ABRINDO UM CAMINHO
04 de março de 1956
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: A Palavra Original [Goiânia-GO]


1 Boa noite, amigos. Que o Senhor possa vos abençoar ricamente. E obrigado, irmão Neville, por essa amável observação. Estou bastante feliz em estar de volta no Tabernáculo nesta noite, no serviço do nosso bendito Senhor, e ver nossos amigos, nesta noite, adorando-O conosco. Com certeza é um imenso privilégio nos encontrarmos mais uma vez desse lado, antes da vinda do Senhor. E depois de vermos, ouvirmos, tantos indo embora inesperadamente, tão rapidamente, apenas nos perguntarmos, vez após vez, quem será o próximo? Mas, tendo essa bendita segurança, que se… Não há nada que possa nos separar do amor de Deus que está em Cristo. Nem mesmo a morte, nem – nem nada presente, ou nada futuro, ou nenhum poder, pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. E sabendo disso, que depois que esse tabernáculo terrestre se desfizer, já teremos um esperando; permanente, desabitado. E repousamos sobre essa bendita esperança, tão gloriosa.

2 Estava falando com minha esposa, a Sra. Wood e outras, apenas… Eu voltei. Eu estava dizendo: “Bem, simplesmente parece que é apenas viagem após viagem, e lugar após lugar, mas, ainda assim, elas se tornam mais gloriosas.” E eu… Sabendo que estamos nos aproximando do final, a – a – a aproximação da vinda do Senhor, disse: “Bem…” Conversando com o meu rapaz, descendo a estrada outro dia, vindo de Sioux Falls, Dakota do Sul. Então eu disse: “Você sabe, o lar é um lugar maravilhoso.” Estávamos voltando para casa. Eu disse: “Nós amamos este mundo; este é o nosso lar.” Talvez achamos que não seja, mas é. Nascemos nesse lar. Esse… Deus nos coloca aqui. Não tinha como trazermos a nós mesmos aqui; mesmo nosso pai e mãe não tinham como; isso teria que estar nas mãos de Deus. Muitas pessoas são casadas e nunca têm um filho. Mas Deus viu que poderíamos vir a essa terra. Então quando chegamos, nós começamos a crescer e edificar um corpo através de átomos, luzes, e assim por diante, uma vez que começamos a nos formar a partir da terra. Então, após alcançarmos certa idade, eles param de crescer. Nós continuamos com eles junto de nós, mas eles se vão. A morte chega.

3 Então quando esse tabernáculo terrestre se desfizer, teremos um ali esperando. Veem? Nós entraremos naquilo, nós conheceremos um ao outro. Não poderemos estreitar as mãos; não teremos nenhum sentido desse sentimento. Não podemos – eu não poderia estreitar a sua mão, dizer: “Como vai, irmão?”, porque eu – eu… Você não terá esse tipo de mão. Mas, nós não estaremos em um corpo físico como estamos agora. Nós estaremos em um – um corpo celestial. E então quando esse… E eu estava pensando, que lá embaixo no Egito, quando José deixou uma lembrança para os filhos de Israel, seus ossos, que um dia eles sairiam dali. E quando eles saíssem, eles levariam seus ossos com eles para a terra prometida. E cada hebreu que desejasse voltar à terra natal… Não importa quão bem ele fosse tratado, seu desejo era voltar à terra natal. E cada vez que eles passavam e viam aqueles ossos, eles sabiam que um dia voltariam à terra natal.

4 Enquanto estamos aqui esperando cruzar este lugar, vemos um túmulo vazio lá longe em Jerusalém, nos mostrando que algo aconteceu. E então quando assumirmos aquele corpo glorificado – não glorificado, mas um corpo celestial, e estivermos andando nas terras da Glória com Cristo, olhando um para o outro, falando um com o outro, poderemos conversar. E almas sob o altar, clamando: “Por quanto tempo?” E então qual será a lembrança ali, que estamos vindo a terra novamente para comer, beber e dormir? Ali Ele estará, assentado ali em um Trono, em um corpo físico. Amém. Um dia nós subiremos naquele corpo físico, e quando Ele regressar, esses corpos celestiais serão glorificados, então seremos como Ele, e viveremos para sempre naquele corpo. Que… O que – o que mais importa? Está tudo determinado. Isso está apenas – apenas ancorado bem ali, e este…

Minhas esperanças estão edificadas em nada menos

Do que no Sangue de Jesus e na retidão;

Quando tudo ao redor de minha alma se desfizer,

Ele será então, toda minha esperança e sustento.

5 Cristo foi o Único que tornou isto possível, não a minha igreja, ou a minha denominação, não meus amigos, mas Cristo; “Todos os outros terrenos são areias movediças, todos os outros terrenos…” Não é de admirar que Eddie Perronet… Eles pensaram que ele estava louco. E naquele dia, assentado ali como um escravo para o povo, o Espírito Santo estendeu a mão e apanhou a caneta e começou a escrever aquele hino maravilhoso. Que será cantado no discurso especial de – inauguração do Rei dos reis: “Todos Aclamem O Poder do Nome de Jesus.”

6 Agora, temos notícias maravilhosas lá de cima, do Norte. Tivemos um ministerial – não um ministerial, mas o café da manhã dos Homens Cristãos de Negócios em… Lá em cima em Minneapolis. É o maior café da manhã que já tivemos dos Homens de Negócios, dois mil vieram. E o Senhor nos deu uma mensagem naquela manhã, na chamada de altar cinquenta homens de negócios vieram a Cristo e nasceram novamente, naquela manhã no culto. Oh, aquilo simplesmente emocionou o meu coração, um homem de negócios entrando! Cultos maravilhosos aconteciam lá. O Senhor seja louvado, toda glória é para Ele. E agora, tenho um pequeno bilhete aqui, que indaga quando eu estarei em Indianápolis. De 11 a 15 de junho, será no Tabernáculo Cadle em Indianápolis, Indiana, de 11 a 15 de junho, onde comporta onze mil pessoas. Depois de amanhã, nós iremos para Shreveport, Louisiana, e estaremos ali pelo final de semana em Shreveport, Louisiana. E então sairemos de Shreveport e iremos para Houston, Texas, e ficaremos ali dois dias, que será na segunda e na terça.

7 E então no dia 16 começaremos no velho México, na Cidade do México, o velho México. O Sr. Arganbright acabou de me chamar, e eles conseguiram uma grande arena de touros ali, que tem a capacidade de acomodar sessenta mil. E existem quatrocentas igrejas cooperando, que já se inscreveram. Estamos esperando cem mil na reunião. E é a primeira vez que este… Temos algo para louvar a Deus, é a primeira vez na história do México, que o governo dá as boas vindas a um protestante e nos dá um lugar para ir, a primeira vez na história do México, que um protestante já foi bem-vindo. E o general…?… E um general do exército mexicano, que acabou de nascer de novo e recebeu o Espírito Santo. E através da sua cortesia para com o governador do México, nos dão os direitos governamentais para entrarmos com a proteção da polícia. E – e nós temos – temos a grande arena de touros, essa é a maior coisa que há em todo o México. Sua capacidade é de sessenta mil, por volta disso, além do – do espaço onde eles fazem a luta, você sabe, ali dentro. E agora, nós obtivemos isso por dez noites consecutivas, sem nenhuma interrupção, diretamente por dez noites seguidas. Orem por mim. Eu apenas sinto o… Ouço o som de chuva abundante lá embaixo. Eu apenas… O povo mexicano é muito simples, fiéis humildes, e uma vez convencidos… Eles são católicos, e uma vez convencidos de que a verdade é a verdade, então aquilo se estabelece para todos.

