão Branham, eu sinto dizer, eu não possuo nada.”
Eu disse: “Lá é onde está meu tesouro agora. Eu não tenho nada aqui embaixo. Só uma… Tenda, chalé, por que deveria preocupar-me? Eles estão construindo um palácio para mim ali. De rubis e diamantes, prata e ouro. Seus cofres estão cheios e têm riquezas incontáveis. Sim, senhor. É onde as riquezas estão; lá encima. Onde estiver o seu tesouro, aí estará o seu coração também.”
64 Eles estavam tirando uma oferta uma vez para Gypsy Smith. E quando eles voltaram para a parte de trás do edifício naquela noite, havia uma menininha pobre toda maltrapilha parada ali. Ela estava toda… Suas roupas estavam todas rasgadas. Ela tinha alguma coisa; ela disse que queria ver o senhor Smith. Então Gypsy Smith disse: “O que você deseja, querida?”
Ela disse: “Senhor Smith, eu não tenho nenhum dinheiro para te dar”, mas disse: “há mais ou menos um mês atrás era Natal e alguém me deu este pirulito. E eu gosto tanto do senhor, senhor Smith”. Disse: “Meu pai foi salvo, ele não é mais um bêbado.” Disse: “Eu pensei em trazer este pirulito para o senhor.”
O senhor Smith pegou o pirulito, com lágrimas rolando em sua face. Acariciou a mão dela e disse: “Querida, na minha oferta desta noite há mais de mil dólares em cheques, mas este é o mais valioso presente de todos. Ele veio do seu humilde coraçãozinho.” Oh, que coisa!
65 O que vocês têm nesta noite, amigos, afinal de contas, você não é nada. Por que você não dá tudo o que você tem a Cristo? Venham, vamos cruzar o Jordão. Vamos passar e possuir a Terra. Você diz: “Bem, irmão Branham, eu tenho um bom emprego aqui na cidade. Eu sou… Eu pertenço a certa organização aqui nesta cidade.” O que você é afinal de contas? Dê o que você tem a Ele. Vamos nos ajuntar aqui ao redor do Jordão e cruzá-lo nesta noite, entrar na Terra Prometida. Que o Senhor possa te ajudar. Eu oro para que Ele ajude, enquanto nós inclinamos nossas cabeças.
Eu gostaria de poder pregar um pouquinho mais, mas eu estou rouco. Está bem assim. Vamos inclinar nossas cabeças só por um momento.
66 Senhor Deus, estamos parados aqui perto do Jordão nesta noite, a ondas lamacentas estão se movendo além. Sabemos que num destes dias teremos que descer ali. E eu percebo que lá, mais além, diante de cada um de nós está um enorme buraco negro, uma porta muito profunda chamada morte em que os homens entram. E eu sei que cada vez que meu coração bate, bate para mais perto dela. E eu terei que descer ali, Senhor. E todo homem e mulher, rapaz ou moça aqui, terá que chegar àquele lugar. Quanto tempo nos resta? Só Tu sabes. Mas Senhor, eu não quero chegar lá como um covarde; eu não quero descer ali gritando: “Senhor, dê-me mais alguns dias para me arrepender.”
Eu quero chegar como um herói. Eu quero chegar como o velho Paulo, dizendo esta única coisa: “Eu O conheço no poder de Sua ressurreição.” Não por apertar a mão de algum pregador, não por colocar meu nome no livro de alguma igreja e algumas gotas de água respingadas encima de minha cabeça. Eu quero conhecê-Lo no poder de sua ressurreição, para quando Ele me chamar pelo nome, eu me levantarei de entre mortos. Oh, Deus, que este possa ser o desejo de cada coração aqui nesta noite.
67 Se há homens e mulheres, rapazes ou moças, que não conhecem a Ti como Aquele que perdoa os pecados, e têm seus nomes escritos no Livro da vida do Cordeiro, que eles possam fazer suas decisões agora mesmo. Conceda isto, Senhor. Nós amamos as pessoas. E Tu tens confirmado Teus cultos por todos os lugares. E nós sabemos que Tu estás aqui.
