O RESULTADO DA DECISÃO
08 de Outubro de 1955
Chicago – Illinois – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer.
Vamos permanecer em pé apenas por um momento enquanto oramos, enquanto inclinamos nossas cabeças.
Nosso Pai Celestial, Te agradecemos por esta maravilhosa oportunidade que temos, de entrarmos em Teus átrios com ações de graças em nossos corações. Somos tão agradecidos, pois nos enviastes Jesus e nos salvastes quando estávamos ainda em pecado. Quando estávamos enfermos e os médicos já haviam desistido de nós, Tu O enviaste e nos curaste quando já não havia mais esperança.
2 E então, pela gloriosa oportunidade que temos de dar nosso testemunho, falando a outros, e os persuadindo para virem e crerem Nele e serem salvos, sabendo que isto é apenas o começo, este é apenas o penhor da nossa salvação, de que algum dia estes vis e velhos corpos terão de ser transformados. Eles serão imortais então, nunca mais envelhecerão ou adoecerão. E, esta alma que temos agora nunca morrerá. Ela irá… Um dia estará acima das tentações, e viveremos em Tua Presença, como Teus filhos. E agradecemos-te por estas grandes coisas.
Pai, oramos nesta noite, se há alguém aqui sem esta esperança, que eles possam vir e recebê-Lo esta noite. E se há alguém aqui com o corpo enfermo, que possam ser curados nesta noite. Traga de volta, Senhor, aqueles que têm se desviado. E receba a glória para Ti. Pois nós Te pedimos no Nome de Teu Filho Amado, Jesus. Amém.
Vocês podem se assentar.
3 Boa noite, amigos. É um privilégio estar novamente aqui na Lane Tech High School, às portas do encerramento desta convenção de avivamento. Hoje tem sido realmente um grande dia para mim.
Eu tive o privilégio, esta manhã, de estar com os Homens Cristãos de Negócios, os Homens de Negócios do Evangelho Completo, em seu café-da-manhã no – um de seus amáveis hotéis aqui na cidade, aonde muitas pessoas se reuniram. E tivemos um tempo de regozijo e descanso. Ouvimos diferentes mensagens de ministros. [O Ir. Branham limpa sua garganta. – Ed.] Perdoem-me.
4 E eu apenas me assentei e regozijei e – e chorei de alegria. E Tommy Hicks, um pequeno ministro do Texas, tão somente um rapazinho do campo que Deus levantou e tem – trabalhado. Ele não professa ter quaisquer dons ou coisa alguma; ele é somente um pregador com muita fé. E Deus o tem usado maravilhosamente para trazer almas a Cristo em – no interior do país. E esta manhã ele nos deu seu testemunho, como Deus o enviou à Argentina, e como ele viu o – o Primeiro Ministro ali, e – como ele trabalhou pela fé, e como Deus esteve com ele. Eu lhes digo, foi um relato que faria ministros sentirem-se envergonhados de si mesmos; aqueles que não tentam fazer algo por Jesus. E que história maravilhosa.
E amanhã à tarde, ele será meu convidado aqui para a – para a pregação da tarde, para falar ao povo sobre sua viagem “por detrás da Cortina de Ferro”, amanhã à tarde. E eu estou certo de que vocês apreciarão a maravilhosa pregação que nosso irmãozinho trará amanhã à tarde. E agora, se for possível, certamente apreciaríamos que vocês viessem, e ouvissem o irmão Tommy Hicks, amanhã à tarde.
5 Desta vez ele está com um ministro, chamado Valdez, que está tendo um culto em algum tipo de centro de avivamento. Eu creio que é no Milwaukee, creio que seja lá. [Um irmão fala com o Ir. Branham – Ed.] Oh! Desculpe-me irmão Tommy. Sinceramente, eu nem mesmo lhe vi assentado ali. Deus sabe que isto é verdade. Bem… Agora eu poderia – não sei o que dizer agora. Eu… Bem irmão Tommy, eu – eu jamais poderia dizer nada ruim a seu respeito, e eu – eu apenas – eu, na sua ausência, apenas diria o mesmo que na sua presença, de qualquer forma. Portanto, isto é – isto é somente… Bem, eu não sabia que estava falando aquilo tudo estando em sua presença. Eu também sou do interior, irmão Tommy. Mas você sabe às vezes Deus usa rapazes do interior, não usa irmão Hicks? Certamente que Ele usa. E então eu – eu sou muito grato pelo irmão Hicks estar aqui esta noite.
E o irmão assentado com ele, eu o encontrei esta manhã. Eu não consigo nem mesmo lembrar o seu nome agora. Eu conheço um homem que viajou onde o irmão Hicks e eu não viajamos, eu penso, ao redor do mundo ou… Ele tem tido grandes experiências no estrangeiro. Qual é o nome do irmão [Alguém diz: “Sumbroe.” – Ed.] Sumbroe, irmão Esther Sumbroe. E temos certeza… Fiquei feliz ao ouvir sua pregação esta manhã. Aquilo emocionou nossas almas ali no encontro dos Homens Cristãos de Negócios.
6 Agora irmão Hicks, eu posso continuar e dizer o que eu ia dizer; posso?
O irmão Hicks disse… Vocês sabem que o – que eles lhe disseram ali que ele não poderia ver aquele governante na Argentina. É ele um Primeiro Ministro, ou algo assim? [Um irmão responde: “Presidente.” – Ed.] Presidente. Agora vocês sabem quão bem eu entendo de relações internacionais. Se o Presidente disse que não poderia vê-lo… Aquilo levaria muitas semanas, vinte e quatro dias ou, vinte e quatro horas, ou algo assim, irmão Hicks foi…
Ele disse que, bem, claro aquilo era o lado científico acerca daquilo. Mas disse que ele nunca aprendeu pela ciência, que o besouro era muito pesado para voar, que ele simplesmente não poderia voar. Então, o besouro o que a ciência estava dizendo sobre ele, e assim ele simplesmente voou de alguma maneira. E foi assim que ele fez… Eles dizem que milagres não podem acontecer, mas nós deveríamos fazer exatamente como o besouro; não deveríamos irmão Hicks? Simplesmente voar de alguma maneira e fazer a obra do Senhor.
Agora, amanhã à tarde o irmão estará aqui, e eu estava pensando… Confundiu-me um pouco quando eu vi o irmão Hicks assentado ali.
7 O irmão Valdez está aqu?i Ele – ele não está aqui. Tudo bem. Disseram-me que ele tem um maravilhoso centro de avivamentos ali, e eu iria dizer que o irmão Hicks estava tendo culto ali esta noite, mas isto seria um erro. Então, estejam aqui amanhã à tarde para ouvir o irmão Tommy contar o restante de sua história. E vocês, que estiveram ali esta manhã, ele apenas contou a respeito da Argentina e – e um pouco dos países satélites da Rússia. Amanhã à tarde será algo novo, que vocês ainda não ouviram, portanto, ainda aqueles que ouviram hoje, vocês venham amanhã e ouçam o restante disto.
E então, amanhã à noite será o encerramento da convenção e da pregação. E se o Senhor quiser, eu orarei pelos enfermos novamente amanhã à noite. E então, que o Senhor seja amável com vocês. Eu simplesmente oro para que Ele os abençoe ricamente e abundantemente.
8 E agora, nós… Vocês que são visitantes aqui na cidade, ou que são de fora, e que estão aqui para estarem conosco nesta convenção e nas reuniões, encontrem uma destas boas igrejas repletas do Evangelho para irem à escola dominical. Isto estaria muito bem. Eu não sei quantos ministros estão aqui na reunião. Eu nunca – não sei onde são suas igrejas, exceto a do irmão Joseph ali, que é na Rua Clark, a Igreja da Filadélfia.
E se vocês puderem, vão e visitem o irmão Joseph. Ele é alguém que eu… Alguém ligou para minha esposa há não muito tempo atrás e disse… Minha esposa disse: “Alô”.
E disse: “Irmã Branham, o irmão Branham está no exterior?”
Disse: “Não, ele está na América.”
Disse: “Ele está em casa?”
Disse: “Não.”
Disse: “Bem, ele está… Onde ele está?”
“Ou ele está em Chicago ou Shreveport, Louisiana, um dos dois. Ele vai ali mais do que a qualquer outro lugar.”
E aqui estão os dois colegas assentados juntos… Suas igrejas. O irmão Joseph aqui de – de Chicago e o irmão Jack Moore, de Shreveport, Louisiana.
Então, eu estou ao redor de Chicago. Eu espero não perder as boas vindas a qualquer outro lugar. E eu espero poder voltar a Chicago em algum tempo outra vez. [A congregação aplaude. – Ed.] Eu oro para que eu seja uma bênção para vocês. Muito obrigado. Gentilmente agradeço. Isto me faz sentir duplamente bem vindo, saber que vocês me receberiam outra vez.
9 Agora nós vamos tentar orar por tantos quanto pudermos. A noite passada nós tivemos um tipo diferente de fila de oração. A primeira que tive desde há muito tempo, e eu não tenho visto com o irmão Joseph a respeito dos testemunhos que estão vindo. Espero que eles sejam grandes.
E agora, nesta noite, não sei exatamente… Os rapazes me disseram que eles distribuíram uma centena ou mais de cartões de oração alguns momentos atrás. E nós estamos muito entusiasmados de ir e começarmos a orar por eles.
Mas apenas antes de fazermos isto, eu gostaria de continuar um pouquinho com a nossa – nossa mensagem da qual temos estado falando. E foi ali que começamos no Livro de Êxodo, desde a semana passada e então vamos tentar terminar sobre isto nesta noite, se possível. E se Deus quiser, amanhã à noite, eu quero falar sobre “Companheirismo”. Como ter um perfeito companheirismo com Deus.
10 E agora, temos estado falando sobre o Livro de Êxodo, o qual é o livro dos “chamados para fora”, o livro da redenção do Velho Testamento. Eu o amo porque é um belo livro. E eu penso que é muito proveitoso para nós estudá-lo agora, pois eu creio que a Igreja está em um outro êxodo, chamada para fora.
“Êxodo” significa “chamado para fora”. “Chamado para fora” significa: “a Igreja”. E agora, Deus está chamando o Seu povo para fora de qualquer caminho da vida, para vir e – e recebê-Lo e crer Nele. E Ele está mostrando grandes sinais e maravilhas nestes últimos dias. E Ele está chamando o povo, ministros, para fora de todos os caminhos da vida, chamando-os para o ministério.
11 E agora nós descobrimos que em… Há três assuntos no Livro do Êxodo sobre os quais nós especialmente queremos falar. E estes três assuntos são: o poder de satanás, o poder da fé e o poder de Deus.
E a noite passada nós falamos sobre “O Poder da Decisão”. E esta noite queremos falar sobre os resultados de tudo isto, Deus posicionando Israel ali na terra prometida. E para ter um texto, se fôssemos chamar assim, para obter um contexto disto… Terminando o livro, vamos ler esta noite em Josué, terceiro capítulo no sétimo versículo.
E o Senhor disse a Josué: “Hoje começarei engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como Fui com Moisés, assim Serei contigo.”
Que promessa maravilhosa foi aquilo para Josué, aquele jovem homem, líder militar que Israel tinha, e agora era o profeta e tinha que suceder aquele grande homem, Moisés.
12 Agora nós descobrimos como aquele poder da morte pode reinar através de satanás, mas ele – na morte, ele apenas pode… É o mais longe que ele pode chegar. E vamos tomar apenas um pouquinho para ter uma base agora, para chegar ao nosso – ao assunto sobre o qual queremos falar, apenas por uns poucos momentos, e tentar estar prontos para a fila de oração dentro dos próximos vinte ou trinta minutos, para que possamos dar mais tempo para a – a fila de oração.
E vocês têm ótimos ministros aqui neste lugar, os quais são pregadores, e eles podem pregar o Evangelho para vocês, mas isto… Deixe ser apenas como se fosse uma lição de escola dominical. Eu sou um tipologista. Vocês não sabiam disso, sabiam? Sim, eu vou pela Bíblia, e cavo estas pepitas, e as limpo um pouco, vocês sabem, olho para elas. Eles… E eu gosto de cavar no Livro de Êxodo, porque consigo encontrar muitas pepitas ali. E se você olhar para elas, cada uma delas é um pedacinho do Senhor Jesus, que aponta diretamente para Ele.
Isto é porque Nele habita toda a plenitude, e todas as bênçãos, toda a redenção, toda a cura. Tudo que há está fundado exatamente em Cristo Jesus. E vocês, Nele vocês tem o direito de pedir qualquer coisa ao Pai que vocês queiram, em Seu Nome. Ele disse: “Eu te concederei, Eu farei isto.” Que promessa.
13 Agora satanás faz… Nós não queremos errar. Satanás tem um poder. E este poder é a morte. E ele pode… Ele tem o – um poder de morte. Satanás é quem leva a sua vida, quando Deus o permite fazer isto. Mas Deus pode manter sua vida, e satanás não pode tomá-la até que Deus o permita fazê-lo. Ele apenas pode usar aquele poder conforme Deus o permite usá-lo. Não é isto maravilhoso? Morte… Vocês sabem, alguém disse uma vez: “O que é a morte?”
Ele disse: “Deus transformou a morte num jipinho, e a única coisa que a morte pode fazer é empurrar o crente até a presença de seu Criador.” Então, isto não é uma coisa ruim, afinal de contas, é?
Você sabe, eu não gostaria de viver nesta velha casa de pragas o tempo todo. Você gostaria? Bem, veja aqui o que quarenta e seis anos fizeram por mim. Hmmm. Eu estava pensando, não faz muito tempo, que era um garotinho de mãos gordinhas jogando bolinha de gude. Não tem acontecido, parece que, apenas duas mudanças de lua desde que eu era jovem, e ombros retos; e eu ganhei o Campeonato Bantam Weight e o Golden Gloves, e entrei na luta profissional, e pensei que era um grande sujeito.
14 Eu costumava levantar e pentear uma grande mecha de cabelo preto ondulado. E eu certamente tomaria algum tempo fazendo isto esta noite. Outro dia eu estava penteando meu cabelo, não outro dia, mas algum tempo atrás, e minha esposa disse-me.
Eu disse: “Bem querida, mas louvado seja Deus, eu não perdi nenhum dos meus cabelos.”
Ela disse ela disse: “Billy, você sabe que já está ficando careca.”
Eu : “Bem, onde você pensa que eles estão?”
Eu disse: “Diga-me você, onde eles estavam antes que eu os tivesse Eles estavam em algum lugar e eles tiveram que vir aqui. E agora, mesmo onde eles estão, estão onde estiveram antes que eu os tivesse; estão esperando que eu vá até eles.” Amém. Amém. [A congregação aplaude. – Ed.] Não é esta a verdade?
Houve um tempo quando eles não existiam, e então eles existiram, e agora eles não existem mais. Uma vez eu era, e eu sou; eu não era e agora eu sou, e eu serei novamente. Deus simplesmente toma este velho petróleo, e umidade, e – e luzes – luz cósmica, e aquilo do que somos feitos. E quanto Ele alcança esta alma aqui, e a leva para Sua Presença; então quando aquele Rei do Espírito deixar a glória, algum desses dias, o Senhor Jesus Cristo, Ele liberará o meu espírito da glória. E quando aquilo chamar, toda a luz cósmica, e o cálcio e tudo do que sou feito; e a umidade e o petróleo, se ajuntarão em um homem jovem e saudável, e eu nunca mais mudarei. Aleluia! Sim, senhor.
