AS SETE ERAS DA IGREJA
12 de maio de 1954
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Ministério Luz do Entardecer [Curitiba-PR]


1 Bendito Senhor Jesus. E é com grandes expectativas que anelo por essas noites de cultos, confiando que, de alguma forma, de alguma maneira, nosso Pai Celestial Se expressará com sorriso Suas bênçãos a nós. E de vez em quando tenho uma oportunidade de vir e ter esses cultos aqui na – na igreja, com o grupo, pequeno, o grupo que é composto pelos membros daqui da igreja, e os visitantes, é claro.

2 E não foi anunciado, era apenas um culto normal de quarta-feira à noite, de oração. E eu disse: “Talvez nesta noite saberemos se voltamos.” E eu pensei que poderíamos tomá-lo, talvez, e anunciar uma reunião para a próxima semana, ora, seria… não podemos acomodar muitas pessoas aqui.

3 E esses tipos de cultos, se Deus permitir, não serão direcionados ao… É direcionado à Igreja, para benefício da Igreja, onde sentimos que é de grande necessidade neste tempo, em todos os lugares, é, também, para a edificação do Corpo de Cristo. E, agora isto, em ensinamento. Tenho tidos cultos de cura por oito anos, diretos; e então, ensinamento, será como que algo novo.

4 E eu estava pensando nessa tarde, quando abri a Bíblia, depois de estar muito ocupado ao longo do dia. Eu pensei: “Bem, eu disse ao povo que eu ensinaria sobre As Sete Eras da Igreja, talvez, se o Senhor permitir.” Eu comecei a leitura e simplesmente fiz isto, bem feliz, quando eu comecei a ler. E eu pensei: “Bem, eu posso abranger isso tudo em uma noite, em uma hora.”

5 Então, eu não sabia o que o Espírito Santo queria que fizéssemos. Nós, nós não tentamos definir coisa alguma. É simplesmente: “Se esta for Tua vontade, Senhor,” entende. Essa é a melhor maneira. E então, se essa for a vontade do Senhor, eu gostaria de ensinar nesta noite sobre as eras da igreja, e amanhã à noite sobre A Marca da Besta, e na noite seguinte sobre O Selo de Deus, e isso.

6 E então, sábado. Que coisa, nosso irmão, zelador, estava me dizendo hoje; ele disse: “Se eles forem fazer isso no sábado à noite e domingo de manhã, normalmente, é quando os desconhecidos vêm em nosso meio, ora, a igreja estaria muito suja, e assim por diante.”

7 Então eles sugeriram em termos na quarta, quinta, e sexta, e domingo de manhã, domingo à noite. E eu disse: “Bem, isto estaria perfeitamente bem, até onde sei.”

8 Então tentaremos, se Deus quiser, ter culto na quarta, quinta, sexta, domingo de manhã e domingo à noite. E talvez domingo à noite tenhamos um culto de batismo, já que as pessoas têm perguntado acerca de serem batizadas. E então agora…

9 E tentaremos, toda noite, começar na hora, às sete e meia. E começarei, eu chego à plataforma às oito horas, devemos sair do tabernáculo às nove e meia, se o Senhor permitir. Então para que você… eu sei que você trabalha, e temos que respeitar isso.

10 E agora essas pequenas Mensagens do Livro de Apocalipse estão direcionadas à Igreja. E eu gostaria que todos tivessem isso em mente, que elas não são direcionadas à religião de alguém, ou tem algum outro motivo; apenas, do melhor de meu entendimento, para fins de leitura e explicação da Palavra de Deus. Vê? Não é para promover qualquer motivação pessoal, ou não é direcionada à pessoa alguma, qualquer indivíduo, ou à igreja de alguém, religião de alguém.

11 E a razão pela qual eu gosto de ensinar sobre esta revelação aqui no tabernáculo, sendo minha própria igreja, ora, eu simplesmente sinto-me como que em casa. E – e eu apenas, sabe, como que dou à minha ovelha o tipo de dieta que acho que elas precisam, sabe. Algo bem…

12 As pessoas, às vezes elas têm que colocar um pouquinho de sal quando a – a – a alfalfa está um pouco mofada, sabe. Isto pode ferir a ovelha se você não o fizer. Então, de vez em quando, quando talvez a alfalfa fica um pouquinho bolorenta ao redor da igreja, e – e as pequenas diferenças aparecem, então eu penso que um pouco de sal, é como que um sabor. Não acham? [A congregação diz: “Amém” – ed.] Isso como que os evita que fiquem doentes.

13 Então agora oramos para que – que Deus nos abençoe aqui nestes esforços. E quantos…? Apenas sentindo, simplesmente como homens e mulheres que somos, eu gostaria de dar uma olhada nisto, amanhã à noite, sobre: “O que é a marca da besta?” Há tanto sobre isso na Bíblia. “Quem tem ela? E quem a terá?”

14 E então, a seguir, chegará um tempo onde vai acontecer. E eu não sei, pode ser agora. Olharemos e veremos, sim, que haverá somente duas classes de pessoas na terra, e uma será marcada com o diabo, e a outra com a marca de Deus. E acho que se estamos nos aproximando deste tempo, é melhor como que ir por aí, descobrir o que é a coisa, porque certamente não virá apenas como algo enorme e grande. A Bíblia diz que isto se iria se inserir de forma disfarçada tão facilmente que “enganaria até os eleitos se possível fora.” Então tentaremos, se Deus permitir, dar uma olhada nisso, amanhã à noite. Agora, é apenas o melhor de meu…

15 Agora, traga sua Bíblia e seu lápis e papel, e você que quer tomar nota das Escrituras. E você que apenas pensa que isso não está bem exatamente certo, escreva-me uma nota e coloque-a para a noite seguinte.

16 Lembro-me de ficar um ano e seis meses no Livro de Apocalipse, no – no tabernáculo aqui. Isto é o que eu gosto, no – no ensinamento. Eu simplesmente amo ensinar. Oh, que coisa! Eu – eu – eu – eu acho que isso é maravilhoso. Isso dá a base e estabelece a igreja.

17 E, na pregação, agora, há alguns que são pregadores. Eles podem pegar a Palavra, com inspiração, e moverem-se através Dela. Isto aí é regar as Sementes que o mestre tem ensinado. Entende? Agora, você tem que colocar alguma Semente, primeiro, e então regá-La. E o regar vem da pregação da Palavra.

18 Há uma grande e vasta diferença entre um mestre e um pregador. Vê? São dois dons diferentes do Espírito, completamente, dois dons diferentes. E eu humildemente digo isto, porém, que não tenho nem um dom nem outro.

19 Mas o meu, como de costume, é orar pelos enfermos. É o que o Senhor me chamou para fazer. E então, neste tempo não ter cultos de cura Divina me dá um descanso de minha mente para estudar algo diferente; apenas – apenas ensinando a Palavra. E, oh, temos ido muito bem aqui. Nós… Lembro-me, vocês têm me suportado por um longo tempo, acerca de doze anos por aqui, nisso.

20 E eu costumava dizer com… Não querendo dizer isto como uma piada, mas, o ensinar é muito duro, eu digo: “É como um companheiro que vai à mesa e come pão de milho e feijão.” Agora, isto é bom para você, mas você se cansa disso, de vez em quando, que você quer ter algo a mais, um sorvete e bolo, de vez em quando, isto como que equilibra a dieta. Mas a coisa boa e antiquada vai lhe cair muito bem, e, pelo menos, isto lhe dá um bom aperitivo.

21 Agora, nisto, à minha humilde crença estamos vivendo nos dias finais da história do mundo. Eu quero deixar isto bem claro. Agora, eu posso estar errado. Eu não sei. Ninguém mais sabe. Jesus disse: “Nem os Anjos do Céu saberiam.” Ele não sabe, Ele mesmo. Ele disse: “É somente pelo Pai, é o único Que sabe.” Mas é certo e autêntico que Ele está retornando. E eu apenas não consigo ver algo mais restante senão que o re… Vinda do Senhor.

22 Quando olho e vejo, a nação está quebrada. Eu vejo a política quebrada. Eu vejo lares quebrados. Eu vejo a igreja quebrada. Eu… Não há nada mais que possa repará-la, senão que Deus, só isso, porque eles não têm mais nada. A moral da nação está quebrada. E os partidos políticos estão quebrados; onde fomos confiar tanto em nossos políticos; eles estão quebrados.

23 E algum grande fulano na Inglaterra, há não muito tempo, disse: “Bem, a democracia era – era só velas e nada de âncora.” O que disse: “Virá um tempo quando eles estariam em palanques, eleitorais.” Bem, é verdade isso aí. Mas ele não pensou em sua própria amada Casas dos Lordes [A Câmara dos Lordes (em inglês: House of Lords) é a câmara alta do parlamento do Reino Unido. O parlamento também inclui a Coroa britânica (rei ou rainha) e a Câmara dos Comuns. Trad.], como ela era um monte de velas e nada de âncora também. Foi se a deriva também.

24 E cada reino deste mundo cairá em pedaços. Jesus Cristo governará e reinará. Então há…

Minhas esperanças estão em nada mais
A não ser no Sangue de Jesus e justiça;
… tudo ao redor de minha alma desmorona,
Ele é toda minha esperança e arrimo.
Em Cristo, a sólida Rocha, me encontro,
Todos os demais terrenos são areias movediças.

25 E, oh, como eu gostaria agora de ter começado os cultos de ensinamento há uns três meses, assim você poderia entrar no Livro de Apocalipse e atá-lo com Daniel, a grande visão.

26 Quantos sobraram, do pequeno rebanho aqui, que costumavam se lembrar de quando eu tinha um velho quadro aqui? Eu sei que o irmão Head estava, e tínhamos vários de vocês aqui quando eu tinha o velho quadro.

27 Agora, o Livro de Apocalipse, como Ele é feito. E Daniel está conectado a Ele. Isaías está conectado com Ele. Todo o Velho Testamento está conectado com Ele. E Este é o Livro da Revelação de Jesus Cristo. Entende? O Livro da Revelação de Jesus Cristo.

28 E então, ali, há Sete Eras da Igreja, Sete Pragas, Sete Selos, Sete Trombetas. Agora, uma trombeta representa guerra; um selo, um mistério re… Desvelando-se; e uma praga é o que segue toda guerra.

29 E pela ajuda de Deus, e com o livro de história, eu posso provar-lhe que estamos vivendo na Sétima Trombeta, para a Sétima Praga, e o Sétimo Selo a ser aberto, e a Sétima Taça a ser derramada.

30 Quando a sexta soa; entraremos nisto, talvez, o selamento, na sexta-feira à noite. Quando a Primeira Guerra, ora, a… aquela Sexta Trombeta soou de acordo, exatamente de acordo com o tempo que Deus falou dela. Exatamente, geograficamente, seguindo o selo antes daquilo. E quando o mistério foi revelado ali, para o batismo do Espírito Santo; e as – e as pessoas então, como a igreja não se moveu; e aqueles que estavam se movendo recusaram caminhar na Luz, e voltaram. E a praga foi aberta naquele tempo, e derramada sobre a terra, que foi influenza, que matou todas as pessoas como o fez, milhares vezes milhares.

31 E então descendo a esta última era, onde estamos aqui. E simplesmente veem e ouvem ao que o Senhor tem a dizer acerca disto, em Sua Palavra. Agora, isto não é minha invenção. Estou apenas lendo isto como um jornal, diretamente da Palavra de Deus. Então, Esta é Sua direta revelação à Igreja, à Igreja; a Revelação de Jesus Cristo, à Igreja.

32 Agora, antes que falemos com Ele, ou falemos de Sua escrita, inclinemos nossas cabeças e falemos com Ele apenas um momento em uma palavra de oração.

33 Nosso bondoso Pai Celestial, enquanto solenemente inclinamos nossas cabeças ao pó, de onde fomos tirados e retornaremos algum dia se Tu não tardares. Inclinamos em humildade, para pedir que Tu estejas perto de nós, nesta noite, para nos abençoar. Eu posso folhear as páginas desta Bíblia, mas não há homem que seja capaz de abrir o Livro ou desatar os Seus Selos. E está escrito Aqui: “Aquele que tirar Disto, deve ser tirada sua parte do Livro da Vida; e aquele que acrescentar a Isto, as pragas de Deus serão derramadas sobre ele.”

