A OBRA PRIMA
05 de julho de 1964
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Vamos inclinar nossas cabeças agora para orarmos. Enquanto nossas cabeças e nossos corações estão inclinados diante de Deus, eu… eu gostaria de saber quantos aqui tem um pedido que eles gostariam que Deus lembrasse, simplesmente levante suas mãos. Agora retenha o seu pedido em seu coração. Agora enquanto nós oramos.
2 Senhor Jesus, Tu és… a Fonte, a inesgotável Fonte da Vida, que flui através de nós hoje, Senhor, e nos limpa de toda incredulidade e todo pecado, para eu possamos nos colocar em Tua Presença agora, sabendo que há necessidades no nosso meio, que… Nós sabemos que somos pecadores e não… e indignos de qualquer bênção. Mas então, quando pensamos Nele que veio e levou nossos pecados, então quando o Seu Sangue ali, não é… não somos nós na presença de Deus, é Ele… somente nossa voz através de Seu Sangue; o Seu Sangue falando. Oh, Deus, então limpe nossos corações do pecado e da incredulidade.
3 Dê-nos os desejos de nosso coração, pois nós verdadeiramente temos estes desejos de Te servir. Nestas condições de fraqueza e aflições e coisas do mundo que são colocadas de fraqueza e aflições e coisas do mundo que são colocadas sobre nós às vezes para nos aperfeiçoar… Nos foi dito isto, que Ele disse, “Não estranheis as provas que vem sobre vós”. Elas estão simplesmente as provas que vem sobre vós”. Elas estão simplesmente operando para o nosso bem e para nos aperfeiçoar e para nos trazer àquele lugar. Estes grandes desertos de experiência, onde homens justos são moldados a santos, nós… nós Te agradecemos por estas experiências, Senhor. Nós por meio algum – de forma alguma queremos fazer qualquer coisa contrária a Tua vontade; mas nós oramos, Pai, que nisto possamos nos aproximar mais de Ti.
4 E quando os fardos estão tão pesados que não podemos seguir adiante, então levantamos as nossas mãos e gritamos pelo nosso Pai. Então ouça do Céu, Senhor. Cure-nos. Ajude-nos pelo amor ao Reino de Deus.
Abençoe a Tua Palavra nesta manhã, Senhor. A Tua Palavra é a Verdade.
5 E nós nos reunimos aqui na igreja agora. Nós oramos pelo irmão Neville, e pelo irmão Capps, e pelo irmão Collins, e todo o restante dos ministros, e o – os administradores, diáconos e todo o laico, e os estranhos que estão em nossas portas. Que este possa ser um dia que sempre lembraremos por causa de Tua Presença.
6 Estamos aqui sob grande expectativa nesta manhã, Senhor. A todo momento nós nos reparamos, estando reunidos. Nós sentimos que isto é para um propósito. Que o Teu propósito possa ser realizado, Senhor. Pois pedimos isto no Nome de Jesus, enquanto nós nos submetemos. Amém.
7 É bom estar aqui e reunir nesta igreja cheia de pessoas. Eu não estava esperando ser… dificilmente ter alguém aqui nesta manhã, porque eu mesmo realmente não sabia se eu viria aqui.
8 Nós acabamos de chegar de Philadelphia. E então eu cheguei pensando que eu teria que ir para o Arizona imediatamente para… ir a um culto fúnebre de um amigo meu, o Capitão Jim Mosely, um rapaz muito precioso e pio que eu dirigi para Cristo a não muito tempo atrás, os três irmãos Mosely… E um deles caiu e estava… em um avião outro dia e morreu instantaneamente. Caído ali no fogo por dez horas antes deles chegarem até ele. Então deixou… com vinte e oito anos de idade, a sua esposa vinte e seis, e… e deixou três criancinhas – o mais velho com sete anos. É muito triste. E eles… Quando eles o encontraram, então eles tiveram que sepulta-lo no dia seguinte. Então eu somente… eu não consegui ir. E eu acabei de escrever – ou enviar através de um telegrama o que ia dizer, ou o que eu teria dito no funeral do irmão Mosely. Algumas destas coisas nós não podemos compreender, mas mesmo assim Ele faz com que tudo funcione da maneira certa.
9 Estamos aqui no culto do Senhor nesta manhã, sabendo que… que… que nós cremos em Deus, que nós cremos que Ele fará tudo exatamente da maneira certa. Não importando o que isto seja e como isto dará certo, nós sabemos que isto tem que operar para o bem. Ele prometeu isto. Isto tem que ser simplesmente desta maneira. Às vezes nós não podemos compreender isto, às vezes fica muito complicado, mas mesmo assim sabemos que isto é a verdade, porque a Bíblia diz que isto é a verdade. E a Bíblia para nós é Deus na forma de letra.
10 Agora, nós temos que colocar a nossa fé em algum lugar. E se… se eu… qualquer um de nós na vida tentarmos fazer um sucesso na vida e nos tornarmos muitas vezes um multimilionário… Mas o que iremos fazer com isto? Nós temos que chegar no fim da estrada e o que… que bem fará isto para nós então? Vêem? E dinheiro é um… enredo, é uma mudança, mas você não pode troca-lo pela Vida. Somente Deus tem Vida.
11 Então nós… nós vemos que estamos aqui em uma forma negativa. E desde que haja um negativo, tem que haver o positivo. Não pode haver o negativo sem o positivo (vêem?), porque é pelo positivo que se faz o negativo. Como você tem a foto negativa de um objeto. Tem que haver um objeto em algum lugar ou isto… para atingir… a luz atinge aquelas lentes ou ali não haveria nenhum… nenhum negativo. Então quando vemos que a nossa vida aqui é o negativo e sabendo que estamos na imagem de alguma vida em algum lugar, então sabemos que há um positivo em alguma parte que a luz tem atingido, e isto refletiu algo aqui na terra. E somos somente aquele reflexo. O objeto verdadeiro está em alguma parte. Se isto não é assim, eu sou o pior homem enganador do mundo; eu gastei minha vida em vão. Mas eu sei além de sombras de dúvidas que isto está ali! Vêem? E é por isto que estamos aqui.
12 Quando vemos vocês vindo a todo momento através do país, e às vezes presumindo, então isto me faz sentir realmente pequeno quando eu venho em uma reunião como esta, em pensar que eu conheço pessoa aqui que viajou centenas de milhas simplesmente para estar aqui por alguns minutos de culto, simplesmente se assentar aqui.
13 Certa mulher fez uma observação, entrando outro dia e disse, “Mostre-me onde o homem andou, e deixe-me andar por ali neste chão”, disse, “Eu ficarei boa”. Agora, as pessoas crêem em você assim, e você é um representante de Cristo, então o que devemos fazer? Nós devemos ter bastante cuidado, porque você não está somente destruindo a si mesmo com o erro, você está destruindo a outros que estão te seguindo.
14 Então eu não conheço nenhuma denominação para te levar. Há somente uma coisa, eu tenho minha fé (se você crê em mim, siga o que eu te digo, porque eu creio na Bíblia), esta é a Palavra de Deus. Outras coisas falham. Eu… Ele é Vida. Ele é a Palavra.
15 Agora, eu sei que você… Quando eu venho aqui eu te seguro muito. Eu orei para Deus quando eu senti que queria vir até aqui hoje… Eu tive tantas entrevistas, e telefonemas, e assim por diante; eu tive que encontrar algumas pessoas nesta manhã. E eu disse, “Bem, o irmão Neville sem dúvida alguma vai me pedir para falar”. Isto foi na sexta. E eu disse, “Provavelmente o irmão Neville me pedirá para que eu fale. E quando eu vou, então eu oro, Deus… Está tão quente, tão quente. E Ele foi tão bom que nos enviou uma chuva para quebrar aquele verdadeiro calor excessivo e nos dar uma boa manhã como esta. Eu oro para que a Sua bondade derrame sobre cada um de vós que sempre se lembrem que estiveram aqui nesta manhã. Que Sua graça e bênçãos estejam sobre nós.
16 Ontem à noite eu visitei um amigo que está doente, o irmão Bill Dauch. Eu não o estou vendo aqui nesta manhã. De algum modo eu… Oh, aqui está ele. Sim. E eu estava pensando: “Um velho de noventa e um anos de idade e continua andando através do… do país, através dos desertos, e sobre as montanhas cheias de neve, e nas estradas escorregadias. Ele não tem que fazer aquilo. Deus tem sido bom para ele; ele não tem que fazer aquilo. Ele poderia se assentar em sua casa e ter servos lhe abanando se ele quisesse”. Mas algo aconteceu com Bill Dauch; Ele nasceu de novo. E quando isto aconteceu, algo entrou em seu coração, e ele simplesmente vive para atender estes serviços. Então, se eu sou a boca de Deus, enganaria eu a um amigo? Eu preferiria morrer. Então deixe-me lhe dizer exatamente o que é a Verdade desta Bíblia. Então esta é a Palavra de Deus. Estou simplesmente repetindo o que Ele disse.
17 Agora, eu quero ler uma porção da Bíblia. E antes de lermos, eu gostaria de – de dizer que eu creio que estas noite é noite de Ceia. E vocês que estão – são daqui do local (naturalmente as outras pessoas provavelmente voltarão para suas casas, porque elas tem que trabalhar) – vocês que são daqui, da igreja local, recordem, os irmãos estarão dando a Ceia nesta noite.
18 Agora, eu estou esperando por um – um chamado final para a África. Eles não – não me deixam entrar como um missionário. Então a única maneira pela qual eu posso entrar, ali… Eu vou até Kenia, Uganda, e – e Tanganyika. E a única maneira pela qual eu posso entrar… Primeiro, as igrejas não te deixam entrar, porque eles querem que eu pregue algo deste lado e outro daquele lado, lá na África. E eu não quero ir desta maneira. Eu não seria o suficiente hipócrita para fazer isto. Então eu lhes disse, “Não, senhor, eu simplesmente pregarei o que Deus colocar no meu coração e isto é tudo”. Vêem? E tenho certeza que isto não será aquilo que eles estão tentando me levar para ensinar. Então – batismos trinos, e coisas assim, e agitar com eles. Não!
19 Mas eu fui chamado para uma grande convenção lá no irmão Boze, ele está bem às margens de ver alguma luz do dia do que nós cremos. E então eu pedi para entrar ali como se eu fosse para uma viagem de caça. Se eles me deixarem entrar, como se fosse caçar… Se eu conseguir alguém para dizer que me levará para caçar, então quando eu chegar ali (o médico – o médico ali na embaixada é um amigo pessoal meu lá de Chicago) – e logo que eu chegar ali, ele dirá, “Bem, aqui está o irmão Branham. Vamos fazer uma reunião. Então depois que eu estiver ali a embaixada não pode me rejeitar. Se eles… Então eles estão tentando colocar isto em andamento agora. Então eu espero que… Se for a vontade de Deus isto dará certo desta maneira. Vêem? Isto – isto é simplesmente entregue a Ele. Se não, então eu lhes avisarei.
20 Eu quero… Se isto for a vontade de Deus, então, eu quero falar sobre as Sete Trombetas. E isto será mais ou menos uns oito dias de reuniões. E não estaremos aqui no tabernáculo; talvez tentaremos conseguir um auditório aqui.
21 Agora, eu nunca pensei sobre este auditório novo recém construído lá em cima. É exatamente onde eu vi Jesus a primeira vez em visão (agora, isto – o auditório construído ali bem no mesmo lugar. Eu vou até ali algum dia para olhar), quando eu olhei e O vi olhando em direção ao leste (vocês se recordam que eu contei isto), quando eu estava ali orando por meu pai, um – um rapazinho, um simples pregador. Foi ali que eu O vi, a uma pequena distância, olhando para Ele. Ele tinha Sua cabeça em direção a um lado. Eu continuei andando, limpando minha garganta, em um campo de Artemísia. E eu continuei observando, e Ele nunca se virava. Eu chamei o Seu Nome, Jesus, e Ele virou, e estendeu Seus braços. E isto é tudo que eu recordo durante o dia. E então eu saí do campo quando ainda esta claro. Então talvez o Senhor me deixará pregar estas Trombetas ali. Seja o que for, a vontade de Deus seja feita.
22 Abram suas Bíblias agora em Isaias 50 – capítulo 53 de Isaias. Agora, nós confiamos que Deus abençoará nossos fracos esforços de nos ajuntar nesta manhã. Acabamos de chegar de Philadelphia, onde eu estava na convenção dos Homens de Negócios do Evangelho Completo. E ouvindo aos seus diferentes testemunhos e tudo mais ali em cima…
23 Então eu – vindo pelo caminho eu estava… Billy Paul, eu, Rebeca e a garotinha do Collins, a pequena Betty Collins… E Billy é um grande dorminhoco, e Rebeca é mais do que ele. E então eu – eu conversava com Betty. E ela estava assentada no banco de trás com Rebeca. E eu vi algo acontecer na estrada. E quando eu vi, algo me atingiu. E Betty (se ela está aqui), ela observou que eu parei de conversar e comecei a anotar algo. Foi aí onde eu tirei o tema desta manhã.
24 Agora, vamos nos colocar de pé se nós… Agora, estamos de pé em honra a Palavra de Deus, enquanto eu leio Isaias capítulo 53:
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? (Observe, para começar, isto é uma pergunta).
Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz duma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais indigno entre os homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo foi ele atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
O trabalho da sua alma ele verá, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Pelo que lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede.
