A CURA DIVINA E O QUE É A DOENÇA
08 de Agosto de 1950
Cleveland – Ohio – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem [Porto Alegre-RS]


1 …?…Obrigado, irmão Baxter. Boa noite, audiência…?… Muito feliz por estar aqui novamente nesta tarde para falar…?… Nós oramos pelos enfermos…?… Ao redor e na hora certa…?… Para tornar o fardo da vida um pouco mais leve, fazendo-o aqui um pouco mais agradável… [espaço em branco na fita]

Eu gostaria de ler algo da Bíblia… [espaço em branco na fita] O irmão Baxter acabou de ler o primeiro culto. [espaço em branco na fita] Leremos em Josué…?… O verso 6.

Esforça-te… bom ânimo, porque tu farás a este povo…herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Somente sê forte… Corajoso…  [espaço em branco na fita]

Que Deus acrescente…?…A Palavra…?…Oremos…?…

2          Nosso Pai celestial, nós Te agradecemos nesta noite pelo privilégio que temos de nos reunir. Agradecemos a Ti por nossa nação, que ainda temos liberdade de expressão e direito de adorar a Deus de acordo com os ditames de nossa consciência…?… Que por muito tempo nossa terra seja abençoada com a sagrada luz da liberdade…?…

Pai, nesta noite, quando nos reunimos para orar pelas pessoas enfermas, rogamos que Tu te encontres conosco e nos ajudes a encorajar as pessoas para lhes dar fé em Tua Palavra e em Teu Espírito, no presente, agora, para nos livrar das aflições que foram postas sobre as pessoas. Abençoe todos os ministros, Pai, em toda parte, especialmente estes, hoje à noite, que estão necessitados, todas as pessoas. Se houver descrentes entre nós, que eles também se tornem crentes em Teu Filho, Jesus.

3          Pensamos que uma vez éramos estrangeiros, separados de Deus sem misericórdia. E Cristo morreu em nosso lugar, o Inocente pelo culpado. E agora, somos filhos e filhas de Deus. E ainda não é manifesto o que seremos, mas sabemos que teremos um corpo como o Seu próprio corpo glorioso, pois O veremos como Ele é, livres de doenças, livres de dor. Deus, aquele dia glorioso da redenção está chegando, porque toda a natureza está gemendo por aquele dia.

Agora, estamos no limiar da porta para irromper a grande era dourada de que todos os profetas falaram. Sinais e maravilhas têm sido feitos pelos Teus servos em toda a terra para fazer o povo voltar ao conhecimento da presença de Jeová Deus em nosso meio. Abençoe-nos nesta noite. Abençoe todos os sofredores e unja Teu servo, Senhor, para orar pelos enfermos, e unja os enfermos para crerem em Ti. Porque pedimos isto em Nome de Teu amado Filho, Jesus Cristo. Amém.

4          Gostaria de tomar apenas um pouco mais do seu tempo. Um pouco mais tarde nos cultos… A razão por que não estamos tentando fazer o primeiro tão longo assim…?…

 Não há ninguém que conheça, eu suponho, deste lado da… depois que chegarmos à Glória, o que uma vida, o que isso tira de você, e você está…?… lutando com poderes sobrenaturais…?… A própria vida me deixa. Às vezes na reunião perco cerca de oito, dez quinze libras [3, 4, 6 quilos]. E isso num culto. E é assim que eu posso detectar e saber onde esses espíritos…?… Estão. Isso é… Isso é algo como uma força de ambos os lados.

5          E enquanto nos familiarizamos, então indo para o final da reunião, eu coloco toda a minha alma nisto. E isso é tentando fazer com que todos recebam oração, tanto quanto nos for possível. Enquanto esses cultos prosseguem…?… por muitos que desejam vir para receber oração. É a sua fé em Deus que te cura. E você deve ter fé. E, por um lado, é a maneira de se aproximar da fé, e a maneira de se aproximar de Deus. E há sempre uma aproximação, uma aproximação provida para…

Deus tem dois caminhos para todas as coisas, que é o caminho certo e o caminho errado. E o seu caminho e o meu caminho é o caminho errado. O caminho de Deus é sempre o caminho certo. Não importa quão errados nos pareçam, os caminhos de Deus são verdadeiros e corretos. Eles estão além do entendimento. Mas Deus trabalha de maneiras misteriosas, Suas maravilhas são realizadas.