34 Pai, percebendo como homens e mulheres mortais assentados aqui nesta noite, sabendo que somos um povo vinculado à Eternidade. Deus, que o Espírito Santo venha, o Escritor desta Palavra, e abra estas páginas para nós. E que Teu humilde, inútil servo pregador como um homem mortal a homens mortais, como se este fosse o último culto que eu teria deste lado da Eternidade, a última noite que nos ajuntaríamos. E que cada um dos leigos aja nesta noite como se este fosse seu último sermão que ouviriam. Deus, tire toda insensatez. E faça-nos sinceros, sabendo que devemos responder no Julgamento de Deus algum dia. E nossa atitude em relação a Ele e Sua Palavra, agora, determinará nosso destino Eterno.

35 Então, Pai, com corações trêmulos vimos a Ti e pedimos. Que o Senhor Jesus, na forma do Espírito Santo, tome a Palavra de Deus nesta noite, e A dê a cada coração, conforme temos necessidade. Pois pedimos em Seu Nome. Amém.

36 Isto pode parecer um pouco estranho a mim, pois por alguns momentos agora, tentando começar a abertura de um tema para ensinar. Porque tem sido cura Divina nos últimos anos, e então, ou, então, não em profecia, de forma alguma, e então – e então direto à fila de oração.

37 Mas agora, nesta noite, queremos tomar um contexto do Livro que estamos pedindo a Deus para abrir para nós, que é o Livro da Revelação de Jesus Cristo.

38 Este Livro foi escrito acerca de 96 d.C., de acordo com os escritores, e foi João o amado que escreveu.

39 E ele teve sua visão na ilha de Patmos, uma ilha no Mar Egeu, acerca de vinte e quatro quilômetros, ou algo, ao redor dela, em circunferência, um lugar muito rochoso cheio de serpentes, e assim por diante, onde a nação romana a usava como uma Alcatraz, como teríamos hoje, um lugar de exílio de criminosos que o governo não conseguia controlar.

40 E este Livro foi escrito pelo último dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, crido como sendo o amado que se inclinou em Seu peito depois da ressurreição; e Ele disse: “Que te importa a ti que ele fique até que eu venha?” João morreu um ancião. Cada um dos mártires selou seu testemunho com seu próprio sangue.

41 João, seu destino decorreu assim: Ele foi tomado, e cozido em um tanque de óleo por vinte e quatro horas, óleo quente fervente, e sem lhe causar nenhum dano. E eles o colocaram na ilha, como comumente era crido, como um feiticeiro: “Ele enfeitiçou o óleo para que ele não o queimasse,” eles diziam. Claro, aquele foi o poder de Deus. Você não pode tirar o Espírito Santo de um homem cozinhando-o. Ora! Então eles tentaram tirá-Lo dele cozinhando-o, mas Deus não o permitiria. E Ele tinha uma obra para ele fazer. E até que Deus estivesse terminado com Seu homem, não há nada no mundo que pode incomodá-lo. Só isso.

42 Agora, João sendo idoso, ele… lhes é dito pelos historiadores, que ele foi trazido à – à igreja, para pregar. E ele era muito idoso, e a única coisa que ele dizia, era: “Filhinhos, amai uns aos outros.”

43 Eu vos digo, que esta é uma boa coisa para se pregar. “Filhinhos, amai uns aos outros.” E enquanto envelheço, no ministério agora, e meu… Acerca de meu vigésimo primeiro ano. Eu penso, todo o tempo enquanto vou adiante, que isto… Quanto mais eu penso no Senhor Jesus, mais descubro que é o amor que cobre a coisa toda. “O amor de Deus, derramado em nosso coração pelo Espírito Santo.”

44 Agora leremos alguns versículos aqui, para ser… Começar, e então iremos direto ao ensinamento da igreja. E então tentar trazer isto a um lugar, Deus permitindo, neste tanto de tempo que eu tenho, para tentar chegar até onde possamos entrar – onde possamos entrar no assunto A Marca da Besta, amanhã à noite.

45 Agora, isto aqui é para a igreja. Agora, eu vou tentar entrar pelo menos na igreja de Éfeso, a primeira igreja, e a última igreja em que estamos vivendo agora, a igreja de Laodiceia agora. A Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo e notificou… notificou ao seu servo João:

46 Agora, a Escritura nos dá uma partida aqui. Esta é: “A Revelação…” Ou, a palavra revelação significa “algo que é revelado.” “A Revelação de Jesus Cristo,” dada a João. E um anjo foi enviado para dar testemunho, ou para notificar isto.

O qual atestou a Palavra de Deus, e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.

Bem-aventurados aqueles que leem,…

47 Quantos gostariam de receber uma bênção? [A congregação diz “amém.” – ed.] Então, leia Isto! Veja: “aquele que lê.”

Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

48 Em outras Palavras, não o tempo está próximo lá atrás, mas: “O tempo está próximo quando eles vissem esta Palavra sendo completada, quando da completa Revelação.”

49 Quando Deus começou, como um artista desenhando um quadro de algo, Ele começa a preencher Suas peças. Você pode começar a ver ele se moldar. E quando você começa no primeiro Livro de Apocalipse, você vê Jesus Cristo começando a entrar no quadro. E no final Dele, você O vê completo, assentado com Sua Igreja, glorificado; todos os dias de pecado e problemas e tentações têm findado, e Cristo está assentado com Sua Igreja, no grande Céu acima.

50 Tudo bem, versículo 4. Ouçam: “João às igrejas…” Agora, isto é João falando. Primeiro, era Deus introduzindo a Revelação de Jesus Cristo. Segundo:

João, às… igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante de Deus.

51 Oh, se apenas tivéssemos um quadro negro aqui agora, para fazer o desenho, um pouco, veja: “os sete Espíritos que estão diante do seu trono.”

52 Agora, para ganhar tempo, e crendo que eu… sabendo que eu não faria qualquer falsa citação por nada no mundo. E se você tiver um pouco de dúvida acerca disto, tome nota e então me pergunte, e eu lhe darei uma Escritura para isto. E agora temos que nos apressar para entrarmos nisso, muito pressionado pelo tempo.

53 Agora: “os sete Espíritos que estão diante do trono.” Esses sete Espíritos foram representados como os sete Espíritos que seriam enviados para as Sete Eras da Igreja: “sete Espíritos diante do trono.” Poderíamos pegar do Velho Testamento, e pegaríamos de lá, se tivéssemos tempo.

E da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue…

54 Que coisa, apenas olhe a João todo envolvido, quando ele olhava. Ele apenas começa a falar. Ele diz:

…Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados.
E nos constituiu reis e sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

55 “Nos nos fez reis e sacerdotes a Deus.” “Nos” é plural. Não “fez a mim sacerdote e um rei;” mas: “nos fez,” a Igreja.

56 Agora, ele está endereçando a essas sete igrejas, pois são Sete Eras da Igreja.

57 Agora, ele disse: “Domínio e glória, a Ele seja pelos séculos dos séculos.”

58 “Nos fez sacerdotes.” Você sabe o que é um sacerdote, qual é seu ofício? O sacerdote é para fazer sacrifício, para fazer intercessão. E lá em Hebreus, diz que nós, a Igreja, somos o sacerdócio real: “Um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar.” Vê? “Uma nação santa, povo peculiar, sacerdócio real.” “Oferecendo,” aqui vai agora: “oferecendo sacrifícios espirituais,” todo homem e mulher que vem a Deus entra ao véu.

59 No Velho Testamento, havia apenas um… Havia um véu que estava pendurado entre o lugar santo e o lugar Santíssimo. Apenas Arão, e somente ele, ia ali, uma vez por ano. Mas todo homem que se tornava um sacerdote, podia dar uma beliscada, ou provar do maná original que Moisés e Arão pegaram no primeiro dia que o maná começou a cair do céu. Quando eles cruzaram o Jordão…

60 Os inimigos foram mortos, atrás deles. E no dia seguinte eles saíram, e por todo o chão caíam pequenas bolachas. Deus fez chover elas do céu. Eles as chamaram de “maná” que tinha gosto de mel. E as pessoas deveriam pegar apenas o suficiente para um dia. Se eles o mantinham por mais tempo, ele se contaminava.

61 E Deus disse a Moisés e Arão para irem e apanhar vários ômeres cheios de maná, grandes cestos, e levá-los à… à arca, ao lugar Santíssimo.

62 E lá que, toda vez após aquela geração, cada geração que vinha, enquanto aquele sacerdócio levítico durasse, eu suponho, todo homem que fosse elegível para se tornar um sacerdote, quando ele era ordenado um sacerdote, ele tinha o perfeito direito de receber um bocado do maná original. Pense nisto. Que privilégio os homens sabiam que teriam, quando um homem sabia que estava vindo ao sacerdócio! Ele ia ter um – um bocado do alimento sobrenatural cozido sobrenaturalmente, batido sobrenaturalmente, que vinha de Deus do céu, que tinha sido preservado sobrenaturalmente.

63 O ministério todo é o sobrenatural. Como as pessoas podem alguma vez dizer que são cristãs e negar o sobrenatural? Eu não sei como eles fazem isto, eu não sei. Veja. Mas, um sobrenatural! Ele tinha uma degustação do sobrenatural, assim que ele se tornava um sacerdote.

64 Que bonito tipo de agora, que cada pessoa… Aqueles dias, eles tinham que ser nascidos em uma certa linhagem, um Levita, antes que se tornassem um sacerdote, mas agora é “quem quiser, venha.” Entende? E assim que eles vinham, então, eles deviam… O Nascimento é considerado nisto, também. “Vos é necessário nascer de novo.” E todo homem ou mulher que é nascido de novo, do Espírito de Deus, tem o direito ao maná (neste dia). Este maná é o Espírito Santo.

65 Quando Pedro… Depois que eles tinham saído da grande confusão, e a covardia tinha se afastado deles, e o Senhor os estava abençoando, e o Espírito Santo caiu no Dia de Pentecostes. Eles foram às ruas e começaram a gritar, e agindo como pessoas loucas, de tal forma que todo mundo pensou que estavam bêbados. “Diziam: o que faremos acerca disto?” Toda… Até mesmo o mundo religioso, então, pensou que aquelas pessoas estavam bêbadas.

66 E ouça, meu amigo católico, a bendita virgem Maria estava com eles. E se ela não poderia entrar no Céu até que ela fosse ali e provasse Algo que a fez agir como uma mulher bêbada, como você vai chegar ali com algo menos do que isso? Mas ela recebeu Algo. “Cento e vinte, com as mulheres, Maria Madalena e os demais,” e foram às ruas, agindo como um povo bêbado, cambaleando.

67 Até mesmo (se me perdoem a expressão) a grande e sofisticada igreja daquele dia disse: “Dê uma olhada neles! Aquilo mostra o que são. Eles estão cheios de mosto.”

68 Foi isso que aconteceu. Agora ouçam, Pedro disse (Então eles começam a falar…), ele disse: “Vós homens de Jerusalém, vós que habitais na Judeia, que isto vos seja conhecido e ouçam a minhas palavras: estes não estão embriagados.” Agora, estou falando acerca da igreja de Éfeso aqui, agora. Vê? Vê? Correto, a primeira era da igreja. Ele disse: “Estes não estão embriagados, como vocês supõem. Sendo a terceira hora do dia; as tavernas nem mesmo estão abertas. Como…? Bem, sendo a terceira hora do dia.” Ele disse: “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel. Está escrito em sua própria Bíblia. Em sua própria Bíblia, isto está escrito que esta coisa aconteceria. Ora,” ele disse: “vocês deveriam saber disto, vós mestres.”

69 Bem, poderia ser, assim como – como a igreja foi trazida sob aquela demonstração, e a mesma demonstração prometida para os últimos dias, você não consegue apontar para trás e dizer: “É disto que foi falado?” [A congregação diz “amém.” – ed.] Entende? Aí está. E o mundo externo não sabe nada acerca disto; é – para eles isso é bobagem. Agora eles dizem…

70 Ele disse: “Olhe aqui.” E eles disseram agora, quando eles ouviram isto… Ele lhes disse como eles tinham crucificado Jesus. E toda vez…

71 Você pode conseguir perdão por crucificar Jesus. Você pode obter perdão por tomar Seu Nome em vão. “Mas aquele que falar contra o Espírito Santo jamais lhes será perdoado, neste mundo ou no mundo por vir.” Estamos nos últimos dias, então tome cuidado. Caminhe humildemente. Tenha um espírito contrito e quebrantado; um coração humilde, desejando permitir que o Espírito Santo te guie. Amém! Correto. Oh, que coisa!