25 Deus Pai, a Tua Palavra é uma Lâmpada, a luz que alumia o caminho de cada crente na presença de Deus como A carregamos como uma lanterna em nossa mão. Tu não proveste o suficiente para que pudéssemos ver o fim desde o princípio, e – mas eu ando com fé. Como um homem viajaria por uma floresta escura à noite (e é aí onde estamos), a luz que ele segura simplesmente alumia passo por passo. Mas o caminho, embora para cima, somente anda com a Luz. E que a Luz hoje possa brilhar sobre a Palavra para nos dirigir um passo mais além para o Reino de Deus. Pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. (assentai-vos).
26 O assunto que eu desejo falar com a congregação hoje é A Obra Prima. Isto pode parecer estranho, tomar um – uma Escritura lida assim de um – de um dos mais feridos e assassinos quadros da Bíblia, que quando a Bíblia diz que este Servo Perfeito que estava aflito, e ferido, e rasgado, e mesmo assim tirar um tema disto com A Obra Prima. É muito estranho.
27 Mas eu – minha mente está pensando nesta manhã enquanto viajamos para trás eu o fiz por alguns anos. Eu fui convidado para ir a Floresta Lawn em – na Califórnia acima de Los Angeles. O meu primeiro propósito ao subir até ali foi visitar o – a sepultura de – de Aimee Semple McPherson, a fundadora do movimento Quadrangular. E eu fui à sua – sua sepultura. E eu… Embora eu… eu discorde da mulher ser um ministro, mas ainda assim eu – em meu coração eu tenho admiração e respeito por – pelo que ela suportou na – na hora da perseguição e coisas pelas quais ela teve que passar com – quando ela estava aqui na terra. E então, pelo seu amado filho, o qual é meu amigo do peito, Rolf McPherson.
28 E um grupo de ministros, nós subimos até ali. E eles – nós não tivemos tempo para entrar no – no – no lugar onde eles cremam e colocam o – os corpos em uma caixinha ao lado na parede.
29 E ali dentro tem algumas coisas penduradas tais como a Última Ceia. E é iluminado através da própria luz do sol. E eles – e eles tem uma veneziana que lhes dá… Quando eles entram, está claro; e então quando eles começam a falar aquilo escurece. E após algum tempo tudo fica escuro. E então as pessoas saem.
30 E eles tem a Ceia… e a mulher que manteve o segredo de como bater o vidro para aquele lugar, ora, fazer aqueles quadros, isto… isto veio através de uma família de muitos anos atrás. E a arte foi simplesmente dada aos filhos, e o último foi a uma mulher. E eles estavam consertando aquele quadro. E quando foram moldar e queimar o – o vidro, coloca-lo no forno, de Judas Iscariotes, ele explodiu. Então, eles tentaram aquilo outra vez. E aquilo explodiu de novo. E ela disse, “Talvez nosso Senhor não deseje o quadro de Seu inimigo ao Seu lado”. E disse, “Se isto explodir outra vez, nós não completaremos o quadro”. Mas daquela vez segurou. Então… Naturalmente aquilo era uma coisa admirável, e como estas coisas acontecem.
31 Mas então, uma das principais coisas que me interessou na Floresta Lawn foi Miguel Ângelo, a grande escultura, o – o monumento de Moisés. É uma – uma reprodução ali, naturalmente. Não é o original. Mas era tal – uma grande obra prima. E quando eu estava ali e olhava aquilo, eu – eu gostei daquilo, parece que algo o – representava, tem algo daquilo.
32 Eu gosto muito de arte. Eu creio que Deus está na arte. Eu creio que Deus está na música. Eu creio que Deus está na natureza. Deus está em todas as partes. E qualquer coisa que seja contrário ao original é uma perversão. Deus está na dança, não este tipo de dança que vocês fazem aí, mas quando os filhos e filhas de Deus estão no Espírito de Deus (vêem?) isto é dançar. Como eu tive que discutir isto até as duas horas nesta madrugada lá em cima na viela, esta é a perversão disto.
33 Mas isto… Na obra-prima que Miguel Ângelo – fez, isto… isto lhe custou alguma coisa para fazer aquilo. Aquilo… Ele era um grande homem. E isto lhe custou grande parte de sua vida, porque ele ficou muitos, muitos anos esculpindo… Simplesmente tomou uma pedra e – de – de mármore e seguiu esculpindo-a. E para ver… Somente o homem, o escultor ele mesmo, tem em sua mente o que ele está tentando fazer; ele – é ele. Você pode chegar para ele e lhe dizer, “Para que está você cortando esta pedra?” Para quem está de fora que não conhece o que está dentro do seu coração, é loucura. Mas para o homem, o escultor ele mesmo, ele – ele tem uma – uma visão em sua mente, do que ele está tentando fazer, e ele está tentando reproduzir o que ele tem em sua mente na forma de um – de um monumento. E esta é a razão pela qual ele está cavando isto das pedras.
34 E para fazer isto, você tem que começar bem do princípio, e você tem que seguir os exemplos. Vêem? Você não pode ter um pedacinho para começar: “Nós faremos isto desta maneira. Não, eu não creio…” Não, ele tem que ter um modelo exato. E em sua mente ele tem aquele modelo. E ele não pode variar daquele modelo. Agora, em ordem para fazer isto ele teve que desenhar em sua mente porque não temos nenhuma fotografia verdadeira de Moisés) – mas ele teve que ter um quadro mental na sua cabeça de como Moisés era exatamente.
35 Agora, um escultor genuíno é inspirado, como um poeta genuíno ou qualquer cantor genuíno, músico, ou seja o que for. Todo real tem que vir através da inspiração. Miguel Ângelo deve ter tido a inspiração do que Moisés realmente parecia, e ele tinha isto em sua mente o que Moisés era. Então ele preparou este grande pedaço de mármore para cortar fazendo um modelo, e reduziu, e poliu, até que ele obteve o quadro verdadeiro daquilo que estava em sua mente.
36 Então quando ele tinha aquilo tão perfeito, cada canto, e cada lugar raspado, e os olhos exatamente corretos, e cada cabelo e barba, tudo exatamente da maneira que aquilo era, ele parou e olhou para aquilo. Eu – eu penso – de muitos, muitos anos difíceis de trabalho, e como ele teve que guardar aquela visão o tempo todo em sua mente do que ele faria. E pensem, aquela visão em sua mente por tantos anos, para fazer com que aquilo parecesse exatamente com aquilo que – ele teve a visão primeiro – e como ele teve que trabalhar com aquela visão, esculpindo e fazendo… E quando ele chegou onde ele aperfeiçoou aquilo, quando aquilo realmente se tornou perfeito, ele parou e olhou para aquilo quando terminou naquela manhã, com um martelo em sua mão. E estava muito inspirado quando ele olhou para aquilo, porque a visão de sua mente estava diante dele feita realidade. O que ele tinha visto… a sua concepção do que Moisés era, ali estava a figura diante dele, o que ele teve em seu coração por todos estes anos. A labuta, as horas de tristezas, e depressões e críticas e tudo mais, mas mesmo assim ele permaneceu certo com a visão até que ela foi completada.
37 Então quando isto foi terminado, ele parou com o martelo (o martelo de escultor) em sua mão, e ele olhou para aquele monumento. E a inspiração da visão, que ele tinha visto de como fazer aquilo, o inspirou de tal maneira até que ele… a inspiração o atingiu até que ele saiu fora de si e deu uma pancada no joelho daquilo e disse, “Fala!”
38 E agora há uma fenda naquela grande estátua; no joelho, no joelho direito. Um pouco acima do joelho a umas seis polegadas está o lugar. Eu coloquei minha mão naquilo, mais ou menos desta fundura.
39 Depois dele ter passado todo aquele tempo, por anos e anos para fazer aquilo, sob a – a influência de ver realizado o que ele tinha visto em seu coração e em sua visão, e desejava ver, aquilo ficou pronto. E quando aquilo ficou pronto, ele estava tão inspirado com aquilo que ele até pensou que a sua própria obra prima devia falar com ele. E ele lhe bateu na perna e gritou, “Fala!” E isto fez uma fenda ali. Isto colocou uma falha naquela estátua.
40 Para mim, a fenda foi o que fez aquilo ser a obra prima. Agora, talvez para o – para a mente que pode pensar diferente, você pensa que aquilo a estragou. Não, para mim isto – isto fez o que aquilo era. Isto – isto… Porque após tantos anos de trabalhos cuidadosos, e labutas, e inspiração e tudo mais para fazer aquilo, foi provado que sua labuta não foi em vão – aquilo estava perfeito, e foi por isto que ele gritou, “Fala!” Porque ele tinha visto diante dele que ele foi – foi capaz de realizar, fazer acontecer a visão que estava em sua mente; e portanto, sob a inspiração ele fez algo fora da razão, fora do comum; ele bateu naquilo e gritou, “Fala!” Vêem, ele não teria feito isto se ele tivesse pensado. Mas ele não pensou. Foi a inspiração de ver o que ele tinha em sua mente ali em frente, perfeitamente diante dele.
41 Suas labutas, seus esgotamentos e longas noites, e afastado do mundo por dias… E talvez comendo um sanduíche, e – e trabalhando ali, e voltava e, “Ora, não é bem assim que isso é. Agora, tenho que descer isto”, e esmerilava aquilo, e talhava… Então quando ele viu aquilo exatamente perfeito, então ele viu a realidade. O negativo do – o que estava em sua mente havia se tornado real; aquilo se tornou positivo; portanto, isto saltou dentro dele. E aquilo estava tão real que ele gritou, “Fala!”
42 Para mim isto foi um reflexo, isto foi – isto foi um complemento de sua obra, que sua própria obra o inspirou de tal maneira até que ele saiu fora de si para bater naquilo e dizer, “Fala!”
43 Eu me coloquei ali e olhei para o monumento. Eu pensei nas horas que aquele homem gastou na construção daquilo. E eles dizem quantos anos foi. Mas isto – isto foi um reflexo dele, porque aquilo era uma contribuição para seu – para sua grande arte, sua grande obra do que ele estava fazendo. E quando ele finalmente foi capaz de realiza-la, isto se tornou tão grande.
44 Agora, vamos virar a página de Miguel Ângelo e fechar o livro. E vamos abrir outro Livro e ler sobre o Grande Escultor, o Todo Poderoso, o Qual antes de existir o mundo e antes dos fundamentos serem lançados, Ele tinha em Sua mente o que Ele queria. E Ele queria fazer o homem a Sua própria imagem. Ele queria fazer algo em… em realidade do que era a visão para Ele, o que estava em Seu pensamento.
45 Agora para Miguel Ângelo aquilo foi um atributo do seu pensamento. E Deus queria fazer o homem conforme a Sua imagem – o Grande Escultor – E Ele foi trabalhar nele. E nós observamos como Ele foi trazendo os materiais, primeiro talvez foi peixes, e então pássaros, e – e então as coisas rastejantes sobre a terra, e as muitas coisas que Ele pensou, sendo o Criador, Ele tinha… Ele não era como o homem agora, um escultor que teve que tomar algo que foi criado para talhar uma imagem. Ele era o Escultor das coisas eternas. Ele era o escultor que podia criar e trazer a existência aquilo que Ele tinha em Sua mente para fazer; ou por outro lado, Ele pôde tornar material o que Seus atributos desejavam.
46 E quando Ele começou a trabalhar com as coisas que rastejavam, como nos – nos – os pequenos animais sobre a terra… E então, Ele começou a trazer isto daquilo para algo maior. Então finalmente Ele trouxe isto para os animais maiores tais como o leão, tigre, urso. Então Ele trouxe aquilo em – na – na vida talvez de – de macacos, e símios e assim por diante. Agora, não uma evolução, como nós pensamos que um veio de outro… aquilo foi uma criação completa, Deus trabalhando em um exemplo.
47 Mas finalmente ali veio sobre a terra a perfeição, e esta foi o homem. E então Ele pôde ver naquele homem, que ele se parecia com Ele. Então agora, quando Ele olhou para Ele, ele era um reflexo do que era seu Criador. Deus tinha sido agora capaz de realizar a coisa que Ele queria, um homem em Sua própria imagem.
48 Então eu posso dizer isto: que quando Ele fez este homem ali havia algo sobre ele mesmo não parecendo bem certo, porque ele – ele estava só. E era assim que Deus estava – sozinho. Ele era Eterno. E o homem agora na imagem de Deus também existia na terra sozinho. Ele deve ter soprado no seu lado direito, e dali Ele tirou um pedaço e fez para ele uma companheira, uma esposa. Então ele não estava sozinho; ele estava – ele estava – ele tinha alguém com ele. E esta é a Sua grande obra.
49 E Ele, como qualquer grande escultor tomaria a sua – sua – sua obra prima… Agora primeiro, Ele tinha uma obra prima de Si Mesmo. Mas, Ele viu que a obra prima estava sozinha como Ele estava, então Ele feriu a obra prima atingindo-a de um lado e trouxe uma companheira.
50 E agora, ao fazer os dois, Ele os coloca, como qualquer grande escultor, em um lugar que – que seja bonito. Um – um escultor não faria uma grande obra prima e então a tomaria e a colocaria em um beco, em qualquer lugar ou a esconderia atrás de edifício. Como nosso Senhor nos disse, “Um homem não acende uma candeia e a coloca embaixo do alqueire”. Quando nos tornamos as obras primas de Deus, nós não nos escondemos em um beco em alguma parte; nós – nós temos que alumiar.
