A ESTATURA DE UM VARÃO PERFEITO
14 de outubro de 1962
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem [Porto Alegre-RS]


1 Obrigado, irmão Neville. Deus te abençoe.

É bom estar no tabernáculo novamente nesta manhã. Um gracioso “bom dia” a todos vocês. E espero que este será um grande dia para todos nós, na Presença de nosso Senhor. E agora, tenho uma lição nesta manhã. Quero ir direto a esta lição, porque é… Penso que ela é importante. E é uma… E para evitar que a multidão fique muito desconfortável, vocês sabem, ter que ficar muito tempo, muitos em pé. Vou direto para a lição.

2 E assim, hoje à noite, quero falar sobre o tema O Guia da Minha Vida. E espero que muitos que puderem, tanto quanto for possível, estejam presentes então, hoje à noite. No entanto, se você tem sua própria igreja, estamos… é claro, queremos que você esteja em sua igreja. É seu dever estar ali, onde é seu posto de dever, para deixar sua luz brilhar.

3 Agora, continuamos esperando que, sempre que vocês voltarem, teremos um pouco mais de espaço por aqui. Mas estamos tendo dificuldades com isso, oh, por toda parte. O conselho de administração certamente se interessou por tudo. E eles enviam a um lugar, lá eles aprovam; depois enviam a outro lugar e eles vetam. E voltam a enviá-lo, e eles dizem que está tudo bem aqui, e devolvem. Oh, que tempo temos tido! Mas, vocês sabem, Satanás é sempre um adversário contra o que é certo. Lembre-se, você sempre está certo sobre…

4 Eu fiquei me perguntando onde você estava, Anthony. Vejo que você encontrou seu pai. E eu olhei para a audiência. Ele disse que você estava sentado ali. Estamos felizes em ter você e seu pai aqui conosco, irmão Milano de Nova York. Espero que, indo para o exterior desta vez, receba outro incentivo, de Nova York, em algum lugar, se o Senhor quiser.

5  E assim, estamos muito felizes por cada um de vocês. É muito bom vocês estarem aqui.

6 E tivemos um tempo maravilhoso ontem à noite, ou pelo menos eu tive. Eu tive um… [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] “E Isaías no templo.” E então você…

7 E nesta manhã, queremos falar sobre o assunto, ou melhor, ensinar, se pudermos, sobre “Edificando o Tabernáculo vivo; edificando o Tabernáculo vivente da morada do Deus vivo, o Varão perfeito; o Tabernáculo vivente do Deus vivo, onde Ele habita.” E se…

8 Soube que têm bons cânticos aqui. Não tive a oportunidade de ouvir. E hoje à noite, vou tentar descer aqui. Minha esposa me falou de um irmão Ungren, creio que era esse seu nome, lá do Tennessee. Agora, ele esteve aqui ontem à noite. Não o vejo nesta manhã, mas suponho que ele esteja aqui em algum lugar. E eu gostaria de ouvi-lo cantar hoje à noite, se me for possível, que seja Que Bela História ou Quão Grande És Tu. Gostaria de ouvir isso. Quantos gostariam de ouvir o irmão Ungren? [A congregação responde: “Amém.” – Ed.] Oh, eu gosto de bons cânticos. E Meda disse que ele tem uma voz como de barítono. E isso me lembra nosso irmão Baxter; ele também é um cantor, como todos sabemos. E Que Bela História, ou Quão Grande És Tu. Creio que o localizei agora… Estaria bem, irmão Ungren, hoje à noite, se você puder, se você ficar aqui? Você vai ficar, ou tentar ficar para o culto da noite? Bem, eu… bem, não… eu te digo, que tal isso, se nós… não quero causar incômodo a ninguém. Mas por que não, então, se pudermos, durante o tempo dos Sete Selos, quando pregarmos isso, se você vier. Eu gostaria de gravá-lo, veem, para tê-lo, Quão Grande És Tu e também Que Bela História, nessa ocasião.

9 Oh, não é maravilhoso servir ao Senhor? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Não sei o que faria se não fosse um cristão! …? … É tão bom ser um cristão. Eu simplesmente sinto vontade de pular de um lado a outro e gritando, com toda a força da minha voz. Sendo um cristão, pense nisso, completamente ancorado em Cristo!

10 Sei que pronuncio o nome desse homem errado toda vez. É S.T. ou T.S., ou algo assim. Sumners, irmão Sumner. Ele… quero agradecer a ele e a sua preciosa esposa. Acho que ela passou cerca de seis meses datilografando essas Sete Eras da Igreja. E agora as temos aqui, datilografadas, prontas para a revisão e seguindo para tomar o formato de livro: As Sete Eras da Igreja. Irmã Sumner, onde quer que você esteja, certamente nos permitirá pagá-la por isso. Isso deu muito trabalho. Bem, é tão volumoso. Levaria cerca de seis meses para eu lê-lo, muito mais ainda ter que tomá-lo da fita e depois revisá-lo, tirar as repetições e transformá-lo em um livro. Vamos deixá-lo pronto e enviá-lo para impressão imediatamente, pois achamos que é algo que as pessoas devem adquirir agora mesmo, e assim poder estudá-lo.

E Billy estava me mostrando, quando entrei ali atrás, faz alguns minutos, que aquilo estava pronto agora para ir à impressão. Então, irmã, o tabernáculo lhe pagará por isso. Não espero que você faça isso de graça. E, ou nós… Se conseguirmos o livro e precisarmos cobrar um preço por ele, ou algo assim, colocaremos um valor para que você receba algo sempre que o venderem, seja o que for. Você apenas converse com o conselho, o conselho de administração ou alguém deles, e eles cuidarão disso para você. O Senhor te abençoe muito.

11 Os anciãos, irmão e irmã Kidd sentados aqui, já de quase cem anos, falta só um pouquinho. E eu a encontrei há um tempo atrás, e ela afirmou: “Bem, esta provavelmente será a última vez que te vejo, irmão Billy.” Concluiu: “Estou ficando tão velha”.

12 Eu respondi: “Oh, que coisa! Não quero ouvi-la dizer isso. Vocês são como uma mãezinha e um paizinho anciãos. Nós amamos o irmão e a irmã Kidd.  Todos nós os amamos. E é só…

13 Isso causa algo em mim quando os vejo entrar na igreja, um casal de anciãos assim. E pensem, eles estavam pregando o Evangelho antes que eu nascesse. E eu sou um homem velho. Sim, pensem, estavam pregando antes que eu nascesse. E aqui estou eu agora, penso que estou ficando bem velho. Penso em estar pronto para me entregar. Vejo o irmão e a irmã Kidd entrarem: “Glória a Deus! Aleluia!” Eu digo: “Não. Me sinto bem.” Sim, senhor. Ao vê-los, como eles podem, como eles realmente te inspiram!

14 Então você se dá conta que, com quase o dobro da minha idade, e ainda assim continuam no campo. Vieram nesta manhã e pediram livros, se podiam pegar livros e vendê-los. Queriam fitas, para que pudessem sair e ganhar almas tocando essas fitas, com quase cem anos de idade. Agora, onde estão suas “duas asas” sobre as quais falávamos ontem à noite? Sim. Começo a pensar: “Onde estão as minhas?” quando ele disse isso ontem. Quantos anos a sra. tem, irmã Kidd? [A irmã Kidd responde: “Tenho oitenta e um.” – Ed.] Oitenta e um. Quantos anos o sr. tem, irmão Tom? [O irmão Kidd responde: “Oitenta e dois.”] Com oitenta e um e oitenta e dois anos de idade, e ainda usando suas asas, em ação, ainda continuam.

15 Qualquer coisa que esteja errada em Ohio, que a irmã Kidd conhece, o telefone toca em minha casa. Outro dia, ela ligou, e um bebezinho, uma garotinha, creio que foi, nasceu, e tinha os intestinos do lado de fora. [A irmã Kidd diz: “Bexiga.” – Ed.] Bexiga, na parte externa do bebê. E o médico não sabia o que fazer e tinha medo de realizar a cirurgia. Nós oramos. [“Eles operaram, irmão Branham, e colocaram-na de volta, porque, disseram: ‘ela não poderia sobreviver.’ E colocaram os intestinos dela para dentro.”] Colocaram os intestinos de volta, por uma cirurgia, e pensaram que ela não poderia sobreviver. E ela sobreviveu. [“Não havia passagem.”] Sem passagem para o… reto, para que a comida passasse. E a irmã Kidd ligou de novo. Nós oramos novamente, e agora tem uma passagem normal. E aqui está ela, como testemunha; o médico também. Veem? É uma testemunha do Senhor Jesus, o grande Criador! Veem o que Satanás tentou fazer? Tirar a vida desse bebê. E então, veem, então eu creio que a senhora veio ao Senhor. [“Ela voltou ao Senhor, bem na minha casa.”] Voltou ao Senhor. A irmã Kidd a guiou de volta a Cristo, depois que esse grande milagre aconteceu com seu bebê.

16 Recebi uma ligação da Califórnia, ontem, um irmãozinho ministro lá, com quem estive quando fui à Califórnia pela primeira vez, anos atrás. Seu netinho nasceu com quatro… três válvulas fechadas no coração. E eu lhe contei sobre esse caso. Eu disse: “O Deus que pôde criar esse outro e corrigi-lo, certamente pode curar seu neto”. Apenas diga ao menino que tenha bom ânimo.

17 E o garoto estava na reunião quando estive na Califórnia pela primeira vez, há cerca de dezoito anos, dezesseis anos atrás. E eu estive na Califórnia. E ele… A reunião influenciou tanto aquele garoto a ponto de… Quando pegaram o bebê, e ele nasceu, e viram que havia algo errado, estava azul, e tentaram bombear oxigênio, e assim por diante. E parecia que ele não iria sobreviver, e os médicos então examinaram e encontraram que três válvulas em seu coração estavam fechadas. Não havia nenhuma abertura, veem, apenas uma válvula bombeando. E ele chamou o seu pai e disse: “Papai, ligue para o irmão Branham, imediatamente. Diga-lhe que tudo… ‘Só pedir a Cristo. Ele fará isso.” É isso. Oh que coisa! Essa influência, o que eles veem (vejam), falamos sobre isso ontem à noite. A coisa certa na hora certa.

18 Bem, continuamos conversando, nunca entraríamos na lição, não é mesmo? É como melaço em uma manhã fria, tão espesso quanto pode ser, vocês sabem, e todo pegajoso. Estamos muito felizes por ter um companheirismo assim. Sim, senhor.

19 Então, vamos nos aquietar, portanto, e vamos à lição agora. Indo talvez… não sei se vocês podem ver isso ou não, no quadro-negro. Talvez se eu virar assim, em alguns instantes, bem, agora, alguns de vocês poderão… [O irmão Edgar “Doc” Branham pergunta: “Quer um espaço?” – Ed. ] O que disse? [“Você quer um espaço?”] Não, acho que não, neste momento, Doc. Talvez daqui a pouco. [“Bem no chão, eu posso abrir um espaço.”] Bem, faremos isso quando eu conseguir alguns… Tem um lugar aqui? Muito bem. Vamos ligá-lo ali. Vocês podem ver lá de trás? Podem? Se podem ver, levantem a mão, se podem ver o quadro-negro, ler isso ali. Não. Tudo bem. Consigam um lugar. Agora, enquanto estão se preparando para isso…

20 Estou começando tarde esta manhã; ou, não, não, cerca de quinze minutos mais cedo. E assim, então, vamos tomar nosso tempo agora, porque não queremos ter pressa. Quando se está com pressa, acaba arruinando as coisas que se ia dizer. Agora, eu estava ouvindo uma fita, outro dia, como lhes disse, e fiquei com vergonha de mim mesmo; não do que eu estava falando, mas da maneira tão rápida que eu estava falando, e é simplesmente um ritmo nervoso. Estou com vontade de esperar. Isso…

21 Vi outro dia onde eles iam construir um grande zoológico, aqui no centro de Louisville. E o Sr. Brown, creio que foi ele, ali, ofereceu um milhão de dólares para o zoológico. Bem, se eu tivesse essa quantia, provavelmente a daria para que soltassem os animais. Não creio em enjaular nada dessa maneira. Eu… vou ao zoológico e vejo esses pobres animais, ursos e leões e demais, andando de um lado para o outro, presos por toda a vida, compreendem? Faz me sentir mal. Afinal, eles são capturados pela inteligência de um homem que é mais esperto do que eles. Veem? E eles os capturam e os colocam em cativeiro.

22 E eu penso: ​​o diabo faz isso. Ele pega pessoas preciosas que deveriam andar livres pelos lugares maravilhosos de Deus e pelos campos e coisas assim e as colocam em uma prisão de alguma denominação, ou de algum credo, ou algo assim, e o prendem ali. E que coisa horrível é isso.

23 E eu não gosto de zoológicos. Pois me sinto como um desses animais, quando todos estão enjaulados e tentando se libertar, vocês sabem, para sair para fazer alguma coisa.

24 Agora, antes de nos aproximarmos da Palavra, vamos nos aproximar do Autor da Palavra, enquanto inclinamos as cabeças agora em oração.

25 Nosso gracioso Pai Celestial, temos nos congregado novamente nesta manhã em Nome do Senhor Jesus, Teu precioso Filho. Deus, encarnado, veio à terra para propiciação pelos nossos pecados e morreu, o Justo; para que nós, por Sua justiça, sendo injustos, pudéssemos ser aperfeiçoados Nele. Viemos confessando que somos indignos, Senhor. Não há nada bom em nós. E estávamos todos em uma grande prisão. Não importa em que canto estivéssemos, ainda estávamos todos presos. Um não poderia ajudar o outro. Mas Deus, em Sua infinita misericórdia, desceu e abriu as portas da prisão, para nos libertar. Não estamos mais enjaulados agora. Não estamos no zoológico do mundo, mas agora somos livres. Estamos do lado de fora.

26 Oh, como O amamos e O adoramos! Como podemos andar pelos grandes campos de Suas promessas e vê-las manifestadas diante de nós! E com os nossos próprios olhos, ver o grande Deus da Eternidade se revelar diante de nós e se tornar real, como Ele fez aos profetas da antiguidade. Sabendo disso, que eles descansam com segurança, que um dia seremos restaurados novamente, depois que esta vida terminar, na ressurreição, a uma Vida Eterna que nunca se desvanecerá. Nossos corpos não envelhecerão. E jamais morreremos. E jamais teremos fome. E jamais teremos necessidade. Mas andaremos com Ele. Queremos ouvi-Lo dizer: “Entra no gozo do Senhor, que vos foi preparado desde a fundação do mundo”. Antes que o pecado entrasse, Ele havia feito a preparação para Adão e Eva, para que nunca tivessem que ficar doentes ou ter problemas. E agora Ele preparou isso para nós, e de antemão soube que viríamos. O pecado fez um grande bloqueio, e agora o pecado foi tirado pelo Sangue de Jesus. Agora, estamos a caminho da Terra prometida, pela promessa de Deus, que é Eterna. [Mateus 25: 21-23]

27 Abençoe-nos agora, Pai, enquanto estudamos Tua Palavra. Queremos saber que tipo de pessoas devemos ser, para estarmos Lá. Ajude-nos hoje nesta escola, para que possamos ter conosco o grande Mestre Instrutor, o Espírito Santo, que Ele desça e se revele a nós, por meio de Sua Palavra. Pois pedimos em Teu Nome e para Tua glória. Amém.

28 Agora, primeiro, gostaria que vocês abrissem comigo em Segunda Pedro, capítulo primeiro. Quero ler uma parte desta Escritura, Segunda Pedro, capítulo primeiro. E agora para vocês que têm seu lápis e papel…

29 E creio que me foi dito nesta manhã que em algum momento, afastando meu rosto dali, abaixa o volume da fita. Eu realmente não intenciono fazer isso. E creio que, em algum tempo, pensaremos em obter um microfone e pendurá-lo ali no teto. Não importa onde você esteja, você estará bem. Estaria perfeito, cobrindo tudo, só um microfone em cima no teto.

30 E agora, enquanto estou falando; e se vocês, após o culto, ou se quiserem, podem fazer um esboço desse quadro aqui. Então eu também o tenho datilografado aqui. Vou pegar uma tachinha e colocá-lo na frente aqui, se quiserem fazê-lo em algum momento. Venham um pouco mais cedo esta tarde, para que possamos entender.

31 Agora estamos nos aproximando dos Sete Selos. Acabamos de concluir As Sete Eras da Igreja. E esta é uma Mensagem de ensino, que envolve o homem que será redimido pelo Sangue do Senhor Jesus e que estará nessa era da Igreja, nessa era Eterna da Igreja, no final dos Selos. Agora sabemos que temos sete trombetas, sete pragas, taças e assim por diante, em que entraremos à medida que avançarmos. Mas estamos esperando ter mais espaço para que as pessoas possam se sentar.

32 Agora, e pensei que isso se encaixaria exatamente onde eu estava esperando. Eu não esperava desenhar esse quadro, mas outro dia estava com uns preciosos amigos meus, Os Cox, lá em Kentucky. Fui lá, pensando que talvez pudesse entrar em mais um dia de caça aos esquilos antes da temporada terminar. E eu estava na floresta com meu amigo Charlie, parado ali, e Rodney, seu irmão. Nem cheguei a ver um esquilo. Acho que espantei todos eles, quando comecei a gritar lá na mata. Isso é o que me veio, rapazes, e irmã Nellie e Margie, é quando lhes disse que contaria domingo quando chegasse a isso. Isso é o que me veio, sobre uma mensagem que eu ia pregar. E como o restante combinou perfeitamente com isso! E oh, eu gosto disso. Tive um–um verdadeiro–verdadeiro gritar no Espírito, lá em cima na floresta.

33 Então, vamos ler agora, Primeira Pedro, ou melhor, Segunda Pedro, capítulo primeiro, uma parte.

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

34 Eu gosto da forma como é afirmado ali, porque todo o meu assunto nesta manhã é baseado na fé. Veem? Deixe-me ler isso novamente. Ouçam atentamente.

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

35 Observem, ele está dizendo: “Alcancei essa fé, e estou endereçando isso àqueles que alcançaram fé igualmente preciosa”. Eu quero… não é para o mundo lá fora. Isso é para a Igreja (veem?), os que estão em Cristo.

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e (através) de Jesus nosso Senhor;

  Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

  Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas (essas promessas) fiqueis participantes da natureza divina, … [II Pedro 1: 1-4]

36 Assim, deixe isso penetrar bem fundo agora. Não estou pregando nesta manhã; só estamos ensinando esta lição. “Natureza Divina.” Deixe-me ler o versículo quatro novamente agora, para que você não perca. “Pelas quais Ele nos tem dado…”

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas (essas promessas) fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

37 Vejam, “o mundo”, temos escapado dele agora. Ele está endereçando isso à Igreja. É por isso que estamos aqui nesta manhã, para descobrir qual é a maneira, qual é o requisito de Deus. Não há uma única pessoa aqui que ame a Deus, que não queira – que não queira ser mais como Cristo. Agora, isso está colocado aqui. Todo cristão! Sou um veterano. Vejo o irmão e a irmã Kidd aqui, eles são provavelmente os mais idosos do edifício. Mas se eu lhes perguntasse: “Qual é o desejo do seu coração?” A resposta seria “estar mais perto de Deus”. Quando você aprende de Cristo, há algo sobre Ele que é tão amável, que você se esforça para entrar Nele.

38 Perdoem-me esta expressão. Eu disse à minha esposa, aqui, não faz muito tempo, ela… nós dois estamos ficando velhos, e eu lhe perguntei: “Você me ama como antes?” Ela respondeu: “Certamente sim”.

39 E eu disse: “Sabe, eu te amo tanto, de tal modo que quisera te tomar e te colocar dentro de mim, para que pudéssemos, verdadeiramente, ser um…”

40 Agora, multiplique isso por cem milhões, e então você encontrará como o crente, que se enamora de Cristo, deseja entrar Nele, porque é um amor. E aqui Ele vai nos mostrar como, por meio dessas promessas, podemos ser participantes da natureza Divina de Cristo. Nesse corpo mortal, como podemos ser participantes.

41 Posso dizer algo aqui. A razão pela qual creio… Agora alguém aqui me entendeu totalmente errado, não faz muito tempo. Recebi uma carta da associação ministerial, que dizia que eu cria que havia… “Que tínhamos uma alma gêmea. E devíamos largar nossas companheiras, se não fôssemos uma alma gêmea com elas, para nos casar com outra com quem fôssemos alma gêmea.” Oh, que coisa!

42 Eu repliquei: “Não sou culpado de uma heresia como essa.” Sempre fui contra isso. Não creio nisso. Certamente não. Eu creio que Deus nos dá uma companheira. Isso é verdade. E então nos tornamos parte um do outro. Isso é certo. E antes que um homem se case, ele deve considerar essas coisas, estudá-las.

43 Outro dia um jovem me perguntou: “O senhor acha que eu deveria me casar, irmão Branham, com a garota tal?”

Eu indaguei: “Quanto você a estima?”

Ele respondeu: “Oh, que coisa, eu simplesmente a amo.”

Eu disse: “Bem, se você não pode viver sem ela, é melhor casar com ela.

Mas se você pode viver sem ela, é melhor não casar. Então, mas se isso vai te matar, é melhor você ir em frente e se casar. E então o que eu estava tentando levá-lo a compreender era isso: se você a ama tanto!