15 Simplesmente pense… Eu perguntei ao médico, algum tempo atrás, disse: “Doutor, é verdade que cada vez que eu como eu renovo minha vida?”
Disse: “Absolutamente.”
Eu disse: “Bem, como isto acontece?”
Ele disse: “Seu alimento se transforma em sangue, e você obtém novas células de sangue – novas células de sangue da sua comida.”
Eu disse: “Então eu quero lhe perguntar algo.” Eu disse: “Quando eu estava com dezesseis anos de idade, eu comia batatas, eu comia feijões, e pão-de-milho; exatamente a mesma comida que eu como agora. E cada vez que eu comia aquilo eu renovava minha vida e ficava maior e mais forte. Eu como o mesmo tipo de comida agora e estou ficando mais velho e mais fraco. Como é isto?” Eu disse: “Gostaria que a ciência me explicasse isto.”
Se você está derramando água em um copo e o está enchendo todo o tempo até que fique com um pouco – pela metade, e então você derrama – continua a derramar água, e o copo não vasa, mas de uma forma ou de outra, ele simplesmente não enche, e fica esvaziando todo o tempo, quanto mais água você coloca dentro, mais esvazia… Aquilo não vai funcionar. Mas Deus fez assim. Esta é a razão. Isto é correto.
16 Deus está pintando um quadro. E um homem, quando ele vem, chega a certa idade, então após algum tempo ele cessa. Deus faz um quadro exatamente onde Ele quer e diz: “É agora.” Muito bem.
Na ressurreição – é exatamente assim que nós seremos na ressurreição, bem ali quando nós estávamos no nosso melhor. Então, não temos nada com o que nos preocupar. Simplesmente sirva ao Senhor Jesus, seja nascido de novo, e Ele prometeu que nós – nós estaríamos ali, e nós estaremos ali. Não se preocupe. Muito bem.
Esta é uma promessa que você vê quando você chega ao lugar onde satanás tem tirado o bebezinho de casa, levado o bebezinho que não pode viver, e crescer. É nesse ponto que você chega quando vê sua amada esposa ser enterrada. Quando você para diante da sepultura com as nuvens negras ao redor. Oh, que coisa! Quando você ouve: “Das cinzas as cinzas, do pó ao pó.”
Mas o próximo poder da fé, a graça penetra bem ali nas nuvens escuras da morte e vê um Deus de ressurreição parado ali adiante. Amém! Ele vê a ressurreição, e por fé ele simplesmente seca as lágrimas e diz: “Glória a Deus, eu O verei novamente.” Veem É isto.
17 Deus… Pela fé Moisés comemorou a Páscoa, foi pela fé que Moisés a comemorou. E agora, nós encontramos Israel no rio em uma armadilha. Então quando Deus desceu com Seu Poder pela Luz do Espírito Santo, onde eles estavam e os guiou através da armadilha, e os colocou do outro lado, Deus mostrando Seu Poder. Ele os deixou entrar em uma armadilha para que Ele pudesse mostrar o Seu Poder. Mostrando que Ele os amava.
É dessa forma que Ele faz contigo algumas vezes. Ele permite que você fique um pouco doente para que Ele possa lhe mostrar o quanto Ele te ama.
18 Minha velha história do pastor. Disseram que houve certa vez um homem que passava pela Palestina. E ele estava – ele estava ali com sua ovelha… Ele a tinha – a perna dela estava quebrada. E ele disse: “Oh, que pena senhor”. Disse: “Suponho que a sua ovelha quebrou a perna?”
Disse: “Não, eu a quebrei.”
“Ora”, ele disse: “você é um pastor de coração cruel. Você disse que quebrou a perna de sua própria ovelha?”
Disse: “Sim. Eu fiz isto com um propósito.” Disse: “Eu não conseguia fazer que ela me seguisse, e então eu quebrei a sua perna para que eu pudesse lhe mostrar o quanto a amo, e dar-lhe alguma comida especial, e acarinhá-la um pouquinho.” E disse: “E fazer com que ela me ame para que quando a sua perna estiver curada, ela me siga corretamente, isto a manterá longe de problemas.”
19 Deus faz isto algumas vezes. Ele deixa com que algo te atinja para que Ele possa mostrar um pouquinho de misericórdia extra, vocês sabem, um pouquinho da Sua bondade, para que você então caminhe um pouco mais próximo Dele. Pois a Bíblia diz: “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.”
Então, aquilo tem que ser para o bem. Deus apenas permite que aquilo aconteça para que sirva para o bem. Ele é um bom Deus. Ele é maravilhoso.
20 Agora, nós os seguimos a noite passada através de sua jornada, encontramos quando eles estiveram famintos, Deus soprou codornizes sobre eles. E quando eles estiveram sedentos, eles feriram a Rocha, e da Rocha veio água. Nós tipificamos isto com João 3,16 para um mundo que hoje perece e está moribundo.
Então vimos que eles ficaram doentes, Deus prometeu… O que foi um tipo desta jornada hoje, em nosso caminho para a terra prometida. E eles – depois que eles deixaram o Egito, nós vimos, que eles cruzaram para o deserto; eles eram peregrinos. Eles eram estrangeiros. Eles estavam indo para uma terra prometida; eles não a tinham alcançado ainda. E eles estavam saindo de uma outra terra, e estavam no meio, em uma jornada pelo deserto, o que é um belo quadro da Igreja hoje, em seu caminho para a glória.
21 Não estamos mais no Egito, já temos arrancado às estacas de nossas tendas e saído, cruzado pelo Mar Vermelho, o Sangue do Senhor Jesus. Visto todos os velhos hábitos e coisas da vida afogados, os carrascos que nos levaram pelos bares e locais de bebidas, e assim por diante, e temos visto tudo isto afogado, como Faraó e seus cavalos. E então, agora nós estamos no deserto, nos movendo adiante, seguindo o Anjo do Pacto, o Espírito Santo. E sabendo que sabemos que estamos no caminho para uma grande terra, que estará aqui pelos dias do milênio. E nós estamos indo para aqueles mil anos de reino milenial.
Agora, muitas pessoas tipificam a terra prometida ali, Palestina, com o Céu. Não poderia ser assim. Eles tiveram guerras e coisas na Palestina. Agora, eles não terão guerras e coisas assim no Céu. Aquilo é um tipo do reino de mil anos na terra com Cristo. Três estágios da jornada. E nós estamos prontos agora, a Igreja está, em minha opinião, no nível espiritual para adentrar na terceira cena. E é sobre esta cena que nós falaremos esta noite em nosso tema.
22 Encontramos que eles precisaram de cura. Bem, então eles tinham um médico com eles, o qual era Moisés. E… Dizem, vocês sabem, que Moisés realmente era um médico. Pense que ele tinha ao redor de si dois milhões de pessoas. Quantos bebês nasciam a cada vinte e quatro horas? Quantas pessoas ficavam feridas, e enfermas, e tinham terríveis resfriados e assim por diante?
Vocês sabem, eu realmente penso que muitos destes… Se há algum médico aqui esta noite, devemos olhar no consultório médico do Dr. Moisés e descobrir exatamente que tipo de remédio ele tinha. Vocês não acham? Ele manteve dois milhões de pessoas caminhando, e não havia um frágil entre eles quando eles terminaram, durante quarenta anos. Diga: Doutor, você deveria olhar na sua maleta médica e descobrir o que ele tinha. Vamos fazê-lo. Vocês gostariam de olhar isto [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Muito bem, vamos apenas olhar e ver o que Moisés tinha.
Aqui está. Moisés abre a sua maleta médica: “Eu Sou o Senhor que te sara.” Isso é tudo que ele tinha. Amém. Era tudo que ele precisava. “Eu Sou o Senhor que sara todas as tuas enfermidades.” Esta era toda a medicina que ele precisava, e ele a praticava também.
23 Então eles chegaram a um ponto que… Moisés não podia orar por todos eles. Então Deus lhe disse para ir e levantar uma serpente de bronze, colocá-la em uma vara. Nós pulamos isto ontem à noite, apenas dissemos que eles tiveram a serpente de bronze.
Vamos tomar o símbolo daquilo. Em primeiro lugar, a serpente de bronze representava o próprio Jesus, porque a serpente representava o pecado já julgado desde o Jardim do Éden. E Jesus se fez pecado por nós, não conhecendo pecado. A serpente de bronze foi feita representando o julgamento divino. O bronze representa o julgamento divino.
Se você notar o altar de bronze, o juízo acontecia onde o sacrifício era queimado. E Elias, nos dias quando Israel havia se afastado de Deus, e haveria um grande juízo divino sobre… Ele disse que os céus pareciam como bronze, juízo divino.
E a vara, é claro, era a cruz. E a serpente de bronze não podia orar por ninguém. Eles simplesmente olhavam para a serpente de bronze e viviam: olhar e viver. E aquilo era o tipo de Cristo. Se eles pudessem olhar para o tipo e viver, quanto mais nós, não devemos olhar para o antítipo, o próprio Jesus, e viver Amém.
24 Muitas vezes encontramos que as pessoas confiam em seus sintomas, se elas recebem oração. Eu estava para verificar com o irmão Joseph, e ver quantas pessoas ontem realmente foram… Depois de uma semana inteira de ensinamento evangélico em como ser curado, que foram embora e disseram: “Bem, eu ainda tenho isto.” E você provavelmente sempre terá aquilo (Vê), se você sentir desta maneira.
A fé não vê aquilo. A fé olha para o que Deus diz. A fé não vê nenhum sintoma de forma alguma. A fé recusa-se a olhar para sintomas. Você diz: “Bem, irmão Branham, se os sintomas estão ali não deveríamos dizer que eles estão ali?”
“Não. Não, senhor.”
25 Você diz: “Ele é o Senhor que…” confessa: “Ele é o Sumo Sacerdote de nossa confissão,” Hebreus 3, e qualquer de vocês sabem que “confessar” e “professar” são a mesma palavra. Então, Ele é o Sumo Sacerdote de nossa confissão. Ele nada pode fazer até que nós primeiramente confessemos que Ele o fez.
Não há cura no homem, não há cura na medicina. Provei isto para vocês na outra noite. Não há cura na medicina, a medicina não alega curar. Aquilo é um remédio, mantém limpo enquanto Deus cura. A medicina não constrói o tecido, a medicina não pode emendar um osso. A medicina não pode curar um ferimento ou um corte. Certamente não, ela apenas mantém limpo enquanto Deus cura aquilo. Deus é quem cura. E a medicina apenas mantém aquilo limpo. Um médico lhe diria a mesma coisa.
Ele disse: “Eu Sou o Senhor que sara todas as tuas enfermidades.” Cada enfermidade é curada por Deus. A medicina apenas mantém limpo enquanto Deus cura. Agora, o remédio te mantém calmo, e assim por diante. A aspirina aquieta os seus nervos, e assim por diante, enquanto Deus promove a cura.
26 Agora observem nesta grande jornada, Deus havia dado a promessa de que Ele cuidaria deles e Ele o fez. Ele tinha de manter Sua Palavra.
Então Ele… Aquela serpente que havia sido levantada em uma vara estava representando Jesus. Então, as pessoas olhavam para a serpente e criam que Deus a tinha levantado e eram curados. A serpente não podia orar por eles. Agora eles olhavam e viviam. E, se sob aquele tipo, se eles podiam olhar e viver; quanto mais não devemos nós quando até mesmo recebemos oração um pelo outro para viver…
27 Notem, sintomas. Ocorre-me pensar em um companheiro que estava certa vez com um terrível caso de sintomas. E o nome daquele companheiro era Jonas. Jonas teve o pior caso de sintomas que alguém jamais teve notícias. Ele realmente o teve. Em primeiro lugar, ele estava desviado. Agora, isto é uma palavra difícil para um pregador batista falar, não é Desviado. Mas ele certamente estava. Qualquer um que não teme a Deus está desviado.
Então, ele estava desviado e em um mar tempestuoso, com as mãos amarradas para trás, pés amarrados, sendo jogado no oceano; e uma baleia faminta o havia engolido e descido para o fundo do mar. E Jonas estava na barriga da baleia, no fundo do mar, desviado. Falando em sintomas, ele realmente os tinha. Se ele olhasse deste lado, ele via a barriga da baleia. Para qualquer lado que ele olhasse ele via a barriga da baleia. Mas vocês sabem o que ele disse “Elas são vaidades mentirosas.”
28 Ele disse: “Uma vez mais olharei para o Teu Santo templo, Senhor.” Pois ele sabia que quando Salomão inaugurou o templo, ele orou: “Deus, se o Teu povo em algum tempo estiver em problemas e olhar para este lugar santo, então os ouça desde o Céu.”
E ele cria naquilo. E ele olhou além da barriga da baleia e de todos os sintomas que estavam ao seu redor, olhou para o templo de Deus. E Deus o ouviu desde o Céu e enviou ali um tanque de oxigênio bem rápido. E aquilo o manteve vivo por três dias e noites, e o levou até o lugar como um táxi leva e deixa alguém. E ele então pregou tanto que uma cidade do tamanhão de Saint Louis se arrependeu. Amém.
Agora, se Jonas sob aquelas circunstâncias… Não há ninguém aqui tão mal esta noite. Pelo menos vocês estão com os dois pés no solo. Mas observem, sob aquelas circunstâncias, poder recusar olhar ao redor e olhar em direção ao templo, onde um homem que no final se havia desviado, Salomão, tinha feito uma oração da fé sob um templo terreno, quanto mais você, sob a sua condição olharia além para o Trono Celestial, onde Jesus está assentado à mão direita de Deus, com Seu próprio Sangue fazendo intercessões sobre as suas confissões e te convidando a vir. Então os sintomas voam para longe quando nos achegamos ali. Quando olhamos aquilo, olhamos para cima.
29 Alguém veio a mim, há não muito tempo atrás e disse: “Você é o irmão Branham?”
Eu disse: “Sim, senhor.”
Disse: “Oh, vou te dizer o que eu fiz.” Ele disse: “Eu fui a Oral Roberts e pedi a ele que fizesse algo por mim.” Ele disse: “Ele fez o seu melhor, mas não pode me ajudar.” Ele disse: “Eu fui a mais dois ou três evangelistas e eles oraram por mim”, disse: “não puderam me ajudar”. Disse: “Eu vim para ver o que você poderia fazer por mim.”
Eu disse: “Você vai voltar da mesma maneira.”
Eu disse: “É a única coisa certa.” Eu disse: “Você está indo ao lugar errado. Você se mantém correndo atrás de homens, quando deveria estar olhando para cima desta maneira. A ajuda vem de cima. Veem Eles são ótimos homens. Eles podem orar, mas tudo o que nós podemos fazer é orar por você.”
