A LEI TENDO UMA SOMBRA
21 de Junho de 1956
Chicago – Illinois – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]


1 Tudo é possível, somente crer.
Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer.

Boa noite, amigos. Inclinemos nossas cabeças, enquanto estamos de pé para falarmos com nosso Senhor. Nosso Pai celestial, somos muito gratos a Ti esta noite por este privilégio que temos de nos ajuntarmos aqui, nesta grande e amável igreja de Filadélfia, e encontrar um grande grupo de adoradores e nosso querido e amável pastor, o irmão Boze, e muitos… [Espaço em branco na fita – Ed.]

E, boa noite, grande igreja Filadélfia, e todos seus membros e cooperadores. E é certamente um privilégio para mim estar aqui esta noite, e falar com vocês neste culto. Eu estou com calor, mas isto é do que gostamos, de uma reunião calorosa, nada como uma reunião assim.

Obrigado ao nosso querido e amável irmão pelo sinal de boas vindas aqui. Pelas flores que nos têm sido dadas, a mim e ao irmão. Há… Sabe, as flores pregam sermões, vocês sabiam disso? Isto é correto. Isto é uma expressão de amor, é o que as flores são. Mas elas pregam um sermão também, porque elas são algo que Deus fez. E elas são bonitas.

2 Agora, eu estava em Indianápolis na semana passada, e – e o Senhor esteve – encontrou-Se conosco ali e tivemos uma reunião maravilhosa. E vosso querido pastor, que sempre foi um amigo do peito para mim… Vocês sabem, ele me ama quando sabe que estou errado. Isto é o que faz dele ser um bom amigo. Não importa… Muitas vezes eu digo: “José, eu gostaria de poder fazer isto, meu irmão, mas eu simplesmente não consigo.”

E algumas coisas são realmente legítimas, e não faz diferença o que você tenha que fazer, José não se importa. Ele está bem de qualquer forma. Sabe, qualquer um poderia ser seu amigo quando você está certo. Mas quando você – você está errado, ele ainda é seu amigo; este é um verdadeiro amigo.

Lembro-me que costumava ter um pequeno poema na escola. Muitos de vocês que têm a minha idade conseguem lembrar-se disto, eu acho. Alguns – eu não me lembro, apenas a última parte ou algo assim:

Um homem de palavras e sem feitos,
é como um jardim cheio de ervas daninhas.

Algo assim. E os amigos desgastados pelo tempo são muitos, mas verdadeiros amigos que se colocam tão perto quanto irmãos, eles são -eles são apreciados, e muito, muito bons. Apreciamos isto; eu aprecio isto.

3 Agora, estamos a caminho esta noite, para sairmos bem cedo de manhã, mais ou menos ao romper do dia, para ver se conseguimos dirigir menos no tempo quente, para Minneapolis. O café da manhã com os Homens de Negócios Cristãos é no sábado de manhã no Hotel Legião. Ali encontraremos várias delegações. Algumas são do lugar onde o irmão José, há tempos, tem esperado que eu vá. Tem uma delegação vindo dali do Egito para ver a possibilidade de ter reuniões no Egito.

E – e então do… Eu creio que um outro grupo de… Conseguir o YMCA para ter um encontro de delegações ali, com Ministros não-Pentecostais da Grande Minneapolis, e muitas outras coisas diferentes. E vai ser uma reunião bem estranha. De acordo com o anúncio, nós vamos – ninguém está escalado para falar. Bem, eu falarei no café da manhã. Mas as demais serão simplesmente da maneira que o Espírito Santo guiar. E está suposto a ser o irmão Roberts, Tommy Hicks e muitos outros irmãos maravilhosos que estão no campo. Apenas estar ali na reunião, e se o Espírito Santo disser: “Faça,” vá e faça isto.

Eu creio que isto será muito bom, não acham? Eu penso que isto é correto. Tirar a formalidade disto, e permitir Deus ter uma chance uma vez para dizer o que Ele quer dizer. Nós, pregadores, estamos sempre dizendo o que queremos dizer, então vamos permitir ao Senhor ter uma chance de falar. E eu estou…[Alguém na audiência fala alguma coisa]

4 E, nossos bons amigos da África do Sul, dizem que eles estarão ali também. Eu penso que eles podem estar aqui na reunião desta noite. Amanhã à noite… Eles vão estar aqui, amanhã à noite. Estes homens, eu encontrei um deles, o qual, eu creio, tinha preparado a reunião de Johannesburg, eu penso, ou a de Dur – eu creio que a reunião de Durban, um bom irmão. E até onde eu sei, é um dos maiores dentre os pregadores de influência. E se eles forem pregar aqui amanhã à noite, isto seria bom para toda Chicago, que se apertaria neste lugarzinho, para estarem aqui amanhã à noite, para ouvir…

Eu tenho – eles têm fotos; eu não sei se eles irão mostrá-las ou não. Eles têm as fotos de algumas tribos Zulu e nações que se amotinam, e muitas destas coisas que seriam muito interessantes na reunião com estes irmãos. E isto é amanhã à noite, não é, irmão José? Que coisa, eu sinto muito por… [O irmão Boze apresenta alguém – ed.]…?… Bem, está muito bem. O irmão, a irmã Masarino e família, estamos certamente felizes, eu estou, por tê-los aqui, juntamente com esta congregação.

5 Eu estava um pouco atrasado esta noite, mas alguns ministros apresentaram-me à Igreja Irmandade Unida na outra noite e disseram: “Amigos, o atrasado senhor Branham.”

Eu disse: “Está certo.” Eu disse: “Eu me atrasei cerca de duas horas no meu casamento. Agora, se eu puder estar alguns anos atrasados para o meu funeral, bem, estará tudo bem.”

Então tive que me apressar, mas me apressei e ouvi um hino sendo cantado por eles, eu creio, a porta estava meio aberta quando eu estava no escritório do pastor, era “Avante Soldados Cristãos.” E vou dizer a vocês; foi realmente maravilhoso. Eu tenho ouvido muitos destes hinos; eu tenho certeza que vocês gostariam dos hinos deles.

6 Qualquer um de vocês sabe o que lhes disse: “Procure por mim no céu,” não sabem? Sabe, o rio da Vida sai debaixo do trono de Deus, desce, e faz uma curva e vai por este caminho, em direção à Avenida Glória, bem onde faz uma curva. Bem, todo o coral angelical e os músicos estarão todos naquela colina, e cantando e tocando suas harpas. E, deste lado da colina, eu espero que haja uma pequena árvore para que assim eu possa recostar-me nela e aproveitar o máximo até eu realmente obter o suficiente disto.

Eu realmente amo cantar hinos. Sei que todos gostamos. Quantos sabem qual é a ordem de batalha para o Senhor? Você sabe qual é a primeira coisa que acontecia antes da batalha? Cantores e músicos iam adiante cantando, não chorando e lamentando. Eles iam adiante cantando; então depois deles vinha a Arca do Concerto. Então eles iam depois da Arca. E então depois disto vinham os guerreiros. Então esta é uma boa coisa. É uma ordem muito bíblica para um culto religioso. A primeira coisa: a música, então a Palavra e depois a batalha. Então isto tudo são ordenanças do Senhor.

7 Ouçam estes irmãos. E agora, orem muito por mim, se puderem. Eu tenho algumas decisões realmente vitais para fazer em Minneapolis, acerca dos planos futuros para reuniões. E eu certamente peço… Digo, eu creio que sou tipo um pastor secundário associado aqui, isto é correto? E então eu peço à minha igreja para orar por mim.

Eu creio que João Wesley disse que o mundo todo era sua paróquia, não é correto? Então esta é a maneira que é. Eu sinto que vocês são meus irmãos e irmãs em Cristo, e eu certamente aprecio o tempo de companheirismo com cada um de vocês.

Agora, eu amo tanto a Palavra. Eu simplesmente amo falar sobre ela. E esta noite eu pensei que talvez fosse apropriado, apenas por um pouco de tempo, já que está quente, e – que apenas tivéssemos uma lição antiquada e boa de escola dominical na quinta-feira à noite. Vocês não gostariam disto, apenas ensinar um pouco da Palavra? Eu gosto de escolas dominicais, e eu gosto do ensinamento da Palavra.

8 E, voltando, eu tive que me apressar, eu não tive oportunidade de ver coisa alguma, então eu fui ao escritório e aconteceu de eu chegar nesta Escritura. E, todos vocês que têm Bíblias, vamos virar agora ao livro de Hebreus, no capítulo 10, para começar, um cenário muito bonito aqui para grandes ensinamentos do Senhor.

O livro de Hebreus era para os Judeus, separando a lei da graça, como Paulo escreveu-lhes aqui. Eles tinham tido muitas disputas na igreja, se eles deveriam comer carne, ou se eles deveriam associar-se com os gentios. E eu penso que Paulo, escrevendo esta epístola aqui, aos Hebreus, é uma das mais notáveis cartas no livro. Para mim é a mais notável, porque é – está mostrando a lei e a graça. Está separando as duas.