44 Agora, neste momento, antes de você se casar, tudo é maravilhoso e perfeito. Mas depois que você se casa, então vêm as lutas e provas da vida. Aí é quando têm que estar tão enamorados que se entendam. Quando você está chateado com ela, ela chateada com você, ainda assim, vocês se entendem.

45 É assim com Cristo. Veem? Temos que estar tão enamorados Dele, a ponto de quando pedirmos algo, e Ele não nos conceder, isso não nos abale nem um pouco. Veem? Veem? Por quê? E a única maneira de fazer isso é tornar-se participante de Sua natureza Divina, então você entenderá por que Ele não pôde te conceder aquilo. “Participantes de Sua natureza Divina.”

46 E olhem aqui: “Havendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo.” Escapado! Veem para quem é? É para a Igreja, aqueles que estão em Cristo, que têm sido exaltado acima dessas coisas. Não que ele mesmo tenha se elevado, mas Cristo o levantou. [II Pedro 1: 1-4]

47 Para meus irmãos e irmãs de cor negra que estão presentes nesta manhã, não quero que isso signifique qualquer ofensa. Mas, em uma reunião há algum tempo (não sei se já mencionei isso no Tabernáculo. Já contei em muitos lugares). Houve uma irmã de cor que interrogou: “Posso dar um testemunho, ou testificar?”

– “Certamente, irmã, vá em frente.”

48 Ela iniciou: “Quero dar este testemunho para a glória de Deus.” Continuou: “Sabem, não sou o que deveria ser” e prosseguiu: “Não sou o que quero ser, mas”, concluiu: “uma coisa é certa: não sou o que era antes. Veem? Ela havia avançado. Ela havia crescido.

49 É assim que sabemos que passamos da morte para a Vida. Olhamos para trás, para o poço de onde fomos tirados. Veem? Não somos o que queremos ser; nem somos o que deveríamos ser; porém, por uma coisa estamos agradecidos: não somos mais o que éramos. Isso é certo. Estamos no caminho.

50 “E havendo escapado da corrupção do mundo.” Tendo escapado disso, da concupiscência e corrupção do mundo, você está acima disso. [II Pedro 1: 1-4] Agora, esse é o tipo de pessoa a quem Ele está falando, a pessoa que escapou dessas coisas, veem, da corrupção do mundo.

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.  [II Pedro 1:5-7]

51 Bem, Ele nos deu o esboço aqui do que fazer, para saber como fazê-lo. Agora, como eu disse, todos nós estamos nos esforçando para chegar mais perto de Deus. É por isso que eu escolhi esta Mensagem nesta manhã para a igreja, sabendo que as pessoas estão viajando. Ontem à noite, eu perguntei: “Quantos aqui são de fora da cidade?” Cerca de noventa e oito por cento das pessoas são de fora. “Quantos estão aqui que vêm de cem milhas?” [160 km]  Acho que passou de oitenta por cento. “Quantos estão aqui que vêm de mais de quinhentas milhas?” [800 km] E quase um terço das pessoas que estavam aqui vinham de mais de quinhentas milhas de distância. Pense nisso, nas pessoas que viajam. Bem, essas pessoas não vêm à igreja assim apenas para serem vistas.

Não há… como que o mundo lá fora possa ver qualquer beleza neste lugar. São todas pessoas comuns, pobres, vestidas de maneira simples. Não há grandes hinos de algum pretenso coral angelical, órgãos de tubos e alguns vitrais. Com dificuldade se consegue um lugar para se assentar em um banco ou ficar em pé junto à parede. Eles não vêm para tais coisas. Mas vêm porque dentro deles há algo que vê uma beleza que o olho natural não vê. É um olho espiritual que capta a beleza de Cristo. É por isso que eles vêm.

52 Portanto, durante dias antes de termos o culto, eu oro constantemente. Vou para a floresta, levo no meu bolso… Digo à esposa: “Vou caçar esquilos nesta manhã”. E coloco um lápis e um bloco de papel no bolso. Assim que fica claro o suficiente para ver, sento encostado em uma árvore em algum lugar, com as mãos para cima, dizendo: “Senhor, o que posso fazer hoje? O que vais me dar para os Teus filhos?

53 Então, quando atinjo algo que parece arder por dentro, vem algo assim. Quando Sua Presença se aproxima, começo a ouvir algo à distância, mais ou menos assim: “Dois vezes dois são quatro.” Mais próximo: “Dois vezes dois são quatro. Dois vezes dois são quatro. Dois vezes dois são quatro. [O irmão Branham fala cada repetição um pouco mais rápido – Ed.] Segue, segue, segue, assim. É a presença Dele chegando.

54 Você se rende e depois de algum tempo se separa de si. Então vem a visão: “Vá para tal e tal lugar, faça tal e tal coisa”. Veem? Começa a partir de uma meditação, sua mente em Deus, fora do mundo, longe do mundo, no deserto, a sós.

55 E começa a vir: “Um, um…” Digo, qualquer número ou qualquer coisa, algo começa gradualmente, vindo suavemente. Então, vem cada vez mais rápido. Você senta lá e levanta as mãos, não diz uma palavra, apenas mantém as mãos para cima. Logo, todo o seu ser é arrebatado. Então você vê coisas que Ele quer que você saiba, mostra-lhe coisas que estão por vir.

56 Às vezes, chega a um ponto, até um determinado ponto, e ali para. Não entra em uma visão. Então as Escrituras simplesmente jorram uma após outra [O irmão Branham estala o dedo três vezes – Ed.] Pego meu lápis, para não esquecê-las, e faço anotações e anotações.

57 E eu chego em casa, revejo e estudo. E às vezes nem faz sentido para mim quando estou revendo. E então, depois de um momento, aqui está! Isso vem forte, e vai longe novamente. Depois, pego um livrinho como este e começo a rascunhar, tão rápido quanto posso, o que Ele me diz. Penso: “Senhor, irei ao tabernáculo e lhes direi. Eu… ‘Venha.’ Eu tenho algo para eles.” Bem, é assim que vem. Exatamente. Até que, primeiro, Ele me dê a mim, eu não posso dá-lo.

58 Então, sobre esses pequenos rascunhos que vocês me veem olhando. E isso, primeiro, eu comecei, não consegui essa parte aqui até há um ou dois dias atrás, na floresta.

59 Agora, essas pessoas são… Pedro está dizendo, aqui, como devemos ser participantes de Sua natureza Divina. Agora, cada um de nós está se esforçando para crescer na estatura de Deus. [II Pedro 1: 4]

60 Agora, depois de terminarmos os Sete Selos, então, nesse tempo quando soar o Sétimo Selo, ou o desate… É claro, sabemos o que é um selo, é para desatar o ministério, desatar os Sete Selos. E veremos isso no gráfico. Está desatando uma Mensagem, algo que está selado. [Apocalipse 5: 1-9]

61 Na noite de domingo passado, preguei sobre “A Chave”. E a chave é a fé. A fé segura a chave, e a chave é a Escritura. E Cristo é a porta. Veem? Assim, a fé toma as pequenas dobradiças das Escrituras e abre as glórias e benefícios de Deus ao Seu povo. Veem? Então, a fé segura a chave que abre Cristo para as pessoas; destranca, revela.

62 Então, hoje, nos esforçaremos para pegar a mesma chave, para abrir o caminho para se tornar um cristão virtuoso na estatura de Deus e ser um Tabernáculo vivo para o Deus vivo habitar.

63 Lembrem-se, Deus se revela de três maneiras. A primeira vez, Ele Se revelou em uma Coluna de Fogo, que era chamada de ofício de Pai. Depois, esse mesmo Deus se manifestou em Jesus Cristo, criou um corpo, fez esse corpo. Em terceiro lugar, pela morte daquele corpo, Ele santificou uma Igreja na qual Ele pode habitar. Era Deus sobre nós; Deus conosco; Deus em nós; o mesmo Deus. [João 14:20] [Efésios 4:6]

64 Essa é a razão pela qual foi chamado Pai, Filho, Espírito Santo. Não três deuses, mas três ofícios de um Deus. Se eles unicamente houvessem pensado nisso no Concílio de Niceia, não estaríamos todos confusos, não é verdade? Isso é certo. Não são três deuses. As pessoas não conseguem entender como Jesus falou com o Pai, e Ele e o Pai são Um. Bem, tudo está ali. Claro, simplesmente o revela. Certamente. Veem? Não são três deuses. Três ofícios! Três ma…

65 O que é isso? Deus condescendendo com a Sua criação. Deus quer ser adorado. A palavra ‘deus’ significa “objeto de adoração”. E é Deus buscando levar Seu povo a uma condição, para que Ele possa receber deles aquilo para o qual os criou. Ele não fez você para ser outra coisa senão um filho e uma filha de Deus. Se você falhou nisso, de ser um filho e uma filha de Deus, você errou o alvo.

66 E “errar”, a palavra p-e-c-a-d-o significa “errar o alvo”, não acertar o alvo. Então, se estou atirando em um alvo, disparando uma tachinha a 50 jardas [45 metros], e disparo; abaixo minha arma e atiro, e erro por 10 a 15 polegadas, o que aconteceu? Minha arma precisa ser ajustada. Tem alguma coisa errada. E se falho na fé em Deus, se falho em ser um cristão… Deus colocou você aqui para ser um cristão. Se você se desviou para um lado, volte e faça o ajuste. E há somente uma coisa que pode ajustá-lo: As Escrituras. O Espírito Santo nas Escrituras te ajusta, te traz diretamente para o alvo novamente. Isto é certo. [João 10:30]

67 Agora, vamos estudar Sua Palavra. Estêvão disse, em Atos 7, e também em… Vamos ler. (Falando agora, estamos falando sobre um Tabernáculo de Deus.) Agora, Estêvão disse… (Sendo que será um Tabernáculo vivente do Deus vivo.) Estêvão disse, em Atos capítulo 7, e creio que nós… em Atos 7, começando pelo versículo 44:

Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.

O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi, que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.

E Salomão lhe edificou casa;

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?  [Atos 7:44-49]

68 Agora, no… Agora, o “tabernáculo” é, claro, um lugar onde vamos descansar, agora, para obter frescor e assim por diante, como o descanso do sono e assim por diante. Agora, Hebreus 10, versículo cinco, Paulo o traz: Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício… (que é Cristo)… Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;

69 Desse modo, o que é o Tabernáculo? Um Corpo, Deus habitando em um Corpo.

70 Deus, uma vez, no alto, quando desceu sobre a montanha, ainda que um boi ou uma vaca tocasse a montanha, seria morto. Deus é santo.

71 Ontem à noite, quando aqueles Anjos cobriram seus rostos. Serafins santos com rostos santos, sequer sabem o que significa pecado, e têm que cobrir o rosto, na Presença de Deus; cobrir os pés, em humildade.

72 Agora, o Deus santo não podia tolerar o pecado, então nada podia tocar a montanha onde Deus estava.

73 Então Deus se fez carne e habitou entre nós, na forma de Jesus Cristo, Seu Filho, Sua criação. Então esse Filho deu a Vida e a célula de Sangue de Deus foi partida, para que a Vida pudesse sair do Sangue para nós.

74 Por meio desse Sangue somos purificados. E agora nosso sangue, nossa vida, que veio através do desejo sexual, trouxe nossa vida ao mundo. O Sangue de Jesus Cristo nos purifica, muda nossa natureza, ao enviar sobre nós o Espírito Santo; então nos convertemos na natureza Divina, e assim nos tornamos um lugar de morada para Deus. Jesus disse: “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Veem? [João 1:14], [João 14:20], [Hebreus 10: 5]

75 Saibam como Deus está em Sua Igreja. A Igreja agora deve estar ocupando o lugar de Cristo, levando adiante Seu ministério. Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço…  Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque estarei convosco, mesmo em vós, até a consumação dos séculos. Veem? Aí está, levando adiante Sua obra. [João 14:10-19]

76 Agora, Deus, ou a Bíblia diz aqui que Estêvão falou de Salomão construindo um templo: “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens. Porque o céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. E qual é o lugar do meu repouso?  Mas corpo me preparaste.” Amém. Aí está.

77 “Um Corpo Tu me preparaste.” Deus habita na estatura de um homem, refletindo a Si mesmo nesse Ser. Adoração perfeita! Deus em nós, sendo Seu Tabernáculo, Deus se manifestando. Oh, como poderíamos ficar nisso até vocês quase se sufocarem aqui dentro, pelo calor. Observe que Deus sempre, em todo tempo, refletiu a Si mesmo no homem. [Isaías 66: 1], [Hebreus 10: 5]

78 Aquele foi Deus em Moisés. Olhe para ele, nascido um líder; Cristo. No tempo em que ele nasceu, houve uma perseguição às crianças, tentando encontrá-lo; o mesmo aconteceu com Cristo. E ele foi libertado naquele tempo; Cristo também. Ele era um legislador; Cristo também. Moisés subiu por quarenta dias, recebeu os mandamentos e desceu. Cristo foi ao deserto, durante quarenta dias, e voltou, dizendo: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”. Veem? Todas essas diversas coisas era Deus refletindo a Si mesmo. [Mateus 5:27,28]

79 Vejam José, nasceu um menino espiritual entre um grupo de irmãos. Todos eram bons homens, todos patriarcas. Mas, quando José veio, ele era diferente. Ele podia ter visões, interpretar sonhos, e era odiado por seus irmãos por causa disso. Por causa da própria obra que Deus o colocou na terra para fazer, seus irmãos o odiaram por isso. Veem? E tudo estava apontando para a cruz. E, veja, ele foi vendido por seus irmãos por quase trinta moedas de prata. Jogado em um poço, abandonado como morto por seus irmãos. Foi retirado daquele poço e foi sentar-se à direita de Faraó. E ninguém podia vir ao Faraó, que controlava o mundo naquele dia, ninguém podia ir ao Faraó, a não ser por meio de José. Ninguém pode vir a Deus, a não ser por meio de Cristo. E quando José deixava o palácio, antes de sair, soava uma trombeta e mensageiros iam adiante dele, gritando: “Dobrem os joelhos! José está chegando! Não importava onde você estivesse ou o que estivesse fazendo, ou quão importante fosse o seu trabalho; você tinha que cair de joelhos até que José chegasse ali.

80 E quando a Trombeta tocar, um dia desses, todo joelho se dobrará e toda língua confessará. Quando Cristo, nosso José, deixar a Glória e vir, seu trabalho não será importante então. Todo joelho se dobrará e confessará que Ele é o Filho de Deus. Isto é certo. [Mateus 26:15], [Gênesis 41:43], [Romanos 14: 11-12], [Filipenses 2: 10-11]

81 Oh, como O vemos em Davi! Como Davi, um rei rejeitado, destituído de seu próprio trono, por seus irmãos, por seu próprio filho, sentou-se no Monte das Oliveiras. Quando subiu ao cume do Monte das Oliveiras, olhou para Jerusalém e chorou; pois ali, seu próprio povo, aos quais havia servido e ensinado sobre Deus, e seu próprio povo o desprezou e jogou coisas nele, cuspiram nele e zombaram dele, quando ele subiu a colina e foi rejeitado. Oh, quão perfeito é ao apontar para o Filho de Deus, oitocentos anos mais tarde; um Rei rejeitado entre o Seu próprio povo, sentou-se no monte e chorou sobre Jerusalém, como um Rei rejeitado.

82 O que era aquilo? Deus refletindo-se naqueles profetas, refletindo a Cristo.

83 Então veio Um que era a perfeição de Deus. Era Deus entre nós.

84 E desde então, Ele tem se refletido em Sua Igreja, deste lado do Calvário. Então, vejam, todos estamos nos esforçando para chegar a este lugar de habitação, o Tabernáculo do Deus vivo. Agora há algumas pessoas… [Salmos 22: 1], [Mateus 26:67], [Marcos 14:65], [I Samuel 16: 5-8]

85 Observemos aqui, ele disse: “Primeiro temos fé, virtude, conhecimento, temperança, paciência, bondade ou piedade e amor fraternal.” Muito bem. Amor fraternal e depois se acrescenta amor. Deixe-me ler isso de novo, para estar seguro de que vocês compreenderam. Agora, vamos começar no versículo cinco:

E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,

E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade (que é amor).

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. [II Pedro 1:5-8]

86 Agora, Pedro está fazendo um esboço de algo aqui para nós sobre como chegar lá.

87 Agora, quero dizer isso, que há algumas pessoas que têm um tanto dessas virtudes, de conhecimento, sabedoria, paciência e assim por diante, que nem mesmo professam ser cristãs. Agora nós apenas… estamos ensinando numa Escola Dominical. É verdade. Há pessoas que têm um tanto dessas coisas, que nem sequer aparentam ser cristãs. Mas isso não… Isso não serve. É como um pássaro preto tratando de injetar penas de pavão em suas asas, para assim se tornar um pavão. Ele só se desonra. É melhor que ele permaneça como um pássaro preto. Veem? Quando tenta exercer essas coisas sem ser um cristão, ele fica todo fora de lugar.

88 É como uma árvore de sicômoro tentando produzir maçãs. Não poderia fazê-lo (veem?), apesar de ser uma árvore. Mas ela não pode produzir maçãs.

89 É como um mulo tentando produzir lã, tentando ser uma ovelha, quando ele é uma lã, ou melhor, é um mulo. Vejam, ele não pode fabricar lã. Ele não pode fazê-lo. A lã é um dom da ovelha, não do mulo. Ele pode tentar agir como uma ovelha, mas ainda assim é um mulo. Veem? Então, ele diz: “Bem, posso comer como uma ovelha.” “Posso fazer isso como uma ovelha.” E não importa o que você possa fazer, você tem que ser uma ovelha para ter lã.

90 E deixe-me deter aqui um minuto. A ovelha não fabrica lã. Ela tem lã porque é uma ovelha. Muitas pessoas tentam dizer: “Bem, vou me esforçar para ser uma pessoa melhor. Vou me esforçar para fazer isso.” Não fabrique nada. Não, você não pode fazê-lo. A uma ovelha não se pede, dela não se espera que fabrique lã. Ela produz lã e o faz porque é uma ovelha.

91 E quando você é um cristão, você simplesmente produz os frutos do Espírito. Você não os fabrica. Você não tenta forjá-los. Você tenta… não se torne algo que você não é. Simplesmente torne-se o que você deve ser, e então isso virá automaticamente. Você já ouviu pessoas dizerem: “Bem, eu lhe digo. Estou… me uni à igreja. Devo realmente parar de mentir”? Bem, você está de novo tentando fabricar algo. Você não pode fazê-lo, então não há necessidade de tentar, não mais do que um mulo pode forçar a si mesmo para produzir lã. Ele não pode fazê-lo.

92 Ou mesmo um abutre tentando comer junto com uma pomba, um abutre tentando ser uma pomba. Poderia você imaginar um urubu ali, dizendo: “Sabe, eu sou uma pomba” e colocar algumas penas, e dizer: “Olha, eu pareço…” Está vendo? Simplesmente estaria todo fora de ordem. Esse é um homem que professa ser algo que não é. Veja, não se pode fazer isso.

93 Você não pode dizer: “Agora, veja, tenho que ter virtude, então terei virtude. Tenho que viver piedosamente, então vou viver assim.” Você está apenas tratando de colocar penas. Embora estejam ao seu alcance, você não pode colocar as penas no pássaro errado. Veem? Simplesmente não funcionará. E isso mostra apenas quão hipócrita esse pássaro é. Veem? Você poderia imaginar um velho abutre tentando colocar um par de penas de pomba e dizer: “Olha aqui, veja, eu sou uma pomba”? Veem? Todos sabemos que ele é um abutre. Veem? Veem? Isso é tudo. Podemos dizer que ele é um abutre. [II Pedro 1: 5-8]

94 Bem, agora é assim, tentando manufaturar o cristianismo. Não se pode fazê-lo. A primeira coisa que se tem que fazer é nascer de novo. Você tem que ser mudado. Veem? E quando você muda, você se torna uma nova criação. Assim pois, você está acertando agora. Veem? Agora, você não tem que se preocupar com as penas, elas virão por si próprias, quando você nascer de novo. Sim, senhor.

95 Como eu sempre disse. Você pega um porco, limpa-o e coloca um terno de marinheiro nele, ou melhor, um traje de cerimônia nele, e o vira para lá; ele vai direto para um buraco de lama e se revira. Porque, veja, isso não faria nenhum bem. Ele é um porco. Essa é a natureza dele. Chafurdar é sua natureza. Você tem que mudar a natureza dele, e (ele) o resto mudará por si. [Atos 2: 37-39], [João 3: 1-8]

96 Agora, observe. Você deve nascer de novo, isto é, ser mudado. Tem que haver uma mudança.

97 Você diz: “Bem, irmão Branham, eu conheço essa mulher aqui, pois ela nunca fez nada de errado. Ela é uma boa mulher. Ou, esse tal e tal homem, ele é um bom homem. Ele nunca faz nada. Você sabe que ele não causa mal a ninguém. Isso não significa nada. Ele pode ser um bom vizinho, mas ele não é um cristão até que nasça de novo.

98 Jesus disse: “Aquele que não nascer de novo…” São João 3, que ele não pode ver o reino de Deus. Agora, isso significa, ver quer dizer “entender”. [João 3:3]

99 Você olha para qualquer coisa, diz: “Não consigo ver”. Você quer dizer que não entende.

100 O homem não consegue entender por que as pessoas gritam. O homem não consegue entender por que a linguagem de um ser humano muda e ele fala em línguas. O homem natural não pode ver como a glória de Deus vem sobre os olhos de um homem, e ele vê uma visão e diz ao homem certas coisas, e o que fazer; lhes diz coisas que estão por acontecer, e coisas que aconteceriam, como o Senhor fez por nós aqui ontem à noite. Veem? Veem? A mente natural tenta descobrir. “Bem, o que ele fez? Ou que tipo de fraude ele está usando? Que truque ele tem? Ao ver um homem falando em línguas, eles dizem… e alguém interpreta e diz exatamente a um certo membro do Corpo o que ele fez e o que não deveria fazer. Veem? Veem? Eles acham que é algum tipo de fraude. “Há algo combinado entre eles.”

