A ESTATURA DE UM VARÃO PERFEITO
14 de outubro de 1962
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Agora, antes de entrar na Palavra, falemos com o Autor da Palavra. Inclinemos nossas cabeças em oração.
2 Nosso bondoso Pai Celestial, temos nos congregado de novo nesta manhã no Nome do Senhor Jesus, Teu precioso Filho, Deus feito carne. Quem veio à terra como propiciação por nossos pecados, e morreu – o Ser justo – para que nós, sendo injustos, por meio de Sua justiça, pudéssemos ser feitos perfeitos n’Ele. Chegamos ante Ti, Senhor, confessando que somos indígnos. Não há nada bom em nós; e todos estamos num grande cárcere, não importa em qual esquina nos paremos, de todos os modos estamos no cárcere. Um não pode ajudar ao outro. Mas Deus, em Sua misericórdia infinita, desceu e abriu as portas da prisão para libertar-nos. Agora já não somos prisioneiros, já não estamos no jardim zoológico do mundo; mas agora somos livres, estamos fora.
3 Oh, quanto Lhe amamos e Lhe adoramos! Como podemos caminhar através dos grandes campos de Suas promessas e ver o cumprimento delas com nossos próprios olhos. Vemos ao grande Deus da Eternidade se descobrindo e fazendo algo real ante nós como fez ali com os profetas da antiguidade; sabendo isto: que eles descansam com a segurança de que algum dia serão restaurados de novo, depois desta vida – na ressurreição – a uma Vida Eterna que nunca se desvanecerá. Nossos corpos não envelhecerão, e não morrerão. Nunca teremos fome, e jamais teremos alguma necessidade. Porém andaremos com Ele. Queremos ouvir-Lhe dizer: “Entrai no gozo do Senhor que tem sido preparado para vós desde a fundação do mundo”. Ali no princípio, antes que entrasse o pecado, Ele havia preparado tudo para Adão e Eva para que nunca tivessem que estar enfermos ou ter problemas. E agora têm preparado isto para nós, e Ele sabia de antemão que viríamos. O pecado foi o grande tropeço; mas agora o pecado tem sido tirado por meio do sangue de Jesus. Agora estamos a caminho da terra prometida pela promessa de Deus, a qual é Eterna.
4 Pai, abençoa-nos agora enquanto estudamos Tua Palavra. Queremos saber que classe de gente temos que ser para estar presentes naquele dia. Ajuda-nos hoje nesta lição, que possamos ter conosco ao grande Mestre – o Espírito – que Ele venha e se revele a nós por meio de Sua Palavra. Porque pedimos estas coisas em Seu Nome e para Sua Glória. Amém.
5 Agora, primeiramente quero que abram suas Bíblias comigo em II Pedro, capítulo um, para ler uma porção das Sagradas Escrituras.
6 Estamos nos aproximando aos Sete Selos. Acabamos de estudar “As Sete Eras da Igreja”, e esta mensagem de ensino ajuda a preparar a todo aquele que é redimido pelo sangue do Senhor Jesus, e que estará naquela Era da Igreja a Era Eterna da Igreja – ao fim dos Selos. Agora, sabemos que há Sete Trombetas, Sete Pragas, Sete Taças, etc., as quais estudaremos aproximadamente. Unicamente estamos esperando aumentar o Tabernáculo para poder acomodar as pessoas.
7 Outro dia estava de caçada com meu amigo Charlie Cox aqui em Kentucky, e estávamos caçando esquilos. Não vimos nem um só esquilo. Creio que os espantei por completo quando comecei a gritar e a regozijar-me ali no bosque. Foi então quando o Senhor me deu os pensamentos para esta mensagem. Ali tive um tempo de muito regozijo no Espírito, esta semana passada, quando vi que tudo enquadrava perfeitamente. Agora, leiamos em II Pedro, capítulo um:
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: (Me encanta como está escrito isto, porque meu tema esta manhã está inteiramente baseado em fé. Deixe-me ler de novo, escute bem:)
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
8 Note, ele está dizendo: “Eu tenho obtido esta fé, e estou dirigindo isto àqueles que têm obtido semelhante fé igualmente preciosa”. Isto não é para o mundo, é para a Igreja. Vê você? É para aqueles que estão em Cristo.
Graça e Paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor.
Visto como o seu divino poder nos deu tudo (Note: Todas as coisas nos são dadas por seu divino poder), o que diz respeito à vida de piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas (estas promessas) fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo (Agora deixe que isto penetre bem. Nesta manhã não estamos pregando, somente ensinando esta lição)… natureza divina…(Deixe-me ler este versículo quatro outra vez para que não passe por alto).
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo (Vê você? No mundo. Já escapado disso).
9 Ele está dirigindo isto à Igreja. Por isso estamos aqui nesta manhã para encontrar o caminho e quais são os requisitos que Deus requer? Não há uma só pessoa aqui hoje dos que amam a Deus que não gostaria de ser como Cristo. Agora aqui o temos fixado.
10 Todo cristão… Eu já sou um veterano, vejam o irmão e irmã Kidd, é possível que são os mais velhos entre nós. Mas se eu lhes perguntasse: “qual é o desejo de seu coração?” A resposta seria: “Estar mais perto de Deus”. Quando você vem ao conhecimento de Cristo há algo quanto a esta relação com Ele, que é tão amorosa que a gente anela entrar dentro d’Ele.
11 Perdoem-me esta referência pessoal: Faz pouco disse à minha esposa… Nós já estamos chegando a uma idade madura, e lhe disse: “Me amas como antes?”
12 Respondeu: “Sim, como não”
13 Então lhe disse: “Sabes que te amo tanto até o ponto que quisera tomar-te e colocar-te dentro de mim para assim verdadeiramente ser um? “
14 Agora multiplique isso por cem milhões e então encontrará como o crente que se enamora de Cristo anela entrar em Cristo, porque é um amor… E aqui vai nos mostrar como por meio destas promessas podemos ser feitos participantes da natureza divina de Cristo, e isso nesses mesmos corpos mortais.
15 Faz pouco alguém me entendeu completamente mal. Recebi uma carta da Associação de ministros na qual diziam que eu cria que nós como mortais estávamos desposados espiritualmente, isto é, unidos como casais em matrimônio segundo nossas almas em vez de ser algo físico, e além do mais, que devíamos deixar a companheira que tínhamos se ela não era a pessoa correta. Ouça irmão! Eu não sou culpado por uma heresia como essa. Eu sempre tenho estado contra tais coisas. Eu não creio nisso, certamente que não. Eu creio que Deus nos dá nossa companheira, isso é certo, e logo chegamos a ser uma parte do outro. Isso é certo. E antes que se case um homem, ele deve pensar e estudar estas cosias com muito cuidado. Outro dia um jovem me perguntou: “Irmão Branham, pensa você que devo casar-me com certa jovenzinha?”
16 Lhe disse: “Quanto pensas dela?”
17 Respondeu: Ai, irmão, a amo tanto!”
18 Disse-lhe então: “Pois, se não podes viver sem ela, então casa-te. Porém se te é possível viver só, pois então não te cases. Porém se vais morrer sem ela, é mais conveniente casar-te”.
19 O que estava procurando dizer-lhe era isto: “Se tu a amas tanto… Agora antes do matrimônio tudo está bem, mas depois que se casam então vêm as provas e as lutas da vida; é então quando têm que estar tão enamorados que se entendam. Quando tu estás desgostoso com ela ou ela contigo, ainda devem se entender”. Assim é com Cristo. Vê você? Temos que estar tão enamorados d’Ele até o ponto que quando pedimos algo e Ele não o concede, isto não nos estorva de nenhuma maneira. E a única maneira de chegar a este lugar é chegando a ser participante de Sua natureza divina e logo entenderemos porque foi que não pôde conceder tal coisa.
…participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela cuncupiscência há no mundo.
20 Temos escapado. Vê você a quem está dirigindo? É à Igreja – aqueles que estão em Cristo e têm sido exaltados sobre estas coisas, não que eles mesmos se exaltaram, mas que Cristo os exaltou.
21 Agora não digo isto de maneira ofensiva para ninguém. Em dias passados estávamos numa campanha e uma irmã, que era pessoa de côr, disse: “Posso testificar?”
22 Disse-lhe: “Como não, irmã, venha”.
23 Ela disse: “Eu quero testificar para a Glória de Deus. Eu não sou o que devo ser, nem tão pouco sou o que quero ser. Porém, uma coisa segura é que não sou o que era antes”.
24 Ela havia sido tirada de algo. Assim conhecemos que temos passado da morte para a vida, quando olhamos para trás e vemos de onde temos sido tirados. Não somos o que queremos ser, e nem ainda somos o que devemos ser, porém uma coisa pela qual estamos agradecidos é que não somos o que antes éramos. Estamos a caminho, “havendo escapado da corrupção e da concupiscência do mundo”. Havendo escapado da corrupção e da concupiscência do mundo, estamos num nível muito mais alto. Agora a esta classe de pessoa está falando o apóstolo Pedro, a pessoa que haja escapado destas coisas.
Vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência;
E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade.
E à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade
25 Agora, aqui nos tem dito, em geral, o que devemos fazer e como o devemos fazer. Como disse, todos estamos esforçando-nos por chegar mais perto de Deus. Por isso escolhi esta mensagem nesta manhã para a igreja, sabendo que há gente que viaja longas distâncias… Ontem à noite perguntei: “Quantos estão aqui e são de fora desta cidade?” Como que noventa e oito por cento levantaram a mão. “Quantos vêm de 100 milhas?” Houve mais de oitenta por cento. Quantos vêm de mais de 500 milhas?” E mais ou menos a terça parte da congregação vinha de mais de 500 milhas. Pense nisso, nas pessoas que viajam de tão longe. Essa gente não vem à igreja unicamente para ser vista pelos demais, e segundo pensa o mundo, aqui não há nada de muita beleza. Todos os que vêm são pessoas comuns, pobres, se vestem de modo comum. Não há nenhum coro fingindo ser semelhantes aos anjos, entoando hinos eloquentes. Nem tão pouco temos órgãos de tubos, nem vidros de côr. O que há é dificuldade para encontrar assento. Há muitos de pé ao redor das paredes. As pessoas não vêm aqui para tais coisas. Mas vêm porque dentro de cada um há algo que vê uma formosura que o olho natural não pode ver. É um olho espiritual que capta a formosura de Cristo. Por isso vêm.
26 Por muitos dias antes de que tenhamos a reunião, constantemente estou em oração. Vou ao bosque, e ao sair digo à minha esposa que vou caçar esquilos, mas levo na bolsa um lápis e uma caderneta. Tão logo quanto amanhece o dia, eu me encontro por ali junto a uma árvore com as mãos levantadas ao Céu, dizendo: “Senhor, que posso eu fazer este dia? Que me darás para Teus filhos? “Então quando chego a algo que parece que me vai queimar a alma… Quando Sua Presença vem perto, eu ouço ali na distância algo semelhante a isto: “Dois e dois são quatro”; então mais perto “dois e dois são quatro”; então “dois e dois são quatro”. E assim sucessivamente; é Sua Presença chegando e rodeando-me. (Cada vez que o irmão Branham repete na fita gravada “dois e dois são quatro”, o diz mais rápido e mais forte – Editor) Nesse momento a gente tem que se render completamente e em poucos momentos a gente está fora de si, e logo ali vem a visão. “Vá a tal e qual lugar e diga tal e qual coisa”. Vê você? Isto começa com meditação, sua mente em Deus e estando ali à parte do mundo, ali no deserto onde a gente está só. E ali começa a vir lentamente e logo vem mais rápido e mais rápido. A gente simplesmente fica ali assentado sem dizer nada e com as mãos levantadas, unicamente levantando as mãos e de repente sem sabê-lo, seu ser inteiro é levado. Então a gente vê coisas que Ele quer que a gente saiba; mostra a gente coisas que estão por vir. Às vezes vem ao ponto onde se detém e não passa à visão, então diferentes Escrituras começam a soar. Tomo o lápis e as escrevo para que não me esqueça. Logo chego em casa e reviso as Escrituras e as estudo; às vezes nem enquadram quando as estou estudando. Porém num momento, ali está! e de novo começam a revelar-se. Então tomo uma caderneta como esta e começo a tomar notas do que Ele me diz o mais rápido possível. Logo digo: “Senhor, vou ao Tabernáculo para dizer-lhes “venham”, porque já tenho recebido algo para eles”. E assim é como vêm as cosias. Exatamente! Eu não o posso entregar a vocês sem que Ele primeiro entregue a mim.
27 Agora, Pedro está dizendo aqui como é que nós devemos ser participantes de Sua natureza divina. Agora, cada um de nós está tratando de crescer na Estatura de Deus. Depois dos Sete Selos, então naquele tempo, no tempo da abertura do Sétimo Selo… Agora todos sabemos o que é um selo, é a saída de um ministério – a abertura dos Sete Selos. Podemos ver isso no quadro. É a saída de uma Mensagem, algo que está selado. No domingo passado preguei sobre “A Chave”. A chave é fé. Fé sustém a chave, e a chave é a Escritura, e Cristo é a porta. Então fé toma as dobradiças das Escrituras e desata as glórias e o bom de Deus para Seu povo. Vê você? Fé sustém a chave que abre Cristo para o povo, o abre, o revela.
28 Hoje vamos tratar de tomar essa mesma chave para abrir o caminho por meio do qual a gente pode chegar a ser um cristão virtuoso à estatura de Deus, como também um tabernáculo vivente para ser a morada do Deus Vivente.
29 Recorde, Deus se revela em três maneiras. Primeiramente se revelou numa Coluna de Fogo, isso foi chamado o Pai. Então aquele mesmo Deus se manifestou em Jesus Cristo, quando Ele fez um corpo. Terceiro, por meio da morte daquele corpo, Ele santificou a uma igreja na qual podia morar. Foi Deus sobre nós, Deus conosco, e Deus em nós. O mesmo Deus. Por isso foi chamado Pai, Filho e Espírito Santo. Não são três deuses, mas três ofícios de um só Deus. Se houvessem ficado com isso ali no Concílio de Nicéia, então não haveria tanto enredo hoje. Não são três deuses. As pessoas não podem entender como foi que Jesus falou com o Pai, e logo disse: “Eu e o Pai somos um”. Pois ali está a coisa inteira. Certamente, isso somente o explica. Não são três deuses, mas três ofícios. Que é? Deus manifestando-se em Sua criação.
30 Deus quer ser adorado. A Própria palavra “Deus” significa “Objeto de adoração”. E Deus está tratando de preparar a Seu povo para poder receber deles o propósito para o qual os criou. Ele não fez a você para que fosse alguma coisa menos que um filho ou uma filha de Deus. Se você tem errado nisso – de ser um filho ou uma filha de Deus – então não tem pegado no alvo. E a palavra p-e-c-a-d-o quer dizer, não acertar o alvo. Se eu estou atirando ao alvo com um rifle ( pegando na cabeça de um tachinha a 50 metros) e disparo, então ao descer o rifle vejo que me faltam uns 10 centímetros para dar na tachinha, então que passa? O rifle necessita uma ajustada. E se eu não acerto no alvo quanto a fé em Deus, ou quanto a ser um cristão… Deus nos pôs nesta terra para ser cristão e se você está um pouco retirado, então volte para uma ajustada. E há uma só coisa para fazer o ajuste, e essa é a Escritura: O Espírito Santo nas Escrituras ajustando, trazendo o tiro diretamente sobre o alvo.
31 Agora vamos estudar Sua Palavra. Estevão falando nos Atos de um tabernáculo de Deus, disse:
Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
O qual nosso pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
E Salomão lhe edificou casa;
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor: Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7: 44 – 49.
32 Agora, um tabernáculo, é um lugar onde vamos descansar, onde nos refrescamos, como o descanso de dormir, etc. Agora, em Hebreus, Paulo diz:
Pelo que entrando no mundo, diz: Sacrifício (Cristo) e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste. Hebreus 10:5
33 Então que é um tabernáculo? É um corpo; Deus morando num Corpo. Quando Deus desceu sobre o monte, se uma vaca ou um bezerro tocava no monte, tinham que matá-lo. Deus é santo! Ontem à noite quando estudávamos em Isaias, capítulo seis, onde vimos que os anjos cobriam seus rostos, serafins santos com rostos santos, que nem conhecem o significado de pecado, tinham que se cobrirem na Presença de Deus, e também cobrirem seus pés em humildade.
34 Agora, o Deus Santo não pode tolerar o pecado. Assim que nada nem ninguém podia tocar no monte onde estava Deus. Logo, Deus foi feito carne e habitou entre nós na forma de Jesus Cristo, Seu Filho, Sua criação. Então aquele Filho deu Sua vida, e a célula de sangue de Deus quebrou-se para que a vida saísse do sangue para nós. Por meio deste sangue somos limpos; e agora nosso sangue, nossa vida que veio por meio do desejo humano, o sangue de Jesus Cristo a limpa e muda nossa natureza por meio do envio do Espírito Santo. Então entramos na natureza divina. Então chegamos a ser uma morada para Deus. Jesus disse:
Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu pai e vós em mim, e eu em vós. João 14:20.
