A POSIÇÃO DE UM CRENTE EM CRISTO
16 de Janeiro de 1955
Chicago – Illinois – E. U. A.
Tradução: Message Hub [CANADÁ]


1 Podem se assentar. Muito obrigado por vossa cooperação. Estes elogios que o irmão Joseph, meu amigo e irmão acaba de fazer, é que ele me ama, essa é a razão que ele diz as coisas que…

Desculpem-me por estarmos atrasados. Eu disse ontem à noite que nós estaríamos aqui às três horas, mas suponho que algo aconteceu. Quando cheguei aqui, eles me disseram que iam chegar um pouco tarde.

Então ouvi anunciar que vão entregar os cartões de oração às seis horas, e para o outro culto às sete horas. Por isso, vai ser uma tarde ocupada, então me apressarei com a minha parte do serviço. Assim muitos de vocês tem que retornar para suas casas, talvez para o almoço, ou alguma coisa. E pode ser que alguns queiram ir para casa, e pode ser que alguns fiquem, e assim por diante, mas que o Senhor os guie a fazer.

[O irmão Joseph disse: “Irmão Branham, se você prefere a reunião às duas e meia e as pessoas também preferirem, eu creio que poderemos ter às duas e meia.” – Ed.] Bom, isso provavelmente estaria bem, na tarde então, no domingo à tarde. Sim, no próximo domingo à tarde, eles estarão anunciando para as duas e meia, estejamos um pouquinho mais cedo, disse o irmão Joseph. Torna-se um pouco difícil quando você tem, vocês sabem, tem que se apressar.

2 Agora, eu estava pensando enquanto vinha para cá… Vocês sabem o que faz um pregador, quando você chega a algum lugar, e diz: “Bem, agora…” Quando você vai falar: “Bem, eu vou falar sobre um determinado assunto.” E quando você chega ali, o Senhor diz: “Isso não vai funcionar.” Então você começa tudo de novo.

Eu estava assentado lá atrás, e ia falar sobre “As Infalíveis Promessas de Deus.” E eu estava assentado lá atrás, e continuava pensando: “Bem, isso me tomaria uma hora e meia.” E eu disse… O Senhor me disse que era melhor não fazer isso.

Então eu só vou abrir aqui na Escritura um pouquinho, e ensinar por alguns momentos, se o Senhor permitir. Agora lembre-se do culto desta noite. Eu quero terminar rapidamente, nos próximos vinte minutos, se eu puder, ou trinta. E isto vos dará chance de ir para casa e voltar, e eu tenho que ter um pouco de tempo para mim mesmo, se vamos ter cultos de cura hoje à noite.

3 O irmão Joseph estava fazendo menção alguns momentos atrás, sobre o Anjo do Senhor… Amanhã eles terão muitas dessas fotos aqui que foram tiradas Dele, e alguns dos livros, para aqueles que não têm. Nós não vendemos aos domingos, ou qualquer coisa. E nós somente… Eu os compro com um desconto de quarenta por cento. E o Sr. Wood e o Sr. Beeler assentados aqui, meus agentes para essas coisas, eles se encarregarão disso, eles terão uma estante, ou algo, na segunda-feira. Se alguém desejar obter algumas dessas fotografias, bem, você pode obter uma, ou mais, tantas quantas você desejar.

Agora, esta noite é o culto de cura, por isso não deixe de vir cedo, às seis horas para receber seu número. Eles… Nós os chamamos pela numeração; damos cartões novos todos os dias, porque há pessoas novas vindo diariamente. E se lhes repartimos tudo de uma só vez, outros não terão oportunidade. E muitos de vocês conhecem os regulamentos da campanha. Nós tentamos executá-lo o mais sincero e verdadeiro diante de Deus quanto possível.

4 De modo que esta é a melhor maneira que pudemos encontrar, que a cada dia, todo mundo… Se você repartir todos os cartões no primeiro dia, então alguém vem no segundo dia e eles não teriam uma chance. E se você… Você tem que dar-lhes novamente todos os dias. E se você repartir aos ministros, o qual tentamos por algum tempo, talvez eles dariam um cartão a algum estranho e logo a alguém de sua gente, e talvez eles não seriam chamados a entrar na fila. E assim que, assim é, isto causa ressentimentos.

E nós temos solucionado isto nestes oito anos de viagem, até que descobri que talvez, dando-lhes e repartindo-os pessoalmente a cada dia, apenas um pouco antes do culto começar… E podemos chamá-los desde aonde o Senhor colocar em nosso coração.

5 Ora, quantos gostam da escola dominical? Creio que todos nós gostamos, eu adoro a escola dominical. Então vamos ter alguns momentos de escola dominical, eu vou tirar meu relógio e colocá-lo aqui, para que não me estenda por muito tempo.

E vamos entrar agora no Novo Testamento no Livro de Efésios por apenas algumas palavras de exortação de nosso Senhor Jesus. E damos-Lhe louvor por Sua Palavra.

… A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus.

Deus, em Suas grandes e maravilhosas promessas, que são tão infalíveis, ainda muito mais do que os céus e a terra. Porque os céus e a terra passarão, mas a Palavra de Deus nunca falharão. Elas permanecerão.

6 A coisa principal é, se pudermos descobrir a que porção de tempo de nossa vida pertence à Palavra de Deus. Deus estabelece tempos, e limites de tempo, e então todas as obras desse tempo. Muitos deles antes da vinda do Senhor Jesus, houve muitas coisas falsas que se levantaram e disseram: “Este é o Messias, e isso é …” Muitas coisas falsas sucederam de acordo com as Escrituras, pouco antes da vinda do Senhor Jesus.

E as pessoas tentam fazê-lo por si mesmos; eles tentam fazer a Palavra de Deus se encaixar em seus programas. Mas isso vocês o tem ao contrário. Vocês tem que se enquadrar no programa de Deus. Que… Nós vemos que isso é a verdade.

Agora, Moisés, quando ele esteve aqui, sabendo que Deus tinha feito uma promessa, que Ele ia libertar os filhos de Israel. Bem, Moisés, sabendo que ele foi chamado para esse propósito… Agora, quando você tem um chamado de Deus, isso não significa que você acabou de saltar para a direita, para fora, e que você está fazendo a vontade de Deus. Você tem que encontrar a vontade de Deus, e o tempo de Deus para fazê-lo.

Moisés pensou: “Bem, os filhos de Israel agora compreenderão que eu sou seu libertador.” Então, ele começou a fazê-lo e ele matou um homem. E ele descobriu que… Que os filhos de Israel não entenderam.

7 Então Moisés perdeu todas as suas esperanças e todo o poder que ele tinha, pensando que a liberdade não era para os filhos de Israel. Ele havia perdido todos os pensamentos de liberdade, até que Deus o encontrou um dia na sarça ardente. E então, quando veio exatamente o tempo de Deus, então Ele revelou seus planos a Moisés.

Agora, essa foi à razão que Moisés tinha esquecido sobre a liberdade, a promessa de Deus que iria libertá-los, mas Deus não tinha esquecido Sua promessa. Moisés intentou em si mesmo e falhou. Isso é o que a igreja tem feito muitas vezes. Nós tentamos fazer coisas por nós mesmos, quando deixamos de encontrar o elemento do tempo de Deus.

8 Deus tem um tempo para todas as coisas. Ele tem um tempo no qual Ele tem… Nós plantamos milho. Temos um tempo que nós aramos o milharal. Então na época, colhemos o milho. Vem às chuvas da primavera, vem a seca durante o verão, as chuvas no outono, a neve. Você não pode dizer: “Eu planto meu trigo hoje, e amanhã vou lá fora e colho. ”

Deus tem tempo para cada estação. Ele tem estações para Sua Palavra. Ele tem momentos em que a Escritura aqui, onde diz: “A Presença do Senhor estava ali para curar os enfermos.” Isso é quando Jesus estava também ministrando. A Presença do Senhor estava ali para curar os enfermos. Talvez em outros momentos a Presença do Senhor não estava ali para curar os enfermos. E descobrimos que Deus opera tudo sazonalmente. E agora, quando Moisés… O que ele não conseguiu encontrar, foi o limite do tempo de Deus.

9 Então, quando Deus revelou-Se a ele na sarça ardente, ele se deu conta então que a mesma coisa que estava na sarça ardente era o que lhe faltava.

E eu creio que isto é o que acontece conosco hoje, que muitas vezes procuramos fazer o programa de nós mesmos e falhamos em receber O que havia na sarça ardente, a revelação direta da vontade e do tempo de Deus.

Que bem te faria plantar aqui um pouco de milho hoje? Apodreceria. Seria… Nada sucederia. Se chegasse a brotar, o clima frio mataria o germe. Veem? Não funcionária. Nós temos que estar na estação apropriada para isto.

10 Então quando Moisés se deu conta, da verdadeira Palavra direta de Deus e do tempo de Deus, e da revelação de como fazer tudo, agora sim, tente mantê-lo fora do Egito! Ele regressou ao Egito assim que pode, porque ele sabia que Deus havia prometido a libertação, e que o tempo da libertação havia chegado. Porque foi diretamente…

Agora, Moisés estava olhando primeiro para a Palavra. A Palavra de Deus lhes havia prometido a libertação. Ele sabia que o tempo estava próximo. Agora, ele tinha que ter um contato direto com Deus para saber como e quando fazê-lo.

11 Agora, nós as pessoas do Evangelho Completo, eu penso que temos cometido muitos erros ao olhar na Palavra e dizer: “Deus disse isso.” E falhamos em encontrar a revelação direta para nossa vida que se encaixa nesse programa. Quando encontramos isso, então tem que acontecer. E eu penso que ali é onde se tem falhado.

Muitas vezes as pessoas saem e veem um evangelista, como por exemplo nosso irmão Billy Graham. Que bem me faria tentar ser como Billy Graham? Eu não poderia fazê-lo se eu tivesse que fazer. Eu tenho um ministério pelo qual tenho de cuidar. E o outro homem tem o seu ministério, e cada um tem um ministério. Mesmo para a dona de casa há um ministério, de ministrar a Palavra de Deus.

12 Agora, se eu tentasse imitar o Sr. Graham, eu estaria com problemas imediatamente, porque ele é inteligente, esperto, educado; um verdadeiro pregador. Bem, eu não sou. Bem, talvez, se o Sr. Graham tentasse imitar-me, ele estaria em problemas também.

Assim, aí está. Portanto, não podemos fazer isso. Temos que fazer o que Deus revelou-nos a fazer. Irmão Graham está fazendo isso; Deus lhe tem revelado um avivamento mundial, e ele o está demonstrando também. E agradeço-lhe. E eu estou tentando fazer o melhor que Ele me disse que fizesse pela revelação que Deus me tem dado, para ministrar aos enfermos.

13 Agora, se podemos encontrar a nossa posição e sabemos que é a Palavra de Deus que prometeu que… Essa é a razão pela qual Josué e Calebe não tiveram medo, de que eles não podiam tomar a terra prometida. Porque os outros nove regressaram, ou os dez, melhor dizendo; e disseram: “Não podemos fazê-lo. Porque, essas cidades com muralhas altas, e nos parecemos como gafanhotos ao lado do povo. Eles são tão grandes e estão armados”, disseram: “Simplesmente não podemos fazer isso.” Vejam, eles estavam olhando para o senso do raciocínio.

Vocês não podem olhar para o sentido do raciocínio, vocês tem que olhar as promessas de Deus. Agora, Deus já havia enviado o Seu Anjo, e o Anjo estava no acampamento movendo- Se. E a revelação de Deus trouxe a Palavra de Deus manifestada. E agora eles estavam preparados para entrar na terra prometida.

14 Portanto, Josué e Calebe tinham todas… Todas as promessas eram para eles, porque Deus havia prometido, e Ele estava indo para dar-lhes a terra. E então eles esperaram todo esse tempo, e em seguida, depois de algum tempo o Espírito Santo desceu a Moisés, uma Coluna de Fogo formou-Se sobre eles, e eles a seguiram. E ali estava Ela, até aqui diante da terra prometida pronta para cruzar. Assim, ele poderia acreditar nisso, porque as promessas de Deus são infalíveis. Elas são a verdade.

Como vocês pensam que tem sido amigos, ao longo desses anos, encontrando oposição em todo o mundo, em vinte e tantas nações estrangeiras, que o Senhor me tem enviado para visitar. E ali havia os críticos, oposição, demônios e cientistas tratando de refutá-lo, e passando por toda prova que podia ser provado.

15 Estou… Pela graça de Deus eu nunca tenho visto uma ocasião em que eu tenha temido por um momento. Por quê? Porque Deus tem prometido que Ele o faria. Veem? E eu creio Nele. E assim quando a oposição vem, bem, não sou eu que cuido dela, é Ele que cuida disso. No que diz respeito a mim, é só ir aonde Ele me diz para ir. Isso mesmo. Ele cuidará da oposição.

16 Agora, por alguns momentos para descobrir nossa posição e o que somos em Cristo Jesus… E eu penso que se a igreja agora pudesse dar-se conta do que ela é, e como entrar, e o que fazer depois de entrar, bem, vai ser uma coisa gloriosa quando aprendermos essas coisas, vocês não creem assim?

Agora, no livro de Efésios, eu quero ler a carta de Paulo, apenas uma parte dela, não sei até onde vamos, mas estou cuidando do tempo com este relógio aqui.

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus,”

Um apóstolo… A palavra “apóstolo” significa “aquele que é enviado.” Muitas vezes me pergunto por que o missionário sempre quis ser chamado missionário. Um missionário é um apóstolo. A palavra “missionário” significa “enviado”. “Apóstolo” significa “um enviado”. Um missionário é um apóstolo.

17 Quando as pessoas dizem que não há mais apóstolos e essa mesma igreja envia missionários e dizem que não há apóstolos, eu não entendo. Mas apóstolo é aquele que é enviado, também o missionário é aquele que é enviado. Enviado por Deus. E Paulo, não pelo desejo, não por escolha, não pela vontade do homem, ou seus próprios desejos humanos, mas pela vontade de Deus, ele foi um apóstolo. Nós Precisamos de mais alguns assim.

Pela vontade de Deus, ele estava em seu caminho indo a Damasco, para prender (pense nisso), ia para prender o mesmo grupo para o qual ele havia sido enviado para ser um apóstolo. Agora, vocês veem quão contrário se olha para o elemento humano, as coisas que Deus faz. Precisamente as coisas que você pensa que você não faria, essas poderiam ser as mesmas coisas que você precisa fazer.

18 Quando primeiramente eu vi o povo do Evangelho Completo, e vi uma menina uma noite levantar-se na audiência, quando a música estava tocando, e começar a dançar para cima e para baixo no auditório. Eu nunca dancei na minha vida, nunca estive em um salão de dança, e nunca acreditei em dançar.

Bem, com egoísmo, não em voz alta, mas em meu coração eu critiquei a menina. Eu disse: “Não há nada a respeito de Deus sobre isso.” Só um jovem pregador batista assentado ali, e disse: “Não pode haver nada naquela mulher ali no auditório, ela está apenas fazendo show. Ela só quer que alguém a veja.” Eu não diria isso em voz alta por nada, mas no meu coração eu estava pensando.

19 Alguns deles disseram: “O que você achou da reunião?”

Eu disse: “Esteve bem.” Mas no meu coração eu não acreditava nisso.

Assim que, vocês sabem, uma noite de Ano Novo eu estava sentado no meu próprio tabernáculo e eles começaram a tocar esta canção: “Haverá no ar um encontro com Jesus”. E vocês sabem o que aconteceu? Eu fiz a mesma coisa. Então vocês veem o porquê. Assim, precisamente as coisas que você diz que não vai fazer, pode ser que você tenha que fazê-las algum dia.

Assim penso que Paulo disse que ele nunca se rebaixaria e desceria ao pó como algumas dessas outras pessoas, e gritaria e barraria, e se comportaria assim como eles estavam fazendo, mas Deus mostrou-lhe que ele tinha que fazê-lo. Assim que algumas vezes, quando você diz que não fará algo, tenha cuidado, pode ser que Deus te faça fazê-lo.

Muito bem. Ele era um apóstolo pela vontade de Deus. Ele não tinha vontade própria. Deus fez isso, fez dele um apóstolo do Senhor Jesus Cristo.

“Pela vontade de Deus, aos santos.”

Observem, isto não é dirigido aos pecadores, incrédulos. Isto está dirigido aos santos ou santificados. Escreva o que a palavra “santificar” significa: “os limpados e postos a um lado para o serviço.”

20 No Antigo Testamento, é uma palavra composta, não significa apenas limpo, mas também significa “postos de lado para serviço.” Veem? É serem limpos e postos a um lado para serviço. O altar santificou o vaso, e Ele o colocou de lado para o serviço.

“Aos santos que estão em Éfeso, e aos fiéis em Jesus Cristo.”

Veem a quem ele está dirigindo isso? Deixe-me ler sem interrupção escutem: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.” “Aos fiéis em Cristo Jesus”.

21 Agora, esta carta é dirigida a estes, não ao mundo de fora, não a… Não é um sermão. Paulo não estava pregando aqui para aqueles que não eram salvos. Ele estava pregando para os salvos, aos que foram chamados, aos separados, aos postos de um lado, e aos fiéis chamados.

Agora, são a esses quem ele está se dirigindo, aos que estão em Jesus. A posição do crente em Cristo. E Cristo unicamente se encontrará com o crente… O crente só pode adorar a Cristo se ele estiver posicionado em Cristo.

Eu não creio que vocês estão captando. Permita-me tomar outra direção. Olhem, um crente não pode adorar e não tem nenhum direito de adorar… Nenhum homem tem direito de adorar ao Senhor, fora do Corpo do Senhor Jesus Cristo. Vocês sabiam disso? Se tivéssemos tempo de regressar e tomar as leis sobre isso, seria maravilhoso. Ele é quem está dirigindo o crente em Cristo…

22 Ontem à noite eu estava falando do Sangue, como é que Deus entrou no ventre da virgem, e o Criador mesmo fazendo-Se uma célula de sangue. E a partir das células começam a pressionar mais além das células, e através da quebra das células de sangue, pulverizou, rompeu onde estava encerrado entre um… Rasgou o véu, melhor falando, que os separavam Dele. E agora pôde trazer o crente em comunhão com Ele, unicamente através do Sangue.

Eles não tinham direito de adorar; aqueles que não tinham vindo através do Sangue. Olhem no Antigo Testamento, lá atrás, quando os crentes… Eles tinham um tabernáculo. E, no tabernáculo nenhum homem tinha o direito de adorar, a menos que ele viesse ao tabernáculo.

23 Era um lugar onde o sangue era oferecido, e sem o derramamento de sangue não há remissão de pecado. Nem promessa de oração sendo respondida, fora do sangue. Mas os filhos de Israel iam ao templo, um lugar que estava designado por Deus para que todos os crentes se reunissem em um companheirismo. Vê isso?

Eles estavam juntos, cada tribo, os fariseus, os saduceus, os herodianos, publicanos, todos se reuniam em um lugar de comunhão. Como é belo. Por quê? Porque ali, o cordeiro era morto, o sangue era colocado sobre o altar de bronze, e os corpos eram queimados. E a fumaça subia, e todos sob a fumaça, que era o cheiro suave em Suas narinas à medida que se levantava do lugar, todos sob o sangue tinham o direito de adorar.

24 Sobre o que isso fala? Do Senhor Jesus Cristo. Porque Deus, logo veio a Seu templo em uma Coluna de Fogo. Quando o templo foi feito, um lugar de culto para que todo Israel se reunisse; a Coluna de Fogo veio sobre as asas de setenta pés [21 metros – Trad.] dos anjos na parede, regressou ao propiciatório onde dois grandes querubins de bronze com catorze pés [4,20 metros -Trad.] com as suas asas voltadas um para o outro, e ali se posicionaram.

Deus vindo a Seu templo, para ser adorado a partir desse templo, onde o sangue fora colocado como expiação. Então quando Cristo veio a terra… Quando Ele foi batizado no Jordão, tal como o cordeiro foi lavado na pia de bronze, observe, em seguida João deu testemunho, vendo o Espírito de Deus como uma pomba descendo, e repousou sobre Ele, Deus vindo ao Seu Templo.

25 Deus estava em Cristo reconciliando Consigo mesmo o mundo. Esse era o Seu Templo. Então esse Corpo partiu-Se pelo pecado, nossos pecados, foi rasgado; Sua carne rasgou em duas, os vasos sanguíneos foram quebrados, e ali, agora, enquanto o Espírito saiu de Seu Corpo, então todos os crentes… Espero que vocês vejam isto. Vejam, todos os crentes, que entram através do Sangue no Corpo de Jesus Cristo, adoram a Deus através do Sangue derramado de Jesus Cristo. Onde são ordenadamente posicionados em Cristo. Vocês veem isso?

“… Para aqueles que estão em Cristo, fiéis, chamados, escolhidos em Cristo”. A estes é a quem Paulo está dirigindo essa carta. Não estão contentes vocês hoje que estão em Cristo?

26 Como podemos entrar? Gostaria que tivéssemos tempo para isso, como uns seis minutos a mais. Veem? Como entramos em Cristo? Por um só Espírito, nem sequer um companheirismo, não, não… A primeira coisa vem primeiro. Por uma igreja? Não. Por uma carta? Não. Por um credo? Não. “Mas por um Espírito somos todos batizados em um Corpo”, não por água, não por poder, não por força, “senão pelo Meu Espírito diz o Senhor”. Por um Espírito somos todos batizados, o quê? Por um Espírito. Por onde é que o Espírito fala? Onde está a vida? No sangue, vindo por meio do Sangue de Cristo.

27 Em primeiro lugar, tornando-se um crente… Fora de Cristo, sem Deus, sem esperança, no mundo condenados a morrer, então, Deus pela graça, nos elege, chama-nos a Cristo. O ouvimos dentro da célula do Sangue chamando-nos a Vida. Você captou isso E então viemos e confessamos nossos pecados, e somos batizados para a remissão de nossos pecados.

Levados através do sangue até a célula de Sangue… Nós viemos através do Sangue aspergido, em seguida, somos batizados pelo Espírito Santo dentro desta célula de Sangue, e temos comunhão uns com os outros, enquanto o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus nos purifica de toda injustiça. Oh, irmão! Aí está você.

Isso é o que precisamos. Primeiramente vir de maneira ordenada a Cristo através do Sangue derramado, e logo estamos posicionados e estabelecidos em Cristo.

28 Observe isto agora, o próximo versículo. Em primeiro lugar, antes de deixá-lo, observe, todo o Antigo Testamento é uma sombra do Novo Testamento… Nenhum crente tinha o direito de oferecer sacrifícios de adoração fora do templo. No templo era o lugar onde estava o sangue. Deus proibiu, Ele disse: “Não faça isso. Venha ao templo para companheirismo.”

Não temos o direito de ir lá fora e começar credos e denominações, destruir pessoas e separá-las. Devemos de entrar em um companheirismo glorioso através da lavagem da água pela Palavra, dentro do Corpo de Cristo através do Sangue. E nós chegamos a ser filhos de Deus comprados com Sangue.

Então eu não tenho direito de dizer: “Porque você é um metodista você não é meu irmão, e você é batista, você não é meu irmão. Ou, se você é pentecostal, você não é meu irmão.” Somos todos feitos participantes deste companheirismo, depois de virmos através do Sangue.

Em seguida, sentamos juntos, em que classe de lugares? Lugares Celestiais. Como? Em Cristo Jesus, lugares Celestiais, lugares Celestiais.

29 Quando você está fora de Cristo, você não compreende os lugares Celestiais. Quando está ali fora, você olha e diz: “Oh, aquele bando de fanáticos, eles não sabem o que estão falando.”

A razão que você não sabe, é porque você nunca foi um participante da comunhão dos Seus sofrimentos. Você nunca pôs suas mãos sobre Sua cabeça bendita e sagrada, e sentiu as dores do Calvário pelos seus pecados. Você nunca soube o que era aquilo, amigo companheiro.

Você nunca saberá o que isto significa até que você suba ao Calvário e veja o preço que foi pago por você. Então quando você compreender tudo isto, que Deus através da graça, te leva através da torrente Sanguínea, dentro de Seu próprio companheirismo com Seu amado Filho, Cristo Jesus.

30 Oh, quão maravilhoso! Deixe-me dizer-lhes. Isto me faz sentir tão bem, saber que temos o privilégio de fazer isto: entrar em Seu maravilhoso companheirismo em Cristo.

Agora, então quando você está estabelecido no companheirismo… E amigo, fora de Cristo, fora de Seu companheirismo, você não tem o direito de dizer que as pessoas que estão no companheirismo, que creem no sobrenatural, são todos mentalmente perturbados, porque você nunca provou para ver que o Senhor é bom. Você nunca veio através disto, para entrar neste companheirismo.

31 Oh, você pode acreditar. Você pode aceitá-Lo. Você pode dizer: “Sim, eu creio que a Bíblia está correta. Eu também vou à igreja.” Mas você já morreu para si mesmo e nasceu de novo, deixando tudo de fora e vindo sob o Sangue para este companheirismo, e sentar-se nos lugares Celestiais em Cristo Jesus O que Deus pode fazer…

Como a revelação de Deus pode mover-se através de uma audiência assim, quando todos nós temos sido participantes deste mesmo companheirismo. Vê?

E agora, a estes são aos quais Paulo está dirigindo esta carta. E só por um minuto ou dois mais… Paulo está dirigindo esta carta àqueles que estão em Cristo Jesus. Vocês veem E aos fiéis que estão dentro (veem) como entramos? Ninguém de fora tem o direito de entrar, ninguém, somente através do Sangue é que podem entrar.

Oh, ele diz: “Eu vim através do Sangue.” E ele está assentado ali mesmo dizendo: “Eu não entendo essas coisas.” Certamente que não. Ele está fingindo que veio através do Sangue.

32 Mas se ele alguma vez chega a se tornar um filho e um participante, ele é seu irmão. E ele… O que ele é? O mesmo Espírito que estava em Cristo está em você e nele. E vocês são companheiros, concidadãos. Oh, irmãos! Esta é a Palavra que eu quero (eu tenho estado dando volta meia hora para obtê-la). Concidadãos do Reino espiritual. Cidadania. Não estão vocês felizes nesta noite, vocês que a tem Concidadãos do Reino de Deus, esperando que o Rei venha algum dia…

Agora, nos apressaremos.

“Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”.

Ele deu a sua saudação ou, saudou a igreja.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais…”

Pensem nisso.

33 “Eu pensei que as bênçãos espirituais vieram unicamente… O companheirismo, o Espírito Santo, veio unicamente no dia de Pentecoste.” Isto é trinta e dois anos mais tarde, que está abençoando a igreja de Éfeso, a Igreja gentia, abençoando-os nos lugares Celestiais. Você só pode estar nos lugares Celestiais quando você está em Cristo Jesus.

Portanto, se o Espírito Santo os batizou nos lugares Celestiais, então, Ele batiza em lugares Celestiais agora, o mesmo companheirismo. Agora… “Lugares Celestiais em Cristo.” Agora, rapidamente, eu te darei meu ponto de vista, e depois teremos que ir.

34 Segundo nos… Ele nos (Deus) tem… nos escolhido

(não o meu desejo, não o seu desejo, não foi o desejo de Paulo).

“Mas Ele nos escolheu Nele antes da fundação do mundo…”

O que você achou disso? Ele nos escolheu Nele antes da fundação do mundo,

“para que fôssemos santos…”

Não porque eu vivia bem, senão porque Ele me escolheu para ser desta maneira. Ele fez isso, não eu.

35 Essa é a razão que você é santo hoje à tarde, não porque você merece, mas porque Ele te escolheu para ser dessa forma. Quando? Antes da fundação do mundo.

“Santos e irrepreensíveis diante Dele em amor…”

Como poderíamos fazer isso? Tinha que ser uma Obra-Prima para fazer isto, e esse foi Cristo Jesus.

Ouçam, vocês não se lembram dela, nem eu, mas nós estávamos Nele antes da fundação do mundo. Quando Deus fez o homem, disse: “Façamos o homem à nossa imagem, (plural), vamos dar-lhes, vamos começar… o homem à nossa própria imagem (homem espiritual) e demos-lhe o domínio sobre os peixes do mar, e do gado e assim por diante.” Gênesis 1.

36 Deus dizendo que: “ Façamos o homem.” Agora, lá atrás antes da fundação do mundo. Deus escolheu você em Cristo Jesus para aparecer santo no final do tempo, todo o caminho desde a fundação do mundo. Você vê isso?

Agora, rapidamente, vamos captar isto agora, no versículo seguinte:

“Havendo-nos predestinado… (ou eleito) para adoção de filhos por Jesus Cristo, para si mesmo, de acordo com o beneplácito de Sua vontade…”

37 Permitam-me falar-lhes só por um momento? Deus, antes de começar o mundo… Observe: “Ninguém”, disse Jesus, “pode vir a Mim, a menos que Meu Pai o traga.” É a própria Palavra de Jesus. Aqui está à célula de Sangue, aqui está quebrada, aqui é a aspersão movendo-se.

Agora, aqui está Cristo dentro desta célula de Sangue. “Cristo” significa “o Ungido”. Ele era a célula de Sangue Ungida. Aqui Ele está dentro, aqui. Aqui está Deus nosso Pai; olhem o que Ele está fazendo. “Ninguém pode vir a Mim através desta corrente de sangue Se Meu Pai não o trouxer. E todo o que vem, Eu lhe darei a Vida Eterna, e não o lançarei fora; mas ressuscitá-lo-ei no último dia.” Você vê o que é?

38 Agora olhem. Ele nos escolheu para esse fim, predestinados, ou ter conhecimento prévio, Ele sabia previamente o que seria desde o início. Deus no princípio, simplesmente sabendo o que Ele iria fazer no final, Ele predestinou, ou poderia prever, o que seria: presciência, préconhecimento, que estaríamos em Cristo Jesus.

Observem: “para a adoção de filhos…” A adoção; agora vamos tomar as antigas leis, apenas por um momento mais, e então vamos terminar.

39 No Antigo Testamento, quando um homem… Vocês estão apreciando a leitura da Palavra? Eu adoro isso, basta ter alguns minutos a mais.

No Antigo Testamento, quando um homem tinha seu pequeno reino, agora ele era o pai deste reino, uma pequena posse… Em São João era ainda realizada entre o povo anglo-saxão, entre pessoas na Grã- Bretanha anos atrás, até mesmo na tradução, ou versão para a King James [A versão do Rei Tiago. -Trad.].

Vocês encontram em São João 14, que diz: Na casa de Meu Pai há muitas moradas,“ isso soa estranho que em uma casa há muitas moradas. Mas é o que significava no tempo da versão do Rei Tiago, como uma tradução, cada homem que tinha uma reino, um rei, ele tinha esse domínio que era dele. E ele era chamado de pai, e isto era chamado sua casa, seus filhos.

Todos os seus súditos eram a sua… Sobre a sua… Era seu domínio… Ele dominava sobre eles e isto foi chamado de sua casa. Então eles disseram: “Em meu Pai…” Agora, creio eu que Moffatt coloca: “Na casa de Meu Pai há muitos apartamentos.” Eu não estou de acordo com isto. Mas no original diz: “No Reino do Meu Pai há muitos palácios.” Isso soa melhor, não é? Correto.

Agora, quando um homem… No Antigo Testamento, um homem judeu na Palestina, a quem ele pertencia, seja a tribo de José, ou Efraim, ou o que fosse… Ele tinha suas próprias terras destinadas que lhe pertenciam.

40 A bela história de Rute ao retornar com Noemi, quando Noemi tinha perdido toda sua herança e Boaz a redimiu… Creio que preguei sobre isto na última vez que estive aqui. Um quadro formoso. Esse era o seu pequeno domínio, seu pequeno reino, como a sua possessão foi transferida, um sucedeu o outro.

Agora, quando um pai se casava e quando ele… Este menino herdou o que seu pai tinha. Seus filhos nasciam. Agora, quando o menino nascia nesta pequena… Chamamos de poucas áreas cultivadas, ou uma pequena fazenda. Quando ele nascia ali, o pai tinha servos por toda parte, mas a criança era criada ao abrigo de um tutor, professor, instrutor.

41 Gálatas capítulo 4, do verso 1 ao 5, nos dá um belo quadro disto, como estávamos sob tutores e assim por diante.

Mas agora, quando esse filho nasceu ele se tornou um filho, no mesmo momento em que ele nasceu na família. Vocês captaram isso?

Agora, então havia um tutor sobre este menino, para educá-lo e criá-lo. Bem, ele não era mais que um servo, diz a epístola aos Gálatas, até que chegava uma idade, um certo tempo foi estabelecido. E este tutor sempre levava ao pai um relatório: “Seu filho está progredindo bem,” ou o que fosse. E agora, que é onde… Eu não estou contradizendo, meu querido irmão. Mas então receba aquilo como de alguém que te ama.

42 Ali é onde os pentecostais não conseguiram ver isso. Veem? Se o Espírito Santo, talvez, não quer lhes dar isto. Veja, quando vocês nasceram de novo do Espírito Santo, vocês disseram: “É isto, irmão.”

Sim era, vocês eram filhos sem nenhuma dúvida; vocês nasceram na família. Mas, ainda assim, o Tutor, o qual é o Espírito Santo, tem vigiado sobre a Igreja como Ela é, enquanto Ela está amadurecendo.

43 Agora, se esse tutor, no natural, ia ao pai e dizia: “Agora, olhe aqui, esse menino não vai ser muito bom. Tento ensinar-lhe; ele – ele simplesmente não escuta. Ele tem sua própria maneira obstinada e simplesmente não escuta. Ele vai ser isso, ou ele vai ser aquilo.”

O pai percebe ali mesmo, que esse menino não pode tomar possessão de seu domínio. Correto. Por quê? O que ele faria? Ele a usaria mal… O retorno do filho pródigo nos dá uma bela imagem disto. Vê Ele não poderia. O que ele faria seria hipotecar a fazenda, ou vendê-la, e gastaria com bebidas, e se comportaria mal.

44 Agora, no sentido espiritual, depois que nascemos em Cristo, nos tornamos filhos de Deus. Mas então, veem? Deus sabe melhor. Agora, aqui é onde eu digo, respeitosamente, que não estou de acordo com meus irmãos da chuva serôdia. Você acha que eu estou perseguindo a igreja? Não, meu querido irmão, não. Veem?

Agora, este menino, depois que ele chegava a uma certa idade, ele tinha que ser adotado na mesma família que ele nasceu. Qualquer ministro sabe o que é posicionar um filho. Ele tinha que ser adotado dentro da família na que ele nasceu. Vocês poderiam imaginar isso? Mas esse é o ensinamento do Antigo Testamento; e… Paulo referindo-se aqui em Efésios, à Igreja de Éfeso.

45 Agora, a coisa é irmãos, temos tentado fazer com que cada um aqui, e cada um ali, e cada um que, impondo as mãos, e separando-os ou afastando. Mas Deus tem que fazer isso, é o Único que pode fazê-lo.

Agora, quando o pai tornou-se ciente de que este rapaz não era digno, ele nunca renegou ele. Ele ainda era seu filho. Mas ele não podia confiar nele. Ele era levado por todos os tipos de ventos de doutrina. Isso é o que diz a Escritura: “Não seja levado por onde quer, por todo vento de doutrina, sejam estáveis, sempre crescendo na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão.” Rapidamente, gostaria que pudéssemos ficar nisso por algum tempo.

46 Mas observem. Então este pai… Chegava o dia quando este menino, talvez tivesse ido tudo bem, e ele era um homem digno. Ele ouviu o pai, ele tomou as instruções, ele era um bom rapaz. Então o pai o levava a uma rua pública, e, em seguida, ele colocava uma roupa especial nele. E depois o pai fazia uma cerimônia e adotava este seu filho, em sua família.

Paulo está dizendo aqui: “E nos predestinou para a adoção (Veem), até a adoção.” Moisés, uma prefigura disto… E então este filho depois que saia dali, já não se dava… Ele já não era mais como o servo sob um tutor. Ele era o chefe. Amém. Espero que isto penetre profundamente. Vou terminar em um momento.

47 Vamos aprofundar mais. Este filho não estava mais sob um tutor, mas ele era como seu pai. E seu pai lhe dava certas coisas para fazer. O pai poderia ter-lhe dito: “Você encarrega-te deste campo aqui, ou você faz isso aqui. Vá cuidar dos escravos; ou você tome cuidado do que quer que seja.” Ele estava em plena posse (Amém).

Porque ele foi adotado dentro daquela família. E o seu nome num cheque era tão bom quanto o do seu papai. Agora, o que Deus tem feito, a razão que vemos estas coisas, e sabemos que algo está errado, amigo. Nós vemos as promessas de Deus, vemos que está na Palavra de Deus. Mas Deus tem apenas começado, na minha humilde opinião, a adotar Seus filhos, chamando-os, posicionando-os, dando-lhes um certo ministério, ungindo-os para este propósito, e enviá-los para fora. Veja o que acontece quando Ele o faz.

48 Tudo aquilo sobre o que Ele lhe der posse acontecerá. Deus adotou o Seu próprio Filho dessa maneira. Jesus, andando como um homem comum, mas certo dia, sobre o Monte da Transfiguração, Ele tomou a três como testemunhas, Pedro, Tiago e a João: fé, esperança e caridade. Os chamou, e Jesus separou-Se deles, e Ele, Lhe fez sombra. E a Bíblia diz: “Seus vestidos brilhavam como o sol em sua força.” O que foi? Que roupa especial, Deus adotando a Seu próprio Filho.

49 E eles viram aparecer Moisés e Elias e assim por diante. Então Ele Se mostrou e eles olharam apenas para Jesus. E quando ele olhou para eles, então, Deus, o Pai, depois de colocar o manto em Seu Filho, disse: “Este é o meu Filho amado; a Ele ouvi.”

Com razão que Jesus podia dizer: “Todo poder Me foi dado no céu e na terra,” porque Ele foi adotado por Seu Pai no Reino glorioso de Deus.

Agora, sentado na majestade à Sua direita acima de todo Arcanjo, e Anjos, de todas as estrelas, a lua; ou de todo nome que é nomeado no Céu, está sujeito ao Nome de Jesus Cristo. Porque Ele foi adotado por Deus, o Pai.

50 Agora, em Sua Igreja, vocês que estão assentados e posicionados nos lugares Celestiais em Cristo Jesus, sejam humildes irmãos. Algum dia o Espírito Santo vai falar contigo, te chamará para um lado em algum lugar, em uma pequena cabana em uma colina, ou no banheiro, em algum lugar; e ali te ungirá para um certo serviço, ou para fazer certa coisa.

Não será a imposição das mãos dos presbíteros ou anciãos. Será a imposição das mãos do Deus Todo-Poderoso, Ele mesmo, para pôr em você um novo ministério, e um manto novo, e estabelecê-lo como um exemplo. E todos os demônios atormentadores nunca mais irão incomodá-lo. Deus, conceda a meus irmãos, que cada um de vós receba esta bênção. Vamos orar.

51 Oh, Deus, nosso Pai. Estamos agradecidos a Ti nesta tarde por Jesus, como Tu o levas- Te lá em cima do Monte da Transfiguração e foi transfigurado diante deles; Tu O mudas-te. E Tua Voz disse como na adoção, “Este é O Meu Filho amado; a Ele ouvi.”

E Deus, estamos procurando fazer o melhor que podemos, ouvindo-O e seguindo-O em tudo que fazemos ou falamos. Envia-O no edifício agora, Senhor, coloque uma unção renovada sobre cada ministro aqui e sobre cada leigo, metodista, batista, presbiteriano, católico, quaisquer que sejam, Pai. Eles estão aqui porque Te amam. E estamos gemendo, esperando por este tempo de adoção. E cremos que um destes dias o Espírito Santo Se moverá, não com um novo nascimento, porque temos recebido através de Cristo, mas o Senhor adotará Sua Igreja, em seguida.

52 Então Ela será vestida no poder da ressurreição do Senhor. E pedimos Pai, que Tu faças isto rapidamente, porque os dias pela frente parecem tão escuros e maus. Oramos que Tu nos adotes agora, Senhor, em Sua família. Dê-nos a autoridade que precisamos, Pai, para fazer calar os oponentes.

Com razão eles oraram quando regressaram: “Por que se amotinam as gentes e os povos imaginam a coisas vãs?” Disseram: “Verdadeiramente, Senhor, estenda a Mão de teu Filho para curar os enfermos…” Salve aos perdidos hoje aqui, cure os enfermos. Pois nós pedimos isto no Nome de Jesus.

53 Enquanto temos nossas cabeças inclinadas. Eu me pergunto se o irmão Ekberg tem um louvor, um louvor de convite que ele poderia cantar neste momento.

Quantos aqui levantariam sua mão e diriam: “Irmão Branham, ore por mim” Deus te abençoe a você, a você, a você. Deus te abençoe a você, em todos os lugares. Minha sincera e humilde oração, Deus te abençoe, te ajude.

Devo apressar-me agora para me preparar para o serviço hoje à noite. Os cartões de oração serão repartidos em uma hora e quinze minutos mais. Irmão Boze, tome a plataforma agora. Deus te abençoe, estejam em oração enquanto eu vou orar.

***********************************