UM GUIA
14 de outubro de 1962
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO
1 O Senhor te abençoe, irmão Neville. Estou tão feliz por estar de volta à igreja nesta noite. Estou apenas um pouquinho rouco. A mensagem neta manhã foi um pouco longa, embora eu esteja realmente feliz por Ela estar aqui. Eu mesmo gostei Dela, de traze-la, eu espero que vocês tenham gostado de ouvi-La.
2 Não esqueçam agora, recorde sempre disto, que estas são as coisas que edificam o servo de Cristo. Vêem, primeiro a fé, então virtude. E agora lembre, o Espírito Santo não pode coroar o edifício de Deus até que estas coisas estejam operando através do Espírito. Vêem? Não importa o que você faça, vêem. Aquelas são as coisas que edificam o corpo de Cristo, vêem, estas coisas. Agora, não se esqueçam eu, que isto aqui é primeiro, é sua fé; virtude, conhecimento, e assim por diante, é para ser acrescentado a isto, até que a completa estatura de Cristo seja manifesta, então o Espírito Santo vem sobre isto e sela isto como um Corpo. Estas coisas devem existir. Portanto Jesus disse, “Pelos seus frutos os conhecereis”. Vêem, frutos! Você não poderia produzir frutos sem estas coisas que produzem estarem em você. E então quando tudo isto tomar o lugar do mundanismo e – e da incredulidade e demais coisas, então toda incredulidade será lançada fora, então todas as coisas do mundo estarão para trás, não haverá nada, exceto uma nova criatura em Cristo. E então em Efésios 4:30 diz, “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados até o dia da vossa redenção”. Selados no Reino de Deus! Agora, não esqueçam disto. Guarde isto em mente agora, tome estas coisas primeiro. Então o selo é o Espírito Santo, a Corda que nos sela no Corpo. Correto.
3 Nós temos um – um pedido agora da irmã Little,de Chicago, aconteceu um acidente automobilístico com seu esposo e está deitado quase à morte, irmã Little. E a Edith Wright, a nossa irmãzinha aqui que conhecemos por tanto tempo, ela está muito, muito mal, na sua casa nesta noite, e eles quiseram anunciar isto para a igreja, para que então pudéssemos todos orar juntos por este pedido. E agora vamos inclinar nossas cabeças só por um momento.
4 Nosso precioso Pai Celestial, estamos reunidos (pela fé) ao redor do Trono de Deus, e estamos pedindo pela Misericórdia Divina por estes pedidos. O irmão Little, um acidente de carro, quase morto. Deus, ajude-º Que o Espírito Santo possa estar ao lado de usa cama e que traga-o de volta para nós, Senhor. E a pequena Edith Wright lá embaixo, eu oro, Deus, que o Espírito Santo esteja ao lado de sua cama nesta noite e restaure sua saúde outra vez. Conceda isto, Pai. Tu prometeste estas coisas, e cremos nelas. E como estávamos pensando nesta manhã, aquela distância nada significa para Ti, Tu és simplesmente tão grande em uma parte do mundo como Tu és na outra porque Tu és onipresente, onipotente, e infinito. E nós oramos, Pai, que Tu concedas estes pedidos no Nome de Jesus Cristo. Amém.
5 Estou muito alegre em estar aqui neta noite, também. E eu sei que está quente. Estas foram três reuniões consecutivas, e é… Eu sei que alguns de vocês têm umas quinhentas milhas para dirigir entre agora até amanha. E começando depois de amanhã, eu tenho 1.400 para dirigir após aquilo. Então, eu – eu confio que tem sido um grande tempo para todos vós. E tem sido um grande tempo para eu visitar-lhes. Há somente uma coisa que temos pedido, muitos voltaram por falta de espaço, não podemos lotar muito o corredor, o departamento de corpo de bombeiros não ficará em silêncio com isto. Então estamos tentando agora aumentar a igreja um pouquinho, para que então quando estivermos dentro, possamos ter espaço para as pessoas se assentarem.
6 E agora, a qualquer hora, você é sempre bem vindo aqui no Tabernáculo,, onde não temos nenhum credo, mas Cristo; nenhuma lei, mas o amor; nenhum livro; mas a Bíblia. E então… E o nosso pastor é o irmão Orman Neville aqui. E temos a congregação aqui de – de muita pessoas que se reúnem como um Tabernáculo interdenominacional, onde você vem aqui e adora a Deus de acordo com as ordens de sua própria consciência. Estamos sempre alegres por tê-los. E então venha sempre que você puder, estamos sempre alegres em vos receber.
7 E agora a próxima vez, até onde eu saiba, que estarei com vocês, será depois que a igreja estiver terminada. E então eu quero, após as Eras da Igreja, agora queremos ir então aos últimos Sete Selos, e os últimos Sete Selos estão no Livro de Apocalipse, para ensinar aquilo.
8 E agora muitas vezes chegam os enfermos e aflitos, e durante estas reuniões, onde acontece as visões, e chegam para entrevistas especiais. Se eu entro naquilo, então eu – eu simplesmente não posso saber a diferença entre eles, e, você sabe, é difícil para mim falar após aquilo. E todos conhecem aquilo em nossas campanhas de cura, que o Sr. Baxter ou alguém geralmente faz a pregação, e eu chego para orar pelos enfermos, porque é simplesmente um tanto forte. E eu estava orando por algumas pessoas a poucos momentos atrás, e então encontrei uma criança aqui que os médicos… algo em suas costas, nasceu de alguma forma. Saindo, eu o vi assentado ali inflexível. Aquela criança nunca terá que ficar aleijada assim, ela ficará boa. Claro, ela ficará, vêem. Isto, eu sei disto. Vêem, tenho certeza disto. Então queremos ter nossa fé e crer em Deus.
9 Cada um de vocês, e muitos de vocês são estranhos para mim, todos ministros e assim por diante. Se não estou enganado, este é o irmão Crase. É isto certo? Irmão Crase, eu – eu te devo uma desculpa, por não ir até lá naquela dedicação. Talvez eu chegarei ali em cima para um reunião de fim de semana, será muito bom. É isto certo? Será no Bloomington, Você está bem? Bom. Alguns destes irmãos aqui são ministros, eu suponho. Você é ministro? Sim, senhor. O Senhor te abençoe. E quantos ministros estão no edifício, vejamos suas mãos. Bem, isto é ótimo. Estamos felizes por tê-los aqui, simplesmente tão alegres. Que Deus sempre vos abençoe!
10 Agora, então para que possamos sair bem cedo, alguns estão indo para a Geórgia, Tennesse, New York, em todas as partes, desta noite, começando nesta noite. Agora, dirijam com cuidado pela rodovia. Se voe sentir sono, e você não quiser ir para um hotel, dirija para fora da rodovia e durma até você… esta é a maneira que eu faço. Vejam, apenas dirija para fora da estrada e durma. Não, não dirija enquanto você estiver com sono. É uma coisa muito ruim. E, recorde, não é, não é você, é seu companheiro que você tem que observar. Vêem? Você sabe para onde está indo, você não sabe para onde ele está indo, então – então você tem que observar o outro sujeito. Então, tenha a certeza de estar alerta o tempo todo, para observar isto.
11 Agora, eu gostaria de ler nesta noite uma porção da Escritura encontrada no Livro de São João. Agora, estas pequenas Escrituras que lemos e nos referimos a elas, são par nos dar uma base par o que vamos tentar dizer.. E sempre, eu nunca, nenhuma vez, tal como posso recordar, nenhuma vez cheguei ao púlpito tentando dizer alguma coisa apenas por dizer aquilo. Eu sempre tento esperar, observar, estudar, orar, até eu sentir que tenho algo que ajudará as pessoas. Se eu não posso ser uma ajuda então não há necessidade de eu estar aqui de pé, vêem. É tentar ajudar! E agora nesta noite, naturalmente, a parte maior do nosso pessoal partiu nesta manhã, eles tiveram que ir para casa, muitos deles. Porém, nesta noite, eu lhe disse se vocês permanecessem os tentaríamos ter apenas cerca de quarenta e cinco minutos para falarmos sobre algo que eu espero que nos ajudará. E nós basearemos isto agora em São João, capítulo dezesseis, e leremos até o – verso quinze.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convêm que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de Si Mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
12 Agora, no verso treze. “Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade. O que é a verdade? A Palavra. Pois Ele falará, Ele não falará de Si Próprio; mas o que Ele ouve, Ele falará. O que Ele ouve, Ele falará”. Em outras palavras, Ele será Aquele que revelará a coisa, vê você. E no capítulo quatro de Hebreus, a Bíblia diz que a Palavra de Deus é mais aguda, mais poderosa do que uma espada de dois gumes, um – discerne os pensamentos da mente, do coração”. Vêem, “o que ouve, Ele falará, e vos anunciará o que há de vir”. Vêem? O que fará aquilo? O Espírito Santo que virá no Nome do Senhor Jesus.
13 E eu gostaria de tomar estes próximos poucos minutos par chamar a sua atenção na palavra “guia”, “Um guia”. Você sabe, eu já tive bastante experiência nas florestas. Um Guia, é alguém que te mostra ao redor. Você tem que ter um guia quando você não sabe para onde você está indo. E estando familiarizado com caça, e do mundo ao redor, eu tive a – a oportunidade de encontrar guias. E eu mesmo sou um guia no Colorado, porque conhecendo o estado, fazendas, e assim por diante, eu posso ser um guia no Colorado.
14 agora, um guia tem que conhecer o caminho. Ele tem que saber para onde está indo e o que ele está falando, e como tomar conta de você pelo caminho. Vêem? Ele tem que ver para que você não se perca. Um guia é um homem selecionado. O estado seleciona este homem se ele é um guia. E, agora, saindo para uma viagem na selva onde talvez você não esteja acostumado a ir, não é uma boa coisa ir sem um. Francamente, alguns lugares você não pode ir sem um, o Canadá por exemplo. O – o guia tem que ensinar sua licença pra caça de animais. Ele mesmo tem que assinar, e ele é responsável por você. Se qualquer coisa te acontece, a responsabilidade é dele. Ele tem que tomar conta de você. Ele tem que vê se você não está perdido. Ele tem que ter certeza que ele não te enviou para algum lugar onde você não possa encontrar seu caminho de volta. E se você realmente se perder, ele tem que conhecer a região tão bem para que ele possa te buscar a qualquer hora. Ele tem que conhecer todas estas coisas ou ele não pode ser um guia, ele não pode ter licença para ser um Guia.
15 Pois estar coisas, as vezes você tem que ter um compromisso, telefonar e fazer preparativos, fazer reservas para ser levado. E se seu… às vezes ele está lotado e não pode te levar, você tem que adiar por algum tempo, de – de um guia terrestre. Você nunca tem que fazer isto com o Guia de Deus, Ele está sempre pronto, sempre pronto.
16 Agora, se vocês não estão com os preparativos prontos, e você está pensando em fazer uma viagem pela selava onde você nunca foi antes, você pode se perder e perecer. Você tem cerca de um por cento de chance para sair da selva, isto é, se ela não é muito densa, você pode ter um por cento de chance de sair por si mesmo. Mas se é muito hostil, bem dentro, você não tem chance para sair. Não há maneira para faze-lo, porque você se encontrará na rota da morte, e então você – você estará perdido, então você estará acabado. Agora, você se perderá se você não tem um guia que conhece a região e sabe como voltar.
17 Muitos de vocês estão familiarizados com o artigo que vocês leram no ano passado lá em Tucson, Arizona, aqueles Escoteiros. Mesmo sendo eles treinados, sabendo como tomar conta de si mesmos, eles eram escoteiros. Eles não eram apenas escoteiros principiantes, eles eram escoteiros completos. E eles fizeram uma viagem subindo as montanhas acima, e veio uma tempestade de neve, e a natureza mudou a posição deles. E a causa pela qual eles se perderam e todos eles pereceram, foi porque eles… algo, uma mudança aconteceu da rotina comum, e eles não souberam como sair. Vêem? E eu me esqueci quantos garotos que estavam na montanha que pereceram, embora eles tivessem helicópteros, e a Policia Militar ali, e a Guarda Nacional, e ajuda de voluntários e tudo mais. Mas eles se perderam, ninguém sabe onde eles estavam. E eles não puderam tomar conta de si mesmos. Todos eles pereceram na neve porque eles não sabiam se estavam indo para o leste, norte, oeste ou sul, par cima ou para baixo, ou seja como fosse, tudo parecia a mesma coisa.