30 A sua fé contatando com Deus traz resultados. Jesus disse quando morreu, ou, “Ele foi ferido por nossas transgressões, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”
Então, não há um homem que possa te salvar. Jesus já fez isto. Você apenas tem que aceitar. O pregador pode pregar para você, mas ele não é um salvador. Ele é apenas uma ajuda, que te ajuda a ver o que Deus já fez por ti. Cada pessoa aqui foi salva a mil e novecentos anos atrás. Você pode ter aceitado isto na semana passada, na noite passada, seis anos, vinte anos atrás; mas você foi salvo há mil e novecentos anos atrás, naquilo que concerne a Deus. E você foi curado naquele mesmo tempo. Amém. Você tem que crer nisto.
31 E Deus envia alguns à Igreja, primeiramente apóstolos, profetas, mestres, evangelistas; coloca dons em Sua Igreja: falar em línguas, interpretações, toda sorte de sinais e coisas para o aperfeiçoamento da Igreja, para ajuntar o povo e fazê-lo saber que Ele é o Deus Vivo, vivendo entre o Seu povo.
Então você olha para isto crendo. Pela fé você olha para o Calvário, onde o sacrifício supremo foi pago por cada indivíduo. E é seu esta noite. Cada pessoa doente aqui esta noite já está curada, naquilo que compete a Deus. Amém.
Oh! Como eu amo isto, vocês não amam? Só de falar sobre isto me faz sentir religioso. Pensar quão maravilhoso, quando não podíamos fazer nada por nós mesmos, então Deus nos trouxe ajuda.
32 A noite passada nós os encontramos em sua jornada para Cades Barnéia, fronteira. Vimos que quando eles chegaram à fronteira, prontos para atravessarem, eles enviaram alguns espias para espiarem a terra, dez homens, ou doze, um de cada tribo. E dez deles voltaram totalmente desencorajados.
Nós tipificamos isto também com a era. Tipificamos cada um daqueles três estágios da jornada, com as três dispensações da graça da Igreja: como quando Martinho Lutero levantou-se pela justificação, deixando o Egito. E como vimos John Wesley levantar-se pregando a santificação. E agora, vemos que os pentecostais se tem levantado, o batismo do Espírito Santo e a restauração dos dons.
E quando a Igreja se moveu para aquela terra, o Pentecostes moveu-se para lá, toda a Igreja moveu-se para aquela era, eles saíram e disseram: “Não podemos fazê-lo. Nós seremos fanáticos. Isto arruinará nossa igreja; não podemos fazer isto.” Mas Deus tinha alguém para ir além e trazer a evidência de que era uma terra boa. Eu gosto daquela terra. Oh, que coisa!
33 Eles disseram: “Oh, nós seremos… As pessoas pensarão que estamos loucos se – se tentarmos voltar àquilo novamente.”
Bem irmão, de qualquer maneira eles diriam que você está louco. Então… Vocês sabem, eu tenho sido muito mais feliz desde que fiquei um pouco mais louco, do que quando eu era da outra maneira. Portanto, eu prefiro ficar desta maneira, por mim mesmo, simplesmente ficar assim. Ele me ama e cuida de mim, e eu O amo, e Ele é bom para mim.
Então vemos que uma porção deles simplesmente, fica ao longo da fronteira. Isto é o que acontece hoje. Temos muitos pregadores fronteiriços, que pregam apenas parte da verdade, mas não aceitam o restante dela. Eles creem que Jesus teve um nascimento virginal, verdadeiramente; creem que Ele é o Filho de Deus, verdadeiramente. São todos muito ortodoxos nestes pontos, mas (Oh!) cura divina e outras coisas; isto foi para outro dia – algum outro tempo: “Isto não é para hoje” Este é um pregador fronteiriço. Eu gosto do Evangelho completo, para mim, para um homem completo. Pregue o Evangelho; pregue toda a Palavra de Deus. Creia em toda Ela. Pratique toda Ela. Amém.
34 Alguém me entregou um panfletinho enquanto passava há algum tempo atrás, dizendo: “Leia isto, irmão, enquanto você entra.”
Eu olhei, onde certa igreja nesta cidade… Agora, aquilo tinha uma caveira falando, uma caveira humana. Hummmm. Sou tão feliz, pois o meu Senhor levantou-Se dos mortos, Ele está falando. Ele está vivo! Não é uma velha caveira morta. Oh, quão grato nós somos por Ele ter-Se levantado dos mortos. E esta noite temos o Espírito Santo como uma testemunha de Sua ressurreição.
35 E vemos agora Israel ali em Cades Barnéia. Uma vez o grande trono de julgamento do mundo, a grande mola com várias outras molinhas, tipificando o grande trono de julgamento, o trono branco no Céu e as igrejas, as quais são as… O juízo começa na casa de Deus, o julgamento. E ali estava Israel, marchando, movendo-se.
Esta manhã quando estávamos com os Homens Cristãos de Negócios, o irmão Hicks nos fez cantar, “Avante Soldados de Cristo,” eu pensei, “Sim. Isto é certo, tudo estará bem enquanto estivermos marchando; mas não pare.”
Israel cometeu seu erro quando parou. Se houvesse prosseguido, teriam possuído a terra prometida bem ali, pois Deus lhes havia dado a promessa. Ele é fiel para com Sua promessa. Eles teriam entrado nela, mas pararam de marchar. E vocês observem, quando eles começaram – pararam de marchar, eles começaram a vaguear. Isto é o que acontece.
36 Sempre quando a igreja pára… Isto é o que aconteceu há muito tempo atrás com o Pentecostes; ele parou. Vocês começaram a se organizar, tornando-se todos em diferentes grupos: Assembléias de Deus, Igreja de Deus, Quadrangular de Deus, Unidade de Deus, duismo, trinitarismo, quadritarismo. Oh, todas estas outras coisas. Vocês pararam. Porque não continuaram adiante? Agora, tem estado vagando por quarenta anos no deserto. Mas a soberana graça de Deus nos levará adiante de alguma maneira.
Vagando ao redor… Deus disse: “Eu lhes daria descanso bem ali, se tivessem prosseguido.” Disse, ali no Livro de Hebreus, “descanso”, tipo do sábado.
Agora, não estou falando para vocês aqui que guardam o sábado, mas o dia era apenas uma sombra.
37 Algum homem me escreveu uma carta mesmo… Eu a recebi hoje, e dizia: “Irmão Branham, você guarda o sétimo dia, sábado? Eu te ouvi dizer que… esta manhã no café-da-manhã que você – você come salsicha e ovos.” Dizia: “Um homem santo como você come salsicha?”
“Bem, irmão, eu te amo com todo o meu coração, mas se eu não fizesse nada mais do que comer salsicha, isto nunca me tiraria do Céu.
Observe, irmão guardar o dia de sábado era… Está tudo bem se você quer fazer assim. Eu – eu tenho um princípio de não falar sobre a religião de ninguém no púlpito. Isto é certo. Mas por amor agora eu digo que, guardar o dia de sábado era apenas uma sombra do real sábado. Deus lhes teria dado o sábado bem ali, quando eles atravessassem o Jordão. Jordão representa morte. E quando você estiver pronto para morrer para si mesmo, Deus então te dará o sábado.“ Amém.
38 Eu disse: “O sábado é o Espírito Santo.”
Disse: “Bobagem, o sábado é um dia.”
Eu disse: “Ele foi uma vez, limitado a certo povo, mas hoje o sábado é o batismo do Espírito Santo.” Isto é certo.
Ele disse: “Oh, não pode ser isto.”
“Por quê?”
Ele disse: “Deus deu um dia e o selou como um memorial de que era um dia para ser guardado.”
Eu disse: “Para um povo, mas hoje Efésios 4,30 diz: ‘Não entristeçais o Espírito Santo de Deus com o Qual estais selados até o dia da vossa redenção.”
O Espírito Santo é um Selo de Deus que estará sobre a testa ou o conhecimento, na mão… As obras de cada pessoa que é levada ao Reino de Deus são batizadas com o Espírito Santo. O Selo de Deus nestes últimos dias é uma distinção, uma marca que será colocada sobre o povo. Eu desejo ter uma semana de avivamento neste tema.
39 Observem, Isaías diz, em Isaías 28,8 ele diz: “Preceito sobre preceito,” falando deste dia, “quando as mesas estiverem cheias de vômito,” e assim por diante… Cada homem… Eles tomam a comunhão hoje. Pensam que por tomarem a comunhão estão indo para o Céu. A Bíblia diz que quem a tomar indignamente é culpado da morte e do corpo do Senhor Jesus Cristo. Amém. Isto é uma ordem sagrada. Eu não creio nisto que eles chamam de tomar a comunhão nestes dias.
Fui a uma igreja, há não muito tempo atrás, e eles pegaram um pedaço de pão-de-ló, ou pão leve e o cortaram em algumas fatias. E pessoas de todo o local ali que bebiam, jogavam, fumavam, amaldiçoavam e mentiam, tomavam aquilo; e pensavam que iriam para o Céu. Irmão, vocês estão condenando a sua própria alma ao fazer tal coisa. Não é surpresa que as mesas do Senhor estejam cheias de vômito. Claro.
40 Ele disse: “Mas preceito sobre preceito, e regra sobre regra. Um pouco aqui e um pouco ali, e atenham-se aquilo que é bom. Pois com lábios gaguejantes e em outras línguas Eu falarei a este povo, e este é o sábado.” Amém.
Hebreus 3 [Hebreus 4 – Ed.] diz: “Há, portanto um sábado para o povo de Deus, pois nós que temos entrado em Seu descanso, cessamos nossas obras, assim como Deus cessou as Suas.”
Deus trabalhou seis dias, e no dia de sábado Ele foi para o descanso, e nunca mais retornou. E um homem pode trabalhar aqui no mundo até os vinte anos de idade, trinta, quarenta, setenta; mas quando ele cessa sua obra terrena, ele entra no descanso eterno com Deus, como Deus fez lá no princípio.
41 Oh, irmão, se você esta noite está vivendo na linha da fronteira, atravesse-a. Cruze o Jordão. É maravilhoso. Há grandes uvas aqui. Nós temos a evidência inicial, temos… Aleluia! Temos alguns Josués e Calebes que cruzaram a fronteira e trouxeram provas de que ela é uma boa terra. Cada promessa que Deus fez está lá. O Evangelho completo, a Bíblia completa, a cura divina, o regozijo, a alegria, paz; tudo que a Bíblia prometeu, cada fruto está naquela terra. Amém.
Serão seus se pedires. Mas a primeira coisa que você tem que fazer é cruzar o Jordão. Você não pode permanecer ali no deserto e esperar recebê-las, porque uvas assim não crescem no deserto. Isto é certo. Este é o problema que há com a igreja esta noite, ela está numa condição anêmica. A igreja precisa de uma transfusão de sangue, ficar com o rosto corado. Amém.
42 Oh, que coisa! É dos pentecostais que eu estou falando! Eu não estava falando dos presbiterianos, luteranos. Estou falando dos pentecostais. Há muito tempo atrás vocês costumavam ter uma boa reunião à moda antiga. Todos estavam ali juntos, e eles gritavam, e adoravam ao Senhor, e se soltavam, e deixavam o Espírito agir a Sua maneira. E você vai até alguns deles agora, irmão, o termômetro espiritual vai a quarenta abaixo de zero. Isto é certo.
Oh, que coisa! Qual é o problema? A coisa é: vocês apagaram. Deus queria nos levar além. Calebe e Josué voltaram. Eles disseram: “É uma terra boa.” E vocês nunca… Então, se vocês tivessem prosseguido ao invés de se colonizarem a si mesmos, e fazerem de vocês organizações e denominações; o que tem se provado ser uma maldição sobre vocês. Se vocês simplesmente houvessem permanecido assim como estavam, Deus teria mantido cada dom espiritual fluindo através da igreja exatamente agora, e o milênio já teria começado. Amém.
43 Mas não, tinham que ter um nome afixado sobre vocês. Isto é o que coloca a maldição sobre vocês. Isto é certo! Agora, eu não tenho nada contra nenhuma denominação. Aquilo… Eles estão todos bem. Mas, irmão, você só está tentando agir como o resto do povo. Você olha e diz: “Bem, agora, ouçam, eu pertenço a certa e certa igreja.”
O que importa a Deus a que igreja você pertença? Se você não é nascido de novo, você não vai para o Céu da mesma maneira. Claro. Saia desta condição fronteiriça. Eles começaram a vagar…
44 Adão, ele fez a mesma coisa quando falhou em guardar a Palavra de Deus, cada Palavra Dele. Ele se tornou um errante. Caim fez o mesmo quando – quando ele não aceitou sacrificar o mesmo sacrifício que Deus recebeu de Abel. Ele se tornou um errante.
E cada homem e mulher nesta noite, que estão nestes dias de avivamento agora, que estão acontecendo por todo o país, e vendo o poderoso mover de Deus e recusa-se a fazê-lo, você se tornará um errante (Certo!),
Sem firmeza para si mesmo. Eu lhes digo o que nós precisamos hoje, é de um velho e antiquado avivamento à moda de Paulo e o Espírito Santo outra vez, pessoas de volta ao banco dos lamentadores. Eu sou um do tipo antigo que acredita no avivamento à moda antiga. Vocês sabem qual é o problema? Temos muitos avivamentos de Hollywood hoje. Isto é certo. Prossiga…
45 Aqui, há não muito tempo atrás eu estava em um avivamento onde as mulheres pentecostais usavam saias, que elas pareciam ter sido espremidas dentro delas, e com grandes e longos brincos balançando assim, e com manicure, ou o que quer que vocês chamem aquela coisa sobre suas faces, parecendo que haviam comido bife cru com sangue nos seus dedos e coisas, e dizendo de si mesmas estarem cheias do Espírito Santo? “Pelos seus frutos os conhecereis.” Isto é correto! [A congregação aplaude. – Ed.] É muito ruim você fazer aquilo. Sim, senhor.
Vocês sabiam que costumava ser errado para as mulheres pentecostais cortarem os seus cabelos? Os cabelos eram a glória delas. Certamente elas encurtaram sua glória em algum lugar. Isto é correto. [A congregação aplaude. – Ed.] Você sabe que isto é a verdade, irmão. Agora, aquilo… Que possa também admitir ser a verdade.
Agora ouça, a Bíblia diz: “É a glória de uma mulher”. Então você compartilhou com o diabo. Está certo. Deixe seu cabelo crescer. Amém. Seja uma senhora, pareça uma cristã. Pare de tentar seguir a moda do mundo. O diabo coloca você em todos os tipos de problemas. Pegue aquele coração… Pegue a glória Shekinah além com Deus. Mova-se para trás do véu e deixe isso cair para trás; desligue o mundo onde você não pode ver as coisas do mundo. Morra para si mesmo.
46 Eu lembro da primeira vez quando eu vi o povo pentecostal, ao redor de Mishawaka, Indiana, há muitos anos atrás, as mulheres começavam a gritar e estes grandes e antigos prendedores de cabelo voavam para o chão. Irmão, você teria um tempo difícil para achar um sequer. Você não poderia comprar um, aquilo não importaria mais. Oh, que vergonha. Isto é correto.
Assim é que as coisas costumavam ser, mas eles mudaram. Qual é o problema? Cada denominação tentou construir sua organização ao invés de tentar levar o povo a Deus. Vocês sabem que isto é a verdade.
47 Agora, olhe, isto pode te deixar um pouco doente do estômago, mas… Vocês sabem, quando eu era um garotinho… Nós fomos criados pobres. Mamãe costumava colocar uma forma de pão no fogão e espremia a gordura da carne que ela apanhava no armazém, para despejar a graxa sobre o pão de milho, para fazer – para fazer as broas. E nós, crianças, comíamos as broas e barras de melado de sorgo para o café-da-manhã. Eu não sei se vocês passaram por isto ou não, tudo bem. Mas, vocês sabem, nós tivemos que passar por aquilo.
E cada sábado à noite, eu sei o que aquilo era, tomávamos um banho em uma velha bacia de cedro sem trocar a água, apenas derramávamos um pouco mais para aquecê-la, um pouco mais para o próximo companheiro. Agora, aquilo estava certo. Mas era assim que vivíamos. Eu lhe digo irmão. Não se preocupe tanto com o exterior. Se você cuidasse do interior tão bem como cuida do exterior, você já estaria melhor de qualquer maneira. Amém. [Espaço em branco na fita. – Ed.]
48 Há não muito tempo atrás, eu estava parado em um grande museu. Eu vi o custo do corpo humano. Um homem que pesou cento e vinte libras [Aproximadamente 70 quilos. – Trad.] valia oitenta centavos em matéria química. Ah – ah. Usar um chapéu de dez dólares sobre oitenta centavos. Rapaz, eu lhe digo. Você coloca uma jaqueta de pele de quinhentos dólares ao redor de oitenta centavos e empina o nariz, se chovesse você se afogaria. Então você pensa que é alguém, e vale oitenta centavos. Você certamente cuida disto. Mas, irmão, você tem uma alma que nunca irá morrer, em algum lugar. E você aceita qualquer tipo velho de dogma para ela. Amém.
Eu não sei qual é o problema comigo. Mas – mas é… [A congregação aplaude. – Ed.]. Os vossos pastores é quem deveriam fazer isto. Mas… Bendito seja o Senhor. Mas o que nós precisamos é voltar ao caminho. Veem Nós estávamos… Esta é a razão pela qual não estamos aqui esta noite desfrutando de algo. Esta é a razão pela qual estamos todos divididos e tudo o mais. Certamente.
49 Eu lembro em… Terminando o relato acerca de mamãe nos banhar, esfregar nossos ouvidos… Tinha um velho pano de prato. Eu não sei se vocês já viram um assim ou não, e tirava algumas coisas, vocês sabem. Oh, que duro, ela esfregava quase até eu ficar do lado avesso.
Então, a próxima coisa que ela fazia, quando terminava de esfregar, cada um de nós, crianças, ficávamos prontos: um pouco de café mexido assim com uma colher cheia de óleo de rícino. Tinha que tomar aquilo cada sábado à noite, e então ficar pronto para ir à escola dominical aos domingos pela manhã. Mantinha o frio afastado, ácido – dava um enjoo assim, vocês sabem, e colocava um pedaço de flanela por baixo da roupa. Eu não sei se vocês tiveram um ou não, mas aquela foi a maneira como nós fomos criados.
E eu tomei tanto óleo de rícino que não posso nem mesmo olhar mais aquilo. Eu lhes digo, eu não consigo suportar o cheiro daquilo. Me dá ânsia. E quando eu chegava à mamãe, eu dizia: “Oh, mamãe, por favor, por favor.” Eu tampava o meu nariz, assim, aquilo dava ânsia o mais que podia. Eu dizia: “Mamãe, isto faz tanto mal.”
Ela dizia: “Se não te deixar mal, não te fará bem algum.”
50 É isto o que eu quero dizer esta noite. Se não mexer contigo um pouquinho a respeito de deixar o seu cabelo crescer, e agir um pouco diferente, e sair dessas regiões fronteiriças… Eu quero que isto te faça mal no estômago ao ponto de mexer com a sua gastronomia espiritual, para que você possa estar pronto. Amém. Se não te fizer mal, não te fará bem algum. Vocês veem Amém. Isto abrirá o coração de vocês para que o Espírito Santo possa entrar, limpar os canais e consertá-los. Amém.
51 Observem. Quão maravilhoso. Deus disse que se eles atravessassem a fronteira, Ele lhes daria a terra, mas não quiseram fazê-lo. Então, começaram a vagar, afastando-se, saindo, andando ao redor. A Bíblia diz: “Não sejais levados por qualquer vento de doutrina, mas sejais estáveis.” Amém.
Eu creio que se um homem chegar a ter um contato com Cristo, nem todos os diabos do inferno conseguirão fazê-lo negá-Lo novamente. Se você simplesmente imaginar que você chegou ali, é algo diferente. Mas, vocês sabem, não importa o quão desfigurado eu possa estar, eu sou um ser humano (Isto é certo.), porque eu nasci um humano. Se você receber a Cristo em seu coração, você é um cristão; você é um filho de Deus, uma filha de Deus. Isto te faz agir diferente, olhar diferente, caminhar diferente, falar diferente, associar-se com pessoas diferentes. Amém.
Oh, sim, isto te separa. O mundo quer misturadores, mas Deus quer separadores. Isto é certo. Amém.
52 Notem quão belo. E enquanto eles estavam ali vagando (foi onde eles entraram em toda sorte de problemas), e o diabo viu que tinham arranjado um velho pregador desviado para vir e pregar para eles. Correto. Seu nome era Bispo Balaão. (Amém!) Oh, sim, ele estava ali. Vocês sabem o que ele fez? Ele os misturou todos em casos de casamento e divórcio. Foi o que o diabo fez, a mesma coisa. Amém! Aleluia!
Eu vi um pregador outro dia que tinha quatro esposas, esposas vivas, disse: “Eu não sei o que há de errado com a minha igreja.”
Eu disse: “Você não vai precisar olhar muito longe.” Amém.
53 Oh, que coisa. Sim, ele os misturou bem ali, e começou a casar, e recasar. Foi assim que eles fizeram hoje, quando começaram a vagar ao redor. Se tivessem ficado na linha de fogo de Deus, não teriam feito estas coisas. Crentes casando-se com incrédulos, e vem e vão, e assim por diante, casando aqueles que tinham estado casados duas ou três vezes e tiveram três ou quatro esposas, e assim por diante, e casando-os novamente. Esta é a velha doutrina de Balaão. Correto.
Oh, ele era um grande sujeito ali; ele tinha um grande nome em sua terra. Então um dia ele montou na sua mula e começou a descer para amaldiçoar aquele punhadinho de pessoas que estavam vagando por ali. Deus lhes deu um pouquinho daquilo que eles precisavam, um pouquinho de estímulo do protoplasma, exatamente o que cada jovem precisava.
Então, Deus estava realmente derramando sobre eles. E quando Ele lhes deu uma boa surra, aqui vem descendo aquele velho Balaão. E sabem o que mais? Ele era tão cego, e estava tão certo de que iria ganhar aquele debate ali com Moisés, que ele nem sequer conseguiu ver o Anjo do Senhor parado no caminho.
54 Vocês sabem, há muitos Balaões modernos hoje. Oh, ele conseguiu seu D.D.D., P.H D, L.L.D.; “Eu sei tudo e você não sabe nada.” Vocês sabem como a Bíblia chama D.D. Cachorro idiota. [Dumb Dog, em inglês – Trad.]. Correto. Sim.
E ali vem ele com seus D.D’s, vocês sabem, por ali; ele estava indo mostrar aquele Moisés como entrar e sair. E ele estava tão cego, ele não pôde ver o Anjo do Senhor. Glória! Este é um super tipo da igreja hoje.
As pessoas dizem que este Anjo do qual nós falamos e o poder de Deus são bobagens. Não há nada nisso. “Eu fui ao culto. Eu não vi nada.” Não importa, você é cego. Aleluia!
55 Vocês sabiam disso? Que a velha mula sabia mais daquilo e estava em melhor condição do que aquele profeta Aquela velha mula viu o Anjo por si mesmo. Nós deveríamos ter sentido de cavalo, de alguma maneira. Então a – a mula caiu de joelhos diante do Anjo, e Deus lhe deu o dom de falar em línguas. Ele o fez. A mula falou em línguas (Amém.), quando ela reconheceu que o Anjo do Senhor estava no arraial. É a verdade.
Aquilo não era… Alguma vez uma mula falou com voz humana antes? Ele certamente o fez, deu a ela o dom de falar em línguas, e ela repreendeu o pastor em línguas. Amém. Que cena! Oh, sim, senhor, a mula virou-se e o repreendeu porque ela estava de joelhos. Ela podia ver o Anjo, mas Balaão não podia ver nada mais do que descer até ali em troca de um grande salário e uma igreja nova. Era tudo o que ele podia ver. Mas a velha mula viu o Anjo do Senhor e caiu de joelhos. Deus a recompensou.
56 Ali vem ela exatamente para o lugar e… Observe agora o que isto significa, irmão, sua ortodoxia não te ajudará muito. Deus sempre vindica Sua Igreja com sinais e maravilhas. Você sabia disto?
Olhe aquela velha mula, trazendo aquele velho pregador desviado ali para amaldiçoar o povo de Deus. Isto é o que estamos tentando fazer hoje. Você nunca deve amaldiçoar o que Deus abençoou. Você simplesmente deve parar de ficar mexendo com aquilo. Você poderá muito bem se juntar àquilo, se é que você quer ir para o Céu. Amém.
Vocês sabem, eu acredito que tudo – praticamente tudo que é batista foi tirado de mim por este tempo. Eu – eu quase estou pensando que já sou um pentecostal, eu creio.
57 Agora observem: ali vieram eles, bem ali para o lugar e… Eu quero que vocês notem uma pequena coisa aqui, se vocês já viram isto antes. Eu não sei. Mas observem, ali estava Moisés e os filhos de Israel, mesmo estando desviados, vagando sem rumo por quarenta anos; eles estavam se aproximando da fronteira novamente, mais ou menos onde Deus tem trazido a Igreja agora. Voltando em direção à fronteira outra vez, vagando de volta depois que Ele lhes aplicou a lição de escola… Voltando em direção à fronteira outra vez, e eles queriam atravessá-la, ou seguir naquela igreja e terem um avivamento, em outras palavras, ali na terra de Moabe.
Agora, Moabe era uma denominação, mas Israel era interdenominacional. Veem Claro. Eles não tinham nação própria, nem terra própria. Eles eram peregrinos (Correto), vivendo em tendas. Mas Moabe era toda organizada; tinha todos os seus exércitos, tinha tudo. E Moabe não era um infiel naquele tempo. Lembrem-se, Moabe era um irmão de Israel. Moabe vem dos filhos de – de… Das filhas de Ló que eles vêm – que gerou os Moabitas. E então, eles eram irmãos de Israel.
58 E Israel subiu ali, não tinha terra – estava a caminho para uma terra. Israel não tinha igreja – estava a caminho para a Igreja. E o Senhor estava com eles. Eles disseram: “Podemos passar pela vossa terra, irmão?”
Ele disse: “Vá e fale com o bispo e venha aqui e amaldiçoe aqueles companheiros. Não queremos nada daquelas bobagens sequer praticadas em nossa terra, nenhum daqueles que estão chorando, gritando, rolando e subindo por aqui daquela maneira. Aquele bando de santos-roladores.”
Você diz: “Eles eram santos-roladores?”
Claro, eles eram santos-roladores. Quando eles saíram do Mar Vermelho, atravessaram o mar, Moisés cantou no Espírito e Miriam pegou um tamborim, começou a bater nele, e todos eles começaram a cantar no Espírito e dançar no Espírito. Se aquela não foi uma reunião de santo-rolador eu nunca vi uma. Certamente.
Disse: “Não os deixe virem aqui. Não queremos que nada daquilo se inicie entre nós, companheiros de classe; sabemos mais do que aquela coisa. Oh, sabemos onde estamos parados.” Eu duvido.
59 Então ele chegou – foi e chegou ao bispo e o trouxe consigo. Então ele saiu ali e disse: “Agora, eu lhe direi o que quero que faça.” Veja quão ortodoxo ele era. Disse: “Eu quero que você construa sete altares.” É exatamente aquilo que Deus requeria, sete altares.
Disse: “Eu quero que você faça sete sacrifícios, bezerros limpos.” Aquilo era o que Deus requeria. Veem quão fundamentado ele estava na Palavra?
Ele disse: “Eu quero que vocês coloquem sete carneiros sobre eles.” Não fêmeas, carneiros, que falavam da vinda de Jesus, segunda vinda – ou, a primeira vinda de Cristo. Agora, agora, você sabe talvez você seja ortodoxo; você pode crer no nascimento virginal, você pode crer na morte, ressurreição e ascensão; na segunda vinda, mas, irmão, há uma pequena coisa que vai ao lado disto.
60 Balaão era simplesmente tão ortodoxo quanto Moisés. Agora, veja, ali estavam os sete altares, sete sacrifícios limpos, sete carneiros queimando ali na colina, com toda a pomposidade; os sumos sacerdotes, ou o que quer que fossem, e todos eles parados ao redor dos sacrifícios fumegantes orando ao Deus Jeová. Simplesmente tão perfeito e de acordo com os requisitos de Deus. Deus requeria sete altares, sete sacrifícios, e cada indivíduo que cresse que o Messias viria, queimava um carneiro por isto, crendo que – que Ele foi o Cordeiro imolado antes da fundação do mundo. Eles eram muito ortodoxos.
Agora, vejam. Ali sobre a colina está uma bela e organizada nação de pessoas, todos crendo em Deus Jeová, com um grande e ótimo ministro, ótimo estudante, educado; parados ali e todas as celebridades em pé ao redor do fogo fumegante, exatamente tudo de acordo com as Escrituras quanto poderia ser, cada Palavra ortodoxa.
Ali embaixo no vale, estava um grupo de pessoas que não tinham lares para ir. Eles se diziam peregrinos e estrangeiros. Não estavam organizados. Habitavam em tendas, e estavam… Tinham sete altares, sete bezerros e sete cordeiros. Ortodoxos, um exatamente igual ao outro. Se Deus apenas requerer que você seja ortodoxo para com a Palavra, então Ele estaria errando ao condenar Moabe e aceitar Israel.
61 Caim e Abel, ambos adoraram no princípio. Caim construiu um altar, da mesma forma o fez Abel. Caim adorou, assim o fez Abel. Caim não era infiel. Eles construíram um altar. Eles trouxeram um sacrifício, ambos fizeram tudo aquilo que poderiam fazer. Por que Abel foi aceito? Porque Abel tinha uma inclinação espiritual. Foi revelado a Abel que não havia sido frutas e maçãs que os havia tirado do Jardim do Éden. Havia sido sangue, e ele ofereceu o sangue de um carneiro – um cordeiro, por revelação espiritual. E Jesus disse que haveria de construir Sua Igreja sobre a revelação espiritual.
“Carne e sangue não te revelou isto,” disse Ele a Pedro. “Você nunca aprendeu isto em um seminário. Você nunca aprendeu isto por ser ortodoxo. Mas carne e sangue não te revelaram isto, mas o Meu Pai, o Qual está no Céu é quem te tem revelado. E sobre esta Rocha Eu construirei Minha Igreja, e as portas do inferno não poderão prevalecer contra Ela.” Como é que vocês vão parar isto então? Agora, aquilo foi uma revelação espiritual.