72 Aqui estão eles, eles estão todos ali em cima, apenas o povo agindo como… Eles eram covardes, há poucas horas antes; trancados no aposento alto. Mas quando o Espírito Santo veio sobre eles e encheu seus corações, saíram às ruas! Eu não imagino que eles eram… Eles não estavam fazendo coisas que eram erradas. Eles estavam ali regozijando e louvando a Deus, de – de tal forma que havia uma manifestação. Eles não estavam ali apenas discutindo uns com os outros agora, eram metodistas ou batistas, se eram, ou se eram fariseus ou saduceus. Eles estavam ali se regozijando porque eles tinham conseguido um gosto do Céu em suas almas. Deus deu-lhes o maná espiritual.

73 Agora, assim como Deus derramou o maná lá no natural, e ele durou enquanto eles estivessem em jornada; um tipo bonito! E no dia em que entraram na terra prometida, o maná cessou. E no Dia de Pentecostes, a mesma coisa…

74 Olhe a Pentecostes, a Moisés. Eles olharam para trás e eles tinham visto o inimigo ser morto. Miriam pegou um tamborim, começou a tocá-lo, e gritar, e dançar, e descendo à margem. As mulheres a seguindo, fazendo a mesma coisa. E Moisés levantou as mãos e cantou no Espírito.

75 Em Pentecostes, as mulheres saíram, cambaleando, e pulando, e dançando, e assim por diante. Pedro se levantou no meio deles e disse: “Varões de Deus, e todos que habitam em Jerusalém, seja-vos isto notório e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: ‘E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do Meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, e também do Meu Espírito derramarei sobre os Meus servos e Minhas servas derramarei Meu Espírito e profetizarão, e farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo. E acontecerá que antes que venha o grande e terrível dia do Senhor, aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.” E adiante ele foi, pregando.

76 E quando eles ouviram isto, eles deram ouvido. Disseram: “Olhem só aquele fulano! Onde ele conseguiu este ensinamento?” Alguns deles disseram: “Ele nem mesmo consegue escrever seu próprio nome.” A Bíblia diz que: “Ele era um homem indouto e iletrado. De que escola ele é? Nenhuma. Bem, como isto foi possível? Como isto aconteceu?” Eles prestaram atenção e disseram: “Bem, disseram, aquele homem realmente está citando Escritura. E jamais ouvimos Ela desta forma antes.” Entende?

77 Ele disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os estão longe, e a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” Em outras palavras: “Este maná abençoado que tem caído aqui, como caiu lá trás, será para esta geração, para a próxima geração, a próxima geração, a Jeffersonville, Indiana, e para as partes mais remotas do mundo.”

78 E o mesmo Espírito Santo que caiu lá, cai agora; mesmos resultados, mesma coisa, mesmo povo. Entendem o que quero dizer? Perfeitamente!

79 Notem: “Darei; ao que vencer, Eu lhe darei o Pão da Vida.” Ele disse isso a uma das igrejas. “E ele não terá mais sede, nem mais fome. Ele nunca mais terá sede.” Se um homem alguma vez (Aqui está; apertem bem os casacos), se um homem ou uma mulher verdadeiramente alguma vez recebe o Espírito Santo, você jamais será capaz de movê-lo mais. Ele sabe onde está. Você pode vir com ismos e tudo. Ele passará bem no
meio deles. “Ele nunca mais terá sede.” Ele sabe simples e exatamente Quem é Seu Criador; nunca há de estar confuso. Não lhe incomoda; ele continua adiante.

80 “Eu lhe darei o Pão da Vida, e ele nunca mais terá fome, nem sede.” Entende? “E a Árvore que está no meio do paraíso de Deus, e de onde ele comerá, veja, a Árvore.” Cuja Árvore era Cristo Jesus. Vê? E Cristo Jesus, sendo morto volta na forma do Espírito Santo, então Ele está aqui, e o maná que é comido na Igreja. Notem, eis que… versículo 6.

E ele nos tem feito sacerdotes e reis a Deus…

81 “Sacerdócio espiritual; nação real; oferta espiritual.” O que é isto agora? “Sacrifícios espirituais, isto é,” citando a Escritura: “Que é o fruto de nossos lábios, dando louvores a Seu Nome.” Agora, que tipo de quê? “Um sacrifício espiritual.”

82 Agora, agora podemos muito bem começar bem aqui, notem, um bom lugar para começar.

83 Quando uma pequena confusão vem à igreja, você não corre a um lado e fica amuado. Se o faz, você certamente não é um sacerdote. Veja, você ora. “Sacrifício espiritual, os frutos de nossos lábios dando louvores a Seu Nome.” Vê o que quero dizer?

84 “Bem,” você diz: “eu não tenho vontade de ir à igreja.” Mas você é um sacerdote. É seu dever. Você tem que estar ali.

85 “Bem, eu não estou com vontade de participar do culto.” Você é um sacerdote: “fazendo um sacrifício, um sacrifício espiritual.” Não como dando a alguém algo de segunda, como dizem hoje; está tudo bem, não tenho nada contra isto. Não ir pegar outra pessoa para trazer à igreja, está tudo bem. Eu não tenho nada contra isto. Mas, é você, você fazendo o sacrifício espiritual: “Os frutos de seus lábios dando louvores a Seu Nome.”

86 Quando você vê uma ocasião onde todos blasfemando e dizendo essas coisas, e fazendo coisas erradas, o que você faz? Se vira e vai embora? Você tem que se ficar ali com um sacrifício espiritual, dizendo: “O Sangue de Jesus Cristo me purifica de todos os pecados, faz de mim uma nova criatura em Cristo Jesus.” “Fulano, você está louco!”

87 “De acordo com o que você diz. Está bem. Mas, para mim: ‘É o poder de Deus para a salvação.’ Eu creio Nisto.” Vê?

88 Agora, eles dizem: “Você crê em cura Divina?” “Oh, uh, eu não sei não, é melhor você perguntar ao nosso pastor.”

89 Mas o que você acha disto? Você que é o sacerdote agora. [O irmão Branham bate no púlpito duas vezes – ed.] Você que é o sujeito. Diga: “Sim, senhor. Eu creio Nisto, porque a Palavra de Deus diz que Isto é assim.”

“Você crê no batismo do Espírito Santo?”

“Sim, senhor.”

“Como você sabe?”

“Eu O tenho recebido.” Com certeza. Uma bênção espiritual! O Espírito Santo que caiu sobre os apóstolos, o mesmo Espírito Santo cai agora.

90 Você diz: “Apenas para os apóstolos.” Vamos esclarecer isto daqui a pouquinho, ver se é ou não é.

91 Tudo bem: “Um sacerdócio espiritual, oferecendo sacrifícios espirituais.”

Agora, agora o versículo 8, ou, o 7.

Eis que vem com as nuvens…

92 Agora, permita-me parar aqui apenas por um momento. “Nuvens,” não significa que Ele está vindo em uma grande nuvem natural, como mamãe… bendito seja seu coração, ela está assentada aqui em algum lugar.

93 Quando eu era um garotinho, ela se assentava e me contava, dizia: “Ele está vindo. Uma grandiosa nuvem vai surgir algum dia, e Deus virá.”

94 E, agora, a nuvem na qual Ele está vindo (se apenas tivéssemos tempo para voltar nisto tudo, e tomar o verdadeiro panorama da coisa toda.), agora, a nuvem na qual Ele está vindo, não é uma nuvem como uma nuvem natural, mas, é “uma nuvem de glória,” na qual Ele está vindo. Entende? Entende?

95 Agora, quando Jesus foi resplandecido por Deus, no Monte da Transfiguração: “nuvens resplandeceram Ele e Suas vestes.” Vê?

96 E quando Elias havia descido, uma nuvem desceu e o recebeu acima. Não uma – não uma Coluna de Fogo, não… Quero dizer, não uma nuvem natural, mas: “uma nuvem de glória.”

97 Sua Presença grande e gloriosa atingirá a terra. “Ele vem nas nuvens.” Oh, eu amo isso. “Nuvens,” haverá onda após onda, de Sua glória, pela terra, e a ressurreição dos santos acontecerá. Quando aquele bendito Espírito Santo que viveu em seus corações, e eles morreram, com seus corpos ali, e as manchas de lágrimas em suas faces e coisas assim, e eles são colocados ali em um cemitério. Uma grande onda daquele mesmo Espírito, e um “whoossh,” onda após onda.

98 “Assim os derradeiros serão os primeiros, e os primeiros derradeiros.” Como pode ser desta forma? Esta é a ordem da ressurreição. Eu não conheço ninguém na geração antes de mim, ou na geração após mim. Eu conhecerei aqueles daquela geração disto aqui. E cada geração virá, com êxito, e assim por diante. “Os derradeiros serão os primeiros.” Certamente, tem que ser. Entende? Eu conhecerei meu povo. O próximo companheiro, meu pai, conhecerá seu povo; seu avô, seu povo; voltando desta forma.

99 Onda após onda, após onda, após onda, e os santos se levantando de todos os lugares. Não será maravilhoso? [A congregação diz: “Amém!” – ed.] Amém! Isto faz os anciões se sentirem jovens novamente. Sim. Agora notem com atenção. Muito bem.

… vem com as – as nuvens; e todo olho o verá, (Não importa o quão para trás eles morreram, eles ainda O verão.) E também os que o traspassaram: e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

100 João simplesmente teve que gritar: “Amém.” É: “Assim seja. Que seja desta forma.”

Eu sou o Alfa e o Ômega…

101 Agora, Alfa é a letra “A” no alfabeto grego. Ômega é o “Z” no alfabeto grego. Agora, em outras palavras, se isto fosse traduzido hoje: “Eu sou de A a Z.” Agora, quem mais existe? “Eu sou o Primeiro; Eu sou o Último. Eu sou de A a Z.”

102 Eu gostaria que tivéssemos tempo para entrar na Deidade de Cristo agora, agora mesmo, que seria bem apropriado para esta hora, a Deidade.

103 Então, nos dias quando tantas pessoas estão tentando fazer Dele apenas um mestre, um filósofo, ou meramente um profeta. Ele era Deus. Ele foi Deus ou o maior enganador que o mundo já teve. Se Ele foi um profeta, seu sangue era de um homem. Se Ele foi um – um mestre, um ensinador, seu sangue era de um homem.

104 Ele era Deus, e Seu Sangue era Divino. O Deus Todo-Poderoso cobriu a virgem Maria com sombra e criou a célula de Sangue em seu ventre que trouxe o Filho, Cristo Jesus. E Deus condescendeu e viveu naquele corpo, Deus (Emanuel), feito carne entre nós; tirando os pecados.

105 Quando Deus fez Seu primeiro homem, Ele o fez à Sua Própria imagem, que era um homem espírito, em Gênesis 1:26. Correto. Então não havia homem para lavrar a terra, depois que Ele tinha feito o homem, macho e fêmea. Entraremos nisto, depois de algum tempo, naquelas “sete estrelas.” Mas apenas… Mas Ele o fez macho e fêmea, ali atrás no princípio, é verdade: “À Sua Própria imagem.” E Deus é um Espírito.

106 E então, Gênesis 2, não havia homem para lavrar a terra, então Deus o colocou em carne; fez o homem, não à Sua imagem, mas do pó da terra (é verdade.), dá-lhe uma mão como a de um macaco, e pé como de um urso, ou o que for; eu não sei, mas Ele lhe dá cinco sentidos para fazer contato com o lar terreal. E então aquele homem pecou.