35 Assim conhecemos como Deus está em Sua Igreja. A Igreja deve estar tomando o lugar de Cristo, levando a cumprimento Seu ministério. “Aquele que crer em mim, fará as obras que eu faço; um pouquinho mais, e o mundo não me verá mais, porém vós me vereis porque eu estarei convosco e em vós até a consumação dos séculos”. (João 14: 12 e 19, e Mateus 28:20). ali está. Continuando Sua obra.
36 Agora, a Bíblia diz aqui (Estêvão falando de Salomão construindo o templo:)
E Salomão lhe edificou casa;
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor: Ou qual é o lugar do meu repouso? Atos 7: 47 – 49.
Pelo que entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste. Heb. 10:5
37 “Um corpo me preparaste”. Deus mora na estatura de um homem, refletindo-se naquele ser – a adoração perfeita; Deus em nós, nós sendo Seu Tabernáculo (Deus manifestando-se). Poderíamos ficar somente neste ponto do estudo por muitas horas.
38 Note que Deus em cada era, sempre se tem refletido no homem. Foi Deus ali em Moisés. Observem a Moisés por um momento: Nasceu como líder, tal como Cristo. No tempo que nasceu houve perseguição de recém nascidos, tratando de encontrá-lo, tal como foi com Cristo. E nesse tempo ele foi um legislador como também foi Cristo. Moisés permaneceu quarenta dias no monte recebendo os Mandamentos e logo desceu; Cristo permaneceu quarenta dias no deserto e logo regressou e disse:
Ouvistes o que foi dito: não adulterarás:
Mas eu vos digo, que qualquer que olhar a uma mulher para cobiçá-la, já adulterou com ela em seu coração. Mat. 5: 27-28.
39 Todas estas coisas foram Deus refletindo-se. Observe a José: Nasceu um varão espiritual entre seus irmãos. Todos foram homens bons, todos foram patriarcas. Mas quando veio José, ele foi diferente. Ele podia ver visões, e interpretar sonhos, e foi odiado por seus irmãos por causa deste dom. Seus irmãos lhe odiavam por causa da mesma obra que Deus lhe havia dado para que cumprisse na terra. Vê você? Tudo estava apontando para a cruz. E também ele foi vendido por quase trinta peças de prata (Gên. 27:28) por seus próprios irmãos. Foi lançado numa cisterna por seus irmãos, onde devia morrer. Foi levantado da cisterna e foi assentar-se à destra de Faraó. E ninguém podia chegar a Faraó (O homem que controlava o mundo daquele dia) senão por José. Ninguém pode chegar a Deus, senão por Cristo. E quando José saía do palácio, antes de sair soava uma trombeta e iam mensageiros clamando diante dele. “Dobrai os joelhos, eis que vem José”. Não importava onde estava a pessoa nem o que estava fazendo, nem quão importante era sua ocupação, todo mundo tinha que dobrar o joelho até que José passava. E num desses dias, quando a Trombeta soar, todo joelho se dobrará e toda língua confessará quando Cristo, nosso José, descer de Sua Glória. Naquele dia seu trabalho já não terá importância. Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Filho de Deus. Isso é certo.
40 O podemos ver muito claramente em Davi como um rei rejeitado. Foi destronado por seus irmãos, e seu próprio filho. Subiu ao Monte das Oliveiras e contemplando a cidade de Jerusalém, chorou porque ali estava seu próprio povo ao qual havia servido e lhes havia ensinado acerca de Deus. E seu próprio povo o expulsou até lhe tiraram as coisas, e lhe cuspiram e zombaram dele; e sendo rejeitado subiu ao monte. Oh, que tipo tão perfeito do Filho de Deus, oitocentos anos antes! Ele também foi um rei rejeitado dentre Seu próprio povo e assentado no Monte das Oliveiras chorou sobre Jerusalém, como um rei rejeitado. Que foi? Deus refletindo-se naqueles profetas, refletindo a Cristo.
41 Então veio aquele Quem foi a Perfeição de Deus e em verdade foi Deus entre nós. E desde aquele tempo, Ele tem se refletido em Sua Igreja deste lado do Calvário. todos estamos tratando de chegar a esse lugar, que é a Morada ou o Tabernáculo do Deus Vivente. Agora notemos:
Vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência;
E à ciência temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade.
E à piedade amor fraternal; e ao amor fraternal caridade (que é amor)
Porque se em vós houverem e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos, nem estérieis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
II Pedro 1: 5 – 8.
42 Agora, Pedro nos tem dado aqui um contorno geral de como chegar àquele lugar.
43 Agora, quero dizer isto: Há gente que tem uma porção destas virtudes: ciência, temperança, paciência, etc., que às vezes nem professa ser cristã. Agora nós estamos estudando a lição do Culto Dominical. E isto é a verdade. Há pessoas que têm uma porção destas coisas que nem se quer fingem ser cristãs. Por isso não serve. É como um corvo tratando de injetar penas de pavão real em suas asas para assim ser um pavão real; e fazendo isso, unicamente traz desgraça sobre si mesmo. Seria melhor ficar como corvo. É como essa gente que trata de experimentar com estas coisas mesmo não sendo cristã. Tudo está fora de ordem. É como uma árvore de sicômoro tratando de produzir maçãs. Não o pode fazer; mesmo que seja uma árvore não pode produzir maçãs. É como um mulo tratando de fabricar lã, tratando de ser ovelha quando é um mulo; ele não pode fabricar lã, não o pode fazer. A lã é um dom da ovelha, não do mulo. Pode ser que trate de agir como uma ovelha, porém de todos os modos é um mulo. E ele diz: “Eu posso comer como a ovelha, posso fazer isto e aquilo como a ovelha”. Não importa o que você possa fazer, tem que ser uma ovelha para poder ter lã.
44 E, a ovelha não fabrica a lã; ela tem lã porque é ovelha. Há muita gente que diz: “Eu vou procurar ser uma pessoa melhor; vou fazer isto…” Não vá fabricar nada; não, assim não se faz. À ovelha não se pede nem lhe ordena que fabrique lã, ela produz a lã, e o faz porque é uma ovelha. E quando você é um cristão, simplesmente produz os frutos do Espírito, você não os fabrica, não os pode fingir. Não vá procurar fazer-se algo que não é. Unicamente seja o que deve ser e logo isto cairá em seu lugar. Você tem ouvido a pessoas que dizem: “Agora que me uni com a igreja, já devo deixar de mentir”. Ali está tratando de fabricar algo, e não se pode fazer; assim sendo não há necessidade de fazer tal esforço. Tal como o mulo não pode produzir lã, tão pouco pode um urubu comer junto com a pomba. Pode imaginar você a um urubu assentado ali dizendo: “Olhe, eu sou uma pomba”, e pondo em si umas penas de pomba e dizendo: “Olha, eu me pareço com uma pomba”? Ele estaria todo fora de ordem. Assim é um homem que professa ser algo quando não o é. Não se pode fazer! Não pode uma pessoa dizer: “Agora eu devo ter virtude, assim a terei; eu devo viver piamente, assim o farei”. Você unicamente está injetando em si penas. Ainda que esteje a seu alcance, não se podem colocar penas num pássaro de outra classe. Isso não serve. Isso mostra quão hipócrita é a tal ave. Vê você? Pode imaginar um urubu tendo duas ou três peninhas de pomba e dizendo: “Olha, eu sou uma pomba”. Todos sabemos que é um urubu, podemos ver que é um urubu. E assim é quando se procura fabricar a vida cristã; não se pode fazer.
45 A primeira coisa que se necessita é ser nascido de novo; tem que ser transformado, e depois da transformação então o indivíduo será uma nova criatura. Agora vá na via correta. E agora já não se tem que preocupar pelas penas, elas tomarão cuidado de si mesmas quando você tem renascido. Sim, senhor. Como sempre tenho dito, se você toma um porco e o lava completamente e lhe põe um traje fino e o solta, ele vai regressar diretamente ao lamaçal. De nada lhe serve o banho porque ele é um porco e sua natureza é revolver-se na lama. Você tem que mudar sua natureza, e logo o demais cairá em seu lugar.
46 A gente tem que ser renascido; isto é, transformado; tem que haver uma mudança. Você diz: “Irmão Branham, eu conheço a tal vizinha, e ela nunca tem feito nenhum mal, ela é uma boa mulher; ou tal ou qual homem, ele é um bom homem, nunca faz dano a ninguém, nunca faz nada mal”. Isso não significa nada; pode ser um vizinho de primeira classe, mas não é um cristão até que tenha nascido de novo. Jesus disse:
Em verdade, em verdade te digo, que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3: 3
47 Agora, “ver” quer dizer “entender”; quando você diz: “Eu não posso ver isso”, quer dizer que você não o entende. O homem natural não pode entender porque a gente cristã grita, nem pode entender como muda a linguagem de uma pessoa e essa pessoa chega a falar em línguas; nem pode entender como a glória de Deus vem sobre os olhos de um homem e este chega a ver visões e a dizer certas coisas a certas pessoas e o que devem fazer. Lhes diria coisas que estão por vir, assim como o Senhor fez conosco aqui ontem à noite. A mente natural procura arrazoar as coisas: “ que fez? que classe de truque está empregando?” Vêm a um homem falando em línguas e logo alguém interpretando e dizendo a certo membro do Corpo exatamente o que fez e exatamente o que deve fazer. Eles pensam que há um truque nisso, que há algo já planejado entre estas pessoas. Não o podem entender até que tenham nascido de novo. Agora, quando é um renascido, então está em ordem para ter companheirismo porque então é uma nova criatura. Aquele caráter suspeito e duvidoso que tinha antes, já está morto; agora já é uma nova criação, além do mais ele agora não tem que acrescentar nada porque tudo será acrescentado automaticamente. Você tem que nascer de novo. E não pode nascer de novo sem ter fé. Isso é certo. E como você pode ver aqui no diagrama que desenhei, Fé é o fundamento de tudo.
Porém sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que existe e que é galardoador daqueles que o buscam. Hebreus 11:8.
48 E quando você é um céptico da Bíblia, quando você é um céptico da exatidão da Palavra, é melhor que fique quieto até que o creia. Que é pecado? Incredulidade! Unicamente há dois elementos que governam ao ser humano, estes são a dúvida e a fé; você será governado por um ou pelo outro; um deles dominará sua vida. A altura à qual você pode voar depende da fé que você tenha, porém primeiramente tem que haver fé. Agora vamos estudar isto por uns momentos.
49 Fé é o que você deve crer. Fé é a substância das coisas que se esperam . Você já as tem quando tem fé porque são reveladas em fé. Fé é a substância das coisas que se esperam (Heb. 11) a evidência…”Que classe de evidência? Uma evidência santa. Por isso quando você diz: “Irmão Branham, eu creio que Deus é o Curador”, se você o crê e o aceita como seu Curador, e não mente, mas em verdade crê que pelas Suas pisaduras tem sido curado, então não há nada que lhe faça tropeçar; é um assunto concluído. Agora, você pode ter esperança indo daqui para ali, e de cá para lá, etc, mas quando tem fé, então o sabe porque é a evidência e você já o tem.
50 Quantos ouviram ao irmão Oral Roberto hoje de manhã pelo rádio? Lhe ouvi dizer que havia uma fé de libertação, orando a oração de libertação, disse: “Façam seu contato por meio de colocar a mão no rádio. Faça seu contato por tocar em algo”. Ele estava fazendo isso em benefício dos ouvintes para que tivessem algo em que pôr as mãos. Algo para dizer: “Agora sim o tenho porque ele me disse que tocasse no rádio, por isso tenho minha cura”. Agora, isso está bem, mas fé genuína e verdadeira não tem que tocar nessas coisas. Eu não estou condenando ao irmão Roberts, de maneira nenhuma, ele está fazendo uma grande obra, e é um homem piedoso; tenho muito respeito para com o irmão Roberts e lamento que não tenhamos maior número de homens como ele; mas o que estou tratando de dizer é que fé não necessita de nada. A fé crê na Palavra de Deus. Porque é a fé pelo tocar? Não.
A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. Romanos 10:17
51 E nisso está ancorado, está seguro. E não há distância quanto a fé, porque fé é agora mesmo; fé está aqui agora. Como por exemplo aquele menino e a mãe dos quais estava nos relatando a irmã Kidd; a mãe que deu à luz o menino que tinha os intestinos por fora, e que não tinha abertura no reto para expelir as fezes. Agora, esta mãe ouviu a irmã Kidd e os demais por ali testificando e ela creu que se pudesse ter contato, e se eu orasse pelo menino… Agora Deus nos dá gente… Alguns de nós temos experiências com Deus que são tão verdadeiras até que Deus parece tão… Como entrando aqui para falar com nosso irmão Neville ou com alguém que você conhece. E às vezes pedimos que estas pessoas orem a Deus por nós; e isso é o que devemos fazer. Logo se temos fé que aquela pessoa está falando com Deus, então nossa fé está firme, está assegurada, e o assunto está concluído.
52 Por exemplo o romano que saiu a encontrar com Jesus (Mateus 8: 5-13) e lhe disse: “Não sou dígno de que entres sob meu telhado, eu não me sinto dígno disso; mas meu criado está gravemente enfermo e Tu podes somente falar a palavra, eu sei que meu criado viverá”. Que sucedeu? A distância não, não apresentou problema, porque Deus é Onipresente, é Onipotente, e onde quer que queira está Deus, ali também está Sua Onipotência; e Deus sendo Onipresente significa que está em todas as partes e em todo lugar. Deus é igual neste momento na Alemanha, na Suiça, na África como é aqui conosco.
53 Agora, ele disse: “Eu não sou dígno de que Tu entrês sob meu telhado, somente “diga a palavra”. Que foi? A fé daquele romano, ele creu.
54 Então Jesus lhe disse: “Vá por teu caminho, porque teu criado vive”.
55 Então ele saiu para sua casa em uma viagem de dois dias. E no dia seguinte, antes que chegasse, se encontrou com alguns de seus servos, e eles disseram: “Teu criado vive”.
56 O romano então estava tão feliz, e perguntou: “A que hora do dia começou a melhorar?”
57 Responderam-lhe, “Como que as onze do dia começou a melhorar”. Então o romano soube que foi na mesma hora quando Jesus lhe havia dito: “Teu criado vive” e quando ele havia crido.
58 Onipotente, Onipresente, Onisciente, infinito – isso é Deus. Então quando soa o telefone e rogam: “Ore por favor”. Isso faz o contato e logo sua fé traz a Deus. Sua fé é o que traz a Deus e a oração juntos à cena. A oração é trazida de lá para cá por meio da fé; a fé une as duas coisas.
59 “Fale a Palavra. Somente quero que diga a palavra e tudo estará bem”. Ele não tinha que estar presente, somente tinha que falar a Palavra. Por que? Deus é Onipresente; Ele é Todo Poderoso. Ele é igualmente poderoso sob o mundo, acima e por todos os lados. Ele é Deus! E ele disse: “Somente tem que falar a Palavra”. Logo a fé faz o demais. Então a gente tem que ter fé como fundamento.
60 Toda a cristandade, tudo o que você é e tudo que será, tudo está baseado sobre fé na Palavra. Por isso eu creio na Palavra. Eu não posso pôr minha fé em nenhuma outra coisa; se eu pusesse minha fé numa igreja, em qual delas poria? Na Católica, na Luterana, na Metodista, na Batista, na Pentecostal? Onde a poria? Eu não sei, todas estão tão enredadas; mas quando ponho minha fé em Sua Palavra, então está ancorada. Ninguém a interpreta, aqui está: “Assim Diz o Senhor”. Agora eu creio nisso. Ali está a base.
61 Há um médico muito bom aqui na cidade, um amigo meu, o Dr. Samuel Adair, nós nos conhecemos desde pequenos. Um dia me chegou um visão que era para ele; me mostrou onde ele ia construir seu consultório e como ia ser. Agora vá algum dia e lhe pergunte se isso não é a verdade. E a visão veio como dois ou três anos antes que sucedesse; lhe disse onde ia estar e que por pouco ocuparia a quadra inteira; e há uma só coisa impedindo-lhe a quadra inteira e é aquela casa de reabilitação. Ele tem tudo o demais incluindo a farmácia. Isso é tudo.
62 O Dr. Adair cumpriu a visão exatamente no lugar no qual ele mesmo disse: “Este terreno nem se pode tocar por vinte e cinco anos porque está nos tribunais”.
