DEDICAÇÃO
11 de Novembro de 1962
Elizabethtown – Kentucky – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem


1 Deus te abençoe, irmão!

2 Bom dia a todos. É realmente um privilégio estar aqui nesta manhã, nesta pequena e agradável igreja, para um culto de rededicação. Como eu estava conversando com a irmã Hoover na sala dos fundos, ela disse que esta foi uma vez, creio, uma Igreja dos Peregrinos da Santidade ou Igreja dos Irmãos Unidos (Peregrinos da Santidade, creio que sim) e agora está sendo dedicada novamente ao Evangelho completo, e este é um culto de rededicação.

3 E seu bom pastor, como todos sabemos, o irmão Hoover é um moço muito sincero e consagrado.

4 A mãe dele, eu a conheci anos atrás. Ela e minha família eram como… As crianças, elas até a chamam de mamãe Hoover, porque ela como que… Ela ficou conosco por um longo tempo quando as crianças eram pequenas, e elas a conhecem assim: uma mãe piedosa e santa.

5 E seu bom pregador, o moço pelo qual ela tanto orou, deu a vida a Cristo e consagrou sua vida para os serviços do Deus Todo-Poderoso. E agora hoje está de pé, e pegando a igreja, ou o edifício aqui, que ficou, provavelmente, inativo por tanto tempo, para continuar no Evangelho da maneira, ou na medida plena do Evangelho.

6 A Sra. Hoover estava me dizendo (Sra. L.G. Hoover), estava me dizendo que era sua filhinha tocando a música alguns minutos atrás, a próxima música de “Somente Crer”, e é a pianista aqui no piano. Três meses atrás, quando chegaram, ela não conseguia tocar uma música. Mas agora ela consegue Agora, isso é muito, muito bom.

7 Eu tenho uma garota sentada aqui, que faz aulas de música há cerca de cinco anos ou E… não sei quanto me custou, e um novo piano. Ela não conseguia tocar um hino tão bem quanto essa garotinha estava tocando. Então, isso mostra que são talentos dados por Deus, e então algo que se tenta fabricar. Compreendem?

8 Agora, somos gratos por Deus ter dado este lugar a estas pessoas, e estou confiante de que ele será um grande farol para esta parte do país.

9 Agora, muitas vezes as pessoas pensam que quando veem uma congregação… E pensam: “Bem, esta pequena igreja não abriga muitas pessoas”. E creio que o irmão G. me disse, ou de alguma maneira, que sua congregação tem cerca de setenta ou oitenta pessoas, e algo nessa ordem. Eu posso estar um pouco abaixo ou um pouco acima, mas é algo em torno disso, apenas começando.

10 Eles pensavam: “Bem, olhe para as igrejas hoje em todo o país, que a congregação deles está na casa dos milhares”. E pode haver alguns em cada dia de culto que eles têm milhares.

11 Mas, para encorajar este pequeno grupo, não é exatamente isso que Deus olha – números. Ele .. Ele nem sempre se baseia em quantidade, mas em qualidade.

12 Vemos na Bíblia, no capítulo 19 de Atos, onde Paulo, passando pela costa superior, chegou a Éfeso. E lá ele encontrou uma Essa foi a igreja dos Efésios, que foi considerada a primeira era da igreja na Revelação de Cristo. E naquela igreja ali havia doze pessoas, conforme registrado. Doze pessoas era o número.

13 Mas se aquela igreja tinha apenas doze, ou como a igreja fez, e se rendeu completamente a Deus, Ele pode fazer mais com esses doze do que com o resto do mundo. É o quanto nos rendemos, onde a verdade do Evangelho não apenas sai da plataforma, mas encontra seu leito no coração das pessoas e reage. Portanto, considero isso um prazer nesta manhã.

14 Ao entrar pela porta, ouvi o irmão Beeler orando, e estava pensando nele como um veterano, e sendo este o Dia do Armistício. E, claro, estamos todos felizes por ter havido um dia do armistício. E também pode haver um Dia do Armistício aqui na igreja, quando as pessoas que estiveram em guerra consigo mesmas contra Deus podem assinar o armistício hoje e terem paz com Deus por meio de Jesus Creio que Romanos 5:1 diz: “Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo“.

15 E agora, notei algumas pessoas assentadas aqui, o irmão e a irmã Bryant e alguns amigos aqui do Tabernáculo. Agora, nesta manhã, eu ia falar sobre um assunto de lição de Escola Dominical nesta manhã no Tabernáculo, mas adiei-o até hoje à noite, porque venho aqui para esta dedicação. Os cultos começarão cedo nesta noite, veem, no Tabernáculo. Pretendo estar na plataforma pronto para falar às sete horas, para que não demoremos. E eu tenho uma longa mensagem. O assunto é “Por que Sou Contra a Religião Organizada” e isso é ensinado nas Escrituras. Então vocês, pessoas do Tabernáculo, que estão aqui, bem, cheguem cedo.

16 Agora, irmão Hoover, não sei como agradecer ao Senhor nesta manhã por um jovem que se entregou a Cristo, e entre seu povo aqui, para trazer esta mensagem gloriosa de Cristo a este povo. Eu sou um kentuckiano. Sou daqui de baixo da estrada, umas estradinhas, de uma pequena cidade chamada Burkesville, e peço a vocês por aqui como de um kentuckiano para outro, venham ouvir esse Saiam entre as pessoas aqui, espalhem as notícias por toda parte e venham. Tragam-nas. Se necessário, a Bíblia diz: ordene-as, force-as a entrar. Vá pelos caminhos e valados e obrigue – isso é força. “Entre.”