E agora, que o Senhor acrescente Suas bênçãos à sua Palavra, e venha e visite-nos. E agora, estejam muito em oração enquanto vamos tentar ensinar. Eu não sou um mestre. E meu dom na igreja é orar pelos enfermos.

9 E, a propósito, estávamos falando disto: quantos estiveram ali nas reuniões de Indianapolis? Vocês se lembram da – eu creio que eles disseram na última noite, uma jovem muda ou algo assim… Quantos se lembram da pequena Rosella, qual é o seu último nome? A alcoólatra com… Grif – Grif – Griffin – Griffin. Ela está aqui esta noite, Rosella? Ela é de Joliet. E Rosella, eu… Ela me ligou umas duas noites após isto, e eu creio que ela tirou a jovem da escola de mudos ou estava com ela enquanto ela estava ali.

A jovem nascera surda e muda, jamais ouvira ou falara um som em sua vida, e o Senhor Jesus deu-lhe uma audição e fala perfeita, bem ali na plataforma, diante de mais de dez mil pessoas. Ele não é maravilhoso? E agora, o… [O irmão Boze interrompe – ed.] Sim, irmão. [O irmão Boze dá um testemunho de um homem curado de câncer – ed.] Uh-huh. Eu tenho uma carta dele em meu escritório; isto estava certo, senhor. [O irmão Boze dá um testemunho de uma senhora curada, ela tinha um tumor – ed.] Ele não é maravilhoso?

10 Eu realmente creio que as pessoas só agora estão começando a entender o que tenho tentado dizer-lhes por muitos anos acerca disto, sobre cura. O homem, enquanto eu pegava uma das cartas ao passar pelo escritório, ele estava ali, ele tinha um – um braço paralítico, e sua mão havia crescido defeituosa, a tal ponto que seus dedos, ele nem mesmo podia movê-los para cima, nem mesmo aparar as suas unhas mais. E elas estavam entrando em sua mão. Ele teria que passar por uma cirurgia para cortar isto – cortá-los fora.

E ele disse isto enquanto ele estava assentado ali, ele disse: “Eu vou te enviar uma foto, irmão Branham, ambas, antes e depois.” E disse: “Eu simplesmente captei a idéia.” Algo aconteceu em Indianapolis que eu – jamais tinha acontecido antes. Depois de passar pela fila de oração e ficar tão fraco, a tal ponto que eu quase não podia mover-me, então, de repente, algo me pegou. E olhei ali acima, e ali estava uma visão, pessoas como que gritando através da fila.

E você que esteve em Indianapolis sabe que há centenas e mais centenas que se colocaram ao redor do altar e deram suas vidas a Cristo. Ele disse que ele estava ali assim. E ele disse: “Sabe, agora eu entendo o que o homem estava falando.” E ele começou a sentir algo formigando e queimando nas mãos. E eram seus dedos que estavam começando a abrir assim e sua mão abriu; ele foi curado. “E veja, na estrada…”

11 O homem que disse que tinha câncer nas costas, disse que foi curado. Veja. A idéia, as pessoas estão começando a ver isto agora. Elas têm se acostumado com a imposição de mãos e o derramamento de água, água santa, ou algo assim, você sabe, ou algo… Isto está bem, mas isto é secundário. A maneira inicial, e a maneira correta, é exatamente como você recebe o Espírito Santo.

“Enquanto Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a palavra.” Eles estavam prontos. E houve muitas curas; isto não foram grandes, longas e desgastantes filas de oração. É bem quando a Presença dos Anjos de Deus e do Espírito Santo trazem perfeita libertação para qualquer coisa.

O mundo todo tem que ser evangelizado imediatamente. Temos que ir. Dois terços do mundo jamais ouviu falar de Cristo. E temos que nos apressar e fazer isto. Você não tem tempo de trazer apenas uma centena esta noite e amanhã à noite estarem dispersos. É agora mesmo que o grupo todo tem que ser curado, curas em massa. E na África houve vinte e cinco mil curas numa oração. Pense nisto.

12 E na outra noite na plataforma… Eu não quero começar este testemunho; então é melhor ir para a Palavra rapidamente. Mas que você possa saber porque em meu coração… Estes irmãos estão vindo amanhã à noite, é muito estranho, eu tenho tido o sentimento de ir à África. A dificuldade tem se levantado, não por causa de mim mesmo, mas outros que estão ligados a mim, como o irmão Boze entende.

E eu estava vindo, para dedicar uma igreja, e alguns vieram e disseram: “Irmão Branham, você não terá uma pequena fila de oração?”

Eu disse: “Bem, irmão, certamente terei.” Eu disse: “Eu posso orar pelos enfermos; não há muitos.” Uma pequena igreja que acomoda duzentas pessoas, um irmãozinho tinha há pouco saído de grandes tribulações e vida de bebedeira e tinha sido salvo, e tinha ido à Igreja de Deus e estava dedicando uma pequena e maravilhosa igreja, chamava-se Cash, Junior Cash, em Charlestown, Indiana.

13 Alguém saiu e disse: “O que você quer dizer?” um ministro, ele disse: “Eu tenho uma igreja que acomoda aproximadamente mil e quinhentas pessoas, e ouvi por telefone que você está… E você não veio à minha igreja. E você está aqui atrás num pântano, sob uma pequena estrutura de tijolos, ou de concreto e ela está rachando de ambos os lados.

Então eu disse: “Você não precisa de ajuda. Ele precisa.” Aqui está um que precisa de ajuda.

E na fila, vindo, quando estava orando pelos enfermos, eu vi uma jovem, uma jovem de cor. E sabemos que a – a raça negra de pessoas, as pessoas de cor, vêm do – seu lar nativo é a África. Assim como o amarelo é da China, e o Anglo-Saxão é da Irlanda, Inglaterra, e assim por diante, Suecos. Quando eles foram separados no Éden, ou na Babilônia, alguns de nós fomos a regiões quentes, e alguns a regiões de países amenos, e alguns subiram ao norte. E alguns se tornaram brancos, outros marrons, alguns amarelos, alguns negros, mas todos têm um mesmo sangue, que estava em Adão.

Deus, de um sangue fez todas as nações. Cada homem, o negro, amarelo, marrom, o branco, você observa o plasma do sangue, é tudo o mesmo, simplesmente o mesmo. É apenas a maneira pela qual o clima coloriu as pessoas.

14 E indo – vendo o tempo aproximando-se quando… Eu tive uma visão que anotei na parte de trás da minha Bíblia quando estávamos indo à África. Eles trouxeram esta jovem etíope. E enquanto ela vinha, eu notei que a sua perna estava tremendo. E ela era como que uma – o que chamamos de esbelta, magra, com seus quinze anos, bem magra, uma pequena dama bem vestida. Mas eu percebi ela mover sua boca. Estava para cima assim, e lágrimas descendo pela face.

Bem, eu desejei saber o que havia de errado com aquela jovem. Bem, quando o senhor Cash veio à plataforma, a mãe dela estava atrás dela; ele disse: “Irmão Branham, a jovem sofreu um acidente automobilístico, e isto estourou um nervo que afetou severamente outra coisa, o nervo que – da audição e da fala. Ela jamais falará ou ouvirá novamente.” E disse: “Foi um acidente automobilístico. Foi isto,” e disse: “sendo assim, algum outro nervo foi afetado e o médico teve que ligar, o que faz sua perna tremer daquela forma; um dos lados está rígido.”

Bem, eu disse: “Isto é certamente muito ruim; coitada. Meu coração partiu por ela.” E eu disse: “Traga-a aqui e permita-me orar por isto.”

15 Então, enquanto ela estava vindo, eu olhei para cima, por cima da cabeça da jovem; agora as visões tinham vindo; ali estava aquela grama alta, pequenos amontoados de cupinzeiros e coisas típicas da África do Sul. A grama estava sendo agitada, eu podia até mesmo ouvir o vento soprando. Eu sabia que algo tinha acontecido. Aquilo me deixou; eu não sabia o que dizer. Eu fiquei ali por alguns momentos. Eu disse: “Agora, amigos, eu quero deixar isto claro. Há pouco veio uma visão diante de mim, a respeito da África.”

Eu disse: “Talvez alguém esteja a caminho daqui, ou talvez Ele queira que eu vá ali; é hora da visão se cumprir, a qual excederá abundantemente a outra.” E então, quando – eu disse: “Pai celestial, não buscamos sinais.” Quantos aqui sabem quem busca sinais? “Uma geração má e adúltera.” Isto é correto? Não queremos ser classificados assim.

16 Mas eu disse: “Não somos, porém Tu nos dás sinais. E estou pedindo a Ti para fazer isto. Eu tenho orado e desejado saber o que vai acontecer e assim por diante, quando ir, e assim por diante. Mas agora, se esta jovem aqui e esta visão que tem vindo, se Tu queres que eu me apronte para ir à África, dê a esta jovem, pobre jovem aqui, uma cristã… Embora o médico disse que o nervo tinha sido severamente afetado, teria que ser feito uma obra de criação, Tu darias a ela de volta a perfeita audição? E este será um sinal entre Tu e eu, que eu devo aprontar-me para ir à África.”