E nós estamos pensando sobre Israel cruzando o Jordão. Bem, Tu prometeste isto a eles, Tu deste isto a eles.
E Tu nos destes. Senhor, que nós possamos nos levantar e ir possuir nossas possessões nesta noite. Conceda, Senhor.
68 Enquanto estamos com nossas cabeças inclinadas, eu gostaria de saber se há uma pessoa aqui nesta noite que diria: “Irmão Branham”, sinceramente do fundo do coração, “eu quero ir até o Jordão. Eu quero atravessar, mas eu não estou pronto para ir. Eu detestaria encontrar com o Senhor nesta minha condição. Eu vou levantar minha mão e dizer: ore por mim, irmão Branham”. Faça isto.Você faria? Eu farei isto. Levante sua mão agora. Quem é você? Deus te abençoe. Que coisa! Mãos levantadas por todos os lados. Alguém mais erga sua mão, diga: “Irmão Branham, ore por mim.” Deus te abençoe. Deus te abençoe, senhor. Deus te abençoe irmã. Deus te abençoe senhora. Deus te abençoe rapaz. Deus te abençoe senhor. E você lá atrás. Muito bem. Alguém mais, levante sua mão.
69 Agora, olhe gente, esta pode ser a última reunião do Evangelho em que você estará. Quando eu saio e volto, minha esposa diz: “Bill, você sabe o fulano de tal?”
“Sim.”
“Eles morreram. Este um foi assassinado. Aquele outro teve um ataque cardíaco.”
“Oh, você fala sério?”
“Sim.”
Oh, eu penso: “Que coisa! Eu me lembro que fiz uma chamada de altar certa vez, e vi aquele homem sentado ali. Eu tive vontade que ele… Meda, eu disse: Sabe alguém … Ele foi salvo?”
“Não, ele morreu de repente, voltando do trabalho. Ele estava calçando os sapatos e morreu. Ele morreu em um acidente. Não acordou do seu sono; foi para cama numa noite e nunca despertou.”
Eu penso: “Oh, que coisa! Eu preguei para aquele homem, para aquela mulher, também para esses jovens.
70 Agora não julgue mal as coisas, amigo. Você realmente é um pecador nesta noite? Agora, escute. Se você não nasceu de novo, você ainda está longe de Cristo. Você quer recebê-Lo? Se você quer… Quantos de vocês querem recebê-Lo? Nós não temos espaço aqui para uma chamada de altar. Mas se você levantar e disser: “Irmão Branham, ao me levantar, eu estou dando este testemunho: eu quero aceitar a Cristo agora mesmo como meu Salvador. Eu quero me afastar desta velha condição em que eu estou vivendo.”
71 Você será suficientemente honesto em seu coração para levantar-se? Quem será o primeiro a se levantar e dizer: “Eu quero aceitar…” Deus te abençoe irmão. Há três homens em pé. Só um momento. Deus te abençoe, senhora. Permaneça em pé por um momento senhora, se você desejar. Deus te abençoe. Alguém mais? Deus te abençoe. Deus te abençoe, filho. Alguém mais? Deus te abençoe, senhor. Alguém mais fique em pé e diga: “Eu quero aceitar a Cristo agora mesmo. Eu quero sair da minha condição.” Deus te abençoe, senhor. Alguém mais? Deus te abençoe, com sua mão para cima, lá atrás com o bebê. Deus te abençoe, senhora. Continue em pé. Alguém mais levante, bem depressa agora.
E aqui, e algumas de vocês criancinhas, aqui em cima? Você, moça, Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe lá. Permaneçam em pé, se desejarem. Deus te abençoe menininha. Alguém mais quer aceitar a Cristo, fique em pé. Isto mesmo. Deus te abençoe. Deus te abençoe. Levante-se. Alguém mais diga: “Eu quero aceitar a Cristo agora mesmo. Eu quero que o senhor se lembre de mim, irmão Branham, agora mesmo.” Você ficaria em pé? Estou esperando por você. “Eu quero aceitar a Cristo.” Você sabe que é um pecador, ou é a dúvida… Irmão Branham… Nesta tarde… O que…
[O irmão Branham continua a chamada de altar, mas as palavras não são inteligíveis – Ed.]
***********************