LEI
15 de janeiro de 1955
Chicago – Illinois – E.U.A.
Tradução: Ministério Luz do Entardecer [Curitiba-PR]


1 Vamos orar? Nosso Pai celestial, nesta noite estamos gratos pelo Senhor Jesus Cristo, que veio a esta terra há anos e foi o sacrifício imolado Todo-Suficiente para nós, indignos pecadores. Morreu tomando nosso lugar no Calvário. Tornou-se condenado em nosso lugar. “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo de nossa paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras fomos sarados”. Estamos tão gratos por esta noite, ao desfrutar de Teus atributos desse maravilhoso Sacrifício que Ele fez por nós. E agora, Pai, ao abrirmos Sua Palavra aos Teus filhos, esta noite, ou, esforçar-nos para abrir a Bíblia, oramos para que o Espírito Santo tome cada Palavra e A plante nos corações das pessoas para que os crentes possam se fortalecer, e então os incrédulos possam se tornar crentes. Cure os doentes e necessitados, Pai, pois pedimos isso em Nome de Jesus, Teu Filho amado. Amém. Podem se assentar. Boa noite à nossa amável audiência nesta noite. Com corações gratos é que viemos até vocês novamente para cumprimentá-los em Nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Lamentamos que muitos estão em pé, encostados na parede aqui, sem lugar para lhes acomodar, mas amanhã teremos, na Escola Técnica Lane. Agora, confiamos que amanhã à tarde, às… (será às 14:30? Ou…) às 15:00. Eu tenho um grande dia amanhã, amanhã à tarde é um ensinamento, culto de ensinamento do Evangelho. Cartões de oração serão distribuídos. E amanhã à noite, às 19:30, começam nossos cultos de cura amanhã à noite ao — na Escola Técnica Lane. Convidamos você a vir. Vá para sua escola dominical, seja qual for a igreja que você frequenta de manhã, sua própria igreja. É domingo de manhã, você deveria estar lá. Seu pastor estará te esperando lá, então vá para a sua própria igreja. E então, amanhã à tarde, traga o pastor e o — o resto da congregação. Venha para a Escola Lane conosco. Talvez o Senhor nos dê algo de Sua Palavra novamente amanhã à tarde. Não me vejo muito como um mestre. Eu não — eu não sou um mestre, mas o pouco que sei sobre o Senhor Jesus, eu gosto de expressar ao povo o que eu sei sobre Ele. E talvez através disso, de alguma maneira… Eu nunca fui treinado para — para trazer uma mensagem. E a única forma que eu posso fazer isso é ler algo em qualquer parte que eu ver, apenas falar sobre o que eu… O que Ele me der. Isso é tudo que sei fazer. E eu — eu sou de Kentucky, um sulista e — e meu vocabulário é muito pobre. Eu uso um monte de expressões regionais e todas aquelas palavras lá. Mas se você conseguir entender o que é, que Deus te abençoe.

2 Eu me lembro em Portland, Indiana… Não digo isso como uma piada, porque não é lugar para brincar. Mas eu estava… tinha uma garotinha que apareceu na reunião, muitos de vocês a viram. Foi na revista “Nós, o Povo” que o artigo foi publicado; uma garotinha cega, e ela estava cruzando a plataforma, haviam apenas algumas pessoas passando pela plataforma e eu orando por elas. O irmão Bosworth estava na reunião e muitos outros. E então elas… A garotinha se agarrou em mim e—e apenas ficou ali. Ela era uma — uma — uma garotinha, usava óculos, completamente cega. E ela podia ver sombras, mas acho que é tudo o que ela conseguia ver. Eu não… me perdoem. Não creio que ela sequer conseguia ver sombras. Eu — eu creio que dificilmente ela poderia. Não me lembro do caso agora, mas na noite anterior, um bebê com os pés atrofiados que usava aparelho há anos. E o Espírito Santo falou e disse-lhes por quanto tempo, quatro ou cinco anos, tinha estado daquele jeito, e o que ia ocorrer. E então a mãe andou até ali e tirou os aparelhos do bebê e lá veio ele caminhando pela plataforma simplesmente normal. E foi aí que um homem numa cadeira de rodas… a Sra. Morgan tinha sido a enfermeira da clínica Mayo, que tinha sido curada de câncer. Ela está na lista de óbitos, morta há oito anos, eles acham. Mas ela ainda atua como enfermeira, bem, porque o Senhor Jesus a curou. E ela estava interessada neste homem. Bem, podemos dar-lhe um cartão de oração, mas chamá-lo à fila de oração, isso não podemos. Porque isso… Nós… Isso tem que ser soberanamente por Deus, fazer isso. Apenas damos os cartões todos os dias novamente. E o que quer que venha à minha mente, eu simplesmente chamo algumas pessoas e sinto que é o que Deus quer (entende?), o que Ele quiser escolher. Assim, se… Ninguém sabe exatamente onde será. E os irmãos que distribuem os cartões, Billy, e às vezes o irmão Wood ou às vezes alguém que o ajuda, eles… O… Eles não sabem onde vai ser. E eu não sei. Apenas venho e escolho a partir dali. E em todas as noites da reunião, o pobre fulano não conseguiu um. E ele era… Aquela era a última noite de reunião. E eles o tinham carregado e o deitaram. Ele estava tentando se mexer, ele estava de barriga para cima. E eu vi uma visão; o Senhor Jesus o curando. Então devo… Na visão eu tinha que ir e tocá-lo. Não sei por que, não… Apenas obedecendo o que Deus disse para fazer, só isso.

3 E então… descendo — para tocá-lo ali, lá estava um homem todo curvado com artrite, naquele estado de retardo onde seus dedos e tudo o mais se atrofiaram. E ao passar, o homem logo que foi tocado se levantou e começou a pular para cima e para baixo deixando sua cadeira de rodas sobre a qual eles haviam o colocado. Esse outro senhor meio que tocou minhas roupas, ou algo assim e passou… Agora, você sabe que não há nada no meu casaco ou roupas para curar. Não tem nada de mim. Era algo onde ele poderia depositar sua fé (entende?), algo no qual ele cria. E cerca de uma semana mais tarde, o homem que foi curado e deixou a cadeira de rodas estava dirigindo pela estrada no seu carro, e ele olhou ao campo e havia um homem arando com um trator e eles se reconheceram. O homem que estava lá era o homem na maca. Então, um saltou do carro e o outro do trator e se agarraram um no outro, pulando para lá e para cá, louvando ao Senhor. E foi através da cura desse homem da cadeira de rodas que fui chamado para orar pelo Rei George da Inglaterra, o qual era um — um amigo do secretário particular do rei que mandou me buscar para orar por ele. E o rei foi curado de esclerose múltipla. E creio que ele só podia ficar de pé por um certo tempo ou algo assim, não me lembro. Tenho isso por escrito em casa com o selo dele.

4 Agora, a garotinha cega naquela noite, ela recebeu sua visão. Como o bendito Senhor Jesus deu — restaurou a visão, a garotinha foi certamente uma coisa milagrosa. E ela ficou tão feliz por aquilo. E isso causou uma grande agitação em todos os lugares. E a revista “Nós o Povo” falou sobre. O — o livro, ele é impresso em várias línguas, um dos maiores… bem, tem artigos lá de, oh, de ciência e religião e assim por diante. E vocês da Assembleia de Deus, a cura apareceu no jornal de vocês também. Várias das revistas de cura deram cobertura a isso. Para isso, toda a glória seja dada ao nosso Senhor Jesus que fez isso.

5 Ouvi o irmão Boze alguns momentos atrás dizer: “Pessoas vieram de milhas de distância”. Vieram. Às vezes recebo cartas ali de pessoas em seus hotéis e coisas assim, que vêm de diferentes partes do país dizendo: “Bem, dirigimos desde muito longe, nós viemos, trouxemos uma criança doente. Nós…” Então testemunham. Talvez no dia seguinte, recebo outra carta que diz: “O Senhor curou ontem à noite na estrada, indo para casa feliz”. E então… então estamos gratos por todas essas coisas. O Senhor seja louvado.