Não sabendo que estes irmãos estavam navegando para estarem aqui amanhã à noite, para fazerem os preparativos para a campanha da África, não sabendo nada disto. E quando eu tirei a mão da jovem, ela gritou: “Mãe, veja!” E ela estava tão perfeita e normal o quanto esteve uma vez na vida.

E havia algumas pessoas ali de algumas igrejas bem formais: Negam a existência real do Espírito Santo, grandes denominações do mundo, hoje. Argumentariam com você sem demora, ou até mesmo brigariam, dizendo que não há tal coisa como milagres. Um grande grupo destas pessoas subiram ali, uma a uma, marido e mulher, e deram-me um aperto de mãos e disseram: “Irmão Branham, nós temos crido em milagres, mas isto confirma que isto é Deus. Porque esta jovem é da nossa vizinhança.” Aí está. Isto é correto. Então, Deus ainda governa e reina. Aleluia. Oh, como O amamos.

17 “Tendo a lei a sombra dos bens futuros…” Ouçam a isto: “A lei tendo a sombra dos bens futuros…” Agora, se tivéssemos que tipificar, o que faço – faço muita tipologia. Então a lei era uma sombra, então toda a lei não poderia ter sido trevas. Tem que ter havido certa porcentagem de luz nas trevas para fazer uma sombra. Isto é correto?

Então muitas pessoas, citando o Salmo 23, eles o citam erroneamente dizendo: “Ainda que eu andasse pelo vale escuro da sombra da morte.” Agora, se fosse um vale escuro, ele não teria sombra alguma. Então, veja, a própria morte está sob a lei… A Davi, a morte agora é somente uma sombra. Há muita luz na morte. Agora, se fosse toda trevas, que coisa, isto seria horrível, mas a morte é apenas uma sombra. Então tem que haver luz misturada com as trevas para refletir a sombra. Isto não é maravilhoso, saber o que os esforços no…?…

18 Bem, quantos conhecem o irmão Bosworth? Oh, que reunião ele teve em Chicago! Enquanto estava em Indianápolis, a sua esposa me ligou e disse: “Irmão Branham, seu velho amigo está morrendo.” Disse: “Ele respirou com dificuldade o dia todo. E temos tentado te localizar em todos os lugares. Ele está sob uma tenda de oxigênio, inconsciente. E ele tem respirado com dificuldade o dia todo. Eu creio que ele partirá ainda antes do amanhecer. E, irmão Branham, queremos que você pregue no funeral dele.”

Eu disse: “Irmã Bosworth, não fale disso. Vamos falar de outra coisa.” E fomos e nos ajoelhamos diante de Deus, e anunciamos isto para a igreja, de milhares de pessoas, naquela noite. E na noite seguinte o irmão Bosworth me ligou e conversou comigo por telefone. Sim, senhor.

Ele disse: “Irmão Branham, eu gostaria de estar com você no Tabernáculo Cadle, num avivamento.” Disse: “Talvez possamos ir nos anos seguintes em algum tempo.”

Oh, eu amo esta coragem. Sem sombra, não negativa; é tudo positivo. Aquele mestre ancião sabe onde está posicionado. E todo leitor da Bíblia sabe que tudo o que a morte pode fazer é colocar uma sombra ou um fantasma diante de você. Mas ela não pode te segurar. Cristo afastou todos os trovões de trevas e libertou aqueles que estavam no paraíso nas sombras, e estão entrando no positivo agora na Presença de Deus, nosso Pai. Que pensamento, não somente um pensamento, mas uma verdade, que Deus tem Se manifestado através de Sua Palavra.

19 Tudo o que a lei fez foi prefigurar Jesus Cristo. Pois Nele está a perfeição. E se eu estivesse de costas para o sol, eu projetaria uma sombra. Eu poderia olhar para aquela sombra e dizer muito bem com o que me pareço. Se eu fosse uma – uma ave que voa, ou uma besta quadrúpede, ou fosse o que fosse, lançaria uma sombra.

E a lei apenas lança uma sombra da vinda do Senhor Jesus. Aqui, no capítulo seguinte, capítulo 11 de Hebreus, Paulo falando aí, fala acerca dos grandes heróis da fé, como eles escaparam do fio da espada e foram… E as bocas dos leões foram fechadas, e grandes e maravilhosas coisas foram feitas enquanto as pessoas viviam sob a sombra. E fizeram tudo isto pela fé, quanto mais nós devemos ser capazes de fazermos hoje, quando a ante-sombra está aqui, quando Cristo tem vindo, e cumprido toda lei, e se tornado um Cristo real, vivo, ressuscitado e glorificado em nosso meio? Que tipo de pessoas devemos ser?

20 Ora, eu creio que o tempo logo chegará, que quando a cura será – o milagre da cura será uma coisa comum… Temos que receber uma fé de rapto na igreja para sair daqui num destes dias.

“A lei tendo um sombra…” como ela previu antecipadamente todas as coisas. Nós poderíamos voltar, se o tempo apenas nos permitisse, e pegar todas as grandes coisas lá, desde a vinda da arca no dilúvio, Moisés no Egito, e muitos dos grandes personagens na mudança da dispensação, como a lei, pela palavra da lei havia supremacia, e como que tudo mais abriu caminho quando a Lei de Deus produziu a lei.

21 Agora, se a Palavra de Deus, através da lei, falou e tomou a iniciativa, quanto mais deveria ser o Espírito Santo num ser humano, que é nascido de novo pela graça e chamado por Deus, isso deveria ser o fogo que estava atrás daquela Palavra, quando isto foi trazido pelo batismo do Espírito Santo. O que isto deveria ser hoje. A Palavra tendo um grande efeito, sabendo que: “Céus e terra passarão, mas a Palavra de Deus jamais passará.” E a lei foi a Palavra falada por Deus, a Palavra escrita. Observe, ela era mantida num lugar sagrado. Ela foi aspergida com sangue, tinha uma coroa no topo dela, ali, para mostrar que isto era a Palavra do Rei. E, embora sombreado como está hoje, o sangue sendo aspergido sobre o crente onde a Palavra de Deus vai adiante do crente…

E que efeito isto deveria ter hoje, quando foi feita aquela aspersão pelo sangue do cordeiro e esta aspersão pelo Sangue de Jesus Cristo, nossa própria consciência do pecado e corrupção. Que coisa eficaz a lei deveria ser. É onde encontro a fraqueza da Igreja do Evangelho Completo, é não ter a fé nesta maravilhosa Palavra que eles têm recebido.

22 Vamos parar aqui por um momento, vamos voltar e ouvir por alguns minutos, ver o que era esta Palavra. Esta Palavra, a qual estamos lendo da Bíblia esta noite, não somente existiu a partir da caneta de São Paulo e Lucas, Marcos e João; esta Palavra, a qual estamos lendo da Bíblia, foi falada antes que o mundo alguma vez viesse à existência. Amém. A única coisa que fizeram foi escrever o que Deus já tinha falado. A Bíblia diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

Agora, vamos fazer uma pequena viagem imaginária antes do mundo começar. Você sabia que Jesus era o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo? Agora, vamos apenas abrir as cortinas, e vamos ouvir a isto apenas por um momento. Então eu vos darei coragem para qualquer coisa a qual vocês têm necessidade. Contanto que você encontre escrito aqui, apenas segure-se nisto, Deus fará isto corretamente.

23 Pense nisto, como o mundo gira em círculos sobre si, eternidade. Assim, como a eternidade é apenas um círculo perfeito, não tem cantos nem fim. Se eu começasse a fazer um círculo perfeito, aqui, esta noite girando e girando na mesa, isto poderia cortar através da mesa, através do chão, através da terra e através de bilhões de anos e eras por vir e isto ainda estaria indo adiante, um círculo perfeito, sem fim. Esta é a maneira que era Deus na eternidade, no princípio.

Agora, não podemos dar o crédito de criador a Satanás; ele apenas perverte o que Deus já tem criado. Deus te criou para ser perfeito, e Satanás te perverteu para ser imperfeito. Deus te permitiu ser uma – à sua esposa – um amado, legalmente casado. Mas amar a uma outra pessoa é perverter este amor verdadeiro, que você deveria ter por sua própria esposa. Satanás faz isto.

24 Seu amor deve ser para Cristo, não desvirtuado. Mas Satanás perverte aquele amor para uma coisa do mundo. Ele perverte isto. Então quando ele perverteu o certo pelo errado, e levou consigo anjos, um pequeno bloco caiu deste círculo perfeito da eternidade, e caiu num lugar chamado tempo. Isto começa aqui, dá a volta, e vem diretamente para aqui. O tempo – a eternidade existe através do tempo.

Agora, quando Cristo viu o que Satanás tinha feito, quando Deus viu isto aqui atrás, no princípio do tempo… Notem agora, enquanto Deus no princípio não era mais sábio, ou menos sábio do que Ele é esta noite… Deus é infinito. Você crê nisto? Deus é infinito. Então Ele jamais pode mudar.