107 E Deus desceu e foi feito homem para tirar o pecado do homem (amém), redimindo.

Eu sou o Alfa e o Ômega…

108 Eu Olhei a Ele aqui em Apocalipse capítulo 4. Quando João virou para ver esta Voz novamente, que estava falando com ele: “Ele estava assentado sobre um Trono, e um arco-íris estava sobre Sua cabeça.” E o arco-íris tem sete cores perfeitas, e essas sete cores perfeitas representava as Sete Eras da Igreja. É verdade, novamente. E o que foi isto? Aqui está, irmão, fresquinho agora! Veja, sete cores perfeitas, sete, e um arco-íris representa um pacto.

109 Deus deu a Noé o arco-íris, primeiramente, como um pacto. E aqueles elementos ainda estão na terra, como Deus prometeu antes, e quando chove, e Ele vê o arco. Ele disse: “Eu nunca mais a destruirei com água.

110 E então ele olhou em cima de Jesus, tinha sete cores do arco-íris acima Dele; Ele estava nele, que era o pacto de Deus. E Ele estava no meio, Sete Candelabros Dourados. “E era na aparência semelhante à pedra de jaspe e sardônica.” Jaspe era Ruben, e a pedra sardônica era Benjamin; aqueles eram, o primeiro e o último dos patriarcas. Aquele “Alfa e Ômega; o Princípio e o Fim,” e as sete cores do arco-íris, Sete Eras da Igreja, o pacto com Ele, nos Sete Candelabros dourados, com as sete estrelas. Oh, que quadro, se pudermos entrar nisto depois logo em seguida, talvez, o Senhor permitindo. Muito bem.

…Alfa e Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é,… e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

111 Oh! Quem é Ele? De que é esta revelação? De Jesus Cristo. E, aqui, Ele não é um profeta. Aqui, Ele é o Todo-Poderoso, Deus manifestado; o Alfa, Ômega. “Eu sou de A a Z. Eu sou Aquele que Era, que É, e que Há de Vir. Eu sou o Todo-Poderoso.” Muito claro, não é? [A congregação diz “amém.” – ed.] Sem chance de controvérsia aí. “Senhor, que Era, que É, e que Há de Vir, o Todo-Poderoso.”

112 Agora João fala. Ouça.
Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus…

113 Diga, você poderia imaginar um homem sendo colocado em um lugar assim, por causa da Palavra de Deus? Sim. …por causa da Palavra de Deus, e… pelo testemunho de Jesus Cristo.

114 Ele ficou exilado ali por pregar a Palavra a um povo religioso. Isto é o que a Palavra diz. Não é? Ele estava ali por pregar; exilado, excomungado da igreja, da sociedade, do mundo todo. Amém. Mas ele não foi excomungado Daquele que o amou e o lavou em Seu Próprio Sangue. Ele estava com Sua Presença, na ilha chamada Patmos: “pelo amor da Palavra de Deus.”

115 Eu desejaria saber quantos pregadores iriam hoje? Chega a tal ponto que até mesmo vão fazer uma pequena coisa – algo pequeno, e já ficam zangados, já ficamos todos perturbados. E aqui este homem tinha sido cozido no óleo por vinte e quatro horas, e lançado na ilha de Patmos, e o Senhor ainda estava com ele.

116 Eu simplesmente gosto daquele velho hino que costumavam cantar: “Se Cristo comigo vai, eu irei.” Cantamos isto, mas eu desejaria saber se realmente queremos dizer isto. Na minha honesta opinião, não demorará muito até que lhe será dado uma chance para provar isto, então é melhor você estar realmente seguro. Examine, faça inventário, veja se tudo está certo mesmo.

117 Agora, simplesmente como, apenas para começar aqui agora. João responde, e ele disse que ele estava “na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus, e testemunho.”

Eu fui arrebatado no Espírito… (Eu gosto disto).
Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor,…

118 Está Falando de um outro dia, agora; aos meus queridos amigos adventistas, que temos certeza de que vamos entrar nisso, logo em seguida. Muito bem.

…no Espírito no dia do Senhor, arrebatado no Espírito, e eu ouvi detrás de mim uma grande voz,… como de trombeta.

119 Não deixemos estes símbolos agora. Vamos fazendo um alicerce agora, para que saibamos do que estamos falando quando eu chegar aqui na frente. Para que vejamos do que vamos falar: “Quem é Este? O que é este Companheiro? Qual é a Revelação de Jesus Cristo? Quem é Ele, afinal? Como Ele veio? O que Isto significa para mim?” Veja se Isto significa algo para você, veja. “Veja o que acontece ali, para mim.” Notem.

Fui arrebatado no Espírito…

120 Não importa quão santo você seja, quão pio você seja, o quanto ministro ou membro leigo, ou o que for, você nunca será capaz de chegar a lugar algum com Deus até que você esteja no Espírito. É verdade. Eu não estou falando em ficar emocionado. Eu quero dizer entrar no Espírito. Entende? Entende? Veja, quando você fica emocionado você acaba fazendo qualquer coisa. Mas quando você entra no Espírito, você
vê coisas. É verdade.

121 Eu posso imaginar o velho Elias, o velho profeta ali embaixo naquele dia quando – quando um… quando o filho de Acabe, eles tinham feito uma aliança com alguns incrédulos, e – e Jeosafá tinha se juntado a eles. E eles foram ao deserto por sete dias, e não levaram bússola alguma. Por apenas sete dias, com o suficiente para se sustentarem por sete dias; não consultaram o Senhor; apenas saíram, de qualquer jeito.

122 Não é assim com as pessoas? “Oh, eu vou lhe dizer, é um emprego melhor. Eu vou deixar esta igreja e irei àquela outra.” Agora, é melhor você consultar o Senhor acerca disto aí, descobrir do que se trata.

123 Foram ali e viram que eles entraram em problemas. O estoque de água se esgotou. Este é o problema com as igrejas hoje, indo por aí fazendo muitas coisas as quais você não consulta o Senhor, e seu estoque começa a acabar. Não é de se admirar que você não esteja recebendo as bênçãos que você costumava receber, e o poder de Deus operando entre vós, talvez a linha de fornecimento foi cortada. Sabe, quando você fica sem água…

124 E vou ao deserto algumas vezes, ali no Arizona. E noto que cada pequeno arbusto naquele deserto é nocivo; ele vai te ferir. Cada vez que você encosta nela, ela te fere. Porque ela não tem água suficiente para si, os espinhos são para defesa.

125 Você volta por aqui, ou acima em Óregon ou em algum lugar onde chove o tempo todo, e cada um deles da mesma espécie de arbustos não tem espinhos neles. Veja, a água os mantém brandos.

126 E este é o problema com a igreja. Quando você fica todo seco e algemado, e tudo mais, você fica tão frio e formal e indiferente, que você não recebe nenhuma bênção espiritual, então seu coração fica todo cheio e repleto de indignação e ira, e, e diz a todos: “Oh, vou pagá-lo com a mesma moeda. Vou pagá-la com a mesma moeda. Eu vou sair da igreja.” Apenas um monte de espinhos vivendo em um deserto. É verdade. Você precisa é de uma boa chuva de Água do Espírito Santo à moda antiga sobre você, abrandando aquele velho e duro coração. Amém!

127 Eu não estou – eu não estou tentando fazer piada. Estou tentando lhes trazer isto. Irmão, você verá, se tomar a marca da besta, onde você estará. E você estará absolutamente desamparado e perdido quando o fizer. Não há remissão para isto. Você nunca conseguirá sair disto. É verdade. Você pode fazer isto através de um piscar de olhos, quase, veja, então seja cuidadoso. Agora aqui está. A quem quer que tiver sede… Note, o deserto…

128 Eu disse… as – as águas… como que as águas os mantém brandos. Isto é o que fazemos hoje, entramos no Espírito. João disse: “Eu estava no Espírito.”

129 Quando Elias estava ali no deserto, eles desceram. Jeosafá disse: “Desçamos e consultemos o profeta.” Eles desceram à frente do profeta.

130 Bem, agora, ele deu vazão à sua justa indignação. Ele olha para aquele companheiro e diz: “Por que você não vai ao deus de sua mãe? Por que você não volta à sua velha igreja fria e formal? Para que você vem a mim, quando você entrou em problema?” Aquela não era uma boa coisa para se dizer, mas foi palavra suficiente para ver que foi isso que ele quis dizer. “Por que você veio a mim? Por que você não vai ao deus de sua mãe? Vocês têm aquelas grandes e boas igrejas, e todos aqueles sacerdotes bem alimentados e assim por diante, ali atrás. Volte e peça para eles acerca disto. Por que você vem aqui a mim?” Puxa! Que coisa! Ele como que estava cheio daquilo, com certeza, não é? Ele disse: “Se eu não respeitasse a presença deste homem pio, Jeosafá, eu nem mesmo olharia para você.” Oh, que coisa, em que situação aquele profeta se meteu. Agora ele já está todo envolvido naquele tipo de problema.

131 Ele disse: “Bem, traga-me um músico.” Algumas pessoas não creem em música na igreja. Mas ele disse: “Traga-me um músico.” E quando o músico começa a tocar um certo hino bom e antigo: Mais perto, meu Deus, de Ti, ou do que for que queira chamá-lo, eu não sei. Quando o músico começa a orar, o Espírito de Deus se apodera do profeta. E quando o Espírito se apodera dele, ele entra em uma visão; ele começa a ver coisas.

132 Você tem que entrar no Espírito de Deus. Ou, você diz: “Eu não consigo entender como as pessoas dizem ‘amém.’” Entre no espírito uma vez. É verdade.

133 Eu não consigo ver como elas ficam num jogo de beisebol e batem nas costas um dos outros, e gritam e berram, e balançam o chapéu. Parecem como que loucos para mim. “Bem,” você diz: “você não é fanático por um bom jogo de beisebol.” Sou tanto quanto…

134 E você então sendo um cristão? Tudo bem. É verdade. Você tem que entrar no Espírito disto.

135 Era desta maneira quando você ia aos bailes. Eu não creio que você deveria ir. Certamente que não. Mas se você – ia, eles tinham que tocar música arrasta-pé, e a batida da banda e a batida da bateria, e fazia todo tipo de coisa ali ligada a isto; e as mulheres correm para lá, mal vestidas e tudo mais, e dançam no salão, e coisas; entram no espírito da dança. Bem, é verdade, você entra no espírito daquilo. É o espírito do Diabo. [A congregação diz “amém.” Ed.] Bom que vocês disseram “amém,” porque é a verdade. Eu vou provar pela Bíblia. É verdade. É verdade.

136 Dizem: “Bem, eu não creio nisto, irmão.” Bem, você, não é o que você diz, ou o que eu acho.

137 É o que a Palavra de Deus diz. É o que encerra o assunto. Esta é a Palavra final. Sim, senhor. Ele diz: “Se vós amais o mundo, e as coisas do mundo, o amor de Deus não está em vós.” É verdade. E lembre-se daquela desprezível mulherzinha, que ensinou sua filha a dança do sapateado, e coisas assim, e desceu ali e dançou diante do rei, e pediu a cabeça de João Batista; setenta de suas filhas morreram como prostitutas e em forcas. Assim, você pode ver o que isto faz.

138 A mãe de Moisés ficava em casa e o guardava, e o ensinava a Palavra do Senhor, e veja o que aconteceu a ele e aos seus. Através dele vieram… e Abraão, e assim por diante, e os outros.

139 Correto, apenas depende do que você queira fazer. Você, você tem livre arbítrio. Você age naquilo em que você deseja agir. Correto. Deus tem colocado diante do homem, como no jardim do Éden, a Árvore da Vida ou a árvore da morte. Você faz sua escolha. Vê? Seja para o que sua alma for atraída, isto é o que você comerá. Notem agora. E eles estavam…

140 Eu quero ler isto novamente agora. Ele estava no Espírito. O Espírito vem sobre ele. Ele começa a ver coisas. Agora observe.

Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor, e ouvi…
Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor, e ouvi de trás de mim uma grande voz… como de trombeta…

141 “Trombeta.” Trombeta é um “anúncio.” Gabriel, na vinda do Senhor, soará a trombeta de Deus. Esta foi a trombeta de Deus sendo soprada. Em outras palavras, Ele está prestes a anunciar o destino Eterno do mundo. Uma trombeta, o que é? “Apronte-se. Eu vou dar-lhe a Revelação de Jesus Cristo, para dar à Igreja. Eu vou lhes falar, qual será o destino do mundo, para aqueles que recebem e aqueles que rejeitam.

