ESTE GRANDE SERVO MOISÉS
22 de janeiro de 1955
Chicago – Illinois – E.U.A.
Tradução: Ministério Luz do Entardecer [Curitiba-PR]


1 Na hora eu pensei que fosse teu filho assentado ali, irmão Wood, na parte de trás lá, onde a senhora estava escrevendo, mas não era. Quando eu abri meus olhos, o Anjo do Senhor estava pairando lá. Eu pensei que era o David que estava assentado lá. Mas não é o David, acho que não. Você não é o David Wood, é? Certamente que te pareces com ele, assentado bem aqui. Não é David Wood não! Eu acabei de ver algo suceder. Amém. Oh, que maravilhoso. Os caminhos do Senhor são inescrutáveis, não são? Amém. “Se tu podes crer”, Ele disse, “tudo é possível”. Tudo bem, vamos abrir a Palavra. Eu creio que eu vou apenas guardar segredo e deixarei que o Senhor revele, oh, como Ele achar necessário.

2 Lá no Livro de Números, no capítulo 20 agora, rapidamente. E nós vamos tentar tomar cerca de 20 minutos para o sermão, se o Senhor permitir. E agora, esteja pronto. Eu não sei o que vai acontecer agora. O Senhor Jesus pode ser que faça qualquer coisa por nós. Vocês O amam? Digam: “Amém”. [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Agora, a palavra “amém” significa “assim seja”. Está vendo? E, agora, nós realmente O amamos. E o Senhor falou a Moisés dizendo:

Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.

Agora, eu quero falar por alguns momentos sobre “Este Grande Servo Moisés”.

3 Você está se sentindo melhor, irmã? Aquela que estava assentada aqui escrevendo? A senhora que se assenta… está se sentindo muito melhor agora, não está? Você está curada, senhora! Aquele problema de coração e coisas com as quais tem estado incomodada, e o problema de rim, isso também, e você teve varizes que tem te incomodado. E não é verdade isso? Se estiver certo, acene sua mão. Você foi curada bem naquela hora. Amém. Louvado seja o Senhor. Eu olhei ao redor dela, e eu a vi agora há pouco, ela aparentava estar tão triste, e aconteceu de eu olhar de novo, e vi o Anjo que se encontrava lá. E parecia tanto com o David. Vocês deveriam conhecer o senhor Wood aqui, você parece com o filho dele, daria para ser seu sósia. E eu olhei de novo, e eu pensei: “Talvez aquele é o David”, porque eu sei que o David me ama e crê. E então eu olhei para baixo, e Ele estava pairando sobre aquela mulher. E então eu vi qual era o problema dela. De uma vez, eu olhei de novo, e ela estava simplesmente sorrindo. Eu pensei: “É melhor eu já contar para ela e dizê-la que acabou, para que ela possa…” Amém. E ela estava fazendo anotações do que eu estava falando ou algo lá. Tudo bem. Oh, Ele não é maravilhoso? É bem desta maneira que funciona. Bem da maneira que acontece. Simplesmente… você não consegue – simplesmente não consegue ser melhor do que Ele. Ele simplesmente está aqui para nos ajudar.

4 Agora, o Senhor disse a Moisés para pegar a vara. Agora, nós queremos falar da vara, e a vara pertencente ao juízo. Eu simplesmente amo falar de Moisés. Ele foi o sacerdote, rei, e legislador; tudo um tipo do Senhor Jesus Cristo, Moisés foi. Ele nasceu no mundo como uma criança formosa. Em outras palavras, ele nasceu um profeta. Eles não ficaram com medo do rei quando eles viram que Deus… que tipo de – de coisa acontecera quando Moisés nasceu. Não está registrado, mas algo aconteceu quando Moisés nasceu, porque os pais viram, e sabiam, e não se importaram com o que o rei disse. Eles sabiam que o filho deles iria estar seguro, e eles não temeram.

5 Então ele foi tirado do meio dos juncos, e – e foi criado bem igual, simplesmente em cada aspecto. Foi para o deserto, e guiou os filhos de Israel: um legislador, e um sacerdote, e ele foi tudo que Cristo foi. Em tipo ele foi, e Cristo foi o antítipo. Agora, se notarmos, Moisés, quando chegou à idade de cerca de 40 anos, ele recusou ser chamado de filho de faraó… a vida de Moisés aconteceu em ciclo, em três ciclos; o primeiro, aos 40, o segundo, aos 80, e em seguida aos 120 anos de idade, quando ele morreu, apenas um perfeito…. eu poderia correr através da Escritura e mostrar isso, das dispensações da graça, da água, do sangue, do espírito, da justificação, da santificação, do batismo do Espírito Santo, da primeira, da segunda e da terceira Vinda de Cristo. Tudo que você quiser tipificar, se encontra precisamente… e tudo na Escritura gira bem dentro destas letras, bem assim.

6 Agora, e Moisés, quando ele… os primeiros 40 anos ele foi ensinado… quem você acha que foi a professora de Moisés? A mãe dele. Ele não poderia ter tido uma melhor, porque ela foi contratada para ser uma tutora, para criar o próprio filho dela. Vou te contar, viu, Deus certamente deu uma rasteira em satanás lá, não deu? Ele deu, com certeza. E Moisés, sabendo agora, de sua própria mãe, de que ele foi criado… ela sendo uma mulher espiritual, pouco é dito sobre ela, mas, irmão, eu quero estar na glória quando ela receber a coroa dela, (Sim, senhor.) para ver o que vai acontecer. Como que ela ensinou aquele pequeno companheiro bem lá no meio dos inimigos, bem lá dentro da fornalha do calor da coisa. E lhe disse que ele seria o escolhido que libertaria os filhos de Deus daquele lugar.