17 E irmão Hoover, eu o conheci há alguns anos e sei que ele é um moço piedoso e E que o Senhor possa sempre abençoar seus esforços. Eu ouvi o seu pequeno coral. Tentei olhar pela porta e ouvi o pequeno coral cantar: “Esteja muito certo”. Isso mesmo.

18 Você pode estar descuidado com qualquer outra coisa, mas quando se trata de seu destino eterno, é melhor você estar muito certo. Veem? Mantenha isso em mente: muito, muito certo. Não se arrisque nisso. Se você fosse a um restaurante, pedisse uma tigela de sopa e naquela sopa houvesse uma grande aranha, você certamente a devolveria. Você não a tocaria de maneira alguma. Não, senhor. Porque ela provavelmente o O veneno dessa aranha cozida na sopa poderia causar sua morte. Então, se você é muito cuidadoso com o corpo, que tem que morrer (vê?), que tal com a alma que não tem que morrer?

19 Então, eu gosto de toda a Palavra de Deus na forma de Evangelho completo. E assim, eu sei, creio e tenho confiança que o irmão Hoover honrará sua promessa para Deus de pregar, no melhor de seu conhecimento, o Evangelho completo.

20 Sentado ali, ouvindo a pequena pianista tocar esse hino, “Somente Crer”, meu filho, Billy Paul… Acho que ele não está aqui no momento. Mas eu disse: “Billy, ouça esse pequeno hino do piano tocar ‘Somente Crer.'” Já ouvi esse pequeno hino em todas as línguas sob o céu me chamar para a plataforma, desde as regiões congeladas do Ártico até as selvas tropicais do sul, debaixo da terra, ao redor da terra, “Somente Crer” em todos os tipos de vozes me chamar para a plataforma. Algum dia, quando minha vida encerrar na terra, espero que o cantem, quando estiverem — se eu não viver para ver Sua vinda, quando estiverem me colocando no lugar determinado. Eu creio em Jesus Cristo.

21 Agora, tenho aqui algumas Escrituras às quais gostaria de me referir nesta rededicação do edifício, extraídas da Bíblia. E acho agora que esta igreja não é dedicada a uma organização; ela é dedicada ao serviço de Deus.

Vamos inclinar as cabeças apenas por um momento, agora, enquanto oramos.

22 Pai gracioso e santo, ao entrarmos em Tua Presença, saindo desta sala, pela fé chegamos ao trono de Deus, onde aquele altar de ouro se estende de céu em céu, onde todo mortal, credo, raça ou cor tem direito de Toda criatura pela qual Cristo morreu e se colocou sobre esse altar como oferta pelo nosso pecado, temos direito de chegar com confiança até o trono da graça. Te agradecemos por este grande privilégio que podemos ter hoje, e temos. Te gradecemos por todos os membros de Teu corpo na Terra hoje que chegaram a este grande trono e aceitaram a oferta pacífica e a paz do Evangelho, que excede o entendimento.

23 Agora, rogamos, Deus, por esta igreja, por este grupo de pessoas que tem vindo a este pequeno edifício nesta manhã para uma dedicação de amor, e sinais de mãos e coração, para estabelecer o lugar onde as pessoas possam vir adorar. E rogamos, Deus, que Tu abençoes seus esforços. E rogamos que Tu abençoes o pastor, nosso gracioso irmão, e sua esposa, sua família, os diáconos, os administradores, o conselho, os membros e todos juntos.

24 E agora, enquanto abrimos Tua Palavra hoje para consolo, para saber se essas coisas que fazemos estão em ordem com as Escrituras… Pois é mais tarde do que pensamos. Hoje sentimos que não resta muito Mas devemos estar em atividade. Devemos estar insistindo e convencendo, que todo membro que foi ordenado de antemão para o Corpo de Cristo, que espalhemos esta Mensagem até que todos ouçam, até que tenhamos certeza de que todo esforço que poderíamos ter feito foi feito. Pai, abençoe a Tua Palavra e fale conosco agora por meio de Tua Palavra, enquanto escutamos com corações atentos e ouvidos abertos, de bom grado receber o que Tu gostarias que soubéssemos. Pedimos isso em nome de Jesus. Amém.

25 Agora, pode haver muitos de vocês (o que é comum), que as pessoas às vezes anotam as Escrituras, escrevem ou anotam. E eu faço o E se você quiser voltar comigo agora para a primeira leitura das Escrituras, tenho três lugares que gostaria de ler nesta manhã. E isso está em I Crônicas 17: 1 a 2, Atos 7: 44-49 e Hebreus 10: 1-5.

26 Agora, primeiro leremos Crônicas, I Crônicas 17, começando no primeiro versículo. E então, em segundo lugar, leremos no Livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 7, gostaríamos de começar a ler no versículo 44 do capítulo 7 de Atos; tudo relacionado com a dedicação do templo. E então, Hebreus 10:5.

Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedro, mas a arca da aliança do SENHOR está debaixo de cortinas.

Então Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.

Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra de Deus veio a Natã, dizendo:

Vai, e dize a Davi meu servo: Assim diz o Senhor: Tu não me edificarás uma casa para eu morar;

Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda, e de tabernáculo em tabernáculo.

27 Agora, no livro de Atos dos Apóstolos, começando nos versículos 7 e 44.

Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.