18 Agora um guia sabe onde ele está, não imporá o tempo. Ele – Ele está equipado para fazer aquilo. Ele sabe o que está fazendo. Ele está familiarizado com tudo. Ele conhece a aparência de tudo, então ele pode estar no escuro e pode sentir uma determinada coisa.
19 Por exemplo, aqui está um velho truque para um guia. Você sabe, se você pode ser as estrelas, qualquer um pode dizer para que lado você está indo se você observar as estrelas. E você sempre deseja observar a estrela verdadeira. Há somente uma Estrela verdadeira, e esta é a Estrela do Norte. Vêem, somente uma, ela está sempre no mesmo lugar. Aquilo representa Cristo, o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Outros podem vagar, mas Ele permanece o mesmo. As igrejas podem te agastar para este lado ou outras te afastarem para aquele lado; mas não Ele, Ele é sempre o mesmo.
20 Bem, agora, se voe não pode ver esta estrela do norte, e está nublado, então se você observar, se é durante o dia e você está perdido, você observe as árvores. A árvore está sempre, o musgo está do lado norte da árvore, porque o lado sul da árvore obtém mais sol do que o lado norte. Porém, se estiver escuro e você não puder ver o musgo? Se você fechar seus olhos e não puder pensar nada eu possa tentar, feche seus olhos e procure uma árvore de casca lisa, coloque suas mãos ao redor da árvore assim até seus dedos se encontrarem, e então comece a se mover ao redor daquela árvore bem devagar. E quando alcançar um lugar onde a casca for bem grossa, pare, ali está o lado norte (os retorcidos), e você pode dizer para que lado está se direcionando, norte ou sul. E desta maneira, oh, existem muitas coisas, mas é necessário um guia que saiba como fazer estas coisas. Um homem comum sobe até ali e diz, “Eu não sinto nenhuma diferença nisto”. Vêem? Vejam, você tem que ser treinado para ser guia.
21 E estes garotos, sem dúvida eles eram bons escoteiros, eles eram capazes de dar nós, eles podiam fazer fogo com rochas, e demais coisas assim. Mas conhecer o cominho de saída, esta é a idéia! Eles, eles não conheciam o caminho de volta, portanto todos pereceram porque eles não levaram um guia consigo.
22 Um pai estonteado, a dois anos atrás, no Colorado, oh, ele estava subindo as montanhas, ele tinha um garotinho com cerca de seis, sete anos de idade. Ele ia leva-lo na sal primeira caça de veados.
Então eles subiram alto numa montanha, e o garotinho disse a seu pai, “Estou ficando cansado”.
23 “Suba nas minhas costas”. Não estamos na altura suficiente ainda, os veados ficam no alto. E o homem foi subindo, subindo, subindo até que ele chegou… Ele não sabia, ele era um homem da cidade. Ele não sabia a respeito de caçar ou onde ir. Qualquer homem que conhece alguma coisa sobre a selva sabe que o veado não fica no alto. Eles não sobem lá em cima. AS cabras ficam lá em cima, o veado não. Eles ficam embaixo onde possam se alimentar, eles ficam onde há algo para comer. E, então, este homem pensou, “Se eu subir lá em cima nas rochas em algum lugar lá em cima, eu vou encontrar um grande gamo”. Ele tinha visto uma foto de alguns de pé sobre – em cima de uma rocha e ele pensou que era ali que ele o encontraria. Não dê atenção ao que estas revistas trazem, puxa, oh, que coisa, você terá pesadelo! Que, há somente uma coisa a fazer, elevar um guia para que você saiba onde está.
24 E aquele Pai, e veio uma chuva repentina lá em cima, uma daquelas chuvas rápidas que aparecem. E o homem caçou ata tarde, até que ficou escuro e ele não pôde encontrar seu caminho de volta. E o… então os ventos vieram pelo topo da montanhas, e ele se movendo rápido, e isto…
25 Você tem que saber como sobreviver, se você é apanhado. Há outra coisa, saber como sobreviver! Já subi em árvores e escorreguei por elas, e subi em árvores e escorreguei por elas, e subi em árvores e escorreguei por elas, subindo e descendo assim para continuar vivo. Já tirei neve quando ela estava com cerca de quatro pés (1,22 m) de cada lado, quebrei o um tronco e o deixei no chão. E com tanta fome que eu dificilmente podia suportar aquilo! E quebrava aqueles velhos troncos, e colocava fogo neles e os deixava esquentar e derreter a neve. E então por volta de uma hora da manhã, duas horas, puxava os troncos para trás, e deitava naquele chão morno, para continuar vivo. E você tem que saber como fazer estas coisas.
26 E aquele homem não sabia o que ele estava fazendo, ele não tinha ninguém com ele para guia-lo. E ele segurou seu próprio filhinho contra seu peito até que ele o sentiu esfriando e morrendo. Descuidado! Se ele apenas tivesse levado um guia consigo, ele poderia te-lo trazido para baixo da montanha não importando o clima que estava fazendo, vêem. Mas ele esperou até escurecer, então ele não pôde ver nada ao seu redor.
27 Este é o problema com os cristãos hoje. Eles esperam até que caiam as trevas, então você descobre que foi deixado sem o Guia. O Guia!
28 Ora, você já viu um homem que esteve perdido? Alguém já teve a experiência de encontrar alguém perdido? É a coisa mais lamentável já vista. Quando um homem se perde ele fica selvagem, ele não sabe o que está fazendo. Nós apanhamos um homem fora, um rapaz, e ele estava perdido na floresta, e ele foi ensinado… Ele era um fazendeiro, mas ele estava no território errado e ele se perdeu, , voltou. E quando eles o encontraram três dias mais tarde, ele estava correndo como um animal selvagem, gritando o mais alto de sua voz. Seus lábios estavam todos comidos, e ele jogou fora sua arma e não sabia o que fazer. E quando seu próprio irmão, quando… Eles tiveram que apanha-lo e amarra-lo. Quando seu próprio irmão chegou até ele, ele lutou com ele como um animal, tentou morde-lo, ele não sabia onde estava. Por que? Ele estava perdido. E quando um homem está perdido, ele está em um estado de confusão. E ele não sabe que está neste estado, porque ele estando perdido traz esta agitação sobre si, e ele não sabe onde está e como ele está agindo.
29 Da mesma forma acontece quando um homem está perdido de Deus! Ele fará coisas que ele comumente não faria. Ele fará coisas que – que estão além dos pensamentos humanos fazer. Um homem perdido de Deus, uma igreja perdida de Deus, uma igreja que se afastou de Deus, se afastou dos princípios da Bíblia de Deus, fará coisas que às vezes você não esperaria encontrar na igreja do Deus vivo. E eles ajuntam dinheiro em bancas de jogo, jogando loteria, jogo, qualquer coisa que podem fazer. Eles ensinarão qualquer coisa, deixam qualquer coisa passar, dão tapinhas nas costas do homem que é o maior jogador da igreja, e coisas assim, e os deixam passar com isso. Isto é certo. Colocam no quadro de diácono que já foram casados quatro ou cinco vezes, apenas na seqüência isso passa despercebido, para viverem de acordo com sua renda. Há somente um objetivo pelo qual você tem que encontrar, este é, sua obrigação para com Deus. Se firme e diga a verdade! Perdido, um homem perdido está num estado de confusão, ele é um homem louco.
30 O guia tem compreensão, como ir e o que fazer. Deus em… Deus sempre enviou um guia para Seu povo. Deus nunca falhou. Ele manda um guia, mas você tem que aceitar aquele guia. Vêem? Você tem que crer nisto; você tem que ir pelo caminho que ele disser. Se voe entra numa selva, e seu guia diz, “nós vamos para este lado”, e mesmo que você pensa que vai para aquele lado, você acabará se perdendo. Então quando você… Deus nos envia um guia para nos guiar, nós temos que seguir aquele guia. Não importa o que pensamos, o que parece racional e o que parece ridículo, não somos pessoas para distinguir aquilo, o guia é único.
31 Deus, no Velho Testamento, enviou profetas. Eles eram guias, porque a Palavra do Senhor veio ao profeta. Eles eram guias. Eles instruíram as pessoas como vimos ontem à noite, de Isaías a Uzias. Eles eram instruídos, e eles instruíram as pessoas e as guiaram. E agora Deus sempre enviou Seus guias, Ele nunca ficou sem um guia, através das eras. Deus sempre teve alguém que O representou nesta terra, em todas as eras.
32 Agora, as vezes eles escapam do guia, “da luz”, como chamamos. Quando Jesus estava aqui na terra, você não recorda que Jesus disse aos fariseus, “Vocês, guias de cegos.”? Guias de cegos, cego às coisas espirituais. Vêem? Agora, eles estavam supostos a serem guias, guias para o povo, guiando o povo para a salvação. Porém Jesus disse, “Sois cegos!” E Ele disse, “Deixei-os a sós, pois se um cego guia outro cego, não cairão ambos no buraco?” Guias cegos! Oh, como o mundo está contaminado com isto, guias cegos. Ele não quer que você descanse no seu próprio entendimento. Deus não quer que voe descanse no seu entendimento ou em seus pensamento, ou qualquer pensamento feito pelo homem.
33 Deus envia um Guia, e Deus quer que você recorde que aquele é Seu Guia indicado. E devemos lembra-Lo. Aqui isto diz, Jesus disse, “Não vos deixarei, mas orarei ao Pai e Ele enviará outro Consolador”. E este Consolador, quando Ele viesse, era para nos guiar em toda Verdade. E a Palavra de Deus é a Verdade, e a Palavra é Cristo, “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Ele é a Palavra, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne e habitou entre nós”. Então se seguirmos o real e verdadeiro Guia, o Espírito Santo, Ele terá que nos mostrar o que Ele viu, o que Ele ouviu, e Ele nos mostrará as coisas que há de vir. Amém. Aí está você. Ele te mostrará as coisas que hão de vir.
34 E quando as igrejas hoje rejeitaram Aquilo, como podemos esperar ir par o Céu? Quando o Espírito Santo nos foi enviado como um Guia, nós tomamos um cardeal, um bispo, um supervisor geral, ou alguém assim, para nos guiar, quando o Espírito Santo nos foi dado para nos guiar.
35 E o Espírito Santo sempre fala da Palavra. “Eu tenho muitas coisas para lhes dizer, vocês não podem compreender isto agora, mas quando Ele vier, Ele lhes guiará a isto”. Esta é a razão da vinda dos Selos. No término do Sétimo Selo, o mistério de Deus deveria ser terminado, para saber Quem é Deus, o que Ele é, como Ele vive, Sua natureza, Seu ser. Você tem que estar até aqui por esse tempo, vêem, nos trazendo na completa estatura de filhos e filhas de Deus, uma Igreja que é lavada no Sangue de Cristo, que é comprada sem dinheiro, é paga através do Sangue de Jesus Cristo.
36 Agora, aqui estamos, um Guia, e Ele é o Guia provido de Deus. Agora, estamos passando através do deserto e estamos em nosso caminho em alguma parte, e não podemos progredir sem este Guia. E desafio a qualquer um que tentar substituir por qualquer outro guia! Se você o fizer, ele te tirará fora da linha. Este Guia conhece o caminho! Ele conhece cada centímetro do caminho. Ele conhece cada pensamento que está no seu coração. Ele conhece cada um que está aqui. Ele sabe quem é você e o que você tem feito, e tudo a seu respeito. Ele é o Guia de Deus, o Espírito Santo, e te revelará coisas, e dirá coisas que Ele ouviu, pode repetir suas palavras imediatamente e dizer o que dissestes. Amém. Lhe dizer o que você tem sido., o que você tem, onde você está indo. Um Guia, o Guia certo, e Ele te guiará a toda Verdade, e Sua Palavra é a Verdade.
37 Agora, o Espírito Santo nunca fará dizer “Amém” a algum tipo de credo feito pelo homem. Ele somente confirmará a Palavra de Deus com um “Amém”, porque Isto é assim. O Espírito Santo não te guiará por outro caminho. Agora uma coisa estranha é, que todos nós, todas nossas grandes denominações e coisas, alegamos cada um, ser dirigido pelo Espírito Santo, e em tudo isto há a mesma diferença como há da noite para o dia.
