A MARCA DA BESTA
13 de maio de 1954
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Gravações A Voz de Deus [EUA]


1 Agora, amanhã à noite… Estamos sempre dando destaque a uma coisa, ao Senhor Jesus Cristo, isso é tudo, e seja qual for Sua divina vontade para nós fazermos. Mas se for Sua divina vontade, vamos falar, amanhã à noite, sobre O Selo de Deus, querendo o Senhor.

2 E esta noite, anunciamos, se Ele… for Seu privilégio que o façamos, ou nosso privilégio que façamos para Ele, melhor dizendo, esta noite, queremos falar a respeito de um dos assuntos mais vitais da hora: A Marca da Besta.

3 E ontem à noite estávamos nas eras da igreja, As Sete Eras da Igreja. E começamos com a Era da Igreja de Éfeso, de Éfeso; e terminamos na Era da Igreja de Laodicéia, a última era da igreja. E que o Senhor acrescente Suas bênçãos agora à Palavra enquanto falamos.

4 Agora, inclinemos a cabeça em um momento de oração, antes de abrirmos esta divina Palavra.

5 Bondoso Pai Celestial, somos gratos por este privilégio que temos esta noite, de estar vivos, e de estar aqui na terra, esta noite, e ter saúde e vigor, e poder sentar-nos no edifício, onde a Palavra de Deus está sendo lida.

6 E rogamos ó abençoado Redentor, sendo nosso Parente Redentor, o Qual nos lavou em Seu Sangue, e nos limpou do pecado, e agora nos está apresentando ao Pai, irrepreensíveis, em Cristo Jesus; que Tu venhas, esta noite, e tomes a Palavra e A abras ao nosso coração. Que o Espírito Santo lance mão da Palavra enquanto ela estiver sendo ensinada, e que Ela vá direto ao seu alvo, a cada coração, ao meu coração e ao coração da audiência. Na medida em que temos necessidade Dela, Pai, seja Ela provida. E que ninguém se escandalize da Palavra. E, Pai, se a qualquer momento eu estiver para falar alguma coisa contrária à Tua direção, que o Espírito Santo detenha minha boca. Desejo tão-somente conhecer o que é Verdade, e então caminhar aí.

7 Abençoa-nos juntamente agora, perdoa-nos dos nossos pecados, enquanto estamos reunidos nesta casa de adoração. E que nossos pecados estejam sob o Sangue, e nosso espírito colocado na correta atitude de adoração nesta ocasião. Porque pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.

8 Agora, só estava pensando, este pedacinho de papel aqui, tinha anotado várias Escrituras para… às quais recorrer, para ler, para começar. E agora quando subo aqui, parece que não sinto de ler nenhuma delas. Normalmente é assim que acontece; quatro ou cinco pequenos textos dos quais começar.

9 Mas desejo ler ou dizer isto primeiro, que, quando falo, nunca premedito. Vocês sabem, talvez, simplesmente como… não planejei o que dizer mais do que vocês planejam, vejam, nada. Simplesmente espero por Ele. E tão logo vejo isto, simplesmente avanço e o apanho, e o distribuo. E então algumas vezes pode parecer um pouco rude, algumas vezes, mas simplesmente é a única maneira como o recebo. Assim esta é – esta é a única maneira em que posso dá-lo.

10 Agora, nisto, deixem isto… eu dizer novamente esta noite. Isto não é direcionado a qualquer indivíduo ou à religião de qualquer pessoa, veja, de modo algum. Não cremos nisso. Cremos que de fato somos verdadeiros americanos, que cada homem pode ter o privilégio de adorar a Deus de acordo com os ditames de sua própria consciência. E queremos que sempre seja assim. Mas, em toda igreja, temos doutrina.

11 Muitas vezes, em organizações, denominações, eles têm um credo. E se acomodam com esse credo: “Este é o nosso credo”. Não importa o que o ministro pensa, ele tem de pregar o credo, porque está na denominação.

12 E aqui, não temos nenhum credo senão Cristo, esse é o credo; e nenhuma lei senão o amor; nenhum livro senão a Bíblia. E Cristo é o Cabeça; e a Bíblia é o nosso manual; o mundo é minha paróquia. De forma que eu gosto-eu gosto simplesmente de pregar da maneira como me sinto dirigido a pregar, e simplesmente da maneira como entendo.

13 E então nesta ocasião, falando especialmente desta parte realmente rude, dura e cortante do Evangelho, porém, você sabe, esta é a casa do juízo. “O juízo começa na” (onde?) “casa de Deus.” Certo. Aqui é onde o juízo começa. E há. . .Se você viesse aqui ao tribunal, e tivesse de ser julgado, eles têm um livro de leis ali, eles têm de ler esta lei, para ver pelo quê você está sendo julgado. E assim é na casa de Deus, temos de tomá-lo da Palavra de Deus.

14 E agora, muitas vezes, nestas coisas, para que você tenha certeza de entender isto agora, que eu poderia estar errado. Minha interpretação poderia estar errada. Mas tento lê-La tão atentamente quanto posso, e apenas dizer o que Ela diz. Somente ficar firme com a Escritura, o que Ela diz para falar.

15 E agora é realmente muito ruim, ou…Talvez não seja a vontade do Senhor, e talvez seja, não sei, que, eu simplesmente gostaria de ficar semana após semana neste Livro, somente ficar aqui mesmo e observá-lo conectar-se diretamente com Daniel, e Daniel e Apocalipse, e atar com os profetas.

16 E a Palavra de Deus toda é atada juntamente em cada uma de suas pequenas partes. Sessenta e seis Livros, escritos por numerosos homens, centenas de anos à parte, e nem um contradiz o outro, nem um. Cada um deles perfeito. Nunca houve uma peça de literatura escrita como Ela, em todo o mundo.

17 Faz dois mil anos que estão tentando alterar a Oração do Senhor. Acrescentar uma palavra a Ela, ou tirar uma Dela, para torná-La melhor. Simplesmente não se pode fazê-lo. Oh, Ela é perfeita. Ela é a Palavra de Deus.

18 E eu creio que a – a Bíblia é a Palavra inspirada de Deus. Cada Palavra Dela é inspirada. Não creio que apenas isto não seja inspirado, e isto seja, e aquilo seja. Creio que é tudo inspirado. Ou é tudo certo ou é tudo errado; e se está tudo misturado, então não sabemos o que fazer. Mas Ela é, inteiramente, a Verdade. Estou disposto a sacrificar minha vida a qualquer momento pelo ASSIM DIZ O SENHOR que está aqui.

19 Agora, agora eles estão tendo só estas poucas noites. E a propósito, teremos culto no sábado à noite, prosseguindo exatamente do mesmo modo, tendo uma…

20 Alguns irmãos da igreja disseram que iriam… devido à sujeira, vir à igreja domingo de manhã, quando alguns disseram que ficariam sábado à noite, depois do culto, e ajudariam a limpar a igreja de modo que ninguém tivesse de vir domingo de manhã, ou o… eles não tivessem de trabalhar no domingo, para – para preparar a igreja. Nós não… Nós queremos… Eu não sou sabatista, mas ainda assim gosto de respeitar a – a adoração tanto quanto possa.

21 E agora, então, penso que vou anunciar amanhã à noite, talvez, querendo o Senhor, o que vamos falar no sábado à noite.

22 Agora, esta noite é: A Marca da Besta. E amanhã à noite: O Selo de Deus. Eles são dois dos mais… Suponho, assuntos mais vitais a serem falados neste dia, porque verdadeiramente creio que estamos vivendo no tempo desta investigação de juízo de Deus. Creio que estamos exatamente no dia disto. E não queremos ser radicais. Não queremos ser fanáticos. Simplesmente queremos nos aproximar disto de uma maneira tão sensata quanto a Bíblia fale aqui; e Ela é perfeita, naturalmente.

23 E agora ao fazê-lo, ouvimos tantas pessoas, hoje, falar a respeito da marca da besta. Vocês o têm ouvido por longo tempo: “Que é isto? Quem o faz? Onde? Quem a terá? E se de fato a tiverem, o que – o que fará a eles? O quê? O quê? Poderia prejudicá-los? Há – há algum dano nisto?”

24 Bem, agora, isso é o que nós – nós queremos verificar a partir da Palavra de Deus, a primeira coisa: “Existe uma marca da besta mencionada na Bíblia?” E a coisa seguinte: “A que era se referirá? E quais serão as pessoas que a terão? E o que você faria? Você poderia tê-la e não saber disso?” E assim por diante, apenas perguntas como essas. Assim, no melhor do meu conhecimento, que – que este seria um dos dois assuntos mais vitais de que eu poderia me lembrar na Bíblia: A Marca da Besta, e O Selo de Deus.

25 Agora, em primeiro lugar, tenho uma Escritura aqui para mostrar se… ou apenas anotada, simplesmente de modo que eu pudesse abrir Nela, e é São… Para começar, vejamos apenas o que é a marca da besta e: “É perigoso ter esta marca? É?” Agora em Apocalipse capítulo 14 e versículo 9, é a mensagem do terceiro anjo. Agora, qualquer estudioso da Bíblia…

26 Vejo o irmão Stanley aqui, e mais dois ou três ministros presentes. E ontem à noite havia alguns irmãos aqui do seminário batista de Louisville, e talvez haja alguns esta noite. Eu não sei. E provavelmente haja metodistas, batistas, católicos, e pode haver judeus ortodoxos. Eu não sei. Porém isto não é…

27 Isto não é para ferir os sentimentos de ninguém; de modo algum. E é somente para… somente da maneira como a Bíblia está escrita, para lê-La, e deixá-lo olhar para Ela, você mesmo. E aproximemo-nos Dela simplesmente tão sensatamente o quanto saibamos, no temor de Deus, sabendo que Ele nos julgará por nossas palavras. Nossas palavras ou nos abençoarão ou nos condenarão no Dia do Juízo.

28 E se sinto que sei algo, e o retenho, então Deus me fará pagar por isto no Dia do Juízo; e almas com suas mãos, dizendo: “Irmão Branham, se o senhor tão-somente nos tivesse falado, nós não estaríamos nesta condição hoje.”

29 Quero posicionar-me como Paulo de outrora: “Estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” Isso mesmo, simplesmente meu modo de ver Isto; e se estou errado, então Deus me perdoe. Estas coisas nunca vêm… Eu nunca fui a nenhum seminário, nunca fui a nenhuma escola, nunca tomei a palavra de outro acerca Disto. Fui diretamente à Bíblia, em oração. E isto é divinamente revelado pelo Espírito Santo, o mesmo Anjo de Deus que me dirige a ter visões e assim por diante, e a cura dos enfermos. E baseado nisso você pode julgar se Isto é verdade ou não.

30 Agora, esta é a mensagem do terceiro anjo, ao mundo. E você sabe, a mensagem do terceiro anjo, está sendo anunciada agora neste dia. Este é o vôo da mensagem do terceiro anjo, se você é leitor da Bíblia.

31 Houve três ais que a seguiram. O primeiro aconteceu na Primeira Guerra Mundial. O segundo aconteceu na Segunda Guerra Mundial. Você vê em que estamos entrando agora. Muito bem. Estamos no fim da estrada.

32 Agora ponhamos isto em mente, pouco antes de lermos a Escritura. Posicionalmente, temos de estar na era final. Quanto tempo? Eu não sei; ninguém sabe.

33 Mas, vejam, falemos em termos históricos. Após os primeiros dois mil anos, a ordem mundial chegou a um clímax, e Deus destruiu o mundo com água. Vocês sabiam disso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Então ressurgiu como um novo mundo. E após o segundo período de dois mil anos, chegou ao seu fim novamente, e Deus enviou Jesus. Está certo? [“Amém.”] Este é o final dos seguintes dois mil anos, 1954. “E o Evangelho,” disse Jesus, “o trabalho seria abreviado,” (por quê?) “por causa dos escolhidos, ou nenhuma carne se salvaria,” seria tão ímpio. De modo que estamos no tempo final. E então o sétimo, em tipo, é o Milênio, mil anos.

34 Do mesmo modo como Deus trabalhou seis mil anos, nós sabemos que mil anos… “Um dia no Céu é mil anos na terra,” Segunda Pedro. Está vendo? Agora, e Deus edificou o mundo em seis mil anos. E a Igreja trabalhou contra o pecado até agora por seis mil anos. E aos sete mil, Deus descansou, e descansou no sétimo, e agora um tipo do Milênio, para a Igreja viver aqui na terra, aqui mesmo em forma corpórea, por mil anos, sem enfermidade, tristeza, transtorno, ou morte. Essa grande idade de ouro aproximando-se agora! Oh, anelamos isso! Oh, gosto dessa canção:

A terra está gemendo, clamando pelo dia de doce libertação,
Quando Jesus retornará à terra (gosto disso.)
Pecado e tristeza, dor e morte deste mundo tenebroso cessarão,
Em um reino glorioso com Jesus de mil anos de paz.

A Bíblia diz: “Eles governaram e reinaram com Cristo por mil anos,” um Milênio. Agora, a mensagem deste terceiro anjo, pouco antes da Vinda do Senhor, quando o Selo e a marca foram aplicados. Agora, haverá um grande rodeio, um rodeio.