O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,

Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó. E Salomão lhe edificou casa;

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?

28 E no livro de Hebreus, o capítulo 10 e o versículo

Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;

29 Estamos muito familiarizados com a leitura destas Escrituras colocadas, sobre as quais queremos falar por alguns momentos.

30 Agora, Davi, sob desejo e revelação, pensou em seu coração uma coisa muito nobre. Quando… Davi sendo um homem justo e bem amado pelo povo, e Deus o havia abençoado de muitas maneiras, e ele disse: “Agora, é certo que eu me acomodei aqui em uma agradável casa que o Senhor me deu, e a arca da aliança do meu Deus ali fora, sob cortinas? ” Isso foi uma coisa muito Foi uma revelação para Davi saber disso, porque não era certo para ele ter uma casa encantadora, sob… da casa feita de cedro, que era uma edificação muito cara. E disse então: “A arca da aliança do meu Deus, que me deu todas essas coisas, ainda está lá sob uma tenda”.

31 E Natã, o profeta, sabendo que Deus estava com Davi, disse: “Davi, faça tudo o que estiver em teu coração, pois Deus está contigo“. Em outros termos, quando Deus lhe der revelação, faça-o. Mas tudo estava funcionando.

32 E naquela noite o Senhor veio a esse vidente, o profeta Natã, e disse: “Vá, diga ao meu servo Davi“. Veem? Eu gosto Oh, em outras palavras: “Admiro sua coragem e seus pensamentos sobre Mim para construir para Mim um lugar”. Mas Ele disse: “Eu não habitei em uma casa. Não tive um lugar para ficar. Quando desço à terra para olhar Meu povo, não tenho um lugar para ficar, desde que fiz subir a Israel. Não ordenei a nenhum dos juízes que me construísse uma casa de cedro. Mas fui de tenda em tenda.” Se isso não é como nos dias atuais… “Eu fui de tenda em tenda e de um lugar a outro para me encontrar com o Meu povo“.

33 Ele disse: “Vá dizer a Davi (como as Escrituras dizem mais adiante): Eu te tirei daquele curral lá, de detrás das poucas ovelhas do seu pai, e te fiz um nome como os grandes homens que estão na terra. Exterminei os teus inimigos de diante de Eu amo você, Davi, e sei que os seus desejos estão certos. Sei que suas ambições são leais e sei que você me ama.”

34 Você pode ver os Salmos, como Davi está pensando constantemente em Deus. Hoje, muitos de nós pensamos em nossas próprias realizações, algo que poderíamos fazer para melhorar a nós Mas Davi estava constantemente pensando no que ele poderia fazer para Deus.

35 “Conheço teus desejos, Davi, e quero que saibas o que fiz por Tu eras apenas um garotinho, não conhecido por ninguém, e teu – até teu pai te deu algumas ovelhas por lá para cuidar. Mas Eu estava contigo e exterminei teus inimigos de diante de ti. Mas teus desejos estão corretos.” “Mas, Davi, você é um homem de guerra. Você é um homem que derrama sangue. Eu não posso deixar você fazer isso. Mas prometo a você que por meio do fruto de seus lombos, Eu levantarei seu filho, e ele construirá o templo“.

36 Agora, todos nós sabemos que o terreal apenas tipifica o O natural apenas tipifica o espiritual. O… Realmente, aquele de quem Ele estava falando era Cristo em relação ao templo.

37 Mas ele era… Salomão, o filho de Davi em carne natural, depois, lemos em I Reis (se você deseja ler), que ele edificou o tabernáculo que Davi iria construir, porque Salomão era um homem de paz, de Ele não foi à guerra como Davi e derramou muito sangue. Ele era um homem de paz. E Deus lhe deu sabedoria. Quando lhe foi perguntado acerca do que ele poderia obter diante de Deus, ele unicamente pediu sabedoria para saber como liderar seu povo. E ele não tomou os grandes dons que poderiam ser operados, mas apenas pediu sabedoria para saber como conduzir o povo de Deus da melhor forma.

38 E eu penso que nós mesmos, ao orarmos, se apenas pedirmos isso, unicamente para entender algo que será melhor para os filhos de Deus… Eu verdadeiramente penso que esta é a ideia deste pastor ao levantar esta igreja aqui (veem?), tomando esta igreja antiga e rededicando-a hoje. Ele está tentando encontrar um lugar protegido da chuva, da neve e assim por diante, para o povo de Deus. Eu penso que Deus respeitaria isso neste moço da mesma forma que Ele respeitou em Davi.

39 Agora, encontramos que existe uma grande aplicação espiritual aqui, à qual gostaria de me referir, principalmente. Agora, se você ler I Reis, verá que, nisso, Salomão começou quando ainda jovem a edificar aquele templo que havia sido prometido por Deus a seu pai, que ele iria edificar. Vejam, ele permanece alinhado com as Escrituras e promessas. Agora, isso é o que sempre devemos fazer para ter êxito: permanecer alinhados com as promessas de Deus. Não importa o quanto pareça melhor seguir esse ou aquele caminho, permaneça alinhado com as E Salomão sabia que Deus havia prometido a seu pai, Davi, que ele iria edificar o templo.

40 Agora, se você observar, o material não foi encontrado só na Palestina, para o templo, porque simplesmente não se encontrava lá. Ele teve que ir ao resto do mundo, o mundo conhecido, para encontrar essas peças que iriam nesse templo.

41 Que bonita aplicação é essa: que Deus não corta Seus materiais apenas dos judeus, ou apenas dos brancos, ou dos morenos, ou vermelho, ou negro, ou de qualquer cor que seja, ou qualquer outra coisa, apenas dos Estados Unidos ou apenas do Canadá. Mas Ele corta Seus materiais de todo o mundo.

42 E se, enquanto eles estavam cortando essa pedra de um certo tipo que foi encontrado em uma parte do país, e talvez cortando uma pedra em outra nação para encaixar nessa pedra que foi cortada em outra nação… Agora, poderia parecer muito estranho para as pessoas que estavam passando por ali, que viram essas pedras de aparência estranha sendo Mas Deus, à sua maneira, estava fazendo algo.

43 Eu penso que Ele está fazendo a mesma coisa hoje para representar o tipo que aquilo Ele as está cortando da maneira que deseja.

44 Agora, encontramos que os materiais cortados em sua própria terra natal eram peculiares a um material cortado na terra natal de outra E nos damos conta de que todos foram transportados por carro de boi, e assim por diante. E alguns deles vieram pelo mar, outros vieram de carro de bois, e outros flutuaram até Jope de jangada, e assim por diante, e depois rebocados. Todos juntos estavam vindo a um lugar, para um propósito, e esse era cumprir o mandamento de Deus.

45 E os cedros foram cortados no Líbano. E os cedros do Líbano eram os cedros mais famosos de todo o Como hoje, há um lugar em que a sequoia é encontrada: na Califórnia. E há um lugar que eles chamam na África de Mosselbaai, há uma madeira famosa que é chamada de madeira fétida [árvore que produz um odor desagradável – trad.]. Nunca foi encontrada em nenhum outro lugar, somente lá. E há madeiras diferentes que são encontradas em diversas partes do país, e os cedros foram encontrados no Líbano, um cedro muito grande, alto, duro, porque era um país quente. Quanto mais quente o país, mais dura a madeira se torna; e macia… quanto mais frio o país, mais macia ela se torna.

46 Isso também tem uma aplicação espiritual. Frio e indiferente, macio e flutuante. Mas quando é quente, cheio do Espírito, se une e se torna útil nas mãos do Mestre.

47 Agora, encontramos que esses grandes cedros foram cortados por lenhadores, e eles tinham os projetos. E eles os ajuntaram de diversas partes do mundo.

48 Agora, se você notar, Salomão não alterou nem um pouco o modelo que Moisés vira no monte Sinai no céu. Moisés, quando voltou de sua visão, armou a tenda e fez exatamente como viu no céu. E quando Salomão construiu o templo, ele fez exatamente do jeito que ele viu o modelo, o tipo. Moisés armou uma tenda para um tipo perpétuo, porque foi movida de um lugar a outro. Mas Salomão fez o tabernáculo exatamente conforme o modelo que Moisés havia visto no céu. Tudo foi reunido, colocado em ordem, exatamente.

49 Que aplicação espiritual poderíamos estabelecer aqui: que nunca devemos deixar a Mantenha-se exatamente com o modelo. Esta é a razão, creio, que da forma como a primeira igreja foi modelada, é da forma como a igreja seguinte deveria ser modelada. É assim que todas devem ser modeladas, exatamente como era no princípio. E eu creio que Deus tem isso dessa maneira, eu creio, a verdadeira igreja. Muito bem.

50 Os materiais foram cortados em sua terra natal e trazidos a um lugar, mas quando foram .. (Estou lendo agora do capítulo 16 ou citando-o.) [capítulo 6 – trad.] Agora, quando foram colocados juntos, eles se encaixaram tão perfeitamente que, durante os quarenta anos que levou para a construção, não houve uma pedra que teve que ser talhada novamente. Não houve barulho de uma serra ou som de um martelo por quarenta anos. Falar sobre alvenaria, arquitetura!

51 Agora, aquilo mostrou que, quando estamos fazendo algo, e fazendo-o no modelo que Deus estabeleceu para nós…

52 Agora, muitas daquelas pedras pareciam bastante estranhas, mas havia um lugar no templo para cada pedra estranha e Deus tinha um lugar para elas.

53 Nossos ministérios, que são um bonito tipo ali, ou um antítipo, mostram que, em nossa peculiaridade, nosso modo de adorar… No entanto, quando o templo, o verdadeiro templo ao qual chegaremos daqui a alguns minutos, se reunir, haverá um lugar para cada pessoa de conduta estranha. Podemos parecer um pouco estranhos para alguém e agir um pouco estranho; mas lembre-se, este é o lugar para nós. Deus está cortando a Sua

54 E cada pedrinha tinha seu lugar onde se encaixava exatamente. E lembre-se, ela foi cortada do lugar onde seria Mas quando ela foi montada, não aconteceu, não precisou de ser aparada. Já estava pronta. Deus a fez encaixar perfeitamente em seu lugar.

55 Oh, que tipo encontramos aí do espiritual, como cada dom de Deus, cada conduta estranha de cristãos nascidos de novo em sua peculiaridade, ainda assim, tem seu lugar, se encaixa no corpo; vai para o seu devido lugar.

56 E muitos de nós tentaríamos dizer: “Bem, isso não é de Deus”. Um bom, santo e consagrado soldado da .. E dizemos: “Agora, estivemos na igreja outra noite e ouvimos tal e tal coisa. Isso não pode ser de Deus”. Mas se estiver alinhado com o modelo, se estiver alinhado com as Escrituras, pode ser estranho, mas terá seu lugar. Veem? Isso se encaixa perfeitamente e nem precisa ser aparado ou polido. Ele irá para o seu lugar, pois o grande arquiteto, Cristo, o está preparando agora; estranho, um para o outro.

57 Agora, observamos na construção aqui no capítulo seguinte, que nesse edifício havia uma pedra que era na verdade muito estranha para se perder tempo com ela. Então os construtores a rejeitaram. Então eles simplesmente a atiraram para o canto e disseram: “Essa pedra é realmente muito estranha para ser Não existe um lugar.”

58 Agora, lembrem-se, eram os edificadores que deveriam entender disso. Jesus falou disso.

59 Mas encontramos que eles construíram o edifício tão alto que perderam a pedra e não sabiam onde estava aquela pedra. Pode ser que tenham buscado por todos os navios; pode ser que tenham procurado em todos os carros de bois; pode ser que tenham enviado mensageiros a Jope e para lá e tenham perguntado: “Chegou outra carga?”; ou “vocês perderam uma no caminho? Há algo Não conseguimos encontrar essa pedra para este lugar”. E ao não conseguirem encontrá-la em nenhum outro lugar, descobriram que ela estava bem no chão. Era a pedra principal de esquina que os edificadores rejeitaram.

60 Jesus falou sobre isso e disse: “Nunca lestes sobre a pedra que os edificadores rejeitaram, que era a pedra principal de esquina, a cabeça de tudo, sobre a qual o restante do edifício repousava.

61 E eu creio que na edificação hoje da casa espiritual na qual se adora a Deus, creio que tem sido uma grande falha hoje entre os edificadores. Temos vindo com nossas denominações e as edificamos com Enviamos nossos filhos à escola para instruí-los a falar bem diante de uma congregação, os instruímos em psicologia e história da Bíblia. E fizemos tudo, colocamos bonitos assentos na igreja, e construímos torres altas e sobressalientes, e belas músicas, e assim por diante, construímos. Mas descobrimos que há algo errado. Temos tratado de edificar com material feito pelo homem, o que a educação poderia produzir, o que os seminários poderiam apresentar, o que a erudição… Temos tratado de edificar sobre a educação, sobre a erudição, sobre a denominação. E todas essas coisas não funcionarão enquanto não aceitarmos essa pedra estranha, essa pedra peculiar.

62 Mas à medida que o edifício começou a se materializar, eles se deram conta de que a fresta que restava, a pedra estranha se encaixava perfeitamente ali.

63 É aí onde os edificadores espirituais hoje… E é por isso que a construção da Noiva de Cristo não está pronta para o Noivo, é porque os edificadores rejeitaram a Pedra Principal de Esquina que foi posta no dia de Pentecostes, que é o batismo do Santo Espírito. Veem? Tem sido As pessoas agem de forma estranha e elas não entram na ordem de nossa psicologia, de nossa educação, nosso ensino, nossos credos. Não se encaixa ali. E eles O rechaçaram porque era muito estranho, muito peculiar, muito contrário aos planos que nós, como homens, tínhamos ideia do que a igreja deveria ser. Ela deveria ser um grupo de intelectuais polidos.

64 Deveria ser um grupo de pessoas finamente vestidas. Deveria ser um grupo de algo em que tentamos fazer um programa educacional, ou algo que agradasse aos nossos cinco sentidos, algo que pudéssemos ver, provar, ou sentir, ou algo assim. A maior parte disso já foi vista: “Olhe para o nosso fino povo. Olhe para a nossa melhor multidão na cidade. O prefeito vem à nossa igreja. Os principais executivos da nossa cidade, o chefe da polícia vem à nossa igreja.”

65 E então, encontramos que quando se trata propriamente da construção, tudo o que temos é um pouco de argamassa e pedra. E a construção não foi Eles rejeitaram o caminho. A pedra que Deus havia preparado para isso, eles rejeitaram.

66 Agora, encontramos no capítulo seguinte que quando os edificadores se deram conta de que estavam errados… No entanto, eles tinham todas as outras pedras ali, mas a razão por que não conseguiram montá-las foi porque foi deixada uma fresta. Havia algo que não estava certo.

67 Bem, já temos as pedras, as pedras preordenadas por Veem? E as temos por todo o percurso desde Éfeso até Laodicéia. Estamos só esperando por essa Pedra Angular que os edificadores rejeitaram, esperando por Sua vinda, a Pedra de coroamento. E quando…

68 Essas grandes pedras são confissões. Agora, sabemos que a confissão é uma Agora, a…

69 Nosso povo católico diz que quando a… Jesus fala, e Ele disse: “Sobre esta rocha (ou pedra) edificarei a minha igreja“. Agora, a igreja do catolicismo romano diz que foi Pedro, porque ele era a pedra, o homem literal, Simão Ele caiu alguns dias depois. Agora, encontramos que os protestantes dizem que era Cristo, a Pedra. Mas não para ser contrário, mas se você apenas observar a Escritura, não foi sobre nenhum dos dois.

70 Foi a confissão de Pedro e a revelação de quem era Pois Ele fez a pergunta e era uma questão complexa: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

71 Alguns diziam que era Moisés, outros Elias, e alguns, oh, você sabe, ossos de algum profeta que se levantou ou algo assim. Aquele era Ele.

72 Mas Ele interrogou: “E vós, quem dizeis que Eu sou?” Aí está a questão.

Ele disse… Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

73 Ele declarou: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque carne e sangue não te revelaram isso. (você não aprendeu isso em um livro; não ouviu isso em um seminário) Mas meu Pai, que está no céu, te E sobre esta pedra (a revelação espiritual da Palavra de Deus, que Ele era a Palavra) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

74 Essa é a igreja verdadeira, não de argamassa, tijolo e pedra, e assim por diante, que é perecível. Mas a igreja verdadeira é construída sobre a revelação da Palavra e vontade de E eles foram colocados no corpo desde a era da igreja de Éfeso por todo o percurso até Laodicéia agora. Mas o que…

75 No dia em que Salomão terminou o templo e a pedra principal de .. Tão logo os edificadores aceitaram a [pedra] rejeitada, foi então quando o edifício começou a ser erguido.

76 Posso dizer isso com toda reverência e com todo respeito a cada homem em cada igreja e à ideia de cada homem: quando nossos edificadores hoje aceitam os rejeitados, ao invés de rechaçá-los, chamando-os de um bando de santos roladores, os estranhos que estão fazendo confissão, muito mais cedo o edifício será concluído.

77 Mas você notou? Depois que o edifício foi concluído, ainda era um prédio vazio? Não havia nada ali além de móveis. Então Salomão havia feito tudo o que podia. Agora, o grande dia de dedicação se aproximava, quando iam dedicar esse edifício para que os adoradores adorassem Agora, sem algo para adorar, a construção teria sido em vão. Mas o edifício estava agora pronto para ser dedicado.

78 E quando os levitas e os sacerdotes, com milhares de trombetas ressonando até o céu, com cordeiro após cordeiro morrendo para o sacrifício pelo E os levitas em posição ocuparam seu lugar, foram para o canto e pegaram seus e os enfiaram pelos anéis da arca onde estavam as tábuas de pedra por dentro: duas tábuas de pedra (a mesma pedra: ambas são uma; os mesmos mandamentos, o mesmo pacto). Quando essas duas tábuas de pedra, com os querubins e suas asas estendidas entre si. Quando esses levitas, somente aquele grupo consagrado podia carregar a arca. Ninguém poderia tocá-la, exceto eles. Se alguém a tocasse, morreria. E eles pegaram esses varais, sabendo que eram consagrados para o culto, para essa obra em particular. E eles enfiaram os varais pelos anéis, como foram instruídos, Moisés fora instruído por Deus para a construção da arca.

79 E eles a levantaram. Da sua tenda, começaram a marchar, e a trombeta soando, os saltérios tocando, a fumaça dos animais mortos que estavam sendo sacrificados diante de Jeová subindo; eles passaram pelo edifício que estava sendo dedicado, até que a levaram ao seu lugar de repouso, onde se encaixou na base desse grandioso lugar que havia sido preparado para 74 E quando desceu e finalmente chegou ao seu lugar de repouso, a arca, a Bíblia diz que o Senhor desceu sobre o lugar, até encher todo o templo. A Coluna de Fogo entrou ali com tanta glória de Deus a tal ponto que os ministros não mais puderam ministrar, por causa da glória de Deus.

80 Foi quando ela encontrou seu local de repouso final, a Glória Shekinah que seguia a Pedra de Coroamento, não a da esquina, mas a Pedra de Coroamento, a coisa principal… Todas as outras pedras não tiveram efeito até então. Mas essa Pedra principal entrou, a Pedra Angular, e ocupou seu lugar, em posição, como lugar de repouso para aquela geração. A Glória de Deus encheu o lugar onde eles estavam assentados, e ali estava a Glória Shekinah por todo o edifício. E a glória era tão grande que os sacerdotes não podiam sequer ministrar por causa da glória.

81 Bem, lemos agora e extraímos da dedicação do templo… Vamos agora para Atos no capítulo 7 novamente e no versículo 44, e vamos começar na citação. Estêvão, em seu notável sermão enquanto pregava, disse: “Salomão Lhe edificou um templo“, porque foi prometido a Davi que ele .. Deus prometeu a Davi que ele construiria o templo. E Deus…

82 Em um tipo, que deveria ser tomado por um antítipo… Assim como o sacrifício dos cordeiros na dedicação era um tipo do verdadeiro Cordeiro vindo para o sacrifício, todo o natural tipificando o espiritual…

83 E encontramos que quando isso aconteceu, Estêvão está falando disso. Ele disse: “Nossos pais acharam graça diante de Deus, e Salomão Lhe edificou um Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos [de homens], como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. E onde está a casa que me edificareis? O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés; e como podereis me edificar uma casa para morar?

84 Então, quão bonito é Hebreus 10:5: “Mas corpo me preparaste“, mostrando que Deus iria habitar em um corpo. [Espaço em branco na fita – Ed.] “… Me preparaste“. Oh. E quando esse corpo foi feito um sacrifício, o Cordeiro correto foi sacrificado, então veio… Deus veio ao Seu próprio Corpo, que era Sua Noiva.

85 E havia cento e vinte templos que Deus havia criado, que estavam prontos para a dedicação, dos quais toda a incredulidade fora E eles se reuniram no cenáculo e esperaram dez dias pelo culto de dedicação. Então, quando estavam completamente rendidos, Deus desceu novamente na Glória Shekinah e encheu toda a casa onde estavam assentados. O que Deus fez? Como a arca foi encaixada em seus suportes apropriados para a mensagem daquele dia, Deus voltou ao Seu próprio canal, não a uma denominação ou a um edifício feito por mãos, mas ao coração dos homens. Ele entrou em Seu lugar para o último dia de que falou o profeta Joel: “Nos últimos dias derramarei Minha Shekinah sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos jovens terão sonhos e os anciãos terão visões.” Deus veio ao Seu local de descanso, onde Ele encontra descanso, não em um edifício, mas no coração de Seu povo Ele encontra descanso.

86 Que vergonha, que desgraça, a que condição foi trazida àquela época essa conquista de Ninrode, feita pelo homem. Quando Ninrode tentou construir um edifício ou uma organização que chegasse aos céus, Deus o Tornou-se uma vergonha. Em vez de ajudar o homem, confundiu a linguagem do homem, para que um não pudesse falar com o outro. Isso rompeu a irmandade.

87 Mas quando Deus veio ao Seu próprio templo, à igreja, às pessoas, quando Ele veio a eles, Ele os encheu, os templos que foram dedicados.

88 Assim como Ele fez no templo de Salomão. Ele não os encheu de credos, de denominações, mas de Si Ele encheu o templo com Sua Glória Shekinah.

89 Assim Ele fez no dia de Pentecostes. Ele encheu aqueles cento e vinte templos que estavam lá em cima separados, com o próprio Espírito Santo. A Glória Shekinah irrompeu sobre eles. E então, o que Ninrode falhou em fazer, construindo um templo onde cada homem falava o contrário do que o outro podia entender, Deus desceu e, com uma língua da Galiléia, fez cada homem entender o que Ele estava falando e o que isso Portanto, aí está Deus em Seu templo: Deus em Seu templo dedicado, não uma conquista feita pelo homem, não o que o homem fez; mas o que próprio Deus fez.

90 Oh, é bobagem para as Eles não compreendem. Eles não nasceram para compreender isto, então eles não compreenderão. A Bíblia assim o diz. Isso mesmo.

91 Deus sempre enche Seu templo. No dia da dedicação, Ele enche Seu Ele o enche de Si mesmo. A mesma coisa hoje, Deus encherá cada templo que se dedicar completamente a Ele. Qualquer pessoa que O deseje. O templo não é este pequeno edifício aqui. O templo não é o de Salt Lake City. O templo não é o de Roma. O templo é você. Você é o templo em que Deus quer habitar e se expressar através dele, para que todas as nações possam conheçê-Lo. Vocês são imagens vivas de Deus através das quais Deus deseja trabalhar. E toda vez que qualquer homem ou mulher esquecer toda a falsidade que ouviu no mundo, voltar à linha das Escrituras e permanecer na linha.

92 Como Salomão fez com o que Moisés fez, Moisés fez com o que Deus fez, Deus sempre respeitou isso.

93 E se voltarmos à dedicação original, abrirmos nossos corações e nos esvaziarmos, Deus, em dedicação, como Lhe entregamos, encherá nosso templo com Sua Glória Então o Deus vivo se moverá em uma igreja viva, entre um povo vivo, e difundirá Sua glória. Então juntos, algum dia, sendo um nessa direção, e outro nessa direção, e um em uma parte do país, ela se reunirá para compor a Noiva. Seremos arrebatados no ar para encontrá-Lo.

94 Agora, esta igreja amável, este edifício em que as pessoas com seus sinais de vida, com seu amor por Cristo, os adoradores dedicaram hoje este local de adoração, para que as pessoas possam vir e adorar. Agora, minha sincera oração é que cada adorador dedique seu próprio templo para adorar no templo que está sendo dedicado à adoração. Essa é a verdadeira dedicação.

95 Assim, nosso tempo terminou, mas Deus não tem tempo. Vamos Quão tarde está? Estou olhando para os anciãos, e pode ser mais tarde do que você pensa. Estou olhando para jovens, meninas.

96 Olhe para essas criancinhas que foram encontradas dilaceradas outro dia, aquelas criancinhas violentadas. Quantos deles morrem todos os anos? Milhares com ataques cardíacos, câncer, poliomielite, qualquer coisa que possa matá-los, acidentes na estrada.

97 Não sabemos quão jovens ou quão Quando chegará a hora? Quando a sua ficha será tirada da prateleira? Ninguém sabe, senão Deus. Muito bem.

98 Então, enquanto você está aqui hoje na dedicação deste material aqui, que os adoradores estão vindo para adorar o Deus vivo, por que não nos dedicar à adoração ao Deus vivo e deixá-Lo nos encher Dele mesmo? E então veremos a Glória Shekinah retornar à casa do Deus vivo, a qual é o corpo humano, a igreja do Deus vivo, juntos em um grande avivamento que se espalhará por toda esta região, e por estas cidades, e por toda parte Haverá um barulho tal que eles não conseguirão parar. Não haveria como fazê-lo.

99 Você acha que se poderia parar Estêvão? Porque, ele era como uma casa em chamas sob um forte vento. Não se conseguiria detê-lo. Nem o Sinédrio pôde pará-lo, e você sabe que nem a própria morte o Ele continuou vivo e vive hoje e sempre viverá porque tinha Vida Eterna e era uma casa dedicada ao serviço de Deus.

100 Penso que o que a igreja deve fazer nesta manhã em relação a tudo o que foi feito, enquanto oferecemos a Deus o edifício para o culto, vamos oferecer a nós mesmos também.

Vamos ficar em pé por um minuto agora.

101 Cada um à sua maneira, da maneira que você gosta de Eu mesmo me rededico ao púlpito hoje, ao serviço de Deus. Quero que cada um de vocês faça isso. Enquanto dedicamos o edifício a Deus, dediquemo- nos a nós mesmos.

