A RAINHA DE SABÁ
07 de Janeiro de 1958
Chicago – Illinois – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé [Goiânia-GO]
1 Obrigado, irmão José. Vamos ficar de pé por um momento para orarmos.
Senhor, queremos agradecer-Te pela Tua bondade, por poupares as nossas vidas e pelo privilégio que temos de vir a Ti nesta noite fria de inverno, sabendo que somos apenas pó da terra, mas dentro de nós há um espírito que vive para sempre.
E oramos, Senhor, para que nesta noite Tu perdoes as nossas falhas e nos deixe preparar nossos corações para Te encontrar naquele Dia. Estes pequenos fios frágeis em que caminhamos, chamados “os fios da vida” [Expressão metafórica que indica a fragilidade da vida humana – N.T.], não sabemos exatamente a que horas eles podem se romper e nos mergulhar na Eternidade. Mas, como disse o velho Davi: “Não temerei mal algum, porque Tu estás comigo”, se atravessarmos o vale da sombra da morte, certamente estarás conosco.
Mantém-nos em perfeita paz, Senhor, enquanto os nossos corações estão firmes em Ti. Cura os doentes e os aflitos. Toma a glória deste culto e abençoe essas boas pessoas que se reuniram aqui esta noite, nesta noite fria, desafiando o clima apenas para ouvir a Palavra de Deus. Sei que os despedirás com uma boa e completa refeição da Tua bondade, pois pedimos isso em Nome de Jesus, Teu Filho. Amém. Sentem-se.
2 Estou muito feliz por estar aqui esta noite. E Billy veio há poucos momentos e disse: “Papai, não haverá cem pessoas lá em uma noite como esta.” Agora, nós, sulistas, temos um pouco, vocês sabem, o sangue um pouco fraco, talvez. E é… Este é um tempo frio para nós.
3 Entrando no elevador há pouco, uma moça negra me disse; ela disse: “Ora, reverendo”, ela disse, “este tempo está simplesmente ótimo.” Agora, eu gosto; eu realmente gosto. Acho que este é um tempo muito bom quando está seco e frio. Qualquer tempo está bom, desde que o Senhor esteja lá.
Gostaria de me apressar e ler a Palavra para vocês, e então falar logo em seguida, e oraremos pelos enfermos. E esta noite esperamos que Deus nos abençoe abundantemente. Eu… Sabem, algumas das maiores reuniões em que já participei foram aquelas em que apenas um pequeno grupo se reunia. Sabe, você tem tudo que… reunido em apenas um pequeno grupo, às vezes como um culto doméstico.
4 Eu estava falando com o irmão Sothmann hoje, eu disse… Eu estou indo para Hughton, sua cidade natal, se o Senhor permitir, no intervalo entre as reuniões, para pescar com ele. E eu disse: “Eu gostaria de visitar sua igrejinha lá.
E ele disse: “Bem, é só um grupinho.”
Eu disse: “Traga-os para sua casa, e vamos entrar em um cômodo, fechar a porta e ficar lá a noite toda e o dia seguinte, apenas conversando sobre o Senhor.” É assim que eu gosto, apenas um lugar onde podemos nos reunir. Cristo vem em grandes multidões, ou pequenas multidões, ou Ele…? Ele caminhará sozinho com você. Em qualquer lugar que você queira encontrá-Lo e seu coração estiver em paz, Ele se encontrará com você.
5 Eu só quero abordar um pequeno assunto esta noite, se o Senhor permitir, e eu não sei… Sabem, evangelistas, às vezes, quando estamos ocupados o dia todo com entrevistas e pessoas indo e vindo, às vezes você nem tem a chance de olhar a Bíblia. E eu peguei um pedacinho de papel há pouco, no qual eu tinha escrito algo, sobre o qual eu já tinha falado antes, em algum lugar, não sei (mas pensei em usá-lo para uma mensagem esta noite), talvez não tenha sido em Chicago.
E agora, os rapazes das fitas estão aqui, meus rapazes, o irmão Leo Mercier e o Gene. E agora, eles têm as fitas aqui para vender. E como eu estava dizendo na outra noite, nós não as vendemos no domingo. É durante a semana quando você tem que comprá-las. E tenho certeza, esses rapazes (eu os conheço há anos), eles foram alguns dos meus convertidos, quando eles… Esses dois jovens, um sendo anteriormente de um lar católico e o outro, eu não sei exatamente de onde o irmão Gene veio, qual era o seu povo, talvez metodistas ou algo assim. E eles vinham às reuniões apenas para ter uma ideia geral de tudo. E o Senhor falou com eles.
6 Eles foram até minha casa como se fossem uma pequena equipe do FBI para descobrir se aquelas visões aconteciam em algum lugar além das reuniões. E aconteceu que o Senhor simplesmente fez algumas coisas grandiosas ali mesmo… enquanto eles estavam presentes, e eu os chamei de meus alunos: bons rapazes, verdadeiros, verdadeiros irmãos cristãos. E aprendi a amar aqueles rapazes, e eles são honestos e corretos.
E eles queriam me acompanhar, acompanhar na reunião, e eu os deixei cuidar das fitas, porque não tínhamos ninguém que realmente fizesse isso, ninguém oficialmente, então eles foram pegar as fitas e queriam saber se podiam… As pessoas começaram a querer as fitas. Eu disse: “Rapazes, contanto que não seja muito caro para as pessoas…”
7 E… eu encomendei uma fita aqui há algum tempo de um evangelista, e podia comprar três das nossas próprias fitas, as mesmas fitas, pelo preço que paguei por aquela. Então, sei que eles estão bem próximos do… do preço de custo. E é assim que queremos fazer.
Os livros que recebo do Sr. Lindsay, quem… Ele esteve aqui ontem à noite; ele sabe exatamente o que… Eles não são meus; são dele. Nós compramos esses livros e ele nos dá um pequeno desconto; então temos que pagar o frete na entrega. Assim, temos que contratar alguém para vendê-los. E nesse processo você perde muitos deles. E por uma margem bem pequena… E os livros, mesmo que eu os imprimisse, acho que eles nunca se pagariam. Então, a campanha [de divulgação – N.T.] os retém.
8 A foto, não pertence a mim. Pertence aos Estúdios Douglas. Temos que comprá-las e vendê-las pelo preço que pagamos. Portanto, vejam bem, não é como se — não é que tenhamos algo para comercializar. Nós simplesmente fazemos… E não estariam aqui, nenhuma dessas coisas, a menos que fosse algo que vocês solicitassem, e então as entregaríamos a vocês. Então, elas estão em algum lugar nas prateleiras, e você pode chamar seus amigos e àqueles que desejam obtê-las.
Agora, para a Palavra. No Livro de São Mateus, o Evangelho, capítulo 12 e versículo 42, gostaria de ler apenas uma pequena parte, para… para dar algum contexto. Agora, o versículo 42:
E a rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis que está aqui quem é maior do que Salomão.
9 Gosto de pensar assim, que quando acabo de ler uma parte da Palavra Eterna do Deus Eterno, e como toda pequena Palavra na Bíblia, você pode se apegar a Ela porque é a verdade. E homens através das eras, ao lerem, receberam algo novo. Há algo sobre a Palavra.
Eu estava conversando com o Sr. Lindsay hoje no meu quarto de hotel. E eu recebi as visões e ele falou comigo. E ele disse: “Irmão Branham, sentado na plataforma ontem à noite, eu estava observando como o Espírito está começando a ser ainda maior do que costumava ser.”
E eu disse: “Mas o que me assusta é… que simplesmente parece que… pode ser apenas eu… que as pessoas simplesmente não conseguem entender.”
10 Ele disse: “Provavelmente não entenderão. Como você falou na plataforma… Pode ser que você tenha que selar seu testemunho com seu sangue algum dia e então essas coisas as despertarão e dirão: ‘Bem, nós nunca percebemos isso.’” E esse pode ser o resultado. Eu me conheço verdadeiramente como um crente cristão, Isso vem de Deus. E eu nunca, em um único momento, vi isso falhar.
E… até mesmo essa foto… Quando eu era um garotinho, quando eu tinha menos de três anos de idade, creio que dezoito meses. Você poderia pensar: “Irmão Branham, é impossível você se lembrar de algo nessa idade.”
11 Eu lembro. E me lembro de quando Ele falou comigo quando eu era um garotinho, e ao longo da vida como eu O descrevi anos antes de tirarem uma foto Dele. E agora, eles têm três fotos oficiais Dele: uma na Alemanha e duas nos Estados Unidos, da foto do Anjo do Senhor que cientistas da Alemanha e cientistas dos Estados Unidos a autenticaram, que é um Ser sobrenatural, descrita exatamente assim, aquela Coluna de Fogo.
Na minha opinião, e se eu estiver errado, Deus me perdoe, e como seu irmão, eu acho que é a mesma Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel. Não estou dizendo isso porque Ele tirou Sua foto comigo, porque Isso não é sobre mim, é para a igreja, para toda a igreja.
12 Agora, se notarmos, sabemos que foi o Anjo da Aliança que guiou os filhos de Israel, que era o Logos, ou Cristo, o Espírito de Cristo. E quando Ele esteve aqui na Terra, Ele disse: “Eu vim de Deus e vou para Deus”.
E então, após Sua morte, sepultamento e ressurreição…, Paulo, em seu caminho para Damasco, foi atingido por uma Luz, a mesma Coluna de Fogo. Nenhum dos outros a viu. Paulo a viu. Foi tão real para ele que lhe cegou os olhos por um tempo. Pedro… Ela entrou, uma Luz atravessou as grades da prisão e o tirou da prisão.
Agora, vemos que, biblicamente, parece ser a mesma Coluna de Fogo. E observem, hoje Ela faz o mesmo tipo de obras que fez quando estava em nosso bendito Salvador, o Senhor Jesus.
13 E como isso passa despercebido pelas pessoas, eu simplesmente não consigo entender. Mas, vocês sabem, são certas coisas que precisam passar e, depois que tudo acaba, as pessoas dirão: “Bem, eu realmente não vi dessa forma.” Tem que ser depois, assim como George J. Lacy disse, o chefe do escritório no FBI, responsável por impressões digitais e documentos de fotografias… que examinaram a imagem.
Agora, nesse… há algum tempo, tive uma visão que me dizia sobre ir para a África. E eu pensei que isso significava ir para a África primeiro, depois para a Índia. E o Senhor falou comigo e me disse para ir a África primeiro, e depois para a Índia. Bem, eu pensei que era isso, comparando com a visão.
14 E então eu me esqueci disso e fui para a Índia primeiro, e então Ele me reprovou quando estava em Portugal… vocês conhecem a história. E disse: “Eu pensei ter dito a você: ‘Vá para a África primeiro.’” E então eu fui reprovado. E eu pensava o tempo todo sobre isso, e agora simplesmente se revela, a revelação começou a me direcionar para a África, e eu li na visão, e a visão realmente dizia: “Vá para a Índia primeiro e volte para a África”. É exatamente assim que vai acontecer.
Agora, vejam, o Senhor falou comigo, sabendo que eu falharia, mas a visão não pode falhar. É o que Deus já disse e não pode falhar. A visão, eu a tenho escrita numa página da minha Bíblia. Talvez eu a traga para vocês verem. Como ela realmente diz que eu irei primeiro para a Índia e depois para a África; mas Ele me disse para ir primeiro para a África e depois para a Índia, sabendo que eu falharia, mas a visão nunca pode falhar. Deus falou isso. Tem que ser assim.
15 Oh, que dia em que vivemos, que hora com a qual agora nos confrontamos, o fim dos tempos. A questão é que as pessoas olham hoje exatamente como em nosso texto esta noite: “De onde veio isso? Que sabedoria é essa? O filho de um carpinteiro?” Eles não percebem que não é a Pessoa, é o Cristo, o Deus.
Jesus disse: “Se eu não faço as obras de meu Pai, então não creiam em mim. Mas se eu faço as obras de meu Pai, se vocês não podem crer em mim, creiam nas obras.” Entendem? E então está escrito: “Embora Ele tivesse feito tantas coisas, eles não podiam crer, porque Isaías disse: ‘Olhos não viram, e ouvidos não ouviram.’” Até que Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou antes que eles realmente… o mundo percebesse que Aquele era o Filho de Deus.
16 Agora, Deus, através de todas as eras, teve uma maneira de se manifestar a cada geração através das eras. Ele… no Dia do Juízo, não haverá uma desculpa para ninguém em nenhum momento. O Deus infinito se manifestou a cada geração de alguma maneira peculiar e notável. E Deus, em diversas épocas, de diversas maneiras, falou aos pais pelos profetas, nestes últimos dias por meio de Seu Filho, Cristo Jesus. Ele sempre abriu um caminho, e sempre foi o sobrenatural que atraiu a atenção do crente preordenado e cegou os olhos daqueles que são predestinados à condenação. Isso é exatamente certo. Você não pode crer a menos que Deus o chame para crer. Isso é exatamente certo.
17 A Escritura não pode falhar. Jesus nunca veio à Terra apenas para dizer: “Bem, eu morrerei e verei quem será… terá misericórdia de mim e talvez sejam salvos”. Essa não era a ideia. Ele veio para morrer, sendo que o Pai, por presciência, sabia quem seria salvo; e Ele veio para salvar aquele remanescente que Deus, antes da fundação do mundo, sabia que seria salvo. Isso mesmo. Disse: “Ninguém pode vir a mim, se meu Pai não o trouxer primeiro”. Isso mesmo. Não aquele que quer ou aquele que corre, mas é Deus quem mostra misericórdia. Isso mesmo.
Agora, voltando às eras, queremos basear esta pequena mensagem em torno disto: que, nas eras passadas, quando Deus enviou algo à Terra para se declarar aos povos, se o povo em geral aceitasse, eles tinham um grande tempo de júbilo. Se rejeitassem, eram rejeitados.
18 Jesus estava ali falando ao povo e realizando milagres. Ele era capaz de discernir os pensamentos do povo. E os estudiosos bem treinados da igreja naqueles dias diziam que Ele era Belzebu. Agora, quando você for para casa, leia este capítulo e descubra que aqueles estudiosos não disseram em voz alta que Ele era Belzebu, mas eles pensaram em seus corações que Ele era Belzebu. E Jesus podia discernir seus pensamentos. A Bíblia diz isso. Eles estavam apenas pensando.
Você não precisa dizer em voz alta. Deus conhece seus pensamentos. Eles estavam pensando em seus corações que: “Aquele homem é um espiritualista. Ele é um adivinho ou algum grande chefe dos demônios, Belzebu”.
E Jesus, discernindo seus pensamentos, começou a dizer-lhes: “Pode Satanás expulsar Satanás? Se puder, então seu reino está dividido contra si mesmo”.
19 Então Ele fez esta tremenda declaração: “Se me chamardes Belzebu, eu vos perdoarei. Mas quando o Espírito Santo vier, e blasfemais contra Ele, nunca haverá perdão, nem neste mundo nem no vindouro, nunca sereis perdoados por isso.”
Agora, no Evangelho de São Marcos, como Ele citou, Ele disse: “Porque o chamavam de espírito imundo…” As obras que Ele estava fazendo, discernindo os pensamentos deles e mostrando sinais de Deus, eles chamavam isso de demônio, um espírito imundo. A obra de Deus era considerada um espírito imundo. E Jesus disse que é blasfêmia e que nunca pode ser perdoada.
20 E quanto à América então? E quanto aos dias em que vivemos? E quanto ao pecado imperdoável cometido milhares de vezes, milhares e milhares de vezes? Quando a igreja e os grandes mestres e assim por diante dizem: “Não compareçam àquela reunião. Vejam, é o diabo”, eles se separam eternamente da Presença de Deus. Não importa quão grandes sejam, o quanto tenham pregado e tudo o que tenham feito, a Palavra de Deus não pode falhar. Não importa quem você seja, não há acepção de pessoas: mestre, erudito.
Jesus disse que aqueles fariseus, o quais eram tão religiosos, tinham que passar por uma certa linhagem e um certo nascimento, tinham que ser treinados, santos, justos, honestos e íntegros, Ele disse: “Vós sois do vosso pai, o diabo”. Isso mesmo. O diabo é religioso e pode personificar muitas ações piedosas e santas. Mas Deus olha para o coração.
Jesus disse em certo lugar: “Como podeis falar coisas boas? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. Então, se o vosso coração pensa uma coisa e a vossa boca fala outra, Ele disse: “Vós sois hipócritas”.
21 Então é isso que está no mundo hoje, maior do que era naqueles dias. Mas agora O vemos… como Ele… Eles estão Lhe dizendo: “Este homem é Belzebu, porque é um adivinho. Ele é um… um adivinho ou algum espírito maligno.” E Jesus os fez lembrar dos dias antigos em que Deus operava. Ele falou a Jonas. Então Ele foi até aos dias de Salomão. Salomão foi um grande homem. E ele era um filho de Davi, em prefiguração, era o Senhor Jesus. Seu reino, é claro, era terreno e pereceu. Mas o Filho de Davi, que é Jesus, Seu Reino jamais perecerá.
E notamos que nos dias de Salomão… E Jesus declarou que o dia em que eles viveram foi maior do que o dia em que Salomão viveu. E quão maior seria então, mesmo que a blasfêmia fosse perdoada naquela época, e nos dias atuais ela não pode ser perdoada. Que dia grandioso é este então, maior do que era naquela época, mesmo quando Ele andou pela Galileia. Suas ações e Suas obras hoje diante dos homens, é muito mais pecaminoso rejeitá-las do que era quando Ele estava aqui na Terra. Oh, se a igreja apenas despertasse para essas coisas.
22 Agora, observem. Nos dias de Salomão, Deus enviou um grande presente à Terra. Era um dom de discernimento, e Salomão tinha esse dom. E oh, toda a nação creu. Todo o Israel, de comum acordo, quando viu essa grande sabedoria de Salomão, que o Senhor lhe havia dado, toda a nação se alegrou porque Deus havia dado esse grande dom.
E vocês sabem, esses são chamados de anos dourados de Israel. Foi o milênio deles, por assim dizer. Israel prosperou mais sob Salomão do que qualquer outro rei, que eles já tiveram, eu creio, porque creram no dom que Deus havia enviado. Se eles o tivessem rejeitado, teriam sido chicoteados e expulsos por outras nações e assim por diante.
23 E hoje, se Deus envia algo e a igreja rejeita, como podemos esperar outra coisa senão confusão? Como podemos esperar outra coisa senão denominações, barreiras, organizações, todo tipo de personificações e tudo mais hoje em dia? Porque foi rejeitado. Quando Deus começa a fazer algo… em um grupo de pessoas, talvez, os outros dirão: “Bem, essa não é a nossa denominação. Bem, nós temos nosso próprio homem para fazer isso.” E isso causa personificações carnais, o que é mau aos olhos de Deus e afasta o que é verdadeiro. Isso mesmo.
24 Surgiu esse certo rapazinho há algum tempo, e eu fui ver o jovem, cerca de dez ou doze anos atrás, seu nome era Pequeno David Walker, um pregador maravilhoso. Ele não contava historinhas como as que sua mamãe o havia instruído, ou como era o bebezinho Jesus. Ele tirava o casaco, pegava uma escritura e pregava como um homem.
E eu conversei com alguns dos irmãos. Eu tinha acabado de entrar no ministério do Evangelho Completo. Não sabia que eles tinham os mesmos problemas que nós, batistas, tínhamos, com todos os tipos de intrigas. Eu achava que eles eram santos. E então descobrimos que… um deles disse: “Bem, ele pertence a um certo grupo.”
Eu disse: “Que diferença faz a que grupo pertence o pai dele? Ele é um dom que Deus enviou à igreja.”
25 Eu disse: “Se vocês, irmãos, abandonassem suas pequenas ideias mesquinhas e se aproximassem daquele rapazinho, não o deixassem ficar todo orgulhoso, mas o enviassem, ele ganharia milhares de filhos para o Senhor, rapazes e moças.”
Mas o que aconteceu então? Todo mundo arranjou seu “Pequeno Davi”. Onde quer que você fosse, eu… O rapazinho foi para Miami e se envolveu em problemas, e eu fui lá para ajudá-lo. E duas páginas [de jornal – N.T.] inteiras estavam cheias de “Pequenos Davi”. Inveja, mostra que é carnal e não de Deus. Qualquer igreja que faça esse tipo de coisa não é de Deus. Não pode ser. E é assim que estamos hoje. Eles não creem em nada, mas tentam personificar. E quando o fazem, têm concepções carnais disso. E quando o fazem, têm manifestações carnais disso. É tudo que isso produzirá.
Mas não na época de Salomão. Todos criam que Deus lhes havia enviado um Salomão e que ele era servo de Deus. E todos se uniram em torno desse dom. Eles não tinham cinquenta Salomões, tinham um Salomão.
26 E eles nunca tiveram cinquenta Moisés. Houve um homem certa vez chamado Coré. Ele se levantou e disse: “Agora, espere um minuto, há muitos profetas e homens tão santos quanto Moisés. Moisés não é o único.”
Deus disse a Moisés: “Afaste-se dele.” E Ele abriu a terra e o engoliu.
A Bíblia diz que nos últimos dias a mesma coisa aconteceria, e eles perecerão na contradição de Coré. Isso mesmo. Essa é a Escritura.
27 E observem, mas no tempo de Salomão… Jesus apontou para—para o tempo de Salomão, o tempo daquele grande dom. Vejamos isso: Todos começaram a testificar: “O Senhor Deus está conosco. De fato, Ele está, pois Ele nos deu um grande e poderoso dom, nosso irmão Salomão. O Senhor lhe deu o discernimento para que ele possa dizer e—e nos dizer as coisas que devemos fazer. E como o Espírito do Senhor está sobre nosso irmão”, e todos em um só acordo.
Isso começou a se espalhar por toda a Palestina, e foi de nação em nação, de lugar em lugar, até se tornar mundial, que Salomão era servo de Deus, e havia um grande e poderoso dom enviado do Céu que somente o Céu poderia enviar a uma igreja e a um mortal. O homem não podia fazer essas coisas por si mesmo. E todos eles creram unanimemente.
28 E vocês sabem o que aconteceu? Construiu-lhes um poderoso templo. Deu-lhes as riquezas do mundo. Deu-lhes favor em todas as nações; todas as nações temiam Israel porque viam a poderosa unidade entre o povo em torno de um dom que Deus lhes havia enviado.
Finalmente, lá bem distante, nas partes mais remotas do mundo conhecido, havia uma pequena rainha, uma pagã. E ela era chamada de Rainha do Sul, de Sabá. E ela estava longe, através dos desertos, onde ficava seu país. E todos que passavam diziam: “Oh, você deveria estar em Jerusalém, na Palestina, pois eles têm um grande Deus lá, que os visitou com um grande dom. E sinais e maravilhas estão acontecendo por meio de um chamado Salomão, a quem eles fizeram rei.”
29 Sabem, a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus. A fé vem pelo ouvir. Agora, como o mundo pode crer quando a igreja está condenando um, exaltando outro, expulsando este, e colocando este…? Como eles podem crer? Entendem?
Mas não era assim naquela época. Todos estavam testemunhando em uníssono. Era uma coisa maravilhosa. E a pequena rainha começou a ouvir isso. Ora, ela não era da tribo de Israel. Ela era uma pagã gentia. Mas a fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra. E quando você continua ouvindo tais testemunhos, a curiosidade desperta. As pessoas começam a se perguntar: “Será que é assim?”
Foi assim, sem dúvida, que a pequena rainha começou a se sentir. E aos poucos, à medida que a fé crescia, ela disse: “Sabe, só há uma maneira de eu ter certeza disso. E é: irei e verei por mim mesma.”
Essa é uma coisa boa. Não aceite o que outra pessoa disser; vá, veja por si mesmo. Convença-se.
30 E sem dúvida, a pequena mulher tinha muito a enfrentar. E havia muitas coisas contra ela e contra sua ida. A primeira coisa, era contra sua religião. Sua igreja não cooperaria naquela campanha. Mas não fazia diferença para ela. Ela queria descobrir. Ela queria ter certeza.
Então, uma coisa certa era que ela tinha uma longa jornada, e ela era apenas uma mulher. E lembrem-se, nos desertos naqueles dias, os filhos de Ismael estavam lá fora, eram ladrões. E agora, a pequena mulher, Algo dentro dela começou a se mover, tal que ela simplesmente precisava ir ver por si mesma. Eu gosto disso.
31 Quando Filipe encontrou Natanael e Natanael disse: “Agora, poderia haver alguma coisa boa vir de Nazaré?”
Filipe disse: “Venha, veja por si mesmo. Venha, convença-se.”
E a pequena rainha pensou a mesma coisa. Quão melhor aquela rainha estava em seus pensamentos, do que dezenas de milhares, sim, milhões em Chicago esta noite. Em todos os jornais e tudo mais, esta reunião foi anunciada. Vocês conseguem ver o quanto esta nação está pronta para o julgamento? Se Deus quiser, se minha voz melhorar um pouco, estarei pregando sobre o Sputnik moderno em algumas noites [Sputnik foi o primeiro satélite artificial lançado ao espaço – N.T.]. Então, tenho que tomar algo na noite seguinte, porque isso realmente te deixa em um lugar sombrio.
Agora, observem. Mas ver as pessoas de hoje rejeitando a Cristo, apenas por causa de denominações, porque… estão mais satisfeitas em assistir televisão e coisas do tipo do que em ouvir o Evangelho. Seus corações não estão famintos. Eles não se importam. Agora, eles não sairiam em uma noite como esta. Muitos dos ricos, têm… dirigem limusines e Cadillacs por aí, e leem os anúncios e assim por diante…, enquanto dizem: “Nosso pastor diz que isso é do demônio.” E eles creem nele.
Oh, não é de se admirar que eles se tornem duas vezes mais filhos do inferno do que eram quando começaram. Certamente é verdade.
32 Agora, esta pequena rainha, ela disse: “Eu irei e descobrirei.” Eu gosto disso. Agora, ela nunca foi ver um Anjo. Sabe, as pessoas têm na cabeça até hoje que, se Deus fosse fazer alguma coisa, teria que fazê-lo por meio de um Anjo, enviar um Anjo do céu e deixá-Lo fazer. Deus não envia Anjos. Os homens são os servos de Deus. Deus prega o Evangelho por meio de homens.
A Bíblia diz que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós, não um Anjo, um homem. Ele era tão humano, e com os mesmos altos e baixos que você e eu temos, tanto que passou despercebido pelas pessoas comuns, ou por todas as pessoas.
33 Jesus era tão humano, tão Homem, apenas um filho de carpinteiro, sem nenhuma educação do mundo que conheçamos, pobre Homem. “De onde ele tirou esse conhecimento?” Ele deve ter usado “dum homi, e num tem, e tocá, e apanhá, e levá”, como faríamos hoje em dia, alguma gramática que não era polida. Disse: “De que escola ele veio? Onde ele aprendeu? Este não é o filho do carpinteiro?”
Ora, Ele era tão humano, tão real e tão humilde, que passou despercebido pelas pessoas. Eles não entenderam. Se tivesse sido Caifás, o sumo sacerdote, ou algum grande erudito polido, oh, eles teriam dito: “Sim, meritíssimo, reverendo padre. Sim, nós… nós cremos nisso.”
Mas Deus reduz isso à humildade, e isso passa despercebido pelas pessoas. Isso mesmo. É assim que Ele sempre fez.
34 Ora, a rainha não ia ver um Anjo; ela ia ver um homem a quem Deus havia dado um dom, que estava realmente se provando verdadeiro, como ela ouviu. Então ela teve que se preparar para ir.
Ora, era uma longa viagem naquele deserto, se você pudesse medir em seu mapa. Levaria pelo menos três meses para ela fazer a viagem nas costas de um camelo. “Bem”, você diz, “Chicago é um pouco grande demais para mim. Eu moro no lado norte, lá pelos lados da escola técnica Lane, e é inverno. Se você trouxesse isso aqui para minha igreja ou do outro lado da rua, provavelmente eu o visitaria uma vez.” E você vai para o Céu? Ah, claro. Sim, senhor, vai…
35 Você ama o Senhor. Suas obras provam o que você faz. Pelo seu fruto as pessoas são conhecidas. Se algo é colocado em seu colo, e nem mesmo assim você aprecia. É algo pelo qual você tem que lutar e se sacrificar (Certamente é!), e disso você obtém alegria.
Agora, a pequena rainha tinha algo a enfrentar. Ela teve que cavalgar três meses pelo deserto, não em uma carruagem com ar-condicionado, mas, ou nem em um Cadillac, mas nas costas de um camelo através de desertos quentes. Para quê? Deus estava falando ao seu coração, e ela estava determinada a ver se esse dom era verdadeiro ou não. Aí está. Ela passou três meses para descobrir onde aquilo estava, e as pessoas não conseguem ficar em uma reunião por três minutos para descobrir se é verdadeiro ou não. Essa é a diferença. Não é de se admirar que Jesus tenha dito: “Ela se levantará nos últimos dias e condenará esta geração”. Isso mesmo.
36 Três meses sobre um deserto quente, três minutos em um assento de pelúcia, que diferença. Vem em um camelo ou em um Cadillac, vocês percebem a diferença? O que esta geração responderá no Dia do Juízo, quando a Rainha de Sabá se levantar? Certamente… O que dirá a igreja que rejeitou o dom de Deus agora quando aquele grupo de israelitas lá atrás aceitou algo que não era nem metade do que é agora? O que dirá? Se pergunte…
Salomão não foi a lugar nenhum. Eles foram até Salomão. Eles estavam famintos. Eles estavam sedentos. Eles estavam crendo. E Deus estava trabalhando. Hoje estamos fartos, alimentados e de nada precisamos, como dizemos, e a Bíblia diz: “Não sabes que és pobre, miserável, desgraçado, cego e nu, e não o sabes.” Essa é a parte ruim. Não saber.
37 Se um homem estivesse nu na rua e cego e soubesse disso, ele tentaria se ajudar. Mas quando ele não sabe, essa é a parte lamentável. Então o homem não está mentalmente bem. E a igreja não está espiritualmente bem; ou não sabe disso. Jesus disse: “Se me conhecessem, conheceriam o meu dia.”
Observem. Então ela tinha outra coisa em mente. Agora, eu não sei; eu nunca vi isso ainda, como eu disse ontem à noite. Depois que você tiver visto a obra de Deus, então Deus irá… poderá puni-lo justamente porque você a rejeita. E ela nunca tinha visto a obra de Deus ainda. Mas ela disse: “Se for verdadeira, vou apoiá-la com tudo o que tenho.” Então ela carregou camelos com ouro e tudo mais, mirra e incenso. Se o dom fosse realmente verdade, ela iria apoiá-lo. Isso mesmo.
38 E se as dádivas de Deus são verdadeiras, você não precisa apoiá-las tanto financeiramente, mas deve apoiá-las com louvores a Deus, com testemunho, levando pessoas a Cristo e fazendo algo para a glória de Deus. Não apenas seu dinheiro ou algo assim, mas tudo o que está em você, você deve apoiar a obra do Senhor.
Ela carregou o camelo. E enquanto ela ia, lembrem-se, com todo aquele ouro naqueles camelos, milhares e milhares de dólares em ouro, e joias preciosas, e mirra, e incenso, e perfumes cheirosos que eram muito caros. E quando ela foi ver se era verdade, ela iria apoiá-lo. Agora, veja que perigo ela teve que correr, todos aqueles ladrões no deserto apenas esperando por ela.
39 Mas se Deus o chamou, em seu coração, não há nada no mundo para mantê-lo longe de Cristo. Todas as ameaças de que você será excomungado de sua igreja, todas as ameaças de que eles o demitirão de seu trabalho, não há nada que nos separará ou nos impedirá de alcançar nosso objetivo, quando realmente em nosso coração, acertamos e nosso objetivo está certo, que estamos indo com sinceridade para descobrir se Deus fez isso ou não.
Se Jesus ressuscitou dos mortos, vamos apoiar isso. Se Ele é o mesmo, ontem, hoje e para sempre, vamos permanecer com isso. Vamos fazer tudo o que pudermos para que as pessoas vejam o Reino de Deus.
Ela teve que atravessar o deserto. Então, ela partiu. Agora, se você estiver determinado, e for pela coisa certa, Deus abrirá um caminho. Depois de um tempo, vemos os camelos atravessando o deserto, a pobre mulherzinha se instalando ali, e os ventos do deserto soprando, e seus lábios ressecando, mas seus olhos estavam voltados para Deus. Embora os camelos tropeçassem pela estrada com um pequeno exército de guardas que ela tinha, e que o grande deserto cheio de ismaelitas poderia ter tomado em um instante, seu coração estava decidido. “Se existe um Deus Jeová e Ele está se dando a conhecer, eu quero ser Sua serva.”
40 Aí está. Não se preocupem. Havia dezenas de milhares de milhares de anjos marchando com aquela banda enquanto ela prosseguia. Não havia uma flecha que pudesse voar à noite, nem o terror à noite, nem a flecha de dia que pudesse tocá-la. Ela estava fadada a encontrar Jeová. Ela O buscava com um coração verdadeiro.
Ele fará o mesmo com você. Se você apenas enxergar a simplicidade disso. Não… Deus não se destaca em algum tipo de grande glamour. Ele nunca faz isso. Sua grande hora está por vir, quando Ele se revelar da Glória. Mas hoje Ele trabalha em humildade para fazer as coisas como sempre fez.
41 E ali ia ela. E os ventos sopram, e os desertos estão quentes, mas ela está avançando em direção ao alvo do chamado celestial. Ela vai chegar, porque Deus cuidará para que ela chegue. Lá vai ela, uma pequena mulher com todo esse bando de homens e suas pequenas criadas ao seu redor, e eles partiram pelo deserto.
Não havia lugares com sombra para se sentar e descansar. Ela apenas permaneceu sob um pequeno toldo — um tipo de toldo sobre ela. E enquanto o velho camelo corria de um lado para o outro pelo deserto, e a pequena mulher sentada ali se sacudia de um lado para o outro, dia e noite, em meio a grandes perigos, feras, leões e coisas do deserto, mas ela seguiu em frente. Ela não deixava nada ficar em seu caminho. Nem todos os bispos, doutores e arcebispos do mundo poderiam tê-la impedido. Ela estava determinada a descobrir se era verdadeiro ou falso. Não é de se admirar que ela esteja no julgamento com essa geração. Ela estava determinada a descobrir se era verdade ou não. E ela segue em frente.
E finalmente, guiada pelo curso, guiada pelo Espírito, ela chegou. Você diz: “Guiada pelo Espírito?” Com certeza. Toda pessoa que se encaminha para Deus é guiada pelo Espírito. Com certeza ela foi. E os grandes Anjos a guiaram direto para dentro dos portões de Jerusalém.
42 E quando ela chegou ao templo… Agora, ela não foi apenas para ficar alguns minutos. Ela não foi apenas para ficar um dia e voltar correndo para o seu reino. Ela foi para ficar até se convencer. É assim que se faz. Apenas fique até ter certeza.
Ela descarregou os camelos, armou suas tendas, e assim por diante, e guardou seus tesouros, e tudo mais, até que pudesse participar da reunião por um tempo para descobrir se era realmente verdade o que tinha ouvido. Claro, ela tinha fé para crer que era verdade, mas ela queria ver se era verdade ou não.
43 Então, quando ela foi para a reunião na manhã seguinte, onde Salomão estava e eles trouxeram as coisas para ele, ela começou a observar Salomão e conheceu que ele era apenas um homem comum. E ela viu o grande discernimento do Espírito de Deus operando através do homem. Ela assistiu reunião após reunião. Ela acampou e observou. E finalmente, quando estava completamente convencida, ela foi e pegou todos os seus tesouros, tudo o que ela tinha, e os colocou aos pés de Salomão. E ela disse: “Tudo o que ouvi aqueles santos testificarem é verdade, e mais do que os ouvi dizer é verdade.”
44 Por quê? Foi mais pelo que tinha acontecido a ela, uma mulher pagã. Deixem-na se levantar no Julgamento contra os Presbiterianos de hoje, Batistas, Metodistas, Católicos, Pentecostais, Nazarenos, Peregrinos da Santidade, Adventistas do Sétimo Dia, Ciência Cristã. Deixem-nos… Deixem-na se levantar naquele dia como uma pagã que ela era, contra pessoas que deveriam ler a Bíblia diariamente e orar. Observem seu testemunho contra estes de hoje. Sim, senhor.
Ela era uma mulher pagã. Mas ela veio, e quando descobriu que era a verdade, aquele grande dom que Deus havia dado, ela sabia que era a verdade então, pois ela tinha visto com seus próprios olhos. E Jesus disse que ela se levantaria no Dia do Julgamento e condenaria sacerdotes, pregadores e as assim chamadas pessoas religiosas. Ela se levantaria no Dia do Julgamento e condenaria esta geração que O estava chamando de diabo. Pensem nisso.
45 Pensem no que estamos vivendo hoje. Meu irmão, irmã e meu amigo, Deus, sempre se declara em cada geração. Se as pessoas se unissem em torno de Cristo e esquecessem suas pequenas diferenças, que grande coisa seria. Mas nestes dias, quando Ele veio se revelar novamente, em todos os sentidos, mais do que fez anteriormente.
Jesus estava nas praias da Galiléia, em Jerusalém e na cidade, e declarou: “Não há nada que Eu possa por Mim mesmo. Primeiro o Pai Me mostra, e Eu faço o que Ele diz. Mas se Eu…”
Eles viram que Ele podia fazer aquilo, então pensaram que Ele era um místico. Mas quando viram aquilo acontecer, souberam que não poderia ser um místico. Mas seus prestígios em suas igrejas e assim por diante os impediram de aceitar aquilo.
Nicodemos expressou bem quando disse: “Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus, pois ninguém poderia fazer essas coisas e milagres que Tu fazes, se Deus não estivesse com ele. Nós sabemos disso.”
46 Bem, por que você não aceita então? Por que eles não soltam o Sinédrio, os Fariseus e os Saduceus, e tudo, e dizem: “Sigam. Este é o Messias.” Porque eram suas denominações e seu orgulho e assim por diante [Espaço em branco na fita — Ed.] que não os deixavam ir a uma Pessoa inculta como pensavam que Ele era. Ele tinha o conhecimento de Deus. Ele não precisava do conhecimento do mundo. Então Deus havia operado Nele, como teve que fazer com Moisés, tirando dele todo o conhecimento do mundo antes que ele pudesse receber nele o conhecimento de Cristo. E hoje tentamos introduzir o conhecimento do mundo e remover o conhecimento de Cristo. Isso mesmo. Ofuscados por todos os tipos de títulos.
Agora, hoje, amigos, Deus ainda vive. Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. E agora, o que vocês dizem por aí? “Eis que vos digo, está aqui alguém maior do que Salomão.” E eles o chamam de diabo.
47 E agora, Ele disse: “Estas coisas que eu faço, serão declaradas à outra geração depois de mim; tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. Um pouco mais, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu estarei convosco, e em vós, até a consumação dos séculos. As coisas que eu faço, vós também as fareis”: Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Todas essas coisas que Ele prometeu… E além disso, veio à nossa era mecânica, nos dias em que somos científicos, e provamos que Ele era o mesmo por uma máquina de imagens científicas [O irmão Branham se refere à máquina fotográfica que tirou a foto da Coluna de Fogo – N.T.]. Então, o que vamos fazer? Façamos isto: se o Anjo não faz as obras de Jesus Cristo, então é o anjo falso. Mas se Ele faz as obras de Jesus Cristo, então é o Anjo verdadeiro. Isso mesmo. Pois Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Como os judeus sabiam que Ele era o mesmo? Quando Ele disse àquele judeu, àquele judeu de verdade, àquele judeu predestinado à Vida Eterna que Filipe foi buscá-lo e o levou até lá, e quando viu Jesus, disse: “Um israelita em quem não há dolo”.
Ele disse: “Quando me conheceste, Rabi?”
Ele disse: “Antes que Filipe te chamasse, tu estavas debaixo da árvore. Eu te vi”.
[Espaço em branco na fita — Ed.]
48 O que Ele faria à geração dos Gentios em seus dias, como nós somos hoje? Ele fez isso para provar a Si mesmo aos Judeus. Ele fez isso para provar aos Samaritanos. O que Ele fará para provar aos Gentios? Se Ele é o mesmo para o Judeu como é para o Samaritano, Ele é o mesmo para o Gentio. O que os Gentios fazem? Exatamente como eles fizeram.
Os grandes eruditos, os que seguem rituais, a aristocracia e assim por diante, os cultos, os inteligentes e os assim chamados no mundo, dizem: “É o diabo. Não tenham nada a ver com isso, um bando de santos roladores. Não tenham nada a ver com isso.”
49 Mas Deus, na grande ressurreição, salvará esse bando de santos roladores e condenará o mundo. Isso é exatamente correto. Certamente. Porque eles creram, porque leram na Bíblia e viram por si mesmos. E eles vêm através de ventos frios, e através de neves, e tudo mais, para reconhecer os grandes dons de Deus se movendo nestes últimos dias. E eles dizem: “Oh, é meu Senhor e meu Deus.” Vamos orar.
Senhor, nosso Refúgio em cada geração, o mesmo ontem, hoje e para sempre, ó Deus eterno e bendito, se nos levantássemos daqui agora mesmo e fôssemos para casa, para nossas casas, poderíamos ir felizes e regozijando porque cremos em Tua Palavra.
50 Mas gostaríamos de pedir esta noite, que se talvez alguns aqui estejam um pouco desanimados como aqueles que vieram de Emaús um dia. De Jerusalém indo para Emaús, Tu caminhaste ao longo da estrada com eles, e falaste com eles, e pregaste para eles. E eles pensaram que Tu tinhas uma maneira estranha de explicar as Escrituras, pois disseram depois: “Não ardia o nosso coração dentro de nós enquanto Ele nos falava ao longo da estrada?”
Mas quando Tu os colocaste no pequeno edifício e fechaste a porta, Tu fizeste algo exatamente como fizeste antes de seres crucificado e ressuscitares. E eles reconheceram que eras Tu, pois ninguém poderia fazer isso assim, a não ser Tu. E eles disseram que era o Senhor. E eles correram de volta com as notícias.
51 Senhor Deus, faça o mesmo por nós esta noite. Dê-nos o que sabemos que nenhum homem pode fazer, somente Tu. Para que eles possam voltar correndo com suas almas tão cheias de Fogo que nem mesmo prestem atenção ao vento frio, dizendo: “Nossos corações não ardiam dentro de nós? Não fomos recompensados? Não porque o pregador pregou ou o coral cantou, mas porque vimos Jesus se manifestando através de Seu povo.”
Conceda-o, Deus Eterno, pois nós Te amamos, e queremos Te encontrar algum dia quando nossa vida terminar aqui e ouviremos a Voz dizer: “Suba mais alto para um mundo melhor e para um lugar melhor.”
Enquanto estivermos aqui, que possamos ser luzes, Senhor, para brilhar nesta hora de escuridão, pouco antes que a grande destruição aconteça e essas cidades se tornem nada além de pó. Senhor, Sua… Sempre antes do julgamento Tu envia misericórdia. Que o povo não a despreze. Pedimos em Nome de Jesus. Amém.
52 Agora, irmãos, eu sou… eu não sou, não consigo explicar as coisas que sei, as coisas que sinto em meu coração. Não consigo expressar. Não sou educado. Não tive formação para pregar. Portanto, não consigo transmitir minha mensagem exatamente como ela deveria ser. E vocês… eu… me perdoem por isso. Mas geralmente, o irmão Baxter, alguns deles vão e explicam. E são pregadores que são eruditos e cristãos, não apenas eruditos, mas cristãos, homens nascidos de novo. Eles sabem como preparar seus sermões em ordem para apresentá-los às pessoas de tal forma que elas possam vê-los.
Agora, eu não tenho esse dom. Eu… eu não sou capaz de fazer isso. Meu dom é… é pela visão, o que Cristo prometeu que aconteceria, entendem? E ciente que eu não tinha educação e assim por diante. E talvez… eu não digo talvez; Creio que Ele queria que eu não tivesse nenhuma educação, pois provavelmente dependeria mais dela do que daquilo de que eu dependo. Aguardo solenemente cada palavra dEle.
53 Agora, eu creio que Ele se manifestará. E se Ele se manifestar, isso fará com que vocês voltem para casa despreocupados, O amando mais e se alegrando? Se isso acontecesse, vocês simplesmente levantariam as mãos para Ele? Quem… Que o Senhor os abençoe.
Gene está aqui, e… Gene Goad e Billy? Oh, ele está. Obrigado. Eu… Vamos ver quantos chamamos de um a cem ontem à noite. E eu creio que começamos com o número um. Nunca chamamos muitos, talvez de dez a quinze, algo assim, apenas o suficiente… Você não… Não faz diferença.
A mulher no poço, se ela não tivesse sido realmente consagrada ao que estava ouvindo, bem, isso nunca teria feito nenhum bem a ela.
Os fariseus que estavam de pé e viram Jesus fazer aqueles milagres de discernir seus pensamentos e Ele lhes disse: “Por que vocês arrazoam em seus corações? Por que me chamam de Belzebu?” Eles nunca tinham falado isso. Mas Ele conhecia o coração deles e disse isso a eles.
Por toda a Bíblia, observem Seu ministério em todos os lugares. Ele não apenas foi lá e disse: “Aqui vou fazer isso.” Ele disse: “Não farei nada até que o Pai me mostre primeiro.” Veem? Isso mesmo. São João 5:19. Observem Seus milagres, apenas… As pessoas podiam fazer isso.
54 E essas coisas que acontecem aqui na plataforma não são exatamente visões, mas de certa forma são. É a sua fé alcançando Deus e tirando Dele as coisas que você deseja.
Vejam a mulher com o fluxo de sangue. Ela tocou em Suas vestes e voltou para a multidão. E… Jesus disse: “Quem me tocou?” Eles não sabiam. Ele não sabia quem o havia tocado. Então Ele disse: “Fiquei fraco.” Então Ele soube que alguém o havia tocado. Era ela usando o dom de Deus. Ela estava usando o dom de Deus. Jesus não sabia de nada sobre isso. Mas quando ela o tocou, Ele olhou através da multidão até encontrá-la, para ver quem ela era.
55 Esse era o dom de Deus respondendo à sua fé. Percebem? Ela creu, e ela mesma usou o dom de Deus. Então o dom que estava Nele falou à pessoa que tinha fé, e lhe disse qual era o seu problema, então lhe disse — sua fé a havia salvado.
Mas agora, quando Deus quis usar Seu dom, Ele simplesmente pegou Jesus e disse: “Agora, vá embora desta casa em Betânia. Depois de quatro dias, Lázaro vai morrer, e então Tu retornas e o ressuscita.” Bem, Jesus foi embora, e eles O chamaram para voltar, mas Ele sabia que a visão dizia para não voltar, pois Ele disse que não faria nada até que o Pai Lhe mostrasse. Depois de quatro dias, Ele disse: “Lázaro dorme.”
Disse: “Se ele dorme, ele está bem.”
Disse: “Ele está morto. E por sua causa, estou feliz por não estar lá, mas vou despertá-lo.” Isso mesmo.
56 E no túmulo, Ele disse: “Graças a Ti, Pai. Tu já Me ouviste, mas Eu disse isso por estes que estão aqui.” Ele não precisava orar, mas Ele sabia disso. Agora, Ele nunca disse que ficou fraco ali. Quão maior era o poder de Deus para ressuscitar os mortos do que para descobrir quem era aquela mulher. Mas era uma mulher usando o dom de Deus, ou Deus usando o Seu próprio dom.
Certo. Certo. Cartão de oração de número… José foi descobrir. Cartão de oração T, eu creio que foi o que ele disse. E então tivemos de um a quinze ontem à noite. Vamos pegar de oitenta e cinco a cem esta noite então, pegar a parte final deles. Agora, isso nos dará quinze esta noite. E agora, talvez amanhã à noite começaremos…, bem, não direi. Veem? Vamos esperar até amanhã à noite. E então…?…J.
57 J… Tudo bem, então J e não o outro. Tudo bem. J… Tudo bem 85, 99, 100. Isso seria quinze. Certo, J-85, quem está com ele? A senhora aqui. A senhora poderia vir aqui? 85, 86, 87, 87? Irmão Gene, poderia vir aqui para orientá-los na plataforma? 87, alguém? 88? Quem tem o cartão de oração 88? Certo. 89? J-89, você poderia levantar a mão? Eu… As luzes estão bem aqui. Não consigo ver, então se você apenas levantasse a mão… 89, já está aí? 89, 90?
Ah, tudo bem, não tem problema esta noite. [O irmão Branham sussurra – N.T.] Noventa, você poderia levantar a mão em algum lugar? Levante a mão e grite “Amém” se puder. Cartão de oração J, noventa, noventa? Não está aqui?
58 Isso… Sabe, eu… eu gostaria que se você viesse, e pegasse seu cartão, veja, isso me confunde. E eu não deveria ficar confuso. Se você receber um cartão… Não o pegue, se o rapaz lhe oferecer um, não o pegue se não for ficar.
Obrigado, seja quem for que apagou a luz. [O irmão Branham sussurra novamente – N.T.] Não fique…
Se você não for ficar, bem, não pegue o cartão. Se você pegá-lo, venha.
Tudo bem. J, noventa, noventa e um, noventa e um, alguém tem…? [Espaço em branco na fita — Ed.]
Oh, que momento. Vocês não sabem como é se sentir estando aqui. Acho que há pelo menos quinhentas pessoas, eu acho, aqui. [Alguém ao fundo fala que há mais pessoas – N.T.] Mais? De qualquer forma, eu estive diante de quinhentas mil (Veem?), e tendo Cristo sendo desafiado diante de dezenas de milhares de pagãos. Não há nada a temer. Deus prometeu isso. Suas palavras são tão verdadeiras quanto Ele é verdadeiro
59 Agora, aqui está uma bela cena da Bíblia esta noite. Eu me pergunto o que vocês, gentios, vão dizer? Vocês vão ser tão reverentes e respeitáveis quanto a mulher, ou os samaritanos, foram quando a mulher entrou na cidade e contou o que o Senhor Jesus tinha feito por ela? E ela disse: “Por isso…” Ela até disse àquelas pessoas: “Não é este o próprio Messias?” Claro. Veem?
As Escrituras são entendidas espiritualmente. Quantos sabem disso? Você não lê as Escrituras corretamente para entendê-las. Deus disse que Ele a escondeu dos olhos dos sábios e prudentes.
Vejam, até mesmo aquela visão, eu mesmo a escrevi e a li mais de mil vezes ou mais. Eu não vi que deveria ir para a Índia primeiro. Eu pensei que deveria ir para a África primeiro. Mas então, quando esta hora chega, aqui está escrito com minha própria mão. Veem? Eu simplesmente não conseguia ver. Me cegou até que eu fui em frente e desobedeci a Deus, para que Ele pudesse me corrigir e mostrar que Suas Palavras são Eternas e não podem falhar. Veem? Eu simplesmente não conseguia ler dessa forma.
Muitos disseram: “Oh, a Bíblia não diz essas coisas.” A Bíblia diz sim. Torna-se uma realidade. E Deus confirma Sua Palavra.
60 Agora, somos estranhos um ao outro, eu suponho, senhora. Nós somos. A senhora é uma mulher de cor, eu, um homem branco. Isso faz com que duas cores diferentes de pessoas, duas nacionalidades… E é da mesma forma que foi em São João, capítulo 4, o samaritano e o judeu. Ambos de diferentes raças de pessoas, mas Jesus os fez saber que Deus não fazia acepção de raça, que Ele fez todas as raças.
Todos nós viemos de um pai e uma mãe, Adão e Eva, que foram os primeiros na terra. É de lá que viemos. E nossas nações de onde viemos, e mudamos nossas cores, não tem nada a ver com Deus. Somos descendentes. Ele tem todos os tipos de árvores. Ele tem todos os tipos de flores. Deus não quer que sejamos todos iguais. Vocês sabiam disso? Gostaria de poder falar com alguns desses segregacionistas e outros, se me ouvissem por um minuto. Sim, senhor.
Deus fez flores brancas e flores azuis. Ele fez flores vermelhas. Ele as fez diferentes porque Ele as quer diferentes. Ele nos fez diferentes porque Ele nos quer diferentes, mas todos nós somos feitos para o Seu louvor. Isso mesmo.
61 Esta mulher diante de mim é cristã, ela poderia ter sido ateia ou um crítico, mas seu espírito… Agora, quando o Espírito Santo vem, me torna Seu servo. E se eu sou Seu embaixador, e você crê nisso de todo o coração, minha palavra é Dele. Sua Palavra é minha. Isso mesmo.
Se eu for à outra nação como embaixador desta nação, então tudo o que eu disser, esta nação terá que respaldar. Isso mesmo. Depende do que a outra nação pensa sobre isso. Então, quando eu venho como servo de Cristo, e falo Suas Palavras, e Ele as confirma, e mostra pelas credenciais de Seu Espírito que estou dizendo a verdade, então, se você crê, não há nada que possa impedir você de conseguir o que deseja. Todas as coisas são possíveis para aqueles que creem.
Agora, para o público ficar sabendo, aqui estamos nós, primeira vez que nos encontramos na vida. Nós não nos conhecemos. Estamos apenas aqui diante um do outro. Ela recebeu um cartão, de Gene, Leo, Billy ou alguém.
62 Eles misturam os cartões e os distribuem às pessoas, e então qualquer um que os queira pode pegá-los. Eles dão alguns aqui, alguns aqui, alguns ali, apenas… É assim que eu digo a eles para fazerem. Eu nunca os vi distribuí-los, mas é assim que eles devem fazer.
E esta senhora sabe que eu não sei nada sobre ela, nunca a vi, e esta é a primeira vez que nos encontramos, até onde sabemos. [A irmã fala alguma coisa ao irmão Branham – N.T.] Você estava em uma das minhas reuniões, mas nunca veio à plataforma. Tudo bem. Então você me viu, mas eu posso ter visto você na reunião, mas eu não te conheço, uh-huh, mas Cristo conhece.
63 Agora, se você está aqui por alguma necessidade… Você diz: “Eu estou doente. Eu tenho… eu tenho alguma doença.” E eu lhe digo: “Ora, o Senhor vai te curar”, você poderia duvidar disso. Veem? Você não saberia se minhas palavras são verdadeiras ou não. Mas se o Senhor lhe disser algo que você sabe que eu não teria como eu saber, então você sabe que tem que vir de algum poder sobrenatural.
Bem, você pode dizer: “Bem, isso… o diabo disse isso a ele.” Então você recebe a recompensa do diabo. Se você disser: “O Senhor disse isso a ele”, então você recebe a recompensa do Senhor. É isso mesmo, audiência? [A congregação diz amém – N.T.] Agora, é… tem que vir dela; será para vocês da mesma forma. Não tenho ideia do que há de errado com a mulher. Não tenho ideia. Mas Deus tem.
E eu não quero que ela me diga, porque eu não sei. Eu quero que venha de uma força sobrenatural para que esta pequena audiência para a qual acabei de pregar saiba que Deus fez isso. Então caberia a eles julgar o que pensam sobre isso.
64 [O irmão Branham faz uma pausa de alguns segundos – N.T.] Não há nada de errado com ela. Ela é uma mulher saudável, mas tem um desejo feliz em seu coração. Esta mulher veio a mim na esperança de que eu orasse por ela e impusesse as mãos sobre ela, para que ela pudesse receber o Espírito Santo. Isso é exatamente certo. Isso é verdade. Você crê que eu sou Seu servo? Você crê que isso teria que vir de Deus?
Vamos ver se o Senhor tem algo mais a dizer enquanto estamos aqui. Eu não estou dizendo que Ele tem. Sim, há outro desejo em seu coração, e é por um ente querido, seu marido. Você quer que ele pare de beber. Isso é ASSIM DIZ O SENHOR. Essas coisas são verdadeiras, senhora. Levante a mão para…
Agora, você crê que aquele Espírito que está falando com o irmão Branham, o qual não poderia fazer lágrimas rolarem pelo seu rosto desse jeito, você tem uma sensação como nunca teve antes. Veem? O que é? É o Espírito Santo vindo sobre você. Vê? É o Anjo do Senhor, do qual você está na Presença. É Ele, Aquele que é seu Salvador e Redentor. Agora, quero orar por Ti.
Senhor Deus, concede à nossa irmã aqui o desejo do seu coração, e o que ela pediu. Que ela possa partir esta noite tão feliz quanto a rainha que veio de Sabá, ao ver um dom que Tu enviaste a Salomão. E que ela possa voltar para casa regozijando-se e receber o que pediu. Em Nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nós pedimos. Amém. Deus te abençoe.
65 Agora, vocês creem? Todos vocês estão crendo? Estão satisfeitos? Vejam, é o Senhor. É Deus. Eu não tenho nada a ver com isso. Eu não tenho absolutamente nada a ver com isso. Agora, peço a todos vocês aí que orem, vocês aí na fila, vocês aí que não estão na fila. Peço que orem, creiam e tenham fé em Deus. Alguns de vocês sem cartões de oração…
Estou apenas usando meu tempo porque sei que Ele está aqui. Oh, se eu pudesse explicar a vocês, não há necessidade de tentar. Eu não poderia. Agora, vocês conseguem ver isso? Olhem para lá. Está bem aqui.
66 Você não tem um cartão de oração. Você tem um cartão de oração, senhora? Não tem. Você crê que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos? Você crê que Ele está aqui na reunião agora? Você tem problemas no seu lado e na sua perna. Se estiver certo, levante a mão. Agora, Jesus Cristo a cura. Vá, creia.
Vocês estão convencidos? Agora, estejam realmente reverentes. Eu quero falar com esta senhora. Somos estranhos um para o outro. Eu – eu nunca a vi na minha vida, mas Cristo te conhece, não é? E se Cristo te conhece, então Ele te conheceu quando você nasceu, Ele sabe… Ele te alimentou todos os dias da sua vida, e tudo o que você – tudo o que você é, Ele sabe. E se Ele me revelar…
Eu creio que a última senhora que esteve aqui, era uma senhora de cor. Esta é uma senhora de cor. Você é a próxima na fila, senhora? Uma mulher branca. Isso faz com que tenhamos ambas raças aqui.
67 Se o Senhor Jesus me revelar qual é o seu problema, eu… Todas as pessoas de cor que estão na Presença Divina crerão de todo o coração? Levantem as mãos, se quiserem, todas as pessoas de cor. Estes são seus entes queridos.
Um dia, muitos anos atrás, havia um Homem subindo ao Gólgota. Ele tinha uma cruz nas costas, e a pele dos Seus ombros estava toda machucada. Sua vestimenta estava com uma grande mancha de sangue. E seu pequeno corpo frágil e fraco caiu sob o peso da cruz. E seus pais…, Simão, veio e pegou a cruz e O ajudou a carregá-la.
68 Agora, aqui estão seus filhos esta noite, depois de dois mil anos, crendo no Cristo que Simão ajudou a carregar a cruz. Claro que Ele te ama. E Ele está aqui para te ajudar, se Ele me permitir fazer o que eu digo, que Ele prometeu fazer.
Você está aqui por outra pessoa. Isso mesmo. É um homem. Seu cunhado, e o caso dele é mental. E você veio me pedir para orar por ele. Se eu pudesse curá-lo, eu o faria. Mas nossa fé unida Naquele que está presente, o fará. Você crerá comigo?
Senhor, eu oro para que Tu atendas este pedido. E que nossa fé não se vá agora, mas que seja suficiente para curar aquela pessoa que não sabe o suficiente para… aceitar a fé por si mesma. Eu oro por esta bênção em nome de Jesus Cristo. Amém. Vá, irmã, e que tudo seja exatamente como você pensou que seria. Deus a abençoe.
Este é um livrinho maravilhoso. Leia-o; ele tem vida.
69 Somos estranhos um para o outro, até onde eu sei. Não sei… mas acho que somos estranhos. Nunca te vi, até onde eu sei. Somos estranhos um para o outro? Somos. Se o Senhor me revelar porque você está aqui, você crerá? Você é uma mulher branca. E quanto aos brancos na audiência, vocês crerão? Esta é sua irmã, assim como a mulher no poço.
Agora, veja, eu não tenho poderes para curar. Você sabe disso. Eu sou apenas um homem, como… Se você tem um marido, sou como ele (vê?), ou como seu filho, ou quem quer que seja, eu sou apenas um homem, como seu… como qualquer outro homem. Mas é o dom Dele. Não sou eu que faço isso. É Ele. Ele prometeu que faria isso. Portanto, Ele me permite fazer isso por Sua graça e vontade.
70 Você está aqui por outra pessoa também. E isso é um caso mental, sua irmã. Você crê que Deus suprirá a necessidade disso de todo o seu coração? Por seu marido também, isso mesmo. Artrite, diabetes, problemas cardíacos, é o que você tem. Creia agora. Você pode ter o que pedir, se simplesmente não duvidar em seu coração. O Senhor abençoe nossa irmã e conceda a ela o desejo do seu coração, por meio de Jesus Cristo. Amém.
Você crê, gente branca? Então por que esperarmos ou demorarmos? Por que você não é curado agora mesmo se precisa? Veem? Agora, se você crê, não há nada que possa tirar isso de você (veem?), se você crê.
Agora, se Deus está me deixando fazer isso por meio de Sua vontade permissiva, certamente falo a verdade. Deus daria algo assim a uma pessoa que ensinasse inverdades? Deus me livre. Não daria. Não daria. É a Verdade.
71 Lembrem-se de que digo isto: Um homem precisa nascer de novo antes de poder ver o Reino de Deus. Suas pequenas diferenças na igreja não importam. Se você nasceu de novo, você é um filho e filha de Deus. E você tem que nascer da água e do Espírito. Isso mesmo. Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Apenas lembrem-se disso. Creiam nisso. Aceitem.
Ele foi ferido por suas transgressões; por suas pisaduras você foi sarado. Não há homem na terra que possa curá-lo, nenhum médico, nenhum hospital, nenhum remédio. Não temos um remédio sequer que algum médico diga que irá curá-lo. Se ele disser, certamente não sabe do que está falando.
Curar é substituir ou construir tecido. Nenhum remédio construirá tecido. O remédio mata o que estão destruindo o tecido, mas não construirá o tecido. Deus tem que fazer isso sozinho, que é uma criação.
72 Ele é o único que pode criar. Satanás não pode criar. Ele pode perverter o que foi criado, mas ele não pode criar. Deus é o único Curador que existe.
Nunca houve uma gota de remédio, hospital ou operação que curasse alguém. A Bíblia disse: “Eu sou o Senhor que cura todas as suas doenças.” Remédio é bom. Eles o usam para matar os germes, assim como veneno de rato para envenenar ratos. Mas não cura a casa que os ratos comeram e esburacaram. Entendem? Isso mesmo. Não remenda o lugar. Deus tem que fazer isso por meio da criação.
A operação é boa. Ela remove uma obstrução, um dente ruim, um tumor, apêndice, e assim por diante. Tudo bem. Ela conserta um braço quebrado quando está quebrado. Tudo bem. Mas Deus faz a cura. Entendem? Deus é o Único que pode curar. Não é nenhum mistério. É simplesmente verdade.
73 Somos estranhos um ao outro, eu acho. O Senhor Deus conhece a todos nós, não é? Se o Senhor Deus me revelar por que você está aqui, você crerá agora? Eu creio que havia duas mulheres de cor e estas são duas mulheres brancas. É isso mesmo? Eu acho. Tudo bem. Isso é bom. Então oraremos pelo restante da audiência. Isso deve ser suficiente.
Se o Senhor me revelar o que você deseja, então saberá se é verdade ou não. Há algo muito estranho nessa mulher, porque cada vez que olho para ela, há uma visão que se passa em outro lugar. Isso mesmo.
E há outra mulher incluída nisso. É sua irmã, eu creio. E ela não está aqui. E ela está do outro lado de águas, em algum outro lugar. Não é do outro lado do Michigan, o lago, porque é um grande curso d’água. É a Suécia. E ela tem algo errado que a impede de dormir à noite. E ela está tossindo. É asma. Isso mesmo. ASSIM DIZ O SENHOR.
74 E você tem pressão alta e problemas cardíacos. Isso é ASSIM DIZ O SENHOR.
Não sei o que eu disse. É um mistério para mim agora. É como se eu tivesse sonhado. Mas era a verdade. Era a minha voz, mas não era eu falando. Era Outra coisa usando a minha voz. Agora, você crê que era o Senhor Jesus de todo o seu coração? A audiência crê no mesmo? Então peça o que quiser, e lhe será feito. Veem? “Peça para que este monte se mova e não duvide em seu coração, mas creia que o que você diz se realizará, e terá o que você diz.” Apenas creia.
Tudo bem. Vamos orar, irmã. Ó Deus, nosso Pai, seja misericordioso com esta mulher. E conceda a ela o desejo do seu coração. Peço esta bênção para ela, em Nome do Seu querido Filho, o Senhor Jesus. Amém. Não duvide. Receba o que você pediu.
75 Agora, se alguém… Caso alguém diga: “Este homem lê a mente das pessoas.” Venha aqui, senhora. Você sabe o que é ler mentes? É adivinhar um número na sua mente dentro de um intervalo de um tempo. Agora, senhora, coloque sua mão sobre a minha. Olhando para cá, de costas para a senhora, se Jesus me revelar qual é o seu problema, você aceitará e crerá? Que Ele conceda isso, é a minha oração.
Deus sabe que eu não te conheço. Mas Ele conhece. Mas se você crer Nele de todo o seu coração, seu estômago não te incomodará mais. Você crê que acabou? Então você pode ir e ficar boa.
Deus pode curar problemas cardíacos, são tão insignificantes para Ele quanto uma dor de dente. Você crê que Ele te curará? Como você creu, assim seja. Deus esteja com você, meu irmão, enquanto você for.
Há pouco, quando eu disse “problema de estômago”, esse também era o seu problema. Não apenas isso, mas você teve o mesmo problema que este homem tem, problema cardíaco. Isso mesmo. Agora, você crê? Como você creu, assim seja contigo. Vá, e que Deus esteja com você e te faça bem. Tenha fé agora e creia.
76 Quantos estão crendo na plateia? Agora, vejam. Veja, você não tem… Olhe aqui, apenas esta mulher, você creria, senhora, se eu não dissesse uma palavra para você, você ainda creria que Cristo a curaria? Vá, e o Senhor a abençoe. Creia em mim e creia que Ele a cura. Amém. Tudo bem. Viram? É isso. Não é preciso que eu discirna algo.
O que você faria, senhora, se eu lhe dissesse o que está errado com você, você creria em mim? Se eu não lhe dissesse, você creria em mim do mesmo jeito? Você não tem certeza. Tudo bem. Eu vou lhe dizer qual é o seu problema então. Você tem artrite. Isso mesmo. Vá, creia, e você ficará bem. Amém. O Senhor a abençoe.
Tudo bem, senhora. Você creria se eu discernisse seu problema, a faria crer mais? Então suas costas ficarão boas. Vá, creia de todo o coração.
77 Venha. Você, a mesma coisa, você crê que ficará boa? Então o Senhor lhe conceda isso, irmã, e tudo acabará. Amém.
Digamos: “Louvado seja o Senhor.” [A congregação diz: “Louvado seja o Senhor.” — Ed.] Vocês estão crendo? Vejam, não é — não é telepatia.
Você crê em Jesus Cristo para curar seu coração e te deixar boa e que seu problema cardíaco desaparecerá? É ansiedade. Tudo bem. Vá crendo agora e fique boa. Tenha fé em Deus. Deus concederá isso.
Tudo bem. Você virá, senhora? Problema de mulher, problema feminino, também problema cardíaco, nervosismo. Tudo bem. Você crê que Deus a fará boa? Com tudo… Então vá e Jesus Cristo a fará boa. Deus a abençoe.
78 Tenha fé. Creia. Você crê de todo o seu coração? Creia. Isso é tudo o que existe. “Se tu podes crer…” disse a Bíblia.
Quando eu disse artrite há poucos momentos, a senhora sentada aqui, com um pequeno lenço na cabeça, você crê que Deus a curou ao mesmo tempo com sua artrite? Bem, você – você sentiu, não é? Bem, você entendeu bem naquele momento. Foi quando você recebeu. Que maravilha?
O que você acha disso, a senhora idosa que cruzou as mãos como se fosse orar? Você crê que Deus a curaria dessa condição da vesícula biliar? Você crê que Ele a curaria? Levante sua mão para Ele então. Tudo bem. Agora, você pode ser curada. Amém.
Tenha fé em Deus se você crê.
79 O que você acha, sentada aqui, senhora? Você crê que esse problema de cabeça vai deixá-la e Deus a deixará boa, sentada aí? Se você crê, você pode ter isso. Claro. Amém. Apenas creia de todo o seu coração.
O que você acha, sentada aqui, orando, com problemas nos pés? Você crê que Deus a curará? Tudo bem, você pode ter isso. Amém.
Apenas creia. Isso é tudo. Apenas tenha fé em Deus. Certamente.
O jovem sentado ali atrás, o senhor crê, senhor, naquele problema de pele, o senhor crê que Deus o cura? O senhor crê? Tudo bem. O senhor pode ter o que pedir. Amém.
80 A senhora sentada ao seu lado ali, com problema de fígado, vire-se. Tudo bem, você crê? Você pode ter o que pedir. Vá e creia. Certamente. Notem, o Espírito Santo está aqui. Estou apenas tentando conservar minhas forças.
Tudo bem. A senhora é a próxima a receber oração? A senhora crê de todo o coração? A senhora crê? Tudo bem. A senhora acha que Deus cura esse problema de estômago que a senhora tem? A senhora tem problema intestinal? Isso mesmo. A senhora não é desta cidade. A senhora é de Milwaukee, Wisconsin. A senhora tem problemas internos, problemas intestinais, e já esteve em um hospital muitas vezes, pelo menos quinze ou dezesseis vezes no hospital para operações, e os médicos dizem que a senhora tem que voltar. Isso é ASSIM DIZ O SENHOR.
81 A senhora crê que eu sou o profeta de Deus, Seu servo? Então vá, e que o Senhor Jesus repreenda este demônio que está escondido dos médicos; mas você não pode se esconder de Deus. Deixe esta mulher, saia dela, em Nome de Jesus Cristo. Não duvide. Creia e você poderá ter o que pediu e tudo estará acabado. Amém. Vá em paz agora.
Vocês creem, cada um de vocês? Ó Senhor, envie o Seu Espírito, o Espírito Santo, e carregue este povo com a Sua Presença agora. E que eles sejam como a rainha de Sabá, que se levantem com os tesouros de Deus em seus corações e sejam curados, cada um deles indo para casa esta noite perfeitamente curados. Em Nome de Jesus, eu peço. Amém.
Vocês creem? Vocês aceitam? Então, levantem-se e recebam em Nome de Jesus. Irmão Boze, despeça a audiência.
***************