63 Disse-lhe: “Doutor, o Senhor lho tem dado por causa de sua humildade”.
64 Ele disse: Eu de nada sirvo”.
65 Disse-lhe: “Você é como uma tartaruga que por fora tem um casco duro através do qual olha a seus amigos, mas por dentro é um homem verdadeiro . Saia desse casco! Deus tem te dado isto”.
66 Ele disse: “Billy, nunca tenho duvidado de você, porém terei que duvidar disto”.
67 Nos despedimos e ele se foi para seu consultório. No dia seguinte me telefonou e disse: “Estou morrendo de frio”.
68 Perguntei-lhe”: “Que se passa doutor, é apenas mês de julho”.
69 Disse: “Já comprei o terreno, ontem à noite se reuniram os donos ali em Boston e já comprei o terreno esta manhã”.
70 Respondi: Não lhe disse?
71 Outro dia quando o rifle disparou em meu rosto, estive ali conversando com ele e me disse: “Imagino que já tenho contado isso a umas mil pessoas das que têm entrado aqui”. Que é?
72 Quando Deus diz algo, tem que suceder. Ontem à noite chegaram uns amigos em casa que haviam ouvido da visão do reno dos chifres de 42 polegadas e do urso pardo com o lombo prateado. Não sei quantas pessoas têm chegado em casa querendo ver estas coisas. Lhe digo: “Aqui está a fita métrica, meça-os. Ouviram dizer antes que sucedesse”. Por que? Quando Deus diz algo tem que acontecer. Por isso está baseada…
73 Agora, aqui está o plano da Salvação. E se Suas visões sucedem perfeita e exatamente como Ele diz (esta igreja sabe que isso é a verdade), então e Sua Palavra? A Palavra é mais segura que as visões; se a visão não fala segundo a Palavra, então está mal. A Palavra é primeiro porque a Palavra é Deus. Então vemos que Ele é onipresente, Ele falou a visão aqui e a cumpriu no Canadá. Amém. Ele é Onipresente.
74 Em primeiro lugar, você tem que ser renascido, e logo terá fé e crerá na Palavra. Enquanto não houver renascido estará discutindo contra a Palavra; se unicamente é um simpatizante da religião e tem um pouco de sabedoria humana acerca de fazer o bem, nunca poderá estar de acordo com a Palavra de Deus; nunca o fará. Tem que ser renascido, e o novo nascimento produz fé.
75 Agora, depois que obtém a fé apenas está numa posição para começar a crescer. Muitas pessoas vêm ao altar para orar e dizem: “Senhor, perdoe-me”. E sobre eles vêm uma grande obra de santificação e ao deixar o altar têm muito gozo e regressam a seu assento dizendo: “Louvado seja Deus, já o tenho”. Não senhor, você apenas tem chegado ao lugar onde pode começar a crescer; ainda não tem feito nada; apenas tem posto o fundamento. gora suponhamos que você vai edificar uma casa. O que tem é o fundamento sobre o qual pode edificar sua casa, e agora é quando tem que edificar sua casa. E ali é onde entra a coisa sobre a qual queremos falar nesta manhã.
76 Qual é o fundamento da cristandade? Fé na Palavra de Deus. Esse é o fundamento. Então começa a crescer, começa a acrescentar algo sobre este fundamento. Agora na construção de uma casa se necessitam certas classes de material. O irmão Wood e alguns dos carpinteiros aqui nos poderiam dizer como construir uma casa. Porém eu vou lhes dizer como construir sua casa Espiritual onde pode morar Deus. Ele quer morar em você e quer que você seja semelhante a Ele, Ele quer que você reflita Seu Ser.
77 Nos dias antigos quando purificavam o ouro, antes de ter os fundidores para queimar as impurezas, golpeavam o ouro para tirar o ferro, cobre, etc.; o golpeavam por um lado e logo pelo outro. Os índios na América ainda fazem assim. Sabe você como sabiam eles quando tinham o produto perfeito – sem ferro, ferrugem, escórias, etc? Quando o que estava golpeando podia ver-se no ouro (como num espelho), quando o ouro era suficientemente claro e limpo até que refletia ao que o estava golpeando. Assim é como faz Deus. Ele toma o ouro que tem encontrado na terra e o golpeia com o Espírito Santo, vez após vezes, até que possa ver Sua semelhança. E isso é o que nós devemos fazer, refletir ao Filho de Deus. E agora devemos fazer Sua obra.
Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crer em mim, também fará as obras que eu faço; e maiores que estas fará, porque eu vou para o Pai. João 14:12
78 Estamos começando a refletir as obras de Cristo, mas somos muitos os que procuramos fazer as obras de Cristo antes que o reflexo de Cristo se encontre em nós. Agora, ali está o mal. Encontramos essas coisas sucedendo, você bem o sabe e eu também; vemos aqueles que tropeçam pelo caminho, e encontramos o resto dos pregadores e cristãos ao lado do caminho; e isso é porque não entraram corretamente ao assunto. E por isso estou aqui esta manhã para procurar ensinar a esta igreja e a mim mesmo como podemos chegar a ser o lugar da morada do Deus Vivo. Quantos gostariam de sê-lo?
79 Agora aqui está o que devemos fazer: Qual é a primeira coisa? Ter fé e ser renascido. Assim ponhamos o fundamento. Depois do fundamento, em seguida acrescentemos ao fundamento (como disse Pedro)…
80 Primeiro ponhamos o fundamento: Fé, e logo acrescentemos virtude a essa fé. Agora, ali acaba com muitos de nós. Sim, senhor.
81 Sim, acrescente virtude a sua fé. Agora, isso não significa somente viver uma vida virtuosa como um homem ou uma mulher vivendo bem. Isso não tem nada a ver com o assunto. A Bíblia diz em Lucas 5:30, “conhecendo em si mesmo a virtude que havia saído dele”. É certo? Se vamos ser como Ele, então temos que ter virtude, temos que tê-la para ser como Ele. Um dos primeiros hinos que amei foi “Ser como Cristo”. Agora, se vou ser como Cristo, então tenho que ter virtude e uma vida pela qual esta virtude possa passar de mim às pessoas. Porque virtude saiu d’Ele para às pessoas. Se não a tem, então não sairá porque não há de onde sair. Se alguém tratasse de tirar virtude de nós, o cheque voltaria com essa marca: “Não há suficiente fundo”, pois não há onde pedir, o cheque voltaria. Se alguém vir a você hoje como um cristão e amanhã lhe vê portando-se como inconverso… Ora, dali não se obtém muita virtude. Virtude tem que estar em nós; e quando obtermos verdadeira virtude, a podemos acrescentar à nossa fé; a virtude é o passo seguinte nesta construção.
82 Primeiramente temos que ter fé. Fé só não é suficiente. Pedro disse: “Mostrai em vossa fé virtude”. Temos que ter fé para assim ter onde colocar a virtude. Pode ser que você não tenha virtude porque muitas igrejas deste último dia ensinam que não se tem que ter e que o dia de tais coisas tem passado. Dizem: “Não se necessita dessas coisas, unicamente é necessário unir-se à igreja, os dias de tais coisas têm passado”.
83 Virtude. Qualquer um sabe o que quer dizer virtude. E a temos que ter. Se saiu virtude d’Ele para curar a mulher que estava enferma, então Ele espera que a mesma virtude esteja em Sua Igreja, porque Ele foi nosso exemplo. E se Ele teve virtude para dar às pessoas, então Ele espera que nós tenhamos virtude para dar às pessoas. E que é virtude? Virtude é: Força, poder. Há muitos que nem sequer crêem no poder de Deus; dizem que isso foi para os dias passados, e a única coisa que alguém tem que fazer é pôr seu nome no livro, ser batizado por imersão ou aspersão, ou o que for, e isso é tudo o que se necessita; porém Pedro disse aqui: “Mostrai em vossa fé virtude”. Agora Pedro está falando acerca da construção da casa de Deus ( o templo de Deus), preparando a casa… E depois da fé, a gente tem que ter virtude. Tenha você virtude para todo o mundo!
84 Faz como que vinte anos eu preguei uma mensagem intitulada “Reverendo Sr. Lírio”, o pastor como um lírio. Tomei o texto onde Jesus disse:
Considerai os lírios do campo, que não segam e nem fiam; e vos digo, que nem Salomão com toda sua glória se vestiu como um deles. Lucas 12: 27
85 Agora, o lírio cresce desde o muito profundo do lodo, e cada momento do dia está extraindo da terra; e que faz com esta virtude que tira da terra? A mostra. Para o admirador, o lírio é uma coisa formosa; o lírio se abre para que a abelha entre a tirar sua parte – o mel – ele não se queixa, tem estas coisas para reparti-las. Que tal se a abelha entrasse e viesse ali: “Não há suficiente fundo, não há mel?” A pobre abelha pensaria, “que classe de lírio é esse?” Que tal se um indivíduo desejando a salvação chegasse a uma igreja que crê que os dias de milagres estão passados? É como disse uma vez o irmão Jack Coe quando foi a um restaurante para almoçar e lhe deram uma enorme lista dos pratos que podiam preparar. Começou a ler e chegou à carne assada, e disse: “Dá-me carne assada”.
86 “Senhor, sinto muito, mas isso foi para ontem, já não temos hoje”.
87 Ele disse: “É melhor que eu me vá a um restaurante onde tenham comida, porque aqui não têm nada de comer”.
88 E um homem espiritual que está crescendo, necessita de comida para se alimentar, e isso é a Palavra de Deus. Eu creio em cada palavra da Palavra de Deus.
Deus tem uma mesa posta onde alimenta aos santos
Ele convida a Seus escolhidos: “Vinde e comei”.
Ele nos alimenta com Seu maná e nos supre toda necessidade,
Quão formoso é comer com Jesus cada dia.
89 A igreja do Deus Vivo é edificada na estatura deste homem perfeito da ciência de Cristo.
90 Agora, ele tem que ter virtude. Agora sempre há alguém que lhe encanta sentir o cheiro do perfume do lírio. O lírio não é egoísta. Ele tem este perfume; pois antes que possa distribuir o perfume, tem que tê-lo antes que possa distribuir mel, tem que tê-lo; antes que possa distribuir formosura, tem que tê-la. Antes que você possa repartir virtude, tem que tê-la. Assim sendo “acrescentai à vossa fé virtude”. Amém! Entendem? Poderíamos ficar nesse ponto por muito tempo, mas o tempo avança. Acrescentemos virtude à nossa fé.
91 Agora primeiramente temos fé, logo virtude, e em terceiro lugar acrescentemos ciência. Agora isso não quer dizer ciência do mundo, porque isso é loucura para Deus; mas esta é a ciência para julgar. Para julgar o que? O bem do mal. E como se julga? Se temos ciência cristã juntamente com a fé e virtude, julgamos se a Palavra é correta ou não. Se você pode pôr a um lado todos seus credos e toda sua incredulidade e tudo o que diz que tem feito, então terá ciência para crer que Deus não pode mentir.
Em nenhuma maneira; antes seja Deus verdadeiro, mas todo homem mentiroso. Romanos 3: 4
92 Agora estamos obtendo ciência, isso é ciência suprema. Não se tem que ter quatro graus de universidade para ter esta ciência, porque todas estas coisas nos são dadas por Deus para colocá-las sobre o fundamento da fé, para que assim possamos chegar à estatura de um verdadeiro homem de Deus. Sim, senhor.
93 Acrescentemos ciência porque… Ciência de Sua Palavra. Você tem que crer desta maneira, assim como também deve crer neste dia que os dias de milagres não têm passado. Ciência, que o que Deus diz, também é poderoso para realizá-lo.
94 Abraão creu nisso. E quando tinha cem anos, não duvidou da promessa de Deus com desconfiança. Observem quão ridículo parecia ser a Palavra naquele dia. Aqui estava um homem de cem anos, esperando o dia quando em seu lar nascesse um filho por meio de sua esposa de noventa anos. Vê você? Haviam passado sobre Sara quase cinquenta anos depois do tempo quando as mulheres deixam de dar à luz; ele havia vivido com ela desde jovem e agora aqui estava com sua força natural morta e a matriz de Sara também morta. E não havia nenhuma esperança ( quanto a esperança ) mas ele creu em esperança mesmo contra a esperança porque tinha ciência ( conhecimento ) que Deus era poderoso para cumprir tudo o que havia prometido.
95 Agora quando a gente tem semelhante ciência, então a pode acrescentar à sua fé. Quando a gente tem virtude verdadeira, acrescente-a à sua fé. Quando você pode andar pela rua, e viver como um cristão, portar-se como um cristão, e ser um cristão, então acrescente isso a sua fé. Quando você tem ciência… Você diz: “Pois eu não sei se esta Escritura enquadra exatamente. Agora aqui está Atos 2:38, eu não sei como enquadra isso com Mateus 28:19…” Bem, não vá acrescentar nada porque ainda não tem nada. Que vai fazer? Ainda não tem suficiente ciência de Deus para conhecer que a Bíblia não se contradiz. Deixe o assunto em paz; não diga mais. Porém quando você pode ver que a Escritura não se contradiz, e pode ver e dizer por meio da revelação de Deus que a palavra inteira é escrita em mistérios e unicamente a ciência de Deus a pode revelar, então quando você obtiver isso e puder afirmar toda a Palavra de Deus com um “Amém”, então acrescente isso à sua fé.
96 Agora já está chegando a ser um bom homem, está crescendo. Com que está crescendo? Com fé, logo virtude, e logo ciência. Vê você como se vem formando este homem? E veja que não há maneira de escapar, esta é a maneira de chegar à estatura completa de Cristo. Sim, senhor.
97 Julgue se é correto ou não crer na Palavra de Deus. Julgue se é correto ou não servir a um credo ou servir a Deus. Julgue se é correto ou não, se deve ser nascido de novo ou unir-se com uma igreja. Julgue corretamente quando o pregador diz: “Os dias de milagres têm passado”. A Bíblia diz: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Em quem vais crer?
98 Então você diz: “Pois, eu tomo a Deus”. Agora você não diga isso assim somente por dizer que o vai tomar superficialmente de seu coração, mas algo dentro de você (sua fé) o crê. Sua fé diz: “Eu sei que Ele é o mesmo ontem hoje e eternamente; eu sou testemunha que é o mesmo; não há nada que me possa tirar; eu sei que é verdadeiro”. Então acrescente isso a sua fé. Coloque-o sobre o fundamento. Estamos subindo para o Reino. Temos chegado até aqui. Muito bem.
99 Agora, a coisa seguinte, o pregador e outros lhe diriam: “Estas coisas que você lê na Bíblia foram para outro dia já passado e lhe direi porque: Porque já não necessitamos destas coisas, já não temos que praticar essas coisas como a cura divina; não praticamos o falar em línguas na igreja para manter a ordem na igreja; e não fazemos isto e aquilo…”(Mais adiante tenho umas Escrituras sobre isto, mostrando se ainda necessitamos destas coisas ou não).
100 Porém dizem à gente: “Pois eu não sei; não devemos fazer essas coisas hoje em dia. O que devemos fazer é que devemos aprender a falar bem diante da congregação; devemos ir ao psiquiatra para que nos examine a mente para saber se nos é possível apresentar-nos, se nossa mentalidade é suficiente, etc, etc. Eu penso que assim podemos reter as maiores congregações e podemos edificar uma grande organização…”Não estamos edificando uma organização! Eu não estou aqui nesta manhã para edificar uma organização! Cristo não me mandou para edificar uma organização! Cristo me mandou para edificar indivíduos à estatura de Cristo Jesus, para que assim sejam como um relâmpago de poder por meio de Sua palavra, levando ao indivíduo a este lugar. Não edificando uma organização para uma denominação maior, mas edificando indivíduos para serem filhos e filhas de Deus. Essa é a idéia.
101 Acrescente à sua fé virtude, e à virtude ciência; e agora estamos chegando a um lugar… Agora quando eles começam a dizer-lhe: “Ora, nós não temos que aceitar isso neste dia:”. Porém sim, têm que aceitar isto. Assim tem que ser! As Escrituras não podem mentir, e tão pouco são de particular interpretação (II Pedro 1: 20). Você unicamente tem que crer nisto como está escrito. A gente tem que ter estas coisas e a única maneira de obtê-las é tendo ciência celestial; e, a ciência celestial vindicará a Palavra. A gente tem que crer. Não se pode fingir esta questão de crer; nenhuma destas coisas são fingidas. Se você trata de dizer: “O tenho”, não vai ser um corvo colocando penas de pavão real, porque cairão, não têm nascido ali originalmente, têm sido acrescentadas.
102 Faz-me pensar no que Davi disse no Salmo 1: “E será como a árvore plantada junto aos ribeiros de água”. Há uma grande diferença em ser “plantado” e ser “metido” na terra. Como a árvore de carvalho que tem sido plantada e suas raízes a sustêm bem, mas uma raminha que tem sido metida na terra, não sabemos que sucederá com ela, porque não tem raízes nem fundamento. É como aqueles que vêm do seminário… “O Dr. Fulano de Tal me ordenou ao ministério”. Isso não importa nada. Se você tem nascido nisto por Cristo, por meio de sua fé; você é regenerado e renascido nisto, e depois de haver entrado, estas são as coisas que Ele espera que você acrescente à sua vida – acrescente-as continuamente. Agora continuemos para ver estas coisas.
