TRÊS CLASSES DE CRENTES
24 de novembro de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Inclinemos nossos rostos. Agora com nossas ‘ cabeças inclinadas e também nossos corações. Quem deseja que lhes recordemos nesta oração? Levantem a mão e digam: “Senhor, lembra-te de mim”. Há muitas necessidades representadas aqui neste monte de lenços.
2 Bondoso Pai Celestial, estamos congregados’ novamente aqui nesta noite, sob este teto onde Te tens encontrado conosco muitas vezes e onde tens nos expressado Teu grande amor, enquanto nós tratamos em nossas maneiras humildes de expressar nosso amor e gratidão a Ti por tudo que tens feito por nós. E agora nesta noite vimos novamente, Senhor, como um povo muito ne­cessitado, porque sempre temos necessidade de Ti; e por todo o tempo que estivermos sobre esta terra, sabemos que esse será nosso clamor, porque estamos numa batalha e a batalha está rugindo. Tu nos disseste que haveria de ser assim, porquanto tens nos dito que o inimigo é como um leão rugidor. Ele está solto entre’ as pessoas; e por todos os lados podemos ver a esse’ leão rugidor devorando tudo o que pode, porque ele também sabe que seu tempo é curto; porém nós temos – um pai que cuida de Seus pequenos, e por isso recorremos a Ti com nossas petições nesta noite, Senhor. Rogamos que no-Ias conceda.
3 Pai, estes lenços que temos aqui, significam que há seres enfermos em alguma parte desta terra que estão clamando, e necessitam de Tí; estão crendo em Ti porquanto têm exercitado sua fé para mandar estes lenços. Deus, conceda que cada um seja curado.
4 Vimos Teu magnífico poder, Senhor, há apenas uns momentos nesse quarto quando voltaste perfeita­mente o conhecimento a um Jovem que estava demente.Vemos Teu grande poder vez após vez curando enfermida­des e revelando os segrêdos dos corações, discernindo as pessoas e endireitando-as. Te agradecemos, oh Senhor nosso Deus, porque isso é muito além do que se possa fazer humanamente; é algo tão fora de nossa ca­pacidade, que não chegamos nem mesmo a entender como podes Tu revelar a própria causa e como as coisas chegam a suceder, e como é. Esse és Tu, Pai. Sabemos que a Palavra esquadrinha o coração e discerne os pensa­mentos e as intenções do coração. Por isto te damos ‘ graças.
5 E agora, Senhor, cremos que as pessoas com suas cabeças inclinadas estão pensando nestas coisas; e é o Espírito Santo Quem está lhes falando. Conceda a resposta a cada uma de suas petições. Senhor, salve nesta noite aos que podem ser salvos. Que os que es ­tão perdidos entrem e sejam salvos. Estamos tão agra­decidos ao ver aquele montão de roupa molhada na entrada, sabendo que a tumba tem sido aberta e que os pecados do velho homem foram enterrados para muitos. Por isto te dou graças, Pai, e conceda que caminhem ‘ em novidade de vida daqui em diante. Pedimos tudo is­to no Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.
6 O Senhor lhes abençoe e que conceda a cada um o desejo de seu coração.
7 Agora, lhes disse que íamos terminar a cer­ta hora e dessa maneira me restam trinta e cinco minutos. Tenho que apressar-me..Não é minha intenção falhar nisto, porém tratarei de cumprir meu dever.A verdade é que quando a gente avança sobre o caminho, então já não somos tão ativos como antes. Às vezes as milhas são mais duras e especialmente com dois ou três cultos num só dia; porém o que debilita mais,são as visões. Pregar não me cansa; poderia pregar todo o dia e não o sentiria; porém as visões sim. E quando ‘ as pessoas vêm às entrevistas pessoais, isso é o que têm que ter, e por isso vêm. Não é algo que pode ser resolvido simplesmente com a imposição de mãos. Temos que encontrar a origem do assunto, o que causou tal e qual condição; e logo saber o que temos que fazer’ para sair dalí. Por isso têm vindo.
8 Agora, abramos nossas Bíblias para ler porção das Escrituras. Porque se minhas palavras falham, isto não falhará. Logo Deus lhes abençoará por haver ficado para ouvir Sua Palavra.
9 A fé vem pelo ouvir e isso e ouvir a Palavra de Deus. Correto? Enquanto abrem suas Bíblias em São João capítulo seis, versículos sessenta ao setenta e um, quero dizer-lhes que faz pouco estava’ contemplando o pôr do sol e ao ver isto pensava nas leis da natureza. Quando chega o inverno, a natureza mediante suas leis, faz descer automaticamente a vida ‘ da árvore às raízes, a enterra. É como disse Jó: “Oh, quem me dera que me escondesses no sepulcro, que me ‘ encobrisses até que se desviasse – a tua ira” ( Assim é. Que me escondesses; porque ele via a natureza fa­zendo descer a vida da árvore até as raízes, e ali ficava até que a ira passava), “e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim”.( Jó 14:13)
10 A natureza tem uma lei na qual não há exce­ção. Assim é a lei da natureza. Agora, também há uma lei do Espírito, a qual tão pouco pode evadir-se. Es­ta tarde estava falando com um casal acêrca de algu­mas coisas que são impossíveis de serem aniquiladas totalmente. Os seres humanos não podem aniquilar as coisas, podem destruí-Ias, porém não aniquilá-Ias. Alguém replicou: E se queimarmos um pedaço de papel, não fica aniquilado?
11 Não senhor, o calor do fogo somente decom­põe a química que forma o papel; porém isso regressa ‘ aos gases com que foi elaborado originalmente; não o podemos aniquilar. Se o mundo durasse suficiente tempo, estariam formando outro papel. Exatamente. Não podemos aniquilar nada.
12 Então se há uma ressurreição para tudo e não há aniquilação, haverá pois uma ressurreição para justos, teremos que voltar; não há outra maneira. Não importa como morra uma pessoa: queimado, afogado ou ‘ como seja; de todos os modos esse corpo não pode ser aniquilado. Recordem: Cada um de vocês estava aqui ‘ quando Deus falou que o mundo viesse à existência; e nesse momento Ele colocou seu corpo aqui e não há na­da que o possa tirar, senão o próprio Deus.Tudo está em Suas mãos. E o mesmo Criador é Quem tem feito a promessa, e por isso estamos seguros que há Vida Eterna, além do mais temos essa segurança em nossos corações agora mesmo: que agora mesmo temos Vida Eterna, a qual não pode morrer, e está em nós agora mesmo.Agora em são João capítulo seis: ­
Muitos pois dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
Sabendo pois Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
Que seria pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que vos disse são espírito (esse era Ele), e vida ( como disse Ele? Eu sou a verda­de e a vida).
Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o principio quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai lhe não for concedido.
Desde então muitos dos seus discípulos torna­ram para trás, e já não andavam com ele (era uma coisa muito dura e eles não podiam recebê-Ia ).
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós tam­bém retirar-vos?
Respondeu-lhe pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.
E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.
Respondeu-lhe Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? e um de vós é um diabo.
E isto dizia ele de Judas Iscariotes, filho de Simão; porque este o havia de entregar, sendo um dos doze. João 6:60 -71
13 Agora, para dar nome a este estudo nesta ‘ noite, e querendo aproveitar a meia hora que nos res­ta, quero dar-lhe por nome “Três classes de crentes “. Muitas vezes na pregação tenho mencionado que existem essas classes de pessoas, e agora pensei: “Creio que ‘ por uma vez vou pregar sobre isso”.
14 Primeiramente temos aos crentes, logo aos crentes manufaturados e por último os incrédulos: Ago­ra, isso em verdade é um tema tremendo, porém tão seguro como estamos assentados aqui nesta noite, esses grupos sempre têm existido. Onde existir uma reunião de pessoas, sempre estarão estas três classes; sempre tem sido assim e seguramente sempre será até a vinda do Senhor. ­
15 E nesta noite quero, enquanto prego, que cada um de nós nos identifiquemos em qual destes três ‘ grupos estamos . E recordem, enquanto estou falando a esta igreja completamente cheia, e mesmo com pessoas de pé por todas as paredes, também temos que ter em mente que estou pregando a pessoas ao redor do mundo, em várias partes do mundo aonde chegam estas fitas. Esse é o ministério destas fitas.
16 Agora, quero falar acerca das três classes ‘ de crentes. Recordem, tenho dito crentes, meu tema é sobre crentes. Um deles é um verdadeiro crente, outro é um crente manufaturado e o outro é um incrédulo.Ago­ra, o primeiro sobre o qual quero falar é acêrca do crente, porque eu creio que ele deve ser primeiro, porque é quem verdadeiramente crê; isto é, um que crê como creram os discípulos. Esta porção das Escrituras ‘ servirá como nosso exemplo.
17 Então o primeiro é o crente genuíno. A fé vem pelo ouvir, o ouvir a Palavra de Deus; e a Palavra de Deus é Cristo. Agora, notaram a declaração tão extraordinária que fez este crente na porção lida? Para ser um crente não tem que ser indispensavelmente uma pessoa inteligente na maneira como o mundo considera a inteligência; tão pouco tem que ser uma pessoa educada, isto é, na forma como o mundo considera a educação; a verdade é que não tem que ser educado segundo o mundo. A própria Bíblia diz que o homem que fêz esta declaração, era tanto ignorante como sem e­ducação. Estou falando de Pedro. Ele não era considerado como uma pessoa muito inteligente. Isaias capítulo trinta e cinco diz:
E alí haverá um alto caminho, um caminho que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele. Isaias 35: 8
18 Esta tarde estava falando com um dos diáconos acerca desta nova ponte que estão construindo aqui na cidade e lhe disse que há muitíssimas extensões que atravessam rios e lagos, porém há uma só Extensão que atravessa da terra até a Glória,e é chamada O Caminho do Rei; e sobre este não passarão os imundos. E um caminho construído por Cristo nosso Se­nhor.
19 Então Pedro de pé ali, uma pessoa sem educação, já havia visto a Palavra do dia presente absolutamente vindicada; pois Deus havia prometido que para esse dia haveria um que se levantaria dentre e­les mesmos e seria profeta; e para Simão Pedro era difícil crer porque havia visto tantos impostores.Porém quando ele viu claramente a genuína Palavra dessa era e viu a identificação justa, então estava plenamente convencido de Quem era. Foi Ele Quem disse: “Senhor, a quem iremos?” Isso foi quando a multidão estava se dividindo em crentes, incrédulos e crentes manufaturados.
20 Os três grupos estavam alí de pé nessa’ multidão de gente: Crentes, Crentes Manufaturados e Incrédulos; todos estão neste mesmo capítulo onde temos lido. As palavras que Cristo falou dividiram a congregação; porém assim teve que ser.
21 Ele era um homem maravilhoso enquanto curava aos enfermos, porém quando chegou à doutrina e à profecia, isso foi o que separou a casca do trigo.Vê você? A casca somente forra o trigo, não é o trigo mes­mo, e não pode ser usada para nada; porque nela não há vida; antes sendo parte da palha, não pode ficar com o trigo. Não herdará junto com o trigo. O grão é do qual estamos falando, isto é, o coração do grão de trigo.
22 Agora notem que Pedro estava convencido que esse era o Messias; portanto, não lhe importava o que diziam os demais. Não lhe importava o que dizia o sa­cerdote. A Simão Pedro não importava o que dizia a igreja, porque estava convencido em sí mesmo. Naquela ocasião quando Cristo lhes havia perguntado: “Quem di­zem os homens que sou eu?” Eles lhe responderam que al­guns diziam que Ele era um profeta, outros diziam que era um dos profetas antigos que havia ressuscitado, ou­tros diziam que era Moisés ou Elias. Então Ele lhes disse: E vós, quem dizeis que eu sou? Então responden­do Simão Pedro, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”,
23 Ele lhe respondeu: Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas; porque não to revelou carne nem sangue. Tu não aprendeste isto de um livro, nem de um credo, nem do catecismo; mas meu Pai que está nos céus te o tem revelado”. Esse era um crente genuíno porque tinha a revelação espiritual da Palavra: Vê você?
24 “Tu és Simão, e sobre esta pedra, a revela­ção de Quem sou Eu, sobre isto edificarei minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.
25 Com razão Simão disse: “A quem iremos?” Por ­que Jesus lhes havia perguntado: “Quereis vós também re­tirar-vos?”
26 Então foi quando lhe responderam; dizendo:”Senhor, a quem iremos? Porque só Tu tens palavras de Vida Eterna. És o Único”. E não era que somente Ele tinha pa­lavras de Vida. mas Ele era a Palavra de Vida. Ele era a Palavra de Vida: E Simão reconhecia claramente isto. E quando o reconheceu, isso foi o que guardou sua esperan­ça porque lhe foi revelado que Esta era a Palavra Viva. Agora, esse é o crente genuíno: quando o Espírito Santo – não quando alguém tem sido persuadido por alguma pessoa ou por qualquer outra coisa – mas quando o Es­pírito Santo lhe houver revelado a Palavra mesmo, e você vir a Palavra claramente vindicada, logo vir ao Espírito de Deus chegar a essa era na Palavra para essa era, e manifestá-Ia. Como poderia um homem não ‘ crer em Lutero se soubesse isso? Lutero foi reformador. O espírito do homem saiu nessa era para reformar. Foi igual com Wesley e eles tiveram que crer. Essa era a Mensagem para essa era da Igreja. Foi exatamen­te assim. Era isso que devia suceder; e alguém tinha que crer.