101 Eles não conseguem entender até que nasçam de novo. Então, quando nasceu de novo, ele está em posição para ter companheirismo, porque é uma nova criação. Aquele velho caráter suspeito e duvidoso que ele tinha está morto. Agora, ele é uma nova criação. Então, vejam, ele não tem que adicionar nada a si agora, porque será adicionado automaticamente.

102 Note, você deve nascer de novo. E quando você nasce de novo, não pode ter nascido de novo sem ter fé. Isso é certo. Então, vejam, no meu gráfico aqui, eu tenho o próprio fundamento, a fé é o fundamento de tudo isso. “Pois sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” [Hebreus 11:6]. Veem? Ele tem que ser. E quando você é um cético em relação à Bíblia, quando você é um cético em relação ao fato de a Palavra estar certa, é melhor que você se afaste até que creia.

103 O que é pecado? Incredulidade. Existem apenas dois elementos que controlam o ser humano: a dúvida ou a fé, uma ou outra. Você é possuído por um que domina sua vida. Só depende de quanta fé você tenha, para o quão alto você possa subir.

104 Mas, primeiro, isso tem que ser fé. Deixe-me ficar neste fundamento um pouco. Agora, a fé é o que você deve crer. Fé é o que… “A fé é a prova das coisas que se esperam.” Isto é, você já o tem quando tem fé, porque é revelado em fé. “A fé é a prova das coisas que se esperam”, Hebreus 11, veem, “a evidência”. O que é isso? Que tipo de evidência? Uma evidência santa.

105 Portanto, quando você diz: “Irmão Branham, eu creio que Deus é um Curador”. Bem, se você crê, e então O aceita como seu Curador, e não mentindo, mas realmente crendo que pelas Suas pisaduras você está curado, não há nada que vai afastá-lo disso. É um assunto encerrado. Agora, você pode ter esperança, continua se esquivando disso e se esquivando daquilo. Mas quando você tem fé, você o sabe, porque é a evidência. Você já o tem. Eu estava… [Hebreus 11: 1], [Isaías 53: 5], [I Pedro 2:24]

106 Quantos ouviram Oral Roberts, nesta manhã, quando ele estava pregando nesta manhã, Oral Roberts? Eu o ouvi dizer uma coisa ou outra sobre que havia uma fé, de libertação, ao fazer a oração da fé, de libertação. Ele disse: “Faça seu contato tocando no rádio, faça seu contato tocando em alguma coisa, para que…” O homem estava fazendo isso, para que desse às pessoas algo em que pudessem colocar as mãos. Algo, você diz: “Eu o tenho agora, porque ele me disse para tocar no meu rádio. Eu o tenho.” Veem? Agora, tudo bem. No entanto, a verdadeira e genuína fé não precisa tocar em nada disso. Agora, não estou condenando o irmão Oral, de maneira alguma. Ele está fazendo um ótimo trabalho, e é um homem de Deus, e eu certamente tenho Oral Roberts em um bom conceito. É uma pena que não tenhamos mais como ele.

107 Entretanto, o que estou tentando dizer é que a fé não precisa de nada. Veem? A fé crê na Palavra de Deus. Porque a fé vem por “tocar”? Não. “A fé vem por ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.” Isso a ancora. Está ali. Veem? E a fé, como disse, não tem distância. A fé é agora. A fé está aqui. Agora, como se houvesse alguém… [Romanos 10:17]

108 Aquele bebezinho, outro dia. Aquela mãe sobre a qual a irmã Kidd e os demais conversaram, teve aquele bebezinho com os intestinos para fora, sem abertura no reto, para passar a comida. Agora, essa senhora, ouvindo a irmã Kidd e demais testificarem, creu que se ela pudesse entrar em contato, e eu orasse por esse bebê. Agora vejam, Deus nos dá pessoas…

109 Alguns de nós têm experiências com Deus, tão reais que Deus se torna como vir aqui, conversar com o irmão Neville ou com alguém que você conhece. E às vezes pedimos que essas pessoas orem por nós. Isso é o que devemos fazer. Então, se tivermos fé que aquele homem ou mulher, quem quer que esteja orando por nós, está falando com Deus, nossa fé estará agarrada firmemente. Estará firmada. Estará estabelecida.

110 Vejamos. O romano saiu ao encontro de Jesus. E ele disse: “Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. Não sou digno. E não… não me considero assim. Mas, disse, “meu filho está muito doente. E Tu apenas fale a Palavra, veem, e meu filho viverá.” [Mateus 8:5-13]

111 O que foi isso? A distância não fez diferença. Veem? Porque Deus é onipresente. Deus é onipotente. E em qualquer lugar que Deus estiver, a onipotência estará ali. E Deus, sendo onipresente, faz com que esteja em toda parte, em todo lugar. Veem? Deus é tão grande na Alemanha, na Suíça e na África, neste exato momento, como Ele é aqui. Oh! Aí está.

112 Então agora ele disse: “Não sou digno de que venhas ao meu teto. Apenas fale a Palavra.” O que era isso? Era a fé daquele romano. Ele creu.

E Jesus disse: “Siga o seu caminho. Seu filho vive.

113 E ele seguiu numa jornada de dois dias. E no dia seguinte, antes de chegar em casa, ele encontrou alguns de seus servos que vinham. E disseram: “Teu filho vive.

114 E o romano ficou tão emocionado, que até perguntou: “A que horas do dia ele começou a melhorar? Em que momento do dia?” Responderam: “Como que às onze horas ele começou a melhorar.

115 E o romano soube que era exatamente a hora quando Jesus disse: “Teu filho vive”, e que ele havia crido. Amém. [João 4: 46-52], [Mateus 8: 8]

116 Onipotente, onipresente, onisciente, infinito, este é Deus. Então, quando telefonam e dizem: “Ore!” Esse contato! E sua fé traz Deus. Ela é o que traz a oração e Deus, juntos, em cena. Oração! A fé muda daqui para cá. Ela une.

117 “Fale a Palavra. Tudo o que quero é que fales a Palavra, e tudo estará bem.” Veem, Ele não tinha que estar lá. “Apenas fale a Palavra.” Por quê? Deus é onipresente. Ele é Todo-Poderoso. Ele é tão poderoso embaixo no mundo como é encima no mundo, ou em qualquer lado. Ele é Deus. “E a única coisa que Tu tens que fazer é falar a Palavra“, disse ele.

118 E, assim, a fé faz o restante. A fé faz o restante. Então você deve ter a fé como um fundamento. Todo o cristianismo, tudo o que você é, tudo o que você será, está baseado sobre fé na Palavra. Essa é a razão pela qual eu creio na Palavra. Veem? [Hebreus 11: 1], [Tiago 5:15]

119 Não posso colocar minha fé em nenhuma outra coisa. Se eu fosse colocá-la na igreja, em qual igreja a colocaria: na católica, luterana, metodista, batista, pentecostais? Onde a colocaria? Não sei. Todas elas têm hesitações e tudo mais, têm linhas torcidas e tudo mais.

120 Mas quando coloco minha fé em Sua Palavra, ela está ancorada. Ninguém a interpreta. Aqui está: ASSIM DIZ O SENHOR. Então eu creio Nisso. Aí está a base. [Romanos 10:17]

121 Um bom médico aqui na cidade, um amigo meu, doutor Sam Adair. Éramos meninos juntos. Todos vocês conhecem Sam. E ele me disse: “Bill…” Depois que essa visão veio, contei-lhe onde ele construiria seu consultório, como seria. Agora vá lá, pergunte-lhe algum dia se isso não é verdade. Dois ou três anos antes que isso sucedesse, disse-lhe onde estaria. Eu afirmei: “Você ocupará quase todo o quarteirão”. E só há uma coisa entre ele e aquilo, e esse é o centro de reabilitação. O doutor Adair tem o restante, inclusive a farmácia. Isso é tudo. O doutor Adair cumpriu exatamente essa visão. Onde, um lugar sobre o qual ele havia dito: “Isso nem pode ser tocado por vinte e cinco anos. Está em disputa judicial.”

122 Eu disse: “Doutor, o Senhor tem dado isto a você, por causa de sua humildade.”

Ele disse: “Eu não sou bom.”

123 Disse-lhe: “Você é uma tartaruga. Por fora tem um casco, uma crosta através da qual você olha seus amigos aqui, mas por dentro você é um homem verdadeiro. Saia desse casco. Disse-lhe: “Deus tem te dado isso.”

124 Ele argumentou: “Nunca duvidei de você, Billy, mas vou ter que duvidar disso.”

Repliquei: “Siga para o seu consultório”. E assim ele seguiu.

125 Na manhã seguinte, ele me ligou e disse: “Estou tremendo de frio”.

126 Interroguei: “Qual é o problema?” Era por volta de julho [verão nos Estados Unidos – Ed.]. Perguntei: “Qual é o problema, doutor?”

127 Disse: “Já comprei o terreno, Billy. Eles se reuniram ontem à noite em Boston, e eu já comprei o terreno hoje de manhã.”

Respondi-lhe: “Eu lhe disse.”

128 Eu estive lá outro dia, conversando com ele, quando a arma explodiu em meu rosto. Ele disse: “Imagino que já contei isso para umas mil pessoas que entraram aqui, assim”. O que é isso? Agora, quando Deus fala algo, tem que acontecer.

129 Na noite passada, chegaram alguns amigos. Eles ouviram falar daquela visão sobre o caribu que tinha chifre de quarenta e duas polegadas [aproximadamente 1m e 6cm – Ed.] e o urso pardo de pelos prateados. Não sei quantas pessoas que vêm em minha casa querendo vê-los. Eu disse: “Aqui está a fita métrica. Coloque-a nos chifres. Eles ouviram isso antes de acontecer. Veem? Por quê? Quando Deus diz algo, aquilo tem que acontecer. Essa é a razão, está fundamentado.

130 Agora, aqui está o plano de salvação. E então, se Sua visão aconteceu perfeitamente, exatamente do jeito que foi dito, e esta igreja aqui sabe que isso é certo, então, e quanto à Sua Palavra? Veem? Ela é mais segura do que a visão. Se a visão não falar segundo a Palavra, então ela está errada. Mas a Palavra é primeiro, porque a Palavra é Deus. Veem? Assim, Ele é onipresente. Ele falou isso aqui, e fez vir a cumprimento no Canadá. Amém. Veem, Ele é onipresente.  Muito bem. [João 1: 1-4, 14]

131 Primeiro, você deve nascer de novo. E então, quando você nasce de novo, você tem fé; você crê na Palavra. Até que você nasça de novo, você argumentará contra Ela. Se você é apenas religioso e tem um pequeno conhecimento humano de que deve fazer o certo, você nunca será capaz de concordar com a Palavra de Deus. Você nunca o fará. Você tem que nascer de novo. E, uma vez nascido de novo, isso produz fé. Muito bem. Então, depois que você obtém a fé, isso aqui, f-é, fé, então você está justamente em posição para crescer. [João 3: 1-8], [Atos 2: 37-39]

132 Agora, muitas pessoas vêm ao altar, oram e dizem: “Senhor, perdoa-me”. E uma grande experiência de santificação vem sobre elas e coisas assim. Então você tem um grande momento, vem ao altar, gritando. Você volta e diz: “Bendito Deus, eu o recebi”. Não, você apenas chegou a um lugar de onde pode crescer. Você não fez nada ainda. Veem? A única coisa que você fez foi apenas colocar o fundamento.

133 Agora, você vai construir uma casa, e lança o fundamento, e diz: “Rapaz, eu a tenho”. Veem? Você tem a base sobre a qual vai construir sua casa. Agora, você tem que construir a casa.

134 E ali é onde começa o assunto, sobre o qual falaremos agora nesta manhã. Muito bem. Numa casa, o fundamento vem primeiro. Qual é o fundamento do cristianismo? Fé na Palavra de Deus. Esse é o seu fundamento. Então você começa a crescer. Então você começa, você começa a adicionar a esse fundamento. [Hebreus 11: 1-3]

135 Agora, ao construir uma casa, você coloca as colunas e tudo mais. O irmão Wood e alguns desses carpinteiros e empreiteiros aqui poderiam nos dizer como se constrói uma casa. Veem? Mas eu vou lhe dizer como construir sua casa espiritual, onde Deus possa habitar. Ele quer morar em você. Ele quer fazer com que você seja como Ele. Ele quer que você seja refletido, ou melhor, que você reflita Seu Ser. [Romanos 8:29]

136 Vocês sabem, nos velhos tempos, quando costumavam produzir o ouro, antes que tivessem a fundição para purificá-lo, eles batiam o ouro com o fim de remover o lodo, o ferro, o cobre e outras coisas, e simplesmente se mantinham batendo, e virando e batendo-o. Os índios fazem assim até hoje, batendo ouro, e eles o golpeiam. Você sabe como eles podiam saber que todo o ferro havia sido tirado, e toda a sujeira e outras coisas, e a escória havia saído? Quando aquele que estava batendo podia ver seu próprio reflexo, como num espelho. Estava limpo e puro o suficiente a ponto de refletir aquele que o batia.

137 É assim que Deus faz. Ele pega o ouro que foi encontrado na terra e o bate, pelo Espírito Santo, vira-o vez após vez, e bate-o até que (Ele receba) Ele possa ver Seu reflexo. [O irmão Branham bateu palmas várias vezes ao longo desta frase – Ed.]

138 E isso é o que devemos fazer: refletir o Filho de Deus. E agora devemos fazer Sua obra. Ele disse: “O que crê em Mim…” São João 14: 7, “O que crê em Mim, as obras que eu faço também as fará.” Você está começando a refletir as obras de Cristo.

139 Mas muitos de nós tentamos fazer as obras de Cristo antes que o reflexo de Cristo esteja em nós. Agora, aí está o problema. Encontramos essas coisas sucedendo. Vocês sabem. Eu o sei. Vemos esses tropeços pela estrada. Encontramos uma quantidade de ministros e cristãos empilhados como um monte de sucata ao longo da estrada, é porque não entraram nisso corretamente.

140 E é por isso que estou aqui nesta manhã, para tentar ensinar esta pequena igreja, e a mim mesmo, como podemos nos tornar a morada do Deus vivo. Quantos gostariam de ser isso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] A morada do Deus vivo! [João 14:12]

141 Agora, aqui está o que fazemos. Qual é a primeira coisa? Tenha fé e nasça de novo. Isso é colocar o fundamento.

142 Então, depois de colocarmos o fundamento, em segundo lugar você adiciona ao seu fundamento, “acrescente à fé“, disse Pedro aqui. Acrescente à… Primeiro você tem fé, depois acrescenta virtude à sua fé. Esta é a próxima coluna. Primeiro, lance o seu fundamento, a fé. Então, acrescente virtude à sua fé.

143 Agora, ali mesmo, muitos de nós são derrubados. Sim, senhor. Sim. “Acrescente virtude à sua fé.” Isso não significa apenas viver uma vida virtuosa, vocês sabem, como uma mulher ou um homem, e assim por diante. Isso não tem nada a ver com isto.

144 A Bíblia diz, lemos aqui no Livro de Lucas, onde diz: “Virtude saiu Dele“. Isso é certo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Se vamos ser como Ele, temos que ter virtude, então. Temos que tê-la, para ser como Ele. Foi o primeiro hino que eu amei, um dos hinos mais marcantes foi “Ser Como Jesus”. Bem, se vou ser como Jesus, tenho que ter virtude e uma via pela qual ela possa passar de mim para as pessoas. Porque “virtude saiu Dele para as pessoas“. Virtude! E antes que você possa passá-la, primeiro você tem que tê-la. Se você não a tem, ela não sairá. Não há nada ali para sair. [II Pedro 1: 5], [Marcos 5:30]

145 E se alguém tentasse extrair virtude de nós e o cheque retornasse “sem fundos”? Veem? Não, não, não há nada ali para sacar, cheque devolvido. Alguém olha para você como um cristão, e amanhã vê você aqui agindo como um pecador, não há muita virtude que possa ser extraída dali. Veem? Correto.

146 Virtude deve estar em nós. E até obtermos virtude… Então, quando obtivermos a verdadeira virtude, podemos acrescentá-la à nossa fé. Esta é a próxima parede do fundamento. Agora, primeiro você deve ter fé. Só a fé não fará isso. Você tem… Pedro disse: “Então acrescente virtude à sua fé.” Você tem que ter virtude, para acrescentá-la à sua fé.

147 Assim, então, essa pode ser a razão pela qual você não a possui, porque muitas igrejas de hoje ensinam que você não tem que tê-las, ou que os dias delas já se passaram. “Eles não têm que ter isso. A única coisa que você precisa fazer é se unir à igreja. Sim, esses dias já se passaram.”

148 Virtude, qualquer um sabe o que significa a palavra virtude, veem, e devemos possuí-la. Se virtude saiu Dele, para curar a mulher que estava doente, Ele espera que a mesma virtude esteja em Sua Igreja, porque Ele foi nosso exemplo. E se Ele teve virtude para dar às pessoas, Ele espera que tenhamos virtude para dar às pessoas. E o que é virtude? Virtude é força, poder.

149 Alguns deles nem mesmo creem no poder de Deus. Eles dizem: “Isso já passou. A única coisa que você tem que fazer é colocar seu nome no livro e ser aspergido, ou derramado, ou batizado ou qualquer outra coisa. E isso é tudo o que você tem que fazer.”

150 Mas Pedro disse aqui: “Acrescente virtude“. Agora, Pedro está falando sobre a construção da Casa de Deus (veem?), o Templo de Deus, estabelecendo-o em um lugar. E depois de ter virtude, você deve ter… Depois de ter fé, você deve ter virtude com ela. Correto. Tenha virtude para todo o mundo.

151 Eu preguei um sermão há aproximadamente vinte anos, eu acho, sobre o Reverendo Senhor Lírio. O pastor Lírio. Tomei-o do texto onde Jesus disse: “Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” [Lucas 12:27]

152 Olhem o lírio. Ele vem do fundo da lama. E a cada minuto do dia tem que estar extraindo da terra. Veem? E o que ele faz com essa virtude que extrai? Ele a reparte. É uma linda cena para o admirador. Ele se abre para o mel, para a abelha vir e pegar sua parte. Ele não se queixa. Simplesmente a tem para repartir. Que tal se a abelha entrasse ali e não houvesse ‘fundos’ e não tivesse mel? Aquela abelhinha coçaria a cabeça e diria: “Que tipo de lírio é esse?” [Lucas 12:27]

153 Que tal se uma pessoa, tentando encontrar salvação, chega a uma igreja que crê que os dias dos milagres já passaram?

154 É como Jack Coe disse uma vez. Ao entrar em um restaurante, havia um grande cardápio; começou a lê-lo e viu “bisteca” [também conhecida como chuleta – ed.] e coisas assim. Disse: “Vou querer uma bisteca.”

“Bem, isso foi para outro dia. Não a temos.”

155 É melhor abandonar o menu e sair (veem?), isso mesmo, porque eles não têm nada de comida, de qualquer forma. Então, é melhor ir a um restaurante que tenha algo para comer.

156 E um homem espiritual, em crescimento, precisa de algo para se alimentar. Essa é a Palavra de Deus. Eu creio em cada Palavra Dela.

Deus tem uma mesa posta onde os santos se alimentam,
Ele convida Seus escolhidos: “Vem cear.”
Com Seu maná Ele nos alimenta,
supre todas as nossas necessidades,
Oh, é doce cear com Jesus o tempo todo.

157 Correto. Sim, senhor. Ele a tem. A Igreja tem, a Igreja do Deus vivo, que é construída sobre este Varão Perfeito, no conhecimento de Cristo. Agora, você deve ter virtude.

158 Eu disse então, quando você nem imagina, há alguém que ama sentir o cheiro. [do lírio – n.t.] Ele não é egoísta. Ele tem um perfume. Antes que possa exalar o perfume, ele tem que tê-lo. Antes que possa oferecer o mel, ele tem que tê-lo. Antes que possa mostrar beleza, ele tem que tê-la.

159 Antes que você possa passar virtude, você tem que tê-la. Portanto, acrescente virtude à sua fé. Amém. Compreendem? Poderíamos ficar nisso por muito tempo, mas nosso tempo se esvairia. Acrescente virtude à sua fé. Agora, primeiro é a fé, depois a virtude.

160 E então, em terceiro lugar, você acrescenta conhecimento. Conhecimento, agora, isso não significa conhecimento mundano, porque é loucura para Deus; mas conhecimento para julgar, julgar o quê? Entre o certo e o errado. Como você julga, então, se você tem conhecimento cristão com sua virtude e fé? Você julga se a Palavra é certa ou errada. E se você pode deixar de lado todos os seus credos e toda a sua incredulidade, tudo o que você diz que tem feito, então você tem conhecimento para crer que Deus não pode mentir. “Que a palavra de todo homem seja mentira, mas a minha seja verdadeira.” Veem? Agora você está adquirindo conhecimento. Esse é o conhecimento supremo. Você não tem que ter quatro diplomas de alguma universidade, ou algo assim, para obtê-lo, porque todas essas virtudes lhe são dadas por Deus, para serem colocadas sobre o fundamento de sua fé, para que assim você possa chegar à estatura completa de um verdadeiro homem de Deus. Sim, senhor. [Romanos 3: 4]

161 Acrescente, acrescente conhecimento, porquanto é conhecimento de Sua Palavra. Você deve crer desta forma. Por exemplo, você deve crer hoje que… e aceitar isso, que os dias dos milagres não passaram. Conhecimento de que o que Deus disse, Deus é capaz de cumprir.

