O PECADO DA INCREDULIDADE
17 de Maio de 1958
Bangor – Maine – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Vamos ficar de pé só um momento, se quiserem, para oração.
2 Querido Deus, somos gratos por este outro privilégio de estar deste lado da eternidade para pregar a Palavra de Teu Filho novamente. E pedimos, nesta noite, que Tu fales conosco de um modo especial através de Tua Palavra. Que possamos ter a grande comunhão do Espírito Santo em nossas vidas e em nossa mensagem nesta noite. E que aqueles que estão necessitados encontrem o que realmente precisam. Rogamos que Tu cures os enfermos também, nesta noite, Senhor. Receba a glória para Ti mesmo, pois pedimos isso em Nome de Jesus. Amém.
3 Podem se assentar. Depois do maravilhoso tempo de comunhão nesta manhã, no café da manhã dos Homens de Negócio do Evangelho Completo, tivemos um grande companheirismo; e agradecemos ao Senhor por isso.
4 E agora, nesta noite, vendo que muitos de vocês estão de pé… E quando chegamos, havia pessoas na rua saindo sem espaço para entrar. Então, queremos nos apressar o quanto pudermos.
5 E o meu filho que estava me esperando na porta me falou que eu devo falar novamente amanhã à tarde, creio eu, neste lugar. Por pouco tempo, se o Senhor quiser, falarei sobre o assunto: “Por Que Devo Nascer de Novo”, apenas uma pequena mensagem do Evangelho, resumidamente, não mais que vinte ou trinta minutos. Vamos encerrar às três e meia para que vocês possam ir para casa e descansar novamente para amanhã à noite. Amanhã à noite, esperamos ter um culto de cura e a partir de então até a quarta-feira seguinte à noite.
6 Gostaria de ler hoje à noite uma pequena Escritura, apenas para obter a atmosfera da reunião, em São Mateus 12, versículo 42, para fazer uma base do que queremos dizer, um pequeno contexto.
A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.
7 Agora, eu gostaria de tomar o texto hoje à noite, se o Senhor permitir, sobre o tema: “O Pecado da Incredulidade”.
8 E há de fato somente um pecado, e esse é a incredulidade. Muitas vezes pensamos que pecado é beber, jogar e cometer adultério, mas isso não é pecado; esses são apenas os atributos da incredulidade. Um homem e uma mulher fazem isso porque eles não creem no Senhor Jesus. Se cressem no Senhor Jesus, eles não fariam essas coisas. Então o que chamamos de pecado, são os atributos da incredulidade. E há unicamente dois espíritos que controlam o homem: ou é a fé ou é a incredulidade. Cada um de nós hoje à noite está possuído por um ou outro desses espíritos.
9 E a incredulidade é uma coisa tão horrível. E Jesus aqui estava tão somente ensinando o povo e censurando-os por causa de sua incredulidade. E no capítulo anterior, Ele havida dito: “Sidon e Cafarnaum, que são exaltadas até ao céu, serão abatidas até ao inferno; porque se as obras poderosas que foram feitas em Cafarnaum tivessem sido feitas em Sodoma e Gomorra”, disse, “elas teriam permanecido até hoje.”
10 Então, por que Sodoma e Gomorra não permaneceram? Eles tinham um anjo; tinham uma mensagem de libertação. Eles tinham uma profecia, as advertências de Deus, e falharam em recebê-la. E hoje, Sodoma e Gomorra jazem no fundo do Mar Morto, não restando nenhuma ruína delas. Esses são os resultados da incredulidade. E Jesus disse: “Um maior do que aquela mensagem está aqui agora”. E ainda assim eles não creram.
11 E então Ele faz essa menção, e tinha acabado de ser chamado de Belzebu. E se supõe que Belzebu era o príncipe dos demônios. E porque Ele era capaz de discernir os pensamentos das pessoas, dizendo-lhes onde haviam estado e o que haviam feito, disseram que era um espírito maligno Nele fazendo isso.
12 Vocês poderiam imaginar homens e mulheres que haviam sido colocados sob a leitura das Escrituras durante anos, e tiveram grandes escolas do espírito, e estarem numa condição tal que viram algo assim e taxaram como uma obra do diabo, quando as Escrituras claramente citaram que era isso que sucederia. E eles estavam tão envolvidos em seus próprios dogmas e em sua própria teologia a ponto que falharam em reconhecê-Lo.
13 Deus em todas as eras trabalhou através de homens. E a razão pela qual eles não creram Nele foi porque Ele estava fazendo essas grandes obras de Deus, mesmo sendo um homem. Mas agrada a Deus manifestar-se através de seus súditos, pois Deus é um Espírito. E Deus se manifestou através de Seu Filho, o Senhor Jesus. E eles estavam tentando dizer que Ele se fez Deus. E disseram que um homem que fizesse isso seria digno de ser apedrejado ou morto (pena de morte, já que apedrejamento era uma pena de morte). E eles simplesmente não conseguiam ver como Ele, sendo homem, podia fazer isso.
14 E o mundo não mudou muito. Ainda é difícil para as pessoas verem que Deus é um Espírito que opera através de homens. Deus sempre trabalhou através do homem, em todas as eras. Ele se manifestou através de Moisés, e através de Elias, e através de Noé, através de Enoque. Em todas as eras, Deus se manifestou através de seu agente: o homem. E Ele prometeu que nesta era gentia Ele se manifestaria através de Seus súditos: a Igreja. Mas o problema hoje é que cada um quer dizer: “A igreja de que ele estava falando é minha denominação”. E não se admitirá isso ao outro companheiro. Mas Deus não trabalha através de denominações; Ele trabalha através de indivíduos.
15 E verificamos aqui no versículo anterior que Ele censurou e falou àquelas pessoas do pecado de incredulidade delas. Ele falou de Jonas, e como Jonas foi a uma cidade de cento e oitenta mil pessoas. E Deus o enviou ali com uma mensagem para aquelas pessoas. E a maioria de nós está familiarizada com a história, como ele tomou um navio para Társis. E em seu trajeto, uma tempestade sobreveio.
16 Oh, muitas vezes gostamos de dizer que Jonas estava completamente fora da vontade de Deus. E ele podia estar de acordo com a comissão. Mas Deus faz com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que O amam. E Ele transformou a jornada daquele profeta desobediente em uma das maiores bênçãos sobre as quais podemos ler. Depois que o navio estava a ponto de afundar, amarraram-lhe as mãos e os pés e o jogaram para fora do navio. E um grande peixe vem pela água e o engole.
17 E qualquer um sabe que depois que um peixe se alimenta, ele vai para o fundo da água e repousa suas nadadeiras no fundo. Alimente seus peixinhos dourados; observe-os como vão para o fundo. Depois que rondam pela água e conseguem o que querem comer, afundam e descansam suas pequenas nadadeiras no fundo. Todos os peixes fazem isso.
18 E esse grande peixe que Deus havia preparado, que cremos ser uma baleia, quando engoliu Jonas, desceu para o fundo para descansar, pois deve ter sido bastante difícil nadar lá em cima em uma grande tempestade que lançava com ímpeto a água de um lugar para outro. Mas ele estava de barriga cheia, então pensou que apenas iria descer e descansar.
19 E geralmente eu penso quando ouço as pessoas dizerem: “Bem, aceitei a Cristo como meu Salvador, mas, sabe, eu simplesmente não consigo viver isso”; ou ouço alguém dizer: “Aceitei a Cristo como meu curador, e eu… Ah, não sei, eu simplesmente não consigo ver que minha mão está melhor. Meu estômago com úlceras, não sinto que esteja melhor. Minha cabeça não parou de doer.” Então você aceitou a Cristo só com uma concepção mental. Quando você toma Cristo no coração, nenhum sintoma o incomoda a partir de então. Não importa o que aconteça, você ainda declara que a Palavra de Deus é a Verdade.
20 Oh, aquele lugarzinho sagrado em que o homem pode se encontrar com Deus como Moisés teve nas partes remotas do deserto. Após quarenta anos de boa educação escolar, com os mais altos diplomas que poderiam ser dados, sabendo de sua posição como libertador e como hebreu, e sabia que Deus o havia chamado para a missão. E, no entanto, ele soube mais sobre Deus em cinco minutos na presença daquela sarça ardente do que em todos os seus quarenta anos de teologia que lhe foram ensinados. Ele esteve na presença de Deus.