35 Lá no Oeste, quando saíamos, eu costumava, faço isso desde menino, sair para o rodeio da primavera e para o rodeio do outono, sair para as montanhas e trazer o gado para baixo. E depois que encontrávamos todo o gado que podíamos, de todos os lugares, então nós colocávamos de lado todos os sem- … os que não nos pertenciam. O nosso levava uma marca, e eram marcados. E se você já…

36 Alguém aqui já os viu marcando gado? É uma coisa e tanto observá-los marcando gado. Eu costumava sentir pena das vacas. E é uma terrível e repugnante sujeira quando se começa a marcar o gado. Aquecer os ferros de marcar era o meu trabalho, transportar os ferros. E pressioná-lo contra um jovem novilho deitado ali, e seus pés amarrados; e aplicar essa marca nele, e o pelo e a carne fritando; colocar um pouco de alcatrão por cima, e soltá-lo. E que saída! Ele realmente vai. Mas, veja, ele está marcado.

37 E é assim que Deus faz conosco. Você tem de vir ao altar e ter as mãos atadas, de vez em quando. Mas, irmão, quando o Espírito Santo finalmente colocar uma marca em você, talvez você corra e grite um pouco, mas você está marcado. Isso mesmo. Aí está você. Quando o Chefe se aproxima, ele sabe a quem você pertence.
Mas, oh, quanto àquele animal extraviado de um ano, aquele sujeito está condenado a ser mandado de volta ao meio dos – dos rústicos.

38 Agora, o tempo da marcação. E agora haverá apenas dois peões nisto, que serão Deus e Satanás. Satanás tomará os seus, e Deus tomará os Seus. Esta noite veremos quem está usando a marca de Satanás, e amanhã à noite veremos quem está usando a marca de Deus, de acordo com a Palavra de Deus.

39 Agora aqui está a mensagem do anjo, o versículo 9 do capítulo 14. Leiamos algumas destas Escrituras aqui, que tenho anotadas. “E o anjo…”

E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou. . . mão,

Também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e… será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

40 Claro que eu não quero ter nada que ver com isso! Vejam.

E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm paz, nem de dia ou de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.

41 Não quero ter nada que ver com isso, com certeza. Sim. Ouçam o próximo versículo, enquanto estou olhando para ele.

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e têm fé em Jesus Cristo.

42 Agora capítulo 15, versículo 2. E o…Ouçam agora, no capítulo 15 versículo 2. Agora, estávamos lendo então no 14 versículo 9. Agora o 15, versículo 2.

E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma… chagas más e malignas… homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.

Capítulo 16 versículo 2.

E com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da prostituição.

43 Só um minuto. Desculpem-me. Virei, devo ter virado duas delas de uma vez. Muito bem. Agora capítulo 20 versículo 4. Muito bem, aqui estamos.

E vi tronos; e assentaram-se ali sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus Cristo e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem nas mãos; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

44 Não se pode receber a marca da besta e então adorar a Cristo ou estar com Ele. “Mas aquele que adorar a besta ou a imagem da besta, será atormentado na presença de Deus e na presença dos santos anjos.” Isso é o que o Senhor diz a respeito disto.

45 Agora nós vamos começar. Abram sua Bíblia agora no capítulo 13 de Apocalipse, e começaremos em alguns momentos. Agora isto é extremamente essencial. E ouçam com atenção agora.

46 Primeiro, queremos dar continuidade ao nosso assunto de ontem à noite. Ontem à noite falamos sobre as eras da igreja, que, do modo como vimos Jesus no meio de Sua Igreja, “Falando como a voz de muitas águas; e Ele tinha cabelos como lã; olhos como chamas de fogo.”

47 Recordem, todo o – o Apocalipse é uma visão, e simbólico. Tudo isto tem um significado de modo que se tem de observar atentamente. Ler os profetas, ver o que os símbolos significavam, então comparar com isto aqui de modo que se venha a saber o que os símbolos realmente significam.

48 “Tinha olhos como chamas de fogo,” discorrendo pela terra. E vimos que aquelas chamas, como…”Espadas, uma espada saía de Sua boca, e uma espada de dois gumes,” e vimos que aquela era a Palavra de Deus que saía da boca da Igreja. E Ela cortava mesmo até a medula do osso, e apta para discernir os pensamentos e intenções do coração,” Hebreus capítulo 4.

49 Encontramos que a Igreja encontrava-se ali em Sua beleza; Cristo simplesmente moldado Nela! E a Igreja usava uma “vestimenta” branca. E como se nota, Ela era uma mulher, “ao redor do seio,” Ela tinha a vestimenta cobrindo Sua vergonha, e tinha um “cinto de ouro” cingido ao redor dela, que a mantinha em torno do seio. “Branca,” falando da justiça de Cristo; e o “cinto de ouro” representava o Evangelho. A pregação do Evangelho traz o Espírito Santo sobre a Igreja, a justiça de Cristo; mantém-na ali, atada com o fio, o fio do cinto.

50 Então Ele estava de pé sobre “pés como latão, que tinham sido refinados na fornalha.” Latão fala de juízo divino. E Deus para satisfazer Seu grande juramento que Ele fez, Ele enviou Cristo, e Cristo pagou o juízo divino. E então a Igreja está baseada em juízo divino, Cristo ocupando o lugar Dela. Que belo quadro: “No meio dos Sete Castiçais de Ouro!”

51 E então verificamos que, a primeira era da igreja, o que eles tinham. Quantos estavam aqui ontem à noite, pode levantar a mão? Muito bem, isso é ótimo. A primeira era da igreja, verificamos, na Era da Igreja de Éfeso, que eles tinham o batismo do Espírito Santo. E batizavam as pessoas em água, e tinham os… Todos os tipos de sinais e maravilhas que eram para acompanhar o crente.

52 E como, repetindo em cada era da igreja, Ela começou a perder o brilho. A segunda etapa, a terceira etapa, então através da idade das trevas. E saíram com um falso nome, com um falso batismo, tanto em água como no Espírito Santo.

53 E então avançaram, a era seguinte, e eles brilharam um pouco. E então foi colocada uma porta, para a abertura, entre as Eras da Igreja de Filadélfia e Laodicéia.

54 E então a de Laodicéia tornou-se morna e se afastou completamente Disto tudo, até que Deus a vomitou de Sua boca. Isso mesmo. Isso é Escritura.

55 E todo historiador e todo crente ortodoxo sabe que aquelas Sete Eras da Igreja, ou “Sete Castiçais de Ouro,” como a Bíblia diz, foram as Sete Eras da Igreja. Como os tipos do Antigo Testamento no Novo aqui, e exatamente como saiu.

56 Mas está para haver um grande estremecimento e um reavivamento pouco antes do fechamento da dispensação gentia, antes que os judeus dêem continuidade a Isto novamente.

57 Recordem, aos gentios é somente limitado, um espaço de tempo de graça. A Bíblia diz: “Eles pisariam os muros de Jerusalém,” disse Jesus, “até que a dispensação gentia se completasse.” Isso mesmo. Tem um tempo limitado de encerramento estabelecido.

58 E verificamos as coisas que eles fizeram lá no passado. Notamos os sinais e maravilhas que os acompanharam, como Cristo lhes disse quão maravilhoso era, e como eles eram. Então a Luz começou a ficar mais e mais fraca, e apagou. E então, bem no encerramento, devia ser colocada uma outra porta aberta para a Igreja. Agora paremos bem aqui antes de entrarmos nisto. Notem, tomemos em consideração outra profecia que vem à minha mente. O profeta disse: “Haverá um dia quando nem dia nem noite será.”

59 Estou falando muito alto? [A congregação diz: “Não.” – Ed.] Se o irmão consegue, pode abaixar… Sei que repercute, e é por isso que falo um pouco alto, de modo que as pessoas no fundo não deixem de ouvi-lo. Porque Isto é extremamente vital.

60 “E haverá um tempo, um dia,” disse o profeta, “o qual nem dia nem noite será.” Em outras palavras, seria luz, mas seria nublado, veja, um dia nublado. “Mas no tempo da tarde, haverá Luz.” Que belo quadro!

61 Agora, quando o alvorecer rompeu neste dia nublado, isso quer dizer que haverá guerras, e perturbações, e altos e baixos, e dispensações, e igrejas, e ismos, e tudo. Não será nem luz nem trevas. Será um tempo no qual saberemos que existe um Deus, e existe um Evangelho, mas simplesmente não conseguem ver através Disto. Sabem o que quero dizer? Dirão: “A Bíblia diz que fizeram isso lá no Pentecostes, fizeram isso na Igreja primitiva, tiveram estes sinais e maravilhas, mas nossa – nossa igreja não ensina Isso.” Veja, é nublado, nem dia nem noite. “Mas, ainda assim, cremos em Jesus Cristo. Cremos em Sua segunda Vinda, e sabemos que Ele vem.”

62 A Bíblia diz: “Nem dia nem noite será.” Não se poderia chamar isto de dia, e não se poderia chamar isto de noite. Mas, note: “No tempo da tarde, haverá Luz,” no tempo da tarde!

63 Quando o povo oriental… Este Livro é um Livro oriental; a Bíblia é. Quando a Luz primeiramente raiou na Igreja primitiva, em Éfeso, bem, recordamos e vimos o que aconteceu lá; a Luz de Deus trazida por meio de Jesus Cristo, pelo primeiro derramamento do Espírito Santo. Isto deu Luz ao mundo inteiro, e escreveu a Bíblia. Certo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]

64 Agora Ele prometeu, no mundo ocidental, o sol se levanta no leste, no início da dispensação da graça, e agora o sol está se pondo no oeste, sobre o povo ocidental. Nós somos o povo ocidental. [O irmão Branham bate no púlpito três vezes – Ed.] E Ele prometeu que haveria um reavivamento e haveria Luz no tempo da tarde. Aqui estamos. A Luz está brilhando, “e as trevas não A compreenderam.” É isto. “Os homens amam mais as más obras do que as boas obras.”

65 Mas está para se pôr no horizonte além. E seja qual for a pequena Luz que temos, agarre-se a Ela. Veja, é o mesmo sol que se levantou lá sobre os judeus, que está se pondo aqui sobre os gentios. No decorrer de toda a era aqui, ao longo destes dois mil anos, eles tiveram isto, e aquilo, e organizações, e dispensações, e isto e aquilo. E as pessoas não sabem onde se encontram.

66 Mas a Bíblia promete, Deus prometeu através do profeta, que, “no tempo da tarde, haveria Luz.” Haverá Luz no tempo da tarde. Creio que estamos aqui. O sol está se pondo. A natureza toda está gemendo, clamando por aquele dia. Note.

67 Agora verificamos, que, o que eles tinham lá na primeira era da igreja, eles tinham uma estranha doutrina. No princípio, ela simplesmente tornou-se algumas “obras.” Ele disse: “Tu odeias as obras dos nicolaítas.”

68 Gostaria de saber quem foram os nicolaítas? Pesquisei isso na história, repetidas vezes, através dos melhores comentários que pude encontrar, e ninguém consegue saber, a não ser que tenha sido uma doutrina começada por um homem, Nic, Nicolas, o qual devia ter sido um dos apóstolos que se desviou. Ele estabeleceu um credo para si, ou algo assim, e dali começaram os nicolaítas. Foram obras, primeiro. E o que foi “obras” em Éfeso, na próxima era da igreja tornou-se uma “doutrina.” E então entrou na idade das trevas da perseguição.

69 Agora aquela mesma doutrina nicolaíta que começou aqui na primeira igreja, depois das primeiras três ou quatro etapas de apóstolos, tornou-se uma obra. Começaram a pensar: “Bem, isto deve ser Isto.” Agora todos vocês sabem no que isto deu, e vocês leitores da Bíblia.

70 Agora, começou por volta de 600 d.C. e… ou 306, o que chamam de conversão de Constantino. Ele nunca se converteu. O sujeito que fizesse as coisas sujas que aquele homem fez, não seria convertido. Isso mesmo. A única coisa que ele alguma vez fez, que havia alguma – alguma religião conectada de todos os modos, foi que ele colocou uma cruz na igreja de Santa Sofia. Não foi isso algo digno, pelo qual ir para o Céu? Muito bem. Ele disse aos cristãos, que se vencesse aquela guerra, tornar-se-ia cristão. E eles oraram. E ele saiu e venceu a guerra, ou venceu a batalha, e voltou e disse: “Bem, eu me unirei à igreja.” Um tipo muito bonito do membro morno de igreja de hoje. Isso mesmo. Colocou a cruz em cima da igreja.

71 Após sua morte… Ele teve dois filhos, três filhos; Constantino, Constâncio, e Constan-tinopla, o que começou a formar o leste e oeste de Roma, e se dividiram. E ali então, tornou-se o Império Otomano, nessa época.

72 E então, eles, por volta da segunda etapa, ou terceira, quarta etapa dos apóstolos; e então, logo, começaram a contender entre si. E se dividiram, um pequeno ismo.