27 E aqui estamos agora na era de Laodicéia;e nos tem sido ensinado que é nesta era de Laodicéia ‘ quando Cristo tem sido expulso da igreja e quando tem estado batendo na porta, procurando entrar. Então ao ver o que está sucedendo, já sabemos em que era esta­mos vivendo. Estamos agora no final da história do mundo. O livro agora está sendo terminado; algum dia será escrita a última linha e então se fechará, e o tempo não será mais. Atualmente está se desenrolando um grande drama. Os Anjos dos céus estão contemplando tudo. Nós sabemos o que é um drama; essas coisas que realizam nos teatros. Os atores estão prontos e os podemos ver; cada um produzindo sua parte. Podemos ver ao malígno fazendo sua parte, ou seja, o vilão no drama: como entra em cena com sua astúcia para enganar; porém também podemos ver a Igreja preparando-se para o Rapto. E uma grandiosa cena:

28 Podemos ver a presença de Deus vindicando e produzindo este grande drama que está predito aqui’ nesta Bíblia que assim seria. Que tempo nos tem toca­do viver: o tempo mais glorioso! Os homens de todas’ as eras anelavam viver neste tempo! Os profetas da antiguidade anelavam ver este tempo, porém não tiveram este privilégio.
29 Agora, este foi um crente porque o viu ‘ creu e disse: “Estamos plenamente convencidos de que Tu és o Cristo, o Messias, a Palavra de Deus para es­te dia;e nisso cremos”. Esse era o verdadeiro crente.
30 Agora, antes de entrar na classe seguinte, vejamos outros crentes mais. Vejamos pois ao profeta Noé. Ele talvez fosse um agricultor. Porém quando to­dos os zombadores e os religiosos daquele dia…É que a igreja havia chegado a tal grau de corrupção, que Deus falou a Noé e lhe disse que construísse uma arca, Noé não discutiu isso com Deus; mas creu que era a Pa­lavra de Deus e imediatamente se pôs a preparar as coisas para a construção da arca. Esse é o verdadeiro crente! Não se ponha a discutir a coisa; quando você ‘ estiver plenamente convencido, esse e o ponto final.
31 E igual com qualquer um porque a fé vem pe­lo ouvir. Se você vem sem importar com o que o médico lhe haja dito; pois ele lhe tem diagnosticado o caso ‘ e sem dúvida, sabe exatamente o que está dizendo, segundo o que lhe tem mostrado seus aparelhos e segundo o que seu conhecimento lhe permite, porém o médico lhe tem dito que só a morte lhe espera. Logo oramos, e ao ver no futuro, vemos a uma pessoa curada. Então não há mais que fazer. Eles certamente entram nisso. E porque você crê. Deus tem falado e você sabe que assim é.
32 É como a senhora que vomitou o câncer. Em sua mente não havia dúvida de que assim sucederia. O câncer havia morrido e se soltou e teve que sair. Você o crê.
33 Outro exemplo é o deste pai que trouxe seu filhinho aqui, e agora mesmo estão no culto. O menino havia caído e havia perdido a memória; não se recordava de nada, porém instantes depois da oração lhe per­guntei seu nome e também quantos anos tinha, e me res­pondeu perfeitamente. Ali está normal como qualquer outra pessoa. É que ele creu. E quando Deus diz algo, tem que ser assim. Agora, Noé creu em Deus e Noé foi considerado como crente.
34 Agora vejamos a Daniel. Quando a igreja es­tava no cativeiro ali na Babilônia, Daniel creu em Deus; e ai ele não importava o que eles diziam: Proclamaremos um decreto para que não orem a outros deuses, mas somente a esta imagem deste santo”, ou o que quer que fôsse. Porém Daniel não deu atenção a essas bobagens, porque ele havia ouvido a Deus. Ele era o profeta e a Palavra chegava a ele. E ali quando dedicaram­ o templo foi dito: “Se algum homem estiver angustiado em qualquer parte, e olhar para cá, para o lugar san­to, e orar, então ouvirás dos céus”. E Daniel creu em Deus. Ele era um crente genuíno. E mesmo os leões não o puderam comer. Correto. Ele era um crente! Ele ti­nha algo real e genuíno. Ele era um crente.
35 Davi foi outro crente, era um moço desprezado. Agora, Daniel não se pôs ao lado da igreja moderna, nem tão pouco Noé, de maneira alguma. Eles criam que o que dizia Deus era a verdade. Não importava o que dizia o mundo moderno, eles criam como a verdade, o que Deus dizia. Assim são os genuínos crentes, tal como fêz Pedro e os demais apóstolos. Eles ‘ creram que Ele tinha a Palavra de Vida e que era a própria Palavra de Vida. Eu creio no mesmo hoje! Qual­quer outra coisa contrária a isto, é morte. Somente ‘ isto é a Palavra de Vida. E Cristo é a Palavra.
36 Agora, Davi era um moço ruivo e em primeiro lugar, sem dúvida, seus irmãos o tratavam mal, por­que ele era o menor; não tinha ainda tamanho para ves­tir-se com a armadura; não podia ir à guerra por cau­sa de seu tamanho, no entanto chegou à batalha como ‘ um crente.
37 Agora, enquanto estava ali no deserto cui­dando de umas quantas ovelhas que seu pai lhe havia ‘ dado para cuidar, tinha somente sua funda como sua proteção naqueles montes onde havia muitos leões, ursos, lobos e demais animais. Davi olhava os prados e as árvores verdes e sabia o que significava para os cordeiros chegar sob uma árvore de muita sombra ao meio dia quando havia muito calor, e também conhecia o significado de beber a água fria nessa condição, portanto disse: “Como o cervo brama pelas correntes de água assim suspire a minha alma por Ti, ó Deus”.
38 Ele havia clamado e orado, porém um dia ‘ surgiu uma emergência, um leão agarrou um de seus cor­deirinhos e o levou. Ele pensou: “O mesmo Deus que me fêz superior ao leão…” E se foi atrãs do leão com sua funda, e com uma só pedra na funda derrubou ao leão. Agora, se algum de vocês têm visto um leão com sua juba, desses que existem em algumas regiões da África, Palestina e Ásia, vocês sabem que é uma besta ‘ grande que apenas se pode derrubar com um rifle de bom calibre; no entanto Davi o derrubou com uma só pedra, logo quando o leão se pôs de pé para se defender, Da­vi o tomou pela barba e o matou. Isso foi porque ele ‘ sabia de que falava. Ele havia tido uma experiência.E­le havia provado a Deus quanto a Sua Palavra.
39 Tão pouco tinha temor agora de Golias, porque este era um incircunciso; não era um crente. E Go­lias saiu e amaldiçoou a Davi no nome de seu deus. Go­lias era muito maior que Davi, pois seus dedos mediam trinta e cinco centímetros. Era um guerreiro e sem dú­vidas, a vestidura de metal com que estava vestido, pe­sava mais de cento e cinqüenta quilos; e o metal que compunha o capacete tinha quatro centímetros de espes­sura. E alí vinha esse gigante caminhando com sua lan­ça de uns sete metros. Agora, como podia um moço… ? Um homem desse tamanho podia levantar uma dúzia do nosso tamanho e atirá-los a um lado se lhe estorvassem o caminho. Que oposição tão tremenda! E alí estava jactanciando-se e vangloriando-se. Quando parece que tudo ia contra…Ele disse:”Melhor será que não tenhamos ‘ derramamento de sangue; portanto, enviem a um homem’ que lute comigo, então se eu ganho, vocês nos servem, e se vocês ganham, nós lhes serviremos” .
40 Vê você? Quando o diabo pensa que tem tudo a seu favor, então é quando se jactância; porém nesta ocasião se encontrou com um que não esperava conseguir. Se encontrou com o menor homem de todo o país. Um com ombros curvados, de aparência ruiva. Davi exclamou: “Vão me fazer crer vocês, que sendo o exército do Único ‘ Deus vivo, vão ficar quietos e permitirem que esse fi­listeu incircunciso desafie ao exército do Deus Vivo?” Ele ficou perplexo ante esta situação. Por que?Porque ele era um crente e os demais eram crentes manufatu­rados. Davi era um crente genuíno. Disse: “Se vocês ‘ têm medo, eu irei lutar contra ele”. Que desafio era para um jovem de seu tamanho: Ele era um crente, e portanto fêz exatamente o que sabia que Deus faria.Quando esse filisteu incircunciso lhe amaldiçoou no nome de seu deus, e disse: “Sou acaso um cão…” Saiu esse mo­ço tão pequeno e Golias disse: “Vou te levantar com a ponta de minha lança e te porei ali na copa daquela árvore onda as aves possam ta comer”. Este era um homem terrível.
41 Davi disse: “Tu vens a mim com espada e lança e tua armadura de ferro. Tu vens a mim no nome dos filisteus; mas eu venho a ti sem espada nem lança nem armadura, venho a teu encontro no Nome do Senhor Deus de Israel”.
42 Esse é o crente. Essa é sua fortaleza e seu escudo; essa é sua defesa. Amém! Essa deve ser a defesa da Igreja. Essa é a defesa de todo crente. Não importa o que suceda, o que o mundo diga ou qualquer ou­tra coisa, sua defesa é o Senhor Deus de Israel. É esse. O Nome de Jesus Cristo é uma torre forte, e os justos correm para Ele e são salvos. Jesus Cristo é nossa defesa.
43 Já sabemos como sucedeu; pois estava tão ‘ coberto que não havia por onde acertar-lhe, exceto ‘ um lugarzinho na fronte que ficou quando desceu o que cobria a face. O único lugar onde lhe podia acertar, e cobria a fronte. E antes de aproximar-se ao gigante. Deus dirigiu a pedra ao alvo de morte, e assim matou ao gi­gante. Deus o fêz. Assim sendo notamos que ele foi um crente.
44 Outro crente foi Abraão. Ele era um caldeu da cidade de Ur. E ele foi chamado a fazer e a crer em algo que era fisicamente impossível. Porém em Roma­nos capítulo quatro diz que ele não titubeou com incre­dulidade ante a promessa de Deus; mas se fortaleceu em fé, dando glória a Deus. Quando Abraão tinha setenta e cinco anos e sua esposa dez anos menos, não haviam tido filhos; no entanto haviam vivido juntos desde jovens ( pois ela era sua prima irmã ). Então Deus lhe disse: “Separa-te de todos os incrédulos (Deus sempre requer a separação) e caminhe comigo porque Eu te tenho feito pai de muitas nações; é algo que fiz”.
45 Então Abraão creu em Deus.Esse é o crente. Abraão não lhe perguntou: “Senhor, como o vais fazer?” Deus disse que o faria, e com isso basta. Quando pas­sou o primeiro mês (Sara havia chegado à menopausa) , Abraão lhe perguntou: “Há algo diferente?”
46 “Não, nada”,lhe disse ela. Porém Abraão se­guia crendo. Passaram vinte e cinco anos depois da promessa sem suceder nada; mas Abraão seguia crendo.Esse é o crente! Não é o manufaturado, mas o crente. Depois dos vinte e cinco anos, Abraão estava mais fortalecido que quando lhe foi dada a promessa. Ele creu em Deus e lhe foi atribuído por justiça, Esse é o crente genuíno. Agora, mais adiante vou lhes dar lugar para que se examinem e vejam em que classe estão.
47 Agora, que fêz Abraão? Não titubeou ante a promessa de Deus mesmo havendo tantas impossibilidades. Como seria hoje em dia se um homem de setenta e cinco anos, junto com sua esposa de sessenta e cinco anos’ fossem ao médico e lhe dissessem: “Dr. queremos fazer os acertos no hospital porque vamos ter um filho”? Logo, vinte e cinco anos depois voltassem e dissessem: “Dr. ainda nos tem o lugar preparado no hospital?” Co­mo seria isso? Isto faz a gente atuar um estranho;suas decisões são raras para o mundo. Porém é um crente,não importa quão raro pareça!
48 A Bíblia diz que estava plenamente convenci­do que Deus podia cumprir o que havia dito que ia fazer. Essa deve ser a atitude de cada crente nesta tarde.Deus é poderoso para cumprir toda promessa que tem feito.Não importa o que digam as denominações quando argumentam ‘ que os dias de milagres têm passado e que isto é telepa­tia mental, ou leitura de sorte, etc . A mim não me importa o que eles digam! Eu todavia creio que se o rifle está bem ajustado e com a pontaria correta, certamente dará no alvo. E eu creio que se um crente está’ correto com a Palavra de Deus, ele dará exatamente ‘ em toda promessa da Palavra de Deus, vez após vez.Estou completamente persuadido disso. Quanto mais quando vemos que estamos nesta era e que estas coisas ‘ têm que ser assim.Eu c certamente,creio que quando esta Noiva eleita, chamada e posta no Livro da Vida… Então virá um estrondo do céu que infundirá um tremendo batismo do Espírito Santo nesta Noiva a tal ponto que a tirará da terra no Rapto. Deus o tem prometido assim.
49 Não importa quanta ciência ou quantos astronautas mandem ou quantas coisas mais, nem quantos milhões de milhas possam ver, etc.Nada disso me im­porta,pois eu sei que há um Céu e alí há um Jesus Cristo literal que virá na forma de um Corpo para receber Sua Igreja – Sua Noiva. Não importa quão antiga pareça ser esta história. Todavia é a verdade porque Deus o disse. Isso é o que crêem os crentes.