162 Abraão creu nisso. E quando tinha cem anos, não titubeou em relação à promessa de Deus com incredulidade. Observem quão ridícula parecia aquela Palavra. Aqui está um homem de cem anos esperando um bebê nascer em sua casa, de uma mulher de noventa anos. Veem? Quase cinquenta anos se passaram do tempo para conceber; ele havia vivido com ela desde que ela era uma jovem ou uma adolescente. E aqui está ele, seu vigor natural já havia passado. E o útero de Sara estava morto. E todas as esperanças haviam se desvanecido, tanto quanto se tratasse de esperança. Mas, ainda assim, contra a esperança, ele creu em esperança, porque tinha conhecimento de que Deus era poderoso para cumprir tudo o que prometera. [Romanos 4:20]

163 Agora, quando você tiver isso dessa maneira, então acrescente-o à sua fé. Quando você tiver a verdadeira virtude, acrescente-a à sua fé. Quando você puder andar aqui na rua, viver como um cristão, agir como um cristão, ser um cristão, acrescente isso à sua fé. Quando você tem conhecimento…

164 Você diz: “Bem, não sei agora se esta Escritura está certa. Agora, aqui está Atos 2:38, não sei como encaixar isso com Atos 28:19. [Mateus 28:19 – n.t.] não sei.” Bem, não acrescente nada, porque você ainda não o tem. Veem? O que você vai fazer? Porque, você não tem conhecimento suficiente ainda para saber por Deus que a Bíblia não se contradiz. Esqueça isso. Não diga mais nada sobre isso. Veem? Esqueça isso.

165 Mas quando você pode ver que a Escritura não se contradiz, você pode dizer e pode ver que, pela revelação de Deus, a Palavra inteira está escrita em mistérios, e unicamente o conhecimento de Deus pode revelá-La; então, quando você obtiver isso e disser, e pontuar cada Palavra de Deus com um “amém”, então acrescente isso à sua fé. [Atos 2:38], [Atos 28:19]

166 Oh, você está se tornando um homem muito bom agora. Veem? Você está crescendo (veem?). Com o quê? Com fé, depois com virtude, e então com conhecimento. Veem como se está edificando este homem? Você pode ver que não há como escapar disso. Esta é a maneira de se chegar à estatura completa de Cristo. Sim, senhor.

167 Para julgar, julgue corretamente. Julgue se é certo ou errado crer na Palavra de Deus. Julgue se é certo ou errado, se devo servir a um credo ou devo servir a Deus. Julgue se é certo ou errado, devo nascer de novo ou me unir a uma igreja. Então você está começando. Julgue bem, quando o pregador diz: “Os dias dos milagres já passaram”. A Bíblia diz: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Agora em que você vai crer?

168 Quando você diz: “Vou me posicionar por Deus.” Agora, você não diz isso apenas por dizer: “Bem, eu tomo isso”, só de seu coração. Mas algo em você, sua fé o impulsiona. Aí está. Sua fé diz: “Eu sei que Ele é o mesmo. Amém. Sou testemunha de que Ele é o mesmo. Não há nada que possa tirar isso de mim. Sei que Ele é real.” Amém. Então, acrescente isso à sua fé. Coloque-o sobre o fundamento. Subindo agora, subindo em direção ao Reino. Chegou a este ponto agora. Muito bem. [Hebreus 13: 8], [II Pedro 1: 5-8], [João 3: 1-8], [Atos 2: 37-39]

169 Agora, a próxima coisa, o pregador lhe dirá, e muitas pessoas dizem: “Essas coisas que você lê na Bíblia foram para outro dia. Agora, lhes direi por quê. Por que não necessitamos dessas coisas hoje. Não precisamos disso. Veem? Não devemos. Não temos que praticar essas coisas como cura divina. Não praticamos o falar em línguas, na igreja, para manter nossa igreja em ordem. E não fazemos isso.”

170 Chegaremos a isso. Tenho uma Escritura anotada aqui sobre isso (veem?) se devemos fazer isso ainda hoje ou não.

171 Mas aqui se diz: “Não sei. Não deveríamos fazer isso hoje. A única coisa que penso que devemos fazer é aprender a falar corretamente diante da multidão. Deveríamos deixar um psiquiatra examinar nossa mente, para ver se somos capazes de nos apresentar, se nosso QI é alto o suficiente para isso, e assim por diante. Eu acho… E temos as maiores congregações. Construímos nossa organização.”

172 Não estamos edificando uma organização. Não estou aqui nesta manhã para edificar uma organização. Cristo nunca me enviou para edificar uma organização. Cristo me enviou para edificar indivíduos na estatura de Jesus Cristo, para que possam ser a casa de força e a morada do Espírito, por Sua Palavra. Por Sua Palavra (veem?), edificar o indivíduo para aquele lugar. Não levantar uma organização para uma denominação maior, mas levantar indivíduos para serem filhos e filhas de Deus. Essa é a ideia. Veem? Acrescente à sua fé, virtude; e à sua virtude, acrescente conhecimento. Bem, agora você está chegando a este lugar.

173 Agora, quando começam a dizer: “Bem, não temos que aceitar isso hoje…” Você tem que aceitar. Tem que ser assim.

174 As Escrituras não podem mentir. “E elas não são de particular interpretação”, diz a Bíblia. Você crê da maneira que está escrito ali. Veem? Você tem que ter essas coisas. E a única maneira de obtê-las é tendo conhecimento originado do céu. E o conhecimento originado do Céu autenticará a Palavra. Veem? [II Pedro 1:20]

175 Você tem que crer, não fazer de conta que crê. Nenhuma dessas coisas é um faz de conta (veem?). Se você tentar dizer: “Eu tenho”, não seja um pássaro preto colocando penas de pavão em si, porque vão cair imediatamente. Elas não cresceram naturalmente ali. Elas foram colocadas.

176 Eu penso em Davi quando disse lá no Salmo primeiro: “Será como a árvore plantada junto a ribeiros de água.” Vocês sabem, há uma diferença entre ser plantado e ser encaixado, ser espetado. Como o velho carvalho que foi plantado, cujas raízes se entrelaçam e se firmam. Um galhinho que esteja espetado ali, não se sabe o que vai acontecer com ele. Não tem raízes. Não tem fundamento. Veem?

177 É como algumas pessoas que vêm de um seminário ou algo assim (veem?). Não têm… “Bem, o Dr. Fulano de Tal me ordenou ao ministério.” Não importa o que foi isso.

178 Cristo fez com que você nascesse ali (veem? Veem?) por sua fé. Veem? Você é regenerado e nasceu ali. E então, depois que você nascer ali, essas são as coisas que Ele espera que você acrescente. Continue acrescentando-as. Agora estamos indo direto ao ponto. [Salmos 1: 3], [Gálatas 4:19]

179 Agora, há outra coisa quanto a este conhecimento, que podemos mencionar: conhecimento de Deus. Veem? “Teria a Bíblia perdido seu significado neste dia?” Veem, muitas pessoas lhe dizem isso, que a Bíblia não quer dizer exatamente como diz. Se Deus cuida de mim e me corrige em meus pecados, e se eu sou um filho de Deus, Ele faz isso. Ele faz isso com vocês, filhos [espaço em branco na fita – Ed.] e filhas. Quando você faz algo errado, Ele te corrige. Então, se Deus é tão minucioso com você, que vela por você e te corrige, quanto mais Ele velará pela Sua Palavra, que é o seu exemplo, que é Ele mesmo!

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós…” [João 1:1]

180 A Palavra é a revelação de Jesus Cristo, a Bíblia assim o diz, Cristo sendo revelado em Sua Palavra. E se Ele tem zelado por você quando você transgride essas leis, e te condena por isso, quanto mais Ele tem zelado por Sua lei que o condena! Amém.

181 Siga seu caminho, rapaz, não me diga essas coisas!

182 Eu creio no genuíno conhecimento do Espírito Santo. O conhecimento do Espírito Santo sempre pontuará a Palavra com “amém”. Quando você encontrar essas coisas que parecem se contradizer, na Bíblia, você se assenta e estuda-as, em oração dessa maneira. E de repente, o Espírito Santo começa a se mover. Depois de um momento, você vê como se encaixa, e aí você compreende. Veem? Isso é conhecimento. [Apocalipse 1: 1]

183 Alguns deles dizem: “Bem, agora, a Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente.”

184 E a igreja diz: “Em certo sentido, Ele é o mesmo”. Não! Não! Você abriu uma brecha bem ali. Veem? Sim, senhor. Não, senhor. Ele é o mesmo. Sim, senhor.

185 “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.” Não há variação Nele, de modo algum. Ele vive em Sua Igreja, fazendo a mesma coisa. “Um pouco”, como citei há pouco, “um pouco e o mundo não me verá mais, contudo, vós Me vereis”. Pois, Ele disse: “Estarei convosco, mesmo em vós, até o fim do mundo.” Outra vez, Ele disse: “As obras que faço também as fareis.” Também disse Ele: “Eu sou a videira. Vós sois os galhos.” E o galho só vive pela Vida da Videira. Tudo o que está na videira sai pelo galho. Glória! Então, “Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.” Isso produz a Vida do Senhor Jesus Cristo. Amém. [Hebreus 13: 8], [João 14:12, 19], [Mateus 28:20], [João 15: 5]

186 Conhecimento, não mundano (este arrazoa). Qualquer tipo de conhecimento mundano arrazoa. Veem? Mas a fé não tem arrazoamento. Se Deus revela a você que determinada coisa vai acontecer, todos os cientistas do mundo poderiam lhe dizer: “É contrário. Isso não poderia acontecer.” Você crê, de todas as maneiras. Veem? Sim, senhor. Ela não arrazoa. A Bíblia diz: “Destruindo os conselhos”. Você não arrazoa com a fé. A fé não tem arrazoamento. A fé sabe onde está. A fé age. A fé se firma. Não pode se mover. Nada pode movê-la. Não importa que digam isso, aquilo, ou aquilo outro. Ela não se move, nem um pouco. Ele se mantém bem ali, espera, espera, espera, espera. Não importa. Ela permanece bem ali. [II Cor.10:5]

187 Deus disse a Noé que essas coisas iriam acontecer. Ele creu. Veem? Deus disse a Moisés que essas coisas aconteceriam. Ele creu. Deus disse aos discípulos que certas coisas aconteceriam: “Subam ali ao Pentecostes e esperem”. Eles permaneceram ali. Sim, senhor. Muito bem. [Hebreus 11: 1-3, 7, 23-29], [Atos 1: 4]

188 Agora, conhecimento; contudo, não é conhecimento mundano, mas conhecimento celestial. E o conhecimento celestial, quando Deus é a fonte de todo o conhecimento, e Deus é a Palavra, então, se você tem conhecimento celestial, você crê na Palavra e argumenta qualquer coisa pela Palavra.

189 E este caso dos impostos em que a igreja esteve, ou eu estive. Um dos homens certa vez, em uma pequena audiência, me disse. Eu disse… “Eles não conseguiram encontrar nada errado.” E então eles começaram a…

190 Respondi: “Bem, então, se não há nada errado, por que não largam o meu pé?” Veem? Veem? E eu fui em frente, falando-lhe sobre algumas Escrituras.

191 Ele disse (um homenzarrão, com um cigarro na mão), disse: “Sr. Branham, eu sou um estudante da Bíblia”.

Respondi-lhe: “Fico feliz em ouvir isso.”

192 Ele disse: “Bem, quero saber sobre essa superstição, que você cobra por estes lenços que envia, essa pequena superstição de orar sobre os lenços e enviá-los, essas ‘roupas ungidas’, você as chama de ‘pano’.” Ele disse: “Então você cobra por elas”.

Eu repliquei: “Não, senhor. Não se cobra por isso.”

E ele insistiu: “Bem, e sobre essa superstição?”

193 Eu afirmei: “Você chama isso de superstição, senhor? Você me disse há alguns minutos que era estudante da Bíblia.”

Ele respondeu: “Eu sou”.

194 Eu afirmei: “Cite para mim Atos 19:11.” Conhecimento! Ele caiu na sua própria armadilha, tentou mudar de assunto. Eu continuei: “Então cite-me João 5:14.” Não pôde responder. Prossegui: “Então, Tiago 5:14”. Ele não pôde responder. Interroguei-lhe: “Você conhece João 3:16?” Veem? Conhecimento, inteligência mundana! Mas quando…

195 Ele questionou: “Mas, Sr. Branham, você está querendo julgar este caso pela Bíblia. Estamos julgando de acordo com as leis do país.”

196 Respondi: “Senhor, não são as leis do país baseadas na Bíblia? Então isso é justiça.” Amém! Certamente. [Atos 19: 11-12], [Tiago 5:14], [João 3:16]

197 Conhecimento; não mundano. Conhecimento espiritual da Palavra, sabendo o que Deus disse, fazendo o que Deus disse, isso é certo. Então, se você entendeu isso e pode crer em todas essas coisas, que Ele é o mesmo em todas essas coisas, que o que a Palavra diz é verdade, você pontua cada uma com um “amém”. Isso é certo. Acrescente isso à sua fé. Muito bem. Sim.

198 Se alguém tenta lhe dizer que a Bíblia perdeu seu poder; que não existe tal coisa como o batismo do Espírito Santo. Não. Não. Não acrescente isso. Não vai funcionar. Isso vai cair. É como colocar barro em uma pedra, não agarra. Vai se desfazer.

199 Então as pessoas lhe dizem: “Não se pode confiar na Bíblia hoje. Tenha cuidado agora. Não vá crer nisso. Não pode ser verdade.” Vocês já ouviram isso muitas vezes. Esse pequeno dito: “Nem na Bíblia se pode confiar.” Bem, se você tem isso em mente, não tente acrescentar isso, porque não vai funcionar. Toda a construção vai ruir bem ali.

200 Ela tem que ser fixada pelo Espírito Santo. Quero dizer, colada, a argamassa é que sela. E a mesma coisa que a sela… Vocês sabem como…

201 Um pneu vulcanizado sempre durará mais do que um que foi só remendado com cola. O pneu remendado, ao receber um pouco de caloria, de repente fica um pouco quente, e ao acelerar mais um pouco, ele derreterá. Sim, senhor. Veem?

202 E esse é o problema com muitas pessoas hoje. Elas tentam colar seu conhecimento num conhecimento mundano, remendando-o com um pouco de cola terrena, e, quando as provações vêm, “Bem, talvez eu estivesse errado”. Veem? E o ar sai, em poucos minutos você se encontra vazio. Todos os seus gritos e pulos não lhe serviram para nada. As pessoas veem você de novo no mesmo lamaçal. Veem? Isso é certo.

203 Mas se você permanecer ali com suficiente calor do Espírito Santo, até que você e o pneu se tornem um. É isso. Você e o pneu se tornam um. Quando você permanecer ali até que você e cada promessa de Deus se tornem um, então acrescente isso à sua fé. Se não, não acrescente isso de modo algum.

Você diz: “A Palavra não é confiável.” Não tente acrescentar isso.

204 Você diz: “A promessa aqui, do batismo do Espírito Santo, foi só para os doze apóstolos”, como algumas igrejas dizem hoje, não tente acrescentar isso. É onde o fundamento deles está todo desmoronado. Veem? Como ocorreu com Uzias, vimos ontem à noite, quando ele viu o fundamento deste homem em que ele confiava, todo desmoronado, ferido de lepra, de nada lhe adiantou. Agora, “só para os doze apóstolos, unicamente para os doze apóstolos.” [II Cron. 26].

205 Eu estive ali com o irmão Wright… Acho que eles estão ali atrás em algum lugar. Uma noite, havia um ministro ali, eu e mais quatro ou cinco pregadores estávamos falando. Esse pregador levantou-se e disse: “Agora, quero dizer-lhes uma coisa, queridas pessoas. Oh, eu creio que vocês são pessoas muito boas.”

206 Eu falei, disse a alguém: “Aquele sentado bem ali é um deles. Observe.”

207 Então, Junior Jackson, ali atrás, havia acabado de pregar. E ele disse…  pregou sobre a graça de Deus. Oh, que coisa!

208 Ele estava ardendo, enquanto esperava. Ele subiu ali e estava tentando entender. “Agora, eu quero dizer que o Sr. Branham aqui, eu lhes digo, é um anticristo”. E ele continuou assim, a noite toda.

209 Alguns dos pregadores começaram… Eu disse: “Esperem um momento. Agora, não digam nada, irmãos. Ele é apenas um e nós somos muitos.” Eu disse: “Deixem-no. Ele está buscando uma questão contra mim.” Eu mesmo queria responder, tanto que não sabia o que fazer. Veem?

210 Então ele disse: “O senhor Branham é um anticristo”, e ele seguiu dizendo tudo o que vocês sabem. Ele questionou o batismo do Espírito Santo. E afirmou: “A Bíblia diz que foram apenas doze que receberam o batismo do Espírito Santo”. Referindo-se à cura divina: “Somente os doze apóstolos tiveram o dom de cura divina.” Ele argumentou: “Nós falamos onde a Bíblia fala, e silenciamos onde a Bíblia silencia”. Esperei-o tagarelar ali por cerca de meia hora.

211 Eu disse: “Espere um momento. Eu anotei muitas coisas aqui”, disse, “dê-me a chance de responder a algumas.” E quando subi, eu afirmei: “Este senhor disse que sua igreja fala onde a Bíblia fala e se cala onde Ela se cala.” Todos vocês são testemunhas. Responderam: ‘Sim’.

Eu pontuei: “Agora, ele disse que houve apenas doze que receberam o Espírito Santo. Minha Bíblia diz que houve cento e vinte, da primeira vez.” Amém! Jogue fora esse tipo de conhecimento (veem?), que ele estava usando. [Atos 1:15], [Atos 2: 1-4, 27-39]

212 Continuei: “Então eu acho que Paulo não recebeu o Espírito Santo quando disse que recebeu.” Veem?

213 Afirmei: “Lá em… Quando Filipe foi lá e pregou aos samaritanos. [Atos capítulo 8] Eles foram batizados no Nome de Jesus. O Espírito Santo ainda não havia descido sobre eles. E eles enviaram para lá Pedro e João, os quais vieram e lhes impuseram as mãos, e o Espírito Santo veio sobre eles. Acharia eu que foram apenas doze?”

214 Prossegui: “Em Atos 10:49, quando Pedro estava no terraço e teve a visão que ia à casa de Cornélio. Estando Pedro ainda falando estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que a ouviram.” Eu declarei: “A Bíblia ainda está falando. Onde está sua igreja?” Está apoiada em suposições. Isso é certo. Veem?

215 Continuei: “Sobre a cura Divina, você disse: ‘Apenas os doze apóstolos tiveram a cura divina’. A Bíblia diz que Estêvão foi a Samaria e expulsou os demônios e curou os enfermos, e houve grande regozijo na cidade. E ele não era um dos doze. Ele não era um apóstolo. Era um diácono.” Amém. Amém. [Atos 10: 9, 44]

216 E ainda: “E Paulo não era um dos doze que estavam no cenáculo, e ele tinha o dom de cura.”

217 E concluí: “Olhe os dons de cura! E trinta anos depois, ele ainda estava em Corinto, ordenando o dom de cura no Corpo de Cristo.” Oh, que coisa!

218 Agora, esse tipo de conhecimento que você aprende em algum livro, é melhor jogá-lo na lata de lixo. Venha para este conhecimento. Quando Deus diz: “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, diga: “Amém”. Sim, senhor. Sim, senhor. Não só para os doze; é para todos. Quando você obtém esse tipo de fé, quando sua fé pontua cada partezinha com um “amém”, então diz: “Muito bem”, acrescente isso.

219 Em quarto lugar. Teremos que nos apressar, porque estou… É tão bom estar aqui e falar sobre isso. Amém. [Um irmão diz: “Estamos gostando.” – Ed.] Sim. Em quarto lugar… Obrigado.

220 Acrescente “temperança”. Oh, que coisa! Chegamos à temperança. Agora, você teve fé, primeiro; tem que tê-la, para começar. Então você acrescenta virtude à sua fé, se for o tipo certo de virtude. Então você acrescenta conhecimento, se for o tipo certo de conhecimento. Agora você vai acrescentar temperança.

221 Temperança não quer dizer “parar de tomar bebida alcoólica” aqui. Não, não. Temperança não quer dizer tratamento do alcoolismo, pelo menos neste caso. Isso é temperança bíblica, temperança do Espírito Santo. Essa [o alcoolismo – n.t.] é apenas uma das concupiscências da carne, mas estamos falando da temperança do Espírito Santo. Isso significa como controlar a língua e não ser um mexeriqueiro; como controlar seu temperamento, não perder a paciência toda vez que alguém falar mal de você. Oh, que coisa!

222 Puxa, muitos de nós vamos experimentar uma diminuição antes mesmo de começar, não é verdade? Veem? Então nos perguntamos por que Deus não está em Sua Igreja, fazendo milagres e coisas que se faziam antes. Sim, senhor. Veem?

223 Acrescente essas coisas. Acrescente temperança. Oh, temperança, como responder amavelmente quando alguém nos fala com ira. Alguém diz: “Vocês ali são um bando de santos roladores!” Não pule e arregace as mangas agora. Veem? Não é assim. Mas fale com amor piedoso, com temperança e bondade. Você quer ser assim? [A congregação responde: “Amém.” – Ed.] Quando te ofenderem, não revide. Deixe que Ele seja seu exemplo.

224 Quando lhe foi dito: “Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” Ele poderia ter feito isso e mostrado que Ele era Deus. Mas Ele tinha temperança. Quando O chamaram de “Belzebu”, Ele disse: “Eu vos perdoo.” Não é isto? Eles arrancaram punhados de barba de Seu rosto, cuspiram em Sua face e disseram: “Desça da cruz!”

225 Ele rogou: “Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem”.

226 Sendo que Ele tinha o dom, Ele sabia todas as coisas, pois Nele habitava corporalmente a plenitude da Divindade. [Cl. 2:9] Eles O viram operar milagres, ao dizer às pessoas o que havia de errado com elas, e assim por diante. Colocaram um trapo ao redor de Sua cabeça assim, vendaram-Lhe os olhos e bateram em Sua cabeça com uma vara, e disseram: “Profetiza, diga-nos quem te bateu, e creremos em Ti.” Veem? Ele tinha temperança. [Mateus 4: 3], [Marcos 14:65], [Mateus 26:67,68], [Lucas 23:34]

227 Agora, se você a tem dessa maneira, acrescente-a à sua fé. Se você ainda se explode e é rude, e se agita, e age de forma descontrolada, huh-uh, você não tem… Você não pode acrescentar isso, porque não vai juntar. Veem? Não vai vulcanizar. Você não poderia pegar um pedaço de borracha e vulcanizá-lo em um pedaço de ferro. Simplesmente não funcionará. Não, tem que ser flexível como a borracha. Veem? E quando sua fé e temperança se tornarem o mesmo tipo de temperança do Espírito Santo como Ele teve, então isso se vulcanizará com Ele. Você é acrescentado a isso. Quando a sua virtude for como a virtude Dele, então poderá ser acrescentada. [Colossenses 2: 9], [Lucas 22:64]

228 Quando o seu conhecimento for como o conhecimento Dele, “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Veem? Com a Palavra do Pai, Ele derrotou todo diabo. Os céus e a terra passarão, mas a Palavra não passará. Veem? Quando você tiver esse tipo de conhecimento, ele se vulcaniza com sua fé. [Hebreus 10:9]

229 Quando você tiver o tipo certo de temperança, como Ele teve, isso se vulcanizará. Se não a tem, mas só um meio-termo feito pelo homem, uma crença confusa ou temperança: “Oh, eu deveria dar um tapa nele, mas talvez seja melhor não, porque eles podem colocar meu nome no jornal por causa disso.” Esse não é o tipo de temperança de que Ele está falando. Não tente acrescentar isso. Não vai funcionar. Mas quando você realmente puder, com a doçura de seu coração, perdoar a todos, ficar quieto, deixar isso de lado (veem?), então isso se vulcanizará. Você pode acrescentar isso à sua fé. Que coisa! [Marcos 13:31], [Mateus 24:35], [Lucas 21:33]

230 Não é de se admirar que a igreja seja tão pequena. Não é mesmo? Com razão. Eu diria: “Arrependa-se e seja batizado, a Bíblia diz, no Nome de Jesus Cristo”. E um trinitariano rigoroso que não crê, diz: “Aquele anticristo. Ele é um do nome de Jesus. Ele é só Jesus.” Cuidado, rapaz, não sei o que dizer sobre sua temperança agora. Veem? Por que você não vem e diz: “Arrazoemos isso juntos, irmão Branham? Eu gostaria de ouvir a explicação sobre isso”. Veem? Então venha e ouça isto. E então isso é apresentado claramente a você, então você se levanta e vai; vamos chegar a isso em alguns minutos, em “piedade”, veem. Mas quando você se descontrola, tira conclusões precipitadas, huh-uh, não é isso. Veem? Você ainda não tem temperança bíblica quando faz isso; como responder. Então, se você tem tudo isso, você pode acrescentar isso à sua fé. [Atos 2:38], [Isaías 1:18]

231 Então, depois disso, em quarto lugar, você vai querer acrescentar paciência à sua fé. Se você tem fé, “ela opera paciência”, diz a Bíblia. Veem? Então, isso é paciência. Agora, esse é o próximo passo na construção dessa estatura. Vocês sabem, Deus tem material verdadeiro em Sua construção.

232 Veem quão pequenos somos, irmão, irmã? Veem? Veem por que estamos onde estamos? Sim, senhor. Veem? Temos glórias, temos gritos e coisas, porque temos fé. Mas quando chegamos a essas coisas aqui, Deus não pode nos edificar nessa estatura. Veem? Ele não pode. Ele não pode nos edificar nesse tipo de lugar. Temos todas essas outras coisas. Nós caímos, escorregamos com essas coisas. Veem? Ele não pode edificar Sua Igreja. [Tiago 1: 3], [II Pedro 1: 5-8], [Romanos 5: 3-4]

233 Paciência com o quê? Que tipo de paciência? A primeira coisa é ter paciência com Deus. Se você tem uma fé verdadeira, genuína, terá paciência verdadeira, genuína, porque a fé opera a paciência. Quando Deus diz qualquer coisa, você crê. Isso é tudo. Você tem paciência.

234 Você diz: “Bem, ontem à noite eu pedi a Ele para me curar, e estou tão doente nesta manhã.” Oh, que coisa! E onde está a paciência?

235 Deus falou a Abraão, e vinte e cinco anos mais tarde não havia nem mesmo um sinal. Contudo, ele continuou crendo. Ele foi paciente com Deus. Sim!

236 Ponha-O sempre diante de você. Deixe que Ele seja o seu próximo passo. Você não pode passar na frente Dele, então mantenha-O diante de você. “Ele disse que sucederia, e sucederá.” Veem? Mantenha-O diante de você. Correto. [Salmo 16:8]

237 Noé teve paciência. Sim. Noé teve paciência genuína e piedosa. Deus disse: “Vou destruir este mundo com chuva”, e ainda assim Noé pregou por cento e vinte anos. Foi muita paciência. Nem mesmo orvalho caiu do céu. Não houve nada. Estava tudo tão árido como sempre, por cento e vinte anos, mas ele foi paciente.

Então, Deus prova sua paciência. Isso é certo. Deus os prova.

238 Depois que Ele disse a Noé, agora Ele disse: “Noé, quero que você entre na arca. Vou introduzir os animais lá e quero que você entre. Suba as escadas, agora, para que você possa olhar pela janela de cima. Agora, Eu quero que você entre ali. Quero que diga a essas pessoas: ‘Amanhã, o que venho pregando por cento e vinte anos, vai acontecer’. Muito bem, vá até lá e diga-lhes”.

239 Qual foi o primeiro sinal? Noé entrou na arca. Não havia nenhuma chuva. Noé se aprontou e vestiu a capa de chuva e tudo mais, para que pudesse olhar para fora, de vez em quando. Preparou-se. Mas no dia seguinte…

240 Eu creio que talvez ele tenha dito à sua família, e às suas noras e a todos eles, disse: “Gente, amanhã vocês vão ver algo que nunca viram antes. Porque os céus inteiros vão ficar escuros. E vai haver trovões e relâmpagos. A grande espada de Deus vai rasgar pelos céus. Ele vai condenar este bando de pecadores que nos rejeitaram durante estes cento e vinte anos. Observem e vejam.” Veem? [Gênesis 7: 4], [Gênesis 6: 3], [Hebreus 11: 7], [Romanos 5: 3-4]

241 Alguns dos crentes meio-termos, (vocês sabem, que ficam por aí e nunca entram, vocês sabem. Eles ainda existem, sabe). Então vieram e disseram: “Bem, pode ser que o velho esteja certo, então vamos subir e esperar alguns dias, ou esperar algumas horas pela manhã, e ver.”

242 No dia seguinte, em vez de nuvens negras, ali veio o sol se despontando exatamente como sempre acontecia. Noé olhou para fora. Disse: “Ei, não há nenhuma nuvem.”

243 Aquele indivíduo veio e disse: “Ah, eu sabia que você era um deles. Veja, você está andando por aqui.”

244 “Bem, perdoe-me, senhor. Ha-ha. Talvez eu – eu – eu vocês sabem, só me entusiasmei, vocês sabem. Um pouco, veem. Ha-ha-ha.”

245 Mas Noé teve paciência. Disse: “Se não veio hoje, virá amanhã”. Por quê? Deus assim o disse.

“Quando Ele te disse isso, Noé?”

246 “Faz cento e vinte anos. Eu vim até aqui, então estou só esperando aqui.” Veem isso? Depois de um tempo…

247 Encontramos que Deus veio até aqui, esperando pela Igreja, também, mas Ela estará lá. Não se preocupe. Ele prometeu.

248 Tem-se esperado todo este tempo por uma ressurreição. Haverá uma ressurreição. Não se preocupe. Deus a prometeu. Espere pacientemente. Se você adormece, isso não… Pode ser que você dê uma cochiladinha antes que isso aconteça, mas você vai se despertar naquele tempo. Ele prometeu, veem? Um pequeno cochilo (veem?), o que chamamos de sono da morte, vocês sabem. O que chamamos de morte, apenas um pequeno cochilo, ou dormir em Cristo. Não existe tal coisa como morrer em Cristo. A vida e a morte não permanecem juntas. Veem? Apenas tiramos um cochilo, um cochilo do qual nossos amigos não nos podem despertar. Ele é o único que pode chamar. “Ele chamará e eu responderei”, disse Jó. Jó está dormindo há quatro mil anos. Não se preocupe. Ele vai se despertar. Não se preocupe. Ele ainda está esperando. [Jó: 14:15], [I Coríntios 15:18], [I Tessalonicenses 4:13, 15], [II Pedro 3: 4]

249 Noé esperou. O quarto dia passou. Nenhuma chuva. Está bem. Isso vai acontecer.

250 Posso ouvir a Sra. Noé chegar e dizer: “Pai, você está seguro…?”

“Não fale assim.”

251 Ele teve paciência, porque tinha fé. Sim, senhor. Ele teve virtude. Ele sabia que Deus estava certo. Ele teve temperança. Ele não se descontrolou, dizendo: “Bem, não sei do que se trata. Perdi toda a minha popularidade lá.” Não, não. “As pessoas não se importam mais comigo. Vou sair e começar tudo de novo.” Não, não. Ele teve paciência. Deus prometeu. Deus o fará. Deus o fará, porque Deus assim o disse.

252 E posso imaginar seu filho chegar e dizer: “Pai, o senhor sabe…” Passar a mão sobre seus longos cabelos grisalhos, vocês sabem. E ele tinha centenas de anos, vocês sabem, sentado ali. Disse-lhe: “Eu sei que o senhor é um velho patriarca. Eu te amo, papai. Mas não poderia ser que o senhor estivesse um pouco errado?”

“Oh, não. Não.”

“Por quê?”

“Deus assim falou!”

253 “Bem, papai, faz seis dias que nos sentamos aqui. Sentados aqui nesta grande arca seca. E está toda betumada, por dentro e por fora. E estivemos todos esses anos construindo-a. E o senhor ficou ali e pregou, até ficar grisalho e calvo. E aqui está o senhor agora, tratando de dizer tal e tal coisa. E as pessoas estão rindo e jogando tomates podres e coisas para o lado dela. Veja o que o senhor está fazendo. Por que, você sabe…”

“Seja paciente, filho.”

“O senhor está seguro?”

“Choverá!”

Sua nora disse: “Pai, o senhor sabe…”

“Choverá!”

254 “Mas temos esperado todos esses anos. Estamos nos preparando. E o senhor nos disse que ia chover, faz uma semana. E estamos aqui dentro, e as portas estão todas fechadas, e aqui estamos nós andando de um lado a outro, e o sol tão quente como antes.”

“Mas choverá!”

“Como o sr. sabe?”

“Deus assim falou!”

255 Agora, quando você alcançar esse ponto, acrescente-o. Mas se você não o alcançou dessa maneira, não tente acrescentar. Não funcionará. Não funcionará na cura. Não funcionará em nenhuma outra coisa. Veem? Tem que se misturar com o mesmo material ao qual é vulcanizado. Isso é certo. Tem que acrescentar isso. Paciência em relação à promessa de Deus. Sim, senhor. Noé creu. E ele teve paciência com Deus durante cento e vinte anos. [Gênesis 6: 3]

256 Moisés teve paciência com Deus. Sim, senhor. “Moisés, ouvi o clamor do Meu povo. Vi sua aflição. Estou descendo para libertá-los. Eu vou te enviar.

257 E houve ali uma pequena divergência entre ele e Deus, e Deus lhe mostrou a Sua glória. Disse: “Aqui vou eu”. Quando ele viu a glória de Deus (veem vocês?), ele teve fé.

Foi-lhe interrogado: “Que é isso em tua mão, Moisés?”

Ele respondeu: “Uma vara”.

Ele ordenou: “Jogue-a no chão”.

Aquilo se transformou em uma serpente. Ele disse: “Meu Deus!” Ele começou…

258 Continuou: “Pegue-a, Moisés. Se posso transformá-la em uma serpente, também posso fazê-la voltar ao que ela era.”

259 Ah! [O irmão Branham bate palmas três vezes – Ed.] Amém! Se Deus pode me dar uma vida natural, Ele pode me dar uma vida espiritual! Se Deus pôde me dar o primeiro nascimento, Ele pode me dar o segundo nascimento! Amém! Se Deus pode curar este corpo, por meio da cura divina, Ele pode levantá-lo novamente para Sua glória, no último dia. Correto.

260 “Se Eu posso jogar esta vara no chão e transformá-la em uma serpente, posso transformá-la em uma vara novamente. Pegue-a pela cauda.”

261 Moisés se abaixou e a pegou. Ali estava, um pedaço de pau. Ele começou a acrescentar conhecimento. Veem?

“O que está acontecendo com sua mão, agora, Moisés?”

“Nada.”

“Coloque-a no peito.”

262 “Muito bem. Que tal…” Branca com lepra. “Ó Senhor, olhe para a minha mão!”

“Coloque-a de volta em seu seio, Moisés.”

263 Ele a colocou de volta assim, ela se tornou como… Ele apenas começou a acrescentá-la assim, então (veem?). Sim, senhor. [Êxodo 3: 7], [Êxodo 7:10], [Êxodo 4: 4-7], [Hebreus 11: 24-29]

264 Ele desceu lá. E a primeira oposição… Ele desceu lá. Saiu lá e disse: “O Senhor Deus disse: ‘Deixe meu povo ir’. Faraó, quero que saiba disso. Eu vim como um representante de Deus. Você deve me obedecer.”

265 Faraó replicou: “Obedecer? Você sabe quem eu sou? Eu sou Faraó. Obedecer a você, um escravo?”

266 Disse-lhe: “Você vai me obedecer ou perecerá. Pode escolher.” Por quê? Ele sabia do que estava falando. Ele tinha uma comissão. Esteve lá. Falou com Deus. Ele tinha fé. Ele sabia onde estava.

“Você quer que eu te obedeça? Saia daqui!”

“Eu vou te mostrar.”

“Mostre-me um sinal.”

Ele jogou a vara no chão e ela se transformou em uma serpente. [Êxodo 5: 1]

267 “Bem,” ele disse: “Que truque barato de mágico! Venha aqui um momento. Venha aqui, Janes, você e Jambres, joguem suas varas no chão.” Eles as jogaram no chão e elas se transformaram em serpentes.

268 Disse: “Agora, você vem com essa coisa barata aqui, a mim, um egípcio, um faraó do Egito. E vem aqui com alguns dos seus truques baratos de mágico, com seus embustes”, vocês sabem, lendo as mentes. Vocês sabem o que eu quero dizer. Espero que estejam captando. Telepatia mental ou algo assim, vocês compreendem, sim, venha aqui com algo assim. Disse: “Bem, podemos fazer a mesma coisa que você faz”.

269 Como Moisés agiu? Ele não disse: “Oh, senhor Faraó, sinto muito, senhor. Eu serei teu escravo.” Não, senhor.

270 Ele se aquietou. Amém. Permaneça ali. Deus disse, apenas não duvide em seu coração: “Fique quieto. Vou te mostrar algo.” Quando você tem feito exatamente o que Ele disse para fazer, e parecer que deu errado, fique quieto, seja paciente. [Hebreus 11: 24-29]

271 Moisés disse: “Sabem, quando coloquei aquele fundamento, havia paciência ali, então vou apenas esperar e ver o que Deus vai fazer.”

272 Lá estavam aquelas serpentes, rastejando, soprando e assobiando umas para as outras. De repente, a serpente de Moisés fez: “Glub, glub, glub” e engoliu todas elas. Ele teve paciência.

Os que esperam no Senhor renovarão suas forças,

Subirão com asas como águia.

Correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Veem? Sim.

Correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.

Vê, espere no Senhor. Tenha paciência. Veem? Sim, senhor. [Isaías 40:30-31]

273 Então Israel ia ser tirado. Vieram grandes oposições, e Moisés esperou.

274 Então ele foi para o deserto. Era apenas uma jornada de três ou quatro dias. Fica a apenas quarenta milhas [64 km] de onde ele cruzou, bem onde eles voltaram a cruzar. Mas Moisés esperou, no deserto, por quarenta anos. Paciência. [O irmão Branham ri – Ed.] Amém. É certo. Ele esperou quarenta anos. Oh! Sim, senhor. [Êxodo 16:35], [Deuteronômio 8: 2], [Hebreus 11: 24-29], [Tiago 1: 3-4]

275 E devemos ter paciência uns com os outros também. Veem? Uma vez… Ficamos muito impacientes uns com os outros. Achamos que temos que ser como Moisés. Moisés teve paciência com o povo. Vejam, isso fez com que eles não atravessassem para o outro lado. Veem? Se você está tentando fazer algo…

276 E assim, tenho tentado transmitir esta Mensagem ao tabernáculo, para que cada membro do tabernáculo se torne Isto. [Referindo-se à Estatura de um Varão Perfeito no gráfico – n.t.] É difícil fazê-lo. Tenho tentado ter paciência; com isso, já faz trinta e três anos. Veem? Tem que ter paciência. As mulheres ainda cortam o cabelo, continuam do mesmo jeito. Mas tem que se ter paciência. Veem? Ter paciência. Esperar. Tem que ser assim. Se você não a tem, não tente construir sobre isso aqui embaixo. Tenha paciência.

277 Inclusive uma vez, quando aquele grupo rebelde de pessoas foi tão impaciente, levaram Moisés a fazer algo errado. Mas, ainda assim, quando chegou a hora do confronto, Deus se cansou de suas ações. Ele disse: “Separa-te, Moisés. Vou matar todos eles e começar de novo.” [Números 16:21]

278 Ele se colocou na brecha e disse: “Deus, não faça isso.” O quê? Teve paciência com as pessoas que se rebelaram contra ele.

279 Será que poderíamos fazer isso? Se você não puder, não tente construir sobre isso, porque isso não muda, vocês sabem. É desta maneira que a primeira foi vulcanizada com esta, e é assim que cada uma delas tem que ser vulcanizada. Caso contrário, você não chega a essa estatura da morada do Deus vivo, se você não tem paciência, paciência uns com os outros. Muito bem.

280 Os jovens hebreus tiveram paciência. Com certeza, a tiveram. Deus lhes havia prometido, lhes disse: “Não se curvem a qualquer imagem.” Mas eles tiveram paciência. Disseram: “Nosso Deus é capaz de nos livrar. De todo modo, não vamos nos inclinar à sua imagem.” Paciência, sabendo disso: que Deus os levantaria nos últimos dias. [Daniel 3:12, 17-18], [Marcos 12:17], [Romanos 5: 3-4], [Tiago 1: 3-4]

281 Esta vida não significa muito, afinal. Veem? Deus levantará este corpo de novo nos últimos dias. Mas quando se trata de nos inclinarmos diante de uma imagem, não o faremos. Agora, vamos dar a César o que é de César, porém, quando for o caso em que César estiver interferindo com Deus, Deus é primeiro.

282 “Deus disse: ‘Não se incline a essa imagem’. E eu não o farei. Nosso Deus é capaz de nos livrar. Se Ele não o fizer, não nos inclinaremos à imagem.”

Disse: “Tudo bem, ali está a fornalha.”

283 “Bem”, disse ele: “oh, eu acho que vai chover forte esta noite e apagar tudo.” Mas não choveu. Ainda assim, foram pacientes.

284 Na manhã seguinte, quando foram levados ao tribunal, ali estava Nabucodonosor sentado. Ele lhes falou: “Tudo bem, rapazes, vocês estão dispostos a me considerar como seu rei?”

“Certamente. Viva para sempre, ó rei.”

“Então, inclinem-se diante da minha imagem.”

“Oh, não.”

285 “Bem, vocês serão queimados. Vocês são homens sábios. São inteligentes. Têm sido uma grande ajuda para nós. Têm sido uma bênção para o nosso reino. Vocês não podem entender que eu não quero fazer isso? Mas… eu fiz uma proclamação aqui, e tem que ser cumprida. Eu não quero jogar vocês ali dentro. Oh, varões, o que há com vocês?”

