A REVELAÇÃO DOS SETE SELOS – DEUS ESCONDIDO E REVELADO EM SIMPLICIDADE
17 de Março de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Obrigado irmão Neville. O Senhor te abençoe. Bom dia, amigos. Eu com certeza considero este um dos momentos mais importantes de minha vida, estar no Tabernáculo novamente nesta manhã, para ver sua linda estrutura e a ordem dos filhos de Deus assentados em Sua casa hoje.
2 Fiquei tão surpreso quando eu cheguei aqui ontem e vi a aparência do edifício. Eu nunca sonhei que ele ficaria desta maneira. Quando eu vi os projetos, quando eles desenharam o projeto, eu apenas vi um pequeno cômodo de um lado, mas agora descobri que ficou um — um lindo lugar. E estamos agradecidos ao Todo Poderoso por este bonito lugar. E nós estamos…
3 Trago a vocês nesta manhã saudações de minha esposa e de meus filhos que gostariam de estar aqui desta vez para este culto de dedicação e esta semana de consagração a Cristo. Mas as crianças estão na escola, e é difícil sair. E eles praticamente já superaram a saudade da casa, mas nunca perderemos o sentimento pelas pessoas. Você não apaga isso. Não há nada como ter amigos. E eu — eu aprecio amigos, por toda parte, mas há algo quanto aos velhos amigos. Não importa onde você faça novos amigos, não são como os velhos.
4 Não importa onde eu vá, este lugar sempre será sagrado. Por volta de trinta anos, atrás no leito de uma lagoa lamacenta, eu dediquei este pedaço de chão a Jesus Cristo quando isto não era nada a não ser um — um charco lamacento. Isto aqui tudo era um pântano. Esta é a razão pela qual a rua está fora da quadra ali, a — a rua teve que dar a volta para desviar da lagoa que havia aqui. E aqui, costumava haver lírios, cresciam lírios na lagoa.
5 E o — o lírio é uma flor muito estranha. Embora ele nasça na lama, ele tem que abrir o seu caminho através da lama, e depois através das águas e do lodo, para sair lá em cima e mostrar a sua beleza.
6 E eu — eu penso, nesta manhã, que foi isto exatamente o que aconteceu aqui. Que desde aquele tempo, um pequeno lírio de lagoa tem impulsionado a si mesmo; e quando ele chegou na superfície da água, ele estendeu suas asas, suas pequenas pétalas, e refletiu o Lírio dos Vales. Possa ele permanecer! Possa ele ser uma casa totalmente dedicada a Deus!
7 O tabernáculo, ele mesmo foi dedicado em 1933. Mas pensei nesta manhã que seria uma — uma coisa muito boa fazer apenas um — um pequeno culto de dedicação novamente, e especialmente pelas pessoas que, com seu amor e devoção a Cristo, tornaram tudo isto possível. E eu quero agradecer a cada um de vocês pelas suas ofertas, e demais coisas que vocês fizeram para dedicar esta igreja a Cristo.
8 E estou imensamente grato e agradeço à congregação ao dizer estas palavras a favor de nossos bons irmãos aqui da igreja, que dedicaram seus serviços a isto. O irmão Banks Wood, nosso nobre irmão; o irmão Roy Roberson, nosso nobre irmão; e muitos outros que, com generosidade e com singeleza de coração, gastaram meses construindo este lugar da forma que tem sido, permaneceram aqui para que tudo isto fosse construido corretamente.
9 Quando eu entrei para ver este púlpito, o tipo que sempre almejei em toda minha vida! Eu… O irmão Wood sabia do que eu gostava. Ele nunca disse que o construiria, mas ele o construiu.
10 E eu observei o edifício e como a construção, é simplesmente, é supremo. E agora, não há palavras para expressar o meu sentimento. Simplesmente não há maneira de fazê-lo, vejam. E, mas Deus compreende. E que vocês possam ser recompensados pelas suas contribuições e tudo que vocês fizeram para fazer deste lugar o que ele é, da forma que o construíram, uma casa do Senhor. E agora, eu — eu gostaria de dizer estas palavras. Agora, o edifício, tão bonito o quanto está, por dentro e por fora…
11 O meu cunhado, Junior Weber, executou o trabalho de alvenaria. Eu não consigo ver como poderia ter ficado melhor do que está, um trabalho perfeito.
12 Outro irmão que está aqui, eu nunca me encontrei com ele, ele instalou o sistema de som. Mas observando que mesmo em um edifício baixo como este, eu posso apenas… Não há repercussão para a acústica; eles estão no teto aqui, em diferentes direções. Não importa onde eu fique, é exatamente a mesma coisa, vejam. E há um alto-falante em cada cômodo que foi — foi construido. Você pode controlá-lo da forma que deseja ouvir. Eu creio que foi a mão do Deus Todo Poderoso que fez estas coisas. Agora se…
13 Nosso Senhor nos tem dado um edifício onde pudemos adorá-Lo, por mais, por volta de trinta anos. Nós começamos com um piso de barro, serragem, e nos assentávamos aqui ao lado de velhos aquecedores a carvão. E o empreiteiro, o irmão Wood, um deles, o irmão Roberson estava me dizendo que onde estavam aquelas pilastras, e aqueles velhos aquecedores que costumavam ficar naquelas vigas que se cruzavam, havia pegado fogo e havia queimado atrás, talvez dois ou três pés. Não queimou tudo porque Deus simplesmente guardou. E então depois de ter queimado, e todo o peso do tabernáculo em cima daquilo, porque ele não caiu? Simplesmente a mão de Deus. Agora está reforçado com uma viga mestra de aço e apoiado no chão, com firmeza.
14 Agora eu penso que é nosso dever corrigir o interior, pela graça de Deus, estarmos tão agradecidos a Deus que nosso… Que este não seja apenas um edifício bonito para frequentarmos, mas que cada um que entrar possa ver a linda característica de Jesus Cristo em cada pessoa aqui dentro. Que este possa ser um lugar consagrado ao nosso Senhor, um povo consagrado. Pois não importa quão linda seja a estrutura, o que com certeza apreciamos, a beleza da igreja é o caráter do povo. Eu espero que esta sempre seja a beleza da casa de Deus.
15 Agora, no culto de dedicação quando a pedra fundamental original foi lançada, veio uma grande visão. E está escrito na pedra fundamental, na manhã que a dediquei.
16 Vocês podem ter pensado, há alguns minutos atrás, porque eu estava demorando tanto para aparecer. Meu primeiro dever, quando entrei na igreja nova, eu casei um jovem rapaz e uma moça no escritório. Que isto possa ser um tipo, que eu serei um ministro fiel a Cristo para preparar uma Noiva para a cerimônia daquele Dia.
17 E agora vamos fazer como fizemos no princípio. Quando começamos na primeira dedicação da igreja, eu era apenas um jovem de talvez uns vinte e um ou vinte e dois anos de idade, quando lançamos a pedra fundamental. Isso foi mesmo antes de eu ter me casado. E eu sempre quis ver um lugar corretamente em ordem, em Deus… Para adorar a Deus, vejam com Seu povo. E só podemos fazer isto, não através de um edifício bonito, mas através de uma vida consagrada, esta é a única forma que podemos fazê-lo.
18 E agora, antes de fazermos a oração de dedicação, leremos algumas Escrituras e dedicaremos a igreja de novo a Deus, e então eu tenho uma — eu tenho uma mensagem sobre evangelismo nesta manhã, para preparar uma base para minha mensagem que virá.
19 E, nesta noite, eu quero tomar o capítulo 5 de Apocalipse, que está combinando, desde as — desde as sete eras da igreja, até os Sete Selos. Então teremos…
20 Na segunda-feira à noite será o cavaleiro do cavalo branco. Terça-feira à noite… O cavaleiro do cavalo negro, e assim por diante, os quatro cavaleiros. E então o Sexto Selo sendo aberto.
21 E então no domingo de manhã, no próximo domingo de manhã, se o Senhor permitir… Nós veremos mais tarde, anunciaremos isto mais tarde. Talvez no próximo domingo de manhã, teremos uma reunião de oração pelos enfermos no edifício.
22 E então domingo à noite encerraremos com… Que o Senhor possa nos ajudar abrir o Sétimo Selo, onde há apenas um versículo curto. E diz isto: “E houve silêncio no Céu por meia hora.” Aquele silêncio.
23 Agora, eu não sei o que estes Selos significam. Estou simplesmente desnorteado em relação a eles, sem saber o que fazer, como talvez alguns de vocês estejam nesta manhã. Temos idéias eclesiásticas que foram apresentadas pelo homem, mas aquilo nunca atingirá isto. E como vocês verão, isto tem que vir através da inspiração. Tem que ser Deus, Ele mesmo, é o Único que pode fazê-lo, o Cordeiro.
E nesta noite é aquele Livro da Redenção.
24 Agora, nisto, a razão pela qual não estou anunciando reuniões de oração pelos enfermos, e assim por diante, é porque estou… Estou hospedado com alguns amigos, e estou dedicando cada minuto do meu tempo ao estudo e à oração. E vocês sabem da visão que tive pouco antes de sair e partir para o oeste, daqueles sete Anjos que vieram voando. Vocês compreenderão isto um pouquinho mais tarde.
25 Então agora, no edifício, eu acho que devíamos ter isto, se foi dedicado, ou será dedicado em poucos minutos, para a adoração de Deus, deveríamos mantê-lo desta forma. Nunca deveríamos comprar ou vender dentro do edifício. Nunca deveríamos fazer nenhum negócio neste auditório aqui. Isto nunca deveria ser feito aqui, isto é, coisas como permitir que venham ministros e vendam livros e tudo mais. Não importa o que seja, há outros lugares para fazer isto. Nós — nós não deveríamos comprar nem vender na casa do nosso Senhor. Ela deveria ser um lugar de — de adoração; santo, consagrado para esse propósito. Vêem? Agora, Ele nos deu um lugar agradável. Vamos dedicá-lo a Ele, e juntamente com ele, vamos dedicar a nós mesmos a Ele.
26 E agora, isto pode parecer um pouquinho rude, mas não é um lugar para se fazer visitas. É um lugar de adoração. Nunca deveríamos nem mesmo murmurar uma só palavra aqui dentro, fora da adoração, um ao outro, a menos que fosse absolutamente necessário. Vêem? Nunca deveríamos formar grupinhos por aqui. Nunca deveríamos correr através do edifício, ou deixar nossos filhos correrem pelo edifício. E então, agindo assim, sentindo isso há não muito tempo atrás, fazendo isto, nós o construímos, então podemos cuidar de tudo isto. Agora, temos isto estabelecido aqui. Naturalmente, muitas pessoas são estranhas. O pessoal do Tabernáculo sabe disto, que o edifício será dedicado ao serviço do Todo Poderoso. Portanto, dedicando a nós mesmos, vamos nos lembrar, quando entrarmos neste santuário, de ficar em silêncio um com o outro e adorarmos a Deus.
27 Se desejamos visitar um ao outro, existem lugares para visitarmos uns aos outros assim. Mas nunca andando por aí, onde você mesmo não possa ouvir e se concentrar, e alguma pessoa entra, e elas simplesmente não sabem o que fazer, vejam, há muito barulho e coisas. Isto é humanamente… E tenho visto isto nas igrejas até isto me fazer sentir bastante mal. Porque não entramos no santuário do Senhor para encontrar uns com os outros. Nós vimos aqui para adorar a Deus e então voltarmos para nossas casas. Este santuário é dedicado à adoração. Quando… Lá fora, converse qualquer coisa que você desejar, contanto que seja correto e sagrado. Vá à casa um do outro. Visite um ao outro nas residências. Mas quando você entrar por aquela porta, mantenha-se quieto.
28 Você vem aqui para falar com Ele e permitir que Ele fale com você. O problema é que nós realmente conversamos muito e não ouvimos o suficiente. Então quando entrarmos aqui, esperemos por Ele.
29 Agora, no velho tabernáculo, talvez não haja nenhuma pessoa presente nesta manhã que esteve ali no dia da dedicação, quando o Major Ulrich tocou a música. E eu fiquei atrás de três cruzes aqui para dedicar o lugar. Eu não permitia que ninguém… Os porteiros ficavam de pé na porta, para que ninguém conversasse. Quando você terminava sua conversa lá fora, você entrava. Se você desejava, silenciosamente vinha até o altar e orava silenciosamente. Voltava para o seu lugar, abria a Bíblia. O que o seu vizinho fazia, aquilo era com ele. Você não tinha nada a dizer. Se você desejava falar com ele, dizia: “Falaremos lá fora. Estou aqui para adorar o Senhor.” A gente lia a Sua Palavra ou ficava assentado quietamente.
30 E, então, a música. A irmã Gertie, eu não sei se ela está aqui nesta manhã ou não, irmã Gibbs. O velho piano, eu creio, colocado ali atrás naquele canto no melhor de minha lembrança. E ela tocava suavemente: “Foi na cruz onde meu Salvador morreu”, uma música muito suave e dócil, e — e então até chegar a hora do culto. O líder de cântico subia e dirigia uns dois hinos congregacionais. E então se eles tinham algum solo especial, eles o cantavam. Mas nunca aqueles exageros. E então a música era continuamente tocada. E logo quando eu ouvia aquilo, eu sabia que era a minha hora de sair.
31 Quando um ministro entra em uma congregação de pessoas que estão orando e ungidas pelo Espírito, você está fadado a ouvir do Céu. Isto é tudo. Não há como impedir isto. Mas se você entra em uma confusão, então você — você está — você fica tão confuso, e o Espírito se entristece; e nós não queremos isto, não. Nós queremos vir aqui para adorar. Nós temos bons lares, vou falar a respeito disso num minuto, e assim por diante; em casa, onde visitarmos nossos amigos. E os levar. Esta é a casa do Senhor.
32 Agora, há criancinhas, agora bebezinhos. Ora, eles não sabem melhor. Eles, A única maneira pela qual eles podem obter o que necessitam é chorando por aquilo. E às vezes é um gole de água, e às vezes eles precisam de atenção. E então temos, pela graça de Deus, dedicado um cômodo. Ele foi chamado na lista de “quarto do choro”, mas ele está bem na minha frente. É, em outras palavras, onde as mães podem levar os seus bebês.
33 Agora, talvez isto nunca tenha me incomodado aqui no púlpito. Talvez eu nem mesmo perceba isto, estando ungido. Mas há outras pessoas assentadas perto, e isto as incomoda, vejam, e elas vêm aqui para ouvir o culto. Então, mães, se os seus bebês começarem a choramingar, vocês não podem evitar isto. Ora, claro que isto é um… Vocês devem, vocês devem trazê-los. Uma verdadeira mãe deseja trazer seu bebê à igreja, e esta é a coisa que você deveria fazer.
34 E temos um cômodo ali de onde podem ver cada canto do edifício, todo o auditório; e um alto-falante ali, onde você pode controlar o volume do jeito que você quiser; com um — um banheirinho no canto, e uma pia e tudo mais exatamente para o conforto das mães. Com cadeiras e coisas, onde vocês podem se assentar; lugar para trocar o seu bebê se ele precisar ser trocado e tudo mais colocado ali. Está tudo preparado.
35 E então, muitas vezes os filhos adolescentes e às vezes os adultos chegam a… Você sabe, os jovens passam bilhetinhos ou fazem palhaçadas ou fazem coisas na igreja. Agora, você tem a idade suficiente para saber melhor do que isto. Vêem? Você deveria saber melhor do que isto. Vêem? Você não deveria vir aqui… Se você espera ser um verdadeiro homem algum dia e criar uma família para o Reino de Deus, então comece pelo princípio, veja você, e — e aja corretamente e faça o que é certo, e agora, claro.
36 Agora, os porteiros estão nos cantos do edifício, e assim por diante. E se houver qualquer comportamento duvidoso, eles estão — eles estão ordenados, como parte de seu dever, e os administradores assentados aqui na frente, pois no caso de alguém ter um mal comportamento, eles estão encarregados de pedir a pessoa para ficar quieta.
37 Então se elas não tiverem este respeito, seria melhor que outra pessoa ocupasse o lugar, porque há alguém que deseja ouvir. Há alguém que veio para esse propósito, para ouvir. E é para isto que estamos aqui, é para ouvir a Palavra do Senhor. E então todos desejam ouvir, e desejamos isto tão silenciosamente o quanto possam ficar. Exatamente tão quietos o quanto possam ser; é isto, não um punhado de conversa e comportamento duvidoso.
38 Naturalmente, alguém está adorando o Senhor; é isto que é esperado. Isto é o que deveria ser. É para isto que você está aqui, é para adorar ao Senhor. E se você sente vontade de louvar a Deus ou gritar, simplesmente vá em frente, vejam, porque é para isto que você está aqui, vejam é para adorar o Senhor na sua própria maneira de adoração. Mas ninguém consegue adorar ao Senhor enquanto você está conversando e passando bilhetinhos, e você está ajudando alguém a se afastar da adoração ao Senhor, vejam, então nós sentimos que isto seria errado. E queremos fazer disto um regulamento em nossa igreja, que em nossa congregação, neste edifício, que esta igreja seja dedicada ao Reino de Deus e para a pregação da Palavra. Ore! Adore! Esta é a razão de você vir aqui, para adorar, então.
39 E outra coisa, quando o culto termina, geralmente as pessoas nas igrejas… Eu não — eu não creio que aconteça aqui, porque geralmente me vou, vejam porque eu vou embora.
40 Mesmo quando estou pregando em outros cultos, a unção chega, e as visões acontecem. E eu fico exausto, e eu vou ali para dentro do quarto. E às vezes Billy ou alguns dos homens têm que me levar para casa e me deixar descansar um pouco, até eu sair daquilo, porque a pressão é muita.
41 E então eu tenho visto igrejas, onde eles permitem que as crianças corram por todo o santuário, e — e os adultos levantam e gritam para o outro que está ali do outro lado. Esta é uma boa maneira para arruinar o culto daquela noite, ou seja qual for o tempo. Vêem?
42 Tão logo que o culto termine, saia do auditório. Você passou pela adoração então. Assim, saia e fale um com o outro, e seja o que for que você deseja fazer. Se você tem algo que deseja falar com alguém, vê-los, ora, vá com eles ou para sua casa ou seja o que for, mas não faça isto no auditório. Vamos dedicar isto a Deus. Vêem? Este é o seu lugar de reunião, onde nos encontramos com Ele. Vêem? E a lei começa no santuário, naturalmente. E eu — eu creio que isso agradaria nosso Pai Celestial.
43 E então quando você chega e começa a descobrir que aqueles dons estão começando a cair entre vocês… Agora, geralmente isto… Eu espero que isto nunca aconteça aqui; mas, quando as pessoas têm uma igreja nova, a primeira coisa que você sabe, a congregação começa a ficar formal. Vocês nunca queiram que isto aconteça. Além do mais, este é um lugar de adoração. Esta é a casa do Senhor. E se os dons espirituais começarem a chegar no vosso meio…
44 Eu compreendo que desde que eu parti, pessoas de diferentes partes do país têm mudado para cá para fazer daqui seu lar. Estou agradecido, agradecido a Deus, pois eu creio que…
45 Na manhã quando eu dediquei e lancei aquela pedra fundamental ali, como um jovem, eu orei pela sua permanência até a vinda de Jesus Cristo. E quando eu o fiz, devendo milhares de dólares, e eles… Você podia levantar uma oferta numa congregação deste tamanho e arrecadava trinta ou quarenta centavos, e nosso compromisso era algo em torno de 150 ou 200 dólares por mês. Como eu poderia alguma vez fazer isto? E eu sabia que estava trabalhando, e que eu pagaria aquilo. Eu… dezessete anos de pastoreio sem pegar um centavo, mas dando tudo que eu mesmo possuía, dos meus ganhos particulares; e tudo aquilo vinha para a caixinha lá atrás, para o Reino de Deus.
46 E as pessoas profetizavam e prediziam que dentro do prazo de um ano isto se transformaria em uma garagem. Satanás tentou tirá-lo de nós certa vez numa irregularidade, na fraude de um processo judicial. Certo homem alegou ter machucado o seu pé enquanto ele estava trabalhando nisto, e então saiu, e então… E ele processou e queria tomar o Tabernáculo. E durante semanas eu fiquei a postos. Apesar de todo desentendimento e das predições e do que eles disseram, ele está de pé hoje como um dos mais bonitos auditórios e uma das melhores igrejas que existe nos Estados Unidos. Isto é correto.
47 Daqui tem saído a Palavra do Deus Vivo para todo o mundo, vejam, ao redor do mundo; e ela tem constantemente completado o seu círculo ao redor do globo em cada nação sob o céu, até onde sabemos, ao redor e ao redor do mundo. Que possamos ser agradecidos por isto. Sejamos gratos por isto.
48 E agora que temos um local para habitarmos, um teto sobre nossa cabeça, uma igreja limpa e agradável onde nos assentarmos, vamos nos dedicar novamente ao dever e consagrarmos a nós mesmos a Cristo.
