A DIVINDADE EXPLICADA
25 de abril de 1961
Chicago – Illinois – E.U.A.
Tradução – EUA


1 Obrigado, Irmão Carlson. E saudações a todos vocês irmãos e irmãs no Senhor. É uma… Eu simplesmente me sinto algumas vezes um pouco hesitante em me levantar, quando eu estou ouvindo testemunhos tão maravilhosos, e assim por diante, como eu tenho feito esta manhã. E, logo, um concidadão no sofrimento e perseguição, como pelo que nosso irmão e irmã batista têm passado; sendo anteriormente um – um batista, eu mesmo, um batista missionário, e – e sabendo o que significa quando seu povo…
2 Eu tive a mesma coisa. Meu próprio povo me expulsou, e eles decidiram me mandar embora porque eu tinha ficado louco. E eu descobri, e eu tenho normalmente dito isto como que numa maneira um pouquinho indireta: “Se eu estou louco, deixe-me em paz, porque eu estou mais feliz desta maneira do que eu estava com meu juízo perfeito”. Sim, senhor. Obrigado. Deixe-me… Assim que isto é de certo modo uma pequena filosofia que eu possuo, minha própria. E – e certamente tenho estado regozijando este – este tempo ao estar desta maneira.
3 E o irmãozinho da Igreja de Cristo aqui, como nós costumamos a nos referir a ela, ou campbellita. E eu me lembro que eles foram certamente duros golpeadores contra os encontros quando nós iniciamos no princípio. Porém, sabe, nós tivemos um chamado Paulo, uma vez, que era da mesma maneira, e ele se tornou um dos nossos. Assim que eu penso que o que normalmente eles procuram é a vida que você vive. Sabe, é melhor para mim viver um sermão do que pregar um, a qualquer hora.
4 Há algum atrás, um grande ministro, um bom homem do Evangelho pleno; todos – todos vocês o conhecem, eu suponho. É o Ver. Booth – Clibborn; prega o Evangelho em sete diferentes línguas. Ele é verdadeiramente inteligente. E eu… Ele é um gigante intelectual. E nós estávamos indo juntos uma vez, e ele e o Irmão Moore e eu, e nós estávamos ventilando algo. E eu conservava o lado oposto a ele, e ele olhou para mim. Ele disse: “O senhor simplesmente não conhece a sua Bíblia”. Você sabe como o Irmão Booth pode dizê-lo.
5 Eu disse: “Isto é verdade, Irmão Booth, mas eu conheço muito bem o Autor”. Então, eu – eu desejo… Você sabe, não é conhecer Sua Palavra que é Vida, porém: “é conhecê-Lo que é Vida”. Isso é correto. Está vendo? Quer eu conheça Sua Palavra; se tão – somente eu O conhecesse! E isso é certamente a Verdade.
6 Eu estava, esta manhã, cumprimentando este bom companheirismo aqui, de ministros. E assentado aqui estava este… Não é minha intenção fazer alguém notável. Porém este homem de cor entrou, irmão, se assentou ali. Eu disse para o meu secretário aqui: “Ai está um verdadeiro cristão”.
7 Ele me faz lembrar demais do ancião Smith que costumava ir a uma Igreja de Deus em Cristo, eu creio. Eu costumava pregar muito para eles ali, e – e eu ainda posso até vê-lo. Ele se parecia um tanto com o irmão aqui, só que ele tinha um bigode um pouco grisalho. Eu entrava pela porta detrás, e eu nunca esqueço a expressão que aquele velho homem costumava dizer; levantava os olhos, e todos os santos a cantar, você sabe. E havia uma menininha que costumava viver na esquina. Minha canção favorita era Exaltai-O. E todos eles batiam palmas, á moda pentecostal, você sabe, Exaltai -O. Eles me amavam, e eu os amava. E quando nós entrávamos. Ele costumava se assentar lá, com sua cabeça deste modo, sobre a cadeira, e apenas os observava, você sabe. Ele dizia: “Entre, ancião. Tire o chapéu. Tire o chapéu”.
8 O irmão aqui, e eu descobri, então, que um dos meus cantores favoritos do Evangelho é sua esposa. E eu fiz tudo que podia para dar a entender, para conseguir com que ela cantasse. E, logo, ela me pediu para não ser chamada, e eu sei o que isso quer dizer. Porém eu vou convidá-la pessoalmente, no caso dela poder, para vir e cantar.
9 Bem, a senhora não é a irmã que cantou – cantou aquele: O de bordo! Uma manhã nos Homens Cristãos de Negócios, agora? [A irmã diz: “Sim, Senhor. Sim”. – Ed] Eu espero que a minha esposa venha para cá esta semana, e eu desejo que ela lhe ouça, porque eu tenho gabado tanto. E se você perder isso na fita, nós vamos resolver isso. Eu gosto muito desse bom cantar.
10 E, eu costumava dizer ás pessoas, que eu – eu nunca tive habilidade para cantar. Oh, que coisa, eu estava a um milhão de milhas longe disso. Porém eu dizia: “Se você em qualquer momento chegar no Céu e viver em seu grande palácio, você sabe, Ali em cima”, eu dizia, “bem lá na parte debaixo do monte, lá no meio de um bosque, há uma pequena cabana que se encontra ali. Essa será a minha. E numa destas manhãs quando você sair na varanda e ouvir alguém de pé ali em cima, cantando: ‘Louvado seja Deus! O velho Irmão Branham finalmente conseguiu chegar’”. Será eu que estarei bem ali ouvindo, tentando cantar.
11 Para os meus irmãos cristãos e para … Eu creio que um irmão o apresentou a nós, esta manhã, como sendo ministro budista, aqui. Saudações a você, meu precioso amigo. E tenho tido muito relacionamento, não demais, a não ser com o povo budista; e principalmente no Canadá, entre o povo chinês, e os encontrei muito amáveis e afetuosos.
12 Eu me lembro de um homenzinho budista do templo budista, que foi no encontro de Winnipeg, e ele era cego. É um povo muito pequeno, e muito afetuoso, e eles certamente criam que Deus era curador. E enquanto estava orando por ele, e ele estava repetindo, como ele amava Deus, e subitamente seus olhos se abriram, no… E foi uma tal – uma coisa maravilhosa. Então, nós – nós damos valor a cada homem e cada pessoa.
13 Agora, eu não tenho tido esta oportunidade antes, em Chicago, de tentar falar… O que, eu não tentaria trazer qualquer mensagem determindada, porque os ministros aqui são muito mais capacitados do que eu, de trazer uma mensagem. Porém, e afinal de contas, vocês não estão aqui para ouvir uma mensagem. Porém eu pensei que talvez seria o tempo mais glorioso que eu poderia me encontrar com os ministros de Chicago, este distrito aqui, e ficar mais familiarizado com eles, e ficarmos mais familiarizados um com o outro. E eu certamente agradeço ao Senhor por esta oportunidade. Porque, eu tenho vindo muitas vezes aqui nesta cidade, sob o patrocínio de uma igreja, e sob o patrocínio dos Homens Cristãos de Negócios; portanto, sem nenhuma oportunidade de expressar-me á associação de irmãos.
14 E – e então eu pensei, e há tanto que sempre segue um ministério como este, de particularidades, e até que algumas vezes é fácil para alguém obter uma impressão errada. E eu desejo tomar isto nos próximos minutos para tentar explicar e – e esclarecer aos meus irmãos, tão claro quanto eu saiba como fazê-lo.
15 E eu – eu sou insuficiente e incapaz de fazer uma – uma oratória que talvez pareça sensata a homens que são instruídos. Eu não tenho instrução, e eu careço disso. Porém eu era … amo o Senhor. E o Senhor me deu, talvez, uma outra maneira para o Senhor. E o Senhor me deu, talvez, uma outra maneira para ganhar almas, através de um dom Divino, para que preencha a fenda do que meus pais não tiveram condições de me dar: instrução. De um lar de uma família pobre, e dez filhos, e um modo então, porém, no nascimento, houve algo que aconteceu, uma experiência com Deus, para minha mãe e meu pai. E vocês leram a minha história. E, através disso, eu tento inserir minha parte, com vocês irmãos, para trazer pecadores a Cristo. E agora eu…
16 Eu não sou supersticioso. Porém eu sempre, antes de abrir a Palavra, eu gosto de falar com o Autor um pouquinho. E poderíamos apenas inclinar as nossas cabeças novamente por um momento.
17 Nosso precioso Pai, Tu és nosso Deus, e nós estamos nos aproximando de Ti no interesse do Evangelho. Eu estou aqui diante de Teus filhos, Teus pastores, e irmãos de fé igualmente preciosa. E como isto emociona o meu coração ouvir estes homens que têm sido mal entendidos, e enviados para instituições, por amor ao Reino de Deus; ver como Tu estás chamando os Teus filhos nos últimos dias.
18 E nós verdadeiramente cremos. Pai, que nós estamos vivendo no fim da carreira. Como o profeta disse: “Haverá Luz no tempo do entardecer”. E crendo hoje que nós somos os mensageiros desta grande Luz do Evangelho que, pela Tua graça, Tu tens nos permitido levar até aos confins da terra, aonde este reavivamento tem ido.
19 E eu oro, Pai, que, do meu coração, que Tu me deixes expressar aos meus irmãos, esta manhã, o motivo e objetivo da minha vida a Ti, para que eles possam entender. Concede isto, par que nós possamos ter amor perfeito, e companheirismo, e cooperação, em toda a obra do Evangelho. Pois nós pedimos isto no Nome de Jesus, o Qual orou para que nós pudéssemos ser um, assim como Ele e Seu Pai eram Um. Crendo nisto, que: “Nisto todos os homens saberão que vós sois Meus discípulos, quando tiverdes amor, um pelo outro”. Amém.
20 Agora apenas… E eu espero e confio que eu não aborrecerei a vocês irmãos e irmãs, sobre isto. Porém eu acho que eu gostaria de me tornar claro, de modo que vocês não tenham que ouvir o que alguma outra pessoa disse. E eu tenho explicado, muitas vezes, em outros encontros ministeriais, porém esta é a minha primeira visita ao grupo de Chicago, e eu gostaria de me dar a conhecer bem mesmo, naquilo que eu estou tentando fazer.
21 No abençoado velho Evangelho aqui, capítulo 26 do Livro de Atos, nós lemos.
Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente á. visão celestial.
22 Este, naturalmente, Paulo falando. O qual, nós todos, como ministros, gostamos de nós todos, como ministros, gostamos de nos refletir de volta a ele, porque ele… Nós, unanimemente, cremos que ele foi o apóstolo par a igreja gentia, que Deus o chamou para ser uma – uma testemunha aos gentios. E se levantou questão sobre o seu ministério.
23 E normalmente, quando qualquer coisa que é incomum surge, levanta-se questão sobre ela. É, e eu penso que não é mais do que certo; deveria se levantar questão sobre isso. E eu penso que pastores algumas vezes ficam receosos de – de coisas que eles ouvem, e eu penso que eles têm direito de ficarem. Porque, se eu entendo a tradução da palavra pastor, significa um “pastor de ovelhas”. E, por conseguinte, ele é um – um – um que alimenta, ou um que cuida do rebanho, de um grupo de homens e mulheres dos quais o Espírito Santo o tem feito o supersivor. E ele tem direito de saber que tipo de alimento sua ovelha está recebendo, e de onde está vindo. Eu penso que ele tem direito disso.
24 E se um pastor, ou algumas vezes as pessoas, parecem ficar apenas um pouquinho receosas, isso nunca, não deveria aborrecer a ninguém. Isto deveria apenas trazer um respeito ao coração de um homem, por um homem dessa – dessa categoria, que questionaria isto. E, afinal de contas, se você não está seguro de estar alinhado corretamente, como pode alguma vez andar pela fé?
25 Se você coloca em sua mente… Agora, isto parece ser psicologia; o que provavelmente é, e é, porém está certo. Porém você bem verdadeiramente, de coração, pensasse que você nunca se levantaria. Vê? Você tem… É justamente tão simples assim.
26 Você tem que crer. Você tem que ter fé. Você tem que ter confiança. E como pode ter confiança em algo que você – que você nem mesmo sabe aonde você está indo? Como eu poderia viajar por uma estrada que eu nunca estive antes, com uma velocidade vertiginosa, e curvas por todos os lados, não sabendo o que tem na próxima curva? Você tem que ver aonde você está indo, ou você não saberá como andar. E é assim que cada um deveria ser. E logo quando você está indo, então nada vai pará-lo.
27 E isso é, eu penso, Paulo, o que ele estava tentando transmitir a Agripa aqui. Isso, ele – ele lhes disse que: “Uma vez eu fui um de vocês”.
28 E eu suponho, possivelmente, que se – se este irmão batista, e pudesse ir até a igreja esta manhã, ele e sua esposa, isso talvez seria o seu testemunho. “Eu – eu uma vez fui um de vocês”.
29 Ou, a Igreja de Cristo, ou o – o irmão campbellita aqui, fosse até o – até o seu povo. Eu creio que é chamado de um nome melhor; Discípulos de Cristo, eles a chamam, porém é na realidade em prol da doutrina de Alexander Campbell. E logo a Igreja de Cristo saiu de vocês por causa da música. Isso é correto, não é? E se ele pudesse voltar a eles, ele diria: “Eu uma vez fui de vocês”.
30 E Paulo volta aqui ao rei Agripa, e Festo, e disse: “Eu uma vez fui de vocês. Eu fui o fariseu dos fariseus”. Ele surgiu sob Gamaliel, o grande professor, e ele conhecia todas as regras e regulamentos deles, e exatamente o que eles criam e o que eles não criam. E disse: “Até mesmo eu persegui a Igreja de Deus até a morte”. Está vendo? Ele disse: “Aquela mesma coisa sobre a qual se me questiona, dela fui um perseguidor”.
31 E eu sempre pensei que a morte de Estevão deve ter deixado Paulo perplexo, por causa de quando ele viu aquele glorioso olhar na face de Estevão. Quando ele levantou os olhos, e os estúpidos lhe batendo até a morte, e ele disse: “Eu vejo Jesus que está á destra de Deus”. E você sabe, você pode matar um mensageiro, porém você nunca pode matar a mensagem dele. É a Verdade. E a mensagem, ainda que Estevão houvesse partido para permanecer com Jesus, todavia, sua mensagem sobreviveu, porque Paulo continuou falando sobre ela, e, de maneira que, ele era “o menor” deles, e não era digno de ser chamado um, porque ele havia testemunhado e – e deu o seu consentimento para se livrar desta pessoa pia.
32 E portanto, Paulo, como todo homem, diante dos homens, deveria fazer, Paulo levou a sua – sua experiência, de volta, desde o princípio, até ao que ele era; e então a identificou e a baseou sobre a Escritura, para mostrar que o que ele estava fazendo era bíblico. Ainda que fosse contrário á crença deles, todavia ele estava mostrando – lhes que era a Escritura.