73 Todos, tome uma igreja… Lá, quando aquela igreja metodista wesleyana esteve no poder, ela foi poder quando João Wesley esteve aqui. A luterana foi, em seu dia; e cada uma. Mas, basta o fundador morrer, e então se desviam.

74 Quando o Senhor primeiramente apareceu lá; quando quiseram que eu começasse, a fazer uma organização Disto, assim por diante. Eu vim até aqui, e vi onde Dwight Moody, um grande fundador, o Instituto Bíblico Moody. E pensei: “Se Dwight Moody pudesse olhar para este Instituto Bíblico; o que aquele homem apoiou, e o que fazem agora!”

75 Bem, eu disse: “Vejam aqui, vejam, que seria se – se Wesley, Calvino, Knox, Finney, Sankey, ou Finney, qualquer um deles, pudesse se levantar hoje, e ver em que condição sua igreja está!” Oh, que coisa! Veja, a primeira etapa, quando o homem se encontra ali, ele mantém a Verdade.

76 Olhe para o Dr. Dowie na Cidade de Sião, ora, hoje riem diante da cura divina, quando a – a cidade foi baseada nisto. Mas quando Dowie morreu, então se levantaram o que… Blake, John Lake e todos eles. Então logo, ela se enredou até que as assembléias de Deus entraram, e um monte de formais e tudo o mais. E a – a igreja está acabada e apostatada, e em uma horrível condição.

77 Portanto eu descobri isto, a Bíblia diz: “Davi serviu bem ao Senhor em sua geração.”

78 Portanto eu disse: “Senhor, não quero nenhuma organização. Deixa-me servir-Te de todo o coração, enquanto estou aqui vivendo.” Isso mesmo. “Em seguida, Tu terás um outro homem quando eu tiver partido. Tu terás alguém que tome seu lugar.” Isso é tudo.

79 Não tente edificar sobre algum outro. Não se pode fazer uma fogueira no mesmo lugar. Israel tinha de continuar peregrinando. Quando paravam, apostatavam. Eles tinham de continuar movendo todas as noites; faziam uma nova fogueira cada noite; apenas continuavam avançando. E isso é o que temos de fazer. O que Lutero teve foi ótimo; isso foi para o dia de Lutero. O que Wesley teve foi ótimo; esse foi o dia de Wesley. O que os da santidade tiveram, isso foi ótimo; esse foi o dia deles. Estamos vivendo em um outro dia. Agora nós estamos – estamos avançando. E se houver um dia depois de nós, virá do mesmo modo. Mas caminhemos na Luz enquanto a Luz está aqui agora.

80 E eu noto isto, que ali se formou esta doutrina, a primeira coisa que você nota, até que se dividiu em um monte de ismos, então os romanos se converteram. Agora, o Império Romano, desde os dias em que – em que a princípio Roma assumiu o controle e tomou o mundo gentio da Grécia, após a queda de Alexandre, o Grande, tem sido a nação predominante do mundo; o povo romano, a era gentia. Daniel disse que sim, na visão. Chegaremos a isto, em – em alguns minutos. Porém sempre tem tido o poder dominante sobre o mundo; o romano.

81 E então verificamos ali, então, que eles organizaram uma igreja. Um grupo de pessoas se reuniu, por volta de 606, e se auto-denominaram “os pais primitivos,” os pais da igreja. Grupos de homens se reuniram e tomaram conselho quanto ao que deviam fazer, e estabeleceram uma organização.

82 E permitam-me falar aqui, meus estimados amigos cristãos, tanto protestantes como católicos. E agora, suponho que tenho amigos católicos aqui presentes; não estou dizendo isto para ferir seus sentimentos. Porque, esperem só alguns minutos, e incluiremos o Tabernáculo Branham nisto também, vejam, só um minuto. Nós somente temos de pregar o Evangelho como Ele está colocado aqui. [O irmão Branham bate no púlpito cinco vezes – Ed.] Não importa onde… João disse: “Foi posto o machado à raiz da árvore,” que os fragmentos voem para onde queiram. Isso mesmo. Ele tem de cortar as árvores e coisas assim.

83 Mas veja, ali organizaram a primeira igreja. E se reuniram e organizaram a primeira igreja, a qual foi chamada a igreja universal, ou a igreja católica em Roma. E os católicos dizem que são a “igreja mãe.” E essa é exatamente a verdade. É a igreja mãe de organização. Correto. Foi a primeira vez, em toda a história do mundo, que houve uma igreja organizada; nunca houve, desde o raiar do tempo.

84 Nos dias de Israel, eles não eram uma – eles não eram uma organização. Eles eram uma raça, não uma organização. E eles… Jesus Cristo nunca organizou uma igreja. Nenhum dos apóstolos jamais organizou uma igreja. E em nenhum tempo que se seguiu, depois de três ou quatro gerações depois deles, jamais organizaram uma igreja. Quero que você traga a história e coloque seu dedo na… Mostre-me onde está. E li Josefo e todos os mais renomados historiadores que temos no mundo hoje, que eu saiba, porque tenho de estar seguro. Faço esta afirmação diante de milhares de pessoas; é preciso estar apto a apresentar as bases e provar aquilo que se está falando. Isso mesmo. Nunca houve uma organização. E não…

85 E São Pedro nunca fundou a igreja católica. Quero ver história, ou um pouquinho de Escritura. São Pedro era um homem casado. Vocês dizem que ele foi papa. Ele não pode ter sido papa. Pedro era um homem casado. A Bíblia diz: “A mãe de sua esposa se achava enferma de uma – de uma febre, e Jesus a curou.” E tanto quanto eu saiba, São Pedro nunca esteve em Roma. E não há nada na história que alguma vez mostre que ele esteve em Roma. E esse é um erro.

86 Mas eles organizaram e estabeleceram juntos uma igreja chamada a igreja universal. Ali eles elaboraram uma oração universal. Eles tinham perfeita harmonia; todos tinham de estar juntos, todos dizerem a mesma coisa. Rezava-se a mesma oração.

87 E formaram uma coletânea de Escrituras, tirando-as da Bíblia, muitas delas, e criando outras. Não há purgatório mencionado nem uma vez em todos os Livros sagrados da Bíblia; nada de “ave-marias,” nada assim. É sempre contrária, contra isto, em todos os lugares na Escritura. Nunca houve isto, em tempo algum. E se você encontrar algum lugar, você terá o privilégio de vir amanhã à noite e corrigir-me. Não está ali, em parte alguma; traga seu sacerdote ou pastor. Não há nenhum lugar na Escritura, onde isto alguma vez tenha sido mencionado.

88 O único livrinho, dos Macabeus, que foi acrescentado a Ela, o qual não é inspirado; as coisas que foram postas Nela ou tiradas Dela. Esta Bíblia é a Única. A… Ela foi reconhecida pelos fundadores primitivos, ou qualquer dos historiadores da igreja primitiva, ou em qualquer época dos judeus ortodoxos, e nunca reconheceram nada senão esta Bíblia que temos hoje.

89 Agora, então, nisso, ouça com atenção agora. Agora você pensa que os católicos estão levando uma surra? Só um momento, veja.

90 Agora, então organizaram a igreja católica, e iniciaram uma perseguição, que eles viriam… Tinha-se de fazer que todos, em todos os lugares, a igreja e o estado, unidos, e trouxeram isto da Roma pagã para a Roma papal. Em outras palavras, a partir de uma superstição pagã, adotaram o cristianismo em sua própria forma. Estão vendo? Eles não conseguiam entender como aquele homem podia ficar de pé e orar a nada. Eles eram pagãos, de modo que simplesmente desceram Vênus e subiram Maria; eles desceram Júpiter, subiram Pedro; algum tipo de estátua para adorar. Agora, e eles adoravam diante daquilo. E elaboraram uma oração universal, rezavam-na em Latim de modo que ela nunca se extinguiria, e assim por diante. Eles sempre diriam a mesma coisa.

91 E não se pode discutir ou debater com um sacerdote católico, ou não católico, com base na Bíblia.

92 Um se sentou, este jovem sacerdote aqui, sentou-se em minha casa bem recentemente. Ele disse: “Vocês protestantes, vocês lêem a Bíblia e ficam em casa. Nós católicos vamos à igreja e adoramos.”

Eu disse: “Mas o quê? É isso. Agora responda-me essa.”

Ele disse: “Deus está na igreja Dele.”

93 Eu disse: “Ele… Nem um pouquinho de Escritura diz isso.” Eu disse: “Deus está na Palavra Dele. Ele disse: ‘Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso.’“

94 Ele disse: “O senhor não acha que o grupo inteiro de homens, tomando conselho entre si, teria mais autoridade que apenas um homem?”

95 Eu disse: Não. Se o único homem está na vontade de Deus, ele tem a Verdade.” Sempre provou isto.

96 Como no caso de Josafá e Micaías, as lições que recentemente tivemos o outro dia, domingo passado, quando Micaías foi até lá. E quatrocentos pregadores presentes, dizendo: “Siga para lá! O Senhor é contigo. Sobe! O Senhor é contigo.”

Josafá disse: “Não tem mais nenhum aqui?”

Ele disse: “Tem o Micaías, mas eu o odeio.”

Disse: “Ouçamos o que ele diz.”

Disse: “Siga para lá, mas vi Israel disperso como ovelhas.”

Disse: “Não lhe disse?” Está vendo?

97 Assim, quem estava certo, lá? Quando quatrocentos profetas treinados estavam diante do homem, e todavia um pequeno e esfarrapado santo rolador de pé lá atrás tinha a verdade. Isso mesmo. Isso é verdade. Ele tinha. Ele tinha a verdade. Ele foi esbofeteado na boca e açoitado, por causa disto, mas ele tinha a verdade.

98 Deste modo, não importa quantos dizem isto, ou quantos dizem aquilo; é o que é ASSIM DIZ O SENHOR. Isso é verdade. Você terá de ficar sozinho, muitas vezes, quando tomar posição sobre a Palavra de Deus, mas não deixe de tomar posição sobre o que o Senhor disse.

99 Agora, eles organizaram esta igreja, grande corpo, a igreja católica, a qual é a predominante de todas as religiões, hoje, na área cristã, é o catolicismo. Mas dizem: “Não precisa… Nós não…”

100 Você diz: “De onde vocês tomam ‘não comer carne’? De onde vocês tomam ‘o sacerdote não se casar’? De onde vocês tomam isto?”

101 Disse: “Nós não ensinamos a Bíblia.” [O irmão Branham bate no púlpito várias vezes – Ed.] Disse: “A igreja é a voz. Não importa o que a Bíblia diz; é o que a igreja diz.”

102 Mas Deus disse: “Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso.” [O irmão Branham bate no púlpito três vezes – Ed.] Agora você tem de fazer sua escolha.

103 Agora, esse nicolaísmo tinha se tornado uma doutrina, e então tornou-se uma perseguição. Agora, aqui sai ele aqui nos últimos dias. Então vem um oásis, através da idade das trevas e da perseguição; então vem um afrouxamento, na primeira reforma, a qual foi Martinho Lutero. Martinho Lutero protestou contra a igreja católica, por causa disso ele saiu lá e apanhou aquela comunhão…

E diziam: “Este é o corpo de Cristo.”

104 Ele disse: “Isto não é o corpo de Cristo. É hóstia, é só isso.”

105 Eles crêem que isto é uma santa eucaristia, o que, “uma santa eucaristia significa ‘Espírito Santo.’ E quando toma aquilo, você introduz o Espírito Santo em seu corpo.” E isto está errado.

O Espírito Santo é o batismo do Espírito.

106 Não: “Cumprindo-se o Dia de Pentecostes, um sacerdote veio e lhes deu a santa eucaristia, uma hóstia na língua.” Ou tampouco: “Algum pregador veio e espargiu um pouco d’água sobre eles, e apertou-lhes a mão.” Não senhor.

107 Mas: “Veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, que encheu toda a casa em que estavam assentados.” Isso é Escritura. Isso é o certo. Isso é o que aconteceu naquela Igreja, e isso é o que tem acontecido neste dia quando a Luz está brilhando. Lá é onde a Luz irrompeu lá; e aqui é onde a Luz irrompe aqui.

108 Agora se qualquer Escritura, que estou citando, é questionada, somente coloque isto sobre… Eu lhe mostrarei o lugar onde está, veja, na Escritura. Muito bem. Naturalmente, apenas num tempo pequeno como este… Normalmente, quando A estudamos minuciosamente, dedicamos semanas e meses. Simplesmente cada Escritura, analisamos, pedimos que as pessoas tragam a Bíblia. Mas, se Isto é questionado, é só me avisar. Muito bem.

109 Então, Martinho Lutero. Então, depois de Martinho Lutero, veio João Wesley.

110 Martinho Lutero saiu com catecismo, um monte de coisas. Ele saiu com um batismo, ele saiu ministrando um batismo trino, trinitário o qual nunca foi ensinado na Bíblia, nunca ensinado na Bíblia. Nunca houve ninguém que alguma vez tenha sido batizado em um batismo triteísta, na Bíblia. Se é assim, venha e me mostre onde está. Não está ali.