49 E o irmão Neville, nosso nobre irmão e verdadeiro pastor, servo do Deus Vivo. Até onde este homem conhece a Mensagem, ele a segura com tudo que ele tem. Isto é correto. Ele é uma pessoa gentil. Ele é um pouquinho medroso para… ou melhor, medroso não; eu não quis dizer isto. Mas ele é tão, tão gentil, ele simplesmente não fala, sabe, para dizer uma coisa que seja dura e que fira como “assente-se!” Ou “fique calado!” Eu — eu tenho observado isto e ouvido as fitas por detrás.
50 Mas, acontece que eu posso fazer isto. Então eu — eu… E eu — eu quero que vocês recordem minhas palavras, vejam vocês. E tudo isto está sendo gravado, veja. Tudo está sendo gravado. E por favor, que cada diácono fique no seu posto de dever, e recorde que você está sob uma comissão de Deus, para sustentar este posto sagrado. Vêem? Do mesmo modo cada administrador. O pastor tem que trazer…
51 Não é dever do pastor ter que dizer isto. São os administradores… ou melhor, dos diáconos, pois eles são os policiais da igreja. Isto é, se os jovens casais chegam lá fora e tocam a buzina, vocês sabem como eles geralmente fazem, ou algo assim, nas reuniões ou saem por aí. E uma mãe manda a sua filha para cá, e ela some com algum jovem renegado e sai por aí em um carro, e a sua mãe pensa que ela está na igreja, assim. O diácono tem que ver isto. “Ou você entra aqui e se assenta, ou eu vou te colocar em meu carro e te levar para casa para a sua mãe.” Vêem? Você — você faça isto.
52 Recordem, o amor é corretivo, vejam, sempre. O amor genuíno é corretivo, então, você tem que ser capaz de suportar a correção. E, as mães saibam agora que há um lugar ali para os seus bebês. Vocês, garotinhos, sabem melhor do que ficar correndo pelo edifício. Vêem? E vocês, adultos, sabem melhor do que falar e ficar com conversinhas no auditório. Vêem? Não façam isto; é errado. Isto não agrada a Deus.
53 Jesus disse: “Está escrito, Minha casa será uma casa de adoração, oração. Chamada casa de oração por todas as nações.” E eles estavam comprando e vendendo, e Ele trançou cordas e fez as pessoas correrem do auditório. E com certeza não queremos que aquilo aconteça neste santuário aqui. Então, vamos dedicar as nossas vidas, nossa igreja, nossos deveres, nosso serviço, e tudo que temos para o Reino de Deus.
54 Agora, agora desejo ler algumas Escrituras antes de fazermos a oração dedicacional. E — e então, é apenas uma rededicação, porque a verdadeira consagração aconteceu há trinta anos atrás. Agora… Então, então enquanto nós — nós lemos esta Escritura e falamos sobre isto por alguns minutos, espero que Deus nos traga as Suas bênçãos.
55 E agora, havia outra coisa que eu ia dizer. Sim. Onde costumávamos ter os gravadores e outras coisas, temos um cômodo normal, onde aqueles que querem fazer suas gravações com conexões especiais e tudo ali que sai diretamente do microfone principal, ali dentro.
Há salas, capas, e tudo para o serviço batismal.
56 E então uma coisa, muitas pessoas sempre ficam contrariadas comigo, muitas pessoas que realmente não conhecem a Escritura, a respeito de ter um crucifixo na igreja. Eu recordo, certa vez, quando aconteceu algo aqui em relação a isto. Eu tinha três cruzes, e um irmão ficou todo agitado porque ele ouviu uma outra denominação dizer que o crucifixo significava o catolicismo.
57 Eu quero que algum estudioso ou alguém, ou algum cristão nascido de novo diga que os católicos têm a preferência no crucifixo. O crucifixo de Cristo não representa o catolicismo. Aquilo representa a Deus, o Reino. Agora, santos (imagens — Trad.) representam o catolicismo. Cremos que há um Mediador entre Deus e o homem, e este é Cristo. Mas os católicos crêem em todos os tipos de mediadores, milhares de mulheres e homens e tudo mais; quase, qualquer bom católico que morre, se torna um intercessor. Agora, o crucifixo de Cristo representa Jesus Cristo.
58 Você sabia que os cristãos primitivos, de acordo com a — a antiga história da igreja primitiva, eles carregavam cruzes em suas costas onde quer que fossem, para significar e se identificarem como cristãos! Agora, os católicos alegam que eram eles. Claro que eles alegam ser os primeiros, mas a Igreja Católica não havia nem mesmo sido organizada então. Vêem? Mas os cristãos carregavam uma cruz nas… Vocês já ouviram o povo dizer: “Cruz nas costas.” Você relaciona isso aos católicos?
59 São os verdadeiros católicos, a Igreja universal do Espírito Santo no mundo, correto. Nós somos católicos; nós somos os católicos originais, os católicos que crêem na Bíblia. Vêem? Eles são a Igreja Católica, a organização. Nós somos livres daquilo. Nós somos a continuação da doutrina dos apóstolos. Nós somos a continuação do batismo do Espírito Santo e de todas as coisas que a igreja primitiva sustentou, e a Igreja Católica não possui nada disto. Vêem isto?
60 Então, eles colocaram o crucifixo aqui, que foi trazido, que foi talhado das oliveiras debaixo das quais Jesus orou. Aquele crucifixo tem anos e me foi dado pelo irmão Arganbright. E eu quero dedicá-lo com esta igreja.
61 E quão apropriado ficou, seja quem foi que o pendurou ali. Eu não sei quem foi que o pendurou ali à minha, à minha esquerda, Ele perdoou o ladrão da Sua direita. Aquele sou eu.
62 E outra coisa que ele representa, como a Sua cabeça está inclinada, e você vê o Seu sofrimento. Qualquer pessoa que esteja… Estiver olhando para o altar. E Ele está te esperando aqui, pecador, Ele estará olhando para baixo para você. Futuramente eles colocarão uma pequena luz aqui, para que quando a chamada de altar for feita, uma luz esteja brilhando ali., pois é quando as pessoas estão aqui para…
63 Você diz: “Por que você precisa disto? Você não deveria ter uma imagem.”
64 Bem então, o mesmo Deus que disse: “Não faça para ti mesmo nenhuma imagem esculpida;” o mesmo Deus disse: “Construa dois querubins com as pontas de suas asas unidas, e os coloque no propiciatório onde as pessoas oram.”
Veja você, é — é falta de entendimento. Vêem?
65 Então, aquilo é inspirado e está pendurado diretamente em seu lugar correto. E eu estou bastante agradecido de ser aquele do lado direito. Eu confio que Ele me tenha perdoado, pois eu, estou longe de ter literalmente roubado qualquer coisa, até onde eu saiba, eu nunca o fiz em minha vida; mas eu tenho feito tanto mal uso do Seu tempo que o acabei roubando. E tenho feito muitas coisas que eu não deveria fazer. E estou agradecido a Deus nesta manhã por Ele ter perdoado os meus pecados.
66 E agora, eu quero ler no Livro de I Crônicas 17, e apenas falar por cerca de cinco minutos sobre o culto dedicacional, orar, e então entraremos na mensagem. Agora, em I Crônicas, capítulo 17:
Sucedeu, pois, que, morando Davi já em sua casa, disse Davi ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca do concerto do Senhor está debaixo de cortinas.
Então, Natã disse a Davi: Tudo quanto tens no teu coração faze, porque Deus é contigo.
Mas sucedeu, na mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
Vai e dize a Davi, meu servo: Assim diz o Senhor: Tu me não edificarás uma casa para morar;
Porque em casa nenhuma morei, desde o dia em que fiz subir a Israel, até ao dia de hoje; mas fui de tenda em tenda e de tabernáculo em tabernáculo.
Por todas as partes por onde andei com todo o Israel, porventura, falei alguma palavra a algum dos juizes de Israel, a quem ordenei que apascentasse o meu povo, dizendo: Por que me não edificais uma casa de cedros?
Agora, pois, assim dirás a meu servo, a Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo de Israel.
E estive contigo por toda parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te fiz um nome como o nome dos grandes que estão na terra.
67 Eu gostaria de dizer neste lugar que — que Davi viu a mesma coisa que nós vimos. Davi disse: “Não é certo que vocês me tenham construído uma casa de cedro, e a arca do pacto de meu Deus ainda continue debaixo de cortinas.” Que eram peles de ovelha e de animais que haviam sido costuradas. Ele disse: “Não é correto eu ter uma boa casa, e a arca do pacto de meu Deus permanecer em uma tenda.” Então Deus colocou em seu coração construir um tabernáculo.
68 Mas, Davi, sendo um — um homem de — de amor e consagrado a Deus, não obstante ele tinha derramado muito sangue. Então ele disse… Davi, falou isto na presença do profeta daquela era, que era Natã. E Natã, sabendo que Deus amava Davi, ele disse: “Davi, faça tudo que estiver no seu coração porque Deus está contigo.” Que declaração! “Faça tudo que estiver em seu coração, porque Deus está contigo.” E naquela mesma noite… Mostrando a consagração de Davi ao amor de Deus.
69 E então ao ver na mesma noite, sabendo que ele estava em um erro que não lhe era permitido fazer aquilo, Deus foi suficientemente gracioso em descer e falar com Natã. E eu sempre gosto destas palavras: “Vá dizer a Natã, Meu… Vá dizer a Davi, Meu servo, que Eu o tirei do curral.” Simplesmente ele não era nada.
70 E eu — eu gostaria de aplicar aquilo aqui só por um minuto. “Eu te tirei do nada, e Eu — Eu — Eu te dei um nome. Você tem um nome como os grandes homens que estão na terra.” E eu gostaria de aplicar isso num — numa forma confidencial, numa — numa forma para estabelecer um ponto. Eu estava pensando nisto…
71 Há alguns anos atrás quando eu estava na cidade aqui, e ninguém se importava comigo. Ninguém me amava. E eu amava as pessoas, mas ninguém me amava por causa do passado da família. Sem nenhum desrespeito à minha preciosa mãe e pai.
72 Como eu gostaria que a mamãe pudesse ter vivido para entrar neste santuário nesta manhã. Muitos dos pioneiros que colocaram seu dinheiro para ajudar a construir isto aqui, talvez Deus, nesta manhã, permitirá que eles vejam do parapeito.
73 Mas a família dos Branham não teve um nome muito bom por aqui por causa da bebida. Ninguém queria ter nada a ver comigo. E eu recordo de ter dito à minha esposa há não muito tempo atrás, apenas lembrava que eu — eu não conseguia alguém para conversar comigo. Ninguém se importava comigo. E agora eu tenho que me esconder para conseguir descansar um pouquinho.
74 E agora o Senhor nos deu este grande lugar, e — e estas grandes coisas que Ele tem feito. E Ele me deu um… Acima de um nome desprezível, Ele me deu um nome como o de alguns dos grandes homens. E Ele eliminou os meus inimigos onde quer que eu fui. Nunca nada pôde fazer frente a Isto, seja onde foi. Mas, e quão agradecido sou por isto.
75 E como eu imaginaria, como um pequeno garoto esfarrapado, aqui em cima, duas ou três quadras daqui para a Escola Ingranville, quando eu era o objeto de riso da escola, por andar tão esfarrapado, e patinar em uma velha lagoa? Como eu alguma vez imaginaria que lá embaixo daquela lagoa estaria uma semente de um lírio que poderia florescer assim? E como alguma vez eu saberia que não tendo ninguém com quem conversar e mesmo assim, Ele me daria um — um nome que seria honrado no meio do Seu povo?
76 E agora, não foi permitido que Davi construísse o templo. Ele não pôde construi-lo. Mas ele disse: “Eu levantarei um da sua semente e ele construirá o templo, e aquele templo será um templo eterno. E sobre o seu filho, o Filho de Davi, será um Reino eterno; que Ele controlará.” Salomão, filho de Davi no natural, da sua força natural, construiu uma casa ao Senhor, um templo.
77 Mas quando a verdadeira Semente de Davi chegou, o Filho de Davi, Ele lhes disse que chegaria o tempo quando não ficaria nenhuma pedra sobre a outra, naquele templo. Mas Ele tentou apontar para eles outro templo.
78 João, o revelador, lá no Livro de Apocalipse, ele viu este Tabernáculo. Apocalipse 21, Ele viu; “O novo Templo chegando, descendo do Céu, adornado como uma noiva se atavia para o seu esposo. E uma voz saiu do Templo dizendo: “Eis aqui o Tabernáculo de Deus com os homens, e Deus estará com eles e limpará de seus olhos todas as suas lágrimas. E não haverá mais fome, nem mágoa, nem dor ou morte; porque já as primeiras coisas são passadas.”
79 Então o Verdadeiro Filho de Davi, como veremos nestas lições que virão nesta semana, virá então a Seu Templo, o Templo de Deus, o verdadeiro Tabernáculo, que Ele foi construir agora. Pois, Ele disse em João 14: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas, e vou…” O que Ele quis dizer com aquilo? Já está preordenado. “E se eu for e vos preparar Lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo.” E naturalmente, sabemos que isto será na grande era por vir. E a verdadeira Semente de Davi tomará o Trono, que é Jesus Cristo, e ali reinará sobre a Igreja como Sua Noiva, na casa com Ele e sobre as doze tribos de Israel através de toda a Eternidade.
80 E estes pequenos lugares; como Davi, não pôde construir o verdadeiro Tabernáculo de Deus, porque ele não estava preparado para fazê-lo. Não havia nada que ele pudesse fazer. Ele era um mortal e derramou sangue. Assim é hoje conosco, não estamos preparados para construir o verdadeiro Tabernáculo de Deus. Há somente Um que pode fazer isto, e está em sua construção agora.
81 Mas este pequeno tabernáculo, juntamente com o templo que Salomão Lhe construiu e juntamente com os outros são apenas lugares temporários de adoração até que a hora chegue quando o verdadeiro Tabernáculo será estabelecido sobre a terra. “E a retidão reinará de céu a céu. E não haverá mais tristeza.” Não haverá nenhuma pregação fúnebre naquele Tabernáculo. Não haverá mais nenhum casamento, pois o Casamento será um grande Matrimônio para a Eternidade. Que tempo será aquele!
82 Mas vamos propor em nossos corações hoje, que em comemoração e esperando que aquele Tabernáculo venha, que possamos nos caracterizar de tal modo através de Seu Espírito, que possamos adorar neste lugar como se estivéssemos naquele outro Lugar, esperando pela vinda daquele Lugar.
83 Agora, vamos nos colocar de pé enquanto lemos a Santa Escritura.
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. [Apocalipse 21: 1 — 3]
Vamos inclinar nossas cabeças agora.
84 Nosso Pai Celestial, estamos posicionados em temor. Estamos em respeito e em santa reverência. E Te pedimos, Senhor, que aceites nossa dádiva pois Tu nos deste graça, dinheiro para preparar um lugar de adoração a Ti. Não há nada ou nenhum lugar que poderíamos preparar sobre a terra que seria digno para o — o Espírito de Deus habitar nele. Mas Te oferecemos este como um sinal do nosso amor e sentimentos para Contigo, Senhor. E Te agradecemos por tudo que Tu tens feito por nós.
85 E agora, o edifício e o terreno foram dedicados há muito tempo atrás para culto e nós Te agradecemos pelas lembranças que ficaram. E agora, Senhor Deus, como a visão mostrou há anos atrás expressando isto, quando vi os velhos edifícios nos quais as pessoas uma vez estavam, e foram restaurados e ficaram novos, e eu fui enviado de volta para o outro lado do rio.
86 Agora, Senhor Deus, Criador dos céus e da terra, nós nos posicionamos como povo do Teu aprisco. Nós nos colocamos como o — o — o — o povo do Teu Reino. E eu mesmo, e o pastor, e a igreja, o povo, dedicamos este edifício ao serviço do Deus Todo Poderoso através do Nome de Jesus Cristo, Seu Filho, para o serviço de Deus e para a reverência e respeito de Deus. E que o Evangelho possa fluir deste lugar de tal forma que possa fazer com que o mundo venha dos quatro cantos do globo para ver a glória de Deus saindo dele. Como Tu fizeste no passado, que possa ser muitas vezes maior no futuro.
87 Pai, agora dedicamos a nós mesmos para o culto através da Palavra com tudo que está em nós. Senhor, a congregação e o povo, eles se dedicam nesta manhã para ouvirem a Palavra. E nós, como ministros, dedicamos a nós mesmos, “Á pregação da Palavra, para instar a tempo e fora de tempo; reprovando, repreendendo com toda longanimidade.” Como está escrito ali na pedra fundamental há trinta anos atrás. Tu disseste: “Que o tempo viria quando o povo não suportaria a sã doutrina, mas amontoaria para si mesmos doutores com comichão nos ouvidos e voltariam da Verdade às fábulas.Senhor, como temos tentado manter a Palavra para o povo, que possamos ser inspirados e fortificados com esforço em dobro. Senhor, enquanto a porção dobrada do Espírito possa cair sobre o lugar, que o Espírito Santo…
88 Como foi no dia da dedicação do templo, quando Salomão orou; o Espírito Santo, na forma de uma Coluna de Fogo e Nuvem, entrou pela porta da frente, percorreu ao redor dos querubins, foi até o Lugar Santo e ali tomou o Seu lugar de descanso. Ó Deus! Salomão disse: “Se o Teu povo estiver em problemas em qualquer lugar, e olhar para este Lugar Santo e orar, então ouvirás do Céu.”
89 Senhor, que o Espírito Santo nesta manhã entre em cada coração, em cada alma consagrada que estiver aqui. E a Bíblia diz, que: “A glória de Deus era tão grande até ao ponto em que ministros não podiam nem mesmo ministrar pela glória de Deus.” Ó, Senhor Deus, que isto possa se repetir novamente enquanto nos entregamos a Ti juntamente com a igreja em dedicação para a obra. Como está escrito: “Pedi e recebereis.”
90 E nos entregamos a nós mesmos juntamente com nosso oferecimento da igreja nesta manhã, a ti, para serviço, na última Luz do dia, como Luzes do entardecer; que possamos trazer consolo e fé para as pessoas que estão aguardando pela vinda do Noivo para vestir uma Noiva no Evangelho de Cristo, para receber o Senhor Jesus. Dedicamos isto, eu mesmo, o irmão Neville, e a congregação, ao serviço de Deus, no Nome de Jesus Cristo. Amém.
Podeis vos assentar.
91 Davi disse: “Alegrei-me quando me disseram, ‘Vamos à casa do Senhor.’” E que sempre possa ser assim conosco, quando isto for mencionado, ficarmos felizes em nos reunir na casa do Senhor. [A congregação diz “Amém” — Ed.] Amém.
92 Agora, depois do pequeno culto de dedicação, eu tenho uma hora agora.
93 E, apenas recorde agora a que o temos dedicado; à reverência, à santidade, à quietude diante do Senhor; adoração ante o Senhor. E seja simplesmente tão reverente o quanto você possa ser, na casa do Senhor. E, agora, quando o culto terminar, imediatamente após o culto terminar, saiam do edifício. Vêem? E isto dará tempo ao zelador para entrar aqui e limpar para a próxima vez e deixar pronto. E então não haverá confusão na casa do Senhor. E…?… Eu acho que… O lugar deve ser desocupado em cerca de uns quinze minutos depois que o culto terminar. Esteja certo de ser amável. Aperte as mãos de todos, e os convide para voltar.
94 E — e esperamos ter nesta próxima semana agora, um dos cultos mais solenes que até então tem sido realizado no Tabernáculo. Estamos esperando por isto. Agora, eu — eu… Nunca havia começado a compreender algo… Até que, altas horas ontem à noite, em oração, eu comecei a ver algo. Então, eu confio que este será um grande tempo, pois creio que será, se o Senhor nos ajudar. Agora, quando eu digo “grande tempo”, ora, eu falarei algo a respeito disto nesta manhã. Vocês sabem, o que o homem chama de “grande”, às vezes não é grande. Mas o que Deus chama “grande”, o homem chama de loucura; e o que Deus chama “loucura”, o homem chama grande. Então vamos manter isto em mente, pesando cada palavra.
95 Agora, os cultos serão longos. Eles serão prolongados, porque é um trabalho duro, muito ensinamento, consagração. E eu apenas…
96 O local onde estou hospedado, as pessoas parecem querer me dar de tudo para comer, mas eu… Elas dizem: “Bem, você perdeu muito peso, irmão Branham,” e tudo mais, mas tenho estado constantemente nos cultos. Eu tenho que sair daqui no próximo domingo à noite para ter outro imediatamente no México. E então é simplesmente uma coisa difícil. Mas eu estou tentando deixar de comer tanto, e — e me preparar.
97 E estou feliz, nesta manhã, em ver o irmão Junior Jackson, e — e o irmão Ruddle, e os diferentes ministros e os demais; Deus abençoe a todos vocês.
98 Agora eu — eu gostaria de — de lhes falar nesta manhã sobre um assunto sobre o qual tenho algumas anotações aqui. E eu quero ler primeiro no Livro de Isaías capítulo 53. Agora, enquanto vocês abrem, eu gostaria de dar um ou dois avisos.
99 Nesta noite, eu desejo falar sobre este Livro, fazendo uma ponte entre a última Era da Igreja até a abertura do Selo. Agora, há um enorme espaço vazio ali.
100 E, antes, quando eu terminei as Eras da Igreja, eu também falei ali a respeito das Setenta Semanas de Daniel, seguindo imediatamente porque combinava. E eu disse: “Agora, se eu alguma vez tomar os Sete Selos, eu terei que me livrar destas Setenta Semanas de Daniel a fim de unir nos Selos.” Deixando uma coisa aberta, e isso era o capítulo 5 do Livro selado com sete selos. E tomaremos isso nesta noite.
101 Queremos tentar começar mais cedo nesta noite. Que tal me… Você já fez menção disto, começar mais cedo? [O irmão Neville diz: “Sim” — Ed.] Que tal, podem todos estar aqui por volta das sete horas? [A congregação diz: “Amém” — Ed.] Tudo bem. Vamos começar o culto normal às seis e meia, a parte de cânticos e eu estarei aqui por volta das sete horas. E então, durante a semana começaremos mais cedo. E — e nós, agora, chegamos…
102 Não há ninguém que goste mais de cânticos do que os cristãos. Nós gostamos de cânticos. Nós amamos estas coisas.
103 Mas agora nós estamos — nós estamos em outra coisa. Estamos — estamos na Palavra, vejam, então vamos — vamos permanecer exatamente com aquilo. Agora vamos. Estamos — estamos em ensinamento. E vocês podem imaginar que grande pressão está sobre mim, vejam, porque se eu ensinar qualquer coisa errada, eu terei que responder por isso. Vêem? E então, eu não devo tomar nada que alguém diga. Eu devo… Isto deve ser inspirado. E eu creio que os Sete Anjos que estão segurando estes sete trovões concederão isto. Vêem?
104 E eu agora, em Isaías no capítulo 53 de Isaías, no primeiro ou segundo versículo. Eu quero lhes fazer esta pergunta.
105 Agora, isto não pertence de modo algum aos Sete Selos. Isto é apenas uma mensagem. Pois eu sabia que eu tinha que fazer a dedicação, e eu não podia entrar naquilo porque eu não teria tempo. Mas eu pensei, apenas para um pequeno culto dedicacional, um pequeno culto comemorativo para esta igreja, ou um pequeno culto de dedicação, melhor dizendo, então eles — eles… na abertura deste Livro, não teríamos tempo para entrar naquilo que eu quero dizer, vejam, então eu o farei nesta noite. E agora, este é apenas um pequeno culto que — isto — isto fundirá exatamente com aquilo.
106 Então, agora, ouçam a cada palavra. Agarre-a. E — e se você está obtendo isto das fitas ou qualquer coisa, então permaneça exatamente com esse ensinamento da fita. Não diga nada a não ser o que a fita diz. Diga exatamente o que a fita diz. Vêem? Agora, porque algumas daquelas coisas, nós vamos compreender bastante coisa sobre isto agora, porque isto é mal compreendido. Vêem? E esteja certo de dizer somente o que a fita diz! Não diga nada mais. Vêem? Porque, eu não digo isso de mim mesmo. É Ele Quem o diz, veja você. E assim, muitas vezes, confusão, pessoas se levantam e dizem: “Bem, fulano-de-tal disse que isto significa isto e aquilo.” Apenas deixe isto do modo que está.
107 Vejam, essa é a maneira que queremos a Bíblia. Exatamente da maneira que a Bíblia diz, esta é a maneira que queremos, exatamente — exatamente assim. Não coloque interpretação própria. Ela já esta interpretada, veja você. Agora:
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
108 Deixe-me ler isto novamente agora, atentamente.
Quem deu crédito à nossa pregação? (Pergunta) e a quem se manifestou o braço do Senhor?
109 Em outras palavras, se você tem crido em nossa pregação, então o braço do Senhor tem sido revelado. Vêem?
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
110 Agora, eu também quero ler no Livro do Evangelho de São Mateus, no capítulo 11 de São Mateus. E agora, tragam seus papéis de anotação e coisas, porque constantemente nós vamos… Se você não tem um gravador, você — você traga seu bloco para que então obtenhamos isto. O capítulo 11 de São Mateus, versículos 25 e 26, 11: 26 — 27. Correto, Jesus, falando em oração. Eu quero começar um pouquinho antes daquilo. Vamos começar no versículo 25 e 26. Embora creia que foi aí onde anunciei, mas eu tinha isto marcado aqui na minha Bíblia.
Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
111 Agarre estas duas Escrituras. “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?” “Mesmo… Então Jesus agradeceu a Deus por Ele ter escondido os mistérios aos sábios e entendidos, e os ter revelado aos pequeninos, os quais aprenderiam, pois aprouve a Deus fazê-lo.” Agora, deste texto, ou…
112 Da leitura desta Escritura, eu extraí este tema: Deus Se Escondendo em Simplicidade, Então Revelando-Se na Mesma. Agora, pelas fitas eu continuo repetindo, assim pelas fitas você vê, porque eles estão — eles as estão gravando. Vêem? Deus Escondendo-Se em Simplicidade, Então Revelando-Se na Mesma.
113 É estranho pensar como Deus faz tal coisa como esta. Deus Se esconde em algo tão simples que faz com que os sábios passem a um milhão de milhas disso; e então torna exatamente de volta àquilo, alguma coisa humilde no Seu modo simples de operar e Se revela novamente. Eu pensei que formaria um — um tópico para que pudéssemos estudar isto antes de entrarmos nos — nos — nos grandes ensinamentos dos Sete Selos. Muitos O perdem pela forma que Ele Se revela.
114 Agora, os homens têm suas próprias idéias do que Deus devia ser e do que Deus vai fazer; e como muitas vezes tenho feito a velha declaração que o homem sempre continua sendo homem. O homem está sempre dando glórias a Deus por aquilo que Ele fez, e sempre buscando aquilo que Ele fará, e ignorando o que Ele está fazendo. Vêem? Vêem? É desta forma que eles o perdem. Eles olham para trás e vêem quão grandes coisas Ele fez, mas eles falham em ver que Ele costumava fazer uma simples coisa como essa. Vêem? E então olham naquela direção e vêem algo grande que está para acontecer, e nove das dez, já está acontecendo bem ao redor deles. E é tão simples que eles não sabem disto. Vêem?
115 Certo dia, um — um homem, aqui em cima em Utica… E se tem alguns de seus parentes aqui, eu não digo isto para nenhuma — para nenhuma ridicularização do homem. Ele foi um — um veterano da guerra civil. E eu creio que ele foi… Eu não sei de qual lado ele estava, mas eu creio que ele era um rebelde. Mas ele — ele era um infiel e ele alegava que não havia tal coisa como Deus. Ele morava em Utica. O seu nome era Jim Dorsey. Muitos de vocês devem tê-lo conhecido.
116 Ele me dava muita melancia quando eu era garotinho. Ele costumava plantar melancias lá embaixo no rio na — na baixada ali. E ele era muito amigo do meu pai. Mas ele disse um dia, uma das coisas mais tremendas que já lhe foram ditas, em contradição. Agora, eu era apenas um garotinho naqueles dias. Mas em contradição com sua crença que lhe fez se afastar e abaixar sua cabeça e chorar. E eu entendi que através disso o homem foi gloriosamente convertido a Cristo, com cerca de oitenta e cinco anos de idade.
117 Ele perguntou a uma garotinha um dia, que estava vindo da Escola Dominical, por que ela perdia o seu tempo fazendo uma coisa como aquela? Ela disse que era porque ela cria que existia um Deus. E o Sr. Dorsey disse que, ele disse: “Garota, você está muito equivocada ao crer em tal coisa como esta.”
118 E ele disse que a garotinha se inclinou e apanhou uma — uma florzinha do… tirou do chão, puxou uma pétala e disse: “Sr. Dorsey, poderia me dizer como ela vive?”
119 Ali estava. Quando ele começou a examinar de volta… Ele poderia ter dito para a criança: “Bem, está crescendo da terra.” Então a pergunta poderia retornar: “De onde veio a terra? Como aquela semente chegou aqui? Como isto aconteceu?” E isto voltaria e continuaria e voltaria e continuaria até que ele visse. Vêem?
120 Não são as grandes coisas fascinantes sobre as quais pensamos, mas é nas coisas simples que Deus é tão real, na simplicidade. Então Deus agrada em Se revelar e então em Se esconder; assim Ele Se esconde e Se revela em coisinhas simples. Passa por cima da cabeça do homem.
Porque, se você dissesse: “Por que um Deus justo faria isto?”
121 É porque o homem não foi formado no princípio para tentar governar a sua própria vida. O homem foi feito para confiar completamente em Deus. Esta é a razão pela qual somos comparados aos carneiros ou ovelhas. Uma ovelha não pode guiar a si mesma; ela tem que ter um líder. E o Espírito Santo tem que nos guiar. Então o homem é feito desta forma.
122 E Deus faz todas as Suas obras tão simples para que os simples possam compreendê-las. E Deus torna a Si Mesmo tão simples com uma simplicidade que é compreendida pelos simples. De outra maneira, Ele disse em Isaías 35, eu creio. Ele disse: “Nem mesmo os loucos, não errarão.” É tão simples!
123 E sabemos que Deus é tão grande, que até esperamos que seja algo grande, e perdemos as coisas simples. Nós tropeçamos na simplicidade. É assim que perdemos Deus, é por tropeçarmos na simplicidade. Deus é tão simples que os estudiosos destes dias e de todos os dias O perdem a um milhão de milhas. Por causa de seus intelectos, eles sabem que não existe nada tão grande como Ele; mas em Sua revelação, Ele deixa isto tão simples que eles passam bem por cima e o perdem.
124 Agora, examine isto. Examine tudo isto. E vocês que estão aqui visitando, quando vocês voltarem para o quarto de seus hotéis, levem estas coisas e reflitam sobre elas. Nós não temos tempo para esmiuçar isto como deveria ser detalhado, mas eu quero que vocês façam isto quando vocês chegarem em suas hospedagens, ou hotéis, ou seja onde for que vocês estiverem hospedados, ou em casa. Se reúnam e estudem isto.
125 O perdem pela forma que Ele revela a Si Mesmo; pois Ele é tão grande, mesmo assim Ele Se esconde em simplicidade para Se fazer conhecido ao menor. Vêem? Não tente obter o descomunal, porque ele passa por cima disto; mas ouça a simplicidade de Deus, e então você encontrará Deus bem aqui na forma simples.
126 A sabedoria mundana, culta, altamente polida, sempre O perde. Agora, eu não estou aqui… E eu sei que há mestres, dois ou três que eu sei que estão assentados aqui. E não estou aqui para contradizer a escola e a educação e tentar apoiar a ignorância. Eu não estou aqui para isto. Mas o que acontece, as pessoas dão tanta importância a isto, que estão até mesmo nos seminários e em demais lugares, que estão perdendo a verdadeira coisa que Deus colocou diante delas.
127 Esse é o porquê não sou contra os irmãos que estão nas denominações, mas eu sou contra o sistema das denominações, porque ele tenta exaltar a si mesmo e — e — e educa os seus ministros em tal — de tal forma que se eles não têm uma instrução e educação adequada, eles são postos para fora. E — e eles têm que passar por testes psiquiátricos e assim por diante. Eu não creio que seja a vontade de Deus testar um ministro através da psiquiatria, mas testá-lo através da Palavra. Vêem? Ter a Palavra seria a maneira de Deus testar os Seus homens, os quais Ele envia.
128 “Pregar a Palavra!” Agora, hoje nós pregamos filosofia; pregamos credo e denominacionalismo e tantas coisas e deixamos a Palavra, porque eles dizem que Ela não pode ser compreendida. Ela pode ser compreendida. Ele prometeu que faria isto. Agora, estamos pedindo a Ele que o faça.
129 Agora, nós vamos tomar alguns personagens aqui por alguns minutos.
130 Vamos observar nos dias de Noé. Nos dias de Noé, Deus viu a sabedoria mundana tão grandemente evidenciada e respeitada, que Ele enviou uma Mensagem simples através de uma pessoa simples para lhes mostrar a Sua grandeza.
131 Agora, sabemos que nos dias de — de — de Noé, eles alegam que a civilização era tão poderosa então, que ainda não alcançamos aquele ponto na nossa civilização moderna. E eu creio que finalmente será alcançada, porque nosso Senhor disse: “Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.” Ele deu alguns exemplos.
132 E eles construíram a pirâmide e a esfinge ali no Egito, e eles construíram coisas gigantescas que não teríamos poder hoje para construir tais coisas. Eles tinham um — um — um embalsamamento que podiam embalsamar um corpo, fazendo-o parecer tão natural que permanecem até hoje. Nós não podemos. Nós não podemos fazer uma múmia hoje. Não temos o ingrediente para fazê-la. Eles tinham cores que — que têm durado quatro ou cinco mil anos, e ainda permanece a mesma cor que era. Vêem? Não temos coisas como estas hoje.
133 E muitas grandes coisas daquela civilização falam de sua superioridade sobre a nossa civilização moderna. E então pode você imaginar como a educação e a ciência produziram sinais tão grandes que foram deixados ali de que houve tal civilização. Que — que grande civilização deve ter havido por estes memoriais, como a ciência e — e a civilização moderna e a educação eram — eram o — o máximo para o povo. “Elas deviam ser. Tinham que ser.” Dificilmente havia um, eu acho, algum analfabeto no meio deles.
134 E então Deus, procurando através daquela grande economia naquele dia em seus sistemas, talvez, não pôde encontrar o tipo certo de homem até que Ele encontrou um analfabeto, talvez um fazendeiro chamado Noé, um criador de ovelhas. E Ele lhe deu a Sua mensagem para pregar para o povo, a qual era tão simples até que — que a cultura deles naquele dia, até que as pessoas tropeçaram na simplicidade da mensagem. Sem dúvida, a mensagem se encontrava na cara da ciência, “Radical! Como poderia haver chuva nos céus quando não existe nenhuma gota ali em cima?” Vêem? E uma mensagem simples da — da construção de uma arca, construção de algo para se entrar ali dentro sendo que não havia nenhuma água para aquilo flutuar. Ora, ele havia se tornado um fanático. E ele havia se tornado um — um — um — um — o que chamaríamos, se vocês me desculparem a expressão, hoje, de um “biruta.”
135 E quase todo o povo de Deus é “estranho” vejam. Eles são. Sou feliz por ser um deles. Então, você sabe, eles — eles são diferentes da — da tendência moderna da civilização, então se tornam estranhos, esquisitos. Ele disse que o Seu povo era “um povo peculiar, estranho, esquisito, mas um sacerdócio espiritual, uma nação real, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus, os frutos de seus lábios louvando o Seu Nome.” Que povo! Ele os tem.
136 Observe agora, que grande coisa deve ter sido naquele dia, um fanático vir à igreja, um fanático, e pregando um evangelho que parecia estar fora de linha na maneira deles crerem. E cientistas: “Ora, isso — isso era simplesmente loucura.” De forma que podiam eles cientificamente provar que não havia nenhuma chuva ali!
137 Mas este simples pastor creu: “Se Deus disse que ia chover, é porque ia chover.” Vêem?
138 E então apenas compare aquilo com hoje em relação a alguém que é curado. Eles dizem: “É apenas emoção. Eu posso lhe provar cientificamente que o câncer, ou a substância, ou — ou a coisa; ainda continua ali.” Mas para o crente simples, já se foi. Vêem? Porque ele não está olhando na substância, ele está olhando na promessa, exatamente como Noé fez.
139 Então veja você: “Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.”
140 Cientificamente, ninguém… O médico poderia dizer: “Veja aqui, seu inchaço ainda está aí. O seu câncer continua. O seu braço continua tão aleijado como ele sempre foi. Você é louco!”
141 E, recordem, este é aquele mesmo espírito dos dias de Noé que disse: “Não existe nenhuma chuva aí em cima. Podemos alcançar a lua por meio de instrumentos, e não há nenhuma chuva ali.” Mas se Deus disse que haveria chuva ali…
142 Pois “A fé é a substância das coisas que se esperam, e a evidência das coisas que não se vêem.” E a fé toma o seu último lugar de descanso na Palavra de Deus. É aí onde ela encontra o seu lugar de descanso. Você compreende? [A congregação diz: “Amém” — Ed.] O seu lugar de descanso é na Palavra de Deus.
143 Foi ali onde Noé descansou isto: “Assim disse Deus.” E está terminado. Agora, se você observar novamente então, agora, Noé crendo em tal coisa, era um fanático.
144 E o povo hoje que crê no Batismo do Espírito Santo. Agora, a igreja diz: “Estas pessoas são fanáticas. Elas não são nada senão um punhado de pessoas emocionalmente trabalhadas, cheias de pânico.” Mas pouco sabem eles que a Palavra de Deus ensina isto; é uma promessa.
145 E para Noé, não importava o quanto diziam: “O velho está fora de si, que ele estava cientificamente errado; e — e que ele estava mentalmente errado.” Mas para Noé aquela era a Palavra do Senhor. E Noé permaneceu com ela. E os sábios e prudentes tropeçaram sobre a simplicidade dela e perderam a sua essência. Que repreensão e isto agora para essa geração!
146 Muitas pessoas dizem: “Se eu tivesse vivido naquela época! ” Não, você tomaria a mesma atitude. Porque hoje é a mesma coisa sendo reproduzida de novo, apenas de outra forma; eles tropeçam sobre isto hoje exatamente como eles o fizeram então.
147 Sem dúvida eles tinham pregadores suficientes naqueles dias, mas Noé era inspirado por Deus. E Noé podia olhar para fora e ver aquilo que estava preparando para acontecer, e sabia que Deus não suportaria uma geração adúltera e perversa como aquela. Então o que podemos fazer hoje, senão ver a mesma coisa? Uma Sodoma e Gomorra moderna, vejam, perversas, pessoas adúlteras, tão polidas em escolaridade que elas tropeçam na simplicidade da manifestação de Deus, de Seu ser e Sua Palavra, mostrando Sua Palavra.
148 Não há ninguém no mundo, Rosella, que… Ou ninguém — ninguém que possa dizer que não vemos conosco a própria Palavra de Deus manifestada. A própria promessa dos últimos dias, a própria Luz do entardecer que devia brilhar, somos pessoas privilegiadas em ver isso. E onde está o mundo altamente polido? Está escondido deles. Jesus disse a Deus, o Pai; Ele disse: “Aprouve a Ti esconder isto deles. Ainda assim, Pai, Tu tens escondido isto.” Que eles com sua sabedoria…
149 Veja você, foi a sabedoria que no princípio fez a bola começar a rolar na lama do pecado, pois Eva estava buscando conhecimento quando ela encontrou Satanás, e Satanás lhe deu isto, vejam. E o conhecimento é contrário à Palavra. Não nos foi pedido que tivéssemos conhecimento. Nos foi pedido que tivéssemos fé no que já havia sido dito. Então vê você? Mas hoje os eruditos poliram isto de tal forma, e o estabeleceram, e colocaram sua própria interpretação nisto, sempre têm… Eles fazem a mesma coisa hoje. É a mesma medida. Agora, as pessoas…
150 Mas as pessoas perderam isto então, exatamente como fazem e o perdem hoje. A mesma coisa. Elas fazem as mesmas coisas. Pois elas… A razão pela qual elas o perderam, porque elas eram muito espertas para crer naquilo. Vêem? Agora, a mensagem era tão simples que os inteligentes eram espertos demais para crer na simplicidade da mensagem. Oh, que coisa. Deus a fez tão simples que em verdade os inteligentes e intelectuais falharam em vê-la, porque era muito simples. Bem, é isto que avulta a grandeza de Deus; porque sendo o maior pode Se fazer simples.
151 Os homens hoje, mostrando que não são de Deus, eles são grandes e tentam ficar maiores e se expressam com grandes títulos como um “Grande Bispo, Dr. Santo Papa”, tudo mais, tentando fazer de si mesmos algo que na realidade não são. E Deus sendo tão grande, traz a Si Mesmo à simplicidade. A simplicidade é grandeza.
152 Podemos construir um avião a jato, podemos mandar um foguete para… Para… Ou colocar um — um — míssil em órbita. E podemos fazer todas estas coisas, sim, mas não podemos fazer uma folha de capim. Amém. O que me diz disto? Mas ao invés de tentar voltar e ver a origem daquele capim e aceitar o próprio Deus que criou o capim, estamos tentando construir um míssil que chegará ali mais rápido, antes que outro o possa construir. Vêem?
153 Somos tão inteligentes e intelectuais em nossas igrejas que podemos até mesmo construir um edifício de um milhão de dólares, ou um edifício de dez milhões de dólares, mas mesmo assim, e tentando construir um melhor do que o dos metodistas, ou os batistas construir um melhor do que a presbiteriana, e os pentecostais entraram na corrida ridícula. Mas a coisa é: estamos ainda — somos tão inteligentes e estamos tão firmados em nossas próprias maneiras até ao ponto em que falhamos em nos humilhar para ver o Deus que está na pequena missão da esquina. Vêem? Isto é certo. Bem, isto é, nós tropeçamos na simplicidade. Eles sempre fizeram isto.
154 Agora, eles, eles eram — eles eram inteligentes demais para crer em uma mensagem tão simples. Ela não era suficientemente refinada para enquadrar com as pesquisas científicas que eles tinham. Ela não era — ela não era brilhante, a mensagem não era suficiente para os programas educacionais que eles tinham naquele dia. Vêem? Eles estudaram para saber que havia um Deus, e eles aprenderam que Ele era grande, e eles tentaram se engrandecer com Ele. Quando o caminho para cima é sempre para baixo.
155 Agora, quem sabe se o Polo Norte é o Norte ou o Polo Sul é o Norte; ou o Polo Norte é o Sul ou se o Polo Sul é o Norte? Qual está para cima e qual está para baixo? Estamos pairando no espaço. Nós dizemos: “O Polo Norte é para cima.” Como você sabe? O Polo Sul pode ser o Norte. Veja, você não sabe. Então recorde, e esta Palavra…
156 Dizem: “Então como você diz, irmão Branham, que para cima é para baixo?”
157 Fundamentado na Palavra de Jesus Cristo! Ele disse: “Aquele que se humilha será exaltado, mas aquele que se exalta, será humilhado, trazido para baixo.” Então, na verdade, para cima é para baixo e para baixo é para cima.
158 Como um velho santo disse em Chicago, que… Um homem, um determinado ministro de certa organização se levantou onde havia alguns pentecostais. Ele havia reunido todas suas coisas intelectuais. Ele se levantou ali e usou palavras a respeito das quais os pentecostais nada sabiam, e ele se levantou ali, e observou que aquilo não estava condizendo com o povo pentecostal. Ele levantou com o seu peito estufado, e ele era o “Santo doutor fulano-de-tal,” vocês sabem, de uma certa, de uma certa grande escola ali em Chicago. E ele olhou ao redor, e aqueles pentecostais estavam olhando um para o outro. Eles nem mesmo sabiam a respeito do que ele estava falando; ele era tão educado, tão inteligente, brilhante. Eles não sabiam.
159 Foi algo semelhante a um certo senador ou homem que acabou de concorrer para Presidente e foi derrotado. Tuck Coots me disse. Quando eu estava pregando no funeral da Mama Ford e estava falando acerca da ressurreição, a garantia da ressurreição: “Simplesmente tão certo o quanto o sol nasce, eu também ressuscitarei. Apenas tão certo quanto a grama morre no outono, e as folhas caem da árvore, elas voltam novamente. Quando a terra se corrige ao redor da órbita, tem que ressurgir novamente.”
160 Tuck disse: “Eu gostei daquela mensagem, Billy.” O irmão Neville e eu estávamos assentados no carro, e eu disse: “Tuck…”
Ele disse: “Eu gosto de suas mensagens.”
Eu disse: “Tuck, eu não tenho nenhuma educação,” eu disse.
Ele disse: “Esta é a parte boa disto.” Vêem?
161 E, agora, ele disse que ele foi ver… Bem, eu creio que o homem vai me perdoar, eu não quero dizer… Adlai Stevenson, vocês conhecem. E ele disse que ele o ouviu por quinze minutos. E o Sr. Stevenson é um orador formidável, pelo menos era, vocês sabem; Tuck disse… Eu acho que ele tem grau universitário. Ele disse que ele se assentou ali e foi dormir. E disse que ele caiu no sono, ao ouvi-lo, por quinze minutos. E disse: “Com um grau universitário, eu não entendi senão poucas palavras que ele disse; eram muito polidas.” Ele disse: “Você nunca me viu dormindo em um de seus cultos, já viu, irmão Branham?”
162 Então vejam, é a simplicidade disto, é simples, é ali onde Deus está.
163 Agora, eles eram — eles eram muito inteligentes naquele dia para captar o significado da simples maneira de Deus fazer as coisas. Não era refinada para eles. Tem que ser polida, tem que estar muito bem trajado, ou o perderão. Agora, no entanto, o grande Jeová estava escondido em Sua Palavra. E Ele Se fez conhecido ao povo que creu em Sua Palavra, salvando, salvando-os e trazendo ao acontecimento uma mensagem simples. A simples mensagem de Noé, Deus a fez acontecer. Agora, observe isto.
164 Agora, então, novamente no dia de Moisés, observem outro tempo de libertação.
165 Quando Deus está prestes a fazer algo para libertar o Seu povo, Deus envia uma mensagem para o povo. E é tão simples, como captaremos no rompimento destes Selos. Este foi o meu propósito de trazer isto primeiro. Descobrimos que o rompimento daqueles Selos é tão simples, que o — o — o sábio passa a um milhão de milhas distante. Vêem? Eu espero que Deus me unja para isto. Vêem? Vêem? Ele vai além do topo. E esta é a razão pela qual eu penso que esta mensagem esta manhã seria apropriada para lançar um fundamento sobre a simplicidade de Deus, vejam, como Deus esconde a Si mesmo em simplicidade.
166 Simplesmente pense, eles podiam partir átomos e fazer tudo mais; mas quando toca na vida, eles não podem nem mesmo dizer de onde ela vem. Uma simples folha de capim, e Deus está escondido nela. Eles podem lançar um foguete até a lua, e — e enviar um radar para lá, ou seja mais o que for, e mesmo assim não podem explicar a vida em uma folha de capim. Isto é correto. Vêem? É porque isto não pode ser explicado. É tão simples que eles o passam por alto.
167 Agora observe Moisés, no dia em que Deus ia libertar os filhos de Israel, de acordo com a Sua Palavra. Ele, o que Ele fez? Ele escolheu uma família simples. Não temos nenhum registro deles. Vejam, tudo que sabemos é que ele era apenas “um filho de Levi.” Vêem? E então nós… e sua esposa. Simplesmente uma família comum, provavelmente um oleiro, como o mundo pensa, ali fora fazendo tijolos para o inimigo. Ele era um escravo comum em Israel, mas Deus escolheu aquela família para dela trazer o libertador; apenas uma família judia comum. Ele nunca foi e apanhou realeza e celebridade ou algo, ou até mesmo algum sacerdote. Ele tomou uma família comum. Vêem? Simplicidade! Observem o que Ele fez então, Ele trouxe uma criança, um simples ser humano. Ele nunca…
168 Ele podia ter — Ele podia ter ordenado o sol, se Ele quisesse, para libertá-los. Ele podia ter ordenado o vento para libertá-los. Ele podia ter ordenado um Anjo para libertá-los. Oh, aleluia! Deus pode fazer o que Ele bem quiser fazer.
“Bem, como você sabe disto, irmão Branham?”
169 Deus não sai do Seu programa. Esta é a razão pela qual sabemos disto hoje, tem que ser simples. Vêem? Agora, Ele sempre opera em simplicidade. Mas Deus, no princípio, podia ter feito o sol pregar o Evangelho, ou os ventos pregarem o Evangelho, ou um Anjo pregar o Evangelho, mas Ele ordenou homens para este propósito e Ele nunca muda isto. Ele nunca ordenou no… Ele nunca ordenou denominações. Ele nunca ordenou grupos de homens. Ele ordenou homens para pregar o Evangelho; não máquinas, artifícios mecânicos, ou algum ser angelical. Foi o homem.
170 E quando Ele trouxe libertação para o povo lá embaixo, Ele enviou um simples ser humano, nascido de uma família simples, num grupo de escravos. Oh, que coisa! Que Deus é Ele, desvelando a Si Mesmo em simplicidade.
171 Agora, observe. E Ele o havia treinado na sabedoria mundana, para que então ele pudesse falhar e mostrar que não era pela sabedoria que alguma vez seríamos libertados. É pela fé que somos libertados. Ele o deixou entrar e obter educação até ao ponto em que ele podia até mesmo ensinar sabedoria aos egípcios. Ele era muito inteligente. Deus estava com aquela família simples, a qual, talvez, não podia nem mesmo escrever o seu nome. E Moisés foi levado a mais alta escolaridade com tamanha cultura, que ele podia até mesmo ensinar aquela sabedoria a seus mestres. Ele podia ensinar aos gênios. Sim! E Deus permitiu que ele ficasse desta forma para que então Ele pudesse Se expor em humildade, para mostrar que sabedoria não tem nada a ver com isto. E Moisés miseravelmente fracassou na sua capacidade. Ele permitiu que ele ficasse daquela forma por Seu propósito, para que então ele falhasse. E ele realmente falhou, e caiu.
172 Então, para mostrar, que (não é pelo poder, nem pela força), não é pela sabedoria do Egito, nem pela sabedoria de nossas escolas, nem pelo poder de nossos seminários, não pela quantidade de nossas organizações, nem pelo poder de nosso ensinamento escolar, “mas pelo Meu Espírito,” disse Deus. Sua sabedoria se desvaneceu até o fim, quando ele se encontrou com Deus na sarça ardente ali. Ele tirou as suas sandálias e se rendeu à humildade e esqueceu tudo a respeito de sua sabedoria.
173 Deus, trazendo libertação, teve que treiná-lo em sabedoria para fazê-lo cair, para mostrar que você não pode estribar sobre o braço do seu próprio entendimento ou do entendimento de qualquer outra pessoa. Deixá-lo cair para mostrar a Sua mão. Pode você ver isto? [A congregação diz: “Amém” — Ed.] O propósito de Deus em fazer assim foi para mostrar a Si mesmo em humildade. E Ele permitiu que Moisés se tornasse tão grande até que ele seria — ele seria o próximo faraó. Ele era um poderoso general. De acordo com a história, ele conquistou, Moisés, ele mesmo, os países ao redor. E então, quando ele voltou ao trabalho do Senhor, com todo o seu talento, Deus o fez cair abruptamente para que então Ele pudesse colocá-lo ali fora no deserto e tirar tudo dele; e então aparecer para ele em humildade e enviá-lo lá embaixo com uma vara em sua mão para libertar o povo.
174 Quando ele não podia fazer aquilo através de um treinamento militar, através de uma educação, através de uma educação científica. E através da força militar ele não podia fazer aquilo. E Ele lhe deu uma velha vara torta lá do deserto, e ele o fez com ela. Deus em humildade, simplicidade! Deus estava na vara e em Moisés. E uma vez que Moisés tinha a vara, então Deus a tinha, porque Deus estava em Moisés. Claro.
175 Observem, “Não pelo poder, nem por — pela força, mas pelo Meu Espírito.” Mas através da simples fé!
176 Moisés compreendeu que ele tinha que ser liberto do ensinamento de sua mãe. E ele treinou a si mesmo para fazê-lo na força militar, mas ela falhou. Vêem? Ele possuía o entendimento, ele possuía a educação, mas aquilo não deu certo. Então ele teve que esquecer tudo aquilo e voltar à coisa simples de tomar Deus em Sua Palavra, e então ele libertou o povo. Sim, senhor.
177 Deus liberta através de que? Fé em Sua Palavra. Sempre tem sido. Poderíamos dar uma olhada se tivéssemos tempo. Nós ainda temos mais ou menos uns vinte minutos. Nós tínhamos…
178 Poderíamos dar uma — uma olhada em Caim e Abel, como que — que Caim tentou agradar a Deus através de alguma beleza.
179 Por outro lado, o povo pensa: “Por — por grandes, boas congregações, bem vestidas, que por um sacerdote com — com… Ministros de beca e corais em trajes cerimoniais e toda — toda vestimenta, que isso agrada a Deus.” Pode você ver de onde veio isto? Caim tentou a mesma coisa. E ele construiu para si um altar, sem dúvida ele o fez bonito.
180 E ele foi sincero. Ele adorou. Ele pensou: “Contanto que eu seja sincero, não faz nenhuma diferença.” Isto realmente faz diferença. Você pode estar sinceramente errado.
181 Observe, ele — ele construiu este altar e ele, mais do que isto, colocou flores e o preparou e colocou lindas frutas, e pensou: “Com certeza, um grande, santo, limpo, formoso Deus aceitará esse sacrifício.” Mas veja, ele fez isto com a sua própria sabedoria. Ele fez isto através de seus próprios pensamentos.
182 E é isto que acontece hoje. Ele — ele… Eles fazem isto através de sua própria sabedoria, através de sua instrução, através de sua educação e éticas que eles têm aprendido.
183 Mas Abel, através de uma revelação, pela fé, ofereceu a Deus um mais excelente sacrifício. Não havia nada limpo naquilo, olhando pela aparência, humanamente falando. O sujeitinho, e o agarrou pelo pescoço, e enrolou uma trepadeira ao seu redor assim e o puxou até aquele altar. Não havia nada bonito naquilo. O deitou sobre o altar e cortou sua pequena garganta com uma — uma pedra afiada, até que o seu sangue o cobriu por inteiro, e ele balindo, morrendo. Foi uma cena horrível de se ver, vejam, ver aquilo. Embora sendo simples.
184 Na simplicidade ele sabia que ele havia nascido da sua mãe e do sangue de seu pai, nascido no sangue de sua mãe através do sangue do seu pai; e foi o sangue que causou a queda, então era o sangue que levaria de volta. “Então ele ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente, porque aquilo lhe foi revelado.”
185 E alguns irmãos, hoje, que pensam que eles comeram maçãs e peras! E eu vi a coisa mais radical no jornal outro dia. Eles disseram: “Agora eles provaram que não foi uma maçã que Eva comeu.” Eu — eu penso que eles alegaram: “Foi um abricó.” Então, oh, vejam de onde vem aquele espírito!
186 E eles dizem que: “Realmente Moisés nunca atravessou o Mar Vermelho. Que foi um — um punhado de juncos ali embaixo, um mar de bambus. E ele trouxe os filhos de Israel através daquele mar de juncos. Em cima no fim do — do mar, havia uma grande porção de bambus ali em cima. E Moisés atravessou o mar, mas foi num punhado de bambus que ele atravessou; você sabe, capim, chamado de tábuas e coisas que ele atravessou por ali. Que ridículo!
187 Quando “A água,” a Bíblia diz: “Se partiu para a direita e esquerda, e Deus trouxe um — um poderoso vento vindo do leste para separar.” Vêem? Vêem?
188 Eles, eles querem tentar imaginar isto de sua própria maneira. E esta é a forma que eles sempre falharam, e eles continuarão a falhar. Você sabe, todas estas coisas!
189 E Caim era a própria representação da mente carnal do homem hoje, o qual é externamente religioso. Ele deseja fazer algo aparente, mas ele é um… Ele vai à igreja, e — e ele fará uma porção de coisas para a — para a construção.
Há apenas uma Igreja, e você não se une a ela.
190 Estas são lojas. Vêem? Você se une à loja metodista, à loja batista, à loja presbiteriana, à loja pentecostal.
Mas você é nascido na Igreja. Sim, senhor. Vêem?
191 Todas estas são lojas. Elas não são igrejas; elas são lojas. Não existe tal coisa como a “igreja” Metodista ou “igreja” Pentecostal. Não, não existe tal coisa. Não, tudo isto está errado. Vêem? Elas são… Isto é correto. Elas, elas são lojas às quais as pessoas se unem.
192 Mas você é nascido na Igreja do Deus Vivo, e este é o corpo místico de Jesus Cristo sendo formado.
193 Agora, aprouve a Deus revelar Seu segredo a Abel através de uma simples fé no sangue derramado. Oh, eu gostaria de ter tempo para falarmos sobre isto por um momentinho. Vêem?
194 Mesmo assim Caim com toda a sua sabedoria, o homem inteligente! “Oh,” você diz: “agora, irmão Branham, você disse que ele… Você está tentando fazer dele um gênio educado?” Ele era. Ele era inteligente? Siga a sua — sua linhagem. Veja os seus filhos. Todos eles foram cientistas e doutores e homens inteligentes, cada um.
195 Mas siga a geração de Sete; eles eram lavradores humildes e fazendeiros e assim por diante, até a destruição.
196 Mas os filhos de Caim eram inteligentes, o grupo intelectual. Eles até mesmo, eles alegavam que podiam temperar o cobre e fazer metais e construções. E eles eram homens inteligentes.
197 Quando — quando, estes outros homens simplesmente habitavam em tendas, e apascentavam suas ovelhas, e descansavam nas promessas de Deus. Vêem? Vêem? Viram o que foi isto? Agora, apenas siga a genealogia e veja se isto não é correto. Vêem? Eles descansavam nas promessas de Deus.
198 Foi assim que Noé foi escolhido, daquele tipo de pessoas. Foi assim que Paulo foi tirado do seu rebanho. Vêem? Foi assim que João Wesley, Martinho Lutero e outros. Foi assim que você veio a ser o que você é hoje, vejam, a mesma coisa, humilde para crer na simples promessa de Deus.
199 Agora, observe, aprouve a Deus identificar. Agora, Deus sempre vindicará se isto é a Verdade ou não. Vêem? Agora, muitas pessoas tentam atuar em algo que Deus está a um milhão de milhas distante daquilo. Isto é certo. Mas quando você vê Deus voltar, e dizer isto…Confirmar isto, dizer: “Isto é correto, isto é certo, isto é certo,” então você vê que é a Verdade. Agora.
200 Quando as ofertas estavam sobre o altar, Deus recusou a sua concepção intelectual acerca de Deus. Mas quando Ele viu Abel, crer, através de uma simples fé, que não eram maçãs ou frutas do campo, mas era o sangue; ele creu naquilo pela fé, através de uma revelação de Deus. Deus vindicou Abel, aceitando o seu sacrifício. Vêem?
201 É aí onde pensamos na oração pelos enfermos, tudo mais. Jesus disse: “Se estiverdes em Mim e Minha Palavra em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”
202 Agora, enquanto estamos nos aproximando, rapidamente agora, com mais vinte minutos.
203 Observem, nos dias de Elias, Deus Se escondeu em uma pessoa simples. Agora, apenas pense nisto. Deus escolheu. Aquela foi Sua escolha. Recordem, eles tinham rabinos, sacerdotes. Eles tinham grandes homens naqueles dias. Até o rei Acabe, ele mesmo, era um judeu. Ele tinha grandes homens na terra naquele dia. Mas Deus escondeu-Se num homem simples; não em um estudado; não, não em nenhum homem famoso do mundo, em algum grande gênio militar ou algo; não, não grandes nomes. Não sabemos nem mesmo quem era o seu pai e a sua mãe. Não sabemos nada a respeito de sua genealogia. Apenas um simples velho fazendeiro em algum lugar, que foi levantado para o propósito de ser um profeta. Deus o fez viver sozinho no deserto. A única coisa que sabemos, ele surgiu de algum lugar, se aproximou, e condenou todo o sistema eclesiástico. Que coisa!
204 E você sabe o que eles pensavam a respeito dele? “De qual escola veio ele?” Vêem? “Em qual denominação ele está? Está ele com os fariseus ou com os saduceus,” ou seja lá o que mais eles tinham. Ele não pertencia a nenhuma delas, mas ele condenou a coisa toda. Vêem? Deus escolheu fazer aquilo.
205 Mas um homem simples, sem cultura. Não temos nenhum lugar onde alguma vez ele foi à escola. Nada temos a respeito dele. Apenas um homem simples, mas agradou a Deus Se esconder naquela pessoa simples. Deus, ali atrás com aquele homem simples, Se escondendo em um ser humano. Pode você compreender isto? [A congregação diz: “Amém” — Ed.]
206 Deus Se escondendo para o mundo, em um, “louco iletrado.” Porque, você sabe, eles — eles o acusaram de tudo, até mesmo de ser um “feiticeiro.” Elias, todos os profetas foram acusados disto. Veja.
207 Então, Jesus foi acusado de ser um, veja você: “Belzebu; e de ser louco.” Disseram: “Ora, você é louco. Sim, sabemos que tens um demônio. Você está — você está fora de sua mente.” Vêem?
208 Foi aí quando Ele lhes disse: “Que quando chegassem os últimos dias, seria uma bla… Isso seria uma blasfêmia, fazer tal coisa.” Ele os perdoou, porém isso não seria perdoado nestes últimos dias. Isso teria que ser pago com separação eterna, “Nunca seria perdoado neste mundo ou no mundo que haveria de vir.”
209 Mas Elias foi considerado um homem louco. Pode você imaginá-lo, de pé em… Todas as mulheres cortando os seus cabelos como nos dias modernos, eu creio, e se pintando como Jesabel, a primeira dama da terra. E — e todos os pregadores haviam se tornado mundanos e tudo mais. E então o que aconteceu? Então aqui veio o velho Elias condenando a coisa toda, de Jesabel para baixo.
210 “Ora,” eles pensavam: “nós não temos que te ouvir! Nós temos pastores.”
211 Claro que eles não tinham, mas ele era o pastor deles de qualquer modo. Ele era o pastor de Jesabel. Ela não queria. Talvez ela tenha tido um tipo diferente. Mas, mas Deus o enviou; ele foi. Vêem? Ele era o pastor de Deus enviado para ela. Ela o odiava, mas de todos os modos era ele o pastor. Observem.
212 E Elias se humilhou e permanceu com o que Deus disse, de tal forma, que agradou a Deus tomar aquele mesmo Espírito de Elias e prometeu colocá-lo três vezes no caminho ali. Vêem? Amém! E Ele o fez. Amém! Claro que Ele o fez. Claro. Ele prometeu que viria. E Ele veio sobre Eliseu, seu sucessor; então veio sobre João Batista; e de acordo com Malaquias 4, Ele tem que estar aqui novamente nos últimos dias. Vêem?
213 Deus amou aquele Espírito que estava sobre aquele simples, iletrado homem do campo ali de trás, na mata em algum lugar. E então, era tão obediente à Sua Palavra, que Ele podia dizer: “Elias, faça isto,” e Elias fazia. E Deus Se escondeu ali em tamanha simplicidade!
214 Todos diziam dele: “Aquele velho louco; não tenha nada a ver com ele,” e assim por diante.
215 Mas um dia quando ele — ele ficou velho, e sua cabeça calva, e suas — suas barbas penduradas, grisalhas, os poucos fios de cabelos que ele tinha pendurados em seus ombros; seus pequenos velhos braços magros e a carne caindo deles assim; veio descendo aquele caminho de Samaria, e aqueles olhos olhando em direção aos céus, com um cajado torto em sua mão. Ele não tinha muito para se olhar, mas ele tinha o “Assim Diz o Senhor” para o dia. Ele não gaguejou com aquilo. Ele não titubeou. Ele não disse: “Agora, grande Acabe.” Ele se aproximou e disse: “Nem mesmo uma gota cairá do céu até que eu a chame.” Aleluia! Vêem? Deus havia honrado a sua simplicidade.
216 Agora, veja você, enquanto aquilo estava na maneira simples, todos estavam — todos estavam contra ele, todos estavam em sua garganta. Toda associação ministerial e tudo mais estava em sua garganta, isto é verdade, tentando se livrar dele e tudo mais. Mas naquela simplicidade, mesmo eles não tendo cooperado com suas campanhas e seja mais o que for que eles tivessem. todos pensavam que ele era um louco. Deus estava Se escondendo.
217 Mas quando chegou a hora daquela semente que havia sido plantada, amadurecer, Deus Se manifestou enviando fogo dos céus e lambeu o sacrifício. Deus Se escondendo em simplicidade, e então Se revelando novamente. Vêem? Claro. Aprouve a Deus fazer aquilo. Ele sempre o fez assim. Sim, senhor. Agora, descobrimos que Ele — Ele prometeu estas coisas.
218 Este é o problema hoje com muitos de nós, queremos ter tantos, você sabe, tantos seminários e denominações, mentes educadas, que Deus não pode nos usar. Deus pode dar ao homem um impulso para fazer algo e lhe dar um ministério; a primeira coisa que você sabe, ele vai dar atenção ao que os outros dizem, e, a primeira coisa que se sabe, logo ele estará todo envolvido numa porção de bobagens. E então Deus simplesmente tira as Suas mãos dele e o deixa sozinho. Vêem? Vêem?
219 Então Ele tentará encontrar para Si outro homem, alguém que faça aquilo. Vêem? Ele tem que encontrar alguém que tomará — tomará Sua Palavra, que tomará a revelação divina e não se moverá com aquilo, mas permanecerá bem ali naquela Palavra. Esta é a maneira que Ele — Ele faz isto. Ele sempre faz isto desta maneira.
220 Então, quando o homem fica muito culto e inteligente, ele chega a colocar a sua própria interpretação. Bem, como eles dizem: “O Batismo do Espírito Santo,” eles dizem: “Oh, aquilo foi para outro dia.” Mas se não, bem: “Isto não foi para outro dia, mas vou lhe dizer, isto não veio exatamente como foi no dia de Pentecostes. Nós recebemos o Espírito Santo quando cremos.” E — e todos os tipos de coisas assim, veja você. E falar a respeito do batismo no Nome de Jesus Cristo, eles… Onde a Bíblia o ensina desta forma; bem, vocês dizem: “Bem, mas o seminário diz isto e aquilo.” Isso é comprometimento. Vêem? Deus não pode usar uma pessoa assim. Vêem?
221 Talvez Ele permita que um homem seja derrotado por toda a nação assim e o homem seja expulso, e zombado e criticado e tudo mais, mas quando chega a verdadeira revelação dos fatos, Deus se levanta e Se vindica exatamente na mesma simplicidade.
222 Surge como uma flor. A semente parece que está acabada, ela morre e cai no chão. Desenterre a pequena sementinha e ela está podre e parece uma sujeira. Mas dali brota a vida para reproduzir outra flor novamente. Deus em simplicidade.
223 Ele faz a mesma coisa. O caminho para cima é sempre para baixo, sempre. Seja humilde. Nunca diga: “Bem, eu possuo isto e aquilo.” Você não tem nada. Apenas — apenas recorde, se você tem a graça de Deus, seja agradecido por ela e seja humilde. Simplesmente mantenha-se humilde.
224 Agora, eu vou ter que apressar porque o relógio… Eu não quero segurá-los por muito tempo, porque eu não quero cansá-los, vejam. Nós ainda temos muito tempo durante esta semana.
225 Agora, e agora, descobrimos que as pessoas ficam tão inteligentes e cultas.
226 Agora, eu quero lhes mostrar outra coisa. O — o outro vai tão longe para o outro lado, eles se tornam fanáticos tentando ser religiosos. Agora, sabemos que temos aquele grupo. Vêem? Eles vão para o outro lado.
227 É aí onde discordo com um grupo de irmãos que se afastou daqui há não muito tempo atrás do — do Caminho da Luz. Eles — eles simplesmente não podiam ver o sobrenatural ser feito a não ser que fizessem um grupo para si mesmos, então eles se reuniram lá em cima no Canadá e — e formaram um grupo de pessoas que iam distribuir e fazer apóstolos e profetas uns dos outros e coisas assim. E isto caiu completamente. Vêem? E isto sempre cairá. Vêem? Eles se tornam… Eles sentem que por causa daquilo eles são… Que eles não… Eles então condenam tanto as outras coisas e as — as coisas até irem diretamente para o outro lado. Vêem?
228 Vejam, há um lado que é altamente intelectual, frio e indiferente; eles negam tudo ali. E os outros vão para o outro lado, do outro lado com um grupo emocionalmente radical e negam a Palavra.
229 Mas a real e verdadeira Igreja permanece exatamente bem no meio do caminho. Agora, se você observar, ela é — ela é — ela tem que ter o conhecimento da Bíblia do que Deus disse, e ela tem — tem suficiente espiritualidade para ter seu coração aquecido, e é apenas o caminho. Isaías disse que isto seria dessa maneira. Ele disse: “Haverá um alto caminho. . .”
230 E os benditos, santos amigos da Igreja Nazarena, um pequeno, poderoso movimento que Deus começou, mas o que eles obtiveram? Quando Deus começou a falar em línguas na igreja, eles eram tão religiosos e tão formais que chamaram aquilo de “O demônio.” E vocês viram o que aconteceu a eles? Vêem? Vêem? Eles, eles, “Mais santo que tu…” E — e então descobrimos que todas estas coisas saíram da semente e morreram imediatamente. Vêem? E o outro lado.
231 Agora, de um lado se tornam fanáticos. Do outro lado se tornam frios e formais.
Agora, Isaías disse: “Haverá um alto caminho.”
232 E os nazarenos e muitos outros da santidade costumavam dizer: “O bendito velho caminho! Glória a Deus! Estamos subindo o velho alto caminho!” Mas recorde, aquilo não foi exatamente o que ele disse.
233 Ele disse: “Haverá um alto caminho, e,” e é uma conjunção, “e um caminho.” E não será chamado um caminho de santidade, mas “o caminho de santidade.”
234 Agora, um alto caminho de santidade, as pessoas tentam fazer a si mesmas santas. E quando você o faz, é exatamente como eu disse antes, é como um… Será como um abutre tentando colocar penas de pombo em si para se tornar um pombo, quando a sua natureza continua sendo de abutre. Vêem? Ele é… Isto seria como um corvo tentando colocar penas de pombo, ou de pavão, dizendo: “Veja como sou um lindo pássaro.” Vejam, é algo manufaturado.
235 Mas um pavão não tem que se preocupar se ele terá penas de pavão ou não. A pomba não tem que se preocupar se ela terá penas de pombo ou não. Uma que a sua natureza seja de pombo, ela terá penas de pombo.
236 E veja, o povo da santidade começa dizer: “As mulheres devem usar cabelos longos e mangas longas, e — e todas estas coisas, “e saias longas, e não usar nenhuma aliança de casamento ou jóias de espécie alguma.” Veja, é tornar-se a si mesmo santo. Vêem, vêem? Isso — isso é — isso é santidade fabricada. Mas a verdadeira Igreja do Deus Vivo é… E veja o que aconteceu com a denominação. Agora, todas elas têm o cabelo cortado como as pentecostais e — e assim por diante. E — e quase todas elas usam anéis e outras coisas. Veja os pentecostais, há anos atrás, como eles estavam contra aquilo, vejam, e: “ Nós, a igreja! Nós a igreja.”
237 A Igreja é o corpo de Cristo. É um indivíduo entre outros indivíduos os quais nasceram no Reino de Deus. Isto vem de dentro para fora. É vivido automaticamente.
238 Você não pede a uma ovelha para produzir lã… Ou, melhor, para fabricar lã. A ovelha não tem que fabricar lã. Ela diria: “Agora, meu mestre quer que eu produza um pouco de lã neste ano. Vou ficar ocupada.” Não, a única coisa que ela tem que fazer é simplesmente permanecer uma ovelha. Isto é correto. A lã virá automaticamente… Ela virá. Ela virá. Ela a produzirá porque…
239 E não nos foi pedido para que manufaturássemos frutos. Estamos supostos a produzir frutos, vejam, produzir frutos. Vêem? Temos que dar frutos. Contanto que você seja uma árvore frutífera de Deus com a Palavra de Deus, a Palavra de Deus vindicará a Si Mesma. Ela produzirá frutos desde que a Palavra esteja ali. Jesus disse: “Se estiverdes em Mim e Minha Palavra em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será feito.” Vêem? Você não manufatura isto. Você não trabalha a si mesmo para isto. Isto simplesmente está ali, isto sempre vai em frente.
240 Agora vamos, apressando agora com apenas alguns minutos restantes, e então encerraremos.
241 Agora, agora, outros vão tão longe que se tornam fanáticos. Agora, eles vão para o outro lado. E eles acham que simplesmente por terem pulado para cima e para baixo ou por terem obtido algum tipo de sensação ou emoção, falarem em línguas, ou — ou — ou darem uma profecia que aconteceu de estar certa, ou algo assim, eles acham que é isto, que — que eles o têm. Mas não é.
242 Jesus disse: “Muitos virão a Mim naquele dia, e dirão: “Senhor, não profetizei eu em Teu Nome? Em Teu Nome não fiz muitas obras e expulsei demônios?” Ele diz: “Apartai-vos, Eu nunca vos conheci.” Vêem? Não é isto. Não é isto, amigos.
243 Esta é a razão… E, a evidência de línguas ? Eu creio no falar em línguas, mas eu não tomo isto como a única evidência do Espírito Santo. Não, senhor. O fruto do Espírito é a evidência. Vêem? Sim. Agora veja você, esta é a razão pela qual eu discordo com o movimento dos irmãos pentecostais, da maneira que eles dizem: “Se um homem fala em línguas, ele tem o Espírito Santo.” Eu discordo. Este não é o sinal que ele tem o Espírito Santo. Vêem?
244 Eu já ouvi demônios falarem em línguas o mais rápido que podiam, beberem sangue em um crânio humano, e invocarem o diabo.
245 Eu já vi índios pegarem serpentes e as enrolarem ao redor de si na — na — na dança da chuva lá no Arizona; e levantarem as suas mãos assim e correrem ao redor. O feiticeiro sair ferindo a si mesmo. E colocar um lápis ali, e ele escrever em uma língua desconhecida e dar a interpretação daquilo. Vêem?
Então não, não me diga isto. Sou bastante velho para isto. Vêem?
246 Então o — o fruto do Espírito é o… Jesus disse: “Pelos seus frutos,” não línguas ou emoções, “Mas pelos seus frutos os conhecereis.” Vêem? Estes são os frutos do Espírito. É Deus Se revelando em humildade, dulçura, e todo o dia o mesmo. É algo como isto, um homem que permanece correto com a Palavra. Todas às vezes que ele vê a Palavra, ele a pontua com um “amém,” não importando com o que as outras pessoas dizem. Isto, Ele crê nisto, veja você. Correto. Vêem?
247 Mas nós vamos tão longe para descansar sobre um fanatismo, e Satanás entra no meio das pessoas. Este é o trabalho de Satanás. E ele é um bom negociante. E ele entra no meio das pessoas, para fazê-las pensar que têm isto só porque elas podem pular. E então odiar o seu vizinho? Não. Vêem? Dizer coisas e falar em línguas maravilhosamente, e coisas assim.
248 E, recordem, você pode falar as genuínas línguas do Espírito Santo e mesmo assim não ter o Espírito Santo. Assim diz a Bíblia. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, nada seria. Eu seria como o metal que soa, ou como o sino que tine.” I Corintios 13. Vêem? Então você não. . .Isto não funciona, veja.
249 Os metodistas dizem: “Quando gritamos, O recebemos,” mas eles não receberam. Os nazarenos dizem que quando eles viveram de maneira santa, eles O tinham, mas não tinham. Os pentecostais dizem: “Nós falamos em línguas; nós O recebemos,” mas eles não receberam. Vêem? Vêem?
250 Deus Se revelando, não em sensações. Não, isso é… Ainda são sensações. Vê você o lugar? Ele simplesmente deixa isto tão humilde que até mesmo qualquer um pode ver, se você — se você não tentar injetar a sua própria mente nisto e os seus próprios pensamentos. Ele é Deus.
251 Agora, e então eles se tornam um grupo de fanáticos. Então, aqui estão os frios e formais deste lado; aqui estão os fanáticos do outro lado; e aqui vai a Noiva diretamente passando através disto tudo, chamando de ambos os lados. Isto é correto. Deus vindicando Isto à medida que segue, Sua Palavra.
252 Agora, oh, eu tenho que saltar um pouco disto porque eu tenho bastante aqui. E eu — Eu tenho… Meu tempo está se esgotando. Eu me apressarei o mais rápido que eu puder agora.
253 Do Éden, isto tem vindo do Éden, foi profetizado que viria um Messias, desde lá do Éden.
254 Agora, eu vou pular algumas de minhas Escrituras que estão anotadas aqui, e anotações, apenas para terminar a Mensagem em tempo, se eu puder. Deus se escondendo em humildade. Agora, falarei rápido, mas mesmo assim eu — eu quero que você capte isto. Vêem?
255 Desde o Éden, foi profetizado que viria um Messias. Foi predito que tipo de pessoa Ele seria. Poderíamos demorar por muito tempo. Você conhece a Bíblia, o que Ele seria, que tipo de pessoa Ele seria. Moisés disse: “O Senhor, vosso Deus, levantará um profeta como eu.” Eles sabiam que aquele Messias teria que ser um profeta, a classe de ministério que Ele teria. Todos os profetas falaram do que Ele faria. Eles falaram disto em símbolos. E isto passou por cima de suas cabeças e diretamente sob o restante deles. Vêem? Vêem? Passou debaixo de uns e por cima de outros. Vêem?
256 Até a hora que Ele chegou à cena do tempo, o povo para o qual Ele foi enviado já tinha sua própria interpretação do que Ele seria, na imaginação de sua própria interpretação.
257 A Bíblia nunca mudou. A Bíblia sempre é a mesma. Esta é a razão pela qual digo: “O que as Escrituras dizem, e eu permaneço com isto ‘A Bíblia não é de particular interpretação.’”
258 Então vocês metodistas, batistas, pentecostais, não tentem colocar a sua interpretação Nela, dizendo: “Isto não quer dizer aquilo; isto quer dizer isto.”
259 Ela quer dizer exatamente o que diz, exatamente. Alguém diz: “Como pode isto?” Eu não entendo. Não fui eu quem disse aquilo. É Deus quem cuida daquilo. É Ele Quem o diz, não eu, vejam, e Ele cuidará dos Seus.
260 Mas agora, mas, este Messias havia sido profetizado. Os profetas disseram exatamente como Ele viria, o que Ele faria quando viesse. Mas a particular interpretação disto no meio do povo! E quando Ele veio, foi de maneira tão simples, em simplicidade, que todo o grupo da igreja tropeçou naquilo. Não é isto correto? [A congregação diz: “Amém.” — Ed.] Ali aqueles homens que haviam sido ensinados…
261 Um homem não podia ser um mestre, um sacerdote, a não ser que tivesse nascido em uma certa linhagem, que fosse de Levi. E apenas pense, o seu ta-ta-ta-ta-ta-tataravô era um sacerdote, posicionado bem naquela Palavra, no templo, dia e noite.
262 Como o sacerdote católico ou o ministro que é um — um ministro, que passa o ministério de geração a geração em certas igrejas e assim por diante: “Meu ta-ta-ta-tataravô era um bispo metodista. Meu avô era um bispo, e assim por diante.” Vêem?
263 Tudo aquilo, vivido bem na Palavra, mas eles já haviam formado a sua própria idéia. E seus filhos haviam aceitado aquilo da forma que os pais haviam ensinado. Até mesmo o que os pais haviam ensinado fora da maneira verdadeira, e eles fizeram uma organização tão grande daquilo, que quando o Espírito tentou apresentar a Verdade, eles não A puderam receber.
264 E esta é a mesma coisa hoje. Eu não tenho intenção de ser rude, mas isso é certo. É a mesma coisa hoje. Eles complicam tanto isto e — e por outro lado, eles ensinam que eles são… Exatamente como isto foi dito: “Deus não possui nenhum neto.” Você sabia disto? Deus tem filhos, e Ele tem filhas, mas não netos e netas. Cada homem deve pagar o mesmo preço e vir do mesmo modo. Exatamente como fez o seu pai, então você deve fazer. Agora.
265 Então, Ele era muito simples. Quando este Messias… Por quatro mil anos cada profeta falou Dele; Davi cantou sobre Ele e todos através do tempo. E quando Ele veio, o povo tinha a sua própria idéia formada do que Ele devia fazer, como Ele ia fazer. Como tudo isto estava explicado, desenhado em cartazes, e tudo mais, de forma que quando Ele veio naquela verdadeira simples maneira, aquilo simplesmente — simplesmente arruinou a teologia deles. Vejam, eles não sabiam disto.
266 Ele veio de acordo com a Palavra. Agora, você crê que Deus falou através dos profetas, que aquele Messias viria de um determinado modo? É muito ruim não termos mais uma hora para passarmos por ali e explicar como isto aconteceu. Vêem? Embora todos saibamos como isto aconteceu, a maioria de nós. Como Deus disse que Ele viria e, “E tu, Belém da Judéia, não és a menor entre…” E tudo dali em diante e como Ele faria e o que Ele faria. Vêem?
267 E sem dúvida Ele era tão simples! Até mesmo os grandes estudiosos fizeram tanta confusão com isto até ao ponto em que O perderam. Mas você sabe que Jesus não veio contrário à Palavra. Ele veio de acordo com a Palavra, mas contrário à interpretação deles. Vêem? Ele ensinou coisas que estavam contra o ensinamento eclesiástico deles a respeito Dele.
268 Agora, eles disseram, por exemplo: “Quando o Messias vier, com certeza Ele chegará ao templo e dirá: ‘Caifás,’ ou seja quem fosse o sacerdote, ‘Eu cheguei.’ Ele virá com a saudação de dez milhões de Anjos. Deus dirá: ‘Tudo bem, companheiros aí embaixo, vocês são realmente uma — uma igreja poderosa. Vocês são o Meu povo. Eu vou girar as manivelas aqui e descerei os corredores do céu. Estou lhes enviando um Messias nesta manhã. Eu O farei descer bem aí no pátio, e todo o povo se reunirá.’ E dirá: ‘Doutor Fulano-de-Tal e Doutor Ciclano, todos vocês podem ficar na frente para saudá-Lo primeiro, vejam vocês’”
269 Isto talvez seja o que eles pensam hoje. Eu sei que isto é um pouco… Isto soa um pouco precipitado. Mas eu não… Estou tentando formular uma questão.
270 “E — e, aí está, esta é a forma que vai ser. E se não vier desta forma, não está correto; é um anticristo. Vêem? Se isto não vier exatamente desta forma, é um anticristo, veja você, então não será. E assim, não será um… Então, a coisa seguinte a descer, será cerca de dez milhões de anjos saudando com suas bandas. E eles descerão ali fora no pátio, onde Salomão construiu o templo, e, oh, e de lá até aqui, este lugar santo onde santos e sábios morreram, e assim por diante.”
271 “Sim,” Jesus disse: “Hipócritas! Filhos do diabo!” Disse: “vocês adornam os túmulos dos profetas, e foram seus pais aqueles que os colocaram ali.” Isto é certo. Isto é certo. Vêem? “Quantos homens justos e profetas lhes foram enviados, e a cada um deles mataram!” Vêem? Mas o que Ele chamou de “justo” então, eles chamaram de “fanáticos e loucos.”
Sim. Ali eles pensaram que isto viria daquela maneira.
272 Mas quando Ele veio em uma manjedoura, nascido de uma — uma virgem, com um carpinteiro comum, por pai adotivo e uma — uma pequena garota desconhecida. Veja, não a filha de um sumo sacerdote ou de alguém mais. Ele — Ele veio como… De uma pequena dama que vivia lá embaixo numa — numa — numa pequena região insignificante chamada Nazaré. E simplesmente um viúvo comum; sua esposa tinha morrido. Ele tinha alguns filhos; José. E — e ela estava noiva. E então, para começar, Ele veio com um nome obscuro. Eles diziam que Ele havia nascido de forma ilegítima. Oh que coisa!
273 Aquilo afetou bastante o polimento deles. Vêem? As éticas educacionais deles não podiam engolir aquilo. Suas interpretações das Escrituras nada sabia a respeito daquilo, mas mesmo assim aquilo era o “Assim Diz o Senhor.” Oh, que coisa!
274 Só de pensar nisto me dá arrepios. E ver a mesma coisa acontecendo novamente. Deus não pode mudar.
275 Já são doze horas. Vocês desejam… Devo parar, ou continuar? [A congregação diz: “Não. Prossiga.” – Ed.] Obrigado. Eu creio que vocês podem ficar assentados, quietos, mais um pouquinho. Vêem? [“Prosiga”] Agora, isto é… Estou fazendo uma base aqui para a próxima Mensagem. Vêem? E eu tentarei vos soltar o mais rápido, talvez nos próximos dez ou quinze minutos, se pudermos. Deus vos abençoe.
276 Observem, agora, é tão simples, que isto — isto — isto simplesmente perdeu a marca para eles. Porém atingiu a marca de Deus. Vejam, atingiu a Palavra. Ele veio exatamente da forma que Ele disse. Mas, eles, a interpretação deles sobre isto estava errada. A interpretação acerca do libertador que eles tiveram no tempo de Moisés estava errada. A interpretação no tempo de Noé estava errada, Vejam, mas Deus vem de acordo com a Sua Palavra.
277 E então Jesus veio, e Ele — Ele ensinou coisas que eram contrárias. “Se Tu és o Messias, faça isto e aquilo,” Veja você. “Se Tu és, desça da cruz, e nos mostre isto agora.” Vêem? Mas Deus não faz palhaçada para o povo. Deus só faz as coisas que são agradáveis e que são justas.
278 Eles pensavam que o Tal, com certeza teria que vir com uma grande escolta de anjos. Mas Ele veio num estábulo. E para a ética própria e refinada deles, era ridículo para um ser humano comum, quanto mais pensar que o Deus Todo Poderoso, o grande poderoso Jeová, o Qual era dono da terra e criador de todas as coisas, não pudesse preparar um lugar para o Seu Próprio Filho nascer, melhor do que algum estábulo para vacas, em cima de um monte de estrume. Como poderia… Vêem?
279 O que foi isto? Deus em simplicidade. É isto que O faz tão grande. Vejam, as éticas da educação não podem se reduzir assim; vejam, a ética não pode suportar isto. Mas Deus é tão grande que Ele desceu àquilo, sem ter nem mesmo roupas para colocar no Seu Próprio Filho. Pense nisto! E o mundo… Não havia lugar na estalagem. E Ele foi para um estábulo de vacas, uma pequena — uma pequena aba no rochedo, como uma pequena caverna ao lado de uma colina; e ali em cima de uma cama de palha veio o Filho de Deus. Oh, aquilo foi muito diferente daquela reunião lá em cima…
280 E Sua mãe ia ser mãe. Ela foi encontrada grávida, oh, meses antes deles até mesmo ficarem noivos para se casarem ou mesmo serem casados. Vêem? Ela seria mãe, e o povo viu aquilo, e eles sabiam que foi daquela maneira. E Maria, em seu próprio coração, ela sabia o que estava acontecendo.
281 E José não entendeu. Mas o Anjo do Senhor apareceu para ele durante a noite, dizendo: “José, tu és filho de Davi. Não temas tomar para ti Maria, tua esposa, pois não há nada de errado, mas isso é do Espírito Santo.” Aquilo ficou encerrado. O homem, José, tinha tanta ligação com Deus, até ao ponto em que Deus podia falar com ele.
282 Mas hoje nos envolvemos tanto em nossos mantos eclesiásticos a tal ponto que nada mais, fora do grupo eclesiástico ao qual pertencemos, pode falar conosco. Eu não quero ser precipitado ou radical, então eu deixarei isto quieto bem aí. Observe. Mas você compreende o que eu quero dizer. Observem.
283 Um estábulo era ridículo para eles, os refinados. Não temos nem mesmo nenhum — nenhum registro onde Ele assistiu a um só dia de escola e mesmo assim com a idade de doze anos, um simples garoto confundia os sacerdotes no templo, através de Seu ensinamento. Oh, que coisa! O que foi isto? Deus Se escondendo…?… Eu me sinto bastante religioso neste momento. Deus Se escondendo em um estábulo. Deus Se escondendo em uma criancinha. Vêem? Vejam, isto sendo exposto após algum tempo, Vejam. Ele tinha.
284 Quando Ele saía pelas ruas, os pais, sem dúvida falavam e diziam: “Não brinquem com aquele garoto. Não tenham nada a ver com Ele. Sua mãe não é nada a não ser uma prostituta comum, vejam. E, o pai e a mãe, o bebê nasceu… Antes mesmo que eles fossem realmente casados, ela foi mãe. Não tenham nada a ver com isto.”
285 O que Maria pensava! Mas de modo geral, não importava o que os de fora pensavam, ela ponderava todas estas coisas. Eles escondiam isso em seus corações. Eles sabiam. Eles não podiam dizer nada contra aquilo.
286 Às vezes Deus fala com Seus homens e diz: “Fiquem calados. Não digam nada sobre isto.”
287 Já tive pessoas em minhas reuniões que disseram: “Bem, se você é um servo de Cristo, você sabe que isto está acontecendo ali.”
288 Claro, eu sabia que aquilo estava acontecendo, mas então o que você vai fazer quando Ele diz: “Fique calado. Não diga nada sobre isto”?
289 Levei alguns homens outro dia, lhes mostrei um caderno. “Algo que foi dito há anos atrás,” Eu disse.
Disse: “Bem, eu não podia compreender isto.”
290 Eu disse: “Vocês vêem ali?” Aqui estava; estava datado e tudo quando aquilo aconteceu ali atrás. Quantas pessoas tinham visto aquilo no caderno ali. Eu dizia: “Acontecerá que isto fará isto desta forma e daquela forma.”
291 Disseram: “Bem, por que você não disse algo a respeito daquilo?” Aquilo causaria… Tinha que ser daquela maneira. Vêem?
292 E José sabia diferente. Ele sabia a Quem pertencia aquele bebê. Maria sabia a Quem Ele pertencia. Jesus sabia Quem era Seu Pai. O que Ele disse? “Estou cuidando dos negócios de Meu Pai.” Não serrando madeira e — e fazendo uma porta; mas nos negócios de Seu Pai. Amém. Ele disse isto para Sua mãe: “Não entendes que Eu — que agora tenho que cuidar dos negócios de Meu Pai?”
293 Agora, eles pensavam: “Aquele pequeno Menino dissonante…” Qualquer filho ilegítimo é um tanto esquisito, de qualquer forma é uma coisa curiosa. E aí está você, vejam, mas, Deus escondendo a Si Mesmo. Ouçam. Deus estava Se escondendo naquilo que, na opinião do mundo, era “Imundície, corrupção, ilegitimidade.”
294 Vejam, Deus se esconde na corrupção de uma semente morta, para trazer vida. Vêem? Você está compreendendo isto? [A congregação diz: “Amém”]
295 Deus Se esconde em uma simples lavadeira. Ou em um homem comum com seu almoço debaixo de seu braço, beijando e se despedindo de sua esposa e filhos, e sai ali, e talvez Se escondendo naquele homem para fazer algo a respeito do qual o arcebispo nada saberia. Vê? Você não O ouve tocando trombetas e proclamando aquilo. Deus apenas obtém a glória, isto é tudo. O simples ouve isto e fica feliz, vejam.
296 Agora, Deus estava Se escondendo na simplicidade de um bebê, Se escondendo na simplicidade de uma — uma família comum. Deus! E os clérigos e os grandes homens, os intelectuais, os gênios, e os — e os — todos eles, os Herodes e assim por diante daquele dia, e os Neros, e todos eles passaram por cima aquilo. Deus escondido em simplicidade.
297 Agora, rapidamente. João Batista, em Isaías 40. Podemos ver isto se você deseja. Malaquias 3. Todo, sim, anote isto se você deseja. Isaías 40, todos vocês conhecem, falando de paz… Como ela é. Talvez eu… Seria melhor se eu — eu — eu lesse isto aqui, se vocês tiverem — tiverem tempo. [A congregação diz: “Amém” — Ed.] Só um minuto. Abriremos aqui no Livro de Isaías capítulo 40 e — e leremos aqui e veremos o que ele diz a respeito disto agora. Veja, aqui: “ Consolai, consolai o meu povo.” Agora, recordem que isto foi há setecentos e doze anos. Veja o cabeçalho ali, vejam. Setecentos e doze anos antes Dele nascer, aqui está um profeta falando Dele.
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.
Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua malicia é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
298 Oh, aleluia. Que homem haveria de ser. Vêem? Agora, vamos abrir comigo em Malaquias, o último livro dos… O último dos profetas no Velho Testamento. Agora, em Malaquias, ouçam aqui. Malaquias apanhar isto exatamente no fim do tempo, então você terá certeza que não esquecerá isto. Malaquias capítulo 3.
Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos Exércitos.
299 Continua falando de João: “Enviarei meu anjo para preparar o caminho diante de mim.” Jesus falou disto em Mateus 11:10. Disse: “Porque é este de quem está escrito: ‘Eis que diante da tua face envio o meu anjo…’”
300 Vêem? Isto é correto. Agora, como todos estes falaram! Quando por setecentos anos sabiam ali que haveria um precursor que viria antes do Messias. Mas quando ele entrou em cena com tal simplicidade, eles o perderam. Eles o perderam.
301 Recordem, ele era filho de um sacerdote. Bem, vejam quão ridículo foi para ele não seguir o ofício do seu pai, voltar para o seminário. Mas o seu trabalho era muito importante. Com nove anos de idade, ele foi para o deserto. E saiu pregando. Eles o perderam. Ele era tão simples, simples demais, para que a alta e polida educação deles cresse em tal pessoa. Eles pensavam que quando este homem viesse…
302 Que tal: “Todos os lugares elevados serão abaixados, todos os lugares baixos serão levantados; todos os lugares ásperos se aplainarão”? Davi viu isto e disse: “Os — Os montes saltarão como carneiros; e as folhas baterão palmas.” [O irmão Branham bate palmas muitas vezes — Ed.]
303 O que aconteceu? Um velho sujeito barbudo assim, sem nenhuma educação, com um pedaço de pele enrolada ao seu redor, saiu tropeçando lá do deserto da Judéia dizendo: “Arrependei-vos, pois o Reino dos céus está próximo. E vocês, raça de serpentes, não pensem em dizer que ‘eu pertenço a determinada organização.’ Deus é capaz de, destas pedras, levantar filhos a Abraão.” Que coisa!
“Bem, não é aquele ali. Sabemos que não é ele.”
304 Mas era ele! Ele estava limpando o caminho. Vêem? Foi aí quando os lugares ásperos foram aplainados. Foi aí onde os lugares altos foram abatidos. “Não pensem que têm por pai Abraão. Não comecem a me dizer este tipo de bobagem, porque Deus é capaz de, destas pedras, levantar filhos a Abraão.” Os lugares altos foram abatidos. Oh, que coisa! É isto. Sim. Vêem a diferença? Ele disse que isto é o que aconteceria.
305 E quando vieram, eles pensaram, oh, que coisa, eles estavam simplesmente prontos para recebê-lo, se Ele viesse para as suas próprias organizações. Mas Ele veio assim, de maneira tão simples. Não obstante, conforme a interpretação das Escrituras, os lugares altos foram abatidos. Eles não o quiseram aceitar, mas foi assim.
306 Rapaz, ele os depenou! Ele arrancou a pele deles. Disse: “Raça de víboras! Suas cobras! Eu vos digo que o machado está posto na raiz das árvores. E toda a árvore que não produzir frutos será cortada e lançada ao fogo. Eu na verdade vos batizo com água, mas virá Um depois de mim, o Qual é mais poderoso do que eu; Ele vos batizará com o Espírito Santo e Fogo. E Sua pá está em Sua mão. Ele limpará completamente a eira. E Ele… Queimará a palha; e levará o trigo para o celeiro.” Amém.
307 Foi aí quando os lugares ásperos foram aplainados, vejam, mas o povo não concebeu isto. Mas isto estava exatamente com a Palavra, exatamente da forma que a Palavra o disse. Tão simples que eles o perderam. Eles falharam em ver isto.
308 Não seja tão cego assim. Vêem? Não seja tão cego. Então, ouçam agora. Eles o perderam.
309 Ele era tão simples para a concepção comum deles sobre tal pessoa, que eles o perderam. Novamente, o que foi isto? Deus, o qual é a Palavra, escondido em simplicidade; não um sacerdote com o seu colarinho virado, com uma educação moderna.
310 Jesus lhes perguntou a mesma coisa. Ele disse: “O que vocês saíram a ver?” Quando os discípulos de João vieram. Disse: “O que vocês saíram a ver? Vocês foram ver um homem vestido com um manto de sacerdote, vocês sabem, e roupas finas,” Ele disse: “aquela — aquela — aquela classe de pregador?” Ele disse: “Vocês foram ver aquilo?”
311 Ele disse: “Não. Aqueles que beijam os bebês, vocês sabem, e enterram os mortos. Eles, eles não sabem nada a respeito de uma espada de dois fios à frente de uma batalha. Eles estão ali fora com alguma palestra intelectual para algum Kiwanis Clube ou algo, vocês sabem. Eles estão todos ali. Mas quando chegam ali fora para encarar a batalha, eles não sabem nada a respeito disto. Eles — eles — eles estão nos palácios dos reis. Eles perdem o tempo com aquele tipo de celebridade.”
312 Mas disse: “Então o que vocês saíram a ver? Vocês foram ver uma cana agitada pelo vento? Um homem que podia dizer… Alguém que diria: ‘Sabe, você pertence a — você pertence a Unicidade; mas se você vier aqui para as Assembléias, eu vou te dizer o que farei, nós — nós faremos isto…” “Eu creio que farei aquilo.” Uma cana agitada? Não João. Não, não. Não, não “Se você vier e se tornar um saduceu e não for mais fariseu, ou alguma outra coisa, então”? Vocês não viram uma cana agitada pelo vento, não João.” Não senhor, irmão; não ele.
313 Ele disse: “Então, o que vocês saíram a ver? Um profeta?” Era necessário um profeta para fazer aquilo. Vejam. Ele disse… Agora, aquela era a evidência de um profeta, vejam, a Palavra de Deus com ele. A Palavra vem ao profeta. Vêem? Disse: “O que vocês foram ver? Um profeta?” Ele disse: “Sim, isto é correto. Mas eu vos digo, muito mais do que um profeta, ele era.”
314 Por que ele era mais que um profeta? Ele era o mensageiro do Pacto, claro que ele era , que fez uma ponte entre a lei e a graça. Ele era a pedra fundamental que já havia sido descrita.
315 Ele disse: “Se podeis receber, este é aquele do qual falou o profeta.” ‘Eis,’ em Malaquias 3, “que Eu enviarei o Meu mensageiro diante de Minha face, vejam, e ele preparará o caminho diante de Mim.” Vêem? Oh, ele era tão simples, Deus novamente escondido em simplicidade.
316 Então observe o que ele fez. Ele pregou a vinda do poderoso Cristo. “Ele tem Sua pá em Sua mão. Ele limpará o Seu caminho. Eu quero dizer que Ele purificará completamente a Sua eira. Ele apanhará o lixo e o varrerá para longe e o queimará. Isto é certo. Ele ajuntará o grão e o levará para o celeiro.” Vejam, ele estava inspirado.
317 Mas quando Jesus veio, eles estavam esperando por… E todos aqueles apóstolos, vocês sabem, estavam esperando que algo grande viesse. “Oh, que coisa! Oh, Ele esta vindo. Isso é tudo que há. Rapaz, Ele será poderoso. Ele chutará aqueles romanos para fora da face da terra. Oh! Ele fará aqueles gregos irem para este lado, e os romanos para aquele, quando Ele vier.”
318 Quando Ele veio, um Sujeitinho humilde sendo empurrado por ali de um lado para o outro. O que foi isto? Deus Se escondendo em simplicidade. Oh, que coisa!
319 Então Ele parou no final da Sua mensagem e disse: “Quem pode Me acusar de pecado? Tudo que a Bíblia disse que Eu faria… Se Eu não faço as obras do Meu Pai, então Me condenem. Mas o que as Escrituras dizem que Eu faria, que Eu não tenha feito?” Vocês sabem que pecado é incredulidade. “Quem pode Me acusar? Se Eu expulso demônios pelo dedo de Deus, então Me mostrem por meio de que o estão fazendo vocês.” Simplicidade!
320 Rendeu-Se até a morte! Mas, oh, naquela manhã de Páscoa, aleluia, aí está onde Ele limpou a eira. Ele varreu bem o lixo, irmão. Sim, de fato. E o trigo foi selado no celeiro. Colocado ali no chão, com Vida Eterna, descansando ali, esperando por aquele grande dia do qual falaremos, da vinda do Senhor, quando aquela vida virá à Vida; E nos levantaremos naquela ressurreição, e seremos tomados com Ele nos ares, e seremos ajuntados no Celeiro. E o lixo será queimado; e a palha que estava envolvida com o trigo e tentava puxá-lo para este ou aquele lado, será queimada com fogo inextinguível. Amém. Oh, não é Ele maravilhoso? [A congregação diz: “amém” — Ed]
321 Eles O perderam, Deus em simplicidade. Por que? Por que? Ora, Ele nunca nem mesmo pregou com os termos eclesiásticos. Nunca. Ele nunca pregou como um pregador. Vêem? Ele pregou como um… Ele usou os termos da simplicidade de Deus, termos como “o machado está posto;” termos de “árvore,” termos de “cobras.” Não algum professor de seminário, como os clérigos do dia, como um Doutor em Divindade, Doutor Fulano-de-Tal. Ele não fez isto. Ele pregou como um lenhador lá do mato. Ele falava sobre machados e árvores e serpentes e coisas assim, e trigo e celeiros e tudo mais assim. Ele seria considerado hoje, eu creio, um “pregador de praça pública”. Eu acho que Ele era chamado de “pregador de cepo” naquele dia, de pé em cima de um toco ali embaixo no Jordão. Deus em simplicidade, escondendo-Se da sabedoria do mundo.
322 Agora, vamos descobrir. Jesus disse: “Graças Te dou, Pai, pois Tu escondeste estas coisas dos sábios do mundo e as revelaste aos pequeninos que aprenderão.” Vêem? Deus Se escondendo em simplicidade, em Cristo. Deus Se escondendo em simplicidade em João. Vêem? Só…Vejam, Ele — Ele estava… Apenas pense nisto, Deus em simplicidade, escondendo-Se da sabedoria do mundo.
323 Agora, encerraremos em apenas um ou dois minutos, porque eu não quero vos segurar mais.
324 Vejam, vamos parar apenas um minuto, algo pessoal. Pense no dia em que estamos vivendo, para encerrar isto agora. Pense no dia em que estamos vivendo, quando Deus desce em um pequeno, velho, humilde lugar, em que estamos, curando o enfermo. E o rico e o arrogante e altamente culto: “Os dias dos milagres passaram. Não existe tal coisa como cura divina.”
325 Vocês se recordam da mensagem que preguei bem deste pedaço de chão aqui, na manhã que saí, a respeito de Davi e Golias?
326 Disseram: “Como você vai encarar um mundo educado aí fora, irmão Branham, com tudo isto?”
327 Eu disse: “Não sei como vou encarar isto. Deus disse: ‘Vá!’” Vêem? Isto é tudo, vejam é a Sua Palavra. Ele A prometeu. A hora é esta.
328 Quando aquele Anjo, que você vê naquela foto ali, desceu no rio lá embaixo naquele dia, há trinta anos atrás neste próximo junho, ou há trinta e três anos atrás, melhor dizendo, neste próximo junho; e disse: “Como João Batista foi enviado,” diante de cinco mil pessoas ou mais, “a hora tem chegado quando a tua mensagem rodeará o mundo.”
329 Vocês se recordam da crítica, se alguém de vocês estava lá. Eu creio, que Roy Slaughter ou alguns deles assentados aqui, podem se lembrar do dia; ou a Sra. Spencer ou seja quem for que estava — algumas das pessoas antigas aqui que vocês conhecem, vejam; George Wright ou alguns deles, vejam, quem sabe disto, como aconteceu. Mas não sucedeu assim? [A congregação diz: “Amém” — Ed.] Isto aconteceu.
330 E então no meio, quando eles viraram, e disseram: “É apenas uma cura mental.” E Deus virou e enviou uma velha gambá, surda ali e foi curada pelo poder de Deus.
331 Lyle Wood e Banks, quando estávamos assentados ali embaixo e conheceram a vindicada verdade de Deus. Quando aquele velho peixinho morto, estava boiando na água. E o Espírito Santo havia falado, um dia antes, que Ele iria lhes mostrar Sua glória e faria algo sobre aquilo. E ali naquela manhã, ali de pé, o Espírito Santo desceu naquele barco, e eu levantei e falei àquele peixe. E ele jazia ali na água, morto por meia hora; suas guelras e vísceras puxadas para fora de sua boca. Ele voltou à vida e nadou para longe tão bem quanto qualquer outro peixe. O que é isto? Deus Se escondendo em simplicidade.
332 Deus é capaz de, destas pedras, levantar filhos a Abraão! Deus é capaz de curar uma gambá, ou um peixe, ou qualquer coisa. Se Ele trouxer a Sua mensagem e o povo não quiser recebê-la, Deus pode ressuscitar uma gambá para crer nela. Aleluia! Deus pode ressuscitar um peixe morto. Ele pode ressuscitar uma gambá morta. Ele pode. Ele pode fazer qualquer coisa que Ele queira fazer.
333 Que reprovação para esta geração! Quando eles tropeçam sobre isto e fazem uma confusão, e: “Tu não fazes isto e fazes aquilo.” E Deus envia um simples animal. Vêem? Que reprovação! O que foi isto? Deus em simplicidade. Vejam, mostrando Sua grandeza, Oh, que coisa, reprovando a incredulidade dos homens desta geração.
334 Agora, eles pensam hoje como sempre pensaram, Isto devia ser feito da maneira deles. “Agora, se existe tal coisa como a cura divina…” Como um homem católico me disse. Um sujeito, outra noite, me falou sobre isso. Vocês sabem a respeito disso. Disse… Aquele Ayers que eu fui ver a respeito de seu garoto em Houston, ele disse — ele disse: “Bem, agora, se — se aquilo foi um dom de Deus, aquilo teria que vir na Igreja Católica.” Você vê? Vêem? Sim, os metodistas acham que Isto teria que ter vindo à sua igreja. E os pentecostais pensam que Isto teria que vir para a sua igreja. Mas Isto não veio a nenhuma delas.
335 Isto veio no poder da ressurreição de Jesus Cristo, manifestando a Si Mesmo. Isto é certo. Claro que Ele manifestou. Sim. Apenas observe isto. Não deixe isto escapar de você. Guarde isto em seu — seu coração e recorde; pondere isto aí.
336 Tem que vir na própria maneira deles, de sua própria denominação. “E se não for assim, não é Ele, vejam. É apenas psicologia, ou é o diabo. Isto é uma — é — não é Deus. Porque se fosse Deus, Ele teria que vir,” da própria maneira deles, veja você, “Da forma que temos isto interpretado.”
337 Esta é a forma que Jesus tinha que vir aos fariseus. Isto teria que ser daquela maneira. Vêem? Se seus… Se Deus fosse enviar um Messias, eles tinham tudo aquilo interpretado como Ele devia ser, e porque Ele veio diferente, então, “Não era o Messias. Ele era ilegítimo. Ele era Belzebu.” Mas, era Deus Se escondendo em simplicidade.
338 O precursor devia ser um determinado homem culto que sua… Bem, sem dúvida… Cada dia, cada ano quando eles — eles ordenavam seus ministros e os enviavam como missionários para fazer proselitismo e trazê-los; cada um pensava: “Este será aquele precursor que virá.” Mas Deus o levantou do deserto onde não havia nenhum seminário de forma alguma, vejam, e coisas assim. Vêem? Deus escondendo-Se em humildade e em simplicidade.
339 Mas agora espere. Concluindo, dizemos isto. Mas rejeitar a simples mensagem; rejeitá-La, a simples maneira de Deus, é ser destruído eternamente. Agora, isto é quanto… Falamos sobre quão simples é, e as pessoas pensam, bem, elas podem rir disto e passarem por cima disto e tratarem isto da maneira que desejarem, mas isso é separação eterna de Deus.
340 Aqueles que morreram nos dias de Noé, e não ouviram a sua mensagem, eles pereceram. E Jesus foi e pregou para eles nas correntes das trevas na Sua morte, antes Dele ressuscitar. E Ele foi até o inferno e pregou para os espíritos que estavam em prisão, que não se arrependeram na longanimidade dos dias de Noé; enquanto uma simples mensagem de Deus, através de um homem simples, estava sendo pregada. Ele foi. Ele disse: “Noé pregou que Eu estaria aqui, e aqui estou.” Isto é correto. Vêem?
341 Aqueles que falharam em ouvir aquela Mensagem do profeta Moisés, ali fora no deserto, que ele recebeu de Deus, propriamente vindicada pela Coluna de Fogo e foram dirigidos ao deserto e então tentaram se levantar e fazer uma organização daquilo, pereceram e morreram no deserto, todos eles, exceto dois homens, Josué e Calebe.
342 E ali, os — os fariseus eram tão cegos que não puderam ver aquilo, então eles olharam para trás e disseram: “Nossos pais comeram maná, comeram maná no deserto.”
343 E Jesus disse: “E cada um deles está morto.” Eles viram a glória de Deus. Eles andaram na Luz do… Eles andaram na Luz. Eles andaram na Luz da Coluna de Fogo. Eles andaram na presença do Seu poder. Eles andaram pelos lugares que o Espírito Santo fez para eles andarem. Eles comeram do maná caído do Céu que Deus proveu. E, se perderam, e foram para o inferno. “Cada um deles está morto.” E se você tomar essa palavra, é separação eterna da presença de Deus. “Cada um deles está morto.” Vêem?
344 Cada um que recusou Jesus, pereceu. Vêem o que eu quero dizer? Recusar essa simplicidade de Deus! Não é somente algo… Você diz: “Bem, eu cometi um engano.” Não faça isto desta maneira. Deus não recebe isto desta maneira. Você perece eternamente. Seria melhor pensarmos a respeito de alguma coisa. Agora, aquilo tem que ser propriamente identificado por Deus vejam, e então se é, é Sua Palavra. Vêem? Oh! Como aqueles que rejeitaram a Moisés, rejeitaram a Elias, rejeitaram a João, rejeitaram a Jesus em seus dias.
345 Aqui, deixe-me apenas lhes dizer uma coisinha. E então espero não estar ferindo muito. Mas, veja. Outro dia fui chamado até Houston, Texas, para tentar obter um perdão. Eu reuni um grupo de pessoas para pregar uma mensagem para fazer as pessoas ali assinarem um perdão do — daquele jovem sujeito e de uma jovem garota. Vocês sabem, entraram naquele problema. Eu creio que vocês leram sobre isso no jornal. E aquele era o enteado do Sr. Ayers.
346 E o Sr. Ayers é aquele que havia tirado a foto do Anjo do Senhor que você está vendo bem aí; um católico romano; e a sua esposa era judia. E ele se casou com aquela garota judia. Eles não falavam em religião um com o outro e assim por diante, e Ted Kipperman, estava também com ele nos negócios, tinham o Estúdio Douglas.
347 E quando ele chegou ali onde o Sr. Bess, Dr. Bess, da Igreja Batista, fechou o seu punho debaixo do nariz do irmão Bosworth, e o sacudiu e disse: “Agora, tire a minha foto fazendo isso.” Disse: “Eu vou arrancar a pele daquele velho e pendurá-la no meu escritório como uma lembrança da cura divina.”
348 E antes de eu ir para Houston, Texas, o Senhor Deus me disse para ir ali. E eu estava ali no Nome do Senhor. E todos vocês souberam do debate e coisas que surgiram. Vocês já leram isto nos livros e assim por diante. E ali estava. E naquela noite… Tentando apenas andar humilde.
349 “Ora,” eles disseram: “eles são um bando de ignorantes.” O Dr. Bess disse: “Eles não são nada a não ser um punhado de ignorantes.” Disse: “Não há quem creia na cura divina e coisas assim. São uma porção de águas passadas.” Eles não sabiam que aquilo era Deus em simplicidade. “Ora,” disseram: “o homem não tem nem mesmo gramática da escola primária.”
350 Ele era refinado com todos os seus graus educacionais que ele podia, e ele pensou que podia reprimir totalmente o irmão Bosworth. Mas quando chegaram à Palavra, ele não foi parelha nem num décimo para ele. Vêem? E o irmão Bosworth sabia onde ele estava firmado. Muitos dos seus que estão assentados bem aqui, estavam no debate. E ali estava ele.
351 E ele apenas se lançou sobre nós de todos os modos, como sendo um bando de ignorantes. Disse: “Pessoas decentes que pensam, não crêem nisto.”
352 O irmão Bosworth disse: “Só um momento.” Ele disse: “Quantas pessoas nesta cidade,” de cerca de trinta mil naquela noite, assentadas entre nós assim, “Quantas pessoas nesta cidade aqui, que frequentam a estas grandes e refinadas igrejas Batistas, que podem provar através de um atestado médico que foram curadas pelo poder de Deus desde que o irmão Branham esteve nesta cidade, fiquem de pé.” E trezentas se levantaram. “Que tal isto? Ali estava. Deus estava Se escondendo em simplicidade. Então ele disse: “Irmão…”
353 Ele disse: “Traga o curador divino. Deixe-me vê-lo hipnotizar alguém, e então deixe-me vê-los daqui a um ano.” E Ted Kipperman…
354 E o Sr. Ayers ali, o próprio que tirou a fotografia. Disse: “O Sr. Branham não passa de um hipnotizador. Eu vi uma mulher que tinha um papo em sua garganta, assim, e,” disse: “ele hipnotizou aquela mulher. No dia seguinte eu falei com ela, e ela não tinha nenhum papo.” Disse: “O homem a hipnotizou.” E oh, ele simplesmente me ridicularizou. Disse que eu deveria ser expulso da cidade, e ele seria aquele que faria aquilo, vejam, e tudo isto assim. Grandes linhas nas páginas principais da Crônica de Houston.
355 Eu não disse uma palavra. Eu estava ali para fazer o trabalho de meu Pai, e aquilo era tudo; permanecer com aquela Palavra. Ele me enviou ali, e isto era negócio Dele.
356 E naquela noite quando eu desci ali, eu disse: “Eu — eu — eu não sou nenhum curador divino. Eu não sou. Se alguém disse isto,” eu disse: “está errado.” E eu disse: “Eu não quero ser chamado de curador divino.” Eu disse: “Se o Dr. Bess aqui prega a salvação, então ele não quer ser chamado de salvador divino.” E eu disse: “Então eu prego a cura divina, e eu não quero ser chamado de curador divino. Mas ele diz que ele não é um salvador divino; com certeza ele não é. Nem mesmo sou eu um curador divino. Mas, ‘Pelas Suas pisaduras somos curados.’ Estou apontando para Isto.” Vêem?
E então… “Ele está fora de si.” Você sabe, caminhava ao redor.
357 Eu disse: “Mas se a presença e este dom de Deus, este Anjo do Senhor, se isto está em questão, que seja provado.” E mais ou menos naquela hora, aqui veio ela rodopiando sobre mim. Disse: “Não há necessidade de falar agora. Ele já falou por mim.” E eu saí.
358 Eu fui em Houston, aquela grande cidade, uma das melhores cidades que há em qualquer parte do país. Quando eu entrei ali outro dia, foi uma desgraça olhar para aquela cidade. As ruas estavam sujas. Os balcões do lugar, bem lá na Avenida Texas, e eu fui até o Hotel Rice onde as atrizes de cinema costumavam ficar, e desci até o porão ali, aquele restaurante e o teto despencando e gesso no chão e imundície e sujeira. E uma confusão entre os pregadores como nunca houve ou já ouvi em minha vida.
359 Por que? Rejeitar a Luz é caminhar nas trevas. Aquilo coloca seus filhos na fila da morte. Correto. Deus desceu. Quando a simplicidade foi mostrada e rejeitada, então Deus mostrou-Se em simplicidade.
360 E ali eles tiraram aquela foto a qual tem varrido o mundo. Mesmo os cientistas disseram que é o único Ser sobrenatural que já foi fotografado em toda a história do mundo; e está pendurada em Washington, D.C., na Sala de Artes Religiosas. Ali está, simplicidade manifestada então. Vêem? Vêem? Deus escondendo-Se em simplicidade, então Se manifestando. Vêem?
361 Agora, Ele Se escondeu na morte de Cristo, mas manifestou-Se na ressurreição. Oh, que coisa! E assim por diante, você pode, nós simplesmente… Nós podemos… Não existe fim nisto; apenas continue dizendo. Mas ali está você, veja.
362 Recusar dizer que existe a luz do sol é ir para o porão e privar os seus olhos da luz. Isto é certo. E, recordem, a única maneira de se encontrar errado é primeiramente rejeitando o certo. Vêem ? E ao recusar abrir os seus olhos, você viverá em trevas. Vêem? Se você se recusa a olhar, como você verá? Vêem? Observe as coisas simples. São as coisas pequenas que você deixa sem fazer, não as grandes coisas que você está tentando fazer. Oh, que coisa!
363 Então, veja aqui, deixe-me lhes dizer. Em Mal… Em Mateus 11:10, Ele disse: “Se podem receber, este é ele.” Vêem? “Este é aquele que foi enviado diante de Mim.” Era a simplicidade.
364 Foi perguntado a Ele certo dia, disseram: “Por que então os escribas dizem que…”
365 Ele, Ele disse: “O filho do homem subirá até Jerusalém. Será colocado nas mãos dos pecadores, e eles vão matar o Filho do homem. Ele vai morrer, e no terceiro dia Ele ressuscitará novamente.” Disse: “Não contem a ninguém a visão, subam lá.”
366 E os discípulos, agora pense nisto, os discípulos que haviam andado com João, falado com ele, comido com ele no deserto, se assentaram no barranco e disseram: “Por que os mestres dizem que Elias deve vir primeiro? Você diz que vai subir para a crucificação e vai ressuscitar. Você é o Messias, tome o trono. Agora por que os escribas… Todas as nossas Escrituras dizem aqui, as Escrituras claramente dizem que antes de vir o Cristo, Elias virá primeiro.” Sim. Vêem?
367 Ele disse: “Ele já veio, e vocês não souberam.” Agora, quem eram aqueles? Discípulos.
368 Eu vou ferir aqui só um pouquinho agora, mas eu não pretendo isto. Vêem? Pelos próximos poucos minutos, vejam, só um minuto, ou dois; para que então você esteja certo de que compreendeu. Vocês podem me ouvir? [A congregação diz: “Amém” — Ed.]
369 Vejam! “Por que? Aqueles homens que haviam andado com Cristo. “Por que as Escrituras dizem que primeiro Elias deve vir?” E eles eram os próprios convertidos de João e nem mesmo o conheciam. Por que dizem as Escrituras, os mestres?” Vêem o que quero dizer? Vêem? “Por que as Escrituras dizem que Elias deve vir primeiro?” Discípulos que andavam com ele. “Por que as Escrituras dizem que ele deve vir primeiro, antes destas coisas e restaurar todas as coisas?” Ele o fez para cerca de meia dúzia de pessoas e isto é tudo que houve. Vêem? Estes eram todos que estavam supostos a receber aquilo. Aqueles eram os que estavam ordenados para ver aquilo.
370 Jesus disse: “Ele já veio e não o conheceram. Mas ele fez exatamente o que as Escrituras diziam que ele faria. Ele os restaurou, a todos vocês, que receberam e creram em Mim. Ele fez exatamente o que as Escrituras disseram que ele faria. E eles fizeram com ele o que as Escrituras disseram que eles fariam. Ele já veio e vocês não o souberam.”
371 Vocês estão prontos? Eu quero vos chocar um pouquinho. O rapto será da mesma forma. Será tão simples; sem dúvida será tão semelhante até ao ponto em que o rapto sucederá num destes dias e ninguém saberá nada a respeito disto. Agora não, não, não levantem agora, mas estudem só um minuto. Com certeza estou concluindo. O rapto virá de maneira tão simples até o julgamento cair, e eles verão o Filho do homem, e dirão: “Não tínhamos que ter isso, e aquilo e aquilo outro? Elias não teria que vir a nós? E não teria que haver um rapto?”
372 Jesus dirá: “Já aconteceu, e vocês não o souberam.” Deus em simplicidade. Vêem?
373 Agora, nesta semana vamos entrar em alguns ensinamentos profundos sobre…?… Agora, observe, o rapto será. Poucos irão naquela Noiva! Não será…
374 Agora, vêem como os mestres têm isto? Eles têm quadros e eles vão mostrar dez milhões de pessoas subindo; todos os metodistas, se for um pregador metodista; e se for um pentecostal, todos os pentecostais. Isto nunca alcançará isto.
375 Haverá, talvez um que sairá de Jeffersonville, apenas alguém que desapareceu. Eles dirão: “Bem você nunca…” O restante deles não o soube. Haverá um que sairá da Georgia. Vêem? Haverá um que sairá da África. E digamos que haverá quinhentas pessoas vivas que passarão pela trasladação. Agora este não é — não é o corpo da igreja. Esta é a Noiva. Essa não é a igreja. Essa é a Noiva. Vêem?
376 A — a igreja subirá aos milhares, mas isto será na próxima ressurreição. “Eles não viverão por um período de mil anos. Vêem?
377 Mas na Noiva, se quinhentas pessoas deixassem a terra neste exato momento, o mundo não saberia nada sobre isto. Jesus disse: “Haverá um numa cama; e Eu tomarei um e deixarei o outro.” Isto seria de noite. “Haverá dois em um campo do outro lado da terra; Eu tomarei um e deixarei o outro. E como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.”
378 Pense! Tudo correrá tão normal o quanto possa ser. Uma mensagem fanática irá, e, e a primeira coisa que você sabe, “Aquele ministro partiu para algum lugar e ele nunca mais voltou. Provavelmente ele foi para o mato caçar. Ele nunca mais retornou. Aquele sujeito foi para algum lugar. Você sabe o que aconteceu? Eu creio, que aquela jovem garota, ela — ela deve ter sido chamada para algum lugar afastado, você sabe, alguém pode ter levado aquela garota e a raptado e talvez a tenha jogado no rio. Ela estava sozinha.” Metade disto… Noventa e nove de cada… Posso dizer que um de cada cem milhões saberá algo sobre isto; veja, a não ser alguém familiarizado com ela diga: “A garota está sumida. Ora, eu não posso compreender. Ela nunca saiu assim.” Não.
379 E quando eles dizem, que as — as “Sepulturas se abrirão.” Como que as sepulturas se abrirão quando, — eu não tenho tempo para entrar nisto, como gostaria. Eu tenho que tomar isto, vejam, apenas para lhe mostrar a simplicidade de Deus. E aquele cálcio, potássio, e tudo mais quando — quando… Tudo que está em você de material só dá uma colher cheia. Isto é correto. E o que aquilo faz é romper e regressar a espírito e vida. Deus apenas falará e o rapto virá. Não serão os Anjos indo ali fora e, e cavando uma sepultura com uma pá e desenterrando uma velha carcaça aqui. O que é isto? Para começar é nascido do pecado. Mas um novo, feito à sua semelhança, você sabe. Vêem? Se tivéssemos este, nós morreríamos outra vez. Vêem? Ninguém… Você diz: “As sepulturas se abrirão. Os mortos sairão andando.” Isto pode ser verdade, mas não abrirão do modo que você diz que abrirão. Vêem? Isto é correto. Vêem? Isto não será assim.
380 Será em segredo, porque Ele disse que Ele viria “Como um ladrão à noite.” Ele já nos disse isto, o rapto.
381 Então os julgamentos cairão; pecados, pragas, enfermidades e tudo mais. O povo clamará pela morte para tirá-los do julgamento. “Senhor, por que este julgamento está sobre nós, sendo que Tu disseste que haveria um rapto primeiro?”
382 Ele dirá: “Ele já veio e vocês não o souberam.” Vêem? Deus escondendo-Se em simplicidade. Oh que coisa! Correto. “Isto é tudo, isto já aconteceu e vocês não o souberam.”
383 Por que os crentes não crêem nos simples sinais de Sua vinda?
384 Eles estão esperando todas estas coisas que foram ditas através das Escrituras, e — e a lua se porá no meio… O melhor, o sol, se porá no meio do dia e haverá todos os tipos de coisas. Oh, se apenas tivéssemos… Tenho anotações aqui sobre isto vejam, para mostrar o que são aquelas coisas. E nós as obteremos no rompimento destes Selos nesta semana, de qualquer modo, vejam. Vêem? Aí está, apenas já passou e não souberam. Veja se é, se o Anjo do Senhor romper aqueles Selos para nós… Recordem, está selado com aqueles sete misteriosos trovões. Vêem?
385 Agora, por que — por que as pessoas não podem crer na simples simplicidade de um grupo de pessoas humildes, vejam, e na — na voz dos sinais de Deus? Por que eles não podem crer nisto? É exatamente como sempre tem sido, a verdadeira Palavra de Deus sendo manifestada. Eles são… Eles são muito inteligentes e bastante cultos para crerem na forma simples da Palavra escrita. Eles querem colocar suas próprias interpretações nisto. “Isto não quer dizer isto. Isto não quer dizer aquilo.” Vêem? Isto realmente significa aquilo.
386 Ouçam. Posso dizer isto rapidamente agora. Até mesmo as visões que Deus dá aqui no lugar, são mal entendidas. Esta é a razão pela qual vocês me ouvem dizer nas fitas: “Diga o que as fitas dizem. Diga o que as visões dizem.” Agora, se você estiver completamente acordado, você verá algo. Vêem? Eu espero não ter que segurar isto em minha mão para lhe mostrar. Vêem? Vêem? Você está… Isto está — está aqui. Estamos no fim. Vêem? Sim, senhor. Inteligência, educação perderão isto. As visões, quando elas são reveladas em tamanha simplicidade, elas simplesmente passam por cima das cabeças das pessoas. Vêem?
387 Porque eu vi a visão e lhes contei tudo a respeito de ir ali em cima caçar, e, vocês sabem, que isto simplesmente fez as pessoas tropeçarem. E Deus colocou isto ali para o próprio propósito, e voltou e interpretou isto exatamente, mostrando a partida de minha mãe e coisas assim. E então voltou e falou isto antecipadamente. E isto aconteceu exatamente da forma que Ele disse que aconteceria. Vêem?
388 E embora João tenha vindo ali e confessado. Ele disse: “Eu não sou nenhum Messias, mas eu sou a voz do que clama no deserto.”
389 E então seus próprios discípulos disseram: “Por que os escribas dizem, as — as Escrituras ensinam que Elias deveria vir primeiro?” Vêem? A simplicidade de Deus vai, simplesmente passa por cima da cabeça das pessoas.
390 Deixe-me tomar isto e então encerrar. Eu encerrarei, pela ajuda de Deus. Vêem? Veja. Olhem. Agora, vamos fragmentar isto. Então eu — eu sinto por continuar dizendo que eu irei, e então… Vejam. Sinto por segurá-los. Mas apenas em poucas horas, nós voltaremos.
Veja. Vamos tomar uma simples gota de tinta.
391 Tudo é para um propósito. Vocês têm se reunido aqui nesta manhã, para um propósito. Eu como em sua casa, Charlie; Nellie, você cozinhou para mim com um propósito. Tudo tem um propósito. Esta igreja foi construída para um propósito. Não existe nada sem um propósito e uma causa.
392 Vamos tomar a simples gota de tinta agora. Você pode me ouvir? [A congregação diz: Amém” — Ed.] Vamos tomar uma simples gota de tinta e olharmos nela. O que é isto? Uma gota de tinta. De onde ela veio? Correto. Tomemos esta gota de tinta. Agora, ela é, digamos que seja tinta preta. Agora, essa tinta é para um propósito. Ela pode escrever o meu perdão numa pen… Para sair de uma penitenciária. Ela pode escrever o meu perdão da cela da morte. Não é isto correto? Ela pode escrever João 3:16 e salvar minha alma, por crer nisto. Não é isto correto? [“Amém”] Ou ela pode assinar o meu atestado de óbito. Vêem? Ela pode me condenar no tribunal do julgamento. É para um propósito. É isto correto? [“Amém”]
393 Bem, vamos olhar para aquela pequena tinta e ver de onde ela vem. Agora, é tinta; suas químicas foram ajuntadas e assim por diante, até ela se tornar tinta. E é preta. Você a derrama em suas roupas; ela manchará.
394 Mas nós temos fabricado uma coisa chamada alvejante. Vocês, mulheres, usam alvejante Clorox. Bem, eu tomarei aquela única gota de tinta e a pingarei em uma tina de — de alvejante, agora, o que aconteceu com a tinta? Vêem? Por que? O alvejante foi fabricado, inventado e as químicas fabricadas foram reunidas para destruirem a cor até você não poder mais encontrá-la. Agora, parte do alvejante é água.
395 A água é H2O, que é hidrogênio e oxigênio. E ambos, hidrogênio e oxigênio são explosivos poderosos. E então hidrogênio e oxigênio são verdadeiramente cinzas. Isto é o que são, isto é correto, cinzas químicas, apenas cinzas químicas. Agora, agora, colocando-os juntos, você tem água. Mas separando-os, você tem hidrogênio e oxigênio, você simplesmente continua retrocedendo.
396 Agora, obtendo isto, vamos tomar… E eu não posso. Agora pode haver químicos assentados aqui. E agora eu quero dizer isto porque pode haver químicos ouvindo isto, eu não conheço a fórmula. Mas eu apenas desejo explicar isto da minha própria e humilde maneira, confiando que Deus Se revelará nisto.
397 Veja, eu pingo aquela gota de tinta no — no — no alvejante. O que acontece? Imediatamente a mancha negra desaparece. Você não poderia encontrá-la novamente se você quisesse, desapareceu. Você nunca a verá mais. O que aconteceu? Agora, você não vê nada surgir daquilo. Você não. Você nao vê. Por que não? Porque foi desfeita.
398 Agora, a ciência diria: “Ela retornou para os seus ácidos originais.”
399 De onde vieram os ácidos? Vêem? Bem, você diria: “Eles vieram de determinadas coisas.” Correto. Digamos, por exemplo, como, “Gases formam ácidos.” De onde vieram os gases? “Bem, diremos, os gases foram formados por moléculas.” De onde vieram as moléculas? “Dos átomos.” De onde vieram os átomos? “Vieram dos eléctrons.” De onde eles vieram? “Da luz cósmica.” Vejam, você está diretamente de volta à descoberta da química agora. E, se é uma substância e uma criação, tem que vir de um Criador.
400 Então você não está assentado aqui por acaso. Eu não estou vos segurando até às doze e trinta ou uma hora por acaso. “Os passos dos justos são ordenados pelo Senhor.” Vêem? Existe alguma razão para isto. Há alguma razão para que você creia. Há alguma razão para que você não creia. Exatamente como você — com aquela tinta.
401 Agora, vamos detalhar isto. Agora, a primeira coisa, digamos, depois de voltarmos a… Nós traremos isto de volta até às moléculas. Agora, tomamos as moléculas, eu diria o número um vezes nove moléculas, vezes doze moléculas. Agora, se tivesse sido onze, teria vindo vermelho. Mas teria que ser doze para formar o preto.
402 Então levaremos isto até os átomos. Foi o átomo. E nove elevado a seis, vezes mais quatro elevado a três, para igualar ao átomo dezesseis elevado a onze. Se tivesse sido dezesseis elevado a doze, poderia ter sido roxo. Vêem? Então você continua dividindo aquilo.
403 Para começar, isto mostra que ali atrás havia algo. Este é apenas o senso comum. É uma criação. Ela tem que ter um Criador. E isto saiu do Criador, e então isto foi determinado e colocado nestas diferentes… Agora, a ciência não pode tomar o átomo B-16 vezes doze, vezes quatorze, vezes… Seja como — para fazer isto. Deus teve que fazer aquilo.
404 E então é trazido ao lugar onde isto chega a átomos, então a ciência pode começar a tocar naquilo. Então isto se transforma em moléculas, então eles podem começar ver um pouquinho melhor. Então isso vem disso a algo mais. Então a primeira coisa, aquilo se torna química, e então eles podem misturar aquilo.
405 Agora, quando o homem, antes dele pecar. Eu estou concluindo, mas não percam isto. Quando o homem pecou, ele se separou de Deus e atravessou um grande abismo e se colocou na morte deste lado. Ele foi; não existia retorno. Exatamente. Não existia maneira para ele voltar. Mas então, quando ele o fez, Deus aceitou um substituto que fosse um cordeiro ou um bode ou uma ovelha ou algo por sangue; do qual Adão falou — ou melhor, Abel falou, do outro lado do abismo.
406 Daquele lado ele é um filho de Deus. Ele é um descendente de Deus. Ele é um herdeiro da terra. Ele pode controlar a natureza. Ele pode falar e trazer à existência. Ora, ele mesmo é um criador. Ele é um descendente de Deus.
407 Mas quando ele atravessou, ele separou a sua filiação. Ele é um pecador por natureza. Ele está debaixo das mãos e do domínio de Satanás.
408 E Deus tomou um sacrifício, a química do sangue, mas o sangue de touros e bodes não dissolveu o pecado; ele apenas cobriu o pecado. Se eu tenho uma mancha vermelha em minha mão e a cubro com branco, a mancha vermelha continua ali. Vejam, ela permanece ali.
409 Mas Deus enviou do Céu um Alvejante para o pecado. Foi o Sangue do Seu Próprio Filho. Que quando nossos pecados confessados caem no Alvejante de Deus, tente encontrá-los novamente! A cor do pecado volta através dos mediadores e através do tempo até acertar o acusador, Satanás, e fica sobre ele até o dia do juizo.
410 O que acontece com o filho? Ele volta ao companheirismo perfeito com o Pai novamente, de pé do outro lado do abismo, sem nenhuma lembrança de pecado contra ele. Não mais, não há mais nenhuma mancha de alvejante que possa ser vista em parte alguma! Ele está livre. Aleluia! Exatamente como aquele Clorox ou melhor, aquela tinta nunca poderá mais ser tinta, porque ela foi desintegrada e enviada de volta novamente. E quando o pecado confessado é confessado e tem sido imergido em… Um homem ou mulher que foi imergido no Sangue de Jesus Cristo, isto mata todos os sintomas. E cada molécula de pecado volta para o diabo, e fica sobre ele até aquele dia do juizo onde o seu destino eterno será lançado no lago de fogo. E o abismo encerrado e nunca mais voltará à lembrança. E o homem fica justificado como filho de Deus. Simplicidade!
411 Moisés, sob o sangue de touros e bodes, com sua confissão na Palavra de Deus! E Deus pôde tomar aquele homem simples e colocar as Suas Palavras em sua boca. E ele provou que ele era servo de Jeová, pois ele pôde andar ali fora e Jeová falou com ele através de uma visão. Ele saiu e estendeu suas mãos em direção ao leste.
412 E agora, recordem, Deus havia falado com ele. É o pensamento de Deus. Deus usa o homem. Deus falou com ele. É correto. Ele disse: “Vá e estenda aquela vara em sua mão em direção ao leste e diga: “Moscas!”
413 Moisés, sob o sangue daquele bode, ovelha, saiu por ali e tomou aquela vara, a estendeu em direção ao leste: “ Assim Diz o Senhor: haja moscas.” Não se ouviu uma mosca. Voltou, já estava dito. Era um pensamento; agora foi falado; foi expressado. É então a Palavra de Deus. Aquilo entrou nos lábios humanos, de um simples homem, sob o sangue de um touro, touro ou bode.
414 A primeira coisa que você sabe, uma mosca verde começou a voar por ali. A coisa seguinte que se sabe, eram mais de dois quilos por metro quadrado. O que foi isto? Foi a Palavra de Deus falada através de Moisés, o criador. Porque sob o sangue ele estava de pé na presença de Deus, e as suas próprias palavras não eram palavras suas.
415 “Se estiverdes em Mim e Minhas Palavras em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será feito.” Onde a Igreja está edificada?
416 “Haja rãs!” E não existia nenhuma rã no país. No prazo de uma hora, havia dez pés de profundidade nos lugares. O que foi isto? Foi Deus, o Criador, Se escondendo em um homem simples.
417 Agora, eu quero lhes perguntar algo. Se o sangue de um touro ou de um bode foi usado como alvejante, o qual apenas podia cobrir, pôde colocar um homem na posição de falar a Palavra criativa de Deus e trazer moscas à existência, porque você tropeçaria no Alvejante do Sangue de Jesus Cristo o qual pôde falar e trazer à existência um esquilo ou algo?
418 Não faça isto. Não tropece na simplicidade. Creia que Ele permanece sendo Deus. Oh, que coisa! O pecado perdoado! Oh, como eu gostaria de poder…
419 Então, em Marcos 11:22: “Qualquer que disser a este monte: ‘mova-te’ e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.”
420 Oh, eu tenho três ou quatro páginas. Temos que deixá-las de lado. Obrigado.
421 Deus escondendo-Se em simplicidade. Não vê você? Há algo errado em algum lugar. Tem algo errado em algum lugar. Quando Deus faz uma declaração, Ele não pode mentir. Ele fez a promessa. Vê? Ele se esconde em simplicidade. É tão simples!
422 Os cultos e intelectuais dizem: “Ah, é… Oh, é telepatia ou algo. Vocês sabem que isto é uma…”
423 Deus pode Se mover de volta através da corrente do tempo, e lhe dizer aí atrás exatamente o que aconteceu, dizer-lhe exatamente o que você é hoje, e o que você será depois. Isto continua sendo através do Alvejante de Jesus Cristo, o Qual pode tomar um pecador e alvejá-lo ali e colocá-lo na presença de Deus.
424 “E se estiverdes em Mim e Minhas Palavras em vós, então pedireis tudo que quiserdes e vos será feito. Aquele que crê em Mim, as obras que Eu faço ele também as fará.”
425 Como Me acusam? Quando a suas próprias leis dizem que aqueles a quem veio a Palavra de Deus, os profetas, vocês os chamaram de ‘deuses’? E então, como vocês podem Me condenar quando eu digo que sou o Filho de Deus?” Eles falham em ver isto. Eles falham em ver isto.
426 Agora, Igreja, nas próximas Mensagens de hoje à noite em diante, não falhem em ver isto. Vêem? Vejam o dia em que estamos vivendo. E recordem, o Sangue de Jesus Cristo leva os pecados para bem longe de você, e eles não ficam nem mesmo na lembrança de Deus. Ele tira todas as manchas.
“O pecado deixou uma mancha carmesim.
Ele a lavou deixando branco como a neve.
Então diante do trono,
Eu me firmo Nele completamente.”
427 Oh que coisa! Como posso ser completo? Como posso ser completo? Porque o Sangue, não eu, mas aquele Sangue permanece entre Deus e mim. Eu O aceitei. E Ele O colocou… Eu sou um pecador, mas Ele é Deus. Porém a química está entre mim para destruir o pecado, então Deus me vê exatamente tão branco como a — a água que está no — no alvejante. O pecado se foi. Ele não pode nem mesmo alcançá-lo porque há um sacrifício ali.
428 Onde está nossa fé para crer na simples Palavra de Deus? Apenas o que Deus disse, tome-O em Sua Palavra. Deus Se esconde agora em simplicidade em um pequeno grupinho humilde, mas num destes dias, Ele Se manifestará como Ele sempre tem feito nos dias passados. Você O ama? [A congregação diz: “Amém” — Ed.]
Eu O amo, eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
E comprou minha salvação
No madeiro no Calvário.
429 Você O ama? [ A congregação diz: “Amém” — Ed.] Que coisa, não é Ele maravilhoso? [“Amém”] Eu espero e confio que a Mensagem produzirá aquilo para que Ela foi destinada a fazer; que Ela te leve a um lugar onde você não procure por coisas floridas ou algum… Quando você vir Deus em grandeza, veja quão humilde é, e então você verá a Deus. Não procure por Ele…
430 Quando Elias estava lá atrás naquela caverna, a fumaça passava, sangue, trovão, e relâmpagos; e, vejam, todos aqueles tipos de sensações que tivemos, sangue na face e nas mãos e sensações e tudo mais. Elas nunca incomodaram aquele profeta. Ele simplesmente ficou ali, mas ele ouviu uma quieta e pequena Voz. (O que foi aquilo?) A Palavra, então ele cobriu a sua face e saiu. Vejam, foi isto.
431 Recordem, amigos, não procurem por grandes… Você diz: “Deus,” Ele fala de grande, grandes coisas. Chegará o tempo que haverá isto, aquilo, ou aquilo outro, grandes coisas.” Espero que você esteja captando a respeito do que estou falando. Vêem? “Grandes, grandes coisas, vejam! E oh, quando isto acontecer, será grande, enorme assim.”
432 E será tão humillde, que você perderá toda a coisa e seguirá adiante. Vêem? Você olhará para trás e dirá: “Bem, aquilo nunca veio a…” Vejam , passou bem por cima, e você nunca viu aquilo. Apenas se foi. Vejam, é tão simples. Vêem? Deus vive em simplicidade para manifestar-Se em grandeza. O que O faz grande? O fato Dele poder simplificar a Si Mesmo.
433 Um grande homem não pode simplificar a si mesmo; ele tem que ser um dignatário. Vêem? Mas ele não é ainda suficientemente grande. Quando ele se torna grande o suficiente, então ele desce assim, veja você, e se humilha.
434 Como o velho santo disse ali em cima em Chicago: “Aquele sujeito subiu com toda cultura e coisas.” Disse: “Ele desceu derrotado, com a cabeça baixa. Andando fracassado.” Ele disse: “Se ele tivesse subido como ele desceu, ele teria descido como ele subiu.” Bem, isto é correto. Vêem?
435 Humilha-te. Apenas seja humilde. Não tente ser diferente. Apenas — apenas ame a Jesus. Vêem? Diga: “Senhor, se há alguma malicia em meu coração; se há qualquer coisa errada, Pai, eu não quero ser assim. Leve isto para longe. Eu não quero ser assim. Oh, eu quero ser contado como um daqueles, naquele dia, Senhor. E eu vejo o dia se aproximando.”
436 Você vê os Selos começando, a… Se Deus os abrir para nós. E recordem, Ele pode fazer isto sozinho. Estamos dependendo Dele. Deus te abençoe.
437 Agora, eu suponho que nosso pastor terá uma palavra para vos falar; ou melhor, para lhes dizer, para — para vocês antes de nos encontrarmos novamente nesta tarde. E eu penso que o culto será às… A parte de cânticos, às seis e trinta, pastor? E isto… [O irmão Neville diz: “Começa às seis e trinta” — Ed.] Correto, seis e trinta e e… [“As portas se abrirão às seis”] As portas se abrirão às seis. A parte de cânticos começará às seis e trinta.
438 E o Senhor permitindo, estarei falando nesta noite em um assunto relacionado ao Livro dos Sete Selos. E então, segunda-feira à noite, sobre o cavaleiro do cavalo branco. Terça-feira à noite… O cavaleiro do cavalo preto, quarta-feira à noite. O cavalo baio, o cavalo amarelo. E então o cavaleiro do cavalo vermelho. Então entraremos na sexta… Quarta, quinta e sexta e então, domingo à noite. No próximo domingo de manhã, talvez um culto de cura, eu não sei.
439 Agora, recordem, estamos dedicados ao Senhor, nós e a igreja para o serviço de Deus. Deus vos abençoe.
440 Eu — estou uma hora atrasado. Vocês me perdoam agora? [A congregação diz: “Amém” — Ed.] Eu — eu não, vejam, eu não tive a intenção de fazer isto. Mas vejam, eu — eu posso estar com vocês apenas esta semana, e estarei partindo novamente. Eu não sei para onde estarei indo; simplesmente para onde Ele guiar. E eu quero gastar cada minuto que eu puder, porque eu quero passar a eternidade com vocês.
Deus vos abençoe. Agora, irmão Neville.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *