A VIDEIRA VERDADEIRA E A VIDEIRA FALSA
07 de Junho de 1955
Macon – Georgia – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Boa noite, amigos. Fico feliz de estar aqui novamente esta noite para servir no Nome do Senhor. Pensei que talvez as nuvens tempestuosas fossem assustar todos, mas vejo que isso não aconteceu. Isso me faz pensar muito mais em vocês, ao ver que são leais o suficiente para comparecer, independentemente de como está o clima.
Fiquei surpreso quando Billy veio até aqui e bateu na porta há pouco tempo. Normalmente, ele bate, e, se eu não respondo, ele sabe que estou em oração e vai embora, esperando até que eu esteja pronto para sair. Às vezes, algum garotinho, um dos amigos dele, vem junto. Mas ele continuou batendo e gritou: “Papai.”
E eu disse: “O que foi?”
Ele respondeu: “É melhor você vir; você vai ter que pregar de novo esta noite. O irmão Jack não está aí.” Então, precisei me aprontar rapidamente e sair. Acho que acabei saindo um pouco cedo para chegar até aqui. Entrei e não quis interromper enquanto vocês estavam cantando, e o irmão Thom estava lendo as Escrituras.
2 Bem, estamos felizes de estar aqui; não entendo exatamente por que ou… Parece que meu administrador desistiu; alguém quer um emprego? Estou quase pronto para contratar alguém, porque isso realmente dificulta os encontros quando preciso falar e depois participar das reuniões. Claro, você já começa cansado (entende?), e isso certamente faz diferença.
Espero que ele volte logo, se não tiver desistido de vez. Eu tive um administrador por muitos, muitos anos, o irmão Baxter; a maioria de vocês o conhece, da Colúmbia Britânica. Ele não está comigo neste momento; está muito ocupado. Ele entrou em uma organização, uma espécie de irmandade ou algo assim, e também com algum tipo de transmissão para a Rússia. São muitos compromissos ao mesmo tempo. Ele não consegue estar presente em demasiadas reuniões.
3 E minhas reuniões são um pouco diferentes; eu preciso simplesmente seguir a direção que o Espírito do Senhor me guia. Posso estar em uma reunião, e, onde quer que Ele me chame, eu vou imediatamente, porque tenho que agir naquele momento. Isso é um pouco difícil para um administrador, porque ele não sabe que caminho tomar. Eles têm uma lista inteira de reuniões, talvez de várias pessoas que tenham escrito para marcar.
O outro dia, me disseram que havia mais de quatrocentas grandes cidades nos Estados Unidos pedindo por cultos agora. E quando isso acontece, eu simplesmente sinto que devo ir, talvez aos arredores de Chicago ou para este lado. Aí pergunto: “O que temos por lá?”
Eles respondem: “Bem, podemos conseguir alguém por lá.”
Então digo: “Certo, organize tudo, iremos para lá imediatamente.” Essa é a maneira que fazemos.
4 Agora, dessa maneira, não há um programa fixo e definido; somos meio como os Quakers: quando o Espírito se move, nós nos movemos com Ele. Sabe, acho que essa é uma ideia muito boa, não acham?
Aqui, não muito tempo atrás, eu estava tendo uma grande reunião em uma determinada cidade… E antes disso, passei por problemas na África por não ter ido aonde o Senhor me disse para ir. Eu prometi a Ele que nunca mais faria isso novamente.
Justo no auge de uma grande reunião, com milhares de pessoas lotando um grande auditório, quando o Espírito Santo Se moveu sobre mim uma tarde, e me enviou para outra cidade. Bem, você fala sobre problemas; nós realmente tivemos um então. Eles encerraram aquela grande reunião. Um pastor, que era o presidente do evento, pulou na plataforma e disse: “Irmão Branham, você diz ser um fundamentalista.” E continuou: “Onde você encontra algo assim nas Escrituras?”
Eu respondi: “Bem, isso está lá.”
Ele perguntou: “Onde?”
Eu disse: “Filipe estava realizando um grande avivamento em Samaria, e o Espírito Santo o chamou para fora dali, e o enviou ao deserto para alcançar apenas um homem.” Isso é verdade? Ele nunca mais voltou a Samaria, pelo que sabemos. Mas por meio da obediência, a mensagem do Evangelho foi enviada à Etiópia.
5 Oh, não é maravilhoso mover-se com o Espírito Santo? Quantas pessoas aqui nesta noite, na Presença Divina, nasceram de novo? Vamos ver suas mãos, em todos os lugares, vocês que nasceram de novo. Oh, que coisa! Não é maravilhoso?
E estamos formados aqui, claro, eu acho, de todas as diferentes denominações: metodistas, batistas, presbiterianos, peregrinos da santidade, nazarenos, pentecostais, a igreja de Deus, as assembleias e, oh, quantas mais. Mas é assim que será quando chegarmos ao Céu, estaremos todos sentados juntos. Vocês não creem assim? Certamente não teremos metodistas aqui, e batistas ali.
6 Conheci um senhor idoso que morava em New Albany, ali abaixo de onde eu morava, um homem muito bom. Ele era pastor de uma igreja Metodista, e eu era um batista – pastoreava uma igreja Batista. Nós tínhamos uma boa comunhão um com o outro, então costumávamos nos provocar muito. Ele conseguia alguém; eu conseguia alguém que queria ser aspergido. Eles diziam: “Bem, minha mãe foi aspergida, e eu creio na aspersão.” E, bem, de qualquer modo ele não seria um bom membro para mim. Então, eu sabia onde havia uma boa igreja Metodista, e simplesmente o levava até o irmão Johnson.
Eu dizia: “Agora, irmão Ron, aqui está um homem que quer ser aspergido. Eu simplesmente não consigo convencê-lo de que ele precisa de água suficiente, então você terá que aspergi-lo.” Então eu dizia: “Aquele lugar lá embaixo agora está muito seco, contudo se você quer ser aspergido, este é o melhor homem que eu conheço para fazer isso.”
Então quando alguém fosse lá e quisesse ser batizado por imersão, ele dizia: “Agora, eu vou te levar até Billy, mas com certeza ele vai te afogar.” Então nós tínhamos uma comunhão verdadeira um com o outro, e é assim que deveria ser, vocês não acham? Todas as nossas pequenas diferenças, não fazem diferença alguma, afinal.
Jesus disse, “Aquele que não nascer da água e do Espírito…” Esse é o ´ponto principal. Você precisa nascer de novo. Se você nasceu de novo, você é meu irmão ou minha irmã. Não importa se você é metodista, batista, católico romano ou o que for, somos irmãos e irmãs em Cristo, porque todos bebemos do mesmo Espírito.
7 Bem, eu não tenho nenhum texto. Vou ter que depender do que o Senhor me der. Porque eu realmente pensei que o irmão Moore estaria aqui esta noite, sem dúvida. E eu, depois de todo esse tempo esperando por ele, já que ele prometeu estar aqui na segunda-feira. E hoje é terça-feira, e ele ainda não está aqui. Então, vou perdoá-lo desta vez. Mas se ele não estiver aqui amanhã, vou ligar para ele e ver o que está acontecendo.
Vamos abrir algumas Escrituras, em alguma parte aqui no… vamos para o Antigo Testamento em algum lugar. Eu estava apenas… Algo veio à minha mente alguns momentos atrás. E talvez possamos encontrar no livro de Joel. E leremos lá, se for da vontade do Senhor, por alguns momentos.
E Billy gosta de me assustar. Ele disse: “Vamos, pai, bem rápido, eles estão esperando por você; querem começar às oito e quinze.” Disse: “Eles têm… o irmão Moore…”
8 Aqui estamos, no livro de Joel, capítulo 1; desejo ler apenas uma porção da Escritura e falar um pouquinho, e ver o que o Espírito Santo nos dirá para fazer. No versículo 4, lemos isto:
O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.
Agora, no próximo, creio eu, ou no seguinte, no versículo 20, 25, lemos o seguinte:
“E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, pela locusta, pelo pulgão e pela lagarta, o Meu grande exército que enviei contra vós.”
9 E agora, vamos inclinar a cabeça apenas por um momento para orar. Nosso Pai celestial, nos reunimos aqui esta noite, sob os céus abertos, para dar louvor e glória ao Criador dos céus e da terra, que nos dá este privilégio. Somos gratos esta noite, muito gratos por estar aqui, e sermos saudáveis e felizes. Muitos aqui estão doentes, Senhor. E nos reunimos com este propósito esta noite, para que estes aqui, que não estão saudáveis, possam deixar este lugar, saudáveis e felizes esta noite. Conceda, Senhor.
E se houver algum pecador aqui, que ele saia espiritualmente saudável esta noite, cheio do Espírito de Deus. Conceda, Senhor. E que a glória de Deus desça sobre nós e nos abençoe como aconteceu no dia de Pentecostes. Deus, repita isso novamente esta noite aqui. Derrama sobre nós Tuas bênçãos; que não estejamos com um guarda-chuva sobre nós, mas sim com um copo virado para cima, prontos para receber as bênçãos de Deus.
E agora, estamos sob a expectativa de não saber o que dizer. Mas Tu prometeste: “Se abrires a tua boca, eu a encherei”. E cremos que Tu o farás. Portanto, entregamos todas essas coisas a Ti esta noite, e entres na Palavra, se for da Tua vontade, Pai. Sabemos que o Espírito Santo se alimenta da Palavra. E que o Espírito Santo de Deus tome a Palavra e a distribua a cada coração, conforme a nossa necessidade. E que haja também um grande culto de cura. Pois pedimos em Nome de Jesus. Amém.
10 Agora, que o Senhor acrescente Suas bênçãos. Vocês conseguem ouvir bem ao redor? Levantem suas mãos se conseguem ouvir, todos ao redor, levantem suas mãos. Eu… Para mim parece que o som está rebatendo, mas não tenho certeza. Mas alguém, alguns dos vendedores de livros e outros, me disseram que o som está melhor lá no alto, na parte mais elevada, do que aqui atrás. É aqui que acontece o eco, nessa direção. Mas agora vocês estão mais perto.
E agora, vamos esquecer se somos metodistas, ou se somos batistas, ou presbiterianos, ou pentecostais. Vamos simplesmente ter um tempo de comunhão agora e nos alegrar no Senhor.
E agora, talvez, se o irmão Moore vier amanhã para conduzir as preliminares como esta, e tiver a mensagem, então virei direto para a plataforma aqui, e começarei a orar pelos enfermos. Vê você? E temos centenas de pessoas aqui para receberem oração.
11 E eu quero dizer antes de começar a falar. O povo americano não é como o povo estrangeiro. Bem, quando você tem pessoas no exterior, na África, ou em algum outro lugar, elas não são como o povo americano. Lá na África, por exemplo, de onde é o nosso irmão Thom. Bem, lá quando elas podem ver o sobrenatural se mover uma vez, e sabem que é genuinamente sobrenatural, isso resolve. Basta dizer a elas: “Levante-se e vá para casa.” E cada aleijado se levantará e irá embora. E cada um que é surdo estará ouvindo e cada cego estará vendo. Eles simplesmente juntavam as muletas e outras coisas e as empilhavam nos cantos.
Na Suécia, quando estivemos lá, estávamos sentados lá sem saber nem mesmo como falar a língua deles, e o Espírito Santo Se movia pela audiência, e dizia a alguém, falava em inglês, qual era o nome da pessoa em sua própria língua por meio de um intérprete. Algo como o nome “Running waters” (Águas Correntes) ou algo assim. Ele dizia quem eles eram, qual era o problema deles, de onde eles vinham. O ambiente todo se levantava, jogava as muletas e outras coisas no chão e ia embora caminhando. Eles – eles. não importava como se sentiam, eles criam de qualquer maneira. Se Deus estava tão perto deles, eles iam embora e criam, de qualquer maneira. E saíam testificando.
12 Isso é o que realmente deveríamos fazer. Mas sabe qual é o problema conosco, americanos? Fomos envenenados por cada escola de teologia, uma contradizendo a outra.
Então alguém começará a dizer: “O Dr. Jones afirma que isso é leitura de mente.”
Outro diz: “Bem, meu pastor diz que esse homem é Belzebu; ele é um demônio.”
E outro diz: “Bem, isso não é do Senhor, eu lhe asseguro.”
E as pessoas não sabem em que acreditar. Creia na Bíblia de Deus; isso é o que está certo. Deus diz: “Sejam as palavras de todo homem uma mentira, mas a Minha seja a verdade.” Deus diz: não importa o que seja. Como diz o ditado antigo, “A prova do pudim está em comê-lo.” Se Deus diz algo em Sua Palavra e Ele cumpre, creia nisso e siga em frente. Esqueça o resto e deixe Deus ser a verdade.
Agora, vamos falar um pouquinho, esta noite, se Deus quiser, apenas uma pequena mensagem de evangelismo, talvez, se o Senhor nos ajudar, sobre “A Videira Verdadeira e a Videira Falsa.”
13 Você sabe que a maior história que já foi contada, a maior mentira que já foi contada é uma que tem muita verdade nela. Agora, a maior mentira que já foi contada, foi o que satanás disse a Eva. Veja, ela continha muita verdade nela. Agora, se você vier e disser algo que é realmente uma mentira descarada, ora, você não acreditaria nisso; você sabe melhor. Mas quando se trata de um lugar onde há cerca de noventa e nove por cento de verdade e um por cento de mentira, esse é o tipo enganador. Esse é o tipo que você tem que observar, é esse tipo. E é exatamente nisso que o diabo é bom. Ele disse a Eva toda a verdade, menos uma coisa. Vê?
Ele disse: “Agora, você – você não sabe o que é certo e errado; você não sabe distinguir o bem do mal. Mas se você tomar este fruto”, disse, “seus olhos serão abertos, e você saberá o que é certo e errado. E você será sábia; você saberá como Deus.” Bem, isso é verdade. É exatamente isso. Tudo isso era verdade.
Mas ela disse: “Deus disse que morreremos”.
Ele disse: “Oh, certamente você não morrerá”. E ele a persuadiu. Agora, é aí de onde a mentira vem.
Agora, podemos pregar sobre tudo e deixar de lado a raiz fundamental da questão, e é aí que surge a mentira. Vê? É aí que surge o problema.
14 Agora, vamos voltar às videiras por alguns minutos. Deus compara Sua igreja a uma videira.
Ele disse: “Eu sou a videira; vós sois os ramos”, e assim por diante. E se a videira é uma videira de uva, ela tem que produzir uvas nos ramos. É correto isso? A Vida que estava em Cristo tem que estar em cada ramo. E se a Vida de Cristo Nele era pregar o Reino de Deus e curar os enfermos, cada ramo terá a mesma essência nele enquanto essa vida subir pela videira. Não pode ser de outra forma.
A Vida de Cristo em você… Se eu lhe dissesse esta noite, que a vida de John Dillinger [Um criminoso famoso – Trad.] está em mim, você esperaria que eu tivesse grandes armas aqui, algo assim. Você estaria em perigo, se o espírito dele estivesse em mim.
Se eu lhe dissesse que o espírito do artista está em mim, como o de algum grande artista famoso, você esperaria que eu fosse capaz de pintar um quadro, tal como aquele artista faria, porque o espírito dele estaria em mim.
15 E se eu digo que o Espírito Santo está em mim, você espera que eu faça a obra que o Espírito Santo fez quando Ele estava aqui na terra, manifestado no Senhor Jesus Cristo: que eu viva aquele tipo de Vida, pregue aquele tipo de Evangelho, e faça as mesmas coisas. Porque a videira sempre produzirá conforme a vida que está nela.
Jesus disse: “Pelos seus frutos os conhecereis.” Certo, pelos seus frutos os conhecereis.
Agora, você pode pegar uma árvore que parece ter casca de sicômoro e está produzindo maçãs; não importa que tipo de casca ela pareça; é uma macieira para mim. Porque o fato de estar produzindo maçãs mostra que a vida na árvore é de uma macieira. E não importa como você está vestido, ou o que você faça, contanto que esteja manifestando os frutos do Espírito; isso mostra o Espírito de Cristo, mostra que Cristo está em você.
16 Agora, todas as coisas se originaram em Gênesis. Vocês gostam de estudar Gênesis, irmãos, vocês ministros? Oh, penso que é o maior livro da Bíblia, um deles. Tudo o que você encontra hoje se originou em Gênesis. “Gênesis” significa “o princípio”.
Todo culto que você encontra na Terra, hoje, começou em Gênesis. Toda igreja verdadeira e genuína na Terra, hoje, começou em Gênesis. Tudo o que vemos, até mesmo toda a ciência, começou em Gênesis.
Você notou que Jesus faz referência a isso, disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do Homem.”? Veja o que eles fizeram; eles foram grandes construtores. Veja como é um edifício aqui da sua cidade.
Eles começaram a trabalhar com metais; a ciência era ótima. Eles construíram a Esfinge, as pirâmides e tudo mais, algo que não podemos fazer hoje; exatamente, apenas uma repetição do tempo. E eles tinham cultos; eles tinham tudo exatamente como eles têm hoje. É um grande sinal apontando para o fim dos tempos.
17 Agora, e observe. Bem, como ponto de partida, esta noite, vamos voltar e comparar uma videira verdadeira e uma videira falsa.
Talvez eu pudesse pegar esses dois microfones. Não conheço o homem que os instalou aqui, alguns minutos atrás, ele não sabia o que estava fazendo, penso, mas era exatamente isso que eu queria que ele fizesse. Porque eu vou pegar este como a videira certa e este como a videira errada, e vamos compará-las agora apenas como uma ilustração.
Agora, no jardim do Éden descobrimos que primeiro havia um homem, Adão. Deus fez para ele uma companheira, que foi Eva. Então veio Caim, e então veio Abel.
Vamos começar a partir daí. Agora, os espíritos não morrem. Os homens morrem, mas os espíritos não morrem. Deus tira Seu homem, mas nunca Seu Espírito. Deus levou Elias, e uma porção dobrada do Seu Espírito veio sobre Eliseu; cerca de oitocentos anos depois, veio sobre João Batista, e foi predito que viria novamente nos últimos dias. Deus tirou Cristo da terra, mas o Espírito Santo voltou.
18 O diabo leva seu homem, mas o espírito permanece o mesmo. Jesus disse: “Vós tendes por pai o diabo.” Disse: “Qual dos profetas que anunciaram a vinda do Justo, seus pais não apedrejaram, e assim por diante?” falando dos fariseus. E isso…
Lembre-se, e mantenha isso em mente: O espírito do anticristo não é o comunismo. O espírito do anticristo é religioso. Jesus disse: “Seria tão parecido que enganaria os próprios eleitos, se fosse possível.”
Não se trata de algo como uma ideologia comunista contra Deus; é um espírito religioso. João viu isso em Apocalipse, e ele se perguntou com grande admiração, como isso se assemelhava à igreja do Deus vivo, e assim por diante, e ainda assim nela foi encontrado o sangue de cada mártir que já foi morto por causa do Senhor Jesus.
19 Agora, no jardim do Éden, vamos deixar Adão e Eva por um momento e começar com os dois meninos, Caim e Abel. Estávamos falando deles alguns dias atrás. Cada um desses meninos representava um espírito. E, na minha opinião, ali estavam Judas e Jesus em uma prefiguração. Assim como Caim matou Abel no altar, Judas matou Jesus no altar ao traí-lo e negá-lo.
Algumas pessoas só veem três cruzes no Gólgota; havia quatro. A cruz representa uma árvore. E lá estava Cristo, um ladrão de cada lado, e Judas se enforcou em um sicômoro. Ele estava em uma cruz tanto quanto Cristo, pois maldito é aquele que for pendurado em uma árvore.
20 E observe, aqui estava o Filho de Deus, que veio da glória e estava voltando para a glória, levando Consigo o pecador arrependido. E aqui estava o filho da perdição, vindo do inferno e retornando ao inferno, levando consigo o incrédulo. “Se tu és o Filho de Deus…” Veja, uma representação perfeita. Mas aqueles dois, Caim e Abel, ambos eram rapazes religiosos. Eles eram sinceramente religiosos. Caim sabia que, depois de sair de lá e perceber que era mortal, ele não poderia enfrentar a morte, sabendo que teria de sair do mundo sem ser sincero.
Sinceridade não é o que Deus requer. A sinceridade está bem, mas não é suficiente. Talvez, hoje à noite, se fôssemos até o rio Ganges, veríamos mães com seus pequenos bebês de pele escura, oferecendo-os aos crocodilos, esmagando-os até a morte como sacrifício ao seu deus. Isso é sinceridade.
21 E se você me acompanhasse até a Índia e visse aquelas pessoas tirarem seus sapatos e caminharem no meio do fogo, com seus pés queimando até formar bolhas? Vá comigo até a China: você verá seus pezinhos quebrados daquele jeito, e eles andam na ponta dos pés, fazem sacrifícios, e tudo mais, sendo profundamente sinceros, mas ainda assim isso não é salvação. Sinceridade não tem nada a ver com isso.
Muitas vezes os pagãos que se cortam, e se ferem, são muito mais sinceros do que qualquer coisa que você já tenha visto atuar no cristianismo… Ora, os cristãos dificilmente atravessarão uma rua para ver um reavivamento. Isso mesmo.
Mas essas pessoas farão qualquer coisa, até mesmo sacrificam seus filhos e suas vidas. Mas é isso: sinceridade não significa nada. “Há um caminho que parece certo ao homem, mas o fim dele é o caminho da morte.”
22 E cabe a nós nos examinar agora para saber onde estamos. Estamos no fim dos tempos. Não é hora para brincadeiras; é hora de se colocar em ordem e ter certeza de que estamos no caminho certo.
Se você fosse aqui, em algum lugar, ao mercado, ou ao restaurante e comprasse uma tigela de sopa e tivesse uma mosca nela, você a devolveria; você certamente não a tomaria. Você observa o que está colocando neste corpo, mas põe qualquer coisa nessa alma, não importa o que seja, qualquer tipo de dogma ou doutrina. Mas é melhor se examinar com a pura e inadulterada Palavra de Deus, e descobrir se você está realmente na categoria certa ou não.
Lembre-se: não importa o quão bem você trate este corpo; um homem de cento e cinquenta libras [68kg – Trad.] vale apenas oitenta e quatro centavos. Isso mesmo. Mas você tem uma alma que vale dez mil mundos. Você cuidará de oitenta e quatro centavos, enquanto negligencia os dez mil mundos de qualquer maneira. Examine-se.
23 Agora, voltem comigo para Gênesis. Observem aqueles garotos vindo para adorar, ambos adorando. Agora, Caim adorou a Deus de todo seu coração; ele fez um sacrifício, construiu um altar, adorou ao Senhor, tão sincero quanto sabia adorar. Sinceridade, altares, ser membro de igreja, tudo isso não significa nada, nem um pouco.
Então Abel veio, não com beleza. Quero que vocês percebam isso. Sempre tenham em mente, especialmente vocês aqui, às vezes… É isso. Vou pregar para vocês, irmãos pentecostais, aqueles que estão patrocinando minha reunião. Entendem?
Ouçam, estamos. De alguma forma, há algo errado. Isso mesmo. Receio que estejamos começando a agir muito parecido das outras igrejas e coisas assim. Vocês estão descuidando. Irmão, convém… Nós… O que precisamos hoje à noite é de um bom e velho reavivamento, que quebre essa frieza e traga as pessoas para fora, para a luz.
24 Bem, em primeiro lugar, você sabe, é a mesma coisa que colocou Israel em problemas: eles queriam um rei como os outros gentios – ou as outras nações e gentios. Eles tiveram problemas com isso. Não tente seguir um padrão que não seja o do Senhor Jesus Cristo; deixe Ele ser o único Centro entre você e Deus. Pegue estas. Jogue fora estas coisas; deixe de lado todo peso que atrapalha. Comece de novo com o Evangelho.
Você sabia que as pessoas, hoje, estão buscando membros? Eles fizeram isso. Quando o reavivamento dos metodistas veio, houve uma grande transformação. Eles tiveram um verdadeiro reavivamento. Mas deixe alguns deles começarem a se separar, e então novas pessoas entram, eles começam a ficar frios e formais. Os metodistas tinham cura Divina; eles tinham o poder de Deus.
Ora, o próprio livro religioso de John Wesley, que tenho em casa, alguns trechos do livro, relatam que ele esteve aqui na América, ele e Asbury. E ele estava indo a cavalo para orar por uma mulher, o cavalo caiu e quebrou a perna, e ele desceu, ungiu o cavalo com óleo em Nome do Senhor, montou nele e foi embora. Hoje, se você pregar cura Divina, eles te expulsam da igreja metodista.
25 E John Smith, o fundador da igreja Batista, minha própria igreja, ora, ele orava tanto durante a noite, que sua esposa tinha que guiá-lo até a mesa; seus olhos ficavam tão inchados e fechados de tanto chorar. Hoje em dia, você não consegue tirar nem uma lágrima de um olho batista. Qual é o problema? Algo deu errado, porque. Eu não sou nada contra as igrejas metodista ou batista; eles são meus irmãos. Mas a questão é, irmão, algumas gerações depois dos apóstolos, como era no começo, começaram a deixar cair as barreiras; este vem com muita teologia, muita educação e fazem Deus fugir pela porta. Isso nunca substituirá o poder de Deus.
Orgulho, algo grande, construir uma grande igreja, ter um nome famoso, esse é que é o problema com nossas igrejas, hoje. Estamos tentando conquistar mais membros. Cada igreja está tentando competir pela sua organização, puxando para o seu lado. Todas elas estão bem. Eu sei que isso pode parecer um pouco forte, mas é bom. Vê? Isso mesmo. É bom.
Mas as Assembleias querem ser as maiores. Os Unicistas querem que a deles seja a maior, cada uma quer ser a maior. Como você pode fazer algo para Deus quando você tem… Estamos tentando buscar honra, procurando reconhecimento uns dos outros. Irmão, a verdade é que todos somos apenas pó, e Deus pode nos levar a qualquer momento. Busque a Deus de todo o seu coração. As igrejas são todas boas, cada uma delas; não tenho nada contra nenhuma delas. Todas são boas. Mas o que precisamos é de Cristo nessas igrejas. Vocês estão deixando de lado a parte mais importante. Isso mesmo.