38 Mas quando Paulo, aquele pequeno fariseu que recebeu o Espírito Santo quando Ananias o batizou, e ele foi para a Arábia e estudou por três anos, voltou, e nunca consultou a igreja a respeito de nada por quatorze anos, e quando ele chegou e encontrou com Pedro, o cabeça da igreja em Jerusalém, eles estavam olho por olho na doutrina. Por que? O mesmo Espírito Santo! Onde Pedro batizou no nome do Senhor Jesus Cristo, Paulo fez o mesmo sem ninguém lhe dizer. Onde Pedro ensinou o batismo com o Espírito Santo e santificação e assim por diante, Paulo fez a mesma coisa, sem consultar a igreja, porque Isto era o mesmo Guia. Então como podemos estar hoje quando as pessoas negam estas verdades? Quando Pedro ensinou o que ele fez sobre o modo que a igreja estava para ser colocada em ordem, Paulo tinha a mesma doutrina, porque eles tinham o mesmo Guia.
39 O Guia não levará um para este lado, e o outro para aquele lado, e mandará um para o leste e o outro par ao oeste. Ele vai vos conservar juntos. E se nós simplesmente permitirmos que o Espírito Santo nos conserve juntos, nós seremos um. Se – se simplesmente não deixarmos que o diabo nos puxe para o caminho errado, nós estaremos num só coração, numa mente, num acordo, através de um Espírito, o Espírito Santo, o Guia de Deus que nos guiará em toda a Verdade. Isto é correto. Mas você tem que seguir o seu Guia. Sim, senhor.
40 Veja Nicodemos, ele precisava de um Guia, embora ele fosse um homem inteligente; Ele era um ensinador, com cerca de oitenta anos de idade. Ele era dos fariseus, ou – ou da Corte do Sinédrio, do Concilio, da Associação Ministerial. Ele era um de seus maiores homens, um mestre em Israel, um mestre nisto. Pense, um mestre ensinador! Sim, ele conhecia as leis, mas quando aconteceu dele ter que nascer de novo, ele precisava de um Guia. Ele estava faminto por isto. Ele sabia que ali tinha que haver algo diferente. Sua expressão para Cristo naquela noite provou isto. Isto também foi provado, o sentimento do restante deles, mas nenhum deles tinha a mesma – a mesma audácia que ele teve. Não houve nenhum deles que pôde chegar ali em cima e fazer o que ele fez. Você sabe, as pessoas condenaram Nicodemos por ter ido a noite. Ele chegou ali. Ele chegou. Eu conheço pessoas eu nem mesmo começam, nem de dia nem de noite. Mas ele chegou ali, e ele precisava de um Guia, e ele disse, “Mestre, nós”, da Corte do Sinédrio, “nós sabemos que Tu és um Ensinador vindo de Deus”. Por que ele sabia disto? Ele era vindicado. Vêem, ele queria saber o que significava este novo nascimento, e ele foi diretamente ao que era Certo, porque Deus havia vindicado que Este era Seu Guia, Jesus. Veja o que ele disse, “Mestre, nós sabemos que Tu és o Ensinador vindo de Deus, porque ninguém pode fazer as coisas que Tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
41 Isto era uma vindicação ali, que ali havia um Deus vivo dentro Dele. O que Ele testificou, “Não sou eu que faço as obras; é Meu Pai que habita em mim. Verdadeiramente vos digo, o Filho nada pode fazer de si mesmo, mas o que Ele vê o Pai fazendo, da mesma foram faz o Filho. O Pai trabalhou, e aqui trabalho”. Em outras palavras, Deus Lhe mostrou o que fazer, e Ele saiu e apenas colocou aquilo em ação. Ele nada fez até que Deus Lhe disse para faze-lo. Amém. Estes são os verdadeiros fatos sinceros disto. Se apenas movêssemos e esperássemos quando o Espírito nos levasse a fazer aquilo! É isto. E então estaríamos completamente absortos em Cristo que Ele não teria que te impulsionar por ai como Ele faz comigo, mas o primeiro sinalzinho com Sua cabeça, você saberia que isto é a vontade de Deus.
42 Ele precisava de um Guia. E Ele era um Guia vindicado. Ele podia ser dirigido por este Guia porque Ele sabia que este Guia era inspirado por Deus. Ele saia que as tradições que ele havia servido, talvez pelos fariseus, saduceus, e seja o que fosse, ele tinha servido aqueles credos por todo tempo e nada viu acontecer. Porém aqui entrou um Homem em cena, dizendo que Ele é o Messias prometido da Bíblia. Então Ele volta e faz as próprias obras de Deus. Jesus disse, “Se não faço as obras do Meu Pai, então não creiam em Mim. Mas se não podem crer em Mim, creiam nas próprias obras que faço, pois elas testificam de Mim”.
43 Então, não é de se admirar que Nicodemos dissesse, “Mestre, nós sabemos que Tu és um Ensinador que veio de Deus, pois ninguém pode fazer as coisas que Tu fazes sem Deus estar com Ele”. Vêem, ele precisava de um Guia, embora ele fosse o mestre da coisa. Ele era o Mestre de sua igreja. Ele tinha dignidade, e ele tinha – ele tinha posições notórias, e ele era um grande homem; sem dúvida, respeitado por todos na nação. Mas quando foi dito a respeito de nascer de novo, ele precisava de um Guia! Do mesmo modo nós, sim, nós precisávamos de um Guia.
44 Cornélio, ele era um grande homem, um homem honrado. Ele construiu igrejas. Ele respeitou os judeus porque ele sabia que sua religião estava certa. Ela dava esmolas, e orava todo dia, mas quando o Espírito Santo chegou (Algo havia sido adicionado na igreja), ele precisava de um Guia. Deus lhe enviou o Espírito Santo. Ele O enviou na pessoa de Pedro, “Mas enquanto Pedro ainda falava estas Palavras, o Espírito Santo caiu sobre ele”. (Espaço vazio na fita – Ed) Deus usou o Guia através de Pedro. Ele usou quanto ele ainda falava, o Espírito Santo caiu sobre aqueles gentios. Então ele disse, “Pode um homem proibir água, para que estes não sejam batizados?” Vêem, o Guia continua falando, não Pedro. Porque aquele era um grupo de Judeus… ou gentios, “imundos sujos” para ele, e ele nem mesmo queria ir. Porém o Guia disse, “Estou te enviando”. Você faz coisa que voe não acha que faria, quando Guia tem controle completo, quando você deixa que Ele te guie. Oh, quão maravilhoso é ser guiado pelo Espírito Santo. Ele é o Guia. Correto. Ele falou através de Pedro e lhe disse o que ele devia fazer. Então quando todos eles receberam o Espírito Santo, ele disse, “Não podemos proibir água, vendo que estes receberam o Espírito Santo como fizemos no princípio”. E eles os batizaram no Nome do Senhor Jesus. Agora, quem o dirigiu a fazer aquilo? O Guia que estava nele. Jesus não lhes disse, “Não vos preocupeis com o que haveis de dizer, porque não sois vós quem haveis de falar; é o Pai quem habita em vós, Ele falará” Amém?
45 O eunuco, descendo de Jerusalém. E Deus tinha um Guia no mundo naquele tempo, o Espírito Santo, e Ele tinha um homem lá embaixo que estava cheio deste Guia. Ele não era nem mesmo um pregador, ele era uma espécie de diácono. E ele estava lá embaixo curando os enfermos e expulsando demônios, e causando uma grande agitação, havia grande alegria na cidade. Ele tinha centenas de pessoas reunidas ao seu redor, e o Guia disse, “Já é o suficiente, voltemos deste lado”. Ele não discutia com o seu Guia.
46 Nunca conteste a Palavra do seu Guia. Siga-º Se você não quiser, você acabar´ra se perdendo. E, recorde, quando você O deixa, você está sozinho, então queremos estar perto do Guia.
47 Então no caminho, Ele disse, “Deixe este grupo agora, Filipe, e saia pelo deserto onde não há ninguém. Porém estou te enviando ali, e lá haverá alguém quando eu te levar para lá”. Aqui vem o eunuco solitário, ele era um grande homem para a rainha lá da Etiópia. Então ele estava descendo, lendo o Livro de Isaías. E o Guia disse, “Aproxime a carruagem”.
E ele disse, “Não compreendes tu o que lestes?”
48 Ele disse, “Como posso compreender, quando não há ninguém para me guiar?” Oh, puxa! Mas Filipe tinha o Guia. Amém. E ele começou da mesma Escritura, e lhe pregou Cristo. Amém. Guia! Não para lhe dizer algum credo, ele lhe falou sobre o Guia, Cristo! E ele o batizou por ali em alguma água. Claro, foi isto. Oh, como gosto disto.
49 Quando Israel saiu do Egito para a terra prometida, em Êxodo 13:21, Deus sabia que eles nunca tinham viajado daquela forma antes. Era somente quarenta milhas, mas mesmo assim eles precisavam de algo para ir com eles. Eles perderiam seu caminho. Então Ele, Deus, lhes enviou um Guia. Êxodo 13:21, algo assim, “Envio o meu anjo diante de ti, a Coluna de Fogo, para te guiar no caminho”, para lhes guiar nesta terra prometida. E os filhos de Israel seguiram aquele Guia, a Coluna de Fogo (a noite), uma Nuvem durante o dia. Quando Ela parava, eles paravam. Quando Ela movia, eles moviam. E quando Ele os aproximou da terra, e eles não estavam preparados para atravessar, Ele os levou de vota ao deserto outra vez. Ele não foi com eles.
50 É isto que é, a igreja hoje. Sem dúvida que a longanimidade de Deus hoje, como foi nos dias de Noé, a igreja teria ido se ela estivesse correta e colocada em ordem. Porém Ele tem que nos guiar por ai, em todas as partes.
51 Pouco sabia Israel, quando eles estavam gritando, vendo os soldados mortos do Egito, os cavalos afogados, as carruagens de Faraó de cabeça para baixo, eles tinham a vitória, Moisés em Espírito, cantando em Espírito, Miriam dançando em Espírito, e as filhas de Israel correndo de um lado pra outro até a margem, gritando e dançando, eles estavam somente a poucos dias do leite e mel. Pouco sabiam eles que faltavam quarenta anos, porque eles começaram a murmurar contra Deus e o Guia.
52 E nós nos encontramos do mesmo modo. Eu irei até Shereveport depois daqui. E o Espírito Santo caiu no Dia de Ação de Graças, a cinqüenta anos atrás, em… em Louisiana, no Dia de Ações de Graça. Como se tem sentido a igreja desde aquele tempo! Você sabe que a igreja católica Romana no seu princípio era a Igreja Pentecostal? Esta é a verdade. Isto é certo. Foi um a igreja pentecostal, porem os dignatários formais começaram a entrar e a mudar – as Escrituras de Deus pra suas tradições, adicionado Nela dogmas, e demais coisas. E veja o q eu eles possuem agora, nem um pedacinho da Escritura em nada disto. Eles substituíram “Pai, Filho e Espírito Santo” por “o Senhor Jesus Cristo”. Eles substituiram todos estes grandes oráculos de Deus que nos foram dados, e eles estão longe, bem longe, bem longe da doutrina escrituristica.
53 E o Pentecoste caiu em Lousiana, a cinqüenta anos atrás, e se isto durar outros duzentos anos, isto estará mais longe do que a igreja Católica está, se isto continuar caindo da maneira que tem caído nestes últimos cinqüenta anos, porque eles estão simplesmente adicionado a isto o tempo todo, constantemente. Os velhos pregadores antiquados já não existem. As reuniões nas ruas, você nunca ouve de uma. Tudo que temos é uma porção da “Hollywood” adicionado a isto, mulheres de cabelos cortados usando shorts, pintura e tudo mais, chamando a si mesmas cristãs. Algum pequeno “Rickey” com uma guitarra, correndo de um lado para o outro, e as mulheres com os vestidos tão justos como uma… igual a uma salsicha descascada com a – a pele do lado de fora, quase, se sacudindo na plataforma, dançando com brincos pendurados, e um destes cortes de cabelos novos de mulher mundana, então chamarem a si mesmas cristãs.
54 O que precisamos é de uma antiquada religião – escaldante, enviada por Deus, que escaldará o mundanismo para fora da igreja. Precisamos voltar para o Espírito Santo e fogo, de volta a coisa que queimará a escória, trazendo a antiquada pregação de volta, deixando o Céu mais alto e o inferno mais quente, e o cano da espingarda na posição certa. Nós precisamos deste tipo de pregação. Mas faça você isto hoje, a sua congregação fará uma votação te tirando para fora.