286 “Sabemos que isso soa bem. Porém, nosso Deus é capaz de nos livrar. Contudo…” Tiveram paciência. [Daniel 3: 5, 15]

287 Começaram a subir a rampa. Um olhou para o outro. “Está tudo bem. Tudo certo.” Tiveram paciência. Deram um passo, Deus não estava ali. Dois passos, Ele não estava ali. Três passos, quatro passos, cinco passos, simplesmente seguiram em frente, e Ele ainda não estava ali. E entraram diretamente na fornalha ardente. Eles tiveram paciência. Mas Ele estava lá. Veem? Apenas os atingiu fogo suficiente para queimar as ataduras de suas mãos e pés. E então, quando chegaram ao fundo do poço, Ele estava lá. Veem? Eles tiveram paciência.

288 O mesmo se pode dizer de Daniel. Ele teve paciência. Claro. Ele não ia desistir. Não, senhor. O que ele fez? Ele abriu as janelas e orou, de todas as formas. Foi o que Deus havia requerido. Ele teve paciência. Esperou em Deus, sabendo que Deus era capaz de guardar Sua Palavra. Eles o jogaram na cova dos leões, disseram: “Vamos deixar os leões comê-lo.” [Daniel cap.6]

289 Ele disse: “Tudo bem.” Ele teve paciência. Por quê? “Bem, tenho esperado em Deus todo esse tempo. Se tiver que esperar mais alguns milhares de anos, vou ressuscitar no último dia. Assim, ele foi paciente, esperou.” [Daniel 6:16]

290 Paulo teve paciência. Seguramente. Observem o que ele teve que fazer. Se fôssemos falar sobre ser paciente!

291 E quanto às pessoas no dia de pentecostes? Eles receberam a comissão: “esperem até” (veem?), “esperem até que sejam revestidos com poder”. Por quanto tempo? Eles não tinham nenhuma interrogação: “Quanto tempo vai demorar?” Eles tinham a resposta: “Esperem até.”

292 Eles subiram lá e disseram: “Muito bem, rapazes, talvez daqui a quinze minutos o Espírito Santo estará sobre nós e teremos nosso ministério.” Quinze minutos se passaram, e nada. Um dia se passou, e nada; dois, três, quatro, cinco, seis, sete.

293 Alguns deles quem sabe tenham dito: “Ei, vocês não acham que já O recebemos?”

“Não, não, não, não.” É isso aí. Não. Isso mesmo.

294 “É melhor vocês saírem, rapazes.” O diabo disse: “Vocês sabem que já têm o que querem. Vão em frente, comecem seus ministérios.”

295 “Não, não, não. Ainda não O temos. Porque, Ele disse: ‘Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo. Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir. Veem? Isaías 28:19.  Disse: “Este é Ele, vocês o obterão quando… Bem, saberemos quando Ele chegar. Saberemos quando Ele chegar. O saberemos, é a ‘Promessa do Pai’”. Lá eles esperaram nove dias. E então, no décimo dia, “estávamos lá”. Eles tiveram paciência para esperar. [Lucas 24:49], [Isaías 28:11,12,19]

296 Agora, se você tem esse tipo de paciência, depois que Deus lhe dá uma promessa e você A vê na Bíblia, “é minha”, então espere. Então, se você tem esse tipo de paciência, acrescente-a à sua fé. E vê o quão alto você está chegando agora? Você está chegando aqui em cima agora. Muito bem. O ponteiro do relógio também está girando, não é? Muito bem. Muito bem. Acrescente isso à sua fé.

297 Sempre O colocando diante de você, lembrando, foi Ele quem prometeu. Não fui eu quem prometeu. Não foi o pastor que prometeu, ou o irmão Neville. Não foi outro ministro que prometeu. Não foi algum sacerdote ou papa. Não foi nenhum homem da terra. Foi Deus quem fez a promessa, e Deus é capaz de cumprir tudo o que prometeu. Muito bem. Se você tem esse tipo de fé e sabe que Deus prometeu, diga: “Irmão Branham, estou doente. Eu preciso muito de uma cura.” Aceite-a. É um dom dado a você, sim, senhor, se tu podes crer. “Bem”, você diz, “eu creio”. Então esquece. Isso é tudo. Está tudo concluído. Veem? [Marcos 9:27]

298 Tenha paciência, se você alcançou paciência. Se não alcançou, você está desmoronando neste edifício aqui (veem?). Só isso vai derrubar todo o resto. Tem que ter isso. Não a acrescente, porque vai destruir seu edifício, se você não tiver paciência, se você não tiver virtude para adicionar à fé que diz ter. E se você não tem nenhuma fé, e tenta colocar virtude nisso, isso vai derrubar sua fé. Veem? Você diz: “Bem, agora, espere um momento. Talvez tudo isso seja um erro, de todas as maneiras. Talvez Deus não seja Deus. Talvez Deus não exista.” Veem, isso vai partir tudo em dois. Veem? [Marcos 9:23]

299 Mas se você tem fé genuína, então coloque sobre ela virtude genuína, e em seguida, conhecimento genuíno, e então, temperança genuína, e depois, paciência genuína. Veem? Você está progredindo. Muito bem.

300 Em quinto lugar, acrescente piedade. Oh, que coisa! Piedade deve ser adicionada. O que significa piedade? Procurei em quatro ou cinco dicionários e não consegui sequer descobrir o que significava. Finalmente, estava lá com o irmão Jeffries e encontramos em um dicionário. Piedade significa “ser como Deus”. Oh, que coisa! Depois de obter fé, virtude, conhecimento, temperança, paciência, então ser como Deus. Ufa!

301 Você diz: “Eu não posso fazer isso, irmão Branham”. Oh, sim, você pode.

302 Deixe-me ler algumas Escrituras aqui, por um momento. Mateus 5:48. Vamos tomar este e ver o que diz, Mateus 5:48, e ver se devemos ser como Deus. Vocês sabem que a Bíblia diz: “Vós sois deuses”. [Salmos 82:6] Jesus disse isso. Por quê? Todas as virtudes, todas as coisas que estão em Deus estão em você. Mateus 5:48, “Sede vós…” Jesus falando, nas bem-aventuranças.

Sede vós, pois, p-e-r-f-e-i-t-o-s (O que é isso?) perfeitos, como vosso Pai que está no céu é perfeito.

303 Você chegou aqui em cima, antes que lhe fosse requerido fazê-lo. Todas essas coisas devem ser acrescentadas primeiro. Então, quando você chega aqui em cima, Ele requereu que você agora seja perfeito, piedade, filhos e filhas de Deus. Correto. Quantas coisas eu poderia dizer sobre isso! [II Pedro 1: 5-7], [João 10:34], [Mateus 5:48]

304 Vamos abrir em Efésios 4 e descobrir aqui, no Livro de Efésios, o que diz sobre isso também, sobre como devemos fazer. Efésios, capítulo 4, começando com o versículo 12. Efésios 4, começando com o versículo 12. Muito bem. Vamos começar aqui no versículo 11.

E ele mesmo deu uns para apóstolos; e outros para profetas…

305 Lembram-se de ontem à noite? Não tente ocupar o ofício de outro homem. Veem?

…E outros para evangelistas; e outros para pastores e doutores;

306 “Para o aperfeiçoamento de Deus”? A leitura é assim? [A congregação diz: “Não.” – Ed.] A perfeição de quê? [“dos santos.”] Quem são os santos? Os santificados. Amém. Os que começaram daqui de baixo.

O aperfeiçoamento dos santos, para a operação do ministério (o ministério de Jesus Cristo), para a edificação do corpo de Cristo (para a edificação, para levantá-lo, edificando-o): até…

  Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, e a varão perfeito, à segurança (oh, que coisa), à medida da estatura completa de Cristo: [Efésios 4: 11-13]

307 “Perfeição” requer piedade. Você tem que acrescentar a sua fé, a piedade. Veem, você começa aqui embaixo, com virtude. Então segue para o conhecimento. E aí você vai para a temperança. Então vai para a paciência. Agora você está em piedade. Piedade! Oh, que coisa! Nosso tempo está se esgotando. Vejamos. Mas vocês sabem o que significa piedade. Vocês cantaram este hino:

Ser como Jesus, ser como Jesus,
Na terra, desejo ser como Ele;
Na jornada da vida, da terra para a Glória
Meu único anelo é ser como Ele.

308 Isso é piedade. Quando foi ferido em uma face, Ele ofereceu a outra. Quando Lhe falaram asperamente, Ele não respondeu. Não se encolerizou. Veem? Piedoso, sempre buscando uma coisa: “Eu sempre faço o que agrada ao Pai.” Veem? Sim, senhor. Sempre. Isso é piedade. Veem? [João 8:29]

309 Depois de vir daqui, para aqui, para aqui, para aqui, para aqui, para aqui, agora você está chegando à estatura completa de um filho de Deus. Mas você tem que ter isso, mais tudo isso, e não se pode nem começar antes de obter isso.

310 Agora, lembre-se do pássaro preto com penas de pavão. Não se esqueça dele. Veem? Não tente adicionar isso até que você verdadeiramente tenha nascido de novo. Porque não vai funcionar, e você não pode fazer com que funcione. Vai chegar até aqui, ou até aqui, e vai desmoronar em algum lugar.

311 Mas quando você chega aqui, uma pomba genuína nascida de novo, então você não acrescenta nada. Isso acrescenta a você (Veem?), vai subindo, muito bem, chegando à perfeição agora. Muito bem.

312 Então, em sexto lugar, acrescentemos, a Bíblia diz aqui, para acrescentar amor fraternal… amor fraternal. Agora, essa é uma boa, bem aqui, a sexta, a sétima. Muito bem. Acrescentando amor fraternal. Muito bem. Quando chegarmos ali, amor fraternal, coloque-se no lugar do outro, na questão. Agora, você diz…

313 “Se meu irmão pecar contra mim”, indagou Pedro, “devo perdoá-lo“, disse ele, “sete vezes por dia?”

Ele respondeu: “Setenta vezes sete”. Veem?

314 Amor fraternal. Agora, você vê, se um irmão está todo fora do ritmo, não fique impaciente com ele. Veem? Não. Veem? Seja amável com ele. Avance, de qualquer maneira. [Mateus 18: 21-22]

315 Alguém disse, há não muito tempo: “Como você pode crer nestas coisas da maneira que você crê e ainda ir às Assembléias de Deus, e aos unicistas, e a todos os outros?” Então acrescente, veem, amor fraternal. Veem? Veem? Esperando que algum dia, veem; Paciente com ele (veem?); temperante, perseverante com ele; conhecimento, para entender o que ele crê, lembre-se, isso está no coração dele, é o que é; virtude, em si mesmo, para deixar isso se revelar com bondade e mansidão para com ele; tendo fé que algum dia Deus o trará. Veem?

316 Amor fraternal, a sétima coisa. Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete. [O irmão Branham bate no quadro-negro sete vezes – Ed.] Veem, a sétima coisa. Então, agora, você está chegando.

317 A próxima coisa, então, acrescente caridade, que é Amor. Essa é a Pedra de Coroa. Um dia desses, na igreja…

318 Agora, por favor, que seja entendido nas fitas, e onde quer que seja, eu não estou ensinando isso como uma doutrina, o que vou dizer agora. Mas só quero lhes mostrar, com a ajuda de Deus, o que realmente é, que a primeira Bíblia que Deus escreveu foi o Zodíaco, no céu. Começa com a virgem, termina com Leo, o leão. E quando entrar naquele Sexto e Sétimo Selo, vocês o verão, quando esse outro Selo for aberto, o sinal do Zodíaco desse lugar era câncer, o peixe cruzado. E essa é a era de câncer, em que estamos vivendo agora, revelada. E a próxima coisa que o selo rompeu revelou o Leo, o leão, a segunda vinda de Cristo. Ele vem primeiro para a virgem; Ele vem, em seguida, Leo, o leão. Vou trazer isso para o…

319 Agora, não sei se terei tempo nesta manhã. Vou fazer o melhor que puder para mostrar a vocês que esses degraus estão nas pirâmides, exatamente, a segunda Bíblia que Deus escreveu. Enoque os escreveu e os colocou na pirâmide.

320 E a terceira [terceira Bíblia- n.t.], Deus sempre é perfeito no terceiro, então Ele se fez Sua Palavra. [João 1:1]

321 Aqui, agora, lembre-se, na pirâmide… Creio que muitos de vocês, soldados e demais estiveram no Egito. A pirâmide não tem o topo. Nunca teve. A Pedra da Coroação e tudo o mais que conseguiram, mas ainda…

322 Se você tem uma nota de um dólar no bolso, ao olhar a nota de um dólar você encontrará que, do lado direito, há uma águia com a bandeira americana. E está escrito: o selo “dos Estados Unidos”. Do outro lado tem a pirâmide com uma grande Pedra de Coroa e um olho de homem. E desse lado está escrito: “O grande selo”. Bem, se esta é a grande nação, por que então este grande selo não é o próprio selo da nação? Deus os faz testificar, não importa onde vão.

323 Eu estava conversando com um médico certa vez, e ele estava me criticando duramente sobre cura divina. Estava parado na rua. Ele afirmou: “Sr. Branham, você só confunde as pessoas”. Disse: “Não há cura, senão unicamente por meio dos médicos.”

324 Sucedeu que eu me virei, olhei para a insígnia em seu automóvel, tinha aquela serpente em uma haste. Eu repliquei: “É melhor você tirar essa insígnia de seu carro, então, porque seu próprio emblema testifica que Deus é um Curador.” [Números 21: 4-10]

325 Um verdadeiro médico crê assim. Esses outros são charlatões. Sim, senhor. A serpente na haste! Moisés levantou a serpente em uma haste. Deus disse: “Eu sou o Senhor que sara todas as tuas enfermidades.” E eles olharam para aquela serpente, para a cura divina. E mesmo assim eles testificam contra isso; no entanto, sua própria insígnia testifica contra eles. Que coisa! [Salmos 103: 3]

326 Aqui, nosso país, dizendo as coisas que dizem, e zombando dessas coisas, enquanto seu próprio dinheiro, sua moeda, testifica que o selo de todo o universo é Deus. Veem aquele olho lá em cima, nessa nota de um dólar? Esse é o grande selo.

327 Aquilo nunca foi posto no topo da pirâmide. Eles não conseguem entender por quê. A Pedra de Coroa foi rejeitada, a Cabeça, Cristo. Porém, Ela virá um dia.

328 Agora, na construção, a virtude… Construindo este monumento, construindo esta estatura (veem?), isso começa com a pedra fundamental: fé, virtude, conhecimento, temperança, paciência, piedade, amor fraternal. Agora o que isso faz? Então, eles estão esperando pela Pedra Angular, a qual é amor, porque Deus é amor. E Ele controla, e Ele é a força de cada uma dessas coisas. Isto é certo. Sim, senhor.

329 Bem aqui, aqui mesmo, vocês veem, eu tenho, no meio, todas essas obras aqui, e aqui vêm essas pequenas ondas. O que é isso? O Espírito Santo descendo, por meio de Cristo (veem?). O Espírito Santo! O Espírito Santo está sobre tudo isso, fundindo tudo isso, construindo (o quê?) uma Igreja perfeita, para a Pedra de Coroa vir coroá-la.

330 O que foi feito, novamente? Foi manifestado através das Sete Eras da Igreja e dos sete mensageiros da Igreja. [II Pedro 1:5-7]

331 Começou aqui atrás. Onde a Igreja foi fundada? Onde a Igreja Pentecostal foi fundada? Por São Paulo, em Éfeso, sendo ele a estrela da Era da Igreja de Éfeso, Éfeso.

332 A segunda era da Igreja foi Esmirna. “Virtude.” Irineu, o grande homem que sustentou o Evangelho de Paulo.

333 A era seguinte da Igreja foi Pérgamo, que teve Martin. Martin foi o grande homem que permaneceu firme. Paulo, Irineu, Martin.

334 Então, em Tiatira, vem Columba. Vocês se lembram? Aqui está, desenhado bem ali. [quadro na primeira página – tradutor] Columba. Depois de Columba… A Idade das Trevas [Idade Média – Ed.] entrou ali.

335 Então vem Sardes, que significa morto. Lutero. Aleluia! O que vem então? O que vem depois de Sardes, de Lutero?

336 Então vem Filadélfia. “Piedade.” Wesley, santidade! “O justo viverá pela fé”, disse Lutero. Santificação com Wesley.

337 Então vem o amor fraternal, em Laodicéia. E cremos que a grande Mensagem de Elias da segunda vinda, no último dia, percorrerá toda a terra. [Hebreus 10:34]

338 Aqui está, Sete Eras da Igreja, sete degraus. Deus edificando Sua Igreja, como uma pessoa, em um indivíduo, em Si mesmo. A glória, o Poder de Deus, descendo através disto, fundindo tudo. Portanto, o povo pentecostal que lançou fora os luteranos, lançou fora os wesleyanos e demais, não sabem o que falam. Veem, eles viveram nesta parte do templo. E assim algumas pessoas podem alcançar essas alturas e cair. Mas há uma parte genuína, que mantém esse edifício em continuidade. “Eu restaurarei”, diz o Senhor. [Joel 2:25]

339 Vocês se recordam: A Árvore Noiva? Lembram-se do sermão sobre A Árvore Noiva? Eles a comeram até embaixo, mas Ele a podou. Saíram galhos denominacionais; Ele os podou. Eles levantaram outra igreja, galhos denominacionais; Ele a podou. Mas o coração dessa Árvore continuou crescendo. “E no entardecer haverá luz.” Veem? É quando Cristo vem, o Espírito Santo. Jesus desce e se estabelece como Cabeça da Igreja e Ele ressuscitará esta Igreja, sendo ela Seu Próprio Corpo. Ali dentro está o Corpo.

340 E a maneira como Deus espera que cresçamos como indivíduos é a maneira como Ele fez com que Sua Igreja crescesse. Toda era da Igreja torna-se uma grande Igreja. Veem? [Zacarias 14: 7]

341 Daqueles lá não foi requerido o que é requerido destes aqui. Não se requereu destes o que foi requerido daqueles. Veem? Mas Ele levantou Sua Igreja do mesmo jeito. Ele levantou Sua Igreja da mesma forma que está levantando Seu povo. Então Pedro aqui diz, primeiro, sete coisas: fé, virtude, (vejam, subindo), conhecimento, temperança, paciência, piedade, amor fraternal, acrescenta ali amor fraternal e em seguida o amor de Deus. O Espírito Santo, Cristo na pessoa do Espírito Santo, vem sobre você, no verdadeiro batismo do Espírito Santo, e você tem todas estas virtudes seladas em você. Então, Deus vive em um Tabernáculo, chamado de Edifício, o Tabernáculo vivente da morada do Deus vivo.

342 Quando um homem possui essas coisas, então o Espírito Santo vem sobre ele. Não importa, você pode falar em línguas, você pode personificar qualquer dom que Deus tenha. Você pode fazer isso. Mas enquanto essas virtudes aqui não estiverem em você, você ainda estará fora do verdadeiro, do real fundamento da fé. Porém, quando essas virtudes estiverem ali, e você adiciona isso a isso, então você é um monumento vivo. Você é uma imagem viva e em movimento.

343 Mas, vocês sabem, os pagãos se prostram diante de um ídolo, um deus imaginário. E de forma imaginária creem que aquele deus imaginário lhes responde. Isso é paganismo. É romanismo. Eles se inclinam diante de todo o tipo de santos e tudo mais. E têm Santa Cecília, uma deusa do lugar, e tantas coisas mais como essa. Eles se inclinam a isso e realmente creem nisso de forma imaginária. Que tipo isso é do verdadeiro Deus vivo.

344 Mas quando nós, não de forma imaginária, nos prostramos diante de um Deus vivo, uma virtude viva, um conhecimento vivo, uma paciência viva, uma piedade viva, um Poder vivo vindo de um Deus vivo, isso faz o homem vivo, uma imagem viva na estatura de Deus. O que ele faz? As mesmas coisas que Jesus fez; andando da mesma maneira que Ele andou; fazendo as mesmas coisas que Ele fez. Porque não é uma coisa imaginária. Existe uma realidade que se manifesta.

345 Veem o que quero dizer? Veem como essas virtudes, esses materiais de construção tipificam os mensageiros da Igreja, as eras da Igreja? Agora, num dia desses, vamos tomar cada uma dessas palavras, estudá-las e mostrar que elas provam isso. Tudo se encaixa. Correto. Veem? Oh que coisa! Como isso é maravilhoso (veem?), ver o que isso faz.

346 Agora, esta é a Casa em que Deus habita; não um edifício com um grande sino ali encima e uma torre alta. Veem? Mas “Corpo Me preparaste”, um Corpo no qual Deus pode habitar, Deus pode andar, Deus pode ver, Deus pode falar, Deus pode trabalhar. Amém! Uma instrumentalidade viva de Deus, Deus andando em dois pés, em você. Glória! “Os passos dos justos são ordenados por Deus”, Deus andando em você. “Porque vós sois epístolas escritas, lidas por todos os homens.” E se a Vida de Cristo estiver em você, você produzirá a Vida que Cristo produziu. [Hebreus 10: 5], [Salmos 37:23], [II Cor. 3:2]

347 Como sempre tenho dito: Tire a seiva de um pessegueiro e, se você pudesse transferi-la, por uma transfusão, para uma macieira, a macieira produziria pêssegos. Correto. Certamente sim. Não importa a aparência dos galhos, ali tem a seiva de macieira (veem?), ou qualquer árvore que seja. Veem? Tire a vida da macieira, tire tudo e faça uma transfusão de seiva, e transfira do pessegueiro para a macieira. O que acontecerá? Ela não produzirá mais pêssegos. Veem? Não, senhor. Não produzirá. E se a vida do pessegueiro entrar na macieira, melhor dizendo, ela não produzirá mais maçãs. Ele dará pêssegos (Veem? Veem?), porque tem essa vida ali.