26 Agora, olhe para Caim; ele veio com sinceridade. Mas veja, o antecedente, seu pai, o diabo. Quem é ele… Ele foi influenciado por seu papai. A razão que lá no céu… Quando ele estava lá em cima, ele estabeleceu um reino mais bonito, mais elaborado, mais atraente que o de Miguel. Ele tentou obter um reino maior. Foi por isso que ele foi expulso: orgulho, beleza, arrogância. E quando ele chegou aqui, essa mesma natureza estava presente em seu filho. E ela ainda não morreu. Isso mesmo. Oh, uma grande igreja, dizem: “Eu pertenço à maior igreja da cidade.” Isso não significa nada, absolutamente nada.
O que importa é: Como está seu coração diante de Deus esta noite? Isso é o que segue. Essa é a questão.
27 Jesus nunca veio para que construíssemos grandes igrejas. Ouçam aqui, deixem-me dizer uma coisa, e isso é à parte. Jesus nunca nos pediu para ordenar e—ou fazer qualquer igreja. Ele nunca deixou uma palavra para que construíssemos uma igreja; Ele nunca deixou uma palavra para que tivéssemos uma organização. Ele nunca deixou uma palavra para que tivéssemos um seminário. Ele nunca deixou uma palavra para construir um hospital. Ele nunca deixou uma palavra para fundar uma escola ou investir em educação. Mas Ele disse à igreja: “Pregue o Evangelho em todo o mundo, então eu retornarei.”
Nada contra a organização, igreja, hospital, todos eles são bons; mas colocamos nossa ênfase nisso, em vez de levar o Evangelho ao mundo, enquanto dois terços do mundo, nesta noite, nunca ouviram falar do Senhor Jesus Cristo. Como Ele pode vir? Ele virá quando o Evangelho tiver sido pregado. Não apenas passando folhetos agora, isso está bem, passando folhetos, mas “pregar o Evangelho significa demonstrar o poder do Espírito Santo a todas as nações que Eu chamarei como testemunhas”. Amém! Isso mesmo.
28 Observe Caim, lá atrás, era tão religioso quanto podia ser. Ele foi e construiu um lindo altar, ofereceu seu sacrifício, ajoelhou-se com toda sua pompa, exatamente como seu pai. Ele não era ateu; ele não era um incrédulo. Não, senhor! Ele era um crente! Exatamente isso. Então existe tal coisa como ser um crente e ainda assim ser condenado. O diabo crê e estremece. Quando os demônios viram Jesus, eles confessaram publicamente que Ele era o Filho de Deus e pediram misericórdia. Isso é verdade.
Lá estava Caim, ajoelhado, adorando, arrumou todos os grandes lírios – imagino – em seu altar. Ele trouxe os frutos do campo, colocou-os ali e se ajoelhou, e disse: “Agora, Jeová, olha como este altar está bonito! Olha para aquele altar simples daquele bando de fanáticos ali. Dá uma olhada naquele lugar simples que aquele bando de santos roladores tem lá. Veja só em que lugar comum eles estão adorando, aquele Abel, aquele cordeirinho fedorento pendurado ali. “Olhe aqui, veja o que eu fiz para Ti. Construí esta grande igreja; coloquei tudo aqui. Está vendo o que eu sou? Eu fiz algo grandioso. Isso vai mostrar psicologia. Vai atrair pessoas.” Oh, que coisa! Essas são obras do diabo. Isso mesmo. Ele disse: “Agora, receba-me, Jeová, Tu sabes que eu creio nisso.” E Deus o recusou categoricamente. Isso mesmo.
29 Lá vem o pequeno Abel, puxando aquele cordeiro, com uma revelação espiritual que ele sabia que não foi a fruta que os tirou do jardim do Éden; ele sabia que foi o sangue. E a vida não está nas plantas; ela está no sangue. Aí vem ele com uma pequena corda enrolada ao redor, ou uma videira ao redor daquele cordeirinho, colocou-o no altar, e disse: “É isso, Senhor.”
Deus disse: “Isso é justificação.” Amém.
Então veja, seu irmão estava com ciúmes. Essa raiz de ciúmes nunca sai da classe alta da sociedade. Não, senhor. Ela ainda está lá. Amém. Ainda está lá, não irá embora; criará raízes e camas no inferno. Observe, ele subiu lá e matou seu irmão.
30 Observe esses dois espíritos, saindo dali. Observe como eles dominaram o mundo. Aqui eles saem de Gênesis. Observe qualquer coisa que você queira; observe a ordem mundial; observe tudo. Conforme isso vem por Gênesis, passa por um processo, e agora ele subiu aqui, e floresceu na semente para produzir a mesma coisa que era em Gênesis.
Aqui está a videira falsa; aqui está a videira verdadeira. E ambas estão crescendo lado a lado. Você percebeu que Judas Iscariotes era tesoureiro da igreja, da mesma tribo do Senhor Jesus? Ele era um homem importante, era irmão dos demais, sentava-se no mesmo banco, cantava as mesmos hinos, adorava o mesmo Deus, pregava o mesmo Evangelho, e era Judas? Você percebe que esse mesmo espírito se move por toda a igreja? Mas onde Judas mostrou suas cores foi no Pentecostes, pouco antes do Pentecostes, antes que eles realmente nascessem de novo.
As pessoas não creem nesta noite, muitas delas não creem que haja tal coisa como uma experiência de ser nascido de novo. Elas dizem: “Está tudo em sua mente”. Não, está em seu coração, irmão. É isso mesmo.
31 Observe, aqui vêm essas duas videiras crescendo; vamos seguir esses dois espíritos agora. A primeira coisa, você sabe, nós os veremos. Primeiro: na arca havia uma pomba e havia um corvo. Ambos eram pássaros; um podia voar para o mesmo lugar que o outro estava, e ambos pousariam no mesmo poleiro, talvez, no segundo andar da arca; ambos eram pássaros. Um podia voar onde o outro estava. Um deles representava o Espírito de Cristo, e o outro, o espírito do anticristo. A única maneira que você poderia diferenciá-los era testando sua dieta.
Soltaram o corvo, e ele ficou satisfeito comendo cadáveres, voando de um corpo morto para outro, remexendo entre a podridão. Ele estava satisfeito por estar lá fora nas coisas do mundo.
Mas quando a pomba voou, ela não conseguiu encontrar descanso para as solas dos pés, e ela voltou novamente. Irmão, deixe-me lhe dizer: se você já nasceu do Espírito de Deus, o mundo fede para você, e as coisas do mundo se foram. Isso mesmo. Você não tem mais estômago para aquilo. Por que a pomba não conseguiu comer? Porque a pomba é um pássaro que não tem fel; ela não consegue digerir aquilo.
E todo homem que é nascido do Espírito de Deus, e toda mulher, não pratica as coisas do mundo. Eles saíram do mundo, e estão separados e levam um tipo de vida diferente. Porque eles não conseguem mais digerir aquilo… Seus aparelhos digestivos foram mudados, foram convertidas; seus apetites são pelas coisas de Deus, olhando para cima, reuniões de oração e assim por diante. Eles não têm tempo para pistas de patinação, danças e salões de baile, e assim por diante. Eles passaram da morte para a Vida, tornaram-se novas criaturas. Eles não querem mais essas coisas.
32 Mas eu quero lhe mostrar algo. Você pode colocar a carcaça de um animal morto, ali no campo, e uma pomba não chegará perto dela; uma pomba pousará em outro lugar e comerá o trigo. Mas aquele corvo pode pousar ali e comer a carcaça morta, e voltar e comer também o trigo. Exatamente. Então você tem que observar esse indivíduo. Veja, ele é um hipócrita para começar. Isso mesmo. Observe a evolução desta linhagem, de ambas. Poderíamos tipificá-la do começo ao fim.
Aparece com Esaú e Jacó, da mesma forma. Vamos levá-la para Israel, um belo tipo. Agora, ali estava Israel saindo do Egito, a caminho da terra prometida, um tipo perfeito da igreja hoje, a caminho da Terra Prometida; depois de sair do Egito, subindo para a terra prometida, a qual que Deus havia prometido dá-la a eles. E no caminho para lá, indo para este lugar abençoado, eles entraram em contato com os moabitas. Moabe era um irmão para ele, para Israel. A terra de Moabe, essa tribo veio lá de trás, antecede aos dias da esposa de Ló, ou melhor, dos filhos de Ló. Ló teve filhos com sua própria filha, e esta é a origem dos moabitas.
33 Agora, vocês todos têm seus guarda-chuvas apertados? Eu quero lhes mostrar algo, só um minuto, se o Senhor permitir. Observe, você sabe, hoje as pessoas dizem: “Bem, nossa igreja é fundamentalista. Acreditamos nos grandes princípios evangélicos.” Tudo bem, mas você ainda pode estar errado. Você pode ser tão fundamentalista e ortodoxo, e estar a caminho do inferno. Se você não crê, ouça a Palavra por um momento.
Aqui vinham eles, subindo em sua jornada e encontraram seu irmão. Então eles enviaram uma mensagem: “Podemos passar pela sua terra?”
Ele disse: “Absolutamente, não! Não deixaremos esse bando de fanáticos passar por aqui”. Lá estavam eles. Bem, veja, Moabe estava totalmente organizado, uma grande nação, com todos estes príncipes e todas essas pessoas diferentes, e Balaque, e todos os seus grandes reis, e tudo mais. Mas Israel era uma nação interdenominacional; era apenas um pequeno grupo de tendas espalhadas. viajando sob a direção do Espírito de Deus. Mas Moabe estava todo organizado, a maior, uma das maiores nações da terra. E ele disse: “Não deixaremos esse bando de santos roladores passar por aqui, de jeito nenhum. Olhe as coisas que eles estão fazendo.”
Você diz: “Santos roladores, irmão Branham?” Sim, senhor, eu acredito que eles eram. Absolutamente. Quando eles saíram do Egito e cruzaram o mar vermelho, e eles tiveram milagres e coisas além – diante deles. E quando Deus fez chover os ventos dos céus e abriu o Mar Vermelho, e eles passaram em terra seca, e os egípcios tentaram fazer isso, incircuncisos, tentando zombar do Espírito de Deus, eles foram todos afogados.
34 Miriã entrou no Espírito, pegou um pandeiro e desceu a margem batendo o pandeiro; todas as filhas de Israel a seguiram batendo tamborins e dançando. E Moisés levantou a mão e cantou no Espírito. Se isso não é uma reunião de santos, eu nunca vi uma em minha vida. Isso mesmo. Eles certamente estavam descendo pelas margens regozijando-se, com sinais e maravilhas entre eles.
Quando tinham sede, Deus lhes dava água da rocha. Quando sentiam fome, Deus fazia chover maná do céu. E quando receberam esse maná, começaram a comê-lo e disseram: “Tem gosto de mel”. Você sabe, aquele maná era um tipo do Espírito Santo. É isso mesmo. Logo após cada crente ter atravessado o Mar Vermelho, que representa o Sangue, como eu disse na noite passada, ele entra na comunhão pelo Espírito.
35 Observe, assim que cruzaram o Mar Vermelho, enquanto estavam em sua jornada, Deus fez cair maná até que a jornada terminasse, um tipo do Espírito Santo. Quando eles saíram do judaísmo e receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre aqueles apóstolos e, desde então, continua caindo até que esta era acabe. Isso é verdade.
Quero que você observe, tão logo que a chuva de maná começou a cair, Ele disse a Arão: “Vá e pegue vários ômeres grandes cheios, e coloque-os de volta no lugar santíssimo “, para que cada geração que suceder esta geração. Cada geração que vier depois desta, cada vez que um homem se tornar um sacerdote, ele poderá entrar no lugar santíssimo e tomar um bocado do maná original que caiu no início. Que quadro lindo é aquela do dia de Pentecostes, quando nosso Maná espiritual (ali era o maná natural), o maná espiritual que sustentava a igreja ali e que fornecia todas essas vitaminas espirituais para deixar – para viver por…
36 Pois bem, no dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu; eles saíram do lado de fora, cambaleando e agindo como um bando de homens e mulheres bêbados. Sim. E Pedro disse: “Isto é aquilo que foi falado pelo profeta Joel; isto é aquilo.” Irmão, se isto não for aquilo, eu seguirei com isto até que aquilo chegue. Eu certamente gosto disto de qualquer forma, e esperando por isto. E quando eles saíram do lado de fora, o poder de Deus estava Se movendo sobre eles. E Pedro…
Todos eles disseram: “Varões e irmãos, o que podemos fazer para ter esta mesma coisa?”
Pedro disse: “Arrependei-vos, cada um de vós, e sede batizados em Nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e aos que estão longe, a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar.” Não algo que se pareça com isso, não recebemos algo que o imita, mas um… Não um bocado, mas um coração cheio do batismo original do Espírito Santo, que caiu no dia de Pentecostes com os mesmos sinais, as mesmas maravilhas, as mesmas obras.
37 Quando homens e mulheres estão prontos para entregar suas vidas, isso tem gosto de mel na rocha. Sabe, Davi falou muito sobre mel na rocha. Ele era um pastor. Ele costumava carregar um alforje ao seu lado; os pastores faziam isso. E cada vez que suas ovelhas doentes começavam a se debater, o pastor pegava um pouco de mel desse alforje e o colocava na rocha. E a ovelha subia e começava a lamber o mel na rocha. Enquanto elas lambiam o mel, ora, elas ingeriam um pouco do calcário, e o calcário curava as ovelhas doentes. Oh, que quadro!
Ouça, irmão, eu tenho um alforje cheio de mel esta noite, e vou colocá-lo na Rocha certa, Cristo Jesus; não em alguma igreja, mas em Cristo, Seu devido lugar; e vocês, ovelhas doentes, comecem a lamber rapidamente; a primeira coisa, sabe, você receberá um pouco do calcário. E isso vai curar sua doença, e você descobrirá que há poder no Espírito Santo para levantar homens e mulheres de uma vida de pecado ou de uma vida de doença para a saúde. Comecem a lamber, vocês que estão em uma maca, vocês que estão em cadeiras, vocês que estão cegos, vocês que são surdos e mudos, e vejam se não há poderes de cura no Espírito Santo que podem mudar a vida de um homem e fazê-lo uma nova criatura. Certamente que sim; fará você passar da morte para a Vida.
38 Eu posso ver Israel enquanto eles viajavam; lá estavam eles; é verdade. Você já os ouviu dizer… Oh, sobre a igreja, eles disseram: “Oh, olhe lá para Israel.” Balaque disse: “Ora, vão e tragam-me Balaão.” E disse: “Quando Balaão vier aqui…” Eles tinham um velho pregador fundamentalista ali, meio apóstata, então eles disseram: “Traga-o aqui, e ele amaldiçoará essas pessoas por mim.”
Então eles foram e pegaram esse velho profeta. E ele chegou lá, e pensou: “Bem, deixe-me dar uma olhada nisso. Agora eu sei que eles fizeram de tudo. Eu sei que eles viviam com as esposas um do outro. Eles fizeram todo o mal imaginável, então um Deus santo amaldiçoará esse povo.” E assim ele foi lá com essa intenção de amaldiçoar esse povo por causa dessa grande nação, porque ele conseguiu uma igreja melhor e recebia um salário melhor com isso. Ora, ele estava enchendo seus bolsos. Certamente, ele disse: “Subirei e farei isso.” E no caminho, Deus fez uma velha mula falar em línguas com ele, e dizer-lhe para voltar para onde ele pertencia. E ele não tinha bom senso suficiente para entender isso. É verdade. Amém.
E aí… Você diz que ela não falava em línguas; ela falou com uma voz humana. As mulas não falam com voz humana, mas ela certamente falou. Ela certamente fez isso. Eu senti isso chegando; alguém disse que aquela mula não falou em línguas. Mas falou sim; certamente ela falou. Você já… Uma mula não falaria com ele na língua dela; ele não entenderia isso. Vê? Mas ele entendeu isso.
39 Observe, e lá estavam eles. E quando ele desceu lá, ele se afastou, e olhou para Israel. E veja que hipócrita! O rei o levou ao redor e disse: “Agora olhe, chegue bem aqui.” E mostrou apenas a parte de trás, a pior parte de Israel. Agora, observe. É esta videira. Agora, aqui está esta videira tentando amaldiçoar esta videira.
Agora, observe. Ele disse que lhe mostrou a parte mais extrema. É assim que o diabo faz com o povo de Deus. Eles não dizem nada, dizem: “Eu darei mil dólares para qualquer um que puder me mostrar que alguém foi curado. Traga-o aqui.”
Eu desafiei um deles uma vez. Ele disse: “Deixe-me cortar o braço de uma garotinha, e você fica ali e a cura, então eu acreditarei que você é um curador.”
Eu disse: “Você precisa de cura mais do que qualquer um que eu conheço, e é uma cura na cabeça.” Eu disse: “Há algo errado com você.” Isso mesmo.
40 E agora, veja, eles mostraram os extremos. Disseram: “Bem, eu conheço alguém por quem oraram e não ficou curado.” Certamente, também sei que muitos ouviram a pregação e não foram salvos. Isso é exatamente verdade. Veja, mas eles mostram as partes mais extremas, os inversos, o lado pior. É assim que o diabo age. E observe como isso acontece. Levou-o para lá e mostrou as partes de trás disso. E então, observe. Quando ele disse que reuniu tudo. Agora, aqui está a cena. Observem isso, irmãos; prestem atenção.
Esta videira aqui e esta videira ali: esta é a de Abel brotando, e esta é a de Caim brotando. Caim era religioso; esta também é religiosa. Caim era fundamentalista; eles eram fundamentalistas. Mas Abel tinha o caminho certo, por revelação, por sinais e maravilhas. Deus sempre confirmou e sempre confirmará Sua Igreja e Seu povo por meio de sinais e maravilhas. Cite-me qualquer momento na história em que um avivamento tenha acontecido sem que sinais e maravilhas o seguissem.
O que está acontecendo hoje, meus irmãos, é o seguinte: estamos nos acomodando. Estamos nos rendendo à teologia mental. Estamos nos limitando a uma fé intelectual, quando deveríamos orar até que Deus se mova na congregação e comece a agir em nosso favor.
41 Quando desembarquei na Índia, os homens indianos todos me receberam lá e disseram: “Agora veja, irmão Branham, no que diz respeito à teologia, vocês não têm nada na América que entenda esse Livro.” E isso é verdade. Pois esse é um Livro oriental; não é um Livro ocidental. Tem uma perspectiva completamente diferente. Disse: “Nós conhecemos a Bíblia; nós a tínhamos antes mesmo de vocês serem uma nação, centenas de anos antes.” E isso é exatamente verdade. São Tomás foi até lá. Eu estive na mesma igreja onde ele pregou. Isso mesmo. Disse: “Nós sabemos mais sobre a Bíblia do que todos os seus professores juntos sabem. Mas o que queremos saber, o que estamos nos perguntando é: Podemos encontrar um homem com fé suficiente para manifestá-La? Isso é o que queremos saber. Queremos ver a Bíblia manifestada e vivida novamente. Se você puder fazer isso, terá nossa mão direita de companheirismo.”
Eu disse: “Jesus Cristo ressuscitou dos mortos; e Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” Amém. Isso é verdade.
42 Agora, havia Moabe se estabelecendo ali. Mas vejam, a primeira coisa que Moabe fez… Notem, ele foi buscar todos os seus dignitários, todos os – bem, os conselheiros, e todos eles lá, e todos os bispos, e os reverendíssimos, e os reverendos honorários, e os Ph.D., e os B.B.D., ou qualquer título que quisessem dar, e levou todos eles para lá, e pensou: “Apresentaremos a Deus nossos dignitários.” Veja, o mesmo velho espírito do diabo. Vê?
Bem, eles eram fundamentalistas; disseram: “Agora, vamos ver. Eles construíram sete altares no monte, sete altares. Isso é exatamente o que Deus havia requerido. Mataram sete bois, um sacrifício puro, como Deus exigia. Observe, e mataram sete carneiros, simbolizando a vinda do Filho de Deus. Fundamentalistas.
43 Aqui no vale eles também tinham sete altares, sete e sete carneiros. Este grupo era tão fundamental quanto aquele grupo. Se Deus exigisse apenas doutrina fundamental, então por que Ele aceitou este e recusou aquele? E todos os seus dignitários ficaram por perto, levantaram suas mãos e glorificaram a Deus, enquanto o profeta saiu para profetizar. E se Deus requer apenas o ensino fundamentalista, Ele é obrigado a honrar esse grupo porque há sete bois, sete altares, sete carneiros, falando da vinda do Senhor, tão fundamental em todos os sentidos quanto esta igreja era. Vê?
Mas qual era a diferença? Qual era a diferença? Eles tinham apenas a letra, tinham apenas a Palavra, e estas pessoas tinham sinais e maravilhas seguindo-as; eles tinham uma rocha ferida de onde podiam beber. Eles tinham uma serpente de bronze para cura. Eles tinham sinais e maravilhas, indo adiante deles, realizando sinais; eles tinham uma Coluna de Fogo pairando sobre eles. Eu sei que eles fizeram todas as coisas erradas, mas eles por Balaque se esqueceu de olhar e ver que havia uma rocha ferida diante deles; havia uma expiação feita. E Deus os estava vindicando com sinais e maravilhas. Ele estava dizendo: “Esse é o Meu povo.”
44 Agora, se ensinar a Bíblia, se ações fundamentalistas é tudo o que Deus requer, Ele está obrigado com qualquer um que faça isso; mas vocês são chamados por eleição, meus irmãos. Deus conhece Sua Igreja e vindica Sua Igreja com sinais e maravilhas. Observem como isso continua. Aqui vem Jesus; aqui vêm os fariseus, tão fundamentais quanto poderiam ser, a mesma videira que saiu de Gênesis por meio de Caim, e a outra por meio dos filhos de Israel. Tudo começou em Gênesis, tudo em Gênesis. tudo, quero dizer, até o Novo Testamento.
Aqui estão os fariseus, tão fundamentais quanto poderiam ser na doutrina. Eles acreditavam em Jeová, ofereciam seus sacrifícios. Aqui vem Jesus, absolutamente um crente, e fundamental também, mas Deus O vindicou com sinais e maravilhas. Isso mesmo. Deus provou que esta era Sua Igreja, pois Jesus saiu pregando, curando os enfermos, tendo visões e profetizando. E esses outros se tornaram frios e rígidos fundamentais em sua igreja. Ali estão as duas videiras. Observem como elas vão crescendo.
45 Olhe para São Paulo, quando ele teve uma visão dos últimos dias, ele disse: “Sabei disto, que nos últimos dias virão tempos trabalhosos. Os homens serão obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes e desprezadores dos bons (te chamam de santo rolador, ou qualquer coisa que queiram), tendo aparência de piedade…” Paulo olhando através do Espírito para esta era: “Tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder, desses afasta-te.”
Aí está: fundamental na doutrina, mas impotente no poder. Eles negam a existência da cura Divina, eles negam o poder do dom. “Tendo aparência de piedade, mas negam o seu poder. Destes afasta-te.” Amém. Estamos vivendo no dia.
46 Há algum tempo eu estava lá no Canadá, cavalgando. Eu tinha acabado de chegar da África com o irmão Thom e outros. Vim de lá, e estava muito cansado, então o irmão Baxter e eu fomos para o norte do Canadá. Estávamos indo caçar, e eu estava cavalgando atrás de um velho urso pardo naquele dia. E me deparei com o velho animal; apenas olhei para ele e o deixei ir. E vocês sabem o quanto eu gosto de caçar. Eu… Bem, observei o velho camarada, e continuei descendo nesta outra colina, ela fica bem lá atrás onde eu estava, cerca de duzentos e cinquenta milhas atrás [402 Km. Trad.] com vinte e um cavalos, e bem longe. Fica a setecentos milhas [1126 Km. Trad.] de uma estrada asfaltada. Então, estávamos bem longe, na natureza selvagem, apenas para ficarmos sozinhos.
E eu observei aquele velho urso pardo, e o segui e observei-o a tarde toda. Quando começou a chover um pouco, eu meio que me virei. Como fui criado na floresta, pensei: “Ah, vou saber como sair daqui”. Continuei andando, porque não havia caminhos ou nada para seguir, então tive que seguir uma direção geral. Ficou escuro para mim.
47 Então pensei: “Bem, graças a Deus não está chovendo muito, então eu posso deitar em algum lugar e dormir o resto da noite. E então continuei por um pequeno trecho, e depois de um tempo a lua começou a sair e brilhar. Pensei, “Que bonito! Vou continuar cavalgando; talvez chegue ao topo de uma dessas montanhas aqui e saberei onde estou.
Então fui subindo, e eu me deparei com uma cena que sempre me incomodou. E eu – eu… foi uma experiência curiosa. Enquanto cavalgava, passei por uma área queimada onde muitas árvores antigas tinham sido queimadas anos atrás – provavelmente por algum incêndio florestal – como o sol esquenta e queima tiras como essas, acende um fogo. E todos os pinheiros, grandes árvores altas balançando, estavam todas queimadas. Apenas um grande monte de árvores esbranquiçadas e a lua brilhando sobre elas. Mmmm. Oh, parecia um cemitério com todas aquelas grandes lápides brancas. Bem, de uma forma ou outra o Espírito Santo pareceu dizer: “Pare um minuto.” Eu parei. Meu velho cavalo estava ficando cansado de qualquer forma e o prendi em volta de um velho galho ali, subi em um tronco e olhei ao redor. Eu disse: “Bem, Deus, eu não sei por que estou aqui em cima, mas Tu me trouxeste por alguma razão.”
48 Eu apenas continuei observando. Ouvi o vento chegando, sabe, soprando contra aquelas velhas árvores. Elas gemiam, dizendo “Mmmmmm.” Pensei: “Puxa, que lugar! Bem longe na terra, esse velho lugar branqueado, queimado e morto…” Eu disse: “Que lugar! Parece um cemitério”. E eu escutei – escutei aquele “Mmmmm, mmmmm.” Pensei: “Bem, Senhor, para que o Senhor me quer aqui?
E naquele exato momento o Espírito Santo falou comigo e me deu esta Escritura. “O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu.”
Pensei: “Sim, me ocorreu que uma vez foi uma grande árvore verde, mas o fogo queimou toda a vida dela.” Vê?
Pensei: “É verdade. O que os batistas deixaram, os metodistas comeram. O que os metodistas deixaram, os presbiterianos comeram. O que os presbiterianos deixaram, os pentecostais comeram.” Pensei: “Oh, meu Deus, está tudo arrasado.”
Pensei: “Bem, o que há de errado com essas árvores velhas?” Elas são muito rígidas. “Por que elas não se dobram com esse vento?” E o vento soprando; elas faziam: “Mmmmm”, apenas gemendo. E eu pensei, “Bem, oh, que visão assustadora!”
Pensei: “Sim, isso me lembra dessas igrejas antigas e enormes, com torres altas em vários lugares, tão mortas quanto poderiam estar. Oh, eles podem dizer que uma vez foram uma igreja. ‘Oh, eu posso me referir aos nossos fundadores que tivemos lá atrás.’ Mas o que você tem agora?” É isso que eu quero saber.
49 Qual é o problema? O que sobrou de um, o outro comeu. Está tudo cortado. Bem, eu olhei aqui na Escritura, e Ele disse: “Mas eu restaurarei, diz o Senhor.” Que Palavra poderosa é essa! O vento começou a soprar. Pensei: “De que adianta enviar o vento se elas vão agir assim?” Olhei para baixo e lá havia uma pequena vegetação rasteira, chamado pelo mundo hoje de ervas daninhas – algo assim.
Mas elas eram verdes e flexíveis. Toda vez que o vento as atingia, elas balançavam para frente e para trás e se divertiam o máximo que podiam. Eu disse: “Louvado seja Deus, eu restaurarei, diz o Senhor, embora elas sejam sopradas pelo vento.” Eu disse. Veio do céu um som como de um vento forte e impetuoso chamado Espírito Santo, e tudo o que aquelas grandes e antigas igrejas formais podiam fazer era gritar: “Mmmmmm, os dias de milagres já passaram. Mmmmm, não há tal coisa como cura Divina. Mmmmm, é do diabo. Mmmmm, não acredite, não vá até lá.” Mas Deus sempre tem um broto que cresce, uma igreja. “Eu restaurarei, diz o Senhor.”
50 Toda a Sua antiga glória retornará a ela novamente. Tudo o que ela era no começo, ela se tornará novamente. Eu pensei: “Para que Deus envia o vento, afinal?” Para sacudir aquelas árvores. Toda vez que uma árvore é sacudida, ela afrouxa as raízes e faz com que elas se aprofundem mais e mais. Toda vez que o Espírito Santo desce sobre a igreja em um reavivamento à moda antiga, Ele sacode as raízes assim para que elas possam se enraizar e se firmar, prontas para as tempestades e provações que vêm sobre a Terra. Aleluia!
“Eu restaurarei, diz o Senhor, todos aqueles dias anteriores, tudo o que foi devorado.” Um tirou o batismo. O outro tirou a alegria. O outro tirou o Espírito Santo. E outro tirou a cura. E outro tirou os dons. E de repente você percebe que não resta nada mais do que um grande e velho arbusto, morto e esbranquiçado ali. Mas aqui embaixo, em algum lugar, a vida reservada por Deus está surgindo, de qualquer maneira.
A igreja, enquanto houver uma terra aqui, Deus terá uma igreja que O representará. “Eu restaurarei, diz o Senhor, toda a glória dos dias passados. Eu restaurarei o que a locusta deixou. Eu restaurarei a cura. Eu restaurarei o Espírito Santo. Eu restaurarei a alegria. Eu restaurarei tudo o que a primeira igreja tinha. Eu restaurarei novamente nos últimos dias.” E nós estamos vivendo no tempo em que isso está acontecendo. Irmão, saia disso e venha para cá o mais rápido que puder. Amém.
51 “Eu restaurarei, diz o Senhor.” Amém. Irmão, sinto-me bem o suficiente para pregar agora, quase. Vou lhe dizer, sinto-me realmente bem. Ora, pense nisso: em que dia estamos vivendo, quando Deus está aqui e estamos vendo as coisas serem trazidas à tona. Isso não é imaginação. Leia a Bíblia. Siga as Escrituras e veja se é verdade.
Lá saiu de Gênesis. Aqui sai de Gênesis. Este aqui, fundamental, este aqui fundamental, mas Deus vindica este aqui por todo o trajeto com sinais e maravilhas. Ele ainda está vindicando Sua Igreja com sinais e maravilhas. “Estes sinais seguirão os que crerem, até o fim do mundo.” “Em meu nome expulsarão os espíritos malignos, imporão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados.” Haverá um povo que reconhecerá isso e saberá enquanto houver um Deus no Céu que envia o Espírito Santo sobre as pessoas. Amém.
Oh! é uma coisa real, irmão, quando você se afasta de… “A letra mata, mas o Espírito vivifica.” É verdade. A letra toda é boa. Mas de que servirá uma semente se ela permanecer apenas uma semente? Enterre-a e deixe-a apodrecer. Ela produzirá vida e uma espiga inteira de milho. Vamos orar.
52 Pai Celestial, esta noite, sabendo que a hora está próxima, sabendo que estamos vivendo no fim dos tempos, sabendo que essas velhas árvores continuam, aqui está essa videira trazendo, esta noite, cheia do Espírito Santo, produzindo frutos, a evidência do Espírito Santo, estando entre nós. Quão agradecidos somos, Senhor. Poderíamos levantar nossas mãos e louvar- Te e louvar-Te repetidamente por toda a Tua bondade e misericórdia. Quão maravilhosos e quão maravilhosos são os Teus caminhos. Nós Te agradecemos e Te louvamos de todo o nosso coração.
Agora, Pai, oramos para que Tu salves os perdidos e enchas com o Espírito Santo aqueles que estão fora – aqueles que só Te conhecem pela concepção da Palavra. Que eles saibam que Caim creu na Palavra. Judas creu na Palavra. O diabo creu na Palavra. Mas um homem tem que nascer de novo do Espírito de Deus. E quando Deus entra nele, ele se torna uma nova criatura e crê que tudo o que Deus escreveu na Bíblia é a verdade. Ó Pai, oramos para que Tu concedas estas bênçãos, esta noite, sobre o Teu povo, e que muitos sejam cheios do Espírito Santo, pois pedimos isso em Nome de Jesus. Amém.
53 E com suas cabeças inclinadas por um momento, por favor, eu me pergunto enquanto estamos orando, enquanto as pessoas estão aqui buscando e orando a Deus, eu me pergunto se haveria uma pessoa em algum lugar que levantaria a mão e diria: “Irmão Branham, apenas antes de ter a fila de oração, o senhor se lembrará de mim em oração, para que eu receba o Espírito Santo? Eu quero sair deste velho credo seco em que estou há tanto tempo. Eu realmente quero nascer de novo. Eu quero, quando o vento começar a soprar, eu quero ser flexível ao Espírito de Deus, que onde quer que Ele me mova, eu possa ir pelas ruas com alegria, felicidade em minha alma. Como eu realmente gostaria de nascer de novo!” Você levantaria sua mão e diria: “Irmão Branham, ore por mim”? Deus te abençoe, você. Apenas olhe ao redor. Em todas as galerias, nas bordas, você crê nesta noite? Você quer o Espírito Santo em sua vida? Não importa quem você é, se você é batista, metodista, católico, amarelo, negro, o que quer que você seja, levante sua mão para Deus e diga: “Deus, por isso, eu quero que Tu me dês o Batismo do Espírito Santo.”
54 Agora, ouça amigo, você… Para os batistas e metodistas, o Dr. Reidhead esteve na minha casa. Você sabe quem ele é, o presidente da maior – uma das maiores missões fundamentais que há no mundo. Ele disse: “Irmão Branham, eu sei, você sendo um batista, você lidou muito com os pentecostais.” Disse: “Há algo nisso?”
Eu disse: “Claro, eles trouxeram um. tiveram um monte de fogo selvagem.” Isso é verdade. Há muitos deles com um monte de personificação como temos na igreja batista.” Mas eu disse: “Irmão, por trás de tudo isso, há um Batismo real e genuíno do Espírito Santo.”
Ele disse: “Posso recebê-lo?”
Eu disse: “Sim, senhor.”
Ele disse: “Quando?”
Eu disse: “Agora mesmo.”
Ele disse: “Tenho diplomas suficientes para cobrir esta parede aqui – diplomas honorários – mas irmão Branham, onde está Jesus em tudo isso?”
Eu disse: “Ele está no novo nascimento.
Ele disse: “Eu quero isso.” E ele se ajoelhou e recebeu o Espírito Santo ali mesmo, na mesinha de centro da minha casa. Sim, senhor.
55 Oh, é para todos vocês. Se você é católico, é para você. Se você é batista, é para você. Se você é metodista, é para você. Se você é um imitador pentecostal, é para você. Isso mesmo. Se você quer isso, levante sua mão para Deus e diga: “Deus, não deixe esta reunião, não deixe esta reunião terminar até que eu receba o Espírito Santo.” Agora, com suas mãos para cima, suas cabeças inclinadas, nós oramos.
Senhor Jesus, que esta seja uma noite de decisão perfeita para todos. Que eles vejam a prova. Que eles vejam que o tempo está próximo. Que eles saiam da árvore da formalidade e cheguem à Árvore da Vida, onde receberão vida, onde podem crer em todas as coisas, andem na Palavra de Deus e digam: “Cada promessa no Livro é minha, cada capítulo, cada versículo, cada linha.” Creiam nisso, vivam isso, permaneçam firmes nisso. Conceda, Senhor. E que cada pessoa que tem a mão levantada agora, receba isso, Pai, e seja cheia do Espírito Santo. Pedimos em Nome de Jesus Cristo. Amém. Amém.
56 Oh, que coisa, detesto interromper agora. Estou apenas ficando… Estou meio que. Não sei; sinto-me bem. Você pode achar que estou agindo de forma engraçada. Eu – eu sou apenas um pouco engraçado. Você diz. Talvez vocês pensem que não estou com a mente certa. Se eu não estiver, deixem-me em paz. Estou mais satisfeito com isso do que estava com a mentalidade que tinha antes. Então estou melhor desta maneira. Então apenas – apenas deixem- me em paz. Estou feliz dessa maneira; tenho um sentimento de que se um dia Jesus vier, eu irei com Ele. De outro modo, eu estaria com medo de encontrá-Lo. Desta maneira, eu me sinto bem. Então, prefiro ficar assim. Amém.
Há pouco tempo, vi um pequeno cartaz, ou melhor, ouvi falar de um, lá na Califórnia. Um homem estava andando pela rua com um cartaz pendurado na frente dele que dizia: “Eu sou louco por Cristo.” E, quando ele se virou, nas costas estava escrito: “Por quem você é louco?” com um ponto de interrogação. Então você pode ser o louco do diabo. Eu prefiro ser um louco por Cristo, e você não? Amém. E servi-Lo, e amá-Lo, e estimá-Lo, e honrá-Lo com tudo o que tenho, com minha voz, com tudo o que tenho, honrar o Senhor Jesus Cristo… Amém.
57 Talvez amanhã à noite o irmão Moore esteja aqui, e poderemos dedicar mais tempo à fila de oração, orando pelos enfermos. Ele estará pregando para nós. E esperamos que ele chegue aqui em seguida. Sei que tenho que ir para o exterior, em poucos dias – logo depois que deixar este lugar e ir direto para Zurique, Suíça, onde eles estão esperando por um grande número de pessoas na arena (onde Billy Graham esteve lá e os conscientizou acerca de Deus). E alguém lhes disse que Deus ainda cura os enfermos, então eles estão querendo ver isso acontecer. Então estamos apenas querendo chegar lá e ver o que nosso Senhor fará. O Senhor seja louvado!
58 Agora, é costume que… Acho que ontem à noite, eu estava saindo, e eu perguntei: “Quantos tivemos na fila de oração?” E quando os rapazes me levaram para fora…
Eles disseram: “Bem, você nem teve uma fila de oração.” Disseram: “Você simplesmente começou a… as pessoas na audiência… [Espaço em branco na fita – Ed.]
Agora, só por um momento… apenas uma pequena partícula de verdade. E se Jesus ressuscitou dos mortos? Se isso for verdade, o que sabemos que é a verdade, então Ele não está morto; Ele está vivo, não está? Então, se Ele ressuscitou dos mortos, Ele fará as mesmas coisas agora que Ele fez então, pois Ele estava em Abel. Ele estava com os israelitas. Ele era o Anjo que os guiou pelo deserto. Vocês creem nisso? Aquela Coluna de Fogo era o Anjo da Aliança. E qualquer um sabe que o Anjo da Aliança era o Cristo, o Messias. E lá estava Ele no deserto com os filhos de Israel. E aqui Ele foi manifestado na Terra, em um corpo de carne. E aqui está Ele hoje na forma do Espírito Santo, o mesmo Jesus, na mesma igreja, fazendo as mesmas coisas, e os mesmos críticos criticando a mesma Palavra. É exatamente isso. Não há nada além disso.
59 E estou tão feliz por estar ao lado Dele, vocês não estão – vocês cristãos que estão aqui? Hoje à noite, perguntei a vocês quantos nasceram de novo, e acho que todas as mãos se levantaram solenemente para dizer que nasceram de novo. Os que não levantaram as mãos, pediram para receber oração. Espero que esteja certo. E Deus seja glorificado, é a minha oração.
Agora, Billy geralmente distribui alguns cartões de oração. Se eu soubesse onde ele está… Qual foi a…? A letra “U”. Muito bem. Ele distribuiu os cartões de oração com a letra “U” há poucos momentos para as pessoas. E não podemos chamar muitos de uma vez. Mas nós apenas. Meu ministério, a razão pela qual não seja tão eficaz na América, suponho, é porque o povo americano é muito ansioso para que você imponha as mãos sobre eles. Por quê? Porque é assim que eles foram ensinados. É assim que eles foram doutrinados. Essa é uma tradição judaica (vê?), apenas uma tradição. Você encontra isso da Bíblia, a imposição de mãos (o que é perfeitamente correto).
60 Deixe-me mostrar algo para vocês. Jairo disse: “Venha, imponha Suas mãos sobre minha filha, e ela viverá. Sei que ela está morrendo, mas se Tu fores e impuser Suas mãos sobre ela (ele era um judeu), ela viverá.” Mas o romano não tinha essa tradição. Ele disse: “Não sou digno de que entres sob o meu telhado. Eu sou um homem sob autoridade; digo a este homem ‘Vai’, e ele vai, e a este outro ‘Vem’, e ele vem. Portanto, eu. (em outras palavras), ouvi falar de Ti que ordenas à enfermidade, e ela obedece. Apenas diga uma Palavra, e meu servo será curado.” Isso foi suficiente para o romano. Ele disse: “Fale apenas uma Palavra.” (Mas para o judeu era necessário impor as mãos.)
Foi por isso que alguém me disse há pouco tempo: “Irmão Branham, há uma falha em suas reuniões. O irmão Oral Roberts ora por quinhentas pessoas enquanto você ora por cinco.”
Eu disse: “Sim, mas o irmão Roberts está fazendo o que Deus o chamou para fazer, e eu estou fazendo o que Deus me chamou para fazer.” Vê? Eu não posso ser o irmão Roberts, e o irmão Roberts não pode ser eu. Então nós dois servimos ao Senhor. É isso.
61 Então lhes digo, a questão toda é essa: é a maneira como você crê. Está no indivíduo. É. depende de você. É a sua fé na obra consumada de Deus no Calvário.
Agora, o irmão Roberts é um orador eloquente; não creio que ele reivindique qualquer dom, não mais do que o de cura. Essa pregação não significa que ele cura alguém. Isso significa que ele apenas prega a cura. E não somente isso, mas centenas e centenas e centenas de outros homens ao redor do mundo pregam a mesma coisa.
Agora, eles são pregadores; eles são ensinados a pregar. Eles sabem como pregar. Eu? O meu ministério é ver visões. Vê? Esse é apenas o ministério em outra forma. Deus disse: “Haverá alguns apóstolos, alguns profetas, alguns mestres, alguns evangelistas, o dom de línguas, falar em línguas, operação de milagres e todos os diferentes tipos de dons.” Todos eles estão colocados na igreja para manifestar o Senhor Jesus. Isso mesmo. E é para isso que servem.
62 Agora, e esses cartões de oração esta noite, vamos ver quantos conseguimos passar. E eu não estou familiarizado com ninguém aqui, a não ser com esses dois ou três rapazes que estão bem aqui na frente. Claro, tem os rapazes gravando as reuniões e assim por diante. Então se alguém quiser saber o que o Espírito Santo disse, pode conversar com esses rapazes aqui e descobrir exatamente o que foi dito aqui em cima – o que Ele disse para eles. Ou se quiserem as mensagens ou qualquer coisa, podem pegar com eles também.
E agora, teremos que chamar alguns de cada vez, porque eu sou lento com eles, e eu – eu tenho observado, e estou orando. Quero que vocês saibam disso, que Deus me dará isso de forma diferente um dia desses: quando uma certa pessoa entrar na fila (que todos os meus conhecidos… Isso foi anunciado pelo rádio e tudo mais) sabe, haverá uma mulher segurando um bebê, e será a hora. Então a partir daí, começarei a impor as mãos sobre os doentes e orar por eles e assim por diante, conforme Ele chamar. Agora, isso tem sido esperado por semanas e meses. Então, provavelmente acontecerá. Deus saberá disso, mas ainda não.
63 Então agora, enquanto estamos encerrando esta noite, vamos chamar algumas pessoas aqui. Bem, dizem que há cem cartões espalhados por ali. Eu não sei exatamente quem chamar. Ninguém sabe. Nós… É uma coisa estranha: quando começamos a distribuir os cartões de oração, primeiro eu apenas tentei organizá-los em fila. Oh, tivemos todo tipo de desordem e tudo mais; não se conseguia fazer isso. Então demos para cada ministro – enviamos para cada ministro cem cartões. O primeiro ministro trouxe seu grupo – e isso praticamente resolveu a questão para a reunião – por três a cinco noites.
Então houve uma confusão entre os ministros. Então levei um homem comigo para distribuí-los, e descobri que ele estava vendendo cartões de oração. Então ele durou apenas uma noite, isso é tudo.
64 Então – então a próxima coisa que fizemos, foi que chamei meu irmão. Então ele foi lá, e diria – depois que ele tivesse distribuído cerca de vinte, vinte e cinco cartões, ou quantos fossem, ele dizia…
Alguém dizia: “Eu não quero este aqui. Ele nunca vai chamar este. Não, eu…ele apenas chama cerca de quinze, vinte, vinte e cinco, no máximo. Oh, eu – eu – eu não quero este.” Eles não o aceitavam.
Bem, eu disse: “Eu te direi o que fazer. Apenas embaralhe os cartões, vire-os para baixo e distribua-os assim para cada um.” Mas aí quando eles olhavam os cartões, se não fosse um número próximo do vinte, o jogavam fora; não o queriam.
65 Então eu disse: “Vou te dizer o que faremos. Vamos chamar uma criancinha para contar de onde começar.” Então deixavam sua criança subir e, talvez ela começasse a contar: “1, 2, 3, 4, 5…” e onde ela parasse, começaríamos a partir dali. Por mais estranho que pareça, as pessoas orientavam seus filhos a começarem exatamente no número do cartão que elas tinham. Então, isso não… Mas, de qualquer forma…
Então orei sobre isso e pedi orientação ao Senhor. Depois fiz outra coisa: fui às reuniões, reuni um grupo de homens e distribuí cada cartão, cartões suficientes para atender à necessidade. Mas aí começaram a reclamar: “Se você não esteve na reunião do irmão Branham no primeiro dia, nem adianta mais vir; todos os cartões já foram distribuídos, e ele nem chegou à metade deles.” Então, lá estávamos nós novamente.
66 Então, a única maneira que encontramos de fazer isso é distribuir todos os dias um novo grupo de cartões. Isso permite que cada pessoa tenha a oportunidade de vir à plataforma. Se você perder uma vez, terá outra chance. E então se uma pessoa chega, seja em sua primeira noite, segunda noite, ou se já esteve lá por dez noites, ou se for um caso de emergência, todos têm exatamente o mesmo direito de igualdade.
Mas agora, em tudo isso – e quando eles os distribuem – ninguém sabe onde vai começar. Ninguém sabe e só Deus. Eu simplesmente desço da plataforma assim, e seja o que vem à minha mente, digo: “Bem, vamos começar daqui.” E, às vezes, pego um aqui, outro ali, e outro lá. O único objetivo é fazer com que o Espírito Se mova entre as pessoas; de qualquer forma, todos estão sob Sua influência. Vê? Então, isso… Observe, enquanto dois, três ou quatro são curados aqui na plataforma, há cerca de vinte e cinco ou trinta curados lá na audiência. Você não precisa ter um cartão de oração. A única coisa que você precisa é ter fé no Senhor Jesus. É isso que faz a coisa acontecer. Veem?
67 Agora, fazemos isso, e isso faz ser imparcial, justo com cada pessoa, porque queremos ser assim: verdadeiros irmãos, e honestos a Deus acima de tudo. E se você não for honesto com seu irmão, nunca será honesto com Deus. Isso é algo fundamental. Vê? Vocês têm que ser honestos uns com os outros. E então façam isso, e vocês serão honestos com Deus: trate seu irmão exatamente como você gostaria de tratar Ele.
68 Agora, esta noite, vamos chamar apenas algumas pessoas. Vamos ver… Que tal começarmos pelo número 50? Alguém tem o cartão de oração U- 50? Talvez eu não tenha chamado o restante… Você tem o U-50? Tudo bem. Olhem e descubram quem tem o cartão de oração U-50. Está na audiência? U- 50… Alguém olhe ao redor – pode ser uma pessoa surda ou muda. Talvez seja alguém que não consiga se levantar. U-50… Está aqui? Talvez eu tenha pegado o número errado. U-50, U-50 está aqui? Ah, lá em cima na audiência? Oh, sim! Muito bem, desça então. Muito bem. Pode vir… Ah, desculpe-me. Lá na audiência, U-50, desça. U-51, quem tem o cartão U-51? É essa senhora aqui? Certo… U-52, quem tem o cartão U-52? Poderia se levantar? U-52, está em algum lugar na audiência? U-52…Olhem no cartão do seu vizinho, pessoal, porque, se for alguém surdo e não puder ouvir, ele pode perder sua vez na fila. U-52, está aqui? Muito bem, dois…
69 Muito bem, 53? Tudo bem, estão vindo lá de cima. Muito bem, 53, quem tem o cartão 53? Essa senhora 54, quem tem o U-54? Poderia levantar a mão? 54? 55, quem tem o U-55? Certo.56? 57? 58? Alguém mais, 58? Ótimo. 59? Alguém tem o cartão 59? Lá na audiência, bem lá no alto, alguém tem o 59? Você tem o 59? Certo, pode vir. Obrigado. 60, quem tem o 60? Tudo bem, 60, 61? Alguém poderia verificar… 62, quem tem o 62? Foi chamado, 62? 63, 63, já foi chamado? Olhem para essa senhora aqui, sentada na maca. A senhora tem um cartão, senhora? Não tem. 63… E essa senhora aqui, que é cega, ela tem um cartão de oração? Alguém pode verificar? 63, 63, 64? Muito bem. 65, 65? com a bengala. Tudo bem, venha para cá. Se alguém estiver muito fraco para ficar de pé, providenciem algo para que ele possa se deitar até ser chamado ou alguém possa ajudá-lo de alguma forma. Ele parece muito doente.
70 Tudo bem, então vamos esperar só um momento até trazermos esse homem pelo menos…ele está… Bem, talvez tenhamos tempo para chamar alguém mais, outro grupo.
Muito bem, senhor. Agora vamos orar pelos enfermos, se o bom Senhor quiser nos ajudar. Que Suas bênçãos, as grandes e maravilhosas bênçãos do Mestre sejam acrescentadas à reunião desta noite, em Seu Nome.
Enquanto os rapazes se preparam, vamos inclinar a cabeça para uma palavra de oração, se quiserem. Bondoso e amoroso Pai, envie Tuas misericórdias agora sobre nós, Senhor, percebendo o quão difícil é passar de uma unção, que é a pregação, para esta. E percebendo que o ministério, até agora, tem sido através de visões. Eu oro, querido Pai celestial, sabendo que somos indignos, não somos dignos de ver Tua manifestação aqui conosco. Não somos dignos, Pai. Estamos confessando nossa indignidade e crendo em Ti como nosso grande Sumo Sacerdote e Mediador. E E enviarás Tu o Anjo de Deus esta noite, e ungirás os servos aqui presentes, cada um deles? Unja seus corações para crer, Pai. E unja os olhos do Teu servo, Senhor, para ver, falar ou dizer a eles tudo o que o Senhor quiser que seja dito, para que a glória de Deus possa ser manifestada para esta assembleia de pessoas.
Agora, Senhor, na minha pobre maneira analfabeta e humildade de coração, tentei apresentar o Evangelho para eles da melhor maneira que sei. O Senhor honrará isso esta noite, Pai? O Senhor fará isso e permitirá que todas essas pessoas doentes saibam que o que eu lhes disse é que o Senhor ressuscitou dos mortos e as curou em Sua morte? Que eles recebam isso, Pai. Oramos em Nome de Jesus. Amém.
71 Agora vou pedir uma coisa a todos vocês. Sei que já está um pouco tarde e, aos responsáveis por este local, sou muito grato a vocês, meus irmãos. Não os conheço pessoalmente, e à cidade que nos permitiu ter isso, muitas pessoas boas… Esta noite, talvez eu tenha dito algo em minha pregação… Não sou um bom pregador; sou apenas um “estepe”. Eu apenas preencho a falta quando o irmão Moore e os outros não se encontram. Eu – eu não quero ferir o sentimento das pessoas quando falo sobre os fundamentalistas. Veem? Vocês precisam ser fundamentalistas, mas também precisam de algo mais. Não quero ferir seus sentimentos. Eu não faria isso porque vocês são meus irmãos, e eu os amo. Deus sabe se estou dizendo a verdade ou não. Agora, estou prestes a enfrentar demônios aqui. Vocês entendem isso. E eu não sou imune a eles, de forma alguma. Somente o Sangue pode me proteger. Vê? E eu oro para que Deus conceda essa bênção esta noite para Sua glória.
72 Agora, quantos estão aqui pela primeira vez? Vamos ver suas mãos. Primeira vez que vocês estiveram em uma reunião? Nossa, apenas olhem para eles. Novatos, estamos felizes em tê-los aqui. É muito difícil. Vocês não conseguem uma boa visão geral da reunião quando temos que misturá-los assim. Mas apenas por um momento, espero que me deem um pouco de atenção. Por um momento, o que vocês pensam que Jesus Cristo faria, se Ele estivesse aqui esta noite, ressuscitado dos mortos, em um corpo visível? Ele faria a mesma coisa que fez quando esteve aqui na Terra. Correto?
A Escritura diz: “Ele é o mesmo.” É isso mesmo? Agora, sabemos que isso é verdade. Então não podemos negar isso, porque a Escritura o diz. Jesus, quando Ele estava aqui na Terra, sabemos o que Ele realizou. Agora, isso para os novatos. Ele não veio para ser um Curador. Ele disse que não era um Curador. Isso é verdade? “Não posso fazer nada de Mim mesmo. Não sou Eu quem faz as obras; é Meu Pai que habita em Mim. É Ele quem faz as obras.” É correto isso? Portanto, Jesus, por Si só, não fazia nada.
73 Jesus curou todos os doentes com quem teve contato? De jeito nenhum. Os apóstolos curaram todos os doentes? Não, senhor. Eles não curaram ninguém. Deus não curou a todos através deles. Observe Jesus passando pelo tanque de Betesda. Havia ali uma grande multidão – mais pessoas do que há aqui esta noite, deitada ali – de aleijados, cegos e atrofiados, esperando o movimento da água. E Jesus passou direto por aquele grupo de pessoas, movendo-Se por ali, e não curou nenhuma delas. Passou direto por eles e foi até um homem deitado em uma maca, pois Ele sabia que o homem estava ali naquela condição. E Ele o curou, e foi embora.
Os judeus começaram a questioná-Lo. Será que Ele seria questionado em Macon, hoje à noite, por curar um homem deitado em uma maca e deixar duas ou três mil pessoas coxas, cegas, aleijadas, professando ser o Filho de Deus, cheio de misericórdia? Claro que sim. Cheio de compaixão e Se afastando e deixando uma multidão misturada de cegos, coxos, aleijados, atrofiados, retorcidos, simplesmente passando por eles sem curá-los? Certamente Ele seria questionado. Mas o que Ele disse, então? Ele Se voltou para aqueles judeus e disse (São João 5:19): “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer por si mesmo, mas o que vê o Pai fazer, isso faz também o Filho. O que o Pai me mostra, isso é o que eu faço”.
74 Agora, Ele disse: “As mesmas obras que eu faço, vós também as fareis. E maiores do que estas fareis, porque eu vou para meu Pai.” É correto isso?
Agora, Jesus faria a mesma coisa se estivesse aqui esta noite. E quanto à cura, Ele já pagou o preço no Calvário. Cada pessoa já está curada, tanto quanto Deus poderia fazer por você. Seja pela pregação do Evangelho, por um sinal ou maravilha que já aconteceu, cabe a você aceitar. Entendem? Cabe a você aceitar isso. Então, se Deus vier e pregar isso na Palavra e você não crer na Palavra Dele, se fosse eu ou você, diríamos: “Então, deixe-os em paz.” Mas Deus não. Ele não quer, não. Ele desce, depois envia a Palavra, então envia sinais, maravilhas, profetas, visões e tudo mais, tentando atrair as pessoas para Ele. É correto isso?
Agora, se Ele vier esta noite e fizer as mesmas coisas aqui nesta igreja, neste grupo de pessoas, o que Ele fez quando esteve aqui na Terra, você crerá que Ele ressuscitou dos mortos? Você fará isso, aceitará isso da mesma forma?
75 Muito é sua… Muito bem, traga a senhora aqui. Agora, se – se o técnico observar esses microfones… Veja, minha voz lá fora… porque às vezes não sei quão alta está ou como está saindo, você entende, suponho. Apenas ajustem conforme necessário.
Agora, aqui está uma senhora, parada ao meu lado. Eu sou apenas… eu sou um homem, ela é uma mulher. Nunca vi a senhora em minha vida. E provavelmente, ela nunca me viu na vida, a menos que estivesse na audiência em algum lugar – ela olhou para cima. Então, suponho que somos estranhos um para o outro, não somos, senhora? Somos estranhos, sim. E provavelmente nascemos a quilômetros e quilômetros de distância, e temos uma grande diferença de idade, e aqui estamos nós esta noite, nos encontrando pela primeira vez.
Agora, o que Jesus faria se esta mulher… Eu não sei por que ela está aqui. Deus sabe, mas eu não. Se Jesus estivesse aqui, o que Ele faria? O que Ele diria para esta mulher? Qual vocês acham que seria a atitude Dele? Ela pode estar aqui por um problema familiar. Pode ser por uma dificuldade financeira. Ela pode estar doente. Ela pode estar buscando a Deus. Ela pode estar querendo saber onde algo aconteceu, ou algo assim, ou algo sobre… Eu não sei. Não posso te dizer. Mas Ele sabe.
76 Agora, a única coisa que Deus poderia fazer, se for para cura, bem, Ele diria: “Eu fiz isso quando morri no Calvário por você”. Isso é verdade, clérigos, vocês pregadores? Ele… Foi lá que Ele fez toda a cura que já foi…que poderia ser feita, foi bem ali. O preço já foi pago. Agora é só uma questão de fazer as pessoas acreditarem nisso. Vocês… Todos vocês ao redor entendem isso? Se sim, levantem a mão, se entenderam. É só uma questão de fazer as pessoas perceberem (obrigado) que Ele, que Ele está aqui. Sua presença está aqui. Somente através da pregação da Palavra, talvez através de algum outro dom ou outra coisa…
77 Agora, se Ele estivesse aqui, Ele conheceria esta mulher, se o Pai Lhe mostrasse. Bem, o que Ele faria? Ora, eu imagino que se Ele fizesse exatamente como Ele fez em Samaria quando aquela mulher apareceu em Samaria. Ele foi lá e sentou-Se perto de um poço. Ela veio até Ele e começou a tirar um balde de água, e Jesus disse: “Dá-me de beber.” Por que será?
Ela disse: “Ora, não é costume para vocês, judeus, pedirem tal coisa a nós, samaritanos.”
Ele disse: “Mas se você soubesse com Quem está falando, você Me pediria de beber.” Vê? Eu lhe daria água que você não viria aqui para tirar.” Ela foi em frente e continuou uma conversa.
Agora, na minha opinião sincera, aqui está o que Ele estava fazendo: contatando o espírito dela (Vê?), descobrindo qual era o espírito dela. Então Ele conversou com ela, até que Ele descobriu onde estava o problema dela. Então quando Ele encontrou o problema, Ele disse a ela o que era. Ele disse: “Vá buscar o teu marido.”
Ela disse: “Eu não tenho marido.”
Ele disse: “Você tem cinco.”
Ora, ela disse: “Senhor, percebo que Tu és um profeta. Agora, eu sei; somos ensinados que quando o Messias vier, o Messias fará essas coisas, mas Tu deves ser um profeta.”
Ele disse: “Eu sou Aquele que fala contigo.” É correto isso? “Eu sou Aquele que fala.”
78 Agora, qual era aquele sinal? Para dizer a ela o que estava errado com ela, onde estava seu problema: era o sinal do Messias. O que é isso entre os pregadores mais instruídos e educados hoje? Telepatia mental, adivinhação, Belzebu. É exatamente a mesma coisa que estava acontecendo com aquela classe de pessoas na rua aquele dia. Eles olharam ao redor e disseram: “Bem, nós não podemos negar que Ele conhece os pensamentos das pessoas.”
Jesus – Ele lia a mente das pessoas? Tenha cuidado. Sim. Se você me disser a diferença entre conhecer um pensamento e ler uma mente, eu quero que você coloque isso aqui na plataforma e me diga qual é a diferença entre conhecer um pensamento e ler uma mente. Não como o diabo faz agora, algumas dessas obras demoníacas aqui. Sentado ali lendo a palma da mão e adivinhando um monte de coisas, assim, isso é o diabo. Tudo o que o diabo tem, ele copiou de Deus.
79 Mas Deus, em Seus profetas e videntes, e assim por diante, sabem absolutamente que essas coisas. à medida que Deus as revela.
Há muitas coisas coisas que Ele não revela a Seus servos. Vejam o velho Jacó sentado em uma pedra. Ele estava sentado lá e trouxeram-lhe a túnica de seu filho… E vocês sabem que ele era um profeta. Eles trouxeram-lhe de volta a túnica e disseram- lhe: “Uma besta matou o teu filho.” Isso não era verdade. Ele não soube diferente por quarenta anos.
Olhe para Isaque, sentado lá, totalmente cego, e aqui vem Jacó e diz: “Eu sou Esaú.” Ele o abençoou, porque Esaú… e um profeta…
Olhe para Elias, sentado lá, e aqui vem a mulher sunamita e caiu aos seus pés, assim. Ele disse: “Deus perturbou o coração dela e o escondeu de mim.” Eles não sabem todas as coisas. Eles apenas sabem o que Deus permite que saibam. Eles não são pessoas infalíveis.
A Bíblia diz: “Elias era um homem sujeito a paixões como nós,” com suas altas e baixas, e diferenças.
80 Agora, se Jesus ressuscitou dos mortos, Ele está ungindo esta noite – e eu defendo isso, que Ele ressuscitou dos mortos, então Ele virá e Se manifestará exatamente como Ele fez aqui na Terra. A partir disso, depende de você acreditar ou não.
Se esta mulher, sabendo que ela é totalmente estranha para mim e eu para ela, e se Algo vier aqui e me ungir e me disser o que ela quer me perguntar ou o que quer que seja, então vai depender de você. Você sabe que isso teria que vir por meio de um poder sobrenatural. Então vai depender de você acreditar ou não. O que você obtém… como você aborda o assunto, isso determinará o que você obtém. Isso é certo.
81 Aqueles que pensavam que Ele era Belzebu, bateram em Sua boca, e não sentiram virtude alguma. Mas a mulher que tocou na orla de Sua vestimenta, e saiu correndo, ela foi curada. É apenas a sua abordagem em relação a isso; isso mesmo, a maneira como você se aproxima. Agora, que o Senhor Jesus acrescente Suas bênçãos.
Talvez você diria: “Irmão Branham, você está tentando ganhar tempo para alguma coisa.” Exatamente, eu estava. Certamente eu estava esperando até que esta unção viesse, mas Ele está aqui agora. E em Nome de Jesus Cristo, eu tomo todo espírito sob meu controle para a glória de Deus.
Agora, sejam reverentes, fiquem quietos, porque há espíritos imundos e malignos na reunião nesta noite. Entendem? E fiquem quietos agora, porque, lembrem-se, quando eles saem de um, podem ir direto para outro. Então, agora, sejam reverentes e fiquem em silêncio enquanto eu converso com a mulher por um momento, para ver qual é o seu problema e para que ela está aqui.
Agora, irmã, não a conhecendo, eu me volto para você agora de maneira individual. Depois de falar com a audiência, eu me volto para conversar com você, individualmente, como nosso Mestre fez com a mulher no poço. Um quadro novamente, um homem e uma mulher (Vê?) da mesma forma.
82 Agora, você me lembra muito minha mãe. O que você acha disso, Leo? Mais ou menos como minha mãe, mais ou menos desse tamanho, uma pequena mulher irlandesa. Talvez ela esteja orando por mim agora, pois ela sabe que entro na reunião por volta dessa hora. E ela está orando por mim.
E se eu fosse algum tipo de enganador, eu seria um bruto sem coração, para tentar enganar alguém, e personificar ou zombar do Senhor Jesus. Eu não faria isso, senhora. A senhora não crê isso de mim, de ser um… [A senhora diz: “Você é um homem de Deus”] Obrigado, minha irmã. Obrigado, minha irmã. Obrigado. Então, com essa declaração, certamente Deus honrará o motivo pelo qual você está aqui.
83 Então apenas me veja como seu irmão, e sabendo que é… que eu sou seu irmão. E obrigado por esse elogio, por me chamar de “homem de Deus”. Não sou digno dessa expressão, mas creio que Deus te honrará por dizer isso, porque foi Ele quem fez essas declarações.
Agora, sem conhecê-la… E se o Senhor Jesus, em cuja santa Presença estamos agora, me permitir saber o que você deseja aqui, para que veio até a plataforma, então você saberá se é verdade ou não. Então você estará disposta a aceitar e dizer: “Sim, eu creio que isso vem de Deus, porque sei que esse pequeno homem de pé aqui não saberia nada sobre mim.” Portanto, creia agora, de todo o seu coração, enquanto eu olho para ver o que posso ver para você – ver se Ele me dirá algo. Ele pode não dizer. Mas pode ser que sim. E se Ele disser, serei muito grato a Ele.
84 Mas agora vejo nesta mulher que está aqui perto, que ela tem um espírito realmente sombrio e estranho. É um espírito de preocupação, de medo. Ela está muito nervosa e angustiada. E tem sido muito afetada por esse nervosismo. E ela está… É sobre uma condição do seu corpo que a preocupa, porque está se preparando para um exame em uma clínica, um tipo de hospital, para verificar um câncer. É o câncer que está te preocupando. E você estava orando pouco antes de vir. E foi revelado a você, enquanto orava, que se viesse aqui e eu orasse por você, eles não encontrariam nenhum vestígio de câncer. Você veio até aqui, e não é deste estado. Você veio da Flórida para cá, não é verdade? Você vai receber o desejo do seu coração. Você já o tem agora, em Nome do Senhor Jesus Cristo. Que seja recebido, em Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, irmã. Vá feliz, regozijando-se.
Vá por aqui, se quiser. Irmão Wood, venha e leve…
Você crê? Todas as coisas são possíveis para aqueles que creem. Oh, eu só gostaria que vocês pudessem entender, neste exato momento, o que significa – o que significa estar aqui na Presença do Senhor Jesus. Que diferença na aparência da audiência, comparada a cinco minutos atrás! Você pode pensar que estou apenas dizendo isso, mas isso é entre você e Deus. A Presença do Senhor Jesus está bem aqui agora.
85 Agora, há um espírito maligno se movendo na audiência. Ele está vindo para esta mulher que está aqui, de pé, aqui. Agora, só um momento. É um espírito clamando por ajuda. A mulher que está aqui de pé… É esta mulher sentada aqui, com o pé apoiado na cadeira. Agora olhem para cá por um instante, as duas, enquanto essa faixa escura se estabelece entre vocês. Esta senhora aqui tem câncer e foi operada da garganta. Aquela mulher sentada ali tem câncer. Ela tem um problema no pé e um câncer no seio. E somente Deus pode curar qualquer uma de vocês. Vocês creem?
Agora, para vocês, esses espíritos estão puxando um ao outro. Agora, como você está mais perto de mim, quero falar com você por um momento. Ainda está se movendo entre as mulheres. Agora, tenha fé, senhora, vocês duas, porque neste momento vocês estão no campo da decisão. Você também está muito nervosa. Você foi operada. Vejo eles… você fala por esse lugar na garganta, como se sua voz passasse por ele, onde eles cortaram o câncer. E você – você também não é deste estado. Você veio do sul daqui, de uma cidade da Flórida. E você veio de uma cidade chamada Melrose, na Flórida. E seu nome é Sra. E. M. Robison, você vem de Melrose, Flórida. E você quer que eu imponha as mãos sobre você para que seja curada.
Deus Todo-Poderoso, em Nome de Teu Filho, o Senhor Jesus… Satanás, eu te repreendo, saia dessas pessoas para que elas possam ir e serem curadas no Nome de Jesus Cristo. Amém. Vão. Amém.
86 Tenha fé; você crê? Muito bem, senhora, você crê de todo o coração? Sou um estranho para você, mas nenhum de nós é estranho para Deus. Oh, que coisa! Oh, quão maravilhoso Ele é! Quão maravilhoso é o Príncipe da Paz, o Rei dos reis, o Pai Eterno, o grande Eu Sou, a Rosa de Sarom, o Lírio dos Vales, a Estrela Brilhante da Manhã. Todo o poder nos céus e na terra está em Suas mãos. Ele está entre o Seu povo, com os braços estendidos, para que todo aquele que quiser, que venha e beba livremente.
Você, mocinha, sentada olhando para mim, bem ali no final da fileira, você tem um problema na vesícula biliar, não tem? Você crê que Jesus pode curá-la? Você tem um sangramento interno também, na vesícula biliar. Você crê que Deus vai te curar? Você aceita isso de todo o coração? Agite seu lenço aí em cima, senhora. Sim, aí está; isso mesmo. Fique de pé; Jesus Cristo te curou. Amém, amém.
87 Irmã, você tem um câncer. É câncer de mama. Isso é verdade? Eu vejo seu exame, e vejo que está na altura do seu seio. Você crê que Jesus está aqui para removê-lo? Chegue mais perto. Veja, há algo aqui que conhece você, não é? Algo que sabe da sua presença.
Jesus disse: “Estes sinais seguirão os que crerem. Se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles serão curados.” Você crê que somos crentes? Então, em Nome de Jesus Cristo, eu condeno este demônio que está tirando a vida da minha irmã. E eu te conjuro pelo Deus vivo, que você saia dela, satanás, em Nome de Jesus. Amém. Deus te abençoe, senhora. Vá, tenha fé e creia de todo o seu coração. Oh, quão maravilhoso é!
88 Olhe para cá por um momento, senhora. Somos estranhos um para o outro. Não nos conhecemos, talvez seja a primeira vez que nos encontramos na vida. Mas Deus nos conhece a ambos, não é verdade? Agora, você crê que o Senhor me enviou e que as coisas que eu disse são verdadeiras? De todo o seu coração? Então, se eu pudesse fazer algo por você, você sabe que eu faria, se eu pudesse, eu faria. Se você crê em mim assim, como servo de Deus, eu faria tudo o que pudesse por você, irmã, mas estou limitado apenas a um dom. Isso é tudo. Mas o dom declara que Deus está aqui e Ele está disposto. Certamente, eu teria alguma concepção Dele se Ele me permitisse fazer estas coisas, não teria? Eu saberia alguma concepção de Deus, teria que ter, pois somos estranhos um para o outro…
Mas aqui, vejo que você não está aqui por si mesma. Você está aqui por um menino; é seu filho. É um… Eu o vejo examinar sua cabeça. O médico disse que é uma célula retardada ou algo assim no cérebro. E você é esposa de um pregador. E seu marido está começando a ficar grisalho, e seus dentes são um pouco espaçados. Não é verdade? Deus Todo-Poderoso e Onipotente, Autor da Vida Eterna, envia Tuas bênçãos sobre esta mulher, a quem eu abençoo em Teu Nome, e que seus desejos sejam cumpridos. No Nome de Jesus Cristo, oramos. Amém. Amém. Tenha fé, não duvide. Apenas creia de todo o seu coração.
89 O que você acha, irmã? Você crê de todo o coração? Muito bem, se você crê, é para você. Deus honra os crentes. Não é mesmo? “Mas aquele que crê…” Se eu não lhe disser nada, e impuser as mãos sobre você, você crê que será curada de qualquer forma, não é? Vê? Eu gosto desse tipo de fé. Tenha fé em Deus.
Agora, o… isso me deixa fraco. Vê? Eu não estou fora de mim, mas eu – eu – eu não posso… eu não posso explicar. Vê? Agora, isso que está sobre mim… Eu nunca colocaria minha mão sobre esse microfone só para isso. Entende? Você está apenas um pouco abalada, você sabe. Portanto, quero que você venha com reverência (Vê?), apenas creia.
Agora, olhe para cá, para que Deus possa lhe dizer algo que te encoraje. Teu problema está na cabeça; você tem um problema na cabeça. E recentemente aconteceu algo com você – como um ataque cardíaco. Você teve um ataque cardíaco, recentemente você teve um ataque cardíaco. Você crê que Ele vai te curar? Venha cá. Ó Deus, Príncipe da Paz, Pai Eterno, envia Tuas bênçãos sobre esta mulher, a quem eu abençoo em Teu santo Nome, para que ela seja curada. Eu peço por amor a Jesus. Amém.
90 Muito bem, tenham fé agora; creiam de todo o coração. Venha, senhor. Creia, cada um de vocês. Apenas tenham fé, aí atrás agora. Se você puder crer, você receberá.
Mocinha sentada aí, com esse problema no cólon, você crê que o Senhor Jesus pode te curar? Você crê? Então você pode ser curada. Jesus Cristo te cura.
O que acha, a senhora sentada ali? Você tem um tumor debaixo do braço, não tem? Sim, e você também tem um problema no coração, não tem? Todos vocês, coloquem seus braços ao redor um do outro; Jesus ama vocês e Ele os curará. Deus os abençoe.
Louvado seja o Deus vivo. Vejam, vocês não precisam de um cartão de oração; vocês precisam de fé. Amém! Eu o desafio a crer que estou lhe dizendo a verdade agora. Olhe e creia. “Olhai para Ele, todos os confins da terra.”
Agora, senhor, somos estranhos um para o outro. Você crê que sou servo Dele, servo do Senhor? Vejo uma mesa entre você e eu, e você se retira dela; você tem um problema no estômago. Você crê que Jesus Cristo pode curá-lo? Uma espécie de queimação no estômago, como uma úlcera. É uma úlcera péptica. Dizem que está na almofada do estômago, na parte inferior. Você é nervoso, ansioso, está sempre preocupado. É uma pessoa de pensamentos profundos, está sempre cruzando pontes, antes de chegar a elas, planejando coisas que nunca acontecem. Essa é a sua natureza. Mas no seu estômago, você está curado. Vá, consiga um jantar e coma, porque sua fé o curou. Louvado seja Deus. Amém!
91 Essa é a maneira de ter fé. Senhor, você crê de todo o coração? Você tem uma doença que matou mais pessoas do que qualquer outra: problema cardíaco. Mas você crê que Deus vai te curar disso esta noite? Levante suas mãos e diga: “Eu aceito o Senhor Jesus.” Venha aqui para mim. E você diabo, eu te conjuro, pelo Deus vivo; você está exposto, saia do homem. Que você vá em paz através do Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe, irmão.
Olhe para cá, senhora. Você crê de todo o coração? Somos estranhos um para o outro, mas você sofre com um problema de senhoras, um problema feminino. Isso causa muita secreção, muco, e isso é causado por, é claro que só poderia ser visto (você sabe onde isso foi feito, isso é no – em um lugar secreto), só Deus saberia isso. O que acontece é que você tem um abscesso no abdômen. Você está sentindo dor principalmente no lado esquerdo. Então Jesus Cristo cura você. Sua fé cura você. Siga seu caminho agora, regozijando-se e diga: “Obrigada, Deus”.
92 Garotinho, você crê que Deus pode curá-lo? Então vá e coma o seu jantar. Seu problema no estômago desapareceu. O seu também, mãe. Apenas siga a viagem com ele, louve a Deus e creia de todo o coração.
Você crê de todo o coração? Você crê que Deus pode curar esse problema nos rins e te deixar saudável? Ele já o fez! Apenas continue caminhando e dizendo: “Louvado seja Deus, que nos dá a vitória!”
Seu nervosismo, por um lado, sempre foi um problema. E você tem também um problema no estômago. Agora siga seu caminho, regozijando, dizendo: “Obrigado, Senhor Jesus”, e seja curado. Muito bem.
Venha, senhora, você crê de todo o coração? Claro que você está incomodada… Vejo que quando você se levanta de manhã, você está um pouco rígida, a causa é artrite que está começando. E tem também um problema estomacal; ele é causado por um distúrbio nervoso que faz você arrotar, e o ácido sobe na sua boca e coisas assim. Isso é verdade, não é? Deus Pai, eu imponho as mãos sobre ela, em Nome do Teu Filho, o Senhor Jesus, e repreendo esse demônio, e ordeno que saia, em Nome de Jesus. Amém. Vá gradecendo a Deus, regozijando-se e sendo feliz, irmã, e louvando a Deus. Amém!
93 Você crê em mim, meu irmão, como profeta de Deus? Se Deus me revelar qual é o seu problema, você obedecerá como Seu servo? Vejo você tentando sair da beira da rua com artrite; você tem artrite. Levante sua mão. Levante suas mãos – pés para cima e para baixo, assim. Agora desça da plataforma, regozijando-se e fique curado, em Nome do Senhor Jesus. Vá… Sim, irmão, Deus te abençoe. Vamos dizer juntos: “Louvado seja o Senhor!”
Muito bem, agora. Como vai, senhora? Vejo que você está indo… você está em uma condição de cegueira – um espírito de cegueira está atingindo seus olhos. Você crê que Deus restaurará sua visão e a deixará bem? Inclinem suas cabeças por um momento para isso. Deus Todo-Poderoso, tem misericórdia dos cegos. Restaura a visão desta mulher, Senhor, sabendo que esses olhos, se satanás conseguir, esses olhos em breve ficarão completamente cegos. Mas agora eu Te peço, com misericórdia, com minhas mãos sobre ela, Senhor, como Teu representante, eu peço que a visão volte para ela, em Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus te abençoe, irmã. Siga seu caminho regozijando-se. Olhe por aí agora. Você consegue ver? Então levante suas mãos e louve ao Senhor por isso. Amém!
94 Pode vir, senhora. Epilepsia. A mocinha. Deus te abençoe, irmã, isso a deixou agora. Tenha fé em Deus; não voltará mais. Creia Nele; a tua fé tocou a cura nesse momento, irmã. Tenha fé em Deus; creia.
Você crê, senhora? Você me obedeceria como profeta de Deus? Se eu lhe disser o que há de errado com você, você me obedecerá como Seu servo? Você tem artrite. Isso é verdade? Se for, levante sua mão. Desça da plataforma regozijando-se; Jesus Cristo te curou. Amém. Tenha fé.
Como vai, senhor? Você e eu somos estranhos um para o outro, suponho; não nos conhecemos. Talvez, eu nunca tenha visto você em toda a minha vida. Mas Deus te conhece, não é verdade? Se Deus me revelar qual é o seu problema, você aceitará sua cura do Senhor Jesus? E vocês, também farão o mesmo? Gostaria de olhar para este homem por um momento.
Veja, eu não te conheço, nunca te vi antes, mas sei que você deve estar doente, caso contrário não estaria nesta condição. Você parece magro e pobre. Mas vejo um espírito de escuridão pairando sobre você – é câncer. E vejo uma, duas, três cirurgias que você já fez. Três cirurgias por causa desse câncer. Isso é verdade? E isso não lhe fez bem algum, ainda. Você está definhando, ficando cada vez pior. Deixe-me lhe dizer qual é o seu problema. Você me aceitará como profeta de Deus? Você tem um hábito – fuma cigarros – e isso é o que lhe causou esse câncer. Jogue fora essas coisas. Nunca mais as use, vá para casa e fique bem. Em Nome de Jesus Cristo, eu repreendo este demônio. Aleluia!
Vocês creem? Então fiquem de pé, todos vocês, em Nome de Jesus Cristo! Deus Todo-Poderoso, em Nome do Senhor Jesus, eu repreendo todo espírito maligno e impuro, e os expulso, em Nome do Senhor Jesus Cristo!
************************