6          Agora, você somente pode vir por fé, fé, não a minha fé, mas a sua fé, a fé individual. Eu posso ter fé em Jesus Cristo para ser salvo. Tem havido muitos que não têm fé para serem salvos. Você não pode ser salvo a menos que tenha fé. Eu tenho fé em cura. Talvez você não tenha fé em cura. Bem, então ela não é para você.

Alguém me perguntou há não muito tempo, disse: “Irmão Branham…” Ele é um ministro de uma igreja que não crê em cura Divina. Eu não criticaria nenhuma igreja. Muitas pessoas creem…?…Todos têm direito, exatamente como vocês têm direito. Simplesmente crer em qualquer coisa que quisermos… E então ele ensinou…?… Se você não crê em cura Divina, então… Se eu tivesse que… Se eu não cresse Nisto, eu não estaria aqui, estaria fazendo outra coisa.

7          Mas o ministro me disse: “Irmão Branham, se você… Se Deus te encontrou e lhe deu isso para orar pelos enfermos,” continuou, “você poderia ir ao hospital aqui e dizer: ‘todos vocês, doentes, levantem-se, sigam-me.’ E se você é verdadeiramente um homem enviado por Deus,” afirmou: “Cada um deles teria que te seguir.” Disse…

Eu interroguei: “Bem, irmão, você foi chamado por Deus para pregar o Evangelho da graça salvadora de Cristo?

Ele respondeu: “fui.”

Então eu disse: “Bem, desça ali ao bar, diga a todos àqueles bêbados e demais: ‘venham, sigam-me. Estão todos salvos.”

Ele afirmou: “Eu poderia, se eles cressem em mim.”

Repliquei: “Eu poderia também, se eles cressem em mim.”

Então, aí está, se você crê. É somente pela fé que cremos. Agora, sinais e maravilhas são realizados. Na verdade, eles têm dons proféticos e assim por diante. Muitas pessoas não querem crer nisto.

8          Ele disse… Aquele homem disse: “Eu não creio nisso.”

Eu respondi: “Isso não é para você. É para os crentes. É para quem isso é destinado, não para os incrédulos, mas para os que creem.” Estes sinais seguirão aos que crerem. E é nisto que a cura Divina se baseia. Às vezes, Deus permite coisas especiais acontecerem…?… A fé do crente… Todos nós cremos numa medida. Mas talvez alguns tenham um pouco mais de fé do que outros.

Algumas noites atrás, enquanto eu estava na parte preliminar do culto, enquanto esperávamos pelas multidões se ajuntarem, tive o privilégio de ter uma pequena conversa, assim para levar as pessoas a entender o que é a operação do dom Divino.

9          Agora, os ministros e assim por diante, eles vasculham repetidamente as coisas. No entanto, sinto que isso não…?… para as pessoas. E agora, alguns deles, isso os faz ter que esperar um pouco mais. Sinto muito por ter que fazer isso. Mas eu prefiro que você suporte um pouco e fique mais tempo na reunião e realmente seja curado, do que passar por algo e não saber o que está fazendo. Siga adiante e então você estará criticando as reuniões e assim por diante. Isso é…

Se você estiver aqui na Clínica Mayo, ou num psiquiatra ou num deles, eles dirão para você ficar lá por um mês, você ficaria…?…Mas está tudo bem. Mas é onde estamos tentando levar as pessoas… e qualquer um…

10        A cura divina está ao alcance de toda pessoa, e toda pessoa que é cristã tem o direito de orar pelos enfermos. Isto é certo. Está alguém entre vós doente, chame os presbíteros. Esses são os diáconos da sua igreja. Veem? E então confessai as vossas culpas uns aos outros. E orai uns pelos outros… Aí está.