142 Uma trombeta de Deus. “Atenção!” Cada homem, quando a trombeta soa, ele agarra sua espada e se coloca em posição, atenção. A trombeta!

143 Paulo disse: “Se a trombeta der um som incerto, quem se preparará para a batalha?”

144 Esta é a maneira hoje. Oh, irmão, quando eu olho ao redor e vejo todas estas igrejas frias, formais e indiferentes, e coisas assim: “tendo forma de piedade, e negando sua eficácia,” como pode um homem se preparar? Dando um som incerto.

145 Dizem: “Bem, agora, eu me unirei a igrejas. Irei e tentarei a metodista, ou a batista, ou a luterana, ou os pentecostais. Eu farei algo. Eu farei algum tipo de movimento.” Oh, não é isso não!

146 “A menos que um homem seja nascido de novo.” Eu não me importo se ele é metodista, batista, pentecostal, ou o que for que seja, você tem que nascer de novo, você não entrará no Reino. Amém.

147 Veja:

…voz,… de uma trombeta,
Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega…

148 A primeira coisa que eu quero… Ele Se apresenta aqui: “O Eu sou, o Primeiro e o Derradeiro.” A primeira coisa, quando a trombeta de Deus é soada, ele se vira. E Ele diz: “Eu sou o Alfa e o Omega. Eu sou de A a Z. Sou tudo isso agora. Levante-se e ouça-Me, por um momento.” Certo.

…o primeiro e o derradeiro;… O que vês, escreve-o num livro (é este Livro que estamos lendo) e envia-o às…

149 Para onde? Endereço específico. Para onde? Para aquela era lá trás? Não. “À igreja.” À igreja. Notem.

…O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia;…

150 As quais eram um tipo da igreja. Agora, entraremos nisto, em alguns minutos, mostrando como o Velho Testamento tipificou as sete eras. Sete eras estabelecidas, ou sete igrejas estabelecidas ali na Ásia, que a Bíblia claramente ensina, que era uma sombra, ou um tipo das Sete Eras da Igreja que estavam vindo. E pela ajuda de Deus, e com a Bíblia, podemos provar que cada era da igreja veio simples e exatamente onde Ela diz que seria, simples e exatamente onde a Bíblia diz que seria. E estamos no final da última era da igreja.

151 E de volta ao Velho Testamento, pegando o sonho de Daniel, e mostrando-lhe a visão do reino gentio, como ele viu a estátua de pé; com uma cabeça de ouro, peito de prata, e ventre de cobre, e pés e pernas de ferro e barro. E mostrava como cada um daqueles reinos tinham sucedido um ao outro, simples e exatamente da maneira que a Bíblia disse. E, veja, a cabeça de ouro, Babilônia; Medos e Persas, os gregos; e o império romano; e o império romano quebrou-se em dez reinos, Roma oriental e ocidental, e assim por diante. E ali, havia ferro e barro, e eles não conseguiam se misturar; os protestantes e o catolicismo sob a mesma dominação gentia. E ele disse que até mesmo tentaria quebrar o poder um do outro, eles casavam-se uns com os outros, simples e exatamente o que estão fazendo hoje, exatamente.

152 E aquele reino, nos dias daqueles reis. O Deus do Céu cortou uma pedra da montanha, sem auxílio de mãos, que feriu esta estátua nos pés e quebrou todos os reinos gentios. E o Reino de Cristo governou e reinou, e cresceu, e cobriu a terra e o mar e o céu. Os reinos gentios se desvaneceram como a pragana, como a casca em uma eira no tempo de verão. Que quadro é este que estamos vivendo! Isto é verdade.

153 E hoje, você vê o católico e o protestante casando-se um com o outro, tentando quebrar o poder; criando seus filhos, tendo que prometer criá-los desta ou daquela forma. Entraremos nisto, daqui a pouco, em algumas noites. Notem isto, como é, e como (o outro) a força do ferro dominava sobre o outro, mas quebrou aquilo em pedaços e o despedaçou.

154 Mas o Cordeiro veio e tomou posição. E o povo santo naquele dia…

155 E como que aquele poder romano se espalhou em toda nação. Não existe outro poder no mundo, e há apenas uma maneira dele se espalhar, é através do catolicismo, a igreja católica, a todo o mundo, espalhando aí por tudo. É um grande e maravilhoso quadro aqui!

156 Agora, a vocês protestantes, apenas aguentem firmes, porque, irmão, você está bem nisto. E eu posso provar pela Palavra de Deus, você está bem nisto tanto quanto – quanto os demais.

157 Agora, observe agora: “O Primeiro e o Derradeiro. O que vês, escreve-o num Livro.” Agora, Ele lhes disse:

…escreve-o neste livro, e envia-o às… igrejas que estão na – na Ásia; a Éfeso, e a Sardes, e… Pérgamo,… e assim por diante, e Filadélfia, e… Laodicéia.

158 Agora pararemos aqui, apenas por um momento ou dois, apenas para ver quanto tempo eu tenho, porque eu quero entrar nesta última nota principal aqui, em Éfeso, e arrastar isto a Laodicéia, e ver se não estamos espelhados na mesma igreja, veja, veja se não estamos vivendo neste dia.

159 Oh, Igreja do Deus vivo, levante e brilhe. Veja. Você não percebe. Eu gostaria de ter algum tipo de choque que eu pudesse lhe dar, de alguma forma. Eu gostaria que o Espírito Santo viesse em Seu grande poder e te movesse a um lugar onde você agarraria esta Bíblia e diria: “Deixa-me dar uma olhada nisto,” quando você vê:

Nações estão se desfalecendo, Israel está acordando;
Os sinais que o profeta predisse;
Os dias dos gentios estão contados
“Retorne, o disperso, aos seus.” (Isto é correto.)
O dia da redenção está perto,
O coração dos homens está desmaiando de terror.
Sejam cheios com o Espírito de Deus, com suas lâmpadas preparadas e limpas,
Olhai para cima, vossa redenção está próxima!

160 É verdade. Oh, que dia! “Escreve-o, envia-o às igrejas.”

161 Agora, assim como Israel surge em sua beleza, lá atrás com Abraão, vindo através dos patriarcas. E nos dias de Acabe, entrou nas eras negras, a era mais escura que a igreja já viu. Saiu dali… E naquele tempo, como que Acabe tinha se casado com Jezabel, trouxe idolatria à igreja ortodoxa.

162 A mesma coisa que o protestantismo, casou-se com romanismo nos mil e quinhentos anos de eras negras, na igreja de Pérgamo, e veio com idolatria, sob a forma de cristianismo, indo à era morna que está vindo diante de nós. E estamos nisto agora mesmo. Estamos na era morna.

163 Você não crê nisto? Agora eu vou me assentar… vocês aí nas outras igrejas. Você está em uma era morna. E seus evangelistas estão cruzando a terra, ao redor da terra, pregando este tipo de coisas assim; vocês não estão indo a lugar nenhum. Vocês estão bradando… Vocês batistas estão bradando: “Mais um milhão em 1944”. O que você conseguiu quando eles vieram? Apenas um monte de pecadores que vieram, com seus nomes no livro (é verdade.), dizem que pertencem à igreja batista. Não apenas isto, mas os demais, metodistas, campbelitas, e todo o grupo, apenas tão formais e indiferentes. Billy Graham mostrou que: “Trinta mil convertidos,” ele disse: “em seis semanas…” E seis semanas depois ele não conseguia encontrar trinta. Por quê? Por quê? Eles não tinham conseguido nada, para começo de conversa. Apenas um monte de pecadores, quando eles colocaram seus nomes no livro, debaixo da atração de um avivamento.

164 Ele disse: “O Reino do Céu é como alguém que lança a rede ao mar. Quando ele puxa, tem de tudo.” Ele puxou tartarugas. Ele puxou lagostim. Ele puxou cágados. Ele puxou aranhas. Ele puxou insetos de água. Ele puxou serpentes. É verdade. Mas ali, ele puxou alguns peixes, também.

165 E quando um homem prega um avivamento sob o poder e demonstração do Espírito Santo, a rede é lançada ao redor das pessoas. É verdade. Mas se para começar elas forem insetos, elas serão insetos no final do avivamento.

166 Se for uma aranha da água, de repente ela irá por aí, dizendo: “Eu não creio nesta velha coisa mesmo,” e pulará de volta à água.

167 Se for uma cobra, dirá: “Não te falei?” e embora irá. Era uma cobra para começar, esta era sua natureza. E nunca será outra coisa a menos que aquela natureza seja mudada.

168 Um homem não pode se unir à igreja, ou ficar todo afobado, ou qualquer outra coisa, e se tornar um cristão. Tem que ser um nascimento sólido do Espírito; sinceridade, morrendo, clamando, ficando ali até que morra duas vezes. Lembre-se, a vida somente pode vir da morte.

169 Um grão de trigo, se ficar só ele, fica sozinho, ele nunca vai significar mais do que aquele grão de trigo. “A menos que o grão de trigo caia na terra, ele ficará só.” Mas quando ele cai ali, ele apodrece, deteriora, e do meio daquela corrupção vem o germe de vida que dá a vida e produz mais.

170 A menos que a igreja seja nascida de novo, morra para seus credos e teologias, e assim por diante, e seja nascida de novo do Espírito de Deus, ela será indiferente, velha, fria, formal, incrédula. Amém. É verdade. Esta é uma pregação à moda antiga, sassafrás, mas te salvará, irmão. É verdade. Te guardará quando as tempestades estiverem soprando forte. Apodreça e arraize-se. Raspe toda sujeira antes que você despeje o concreto; note, é verdade, e os chumbadores firmes e fortes. Oh, irmão que dia estamos vivendo; uma era de igreja formal e indiferente! Sim, senhor.

“Às sete igrejas,” diz: “envie esta mensagem.”

171 Agora, naquela era da igreja, eles começam a vir; eles se casaram com a idolatria. Eles fazem a mesma coisa agora; eles vêm, fazendo a  mesma coisa. E disto sai o cristianismo formal, começa a desvanecer até que cheguemos à última era da igreja.

172 Agora, a igreja moderna, que chamamos de “denominação.” Nós, o povo da santidade, sabe, nós os chamamos de “modernos,” e eles vão por aí e começam o avivamento deles, também. Você diz: “Eles não estão indo a lugar algum.”

173 Quando Deus fez Seu primeiro homem, Ele o fez à Sua Própria imagem, que era um homem espírito, em Gênesis 1:26. Correto. Então não havia homem para lavrar a terra, depois que Ele tinha feito o homem, macho e fêmea. Entraremos nisto, depois de algum tempo, naquelas “sete estrelas.” Mas apenas… Mas Ele o fez macho e fêmea, ali atrás no princípio, é verdade: “À Sua Própria imagem.” E Deus é um Espírito.

174 Os de fora que me perdoem, estou dando a igreja uma pequena surra do Evangelho agora. Notem, é verdade. É exatamente disto que você precisa.

175 Oh, você diz: “Nós temos a coisa.” E vai ali e toca o piano o máximo que pode, e a bateria, e corre para cima e para baixo, e sai e discute com seu vizinho. Você tem alguma coisa afinal de contas? Uhhuh. Não, senhor. A única coisa que temos é um mornidão. Enquanto a música está tocando, estamos correndo. Quando a música para, nós paramos. Irmão, não chame o outro companheiro de nomes; vamos olhar perto de nossa própria porta, primeiro. Amém.

176 Eu lhe digo, precisamos de um avivamento à moda antiga como os que tínhamos pelo país, quando prostravam a face a noite toda. Não para agitar, mas com verdadeiro lamento pio; e não voltar ao altar e ficar, mas sair e se acertar com os vizinhos com os quais eles tinham errado, e se reconciliarem com eles. Você sabe que isto é correto. Ardente, mas, irmão, isto te ajudará. É verdade. Temos que saber disto, meu amigo. Sim, senhor.

177 Morna, esta é uma condição horrível para a igreja estar. Se você não cuidar, e o Tabernáculo Branham está quase na mesma condição. Ouça, vocês sabem destas coisas. Tem sido ensinado, ano após ano, após ano, após ano, desta plataforma, te advertindo da vinda destas coisas. Quando a Bíblia disse que haveria um tempo que eles iriam do leste ao oeste, e norte e sul, tentando encontrar a verdadeira Palavra de Deus, e falhariam em encontrá-La. É melhor você estar ancorado, onde você saiba onde está posicionado.