8 Então, eu me apressarei em regressar do velho México, voltarei aqui por volta do dia 30. E na primeira… Isso é na manhã de Páscoa no tabernáculo aqui, para o culto do nascer do sol. Um culto de cura, após isso. E um culto batismal naquela noite, no tabernáculo. E você pode dizer aos seus amigos agora, para trazerem todos os seus enfermos e aflitos para o culto de Páscoa. O culto do nascer do sol naquela manhã. Então, seguindo aquilo, por volta das dez horas, nove e trinta é o horário normal da escola dominical. Todos vocês planejaram isso, a escola dominical. E um – um culto de cura após aquilo, um… O culto de cura normal como temos nas campanhas…

9 E então, na Cidade do México será a primeira vez que esta nova visão, que o Senhor me disse, entrará em operação naquele momento Então tentaremos isto novamente, o Senhor permitindo, bem aqui, no domingo da manhã de Páscoa, usando estes dois cômodos …?… Aqui, veem. Então estamos esperando um grande tempo aqui na manhã de Páscoa. É a prova de que o Senhor Jesus ressuscitou dos mortos, Ele está vivo. Sim, senhor. E Ele está vivo desde a primeira Páscoa. E Ele está aqui conosco, mesmo agora. E eu apenas confio que o Senhor nos dará um grande derramamento das Suas bênçãos para aquela manhã.

10 Então iremos para – daqui então iremos para Chicago, no dia 11, do dia 3 até dia 11. E partiremos na segunda, começando ali na terça-feira. E começando através do… Não, de 3 a 8. E então no dia 11 começaremos em Charlotte… Não, em Columbia, Carolina do Norte, e então para Spindale, Carolina do Norte. E então dali para Charlotte, Carolina do Sul. E então para Anchorage, Alaska, e dali subiremos até Anchorage, Alaska. Então voltaremos. E não está determinado, mas, talvez – talvez então, a tenda estará pronta para estar na estrada.

11 Oh eu apenas… Você sabe o que eu quero fazer? Você orará comigo para isso? Veja, eu quero o quanto antes, o Senhor permitindo, colocar aquela tenda bem aqui em Fali City, e permanecer ali por quatro ou seis semanas de reunião, apenas ficar bem aqui até que termine a batalha. E você estará orando por aquilo agora. E eu apenas gostaria de armá-la aqui entre Jeffersonville e New Albany em algum lugar, e dispor para uma capacidade de aproximadamente sete ou oito mil lugares. E então poderemos adicionar mais à medida em que os dias se passarem, e apenas permanecer ali até terminar. Amém. Então – eu penso – então no dia 11 ao 15 de junho, no Tabernáculo Cadle em Indianápolis. E então, no – no dia 17, eu creio, por volta do dia 21 de Junho, será em Minneapolis, no estádio de futebol ali com capacidade para vinte e sete mil. Esta é a convenção internacional dos Homens Cristãos de Negócios, falando e tendo oração pelos enfermos toda noite. E agora, orem por Isto, faça-o, e orem bastante.

12 Simplesmente sinto que não temos muito tempo agora. Eu predigo isto. Eu não digo que isto seja o Senhor, que esteja dizendo isso agora, eu estou predizendo que neste ano a América receberá a Cristo ou rejeitará a Cristo. Veem? Eu creio que este será o ponto de mudança em que a América entrará. Nós teremos um reavivamento nesse dia, ou não teremos um reavivamento. E creio que esse é o ano em que a América fará a sua decisão. E confio que eles farão isso e terão um grande avivamento que simplesmente varrerá… Temos tanta pregação e tanto evangelismo, mas necessitamos de um reavivamento, não necessitamos? Um verdadeiro reavivamento, isso é o que necessitamos. O Senhor te abençoe. Estou contente em ver o irmão Graham ali, e – e eu estou – eu creio que o irmão Smith está assentado bem na sua frente, o Irmão Smith da Igreja de Deus. E – e há vários ministros aqui, tenho certeza. E damos boas vindas a todos vós, irmãos, a cada um de vocês. Como também aos estrangeiros em nossas portas, todos os leigos. Nós simplesmente vos amamos.

13 E agora, com estes anúncios de longe, e realizando nessa noite a comunhão, o culto de comunhão… E orem pelo nosso querido irmão Neville, o qual está defendendo o forte aqui no Tabernáculo, fazendo uma grande obra, e por todos os santos em todos os lugares. Oh, que tempo de necessidade, que tempo de necessidade. Eu ouço isso desde a África, e há um grande apelo pela África. E o irmão Arganbright estava acabando de me dizer no telefone, há algum tempo atrás, que o rei de um – de um desses países ali embaixo, eu me esqueci exatamente qual era, eu creio que foi aqui em cima na Suécia, Suíça. (Eu me lembrarei em um minuto). Dinamarca, escreveu uma carta especial para irmos nessa estação, nessa temporada ali, desta vez. Na África, Índia, muitos diferentes lugares, onde… As ilhas do Havaí entraram outro dia, isto é cerca de dez vezes seguidas do que eles chamaram para um reavivamento. Os Homens Cristãos de Negócios querem ir lá, e voar até lá, fazer uma – ordem – organizar um capítulo e falar com eles naquela manhã, e então começar um reavivamento no Havaí.

14 Então, o mundo todo se tornou nossa paróquia, veem, o mundo inteiro. E somos os Seus servos, então vamos apenas lembrar amigos, que essa pode ser a última noite, esse pode ser o último ano, ou pode ser a última geração. Veem? Nós não sabemos. Mas de qualquer modo, sabemos disso como um fato, os vivos sabem que terão que morrer. Uma vez foi decretado ao homem morrer, e após isso o julgamento. E se houver alguém aqui nessa noite, que não está pronto para enfrentar isso, e não tem essa bendita esperança, que essa possa ser a noite em que você decidirá pelo Senhor Jesus, de uma vez por todas, e pela eternidade. Agora, oremos.

15 Nosso Pai Celestial, queremos Te agradecer do profundo dos nossos corações, sabendo que estamos esperando aqui, não frustrados em tudo, não importa quantas bombas atômicas eles façam, e quantas pessoas de serviço civil eles colocam para vigiar os aviões, o mundo está nervoso e agitado. E estamos descansando sobre essa bendita esperança que temos. Estamos confiando na obra consumada de Deus no Calvário, através de Cristo, sabendo disto, que depois que este tabernáculo terrestre não existir mais, já tem um esperando ali, muito mais glorioso, onde não há nenhuma dor, sofrimento, ou enfermidade. Não há velhice que irá atingir isso, nunca um cabelo grisalho, jamais uma ruga, porém seremos jovens para sempre. A bendita Bíblia que não pode dizer nada além da verdade, tem nos dado segurança bendita, e o Espírito Santo também é uma testemunha, tendo testemunhado o mesmo. Nossos corações almejam por aquilo. E sabemos que assim nos diz a Bíblia, que é a Palavra de Deus, as Sementes serão plantadas sobre este chão fértil para que possamos descansar nesta esperança.

16 Deus, eu oro para que Tu toques em cada pessoa nessa noite, fora de Cristo, e as leve para esse próximo e maravilhoso passeio. Cure os enfermos assentados aqui nesta noite Senhor. Sem dúvida existem muitas pessoas que estão enfermas em nosso meio. E oramos para que Tu cures a cada uma. Agora, venha para a Palavra, Pai, tome a Palavra, que é a Linha da Vida, as Raizes da Grama, Senhor, de toda civilização. Oramos para que o Espírito Santo tome cada Palavra e a dê ao coração conforme nossa necessidade. E que possamos ter companheirismo ao redor da Palavra. Pois pedimos no Nome de Jesus. Amém.

17 Para uma pequena leitura das scrituras nesta noite, para apenas um – um pequeno texto, para tentar encontrar um contexto, e estar prontamente correto com a Palavra, então poderemos ter comunhão. Amanhã será segunda, e eu sei que não gostamos de pensar nessas coisas, de ter que voltar a trabalhar, mas nós temos que encarar isso. E muitas vezes, você sabe… Mas, depois de tudo, isso é mais importante do que empregos e tudo mais. Veem? Pois seu trabalho acabará um dia, você terminará juntamente com ele, mas se você tem Vida Eterna, você nunca terá um fim. Eterno, viverá eternamente. Perpétuo, pense nisso, uma vida perpétua não tem fim. Quando as eras dos anos passarem, você ainda estará ali. Quando os milhões de anos passarem, ainda estaremos ali. Então apenas para poucos dias aqui na terra, o trabalho não soma tanto. Só para nos ajudar, comprar nossa comidinha, e assim por diante, e comer, é por isso que temos que ter isso.

18 Agora, em I Coríntios capítulo 10, começando com o verso 12:

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar.

Que lindo verso. Que o Senhor possa acrescentar as Suas bênçãos a essa Palavra. “Abrindo um Caminho”, seria o que eu gostaria de falar nesta noite. Você sabe, que Ele possa acrescentar Sua bênção à Sua Palavra, enquanto ouvimos a Palavra agora.

19 É a minha opinião que se a Palavra, como as raízes da grama, que é uma coisa que se apodera… Muitas vezes nos meus cultos de cura, eu – eu tento, mesmo após os mestres já terem passado através de tudo isto, eu tento voltar e – e tomar a Palavra e estabelecer um alicerce. Há poucas noites atrás, eu recebi uma cartinha de crítica, que foi boa. Um homem me disse, disse: “Irmão Branham, você é apenas um garoto ainda.” Disse: “Eu pregava o Evangelho antes de você nascer.” E disse: “Eu…” Todos os meus quarenta e seis anos, mas ainda… Ele – ele era um professor de alguma escola bíblica. E ele disse: “Mas um homem que – da sua espécie, que ensina as pessoas, e mesmo assim faz uma observação como você fez outra noite.” Disse: “Eu penso que isso é ridículo.” Disse: “Você disse que o diabo não tinha nenhum poder para curar.” Ele disse: “Talvez… E se eu lhe disser que o diabo tem poder para curar? Disse: “Agora, você me perguntaria, se você estivesse aqui presente porque eu sei.” Disse: “Eu irei te contar.”

20 Disse: “Na nossa cidade, há uma mulher que vive ali que tem um – um espírito ruim. E ela… As pessoas vão até ela a procura de cura.” Disse: “Ela arranca o cabelo da sua cabeça, e ela tira sangue da suas veias, e o envolve nesse cabelo. Vai até um rio, e joga aquilo sobre o seu ombro, e não olha para trás. Se ela olhar para trás…” Disse, “…então a enfermidade permanecerá com a pessoa. Mas ela tem que jogar aquilo no rio como se fosse um esquecimento e ir embora. E disse: “Sessenta por cento das pessoas, e nós continuamos contando, são curadas.” Disse: “Agora, se o diabo não pode curar, o que é isto?”

21 Então respondi, eu disse: “Meu bondoso e amado irmão, com todo devido respeito aos seus anos…”, veem, “com todo devido respeito aos seus anos de ensinamento, mas eu lhe direi agora que Jesus Cristo disse que o diabo não tem nenhum poder para curar. E se Jesus Cristo disse isso, está terminado para mim. Ele disse: ‘Se Satanás expulsar Satanás, então o seu reino está dividido contra si mesmo e não poderá subsistir.’ E ele não pode expulsar Satanás. Então você me pergunta: ‘Como então essas pessoas foram curadas?’ Ora, não á a pessoa, a bruxaria não teve nada a ver com isso, assim como eu não teria nada a ver com isso, ou qualquer outro homem. São as pessoas que estão se aproximando, pensando que elas estão vindo da maneira provida por Deus para sua cura. É a fé individual delas em Deus que opera a cura.” Veem? Esta é a aproximação que elas consideram. Não é o feiticeiro, pois não seria mais do que um homem. Se – então, portanto, o Evangelho pode apenas manobrar, ou ele pode apenas alcançar enquanto a Palavra de Deus é ensinada E os homens baseiam suas esperanças na Palavra Eterna de Deus. “A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra.”

22 O Dr. Adair, aqui na cidade, meu amado amigo, me disse um dia, ele disse: “Billy, você não acha que se o povo tivesse fé para tocar uma árvore ali fora, eles obteriam os mesmos resultados?” Eu disse: “Como poderia você ter fé naquilo? Se você pudesse ter a quantidade igual de fé, crendo que aquilo foi a maneira provida por Deus, para você tocar uma árvore, e que aquilo faria isto, então eles poderiam fazê-lo. Mas quem tem fé na árvore? Eu tenho fé no que Deus disse, eu apenas tomo aquilo.” Então a fé não é edificada em areias movediças de – de concepções emocionais. Porém a fé é edificada em um padrão, a Palavra Eterna de Deus, a Rocha das eras. É ali onde a fé toma seu descanso solene e nunca se move, quando ela é edificada bem ali.

23 Agora, “Abrindo um Caminho”. Eu não creio que Deus alguma vez usou seu ofício de um modo acidental. Eu – eu não usaria o meu, você não usaria o seu. Jesus não morreu no Calvário, apenas para dizer: “Bem, talvez agora as pessoas sintam pena de mim, sendo que eu vim à terra e tomei a forma de carne, e eles realmente se salvarão. Talvez, se eles virem quão miseravelmente eu morri.”

24 Deus não fez isso. Jesus morreu por um único propósito: e este foi para salvar aqueles que Deus previu que seriam salvos. Isso é correto. Deus sabia que haveria alguém que seria salvo, e teria que haver uma preparação, ou uma forma, para eles serem salvos. Se não houvesse, a salvação não era possível. Então, Deus prevendo que as pessoas seriam salvas, sabendo quem era elas, Ele teve que fazer um plano. Agora, você me diz: “Irmão Branham, então Deus sabe exatamente quem será salvo?” Correto. “Bem, por que Ele diz… Ele não deseja que ninguém pereça?” Ele não deseja. Ele não deseja que alguém pereça, mas que todos possam chegar ao arrependimento. Mas, por ser Deus, Ele tem que saber quem fará aquilo, ou Ele não seria Deus. Porque Ele é – Ele é onipotente, Ele é onipresente, Ele é onisciente, Ele sabe de tudo. Ele está em cada lugar, é o Todo Poderoso. Então, a presciência olha para trás e diz que Ele previu isso, e sabe qual é a razão pela qual Ele pode dizer como seria o fim desde o princípio. E, portanto, sabendo que todos estes dias maravilhosos nos quais estamos vivendo agora, e ficamos de pé e testemunhamos, e vemos as coisas que vemos agora, Deus teve que fazer uma preparação para isso.

25 Outra noite, foi tão surpreendente. Uma mulherzinha subiu na plataforma, naquele grande lugar de trezentos mil dólares ali, e ela tinha um pouquinho daquela coisa de maquiagem na sua face. Ela parou ali e começou a tremer. Eu disse: “Você é uma luterana”, através do Espírito Santo.

Ela disse: “Sim, senhor”

E eu disse: “Você está qui para receber oração. E a razão de você está andando do modo que está, é que ambos os seus joelhos foram quebrados.”

Eu disse: “Isso foi causado por um acidente de carro, um carro que você estava dirigindo há quatro anos atrás.”

Ela disse: “É verdade.”

Eu disse: “Seu médico é um sujeito pequeno e baixo, careca e usa óculos.”

Disse: “Está certo.”

E eu disse: “Ele está te medicando, porque isso do – dos joelhos, o osso se tornou tuberculoso, e até mesmo a carne está apodrecendo ao redor do osso.”

Ela disse: “Está certo.” E ela disse: “Há alguma esperança para mim?”

Eu disse: “Isto depende da sua aproximação ao Senhor Jesus.” Eu disse…

Ela disse: “Você pode me ajudar?”

Eu disse: “Não, senhora. Ninguém pode te ajudar agora. Mas você tem que se ajudar para ter as bênçãos de Deus providas para você.”

E Ela disse: “Eu agora creio com todo o meu coração.”

Eu disse: “O Senhor te curou, irmã. Esse é o Assim Diz o Senhor você está curada.”

Ela disse: “Sr. Branham, eu não consigo me ajoelhar…”, ela disse, “… por quatro anos. Enquanto chorava, ali de pé, esfregando suas mãos. E um grande número de pessoas chorando, observando-a. Luteranos, presbiterianos.

E eu disse: “Por que você não vai até o altar e se ajoelha?”

Ela disse.: “Deixe-me ajoelhar bem aqui, bem onde eu fui curada.” Ela nunca tinha se movido com seus passos, porém ela sabia que havia sido curada. Algo aconteceu. Veem? Ela sabia disto. Não havia dúvida alguma a respeito disto.

Eu disse: “Ajoelhe-se.”

E pela primeira vez em quatro anos, com ambos os joelhos quebrados e todo calejados, já refeitos, com os ossos juntos. Aquela mulher como uma jovem, se ajoelhou com lágrimas escorrendo pela sua face, levantou suas mãos para Deus. Bem, simplesmente se levantou dali com tanta facilidade como uma garotinha, e se inc1inou na plataforma. O que foi isso? Deus teve que abrir um caminho para aquilo. Agora, Ele enviou médicos, isso é correto. E os médicos sao bons. E ela tinha feito tudo que podia fazer, mas Deus tinha provido um caminho. É isto. Veem? Depois que o médico havia falhado em seu caminho, o caminho de Deus é muito maior do que o nosso. Que coisa maravilhosa.

26 Agora, pense nesta noite, pois você e eu… Não – não queremos pensar sobre isto, mas tínhamos realmente a natureza do mundo, digamos, como porcos, e nesta noite nos tornamos santos. Algo teve que ser feito. Agora, não podíamos ir ao Céu como porcos, tínhamos que ir ao Céu como santos. Então algo teve que ser feito para isso. E Deus mostrou isso tão lindamente no Velho Testamento, lá atrás no Livro de Números, por volta do capítulo 20, e lá em Êxodo por volta do 36, 32. E nós encontramos que no dia da expiação… Deus, nos tipos, predizendo o que Ele havia de fazer do Antítipo quando Ele chegasse, o qual era Cristo. O sumo sacerdote foi ordenado a tomar dois bodes, pequenos bodes, e velá-los para a expiação, uma oferta, e um novilho de sua própria família. E muitos de vocês leitores aqui, e estudantes da Bíblia, sabem exatamente como eram aquelas expiações.

27 Mas então, um bode… Ali era lançada a sorte. E a sorte caía sobre um bode, e ele morria. E então o sangue daquele bode era colocado sobre outro bode com as mãos do sumo-sacerdote, confessando os pecados do povo, sobre o bode vivo. E então o homem que era digno, levava o bode vivo sob o seu braço e ia para o deserto, onde o bode teria que perecer e ficar isolado, colocado fora do caminho. Nunca mais, naquele estado, voltaria para a família dos seus novamente, mas estaria isolado para sempre, carregando para longe os pecados do povo.

28 Agora sei que muitos estudiosos, talvez, estão assentados aqui, e especialmente os adventistas, eles – eles dizem que um bode era Cristo, e o outro era o diabo. Agora irmãos, eu tenho que divergir um pouquinho nisto. Não podemos fazer sacrifício para o diabo. Ambos os bodes representavam Cristo. Ambos eram Cristo. Cristo é nosso… Ele sangrou pelos nossos pecados e Ele Mesmo os carregou para longe. O diabo não pode carregar os meus pecados, Cristo é o nosso carregador de pecados. Acerte isto, então sua fé não se moverá. Cristo é o nosso carregador de pecados, e dos pecados do mundo. O animal que estava morrendo era Cristo na cruz, ouçam, o Cordeiro sacrificado desde a fundação do mundo. E somente os tipos, estávamos extraindo os dividendos, sabendo que o Antítipo viria um dia. Por que Ele foi sacrificado desde a fundação do mundo? Porque, Deus percebeu na Sua mente, como estas coisas seriam, e o que a Igreja seria, e como seria tudo, e Ele falou a Palavra. E quando Deus fala a Palavra, está praticamente feito, imediatamente. Então Ele foi morto desde a fundação do mundo. Vê você isto? Quando você chega àquilo agora, e deixa a sua fé descansar solenemente; não sobre o homem, não sobre as teologias do homem, não sobre Igrejas denominacionais, tão boas o quanto elas sejam, tão bom o quanto o homem seja. Deixe a sua fé descansar somente nas obras consumadas de Cristo no Calvário, para ambos, o pecado e a salvação. Vê você isto?

29 Observe, Cristo veio e Ele era o animal que morria, pois Ele já estava pressuposto a ser sacrificado antes da fundação do mundo. Vê você isto? Deus falou isso e disse que isso seria assim. Então, quando Deus fala, isso está para sempre confirmado no Céu. A Palavra, o… É ai onde você deve ter fé. Se você crê que esta é a eterna e imutável Palavra de Deus, então cada preceito que foi dito na Palavra de Deus é uma Semente. E tudo que Deus falou na Palavra já está confirmado na glória. E isso foi dado para você agir. Então não tenha medo de tomar qualquer fase da bendita Palavra do Deus Eterno, e ancorá-la no seu coração. Agora, ela tem que estar no solo. Por exemplo, eu pego um grão de milho e o coloco em cima de uma pedra-pomes azul, ou algo assim, talvez isso não cresça, porque é o tipo errado de solo. Mas se ele vai para um bom solo fértil de terra preta, ele crescerá tão certo como ele está plantado ali. E quando a Palavra, aqui está isso agora, quando a Palavra de Deus cai em um coração cheio de fé, ela simplesmente tem que crescer, ela tem que firmar. Esta é a razão da mulher estar de pé com ambos os joelhos, antes descalcificados, e com os joelhos quebrados, onde ambos foram esmagados, e os ossos podres, com tuberculose, e o… Também a carne, e ela não teve medo de inclinar seus joelhos. Por que? A Palavra havia caído na fé, brotou. Você entendeu isto?

30 Deus, antes da fundação do mundo, disse que Cristo estaria aqui, e Ele seria sacrificado, morreria o inocente pelo culpado. E quando Deus falou isso, isso já estava confirmado quando Deus falou. Agora, antes que isso possa ser uma palavra, isso tem que ser um pensamento, pois a palavra é um pensamento expresso. E então, se Deus em Sua mente percebeu essas coisas, então elas estavam na Sua mente. Ele as falou, e elas estão praticamente consumadas quando Deus fala, porque Ele é infalível e não pode fazer nada mais. Então, a atitude de Deus… Se Deus salvou os pecadores lá atrás, sobre a base da aceitação de um holocausto, o sacrifício provido, Ele tem que fazer a mesma  coisa hoje, ou Ele errou quando Ele levou o primeiro homem para dentro, através disso. Se Deus curou o enfermo lá atrás sobre as bases do derramamento do sangue de um animal, sobre as bases do – da expiação, Ele tem que fazer o mesmo hoje, ou Ele estava errado quando Ele curou a primeira pessoa. Veem? Ele não pode mudar.

31 Nós crescemos, amadurecemos, encontramos coisas melhores. Nós falamos de coisas melhores. Usamos roupas melhores, dirigimos um automóvel melhor. Nós progredimos. Porém Deus não pode progredir desse modo, porque para começar Ele era perfeito. E a perfeição não pode progredir mais; já é perfeito. Amém. Entao Ele não tem que dizer: “Bem, esta é uma era diferente, temos um pensamento melhor agora.” Se for assim, Ele não pode ser Deus. Então, se Ele é Deus, o que Ele disse lá atrás, Ele tem que permanecer com aquilo, porque Ele era perfeito ali e é perfeito agora. Veem? Vê você isto? Então, Ele não pode progredir. Ele não… Bem, quero dizer, Ele não pode melhorar as coisas. Fazer isto um pouco… Dizer “Isso poderia ser um pouco melhor.” Você diz: “Que tal o velho cordeiro, e este Cordeiro?” Aquele era um tipo de espera… E Ele disse que isso era.

32 E ele falou do Cordeiro sacrificado desde a fundação do mundo, no princípio. “E porei inimizade entre a tua semente e  a semente da serpente.” E depois de esperar pela plenitude do tempo chegar, Deus deu a expiação do pecado através do derramamento de sangue do cordeiro, apontando… Ele deu a mesma coisa através da lua a noite, do – da existência do sol durante o dia, a lua sendo uma sombra do sol, ou o sol brilhando na lua, fazendo uma sombra. A lua e o sol são esposo e esposa. E enquanto o sol vai embora, ele joga a sua luz contra a lua para nos dar uma luz menor, até o sol chegar. E quando o sol chega a lua desaparece. E Cristo é o Sol o Qual foi para a Glória e está brilhando na Igreja, com o mesmo tipo de Luz que Ele brilhou quando Ele estava aqui. E a Igreja é a Luz do mundo até Jesus vir, e tudo se fundirá como a luz da lua e a luz do sol se tornam uma luz, quando ele surge. E quando Cristo e Sua Igreja se unirem, no grande Milênio, eles surgirão como Um.

33 E hoje somos a Luz do mundo. Na Sua Presença, ou melhor, na Sua ausência Ele está te dando a Luz, para brilhar com ela, enquanto Ele não está aqui. Todas as velhas coisas, todas as coisas da terra, são um tipo das celestiais. Até mesmo as aranhas, lagartos e cobras, e coisas assim, são simplesmente tipos de espíritos malignos, refletidos. Por que o câncer é chamado de câncer? Porque ele tem a forma de um caranguejo. E a palavra “câncer” significa “caranguejo.”

34 Agora, você vê que todas essas coisas são tipos e sombras. Então, o bode expiatório que foi colocado longe no deserto, em um lugar isolado, separado de seus concidadãos, carregando os pecados do povo sobre sua cabeça, era um tipo de Cristo sendo separado de Deus e fora da Sua Presença, e carregando os nossos pecados para o inferno. E ali, Deus não deixou que Ele sofresse… Davi disse: “Não permitirei que O Meu Santo sofra e veja a corrupção, nem mesmo deixarei a Sua alma no inferno.” E no terceiro dia, ressuscitou para a nossa justificação. Porém Ele tipificou o bode, o bode expiatório, e também o bode para a oferenda do pecado. Deus preparando, e provendo um caminho. Deus sempre abre um caminho de escape, todas às vezes.

35 Os cravos da enfermidade te confinam em um canto. Os cravos de Satanás te seguram em um lugar depois que você se torna um cristão, talvez você tenha sido um jogador. Vê você isto? As cartas estão na mesa: “Vamos João, sabemos que está em você.” Satanás está ali para te tentar. Mas Deus, todas as – toda as vezes fará um caminho de escape se você simplesmente aceitar isto. Talvez você tenha sido um bêbado, e um copo está sob o seu nariz: “Agora, venha, João.” Agora, se você deseja dar atenção àquela voz, você voltará diretamente para o seu chiqueiro. Mas Deus está sempre ali. Volte sua mente em direção ao Céu, e olhe em direção ao Calvário, e diga: “Bendito Espírito Santo, venha até mim, estou necessitado.” Observe o que acontece. Deus abrirá um caminho de escape, todas às vezes. Por Sua vontade, Deus sempre faz isso.

36 E agora observe, antes da destruição do mundo, quando os homens eram pecaminosos, e o povo era pecaminoso no mundo, Deus fez um caminho de escape para aqueles que desejavam escapar através dele. Deus havia construído uma arca, preparado. Noé construiu uma arca, pois a preparação dessa arca era a preparação de um caminho. Ouça. De um… Para um caminho de escape, como a ira e o julgamento de Deus estavam se acumulado nos céus, para ser derramada sobre uma nação pecaminosa, um povo pecaminoso que rejeitou isto, obstinado e andando contra os mandamentos de Deus. Todo o tempo esta ira estava sendo acumulada nos céus para ser derramada sobre o povo no julgamento, o Deus misericordioso fez um caminho de escape para aqueles que desejassem andar nisto… Um caminho de escape.

37 Agora, chegamos a um lugar novamente onde os julgamentos estão se acumulando. E se estava naquele dia antediluviano, quanto mais hoje, quando está no fim da história do tempo, o fim da história das nações, estamos chegando a um clímax. Quanto maior é a ira de Deus sobre milhões de pessoas, se acumulando até o pecado chegar à parte mais íngreme do mundo, até ela cambalear como um bêbado vacilando para casa às quatro?… Tem ido além da lua e das estrelas, até alcançar as – as vestimentas de Jeová, do Sabaoth (“Senhor dos Exércitos” – Trad.). Então ela está cambaleando sob o peso de sua própria teoria manufaturada, de sua própria auto-preservação, de suas próprias teologias. Eles tomaram os mandamentos de Deus e anularam o seu efeito, ensinando tradições de homens. Amando os elogios dos homens mais do que os elogios de Deus, nossos mestres se tornaram mornos e se uniram à igreja, dizem: “Tudo está certo, contanto que você pertença à igreja, apenas esqueça isso.”

38 Mas, irmãos, Deus fez um caminho de escape, e você terá que passar pelas condições de Deus, e isso é através de Cristo Jesus nosso Senhor. Nenhuma outra fundação é colocada, exceto aquela que já foi feita. Não há ninguém que pode edificar nenhuma outra fundação, é como o restolho e a lama, a enchente os lavará e grande será a queda. Mas Jesus disse: “…Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” O que é isso que Ele construiu em cima? A verdade espiritual revelada de que Ele é o Filho de Deus. “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”

Alguns dizem: “Elias, e outros dizem Moisés, e outros dizem João Batista, e assim por diante.”

“Mas quem dizeis que Eu Sou?”

Sem hesitação, sem demorar um segundo… Ouça pecador, essa é a maneira que você recebe isso. Ele esteve com Ele; ele sabia o que Ele era. E então antes mesmo que ele pudesse pensar pela segunda vez, o Espírito Santo tomou conta dele, e ele disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

Disse: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue. Você nunca aprendeu isso através da teologia de alguém, você nunca veio a um seminário com isso, mas Meu Pai o Qual está no Céu to revelou. Sobre esta pedra, Eu edificarei a Minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.” As inundações podem vir, e as marés podem ir, e oh… Mas aquele que está seguro em Cristo viajará na tempestade atômica, do mesmo modo como fez Noé na tempestade do dilúvio, seguro na arca. Deixe sua fé cair naquilo uma vez, veja o que acontece. Na rocha sólida de Deus, no…?…

39 Deus abre um caminho de escape todas às vezes. Ele tem que abrir um caminho de escape. Quando o tempo estratégico vem, Deus é Deus, Jeová Jire. “Jeová Jire” significa, “o Senhor proverá um sacriflcio para Si Mesmo”, ou “o Senhor proverá para Si Mesmo um caminho de escape.” Deus pode providenciar isso porque Ele é o Criador. E Deus, definitivamente no Calvário, amém, ali – ali quando os Arcanjos do Céu, quando todas as regiões de demônios tremiam, quando a terra teve um colapso nervoso e estremeceu a sepultura, e quando o sol teve convulsões, recuou e tornou-se negro, quando a lua e estrelas estremeceram em seus lugares… Os redimidos de todas as eras, e através das eras virão, reconhecerão aquela hora, quando o Filho de Deus morreu ali, despojando Satanás de cada poder, até mesmo da morte e do inferno. A sepultura e todo medo foi tragado lá no Calvário, quando Ele pagou o preço supremo. E quando o Cordeiro morreu, e os pecados colocados sobre Ele, Ele foi o carregador de pecados, os levou ao inferno ao qual eles pertenciam, e Deus O ressuscitou no terceiro dia. E crendo naquilo, somos justificados pela fé nas bases do Sangue derramado do Senhor Jesus Cristo. Amém. Deus fazendo um caminho de escape.

40 Oh irmão, como você vê o… Ouve uma ambulância emitindo um som estridente, cada vez que você ouve isso, é um sinal que você está indo para aquele lado. Cada vez que você passa por uma sepultura é um sinal que você indo para lá. Cada vez que uma ruga apao sua face e um cabelo branco na sua cabeça, é um sinal que você está indo para lá. Não é de se admirar que Paulo pudesse dizer, com aquela verdadeira esperança arraigada e estabelecida nele, assim… Quando ele chegou ao fim do caminho, ele disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, Justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda.” Quando você está farto e cansado de toda essa vida, e você ama a vinda do Senhor Jesus mais do que você ama sua comida na mesa, ou sua esposa, ou seus filhos, então há uma coroa preparada para você. Não somente uma coroa, mas uma coroa de ouro para colocar sobre a sua cabeça, mas um corpo livre de dores de… Coroado na Glória de Deus, coroado na imortalidade de Jesus Cristo. Isso é o que está preparado para você, que o Senhor, o Justo Juiz te dará naquele dia. Este é o dia pelo qual procuramos. Deus tem aberto um caminho de escape para cada um de nós, certamente Ele tem.

41 Quando Daniel o profeta, um filho de Deus, foi lançado na cova dos leões, então… Houve um tempo em que Daniel, sendo fiel, levantou suas janelas e não teve medo do que o rei dissesse, e quando o – orou… Independentemente de qual proclamação havia sido feita, Daniel orou de qualquer modo, e ele encarou Jerusalém e orou. Se os homens olhassem para Jerusalém e orassem, a cidade onde o sacrifício queimado havia sido feito… Esta foi a razão que Daniel olhou para aquele lado e orou. Pois o Senhor já havia dito: “Se o povo tiver problemas a qualquer tempo, olhar em direção a este santo lugar, e orar, então ouvir… Eu ouvirei do céu.” Isso foi quando Salomão dedicou o templo.

42 Essa é a razão de Jonas ter a fé que ele tinha, quando ele estava com algas marinhas enroladas ao redor de seu pescoço, e ali de pé no vômito na barriga na baleia, lá embaixo no fundo do oceano, em um mar tempestuoso, ele disse: “São falsas vaidades. Porém mais uma vez olharei para o Teu santo templo, Deus.” Deus fez algo, Ele abriu um caminho de escape para Jonas. O que Ele fez ninguém sabe. Esse é o próprio segredo de Deus. Mas não importa se isso era impossível, Deus pode – pode alterar as circunstâncias. Ele pode fazer com Que o impossível se torne possível, e não apenas provável, mas pode fazer disso uma realidade, quando os homens tomam a Deus na Sua Palavra e aceitam o caminho fornecido que Deus providenciou para o homem. Deus fez algo, Ele deve ter colocado uma câmara de oxigênio ali embaixo. Eu não sei o Que Ele fez na barriga daquela baleia, mas Ele manteve Jonas ali por três dias e noites, como um tipo de que Cristo ficaria sem oxigênio no ventre da terra, e no terceiro dia Ele sairia novamente. Era um tipo. Ele fez um caminho de escape. Ele sempre fará.

43 Quando Daniel estava ali, e os leões se aproximavam correndo dele, não havia medo naquele velho coração santo. Mas ele ficou ali, e Deus não havia terminado com ele. E pouco antes dos leões o agarrarem, um Anjo apareceu diante deles. Sem dúvida a mesma Luz ardente que apareceu para Saulo de Tarso, na estrada para Damasco. Uma grande Luz brilhou, e eles olharam, e não sabiam o que estava acontecendo, e Saulo caiu do seu cavalo. E uma Voz veio da Luz, dizendo: “Saulo, Saulo, por que tu Me persegues?”

Disse: “Quem és tu, Senhor?”

Ele disse: “Eu sou Jesus, a Quem tu persegues.”

44 Foram os filhos hebreus que haviam sido fiéis na promessa de Deus, que estavam ali na fornalha ardente… Ou melhor, na Babilônia, indo para a fornalha ardente, um passo entre eles e a morte. O quanto deve ser para os homens aqui nesta noite. Pode haver um dia entre você e a separação Eterna. Você fará a sua decisão agora. O modo como é provido para você, se você aceitar isto. “Um passo”, disse Jônatas para Davi, quando atiraram o – o – o arco. “Um passo entre mim e a morte.” Um passo entre eles e a morte, mas exatamente naquele momento crucial, Deus providenciou um caminho de escape, e enviou para dentro daquela fornalha ardente o Senhor Jesus Cristo, e manteve o fogo longe deles.

45 Foi Enoque, que afirmou ter andado com Deus por quinhentos anos e teve um testemunho que agradava a Deus. Ele tinha uma fé de que ele não veria a morte. Como poderia Deus fazer isto? Não havia nem mesmo um avião a jato naqueles dias, para fazer seus pés subirem. Mas Deus proveu um caminho, uma translação, que levou Enoque da terra para a Glória sem receber a morte. Foi Elias que atravessou o oceano… Ou o rio Jordão naquele dia, dividindo-o de um lado para o outro. E Elias estava pronto para ir para o Céu sem morrer, e Deus providenciou um caminho para ele, não um avião a jato, mas Ele mandou uma carruagem de fogo, dirigida por cavalos de fogo. Deus proveu um caminho em um minuto, uma forma de escapar da morte.

46 Foi Moisés, eu creio, que seguiu os filhos de Israel… Ou quem os guiou, seguindo a Luz, a Coluna de Fogo através do deserto. Foi Moisés que permaneceu até o fim. Foi Moisés, com cento e vinte anos, após oitenta anos servindo a Deus, que subiu no monte e olhou para a terra prometida, com lágrimas rolando na face de um velho homem, com cento e vinte anos. Ele havia atravessado caminhos espinhosos, ele havia passado por águas profundas, ele havia provado o cálice amargo de fel e tristeza. Ele havia estado com um povo desobediente, como seu pastor. Ele os havia guiado de lugar em lugar, e cessado com suas murmurações, e ele se lançou na brecha e disse: “Deus, leve-me antes que Tu os leve.” Foi Moisés que estava ali como um homem velho, sabendo que em cada maneira ele era um tipo de Cristo, sabendo de algum modo, de alguma maneira, que Deus com certeza o tomaria, porque Ele teria que trazê-lo novamente, como um tipo de Cristo. Ele nasceu como um profeta, como Cristo, e não apenas um profeta, mas um líder e assim por diante. Ele foi escondido nos juncos, do mesmo modo que Cristo foi levado para o Egito. Ele era um doador da lei, como Cristo foi no monte das Oliveiras, o qual partiu do Sinai. Em cada maneira, ele era um tipo de Cristo.

47 E quando ele estava velho, e a morte o encarou, como ele traria a ressurreição? Mas tão logo que o momento crucial chegou, Deus proveu um caminho. Quando o fôlego estava se esgotando e borbulhando no seu pescoço, ele olhou deitado ao seu lado, e ali estava a Rocha. Deus proveu uma Rocha, a Rocha era Cristo Jesus que estava no deserto. Moisés permaneceu na Rocha. Deus me dê graça para permanecer na mesma coisa. E quando o meu último suspiro for tirado desse corpo, deixe-me ver a Rocha ali de pé. Ele chegou até a Rocha, e os Anjos chegaram e o levaram embora. Oitocentos anos depois, ele estava de pé na Palestina com Elias, ali de pé conversando com Jesus, antes da cruz. Deus fez um caminho de escape.

48 Duas das maiores coisas no Velho Testamento, que posso ver nas profecias, duas das alas principais, eram estas: o povo aguardava um tempo para quando o Messias viesse. E então, depois do Messias vir, eles procuraram pela hora que o Espírito Santo viria. Finalmente, no devido tempo, todos os tipos ali atrás, que eles tiveram através dos profetas e tudo, todos os tipos e expiações que eles tinham, finalmente o Messias chegou, e estava determinado, porque Deus havia dito assim. Então eles olharam para frente a um momento em que uma grande e gloriosa Igreja, que seria sem mancha ou ruga, iria brilhar na terra como uma estrela. Eles olharam para esse tempo. Como isto será? Ele estava morto por três dias e noites, Ele ressuscitou novamente, Ele apareceu para quinhentos, e então subiu ao Céu. Ele os deixou na terra aqui sozinhos. Como poderia isto ser esta Igreja gloriosa, quando o Líder havia partido? Deus prometeu à Igreja, como poderia acontecer? A Luz brilharia em seu lugar, após Ele partir, quando Ele disse ali: “Um pouco mais, e o mundo não Me verá mais; embora vós Me vereis, pois estarei contigo, mesmo em vós, até o fim do mundo. As coisas que faço também as fareis. Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho. Estes sinais seguirão aqueles que crerem.”

49 Como podem fazer isso, com Cristo ausente deles? Como podem fazer isto, quando Deus lhes dá a promessa? Mas veja, Deus proveu um Pentecostes, quando o Espírito Santo em Pessoa desceu e tomou conta do corpo mortal do homem, depois dele ser limpo pela expiação do Senhor Jesus Cristo. E o Espírito Santo tomou aquela pessoa no Seu próprio controle, e a enviou com sinais, maravilhas e milagres as seguindo. Deus proveu um caminho. Eles mesmos não podiam fazer aquilo, eles eram homens como você e eu. Como poderiam fazer isto? Eles não podiam. Mas Deus proveu um caminho de escape. Quando estava…?… No cenáculo, eles pensavam que o povo os criticaria, eles pensavam que seriam isto, aquilo, ou aquilo outro. Eles tinham as janelas todas fechadas, e as portas trancadas. Como podiam eles fazer isto? Eles eram covardes, eles não tinham uma coluna vertebral, eles tinham um ossinho de galinha, e não uma verdadeira coluna vertebral do Espírito Santo. Eles tinham as portas trancadas, eles estavam com medo, eles estavam envergonhados de sair e encarar o público. Como puderam eles fazer isto?

50 Mas Deus enviou um Pentecostes, o batismo com o Espírito Santo. Eles abriram violentamente as janelas e as portas, e foram para as ruas. Deus prometeu isto. Quando Deus promete, Deus mantém a Sua Palavra. Ele abrirá um caminho de escape. Ele nunca deixará que você seja tentado acima de qualquer coisa sem que Ele faça um caminho de escape para você. Ele fará isto. Aqui estamos, vivemos em um dia funesto, nublado, chuvoso, a igreja está metade dentro e metade fora. Eles se perguntam como podem fazer isto, e como fariam? Eles não tinham Luz. Mas o profeta disse: “Será na Luz do entardecer.” Como pode isto ser? Nós… A igreja nesse dia, aquela igreja gloriosa que é para estar aqui na terra, quando Jesus vier para receber uma igreja gloriosa… Estamos recebendo uma chuva serôdia, o derramamento, uma porção dobrada do Espírito Santo está vindo para a terra, e está varrendo cada nação, e o fogo do reavivamento está queimando em cada colina. Na China, Japão, da Coréia até a escura África, e em todas as partes, o Espírito Santo está sendo derramado sobre o povo. Deus abriu um caminho.

51 Como é que meus olhos cegos foram curados? Deus abriu um caminho. Aleluia! Sim, senhor. Ele sempre abrirá um caminho. E para você aqui, que está na terra hoje, você que está esperando por um consolo, vocês que são peregrinos e estranhos, sejam como Davi. Davi estava indo para a batalha, ele não foi frustrado, ele não foi com um “meio sinal”, ele não foi pensando: “Talvez isso acontecerá.” Mas ele esperou na amoreira até após algum tempo, era o silêncio da morte, nada acontecendo. Após algum tempo, lá bem distante ele ouviu as folhas, foi ficando mais alto, e mais alto, e mais alto. Logo depois, um grande jato de vento apareceu diante dele, e ele sabia que aquilo era Deus e o santo exército de anjos indo na frente dele. E ele tirou a sua espada e ganhou a batalha, e fez o inimigo fugir.

52 Irmão, não salte ou pense alguma coisa quando você não estiver certo para ir ainda…?… E veja que isso não é se unir a uma igreja, não é estreitar as mãos de um pregador, nem mesmo é ser batizado nas águas, mas é aceitar o Sacrifício provido por Deus, Jesus Cristo, como uma Pessoa no seu coração. O Espírito Santo Se moverá diante de ti, como um vento impetuoso, tirando tudo do caminho. Amém. É isto. Então, sejam cristãos. Vocês que estão no caminho, sejam verdadeiros homens tementes a Deus. Está vindo um reavivamento aqui, em breve, uma grande reunião na tenda, eu simplesmente posso ver isso. Certo! O que você deseja fazer? Se conduzir…

53 Aqui há algum tempo atrás, lá embaixo nas terras sulinas, havia pessoas que saíam e compravam escravos e coisas assim. Aconteceu de eu me lembrar dessa pequena história. Enquanto eles passavam e compravam escravos, eles observavam os pobres sujeitos que haviam sido apanhados. Eles odiavam ter deixado seu país, e eles sabiam que nunca mais voltariam, o povo negro. Era lamentável a forma que eram tratados. Um dia aconteceu de observarem um jovem sujeito com seus ombros eretos, eles não tinham que bater nele. Não, senhor. Determinado comprador passou, disse: “Deixe-me comprar aquele escravo.”

Ele disse: “Ele não está a venda.”

Ele disse: “Bem, o que o faz ser tão diferente? É ele o patrão do restante deles?”

Disse: “Não.”

Disse: “O que o faz diferente? Você o deixa comer melhor?” Disse: “Não. Ele come com o restante deles.”

Disse: “O que o faz ser tão diferente?”

Disse: “Fiquei sabendo, que o seu pai é o rei da tribo. E embora ele esteja em uma terra distante ele continua com seus ombros eretos, ele nasceu um homem real. Seu pai é um rei, embora ele fosse um estrangeiro, seu pai é um rei.”

Meu pai é rico em casas e terras

Ele segura a riqueza do mundo em Suas mãos!

De rubis e diamantes, prata e ouro,

Seus cofres estão cheios, Ele tem riquezas incalculáveis.

54 Nós, o povo aqui desse Tabernáculo temos a prova infalível do Senhor Jesus ressurreto, com um reavivamento que varreu a terra de um lugarzinho humilde como este, não mais do que uma manjedoura de Belém, e provavelmente a mais humilde. Mas através de seu clamor foi enviado um grande reavivarnento que tem varrido dezenas de milhares, sim, milhões para o Reino de Deus. Você quer ser um concidadão juntamente conosco? Você está pronto nessa noite, pecador, para lançar fora suas indiferenças, jogar fora a sua Vida pecaminosa, levantar os seus ombros e se unir a este exército de um povo que marcha, crendo que a expiação do Senhor Jesus Cristo nos limpa de todo o pecado. Oremos, enquanto inclinamos nossas cabeças.

55 Nosso bondoso Pai Celestial, nessa noite enquanto esperamos por Ti, esperando o grande Espírito de Deus se mover através desta audiência e fazer infinitamente mais, como estamos agora prontos, na véspera de tomar a comunhão, ó Deus Pai, nós oramos para que Tu fales aos coraçoes dos pecadores nessa noite. Deixe-os vir, Senhor, basicamente não sobre emoção, não sobre alguma história triste, mas sobre a verdadeira e inadulterada Palavra de Deus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Fi!ho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna.” Deus, conceda isso nesta noite, que as Palavras do Senhor Jesus, em São João 5:24, toque em cada coração: “Quem ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem a Vida Eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a Vida.” Que muitos possam passar, neste momento, da morte para a Vida, enquanto esperamos pelo Espínto Santo. No Nome de Jesus Cristo.

56 E com suas cabeças inclinadas, eu gostaria de saber, enquanto a irmã toca, se… Todos os cristãos em oração. Há algum homem, mulher, menino ou menina, que quer levantar sua mão para Deus, não para mim, e dizer, declarar isso: “Eu levanto minha mão a Ti, Deus, eu creio que o julgamento está pronto para atingir a terra, e eu estou sob a condenação deste julgamento. Eu devo ser separado de Deus, da presença da igreja, da presença do povo cristão. Eu devo ser atormentado para sempre, no inferno eterno. Mas nesta noite, eu sinto o Teu Espírito falando comigo, que devo ser escolhido por Deus. Pois Jesus disse: ‘Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer.’ E eu sinto uma aproximação peculiar no meu coração. E agora desejo aceitar a Cristo como meu Salvador pessoal. E Deus, eu levanto a minha mão para Ti, e digo isso: ‘Eu agora aceito o Teu Filho, Jesus Cristo, Teu sacrifício provido para minhas enfermidades e pecados de má fama. Eu agora levanto minhas mãos para Ti.’”

57 Você fará isto, homem ou mulher, menino ou menina, aqui nesse momento, levantaria você sua mão dizendo: “Através disto, eu agora aceito o Senhor Jesus Cristo como meu Salvador.” Esperaremos um momento para você fazer a sua decisão. Apenas levante a sua mão. Deus te abençoe, garotinho. Alguém mais quer levantar sua mão, dizer… Deus te abençoe, meu irmão. Correto, você está fazendo isso para Deus, não para mim. “Tantos quantos creram e foram batizados, na igreja, três mil almas…”

58 Há uma fonte cheia de Sangue. Certamente. Você mergulhará agora, pela fé, dizendo: “Senhor Deus, eu agora me entrego. Ó, eu fui ao altar várias vezes; eu tenho feito isso, eu me juntei à igreja. Eu tentei escapar da ira. Mas nesta noite eu estou vindo deste modo: sobre as bases de Jesus Cristo que morreu no meu lugar, Ele foi o Cordeiro do sacrificio; ele foi o bode expiatório, ele foi tudo e Nele eu me completo. Ele levou os meus pecados, Ele tomou o meu lugar no Calvário, Ele tomou meu lugar sob a ira de Deus; Ele tomou o meu lugar sob o castigo de Deus, Ele tomou o meu lugar no inferno; para eu tomar o Seu lugar no Céu, para me tornar um filho de Deus, eu agora aceito o princípio fundamental; como um pecador eu creio.” [Espaço vazio na fita – Ed.]

Quando os pecadores imergirem nessa corrente,

Perderão todas as suas manchas de culpa

Perderão todas as suas…

59 Fique em oração igreja, enquanto alguém está fazendo a decisão pelo Senhor. Ore. Perder o que? Todas as suas manchas de culpa. Judeu, gentio, preso ou livre, pecador ou um membro da igreja, sacerdote, médico, advogado, seja o que você for, perca toda a sua mancha de culpa por crer no Senhor Jesus, aceite-O como o seu Salvador pessoal. Ouçam este verso, enquanto cantamos baixinho agora:

O ladrão que morria regozijou-se ao ver

Aquela Fonte…

No fim do caminho, todas as esperanças se foram, ali apareceu uma Fonte. Você está no fim, nesta noite, da sua própria vontade?

Os pecadores mergulharam…

Perderam todas as suas manchas de culpa.

Perderam todas as suas manchas de culpa,

Perderam…

60 Agora, Pai Celestial, está tudo em Tuas mãos. Um ancião e um jovem garoto levantaram as mãos, eles querem Te receber. Enquanto a Fonte é aberta através da Palavra, nós apreciamos o Teu companheirismo Senhor, o Espírito Santo. Talvez eles sejam todos cristãos, todos salvos. Tu conheces seus corações, Senhor. Eles podem ter atravessado a linha entre a misericórdia e o julgamento, nunca mais desejando levantar sua mão, ou nunca mais desejando ter algum sentimento de que Tu os chamaria. Eu oro Pai, se este for o caso, seja misericordioso. Deus, eu oro para que Tu salves este homem Senhor. Eu oro para que neste momento no fundo do seu coração os sinos de alegria do Céu estejam tocando. E aquele garotinho, do mesmo modo, sabendo que Jesus fez esta declaração: “Quem ouve as Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem a Vida Eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” Esta é a Tua Palavra, e cremos Nela. De-lhes gozo eterno agora, pois eles aceitaram a Vida eterna. Oramos para que Tu deixes as suas vidas cheias de gozo, frutíferas e felizes. Conceda-o, Senhor. Abençoe os outros, enquanto esperamos em Ti, no Nome de Jesus oramos. Amém.

***************