E peça a qualquer homem, a qualquer pessoa… Você não precisa esperar até que algum culto de cura divina chegue à cidade. Este não é o programa de Deus. Se você está doente, peça a algum bom cristão para ajudar você a orar. Até que você tenha fé naquela oração. É isso. E isso é tudo. Chame o seu pastor, é para isso que ele serve, para orar por você. E se ele é um homem piedoso…

É claro que eu creio que todos os verdadeiros ministros são homens piedosos. Isto é certo. Todos são cristãos nascidos de novo. Eles são pessoas piedosas. Isso é verdade. E todos eles têm o direito perfeito…

11        Agora, pode haver coisas que Deus acrescentou à igreja, que estimulam a fé. Mas agora quando eu morrer, a cura não vai desaparecer, a cura deve ser mais do que era antes de virmos aqui. Vê, Veem? Este é o propósito, é colocar as pessoas, em suas mentes, no Espirito dos últimos dias…

Estamos nos últimos dias, você crê nisto? Nós estamos. O mundo está no espírito dos últimos dias, mas a igreja ainda não está no Espírito, nos últimos dias. Veem? Em outras palavras, podemos estar em uma porção, mas Deus quer Sua igreja de tal modo no Espírito, a ponto que se encaixem em qualquer lugar onde Deus os guie.

Os últimos dias ou o mundo se despedaçando… Oh, que coisa. Vejam os lugares: comendo, bebendo, casando, dando-se em casamento, e todas as imoralidades que existem no mundo. O diabo enviou suas tropas no espírito dos últimos dias.

Mas nós, ministros, ainda não temos a igreja nesse Espírito. E devemos estar nessa condição para sermos levados no arrebatamento, quando Ele voltar …?… [Espaço em branco na fita]

12        Esta é a razão… Lembro-me de uma vez em um museu. Sou um grande amante da arte e da natureza. Eu vi uma pintura e fiquei imaginando quanto custava aquela pintura. E ela tinha um valor, a pintura original… Hoje eu vi uma pintura aqui na cidade: “Cristo, o Hóspede Invisível da Casa.” Eu entrei e eles estavam fixando o preço. E era apenas uma fotografia da obra-prima original… E a obra-prima foi avaliada em milhares e milhares de dólares. O artista afirmou: “Bem, o homem que…”

Então eu disse: “O homem levou a vida inteira para pintar esse quadro.”

E antes que algum quadro possa ser pintado, antes de ser pintada, qualquer obra-prima, primeiro ela tem que passar pelo salão da crítica, passar por todos esses críticos. E então, se passar pelos críticos, será pendurada no salão da fama. [Espaço em branco na fita]…?…

13        [Espaço em branco na fita] …?… o reavivamento se espalhando pelo país, por toda parte. Esta é a igreja pentecostal no mundo…?… Mais de um milhão de conversões…?… se preocupando com…?… O batismo de… o pouco não muito tempo… [Espaço em branco na fita]. As pessoas começaram a rir deles. [Espaço em branco na fita]

[existe uma gravação dupla dificultando a compreensão] …?… disso, nunca saio. Eles me expulsaram…?… eu tenho irmãos e irmãs, pássaros da mesma plumagem. Ele disse: de qualquer maneira, sabe, as pombas se espalharam e não têm nenhum companheirismo uma com a outra. E o velho carniceiro comerá qualquer coisa, mas a pomba observa sua dieta. Veem?

14        Agora, note atentamente. A pequena igreja é chutada em um beco, chamada de santos-roladores, fanáticos. Mas tudo por aqui, Deus está pintando um quadro para contemplá-lo. Numa destas manhãs, Ele também vai pendurá-Lo no salão da fama. Isto é certo. E todos aqueles que riram e zombaram a verão quando ela sair…?… [Espaço em branco na fita]. Não está você alegre por ser contado entre eles hoje à noite?

Estou feliz por estar aqui e ter pessoas que creem em Deus, e creem em Suas obras de milagres, e em Sua segunda vinda…

Agora, espero lhes falar um pouco de algo aqui para ajudá-los, e isso é concernente à cura Divina. Se você não se aproxima corretamente da cura Divina, você deixará de receber sua cura. Muitas e muitas vezes as pessoas querem ser tão sossegadas, querem isso ou aquilo ou aquilo outro. E eles se explodem como que…?… [Espaço em branco na fita]…?…

15        Peça à pessoa…?… para se assentar. A pessoa não se acalmará…?…Não estamos com pressa. Pergunte-lhes se estão…?… Este é o problema com o mundo hoje…?… Estamos muito apressados…?…

Homens de negócios, façam um inventário de si próprios diante de Deus. Às vezes quando a reunião dura uma hora ou uma hora e trinta minutos, “oh, que coisa, que tipo de reunião.” Sim, senhor…?… Lembre-se de quanto tempo você…?… está aqui. Você lembra que está com câncer…?… por isso. Se não temos fé suficiente para a cura de nossos corpos, como se vai no arrebatamento? Porque este mortal tem que se revestir da imortalidade… [Espaço em branco na fita] E sinais e maravilhas estão sendo realizados e todas as pessoas estão adquirindo fé para crer…?… [Espaço em branco na fita] tribulação de almas.

16        [Espaço em branco na fita] …?… para o tipo da igreja. E ninguém sabe.  Assim que estes se foram, a tribulação se estabeleceu. E o que era para…?… O…?… Nunca…?… [Espaço em branco na fita] … um arrebatamento…?… Também. Agora, você se aproxima de cura Divina… A primeira coisa, o que é satanás?…?… Vocês em toda parte. Vocês precisam continuar ouvindo…?… [Espaço em branco na fita – Ed.]

            Eu disse: “Oh! que coisa. ”Se ele tivesse me obrigado a andar, se eu fosse um garotinho atarracado, jogando bolinhas de gude, porque aqui estou vindo… [Espaço em branco na fira]…?…

Eu tenho os meninos dele sentados ali, se você estiver ali atrás quase tão grande quanto eu. [Espaço em branco na fita] … Parece que foi ontem. Eu espero…?…Deus… eu pensei, “bem, talvez os meninos…?… primeiro talvez eles tenham ido. [Espaço em branco na fita] e ainda fomos ensinados quando…?…

17 [Espaço em branco na fita] …?… Então eu penso: “Deus nos fez para morrer assim?” Deus nos fez para viver eternamente. O pecado trouxe morte. Então lembrem-se, a doença é a substância da morte, porque o pecado… O pecado é primeiro. O pecado trouxe a doença. Sem pecado, não há mais doenças. Porque a doença… Mas antes eu quero que vocês saibam: é do diabo. Agora, é uma ideia ultrapassada que vou expressar aqui num momento. Mas agora, alguns de vocês, pessoas modernas, com ideias modernas, podem diferir disto. Mas não estou tomando minhas ideias no ensinamento de teorias modernas; estou ensinando isto com base na Palavra de Deus. E a Palavra chama essas coisas de espíritos. “Quando o espírito surdo-mudo saiu do homem, ele pôde falar e ouvir,” correto?

            O médico disse que os nervos dele morreram em seus ouvidos. Bem, ele é surdo. Como este homem ali do outro lado da plataforma é surdo. O que faz isso? Bem, os nervos dele não morreram totalmente. Bem, os nervos só morreram em seus ouvidos, ou os deixaram surdo. Bem, o que torna essa surdez assim? Por que o nervo morre?

            Agora, um médico somente pode trabalhar com base no que ele pode ver ou sentir. Essa é a única coisa que um médico… Ele pode olhar através de uma lente, ou de um fluoroscópio [fluoroscopia (ou radioscopia) é um exame que fornece imagens em movimento e em tempo real do interior do corpo, a partir da emissão de raios X], imagens de Raios X, ou sentir com as mãos, sentir um tumor ou o que for. Agora, é nisso que ele tem que trabalhar. Mas quando se trata de nervos, ou se houver algum…?…lá, ele sabe que o nervo está morto. Mas o que o matou? Há uma confusão. Veem?

18        Agora, eu declaro sobre a autoridade da Palavra de Deus, é um espírito, o qual não pode ser visto. Agora, aqui está. Ouçam atentamente agora. E se vocês, por uma noite ou duas, tiverem paciência comigo, e então as outras pessoas vierem, você as encorajará. Veem? E…?… A visão.

            Assim, observem atentamente. Agora, aqui está minha mão. Vou colocar uma faixa transparente em volta dela, por assim dizer. Bem, minha mão começaria a morrer; a circulação se interromperia. Está bem, não posso usar essa mão depois de um tempo. Vou ao médico, o médico olha e diz: “Agora, senhor Branham, a única coisa que sei é que os nervos da sua mão morreram.”

            Bem, eu diria: “Doutor, o que os matou?

            Bem, ele responderia: “Não vejo nenhuma razão para isso. Que coisa, eu olhei e isso foi tão rápido que morreu. Não sei, algo aconteceu aí.”

            Bem, se ele não pudesse ver ou sentir isso, ele iria intervir ali, “não vejo nenhuma razão.”

19        Bem, os nervos simplesmente não funcionam para além dessa linha; eles morreram aí. Assim, a mão está morta. Então, o que aconteceu? Agora, eu vou tomar isso como o ouvido de uma pessoa, ou o olho, ou o que quer que possa ser, qualquer parte do corpo. Para o meu pensamento sobre isso, eu creio, a doutrina bíblica, Satanás amarrou isso ali. E aí não há circulação. Agora, se eu tirar a faixa daqui, não amputaria os dedos e assim por diante.

            Mas aqui está o principal. Você tem… antes de encontrar a cura, você tem que encontrar a causa. Veem? Mas aqui está a causa. E então satanás… E sabemos o que remove isso… Ora, essa mão não estaria bem agora, mas estaria diferente. E a corrente sanguínea começaria a circular. Vai começar doer, e arder, e sentir um pouco diferente. E depois de um tempo, em alguns dias, a mão estará bem. Se você der uma chance à natureza, vai funcionar corretamente.

20 Agora, doenças causadas por germes… Simplesmente é o poder de satanás quando está ligado a uma pessoa. E quando aquele espírito é expulso dali, a natureza cuida disso por si própria. Essa pessoa vai ouvir. Eles vão… Ou o que estiver errado com eles, vão ficar bem.

            Agora, em meu trabalho para o meu Mestre, eu lido com espíritos de todo jeito, nada natural. São todos espíritos. E queridos amigos, vou encarar isso no tribunal de julgamento de Deus. Eu quero ir para o céu. Eu tenho uma esposa no céu, tenho um bebê no céu. Tenho entes queridos lá. Acima de todos, tenho Um que morreu por mim: Jesus. Ele significa tanto para mim como para qualquer um de vocês.

            Não posso evitar o que os críticos dizem. Somente posso afirmar o que sei que é a verdade. E se você for verdadeiro e sincero, Deus vai te abençoar. Deus quer que você seja verdadeiro e sincero.

21        Agora, vamos descobrir o que são as doenças. Eu acho que o inimigo número um hoje, certamente, é problema cardíaco. Mas não é de um modo geral uma doença causada por germes. Mas o inimigo número um dos germes é o câncer; em segundo lugar, é a tuberculose. O câncer é um dos principais. Vamos falar sobre isso só um momento.

            Mas aqui desta maneira, não tenho chance de me virar. E não vou virar as costas para vocês, mas eu… É natural falar diante deste microfone.

22        Mas observem. Um germe… O que é um germe? Agora, nós tomamos o câncer. O que é isso, primeiro? Bem, seria um tumor, catarata, bócio? São tumores. Correto? E se tornam malignos e câncer. Bem, um tumor é uma multiplicação de células. E vamos aprofundar nisso agora. Abaixo do tumor está um… há um tumor, um grupo de células. Então isso chega ao germe. Bem, o que é um germe? Um germe é uma célula pequenina, uma coisa pequenininha que só pode ser vista, não com o olho natural, mas através de um microscópio, de lentes. Mas abaixo disto então;  tem vida; se move. Tem vida ali. O que há abaixo desse germe? Isso se torna um espírito.

            E há somente dois meios pelos quais o espírito pode vir, isso é de Deus ou do diabo. Não há meio termo entre eles. Não há cristão meio termo. Você já viu um homem sóbrio bêbado? Você já viu um pássaro preto branco? [ao mesmo tempo – trad.] Você nunca viu um santo pecador. Ou você é um cristão ou você é um pecador. É disso que eu gosto em vocês, pessoas do Evangelho Completo: vocês traçam uma linha, e vocês ficam de um lado ou de outro. Se você nasceu de novo… Se eu nasci humano, sou humano. Quando você nasce cristão, você é um cristão.

23        Agora, esse germe, deixe-me ir mais adiante com isso. Você se dá conta de que você veio de um pequeno germe? Isto é certo? Agora, isto…?… Você veio de um germe. Houve um tempo quando você não era nada. Senhor, você assentado aqui, você aí, qualquer um de vocês, eu mesmo era um pequeno germe. Bem, o germe de vida vem do sexo masculino. Sabemos disto.

            Aqui, por exemplo, podemos ter… Bem, exatamente como a primavera. Os pássaros fazem seus ninhos e põem seus ovos. Uma velha mãe pássaro pode fazer seu ninho e enchê-lo de ovos. E ela poderia deitar-se no ninho cheio de ovos sem que estivesse com o pássaro macho também. E ela poderia pegá-los, aquecer esses ovos, e pairar sobre eles, e permanecer ali até que fique tão fraca a ponto de não conseguir sair do ninho. E nenhum desses ovos chocaria. Eles iriam ficar bem ali e apodrecer no ninho (correto?), porque não estiveram com o macho. Ela não esteve com o pássaro macho; e, por isso, não são férteis.

            Isso me faz lembrar muitas dessas velhas igrejas formais e frias. Vocês os abraçam, os envolvem por ali e tentam acariciá-los na igreja: um ninho cheio de ovos podres, porque não estiveram com o Macho, Jesus Cristo. Eles não são crentes para começo de conversa. Isto é certo.

24        O que precisamos hoje é de uma boa limpeza à moda antiga e de nos acertarmos com Deus. Isso é exatamente correto. Trazer isso de volta, trazer as pessoas de volta à fé viva em Deus, para dizer: isso é certo, ou isso é errado. Deus permita que venha um dia em que homens e mulheres serão o que afirmam ser. Isso é certo, isso…

            Agora, observem. Mas quando o macho… Veem? Deus preordenou isso. É assim que… Nós defendemos a crença de que Jesus veio de um nascimento virginal. Vocês ouvem muito nas igrejas do Evangelho completo discutirem a respeito disso.

            Olhem, eu creio que Maria era uma virgem. Ela não conhecia nada sobre nenhum homem. Mas Jeová Deus fez sombra sobre ela e criou no ventre dela uma Célula Sanguínea, que era por Si própria um poder criado. E daquela Célula Sanguínea veio o Homem Cristo Jesus. E Ele era o Sangue de seu Pai por um nascimento virginal. E isso…

Este é o Sangue sobre o qual estou pregando nesta noite, que salva e cura, o Sangue inadulterado do Filho de Deus.

            E amigos, se vocês não creem nisso, então vocês não podem ser salvos. Não há outra maneira, senão através do Sangue de Jesus Cristo, que é o Sangue de Seu Pai Deus, inadulterado, sem nenhuma mistura de sexo. Foi um nascimento criado. Vocês creem nisso? Este é o verdadeiro Evangelho, amigos.

            Agora, vamos…


A CURA DIVINA E O QUE É A DOENÇA
(Healing And What Sickness Is)

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham numa terça-feira à noite, no dia 08 de agosto de 1950, em Cleveland, Ohio, E.U.A. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro.  E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em setembro de 2019.

Editora A Mensagem
Caixa Postal 21042 – CEP 91130-973
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

* Os textos bíblicos usados nesta tradução são da Bíblia Almeida Corrigida Fiel