103 Há outra coisa acerca da ciência celestial que podemos mencionar aqui. Tem perdido a Bíblia Seu significado nestes últimos dias? Há muita gente que diz que a Bíblia não quer dizer exatamente como diz. Se Deus cuida de mim, e me corrige em meu pecado… E se eu sou filho de Deus, Ele em verdade faz isso. Também faz assim com você – filhos e filhas – quando fazemos algo mal, Ele nos corrige; então se Deus é tão preciso quanto a você até cuidá-lo e corrigi-lo, quanto mais seria quanto a Sua Palavra, a qual é nosso exemplo, a qual é Ele mesmo?
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1: 1 – 14.
104 A Palavra é a revelação de Jesus Cristo, porque assim diz a Bíblia – Cristo sendo revelado em Sua Palavra. E se Ele tem cuidado de você quando você tem traspassado Suas leis e como resultado lhe condenou, então quanto mais tem cuidado de Sua Lei com a qual lhe condenou? não trata de contar-me tais coisas, eu creio em ciência genuína do Espírito Santo. A ciência que vem do Espírito Santo sempre afirmará a Palavra com “Amém”.
105 Quando você vê estas coisas na Bíblia que parecem que se contradizem, então sente-se em paz a estudá-lo com muita oração, e de repente o Espírito Santo começará a entrar. Depois de um momento você pode ver como tudo cai em seu lugar, então ali o tem! Isso é a ciência.
106 A Bíblia diz: “Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.
107 E a igreja diz: “Em certo sentido Ele é o mesmo”. Não, não senhor. Ali mesmo se quebrou a coisa. Ele é o mesmo.
Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Heb. 13:8
108 Nele não há diferença. Ele vive em Sua Igreja, fazendo as mesmas coisas, e como disse faz um momento: “Um pouquinho mais e o mundo não me verá mais; porém vós me vereis, porque, – Jesus disse – estarei convosco, e em vós até o fim do mundo”. Também disse: “As obras que eu faço, também vós as fareis”. Também disse: “Eu sou a videira e vós sois os ramos. E o ramo só vive por meio da Vida que está na videira, o que está na videira sai nos ramos”. Glória! Então Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre; e Ele em nossas vidas produz a Vida do Senhor Jesus Cristo. Amém.
109 Agora a ciência, não a deste mundo porque essa ciência arrazoa; qualquer classe de ciência mundana se põe a arrazoar, porém a fé não tem arrazoamento. Se Deus revela a você que sucederá tal ou qual coisa, todos os cientistas no mundo podem dizer que não pode suceder porque é contrário, porém de todas as maneiras você crê nisso. Sim senhor, a fé não arrazoa, mas a Bíblia diz: “Destruindo conselhos…” A gente não pode arrazoar com fé, fé não tem arrazoamento; antes sabe onde está; fé põe por obra, fé retém e não se pode mover; não há nada que a possa mover; fica fixa, esperando, esperando, esperando… Não importa, ali fica.
110 Deus disse a Noé: “Estas coisas vão suceder”, e Noé creu. Deus disse a Moisés: “Estas coisas vão suceder”, e Moisés creu. Deus disse aos discípulos que certas coisas iam suceder: “Esperem até o dia de pentecostes”, e ali ficaram esperando. Sim senhor.
111 Agora, a ciência não é ciência mundana, mas ciência celestial. Agora Deus sendo a Fonte de toda ciência, e Deus é a Palavra; então se você tem ciência celestial, você crê na Palavra e arrazoa as coisas por meio da Palavra. Neste assunto dos impostos, o caso que o governo tinha contra mim, uma vez numa audiência não podiam encontrar erro, e eu lhes disse: “Pois se não há problema, então por que não me deixam em paz?”
112 Então este advogado, um grande homem com um cigarro na mão, ia me falar das Escrituras. Me disse: “Sr. Branham, eu sou um estudante bíblico”.
113 Respondi: “Muito bem, me agrada saber isso”.
114 Disse: “Agora, eu quero saber acerca desta superstição destes lenços que você envia às pessoas, a superstição de orar sobre os lenços – os pedacinhos de pano ungido. Suponho que vocês põem um preço sobre isso”.
115 Disse-lhe: “Não senhor. Não tem custo”.
116 Continuou dizendo: “Pois esta superstição…
117 Disse: “Senhor, você diz que isto é uma superstição. Faz alguns momentos você me disse que era um estudante bíblico”.
118 Disse: “Eu o sou”.
119 Disse: “Cite-me Atos 19:11” Vê você? A ciência… Ele mesmo caiu na armadilha, e logo tratou de mudar a conversa. Então disse:” cite-me então João 5: 14″. Não o pôde fazer. “Então são Tiago 5:14” Não po pôde fazer. Então lhe perguntei: “Conhece você João 3:16? O caminho da ciência mundana, intelectuais…
120 Disse-me: “Porém Sr. Branham, você está tratando de examinar este caso por meio da Bíblia, e nós o estamos examinando por meio da lei do país”.
121 Então respondi: “Porém senhor, não estão as leis do país baseadas na Bíblia? Então é justiça”.
122 Seguramente. Ciência não mundana, mas ciência espiritual da Palavra, conhecendo e fazendo o que tem dito Deus. Isso é correto. Então se você tem isso e crê em todas as coisas, e que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, e que o que a Palavra diz é correto, etc, e você afirma cada coisa com Amém! Então acrescente isso à sua fé, isso está bem.
123 Se alguém trata de lhe dizer que a Bíblia tem perdido seu poder e que não há nada como batismo do espírito Santo, não vá acrescentar isso à sua fé, porque não serve, cairá; isso é como pôr barro sobre uma pedra, não se agarra, se desprende. Essa gente diz: “Não se pode pôr confiança na Bíblia nestes dias. Você tenha cuidado..” Você tem ouvido todas estas coisas. Se você tem isso na mente não vá acrescentar porque não serve; o edifício inteiro cairá ali mesmo. Tem que ser unido pelo ligamento do Espírito Santo, e este ligamento é o que sela. E o mesmo que sela… Você bem sabe que um pneu vulcanizado sempre dura mais que um pneu com emenda de cola sobre o outro. O pneu que leva emenda de cola, ao correr e esquentar, a emenda afrouxa. E isso tem passado com as pessoas hoje em dia, trata de pegar sua ciência à ciência mundana com um pouquinho de goma terrestre, e logo quando chegam às provas, dizem: “Ora, estávamos equivocados”, e dentre em pouco se encontram sem nada de ar, todas as suas emoções não lhes ajudaram em nada porque os vemos de novo no mesmo lamaçal. Isso é correto. Porém se você fica ali com suficiente calor do Espírito Santo até que chegue a ser um com o Pneu, então ali está a resposta. Você e o Pneu chegam a ser Um quando se fica até que você e toda promessa de Deus chegam a ser Um. Então acrescente isso à sua fé; se não, então não acrescente nada. Se você diz: “Não se pode ter confiança na Palavra”, não vá acrescentar isso. Se você diz que a promessa do Batismo do Espírito Santo unicamente foi para os doze apóstolos, como fazem hoje algumas igrejas, não trate de acrescentar isso. Ali é onde seu fundamento se torna em pedaços.
124 Como vimos na mensagem de ontem à noite, Uzias, quando viu este homem no qual tinha muita confiança e eles com seu fundamento todo derrubado – leproso – não lhe servia (II Crônicas 26).
125 Agora dizem que foi unicamente para os doze discípulos. Faz já algum tempo eu estava com o irmão Wright, éramos como uns quatro ou cinco pregadores que estávamos falando essa noite, e um se levantou e disse: “Agora eu quero dizer-lhes algo, amados irmãos. Eu penso que vocês são uma gente muito boa”.
126 Recordo-me que disse ao que estava junto de mim: “Ele é um daqueles, observe bem”. O irmão Júnior Jackson acabava de pregar sobre “A Graça de Deus”, e em verdade estava ungido.
127 E agora este irmão estava dizendo: “Agora quero dizer-lhes que este senhor Branham é um anticristo. E assim continuou por um momento e alguns dos outros pregadores queriam defender-me, e lhes disse: “Esperem irmãos, não digam nada; ele somente é um e nós somos muitos. Deixem-no, ele está buscando questão comigo”. E a verdade é que eu mesmo queria lhe responder.
128 E ele continuou dizendo: “Quanto ao batismo do Espírito Santo, a Bíblia diz que somente doze receberam o Batismo do Espírito Santo, e quanto à cura divina, somente os doze receberam o dom de cura divina. Nós falamos onde a Bíblia fala e guardamos silêncio onde a Bíblia guarda silêncio”.
129 Deixei que falasse por uma meia hora, e então disse: “Espere um momentinho, eu tenho anotado tantas acusações; dê-me oportunidade de dar resposta a algumas delas”. Então falei à congregação: “Agora, o senhor acaba de dizer que ele fala onde a Bíblia fala e que sua igreja guarda silêncio onde a Bíblia guarda silêncio. Todos vocês são testemunhas”.
130 Responderam: “Sim”
131 Então disse: Agora ele tem dito que somente os doze receberam o Espírito Santo, minha Bíblia me diz que houve cento e vinte na primeira vez:”. Amém! Essa classe de ciência se lança para fora. Continuei: “Então suponho que Paulo não recebeu o Espírito Santo quando disse que o havia recebido. E que tal Atos capítulo 8, quando Filipe pregou aos samaritanos e havendo sido batizados no Nome de Jesus, o Espírito Santo ainda não havia caído sobre eles, quando enviaram a Pedro e a João, os quais vieram e lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo? Estavam eles entre os doze? Além do mais no capítulo dez dos Atos, quando Pedro estava no sótão e viu a visão de ir à casa de Cornélio.
Estando ainda falando Pedro estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam o sermão. Atos 10:44
132 Disse-lhe: “A Bíblia ainda está falando. Onde está sua igreja? E quanto a cura divina, você disse que unicamente os doze discípulos tinham a cura divina. A Bíblia diz que Filipe foi a Samaria e expulsou demônios e curou aos enfermos e que houve grande regozijo na cidade; e ele não foi um dos doze, nem mesmo foi apóstolo, mas diácono”. Amém!
133 Disse: “Paulo não foi um dos que estavam no cenáculo, mas sem dúvida teve o Dom de cura divina, vejam quão grande foi aquele Dom, que mesmo trinta anos depois ele estava em Corinto ordenando o Dom de cura no Corpo”.
134 Agora, aquela ciência que a gente tira de um livro é melhor lança-la no lixo e obter esta ciência na qual Deus diz: “É o mesmo ontem, hoje e para sempre”; e logo você dirá: “Amém!” Sim senhor. Sim, não somente para os doze, mas para todos (Atos 2:39). Quando você chega a obter tal grau de fé… quando sua fé afirma cada palavra com “Amém”, então pode dizer: “Agora sim, acrescentemos isto”.
135 Agora, em quarto lugar… (Agora teremos que apressar-nos, mas me sinto tão cômodo e feliz estando aqui de pé falando d’Ele). Mas em quarto lugar: “E à ciência temperança”. Temos chegado à Temperança. Primeiro se necessita fé, e logo à fé se acrescenta virtude, se é virtude correta, e logo se acrescenta ciência, se é a ciência correta; e agora queremos acrescentar-lhe temperança.
136 Esta temperança aqui não quer dizer cessar de tomar álcool. Temperança não significa o remédio para o que toma álcool, ao menos neste caso. Esta é temperança Bíblica, temperança do Espírito Santo. O álcool simplesmente é um dos vícios da carne, mas nós estamos falando da temperança do Espírito Santo, e isso significa: Como controlar a língua e não ser um charlatão. Também nos ensina como controlar-nos e não perder a paciência com todo mundo. Muitos vamos cair da carreira mesmo antes de começar, e logo nos perguntamos por que Deus não está em Sua igreja operando maravilhas e demais coisas como antes.
137 Acrescente temperança às outras coisas. Temperança é como responder carinhosamente quando nos falam intrigadamente; quando dizem: “Vocês fanáticos”. Não vá você tombá-lo na rua, mas fale-lhe com amor piedoso. Amenizando, carinhoso, assim quer ser você? Quando a você lhe fizerem mal, não vá devolver-lhes o mal. Deixe que Ele seja seu exemplo. Quando o diabo lhe disse: “se és Filho de Deus, faça com que estas pedras se tornem em pão”. Ele podia fazê-lo, naturalmente, porque Ele era Deus; porém teve temperança. Quando lhe chamaram belzebú Ele disse: “Eu lhes perdôo”. É certo? Lhe arrancaram a barba a mãos cheias, lhe cuspiram no rosto e disseram-lhe: “Desça da cruz”.
138 Ele disse: “Pai, perdoa-os, nem sequer sabem o que estão fazendo”.
139 Ele com aquele Dom e conhecendo as coisas (porque n’Ele habita corporalmente a plenitude da Divindade)… Lhe haviam visto operar maravilhas e revelar as pessoas o mal de suas vidas, etc. Lhe vendaram os olhos e logo batendo-lhe com um pau diziam-lhe: “Profetiza! Diga-nos quem te bateu e creremos em ti”. Vê Você? Ele teve temperança. Agora se você a tem dessa maneira, então acrescente à sua fé. Se ainda se enfada e se agita, etc, então não a tem; não trate de acrescentar isso porque não se agarra, não se pode vulcanizar. Não se pode vulcanizar um pedaço de borracha a um pedaço de ferro; isso não serve, tem que ser algo elástico como a borracha.
140 Agora quando sua fé e sua temperança chegam a ser a mesma fé e temperança do Espírito Santo como Ele as teve, então se podem vulcanizar, e a você se lhe acrescenta isto. Quando sua virtude é como a virtude que Ele teve então se pode acrescentar; quando sua ciência é como Sua ciência: “Oh, Deus venho para cumprir Tua vontade”.Com a Palavra do Pai Ele derrotou a todo diabo. Os céus e a terra passarão, mas a Palavra não passará. Quando você tem essa classe de ciência, então pode se vulcanizar com sua fé; quando a gente tem a temperança correta, como a que Ele teve, se vulcanizará. Se você somente tem uma temperança formada humanamente, meio a meio, pela qual diz: “Eu deveria lhe dar uma boa sova, mas é melhor que eu não o faça. Porque pode ser que ponham meu nome nas notícias”. Essa não é a temperança da qual Ele fala, não trate de acrescentar isso, porque de nada serve. Porém quando você verdadeiramente do profundo do coração pode perdoar a todo homem e pode guardar silêncio deixando que passe o assunto, então se pode vulcanizar. Se pode acrescentar à sua fé. Com razão a igreja é tão pequena, verdade?
A Bíblia diz:
Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome do Senhor Jesus para remissão dos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo. Atos 2:38
141 E um homem que é estritamente um trinitário, não crê e diz: “Olha aquele anticristo, ele é do ‘Nome de Jesus’, ele é “Só Jesus”. Tenha você cuidado; não tenho muita confiança quanto a sua temperança. Seria melhor que você viesse dizendo: “Irmão Branham, tem tempo você para explicar isto? Gostaria de ouvir a explicação deste assunto”. Logo venha e escute enquanto tudo é trazido à luz, então pode se ir… Entraremos nisso dentro de pouco, ao temor de Deus. Porém quando a pessoa sempre está agitada, se agita completamente com qualquer coisinha, não é isto. Quando faz essas coisas não tem temperança Bíblica… Como dar respostas. Se você tem todas as coisas, então as pode acrescentar à sua fé.
142 Depois destas coisas, em quinto lugar, queremos acrescentar paciência à nossa fé. Se temos fé, a mesma fé obra paciência (S. Tiago 1: 3). Agora, paciência é o passo seguinte na construção desta estatura. Você sabe que Deus tem o material mais fino em Seu edifício. Vê você quão pequenos somos? Pode ver onde estamos? Temos glórias, gritos e demais coisas por causa de nossa fé, mas quando chegamos a estas coisas, Deus não pode edificar-nos na forma da estatura, não nos pode formar porque faltamos tanto nestas outras coisas. Ele não pode formar Sua Igreja assim.
143 Paciência com quem? Que classe de paciência? Em primeiro lugar devemos Ter paciência com Deus. Se você tem fé genuína, então terá paciência genuína, porque Sabendo que a prova de vossa fé obra paciência. Tiago 1:3
144 Quando Deus diz algo, você crê naquilo, e ali termina o assunto. Tem que Ter paciência. “Ontem à noite pedi a Ele que me curasse e hoje estou enfermo do mesmo modo!” Onde está sua paciência? Deus disse algo a Abraão e mesmo 25 anos depois não havia nada, mas ele ainda cria; ele foi paciente para com Deus. Sempre ponha ao Senhor adiante e deixe que Ele seja o passo seguinte; você não o pode cruzar, assim sendo, ponha-o sempre por diante. Ele disse que sucederia, e sucederá. Isso é correto.