7 Moisés sabendo daquilo, como um estudante disse: “Acho que vou sair e preparar a coisa”. Então ele tinha 40 anos, então ele pensava: “Eu estou já com idade suficiente para fazer isso”. Então ele assumiu a coisa pelas suas próprias mãos e falhou. E toda vez que tomarmos o assunto em nossas mãos, nós vamos falhar. Apenas vá de acordo com o guiar do Senhor. E o que o Senhor mandar fazer, então faça aquilo, e você nunca falhará. Você não pode falhar, porque você está seguindo a liderança do Senhor. Se Moisés apenas tivesse esperado um pouquinho mais e deixasse as coisas amadurecerem, e deixasse a coisa ficar… e a estação. Não dá para você plantar milho agora, e dentro de uma hora ir colhê-lo. Você tem de deixar ele enterrado lá, e deixar a semente morrer, e apodrecer, e a nova vida surgir na primavera do milho. É desta forma que fazemos agora. Estamos colocando a semente nos corações das pessoas, para que quando este tempo grandioso da colheita chegar, (Entende o que quero dizer?) se materializará, e será uma grande coisa que vai acontecer.

8 Agora, Moisés, depois de ter tomado a situação em suas próprias mãos, descobriu que ele era um fracasso total, e fugiu da presença de faraó e da Presença de Deus, e foi um forasteiro por 40 anos lá longe. E ele se casou com uma moça etíope. E então, ela tinha um temperamento forte. E Moisés tinha um temperamento forte. Esse era o seu problema. E eu simplesmente imagino que as coisas não eram tão calmas lá nos fundos do deserto às vezes. Mas Deus que deu isso a ele.

9 Agora, se você acha que casou com uma mulher que tem temperamento um pouco forte, talvez Deus esteja tentando te domar um pouquinho (Está vendo?) e vice-versa. Então Zípora era do tipo de temperamento forte. Ela provou isso quando ela cortou o prepúcio de seu filho, e o jogou diante de Moisés e disse: “Certamente me és um esposo sanguinário”. Rapaz! Eu imagino que as coisas não eram tão calmas assim de vez em quando. E então lá longe, Deus estava… o que Ele estava fazendo? Educando na mente do rapaz, na mente do homem, aliás, qual era o programa de Deus. Moisés estava lá longe, esperando, e agora… e lá estava ele. O que ele fez? Ele foi trabalhar para seu sogro, Jetro, e ele estava pastoreando suas ovelhas lá nos lugares desertos. Aí está o quadro perfeito diante de nós nesta noite, de um crente fora do companheirismo com Deus.

10 Lá estava ele, sem companheirismo, naqueles 40 anos, nenhuma coisa sequer foi falada sobre o que Deus fez por ele, de nenhuma maneira, nada sobrenatural. Ele estava fora do companheirismo. E quando a Igreja sai do companheirismo de Deus, os milagres cessam, os sinais e as maravilhas cessam, os avivamentos cessam. Deus se afasta mesmo quando você sai do companheirismo. A coisa a se fazer é manter o amor de Deus em seu coração (Que eu estava tentando dizer agora há pouco). Mantenha o companheirismo com Ele, e Ele vai adicionar estas outras coisas, tão logo amadurecermos. Você não acha? E assim, Moisés, fora do companheirismo, sem companheirismo, lá longe num país estrangeiro, entre estrangeiros, não era o povo dele, era o povo dela, o povo lá eram os etíopes, e ele era um judeu. E lá, completamente fora do alcance de Deus, aparentemente, e Deus o tempo todo sabia que não importa a que ponto o homem bagunça o programa de Deus, Deus vai arrumar aquilo. É isso mesmo.

11 Assim, apenas saiba que haverá uma Igreja que aparecerá diante de Deus, sem mancha, nem mácula, nem ruga. Deus vai fazer isso. E se falharmos em pregar a verdade, e o irmão José falhar em pregar a verdade, e vocês, irmãos aí, falharem em pregar a verdade, “Deus é capaz destas pedras suscitar filhos à Abraão”. Ele… alguém vai pregar e contender pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Alguém vai continuar puxando a igreja. É isso mesmo. Então não importa o quanto o quadro estava arruinado, levou quarenta anos para Deus retificar o que Moisés havia feito em cerca de três dias, só para arrumar aquele quadro novamente. Ele simplesmente tomou a Moisés e o pôs lá, e lhe deu uma esposa de temperamento forte para que amavelmente o consertasse, e Deus continuava aqui, arrumando o quadro como estava novamente, até que Ele conseguiu arrumá-lo. Mas Ele estava determinado que iria fazê-lo, e Ele ordenara Moisés para fazê-lo. Oh, eu simplesmente amo isso.

12 O que Ele… o que Deus tem determinado vai acontecer. Oh, isto não te dá uma sensação maravilhosa? Aquilo que Deus tem determinado, tem que acontecer. É isso mesmo. Ele irá fazê-lo mesmo! Então que tempo é esse que vislumbramos, enquanto Deus está consertando Seu quadro de novo. E um dia, enquanto Moisés, fora do companheirismo com Deus, talvez pensou: “Bem, a visão de libertar os filhos de Israel algum dia já passou e já se foi toda. Eu acho que eu vou viver e morrer aqui no deserto, e é só isso que resta. Por que eu nasci no mundo?”. Ou talvez, caminhando por lá, e ele tinha uma vara na sua mão. E ele estava andando, e Deus apareceu na forma de um Anjo numa sarça ardente. E Moisés viu. Eu imagino que ele tenha dito: “Agora, aqui longe de tudo, onde não tem outros pastores além de mim, gostaria de saber para que está pegando fogo aquela sarça. Será que alguém deu uma escapulida para cá e incendiou a sarça? Ele a observou, e ele observava, ela não… Deus tem uma maneira de atrair sua atenção de alguma forma, não tem?

13 Um dia Ele atraiu a atenção de Jairo. O pequeno Jairo, quando ele não queria crer em cura Divina. Ele (Jesus) cria; e Ele queria o coração de Jairo, então Ele simplesmente… a única coisa que Ele pôde fazer foi ferir a filha dele, e deixou ela morrer, para que Jesus pudesse vir e ressuscitá-la novamente, apenas para chamar a atenção dele de verdade. Está vendo? Deus faz isso. Às vezes te faz cair de costas, às vezes doente, para que Ele te faça olhar para cima, para que percebas. Como a velha história dos pastores de… que tinham uma ovelha, e eles quebraram a perna dela. E ele disse: “Como que a ovelha quebrou a perna dela?” Ele disse: “Eu quebrei a perna dela”. Disse: “Ora, você é um pastor cruel por ter quebrado a perna da tua própria ovelha”.

14 Ele disse: “Não”. Disse: “Ela não se importava comigo”, e disse, “então eu tive de quebrar a perna dela para que eu pudesse carregá-la onde fosse, e mimá-la um pouquinho, e lhe dar um pouco de comida especial, para que ela me amasse e me seguisse”. É desta maneira que Deus faz de vez em quando; meio que nos quebra vez ou outra para nos dar uma comida extra, sabe, para meio que nos amar um pouquinho. Vocês sabiam que é exatamente por isso que eu sou um pregador do Evangelho nesta noite? É porque Ele Se aproximou numa época de doença, quando os médicos disseram que eu não conseguiria viver. Está exatamente certo. Aquilo me mudou, me abalou. Eu detestava só de pensar em ser pregador. E uma vez, quando eu participei no campeonato de peso galo no boxe, o camarada disse: “Ouvi dizer”. Ele estava vestindo um casaco azul. “Me falaram que você parece um destes pregadores batistas embalados”.

15 Eu disse: “Olhe, fulano, você só pode estar de brincadeira”. Digo, então estava pronto para lutar contra meu oponente, eu não tinha nada de pregador. E vocês viram o que Deus fez? Ah se Ele não teve de me derrubar de costas, quando os médicos diziam: “Está tudo acabado”. E então Ele se aproximou e me deu um pequeno tratamento especial, gentilmente despejou o óleo, sabe, e disse: “Ora, Eu te amo”. Eu disse: “Sim, Senhor. Eu Te amo também”. Então para que… assim, nos tornamos amigos. É assim que Jesus faz às vezes, tem que despejar um pouquinho do Bálsamo de Gileade, sabe, para que gentilmente alivie as coisas e te mostre que Ele te ama, Ele te cura, e quer que estejas bem, e que O ame, e O sirva, e creia Nele. Ele não é maravilhoso? Então, é desta maneira que Ele estava fazendo com Moisés lá atrás. E Moisés se afastou (atraiu sua atenção) e ele olhou de volta para lá. E ele pensava: “Bem, agora, Moisés, eu acho que você está pensando agora que…”

16 Eu imagino que o Senhor viu o pobre Moisés enfraquecido por lá, com sua barba e cabelo comprido. “Bem, anos atrás, eu tinha uma visão, e pensava que o Senhor certamente libertaria os filhos de Israel, mas Deus já virou suas costas para mim agora. Eu estou aqui, distante, lutando por isso. Então eu acho que simplesmente vou ter que continuar desta maneira”. E eu imagino que Deus disse: “Pobre companheiro, Eu simplesmente tive de fazer isto para fazer com que você percebesse… mas vou te mostrar agora que Eu sou contigo”. Então Ele simplesmente atraiu sua atenção lá. Ele queria ter uma audiência com – com Moisés. Vocês sabem, Deus às vezes tem que te deixar doente e no hospital, onde o médico diz que você não vai viver, para Ele ter uma audiência contigo. Você irá chamá-Lo, não te preocupes. Só espere até os médicos te falarem… Oh, você diz: “Eu não creio em cura Divina, não existe essa coisa. Essa coisa é bobagem”. Deixe que os médicos digam que todas as esperanças se foram. Deus consegue uma audiência contigo. Então, não se preocupe. Ele tem um jeito de fazer as coisas. Ele faz de Seu próprio jeito. Aleluia! Que coisa, isso simplesmente me faz sentir como se fosse um Metodista gritando de verdade.

17 Vejam. Porque é Deus quem faz isso. Está vendo? Ele simplesmente faz de Sua própria maneira. Ele simplesmente… Ele tem uma maneira de fazer as coisas, não tem? E ainda bem que Ele tem. Amém. Então nós vemos agora, que Ele – Ele conseguiu uma audiência com Moisés ao dizer: “Agora, que negócio ímpar, esquisito é esse”. Sabe, Deus faz coisas um tanto esquisitas às vezes para conseguir a audiência. É isso mesmo. Alguém veio até mim e disse: “Ei, me disseram que eles vão ter um santo rolador aqui perto que vai pregar hoje à noite. Eu acredito que eu simplesmente vou até lá e vou ver do que é que estão falando”. O pastor batista de Milltown, que ficou no meu lugar lá na igreja batista de Milltown nesta noite, William Hall, aquele camarada veio até mim, porque tinham posto no jornal, dizia: “Deveriam vir aqui e ouvir este fulano pregar. Ele é um pequeno Billy Sunday”.

18 E lá veio ele, e oh, se ele não era grosseiro. O cabelo dele todo caído sobre sua face, e lhe faltava um dente, e um cachimbo grande, e ele batia na lateral da igreja assim, ele foi entrando batendo, e disse: “Cadê este tal de Billy Sunday? Eu quero ouvi-lo”. Os irmãos diáconos disseram: “Agora, sente-se, senhor Hall”. Ele era um cliente grosseiro. E então ele disse: “Talvez eu devesse chegar mais perto. Eu quero ver como é que era a aparência do Billy Sunday”, ele falou, simplesmente zombando. Está vendo? E naquela noite, ele foi salvo. Amém. E ele é o pastor lá naquela mesma igreja nesta noite.

19 Está vendo? Deus tem uma maneira de te atrair, não tem? Ele vai te chamar à parte algum dia. Então Ele disse: “Agora, isto vai parecer estranho para Moisés, algo fora do comum. Então Eu simplesmente vou enviar esta Coluna de Fogo lá naquela sarça, e deixarei que ela… porque vai guiá-lo através do deserto mesmo. E assim eu simplesmente vou deixar ela começar a queimar, para fazer com que Moisés venha aqui”. Então Ele atraiu a atenção de Moisés. Então ele se aproximou um pouquinho mais, sabe, e disse: “Bem, que negócio estranho. O negócio não se queima”. Quando ele chegou perto o suficiente, a uma distância onde dava para conversar… oh, eu quero chegar aí, você não quer? A uma distância onde dê para conversar. Apenas chegue numa distância onde se dê para conversar… Ele disse: “Moisés”. Ele disse: “Sim, Senhor? Aqui estou”. “Tire as sandálias agora. Tu estás em solo sagrado”. Então Moisés desamarrou seus calçados, e caminhou mais perto, disse: “O que foi, Senhor?”

20 E Ele disse: “Eu tenho ouvido… Agora, Moisés, não vou falar uma palavra sequer a ti, daquilo que tenho visto de ti, mas tenho ouvido os gemidos de Meu povo, e tenho Me lembrado de Minha aliança com Abraão”. Amém. Sua Palavra, em outras palavras: “Eu Me lembrei daquilo que prometi a Abraão”. A mesma promessa que Ele deu a Abraão, Ele tem te dado, pois tu és semente de Abraão. E Ele disse: “Eu Me lembro de Minha promessa com Abraão, e tenho descido para libertar Meus filhos, levá-los de volta à terra prometida, e Eu estou te enviando”. Moisés disse: “Oh, bem, veja, eu – eu não consigo falar direito”. Disse: “Eu não sou eloquente”. E disse: “Eu – eu não consigo falar direito”. E disse: “Sou de fala lenta”. Ele disse: “Eu – eu simplesmente não consigo fazer isso. Ele disse: “Bem, ah, Aarão está – está vindo ao teu encontro”, e assim por diante. E então Ele disse: “O que você tem na sua mão, Moisés?” Ele disse: “Uma vara”. É só isso que ele tinha, só uma velha vara que havia pegado lá no deserto em algum lugar, onde ele cutucava as ovelhas para as fazê-las passar pelos portões, ou onde quer que ele fosse, para fazê-las se mover. Apenas uma velha vara que ele havia cortado, porque ele disse que era uma vara.

21 Ele disse: “Moisés, jogue-a no chão”. E quando ele jogou a vara no chão, ela se tornou numa serpente. Ele… e Moisés fugia. E Ele disse: “Pegue-a”. E ele a tomou pela cauda, e ela se tornou uma vara novamente. Moisés, eu penso que poderia dizer: “Tenho visto coisas esquisitas hoje”, quando ele viu aquela vara virar uma cobra. Agora, o que era aquela vara? É disso que vamos falar. O que era aquela vara? Não era mais uma vara comum, pois era a vara de juízo do Deus Todo Poderoso. O que ela simbolizava? A cruz. E então… por que… como é que ela simbolizaria a cruz? Porque no natural era madeira. No espiritual era uma serpente. E como poderia a serpente representar Jesus? A serpente, sendo um réptil, uma cobra, ela representava o pecado já julgado. Pois Satanás havia pecado na serpente no jardim do Éden. A qual não era um réptil, ele era o elo perdido entre os homens e o animal. E ele se encontrava lá como um – ou – ou, caminhava ereto, e era a mais astuta de todos os animais (Não répteis) das bestas do campo. E quando ele foi amaldiçoado, as pernas saíram dele, e arrastando a barriga, ele se foi. E aquilo mostrou que ele já estava
julgado, quando ele se tornou um réptil.

22 E então Cristo foi pecado na serpente já julgada, o Cordeiro imolado desde a fundação do mundo. Você está vendo? Agora, ele pegou aquela vara, e o sobrenatural estava na vara, era uma serpente. No Sobrenatural, era uma serpente na mão dele. No natural, era uma vara na sua mão; a cruz mais Cristo; o juízo. Lá se vai ele para o Egito, como eu tenho dito muitas vezes: “A invasão de um homem só”. Estava com sua esposa, correu e pegou sua esposa, e a pôs em cima da mula, e um filho em cada colo, e aqui vai ele em direção ao Egito, indo para lá para dominar. Dá para imaginar a invasão de um homem só indo para o Egito para dominar? Mas ele foi, porque Deus lhe prometeu que ele faria aquilo.

23 E enquanto ele estava por lá, quando Moisés entrou lá, ele acenava sua vara por sobre os rios, e eles se transformavam em sangue. Então ele a acenava em direção aos céus, e o sol escurecia. E por onde fosse que ele estendia aquela vara diante dele, era juízo. O juízo ia adiante da vara. Porque a vara era o bastão de juízo. Entenderam? Agora, quando ele queria piolhos, ele levantava sua vara em direção ao ar assim, e espalhava um pouco de terra, e assim que a poeira voava, piolhos vinham de todo lado: juízo, juízo Divino. Ele trazia fogo do céu, raios sobre a terra, grandes pedras de granizo e tudo mais, que matava o gado, e matava os egípcios, e tudo mais: juízo, o juízo de Deus diante de Moisés.

24 Agora, assim como Moisés ia com a vara de juízo diante dele, aquela mesma vara nesta noite, para a Igreja, é Jesus Cristo. Se aqueles egípcios pudessem ter pego aquela simples vara pequena das mãos de Moisés, eles teriam o surrado. E toda vez que o diabo conseguir tirar a Deidade do Nome de Jesus Cristo, ele surra a Igreja. Mas assim como a vara de juízo ia adiante de Moisés para levar o juízo, para poder trazer juízo, assim também vai o Nome de Jesus diante de nós para assumir nosso juízo, assume nosso juízo de doença, assume nosso juízo de morte, assume nosso juízo de problemas. Leva tu contigo o Nome de Jesus, como um escudo contra toda preocupação, quando as tentações se juntam ao teu redor, sussurre aquele Santo Nome em oração.

25 Quando a doença começa a se aglomerar, sussurre aquele Nome de Jesus. O que é isso? É o Representante de Deus de juízo. Cristo já julgado pelos teus pecados. Cristo já julgado por tuas tentações. Cristo já julgado por tua doença. Entende o que quero dizer? Era a vara de juízo de Deus. E enquanto aquela vara continuasse sendo acenada, era juízo. Moisés, naquela noite, depois de guiar os filhos de Israel na saída, e lá veio o exército de faraó, a Coluna de Fogo desceu, e parou entre faraó e o exército que estava no encalço de Israel. Fazia luz para Israel e escuridão para faraó, e os mantinham separados (Amém) um intermediário. Oh, fico tão feliz hoje por Ele ser nosso intermediário. Na doença, entre a morte e a vida, Ele é meu intermediário. Ele é Aquele que pega a morte numa mão e a vida na outra. Ele é aquele elo que conecta o homem a Deus: o intermediário.

26 E Ele desceu como um intermediário. E Ele fazia luz deste lado para Israel continuar marchando, e escuridão para deter a faraó. Aquele mesmo Anjo de Deus está na Igreja nesta noite, dando luz para a Igreja continuar caminhando e escuridão para aqueles que a rejeitarem. Nós somos os filhos da luz. Amém. Como é que vai enxergar quando caminhas na escuridão? Não podes enxergar. Não sabes para onde estás indo. Mas se estiverdes na luz, e Cristo é a Luz… e Ele estava dando luz para aqueles crentes, enquanto Ele dava escuridão para os incrédulos. Ele estava mostrando a direção de um caminho para o crente, e uma escuridão e um tropeço para o incrédulo.

27 E assim é nesta noite. Enquanto marchamos em direção à terra prometida, Deus está projetando luz sobre o caminho da cura Divina, no falar em línguas, nas exultações e nas glórias de Deus, manifestando-as aos filhos da luz, e projetando escuridão lá para trás, para que tropecem, sem saber para onde vão. Lembrem-se que aquela mesma vara, aquela mão que segurava aquela vara de juízo, quando ele desceu, e lá estava o caminho de Deus, que atravessava o Mar vermelho, ele acenou aquilo sobre o Mar vermelho, e o Mar vermelho vendo o juízo, temeu, e deu lugar, para os dois lados, e fez uma coluna. E os marchantes de Israel cruzaram caminhando em terra seca no fundo do mar.

28 E quando os incircuncisos, tentando fazer de conta que eram algo, quando que eles não eram nada, começaram a fazer igual, Deus frustrou-os, tirando as rodas dos carros, e assustou os cavalos, lá no fundo do mar, num grande bocado de conglomerados. E do outro lado, aquele mesmo juízo, do lado onde o pecado se encontrava no vale… louvado seja Deus. Sabe o que aquilo faz? Aquela mesma Coluna de Fogo, que havia estado lhes mostrando, quando Ela desceu a este vale, Ela Se moveu para o lado de cima da água, e abriu um caminho onde estes que estavam lá para trás, sem a liderança do Espírito Santo, não podiam caminhar onde aqueles circuncisos estavam caminhando. Aleluia! Oh, isso me faz sentir religioso, de pensar nisso.

29 A luta está sendo travada. Algum dia nós teremos que descer através de dois enormes e grandes vales, ou pilares, chamado de vale, é aí onde estaremos cercados por todos os lados; o vale da sombra da morte. Davi disse: “Não temerei mal algum, porque Tu estás comigo”. E quando eles viram aquela grande e gloriosa luz da Coluna de Fogo, girando em cima daquela água, e viram aqueles grandes e enormes montes assustadores lá, talvez com 40 braças de profundidade, bem lá no fundo naquela coisa de aparência suja, lá no fundo, e o Anjo do Senhor guiando pelo caminho. Israel sabia que se o Anjo estivesse se movendo, Ele estava abrindo caminho, e não havia temor no caminho. Amém. Então num destes dias, nós temos que atravessar pelo vale da sombra da morte, assim como foi lá. Não temeremos mal algum, desde que a Estrela da Manhã esteja Se movendo adiante de ti, iluminando o caminho, e possibilitando que tu caminhes. Logo do outro lado está a terra prometida. Amém. Fico tão feliz por isso. Notem. Então quando eles chegaram do outro lado, estes incircuncisos disseram: “Bem, se eles conseguem, nós também conseguimos”, e se afogaram no mar, confusos, e se afogaram e se afundaram no mar.

30 E eles continuaram. Quando eles começaram a precisar de água um dia, Deus disse a Moisés… ouça com atenção. Oh, eu quero que você capte esta parte disso. Aqui está o fio de ouro disso. Eles, o povo estava sedento, e eles estavam se perguntando: “Onde podemos beber água? Nossos filhinhos estão famintos”. Quando seus filhinhos ficaram doentes, Deus erigiu uma serpente de bronze, outro símbolo, outra vara, igual a que Moisés tinha em sua mão, apenas que num símbolo com uma cobra enrolada ao redor dela. O que era aquilo? O juízo. Fazendo o saque de nossos dividendos da nossa apólice de seguro (Amém), fazendo o saque dos dividendos no Calvário. Porque Moisés… Jesus disse: “Como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, assim também deve o Filho do homem ser levantado”.

31 Ele foi levantado por uma razão composta, porque eles estavam ralhando, e empurrando uns aos outros, e brigando uns com os outros, e desprezando Moisés. E eles estavam pecando, e eles estavam doentes. E eles foram levantados por duas razões: para lhes perdoar de suas apostasias e para curar a doença deles. “E Ele foi ferido por nossas transgressões e por Suas pisaduras fomos sarados”. A Escritura, cada salto Dela, cada Palavra, é a Palavra eterna de Deus, a qual não pode passar nunca… Amém. Fico tão feliz por esta fundação, que foi posta por Jesus Cristo, a Principal Pedra de esquina. E somos construídos juntamente, como blocos no templo do Deus vivo através de nossa confissão e crença no Senhor Jesus Cristo. Aquela mesma Luz que estava neles está Se movendo bem através do edifício.

32 Notem Moisés… agora, ele disse que ele saiu e orou, e disse: “Senhor, este povo está com sede agora, e não há água para lhes dar, e eles estão clamando a mim por água”. E Moisés e Aarão foram até o tabernáculo e se prostraram diante do Senhor e a glória Shekinah de Deus baixou ao redor deles. Amém. A glória Shekinah, a Presença de Deus lhes apareceu. Ora, irmão, isso é exatamente o que você sente numa reunião do Espírito Santo à moda antiga, quando a glória Shekinah desce entre vós, é a mesma coisa. Moisés levantando suas mãos diante de Deus, quase transformado diante deles, Deus disse: “Moisés, eu irei adiante de ti, e pararei na brecha, sobre a rocha”. Eu gosto disso. “Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha para prover-te um caminho. E quando chegares lá, fira a rocha. Tome a rocha agora, e ajunte o povo, e vá, e fira a rocha, e ela suscitará águas da rocha”. Oh, que coisa! “Eu estarei ali diante da rocha, diante de ti”. Vejam. Era para Moisés esperar. Deus foi adiante de Moisés e Se parou na rocha. Eu quero que vocês observem o significado espiritual disso. Quando vemos a Palavra de Deus desvelando-Se sempre, você simplesmente pode se envolver Nela. Eu posso, e eu sei que você também pode.

33 E lá, Moisés, tomando a vara então, o bordão de juízo, indo em direção à rocha, e lá estava Deus sobre a rocha. E ele feriu a rocha. E quando ele o fez, as águas jorraram, não um pouquinho, com um fluxo pequeno, como você vê o artista pintar o quadro. Se eu tivesse com sede, eu ia secar aquilo tudo. Mas vejam. Água suficiente saiu dela para suprir dois milhões de pessoas, além de camelos e animais que eles tinham. Jorraram com esguichos… aleluia. Um tipo bonito disso foi quando Jesus disse no deserto que Ele era a Rocha que estava no deserto. Não é de se admirar que o povo gritava naquele dia lá trás, quando Ele entrou em Jerusalém, montado naquele cavalo, jumentinho. E eles estavam clamando, aqueles Nazarenos clamavam: “Hosana, hosana Àquele que vem em Nome do Senhor”. Alguns daqueles autodenominados sacerdotes pomposos diziam: “Mande que se calem”. Ora, Ele disse: “Se calarem, as pedras imediatamente clamarão”.

34 O que são as pedras? As pedras que foram lavadas através das mesmas águas, ou lavadas pela Palavra. Elas têm que clamar. Disse: “Se calarem, as rochas imediatamente clamarão”. Algo tinha que suceder. As rochas… notem mais tarde, quando eles precisaram de um pouco de água, a única coisa que eles tinham de fazer era falar com a rocha. Um dia quando tiveram fome, e eles foram caçar, e eles encontraram que na fenda da rocha havia mel, pendurado na fenda. A fenda, em símbolo, foi a marca da lança no lado do Senhor Jesus. A fenda na rocha, onde foi ferida, e lá, um enxame de abelhas veio e construíram uma colmeia. E havia mel na rocha. Amém. Que coisa bonita. Sansão, quando ele estava indo ver sua esposa, sua namorada, e um leão surgiu… o pequeno companheiro, mais ou menos deste tamanho, com sete tranças soltas, baixinho, tímido, e as pessoas não conseguiam entender como que aquele camarada poderia ser tão forte. E um leão enorme surgiu, e ele disse: “Ora, ora, olha só, o que é que está vindo”. Sansão, apenas um pequeno homem tímido, ali de pé. E o leão surgiu, maior do que ele várias vezes. E então, o que aconteceu?

35 Sansão nunca se adiantou e foi dizendo: “Aqui, vou te rasgar ao meio”. Mas o Espírito do Senhor veio sobre ele. Foi isso que causou aquilo. Ele sentiu na parte de trás, e sentiu aquelas sete tranças soltas. Aquela era a aliança. E ele não teve medo do leão. Diante da morte, ele não teve medo dela. Se você conseguir sentir na parte de trás… se Sansão pôde sentir as sete tranças, e sabendo que era uma aliança, porque ele nasceu um nazireu, quanto mais alguém que seja nascido do Espírito Santo deveria sentir o poder de Deus, e saber que é a aliança para matar o inimigo diante de ti. Seja lá doença, seja lá tentação, o que for, você não vai ficar imóvel quando o Espírito de Deus vier.

36 Foi até lá e agarrou aquele leão, aquele anãozinho minúsculo agarrou aquele leão pela mandíbula e o despedaçou. Aleluia! Você só precisa de um – e este é Cristo, a Aliança. Você consegue senti-Lo? Amém. Oh, que coisa! A aliança… então quando ele matou aquele leão, matou como se fosse um coelhinho minúsculo ou algo assim. Rasgou-o, assim, e destroçou sua carcaça, e saiu caminhando por lá. Alguns dias se passaram, e uma colmeia foi construída nela. E ele comeu o mais doce mel que já tinha comido, lá daquela colmeia que foi construída na carcaça do leão que estava indo para matá-lo. Pois o Espírito de Deus veio e o salvou.

37 Se você tiver alguma coisa errada nesta noite, sinta o Espírito de Deus Se movendo sobre ti, despedace a coisa. E sem você perceber, você terá um testemunho que irá derrubar as telhas da casa. Amém. Você é a aliança, circuncidado pelo Espírito Santo. Amém. Coma um pouco de mel doce, bem gostoso. Quando ele se para e diz: “Sim, irmão, eu creio na cura”. Sublime graça! Que doce o som, que salvou um miserável como eu, eu estava perdido, mas agora fui encontrado, era cego, mas agora vejo. Amém.

38 Quando eu costumava ter de ser guiado pelo braço, usando óculos enormes, assim, e mal podia enxergar para onde eu estava indo, e agora, eu tenho um testemunho. Porque eu percebi minha posição em Cristo Jesus. Ele fez uma aliança, e eu a recebi e cri Nele. E hoje é mel doce para comer. Conte aos demais. Agora, notem novamente, rapidamente. Vamos chegar lá… então quando a rocha foi ferida… um tipo muito bonito… aquele povo estava perecendo e morrendo. E foi um tipo disto: “Deus amou o mundo de tal maneira que Ele deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele cresse, não perecesse, mas tivesse Vida Eterna”.

39 No meio de um povo moribundo que perecia, uma nação moribunda, Deus amou tanto o indigno. Vejam o quão indigno eles eram. E Deus amou tanto… oh, se não fosse pelo amor de Deus, Ele destruiria o mundo inteiro nesta noite. Mas Ele não consegue fazer isso. Seu amor não O permite. Então “Ele amou tanto o mundo, que Ele deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele cresse, não perecesse, mas pudesse tomar das águas da Vida livremente. Todo aquele que quiser venha.

Tem de sobra, abundantes bênçãos jorrando. “Aquele que crer em Mim…” em outras palavras, entenda assim: “Aquele que crer em Mim terá um esguicho enorme que jorrará bem do meio de sua alma, borbulhando para a Vida Eterna”. Oh, que coisa maravilhosa.