50 Deus disse: “Eu sou o Senhor que sara to­das as tuas enfermidades. Eu sou Deus, e não mudo”. Amém! Deus é a Palavra, e se Ele não muda, então co­mo vai mudar a Palavra? “Eu sou Deus, e em mim não há mudança”. Assim diz a Escritura; Deus mesmo o disse. Então se Ele não pode mudar e Ele é a Palavra, e se Ele não muda, então como vai mudar a Palavra? ‘ “Eu sou Deus, e em mim não há mudança”. Assim diz a Escritura; Deus mesmo o disse. Então se Ele não pode mudar e Ele é a Palavra… “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (a Palavra inadulterável) , e aquele Verbo foi feito’ carne e habitou entre nós” Amém!
51 Deus utilizou a diferentes corpos atra­vés da história, tais como Moisés, Ezequiel, Jere­mias, Isaias, Elias, etc. nos quais enviou Sua Pala­vra temporáriamente, porém no Senhor Jesus Cristo se manifestou toda a Palavra porque Ele era Deus, a plenitude da divindade corporalmente. Ali estava Ele’ feito carne. Eu creio em cada palavra disso.
52 Jó foi outro crente. Às vezes os crentes são provados. Melhor dizendo, não às vezes, mas to­das as vezes. Porque todo filho que vem a Deus, tem que ser castigado, provado e disciplinado como filho. Recorde as provas, os caminhos poeirentos, o sol quente da perseguição; porém a lealdade de seu coração afina aquele material ate que esteja pronto para ser colocado no molde. Os filhos de Deus são’ formados estritamente por Sua Palavra, porque são e­xemplos vivos; e a Palavra de Deus está vivendo a­través deles. A prova vem para sacudi-los até o ex­tremo para ver se permanecem. Vê- você? Todo filho’ que vem a Deus é provado. ­
53 Jó passou por umas provas muito duras: Lhe foram tirados seus filhos e também tudo o mais. Vie­ram os membros da igreja e lhe acusaram de que ti­nha pecados encobertos e de quantas coisas mais; no entanto, ele não deu atenção a isso. Ele sabia’ que havia cumprido com os requisitos de Deus. Ele sa­bia que não havia razão pela qual Satanás tivesse que tentar-lhe. Ele sabia que era o diabo! E por todo o tempo em que Satanás pudesse fazer-lhe pensar que sua enfermidade vinha de seu Deus, era um tempo no qual estava avantajando-se a Jó. Porém quando Jó recebeu a revelação de que não era Deus tentando-lhe, mas estava permitindo passar por estas provas para aperfeiçoá-lo. Não era Deus, mas Satanás!
54 E é igual hoje em dia. O diabo procurará dizer-lhe que estas provas e demais coisas; é seu Deus ­tratando de castigar-lhe; porém não é assim. Não senhor! É Satanás quem o faz, porém Deus o permite para levar a você a seu templo, para provar se você está a­tado a esta terra pelos cuidados mundanos, ou se seu tesouro está nos Céus; porque onde estiver seu tesouro, ali estará também seu coração.
55 Jó foi provado, no entanto disse:”Eu sei ‘que meu Redentor vive, e que por fim se levantará ,sobre a terra; e depois de consumida a minha pele,ain­da em minha carne verei a Deus”. Amém! Este corpo‘ não se pode aniquilar. Ainda que volte ao pó, de todas as maneiras voltará de novo. “Ve-lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão”. Jó o disse. Por que? Porque ele foi um crente. Em provas ele foi um crente; em perseguição, ele foi um ‘ crente. Ele foi um crente genuíno!
56 José foi outro crente. Ele não queria ser diferente de seus irmãos; no entanto, era diferente. Deus o fêz dessa maneira, e ninguém podia tomar esse lugar. Ninguém tão pouco pode tomar o seu lugar; não importa quão insignificante seja. Você dirá: “Eu sou apenas uma empregada doméstica”. Porém ninguém pode tomar seu lugar. Deus, em Sua grande economia, tem colocado em ordem cada parte do Corpo de Cristo a tal ponto que ninguém pode tomar o lugar de outro. ‘ Qualquer um de nós os ministros poderíamos desejar o lugar que ocupa Billy Graham, porém não podemos tomar; e recordem: tão pouco ele pode tomar nosso lu­gar. Cada um tem seu lugar. Alguns são evangelistas, outros profetas, outros mestres, outros pastores, e assim sucessivamente. Há empregadas domésticas, mecâ­nicos, agricultores, etc; porém qualquer que seja’ sua posição, Deus o tem colocado nesse lugar, vê você?
57 José foi profeta. Agora, ele não escolheu o poder interpretar sonhos; tão pouco escolheu o po­der de ver visões. Agora, veja quão fiel foi com is­so. Nem mesmo se importou que seus irmãos lhe cortassem do companheirismo; ele permaneceu fiel porque’ creu Daqueles sonhos. Ele creu naquele sonho onde os demais molhos se inclinavam ao seu; e isso sucedeu’ porque ele creu. Ele foi um crente genuíno.
58 Agora me restam cinco minutos e ainda me faltam dez folhas. Vejamos Natanael. Ele foi um cren­te. Correto? Quando Natanael viu o que estava sucedendo porque ele mesmo o experimentou quando Jesus lhe’ disse quem era, inclusive lhe disse que era um Israe­lita no qual não havia engano. Também lhe disse onde havia estado no dia anterior quando estava orando de­baixo de uma árvore e como lhe havia visto quando Fe­lipe o chamou. Ele foi um crente.
59 Naquele dia haviam muitos que diziam: “Es­te é o espírito do diabo. O diabo é o que opera cura divina”. Esse espírito não tem desaparecido ainda até o dia de hoje. Todavia hoje há os que crêem que o diabo é quem opera a cura divina, Jesus disse: “Se Sata­nás expulsa a Satanás, então seu reino está dividido, e tal reino não pode permanecer. Ele não pode fazer ‘ isso”. Então Satanás não pode expulsar a Satanás.
60 Natanael foi um crente; quando ele viu a Palavra feita carne e vindicada, ele creu. Ele disse: “Rabi, tu és o Cristo, o Rei de Israel”. Ele creu.Também a mulher junto ao poço, quando ela viu a vindicação, ela creu. Ela foi uma crente.
61 Quando o cego Bartimeu.. .Quando a mulher ‘ tocou.. Estavam caminhando e muitos chorando e também havia muitos críticos que diziam: “Não dizem que tu ressuscitas aos mortos; pois aqui há um cemitério ‘cheio de mortos; vem então e ressuscita-os. Queremos ver-te fazendo isso”. Vê você? O mesmo diabo lhe dis­se: “Se tu em verdade és o Filho de Deus, ordena a estas pedras que se convertam em pão”. O mesmo diabo naqueles homens lhe vendou os olhos com um trapo e lhe bateu na cabeça com um pau, e logo passaram o pau a outro, e lhe disseram: “Se tu podes nos dizer quem te bateu, então creremos em tí”. Aqueles soldados fazen­do crítica Dele.
62 Parecia que tudo estava contra Ele; mas recordem: Deus sempre está em cena. Ele sempre está ali pronto a toda hora. Jesus lhes respondeu: “Eu posso falar a meu Pai e imediatamente me mandaria doze ‘ legiões de Anjos”. Oh irmão, o que não faria um só an­jo! No entanto, Ele podia pedir doze legiões de anjos e estariam ali tão logo quanto Ele o ordenasse; mas Ele tinha uma obra para efetuar; portanto tinha que passar por tudo isso. Agora, você tem algo que fazer, Deus tem uma obra para você e pode ser que você tenha alguns problemas e angústias, e até pode que tenha aIguns pesares; porém devemos orar para evadir estas’ coisas? Não senhor. Mas devemos pedir que nos leve através de tudo isso, seja o que for. Não permitas’ que me escape deles.Se estão em meu caminho, simplesmente dá-me graça para passar por todos eles. ­
63 Agora, vejam bem o cego Bartimeu. Segura­mente que alguém lhe disse: “Este é aquele Profeta da Galiléia, o Filho de Davi. Nós assim o cremos”.Alguns dos crentes deve lhe haver dito isso. “Nós cremos que Ele é o Filho de Davi”. E desta maneira este cego entendeu que sendo assim, então Ele era a Palavra. Se este cego entendeu que Cristo era a Palavra, então sa­bia que podia discernir os pensamentos dos corações; portanto clamou a gritos: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Os incrédulos, isto é, os membros das igrejas, estavam gritando toda classe de disparates; porém isso não deteve de maneira alguma ao cego Bartimeu. Então clamou mais forte ainda: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”. É muito possível que Jesus não lhe pôde ouvir por causa da multidão, mas soube que estavam clamando e se deteve. Ao voltar a vista, alí estava um crente. Jesus lhe respondeu: “Tua fé te tem salvado”.
64 Disse o mesmo à mulher com o fluxo de san­gue: “Tua fé te tem salvado”. Porque ela havia dito em seu coração: “Se tão somente puder tocar na orla de sua vestidura, sei que ficarei sã”. Logo: “Tua fé te tem curado”. Vê você? Ela era uma crente.
65 É o mesmo que salvou a William Dauch há poucos dias, e aqui está assentado. Tinha o coração completamente desfalecido, um ataque ao coração, e sendo que tem noventa e um anos de idade. “Tua fé te tem cu­rado”. Por que? Porque ele é um crente.
66 O Reverendo Thomas Kidd, que também está assentado aqui, já está perto dos noventa anos. E quando ele tinha setenta e nove anos o hospitalizaram com câncer. O médico lhe disse que não tinha nenhuma espe­rança; mas quando entramos ao quarto naquela manhã, vi­mos a esse patriarca assentado alí com uma manta so­bre os ombros e batendo no piso com seu bastão; estava quase fora de sí. Ele disse a uma velhinha assentada alí perto, à qual chamava “avozinha” (a conhe­cia porque era uma de seus membros por muitos anos): “Parece que estás branca como a neve”. Isso estava a­lém de seu pensamento humano; porém quando o poder de Deus desceu nesse quarto…Ele está vivo nesta’ noite, e isso faz como que quatro anos. Um homem com mais de oitenta anos, e agora aqui está nesta noite perfeitamente curado do câncer. Ele não é um ‘ cren­te manufaturado, é um crente.É isso. Ele crê em toda Palavra de Deus.
67 E como o caso do cego Bartimeu, ele estava cego, porém sabia que se pudesse atrair a atenção de Jesus, então receberia o que desejava. A mulher’ com o fluxo de sangue sabia que se tão somente tocasse na orla de Sua vestidura, ela receberia o que de­sejava. O irmão Thomas sabia e tinha fé que se eu orasse por ele, então receberia o que desejava.
68 Não é esta a mesma fé que teve Marta? Ela disse: “Senhor, o que Tu pedires a Deus, Deus to da­rá. Nosso irmão já tem quatro dias alí morto, porém se Tu pedires a Deus, Ele o fará por Tí”.
69 Disse-lhe Jesus:”Teu irmão ressuscitará”.
70 Marta lhe disse: “Eu sei que ressuscitará na ressurreição do último dia”.
71 Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida”.
72 “Sim Senhor, eu creio nisso também”.
73 Jesus então lhe perguntou:”Onde pois o haveis sepultado?” Com isso já estava tudo concluído. Sim senhor.
74 A rainha do Sul chegou incrédulos, correto, e se manteve firme e creu no ‘ que viu de Deus. A Bíblia diz que ela se levantará ‘ com essa geração no último dia e a condenará porque ela veio dos confins da terra para escutar da sabedoria de Salomão.
75 Moisés foi um crente. Ele havia se esfor­çado pelo meio espiritual; havia intentado toda classe de planos, porém com nenhum teve êxito. Ele tratou de tirar a Israel, sabendo que era chamado para esse propósito. Tratou de fazê-Io por meio da matemática, pela via militar, pela educacional e por todas as formas que pôde pensar. Porém nenhum plano lhe serviu! Então, tomou ele o caminho de Deus. Que sucedeu? Havia um fogo numa sarça, o qual não a consumia. DaIi lhe falou a Palavra e lhe disse: “Eu Sou”. Não disse “eu serei” ou “eu fui”, mas “Eu Sou!” E ainda hoje em dia é o mesmo Eu Sou. Ele é a Palavra, a Pa­lavra Eterna que permanece para sempre.
76 Moisés não duvidou mesmo tendo tantas coisas contra, mesmo a natureza estava contra ele; mas ele com uma simples vara torta, desceu e tomou o contrôle de uma nação completa e a afogou no Mar Vermelho, e levou a Israel à terra prometida. Por que? Porque ele creu em Deus. Esse é o crente! Agora, já tenho pregado minha meia hora sobre os crentes, e ain­da me faltam as outras duas classes; as quais rapidamente veremos; pois de todas as maneiras não são tão importantes.