102 Nosso Pai celestial, estamos humildemente e sinceramente congregados aqui nesta manhã em grande apreciação pelo amor que Tu tens mostrado a esta congregação, por lhes dar este edifício para adoração, e por dar a esta congregação este pastor, um ministro da Palavra.

103 E agora, Pai celestial, como um lugar dedicado à adoração, nós, como adoradores, despojamo-nos de tudo, toda incredulidade, todo pensamento ruim, tudo que não seja como Tu, e qualquer coisa que atuar em nós contrariamente à Tua Qualquer coisa, qualquer credo, qualquer pensamento denominacional ou qualquer pensamento que um vizinho ou qualquer outra pessoa, aqui ou ali, ou onde quer que seja, que vier a nós como um pensamento dessa pessoa, ainda que já tenha partido, ainda que seja um vaso santo e santificado, qualquer coisa, qualquer homem, ou anjo, ou ser, ou uma revelação, ou o que for que seja contrário ao Teu plano para estes dias, exposto em Tua Palavra. Não o que alguém disse, mas o que Tu disseste! Pois está escrito: “Que a palavra de todo homem seja mentira, e a Minha verdadeira.” Se houver algo em nós que nos impeça de crer na verdadeira Palavra e de conhecer a revelação de Cristo, como Ele disse a Pedro: “Sobre esta pedra edificarei a Minha igreja“. Se houver algo contrário a isso, tire-o de nós, Senhor. Nós nos despojamos disso. Nós o expulsamos e aceitamos em seu lugar a Pedra Principal de Esquina, o Espírito Santo, que é o fundamento da verdadeira igreja de Deus. Nós O aceitamos.

104 Pai, abençoe esta pequena igreja. Mantenha os edifícios preparados, e que os adoradores se reúnam aqui vez após vez, todos os cultos. Que haja um amor de Deus entre eles de tal maneira que eles simplesmente não consigam ficar separados um do outro, com seus corações ansiosos para virem se reunir na casa de Deus. Conceda isso, Senhor.

105 E que eles sejam tão salgados, como Tu disseste: “Vós sois o sal da terra“. Que suas vidas sejam tão ricas e saudáveis no Espírito Santo, a ponto que toda a comunidade ao redor deseje ser como eles. Conceda-o, Senhor. Faça deles Conceda-o, Pai.

106 Agora, tome cada um de nós. Enquanto entregamos a igreja, o edifício, a Ti, nos entregamos a Ti em solene dedicação. E que o Espírito Santo em todo o Seu poder Divino, em Sua Glória Shekinah, venha estrondando da eternidade aos nossos corações, Senhor, encontre Sua morada para estes últimos dias e nos chame para o serviço como mensageiros; talvez não para o púlpito, mas no posto de gasolina, no tanque de lavar roupas, onde quer que seja, para testificar ao leiteiro, ao garoto do jornal ou o que Faça-nos testemunhas e pedras vivas cheias da glória Shekinah, o próprio Espírito Santo. Encha nossos corações e vidas, Pai.

107 E quando os trabalhos se findarem por completo aqui na terra, que possamos de maneira inseparável, talhados em nossas próprias maneiras, como Deus nos fez, nos reunir nessa grande igreja chamada Noiva. Ela será arrebatada deste tabernáculo terrestre de habitação aqui e será transformada em um momento, em um abrir e fechar de E ela será arrebatada junto a Ele, a encontrá-Lo no ar, para a Ceia das Bodas do Cordeiro. Pois nos entregamos nesta igreja, tão santos e consagrados o quanto podemos, Pai, ao Teu serviço em Nome de Jesus Cristo. Amém.

Podem se assentar.

108 Quantos de vocês podem dizer: “Pela graça de Deus e com a ajuda de Deus, eu rendo meu coração. Venha, Senhor Jesus e me encha com Tua bondade. Faça de mim o que Tu queres que eu seja. Se sou contrário, e no torno que Tu me colocaste em movimento, que eu tenho o direito de girar dessa maneira ou daquela maneira, não me deixe ser uma pedra mal cortada, mas que eu me renda à serra que está fazendo de mim o que eu sou, o que Tu queres que eu seja? ” É assim que queremos, não é mesmo? [A congregação diz “amém”. – Ed.]

109 Vamos levantar as mãos agora e cantar este velho e glorioso hino da igreja enquanto eu passo de volta o culto ao seu

Eu O amo, eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro do calvário.

110 Agora, vamos [O irmão Branham começa a sussurrar Eu O Amo – Ed] Agora, aperte a mão de alguém ao seu lado e diga: “Deus te abençoe, irmão, pedra na igreja.” E Deus te abençoe, irmão, pedras na igreja. Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe. Deus te abençoe. Deus te abençoe. Deus te abençoe, irmão.

Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro do Calvário.

111 Agora, vamos fechar os olhos, inclinar a cabeça e levantar as duas mãos para

Eu O amo, Eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
[neste ponto, encerra-se o processo de gravação – ed.]


DEDICAÇÃO
Dedication

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham no domingo pela manhã, no dia 11 de novembro de 1962, na Igreja Apostólica do Evangelho Completo em Elizabethtown, Kentucky, EUA. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro. E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em abril de 2020.

Editora A Mensagem
Caixa Postal 21042 – CEP 91130-973
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

* Os textos bíblicos usados nesta tradução são da Bíblia Almeida Corrigida Fiel