145 Noé teve paciência. Sim senhor. Noé teve a genuína paciência piedosa. Deus disse: “Vou destruir este mundo com chuva”, e Noé pregou isso por 120 anos. Ele teve bastante paciência porque nem mesmo caía o orvalho do céu, nem nada; por todos os lados era igual e poeirento como antes, e isso por 120 anos; mas ele teve paciência. Deus sempre prova a paciência da gente. Isso é correto. Deus disse a Noé: “Agora, olha Noé, quero que entrês na arca porque já vou trazer os animais, quero que subas ali ao alto para que possas aparecer pela janela, quero que entrês e quero que digas ao povo: “O que tenho pregado por 120 anos, sucederá amanhã”. Anda e diga-lhes isso”.
146 Agora, qual foi o primeiro sinal? Noé entrou na arca. Não havia nada de chuva, porém Noé se preparou e colocou o impermeável para poder aparecer de vez em quando e pode ser que contou a suas noras e demais pessoas da família: “Oh, glória, amanhã verão algo que nunca têm visto, porque por todos os céus haverão nuvens escuras e relâmpagos, e a espada de Deus partirá as nuvens e Ele condenará estes pecadores que nos têm rejeitado estes 120 anos. Vejam bem”.
147 Agora, alguns dos crentes fabricados, aqueles que sempre estão nas margens porém nunca entram de todo coração (e ainda os temos hoje em dia), alguns deles disseram: “Pois é possível que aquele velho tenha razão, iremos amanhã por umas quantas horas para ver que sucede?”
148 Ao amanhecer do dia seguinte, em vez de aparecer as nuvens negras, ali vinha o sol como sempre. Noé apareceu pela janela e disse: “Olhem, não há uma só nuvem!”
149 Então chegou um dos incrédulos e disse a um dos crentes fabricados “Oh! Já sabia que tu eras um daqueles, havia visto que tinhas muito interesse”.
150 E o crente fabricado: “Oh, senhor, dispense-me, unicamente é que… isto havia me animado”. E estava assim meio rindo e não encontrava palavras.
151 Porém Noé teve paciência. Disse: “Se não vem hoje, será amanhã”. Por que? Porque assim disse Deus.
152 Aqueles lhe perguntaram: “Noé, quando te disse isso?”
153 “Faz 120 anos, tenho chegado até aqui, e agora unicamente estou esperando”. Mais adiante encontraremos que Deus também tem vindo até aqui esperando a Igreja, mas ela estará ali, não tenha temor, Ele o prometeu. Temos estado esperando todo este tempo para ver a ressurreição. Haverá uma ressurreição, não tenha temor, Deus a prometeu; espere com paciência. Pode ser que você durma por um momento antes que aconteça a ressurreição, porém naquele dia você despertará, Ele o prometeu. O que nós chamamos morte apenas é um descanso. Todos aqueles estão dormindo em Cristo. Não se pode morrer em Cristo, a vida e a morte não podem permanecer juntas; nós tomamos um descanso, um descanso do qual nossos amigos não nos podem despertar, somente Ele nos pode despertar. Jó disse: “Ele chamará e eu responderei”. Jó tem estado dormindo já por quatro mil anos; mas não se preocupe, ele despertará; não se preocupe, ainda está esperando.
154 Noé esperou e passou o quarto dia, e nada de chuva. Disse: “Está bem, sucederá”.
155 Posso imaginar a senhora de Noé dizendo: “Querido, estás seguro?”
156 “Não fales assim”. Ele teve paciência porque teve fé; teve virtude e ciência de que Deus havia dito a verdade, teve temperança. Noé não se desanimou nem disse como nós diríamos: “Eu não sei o que estará sucedendo! Já perdi toda minha popularidade!” Não senhor. “As pessoas já não me querem, penso que será melhor sair e começar de novo! Não, não foi assim. Ele teve paciência. Deus prometeu, Deus o fará, Deus o fará! Porque assim o disse Deus.
157 Posso imaginar ao filho de Noé chegando ante seu pai e depois de passar a mão por seus cabelos longos e grisalhos (porque Noé já tinha 600 anos) lhe diria: “Pai, eu sei que és um grande patriarca e te amo muito, mas não será possível que hajas errado um pouquinho?
158 “Oh, não, não”
159 “E por que não?”
160 “Porque Deus tem dito isto”.
161 “Porém papai, já temos estado aqui seis dias. E temos estado aqui nesta arca tão seca que tem breu por dentro e por fora, e temos estado construindo-a por tantos anos, e tu ali pregando até que tornaste com os cabelos brancos e calvo; e agora aqui estás dizendo que tal e tal coisa sucederá, e as pessoas estão rindo e estão atirando tomates podres, etc. para o lado da arca; olha pois o que estás fazendo. Dá-te conta…
162 “Filho, tenha paciência”.
163 “Estás seguro?
164 “C H O V E R Á!
165 A nora começou a dizer: “Pai, tu sabes que…”
166 “C H O V E R Á!”
167 “Porém temos estado esperando todos estes anos e preparando-nos e tu disseste faz já uma semana que choveria, e agora estamos todos dentro e a porta está fechada, e agora estamos caminhando para cima e para baixo aqui dentro e o sol brilhando tão quente como sempre”.
168 “C H O V E R Á”
169 “Mas, como sabes?
170 “Assim disse Deus
171 Agora, quando você chegar a esse ponto, então acrescente-o; porém se não a tem nessa forma, é melhor não tratar de acrescentar porque não servirá; não servirá para cura nem para nenhuma outra coisa. Tem que ligar-se com o mesmo material com o qual se vulcaniza. Isso é correto. A gente tem que acrescentar. Paciência para com as promessas de Deus. Sim, senhor. Noé creu nisso e teve paciência para com Deus por 120 anos.
172 Moisés teve paciência com Deus. Sim senhor, Deus disse: “Moisés, tenho ouvido o clamor de meu povo, tenho visto suas aflições e vou libertá-los; vou te enviar”.
173 Então houve um contraste ali entre Deus e Moisés, e Deus lhe mostrou Sua Glória, e então Moisés disse: “Já vou”. Já que tinha visto a Glória de Deus, Moisés teve fé”.
174 Deus disse: “Que levas na mão, Moisés?
175 Disse, “Uma vara”.
176 Deus disse: “Lança-a no solo”. A vara se tornou uma serpente”.
177 Então Moisés disse: “Oh, Deus meu!
178 Disse: “Levanta-a Moisés, se posso converter a vara numa serpente, também posso torná-la em sua forma original” Aleluia! Amém! Se Deus me pode dar vida natural, também pode dar-me vida espiritual! Se Deus me pode conceder o primeiro nascimento, também pode conceder-me o segundo nascimento! Amém! Se Deus pode curar este corpo por meio da cura divina, também pode levantá-lo para Sua Glória nos últimos dias!
179 “Posso lançar esta vara ao solo e convertê-la numa serpente e também posso torná-la de novo numa vara. Tomá-la pela cauda! Moisés a recolheu e ali estava – uma vara. Glória! Então se pode começar a acrescentar à ciência.
180 “Moisés, que se passa com tua mão?:
181 “Nada, senhor”.
182 “Coloque a sua mão no seio”
183 “Muito bem, e agora, que…? (Branca com lepra). “Oh Deus, olha minha mão !”
184 “Volte a colocá-la em teu seio, Moisés”. Tornou a coloca-lá e tirá-la, estava bem. Então começou a acrescentar um sobre o outro. Sim Senhor.
185 Quando chegou ao Egito, em seguida encontrou oposição. Quando chegou foi ali ao palácio e disse: O Senhor Deus diz: “Deixe ir a meu povo”. Faraó, quero que entendas isto, eu venho como representante de Deus, tu tens que me obedecer”.
186 Faraó disse: “Obedecer? Sabes quem sou? Eu sou Faraó. E eu obedeço a ti sendo que tu és um escravo?”
187 Disse-lhe: “Me obedeces ou perecerás; podes escolher”. Por que foi assim? Porque Moisés sabia o que estava dizendo; ele tinha uma comissão; havia estado no deserto e havia falado com Deus; tinha fé, e sabia onde estava.
188 “Tu queres que eu te obedeça? Vai-te daqui”
189 “Eu te mostrarei”.
190 “Mostre-me um sinal”. Então Moisés lançou sua vara e tornou uma serpente. Agora, Faraó disse: “Que truque tão comum e fácil. Aproxima-te um pouco. Janes e Jambres, venham aqui, lancem suas varas”. As lançaram e também se converteram em serpente. “Agora, tu, um mago simples, vens aqui ante mim, um egípcio, um Faraó do Egito, e tu vens aqui com teus truques tão insensatos, teus enganos, lendo as mentes – você sabe o que quero dizer! Oxalá o entenda! Telepatia menta, etc. – Vem aqui com essas coisas; pois nós podemos fazer as mesmas coisas”.
191 Agora Moisés não disse: “Oh, Faraó majestoso, perdoe-me, eu serei teu escravo”. Não senhor. Se pôs firme! Correto. Firme! Não teve dúvidas.
192 Deus lhe disse: “Fique quieto, vou te mostrar algo”. Quando você tem feito exatamente como Ele tem dito e parece que tudo tem falhado, fique firme tenha paciência.
193 Moisés disse: “Quando pus o fundamento houve paciência; esperarei para ver que fará Deus”. Ali estavam as serpentes, saltando uma contra a outra, lutando, e de repente a serpente de Moisés tragou as outras serpentes. Ele teve paciência.
Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaias 40 : 31
194 Espere no Senhor. Tenha paciência. Sim senhor.
195 Agora, Israel estava a ponto de sair do Egito; houve grandes oposições, mas Moisés esperou. E logo chegaram ao deserto (agora, não eram mais de três ou quatro dias de viagem porque apenas são como 64 quilômetros de onde cruzaram o Mar Vermelho até onde entraram na terra prometida). Mas Moisés esperou no deserto por 40 anos, teve paciência. Essa é a verdade; ele esperou 40 anos
196 E nós devemos também Ter paciência um para com o outro; às vezes somos tão impacientes com nossos irmãos e pensamos que temos que ser como Moisés. Moisés teve paciência para com o povo, e isso foi o que causou com que não entrassem. Agora, se você está tratando de fazer algo, como por exemplo, eu tenho procurado que este Tabernáculo entenda esta Mensagem, procurando com que cada membro do Tabernáculo chegue à forma deste quadro. É algo mui difícil. Mas tenho procurado ter paciência. Agora já são 33 anos – Ter paciência. As mulheres ainda cortam o cabelo; mas tem que Ter paciência; Ter paciência e esperar. Se a gente não a tem, então não trate de edificar sobre isto.
197 Ter paciência. Uma vez aquele povo tão rebelde foi tão impaciente que fizeram com que Moisés fizesse mal. Mas quando chegou o desafio, Deus se enfadou com as pessoas e disse: “Separa-te Moisés, porque vou acabar com todos e começar de novo”.
198 Então ele se pos na brecha e disse: “Deus, não o faças”. Por que? Teve paciência com o povo que estava se rebelando contra. Poderíamos nós fazer isso? Senão, então não trate de construir sobre isto, porque isto não muda. Assim foi vulcanizado o primeiro e assim tem que ser cada um. Se não é vulcanizado dessa maneira, então não pode chegar à estatura de ser a morada do Deus vivente; se não tem paciência, paciência um para com o outro.
199 Agora bem. Os três hebreus tiveram paciência. (Daniel, capítulo 3). Seguro. Deus lhes havia prometido e lhes havia dito; “Não vão se ajoelhar diante de nenhuma estátua”. Tiveram paciência.
200 Eles disseram: “Nosso Deus pode livrar-nos, e mesmo se não nos livrar, não vamos honrar a tua estátua”. Tiveram paciência, sabendo isto: Que Deus os levantaria no último dia. Ao fim e ao cabo esta vida não tem tanto significado. Vê você? Deus levantará este corpo de novo nos últimos dias. “Porém quanto a dar honra a uma estátua, nós não o faremos; agora, daremos a César o que pertence a César, porém quando se chega a uma situação onde o de César se mistura com o de Deus, então para nós, Deus é primeiro. Deus disse: “Não se ajoelhem ante esta estátua”, e por essa razão não o faremos; nosso Deus pode livrar-nos, porém mesmo que não o faças, de todas as maneiras não daremos honra a estátua.
201 Então o rei disse: “Muito bem, ali está o forno”.
202 Então disseram: “É possível que durante a noite venha uma boa chuva e acabe com o fogo”. Porém não choveu. Ainda tinham paciência.
203 No dia seguinte quando os trouxeram ante o tribunal, ali estava Nabucodonozor e disse: “Bom dia jovens, estão já prontos para reconhecer-me como seu rei?
204 “Oh, viva para sempre, ó rei!”
205 “Bem. Agora rendam honra a minha estátua”.
206 “Oh, não”.
207 “Então se queimarão. Vocês são homens sábios e inteligentes e nos têm sido de grande ajuda e tem sido uma grande benção para o reino; não podem entender que eu não quero fazer isto? Porém já tenho feito a proclamação e tem que ser cumprida; eu não quero lhes lançar ao forno, que se passa com vocês?
208 “Sabemos que isso soa mui dócil, mas nosso Deus nos pode livrar”. Tinham paciência. Começaram a caminhar para a boca do forno olhando uns para os outros: “Está bem, está bem:”. Tinham paciência. Deram um passo e não apareceu Deus; deram outro passo e não aparecia, três passos, quatro, cinco, continuaram e Ele não apareceu; e caminharam até cair no forno ardente. Tiveram paciência e ali estava Ele. Apenas lhes tocou suficiente fogo como para desatar suas mãos e seus pés, e logo quando caíram no fundo do forno, ali estava Deus. Tiveram paciência.
209 Foi igual com Daniel. Ele teve paciência (Daniel capítulo 6). Ele não se rendeu; não senhor. Que fez? Abriu as janelas e orou para Jerusalém, isso era um requisito de Deus. Ele tinha paciência. Esperou em Deus sabendo que Deus podia cumprir Sua Palavra. O lançaram na cova dos leões e lhe disseram: “Deixaremos que te comam os leões”.
210 Daniel disse: “Está bem”. Ele teve paciência. Por que? “Tenho esperado em Deus todos estes anos; não é nada se tenho que esperar dois ou três mil anos mais, pois serei levantado nos últimos dias”. Foi paciente, esperou.
211 Paulo teve paciência. Seguramente. Observem o que teve que fazer.
212 E falando de paciência, que tal com as pessoas no dia de Pentecostes? Somente tinham a comissão: “Fiquem até…Fiquem até que hajam sido revestidos de poder”.
213 “Quanto tempo será?”Não havia questão de quanto tempo seria, eles simplesmente receberam a resposta. “esperem até…”
214 “Subiram ali no cenáculo e um disse: “Bom, pode ser que nuns quinze minutos o Espírito Santo nos entregue nossos ministérios”. Passaram os quinze minutos, e nada; passou o dia inteiro, e nada; passaram dois, três, quatro cinco, seis e sete. Alguns poderiam haver dito: “Não pensam que já o temos?
215 “Não, não, não”.
216 O diabo começava a lhes dizer: “ouçam, já devem sair, vocês , vocês sabem que já tem o que querem, vão e comecem seu ministério”.
217 “Não, não, não. Ainda não o temos porque Ele disse ( o que sucederia nos últimos dias):
Pelo que por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo.
Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Isaias 28 : 11 – 12
218 “Ele disse que era isto, nós saberemos quando vier, nós o reconheceremos porque é a promessa do Pai”. Esperaram nove dias, e logo no décimo dia, agora, sim. Eles tiveram paciência para esperar.
219 Agora, se você tem essa classe de paciência depois que Deus lhe dá uma promessa e você a vê na Bíblia, “é minha”, então você espera; e se tem essa classe de paciência, acrescente-a à sua fé. Agora já vê quão alto está? Já estamos chegando ao cume.
220 Acrescente isto a sua fé, sempre pondo ao Senhor por diante, recordando que foi Ele Quem prometeu! Não fui eu quem prometeu; não foi o pastor quem prometeu; não foi outro ministro quem prometeu;não foi algum sacerdote ou algum papa; não foi algum homem na terra; mas foi Deus Quem fez a promessa. E Deus pode cumpri tudo o que promete. Se você tem essa classe de fé pela qual pode saber que Deus tem prometido, então você diz: “ Irmão Branham, estou enfermo; necessito de cura”.
221 “Aceite-O, é um presente.Lhe dou”.Sim senhor. “Se você pode crer” (Marcos 9 : 23)
222 E você diz: “Sim, creio”. Então esqueça-se do assunto, já fica concluído; tenha paciência. E se não tem paciência então você está tirando do edifício e essa única coisa causará a destruição do edifício. A gente tem que Ter. Agora não vá acrescentar nada porque também destruirá o edifício. Se você não tem virtude para colocar sobre sua fé que diz que tem…E se não tem fé e logo trata de colocar virtude sobre aquela fé, unicamente destruirá sua fé.
223 Agora você diz: “Espere um momento, possivelmente tudo isto é um erro, talvez Deus nem sequer é Deus, possivelmente nem sequer há um Deus”. Começando assim destroi tudo, mas se tem fé genuína, então coloque sobre ela virtude genuína, logo ciência genuína, temperança genuína, paciência genuína. Vê você? Estamos progredindo.
224 Agora em sexto lugar, “e à paciência piedade. Agora sim temos que acrescentar “Piedade”. Que quer dizer piedade? Busquei em vários dicionários e não encontrei o significado, mas um dia estava na casa do irmão Jeffeies e o encontramos num dicionário. “Piedade” quer dizer “Temor de Deus”, ou seja “ser como Deus”. Depois de Ter fé, virtude, ciência, temperança e paciência, então seja você como Deus. Você diz: “Irmão Branham, eu não posso fazer isso”. Não se desanime, Sim, o pode fazer. Deixe-me ler das Escrituras para ver se você deve ser como Deus. Você sabe que a Bíblia diz: “Deuses sois”, Jesus o disse em João 10 : 34. E por que? Porque todas as coisas que estão em Deus, estão em você. Agora Jesus falando nas bem-aventuranças disse:
Sêde pois, vós p-e-r-f-e-i-t-o-s (que é isso?). perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito. Mateus 5: 48.
225 Agora já temos subido até o sexto degrau para Ter que fazer isso. Todas estas outras coisas têm que ser acrescentadas primeiro, e logo quando chegamos até aqui, Ele exige que sejamos perfeitos – O temor de Deus – filhos e filhas de Deus. Isso é correto. Oh, quantas coisas poderia dizer sobre isso! Agora, vejamos outra referência para ver como devemos fazer isso:
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas (se recorda de ontem à noite? Não trate de tomar o lugar de outro),e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
Querendo o aperfeiçoamento dos… (Diz assim? Então a perfeição de que? Dos santos. E quem são os santos? Os santificados. Amém! Aqueles que começaram aqui no fundamento da fé)… o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério (o ministério de Jesus Crsito), para a edificação do corpo de Cristo (par a edificação, a construção, edificando).
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito (Que segurança!) à medida da estatura completa de Cristo.
Efésios 4: 11 – 13
226 Você tem que acrescentar piedade à sua fé. Você começa com virtude logo chega à ciência, temperança, paciência, e agora chega ao temor de Deus. Você sabe o que significa piedade. Temos um corinho:
Ser como Cristo, ser como Cristo,
Eu só anelo ser como Ele;
Em minha jornada daqui à glória,
Eu só anelo ser como Ele.
227 Isso é piedade. Quando lhe feriram numa face, Ele simplesmente lhes deu a outra; quando lhe falaram grosseiramente, Ele não respondeu, não se encolerizou, foi piedoso, sempre buscava uma só coisa: “Eu sempre faço aquilo que agrada ao Pai”. Sim senhor, sempre. Isso é ter temor de Deus. Vê você? Já temos subido seis degraus até chegar ao temor de Deus e já estamos chegando à forma da estatura completa de um filho de Deus; porém tem que se ter isto, além de tudo o demais; pois sem fé não se pode nem começar.
228 Agora, recorde o urubu com penas de pavão real, não se esqueça disto; não trate de acrescentar estas coisas até que haja tido a experiência do novo nascimento porque de outra maneira de nada lhe servirá, pois em algum desses degraus se derrubará a escultura; mas quando você começa uma genuína pomba renascida, então você não acrescenta nada de sí mesmo, o Espírito acrescenta tudo, edificando-o passo a passo.
229 Agora bem, chegando à perfeição. Em sétimo lugar a Bíblia diz: “ à piedade, o amor fraternal”. Quando chegamos ao amor fraternal, em qualquer assunto que se esteja discutindo, ponha-se você no lugar do outro irmão. Pedro disse:
Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão que pecar contra mim? até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo até sete, mas até setenta vezes sete.
Mateus 18: 21 – 22
230 Isso é amor fraternal. Agora, se você vê a um irmão que está todo transtornado, não seja impaciente com ele, mas benígno.
231 Faz pouco alguém me perguntou: “Como pode você crer estas coisas e ainda visitar as Assembléias de Deus e os Unitários, etc.? “Por causa do amor fraternal, com a esperança de que algum dia… Vê você? Paciência, temperança – perseverando com ele; ciência – entendendo o que ele crê e recordando que está em seu coração; isso é virtude de nossa parte, e tal virtude passa para ele em benignidade e mansidão, tendo fé que algum dia Deus o traga ao redil. O amor fraternal, no sétimo degrau. Um, dois, três, quatro, cinco, seis e sete. Sete coisas.
232 Então o seguinte é: “e ao amor fraternal, caridade”, o qual é amor – isso é a pedra de coroa.
233 Um destes dias na Igreja… Agora que isto seja entendido nas fitas, etc. isto que vou dizer agora não o estou ensinando como um doutrina, mas somente quero mostrar-lhes com a ajuda de Deus a verdade disto: A primeira Bíblia que Deus escreveu foi o Zodíaco nos céus. Começa com uma virgem e termina com Leão, o Leão. Quando entrarmos ao sexto e sétimo Selo, você se dará conta que quando o outro selo foi aberto, o sinal do Zodíaco correspondente a esse tempo é o Câncer, o caranguejo cruzado. E hoje em dia estamos vivendo na era de câncer – revelação. E a seguinte coisa que foi revelada quando o Selo foi tirado foi, Leão, a segunda vinda de Cristo. A primeira vez veio à virgem, e na próxima vez será a Leo, leão. Agora quero mostrar estas coisas, não sei se nos permite o tempo hoje, porém farei o melhor possível para mostrar que estas coisas estão nas Pirâmides egípcias, extamente. A segunda Bíblia que Deus escreveu, Enoque a escreveu e a colocou numa pirâmide.
234 E logo a terceira Bíblia (Deus sempre é perfeito em três) foi quando se fez Ele mesmo a Palavra.
235 Agora recorde que a pirâmede (suponho que muitos de vocês, soldados, estiveram no Egito) não tem a pedra de coroa, nunca a tem tido… Têm as pedras e os pergaminhos, etc., mas ainda… Ao ver um dólar norte-americano você se dará conta que no lado direito tem uma águia com a bandeira deste país, e ali diz: “O Selo dos Estados Unidos”. No lado esquerdo tem uma pirâmide com uma pedra que coroa e o olho de um homem, e ali diz: “O Grande Selo”. Agora, se este é o grande país, então por que não seria o grande selo o próprio selo da nação? Deus faz com que o homem testifique da verdade na maneira que for.
236 Uma vez eu estava falando com um médico e ele estava me repreendendo quanto a cura divina. Ele me disse: “Senhor Branham você simplesmente está confundindo as pessoas; só há cura por meio dos médicos”.
237 Então notei a figurinha que tinha ali sobre seu automóvel, a serpente sobre a haste (Números 21: 4 – 10). Lhe disse: “É melhor que tire isso de seu automóvel, porque você está mostrando o próprio sinal que testifica que Deus é Curador”. Nenhum doutor genuíno crê nisso, de que a cura vem somente pelo médico, somente aqueles que não sabem o que fazem.
238 Moisés levantou a serpente de metal sobre a haste, e Deus disse: “Eu sou o Senhor que sara todas as tuas enfermidades”. E os israelitas olharam para aquela serpente para receber cura divina. Sem dúvida, os médicos testificam o contrário, porém o seu próprio emblema é contra eles.
239 E aqui em nosso próprio país, dizendo as coisas que dizem e fazendo crítica destas coisas, e logo seu próprio dinheiro testifica que o Selo do universo completo é Deus. Vê você o olho ali sobre a pirâmede? Esse é o Grande Selo. A pedra de coroa nunca foi posta sobre a pirâmede, e não entendiam porque. A pedra de coroa foi rejeitada, a cabeça, Cristo; mas algum dia virá.
240 Agora, na construção deste edifício, esta estatura começamos com o fundamento da fé, logo virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor raternal; e agora que fazer? Estamos esperando a coroa, a qual é amor, porque Deus é amor e Ele é quem controla tudo e é a potência de cada uma destas coisas. Sim senhor. Agora aqui no desenho entre cada degrau há umas ondas. E que são? O Espírito Santo descendo através de Cristo. O Espírito Santo está sobre tudo isto para soldá-lo, para assim construir o que? Uma igreja perfeita para receber a pedra de coroa.
241 Agora, que tem sucedido? O Espírito tem manifestado a Jesus Cristo nas Sete Eras da Igreja e nos Sete Mensageiros da Igreja. Começou aqui… Onde foi fundada a Igreja? Onde foi fundada a primeira Igreja Pentecostal? Foi fundada por S. Paulo em Éfeso, sendo ele a estrela da Igreja de Éfeso. A segunda era da Igreja foi Smirna – virtude, e o mensageiro foi Irineu, aquele homem tão valente que susteve o Evangelho que pregou Paulo. A Era seguinte da Igreja foi Pérgamo, e Martin foi o mensageiro. Paulo, Irineu, Martin, e logo em Tiatira temos a Columba. Aqui está tudo desenhado. Depois de Columba e as Eras das Trevas, temos Sardes que significa “morto”, e o mensageiro foi Lutero.Aleluia! Glória E depois? Filadélfia – piedade, com Wesley, santidade. Lutero disse: “O justo viverá da fé” Logo a santidade veio com Wesley; seguidamente temos o amor fraternal em Laodicéia, e nós cremos que a grande Mensagem de Elias quanto à Segunda Vinda recorrerá a terra. Aqui as temos: Sete Eras da igreja, sete degraus; Deus edificando Sua Igreja, formando cada pessoa à imagem de um indivívuo, sendo Ele próprio esse indivíduo; a glória e o poder de Deus descendo por esta pirâmede para soldá-la.
242 Agora os Pentecostais que lançaram aos Luteranos, Wesleyanos, etc., não sabem o que estão dizendo. Vê você? Eles viveram nessa parte do templo, por isso há gente que chega até ali e cai; porém há uma parte genuína que forma o edifício. Sigamos! “Eu restituirei”, diz o Senhor.
243 Você recorda a mensagem intitulada: “A Árvore Noiva”. A comeram e logo Ele a cortou. Sairam ramas denominacionais e Ele as cortou; levantam outra igreja, ramas denominacionais e Ele as cortou também; mas o coração daquela árvore continuou crescendo. No tempo do entardecer haverá luz. Vê você? Então é quando vem Cristo, o Espírito Santo; Jesus vem e toma Seu lugar na cabeça da Igreja; e então é quando Ele ressuscitará esta igreja sendo que é Seu próprio Corpo. Aqui se encontra o Corpo. E Deus espera que nós como indivíduos cresçamos igualmente como Ele formou Sua Igreja. Ao fim de cada Era da Igreja vai se formando uma só Igreja.
244 Agora não foi requerido daqueles sob Lutero o mesmo que foi requerido daqueles sob Wesley; nem tão pouco foi requerido daqueles sob Paulo o mesmo que foi requerido aos que estiveram sob Martin; porém Ele tem estado formando Sua igreja tal como tem formado Seu povo. Então Pedro disse aqui primeiramente (foram sete coisas) fé, virtude (vê você? já vem subindo), ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal, e logo o amor de Deus, o Espírito Santo. Cristo na forma do Espírito Santo vem sobre você no Batismo verdadeiro do Espírito Santo e você tendo seladas por dentro todas estas virtudes, então Deus vive num tabernáculo que é chamado “O Tabernáculo Vivente da Morada do Deus Vivente”.
245 Quando um homem possui estas coisas, então o Espírito Santo vem sobre ele. Agora, pode ser que você fale em línguas e personifique qualquer dom de Deus, etc.; porém enquanto estas virtudes não estiverem em você, ainda não estará sobre o verdadeiro fundamento da fé. Porém quando em você estiverem estas virtudes bem colocadas então será um Edifício Vivente, você será uma imagem vivente que pode mover-se.
246 Agora os pagãos se prostram diante dos ídolos (deuses imaginários) e em sua imaginação crêem que este deus imaginário lhes responde. Isso é paganismo. É romanismo! Eles se prostram ante toda classe de imagens, etc., têm a Santa Cecília, deuses de altares e tantas outras coisas; e se ajoelham ante estas coisas e em verdade crêem nisto em sua imaginação. Que tipificação do verdadeiro Deus Vivente! Porém quando nós, não numa maneira imaginária, nos prostramos diante de um Deus Vivente, uma virtude vivente, uma ciência vivente, uma paciência vivente, uma piedade vivente, um poder vivente, vindo por meio do Deus Vivente nos converte numa imagem vivente – a estatura de Deus. E que fazemos? As mesmas coisas que fez Jesus, caminhando como Ele caminhou, fazendo as mesmas coisas que Ele fez, porque não é uma coisa imaginária, mas uma realidade manifesta.
247 Agora vê o que quero dizer? Vê você como estas virtudes, estes manteriais de construição enquadram com os mensageiros das Eras e com as Eras da Igreja? Agora, algum dia tomaremos cada palavra e a estudaremos para mostrar que tudo está provado; tudo isto enquadra perfeitamente. Certamente. Oh, quão maravilhoso é ver o que isto faz!
248 Agora, esta é a casa na qual Deus mora, não num grande edifício com um sino ali na torre alta. “Mas corpo me preparaste”. (Heb. 10:5); um corpo no qual Deus pode morar, andar, ver, falar, operar. Amém! Uma instrumentalidade vivente de Deus. Deus caminhando com dois pés em você. Glória! “Os passos do homem justo são ordenados pelo Senhor”.(Salmo 37).Deus caminhando em você porque “Vós sois cartas escritas, lidas de todos os homens”(II Cor.3:2). E se a Vida que está em Cristo mora em você, então você mostrará essa mesma Vida. Como sempre tenho dito, se você mostrará essa mesma Vida. como sempre tenho dito, se você tira a seiva de uma árvore de pêssego e passa por meio de uma transfusão a uma macieira, a macieira dará pêssegos. Certamente que o fará. Não importa a aparência das ramas, tem seiva de pêssego, ou de qualquer outra árvore. Tem que tirar toda a seiva da macieira, tirá-la toda, e logo dar-lhe uma transfusão de seiva, deixando entrar à macieira toda a seiva do pêssego e que sucederá? Já não dará uma só maçã, mas pêssegos porque tem essa vida.
249 Agora, quanto a nós que somos nada porque estamos todos mortos em delitos e pecados (Efésios 2: 1). Todos nos encontramos assim. Porém logo se podemos prostrar-nos e render-nos completamente até que Deus com Sua injetora de transfusão – o nome de Jesus cristo – (“porque não há outro nome debaixo do céu, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos” – Atos 4: 12) nos transfere a Vida de Cristo, então temos esta classe de fé, a mesma fé que teve Cristo; e a fé de Cristo não foi fé naqueles fariseus, saduceus, etc., nem na lavagem de seus vasos e jarros de beber, etc., mas Sua fé estava baseada na Palavra de Deus. Amém! E ainda tanto até que Cristo foi a Palavra, a Palavra feita carne. E logo nós necessitamos chegar a estar tão impregnados por Seu poder até que suplantamos nossos próprios pensamentos, e nossa fé chega a ser genuína. Aleluia! Então a Vida de Cristo é transferida a nós e chegamos a ser seres viventes de Deus, uma morada onde o Espírito Santo pode enviar Suas bênçãos radiantes e nos encontramos na estatura de Cristo.
250 Jesus disse: “Vocês me condenam porque digo que sou Filho de Deus. Não diz vossa própria lei, “deuses sois”? (João 10: 33). Assim como Moisés, Elias e todos aqueles profetas que viveram tão perto d’Ele até que Deus simplesmente se transfundiu neles, e eles falaram, porém não eram eles mas Deus. “Não pensem no que vão dizer porque não são vocês os que falam, mas o Pai que mora em vocês, Ele é quem fala”. As palavras que eles falavam não eram suas próprias palavras porque eles estavam mortos.
251 Quando alguém morre lhe tiram todo o sangue e o embalsamam. O problema é que muitos nunca foram embalsamados. Quando tiram o sangue a um corpo, aquele indivíduo já não vive; então a única coisa que se pode fazer para que viva de novo é introduzir-lhe sangue novo em seu corpo. E agora introduzimos o sangue de Jesus Cristo, e isso produz a fé de Jesus Cristo, a Virtude de Jesus Cristo, a Ciência de Jesus Cristo, a Temperança de Jesus Cristo, a Paciência de Jesus Cristo, a Piedade de Jesus Cristo, o Amor Fraternal de Jesus Cristo, e o Amor de Deus, o qual é Jesus Cristo. Ele é a cabeça que controla. E seus pés são fundamento: Fé. Amém! A cabeça o controla.
252 Ali está o homem perfeito de Deus, quando possui estas virtudes. Deus representa a Sua Igreja como uma Noiva; e da maneira que traz a cada indivíduo a ser Seu filho para assim estar na Noiva, assim também tem trazido a Noiva através destas eras até que culmina tudo numa só igreja.
253 Meus pés caminham. Por que? Porque assim o decreta minha cabeça. Agora não podem se mover como minhas mãos porque são meus pés (I Cor. 12). Lutero não pôde fazer as coisas que fazemos hoje, e tão pouco os Metodisas, porque eles foram outra coisa. Os pés se movem porque a cabeça manda. E a cabeça nunca diz: “Agora pés, vocês se convertam em mãos. Orelhas, convertam-se em olhos”.Vê você? Porém em cada era Deus tem colocado estas coisas em sua Igreja e tem mostrado como exemplo que cada indivíduo possui estas qualidades. E este “ser”quando chega a sua forma completa é a Igreja de Deus que irá no Rapto. E este “ser” quando for perfeito é um servo de Deus que irá no Rapto. Glória! Agora vê o que eu quero dizer? Ali tem a coisa completa.
254 Ali vinha um homem, Paulo, colocando o fundamento; logo sobre edificaram Irineu, Martin, Columba, etc, até chegar à última era. Porém, que é? É o próprio Espírito. O espírito que mora em mim,diz: “Mãos, tomem aquela torta”. O próprio espírito diz: “Pés, dêem um passo”. Vê você o que quero dizer? Então a estatura completa de seu ser é governada e controlada por estas coisas, mas não pode ser absolutamente controlada até que possua estas qualidades.
255 Tem ouvido você a isto? A força máxima de uma corrente é conforme a seu elo mais fraco. Isso é certo. nenhuma corrente é mais forte do que seu elo mais fraco; não importa a força que tenha os outros, se um deles é fraco, ali é por onde se romperá, porque não pode a cadeia ser mais forte que aquele elo fraco. Agora se você diz: “Eu tenho fé, virtude, ciência e paciência”, porém não tem temperança; então ali é onde se romperá. Não podemos ter paciência sem ter temperança. Assim sendo quando você rende seu ser integramente, o Espírito Santo flui através de seu ser nestas virtudes, então você é um Tabernáculo Vivente. Então as pessoas lhe vêem e dizem: “Aquele é um homem cheio de virtude, ciência (porque crê na Palavra), temperança, paciência, piedade e tem amor fraternal; está cheio do amor do espírito Santo”. E que é ? Uma imagem que os incrédulos podem admirar e da qual podem dizer: “Ali está um cristão, ali está uma pessoa que sabe o que diz; eu nunca tenho visto uma pessoa mais benígna, mas amorosa nem mais piedosa”. Você é selado. Um selo se pode ver dos dois lados, quer você vá ou venha. Quando um homem ou mulher possui estas coisas, então desce a pedra que coroa e o selo no Reino de Deus, o qual é o Espírito Santo; logo a Palavra que vem dali, se manifesta através de cada um destes seres e forma este ser completo – um Tabernáculo do Deus Vivente, um exemplo vivo do cristianismo. O que Cristo foi, estas pessoas são porque Sua Vida está aqui e eles estão em Cristo, e suas próprias vidas estão mortas e escondidas com Cristo em Deus e selados por meio do Espírito Santo (Colossenses 3). Você se considera morto (Romanos 6: 11), e logo nasce por meio da fé, e logo virtude e estas outras coisas são acrescentas até que é uma perfeita imagem vivente de Deus. Não é maravilhoso?
256 Logo Deus por meio disto, também tem trazido as Sete Eras da Igreja para mostrar os sete passos sucessivos que Ele tem para a construção de seus indivíduos a Sua imagem. Ele tem construído uma Igreja completa a Sua imagem, e na ressurreição, este Corpo inteiro será ressuscitado para viver com Ele para sempre porque é Sua Noiva. E assim toma em conta cada era.
257 Agora quero ler o que Paulo disse aqui em Hebreus 11, começando com o versículo 32. Sempre que leio isto me sinto comovido.
E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas;
Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárneos e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados.
(Dos quais o mundo não era dígno ), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa;
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
Hebreus 11: 32 – 40
258 O entende você? Todos estes que morreram através das eras, estão nos esperando e estão dependendo de nós. Então esta Igreja (Laodicéia) tem que chegar à perfeição para poder chegar à ressurreição; e ali estão aquelas almas debaixo do altar esperando que esta igreja chegue à perfeição. Porém quando Cristo em verdade vem… E você notará que esta igreja vai diminuindo mais e mais e em verdade é muito mais estreito que como está aqui no desenho, porque no fim chegará até como a ponta de uma agulha; e a igreja, sendo uma minoria, tem que chegar ao lugar onde seu ministério será da mesma classe que foi no princípio, porque quando volta esta Pedra Coroadora tem… As pirâmedes têm uma pequena abertura onde se assenta a coroa; não é unicamente uma coroa plana, mas tem beira, e tem que ser assim para derramar a água. E esta igreja tem que ser afiada. Todas as demais pedras na pirâmede foram feitas tão perfeitas até o ponto que não se pode colocar nem uma folhinha de navalha, e pesam toneladas. Hoje não sabem como as colocaram porém foram construídas. E aqui em cima onde se assenta a coroa… A pirâmede mesma, o Corpo de Cristo, terá que ser afinado. Não é simplesmente algum credo, doutrina ou alguma coisa pela qual temos passado, mas terá que ser algo tão perfeitamente como Cristo para que quando Ele vier, Ele e aquele ministério se unam perfeitamente. Então virá o Rapto e a ascensão a nosso lar celestial.
259 Observe onde estamos vivendo hoje, em Laodicéia; de todas as Eras da Igreja, esta é a pior. Na Bíblia encontramos que Laodicéia é a única Era em que Jesus está fora, chamando, tratando de conseguir entrada a Seu próprio edifício. Os credos e as denominações o têm lançado fora de Sua própria Igreja:
Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo. Apoc. 3: 20
260 Aqui estava nesta Era da Igreja (Éfeso), e pouco a pouco o foram expulsando, e para este tempo da Era de laodicéia, o têm lançado completamente; não querem ler nada que ver com o assunto. Agora, para onde vamos neste dia. E mesmo agora no fim da era de laodicéia, a igreja tem chegado a um estado tão formal que ela e o catolicismo (do qual saiu na era de Sardes), estão se unindo como uma só igreja. E com a confederação de igrejas tem chegado a ser tal qual ao Catolicismo. Hoje em dia há uma só diferença que impede a união absoluta e esta está no tomar da comunhão. O mandamento da comunhão é a única coisa que impede a união do Catolicismo e Protestantismo. A Igreja Católica diz: “Isto é o Corpo”, e a Igreja Protestante diz: “Isto representa o Corpo”.
261 Os católicos fazem uma missa da comunhão; a missa consiste em que eles tomam parte na comunhão; a esperança de que hajam sido perdoados. O Protestante o toma por fé, dando graças a Deus em comunhão porque seus pecados lhe têm sido perdoados. O Protestante diz: “Somos perdoados”. O Católico diz: “Esperamos que tenhamos sido perdoados”. A missa e a comunhão. Eles o chamam de “missa”, nós chamamos de “comunhão”. Uma missa é esperando que haja sido assim; uma comunhão é sabendo que assim é e dando graças a Deus. E essa é a única coisa sobre a qual não podem se unir; porém o resolverão.
262 Oh! parece ser muito bonito. Se unirão para correr… Pois a própria Bíblia diz que, “estas bestas darão seu poder à meretriz”. Vê você? Se uniram. E estão fazendo agora mesmo exatamente como a Bíblia diz que fariam. E está progredindo mesmo nesta semana. Eu não tenho nada contra as pessoas católicas, nem tão pouco tenho nada contra os Protestantes. Vocês Metodistas, e Batistas, e muitos de vocês pentecostais, suas igrejas estão entrando nesta grande confederação de igrejas , e ali em Nova York têm aquela construção tão grande para a confederação de igrejas, em semelhança às Nações Unidas. Estão tratando de unir todos os Protestantes. Agora os Católicos são muito astutos, e este papa João XXIII está tratando de uma maneira quieta e humilde de trazer todos os Protestantes e os Católicos a um só nível de fé – exatamente o que a Bíblia disse que fariam. E os Protestantes estão engulindo a isca e o anzol também. Por que? Porque não possuem estas coisas: “Ciência”, “a Palavra correta”; “Paciência”: “Os que esperam no Senhor”. Vê você?
263 Como disse aquele bispo Metodista em dias passados, e qualquer um sabe o que inspirou aquela coisa. Estavam tratando de impôr certa oração nas escolas, e creio que era um livro de orações dos Presbiterianos, ou não sei o que. Resultou que os pais de um menino questionaram com a escola porque não era aceitável com eles a dita oração. E este bispo Metodista era um ancião muito sábio e se levantou e disse: “Isso não é correto, não é conforme a Constituição”. Ele captou o espírito do assunto. Também disse: “Como por exemplo em nossa própria igreja Metodista muita gente sempre está criticando o escândalo que sai de Hollywood, e de todos os modos noventa e cinco por cento deles vão vê-lo”.Que tem acontecido? Deixaram isto a um lado; deixaram aquilo.
264 Outro dia eu estava falando aqui mesmo com um oficial de uma das igrejas Metodistas maiores nesta cidade, é uma das igrejas Metodistas mais espirituais que há nestes lugares. Mostram que a Era Metodista foi antes da nossa – a Era Pentecostal. E ele disse: “Em S. Luiz, Missouri, Estados Unidos, faz como que três ou quatro meses fizeram um censo…” E encontraram no resumo destes dados, creio que como que setenta por cento dos metodistas naquela cidade fumavam, e sessenta e oito por cento bebiam bebidas alcoólicas. E a coisa mais estranha é que entre os homens e as mulheres, as mulheres superavam aos homens por uma margem de setenta por cento. Havia maior número de mulheres bebendo e fumando.
265 Agora, que tal se houvessem mencionado as doutrina Bíblicas, como por exemplo o costume entre as mulheres de usar calças esportes, cortar o cabelo, etc? Isso é profano; mulheres professando a piedade e a santidade e logo perdendo o tempo em seus jogos de canastras, etc, sendo paroleiras e mexeriqueiras, não podendo governar suas próprias línguas; mas falando e tagarelas e sendo ociosas. E o homem? Ele também tem seus jogos de cartas, jogos de golfe, andando ali meio nu nessa roupa imoral e ali com as mulheres. Com razão…!
266 Viu você esta manhã as notícias daquele plano diabólico contra aquele pregador que pregava nas prisões? Eu não creio que aquele homem seja culpado. Faz uns quantos meses um homem entrou e matou ao irmão Daniel Gilbert. E agora a esposa do assassino está para dar à luz. E Daniel já morreu; não podem comparar o sangue. Ela diz que Daniel a forçou e que este menino é de Daniel. Eu antes de crer nisso, creria que um urubu tem penas de pomba. Sim senhor! Eu creio que isso é uma mentira, creio que Daniel Gilbert foi um homem de Deus, creio que isso é uma trama do diabo.
267 Tal como aquele assunto das orações nas escolas; aquele bispo Metodista teve suficiente sabedoria para captar isso. Se isso houvesse sucedido… Mas simplesmente era inspirado por outra coisa. Correto.
268 Tal como o problema de separação que há no sul dos Estados Unidos. Eu creio que os homens devem ser livres, creio que esta nação representa a liberdade. Eu não digo que o Sr. Kenedy estava no êrro quando mandou as tropas; mas ao mesmo tempo eu não sou Republicano nem Democrata, sou cristão, e não creio em tais coisas; tão pouco creio que as pessoas de côr devem vender sua primogenitura. Foi o partido Republicano, o sangue de Abraão Lincoln que libertou essa gente porque ele era um homem piedoso. Meu pensamento é que se desejam votar, devem pelo menos ficar com seu partido; porém uma coisa é segura, aquele jovem não estava ali somente por questão das escolas. Esse jovem é um cidadão, ele é um americano, e aqui há liberdade para todos. A côr da pele não deve fazer diferença. Deus disse: “De um só sangue fez toda linhagem dos homens”( Atos 17: 26 ).
269 Porém aquele jovem é um soldado, é um veterano e lutou por seus direitos; ele tinha o direito de assistir à escola, correto. Porém podia escolher dentre muitas escolas. O problema estriba no que estava sustentando tudo isso; toda essa hierarquia denominacional que temos hoje em dia é a que está inspirando tudo isto. E por que? Estão convertendo o voto das pessoas de côr de Republicano a Democrata e nisso as pessoas estão vendendo sua primogenitura. Isso é exatamente a verdade! O Espírito Santo não está nisso. “Ele tem sabedoria, ele tem ciência”. Exatamente.
270 Tal como a igreja desta era presente está se vendendo. Não pode ver você o que vai suceder? Não importa que isto esteje gravado, aqui vem: Que está acontecendo? Minha mãe dizia: “Dê ao diabo o que ele merece”. O único homem que fez algo razoável foi Castro ali em Cuba. Os capitalistas tinham toda a cana e tudo estava baseado no ouro como temos aqui nos Estados Unidos. E que fez? Comprou os títulos de crédito obtendo o dinheiro da maneira que fosse, e logo falsificou o dinheiro e o trocou, o devolveu. E isso é a única coisa que esta nação pode fazer.
271 Outro dia ouvi pelo rádio um programa que procede da capital da nação e o que estão fazendo é assombroso. É como se estivessem vendendo título de crédito sobre o ouro. Agora, os títulos de crédito já venceram e este governo, hoje mesmo, está gastando dinheiro que receberá por impostos 40 anos no futuro. Tudo está acabado. E estão tratando de comprar do exterior…E estão se regalando… Não vê você que isso é exatamente o que vão fazer? Agora, se esta nação quebra economicamente (e esse é o único recurso) não pode evitar a insolvência, e a única coisa razoável seria trocar o dinheiro; porém não o farão. Sob esta presente administração, a Igreja Católica romana possui o ouro do mundo; e o que farão é se venderem. Estes homens ricos, etc., da terra, como diz a Bíblia… Que farão antes de perder a companhia de fumo “Brown e Williamson” (a maioria de todas as maneiras são católicos), e todas essas outras coisas? Que farão? Aceitarão isso, e tomarão o dinheiro de Roma. E nisso vendem sua própria primogenitura! Então Roma sustentará a nação. Sim senhor.
272 E você mesmo viu isto outro dia, já não há necessidade de votar. Qual é a necessidade de votar? Publicaram no jornal e provaram ante o povo e rejeitaram corrigir o mal, provaram que as máquinas de votar através da nação estavam alteradas, que elegeram ao Sr. Kenedy por meio de um voto falso. Não diz a própria Bíblia que entraria por meio do engano? Uma falsidade.
273 Agora eu não estou tratando de falar mais contra o partido Democrata que do partido Republicano; somente estou citando a verdade da Bíblia. Qual é a necessidade de se votar? Eles já sabem quem será o presidente.
274 Provavelmente muitos de vocês viram na televisão outro dia, essas duas mulheres, quando uma sendo protestante disse: “Eu vou votar no Sr Kenedy”.
275 Então lhe perguntaram: “Por que? “
276 “Porque penso que é um homem mais sábio que o Sr. Nixon e seria um melhor presidente para nós”.
277 Logo apresentaram a mulher católica e lhe perguntaram em quem ia votar. Ela respondeu: “Eu sou católica romana e muito leal, e eu votarei no Sr. Nixon”.
278 “Porém, por que?”
279 “Porque eu penso que o Sr. Nixon nos seria um melhor presidente porque tem mais experiência com os comunistas”.
280 Esta segunda mulher mentiu. Eu tenho um livro que se chama, “Os Regulamentos de nossa Fé”, o livro mais importante que se pode comprar entre os livros católicos. E ali diz: “Se há no boletim de votar um católico que está competindo contra um protestante, se algum católico vota no protestante então este indivíduo fica excomungado do companheirismo da Igreja Católica”. Isso é correto. “E se há dois católicos desejando o mesmo posto, então o votante escolherá o homem que for mais leal para com a Igreja Mãe”.