6 E agora, noto que há apenas uma cadeira de rodas sobrando no edifício, ou maca… acabaram. E uma senhora sobre a qual eles estavam me contando na outra noite que foi curada de uma coisa, lá da clínica dos irmãos Mayo, que foi visto uma visão dela e foi curada. E há uma mocinha sentada aqui em uma cadeira de rodas. Querida irmã, espero que você não fique mais sentada aí por nem mais uma hora a partir de agora. Que Jesus Cristo te cure e você saia daí. Eu gostaria que houvesse algo que eu pudesse fazer, como descer e te curar, querida irmã. Eu tenho uma mocinha em casa também, Ela tem apenas oito anos de idade, mas eu penso… e se fosse ela assentada na cadeira de rodas? Eu ficaria feliz se Jesus a curasse. Eu vou ficar feliz se Ele te curar. Só posso dizer o que Ele me manda fazer, entende? Ore. Creio que é a vontade Dele fazer isso. Se sua fé puder subir a essa altura, está resolvido. Então… aí está algo que, nós nunca saberemos como que às vezes no edifício, e vendo uns… talvez vemos alguém aqui terrivelmente aflito, e alguém não muito doente, e este aflito ser curado e este outro doente assentado ali… E às vezes, o aflito permanecer doente e aquele que não está tão mal ser curado.

7 Aqui algumas noites atrás, talvez pode ser que a pessoa esteja aqui no edifício hoje. Eles são desta instit… grande escola aqui, faculdade. Eles disseram… escreveram uma carta e disseram: “Irmão Branham, tentamos contatá-lo por todo o país a respeito da garota que tinha sumido e estado perdida há um ano ou dois”, ou algo assim. E o FBI deu a garota como morta ou algo assim. Ela tinha largado um tipo de.. venda de drogas eu acho, ou algo mais que ela estava envolvida. Fugiu com um homem, ou algo assim, e depois disso não foi mais vista. E eles pensavam que talvez se pudessem me pedir para orar, o Senhor poderia me mostrar uma visão do que aconteceu. E há — há muitos aqui de lugares diferentes, você só pensa em si mesmo e lembra de algum lugar que viu ou ouviu alguém falar, das vezes quando Ele diz como vai ser, que acontece assim toda vez. Mas você tem que ver que não é seu irmão, porque eu sou apenas… eu poderia… apenas um homem.

8 Mas naquele dia eu tinha que orar por tantas coisas diferentes. Havia crianças doentes e aflitas e tudo o mais. Eu pensei: “Oh, que coisa!” Naquela noite e orei aproximadamente até às 11:00. Fui ao meu quarto e fui para a cama. Acordei na manhã seguinte em torno de 3:30 ou 4:00 e pensei: “Bem, por que será que Ele me acordou a essa hora?” Levantei-me, acendi a luz, li um capítulo da Bíblia e esperei um pouco. E depois de um tempo comecei a deitar de novo. E olhei, e vi uma jovem, vindo caminhando. Ela estava vestida em um terno feminino de veludo marrom (creio que é assim que chamam), o casaco e a parte da saia separada, sabe. E então, ela estava andando desse jeito, cabelo meio ruivo, vermelho escuro, uma moça atraente, de traços fortes. E ela estava sorrindo. Ela estava caminhando de volta para casa. Então eu reconheci que aquilo seria algo que o Senhor queria. Então, assim que veio a luz do dia pedi à nossa — nossa… ou melhor, minha esposa, para ligar para a irmã que tinha recebido a carta pois ela não dava nenhuma descrição. E ela ligou, e aquela era a moça! Aquela era ela, a descrição era cabelo ruivo, ruivo amarelado, e estava a caminho de volta para casa. Quão maravilhoso é o Senhor.

9 Naquela manhã eu ficava vendo um bebezinho diante de mim. Liguei para o escritório, e eles leram todas as — as listas que eles não haviam me mandado ainda. Eu pensei: “Oh, Deus, onde está esse bebê?” Procurei novamente, peguei a lista que estava em casa, li tudo de novo… nenhum bebê. A única coisa que constava era um bebê de cerca de cinco anos de idade, câncer em ambos os olhos, lá em Kentucky. Mas Ele constantemente dizia: “Um bebê muito novo”. Continuei procurando, imaginando onde estaria esse bebê. Nenhuma visão. Eu… Mas eu sabia que estava lá, era um bebezinho. E aconteceu de eu lembrar quando estava sentado no meu Tabernáculo cerca de duas semanas antes ali, uma garota sussurrou no meu ouvido e disse: “Ore por minha irmã bebê”. Eu pensei: “É a filha do Reverendo Ledford!”, um evangelista Batista. Tenho certeza que é ela, e foi ela que me disse aquilo. Bem, liguei… encontrei seu nome na lista telefônica e liguei para o reverendo Ledford, mas ele não estava em casa.

10 Então eu liguei de volta para o meu escritório, e o secretário disse: “Bem, ele casou com uma moça daqui da cidade com o nome de… eu esqueci… Thompson, acredito que foi, ou algo parecido… Jackson, Jackson. Então ele disse… Ela me deu o — o nome do seu pai, Thomas Jackson. Então liguei para eles, e eu disse: “Eu sou o irmão Branham”. Eu disse: “Não quero que seja — ache que eu tenho problemas mentais, mas…” E ela disse: “Por que, irmão Branham?” E eu disse: “Bem, esta manhã, pelas últimas duas horas, vim da sala de estudos e…” Eu disse: “Constantemente aparece um bebê diante de mim”. E eu disse: “E assim que eu pensei na pequena… na sua netinha que sussurrou no meu ouvido, a filha do reverendo, que sua irmã bebê estava doente…” Eu disse: “O Espírito Santo acabou de me avisar que este é o bebê.” E ela começou a chorar. E ela disse: “Irmão Branham”, disse: “Claro que eu te conheço. Eu — eu vou à sua igreja”. Claro que não fico lá tempo o suficiente para saber quem vai. Ela disse: “Eu entendo”. Ela disse: “Que maravilhoso da parte de nosso Senhor”. Disse: “O bebê tem estado semiconsciente pelos últimos dez dias. Nada pode ser feito por ele. Os médicos o tem desenganado. Está no hospital, e eles estão fazendo uma transfusão de sangue nesta manhã. O pai e a mãe, a razão pela qual eles não atenderam, é que estão lá pois estão esperando o bebê partir a qualquer momento”.

11 E eu sei como fazem uma transfusão de sangue para um bebê, é da veia, a agulha na cabeça aqui. Está entendendo? E é muito… parece ser muito doloroso para a companheirinha, mas é ali onde eles conseguem pegar a veia ali. E eu disse: “Bem, eu vou esperar cerca de uma hora até a transfusão de sangue terminar, então eu vou para o hospital”. Ela começou a chorar, disse: “Irmão Branham, você acha que o bebê…” Eu disse: “Sem qualquer sombra de dúvidas, o bebê vai viver”. Eu disse — eu disse: “Eu simplesmente sei disso”. Ela disse: “Oh, irmão Branham, eu creio de todo meu coração. Se você diz isso, eu creio”. Eu disse: “Não diga isso porque eu disse, diga isso porque não é uma visão, mas é uma revelação. Eu sabia… esqueci do bebê, mas… e Deus o revelou de volta”. Então eu disse: “Eu vou orar pelo bebê agora e vou orar por uma hora, então vou para o hospital”.

12 E, amigos, bem, um — o hospital poderia dar um relato a vocês, o pai e a mãe. Eu fui uma hora mais tarde, ou talvez uma hora e meia mais tarde, para o hospital. A mãe estava ali esperando por mim, um grande sorriso no rosto. Eu disse: “Como vai?” Eu disse: “Você é a Sra. Ledford, esposa do—do reverendo D. W. Ledford? Ele… Ela disse: “Sim”. Disse: “Você é o irmão Branham. Não lembra de mim?” Eu disse: “Creio que já te vi, irmã”. Ela disse: “Bem, já fomos à sua igreja muitas vezes”. Disse: “Mas, claro, sei que o senhor tem estado fora”, disse: “Meu marido já pregou em sua igreja”. E eu disse: “Bem, fico grato por isso”. E as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto. Eu pensei: “Bem, isto… Algo deve ter acontecido”.

