A UNIDADE DE UM DEUS NUMA ÚNICA IGREJA
21 de Dezembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 (O irmão Branham pede ao irmão Neville para ler São João capítulo 17. Observe parágrafo 15 – Editor)
Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
Porque lhes dei as palavras que tu me deste e eles as receberam, têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste, porque tu me hás amado antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci; e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
2 (O irmão Neville diz, “E que o Senhor possa acrescentar Suas bênçãos à leitura de todo o capítulo, o capítulo 17 do Evangelho de São João”. Espaço vazio na fita. A congregação canta “Me aproxime”, e então o irmão Neville apresenta o irmão Branham – Ed.)
3 Obrigado, irmão Neville. O Senhor te abençoe, irmão Neville.
4 Eu sou exatamente como o irmão Neville, eu… simplesmente não pude esperar até o Natal, para abrir aquele presente. E, você sabe, uma vez homem, duas vezes criança. Mas eu realmente acho que o irmão Neville está muito bem em seu terno novo.
5 E ganhei o casaco mais bonito que já vi em minha vida, desta igreja aqui, e com certeza eu gostei muito. E vos agradeço por me julgarem um pouquinho maior do que realmente sou, mas eu creio que eles me darão um, um pouquinho menor, amanhã. É muito casaco para cobrir o homem que sou. Então vocês ouviram, na Bíblia, o cobertor era muito curto para o homem, ou a cama; então é quase da mesma forma com – com isto aqui comigo, porque o – o casaco ficou um pouquinho maior. Mas com certeza é lindo, e eu espero que eles tenham um ali que seja um número menor, que assentará em mim com perfeição. E eu o usarei, também, para lhes mostrar.
6 Eu esperava uma oportunidade para pregar com um casaco, tudo bem, estou feliz em tê-lo. Bem, eu nunca tive um casaco bom em toda minha vida, Esta é a primeira vez que possuo um casaco.
7 Eu gostaria de saber se esta igreja pode lembrar a minha primeira saída desta igreja. Vocês se recordam o que aconteceu àquela noite quando eu fui até Saint Louis, desta igreja para visitar a filha de Robert Daugherty? Agora, a irmã e o irmão Spencer, eu acho, podem se lembrar disto, e o irmão Roy Slaughter aqui, e muitos deles que… eu não tinha nenhum casaco. E a igreja levantou onze dólares para minha passagem. E eu peguei emprestado o casaco do meu irmão. E era uma s duas vezes maior do que eu, e eu o carregava porque ficava horrível para mim usá-lo. Então achei melhor não usá-lo, então eu – eu o carreguei. E quando eu cheguei lá, fiquei ali uns dois dias, e o Senhor começou a agir, e curou a pequena Betty.
8 Vocês sabem, eu a vi a não muito tempo atrás, ela é uma jovem linda agora. Ela estava com dança de São Vitor (doença nervosa – tradutor), e estava deitada como um animal, mexendo de um lado para o outro, por dias e dias. E os melhores médicos a haviam desenganado. Eu fiquei aquele dia e aquela tarde. O Senhor mostrou em visão exatamente o que fazer, e disse, “que a pequena Betty seria libertada logo que eles fizessem aquilo”.
9 Eu disse ao ministro e a seu pai para ficarem de pé. Eu disse à senhora, “Você foi à cidade outro dia comprar umas frigideiras, e você comprou uma frigideira azul granito. Está dentro do seu armário, lá embaixo. Você nunca a tocou desde que a colocou ali”.
10 Ela começou, disse, “Correto!”
11 Eu disse, “Vá e apanhe-a e a encha com água, e traga uma toalhinha branca, e venha aqui. Pois, “Assim Diz o Senhor, a pequena Betty será curada”. Vêem?
12 (O irmão Roy Slayghter, na congregação, diz, “Irmão Branham, eu gostaria de dizer uma palavra, se não houver problema”?) Sim, pode falar. (O irmão Slaughter conta como sua filha enferma foi curada em Jeffersonville, após telefonar dando o recado ao irmão Branham em St. Louis, que, cinco médicos disseram que ali não havia nenhuma esperança com as autoridades médicas. Após orar, o irmão Branham telefonou para sua esposa e lhe pediu para descansar com o recado, “A menina está boa”. No dia seguinte, ela estava boa e curada, eles disseram, “Foi as orações do irmão Branham” – Ed.) Sim, sim, senhor. Sim. Sim, eu recordo disto. Sim. Sim.
13 Querida, eu acho que você se lembra daquilo, não se lembra, quando nós estávamos em Saint Loius, em – na reunião, que a garotinha do irmão Slaughter estava muito doente. E nós estávamos no velho Hotel Belcher Bath. Eu posso me lembrar daquilo tão bem! E nós recebemos o recado, e fomos diante do Senhor; e Ele mostrou uma visão, disse, E eu chamei o irmão Slaughter e outros, os chamei e disse, “Diga-lhes, “Assim diz o Senhor. Não se preocupem, ela viverá”. E ela viveu. O Senhor foi tão bom!
14 Desde então muitas coisas aconteceram, mas Ele continua ser o mesmo Senhor Jesus! É tão maravilhoso! Eu simplesmente não posso pensar em nada melhor do que saber que – que; se eu fosse herdar cada centavo que o mundo possui, e fosse viver por mil anos aqui na terra, eu preferia saber apenas o que eu tenho neste momento: Vida Eterna. A vida para sempre terminará após um pouco. A Vida Eterna não tem fim, porque Ela não teve princípio, então estamos agradecidos por isto.
15 O irmão Neville acabou de ler algumas Escrituras, que ele leu para mim, do livro de São João. E havia uma Escritura ali, o versículo 21, eu gostaria de chamar sua atenção para ele, e só por um momento. Jesus, em Sua oração, orou assim.
“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
16 E se eu posso chamar isso de tema, eu gostaria de chamar isto, “A Unidade de Um Deus em Uma Única Igreja.”
17 Você sabe, Deus fez o homem para – para realizar, foi para isto que o homem foi feito. E através de toda a vida, ele tem tentado realizar algo. E suas realizações, a razão pela qual ele tenta isto, é porque ele foi designado para fazer desta forma. Deus o fez desta maneira. Mas o problema disto é, em suas realizações, ele tenta fazer algo dentro de si próprio. É aí onde ele comete seus erros e entra em problema.
18 Agora, no princípio, Gênesis, o qual é o capítulo semente da Bíblia, nós encontramos ali que quando Deus fez o homem, Ele o fez da maneira que Ele sabia que ele seria. E ele nunca poderia ser mais designado do que ele é. Quando Ele começou a fazer a vida, Ele a fez da vida mais baixa, que é, mais ou menos o girino, o sapo, e até a vida mais alta, que está no homem, que é a imagem de Deus.
19 E então, nesta vida, o homem começou a realizar coisas. Mas, quando ele o fez, ele começou a deixar Deus fora do quadro. Ele começou a ter motivos egoístas. E – e quando ele fez aquilo, ele começou a pensar algo para si próprio. E nós descobrimos que não tardou até ele corromper o próprio planeta no qual Deus o colocou. Ele ficou em tal condição até que mesmo Seu Criador entristeceu-se, Ele em Seu coração, por Ele ter feito o homem. E você pode imaginar como Deus sentiu quando Ele viu a própria criatura que Ele fez à sua imagem, e lhe deu domínio, e como que Ele o fez fazer algo por Ele, e ainda ele derramou todas as suas forças e seu poder para os desejos e realizações egoístas.
20 E então encontramos, não foi muito tempo após sua grande lição que Deus ensinou o homem durante aquele tempo, destruindo o mundo inteiro com água; como a Bíblia nos diz que Ele inundou a terra, e destruiu tudo exceto um remanescente que Ele deixou, que era Noé e a sua família. E quase imediatamente após ele sair daquela grande lição…
21 Simplesmente parece que o homem não pode aprender, somente através da maneira difícil. Nós encontramos isto ate mesmo em nossos filhos; temos que puni-los, muitas vezes, severamente, para faze-los compreender. Parece que o homem é apenas, nele mesmo, uma derrota total para começar. Quando ele perdeu o seu relacionamento com Deus, ele se tornou uma unidade própria, ele não dependia mais de Deus. E quando Deus lhe ensinou a lição do que era tentar fazer algo dentro de si próprio, que todas suas obras chegariam a zero, imediatamente nós os encontramos outra vez descendo para realizar de novo. E a Bíblia diz que, “Eles lhes construíram uma torre, e iam súber ate os Céus”, para chegar no céu sem passar pelo caminho que Deus planejou para eles.