40 Notem que Deus levou todos os juízos da morte. A morte que eu deveria morrer, o inferno para o qual eu deveria ir, com seus juízos de morte e doença, Cristo Se encontrou com Deus na fenda, pendurado entre os céus e a terra. E Deus O feriu, a iniquidade de todos nós. E lá foi atingido pela condenação. E nesta noite aquela insígnia da cruz, uma venda de tapar os olhos para o mundo, mas para aqueles que marcham, com a cruz indo adiante deles, os juízos já estão pagos. Olhe e viva, meu irmão, viva! Olhe para Jesus agora e viva! Pois está registrando em Sua Palavra, aleluia, só é para olharmos e vivermos.

41 Se estiver doente, olhe e viva. Se estiver com o coração triste, olhe e viva. Se estiver cansado, olhe e viva. Se estiver morto em pecado e transgressões, olhe e viva. É só isso. Pois a cruz vai adiante de nós. Deus colocando diante de nós esta insígnia, a cruz, sabendo que através dela vem… assim como a serpente, não era a vara; era a serpente representada lá que fazia a expiação. E não significava que teríamos que carregar uma cruz; é o Espírito Santo que estava envolto naquele grande sinal, naquela grande insígnia no Calvário, quando a vida do Espírito Santo que estava em Cristo saiu Dele. E da cruz foi para “todo aquele que vier”. E a cruz é o sinal de Deus diante de nós nesta noite para seguir a Jesus. Que coisa.

42 Eu penso em Deus, sobre a rocha lá. Deus era a rocha, e a vara de juízo de Moisés… juízo, o juízo de Deus feriu a Cristo, morrendo no nosso lugar, o inocente pelo culpado. E Dele saiu a célula de sangue. E o Sangue que dá vida jorrou de Suas costas, para que fôssemos curados, jorrou de Seu coração, para que fôssemos salvos.Escorreu por sobre Suas sobrancelhas e coisas, por nossa iniquidade, por nossa paz, e tudo que estava sobre Ele. Lá estava Ele, um malfeitor sangrando, pendurando lá entre os céus e a terra, por cima, onde um Deus Santo, olhando para baixo, não podia mais enxergar um pecador, pois Ele olhava através daquele juízo que havia sido pago lá atrás, o preço todo supremo. Oh, eu espero que você veja isso, amigo cristão.

43 E olhou para lá. Lá está. Quanto a Deus, está consumado. O preço já foi pago. Você está livre. Este é o problema com as pessoas nesta noite. Elas não sabem que estão livres. Aqui, há não muito tempo, um fazendeiro tinha uma plantação de milho, e os corvos ficavam vindo e comendo seu milho, então ele armou uma armadilha e pegou um. Ele disse: “Vou dar um jeito nos demais”. Ele amarrou aquele pelo pé, e na cerca, e aquele pobre corvo velho mancava e pulava, e mancava e pulava, e ele não conseguia fugir porque ele estava amarrado. Ele estava morrendo de fome, comeu tudo ao redor onde ele alcançava. Ele estava morrendo de fome. Chegou ao ponto de que ele mal podia voar ou mal podia pular para cima e para baixo.

44 Todos os outros corvos se aproximavam e gritavam: “Vamos, João Corvo. Vamos para o sul. O inverno está chegando. Tu morrerás assentado aí. Vamos, João Corvo”. Ele disse: “Não consigo. Estou amarrado”. Um dia, um bom homem se aproximou. Disse: “Este pobre corvo. Dê uma olhada nele, mancando por aí. Ele está ficando fraco. Então ele pegou o companheiro, o acariciou um pouquinho, tirou o grilhão de sua pata, assim, e o soltou, disse: “Tudo bem, rapaz, pode ir”. O homem foi embora. E o velho corvo simplesmente continuava a caminhar no mesmo círculo, no mesmo círculo. Está vendo? Ele estava desamarrado e não sabia. Os outros corvos se aproximavam e diziam: “Vamos, João Corvo. Vamos para o sul. O inverno está chegando”. Ele dizia: “Não consigo. Ainda estou amarrado”.

45 É dessa maneira que é com homens e mulheres nesta noite que não conhecem a posição deles em Cristo Jesus. Pode ser que o diabo tenha te amarrado com tuberculose, pode ter te amarrado com um câncer, pode ter te amarrado com muitas coisas. Mas Cristo, o bom Homem, padeceu o teu juízo agora e tem te libertado nesta noite. Deus abençoe teu coração. Tu podes se levantar no poder do Espírito Santo. Não vamos para o sul, mas vamos em direção à glória, marchando como o grande exército do Deus vivo. Somos livres. Não estás ouvindo o que os demais estão dizendo? “Venha”. Eu estava preso uma vez pela corrente do pecado, mas nesta noite eu fui solto através de Jesus Cristo. Amém.

46 O juízo, claro, Cristo tomou nosso juízo, o inocente pelo culpado. Ele foi feito pecado para que que não fôssemos pecadores. Ele foi feito… carregou nossas doenças, para que não tivéssemos que carregá-las. Ele carregou nossas dores para que não tivéssemos que ter mais dor, “como os demais que não tem esperança”, como diz a Escritura. Ele era… tudo que precisamos estava bem dentro Dele. Vocês creem nisso? Certamente. A senhora assentada lá, crês nisso para o teu problema de coração? Crês nisso por aquela condição cardíaca? Realmente tu aceitas agora de todo teu coração? Então Ele carregou teu problema de coração; você já não o tens mais. Amém. Se crerdes, poderás tê-lo. Aleluia! Sim, senhor.

47 “Ele foi ferido por nossas transgressões, moído por nossa iniquidade, o castigo de nossa paz estava sobre Ele, e por Suas pisaduras fomos sarados”. Depois que aquela rocha foi ferida uma vez, Deus disse a Moisés: “Pode ir, Moisés. A única coisa que você tem de fazer agora, é ir falar com a rocha. A partir de agora, toda vez que precisar de água, fale com ela. Não precisa mais feri-la. Não precisa ficar esmurrando a noite inteira. Não precisa se preocupar, e implorar, e orar, e jejuar, e continuar assim. Apenas falai à rocha (Aleluia) e ela trará Suas águas”. Amém. “Falai a rocha e ela trará suas águas”. Vou lhes dizer, uma vez houve uma mulher que tinha um fluxo de sangue, e tudo que ela tinha havia sido perdido. Ela não podia ser curada por nenhum médico. E ela veio passando pela margem um dia, e ela viu aquela rocha espiritual rolando por ali, e ela falou à Rocha. Bem como esta mulher fez aqui, há poucos minutos atrás, falou à Rocha e da Rocha saiu águas de cura. Aleluia!

48 Houve um pequeno homem, por nome de Jairo, que realmente amava o Senhor, mas ele era um adorador secreto. E um dia, sua filhinha morreu. Todas as esperanças estavam perdidas, mas ele falou à Rocha, e a Rocha não só deu água, mas vida, as águas da vida, livremente. Outras mulheres, por nomes de Marta e Maria, elas O amavam. E Ele tinha saído da casa delas. E o irmão delas estava morto e apodrecia lá na sepultura. Num dia elas ouviram que a Rocha estava vindo, rolando pela cidade. E Marta havia sido muito vagarosa por conta dos bons jantares que fazia para Ele e coisas, e talvez não prestasse muita atenção ao espiritual. Mas em seu coração ela cria. Porque na hora ela mostrou o que ela era. Ela correu, e se pôs de joelhos, e ela falou à Rocha. E a Rocha, em retorno, falou em eternidade e ressuscitou o homem morto de sua sepultura. Aleluia!

49 Quando um grupo de pessoas estava lá num barquinho numa noite, e estava se movendo rapidamente por lá como uma rolha de garrafa, pulando de lugar em lugar, todas as esperanças que tinham de serem salvos já tinham se esvaído. E aconteceu de eles se darem conta que deitado na proa do barco estava a Rocha. Eles falaram à Rocha acerca de seus problemas, e se acalmaram, e os ventos cruzaram os braços e se foram para as fendas. Aleluia! E o mar que estava agitado, acalmou-se, como uma mãe cantando uma canção de ninar para seu bebê. Eles falaram à Rocha, e a Rocha trouxe a substância pela qual eles pediram. Estás em condição de diálogo com Ele nesta noite? Você assentado aí, falarias a Ele a respeito de seu problema no peito? Crês que Deus tem te curado? Você acabou de falar com Ele, não foi? “Senhor, cura-me”. Não foi isso que você disse? Você falou a Ele, e teu problema no peito se foi agora. “Fale à Rocha. Ele jorrará Suas águas”. Aleluia!

50 Moisés, quando sua hora chegou e tudo tinha falhado, Deus disse: “Suba”. E ele subiu até o topo do Monte Nebo para olhar lá para a terra prometida. Lá vinha a morte girando pelo ar. Ele sabia que a morte estava por toda a sua volta. E Moisés olhou por lá, e olhou, encontrando-se lá ao seu lado estava a Rocha. Ele subiu em cima da Rocha. Ele havia a seguido por todo o trajeto através do deserto, ou ela o tinha seguido. Ele deu um passo em cima da Rocha, e Deus enviou uns carregadores, enviou uns anjos para lá, e o carregaram embora, da Rocha. Aleluia! Aquela Rocha havia lhe alimentado quando ele teve fome, deu-lhe água quando teve sede, e o levou para o lar na glória quando ele estava morrendo.

51 Minha oração nesta noite é: “Senhor Jesus, levante-me para cima deste elemento mundano aqui, a tal ponto que eu esteja em condições de diálogo contigo. Para que algum dia quando eu passar através do vale da sombra da morte, eu espero ver a Rocha lá”. Aleluia! “Mantenha-me em condições de diálogo com Ele”. Eu, eu mesmo quero falar a Ele. Você precisa falar com Ele. Ele está aqui nesta noite e Ele está em condições de diálogo com cada um de vós, se quiserem falar a Ele. Creem nisso? Por cada necessidade que tiverem, fiquemos de pé agora neste momento. Oh, que coisa! Oh, me sinto como que simplesmente pudesse colocar esta igreja nos meus ombros, e sair caminhando com ela. O quê? A Rocha, Cristo Jesus está aqui.

52 Oh, não estou empolgado não. Eu sei exatamente onde estou parado. Eu sei exatamente do que estou falando. Oh, se eu apenas pudesse expressar meus sentimentos. Se eu apenas conseguisse dizer a esta audiência o que realmente significa se encontrar debaixo da unção desta Rocha, Cristo Jesus. Já pagou por teu juízo, carregou tua doença, carregou tua tristeza, e encerrou a questão diante de Deus. Estás com medo de depositar sua confiança Nele? Você não precisa ser julgado. Você não precisa pensar-se digno; nunca serás digno. Mas Cristo foi digno em meu lugar, que pagou o preço. Não tentar redimir algo, você não consegue, porque você não tem o dinheiro para fazê-lo. Mas Deus tinha o dinheiro, e Ele enviou Cristo, e quitou a dívida, e te redimiu de tua doença, e de tuas tristezas, e tua preocupação, e teu pecado, e de tua apostasia. Ele enviou o dinheiro, o qual era Cristo Jesus, e o depositou no Calvário, no monte Gólgota. E nesta noite, cada um de vós está livre, se apenas crerem.

53 Oh, Cristo de Deus, falo a Ti, como Moisés de antigamente, em favor deste povo que perece, com doença, e com problemas. Oh, Deus eterno, lá dos outeiros eternos, levante Tua fronte, Senhor, e receba este povo em Teu Reino, e rec… Senhor, que o Espírito Santo possa ungir tanto estas pessoas nesta noite que eles sintam a aliança deles, como Sansão sentiu, quando ele sentia o cabelo da aliança. Que o Espírito Santo seja envolto em cada coração nesta noite, a tal ponto que o povo perceba que é a aliança que Tu fizeste com eles, e que eles podem ir e ser livres. Eu condeno cada doença, cada enfermidade, cada pecado. Digo como Teu servo, Senhor, em palavra de humildade a Ti, mas numa repreensão severa diante do diabo: Satanás, perdestes a batalha. É melhor desistires. No Nome de Jesus Cristo, saia de cada pessoa aqui, para que possam ser livres. Amém.


Este Grande Servo Moisés POR 1955-0122
(This Great Servant, Moses)

O sermão “Este Grande Servo Moisés” foi pregado originalmente em inglês pelo irmão William Marrion Branham, no sábado, 22 de janeiro de 1955, na Igreja da Filadélfia, em Chicago, Illinois – EUA. Traduzido e distribuído pelo Ministério Luz do Entardecer em outubro de 2017.