13 Então ela disse: “Reverendo Branham”, disse: “Minha mãe me ligou há quase uma hora”. E disse: “Ela me contou o que você tinha visto e o que tinha acontecido esta manhã”. Ela disse: “O bebê, estou aqui com ela. Eles estavam esperando que ela morresse a qualquer momento”. E disse: “Eu…. Os médicos nem sabem o que havia de errado com ela”. Disse: “Uma coisa nós sabemos é que ela era diabética”. E ela tem apenas cinco meses de idade. E disse: “É diabética e esqueci o que mais descobriram, mas eles não sabiam o que estava deixando-a semiconsciente”. E disse: “Eu falei com minha mãe. Quando minha mãe me contou”, ela disse: “Em meu coração eu sabia que o bebê viveria”. Disse: “Quando eu me virei, ela estava dando chutes, fazendo barulho e rindo”. Disse: “Venha, dê uma olhada”. Então ela disse: “Eu estou só esperando o médico vir e dar alta a ela”, o dr. Roby de Jeffersonville. Então entrei lá e a companheirinha estava com sua mamadeira assim, mamando. Ela olhou para mim e aquela boca sem dentes, riu assim e colocou a mamadeira de volta na boca. Sua mãe tentava tirar a mamadeira. Ah, não, ela pegava de novo. O médico entrou e examinou o bebê, disse: “Leve para casa…? … nada de errado com ele. “ Estão vendo? É melhor seguir a liderança do Espírito Santo. Se nós, cristãos, penas nos aquietássemos (entende?), sem estarmos numa pressa contínua. Aquietar-nos. Uma chamada do Senhor significa mais do que 10 mil dos nossos próprios esforços humanos. Creiamos Nele de todo nosso coração. Ele é tão amável!

14 Agora, hoje é uma noite de sábado, amanhã de manhã vocês levantam para ir à escola dominical. [Um irmão diz: “podemos aumentar o volume mais do que já está? Acho—temo que aqueles sentados ao fundo, pode estar um pouco difícil para eles ouvirem”. -Ed.] O — o engenheiro, seja quem está cuidando disso… Agora, quero que abram comigo hoje à noite a uma Escritura para lermos. E agora, confiamos que Deus vai nos encontrar na Sua Palavra. Você crê que Deus está na Sua Palavra? Sempre. Agora, normalmente amanhã à noite seria nossa última noite. Geralmente cinco noites é o tempo que ficamos, de três a cinco noites. Mas nós vamos continuar na próxima semana, se Deus quiser, exatamente. Então nós… Eu quero tentar não gastar todo tempo numa coisa só. Falar sobre a Palavra por um pouco de tempo me relaxa bastante…

15 Então agora, no livro de Hebreus, no capítulo 10, queremos ler uma porção da Palavra e tomar apenas… ah, vinte, trinta minutos, se Deus quiser, para falar sobre isso. Agora, isso não é premeditado, é apenas deixar que o Espírito Santo guie para onde quiser nesta hora. Agora, eu amo a leitura da Palavra, pois a fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus. E eu amo isso pois sei que é a Palavra de Deus para nós. Paulo aqui escrevendo (cremos que é Paulo) aos Hebreus… lê-se assim: “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam. (Eu quero enfatizar esse “aperfeiçoar”). Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque… purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência (ou desejo, é uma tradução melhor) de pecado. Nesses sacrifícios, porém, cada—cada ano, se faz comemoração… dos pecados”. Agora, o versículo 11: “E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; Mas Este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus, daqui em diante esperando até que os Seus inimigos sejam postos por escabelo de Seus pés. Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.

16 Pensemos nesta noite nos termos desta maravilhosa carta do Apóstolo Paulo, enquanto nós—nós cremos. (Ainda não é determinado por estudiosos quem escreveu o livro de Hebreus, mas crendo que foi São Paulo…) Como ele estava tentando mostrar e ele estava usando mais ou menos… ele estava sendo um tipologista aqui. Ele estava tentando mostrar que a lei era uma sombra dos bens futuros e não a imagem exata, ou, a coisa real em si, era apenas uma sombra. E muitas vezes eu ouço as pessoas citando o Salmo 23 e dizendo, eles… “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte”. Se você notar, não é na  escuridão, é a sombra. Escuridão não está nisso. “A sombra do vale da morte”. Agora, não poderia estar escuro e ainda assim ter uma sombra. Pois deve haver uma certa porcentagem de luz antes que possa haver uma sombra. Se estivesse perfeitamente escuro, não haveria nenhuma sombra. Então: “Ainda que eu andasse pela sombra do vale da morte”. Agora, tem que haver luz suficiente para se fazer uma sombra. Se estivesse escuro aqui, minha sombra não estaria neste púlpito. Mas, uma vez que há luz, logo, faz-se uma sombra. Estão entendendo? Então a morte é uma escuridão de certa forma, mas é apenas uma sombra. Estão entendendo? “O vale da sombra da morte…” Então deve haver uma certa quantidade de luz na morte para fazer dela uma sombra. Você não está feliz por, sendo assim, haver uma luz no vale?

17 Algum dia vamos todos passar por ali, amigos. Cada um de nós está a caminho para lá nesta noite. E cada vez que nosso coração bate, é uma vez a menos que ele vai bater novamente. Tem tantas batidas para ele bater nesta jornada. Alguns… ele vai dar sua última batida em algum dia destes. Então teremos que passar pela sombra da morte. Então somos felizes em saber que a nós foi prometido que a Estrela da Manhã nos encontraria ali para iluminar o vale e nos providenciar o—uma luz para atravessar o rio. Eu terei que passar por ali algum dia. É por isso que eu quero reservar toda a minha vida para o Senhor Jesus, tudo o que puder fazer por Ele. E eu só posso servi-Lo se eu servir o Seu povo. Você só pode amá-Lo se amar uns aos outros. Eu só posso amá-Lo se eu te amar e você me amar. E juntos nós amamos a Deus. E nos tornamos Seus filhos, ao te servir, e você me servir. E é assim que servimos a Deus. Jesus disse: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes”. Portanto, se queremos uma benção, vamos ser uma bênção para alguém mais e uma bênção retornará. É como lançar seu pão sobre a água, ele vai retornar. E isso é verdade. Você verá isso em todas as esferas da vida. Normalmente colhe-se exatamente o que se semeia, então vamos fazer o bem, falar bem e ser gentil. E as pessoas falam sobre nós, vamos dizer coisas boas e coisas gentis e coisas boas virão ao nosso encontro se as distribuirmos.

18 Agora, Paulo falando aqui do vale, ou da sombra, melhor, da lei sendo uma sombra das boas coisas que virão, nunca poderiam aperfeiçoar o adorador. Então ele continua a mostrar o que é a perfeição. Agora, é uma coisa estranha saber que as pessoas pensam tanto assim, eles dizem: “Bem, eu estou fraco, minha fé não é muita coisa. Eu não sou um cristão muito bom”. É isso que o diabo quer que você diga. Você está simplesmente falando a linguagem dele. Estão entendendo? Você nunca deve dizer isso. Nunca deixe que seu testemunho seja negativo, que seja positivo o tempo todo. “Sou salvo! Tenho Deus em meu coração! Eu creio Nele de todo o meu coração!” Você crê na cura divina? “De todo meu coração”. Deixe seu — seu testemunho sempre e seus pensamentos… tudo… nunca permita um pensamento negativo vir à sua mente, se você puder evitar. Quando isso começa, não dê lugar a ele. Bem, você diz: “Não consigo evitar que os pensamentos venham”. Bem, isso vai ser como o fazendeiro que disse que ele não conseguia impedir — ele não conseguia impedir que as aves voassem sobre a casa dele, mas ele certamente podia impedir que fizessem ninhos. Então isso é — isso é uma coisa boa. Está entendendo? Você não pode evitar os pensamentos, quando eles vêm, mas não — não — não dê lugar a eles, apenas passe-os para frente. Não, senhor. Jesus Cristo é meu Salvador. Todas as coisas são minhas através de Deus. E eu — eu vou ficar com elas, vou testemunhar delas”. E Deus só pode te abençoar quando você confessar que Ele tem feito isso por você. Veja, ele é o Sumo Sacerdote da nossa confissão, não é verdade? Hebreus 3, Ele disse que Ele é o Sumo Sacerdote da nossa confissão. Ele só pode fazer por nós o tanto que aceitarmos, e crermos, e confessarmos. Oh, como… talvez amanhã à tarde, se Deus quiser, eu quero entrar em algo que está em minha mente bem nítido agora, sobre como receber o Senhor Jesus. Mas talvez será melhor na lição de escola dominical amanhã à tarde.

19 Hoje à noite queremos falar sobre o — a lei. Agora, no Antigo Testamento, muitos pensam que a lei, ou o — que o derramamento do sangue começa na lei. Mas o sacrifício pelo pecado foi antes da lei. E quando eles foram tirados do jardim do Éden, Abel ofereceu a Deus um cordeiro que foi um tipo do Senhor Jesus. Agora, Abel foi e pegou seu cordeiro, enrolado em uma corda, ou, não uma corda… Talvez naqueles dias eles não sabiam o que era cânhamo, acho, para fazer uma corda, mas talvez… vamos dizer uma videira, ao redor do pescoço do cordeirinho e o trouxe até o altar… pedra… o deitava ali, golpeava seu pequeno pescoço com uma pedra até que o sangue começava a banhar sua lãzinha e ele balia e morria… Você já ouviu um cordeiro morrer? Oh, é a coisa mais comovente que você já ouviu. E aquele cordeirinho morrendo ali estava tipificando o Senhor Jesus Cristo. Agora, parece estranho que…

20 Você já reparou na Escritura? Jesus foi conduzido para longe. Você já notou—se perguntou o porquê de Ele não ter nascido numa casa e num berço como um bebê nasce? Ele nasceu em um celeiro, um estábulo. Os cordeiros não nascem em berços, eles nascem em estábulos. Ele era o Cordeiro de Deus. E eles conduziram… Abel conduziu o seu cordeiro, e Cristo foi conduzido para longe, o Cordeiro sendo conduzido ao matadouro. E como Abel sacrificou, em tipo, o cordeiro no altar e o bater em seu pescoço, seu pequeno sangue, enquanto suas veias jorravam para fora e o sangue sendo aspergido sobre seu corpinho, e sua lã branca tornando-se banhada de vermelho, e balindo, balindo, balindo, ao passo que ficava mais fraco, até que finalmente parou de tremer e morreu… Ele tipificou o Senhor Jesus Cristo no Calvário, ferido, Seus cabelos cheios de Sangue pingando sobre o corpo Dele e chorando em um idioma que só poderia ser interpretado por interpretação espiritual: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” Ele morreu falando em línguas, Jesus morreu. Ele era um Cordeiro, falando uma língua como o cordeiro de Abel. Ele não conseguia entender… O crucificador do cordeiro, Abel, não conseguia entender o que dizia seu cordeiro. E nem os crucificadores compreendiam o que estava dizendo o Cordeiro de Deus. Mas por interpretação foi: “Deus Meu, Deus Meu, por que Me desamparaste?” Tudo em tipos, que durou ao longo dos anos.

21 E no Antigo Testamento, se um homem fizesse alguma coisa de errado, ele tinha que vir para debaixo do — do sangue para ser justificado novamente, pois sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Que lindo, quão impactante isso é para nós hoje. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. Não importa a qual igreja você pertença, que denominação, que organização, como seu pai ou mãe eram bons, é um caso individual. Que cada homem ou mulher hoje, para ser salvo, não precisa estudar teologia, não tem que aprender nenhum tipo de oração. A única coisa que eles têm que fazer é aceitar o Sangue derramado do Senhor Jesus Cristo que tem sido preparado. Em seguida, através do derramamento do Sangue então vem a remissão de pecado, ou pecados remidos.

22 Agora, no Antigo Testamento… uma bela imagem do pecador vindo para oferecer por si mesmo um sacrifício… Ele tinha que encontrar (sabemos tudo em tipo como deve ser) um cordeiro sem mancha tinha que ser trazido da… A — a oferta de pecado era… tinha que ser a partir da primeira ovelha — o primeiro da velha mãe ovelha. E devia ser sem mancha. E devia ser trazido e sacrificado, e morrer pelos pecados do povo. Note. Então, se o homem que fez algo maligno, cometido adultério, tomou o Nome do Senhor em vão, ou quebrou os mandamentos, ele trazia o cordeiro para o — para o sacerdote. E agora o primeiro… o cordeiro era lavado e assim por diante, tipificando o batismo em água. Então ele trazia o cordeiro e ele confessava o seu pecado diante do sacerdote, o que ele tinha feito, o mal que ele havia cometido. E então o sacerdote… A anotação era feita daquilo e era colocada no livro. Se aquele homem cometesse aquele mesmo pecado duas vezes em um ano, ele morria sem piedade. Se ele fosse pego cometendo adultério e o cordeiro fosse oferecido uma vez, enquanto a oferta pelo pecado que aspergia sobre o trono de misericórdia fazia expiação por ele, ele não podia oferecer um outro cordeiro por aquilo. O capítulo 10 de Hebreus diz: “Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas”. E o capítulo 6 diz: “…E tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Eles não podiam fazê-lo. Deve ser de uma vez por todas, até que outro cordeiro fosse morto no final do ano.

23 Agora, posso te perguntar assim, quero que pense nisso. No capítulo 10 de Hebreus, mais ou menos no versículo 40, em algum lugar lá, eu quero te perguntar se você já pensou ou ouviu as pessoas falarem o que era o pecado imperdoável. Minha mãe costumava me dizer que o pecado imperdoável era um caso de aborto. Em outras palavras, uma mulher que se livrasse de seus bebês antes de eles nascerem, tirar a vida dos filhos antes mesmo que eles tivessem uma chance, que esse era o pecado imperdoável. Mas que… Eu cri nisso por anos, porque fui ensinado pela minha mãe. Ela só… Ela não era uma cristã na época, e então ela considerava aquilo como verdade, em fazer aquilo. Outros diziam que era homicídio: Um homem que assassinasse outro não poderia ser perdoado por isso. Depois de ler a Bíblia por conta própria, descobri que tirar a vida humana é perdoável.

24 Ora, lembre-se, senhora, isso é uma coisa horrível. Aqui há não muito tempo, uma mulher veio até minha casa e disse: “Reverendo Branham, eu estou enlouquecendo”. Eu disse: “Qual o problema?” Ela me falou das vidas dos bebezinhos que ela tirou por conta própria antes de eles nascerem ou mesmo desenvolvidos, próximos do parto. E ela disse: “Eu…. toda vez que me dou conta”, disse, “ouço bebês chorando em meus ouvidos”, e ela disse: “Toda vez que eu sento para escrever uma carta ou algo assim, eu posso sentir mãozinhas frias passando no meu cabelo”. Você colhe aquilo que planta. Lembre-se disso. Viva corretamente, tenha uma vida firme, confesse seus erros diante de Deus, então saia desse caminho e ande como os homens e mulheres, servos de Deus devem andar e viver. Mas ainda assim, esse não é o pecado imperdoável.

25 Jesus disse, quando Ele esteve aqui na terra… Um dia trouxeram-lhe alguns homens e eles disseram: “Ele expulsa os demônios por Belzebu, o príncipe dos demônios”, e Jesus disse: “Podes falar alguma palavra contra o Filho do Homem e ser-lhe-á perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado, nem neste século, nem no futuro”, mas se alguém falar contra o Espírito Santo… Porque eles estavam chamando o… Veja, a expiação, a célula de sangue, como eu vou chegar daqui a pouco, ainda não havia sido rompida, então ele ainda podia ser perdoado. O Espírito Santo não havia ainda Se atravessado para o lado de fora desta célula de sangue. Mas uma vez que ele saiu dali, é o imperdoável.

26 Ora, Paulo também aborda isso em Hebreus 10:40, creio que é, e disse: “Se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo e ardor de fogo. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia só pela palavra de duas ou três testemunhas (não importa quem ele era). De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor (ministro ou quem quer que seja) aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?” Estou citando as Escrituras. Voltemos ao princípio agora: “Porque se pecarmos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade…” Agora, estou ciente que pode haver duas dúzias de ministros assentados aqui hoje à noite (talvez) de diferentes fases de fé. Eu quero perguntar isso, meus caros irmãos, o que é pecado? Se pudermos descobrir o que é o pecado, então poderíamos entender o que é, se o fizermos voluntariamente. Fumar, beber, cometer adultério, viver lascivamente, essas coisas não são pecado, elas são os atributos do pecado. Você faz isso porque você é um pecador.

27 Eu não sou legalista, nem sou arminiano ou calvinista. Eu creio que cada um deles tinha uma doutrina, mas escorregam ao se aprofundarem nisso. Eles só ficaram com aquilo e não equilibraram a coisa toda. Há um alto caminho e um caminho, e o caminho é a estrada. Um alto caminho tem um poste desse lado aqui e um poste ali, mas no meio desse alto caminho vem uma estrada. Você sobe… Você pode estar em uma rodovia e ainda assim estar na sarjeta. Mas entre no caminho. Isaías disse: “Haverá um alto caminho e um caminho.” [Nota: em Isaías 35:8, a Bíblia em português versão Almeida Revista e Corrigida não faz diferenciação de “caminho” e “alto caminho” referindo-se como apenas um único caminho – Trad.] “E” é uma conjunção que traz um alto caminho a um caminho, e é por aqui que você viaja, é pelo caminho. É por onde o caminho é mais suave. Vocês se lembram como eles chamaram de “o caminho” na Bíblia? Tudo o que foi encontrado “neste caminho”. Aquilo era chamado de “caminho”.

28 Note, agora… “aquele que pecar voluntariamente…” Agora, o pecado está preso a isto. Há dois elementos: Um deles é a fé, o outro é a incredulidade. E incredulidade é pecado. É o único pecado que existe, a incredulidade. Pense nisso. Incredulidade… Jesus disse em Mat… São João 3, Ele disse: “Quem não crê já está condenado.” Estão entendendo? Você não tem chance. Agora, não existe nenhum meio-cristão. Você é um crente ou não crente. Agora, isso é crença. O que é crença? O que é fé? “Fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem.” Agora, se você crê, você vive uma vida de retidão. Se você não crê, você pode viver uma vida dupla, ou hipocrisia, em outras palavras, dar uma de hipócrita. Ou você pode — ou você pode fazer de conta que crê, fingir que é. Mas se você verdadeiramente é um crente, Deus proveu uma forma que você saberá que você é um crente. Agora, o Próprio Jesus disse: “Estes sinais seguirão os que creem; Em Meu Nome expulsarão maus espíritos, curarão os enfermos…” e assim por diante.

29 Agora, se isto é apresentado a você… Agora, olhe: “Porque é impossível (estão vendo?) que os que já uma vez foram iluminados, e se fizeram participantes do Espírito Santo recaírem novamente. Porque, se pecarmos (descrermos) voluntariamente…” Medite nisso: “Porque, se descrermos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.” Se a verdade do Evangelho foi apresentada a você de tal modo que é impossível você não ver e por causa de — de popularidade, ou qualquer outra coisa, que você vira as costas a Ele e vai embora e não quer ver Isto, é aí onde você cruza a linha. “Porque aquele que descrê deliberadamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.”

30 Agora, para isso que o crente vinha, suplicando, trazia seu cordeiro e o deitava. Ele confessava seu pecado. Que lindo tipo aqui. Então o sacerdote cortava sua garganta e o crente impunha suas mãos sobre o cordeiro a morrer. E quando ele o segurava e via o companheirinho dando coices, seu sangue jorrando, sacudindo sua cabeça e o companheirinho tentando balir e a veia jugular cortada na garganta enquanto ele balia, morrendo, estremecendo, enrijecendo, o pecador olhava para Deus e dizia: “Esse deveria ser eu, mas estou oferecendo a Ti este cordeiro e ele está a morrer em meu lugar”. Sabendo que ele era culpado por transgredir as leis de Deus, portanto ele devia morrer. “Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” E quando ele confessava seus pecados e um cordeiro inocente tomava o lugar dele, ele tinha ciência que, com as mãos sobre o cordeiro, sentindo-o morrer em seu lugar, na sua consciência ele sabia que ele era culpado, e o cordeiro era inocente, mas um substituto inocente tomou seu lugar. Então, se ele desprezasse aquilo, ou fizesse desgraça daquilo, antes do fim do mesmo ano, ele morreria sem piedade.

31 Agora, um tipo bonito do crente que vem hoje, crendo, impondo suas mãos sobre a cabeça de Cristo, ali no altar ou em seu assento, onde quer que seja que ele encontre Cristo, impondo suas mãos sobre Ele no Calvário e percebendo que toda aquela agonia e sofrimento pertence a você… E na sua alma vem profundo lamento e tristeza. Com as mãos sobre Ele, você é transformado. Você nunca será o mesmo. Ele levou a condenação para longe de você. Ele, sob a lei, sendo uma sombra, o homem ia embora justificado, mas ainda com o mesmo desejo. Vamos dizer que ele foi flagrado cometendo adultério, ele oferecesse um cordeiro e o cordeiro morresse em seu lugar. Assim que ele saía do local, ele tinha exatamente o mesmo desejo em seu coração de quando ele entrou. “Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes”, diz a Escritura, “tire pecados”. Pois era apenas um tipo ou uma sombra das boas coisas vindouras, porque a vida na célula de sangue do animal moribundo, o substituto, era apenas a vida de um animal.

32 Mas neste caso… Aqui está, neste caso não era apenas uma vida humana, mas era a Vida de Deus. Deus, O Perfeito que veio ao ventre da virgem sob a forma do Espírito Santo, o Próprio Criador se reduzindo a uma célula sanguínea… Ele não teve nenhum pai terreno. Maria não foi tocada por homem. Ela era uma virgem. E o Próprio Deus fez sombra sobre ela, ou, em outras palavras, a imaculada concepção, onde o Próprio Deus criou uma célula sanguínea. E a vida vem do macho, não da fêmea. A fêmea é a incubadora, mas a vida vem do macho. E se a vida vem do macho, e Deus era um homem neste lugar, o Espírito Santo, o Próprio Deus desceu ao ventre de uma mulher e lá formou uma célula sanguínea. Oh, que coisa! Creia nisso e veja o que acontece com seus olhos cegos! Creia nisso e veja o que acontece com seu câncer! Esta célula sanguínea que o próprio Deus a colocou lá, e criou para Si mesmo uma célula, como Ele fez a primeira célula. Começou a brotar vida e trouxe o Filho, Cristo Jesus. E quando uma lança romana, pelo pecado e condenação, perfurou Seu sagrado coração na Cruz, causou que aquela célula sanguínea borrifasse, derrubando a parede intermediária que separava e trazendo o crente ao corpo de Seu próprio Ser através do derramamento de Sangue…

33 Agora, o sangue não poderia ser perfeito através de um animal. Mas o Sangue em Cristo era perfeito. Agora, eu nunca serei perfeito, e você nunca será perfeito. Nunca serei perfeito aos seus olhos. Você nunca será perfeito aos meus olhos, mas vamos deixar isso de lado. E quanto aos olhos de Deus? Eu te vejo como um ser humano. Eu vejo você como um irmão, mas Deus olha para você através do Sangue de Seu Filho como um redimido. Jesus disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus”. E não o que você fez, você não tem nada para merecer isso, mas é o que Cristo fez para você. Oh, você vê isto? “Porque…” Se fosse para essas ofertas continuarem, ora, nós não precisaríamos mais de qualquer sacrifício. “porque, purificados uma vez os ministrantes…” Pense profundamente nisso. “os ministrantes, nunca mais teriam consciência (ou desejo) de pecado”. Se ele realmente tiver sido purgado… Você sabe o que é purgar. Se ele tiver sido purgado… O crente, uma vez purgado, não tem mais desejo do pecado. Deveria ser. Assim, portanto, o sangue de touros e bodes não poderia fazer isso, pois a vida que vem da célula sanguínea dos bodes e ovelhas e do sacrifício queimado, era a vida que saía para encontrar com o Criador no estado de criação animal. Mas a vida que veio da célula sanguínea do Filho de Deus não era de outro senão do próprio Deus, que havia descido e estava em Cristo reconciliando o mundo a Si mesmo, o grande Jeová. Era humana… não vida humana, era–era a Vida de Deus. A Bíblia diz que somos salvos pelo Sangue de Deus, pois não há nenhum outro macho a não ser Deus, e Deus é um Espírito. Verdadeiramente não poderia ter sido sexual. Tinha que vir de forma sobrenatural. É por isso que Sua igreja hoje crê no sobrenatural.

34 E um homem que já confessou seus pecados, parado ali, impondo suas mãos sobre a cabeça do cordeiro a morrer, Cristo, e quando olha para o calvário, jamais pode ser o mesmo novamente. Exatamente. “Porque… por uma só oblação…” Hebreus 10:14. “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados”, ou foram limpos pelo Sangue do Cordeiro. Veja isso, pecador, e olhe para isso. Você certamente… Não tente melhorar, você não consegue melhorar. Apenas venha do jeito que você está. Não importa o que você faça, você nunca poderia merecer nada. A única coisa que você pode fazer é crer Naquele que justifica o ímpio. Quando você faz isso, você é salvo. Ah, que mudança tem acontecido em minha vida! Desde que Jesus entrou em meu coração, e devo ir morar naquela cidade acima, desde que Jesus entrou em meu coração. Que diferença isso fez! Isso condescende ao mais baixo, à prostituta. Vai ao bêbado, ao apostador, ao milionário, ao aristocrata, ao membro da igreja. “Vem! E quem tem sede venha, e quem quiser tome de graça da água da vida”. Observe no grande plano de Deus, Jesus sendo o Cordeiro de Deus imolado desde a fundação do mundo… Antes do grande pensamento tornar-se uma palavra, Deus percebeu—pré-pensou essas coisas desde antes da fundação do mundo. Olhe no jardim do Éden. Deus nunca nos colocou aqui para morrer, Ele nos colocou aqui para viver. Ele nunca nos colocou aqui para termos que ir a funerais, Ele nos colocou aqui para sermos filhos felizes e regozijar para todo o sempre. E mesmo que o pecado tenha estragado o quadro, o Sangue Redentor de Jesus Cristo limpa isso.

35 Você sabe o que o Sangue de Cristo faz com o pecado confessado? Você já tomou… Mulheres, imagina ter uma cuba cheia de água sanitária e tomar um pequeno conta-gotas cheio de tinta e deixála cair—cair a tinta na cuba cheia de água sanitária, o que acontece com a tinta? A tinta se torna água sanitária. O que aconteceu? Não faz qualquer dano à água sanitária. Simplesmente se torna a própria água sanitária. É o que acontece com pecado confessado. Quando é confessado sob o Sangue do Senhor Jesus Cristo, ele muda sua cor e se torna a justiça, porque você está disposto a reconhecer e aceitar que é o caminho provido por Deus para ser salvo. Não há nada como isso, amigos. Não é de se admirar que o velho Exército de Salvação costumava cantar a canção “O que pode lavar meu pecado? Nada além do Sangue de Jesus!”. Não se juntar a uma igreja, começar algo novo, ou ler de vez em quando alguma literatura ou algo assim. Nada além do Sangue de Jesus. O que pode me fazer são novamente? Nada além do Sangue de Jesus. Oh, preciosa é a fonte que me faz branco como a neve, nenhuma outra fonte há, nada além do Sangue de Jesus. Eu penso nisto nesta noite. Pense na canção de redenção: Através de muitos perigos, labutas e armadilhas já tenho passado. Foi a graça que me trouxe seguro até aqui, e é a graça que vai me levar ao lar”.

36 De volta no jardim do Éden, uma ilustração aqui diante de vocês apenas por um momento… Observe os filhinhos de Deus, Adão e Eva, correndo pelo jardim, amáveis, sem doença, sem mágoas, nada para prejudicar ou destruir, nunca envelhecer. Quando Adão acordou naquela manhã, quando Deus retirou de seu lado a costela e fez uma mulher… Eu sei que os artistas gregos e diferentes artistas do mundo pintam a imagem de Eva, uma besta de aparência horrível. Isso é errado. O senso comum em si, o conhecimento habitual, já te diria o contrário. Ninguém admira alguém que tenha uma aparência daquelas (embora alguém tenha aquela aparência e não tem o que fazer), eles sentem pena dos tais.

37 Mas eu creio que Eva era a mulher mais linda que Deus já colocou sobre a terra. Eu posso vê-la ali, e seus olhos tão azuis como as estrelas lá no alto, o céu, brilham, seus longos cabelos soltos sobre suas costas. A mulher de aparência mais perfeita que já existiu na terra, lá está ela. Deus deu a Adão o melhor que pôde. Adão tomou-a pelo braço e disse: “Ela é carne da minha carne e ossos dos meus ossos”. E lá, parados lado a lado no jardim do Éden, o Deus Todo Poderoso realizou a primeira cerimônia de casamento que já existiu. Hoje pode ser feito por algum magistrado bêbado, mas é uma coisa santa e sagrada. Exatamente. Deus realizou a primeira cerimônia. [Um irmão fala em línguas — Ed.] …? …

38 O grande Espírito Santo de Deus, movendo-se nos corações das pessoas, unindo aquela Eva e Adão juntos novamente em Sua perfeição, a santidade de Deus, a perfeição de Deus… Agora, o que
aconteceu? O pecado entrou. E assim que o pecado entrou, o que aconteceu? Estragou o quadro de Deus. Que coisa horrível que foi. Então quero que observe. Adão, para mostrar a tendência do homem, quando Adão percebeu que ele tinha pecado, em vez de sair e confessar, sabe o que ele fez? Ele correu e se escondeu. E é assim que o homem faz hoje. Essa é a maneira que o indivíduo faz hoje. Eles correm e se escondem de Deus, em vez de voltar e confessar os seus pecados. Isso é o que os homens deveriam fazer em todo lugar agora, vir e confessar seus pecados ao invés de tentar escondê-los. Você não crê nisso? Mas o que é? Uma tendência. Eles ainda fazem isso. Notem. Então Deus atravessou o jardim do Éden gritando: “Adão, onde estás tu?…” O que ocorreu? Adão se escondeu. Embora ele mesmo havia feito para si um avental que ele colocou para quando comparecesse diante de Deus, não daria certo quando ele comparecesse diante de Deus. Agora, Deus, a fim de resgatar Adão a Si mesmo novamente para que assim Ele pudesse falar com ele, Deus saiu e pegou algumas peles e fez aventais. Não é verdade? Agora, se Ele tomou uma pele, algo morreu para obter a pele. Vejam, tinha que ser substitutiva. Alguma coisa tinha que substituir o lugar do homem culpado. E esse cordeiro que Ele matou lá era Jesus Cristo, falando em modo figurado, e lá Ele trouxe a pele do cordeiro, levou-os para trás dos arbustos, e Adão e Eva os vestiram. Aqui vem eles para comparecer diante de Deus Pai.

39 Olhem aqui agora. Olhem para este quadro. Quero que especialmente vocês que estão fora de Cristo nesta noite, que enxerguem isto. Lá estão eles, eles estão condenados ali. Deus disse a Adão: “Por que fizeste isso?” E como todos os homens tentam jogar de um para outro: “Foi a mulher que Tu me destes”. A mulher disse: “A serpente me enganou”, jogando de um para o outro. Então olhe o que Deus disse. Eu posso ver o grande Jeová, esse turbilhão de Luz sobre os arbustos, falar com Adão e Eva. Observe isto, e Ele disse, por causa do que tinham feito, disse: “Serpente, não terás mais pernas. Por sobre teu ventre rastejarás. Serás odiada. Pó será tua carne. Amaldiçoado seja o solo, Adão. Espinhos e cardos virão e terás que lavrar o solo. E com o suor do seu rosto ganharás o teu pão. E porque te tirei do pó, ao pó retornarás. E, mulher, porque tiraste a vida do mundo, terás que trazer vida ao mundo. Multiplicarei suas tristezas, e teu desejo será para seu marido e assim por diante”. Todas essas coisas, Ele não mais os suportava diante de Seus olhos: pecado. Agora, vamos olhar para este lindo casalzinho: Adão, com grandes ombros viris, seu cabelo volumoso, solto por sobre seu pescoço. Eva, talvez seus cabelos loiros soltos sobre suas costas, seus olhos azuis. Adão lá, seu corpo musculoso agora tremia e balançava. “O quê?” Algo tinha acontecido. Agora, observe como as lágrimas escorrem por suas bochechas abaixo. Agora já mortal, ele tem que morrer. Lágrimas escorrendo de seu rosto sobre a cabeça de Eva, misturando com as dela enquanto percorrem pelo corpo dela… O pecado é uma coisa horrível. Deus disse: “Afastem-se”.

40 E note, eu posso vê-los enquanto eles caminham para fora do jardim do Éden, fora da Presença de Deus. Olhe como eles vão ali, aqueles grandes e fortes músculos másculos em suas pernas. Enquanto ele começa a se afastar, as lágrimas estão escorrendo sobre suas bochechas, a pequena Eva com o braço em torno dele, ele com o braço ao redor de Eva, chorando ao caminhar, saindo, afastando-se da Presença de Deus… Todo pecador fará a mesma coisa quando partem de Sua Presença. Em seguida, enquanto eles caminhavam naquela direção, note, eu simplesmente posso ouvir aquelas velhas peles de carneiro enquanto elas batem contra as pernas de Adão enquanto ele caminha [o irmão Branham bate as mãos— Ed.] enquanto elas batem nas suas pernas, ao passo que ele se vai, saindo da presença de Deus.

41 Então posso ouvir Deus, toda a grande eternidade, que faz Dele o que Ele é, todo o espaço, toda luz. Vejo que tudo se reduz a quatro letras: A-M-O-R! Isso é a única coisa, a única esperança que temos hoje, é no amor de Deus. Não é de se admirar que o poeta disse: “O amor de Deus, tão rico e puro! Quão insondável e forte! Será para sempre…” … canções de santos e anjos. Você simplesmente não pode escrever ou medir com qualquer coisa o que realmente significa o amor de Deus. Foi comprado lá no jardim do Éden por amor. Ele disse: “Colocarei inimizade entre a tua semente e a semente da serpente. Ele ferirá a cabeça da serpente e a serpente ferirá o seu calcanhar.

42 Vamos mudar nosso quadro por alguns minutos. Vamos tomar quatro mil anos mais tarde. Vamos para Jerusalém. É uma manhã, é aproximadamente 08:00. Ouço um barulho lá fora. Estamos todos conversando. O que está acontecendo? Ah, um grande grupo fazendo baderna, e alguns assobios e alguns chorando, alguns zombando. Vamos puxar a cortina e olhar lá fora, ver o que está lá fora. Ora, veja, descendo a rua, lá vem um Homem. E Ele tem um — dois malfeitores a segui-Lo. Ele tem uma cruz sobre Suas costas. “Bem, quem é esse?” Eu pergunto à minha companhia no andar de cima. Eles dizem: “Esse é aquele Jesus de Nazaré, aquele impostor, aquele curandeiro Divino, aquele que perturba nossas igrejas e as bagunça, ensina coisas que os sacerdotes não creem. É ele. Eles estão O levando para o Calvário. Eles vão crucificá-Lo”. Aqueles velhos e grandes paralelepípedos, aquela cruz dando solavancos para cima e para baixo em Seu ombro… E ao passo que O levavam, notei que Ele tinha uma túnica, foi tecida sem costura e por toda aquela túnica se encontravam pequenos pontos vermelhos. Ela é salpicada? Essa é a sua cor natural? Não, era branca. Por que aqueles pontos salpicados? Vamos observá-los. Enquanto Ele vai em direção ao Calvário, os pontinhos começam a ficar cada vez maiores. E depois de um tempo eles todos acabam se tornando uma grande mancha vermelha. “O que é?” Sangue!

43 E quando Ele chega ao Calvário ali, ouço algo [o irmão Branham bate palma— Ed.] O que é? O segundo Adão, o Redentor, o Sangue de um Justo, sangrando pelo pecador para encobrir nossos pecados. E nós cuspimos isso de volta a Ele. Balançamos nossa cabeça e dizemos: “Eu vou ter minha própria maneira acerca de religião. Eu tenho minha própria religião, não tenho que ter essas coisas”. Sem isso você está perdido, sem esperança, sem Deus, sem Cristo, no mundo morrendo, indo a uma sepultura de pecador e ao inferno do diabo, sem isso. Deus fez uma preparação para você. Eu O vejo subindo aquele morro carregando aquela cruz. Seu pequeno e fraco corpo trêmulo, cambaleando enquanto Ele subia o morro. Quando de repente, aquilo estava girando em torno Dele; a morte foi mordendo ele de forma dura, e ainda assim ele continuava a seguir com a cruz nas costas, rumo ao Calvário ali. “O quê? Por que Ele foi obrigado?” Não, porque o amor O levou a isso!

44 Pense nisso. Eles disseram: “Ele salvou a Si mesmo… a outros… Ele salvou a outros, a Si mesmo não pode salvar”. Isso foi um elogio. Ele não poderia salvar os outros e a Si mesmo. Você já parou para pensar nisso? Ele era o Pai. Amém. Ele era Deus Pai como um sacrifício. É por isso que eu amo essa canção, irmão. Quando você tenta fazê-Lo apenas um profeta… Ele era mais que um profeta, Ele era Deus manifestado em carne. Por que Ele não… Ele disse que poderia arranjar doze legiões de Anjos. Por que Ele não os chamou? Ele não conseguiria. É por isso que Seus próprios filhos estavam clamando pelo Seu Sangue. Pode imaginar seus próprios filhos clamando pelo Seu Sangue? Se Ele os condenasse, Ele condenaria Seus próprios filhos. Ele disse: “Não vou condená-los diante do Pai”. Ele disse: “Vocês têm um que os condenou e lhes acusou diante de Deus, que foi Moisés, e vocês creem nele”. Ele não os condenou. Ele disse: “Perdoe-os, Pai. Eles não sabem o que fazem”.

45 E eu posso ver aquele aguilhão da morte mordendo em torno Dele como uma abelha, picando-O aqui, picando-O ali. Ele estava morrendo como um malfeitor. Ele não sabia o que é pecado, mas ainda assim todos os pecados do mundo estavam sobre Ele. Cada mancha de pecado, cada punição do pecado, cada lágrima, cada dor de cabeça, cada decepção estavam sobre Seus ombros. E aquele ferrão continuava. Por que Ele era Deus? Ele tinha que ser feito carne para tirar o ferrão da morte. Sabe uma abelha… Você sabe o que é uma abelha. Uma abelha tem um ferrão, e aquela abelha pode picar. Mas se aquela abelha alguma vez usar o ferrão, é o fim da picada. Quando ela se afasta, ela deixa o ferrão. E a morte tinha um ferrão nela, e um pavor até então. Mas quando aquela abelha da morte picou Jesus Cristo, Deus feito carne, ela fincou o aguilhão da morte. E a abelha não tem mais ferrão nela agora. A morte não pode picar um crente. Não é de se admirar que Paulo disse: “Ó, morte, onde está o teu aguilhão? Inferno, onde está a tua vitória? Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

46 Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado. A lei tendo uma sombra das boas coisas que viriam… Cada ovelha que morreu sob a lei apontava para o cordeiro de Deus no Calvário. E através do poder da ressurreição da própria Deidade ressuscitou Seu corpo, pois não seria possível que ela (a morte) pudesse detê-La. Pois Davi disse em espírito: “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”. Então Ele Se levantou no terceiro dia para nossa justificação, mantendo a promessa do Pai: “Eu vos enviarei o Espírito Santo sobre vós para que fique convosco para sempre, o espírito de verdade, que o mundo não pode receber”. E nesta noite o bendito Espírito Santo está neste edifício no poder da ressurreição como antítipo de cada ovelha que morreu, desde o jardim do Éden: “Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Cristo a morrer por pecadores, morrendo pelas doenças… que Deus seja bendito para sempre por Sua misericórdia e Sua bondade.

47 É o mesmo Deus, irmã, que pode te curar dessas varizes aí. Você crê nisso? Você aceitaria isso? Bem, então, coloque-se de pé e seja curada em Nome do Senhor Jesus Cristo! O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus não faz acepção de pessoas. Ali está uma senhora, sentada ali, uma idosa de cor e cristã, olhando para mim, como você pode deduzir, uma mulher de cor, iletrada. Mas a graça de Deus está com ela. Ela tem um câncer no seio direito, é o problema. É verdade, senhora, sentada bem ali? A senhora crê que Deus vai curá-la desse câncer, esse problema em seu peito? Crê nisso com todo seu coração? A senhora acha que… Há uma outra sentada atrás dela ali que tem um problema no nariz e boca. Você crê que Deus te curará disso? A única coisa que você precisa fazer é receber o Senhor Jesus Cristo, crer Nele de todo seu coração. Você receberá tudo o que pedir.

48 Cristo, O amável, Se levantou dos mortos. Ele está aqui nesta noite. O que é Isso aqui que está fazendo estas coisas? O que é que toda noite conhece os segredos do coração, que pode chamar as pessoas da audiência, enquanto agora Ele está pairando aqui como uma radiação leitosa? “O que é?” É aquela Vida que estava na Célula Sanguínea que foi aberta no Calvário. Uma fonte cheia de sangue, que parte das veias de Emanuel, quando pecadores se submergem na fonte, todas as suas manchas de culpa se vão. O ladrão moribundo se alegrou ao ver Essa fonte nos seus dias. Lá é onde eu, embora vil como ele, posso lavar todos os meus pecados. Desde o dia em que pela fé eu vi aquela fonte, Suas feridas bastaram, amor Redentor é meu tema desde então, e assim será até morrer. Em seguida, em uma canção mais nobre, mais doce, cantarei de Teu poder para salvar, quando esta pobre, titubeante e balbuciante língua se encontrar em silêncio numa tumba. Oh, amigo pecador, desviado, morno, que ainda não tem passado pelo Sangue, não quer vir hoje à noite? Há uma fonte aberta agora para você. Não gostaria de vir? Se o Deus Todo-Poderoso pode vir aqui e tomar um pobre caipira ignorante, que mal conhece o A-B-C, tem que praticar, ler a Bíblia antes de eu vir para o púlpito, mas, contudo, com um coração submisso a Ele que me ama, Ele vai mostrar Seu poder aqui através desse mesmo canal. Fazer os cegos verem e os surdos ouvirem e os coxos andarem e provar que seu Espírito Santo opera da mesma forma que Ele fez quando estava aqui, porque eu creio Nele e O amo. Você crê que Ele te salvará hoje à noite, enquanto nós nos curvamos nossas cabeças?