22 E os homens podem realizar melhor quando estão unidos, juntos. Agora você toma um homem, por si mesmo, seu poder está limitado a um homem. Dois homens fazem a força dobrar. Quatro homens fazem a força quatro vezes maior. E Deus deseja que sejamos um. Deus fez o homem para que fôssemos um, e os nossos motivos devem ser um, e nosso – nossas realizações devem ser uma. Ele foi simplesmente projetado desta forma.
23 E nós descobrimos, que imediatamente após a destruição antidiluviana, que o homem começou a tentar tomar conta outra vez, ele próprio.
24 E todas as vezes que estas coisas estão acontecendo, o Espírito do Deus vivo está lutando com a carne, tentando afastar o homem de suas próprias realizações, tentando afastar o homem de seus próprios motivos e objetivos egoístas, à um plano o qual Deus estabeleceu. E desde que o homem trabalhe em seu próprio plano, ele será um fracassado. E o homem pode somente realizar corretamente quando ele volta com o objetivo certo e o motivo correto, e, isto é, de acordo com os planos de Deus para ele. Qualquer outra fundação está em areias movediças.
25 E nós descobrimos, então, que eles tentaram se unir, e eles (começaram) se tornando uma pessoa. Mas nesta unidade que fizeram naquele tempo, isto estava sob um poder político. O homem se tornou um, seu objetivo era um, suas realizações eram uma, mas era o tipo errado de um, porque isto estava contra o plano de Deus. Mas ele continuou a seguir em frente, e finalmente…
26 Quando você encontra unidade entre pessoas assim, eles fazem grandes coisas. Apenas veja o mundo hoje, quando pessoas se unificam, mesmo sob um plano errado, elas fazem grandes coisas.
27 Agora, eles construíram uma torre, que eu duvido que a ciência moderna poderia construir hoje com toda sua maquinaria e coisas, porque eles estavam unidos, juntos. Eles tinham uma mente, uma alma, um propósito, um motivo, um objetivo, este é, “Construir uma torre tão alta que, se Deus alguma vez tivesse a intenção de destruí-los outra vez, eles correriam diretamente para os Céus com Ele. E ali não haveria maneira que eles pudessem detê-Lo para fazer isto… ou Ele pudesse detê-Los em fazer isto”, como pensavam. E encontramos, então, que eles se organizaram e os encontramos outra vez fora da vontade de Deus.
28 E se aquilo não é um bonito quadro deste dia, de quando os homens estão tentando se unirem! E devemos estar unidos, mas eles estão se unindo sob os sistemas errados. Você já observou como o Diabo tira exemplos das coisas de Deus? Já viu como ele toma as coisas que Deus tem proposto?
29 E a coisa errada é tão enganadora! Ora, uma mentira, se é imediatamente uma verdadeira mentira, então qualquer um pode detecta-la. Mas a mentira que tem cerca de noventa e nove por cento de verdade em si, esta é que enganadora!
30 Você observou como o Diabo enganou a Eva? Tudo que ele lhe disse era exatamente a verdade, exceto uma coisa. Disse, “Seus olhos serão abertos, e você conhecerá o certo e o errado, e – e assim por diante. E você será como os deuses, porque você não conhece o certo e o errado agora”. E todas essas coisas eram verdadeiras. Mas quando ela disse, “O Senhor Deus disse que morreremos”.
31 Ele disse, “Certamente não morrerás”. Vêem, tanta verdade naquilo e só um pouquinho então de mentira.
32 Como Jesus disse, na terra, “Um pouco de fermento leveda toda a massa”. E isto tem que estar perfeitamente correto, ou não é correto de modo algum. E o plano da salvação tem que ser exato, e as promessas de Deus são exatas, e elas operam de uma forma exata, ou – há algo errado em alguma parte. E se a igreja do Deus vivo não está realizando o que Deus lhe propôs a fazer, há algo errado com aquele sistema, em algum lugar. Tem que haver!
33 Você toma uma boa máquina, como um relógio, e deixe cada peça daquela maquina trabalhar em harmonia, ele manterá a hora exata. Mas quando uma peça vai para um lado, e outra para outro, não conservará as horas. Não importa quão boa seja a jóia, tudo tem que ser unificado. E este é o propósito de Deus, que nós nos unifiquemos e sejamos um.
34 Mas encontramos ali, que, como o diabo exemplifica as coisas. Toda injustiça é apenas a justiça pervertida. A mentira é simplesmente a verdade às avessas. Boas coisas que Deus faz; as coisas erradas são as boas pervertidas. Ora, a injustiça é a justiça pervertida. Satanás não pode criar nada, ele mesmo. Ele tem somente que tomar o que Deus criou e perverter aquilo. O homem vivendo com a sua esposa, é absolutamente certo; mas tomar outra mulher, este é o mesmo ato pervertido, e é morte. Um traz vida, e o outro traz morte. Esta é a maneira que todos – todas as coisas que Satanás tem em seu alcance, foi apenas tomar o que Deus fez e muda-las ao contrário.
35 Você já pensou a respeito da religião Mulçumana? Na sepultura de Maomé tem um cavalo branco com sela, por dois mil anos. Em cada quatro horas a guarda é mudada e outro cavalo branco é trazido. E fazem isto reverentemente, e com a crença imutável de que Maomé ressuscitará um dia e cavalgará pelo mundo. Eles crêem nisto. E você já pensou no porque do cavalo branco? Você sabia que as Escrituras dizem que “Jesus virá cavalgando um cavalo branco, e Suas vestes salpicadas de sangue, e Seu Nome é chamado a Palavra de Deus”? É o Senhor Jesus quem virá cavalgando nos céus, com exércitos atrás Dele, cavalgando um cavalo branco. Pode você ver esta religião pervertida colocando a Maomé num cavalo branco? Mas, Jesus virá dos céus; e Maomé é terrestre. Então, Satanás trabalha com as coisas da terra, enquanto Deus trabalha com as do céu.
36 E já pensou na Torre da Babilônia e a comparou com a escada de Jacó? Como estavam tentando construir degraus de escada e alcançarem o céu, simplesmente tentando perverter a escada de Jacó que ligava os Céus à terra, e os Anjos desciam e subiam! A perverteram!
37 Já pensou nas “Nações Unidas”, e agora tentando fazer de todas as nações uma grande irmandade, sob um poder unido? “Unidos”, certo, mas está sob a coisa errada. Satanás controla todas as nações. As Escrituras dizem que Satanás governa a terra. Quando ele levou Jesus lá em cima daquele exuberante monte e Lhe mostrou os reinos do mundo, disse, “São meus”, Jesus não disse que não eram. Pois são. É por isso que temos guerras e mortes, é porque estes reinos do mundo são controlados pelo Diabo. E desde que são controlados pelo diabo, nós continuaremos ter guerras e brigas, e a matança um do outro.
38 Mas nós esperamos por um Reino que virá, onde Cristo virá, e não haverá mais guerras. E haverá uma paz eterna.
39 Você já pensou que nesta Rússia eles possuem um Pentecostes falso? Eles são. Esta é a obra do diabo. Eles estão tentando forçar todos os homens para o comunismo, onde cada homem tem tudo em comum. Você sabe que esta foi a condição da Igreja sob o Espírito Santo, no Dia de Pentecostes, que, “As pessoas venderam suas posses e as colocaram aos pés dos discípulos, e eles as distribuíram a cada homem conforme necessitavam”. E agora o Diabo chegou por trás, e entrou no mundo e fez um poder político, forçando o homem àquilo.
40 Deus não força o homem a fazer nada. Você o faz com sua própria livre vontade. Ele pode te advertir, colocar um obstáculo no seu caminho. Mas você anda por si próprio (com a sua própria decisão) em Sua Presença, para Lhe fazer seu Salvador. Mas Satanás tem pervertido os planos de Deus, ao seu próprio plano.
41 Você já pensou no Catolicismo e na igreja católica, que tenta fazer cada pessoa católica? Isto não funciona. Está sob um programa feito pelo homem.
42 Você já pensou na igreja Protestante sob a federação das igrejas, tentando forçar todas estas igrejas? E isto acontecerá, que você não será capaz de ir à igreja a não ser que você pertença a união das igrejas, então lugarzinhos como este com certeza pagarão por isto. Mas nós temos uma Escritura que diz, “Não temais, pequeno rebanho, pois ao Pai agradou dar-vos o Reino”. É isto que estamos procurando.