62 Ali estava Moisés, ele estava com o seu pé sobre o trono. Ele poderia ter sido um grande… Ele poderia ter-se voltado ao Egito e talvez permanecido ali, mas a promessa de Deus era para jornadear através do deserto e ir para a terra prometida. Primeiro tinha que entrar em posição. E Moisés escolheu sofrer com o povo do que se assentar em um trono ali, porque lhe foi revelado espiritualmente. E ali estava ele e Deus provando isto.
É aqui que você sabe se está no grupo certo ou não. Deus sempre confirma Sua Igreja com sinais e maravilhas. Não importa quão ortodoxo você seja, depende se Deus está aceitando o seu sacrifício.
63 Falando com um bom irmão batista, o qual eu amo com todo o meu coração, muito bom, o mais estudado que eu já conheci. Ele disse: “Irmão Branham, o que é que lhe aconteceu, rapaz?”
E eu disse: “O que foi?”
“Ora,” ele disse, “todo este fanatismo que você está tentando ensinar.” Ele disse: “Todo este batismo do Espírito Santo,” disse: “nós recebemos o Espírito Santo quando cremos em Deus.”
Eu disse: “Vocês, batistas, estão todos confusos nisto, em Atos 19. Paulo encontrou alguns batistas ali em cima e disse: ‘Tem vocês recebido o Espírito Santo desde que creram?” Eu penso que você disse que você O recebeu quando creu. Paulo disse: “Vocês já tem crido, mas tem vocês recebido o Espírito Santo desde então?” Amém. Sim, Apolo era um grande pregador, tudo bem, mas ele precisava do Espírito Santo.
64 E ele disse: “Irmão Branham, não fez Deus – Abraão, o pai da fé, não creu ele em Deus? O que mais ele poderia fazer a não ser crer em Deus?” Disse: “Ele creu em Deus, e aquilo lhe foi imputado por justiça, porque ele creu em Deus.”
Eu disse: “Corretamente. Mas então Deus deu – uma confirmação da sua fé ao lhe dar a circuncisão para provar que Ele o tinha aceitado.” Eu disse: “Você pode crer no Senhor Jesus Cristo, até que Deus reconheça a sua fé, Ele te dará o batismo do Espírito Santo para selar a promessa.”
Abraão recebeu a circuncisão como o selo de que Deus tinha aceitado a justiça de sua fé. E se você diz que crê em Deus, com todo o seu coração, Deus te dará o batismo do Espírito Santo para te selar no Reino de Deus, para reconhecer a sua fé verdadeira em Deus. Amém. Aquele estilo antigo, pregação sassafrás, mas aquilo é o que te salvará. Irmão, eu lhe digo, é aquilo que te sustentará quando as lutas estiverem pesadas. Amém! Eu posso não ser capaz de expressar isto corretamente, mas eu – eu sei do que estou falando. Amém!
Eu posso não ser capaz de lhe dizer como você deve entender, mas eu certamente estou conseguindo uma boa linha ao tentar fazê-lo. Mas eu amo isto, porque eu sei que é a verdade. Sim, senhor.
A circuncisão era uma confirmação. Então Deus sempre envia uma confirmação: “Eu a tenho recebido. Eu farei isto para provar que eu tenho recebido. Você diz que crê, então Eu farei assim para provar isto.”
65 Agora, observe como Deus faz, confirmando que Ele tem recebido a justiça da fé. Agora, isto é o que temos de fazer hoje. É o que… Moabe tinha uma igreja bem ortodoxa, mas Deus não tinha nada a ver com ela. E o mesmo Deus, para o Qual ambas as tribos oravam, ambas oferecendo o mesmo sacrifício… Deus estava confirmando que Israel estava certo, porque eles tinham um Pilar de Fogo sobre eles. Eles tinham cura divina, eles tinham gritos, eles tinham o dançar no Espírito, eles tinham alegria. Oh, eles tiveram um tempo glorioso, e estavam prosseguindo em algum lugar do caminho. Deus estava provando a eles que tinha aceitado aquilo. E aquilo sempre tem sido o sinal do crente. “Estes sinais seguirão aqueles que crerem.” Amém.
66 Observem o grande Espírito Santo falando através de São Paulo. Quando Jesus veio, Ele era ortodoxo, assim como os judeus, mas eles O condenaram. Deus reconheceu que Jesus era Seu Filho. Ele O confirmou. Pedro disse em Atos 2, disse: “Vós homens de Israel, Jesus de Nazaré, um homem aprovado de Deus entre vós por sinais e maravilhas, os quais Deus fez por Ele…”
Este é o sinal disto. Se a sua igreja não acredita em sinais e maravilhas, é melhor vocês começarem a orar pela igreja que crê que os dias de milagres são passados. Você ainda está na linha da fronteira. Veem É ali onde estão as uvas, lá do outro lado. Correto.
67 Observem, isto é Escritura, não é brincadeira. Isto é Bíblia. A Bíblia diz isto. E veja o Espírito Santo aguardando por este dia. Ele disse que continuamente falaria nos últimos dias, que alguns se afastariam da fé, inclinando-se a espíritos sedutores, e assim por diante. Como eles seriam amantes dos prazeres mais do que amantes de Deus.
Veja a igreja hoje. Bem, oh, eles ficam em casa nas quartas-feiras à noite, vendo televisão. Não vão mais à reunião de oração. Eles têm drive-ins para não precisarem sair do carro. Não tem mais altares, tiraram todo o fogo do altar e o colocaram na fornalha; tomaram o quarto de oração e o tornaram em uma sala de jantar, fervendo alguns daqueles velhos ensinamentos de galinhas e vendendo aquilo por cinquenta centavos o prato para pagarem o pregador. Aquilo não é o programa de Deus, de forma alguma. Vocês estão todos fora da linha. Deus nunca confirmará nada como aquilo. Isto é verdade. E vocês, povo pentecostal, estão caindo na mesma trilha. Correto. Amém.
68 Agora, observem, como Deus fez. Deus disse: “São teimosos, presunçosos, amantes dos prazeres mais do que amantes de Deus; caluniadores; acusam falsamente (ah, não há nada para eles), falsos acusadores, incontinentes, e desprezam as coisas que são boas, tendo forma de piedade (bastante ortodoxos), mas negando a eficácia dela; de tais aparta-te.”
Se o Espírito Santo disse isso, eu penso que posso citar o Espírito Santo. De tais aparta-te, pois esta é a sorte dos que vão de casa em casa e organizam a associação das mulheres missionárias; e fiam e costuram, e costuram e fiam, e – e falam acerca da senhorita tal e tal, e este tipo de coisas.
Irmão, o que você precisa é reunião de oração. Trazer homens e mulheres de volta para Deus, para o corte à moda antiga novamente. Isto é verdade. Você sabe que isto é verdade. E isto pode te queimar um pouquinho, meu irmão, mas é melhor que te queime agora do que te queimar depois. Então, você, apenas ouça. Isto é a verdade.
69 Observem agora, como eles prosseguiram. Deus olhou para baixo, ambos os sacrifícios fumegantes, e Deus abençoou Israel, porque Ele estava com Israel.
Aqui estão eles chegando à linha de fronteira. Moisés tinha morrido e Josué era o novo líder, e ele estava indo para levar os filhos a atravessarem para o outro lado. Eles enviaram mais alguns espias. Tiveram de ir espiar a terra outra vez, quarenta anos se haviam passado. Isto é… Veja, você tem que voltar a fazer suas primeiras obras novamente, não tem?
Eu penso que se os pentecostais começaram lá atrás com aquele tipo de – de liberdade e corações livres, e – e livres no Espírito e tudo o mais, eu penso que vocês deveriam retornar e fazer as suas primeiras obras novamente. Vocês não acham? Voltarem para antiga linha de fronteira, ao antigo marco outra vez. Voltarem para crer em Deus novamente. Voltarem para deixar o Espírito Santo ter a Sua maneira em seus corações, para adorarem a Deus em Espírito e fazerem como costumavam fazer. Se livrarem daquele velho sentimento de formalismo. Oh, vocês não podem – não podem ter uma igreja assim. Vocês não podem ter crentes assim.
70 Observe, como uma velha mãe pássaro assentada sobre uma porção de ovos. Você sabe que se ela… Não é a mãe pássaro que choca os ovos. É a atmosfera ao redor dos ovos que os faz chocarem. É a atmosfera o tempo todo.
E se vocês estão em uma atmosfera onde as pessoas estão descrentes, discutindo e fervendo uns com os outros, e argumentando a respeito de pertencer a esta ou aquela igreja; vocês nunca chocarão Cristãos. Isto é certo. Vocês não poderão fazê-lo.
Aquele velho pássaro se assenta no ninho e vira seus ovos ao ponto que fica tão fraco que não pode voar do ninho. Se aquele pássaro macho tem… Se aquele pássaro fêmeo não tiver estado com o pássaro macho, seus ovos nunca chocarão. Eles apodrecerão bem ali no ninho. Isto é certo.
71 E isto é o que a igreja faz hoje. Para ser o seu pastor você procura o homem mais bem educado que pode achar. Você vai e consegue o homem mais bem vestido, aquele que pode estar na plataforma e parecer o melhor. Aquele grande, alto, com um metro e noventa, vocês sabem, com um cabelo ondulado balançando assim, e… “Ora, aquele é o tipo de homem que eu quero para ser meu pastor.” Irmão, você se afastou da antiga linha demarcatória, é a única coisa que eu posso te dizer. Eu preferiria ter um homem com um par de sobretudos e lama em seus sapatos pregando para mim, mas que conheça a Deus, do que todos os D.D.’s que você pudesse me apresentar. O… Aleluia! De volta à antiga linha demarcatória outra vez, irmão. É para lá onde devemos ir;
Alguém que pregue o Evangelho completo, que creia na cura divina, no poder de Deus, na ressurreição; que Jesus é o mesmo.
72 Olhem para eles agora. Estão chegando novamente à linha da fronteira. E agora, eles enviaram os espias ali e encontraram a meretriz, Raabe. E eles lhe deram um sinal de sangue através daquele cordão escarlate ali pendurado, para o seu escape. Agora, chegou à hora de atravessar.
Eu posso imaginar o que Josué pensou. Agora, terminando. Apenas um instante antes de chamarmos a fila de oração, quero deixar este sinal com vocês. Pense nisto: quarenta anos vagando no deserto. Josué já estava se tornando um homem velho. Deus o havia escolhido, lhe disse que ele iria ocupar o lugar de Moisés. E ali estava ele, o tempo havia chegado e Josué tinha que avançar.
Veja que bando de rebeldes com os quais ele tinha que lidar. Mas um dia ele os reuniu a todos, ali quando ele se moveu pela margem, pois ele sabia que Deus havia prometido que a terra pertenceria a eles. E aquela manhã ele disse… hum… disse-lhes o que fazer. Ele disse: “Santifiquem-se a vós mesmos e se preparem, pois nós vamos atravessar.”
73
Se já houve uma chamada para a Igreja santificar a si mesma e se afastar das coisas do mundo, pois eles estavam prontos para atravessarem. Amém.
Está você pronto, esta noite de deixar de lado, santificar a você mesmo de toda a incredulidade? Você lê nos jornais, houve ministros testificando de cegos, mudos e surdos. Qual é o problema? Não crês que isto também é para você? O mesmo Evangelho está sendo pregado para você assim como foi pregado para eles. Está você pronto para santificar a si mesmo?
Há apenas um pecado, e este é a incredulidade. Fumar cigarros, beber whisky, falar mentiras e cometer adultério; isto não é pecado. São atributos do pecado. Você faz aquilo porque é um pecador. É a incredulidade que te faz cometer aquilo. Veem? Não são pecados em si mesmos, são apenas resultados do pecado.
Agora, o único pecado que há é a incredulidade. “Aquele que não crer já está condenado,” disse Jesus em São João 3.
Veem? Você tem que… Você – você não crê. Há apenas duas formas, uma delas é a incredulidade e a outra é a fé. Se você crê, você é. Se você não crê, você não é. É simples assim.
74 Agora, santifique a si mesmo e se aparte de cada superstição, de cada coisa que lhe diria… O diabo diz: “Bem, se eu for chamado à plataforma, eu poderei ser curado esta noite.”
Expulse o diabo de você. Não importa se você vem aqui em cima ou não. Importa se você se levanta com fé ou não. Amém. Tenha fé em Deus. Creia Nele.
75 Josué disse: “Agora, vocês verão a glória de Deus.” Pois ali estava o Pilar de Fogo sobre eles. Ele disse: “Agora, quando o Pilar de Fogo começar a Se mover em direção ao Jordão,” disse, “então enquanto os sacerdotes descerem, que cada homem siga atrás, mas não se acheguem muito próximo dali. Contudo, não os deixem sair de vossa vista, porque vocês nunca passaram por este caminho antes.” Eu creio que há uma experiência para a Igreja, um caminho pelo qual vocês nunca passaram antes.
Para vocês, o povo esta noite, talvez você não possa ter fé suficiente, vamos nos mover em direção ao Jordão esta noite. Oh, que coisa! Talvez você nunca tenha passado por este caminho antes, mas vamos atravessá-lo esta noite. Amém.
Você diz: “Eu nunca fiz isto, mas eu tentarei esta noite.” Deus está aqui para te guiar. É Ele que está falando ao seu coração e dizendo para fazer assim, é o Espírito Santo.
76 Agora, posso ver o povo enquanto estavam marchando. Mas vocês notaram? O Anjo do Senhor foi até o Jordão antes deles. Eu gosto disto. O Anjo de Deus tomou o Jordão primeiro. O Anjo de Deus te guiará em cada passo do caminho. Algumas vezes você pensa que – que as lutas são duras. Deus não está com pressa. É você o único que está com pressa.
Deus deixou Seus filhos – os filhos hebreus irem diretamente para a fornalha ardente. Ele deixou Daniel chegar até a cova dos leões e tudo o mais, antes que Ele viesse. Simplesmente se levante e comece a caminhar pela fé. “Deus, eu creio em Ti. Eu sou destinado à terra prometida. Deus, Tu a prometestes a mim, e aqui estou eu. Estou seguindo a liderança do Espírito Santo. Estou avançando esta noite, vou provar ao mundo que sou um crente em Cristo Jesus. Eu aceito minha cura e eu caminho pela fé agora. Eu creio nisto.” Eu gosto disto.
77 Ouça amigo pecador. Um destes dias você terá que fazer uma caminhada também, e você estará descendo diretamente para o Jordão. Seria melhor que você estivesse seguindo o Espírito Santo, porque eu lhe digo, é um rio fundo e escuro. Você nunca mais passará por aquele caminho novamente. E você terá que fazê-lo algum dia, e eu sei… Você diz: “E você, pregador?”
Sim, eu sei que tenho de ir pelo mesmo caminho, amigo. Eu terei de descer ali, e eu sei… Eu – eu não sei quando será. Pode ser que seja ainda nesta noite. Eu não sei quando irei. Mas há uma coisa, e eu irei com isto em minha mente: eu O conheço no poder de Sua ressurreição, e quando Ele chamar eu serei chamado de entre os mortos. Eu sei que terei de enfrentar isto. É a verdade. Já não sou mais um menino, e terei de encarar isto em algum tempo.
Mas, irmão, um destes dias eu suponho, pregarei meu último sermão. É a verdade. Orarei pela última pessoa doente. Fecharei a Bíblia pela última vez. Eu terei de fazê-lo.
78 A maioria dos Branhams, quando eles envelhecem um pouco, ora, eles todos ficam paralisados, tremem e – quando chegam aos seus setenta ou oitenta anos de idade. Eu espero estar vivo, quando Jesus vier. E algum dia eu serei um homem velho, provavelmente com uma barba branca em minha face; se Jesus tardar. E eu também terei de descer o rio. Você sabia disto? Posso olhar além, ver a mim mesmo parado ao longo do rio. Estarei bem no fim então. Estando no rio, um homem velho, parado, provavelmente apoiado em uma bengala, tremendo. Eu terei de passar por ali.
Posso ver meu velho avô parado além, tremendo em sua bengala, dizendo: “Seja um bom menino, Billy.”
Eu provavelmente estarei parado lá também, e olharei de volta para o meu Billy algum dia: “Seja um bom menino, Billy. Está tudo acabado para o papai agora. Eu posso ouvir o além irrompendo. Eu sei que estou no fim.”
79 Vocês sabem o que eu quero fazer? Eu vou caminhar pelas areias como um herói, tirar o capacete, colocá-lo no chão; tirar a armadura, tomar a velha Espada do Espírito, aqui, colocá-la de volta na envoltura da eternidade além; levantar meus braços e gritar com o máximo da minha voz. Não se preocupe, Ele estará ali.
Eu direi: “Pode empurrar o barco da vida, Senhor. Eu estou voltando para casa esta manhã.” Ele estará ali.
E eu descerei pelo longo vale da sombra da morte, Ele enviará a Estrela da Manhã para iluminar o caminho. Então quero cruzar além para a outra terra, e repousar.
80 Vamos orar.
Nosso Pai Celestial, eu não sei, os Teus filhos são filhos peculiares. Em pé aqui esta noite, esperando falar apenas por uns poucos minutos e tentar trazer um pouco de fé para o povo, e aqui, tenho estado parado aqui e nem mesmo falado sobre isto, mas com dureza, repreendendo pelo Espírito. Mas eu apenas fiz como Tu disseste.
Eu não sei para quem Tu estás falando aqui, mas quando eu comecei a chamar pelo enfermo, Tu me mudastes. Verdadeiramente, Senhor, todos nós teremos de chegar ao fim da jornada da vida. E eu – eu terei de chegar. Todos nós teremos de chegar. Ali todos nós aqui chegaremos.
E Pai, há alguém aqui que simplesmente ainda não está pronto para ir àquele lugar? Eles têm estado assentados durante o culto, e tem visto os grandes milagres de Deus, vendo o que Ele faz. O Espírito Santo tem estado falando aos seus corações esta noite. Este é o tempo. Faça com que esta Palavra vá aos seus corações, enquanto Tu estás a bater ali.
Tu disseste: “Nenhum homem pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o traga. E a todo que vir Eu lhe darei Vida Eterna.” Disse: “Aquele que ouvir Minhas Palavras e crer Naquele que Me enviou tem Vida Eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte para a Vida.”
81 Deus, eu oro para que cada pessoa, homem, mulher, menino ou menina que estiver aqui; que tiver que chegar ao final da estrada, e não estiver pronto; que Tu fales aos seus corações bem agora. E enquanto estamos com nossas cabeças inclinadas, eu pergunto se há uma pessoa aqui esta noite que diria: “Irmão Branham, eu… Isto estava falando comigo esta noite. Eu não estou onde deveria estar.”
E apenas se puder deixar o Espírito Santo agora, ver o seu desejo. Cada cabeça inclinada. É um momento sagrado agora. Se você não está no Reino de Deus, nascido no Reino, você levantaria sua mão Não para mim, mas para Deus, dizendo: “Deus, tenha misericórdia de mim. Eu Te quero.”
Obrigado, irmão. Deus te abençoe. Alguém mais? Deus te abençoe. No piso de baixo também? Alguém mais? Levante sua mão, diga: “Deus, lembre-se de mim.”
Deus te abençoe irmã. Alguém mais? Deus te abençoe. Alguém mais? Ali em cima na galeria, alguém ali em cima, apenas levante sua mão. É a coisa mais virtuosa que você já fez na sua vida. Levante sua mão, diga: “Jesus, aqui está minha mão. Eu não tenho Te servido e eu quero fazê-lo. Aqui está minha mão para Ti. Eu quero estar certo com Deus.”
82 Alguém mais levantaria rapidamente sua mão, antes de… Sim, Deus te abençoe. Ali está uma senhora, ali. Na galeria, eu vejo você aí em cima, o rapaz ali em cima. A moça ali. Eu vejo vocês. Deus abençoe vocês. Alguém mais? Apenas levante sua mão. Deus te abençoe, senhora. Eu vejo você. Alguém mais? Apenas coloque sua mão para cima.
Oh, eu preciso de Ti, Oh, eu preciso de Ti,
A cada momento preciso de Ti,
Oh, abençoa-me meu Salvador.
Eu venho a Ti,
Minha fé olha para Ti,
(Deus te abençoe).
Teu Cordeiro no Calvário,
Divino Salvador.
Agora, ouça-me enquanto eu oro,
Tira toda a culpa
E deixa-me, desde este dia,
Ser completamente Teu.
83 Você simplesmente levantaria a sua mão, e diria: “Aqui está minha mão, Deus. Eu Te prometo, nesta noite, se Tu me perdoares, então eu farei o correto a partir de hoje. Esta será a minha primeira noite, este Sábado à noite. Faço minha escolha bem agora em Ti. Oh, Senhor!”
Muitos dizem… Talvez você possa estar vivendo uma meia vida. Talvez você esteja meio desviado e frio, formal, indiferente. Levante sua mão e diga: “Cristo, esta… Eu levanto minha mão.” Diga: “Eu rendo minha vida novamente para Ti.”
Deus te abençoe. Isto é bom. Oh, que coisa! Vejam as mãos. Agora está bem.
84 Agora, Pai Celestial, Tu conheces a todos eles. E eu oro, em Nome de Jesus, que Tu salves a cada um. Chame de volta os desviados. E dê o Espírito Santo livremente a cada um, pois há uma fonte aberta esta noite. E a fonte é tão aberta quanto possa ser, para que todo aquele que quiser possa vir e beber desta fonte.
Pai, eu fiz o que Tu me disseste para fazer. Então eu oro agora, Deus, se ainda há alguém aqui que nunca levantou sua mão, e nós nunca nos encontraremos outra vez na passagem por este mundo aqui, que possamos nos encontrar na Glória. Conceda isto, Senhor. Que possa o Espírito Santo vir agora e trazer convicção, e salvar a cada um, e dar-lhes fé na obra consumada de Cristo no Calvário. Pois nós pedimos isto em Seu Nome. Amém.
85 O Senhor te abençoe, meu irmão, irmã. Desculpem-me por tomar tanto do tempo de vocês, como tenho feito. Vocês já haviam iniciado e parece que eu simplesmente falo muito.
Agora, vamos começar com a fila de oração. Eu pergunto: quantos aqui soberanamente creem que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente? Quantos aqui nunca estiveram em um culto onde eu tenha orado pelos enfermos? Deixe-me ver vossas mãos, apenas por um momento. Eu gostaria de lhes fazer algumas pequenas perguntas então, enquanto eles estão se preparando. Se você tiver de sair, nos próximos quinze, vinte minutos; o momento de fazer isto é agora, por que… E se houver algum incrédulo ou duvidoso, não é bom estar por aqui nestes momentos.
86 Quantos sabem que quando Jesus, quando Ele estava aqui na terra, que Ele não professava ser um curador? Quantos sabem isto? Deixe-me ver suas mãos. Jesus disse: “Não sou Eu que faço as obras, é Meu Pai.” É isto correto?
E Ele disse, quando lhe perguntaram uma vez, Ele disse: “Em verdade, em verdade Eu lhes digo, o Filho nada pode fazer de Si mesmo, mas somente aquilo que Ele vê o Pai fazer.” É isto correto? São João 5:19.
Nós teríamos perguntado a Ele, quando passou pelo Poço de Betesda, muitos aleijados e cegos deitados sobre macas ali; e Ele foi e curou um homem deitado sobre uma maca, lá longe, e deixou a multidão ali. Se Ele fizesse isto novamente aqui em Chicago, nesta noite, Ele seria questionado novamente, não seria Certamente. Porque Ele é o mesmo, e as pessoas são as mesmas. Mas Ele disse: “Nada posso fazer agora, até que o Pai Me mostre.”
Agora, deixe-me citar isto outra vez para vocês. Prestem bem atenção agora. Jesus disse: “Em verdade, em verdade Eu lhes digo (quando Ele foi questionado), o Filho de Si mesmo nada pode fazer, mas somente aquilo que Ele vê o Pai fazer, também assim faz o Filho.”
87 Se Ele… Quantos creem que Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre? Muito bem. Eu quero lhes perguntar algo. Quando Ele estava aqui na terra, qual foi o tipo de ministério que teve? Ele veio e disse: “Tragam-Me um… e Eu lhes mostrarei uma cura” Não, não.
O que foi que Ele fez assim que começou Seu ministério? Apenas uma pequena citação agora enquanto a multidão está se aquietando. Vamos segui-Lo apenas por alguns poucos minutos, apenas um salto ou dois pela Bíblia e podemos observar que tipo de ministério Ele tinha. E o tipo de ministério que Ele tinha então é o mesmo que Ele terá de ter hoje, se Ele é o mesmo (Correto), se Ele ainda está ministrando hoje. Ele apenas usa você e a mim para Seus objetivos e ministra através de nós. Dizendo: “As coisas que Eu faço, vós também as fareis.”
E o que Ele fez? Vamos segui-Lo por alguns momentos. Nós O encontramos depois que Ele saiu do deserto, depois de Suas tentações, depois que o Espírito Santo veio sobre Ele sem medida, e O preencheu, e fez Dele Emanuel, Deus em Cristo, reconciliando Consigo o mundo…
88 Então Ele entrou em Seu ministério. Rapidamente, Ele encontrou o homem. Ele sabia quem ele era. Ele o chamou Simão, e disse: “Tu és o filho de Jonas.” Havia um homem chamado Filipe que se havia convertido, e ele foi – e ele estava querendo buscar seu amigo, Natanael. Então ele foi até uma outra parte da região, oh, um lugar no interior, talvez, fora, e encontrou Natanael que estava sob uma árvore orando. Disse: “Venha e vede a Quem encontrei. Jesus de Nazaré, o Filho de José.”
E Natanael era um crente muito ortodoxo, ele disse: “Poderia alguma coisa boa vir de Nazaré, uma cidade tão ímpia”
Ele disse: “Venha e vede.”
Agora, eu penso, amigos, enquanto estamos arrazoando juntos, eu penso que esta é a melhor coisa que qualquer um poderia fazer, é descobrir por si mesmo. Não é isto certo? Agora, vamos descer pela terra então. Veem?
Agora, ele disse: “Venha e vede.”
89 Então ele o seguiu. E quando ele chegou até a multidão, e estavam ali parados, numa audiência como esta, onde o restante deles estavam (Jesus, talvez, passando pela fila de oração ou orando pelos enfermos), Jesus virou e olhou para ele, Ele disse: “Eis um israelita em quem não há dolo.”
“Ora,” ele disse, “de onde Tu me conheces, Rabi?” Tu não me conheces. Nunca me vistes. Como Tu me conheces? Como sabias que eu era um crente?“
“Bem”, Ele disse, “Antes que Filipe te chamasse, quando você estava embaixo da árvore, Eu te vi.”
O que a Palavra diz que foi aquilo? O que eles diriam, esta noite, que aquilo era? Telepatia mental, ou Simão, o feiticeiro, ou um bruxo, ou um vidente. Eles disseram a mesma coisa naquele tempo. Eles disseram: “Ele é Belzebu, o príncipe dos videntes, o rei de todos eles, o príncipe dos demônios.”
Mas o que disseram Felipe a isto, ou Natanael? Ele disse: “Tu és o Rei de Israel. Tu és o Filho de Deus.”
E Ele disse: “Porque Eu disse isto, você crê?” Disse: “Verás coisas maiores do que esta.”
90 Vamos segui-Lo um pouquinho mais. Eu O vejo um dia passando por uma audiência de pessoas, e uma mulher tocou Sua vestimenta e saiu. Ela pensou: “Se eu tocar Suas vestes, tudo estará bem.” Ela se assentou na audiência, ou ficou ali parada, o que quer que fosse. Jesus disse: “Quem Me tocou?”
Disseram: “Ora, todos estão Te tocando.”
Ele disse: “Sim, mas Eu fiquei fraco.” Virtude, vocês sabem, nós ficamos fracos. Ele olhou ao redor para ver quem fez aquilo, e Ele encontrou a pequena mulher. Pois ela disse em seu coração: “Eu creio Nele. Se eu apenas puder tocá-Lo de alguma maneira, eu serei curada.”
E ela saiu dali, e Jesus olhou ao redor até que Ele a encontrou; Ele disse: “Tua fé te curou.” Veem Ela usou do dom de Deus, puxou pelo dom de Jesus; pois Ele foi o maior dom que Deus jamais deu, foi Seu próprio Filho. Vocês sabem isto. E então, ela puxou a fé do poder de Deus através de Jesus, para si mesma. Ele nunca disse: “Eu fiz isto.” Ele disse: “Tua fé fez isto.”
91 E nós O encontramos passando pelo Poço de Betesda, e muitos lugares, ou outros lugares nas Escrituras. E O encontramos ali junto ao Poço de Betesda, passando por ali; poucos dias depois de quando a mulher tocou Suas vestes. Ali havia uma grande multidão, centenas de pessoas, aleijados, coxos, cegos, vesgos, fracos; esperando que a água se movesse. E Jesus passou por eles, nunca disse nada, e foi além… Pois Ele sabia… Veem, o Pai havia Lhe mostrado. Aquilo… Ele sabia onde havia um homem ali que estava deitado sobre uma maca. Então Ele o encontrou e disse: “Queres ser são?”
Ele disse: “Eu não tenho ninguém para me colocar na água.”
Disse: “Tome a sua cama e vá para a sua casa.” Ele tomou sua cama saiu dali caminhando.
Os judeus O questionaram. E Ele disse: “Em verdade, em verdade, Eu lhes digo, o Filho nada pode fazer de Si mesmo, mas tão somente aquilo que Ele vê o Pai fazer; aquilo faz o Filho da mesma maneira.”
Agora um… Jesus disse a verdade… Vocês creem nisto? Sim, senhor, nós poderíamos tomar isto de Gênesis até Apocalipse. Nenhum profeta, em nenhum tempo, Jesus, nenhuma vez, em tempo algum; jamais fez algo primeiramente antes que aquilo Lhe fosse revelado.
92 Vejam a ressurreição de Lázaro. Jesus parado ali na casa com aquelas boas pessoas, e saiu, pois Ele sabia o que iria acontecer. E eles enviaram para buscá-Lo, para que viesse até a casa deles. Ele simplesmente se manteve no caminho. Depois do número de dias que o Pai Lhe havia mostrado em visão – na visão, o que iria acontecer, Ele disse: “Nosso amigo, Lázaro, dorme.”
Eles disseram: “Ele vai bem.”
Ele disse: “Ele está morto. E por amor de vós estou feliz por não estar lá, mas vou acordá-lo.” Visão. “Eu não faço nada exceto o que o Pai Me mostra.”
Parado ao lado da sepultura, olhem para Ele. Ele estava orando, e disse: “Eu faço isto, Pai, por amor deles.” Pois Ele já sabia. Ele disse: “Eu digo isto por amor a eles.” Então chamou Lázaro dos mortos. Ele já tinha visto aquilo na visão. Veem?
Sempre é assim. E se Jesus foi assim ontem, Jesus é assim hoje, e Jesus será assim para sempre. E Jesus, antes que Ele deixasse o mundo, disse: “Estas coisas que Eu faço, vós também as fareis. E mais do que estas fareis.” Você diz “maiores”, mas a tradução correta é “mais”. Mais significa “mais”… Grande… Eu não quero dizer em qualidade, isto significa qualidade. “Mais do que estas as fareis, pois eu vou para o Meu Pai.”
93 Agora, ouçam atentamente. Ele disse: “Um pouco mais e o mundo não Me verá mais. (Estes são os incrédulos.) Assim que Eu for, o mundo não Me verá mais. Ainda assim vós Me vereis, pois Eu (pronome pessoal), Eu estarei convosco até o fim do mundo.”
Por quê? Não apenas uma geração O veria, mas cada geração até o fim do mundo O veria. Agora, como vamos vê-Lo? Ele disse: “Eu estarei convosco, mesmo em vós. As coisas que Eu faço, vós também as fareis. Eu estarei em vós continuando a Minha Obra.” Deus simplesmente na forma do Espírito Santo, até o fim do mundo. Amém.
94 Ouçam vocês povo pentecostal. Vocês têm o dom de falar em línguas. Por que vocês não atravessam Há outras coisas ali. Paulo disse: “Se todos vós falarem em línguas, e alguém sem conhecimento entrar, não dirá ele que estais loucos, bárbaros e assim por diante?”
Ele disse: “Mas se um profetizar ou revelar os segredos dos corações, então eles cairão e dirão: ‘Verdadeiramente Deus está convosco.” Isto é certo?
Estas coisas são para os crentes. Um companheiro me disse há algum tempo atrás. Disse: “Eu não creio, hum-hum.”
Disse: “Tudo bem. Aquilo não é para você. Não é para incrédulos. Aquilo é para aqueles que creem. É para os crentes.”
95 Crê você esta noite, com todo o seu coração, que Jesus levantou-Se dos mortos? E se Ele levantou-Se dos mortos, Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Não é? Nós já tomamos este tema no início da semana, uma e outra vez, ao ponto que isto tem de estar estabelecido na mente de vocês. Mas digo agora para aqueles novos.
Agora, se Ele é o mesmo, Ele tem os mesmos princípios, Ele é o mesmo em poder, Ele é o mesmo em compaixão. É isto certo? Então Ele fará à mesma coisa. E se Ele vier aqui à plataforma esta noite, e realizar as mesmas coisas que Ele fez quando estava aqui na terra, vocês O aceitarão Cada um de vocês sairá e crerá com todo o vosso coração?
96 Nosso Pai Celestial, de agora em diante é contigo, Senhor. E eu oro para que Tu concedas, esta noite; que a Tua Presença seja com cada um.
E agora, esconda-nos detrás da Cruz, Senhor, para que… E acalme esta audiência, e que a fé possa subir a um nível em que cada pessoa aqui seja curada para a glória de Deus. Pedimos isto no Nome de Teu Filho, o Senhor Jesus. Amém. [Espaço em branco na fita. – Ed.]
97 Agora, por favor, no Nome do Senhor Jesus, cada um fique assentado e quieto e não se mova ao redor. Não saiam. Veem Apenas fiquem quietos um pouquinho.
Agora, vamos chamar os cartões de oração. Não podemos chamar todos de uma vez. Então começarei, eu penso, ao redor de dez, quinze, vinte ou algo assim. Vamos ver…
[Espaço em branco na fita. – Ed.]
98 Quantos tem estado nas reuniões e visto personificadores tentarem fazer isto? Sim. Alguns deles estão nas instituições de insanidade, alguns estão mortos e outros estão aleijados. Aquele homem estava querendo me hipnotizar outra noite, e trouxe aquele hipnotizador, estava parado ali. E o Espírito Santo olhou ao redor e disse a ele, disse: “Você, filho do diabo.” Ele está paralítico, assentado bem ali, e ele ainda está paralítico; isto já faz quatro anos, ainda paralítico.
Foi por aí nos acampamentos do exército e hipnotizava soldados, e os fazia latir como um cachorro. Você não pode brincar com Deus. Não, senhor. É necessário ser reverente. Muito bem.
Senhora, você viria aqui apenas por um minuto…
[Espaço em branco na fita. – Ed.]
99 Paciente, ora, isto é simplesmente… Você sabe que eu – eu, não há nenhuma forma de eu conhecer você ou saber qualquer coisa a seu respeito.
Mas se eu ficar aqui e falar quietamente contigo por um momento, Ele simplesmente continuaria falando tudo a seu respeito. Mas olhe aquela fila de oração ali (Vê), as pessoas. Todos eles querem estar aqui em cima. E depois de um tempo eu fico tão fraco, eles vem e me levam (Vê), porque eu entro na subconsciência. Mas se Jesus de Nazaré me deixar saber o porquê de você estar aqui ou qualquer coisa a seu respeito, que você sabe que eu não sei, então você aceitaria isto e creria que é o mesmo Jesus, que Ele está aqui? E a audiência também creria?
100 Agora, você… Pela graça de Deus… Bem, certamente, irmã. Deus te abençoe. Isto… Agora, eu quero lhe perguntar algo. Agora, você… Simplesmente veja se isto… Eu estou lhe dizendo a verdade aqui. Há apenas um segundo atrás Algo veio a você, não foi? Alguma coisa… Você teve um sentimento movendo-Se sobre você. Aquele é o Anjo do Senhor. Aqui está Ele exatamente entre nós agora.
Isto é… Vê isto, aqui? Agora, a senhora está se distanciando de mim. Ela está muito decepcionada. Eu a vejo em um quarto e ela não consegue dormir. Ela está caminhando para cima e para baixo. Ela entra em um outro quarto. Ela volta e entra em um outro quarto. Entra em um lugar pequeno e pega algum tipo de… é algo em um pequeno… É um pozinho, para tomar e ir dormir. E ela está tentando… A situação dela é uma condição nervosa. E ela está tomando remédios para conseguir dormir, e está tomando tantos deles ao ponto que não agem mais. Ela está para entrar em uma depressão e se consumir. Isto é o ASSIM DIZ O SENHOR. É isto verdade?
Como eu te conheceria? Eu não sei o que eu lhe disse. Aquilo não era eu. Aquilo era Ele. Agora, aquilo era verdade, cada pedacinho, não era? Cada pedacinho era verdade.
101 Agora, Jesus disse: “Estes sinais seguirão aqueles…” Mas há Algo aqui que vocês precisam saber… Há Algo aqui sobre mim que conhece você, não eu, mas Algo em mim te conhece (Não é isto certo), que tem visto você, e o que você tem feito, e tudo a seu respeito. Correto? Você crê que isto é Jesus Cristo me ungindo? Então Ele disse: “Estes sinais seguirão aqueles que creem.” Se esta unção… Eu imporei as mãos sobre você. O que vai acontecer? Ficará bem. Correto Então venha aqui apenas por um momento.
Nosso gentil Pai Celestial, Tu conheces esta mulher. Toda comida que ela já comeu lhe foi dada por Ti. Ela está, agora, tremendo em Sua Presença, sabendo que este deve ser o tempo. Ela está parada sob a unção do Espírito Santo, lágrimas descendo pelos seus olhos, sabendo que um mero homem não pode fazer estas coisas; sabendo que ela tem de estar em Sua Presença. Então este demônio que está agora vibrando contra este dom de Deus, satanás, eu te condeno por Jesus Cristo, o Calvário e o Sangue. Saia da mulher! No Nome do Senhor Jesus Cristo, deixe-a ir. Amém.
Agora, está terminado. Agora, você pode voltar para casa regozijando e agradecendo a Deus. Saia por este lado simplesmente agradecendo ao Senhor.
102 Você viria, senhora? Você crê com todo o seu coração? Eu vejo que você tem algo pequenininho como uma semente de mostarda, representando a semente de mostarda da fé. Você crê que tem a semente de mostarda da fé? Talvez isto não possa realizar um milagre, mas se você permanecer com ela, ela te levará àquela Luz.
Eu sou um estranho para você, senhora. Eu nunca lhe vi em minha vida, ao que sei. Nós temos sido estranhos um ao outro, mas Deus nos conhece a ambos. Deus pode ajudar ao me deixar… Se eu pudesse lhe ajudar e não o fizesse eu seria um bruto, irmã. Vendo a pobre mulher aqui com estas mãos calejadas e provavelmente teve um duro dia de trabalho, parada aqui, uma pequena e velha mãe, e – e toda trêmula, por estar sob a unção divina. Você nunca sentiu assim antes, é porque está em Sua Presença. Você vê?
Você já viu uma foto do Anjo do Senhor, onde eles tiraram uma foto Dele? É Isto que está sobre você exatamente agora, movendo-Se ao redor. Eu vejo você indo a algum lugar. Há alguém ali que está te examinando ou outra coisa assim. Parece que você tropeçou, você caiu. Você machucou o seu ombro e o seu lado esquerdo. Correto. E você tem a bexiga caída. Isto é verdade. Você crê que já terminou? Vá pelo seu caminho, e isto irá… E agora, leve isto para o seu… Isto é certo, sim. [A mulher fala com o irmão Branham. – Ed.] Vá, dê isto a ele em Nome do Senhor Jesus.
103 Você viria, meu irmão? Venha crendo, tendo fé. Eu sou um estranho para você, nunca te vi em minha vida, até onde eu saiba. Mas Jesus te conhece, não conhece? Você crê que se Ele me deixar saber qual é o seu problema, que você ficará bem? Você crê.
Bem, meu irmão, enquanto esta unção te atinge, eu vejo uma sombra de morte pairando próximo a você. É um câncer. Eu não sei se você está ciente disto ou não. Você está… Sim, você tem. É um exame, e ele foi feito nas glândulas da próstata. Você tem câncer na próstata. É verdade. Deus tenha misericórdia. Venha aqui, irmão.
Gentil Pai Celestial, enquanto o Seu Santo Espírito está aqui agora, o amoroso Senhor Jesus, eu coloco o meu corpo contra o do meu irmão e condeno o diabo que está tentando tirar sua vida, e o expulso do homem. No Nome de Jesus Cristo, que ele possa ir. Amém.
Deus te abençoe, meu irmão. Vá feliz e regozijante agora. Não duvide.
104 Pelo quê você levantou sua mão, companheirinho? Você crê? Você crê que eu sou servo de Deus? Você crê. Com todo o seu coração? Deus pode curar aquela ruptura se você crer Nele. Você crê que Ele já te curou então Muito bem, ponha-se em pé e aceite isto. Muito bem. Agora, vá para casa, fique bem. Vê A sua fé fez isto, senhor. Deus te abençoe.
Simplesmente tenha fé. Não duvide. Se você puder crer, todas as coisas são possíveis, mas você tem de crer. Jesus disse isto. Agora, olhem aqui. Certamente, vocês sabem que eu terei que ouvir isto das gravações, eu nunca lembrarei isto. Mas eu espero que esteja audível, a minha voz.
105 Pairando ali no canto está a Coluna de Fogo. Eu quero que toda a audiência olhe, bem aqui. Vocês podem ver aquilo Se movendo? Está pairada sobre uma senhora de cor que está orando, assentada bem ali no final. E ela está orando a Cristo, e pedindo a Jesus para que eu a chame, e deixe que a fé dela toque a Jesus através de mim. A senhora de cor, você está assentada aí, está sofrendo com pressão alta, assentada aí. Não é isto, senhora? Muito bem. Agora, você pode ir para casa. A pressão alta já tem te deixado. A sua fé te fez ficar bem. Aleluia!
Vê? Vocês não precisam dos cartões de oração. Vocês precisam de fé.
106 Diga, jovem rapaz, você assentado exatamente atrás dela ali no final da fileira, um homem olhando diretamente para mim com honestidade disse: “Deus, Tu não podes me tocar também?” Você tem problemas de estômago, não tem? Aquele homem usando uma camisa branca. Sim, senhor, é você. Sim, você. Você tem problema de estômago. O seu estômago tem estado doendo e – e indo (Não é correto), e tremulando ao redor do coração. Já terminou, irmão. A tua fé te curou. Louvado seja o Deus vivo. Não duvidem. Simplesmente creiam. Tenham fé em Deus.
Jesus disse: “Eu posso, se tu puderes crer.” Se vocês simplesmente tiverem fé, é tudo o que precisam.
107 É esta a senhora? Desculpe irmão. Eu não tenho a intenção de ser rude, ou… Eu simplesmente tenho de seguir o caminho em que Ele vai. Entende Eu não tenho forma de controlar coisa alguma, apenas conforme Ele guia. Agora, nós somos estranhos um ao outro. A unção está aumentando agora… Ficando fraco… Normalmente é isto… Quando eu estou ficando fraco, mas é o melhor então.
Agora, alguma coisa aconteceu bem aqui. Oh, é esta senhora, do tipo grande, assentada ali que está mantendo bem sobre… Sim, ela tem um problema de rim, ela está sofrendo com isto. Você crê que o Senhor Jesus te faz ficar bem, irmã? Crê que Ele te curará? Você crê? Muito certo. Levante a sua mão se você aceita isto. Muito bem, minha irmã, você pode ir para casa e estar bem agora.
108 A irmã, senhora de cor, olhando ao redor, ao lado do homem ali, você está querendo muito que Jesus te toque esta noite, não está? Hum-humm. Você crê que eu sou Seu profeta? Levante-se apenas um minuto. Agora, você se sente diferente, não sente? Há muito tempo você tem estado sofrendo com algo, e são pequenas coisas brancas, como pequenas, como pequenas cordas que são chamadas de “hésions”. É isto certo? Você não as tem agora. Você pode ir para casa. A sua fé te faz ficar bem.
Simplesmente tenha fé. Não duvide, creia. Jesus disse: “Todas as coisas são possíveis àquele que crê.” Você crê?
E ali em cima na galeria? Vocês estão crendo? Certamente há um muro de fé entre vocês aqui, mas isto não importa para Cristo.
109 Agora, meu querido amigo, Deus no Céu sabe que eu estou aqui apenas para te ajudar. Somente estou aqui para tentar fazer o que posso para representar meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Parece que você pode crer exatamente agora. Parece que vocês, pessoas que realmente conhecem a Jesus, sabem que como… Ele está aqui.
Agora, você pode não estar olhando para onde eu estou olhando. Você diz: “Se você estivesse olhando aquilo, você poderia vê-Lo.” Não. Um Fogo e Luz vieram ao redor de Paulo de dia, em seu caminho para Damasco, e era tão brilhante que cegou seus olhos. E ninguém mais viu aquela Luz a não ser ele. Está correto? Somente ele A viu.
Aquilo ali é Ela. Ela está entre aqui e aquela parede ali, como um banco sólido, parecendo a Glória de Deus. Aquilo é a fé das pessoas. Veem, vocês A estão movendo por vocês mesmos. São vocês que estão fazendo isto, não eu. Eu não tenho nada a ver… Se vocês não cressem nisto, não aconteceria. É a sua fé que está fazendo isto. Não é isto algo maravilhoso de nosso Senhor e Salvador Oh, Ele é tão bom. Nós simplesmente deveríamos amá-Lo com todo nosso coração, não deveríamos? Jesus disse: “Eu posso, se tu crês.”
110 O… Agora, nós somos estranhos um para o outro, irmã? Você me conhece Oh, você foi curada. Oh, entendo. Bem, eu quis dizer lhe conhecer pessoalmente, eu não te conheceria porque eu apenas vim… Simplesmente orei por alguém… Muito bem. Agora, eu vejo que você tem um lenço em sua mão. Agora, talvez este lenço seja para alguém. Eu quero que você olhe para mim, e eu quero que você creia em mim como servo de Deus. E se Deus me revelar àquilo que estiver em teu coração, você aceitará aquilo que viestes pedir?
A audiência faria o mesmo? Caso estranho, mas não há nenhum difícil para nosso Senhor Jesus. Este lenço é para uma mulher, uma moça. E esta moça é a sua filha. E esta moça tem um problema de rins. Ela tem estado seriamente enferma. Vejo médicos parados ali… Ela foi operada. E um dos – um dos rins dela foi removido, e eu ouço o médico dizer que não há esperança para o outro. Ela vai morrer. E o teu coração está machucado. A moça é católica. Correto. E você está – tem algo em seu lado, e você – você quer receber oração por isto. Tem… É isto correto?
Agora, você crê em mim como Seu profeta? Agora, pegue… Deixe-me pegar o lenço. Deus Todo-Poderoso, no Nome de Jesus, o Filho de Deus, conceda o pedido desta irmã no Nome de Jesus. Amém. Agora, não tema. Tenha fé e creia.
111 [Espaço em branco na fita. – Ed.] Você crê de todo coração? “Se tu puderes crer.” Não se mova, por favor. Muito bem.
Você crê que Ele está aqui senhora, de todo o seu coração? Deus te conhece, eu não. É esta a primeira vez que nos encontramos? Não conhecemos um ao outro Oh, você já me viu em outras reuniões. Sim. Bem, eu não lhe conheceria de outra forma. Eu estou… Nada como isto.
Alguma coisa aconteceu ali no canto exatamente agora. Tenha fé. Não duvide. Eu não sei o que foi. Agora, realmente creia de todo coração. O meu rapaz, Billy Paul, poderia descer ali. Eu pensei… Eu sei tudo que há de errado com o Billy. Eu conheço o irmão Jack e os outros. Esta é a razão pela qual não deixo outros ao redor, por ver que a fé deles move Aquilo, e eu tenho de ter alguém próximo a mim. É difícil ter uma visão dali, porque agora há muitos crendo e puxando. Talvez seja por isto que Ele foi para o canto. Mas alguma coisa foi naquela direção. Pode ter ido seguindo Billy. Mas Ele deixou a mulher aqui e foi naquela direção.
Cada um seja reverente. Veem Vocês estão na Casa do Deus Vivo. Jesus Cristo, Aquele que ressuscitou, está aqui provando estar vivo esta noite. Vocês sabem disto, não sabem
112 O que você acha disto, meu irmão esquimó? Você pensa que as pessoas da sua região ali em cima, receberão o Senhor Jesus quando eles virem os sinais e maravilhas de Deus? Você crê nisto? Muito bem. Eu creio também juntamente contigo. Aleluia! Ele é tão real. Amém.
113 Agora, irmão, eu quero falar contigo apenas por um momento. Agora, se eu pudesse lhe ajudar, eu faria isto, mas não posso. Contudo, por um dom divino, o qual foi soberanamente dado por Jesus Cristo eu poderei ocasionar que a sua fé suba ao ponto de aceitar isto. O que você acha, parada aqui diante de um homem que não te conhece, nunca te viu; e lhe diria algo que você sabe que eu não sei nada a respeito. Isto teria de vir de algum recurso sobrenatural, não teria? Teria. Você creria que seria Jesus, depois de eu ter-lhe explicado pela Bíblia? Você creria? Eu creio que você creria, porque você é – você é uma cristã. É claro, eu vejo você usando óculos. Na verdade é a sua idade atual que faz isto. Vê?
E agora, eu… Agora… Não, não são pelos seus olhos que você está desejando oração. É pelo seu estômago. Você tem um problema de estômago. E ele desce pelo seu trato intestinal; está no cólon também, com problemas. E você não é de Chicago. Você é de outra grande cidade. E eu vejo muitos carros vindo, se movendo. É uma fábrica de carros onde eles fazem… É Detroit. Você é de Detroit.
E eu vejo algo como um flash, como um – um homem parado ao seu lado. Não, não é; é um homem pelo qual você tem estado orando ali. E o homem tem um problema de coração. E eu creio que ele está no oxigênio ou simplesmente – em uma câmara de oxigênio, e ele também está em Detroit. Leve este lenço para ele e vocês dois ficarão bem no Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe.
114 Tenha fé. Você crê? Agora, agora, por favor, eu sei que é tarde, mas apenas me deem… Apenas… Eu vou continuar por três ou quatro minutos, se – se vocês ficarem bem quietos. Não se movam. Veem Você é um ser humano e uma alma. Eu estou em contato com ela bem agora. Não há… Cada espírito está ligado a eles bem agora. Quando você – quando você se move, isto O move. Vê E me tiraria da linha.
Então agora, fiquem realmente reverentes por uns poucos minutos. E, rapazes, me levem para dentro em alguns minutos, quando estiverem prontos. Muito bem.
115 Eu vejo a Luz pairando sobre… sobre aquela senhora bem na fila de oração? Bem ali Não, está sobre dois. Está sobre um homem e uma mulher. Está sobre aqueles dois assentados ali, marido e esposa. São rupturas. Ali estão eles assentados ali. O homem está com uma gravata vermelha, a senhora, vocês dois tem rupturas. Vocês são marido e mulher, não são É que… Vocês creem de todo coração que Jesus fará com que fiquem bem? Ponham-se de pé e aceitem isto então. Amém. Louvado seja o Senhor Jesus.
Tenha fé.
Se Deus pode curar problemas de coração, fazer o que quiser fazer, se você crer. Você crê Você crê que se eu impuser as mãos sobre você, Deus te curará? Em Nome de Jesus Cristo, que isto possa deixar a mulher. Amém. Agora, vá regozijando. Tenha fé.
É problema para mim, é porque as pessoas não podem crer bem agora. Oh, se vocês apenas pudessem saber a verdade. Tenham fé.
116 Como vai você, senhora Somos estranhos um ao outro, não somos? Nunca nos encontramos antes. Deus te conhece e me conhece. Mas há algo estranho a seu respeito. Eu não sei o que é. Isto me apanhou rapidamente. Você está sofrendo. Você tem dores de cabeça. E você tem um problema de estômago. E a causa disto é que você é nervosa. Uma disposição nervosa, você tem sido nervosa desde que era uma criança. Você também tem problema de miopia em seus olhos. Você vê… Quando você lê um livro, você o segura bem próximo, porque você tem miopia. E aqui está a maior necessidade que você tem irmã: você precisa de Jesus como seu Salvador, você é uma pecadora. Você precisa ser salva. Você O aceitaria agora? Então os teus pecados te tem sido perdoados. Vá e que a paz de Deus seja sobre você; você também está curada.
Deus Todo-Poderoso, eu abençoo esta jovem. Ela veio à Sua presença, Sua glória Shekinah. Em seu coração, ela sentiu o Espírito Santo quando Ele se moveu. Agora que todo pecado se foi, a doença foi curada. Que ela vá em paz. Amém. Irmã, seus pecados estão perdoados. Você está curado de sua doença. Agora, vá e sirva a Deus de todo o seu coração.
Digamos: “Louvado seja Deus”.
117 Venha senhora. Você crê senhora? Agora, eu quero conversar contigo apenas um minuto. Você tem fé e crê de todo o coração. Deus fará de forma excedente e abundante, se você puder crer.
Tal fé se movendo nesta direção. Oh, sim. Pressão alta, assentado ali no final da fileira. Você crê que Jesus Cristo te fará ficar bem? Se você puder crer… Se você crer nisto, Deus o fará. Você pode ter… Você crê? Muito bem. Vocês dois, ponham-se em pé e aceitem isto, e creiam de todo o coração e fiquem bem. Amém.
Agora, eu te vejo em sua casa. Você está fazendo alguma coisa ao redor de uma mesa. Você está nervosa com algo. Eu te vejo ficar muito nervosa, ficar realmente fraca. Você tem convulsões de fraqueza. Você vai e se assenta enquanto está fazendo seu… Eu não estou lendo a sua mente. Não, isto é verdade.
Mas eu vejo que você recusa certas coisas, é um… Oh, você também tem um problema de estômago. É uma condição nervosa que causa uma úlcera em seu estômago. É a verdade.
Agora, você me obedeceria como o profeta de Deus? Vá e coma o seu jantar. Não duvide mais. Você pode ter o que você pediu. Deus te abençoe.
Vamos dizer: “Louvado seja Deus.” [A congregação diz: “Louvado seja Deus.” – Ed.]
118 Tu crês, irmã Crês? que Jesus te faz ficar bem? Há muitas coisas erradas contigo. Problema de coração, causam uma hemorragia… Um coração realmente nervoso, o seu coração te faz sofrer mais quando você se deita, te aflige. O que é isto É um gás. Você tem um coração fraco porque ele é um coração nervoso. Mas você é… Quando você se deita a noite, você abana para respirar. Você não O ama? Venha aqui apenas um minuto.
Pai Celestial, eu rogo em Nome de Jesus, que Tu cures esta irmã esta noite para Tua glória. Amém. Deus te abençoe. No Nome de Jesus, eu oro. Amém. Tenha fé. Creia nisto agora de todo o coração.
Venha senhora. Pobre pequena mulher… Irmã. Há uma sombra realmente escura te seguindo, a qual significa morte. Você tem um câncer. Correto. Mas Jesus está aqui para te curar. Você crê? Oh, Deus. Satanás, você está exposto. Eu te condeno no Nome de Jesus, saia da mulher. Amém.
Agora, senhora, foi em Nome de Jesus Cristo. Não tenha dúvida, você pode ter aquilo que pediu. Deus te abençoe. [A senhora fala com o Irmão Branham – Ed.] Que o Senhor Deus possa te conceder isto, minha irmã, e te dar uma rica e real vida. Amém. Tenha fé.
119 Venha senhora. Você crê? Entre eu e você há uma sombra, e ali há sangue correndo. Você – você tem diabetes. Corretamente. Jesus Cristo é melhor do que qualquer insulina ou qualquer outra coisa que você possa tomar. Você crê? Venha aqui. Oh, Senhor, tenha misericórdia. E abençoe esta mulher e a cure. No Nome de Jesus Cristo que seja assim. Amém. Agora, vá crendo de todo o coração.
Irmã, Deus pode curar problema de coluna e problema de rim e te fazer ficar bem. Você crê nisto Muito bem. Então vá e receba. Em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.
Venha. Você crê, senhora? Agora, você está pronta para uma operação para tirar um tumor. Mas o poder de Deus pode tirá-lo exatamente agora. Você crê? Então aceite isto. No Nome de Jesus Cristo que seja assim. Amém.
Vamos dizer: “Louvado seja o Senhor.” [A congregação diz: “Louvado seja o Senhor.” – Ed.]
120 É claro, vê-se que está caminhando, manquejando. Você tosse a noite inteira em uma condição asmática e… Correto. Agora, apenas O aceite como Seu Curador e saia da plataforma regozijando e feliz e louvando a Deus. Aleluia.
Você crê, irmã, de todo coração? Oh, há muitas coisas erradas contigo. Uma delas é um coração nervoso, e a outra coisa é a condição do seu estômago que te perturba, e um problema feminino. É verdade, não é? Está correto… Fez uma drenagem, e criou um abscesso no ovário. Mas Jesus te curará completamente. A tua fé te cura. No Nome de Jesus. Aleluia! Tenha fé.
Irmã, Deus te livrou daquele problema de coração, assentada aí na cadeira. Simplesmente saia da plataforma regozijando, e dizendo: “Louvado seja Deus.”
121 Venha senhora. Aleluia! Agora, veja. Amigo, não é – não é… Agora, seja realmente reverente. Isto é, veja… Senhora, eu não estou lendo aquelas pessoas… Aqui está a sua mão sobre mim, senhora. Aqui. Se Deus me disser o que há de errado contigo, e eu olhando a audiência por uma visão, você iria… As pessoas verão então que isto não é telepatia mental. É Jesus Cristo.
A mulher está sofrendo de um problema nervoso. Se isto for correto, senhora, levante sua mão aqui. Você foi curada agora. Eu vejo tudo se tornar em Luz ao seu redor. Vá em seu caminho regozijando agora, e fique bem.
Meu irmão, Jesus te fará ficar bem do problema de rim e isto nunca mais te perturbará, se você crer Nele. Você crê Nele? Então vá regozijando no Nome de Jesus Cristo.
Vamos dizer: “Louvado seja o Senhor.” [A congregação diz: “Louvado seja o Senhor.” – Ed.] Vocês creem?
122 Senhora, aqui, não olhe para mim, simplesmente coloque a sua mão aqui e diga: “Eu…” É apenas um ponto de contato. Você crê de todo coração? Agora, deixe… Procuro por uma visão. Se Deus me revelar qual é o seu problema você aceitará isto? Você crê? A audiência crerá?
A senhora está sofrendo de problemas femininos, problemas de senhoras. Se estiver correto, levante sua mão, senhora. Você está curada agora. Vá por seu caminho regozijando. A sua fé te salvou.
Vamos dizer: “Louvado seja o Senhor.” [A congregação diz: “Louvado seja o Senhor.” – Ed.]
Condição nervosa, mas Jesus Cristo te cura, e também para a sua amiga no grande e poderoso Nome de Deus. Amém.
123 Vocês creem? Vocês estão prontos para receberem a sua cura? Coloquem as mãos uns sobre os outros enquanto estão assentados, apenas um minuto. Oh, olhe por esta audiência. Minha irmandade, meus irmãos, eu desejaria poder – desejaria poder explicar do que estou falando. Simplesmente olhe ali. Vocês estão sendo curados, irmãos. Está tudo se tornando em Luz ao redor de vocês. Eu não poderia chamar vocês, se eu tivesse de fazê-lo.
Oh, Deus, no Nome de Jesus, que possa toda a dúvida deixar cada pessoa. Cure as pessoas, Pai. Eu condeno o diabo que está segurando estas pessoas. Satanás, você não os pode segurar mais. Você está exposto. Saia deles. No Nome de Jesus Cristo, que seja assim.
E as pessoas possam dar a Deus um grande louvor. Saiam de suas cadeiras de rodas, saiam das macas. Vocês estão curados no Nome de Jesus Cristo.
****************************