SOMENTE CRER
17 de Fevereiro de 1953
Tallahassee – Florida – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem [Porto Alegre-RS]


1          Obrigado, irmão Baxter.

            Boa noite, amigos. Estou muito feliz por estar aqui hoje à noite para adorar, com vocês, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Como O amamos – o que Ele é para nós. Não é de admirar que fora dito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” [I Coríntios 2:9] Ele é certamente maravilhoso.

            [O irmão Branham fala à parte: “Obrigado.”] É meio estranho ter uma flor de metal, não é? Bem, isso deveria ser algo para me ajudar a enviar minha voz um pouco mais longe. Sou um tanto pequeno e não tenho muita voz, de qualquer modo. Então, acho que eles têm que, como que, intensificar um pouco a voz ali para fazê-la sair.

            Meu filho estava me dizendo há alguns momentos que o irmão Jackson estava conosco. Sim. Deus te abençoe, irmão Jackson. Estou muito feliz em vê-lo aqui conosco nesta noite. O Senhor abençoe o irmão Jackson.

2          Subindo a estrada quando Billy veio e me pegou. Ele disse, “papai”, disse: “O irmão Jackson está lá em cima hoje à noite.” Eu estava procurando por ele outro dia. E eu estava pensando em… O irmão Jackson e eu, quando nos conhecemos, foi ali em cima, eu acho, num reavivamento em sua igreja (creio que foi) quando nos encontramos (É Kennett, Missouri?) Saxton. Saxton, Missouri.

            Bem, irmão Jackson, muita água correu pela represa desde então, não é mesmo? Mas o Senhor tem usado o irmão Jackson da maneira mais incomum. Um dos grandes dons que opera na igreja: ele ora pelos enfermos com um sucesso maravilhoso. E não apenas isso, mas ele tem um dos fenômenos marcantes do dia, o batismo do Espírito, pela imposição de mãos.

3          Agora, quando eu cheguei pela primeira vez ao povo pentecostal, eu os ouvia conversando sobre buscar, esperar pelo Espírito Santo. Eu não conseguia entender isso. Por que esperar quando o Espírito Santo está aqui há cerca de dois mil anos? Vi que a palavra ‘tarry’ não significa “orar”. ‘Tarry’ significa “esperar”. Bem, vi que eles tiveram que esperar até que o dia de Pentecostes viesse plenamente. Mas depois disso, não houve mais espera. “Enquanto Pedro falava essas palavras, o Espírito Santo caiu sobre eles.” [Atos 10:44]. Paulo impôs as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo. [Atos 19:6]

Bem, pareceu-me que havia algo diferente quando Filipe desceu e pregou aos samaritanos. Todos eles receberam a Palavra e foram batizados, mas o Espírito Santo não veio sobre nenhum deles. Paulo… quero dizer, Pedro desceu, ele e João, e ele orou e impôs as mãos sobre eles; o Espírito Santo veio sobre eles. [Atos 8:17]

Bem, pensei: é assim que eu creio que seria apostólico. É assim que a Escritura diz.

E agora, isso é exatamente o que Deus fez por nosso irmão Jackson. Eu nunca o vi… eu ouvi tanto disso. Meu filho me disse que estava em Dallas quando o irmão Jackson estava ali em cima, e o viu alinhar as pessoas em algum lugar em volta do altar, em algum lugar, e continuou impondo as mãos sobre elas, e elas recebendo o Espírito Santo enquanto ele lhes impunha as mãos. É o que a Escritura diz. Eu creio nisso. É assim que a Escritura diz que isso deve ser feito.

Estou tão feliz com isso, que Deus deu isso à nossa igreja pouco antes da vinda do Senhor. Não é maravilhoso? Oh, que coisa. Deveríamos ser as pessoas mais felizes da terra.

4          Usemos nossa armadura. Nós temos uma armadura. Deus trabalha conosco e nos dá a armadura. E toda a armadura está no sobrenatural, veem. Amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, mansidão, docilidade, paciência. Está tudo no sobrenatural. E quando você deixa sua fé solta no Espírito de Deus, ela coloca seu corpo em sujeição às bênçãos redentoras de Deus para você.

E qualquer coisa pela qual Jesus tenha morrido, Ele está sentado à direita do Pai nesta noite, fazendo intercessões sobre sua confissão. O que quer que você confesse que Ele fez e creia, é sua propriedade pessoal. Todo crente, toda pessoa que nasce de novo tem direito a qualquer uma das bênçãos redentoras.

Quando você é salvo, Jesus pega e entrega a você um talão de cheques que vai permanecer com você durante toda a jornada da vida. E o nome Dele está assinado na parte inferior de cada um deles. “E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei.” [João 14:13]. Basta assinar o cheque e enviá-lo para lá. Você tem medo de assinar um hoje à noite? Não. Preencha-o, envie. É reconhecido. Sim, senhor. É reconhecido. Ele certamente fará isso acontecer.

5          Agora, estou um pouco atrasado, então meus cultos… Eu não os seguro por muito tempo, como vocês percebem, porque é sob visão. E a visão me deixa tão fraco; acontece com qualquer um. E eu leio um pouco aqui, agora, e depois iremos direto ao culto.

No capítulo 2 de São Lucas, para uma leitura das Escrituras, começando com o versículo 25, lemos o seguinte:

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.

E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.

E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,

Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:

Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;

Pois já os meus olhos viram a tua salvação.

6          Podemos inclinar a cabeça por um momento.

Senhor Jesus, que possamos, nesta noite, como Teu povo crente que se reuniu aqui, anelando a segunda vinda de nosso Senhor para nos receber em Seu glorioso Reino, onde não haverá fim para aquela grande era. E agora, que possamos hoje à noite, como Simeão lá no passado, levantar o Salvador em nossos braços de fé. Tu nos prometeste todas essas bênçãos. E cremos que as recebemos pela fé.

Perdoe-nos de nossas falhas, nossos pecados… ofensas contra Ti, nos dando conta de que a incredulidade é pecado. Então, perdoe-nos, Senhor, por nossa incredulidade. Ajude-nos hoje à noite enquanto nos reunimos aqui – diversas igrejas, vários povos, várias nacionalidades, mas o mesmo Deus trabalhando em todos nós. Ajude-nos agora a receber Tuas bênçãos. E que o Espírito Santo venha tomar as coisas de Deus e passá-las diretamente para o povo, pois pedimos isso em nome de Jesus. Amém.

7          Só um momento. Primeiro, se algum ministro vem à plataforma para pregar, primeiro ele deve sentir sua congregação. Você tem que ter um comportamento espiritual. Então isso o ajuda muito; você pode sentir onde está a fé. Eu acho que o irmão Jackson está muito familiarizado com isso. Onde você tem fé.

Agora, na leitura das Escrituras, encontramos um homem idoso chamado Simeão. Talvez o chamemos de um velho sábio, com sua longa barba branca e cabelos, com cerca de oitenta anos. E ele era uma pessoa religiosa muito piedosa. E o Espírito Santo lhe revelou que ele não morreria até ver o Cristo do Senhor. E ele não tinha medo de sair por ali dizendo às pessoas que ele não iria morrer até ver o Senhor.

8          Agora, você pode imaginar o quão fanático isso pareceu para as pessoas? Bem, posso ouvir alguns deles dizerem: “O velhinho, sabe, ele ficou velho e sua mente está assim delirando, e essa é a condição em que ele está. Bem, veja, até Davi O buscou, e tudo, bem, já faz quatro mil anos. E, aqui, esse velho quase a ponto de ir para a sepultura agora diz que não vai morrer até que veja o Cristo. E aqui estamos todos aqui, sob o império romano, sob o governo dos romanos, e, bem, não podíamos… Bem, o Cristo não virá agora.”

9          Mas Simeão tinha motivos para crer, porque lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não iria morrer até ver Cristo. Agora, essa é uma boa maneira de crer: quando o Espírito Santo lhe revela. Creia.

Há muita coisa neste Livro, muito a respeito do que não sei nada, no entanto, eu creio em todas as palavras Dele. Não sei explicar, mas creio.

            E eu estou fazendo uma série, agora, em casa, em Gênesis, tomando o Gênesis. Que coisa! Que coisa! Se você vê a inspiração em Gênesis. Você pode pegar o primeiro capítulo de Gênesis e entrelaçá-lo até o último capítulo de Apocalipse, através da Bíblia. Cada trechinho dela é inspirado. Como toda a Palavra de Deus se combina. E cada palavra dela é inspirada; cada partezinha dela é verdadeira. O Espírito Santo a supervisionou, através dos tempos, de modo que toda a Palavra de Deus fosse inspirada.

10        E, às vezes, as velhas rodas operam devagar, mas operam com certeza. Tem que ser exatamente como Deus disse que era para ser. Não importa o quão irreal pareça, mas vai ser assim.

            Como conversávamos ontem à noite: antigamente eles não tinham eletricidade, mas um homem cria que havia algo assim; e ele continuou trabalhando incansáveis horas ​​até descobrir o que era. E a mesma coisa com a televisão, com o automóvel e assim por diante. Deus colocou todas essas coisas aqui para nosso benefício.

            Agora, se nós, que estamos familiarizados com o sobrenatural, tomássemos um homem, para onde… O homem em seus sentidos é limitado a seus sentidos. Mas um homem em seu espírito é ilimitado. A árvore do conhecimento só pode subir até aqui e ela se quebra. Mas a árvore da vida continua para sempre. E como a ciência tem levado o homem mais longe com seus cinco sentidos do que com sua alma. Bem, temos recursos inexplorados, pois tudo é possível. Falar sobre átomos divididos e as ondas através do…. [Fim da gravação]


SOMENTE CRER
(Only Believe)

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham numa terça-feira à noite, no dia 17 de fevereiro de 1953, em Tallahassee, Florida, E.U.A. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro.  E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em setembro de 2019.

Editora A Mensagem
Caixa Postal 21042 – CEP 91130-973
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

* Os textos bíblicos usados nesta tradução são da Bíblia Almeida Corrigida Fiel