ADOÇÃO – CONFRONTO DE EFÉSIOS COM JOSUÉ
15 de maio de 1960
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Bem, como sempre, como eu disse antes, “Alegrei-me quando me disseram, “Vamos à casa do Senhor”. Creio que Davi fez esta afirmação certa vez, “Vamos à casa do Senhor”. Não conheço nenhum outro lugar melhor para a gente estar, do que na casa do Senhor.
2 Agora, nesta noite estamos… temos alguns amigos aqui que são todos de Georgia. Eles provavelmente estarão dirigindo de volta após… após o lanche desta noite. E então nós… Alguns deles lá debaixo, espero que vocês fiquem mais. E as acomodações que temos estão abertas para vocês.
3 Então quarta-feira à noite nós continuaremos no estudo, e então, o Senhor permitindo, no domingo seguinte outra vez.
4 E então Chatauqua começa no dia seis. Então todos que têm suas férias planejadas, estamos esperando um grande e maravilhoso tempo em Chatauqua. E lá onde sempre temos um momento maravilhoso. Não é tão grande a multidão, as vezes corremos… Comporta cerca de… suponho que poderíamos colocar uns dez mil ali, folgadamente. Mas, normalmente, no ano passado penso que tivemos cerca de sete mil, ou algo assim. O lugar estava lotado, mas há lugar suficiente para se pôr de pé. Porém os lugares ficam todos ocupados. Então estamos esperando por isto.
5 E estamos contentes em ver a muitos de nossos ministros irmãos aqui. Eu… eu não posso lembrar do seu nome aqui, o missionário, irmão Humes e irmã Humes, é você que está assentado aqui, e os pequenos, estamos contentes em tê-los, um missionário. Há outros, o irmão Pat, irmão Dalton, e oh, há simplesmente tantos, irmão Beeler. Eu vi o irmão Collins a poucos minutos atrás. E, oh, seria um pouco difícil citá-los todos. Mas estamos muito felizes em tê-los na casa do Senhor nesta noite. Este grande e precioso irmão Neville assentado atrás de mim aqui para orar por mim enquanto vamos ensinar a Palavra. Charlie, estou feliz em ver você e a irmã Nellie aqui nesta noite, e os pequenos. Isto é… e a Bíblia ensina que é geralmente muito… Sim, irmão Welch, eu simplesmente… estava te procurando, agora te vi assentado lá atrás.
6 Ensinar a Bíblia é geralmente um pouquinho traiçoeiro, um pouquinho, você sabe, é como que andar no gelo bem fininho, nós dizemos. Mas nós somente sentimos que talvez, neste ponto e nesta vez, isto pode ser bom como que para trazer a…. a igreja para o que eu penso, para um… para um completo entendimento, na posição, do que somos em Cristo Jesus. E as vezes eu penso que pregar é uma coisa maravilhosa, mas eu creio que às vezes, irmão Beeler, que ensinar vai além disto, e especialmente para a igreja. Agora, pregando geralmente agarra o pecador, o traz sob condenação através da Palavra. Porém ensinar coloca o homem na posição do que ele é. E nunca podemos estar corretamente aptos para termos fé até que conheçamos firmemente o que somos.
7 Agora, se os Estados Unidos, esta bela terra aqui, me mandasse para a Rússia, como um embaixador da nação, para a Rússia, então se eles tivessem me mandado oficialmente para a Rússia, todo o poder que os Estados Unidos têm estaria atrás de mim. Minha palavra seria exatamente a mesma que a dos Estados Unidos, se eu tivesse sido reconhecido como um embaixador.
8 E então se Deus nos tem enviado para sermos Seu embaixador, todos os poderes que estão no céu, tudo que Deus é, todos os Seus Anjos e todo o Seu poder fica detrás de nossas palavras se somos corretos e ordenados, mensageiros para as pessoas. Deus tem que honrar a Palavra, pois Ele tem solenemente escrito, que “Tudo que ligares na terra, será ligado no Céu. Tudo que for desligado na terra, será desligado no céu. E eu tenho vos dado as chaves do Reino”. Oh, tão grande promessa tem Ele dado à igreja!
9 E eu, outro dia, como muitos de vocês, eu suponho, estão aqui nesta manhã para ouvirem como eu tentei, na minha humilde e simples maneira, explicar a… a visão que tive do céu.
10 Eu nunca nem mesmo tentei duvidar de modo algum qualquer coisa que alguém me disse que aquilo foi Deus quem lhe disse. Eu creria nisto mesmo se eu não visse aquilo nas Escrituras, eu continuaria querendo crer na palavra daquele irmão. Eu… eu posso ficar somente com a Bíblia, mas ainda assim eu creria que talvez o irmão simplesmente não houvesse entendido bem de alguma maneira, que talvez ele poderia ter confundido isto um pouquinho. E ainda assim eu creria que ele… que ele era meu irmão.
11 Se há qualquer coisa que queima dentro do meu coração, e eu espero que isto nunca me deixe nos anos que hão de vir, para que eu nunca esqueça o que aconteceu no último domingo de manhã, como uma semana. Isto fez algo para mim que revolucionou a minha vida. Eu… eu não temi. Eu… eu não tenho nenhum medo da morte. Não temo a morte de maneira alguma. E isto… e você não temeria se você simplesmente compreendesse. Agora, talvez se… Você teria que ter a experiência para conhecer isto, porque não há maneira de explicar isto. Você não pode encontrar palavras, porque elas não constam no dicionário de inglês, ou em nenhum outro dicionário, porque está numa Eternidade; não ontem, nem amanhã, está tudo no presente. E não é “Eu sinto muito bem”, e daqui a uma hora, “Eu não sinto muito bem”, e mais tarde, “estou sentindo bem outra vez”. É o presente o tempo todo. Vêem? Nunca cessa, simplesmente aquela gloriosa paz e outras coisas.
12 E lá não pode haver nenhum pecado, lá não pode haver nenhum ciúme, lá não pode haver nenhuma enfermidade, lá… não pode haver nada disso que possa alcançar aquela margem celestial. E se eu posso ter o privilégio de dizer isto, que, talvez eu não diria. Se eu não o disser, então oro para que Deus me perdoe. Mas se eu tivesse o privilégio, o que aconteceu foi que Deus me deixou ser levado para ver algo, eu me referiria ao primeiro Céu. Então eu creio, um na Bíblia, chamado, creio que foi Paulo, que foi levado ao terceiro céu. E se isto foi glorioso neste primeiro Céu, e como será naquele terceiro Céu? Não é de se admirar que ele não pôde falar sobre aquilo por quatorze anos! Ele disse que ele não sabia se ele estava no corpo ou fora do corpo. Com aquele grande apóstolo, não para repartir seu – seu – seu ofício, ou não para tentarmos fazer nós mesmos qualquer coisa como ele era, mas eu posso dizer com ele, eu não sei se eu estava neste corpo ou fora do corpo. Uma coisa, isto era tão real como eu estou olhando para vocês.
13 E eu sempre me preocupei se eu passasse e visse uma nuvenzinha flutuando, um espírito, e dissesse, “Lá vai o irmão e irmã, aqueles são Charlie e Nellie. Aqueles são o irmão e a irmã Spencer indo lá”. Isto sempre me deixou confuso. Se os meus olhos estão na sepultura, em decadência, apodrecendo, se meus ouvidos não estão aqui para ouvirem mais, e se o meu sangue tem voltado todo e eles me embalsamaram, e se ele está nas águas ou no chão, e minhas faculdades mentais, minhas células do cérebro estiverem todas mortas, então o que seria eu a não ser nada mais do que simplesmente um espírito flutuando por aí? E aquilo me preocupava. Como eu gostaria de dizer, “Alô, irmão Pat, oh, estou contente em vê-lo! Alô, irmão Neville, como gostaria de vê-lo!” Mas eu pensei, “Bem, se não tenho nada com que ver, nenhuma boca para falar, está apodrecida, é pó, como eu seria capaz de dizer, “Alô, irmão Pat”, “Alô irmão Neville”, e assim por diante. “Oi, Charlie”?
14 Mas agora eu sei que aquilo é errado. Pois está escrito nas Escrituras, que eu digo que não é contrário, “Pois se este tabernáculo terrestre for desfeito, já temos um outro esperando”, outro tabernáculo que tem olhos, ouvidos, lábios e faculdades mentais. “Se este tabernáculo terrestre for desfeito”. Ele tem corpo que pode sentir, pode falar.
15 E agora isto veio a mim, agora mesmo, que Moisés havia morrido e estava em uma sepultura desconhecida por oitocentos anos, e Elias havia ido para o Céu quinhentos anos antes, mas no Monte da Transfiguração eles foram encontrados conversando com Jesus.
16 Depois que Samuel havia morrido após pelo menos três a cinco anos, e a feiticeira de En-Dor o chamou, e ela caiu prostrada e disse, “Você me tem enganado, por que tu és Saul, tu mesmo”. Ela disse, “Porque vejo deuses!” Ela era pagã, vê você. “Vejo deuses levantando”.
17 E Saul ainda não podia vê-lo, e ele disse, “De que jeito ele está? Descreva-o para mim”.
Disse, “Ele é magro, e tem um manto sobre os seus ombros”.
18 Disse, “Este é Samuel, o profeta, traga-o aqui perante mim”. Eu quero que vocês observem que Samuel não havia mudado nada de sua personalidade. Ele continuava a ser um profeta, ele disse a Saul exatamente o que aconteceria no dia seguinte.
19 Então, vê você, a morte completamente não nos diminui enquanto lamentamos, choramos e pranteamos na sepultura. Ela simplesmente muda nosso lugar de morar. Ela nos leva de um lugar para… O que é idade? Se eu viver uma hora a mais, eu sobreviverei muitas pessoas de dezesseis anos de idade, eu sobreviverei muitas pessoas de cinco anos de idade. Idade não significa nada. Estamos simplesmente assentados aqui para um propósito, para fazer algo.
20 Bem, agora, muitas destas mães de faces bonitas assentadas aqui, algumas delas com sessenta ou setenta anos de idade, diriam, “Bem, o que tenho feito, irmão Branham?” Vocês têm criado seus filhos. Vocês têm feito o que vocês estavam supostas a fazerem.
21 Talvez alguns velhos papais assentados aqui, dizem, “Bem, tenho ido ao campo, tenho feito isto. Mas eu nunca preguei”. Mas você fez simplesmente o que Deus te disse para fazer. Há um lugar para você.
22 Falando com um velho médico, ontem, um de meus amigos médicos, um companheiro, com oitenta e tantos anos de idade. E a sua cunhada está aqui na igreja nesta noite, e ela estava somente um pouquinho… um pouquinho preocupada com ele. E eu fui vê-lo. E logo que comecei falar com ele, ele se alegrou, e me contou de uma caçada que ele foi a muitos anos atrás lá no Colorado, no mesmo Estado em que sempre caço. Simplesmente alegre e esperto! Eu disse, “Doutor, a quanto tempo o senhor tem estado na profissão?”
23 Ele disse, “Desde quando você mamava”. Depois eu disse…” É muito tempo.” Ele disse, “eu já cliniquei apanhando minha carroça, colocando meus alforjes em meu cavalo. Já peguei a minha pequena mochila e já andei”.
24 E eu disse, “Sim, através das margens dos riachos, duas horas da manhã, com a sua lanterna, tentando encontrar uma casa onde uma pequena criança tinha dor de barriga ou uma mãe que estava em trabalho de parto”.
“Correto”.
25 E eu disse, “Você sabe, doutor, eu creio, através desta linha divisória aqui, entre o mortal e a imortalidade, Deus tem um lugar para bons e velhos médicos que serviram desta maneira”.
26 Grandes lágrimas vieram em seus olhos e ele começou a chorar, ele estendeu suas fracas mãos e disse, “Irmão, assim espero”. Além da terra, Deus julga a alma do homem, o que ele é.
27 Então eu lhe dei esta Escritura satisfatória. Muitas vezes, arando através daqueles escuros campos à noite, tentando ajudar alguém, talvez nunca conseguia nenhum centavo por aquilo, mas não tem importância. Eu disse, “Jesus disse nas Escrituras, “Bem aventurados são os misericordiosos, pois eles obterão misericórdia”. E isto é a verdade.
28 E nesta noite queremos colocar a igreja, nestas três lições, se Deus permitir, como e em que olhar, o que somos. Nós vamos começar no primeiro capítulo no Livro da carta de Paulo para Éfeso. E nós vamos tomar os primeiros três capítulos em nossos três próximos estudos, tentando trazer um capítulo nesta tarde, se pudermos. Nesta noite, quarta-feira, e no próximo domingo de manhã. No primeiro capítulo de Efésios. Agora enquanto estudamos juntos, eu gostaria de dizer isto, que este Livro de Efésios confronta perfeitamente com Josué no Velho Testamento. Efésios, o Livro de Efésios.
29 Agora, recordem, se acontecer de sairmos um pouquinho fora, para o nosso ensinamento, somente nos perdoe e nos aguente por um momento. Antes de abrirmos isto, vamos pedir a Ele que nos ajude, enquanto inclinamos nossas cabeças.
30 Senhor, estamos aproximando de Tua santa e sagrada Escritura, a Qual é mais segura do que todos os céus e terra. Todos nós lemos nesta Palavra, chamada Bíblia, que “Ambos, céu e terra, passarão, mas Minha Palavra nunca falhará”. Então, sobre esta hora solene que venho a este púlpito nesta noite, ante a compra de Teu Sangue, estes preciosos queridos mortais que estão assentados aqui nesta noite, agarrando em cada pequena esperança que podem, para agarrarem aquela Vida que está por vir. Que isto possa ser tão suficiente, nesta noite, para que cada crente aqui veja a sua posição. E cada um que ainda não veio a este grande companheirismo, se apresse para o Reino, Senhor, e bata à porta até que o Zelador a abra. Conceda isto, Senhor.
31 Estamos lendo aqui onde esta Bíblia não é de nenhuma interpretação privada. Deus, proíba que eu o Teu servo ou qualquer um outro servo tente alguma vez colocar sua própria interpretação na Palavra. Que somente leiamos e creiamos Nela, da maneira que Ela está escrita. E especialmente nós pastores dos rebanhos, nós pastores os que algum dia nos ajuntaremos no além naquela terra gloriosa com o pequeno rebanho, e estaremos de pé na Presença do Senhor Jesus e veremos aquela geração vir, de Paulo, de Pedro, de Lucas, Marcos, Mateus e todos eles, e vê-los serem julgados lá com os seus grupos. Deus, conceda que eu possa colocar dez milhões de troféus aos Teus pés enquanto humildemente me arrastarei e colocarei as minhas mãos em Teus preciosos pés, e direi, “Senhor, eles são Teus”.
32 Oh Deus, encha-nos fortemente com Teu Espírito, e com o Teu amor e Tua bondade. E que nós possamos, como o poeta expressou no hino a muitos anos atrás, “Querido Cordeiro que está morrendo, Teu precioso Sangue nunca perderá seu poder, até que toda Igreja resgatada de Deus for salva para não pecar mais. E desde então, pela fé, eu vi jorrar pelas Tuas feridas; o amor remidor tem sido o meu tema, e será até eu morrer. Então em um nobre, dócil hino”, ele segue adiante para dizer, “Cantarei o Teu poder para salvar; quando este pobre balbuciar, e a gaga língua se silenciar na sepultura”. Então, a sepultura não segura nenhuma morte para os Teus filhos. É simplesmente o nosso lugar de descanso, ou o nosso esconderijo, onde este corruptível será transformado em incorruptível.
33 E que possamos nesta noite ver isto, Senhor, claramente, como nos é dado na Palavra. Dê-nos entendimento. E nos coloque, Senhor, no posto do nosso dever, para que possamos servir fielmente até Tua vinda. Pedimos isto no Nome de Jesus, e pelo Seu amor. Amém.
34 Agora, o Livro de Efésios, como eu estava dizendo, eu… na minha opinião, é um dos maiores Livros do Novo Testamento. Ele nos dirige sempre para frente. O Calvinismo corre por um galho, os Arminianistas correm para outro galho, mas o Livro de Efésios nos ajunta e nos coloca na posição da Igreja.
35 Agora, tenho tipificado isto com Josué. Se você observou, Israel foi trazido fora do Egito e há três estágios de sua viagem. Um estágio, foi a saída do Egito. O estágio seguinte foi o deserto. E o outro estágio foi Canaã.
36 Agora, Canaã não representa a era do Milênio. Ela somente representa a era do vencedor, a dispensação da vitória, porque em Canaã eles mataram e queimaram e tomaram cidades. E lá não haverá nenhuma morte no Milênio.
37 Mas outra coisa que isto faz, isto traz a justificação pela fé, depois deles terem crido em Moisés e de terem deixado o Egito. Santificação, para seguirem sob a Coluna de Fogo e do pacto do cordeiro sacrificado no deserto. E então entrarem em uma terra que foi prometida.
38 Agora, o que é a terra prometida para o crente do Novo Testamento? A promessa é o Espírito Santo. “Pois acontecerá que nos últimos dias”, Joel 2:28, “que derramarei o Meu Espírito sobre toda carne. Vossos filhos e vossas filhas profetizarão. Sobre os meus servos e minhas servas derramarei o Meu Espírito, e eles profetizarão. E mostrarei maravilhas em cima nos céus. E na terra, colunas de fogo, e fumaça, e vapor”. E Pedro disse, no Dia de Pentecostes, após tomar o seu texto e pregar, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão”, para remir, para perdoar, para levar para longe todas as transgressões passadas.