348 Bem, olhando para nós, não passamos de uma trepadeira selvagem, cabeça-dura (veem), e não há nada em nós, porque estávamos todos mortos em delitos e pecados. Estávamos todos nessa condição. E então, podemos nos prostrar, nos render completamente, até que Deus tome Seu tubo de transfusão, o Nome de Jesus Cristo, porque “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”, e transfira a Vida de Cristo para nós. Então temos esse tipo de fé, a fé que Cristo teve. E a fé de Cristo não se baseava nesses fariseus ou saduceus, nem no lavar de suas panelas, chaleiras e frigideiras. Ela era baseada na Palavra de Deus (amém), de tal maneira que Cristo foi a Palavra, a Palavra que se fez carne. E então quando podemos receber essa transfusão por Seu Poder, a ponto de morrermos para nosso próprio pensamento, e nossa fé se torna uma fé genuína (aleluia!), então a Vida de Cristo é transferida para nós. Nós nos tornamos criaturas vivas de Deus, um lugar de habitação onde o Espírito Santo pode enviar Suas bênçãos radiantes, e nos encontramos na estatura de Cristo. [Efésios 2:1], [Atos 4:12], [João 1:14]

349 Jesus disse: “Não está escrito? Vós me condenais, por dizer: ‘Sou o Filho de Deus’. Não está escrito: ‘Vós sois deuses’? Não é a vossa própria lei que diz isso?” Como Moisés, como Elias, como aqueles profetas que viveram tão perto de Deus, a ponto de que Deus se transferiu diretamente para eles. E eles falaram, não eles próprios, mas Deus. “Não penseis no que haveis de dizer, porque não sois vós que falareis. Será o Pai que habita em vós; Ele é quem falará.” Suas palavras não são propriamente suas, porque, quanto à sua vida, ela está morta. [João 10:33-34], [Mateus 10: 19-20]

350 Se uma pessoa morre, retira-se o sangue dela, e ela é embalsamada. O problema é que muitos deles nunca foram embalsamados. Tirem o sangue de uma pessoa, ela morre. Então a única coisa que se faz é colocar outro sangue de volta nela; ela voltará à vida. Foi tirado o sangue dela.

351 E agora nós colocamos o Sangue de Jesus Cristo (veem?), e isso traz a fé de Jesus Cristo, a virtude de Jesus Cristo, o conhecimento de Jesus Cristo, a temperança de Jesus Cristo, a paciência de Jesus Cristo, a piedade de Jesus Cristo, o amor fraternal de Jesus Cristo e o amor de Deus, que é Jesus Cristo. Ele é a Cabeça e controla você. E seus pés são o fundamento, a fé. Amém! Controlado pela Cabeça, toma o…?… Aí está. Aí está o homem perfeito de Deus, quando possui essas virtudes.

352 Então, Deus, representando Sua Igreja como uma Noiva, uma mulher. Deus representa Sua Igreja como uma Noiva. E a maneira como Ele traz cada indivíduo para ser Seu filho, para formar essa Noiva, Ele também trouxe a Noiva através dessas eras [o irmão Branham bate em seu quadro-negro sete vezes – Ed.]. Até que Ele traga esta Igreja completa a isto.

353 Meus pés se movem. Por quê? Porque minha cabeça o ordena. Agora, eles não podem se mover como minha mão, porque são meus pés. Lutero não pôde fazer as coisas que fizemos, nem os metodistas, porque foram outra coisa. Veem? Os pés se movem porque a cabeça o ordena. E a cabeça nunca diz: “Agora, pés, tornem-se a mão. Orelha, torne-se os olhos.” Veem?

354 Mas, em cada era, Deus colocou essas coisas em Sua Igreja e a modelou, mostrando que cada indivíduo tem, possui essas qualidades. E este “Ser”, quando for completado, é a Igreja de Deus indo no Rapto. E este “ser”, completado, é um servo de Deus, na Igreja de Deus, que vai no Rapto. Glória! Veem o que quero dizer? Aí está. Aí está a coisa completa.

355 Aqui vem um homem, Paulo, estabelecendo o fundamento. Irineu começou a derramar isso ali. O seguinte derramou isso. O próximo derramou isso. O próximo isso, e aquilo, e aquilo, e assim por diante, até chegar à última era. Mas o que é isso? É o mesmo Espírito.

356 O mesmo espírito que habita em mim diz: “Mãos, peguem esse estojo.” O mesmo espírito diz: “Pés, deem um passo”. Veem o que quero dizer?

357 Então, a estatura completa de seu ser é governada e controlada por essas coisas, mas não pode ser completamente controlada até que possua todas essas qualidades.

358 Vocês já ouviram isso? Agora, deixem-me lhes dizer uma coisa. E prestem bastante… Ouçam isso com muita atenção. Veem? A força máxima de uma corrente está em seu elo mais fraco. Isso é certo. Ela não é mais forte do que seu elo mais fraco.

359 Não importa quão fortes sejam construídos estes, sejam edificados; se houver um elo fraco, é ali que se romperá. E ela [a corrente] não é mais forte do que o elo mais fraco. [O irmão Branham está se referindo ao desenho do quadro-negro – Ed.] Agora, se você possui ou diz que tem essa, essa, essa, mas não tem esta, é aí onde ela rompe. Se você tem essa e não tem aquela, ela vai romper bem ali. Você tem aquela e não tem esta, isso vai romper. Tem esta, e não tem essa, vai romper. Tem esta outra, e não tem essa, vai romper. Veem? E se você não… Não pode ter esta sem ter aquela.

360 Então, quando você rende seu ser por completo, o Espírito Santo simplesmente flui através de você, nessas virtudes, então você é um tabernáculo vivo. Então as pessoas olham e dizem: “Esse é um homem cheio de virtude, conhecimento (ele crê na Palavra), temperança, paciência, piedade, amor fraternal, cheio do amor do Espírito Santo. Vejam, ali está ele, caminhando.” O que é isso? Uma estatura para a qual os incrédulos podem olhar e dizer: “Ali está um cristão. Ali está um homem ou uma mulher que sabe do que está falando. Você nunca viu uma pessoa mais amável, dócil e piedosa.” Você está selado. Um selo mostra os dois lados. Quer você esteja indo ou vindo, você vê o selo da mesma forma. Aí está. Veem? Quando um homem ou uma mulher possui estas coisas, então a Pedra de Coroa desce e o sela no Reino de Deus, que é o Espírito Santo.

361 Então a Palavra, vindo Daqui, se manifesta através de cada um destes seres (veem?), e torna este Ser completo um Tabernáculo do Deus vivo… um exemplo vivo de Cristianismo. O que Cristo foi, essas pessoas são, porque Sua Vida está aqui. Eles estão em Cristo e a vida deles está morta e escondida em Cristo, por Deus, e selada ali pelo Espírito Santo. Primeira aos Coríntios 12. Isso mesmo. Veem? Você se considera morto, então você nasce da fé. Então, a virtude e essas outras coisas são acrescentadas a você até que você seja uma imagem viva e perfeita de Deus. Não é isso maravilhoso? [A congregação responde: “Amém.” – Ed.] [Romanos 6: 11], [Colossenses 3: 3]

362 E então Deus, através disso, tem trazido também Sete Eras da Igreja, para mostrar os sete degraus que Ele trouxe, construindo Seu indivíduo à Sua imagem, Ele tem construído uma Igreja completa à Sua imagem. E na ressurreição, este Corpo completo será levantado para viver com Ele para sempre, porque é uma Noiva. Veem? Então isso se reparte em cada era, em cada era que vem.

363 E se requer mais, lembrem-se. Lembram-se do que Paulo disse aqui em Hebreus 11? Deixe-me ler algo antes de encerrarmos aqui, só um minuto. E então você… Isso me faz sentir um pouco estranho quando eu… sempre, quando leio isso. Vou tomar Hebreus 11 e começar com o versículo 32.

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; [Hebreus 11:32-35]

364 Bem aqui embaixo. Veem? [O irmão Branham se refere ao seu desenho no quadro-negro – Ed.] Muito bem.

E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno)… [Hebreus 11:36-38]

365 Veem, entre parênteses ali, você notou em sua Bíblia.

(…) errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

E todos estes, tendo tido testemunho pela fé… [Hebreus 11:38,39]

366 Aqui! [O irmão Branham se refere ao desenho do quadro-negro – Ed.]

…não alcançaram a promessa, (veem?)

Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. [Hebreus 11:39,40]

367 Vocês compreenderam? Essas pessoas que morreram, aqui, estão dependendo de nós e esperando por nós. Então, esta Igreja tem que chegar à perfeição, de modo a trazer a ressurreição. E eles estão debaixo, almas debaixo do altar, esperando que esta Igreja chegue à perfeição, quando Cristo vier.

368 E esta Igreja, vocês veem, está ficando menor, em minoria. [O irmão Branham se refere ao desenho no quadro-negro – Ed.] É muito mais estreito do que isso, mas é para escrever ali, veem? Chega à ponta de uma agulha. Até que a Igreja, em minoria, tem que chegar a um lugar em que seja o mesmo tipo de ministério que esta deixou, porque, quando esta Pedra Angular voltar…

369 Tem uma pequena abertura aqui, onde ela [a pedra superior] vai se encaixar bem ali, na pirâmide natural. Não é simplesmente uma tampa que fica na parte superior. Tem uma pequena aba, e tem que se encaixar ali, porque é por onde a água escorre.

E quando isso vem, esta Igreja tem que estar afiada.

370 Todas as demais pedras na pirâmide estão colocadas tão perfeitamente que não se pode passar uma lâmina de barbear entre elas, pesando toneladas, colocadas ali. Como as levantaram, eles não sabem. Mas elas foram construídas.

371 E em cima aqui, quando o topo da pirâmide vier, a própria pirâmide, o Corpo de Cristo terá que estar afiado. Não apenas algum credo ou doutrina, ou alguma outra coisa pela qual viemos. Terá que ser tão perfeitamente como Cristo, a ponto de, quando Ele vier, Ele e esse ministério se encaixarão perfeitamente. Veem? Então virá o Rapto, a ida para o Lar.

372 Observem onde estamos vivendo agora, em Laodicéia, a pior era da igreja que já houve. Na Bíblia, encontramos que é a única era da igreja em que Deus está do lado de fora da igreja, batendo, tentando voltar para Seu próprio edifício. Os credos e denominações até mesmo O colocaram para fora de Sua própria igreja. “Eis que estou à porta e bato. Se alguém tiver sede e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele.” Veem? Aqui está, nesta era da igreja. Gradualmente foram expulsando-O, a ponto que aqui O expulsaram completamente. Não querem ter nada a ver com Ele. [Apocalipse 3:20]

373 Agora vocês veem hoje para onde estamos indo. Mesmo quando o fim da Era da Igreja de Laodicéia se tornou tão formal, que ela e o catolicismo, que a dividiu bem aqui, está se juntando e se unindo como uma grande igreja. Com uma federação de igrejas, é o mesmo que catolicismo.

374 Há só uma diferença, se eles conseguirem superar, é quanto a tomar a comunhão. Essa é a única coisa na diocese que impede o catolicismo e o protestantismo de se unirem, é a ordem da comunhão. A Igreja Católica diz: “é o corpo”. E a igreja protestante diz: “representa o corpo”. O católico faz disso uma missa. É na missa que eles tomam a comunhão, esperando que sejam perdoados. Os protestantes a tomam pela fé, agradecendo a Deus, em comunhão, por serem perdoados. Os protestantes dizem: “Estamos perdoados”. Os católicos dizem: “Esperamos ter sido perdoados”. Missa e comunhão. Eles a chamam de missa; nós a chamamos de comunhão. Uma missa é na esperança de que assim seja. Uma comunhão é sabendo que assim é, e agradecendo a Ele por isso. Veem? E aí está a única coisa que eles não conseguem entrar em um acordo. Eles vão resolver isso.

375 Oh, parece muito bonito. Ele vai se unir para governar… Vai governar tudo o… Bem, a Bíblia diz: “E estas bestas deram seu poder à prostituta“, veem, se uniram. Veem? Exatamente o que a Bíblia disse que fariam, estão fazendo agora. Está bem em processo, nesta mesma semana. Não que eu tenha algo contra os católicos, não mais do que contra os protestantes.

376 Vocês, metodistas e batistas, e muitos de vocês pentecostais, suas igrejas têm entrado direto nessa federação de igrejas, ao construírem o grande necrotério ali em Nova York, dessa federação de igrejas, a mesma coisa que fez a ONU e demais. Estão tentando unir todo o protestantismo.

377 Agora, os católicos são sagazes quanto a isso, e trarão a este Papa João XXIII, ou XXII, seja o que for. Ele está tentando, de uma maneira suave, humilde, trazer todos da fé protestante e da fé católica a uma só fé, exatamente o que a Bíblia disse que fariam. Aí está. E os protestantes engolindo isso, anzol, linha e chumbada.

378 Por quê? Por quê? Porque eles não possuem estas coisas. Conhecimento, “A Palavra é correta”. Paciência, “Os que esperam no Senhor.” Veem o que quero dizer?

379 Como disse esse bispo metodista outro dia, quando passaram por aquilo. E qualquer um sabe disso, o que inspirou aquilo, tentaram que certa oração fosse feita na igreja, ou na escola. E queriam… acho que era um livro de oração presbiteriano, ou algum outro, e os pais processaram a escola porque não aceitaram que fizessem essa oração na escola. E esse bispo metodista era um ancião sábio, ele se levantou e disse: “Isso está errado.” Disse: “É inconstitucional.” Ele aproveitou o momento e disse: “Como em nossa igreja Metodista”, disse ele, “em nossa igreja Metodista”, continuou, “muitos de nosso povo sempre estão falando sobre o escândalo de Hollywood, mas de todos os modos noventa e cinco por cento deles vão assistir aquilo.”

380 Qual é o problema? Eles deixaram isso de um lado. Exatamente. Deixaram aquilo.

381 Eu estava falando bem aqui nesta sala, outro dia, a um oficial de uma das maiores igrejas metodistas que existe em Falls City, uma das igrejas metodistas mais espirituais que existe em Falls City. Mostrando que a era metodista vem depois da nossa era ali, os pentecostais. E ele disse: “Em St. Louis, Missouri, fizeram uma pesquisa, cerca de três ou quatro meses atrás, e descobriram”. (Esse homem pode estar sentado aqui nesta manhã. Bem, ele é o empreiteiro que está construindo isso, reformando o prédio para nós. Um Metodista da Main Street, onde ele assiste, onde o irmão Lum era pastor.) Então descobrimos que, nisso, creio que foi setenta e tantos por cento do povo metodista na análise, numa pesquisa de St. Louis, mostrou que setenta e tantos por cento dos metodistas fumavam, e sessenta e oito por cento deles bebiam bebidas alcoólicas. Metodistas! E o estranho era que, quando a análise foi feita, ou melhor, a estimativa era entre homens e mulheres; as mulheres eram setenta e poucos por cento, enquanto os homens eram cerca de cinquenta por cento. Ou seja, mais mulheres fumavam e bebiam do que homens. Setenta por cento, ou setenta e poucos por cento, mais mulheres do que homens.

382 Agora, que tal se chegássemos à doutrina Bíblica quanto ao uso de shorts e cabelos curtos, e coisas assim (veem?), e quanto à piedade, mulheres professando piedade e santidade? Jogos de cartas e tudo mais, mexeriqueiras e paroleiras, não sendo capazes de refrear a própria língua. Com a própria língua fazem fofocas e tagarelam, e são ociosas. E quanto aos homens? Vão a festas de baralho, jogos de golfe, ali fora meio vestidos, com roupas obscenas, com aquelas mulheres vadeando por aí. Não é de se admirar!

383 Vocês viram nesta manhã aquela armação suja que fizeram contra aquele pregador, que pregava nas prisões? Sim, senhor. Não creio que esse homem seja culpado disso. O que aconteceu? Este é o irmão… Não consigo me lembrar… [Alguém diz: “Dan Gilbert.” – Ed.] Sim. Dan Gilbert, que pregava nas prisões. Quando aquele homem entrou correndo e matou Dan, aqui alguns meses atrás, e agora a esposa dele [do assassino – trad.] está para ter um filho. É claro, Dan está morto, não podem fazer uma transfusão de sangue para o bebê agora. [Referindo-se à prova da paternidade – trad.] Ela diz que Dan a estuprou, e essa é sua… “Que esse bebê é de Dan.” Tal… Não creio nisso tanto quanto não creio que um corvo tenha penas de pombo. Não, senhor. Eu creio que é mentira. Creio que Dan Gilbert era um homem de Deus. E creio que isso é uma armação do diabo.

384 Tal como aquele assunto da oração [na escola – trad.]. Aquele ancião metodista – o bispo metodista era inteligente o suficiente para captar isso. Se isso tivesse sucedido, seria simplesmente inspirado por outra coisa. Isso é certo.

385 Exatamente como esse problema de segregação lá no Sul. A mesma coisa. Creio que os homens devem ser livres. Creio que esta nação apoia a liberdade. Não culpo o Sr. Kennedy por enviar as tropas. Embora eu não seja um “novo pacto” e não seja um democrata. Não sou um republicano. Sou um cristão. Então estou… Mas não creio nisso. Também não creio que os negros devam vender seus direitos de primogenitura a tais coisas. Foi o Partido Republicano. O sangue de Abraão Lincoln libertou essas pessoas porque ele era um homem piedoso. Acho que deveriam pelo menos apoiar o seu partido se forem votar.

386 Mas eu lhes digo uma coisa: aquele rapaz não estava lá só por causa disso, por suas escolas. Esse moço é um cidadão. Ele é americano. Aqui há liberdade para todos. A cor de um homem não deveria fazer diferença. Todos nós… Deus disse: “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;” Somos todos um. Porém, aquele moço era um soldado. Ele é um veterano. Ele lutou pelo que é certo. Ele tinha o direito de ir à escola. Isso é certo. Mas ele tinha muitas escolas onde podia frequentar. [Atos 17:26]

387 É isso. Se você entender o que está por trás disso, é essa coisa denominacional dos dias atuais que inspira isso. Por quê? Estão convertendo os votos dos negros, dos republicanos para os democratas, e nisso estão vendendo seus direitos de primogenitura. É exatamente a verdade. O Espírito Santo não está ali…

388 “Aquele que tem sabedoria”. “Aquele que tem entendimento.” Exatamente. Exatamente como esta igreja, nesta era atual, vendendo-se. Não podem ver o que vai acontecer?

389 Eu não me importo se isto está sendo gravado. Aqui vem. Uh-huh. Sim. Qual é o problema? Minha velha mãe costumava dizer: “Dê ao diabo o que ele merece.”

390 Há um homem que fez a única coisa sensata, esse foi Castro. Sim, senhor. Ele foi lá. E os capitalistas tinham toda a cana e tudo que… estão baseados no ouro, como os Estados Unidos. O que ele fez? Ele comprou todos aqueles títulos. Obteve o dinheiro da maneira que pôde. O que ele fez então? Ele falsificou a moeda e mudou-a. Colocou-os de volta. Essa é a única coisa que esta nação pode fazer.

391 Vocês ouviram a Life Line outra manhã? [programa de rádio- n.t.] Bem, vocês sabem, é como se você vendesse títulos sobre o ouro. Os títulos já foram comprados. E o atual governo agora está gastando dinheiro sobre o quê? Sobre o dinheiro dos impostos que estarão arrecadando daqui a quarenta anos. Ela está arruinada. É a Life Line que é transmitida de Washington, DC, para todo o país. Estão gastando impostos e tentando comprar no exterior. Bem, eles estão apenas dando isto de qualquer maneira. Vocês não veem? Isso é exatamente o que eles vão fazer. Veem? O que é isso? Agora, se esta nação quebrar (e a única coisa que restará é a quebra), a única coisa que poderá acontecer é a falência.

392 Essa é a única coisa sensata a fazer é mudar a moeda. Mas eles não vão fazer isso, sob esta administração atual. A Igreja Católica Romana possui o ouro do mundo. E o que eles farão é vender “estes homens ricos”, e assim por diante, “da terra”, como diz a Bíblia. O que eles farão antes de perder? A Companhia de Tabaco The Brown and Williamson é, em sua maioria, católica. E todas essas outras coisas, o que farão? Eles aceitarão isso e receberão o dinheiro de Roma, e então terão vendido seu próprio direito de primogenitura. Roma a apoia. Sim, senhor. Ela vai apoiar. E eles agora estão conseguindo leis suficientes, cercando-se delas, introduzindo-as ao seu gabinete. Veja o que o Sr. Kennedy está pedindo.

393 E vocês viram isso outro dia, não há necessidade de votar mais. Para que votar? Publicaram no jornal e provaram isso ao público, e se recusaram a fazer qualquer coisa a respeito. Provaram que as máquinas instaladas em todo o país elegeram o Sr. Kennedy por meio de votos falsos. Não diz a Bíblia que ele entraria por engano? Certamente, uma falsidade. Agora, não estou contra o partido democrata mais do que contra o partido republicano, mas estou apenas declarando fatos da Bíblia. De que serve votar? Eles já sabem quem está entrando lá.

394 Quantos de vocês se lembram do programa de televisão onde havia duas mulheres que se levantaram? E uma disse: “Vou votar no Sr. …” Ou melhor, uma mulher protestante disse: “Vou votar no Sr. Kennedy”.