51 Então vemos isto… que Ele… depois que Ele fez a sua obra prima, Ele colocou aquilo aqui em cima na terra e a colocou no lugar mais bonito que havia, no jardim do Éden. Ele colocou a Sua obra prima. (os dois sendo um) no jardim do Éden. Como isto deve ter Lhe agradado, que Ele viu que esta obra prima era boa. Ele… Depois disto nós encontramos que Ele descansou; Ele se agradou muito de Sua obra.
52 Agora recordem, que na minha opinião a obra prima é o golpe que estragou o monumento de Moisés obra prima de Miguel Ângelo. E foi o golpe que cortou um lado de Sua obra prima que trouxe a Noiva. E agora, nós os vemos como uma família obra prima no jardim do Éden. Quão bonito aquilo era. E aquilo Lhe agradou de tal forma, até que Ele – Ele descansou então; Ele disse, “Eu descansarei”.
53 Mas enquanto Ele estava descansando e confiando em Sua obra prima, o Seu inimigo veio e encontrou a esta grande obra prima; e ele – por engano ele – rastejou sob o – as paredes do jardim, então ele – ele arruinou a esta linda obra prima. Ele – ele a arruinou de tal forma que ela – ela caiu.
54 Agora, estou tentando observar aquele relógio. E pedi a Mike, meu sobrinho, para tocar aquele sino daqui a trinta minutos, mas eu – ele não está tocando, e eu já gastei trinta minutos, mas é… Nós continuaremos mais um pouquinho. Vêem? Agora, eu não quero… quebrar estas regras; eu – eu fiz estas regras. Vêem? E eu – eu… E aqui está se rompendo a sua própria regra.
55 Agora observe. Então esta obra prima, quando Satanás apanhou (o enganador) – rompeu através das paredes, e – e ele estragou esta obra prima. Porque esta foi a maneira pela qual ele o fez… O que – como ele fez isto? Eu entrarei em mais detalhes sobre isto, como ele fez, esta obra prima estava cercada pela Palavra, a Palavra de Deus. E a obra prima, ela mesma, a família, foi fortificada através desta Palavra; mas a parte rompida que foi quebrada do original foi além daquela parede e deu a satanás uma chance para arruinar aquilo. (E agora, como vocês sabem o que creio destas coisas, então não terei que dize-las). Mas a obra prima foi quebrada.
56 Porém o Grande Escultor, quando Ele viu a queda de Sua família, a obra prima, Ele não a deixou ali deitada com as faces inclinadas e arruinadas; Ele foi agir imediatamente para construir aquilo outra vez. Ele não quis que ela perecesse, ficando ali todo o tempo, porque Ele é Deus e Ele não será derrotado. Então Ele foi trabalhar imediatamente e começou a construir outra vez em Sua própria imagem um homem.
57 Agora, encontramos que o mundo antidiluviano veio e destruiu a coisa toda, porque os pactos que foram feitos, foram feitos condicionalmente: “Se não fizeres isto que o homem não podia… não podia guardar um pacto. Ele simplesmente não pode faze-lo. Não há nenhuma maneira de modo algum”.
Na entrevista há poucos minutos atrás eu estava falando com uma pessoa que está presente agora, numa sala. E disse, “Mas irmão Branham, eu tenho tantas coisas que eu… eu sei que estão erradas”. (É uma – uma mulherzinha santa).
58 Eu disse, “Mas – mas veja, irmã, você – você não olhe para si mesma, isto… isto é simplesmente o que é o seu desejo e o que você está tentando fazer. E se você realmente ama ao Senhor, você tentará servi-Lo com todo o seu coração. E então todos os seus erros estarão escondidos no Sangue do Senhor Jesus. (Vêem, vêem?) Ele fez um caminho”.
59 Então Ele começa agora, tomando o homem do Seus pactos de – de dizerem que, “Se você quiser, eu quero”. E Ele começou com um homem chamado Abraão e deu a Abraão um pacto, incondicionalmente. Cada vez que Ele começava uma obra prima, Satanás a apanhava, por causa da Palavra. Mas quando Ele começou com Abraão, Ele disse, “Eu já o fiz”. Agora, isto é incondicionalmente, não, o que – aquilo – aquilo, “Se você fizer, eu faço”, mas, “Eu já o fiz”. Agora Ele, o – o Escultor, está determinado a ter esta obra prima.
60 Então de Abraão vieram os patriarcas. E os patriarcas realmente… Agora, o que está Deus fazendo? Ele está reconstruindo esta obra prima que tinha caído. Então nos patriarcas, o primeiro que encontramos foi Abraão.
61 Agora observe. Toda obra prima é colocada no fundamento de escultura. A estátua de Moisés feita por Miguel Ângelo, está num pedaço de mármore de três ou quatro pés. Isto tem uma base. Então Deus na preparação desta obra prima, Ele coloca isto no fundamento dos patriarcas. E o fundamento dos patriarcas, primeiro foi Abraão, então Isaque, então Jacó, depois José – as quatro esquinas.
62 E agora, Abraão foi o fundamento da fé. Digamos que isto teve quatro fundamentos. O fundamento da fé foi Abraão. O fundamento do amor foi Isaque. O fundamento da graça foi Jacó (A graça de Deus para com Jacó. Qualquer um sabe disto). Mas em José havia a perfeição. Foi ali que Ele pôde estabelecer o monumento, sobre, não na primeira base, na segunda base, na terceira base, mas na quarta base.
63 Abraão tipificou a Cristo, naturalmente, o mesmo foi Isaque em amor. Abraão o fez em fé. Isaque o fez em amor. Jacó o fez pela sua graça, porque Jacó significa “enganador”; e isto é o que ele era. Mas a graça de Deus estava com ele. Mas quando chegou a José, não há nada contra ele, somente um arranhãozinho, (Pois a base também deve ser uma obra prima), quando ele disse a seu pai, o profeta, “Diga a Faraó que o teu povo é… são criadores de gado e não pastores, porque um pastor é uma abominação para os Egípcios”.
64 Mas quando o velho profeta chegou diante de Faraó, ele disse, “Teus servos são pastores”. Então aquilo raspou isto. Vêem? Por isso é que isso ainda continua a ser uma obra prima.
65 Agora, as bases foram fundadas através da fé, amor, graça e perfeição por meio dos patriarcas.
66 Agora, o corpo de trabalho que chegou a esta grande obra prima foram os profetas, que eram a Palavra (Eu espero que vocês possam ler isto. Vêem?) – os profetas, não as leis, os profetas. Pois os profetas eram a Palavra vindicada a qual forma o corpo, não os patriarcas, os profetas. Eles eram a Palavra.
67 Finalmente, como Ele começou lá atrás nos dias de Moisés e veio através dos profetas, para cada um, isto finalmente – construindo um corpo, se aproximando o tempo todo… E o maior de todos eles era João. Assim diz a Bíblia. Jesus disse isto: “Não há homem algum nascido de mulher tão grande como João Batista”, pois foi ele quem pôde introduzir a Palavra. E então vem finalmente a grande cabeça, a Cabeça de tudo isto. O restante do corpo simplesmente falou Disto.
68 A base foi colocada pelos patriarcas, mas o corpo foi construído pela Palavra, que era os Profetas. E aqui vem a Cabeça de tudo isto; Jesus entra em cena. Ali quando a Cabeça foi colocada sobre isto, nós encontramos Nela toda a obra de Deus. Nós encontramos Nele o reflexo perfeito da Palavra, pois Ele era a Palavra, a plenitude da Palavra. Agora outra vez Deus tem a perfeita Obra Prima, como disse Isaias, “Eis o Meu Servo, a Minha Obra Prima que eu tenho tipificado através de todas as eras deste Único perfeito que vem. E aqui está Ele bem diante de mim, um perfeito…” Ali em Sua própria imagem refletindo a Deus… Pois Ele disse em São João 14, “Quando me vês a mim, vês ao Pai”.
69 E então, no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus; e o Verbo foi talhado e refletiu o que o Verbo era no princípio, Ele, o Verbo, refletindo na Obra Prima em Sua própria semelhança, Deus de volta outra vez em Sua própria semelhança, a forma da Palavra sendo refletida na imagem de um homem – a Obra prima.
70 Todos os profetas tiveram falhas. Todos um destino. Mas aqui por último vindo através daquilo, finalmente vem a Obra Prima, a Perfeita, nenhuma falha Nele de maneira alguma, tão perfeito, refletindo o Construtor em Si Mesmo. A Sua própria imagem estava refletida em Sua obra. Deus e Cristo eram Um, de tal forma que Ele até colocou o Seu Espírito Nele; e então a própria imagem e o Construtor se tornaram um. Deus e Seu trabalho de escultura, a Sua Obra Prima… Onde Moisés… Moisés estava no trabalho de San Ângelo, ou melhor, Miguel Ângelo, era uma – uma obra de escultura que estava morta, porque ela foi feita de pedra. Mas aqui o Construtor da Obra Prima, quando Ele estava com Sua Obra perfeita, Ele entrou nela.
71 Tão perfeito o Redentor do homem, tão perfeito, tão pio (mesmo não havendo Nele nenhuma beleza para que pudéssemos desejar), quando este Filho do Deus Vivo nascido de uma virgem se tornou tão perfeito e humilde, e a imagem de Deus, até que o grande Mestre que havia trazido a Sua vida através dos profetas (e Ele era o cumprimento de todos os profetas)…Ele era tão perfeito, até que Deus viu isto, Ele O feriu e gritou: “Fala!” como Miguel Ângelo fez, “Fala!”
72 você diz, “É isto assim?” São Marcos 9:7, nós encontramos sobre o Monte da Transfiguração, quando ali estava Moisés, a lei, ali estava Elias, os profetas. Desde os patriarcas, os pais, a lei, os profetas, e todos eles ali de pé, nós ouvimos uma Voz descendo da nuvem e dizendo: “Este é o Meu Filho Amado, a Ele ouvi!” E se eles iam ouvir, Ele tinha que falar. Isto foi há alguns dias antes Dele ser ferido. “Este é Meu Filho, no Qual tenho prazer de habitar. Eu O moldei. Estive por quatro mil anos trazendo-O a isto. E agora Ele é tão perfeito que Eu tenho que feri-Lo para que então Ele possa falar. A Ele ouvi. Ele é perfeito. Ele… Ele é a Obra Prima.
73 Recordem, Ele foi tipificado todas as vezes lá atrás no Velho Testamento. Nós O encontramos sendo a Rocha no deserto, que foi a Rocha ferida no deserto: “Eu Sou Aquela Rocha que estava no deserto”. Mas aquela era uma pedra; ela não tinha chegado a sua perfeição ainda. Porém em tipo Ela seguiu a Igreja para que tirasse Dela aquele a quem Ele tiraria e desse Vida àqueles a quem Ele daria vida. Porém ele foi aquela Rocha no deserto. Ele ainda não havia sido feito homem. Ele só havia sido tipificado.
74 Moisés O viu de pé nesta rocha. Ele O viu passar, e ele disse, “É as costas de um homem”. Vê você, o Escultor estava apresentando a Moisés que era uma imagem potencial de Cristo, o que a grande Obra Prima pareceria quando Ela estivesse perfeita. Ele passou seu… Ele injetou… ou… ou projetou a Moisés a visão do que a Obra Prima pareceria. Era as costas de um homem quando passou pelo deserto.
75 Recordem, Ângelo pôde simplesmente gritar e ferir a estátua e dizer, “Fala!” Mas quão diferente isto era para Deus, o Grande Escultor. Quando Ele fez o homem em Sua própria imagem, tão perfeito que Isto O refletiu, Deus falou através da imagem do homem, mostrando o que Ele faria. Ele falou aos profetas porquanto eles eram a sua imagem potencial, enquanto Ele estava chegando à Cabeça. Mas quando Ele chega na Cabeça, Ele era toda a imagem de Deus. Ele estava se retratando. Então ferido por nós… Agora Ele é a Obra prima para nós, o Dom de Deus, Jesus Cristo, a Vida Eterna. Eu espero que nunca esqueçamos isto.
76 Como vemos os dias escurecendo, como vemos as sombras descendo… Quando eu predigo que o sol dará somente mais algumas voltas e esta nação se acabará. Vocês sabem, ontem, quatro de julho, foi quando Thomas Jefferson assinou a Declaração de Independência, ele e o outro quadro que estava com ele, e o Sino da Liberdade tocou, e fomos declarados uma nação independente…? De acordo com a história nestes últimos tempos não tem havido democracia alguma que haja durado mais de duzentos anos. E isto foi em 1776, quatro de julho. E nos resta somente onze anos. Acontecerá isto? Não! Não pode! Onze anos, se acontecer, isto quebrará toda a história.
77 E vemos a condição do tempo. Vemos a condição das pessoas. Nós vemos a condição da política. Vemos a condição do mundo. Isto não pode suportar! Isto tem que afundar como o Titanic. Isto deve ir para baixo! Pois há… Dar lugar… uma nação dá lugar a outra quando ela cai. E este reino deve cair e qualquer outro reino que exista para dar lugar àquele Reino que virá e não pode cair. Pois nós recebemos um Reino que não pode ser movido, através desta perfeita imagem de Deus, a Obra Prima.