Agora, nós ficamos um pouco mais espertos à medida que ficamos mais velhos. O mundo todo fica um pouco mais esperto. Você costumava ir à igreja num Ford modelo T. Esta noite você pode ter um V-8 no lugar. A única maneira disponível que você tinha para atravessar o oceano era um velho barco a velas. Esta noite um avião a jato te faz cruzar o mar. Vê, ficamos mais espertos. Mas não Deus, Deus era perfeito no princípio e Ele será exatamente perfeito no fim.

25 Agora, aqui está o que eu amo, ouçam isto agora. Se Deus é infinito, e perfeito, e não pode cometer um erro (Vocês estão me acompanhando?), se Ele não pode cometer um erro, então a maneira que Deus agiu no princípio quando uma crise surgia, Ele tem que agir da mesma maneira quando a mesma crise surge, ou Ele agiu errado quando Ele agiu lá trás. Vê isto?

Então, se Deus disse algo, Ele tem que ficar com aquilo, a fim de ser Deus. Amém. Isto faria de um Metodista um religioso, não faria? Olhem a isto. Deus tem que ficar com Sua Palavra. Você crê nisto? Diga: “Amém.” Ele tem que ficar com Isto. Então, se uma crise surgiu na terra, como as pessoas morrendo no deserto, e Deus levantou uma serpente de bronze para a sua cura, porque se os doutores estivessem com eles, se eles tivessem algum, e assim por diante, não poderiam – nenhum de seus remédios do Egito poderia curar as suas enfermidades, então Deus teve que agir.

26 E, se uma crise surge hoje, quando temos mais enfermidades que o mundo jamais tem conhecido, enfermidades como o câncer, problemas cardíacos, coisas que os doutores não podem tocar, então o dever de Deus é agir da mesma maneira que Ele agiu então, ou Ele agiu errado quando Ele agiu daquela vez. Certamente, o senso comum provaria isto, mesmo que não estivesse escrito na Palavra. Ele tem que ser o mesmo.

Então, quando Deus fala a Palavra, eternamente isto – isto é parte Dele. Ela não pode falhar, tão certo quanto Ele não pode falhar. Se uma Palavra de Deus pode falhar, então Deus não é infinito, nem é onipotente. Se Ele tem que tomar isto de volta, então Ele se torna um mortal como eu sou. Isto é correto. Mas quando Ele fala, isto é perfeito. Amém. Oh, é disto que eu gosto, perfeito. E somos perfeitos com a Palavra.

27 A lei tendo um sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas… Aqueles sacrifícios que eram oferecidos ano após ano, jamais fizeram chegar à perfeição. Jesus, no Evangelho de São Mateus, disse: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está no céus.” Como você vai fazer isto? Como você pode fazer isto? Como você pode ser tão perfeito quanto Deus é perfeito? Mas isto foi uma comissão, ou um mandamento de Jesus, ser tão perfeito quanto Deus que está no céu, perfeito.

Então você diz: “Quem pode ser salvo?” Espere um momento. Vamos descobrir como esta perfeição é feita. Agora, Deus, lá atrás no princípio, quando Ele viu de antemão através deste período de tempo, e Ele sabia que teria que ter um remédio para salvar aqueles que estavam desejando ser salvos… Aqueles que tinham fome para estar ali, naquele reino, Ele teve que preparar um caminho de volta para redimir aquelas pessoas novamente.

28 Se Ele era infinito no princípio, não havia uma pulga, sapo, mosca, ou qualquer outra coisa que pudesse vir a terra sem que Ele soubesse disto antes que o mundo alguma vez fosse formado. Amém. Pense nisto. Ele te conhecia; Ele me conhecia. A fim – sabendo que nossos corações estariam famintos e sedentos por Ele, Ele teve que preparar um remédio. Seu grande amor, e Seu grande poder, e Sua grande lei o constrangeu a fazer isto. A fim de ser Deus, Ele não poderia fazer qualquer outra coisa para continuar sendo Deus, senão fazer um caminho.

Então, quando Ele olhou através do período de tempo, desta extremidade da queda, aqui, até esta extremidade da queda, você sabe o que Deus fez? Deus não fez nada senão falar da vinda de Jesus Cristo, Seu próprio Filho, no qual Ele habitou na terra, desceu dos céus, foi feito carne e habitou entre nós, nos redimiu, subiu novamente, e se colocou aqui, na outra extremidade. E oh, aquele alto caminho que Isaías viu, naquele lugar, cruzando a envergadura do tempo, Cristo está na outra extremidade, a extremidade que recebe.

29 Aqui, eu estava ilustrando uma coisinha para as crianças na outra noite, e estava contando acerca do pai e da mãe de Moisés, e como eles estavam devolvendo o pequeno bebê, entregando-o de volta a Deus Que o deu. Eu disse: “Agora, se você salva sua alma e a guarda, você vai perdê-la. Se você a dá de volta a Deus, você a mantêm.” E isto é falado cinco vezes na Bíblia. Agora, e eu disse: “Se – se o pai e a mãe de Moisés tentassem ficar com ele, eles o perderiam; se eles o devolvessem a Deus, eles o manteriam.”

30 E como que, naquele dia, quando eles empurraram o junco, como Deus levantou-Se de Seu trono, e Sua grande vestimenta caiu ao Seu redor, saiu dali e disse: “Venha aqui, Gabriel, todos vocês Anjos, venham aqui. Olhem ali embaixo; eu tenho alguém que crê em Mim. Eu dei isto a eles, e eles estão dando isto de volta. Eles não podem guardar isto, porque os feiticeiros do inferno o pegarão.” Aquelas velhas mulheres indo por ali cortando suas pequenas cabeças, e jogando-as, e engordando os crocodilos com elas…

Diz: “Nós… Se o guardarmos, elas o matarão; e o perderemos, mas se o dermos de volta a Deus, o manteremos.” E, nesta pequena casca, na qual você está velejando esta noite, você tem uma coisa preciosa aí; é uma alma. Se você a guardar, perdê-la-á. Vá adiante e guarde-a, vá ao mundo e aja como eles; você a perderá. Mas se você a devolver Àquele que te deu, você a manterá. Amém. Apenas creia Nele.

31 E eles colocaram este pequeno bebê na arca e o empurraram. Eu posso ouvir Deus dizer: “Gabriel, venha aqui um minuto.” Chame dez mil Anjos a passos de marcha, e alinhe-os acima e abaixo no Nilo. “Você vê que nenhum crocodilo se aproximou. E quando caía num remoinho de água, você vê que não tinha problemas.” Você vai…?… Quantos remoinhos de águas nesta vida, meu irmão, mas se Deus tem chamado Anjos a passos de marcha para cuidar disto, não se preocupe, Ele vai te tirar disto. Amém.

Notem, a pequena arca foi betumada. Eu posso imaginar porque eles colocaram aquele piche nela, sabe, como eles colocam nas ruas. O velho crocodilo começa a colocar o nariz ali. E, que cheiro! Ele se afasta. E o observamos. De repente, ele fica todo frustrado e vai embora. Por quê? Gabriel está assentado em cima da arca, flutuando pelo rio. Esta é a razão pela qual eles não puderam tocar nela. Ela foi dada de volta Àquele que a deu.

32 E esta é a maneira que é esta noite; Deus permite Seus Anjos nos protegerem. “Os Anjos de Deus estão acampados ao redor.” Eles não vão de um lado a outro; eles ficam aqui. Eu gosto disto. “Os Anjos de Deus acampam-se ao redor daqueles que O temem.”

Eu posso ouvir Gabriel dizer: “Mas, Senhor, Onde Tu vais estar todo este tempo?”

“Eu vou estar na extremidade que recebe, lá na outra extremidade.” Ele estará lá para receber-la quando isto ali chegar. É aí onde Ele está esta noite:, na extremidade que recebe. Ele está nos portais da glória, na extremidade que recebe, para receber Seus filhos. E, algum dia, quando a vida terminar, Ele vai pegar e cercar a extremidade daquele alto caminho de santidade com sua mão, e dará uma forte puxada. E quando Ele o fizer, onde ele se romper, Ele elevará cada santo de volta ao reino da eternidade novamente, e ele rolará através das eras. Ele está na extremidade que recebe.

Do que você tem medo? Medo que Ele não fará isto? Sim, Ele fará. Tão certo como há um Deus no céu, Ele fará isto. E Ele está na extremidade que recebe. Oh, que coisa. Olhe para isto.

33 Quando Deus estava ali, Ele disse: “Aqui está Meu programa.” E agora, uma palavra: “No princípio era o Verbo…” Agora, uma “palavra” é um “pensamento expressado.” Agora, Deus estava pensando sobre isto. Agora, isto era apenas um pensamento. Mas quando Ele expressou isto, isto se tornou uma Palavra. E quando uma vez isto é expresso, Ele não pode tomar Isto de volta. Ele tem que ficar com Isto.

Então, a Bíblia claramente diz que Jesus era o Cordeiro de Deus que foi morto antes da fundação do mundo. Porque no momento em que Deus falou isto, Ele foi morto no céu naquela ocasião. A única coisa que Ele teve que fazer foi materializar. A única coisa que Ele tinha que fazer era se tornar aparente. Quatro mil anos depois, antes que de fato Ele fosse morto. Mas quando Deus falou isto, isto era muito perfeito, tinha que ser assim, e isto pôde ser gravado como um documento no céu, porque Deus disse assim: tinha que ser.

34 Não é de se admirar que Ele disse: “Tua semente ferirá a cabeça da serpente.” Agora, você diz: “Isto foi Jesus.” Permitam-me dizer algo a vocês. Quantos que estão aqui são cristãos, levantem a mão, cristãos nascidos de novo? Certamente que todos vocês são. Correto, você sabia que na mesma hora que Ele foi morto, você foi aceito? Você sabia disto?

Oh, você diz: “Irmão Branham, eu fui salvo há uma semana atrás. Glória a Deus, novo nome foi escrito na glória.”

Espere um minuto, não quero ser diferente, mas a Bíblia faz isto diferente. A Bíblia diz no livro de Apocalipse que nos últimos dias, o anticristo seria muito religioso. E ele iria ao redor e pareceria uma pessoa religiosa. E ele enganaria a todos sobre a face da terra cujos nomes não estavam escritos no Livro da Vida do Cordeiro, desde quando? Do avivamento? Da fundação do mundo.

Ao mesmo tempo em que ao Cordeiro foi dito para morrer, e a mancha de Sangue foi apropriada então, seu nome foi associado com aquilo naquela mesma hora, e colocado no Livro da Vida do Cordeiro. A única coisa que você tinha que fazer, era correr ao tempo que Deus te chamou pelo Espírito Santo e: “Nenhum homem pode vir a Mim, a menos que o Pai o traga primeiro. E todos os que vierem a mim, Eu darei Vida Eterna e os ressuscitarei nos últimos dias.” Oh nossa!

35 Eu gostaria de ter o dobro do meu tamanho, talvez eu poderia gritar duas vezes mais do que isto. Pense nisto, que antes que o mundo alguma vez fosse formado, quando o Livro da Vida do Cordeiro foi falado lá atrás, seu nome foi associado com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. (Oh, nossa!) Do que você tem medo? Ele está ali, na extremidade que recebe; Ele tem Seus Anjos aqui cuidando de nós…?… Ele fez…?… Levantou-se e disse que iria fazer algo.

Se você quer pular fora da arca, vá adiante. Mas eu gostaria de ficar bem aqui, com ela. “Senhor, Tu disseste assim; isto é Tua Palavra. O que Tu falaste lá trás, quando Tu expressaste minha associação com Isto, eu estou ficando com a Palavra; Ele disse assim. O que é a Palavra? O profeta disse; o Espírito Santo desceu, e simplesmente falou a Palavra através dos profetas, enquanto eles escreveram no livro que Deus falou antes da fundação do mundo. ”No princípio era o Verbo.“ Aleluia. [Espaço em branco na fita – ed.]

36 Quando tudo o que Ele possuía – possuía, Cristo levou isto de volta à Igreja e deu-o à Igreja. Tudo o que era Deus, Ele derramou em Cristo, e tudo o que Cristo era, Ele derramou na Igreja. “E estou convosco, e em vós, até a consumação dos séculos: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.”

Oh, Igreja do Deus vivo, como você pode…?… Em coisinhas que são tão insignificantes? Por que você não coloca sua fé na Palavra do Deus vivo? E, olhe para os homens ali, da antiguidade, as sombras, como Abraão e os demais: “Chamaram as coisas que não são como se já fossem.” Deus disse assim.

37 Quando Abraão lá, sob a lei, provavelmente lhe foi perguntado: “Homem, qual é o problema com você, que tendo cem anos e sua esposa com noventa, e dizem que vão ter um bebê?”

“Glórias a Deus, sim, senhor.”

“Bem, homem, você está louco. Mas há algo errado na sua cabeça. É melhor você ir ao médico. Há algo errado com você, Abraão.”

“Não, não há. Eu apenas tive uma mudança de coração.”

E, se um homem, hoje, com cem anos de idade e sua esposa com noventa anos, fossem ao consultório médico e dissessem: “Doutor, queremos que o quarto da maternidade seja arrumado. Minha esposa vai ter um bebê.”

O doutor diria: “Bem, eu – deixe-me te dizer, senhor, se você tivesse entrado aqui, há alguns minutos atrás…” Ele chamaria pela campainha: “Psiquiatra, venha aqui rapidamente. Traga suas algemas.”

Certamente, porque a sabedoria de Deus é loucura para o mundo, e a sabedoria do mundo é loucura para Deus. Mas aqueles que querem ir a algum lugar com Deus têm que tomar a Palavra de Deus e dizer que é assim. Hei, irmão, isto derrotará o diabo em qualquer lugar. Isto curará cada pessoa enferma que está neste edifício. Isto dará a todos, aqui, o batismo do Espírito Santo; isto é sua promessa.

38 Por que você está aqui? Se você está aqui como um verdadeiro crente, e você está aqui, assentado, querendo servir ao Senhor, Deus está obrigado. E você não poderia ter este desejo em seu coração, a menos que Deus criasse isto ali. Você costumava não fazer isto, mas Deus mesmo criou isto. Cada um de vocês, talvez haja pessoas enfermas aqui, que dizem: “Eu gostaria de ser curado, irmão Branham. Tenho sofrido com problemas estomacais por anos, ou dor de cabeça, ou algo assim.”

Deus está aqui para fazer isto. Vê, isto – isto não é Deus; é você. Veja, Ele – Ele está aqui para fazer isto. Sua Palavra é real, se você apenas se firmar nisto e disser: “Isto é verdade.” A razão pela qual isto é… Veja, a razão pela qual você foi salvo e, às vezes, curado tão facilmente, é porque você foi eleito antes da fundação do mundo.

Seu nome foi colocado no Livro da Vida do Cordeiro, e aquela descendência como filho e filha de Deus ainda permanece em você. Oh, você entrou em…?… Contudo, você continuou coçando a cabeça e se perguntando: “Sabe, eu deveria fazer isto. Há algo que eu – bem – eu farei isto um pouco mais tarde.” Finalmente isto fez a volta; aí estava você.

Agora, a cura está incluída nisto. Você crê na cura, ou você nem viria para ouvir acerca disto. Agora, se você pudesse segurar-se nisto, simplesmente da mesma maneira que você fez com sua salvação, você obteria os mesmos resultados, com certeza.

39 Agora, a lei tendo uma sombra dos bens futuros, nunca pode aperfeiçoar o adorador. Agora, por que não? Porque não havia nada ali para aperfeiçoá-lo. A lei era uma sombra. No Velho Testamento, quando eles iam fazer um sacrifício, o homem trazia um cordeiro. Ele o levava ali em cima, e ele confessava seus pecados, colocava as mãos sobre a cabeça do cordeiro, e dizia a Deus que sentia muito pelo que ele tinha feito.

O sacerdote cortava a garganta do cordeiro, a veia jugular ali, e o pequeno companheiro começava a chutar, sangrar, morrendo, suas mãos ficavam banhadas com sangue, e ele sentia a agitação e dor daquele pequeno cordeiro, que estava sofrendo ali. Ele continuava olhando para ele; ele balançava e sofria, e balançava e sofria assim. E ele pensava: “Deveria ser eu. Que companheiro horrível eu sou?”

40 Agora observem, então o homem saía dali não perfeito; ele não podia ser perfeito. Porque quando ele saía, ele saía dali com o mesmo desejo em seu coração de ir e fazer a mesma coisa que ele fez quando ele entrou ali, ainda tinha o mesmo… Por que ele tinha o mesmo desejo? Por quê? A célula sanguínea tinha sido rompida no cordeiro, que era uma sombra do Cordeiro de Deus.

Agora, quando aquela célula sanguínea foi rompida e rebentada, a vida que estava naquela célula sanguínea, ou no cordeiro, que consistia… Vindo de uma célula sanguínea, tudo voltou a uma célula sanguínea mestra, que era do germe, que era do sêmen do macho. E quando aquela célula sanguínea foi rompida, e esta vida foi separada aqui, a vida que estava nesta célula sanguínea não podia voltar no adorador. Não, senhor.

Porque, como poderia um animal sem uma alma, como poderia o espírito de uma besta voltar e coincidir com um espírito humano? Aquilo não poderia acontecer, porque ele não tinha alma; ele era um animal. Agora, mas quando um adorador…

41 Observe aqui. No capítulo seguinte aqui, em Hebreus, diz: “O ado…” Os próximos versículos abaixo, aqui: “Porque, purificado uma vez o adorador, nunca mais teria consciência de pecado. E Ele, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”

Aperfeiçoados por quanto tempo? Para sempre. Então, o que é o Espírito Santo, amigo? Temos permitido Isto em muitas coisas. Vocês, Luteranos, oh, que coisa, vocês pensam que porque eles uniram-se à igreja Luterana: “O justo viverá pela fé,” Lutero disse: “Temos isto.” Mas eles descobriram que não tinham. Vocês, Metodistas, quando vocês foram santificados, e gritaram, e bateram palmas, e correram para cima e para baixo pelo corredor, vocês pensaram que tinham isto. Mas vieram a saber que não tinham.

Os Pentecostais, quando eles puderam falar em línguas ou dançar no Espírito, eles pensaram que eles tinham isto. Mas eles descobriram que não tinham. Isto é correto. Todas estas coisas estão bem, mas isto não é isto. Isto é a Pessoa, o próprio Espírito Santo, o Cristo ressurreto.

42 E quando você impõe suas mãos, pela fé, sobre o Sacrifício provido e aceito por Deus, que era absolutamente perfeito… Aí está o corpo de Cristo. E do lado de Adão veio uma costela da qual foi feita sua noiva. E do lado de Cristo veio o Sangue, água e Espírito para Sua Noiva.

E como entramos neste corpo? “Por um Espírito somos todos batizados, formando um corpo.” E Romanos 8:1: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Eles são como Abraão; eles chamam as coisas que não são como se já fossem, porque estão mortos para as coisas do mundo e vivos novamente em Cristo Jesus pelo batismo do Espírito Santo. Amém.

43 Pode ter tido sementes de feno nisto ou sassafrás, mas isto te salvará, tão certo quanto estou no púlpito. Amém. Notem: “O adorador, purificado uma vez, nunca mais tinha desejo de pecado.” Sem consciência de pecado; a palavra “consciência” é “desejo.” Olhe e veja se isto não é correto. Consciência é o que está nisto, ali fazendo seus desejos. Sua consciência é para fazer isto, e sua consciência não é para fazer aquilo; é seu desejo.

Então, se o adorador sob a lei não podia ser purificado, porque o cordeiro era apenas uma sombra, e ele ia embora com o mesmo desejo, contudo isto estava falando corretamente da vinda certa do Cordeiro… E então, quando Deus enviou Seu Cordeiro, e Ele morreu, e o adorador então vindo, colocando suas mãos, pela fé, sobre a cabeça ensanguentada do Senhor Jesus, pôde, em seu coração, avaliar que Ele era a única coisa que podia alguma vez te redimir, você estaria perdido e iria ao inferno…

E, então, apreciar Seu amor por você quando você não era amado, apreciá-Lo por ter tido a presciência a teu respeito, para que você tivesse um coração para fazer isto, e apreciar Sua liderança do Espírito Santo para te levar àquele lugar onde Ele coloca isto… E você impõe as mãos sobre Ele, pela fé, e renuncia sua própria vida como um pecador, e aceita Sua Vida ao invés disto, então o Sangue de Jesus Cristo te limpa. E a Vida que estava na Célula Sanguínea de Cristo, que não era outra senão o próprio Deus, o Espírito Santo, volta à sua vida, e coincide com seu corpo, e você age e caminha em uma vida cristã até o dia em que você deixa o mundo. E o diabo não poderia te tocar se quisesse fazê-lo. Amém.

44 Cada promessa no Livro é sua, então. Ele não pode fazer isto, por quê?

A célula sanguínea, de onde ela originou-se? Onde ela originou no cordeiro, a pequena ovelha? De onde ela se originou? Do macho. Foi um desejo sexual. Era pecaminoso. Depois do – Deus pronunciou que isto é – fez isto ser permissivo, porém jamais perfeito. “Deus fez o homem do pó da terra e soprou nele o fôlego da vida, e ele foi feito alma vivente.”

Mas então a mudança, as mulheres se tornaram este instrumento para trazer vida, e esta é a razão pela qual isto tem que voltar, o corpo. A alma, então, deve ser cuidada primeiro para originar o começo de uma nova vida. Você percebeu isto? Agora, o cordeiro, quando sua vida terminou no lugar onde foi sacrificado, o adorador com as mãos ensangüentadas e percebendo que era um pecador, era uma sombra lá do Calvário.

Mas o adorador não podia ser aperfeiçoado, porque pela vida que saía do cordeiro, ele não podia ser levado de volta no corpo do cordeiro, porque ele era um humano. O cordeiro era – tinha uma natureza diferente. A natureza dele era diferente. Agora, se a vida do cordeiro pudesse voltar ao adorador, ele sairia e comeria grama e agiria como um cordeiro, porque ele era um irracional. Então ele não podia ser aperfeiçoado.

45 Mas neste lugar, onde o adorador é uma vez purificado de seus pecados, a exata Vida que estava naquele Sangue volta e batiza este indivíduo no Espírito Santo. E, agora, este Cordeiro não nasceu através do desejo sexual. Onde começou aquela Célula sanguínea original? O Deus Todo-Poderoso criou isto no ventre de Maria. Nenhum homem teve coisa alguma a ver com isto.

E, aquela Célula sanguínea, pela qual Deus veio, e entrou nesta célula Sanguínea, e nasceu um corpo chamado Cristo, e entrou na plenitude do Espírito e viveu Nele… Então, quando aquela Célula sanguínea foi rompida ali, pelo pecado, cada homem que vem a Cristo e é purificado por este Sangue, não tem mais consciência de pecado, e está perfeitamente ancorado em Cristo até o dia da sua redenção,

Efésios 4:30 diz: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da sua redenção.” Amém. Oh, isto faz o diabo ir embora, quando um crente percebe onde está posicionado, quando ele – o que ele é. “Oh, não há nada de bom em mim, irmão Branham.” Isto é correto. Eu jamais tive alguma coisa boa em mim e nem você. Não há nada que possamos fazer a respeito disso, esta é a parte boa disso Mas quando você consegue simplesmente reconhecer isto, que você não é bom, então você não confia em sua própria bondade.

46 Se há uma coisa que você poderia fazer para merecer isto, você teria alguma coisa para se vangloriar. “Senhor, eu tenho Te buscado dia e noite.” Mas você não pode dizer isto a Ele. Ele disse: “Nenhum homem pode vir a Mim, exceto que Meu Pai o traga.” E Deus busca o homem e não o homem busca a Deus. Então você não tem nada para dizer, senão que: “Deus, foi Sua graça que fez isto.” E aí, contanto que você seja aceito no Amado, como pode Deus te trazer a julgamento, quando Ele já julgou Cristo em teu lugar?

Como você teria que sofrer por seus pecados, quando Cristo já tem feito isto? Deus seria um infiel e uma pessoa terrível (Isto é correto.), quando isto foi completamente pago por Jesus Cristo e você aceitou isto. Contanto que Deus aceitou a Cristo, Ele te aceitou com Cristo. E quando Ele fez isto? Antes da fundação do mundo, quando Ele trouxe isto à existência, Ele falou que te redimiu com Ele.

E seus nomes foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo, e então você está temeroso. Oh que coisa! “Oh, se eu apenas conseguisse continuar segurando-me nisto.” Eu parei com isto há muito tempo atrás. Pra começar, eu jamais deveria nem mesmo ter tentado. Eu apenas soltei e permiti Ele segurar.

Alguém disse quando eu estava enfermo, certa vez, quando passei por isto, disse: “Irmão Branham, você se manteve com sua religião durante seu período de enfermidade?”

Eu disse: “Não, senhor, ela me manteve.” Esta é a diferença. E isto é o que aconteceu.

47 Quando Deus trouxe um israelita em… Abraão cria em Deus. Conversando com um dos mais notáveis, um dos maiores líderes cristãos no mundo hoje, um dos maiores, o pastor Boze e eu no escritório dele, outro dia falando sobre aquele… Veja, isto não é o que fizemos; isto é o que Cristo fez. Não é o que eu vou fazer; é o que Ele já tem feito.

Eu sei que não sou bom, nunca fui, nunca serei. Mas então, na Presença de Deus sou absolutamente perfeito, porque não sou eu. Ele jamais me vê; Ele vê Cristo. Eu estou em Cristo. E meu nome foi associado com Ele na fundação do mundo. Estou apenas esperando pela corda, para ser puxado para cima. E iremos num destes abençoados dias encontrar com Ele no ar.

Alguém disse: “Irmão Branham, você não está com medo?” Você sabe que muitas vezes, lá atrás, quando eu era um jovem pregador, oh, as pessoas costumavam vir e perguntar: “Irmão Branham, e se fosse assim, bem eu – então eu poderia simplesmente fazer qualquer coisa que quisesse.”

Eu disse: “Está certo, certamente.

48 Fazer qualquer coisa que quisesse. Se o mal está em seu coração, então você jamais tem estado no Calvário.“ Esta é uma coisa certa.

Eu sempre faço o que eu quero. Deus me permite fazer o que quero, então sou feliz por isto. Se eu fizesse o que o diabo queria que eu fizesse, é difícil te dizer o que eu faria, mas eu – se eu faço o que eu queria fazer, como eu fiz antes de ser salvo… Mas agora, há um novo Espírito aqui dentro. E este não é o espírito de um cordeiro, nem o espírito de William Branham; Este é o Espírito de Jesus Cristo que me faz amar o que não é amado, e me faz fazer coisas que eu pensava que jamais faria. É Ele.

Ora, se fosse eu, você sabe o que eu diria esta noite? Eu teria chamado o irmão Boze e teria dito: “Diga, rapaz, veja, eu tenho estado acordado por duas noites; eu não tenho tido descanso algum.” Eu não tenho dormido mais do que duas horas nas últimas duas noites, indo, vindo, e pessoas à porta e tudo mais. E durante a noite, e tentando descansar por alguns minutos, e te acordam novamente, e você perde o sono, e então aquele se vai; aqui está um outro, a ponto que seria melhor ter ficado em casa.

Mas houve algo em mim que não era eu, que disse: “Você está suposto a estar em Chicago esta noite.” E era meia-noite e meia, eu estava em casa. É uma viagem de uns quatrocentos e cinquenta quilômetros, e ir de carro e enfrentar aquele trânsito. Eu disse: “Senhor, eu vou. Ajude-me.” E Ele ajudou, e cheguei bem na hora. Eu estou aqui.

Veja, é algo em você. “Aqueles… Portanto, agora, nenhuma condenação há (não pode haver) para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” E se você ama ao Senhor, você quer fazer o que puder para agradá-Lo.

49 Ora, vamos tomar isto desta forma para que o inculto entenda. Se você realmente ama sua esposa… Eu amo muito minha esposa, que coisa. Bem, e se acontecesse uma coisa, se uma outra mulher viesse e dissesse: “Billy, eu te amo também.” E ela fosse uma jovem muito linda e dissesse: “Eu amo você.” Bem, ela não faria isto, mas digamos que ela fizesse. Vê?

Sabe o que eu diria a ela? Eu diria: “Olha, irmã, ajoelhe-se aqui um minuto; eu quero orar com você um pouco acerca disto.” Vê? Por quê?

Bem, você diz: “Bill, você está na África, Ásia, em algum lugar; sua esposa jamais saberia disto.” Isto pode ser verdade. E se ela jamais soubesse disto, eu saberia. Vê. Eu saberia.

E uma outra coisa, se eu a amasse da maneira correta… Você diz: “Bem, ela te ama tanto que ela te perdoaria.” Pode ser também. Mas eu a amo demais para fazer isto. Vê? Isto é a graça. Não algo que eu tenho feito, mas isto é simplesmente meu amor por ela. E esta é a maneira que é nosso amor com Cristo, quando somos nascidos de novo e percebemos que somos filhos e filhas de Deus; não sou eu que tenho que fazer isto e ter… Paulo disse: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm.”

50 Então, não é uma lei que me faz pregar o Evangelho; não é alguma lei que diz que eu tenho que fazer isto; é porque eu O amo demais. Eu simplesmente amo isto. E, se você O ama assim… Contanto que eu ame minha esposa assim, ela jamais tem que se preocupar. E, contanto que ela me ame assim, ela não tem que se preocupar.

Nós não enganamos um ao outro: “Agora,” ela diria: “agora, ouça aqui, senhor Branham, deixe-me dizer algo agora mesmo. Você vai nesta viagem; eu vou ditar a lei para você. Não brinque comigo, jovem. Huh-uh. Não faça isto.”

Bem, depois que ela terminar de ditar a lei, então me viro e digo: “Agora, para ser justo, minha dama, deixe-me dizer-te algo. Enquanto estiver fora, não tenha outros maridos. Não faça isto e não faça aquilo.” Bem, não dizemos isto. Certamente, eu simplesmente a amo demais, eu confio nela, então. E ela simplesmente me ama tanto, da mesma maneira. Então nós… E eu digo: “Até logo, querida; apenas continue orando por mim.”

“Certamente, querido, eu estarei orando por você o tempo todo. Volte depressa.”

“Está bem.”

Isto é tudo. Vê. Ela não me passa regras: “Você tem que vir e ser desta maneira, e ser aspergido, e confirmado, e trazido a isto, e àquilo, e isto, e todas estas ordens diferentes, e coisas assim. Se você não dança com seus pés cruzados assim, você não está certo; você tem que dançar com seus pés cruzados assim.”

51 Uma jovem senhora veio a mim aqui, há algum tempo atrás, quando as mulheres usavam aquelas saias que chamam de “escandalosas.” E ela veio a mim e ela disse: “Irmão Branham, eu quero te perguntar uma coisa.”

E eu disse: “Sim, senhora, irmã.”

Ela disse: “Você acha que é errado para uma jovem cristã usar saia escandalosa?” Disse: “Você acha que eu…”

Eu disse: “O que no mundo faria uma moça cristã usar uma saia escandalosa?” Se ela é uma cristã, ela estará tão distante desta coisa, tão distante, ora, isto será algo tão morto a ela quanto… O amor dela é para Cristo e não para ser um escândalo. Isto é correto. Isto escorraça os shorts, não escorraça? Isto é correto.

52 Se você ama ao Senhor, você estaria fazendo algo mais além disto. Agora, você pode pregar toda a liberação de mulheres e homens, o que você quiser, mas isto jamais mudará a Bíblia. A Palavra de Deus é verdade, e isto é para vocês também, pessoas Pentecostais. Sim, senhor. Oh, vocês deixaram cair as cercas em algum lugar, algo aconteceu.

Costumava ser de uma maneira diferente do que é agora. É simplesmente por causa da fraqueza do púlpito e simplesmente porque vocês misturaram as coisas. Se o Espírito Santo os ensinou melhor antes, sua mamãe, e tudo mais, e então você começa a fazer isto hoje, o Espírito Santo não muda. Ele é simplesmente o mesmo todas as vezes, toda vez, toda vez.

Você sabe que eu estou começando a pensar: que muitas vezes as pessoas pegam o espírito uns dos outros, ao invés do Espírito Santo. Você os observa de que maneira agem. Você entra numa igreja onde o pastor é do tipo descuidado, todo agitado e moabita, observe a congregação, é a mesma coisa.

Irmão, estou dizendo que convém que você se ajoelhe e ore a Deus até que o verdadeiro espírito cristão mova-se ao seu coração e resolva todos os problemas. Você sabe que a Bíblia disse: “Haverá uma fome nos últimos dias, não somente de pão e água, mas de ouvir as Palavras de Deus.” Isto é correto. E isto é tão verdade quanto possa ser, amigo. É uma vergonha.

53 Pois isto nunca faz o adorador… Por isso, então, eles não cessavam de fazer sacrifícios. Mas já que o adorador uma vez era purificado, ele não mais teria consciência de pecado. Isto tudo teria-se-ia ido.

Agora, o adorador uma vez purificado, como isto é feito? Quando a Vida do Sacrifício volta ao adorador, então ele tem mansidão, paciência, benignidade, longanimidade, bondade e fé. Vê o que quero dizer? Agora o que nós, Metodistas, fizemos? Nós quisemos gritar e receber isto. E nós, Pentecostais, o que queremos fazer? Queremos falar em línguas e receber isto. Mas não é isto. Este não é o fruto do Espírito.

Não, não, o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, paciência, mansidão. Não há uma evidência visível, nem carnal; isto tudo está no reino sobrenatural. Isto é correto. Isto é a força escondida que está em você. A Vida de Jesus Cristo voltando sobre você, o adorador, quando você coloca suas mãos sobre a cabeça Dele e confessa que você estava errado.

54 Agora veja, um bom irmão Batista disse outro dia, disse: “Irmão Branham.” Não foi outro dia; isto tem sido há alguns anos atrás. Ele disse: “Ora, não creu Abraão em Deus e isto lhe foi imputado por justiça?”

Eu disse: “Isto é certo.”

Disse: “O que mais pode algum homem fazer além de crer em Deus? O que mais ele pode fazer senão ter fé?”

Eu disse: “Isto é tudo o que ele pode fazer. Isto é tudo o que Abraão fez. Mas Deus deu a Abraão o selo da circuncisão como uma confirmação de que Ele tinha recebido a fé dele.” E eu disse: “Então, quando todas as coisas velhas passam, tudo se torna novo, quando você faz sua confissão, e crê, e aceita o Senhor Jesus, e você se torna manso, paciente, benigno e tem fé, e crê em Deus, crê na cura Divina, crê em toda a Bíblia, crê em tudo o que Deus diz, então esta é a evidência de que você tem sido salvo. Deus tem circuncidado seu coração, e tirado toda a sua incredulidade, e você crê em Deus então.”

55 O que é a palavra pecado? Pecado é incredulidade. Jesus disse em São João, capítulo 4: “Quem não crê já está condenado.” Você não tem que fazer coisa alguma; você já está condenado. Agora, beber, cometer adultério, e isto, isto não é pecado. Você faz isto porque você é um incrédulo. Para começar, você é um incrédulo. Esta é a razão pela qual você faz aquelas coisas.

Agora, se você uma vez se endireita com Cristo, aquelas coisas irão apenas – elas são circuncidadas no altar. Quando Deus – quando você confessa isto, Deus simplesmente tira isto, e coloca a Vida Dele mesmo em você. E então você está em Cristo e você não pode entrar em julgamento.

Jesus disse em São João 5:24: “Quem ouve as Minhas palavras e crê naquele que Me enviou tem Vida Eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a Vida.” Ele não pode te levar a julgamento; você já está julgado. E quando o Espírito Santo volta para fazer você viver esta vida diferente, com o selo de Deus de Sua circuncisão em seu coração, para provar que você tem estado – parou de beber, fumar, jogar, amaldiçoar, descrer, e não crer em cura Divina e nas obras de Deus e de que tens recebido a Deus. E este é o Selo do qual todos sabem acerca dele de agora em diante.

56 Você uma vez chegava em casa como que, oh, que coisa, nervoso e agitado acerca de algo, e oh, que coisa, agia como louco. Como o ancião que se converteu certa vez, ele disse que tinha sido salvo. Eu não estou dizendo isto como brincadeira; eu apenas estou dizendo isto para vocês assim… Eu não creio em brincadeiras, mas você precisa ver o que quero dizer. Ele veio pela estrada, e estava cantando; ele costumava amaldiçoar, e agir loucamente, e andar por aí, e gritar. Ele foi a uma reuniãozinha antiga e realmente foi salvo; ele voltou pela estrada cantando: “Jesus, Quero Estar ao Pé da Cruz.”

Quando ele se aproximou da porta, disse, um dos velhos cães olhou ali e disse ao velho gato, perto do canto, disse: “Ouça a isto, ouça!” Ele sempre os chutou da varanda e tudo mais, disse: “Eu aposto que ele não tem recebido isto.” Disse o gato: “Você deita aqui e eu deitarei ali; veremos se ele tem recebido isto ou não.”

Quando ele chegou bem perto, eles não puderam suportar mais isto. Então, para debaixo da casa foi o cachorro, e ao redor da casa foi o gato. Ele foi para trás e foi ao celeiro. Ele sempre batia nas galinhas, batia em tudo: significa que simplesmente era o diabo nele.

Então, o velho galo disse: “Ele costumava ficar muito bravo comigo quando eu cantava para acordá-lo pela manhã, eu vou testá-lo.” Então ele cantou fortemente, e então voou; ele não pôde aguentar mais isto. A vaca disse: “Agora, estou em um terrível dilema; ele colocava um cabresto em mim, me amarrava num poste, e tenho que aguentar isto.” Todas as criações e coisas ajuntaram-se ao redor e disseram: “Teste ele.” Disseram: “A única coisa que você tem que fazer é acertá-lo com o rabo – com seu rabo bem na face e veja o que acontece.” Disseram: “Nós veremos se ele tem religião ou não.”

A velha vaca pensou que isto era difícil para fazer. Mas enquanto ele estava ali, estava cantando: “Jesus, Quero Estar ao Pé da Cruz,” apenas ordenhando. A velha vaca pegou seu rabo assim, e ela acertou a face dele assim. Ele deu tapinhas nas costas dela e disse: “Vaquinha, querida, sua espertinha.” Ele disse: “Deus te abençoe, você não teve intenção de fazer isto.”

Todos eles disseram: “Ele realmente recebeu isto.” Agora, isto é certo.

57 Isto é o que é a evidência, irmão; você tem passado da morte para a vida. E todas as coisas que uma vez você fez são passadas, porque a Vida de Jesus Cristo tem colocado o Espírito Santo em você, controlando você, uma nova criatura. E uma vez que você é purificado, não tem mais desejo de pecado enquanto viver na terra.

Então, se você está constantemente fraco e tendo altas e baixas, lembre-se, você pode ter tido uma aceitação mental disto, mas jamais uma experiência de ser nascido de novo, quando a mansidão, a benignidade e a paciência toma o lugar desta teologia mental… Oh, você diz: “Ouça aqui, irmão Branham, eu estudo a Bíblia. Nosso pastor e assim por diante, eu – eu tenho lições da Bíblia.”

Sim, o diabo também tem. Ele conhece mais sobre isto do que você jamais saberá. Isto é correto. Mas há uma coisa: ele não pode receber o Espírito Santo. Você pode. Isto é correto. Então, contanto que ele não possa chegar a você… Porque você está morto, sua vida está oculta em Deus e selada pelo Espírito Santo. Humm. Como ele poderia alguma vez chegar a você? Para começar, você está morto. Você já ouviu um homem morto contar uma mentira? Você já ouviu um homem morto argumentar com você? Fique no caixão e argumente com ele a noite toda, ele jamais dirá uma palavra. Por quê? Ele está morto.

58 E você se considera morto, e sua vida está oculta em Deus através de Cristo, e selado pelo Espírito Santo. A única maneira que o diabo poderia te pegar, ele teria que vir através do mesmo processo pelo qual você passou, e receber o mesmo Espírito que você recebeu, então ele seria seu irmão. Vê? Então ele não pode te pegar. É que certamente, para começar, você jamais tem vindo a Cristo. Você chega num lugar onde você diz: “Bem, eu ainda estou… Irmão Branham eu… você sabe, o Senhor jamais me santificou disto.”

Se Ele te santificou de uma coisa, Ele te santificou de tudo isto. Ele pega toda sua alma, corpo e espírito. Isto é correto. Não seja enganado, irmão. “O homem que quebrantasse a lei de Moisés, morria sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Sangue de Jesus Cristo, e tiver profano o sangue do testamento, com quem foi santificado, e fizer agravo às obras da graça…” Aí está.

A Bíblia diz que é impossível a este homem fazer isto; diz: “Porque se um homem uma fez foi iluminado e provou o dom celestial, e se fez participante do Espírito Santo, e provou a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, é impossível ele recair e ser renovado para arrependimento.” Então, se você está constantemente para cima e para baixo, lembre-se, irmão, você jamais tem vindo corretamente a Jesus Cristo ainda. Se…

59 A Bíblia diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.” E se você ama o mundo, o amor de Deus nem está em você…?… Você está apenas com uma concepção mental, emocional de algum tipo de igrejismo, algum tipo de teologia que lhe tem sido ensinado, e jamais em sua vida você tem vindo e encontrado Jesus Cristo face a face e nascido de novo. Porque uma vez que você se apaixona por Cristo, o mundo morre, então, por toda a eternidade.

Porque você está selado pelo Espírito Santo até o dia da sua redenção, e você está morto, e sua vida está oculta em Deus, através de Cristo, e selado ali pelo Espírito Santo. Seu destino está determinado bem aí, quando você é selado pelo Espírito Santo.

60 Pegue um velho vagão de carga quando eles o carregam, depois que tem sido colocado isto e colocado aquilo nele… Bem, o vagão pode – e se pudesse ser humano, então poderia fazer isto: pular e dizer: “Oh, olhe onde estou.” Você não nasceu ainda, rapaz.

Antes que o Espírito Santo é colocado aqui, em você, antes que o selo selasse aquele vagão, até seu destino, ele passa pelo inspetor. Ele olha toda a coisa; ele examina e vê se tudo está firmemente encaixado. O problema de hoje é este, temos dado muito valor à religião em nossas igrejas Pentecostais. Isto é correto! Isto é correto! Ao invés de voltar à velha e antiquada maneira, o Evangelho de Cristo, lavado pelo sangue (Isto é correto.), nós temos emoções demais, muita concepção mental nisto, e emoções físicas, ao invés de estar realmente estabelecido e salvo. Porque você pode observar isto quando o Espírito Santo vem em reuniões e passa a Palavra, e as pessoas não sabem como receber isto. Se este canal estivesse aberto, o Espírito Santo correria diretamente a ele rapidamente; é como água vazando através de um buraco no barro. Amém. Você crê nisto?

61 O que precisamos hoje é de um bom quebrantamento à moda antiga. Observe o profeta indo à casa do oleiro, para ser quebrado e moldado novamente. Isto é o que os Pentecostais, a igreja do Evangelho Completo precisa hoje, é de uma boa moldada antiquada, voltando para serem remodelados outra vez. Vocês crêem nisto? Vamos orar, então, enquanto inclinamos nossas cabeças.

Nosso Pai celestial, é tão bom estar aqui, na igreja Filadélfia, e sentir a resposta do Espírito Santo e saber que a Palavra está penetrando nos corações das pessoas, ver que estão recebendo isto, e isto é vida para eles. Oh, como eles amam isto. E isto simplesmente alimenta minha alma ver as pessoas responderem a esta Palavra, embora eu não tenha a habilidade para colocar isto da maneira que deveria ser.

Mas, Pai, eu oro que isto ajude a alguém. Que a pessoa que está fraca, necessitada, tropeçando pelo caminho, levante os joelhos fracos e débeis, levante essas mãos caídas; que eles sejam levantados e regozijem-se, porque não há necessidade de vivermos vidas derrotadas, indo adiante…

******************************