39 Você observou, Josué, antes deles atravessarem o Jordão, Josué disse, “Ide até o meio do campo e limpem vossas vestes e cada um de vós se santifique, e nenhum homem se achegue à sua esposa, pois em três dias vereis a Glória de Deus”. Vêem? É um… é um processo de se aprontar para herdar a promessa. Agora, a promessa para Israel era, Deus deu a Abraão a promessa da terra, da Palestina, e era para ser sua possessão para sempre. E era para eles permanecerem sempre naquela terra.
40 Agora, eles passaram por três estágios, indo para esta terra prometida. Agora veja isto ser perfeitamente tipificado no Novo Testamento.
41 Agora isto, como eu tenho dito, discordarei com alguns de seus pensamentos. Algumas de vocês, preciosas pessoas Nazarenas, Igreja de Deus, e assim sucessivamente, não deixe isto ferir, mas simplesmente observe isto atentamente e observe os tipos. Observe e veja se cada coisa não enquadra perfeitamente.
42 Lá houve três estágios da viagem, e há três etapas desta viagem. Pois, somos justificados pela fé, crendo no Senhor Jesus Cristo, abandonando a terra do Egito, saindo fora. E então somos santificados através da oferta de Seu Sangue, lavados de nossos pecados, e nos tornamos peregrinos e forasteiros, clamando que estamos procurando uma terra, uma cidade que está vindo, nossa promessa.
43 O mesmo fez Israel no deserto, nenhum lugar para descansar, viajando noites após noites, seguindo a Coluna de Fogo, mas finalmente chegaram a terra prometida onde eles se estabeleceram.
44 É aí onde o crente chega. Ele chega primeiro ao reconhecimento de que ele é um pecador; então ele é separado pelas águas, a lavagem da água, pelo Sangue, e… ou melhor, a lavagem da água pela Palavra, crendo no Senhor Jesus Cristo. Então, sendo justificado pela fé, ele se torna portador, e em paz com Deus, através de Cristo, batizado no Nome de Jesus Cristo, para omití-lo na viagem. Você entendeu? Na viagem! Então ele se torna um forasteiro e um peregrino. Ele está em viagem para onde? Para uma promessa que Deus fez.
45 Israel ainda não havia recebido a promessa, mas eles estavam em sua viagem. E posso eu, levantando… Por favor compreendam. É aí onde vocês, Nazarenos e Peregrinos da Santidade, e os demais caíram. Porque, Israel, quando eles chegaram exatamente em Cades-Barnéia, quando os espias foram e disseram, “A terra é grande”. Mas alguns deles voltaram e disseram, “Não podemos tomá-la, porque as cidades estão muradas, e assim por diante”. Porém Josué e Calebe levantaram e disseram. “Somos mais do que capazes para tomá-la!” Por causa de suas afirmações documentadas que já estavam assinadas, eles criam em duas obras da graça, justificação e santificação, e não podiam se mover mais para diante. E, ouçam, toda aquela geração pereceu no deserto. Porém duas que chegaram à terra prometida e trouxeram a evidência de que era uma terra boa, “e somos mais do que capazes de tomá-la, porque é a promessa de Deus”. Então em vez das pessoas seguirem adiante, recebendo o Espírito Santo, falando em línguas, recebendo o poder de Deus, o batismo com o Espírito Santo, sinais, maravilhas, milagres, eles pensaram que isto quebraria suas tradições doutrinárias. E o que aconteceu a isto? Pereceram na terra! Isto é certo.
46 Mas os crentes, os equipamentos de Calebe e Josué, que estavam indo para a promessa, eles mudaram para a terra e tomaram a terra e se estabeleceram na terra, como uma possessão. E nunca paramos na justificação, santificação. Vamos em frente com o batismo com o Espírito Santo. Não vamos parar de crer no Senhor Jesus, sendo batizados. Não vamos parar porque Ele nos limpa de uma vida de pecado. Mas agora nos apressamos em uma posição, a uma promessa do batismo do Espírito Santo. Pois Pedro disse, no Dia dos Pentecostes, “Pois a promessa é para vós, e para vossos filhos e para aqueles que estão longe para tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”.
47 Então, Efésios aqui nos coloca como Josué, em uma posição. Observe você, Josué, após ter atravessado a terra, e ter tomado a terra, então ele dividiu a terra. “Efraim aqui, Manassés aqui, e este aqui, Gade aqui, Benjamim aqui”. Ele dividiu a terra.
48 E observem! Oh, isto simplesmente queima nossos corações! Cada uma daquelas mães hebréias, dando à luz àqueles filhos, elas falaram no mesmo lugar, em sua dor de parto, onde eles seriam colocados na terra prometida. Oh, é um grande estudo! Se pudéssemos simplesmente entrar nisto em detalhes, tomaria horas após horas. Algum dia quando tivermos nossa igreja preparada, eu simplesmente gostaria de vir e tomar um mês ou dois, e simplesmente permanecer nisto. Observe quando eles, cada uma daquelas mães, quando ela chamou, “Efraim”, quando ela estava em dores, o colocou exatamente onde seus pés estavam colocados em azeite. Exatamente cada um deles onde eles estavam.
49 E Josué, não sabendo disto, mas através da inspiração, dirigido pelo Espírito Santo, depois de ter estado na terra prometida, deu a cada homem sua promessa, exatamente o que o Espírito Santo prometeu através de seus nascimentos lá atrás.
50 Como Deus tem colocado alguns na igreja, através de suas dores de parto! Oh, as vezes é tremendo. Quando uma igreja está gemendo sob uma perseguição do mundo de fora, crendo no Senhor Jesus, que a promessa do Espírito Santo é simplesmente tão real como o era no Pentecostes, como elas gemem e choram sob suas dores de parto! Mas quando eles nascem, e posiconalmente nascem no Reino de Deus, então o Espírito Santo tem colocado na igreja, alguns apóstolos, alguns profetas, alguns ensinadores, outros pastores e outros evangelistas. Então lá Ele dá, o falar em línguas, interpretação de linguas, conhecimento, sabedoria, dons de cura, todos os tipos de milagres.
51 Onde a igreja está, agora este é o meu propósito de fazer isto. A igreja está sempre tentando levar alguém à parede. Mas não faça isto. Você nunca pode criar milho na terra de Efraim, se você estiver em Manassés. Você tem que tomar o seu lugar em Cristo, tomá-lo realmente. Oh, isto se torna profundo e rico quando chegamos aqui, como que Deus coloca um na igreja para falar em línguas, outro… Agora, temos sido ensinados muitas vezes, “todos nós temos que falar em línguas”. Isto é errado. “Todos nós temos que fazer isto”. Não, não temos. Todos eles não fizeram coisa alguma, cada um era…
52 Cada terra foi provida e dividida através da inspiração. E, cada uma, eu poderia tomar as Escrituras e lhe mostrar isto exatamente, que ele as colocou no lugar onde eles tinham que estar, em seu lugar, como que as duas tribos e meia tinham que permanecer do outro lado do rio, como suas mães choraram em seus nascimentos, e como cada lugar estava suposto a ser.
53 E agora depois que você está dentro, isto não significa que você está realmente livre da guerra. Você continua ter que lutar por cada centímetro de chão onde você está. Então veja, Canaã não representava o grande Céu, porque era guerra e problemas e mortes e lutas, e demais coisas. Porém isto realmente representava isto, para que isto possa correr perfeitamente.
54 E aí onde a igreja está caindo hoje, naquela marcha. Você sabe que mesmo o seu próprio comportamento pode impedir a alguém de ser curado? A sua falta de comportamento, os pecados não confessados de vocês, crentes, podem fazer com que esta igreja caia amargamente. E no dia do julgamento você será responsável por cada pedacinho disto. Oh, você diz, “Agora, espere um momento, irmão Branham”. Bem, isto é a Verdade. Pense nisto!
55 Josué, depois que ele atravessou a terra, Deus lhe deu a promessa que… Somente pense, para lutar uma luta total sem perder um homem, sem ter nem mesmo um arranhão, sem ter nem mesmo uma enfermeira, ou um primeiro socorro ou uma atadura. Deus disse, “A terra é tua, vá e lute”. Pense, em ter uma luta, e sem ter nenhuma cruz Vermelha por ali, sem ninguém ficar ferido!
56 E eles mataram os Amalequitas e os Heteus, mas lá não havia nenhum ferido no meio de nenhum deles até que o pecado chegou no arraial. E quando Acã tomou aquela vestimenta Babilônica e aquela cunha de ouro, e a escondeu em seu arraial, então no dia seguinte eles perderam dezesseis homens. Josué disse, “Parem! Parem! Esperem um momento, há algo errado! Há algo errado aqui. Nós vamos ter sete dias de jejum. Deus nos fez uma promessa, “Lá nada será ferido”. Nossos inimigos prostrarão aos nossos pés. E há algo errado aqui. Algo está errado em algum lugar, porque temos dezesseis homens mortos aqui. Eles são irmãos Israelitas, e eles estão mortos”.
57 Porque morreram eles, homens inocentes? Porque um só homem saiu fora da fila. Vê você a razão pela qual isto precisa ser ensinado? A igreja em fila, em linha com a Palavra de Deus, em linha com Deus e em linha um com o outro, andando perfeitamente correto, soberanamente diante todo homem, temendo a Deus. Porque um homem havia roubado uma vestimenta, e fez algo que ele não devia ter feito, a vida de dezesseis homens foi tirada! Penso que eram dezesseis, talvez mais. Creio que foram dezesseis os homens que morreram.
58 Josué chamou, disse, “Há algo errado! Deus fez a promessa, e algo está errado”.
59 Quando trazemos os enfermos diante de nós, e acontece deles não serem curados, nós precisamos ter um jejum solene, e nos ajuntar. Há algo errado em algum lugar. Deus fez a promessa, Deus tem que estar agarrado naquela promessa, e Ele o fará.
60 E ele fez um jejum. E eles descobriram, eles deitaram sorte. E Acã confessou isto. E eles mataram a família de Acã e tudo, e queimaram os seus restos mortais, e deixaram lá como um memorial. E Josué seguiu em frente com a batalha, tomando tudo, sem nenhuma cicatriz ou ferida. Aí está você.
61 Certo dia ele teve necessidade, um pequeno tempo, um tempo extra. O sol estava se pondo, os homens não podiam lutar muito bem durante a noite. Josué, aquele grande guerreiro, ungido de Deus, colocado ali na terra, como Efésios para a nova Igreja, possuia, possuindo, possuindo a terra , tomando-a. Ele precisava de algum tempo, então ele disse, “Sol, fique parado!” E ele permaneceu quieto por cerca de doze horas, até que ele tomou a terra. Vêem?
62 Agora o Livro de Efésios nos coloca exatamente em Cristo, o que eles eram na Terra Santa. Nós não somos colocados na Terra Santa, mas no Espírito Santo! Agora vamos ler somente uma Palavra e ver quão perfeita é a igreja.
Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus,…
63 Oh, eu gosto disto! Deus o fez um apóstolo. Nenhum ancião colocou as mãos sobre ele, nenhum bispo o enviou para lugar algum, mas Deus o chamou e o fez um apóstolo.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos (os que são santificados ) que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.
64 Observe como ele endereçou isto. Isto não é para os incrédulos. Isto é para a igreja. É uma chamada para aqueles que são chamados, os santificados e chamados que estão em Cristo Jesus.
65 Agora, se você deseja saber como entramos em Cristo Jesus, se você voltar em I Coríntios 12, lá diz, “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito formando um corpo”. Como? Batizados pelo que? O Espírito Santo. Não pelo batismo da água, vocês pessoas da Igreja de Cristo, mas por um E-s-p-í-r-i-t-o, com letra maiúscula, por um Espírito. Não por um aperto de mão, por uma carta, não por uma aspersão. Mas por um Espírito somos todos batizados em um só Corpo, nossa possessão. A terra que Deus nos deu para morar, o Espírito Santo. Exatamente como Ele deu Canaã para os Judeus, ele nos dá o Espírito Santo. Em um Espírito somos todos batizados em um só Corpo. Você pegou isto?
66 Agora, ele está falando aos Canaanitas espirituais, Israel, o Israel espiritual os quais têm possessão da terra. Oh, não está você feliz por você ter saído do alho do Egito? Não está você feliz por estar fora do deserto? E recordem eles tinham que comer o maná, a comida dos Anjos lá do Céu, até que atravessassem para a terra. E quando eles atravessaram para a terra, o maná parou de cair. Eles estavam completamente maduros então, e eles comeram o velho milho da terra. Agora, agora que vocês não são mais bebês, agora que vocês não estão desejando o leite puro do Evangelho, que vocês não precisam ser mimados, cuidados, e persuadidos para vir à igreja, agora que vocês são completos, cristãos maduros, vocês estão prontos para comerem carnes fortes agora. Você está pronto para entrar em algo, ele disse. Você está pronto para entender algo que é rico e profundo. Oh, nós entraremos nisto diretamente. E, oh, isto foi escondido desde a fundação do mundo. Ele disse, “Agora que vocês chegaram a isto, estou endereçando isto a vocês”. Não para aqueles que acabaram de sair do Egito, não para aqueles que continuam de viagem, mas para aqueles que estão na terra prometida, que têm recebido a promessa.
67 Quantos receberam a promessa do Espírito Santo? Oh, não está você feliz por estar aqui na terra agora, comendo o milho da manhã, comendo as coisas fortes de Deus e tendo um entendimento limpo. Seu… sua mente espiritual está livre de toda confusão. Você sabe exatamente Quem Ele é. Você sabe exatamente o que Ele é. Você sabe exatamente para onde você está indo. Você sabe exatamente tudo a respeito Disto. Você sabe em Quem você tem crido e está persuadido que Ele é capaz de guardar aquilo que você tem encomendado a Ele para aquele dia. Oh, é este, é para este que Paulo está falando agora. Ouçam atentamente. Agora observe.
….os fiéis em Cristo Jesus.
68 Agora, deixe-me ter a igreja para repetir aquilo. Como entramos em Cristo? Por unir a uma igreja? Não. Por colocar o nosso nome em um livro? Não. Por ser batizado por imersão? Não. Como entramos em Cristo? Por um Espírito somos todos batizados em uma promessa, o Corpo, e somos participantes de tudo que pertence a terra. Amém! Oh, eu… eu gosto disto. Se eu não estivesse rouco, eu poderia gritar. Oh, quando eu chego nesta terra ela é minha. Estou em casa agora, em Canaã. Estou sujeito a qualquer coisa que Deus queira me usar. Estou andando em terra santa, um filho do Rei, todo vestido e preparado. Tenho saído do Egito, vindo até a terra prometida, aguentado os julgamentos, passado pelo Jordão até esta abençoada promessa. Oh, como fiz isto? Por um Espírito. Da mesma forma que Paulo O recebeu, operou em mim da mesma que operou nele, da mesma maneira que Isto fez com você. Por um Espírito somos todos batizados. Não aspergidos, somente um pouco de aspersão e sentem muito bem; mas submergido! Todos necessitam nadar dentro do Espírito Santo. Esta é a promessa!
69 Nossos Efésios, nosso Josué, que é o Espírito Santo, Josué significa “Jesus, Salvador”. Josué significa o Espírito Santo representando isto no espiritual como se isto fosse no natural, que Ele é nosso grande Guerreiro. Ele é o nosso grande Líder. Como Deus era com Josué, então é Deus ( no Espírito Santo ) nos movendo. E quando o pecado entra no arraial, o Espírito Santo exige uma parada, “O que está errado nesta igreja? Algo está errado”. Oh, não podem ver vocês quantos filhos de Cis temos agora? Há tantos Saul vindo de seminários e escolas teológicas e saindo por aí a ensinar suas coisas pervertidas, como a Bíblia diz que eles fariam, parecendo, não tendo fé, separando a si mesmos, não tendo nenhum companheirismo contigo, e assim sucessivamente, tendo forma de piedade mas negando a eficácia dela, rejeitando de tal maneira”. Eles não sabem de onde vieram, eles não podem dar nenhum motivo.
70 Eu digo isto do irmão Booth Clibborn, um amigo meu, se há qualquer coisa que é… ilegítimo, criado não por Deus, qualquer coisa no mundo, é o mulo. O mulo é uma das coisas mais baixas. Ele é um… ele – ele não sabe o que ele é. Ele não pode se reproduzir mais. Um mulo não pode cruzar com outra mula e tornar uma mula. Ele está terminado. Ele não sabe de onde vem o seu pai, nem mesmo conhece sua mãe, pois ele é um pequeno – um pequeno burrinho, um cavalo mulo. Deus nunca fez isto. Não apresente tal coisa como esta a Deus. Deus nunca fez isto. Deus disse, “Tudo produzirá conforme sua espécie”. Sim, senhor. Mas um mulo é um… um… seu pai era um jumento e sua mãe era uma égua, então ele não sabe a que ele pertence. Ele …ele …ele é um cavalo tentando ser um mulo ou um mulo… ou ele é um cavalo tentando ser um burro, um burro tentando ser um cavalo. Ele não sabe a que ele pertence. E as mulas são as coisas mais difíceis que existem no mundo. Você nunca pode colocar nenhum pouquinho de confiança nela.
71 E esta é a maneira que muitas pessoas estão na igreja. Elas não sabem quem é o seu pai, elas não sabem quem é sua mãe. A única coisa que elas sabem, é que se são Presbiterianas, Metodistas, Batistas ou Pentecostais, ou algo. Elas não sabem de onde vêem. E um burro velho você simplesmente pode gritar para ele o tanto que você quiser gritar, ele empaca e levanta suas grandes orelhas, fica olhando. Você pode pregar para ele a noite toda, e quando eles vão embora não sabem nem um pouquinho a mais do que sabiam quando eles entraram. Agora, isto é simplesmente correto. Eu não quero ser rude, mas eu quero lhe dizer a Verdade.
72 Mas há uma coisa que eles podem fazer, eles são bons trabalhadores. Oh, eles simplesmente trabalham, trabalham, trabalham. Isto me faz lembrar deste grupo de mulos que estão sempre tentando fazer seu caminho para o Céu. Isto é certo, um mulo. Oh, a Sociedade de Socorro da Senhoras, e o jantar dos frangos, para que então eles possam pagar o pregador, “E temos que ter esta dança, e isto social”. Eles simplesmente trabalham, trabalham, trabalham, trabalham, trabalham, trabalham trabalham. E eles, para que estão vocês trabalhando?
73 Pergunte a eles, “Receberam vocês o Espírito Santo desde que vocês creram?”
74 Eles levantam suas orelhas, eles não sabem para onde estão indo, “O que você quer dizer? O que é isto? O que você quer dizer, o Espírito Santo? Eu nunca ouví nada a respeito Dele. Oh, você deve ser algum tipo de fanático”. Vêem, eles não sabem quem é o pai, ou quem era a mãe, mesmo. E você tem que bater neles em tudo que você faz, bate aqui, bate ali, e bate aqui e bate ali. Isto é certo, uma mula velha.
75 Mas, eu lhes digo algo, você não tem que fazer isto com aquele verdadeiro cavalo de raça pura. Simplesmente dê uma chicotada nele uma vez, e, irmão, é o bastante. Ele sabe o que está fazendo. Oh, quão bom é andar num cavalo de puro sangue! Quão bom! Você diz, “Vamos, rapaz”. Oh, que coisa, é melhor você segurar firme mesmo, ele fará com que a sela fique no ar.
76 Esta é a maneira que é com os verdadeiros cristãos de puro sangue. Aleluia! “Recebei o Espírito Santo. Arrependei, cada um de vós, e seja batizado no Nome de Jesus Cristo, para a remissão de seus pecados”. Vão, tão rápido quanto podem para chegar na água, eles se vão. Eles não podem descansar dia e noite até que recebam o Espírito Santo. Por que? Você sabe, um Cristão sabe quem é o seu Pai. Vêem, toma dois para fazer um nascimento. Isto é certo, pai e mãe. A mula não sabe quem era o pai ou quem era a mãe. Mas nós sabemos quem foi o Pai e a Mãe, pois nós fomos nascidos da Palavra escrita de Deus, confirmada pelo Espírito. Pedro disse, no Dia de Pentecostes, “Se arrependerdes e fordes batizados, cada um de vós no Nome de Jesus Cristo, para a remissão de vossos pecados, recebereis o dom do Espírito Santo”.
77 E, irmão, um verdadeiro cristão nascido de novo ( Oh, que coisa ) que espírito tem, logo que entra na Palavra, ele recebe o Espírito Santo. Pergunte a ele algo então! Ele sabe onde ele está firmado. “Crê você na cura Divina?” “Amém!” “Crê você na Segunda Vinda?” “Amém!”
78 Pergunte a um mulo isto. A religião do mulo, “Uh, eu não sei. O doutor Jones disse certa vez… ” Está bem, vá atrás de Saul. Vêem? “Oh, eles não sabem. Bem, eu lhe digo algo, a minha igreja não tem certeza Disto”.
79 Oh, irmão, mas um homem nascido de novo e uma mulher estão tão certos da vinda do Senhor Jesus, eles estão simplesmente tão certos que têm o Espírito Santo como há um Espírito Santo para ser dado.
80 Agora, Jesus disse.. A mulher no poço “Nós adoramos neste monte, e os judeus adoram em Jerusalém”.
81 Ele disse, “Mulher, ouve Minhas Palavras! A hora há de vir, e agora é, quando o Pai procura aqueles que O adorem em Espírito e em Verdade”.
82 A Tua Palavra é a Verdade. E qualquer homem que ler a Bíblia e crer em cada Palavra que a Bíblia diz, e seguir Suas instruções, e receber o mesmo Espírito Santo que eles receberam, da mesma maneira que eles O receberam, os mesmos resultados que eles receberam, o mesmo poder que eles tiveram quando eles O receberam, ele saberá quem foi seu Pai e sua Mãe. Ele sabe que ele está lavado no Sangue de Jesus Cristo, nascido no Espírito, e glorificado. Ele sabe onde ele está parado. Certo ! Ele está em Canaã. Ele sabe de onde ele veio. E esta é a maneira que é com os verdadeiros cristãos. Pergunte a ele, “Tem você recebido o Espírito Santo desde que crestes? “Amém, irmão!”
83 De pé outro dia perto de uma santa velhinha, com noventa e dois anos de idade, falando com um pastor de oitenta anos de idade, eu disse, “Vovó?”
Simplesmente tão esperta quanto ela podia estar, ela disse, “Sim, meu filho”
84 Eu disse, “Quanto tempo tem passado desde que a senhora recebeu o Espírito Santo?”
Ela disse, “Glória a Deus! Cerca de sessenta anos atrás eu O recebí”.
85 Agora, se ela fosse uma mula, ela teria dito, “Agora, espere um momento, eu fui crismada e aspergida quando eu era… Bem, certamente, eles me levaram à igreja e levaram minha carta para fulano”. Oh, misericórdia de mim! Eles nem mesmo sabem a que pertencem.
86 Mas ela sabe de onde veio a sua primogenitura. Ela estava lá quando isto aconteceu. Ela foi nascida da água e do Espírito. Ela sabia, e a água através da lavagem da água pela Palavra, toma a Palavra.
87 Agora observe como isto é endereçado, “Para aqueles que estão em Cristo Jesus”. Paulo, agora, recordem …Estou tomando muito tempo, mas eu vou passar por este capítulo. Mas eu ouví… Gosta você disto? Oh, Isto nos diz onde estamos, mas não podemos fazer isto somente em uma noite. Precisamos de um mês ou dois disto, cada noite, simplesmente vai direto a Isto, Palavra por Palavra. Volte e traga isto na história e coloque aqui, Palavra por Palavra, e te mostrará que Isto é a Verdade. Agora deixe-me ler aquele versículo rapidamente outra vez.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, ( não a vontade dos homens ), aos santos que estão em Éfeso, e ( conjunção ) fiéis em Cristo Jesus.
88 “Estes foram chamados, separados, e agora foram batizados com o Espírito Santo, e estão em Cristo Jesus. Estou endereçando esta epístola a vós, meus amados”. Oh, eu vejo Paulo lá agora com os seus, oh, quão feliz. Aquele pequeno velho apóstolo teve sua cabeça cortada lá embaixo. Eu estive no lugar onde eles cortaram sua cabeça. Mas, oh, a sua cabeça está naquele novo corpo, e nunca pode ser cortada de novo. E ele está lá de pé com os outros neste exato momento, o mesmo apóstolo que escreveu Isto. E disse, “Aos que estão em Cristo Jesus! Por um Espírito somos todos batizados neste Corpo”. Agora observem.
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as… ( Oh, você ouviu isto, Charlie?) …nos abençoou com todas as bênçãos espirituais…
89 Não somente alguns dos apóstolos, e alguns destes, mas Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais. O mesmo Espírito Santo que caiu no Dia de Pentecostes é o mesmo Espírito Santo aqui nesta noite. O mesmo Espírito Santo que fez Miriã gritar e falar em línguas, e ter um maravilhoso tempo e regozijar, e as coisas que ela fez, é o mesmo Espírito Santo que está aqui nesta noite. O mesmo Espírito Santo encontrou Paulo naquele velho navio, que parecia estar quase a naufragar e perdido, por quatorze dias e noites, sem a lua e nenhuma estrela. Olhando lá parecia que cada onda tinha um diabo nela, dançando e mostrando seus dentes, e dizendo, “Eu afogarei o velho homem agora. Eu o apanharei agora”.
90 E quando Paulo desceu para ter uma pequena oração, lá estava o Anjo, disse, “Não temas, Paulo. Este velho navio se chocará com certa ilha. Vá em frente e coma a sua refeição, está tudo bem agora.
91 Aqui vem ele com aquelas correntes em seus pequenos velhos braços, arrastando-as pelos pés, e disse, “Tende bom ânimo, homens, pois Deus, o Anjo do Deus do qual sou servo, colocou-se perto de mim e disse, “Paulo, não temas”. Aquele mesmo Espírito Santo está aqui nesta noite, o mesmo Espírito de Deus, nos ministrando as mesmas bênçãos espirituais.
…nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais…
92 Oh, vamos parar somente mais um minuto aqui. “Em lugares celestiais”. Agora, não simplesmente em qualquer lugar, mas em lugares celestiais. Nós estamos reunidos em “celestiais”, isto significa que é a posição do crente. Agora, se eu oro, você ora, ou a igreja está orando, e estamos prontos para a Mensagem, e nós temos reunidos como santos, chamados, batizados com o Espírito Santo, cheios das bênçãos de Deus, chamados, eleitos, assentados juntos em lugares celestiais agora, somos celestiais em nossas almas. Nossos espíritos nos têm trazido a uma atmosfera celestial. Oh, irmão! Aí está você, uma atmosfera celestial! Oh, o que poderia acontecer nesta noite, o que poderia acontecer nesta noite se estivéssemos assentados aqui em uma atmosfera Celestial, e o Espírito Santo movesse em cada coração que foi regenerado e se tornou uma nova criatura em Cristo Jesus? Todos os pecados estão sob o Sangue, em perfeita adoração, com nossas mãos levantadas para Deus e também os nossos corações assentados em lugares Celestiais em Cristo Jesus, adorando Juntos em lugares Celestiais.
93 Já se assentou você alguma vez em um? Oh, eu já me assentei até que chorei de alegria e disse, “Deus, nunca me deixe sair daqui”. Simplesmente lugares Celestiais em Cristo Jesus!
94 Nos abençoando com que? Cura Divina, previsão, revelação, visão, poderes, línguas, interpretação, sabedoria, conhecimento, todas as bênçãos Celestiais, e alegria inexpressável e cheia de Glória, cada coração cheio do Espírito, andando junto, assentados juntos em lugares Celestiais, nenhum pensamento malígno no nosso meio, nenhum cigarro fumado, short vestido, nenhum isto, aquilo ou aquilo outro, nenhum pensamento malígno, ninguém tendo nada um contra o outro, todos falando em amor e harmonia, todos em um acordo em um só lugar, “então repentinamente lá virá do Céu um som como de um vento poderoso”. Aí está você. “Tem nos abençoado com bênçãos espirituais”.
95 Então o Espírito Santo pode cair sobre alguém, e dirá, “Assim Diz o Senhor. Vá o Senhor. Vá a tal lugar e faça tal coisa”. E observe isto acontecer exatamente desta maneira. Vêem? “Assim Diz o Senhor. Faça tal coisa em certo lugar”. Observe aquilo acontecer daquela maneira.
96 “Nos abençoando todos com todas as bênçãos celestiais em lugares celestiais”. Observe!
Como também nos elegeu…
97 Elegemos nós a Ele, ou Ele nos elegeu? Ele nos elegeu. Quando? Na noite em que nós O aceitamos? Elegeu!
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos… e irrepreensíveis diante dele em… (denominação?) …em amor.
98 Quando Deus nos elegeu? Quando Deus elegeu a vocês que receberam o Espírito Santo? Quando Ele te escollheu? Antes da fundação do mundo. (Espaço vazio na fita – Ed.) …fundação do mundo, Ele te elegeu. E enviou Jesus para que Ele pudesse ser a propiciação por seus pecados para te chamar a uma reconciliação, a Si mesmo, ao amor. Oh, gostaria que pudéssemos ter mais uns poucos minutos de tempo.
99 Deixe-me, antes de irmos mais adiante, voltar, em Gênesis 1:26. Eu apanharei isto quarta-feira. Quando Deus fez o homem… Antes Dele fazer o homem, Ele chamou a Si mesmo “El”, E-L, El; Elh,”Elah”, “Elohim”. A palavra significa em Hebraico, “o auto existente”, tudo por Si mesmo. Nada existiu antes Dele. Ele foi sempre toda a existência que sempre houve, existência de si mesmo, Um! El, “Elah”, Elohim, significa “Todo Suficiente, Todo Poderoso, O Todo Poderoso, O que existiu por si mesmo”. Oh!
100 Porém em Gênesis 2, quando Ele fez o homem, Ele disse, “Eu sou Y-a-h-u, J-u-v-u-h. Jvhu, Jeová. O que significa isto? “Eu sou Aquele todo existente que tenho criado algo de Mim Mesmo. Para ser Meu filho, ou um temporário, ou um amador, o Meu pequenino”. Glória! Por que? Ele deu ao homem… Jeová significa que Ele entregou o homem para ser um deus amador. Porque Ele é Pai, Deus, e Ele fez um homem um deus amador, então Ele não é existente de si mesmo mais, Ele existe com a Sua família. Elah, Elah, Elohim. Agora, agora Ele é Jeová. Jeová significa “Aquele que existe com a Sua família”. Agora, Deus fez o homem para ser o dominador de toda a terra, ele tinha domínio. E a terra era domínio do homem. É isso escritura? Então se esse é seu domínio, ele era deus sobre a terra. Ele podia falar e assim aquilo seria. Ele podia falar isto, e daquele jeito seria. Aí está Ele, Deus, Jeová, Aquele que uma vez existiu de Si mesmo, mas agora existe com a Sua família, e os Seus pequeninos estão com Ele. Aí está você.
101 Agora, leia isto. Nós entraremos nisto quarta à noite, quando tivermos mais tempo. Temos só mais quinze minutos e nós… eu pensei que chegaria a um certo ponto aqui, mas não, aonde somos selados pela promessa do Espírito Santo. Certo.
102 Agora, quando fomos nós chamados para sermos servos de Deus? Quando foi Orman Neville chamado para ser servo de Deus? Oh, que coisa! Isto me deixa tonto. Vou lhes dizer algo, vamos pegar algumas Escrituras. Eu quero que você pegue I Pedro 1:20. E, Pat, veja Apocalípse 17:8. E eu verei em Apocalípse 13. Agora ouçamos aqui, você deseja saber quando Deus te chamou para ser um cristão. Oh, eu gosto disto. Isto é, “Não só de pão viverá o homem, mas através de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Correto, o irmão Neville, você que tem I Pedro 1:20, então leia 1:19 e 1:20. Ouçam isto. Sim. ( O irmão Neville lê I Pedro 1:19-20…Ed.)
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.
103 Quando foi Ele pré-ordenado? Antes da fundação do mundo. Irmão Pat, leia Apocalípse 17:8 para mim. (O irmão Pat lê Apocalípse 17:8 – Ed.):
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os homens que habitam na terra ( cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.
104 Quem vai ser enganado? Quem será enganado por esta pessoa religiosa como era Saul? Que era tão semelhante e tão perfeito que enganaria o que? Os próprios… (a congregação responde, “eleitos”- Ed.) se, se possível. Está bem, Apocalípse 13:8, deixe-me ler para vocês.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
105 Quando foram os nossos nomes colocados no Livro da Vida do Cordeiro? Quando o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo. Quando Deus era Jeová, El, Elah, Elohim, o que existiu de si mesmo. Exatamente como um grande Diamante, e Ele não podia ser nada mais, mas dentro deste diamante Seus atributos eram um Salvador. Nestes atributos, dentro Dele, estava um Curador. Bem, lá não havia nada para ser salvo ou para ser curado, mas os seus atributos produziram isto. Então, antes da fundação do mundo, quando Ele sabia, que a Sua grande manifestação aqui, que Ele seria um Salvador, que Ele viria e seria feito carne e habitaria no nosso meio, e Ele sabia que pelas Suas pisaduras seríamos curados, Ele matou o Cordeiro em Seu Livro antes da fundação do mundo, e escreveu o seu nome naquele Livro antes da fundação do mundo.
106 Ouçam isto! A predestinação olha de volta à presciência quero dizer, eleição. A eleição olha de volta à presciência, e a predestinação olha para o destino. Não se esqueçam disto, que a eleição olha de volta para aqui, e aqui está ela, “Eu era um cardo. Nascí em pecado, formado em iniquidade, vindo ao mundo falando mentiras, nascido entre pecadores. Pai e mãe e toda a minha família, pecadores. Eu era um cardo. Porém, repentinamente, eu me tornei um grão de trigo. Como aconteceu isto?” Aquilo, o que é aquilo? Eleição. Deus, antes da fundação do mundo, elegeu que o cardo se tornasse um grão de trigo. “Agora eu sei que sou um grão de trigo, porque sou salvo. Como eu fiz isto?” Olhe de volta e veja que Ele predestinou isto a muito tempo atrás. Através da presciência Ele viu que O amaria, então Ele fez uma propiciação através de Seu Próprio Filho, que através Dele eu pudesse me transformar em um grão de trigo. “Agora, onde estou eu agora?” Estou salvo, andando na graça de Deus. “O que a predestinação parece?” Ao destino. “Para onde Ele me levará e para onde estou eu indo?” Isto te pegou. Aí está você.
107 Agora vamos ler somente mais um pouco adiante, e então teremos que concluir logo.
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
108 O que fez Ele? Ele, através da presciência nos viu antecipadamente, sabendo que Ele era um Salvador, existiu de si mesmo. Não havia Anjo, e nada; somente Deus, Elah, Elohim, o que existiu de si mesmo, nada mais, somente Ele. Mas Nele havia um Salvador. Bem, o que iria Ele salvar, não havia nada perdido? Sabendo disto. Ele sabia que o seu grande atributo Nele projetaria algo no além que Ele pudesse salvar. Então quando isto fez aquilo, pela presciência Ele olhou para baixo e Ele viu cada um que aceitaria Isto. Então isto, Ele disse, “Para salvar aquilo, a única maneira pela qual eu posso fazê-lo é Eu Mesmo descer e ser feito carne e tomar o pecado do homem, e morrer por ele, que Eu possa ser O que é adorado”, porque Ele é Deus, objeto de adoração.
109 Então Ele desceu e tomou tudo sobre Si mesmo. E enquanto Ele fez aquilo, Ele fez aquilo para que Ele pudesse te salvar e àqueles que desejam ser salvos. Vê você o que quero dizer? Pela presciência, o Deus infinito, O qual sabia todas as coisas, viu o Cordeiro, e Ele matou o Cordeiro antes da fundação do mundo, e Ele colocou o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro. E Ele viu o engano de Satanás, o que ele faria. Então Ele colocou o seu nome lá. E Ele disse que o anti-cristo seria tão religioso, tão bom, um sujeito tão fino, um homem tão inteligente, um homem tão religioso, que ele enganaria o próprio eleito se fosse possível. Mas é impossível, porque os seus nomes foram preordenados antes da fundação do mundo. Pela eleição Ele os escolheu, e pela predestinação eles sabem onde eles estão indo.
110 Agora, quem poderia duvidar disto? Isto é o que Paulo disse. Esta é a Escritura de Paulo. Esta é a escritura de Paulo. Isto é o que ele disse a sua igreja. A igreja, posicionada, antes da fundação do mundo. Quando Deus, em Sua dor de parto, estava trazendo, te trazendo, sabendo o que você faria, Ele te colocou exatamente em Seu Próprio Corpo, para ser uma dona de casa, para ser um fazendeiro, para ser um pregador, para ser um profeta, para ser isto ou para ser aquilo. Ele te colocou exatamente. Então quando viemos das terras do alho do Egito, através da santificação e batizado na terra prometida… Pois, a promessa de Deus é o Espírito Santo. Efésios 4:30, diz, “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus pois por Ele sois selados até o dia de vossa redenção”. Então Deus, tendo predestinado a igreja, Ele disse, “E dos povos haverá milhões e milhões que andarão muito religiosos e serão enganados”. Os únicos que não serão enganados serão aqueles que tiverem entrado na terra prometida, os quais tiveram antes da fundação do mundo os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, e vieram até a terra prometida, e desfrutaram dela.
111 Muitas pessoas têm medo de você agir de uma maneira engraçada. Muitas pessoas têm medo que o Espírito Santo te faça fazer algo que você… que você estará envergonhado perante as pessoas. Muitas pessoas têm medo delas chorarem, ou de sua amada ver-lhe chorando, ou a mamãe ou seu vizinho, ou seu patrão te ver.
112 Deixe-me te contar a respeito de um homem certa vez, antes de concluir. Havia um homem chamado Daví, e quando a arca de Deus estava lá embaixo na terra dos Filisteus, e Ela veio, puxada por uma arca, e um velho boi os puxava, quando Daví viu a arca vindo, ele tinha um pequeno manto sobre si, correu até lá fora, deu uns chutes no ar, e pulou ali ao redor, e pulava e gritava, e dançava e pulava e dançava. E, ele, o rei de Israel! E a sua esposa olhou pela janela e o viu agindo de uma maneira estranha, ela o desprezou. Porque, ela deve ter dito, “O idiota! Veja-o lá fora, o modo que ele está agindo, jogando os seus pés para o ar, e pulando ao redor e agindo desta maneira. Ora, ele deve estar louco!” E naquela noite quando ele chegou, ela disse, em palavras como estas, “Bem, você me deixou embaraçada. Ora , você, o rei, meu esposo, lá fora fazendo aquilo, agindo daquela maneira”!”
113 Daví disse, “Amanhã eu farei melhor do que aquilo. Sim senhor!” Ele disse, “Não sabia você que eu estava dançando no Senhor?” Ele havia atravessado! Ele estava na terra da promessa. Ele havia perdido todos os estilos de si próprio e marcas do mundo. Ele estava tão feliz em saber que a arca estava vindo para sua própria cidade.
114 E, oh, eu te digo algo, algumas pessoas têm medo de receberem o Espírito Santo, com medo delas falarem em línguas. Elas têm medo que alguém diga, “Agora, ele é um daqueles das línguas”. Elas têm medo de virem à igreja e serem batizadas no Nome de Jesus Cristo porque elas têm vergonha disto. Uh! Oh!
115 Alguém me disse que eu tinha que cancelar minhas fitas, porque eu tenho pregado em ser batizado no Nome de Jesus Cristo. Eu não as estou cancelando. Estou fazendo mais! Isto é certo, correto, estou fazendo mais! Isto é a Bíblia. Se elas não gostam do que fizemos ontem, somente observe o que iremos fazer amanhã! Esta é a coisa a fazer, vêem, somente siga em frente. Não há nenhum fim para isto, porque é do Senhor. É Deus.
116 Sabe você o que fez Deus? Deus olhou lá dos Céus, Ele disse, “Daví, tu és um homem segundo o Meu Próprio coração”. Daví não estava envergonhado. Ele era um servo do Senhor, Ele amava o Senhor. Ele estava tão feliz, tão cheio de alegria, até que ele não pensava no prestígio humano.
117 Vê você, como eu disse no meu sermão nesta manhã, estamos com tanto medo, que, nós queremos um Saul para que nos ensine, nós queremos um Saul de algum seminário para nos dizer como devemos fazer nossa religião, como devemos fazer isto. Isto é do outro lado do Jordão. Neste lado, o Espírito Santo dirige. Aqui você está fora daquele lixo. Aqui você não importa com o que eles pensam. Aqui você está morto, e a sua vida está escondida em Cristo através… e selado pelo Espírito Santo. Você não importa. Você está vivendo em Canaã. Você pode levantar um bom milho. Você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Você está atado para a terra prometida.
118 Eu recordo a muito tempo, irmão Collins, a uns trinta anos atrás, quando esta igreja não era ainda construída, numa pequena reunião de tenda assentado aqui no canto, minha primeira reunião. Eu estava pregando este mesmo Evangelho, a mesma coisa, as incontestáveis riquezas de Cristo, o batismo na água no Nome de Jesus Cristo, crendo em cada Palavra como a Verdade, o batismo com o Espírito Santo, cura Divina, os poderes de Deus, exatamente como preguei Isto agora, nunca vacilei nenhuma polegada disto. Deus revelou mais disto para mim, então, como Ele revela Isto, eu simplesmente continuo trazendo Isto. Ele nunca tira o que tem sido, Ele simplesmente continua acrescentando mais a Isto.
119 Eu estava lá embaixo quando cerca de quinhentas pessoas estavam lá na margem, cantando. “Estava nas praias turbulentas do Jordão, e lancei um olhar de desejo, para a terra feliz de Canaã, onde estão minhas possessões. Quando alcançarei aquela saudável praia e serei para sempre abençoado, quando alcançarei e estarei em meu Pai, e para sempre descansarei?” Quando eles começaram a cantar isto, eu estava levando um rapazinho para dentro do rio para batizá-lo lá no Nome do Senhor Jesus. Eu disse, “Pai Celestial, enquanto trago a Ti este jovem sob sua confissão…” Somente um rapazinho, e eu, eu tenho as fotos lá em casa. Eu disse, “Quando eu o batizar nas águas, Senhor, sob sua confissão, no Nome de Jesus Cristo o Filho de Deus, que Tu o enchas com o Espírito Santo”. E por volta desta hora Algo veio de um redemoínho, e ali veio aquele redemoínho descendo, a Brilhante Estrela da Manhã estava lá. Lá estava aquela Luz que você vê exatamente ali na foto. Lá estava Ela.
120 Isto foi ao redor do mundo, até lá em cima no Canadá e ao redor. Eles disseram, “Uma Luz Mística apareceu sobre um ministro Batista local enquanto ele estava batizando”.
121 A poucos dias atrás, quando o Doutor Lamsa veio até a mim, e nunca sabia nada a respeito daquilo, e me trouxe uma foto, a qual o irmão a tem consigo ali agora. Tem você aquela foto? Tem você a Bíblia consigo colocada lá, estava isto em seu livro? Correto. Lá havia uma foto do velho antigo sinal Hebraico de Deus, exatamente como aquilo existia nos dias de Jó, antes da Bíblia ser mesmo escrita. Deus em Seus três atributos, não três deuses. Um Deus em três atributos. Pai, Filho e Espírito Santo, três ofícios nos quais Deus atuava. Não três deuses, três atributos! E lá Isto estava. Quando aquele grande homem, Dr.Lamsa, a tradução da Bíblia Lamsa, quando ele disse naquela manhã. Quando eu lhe disse aquilo, eu disse… eu disse, “O que é aquele sinal?”
122 Ele disse, “Este é o antigo sinal de Deus, em Hebreus. Deus, um Deus em três atributos”.
Eu disse, “Tal como Pai, Filho e Espírito Santo?”
123 Ele parou, e colocou lá sua xícara de café, e olhou para mim. Gene, creio que você estava lá, Leo. Disse, “Crê você nisto?”
Eu disse, “Com todo o meu coração”.
124 Ele disse, “Ontem a noite, de pé em sua reunião, irmão Branham, eu vi aquele discernimento. Eu nunca havia visto isto antes na América, na minha terra”. Ele disse, “Estas pessoas Americanas nem mesmo conhecem a Bíblia. A única coisa que elas conhecem são suas denominações. Eles nem mesmo sabem onde estão firmados”. Disse, “Eles não sabem de nada”. Ele disse, “Mas quando eu estava lá de pé ontem à noite”, disse, “eu disse…” Agora, irmão Gene, eu simplesmente digo isto com reverência e amor e desta maneira. Ele disse, “Eu disse, aquele deve ser um profeta. Mas quando eu vi que você crê que o Pai, Filho e Espírito Santo não eram três deuses, eram atributos, então fiquei sabendo que tu és um profeta de Deus, ou isto não seria revelado para você desta maneira”. Ele disse, “Este é um sinal perfeito”. Disse, “Eu nunca…” Disse, “você não é um unicista?”
125 Eu disse, “Não, senhor. Eu não sou um unicista. Eu creio que Deus é o Deus Todo Poderoso, e os três atributos são simplesmente três ofícios nos quais o único Deus vivia”.
126 Ele disse, “Bendito seja o teu coração!” Ele disse, “Em algum dia você derramará o seu sangue na terra por isto, mas”, disse, “profetas sempre morrem por sua causa”.
127 E eu disse, “Que assim seja, se isto agradar ao meu Senhor”. A tradução da Bíblia Lamsa.
128 Oh, isto é tão verdadeiro. Quantas vezes tenho dito a esta igreja, como Samuel disse antes deles escolherem a Saul, “Antes de vocês sairem e se unirem a uma denominação agora, e terem a si mesmos amarrados em algum tipo de religião, porque não deixa você o Espírito Santo te dirigir?” Porque não toma você Deus como seu Líder e deixa que Ele te abençoe, e esquece a sua denominação. Agora, não estou dizendo para não pertencer a nenhuma igreja denominacional, você pertença a que você desejar. Isto depende de você. Mas eu te digo, como um indivíduo, para que você deixe o Espírito Santo te dirigir. Leia a Bíblia. E o que a Bíblia te disser para fazer, faça-o. Deus te abençoe.
129 E agora tenho estado esperando por muito tempo. Eu gostaria de saber se há alguém aqui que desejaria passar pela fila de oração para receber oração. Se há, levantaria você suas mãos? Somente uma, duas, três. Está bem. Todos vocês venham até aqui em cima e fiquem aqui de pé se desejarem, nesta hora, e… e oraremos. E então nós somos… Eu não quero que vocês saiam ainda. Eu quero que vocês façam algo oficialmente aqui antes de encerrarmos.
130 Quantos gostariam de estudar o Livro de Gálatas… oh, quero dizer Efésios. Agora, quarta-feira à noite, nós iremos entrar no Selo. Então no próximo domingo de manhã, nós iremos colocar a igreja em sua posição. Oh, provavelmente entraremos nisto nesta próxima quarta-feira à noite, para vocês pessoas aqui de Jeff. Colocando a igreja em sua posição onde ela pertence, cada um. Como somos chamados pela adoção. Deus nos tem adotado para filhos, somos filhos de nascimento. Adotados e colocados em posição pelo Espírito Santo. Veja! Eles eram todos Hebreus, quando eles atravessaram o rio, porém Josué dividiu a terra e deu a cada um sua terra de acordo com o que sua mãe disse no nascimento, onde o Espírito Santo lhe falou.
131 E veja Jacó quando ele estava morrendo, um profeta, cego, levantou os seus pés da cama e disse, “Venham filhos de Jacó e eu lhes direi onde vocês estarão no último dia”. Oh, eu sei que posso parecer estranho. As pessoas podem parecer estranhas. Mas, oh, se você somente soubesse da – da segurança, o – o que queima dentro do coração! “Venha e eu direi onde você estará nos últimos dias”. Eu posso tomar a mesma Escritura, e tomar o mapa de onde os Judeus estão assentados hoje e te provar que eles estão exatamente no mesmo ponto que Jacó disse que eles estariam no último dia. E eles nunca o fizeram, não estavam naquele ponto até que eles regressaram desde sete de maio de 1946, a noite em que o Anjo do Senhor apareceu para mim lá e falou esta missão. E eu posso te mostrar isto, quando eles voltaram para a nova terra, eles atingiram exatamente o ponto onde Jacó disse que eles estariam assentados. E lá estão eles assentados hoje. Oh, oh, que coisa, oh, que coisa! Estamos um dia mais próximo de Casa, isto é tudo.
132 Você queridas pessoas, vocês estão doentes, ou vocês não estariam em pé aí simplesmente por estar. Eu sou seu irmão. Eu tenho uma comissão de Deus para orar pelos enfermos. Não como meu… que eu tenha poder para curar, eu não tenho. Mas eu tenho o poder da oração. Como eu disse nesta manhã, Daví não tinha nada a não ser uma pequena funda, mas ele disse, “eu sei que eu farei isto com o poder de Deus nisto”. Vêem? Eu simplesmente tenho uma pequena oração para te oferecer, e minhas mãos para serem colocadas sobre você, mas eu sei o que fará a fé em Deus. Ela tem feito para outros, ela fará para você. Crê você nisto agora enquanto você se aproxima um pouco mais daqui.
133 Agora, eu gostaria, de fazer isto de uma maneira mais eficiente, pelo que pesso a meu irmão para vir aqui e ungí-los com óleo. Fará você isto, irmão Neville? Pedirei a igreja para se inclinar em oração.
134 Agora recordem, na semana passada quando eu estava enfermo com aquele velho óleo de rícino, eu simplesmente teria dado qualquer coisa se alguém tivesse vindo e colocado as mãos sobre mim. Se eu pudesse ter alguém que pudesse vir, que Deus teria abençoado e ajudado, eu teria apreciado isto de tal maneira. Todos vocês sentem assim agora como eu sentí então. Vocês sentem agora que querem que eu faça exatamente da maneira que eu queria que alguém fizesse por mim então. Não permita Deus que alguma vez eu me afaste do meu dever. Que eu sempre, se estou cansado, se estou gasto, se posso dificilmente mover um pé do outro, deixe-me ir, porque eu vou encontrar com cada um de vocês outra vez, lá na terra do outro lado.
135 Então vocês, mulheres e homens de idade, gastos, de cabelos grisalhos e já caindo, e caindo aos pedaços como uma rosa que abre o seu pequeno botão, deixa cair suas pétalas jogando-as fora, você está simplesmente chegando aos pedaços, não está? Isto é certo. Somente… E a única coisa que você deseja permanecer junto é para brilhar para a glória de Deus. Então quando o inimigo tem te agarrado agora e tem colocado para fora, estou vindo com a funda de Deus, com uma fé, com um dom que Deus me deu. Ele é o que eu disse, para que então você possa entender isto. Eu disse, “Se Pedro simplesmente viesse, ou algum deles”. Não diga isto. Você não tem que orar por mim. Simplesmente vir desta maneira, e dizer, como para mulher, dizer, “É você irmã fulana de tal?” Qual é o seu nome? Irmã Howard. Digamos, “Você é a irmã Howard. Você é uma crente, irmã Howard? Você crê, é você uma crente? Então, vê você, você tem direito a todas as bênçãos da redenção”. Então eu diria, “Irmã Howard, tudo dará certo”, e me afastasse. Oh, como… E disse, “Eu gritaria, eu gritaria”. Eu diria, “Senhor, isto simplesmente tem que ser. Isto simplesmente tem que ser”.
136 E eu pensei, “Bem, as pessoas pensam a mesma coisa quando eu vou orar por elas”. É aí que está. Vê você o que quero dizer?
137 Tenho parado, muitas vezes, e tomado pessoas, e dito, “Oh, preciosa irmã, crerá você Nisto?” Oh, você crerá?” Senhor, ó Deus, faça-os crer. Que eles possam crer”. “Oh, por favor, aceitará você Isto agora?” Não é isto. Passei além disto. Já passei disto.
Eu simplesmente digo isto, “Irmã Howard, és uma crente?”
“Sim, eu sou”.
138 “Está certo, irmã Howard, se você é uma crente, você é uma herdeira de tudo que Deus possui”. E simplesmente tome a sua mão. Vêem, eu creio nisto. Eu entrarei em contato com a irmã Howard em colocar as minhas mãos sobre ela. Jesus nunca disse, “Ore por eles”, Ele disse, “Simplesmente imponha as mãos sobre eles”. É isto, então ela fica curada. Ela pode dizer, “Tudo dará certo”, irmã Howard. Então você pode ir para casa e ficar boa. Deus te abençoe.
139 Você irmã, irmã Hampton, você é uma crente, não é? Você é uma herdeira de tudo que Ele possui. Deus esteja contigo, irmã Hampton. Amém. Você pode ir para casa e ficar boa, Jesus Cristo tem te curado. Amém.
(O irmão Branham continua orando pelos enfermos – Ed.).