55 As vezes bons pregadores são desviados por suas congregações. Esta é a razão pela qual eu não tenho denominação. Eu tenho um quartel general, este é do Céu. Seja onde for que Ele enviar, eu irei. Seja o que Ele disser, eu digo. Nós não queremos denominação. Se esta igreja alguma vez falar sobre denominação, você perderá seu pastor imediatamente. Eu não ficaria por aqui, nem por cinco minutos. Cada igreja que se denominou voltou a semente, e mostre-me uma que não, e mostre-me uma que cresceu outra vez. O Espírito Santo é enviado para dirigir a igreja, não algum grupo de homem. O Espírito Santo é toda a sabedoria. O homem se torna formal, indiferente.
56 Deus lhes disse que Ele lhes enviaria um Guia, Ele os guiaria no caminho. Desde que eles seguissem aquela Coluna de Fogo, eles estariam bem. Ele os dirigiu até o portão da Terra Prometida, e então ali era até onde iria. Então Josué, aquele grande guerreiro, recorde do dia em que ele lhes disse, “Santificai-vos, no terceiro dia Deus abrirá o Jordão aqui embaixo e nós vamos atravessa-lo”. Agora, observe o que ele disse (eu gosto disto) na Escritura, ele disse, “Fique perto atrás da Arca, pois não passaram por este caminho antes”.
57 O que era a Arca? A Palavra. Não percorra sua rota denominacional agora, fique bem atrás da Palavra, porque você não passou por este caminho antes. E, irmão, se alguma vez houve um tempo em que a igreja Cristã deveria examinar a si mesma, este é o momento. Estamos neste momento onde esta grande reunião está acontecendo em Roma neste momento, controvérsias estão sendo feitas, a confederação das igrejas, quando todas estas denominações se aliaram para formarem a imagem da besta, exatamente o que a Bíblia diz. E você sabe o que dissemos nesta manhã nas Mensagens. E aqui estamos, tudo bem à porta, e as pessoas continuam seguindo credos. É melhor você permanecer atrás da Palavra! A Palavra te guiará, porque a Palavra é Cristo e Cristo é Deus, e Deus é o Espírito Santo.
58 Fique atrás da Palavra! Oh, sim, senhor! Fique com o Guia. Fique bem atrás Dela. Não fique na frente Dela. Deixe Isto te guiar, não guie Isto. Você deixe Isto prosseguir.
59 Josué disse, “Agora, você nunca passou por este caminho antes, você nada conhece sobre o caminho”.
60 Este é o problema hoje. Você não precisa de nenhum guia par te guiar pelo caminho largo. Oh, você conhece todos os becos e tudo mais. Você conhece todo o caminho para o pecado. Não há… Oh, você tem estado por ai por muito tempo. Não há necessidade de alguém tentar te falar sobre isto, você conhece todos os atalhos. Isto é certo, cada pecado, você conhece tudo a respeito disto. Ninguém tem que lhe dizer como roubar; você sabe disto; Ninguém tem que lhe dizer como xingar, você sabe disto. Ninguém tem que lhe dizer como fazer certas coisas malignas, porque estão afixadas em cada árvore em toda parte.
61 Mas, recordem, vocês que são cristãos, vocês atravessaram. Vocês estão em outra Terra. Vocês nasceram de novo. Vocês estão na Terra, na Terra Celestial. Vocês estão na Terra Prometida.
62 Você pode ir, você conhece seu caminho por aqui. Oh, puxa, sim. Você sabe o que – que, como participar de um determinado jogo de cartas. Você conhece o dado, quando ele rola, o que ele significa, e tudo mais assim. Mas quando é para conhecer a santidade e a justiça e o poder de Deus, e como o Espírito Santa opera e o que Ele faz, é melhor você permanecer bem atrás da Palavra, o Guia. Vêem? Você nunca passou por este caminho antes.
63 Bem, você diz, “Eu era um homem bastante inteligente, eu tive – eu obtive dois graus na universidade”. É melhor você esquecer isto. Sim, senhor.
64 “Já passei pelo seminário”. É melhor você se esquecer disto. Sim. É melhor você permanecer atrás do Guia e deixa-Lo te guiar. Ele conhece o caminho; você não. Você não trilhou por este caminho antes. “Bem”, você diz, “eles passaram”.
65 Veja se passaram. Jesus disse, “Aqueles que passarem por este caminho, estes sinais os seguirão: em Meu Nome eles expulsarão demônios, falarão em novas línguas; ou pegarão serpentes ou se beberem coisas mortíferas, isto não lhes causará danos. Se eles colocarem as mãos sobre os enfermos, eles serão curados”. A maioria deles recusam Isto, negam Isto, dizem que Isto não é nem inspirado. Eles não estão seguindo o Guia. Eles estão seguindo um credo feito pelo homem. É melhor você permanecer bem atrás da Palavra, porque voe não passou por este caminho, você sabe.
66 Mas você é nascido de novo, e você nasceu em santidade. Você não passou por este caminho antes. Você, você pa… Se você passar por este caminho, você tem que vir através da santidade, porque é uma nova terra, uma nova vida, um novo povo.
67 Você irá a igreja e ouvirá alguém se levantar e gritar, “Glória a Deus! Aleluia!”
68 Ora, você dirá, “Puxa, que coisa, eles nunca fizeram isto na minha igreja! Vou levantar e sair!” Vêem? Tenha cuidado.
69 Fique atrás da Palavra, agora, deixe o Guia te dirigir. “Ele te guiará em toda verdade, e revelará estas coisas das quais vos falei. Ele te mostrará aquilo. Ele te dirá coisas que virão”, o verdadeiro Guia. Não vá ao bispo; vá até o Guia. Não vá a ninguém, exceto ao Guia. Foi ele quem foi enviado para te guiar. É Ele Quem fará isto. Deus te providenciou um Guia.
70 O problema disto hoje é que as pessoas que vão à igreja, apenas assentam por alguns minutos, algo que eles não estão acostumados acontece.
71 Eu admirei de uma pequena mulher de uma igreja fria e forma, eu apensas tinha orado por ela. Deus iria curar a pequena mulher. Ela não compreendia aquilo, ela nada sabia sobre aquilo. Ela chegou, ela disse que não sabia. Mas e lhe disse, venha me ver. Ela era um tanto tímida e acanhada, mas o Guia continuou lhe dizendo, “Siga em frente”. Ela recebeu isto. É isto. Vêem, é por causa do Espírito Santo que nos guia nestas coisas. Vêem, Deus tem uma maneira provida.
72 Você já observou estes gansos selvagens, os patos indo pra o sul? Bem, agora recordem, aquele velho patinho nasceu lá em cima num lago em algum lugar. Ele não conhece o norte, sul, leste e oeste. Ele nada conhece, exceto aquele lago localizado lá em cima nas montanhas do Canadá. Ele nunca saiu daquele lago, porém ele nasceu um líder. E a primeira coisa, certa noite chegou uma grande nevasca do topo das montanhas. O que aconteceu? Aquela brisa fria desceu por ali. Eu posso imagina-lo tremendo, dizendo, “Mamãe, o que isto significa? Vêem, ele nunca havia sentido aquele clima frio antes. Ele começou a observar ao redor, ele começou a observar ao redor da margem do lago, ele começou a se congelar, o gelo caía naquele lago. Ele não sabia, mas de repente… Ele nasceu para ser um guia para aquele bando de patos. Ele pulará bem no meio daquele lago quando aquilo o atingir. Você chama isto do que quiser. Nós chamamos de inspiração, ou você pode chamar isto, oh, apenas de instinto, seja o que for. Ele chegará bem no meio daquele lago, soltará aquele grito selvagem para cima, e irá “Honk-honk, honk, honk!” E cada a pato naquele lago virá imediatamente até ele. Por que? Eles conhecem seu líder, apenas pelo seu modo de grasmar.
73 “Se a trombeta dá um som incerto, quem pode se preparar para a batalha?” Certo. Quem pode se preparar para a batalha se a trombeta dá um som incerto?
74 Bem, se aquele patinho dá um grasnado incerto, quem se preparará para o vôo? Aquele velho patinho abrirá seu biquinho ali , Honk-honk, honk, honk?” E cada patinho se aproximará dele. Honk-honk, honk, honk”. Ei-los. Terão tal jubileu bem ali no meio daquele lago, apenas virando, virando. Após algum tempo ele sente isto se movendo sobre ele, ele tem que parti. Ele abaixará suas asinhas e voará daquele lago, subirá no ar e fará quatro ou cinco voltas, ele vai tão diretamente para Lousiana o quanto pode ir, cada pato atrás dele. Honk-honk, honk, honk”, ali vai ele. Por que? Ele é um guia! Amém! Os patos conhecem seu guia, a igreja não. Sim, ele sabe o que fazer.
75 Veja aqueles velhos gansos, vindo direto do Alaska. Agora há um ganso velho que sempre os dirige, e aqueles gansos tem que observar aquele ganso muito bem. Eles tem que saber a respeito do que aquele ganso está falando. Você leu isto na Revista Look aqui cerca de quatro anos atrás,onde um velho ganso certa vez não sabia o que ele estava fazendo, e ele dirigiu um bando de gansos até a Inglaterra? Isto é certo. Eles nunca os tinham visto na Inglaterra antes. Por que? Eles não observaram seu – seu líder. O velho ganso não sabia pra onde ele estavam indo. E agora eles estão lá e não podem voltar.
76 Este é o problema com muitos destes gansos hoje, eles continuam se aglomerando. Eles dizem, que revista Look diz, estes gansos se aglomeraram e voam ao redor da Inglaterra, mas eles não sabem como voltar. Esta é a maneira que é com alguns destes gansos que eu conheço. Você tem uma aglomeração, uma grande reunião prolongada, e tem algum pregador que vem e prega por um tempo, mas você não sabe para onde está indo. Se aglomerando ao redor, porque você tem algum ganso para te dirigir em uma farra denominacional; e não de voltar a Palavra de Deus, de volta ao batismo com o Espírito Santo. E então eles querem saber por que nós não temos reavivamento em nossos dias. Vêem? Você tem que ter aquele Som certo! Aquele Som é a trombeta do Evangelho soprando o Evangelho, cada Palavra de Deus. Não um credo, não uma denominação; mas a Bíblia, o Espírito Santo. “Estes sinais seguirão aqueles que crêem”. Vêem? E ai vão eles caminho a fora.
77 Um velho ganso certa vez, dizem eles, matou um bando, tentando faze-los voar através do escuro, ele mesmo não sabia pra onde estava indo, e todos eles se chocaram contra as montanhas ali fora, e alguns se desintegraram, se arrebentaram, claro! Eles tem que conhecer o som correto. Aquele velho patinho, se ele tem o som correto e todos sabem disto, eles têm uma pequena aglomeração, um jubileu e vão para o sul. Para que eles vão ali? Onde não é frio.
78 Agora, se Deus dá a um pato senso suficiente para saber como escapar do frio, como ele deve ter dado isto a igreja? Se um pato pode fazer aquilo por um instinto, que tal o Espírito Santo na igreja? Ele deve nos dirigir das velhas formalidades e credos e coisas, a um glorioso, maravilhoso batismo com o Espírito Santo, onde há virtude, conhecimento, paciência, santidade e o Espírito Santo. Isto é a que o verdadeiro Guia levará, porque Ele nada soprará, exceto o Evangelho, apenas a Palavra de Deus. Claro, você precisa de um Guia.
79 Quando os magos, eles nada sabiam a respeito de Deus. Eles eram, eles praticavam magia, mágicos. Eles estavam lá no oriente. Você sabe, a Bíblia diz, “Vimos Sua Estrela e viemos adora-Lo”. Eles eram do ocidente, olharam para o oriente e viram Sua Estrela… ou olharam para o ocidente, eles estavam no oriente. Nós estávamos no Ocidente, eles estavam no oriente. Vêem? “Vimos Sua Estrela no oriente”. E vejam, eles estavam no Oriente. “Quando estávamos no oriente nós vimos a Estrela, e viemos adora-Lo”
80 Eu posso imaginar e ver aqueles sujeitos se aprontando para partir. Posso imaginar uma de suas esposas lhe dizendo, “Está tudo preparado, mas onde está sua bússola?”