43 Então, vê você, é tudo coisa que o inimigo tenta fazer, realizar, mas está sob o plano errado. Está sob seu próprio plano, mas ele não tem o original. Ele tem que tomar algo que Deus fez, e então perverter isto em injustiça, fazendo isto.
44 Hoje eles estão tentando perverter o mundo, pó converte-lo em uma grande união de – de nações, uma irmandade. E se isto estiver sob um disfarce feito pelo homem, isto teria um líder, e, oculto, ele seria o Diabo porque ele é o líder de todos eles.
45 O Reino de Deus não é desta terra. O Reino de Deus está em nossos corações. É o Reino espiritual, que somos nascidos Nele. Jesus disse, “O Reino de Deus vem, mas para toma-lo emprega-se força. E o Reino de Deus está dentro de ti”. O Espírito Santo, o Reino de Deus movendo no homem, e governando-o controlando-o, este é o Reino.
46 E nós descobrimos como são estas nações, enganando uma a outra, falando de paz, com uma faca atrás de si, simplesmente prontas para destruírem uma a outra.
47 A poucos dias atrás tive o privilégio de conversar com um capelão que é um grande homem. E, na Califórnia, eles tinham os cientistas, alguns dos melhores que temos nas nações, haviam se encontrado ali para uma reunião, e para – para um segredo, reunião privada. E sendo que era tão terrível, eles chamaram um capelão para estar ali com eles. E este capelão amigo meu, disse, “Irmão Branham, antes de eu ser levado para dentro, eles examinaram minha ficha, até a minha bisavó, antes de eu entrar naquela reunião”. E ele disse, “Eu gostaria de não ter ido ali”. Ele disse, “Quando aqueles cientistas levantaram e começaram a falar”, ele disse, “parecia haver uma escuridão instalada sobre o lugar, eu te fazia sentir como se você estivesse num depósito para guardar gelo, como se fosse congelar o sangue de um homem”. Disse, “Eles, nós não temos permissão para falar sobre estas coisas. Fizemos um juramento”.
48 Mas disse, “Eu tenho permissão para lhe contar isto”. Ele disse, “Eles estão preparando para acabar com o exército e com a aviação, com o corpo de aviação e assim sucessivamente”. Disse, “Eles não precisam mais deles”. Ele disse, “Eles tem armas tão mortíferas que poderiam destruir a terra inteira em um segundo”. E disse, “Se eles deixassem isto ser conhecido, ora, as pessoas entrariam em pânico, e sairiam pelas ruas gritando o mais alto de sua voz”. Disse, “Eles tem uma bomba que se caísse na terra, só uma bomba explodirá cento e setenta e cinco milhas ao redor, e mais de cem pés de profundidade.
49 Onde poderia se esconder? E se você cavasse mil pés? Você não poderia; você entraria na erupção vulcânica da terra. Mas se você pudesse cavar mil pés sob a terra, um choque como aquele caindo em cima de você, te esmagaria até você virar pó.
50 Disse, “Um grande cientista se levantou, e ele era o maior cientista do exército. Ele disse, “Cavalheiros, eu gostaria de tomar uma vaca velha e uma carroça, e ir para alem das montanhas e esquecer tudo isto, e servir meu pequeno tempo na terra e viver. Ele disse, “Mas nós temos que encarar isto. Ir para alem das montanhas não adiantaria nada!” Disse, “Aquelas montanhas não se tornariam nada a não ser pó, ou cinzas vulcânicas”.
51 Oh, irmão, você pagaria para saber onde você teria um escape, neste tempo! Nós temos um escape, nós temos um abrigo. Este abrigo é sob as asas de proteção eterna do Senhor; sabendo disto, que você tem uma alma imortal que não pode morrer, que não é feita de átomos, ou com hidrogênio ou com oxigênio, ou com nada que existe nesta terra; é feita do Espírito que o Deus Todo Poderoso criou, Ele Mesmo, e lhe deu.
52 Que dia estamos vivendo, que tempo, onde o homem tem realizado e realizado até que realizou para si mesmo estas coisas! Agora o que ele fará com elas?
53 Vê você, Satanás usa a cabeça do homem. Ele escolheu aquilo no jardim do Éden, tomou a cabeça do homem, seu pensamento. E ele tem trazido aquilo até mesmo para a igreja. Vêem, o Diabo toma a cabeça do homem, para então usar seus olhos. E se você observar, se o homem não é genuinamente nascido de novo, espiritual, ele tomará o que ele pode ver com seus olhos, o orgulho da vida. E ele irá, muitos homens, dizem o que ele fará – realizará algo, ele deseja se unir a igreja. Ele deseja ser religioso. E ele olhará ao redor até encontrar a maior igreja que ele possa encontrar, porque o homem deseja fazer algo grande. Ele deseja fazer um nome grande para si próprio. Isto é o que um homem carnal de pensamentos tolos pensa, “Oh, se eu posso ter a minha organização! Se eu apenas puder colocar tantos mil na minha denominação, será a maior então na terra, da sua espécie!” Que bem faz isto? Mas ele pensa que está realizando algo porque ele está adicionando mais.
54 Eu creio que foi a alguns anos atrás, em 1944, que os Batistas tinham um – um slogan, “Mais um milhão em 44”. E o que tiveram eles quando obtiveram um milhão a mais? Foi como se unir a uma loja, se eles não foram genuínos discípulos de Cristo, nascidos de novo. Eles foram apenas Batistas por nome.
55 Veja as outras denominações, a Luterana, a Presbiteriana, os Pentecostais, todas outras denominações, elas são a mesma coisa. Eles estão tentando realizar algo. Eles querem fazer algo maior, vêem, porque é em seu olho que ele está olhando. Ele pensa com seu olho. E muitas vezes ele não compreende que aquela é a coisa que ele não deveria fazer. Mas, o diabo toma os olhos do homem, ele lhe mostra algo bonito. Ele abre seus olhos para olhar para aquilo. E ele faz isto na igreja, no pensamento intelectual do homem.
56 A algum tempo atrás, este grande evangelista Billy Grahan, estava aqui em Louisville, e segurava a sua Bíblia. Ele disse, “Este é o padrão de Deus!” E ele está certo. Ele está exatamente certo. O Mordecai Ham, o evangelista, na minha velha casa em Kentucky, e eu, estávamos assentados na mesma mesa. Ora, Billy se converteu através de Mordecai Ham. E nós estávamos assentados ali. E ele disse, “O que aconteceu?” Ele disse, “Paulo foi a uma cidade e teve um convertido, ele voltou um ano mais tarde e ele estava com trinta através daquele um”. Disse, “Eu vou a uma cidade e tenho vinte mil convertidos, volto em um ano e não posso encontrar vinte. Algo está errado.” E ele disse, “Você sabe o que é? São seus pregadores preguiçosos que estão assentados no edifício, seus escritórios, com seus pés na mesa, e não saem para visitar as pessoas.”
57 Eu pensei, “Billy, isto é algo intelectual muito bom”, por favor não me cite “mas aquilo não é isto. Quais foram os pastores que foram até aquele um que Paulo converteu?” Isto não foi aquilo”.
58 É aqui. Aquelas então chamadas reuniões hoje, e elas são grandes reuniões, mas isto somente opera na parte intelectual do homem. Um homem fica sob a fascinação de um reavivamento, e ele diz, “Sim, eu aceito Cristo”, e ele faz isto intelectualmente porque ele está no meio de uma grande multidão. Ele faz isto porque há grandes ministros diante dele, mas é somente uma concepção intelectual. Aquele homem nunca pode seguir em frente. Ele tem que sair da sua mente para o seu coração, e nascer outra vez, ou ele nunca será capaz de suportar o teste.
59 Tudo bem com as concepções intelectuais, mas quando você… recorde, quando o olho olha para isto, o diabo usa seu olho. No jardim do Éden, isto provou que o diabo escolhe a cabeça do homem para operar nela, mas Deus escolhe seu coração. O diabo lhe mostra com seus olhos, algo que ele pode ver, e ele diz, “Ver é crer”.
60 Mas quando Deus chega a um homem, Ele chega em seu coração. E Ele o deixa crer em coisas através de seu coração, através da fé, que seus olhos não vêem. Pois as Escrituras dizem que, “A fé é a substância das coisas que se esperam e a evidência das coisas que não se vêem.”
61 Deus está operando aqui; satanás está operando aqui. Então que bem faz estas grandes escolas e seminários de todos os modos? Isto as vezes, nem sempre, mas muitas vezes, isto puxa daqui, para ali; quando isto deve ser tirado daqui, para aqui embaixo no coração do homem.