21 E todo homem que vai ao campo para pregar o Evangelho nunca deveria sair até que tenha essa experiência lá das partes remotas do deserto. Ninguém é capaz de tirar aquilo de sua mente com explicações. Não importa o quanto eles torçam as Escrituras e digam isso, aquilo, ou aquilo outro, se você já encontrou Deus face a face no verdadeiro Batismo do Espírito Santo, não há teólogos suficientes no mundo para apagar isso de sua memória. Algo aconteceu; você estava lá. Quando um homem chega a esse lugar, ninguém pode, com explicações, tirar isso dele.
22 E quando uma pessoa encontra esse lugar em Cristo, a fé que diz: “Pelas suas pisaduras estou curado”, não poderia haver médicos suficientes no mundo para dizer que você está morrendo. Não importa quais sejam seus sintomas, você ainda crê de toda maneira.
23 Como Abraão, que chamou aquelas coisas que não eram como se fossem, ele tomou Deus em Sua Palavra, crendo que Ele era capaz de cumprir o que havia prometido. O problema com a igreja de hoje é que viemos com esperança em vez da fé. A fé é positiva. A fé não precisa de reforço; a fé sabe do que está falando. A fé é forte. A fé tem pelos no peito; ela fala e o resto cala a boca. Os sintomas nem conseguem falar quando a verdadeira fé piedosa fala. Ela tem o controle. Ela sabe onde está parada. Ela teve uma experiência.
24 Quando ouço as pessoas falarem de seus sintomas, penso em Jonas. Se houve um homem que tinha direito de queixar-se dos sintomas, esse seria Jonas. Pensamos nele como um apóstata porque estava fora da vontade de Deus quando falhou em fazer o que Deus lhe disse para fazer. E então ele tinha as mãos atadas atrás de si; estava no ventre de um peixe e no oceano tempestuoso com um grande tornado na superfície do oceano, no ventre de uma baleia com algas ao redor do pescoço e em vômito. E se ele olhasse para esse lado, era a barriga da baleia, para qualquer lado que ele olhasse, era a barriga da baleia. Se formos falar sobre sintomas, ele os tinha. Não há ninguém aqui nesta noite nessa condição.
25 Mas veja o que aquele companheiro fez. Pensamos que ele era um desviado e assim estava fora da vontade de Deus e que estamos perfeitamente em Sua vontade. E sob esse tipo de circunstância, ele disse: “São vaidades vãs. Nem vou olhar para elas. Porém uma vez mais olharei para o teu santo templo.” Porque ele sabia que quando Salomão dedicou o templo, fez esta oração a Deus: “Se o teu povo estiver em problemas em algum lugar e olhar para este santo templo, então ouça a oração deles, Senhor, e liberte-os…”
26 E ele creu na oração de Salomão e em um templo que havia sido edificado pelo homem. E sob esses sintomas e suas circunstâncias, se ele pôde crer na oração de Salomão e em um templo feito por homens, quanto mais deveríamos nós, nesta noite, sob essas circunstâncias, não olhar para um templo feito por mãos, ou para um homem terreno que orou, mas para o trono do próprio Deus, onde Jesus está à Sua direita, com Seu próprio sangue, fazendo intercessões com base em nossa confissão, visto que morreu para esse propósito? Devemos deixar de olhar para os nossos sintomas e chamar as coisas que não são como se fossem. Deus fez a promessa. E veja o que Deus fez por aquele profeta naquelas circunstâncias. Ele o manteve vivo por três dias.
27 Agora, sabemos que o povo de Nínive adorava ídolos. E o deus do mar deles era a baleia. E todos os pescadores estavam ao longo da margem, e aqui vinha a baleia nadando até a praia e cuspiu o profeta na margem: o deus produzindo um profeta. Certamente eles ouviriam.
28 E enquanto ele passava pela cidade pregando, as pessoas que não distinguiam a mão direita da esquerda se arrependeram a ponto de colocarem sacos e cinzas em seus animais. E Jesus se referiu a eles, que o povo de Nínive se arrependeu com a pregação de Jonas, e disse: “Um maior que Jonas está aqui.” E o chamaram de Belzebu.
29 Então Ele se referiu à rainha do sul, que sabemos que era a rainha de Sabá. E agora, se você medir no seu mapa qual a distância entre a Palestina e Sabá… Agora, nos dias de Salomão, Deus estava trabalhando.
30 Novamente, Ele não deixou o Seu povo sem uma testemunha. Em todas as eras, Deus manteve Seu dom em Seu povo. Vou repetir. Em todas as eras, Deus teve Seu representante na terra: nunca sem uma testemunha.
31 E nos dias de Salomão, Deus havia dado um dom a Salomão. E quando Deus envia um dom como esse, se o povo rejeitar, torna-se um caos para o povo. Mas se as pessoas receberem esse dom, então é uma era dourada para essas pessoas.
32 E Ele estava tentando fazê-los entender que aquela era a era de ouro deles, mas eles não receberam. Ele disse: “Eu vim e fiz as obras de Deus diante de vocês, e vocês não creem em Mim.” Ele disse: “Vejam o que aconteceu nos dias de Jonas, e observem o que sucedeu nos dias de Salomão.” Agora, tomemos isso por alguns minutos e vejamos os dias de Salomão. Quando Deus deu a Salomão um grande dom de discernimento, e todo o Israel se reuniu ao seu redor…
33 Oh, não seria um grande dia hoje se todas as igrejas se reunissem em torno do grande dom de Deus, o Espírito Santo? Não seria maravilhoso se nós simplesmente esquecêssemos nossas diferenças e denominações e nos uníssemos em torno do maior dom que Deus já enviou à Terra, o Espírito Santo? Seu Filho morreu para que Ele viesse.
34 Você diz: “O Espírito Santo é um dom maior que Cristo? Por meio de Cristo veio o Espírito Santo.”
35 Quando O chamaram de Belzebu, Ele disse: “Vocês dizem isso contra Mim, o Filho do homem, eu os perdoarei. Mas quando o Espírito Santo vier e fizer a mesma coisa, uma palavra contra Ele nunca será perdoada neste mundo nem no mundo vindouro.” E este é um dia maior do que aquele: o Espírito Santo trabalhando universalmente em Sua igreja.
36 E não seria maravilhoso? Seria como nos dias de Salomão. E todos sabem que esse foi o milênio de ouro de Israel, nos dias de Salomão. Eles construíram o templo. Todas as nações os temiam.
37 E hoje, quando sentimos tanto medo e satélites nos céus… Lembro-me quando a Rússia colocou um deles com sucesso lá, mas agora tem mais de uma tonelada. Um dia desses eles vão acordar. E estamos construindo abrigos por toda parte. De que lhe valerá esse abrigo, quando uma bomba de hidrogênio… Como eu estava falando, tive o privilégio de conversar com um cientista recentemente, ele disse: “Irmão Branham, essa bomba abrirá um buraco no chão a setenta e cinco pés de profundidade [quase 23 metros] por cem milhas quadradas.” [cerca de 260 m²]
38 E se você estivesse quinhentos pés [aproximadamente 150 m] sob o chão? Bem, o abalo quebraria todas as moléculas do seu corpo. E se você estivesse a centenas de milhas de distância? Ainda faria a mesma coisa. Deus fez isso. Não há esconderijo aqui embaixo, exceto um; e nós temos um abrigo contra bombas. Não é de aço, ou não é feito debaixo da terra; é feito de penas. Sob Suas asas, permaneceremos e seremos arrebatados antes que isso aconteça: segurança e proteção.
39 E vemos que Israel estava seguro enquanto estivessem reunidos em torno de seu Deus. E isso deve ter despertado uma grande curiosidade por toda parte. As pessoas que passavam viam a unidade e a união de Israel. E isso se espalhou de nação em nação.
40 Seria do mesmo jeito em nossa grande, bela e encantadora nação da América hoje, se todas as igrejas se ajuntassem e os cristãos juntassem seus corações, “Se o povo que se chama pelo Meu Nome se juntar e orar, então eu ouvirei do céu.” Não seria o maior medo que a Rússia já sentiu quando souber que toda a cristandade da América se uniu como um? Certamente que sim. Ninguém pode lutar contra Deus. E Israel estava unido dessa maneira. E eles não tiveram guerras; todos estavam com medo deles, não com medo de Israel, mas com medo de seu Deus.