Ele diz, “Eu – eu não vou usar a bússola desta vez”.
81 “Bem, como você atravessará as montanhas?” Recordem, eles tiveram que atravessar o Rio Tigre e desceram através da planícies, e ora, eles fizeram uma viagem de dois anos sobre camelos. Como eles fariam isto? Disseram, “Bem, não estamos nem mesmo levando uma bússola”.
Dissera, “Não”.
“Como você vai?”
82 “Vou pelo caminho provido por Deus. A Estrela no além vai me guiar até aquele Rei”, É isto.
83 “Vimos Sua Estrela no Oriente, e seguimos por todo o caminho até aqui, no ocidente, para adora-Lo. Onde está Ele?” Eles seguiram o caminho provido por Deus. Eles ficaram amarrados com um punhado de credos ali embaixo por algum tempo. Eles entraram em Jerusalém e começaram a subir e descer as ruas, estas pessoas bem vestidas, dizendo, “Onde está Ele? Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus?” Bem, aquele era o cabeça, ali em Jerusalém. Claro que a grande igreja deveria saber algo sobre Isto. “Onde está Ele? Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus?” Vimos sua Estrela no Oriente e viemos adora-Lo. Onde está ele?
84 Ora, eles foram até o pastor Fulano de Tal e até o Sumo Sacerdote Siclano, nenhum deles sabia nada a respeito Disto. “Por que há Um nascido Rei dos Judeus, onde está Ele?” Eles não sabiam.
85 Mas havia um grupo de pastores ali fora nas colinas apenas tendo seu tempo, sim, senhor, porque eles haviam vindo da maneira provida por Deus.
86 Então eles ficaram por ali, e diretamente eles disse, “Eu lhes direi o que devemos fazer, devemos ter uma reunião com o Conselho do Sinédrio, e – e perguntaram se eles tinham ouvido alguma coisa a respeito Disto. “Não, não sabemos nada sobre isso.
87 Esta é a mesma coisa que é hoje. Ele não sabem nada sobre este Guia, este Espírito Santo que cura, enche, salva, vindo outra vez. O Guia que nos disse que todas estas coisas aconteceriam, aqui estamos bem no meio delas. Um que discerne os pensamentos do coração; eles nada sabem a respeito daquilo, eles chamam Isto de telepatia mental ou algo. Eles não sabem o que dizer sobre Isto.
88 Então, vê você, aqueles sábios, contando… Recordem, quando eles entraram em Jerusalém, a Estrela desapareceu. E desde que você olha para credos e homens denominacionais para te guiar a Deus, a ajuda de Deus te deixará. Mas quando eles ficaram enjoados e cansados daquilo, e deixaram aquilo, deixaram os credos e as denominações daqueles judeus, e saíram de Jerusalém, então a Estrela apareceu outra vez e eles se regozijaram com grande alegria. Eles viram o Guia outra vez! Oh, como é, estar em alguma velha igreja fria e formal, então voltar para uma boa, em fogo, ver o Guia dirigindo, que diferença é! Sim, “Vimos Sua Estrela no Oriente e viemos para adora-Lo”.
89 Josué lhes disse, “Agora sigam a Arca, porque vocês nunca estiveram por este caminho antes”. Deus não permitirá que aquela Arca vá a parte alguma porém no correto. Todos A seguiram, e ele foi diretamente através do Jordão.
90 O mesmo é hoje, através do Espírito Santo. Sim, senhor. A única coisa que sabemos, seja o Espírito Santo ou não, vemos a manifes… manifestações Disto, as manifestações vindicando a Palavra de Deus.
91 Agora, a não muito tempo atrás, um punhado de irmãos tinham sangue e azeite, e tudo bem se eles querem fazer deste modo. Eu… Aquilo não é uma vindicação para mim. É uma vindicação escriturística, vêem, desde que isto esteja vindicando o que Deus disse, tudo bem. Eles disseram, “Esta é a razão pela qual você tem o Espírito Santo, você tem azeite em sua mão”. Agora, eu – eu não concordo com isto. Vêem? Não, eu não creio que o azeite tenha alguma coisa a ver com isto. E se aquele sangue vai curar e salvar, o que aconteceu com o sangue de Jesus Cristo? Se aquele azeite cura, e as suas pisaduras? Vêem? Vêem?
92 Eu quero que o Guia venha, que te traga para a verdade da Palavra, então voe sabe que você está zerado e pronto para a contagem regressiva. Isto é certo, se aprontando para voar. Sim, senhor. Sim, por que? O Guia é Aquele que faz isto verdadeiro.
93 Eu tenho uma Escritura aqui, eu havia dado estas Escrituras, porém quer ler esta. É em II Pedro 1:21:
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
94 Como a profecia chegou? Não pela vontade do homem, credos denominacionais; mas pela vontade de Deus, quando homens santos eram movidos pelo Espírito Santo. Ele sempre foi o Guia de Deus. Aquele foi o Espírito Santo. Ele sempre foi o Guia de Deus. Aquele foi o Espírito Santo que estava na Coluna de Fogo, aquele foi o Espírito Santo, qualquer homem sabe que era Cristo. Moisés abandonou o Egito, considerou a vergonha de Cristo maior riqueza do que aquela do Egito. Cristo era Único! Bem, Tu dizes que és. Ora, Tu não tens nem mesmo cinqüenta anos de idade e dizes que viste a Abraão?
95 Ele disse, “Antes que Abraão fosse, Eu Sou” o Eu Sou era Aquele que encontrou Moisés na Coluna de Fogo numa sarça ardente. Sim, senhor. Ele era Deus feito carne. Não uma terceira pessoa; a mesma Pessoa num oficio diferente. Não três deuses; três ofícios de um Deus. Correto.
96 Certo, agora, a Escritura. Sempre, quando Deus providencia uma maneira para fortificar Sua igreja, Ele providencia o melhor. Quando Ele deu a Adão a Eva, no Jardim do Éden, o que Ele lhes deu foi Sua Palavra. “Fique atrás desta Palavra, e estarás salvo. Mas se voe se afastar Disto, o dia em que comeres dele, neste dia morrereis”. Deus nunca mudou Sua estratégia. E Satanás nunca mudou a sua; da forma que ele entrou em Adão e Eva, ele entra neles hoje. Por que? Tentando argumentar Isto. “Agora, é lógico que Deus não fará isto. Oh, Deus disse”, disse Satanás, “mas certamente um Deus santo não faria isto”. Certamente que Ele fará, porque Ele disse que Ele faria!
97 E isto é o que as pessoas dizem hoje, “Oh, agora esperem! Você não crê agora, se vou a igreja e pago meus dízimos, e faço isto e aquilo, Deus vai me rejeitar?” A menos que o homem nasça de novo, ele nem mesmo compreenderá o reino de Deus! Vêem? Sem desculpas! “Bem, o pobre velho homem, a pobre velha mulher, a uma boa velha alma”. A única maneira pela qual podem ver a Deus é nascendo de novo, isto é tudo. Não me importa quão pequeno, quão velho, quão novo, o que eles fizeram, o quanto eles foram a igreja, quantas denominações eles conhecem, a quantidade de credos que eles possam citar. Você tem que nascer outra vez ou voe não está nem mesmo no fundamento, para começar. Isto é exatamente correto.
98 Então, vê você, você precisa do Guia. Ele te guiará a verdade, a Verdade é a Palavra. Ele te guiará. E isto sempre tem sido. Deus nunca tem que mudar nada, porque Ele é infinito e Ele sabe o que é melhor, Ele é Onipresente, Ele é Onisciente. Ele é… Ele é tudo. É certo, Deus é, então não tem que mudar. Certo?
99 Ele é um Confirmador do cominho pelo qual Ele está guiando. O Espírito Santo, o Guia, é o Confirmador da mesma Palavra que Ele está ensinando. Agora, Lucas foi dirigido pelo Guia, para dizer, “Ide a todo mundo, pregai o Evangelho a cada criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo, aquele que não crer será condenado. E estes sinais seguirão aqueles que crerem: em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, beberão coisas mortíferas, colocarão as mãos sobre os enfermos e eles serão curados”. E a Bíblia diz que, “Eles foram por todas as partes”, dirigidos pelo Guia, você sabe, “pregaram a Palavra, com os sinais eu os seguiam”. O que era isto? O Guia vindicando que Aquilo era a Verdade!
100 Aquela era a diplomacia de Deus. Aquela era a maneira pela qual isto foi estabelecido. Aquele é Seu programa; Ele não pode mudar disto, porque Ele é infinito. Amém. Ele não pode mudar isto; Ele é Deus. Eu posso mudar; eu sou um homem. Você pode mudar; você é homem ou mulher. Porém Deus não pode mudar. Eu sou finito; eu posso cometer erros e dizer coisas erradas, todos nós podemos. Mas Deus não pode, e ser Deus. Sua primeira decisão é perfeita. A maneira pela qual Deus age em cena, esta é a maneira pela qual Ele tem que agir todas as vezes. Se Ele é chamado em cena para salvar um pecador, Ele o salva nas bases de uma coisa. A próxima vez que um pecador vem, Ele tem que agir do mesmo modo, ou Ele agiu errado quando Ele agiu da primeira vez. Amém. Eu O amo. Eu sei que isto é a Verdade.
101 Estou com cinqüenta e três anos de idade, tenho pregado o Evangelho aqui por trinta e três anos e meio, eu nunca vi isto falhar. Eu vi Isto testado sete vezes ao redor do mundo, em todos os tipos de religiões e tudo mais diante de muitos com meio milhão em uma só vez, e Isto nunca falhou. Eu não falo de algum livro, eu falo de experiências pessoais, que eu sei que Deus está atrás da Sua Palavra e a honra. Agora, se voe tem algum tipo de credo, é melhor você observar isto. Mas o Espírito Santo sustentará a Palavra de Deus.
102 Em S. João 1:1, ele diz, “Ele é a Palavra. Ele é o Guia. No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou no nosso meio”. Puxa!
103 Pedro foi guiado a dizer, em Atos 2:38, como receber o Espírito Santo, ele disse, “Arrependei-vos, cada um de vós, seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão de nossos pecados, e então o Guia te levará dali para frente”. Sim, esta é a coisa a fazer. Primeiro arrepender de seus pecados, sua incredulidade, que você descreu nestas coisas. Arrependa, e então seja batizado, e o Guia te levará dali por diante. Vêem, este é o seu dever. É seu dever arrepender. É seu dever ser batizado. Então é o dever do Guia te levar dali em diante, te dirigir da virtude ao conhecimento, à temperança, à paciência, à santidade, e ao amor fraternal, e o Espírito Santo te sela. Vêem? Então você tem a estatura completa de Deus, um verdadeiro homem de Deus, uma verdadeira mulher de Deus, ancorados em Cristo.. Eu gosto disto, aquela âncora em Cristo.
104 Sim, Marcos foi guiado pelo Espírito Santo, pra escrever Marcos 16, naturalmente.
105 João foi guiado quando ele escreveu Apocalipse. Ele foi guiado pelo Guia. Ele foi também guiado pelo Guia a dizer, “Quem tirar uma palavra disto, ou acrescentar uma palavra a isto, o mesmo será tirado, sua parte do Livro da Vida”.
106 Agora, como você substituirá por algo a Palavra de Deus, e continuará a dizer que é dirigido pelo Espírito Santo? Não faz sentido, faz? Não senhor. Isto não faz.
107 Ele tem sido Meu Guia através da vida. Ele tem me guiado à vida. Foi Ele Quem me guiou à Vida, e Ele é minha vida. Sem Ele eu não tenho Vida. Sem Ele eu nada quero. Ele é meu Tudo em Tudo. Nas horas de meus problemas, Ele está ao meu lado. Ontem Ele me abençoou, hoje fez o mesmo. O que posso esperar? O mesmo para sempre, louvado seja Seu Nome! Amém. Sim, senhor. Ele prometeu isto. Ele fará isto. Ele é minha Vida, Ele é meu Guia, tudo em tudo. Eu confiei Nele. Eu tive algumas provas difíceis. Eu confio Nele seja onde eu for. Quero que você faça isto. Se você for lavar, vocês mulheres, , confiem Nele. Se vai até o centro da cidade, confie Nele.