62 Você sabe, as Escrituras dizem, “Como o homem pensa em seu coração, assim ele o é”.
63 Os velhos infiéis e críticos costumavam dizer, “Quão tolo foi Deus em dizer que havia faculdades mentais no coração do homem, pois não há nada ali para pensar”.
64 Mas cerca de quatro anos atrás, a ciência descobriu que no coração humano há uma faculdade de pensamento. Há um pequeno espaço, um pequeno lugar onde não há nem mesmo uma célula, um pequeno compartimento no coração humano. Isto não existe no animal ou em nenhuma outra vida. Mas no coração humano há um pequeno lugar, e eles nunca puderam chegar a conclusão do que era aquilo, mas finalmente eles disseram isto, “É o lugar onde a alma habita”.
65 Então Deus fala Suas Palavras corretamente, “Como imaginou no coração, assim é”. Não em sua cabeça! Se Deus quisesse dizer cabeça, Ele teria dito “Cabeça”. Ele disse: “seu coração”!
66 E se, Moisés quando ele subiu, e Moisés… Deus disse, “Tire suas sandálias, Moisés, você está em terra santa”. E se Moisés dissesse, “agora espere um momento, Senhor, eu – eu sei que Tu queres dizer o meu chapéu. Eu só vou tirar meu chapéu, isto é mais reverente?” Ele nunca disse chapéu, Ele disse “sandálias”! Isto foi o que Ele quis dizer.
67 Ele nunca quis dizer para estreitar as mãos e se unir à igreja. Ele disse, “Você deve nascer de novo, e isto acima de tudo”. Não colocar seu nome em um livro; mas se regenerar, e mudar sua alma, todo seu ser se renovar outra vez.
68 Agora, quando o homem tem – nunca teve aquela experiência, ele permanece um filho de Deus, na criação, um filho caído de Deus. Esta é a razão pela qual ele pode tomar madeira e construir edifícios, ele pode tomar o ferro e fazer maquina, ele pode tomar jóias e fazer relógios. O que pode ele fazer? Ele pode tomar algo que está fora da criação original, e perverter isto de seu padrão original, para fazer algo maior, mas ele não pode criar. Somente Deus pode criar, somente Ele.
69 E nós observamos nisto então, que Satanás, escolhendo a cabeça do homem, ele tomou a sua parte intelectual. E agora a igreja começou a mover nas partes intelectuais do homem. “Oh, e uma grande igreja. Nós temos uma grande denominação. Somos os mais velhos no país”. Mas, irmão, até que aquele homem ou mulher, menino ou menina esteja totalmente convertido, ele tomará suas concepções intelectuais, e dirá, “A Bíblia não quis dizer Isto e não quer dizer aquilo. Os dias de milagres já passaram. E não existe tal coisa como estas outras coisas. Aí, Aquilo, que não é certo”, você diz, “e os dias tem passado”. Ora, ele está intelectualmente olhando para Aquilo.
70 Mas deixe aquele mesmo homem tomar o pequeno conhecimento que ele possui em sua cabeça e dá-lo a Deus, e deixa o Espírito do Deus vivo descer em seu coração, ele pronunciará cada Palavra de Deus, “a verdade”, e cada promessa, “divina”. Então ele poderá realizar para Deus.
71 Vê você, aquela pequena parte, compartimento no coração do homem, Deus fez aquilo ali para Si próprio. Aquilo é a Sua sala de controle. Ele assenta ali para te controlar. Aquele é o Seu lugar. É dali que Ele envia Suas mensagens, da sala de controle.
72 Como Ele pode trabalhar contigo quando a natureza do espírito do diabo está ali? E cada homem nascido na terra é nascido em pecado, formado em iniqüidade, vem ao mundo falando em mentiras”. Isto é certo. Então, naquela carnal natureza de Adão, como pode o homem realizar qualquer coisa, somente através de seu intelecto?
73 Mas quando ele vem ser uma nova criatura, e o velho homem tem passado, e o novo homem, Cristo, toma o Seu trono no coração humano, então a vida se torna diferente, então ele começa em um caminho novo. De seus próprios motivos egoístas, até as grandes idéias para fazer de si próprio algo grande, ele começa bem em direção ao Calvário, para reconhecer Deus. Então seu todo, seu objetivo, seu motivo, sua realização, e tudo que ele é, está na glória da cruz, onde Cristo pagou o preço pela vida humana. Cristo é nossa Vida.
74 Aí está porque Jesus disse, “A não ser que nasças de novo não podes nem mesmo compreender o reino de Deus”. Você não pode fazer isto. Não está em você fazer isto.
75 Então por que Deus fez aquele lugarzinho? Ele o fez para que você pudesse ser preenchido ali. Você tem que estar cheio de algo. Você não pode ser um ser humano, sem estar preenchido. O tempo está chegando onde você é forçado a fazer uma decisão, e é agora, porque você é forçado sobre toda a terra.
76 Eu já vi ministras se levantarem com cartazes e tentarem explicar o que é a marca da besta. Mas, algum tipo de cartaz, isto não necessita de um cartaz. A Escritura diz, “Todos que não receberem o Selo de Deus, terão a marca da besta”. Há somente duas classes na terra. Uma tem a Marca de Deus, a outra tem a marca do diabo. E todos que não receberam a Marca de Deus, tem a marca do diabo. Isto é o que as Escrituras dizem.
77 Então, você é forçado a fazer uma decisão. E deixe-me inculcar Isto em você, não para ser rude ou – ou vil, mas para lhe dizer a Verdade e te advertir. O homem tem que fazer algo a respeito Disto! É seu… Isto é forçado à você. Você deve fazer uma decisão.
78 Então se eu posso te mostrar, através da Palavra de Deus, o que é o Selo do Deus vivo, então você saberá. A Bíblia diz, em Efésios 4:30, em muitos lugares através da Escritura, que, “O Espírito Santo é o Selo de Deus”. Então, sem o Espírito Santo, você está marcado do outro lado; não importa quão intelectual, a quantas grandes denominações você pertença, qual pio e religioso seja você.
79 Não era Caim tão religioso o quanto era Abel? Não ofereceu Caim uma oferta exatamente como fez Abel? Caim não construiu uma igreja ao Senhor, exatamente como o fez Abel? Caim não se inclinou e adorou exatamente como o fez Abel? Caim ofereceu o sacrifício exatamente como o fez Abel?
80 Mas um veio através da concepção intelectual, ele trouxe as flores e os frutos do campo, e fez seu altar bonito, intelectual.
81 Porém Abel, pela fé, escolheu um cordeiro, pois era necessário sangue e vida, e ele o colocou em uma rocha e malhou seu pequeno pescoço até que sangrou e morreu. Deus disse, “Este é justo Abel”. Isto é correto. Como isto chegou até ele? Por revelação, não pelo intelecto. Através do seu coração ele sabia Disto.
82 Jesus disse, “Sobre esta rocha Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. A revelação espiritual, a concepção espiritual! “O homem olha para o lado de fora”, diz a Escritura, “Deus olha no coração”.
83 Você está cheio de algo. Você pode estar cheio de duvida. Seus pobres corações podem estar transbordando de duvidas. Eu espero que não. Seus corações podem estar cheios de lamúria e preocupação. E pode ser que seu coração esteja cheio de problemas.
84 E pode ser que você esteja cheio de religião, intelectual, uma boa teologia perfumada, pertencendo à grandes igrejas que existem a anos, assentado aí atrás tão confiante o quanto você pode estar. Irmão, deixe-me lhe dizer, você pode trazer membros àquela igreja até você ficar velho e morrer, e você nunca fará nada a não ser outra torre de Babel. Com certeza!
85 Você pode estar cheio de tolice, você pode estar cheio de contra-senso, você pode estar cheio de qualquer coisa, mas você não pode ficar vazio! A Bíblia diz que você não pode.
86 A Bíblia diz, “Quando um espírito imundo sai de um homem, ele anda em lugares áridos, procurando descanso. E então ele volta com sete outros demônios piores do que aquele que estava, e o último estado daquele homem é outro vezes pior do que foi no princípio”.
87 É isto que acontece nestas reuniões, quando as pessoas saem para reavivamentos e os homens são simplesmente dirigidos à uma concepção intelectual. Ele sai e se une a alguma igreja, e deixa isto ir àquilo, satisfeito. “Tudo bem. Não há nada em todo este contra-senso. Não devíamos ter Isto”. O pastor diz, “Oh, isto é tudo, isto foi lá atrás em outra era”. E a primeira coisa que você sabe, que o diabo volta com sete outros demônios, e ele se torna um diabo religioso. Então ele é realmente cheio, então ele tem orgulho e ciúme! E – e ele – ele – ele tem até mesmo raiva do próprio Deus que escreveu a Bíblia, ele olha ali embaixo, e diz, “Estas coisas que faço, também as fará”. Aquilo foi para os discípulos”!
88 “Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho”, disse Jesus, Sua última comissão para a igreja. “Estes sinais seguirão aqueles que crerem.” A que distância? “Em todo o mundo”. Para quem? “Cada criatura”. Estes sinais seguirão alguns deles? A Escritura diz, “Os seguirão”, todos que crerem! “Em Meu nome expulsarão demônios. Falarão em novas línguas. Se pegarem em serpentes ou beberem coisas mortíferas, isto não lhes fará mal. Se colocarem as mãos sobre os enfermos, eles serão curados”. Isto foi o que Jesus disse.
89 “Estes sinais seguirão crentes”, não pensandores negativos, não membros de igrejas intelectuais, mas crentes nascidos de novo que tenham saído do intelectual; ao coração onde Deus toma o trono em Sua sala de controle, para controlar suas emoções, para controlar sua fé, para controlar seu caráter.
90 Deus deseja te encher. Por que Ele quer te encher? Com que Ele deseja te encher? Ele deseja te encher de Si mesmo, o Espírito Santo, encher com o Espírito Santo.
91 Jesus disse em Lucas 24:49, que, “Recebereis poder, depois que o Espírito Santo vier sobre você. Então sereis minha testemunha em Jerusalém, Judéia, e Samaria, até os confins da terra”. Quando? Quando receberes seu grau de doutor, quando receberes o bacharelato de arte? Não. “Mas quando receberdes o Espírito Santo, então, serme-eis testemunhas através desta geração, das gerações que hão de vir, até os confins da terra”.
92 E no Dia de Pentecoste, quando o Espírito Santo desceu do Céu como um vento todo poderoso e encheu toda a casa onde estavam assentados, sinais e maravilhas foram feitos no meio deles.
93 E os intelectuais dizem, “Varões e irmãos que poderemos fazer para sermos salvos?”
94 Pedro disse, “Arrependei, cada um de vós, e seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão de seus pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos, para aqueles que estão longe, tantos quantos o Senhor nosso Deus os chamar.
95 Aí está aquilo de que Deus deseja te encher. Ele deseja te encher com o Espírito Santo, então você estará unido. A que, a uma igreja? Não senhor. Você estará unido! A que, a um credo! Não, senhor. Você estará unido a Deus! E você e Ele serão um, como Ele e o Pai são um. E o Espírito Santo de Deus viverá em você. E as mesmas obras que o Espírito Santo realizou quando Ele estava aqui em Cristo, Jesus, realizará em você, pois Ele disse que Ele faria isto. Então somos um.
96 Jesus orou por aquilo, em oração nesta noite, nosso Mestre Celestial orou ao Pai, para que fôssemos “um” como Ele e Deus são um. E quão perto estavam Eles? Deus era a vida Nele! E se somos um com Ele, nós seremos, a Vida e o Espírito Dele estará em nós. Então a concepção terrena, carnal, intelectual e credos e dogmas desaparecerão; então uma nova, gerada, nascida de novo, e virgem experiência do batismo com o Espírito Santo tomará lugar no coração humano. Então você será um, então o irmão será realmente irmão, irmã será irmã. Seus objetivos e seus motivos e tudo que você é, e tudo que você deseja ser ou tentar ser, será para o Reino de Deus; não importa que igreja você represente, onde você vá ou o que você faça.
97 Há tantas pessoas hoje que dizem, “O Espírito Santo não é real hoje”. Ora, dezenas de milhares deles, e milhões, estão dizendo, “Isto não é assim”.
98 Há muitos desfrutando as bênçãos Disto! A maioria, pessoas pobres, pessoas que foram abatidas e rejeitadas pelo mundo, pessoas que foram lançadas fora das igrejas porque elas creram que Deus é Deus, mas elas se encheram do Seu Espírito. Elas são um em propósito, são um em coração. Quem são estas pessoas? Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Católicos, Testemunha de Jeová, Ortodoxos, Judeus, todos juntos, eles se tornaram um. Não um a um credo, não um a um denominação; esta é a obra do diabo, através de concepções intelectuais.
99 Porém, a obra do Espírito Santo, o Reino de Deus em você! E Deus se assenta no trono do seu coração, em Sua sala de controle, controlando suas emoções, e controlando seus poderes, controlando suas concepções, e te fazendo um com Ele, em companheirismo e em amor. E Deus te enche de amor. Ele te enche de poder. Ele te enche com o Espírito. Ele te enche com a Sua Própria Natureza Divina, e Ele muda a sua natureza carnal para a Sua Natureza. Então, nisto, você se torna uma nova criatura em Cristo.
100 Então, o amor, você sai e parece que os pássaros estão cantando diferente. Oh, quão diferente é quando Cristo chega! Como você pode olhar para trás e pensar, “Como eu me afastei Disto? Como eu rejeitei Isto?” Tudo é diferente. Você não tem inimigos; todos eles parecem dóceis. Você pode perdoar tudo que foi feito. O inimigo mais amargo, você poderia orar por ele na rua, colocar se braço ao seu redor e levanta-lo; não importa o credo, a denominação que ele pertence, ele é a criatura pela qual Cristo morreu. É disto que Deus deseja te encher. Este é o enchimento. Este é o Reino. É aí que somos um.
101 Nós somos um, então, não para – não para favorecer uma denominação, não para favorecer um culto ou – ou algum credo. Nós somos um, para favorecer o Reino de Deus. Então tomamos a Sua Xerox, e, cada vez que a bendita bíblia diz qualquer coisa, o Espírito Santo em você clama, “É assim, Isto é Minha Palavra”.
102 Você não diz, “O Dr. Jones disse? E isto? Ou, o doutor Fulano de tal?” Não faz diferença alguma o que o doutor disse.
103 Jesus disse que Isto é a verdade. “E os céus e a terra passarão, mas minhas palavras nunca hão de passar”. É aí quando somos um.
104 Todos vocês Metodistas, Batistas, Presbiterianos, todos, seja o que você for, nós somos um. Não deixe o diabo usar seu olho. Deixe Deus usar seu coração. Se você olha e tenta compreender o que é Isto, o que Isto faz, “Como Isto se torna desta forma?” Você não questiona aquilo quando você recebe o Espírito Santo. Se você continua a questionar a Palavra de Deus, isto mostra que Deus não está em seu coração. O Espírito Santo não questiona uma só coisa que Deus diz. Ele diz, “Amém e amém! É assim, porque Deus disse assim!”
105 Abraão chamou aquelas coisas que não eram, como se fossem porque Deus disse assim. Deus lhe disse, aos setenta e cinco anos de idade, e Sara aos sessenta e cinco, eles iam “ter um bebê”. Ora, era ridículo pensar assim. Mas Deus disse assim, e Abraão era um filho de Deus! E ele andou vinte e cinco anos chamando tudo…
Todo dia, “Sara”, ele dizia, “Como está querida?”
106 “Não senti nenhuma diferença além do que sempre senti”. Fazia quarenta anos que ela havia passado da menopausa. Nunca teve filho, quando ela estava vivendo com ele, quando tinha dezessete anos de idade. Mas ele cria em Deus, e chamou tudo contrário àquilo como se não fosse, e ele chamou a Palavra de Deus de Verdade!
O primeiro mês passou. “Como se sente, Sara?”
“Nenhuma diferença”.
“Bem”, ele diz, “louvado seja Deus, nós teremos o bebê de qualquer modo!”
Um ano passou. “Como você se sente?”
“Nenhuma diferença”.
“Mas nós o teremos de qualquer modo!”
107 E a bíblia diz, “Em vez de se enfraquecer, ele foi ficando mais forte o tempo todo”. Isto não seria mais um milagre. Deus disse assim, isto tem que acontecer!
108 Vinte e cinco anos, e agora ela está com noventa e ele com cem! Um dia um Anjo desceu, estava com Suas costas voltadas para a tenda, e Ele disse, “Abraão, eu vou te visitar”, e Ele disse a Abraão o que aconteceria”.
109 E o pequeno Isaque nasceu. Por que? “Porque Abraão não titubeou na promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado dando glória a Deus”. Por que? Isto não estava em sua mente; isto estava em seu coração.
110 O trono de Deus está no coração humano. Ali nós nos tornamos um, um em propósito, um em realização. Se um irmão Metodista ganha cem almas para Deus, “Amém e Amém”. Se o Presbiteriano, seja ele o que for, ganha uma alma para Cristo, “Amém e Amém!” Se o Tommy Osborn ganha um milhão de almas neste ano, e Oral Roberts um milhão de almas, e Billy Grahan um milhão de almas, e cada outra denominação um milhão de almas, eu posso ficar de pé e louvar ao Deus vivo! Porque, é isto que estamos realizando, o Reino de Deus, é aí onde estão nossos objetivos, para fazer, para mandar almas para Ele. Eles são cristãos nascidos de novo. É aí quando somos um. Somos unidos juntos. Somos irmãos.
111 E não, desde que você diga, “Bem, eles não são Metodistas, eles não são Batistas, eles não são isto, aquilo ou aquilo outro”. Então seu – todo seu motivo está errado, e seu objetivo, e tudo que você realiza está errado; fazer isto parecer grande, quando você é pequeno. Lembre-se.
112 Você já observou o trigo crescer? Se você vê um trigo se levantando e apenas se balançando assim, lembra-te não há grão nele. Está vazio. O que tem grão sempre se inclina. E o homem que está cheio, cheio da bondade de Deus e de Sua misericórdia, Ele inclina sua cabeça com humildade. “Aquele que se humilha, Deus o exalta. Aquele que se exalta, será humilhado”.
113 Amigos, é tempo dos homens e das mulheres se despertarem para os fatos, que nós queremos ser um. Jesus orou para que fôssemos um, exatamente como Deus e Ele eram um. E Deus estava Nele! E somos um com Cristo, se deixarmos Cristo entrar. Mas é a única maneira pela qual podemos fazer, é deixa-lo tomar conta da sala de controle em nosso coração, então nos tornamos um.
114 Estamos encarando o Natal. Estamos encarando o tempo. Estamos encarando coisas horríveis. Tudo isto que estamos encarando, que diferença isto faz, o que vem ou vai, contanto que Cristo esteja na sala de controle, nos controlando, nos controlando e nos dando fé para crer em coisas que não podemos ver? Deus disse que nós…
115 “Fé é a substância das coisas que se espera, a evidência das coisas que se não vêem”. Você crê nisto, pois Deus está em seu coração, e está lhe dizendo que Sua Palavra é correta. E nenhum Espírito … de Deus, nunca negará qualquer coisa da Palavra de Deus. O Espírito de Deus. O Espírito de Deus reconhecerá os Seus. Oh, quão feliz estou em saber que existe um Deus o Qual é real!
116 A algum tempo atrás, lá em cima em Indiana, haviam dois garotos que foram criados numa fazenda. E eles eram simplesmente tão pobres como um pobre pode ser, meninos fazendeiros. E eles cresceram juntos. E, certo dia, um deles se casou. E poucos dias depois, o outro se casou.
117 E um deles foi viver na cidade. E ele começou a jogar nas cotações de ações na bolsa, se afastou dos seus ensinamentos de infância, foi para a coisa errada. E ele jogava com eles, e eles foi ficando rico e rico, até que finalmente ele se tornou um multimilionário. E ele mudou-se para Chicago, e se instalou em uma das grandes ruas e construiu um palácio para si próprio. Ele e sua esposa iam para as boates, e bebiam os cocktails, e saiam todas as noites. Eles possuíam mordomos e tudo mais, para lhes fornecer qualquer coisa que quisessem. E eles pensavam que estavam realmente vivendo.
118 Mas um homem que vive assim, não tem paz! Não existe paz num coração problemático. Para um coração pecaminoso, ali não pode haver paz. Se um homem deseja beber, e ele chama aquilo de “vida”, ele acha que está tendo um grande momento, isto mostra o seu vazio. Tome um homem, que ganha um milhão de dólares, ele deseja dois. Tome um homem que vai a uma festa e bebe um drink a noite, ele deseja outro. Tome um homem, que viveu infiel à sua esposa uma vez, ele o fará outra vez; e vice-versa. Vêem, é algo, e ele nunca está satisfeito. Ele pode ter um milhão de dólares em suas mãos, ou dez milhões em sua mão; ele deita a noite com a agitação da bebida em si; ele levanta na manhã seguinte perseguido, com pesadelos, a mente problemática. Você chama isto de paz? Isto não é paz.
119 Mas um homem que talvez não tenha nem mesmo um travesseiro para descansar sua cabeça, talvez ele não possua nem mesmo um par de sapatos decentes, nem tenha uma refeição decente em sua casa; mas se Deus mora em seu coração, ele vai para a cama feliz e acorda feliz. É uma duradoura. É algo que Deus faz.
120 Este sujeito havia se esquecido daqueles ensinamentos. Ele foi jogar. Chegou às vésperas do Natal. Ele se lembrou do seu companheiro, então ele lhe escreveu uma carta. O nome de um deles era Jim, o homem rico. E João era o pobre. E ele lhe escreveu uma carta, e lhe disse, “João, eu gostaria que você viesse para me ver nos feriados. Eu gostaria de me encontrar contigo, falar com você outra vez. Eu não te vejo por muitos anos”.
121 E lhe escreveu de volta e disse, “Eu gostaria de ir, Jim. Mas, eu não posso ir, eu não tenho dinheiro para ir”.
122 Um cheque chegou pelo correio, em poucos dias dizendo, “Venha! Eu quero que você venha, de qualquer forma”. Então João se aprontou, um rapaz do interior, colocou um bom macacão limpo, e seu chapéu de palha, e seu paletozinho de cor diferente, e entrou no trem.
123 E quando ele chegou lá, ali havia um motorista assentado para encontra-lo, com uma Limousine enorme. Ele não sabia como agir. Ele entrou naquela Limousine, segurando seu chapéu em sua mão, olhando ao redor, que foi em direção a um grande palácio em Chicago.
124 Saiu e subiu até a porta, e tocou a campainha. E ali veio um mordomo, disse, “Seu cartão, por favor, senhor”. Ele não sabia o que ele estava falando. Ele lhe entregou seu chapéu. Ele estava… ele não sabia nada a respeito de cartão de recepção. Ele não tinha muito destes bens do mundo. Ele disse, “Eu quero seu cartão”.
125 Ele disse, “Eu não sei do que você está falando, senhor”. Disse, “Jim me pediu para vir, isto é tudo que sei”.
126 Então ele voltou e disse ao seu parceiro, o qual não tinha se levantado da cama ainda. Ele disse, “Tem um homem engraçado lá na porta”. Disse, “Ele está vestido… eu nunca vi um homem vestido como ele. E ele disse que o Jim o mandou vir aqui”.
Ele disse, “Diga-lhe para entrar”.
127 E ele vestiu o seu roupão, desceu até o hall e foi de encontro com seu velho amigo do interior, e pegou na sua mão. Disse, “João, você não sabe o quanto estou feliz em te ver!”
128 E o velho companheiro do interior de pé, olhando ao redor na sala, disse, “Jim, mas que fartura!”
129 Ele disse, “Eu vou te mostrar ao redor”. Ele o levou para cima e fora na sacada solar, abriu a janela.
Disse, “Onde está Marta?”
“Oh”, disse, “ela não chegou ainda, ela saiu ontem à noite”.
Disse, “Uh, como vocês estão indo?”
130 Disse, “Oh, não muito bem. João, como está você e Kátie?”
Disse, “Ótimos”.
Disse, “Oh, ela está em casa?”
131 Disse, “Sim, nós temos sete filhos”. Disse, “Vocês tem algum filho?”
132 Disse, “Não, Marta não quis ter nenhum”. Disse, “Ela pensou que seria melhor se não tivéssemos nenhum filho, isto interfere na vida social, você sabe”, Afastou as cortinas, ele disse, “Veja aqui!” Disse, “Você esta vendo aquele banco lá em cima?”
Ele disse, “Sim”.
133 Disse, “Eu sou o presidente daquele banco”. Disse, Vê você aquela companhia ferroviária?”
“Sim”.
Disse, “Eu tenho um milhão de dólares em ações ali”.
134 E ele olhou lá embaixo, e viu os grandes jardins e tudo, quão bonito parecia! E o velho João ali parado com seu chapéu de palha em sua mão, olhando ao redor. Ele disse, “isto é ótimo Jim. Eu fico agradecido por você ter isso”. Disse, “Eu e Kátie não temos muito”. Disse, “Nós continuamos morando naquela pequena e velha casa de telhas de madeira rachada lá embaixo”. E disse, “Nós não temos muito, mas somos muitíssimos felizes”.
135 Logo então hinos de Natal começaram a tocar, as vozes começaram a aparecer.
Noite silenciosa, noite santa,
Tudo é calmo, e tudo brilha
Ao redor a jovem mãe virgem e a criança,
O santo menino tão dócil e meigo.
136 Jim virou e olhou para João, João olhou para Jim. Disse, “João, eu quero te perguntar uma coisa”. Disse, “Você se recorda quando éramos garotos, e nós costumávamos ir àquela pequena e velha igreja, igreja vermelha lá embaixo ao lado da estrada, e nós ouvíamos aqueles velhos corais do interior cantar estes hinos?”
Disse, “Sim”.
Disse, “Você ainda vai ali embaixo?”
137 Disse, “Sim, eu ainda pertenço a ela”. Disse, “Eu sou um diácono lá embaixo agora”. Disse, “E você, Jim?” Disse, “Você estava falando do que pertence a você aqui embaixo”. E disse, “E lá em cima, o que te pertence?”
138 “João, sinto muito”. Disse, “Nada me pertence para este lado”. Ele disse, “Você se recorda pouco antes do Natal certo ano, que nós não tínhamos nenhum sapato?” E disse, “Nós estávamos mais interessados em conseguir mais bombinhas para o Natal”. E disse, “Nós saímos e preparávamos algumas armadilhas com caixas, para apanhar algum coelho, para comprar bombinhas para o Natal”. Disse, “Você se lembra daquela manhã, aquele coelhão velho do bosque estava na sua armadilha de caixa?”
João disse, “Sim, eu me lembro disto”.
139 “Você ia comprar bombinhas; e chegava e as dividia comigo”.
Ele disse, “Sim”.
140 Disse, “João, eu divido qualquer coisa que possuo, com você. Mas uma coisa eu gostaria que você dividisse comigo”. Disse, “”Eu daria tudo que possuo, se eu pudesse andar naquela pequena e velha estrada, descalço, até aquela velha igrejinha outra vez, e sentir aquela Presença do Deus vivo, quando aquele coral estava cantando, o velho pregador antiquado estava pregando”. Disse, “Eu daria qualquer coisa! Eu daria tudo que possuo, cada ação na ferrovia e todas as partes do banco, e esta casa, e tudo, se eu pudesse voltar outra vez e ter aquela bendita paz que eu tinha quando eu subia naquela velha estrada”.
141 O velho João colocou seus braços ao redor dele, ele disse, “Havia três magos, homens ricos que vieram e colocaram tudo aos pés de Jesus certa vez, como um bebê”, disse, “eles receberam o perdão de seus pecados”. Ele disse, “Eu, embora eu… eu acho que você é maravilhoso, Jim, no que você foi abençoado a fazer, todas estas coisas. Mas eu preferiria ter minha esposa e sete filhos, vivendo lá embaixo, dormindo em colchão de palha, e ter a paz que existe em meu coração, do que ter todas suas riquezas, Jim, que você pode ter”.
142 E isto é certo, amigos. Riquezas não são medidas com dólares. Riquezas não são medidas com grandes nomes e popularidade. Riqueza é quando o Reino de Deus tem entrado no seu coração humano, mudando suas emoções e fazendo dele uma nova criatura em Cristo Jesus, e lhe dando Vida Eterna. Estas são as coisas mais ricas da terra.
Oremos:
143 E enquanto nossas cabeças estão inclinadas. É você pobre, nesta noite, nos bens deste mundo? Você nem mesmo sabe como pagará a conta do carvão ou a do óleo, ou o que for? Você pode estar desta maneira; eu espero que não. Mas se está assim, que você esteja deste modo, você pode sair deste edifício nesta noite, o homem pobre mais feliz que existe na terra. Você pode viver aqui com.. sair daqui, nesta noite, com riquezas que dinheiro algum poderia comprar. Você pode unir o seu coração com Cristo Jesus, e Ele pode entrar em sua alma e tomar conta da sala de controle. E não importa o que vem ou o que vai, você estará feliz pelo resto de seus dias.
144 É o maior presente que já foi dado! Oh, naturalmente, você dá a seus amigos presentes de Natal. Isto é bom. Estes são sinais. Mas, irmão, há um Presente oferecido a você, nesta noite, que dinheiro algum jamais poderia comprar. É uma dádiva vinda de Deus: Seu Filho unigênito, Jesus Cristo. Você O receberia como o seu Guia pessoal, como seu Salvador pessoal, como seu Deus, como seu – como seu Redentor, como seu Rei? Ele cura a alma e o corpo. Ele toma a sala de controle. Se você tem temores e dúvidas, apenas deixe-as ir agora. Que Ele possa ser Rei. Deixe-O entrar e tomar conta. Deixe-O ser Senhor é “Governante”. Senhor é “Liderança”.
145 Você diz, Oh, eu – eu creio que abri meu coração a Ele, anos atrás”.
146 Mas Ele já se tornou seu Senhor, com controle completo, para controlar suas emoções, sua fé e tudo? Quando você lê a Bíblia, cada Palavra Dela é a Verdade! Quando a paz… e frustrações chegam; você tem paz em seu coração. Sabendo que se a bomba atômica pode espalhar esta terra em pedaços, nesta noite, você estará junto em Cristo Jesus, na Glória, antes das cinzas até mesmo caírem na terra. Tem você este consolo? Se você não o tem, e gostaria de tê-lo, levantaria você rápido e silenciosamente as suas mãos e, fazendo isto, diria, “Senhor, seja misericordioso para comigo. Eu agora desejo estar unido Contigo, como um dos Teus filhos no Reino de Deus, em meus motivos, meus objetivos. Tu sabes tudo a meu respeito. Toma-me, Senhor, exatamente como sou, e deixe-me tornar-me Teu”? Deus te abençoe, filho. Deus te abençoe, senhor. E Deus te abençoe e a você, e você, irmão; e você, você, você aí. E você, senhora, Deus te abençoe. Isto é correto.
147 Eu conheço o tipo antiquado da igreja Metodista, e assim por diante, crê na chamada de altar, e assim por diante. Tudo bem, irmão, você não pode levantar sua mão para Deus, você não pode nem mesmo fazer um movimento em direção a isto, a não ser que Deus te toque. Jesus disse, “Ninguém pode vir a Mim, a não ser que o Pai o aproxime primeiro”.
148 Não honra você e respeita aquilo que te fez levantar sua mão, dizendo, “Sim, senhor, eu digo isto do meu coração. E cada pecado que tenho, eu coloco agora em Teu altar. Eu me consagro a Ti, neste momento, Senhor, que desta hora em diante, eu viverei para Ti. E todos meus hábitos e todos meus pecados, e tudo, eu abandono bem aqui, esvaziando o meu coração. Tu serás o Principal do meu coração. Tu serás o Senhor do meu coração. Tome Teu lugar correto em minha vida, Senhor, e me controle”?
Tenha esta intenção agora, enquanto oramos.
149 Senhor, tenho aprendido na Tua Palavra, está escrito, que, “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o aproxime primeiro. E todo que o Pai tem me dado, virá a Mim”. O homem pode viver dez anos, vinte, cinqüenta ou setenta e cinco anos, ou até mesmo mais e ainda não chegar. Mas ali haverá um tempo que quando a luz brilhar através do seu caminho, e esta é a oportunidade. Quão agradecido somos que ali permanece – ali permanece um Deus que ama o povo! E nesta noite Ele tem mostrado a Sua misericórdia para conosco, deixando muitas mãos se levantarem, para aceitarem a Jesus como isto, o grande Presente de Natal de Deus, o original e o único verdadeiro Presente de Natal enviado por Deus, é Seu Filho unigênito, para a terra. Receba-os, Senhor.
150 Haverá um dia que quando eles forçarem um (que estiver morrendo) no travesseiro; ou na estrada, debaixo de um automóvel; ou talvez gargarejando em suas gargantas, por um afogamento n’água. Eu não sei qual será o destino deles. Mas, Senhor, eu sei disto, que Jesus disse estas Palavras, “Aquele que crê em Mim, embora esteja morto, ainda viverá e quem viver e crer em mim nunca morrerá”. Eu creio que isto é a Tua Palavra, Senhor. Se eu morrer ou viver, Ela continua a ser Tua Palavra, pois Tu falaste Isto. E todo Céu e terra passarão, mas a Tua Palavra nunca falhará.
151 Tu disseste, “Aquele que vem a Mim, de forma alguma Eu os lançarei fora. Eu lhe darei Vida Eterna, e o levantarei no último dia”. Embora ele afunde no mar, embora ele queime no fogo, embora suas cinzas sejam sopradas para os quatro ventos da terra, “O Senhor Deus descerá do Céu com Voz de Arcanjo, e a Trombeta de Deus soará e os mortos em Cristo levantarão primeiro. Seremos tomados juntos com eles, para encontrar com o Senhor nos ares, e para estarmos com Ele para sempre. Senhor Deus, nós cremos que aquilo acontecerá.
152 E estas pobres, pessoas rejeitadas da terra, que vieram aqui nesta noite, e inclinaram suas cabeças em direção ao pó de onde Tu as tiraste, e para onde elas retornarão se Tu tardares. Elas levantaram sua mão, sua mão para Ti, e disseram, “Senhor, estou errado. Receba-me”. Oh, como Tu me rejeitarias? Tu não poderias, Tu não poderias fazer isto, Senhor. Se elas realmente tem esta intenção, do fundo de seus corações, Tu não poderias fazer isto e permanecer Deus, porque elas vieram com sinceridade. Elas são uma dádiva de amor que o Pai Te dá.
153 Agora, como Teu servo, eu os entrego a Ti; e recomendo suas almas, e seus corpos, e seus espíritos a Ti. Segure-os em Tua bendita segurança, Senhor. Tire todo mal delas. Tire o pecado, tire os hábitos, e que isto nunca possa incomodá-los deste noite em diante. Que elas possam sair daqui, pessoas livres, com Deus em seus corações, na sala de controle. E quando o inimigo tenta-las, que elas possam lembrar que Deus está na sala de controle, e é Ele Quem vira suas cabeças do inimigo.
154 E nós estabeleceremos Teu Reino, Senhor. “E venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. E não nos deixe cair em tentação, Senhor, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o reino, o poder e a glória, para sempre”. Amém.
155 Então isto – está escrito, que isto possa ser feito. Cada um que levantou sua mão e creu nisto, no Senhor Jesus Cristo, aceitando-O como Seu Salvador, tomando-O, no seu coração, pela fé. Não o que os seus olhos lhe dizem, o que a sua mente pensa, você, “Eu não posso parar de fazer isto. Eu não posso faze-lo. Eu não posso parar de fazer isto”, isto é no intelecto. Mas Algo lá embaixo em seu coração, diz, “E tu és Minha Propriedade”. Recorde, ouça ao que sua Voz no coração diz, porque é Deus falando contigo. Todas as outras desfalecerão como – como a noite tem que desfalecer.
156 Qual é mais forte, a noite ou o dia? Deixe o sol nascer, e veja o que acontece com a noite; ela simplesmente desfalece e desaparece.
157 E quando – quando o Espírito de Deus entra no coração do homem, todo seu intelecto simplesmente desfalece, e as trevas apenas vão embora. E você não pode encontra-las mais, porque não existe espaço para Isto. A luz preencheu sua alma! Ela anda na Luz. Ele está na Luz. Ele é um filho de Deus, e Deus o ama.
Agora, eu gostaria de cantar um hino, todos nós juntos.
Sou um filho do Rei!
Um filho do Rei!
Com Jesus meu Salvador,
Sou filho do Rei!
158 Quantos se sentem desta maneira agora, levantem a mão, “Eu sou um filho do Rei”? Você que estava com suas mãos levantadas a algum tempo atrás, levante-as. Creia nisto! Fique com isto! Deus conhece o seu coração.
159 Venha, pastor, vamos… eu não posso dirigir os hinos, mas vamos cantar aquele hino. Você me ajudará, não? Todos juntos agora, certo, enquanto cantamos isto. Correto. Eu creio que a nossa irmã está vindo para – para nos dar o acorde da música. Eu olhei ao redor, e não a vi em parte alguma, e esta foi a razão pela qual eu disse isto. Quantos conhecem, “Meu Pai é rico, possui casas e terras, Ele segura a riqueza do mundo em Sua mão”? Pense em quão bonito é isto! Correto, todos agora juntos.
Meu Pai é rico em casas e terras,
Ele segura a riqueza do mundo em Sua mão!
De rubis e diamantes, de prata e ouro,
Seus cofres estão cheios, Ele tem riquezas
Que nunca foram ditas.
160 Agora, bem quietos agora.
Eu sou filho do Rei!
Um filho do Rei!
Com Jesus meu Salvador,
Eu sou filho do Rei!
161 Não é isto maravilhoso? Você crê que é um filho do Rei? Levante sua mão, todos que crêem que são filhos do Rei. Certo. Agora, enquanto cantamos isso outra vez, eu quero que você aperte a mão de alguém atrás de você, ou na sua frente, alguém à sua direita e esquerda, não importa o que eles sejam, que crença tenha você, se você é um filho do Rei, enquanto cantamos isto outra vez.
Eu sou filho do Rei!
Um filho do Rei!
Com Jesus meu Salvador,
Sou Filho do Rei!
Uma tenda ou uma cabana, o que importa?
Um palácio está sendo construído por Ele ali!
De rubis e diamantes, de ouro e prata,
Seus cofres estão cheios de riquezas nunca mencionadas.
Eu sou filho do Rei!
Um filho do Rei!
Com Jesus meu Salvador!
Sou um filho do Rei!
Ser como Jesus, ser como Jesus,
Na terra almejo ser como Ele,
Através de toda jornada da vida
Da terra à glória, eu somente desejo ser como Ele.
162 É este o seu desejo? Ele é tão maravilhoso! O amo com tudo que está dentro de mim. Rendi tudo que tinha, a vinte e oito anos atrás, ao Senhor Jesus. Desde então, estou no campo de batalha, fazendo tudo que sei fazer, para dirigir homens e mulheres a olharem aquela coroa de glória.
163 Você vai falar sobre a Vinda do Senhor, as pessoas dizem… um homem me disse, a não muito tempo atrás, “Oh, pregador, não fale assim”.
164 Eu disse, “Você é um cristão?”
“Sim, mas, oh, nós ainda temos muito que fazer”.
165 Paulo disse, no fim do caminho, “Combati o bom combate, terminei a carreira, e guardei a fé. Desde já uma coroa de justiça está preparada para mim, que o Senhor justo Juiz me dará naquele dia. Não só a mim, mas a todos aqueles que amarem a Sua vinda”.
166 O que poderia trocar, o que tenho, pois estou ficando velho? Este velho, frágil, corpo enfermo que está cheio de corrupção, será mudado num momento, num piscar de olhos. Eu estarei jovem para sempre. Nunca terei enfermidade outra vez. Nunca chorarei uma lágrima. Nunca, nunca envelhecerei. Nunca morrerei. Nunca ficarei doente. Nunca terei uma dor de coração ou uma preocupação. Mas, terei um corpo como o Seu Próprio corpo glorioso. Seu eu… aquilo não é algo para viver, se aquilo não é a maior coisa que conheço…
167 Como obtenho isto? É uma dádiva de graça. Deus bate e eu digo, “Sim, Senhor, Tu és meu Criador. Eu Te aceito”. Ele me sela, com o Espírito Santo, Nele, então, nada vejo exceto a Jesus e Seu Sangue.
O que pode lavar meu pecado?
Nada exceto o sangue de Jesus;
O que pode me curar outra vez?
Nada exceto o Sangue de Jesus.
Oh, quando flui é precioso
E me faz branco como a neve;
Não conheço outra fonte,
Nada exceto o sangue de Jesus.
168 Você não está feliz? Eu sei que nenhum credo poderia fazer isto. Sei que nenhuma denominação poderia fazer isto. Sei que nenhum homem poderia fazer isto. Sei que nenhuma teologia poderia fazer isto. Nada exceto o sangue de Jesus!
Minhas esperanças são edificadas em nada
A não ser no sangue de Jesus com justiça;
Quando tudo ao redor da minha alma dá por entregue,
Então Ele é toda minha esperança e permaneço.
Pois em Cristo, a Rocha sólida nos firmamos
Todos os outros terrenos são areias movediça.
Todos os outros terrenos são areias movediça.
169 Deus te abençoe agora. Creio que há uma dedicação de um bebê, creio que sim, agora. Eu passarei o culto ao pastor para isto. Pode vir, irmão Neville. O Senhor te abençoe.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...