Perguntaram: “Por quê?”

395 Ela respondeu: “Porque acho que ele é um homem mais inteligente do que o Sr. Nixon. Ele será um presidente melhor.”

396 Então ele disse: “Esta é uma mulher católica. ‘Em quem você vai votar?'”

397 Ela respondeu: “Eu sou católica, católica romana, uma católica fiel”. Ela disse: “Eu vou votar no Sr. Nixon”.

“Por quê?”

398 Respondeu: “Porque eu acho que o Sr. Nixon será um presidente melhor, porque ele está mais acostumado com as coisas. Ele está mais familiarizado com o comunismo.” Essa mulher mentiu.

399 Eu tenho o… o que chamam de Os Fatos de Nossa Fé, o livro católico mais importante que pode ser comprado. E está escrito ali: “Se há um católico em uma cédula, que está concorrendo contra um protestante; se um católico votar no protestante, ele será excomungado do companheirismo da igreja católica.” Correto. “E se houver dois católicos concorrendo ao mesmo cargo, eles devem escolher o católico que seja mais fiel à ‘igreja mãe’ e votar nele.”

400 Vejam esse engano, o que estão tentando fazer? Doam dinheiro para comprar. Por quê? Estão tentando arruiná-la. E estão fazendo isso, e ela está falida. E o que é isso? Está baseada no ouro. E a igreja católica, a hierarquia, possui o ouro do mundo. [Alguém diz: “Cento e sessenta e oito bilhões de dólares.” – Ed.] Cento e sessenta e oito bilhões. Aí está. Coloque-a de volta no padrão do ouro, e vocês simplesmente manterão suas casas e coisas, mas pertencerão à igreja Católica. A nação pertence à Igreja Católica. A coisa toda é agarrada assim, por meio do dinheiro. A Bíblia não fala disso? Esse é o quadro que a Bíblia nos pinta.

401 O que estou tentando dizer, irmão, hoje. Eles dirão: “Isso fará com que seja uma boa igreja. Unirá o protestantismo.” Parece bom aos olhos naturais, mas o conhecimento deste mundo é loucura para Deus.

402 “E aprouve a Deus, por meio da loucura da pregação, salvar aqueles que estão perdidos,” por um ofício Divino, que Ele ordenou em Sua Igreja, para edificar a Igreja sobre essas qualidades espirituais e não sobre qualquer coisa que diga respeito ao terreal. [I Coríntios 1:21]

403 Pedro disse: “E porque escapastes da corrupção do mundo pelo desejo do dinheiro, e pelo desejo de fama e prazer, e pelo comer, pelo beber e pelas concupiscências que tínhamos. Haveis escapado disso. E agora estais edificados numa melhor maneira de viver. Estou dirigindo isso à Igreja”, disse ele. Aí está. Vocês leram? Vocês entenderam? Vocês ouviram quando lemos aqui em Segunda Pedro? Ouçam o que ele diz aqui, quão bonito isso está escrito aqui, como ele aborda isso. Muito bem. Ouçam-no agora enquanto ele fala. Muito bem.

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

Visto como o seu divino poder nos deu tudo… [2 Pedro 1:1-3]

404 Quem vai herdar a terra e todas as coisas? [Alguém diz: “os santos”. – Ed.] Com certeza. “Diz respeito…” Sim. Muito bem.

… o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção (ouçam isso), que pela concupiscência há no mundo. [2 Pedro 1:3,4]

405 Concupiscência por dinheiro, por coisas grandes, por popularidade, essas coisas estão mortas para o crente. Nós não importamos. Uma tenda ou uma cabana, por que deveria me importar? Viver ou morrer, afundar ou afogar… É isso que me interessa: o Reino de Deus. Se mantenho meu lar, se mantenho minha família, se mantenho o que quer que seja, deixe-me manter-me com Cristo, nossa esperança de Glória.

406 Edifica-me, ó Senhor, Nisto. Que Cristo seja minha Cabeça, operando através de mim. Sobre o fundamento de minha fé que está Nele, que a virtude, o conhecimento, a temperança, a paciência, a piedade e o amor fraternal operem em mim, ó Senhor, é a minha oração. A mim não importa viver ou morrer, afundar ou afogar; com denominação ou sem denominação; com amigo ou sem amigo. Que Isso opere em mim. Que a virtude de Cristo, Seu conhecimento flua, para que eu possa ensiná-los.

407 “Porque Deus estabeleceu na Igreja apóstolos, profetas, mestres, pastores e evangelistas, tudo para o aperfeiçoamento e para trazer a ela todas essas virtudes, para a perfeição da Vinda do Filho de Deus.” Cada uma dessas pedras é material tirado Dele. Este é material Deste. Cada uma dessas virtudes pertence a Ele, e elas estão sendo derramadas Dele, descendo por meio delas. Amém. [I Coríntios 12:28]

408 São doze horas. Para onde vai tudo isso? Amém. Vocês O amam? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Vocês creem nisso? [“Amém.”] Ouçam, pequeninos.

409 A irmã Kidd disse, nesta manhã: “Irmão Bill, não sei se voltarei a vê-lo”. Isso por pouco me matou. Veem? Ela acha que está ficando velha, e está mesmo. Orei para que Deus conservasse-a e ao irmão Kidd por muito tempo.

410 Deixem-me lhes dizer, não sabemos por quanto tempo teremos um ao outro. Eu não sei por quanto tempo estarei com vocês. Pode ser que Deus me tire do mundo. Pode ser que Ele me chame para outro campo de serviço. Pode ser que Ele te chame a algum lugar. Nós não sabemos. Mas, obtenhamos. Não deixemos isso passar por alto. Tomemos isso.

411 Aí está, na Bíblia. Aqui está, como padrão para todo o restante. E se eu tivesse tempo para fazê-lo! Não se pode fazer isso em um dia. Vocês sabem disso. Porém, pode-se colocar tudo unido!

412 Vejam, quando terminamos aquela mensagem ali, vocês viram o que o Espírito Santo fez ali na parede, não viram? [Referindo-se às Sete Eras da Igreja – n.t.] Quantos estavam aqui naquele momento? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Veem? Correto! O Anjo do Senhor desceu bem aqui e desenhou a mesma coisa.

413 Veem? É verdade. Não deixem isso escapar. Agarrem, filhos. Segurem-se nisso. Lembrem-se, edifiquem sobre sua fé, virtude, conhecimento, paciência!

414 Agora, aqui, creio que eu tinha um pedaço de papel aqui, se não o deixei cair em algum lugar enquanto pregava. Está bem aqui. Obrigado, irmão. Muito obrigado. Se você quiser dar uma olhada nele e ver se há algo aqui que você possa… Talvez seja um esboço um pouco melhor do que aquele que está ali, que você possa copiar algo dele. Vou prendê-lo aqui, e vocês poderão, é claro, olhá-lo e copiá-lo.

415 E eu quero que vocês peguem isso e estudem, e comparem, e então atuem com base nisso. Não apenas estudem e comparem, mas ajam com base nisso. Tomem isso sinceramente para você. Não diga: “Bem, gostei de ouvir isso.” Eu também gostei. Mas ouvir e receber são coisas diferentes. Veem? Veem? É diferente. Veem?

416 Há sete requisitos para alcançar a estatura de Deus. Há Sete Eras da Igreja, pelas quais Deus tem trazido a Igreja a esta posição. E Ele tem tido sete mensageiros para fazê-lo. São sete, sete, sete. Veem? Sete é o número de Deus para conclusão, e três é o número de Deus para perfeição. Então, ali estão três e sete três vezes. Então, matematicamente, espiritualmente, pela Palavra, pelo testemunho do Espírito Santo, tudo está completo e unido. Vamos estudá-lo.

417 Vamos adicionar à nossa fé estas coisas, então, para que possamos chegar à estatura completa de Cristo; sendo unidos com amor piedoso, temor de Deus, reverência em nosso coração um pelo outro, profundo respeito uns pelos outros, amor fraternal entre irmãos e irmãs, nunca com vulgaridade, nenhuma outra coisa senão a pureza de vida do Espírito Santo. Veem? Vivam unidos, sejam cristãos. Caminhe com fé. Deixe que a virtude de Deus flua através de você; deixe que o conhecimento de Deus domine quando for uma questão entre o certo e o errado. Quando o diabo lhe apresentar algo que não seja exatamente conforme a Bíblia, afaste-se disso. Correto.

418 Posso imaginar que aqueles apóstolos não agiam como nós. Eles iam por toda parte, provavelmente eram homens de poucas palavras, até que chegavam ao púlpito. Eles entravam e faziam o que tinham que fazer e saíam. Sim, senhor. Eles tinham poder. Tinham virtude. Não tinham discussões com homens. Eles sabiam onde estavam firmados. Isso é tudo. Eles sabiam em Quem criam. E continuaram andando no Espírito. Fazendo somente…

419 Exatamente como eu disse outra noite. Um pequeno sinal era tudo que Deus tinha que fazer, então nada ia detê-los. Eles não questionavam nem estudavam, nem se preocupavam como nós, quanto a fazer isso ou aquilo. Eles seguiam adiante e o faziam, de todas as formas. Só com um pequeno sinal de Deus, e isso era feito, de pronto. Por quê? Como poderiam saber que era um sinal de Deus? Eles tinham todas essas virtudes aqui, todos esses requisitos. E o primeiro sinalzinho de Deus encaixava com cada partezinha disto e com Sua Palavra. Eles sabiam que era a Palavra de Deus e iam. Não tinham que se preocupar com mais nada. Quando Deus falava, eles iam. Nós falamos…

420 Deus fala conosco, e nós dizemos: “Bem, vamos começar. Vamos ver se damos conta de viver essa Vida.” De repente, alguém te perturba. Bem, claro, esse é o diabo.

421 Vocês deveriam tê-lo visto tentando me impedir de vir a esta reunião nesta manhã. Vocês deveriam experimentar isso alguma vez. Oh, misericórdia! Tenho que lutar cada vez que menciono uma reunião. E se vou orar por um enfermo, alguém que esteja morrendo e não seja salvo, haverá trinta chamadas em dez minutos, se puderem chegar rápido assim, para me impedir de ir. “Oh, irmão Branham, você tem que fazer isso”. Mas há uma alma em jogo. Correto. Sim.

422 Outra noite, fui chamado a um lugar. Um jovem, conversei com ele aqui no supermercado (como é chamado), alguns anos atrás. Ele se tornou um alcoólatra. Eu conheci o rapaz, um bom moço, mas ele era um pecador. E então sua mãe ligou. Acho que ela ligou para o Doc [irmão do ir. Branham – n.t.] algumas vezes… Liguei, e eles ligaram para Billy e finalmente recebi o recado. E quando recebi o recado, sinceramente, nunca havia tido tanta luta em minha vida, para chegar até aquele moço.

423 E quando cheguei ali, o coitadinho já não era capaz de me reconhecer. Lá estava ele, deitado ali, inconsciente, e delirando. Seu pai tentava dar um tapinha nele e dizia: “Querido”. E o homem tem cerca de cinquenta e um anos. E dizia: “Querido”, isso e “fique quieto”. E ele estava tentando se levantar. Seus bracinhos eram tão magros assim. O moço tinha tanto câncer que já estava todo tomado. Todos os órgãos de seu corpo tinham câncer. Até sua corrente sanguínea era câncer, tudo. E ali estava ele, tentando se levantar, e comportando-se de forma descontrolada assim.

424 Eu o tomei pela mão e disse: “Woodrow, Woodrow, é o irmão Branham”.

425 Seu pai disse: “Você não sabe? Este é o irmão Bill. Woodrow, é o irmão Bill.”

Ele disse: “Uh. Hã. Uh-uh-Uh.” Dessa maneira.

426 E seu pai olhou e disse: “Billy, o senhor chegou um pouco tarde”.

Eu afirmei: “Nunca é tarde demais. Ele está aqui.” Eu tive uma batalha.

427 E então os outros rapazes, mais alguns moços, pecadores, estavam ali, alguns familiares dele. Eu disse: “Vejam, rapazes, preparem-se, porque vocês chegarão a esse ponto. Vocês terão que chegar exatamente aí. Veem? Talvez não com esse câncer. Pode ser com outra coisa, ali na rodovia, com hemorragia, ou algo assim. Vocês terão que chegar a esse ponto.” Conversamos com eles.

428 Estava esperando para ver o que o Espírito diria para fazer. Esperando. De repente, senti aquele pequeno sinal: “Ponha tuas mãos sobre ele.”

429 Caminhei por ali, disse: “Todos inclinem as cabeças”. Todos inclinaram as cabeças, dois ou três jovens ali.

430 Impus as mãos sobre ele. Orei: “Senhor Deus, permita que o rapaz volte a si para saber o que vai fazer, antes que tenha que encarar isso. Ele está morrendo. Este diabo o amarrou e ele está morrendo. E ele bebeu tanto até quase chegar à morte, e aqui está ele nesta condição. Rogo que sejas misericordioso com ele.” E quando orei por ele, na manhã seguinte ele estava sentado, conversando com seu pai.

431 Busty Rogers, que… Eles me chamaram ali no hospital, não faz muito tempo. Eu estava lá naquele dia, depois de ter pregado lá em Milltown onde a pequena Georgie Carter foi curada. Todos vocês se lembram disso. E ali quando o irmão Smith, um pregador metodista, disse: “Se alguém aqui foi batizado em Nome de Jesus Cristo, saia da minha tenda,” assim. Lá em Totten Ford, realizando aquela reunião lá. E, oh, me condenou por tudo que se poderia pensar. Eu nunca disse uma palavra; fui em frente. Eu tinha uma comissão. O Senhor me mostrou uma visão. Havia uma ovelhinha por ali, agarrada em algum lugar no deserto. Todos vocês se lembram da visão, todos vocês. Creio que sim. Vocês se lembram disso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Claro. Muito bem. Então eu estava indo pelo deserto lá, procurando por ela.

432 Eu fui a Totten Ford. O irmão Wright ali sabe. Fomos lá, não sabíamos o que fazer. Comprei uma caixa de sabão por dez centavos. Eu estava indo lá, ficar lá e pregar no degrau [a caixa ia servir de púlpito – n.t.]. Ele disse que ia subir a colina para fazer alguns negócios. Eu fui com ele. Havia uma grande e antiga igreja batista ali, vazia. O Senhor me disse: “Pare aí.”

433 Eu disse: “Deixe-me descer aqui, irmão Wright”. Eu parei. Ele subiu e retornou.

434 Fui lá e não consegui abrir a porta. Eu disse: “Senhor, se Tu estás nisso, se queres que eu entre na igreja, abra a porta para mim.” Eu sentei lá e estava pensando.

435 Ouvi alguém chegando; aproximou-se e disse: “Como vai? Vou te dizer”, “o senhor quer entrar na igreja?”

Respondi: “Sim, senhor.”

Ele disse: “Tenho a chave aqui”.

436 Iniciei uma reunião. Na primeira semana, quase ninguém. Na primeira noite, havia uma congregação, o irmão Wright e sua família. Logo, no final da semana, mal conseguiam acomodá-los no pátio. No entanto, aquela ovelhinha não havia aparecido. O irmão Hall foi salvo naquela ocasião, é o pastor ali agora, todos eles. Não conseguia descobrir onde estava essa ovelha. Depois de um tempo, era da igreja de Cristo, lá embaixo na colina, aquela garotinha de nove anos e oito meses não se movia, deitada ali. Lá estava ela. Todos vocês conhecem a história. Sim, senhor.

437 E naquela tarde, quando Busty Rogers, um grande veterano robusto de pé ali… eu andei por ali. E lá estava a congregação do irmão Smith para rir de mim, zombar de mim, por batizar em nome de Jesus. Entrei nas águas lamacentas do rio Totten Ford, onde eles tinham um… [Espaço em branco na fita – Ed.]… mais acima ali do rio, as águas rugindo tão forte quanto podiam. Alguns diáconos entraram comigo.

438 Eu disse: “Estou aqui nesta tarde em representação das Sagradas Escrituras de Deus.” E continuei: “Eu li na Bíblia aqui onde Pedro disse: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados.’” Eu me virei, entreguei o Livro a um dos diáconos.

439 Saí ali, e disse: “Todo aquele que desejar, que se arrepender de seus pecados, é um candidato a vir.” Caminhei ali na água. Afirmei: “Parece-me que os Anjos estão assentados em cada galho da árvore agora, observando.” Oh, que coisa! Quando havia batizado mais ou menos duas ou três pessoas, toda a sua congregação, aquelas mulheres com finos vestidos de seda entraram na água, gritando no máximo de sua voz . Eu batizei toda a sua congregação no Nome de Jesus Cristo. Vocês sabem. Tenho a foto disso. Lá estava.

440 O que foi? Acrescentando a sua virtude. Veem? Deixe isso pra lá. Deus sabe como fazer. Deus sabe como fazer essas coisas acontecerem. Deixe-os dizer o que quiserem. Não faz nenhuma diferença. Simplesmente siga adiante.

441 Busty Rogers de pé ali, quando viu aquilo, disse: “Então eu creio de todo o meu coração”. E ele veio para a água, com suas roupas finas, e foi batizado no Nome de Jesus Cristo.

442 Cerca de três ou quatro anos atrás, chamaram-me aqui ao hospital em New Albany. Lá estava ele, morrendo com câncer, que simplesmente o havia consumido. Os médicos disseram que ele viveria só até a manhã seguinte. Disseram: “Ele está morrendo agora. Venha imediatamente.”

443 Fui para o quarto, quando cheguei, parei ali e orei. Ele disse: “Billy, há um arco-íris circulando naquele canto ali”.

444 E me virei para olhar. Eu disse: “Busty, é um pacto. Você não vai morrer. O pacto do Sangue te salva.”

445 Coloquei minhas mãos sobre ele, orei: “Senhor Deus, como aquela visão ali que prova que Tu estás aqui. Teu pacto é este: ‘Pelas Suas pisaduras fomos sarados’. Coloquei as mãos sobre ele, e ali ele sarou. Deram alta para ele. [Isaías 53: 5], [I Pedro 2:24]

446 E por volta de quatro ou cinco anos, por uns quatro anos, ele ia e vinha pescando pelo rio, e fazendo de tudo. E onde o câncer se instalou ao redor do esôfago e do estômago formou uma calosidade, um grande nó que se endureceu. Os médicos, os veteranos do hospital, disseram-lhe que tinham um tratamento com cobalto que poderia alargar aquilo, permitindo que a comida descesse. Ele tinha dificuldade em ingerir muita comida, tinha que comer bem devagar. Ele foi lá para fazer o tratamento. Eu não sabia que ele estava lá.

447 Então, quando o operaram, constataram que aquilo lhe causou uma convulsão, e ele teve um derrame. Seu lado ficou paralisado assim. E a única coisa que ele podia fazer era soltar um gemido baixinho. E ele pegou um lápis, assim, e fez, “uh, uh, uh.” E tentava escrever, tremendo assim, com a mão direita. Seu lado esquerdo estava paralisado. E ele escreveu com a mão: “Jesus salvou, 1900 e algo assim”. Eles não conseguiram entender.

448 Então agora, sua esposa questionou: “Irmão Branham, não sei o que ele quis dizer com isso.”

449 Respondi: “Sra. Rogers, o que ele quis dizer é que há 1900 e tantos anos ele foi salvo, e foi batizado em Nome de Jesus ali embaixo. Isso é o que está compensando agora. Ele não está com medo de morrer.”

450 Eu disse: “Senhor Deus, poupe a vida dele. Eu oro, em Nome de Jesus, que Tu poupes a vida dele.” Coloquei as mãos sobre ele. O derrame o deixou. A convulsão parou. E ele se ergueu na cama. E ele está de pé agora, dando testemunho.

451 Acrescente à sua fé, virtude; acrescente à sua virtude, o conhecimento; ao seu conhecimento, temperança; à sua temperança, paciência; à sua paciência, piedade; à sua piedade, amor fraternal; ao seu amor fraternal, o Espírito Santo; e Cristo virá. Porque, logo abaixo Dele… O Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo na Igreja, para manifestar essas virtudes. Oh, que coisa!

Aqui está, meio dia e quinze.

Eu O amo… eu O amo;
Porque Ele primeiro me amou,
Bem aqui, antes de você ser qualquer coisa.
E com- … (O que Ele fez?)…-me a salvação
No madeiro do Calvário.

Como vou ser isso? Porque Ele primeiro me amou.

Eu O amo, eu O amo;
Porque Ele primeiro me amou… (Essa é a razão)
E comprou-me a salvação
No madeiro do Calvário.

452 Eu me comprometo, nesta manhã, a Ele, de todo o meu coração, que, por Sua ajuda e por Sua graça, rogo que eu busque diariamente, sem cessar, até que sinta cada um desses requisitos fluindo nesta minha pequena estatura, até que eu possa ser uma manifestação do Cristo vivo. Porque Ele se fez pecado como eu, para que eu pudesse me tornar…  a justiça de Deus, como Ele. “Ele tomou o meu lugar. Senhor, deixe-me tomar o Teu lugar agora.” Porque foi por esse propósito que Ele morreu. Quantos irão se comprometer à mesma coisa, pela graça de Deus? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Com as cabeças inclinadas agora e as mãos levantadas. “Eu…”

453 Eu me comprometo a Ti, Senhor, esta igreja se compromete “À Estatura completa de Jesus Cristo!”

Porque Ele primeiro me amou;
E comprou-me a salvação
No madeiro do Calvário. [fim da gravação – Ed.]

*****************************