41 E esses viajantes de diversas partes do mundo, indo de um lugar para outro, essas notícias chegaram a Sabá. Todos os que passavam diziam à pequena rainha: “Oh, você deveria ir a Israel; Deus lhes enviou um grande dom, e está operando. Eu estava presente quando o vi manifestar.”
42 Que emoção deve ter sido. E vocês sabem, a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. E enquanto aquela pequena rainha continuou ouvindo várias pessoas contarem que havia um Deus ali que ungira um homem com um grande dom, seu coração começou a sentir um desejo.
43 A Escritura diz: “vós sois o sal da terra.” E se você quer que as pessoas tenham sede de Cristo, apenas seja salgado. Isso é tudo que a igreja tem que fazer. O sal produz sede. Mas se o sal perdeu sua força, a igreja perdeu sua força e se converteu em denominações, doravante não serve para nada a não ser para falarem dela, ser pisoteada pelos homens. Que dia estamos vivendo! Que repreensão às pessoas! Mas a prosperidade causou isso.
44 Agora, observem. E isso fez com que aquela pequena rainha desejasse ir até lá e se inteirar disso. Agora lembre-se, ela era uma pagã, uma ateia. E para ir averiguar é porque algo em seu coração começou a lhe dizer que isso devia ser verdadeiro… Veja, ela pertencia à igreja. E ela tinha sacerdotes e bispos, e assim por diante. Mas toda sua igreja era apenas intelectual, só um monte de teologia. E ela ouviu que havia um Deus que vivia e havia se manifestado. Deus, seja misericordioso.
45 Que bem faz a você um Deus histórico, se Ele não é o mesmo hoje? Se o fogo do Pentecostes não é tão bom hoje como foi então, que bem faz falar dele? E se um homem estivesse morrendo congelado e você pintasse um fogo, e lhe dissesse que um dia o fogo queimava? Isso não o aquecerá. Ele não quer um fogo histórico pintado; se ele está se congelando, ele quer fogo queimando. E se as pessoas que leem a Bíblia não querem algo… um Deus que viveu num dia passado. Que tenhamos um Deus de hoje, que é exatamente o mesmo que foi no passado. Precisamos de um Deus que é presente.
46 De que adianta pregar a Bíblia se Deus é mudo e não responde à Sua promessa? Que bem faria alimentar o seu canário com vitamina B, vitamina A, para fortalecer suas asas e mantê-lo em uma gaiola todo o tempo? Você não o deixa sair. Quem bem lhe fazem suas vitaminas? De que adianta todos os nossos seminários e escolas de teologia, e nossos grandes pregadores com D.D., Ph.D. e LD duplo? De que adianta isso, se tudo é sobre um Deus histórico que não vive e nem age da mesma maneira hoje, quando ensinam sobre o que aconteceu?
47 A Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não está morto; Ele se levantou dentre os mortos e está vivo para todo o sempre, sempre presente, onipresente eternamente. Esse é o Deus de quem queremos ouvir. É desse Deus que todo verdadeiro filho eleito de Abraão quer ouvir e conhecer.
48 Quando aterrissei na Índia, o bispo da igreja metodista e muitos deles se encontraram conosco, disseram: “Irmão Branham, não venha aqui como um missionário; sabemos mais sobre a Bíblia do que vocês, ianques [como são chamados os americanos – Trad.], alguma vez poderiam saber.” E isso é verdade. É um livro oriental. Estamos tentando entendê-lo com uma educação ocidental. Ele disse: “Mas ouvimos dizer que Deus os visitou, ianques, com um dom que tornará Deus real e fará sua Bíblia viver novamente. É isso que queremos ver.” Foi quando milhares de milhares vieram a Cristo de uma só vez. Eles querem uma realidade viva.
49 Se Deus foi tão grande em outra era, por que Ele não é o mesmo hoje à noite? Que bem nos faria se Ele é da história e não do presente?
50 E essa pequena rainha teve o mesmo assunto. “Temos deuses no templo que se supõe que existiram há algum tempo. Temos o sacerdote mais instruído que existe. Eles falam e o deus deles não responde. Mas eu ouvi dizer que há um Deus…” A fé vem pelo ouvir. “Ouvi dizer que há um Deus que ama o seu povo e está se manifestando entre o Seu povo. Eu gostaria de ir vê-Lo.”
51 Oh, essa bendita sede santa no coração de um homem ou de uma mulher, sede de justiça, a Escritura diz que serão saciados.
52 Agora, observe o que ela teve que fazer. Bem, se ela fosse ao sacerdote e dissesse: “Você poderia me dar licença por alguns meses? Gostaria de ir a Israel para ver se vive esse Deus do qual estão falando, que enviou um dom ao Seu servo chamado Salomão. Eu gostaria de ir lá e vê-Lo, vê-Lo se manifestar.”
53 Bem, é claro que aqueles sacerdotes não a deixariam ir. “Sabe, nossa igreja não está cooperando com aquele avivamento lá.” Porém, se essa grande sede santa estiver no coração da mulher, ela irá de qualquer maneira. Isso é correto. Nada pode se colocar no caminho.
54 Assim, Deus estava falando ao coração da pequena dama. E ela sabia que seria excomungada. Mas do que ela poderia ser excomungada? O que ela tinha a perder? Ela só tinha um monte de credos. E agora ela estava indo porque ouviu que existe um Deus que vive e age entre o Seu povo. Então ela começou a se arrumar.
55 Agora, primeiramente, havia muitas coisas contrárias para ela enfrentar. Em primeiro lugar, por ser mulher. Por outro lado, outra coisa, havia uma longa jornada entre seu país e o país onde estava o dom. Se você contar as milhas, estima-se que demorou três meses para ela chegar lá, não em um Cadillac com ar condicionado, mas nas costas de um camelo.
56 Não é de admirar que Jesus tenha dito: “Ela se levantará no julgamento e condenará esta geração.” Não atravessamos a rua para ouvir, mesmo com Cadillacs e todos os tipos de transporte. E cada um de nós estará no julgamento com aquela mulher.
57 Ela passou três meses nas costas de um camelo. Mas ela estava determinada a ver se estava certo ou não. Se seu sacerdote disse que não iriam cooperar, bem, isso poria fim à questão. Mas ela ia ver por si mesma. Ela ia fazer como dissemos na mensagem de ontem à noite, que Natanael – ou Filipe disse a Natanael: “Venha ver se alguma coisa boa pode vir de Nazaré.”
58 Não fique em casa criticando; venha averiguar. Não seja crítico. Sente, pegue as Escrituras e veja se é correto. Essa é a única maneira de conhecer a verdade. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” Foi o que disse Jesus.
59 Então a mulherzinha disse em seu coração: “Vou lá e vou descobrir por mim mesma. E se assim for, eu vou apoiá-lo.” Ela pegou camelos carregados de ouro, pedras, incenso, mirra e todo tipo de presentes caros. Se era realmente Deus, valia a pena apoiar. Se não é Deus, não vale a pena apoiar. A mulher tinha algo. Agora, tinha que ser real. Ela disse: “Tenho algumas coisas em meu coração. Vou descobrir. Então ela carregou seus camelos e preparou todos os seus servos.
60 Agora, aqui está outra coisa que a confrontou. Com todo aquele ouro naqueles camelos e todas aquelas pedras preciosas, ela teve que atravessar o deserto por noventa dias, três meses, nas costas de um camelo. E no deserto estavam os filhos de Ismael, que eram ladrões. Que quadro seria para eles. Quão facilmente conseguiriam encontrar aquela mulherzinha com sua pequena caravana lá de uns poucos soldados, eunucos, guardas do templo, e simplesmente matá-los? Mas sabe, há algo no tocante à fé que não conhece medo. Se a fé está chamando, não considere o medo, nem a dúvida. Apenas continue. Deus está te chamando; nada pode detê-lo. Ela nunca pensou sobre o medo porque ia ver um Deus vivo e verdadeiro que estava se manifestando. E lá foi ela nos camelos.
61 E quando chegou ao portão… Agora, ela não foi só por ir até lá… Ela armou suas tendas e, na manhã seguinte, ela se posicionou para ver o dom de Deus operar. Ela disse: “Agora chegou a hora. Já percorri um longo caminho, então agora vou ver se esse dom realmente funciona ou não.”