78 Deus, quando Ele olhou para Ele, Ele estava tão inspirado, Ele estava tão… Para vê-Lo da maneira que Ele parecia e para ver o – a sua forma. Ele estava tão inspirado que aquilo seria a perfeita Obra Prima de um Redentor… Jesus o Redentor. Então Deus, em ordem para ser ferido Ele Mesmo, para pagar a Sua própria pena, Deus e Cristo se tornaram Um, para que então Deus pudesse ser ferido na imagem, ele pudesse ser marcado… E é por isto que Isaias disse, “Nós o reputamos por aflito e ferido de Deus. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões; e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
79 A imagem perfeita do Deus homem, Deus En Morphe mudou do Sobrenatural para a visão. E a visão foi projetada na Imagem. E a Imagem foi ferida para que então o Sobrenatural pudesse provar o gosto da morte, a Obra Prima perfeita de Deus. Ele não podia fazer isto em Moisés. Ele não podia fazer isto nos profetas. Isaias que foi serrado com serras até ficar em pedaços… Ele não podia fazer nos profetas que foram apedrejados. Ele não podia fazer isto, porque Ele não poderia sentir isto. Ali estava somente uma porção Dele. Mas nesta perfeita Obra Prima Ele era corporalmente a plenitude da Divindade. Ele não podia projetar somente Moisés, Ele podia projetar todo o Seu Ser nesta Pessoa e provar a morte por toda a raça humana. A Obra Prima perfeita de Deus, Deus, tão inspirado em ver Isto, Ele se torna o Redentor de todas as eras para falar àqueles que estão em segundo plano que viveram antes e agora.
80 Todas as promessas foram encontradas Nele. Ele era a Perfeição da perfeição. Todos os tipos foram cumpridos Nele: nosso Parente Redentor em Rute e Boaz; o nosso doador da Lei do Monte Sinai; o nosso Profeta do deserto, quando Ele veio do monte, quando Ele veio do deserto – quando Ele veio da Eternidade e se fez homem, a Imagem perfeita.
81 Deus, através das eras, talhando através dos patriarcas, e fez a Sua plataforma, e os trouxe das coisas diferentes sobre as quais Ele fez esta base. Sobre isto Ele começou a construir a Sua Palavra (os profetas) e então finalmente chegar através dos Profetas perfeito, a Fundação perfeita, e visão perfeita que Deus teve.
82 E agora, em ordem para que isto fale (Ele é a Palavra) – e para a Palavra falar Ele deve entrar na imagem. E então para a imagem falar, ela tem que ser ferida. Ele entra na imagem. E então em ordem para falar, o Redentor perfeito… Todos os tipos do Velho Testamento foram encontrados Nele.
83 Como eu disse outro dia, o Jeová do Velho Testamento é Jesus no Novo. Sim!
84 Como muitos de vocês homens, mulheres de minha idade, nós tínhamos ao redor do país muitas lavanderias chinesas. Quando os chineses primeiro começaram, eles vieram da Costa Oeste e se moveram em direção leste, vindo dos países ocidentais, movendo para este lado. E assim que eles chegavam, eles eram pessoas que não estavam familiarizadas com a nossa língua e nossos costumes, mas eles eram ótimos tintureiros. E eles não podiam escrever no tique para que então você pudesse receber a sua roupa certa de volta. Mas o chinês, ele apanhava um monte de cartõezinhos sem nada ali. Então quando você chegava com a roupa, ele apanhava este cartão e o rasgava de uma certa forma e te entregava uma parte, e ele ficava com a outra. E agora, é um pouquinho melhor do que temos agora, porque quando você voltava para apanhar o que era seu, aqueles dois pedaços deviam encaixar. Você não podia personificar aquilo se você quisesse. Não há nenhuma maneira de faze-lo. Você poderia fazer cópias de letras, mas você não pode personificar aquele rasgado. Ele tem que encaixar exatamente com o outro pedaço. Portanto, a sua roupa suja que você levou, você podia apanha-la com este cartão, porque ele encaixava com o cartão que foi entregue.
85 E quando Deus, através dos profetas e sob a lei, nos condenou de pecar… E na lei não há graça; é… somente lhe diz que você é um pecador. Mas quando Jesus entrou em cena, Ele era o cumprimento. Ele era o… o cumprimento de tudo que Deus tinha prometido. Ele era a imagem perfeita e idêntica da promessa. Portanto, todas as promessas do Velho Testamento foram encontradas em Jesus Cristo. Isto não poderia ser encontrado em Moisés. Isto não poderia ser encontrado em nenhum dos profetas, mas isto foi encontrado na Obra Prima. Ela encaixou com tudo que Aquilo disse que seria. Da mesma forma terá a Igreja que encaixar com tudo que Deus prometeu. Ela tem que ser aquele pedaço que foi rasgado Disto. Então se o original é a Palavra, então também serão os sujeitos que foram tirados Disto através da Palavra, para encaixar com o Seu lado.
86 Portanto, o chinês… Você podia alegar… Onde a lei te condena e diz que você era sujo, e você era culpado, e que poderia te colocar na prisão; mas quando Ele veio, Ele era o pedaço-encaixe disto que você podia tomar, e te trazer de volta também, para o cartão completo… a redenção que Deus tinha prometido lá atrás no jardim do Éden: “A tua semente ferirá a cabeça da serpente, mas ela te ferirá o calcanhar… ferirá sua cabeça”.
87 Agora, encontramos esta perfeita Obra Prima que Deus completou. Agora, nós observamos que Ele era tudo que foi prometido ser. Ele é todas as promessas, todas as profecias, tudo que Deus tinha prometido: “A Tua Semente ferirá a cabeça da serpente”. Agora, Ele não podia ferir isto com a lei. Ele não podia ferir isto com os profetas. Mas Ele realmente o fez quando a Semente da mulher se tornou a Obra Prima, Cristo. Ele era a Rocha que Daniel viu sendo talhada do monte. Era Ele que podia ferir. Foi Ele quem pôde ferir, ferir a cabeça da serpente.
88 A Sua vida encaixou exatamente com a vida de Moisés. A Sua vida encaixou com a de Davi. Vejamos se foi, se Ele é o pedaço-encaixe.
89 Observe Davi, um rei rejeitado pelo seu próprio povo. Ele foi… Um dia enquanto ele estava… O seu próprio filho levantou em revolta contra ele. E ele separou e dividiu os exércitos de Israel. E ele estava… Davi foi dirigido… ou desviado pelo seu próprio povo de seu trono. E em seu caminho, ali havia um homem que o odiava; e ele estava andando por ali, cuspia em Davi. O guarda tirou a sua espada, disse, “Deixarei eu que a cabeça deste cão permaneça nele, cuspindo em meu rei!”
90 Davi disse, “Deixa-o de lado, Deus lhe disse para fazer isto”. Não vê você? Um homem de tristeza, cheio de mágoas, Ele se coloca como uma Ovelha diante dos tosquiadores, muda. Vêem? Ele disse isto. Talvez Davi não sabia o que ele estava dizendo. Mas cerca de quinhentos, seiscentos anos depois ou um pouco mais, o Filho de Davi passaria pelas mesmas ruas, e Ele seria cuspido. Mas nós observamos o que aconteceu quando Davi fora de seu… fora de sua… Quando ele se tornou um fugitivo, e fora em seu exílio, quando ele… quando ele voltou, aquele homem implorou por paz e misericórdia. Mesmo aqueles que O feriram O verão um dia quando Ele retornar.
91 E encontramos então em José, que José foi um menino de nascimento peculiar, o último, a parte de cima da base, onde a obra prima seria edificada. Isto veio da fé, e ao amor, e à graça; isto chegou à perfeição. E da mesma forma fez isto dos pés, do princípio, chegando à perfeição em Cristo.
92 Observem, como ele estava retratado em José, a parte de cima da base, o mais perfeito de todos eles. Encontramos que José nasceu em sua família; e foi através de uma mulher legal, a qual era a esposa de Jacó. E observem também, que quando ele nasceu, o seu pai o amava; e seus irmãos o odiavam sem nenhuma causa. Por que eles o odiavam? Porque ele era a Palavra. Vêem a própria base? Vêem como a cabeça da base vem. Agora observe vir a cabeça do corpo. Agora, observe a Cabeça da Noiva chegar. Vêem? Ele era a Palavra. E eles o odiavam porque ele era um vidente. Ele previa as coisas, e lhes dizia. Elas aconteciam; não importava o quanto demorava, aquilo acontecia pela mesma forma. E por ser espiritual ele foi escomungado de seus irmãos. Eles deviam ama-lo. Mas eles o odiavam, porque ele era um profeta e ele era espiritual. E eles o odiavam.
93 Observem, ele foi vendido por quase trinta moedas de prata, e jogado em um buraco, e suponham que estava morto, mas foi tirado do buraco. E em seu tempo de tentação na prisão, o mordomo e o …o padeiro… Nós sabemos que o mordomo foi salvo e o padeiro estava perdido. E na prisão de Cristo na cruz, um foi salvo e o outro estava perdido… dois ladrões, dois malfeitores.
94 E nós observamos que ele foi tirado da sua prisão para a mão direita de Faraó, e homem algum podia falar com Faraó, somente através de José. E quando José saía daquele trono de Faraó, a trombeta soava através do Egito, o som saía e dizia, “Dobrai os joelhos, todos, José está passando!”
95 Da mesma forma será com Jesus. Como Ele foi amado do Pai e odiado por aqueles irmãos denominacionais sem uma causa. Ele foi vendido por trinta moedas de prata (como foi), e colocado em uma cova pensando que estava morto. Na cruz, um perdido e o outro salvo. E foi tirado da cruz, e está assentado à destra de Deus e em Majestade, o grande Espírito, o qual estava refletido Nele. E nenhum homem pode falar com Deus, somente através de Jesus Cristo. Pense nisto! E quando Ele deixar aquele Trono, e sair, a trombeta soará e cada joelho se dobrará e cada língua confessará…
96 Recordem, ele era o filho da prosperidade. Tudo que ele fez prosperou, fosse na prisão ou onde quer que fosse, aquilo estava certo. e não tem Ele prometido para Seus filhos que Ele faria com que tudo operasse para o bem, seja enfermidade, na prisão, morte, tristeza, seja o que fosse, que isto seria para o bem daqueles que O amam. Ele prometeu isto, e isto deve ser assim. Isto tem que estar ali. Isto está falado para nós de uma forma figurativa Nele. Ele era Aquela Imagem perfeita de Deus.
97 Agora, nós vemos aqui também que quando Ele vier outra vez… Recordem, José através da revelação salvou o mundo através da sua grande profecia. O mundo teria morrido se não fosse José. E o mundo… estaria morto se não fosse Jesus: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito para que não perecesse”. Deus está guardando a Vida.
98 Poderíamos seguir adiante. Porque Ele era simplesmente como Davi. Ele era como Moisés. Ele era como Elias. Ele era igual a José. Tudo estava retratado, predito no Velho Testamento, igual a tudo aquilo. O que é isto? Mostrando um Redentor perfeito que poderíamos colocar nossas sujas e velhas roupas na lavanderia e irmos busca-la outra vez. Isto foi lavado no Sangue do Cordeiro. Nós podemos requerer aquilo que nos pertence. E por tudo que Ele morreu nós podemos requerer. Então Ele era a Palavra perfeita retratada.
99 Agradou a Deus, o grande Escultor, feri-Lo, e fazer isto desta maneira. Nós O vemos em Isaias aqui enquanto lemos: “Todos nós O vimos. Escondemos Dele o rosto. Nenhuma beleza víamos, para que O desejássemos (todos falando Dele, criticando Dele. Estou falando a respeito Dele agora neste dia. Todos criticam Dele. Vêem?) Nós fizemos caso Dele… Nós o vimos (fazer caso significa “olhar”) Nós O vimos aflito e ferido de Deus”. Mesmo assim Ele… Para que Ele fez isto? “Ele foi ferido por nossas transgressões. Ele foi moído por nossa iniqüidade”.
100 Agora, nós poderíamos sempre seguir em frente com isto, mas eu creio que você tem um quadro do que eu quero dizer agora… Deus construindo de novo a Sua Obra Prima.
101 Mas não vamos nos esquecer que no princípio quando Ele feriu um lado de Adão, Ele tirou algo do seu lado. Agora, o ferimento de Cristo foi por uma causa, para que Ele pudesse tirar Dele, um para ser Sua família, a Noiva, para que Lhe tirasse uma Noiva. Então quando a Sua Obra Prima estivesse perfeita, Ele teria então que feri-La para tirar Dele, não outro pedaço, não outra criação, mas da mesma criação.
102 Meu irmão, não pense muito nisto, mas pense um momento. Se Ele tirou Dele, a criação original, para fazer a Noiva para Ele… Ele nunca fez outra criação; Ele tomou uma parte da criação original. Então se Ele era a Palavra, o que deve ser a Noiva? Ela tem que ser a Palavra original, o Deus Vivo na Palavra.
103 Kimberley, África do Sul. Certa vez eu estava vendo uns diamantes, como eram tirados do chão. E eu os vi ali em cima como… Bem, o …o superintendente da fábrica ou da mina era um dos meus oficiais da fila de oração. E eu vi montes de diamantes que valem dezenas de milhares de dólares; mas eles não brilhavam nem mesmo debaixo da luz. E eu disse para o superintendente da mina, eu disse, “Por que eles não brilham?”
104 Ele disse, “Sr. eles não foram lapidados ainda. Eles devem ser lapidados. Então quando eles forem lapidados, então refletirão a luz”. Aí está você.
105 A obra prima deve ser talhada. E observem. Lapidado para que? É o pedaço talhado? Não, não! O pedaço que é tirado é para fazer agulha de vitrola. E a agulha da vitrola é colocada sobre um disco que é uma música invisível para o mundo; mas a agulha é o que traz isto, traz a verdadeira interpretação da Palavra.
106 Sua vida é igual a de todas as pessoas. A Deus agradou feri-Lo. E agora, por que Ele O feriu? Pela mesma causa que Ele teve que ferir Adão.
107 Agora, nós O vemos golpeado, ferido e aflito de Deus, o Cordeiro perfeito para os pecadores sacrifica-Lo, uma Obra Prima perfeita.
108 Agora, por aproximadamente dois mil anos Deus tem feito outra vez Dele uma Obra Prima, porque Ele o golpeou para tirar um pedaço Dele (parte Dele), uma costela para fazer para Ele uma Esposa. E agora Ele tirou um pedaço fora daquela Obra Prima que Ele feriu no Calvário. Foi justamente o Novo Testamento, isso é tudo. Ele cumpriu o Velho Testamento. Agora, o Novo Testamento é outra parte para ser cumprida. Vejam, o Novo Testamento e o Velho Testamento são marido e esposa (vêem?); e o Novo foi tomado para… o Velho para apontar para o Novo. Vem Cristo, a Obra Prima para cumprir isso. Agora, Sua Noiva cumprirá tudo o que está no Novo Testamento. Outra obra prima está em processo.
109 Assim como gastou Ele quatro mil anos para fazer esta Obra Prima, agora Ele tem estado por cerca de dois mil anos fazendo outra Obra Prima, a Noiva de Cristo, outra Obra Prima. Fazendo isto, Ele faz isto através de seu metido imutável, da mesma maneira que Ele fez a Obra Prima, a Sua Palavra. Esta é a maneira pela qual Ele faz Suas Obras Primas. Porque só pode ser uma obra prima perfeita quando é a perfeita Palavra. Qualquer sujeira, lixo, injeções, com estas coisas se quebrará; porém o céu e a terra passarão, porém essa Palavra não passará. Você recorda, na lapidação de diamantes, você tem que ter uma ferramenta perfeita para fazer aquilo, não é qualquer peça que faz isto. Eu vi grandes quantidades passarem por aqueles dentes e colidirem com aquilo e aqueles grandes dentes se moverem, e aquele diamante passando ali. Não, aquilo não quebra o diamante. Ele tem que ser lapidado.
110 Agora, Ele está fazendo a mesma coisa em Seu método imutável. Nós encontramos em Malaquias 3, Ele disse, “Eu Sou Deus, e não mudo”. Ele não pode mudar o Seu método.
111 Agora, como Ele começou em Abraão… Depois da queda da primeira Obra Prima, Ele começou com Abraão, numa base, para construir outra obra-prima. Ele começou no dia de Pentecostes a construir outra Obra Prima… a semente Palavra original. Começou na primeira Igreja. O que foi isto? A semente Palavra, a Palavra manifestada, a promessa tinha sido dada. Joel disse, “Acontecerá nos últimos dias, disse Deus, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. Seus filhos e filhas profetizarão. Os velhos terão sonhos; os jovens terão visões”. O que Ele faria nos últimos dias… dois… nos últimos dois mil anos.
112 Observem. E isto começou como o original. Como disse Jesus, “A Palavra de Deus é uma Semente que o semeador semeou. E Ele era o Semeador. A Semente era a Palavra. E observe. Qualquer semente que está sozinha nunca faz nada. Ela tem que cair em um solo para trazer o seu produto de novo. E esta Semente, aquela Igreja perfeita, caiu no chão de Nicéia, Roma, quando ela se tornou uma denominação”.
113 Agora historiadores, recordem, e você que vai ouvir esta fita, examine e descubra se isto não está correto. A Igreja morreu em Nicéia, Roma, quando ela tomou dogmas e credos no lugar da Palavra original. O que era isto? Deus tinha mostrado através daquela primeira Igreja que Ele era Deus. Ele tinha uma Igreja perfeita; mas a igreja, como todas as outras sementes, deve cair no chão e morrer. Agora, ele caiu no chão, e morreu e se gastou.
114 Você sabe, eu li um livro aqui há não muito tempo atrás. Alguém escreveu um… um livro que diz: O Deus Silencioso. Vocês já o devem ter lido. Eu me esqueci, eu… eu penso que foi Brumback… Não, eu não… não tenho certeza de quem foi o que o escreveu. Mas… eu o tenho no meu escritório: O Deus Silencioso. Diz, “Deus, dois mil anos de Eras Negras ficou quieto, e não moveu a mão, e assistiu fiéis mártires passar pela cova dos leões e serem queimados pelos Romanos; assassinatos de todas as espécies; e mulheres com suas roupas rasgadas, colocavam piche em seus cabelos longos e botavam fogo e as queimavam”. Recordem, o cabelo curto começou em Roma. E as mulheres dos cristãos tinham cabelos longos. Então eles… eles as mergulhavam no piche e colocavam fogo, e as queimava… e elas nuas… e as jogavam para alimentar os leões. E este escritor segue dizendo, “Onde está este Deus?” Oh, às vezes a cegueira do homem! Não sabe você que aquela semente tinha que morrer! Ele nunca tentou liberta-los. Eles seguiram em frente em vitória! Eles seguiam em frente sangrando e morrendo, dando suas vidas. Por que? Isto era uma Semente, isto teve que cair no chão, como I João 12 nos diz: O grão do trigo tem que cair no chão e ali morrer, e não somente morrer, mas apodrecer. Mas poucos concluem que a denominação sabe que aquela Vida permanece ali.
115 Embora a igreja ela mesma no Concílio de Nicéia de quinze dias de sangrento debate político, quando aqueles aristocratas chegavam e queriam injetar estes grandes dignatários na igreja… E profetas saíram daquele deserto ali, comendo ervas e enrolados em peles de animais, profetas genuínos, e eles os colocaram para fora. Por que? A Semente tinha que cair na terra. Ela tinha que morrer.
116 Ela morreu nas Eras Negras lá embaixo da terra escura. Eles pensavam que ela tinha se acabado. Vocês sabem, São João 12:24, Jesus disse, “A não ser que o grão de trigo caia no chão, ele ficará sozinho”. E a primeira Igreja era aquela reprodução, aquela Noiva, aquela Semente, aquela Palavra manifestada que caiu no chão em Nicéia, Roma.
117 Ouçam, Igrejas através da nação que ouvirão isto, aí está a sua terra; são as suas denominações! Aí está onde a Palavra foi crucificada, e eles aceitaram o dogma. E por centenas e centenas de anos das Eras Negras o poder e manifestação da Palavra estavam escondidos do mundo. Somente o Catolicismo governava. Todos nós sabemos disto, lendo a história. Somente o Catolicismo governava.
118 Mas você… você não pode esconder uma semente germinada. Ela tem que brotar. Por que? O Grande Escultor está em trabalho. Ele vai construir outra vez. Então Ele – a Semente desceu, a Palavra.
119 Quando vemos São Paulo, Pedro, Tiago, João e todos estes que escreveram a Palavra, e o mundo que eles… a Palavra que eles escreveram se tornando vida vivida. E isto vive. E quando encontramos que após isto começou a amadurecer, João começou a escrever em epístolas. Ele foi lançado na Ilha de Patmos depois de ser fervido em azeite por vinte e quatro horas. Mas a Palavra tinha que seguir. Ela tinha que ser escrita. Eles não puderam ferver com azeite ao Espírito Santo que estava nele; assim sendo ele seguiu adiante. A sua obra não estava consumada. Ele teve uma morte natural.
120 Policarpo, o qual foi um discípulo de João, seguiu com a Palavra. E de Policarpo veio Irineu. E Irineu, o grande homem de Deus que cria no mesmíssimo Evangelho que nós cremos, “A Palavra é correta!” A igreja, tratando de espreme-la para lança-la fora.
121 Finalmente isto chegou a Nicéia, Roma. E ali ela caiu no chão (depois de São Martin), e foi assassinada. São Martin cria na mesma coisa que nós cremos. Ele se firmou na mesma coisa: o batismo com o Espírito Santo, o batismo nas águas no Nome de Jesus. Ele se firmou na mesma coisa que nós estamos, como ele foi um profeta, e cria na Palavra completa de Deus. E finalmente eles foram crucificados, e esmagados no chão, e ficaram ali por centenas de anos até apodrecerem, aquela semente externa. Os velhos corpos simplesmente apodreceram. (Eu estive em São Ângelo nas catacumbas e vi onde eles morreram e seus ossos quebrados e tudo mais) Eles finalmente apodreceram até que seus ossos se acabaram, mas a Vida permanece ali.
122 O grão de trigo que caiu no chão no… no Concílio de Nicéia começou brotar outra vez em Martinho Lutero, como qualquer semente crescendo ou trigo. Depois que as sementes apodrecem, a vida brota. E isto começou a trazer Martinho Lutero. Qual a primeira coisa que ele fez? Rejeitar a denominação do Catolicismo, protestando que ela era incorreta; pois ele disse, “O justo viverá da fé”. O que era isto? Uma vidazinha fraca que começou a crescer rapidamente. Estes foram os Luteranos. Isto certamente não parecia o grão que caiu no chão, porém a Vida está surgindo agora.
123 Então isto seguiu para o talo. Então o que aconteceu? Nos dias de João Wesley, o que ele fez quando ele trouxe a santificação? Ele permaneceu com a Palavra, e o que ela fez? Os Luteranos tinham se organizado e fizeram uma organização; então era tempo para algo acontecer. A obra prima está sendo construída agora. O que ele fez? Ele protestou aquela igreja anglicana e saiu na reforma como uma borla. O que é isto? A semente subindo para a Vida, crescendo agora.
124 Agora, o talo não parece com a semente, nem mesmo a borla.
125 Agora, irmãos Pentecostais através das nações, eu quero que vocês ouçam, meu irmão, se esta é a última mensagem que estou pregando. Esta é a minha obra prima. Você observa quando o trigo, o grão de trigo que cai no chão, quando ele começa a formar o seu… o seu grão outra vez…?
126 Observe a natureza. A natureza é exatamente Deus, Deus operando na natureza é tudo que pode haver. Mas do reavivamento Pentecostal, como eles pensam, havia a semente… Isto não era. Agora observe! Mas algo veio exatamente como uma semente. Agora, observe o que Jesus disse em São Mateus 24:24, que os dois espíritos nos últimos dias seriam tão parecidos que se fosse possível enganaria até os próprios eleitos.
127 Agora, aquele talo nada parece com a semente; nem mesmo parece a borla com a semente. Mas observe agora, não no dia de Lutero, mas no último dia.
128 A primeira coisa (há fazendeiros plantadores de trigo assentados aqui) – a primeira coisa que sai da semente do trigo, você quase pensa que é a semente, mas o que é aquilo? É a casca. Isto forma uma coisinha do lado de fora, como, para segurar a semente. Isto forma a casca. Mas a casca não é a semente da mesma forma que não o é a borla e o talo; é simplesmente um portador de vida, o grão de trigo então de São João 12 (vê você?), Jesus falando.
129 O trigo, depois da borla, após Wesley, traz a casca, a qual é o que mais parece ao grão entre tudo o demais. A casca é muito parecida com o grão… todo o tempo está se parecendo mais ao grão, ao grão que caiu na terra. E quando aparece o talo, tem vida em si, mas certamente não é o grão. Chega a borla, o pólen, isto continua não sendo o grão. E então chega na casca. E isto está simplesmente na forma de trigo, exatamente como o grão de trigo; mesmo assim isto não é o trigo. Exatamente da mesma forma, perfeito.
130 Os Pentecostais vieram exatamente como vem o trigo. Cada um saindo do outro, saindo do outro; mas são somente portadores. Eles tem que se denominarem. E foi isto que fizeram os Pentecostais, foram para a denominação. E o que fizeram os Pentecostais quando ele saiu exatamente como o grão? Isto foi exatamente de volta, como em Apocalipse 17, para uma das denominações irmãs. Isto é exatamente o que… isto foi o que Jesus disse.
131 Agora observe. O Evangelho saiu através de Lutero, através de Wesley no Pentecoste. E nos últimos dias isto enganaria até os próprios escolhidos se fosse possível… o eleito! Oh, irmãos Pentecostais, não podem ver vocês?
132 O trigo no seu princípio é exatamente como a semente quando ela começa a se formar como uma semente; mas é a casca. Ela denominou, fez exatamente o que eles fizeram aqui embaixo em Lutero. Em Apocalipse 17 isto prova a mesma coisa das igrejas.
133 Agora, o grão da semente original caiu em Nicéia, pois era a primeira denominação.
134 Observem! Aqui a vida que estava no talo, borla, tudo agora termina na semente. A vida que saiu da semente original, subiu através de processos diferentes, três processos diferentes, então volta até a sua condição original. Aleluia! Oh, que coisa! Eu sou a pessoa mais feliz do mundo por Deus me ter concedido ver isto!
135 Observe quão perfeita a Palavra e estas… como a natureza trabalha junto. Exatamente como provamos a ressurreição: Nascer, o sol se põe e o sol nasce outra vez; a folha cai da árvore… a seiva vai para a raiz, e volta e… e a folha volta para ela outra vez e cai no chão. A vida da árvore suga aquilo de volta, o cálcio e o potácio, e traz isto para outra folha outra vez. Vêem? Toda a natureza, tudo opera exatamente com… com a Palavra de Deus. E aqui está isto exatamente perfeito nestas Eras da Igreja. Esta é a razão pela qual o Espírito Santo desceu e traçou aquelas coisas e as provou da maneira que Ele tem feito. Isto é correto.
136 Observem aqui. A vida que estava na casca, no talo, e na borla, na casca, tudo se ajunta na semente. E a vida que estava no talo, foi… um foi fazer o outro. A justificação abriu o caminho para a Santificação. A Santificação abriu o caminho para o Batismo com o Espírito Santo. O Batismo com o Espírito Santo abriu o caminho para o Espírito Santo Ele Mesmo descer em perfeição, de volta à Palavra outra vez para manifestar a Si Mesmo.
137 Mas o que se denomina, morre. Como a Vida de Lutero foi fazer a de Wesley. E… e a de Wesley foi a Pentecostes. E do Pentecostal para fazer a semente original. Para… Os Pentecostais saíram de Wesley até aquele tempo. A razão pela qual os Pentecostais saíram de Wesley, foi porque não eram denominação… os Pentecostais. Então os Pentecostais se denominaram. E o que aconteceu? Isto se tornou a casca. Isto parecia com a coisa verdadeira. E todos…
138 Quantos já viram a semente… a semente do trigo começar a crescer? Qual é a primeira coisinha? É exatamente como a semente, mas é a casca. Vêem os três estágios? Talo, borla ou pólen e a casca. E então, da casca vem a semente original. Não uma semente, isto era a Vida da semente crescendo através disto para se tornar semente. Amém, amém! Vê você isto? O que é isto? A ressurreição. Voltando para a Obra Prima outra vez, como aquele que foi.
139 O Pentecoste saiu de Wesley, porque Wesley era uma organização. O Pentecoste saiu sem ser organizado e então se tornou uma. Isto teve que fazer a casca. A verdadeira Palavra da Vida nisto estava em seu caminho então pra o grão original através destes estágios: através do talo, então no pólen; do pólen para a casca; e da casca isto fez a semente. Não… Talo, borla, casca!
140 Vivendo, eles produziram em seus primeiros reavivamentos um suporte de uma certa porção da semente da Vida; mas quando eles se organizaram, a Vida saiu disto. Isto é provado por toda a história. Nunca uma organização fez coisa alguma depois disto se organizar. Aquilo estava morto. Isto é certo.
141 Observe, a vida está viajando agora. Está movendo agora.
142 Observem. O que eles fizeram, todos estes tem feito, está provado pela história exatamente da maneira que a igreja tem vindo, nunca para ser usado por Ele outra vez. A Organização está colocada em uma estante. Nunca houve em toda a história da igreja após isto se organizar, exceto aquilo que morreu. E a organização morreu e nunca ressuscitou outra vez. Não pode ver você isto? Homens que coordenando e provando isto bem aqui que isto é a Verdade, que isto é a Verdade: Aquela vida deixa o talo para fazer a borla; da borla isto faz a casca; e da casca isto volta para o original outra vez.
143 Observem, nunca mais será útil a Ele. Quão perceptível é esta vida em sua viagem para o grão de trigo o que é em uma árvore. Deus chamou o Seu povo como uma árvore. Vêem? A vida desce em uma árvore e volta outra vez, desce e sobe. Vêem? Isto desce e sobe. Mas no grão de trigo isto sobe do talo original através do talo, borla e casca; e a coisa através da qual passou, morreu de maneira que não pode regressar por ela de novo. Que é? Não tem mais uso. Isto segue adiante para a sua perfeição. Amém! Não vê você porque Ele nunca usou uma organização? Ele não pode voltar nela outra vez. Ela está morta! Mas a Vida passa de um para o outro. Vêem? Eles colocam credos e injetam… “Quem acrescentar uma só palavra ou tirar uma Palavra do…” Vêem? Ele está obstruído disto. Isto deve ser a semente Vida viajando.
144 Estou usando isto na parábola agora da Noiva, Obra Prima que está vindo. Como a Obra Prima caiu, há uma obra prima se levantando. A Obra Prima caiu em… em Nicéia, Roma. Depois de Nicéia, Roma, Ela passou por um processo; mas Ela está voltando outra vez para aquela Obra Prima, perfeita, porque Ela faz parte daquela Palavra que foi falada por Ele. Ele terá uma igreja sem ruga e sem mancha. Ela não terá nenhuma ligação de forma alguma com nenhum tipo de organização ou de denominação (a coisa anátema). Isto passou por estas coisas, mas isto nunca estará ali.
145 Observem. A semente está crescendo. Aquela vida está subindo, não voltando. Não haverá mais nenhuma ressurreição após isto. A Vida está subindo para entrar em sua perfeição, uma ressurreição.
Observem, a casca produz… A… a… Observem, a casca produz a semente original de si mesma. Em Apocalipse 3 nós encontramos isto.
146 Agora recordem, nenhuma outra igreja Ele colocou para fora na Bíblia, das Sete Eras da Igreja. Quantos recordam disto? Ele passou através da Era da Igreja para seguir em frente para fazer outra coisa. Mas é isto. Não há nada mais. Porém o… o Escultor tem voltado a perfeição outra vez, a Palavra. Vêem? Isto não volta. Quão diferente é isto. Sim!
147 Oh, e observem. Então, a casca quando ela chega ela parece exatamente como o grão. Mas quando a Vida do grão começa deixar a casca para chegar, para fazer o grão (a Noiva), a casca se abre e se separa do grão. É isto correto na natureza? Isto é exatamente o que ela fez.
148 Em… em Apocalipse 3 nós encontramos a Era da Igreja de Laodicéia colocando-O para fora. Agora vejam, isto não se firmou nas outras eras, porque havia algo mais ainda para ser feito. Isto simplesmente passou e foi para outro. Eu já lhes disse, não há mais denominação vindo. Estamos no fim. E eles O colocaram para fora, por que? Ele… Ele… Ele é a Palavra outra vez. Ele é aquele que caiu lá embaixo. Ele é a mesma doutrina que veio do princípio.
149 E quando a Palavra semente começou a crescer, a casca ela mesma a traz. A vida deixa todos os outros para seguir isto; estes são os verdadeiros crentes, eles seguem a Vida, seja onde for que a Vida vá.
150 Como em Israel, um tipo perfeito. (Se tivéssemos tempo… eu simplesmente tenho poucos minutos sobrando). Mas no tipo perfeito no princípio, onde aquela Coluna de Fogo ia havia Luz; Deus era a Luz. E não me importa se fosse meia noite ou se estivesse em um bom lugar bem selecionado, quando aquela Coluna de Fogo se movia, a trombeta soava e Israel se movia com ela. Aleluia! E quando a trombeta soava, Martinho Lutero se movia com Ela. E ele organizou… Matou… Não ele mesmo, o homem após ele. E quando Deus tirou a vida daquilo, a trouxe e a colocou na tumba.
151 Então logo veio Wesley. Ele viu aquela grande organização então ele tocou a trombeta de santificação, mais da Palavra. Vêem? E quando ele o fez, eles moveram, diretamente… de… lá de Lutero bem para a Metodista.
152 E quando os Pentecostais viram isto, eles soaram uma… uma trombeta. É hora para a volta dos dons. Vê o que eles fizeram? Eles soaram uma trombeta, e dali saíram; então eles se organizaram. Mas recordem. Depois da casca (estes são os três estágios que nós conhecemos) não há nada sobrando a não ser o Grão. Oh, Deus! E então o Grão é colocado para fora disto. Amém e amém! A Semente, a Palavra começa a se formar e a Vida é trazido de…
153 Agora observem. Se o Noivo, o princípio, o primeiro Noivo… Esta é a Noiva chegando. Recordem, a Igreja começou no Pentecoste, e Ela caiu em Nicéia. Ela germinou, não exatamente como o verdadeiro grão, não; era um pouco da Vida ali, mas isto cresceu em ordem para fazer uma organização. E isto atraiu através daquela organização. E então o que isto fez? Então foi – daquela organização passou a outra organização, passou a outra etapa da Palavra: Justificação, Santificação, Batismo do Espírito Santo. Vêem? E enquanto ela passava através deste talo e deste processo, se manteve aproximando-se mais.
154 Recordem, o pequeno pólen é mais… a borla é mais parecida à semente que o talo. E a casca; se parece mais à semente que a borla. Porém a própria semente está além disto.
155 Notem. A Noiva… Se no princípio a Noiva era a Palavra – o Noivo; e logo, se a Noiva é tomada do Noivo, Ela também tem que ser a Palavra.
156 Observem. A Noiva deve estar… Por que? Por que deve ser o Noivo a Palavra manifesta, clara? É porque a Noiva e o Noivo são Um; Ela é simplesmente um pedaço ferido tirado Dele. Aí está a Obra Prima. Foi ferido…?…
157 Miguel Ângelo não poderia reproduzir aquilo outra vez; ele não poderia colocar aquilo de volta. Mas Deus vai fazer isto. Ele vai trazer esta Noivinha que foi ferida lá atrás em um lado da Palavra Original. E aí está Ela; aí está a Obra Prima, a família de volta outra vez no jardim do Éden.
158 Como esta Noiva fará isto? Como este Trigo fará isto? Malaquias 4 diz que nos últimos dias isto seria restaurado de volta. O que? Restaurado de volta como no princípio, tomando isto de volta. “Eu restaurarei, diz o Senhor, todos os anos que a locusta, e o gafanhoto, e todas estas coisas comeram. Eu restaurarei outra vez”. Malaquias 4 diz que Ele restauraria os corações do povo, a fé do povo de volta para os pais originais outra vez. Vêem? Nós vemos isto bem diante de nós, Igreja. Onde estamos nós?
159 Agora, concluindo em poucos minutos. Eu quero que vocês observem atentamente algo que acabou de acontecer.
160 Malaquias 4 é para trazer de volta, de volta a original. Ela é ferida da igreja… do corpo da igreja, ferida com o seu Mestre para o mesmo propósito (Ela é a Palavra), da mesma forma que José foi ferido pelos seus irmãos, porque ele era a Palavra. E Jesus foi ferido pelos seus irmãos, porque Ele era a Palavra. A Igreja é ferida – a Noiva é ferida pela igreja, porque Ela é a Palavra. Aí estão os seus estágios outra vez: um, dois, três. Vêem? Exatamente certo.
161 A Palavra, vivendo e em ação, a Bíblia Noiva, não alguma Noiva feita pelo homem, a Noiva Bíblia, ferida e aflita de Deus. Nenhuma beleza para que pudéssemos deseja-La, ferida e aflita de Deus. Isto é correto. Ela está sozinha. Ela é ferida por todas as denominações de acordo com Apocalipse 3. Ela é ferida e está fora da Era da Igreja de Laodicéia na qual Ela foi criada. Vêem?
162 Esta igreja foi levantada na Era da Igreja de Laodicéia. Esta é a sua casca. Mas se as outras foram… Não podem vocês Pentecostais verem isto? Se a outra que era casca morreu, se aquele outro que era talo teve que morrer, se aquela borla teve que morrer, da mesma forma deverá a casca morrer. Os três estágios da organização.
163 E você recorde… Você diz, “Bem, agora há muitas borlas por aí; há muito disto”. Sim! Foram os Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Luteranos, Igreja de Cristo, todas estas outras coisinhas que caíram nisto, folhas e tudo mais estava pendido nisto; mas a reforma era o original. O vêem agora?
164 Sozinha, como o Noivo, rejeitada pelos homens, desprezada e rejeitada pelas igrejas. A Noiva se coloca desta forma. O que é isto? É a Sua Obra-Prima. Vêem? É a Palavra que Ele pode operar através dela e manifestar… rejeitada.
165 Então o talo, a borla, a casca nunca se torna Semente (não!), mas está o tempo todo se tornando mais como a Semente. Agora, no tempo da colheita a Semente está de volta a sua Vida original, de volta a Bíblia. Malaquias 4 disse que isto seria trazido desta maneira. Oh, oh, que coisa!
166 Todos devem… Para estar desta maneira isto deve ter toda Palavra. Não é isto certo?
167 Agora, o que Ele disse em Apocalipse 10, o que aconteceria? Para que foi a viagem para Tucson? Para abrir a Igreja… Nos dias da mensagem do sétimo anjo (mensagem do sétimo anjo) toda a Palavra de Deus seria manifetada. O selo que todo o talo havia deixado, e a razão, e tudo sobre isto, seria manifestado neste tempo. Não é isto que a Palavra diz? Então nós vemos isto. Então onde estamos nós? Há somente uma coisa. A colheita está aqui. Ela está bem madura. Ela está pronta agora para a vinda.
168 Observem. Não, nunca será isto. O… No tempo da colheita a semente está de volta em sua condição original, e deve ter toda a Palavra em ordem para ser a Semente. E não pode ter a metade da semente; isto não cresceria. Isto tem que ser a Semente inteira. Isto não tem que manifestar dizendo, “Eu creio no batismo com o Espírito Santo. Aleluia! Eu creio no falar em línguas”. Isto é simplesmente parte da semente. Mas agora, isto já está adicionado nisto. Aleluia! Vêem? A Vida, não os dons, a Vida dos dons. Vêem? Vêem o que quero dizer? Estamos no fim do tempo, irmãos.
169 Talo, borla, e a casca estão mortos e secos agora. Há somente uma coisa que tem que acontecer com aquilo, é ser ajuntado no Concílio Mundial de Igrejas para ser queimado.
170 A Palavra tem se tornado carne, exatamente como Ele prometeu em Lucas 17, e Malaquias 4, e todos. Vêem? Isto é certo. Apocalipse…
171 Toda a Vida verdadeira que estava no talo, borla e casca está agora reunida na Semente, pronta para a ressurreição, pronta para a colheita. O Alfa tem se tornado Omega. O primeiro se tornou último; e o último o primeiro. A Semente que chegou passou por um processo e se tornou Semente outra vez. A semente que caiu no jardim do Éden e morreu ali, voltou (daquela semente imperfeita que morreu ali)… voltou À Semente perfeita… O segundo Adão.
172 A primeira Eva que caiu, e foi usada na segunda reforma… segunda vinda, está trazendo um filho, agora se tornou a verdadeira Noiva outra vez, a Semente de volta com a Palavra original outra vez. O Alfa e o Omega são o mesmo. Ele disse, “Eu sou o Alfa e o Omega”. Ele nunca disse nada sobre o meio. “Eu sou o Alfa e o Omega, o Primeiro, e o último”. É isto!
173 O primeiro ministério e o último ministério são o mesmo. A primeira Mensagem e a segunda… a última Mensagem são a mesma coisa. “Eu… Eu sou o Alfa; Eu sou o Omega”. “Haverá um dia que não será chamado dia nem noite, mas no entardecer haverá Luz”. Vê? Alfa e Omega; isto é o primeiro e o último. Oh, meus irmãos, poderíamos ficar a – horas nisso.
174 A grande Obra Prima de uma família, o Segundo Adão e a Segunda Eva agora prontos para o jardim, o Milênio (Amém) de volta à terra. Aleluia! O grande Escultor não os deixou ali embaixo. Ele tomou o tempo como Ele fez através de milhões de anos modelando o primeiro casal perfeito. E eles caíram. Agora tem sido através de milhares de anos” Ele está moldando outra vez; e agora, aqui estão eles prontos.
175 A Obra Prima tem chegado e foi golpeada. De seu lado saiu a companheira. E ela foi trazida no mesmo processo. Agora, aqui está ela de volta outra vez com toda a natureza, a Bíblia, e tudo mais, mostrando que aqui estamos.
As nações estão se rompendo; Israel despertando,
Os sinais que a Bíblia predisse;
Os dias dos gentios estão contados (Veja este monte de lixo que temos).
Carregados de horrores,
Retornem, ó dispersos, para os seus. (Isto é certo. É melhor você entrar ali depressa se você vai).
Estou preparando para concluir dentro de cinco, dez minutos.
176 Observem. A grande obra Prima da família. O marido e a esposa não podem ser verdadeiramente uma família a não ser que eles sejam um. Eles tem que ser. Se eles não são, não será uma boa família… a esposa puxando para um lado e o marido para o outro. Isto faria uma família horrível. Mas em acordo, com amor um para com o outro, esta é a família. E agora, aquela foi a Obra Prima de Deus; e todas as verdadeiras famílias aqui retratam aquilo. Vêem? E agora a família Obra Prima tem vindo outra vez… Cristo e Sua Noiva, prontos para virem. O Segundo Adão, a Segunda Eva, prontos agora para retornarem para sua casa. E todo o quadro tem sido redenção, do que isto foi, trazendo de volta. Vêem? Exatamente. Trazendo de volta outra vez.
177 Após… Outro dia de pé ali em cima nos Homens Cristãos de Negócios… Muitos de vocês, eu acho, estavam ali. Quando eu ouvi aquele sacerdote Luterano (ou pregador, tinha que ser) ali de pé e dizer aquela coisa ridícula, criticar o que nós cremos… E aqueles Homens de Negócios do Evangelho Completo tendo aquele homem ali. Dizendo que…Ele usava o seu colarinho virado. Muitos deles usam agora. Ele disse, “Agora, as pessoas me perguntam por que eu viro o meu colarinho”. Disse, “Como eles podem te distinguir do sacerdote Católico?” Ele disse, “Não há nenhuma diferença, e não deve haver”. Ele disse, “Nós somos todos filhos de Deus”. Ele disse, “Eu conheço um sacerdote Católico que é onipresente (vêem?), que poderia estar presente em todas as partes”.
178 Agora, você não pode ser onipresente sem ser onisciente. Deus não é nem mesmo onipresente; Deus é onisciente. Onisciente que significa… O faz onipresente (Ele conhece todas as coisas). Mas em ordem para ser um Ser Ele tem que estar em um ser. Mas sendo onisciente Ele pode ser onipresente, porque Ele conhece todas as coisas. Ele sabia disto antes da… Ele sabia antes do mundo existir quantas pulgas, piolhos, quantos insetos, e quantas vezes eles piscariam os seus olhos, e tudo sobre isto (vêem?), porque Ele é onipresente. E você não pode ser onisciente… onisciente sem ser infinito. Vêem? Há somente uma coisa infinita, Deus. Amém!
179 E então nós… O que é isto? É o diabo, levando-os diretamente para o matadouro, todos estão indo. Exatamente o que diz a Bíblia. E aqui está isto. Vêem, vindo bem no meio dos Pentecostais e simplesmente empurrando-os diretamente, como… Que tempo!
180 Oh, depois daquele testemunho, alguém me disse… eu… eu… Foi boa coisa eu não ter dito muita coisa, porque provavelmente eles me teriam colocado na cadeia ali em cima; mas eu pensei, “Aí está”. O… o povo que é ensinado, conhece. “Os sábios conhecerão o seu Deus naquele dia”, disse Daniel. Sim, senhor! Vêem? O sábio conhecerá seu Deus; eles estão esperando por estes coisas.
181 Mas quando eu vi aquilo acontecer, e aqueles Pentecostais ali de pé com ele… Até mesmo Oral Roberts olhou para mim assim. Eu disse, “Oh, que coisa!” Um!
182 Porém ali de pé com cultura e educação, você sabe, e assim por diante. Esta não foi a maneira pela qual Deus poliu os Seus. Ele não os pule com cultura; Ele pule na humildade e poder da Sua Palavra manifestada, mostrando a forma do Grão que saiu.
183 Agora, alguém me disse, disse, “Irmão Branham”, disse, “Há uma coisa que eu não consigo compreender a seu respeito”.
Eu disse, “O que é?”
De pé ali na entrada… Eu creio que a irmã Dauch e os seus, depois que eu peguei na mão do Bill, e ali de pé com todos, e virando a esquina com um grupo de pessoas, um ministro passava, com o colarinho virado, ele disse, “Por que é que você está sempre berrando com as pessoas?” Ele disse, “Estas pessoas crêem que você é um servo de Deus, você tem que ser educado e dócil para com elas e tudo mais”. Disse, “Cada vez que vejo você levantar, você está gritando com as mulheres sobre os seus cabelos, e sobre usar shorts, usar maquilagem, e todas estas outras coisas, e gritando com as pessoas e lhes dizendo quão frias, formais e indiferentes eles são”. Disse, “Por que você faz isto?” Disse, “Estas pessoas te amam. Como pode você ser um amado filho de Deus e fazer uma coisa como esta?”
184 Eu pensei, “Senhor, deixe-me responder a este homem inteligente. (Vêem?) Simplesmente me deixe responder-lhe de algum modo que possa fazer com que se enforque com sua própria corda. Eu… eu disse, “Bem… Eu disse, “Sr. você alguma vez já leu sobre o grande compositor músico chamado… o grande compositor chamado Beethoven”.
Ele disse, “Oh, certamente, eu leio sobre Beethoven”.
185 Eu disse, “Provavelmente ele encheu cestos de pedaços de papéis rasgados, mas ele deu ao mundo Obras Primas”. Ele não voltou a abrir a sua boca para dizer outra palavra. Eu disse, “Quando ele estava assentado em seu escritório sob a inspiração, ele escrevia algo. Ele ia a seu escritório e tocava. Aquilo não estava certo, ele amassava aquilo e jogava no cesto. Mas quando Ele terminava em toda inspiração, o mundo tinha uma obra prima”. Oh, como a Palavra corta, mas Ele produz obras primas, tira fora toda casca e talo, Isto traz Obra Prima”.
186 Eu tenho sete minutos para lhes contar algo que aconteceu antes de ontem, para sairmos em tempo. Três de julho, eu estava aqui assentado no… no centro aqui (no shopping center, bem aqui perto de nós). Eu já estive em Pig Alley em Roma… na França, já estive na cidade de Nova York, em Los Angeles; mas o grupo mais imundo de mulheres que já vi em minha vida está em Jeffersonville, Indiana. Eu nunca vi tanta podridão e imundície em minha vida como eu vejo no meio destas pessoas. Eu estava assentado ali até que o meu coração doía, e o Senhor me havia me dado uma visão. Agora, eu vou lhes contar a visão. Agora, eu vou lhes contar a visão. Eu não sei se posso interpreta-la, mas eu… eu vou contar a minha visão pela primeira vez.
187 Eu fiquei em êxtase. E quando isto aconteceu, ali havia alguém comigo. Eu não vi a pessoa. Era somente uma voz. E eu… eu olhei. E eu estava eu… eu olhei para mim, e vi o mais… o mais bonito grupo de mulheres vestidas com roupas limpas que eu já vi em minha vida. Mas cada uma delas, parecia que estava vestida diferente. Todas elas tinham cabelos longos, e elas estavam… mangas compridas e saias por diante, mulheres jovens. Elas pareciam como, eu diria, talvez ter uns vinte.
188 Agora, eu tenho a Bíblia aberta aqui diante de mim. Vêem? Eu só posso dizer o que eu vi. Se você diz, “Onde você está olhando?” Estou olhando para o relógio. “O que você está procurando?” Estou procurando as pessoas – olhando as pessoas. “Para onde você está olhando?” Estou olhando para a Bíblia. Isto é o que… Estou dizendo a verdade; isto é o que eu vejo. Eu só posso dizer o que eu vi. Eu não… eu não sei o que isto… tudo sobre isto, eu simplesmente tenho que lhes contar.
189 Mas quando esta Noiva… Ela estava olhando bem em… (Aquele que estava falando comigo, e eu… de pé junto) Seus olhos… Ela era a mais limpa, as pessoas de aparência mais dócil que eu já vi em minha vida. Parecia que havia uns doze ou mais, somente… Eu no sei quantos estavam na frente, mas ali havia somente um grupo deles. E Ela passou, docilmente com uma melodia, e seus olhos abertos, observando enquanto Ela passava. Oh, Ela era linda! Eu olhei para ela. E enquanto Ela passava, ele disse, “Agora, nós examinaremos…” Disse, “Esta é a Noiva. Agora nós veremos as igrejas”. E elas vieram. Eu as observei chegando. E quando elas chegaram, cada uma parecia pior que a outra. Eu nunca vi um grupo tão imundo em minha vida. E quando ele disse, “O próximo…” Eu ouvi um barulho. E isto disse, “Próximo”, disse, “Aqui vem o grupo americano”.
190 Agora, eu sou americano, mas isto simplesmente me deixou doente. Eu não sou o suficiente eloqüente para, numa audiência mista, dizer o que estava acontecendo; eu – eu – eu… Vocês terão que ler entre linhas. Mas quando as mulheres estavam chegando, o líder delas era uma feiticeira. Ela tinha um imenso nariz comprido e uma grande boca. E todas elas estavam vestidas com alguma espécie de roupas curtas aqui, mas em cima simplesmente tinha uma tira que somente… pequena, uma tira com cerca de meia polegada que… levantava e ia ao redor delas assim. E cada mulher tinha algo de modo… Muitos de vocês, há anos atrás costumavam a …Recordem, quando cortávamos aquele papel, vocês sabem, o jornal, para fazerem uma velhas franjas.
191 Quantos se recordam disto? Vocês sabem. Ora, eu acho que vocês usavam em carnavais, vocês sabem. Pendurados assim, papel franjados, laços de papel. Elas seguravam algo assim embaixo nelas, assim, segurando embaixo nelas. Toda esta parte estava exposta. E cada uma tinha o cabelo bem curtinho, e coisas frisadas sobre tudo aquilo assim, cabelo cortado bem curtinho, e cheias de maquilagem. Não pareciam absolutamente nada a não ser prostitutas de rua. E elas estavam andando com este papel. E que vulgaridade! Agora, o papel era o que seguravam em suas frentes; mas quando elas passaram pela plataforma de inspeção, atrás, como elas estavam agindo… Eu pensei, “É esta a igreja?”
192 E ali foi ela. E eles estavam cantando isto aqui, estas músicas de twist-and roll, vocês sabem, ou seja o que for que vocês chamam, descendo… cantando assim, indo atrás… Eu disse, “É esta a igreja?” E eu estava ali de pé. Em meu coração eu estava chorando. E esta bruxa… Para mim não é nada mais no mundo a não ser… ela é aquele Concílio Mundial de Igrejas dirigindo-os diretamente pelo caminho por onde ela estava indo. Elas seguiram para a esquerda e desapareceram no caos, porém continuavam tocando esta música e fazendo barulhos bastantes estranhos, e balançando os seus corpos de um lado para o outro, e então assim, se comportando assim, andando.
193 E eu comecei a inclinar a minha cabeça, e ele disse, “Espere, a Noiva deve vir outra vez”. E eu olhei, e aqui vinham elas outra vez. E elas passaram, damas de aparência dócil. Todas elas olhavam para mim enquanto passavam. E eu observei que cada uma estava vestida de uma forma diferente. E uma atrás tinha o cabelo longo pendurado assim e o tinha ondulado ao redor, devia ser alemã ou algo assim… E eu as observava. E então, quando começaram a partir, duas ou três delas atrás…?… saíram da fila. E eu ia gritar para elas, e elas estavam tentando voltar para a fila outra vez. E eu as vi, simplesmente… a visão simplesmente desapareceu gradualmente e mudou para mim.
194 Agora, aqui está a interpretação disto. A razão… Agora recordem. Eu acabei de escrever… Eu não tinha terminado, eu não tinha escrito estas notas ainda. Mas pregando nesta manhã, eu apanhei o que estava bem para o meu sermão. Vocês observaram, a igreja somente entrou em cena… Agora, esta é a verdade amigos. O Pai Celestial, o qual escreve a Palavra, sabe que estou lhes falando a verdade. Vêem? Eu sei… eu simplesmente digo a verdade. E não sabendo disto até há poucos minutos atrás, parecia ou recentemente… Vêem? Você observou a Noiva entrar em cena duas vezes? A primeira Semente e a segunda Semente, ambas exatamente a mesma. E a razão pela qual elas estavam vestidas… vestidas de formas diferentes, ela virá de todas as nações, que formarão a Noiva. Cada uma tinha cabelos longos e nenhuma pintura, e eram moças muito bonitas. E elas estavam me observando. Aquilo representava a Noiva saindo de todas as nações. Vêem? Ela… Cada uma representando uma nação, enquanto marchavam perfeitamente em fila com a Palavra. Vêem?
195 E então, eu tenho que observa-La. Ela sairá da fila da Palavra se eu não observar, quando ela passar, se ela passar. Talvez será a minha hora quando eu terminar (vêem?), quando eu terminar, ou seja o que for.
196 Observe! Elas estavam voltando, tentando o melhor possível. Elas estavam voltando; elas estavam entrando na fila, porque elas estavam… elas estavam olhando para outra coisa, olhando para aquela igreja que tinha acabado de ir ao caos. Mas duas… As da frente nunca. As de trás… somente duas ou três delas, estavam como que saindo para fora um pouquinho para o lado direito, e parecia que estavam tentando voltar para a fila enquanto passavam. Elas estavam simplesmente passando por mim, oh, numa distância daqui na parede, passando por mim. E eu estava ali de pé. E então eu simplesmente vi todas elas se moverem e partirem. Mas observe você, a igreja somente entrou em cena uma vez, cada nação, a igreja. Mas a Noiva entrou duas vezes. Vêem? Vêem o que foi isto? Agora, não sabendo disto, mas veja isto com a minha mensagem desta manhã. Não sabia disto. Vêem?
197 A Semente caiu no chão em Nicéia. Aquela foi a semente original. E Ela passou pelo processo destas denominações a qual teve existência só uma vez. Mas a Noiva volta outra vez nos últimos dias: “Eu restaurarei”. Vê? A Obra Prima é trazida. Esta é a razão pela qual entrou em cena… apareceu duas vezes. Ela passou pela primeira vez, e então passou pela segunda vez. E Ela estava perfeita na segunda vez tal como Ela o estava na primeira. Oh, Deus, tenha misericórdia! Rápido, rápido, rápido! Vida entre no Grão logo! Vêem?
198 Todas as outras não apareceram mais. Elas foram e não voltaram outra vez. Mas a Noiva voltou, porque Ela é o Alfa e o Omega. Deus, o Grande Escultor, Ele tem feito uma Obra Prima, pois Isto é um pedaço da Sua primeira Obra Prima. Como Ele fez no jardim do Éden e tomou uma parte e fez outra parte, e aquilo arruinou e caiu; agora Ele esteve todo tempo reconstruindo isto de novo. E Ele trouxe esta Obra Prima, e foi ferida em ordem… aquela parte que foi ferida foi em ordem para trazer de volta outra vez aquela Obra Prima.
199 Então a Obra Prima e o Filho de Deus… a Obra Prima e a Noiva… E Isto é um pedaço Dele, que deve ser o cumprimento da Palavra. E a Palavra tem sido cumprida, e estamos prontos para a vinda do Senhor.
200 Oh, Igreja do Deus Vivo, incline seus corações e sua… você mesmo diante de Deus! Estas coisas são verdadeiras. Eu sei que isto… isto soa como se uma grande coisa que haveria de, haveria de ser difundida pelas nações; nunca foi assim. Ele não muda sua forma de fazer as coisas.
201 Simplesmente seja agradecida, Igreja, seja agradecida por estar onde estás hoje se estás em Cristo. Porque você vê… Agora… E quando aquilo… Recordem, toda aquela Vida será reunida justamente dentro do Grão para a ressurreição, porém o talo deve ser queimado, o restante disto. A casca e tudo deve ser destruída, e ela o será. Não confie em sua… suas denominações. Você fique com a Palavra, a Vida, Deus e a Sua Obra Prima.
202 Então, o que é isto no Milênio? Cristo e a Sua Noiva, de volta no jardim do Milênio. Amém!
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação,
No Madeiro, no Calvário.
203 Aí está onde Ele foi ferido. Nós O vimos ferido, aflito de Deus e golpeado. Mas Ele foi ferido por nossas iniqüidades.
204 Há alguém aqui nesta manhã que não está naquele Grão? E como a Vida está tirando o seu último pedaço de casca, pois a casca está secando… Quantos sabem que os Pentecostais estão secando? O que é isto? A vida está saindo deles. Francamente, já saiu. E se aquela Noiva já está em cena, eu gostaria de saber se a Noiva já está formada então.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação,
No Madeiro, no Calvário.
205 Com nossas cabeças inclinadas agora. Há alguém aqui que gostaria de ser lembrado? Se você sente que não está… Amigos, é muito claro. Eu nunca tive uma visão em minha vida, a não ser que algo acontecesse, em seguida. Eu lhes digo a Verdade. Todas estas outras vezes se Eu lhes disse a Verdade, Deus tem provado isto, então estou dizendo a Verdade desta vez.
206 Eu não sei em que dia estamos vivendo, mas eu sei que não há nada sobrando. Não poderia haver um levantamento político que pudesse consertar esta coisa. Políticas, a nação acabou. Oh, Deus! Pode você… pode você descer o suficiente para… para… para sentir isto. A nação acabou… não a nação, mas as nações. Esta é a melhor do grupo, e acabou. Então se as nações acabaram, o mundo acabou. E as igrejas? Na minha opinião, o Pentecoste foi o melhor que eles tiveram; mas acabou. Oh Deus, tenha misericórdia de nós!
207 Se você não O conhece, por favor, apresse! Se você sente a Vida, saia de… saia do seu pecado, saia daquilo que você está dentro, entre no Grão rapidamente. No talo ou na casca você morrerá. Ore, enquanto cantamos agora.
Eu O amo,
(Depende de você agora. Nós não temos denominação, nada; temos somente a Cristo. Você é bem-vindo para adora-Lo… conosco até Ele vir. Nós não podemos colocar seu nome num livro; nós não temos livros. Nós queremos o seu nome no Livro da Vida. Você só pode fazer isto através do nascimento. Não quer você fazer isto neste momento? Pedir a Cristo por uma nova vida, até trazer, colocar o seu nome em Seu Livro se não está. Então você pode ter companheirismo conosco. Nós gostaríamos de ter-lhe).
Eu O amo…
208 Querido Deus, ajude a cada pessoa agora fazer o inventário, ver se estamos Nele. Tu nos amaste. Tu fostes por nós. E nós O vimos ferido de Deus. Eu oro, Deus, que Tu chames a cada um. Senhor, fale com os meus filhos, meus amados, e meus amigos. Conceda isto, Senhor, neste momento, através do Nome de Jesus Cristo.
209 Não deixe ninguém esperar muito, Senhor. Parece muito perto. A colheita está realmente madura. O grande monopólio de Deus varrerá a terra em um destes dias; voará palha por todos os lados; mas o Trigo será ajuntado no armazém; tomado, pois Nele há Vida. Conceda, Senhor, cada pedido seja respondido, cada oração seja manifestada diante de Ti.
210 Eu oro por eles, Senhor. Eu oro para que Tu não deixes nenhum que está aqui que se perca, Senhor. Eles… eles… estão em dificuldade… Eles… eles… eles dirigem quatrocentas milhas. E seja o que for que tivermos necessidade, dê-nos isto, Senhor, seja o que for bom para nós, Senhor. Não o que é bom em nosso ponto de vista, mas o que é bom no Teu ponto de vista. Nós queremos estar como uma virgem pura que foi purificada, repreendida por Deus, para que sejamos purificados de nossos pecados.
211 E eu ofereço a minha oração por eles, Senhor. Eu… eu…. eu não sei como orar. Nós estamos… estamos falando com o Deus Poderoso, e qual o ser humano, qual o mortal que poderia fazer o tipo correto de oração diante do Deus Vivo? Mas, Senhor, minhas palavras mal faladas e meu… e meus substantivos e pronomes em… no lugar errado, se Tu podes apontar o a-b-c para um garotinho um dia e fazer uma oração, Tu… Tu podes omitir meus substantivos e pronomes e olhar somente no que eu creio, Senhor. Eu creio em Ti. Eu creio nesta Palavra. E estou crendo por cada um aqui. E eu… eu os estou trazendo para aquele altar, Senhor, pela fé, onde entre nós e o Grande Jeová está o sangue do Seu Filho, Jesus. E o Sangue falará por nós. Quando fostes ferido no Calvário, Tu disseste, “Fala! A Ele ouvi!” E o sangue, a Bíblia diz, fala maiores coisas do que o sangue do cordeiro do Velho Testamento; pois o Sangue de Cristo fala mais alto do que o Sangue de Abel, maiores coisas. E fala, Senhor, a redenção para nós, enquanto clamamos através do Sangue.
212 Grande Pai da Vida, inclusive nós, Senhor. Se nós… se nós pecamos, tire-o de nós. Nós… nós não queremos ser desta maneira, Senhor. Não é a nossa intenção. E nós vemos que estamos vivendo em um determinado e horrível caminho escuro. Como dissemos no princípio, estamos subindo um monte, através de lugares acidentados; ofuscado é o caminho; mas estamos carregando a Luz. Que possamos ver Isto passo a passo enquanto vamos agora, até nos encontrarmos, como o Progresso do Peregrino, até que finalmente cheguemos ao topo da colina. Guia-nos, oh Pastor. Grande Jeová, dirija-nos através do Teu Espírito.
213 E nós sabemos que estamos longe de uma Obra Prima, e Nele nós confiamos. Simplesmente nos leve para Ele, Senhor. conceda isto, Senhor.
214 Cure todas as pessoas enfermas aqui, Senhor. Nós O vimos aflito e ferido. Mas Ele foi ferido por nossas transgressões. A Obra Prima de Deus foi ferida. E Ele foi ferido por nossas transgressões; pelas Sua pisaduras fomos sarados. Cure os enfermos, Senhor, na Tua Presença Divina agora, enquanto sabemos que Tu estás aqui.
215 Limpe nossas almas, nossos corações de todo o mal, todos os maus pensamentos, todas as comunicações do mal, todas as coisas que são erradas. Limpe-nos. E nós oramos, Pai, que Tu cures nossas enfermidades, e nos deixe sair daqui sentindo que somos Teus filhos santificados. E com o Sangue sobre nós, nós falamos através do Sangue, a Palavra. Conceda isto, Senhor. Nós pedimos isto no Nome de Jesus Cristo. Amém.
216 Deus Pai, sobre estes lenços, os unjo com tua Presença, Senhor. Que a Tua Presença possa estar com eles seja onde forem. Seja onde for que eles forem colocados, em qualquer corpo enfermo, que eles possam ser curados. E seja o que for, conceda isto, Senhor.
217 Molde-nos e faça-nos filhos e filhas de Deus. Nós cremos que a Noiva está obtendo o seu último polimento agora. Ela será ferida por toda organização junta, e então a grande colheita estará aqui. Até então, Senhor, dê-lhes saúde e alegria para Te servirem. No Nome de Jesus. Amém.
Eu O amo, eu (Você realmente O ama?)
Porque Ele primeiro me amou,
E comprou-me a salvação,
No Madeiro, no Calvário.
218 E agora vocês compreendem porque eu ralho com vocês? Não é porque eu vos amo… ou melhor, porque não vos amo; eu realmente vos amo. Eu desejo uma Obra Prima para o Mestre. Talvez tenha que rasgar a alguns e assim, mas eu terei uma Obra Prima em um destes dias se eu permanecer certo nesta Palavra. Isto é correto.
219 Agora, Jesus disse, “Todos saberão que sois Meus discípulos, quando vos amardes uns aos outros”. Então nós devemos amar uns aos outros…
Bendito seja o laço que une
Nossos corações em amor cristão,
O companheirismo de Espírito familiar
É como aquele lá de cima.
Vamos segurar na mão um do outro.
Quando nos separarmos,
Isto nos dá uma dor interior;
Mas continuaremos unidos no coração,
E espero vos encontrar outra vez.
Tome o Nome de Jesus contigo
Filho da tristeza e mágoas;
Ele lhe dará alegria e conforto,
Tome-O onde quer que fores.
Nome Precioso, oh, quão dócil!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Nome Precioso, oh, quão dócil!
Esperança da terra e alegria do céu.
Agora recordem em sua viagem:
‘ Tome o Nome de Jesus contigo
Como Escudo de todo cuidado
Quando as tentações te cercarem,
(O que você faz então?)
Simplesmente respire o santo Nome em oração.
Oh, Nome Precioso, Oh, qual dócil!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Nome Precioso, oh, quão dócil!
Esperança da terra e alegria do céu.
Até nos encontrarmos, (Inclinemos nossas cabeças).
Até nos encontrarmos, (Oh, eu gosto de cantar!)
Até nos encontrarmos aos pés de Jesus;
Até nos encontrarmos, até nos encontrarmos,
Deus esteja contigo até nos encontrarmos outra vez.