178 Mas quando um homem é nascido de novo uma vez; não emocionalmente afobado, não algum entusiasmo, não ao colocar seu nome num livro da igreja, não ao unir se com a maior igreja na cidade. Mas quando ele tem realmente chorado e implorado, com lágrimas nos olhos, até que Deus tenha perdoado seus pecados, limpado sua alma de uma vida de pecado, e enchido-o com o Espírito Santo; com tal amor, e piedade, a tal ponto que ele devolve aquelas velhas ferramentas de pneu, que ele roubou dos vizinhos, e vai e faz a compensação, e vive pio diante dos homens. Jamais teremos um avivamento neste país até que tenhamos isto. [O irmão Branham bate no púlpito quatro vezes – ed.]

179 O julgamento começa na casa de Deus, pela Palavra de Deus. Amém. Não um livro de instruções, mas a Bíblia. Não o que algumas igrejas ensinam em suas teologias, mas o que Deus diz. Então você terá um avivamento onde grandes poderes, e maravilhas, e sinais, e milagres, e tudo mais, acontecem.

180 Somos mornos. Porque somos mornos nesta era, Deus disse: “Vomitar-te-ei da Minha boca.” Esta era da igreja será rejeitada. Haverá um remanescente dela, que será salvo. Então é melhor se cuidar, e bem, para ver se você está neste remanescente agora. Entraremos nisto em um minuto, se Deus quiser. Apenas notem agora.

E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, (Veja) vi sete castiçais de ouro;…

181 Ou: “candelabro,” diz o grego. Agora, esta é a primeira tradução, porque eles não tinham as lâmpadas e as… Eles tinham o pequeno candelabro. Agora, os Sete Castiçais de Ouro, os chamamos.

182 Agora, no lugar santo, onde o pão da proposição… e muitos de vocês clérigos entendem, e isto. E vocês, gente aqui no tabernáculo, sendo ensinados por um bom mestre aqui, vocês – vocês sabem destas coisas.

183 Os Sete Castiçais de Ouro, eles eram… Tinham pequenas lâmpadas no topo deles, que queimavam o óleo. Lá em Zacarias, onde ele teve a visão, eu creio que foi, ele viu a oliveira selvagem (zambujeiro) e a oliveira mansa; os judeus e os gentios, bem antes da dispensação dos gentios. Eles tinham incensários dourados, e ambos incensários dourados conectavam-se a esse candelabro aqui que fornecia óleo para todas as lâmpadas. E ele não conseguia entender como eram estas coisas; a oliveira selvagem e a mansa. E a mansa, é claro, foi quebrada, e a selvagem enxertou nela.

184 E aquele azeite para a lâmpada, azeite representa o “Espírito Santo,” sempre. Entraremos nisto, falando da Assinalação do povo, sexta-feira à noite. Notem, mas este óleo representa o Espírito Santo. É por isto que ungimos o enfermo com óleo, porque ele representa o Espírito Santo.

185 A Bíblia diz, em Apocalipse capítulo 6, quando a praga caía, ele disse: “Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques Meu vinho e Meu óleo.” Eu gostaria que tomássemos a partir de Apocalipse, por algumas semanas, e entrar nisto aí, para ver quem é o vinho e o óleo. “Não danifiques Meu vinho e Meu óleo. Não chegue nem perto.” Amém.

186 Agora, notem estes castiçais dourados. O óleo despejado nestes castiçais. Agora, o óleo era o que era colocado na lâmpada, para queimar. Agora, Arão era… Era seu dever acender essas lâmpadas. E essas lâmpadas tinham que ser acessas. Segure isto por agora. Veja. Mantenha reverência e ouça. Essas lâmpadas tinham que ser acessas pelo fogo que Deus tinha acendido. Os filhos de Arão entraram com um fogo estranho, e Deus os matou à porta; é verdade, com fogo estranho! Tinha que ser com o fogo que Deus começou!

187 E observe, agora, os candelabros se dispõem em arco. Aqui ficava um castiçal, dois, três, quatro (e acima), cinco, seis, sete, desta forma. Agora, aqueles candelabros aqui, como ele diz em alguns minutos.

188 Vamos ler um pouquinho mais, talvez entremos nisto. E ouçam o que ele diz agora. Correto. “E Sua cabeça…” Eu creio que comecei na frente no versículo 12: “Sete Castiçais Dourados.” Versículo 13:

E no meio dos sete castiçais um semelhante ao… Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

E a sua cabeça e cabelos eram – eram brancos como lã branca,… como a neve, e os seus olhos como… chama de fogo.

189 Agora, vamos parar aqui apenas um minuto, porque não podemos deixar este quadro aí desta forma. Veja estes castiçais aqui agora. Bem, esses castiçais, como veremos mais tarde, representam as sete Eras da Igreja. Eles representam Éfeso, Pérgamo, abaixo à Filadélfia, e a Laodiceia; Sete Eras da Igreja.

190 E cada um destes castiçais tinha uma pequena botija de óleo ali, e este óleo queima neste castiçal. Agora quando um castiçal era aceso pelo fogo de Deus, eles pegavam aquele castiçal e acendiam outro, então o devolviam; e acendiam o outro; e daquele acendiam outro, e outro daquele, e outro daquele, até o último castiçal. Notem, o mesmo óleo.

191 Agora, estas Sete Eras da Igreja, começam com Éfeso, e Tiatira, Pérgamo e assim por diante. E o Espírito Santo, que é o Óleo de Deus, caiu na igreja no princípio, em Éfeso, a Igreja de Éfeso, que era a igreja da graça. Vocês batistas deveriam gritar “amém” aí. E então na igreja da graça, que está em Éfeso, e a carta aos Efésios estabelece, quem éramos antes da fundação do mundo. Foi lá que caiu, e eles receberam o Espírito Santo.

192 Mas espere um minuto, meu irmão batista, como eles O receberam? Como eles O receberam? [O irmão Branham bate no púlpito uma vez – ed.] Unindo-se à igreja? Nunca. Eles O receberam pelo batismo do Espírito Santo. Você diz: “Sim, irmão Branham, é verdade.” O que aconteceu com você quando Ele caiu sobre ti?

193 Notem, o mesmo Fogo que queimou o óleo lá, em Éfeso, queimou em Tiatira; o mesmo Fogo que queimou lá, queimou em Pérgamo; e queimava assim por diante, até a Era da Igreja de Laodiceia. O mesmo Espírito Santo, aceso pelo mesmo Deus, pelo mesmo Fogo. E o Fogo que caiu em Pentecoste acendeu o castiçal, a Igreja, através de cada era, e até agora.

194 Mas o problema disto, nós batistas, nós metodistas, estamos lá trás, aqui, tentando pegar alguma coisa histórica, e aqui vai a Igreja aqui embaixo. É verdade. É onde fomos deixados para trás. Cada igreja, quando começa, não havia…

195 Dê uma olhada em Lutero, na primeira reforma. Que avivamento, Lutero! Olhe, eu tenho este livro em casa. Como que aquele homem abalou sob o poder de Deus! Como ele cria em cura Divina, ele mesmo A aceitou; creu no poder de Deus, e mais, a tal ponto que falou em línguas, Martinho Lutero. Isto é exatamente correto. Martinho Lutero falou em línguas!

196 E então na próxima era, João Wesley. João Wesley faz a mesma coisa. Quando ele estava pregando, ele disse: “O que são estas palavras que eu balbucio, desconhecidas a mim mesmo?” É verdade, falando em línguas; cria em cura Divina. E quando ele veio à América, as igrejas aqui o trataram como eles fazem aos santos roladores hoje, eles o colocam para fora, das igrejas. E eles pregaram o Evangelho ali, e caíam sob o poder de Deus, a tal ponto que eles caíam no chão, toda noite.

197 E o próprio livro de João Wesley, que eu tenho em casa agora, e onde ele estava andando a cavalo um dia, para orar por uma mulher que estava enferma, e o cavalo caiu e quebrou a perna. E ele desceu do cavalo, e pegou uma botija de óleo e ungiu o cavalo com óleo, e subiu nele e foi embora cavalgando. O mesmo Fogo queimando ali.

198 Mas vocês diminuíram isto a uma forma ritualista de algo, e o Espírito Santo continua se movendo. Verdade. É verdade!

199 E na igreja metodista: “Tinha algo de errado com eles,” o… O livro deles diz que: “Davam umas mexidas.” E eles começavam a caminhar, e eles se davam umas mexidas, e agiam assim, em suas reuniões de tendas e coisas, os metodistas. Ora, irmão, se João Wesley pudesse voltar em cena, ele ficaria tão envergonhado de vocês, ele negaria vocês; a não ser que ele vos desse uma boa surra do Evangelho que ele pregou.

200 Eu estive, há não muito tempo, no santuário, onde eles soltaram aqueles cachorros para cima dele naquele dia quando ele estava pregando o – o novo nascimento, e assim por diante, e aquilo. E a Alta Igreja da Inglaterra soltou os cachorros nele. E ele disse: “O sol não vai brilhar sobre ti três vezes, até que ele mande me chamar para orar por ele.” E ele o fez; e morreu. É verdade. Certamente.

201 Isto é o que precisamos hoje. Precisamos deste tipo de metodista. Precisamos de um outro batista como John Smith, que ficou no quarto e se agonizou junto a Deus, e orava a noite toda de tal forma que seus olhos ficavam tão inchados, de manhã, que sua esposa tinha que guiá-lo à mesa para comer.

202 Oh, o que fazemos hoje? Ficamos na esquina, com um cigarro na boca; e isso sendo diácono na igreja, e vão e se comportam; vão ao cinema, e assistem televisão a noite toda; e se distanciam da igreja; fumam, bebem, jogam, vão a corridas de cavalos, e se chamam de batistas. Tudo tolice!

203 O que precisamos hoje é de um outro avivamento antiquado do Espírito Santo, enviado por Deus. Amém. Eu não tenho a intenção… Eu não estou tentando fazê-los ficar entusiasmados. Eu sei que vocês não estão entusiasmados, mas, irmão, esta é a verdade. Estou tentando frisar um aspecto para vocês. Esta é a verdade. Isto é o que precisamos. Tudo bem.

204 Agora, isto é a Bíblia. Isto é o que o Espírito diz, veja. “Os castiçais.” Correto. Agora no versículo 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante ao… Filho do Homem,…

205 O quê? Um semelhante a Ele. Quem era este? Sua Noiva. Um semelhante a Ele. Observe como estava.

…Vestido até aos pés,…

206 A santidade de Jesus Cristo cobrindo-A. “Tem nos lavado de nossos pecados, com Seu Próprio Sangue.” Muito bem.

…e cingido pelos peitos (não um homem; uma mulher) com um cinto de ouro. (O Evangelho que continha o poder e glória de Deus sobre o Corpo de Cristo.)

207 Oh, que quadro bonito temos aqui em consideração! Veja só aqui.

…comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca,… branco como a neve (justiça, santidade; é do que fala o branco); e seus olhos… como chamas de fogo; (Enxerga através de qualquer coisa.)

208 Não tente se esconder Dele. Ele sabe quem você é, onde você está, e o que você tem feito. Sim, senhor. Ele vê tudo. Oh Deus…

209 Temos apenas alguns minutos para entrarmos nesta outra era da igreja, se pudermos. Notem.

E os seus pés, semelhantes… ao bronze reluzente,…

210 Bronze sempre é “juízo”, vocês sabem; o altar de bronze, e a serpente de bronze, e assim por diante. Bronze fala de juízo. Seus pés, então, a Igreja de Jesus Cristo é posta sobre juízo Divino. Cristo morrendo em nosso lugar, o Justo pagando por nosso juízo lá, no… Diante de Deus, e morreu ali como um pecador na cruz, e Sua alma desceu ao inferno. E Deus, não permitirá que o Seu santo veja corrupção, ressuscitou-O ao terceiro dia, para nossa justificação; O qual está à Sua destra agora, um Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades; que retornará de igual maneira como Ele foi ao Céu, para receber a gloriosa Igreja que tem Se aprontada, lavada pelo Sangue e nascida de novo. Que – que visão! Amém. Correto. “Como bronze reluzente,” ou, agora observe: “e Seus…e…”

E os seus pés, semelhantes… bronze reluzente, como se estivessem sido refinados numa fornalha; (Isto é para retirar toda impureza.) E a sua voz… A voz de muitas águas.

211 Observe, é a Igreja falando com Ele agora, águas. Apocalipse 17:15, diz: “Águas significam quantidade e multidões de pessoas.” Agora: “Sua voz,” ou este Ser que estava ali olhando assim, Cristo em Sua Igreja, como Noiva e Cristo sendo Um, como marido e esposa são um; a Igreja e Cristo sendo moldados juntos com uma Pessoa, o mesmo Espírito Santo.

212 E as coisas que Cristo fez, a Igreja também faz. Você vê isto? Aquela linda Igreja ali em santidade, em poder, em majestade, tendo visões, sinais, maravilhas. Tudo como Ele fez, aqui na terra; dando todo louvor a Deus, dizendo: “Eu não faço nada a não ser que o Pai me mostre; mas Ele me mostrou, e aqui está.” E vimos, veja, estas coisas vão acontecendo.

213 Agora, Cristo, moldados em Um.

…E a sua voz… de muitas águas…

Muitas pessoas, não apenas uma; era a Igreja toda, as Sete Igrejas moldadas juntas em um grande Corpo redimido do Senhor. Os metodistas, os batistas, os presbiterianos, todos que são nascidos de novo com o Espírito Santo, falando com o poder de Deus, que é o Corpo.

Este é o Corpo.

E ele tinha na sua destra…

214 “Destra.” Tudo na Bíblia tem um significado, veja.

…em sua destra sete estrelas (Agora Ele – Ele é um Rei): e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era… como o sol, quando na sua força resplandece.

215 Agora: “De Sua boca saía uma aguda espada de dois fios,” da boca Deste que estava ali, Cristo e a Igreja como um.

216 “Em Sua mão Ele tinha sete estrelas.” E você verá em alguns minutos; eu quero entrar nisto, deixar a Bíblia simplesmente falar o que era. Eram os sete ministros, um ministro para cada era dessas Sete Eras da Igreja, surgindo, segurando-os em Sua destra. Amém. Aí está Ele. Havia sete anjos, sete mensageiros, um para cada igreja. Entende?

217 Ali, Ele estando ali.

…e saía de sua boca uma aguda espada de dois fios:…

O que é uma espada de dois fios? Hebreus capítulo 4, diz: “A Palavra de Deus é mais afiada, mais poderosa do que uma espada de dois gumes, e penetra até juntas e medulas, e é apta para Discernir os pensamentos do coração.” Correto.

E eu, quando o vi, caí… Eu caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me:… Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém; E tenho as chaves do inferno e… morte. (Este é Jesus. Agora observe.)

Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; (Correto.)

O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e… destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas…

218 Ooh! Segure isto aí! “Sete anjos são sete ministros das sete igrejas.” Havia uma igreja do líder de Éfeso. Agora se Deus permitisse, e continuássemos nisto, e não fôssemos falar sobre A Marca da Besta, eu posso lhe mostrar cada um deles, até esta última era, de que – de que forma eram; mostrar-lhes a Igreja de Filadélfia, que foram os metodistas, João Wesley; mostrar-lhes a – a Igreja de Tiatira, imediatamente após Pérgamo, que foi de Martinho Lutero, e bem adiante pelas eras, e mostrar cada um deles que vêm e trazem a mensagem, estabeleceram a mensagem na terra.

219 E até chegar na última Mensagem, que é hoje, é verdade, onde Deus enviou um Anjo do Céu, vindicou seu servo, e enviou uma Mensagem adiante a todos. Ela não será uma Igreja. Ela não será uma organização nos últimos dias. Porque, Deus tem colocado a organização na prateleira, e todos vocês estão a par disto. E espere até entrarmos nisto amanhã à noite, no tema A Marca da Besta, e ver onde sua igreja está, veja, e sua organização.

Agora observe as igrejas.

…E os sete castiçais que viste, são as sete igrejas. (Eles são as igrejas.)

220 E as estrelas, as quais… Ele está segurando cada estrela. Agora veja. Poderíamos parar apenas por um minuto? Eu sei que tenho cerca de doze minutos para terminar aqui e eu quero entrar neste capítulo bem aqui, e lê-lo, se não der mais, mas eu quero trazer isto a você. Uma estrela era um ministro, e um ministro ungido com o Espírito de Cima.

221 Vocês percebem que vocês representam uma estrela no Céu, e cada estrela no Céu vos representa? Você sabia que Deus disse a Abraão que sua semente seria como as estrelas do Céu? Primeiro que eles eram o pó da terra, e então na ressurreição que eles eram as estrelas do Céu, inumeráveis. Vocês perceberam isto?

222 Você sabia que Jesus foi a Resplandecente Estrela da Manhã, a maior Estrela de todas as estrelas do Céu? Oh, aleluia! Quando penso nisto, minha alma salta de alegria. Aí está Ele! Ali em Sua Semelhança, em Sua Presença, estaremos assentados algum dia, aleluia, quando as coisas desta terra se passarem.

223 Mas, ouçam, uma outra Escritura me vem. Daniel disse… Quando Ele disse: “Feche…”

224 Quando ele viu este Anjo descer, com um arco-íris em Sua cabeça; colocou um pé sobre a terra, e um outro sobre o mar; e levantou as mãos, e jurou por Aquele que vive para todo o sempre. Quando aquelas sete vozes soaram suas… Os Sete Trovões soaram suas vozes. Ele disse: “Sele isto; não será conhecido até o último dia.” Ele disse: “Mas no tempo que este mistério de Deus deverá ser finalizado, quando estes forem revelados à Igreja; e jurou por Aquele que vive para todo o sempre, que o tempo não seria mais.”

225 Ouçam ao que Ele disse ali então. Ele disse: “Prossiga teu caminho, Daniel, feche o Livro.” Vê? “Porque descansarás, e te levantarás nos últimos dias, em tua herança. E os que a muitos ensinam a justiça, resplandecerão como as estrelas sempre e eternamente.”

226 Aí está: “estrelas,” aqueles sete ministros. Sete ministros, através das Sete Eras da Igreja, que consiste de dois mil anos.

227 Pelos primeiros dois mil anos, a destruição antediluviana; segundos dois mil anos, a primeira vinda de Cristo; o terceiro dois mil anos, o sexto, é a segunda Vinda de Cristo; e o Milênio, no final, o descanso do sétimo dia.

228 “À igreja…” Oh, vocês podem me suportar apenas por alguns minutos mais? [A congregação diz: “Sim.” – ed.] Agora, eu não quero esgotá-los, mas eu lerei bem rápido agora. “Ao anjo…” Agora observe, Ele está endereçando isto diretamente agora. E iremos a Pérgamo e pegaremos o final disto então… Quero dizer, a Laodicéia, e então encerraremos. Amanhã à noite continuaremos daqui, sobre A Marca da Besta.

Ao anjo da igreja de Éfeso… (A primeira).

229 Agora observe, quando Jesus estava de pé com Suas mãos estendidas. Aqui está uma pequena coisa que não quero deixar de fora para vocês. Ouçam isto. Observe isto. Ele está de pé no centro, que é o meio, dos Sete Castiçais de Ouro.

230 Agora, se eu estivesse aqui, e os candelabros arcados nos lados, aqui em uma mão minha é onde tenho isto, e aqui é um outro, e no sinal da cruz, porque foi através da cruz que foi trazida a Igreja.

231 Aqui Ele está de pé; e um arco-íris sobre Sua cabeça, como um pacto. “Eu tenho feito Meu pacto com a Igreja, através de Abraão, através de sua semente, todos que forem chamados.”

232 O meu irmão, na outra noite, recebendo Cristo, ele disse: “Não me force, Bill.” Disse: “Quando Deus falar a mim…” Eu disse: “Você não virá até que Ele te chame.”

233 “Ninguém vem a Mim a não ser que Meu Pai chame.” Se alguém fizer outra coisa além, te força, se for alguém. Mas quando Deus fala, você vem, veja. É verdade. De pé ali… “Ninguém pode vir a não ser que Meu Pai o traga.”

234 Aí está Ele: “semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o primeiro e o derradeiro,” Benjamin e Rúben, todos os doze patriarcas. E como a Bíblia, cada pedacinho simplesmente encaixa em ordem um com o outro assim, tudo perfeito! Notem como Ele está de pé ali, para que olhem para Ele, observe o que acontece. Ele disse que Ele era o “Alfa e Ômega,” Ele foi “o Princípio e o Fim. Ele que Era, que É, e que Há de vir.” Ele tinha à Sua destra, agora, as sete estrelas.

235 Agora aqui Ele começou em Éfeso, e Ele começa a acender o castiçal. Ele o acende ali. Então na era seguinte, encontramos, a próxima era da igreja, ela começa a apagar; a próxima era da igreja ainda mais; até a quarta era da igreja, os mil e quinhentos anos das eras escuras. E por volta de 500 – 1500, por aí, começa a ficar tão escuro a tal ponto de chegar ao topo, e quase ficar todo escuro.

236 E, notem, à cada uma daquelas eras de igreja, Ele diz: “Tu não tens negado Meu Nome. Tu não tens negado Meu Nome. Tu não tens negado Meu Nome.” Mas quando Ele surge do outro lado das eras negras, diz: “Tu tens um nome que ‘vive,’ e está morto.” Ela tinha se organizado. Ela tomou um outro nome falso.

237 Observe, amanhã à noite, o que é o anticristo. Ele tem um batismo falso, te fazendo crer que é o batismo do Espírito Santo. Ele tem um falso batismo em água (Sim, senhor.), que nem mesmo é bíblico. Ele tem todas aquelas coisas, apenas o bastante para personificar, para ser astuto e ardiloso.

238 Observe onde isto vem. Bem ali é onde começa, bem ali; vem deste lado aqui.

Então Ele diz: “Tu tens apenas uma pequena Luz,” Lutero.

239 Então vem Wesley, e como foi em sua era. Começou a reluzir.

240 Então, daquela era à última era, Ele coloca uma porta aberta. Ele coloca uma porta aberta para aqueles que querem vir. Então ele diz que: “Ela entrou em uma condição morna.” E Ele a vomita de Sua boca. Toma o remanescente, a ressurreição vem, e Ele vai embora com aquilo. É verdade.

241 Aí está Ele, de pé com os Sete Castiçais de Ouro. Agora:

À… Escreve à igreja de Éfeso; Estas coisas… Escreve; Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro;

242 “Conheço as tuas obras.” Lembre-se, você não é esquecido. Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e… tu não suportar os maus;…

243 E nós simplesmente admitimos tudo que é mau, e chamamos isto de religião. “Oh, bem, eles vão… nós vamos à igreja. Somos tão bons quanto os demais companheiros.” Vai para casa, fica em casa na quarta-feira à noite e assiste à televisão, o próprio poço do inferno. É verdade. E vai e assiste aos filmes num drive-in. Aí está calor demais para ir ao show, digo… à igreja; e até mesmo o pregador fecha a igreja, no meio do verão. Você diz: “Está calor demais para ir à igreja.” Não é, será muito pior ir ao inferno, irmão. Você irá, algum destes dias, onde é mais calor do que isto. É melhor ouvir.

244 Como pode? Irmão, você não conseguiria fazer uma pomba comer um cavalo morto, se tivesse que fazê-lo. Ela não poderia fazer isto. Sua natureza é diferente. Uma pomba não tem fel. Ela não pode digerir isto.

245 E um homem que é nascido de novo, do Espírito de Deus, não pode comer essas coisas. Ele não consegue tolerar isto. Está fora de cogitação. Ele não consegue fazer isto. Ele não consegue.

246 Você sabe disto. Pássaros da mesma plumagem voam juntos. E, hoje, o mundo e a igreja estão tão parecidos que você… Eles conversam igual, eles bebem igual, eles fumam igual, eles blasfemam igual, eles se vestem igual, eles agem igual. E eles, você não consegue diferenciar um do outro, e contudo você supostamente está selado com o Espírito Santo.

247 Isso é forte demais, irmão, mas, eu lhe digo, vai te dar Vida.

248 Houve um fulano, certa vez, que foi a um grupo de pregadores, onde eles tinham um seminário chamado “Escola dos Profetas”. E um deles disse: “Põe a panela grande agora. Vamos ter uma janta.” Disseram: “Elias chega aí, um homem que realmente tem a porção dobrada.”

249 Então um dos companheiros foi pegar algumas – algumas ervilhas, e pegou um punhado de parra brava e as coloca na panela, e começa a cozinhar. Ora, eles começaram a comer. Eles disseram: “Há morte na panela.” É bem isto o que alguns destes seminários também cozinham. É verdade. Disse: “Há morte na panela.”

250 Elias disse: “Espere um minuto, vamos dar um jeito nisto.” Ele vai e pega um punhado de farinha, e lança nela, então aquilo mudou as coisas. Farinha, a oferta de alimento: “Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e eternamente,” moído da mesma forma como oferta de alimento, e isto fez a diferença.

Não podes suportar os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.

251 Isto é o que Ele disse; eu nunca disse isto. Eu estou apenas citando Ele. Mas você sabe o que Deus requer? Deus requer o batismo do Espírito Santo, ou você está perdido.

252 E um homem aqui com dois diplomas de doutorado em divindade, e diploma de Direito, e Doutorado, e diploma de bacharel, e tudo mais por detrás disto, e às vezes não sabem mais acerca de Deus do que nada. É verdade. Irmão, isso não significa nada. Mas o mundo todo diz: “Bem, nosso ministro é um doutor em Divindade.” Oh, misericórdia. Isto tem tanto a ver com Deus como tomar um copo de água tem; nada mesmo. É verdade. Deus não se importa com o quanto de doutorado, ou de doutor em divindade. E – e você sabe que a Bíblia chama… Agora, isto não é piada, porque eu não creio em contar piadas. Mas a Bíblia chama D.D. [Doutor em Divindade. Trad.] “Cachorro morto” [Dead Dog em inglês – trad.]. É exatamente isto que a Bíblia diz que é: “cachorro morto.” Correto, diz: “Eles não podem latir.” Então, então, tudo bem. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome…

253 Oh, eu quero moer isso, então você verá isso nas próximas noites, se Deus quiser.

…trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

254 “Continuaste firme.” Correto. Notem.

Tenho, porém, contra ti…

255 Agora, aqui é onde eu tenho que parar, só por um pouquinho, até eu voltar bem aqui onde possamos captar isto amanhã à noite.

…tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

256 Qual é o problema com o tabernáculo? Um homem deveria ser capaz de dizer, quando você encontra um homem: “Suas experiências cristãs, quando lhe foram mais preciosas?”

Você deveria ser capaz de dizer: “Agora mesmo!”

257 “Bem, minha melhor experiência foi lá trás quando eu primeiro recebi o batismo do Espírito Santo, quando eu vim.”

258 Então digo: “Oh, irmão, você tem caído da graça.” É verdade.

…deixaste o teu primeiro amor.

Mostrando que eles tinham algo no princípio, e deixaram aquilo.

259 “Não o que começou; mas aquele que permaneceu até o fim, o mesmo será salvo.” “Não aquele… todo que diz: ‘Senhor, Senhor,’ mas aquele que faz a vontade de Meu Pai.” Oh, permita-me deixar isto ser absorvido apenas por alguns minutos. Eu estava falando rápido demais mesmo, então vamos deixar isto ser absorvido por apenas alguns minutos, veja. “Aquele que faz a vontade de Meu Pai.” “Aquele que permanece até o final. Aquele que permanece!”

260 Se alguém diz: “Eu creio que aquele, aquela pessoa, é um baita hipócrita.”

261 “Bem, se você pensar isto de mim, eu deixarei a igreja. Eu não terei mais nada a ver com isto.” Certo, aí está. Vê? Mostra do que você é feito. Irmão, se fosse um trigo para começar, seria um trigo até o final. Você apenas nunca ficou tempo suficiente aqui (Embaixo de joelhos). Você nunca consertou a coisa. É verdade. Lembra-te, pois, de onde caíste…

262 Volte e lembra-te quando você costumava ter a experiência onde você não falava de ninguém. Qualquer coisa que dava errado na igreja, você não se assentava à porta do vizinho lá e falava da igreja, e falava de todo mundo, e saía voando e ia unir-se à outra igreja. Não, você ficou bem aí, pacientemente e orou, e Deus fez aquilo passar, veja.

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te…

263 Você sabe o que “arrepender-se” quer dizer, não sabe?

…e pratica as primeiras obras;…

264 Volte e tome sua primeira experiência. Faça as coisas que você fez no princípio. “Vá ao altar e acerte com Deus,” em outras palavras. É verdade.

…pratica as primeiras obras; quando não brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

265 Uh-huh: “Se não, você terá uma igreja quebrada, e em pedaços, ‘a menos que se arrependas.’”

266 “Mas isto tu…” Oh, agora aqui chegamos. Fiquem firmes! Ouça com atenção. Não tire sua roupa eclesiástica agora, e pegue seu guarda-chuva. Ouça. Pois…

Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.

267 “Você odeia as obras dos nicolaítas.” Agora observe. O que eram as “obras” em Éfeso, na era da igreja seguinte, foi uma “doutrina.” Vamos tomar isto amanhã à noite: “os nicolaítas.”

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

268 Agora, o seguinte – o versículo seguinte começa com a igreja de Esmirna.

269 Agora: “nicolaíta” é onde vamos começar, amanhã à noite, tirado de Apocalipse 13 O sacerdócio nicolaíta, como ele começa bem ali em Éfeso. E é lá onde a era da igreja cai, já em seus trezentos anos de sua existência. Antes que saísse de existência, os nicolaítas começam a formar uma doutrina, um sacerdócio de irmandade.

270 E então, o primeiro, vem de Nicolau, que foi o – o apó… um dos… e ele… Em Atos capítulo 6, eu creio, e o versículo 5, onde ele foi escolhido um dos diáconos. E eles escolheram este, que foi Nicolau ali, e começaram a partir dali e chamaram aquilo de nicolaíta, e começam a organizar o sacerdócio. E dali se tornou em “obras,” o que eles estavam fazendo, dizendo essas coisas sobre confissões, e assim por diante. E então se tornou uma “doutrina” aqui, e foi à Babilônia. E terminou aqui, no último tempo, com todo o cristianismo enrolado nisto; apenas um pequeno remanescente a ser tirado salvo disto. Observe e veja o que é isto, amanhã à noite, se Deus quiser.

271 Oh, meu querido irmão, minha querida irmã, pedimos a Ele que é capaz de te guardar de cair, a Ele que é capaz de guardar teu coração na graça, que Ele derrame Suas bênçãos sobre ti. Que você jamais esqueça que estamos vivendo nos últimos dias da última era da igreja, onde está predito que será a era da igreja morna, simplesmente sem entusiasmo naquilo. E pare com esse desânimo. Realmente venha a Cristo com todo seu coração.

272 Eu não vou te dizer a que igreja se unir. Isto não tem… Deus nunca lhe pedirá isto no Julgamento. Não, senhor. Ele não se importa com a igreja que você pertença.

273 Ele quer você; é o indivíduo. E você deve ser nascido de novo e receber o batismo do Espírito Santo, ou você está perdido. Vê? Você está apenas brincando de igreja, você está apenas personificando, a tal ponto que você de fato tenha uma experiência de ser nascido de novo.

274 E lá, Aquele que estava lá, e os Sete Candelabros de Ouro, através das Sete Eras da Igreja, e o mesmo Espírito Santo que acendeu a Igreja lá, acende Isto aqui.

275 Agora, tem havido personificadores naquela igreja, e isto os nicolaítas lá, e através de toda era da igreja, personificadores, até que isto chega aqui a tal ponto que se torna apenas numa grande conglomeração de organização. E Deus expulsa a coisa toda para fora, e toma um povo remanescente para a Glória.

276 Que o Senhor te abençoe. Isso é meio duro, amigos, mas é bom. Isso te ajudará e te guardará de cair. Agora, não vá por aí, dizendo: “O irmão Branham zombou de minha igreja.” Isto não foi para nenhuma igreja. Isso foi apenas para você, como indivíduo. Eu não…

277 Se você pertence à igreja batista, então seja um batista verdadeiramente cheio do Espírito Santo. Se você pertence à igreja metodista, seja um metodista verdadeiramente cheio do Espírito Santo, o que for. E você não será débito; mas você será um crédito para qualquer igreja, ou qualquer vizinhança, para a glória de Deus. Que o Senhor te abençoe agora, enquanto ficamos de pé, se desejarem.

278 Querido Mestre da Vida, depois de ler Tua Palavra, ficamos maravilhados. Percebendo que algum dia esta leitura desta noite será… Ouviremo-na no gravador, como gravado, no Dia do Julgamento. O que faremos acerca disto? Vemos que estamos vivendo nesta última era, escuridão em todo lugar, que tempo! Vemos a Vinda do Senhor, sinais aparecendo: “Grandes ondas bramindo, os corações dos homens desfalecendo de terror; medo, perplexidade dos tempos; angústia entre as nações.”

279 Muitos dizem: “Oh, tenho ouvido isto por anos.” Mas a Escritura já não dizia que eles falariam: “Todas as coisas permanecem desde que nossos pais dormiram”? Não sabendo que estamos bem no limiar. Ele pode vir antes do amanhecer.

280 E, Pai, que dia ou que hora, sabemos, que estes frágeis fios de vida no qual estamos caminhando quebrará debaixo de nós. Nossas pobres almas serão pesadas na balança da Palavra de Deus, e com nossas atitudes em relação ao que temos ouvido e lido.

281 Isto nos requer, Senhor, que paremos agora e façamos um exame de nós mesmos. E enquanto homens e mulheres, moços e moças que se encontram aqui nesta pequena audiência nesta noite, sadios e sãos, que eles pensem nisto profundamente agora mesmo. E se eles não têm ainda nascido de novo, que eles propositem em seus corações agora mesmo: “Eu não comerei ou beberei até que Tu me enchas com o mesmo maná que Tu encheste aqueles no Dia de Pentecostes. Até que o mundo se torne morto, e tudo mais seja secundário exceto a Ti, Meu Senhor, e o amor a tudo mais se desvaneça. Mas tire todo amor do mundo de mim, e permita-me deste dia em diante ser totalmente Teu.” Conceda isto, Senhor.

282 Esteja com o povo enquanto vão para seus lares. Lembre-se do necessitado, oh Deus, o pobre em nossa terra, o pobre de espírito, aqueles que estão famintos.

283 Deus, levante ministros, em todos os lugares. Encha-os com o Espírito Santo, e envie-os adiante, pregando, Senhor, como tições. Não sabemos a que hora… Passamos por este caminho apenas uma vez. Somos mortais apenas uma vez, e graças a Deus por isto. Mas na próxima vida, não pregaremos o Evangelho na próxima vida que está por vir; mas nos regozijaremos no Evangelho, com aqueles das eras que O aceitaram; com o Capitão Principal, nosso Senhor Jesus O qual é todo digno, e todo louvor a Ele para todo o sempre e eternamente. Amém.

284 Deus te abençoe. Vire-se e cumprimente um ao outro, enquanto cantamos Bendito os Laços que nos Unem. Se desejarem.

Benditos sejam os laços que unem
Nossos corações em amor cristão;
O companheirismo fraterno
É como o de cima.
Diante do Trono do Pai.

285 Agora, cumprimente um ao outro. Passaram apenas dez minutos do horário, pois as luzes agora estão no relê. Cumprimentem-se, vão para casa, regozijem-se, e voltem amanhã à noite. Às sete e trinta, exatamente, começaremos o culto, Deus permitindo. Quão  maravilhoso.


As Sete Eras da Igreja POR54-0512
(The Seven Church Ages)

O sermão As Sete Eras da Igreja foi pregado originalmente em inglês pelo irmão William Marrion Branham, na quarta-feira, 12 de maio de 1954, em Jeffersonville, Indiana, EUA e traduzido na íntegra ao português e distribuída pelo Ministério Luz do Entardecer em novembro de 2016.