77 Então em segundo lugar temos ao incrédulo.Falemos dele um pouco. Que é o que faz o incrédulo? Que faz o crente? Ele aceita a Palavra; e assim tem sucedido com os crentes de qualquer raça e em todas as gerações, desde Noé até hoje. Poderíamos pregar’ seis meses de avivamento somente sobre isso, apresentando os diferentes exemplos daqueles que creram. O crente não tem dúvidas. O crente crê sem importar como soe ou sem importar com o que os demais digam ou quão impossível pareça ser. De todos os modos o crente crê. Crê em que? Na Palavra. Ele não crê nos dogmas, mas na Palavra. Não crê em denominação, mas na Palavra. Não é o que alguém diga, mas o que a Pala­vra diz. Agora recordem bem, esse é o crente. O crente não anda questionando; ele não anda dizendo: “Como pode ser tal coisa? Poderia eu explicar isto…” É um incrédulo. Ao crente não lhe importa o que seja; se é a palavra, então é a Palavra. Correto. Esse é o crente. ­
78 Agora queremos estudar acerca do incrédulo. Estes se sentiam bem porquanto lhes davam palmadinhas nas costas e lhes chamavam “discípulos”. Porquanto tu­do caminhava bem, eles estavam bem; porém quando este que ele consideravam como um profeta ( sabiam que ver­dadeiramente era um profeta, porque podia curar aos en­fermos, etc.), quando Ele saiu com a verdade e lhes ‘ chegou a admoestação, o que era contrário ao que eles criam, então estes não puderam receber a Palavra. Eles podiam receber os milagres e até efetuá-Ios eles mes­mos; pois eles saíram e pregaram e expulsaram demônios, e ainda com tudo isto, eles eram incrédulos. Isto está em Lucas capítulo dez, onde Ele enviou aos setenta de dois em dois. Eles expulsaram demônios de tal maneira’ que até Jesus se regozijou e lhes disse: “Eu via a sa­tanás, como um raio, que caía do Céu”. Eles expulsaram aos demônios, e mesmo Judas estava ali entre eles. (A­gora sim, vamos ver ao incrédulo). Porém tão logo quando Jesus começou a dizer o que Ele era: a Ressurreição e a Vida, e além do mais lhes disse: “que seria se vísseis ao Filho do homem subir para onde primeiro estava?”
79 “Que coisa é esta? Este homem trata de dizer­nos que ele vem do céu. Isso é demais para nós. Não po­demos ‘crer nisso”.
80 Ele disse:”Que é? A carne da qual vocês falam, para nada aproveita, mas o Espírito é o que dá vida”. ­
81 Ali o têm, é o Espírito o que dá vida à Pa­lavra. E o Espírito, não o credo! E o Espírito Santo’ Quem vivifica a Palavra, e dessa maneira chega a ser algo vivo, algo que você o vê pela fé e sabe que assim é porque a Palavra assim o diz, e o Espírito vivifica a Palavra a você.
82 E encontramos que ao fazer isto, os incrédulos…Quando a gente diz alguma coisa com a qual eles’ não concordam, eles se vão dizendo:”Não tenho que crer ­nisso’.” Isso mesmo está chegando a ser tão notório no mundo hoje em dia. Um se põe a dizer algo e todo mun­do chega. Tenho visto isto nas campanhas:Chegam grandes multidões e quando nos pomos de pé e começamos a dizer algo, ficam olhando-nos e esperando por poucos momentos, porém quando começamos a dizer: “Jesus Cristo se identificou como o Messias porque Ele foi o Profeta”. Ao dizer isto, alguns vasos que se consideram ‘ cheios, se vão. Que é? É que são incrédulos.
83 Você me dirá. “Você está supondo-se isso”. Isso não é certo, não sou culpado disso. Estou dizen­do exatamente o que a Bíblia diz aqui nesta porção. Eles eram incrédulos e se foram, ainda que sendo discípulos; porém isto que ouviram era contrário ao ‘que eles criam. Diziam: “Quem pode crer em tais coisas?” Eram Fariseus e Saduceus que haviam saído de suas or­ganizações e haviam se unido ao Mestre.
84 Agora veja isto: Quando o sobrenatural é manifestado, isso produz três classes de crentes. As­sim sucedeu no Egito. Alí também apareceu o incrédulo, o crente e o crente manufaturado. Assim sendo, alí também estavam as três classes. Aqui tenho escrito o suficiente para continuar toda a noite; se tivesse’ que explicar como é isto.Onde quer que olhamos encontramos esses três grupos. Sempre tem sucedido assim. ­
85 Agora, vejam bem estes setenta. Eles saí­ram da presença do Senhor porque Seu ensino não estava de acôrdo com o que eles pensavam que era a verda­de. Porém a nós não nos toca pensar nada; o importan­te é o que Ele diz. Temos que renunciar a nosso próprio pensamento e dizer só o que Ele diz. Assim é a verdadeira confissão. Confessar significa dizer o mesmo. Se eu confesso algo que sucedeu, então teria que dizer exatamente o que sucedeu. Essa é a verdadeira’ confissão. E Ele é o Pontífice de nossa confissão (ou seja, nossa profissão), dizendo o mesmo que disse Deus. E assim tudo estará correto porque estaremos simplesmente repetindo a Palavra de Deus. ­
86 Então notamos que os setenta se foram. Que fizeram? Se foram simplesmente porque não estavam de acôrdo. Isto era muito para sua sabedoria e seu jugo com a igreja. Era muito para eles crer que este homem de pé ali, o Qual para muitos era um filho ilegítimo, tivesse o direito de se chamar Deus. Ele era simples­mente um homem. Eles lhe disseram: “Não te apedrejamos por tuas boas obras, mas porque tu, sendo homem, te fazes Deus”. E a mesma Palavra dizia que Ele era ‘ Deus: “Seu Nome será chamado Conselheiro, Príncipe da Paz, Deus Todo Poderoso e Pai da Eternidade”. As pró­prias Escrituras que eles liam.. ,E no mesmo dia em que eles estavam cantando o Salmo vinte e dois no templo, o qual diz: “Deus meu, Deus meu, por que me desampa­raste?..Posso contar todos os meus ossos; eles olham, consideram-me”. E em outro Salmo: “Ele guarda todos ‘ os seus ossos; nem um deles será quebrado”. Eles estavam cantando este mesmo Salmo no templo, e nesse mesmo momento o Sacrifício (Cristo) estava pendurado na cruz, pronunciando estas mesmas palavras que Davi ha­via escrito oitocentos anos antes. E eles estavam muito cegos para verem isto.­
87 E hoje, o mesmo Deus que falou desta era, está em cena fazendo as mesmas coisas que disse que faria; porém estão muito cegos para vê-lo. Esses são os incrédulos. Se foram dizendo: “Eu não posso crer ‘ nessas coisas! Eu nunca havia ouvido em toda minha vi­da uma coisa semelhante a essa”. Não importa o que vo­cê haja ou não haja ouvido, a Bíblia disse que isto sucederia. Essa é Sua Palavra.
88 Aqueles nunca haviam ouvido isso tão pouco, porém de todos os modos ali estava. Correto. Eles eram incrédulos tal como o foi Eva. Ela era muito religiosa, por certo, porém porquanto não creu na verdadeira Pala­vra, teve que fazer sua própria religião: Ela prepa­rou umas folhas de figueira; porém logo se deu conta de que isso não lhe servia. Religião significa cobertura. ­
89 Caim também fez o mesmo, Ele não podia crer que aquilo era a verdade. Ele disse: “Deus é santo, Deus é puro e Deus é maravilhoso. Então eu vou ajuntar u­mas florzinhas e com elas prepararei um altar muito grande e muito belo, e assim mostrarei a Deus minha’ revevência. Me ajoelharei, me prostrarei e adorarei a este grande Deus; porei as frutas e flores sobre o altar porque meu pai e minha mãe ali no Jardim do Éden comeram uma maçã, ou seja, uma fruta; e isso foi o que me desterrou. Então por este meio voltarei as­sim sendo farei isto muito belo. Deus de nenhuma ma­neira poderá rejeitar minha grandiosa catedral. Eu farei esta catedral tão grande e tão formosa para que atraia a atenção de Deus”. Satanás é quem mora nessa formosura. Isso é exatamente o que nos dizem as Escrituras. Por isso é que às vezes uma mulher muito for­mosa pode chegar a ser uma isca nas mãos de Satanás. Se ele consegue capturá-Ia, então Satanás com ela po­de enviar mais homens ao inferno que com todos os ba­res que existem no país. Correto. Igualmente poderia fazer com um homem muito elegante que não fique firme em seu lugar como homem; com ele poderia o diabo enviar muitas mulheres ao inferno.
90 Então Satanás mora nessa beleza. Que tratou de fazer alí no princípio? Tratou de fazer um reino mais belo que o reino de Miguel. Mudou ao norte e ­com ele levou a terça parte dos anjos. Então, podem’ vocês verem de quem era filho este que tinha inclinação de edificar o altar mais belo? Era filho de Satanás. Certamente.
91 Então ele edificou ,seu altar e se ajoelhou e adorou e fêz tudo igual ao que fazia Abel. Porém Abel sabia que não era isso, mas que havia sido o san­gue pelo qual haviam sido expulsos do Jardim. Ele sa­bia que era isso. Ele sabia que era o sangue por meio do sexo. Então ele tomo um cordeirinho e o ofereceu sobre uma pedra cortando-lhe o pescoço.
92 Notem bem: Deus disse a Caím: “Por que não adoras ,como teu irmão para que sejas próspero? Farás bem ao fazer como ele”. Não o fez, Caim sabia muito por sua própria conta. Ele rejeitou a Palavra original vindicada! Agora, não são seus filhos estes estamos vendo hoje?
93 Agora, Deus já havia dado testemunho de que AbeI era justo ( Hebreus capítulo onze). Deus vindi­cou o sacrifício de Abel e provou que isso era o que Ele aceitava, isso era Sua Palavra e Seu plano; e reco­mendou a Caim que fizesse igual para que vivesse. Mas, crê você que ele ia pôr a um lado suas próprias idéias? Não senhor. Ele era um incrédulo e portanto se foi.Cor­reto. Agora, Ninrode também fez igual. Eram incrédulos. Não criam..
94 Nabudonozor fez igual. Ainda que ele tinha a Daniel como seu deus e o chamou Beltessazar o qual era o nome de seus deus. Ele viu a Daniel operar as grandes obras de Deus e portanto lhe considerou como um deus e lhe edificou uma imagem a sua semelhança, a qual colo­cou em tal lugar onde podia forçar a todo o povo para que lhe adorasse.
95 Vê você? O reino gentio começou com a adora­ção obrigatória a uma imagem de um homem santo, e assim mesmo terminará o reino gentio: com a adoração obrigató­ria à imagem de um homem santo. E também no começo do reino gentio uma mão escreveu sobre a parede algo que ninguém pôde decifrar, mas só o profeta; e agora também a mão tem escrito sobre a parede (correto), tem escri­to a palavra Icabó, o qual significa que a glória de Deus lhes tem deixado. A escritura está sobre a parede e somente pode ser lida pelos que têm mente espiritual e que crêem em coisas espirituais, os quais têm nascido do Espírito de Deus.
96 Belsazar saiu e trouxe os vasos da casa de Jeová para beber o vinho. Por que? Porque era um incré­dulo. Ele pensava que era um crente, porém era um incrédulo porque não creu na Palavra.
97 Acabe também era um incrédulo. Ele se porta­va como se fosse um crente e sempre se encontrava en­tre os crentes, porém ele era um incrédulo. Que fez? Se casou com urna idólatra e assim introduziu a idolatria ‘ em Israel. Ele era um incrédulo, o sabemos.
98 Agora, esta classe de gente não aceita que toda a Palavra de Deus seja a verdade. O incrédulo é um hipócrita,recorde isso. Ele se porta dizendo que crê, mas nega a Palavra. Ele diz: “Tanto da Bíblia é correto”. Porém se não considera toda a Bíblia como correta, então isso o converte num incrédulo. Você tem que crer em cada jota, cada til e em tudo que diz a Bíblia,porque ela tem que ser a verdade. Se não consi­dera como a verdade toda a Bíblia, antes diz:”pois eu não creio nisto e nem naquilo”. Então você é um incrédulo.
99 Numa ocasião um ministro me disse: “Senhor Branham, não me importa a quantas pessoas você possa apresentar como pessoas que hajam sido curadas; de to­das as maneiras eu não crerei”.
100 Lhe disse:”Correto. Você não pode crer por­que você é um incrédulo. Isto não é para você.Isto é somente para o crente. Você tem que crer”. E a coisa é que eles não crêem. Bem falou o profeta Paulo quando ‘ disse: “Virão traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus; tendo apa­rência de piedade, mas negando a eficácia dela (ou se­ja, o poder da Palavra): Destes afasta-te”.
101 Então notem que eles negam a Palavra completa, mas em todas suas formas são muito religiosos. Eles são incrédulos à Palavra verdadeira, ainda que esta seja vindicada em cada era.Deus vindicou a palavra de cada um destes que temos visto: Noé, Moisés e to­dos os profetas. Deus falou por meio do sobrenatural e vindicou a Palavra, e apesar de tudo isto, houve esta gente que lhe deu as costas e se foi. Ali também esta­vam os setenta olhando a Jesus fazer todas aquelas coisas e além do mais com o conhecimento das Escrituras ‘ que lhes mostravam que essa era a era quando tudo isso devia suceder. Logo quando Ele lhes disse algo acêrca de partir o pão e outras coisas espirituais, então eles disseram: “Esta é uma coisa muito dura”.
102 Então Ele lhes perguntou: “Que direis en­tão se virdes ao Filho do homem subir ao Céu de onde ‘ veio? É a carne ou é o Espírito quem vivifica?” Vê vo­cê?Com isso eles se foram dizendo entre si mesmos: “Não. Nós não podemos crer em tais coisas”.Eles plenamente deram as costas para a Palavra. Esses nem fica­ram para ver o que sucederia. Esse é o incrédulo. E que fazem eles? Encontramos que esta classe de gente (a sí mesmos chamados crentes) assim são em suas formas’ de religião, porém não podem ver a Verdade da Palavra identificada, porque é contrário ao que eles crêem.Não importa o que você crê, ou quão leal seja, ou quão re­ligioso seja; essas coisas não têm nada a ver. A sinceridade? Isso não tem nada a ver. Eu tenho visto a pessoas ,tão sinceras…Tenho visto aos pagãos queimarem a seus filhos e também lançá-los como comida aos crocodilos; isto é, mães sacrificando a seus filhinhos. Isso é muito mais do que faria qualquer cristão. Eles são sinceros. Eles crêem sinceramente, porém estão sinceramente errados. As pessoas vêm e dizem: “Esta igreja ‘ tem estado aqui por tantos anos”. Não. Não. Você está sinceramente errado se se encontra contrariando a Palavra.