281 Vê você o engano e o que tratam de fazer? E estão repartindo dinheiro para comprar o que? Estão tratando de arruinar a nação. E o estão fazendo… Mesmo agora já há insolvência. Como todo mundo sabe, a economia desta nação está baseada no ouro. E a Igreja Católica, a hierarquia, possui o ouro do mundo: $ 168.000.000.000,00 (dólares). Ali o tem você e nisto a coisa voltará a ser baseada sobre o ouro; e todos vocês podem manter sua casa, etc., porém pertencerão à Igreja Católica; a nação pertencerá à Igreja Católica. A coisa inteira está capturada dessa maneira por meio do dinheiro. Não fala disso a Bíblia? Não é este o quadro que nos mostra a Bíblia? Irmão, o que estou tratando de dizer é que hoje dizem: “Desta maneira teremos uma igreja maravilhosa, unirá os Protestantes….” Parece bom ao olho natural; porém a ciência deste mundo é loucura para com Deus. Porque “aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura para com Deus”. Porque, “aprouve a Deus salvar os crente pela loucura da pregação.(I Cor. 1: 21), e isso por meio do ofício Divino que Ele ordenou em Sua Igreja para edificar a Igreja sobre estas qualidades espirituais e não sobre algo que tem que ver com o terreno.
282 Pedro disse: “Porque haveis escapado da corrupção do mundo, o desejo do dinheiro, desejo da diversão mundana e demais prazeres: o comer e beber e demais concupiscências que tínheis; já haveis escapado de todas estas coisas e agora estais edificados numa melhor maneira de viver”. E também disse”: “Estou dirigindo isto à igreja”. Se recorda disto quando o lemos há pouco? Escute, enquanto o lemos de novo, quão formoso o escreveu:
Simão pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.
Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus, nosso Senhor.
Visto como (Agora, quem vai ser herdeiro da terra e tudo que nela há?) o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção (Escute bem) que há no mundo. II Pedro 1: 1 – 4.
283 Vê você? Concupiscência de dinheiro, cobiça de ter grandes coisas, cobiça de popularidade, estas coisas estão mortas para o crente. A nós não nos interessa, seja uma tenda ou uma grande casa por ali. A mim, que me importa viver ou morrer, flutuar ou afundar? Isto é a única coisa que me interessa: O Reino de Deus, mantenha meu lar ou minha família, ou o que for; para mim unicamente me importa que possa manter-me em Cristo – nossa esperança de Glória. Edifica-me Senhor na forma desta pirâmide; que Cristo seja minha cabeça, Quem opere através de mim, sobre o fundamento de minha fé, a qual está n’Ele. Que virtude, ciência, temperança, paciência, temor de Deus, e o amor fraternal obrem em mim. Oh Deus, esta é minha oração! Para mim não importa que viva ou morra, que flutue ou que me afogue, denominação ou sem denominação, amigos ou sem amigos. Que isto opere em mim! Que a virtude e a ciência de Cristo sejam derramadas para que assim eu possa ensinar, porque Deus tem posto na Igreja, apóstolos, profetas, mestres, pastores e evangelistas, todos para a perfeição e para trazerem a ela estas virtudes para a preparação da vinda do Filho de Deus. Cada uma destas pedras são material d’Aquele.Isto é parte disto. Cada uma destas virtudes pertencem a Ele e são derramadas d’Ele através dos demais. Amém !
284 O ama? Crêem que isto é a verdade? Amados, escutem: Esta manhã a irmã Kidd disse: “Irmão Branham, não sei se lhe chegarei a ver outra vez”. Isso me causou muita tristeza; ela diz que está envelhecendo e em verdade assim está sucedendo; minha oração é que Deus mantenha com vida aos irmãos Kidd por muito tempo; porém deixe-me dizer-lhe, não sabemos por quanto tempo teremos um ao outro. Não sei por quanto tempo estarei eu; pode ser que Deus me tire do mundo; possivelmente me chamará a outro campo de serviço; pode ser que chame a você. Não sabemos estas coisas. Porém obtenhamos! Não deixemos que isto nos passe por alto! Tomemos isto: Aqui está na Bíblia, está tão perfeitamente mostrado que se tivéssemos tempo…você sabe que não se pode fazer tudo num dia; porém poderíamos completar tudo junto.
285 Quantos de vocês estavam aqui como testemunhas do que sucedeu quando terminamos as Sete Eras da Igreja? Se recordam como o Espírito Santo desenhou a mesma coisa sobre aquela parede quando terminamos? Foi o anjo do Senhor.
286 Estas coisas são verdade. Não deixem escapar! Filhos, prossigam na verdade! Recordem, mostrem em sua fé virtude, ciência, paciência…
287 Agora meu desejo é que estudem esta pirâmede. Seria bom compará-la com as Escrituras, e logo colocá-las por obra em sua vida; não vá unicamente estudar, mas ponha em obra. Tome sinceramente para sí mesmo; não diga: “Foi maravilhoso ler sobre isto”. Para mim também foi maravilhoso. Porém ouvir e receber são duas coisas diferentes.
288 Há sete requisitos para alcançar a estatura de Deus. Há sete Eras da Igreja pelas quais Deus tem trazido a Igreja para obter estes requisitos; e Deus usou sete mensageiros para esta obra. Ali tem sete, sete e sete. O sete é o número de Deus significando uma obra completa, e o três o número perfeito de Deus. Então aqui temos três e sete, três vezes o sete: Matematicamente, Espiritualmente, pela Palavra, pelo testemunho do Espírito Santo, tudo junto está completo. Estudemos.
289 Tem que se acrescentar estas coisas a nossa fé para que assim possamos chegar à estatura completa de Cristo, estando unidos, juntos por amor Celestial – o temor de Deus – e reverência profunda e respeito em nossos corações um para com o outro. Devemos praticar o amor fraternal com os irmãos e irmãs, não tendo nenhuma descortesia, nenhuma outra coisa mais que o viver puro por meio do Espírito Santo; vivamos juntos em paz como cristãos; caminhemos com fé; deixe que a virtude de Deus o encha; deixe que a ciência de Deus governe quando for uma questão de bem ou mal… Quando o diabo lhe apresenta algo que não é exatamente segundo a Bíblia, aparte-se disso. Correto.
290 Imagino que os apóstolos não se portavam como nós; possivelmente era homens de poucas palavras até que chegavam ao púlpito, então entravam, falavam o que correspondia e se iam. Sim senhor. Eles tinham poder, tinham virtude; eles não tinham questão com os homens; sabiam onde estava. É tudo… Sabiam em Quem criam. Continuavam caminhando no Espírito, operando… Como disse outra noite: “Um pequeno sinal era tudo que Deus necessitava fazer, e logo nada podia impedir”. Eles não duvidavam, nem estudavam, as alternativas, nem se frustravam como fazemos nós quanto se devemos fazer isto ou aquilo; eles de todos os modos o faziam. Um pequeno sinal de Deus. Isso era a respostas. Como podiam saber que era um sinal de Deus? Porque já tinham todas estas virtudes, todos estes requisitos; o primeiro sinal de Deus concordou exatamente com cada uma destas coisas e com Sua Palavra, e então sabiam que era a Palavra de Deus, e se iam; não tinham que se preocupar de alguma maneira; quando Deus falou, eles estavam em caminho”.
291 Deus nos fala, então dizemos: “Bom, faremos um esforço para ver se podemos viver esta vida”.De repente alguém lhe estorva ou lhe fala mal, e então, isso é o diabo! Se você houvesse experimentado a luta que tive com o diabo esta manhã, ele querendo proibir-me o passo para vir aqui pregar; deveria experimentar isso alguma vez; eu tenho que lutar cada vez que faço menção de um culto. E se vou orar por algum enfermo, alguém morrendo que não é salvo, haverá trinta chamadas dentro de dez minutos (se for possível): “Oh, irmão Branham você tem que fazer isso ou aqui “. Porém há uma alma na balança!
292 Outra noite me chamaram, havia um jovem, e eu havia falado com ele em anos passados aqui no super-mercado; ele havia chegado a ser um alcoolatra; eu o conhecia e era um bom jovem, porém ele era um pecador. Sua mãe chamou várias vezes e por fim me encontraram, e quando recebi a mensagem, tive luta sobre luta para chegar ao lado daquele homem, e quando cheguei, ele já não conhecia a ninguém, estava ali inconsciente; e estavam fazendo tanto alvoroço, seu pai tratando de consolá-lo, dizendo-lhe “Meu filhinho querido” (E ele já tem como que 51 anos). E lhe dizia: “Querido isto e aquilo, aquieta-te”. E ele tratando de se levantar e seus braços tão delgados. Ele tinha tanto cancer que até já era um cancer inteiro. Todos seus órgãos tinham cancer, e mesmo o sangue era canceroso – tudo; e estava tão atormentado e tratando de levantar-se.
293 O tomei pela mão e disse:”Woodrow, Woodrow, este é o irmão Branham”.
294 O pai lhe disse: “Woodrow, este é o irmão Branham, não o conheces? E ele não dizia nada, somente uns ruídos. Então o pai me disse:”Irmão Branham, parece que não chegou a tempo”.
295 Disse-lhe: “Nunca é demasiado tarde, Ele está aqui entre nós. Tenho tido algumas lutas”. Haviam outros juvens ali presentes, uns parentes que eram incrédulos; lhes disse: “Vê? Preparem-se porque vocês chegarão a este lugar, cada um tem que chegar a este ponto. Possivelmente não seja por meio do cancer, pode ser outra coisa, talvez atirado na estrada morrendo de hemorragia, ou algo assim, porém tem que chegar aqui”. Lhes falei por um momento, esperando ver o que o Espírito mandava fazer.
296 De repente senti esse sinal: “Imponha tuas mãos sobre ele”.
297 Disse aos demais: “Inclinem seus rostos”. O Fizeram. Impus minhas mãos e disse: “Senhor Deus, permita que o jovem volte a si para que possa saber o que tem que fazer antes de encontrar-se com esta coisa. Está morrendo. O diabo o tem enredado e já está partindo. Por beber tanto alcool tem trazido a morte sobre si. Aqui está nesta condição. Minha oração é que tenhas misericórdia dele”. E logo depois de orar, no dia seguinte ali estava assentado falando com seu pai.
298 Faz pouco me chamaram do hospital para orar pelo irmão Busty Roggers.
299 Vocês recordam aquele dia quando acabava de pregar ali em Milltown quando a Senhorita Gerogie Carter foi curada. Foi então quando o irmão Smith, um ministro Metodista, disse: “Se há alguém aqui que tem sido batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, saia deste culto!” E me condenou por todos os lados. Eu nunca disse nada contra. Segui adiante, eu tinha uma comissão. O Senhor me havia mostrado uma visão e havia uma ovelhinha enganchada por ali no deserto, e eu estava buscando esta ovelhinha. Fomos a tottens-ford, o irmão George Wright estava comigo e não sabiamos que fazer. Eu havia comprado uma caixa por 10 centavos que serviria de púlpiro ali na rua. Ele disse que tinha que ir tratar de uns negócios e fui com ele, e ali a pouca distância havia uma Igreja Batista, uma igreja grande e estava vazia.
300 O Senhor me disse: “Fique aqui “.
301 Disse ao irmão Wright: “Deixe-me aqui “. Fiquei e ele seguiu com seu negócio e logo voltou.
302 Tratei de abrir a porta porém estava fechada com cadeado. Disse: “Senhor se tu está neste negócio e queres que entre a esta igreja, abra-me a porta”. Me assentei e estava pensando quando ouvi que vinha alguém.
303 Este homem chegou e disse: “Bom dia, deseja você entrar na igreja?”
304 Disse: “Sim, senhor”.
305 Ele disse: “Eu tenho as chaves”.
306 Então começamos a ter cultos. A primeira noite a congregação consistia do irmão Wright e sua familia. Pelo fim da semana a gente não podia nem se aproximar da igreja com tanta gente, porém ainda não havia chegado aquele cordeirinho. Durante este tempo o irmão Hall foi salvo e agora é o pastor da igreja. Ainda não se encontrava essa ovelhinha. Mas depois de um tempo, da Igreja de Cristo ali ao pé da serra…Ali estava aquela jovenzinha de nove anos e oito meses que nunca em sua vida havia se movido da cama, ali estava. Vocês sabem a história de como foi curada.
307 Então essa tarde quando fomos ao rio para batizar, ali estava a congregação do irmão Smith rindo de nós. Estavam fazendo crítica porque batizávamos no Nome do Senhor Jesus Cristo.
308 Entrei nas águas lodosas de Tottens – ford onde a água estava rugindo, dois diáconos entraram comigo e disse: “Estou aqui nesta tarde em representação das Sagradas Escrituras de Deus. Eu leio na Bíblia que Pedro disse: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados.” Entreguei a Bíblia a um dos diáconos e avancei mais para a água e disse: “Qualquer um que se arrepende de seus pecados é candidato para se batizado”. E parecia que havia um anjo em cada rama das árvores olhando-nos. Quando havia batizado uns dois ou três, a congregação inteira do irmão Smith entrou na água gritando; as mulheres entraram com seus finos vestidos, etc. Eu batizei sua congregação inteira no Nome do Senhor Jesus Cristo.
309 E que significava isto? Acrescentando a sua virtude. Vê você? Deixe as coisas em paz. Deus sabe como fazer as coisas e como traze-las a cumprimento. Deixe que digam o que queiram, não lhe importa nada. Siga adiante.
310 Ali estava Busty Rodgers, um homem grande e robusto, um veterano, e quando viu isso, disse: “Eu creio nisto com todo o meu coração”. E entrou na água com seu fino traje e foi batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo.
311 Agora já faz como uns três ou quatro anos me chamaram ao hospital de Nova albany onde Bustu Rodgers estava morrendo de cancer. Os doutores lhe disseram que viveria talvez até a manhã do dia seguinte.
312 Me disseram: “Venham logo, está morrendo”.
313 Quando cheguei oramos e ele me disse: “Irmão Branham, naquele canto do quarto há um arco-iris”.
314 Dei a volta para ver e disse: “Busty, isso é um pacto. Tu não vais morrer. O pacto do sangue tem te salvado”.
315 Impus minhas mãos sobre ele e disse: “Senhor e Deus, esta visão prova que Tu estás aqui conosco. Teu pacto é “pelas suas pisaduras fomos sarados”. Ele ficou são e o despediram do hospital. Passaram quatro anos pescando aqui no rio Ohio, e onde havia estado o cancer, ao redor da entrada do esôfago ao estômago, havia se formado um calo e estava duro. Os doutores no hospital disseram que tinham um tratamento de cobalto que servia para alargar esta entrada ao estômago e assim deixar passar maior quantidade de alimento. Ele tinha que comer devagar. Foi para fazer o tratamento e eu nem sabia que estava no hospital. Quando lhe operaram, entrou numa convulsão e teve um ataque. Foi paralizado por um lado e a única coisa que podia fazer era emitir um gemido mui débil. Com um lápis tratava de escrever com a mão direita. O lado esquerdo estava paralizado. Apenas pode escrever: “Jesus salvou 1900…” Não pode completar o pensamento.
316 Então a esposa me disse: “Irmão Branham eu não sei o que quer dizer”.
317 Disse-lhe: “Sra. Rodgers, o que quer dizer é que foi em mil novecentos e tanto quando foi salvo e batizado no Nome de Jesus Cristo. E nisso está repousando agora. Ele não teme a morte”. Disse: “senhor e Deus, permita-lhe a vida! Rogo ;no Nome de Jesus que lhe permitas viver”. Impus minhas mãos sobre ele. A paralisia lhe deixou e as convulsões cessaram, e ele se levantou da cama. Agora anda testificando.
318 Acrescente à sua fé virtude; acrescente à sua virtude ciência; à sua ciência temperança à sua temperança, paciência à sua paciência, piedade à sua piedade amor fraternal; e ao amor fraternal, o Espírito Santo. Então virá Cristo. Porque sob Ele (o Espírito Santo), o que está é o Espírito de Jesus Cristo na Igreja para manifestar estas virtudes.
Eu O amo, eu O amo.
Porque Ele primeiro me amou (antes que você fosse nada) E comprou-me (que fez?) a salvação
No madeiro, no Calvário.
319 E como sei que isto é verdade? Porque Ele primeiro me amou.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou (ali está a razão)
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário
320 Eu me comprometo a Ele nesta manhã com todo meu coração que com Sua ajuda e por Sua graça, eu anelarei diariamente sem cessar até que sinta que todos estes requisitos estejam fluindo neste corpo até que eu possa ser uma manifestação do Cristo Vivo, porque Ele se fez pecado como sou eu para que eu fosse feito justiça de Deus como Ele. Ele tomou meu lugar. Agora, Senhor, permita-me tomar Seu lugar, porque por isso morreu.
321 Quantos de vocês se comprometem à mesma coisa? Com nossas mãos alçadas e rostos inclinados, cantemos outra vez:
Eu O amo, eu O amo (Senhor, eu juntamente com esta igreja nos comprometemos a isto: a estatura completa de Jesus Cristo!)
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...