33 Portanto, eu penso que nós… Qualquer coisa, como eu tenho freqüentemente dito, irmãos, vocês que têm estado nos encontros, que, se alguma vez me encontrarem falando coisas que não são bíblicas, então eu penso que é verdade que… ou algum outro irmão, nós deveríamos ir um ao outro e dizer: “Isso não se encontra na Bíblia”, veja você talvez tenha uma interpretação diferente; porém, isto é, se está na Escritura, está bem.
34 Agora, Paulo estava dando a sua interpretação do que o profeta disse, e do que Moisés disse, que ia acontecer. E ele encontrou Jesus no caminho, em uma visão. E este Jesus bradou chamando – o.
35 O que, não deveria ser uma coisa difícil para aqueles judeus, como ele disse: “Ó potentíssimo Festo”, e – e assim por diante, que “seria uma coisa estranha para ti, que Deus ressuscitasse os mortos?” Vê? “Porque se tu sabes o que Deus era lá passado, pelas – pelas Escrituras, seguramente tu saberias que Ele é capaz de ressuscitar os mortos”.
36 E logo ele disse, ele transmitiu para eles a experiência de, a caminho de Damasco, do que aconteceu, que, para lhes anunciar que este Jesus que – que estavam causando tanta agitação sobre ele pregar Isto, era o próprio Deus que haviam servido todo o tempo. Porque, Ele estava no deserto com eles, o Qual os guiou, sendo aquela Luz; o Fogo, Coluna de Fogo que os guiou. E Ele apareceu a Paulo na mesma coisa, a Luz novamente, que cegou – o. E ele perguntou: “Quem és Tu, Senhor?”
37 E Ele disse: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. E é duro recalcitrar contra os aguilhões.”
38 E ele estava tentando explicar para eles o que era, e – e ele estava tentando lhes ensinar isso, aquilo que ele estava apresentando ao povo, que era que: “Jesus Cristo era o Messias, e que Ele tinha morrido, e Deus O tinha ressuscitado”. E isso estava de acordo com as Escrituras. “E que Ele agora havia ascendido ao Alto, ao Deus Pai,” e que – que ele era uma testemunha de Sua ressurreição. É, que, estes milagres, e sinais, e maravilhas, os quais eram estranhos diante das pessoas, não eram nada novo a um verdadeiro crente bíblico, porque a Bíblia falava disto.
39 Lembre-se dos profetas, como que foi profetizado, o que, na vinda do Messias, e o que Ele faria: “Então os coxos saltariam como cervos,” em Isaías 35 e diferentes Escrituras a que ele pôde ter referido. Nós não temos isto anotado aqui, porém talvez voltando e referindo – a em seu pequeno discurso diante dos reis; porque, eles provavelmente não seriam tão pacientes com ele o quanto vocês são comigo. Então, e logo ele – ele estava explicando, e tentando lhes dizer que o próprio Deus que eles serviam…
40 E então, novamente, ele disse: ‘Na maneira que é chamado seita”, isto é, “loucura”, veja. ‘A maneira que é chamado seita, essa é a maneira que eu adoro ao Deus que vocês adoram”. Veja: “Na maneira que eu adoro ao Deus que vocês adoram.”
41 Eu estou seguro que, hoje, se nós estivéssemos com as antigas igrejas ás quais nós pertencíamos, tais como presbiteriana, católica, batista, e diferentes igrejas, nós poderíamos dar mesmo testemunho aquelas pessoas que dizem que elas desejam, como, colocar o irmão em uma enfermaria psicopática, ou algo assim. “Na maneira que é chamada heresia, essa é a maneira que eu adoro ao Deus de nossos pais.”
42 E que grande testemunho foi esse diante de Agripa, ao ponto que até mesmo no meio do discurso dele, Agripa clamou, e disse: “Paulo, Saulo, por pouco me queres persuadir a que me faça cristão”. Veja, como, ele trouxe as Escrituras tão claramente, todavia era contrária á sua própria sinagoga. Porém as Escrituras estavam tão perfeitamente claras, que ele até disse: “Por pouco me queres persuadir a que me faça como tu és”.
43 Paulo disse: “Prouvera que se tornassem, todos, só que não desejaria que estivessem nestas cadeias que estou, vejam vocês”, mas que se tornassem um crente como ele era. Em outras palavras, se eu… “Prouvera a Deus que vissem a revelação como – como eu a vejo”. Em outras palavras: “Eu – eu desejaria que pudessem fazer isso”. Está vendo? “Eu apenas desejaria que vissem”.
44 Quando, Festo, eu creio, lhe disse que ele tinha “estudado demais”, que ele estava “fora de si”. Porém ele o fez saber que ele – ele não estava; que ele – ele sabia onde ele estava.
45 E eu diria isto, esta manhã, irmãos. Eu desejaria inteiramente que eu pudesse … Não envolvendo a vida de Paulo, porém apenas para dar um pequeno terma básico. Porque, Paulo, porém apenas para dar um pequeno tema básico. Porque, há muitos mais aqui que talvez falarão esta manhã, porém eu desejei esta oportunidade para dizer isto. Agora eu desejaria cada diferente igreja, assim como eu ouvi vocês anunciarem. Templo Betel, Independente, Assembléias de Deus, e diferentes igrejas … Eu desejaria que vocês pudessem inteiramente ver o que eu vejo. Que vocês pudessem, eu desejaria que vocês pudessem ter a visão que eu tenho, então, vocês teriam um entendimento mais claro, a do ministério.
46 Quando eu deixei a igreja batista, para vir para o pentecostes; e o Dr. Roy E. Davis, que havia me ordenado na igreja batista missionária, me disse que eu tive um pesadelo, quando a visão do Senhor veio e – e falou comigo. E – e vocês sabem o que era cura naquele tempo, ela estava em fase ruim.
47 E – e eu sabia nada sobre os pentecostais. Eu ouvia dizer que eram um bando de santos roladores que deitavam no chão e babavam como cães loucos, e eles tinham que os abanar e trazê-los de volta á vida, e tudo assim. Isso é tudo que eu sabia sobre o povo pentecostal.
Ele disse: “Quem você pensa que lhe ouvirá?”
48 Eu disse: “se Deus está me enviando, há algum lugar e alguém para Ele estar me enviando”. Isso é correto. Vê? Porque, eu disse: “Dr. Davis,” eu disse, “ele era verdadeiramente tão real; e eu me levantei e olhei para Ele”, eu disse. Diziam-me que aquelas visões…
49 Eu sou um grande crente, irmãos, em que – que dons e chamados são sem arrependimento. Eu – eu creio nisso. Você nasce, você não pode ser algo que você não é. E em qualquer tempo que você tentar fazer de si mesmo algo que você não é. E em qualquer tempo que você tentar fazer de si mesmo algo que você não é. Você está simplesmente desempenhando o papel de hipócrita. E Deus me deixe morrer antes de ser um hipócrita, veja. Deixe-me ser apenas o que sou, e então fazer isto evidentemente e claro. E – e, logo, deixe-deixe-me ser dessa maneira, e então e claro. E – e, logo, deixe-me ser dessa maneira, e então todos saberão. Logo você sabe precisamente.
50 E deste modo agora, como vocês sabem, eu não recebi muita instrução, como eu disse. Deste modo em minha… em teologia, eu sou o mais pobre que há. E eu suponho que você sabem disso, vejam. E como um pregador, eu até mesmo quase não poderia me julgar um, por causa de não receber instruções e não conhecer palavras, e assim por diante. Porém esse pouco que tenho, para … como meu conhecimento de saber, pela Sua graça, o Senhor Jesus, eu tento compartilhar isso com todos os meus irmãos em todo lugar, compartilhar isto.
51 E, porém, quando eu deixei a igreja batista; a qual é a única igreja que eu alguma vez entrei, ou em que eu fui ordenado. E eu fui ordenado em 1933, na igreja batista missionária, Jeffersonville, Indiana. E uma – uma…, é membro da Convenção Batista do Sul. Então nós, nestes tempo, eu… quando eu saí e simplesmente…
52 Agora, a igreja batista soberana. Nós – nós todos sabemos disso, que é uma – é uma… Você pode pregar sobre qualquer coisa que você desejar, se sua congregação apoiar. Eles simplesmente… Você quer pregar seja o que for que desejar.
53 E eu gosto disso, veja, porque eu creio que é, apostólico. Porque, o cabeça, a ordem mais alta na igreja, é o pastor de ovelhas, nós compreendemos isso, o pastor. E – e se a – a… Se algum bispo ou alguma outra pessoa vai tirar a revelação do pastor, então como é que Deus vai alguma vez operar em sua igreja? Veja, você apenas não pode fazê-lo. Então, e eu tenho…
54 Quando eu saí dali, eu me encontrei com o primeiro grupo, o que foi a cura da pequena Betty Dauglerty; em St. Louis, Misspiri. E foi uma unida pentecostal, ou uma igreja pentecostal Nome de Jesus, e este pastor pertencia a ela, e sua menininha foi curada. Francamente, eu pensava que isso é o que o fez pentecostal, era por causa que se chamavam a si mesmos, e essa era diferença. Deste modo, bem, então dali eu fui para…
55 E um bom homem; teve um grande encontro em St. Louis, que que a fotografia aparece ali. E nós conseguimos o Auditório Kiel; e na primeira noite, ou duas primeiras, havia cartoze mil que lotaram, e nós nem mesmo podíamos… tivemos que colocar a polícia em volta das portas, para mantê-los agastados.
56 E então dali, continuamos adiante até Richard T. Reed, do Tabernáculo da Hora da Antiga Bíblia Bendita, em Jonesboro, o qual era também da mesma organização. E dessa, até o Dr. G. H. Brown, a mesma organização, na rua Victor, 505, em Little Rock, Arkansas. E, dali, até a Costa Oeste.
57 E então quando eu cheguei na Costa Oeste, eu dei de encontro com o fogo. Logo eu descobri que havia tantas divisões entre o povo pentecostal, em suas organizações, assim como nós, os batistas, tínhamos. Veja, eles tinham diferenças. Havia as Assembléias de Deus, e a Igreja de Deus, e algo mais, e algo mais, e algo mais, e a-e a diferenças. Havia as Assembléias de Deus, e a Igreja de Deus, e algo mais, e algo mais, e algo mais, e a – e a diferença. E eles tinham se separado, e tinham traçado pequenas linhas de fronteira. E todos os outros irmãos começaram a vir até mim, e me dizer: “Ora, você é um Só Jesus, com este grupo aqui”.
Eu disse: “Não, eu não – eu não considero a mim mesmo assim”. Está vendo?
Ele disse: “Ora, você está se associando com eles!”
58 Eu disse: “Bem, isso – isso não me torna tal”. Vê? E eu disse: “Eu – eu – eu apenas… Eles eram irmãos”.
59 E ele disse: “Ora, eles são um bando de … Ora, eles não têm nada a não ser um bando de urubus empoleirados e coisas tais, por lá, assim. Onde…”
60 Eu disse: “Agora, desculpe-me. Eu encontro homens verdadeiramente pios ali. E eles são homens de Deus”. E eu disse: “Eu – eu certamente me ofendo chamando – os de maus; porque, eles não são”.
61 Bem, então eu tentei adiar isto justamente o tanto quanto eu pude, sem me expressar por qualquer dos dois lados. Bem, ei comecei a estudar quais eram as suas idéias, e quais eram suas separações, e o que os fez separar. E eu descobri que dois dos grandes grupos, um deles, era chamado Só Jesus, e o outro era chamado Assembléias de Deus. E eles foram chamados para fora, ou separados, pela razão da questão do batismo em água; um usando “Pai, Filho, Espírito Santo”, e o outro usando Nome de “Jesus”.
62 Bem, eu olhei, e de ambos os lados havia grandes homens, servos de Deus. E eu pensei: Ò Deus, se eu pudesse ver todos eles desenvolverem, e apenas seguirem adiante e ter… porém não apenas traçarem a suas linhas, e dizendo: “Nós não teremos companheirismo um com o outro”. Porém eu descobri, nisto, que o espírito mal havia entrado no meio deles e havia causado ódio e malícia, sobre controvérsias que tinham vindo entre eles. Eu pensei: isso é precisamente bem do jeito que Diabo quer. Isso é exatamente o que ele quer. Contando que as armas de fogo de vocês estejam apontadas um para o outro, ele não tem que lutar nem um pouquinho. E eu…
63 E deste modo então, finalmente, chegou a hora dos fatos aparecerem. E essa hora dos fatos foi em Seattle, Washington, por volta de 1946. E uma manhã eu fui levado até a sala de espera do hotel, algo assim, com um – um café da manhã de alguns ministros. E eu tive que falar com os dois principais homens.
64 E um deles era o Dr. Ness. Eu suponho que vocês, irmãos das Assembléias de Deus, lembram -se dele. Ele estava no território noroeste; um grande homem, inteligente, erudito. E ele representava as Assembléias de Deus.
65 E então, o Dr. Scism, da igreja pentecostal unida. Eu suponho que vocês, irmãos da pentecostal unida, lembram-se dele. Ele era também ali de cima dos territórios noroestes, que eles estava incumbido deles e os distritos ali em cima.
66 Bem, este dois homens se encontraram. E era para me trazerem diante deles, porque os – os gumes estavam ficando afiados, e estavam me cortando de toda maneira. E eu pensei: “O que eu devo fazer? O que eu posso fazer?”
67 Agora, bem, eles disseram: “Bem, o senhor deve se pôr ou do lado de um ou de outro. Se o senhor vai seguir com o Nome de Jesus, o senhor tem que ser Nome de Jesus. E se o senhor vai com Assembléias de Deus, o senhor vai ter que se afastar do Nome de Jesus, e das Assembléias de Deus, ou assim por diante”. Isto chegou a um ponto que eu tive que dar um esclarecimento de algum tipo.
68 Eu orei tanto naquela manhã antes de descer. Eu disse: “Deus, ajuda-me. Porque, há dois grandes homens; há milhares de servos. E Tu tens me enviado aqui com um ministério. E ambos são Teus servos. E deveria eu projetar essa pequena influência que eu tenho para uma organização quando está lutando contra a outra? Está vendo”? “Eu – eu apenas não posso e sentir bem fazendo isso. Eu não penso que seria a vontade de Cristo que eu o faça”. E eu disse: “Deus, ajuda-me e dá-me algo para fazer, ou dá-me algo para dizer”.
69 E então eu não tinha ninguém. Eu apenas tive que me levantar ali, apenas o Senhor Jesus e eu, naquela manhã.
70 Bem, o grande debate surgiu. “O que o senhor vai fazer? Que – que – que decisão o senhor vai tomar?”
71 Eu disse: “Minha decisão já foi tomada. Que, minha decisão, é permanecer entre vocês dois, e não me unir a nenhuma organização; e dizer, com os braços em volta de vocês dois: ‘Nós somos irmãos,’ Estão vendo? Vejam, nós somos irmãos. Estão vendo?” E eu disse: “Eu tenho tentado ler todos os livros que pude, como isto surgiu, que isto foi chamado de ‘novo debate’, e como eles separam a eles mesmos, e como que este começa desta maneira e daquela maneira”. E eu disse: “Em argumentos entre vocês,” eu disse, “essa é a mesma coisa que rompeu o movimento pentecostal, no dia… depois de Pentecostes. Eles começaram a argumentar um com o outro”. E eu disse: “A coisa separa novamente”.
72 Eu disse: “Há possibilidade que possa haver um meio – termo entre vocês, vocês irmãos? Há alguma coisa que – que poderia permanecer?”
73 Bem, eles não abriram as suas bocas sobre isso, porque foi muito afiado. Você sabe, por volta de quinze, vinte anos atrás, como era, porque um grupo havia se separado do outro, e havia muita contenda.
74 Então eu disse: “Bem, irmãos, aqui está o que eu vou fazer. Eu vou… Deus nunca me enviou para batizar, de qualquer maneira. Ele me enviou para orar pelos Seus filhos enfermos”. Eu disse: “Então, eu vou – orar pelos filhos enfermos, e vocês, ministros, tentam seus próprios batismos,” eu disse.
75 Eu disse: “Agora eu desejo lhe perguntar algo, simplesmente para que vocês entendam.” Eu disse: “Irmão Ness, estas pessoas do Nome de Jesus, o senhor crê que têm recebido o Espírito Santo quando falam em línguas e fazem a mesma coisa que vocês fazem nas Assembléias de Deus?”
Disse: “Certamente.”
76 Eu disse: “Irmão Scism, o senhor crê que os das Assembléias de Deus têm o Espírito Santo quando falam em línguas e fazem a mesma coisa que vocês fizeram a respeito do batismo?”
Ele disse: “Seguramente, eu creio”.
77 Eu disse: “Agora, a Bíblia disse: ‘Deus dá o Espírito Santo aqueles que O obedecem’. Agora, quem O obedeceu? Quem O obedeceu? Qual de vocês O obedeceu? E Deus deu a ambos o Espírito Santo, veja”.
78 Eu disse: “O Senhor diria, Irmão Scism, que o Irmão Ness não recebeu o Espírito Santo?”
Disse: “Não”.
79 Eu disse: “O senhor diria que o Irmão Scism não recebeu o Espírito Santo?”
80 “Não”. Está vendo isso? Ambos criam que o outro tinha o Espírito Santo.
81 Porém, veja, simplesmente não faz sentido, irmãos. Não faz sentido. E eu ouvi, um pouquinho mais tarde depois disso…
Eu voltarei ao meu assunto em um minuto.
82 Os irmãos finlandeses aqui, depois que eu deixei a Finlândia; onde Deus nos deu, o que eu achei, um de nossos mais ótimos encontros. Ali onde o menininho morto foi ressuscitado, e muitas coisas. Eu me encontrei em Estocolmo, Suécia, com Lewi Pethrus da Igreja da Filadélfia ali, o qual é um grande homem de Deus, e a Igreja da Filadélfia. O Irmão Gordon Lindsay, o qual estava agora… Eu penso. Eu não penso que ele pertença a ela agora, porém ele pertencia ás Assembléias de Deus.
83 E as Assembléias de Deus são uma das minhas grandes patrocinadoras, internacionalmente. E a quadrangular, a qual foi uma separação das Assembléias de Deus, é uma das minhas grandes patrocinadoras. Os unicistas, internacionalmente, são um dos meus grandes patrocinadores. Está vendo? E eu simplesmente tomei essa posição, somente deixando os gumes afiados, e então tomei uma posição, que eu não tomarei nem um nem outro lado dessa briga. Até que nós possamos ver que somos irmãos, e nos unamos, e logo nós – nós todos veremos ali esse ponto direto, ao qual nós estamos vindo, o motivo e objetivo de fazer isso.
84 E você – você deve testar o seu motivo e objetivo, primeiro. Primeiro, encontre a vontade de Deus; e logo encontre o seu objetivo; e logo teste o seu motivo e veja se o seu motivo é correto. Então, como Jesus disse em Marcos 11:24; “Qualquer que disser a este monte: Ergue – te, e não duvidar em seu coração.” Porém enquanto você tiver dúvida no coração, se é a vontade de Deus, ou se seu motivo e objetivo estão errados, como ela vai se mover? Porém quando você sabe que o seu motivo está correto, e é a vontade de Deus, e seu objetivo está correto, isto tem que mover. Isso é tudo, ou Deus disse algo errado.
85 Essa é a mesma razão que, quando eu vou á plataforma, nas igrejas, ninguém jamais me ouviu mencionar aquelas coisas na plataforma, aqueles problemas. Eu apenas os deixo de lado. Veja, isso está com vocês, homens. Está vendo? Eu estou aqui para lhes ajudar a ganhar almas para Cristo, através de um dom Divino, veja. Está vendo? Não faz nenhuma diferença… Vocês façam seu batismo. Porém então quando isto vem…
86 Claro, me chamaram – me, eu não sei de quantos diferentes, qualquer coisa desde um – um “filho de Deus encarnado” até de um – um “diabo”. Isso é correto, tudo. Porém, atrás de tudo isto, eu sou seu irmão, concidadão do Reino de Deus; trabalhando com todos vocês, para o Reino. E isso é verdade.
87 Agora eu, se está bem, e vocês acham que temos suficiente tempo, eu gostaria de lhes dizer como nós ventilamos isso. Estaria bem, irmãos, apenas por um minuto? [Os ministros dizem: “Siga adiante. Certamente.” – Ed.] Irmão, Irmão Ness e os outros… Está bem. E talvez seja um pouquinho que lhes ajudaria. Ajudaria-lhes a entender, de certa forma.
88 Eu anotei, aqui, algumas das coisas que eu me lembrei. Tiradas dali. E deste modo eles me perguntaram, o que eu cria sobre a “trindade,” se eu cria que havia uma “trindade” de Deus?
89 Agora, irmãos, quando nós nos aproximamos disto, eu espero que, quando terminar, que nós sejamos os mesmos irmãos que nós temos sido todo o caminho. Está vendo? Porém eu sinto que eu devo isto a vocês, porque suas pessoas vão aos meus encontros, e eu certamente não desejaria mandar um deles de volta enganado.
90 E eu sempre tenho dito ás pessoas que me escreverem fazendo perguntas, fora do que eu prego na plataforma… E aqui está o meu secretário, e assim por diante. Se me fazem uma pergunta: “Que me diz disto, ou que me diz daquilo?”
91 Eu dizia: “Pergunte ao seu pastor, veja. Porque, se ele o tem guiado até este ponto, até você ter recebido o Espírito Santo, ele lhe guiará adiante, veja. Você, seja, você pergunte ao seu pastor”. Porque, pequenas coisas assim causam confusão, e por esse motivo eu me afasto disto, veja.
92 Agora, e disseram que eu era um – um combatente das organizações. Agora, eu não sou. Eu penso que é ótimo organizações, porém quando o seu sistema de sua organização se torna corrupto, isso é o que eu sou contra. Está vendo? Não importa se é unicidade, ou – ou se é a trinitária, ou seja o que for, o sistema; que quando você chega num ponto, você agora… e diz: “Nós somos as Assembléias de Deus”.
“Bem, quem são aqueles do outro lado da rua?”
93 “Oh, aqueles são nossos irmãos. Eles são – são chamados de pentecostais unidos”.
“Bem, quem são aqueles ali?”
94 “Oh, aqueles são os irmãos quadrangulares. Oh, nós somos maravilhosos irmãos. Nós temos um grande companheirismo, um com o outro”.
“Oh, todos vocês crêem na mesma coisa?”
“Oh, sim, nós cremos”.
“Agora, bem, o que os faz desta maneira?”
95 “Bem, estes irmãos batizam desta maneira. E estes batizam desta maneira, defronte de nós. E estes batizam…”
96 Como lá na África do Sul, irmão, nós topamos com isso. Eles me perguntaram. Um grupo batiza três vezes, virado para frente. E o outro grupo batiza três vezes, virado para frente. E o outro grupo batiza três vezes, virado para trás. E eles disseram… Eu disse: “De onde vocês tiraram isso?”
97 Um disse: “Quando Ele morreu, a Bíblia disse que Ele inclinou a cabeça para frente,” e disse, “por esse motivo nós deveríamos incliná-los para frente”.
98 E eu disse: “Bem,” para o outro grupo, “o que fez… Que me dizem vocês?”
Disseram: “Alguma vez se enterrou um homem com a sua face para baixo?”
99 Bem, você sabe de uma coisa? Eles se separam e fizeram dois grupos, duas organizações. Oh, misericórdia, irmãos! Isso é exatamente o que ele quer. Sim. Tome a si mesmo…
100 Agora, veja, não é a Missão da Fé Apostólica, ou – ou tampouco – tampouco é as Assembléias Pentecostais, do outro lado. Não é isso. Há bons homens em ambos os grupos, como há aqui. Porém, veja, é o sistema da coisa.
101 É exatamente como o católico, como eu tenho freqüentemente dito. Se ele é um católico, e está dependendo de Cristo para salvação, ele está salvo. Certamente, isso é correto. Se ele está dependendo da igreja, ele está perdido. E qualquer um de vocês irmãos pentecostais sabem que, se nós estamos olhando para a igreja pentecostal para nos salvar, “nós somos, entre os homens, os mais miseráveis,”isso é correto, porque nós estamos perdidos. Isso é correto.
102 Porém se nós estamos olhando para Jesus Cristo, então nós estamos salvos, “pela tua fé,” (o quê?) uma obra consumada. E estas coisinhas de agitações e marcas, não fazem muita diferença.
103 Agora, eu disse ao Irmão Scism, para… e ao Irmão Ness: “Para responder a sua pergunta”, eu disse, “agora, eu não tomo nem um dos lados com vocês, irmãos. E eu sei que, enquanto vocês discutem, ambos estão errados. Está vendo? Porque, eu preferiria estar errado em minha doutrina, e correto em meu coração, do que estar certo em minha doutrina, e errado em meu coração, do que estar certo em minha doutrina, e errado em meu coração”. Está vendo? Eu disse: “Afinal de contas, é a condição do seu coração”.
104 E eu fiz disso uma prática, saber isto; que se um homem, não importa o que ele faça, e quanto ele difere, e o que diga sobre mim;se em meu coração, não apenas por dever, porém do meu coração eu não posso amar esse homem tanto eu amaria alguma outra pessoa, então eu sei que há algo errado aqui dentro, veja. Isso é correto, porque, não importa se ele…
105 Um irmãozinho veio, há não muito tempo atrás, um irmãozinho da Igreja de Cristo. E, oh, ele se levantou ali, e ele disse: “Este rapaz é um diabo”. Vê? Ele disse: “Ele fala do Espírito Santo”. Ele disse: “Não existe tal coisa. Eles, bem, somente os doze apóstolos receberam o Espírito Santo. E – e a cura Divina foi dada somente aqueles doze apóstolos”. E seguiu adiante, mais ou menos meia hora.
106 E eu disse: “Só um momento, irmão. Eu penso que o senhor deveria dar-me apenas uma chance de defender Isto, veja”. Eu disse: “O senhor disse que vocês falaram onde a Bíblia falou, e ficaram em silêncio onde Ela ficou em silêncio”.
E ele disse: “Nós ficamos”.
107 E eu disse: “agora, o senhor disse que houve apenas os doze apóstolos que receberam o Espírito Santo. A Bíblia disse que: ‘Havia cento e vinte no cenáculo quando o Espírito Santo caiu, mulheres e todos’. E o senhor se importaria de me dizer, se o senhor acha que Paulo não tinha o Espírito Santo? E ele O recebeu muito tempo depois disso, veja. E o senhor disse que o dom de cura foi dado somente aos doze apóstolos. E Estevão desceu, alguns dias mais tarde, e ele não era um dos coze. Ele nem mesmo era um pregador. Ele era um pregador. Ele era um diácono, e desceu até Samaria e expulsou demônios”. Eu disse: “Oh, irmão!” Foi absoluto silêncio bem neste ponto, onde ele teve que manter isto.
108 E depois que terminou: “Porém”, eu disse, “eu o perdôo por me chamar de diabo, porque eu sei que o senhor não quis dizer isso intencionalmente”.
109 E então quando ele terminou, ele veio. Ele disse: “Há uma coisa que eu posso dizer. O senhor tem o Espírito de Cristo”.
110 Eu disse: “Agora, irmão, o que sou eu, um diabo ou de Cristo?” Vê? Vê?
111 Porém eu lhe digo, veja, porque esse homem, ele pôde perceber que eu o amava; não importa, que ele estava discordando, e discordando horrivelmente e ralhando rudemente. Ele…
112 Eu sou um caçador, e com bestas selvagens, toda a minha vida. E pessoas têm dito: “Como…” Naquela vez quando eu tive que matar aquele urso, com uma faca, veja. Disseram: “Você não teve medo dele?”
113 Eu disse: “Não. Se eu houvesse tido medo dele, ele me mataria, veja.”
114 Porém, veja, você não pode – você não pode enganá-los. Eles sabem se você não pode – você não pode enganá-los. Eles sabem se você está com medo deles, ou não. Tenha medo de um cavalo, e observe o que um cavalo fará, ele lhe pisará. Está vendo? De modo que se você tem medo… Você não pode fingir. Você verdadeiramente tem que tê-lo.
E essa é a maneira que é com Satanás.
115 Essa é a maneira que é entre os homens. Você tem que amar os homens. Você não pode apenas fingir. Você tem que tê-lo, ou você mostrará quem na realidade é em algum ponto, veja. Isso é correto. Você verdadeiramente tem que amar as pessoas, e elas sabem que você as ama. Veja, há um certo quê nisto.
116 E o homem agora, ligou para minha esposa, há alguns dias atrás, e disse: “O Irmão Branham está ai?”
Disse: “Não.”
117 Disse: “Bem, uma coisa eu tenho a dizer. Eu discordei dele, na teologia, porém eu digo que ele é um servo de Cristo”.
118 Bem, logo, e logo antes que eu partisse, ele enviou uma carta para mim, e ele disse: “eu vou para aí, tão logo que o senhor volte. Eu desejo esse batismo do Espírito Santo do qual o senhor está falando”.
119 Então, veja, exatamente onde se você houvesse… Se eu houvesse tido esse sentimento, de dizer: “Ora, não há valor em você. Sua velha denominação não vale nada, e – e todos vocês, pessoas da Igreja de Cristo, não valem nada. Vocês não são boas. Vocês, vocês são demônios.” Eu nunca teria ganho esse homem. E se eu lhe houvesse dito que o amava, e não tivesse a intenção de dizer isto de coração, ele saberia muito bem. Isso é tudo que há nisto. Você tem que querer dizer isto de coração.
120 E isso está nas noites quando eu venho para essa plataforma, sob esse discernimento, veja. Eu simplesmente não me alimento desde a hora do jantar; e jejuo e oro, e permaneço no quarto. Porque, Ele me prometeu que Ele o faria. E por essa razão eu vou sem nenhuma sombra de dúvida, porque Ele prometeu que Ele o faria. Por essa razão, veja, meu… Eu sei que meu motivo é (o quê?), meu objetivo é (o quê?), para o engrandecimento do Reino de Deus.
121 Se um homem vai desta maneira, daquela maneira, seja qual for a igreja que ele vá; contanto que ele venha para Cristo; não importa, se nós vamos e nos unimos a Igreja de Cristo, isso está perfeitamente bem. Isso é bom. Se ele… a que igreja ele se uma, não importa para mim. Porém, contanto que eu ganhe sua alma com Cristo, é a principal coisa.
122 Então eu disse: “Irmão Ness, não para ser diferente…” Agora eu vou mostrar. Está bem usar isto, irmão? [O irmão diz: “certamente”. – Ed.] Eu disse: “Eu desejo dizer e explicar”. E nisto, eu vou dizer a vocês, irmãos aqui. Agora, não mencionem isto entre as suas congregações. E queiram me fazer um favor, apenas – apenas – apenas deixem -me ser seu irmão, veja. E eu, e se- se eu desejo explicar a vocês, sendo que há ambos os grupos assentados aqui esta manhã, tanto da unicidade como das – das Assembléias, também, e da crença trinitariana.
123 Agora eu desejo fazer esta afirmação. Eu desejo dizer que eu creio que ambos os lados estão errados, enquanto eles argumentar em um contra o outro, porque seus motivos estiverem errados. E enquanto seus motivos estão errados; não importa qual seja o seu objetivo, porém seus motivos para esse importa qual seja o seu objetivo, porém seus motivos para esse objetivo estão errados, então isto nunca funcionará. [O Irmão Branham bate no púlpito quatro vezes – Ed.] Isso é correto.
124 Agora, algumas pessoas têm dito: “Irmão Branham, o senhor é um Só Jesus”. Eu desejo dizer que isso é um erro. E não sou um Só Jesus.
125 Alguém diz: “Irmão Branham, o senhor é um trinitariano?” Não, senhor. Eu não sou um trinitariano. Eu sou um cristão. Está vendo? Eu – eu – eu não… A palavra trinitariano nem mesmo é mencionada na Bíblia, a palavra “trindade”. E eu não creio que há três Deuses distintos.
126 Eu creio que há um Deus em três ofícios; Pai, Filho, Espírito Santo. Eu creio que é Deus condescendendo, descendo.
127 Agora, Deus, quando Ele apareceu no princípio para homem, Ele estava numa forma de uma Coluna de Fogo. Você crê nisso, não crê? A… Qualquer leitor da Bíblia que sabe que a Coluna de Fogo que estava no deserto era o Logos, que isso era o Anjo do Pacto, o qual era Cristo.
128 Porque, Ele disse…?… Eu creio que está em São João 6 ali, Ele disse: “Antes que Abraão fosse”, “EU SOU”. Ele era “EU O SOU”.
129 Deste modo, isso era o Deus, santo; até mesmo se um homem tocasse a montanha, ele devia ser morto, veja. Correto. Agora, esse mesmo Deus estava tentando mover-Se de volta para dentro de Sua criatura que Ele havia criado. Agora, Ele não podia se aproximar deles, porque eles eram pecadores, e o sangue de bodes e ovelhas nunca tirou os pecados. Nós sabemos disso. Isto apenas cobria o pecado.
130 Agora, porém então esse mesmo Deus era a Coluna de Fogo, Ele Se tornou carne, através de Seu Filho, e habitou em um corpo chamado o Senhor Jesus Cristo. A Bíblia disse: “Nele habita a plenitude da Divindade corporizada”. E Jesus disse em… Bem, em Primeiro Timóteo 3:16: “E Jesus disse em… Bem, em Primeiro Timóteo 3:16: “E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade”. E se eles puderam chamar isto grande, ora, o que nós faríamos, está vendo? “Grande é o mistério da piedade; pois Deus foi manifestado na carne, e visto dos anjos, e recebido na Glória”, e assim por diante. Agora, e Ele disse em São João 14, para Tomé: “Quando Me vês a Mim vês o Pai. E por que dizes tu: ‘Mostra-nos o Pai?” A Bíblia disse que: “Deus estava em Cristo, reconciliado Consigo o mundo”.
131 Agora, Deus não pode ser três pessoas, três Deuses. Nem pode Jesus ser Seu Próprio Pai, em um. Está vendo? De modo que, veja, isto torna ambos radicalmente errados.
132 Agora, e agora se você apenas notar, não há lugar… Se nós temos três Deuses, nós somos pagãos. Agora, nós sabemos disso.
133 Como o judeu disse para mim uma vez, quando eu estava falando com ele, disse: “Qual deles é o seu Deus? Qual é o seu Deus; o Pai, o Filho, ou o Espírito Santo? Qual deles é o seu?”
E eu disse: “Ora, não há três Deuses.”
134 Ele disse: “Não se pode cortar-cortar Deus em três pedaços e dá -Lo a um judeu”.
Eu disse: “Não, senhor”. Eu disse…
135 Quando John Rhyn foi curado de cegueira, ali em Fort Wayne, você sabe; e este certo rabi aqui em Mishawa- … ou em Fort… Benton Harbor. Ele disse: “Não se pode cortar Deus em três pedaços em dá-Lo a um judeu.”
136 Eu disse: “Certamente que não. Eu não corto”. Eu disse: “Rabi, seria difícil para o senhor crer nos profetas?”
Ele disse: “Não.”
137 Eu disse: “em Isaías 9:6, de quem ele estava falando: ‘Um Menino nos nasceu, um Filho se deu; será: Conselheiro, Deus Forte, Príncipe da Paz’?”
Ele disse: “Esse era o Messias”.
Eu disse: “Então, rabi, que relação o Messias terá com Deus?”
Ele disse: “Ele será Deus.”
138 “Isso é o que pensei”. Está vendo? Agora, veja, isso é exatamente correto. Isso é o que Ele é. E então eu disse: “Diga-me agora onde Jesus falhou em cumprir exatamente o que o profeta disse Ele faria”. E ele começou a chorar e a andar por ali. Eu disse: “Através Disso, John Rhyn tem a sua visão”. Vê?
E ele disse: “Longe esteja de Deus ter um filho!”
139 Eu disse: “O grande Jeová fez sombra sobre uma mulher, assim como o profeta disse que Ele faria, e criou um célula de Sangue. E através dessa célula de Sangue é que surgiu o corpo de Cristo.
140 “Olhe, no Antigo Testamento, rabi”, eu disse, “quando um homem ia fazer uma oferta, ele tomava um cordeiro. Ele sabia que ele atinha rompido os mandamentos de Deus, assim que ele tomava um cordeiro. Ele confessava seus pecados, e este cordeiro era morto. Enquanto as… suas mãos estavam sobre o cordeiro; sua confissão que ele sabia que ele deveria morrer pelos seus pecados, porém o cordeiro estava tomando o seu lugar. E a célula de sangue era rompida; e ele segurava o cordeirinho pela sua mão até que ele sentisse sua pequena vida sair dele, e enrijecer. Então o sacerdote, naturalmente, lançava o sangue no – no fogo, o altar de bronze do julgamento”.
141 Então eu disse: “Aquele homem, então, ele saía dali, sabendo que o cordeiro havia tomado o seu lugar, porém ele saía com o mesmo desejo que ele tinha quando ele entrava, veja, porque isto não poderia tirar o pecado. Vê? Porém, então, neste caso: O adorador um vez purgado, não tem mais consciência do pecado’. Ali, havia uma oferta feita anualmente. Porém”, eu disse, “agora há neste tempo, ‘o adorador uma vez purgado, não tem mais consciência do pecado.’ Porque…”
142 “Olhe, rabi. Na hemoglobina, essa pequena vida que começa na célula, a qual vem do sexo masculino, para dentro da fêmea. E ela produz o óvulo; porém, uma galinha pode botar um ovo, porém se ela não tem estado com a ave macho, ela nunca chocará”.
143 E eu disse: “Então Deus, o maior que preencheu todo o tempo e espaço, chegou a descer a um pequeno embrião ao ventre de uma mulher”. E então eu disse: “Quando nós somos salvos hoje… Jesus não era judeu nem gentio, porque o óvulo somente produziu a carne. O Sangue tinha a Vida. Deste modo nós – nós somos… A Bíblia disse: ‘Nós somos salvos pelo Sangue de Deus’. Veja, Ele não era judeu nem gentio; Ele era Deus. Por essa razão, quando nós vamos ao altar e colocamos nossas mãos, pela fé, sobre a Sua cabeça, e sentimos o dilaceramento e a agonia no Calvário, e confessamos nossos pecados, que nós estamos errados, e que Ele morreu em nosso lugar!
144 “Então, veja”, eu disse, “o sangue daquele cordeiro não poderia voltar sobre isto, o sangue que… A célula foi rompida, e a vida que saiu, ao romper esta célula de sangue do cordeiro, não podia voltar sobre o adorador, porque era uma vida animal, e não coincidiria com a vida humana”.
145 “Porém neste tempo, quando essa célula de Sangue foi rompida, não era meramente um homem. Isso era a Vida de Deus, que foi desprendida. E quando o adorador coloca as suas mãos, pela fé, sobre o Filho de Deus, e confessa seus pecados; não a vida de um outro homem, porém a Vida de Deus volta para dentro deste homem, a qual é Vida Eterna. A palavra Zoe, a qual é traduzida, a ‘Vida’ do Próprio Deus. E Ele disse que Ele nos daria Zoe, Vida Eterna, e agora nós somos filhos e filhas de Deus. Ai está você”.
146 Eu disse: “Agora o que é isto? É Deus, condescendo”. Ele desceu, primeiro; ‘ninguém poderia tocá-Lo’, porque o homem havia pecado. Então Ele desceu em um corpo, ‘para provar o pecado, para tomar o pecado’. Veja, Ele, a única coisa que Deus poderia fazer, para ser justo, era fazer isso dessa maneira”.
147 Por exemplo, e se eu tivesse a jurisdição desta audiência esta manhã, do modo que Deus tinha sobre a raça humana, e eu dissesse: “O primeiro homem que olhara para coluna morre,” e Tommy Hicks olha para ela? Agora, por exemplo, eu tomo Carl-… “Irmão Carlon, o senhor morre por ele”. Isso não seria justo. Eu diria: “Leo, você é meu secretário; você morre por ele”. Isso não seria justo. “Billy Paul, meu filho, você morre por ele”. Isso não seria justo. A única maneira que eu posso ser justo, é eu mesmo tomar o lugar dele.
148 E isso é o que Deus fez. Ele, Deus, é um Espírito. E Ele criou… Ele, Ele mudou Sua forma. Isto deveria ter impacto para as pessoas, de pensar no pequeno Jeová. Ele poderia ter vindo, um homem adulto, porém Ele veio em uma mangedoura, sobre um monte de estrume. O pequeno Jeová, chorando como um bebê. O pequeno Jeová, brincando como um menino. O pequeno carpinteiro, como um trabalhador. O pequeno Jeová na adolecência. Jeová, pendurado entre os céus e a terra, com escarros de babas de bêbados e cuspe de soldados sobre a Sua face. Jeová, morrendo, para redimir; não uma outra pessoa, porém o Próprio Deus! Veja, Deus, esse era Seu ofício. Por quê? Ele está tentando voltar ao coração do homem.
149 Agora, nós não poderíamos tocá-Lo, Ali. Aqui, nós O sentíamos com nossas mãos. Agora o que Ele fez, através da oferta desse corpo? Ele Se tornou Jeová em nós. Nós somos partes Dele. No Dia de Pentecostes, a Coluna de Fogo rompeu a Si mesma, e línguas de Fogo se colocaram sobre cada um, mostrando que Deus estava separando a Si mesmo entre a Sua Igreja.
150 Então, irmãos, se nós pudermos somente nos unir, e trazer Isso juntos! Então nós temos Jeová na plenitude, quando nós nos unimos. Porém como nós podemos, quando este está falando em línguas e recebeu o batismo, este; e então mantendo esta pequena chama de Fogo bem aqui, e este? Vamos colocar Isto junto.
151 Quando Deus, no Dia de Pentecostes, desceu, e a Bíblia disse: “Línguas de fogo se colocaram sobre cada um deles”. E eles… “Línguas, como um Fogo”, pequenas chamas. Era essa Coluna de Fogo separando-Se e dividindo – Se, entre o povo, de modo que fôssemos irmãos. “Naquele dia vós conhecereis que Eu estou no Pai, o Pai em Mim; Eu em Mim, e vós em Mim”. E, nós somos um. Nós somos um, não divididos.
152 Agora, Deus Jeová, Aqui em cima, não poderia tocar a raça humana, por causa de Sua Própria lei de santidade; Deus Jeová Se tornou pecado por nós, e pagou o preço; para que o mesmo Deus Jeová pudesse vir e viver em nós. Deus sobre nós; Deus conosco; Deus em nós. Não três Deuses; Um Deus! Os professores ficam loucos tentando explicar Isto. É – é uma revelação. Tem que ser revelado a você
153 Agora, agora, quando se trata do batismo, agora, muitas pessoas… Agora, você tem que fazer isso, irmãos. Ou, é como eu disse ao Irmão Scism e ao Irmão Ness, que se você… O – o argumento surgiu. E alguns, muitos de vocês eruditos aqui são mais suficientes do que eu; porém eu tenho estudado muito sobre o assunto. E eu li os Pais da Pré – Nicéia, o Concílio de Nicéia, e todos os historiadores, e assim por diante.
154 Essa controvésia surgiu no Concílio de Nicéia. Ambos os lados foram até a semente; quando a igreja católica tomou o lados saíram fora. Exatamente correto, porque o homem teve algo para fazer dentro disto.
155 Você tem que deixar Deus fazê-lo, e não há necessidade de nós tentarmos decifrá-lo. Sejamos irmãos. Vamos simplesmente seguir adiante e deixar Deus fazer a coisa que Ele vai fazer. Se Ele é infinito e conhece todas as coisas, e predisse o fim desde o princípio, como nós podemos fazer qualquer coisa sobre isto? Apenas mantenha se movendo adiante. Essa é a maneira. Mantenha-se em cadência, como eu disse na noite passada, com o nosso grande Josué.
156 Agora olhe, se há três Deuses… Eu apenas desejo lhe mostrar quão ridículo isto é. Se há três Deuses, então Jesus era Seu Próprio Pai… Jesus não poderia ter sido Seu Próprio Pai, sendo um. E, se há três, Ele não nasceu de um nascimento virginal. Agora quantos… [O Irmão Branham ilustra, usando três objetivos – Ed.] Eu vou dizer que este é Deus Pai; e este é Deus Filho; e este Deus Espírito Santo.
157 Agora, para vocês, diferentes irmãos aqui, vocês observem isto apenas um minuto e vejam para que eu estou tentando apontar. Eu oro para que Deus lhe deixe ver isto. Agora, olhe, ambos crêem na mesma coisa, porém o Diabo tem simplesmente entrado no meio de vocês e lhes dividido quanto a isto. Isto é exatamente a mesma coisa, e eu lhes provarei isto, pela ajuda de Deus, e com a Bíblia de Deus. Se isto não é a Bíblia, então não o receba. Isso é correto.
158 Porém agora olhe. [O Irmão Branham ilustra, usando três objetos – Ed.] Isto é o (o quê) Deus Pai; isto é Deus Filho; isto é Deus Espírito Santo. Bem, agora, vamos parar agora apenas um minuto, colocando estes três ali fora; Deus Pai, Filho, e Espírito Santo.
159 Oh, eu – eu não vou ter tempo para fazer isto. Eu… [Os irmãos dizem: “Siga adiante! Siga adiante!” – Ed.] Porém, veja, bem eu me apressarei simplesmente tão rápido quanto eu puder. Perdoem-me, meus irmãos, porém eu – eu – eu nunca consegui falar -lhes, e eu – eu desejo fazer isto.
160 E então, olhem; Deus Pai, Filho, Espírito Santo. Agora, Quem era o Pai de Jesus Cristo? Deus era o Pai de Jesus Cristo. Todos nós cremos nisso. É isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Certo.
161 Agora, quando nós tomamos Mateus 28:19, quando Jesus disse: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, Filho, Espírito Santo”. Dez dias depois, Pedro disse: “Arrependei -vos, e sejais batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo”. Há uma exata contradição em algum lugar. Agora, não vamos… há uma…
162 Todos haviam testificado, e coisas tais. Aqui está. Aqui está minha crença, e eu estou simplesmente expondo diante de vocês, irmãos. Eu não digo isto lá nos púlpitos; isto está com vocês. Porém eu desejo lhes mostrar o que eu vejo em ambos os lados, para que o Espírito Santo revele isto a vocês, veja.
163 Agora, Mateus 28:19, e se – se Mateus 28:19 contradiz Atos 2:38, então há uma contradição na Bíblia, e Ela não é digna do papel em que Ela está escrita.
164 Agora se você notar em Mateus capítulo 16, Jesus deu a Pedro a revelação, e lhe deu as chaves.
165 Agora, lembre-se, a Bíblia não é revelada por teologia de algum esquema feito pelo homem. Não é. É uma revelação.
166 Isto foi uma revelação, para começar. Por que Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim? “Isto foi revelado a ele”, que não foram pêssegos, e maçãs, e laranjas, e maças. Se maçãs fizerem as mulheres compreender que estão nuas, seria melhor nós passarmos as maçãs novamente, irmão. Você não pensa assim? Agora, isso soa sacrifício, porém não é essa minha intenção. Porém, não foi maçãs. Não, senhor. Agora, e se isso é assim, então: “Foi revelado a Abel”, que ele era o sangue de seu pai. Assim que ele ofereceu sangue, porque foi uma revelação. A coisa toda está edificada sobre isso.
167 Agora olhe, aqui está um velho pescador ignorante, nem mesmo suficiente instrução… A Bíblia disse que ele era ignorante e iletrado. Porém ele estava ali parado, e Jesus fez a pergunta: “Quem dizeis vós que Eu, o Filho do Homem, sou?”
168 “Um disse, ora, que Tu és – Tu és ‘Moisés’. Eles dizem que Tu és ‘Moisés’. Que dizem eles, faz… eles, faz… eles dizem, e um disse, ora, que Tu és ‘Jeremias, ou os profetas’, e isto, isso, ou aquilo”.
169 Ele disse: “Essa não é a pergunta. Eu perguntei a vocês. Quem dizem vocês que Eu sou?”
170 E Pedro se posicionou, e disse: “Tu és o Filho de Deus”.
171 E Ele disse: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas”. Agora observe. “Carne e sangue não te revelou isto, mas Meu Pai que está no Céu”, Está vendo?
172 Agora observe, agora, a igreja católica diz que Ele edificou a Igreja sobre Pedro. Isso é errado.
173 A igreja protestante diz que Ele edificou isto sobre Si mesmo. Porém agora observe e descubra, veja se é.
174 Ele edificou isto sobre a revelação espiritual de Quem Ele era, veja, porque Ele disse: “Bendito és tu, Simão, filho de Jonas. Carne e sangue não te revelou isto. E digo que tu és Simão; sobre esta rocha” (que rocha? a revelação) “Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não podem prevalecer contra Ela”. [O Irmão Branham bate sobre o púlpito três vezes – Ed.]
175 Então, quando Pedro estando presente quando Mateus 28 foi citado, e virou-se e, dez dias mais tarde, com essa revelação, e batizou no Nome do “Senhor Jesus Cristo”. Por que ele fez isto? Com a revelação de Deus; e tinha as chaves do Reino, irmão.
176 Agora eu talvez os fira por um minuto, um lado de vocês, porém parem apenas um minuto. Não há nenhum lugar na Bíblia onde qualquer pessoa foi alguma vez batizada no Nome do “Pai, Filho, Espírito Santo”. Não há nenhum lugar nas Escrituras. E se há, apresente isto. E se você pode encontrar em algum lugar na história sagrada, até a formação da igreja católica, eu desejo que você apresente isto. Não há nenhum lugar, agora, e isso é verdade.
Porém agora esperem um minuto, vocês unicistas, apenas um segundo.
177 Agora, não há nenhum lugar onde… Se algum homem puder me mostrar um texto da Escritura onde essa cerimônia foi usada na Bíblia, de “Pai, Filho, Espírito Santo”, vocês são obrigados a virem me dizer onde alguém foi batizado dessa maneira.
178 E alguns deles dizem: “Bem, eu tomarei o que Jesus disse, não o que Pedro disse”. Se eles estavam contrários, um ao outro, o que nós vamos fazer? Se tudo isto não é Deus, que parte da Bíblia está correta?
179 Isto tudo tem que coincidir e se unir, e somente a revelação de Deus. Nossas escolas nunca ensinarão isto. Isto é uma revelação, que você deve vê-la.
180 Logo, se aqueles dois homens estavam contrários, um ao outro, então que tipo de Bíblia nós estamos lendo? Como eu sei se João 14 está certo, ou não? Como eu sei se João 3 está certo, ou não? Como, como, como eu sei? Está vendo?
181 Porém a única maneira que eu posso ter fé em Deus,é conhecer que essa Bíblia está certa, e crer que Ela está certa, e permanecer exatamente com Ela. Ainda que eu não A entenda, mesmo assim eu A movo.
182 Porém quando estas contradições surgem, então eu vou diante de Deus, para encontrar a resposta. E o mesmo Anjo que se encontra comigo no encontro, e á noite, é o Mesmo Que me ensinou Isto. Vê? Agora veja se isto é, como isto está agora.
183 Agora, Mateus 28:19, vamos observar apenas um momento agora. E agora eu vou tomar Atos 2:38 bem aqui, onde Pedro disse: “O Senhor Jesus Cristo”. E Mateus disse: “Pai, Filho, Espírito Santo”. Ele nunca disse isso. Não há nenhum “nome”… no nome… no nome”.
184 Agora ouça. Ele disse: “Batizai-os…” Não “no nome do Pai, no nome do Filho, no nome do Espírito Santo”. Ele nunca disse isso. Não há nenhum “nome… no nome… no nome”.
185 Ele nunca disse: “Batizai-os nos nomes do Pai, Filho, e Espírito Santo”, porque isto nem mesmo é lógico.
186 Ele disse: “Batizai-os no Nome (N-o-m-e) do Pai, Filho, e Espírito Santo”. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed] “… do Pai, Filho, e Espírito Santo”, a conjunção, “e… e… e”.
187 Não “nomes”, Não “no nome do Pai, nome do filho, nome do Espírito Santo”. Não: “nos nomes do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Porém: “no Nome’, N-o-m-e, singular, “do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Agora qual deles é o nome correto para batizar? É um Nome. Qual é o correto? É “Pai” o nome correto? É “Pai” o nome correto, ou é “Filho” o nome correto, ou é “Espírito Santo” o nome correto?
188 É um “Nome”, em algum lugar. É isso correto? [A congregação: “Amém”. – Ed.] Bem, agora eu desejo lhes perguntar algo, então. Se o “Nome”, então, se Jesus disse: “batizai -os no Nome do Pai, Filho e Espírito…” Quantos crêem que Jesus disse isso? [“Amém”.] Isso é as Escrituras. É Mateus 28:19: “No Nome do Pai, Filho…”
189 [O Irmão, Branham vê uma distração – Ed.] É algo que nós… Não, é, eu pensei… Está bem, senhor. [Um irmão diz: “Dá licença, Irmão Branham?”] Sim. [“Eu quero virar esta fita do outro lado, e eu não quero perder isto”.] Está bem. [Espaço em branco na fita.]
190 Agora, “no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo”. Agora ouçam, irmãos. Não há tal coisa como nome “Pai”, porque Pai não é nome. É um título. Não há tal coisa como o nome do “Espírito Santo”. Isso é o que Ele é.
191 Eu estava dizendo isso em um café da manhã ministerial uma certa manhã, e uma mulher… Fora de ordem, naturalmente, qualquer um que interrompa, coisa assim. Ela disse: “Espere um minuto! Perdoe-me!” Disse: “Espírito Santo é um nome.”
192 Eu disse: “Isso é o que Ele é. Eu sou um humano, porém meu nome não é ‘Humano’”.
193 Ele é o Espírito Santo. Isso não é um nome. Isso é o que Ele é. É um substantivo, naturalmente, porém não é um… È um – é um… Não é um nome.
194 Agora, se Ele dissesse: “Batizai-os no Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, e Tampouco Pai, Filho, ou Espírito Santo são um nome, então qual é o Nome? Nós desejamos ficar sabendo.
195 Agora, nós podemos tomar tudo isto em um lugar aqui, se você apenas notar e -e – e atender um pouquinho de tempo agora, ou conservar um pouquinho, de tempo, eu quis dizer. Agora note em Mateus 28:19. Agora, eu não digo que…
196 Você pode, talvez tenha feito isto, algumas de vocês irmãs ou irmãos. Você talvez tenha apanhado um livro, algum dia, e olhando na parte de trás dele, e dizia: “João e Maria viveram felizes para sempre”. Bem, quem são João e Maria? O que são, quem são João e Maria que viveram felizes para sempre? Há somente uma maneira que você alguma vez vai saber quem são João e Maria; que, se isto é um enigma para você, volte e leia o livro. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Volte até o princípio e leia-o até o fim, e ele lhe dirá quem são João e Maria.
197 Bem, se Jesus disse, Jesus Cristo o Filho de Deus, o qual disse: “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo” e tampouco Pai, Filho, ou Espírito Santo são um nome. Então, se isto é um enigma, seria melhor nós voltarmos até ao principio do Livro.
198 Agora vamos virar de volta de volta até o 1º capítulo de Mateus, e nós começaremos ali, dá a genealogia, até que desce ao versículo 18.
199 Agora observe, agora observe apenas um minuto. [O Irmão Branham ilustra, usando três objetos – Ed.] Este é Pai, do meu lado direito; este no meio é Filho; e este é o Espírito Santo. Agora, este é o Pai de Jesus Cristo. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”.] Deus é o Pai de Jesus Cristo. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”.] Deus é o Pai de Jesus Cristo. Nós todos cremos nisso? [“Amém”.] Muito bem.
200 Agora Mateus 1:18 disse:
Ora o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando… Maria, sua mãe, desposada com José, antes que ela… que eles se ajuntassem achou-se ter concebido do…
201 [O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Espírito Santo”.] Eu pensei que Deus era Seu Pai. [O Irmão Branham faz uma pausa – Ed]
E dará á luz um filho… chamarão o seu nome JESUS;…
E José, seu marido, como era justo,… a não desejando infamar, porém intentou deixá-la secretamente.
Desta forma, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, porque o que nela está gerando é do…
202 [O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Espírito Santo”.] Eu pensei que Deus era Seu Pai. Agora, Ele tem dois pais, irmãos? [“Não”. – Ed] Ele não pode ter. Se Ele teve, Ele foi um filho bastardo, e que tipo de religião nós temos aí?” Você tem que admitir que Deus o Pai, e o Espírito Santo são o mesmo Espírito. Seguramente, Isto é. Seguramente, são o mesmo Espírito. Agora, nós temos terminado, e vemos isso.
E dará á luz um filho e chamarão o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo do seu pecado.
… isto tudo aconteceu para que se cumprisse…
203 Estou citando Escritura. Vocês ministros sabem, como o faço.
…para que se cumprisse… falou o profeta, pelo Senhor, que diz:
…uma virgem conceberá, e … dará á luz um menino,e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que é por tradução:…
204 [O Irmão Branham faz uma pausa. A congregação: “Deus conosco”.] “Deus conosco!” É isso correto? [“Amém”. – Ed.]
205 Então qual é o Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo? [Um irmão diz: “Jesus Cristo”. – Ed.] Bem, certamente. É por essa razão que Pedro batizou-os no Nome de “Jesus Cristo”.
206 Porém, não me importa, se você é batizado no nome da Rosa de Sarom, Lírio do Vale, a Estrela da Manhã, isso também são títulos. Se seu coração está correto para com Deus, Ele conhece o seu coração.
207 Porém agora, agora, eu expressei isso. Agora, agora eu disse… Agora o Irmão Scism disse: “Agora!” Naturalmente, seguramente, isso parecia a unicidade, assim que ele estava bem a favor disso.
208 Agora eu disse: “Agora aqui eu desejo dizer algo para vocês agora”. Está vendo? Eu disse: “Agora eu desejo provar a vocês que estes, dois homens, diziam a mesma coisa”.
209 Agora, Mateus disse: “No Nome do Pai”. É isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed] Está bm. E Pedro disse: “No Nome do Senhor”. Mateus 28:19 disse: “No Nome do Pai”, e Atos 2:38 disse: “No Nome do Senhor”. Davi disse: “O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te á Minha destra.’” Veja: “No Nome do Pai; no Nome do Senhor”.
210 E Mateus disse: “No Nome do Filho”, e Pedro disse: “No Nome de Jesus”. Quem é o Filho? Jesus.
211 “No Nome do Espírito Santo,” foi Mateus; e Pedro disse: “No Nome de Cristo”, o Logos.
212 Pai, Filho, Espírito Santo, “Senhor Jesus Cristo”. Ora, é simplesmente tão perfeito o quanto possa ser. Está vendo?
213 O Irmão Scism disse para mim. O Irmão Scism, o irmão unicista, ele disse: “Irmão Branham, isso é certo, porém”, ele disse, “isso é isto”.
214 Eu disse: “Então, isto é isso”. Isso é correto. Está vendo? Eu disse: “Se isso é isto, isto é isso. Assim que sobre o que vocês estão discutindo?”
215 Eu disse: “Deixem-me recomendar a vocês, irmãos. Se eu alguma vez batizar uma pessoa, aqui está o que…”
216 Eu disse: “Agora, aqui está o Dr. Ness”. E alguém disse, há pouco, vocês irmãos, que vocês conheciam o Dr. Ness.
217 Bem, eu direi, aqui, o Irmão Hicks aqui, ele tem um… Eu acho que o senhor tem grau de doutor. É isso correto? Muito bem.
218 Agora eu disse: “Se o Dr. Ness, assentado aqui…” Agora eu disse: “Se eu desejasse…” Agora, quando eu levo uma pessoa até ás águas, para batizá-los, eu levo uma pessoa até ás águas, para batizá-los, eu compreendo isto do mesmo modo que ele fez, eu disse: “isso foi títulos que se aplicavam ao Seu Nome”.
219 Eu disse: “Agora, os irmãos da Assembléia estão usando títulos, e os irmãos unicistas estão usando Nome”. Eu disse: “Agora eu vou provar a vocês, que vocês dois estão errados, e eu estou certo”. Você sabe como é que se tem que… Tem-se homens sob tensão dessa maneira, tem que se ter um pouco de senso de humor de vez em quando, para de certo modo desprender um pouco. Deste modo eu disse: “Eu vou provar á vocês que vocês dois estão errados, e eu estou certo”.
220 Eu disse: “Agora e se eu desejasse prestar considerações ao Irmão Ness, eu diria…”
221 Ou, ou o Irmão Hicks aqui, veja. Eu diria: “Hicks!” Agora, isso pareceria bem? Não. Bem, e se eu dissesse: “Doutor! Ei, doc! Que me diz disto?” [“Doc” é forma popular de “doutor” – Trad.] Agora, isso parece irreverente, não parece?
222 “Quando”, eu disse, “essa é a maneira que vocês, Assembléias fazem, veja. Quando vocês, irmãos da Assembléia, dizem: ‘No nome do Pai, e do Filho, do Espírito Santo’, vocês apenas dizem: ‘no nome do reverando, doutor.’”
223 E eu disse: “Então, vocês, irmãos unicistas, quando vocês batizam, vocês dizem: ‘Jesus!’” Eles não usam…
224 Eles, Só Jesus, apenas usam o nome “Jesus”. Há simplesmente muitos Jesuses. Porém, Isto é o Senhor Jesus Cristo, veja você. Há muitos… Batizar no nome de “Jesus”, eu certamente não concordo com isso; não há Escritura. Tome você o original, veja se não está “Senhor Jesus Cristo”. Certamente, Ele é o Senhor Jesus Cristo. Há muitos Jesuses, certamente. E o Cristo é o “Ungido”.
225 Eu disse: “Agora, se eu fosse dizer a mesma coisa ao Irmão Ness. Eu diria, isto pareceria bem eu dizer: ‘Ei, Ness!’?” Eu disse: “Essa é a maneira que vocês unicistas diriam isto. Está vendo? Não seria isso uma irreverente desconsideração para com esse homem que estudou, e ele tem grau de doutor? Se ele estudou tanto para isso, ele deveria ser intitulado assim”.
226 E eu disse: “Então se eu dissesse: ‘Ei, doc!’” Eu disse: “Não soaria isso sem consideração, para um ministro se dirigir a outro?”Ou, eu disse: “É justamente dessa maneira que você o faz, somente o lado pelo título”.
227 Porém eu disse: “Quando eu levo um homem para a água; eu vou ali e pergunto-lhe, e converso, e tomo o seu nome e seja quem for ele, e sua fé”.
228 “Então eu oro, e digo: ‘Agora, Pai, assim como Tu tens nos comissionado a “irmãos a todo o mundo e faremos discípulos de todas as nações,…” Vocês, irmãos, sabem que isso é o original, vejam. “fazermos discípulos de todas as nações,…” Vocês, irmãos, sabem que isso é o original, vejam. “““… fazermos discípulos de todas as nações, batizando-os no Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar sejam quais forem as coisas” que Tu tens… todas as coisas que Tu tens nos ensinado’”.
229 “Deste modo então eu dizia: ‘Sobre sua confissão de fé; sobre sua confissão de seus pecados, e sua fé no Filho de Deus, eu te batizo, meu amado irmão, no Nome do Senhor Jesus Cristo’”.
230 Eu disse: “Essa é a maneira que eu batizo. Eu igualmente reconheço Seus títulos, o que Ele era, tanto Pai, Filho, como Espírito Santo. E a razão que Jesus disse isso, foi…”
231 Agora olhe. Se – se isso não for assim, você tem uma contradição em sua Escritura; você tem uma contradição. E o que você vai fazer quando… E se este irmão budista se levantasse e dissesse isso: “Que me diz disto?” O que eles diriam quando eles me disseram…
232 Aqui, quando este irmão indiano desafiou Morris Reedhead, e disse para ele, disse: “Que me diz de Marcos 16?” Ele teve que retroceder nisto.
233 Você não tem que retroceder em nada. Essa é a Palavra de Deus. Permaneça com Ela. Apenas ore. Receba a revelação. Isto tudo se dirige do mesmo modo.
234 Veja, ambos dizendo a mesma coisa, agora; não títulos; não sem consideração. Eu disse: “Agora….”
235 Eu O reconheci. Ele foi o Pai; não um outro Deus. Ele foi o Filho; Não um outro Deus. Ele foi Filho; não um outro Deus. O mesmo Deus! São três ofícios. Deus na dispensação da Paternidade, se você desejar dar o nome a isto, da Paternidade; Filiação; e é o mesmo Deus em nós agora. “Eu estarei convosco”. O “Eu”, o pronome pessoal: “Eu estarei convosco”. Deste modo, veja, são três ofícios, não três Deuses.
Agora, irmão, se os discípulos nunca usaram isto, e adiante…
236 Eu não estou dizendo nada contra isto. Isso está bem. Porém eu lhe digo, se um homem viesse aqui, fosse batizado no nome da “Rosa de Sarom, do Lírio do Vale, e Estrela da Manhã”, e cresse em Jesus Cristo como seu Salvador; eu diria: “Deus o abençoe, irmão!Vamos, sigamos!” Está vendo? Isso é correto. A razão é que, se seu coração não está correto. E seu – seu coração tem que estar correto.
237 E eu disse: “Agora olhe. Agora, se eu fosse saudar o Irmão Ness aqui, eu diria ‘o Ver. Dr. Ness’. Isso é correto. Ele é um ministro. Ele deveria ser respeitado como um reverendo. Ele estudou, e muito estudo. Ele tem grau de doutor, assim que ele deveria ser chamado ‘doutor’. Esse é seu título, veja. E todavia seu nome é ‘Ness’. Agora, eu não diria: ‘Ei, Ness! Ei, doc!’ Não, isso não seria correto. Eu diria: ‘Ver. Dr. Ness.’
238 “Veja, isso é o que estou chamando, veja, o que Ele é, tanto Pai, Filho, como Espírito Santo, ‘o Senhor Jesus Cristo’.” Está vendo?
239 E eu disse: “Se eu alguma vez batizar alguém nas igrejas de vocês, essa é a maneira que eu os batizarei”. Eu disse: “O senhor o receberia, Irmão Ness?”
240 Ele disse: “Certamente. Ele foi batizado no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo”.
Eu disse: “O senhor o receberia, Irmão Scism?”
Ele disse: “Certamente, ele foi batizado em Nome de Jesus”.
241 Eu disse: “Então qual é o problema com vocês, irmãos? Por que vocês não aceitam isso, e derrubam estas paredes dentro de onde estes pobres seres humanos estão. Os unicistas desejam verdadeiramente, as congregações, eles desejam adorar com as Assembléias. E as Assembléias, a congregação, deseja adorar com os unicistas. E os irmãos são dessa maneira. Porém enquanto o Diabo pode fazê-los brigar…”
242 Agora vocês estão vendo o que eu quero dizer, irmãos? Eu estou me dirigindo diretamente para uma coisa, Jesus Cristo, e a unificação do Corpo de Jesus Cristo. É esse que é o meu propósito. [A congregação diz: “Amém”. – Ed.]
243 Agora, eu não digo nada sobre: “Ei, você não foi batizado em Nome de Jesus; você vai para o inferno”. Agora, isso é tolice.
244 Eu lhes direi o que aconteceu o outro dia. Eu estava lá no Texas. Antes de sair… E os – os irmãos aqui estão de testemunha disto. A igreja unicista, setenta e duas igrejas, patrocinavam o meu encontro. E eu coloquei o Irmão Petty, o irmão da Assembléia de Deus, na plataforma naquela noite. Agora, vocês sabem que isso é verdade. Ele é um precioso irmão, o Irmão Petty, se qualquer um de vocês o conhecem, de Beaumont, Texas. Ele é um dos homens mais agradáveis que eu já conheci. Sua esposa é uma católica convertida, uma verdadeira mulher santificada. Ele é um verdadeiro homem de Deus.
245 Digam-me que homem é mais fino do que Roy Wead, das Assembléias de Deus. Mencione qualquer um destes homens, olhe aqui, todos estes irmãos que eu conheço por aqui. O irmão da igreja da Filadélfia aqui, e os homens das Assembléias de Deus, e quem é qualquer pessoa mais fina? Diga-me onde. Diga-me que homem é mais fino do que Jack Moore? Diga-me isso. Ele é o que eles chamam… Eles pertencem a eles. Ele não é um radical. Você encontra radicais de ambos os lados; e é para isso onde as pessoas apontam, e é para isso onde o Diabo aponta.
246 Porém todos eles são homens de Deus. Deus tem lhes dado o Espírito Santo. Se não fosse pela graça de Deus, nós todos estaríamos perdidos, com nossas discussões e coisas mais. Isso é exatamente correto. Porém a graça de Deus nos liga um ao outro. Não se admire que nós possamos cantar: “Bendito seja o laço que ata os nossos corações em amor cristão”. Isso é que necessitamos, então.
247 E assim que sabem de uma coisa? O superintendente geral da – da igreja, me chamou, e ele disse: “O senhor sabia o que fez na noite passada?” Minha segunda noite ali.
Eu disse: “O quê?” Eu disse: “Tive um maravilhoso encontro”.
Disse: “O Senhor tinha um homem em seu púlpito que era um pregador”.
Eu disse: “Eu não sabia disto”. …?…
Disse: “Aquele Sr. Petty”.
248 “Oh,” eu disse, “um pecador? Ora,” eu disse, “ele é um pregador da Assembléia de Deus, irmão”.
249 Ele disse: “Sim, porém ele é ainda um pecador, porque ele não foi batizado corretamente”.
250 E eu disse: “Irmão, por favor diga-me a razão”. Eu disse: “Ele recebeu o Espírito Santo”.
251 Ele disse: “Irmão Branham, o que Pedro disse? ‘Arrependei-vos, e sejais batizados no Nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados’. Portanto os pecados não podem ser perdoados até que seja-se batizado no Nome de Jesus”.
Eu disse: “É essa a fórmula, meu irmão?”
Ele disse: “Essa é a fórmula”.
252 Eu disse: “É Deus jogou areia nos Seus Próprios planos então, em Atos 10:49, pois: ‘E dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a Palavra,’ veja, e elas nunca haviam sido batizadas, de modo algum. Então, Deus dá o Espírito Santo a pessoas que não foram nem mesmo convertidas?” Eu disse: “Qual é sua posição?”
253 Ele disse: “O senhor sabe o que nós vamos fazer?” Disse: “Nós vamos estabelecer uma pequena roda, e colocá-lo bem do lado de fora do nosso círculo”.
254 “Então”, eu disse, “eu vou estabelecer um outro círculo, e voltar a colocá-los bem do lado de dentro novamente”. Eu disse: “Há muitos de seus – seus irmãos aí fora que me amam e crêem em mim”. Eu disse: “vocês, eu – eu… Eles mesmo assim virão”. Eu disse: “Vocês, eu-eu… Eles mesmo assim virão”. Eu disse: “Eles virão. E vocês não podem me colocar para fora. Se vocês me colocarem para fora, eu tornarei a coloca-los para dentro”. Eu disse: “Quando vocês fizerem um círculo; Deus, pela Sua graça, me deixará fazer outro círculo e puxá-los diretamente para dentro novamente”. Isso é correto, colocá-los diretamente de volta novamente.
255 E, irmão, oh, em Nome de Cristo que eu dizer isto. Eu – eu tive… Eu sei que eu estou retendo o tempo aqui; e já é quase hora de encerrar, eu suponho, porém deixe-me apenas dizer isto, veja.
256 E eu disse para esse homem, eu disse: “ Eu concordaria com o senhor contanto que o senhor pregasse as Escrituras, e tivesse amor, e cresse que isso… e pregasse e dissesse que o senhor estava batizando pessoas… não no nome de ‘Jesus’, só Jesus. Não, senhor. Eu – eu seguramente não concordaria com isso, porque eu conheço vários Jesuses; os conheço na África e diferentes lugares, pessoas chamadas Jesus. Porém se o senhor usar o termo de nosso ‘Senhor Jesus Cristo’, eu concordarei com o senhor nisso. Isso está bem. Eu lhe darei apoio. Eu penso que o senhor deveria colocar ‘Pai, Filho, e Espírito Santo’ primeiro, veja, para ter isto corretamente”. Eu disse: “Eu penso que o senhor deveria”.
Porém ele disse: “Oh, não, não! Isso, isso está de volta na trindade”.
Eu disse: “Isto não é uma trindade. Isso é um Deus em três ofícios”.
257 Isto não é uma trindade, três Deuses. Nós não temos três Deuses. Certamente que não. Não há tal coisa. Não foi ensinado na Bíblia. E há somente um Deus. “Escutai, ó Israel, Eu sou o Senhor teu Deus”. Um Deus! Primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Certamente, Ele é um Deus, não três.
258 Isso é uma versão católica disto; e foi levada da católica para a luterana, e daí afora, e assim por diante, e crê-se geralmente entre as pessoas hoje que nós temos três Deuses.
259 E é aí onde nunca se… Este Evangelho nunca irá aos judeus… O que, eu profetizei, outra manhã, a um missionário judeu ali. Você nunca levará um Deus da trindade a um judeu. Você nunca fará isso. O qual, ele não tem; ele tem melhor senso do que isso. Veja, ele sabe mais sobre a Bíblia do que isso. Porém Ele nunca foi um Deus trino, para um – para um judeu. Se você anunciar a ele que Isto é o mesmo Jeová, ele o receberá imediatamente. Seguramente! Isso mesmo, veja.
260 E eu creio em tudo isso. Assim como José disse: “Irmãos, não fiquem irados consigo próprios, porque Deus tem feito isto”, veja. Deste modo, pois a coisa é de modo que pudesse esperar até este tempo, isso é tudo, porque nossa era gentia está quase terminada. Agora, eu creio nisso com todo o nosso coração. Assim que vocês estão vendo, meus irmãos? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Eu estou tentando trabalhar com algo, que, este grupo de pessoas, de homens que têm o batismo do Espírito Santo.
261 O grupo de Aimee McPherson, o que ela fez? Ela era uma unicista no princípio, eu creio; então partiu e organizou a si mesma diferente; aqui há não muito tempo atrás, produziu um grupinho, um pequeno…
262 Eu estava assentado no encontro de O.L. Jaggers. Agora, todos nós conhecemos O.L. Jaggers. Seu – seu pai ajudou a fundar o Concílio Geral das Assembléias de Deus. Agora. O.L. é um grande homem. Ele é um grande pregador. Eu falei com ele, há não muito tempo atrás, eu disse: “Irmão Jaggers, se eu pudesse pregar como o irmão pregou, eu nunca teria em mesmo um culto de cura”. Porém ele tinha todo aquele sangue e vinho, e coisa, quando ele iniciou ali no princípio.
263 Perdoem-me, se eu ferindo os seus sentimentos, irmãos, sobre isso. Eu – eu… Isso está bem. Deus pode fazer surgir sangue, surgir vinho, ou surgir azeite, seja o que for que Ele queira, porém isso não perdoa pecados. Não, senhor. Não, definitivamente. “O Sangue de Jesus Cristo nunca perderá o Seu poder, até que toda a Igreja de Deus resgata seja salva, para não mais pecar”.
264 Eu disse: “Irmão Jaggers?” Eu o tomei; o chamei. E eu estava com os Homens Cristãos de Negócios. Eu disse, eu disse: “Irmão O.L?”
265 Ele disse: “Onde é que o irmão está?” Eu estava em um pequeno e velho motel barato por ali. E ele disse: “O irmão quer me dizer que eles o colocaram aqui?”
266 Eu disse: “Esse é meu desejo. Quando eu vim até o irmão”, eu disse, “o que o irmão fez? O irmão me colocou ali no Hotel Statler, e eu simplesmente tive que ficar no canto. Eles me assentaram á mesa; eu não sabia qual faca usar, ou nada mais. Eu não… Passei por ali, sem vestir casaco, e quiseram me expulsar”. E eu disse: “Eu – eu não sei como conduzir a mim mesmo”.
Disse: “Eu o levarei ali, se eles são tão pobres para fazê-lo”.
267 Eu disse: “Não, senhor”, Eu disse: “O que eu quero fazer é comer um bife com o irmão, se o irmão pagar”.
Ele disse: “Está bem”.
268 Deste modo então nós fomos até um lugar, e nós nos assentamos. E eu disse: “Irmão Jaggers, eu certamente admiro a sua…”
269 E ele é um amigo meu muito querido, um precioso irmão. E eu – eu tinha o seu pequeno panfleto, e ele… onde ele tinha aquela mulher que havia recentemente vindo aqui do exterior, que tinha aquele sangue nas mãos dela, e coisas assim. Deste modo eu o tinha aqui dentro. Eu apenas queria que ele negasse isto uma vez, e logo eu tinha bem em seu – em seu papel, você sabe.
270 Eu disse: “Eu notei onde o irmão está indo bem, tendo, vai iniciar um grande reavivamento”. Porque, os Homens de Negócios me tinham ali, naturamente.
271 Parece que as pessoas estariam cientes. Se o Espírito Santo pode revelar na plataforma, não pode Ele me dizer o que está acontecendo em lugares, irmãos? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.]
272 Eu posso lhes dizer, palavra por palavra, e provar isto pelo Irmão Carlon, e este irmão aqui. Eu me assentei no encontro, ontem, e disse a estes irmãos o que estaria aqui esta manhã. [Um irmão diz: “Sim, senhor”. – Ed.] Isso é correto. Exatamente. [“Amém”.] Está vendo? Porque, o Espírito Santo me acordou, e disse: “Fique perto da janela”. Eu olhei, a janela, e Ele me mostrou precisamente isto. Eu disse: “Agora, irmãos…” [Um irmão diz, “Isto é correto”.] Eu lhes mostrei isto, exatamente correto. Ali! Está vendo?
Ora, eles deveriam saber disto.
273 Aqui há não muito tempo atrás, um homem veio, aqui em Chatauqua, e disse: “O Irmão Branham é um profeta”. Eu não digo ser profeta algum. Vê? Mas ele disse: “O Irmão Branham é um profeta quando ele está sob o Espírito de discernimento, porém,” disse, “Oh, sua Doutrina é veneno. Tenha cuidado com Ela”. Eu pensei em: um homem com instrução, diria uma coisa como essa?
274 O que um profeta significa? “Um intérprete Divino da Palavra”. “A Palavra do Senhor veio ao profeta”, veja. Porém, simplesmente isso, isso é irrelevante.
275 Porém, mesmo assim Irmão Jaggers. E eu disse, ele disse, oh… Eu disse, Eu disse: “Eu vi sobre aquela mulher que tinha aquele sangue em sua mão.”
276 “Oh,” ele disse, “Irmão Branham, isso é o mais fenomenal que já se viu!”
277 Eu disse: “Irmão Jaggers, eu o amo.Primeiro, eu desejo que o senhor coloque a minha mão na sua. Vamos dizer que somos irmãos”.
Ele disse: “Seguramente. Qual é o problema?”
278 Eu disse: “O senhor é um dos pregadores mais poderosos que eu conheço. Que – que instrumento para Deus que o senhor é!”
279 Ele disse: “Obrigado, Irmão Branham. O senhor é verdadeiramente humilde”.
280 Eu disse: “Eu não estou dizendo isso para ser humilde. Eu estou dizendo isso porque eu creio que o senhor é um servo de Deus”. Porém eu disse: “Imão Jaggers, a não ser que o senhor… O senhor está – o senhor está se arriscando demais; o senhor está falando. O senhor está baseado…”
281 E aqui está qual é o problema com muitos de vocês das Assembléias de Deus, e outros homens, nestes cultos de cura. Eu não os culpo. Há muito chamado…E Tommy, aqui, é um bom irmão, e nós sabemos quão sólido ele está. Porém há muito na terra hoje sob o nome de cura Divina, não se admirem que vocês queiram patrocinar um encontro na cidade. Eles vêm e extorquem dinheiro das pessoas, e vão embora. E o que elas receberam? Não dão ás pessoas nem um pouquinho mais do que vocês dão da plataforma, do seu próprio púlpito. E vocês estão certos, irmãos. Eu estou lhes dizendo: vocês estão certos. Porém é exatamente como…
282 Eu estava lendo a história de Martinho Lutero. Dizia: “Não foi um mistério que Martinho Lutero pôde protestar contra a igreja católica, e conseguir passar impune com isto”. Vocês já leram a sua história. “Porém que Martinho Lutero pôde manter sua cabeça acima de todo o fanatismo que acompanhou o seu reavivamento: aí estava o mistério”.
283 E quando o fenômeno acabava, o incircunciso seguia, bem como no Egito. E isto sempre tem causado problema terra afora.
284 O Irmão Jaggers assentado ali e tentou me dizer que isso era o Espírito Santo fazendo isso. E disse… E logo eu tive, em seu próprio papel… Eu disse: “Irmão Jaggers, agora,” eu disse, “eu sou aluno de sétima série. E o senhor é doutor de divindade, e estudou para ser advogado. O senhor foi criado em uma igreja limpa e decente, as Assembléias de Deus. Seu pai ajudou a fundar essa fé. E o senhor se afastando, isso está com o senhor”. Porém eu disse: “Isto está com qualquer homem, que deseja fazer isso. Eu não traço limites quanto a isso. Porém quando chega ao ponto de um instrumento como o senhor, que poderia ganhar milhares de almas a Cristo, edificaria o seu ministério sobre uma sensação”. Eu disse: “Irmão Jaggers, o senhor edificaria uma coluna dessa maneira, se o senhor não tem um contrapeso para isso, isso falhará depois de um tempo. E o senhor tem que ter Escritura para o que o senhor está falando”.
Ele disse: “Há Escritura”.
Eu disse: “apresente isso”.
285 Ele disse: “Bem, Irmão Branham,” disse, “é o Espírito Santo fazendo isso”.
286 Eu disse: “Mostre-me, na Escritura, onde Ela disse que o Espírito Santo algum dia fez sair sangue de alguém, e assim por diante, dessa maneira. Apenas mostre isto; azeite sair deles. O senhor disse: ‘Esse azeite era para cura Divina’. E o irmão disse: ‘Esse azeite era para cura Divina’. E o irmão disse: ‘O sangue dessa mulher seria a salvação das nações’”. Eu disse: “Se isto é assim, então o que aconteceu com o Sangue de Jesus Cristo? Isto sai. E qualquer coisa que é contra Ele, é anti. Está contra Ele”. Eu disse: “Torna-se uma doutrina de anticristo”.
“Oh,” ele disse, “Irmão Branham, o senhor aprenderá algum dia”.
287 Eu disse: “Eu espero que eu nunca aprenda dessa maneira. Agora, irmão,” eu disse, “eu o amo, e o senhor é meu irmão”. E eu disse: “Irmão Jaggers, o senhor vai subir num galho, depois de um tempo, do qual o senhor não poderá descer. Volte á sua igreja, e volte e permaneça com o Evangelho”. E eu disse: “Não edifique isto sobre sensações”. Eu disse: “O…”
288 Agora ele tem, ele está batizando para a Vida Eterna, você sabe: “Cada vez que se batiza, volta-se a uma jovem ou um jovem. Agora isso vai que… Não se vai (nunca) morrer”. Deste modo, que, ele está no fim do galho agora, mesmo; e aqueles “comprimidos de vitamina do mar Morto”. Você está vendo? Porém isso é o que é, irmão, ele iniciou naquelas pequenas sensações.
289 E vocês homens aqui têm estas igrejas, vocês deixam algo assim entrar na cidade, e, vocês sabem, o Diabo é astuto, e ele – ele pula dentro dessas coisas assim. Ele faz espalhafato nisto. E ele – ele enrola completamente as pessoas, e ele causa confusões na igreja, e coisas mais. Porém isso não é assim.
290 Agora, aqui. Não importa quanto você esteja correto, aqui está uma coisa que nós falhamos e perdemos, meus irmãos. Agora eu estou encerrando, ao dizer isto. Não importa quão correto eu esteja, e quão bíblico eu esteja, e quanto eu conheça da Bíblia de Deus; se eu não tenho o Espírito de Deus, de amor, em meu coração, por toda a raça humana e por todos, então para começar eu estou errado.
291 Agora, Paulo disse, em Primeiro Coríntios 13: “Ainda que eu tivesse conhecimento, veja, e entendesse todos os mistérios de Deus, veja; debaixo de tudo, permanecesse; e não tivesse caridade, nada seria. E ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos”, essas são aquelas com as quais você fala com Deus, e sempre as tais podem ser interpretadas. “Ainda que falasse as línguas, e línguas genuínas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, amor, nada disso me aproveitaria”. Deste modo se eu conheço todos os mistérios de Deus, e posso expô – los e – e fazê-los todos se encaixarem perfeitamente, e não tenho amor, que bem isto faz? E quando eu…
292 Jesus disse: “Nisto todos os homens conhecerão que vós Meus discípulos, quando tiverdes…” quando os das Assembléias tiverem amor pelos unicistas, e os unicistas tiverem amor pelos das Assembléias, “quando tiverdes amor, uns pelos outros”, estejam certos ou errados. E enquanto o objetivo está errado, o motivo está errado, o melhor, então para começar você está errado. Não é isso correto? [A congregação diz: “Amém”. – Ed.] Veja: “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, eu ainda não sou nada”. Porque, Deus é amor. Nós sabemos disso.
293 E eu creio em falar em línguas. Agora, alguém disse: “O Irmão Branham não crê na evidência inicial”. Eu gostaria de deixar isso claro a vocês agora. Estão vendo? Eu gostaria de lhes dizer.
294 Eu creio que quando um homem recebe Cristo, ele recebe uma porção do Espírito Santo. Porque, Jesus disse, em Mateus no – no capítulo 12, do capítulo 5 e vinte – … o versículo 24, Ele disse. Não, eu creio que é São João 5:24. Ele disse: “Aquele que ouve Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna”. Agora, há somente uma forma de Vida Eterna. “E não entrará em condenação; mas passou da morte para a Vida”.
295 Agora, eu creio que nenhum homem pode chamar a si mesmo; Deus tem que chamá-lo. E se Deus verdadeiramente o chamou… E há muitas pessoas, que nós conhecemos, irmãos, que ficam emocionadas e pensam que Deus as chamou, porém suas vidas logo… encontra, você descobre. Porém se Deus o chamou se Deus o chamou, ora, você estará ali, e você permanecerá ali, veja, conheça. E então se… Agora, isso não é doutrina batista. Você sabe disto, veja.
296 Porém, porque eu não creio em apertar as mãos e ter segurança Eterna, e toda essa coisa. Eu – eu não creio nisso, de modo nenhum. Se eles desejam crer nisso, bom, isso está bem. Eu ainda assim digo que eles são meus irmãos.
297 Esta manhã, se eu fosse pedir um pedaço de torta, (o que é quase hora do almoço), eu talvez goste de cereja, e você talvez goste de cereja, e você talvez escolha maçã, porém nós dois estamos comendo torta. Está vendo? De modo que não faz nenhuma diferença, contando que estejamos comendo torta.
298 Essa é maneira que nós cremos. Se você deseja ser um unicista, seja um unicista; se você deseja ser da Assembléia de Deus. Se você deseja ser o que quer que você seja, batista, presbiteriano, seja um cristão nisto. Está vendo?
299 E – e examine isto você próprio, porém não discuta um com o outro. Porque, estas pequenas coisas, todas elas se encaixam juntas. Isso é correto. Todas elas se encaixam juntas e chegam aquele lugar.
300 E – e não importa o que nós façamos, quantos milagres nós possamos operar, quantas montanhas nós possamos mover, ou seja o que for; até que nós venhamos ao ponto que nós amemos, não fingido, porém nós amemos uns aos outros. Quando nós amamos cada irmão, não importa a que igreja ele pertença, nós o amamos; não apenas aparentar que nós amamos, porque nós sabemos que é uma idéia religiosa, é: “Temos o dever de fazê-lo”. Porém, porque nós o fazemos, nós amamos um ao outro; então, longanimidade, suportando um ao outro.
301 E eu creio que, em Colossenses 3, por volta do 9, em alguma parte ali… Eu talvez esteja errado sobre a Escritura, porém Ela disse isto. Depois que nós nos tornamos um cristão, nós deveríamos ter inveja. Está vendo? Nós não podemos ter fé quando estamos tentando apresentar respeito e honra um ao outro. Veja, nós não podemos fazer isso; nós não podemos ter fé. Nós temos que honrar a Deus, veja, honrá-Lo. Crer em meus irmãos, sem dúvida, é amor; porém o respeito e dignidade vão a Deus! Como para o… Porém tenha uma fé e confidência um no outro. “E não mintam um ao outro”. Está vendo? “Não mintam um ao outro”. Se eu lhe digo esta manhã: “Eu amo você”, eu devo realmente ter a intenção de dizer isso. Se não for, eu sou um hipócrita. Isso é certo.
302 Agora, irmãos, adiante nesta linha… Agora, Irmão Tommy, eu espero que eu não tenha mantido muito tempo aqui. Eu… O Irmão Tommy tem algo para dizer em apenas um segundo. Porém eu digo isto, quando eu venho no meio de vocês…
303 Eu creio nisto. Eu creio que Deus nosso Pai fez sombra sobre uma virgem chamada Maria, e criou nela uma célula de Sangue a qual trouxe Jesus Cristo, o qual era o Filho de Deus, o tabernáculo no qual era o Filho de Deus, o tabernáculo no qual Deus Se velou, em carne, Se manifestou entre nós. “Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo Consigo mesmo”. Eu creio que essa célula de Sangue foi rompida no Calvário, para a remissão de nossos pecados. E o Espírito saiu Dele e voltou sobre a Igreja, porque, o Cristo, o Logos, estava em nós agora, o Espírito Santo; o Cristo, o Logos, estava em nós agora, o Espírito Santo, pelo batismo. Fazendo-nos… Cristo separou a Si mesmo, dando Sua Vida para cada um de nós, para que nós, como um grupo de pessoas, pudéssemos ser a Igreja de Deus. E não há muito tempo atrás…
304 Eu costumava cavalgar. Vocês sabem disso. Meu pai era um cavaleiro, um grande atirador. Eu costumava cavalgar. Nós arrebanhávamos o – o… no vale do Arapaho, ou quero dizer o arrebanhávamos o – o … no vale do Arapaho, ou quero dizer o rio Troublesome, acima da pastagem do Arapaho. A associação Hereford dá de pastar nesse vale. E nesse vale, os fazendeiros, eles – eles têm um tanto de capim que eles podem plantar. E quando uma fazenda produz tanto quanto uma tonelada de feno, pode-se levar uma vaca no – no pasto, em cima ali no parque Estes, e pode-se levar uma vaca naqueles pás – … Terra muito boa de caçada minha, ali em cima. E eu tomei conta de gado ali por um ano. Eu vou ainda, na primavera e outono, quando eu estou de folga e posso, e cavalgo para ajudar no ajuntamento do gado, apenas para estar ali em cima, porque eu gosto muito de cavalgar. E para cima e para baixo em toda a fazen-… aquele vale, há um grupo de fazendeiros que tem direito de entrar ali, e dar pasto para o seu gado. E no tempo da primavera, muitas vezes, eu os tenho ajudado a reunir o gado e dirigir-los para cima.
305 E há uma cerca, onde eles não podem entrar em propriedade privada, descendo através da fazenda. E o guarda – florestal permanece ali e conta aquele gado quando ele entra, quando eles entram. E eu me assentava, dias afim, hora após hora; observa o bando do Sr. Grimes passar, ele tinham o – o Tripod bem abaixo de nós; e o do Jeffrey, e assim por diante. Então quando eu colocava a minha perna como muitos de vocês conhecem, ao lado do arção da sela, e me assentava ali e observava aquele guarda- florestal enquanto ele permanecia ali, contando este gado.
306 Eu notei uma coisa. Ele nunca deu muita atenção á marca que estava nela. Porém há uma coisa que ele verdadeiramente examinava, isso era a plaquinha com o tipo de sangue. Tinha que ser um Hereford legítimo ou não poderia ir detrás dessa cerca, porém a marca não fazia muita diferença.
307 E eu penso que essa é a maneira que será no Juízo. Ele não vai olhar em nossa marca, porém Ele olhará para a plaquinha com o tipo do sangue.
308 Eu tenho cometido meus erros, irmãos, e eu tenho feito muitas coisas que são erradas. E se alguma vez no percurso do caminho eu tenho trazido, ou você tem ouvido algo que eu talvez tenha comentado ou dito, que causou uma ofensa de algum tipo, ou se eu tenho dito algo esta manhã que traga uma ofensa, eu lhe peço, como um irmão ou irmã cristão, me perdoe.Eu não tenho intenção de fazer isto. Eu somente tenho projetado a vocês o meu coração, de modo que nós conheçamos.
309 Se há algum batismo para ser feito, vocês irmãos o façam, vocês mesmos, veja. Isso, eu – eu não faço. Se eu tivesse, essa é a maneira que eu batizaria, um desse jeito. Qualquer um de vocês podem tomar isto, veja. Deste modo você pode tomar a pessoa, elas são batizadas no Nome do Pai, Filho, e Espírito Santo, e elas são batizadas no Nome do Senhor Jesus Cristo, também. Deste modo se eu alguma vez batizar um… porém eu não tenho feito ainda. Eu somente batizo em minha própria igreja, e isso é apenas as pessoas ali. E essa é a maneira que as pessoas na minha igreja são batizadas. E se você olhar para trás, esse é o antigo ritual missionário, e antigo ritual batista missionário. E agora se… Isso é assim.
310 Eu creio em cura Divina. Eu creio no batismo do Espírito Santo. Eu creio no – no Espírito Santo falando em línguas. Eu creio em cada dom que Deus deu á Sua Igreja. Eu estou de acordo com eles, cem por cento. Porém eu creio…
311 Eu não estou de acordo com muita desta cura de primeiríssima que nós temos por aqui hoje. Eu gostaria apenas de fazer um comentário quanto a isto. Há algum tempo atrás havia um irmão… E não é o meu precioso Irmão Tommy Hicks, o qual eu estimo como um verdadeiro servo de Cristo. Havia um outro homem em um outro país, e neste país havia uma… Ele era apenas, todo o tempo: “O curador de primeiríssima de Deus! O curador de primeiríssima”, você sabe, dessa maneira.
312 E eu recebi uma carta depois que o homem tinha… da igreja luterana. E meu secretário aqui sabe que nós temos isto arquivado. Eu não falarei o nome do homem, porque não é próprio do cristão. Todavia, eu discordo com as idéias do homem, porém isso está perfeitamente bem. Eu o amo. Ele é meu irmão.
313 Porém simplesmente chegou a um ponto onde eles simplesmente tinham que ter algum tipo de sensação, ou estimular isto, ou alguma outra coisa assim. Veja. E, isso, isso não é bom, veja, irmão. “Exercício corporal muito pouco é proveitoso”.
314 E deste modo este ministro luterano escreveu de volta a este ministro uma – uma – uma carta. E ele disse: “Vocês evangelistas americanos que vêm aqui”, disse, “com toda a sua cura de primeiríssima para todos!”
315 E agora isto soa como um pequeno buquê para mim mesmo, porém Deus sabe que eu não quero dizer isto dessa maneira. “Porém”, ele disse, “quando a pequena Deborah Stadsklev morreu, aquele bebê, e aquela mãe estava ali aquele dia em Índia – … na Califórnia, onde aquele bebê morreu, e estava frio. E viu… colocou aquele bebê no braço do Irmão Branham, e ele ali de pé e orou por ele. E o bebê começou a gritar e espernear; e o entregou de volta para ela”.
316 Ele também sabia do caso mexicano. O qual, nós podemos basear nestes Homens de Negócios do Evangelho Completo um atestado. Você tem que ter algo que tenha sido atestado por um médico. Quando aquele bebezinho mexicano morreu naquela manhã, ás nove horas, e era onze horas naquela noite. O médico escreveu o seu atestado. O irmão Espinoza, o qual muitos de vocês irmãos da Assembléia de Deus conhecem, foi ele quem recebeu aquele atestado do médico, que ele morreu.
317 E eu vi uma visão sobre a multidão; quando vinte mil pessoas católicas vieram a Cristo, na Cidade do México. Eu disse: “Simplesmente não tome isso. Eu não sei, aquele bebê… Eu acabei de ter uma visão aqui fora”.
318 E Billy estava ali, tentando, com trinta ou quarenta porteiros, não podiam manter aquela pequena mulher fora da fila de oração, com aquele bebê. Ela corria entre suas pernas, e tudo mais. Deste modo, finalmente, eu pedi para o Irmão Jack Morre descer. Eu disse: “Vá, ore por ele”.
319 Eu olhei aqui fora, e eu vi um bebezinho mexicano sorrindo. Eu disse: “Espere um minuto. Traga-o aqui”. Está vendo? E quando eu coloquei as minhas mãos sobre aquela manta… Chovia em abundância, todo o dia. E eles haviam estado ali de pé desde bem cedo naquela manhã, e isto era quase onze horas naquela noite. E coloquei minhas mãos sobre o bebezinho. Ele começou a espernear e dar gritos. E eles começaram a gritar.
320 Deste modo, então eles o levaram e receberam o atestado. Foram até o médico, e o médico disse: “Eu pronunciei o bebê morto. Nesta manhã ás nove horas. Ele morreu de pneumonia”. Está vendo? E logo então aquelas coisas são – são – são verdadeiras. Elas estão atestadas. Tem que estar.
321 Nós sempre deveríamos ser honestos e fiéis sobre qualquer coisa. Não faça disto nenhuma… Apenas deixe isto ser o que é. Deixe isto… Deus não necessita de nenhuma ajuda em nada. Veja, Ele é, Ele é Deus.
322 Assim que isto ele disse agora: “Porém quando esta mãe ligou para o Irmão Branham na América, chorando para ele no telefone: ‘Venha e ressuscite o meu bebezinho!’ E o governo dos Estados Unidos…”
323 Seu marido é um capelão no exército. E todos vocês conhecem Julius, muitos de vocês conhecem; muitos de vocês conhecem; escreveu o meu livro: Um Profeta Visita a África.
324 E aquela pobre mãezinha norueguesa, gritando, com toda a força dos seus pulmões, disse: “Irmão Branham, eu estava ali de pé quando aquele bebê veio à vida!” Disse: “Nós cremos que o senhor é um servo do… de Cristo”. Disse: “Venha, imponha as suas mãos sobre o meu bebê, e ele viverá”. Simplesmente morreu apenas em momento ou dois, com pneumonia; esteve doente cerca de quatro horas, ou cinco.
325 E estes homens haviam estado ali em volta, gritando e berrando, e pulando para lá e para cá, dizendo: “Deus vai ressuscitá-lo! E disseram…
326 Por isso, a AmericanA ir-… ou, não a American Airlines [Companhia de aviação – Trad.] O exército dos Estados Unidos ia me levar em um jato, e voltar, em um dia. Está vendo?
327 E eu disse: “Antes que eu vá, deixe-me encontrar a vontade do Senhor”. Deste modo eu orei, dois dias. E aquele médico foi tão amável em deixar o bebê deitado ali.
328 Então, uma manhã, eu me levantei e comecei a ir para a cozinha. Eu olhei; ali pé, acima, era exatamente uma Luz, quase do tamanho desta luz ali, circulando em volta, disse: “Não toque nisso. Não repreenda isso. Isso é a mão do Senhor”.
329 Eu voltei correndo e liguei para a nação, e liguei e disse? “Eu – eu não posso ir”.
330 E este ministro luterano disse: “Por que vocês não esperam até que vocês recebam uma decisão precisa de Deus, como o Irmão Branham recebeu, e então vocês sabem do que vocês estão falando!”
331 Agora, isso mesmo, irmãos, se nós não simplesmente nos atirarmos á conclusões; e esperarmos, e recebermos uma clara, precisa decisão de Deus.
332 E tudo isto aqui, curando pecadores que não sabem nada a respeito de Deus. Eu creio que a cura Divina está baseada num princípio, que vocês deveria vir a Deus, primeiro, e entregar o seu coração a Ele, e lavar completamente suas vidas no Sangue de Jesus Cristo, e então Deus irá operar com vocês e curá-los.Do mesmo modo que este irmão disse, sobre a pequena mulher pela qual ele havia orado ali embaixo, uma santa de Deus. Veja você.
333 Em minha vida, eu cometi muitos erros. Eu tenho feito muitas coisas que são erradas. Eu farei provavelmente, se eu viver muito mais, eu farei muito mais. Talvez algumas delas serão pedras de tropeço em seu caminho. Eu espero que vocês me perdoem.
334 Eu estava lendo a respeito de Abraão, como que as frustrações que coisa, as coisas que ele fez; ele duvidou de Deus; e ele mentiu sobre a sua esposa; e tudo mais. Porém quando o seu comentário Divino foi escrito em Romanos 4, nunca mencionou os seus erros, porém disse: “Abraão nunca vacilou”, na incredulidade… através de Deus:”porém foi fortalecido”. Todos os seus erros foram todos esquecidos, quando o comentário Divino de sua vida foi escrito. Suas frustrações nem mesmo foram mencionadas. Seus erros não foram mencionados.
335 E, irmão, eu espero, que quando o meu comentário for lido naquele Dia, que Ele apague os meus, também, e não pense nisto. Eu espero que vocês o façam, também. Deus os abençoe.
336 [O Irmão Tommy Hicks comenta, então ora. A congregação louva ao Senhor, então canta Eu O Amo. Os irmãos abraçam uns aos outros e as irmãs abraçam umas as outras. Depois de oito minutos, o Irmão Branham retornou ao microfone – Ed.]
337 Se eu pudesse ver isto acontecer ver isto acontecer por todas as partes do mundo, eu diria: “Senhor, permite que Teu servo parta em paz!”

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...