103 Outros dizem: “Eu não creio nessas bobagens”.Porém a Bíblia nos diz que assim é.”Eu não creio que temos que fazer isto ou aquilo”. Não me importa que você pense que não tem que fazê-Io; Deus disse que ti­nha que ser feito. “Estes sinais seguirão aos que crêem”. Até quando? “Até o fim do mundo”. A quem? “A ,toda cria­tura”. Assim será!
104 E esta mensagem da hora com a qual estamos nos regozijando na presença de Deus nestes últimos dias, no tempo do entardecer, quando as luzes estão brilhando, e todas estas coisas têm sido abertas e a Palavra tem’ sido vindicada e provada como a verdade. O que se profetiza chega a suceder, e mesmo a ciência e demais coisas provam que é a verdade – que o Senhor Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre; logo como poderia um homem dar as costas a tudo isso? Certamente tem que ser um incrédulo, o qual se encontra sem esperança e sem remédio. É uma pessoa entorpecida pelo poder de Satanás.Então para ele já não há esperança. Este é o incrédulo. Antes havíamos visto ao crente; agora, em terceiro lugar temos ao crente manufaturado. Este é o mais terrível, o crente manufaturado. E recordem, ali estão os três grupos.
105 Encontramos que estes operam tal como seu pai Judas. Alí estava Pedro e os demais apóstolos, que eram os crentes verdadeiros; alí estavam os setenta, que representam os incrédulos; e Judas todavia estava alí com eles, o qual era o crente manufaturado. Que fazem estes? Estes são os que permanecem até que possam encontrar algum êrro. Todo o tempo estão buscando para ver se é um truque ao alguma coisa de magia.Estão simplesmente esperando a oportunidade para vendê­-lo, ou seja, buscando a escapatória, a estão buscando. Enquanto que o incrédulo não espera; ele condena o assunto e se vai. O crente, pelo contrário, su­ceda o que suceder, ele de todos os modos crê que é a Palavra. Alí estão as três classes.
106 O incrédulo se vai quando ouve a primei­ra coisa que não lhe agrada. Alí é quando ele mostra suas cores, mostra que é um incrédulo. João disse:”Saíram de nós, porque não eram dos nossos desde o princípio. Eles começaram conosco”. Paulo disse:”Cor­ríeis bem, quem os impediu para não obedecerem a ver­dade?” “Saíram porque não eram dos nossos”.
107 Quando estes vêem a Palavra correndo ‘ perfeitamente, eles querem obter alguma classe de tru­que que eles também possam operar.Vê você? Porém os ‘ crentes verdadeiros não duvidam nada, eles crêem no que está escrito na Palavra e prosseguem para diante. Assim é. Fique sempre com o que está escrito; se não está escrito, então aparte-se sem se importar com o que está sucedendo. Tem que estar escrito. E quando eles vêem essa Palavra escrita, crêem. Quando eles vêem a Deus movendo-se por Sua Palavra e vêem a hora e a Mensagem e o tempo, então caminham com isso.
108 Como lhes disse nesta manhã ao referir-­me a Pilatos; como deve haver sido ao estar dando voltas naquele quarto naquela noite, com a consciência a­tormentada, tratando de desfazer-se daquilo, e possi­velmente clamava naquela noite,dizendo:”Tenho lavado’ minhas mãos toda a noite e todavia não posso entender porque não estão limpas. Não poderei subir a encontrar-me com Ele com este sangue sobre minhas mãos”.Não seja você culpado disso!Se o sangue está sobre suas’ mãos, há uma só maneira de tirá-lo, e é aceitando-o. Correto. Chegue a ser parte dele, porque por isso foi derramado esse sangue.
109 Agora, o crente manufaturado fica alí assentado fingindo uma grande piedade, porém no profundo de seu coração esta buscando a explicação do sobrenatural. O país está cheio dessa classe de hipócritas!Es­se é Judas, exatamente. É o que permanece e chega a ser parte grupo; Judas foi o tesoureiro. Sempre se encontra por ali e sempre tem a mão pronta. Este é o crente manufaturado. Se porta como um crente,mas no profundo de seu coração…Recordem, ele não podia enganar a Jesus. Depois que os setenta se haviam ido e os crentes manifestaram sua firmeza, então Jesus se vol­tou aos crentes e lhes disse: “Todavia há algo entre’ vós. Tenho escolhido a doze, e um de vós é um diabo”. Jesus conhecia isto desde o princípio.Por que? Porque era a Palavra.
110 Ele conhecia o segrêdo do coração. Quão du­ro deve haver sido isto! Detenhamo-nos aqui por um mo­mento e pensemos profundamente: Quão duro deve haver sido para Jesus caminhar alí junto a um homem que lhe chamava “irmão”, sabendo que este era um enganador que ia lhe estorvar mais adiante e ia lhe vender por trinta’ moedas de prata. Quão duro deve haver sido reter isso. ‘ por dentro sem poder dizer nada! Caminhando ali com seu amigo (Jesus chamou a Judas de amigo), lhe disse: “A­migo, não tenho estado tanto tempo contigo?” Ele sabia disto em Seu coração, mas não podia dize-lo.Ele sabia’ desde o princípio quem ia lhe entregar.
111 Ali temos ao crente manufaturado que está ‘ por ali esperando alguma oportunidade .Ele diz: “Sim, eu ­creio nisto e naquilo e creio também nisto aqui;porém ouça-me, eu ouví a tal pessoa dizendo isto e aquilo”. Os manufaturados têm as orelhas muito largas.Enquanto que o verdadeiro crente, não ouve nada fora da Pala­vra; isso é tudo o que ouve o crente verdadeiro. Ele se firma somente na Palavra. Ele não está buscando as faltas e a escapatória. Ele crê em Deus e com isso fica; com isso está satisfeito, e prossegue para diante. Esse é o verdadeiro crente.
112 O incrédulo se enche muito logo. Quando começa a mensagem, não pode ficar nem dez minutos;tem ‘ que se ir. Isso está contra sua maneira de pensar, e portanto não terá nada que ver com isso, ele se irá. Logo o crente manufaturado fica por alí, esse é co­mo Judas. Esse é o enganador; desse é que temos que cuidar-nos. E este, é o tempo quando estes crentes ma­nufaturados são muito populares entre as pessoas.Cor­reto. Alguns são homens fortes, educados, com títulos ou têm um bom salário, etc. Alguns são homens de mui­ta astúcia, assim como sabem ser os filhos de Satanás. Olhe como foi que Satanás chegou a concordar com a Palavra. Ele somente estava esperando encontrar o ponto fraco de Eva, onde ele pudesse mostrar seu poder para enganá-Ia e estragá-Ia.Esse alí foi Satanás. Agora encontramos a Satanás na forma de Judas na era de Jesus, na primeira era. Que estava fazendo? Concordando com a Palavra, mas buscando sempre o ponto fraco. E assim também são os Judas de hoje. Seguem vindo aos cultos até que por fim encontram aquilo que lhes permita dizer: “Ah, alí está. Assim é como se fazem as coisas!” São exatamente assim os manufaturados.
113 Muitos de vocês se recordam daquela oca­sião quando chegou aquele homem à plataforma, o qual pensava que ,eu lia os cartões na fila de oração por meio da telepatia mental. Ele cria que tinha tudo perfeitamente calculado, ele estava seguro disso. Ele ‘ pertencia a uma igreja que não crê no Evangelho com­pleto. Chegou à plataforma quando eu estava muito cansado, já estavam para tirar-me da plataforma.Isto sucedeu em Windsor, Ontário, no Canadá, ali ao atraves­sar a fronteira com os Estados Unidos por Detroit. Estávamos num grande auditório quando este homem chegou com um terno cinza e gravata vermelha.Era um homem de aparência muito inteligente e sábio. Quando chegou’ frente a mim, lhe disse: “Dá-me a mão.Já estou muito cansado porque tenho visto muitas visões. Dê-me a mão. Eu não me dei conta do homem quando pus sua mão sobre a minha, e lhe disse: “Senhor, você não tem nada. Si­ga adiante”.
114 Ele respondeu:”Sim, eu tenho algo muito’ grave”.
115 Lhe disse: “Bem, deixe-me ver.Não’ senhor,’ você não tem nenhum sinal de nada, você é um homem com­pletamente são”.
116 Então ele falando forte, disse: “Oh, veja’ meu cartão de oração”.
117 Disse: “Não importa o que você haja escrito no cartão. Eu não tenho nada a ver com os cartões de oração”. E eu sem pensar nada, pois estava muito cansa­do. Mas alí estava todavia a graça de Deus. Vê você?Recorde isto: Se Deus lhe manda, então Ele estará obrigado a cuidar de você.Não é coisa minha: é de Deus, porque Ele me mandou. Eu simplesmente devo ficar firme sobre o que é a verdade. Quando Moisés atirou sua vara e se tornou serpente e os magos fizeram a mesma coisa, que mais podia fazer Moisés senão ficar quieto e esperar a graça de Deus? Isso é tudo. É a mesma coisa.Ele havia cumprido com o que lhe havia sido mandado fazer.E vo­cês bem sabem o que sucedeu.
118 Então este homem (sem muita reverência) disse: “Sim há algo, olhe meu cartão de oração”.
119 Lhe respondi: “Talvez você teve muita fé e já sarou”. E disse isto sem pensar e sem dar atenção ao que podia ser
120 Então ele abriu o paletó e estufando o peito disse à congregação em voz alta: “Alí está a coisa”.
121 Eu pensei: “Que está sucedendo?”
122 EIe olhou a todos os lados e disse: “AIí o têm! Não podem ver o truque?”
123 Estes são os Judas: um homem religioso, um pregador de uma grande denominação.
124 Ele disse: “Ali está a coisa. Ele acaba de dizer que tive muita fé.A verdade é que ele está tão cansado que não pode captar a telepatia,,já não lhe chega. Eu não tenho tido nenhuma grande fé; eu escre­vi algo no cartão de oração e agora ele já não pode’ captá-lo. O vêem vocês? Esse é o truque”.
125 Eu pensei:”Que estará sucedendo?” Logo nesse instante desceu a graça de Deus. Lhe disse:”Senhor, por que tem deixado que o diabo ponha em seu coração o desejo de enganar a Deus?” (Era um Judas moderno) Lhe disse: “Você é um pregador da Igreja de Cristo.Vo­cê pertence à Igreja de Cristo nos Estados Unidos, e aquele homem assentado ali com um terno azul juntamente com sua esposa e também a esposa dele, ontem à noi­te estavam os quatro assentados numa mesa que tinha uma toalha verde, e ali vocês estiveram de acordo que isto era telepatia mental e que viriam nesta noite…”
126 E nesse instante o homem do terno azul se pôs de pé na congregação e disse: “Essa é a pura ver­dade. Deus tenha misericórdia de mim!”
127 Lhe disse: “Senhor, você escreveu em seu cartão que estava enfermo com tuberculose e câncer, e agora em verdade tem ambas enfermidades. Isso é seu”.
128 Ele me agarrou forte pela perna da calça e me disse: “Eu não…” ­
129 Lhe respondi: “Eu não posso lhe ajudar. Si­ga caminhando, isso é um assunto entre você e Deus.Você escreveu seu próprio castigo neste cartão”. Alí a enfermidade lhe agarrou. Essa foi a conclusão do assunto.
130 Vê você? São crentes manufaturados, engana­dores, sempre tratando de encontrar falhas em Deus e em Sua Palavra! Esses são os Judas. Esses são os mais perigosos. Vê você? Que sucedeu com Judas? Vê você o que sucedeu com o ministro? Assim sucede com os cren­tes manufaturados. Têm muita educação, e às vezes são postos nesta encruzilhada: a Palavra ou seus credos;e quando isso sucede, eles se vendem a sua denominação, exatamente como o fêz seu precursor Judas. Judas se vendeu às denominações, vendeu a Jesus, a Palavra, a uma denominação, e dessa maneira atraiçoou a Jesus; e tudo isso sucedeu depois que ele reclamou ser parte ‘ de Seu ministério.
131 Muitas vezes encontramos ministros que reclamam ser servos de Jesus Cristo, porém quando a Palavra é plenamente identificada e vindicada como a Mensagem da hora, eles vendem sua popularidade a sua denominação, tal como fez Judas quando traiu a Jesus Cristo entregando-o aos fariseus e saduceus. Esse es­pírito nunca morre, está hoje mesmo entre os crentes incrédulos e manufaturados. Ele chegou até ao ponto ‘ de vender ao Senhor Jesus Cristo por trinta moedas de prata. E muitos homens o fazem hoje por tão somente’ um prato de feijão ou por cem dólares por semana.Correto. Completamente negam a Deus, Quem está em seu meio, o Qual comprou suas vidas e lhes trouxe a Pala­vra completa.
132 Mas dizem: “Os dias dos milagres têm pas­sado há muito. Deus não necessita dessas coisas hoje em dia. Eu certamente creio em Jesus Cristo como o Filho de Deus”. E outros dizem: “Santificada seja Maria, mãe de Deus, bem-aventurada és entre todas as mulheres…” E quantas coisas mais. Outros até dizem: “Nós cremos no credo dos apóstolos: Creio em Deus Todo Po­deroso, criador dos céus e da terra; creio na Santa I­greja Católica Romana…”. E todas estas coisas.