111 A única maneira como eles foram comissionados a ser batizados, foi: “Ide, ensinai todas as nações,” Ele disse lá no passado, “batizando-as no Nome,” não em nome, “no Nome; Pai, Filho, Espírito Santo.” E os discípulos viraram-se imediatamente e batizaram todos no Nome de “Jesus Cristo,” e, comissionaram que se alguém tivesse sido batizado de qualquer outro modo, tinha de vir e ser batizado novamente antes que pudesse receber o Espírito Santo. E aqui sai a igreja católica…

112 Cite um lugar na Bíblia onde alguém alguma vez tenha sido batizado em nome do “Pai, Filho, Espírito Santo.” Está um pouco vago, não está? Sábado à noite é a noite de perguntas, tomarei isto, vamos esclarecer isso. Muito bem. Muito bem. Quero ver alguém que possa mostrar-me um lugar onde alguém alguma vez tenha sido batizado em Nome do “Pai, Filho, Espírito Santo,” eu sairei do púlpito e direi que sou um hipócrita. Qualquer pessoa que tenha sido batizada de alguma outra maneira, teve de vir e ser batizada novamente no Nome de “Jesus Cristo,” para receber o Espírito Santo. Exatamente. Isso é o que a Bíblia diz.

113 Agora, veja você, nós tomamos teoria ao invés da Verdade. Agora olhe na Escritura. Não diga, que: “Bem, o irmão Branham disse.” Olhe na Escritura agora. Pegue sua concordância e examine-a. E então tão logo…

114 Note, cada uma daquelas eras da igreja tinha Seu Nome, até que passou por esta era sombria da igreja.

115 E, veja, isso foi tipificado no passado na – na igreja ortodoxa. Quando a era mais sombria estava em curso, dos judeus, foi quando Acabe, na expansão – depois do – depois do grande rei antes dele; e antes disso, fez que todo o Israel estivesse em uma bonita condição. E Acabe entrou como um cristão fronteiriço, uma condição morna, e foi e casou-se com esta pequena princesa, Jezabel, a qual era idólatra, e a trouxe, e trouxe idolatria para dentro de Israel. Não se lembra disso? O belo tipo.

116 Quando o protestantismo se casou com o romanismo, eles trouxeram idolatria novamente para dentro do cristianismo, na idade das trevas; exato – exatamente, geograficamente.

117 Agora observe quando sai deste lado. Aqui se tem o quê? Um substituto para o Espírito Santo; uma hóstia. Um substituto para o batismo em água no Nome de Jesus Cristo; Pai, Filho, Espírito Santo. Eles substituíram tudo. Posso tomar e provar pela Escritura; substituto após substituto.

118 E Martinho Lutero concordou com isto. João Wesley veio a seguir com a mesma coisa, e concordou com isto. Nunca houve ninguém alguma vez na Bíblia, alguma vez aspergido. Nunca houve tal coisa. Nunca houve tal coisa na Bíblia, nenhuma comissão ou ordem para isto de modo algum, mas vocês permitem isto. É isso mesmo. Vocês permitem isto. Saem e apanham este pequeno saleiro e aspergem-no. Por quê? A igreja católica começou isto, e vocês se submetem a isto. Certo.

119 O sujeito disse, o outro dia, disse: “O senhor não é um… O senhor, o senhor é apenas não-católico. O senhor é…”

120 Eu disse: “Não, irmão. Eu sou protestante. Eu protesto contra a coisa.” Isso mesmo. Como ministro do Evangelho, com os filhos de Deus como meus candidatos aqui, para o Céu, e tendo de pregar para eles e assentar-me diante deles como professor com sinais e maravilhas, eu seria um hipócrita se não tomasse posição pelo que é verdade. Eu disse: “Sim. senhor. Eu vou tomar posição, ainda que isto me mate. Eu vou. Eu – eu somente vou ensinar o que é Bíblia.”

121 E estou disposto, em qualquer ocasião, a discutir Isto com qualquer pessoa, veja; seja ele papa de Roma, ou arcebispo, ou o que quer que seja. Está vendo? Sim, senhor. Isso mesmo. Se estou errado, venha mostrar-me. Agora, não estou errado, porque estou citando a Escritura. Você… Não vou usar seu manual. Este é o Manual, bem aqui. [O irmão Branham bate quatro vezes – Ed.]

122 Agora, então, note, eles começaram a sair com toda esta formalidade.

Agora, nos últimos dias, virá uma perseguição.

123 Agora estamos, em, Apocalipse capítulo 13 agora, para começar. Agora se você notar, mais embaixo no capítulo aqui, diz: “E olhei, e eis que estava um Cordeiro sobre o monte Sinai…” Não, desculpe-me, estou no versículo errado, no capítulo errado, o 14. Capítulo 13:

…eu pus-me sobre as areias do mar e vi subindo do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre – sobre suas cabeças, um nome de blasfêmia.

124 Que é blasfêmia? É “zombar, ridicularizar, falar a respeito.” Agora observe, ele tinha “sete cabeças, dez chifres.” E observe quando ele “sobe do mar.” Agora Apocalipse 17, você que está anotando, 17:15, diz que as – as águas representam “grande quantidade e multidões de povos.” Assim esta besta representa “poder, poder ímpio.” “Besta de rapina se levantou do meio do povo, e parou sobre as areias do mar. E vi a besta…”

E a besta que vi era semelhante a… um leopardo,… seus pés eram os pés de um urso,… sua boca… a boca de um leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e… trono, e grande poderio.

125 “O dragão!” Temos duas coisas sob consideração agora. Observe esta besta. Ela tinha quatro diferentes personalidades nela.

126 E se você tomar Daniel 7, você que está anotando, Daniel 7. Daniel teve a mesma visão, oitocentos anos antes disto, teve a visão. Ele viu aquelas bestas, separadas, umas das outras, no princípio do domínio gentio.

127 E aqui estão elas, João vendo isto, e o final do domínio gentio, todas aquelas quatro bestas representadas em uma. Aqueles mesmos velhos diabos, demônios que possuíram cada um dos reinos romanos, ao longo do tempo, e os gregos, e assim por diante, ao longo da dispensação gentia, desceram diretamente e se reuniram em uma besta. Nós o encontraremos, e veremos quem ele é. Isso mesmo. Todos aqueles: Leopardo, leão, tudo isso, o dragão. Quantos sabem o que o dragão é? O dragão representa “Roma.” Sim.

128 Vamos – vamos ler isso. Isso, isso de certo modo está sendo questionado em sua mente. Dê-me Apocalipse capítulo 12, só um momento aqui. Vejamos aqui, Apocalipse 12. Agora vejam.

E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher…

129 O que urna mulher representa? A “igreja.” Esta é a – esta é a noiva aqui. Esta é a igreja, a verdadeira igreja.

… uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés…

130 Veja, a lua debaixo dos… “O sol na cabeça, a lua debaixo dos pés.” O sol era a “dispensação da graça.” E a lua era a “dispensação da lei.” A mulher era a “igreja ortodoxa,” e ela se encontrava acima da lei. A lei estava passando, porque a lei era uma sombra dos bens futuros. Está certo? A lua é apenas uma sombra, do sol refletindo-se na lua (está certo?), formando a lua. E a lei estava debaixo de seus pés; ela já tinha vivido no decorrer daquele dia. E note como ela estava vestida aqui agora.

…e debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça: (A igreja é coroada com a Doutrina dos doze apóstolos, veja.)

E estava grávida e com dores de parto… gritava, com ânsias de dar à luz. (Essa era a igreja ortodoxa. Observe.)

E – e viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças… (veja, mantenha esse sete em mente agora, “sete cabeças,” sempre)… sete cabeças… dez chifres e, sobre as cabeças, sete diademas.

Agora, e a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. (Veja!)

E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.

131 A igreja ortodoxa representada ali; o sol brilhando; a Doutrina dos doze apóstolos. Muito bem. Com a lua debaixo dos pés, a lei, a sombra dos bens futuros; a Luz do Evangelho brilhando agora, a lei se desvaneceu quando o Sol saiu.

132 “Ela estava com ânsias de dar à luz, e ela deu à luz um Varão,” o qual foi Cristo Jesus, “e Ele foi arrebatado para Deus. Mas tão logo…” Aqui está. “Tão logo o dragão, o qual era o Diabo, viu a mulher a ponto de dar à luz, ele parou bem ao seu lado para devorar Seu Filho tão logo Ele nascesse.”

133 E quando Jesus nasceu, o Império Romano editou uma proclamação, para matar todas as crianças de dois anos para baixo, para assim conseguir matar Cristo Jesus. E Deus foi mais esperto do que ele, e levou-O para o Egito e escondeu-O, da mesma maneira como Ele fez com Moisés.

134 Aí está esse dragão vermelho, o Diabo. Onde está seu trono? Na…Não na Rússia; em Roma! E disse: “O Diabo lhe deu seu trono e sua autoridade, dragão vermelho,” não a Rússia.

135 Ouço grandes ministros dizendo: “A Rússia é o anticristo.”

136 Ora, a Rússia não tem nada que ver com o anticristo. Isso é comunismo. A falsidade do protestantismo e do catolicismo produziu o comunismo. A razão por que a Rússia os expulsou de lá, é porque eles tinham todo o dinheiro. E faziam com que fizessem todas as orações àqueles santos, de modo que edificaram os maiores edifícios, e tinham toda a riqueza do povo, e a amontoaram dessa maneira. E viram que eles não viviam de modo diferente, e não eram diferentes do resto do mundo, e eles vomitaram isto e formaram o comunismo.

137 Agora se vocês me concederem mais uma noite, se Deus conceder, vou provar-lhes que o comunismo está operando diretamente nas mãos do Deus Todo-Poderoso, para destruir a romana ci-… E, recorde, digo isto como profeta de Deus, o império russo lançará uma bomba atômica de algum tipo na Cidade do Vaticano e a destruirá em uma hora. ASSIM DIZ O SENHOR. E a Bíblia diz que Deus tomou aqueles homens de coração cruel e colocou-os em Suas mãos, e eles foram instrumentos em Suas mãos, “para cumprir a Sua vontade,” e para trazer de volta a ela exatamente o que estava para vir sobre ela. Exatamente. Essa é a Palavra.

138 Irmão, você nem imagina quão astutas estas coisas são! Recorde, Jesus Cristo disse que o anticristo seria tão semelhante que enganaria o próprio eleito. Disse: “Agora não deixes que ninguém te seduza.” Disse: “Não sejas como os pagãos, os quais usam de vãs repetições em suas orações, ‘Ave-Maria, bendita és tu, cheia de graça, e benditos são os…’” Disse: “Não sejas como os pagãos usando vãs repetições.” Ele disse: “E a ninguém chameis ‘pai,’na terra, tampouco, nem… porque um só é o vosso Pai, e Esse está no Céu.”

139 Mas você volta atrás, ignora isso, você o faz de todos os modos, porque é popular. O diabo sempre tem tido uma coisa popular. Sempre tem tido, desde o princípio, “uma forma de religião.” Caim tinha a mesma coisa. Aqui está o espírito dele movendo-se bem aqui, através do anticristo; e aqui vem Abel, o que foi morto, também. Isso mesmo. Note, e agora veja.

140 Todas estas bestas, lá atrás, foram todas combinadas em uma única besta aqui, a qual foi chamada o “dragão vermelho,” o Diabo.

Agora comecemos no versículo 15 do capítulo 13.

141 Você está vendo agora que essa Roma era – era o “trono de Satanás.” A besta com as sete cabeças e os dez chifres parou ao lado do Menino, Cristo Menino, para devorá-Lo, tão logo Ele nascesse. Quem fez isso? Herodes, Roma; sempre tem sido. Entraremos em Daniel, diretamente, se tivermos suficiente tempo, e o Senhor nos ajudar, e o veremos.

142 Como em toda parte na Escritura, desde o princípio dos gentios, desde lá atrás em Gênesis, posso provar que Babilônia começa em Gênesis e termina em Apocalipse. Começou lá atrás com Ninrode, o filho de Cão, através de idolatria, para introduzir ídolos, para adorar ídolos. E veio direto através disto, e, tão astuto nos últimos dias que toma o nome de cristianismo, e, ainda assim idólatra!

143 Não disse o grande São Paulo, em Segunda Tessalonicenses? Leiamos isto, antes de passarmos adiante. Segunda Tessalonicenses, segundo capítulo, e veja o que Paulo disse aqui. Ele até mesmo viu isto no Espírito, antes mesmo que isto chegasse ao dia no qual estamos vivendo.

144 Bem, que coisa, como o dia em que estamos vivendo, as trevas em que estamos vivendo, e homens e mulheres agrupando-se aqui em trevas pagãs e nem ao menos sabem disto. Que – que triste! Como o dia em que…

145 Paulo disse: “Aquele dia não devia vir sem que antes viesse a apostasia e se manifestasse o homem do pecado.” Agora observe, ele declara que ele é um homem. Está certo? [A congregação diz: Amém.” – Ed.] Paulo disse: “Ele é o homem do pecado, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus, de modo que ele é adorado como Deus.” Um homem, adorado como Deus; um homem que seria posto aqui como uma forma de adoração. E ele disse: “Aquele dia não poderia vir sem que antes viesse uma apostasia.” Que é isto? Uma condição morna da igreja. Muito bem.

146 Ouçam. Deixem que eu leia isto para vocês, se me permitem, Segunda Tessalonicenses. Muito bem. Se puder achar o lugar certo agora, para começar, de modo que não tenhamos de ler tanto. “Ninguém, de maneira alguma vos engane,” versículo 3, Segunda Tessalonicenses, capítulo 2.

Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia, (a Era da Igreja de Laodicéia agora)… e aquele homem, (h-o-m-e-m, singular)… se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; (no lugar, no lugar do Filho de Deus), filho da perdição;

O qual se opõe (ele mesmo) e se levanta contra tudo o que se chama Deus, de sorte que ele é adorado como Deus; que se assenta no templo de Deus, querendo parecer Deus. (Aceitando confissões!).

147 Não me diga, meu amigo católico! [O irmão Branham bate no púlpito quatro vezes – Ed.] Como você diz que “crê somente em um casamento único; a igreja católica defende um casamento único.” Se você não tem dinheiro, é assim mesmo. Mas deixe-me contar-lhe, bem aqui em minha própria família; uma jovem sentada bem aqui, uma mãe sentada aqui, e o pai, também; e uma outra mulher aqui com este garotinho. A jovem casou-se com um rapaz protestante; eles se separaram e se foram. De modo que, não demorou muito, a jovem resolveu casar-se com um rapaz católico; e ela teve de ir e pagar um alto valor, e retornar, e: “Ela não esteve casada com este rapaz protestante, para começar.” Aqui está Howard, minha própria gente…

148 Bem, aqui mesmo… Não vou mencionar o nome. Ela tem – ela tem uma filha, e a filha está com cerca de vinte e seis anos. Seu esposo, ela o deixou em Milltown, e fugiu e casou-se com um homem católico. E agora eles disseram: “Ele tem de deixar a igreja.” Assim eles pagaram uma certa quantia para retornar e “restaurá-la a uma virgem novamente,” e casá-la de novo com este homem. Bobagem! Restaurá-la a uma virgem? Ela está casada à vista de Deus, e vivendo em adultério. É exatamente isso. É ASSIM DIZ O SENHOR, também. Verdade.

149 Que desgraça! “Depositar certa quantia.” É por esta razão que estas grandes igrejas e escolas são edificadas. É assim. O mundo inteiro… Não se tem conhecimento disto, aqui nos Estados Unidos. Você precisa ir comigo ao estrangeiro, uma vez, e você o verá. Sim, senhor. Vá até lá, irmão, onde eles estão com a vantagem.

150 Posso trazer-lhes uma foto, autêntica, o irmão Kopp acabou de tirá-la e enviá-la a mim, de um pregador protestante, um pregador do Espírito Santo, caído na rua, inchado quase dessa altura, ele e sua esposa, e uma garotinha, inchados desse jeito; porque pregavam a Jesus Cristo, o poder da ressurreição, e que as pessoas podiam ser salvas e receber o Espírito Santo. Eles os assassinaram na rua, e não permitiam que fossem sepultados, e cuspiam neles, por dias e dias. Isso mesmo.

151 Exatamente lá onde o irmão Osborn teve de ser protegido, sob armas, para tirá-los. Eles foram até lá, e um… um grupo de sacerdotes se uniu e assassinou este jovem. E a esposa tinha acabado de ter um bebê. E eles caminharam pela rua assim, tendo uma – uma – uma escolta para levá-lo até o sepulcro, para enterrá-lo. E esta mãe caminhando, com um bebê, chorando, após seu marido morto. E pessoas que olhavam pelas janelas, pessoas honestas de coração, diziam: “Se é assim que a igreja católica sente, nós renunciamos a ela.” E seguiram, aos milhares rua abaixo. O irmão Osborn teve um reavivamento lá, a tal ponto que eles não puderam expulsá-lo da nação. Havia gente demais. É exatamente isso.

152 Oh, essa hipocrisia! Sei que é um quadro ruim. Tenham um pouco de paciência, amigos católicos, nós vamos começar a esfregar o outro lado, em alguns minutos. Muito bem. Notem.

153 Agora vamos aprofundar-nos, notem, um pouco mais. Deixem-me trazer isto a vocês. Talvez dê tempo, tenho trinta minutos ainda. Observem bem. Agora voltemo-nos, cada leitor, apenas em sua mente, por um minuto, para formar um quadro mental. Quando…

154 Todo crente ortodoxo aqui sabe que o reino gentio começa com o rei Nabucodonozor. Está certo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Todo crente ortodoxo sabe disso. E o rei Nabucodonozor teve uma visão, e Daniel deu-lhe a interpretação. Está certo? [“Amém.”] E era uma cabeça de ouro, a qual era a babilônica; em segundo lugar foram os Medas e Persas; o próximo foi o império grego; então o Império Romano. E no final do Império Romano, Jesus Cristo foi a Rocha que foi cortada da montanha, sem mãos, que rolou e despedaçou a imagem (Está certo?), e cobriu a terra. [“Amém.”] Qualquer um sabe disso. Todo crente sabe disso.

155 E como, nos últimos dias, quando eles se dividiram nestes diversos numerosos reinos, e assim por diante, até os dedos, havia ferro e barro. E isto quer dizer, o profeta disse: “Assim como viste que o ferro e o barro não se misturam, do mesmo modo estes não se ligarão um com o outro.” Mas eles misturarão aquelas sementes, tentarão… Em outras palavras, eles se introduzirão pelo casamento, tentando educar seus filhos e quebrar, para os poderes, assim. E vocês sabem que essa é a verdade. Mas, uma influência, isto tem, e vocês se submetem a isto, “Oh,” dizem, “é maravilhoso.”

156 Olhem para este Stevenson, seja qual for seu nome, aqui. Agora seu… aqui. Qual é o nome dele? Esqueci justamente… O sujeito aqui, que está causando toda esta agitação por aqui. [A congregação fala um nome – Ed.] Sim. Oh, que coisa!

157 Estes Estados Unidos estão completamente podres. Sim, senhor. Posso provar-lhes que exatamente no tempo quando… Esta mulher aqui, em Apocalipse 12, quando o… Seu Filho varão foi arrebatado para sentar-se no Trono de Deus, e, quando isto aconteceu, a mulher fugiu para o deserto, onde foi alimentada durante mil duzentos e sessenta dias, até exatamente a data de Plymouth Rock [Local nos EUA onde os peregrinos pisaram pela primeira vez quando emigraram da Inglaterra – Trad.], exatamente, onde a igreja veio para cá em busca de liberdade de religião, e ela se estabeleceu aqui.

158 E leremos mais embaixo no capítulo 13 de Apocalipse aqui, e veja aqui no versículo 15. E, agora, só um minuto, quero retornar até antes disso, e vemos aqui onde Ele estava de pé aqui junto ao litoral. Agora se somente puder achar o lugar, onde, o versículo 11.

E vi subir da terra outra besta; (não da – da água)…

159 “Da terra.” Então, se a grande quantidade e multidões de povos é água, então isto é onde não havia povos, os Estados Unidos.

…e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro…

160 “Dois chifres semelhantes aos de um cordeiro,” não um cordeiro. Que é isto? É nosso búfalo americano. Claro. Veja, aí está ele, “dois chifres semelhantes aos de um cordeiro.” Mas então que fez ele? Ele tinha liberdade de religião, primeiro; ele atuava como um cordeiro, ele falava como um cordeiro. Mas, recorde, ele nunca se tornou um velho carneiro. Ele era um cordeiro. Este país tem só cento e cinqüenta anos de idade, vocês sabem, apenas um cordeiro.

…e então falava como o dragão.

E exercia todo o poder da primeira besta na sua presença (o dragão vermelho) e faz que todos os que estavam na terra e que habitam na terra adorem a… besta, cuja chaga mortal fora curada. (Veja!)

E – e faz grandes sinais, de maneira que até um fogo faz descer do céu. (A bomba atômica, e de hidrogênio; uma nação astuta, inteligente, e assim por diante, enganando as nações através destas coisas.)

161 Estes Estados Unidos chegarão a um tempo quando igreja e estado se unirão. E os protestantes e os católicos juntarão suas coisas, para combater os comunistas. E isto está operando exatamente de acordo com o que Deus disse aqui.

162 E vocês, protestantes ali deitados, profundamente adormecidos, lendo um romance ao invés de sua Bíblia! Fora, perambulando em algum lugar, em algum tipo de festa, ao invés de uma reunião de oração em algum lugar; contendendo entre si acerca de coisas fúteis que não têm essa importância. [O irmão Branham estala os dedos – Ed.] Vocês deviam estar de joelhos em algum lugar, se sabem o que a Eternidade significa.

163 Note, quando, o rei Nabucodonozor, lá no princípio, quando a era gentia foi introduzida. Observemos como ela entrou. E a maneira como ela entrou, você verá que sai da mesma maneira. Sabemos que existe um começo do tempo da graça para os gentios, e um fim do tempo. Está certo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]

164 Agora observe, quando o rei Nabucodonozor… quando Daniel foi enviado para lá, um talentoso profeta, quando todo o restante dos judeus praticamente tinha se submetido e estava se inclinando perante os romanos… ou os babilônicos. Mas houve três, quatro homens; três (Sadraque, Mesaque e Abedenego), e Daniel, os quais propuseram no coração que serviriam a Deus. E então quando eles lançaram Sadraque, e os demais, na… E Daniel tinha se tornado um grande homem, e diante do rei Nabucodonozor e Belsazar, e assim por diante. Quando ele se tornou um grande homem, agora observe, o rei Nabucodonozor fez uma imagem de ouro e a erigiu no campo, e disse que todos teriam de se inclinar àquela imagem.

165 Você já notou a inocência disto, de quem era aquela imagem? Era de Daniel, a imagem de um homem. E não disse ele: “O espírito dos deuses,” pagão? E como nós somos hoje, temos três ou quatro deles. “O espírito dos deuses vive nele,” e fizeram uma imagem de Daniel. E ele disse: “Qualquer que não se prostrar a essa imagem será lançado dentro do forno de fogo ardente.” Você notou, Daniel está fora de cena nessa ocasião. Entendem o que quero dizer? “E qualquer que não quisesse se prostrar a essa imagem seria despedaçado, ou lançado na cova dos leões, ou queimado no forno de fogo ardente, ou algo assim, uma punição.”

166 É assim que a dispensação gentia começa, com uma forma pagã de adoração religiosa, com uma perseguição para fazê-los prostrar-se a isto. E a Bíblia prediz que ela terminará da mesma maneira, “um santo Homem,” Jesus Cristo; uma imagem a Ele, para adorá-la, e assim por diante.

167 Lembre-se, no livro dos mártires de Fox, eles colocavam um crucifixo diante deles, colocavam um boi amarrado a cada um dos braços assim, e diziam… Se você não renunciar, renunciar ao protestantismo, e tornar-se católico e “beijar o crucifixo.” Eles faziam um boi andar em uma direção, e um na outra, e os rasgavam em dois. Eles os queimaram nas estacas. Eles fizeram de tudo. Estive nas velhas catacumbas; sei do que estou falando. E, veja, isso, isso mesmo. E ali estão eles enterrados. E note como eles passaram pelos dias de martírio antes de Martinho Lutero. De acordo com a Bíblia, também.

168 Agora notem bem agora novamente. Agora quero que notem uma grande coisa. Como é que aquele reino babilônico se fragmentou? Uma noite quando eles foram e apanharam os vasos santos de Deus, e começaram a beber vinho neles; começaram a ter uma grande diversão, e levaram um bando de mulheres lá, concubinas, e estavam dançando e fazendo folia, e divertindo-se. Certo? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.] Nessa ocasião apareceu uma escritura na parede: “Mene, Mene, Tequel, Parsim.” Certo? [“Amém.”] E eles foram e chamaram todos os seus caldeus, seus homens de talento, os membros mornos das igrejas, e nenhum deles podiam lê-la. Isso mesmo.

169 Mas tinham um homem lá que podia ler línguas estranhas, aleluia, podia interpretá-las. Está vendo o que quero dizer? Ele podia interpretar línguas estranhas. Foi assim que saiu.

170 É assim que está saindo agora, com o poder do Espírito Santo em um povo que está cheio com o batismo do Espírito Santo, que tem poder e sinais e maravilhas. Lá vai a Igreja gentia. Lá está o remanescente.

171 É assim que entra, é assim que sai, exatamente, uma reverência e uma submissão forçada a uma religião meio pagã. E Deus agindo na hora crucial e escrevendo em línguas estranhas, e o homem interpretando-as. Ele podia interpretar. Ele não conhecia aquela língua; ninguém mais a conhecia. Mas ele tinha o mesmo Espírito Santo, que deixou-o interpretá-las, que é o mesmo Espírito Santo na Igreja hoje.

172 Vocês O chamam “fanatismo.” Admito que têm bastante disto. Mas, irmão, existe um verdadeiro ali, também. Isso mesmo, um verdadeiro ali também. O Diabo lança toda imitação que pode, bem no caminho, para confundi-lo. E se você não pensa de Deus mais do que sentar e ler sua Bíblia, e orar e fazer petições a Deus, então isto mostra que você não está muito interessado em sua alma.

173 Mova-se diretamente para lá e diga: “Deus, não me importa quantas velhas iscas para corvo Tu coloques lá. Vejo que Tua Bíblia diz isto, e estou determinado!” Isso mesmo. “Tu me prometeste isto, a semente de Abraão.”

174 Se Deus o chamou, você virá a Isto; mas se não, não me importa quão religioso você seja, você está perdido; isso é tudo, você não pode vir. Ninguém pode, a não ser que Ele o tenha chamado. E Ele não está querendo que ninguém se perca, mas muitos de vocês se perderão porque vocês estão despreocupados demais acerca Disto.

175 E vocês irão por aí e verão algo que parece ser um pouco fanático, com um pouco de sombra: “Bem, o Doutor Fulano de Tal disse tal e tal coisa, e assim por diante.” E então você anda por aí e blasfema do Espírito Santo, você sabe que é isso mesmo, e isto nunca será perdoado.

176 Você vai ver em alguns minutos o que a marca do Diabo é, o que o – o selo do Diabo é, a marca da besta. “Todo aquele que falar algo contra o Espírito Santo, isto nunca lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro.” Observe aquela primeira igreja, o que eles fizeram. Observe a este respeito, a segunda igreja! Você poderia selar-se a si mesmo para fora do Reino de Deus, e para dentro do Diabo; até onde “não há perdão, neste mundo, nem no vindouro.” Certamente. Assim, tome cuidado, caminhe reverentemente. Tome cuidado com o que você faz, porque você não sabe o que acontecerá.

177 Agora, vemos tudo isto agora se amontoando. Tenho vinte minutos. Quero que abra comigo no capítulo 17, Apocalipse, para terminar só em alguns momentos. Agora vamos pegar o caminho de casa. Ouça com atenção. Leia comigo. Abra sua Bíblia e prepare-se para ler. Isto deve selar o assunto.

178 Lembre-se, existem duas marcas; uma é apostasia, a outra é o Espírito Santo. Uma é a marca do Diabo.

179 Lembre-se, eu disse isto, que a igreja católica primitiva… Agora, povo católico, sente-se reverentemente por alguns minutos. A igreja católica primitiva formou sua própria opinião acerca da coisa. Eles tinham uma falsa doutrina, da santa eucaristia, de tomar uma hóstia ao invés do batismo do Espírito.

180 Os protestantes adotam aperto de mãos, ou fazer uma promessa; ambos estão errados, de acordo com a Palavra de Deus. Esta é a planta da construção. Eles vêm e batizam, “Pai, Filho, Espírito Santo,” onde não houve nenhum momento em que alguém alguma vez tenha sido batizado desse jeito; o qual é sem nenhuma dúvida um batismo pagão, católico. E eles admitem isto, e dizem: “Vocês protestantes se sujeitam ao nosso batismo.”

Eu disse: “Por que vocês fazem isto?”

181 Disse: “A igreja católica tem poder para mudar qualquer Escritura que queira.”

Eu disse: “Isso é mentira.”

Ele disse: “Por que vocês se sujeitam a isto então?”

182 Ah, então vocês se calam. Não eu! Eu não creio nisto. Esta é a Palavra de Deus. Isso mesmo. Se as pessoas quiserem seguir, elas terão de ir sozinhas. Tenho de dizer a Verdade. Isso mesmo.

183 Note, então eles saíram com todas estas outras coisas, a igreja, aderiram ao seu velho catecismo e a todas aquelas coisas ali. Que monte de tolices e bobagens! E isto fez nascer bilhões de infiéis, e frios formais…

184 Isto era do Diabo, no princípio. E posso provar-lhe que a Bíblia diz aqui: “Toda a terra se admirou após o poder desta besta; que era, e já não é, mas que virá.” Como poderia ser isto, “era, e não é”? Disse: “A terra toda se admirou após ela.”

185 Quando a Roma pagã tornou-se a Roma papal, ela nunca cessou. O sistema do romanismo cessou; quando um novo rei entrava, ele simplesmente estabelecia uma nova ordem. Mas quando entrou na Roma pagã, através da igreja católica, através do papado, isto nunca cessa. Se um papa morre, eles elegem outro; um papa morre, eles levantam outro. “A besta que era, e já não é, mas que virá; que já não é, mas que virá; Que… e vai à perdição.” ASSIM DIZ O ESPIRITO SANTO, através das Escrituras.

186 Agora, ouçam: “E veio um…” Todos vocês observem agora, o capítulo 17.

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças (isso são as últimas taças, que são derramadas) e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas.

187 Observe Apocalipse 12. Aquela era uma mulher virgem. Ela era uma verdadeira dama. Quão bela se encontrava!

188 Mas aqui está urna chamada prostituta, “p – r – o – s – t – i – t – u – t – a,” quer dizer uma in-… Que é isso? Idolatremos isto… ou, analisemos isto.

189 Desculpem-me. Estou indo rápido demais. Estava pensando que tinha quinze minutos. Vou ficar mais uma hora então, portanto, fiquem calmos. [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]

190 Veja. Muito bem. Veja, analisemos isto. Ela era uma mulher indecente. Que é uma prostituta? Detesto dizer a palavra, mas está escrita aqui na Bíblia. É uma mulher que professa ser uma boa mulher, e comete adultério com outros homens. Agora, se uma mulher representa a igreja, então esta é uma igreja que professa ser cristã, e comete adultério com outras coisas. Certo?

191 “E ela está assentada sobre muitas águas; grande quantidade e multidões de povos.” Leia o… por volta do versículo 15 e você verá isso, veja. Ou o 17, mais ou menos aí. Chegaremos a isto em um minuto. “A mulher que está assentada sobre muitas águas; a prostituta.” Que coisa! Agora se tivéssemos dias e dias, eu poderia tomar aquela mulher e seguir seu rastro desde Caim até a Vinda do Senhor Jesus, e provar para vocês que ela foi a primeira a organizar uma igreja. Ela é a mãe da organização. Observe: “E a mulher que está assentada sobre muitas águas. Sobre, assentada sobre muitas águas.”

Agora o versículo 2.

…a qual se prostituíram os (r – e – i – s) reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

192 Em outras palavras, ela está professando ser uma igreja cristã; elevada, formosa. Observe como ela está vestida, em alguns minutos, com pérolas e ouro e pedras preciosas. Eles dizem: “Quem é como ela?”

193 E ela tinha um cálice na mão, cheio do “vinho da sua prostituição,” sua imundícia, sua doutrina com que ela estava causando que os reis, oh, apenas fazer uma pequena oração e tirá-lo do purgatório através de oração,” e todas estas coisas. É isto. Aí está. Essa é a Palavra de Deus que estou lendo. Veja: “E levou-me em…” Agora vejamos, e preparou vinho… Isso mesmo, esse versículo 3 agora. Muito bem.

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta cor… escarlate,… (“Escarlate,” rica, a igreja mais rica do mundo.)

194 Eles clamam aqui: “Quem poderá batalhar contra ela?” Há um homem no mundo, somente um homem no mundo, de todo o mundo, que tem poder como foi na visão do rei Nabucodonozor. Aqueles dez dedos se estendem a todo… Aquele veio de ferro romano se estende a toda nação no mundo. Não há outro homem no mundo que tenha a palavra de comando que o papa de Roma tem. O presidente Eisenhower pode falar nos Estados Unidos, e isto é lei; mas existem outras nações nas quais ele pode falar, e isto não é nada. Mas a hierarquia católica pode falar em Roma, e todas as nações lhe atenderão. Isso mesmo. Ali está ele. Agora vamos ver onde ele está, e ver se esse é ele ou não, ver se ele está corretamente retratado aqui. Muito bem.

…e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, (rica), que estava cheia de nomes de blasfêmia…

195 Falso batismo; falsa economia; guiando cegamente o povo, dizendo-lhes que eles podem simplesmente vir à igreja, fazer sua confissão, e assim por diante, rezar uma “Ave-Maria,” fazer uma penitência. Ignorância! Absurdo! Não entendo como é que pessoas, boas mentes civilizadas, poderiam crer em tais coisas.

…e tinha sete cabeças…

196 Aí está novamente, este mesmo demônio que está em derredor, o dragão vermelho, a besta e tudo mais, tem “sete cabeças; dez chifres.”

197 “E a mulher,” a mulher, agora, a igreja. Agora, a besta é o “poder” que ela tinha, a igreja católica romana, porém o poder católico romano. Mas, aqui está a igreja falando agora.

E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas, e tinha na mão um cálice de ouro cheio da abominação e da imundícia da sua prostituição.

198 Aí está ela; e alguma igreja que você conhece. Não é? Tem de estar aí; ela está retratada. Apenas continuemos lendo e veremos quem ela é.

E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E A ABOMINAÇÃO DA TERRA.

199 Muito bem, protestantes, aqui é onde vocês ficam em situação difícil. Vocês admitem que ela é uma prostituta, mas ela era a “MÃE” (de quê, de filhos?) “DE MERETRIZES.” Seriam mulheres. Certo? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.] Seriam igrejas, então. Certo? [“Amém.”] Ela é a igreja mãe então. Não é? [“Amém.”] De onde veio Martinho Lutero? Catolicismo. De onde foram todos estes chocados? Catolicismo, trazendo sua mesma doutrina, e vocês se submetem a ela.

200 Agora, a mulher mais vulgar de Jeffersonville pode dar à luz uma boa e leal jovem virgem, isso mesmo, e ela pode caminhar com retidão, se ela quiser. E assim pode a igreja luterana, a metodista, a batista, a presbiteriana, e assim por diante; elas caminharam com retidão por um certo tempo, quando seus – quando seus fundadores estavam ali pregando-lhes o Evangelho. Mas agora eles vão a shows, danças, televisão, fumam, fazem tudo o mais, (vocês sabem que é a verdade!), ficam em casa aos domingos. Que é isto? Porque sua meretriz está atuando como sua mamãe Exatamente. Exatamente.

201 Agora vamos ver qual é seu verdadeiro caráter. A Bíblia diz que ela era “A MÃE DE MERETRIZES.” E todos sabem que essa era a Roma pagã, ou Sra. Roma papal, a igreja católica. Em um minuto, vou mostrar-lhes, colocá-la posicionalmente na terra, exatamente onde ela estará assentada. Isso mesmo. Onde ela está e quem ela é, a Bíblia o declara. Não eu; a Bíblia! E disse que ela deu à luz muitas igrejas filhas após si. Muito bem, agora, metodista, e batista, e luterana, e assim por diante. Vocês vêem aonde se chega, uma “MÃE DE MERETRIZES.” Elas viveram corretamente, mas quando a Luz começa a brilhar…

202 É como um bando de baratas em época de verão. Acenda a luz, na estrada onde uma barata está comendo numa velha espiga de milho ou alguma outra coisa deste gênero; e direcione a luz sobre isto e observe-as procurarem abrigo tão rápido quanto possam.

203 Pregue o Evangelho, ou o batismo do Espírito Santo, a muitas destas velhas, formais e ímpias igrejas, e observe – as. “Não cremos em tal coisa. Não creio em nenhuma…” Por quê? Você sabe o que você é, no princípio. Isso mesmo. Exatamente correto.

204 Não estou dizendo nada contra sua igreja; irmão, você tem pessoas ali que são jóias. Não estou dizendo nada contra o povo católico. Amo o povo católico do mesmo modo como amo o povo do Tabernáculo Branham. Não é com você, amigo, que estou tentando ralhar. Não é com você, metodista, e batista e Tabernáculo Branham. Não é com você que estou ralhando. É com o pecado que você está deixando o Diabo colocar sobre você! Apenas porque vai à igreja, você pensa que é salvo. Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino.” E quando você recebe o batismo do Espírito Santo, “estes sinais seguirão aos que crerem.” Isso é ter os ombros retos, irmão, mas no Ombro reto da Bíblia. Jesus nunca disse: “Talvez estes sinais sigam alguns.” Ele disse: “Eles os seguirão.”

Oh, eles dizem: “Agora, eu creio que isso foi para os apóstolos. Eu creio que houve somente uma etapa de apóstolos, e isso foi lá atrás no princípio.”

205 E a própria lição que aprendemos ontem à noite, “Ele tinha sete estrelas em Sua mão.” E cada estrela devia ser dada a cada era da igreja para ser uma Luz, certo; do mesmo modo como há um apóstolo lá, há um apóstolo lá, e há um apóstolo lá, e um apóstolo lá; “os quais são sete Espíritos,” no começo da nossa lição, “que se acham perante Deus, para serem enviados às Sete Eras da Igreja.”

206 Oh, irmão, você poderia andar por aí com alguma pequena doutrina batista ou metodista, e passar impune com isto; mas olhe para isto, do ponto de vista da Bíblia, uma vez. Isso mesmo. Amém. Sinto-me um tanto religioso agora mesmo. Amém. Sim, senhor. Veja. Irmão, aí está. Isto está esfolando; mas qualquer surra, não lhe faz bem algum…

207 Mamãe, sentada ali atrás, ela costumava me fazer tomar óleo de castor. Éramos crianças. Tínhamos de comer bolo de fubá e feijão, todos os dias da semana, e domingo, também. De qualquer maneira, eu tinha de tomar um bocado de remédio. Sábado à noite, ela sempre me fazia tomar óleo de castor. E no sábado à noite, eu segurava o nariz, assim, não estou dizendo isto como piada. Eu segurava o nariz, eu dizia: “Mamãe, simplesmente não consigo tomar isto. Isto me deixa tão enfermo.”

Ela dizia: “Se isto não o deixa enfermo, não lhe faz bem algum.”

208 Assim é Isto. [O irmão Branham agora dá uns tapinhas em sua Bíblia-Ed.] Isto o estimula! Isto fará que seus-seus órgãos digestivos trabalhem certo, de modo que você possa realmente digerir o Evangelho completo.

209 Os luteranos vieram com justificação. Ora, eles estavam apenas… Organizaram tudo isto: “Sim, senhor, nós somos a igreja!”

210 João Wesley viu a santificação. Ele disse: “Vejo que isto é diferente.” E disse: “Isso está bem, Lutero, mas isto é assim.” Que era ele? Lutero foi a estrela de sua era, mas aqui está Wesley. Muito bem.

211 Agora, então, todos os luteranos voltaram para a prateleira, porque esqueceram o… não… Agora, não todos os… Quero dizer a igreja luterana. Os luteranos ainda têm bons homens, cheios do Espírito Santo. Isso mesmo. Mas agora todos eles voltaram para a igreja, naquela era. Muito bem.

Aqui vem Wesley. Ele os levou através de sua era.

212 Então, logo então, vem… Depois da era Wesleyana, vieram os pentecostais. E eles receberam o Espírito Santo, falando em línguas.

213 Que coisa, os metodistas, e os nazarenos, e os da santidade, dizem: “Oh, isto é do Diabo.” E estão vendo o que vocês fizeram? Vocês blasfemaram do Espírito Santo. E estão vendo onde vocês estão hoje? Isso mesmo. Vocês, exatamente o que vocês fizeram. Sem dúvida, vocês blasfemaram. E vocês falharam em caminhar na Luz.

214 E agora vocês pentecostais tornaram-se tão mornos, esta Era da Igreja de Laodicéia, que Deus os está vomitando de Sua boca. Isso mesmo. Exatamente isso.

215 Você diz: “O senhor crê em falar em línguas?” Sim, senhor. “O senhor já falou em línguas?” Sim, senhor. Louvo a Deus por isto. Sim, senhor. Já falei em línguas várias vezes. E creio que isto é o poder de Deus. Sim. Não creio que a evidência inicial, agora, seja falar em línguas. Mas creio que há um Poder de Deus que o faz falar em línguas, e sinais e maravilhas o seguirem. Sim, senhor.

216 E então o Diabo colocou um velho espantalho ali, alguém que escarneceu e atuou como se tivesse o Espírito Santo. E todos vocês peregrinos da santidade, e santidade, e nazarenos, e todos vocês, olharam para trás e disseram: “Oh, não quero nada Disso. Oh!”

217 Oh, misericórdia! Se você tivesse recebido o Espírito Santo, ou uma parte de Deus no coração, santificado como você deveria ser, você teria reconhecido que isso é o poder de Deus. Não disse Jesus: “Se tivésseis conhecido Moisés, teríeis conhecido a Mim também”? Claro. Se a santificação é a parte do Espírito Santo que o limpou e santificou; se você O tem, você reconhecerá o resto Dele quando vier.

218 Esta mão reconhece esta mão. Esta cabeça reconhece este pé. Ele é uma parte do corpo.

219 E a Bíblia diz que há nove dons espirituais: Profetas, mestres, evangelistas, e pro-… assim por diante; e – e interpretação de línguas, falar em línguas, cura divina. Isto reconhecerá cada pedacinho Disto.

220 Oh, você congelou por completo: “Não quero ter nada que ver com Isso.” Ufa! Está ficando quente por aqui, não está? Essa é a verdade. Por quê? Por quê? Vocês foram organizados. Sua igreja disse assim, e essa é a razão porque você não pode fazê-lo. [O irmão Branham bateu no púlpito várias vezes-Ed.]

221 Mas muitos de vocês metodistas saíram e receberam o Espírito Santo. Muitos de vocês batistas saíram e receberam o Espírito Santo. Sim, senhor. Vocês, e muitos de vocês da santidade saíram e receberam o Espírito Santo. Sim. Por quê? Vocês não se importaram com o que a igreja dizia. Vocês caminharam na Luz. Amém. Vocês não se importaram com o que aconteceu. Vocês reconheceram que isto era do Senhor, e simplesmente caminharam Nisto.

222 Deixem que a velha – deixem que a velha senhora fique lá atrás, sua velha mamãe. Ela está atuando como sua mãe lá atrás, uma meretriz. Ela se organizou. Esse é o princípio, propriamente dito, do começo do problema, quando a igreja católica se organizou. Então a igreja luterana se organizou depois dela. Então a igreja metodista se organizou depois dela. Então a igreja batista se organizou. E agora há seiscentas e noventa e seis diferentes organizações. E os pentecostais fizeram a mesma coisa!

223 Glória! Qual é o problema? Deus está provando que Ele não está em uma organização. Ele está no Espírito, o Espírito Santo. Aleluia! Aleluia! Sim, senhor.

224 Ele não se importa com qual seja sua organização. Isto é bobagem. Isto se conectou com o catolicismo e voltou para ela, e ficou nela, e você recebe essa mesma marca que ela tem. Não disse o anjo: “Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e Eu vos receberei”? “Não toqueis suas coisas imundas, e Eu vos receberei,” o Espírito Santo falando.

225 “E todo aquele que receber a marca da besta, ou a letra do seu nome.” Gostaria que tivéssemos tempo para entrar nisso; meu tempo está esgotado. Qual é a letra do seu nome? Protestantismo. “Façamos uma imagem à semelhança dela. Façamos uma organização. Nossa igreja é simplesmente tão grande quanto a igreja católica.” Eles se apropriaram de todas estas coisas. “Eles tinham grandes igrejas, e nós temos, também. Temos simplesmente tanto da gente de classe da cidade, em nossa igreja, como eles têm na deles. Façamos uma imagem à besta.” E o que a Bíblia diz, ela é uma “MERETRIZ,” e isso é uma “PROSTITUTA,” através de organização.

226 Mas a Igreja do Deus vivo é livre. “Aquele que o Filho libertou é verdadeiramente livre.” Saia disto! Seja cheio do Espírito de Deus.

Nações estão ruindo, Israel está despertando,
Os sinais que a Bíblia predisse;
Os dias dos gentios estão contados,
Sobrecarregados de angústias;
“Retorna, ó disperso, ao que é teu.”

O dia da redenção está próximo,
Os corações dos homens estão falhando de medo;
Sede cheios do Espírito de Deus, vossas
lâmpadas preparadas e limpas,
Olhai para cima, a vossa redenção está próxima! Amém.

227 Como as coisas estão acontecendo! Ele disse, nos últimos dias: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino,” assentados juntos em lugares celestes.

228 E você, metodista, batista, presbiteriano, que zombou dos pentecostais…

229 E, eu digo, os pentecostais estão precisando de uma boa surra do antiquado Evangelho, porque se organizam. As próprias assembléias de Deus se uniram à-a maior dentre as pentecostais, se filiaram à liga de igrejas, igualmente tão formais e indiferentes. E o pior que eu já vi o Espírito Santo ser tratado, praticamente, foi por um pregador pentecostal. Portanto, não pense que porque você pertence à igreja pentecostal, você é salvo.

230 Você só é salvo quando é verdadeiramente batizado com o Espírito de Deus, pelo Espírito Santo, unido a Ele no Poder de Sua ressurreição, seguindo em frente com sinais e maravilhas, seguindo esse Espírito Santo por onde quer que Ele vá. Os sinais seguiram os profetas. Os sinais seguiram Jesus Cristo. Os sinais seguiram os apóstolos. Ele disse: “Estes sinais os seguirão,” até que Ele retorne.

“É assim que Isso diz, irmão Branham?”

231 “Ide por todo o mundo e pregai este Poder e demonstração a todas as nações.” E faltam dois terços, ainda, que nunca ouviram Disto. “E estes sinais os seguirão.” A eles! “Todas as nações!”

232 Glória! Ufa! Oh, que coisa! Talvez vocês venham a pensar que estou louco. Irmão, eu lhe digo, amo esta boa religião do tempo antigo. Sim, senhor, ancora você em Cristo!

233 Agora você está vendo qual é a marca da besta? É a marca da apostasia. É uma pessoa que é um… somente pensa, que: “Bem, eu pertenço à igreja, e sou simplesmente tão bom quanto os demais. Não pertenço eu a esta igreja?” E você faz idéia, de onde a organização de sua igreja, da qual você está dependendo, de onde ela procede? Você faz idéia?

234 A Bíblia diz: “Aquele que adora a besta, recebe sua marca, ou a letra do seu nome,” agora observe, “na testa ou na mão,” isso é conhecimento ou obras. Isso não quer dizer que você recebe uma grande tatuagem em sua face. Não tem de ser isso. Não está falando do exterior. Está falando do espiritual.

235 E observe-o e veja o que ele sabe acerca da Escritura. Ouça-o e veja aonde ele vai. “Se alguém não tem esta Doutrina, não há Luz nele,” diz a Bíblia. Está vendo? Está vendo? Observe aonde ele vai. Observe o que ele faz.

236 Ele diz: “Bem, eu – eu pertenço. Sou protestante. Sim, senhor. Eu – eu pertenço a esta certa igreja. Sim senhor.” E aos domingos você quase que só tem suficiente respeito por isto como para entrar e se esconder da chuva. Ele vai, ao invés de ir à reunião de igreja, e se sentam e assistem televisão. Ele sai aqui e se comporta de maneira repreensível, e age como o resto do mundo, e ainda assim ele pertence à igreja. Recorde, essa é a marca do pecado.

237 Agora leiamos até um pouco mais adiante, rapidamente, e então eu encerrarei. Ultrapassamos o tempo. Leiamos agora o versículo 6.

E vi a mulher agora (a igreja) estava embriagada do sangue dos santos,…

238 “Embriagada do sangue dos santos.” Você sabe, a Bíblia diz, que quando ela foi destruída, que todo mortal que morreu, na terra, a culpa foi achada na igreja católica. Exatamente, no princípio.

…e do sangue das testemunhas de Jesus. E… (João falando agora)… E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

239 João disse! Agora vamos dar uma olhada aqui. João disse: “Olhei para ela; ela era tão linda, uma encantadora e grande igreja. Ela tinha um monte de igrejas que tinham nascido dela, ‘mãe de meretrizes.’ E olhei lá no passado, e como podia aquela mulher… Ela estava anunciando essa falsa doutrina, fazendo com que todos os reis e grandes homens ficassem embriagados com isto. E aqui suas filhas estão fazendo a mesma coisa. Mas, olhei para ela; ela era tão linda!”

240 Um lugar na Escritura diz: “Estou assentada como rainha e de nada tenho falta.” Estão vendo?

241 E então ele, João, disse: “Eu a admirei. Olhei para ela, e olhei com grande admiração. Eu a admirei.”

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi… Eu te direi o mistério da mulher, e… da besta que a traz, a qual tem… sete cabeças e dez chifres.

242 Agora vejamos se estávamos certos. Se acertamos quanto ao catolicismo, então vocês sabem que o protestantismo o está seguindo. Assim você tem… Você, você tem inteligência suficiente para saber disso, veja. Observe.

A besta a qual viste foi… e já não é; e é…

243 “A besta.” Agora observe. Agora você notará aqui, diz quantos reis havia; como caiu, um há de vir.

… e há de subir do abismo…

244 Não na Bíblia! Isto foi feito a partir de um monte de superstições. Não existe fundamento nisto. De onde vocês tomam o “purgatório”? De onde vocês tomam este “não comer carne,” e “o sacerdote não se casar,” e todas estas outras coisas que fazem, “confissões”? De onde vocês tomam isso? Não há nenhum lugar em parte alguma onde encontrá-lo. Isto procede do inferno. A Bíblia diz que sim. Isto procede, a besta, o poder, a doutrina que ela tem, “procede do abismo.”

… e irá à perdição…

245 Onde é “a perdição”? O inferno. Volta diretamente para o lugar de onde veio.

… e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro… desde a fundação do mundo) se admirarão quando viram a besta que era… já não é, mas que virá.

246 Agora, as igrejas protestantes dizem: “Bem, como pode ser, quando eles dizem: ‘Creio em Jesus Cristo. Ele é meu salvador pessoal’?” O Diabo também crê, irmão.

247 Tem de ser uma regeneração, um novo Nascimento, nascer de novo. E quando você nasce de novo, seu nome é colocado no Livro da Vida do Cordeiro.

248 Você diz: “Freqüentemente tenho pensado. Bem, ora, não sou eu tão bom quanto os outros? Não sou eu tão bom quanto um monte de vocês, santos roladores imbecis? Sou igualmente inteligente. Eu os tenho em… tenho diplomas. Estudei em uma universidade. Venho de uma boa família. Meus parentes eram membros de igreja, antes de mim. Não sou eu tão bom quanto vocês?”

249 Disse: “O mundo inteiro,” protestantes e todos, “se admiraram,” todos exceto aqueles cujos nomes estavam escritos no Livro.

250 Por que nomes foram escritos? Eles são a Semente de Abraão, “e são herdeiros de acordo com a promessa, eleitos antes da fundação do mundo.” É por isso que eles não se admiram. Note aqui, agora observe o que ele disse. Observe estes no Livro da Vida do Cordeiro.

Aqui há sentido, que tem sabedoria.

251 Agora quero perguntar-lhes algo. É sabedoria um dos dons do Espírito Santo? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.] É isso mesmo? Quantos crêem que a Bíblia, Primeira Coríntios 12, ensina que os dons e tudo na igreja, é sabedoria, vejamos, um dos dons? [“Amém.”] Bem, como se poderia dizer que não há o falar em línguas então? Como se diz que não há interpretação de línguas? Como se poderia dizer, que não há cura divina? Porque o mesmo corpo… Se eu sou um corpo, tenho uma mão neste lado, e mão neste lado, e um pé ali; como se pode dizer que a mão é, e não o pé? Você não ouviu o que Paulo disse?

252 Agora observe, ele está falando nos últimos dias, diretamente ao Corpo, disse: “Aqui é para aquele que tem sabedoria.” Oh, eu gosto disto. Oh, que coisa! Aqui está o que irá chocá-lo. Ouça isto. Muito bem. “Aqui está a mente que tem sabedoria.” Se aqueles dons do Espírito Santo não desceram para toda a era, por que ele disse isto para os últimos dias então? Se não haverá dons na igreja, nos últimos dias, por que ele dirigiu isto aos últimos dias então? “Aqui é para aquele que tem sabedoria.”

… As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

253 Quantos montes? Quantas cidades no mundo, todavia, onde uma igreja se assenta sobre sete montes? Somente uma. Onde é? A Cidade do Vaticano em Roma. Certo? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.] A Bíblia diz que esta horrível meretriz que fez que o mundo inteiro cometesse fornicações, e deu à luz um monte de pequenas filhas para ensinarem acerca da mesma coisa que ela fez; elas não eram tão más quanto ela, mas eram meretrizes. Ensinou-lhes a mesma coisa. Disse: “O princípio disso será uma mulher,” ou uma igreja, “assentada sobre sete montes” em Roma. Tenho procurado ao redor de todo o mundo; diga-me onde está, “uma igreja assentada sobre sete montes.” Agora estou lendo isto na Bíblia.

E são também sete reis; cinco já caíram,…

254 Se tomássemos a história, e voltássemos e mostrássemos isto, onde os reis tinham caído, em Roma, desde o reino babilônico.

… um existe (Nero), e um está para vir; e… convém que dure um pouco de tempo (cerca de seis meses) quando ele vier.

255 É a besta…” Uh! Olhe para isto. Agora o poder vai tomar o lugar do pagão.

E a besta, que era e já não é, é ela também o oitavo, (agora observe) e é dos sete,…

256 Todos vocês sabem o terrível rei que ele foi. Ele pren-… Ele amarrou sua mãe a uma boléia atada a um cavalo e arrastou-a através das ruas, e incendiou a cidade, e tocou violino em cima do monte. Esse é o mesmo tipo de espírito que está dominando a igreja que se estabelece no lugar do pagão. “O oitavo, o qual é dos sete. E então ele é, e já não é; e é, e já não é; e é, e já não é,” continuamente.

…e vai à perdição.

257 Diretamente até o tempo da Vinda do Senhor, e ele é lançado no inferno.

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam reinos, mas receberão o poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

258 Se tão-somente tivéssemos… “Ainda não receberam poder.” Eles não são reis. Eles não tinham… Eles não podem. Os chifres não tinham coroas. “Eles receberam poder de reis.” Que é isto? Ditadores; não reis coroados. Ditadores! Oh, que coisa!

259 Agora, oh, quando leio isto, algumas vezes meu coração salta de alegria, muito bem, quando penso como estamos vivendo aqui no último dia.

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão o poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

Estes têm um mesmo intento e entregarão o seu poder e autoridade à besta,

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá,…

260 Aí vem a Batalha do Armagedom; pronto para o Milênio.

… porque é o Senhor dos senhores, e o Rei dos reis;… (não fique chocado)… e aqueles que estão com Ele são chamados, os eleitos,…

261 Não você; Ele venceu. Você que tem o Espírito Santo, você devia gritar a vitória. Deus o escolheu antes da fundação do mundo. Se você não pode ver a Luz do Evangelho, é porque você – você está simplesmente cego.

… eleitos e fiéis.

E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

262 Em outras palavras, esta mulher assentada aqui, a igreja, vai anunciar sua doutrina a todo povo, multidão, e língua. Aí está ela. Ela tinha domínio sobre eles. Ela está assentada sobre eles, o poder dominando-os. Ela está assentada sobre sete montes, vestida de escarlata, ornada com o que há de mais rico no mundo. Aí está ela.

E os dez chifres que viste na besta são os que…

263 Observe agora, você está penetrando nos poderes do comunismo.

… estes aborrecerão a prostituta, e a porão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

Porque Deus tem posto em seu coração que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que as Palavras de Deus… se cumpram.

264 Aleluia! “O céu e a terra passarão, mas a Palavra de Deus nunca passará.” Veja!

… a mulher que viste. . .

… a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

265 Mostre-me uma cidade no mundo que esteja reinando sobre os reis da terra, de todos os modos que você queira, com exceção da hierarquia católica em Roma, assentada sobre sete montes. Nenhuma cidade, e nunca houve, e nunca haverá; com exceção da Nova Cidade que vem do Céu. Isso mesmo.

266 Agora, só um minuto. Quero mostrar-lhe isto novamente, de modo que o Senhor possa atentar e abençoar-nos juntamente enquanto o lemos. Muito bem. Observe aqui agora, estou lendo o capítulo 13. Estou começando no versículo 15.

E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem…

267 Isto é nos Estados Unidos, o qual vimos subir, veja você, uma imagem.

… para que também a imagem da besta falasse e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. (Esse é o boicote.)

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa,

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

268 Agora observe, agora, com atenção agora, com bastante atenção, antes que encerremos. O versículo 18. Ouça.

Aqui há sabedoria.

269 Está vendo o Espírito Santo chamando de volta os crentes do último dia? Aquele pequeno grupo ali, falando, chamando o pequeno grupo neste dia: “Aqui é para aquele que tem sabedoria na igreja. Que ele entenda isto.”

… Aquele que tem entendimento calcule os números da besta, porque é número de homem (não uma nação) um homem; e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

270 E exatamente sobre a Cidade do Vaticano… Não me diga que não; tenho Os Fatos da Nossa Fé, e tudo o mais, veja. Sobre a Cidade do Vaticano, e o papa se apresenta como “o vigário do Filho de Deus.” Tenho amigos católicos sentados bem aqui, que foram católicos, estão sentados aqui e sabem que essa é a verdade. Meus parentes, talvez, antes de mim, foram católicos, também. Está vendo?

271 Eles chamaram São Patrício de católico, e ele nunca foi católico. Disseram que Joana d’Arc foi uma santa; e os sacerdotes a queimaram como feiticeira. Não admira que Jesus tenha dito: “Vocês caiam os sepulcros dos profetas, e vocês os colocam ali, vocês, paredes caiadas.” Isso mesmo.

272 Observe, é o número de um homem. E por cima do papa de Roma, está escrito: “VICARIVS FILII DEI.” Está escrito em caracteres romanos. Simplesmente escreva isto você mesmo, amanhã. V, I, C, I, R, oh, apenas deixe isto em caracteres romanos, e trace uma linha e some isto, e veja o que você obtém; seiscentos e sessenta e seis. Onde ele está assentado? “Sobre sete montes.”

273 E dali veio a organização da religião, que ensinava dogmas ao invés da Bíblia. E os protestantes irromperam disto, e estão fazendo exatamente a mesma coisa que eles, porque Isto disse que ela era uma “MERETRIZ,” e elas eram “PROSTITUTAS.” Apresenta-se com um falso batismo, com uma falsa religião, com uma falsa concepção do Espírito Santo, com uma falsa concepção do inferno, e todas estas coisas assim, e os protestantes seguindo diretamente nas mesmas pegadas.

Mas no tempo da tarde haverá Luz,
O caminho da Glória você seguramente achará; (isso mesmo)
… caminho, é a Luz hoje,
Sepultado no precioso Nome de Jesus.
Jovens e velhos, arrependei-vos de todos os vossos pecados,
O Espírito Santo seguramente entrará;
As Luzes do entardecer chegaram,
É um fato que Deus e Cristo são um. (Amém!)

274 Irmão, estou lhe dizendo, isto são as Luzes do entardecer que estão brilhando. A mesma Doutrina apostólica, o mesmo batismo apostólico, o mesmo enchimento apostólico do Espírito Santo, os mesmos sinais e maravilhas apostólicos, estão mostrando-se para os gentios; como eles fizeram para com os judeus, lá atrás no romper da manhã, aqui está isto, no pôr do sol.

Há pessoas quase por toda parte,
Cujos corações estão inflamados
Com o Fogo que caiu no Pentecostes.
Que os purificou e deixou limpos;
Oh, isto está queimando agora no meu coração.
Oh, glória ao Seu Nome,
Estou tão feliz em poder dizer que sou um dos tais.

Um dos tais, um dos tais.
Estou tão feliz em poder dizer que sou um dos tais.
Um dos tais, um dos tais,
Estou tão feliz em poder dizer que sou um dos tais.

Eles estavam reunidos no cenáculo,
Todos orando em Seu Nome,
Eles foram batizados com o Espírito Santo,
E Poder para o serviço veio;
Agora o que Ele fez por eles aquele dia
Ele fará também por você,
Estou tão feliz em poder dizer que sou um dos tais.

Você não está? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.]

Vem, meu irmão, busca esta bênção.
Que purificará teu coração do pecado,
Isto fará que os sinos da alegria comecem a Tocar
E manterá tua alma inflamada;
Oh, isto está queimando no meu coração,
Oh, glória ao Seu Nome!
Estou tão feliz em poder dizer que sou um dos tais.

275 Oh, por este glorioso Evangelho!

Está encharcado de sangue, sim está encharcado de sangue.

276 Avalie o custo! “Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz (morte), e siga-Me.”

Este Evangelho do Espírito Santo está encharcado de sangue,
O sangue dos discípulos que morreram pela Verdade,
Este Evangelho do Espírito Santo está encharcado de sangue.

O primeiro a morrer por este plano do Espírito Santo,
Foi João Batista, porém ele morreu como um homem;
Então veio o Senhor Jesus, eles O crucificaram,
Ele pregou que o Espírito Santo salvaria o homem do pecado.

Houve também Pedro e Paulo, e João, o divino,
Eles deram a vida para que este Evangelho pudesse resplandecer
Eles misturaram seu sangue, com o dos profetas do passado,
Para que a verdadeira Palavra de Deus pudesse honestamente ser dita.

Então apedrejaram Estevão, ele pregou contra o pecado,
Ele os deixou tão irados, que eles golpearam sua cabeça; Porém ele morreu no Espírito, ele entregou o espírito,
E foi unir-se aos outros, naquela hoste dos que renderam a vida.

Está encharcado de sangue, sim, está encharcado de sangue,
Este Evangelho do Espírito Santo continuou encharcado de sangue,
O sangue dos discípulos que morreram pela Verdade,
Este Evangelho do Espírito Santo continuou encharcado de sangue.

As almas sob o altar, estão clamando: “Quanto tempo?”
Para o Senhor punir aqueles que têm pecado,
(caçoando, veja. Oh, que coisa!)
Porém haverá mais pessoas que darão o sangue de suas vidas
Por este Evangelho do Espírito Santo e sua corrente carmesim.

Está encharcado de sangue, sim, está encharcado de sangue,
Este Evangelho do Espírito Santo continua encharcado de sangue,
O sangue dos discípulos que morreram pela Verdade,
Este Evangelho do Espírito Santo continua encharcado de sangue.

277 Vamos dar a volta e apertar a mão uns dos outros agora.

Está encharcado de sangue, sim, está encharcado de sangue,
Este Evangelho do Espírito Santo está encharcado de sangue,
O sangue dos discípulos que morreram pela Verdade,
Este Evangelho do Espírito Santo está encharcado de sangue.

278 Vocês amam ao Senhor? [A congregação diz: “Amém.”-Ed.] O Senhor os abençoe.

279 Pai, nós rogamos que Tu abençoes esta audiência, e que eles possam ir para casa regozijando-se. Possam eles vir à Fonte cheia de Sangue, tirada das veias de Emanuel. Possam eles se esquecer de todo o velho igrej-ismo, e vir e receber o Espírito Santo. Rogamos no Nome de Jesus. Amém.

Deus os abençoe. Boa noite. Deus seja com vocês.

************************