49 Deus Todo-Poderoso, tenha misericórdia nesta noite, Pai, para com os necessitados aqui. Conceda, Senhor, através do Nome de Jesus. Muitos aqui estão doentes e aflitos. Oramos para que o Senhor os cure. Senhor, há muitos aqui que estão perdidos, oh, doentes espiritualmente. Eles pularam de igreja em igreja e de lugar em lugar tentando encontrar a paz, para tentar vencer. Parece que eles simplesmente não conseguem fazer isso. Que eles captem esse Espírito que está aqui nesta noite, sejam puxados para dentro dessa célula Sanguínea com Deus apenas, selados ali, com uma cobertura ao redor deles, pelo Espírito Santo. Conceda, Senhor.

50 Com nossas cabeças inclinadas, gostaria de saber se existe um homem pecador ou mulher aqui que levantaria sua mão e diria: “Irmão Branham, ore por mim. Eu quero entrar nessa célula Sanguínea com o Senhor Jesus”. Deus abençoe você e você, você e você. Oh, mãos estão surgindo em todos os lugares. Agora, à minha direita, teria alguém mais aqui assim que levantaria suas mãos e diria: “Lembre-se de mim”? Deus te abençoe. Deus te abençoe. Alguém morno e indiferente, pode levantar a mão e dizer: “Irmão Branham, eu sempre quis viver uma verdadeira vida cristã”. Você levantaria sua mão e diria: “Ore por mim, irmão”. Oh, Deus te abençoe.

51 Eu — agora, com as cabeças inclinadas, todos reverentes, se puderem. Todos, se creem que Deus está aqui, vendo, sou apenas seu irmão. Eu amo vocês, é por isso que estou aqui nesta noite. Isso é o que estou fazendo aqui. Não estou tentando fazer com que vocês se juntem a uma igreja. Eu estou querendo que vocês cheguem até isso que sei que é a verdade. Vá a qualquer igreja que quiserem, mas quero que vocês realmente sejam salvos. Quero que passem por isso — por aquele borrifamento. E uma vez trancafiado com Jesus Cristo, pois Ele aperfeiçoa para sempre aqueles que passam pelo borrifamento do Sangue no corpo de Cristo. Você… Aqueles que desejam uma oração agora, se coloquem de pé. Aqueles que desejam oração para algo, apenas se ponham de pé, em todos os lugares. Pecadores, vocês se colocariam de pé para uma palavra de oração? Que todos mantenham suas cabeças curvadas exceto os que estão de pé. Ponha-se de pé e diga: “Através disso eu afirmo: quero que Deus seja misericordioso comigo, um pecador”. Vocês todos ficariam de pé? Exatamente. Exatamente. Todos em oração agora, aqueles que não são pecadores. Todos os cristãos nascidos de novo, mantenham-se em oração. Deus vos abençoe. Vejo idosos se levantarem, cabelos grisalhos, jovens de cabelo preto brilhante, criancinhas, moças, idosos, em todos os lugares, aceitando Jesus Cristo como Salvador. Vocês não acham que o Grande Espírito Santo está aqui olhando para isso agora mesmo? Será que Ele não sabe que esta é Sua vontade?

52 Você que é meio morno agora e não — nunca se aquietou em sua vida em seu coração acerca de Jesus, você quer realmente… Você crê que Deus vai ouvir minha oração pelos enfermos? Certamente Ele ouvirá em prol dos pecadores. Você ficaria de pé e diria: “Eu afirmo, Senhor Jesus, Tu conheces meu coração, eu quero ser nascido de novo. Verdadeiramente quero passar pelo Sangue do Teu Filho, o Senhor Jesus, hoje à noite e ser cheio com o Seu Espírito e estar dentro do corpo de Cristo. Estou passando pelas células Sanguíneas. E, Senhor, pela fé eu levanto agora e A aceito”? Você fará isso? Você ficaria em pé agora para esta palavra de oração? Deus te abençoe. Apenas permaneçam de pé, todos vocês. “Eu estou agora Te aceitando, Senhor Jesus”. A fé vem pelo ouvir, ouvir da Palavra de Deus. Esta é a Palavra de Deus, da melhor maneira que sei — trazê-La a vocês na minha maneira pobre e humilde, de que Deus amou o mundo de tal maneira que deu a ele Seu filho. E Ele deu o Seu Filho e morreu no Calvário. E o Sangue foi trazido de Seu corpo para te redimir, um pecador, te trazendo de volta para a comunhão com o Pai. Deus te abençoe.

53 Há mais alguém que gostaria de se juntar a este grande grupo maciço em pé agora para oração? Mais uma vez, você faria isso enquanto temos nosso… Lá, Deus te abençoe, irmão. Apenas sinto que há mais alguns. Exatamente. Deus te abençoe. Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe. Exatamente. Eu não sou um fanático, povo. Tentei provar isso a vocês, ou, Deus tem, certamente, que eu — eu não sou um fanático, mas eu sinto que talvez há outros aqui que gostariam de se levantar. Não… Você diz: “Bem, eu me coloquei de pé antes”. Faça isso mais uma vez, tudo bem? Levante-se desta vez e diga: “Senhor, sê misericordioso comigo”. Deus te abençoe. Deus te abençoe. “Pai, seja misericordioso agora. Tu concederás isso, Senhor?” Apenas se mantenham em pé. Mantenham-se em pé, todos que querem ser lembrados em oração agora enquanto estamos chegando à parte de conclusão do culto. Em pé. Tudo bem, enquanto você tem a sua cabeça curvada.

54 Nosso bondoso Pai celestial, peço misericórdia Divina sobre estes agora que estão Te aceitando como Salvador. Oh, Deus, se puderes olhar para esta audiência e ver as enfermidades do povo e seus — e quem são eles, Tu estás falando agora para corações aqui. Tu vês estes que estão de pé, e vês aqueles que deveriam ficar. Pai, apenas fale a Palavra a eles. Perdoe-os de todo pecado e transgressão. Que o Sangue do Teu Filho amado, Senhor Jesus, possa purificar-lhes agora de toda a injustiça, e que eles possam ser humilde e amavelmente salvos para Tua glória.

55 Agora, com as cabeças inclinadas, o órgão vai tocar suavemente, um hino por um momento. [Um irmão canta a canção: O Jordão eu não passarei só — Ed.] Falando… [Quando os últimos ventos de tristeza tiverem soprado, haverá um amigo para me guiar, o Jordão eu não passarei só. O Jordão eu não passarei só, Jesus fez expiação por todos os meus pecados, quando as trevas eu vir, virá socorrer, o Jordão eu não passarei só — Ed.]

56 Agora, você que está de pé, enquanto a música ainda toca, você viria aqui no altar só por um momento para uma palavra de oração? Todos que estão de pé, cheguem até o altar só um por momento, venham. Por sua nova vida, enquanto a música estiver tocando, venham com reverência, venham aqui diante do altar um momento para que possamos impor as mãos sobre você. [O irmão continua a cantar. Espaço em branco na fita—Ed.] … sobre essa audiência agora. Estou observando essa luz enquanto Ela está Se movendo pelo meio das pessoas. O que Ela está fazendo? Claro, está curando os enfermos, falando ao coração das pessoas. O que Ele faria nesse momento se a Igreja apenas O permitisse? Alguns mais vieram desde que comecei a falar. Há alguém mais? Apenas por um momento para a palavra de oração. Eles querem ser nascidos de novo. Eles estão aqui para aceitar o amável Senhor Jesus, o Filho de Deus, o Messias. Muito bem.

57 Pai, pedimos agora que abençoes essas pessoas enquanto elas estão aqui reverentes no altar, confessando todos os seus erros e dando graças a Ti por perdoá-los. Pai, Tu estás obrigado para com
a Tua Palavra. Tu disseste: “Todo aquele que quiser, venha, venha”, e, “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer. E todos que vierem a Mim, de maneira nenhuma os lançarei fora. Darlhes-ei a Vida Eterna e os ressuscitarei no último Dia”. Tua Palavra diz assim, Pai. Eu sei que o Senhor deu a Vida Eterna, e somos gratos a Ti. Agora, Pai, mova sobre a audiência enquanto nosso irmão canta e as pessoas estão orando. Em Nome de Jesus. Estejam em oração enquanto o irmão canta o verso seguinte.


Lei
(Law)

O sermão Lei foi pregado originalmente em inglês pelo irmão William Marrion Branham, no sábado, 15 de janeiro de 1955, em Chicago, Illinois, EUA e traduzido na íntegra ao português e distribuída pelo Ministério Luz do Entardecer em fevereiro de 2017. As citações bíblicas mencionadas no texto foram extraídas da Bíblia versão Almeida Revista e Corrigida.