133 Diga-me você quando tiveram os apóstolos um credo como isso? Se os apóstolos tiveram algum cre­do ( isto é, se o tiveram) seria o que está escrito em Atos 2:38:
Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.
134 Se tiveram algum credo, assim se haveria ‘ lido, porém a verdade é que não tinham credos, só tinham a Palavra. Correto. E ainda permanece igual, é a mesma receita para a cura da enfermidade do pecado: ‘ “Recebereis o dom do Espírito Santo”. “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cris­to para o perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Porém estes se vendem tal como o fêz Judas. Esses são manufaturados. Alguns deles são pes­soas de muito talento.
135 Destes crentes manufaturados é que temos que cuidar-nos; eles são muito astutos. Ao que logo se ofende, que se levanta e se vai ao ouvir a primeira coisa que não lhe agrada, não precisa lhe dar muita atenção porque ele é um incrédulo; mas quando ‘ você vê ao crente manufaturado, esse que fica, esse é o Judas.
136 Agora, eles têm muitos talentos. Aqui vou mencionar alguns nomes, o que não devo fazer, porém, de todos os modos vou mencionar para que vocês os conheçam: Elvis Presley, Red Foley, Ernie Ford, Pat Boone. Elvis Presley é um pentecostal; Pat Boone é membro da Igreja de Cristo; Red Foley é um diácono na Igreja de Cristo; e Ernesto Ford é um Metodista. E tantos mais com muitos talentos! São sábios. Atuam ‘ na televisão, e as pessoas dizem:”Olhe quão religio­sos são;eles cantam hinos”. Isso não significa nada. Estão enganando ao mundo. E que tiram de tudo isso?Judas se foi com trinta moedas de prata. Elvis Presley tem um pátio cheio de Cadillacs e milhões de dólares pela venda de seus discos; e não sei quanto terá Pat Boone nem os demais. Não me importa a que igreja pertençam e quantas coisas mais. Isso é hipocrisia! Essa é uma coisa fingida! Isso é só casca; suas vidas pro­vam que não é a verdade: Correto.
137 Logo há aqueles com tremendos talentos ‘ que são grandes organizadores. Abundam com a sabedoria mundana. Dizem que pregam o Evangelho. São homens inteligentes e sábios. Escute bem: Um homem que é ‘ treinado nessa forma, não é um pregador, mas é um orador.Esse é o grande problema de hoje. Jesus nunca’ disse: “Ide e estudai para isto”. Ele disse: “Ide e ‘ pregai o Evangelho e estes sinais seguirão aos que crerem”.
138 Não andemos tratando de treinar a um ora­dor que possa dizer coisas tão belas ao ponto em que sintamos que estamos na presença de um arcanjo.Não é assim. “Tendo aparência de piedade…”Esses são os ora­dores, não é o Espírito Santo em ação.Um homem simples que não conhece todo o abecedário pode vir com o poder da Palavra e fazer com que o Espírito Santo opere coi­sas das quais este outro homem ‘não conhece nada; e a­té mesmo as rejeitaria.
139 Alí o tem.Grandes pessoas,sim senhor.E são organizadores, prósperos, têm muito êxito e são muito intelectuais na sabedoria mundana, tal como foi Satanás para com Eva, aquela mulher tão inocente.Ele chegou ante Eva e tratou de ganhá-Ia com suas idéias, pro­metendo-lhe que ela seria muito mais sábia do que era, e isso era o que ela estava buscando. Em vez de ficar com o que dizia a Palavra, ele queria vender-lhe a idéia’ de que seria mais sábia, e ela lhe comprou o produto. E hoje em dia ainda estão fazendo o mesmo.A sabedoria’ deste mundo é loucura para com Deus, sim senhor.
140 E é o mesmo pelo que se venderam os fari­seus com sua sabedoria, negando por completo a Palavra de Deus quando lhes foi claramente provada e vindicada, e com tudo isto, ainda estavam buscando algo, pensando que era um truque; não estavam convencidos em sua ‘mente, não o podiam crer. Você lhes diz algo, e to­davia retrocedem; você lhes diz algo mais, e ainda se­guem retrocedendo. É que não lhes entra. E cuidado, eles estão esperando encontrar a falha, isso é tudo o que estão procurando.Se não fosse pela graça de Deus, todas minhas falhas estariam bem descobertas, se tives­se algumas. Porém pela graça de Deus não há falhas na Palavra de Deus, é o Evangelho puro. Eu sempre tenho dito a todo o mundo: “Se você me ouve ensinando ou me ‘ vê fazendo algo que não está conforme à Palavra de Deus, venha e diga-me”, Aqui está o que cobre todas as falhas que você está buscando. Ponha seu olhar nesta Bíblia e então não verá nenhuma só falha, porque não existe.
141 Agora, Judas creu que havia encontrado uma falha.Este ministro também creu que havia encontrado uma. Muitas vezes pensam que têm encontrado algo,mas ‘ logo se prova que não é assim. Esses são os crentes manufaturados! Hipócritas! Estão noventa e cinco por cento na Palavra,mas assim também estava Eva.Ela ti­nha noventa e nove e nove décimos, mas esse décimo fora da Palavra causou toda a morte e tristeza que hoje existe.Isso é o mesmo que condena a todas’ as organizações e grupos semelhantes, porque não to­mam toda a Palavra de Deus .Esses são os crentes manufaturados, e encontramos que sempre têm sido assim. Negam a verdadeira Palavra vindicada. Têm estado em to­das as gerações e os encontramos a cada passo..Também são muito religiosos.Agora,já vamos terminar, vejo ‘ que tenho tomado outra meia hora.
142 Encontramos que Jesus nos tem alertado ‘ quanto a esta classe de pessoas nestes últimos dias, porque estes seriam tão semelhantes aos verdadeiros crentes que.até enganariam aos próprios escolhidos. Quais são? Os Judas. Esta gente chega a tal altura até ao ponto onde choram, gritam, reclamam expulsar demônios e tudo mais. Logo voltam e negam a Palavra. Exatamente. Têm uma aparência de piedade. Vejam bem até onde chegou Judas.O espírito de Judas subiu as alturas do Evangelho até perto de Pentecostes; mas quando chegou o tempo de ser batizado no Nome do Se­nhor Jesus Cristo e estas outras coisas que são’ parte do batismo do Espírito Santo, ele teve que dar as costas. Ali mostrou suas cores. E esse espírito pode viver nessas denominações ate chegar a essa’ Verdade, logo dali tem que lançar para trás, tal co­mo fêz o próprio espírito que está sobre eles,o qual foi o precursor de sua vinda, tal como João foi o precursor da Vinda de Jesus.
143 Agora, você diz: “Jesus disse que seriam tão semelhantes”.Bem. Os eleitos são os que têm seus nomes no Livro da Vida desde antes da fundação do mundo, os quais crêem em toda Palavra de Vida, esses são os eleitos. Agora, veja bem estes aqui (Eu digo isto com reverência e respeito juntamente com o amor de ‘ Deus, porque se não é assim, então sou eu o que deve estar ajoelhado ante este altar). Notem bem: Jesus’ disse que enganariam aos próprios escolhidos, se fôs­se possível. Estes certamente não são os Metodistas, nem os Batistas, porque sabemos que os tais são incrédulos desde o princípio; estes são os Pentecostais ou seja a organização Pentecostal, os quais se denomina­ram e formaram suas fronteiras sem a Palavra, e dessa maneira construíram seus muros com sua organização, deixando fora a Palavra.
144 Esses enganariam aos próprios escolhidos, se fôsse possível,porque são muito semelhantes aos verda­deiros: Choram, gritam, saltam, reclamam ter cultos de cura, etc. Judas e os demais também fizeram isso mesmo. Quando saíram e voltaram felizes, e até tinham seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro.Porém recordem: A Noiva não se conta nesse número. Ela sobe no Rapto.No juízo, o tribunal apareceu e os livros foram abertos (dos malvados) e logo outro livro,que é o Livro da Vida,também foi aberto, e alí estava a Noiva para julgar. Outro livro foi aberto, o qual é o Livro da Vida. Ali tem’ aos cordeiros de um lado e os cabritos do outro. Vê você? Houve toda essa gente que morreu no passado que nunca teve a oportunidade, esses são os que serão separados.
145 Agora, notem bem: “Enganariam aos escolhi­dos”.Destes é que temos que cuidar-nos. Esses são os ‘ que seguem de perto, dizendo: “Sim, irmão. Aleluia. Sim, Glória a Deus”, porém em seus corações têm outro propó­sito. Lhe convidam à sua igreja, mas com que fim? Para atrair a multidão com o propósito de tirar de cada um todo o dinheiro que possam. Crêem vocês que eu não sei isso? Talvez eles pensam que eu não o saiba, porém o sei. Jesus conhecia desde o princípio quem era o enganador! Porém, que fêz? Esperou até que chegasse o tempo. Assim devemos fazer sempre, esperar até o preciso momento. Não se mova você por sua própria conta; mas espere este momento.
146 “Têm aparência de piedade”, e assim continuam no caminho. Esse é o grupo de enganadores.Cuide-­se desses enganadores; não é do crente nem do incré­dulo, mas do crente manufaturado. Oh irmão! Que estão fazendo? Caminhando às apalpadelas até que pensam que têm algo. Vão tirando das pessoas cada centavo que podem e pondo este dinheiro nessas organizações tão grandes, contra as quais nós estamos abertamente, e eles bem o sabem. Eles o sabem muito bem. E não importa o que a gente diga, porque eles já têm alertado a to­da sua gente antes que a gente chegue.Eles lhe têm dito: “Não escutem aquilo”.
147 Houve um homem muito atrevido aqui no vi­zinho estado de Ohio, na mesma ocasião quando foi cu­rado o irmão Kidd, este homem passou à plataforma e disse:”O irmão Branham é um profeta, não cabe dúvida, quando está sob a unção; mas quando a unção lhe deixa, não creiam no seu ensino, porque está errado”.
148 Ele não sabia que o Senhor me havia reve­lado isso estando eu alí em meu quarto. Eu me fui diretamente ao culto (possivelmente muitos de vocês estavam presentes) e disse: “Por que diria um homem uma’ coisa como essa quando a Palavra plenamente…?” Agora, eu não disse que era profeta, ele foi quem o disse. E a palavra “‘profeta”, em inglês, quer dizer “pregador”. Porém o vidente no Antigo Testamento era um homem que tinha a interpretação divina da Palavra, e a prova disto ,era que chegava a Palavra e ele a podia ver de antemão. Agora, como pode alguém’ dizer que um homem é um profeta, e logo dizer que seu ensino não é correto? Se esse não é um plano para tirar o dinheiro das pessoas, então,que será? Mas a hora já está perto quando tudo isso será trazido à luz.Porém essa é a classe de gente, o crente,manufaturado, o que lhe dá palmadinha nas costas e lhe chama “Irmão”, tal como o fazia Judas.Mas recordem, o Senhor conhecia tu­do desde o princípio e ainda é igual.
149 Recordem:Todos vocês escutando esta fita, cada um de vocês também se encontra uma destas três classes. Correto. Já vamos terminar. Cada um de vocês presentes hoje e cada um dos que escutam a fita es­tão numa destas três classes. Quando chegar o dia em que eu tiver que partir deste mundo, estas fitas se­guirão existindo. Correto. E cada um de vocês está num destes três grupos. Têm que estar num deles .Correto . Não podem escapar. Você está numa destas três classes.
150 Identifique-se com algum personagem da Bíblia que haja crido, então você crerá na Palavra quando fôr vindicada como o tenho provado nesta noite,que sempre tem sido a Palavra vindicada, a qual tem resultado contrário à crença popular do dia. ­
151 Se você houvesse vivido nos ‘dias de Noé,com qual grupo haveria se identificado? Haveria fica­do ao lado da igreja daquele dia ou ao lado de Noé, o profeta? Se você houvesse vivido nos dias de Moisés, haveria você crido na mensagem de Moisés, a qual foi provada e vindicada por Deus, ou haveria se posto ao lado de Datâ e Coré, os quais disseram a Moisés:”Tu não és o único homem santo, há outros que podem tam­bém fazer estas coisas que tu fazes”? Você teria que haver estado num destes dois grupos. E nesta noite ‘ também você tem que estar num destes grupos.
152 Olhando outra era, haveria você ficado com Daniel ou haveria ficado você com Belsazar naquela’ festa paga? Haveria estado você alí fora com Daniel, ou dentro daquele tão grande festejo?
153 Haveria você ficado com Elias, aquele homem que havia ficado só, o qual tinha fama de ser um maníaco, um que havia perdido a razão, e se encontrava ali sobre a serra, com a calvice brilhando pelo sol, e um pau torto na mão, e uns pássaros trazendo-lhe de comer? Ou haveria ficado você com os sacerdotes e profetas de Jezabel, e com aquelas mulheres vestidas à moda, as quais Elias fustigava duramente? Aonde haveria você ‘ levado a sua esposa? Pense bem e imagine isso nesta ‘ noite.
154 Nos dias de Jesus Cristo, haveria você fi­cado com este jovem que não tinha nenhuma credencial? Ele não estava associado com nenhuma denominação. Lhe perguntaram: “Em qual escola te formaste? Teu nome não aparece aqui em nosso registro. Onde obtiveste esta ‘ sabedoria? Onde aprendeste tudo isso se nós não te ensinamos? De qual escola vens? És Metodista, Presbiteriano ou Batista?” Ele não era de nenhuma! Correto.E­le era a Palavra! Haveria você ficado ao lado dos fariseus, aqueles com a crença moderna e do sacer­dote que parecia ser tão humilde, manso e carinhoso, e com a organização que tem existido desde o Concílio ‘de Nicéia, ou desde que a fundou Lutero…? Em qual‘ grupo haveria se encontrado você? Com qual grupo haveria estado? Haveria se posto ao lado da Palavra ao ‘ vê-Ia vindicada e provada como a Mensagem do dia, ou haveria ficado ao lado da igreja? Imagine isso nesta mesma noite.
155 Haveria estado você com os apóstolos quan­do eles ficaram com Jesus, mesmo quando viam todas a­quelas coisas tão misteriosas e lhe ouviam clamando ‘ tão forte contra aqueles pregadores, dizendo-lhes:”Vo­cês são um ninho de víboras”? Esses eram pregadores ‘ muito honrados, os quais haviam estudado para aquilo; no entanto lhes disse: “Vocês não são nada menos que um covil de ladrões, estão cheios de ossos podres por dentro; não são nada menos que paredes branqueadas.Oh geração de víboras!”
156 Haveria você estado com um homem que se ‘portava assim. Um que repreendia e destruía? Ele lhes perguntou: ,”Qual de vocês me pode acusar de pecado?Se eu não faço o que o Pai me tem dito…”
157 Eles disseram: “Não escutem nada do que ele diz. Esse homem tem um espírito mal e está demen­te. Ele tem um espírito diabólico. A maneira como ele discerne as coisas é através de um espírito de adivi­nhação, e assim pode dizer as coisas. Como é isso? Foi que sua mãe o concebeu antes dela unir-se com seu esposo. Em qual escola se formou? Nós não temos registro nem se quer de que haja assistido ao primário”.­
158 No entanto aos doze anos assombrou e con­fundiu aos sacerdotes com a Palavra de Deus. De qual’ escola veio? Da escola Celestial. “Quando virdes ao Filho do homem subindo para onde veio…” Essa foi’ sua escola.
159 Porém, haveria você ficado com os apóstolos ao lado de um homem como Esse, quando chegou aquele desafio, ou haveria se ido com os setenta,os quais possivelmente disseram: É melhor que regressemos à nossas igrejas se vais estar ensinando isso, dizendo’ que tu és o Filho do homem”. Eles possivelmente disseram: quem és? Que crê ser você? És um homem como nós; temos comido e bebido contigo, e agora estás tratando de dizer que és algo. Temos estado observando-te e temos notado tuas debilidades: temos te visto chorar e também quando fazias isto e aquilo. Temos te observado quando andávamos juntos pelo deserto e por outros’ lugares e temos notado que tu és um homem igual a nós. Como vais nos dizer agora que desceste do Céu? Isso é demais para nós. Haveria você ido com os setenta que se foram ou haveria continuado com os apóstolos e Cristo?
160 Quando são Martin tratou de ficar na igreja com o batismo do Senhor Jesus Cristo e com os sinais e maravilhas, a Igreja Católica não o reconheceu e o condenou, o expulsaram. Haveria você ficado ao la­do do credo Católico ou ao lado de são Martin? Quando ele se negou a honrar e adorar a todas essas imagens de pessoas mortas, e quando não aceitou os dogmas que eles acrescentaram, ele lhes disse; “Deixe que a Palavra seja a verdade”. Então Deus o vindicou e’ houve ,­grandes sinais e maravilhas, e o que predisse chegou a suceder. Tudo o que fez, sucedia enquanto que ele caminhava no Espírito de Deus, e o Espírito o vindi­cou de tal maneira que não houve nenhum sacerdote nem ninguém que pudesse fazer-lhe frente. Haveria você estado ao lado de são Martin ou haveria ficado com o credo Católico?
161 Neste momento você tem que escolher en­tre a Palavra de Deus e os dogmas da igreja. Tomará você o que dizem os dogmas da igreja ou tomará o que diz a Palavra? Recordem: Em todas as eras tem sido igual, como o é neste momento. Sempre tem havido uma crença comum entre o povo, a qual sempre tem sido algo contrário à verdadeira Palavra. Não, não. O anti-cristo não nega a Palavra, certo; mas ele diz que crê, porém não em toda nem tão pouco exatamente como está escrita.
162 Satanás disse isso a Eva.Ela cria em to­da a Palavra, menos nessa pequena coisinha que ele lhe disse. Eles tomam toda a Palavra, menos uma pequena parte. Talvez seja a parte onde nos manda que desçamos às águas do batismo; ou talvez alguma outra coisa. Porém temos que tomá-Ia toda tal como está escrita! E talvez isso lhe seja ocasião para fazer de novo algumas das primeiras obras, porém isso é exatamente o que diz a Palavra. Esta tem sido a trama de Satanás desde àquela primeira vez quando fêz com Eva,
e é fazer-nos duvidar somente de uma partezinha da Palavra.
163 Isto é o que sempre separa a estas três classes de pessoas: A Palavra. Em cada era tem sido assim, desde o princípio. Quando Deus manda algo em cima, o qual está claramente identificado em Sua Pa­lavra,há aqueles que o seguem, que reclamam ser crentes, e certamente o são. Estes são os que por razão nenhuma voltam atrás; eles crêem na Palavra, e porquanto a gente fica na Palavra, eles crêem. Agora com a outra classe, se há algo um pouco diferente ao que eles crêem, não lhes importa quanta identificação haja da parte de Deus, eles dirão: “Bom, eu não sei o que dizer disto”. Esse é o incrédulo. Ou será você um dos que seguem ao ministério até encontrar o momento oportuno para dizer: “Oh! aqui está a falha”? Um Judas capaz de meter a faca pelas costas como ele o fêz. Alguém que pode dizer: “Eu sabia que tarde ou cedo isso viria à luz: Ali o têm!” Assim opera o cren­te manufaturado. Assim é exatamente, e o vemos claramente na Bíblia.
164 Numa ocasião houve um mocinho que vivia a­qui em Kentucky, o qual havia se criado ali na serra, e ele nunca havia visto um espelho.Alí tinha um pedaci­nho de espelho pregado numa árvore à altura de um adulto e portanto ele nunca se havia visto num espelho.Se­gundo contam: um dia ele chegou à cidade de Louisville para ficar ali por um tempo com sua tia que vivia ,numa casa muito elegante.Num dos quartos tinha um espelho da largura da porta. Quando ele andava correndo pela casa, de repente se deteve. Foi que Joãozinho viu a Joãozinho. Ele coçava a cabeça, e Joãozinho no espelho fazia o mesmo. Ele ria, e Joãozinho no espelho também ‘ brincava. Então ele se aproximou do espelho pensando ‘ que era outro mocinho com o qual podia brincar, e com o dedo tocou no vidro. Então deu meia volta (seus pais o estavam observando) e disse: “Mamãe, esse sou eu!”
165 Olhe você nisto que temos dito e averigue ‘ qual destes é você. Qual destes Joãozinhos está você personificando? Qual é você? Você certamente é um de­lê.É você um que dá as costas com a primeira falta ‘ que encontra? Isto é, aquilo que você pensa que é uma falta. Prove-o com a Palavra e veja se é correto ou não. A Palavra prova todas as coisas. Jesus nos mandou por meio de Paulo: “Examinai tudo; retende o bem” (I Tessalonicenses 5:21).
166 Olhe agora no espelho da Palavra de Deus a­través das outras eras e veja em qual destes três gru­pos haveria estado você. Pense como seria viver nos’ dias de Noé, nos dias de Moisés, nos dias do Senhor Jesus Cristo, ou em qualquer outra era. Pense e veja com qual grupo haveria você se identificado. Pense bem nes­ta noite.
167 Agora, pense bem nisto porque é sumamente profundo, não o vá passar por alto. Sua condição presente, onde você está neste momento, lhe prova com qual grupo se haveria identificado então.Vocês são seus próprios juízes agora. Isso lhe prova o que você é agora mesmo. Você ministro, com qual grupo ha­veria ficado quando Jesus fêz aquela declaração tão difícil de crer? Depois que Ele havia sido claramen­te identificado como a Palavra, no entanto, não se havia ouvido antes algo como isso: “Que direis se o Filho do homem subir ao Céu de onde desceu?”
168 Você possivelmente diria: “Porém eu sei exatamente onde nasceu. Conheço a seu pai e sua mãe; e agora ele nos diz que vai subir ao mesmo lugar de onde veio”. Isso haveria sido muito para você, não é verdade? Não poderia suportar isso. Talvez seja i­gual hoje. Olhe bem no espelho da Palavra de Deus e veja onde está de pé você. Nunca faça você isso.
169 Ouça-me, você está numa destas três clas­ses. Sua condição atual, isto é, sua situação neste momento quanto a seu modo de pensar (todos vocês a­qui na congregação presente e também todos os que me ouvem pela fita), a condição atual de sua mente, depois de escutar esta fita, lhe prova em qual clas­se você se encontra. Isso lhe diz exatamente onde está você. Se você é um crente na Palavra, ficará com a Palavra; porém se é um que se vai ou que desliga o gravador; isso mostra o que você é. Se você não
quer escutar a fita, mas desliga o gravador e diz: Não quero escutar isso”. Esse é claramente o incrédulo. Você não espera para provar e ver se é a verdade ou não. Ou será você um que fica por alí buscando faltas? Se o é, então também sabe em qual grupo se ‘
encontra. Essa condição o mostra. Deus nos ajude a crer, a manter-nos firmes, a sermos leais e obedecermos a toda a Palavra, porque Ele é a Palavra. Crêem vocês nisso? Então oremos.
170 Nosso amado Pai Celestial, quão duro é às vezes dizer estas coisas, sabendo que talvez mi­lhares e milhares de pessoas ouvirão isto por meio ‘ da fita ao longo deste país e ao redor do mundo. Po­rém,amado Deus, isto é a verdade, é a pura verdade! Em primeiro lugar, Senhor, rogo que limpes meu coração, Senhor, prova-me, examina-me, fixe Teus olhos ‘em mim. Eu sou débil e estou cansado e esgotado; minha garganta está rouca, meus lábias estão trincados e meu corpo está muito esgotado e envelhecendo. Já ‘ não haverá muitas ocasiões nem muitas saídas do sol até que chegue o tempo quando eu me vá.
171 Pai, agora mesmo examina-me.Se estou cometendo algum erro em alguma coisa sem que o haja percebido,Senhor, revela-me, mostra-me, porque estou ‘ disposto a corrigí-lo agora mesmo. Olhe a mim mesmo no espelho da Palavra de Deus, onde me encontro eu? Posso ver minha imagem refletindo a Jesus Cristo? É Aquele o que vejo no espelho? Posso ver algum cren­te do Velho Testamento ou talvez do Novo Testamento? Talvez vejo um crente manufaturado? Me vejo como um incrédulo que não fica para escutar a Palavra, antes toma a idéia denominacional? Me vejo como aquele que fica pelas margens buscando faltas? Senhor, se assim é, então rogo que me limpes agora mesmo. Permita que meu coração seja limpo e puro porque esta é minha vida, Senhor, e quero que seja correta. Não há porque fazer isto pelas metades se podemos faze-lo perfeitamente bem. Pai, eu quero que seja feito correto. E não só para mim, mas também para estes, porque de ou­tro modo estaria guiando mal a estes homens e mulheres; toda esta gente que amo e que me ama.
172 Se eu soubesse que alguma igreja denomi­nacional está no correto ou que o Concílio Mundial de Igrejas é correto, ou que a maioria das pessoas estão no correto, Senhor Deus, permita que eu seja suficientemente valente como homem e como cristão para admitir que estou errado e para recomendar a esta gente aquilo que eu saiba que é correto. Limpa-me! Deixe-me olhar e ver.
173 Mas, Senhor, quando se trata destas coisas até onde eu possa ver, essa gente tendo essas formas e negando a Palavra; se lhes dizemos algo, eles’ dizem: “Não importa, Deus não nos requer isso”.
174 Senhor, eu creio que és o mesmo Jesus, és o mesmo Deus que sempre tens sido; creio que ainda és Deus e nunca mudas; creio quê esta Bíblia é lua Pala­vra e que Tu e Tua Palavra são o mesmo; e rogo agora; oh Deus, que nos dê desse poder vivificador. Logo,algum dia quando, se houver terminado esta vida e Tu ha­jas terminado conosco, então seremos vivificados e ascenderemos ao céu onde estávamos nos pensamentos de Deus antes da fundação do mundo. Deus, conceda-o!
175 Perdoe nossos pecados, Pai. Se há homens ou mulheres de pé aqui que se encontram em alguma outra classe que não seja a do verdadeiro crente na Pa­lavra, Deus limpa seus corações. Se há alguns escu­tando esta fita, rogo a limpeza de seus corações. Se­nhor, que Tu os limpe. Não quero que nenhum se perca. Deus, rogo que nos ajudes a entender que um mal não pode corrigir outro mal. Há uma só maneira de fazê-lo e é aniquilando ambos os males e corrigindo tudo. Ro­go, Pai, que nos concedas isso no Nome de Jesus Cristo, nosso Senhor.
176 Com nossos corações e nossas cabeças inclinadas, quero que se detenham por uns momentos. Quando eu era um garoto, vi a visão do inferno e todos os horrores daquele lugar…Agora, talvez estive errado, e aquilo haja sido uma imaginação somente; porém de todos os modos me pareceu que estava em algum lugar; tudo era completamente real. Logo não faz muito vi o lugar dos bem-aventurados. Quando estava no lugar dos perdidos. clamei a grande voz: “Deus. nunca permitas ‘ que nenhuma pessoa venha a este lugar!” Não há palavras para expressar os horrores desse lugar; não há maneira de explicá-Io. Se você crê que existe um in­ferno ardendo com fogo e enxofre, então isso seria um prado verde e refrescante ao compará-Io com a horroro­sa condição deste lugar onde estão os perdidos e a i­nexplicável miséria que existe alí.