108 Houve um tempo em que eu pensava ser um bom explorador de matas, vocês sabem, eu caçava muito. Eu pensava, “Sou completamente seguro, ninguém vai… Você não podia fazer com que eu me perdesse. Minha mãe era meio índia, e eu adorava aquilo. Oh, que coisa! Você não me podia fazer perder no mato, eu sabia onde estava.
109 E… minha lua de mel, eu brincava um pouquinho com minha esposa, eu lhe disse, “Sabe querida, seria uma boa coisa se casássemos em outubro, no dia vinte e três”. Naturalmente, foi aí quando o Senhor me disse pra faze-lo.
110 E eu pensei, “Agora, para uma pequena lua de mel” Eu economizo meu dinheiro, e a levarei até as Cataratas do Niágara, e iremos até o Adrondack e caçarei um pouquinho”. Vê? Então eu a levei com Billy, ele era bem pequenino. E então eu a levei à lua de mel, e isto foi numa viagem de caça, também, vocês sabem. Então – então eu pensei que aquilo seria uma boa coisa para fazer. E então eu a levei, e o …
111 Eu escrevi para o Sr. Denton, o rancheiro. E nós subiríamos a Montanha Hurricane. E eu disse: “Sr. Denton, eu subirei, eu quero caçar algum urso com você neste outono”.
112 E ele disse, “Ok, Billy, venha”. Então ele disse, “Eu estarei lá em cima em tal e tal data”. Bem, minha esposa e eu chegamos ali um dia antes, e Billy, então a cabana estava trancada, e ali havia uma pequena inclinação para marchar-a-pé no mato.
113 Onde, o irmão Fred Sothmann e eu fomos a não muito tempo atrás e ficamos ali. O Espírito Santo, eu O vi ali de pé, aquela Luz amarela se movendo nos arbustos, e Fred ali de pé. Ele disse, “Venha aqui, quero falar contigo. Amanhã, disse, tenha cuidado, eles armaram uma armadilha para você”. Disse, “Esteja alerta!” Não é isto certo, irmão Fred? E fui e disse a centenas de pessoas naquela luz, lá em Vermont, eu disse, “Há uma armadilha preparada para mim; vou ver isto. Eu não sei onde isto está”. E na mesma noite seguinte, ali chegou aquilo, ali estava aquilo. Disse, “Aqui está a armadilha que está preparada”. Sim, senhor. Mas o Espírito Santo me guiou no que fazer. E, oh, que coisa, aquilo estava simplesmente certo! Oh, muitos de vocês sabem o que era aquilo. Eu não tenho tempo para contar isto.
114 Mas ali de pé naquele lugar, naquele tempo, o dia estava começando a esfriar. O Sr. Denton chegaria no seguinte, eu disse, “Sabe, querida, seria bom se eu apanhasse um – um grande animal para levar para casa”. Eu disse, “Nós podemos. Eu tinha que economizar estes centavos, e nós éramos recém-casados”. E eu disse, “Nós teríamos nossa carne para o inverno se eu caçasse um pouquinho hoje”.
115 E ela disse, “Bem, pode ir, Billy”. Disse, “Agora você se recorde, eu nunca tenho estado nessas matas”. Ela disse que estava cerca de vinte e cinco milhas montanha acima, vocês sabem, e ela disse, “Nada sei a respeito disto”.
116 E ela disse, então eu… E eu disse, “Bem, agora, recordem, foi a dois anos atrás que matei aqueles três ursos. Isto foi lá atrás o topo da montanha lá”. E eu disse, “Agora, eu apanharei um cervo grande e nós teremos algum urso”, e eu disse, “Nós teremos nossa carne para o inverno garantida”. Bem, aquilo soou muito bom, você sabe. (E apanhamos amoras pretas, e pegamos nosso carvão pra aquele – para aquele inverno; e então depois Billy os vendeu, e Meda e eu os apanhamos numa tarde depois que saí de minha patrulha). Então eu – eu disse, “Bem, vou pegar meu rifle, e descer aqui embaixo”. Eu disse, “Há muitos veados aqui, eu encontrarei um”. E eu disse, “sabe”, eu disse, “então eu o apanharei” e eu disse, “Bem… eu voltarei daqui a pouco”. Ela disse: “Certo”.
117 Então, quando saí, isto estava baixo. E qualquer um de New Hampshire, e lá em cima em New England, sabe o que significa quando aquela neblina desce, ou em qualquer outra parte das montanhas, você não sabe onde está. Isto é tudo. Você não pode enxergar sua mão na sua frente. Então comecei a descer através de – assim um pouco agitado, descendo, e atravessei um espinhaço e subi. E observei uma pantera, como vocês chamariam aqui nesta parte do estado. Nós chamamos no oeste de onça parda. Eles chamam isto lá em cima de leão da montanha. É o mesmo animal. É uma suçuarana, o que realmente é. O mesmo gato, cerca de nove pés de comprimento, pesando cerca de cento e cinqüenta a duzentas libras (68 a 90 kg – Trad.) Ela atravessou o caminho, e movi o rifle rapidamente, mas não tão rápido o suficiente para acerta-la.
118 Bem, deslizei pela colina, caçando esta suçuarana, observando as folhas onde ela havia passado, você sabe. Podia ouvi-la. Ela tinha quatro patas. Eu sabia que não era um animal de duas pastas, suas quatro patas. E sabia que não era um veado, porque o veado bate o pé. E ela deslizava ligeiro, o gato, você sabe, assim. E o urso agita seus pés quando anda. E então eu sabia que devia ser a suçuarana. E ela estava atrás de um tronco e não via, até que a vi em relance e sumiu.
119 E observei o modo que ela agitava as folhas, vocês sabem, lá no cume da montanha, e descendo assim, e eu não estava observando aquela nuvem aproximando o tempo todo, você sabe, a névoa descendo. Eu desci, fui até um grande vale e desci entre o mato, seguindo a suçuarana. E eu pensei, “Eu a apanharei daqui a pouco”. Eu via um lugar, e subia num lugar mais alto, e olhava tudo ao redor assim e espreitando, para ver se podia vê-la; ouçam atentamente, e descia, e ouvia quietamente outra vez. Você podia ouvir os galhos estalando, lá na frente enquanto ela fugia. Vêem, ela estava golpeando as árvores para que então eu não pudesse segui-la. Vêem, ela ficou esperta, subia nas árvores e pulava de árvore em árvore. Então ela sabia que eu não podia segui-la ali. Oh, eu pensei, “Oh, deixe pra lá”.
120 E comecei a voltar ao canyon, e senti o cheiro de um urso, um velho urso macho. Pensei, “O apanharei agora, rapaz, isto é bom!” O cheiro outra vez, e fui um pouquinho adiante, e observei todos os tipos de sinais e tudo mais. Não podia ver nada; voltei e desci até o outro lado da montanha. E então comecei a observar, estava ficando um pouquinho nublado. E senti o cheiro outra vez, ele estava no ar em alguma parte. Eu disse, “Não. Agora, o que aconteceu, o vento estava vindo deste lado, e apanhei a onda do cheiro do urso vindo daquele lado, e eu atravessei e o vento vinha de outra direção agora. Então tive que voltar onde senti o cheiro do urso pela primeira vez, e partir dali.
121 E no meu caminho de volta, olhei pelo canyon, e vi os arbustos de moverem. E quando olhei, algo preto se moveu. Pensei, “Lá está ele”. Coloquei um cartucho na espingarda, rapidamente, e fiquei quieto. E, quando o fiz, era um enorme cervo, um muito grande. Pensei, “Isto é exatamente o que eu estava querendo, de todos os modos”. Atirei no animal.
122 Eu pensei, “Bem!” eu não observei que isto era tipo… o tempo. Eu o limpei, olhei… limpei minhas mãos e arrumei minha faca, a coloquei atrás. E pensei, “Louvado seja Deus! Obrigado, Senhor Jesus, Tu me deste minha carne para o inverno. Louvado seja Deus!” E apanhei meu rifle. E pensei, “Irei de volta pelo canyon aqui agora”. Eu disse, “Veja aqui, rapaz, uma tempestade está vindo. É melhor eu sair daqui e voltar para Meda e eles”. Disse, “Tenho que apressar”.
123 Subi o canyon, desabotoei meu grande casado vermelho, e subi correndo o canyon assim, ao redor. A primeira coisa que se sabe, eu pensei, “Puxa, onde foi que eu desviei?” O vento já tinha chegado, as árvores se dobrando juntas. Eu pensei, “Onde foi que eu desviei?” Eu subi ao redor. Eu – eu sabia que estava indo diretamente para a montanha Hurricane. Mas aconteceu de eu parar, e eu estava suando, pensei, “Qual o problema aqui? Eu saí por meia hora, ou três quartos e não posso encontrar o lugar onde desviei”. Eu olhei pra cima e lá estava meu veado pendurado. Eu estava bem no mesmo lugar. Eu pensei, “Bem, o que foi que eu fiz?”
124 Bem, saí outra vez. Pensei, “Eu vou conseguir desta vez, apenas não estava observando”. Eu observei cada pequeno movimento em todo lugar, observei. Continuei a procurar, procurar, procurar. Aquelas nuvens chegando, sabia que uma tempestade de neve estava a caminho, o nevoeiro estava baixo, e então eu comecei a observar. Eu pensei, “Vou um pouquinho mais adiante”, segui andando, andando, andando, andando, andando, andando, andando. E eu pensei, “Bem, isto é estranho, parece que já vi este lugar antes”. E eu olhei, e ali estava o meu veado pendurado. Vêem?
125 Você sabe em que eu estava? Os índios chamam isto “marcha da morte”. Vêem, você fica andando em circulo, ao redor. Bem, eu pensava em ser um guia tão bom que jamais me perderia. Vêem, nada tinha que me dizer nas florestas, eu conhecia meu caminho de volta. Vêem?
126 Eu – eu comecei a andar outra vez. Disse, “Eu não posso cometer este engano”. E eu voltei outra vez.
127 Eu me movi pelo canyon um pouquinho, então começou uma ventania. Oh, que coisa, havia neve em toda parte! Estava quase escurecendo. E eu sabia que Meda morreria naquela noite na selva, ela não saiba como cuidar de si própria. E Billy tinha apensa quatro anos, três anos de idade, era bem pequenino. E eu pensei, “O que eles farão?” Bem, eu levantei este tanto e encontrei alguma camada de musgo, eu pensei, “estou num terreno plano em alguma parte, e não posso ver nada, está tudo enevoado”. Eu estava agora andando em círculo.
128 Geralmente, teria encontrado um lugar para mim e teria esperado quieto, se eu tivesse alguém comigo. Eu teria ficado quieto e esperado até que a tempestade passasse, um dia ou dois, e sairia. Cortaria um pedaço do veado… colocaria nas costas e seguiria comendo, e esqueceria aquilo. Mas voe não pode fazer isto, e sua esposa e a criancinha lá no mato, perecendo, vêem?
129 Então comecei a pensar, “O que posso fazer?” Então fui um pouquinho adiante. E pensei, “Agora esperem. Quando eu atravessei aquele primeiro vale, o vento batia em minha face, então eu devo ter vindo deste lado. Eu devo ter chegado por este lado”. E eu havia perambulado pela mata. Mas não sabia onde estava. Eu disse, “Oh”. Comecei a ficar nervoso. E pensei, “Espere um pouco, Bill, você não está perdido”, tentando iludir a mim mesmo. Você não pode enganar. Não, não. Aquela consciência interna lhe diz que você está errado.
130 Oh, você – você tenta dizer, “Oh, estou salvo, vou a igreja”. Não se preocupe, espere até que aquele leito de morte se aproxime, e você saberá que é diferente. A sua consciência lhe diz. Algo dentro de você lhe diz que você está errado. Vêem? Você sabe que se você morresse você não poderia encontrar um Deus santo. Como nó O vimos ontem à noite, até mesmo os anjos santos tiveram que tampar suas faces para estarem diante Dele. Como você se colocará fora do Sangue de Jesus Cristo para te cobrir?
131 Pensei, “Oh, vou dar conta”. E comecei a andar. E descobri que continuava ouvindo Algo. Então fiquei nervoso. E pensei, “Agora, se eu ficar assim vou ficar em pedaços”. Isto é o que geralmente um homem perdido faz, ele fica aos pedaços na selva. Então ele pega sua arma, e atira em si mesmo; ou cai em um buraco e quebra a sua perna, e ali fica, ele morre ali. Então eu pensei, “O que vou fazer?” Então eu comecei a andar.
132 E continue a ouvir Algo dizer, “Sou o socorro bem presente na angústia”. E simplesmente segui andando.
133 Pensei, “Agora, sei que já comecei a sair um pouquinho agora, posso ouvir a voz falar comigo”. Eu segui andado. E isto, “whew,whew,whew”, assobiando, vocês sabe. Eu pensei, “Agora, eu não estou perdido. Você sabe onde está, rapaz! Qual o problema com você? Você não pode se perder. Auto jactância, você sabe, fazendo a mim mesmo este engano.
134 Você não pode enganar isto. Aqui embaixo há uma pequena roda girando, dizendo, “Rapaz, você está perdido e você sabe que está. Veja, você está perdido”.
135 Eu segui andando. “Oh, eu não estou perdido! Tudo estará bem. Eu encontrei meu caminho”. As coisas começaram a parecer estranhas, vento sufocante. A neve começou a voar, uma neve muito moída, nós a chamamos de “chuviscada”. E pensei em minha esposa e no menino. Eu não… eu não… eu pensei, oh, puxa!
136 Claramente ouvi Aqui outra vez, dizendo, “Sou o socorro bem presente na angústia”. E eu era um ministro do Evangelho então, pregando bem aqui no Tabernáculo.
137 Então pensei, “Bem, o que posso fazer?” Parei, olhei por todos os lados, e a névoa já estava bem baixa agora. Eu… era isto. Nada poderia ser feito então. Eu pensei, “Oh, o que posso fazer?” Pensei, “Senhor, não sou digno de viver, eu tive muita confiança própria. Eu pensei ser um caçador, mas não sou”.
138 E, irmão, sempre confiei Nele. No tiro, tenho recordes lá em cima. E como pescador, sou ineficiente, mas sempre confiei Nele. No tiro, não sou bom no tiro, mas Ele me permitiu que fizesse o recorde mundial nisto. Vêem? Atirando em veados a setecentas, oitocentas jardas. Levei o rifle lá em cima, matei trinta e cinco cabeças de caças sem errar um só tiro com ele. Você podia ler sobre isto em toda parte. Vêem? Não eu, mas Ele. Eu confiei Nele.
Ali estava eu, pensei, “O que posso fazer? O que posso fazer?”
139 Eu continuei… Aquilo foi ficando mais perto, mais perto, “Sou o socorro bem presente na angústia, sou o socorro”.
140 Pensei, “Isto é Deus falando comigo?” Eu tirei o meu chapéu. Estava com meu chapéu da patrulha, tinha um lenço vermelho passado ao redor dele. Eu o coloquei no chão. Tirei meu casaco, ele estava úmido. E coloquei meu casaco no chão, coloquei meu rifle contra um lado de uma árvore. Eu disse, “Pai Celestial, agora estou ficando fora de mim mesmo, estou ouvindo uma voz falando comigo. És Tu?” Eu disse, “Senhor, eu vou admitir par a Ti que não sou nenhum caçador. Eu não, eu – não posso encontrar meu caminho de volta. Tu tens que me ajudar. Não sou digno de viver, e fazendo as coisas que tenho feito, vindo aqui e pensando que eu sabia muito sobre isto para alguma vez me perder. Eu preciso de Ti, Senhor. Minha esposa é uma boa mulher. Meu filho, meu garotinho, a sua mãe partiu, e ela está tentando ser uma mãe pra ele, e eu acabei de me casar com ela. E aqui está ela, uma criança, aí no mato, ambos morrerão nesta noite. Este vento, ficará com cerca de dez graus abaixo de zero, e ele não saberão como sobreviver. Eles morrerão. Estou perdido! Estou perdido, Deus! Eu – eu não posso encontrar o meu caminho de volta. Por favor me ajude? E me perdoe por minha própria maneira egocêntrica! Não posso fazer nada sem Ti, Tu és o meu Guia. Ajuda-me, Senhor!”
141 Eu levantei, e disse, “Amém”. Apanhei meu lenço, meu casaco, o apanhei; coloquei meu chapéu; apanhei meu rifle. Eu disse, “Agora eu me prepararei da melhor maneira que sei como fazer, o melhor do meu entendimento; e eu irei diretamente para um lado, porque estou andando em círculo em alguma parte, eu não sei onde. Mas eu irei pelo caminho que Tu disseres, Senhor Deus, meu Guia”.
142 Eu comecei a andar por este lado. Eu disse, “É este, e eu tenho que fazer eu mesmo crer nisto. Eu vou para este lado. Vou diretamente por este lado. Eu não vou desviar, eu vou por este lado. Eu sei que estou certo. Eu vou por este lado”. Se eu tivesse ido por aquele Aldo, eu sairia no Canadá. Vêem?
143 Logo então eu senti Algo me tocando no ombro, uma mão, senti como a mão de um homem, eu virei rapidamente para olhar. Não havia ninguém ali. Eu pensei, “O que foi isto?” Aqui está a Bíblia colocada diante de mim. Deus meu Guia e Juiz, está aqui de pé. Eu apenas olhei para cima. E bem atrás deste lado, aquela neblina simplesmente clareou lá atrás até que pude ver a torre no topo da Montanha Hurricane. Eu estava indo exatamente ao posto dela, afastando dela, estava bem de tarde então. Eu voltei imediatamente, me direcionando assim. Segurei meu chapéu e levantei minhas mãos, disse, “Guia-me Deus, Tu é meu Guia!”
144 Eu comecei andar. Eu tive que ir diretamente através de costas íngremes e tudo mais para chegar ali, ficando tarde e tarde. Então escureceu. Veados pulavam na minha frente, e tudo mais. Eu não podia pensar em nada exceto me conservar no caminho, diretamente subindo esta montanha.
145 E eu sabia que se eu pudesse chegar até a torre, o Sr. Denton e eu – eu o havia ajudado colocar a linha naquela primavera. Nós colocamos um fio telefônico da Montanha Hurricane, até lá embaixo cerca de três e meia ou quatro milhas, até o acampamento. E isto seguia até embaixo uma pequena trilha, mas, com a neve ali, você não podia ver a trilha. Vêem? E o vento soprando e tudo mais, estava escuro e nevando e, a única coisa que eu soube fazer, depois eu escureceu, e eu não sabia… eu sabia que estava indo para um lado, e diretamente para a montanha. Porque eu tinha que subir a montanha, e a torre estava lá em cima da montanha, e eu tinha cerca de seis milhas para chegar até ela. Somente pense, aquela neblina clareando, seis milhas, somente um buraco, até eu poder ver aquilo!
146 E então eu – eu segurei meu rifle nesta mão, e levantei esta mão, porque eu havia pregado o – o fio nas árvores assim descendo, os fios telefônicos até a cabana, para que então ele pudesse falar com a sua esposa, e chamar dali, da montanha. E eu ia ajuda-lo a descer isto naquele outono. E eu fiquei com minha mão levantada assim, dizendo: “Oh, Deus, deixe-me tocar naquele fio”. Andando, e meu braço ficava tão dolorido, cansado, eu dificilmente conseguia sustenta-lo, e eu tinha que desce-lo. E eu mudava o rifle e colocava o outro; dava uns dois passos para trás para então ter certeza de que não havia passado daquilo, então levantava minha mão, começava a andar, andar. Estava ficando tarde, no escuro, o vento soprando. Oh, eu agarrava em um galho, e dizia, “É ele! Não, não era ele”. Oh, isto, você não deixe isto dar o som incerto.
147 Após algum tempo, quando eu já estava quase para dar por entregue, minha mão tocou em algo. Oh, puxa! Eu tinha encontrado, sendo que eu estava perdido. Segurei naquele fio. Eu joguei o rifle no chão, tirei meu chapéu da cabeça, e parei ali. Eu disse, “Ó Deus, que sentimento é ser encontrado quando a gente está perdido”. Eu disse, “Até o fim deste fio, eu nunca o perderei. Eu segurarei neste fio. Ele me guiará diretamente para onde está tudo que é querido para mim nesta terra, bem lá embaixo. E minha esposa é a criança, loucamente, não sabiam onde eu estava, não sabiam como fazer um fogo, não sabiam o que fazer, e o vento soprando e galhos estalando e caindo das árvores”. Eu não ousava soltar daquele fio. Eu segurei naquele fio até que ele me guiou diretamente para onde estava tudo que era querido para mim na terra.
148 Esta foi uma experiência horrível, e a uma grande experiência achar o meu caminho, mas aquilo não foi a metade disto. Um dia eu estava perdido no pecado. Eu ia de igreja em igreja, tentando encontrar Algo. Eu fui aos Adventistas do Sétimo Dia, eles me disseram, “Guarde o sábado, pare de comer carne”. Eu fui até a igreja Batista, a primeira igreja batista, ele me disse, “Apenas se levante e diga-lhes que você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus”, e eu te batizarei, é isto. Ali não havia nada. Mas um dia, lá num pequeno abrigo de carvão, eu levantei minhas, eu segurei em Algo; ou melhor, posso dizer, Algo me segurou. Era a linha da Vida, o Guia. E Ele tem me guiado são até aqui, e eu não vou tirar minha mão deste fio. Estou segurando minhas mãos Nele. Deixe os credos, as denominações fazerem o que for que quiserem, estou segurando no Guia. Pois tudo que estava na terra e tudo que está no céu, sempre terá um significado precioso para mim, está no fim desta linha. Ele me trouxe salvo até aqui, confiarei Nele pelo resto do caminho. “Quando Ele o Espírito Santo chegar, Ele te guiará e te dirigirá em toda a luz”.
149 Amigos, Isto me trouxe bem onde estou hoje. Isto me fez o que sou. Eu poderia alegremente te apresentar Isto. É o único Guia que conheço em qualquer coisa, aqui na terra ou lá em cima. Ele é o meu Guia quando vou caçar. Ele é meu Guia quando vou pescar. Ele é meu Guia quando eu falo com alguém. Ele é meu Guia quando eu prego. Ele é o meu Guia quando eu durmo.
150 E quando eu morrer, Ele estará ali de pé no rio, Ele me guiará através do caminho. Eu não temerei mal algum, pois Tu estás comigo. Tua vara e Teu cajado, eles me corrigirão e me guiarão através do rio. Oremos.
151 Pai Celestial, estou tão agradecido pelo Guia, Aquele que me dirige. Oh, as vezes, Pai, não posso ouvi-Lo perto de mim, tenho medo. Eu O quero perto de mim porque não sei a que horas vou subir o rio. Eu quero que Ele esteja perto de mim. Nunca me deixes, Senhor. Não posso falar, não posso pregar, não posso caçar nas matas, não posso pescar nas margens, não posso dirigir meu carro, não há nada que possa fazer sem Ti. Tu és meu Guia. Quão feliz estou em dizer a esta congregação esta noite, como Tu tens me guiado em todas estas coisas, como Tu me trouxeste!
152 Eu estava pensando outro dia; não mais do que a poucos anos atrás, aqui de pé na rua, e porque minha família havia errado, ninguém falava comigo. Eu estava só, sem companheirismo. Ninguém queria nada comigo. Eles diziam, “O pai dele é um fabricante clandestino de bebidas alcoólicas”. E, Senhor, então ninguém falava comigo. E eu amo as pessoas. Mas um dia quando eu segurei naquela linha” Agora penso, Senhor, tenho que fugir e ir para as matas para obter um pouquinho de descanso. O que fez isto? Não foi a personalidade, nem a cultura; não tenho nenhuma. Mas foste Tu, Senhor. Tu, Senhor. Tu deixaste que eu acertasse o alvo, Tu deixaste que eu apanhasse o peixe maior, porque Tu sabes que eu queria faze-lo. Tu me deste pais e mães. Tu me deste irmãos e irmãs. Tu me deste minha saúde. Tu me deste uma esposa. Tu me deste uma família. Tu és meu Guia, Senhor. Deixe-me segurar em Tua mão, nunca me solte. Se uma mão se cansar, eu simplesmente mudarei de mão. Ajuda-me, Senhor!
153 E agora que cada um aqui possa segurar naquela mesma linha da vida, Senhor, o Espírito Santo é nossa vida, recurso que dá Vida. E eu Isto posso guiar todos nós até aquela alegre Terra no além, onde a labuta da vida terminará e a nossa obra na terra terá sido consumada, e então não haverá mais velhice, pessoas fracas, não mais noites de cansaço, não mais choro e oração, nenhuma chamada de altar, mas seremos jovens ali para sempre, não haverá mais enfermidades nem tristeza. Lá não haverá mais pecado, e viveremos na justiça de Deus através de todas as eras que virão, através da Eternidade incensante. Conceda isto, Pai.
154 E agora, Pai, se houver alguém aqui nesta noite que nunca segurou nesta Linha da Vida, que possam encontra-la agora. E que o Espírito Santo que guia… E posso dizer do meu coração, com minha mão em Tua Palavra, Ele sempre foi certo. Estou errado muitas vezes. Mas Ele é certo. Deixe-O ficar comigo, Senhor. Deixe-me ficar com Ele. E que outros aqui, que não O conhecem nesta noite, que possam segurar na Sua mão imutável, que eles possam ser guiados.
155 E algum dia chegaremos ao rio. Aquela manhã estará nublada também. O velho mar rugindo, o velho Jordão, as ondas audazes, a morte tirando nossa vida. Mas, Deus, eu não terei medo. Estabeleci isto a muito tempo atrás. Apenas quero tirar o capacete, como um guerreiro, virar, olhar par ao caminho que ficou para trás para ver onde aquela linha guiou. Ver todo deserto que atravessei, e cada trecho espinhoso e cada monte de pedras em que me feri, mas segurando o Fio. Como Tu disseste, o poeta disse, “Alguns através das águas, e outros através da inundações , outros através de provas difíceis, mas tudo através do Sangue”. E tomaremos Isto, a velha Espada aqui que me protegeu pelo caminho, e colocando-A de volta na Sua bainha, gritando, “Pai, envie através do barco nesta manhã, estou voltando para casa”. Tu estarás ali, Senhor. Tu prometeste isto. Tu não podes falhar.
156 E abençoe cada um que está aqui agora. E se não sabem como segurar esta Linha, e nunca tocaram Nela, que mãos santas possam levantar agora, mãos desejosas, mãos que desejam, e que toquem na Linha da Vida que os guiará ao desejo de seus corações, perfeita paz e satisfação, descanso em Cristo.
157 Com nossas cabeças inclinadas, haverá mãos que se levantarão dizendo, “Deixe-me. Segure Minha mão”? Oh, Deus te abençoe.
Quando o caminho vir a ser lúgubre,
Precioso Senhor, aproxima-te,
Quando minha vida estiver quase acabando,
No rio eu estarei, guie meu pés, segure-me a mão,
Tome minha mão, precioso Senhor, guia-me.
158 Há outro que quer levantar sua mão, dizendo, “Senhor, quero sentir o toque da linha da Vida nesta noite. Desejo sentir que Cristo me perdoou dos meus pecados, e desejo ser uma nova criatura de agora em diante”? Deus te abençoe. Haverá outro que dirá, “Deixe-me tocar em Ti, Senhor. Deixe-me soltar”? Deus te abençoe, irmã. “Deixe-me soltar e encontrar isto, Senhor, em Ti”. Deus te abençoe. E Deus te abençoe. Correto. “Deixe-me soltar, Senhor. Deixe-me esquecer”. Deus te abençoe, irmão. Deixe-me…” Deus te abençoe irmã. “Deixe-me desprender de todo meu conhecimento”. Deus te abençoe, irmã. Não confie em esquemas feitos pelo homem. Siga o Guia, Ele te guiará em toda Verdade. “Guia-me, Senhor Jesus, guia-me”. Deus te abençoe lá atrás. Oh, há muitas mãos que foram levantadas, desejando salvação. Agora enquanto estamos, você…
159 O altar aqui, não podemos fazer chamada de altar porque está cheio de pessoas assentadas por aqui. Mas Ele está bem aí. Você sabe muito bem, quando você levantou sua mão, algo em seu coração. Jesus disse, “Aquele que ouve Minhas Palavras e crê naquele que me enviou, tem Vida Eterna”.. Você quer dizer isto? Então há um tanque aqui cheio de água. Haverá tempo suficiente para o batismo. Oremos.
160 Nosso Pai Celestial, esta mensagenzinha fragmentada desta noite através de uma voz rouca, o Espírito Santo deve ter ido em alguma parte. Ele foi até onde ele estava suposto a ir, e há muitos, Senhor, nesta noite, uns quinze ou vinte que levantaram suas mãos, que eles precisam do Guia. Eles reconheceram que estão tentando enganar a si mesmos. Eles estão tentando dizer, “Estou bem”, mas lá no fundo eles sabem que não estão. E eles querem Te sentir, Senhor. Eles desejam o Guia. Eles desejam se registrarem. Tu nunca estás como estoque excessivo. Eles desejam se registrarem para esta viagem. Eles não sabem como chegar ali. Ninguém sabe como leva-los ali; Tu és o único. Eles estão vindo para o Guia provido por Deus, o Espírito Santo. Eles levantaram as suas mãos.
161 Oh Espírito Santo e Guia, desça sobre eles. Perdoe cada pecado. Perdoe suas iniqüidades. Coloque-os no Corpo de Cristo nesta noite, onde eles podem sentir a corrente de Deus fluindo através daquela linha que os guiará até o Jordão à terra prometida. Que eles possam seguir diretamente atrás da Palavra, pois é Ele quem guiará. Estes são – estes são os degraus para subir até podermos alcançar o Guia. Conceda isto, Senhor. Que eles possam ser Teus. Eles estão em Tuas mãos agora, como troféus, ninguém pode arranca-los. Eu creio que Tu os tomará, como pessoas salvas. Eu creio que eles levantaram suas mãos, eles não poderiam ter feito isto por si mesmos a não ser que Algo falasse com eles. E Este foste Tu, o Espírito Santo, o Guia.
162 Eles vêem que a hora está aproximando, a neblina está chegando sobre a terra, grandes credos – e coisas estão se unindo, igrejas estão se aliando, se ajuntando. E, ó Deus, como eles estão tentando dizer, “Tudo que tem uma peculiariedade terá que sair daqui e ir para o Alaska”. E todas estas coisas que eles estão temendo, não são novas para nós, o grande Guia nos tem mostrado aquilo no caminho da Palavra. Estamos apenas passando através daquela parte disto.
163 Pai, Deus, Tu falaste com eles nesta noite, e eu lhes ou a Ti agora como troféus da Palavra. No nome de Jesus.
164 Agora, aqui em cima da mesa aqui, Pai, estão lenços, são para as pessoas enfermas, algum bebezinho, talvez, alguma mãe, alguma irmã, algum irmão; até mesmo pequenos grampos para cabelos colocados neles. E agora eu os seguro perto de mim. Agora, somos ensinados na Bíblia que eles tiraram do corpo de Paulo lenços e aventais, e as pessoas eram curadas, espíritos imundos saiam das pessoas. Agora sabemos, Senhor, que Paulo era um homem, ele era apenas um homem. Porém era a unção do Espírito Santo que estava sobre ele até abençoava os lenços, e a fé que as pessoas tinham que ele era Teu apóstolo. Agora Paulo foi tirado de nós, mas não o Guia. Ele permanece aqui. E, Deus, eu oro para que Tu abençoes estes lenços, e que o Guia possa guia-los ao lugar, aquela rendição total.
165 Nos foi dito outra vez que quando Israel estava seguindo seu Guia, e eles chegaram até o Jordão, (ou melhor) até o Mar Vermelho. Na própria linha do dever eles foram parados, e o Guia os dirigiu lá embaixo. Por que? Para mostrar Sua glória. E quando todas esperanças terminaram, então Deus olhou para baixo através daquela Coluna de Folgo, e até mesmo o velho Mar Morto ficou com medo e rolou para trás, e ali estava um caminho feito para Israel atravessar para a terra prometida.
166 Na verdade, Senhor, Tu continuas o mesmo Deus. Estas pessoas talvez são cristãs, talvez elas estejam bem no caminho do dever, mas elas foram trazidas para este ângulo onde as enfermidades os monopolizou. Olhe através do Sangue de Jesus nesta noite, que o diabo assustará, Ele moverá pra trás, e Teus filhos passarão para a promessa da boa saúde. Conceda isto, Pai. Eu os envio do meu corpo para o deles, no Nome de Jesus Cristo.
167 Eu coloco esta congregação diante de Ti, pela fé os levo diretamente ao glorioso altar de Deus no além no Céu, onde cada desejo de enfermidade, seja o que for que tenham que esteja errado, seja o que for de errado em suas vidas em qualquer lugar, Deus, limpe-os, faça-os Teus. Cure-os, Pai. E que o Poder que levantou Jesus da sepultura, possa vivificar seus corpos mortais e faça-os novas criaturas em Cristo. Dê-lhes boa saúde e forças para Te servir.
168 Lembre de mim, ó Senhor. Eu sou Teu servo. Ajuda-me, de pé necessitando de oração. E eu oro para que o Espírito Santo nos guie e nos use, e nos dirija até o fida que virmos Jesus Cristo face a face em Sua gloriosa Vinda quando encontraremos com Ele nos ares no Rapto. No nome de Cristo nós pedimos isto. Amém.
Eu O amo, eu… (Você o ama?)
Porque Ele primeiro me amou
E comprou minha salvação
No madeiro no Calvário.
169 Agora, se você não ama um ao outro que você pode ver, como pode você ama-lo, se você não o vê? Agora, quando cantarmos Eu O amo, vamos dar ao nosso vizinho um aperto de mão de coração com amor.
Eu O amo…
(O irmão Branham estreita as mãos com aqueles que estão ao seu redor. E diz, “Deus te abençoe, irmão Neville – Ed)
(A congregação continua cantando)
No madeiro, no Calvário.
Agora, vamos levantar nossas mãos a Ele.
Eu O amo, eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.
170 Um bom hino, vocês gostariam de ouvir um? Eu entendi que temos um evangelista líder de cântico aqui de Indianópolis. Eu creio que ele canta no Tabernáculo Cadle. É isto correto? Certo, sr. Este é seu lugar no Tabernáculo Cadle. Quantos se recordam de E. Howard Cadle? Oh, que coisa! Que Deus descanse sua preciosa alma. O pássaro canoro do ar, uma mulher que eu gostava de ouvir cantar, melhor do que qualquer pessoa que já ouvi cantar em minha vida, era a Sra. Cadle, cantando, “Antes de saíres do teu quarto nesta manhã, pensastes em orar no Nome de Cristo nosso Salvador, como um Escudo hoje?”
171 Do outro lado da rua ali certa manhã, num pequeno barracão velho de dois cômodos, levantei e ia fazer o fogo. O fogão não queria pegar foto. E eu tentava começar e o vento vinha e soprava aquilo na minha face. E estava frio, e eu estava quase congelando. E a geada estava sobre o piso todo, e eu descalço, tentando colocar fogo naquele velho fogãozinho de lata, com uma chaminezinha em si. E eu apenas… Meda e eu havíamos acabado de nos casar. E eu estava tentando, a velha madeira estava molhada e não queimava, e eu estava assentado ali, eu pensei, “Oh, que coisa! Vou tentar outra vez”. Eu tinha que ir trabalhar e abanava aquele velho fogão assim. E eu estiquei o braço e liguei o rádio, e ela começou a cantar, “Antes de saíres do teu quarto nesta manhã, voe pensou em orar”, eu simplesmente cai no chão, “no Nome de Cristo nosso Salvador, como um Escudo hoje?” Oh, como eu gostava de ouvir aquela mulher.
172 Quando eu atravessar o rio um dia, eu creio que ouvirei a Sra. Cadle assentada ali. Você sabe, eu sempre tive compromisso. Deste lado do rio, há uma Árvore sempre-viva, você sabe, a árvore da Vida; e do outro lado do rio, há um coro Angelical que canta dia e noite, porque não existe noite ali, cantam o dia todo, vêem. Eu arranjarei um lugar para mim e apenas assentarei e ouvirei a isto. Eu creio que eu ouvirei a Sra. Cadle ali cantando.
173 Deus abençoe o nosso irmão. Eu me esqueci seu nome. Qual é, irmão? O irmão Ned Woolman cantará para vocês agora. Irmão Woolman, estou contente em ter-lhe conosco aqui nesta noite. (O irmão Woolman canta A Capela do Meu Coração – Ed.)