62 E ela não veio para ficar apenas algumas horas; ela não veio só para uma reunião. Ela não veio… Ela disse: “Agora, vou entrar e me assentar, e a primeira vez que o pregador disser qualquer coisa que minha igreja não ensina, vou me levantar e sair às pressas.” Isso mostra analfabetismo, ou o tipo não correto de criação, ou uma mente controlada por um diabo. Essa é a única coisa que isso declara. Ela chegou. Não importava quão diferente parecesse, ela iria ver se funcionava. Podemos falar sobre muitas coisas, mas funciona? Essa é a próxima…
63 Então, ela acampou ali fora do portão. Eu gosto disso. Fique até acabar. Averigue a respeito disso. Posso vê-la com os Pergaminhos, lendo-Os, vendo as promessas que Deus havia feito, para ver se essas coisas se comparavam com Aquilo. Lá estava ela.
64 O que vocês acham que aconteceu naquela primeira manhã, e essa pequena rainha lá atrás na congregação, quando viu um homem, ou uma mulher, ou alguém aparecer diante de Salomão, apenas um homem, e viu aquele grande dom de discernimento operar? Ela deve ter dito: “Exatamente do jeito que eu ouvi”.
65 E ela ficou dia após dia, até chegar sua vez. E quando estava diante de Salomão, o dom de Deus operou nela, pois ela disse que Salomão lhe revelou todas as interrogações em seu coração. E ela creu. E ela ficou entre o povo, pública e abertamente, e disse: “Tudo o que ouvi sobre você é verdade e mais do que ouvi é verdade.”
66 Jesus disse que ela se levantará no juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ver um dom como esse. E que tal agora que temos a experiência dela? Temos milhares de anos depois, com todo tipo de experiências do Deus vivo. Deus ainda vive. Ele é tão real hoje como foi lá.
67 Quando Ele se deu a conhecer a Filipe… Quando Pedro entrou na reunião e Ele lhe falou: “Seu nome é Simão (ou Cefas) e o nome de seu pai é Jonas…” E quando foram buscar um homem e o trouxeram a Jesus, Ele disse: “Tu és um israelita em quem não há dolo.
Ele exclamou: “Rabi, quando me conheceste?”
Ele respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, quando você estava debaixo da árvore, eu te vi”.
Ele declarou: “Rabi, Tu és o Filho de Deus; Tu és o Rei de Israel.”
68 O que aqueles que estavam ali, os judeus, disseram? “Este é Belzebu; é um adivinho.”
69 Quando Ele entrou em Samaria, e a mulher veio beber água no poço, ou pegar água, quando Jesus lhe disse: “Mulher, dá-me de beber”.
Ela respondeu: “Não é comum vocês, judeus, conversarem conosco, os samaritanos. Sou uma mulher de Samaria.”
E Ele disse: “Se tu conhecesses quem fala contigo, tu me pedirias algo para beber.” Ele conversou com a mulher até que encontrou qual era seu problema e disse: “Vá e chame teu marido.”
Ela pontuou: “Não tenho nenhum.”
Disse: “Tiveste cinco; e o que tens agora não é teu marido. Disseste bem.”
70 Ela não disse que Ele era um demônio ou um belzebu. Vou citar isso de novo. Ela sabia mais sobre Deus do que noventa por cento dos pregadores da América sabem hoje à noite. Ela disse: “Senhor, vejo que és um profeta.” Espiritual, ela estava habituada com isso, havia sido ensinada. “Sabemos. Nós, samaritanos, sabemos que quando o Messias vier, Ele nos dirá todas essas coisas. Mas quem és Tu?”
Ele respondeu: “Sou eu quem fala contigo.”
71 Ela correu para sua própria cidade de Samaria e conclamou: “Venham ver um Homem que me contou as coisas que eu fiz. Não é este o próprio Cristo?” Isso não foi feito para os gentios naqueles dias. É para agora. Foi dessa maneira que Ele se declarou lá.
72 Agora, e se a rainha de Sabá se levantasse diante daquela geração e os condenasse… Oh, pessoas, ouçam-me. Se a rainha do sul, Jesus disse, se levantasse e condenasse essa geração (e nós temos tido dois mil anos de ensinamento sobre isso, e aqui Ele está fazendo a mesma coisa nesta noite), o que ela fará com essa geração quando ela testificar? Pense nisso. Nós que dizemos que somos bons e vamos à igreja… Que é pecado? É incredulidade. Não importa quão religioso você seja, tão bom que não faria isso, aquilo ou aquilo outro. Os maometanos são a mesma coisa. Os budistas são a mesma coisa.
73 Religião é uma coisa; salvação é outra. A religião é uma cobertura. A salvação é um dom de Deus. Ela se levantará e condenará esta geração. Por quê? Ela se se levantou quando viu o dom de Deus trabalhando através de um homem. Ela declarou: “Esta é a verdade.” E ela aceitou Jeová como seu Deus.
74 Assim, o eunuco levou a mensagem depois do Pentecostes para o povo, do nascimento, morte, ressurreição de Jesus, a vinda do Espírito Santo. Oh, o que você fará se Deus se colocar de pé e se você se colocar de pé?
75 Aqui, há alguns anos, na parte central dos Estados Unidos, havia um pregador chamado Daniel Greenfield, um grande e poderoso ministro. Muitos de vocês, clérigos, leram o livro dele. E uma noite ele teve um sonho. E nessa noite em que teve o sonho, ele pensou que havia morrido e ido ao céu. E quando chegou ao portão, o porteiro saiu e perguntou: “Quem se aproxima deste lugar?”
E ele respondeu: “Eu sou Daniel Greenfield, um evangelista da América.”
Disse: “Só um momento, Sr. Greenfield, vou ver se posso deixá-lo entrar. Se seu nome estiver no meu livro, tudo estará bem”.
Ele olhou o livro. Voltou e declarou: “Senhor, sinto muito, mas seu nome não está no livro. Você deve ir embora.”
“Oh”, ele argumentou: “Certamente você está equivocado. Eu preguei o Evangelho. Vivi uma vida boa.” Concluiu: “Com certeza, meu nome está no livro.”
“Sinto muito”, ele retrucou: “não está aqui”.
Ele interrogou: “O que devo fazer então?”
Respondeu: “Você pode apelar para o grande julgamento do trono branco.”
“Bem”, disse ele: “não tenho escolha; então devo fazê-lo.”
76 E ele contou que pareceu que ele começou a se mover pelo ar a uma velocidade incrível. E entrou na presença de uma luz. E à medida que a Luz se tornava mais brilhante, ele ficava mais lento, diminuindo a velocidade. Depois de um tempo, ele parou. A Luz não vinha de nenhum lugar específico, mas simplesmente estava em toda a sua volta. “Oh”, ele contou: “que sentimento estar nessa Presença.”
77 E uma voz veio da Luz e perguntou: “Quem se aproxima do Meu trono?” Como um grande trovão que ecoou.
E ele respondeu: “Ó Jeová Deus, sou o evangelista Daniel Greenfield. Foi-me recusada a entrada nos portões do céu, e me pediram para apelar à Tua justiça.”
“Muito bem”, respondeu, “vou julgá-lo pela Minha lei.” Perguntou: “Daniel Greenfield, alguma vez você contou uma mentira?”
78 Ele comentou: “Até aquele momento, eu pensava que havia sido pelo menos um homem honesto, verdadeiro.” Mas disse: “Oh, mas naquela Presença, eu me dei conta que havia contado muitas coisinhas meio tortas, com um duplo sentido.” Respondeu: “Sim, Senhor, eu menti.”
Ele perguntou: “Daniel Greenfield, alguma vez você roubou?”
79 Ele comentou: “Tudo que eu pensava é que tinha sido honesto. Mas na presença dessa luz, lembrei-me de muitas coisinhas que fiz que eram obscuras.”
80 Irmão, irmã, na sua igreja, perto de seus vizinhos, na presença de seu pastor, você pode parecer muito bom, mas espere até estar na Presença dessa Luz, dessa Luz perfeita.
81 Então ele contou que ouviu outra vez a voz que dizia: “Daniel Greenfield, Minha justiça exige perfeição. Você foi perfeito em sua vida?”
82 Respondeu: “Não, Senhor, não fui perfeito.” E comentou: “Só esperava ouvir esse grande estrondo.” Contou: “Parecia que meus ossos haviam se desconectado e eu estava tremendo como se não pudesse parar.”
83 Disse: “Então ouvi uma voz, foi a voz mais doce que já ouvi.” Observou: “Nenhuma mãe poderia falar assim.” E continuou: “Virei-me para olhar e vi o rosto mais doce que já havia visto.” E contou: “Ele subiu e me abraçou, e disse: ‘Pai, isso é verdade. Daniel Greenfield não foi perfeito em sua vida, mas há uma coisa que ele fez em sua vida: ele se posicionou por Mim na Terra, então aqui no céu Eu me posiciono por ele.’”
84 Eu me pergunto, nesta noite, amigo, enquanto somos um grupo de pessoas que talvez estejamos olhando um para o outro pela última vez, como mortais, se você morresse nesta noite, quem se posicionaria por você: sua igreja, seu pastor, sua mãe, seu pai? Deixe- me apresentar-lhe Alguém. Se você se posicionar por Ele nesta noite, Ele se posicionará por você lá.
85 Pense nisso enquanto inclinamos a cabeça por um momento para oração.
86 E antes de fazermos essa oração, quero que vocês sejam realmente honestos, jovens e anciãos. E a solenidade deste minuto, você já O encontrou face a face e falou com Ele sobre seus pecados, e sabe que Ele te perdoou dos seus pecados?
87 Talvez você tenha se unido à igreja. Tudo bem. Talvez você tenha sido batizado de acordo com seu credo ou seja o que for. Pode que você saiba todo o catecismo. E você pode ser um bom estudioso das Escrituras, mas você O conhece? Se não, será realmente honesto agora com Deus? E se não tem sido, e Deus está falando com você agora, Deus, o Espírito Santo, que está presente, se Ele está falando com você agora, dizendo: “Filho, você sabe que está errado. Se você tiver um ataque cardíaco hoje à noite e morrer, você sabe que não poderia parar em Minha Presença. Aceite o Meu Filho agora.”… E pelo levantar da mão, diga: “Deus, lembra-te de mim. Eu quero Tuas misericórdias agora. E com a minha mão quero dizer que vou me posicionar por Ti, se me ajudares agora”. Você levantaria a mão, por todo o edifício? Deus te abençoe, você, você. Os da galeria à minha esquerda, aqui em cima, levantem a mão. “Deus, seja misericordioso.” Os da galeria à direita – ao fundo, levantaria a mão, alguém, e diria: “Deus, seja misericordioso”? Os da galeria à direita…
88 Agora, não se envergonhem. Deus abençoe vocês, irmãs. “Se você se envergonhar de Mim diante dos homens, eu me envergonharei de você diante de meu Pai e dos santos anjos.” Pense nisso. Não importa quão bom seja, ou o quanto você tenha feito; isso não significa nada na Presença de Deus. Ou você se posiciona por Cristo ou não se posiciona por Cristo.
89 Umas vinte ou trinta mãos se levantaram. Haveria mais alguns, apenas por um momento? Enquanto estamos com a cabeça inclinada, vou pedir ao organista se ele pode nos dar uma pequena nota no órgão. Que os cristãos orem. Deus te abençoe aqui, irmã. Que ninguém olhe; permaneçam com as cabeças inclinadas. Agora, amigos, na Presença de Deus, sabendo disto, que algum dia terei que ficar ao lado Dele e dar conta da mensagem desta noite, e você também terá que fazê-lo. Estou oferecendo a você nesta noite pela graça de Deus, Jesus Cristo, que tira todos os pecados do mundo. Você se posicionaria por Ele nesta noite, para que Ele se posicione por você naquele dia? Deus te abençoe, senhor, bem ali. Isso é bom.
90 Alguém mais levantaria a mão e diria: “Deus, seja misericordioso comigo.” Agora, isso é com você. Deus te abençoe, senhor. Essa é uma boa atitude. Deus abençoe você aqui em cima, irmã, moça. Deus te abençoe, senhor, lá atrás. Deus vê sua mão. Seja misericordioso comigo, ó Deus. Eu realmente preciso de Ti.
91 Desejo dizer algo. Com as cabeças inclinadas, todos orando. Ninguém sabe, jovem ou ancião, quando vai partir. Mas foi designado ao homem morrer uma vez, vindo depois o juízo. Não seria triste se você chegasse lá e descobrisse que estava errado?
92 Deus te abençoe aqui, senhora. Ele verá sua mão. Estou só esperando um minuto. Não seja insensível; seja de coração brando. Você conhece o mundo… A assim chamada igreja teve o seu coração arrancado através de velhos programas de televisão, rádio e programas sem censura, e por ler velhas revistas de “História Real” [revista gratuita editada nos Estados Unidos que trata de assuntos de abrangência geral, inclusive esoterismo – Trad.] a ponto de o coração deles se tornar insensível e negro. Não há mais ternura, não há mais lágrimas. As mulheres não coram mais o rosto. Não sentem mais vergonha diante dos homens. Não é um tempo lamentável? Mas isso tinha que vir pouco antes que certo Sputnik [satélite – Trad.] faça seu trabalho. Deus disse que assim seria. Oh, se você está nessa condição nesta noite, amigo pecador, vá adiante e aceite Jesus.
93 Algum tempo atrás, eu estava conversando com uma jovem. Eu me senti guiado a lhe dizer algo. E eu interroguei: “Irmã”, depois que o culto terminar, eu disse, “você viria a Cristo?”
94 Ela respondeu: “Eu pertenço à igreja, e se eu quisesse que alguém me falasse, eu chamaria um pastor que tem algum senso.” Continuou: “Nunca tente me envergonhar.”
95 Eu disse: “Muito bem, me desculpe. Ninguém sabe disso, senão você e eu. Não tive a intenção de envergonhá-la. Só lhe perguntei porque disse que me senti guiado”. Era próximo a um pequeno roseiral ao lado de uma igreja batista em Nashville, Tennessee. Nunca esqueci a noite: o vento soprando, a lua brilhando. E ela se virou com seus labiozinhos pintados e o narizinho, e saiu dando uma risadinha, indo se encontrar com um grupo de garotos.
96 Cerca de um ano depois, passei pela mesma cidade, estava ali fazendo uma campanha. E enquanto andava pela rua, vi uma jovem caminhando pela rua com uma saia terrível. Eu olhei para ela e pensei: “Certamente não é ela.” E me virei e comecei a segui-la.
97 Ela olhou para mim enquanto as pessoas passavam. Eu a alcancei. Ela disse: “Olá, pregador.”
Respondi: “Como você está? Você não é a…”
E ela respondeu: “Eu sou.” Ela parou e enfiou a mão no bolso, tirou um cigarro, ofereceu: “Pegue um.”
Eu disse: “Que vergonha.”
Ela afirmou: “Bem, talvez você tome um pouco de bebida da minha garrafa.”
Eu indaguei: “Seu pai sabe disso?” (um diácono da igreja).
E ela respondeu: “Quero lhe dizer uma coisa, pregador. Você se lembra daquela noite em que falou comigo perto daquele arbusto?”
Eu disse: “Nunca esquecerei.”
98 Ela contou: “Aquela foi minha última chamada.” E aqui está o comentário que aquela bonita jovem fez. Ela se envolveu nessa coisa moderna de “rock and roll” dos adolescentes. E ela declarou: “Pregador, meu coração está tão endurecido que eu poderia ver a alma de minha mãe fritar no inferno como uma panqueca e eu riria dela.” Havia cruzado a linha entre a misericórdia e o juízo.
99 Oh, não façam isso, amigos. Jovens, vocês não aceitariam Cristo nesta noite enquanto esperamos mais um momento. Levantem as mãos, por favor, digam: “Seja meu…” Deus os abençoe. Isso é bom; isso está bem. Muitos mais levantaram as mãos. Bom.
Vamos orar então.
100 Eterno e bendito Deus, sabendo que não é apenas para estar parados aqui nesta reunião hoje à noite. A Palavra de Deus foi pregada e o Espírito Santo está presente. E está escrito: “Ninguém pode vir a mim, a não ser que Meu Pai o traga primeiro.” Muitas mãos se levantaram. Isso mostra que eles tomaram uma decisão. A ciência diz que suas mãos têm que abaixar, mas há um espírito nelas que desafia as leis da ciência, e levantaram suas mãos como uma decisão ao seu Criador. Elas são dons do amor de Deus e são dons de amor a Cristo, que Deus os dá a Cristo. Ninguém pode arrancá-los de Sua mão. Tu lhes dás Vida Eterna e os levantarás no último dia.
101 Conceda, Senhor, que suas almas sejam doces e cobertas de mel pela Presença do Espírito Santo até que a morte os liberte e entrem na Presença de Deus, cobertos por Seu Sangue, lavados e renovados. Senhor Deus, permita que o Espírito Santo faça isso agora e os apresente ao Senhor Jesus como santos, pessoas batizadas no corpo de Cristo. Pedimos em Teu Nome e para Tua glória. Amém.
102 Vamos cantar um verso desse hino: “Salvador, Salvador, ouça meu humilde clamor.” Quantos se sentem realmente bem, levantem as mãos, sentem que Deus está aqui? Você não ama a Presença do Espírito Santo? Agora, de maneira bem sóbria, reverente e espiritual, vamos levantar as mãos e cantar esse velho e precioso hino de Fanny Crosby:
Salvador, Salvador,
Ouça meu humilde clamor.
Enquanto outros estás chamando,
Não passes de mim.
Tu és o fluxo de todo o meu conforto,
Mais que a vida para mim,
A quem tenho na terra além de Ti?
Ou no céu senão a Ti?
Vamos cantar agora.
Salvador, Salvador,
Ouça meu humilde clamor.
Enquanto… (vindo.)
Não passes de mim.
103 Oh, você não O ama? Este é o momento em que a mensagem termina; agora é hora de adorar. Vamos cantar esse velho e glorioso hino da igreja:
Minha fé olha para Ti,
Cordeiro do Calvário,
Salvador divino!
Agora, ouça-me enquanto eu oro,
Tire toda a minha culpa,
E deixe-me deste dia em diante
Ser totalmente Teu.
Quantos conhecem? Vamos cantar agora em Espírito de adoração, enquanto vocês adoram o Senhor. Muito bem.
Salvador, Salvador,
Ouça meu humilde clamor,
Enquanto outros estás chamando,
Não passes de mim.
104 Sendo que foi dessa maneira, eu gostaria de saber se alguém no edifício está demorando, que deveria ter levantado as mãos há alguns momentos, que agora realmente quer que Deus faça algo por você, levante a mão? Você o fará? Deus te abençoe. Deus não comete erros, você sabe. Deus te abençoe, irmã. Que Ele conceda isso a você. Veem, Deus não comete erros. Ele é perfeito em tudo o que faz, se tão somente seguirmos a liderança do Espírito.
105 Agora, “Minha fé olha para Ti”. Tudo bem, irmão, se você desejar. Todos juntos agora. Tudo bem.
Minha fé olha para Ti,
Cordeiro do Calvário,
Oh, Salvador divino!
Agora…
Vamos levantar as mãos agora.
Ouça-me enquanto oro,
Leve todos os meus pecados,
Oh, deixe-me deste dia em diante
Ser totalmente Teu.
106 Oh, há algo sobre adorar no Espírito, a bondade e docilidade da Pomba, o Espírito Santo, trazendo paz. Oh, eu… vamos cantar outro verso dele.
Enquanto passo o labirinto escuro da vida,
Olhe para Ele agora.
E a tristeza ao meu redor se espalha.
Oh, sê o meu guia.
Faça a escuridão se transformar em dia,
Seque as lágrimas de tristeza.
Não me deixe desviar
De Ti.
107 [O irmão Branham começa a sussurrar -Ed.] Senhor Deus, enquanto a música é ouvida docemente, e as pessoas sussurram esse velho e gracioso hino que nossos pais cantavam anos atrás, que já se foram para a Glória e à Tua Presença… Que os anjos tomem suas posições, seus lugares nesta noite, em meio a estas filas de pessoas e nos ajudem, agora, a reconhecer Tua onipresença, a Presença do Espírito Santo, e conceda-nos, Senhor, o desejo do nosso coração.
108 E permita que quando estivermos prontos para deixar o prédio nesta noite, que possamos dizer como aqueles que vinham de Emaús. Depois da primeira ressurreição, eles caminharam pela estrada, falando sobre as Escrituras e Jesus apareceu. E eles não sabiam quem Ele era, mas Ele andou com eles e os consolou pelas Escrituras todo o dia.
109 E quando chegou a noite, eles entraram num edifício e Lhe pediram que entrasse. Foi isso que fizemos, Senhor. E quando Tu fechaste a porta e Te assentaste com eles, Tu fizeste algo igual como fizeras antes de Tua crucificação. Eles reconheceram por esse milagre que fizeste, que eras Tu. E Tu desapareceste da vista deles, mas rapidamente eles correram e disseram: “Nossos corações não ardiam dentro de nós enquanto Ele nos falava pelo caminho?”
110 Eles foram aos seus e lhes declararam que haviam visto o mesmo Jesus que fora crucificado, que ressuscitou e estava fazendo as mesmas coisas que fez antes de Sua crucificação. Senhor, faça o mesmo por nós hoje à noite. Conceda isso. Dê-nos uma Escritura agora e trabalhe, Espírito Santo, por meio desta Escritura. Pois pedimos em Nome de Jesus. Amém.
111 Agora, se puderem, por alguns minutos, estejam bem quietos. Quantos estão na Presença Divina que nunca estiveram em uma de minhas reuniões antes? Vejamos suas mãos. Que coisa, noventa por cento da multidão.
112 Suponho, Dr. Vayle, hoje à noite… eu não sou um pregador, você sabe disso, mas eu… Deus me deu outra maneira de trabalhar com Sua igreja, e isso é por um dom do Espírito Santo. E eu vou lhes dar uma Escritura, a qual Ele provavelmente já lhes falou muitas… Quantos sabem que Jesus mesmo disse que Ele não podia fazer nada por Si Mesmo, a não ser o que visse o Pai fazer? (São João 5: 19) Então Jesus nunca fez um milagre até que viu, por uma visão, o Pai fazendo primeiro, de acordo com Sua Palavra. Isso é certo.
113 Quando Filipe veio a Ele, ele foi buscar Natanael e trouxe-o, e disse a Natanael quem eles haviam encontrado, e Natanael não podia crer. Mas quando ele entrou na Presença do Messias, Jesus disse: “Eis um israelita em quem não há dolo”. Ele poderia ser árabe; poderia ser grego; poderia ser qualquer outra coisa; todos se vestiam da mesma maneira. Mas Jesus sabia que ele era judeu e era um homem honesto e justo.
E o homem lhe perguntou: “De onde me conheces, Rabi?”
Ele respondeu: “Antes de Filipe te chamar, quando estavas debaixo da árvore, eu te vi.” Isso ficava a quinze milhas de distância [24 km], um dia antes.
E quando Ele fez isso, ele afirmou: “Rabi, Tu és o Filho de Deus; Tu és o rei de Israel.”
114 Ele disse aos vários… Quantos sabem que foi assim que Ele se declarou nos dias passados? Quantos sabem que Ele prometeu que as obras que Ele fez, Sua igreja faria também? “Um pouco e o mundo não Me verá, mas vós Me vereis, pois Eu (que é um pronome pessoal), estarei convosco e mesmo em vós, até o fim do mundo. E como o Pai me enviou, assim eu vos envio.”
115 O Pai que O enviou foi com Ele e estava Nele. O Jesus que envia a igreja vai com ela e está nela. Quantos sabem que Jesus, que esteve aqui na Terra, era o Anjo do Senhor que estava em uma coluna de fogo, que guiou os filhos de Israel pelo deserto? Todos os estudantes da Bíblia sabem disso.
116 Ele disse… Eles disseram: “Ainda não tens cinquenta anos e dizes que viste Abraão? Agora sabemos que tens demônio”.
117 Ele disse: “Antes que Abraão fosse, EU SOU”, e essa era a Coluna de Fogo que esteve na sarça, que falou com Moisés. Quando Ele esteve aqui, Deus em Cristo estava unido em um, num corpo chamado Jesus. E então, quando Ele trabalhou na Terra e fez as coisas que Ele fez, Ele disse: “Vim de Deus e volto para Deus.” É isto certo? Então, seja o que for que Ele havia sido antes de ser carne, Ele voltou a isso. Isso é de acordo com a Sua Palavra.
118 Depois de Sua morte, sepultamento, ressurreição e ascensão, Paulo, ou melhor, Saulo, ia a caminho de Damasco para prender algumas pessoas que estavam fazendo muito barulho e comportando-se com exagero. Então, pouco antes de chegar a Damasco, houve uma grande luz que resplandeceu em seu rosto e o cegou. E uma voz clamou e disse: “Saulo, Saulo, por que Me persegues?”
Ele respondeu: “Quem és Tu, Senhor?”
Ele declarou: “Eu sou Jesus.” É isso verdade? Então Ele voltou para a Coluna de Fogo. Correto? Veio de Deus, voltou para Deus.
119 Agora, se vemos isso nesta foto, como eu digo… Esconda-me, não sou eu, é Ele. Eles lhes contaram sobre isso. Está aqui em Washington DC, como o único ser sobrenatural já fotografado em toda a história do mundo.
120 Agora, Jesus disse: “Eu sou a videira; vós sois os ramos.” Agora, a videira não produz os frutos; o ramo produz os frutos. E o ramo certamente produzirá o fruto da videira. É isso verdade? Se enxertado ou o que for, tem que produzir a vida da videira, porque está vivendo da videira. Jesus disse: “As obras que eu faço, vós também as fareis.” Bem, então, “Se estiverdes em Mim e a Minha Palavra estiver em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito.”
121 Então, note, um pessegueiro produzirá pêssegos? Uma videira produzirá uvas, um pé de melancia produzirá melancias, o Espírito de Cristo produzirá a vida de Cristo. Não diz a Escritura que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente? Se Ele se declarou dessa maneira, como acabamos de dizer, perante os judeus e os samaritanos, e proibiu que isso fosse feito aos gentios… Dois mil anos de teologia da igreja gentia, vocês veem onde chegamos. Mas Ele não é obrigado a se declarar o mesmo diante dos gentios como fez com aqueles?
122 Como disse ontem à noite, Deus não fica mais inteligente; Sua primeira decisão é perfeita e é para sempre. Quando surge uma ocasião e Deus age, e a mesma ocasião surge novamente, Deus tem que agir da mesma maneira como Ele atuou na primeira vez, ou então Ele agiu errado na primeira vez. Ele não pode ser diferente, Ele tem que ser o mesmo.
123 Então, deixem-me dar-lhes outra Escritura agora; algo me vem ao coração. Ontem à noite, chamamos cartões de oração aqui, as pessoas que tinham cartões com números. E elas subiram à plataforma, e o Senhor Deus esteve aqui para Se dar a conhecer e curar as pessoas exatamente como Ele fez no princípio. Todos os que estavam aqui para ver isso, levantem as mãos, os que sabem que isso é verdade. Vou lhes dar outra Escritura nesta noite e vamos… diferente, se o Senhor permitir.
124 Agora, houve uma pequena mulher fraca na Bíblia, que pensava e cria, mesmo sem vê-Lo, que Ele era o Filho de Deus. Então, veja, é a sua aproximação a Deus que traz os resultados. Como eu disse, um romano colocou um trapo na cabeça Dele e bateu em Sua cabeça com um pau e disse: “Profetiza e dize-nos quem te bateu, e nós creremos em ti”. Ele não sentiu nenhuma virtude.
125 Mas houve uma mulherzinha que se apertou entre a multidão e tocou em Suas vestes, porque dizia: “Se puder tocar em Suas vestes, serei curada.” Uma mulherzinha que tinha um fluxo de sangue há muitos anos, e nada poderia ajudá-la… E quando O tocou, ela foi para a audiência. Talvez tenha se sentado ou se levantado, não sei. Mas de qualquer maneira, ela estava entre a multidão.
Jesus parou e perguntou: “Quem me tocou?” Quantos sabem que isso é a Escritura? “Quem me tocou?”
E Pedro O repreendeu. Disse: “Ora, todos estão tocando em Ti”, em outras palavras, dando um tapinha Nele, “Como estás?” e “estou feliz em vê-lo, Rabi, vieste para um reavivamento?” Pedro afirmou: “Todos estão tocando em Ti. Por que dizes uma coisa dessa?”
126 Jesus respondeu: “Mas eu fiquei fraco; virtude saiu de mim” E olhou em volta até que encontrou a mulherzinha e lhe declarou o seu problema, que sua fé a havia curado. Correto.
127 Quantos sabem que Jesus Cristo nesta noite, de acordo com o Novo Testamento, o Livro de Hebreus, que Ele agora é um Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades? Bem, se Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e se Ele é o Sumo Sacerdote que pode ser tocado, não teria Ele que agir da mesma maneira como agiu ontem? Quantos creem nisso?
128 Agora, o que você teria que fazer seria tocá-Lo com sua fé, como fez a mulher, não com suas mãos. Não foram as mãos dela que Ele sentiu; foi a fé dela que Ele sentiu. E Ele se virou. E se Ele é o mesmo hoje à noite, aqui, a mesma Coluna de Fogo, se este é Ele, Sua foto, se for, dará testemunho Dele. Se não for, não dará. Pois Deus testifica de Seus próprios dons; Hebreus 11:1 diz isso.
129 Agora, e se Ele é o Sumo Sacerdote, e não chamamos ninguém aqui para a plataforma, vocês, que estão na audiência e na galeria, onde quer que estejam, se você crer em Deus de todo o coração, não duvide nem um pouco no seu coração, mas apenas toque Nele, Ele agirá hoje à noite da mesma maneira que agiu lá, ou Ele não é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
130 Vejam, amigos, foi muito tempo só com teologia, e construindo igrejas e denominações, e batizando as pessoas para a frente e para trás, para cima, para baixo, três vezes, e quantas coisas mais… Isso não significa nada. De que serve a nossa teologia se não produz Cristo? Ele vive. E se Ele fizer algo assim nesta noite, quantos O amarão, crerão Nele e O aceitarão? Levantem as mãos para Ele. Ele conhece todas as pessoas. É claro que não posso ver todas as mãos de vocês.
(O que você quer?)
131 O Senhor os abençoe. Agora, imagino que todas as pessoas à minha frente são estranhas para… Quantos sabem que eu não os conheço, levantem a mão aqueles que eu não conheço. Os únicos que conheço são… eu… esse irmão aqui de pé, não posso chamar… Whitecloud, ou McCloud, ou algo assim, é o nome dele. Temos um Whitecloud em Jeffersonville. Eu acho que esse foi o errado. McCloud, Dr. Vayle, irmão Sweet, todos que conheço. Mas o Senhor Deus conhece todos vocês.
132 E agora, de que serviria minha mensagem, nesta noite, ao discorrer sobre uma mulher que veio ver um dom que Deus havia colocado em um homem, Salomão, que condenará essa geração porque Jesus esteve lá e afirmou ser o mesmo em Suas Escrituras, se Ele não vier e fizer a mesma coisa nesta noite? Como ela poderia ser condenada? Porém, se Ele fizer isso e vocês não crerem Nele, então vocês serão condenados, por isso Ele condenou aquela geração por fazer exatamente a mesma coisa da qual estou falando Dele agora.
133 Agora, quero que todos orem e creiam com todo o coração, com toda sua alma, com toda sua força, que Deus está presente. E agora, não se movam, por favor. Sejam realmente reverentes. Isso será muito além de chamá-los à plataforma. Quantos aqui não têm cartões de oração, vejamos, e que estão enfermos… quero ver apenas… não seria possível dizer. Não posso diferenciar com ou sem cartões de oração. Você apenas, apenas creia e Deus certamente responderá a oração.
134 Jesus disse: “Se tu podes crer…” Todos sejam reverentes e toquem, digam: “Senhor Deus…” Diga isso em sua oração, “Senhor Deus, permita-me, ó Senhor, estou em necessidade. Eu te amo. Creio que o que o homem diz é a verdade porque veio da Bíblia.”
135 E no Antigo Testamento, quando brilhava no Urim e Tumim, era a verdade. O Urim Tumim daquele dia, o peitoral de Arão, desapareceu, mas Deus tem outro Urim e Tumim: Sua Palavra. E se isso brilhar na Palavra Dele para você, então é a verdade.
136 Se tu podes crer… Seja reverente, estendendo a mão pela fé e dizendo: “Senhor Deus, Sumo Sacerdote, estou doente e necessitado. Toque- me, Senhor, e nunca mais duvidarei. Isso afastará todo o medo de mim e me ajudará.”
137 Veem, é unção. Eu estou esperando e você está esperando. Algo tem que acontecer ou a Palavra está errada, ou eu estou errado. A Bíblia assim o diz, então tornaria a Palavra errada também. Ele prometeu.
138 Estou tentando observar. É o Anjo do Senhor, a Luz, que eu procuro. Ela vem para a pessoa. Então eu observo e uma visão vem. O mesmo Deus que viveu nos dias passados é o mesmo Deus hoje. Estejamos em adoração. Estou certo de que os cristãos apreciam que eu esteja de pé aqui. Por favor, agora, bem reverente, seja reverente. Permaneça bem quieto; não se mexa; você interrompe. Isso é o que fere. Certamente o Deus do céu rejeitará. Ele conhece nosso amor e nossa adoração.
139 Senhor, eu preguei a Palavra, Deus. Eu não sou responsável pela Palavra; sou responsável apenas por dizer o que Tu disseste. E estou pedindo a Ti que faça o que fizeste quando estiveste na Terra, para que essas pessoas, muitos bons cristãos aqui hoje à noite, que creem em Ti, Senhor, se Tu fizeres isso uma vez por nós. Permita que as pessoas saibam por um verdadeiro sinal que Tu estás vivo. Fale a algum coração, Senhor, encontre fé aqui em algum lugar.
140 Reverentemente, aqui está. O anjo do Senhor está sobre uma senhora aqui à minha esquerda. Ela está sofrendo com problemas nos pés e nas pernas. Isso é certo. Isso… Sra. Tilton, esse é o seu nome, não é? Fique de pé. Eu não te conheço, não é? Nunca te vi na minha vida. Você está curada. Você tocou o Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de suas enfermidades.
141 Oh, como te agradecemos, Senhor. Agora, seja bem reverente. Por alguma razão, a Luz ainda está pairando sobre a mulher. Ela estava sentada ali, orando: “Senhor, que seja eu.” Se estiver certo, mova sua mão de um lado a outro, senhora, para que eles possam te ver. Aí está. Deus no céu sabe, com minha Bíblia aqui, que eu nunca vi a mulher em minha vida. Como Ele a conhece e qual era o seu problema e quem ela é? Se não é a mesma coisa que Ele fez na Bíblia então eu não conheço a Bíblia.
142 Quantos creem nisso, digam “Amém.” Muito bem. Sejam reverentes. Vocês verão mais se o Senhor quiser. Agora, na galeria, continuem orando. Por toda parte, não importa onde você esteja, continue orando.
143 Por alguma razão, a Luz ainda está pairando sobre a mulher, mas há outra coisa errada. Não, não é. É a mulher atrás dela, e essa mulher tem um tumor no seio. Isso é certo, senhora. Fique de pé por um momento, para que eu possa captar seu espírito. E esse tumor está no seio esquerdo. Correto. Você é a senhora Woodward. Volte para casa e fique bem. Não tenha medo desse câncer, Jesus Cristo cura os enfermos e os aflitos.
Se tu podes crer…
144 Ali a Luz foi a uma pequena senhora, um pouco idosa, com uma pequena faixa em volta do chapéu, assentada apenas duas fileiras atrás. Está descendo sobre ela neste momento. Ela está sofrendo com problema na vesícula. Você crê, senhora, que o Senhor irá te curar, aí no final da fileira? Você também teve problemas cardíacos, no… Sim, senhora. Você crê que Ele te cura? Você estava orando… A razão pela qual não me olhou é porque você estava orando, sofrendo com problema na vesícula e no coração. Isto é certo. Levante as mãos, se estiver certo. Você está sentada ali orando.
145 Era para uma coisa dupla: a senhora sentada ao seu lado também tem problemas na vesícula, sentada ao seu lado. Fique de pé, senhora, porque isso deixou vocês duas (Amém.); ficou claro.
146 O que elas tocaram? Eles tocaram o Sumo Sacerdote. Mas elas estão a vinte jardas de mim [18 m]. Não sou eu; é o Cristo. Ele dá testemunho de Si mesmo. Ele é o Sumo Sacerdote. Ele ainda vive nesta noite.
147 Você está louvando ao Senhor, assentado ali, senhor. Você tem diabetes. Eu não te conheço, não é? Fique de pé por um minuto. Fique bem aí. Há algo errado em seu… Sim, diabetes, algo errado em seu sangue. Você crê que eu sou Seu profeta, ou Seu servo, de todo o coração? Eu creio. Eu não posso curá-lo, senhor. Não tenho como curá-lo, mas você tocou em algo que trouxe… Você está ciente de que algo está acontecendo. Exatamente. Você não é desta cidade. Você é de um lugar chamado Pitt sfield, Maine. Isso é certo. Seu nome é Sr. Silas Perkins. Isso é certíssimo. ASSIM DIZ O SENHOR. Isso está correto. Você crê? Vá para casa e fique são. Aceite então sua cura e vá para casa e fique são.
148 Uma pequena senhora ali com uma coisinha em seu vestido escuro… Ela está sofrendo com úlcera. E você crê que eu sou Seu profeta, Seu servo? Você também tem varizes. Se estiver certo, levante a mão. Você crê agora? Fique bem. Se Jesus Cristo… Se você… Eu tenho fé suficiente para tocá-Lo, certamente tem fé suficiente para aceitá-Lo agora.
Se tu podes crer…
149 O que você acha, sentado ali orando, com esse problema nas costas, sentado ali? Senhor, você crê que Deus te curará disso? Você crê? Levante-se e aceite.
Você crê?
150 Há uma senhora sentada à sua frente com a mão levantada assim, sofrendo com um problema no peito. Isto é certo. Você também está orando pelo seu marido sentado ao seu lado. Ele bebe e você quer… Isso mesmo. Oh, isto é ASSIM DIZ O SENHOR… Correto. Senhor, aceite agora. Essa coisa o deixará. Você não quer fazer isso; você é cavalheiro demais para isso. Creia Nele.
151 Quantos de vocês creem de todo o coração? Você crê que a presença Dele está aqui? Então o Cristo que parou e disse que a rainha de Sabá se levantaria nos últimos dias e condenaria a geração que O viu fazer isso, e aqui está Ele no fim da era gentia, fazendo a mesma coisa.
152 Agora, não há homem que possa curá-lo. A cura já foi feita por Deus. Ele foi ferido por nossas transgressões; pelas suas pisaduras fomos sarados. A única coisa que qualquer um pode fazer é levá-lo a aceitar algo que Ele já fez. Você crê nisso? A Escritura diz: “Estes sinais seguirão aos que crerem. Se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles sararão.” Correto? Bem, quantos crentes temos, levantem as mãos. Então, coloquem as mãos uns sobre os outros. Se vocês são crentes, vamos provar para Deus que vocês são crentes. Lá em cima nas galerias…
153 Você, senhor, que tem problema de próstata, bem ali perto da coluna. Está tudo acabado agora. Pode ir para casa. Está bem.
154 Essa jovem ali com tuberculose, está concluído.
155 Oh, não compreendem que a Presença Dele está aqui? Você está na presença do Deus vivo, não de um homem, mas de um Deus real que não viveu apenas há dois mil anos, mas que vive hoje à noite aqui nesta Presença agora.
156 Ó Senhor Deus, Tu vês as mãos deles colocadas uns sobre os outros. E eu rogo que Tu lhes dês fé. O que mais Tu poderias fazer, Senhor? Tu mesmo declaraste estar aqui, e peço que um grande e espontâneo poder do Espírito Santo surja entre este povo agora mesmo e cure todas as pessoas que estão na Presença Divina.
157 Satanás, você os manteve em cativeiro por tanto tempo, mas você está exposto nesta noite. Jesus está vindo em breve por uma igreja e Ele está tentando lhes dar fé de rapto. Saia desta audiência, espírito do diabo que os tem amarrado. Eu te conjuro, pelo Deus vivo, que saia, no Nome de Jesus Cristo.
158 Toda pessoa aqui, não importa quão aleijada ou o que for, se você crê que Jesus Cristo está aqui e Ele está presente, levante-se. Não importa quem você seja, levante-se. Balance suas mãos aleijadas. Agora, tudo está concluído. Vocês estão curados no Nome do Senhor Jesus Cristo.
**************