177 E por outra parte se eu tratasse de fa­lar-lhes de coisas muito além do e entendimento humano, todavia não poderia nem com isso explicar aquele lu­gar além da cortina do tempo, porque é um lugar tão perfeito onde não há morte, envelhecimento nem enfer­midade; ali todos estão sempre jovens e sadios. Essa é a Vida Eterna, na primavera da juventude, onde não há pecado nem nenhuma outra coisa má. Não há como ex­plicar isso! Mesmo São Paulo disse: “Coisas que o o­lho não viu, nem ouvido ouviu, nem têm subido ao coração do homem (não se podem entender nem explicar),são as que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.
178 Agora, sendo que isto verdadeiramente é a verdade, portanto quero dizer a esta congregação visí­vel como também à congregação que ouvirá esta fita,nós estamos nesta noite identificados numa destas três’ classes. Pode ser que sejamos crentes genuínos que provamos todas as coisas com a Palavra. Se a Palavra diz tal ou qual coisa, e a igreja diz o contrário, com qual das duas ficará você? Olhe bem no espelho da Palavra’ de Deus e veja em qual classe se encontra.
179 Nesta congregação nesta noite e na congre­gação que ouve as fitas, se você não se encontra como um dos que crêem, me permita orar por você neste mo­mento, rogando que você possa entrar e ser parte des­se grupo que crê? Por favor, mostre esse desejo levan­tando sua mão, com a cabeça e o coração inclinado e os olhos fechados. Às vezes alguns se põem temerosos pensando que a pessoa que está a seu lado notará quando levantar a mão. Não devemos temer dessa maneira; mas devemos ter coragem para nos pôr de pé e dizer: “Eu tenho estado errado”. A Bíblia diz que o que encobre’ seus pecados, não prosperará; mas o que os confessa e se aparta, alcançara misericórdia. E que é o pecado? É incredulidade. Incredulidade em que? Incredulidade’ na Palavra.
180 Agora, se você não se encontra nesse grupo, porém há coisas que você vê na Bíblia que intelectual­mente não as pode entender. Você sabe que assim diz a Bíblia, porém não o pode entender, no entanto anela en­tendê-Io diga: “Deus, permita-me o entendimento disso, e eu te obedecerei”. Levante sua mão indicando dessa maneira que deseja que lhe encomendemos em oração. Deus abençoe a cada um de vocês. Pense bem: “Há al­go na Bíblia que eu não entendo. Tenho muito temor de encontrar-me numa das outras classes. Talvez me encontrarei com os setenta. Há algumas coisas que são mui­to duras para eu entendê-Ias; como é que Deus fará estas coisas, e como Jesus pode ser o mesmo. Eu não entendo isso. Eu quero entendê-lo e quero crer. Deus, ajude minha incredulidade. Eu quero ser parte da Palavra. Quero que a Palavra more em mim”. Jesus disse:
Se vós estiverdes em mim, e minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito. João 15:7
181 Sabemos que isso é a verdade. Então diz:”Se estiverdes”, isso não é dentro e fora, dentro e fora, mas “Se estiverdes em mim (e Ele é a Palavra), e es­sa Palavra estiver em vós, então pedireis o que qui­serdes e vos será feito”. Em outra parte diz: “Aquele que ouve minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem passado da morte para a vida”. Porém, podem pri­meiramente receber a Palavra? Pode você receber toda a Palavra, tudo o que há de Cristo? Ele é a Palavra ‘ ungida. Cristo significa “o ser ungido”, e Ele foi a Palavra ungida para aquele dia, manifesta – o Salva­dor, o Redentor. Esse foi o tempo quando Ele havia de vir e Ele foi aquela pessoa ungida para tomar esse lugar.
182 Agora, é o Espírito Santo nos últimos dias fazendo brilhar a Luz do entardecer, restaurando a fé que tem sido lançada por terra pelas denominações; e está condenando as denominações e voltando a fé original da Bíblia e à Bíblia original. Cremos em toda a Bíblia assim como está; não estamos lhe acrescentan­do algo para que diga isto ou aquilo, mas lendo-a as­sim como está; e você assim o quer crer. Haverá um que até este momento não tem levantado a mão, mas o quer fazer para indicar com isto seu desejo de que deus se recorde dele? Deus lhe abençoe irmã. Deus te abençoe, jovem. Deus abençoe a cada um. “Simplesmente recorde de mim, Senhor”.
183 Vocês não estão levantando suas mãos para mim, mas para Ele. Diretamente detrás de mim, o Se­nhor tem visto sua mão. Mesmo se eu não a vejo. Ele a vê. Ele conhece seu coração e sabe o que há dentro.E­le conhece seu objetivo e também o motivo desse obje­tivo, Deus abençoe a você, irmão. Haverá outro que diga: “Eu quero crer em toda a Palavra”? Deus lhes abençoe. “Senhor, ajuda-me”. O Senhor vê cada mão que es­tá levantada. “Há coisas que eu não entendo, mas não quero ser um incrédulo. Ainda que não as entenda, de todas as maneiras eu quero crer nelas. Estou pronto’ para dizer: “Senhor, aqui estou e quero ser um crente. Ajuda minha incredulidade”. Deus lhe ajude. Deus lhe abençoe. Há tantas mãos levantadas e outras que ainda estão sendo levantadas.
184 Você possivelmente dirá: “Irmão Branham, verdadeiramente será efetivo isso?” Levante sua mão u­ma só vez com um objetivo verdadeiro e logo verá como se sente acerca do assunto. Você testifica que toda ­via há alguma coisinha em sua vida. Você bem o sabe. Há uma coisinha; você não quer que seja assim, porém’ aIí está. Você se pergunta como pode acertar isso.”Se­nhor, não permitas que eu seja um Judas. Não permitas que eu siga na Mensagem com o propósito de algum dia’ encontrar uma falta. Oh, Deus que eu não seja assim! Permita-me ficar com Tua Palavra. Ou talvez seja um incrédulo que simplesmente pense: Por que não dizem assim os demais? Senhor, tão pouco quero ser isto; quero ser um crente. Quero ver a Palavra de Deus para a hora e ver a Deus na palavra. Senhor, faça-me parte dessa’ Palavra; faça-me parte dela, porque quero ser parte da Palavra”. O Senhor lhes abençoe.
185 Oremos agora. Cada pessoa ore por si mesma, e eu vou orar por todos. Sabe você? Talvez algum dia destes não estaremos mais juntos, ainda que seja por pouco tempo, porque alguns seremos levados antes de outros, e assim já não estaremos juntos aqui na terra. Muitos dos que estamos aqui já somos velhos, e outros sendo ainda jovens também podem morrer. Morre­mos em qualquer idade, e dessa maneira podemos sepa­rar-nos; portanto tudo tem que ser acertado,e você não pode chegar alí por algo casual. Você tem que a­certar suas contas enquanto tem todas suas faculda­des.
186 Você diz: “Bom, antes de morrer, se eu posso entender…” Não, não faça isso. Nesse tempo é possível que você esteja fora de si. É possível que você morra num acidente antes de chegar a sua casa. Você pode morrer de um ataque de coração; não sabemos o que sucederá. Só Deus tem esse conhecimento; portanto confio que vocês não deixarão isto para a última hora.
187 Vejo a pessoas que mesmo do lado de fora do edifício estão metendo as mãos pelas janelas. Sim. Deus lhes abençoe. Com isso estão dizendo: “Eu quero ser correto. Eu quero ser correto”. Agora acertemos ­tudo neste momento. Você pode acertar tudo de uma ‘ vez neste momento se do profundo de seu coração, sinceramente diz: “Senhor Jesus, não importa o que ou­tros digam ou qualquer outra coisa. Tua Palavra será primeiro em minha vida. Eu assim o quero em minha vida. Tu és a Palavra. A Bíblia assim o diz, e eu creio que a Bíblia é a Palavra de Deus. Eu sei que os cre­dos e os dogmas que têm injetado, a têm invalidado. Senhor, limpa-me disso e permita que seja completamente Teu. Eu levanto minhas mãos para Ti e também ‘ meu coração; elevo minha voz a Ti e também minha oração: Deus, tenha misericórdia de mim”.
188 Minhas mãos também estão levantadas. Se­nhor, limpa-me de toda incredulidade, Ainda que não me dês o poder de caminhar como caminhou Enoque, e ‘ assim não ter que morrer, porém permita-me dar um passeio ao entardecer e seguir caminhando até chegar à Tua Casa. Porém Deus, sim creio que sucederá, por­que sei que haverá um Rapto nos últimos dias e a obra será terminada.
189 Pai, segundo nosso calendário, nos restam trin­ta e seis anos para que tudo seja consumado. E sabemos que terás que vir em algum momento dentro desse tempo, ou de outra maneira não haverá nenhuma carne salva. E ao mesmo tempo, os que se encarregam da cronologia e ‘ os cientistas dizem que estamos muito mais avançados ‘ que o que indica nosso calendário,. Talvez nos restem ‘ somente uns quinze ou vinte anos, Pai, eu não o sei; porém sei, mesmo olhando em nosso calendário, já estamos quase no final.
190 Vejo, Senhor, que não pode haver mais espe­ranças. Vem algo.Se chegam a lançar essas bombas de um país a outro, então não haverá frente de batalha, por ­que se destruirão um ao outro. Senhor, ali está pendurando; e mesmo a própria Bíblia diz que os céus e a ‘ terra arderão com fogo. Deus, vejo que a hora se aproxima.
191 Penso no recente assassinato de nosso Presi­dente e logo vemos entrar a esse outro homem tão vil e matá-lo a sangue frio, sem permitir que este nem se quer fosse apresentado ao tribunal.Oh Deus, um é tão culpado quanto o outro. Não têm o direito de fazer isto.Tão vis! E nossa nação, devendo ser uma nação cristã, que exemplo tão triste, Senhor, estamos dando do cristianismo! Senhor, perdoe todos nossos pecados.Ajuda-nos,ó Deus, especial­mente aos que proclamam ser Tua Igreja,os que somos ba­tizados nesse Corpo místico de Cristo, o qual Tu disses­te que “é o Espírito que vivifica”.E assim como o Filho do homem ascendeu, também Seu Corpo ascenderá.Ele é a’ Cabeça, e Sua Igreja é Seu Corpo. Oh Deus, a Cabeça é ‘, quem guia ao Corpo de Cristo; e permita que eu seja par­te desse Corpo.
192 Senhor, rogo por estes que têm levantado suas mãos e por todos os que estão presentes e também por to­dos os que chegarão a escutar esta fita,Senhor Deus, rogo sinceramente que os metas no redil.Tu podes ver o co­ração e sabes o que são; mas eu,como Teu servo, interce­do pelo povo, Senhor, porque os amo. Eu os amo e estou somente tratando de fazer isto porque sinto que Tua comis­são me dirige a faze-lo.Aqui estou, Pai,fazendo o melhor possível. Perdoe minhas falhas tão grandes, Senhor. Rogo ‘ que me concedas novas forças para que possa fazer isto mais claro às pessoas.
193 Sê conosco aqui no Tabernáculo nesta noite. O­lhe a estes que têm levantado a mão aqui no Tabernáculo. Examine,oh Senhor, e prova-me. Se há algum mal em mim, Pai, limpa-me, conceda-o.Limpa esta igreja e limpa-nos para ‘ que a Palavra seja feita carne entre nós e assim seja dada a conhecer ao mundo neste dia. Conceda-o Pai, porque ‘ entrego tudo isto juntamente comigo mesmo, com este texto que temos estudado e com esta congregação, e com Tua Pa­lavra e Tua promessa para a salvação de nossas almas, no Nome do Senhor Jesus Cristo.
194 Conceda-o,Senhor, e que o poder de Deus desça ‘ sobre nós e nos unja desde o pastor até o zelador e a cada pessoa presente.Que o Espírito Santo venha e tome Seu lugar em nossos corações e que tome toda promessa de Deus e nos revele que Tua Palavra é a verdade. Rogo tudo isto no Nome do Senhor Jesus Cristo.
195 E enquanto nos mantemos com nossas cabeças in­clinadas, peço ao organista que nos toque a música deste hino: “Posso ouvir Tua Voz chamando-me, onde quer que’ for eu te seguirei”.
“Posso ouvir Tua Voz Chamando-me” (Quem chama?A Palavra]
“Posso ouvir Tua Voz chamando-me”
“Posso ouvir Tua voz chamando-me” (Agora mesmo deixe I’seus dogmas e demais coisas] “Tome tua cruz e vinde a­pós mim” ( Aquele que não toma sua cruz e não vem após mim, a Palavra, não é dígno de ser meu discípulo).
“Seguirei onde me guiar” ( Ele nos guiará de novo à Palavra] “Seguirei onde Ele me guiar”…
196 Seja às águas em Seu Nome,ou ao altar para que me tire toda a vergonha. De qual lado você está? Que vê ‘ você ao olhar no espelho da Bíblia?Se não estou sendo julgado agora pela Palavra…Eu irei com Ele…Irei com a Palavra sem importar o que custe.Me apresento a Deus para ‘ que Ele me julgue.Se tenho que tomar um destes lugares, Deus, faça-me um crente que enquadre com toda a Palavra.
“Onde quer que for, fiel lhe seguirei… “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *