ADOÇÃO – POSIÇÃO NO CORPO DE CRISTO
22 de maio de 1960
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Irmão Neville, Bom dia, classe. Estamos muito contentes em estar de volta outra vez para vos saudar de novo naquele Nome Suficiente do Senhor Jesus. Confiando que vocês tiveram uma grande semana de regozijo e bênçãos.
2 Logo que entrei nesta manhã, eu encontrei um garotinho lá e ele me deu um pequeno broche do Anjo da guarda olhando para duas criancinhas. E eu não sabia que aquele era o Dalton, o pequeno menino Dalton.
3 E aqui a poucas semanas atrás ou poucos, cerca de duas semanas atrás, lá havia um pai, um pai cristão, pediu pela sua filha adolescente que não era ainda uma cristã. Enquanto ele estava de pé na fila de oração, e o Espírito Santo disse, “Eu — Eu te dou a sua filha”. E aqui está ela nesta manhã, salva e batizada no Nome do Senhor Jesus, assentada na plataforma, exatamente como o Espírito Santo disse. E os outros filhos estão todos assentados ao redor. E eu sei que a família Dalton está feliz.
4 Vêem a pequena senhora lá que eles tiveram que orar pelo bebê no domingo passado, pensavam que ia morrer. Eu vejo que ele continua conosco nesta manhã, e estamos felizes por isto, irmã. Eles pensavam que era distrofia muscular que ele tinha, e ele não tinha isto. Então, estamos muito agradecidos.
5 Vejo a todos nossos bons amigos. Recordo deste homem que veio até a mim aqui para uma entrevista especial em — em Chatauqua certa vez, eu creio que era. Tomei café com você e a sua esposa e filhos, creio que foi, ou você e sua esposa, ou os filhos, sim, também. Middletown, estávamos todos… eu esqueço aquele nome, então eu simplesmente chamo isto de Chatauqua. Sim, senhor. Muitos de meus bons amigos.
6 O irmão Charlie Cox e a irmã Nellie aqui, os quais têm sido uma segunda casa para mim, e só que poderiam ser meus próprios filhos. Vou lá embaixo, é onde eu passo a maioria de meu tempo descansando, é lá embaixo. Ele é o melhor caçador de esquilos em Kentucky quando eu estou em Indiana. E então Indiana… E Charlie, estou lhe dizendo que eu estou simplesmente ansioso, sentindo terrivelmente como se eu devesse apanhar uns poucos daqueles peixes ou aquelas percas listradas (um peixe de água doce — Ed.) depois que eu começar a subir lá. Eu realmente sinto como eu poderia resistir isto.
7 O irmão Parnell… Arnett, de Carolina do Sul. E o irmão… Bem, somente muitos diferentes aqui de vários lugares, que vieram nesta manhã para nos visitar.
8 Você sabe, nós não temos nenhum membro efetivo aqui. Nós simplesmente temos companheirismo uns com os outros, enquanto o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos limpa de toda injustiça.
9 Agora, estamos tendo um estudo maravilhoso, simplesmente glorioso. E estamos, pelo que sei estou gostando dele, e sei que todos vocês estão gostando dele também. Eu comecei talvez por estes dias a falar sobre isto ou ler sobre isto, eu tenho cerca de dois versos e eu comecei com as Escrituras e, a primeira coisa que você sabe, eu já fui de Gênesis a Apocalípse, e continuo indo.
10 E, vocês, sabem, eu gostaria de tomar um tempo onde pudéssemos… onde pudéssemos entrar no Livro de… de Hebreus, e tomar como… Bem, quando a estação de esquilos chegar, como em setem…, mas ou menos em out… agosto, vocês sabem, e segue até a época de ir para o estrangeiro, simplesmente cada noite no livro de Hebreus, ou no livro de Êxodo, trazendo o Seu povo fora do Egito, um êxodo! Agora é um bonito tipo de nós, nos aprontando para o nosso êxodo. É, oh, e uma coisa tão bela. Toda a Escritura simplesmente ligada, e é uma grande história.
11 Agora, nesta manhã estamos… ainda estamos no livro de… Nós íamos tomar os primeiros três capítulos do — do Livro de Efésios. A carta de Paulo para os Efésios em Éfeso, tentando colocar a igreja em sua posição. E antes de nos aproximar disto, poderíamos dispensar outro momento ou dois para oração, antes de fazermos.
12 Ó Senhor, nosso Deus, estamos vindo em Tua presença agora, tão indígnos como somos, ainda sabemos que há um Sacrifício de Sangue lá esperando, limpando-nos de tudo que não é puro, e nos apresentando diante do Pai, sem mancha e sem faltas. Não que fizemos algo para merecer isto. Mas porque Jesus tem feito isto por nós, nos inclinamos humildemente em Tua Presença em Teu Nome, pedindo para que Tu mandes o Espírito Santo nesta manhã em nosso meio. E não sendo um teólogo ou sabendo como colocar a Escritura em ordem, mas simplesmente entusiasmado e agradecido ao sentir do Espírito Santo enquanto Ele move através de meu ser, que Ele possa nos abençoar todos juntos enquanto lemos Tua Palavra escrita, para que Ela possa se tornar para nós Vida Eterna. Conceda isto, Pai. Nós pedimos isto no Nome de Jesus e pelo amor de Jesus. Amém.
13 Agora posso dizer aqui, primeiro, que se a qualquer tempo eu disser qualquer coisa que não esteja de acordo, não encaixando bem, talvez absolutamente errado para o seu ensinamento, ou algo que você não pudesse concordar, estou confiando no Espírito Santo, que Ele faça-o tão temperado e tão dócil até que eles não… não haja nenhuma ofensa. Vêem? Isto… isto será através de amor e companheirismo, é isto que é, é desta maneira.
14 E tudo isto começou com um sermão no domingo passado, eu creio que foi, no último domingo de manhã, como O Rei Rejeitado. Alguém ainda tem a fita? Eu penso que eles a têm, e você pode tê-la se desejar, O Rei Rejeitado.
15 Agora somente uns poucos dias e nós começaremos em… lá em cima no Middletown, Ohio. Nós queremos que todos que têm seus — suas férias para aquela época, estejam certos de nos encontrar lá, porque estamos esperando por um grande tempo de companheirismo lá em Middletown, Ohio. O Dr.Sullivan é o presidente, eu penso, do comitê. E lá haverá cinco noites disto, eu estarei pregando como o — o orador convidado da Convenção Internacional da Igreja Interdenominacional. E então — então após aquilo, será nossa própria reunião dali em diante. Temos tido isto arranjado até o dia doze, mas ficou entendido que podemos seguir em frente mesmo outra semana após aquela, simplesmente depende em como o Espírito Santo dirigirá. Todos nós desejamos ser dirigidos pelo Espírito; simplesmente o que o Espírito disser para fazer, então faça-o rapidamente.
16 E vamos lembrar enquanto estamos obedecendo o Espírito, uma grande lição que desejamos aprender, é nunca sermos precipitados. Vêem, tome o seu tempo, tenha fé. Se temos pedido a Deus qualquer coisa, recorde, de que Deus responde orações. Ele o faz em Seu tempo, da maneira que é melhor, faz com que isto dê certo exatamente para nós. E se aquilo não é assim, então o que estamos fazendo aqui nesta manhã? O que… para que estamos clamando cristandade? Deus… Se esta não é a Palavra de Deus, então Ela não é verdadeira, então somos achados como as pessoas mais miseráveis que há.
17 Estou tão feliz em estarmos com os corações unidos com muitos aqui que sabem que Esta é a Palavra infalível de Deus. Então Ela, Nela cada Palavra é a Verdade, cada Palavra Dela, cada ponto Dela. E com a graça de Deus, como eu fui privilegiado em ver a Terra para a qual nós em algum dia viajaremos.
18 Ontem. As pessoas não sabem as horas de depressão que vem sobre um ministério como este. Eu fiquei bastante deprimido, e eu disse à minha esposa, “Eu gostaria de simplesmente seguir em frente”.
Ela disse, “Por que você diz isto, Bill?”
Eu disse, “Oh, aqui eu tenho problemas e coisas”.
19 E então pareceu que o Espírito Santo disse, “Está você tentando ultrapassá-los? Está você, está você tentando esquivar-se deles?” Vêem?
20 “Não”, eu disse, “somente deixe-me ficar de pé perante tudo isto para eu encarar. Vêem, somente…” Vêem?
21 É tão melhor. Verdadeira e honestamente, eu digo isto como testemunha ocular, que logo que esta vida terminar, nós entraremos em uma Terra que está além de qualquer coisa que pessoa alguma possa pensar. E se há alguns estranhos aqui, eu confio que você não… eu oro a Deus para que vocês não me considerem como um fanático. Eu… eu desejo, se há qualquer coisa, é ser honesto e dizer a Verdade. E que bem faria isto a mim dizer algo que fosse errado, quando há tantos… há muitos que estão aqui que são verdadeiros? Todos nós… Por que temos que dizer qualquer coisa errada a respeito disto? Vêem? Isto, isto é simplesmente a Verdade.
22 E, não é de se admirar, eu creio que Paulo foi levado ao terceiro céu, e ele viu coisas que não eram convenientes para ele falar. E um dia ele disse, “O que os olhos não viram, e os ouvidos não ouviram, ou nem mesmo tem entrado no coração do homem, o que Deus tem para eles (guardado) para aqueles que O amam”. Oh, é simplesmente vida!
23 Estamos vivendo em um monte de lixo lá embaixo, isto é tudo, simplesmente um montão de lixo cheio de… de fumaça daquela imundície que está queimando. De… Mesmo se nós mesmos não nos contaminamos com isto, estamos vivendo nisto, onde a fumaça esta vindo das brasas fumegantes do pecado. Uma das coisas mais nojentas de que posso pensar, é de um velho depósito de lixo da cidade queimando. Já esteve você alguma vez perto de um? Aquilo é horrível, aquele mal cheiro de fumaça subindo contaminada com todas as imundícies. E — e você respira aquilo, e aquilo simplesmente te faz virar do outro lado.
24 Eu recordo quando tive que descer até New Albany, lá no… abaixo da Rua Dezoito, lá onde o velho depósito de lixo costumava estar, eu tinha que reuni-los lá embaixo e medir aquilo. E eu simplesmente tinha horror do dia de fazer aquilo, na rua Dezoito, quando eu tinha que tomar aquilo lá embaixo, porque tinha que cheirar aquela catinga horrível. Sim, jogados lá havia corpos de ratos e cães e tudo mais, vocês sabem, aquilo estava queimando e aquela velha fumaça subindo daquilo.
25 Agora, ainda, aquilo é ao que esta vida é comparada, no seu melhor. Simplesmente queimando, o pecado simplesmente fede por todos os lados, como aquilo, falando espiritualmente. Porém, oh, onde o vento está soprando livremente, e tudo é amável , e paz, e gozo e Vida Eterna, logo do outro lado do rio. Mas estamos em uma batalha, então não vamos simplesmente deitar e dizer “vamos nos apressar e chegar lá”, vamos trazer cada um que pudermos trazer conosco. Sim.
26 E agora o propósito destas lições é para ancorar aqueles que já atravessaram para a Terra. O propósito deste estudo, este Livro de Efésios, é para colocar a igreja na posição onde ela absolutamente se firma em Cristo. É um tipo do Velho Testamento e do Livro de Josué, onde Josué dividiu. No último domingo tivemos isto, onde Josué dividiu a terra para cada homem. E ele fez isto por inspiração.
27 Como Moisés trouxe as pessoas fora do Egito, o alho, alho porro, fora, e lhes deu um lugar onde Deus havia prometido a quatrocentos anos mais tarde… ou quatrocentos anos antes, que Ele os traria a um lugar, a uma boa terra que manaria leite e mel. E Moisés dirigiu os filhos de Israel diretamente para a terra, mas não os atravessou.
28 E Jesus, para o espiritual, para as pessoas que… desde o princípio nos foi prometido o Espírito Santo, Jesus nos dirigiu diretamente para a promessa. Mas o Espírito Santo veio, como Josué, para vencer e dirigir e guiar e para tomarmos posse da terra, ou tomar posse da igreja. Nós encontramos, basicamente, que então em nosso…
29 Agora, aqui é onde está, talvez as pessoas possam pensar que eu sou rude e tento negligenciar os irmãos. Eu não o sou! Deus seja o meu Juiz, eu não sou. Vê? Estou simplesmente tentando apontar algo que é a Verdade. Vêem? Temos escolhido a chefia de homem, em vez da direção… líderes… direção pelo Espírito Santo. Nós queremos homens para que dividam nossas partes e nos dirijam, denominações como os Metodistas, Batistas, Presbiterianos, Luteranos, Igreja de Cristo, Pentecostal e denominações diferentes, para estabelecer uma organização como um exemplo, e seguirmos aquilo. Mas nós somos…
30 Em nenhuma parte da Bíblia temos que fazer uma coisa como esta. Não há nenhum texto da Escritura, em toda Bíblia de Deus, onde Ele alguma vez organizou uma igreja ou onde Ele alguma vez falou sobre uma organização, em nenhum lugar na Bíblia. Mas sempre contrário a isto. Ele não quer que sejamos adaptados às coisas do mundo. Ele nos deseja diferentes, colocados de um lado.
31 Eu não quero dizer agora para sermos “bobos” como dizemos. Quero dizer para sermos pessoas chamadas, oh, uma nação santa e abençoada, vivendo vidas que estão acima de reprovações, agindo, comportando-nos exatamente como Ele faria, trabalhando em nós, pois nós somos Seus trabalhadores, criados em Cristo Jesus para boas obras.
32 Agora, quarta-feira à noite, muitos de vocês não estavam aqui quarta à noite, mas entramos em… eu creio que é o terceiro verso do… Não é o versículo 5.
…para adoção, ou colocando as pessoas…
33 Como que Deus, tenta colocar o Seu povo. E quando Deus coloca um, então, oh, toda a igreja deseja ser como aquele, ter o mesmo tipo de coisas, fazer a mesma coisa. Nós somos lapidados diferentes, somos feitos diferentes, nossa natureza é diferente, e nós somos colocados de uma maneira diferente, cada um para um trabalho diferente; talvez um somente para um pequeno tipo de trabalho, outro para um trabalho maior. Eu creio que foi Davi ou um dos profetas, me esqueci agora, disse, “Eu preferiria ser um capacho na Casa do Senhor, do que ser… habitar nas tendas com os… os iníquos”.
34 Agora vamos parar por um segundo para a adoção, no versículo 5, tentando descer tão longe quanto pudermos nisto. Mas agora lembrem do tema, está tudo no lugar. Quantos entendem disto? Vamos ouvir você dizer isto com uma palavra. Colocando (A congregação diz, “Colocando”… Ed) o Corpo (“o Corpo”) de Jesus Cristo (“de Jesus Cristo”) na posição (“na posição”) em Cristo (“em Cristo”) onde o Espírito Santo (“onde o Espírito Santo”) está nos dirigindo (“está nos dirigindo”) . Aí está você, agora temos isto, vêem. Nos colocando na posição, o Livro de Efésios tem que fazer isto.
35 E veja este ensinador mestre, Paulo. A primeira coisa que ele faz é tirar fora todo o pensamento de apostasia. Tirar fora todo o pensamento de sempre “ser um cristão hoje e amanhã estar perdido, e no dia seguinte Deus me condena e no outro dia eu estou de volta outra vez”. Isto é um absurdo! Agora isto é… Este Livro não é endereçado a ensinamento evangelístico, sermões evangelísticos. Nós não… eu não ensino isto nos campos. Eu trago isto para a igreja, pois Paulo endereçou isto para os santos, aqueles que são chamados e perseveram, e são saciados e são colocados de um lado, e estão no Espírito Santo, já na Terra de Canaã. Ele está tentando lhes dizer, a primeira coisa, tire isto da sua mente que você vai se perder e que você vai fazer isto, e que você está com medo disto”. Não tenha medo de nada, pois ele está tentando lhe dizer onde você está, quem é você, como você está firmado.
36 Agora, você pode fazer coisas erradas, e cada vez que você faz qualquer coisa errada você irá pagar por aquilo. Sim, senhor, você colherá o que você plantou! Mas aquilo não tem nenhuma coisa a ver com a sua salvação. Quando você é nascido do Espírito de Deus, você tem Vida Eterna e como Deus não pode mais morrer. Você é uma parte de Deus, você é um filho de Deus.
37 Eu nasci um Branham. Você pode me colocar algum outro nome, mas isto não me diminuirá, eu continuo sendo Branham. Eu nasci Branham, sempre serei Branham. Eu… eu posso estar tão disfigurado algum dia, carregado de artrite, ter um naufrágio e todo rasgado parecendo um animal, mas eu continuarei sendo Branham! Por que? O sangue Branham está dentro.
38 Isto é o que você é. E contanto que Deus tenha te feito… Agora recorde, eu não estou falando com aqueles que estão fora de Cristo. Eu estou falando àqueles que estão em Cristo. Como você entra em Cristo? “Através de um Espírito!” Letra maiúscula E-s-p-i-r… que significa, “Por um Espírito Santo somos todos batizados em um só Corpo. Como seremos nós, como entraremos? Pelo batismo nas águas? Quão enfadonho eu sou para vocês Batistas e vocês da Igreja de Cristo. Não pelo batismo na água, de maneira nenhuma! I Coríntios 12, diz, “Por um Espírito, Espírito Santo somos trazidos àquele Corpo”. E somos simplesmente salvos como o Corpo está salvo. Deus é… prometeu isto.
39 Como poderia Deus julgá-Lo outra vez, quando Ele foi ao Calvário? Subindo para o Gólgota, Ele apanhou, foi ferido, Ele não podia curar, Ele não podia nem mesmo falar uma palavra, dificilmente. Por que? Ele tinha os pecados do mundo sobre Si. Não porque Ele era um pecador, mas “Ele foi feito pecado” por mim e por você. Todos os pecados do mundo desde Adão até a Sua vinda, estavam sobre os Seus ombros. E Deus não estava punindo o Seu Filho. Ele estava punindo o pecado. Vêem quão terrível isto foi? Ele estava fazendo uma propiciação. Ele estava fazendo uma via de escape para todos aqueles que Deus, através de Sua presciência, sabia que viriam. Em poucos minutos nós entraremos naquilo.
40 Agora então, quando você é “através de um Espírito somos batizados naquele Corpo, um Corpo, o qual é Cristo”, e somos salvos para sempre.
41 Agora, há onde isto parece atingir estranhamente, especialmente o… o… os crentes Arminianos, que eles são… têm que fazer algo para merecerem a si mesmos ou alguma coisa de mérito. Como pode isto ser duas coisas ao mesmo tempo? É por obras ou por graça, um. Não pode ser pela mesma coisa, é por duas coisas diferentes, tem que ser por uma. Isto…
42 Eu, oh, eu simplesmente não posso ver nada mais a não ser a graça de Deus. Esta é a minha composição. Eu sempre cri na graça. Eu sou simplesmente graça ao todo, isto é tudo. Não é que eu… eu… mesmo em minha vida, quando eu era um garoto, eu não podia ver nada, é somente a graça , a graça. Eles dizem…” Eu — eu… você coça as minhas costas que eu coçarei as suas”. Bem, é uma expressão horrível. Mas não me importa se você coçará as minhas ou não, se a sua necessita de coçar, eu te coçarei de qualquer maneira. Vêem, graça. Sim, senhor. Vê, a graça opera através do amor. Desde que necessite! Não importa se você nunca fez nada por mim, eu — eu nunca tive nada a ver com você, se você precisa disto eu o farei de qualquer maneira. A graça! É porque você precisa disto!
43 Eu precisava de salvação. Não havia nada que pudesse me salvar. Não havia nada que eu pudesse fazer a respeito de mim mesmo, eu não podia nem mesmo salvar a mim mesmo. Mas eu precisava de salvação, porque eu cria em um Deus. E Deus enviou o Seu Filho, feito na semelhança de carne pecaminosa, para sofrer em meu lugar, e eu fui salvo, fui salvo somente pela graça. Nada eu poderia fazer, ou você fazer, para salvar a si mesmo. E aqueles que Ele conheceu antes da fundação do mundo…
44 Nós entramos nisto na última quarta-feira, uma semana, retratamos Deus em Seu Elah, Elohim, e mostramos que Ele era existente de Si mesmo. Mas dentro Dele estava a Paternidade, dentro Dele havia méritos diferentes, tais como Salvador, tal como Curador. Tudo isto estava em Deus, e Deus era existente de Si mesmo. Mas sendo que Ele era um Salvador, Ele era um Pai. Ele não tinha Anjos, Ele não tinha nada. Lá não havia nada a não ser Ele mesmo. Ele era existente de Si mesmo. Nada existia a não ser Deus.
45 Mas sendo que Ele era Deus, então lá deveria haver algo para adorá-Lo, porque Ele amava a adoração. E Ele criou Seus Próprios Seres, criaturas para adorá-Lo. Agora, temporariamente, vamos acertar nisto outra vez, temporariamente agora, não queremos passar por toda a coisa, mas você terá isto na fita. Mas então porque Ele era Deus, Ele fez Anjos, e os Anjos O adoravam. Os Anjos continuam adorando-O. Enquanto, os Anjos que estão de pé na Presença de Deus têm seis… pares de asas, seis asas. Eles carregam duas sobre suas faces, duas sobre os seus pés, e voam com duas em Sua Presença, clamando dia e noite, “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo Poderoso”. Isto é o que as Escrituras dizem. Eles O adoram, agora que criou algo para adorá-Lo.
46 Então dentro Dele havia um atributo de Salvador. Como poderia uma daquelas criaturas, quando lá não havia nenhum pecado ou nenhum pensamento de pecado, como poderia um deles estar perdido? Isto não poderia ser. Então lá teria de haver algo feito que pudesse se perder para que então Ele pudesse ser um Salvador. Dentro Dele havia um Curador. Crê você que Ele é um Salvador? Crê você que Ele é um curador? Bem, o que seria se não houvesse nada para salvar ou curar? Vêem, lá teria que haver algo feito desta maneira.
47 Então agora, Ele nunca fez isto daquela maneira, mas Ele colocou o homem como um livre agente moral, “Se você tomar isto você vive, se você tomar aquilo você morre”. E cada homem que vem ao mundo continua sendo a mesma coisa. Deus, através de Sua presciência, sabia quem seria e quem não seria. Se Deus sendo…
48 A pergunta foi feita ontem por um teólogo, para mim, que tem atendido as reuniões ou ouvido as fitas, disse, “Uma pergunta!” Ele disse, ” Então é Deus onipresente?” Então ele disse, “Pode Ele estar em todos os lugares?”
49 Eu disse, “Ele não é onipresente da maneira que a palavra diz onipresente. Ele não pode ser um Ser e então ser onipresente. Se Ele é onipresente, por que você oraria pelo Espírito Santo? Se Ele é onipresente, Ele enche cada brecha, canto, fresta, cada célula, fibra, tudo mais que existe”. Eu disse, “Por que Ele saiu procurando Moisés, se Ele é onipresente, no fim? Por que Ele subia e descia o Jardim do Éden, clamando, “Adão, Adão, onde tu estás?” Se Ele é onipresente?
50 Ele é onipresente porque Ele é onisciente. Ele conhece tudo porque Ele é infinito, sendo infinito O faz onipresente. Sendo onipresente, então, sendo infinito. Então Ele se assenta nos Céus, Ele habita em um lugar porque é um Ser.
51 Porém, sendo infinito, então Ele conhece todas as coisas. Sabe todas as vezes que um mosquito pisca os seus olhos. Como cada abelhão, onde ele vai vasculhar para conseguir o seu mel. Ele conhece cada pardal que pousa na árvore. Ele conhece cada pensamento que está em sua mente, porque Ele é infinito e onisciente. Isto é, não que Ele seja somente infinito, Ele é onisciente, Ele conhece tudo. Mas Ele é um Ser, Deus é um Ser, e deste Ser começa a sair estes.
52 E o pecado, eu disse outra noite, o pecado não é uma criação. Não há nada criado a não ser a perfeição. Deus criou todas as coisas boas. O pecado não é uma criação. Dizem: “Esta é a própria criação do pecado”. Vocês já ouviram isto. Mas isto é um erro. O pecado! Há somente um Criador, e este é Deus. Deus não poderia criar o pecado, porque Ele é santo e não há nada Nele para fazer isto. O pecado é a perversão; não a criação, mas é a perversão. Um adultério é o ato certo pervertido. Uma mentira é uma verdade dita erroneamente. Qualquer pecado, qualquer pecado é a retidão pervertida.
53 Portanto agora, Deus estabeleceu. Ele já está manifestando a Si Mesmo, Ele é Deus. Ele já se manifestou como um Salvador, o homem estava perdido e Ele o salvou. Ele já manifestou a Si mesmo como um Curador. Não faz nenhuma diferença o que o povo diz que Ele é; e Ele é, de qualquer forma, exatamente o mesmo. Ele é um Curador, Ele é um Salvador. Ele é Deus, Ele é Eterno. E Ele tem um propósito. E o Seu propósito era, no princípio fazer criaturas que O amariam e O adorariam.
54 E Ele fez criaturas, e as criaturas caíram. E então Deus, através de Seu infinito, olhou para baixo pela corrente do tempo e viu cada homem que seria salvo. Cada homem, Ele sabia disto por… pela presciência. Portanto se Ele, através da presciência, soube quem seria salvo e quem não seria salvo, Ele pôde predestinar. A palavra não é tão má depois de tudo, não é? Ele podia predestinar, porque Ele conhecia quem seria e quem não seria. Portanto, em ordem para apanhar aqueles que seriam, Ele teve que fazer uma — uma propiciação pelos seus pecados. Oh, se pudermos, queremos chegar a isto, somente uns poucos versos abaixo. Ele nos predestinou para a Vida Eterna, sabendo que aqueles colocariam tudo de um lado, e não importaria quão indiferente isso pareceria para os filhos do mundo, isto não significaria coisa alguma para eles, porque eles eram filhos de Deus. E Ele os chamou.
55 E Ele enviou a Jesus, para que Seu Sangue fosse um pacto, pacto de Sangue, para fazer uma propiciação, ou um — uma assepsia, ou uma limpeza. Um processo de limpeza para constantemente… Não somente uma vez em um reavivamento, mas “sempre vivendo, fazendo interceções”, para os cristãos se conservarem limpos dia e noite. Aí está o Sangue de Jesus Cristo que faz uma assepsia lá na cruz, na Presença de Deus, que nos limpa constantemente, dia e noite, de todo pecado. E estamos seguramente guardados. Guardados como? Através do Espírito Santo no Corpo do Senhor Jesus, e salvos. “Aquele que ouve Minhas Palavras e crê Naquele que me enviou, tem Vida eterna e nunca passará pelo julgamento, mas tem passado da morte para a Vida”. Sem nenhum julgamento! O Cristão não passa pelo julgamento. Cristo passou por ele. O meu Procurador estava em meu lugar. Ele contestou meu caso, que eu era ignorante. Ele disse ao Pai que eu não era dígno, que eu era ignorante. Mas Ele me amava e tomou o meu lugar, e contestou em meu caso e hoje estou livre! Sim, senhor. E Ele derramou o Seu Sangue para oferecer lá pelos nossos pecados.
56 Recordem na última quarta à noite, nenhum cristão… Os cristãos pecam, mas o pecador não pode pecar. Um pecador não peca, porque ele é um pecador. Ele é um pecador para começar, e isto é tudo. Aqui, tome as costas deste livro, é negra, o que mais nele é negro? É todo negro. Não há simplesmente nenhum branco nisto, é negro. Você diz, “Este tanto aqui”. Não, não é, toda a coisa é negra. É tudo negro. Esta é a maneira que o pecador é. Para começar ele está simplesmente condenado. Bem, você diz, “E se ele cometer adultério? Se violar alguma mulher? E se ele- e se ele — ele jogar? E se atirar em alguém?” Não temos nada a ver com isto. Não temos nada com isto, temos leis aqui embaixo para cuidar daquilo. Nós não somos reformadores, somos pregadores do Evangelho. Não o condenamos pelo que ele tem feito, não o condenamos por cometer adultério. Nós o condenamos por ele ser um pecador. Se ele fosse um cristão, ele não faria isto. E isto é correto. Se ele tem sido mudado, ele não fará aquilo. Mas porque ele é um pecador, isto é o que faz com que ele faça aquilo.
57 Aí está onde isto sustenta as — as pancadas tirando o legalismo. Sim, senhor. Irmão, deixe-me lhe dizer, “Não é por obras, é pela graça que somos salvos, e isto é por fé”. Sim, senhor. Agora, eu não condeno os irmãos legalistas, eles são os meus irmãos. E eles estarão lá da mesma forma que o resto deles estará, porque Deus preordenou a Sua Igreja para estar lá. Mas somente uma coisa, você — você conserva as pessoas tão feridas, como não sei o que. “Hoje, bem, talvez se eu — eu…” Somente os deixarei saber; desde que eles têm fome pelo mundo, para começar eles não estão lá.
58 Eu não vivo fiel à minha esposa porque eu penso que ela se divorciaria de mim. Eu vivo fiel à minha esposa porque eu a amo. É uma posição legal que temos tomado, que amamos um ao outro. Primeiro, antes que isto pudesse estar lá, tinha que haver um amor. Eu a amo. Embora eu creia que se eu fizer algo errado, ela me perdoaria, eu continuaria a não fazer de qualquer maneira. Eu a amo.
59 Esta é a maneira que é com Cristo. Se eu — se eu vivo… Eu tenho cinquenta, se eu viver até os noventa ou aos cem, terei outros cinquenta anos para pregar; eu nunca prego por certo tempo, para ir e assentar à beira de um rio, por estar salvo de qualquer maneira. Deus me salvou por Sua graça, sem mérito de qualquer coisa que alguma vez eu pude fazer, ou fiz, ou qualquer coisa mais. Eu prego porque eu O amo e eu amo o Seu povo. E esta é a razão que sei que passei da morte para a Vida, porque eu os amo e vou atrás deles. Não me importa em que condição eles estejam, eu vou atrás deles de qualquer forma. Para consegui-los de qualquer modo, puxá-los de qualquer maneira. Se os ministros discordarem e outros discordarem, e as denominações discordarem, isto não me pára. Existe algo! Isto não O parou! Ele veio exatamente bem no meio da incredulidade, e isto não O parou, Ele seguiu em frente de qualquer maneira. Isto é o que fazemos, saímos e os conseguimos, e os apanhamos de qualquer forma. Não importa, alcançaremos, agarraremos, seguramos com toda sua força. Você não sabe como eles são. Os salvarei. Isto é por causa do amor. Não porque eu “tenho que fazê-lo”, mas por eu amo, porque você ama.
60 Digamos, “Eu tenho que ir e acertar com aquela mulher, porém, eu te digo agora, eu penso que porque eu vou à igreja eu devo fazer isto correto”. Não, é você quem tem que se consertar, primeiro. Vêem? Vêem? Se você não tem o amor de Deus no seu coração, alguma coisa ou outra te faz saber que você está errado, então vai… então você vai e acerta isto com Deus. Então você acertará com o seu vizinho.
61 Jesus ensinou a mesma coisa. Ele disse, “Se você vem ao altar, e há…recorda que há algo contra um vizinho ou um irmão, vá e acerta isto com ele, primeiro”.
62 Agora, agora nas eras que estão por vir. Nós tivemos quarta à noite, “as manifestações”. Nós apanhamos isto outra vez nesta manhã, na “na manifestação dos filhos de Deus”, agora onde Deus está esperando. E então no fim do tempo quando todos estão de pé perante Ele. Os anjos não estavam perdidos. Eles não sabiam como regozijar pelas bênçãos como nós fazemos, eles nunca se perderam. Mas eu sei de onde eu vim, e conheço a rocha de onde eu fui lavrado, um pecador. Você sabe de onde você foi lavrado. Agora quando somos encontrados, então podemos nos firmar perante Deus. Oh, que dia será!
63 Então adoção, colocando. Agora, a bondade de Deus deve atuar. E agora se eu posso conseguir isto para vocês, então começaremos bem no versículo 5, eu desejo ler isto.
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
64 É o prazer de Deus fazer a Sua Vontade, adotando, colocando no lugar. Agora o que está Ele fazendo? Estabelecendo Sua igreja. Primeiro, Ele chamou Sua igreja, Metodista, Presbiteriana, Luterana, Batista, chamando — as. Então o que fez Ele? Enviou o Espírito Santo e deu-lhes o batismo com o Espírito Santo.
65 Eu desejo que vocês pessoas Pentecostais tirem isto de seus corações. Pentecoste não é uma denominação, Pentecoste é uma experiência. É o Espírito Santo. Não é uma organização. Você não poderia organizar o Espírito Santo. Ele não suportaria isto. Agora você tem uma organização que você chama disso, mas o Espírito Santo move imediatamente e te deixa assentar exatamente onde você está, simplesmente segue em frente. Vêem? Pentecoste não é uma organização, Pentecoste é uma experiência.
66 E então Deus deu aos Seus filhos o novo nascimento, através do batismo com o Espírito Santo. Eles chegaram quase perto Disto quando eles se purificaram, através dos Nazarenos, Peregrinos da Santidade. Então entraram na experiência do Pentecoste, do batismo com o Espírito Santo, a restauração dos dons. Eles sairam falando em línguas e interpretando línguas, e dando dons de curas e milagres, e sinais e maravilhas começaram a lhes acompanhar. Agora, eles são filhos, eles são filhos de Deus. Eles estão estabelecidos em Cristo, eles se tornaram filhos através do nascimento. E o novo nascimento e a conversão Ela própria é o Espírito Santo.
67 Você não é nem mesmo convertido até que você receba o Espírito Santo. Isto é o que a Escritura diz. Jesus disse a Pedro, pergunte a qualquer um, leia a sua Escritura, ele foi justificado por crer no Senhor Jesus, se tornou um seguidor, um apóstolo. Jesus lhe deu as chaves do reino. E João 17:17, Ele os santificou, lhes deu poder, os enviou, expulsaram demônios e coisas, os santificou. “Santifica-os, Pai, através da Tua Verdade. Tua Palavra é a Verdade. Eu me santifico por causa deles”.
68 Estas são umas das mais dóceis palavras que alguma vez já ouvi. “Pai, Eu Me santifico por amor a eles”. Você sabe que Ele tinha direito de ter um lar? Ele era humano. Você sabe que Ele tinha direito de ter uma esposa? Ele era um homem. Ele tinha direito de todas estas coisas, mas Ele disse, “Pai, Eu me santifico por amor a eles. Eu me santifico a mim mesmo”.
69 Eu falava com um pequeno pregador ontem, eu vou pregar para ele umas poucas noites aqui em cima na auto-estrada. E eu lhe perguntei a respeito de certa coisa, ele disse, “Sim, irmão Branham, mas a maioria do meu povo não crê nisto”.
Eu disse, “É a maioria deles legalista?”
70 “Sim”. Irmãos, não crêem nisto. “Porém”, disse ele, “por amor a eles!” Oh, eu desejo abraça-lo apertado. “Por amor a eles, vêem, eu me santifico por amor a eles”.
71 Oh, Jesus estava treinando doze homens; através daqueles doze homens iria levar o Evangelho para o mundo. E Ele disse, “Por amor a eles Eu me santifico”. Prepara-te por amor ao teu próximo, por amor a alguém. “Não use a sua liberdade como um pretexto”, disse Paulo, “mas santifique a ti mesmo!” Comporte-se na tua vizinhança, como um verdadeiro cristão deve fazer. Que suas relações possam ser, se você encontrar o seu inimigo, de santificação de si mesmo por amor a ele, não sabendo o que você pode fazer.
72 Agora estabelecendo o filho. A primeira coisa depois que o filho entrava, ele se tornava filho, mas então encontramos que o seu comportamento é o que o coloca na adoção, se ele se comporta bem ou não.
73 E é o… o pentecostal… Agora deixe-me somente te mostrar que pentecoste não é uma denominação. Quantos batistas aqui que eram batistas, que receberam o Espírito Santo, deixem-me ver suas mãos. Vêem? Quantos metodistas aqui que receberam o Espírito Santo, levantem suas mãos. Quantos nazarenos aqui receberam o Espírito Santo, levantem suas mãos. Presbiterianos, receberam o Espírito Santo, vêem, luteranos, outras denominações que não pertenciam aos pentecostais de maneira alguma, simplesmente pertencem a alguma denominação, receberam o Espírito Santo, deixem-me ver suas mãos. Vêem? Então pentecoste não é uma denominação, é uma experiência.
74 Agora, Deus te tomou para o Corpo de Cristo. Agora o que faz Ele? Depois de você provar a si mesmo, santificar a si mesmo com o seu bom comportamento, obediente ao Espírito Santo, não importa o que o mundo diga.
75 Eu — eu vou esfregar isto com muita força, vêem, porque eu não tenciono ser rude. Eu — eu… por favor não — não — realmente não, vêem. Não pense realmente que eu — eu sou vil. Eu — eu não desejo ser. O que me deixa exausto é tomar as pessoas e pregar para elas esta Verdade enviada de Deus, e elas virarem suas costas e simplesmente seguirem em frente fazendo a mesma coisa, e dizendo que têm o Espírito Santo. Isto quase arruina a gente, vêem. Qual é o problema? Eles vêm exatamente de volta à mesma coisa, exatamente como os filhos de Israel, eles desejam um rei para que então este rei possa reinar sobre eles e os fazer agir como os Amorreus e os Amelequitas e os Filisteus.
76 Vocês sabem, senhoras, que é errado usar calças compridas? Vocês sabem disto? Vocês sabem que é errado cortar as mechas do seu cabelo? Você sabe que é errado, senhor, para você continuar fumando e agindo da maneira que você faz? Você sabe que é errado para você não ser o esposo de sua casa, sua esposa diz um pouco de palavras duras e te chuta pela porta e você diz, “Sim, abençoado seu coração, querida, eu voltarei”? Você sabe que você… Como pode você ser cuidadoso na Casa de Deus quando você não pode nem mesmo controlar a sua própria casa? Isto é exatamente correto. Você sabe, irmã, que o seu marido não é somente o seu marido, mas ele é seu governante? Assim disse Deus. Porque o marido não foi enganado, a mulher foi enganada. E vocês pregadores continuam a fazer mulheres pastoras e pregadoras em suas igrejas, sabendo que a Palavra de Deus condena isto.
77 Vocês continuarão a usar aquele nome “Pai, Filho e Espírito Santo” para batizar, quando não há nenhum pedacinho de Escritura para isto na Bíblia. Eu desejo um arcebispo ou qualquer pessoa para me mostrar onde qualquer um na Bíblia foi alguma vez batizado no nome “Pai, Filho, Espírito Santo”. Eu desejo que alguém me mostre qualquer pessoa que foi alguma vez batizada de outra forma a não ser no Nome de Jesus. Porém João não era… batizado, eles foram batizados crendo que Ele estava vindo, mas eles não sabiam quem Ele era. Mas logo que eles reconheceram aquilo, eles tiveram que vir para serem rebatizados no Nome de Jesus Cristo. É o meu desejo para as pessoas. Eu — tenho perguntado aos da Assembléia de Deus, aos outros pregadores, aos batistas, presbiterianos, e todos, eles não, eles não querem falar a respeito disto. Eu quero ver as Escrituras.
78 Então eu sou um “fanático”, huh, então eu sou “louco”, fora de minha mente, sou um “demente”, só porque estou tentando dizer a Verdade? Agora, isto é… isto é ser honesto, irmãos. Se um homem está vendido para Deus, você está vendido, trancado, armazenado e trancado. Você — você — você — você está — você está colocado de um lado, você é — você é uma criatura diferente.
79 Muitos são chamados, poucos são escolhidos. Sim, muitas pessoas são chamadas, você está conseguindo um chamado em seu coração, “Sim, eu creio que Deus me ama. Eu creio que Ele faz isto”.
80 Mas, irmão, aquilo, você estará tão longe perdido quanto o resto deles, porque ele virá naquele dia, mesmo dizendo, “Senhor, tenho expulsado demônios em Teu nome. Tenho feito tudo mais em Teu Nome. Tenho tido serviços de cura. Tenho pregado o Evangelho. Tenho expulsado demônios”.
81 E Jesus dirá, “Afastai daqui, eu nem mesmo te conheço, hipócrita. É aqueles que fazem a vontade de Meu Pai!” Por que as pessoas não podem ver isto? Agora, eu sei que isto dificulta. E eu não — eu não quero dizer isto para ferir, eu não quero isto desta maneira. Mas, irmão, eu — eu…
82 Parece para mim que estamos no — que estamos nos fins dos tempos, e Deus está adotando, colocando a igreja na posição, no Corpo de Cristo, no Seu. Agora, não são muitos os que Ele colocará lá, eu vou lhe dizer isto para começar. Bem, você diz, “Oh, bem, haverá um grande número!” Mas Ele tem tido seis mil anos para tirá-los fora, também. Recordem, a ressurreição vem e nós somos tomados juntamente com eles. Somente poucos deles, vêem. Você procura a sua salvação, logo. Olha em si mesmo e veja o que está indo de errado. Vêem somente — este que é o problema. Eu sei que isto é — isto é difícil, mas, irmão, é a Verdade. É a verdade de Deus. Adoção!
83 Nós deveríamos estar tão fervorosos por Deus, deveríamos estar assim dia e noite. Nada deveria ser capaz de nos parar, e deveríamos ser tão agradáveis e dóceis, e tão educados e tão parecidos com Cristo em nossas vidas. Isto toma a vida de cada dia. Jesus disse, “Veja o lírio do campo, como ele cresce, trabalha, fia; ainda assim Eu vos digo que nem Salomão com toda a sua glória se vestiu como um deles”. Salomão tinha mantos que eram adornados com gloriosas sedas e bordados e coisas, mas aquilo — aquilo não… aquilo não era do que Ele estava falando. Em ordem, para um lírio crescer, ele tem que trabalhar em ambos, dia e noite. Para que você deseja vir aqui em cima até o finalzinho da fila? Se o justo apenas se salva, onde irá o pecador ( que é um incrédulo) e o ímpio, o homem que ouve a Palavra e recusa a andar Nela? Agora o que vamos fazer? Vêem? Agora aquilo…
84 Isto é, agora, esta é a nossa igreja. Nós temos talvez quatro ou cinco estranhos no nosso meio. Mas esta é a igreja, estou vos ensinando. Isto vai nas fitas. Eu desejo que as pessoas ouçam as fitas, recordem, isto é para a minha igreja. Fora entre as pessoas, lá fora eu tento ser o suficiente cavalheiro para lhes dizer aquilo, como que poder permanecer onde possamos ninar suas pequeninas idéias de leite desnatado. Mas quando isto chega aonde a Verdade está realmente colocada, vamos declarar Isto.
85 Adoção, colocando na posição! Onde estão eles? Mostra-me onde eles estão? Deus chamando Seus filhos a um lado através da manifestação. Eles não tem que dizer nenhuma palavra a respeito disto, você vê que algo aconteceu. Colocando Seu filho na posição, colocando-o em ordem exatamente com as mesmas coisas. Ele — ele tem o mesmo tanto de autoridade, suas palavras são tão boas quanto as de um Arcanjo, o melhor. O filho recebeu a adoção, foi colocado em um lugar alto, assentou-se lá fora, mudou seu manto, mudou sua cor. O pai teve uma cerimônia, disse, “Este é o meu filho, de agora em diante ele é governante. Ele é o administrador. Ele está sobre toda a minha herança. Tudo que eu tenho pertence a ele”. Isto é certo. Então poderíamos voltar ao mesmo, Elah, Elah, Elohim, Elohim, vê, onde Ele é existente de si mesmo. E então voltar através, de Jeová O qual fez algo, ele deu ao homem domínio sobre a terra. O que estamos nós esperando? As manifestações. A terra está crescendo. Vamos chegar a isto e lermos. Correto.
…predestinou… para filhos de adoção para… si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
para Louvor… para Louvor e glória da sua graça,
86 O que é Sua graça? Antes atrás, quando Ele não era um Pai; Sua graça é amor, fez a Si mesmo um filho, para que pudéssemos ser predestinados para filhos de adoção, para o louvor de Sua graça. Vêem?
…pela qual nos fez agradáveis a si no — no (uma Pessoa) amado, o qual é Cristo.
87 Nos fez agradáveis? Através Dele. Como entramos Nele? Através de um Espírito, somos todos batizados Nele. Ouçam.
Em quem temos a redenção, temos redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas…
88 Como você pode pregar a predestinação de Deus, preordenando e estabelecendo. A não ser que haja um pacto para o pecado em algum lugar? Por que cada dia você comete um erro, cada dia você faz o errado? Mas se você nasceu outra vez, homem ou mulher, logo que você comete um erro, Deus sabe que você está arrependido daquilo. Você pode se pôr de pé na presença do — do Presidente Roosevelt ou qualquer outro, e dizer, “Estou errado, Deus perdoa-me por esta coisa”. Por que? E há o pacto do Sangue…
89 Observe aquilo “p-e-c-a-d-o-s”. Um pecador é um pecador, ele não comete pecados. Porém a igreja comete pecados, erra, obtém um pensamento errado, uma impressão errada, tem escrúpulos, cambaleia como uma pequena criança andando, tentando aprender como andar. Ele simplesmente não sabe como andar bem ainda, porque ele é um menininho. Mas nós temos uma Mão que nos alcança se nós… nos pega e nos firma, e diz, “Dá este passo desta maneira, filho”. Ele não nos apanha e nos bate porque nós cometemos um erro, Ele não nos bate até morrer porque estamos tentando andar. Ele nos ama como amamos nossos filhos.
90 Um verdadeiro, verdadeiro pai não bateria em seu filho quando ele está tentando andar, se ele cai no chão. Abaixa imediatamente com uma grande e forte mão o levanta, com as duas mãos o segura, diz, “Este é a maneira para você fazê-lo, filho. Ande assim”.
91 Esta é a maneira que Deus faz com Sua igreja! Abaixa e o apanha em Seus braços, o levanta e diz, “Ande assim, filho. Aqui, não — não — não diga isto desta maneira, fale Isto. Agora, não me importa o que a igreja diz, o que isto diz, o que aquilo diz, você diga isto. Assim, isto é Isto! Se a Minha Palavra pregar isto, você permaneça certo com isto, ande nisto. Permaneça correto Nisto. Não importa o que os outros digam, permaneça correto com Isto. Ande Assim. Esta é a maneira para você dar o seus passos”.
92 Nossos pecados; um pacto, amor pelos nossos pecados, ou nunca teríamos uma chance. Como poderíamos simplesmente ancorar-nos em suas Palavras!
…segundo as riquezas de sua graça;
Que ele… ele fez abundar…
93 O que é “abundar”? Oh! Que Ele fez abundar, “grande quantidade disto”.
…ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
94 “Prudência, Ele fez abundar para conosco toda a sabedoria”. Com toda “sabedoria”, não mundana. A sabedoria do mundo é loucura para Ele, e a sabedoria de Deus é loucura para o mundo. Exatamente como o dia e a noite, um não pode concordar com o outro. Mas quando o sol começa a nascer e o dia chega, a noite é dissipada de uma parte a outra. E quando a Luz do Evangelho começa a chegar, todas as coisas do mundo simplesmente começam a murchar. E o que isto faz? Ele abunda a Luz do sol sobre os Seus filhos, andando no Espírito, dirigido pelo Espírito de Deus, abundando em Sua graça, com toda prudência e sabedoria, entendimento, e perspicácia, para saber como andar. Você vê que está errado, então seja cuidadoso com o que você faz, como que você… Se está errado, tenha cuidado até mesmo de como aproximar disto. Prudência! Esteja bem perto, realmente certo e que você sabe em como aproximar disto. Prudente como a serpente, simples como a pomba. Isto é o que Jesus disse.
95 Oh, estas são pepitas, amigos! Nós poderíamos simplesmente permanecer dia após dia. Não são elas maravilhosas? Prudência, sabedoria, Ele fez abundar para conosco, derramou! Não nos deu uma colher cheia, mas tomou uma grande pá e somente continuou jogando assim. Fez abundar para conosco, sabedoria com prudência de Sua graça! Oh, sublime graça, quão doce é!
Que Ele fez abundar para conosco em toda sabedoria e prudência ;
Descobrindo-nos o mistério de sua vontade…
96 A quem está Ele falando? Denominações? Por favor, meus irmãos, não pensem que estou derrubando a sua denominação, não estou. Estou tentando lhe dizer que foi uma coisa errada para começar. Jesus disse, “Ide e pregai o Evangelho”, nós fomos e fizemos denominações. Esta é a razão que não temos isto, estamos andando atrás de sabedoria humana. Se Calvino pudesse ressuscitar!
97 Ora, eu estive há não muito tempo atrás na sepultura de um grande homem, um grande homem, um grande reformador. E eu pensei, que grande homem era ele! Ele era! Bem, isto… eu não… Foi João Wesley. E eu pensei, se João Wesley pudesse levantar desta sepultura hoje e visse a condição da sua igreja, ele teria vergonha do seu nome. João Wesley era um homem pio, um tição arrebatado, como ele dizia. João Wesley era um homem santo o qual cria em Deus, e andava passo após passo atrás Dele. Mas depois que João morreu, eles disseram, “Nós faremos uma igreja para João para então termos uma igreja, e nós a chamaremos de Igreja Metodista por causa de seu método de santificação sendo a segunda obra da graça.
98 Então eles fizeram uma igreja, e hoje seus homens da igreja negam tudo que João Wesley se firmou. João Wesley pregou a cura Divina. João Wesley cria no batismo do Espírito. João Wesley cria na restauração dos dons. João Wesley, Martinho Lutero, muitos daqueles grandes homens falaram em línguas e interpretaram. E hoje, se você falar em línguas em uma igreja Metodista ou numa igreja Luterana, eles te chutam para fora. Qual é o problema? Bem no tempo em que devemos ser filhos estabelecidos, qual é o problema? Eles têm adotado algo mais, porque eles não conhecem o mistério de Deus. E eles nunca O conhecerão através de um seminário.
99 Deixe-me somente ler algo aqui. Está bem? Correto. Vamos voltar agora, eu tenho algo escrito aqui embaixo. Vamos descobrir como Paulo… Agora, aqui, aqui está o ensinador desta Mensagem. Vejamos em Atos 9:5, só um momento. (Espaço vazio na fita — Ed.). Deixe-me saber quando eu estiver fora de…?
E Saulo, respirando ainda ameaças… (Oh, aquele pequeno nariz aquilino, de alto temperamento, um Judeu de recursos)… e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco para as sinagogas, afim de que…
100 “Eu irei vê-los! Se eu pudesse somente encontrá-los, rapaz, que farei eu com eles! Vêem, se eu pudesse simplesmente encontrá-los!” Mas ele era predestinado!
101 Como você sabe que aquele velho contrabandista de bebidas alcoólicas ali embaixo não é predestinado para a vida? Como você sabe que aquela velha prostituta com a qual você nem mesmo conversa, como você sabe que um pequeno estreitar de mão e um convite para ir à igreja não faria dela uma santa de Deus para a Glória no além? Como você sabe se ela não é? Isto é o que não sabemos. Porém este é o nosso dever. Como o pescador que lançou a rede no mar e a puxou, ele trouxe sapos, peixes, lagartixas, aranhas aquáticas e tudo mais, mas alguns daqueles eram peixes. Ele não sabia, ele simplesmente lançou a rede. Isto é o que fazemos. Observe Paulo.
…desejando cartas de Damasco para as sinagogas, afim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. (Irmão, ele era realmente violento!)
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor…
102 Lá vinha um sacerdote pelo caminho, Doutor F.F.Jones, e lhe disse, “Você precisa de — de uma experiência do seminário agora, filho, e eu creio que Deus poderia te usar”? Não seria isto uma Escritura de aparência horrível, ler isto desta maneira? Agora, isto é muito senso… Eu não estou dizendo isto como uma piada. Aquilo fala, isto faz simplesmente tanto sentido como o que temos obtido disto hoje. “Vocês sabem, sua mãe foi uma boa mulher, eu creio que você será um bom pregador”. Observe o que aconteceu.
E… e, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz… (oh, o sobrenatural começa)… de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia… Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse, Quem és, Senhor? E disse: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá será dito o que te convém fazer.
103 E os homens desciam com ele, e seguiram adiante, e eles encontraram um homem. Ananias, lá embaixo, teve uma visão. Tudo sobrenatural! E o velho Saulo, aquele velho sujeito! Este Ananias teve uma visão, olhou em sua casa. Ele era um profeta, em sua casa orando, e ele teve uma visão. Ele… O Senhor falou com ele e disse, “Há um homem que vem pelo caminho lá de longe, e ele está tão cego como um morcego, e o seu nome é Saulo, ele é o Saulo de Tarso”.
104 Ele disse, “Senhor, tenho ouvido grandes coisas. Não me envies, sou um homem pequeno. Não me mandes atrás dele”.
105 Ele disse, “Porém, eis que em seu caminho, eu lhe dei uma visão. Eu apareci a ele em uma Coluna de Fogo. Eu o deixei tão cego o quanto ele poderia estar. E eu tive que cegá-lo e rasgá-lo antes que eu pudesse fazer algo com ele. Veja, eu tive que rasgar toda a sua teologia. Vocês sabem, ele era… ele era — ele era um grande companheiro em uma daquelas igrejas lá em cima. Ele tinha todos os tipos de graus, ele não tinha que ser polido em nada, mas” Ele disse, “o que eu tenho que fazer é tirar isto dele”.
106 Esta foi a coisa. Não foi colocar mais nele, mas tirar isto dele. Eu penso que este é o problema de muitos de nossos ministros hoje, tirar deles, para que então Deus possa colocar neles o Espírito Santo. Tirar fora! Agora ele disse que ele…
107 E ele disse, “Senhor, mas isto — isto — este homem é um homem terrível”.
108 Ele disse, “Mas observe que ele orou. Agora, você desce a uma certa rua e você chegará a uma fonte. Você passará na fonte pela esquerda, e você desce. Lá haverá uma casa branca, suba e bata na porta. Ele está só deitado lá na sala, foi aí que eles o levaram. Coloque suas mãos sobre ele, leve-o até o rio de Damasco e batiza-o no Nome de Jesus. Porque, Eu vou lhe dizer o que Eu vou fazer, ele vai ter que sofrer muitas coisas por Mim, porque ele é o Meu mensageiro para os Gentios”. Amém!
109 “Bem, agora, espere um minuto, Senhor! Agora,que escola devo aconselhar?” Eu lhe direi o que faremos, vamos ler aos Gálatas e descobrir. Somente o seguinte, o próximo capítulo para trás.Vamos encontrar em Gálatas 1, e começar com o versículo 10, e vamos descobrir qual escola Paulo frequentou, qual seminário, e quais mãos que foram colocadas sobre ele, e, oh, tudo aquilo tomou lugar. Gálatas capítulo 1. Para remir o tempo, vamos começar com a conversão, o versículo 10.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
110 Oh, que coisa, que coisa! Deixe-me dizer somente algo antes disto aqui. Gálatas 1, capítulo 8. Quantos sabem que Paulo foi um dos que fez aquelas pessoas serem batizadas outra vez no Nome de Jesus, Atos 19? Certamente foi. Vamos tomar um pouquinho abaixo daqui, o 8… o versículo 8.
…ainda que nós mesmos, ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
111 Pegaram isto? Onde você arrumou este Evangelho, Paulo? O versículo 9.
…assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo, Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
112 Seja ele um arcanjo, seja ele um bispo, seja ele um supervisor geral, seja ele o Doutor Fulano, seja Ele o que for, se ele não pregar o batismo nas águas no Nome de Jesus Cristo, o batismo com o Espírito Santo, não pregar a restauração dos dons, a Vinda de Cristo, todas estas coisas, que seja anátema! Se ele tentar tirar qualquer destas Palavras aqui e dizer que isto foi para outro dia e colocar nisto alguma nova idéia boba que aprendemos em algum seminário, que isto seja anátema!
113 Vamos ler adiante, ver como Paulo recebeu isto, ver como, o que estou tentando lhes dizer nesta manhã.
Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
114 Como posso eu esperar qualquer coisa, como pode um homem que ama a Deus, e um pregador, especialmente, esperar fazer qualquer coisa a não ser ser odiado pelos homens? Os homens te odiarão. Bem, eles disseram… Jesus disse, “Se eles Me chamaram, o Mestre da casa… Eu sou o Mestre, o maior de todos vós. Eu sou o que posso fazer mais milagres e fazer mais com o Espírito Santo do que todos vocês, porque Eu tenho toda a plenitude em Mim. E se eles Me chamaram de “Belzebú”, quanto mais irão eles chamar a vocês?” Mas disseram, “Não fique pensando no que você dirá, porque não será você quem falará, será o Pai que habita em você, quem falará naquela hora. Simplesmente permaneça certo com a Palavra”. E Ele, quando Ele terminou de escrever o Livro, Ele disse, “O que tirar uma só Palavra fora deste Livro ou acrescentar uma palavra a Ele, o mesmo será tirado do Livro da Vida, por ele”. Que Deus nos ajude permanecer certo com Ele!
115 Agora o versículo seguinte, deixe-me ler agora, ler rapidamente agora.
Mas faço-vos saber… Isto é, te leva ao julgamento. Faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
Agora, eu não sou nem Metodista, Batista, Presbiteriano, ou Pentecostal; não é nem mesmo segundo os homens.
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum,…
116 “Nunca recebi isto de homem algum, nenhum seminário, nenhum doutor, nenhuma divindade, nenhuma escola de educação. Nunca recebi isto desta maneira, nunca ensinei isto desta maneira, eu nunca encontrei isto desta maneira, isto nunca veio a mim desta maneira”. Como que isto veio então, Paulo?
“…ensinado isto, mas pela revelação de Jesus Cristo.
117 “Quando Cristo revelou a Si mesmo para mim, que Ele era o Filho de Deus, quando aquela Coluna de Fogo caiu sobre mim naquele dia, eu disse, “Quem és, Senhor?”
Ele disse, “Eu sou Jesus”.
118 Agora deixe-me mostrar a você o que… o que aconteceu com ele. Agora, agora mesmo se um sujeito tivesse experiência, eles lhe dariam dez anos para aprender o Grego, e dez anos a mais para aprender outra coisa, e por aquele tempo está terminado. Veja.
…não recebi, nem aprendi de homem, mas pela revelação de Jesus Cristo.
Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo.
119 “Eu fui um grande doutor, rapaz. Eu tinha isto”. Ele foi ensinado por Gamaliel, o maior ensinador que eles tinham na terra. Quantos sabem que Gamaliel foi um dos maiores — maiores ensinadores? Sim, senhor. “Meu judaismo , rapaz, eu o coloquei fora; eu sabia como dizer o Credo Apostólico e todas aquelas coisas, vê você. Eu sabia como dizer todas as orações da manhã e abençoar as pessoas” Vê?
…como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. (Como que tentei parar aquele grupo de santos roladores! Vê? Vê?
E na minha nação excedia em judaísmo…
120 “Eu era um grande homem. Rapaz, eu realmente… eu excedia, eu lhes mostrava que eu podia lhes esmagar, porque eu matei Estêvão e muitas outras coisas eu fiz. Vêem como eu fiz!” Como ele perseguiu além das medidas!
E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
121 Agora, recordem, não da Palavra de Deus, “das tradições de seus pais”, tradição da igreja, em outras palavras. “Eu penso que eu era um Metodista de alma, eu era um Batista de alma, eu era um Pentecostal de alma”. Oh, é você? Eu quero estar em Deus de alma. Sim, é isto. Vêem? Correto.
…tradições de meus pais.
Mas quando aprouve a Deus,… (oh, oh, Paulo, aí está você…) que desde o ventre de minha mãe me separou, o qual mesmo me trouxe a este mundo, e me chamou pela sua graça,
Revelar seu filho em mim,..
122 Como é isto? “O Espírito Santo em mim! Agradou a Deus me tomar, o qual separou de meu ventre, e me deu o Filho, o qual é o Espírito Santo na forma de Espírito, em mim, para revelar a Si mesmo em mim”. Oh, que coisa! Oh! Eu… eu… eu creio que eu quero gritar só um pouquinho.
123 Veja, deixe-me lhe dizer, irmão. Quando aprouve a Deus! Oh, aleluia! Quando aprouve a Deus! Um pai bêbado. Uma mãe… Deus te abençoe, mamãe, não estou dizendo nada contra ti. Mas uma mãe que não sabia de Deus mais do que um coelho sabe a respeito de sapatos para neve. E um pai bêbado caído pelas ruas. E sem nem mesmo sapatos para ir à escola, com cabelos longos abaixo do pescoço, e todos me odiavam porque eu era de Kentucky e estava aqui em Indiana. E como, oh, como era simplesmente um quadro de má reputação. Mas aprouve a Deus! Amém! Aprouve a Deus, O qual me separou no ventre de minha mãe, para que Ele pudesse revelar Seu Filho em mim, em fazer um ministro da Palavra, que permaneceria corretamente Nela, que mostraria visões e sinais, maravilhas e milagres. E, oh, que coisa!
124 Vêem a respeito de que Ele estava falando? Aprouve a Deus fazer aquilo! Como? Ouçam atentamente. “Para re-…” Tomem o versículo 16 agora.
Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a igreja,
125 “Eu nunca fui a nenhum bispo e lhe perguntei o que eu devia fazer. Eu nunca fui a nenhuma carne nem sangue, qualquer organização ou qualquer coisa a mais. Eu nunca tive nada a ver com eles. Eu nunca consultei carne nem sangue. Nem mesmo subi até Jerusalém a ter com os grandes santos sacerdotes e os pais santos, e todos aqueles, e disse, “Agora, vocês sabem, eu tive uma visão, que devo fazer a respeito disto? Eu vi o bendito Senhor Jesus em uma visão”. Eles diriam, “Saia daqui, você! O que… Seu santo rolador! Bem, o que aconteceu com você?” Não, eu tinha todos seus graus para começar. Tinha…”.
126 E Paulo disse aqui, eu posso te mostrar na Escritura, que ele disse, que ele teve que esquecer tudo que ele havia aprendido, e ter aquilo como nada, para que ele pudesse conhecer a Cristo. Oh!
Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.
Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.
127 E à medida que formos lendo, encontramos que ele e o apóstolo Pedro nunca haviam visto um ao outro na vida, não conheciam um ao outro, quando eles se ajuntaram eles estavam pregando o mesmo Evangelho. Deus tem uma escola. Sim!
128 Aqui estava Pedro, se levantou no dia de Pentecostes, disse, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo, para a remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.
129 Filipe disse, “Oh, quão glorioso é isto! Eu tenho que fazer algo também. Lá em… Eu tive um chamado lá em Samaria. Desci até lá e comecei a testificar nas ruas. A primeira coisa, uma pessoa enferma ficou de pé, coloquei as mãos sobre ela, e começou a saltar, a pular, dizendo, “Glória a Deus, aqui estamos”. Comecei a ter uma grande reunião”. Ele disse, “Todos vocês precisam do Espírito Santo”. Ele disse, “O que você tem que fazer, é ser batizado no Nome de Jesus”. Então ele os levou, cada um, lá fora e batizou todos eles no Nome de Jesus. Disse, “Vamos, Pedro, coloque suas mãos sobre eles agora”. E eles receberam o Espírito Santo.
Pedro, lá na casa de Cornélio, da mesma maneira.
130 Paulo nunca havia nem mesmo visto a ele ou ouvido qualquer coisa a seu respeito. Mas ele passou através da costa superior de Éfeso, e encontrou com certos discípulos. Ele encontrou um pregador Batista, ele era, Apolo, um advogado convertido, inteligente, brilhante, tomando o Velho Testamento e provando através Dele que Jesus era o Filho de Deus. Sim, senhor, ele era um homem sábio. E eles estavam gritando, eles estavam tendo regozijo. Assim diz a Bíblia. Leia o capítulo 18 e 19 de Atos e veja se isto não está certo. Eles estavam tendo alegria, eles estavam dançando no Espírito, e correndo por ali, você sabe. Paulo disse, “Mas receberam vocês o Espírito Santo desde que creram?”
131 E para vocês irmãos Batistas que tentam empurrar aquilo pela garganta do povo, e dizem que o grego original diz, “Receberam vocês o Espírito Santo desde, ou quando vocês creram?” Eu te desafio para que me tragam isto em grego. Eu mesmo tenho em minha posse o original do grego. Tenho também o Aramaico, e Hebraico também. Cada um deles diz, “Receberam vocês o Espírito desde que creram?”
132 Sois salvos pela fé, esta é a sua fé em Deus. O Sangue te conserva limpo de pecar, porque ele faz o sacrifício. O Sangue não te salva, o Sangue te conserva limpo. Como você diz que está salvo? Pela fé sois salvos, e isto é pela presciência de Deus, te chamando. Você é salvo, e o Sangue faz um pacto, constantemente te conservando limpo. E então por um Espírito sois batizados no Espírito Santo, no companheirismo de crentes, no companheirismo do Espírito Santo, para ser dirigido pelo Espírito, fazendo sinais e maravilhas.
133 Esperem, está vindo, esperando por algo, somente mais um pouquinho nós o pegaremos, espero que o façamos de qualquer maneira. Eu lhes disse para me chamarem desta vez, não foi? Simplesmente aconteceu quando olhei nisto. Somente uma — somente uma palavra ou duas mais, somente — só mais um pouquinho.
134 Quanto tempo está durando esta salvação, quanto tempo? Que tipo de salvação é esta? De igreja para igreja? De… Vamos ver em Hebreus 9:11, só um momento, somente — somente para ver por quanto tempo, só por poucos minutos. Vamos ver no Livro de Hebreus e vamos… vamos descobrir somente por quanto tempo esta salvação está durando. Ver que tipo de salvação é. Vamos ler agora em Hebreus 9:11.
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é,… (agora este é o mesmo mestre, Paulo, vêem)… não desta criação;
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no (quantas vezes? Uma!) no santuário, havendo efetuado… (salvação por uma semana, salvação para o próximo reavivamento? Por quanto tempo?)… uma eterna redenção.
135 O que a palavra “Eterna” significa? Em Cristo, depois que eu tenho crido… Nenhum homem pode chamar a Jesus de Cristo, somente através do Espírito Santo. Portanto há três classes de pessoas: incrédulos, manufaturados e crentes. Mas aqueles que têm crido na Vida Eterna, tem entrado no pátio.
136 Tome o velho tabernáculo, qual era a primeira coisa que eles faziam? Entravam para o pátio, os Gentios. O seguinte era o altar de bronze, onde eles lavavam o sacrifício na bacia de ouro. O seguinte era a morte do sacrifício, e a aspersão do sangue sobre o altar. Então, uma vez por ano, Arão ungia (com que?) com o perfume da Rosa de Sarom, com o óleo precioso no qual estava o perfume, eles o derramavam sobre sua cabeça, isto caía exatamente até a bainha de seus vestidos. Observe como este homem tinha que ir detrás da cortina, uma vez por ano, levando diante dele o sangue para o Lugar de Misericórdia. E certo ano ele levou sua vara e a deixou. Quando eles voltaram depois disto, ela havia florescido e dado botões. E a velha vara que ele havia carregado talvez por quarenta anos no deserto, colocada naquele lugar Santo! Observem, quando eles tomaram o sangue do pacto, o sangue, ele foi ungido. E ele tinha vestimentas e nelas tinha pequenas campainhas tocando, uma romã e um sino. E aquele homem tinha que andar de uma certa maneira que todas as vezes que ele movia sua perna, e movia assim e dava seu passo, e cantava “Santo, Santo, Santo é o Senhor. Santo, Santo, Santo é o Senhor. Santo, Santo, Santo é o Senhor”. Oh, que coisa!
137 De que estou falando? Ouça a Isto, Tabernáculo Branham! Você já tem tido sua chance. Quando um homem é uma vez ungido com o Espírito Santo, para ser adotado na família de Deus, para ser colocado em sua posição pelo Pai, e colocado em um serviço aqui fora, em seu propósito de vida, ou para o que Deus o tem chamado, seu andar deve ser “Santo, Santo, Santo é o Senhor. Santo, Santo, Santo!”
“Oh, você deve voltar a isto e se…”
“Santo, santo, santo é o Senhor”
“Oh, você deve crer em tudo que o ancião disse, nisto”.
138 “Santo, Santo, Santo é o Senhor”. Deixe Sua Palavra ser a primeira, que Ela possa ser tudo que existe lá, e estabelecer em seu coração! O seu andar deve ser na Palavra. “Santo, Santo, Santo é o Senhor”.
139 “Oh, se você simplesmente vier aqui! Eu lhe direi o que faremos, nós organizaremos, te colocaremos em nossa organização, você será um grande homem”.
140 “Santo, Santo, Santo é o Senhor. Santo, Santo, Santo é o Senhor”, movendo. Não faz nenhuma diferença o que as pessoas dizem.
141 “Traga estas fitas! Faça isto, faça isto, faça aquilo, faça aquilo outro”.
142 “Santo, Santo, Santo é o Senhor”. Você tem seus olhos colocados no Calvário, e não há nada que te possa parar! O próprio passo de sua vida, você está andando pela Auto-Estrada do Rei, ungido com o precioso Óleo da Unção, movendo no Santo dos Santos. Oh! Amém. Correto.
143 Paulo disse que ele não recebeu Isto de homem. Agora o que ele diz, de volta a Gálatas, nossa lição. “Fez-nos saber o mistério de Sua Vontade”. Qual é a Sua Vontade? “Nos fez saber o mistério de Sua vontade”. Vocês estão anotando o verso 9. Agora eu vou apressar e colocar isto para fora, porque está ficando tarde.
144 Oh, cada Palavra é tão…?… Oh, cada Palavra é uma pepita. Você pode simplesmente tomá-la e continuar polindo-a. Você pode cavar, eu posso… Você pode tomar uma de suas Palavras lá, levá-la a Gênesis e poli-la, levá-la a Êxodo e poli-la outra vez, você pode levá-la e Levíticos e poli-la outra vez, e, quando você chegar a Apocalipse, Ela é cada pedacinho Jesus! Amém. Você pode simplesmente poli-la o tanto que você desejar, ela será Jesus quando chegar… quando você alcançar Apocalipse. Pois, Ele disse, “Eu sou aquele que foi, que é, e que há de vir. Eu sou a Raiz das Primícias de Davi, a Estrela da Manhã. Eu sou o Alfa e o Ômega”. Estes são o A e o Z no alfabeto Grego. “Eu sou de A a Z. Eu Sou! Eu sou Tudo em todos”. Isto é certo. “Eu sou aquele que estava vivo e morreu, e está vivo para sempre. Eu tenho as chaves da morte e do inferno”. Oh! Cada pepita que você apanha aqui e começa a polir, ela fica polida até ser Jesus.
145 Agora, somente mais um pouco e então nós… nós… nós, nós pararemos. Sim. O que estamos esperando, então? Para que está você aqui na reunião? Qual é o propósito disto? Para que o mundo está gemendo? Para que está a bomba atômica pendurada lá, e as moléculas e os átomos? E, oh, o que é tudo isto?
146 Vejamos em Romanos, 8, só por um momento. Para que isto está esperando? Para que está tudo isto esperando? Qual é o tempo? Romanos, capítulo 8, e vamos começar e ler no, oh, eu diria no oito. Vamos até o nove, ou verso 19, e somente… somente ler aqui para fazê-lo, para fazê-lo docilmente. Isto é certo. Eu sei onde vocês vão chegar lá. Está bem. Romanos, capítulo 8, creio que estou certo agora. Sim, senhor. O capítulo 8, e vamos começar aqui mais ou menos no verso 18. Vamos começar no verso 14.
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são… filhos de Deus. Correto.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor,…
147 “Oh, se eu pudesse simplesmente resistir. Oh, se eu pudesse simplesmente resistir agora!” Que resistir que nada! Isto não é se eu resisto, é se Ele resiste. Eu estou Nele agora, vêem.
148 Bem, você diz, “Bom, se eu estou Nele!” Agora… vocês presbiterianos dizem, “Ah, nós sempre cremos Nisto”. Mas a sua vida prova que não, a não ser que você ande no tipo de vida que Ele andou, e creia no mesmo Evangelho que Ele pregou.
149 Você diz, “Ah”, os Batistas dizem, “claro, eu creio na segurança eterna”. E saem por aí e fumam charutos e vão dançar, e as mulheres cortam seus cabelos, pintam suas faces e agem como eu não sei o que? Seus frutos provam que vocês não crêem Nisto.
Quando eu digo, “Crê você na cura Divina?”
“Oh, o Doutor Jones disse que isto era assim, que foi nos dias atrás”.
150 Bem, seu hipócrita! Qual é o problema com você? Você pobre criança iludida. Você está tão longe do Evangelho que dá pena. Você tem sido desviado para alguma estrada lamacenta e a algum lixo queimando. Não vê aqui o que Ele disse? Que, cada espírito que confessa que Jesus não está vindo em carne agora mesmo, é o espírito do erro. A Bíblia diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. O que Ele disse então, Ele é agora, Ele sempre foi o caminho. Somente ouçam.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de a… (a congregação responde — “adoção”- Ed.)
151 Agora, depois que você recebeu a adoção, certo, depois que você recebeu a adoção. Você está estabelecido, então você compreende, depois de feita a cerimônia e você foi colocado no Corpo corretamente. Você é um filho, claro, uma filha quando você é nascido de novo você é aquilo, este é o seu nascimento. Mas agora você colocado em sua posição.
Não recebemos o espírito de temor; mas temos recebido o Espírito, temos recebido o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Abba, Pai. Que significa “Deus meu”. Correto.
O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos… somos filhos de Deus.
152 Como faz isto? Você diz, “Glória a Deus! Aleluia! Isto não me incomoda, eu sou um filho de Deus”, e sai e faz as coisas que você faz? O Espírito de Deus fará as obras de Deus.
153 Jesus disse, “Aquele que crê Mim, as obras que faço ele também as fará”. Vêem? Vêem?
154 Se… se… se… se esta videira brotar e produzir muitas uvas, e a próxima brotar e produzir um punhado de abóboras, há algo errado. Vêem? É uma igreja saqueada, é uma vinha saqueada, é uma pessoa corrompida. E se uma pessoa com alguma denominação, pertence a uma denominação e chama a si mesmo de cristão, e não tem o Espírito Santo e o Poder de Deus e todas estas coisas…
155 Agora, se você sai por aí e age como estes que estavam bêbados, só porque você falou em línguas. Já vi demônios falarem em línguas. Sim, senhor. Já os vi dançarem em Espírito, gritarem e coisas assim em suas bocas, e tudo, e tudo aquilo. Tenho visto aquilo. Não estou falando… não estou me referindo àquilo. Me refiro ao Espírito de Deus.
O mesmo Espírito testifica com o nosso Espírito que somos filhos de Deus.
E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que as aflições…
156 Ouça a isto. Oh, se isto não é maravilhoso!
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Em nós!
Porque a ardente expectação da criatura…
157 Aqui diz, tem um pequeno… tem uma pequena palavra aí, um pequeno significado na margem, “criação”, no grego.
…expectação da criação, a criação está esperando pela manifestação dos filhos de Deus.
158 O que tudo está esperando? O que toda a criação está esperando? A manifestação dos filhos de Deus. Está esperando a igreja voltar a sua posição. Quem era o filho de Deus, no tempo de Adão, onde estava o Seu domínio? Na terra, ele… ele tinha domínio na terra. É isto certo? Ele não era Elah, Elah, Elohim então, Ele era Jeová. Vê? Isto é, “Eu sou Deus, e Eu fiz alguns menores do que eu. E Eu tenho lhes dado um domínio. E em seu domínio, o domínio sob eles que é a terra”. O homem tinha o domínio sobre a terra. E toda a criação está esperando que os filhos de Deus sejam manifestos.
Estamos esperando pela vinda daquele alegre dia do milênio,
Quando nosso bendito Senhor virá e levará Sua Noiva, Oh, a terra está clamando, clamando por aquele dia de doce libertação,
Quando nosso Salvador voltará à terra outra vez.
159 É isto correto? Esperando. Deus tentando colocar Sua igreja na sua posição, para manifestar a Si mesmo, entrando naquilo para que Ele possa obrar desta maneira, digamos, “Aí está no Meu Espírito fluindo livremente. Aí está ele. Que, aquilo, eu… eu… eu… posso agir aqui”. Consiga outro aqui e o estabeleça, “Eu o posso estabelecer”. Adoção, estabelecendo, manifestando, tirando-o daqui e fazendo uma cerimônia para ele, visitando-o com um Anjo, dizendo-lhe algo. Agora, se o que ele disse é verdade! Agora se ele está simplesmente planejando algo, isto não dará certo. Agora, agora, aquilo… aquilo não dará certo, tivemos muito daquilo. Mas quero dizer… mas eu quero dizer as manifestações de Deus, quando Deus manifestou a Si Mesmo e Ele o enviou para fora. Então ele saiu, e o que Ele disse é a Verdade. O que ele faz é a verdade. O que ele faz, ele manifesta Cristo. Como você o julga? Pela maneira que ele permanece com a Palavra, corretamente com a Palavra. Vêem, é assim como você conhece todos os homens, é pela maneira que ele permanece com a Palavra. “Se eles não falarem de acordo com a Palavra, não há Vida nenhuma neles”, diz a Bíblia. Vêem? Deixe-os de um lado.
160 Agora vamos ler, então nós… nós teremos que parar, porque o nosso tempo está escasso. Correto, no verso 10, ou melhor, verso 9.
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, para nos adotar, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
161 Ele propusera em Si Mesmo, antes da fundação do mundo. Quantos entendem isto? Vêem?
Na dispensação…
162 Oh, que coisa, aqui estamos outra vez! Vêem? Oh, bem, vamo… vamos simplesmente passar disto, vêem.
…na dispensação da plenitude dos tempos…
163 Crê você nas dispensações? Assim diz a Bíblia, “Nas dispensação da plenitude dos tempos”. O que é a plenitude dos tempos? Tem havido uma dispensação de, bem, lá havia a dispensação da Lei Mosaica. Lá havia a dispensação de… de João Batista. Lá havia a dispensação de Cristo. Lá havia a dispensação da organização da igreja. Lá havia a dispensação do derramamento do Espírito Santo. Agora é a dispensação da adoção, e o que o mundo está esperando, gemendo. “E quando a plenitude dos tempos vier, quando a dispensação da plenitude dos tempos”. Qual é aquela plenitude dos tempos? Quando os mortos levantarem, quando as enfermidades cessarem, quando… quando toda a terra parar de gemer. “A plenitude da dispensação dos tempos”. Observe isto.
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos,…
164 Não está você contente? Como Ele irá fazer isto? Ajuntar todas as coisas em Quem? (A congregação diz, “Cristo”- Ed.) Como entramos em Cristo? (“Por um Espírito ) Por um Espírito somos todos batizados em ( “um Corpo”) um Corpo. E aquele Corpo é o Corpo de Quem (“Cristo”) Já julgado. (“Amém”) Ele tomou nosso julgamento. Então o que somos? “Quando eu vir o (“sangue”) sangue, eu passarei de vós”. Cada vez que Ele olha para o Corpo, lá está Ele assentado, sangrando. Estou eu lá agora? O Espírito Santo. Ele passou. Oh!
E quando a plenitude da dispensação dos tempos, para que ele possa congregar… todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus…
165 Agora se você deseja falar a respeito de um nome, somente entraremos nisto agora por um pouco de tempo. Toda família no Céu é chamada de que? (A congregação diz, “Jesus Cristo”- Ed.) Toda família na terra é chamada de que? (“Jesus Cristo”).
166 Há algumas mulheres distintas aqui, admiráveis, exatamente verdadeiras damas, senhoras. Há uma Sra. Branham, Sra. William Branham, ela é a minha esposa. Ela vai para casa comigo. Vêem, as demais vão com seus esposos.
167 Há uma grande Igreja viva do Deus vivo, ela sustenta o Seu Nome, Ela está cheia de Seu Espírito. Isto é certo. Eu não digo…
168 Eu não condeno suas boas obras, eu não condeno seus hospitais e as boas coisas que eles fazem. Eu acho que isto é maravilhoso, e são as bênçãos de Deus para os pobres, para a humanidade que sofre. Eu não condeno todas estas outras coisas que eles estão fazendo. Ótimo, isto é perfeitamente correto. E suas grandes organizações e milhares de dólares, certamente eu preferiria ver aquilo do que contrabandistas de bebidas alcoólicas unidos ali na esquina, a qualquer hora. Certamente eu os honro como ministros de pé no púlpito.
169 Mas quando isto chega ao ajuntamento no fim da dispensação, isto estará esperando pelas manifestações dos filhos de Deus. Naquela dispensação, que Ele possa juntar todos, tudo que tem sido trazido a Cristo. O que é Cristo? Quantos, como entramos Nele? I Cor.12, “Por um Espírito somos todos batizados em um só Corpo, o qual é o Corpo de Cristo, e fez portadores de cada dom e cada boa coisa que Ele possui”. É isto certo? “E toda a terra está gemendo, clamando, esperando pela manifestação quando Cristo e Sua Igreja se unirão.
Que… dispensação da plenitude dos tempos… congregando em um… tudo em Cristo, ambos que estão no céu, e na terra; e mesmo nele: …terra; mesmo nele:
Nele… em quem fomos feitos herança,…
170 Oh, irmão Neville, perdoe-me por ter tomado este tempo. Eu… aquela palavra “herança”. Oh, que coisa! Eu sei que Este é um parente redentor Irmão. Eu não… Eu espero não estar louco. Eu… eu… eu somente… eu não acho que estou. Mas, oh, Uma o que? “Uma herança”. Temos obtido uma herança. Alguém tem que te deixar algo. Deus, antes da fundação do mundo, te deixou algo. Um nome escrito no Livro, para que quando o Cordeiro fosse sacrificado você fosse reconhecido com Ele. Oh! Vamos armazenar isto por esta noite. Vamos ler só mais um pouquinho. Que coisa, que coisa! Como chegaremos ao verso 3 nesta noite?…?… Não temos quatro ou cinco versos disto. Agora estamos preparando para concluir, embora tenha que simplesmente ler e deixar isto assim.
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo…
171 O que? Como recebemos esta herança aqui? Como a recebemos? Por que andamos corretamente? Como recebemos esta herança? Porque éramos predestinados. Amém. Oh! Meus irmãos Arminianos, eu sei que isto é terrivelmente difícil. Não tenho intenção de ferir, mas isto simplesmente me faz tão bem em saber que isto… Você… você… você tem isto, você tem isto, irmão, correto. Você simplesmente não o vê. Você o tem da mesma maneira. Vêem? Você está bem, vêem, você está bem. Vê? Mas você… Vêem? Oh, é tão bom olhar nisto. Sim. Exatamente o que o irmão Neville disse a respeito da arcada naquela época, “Pegue uma escada dobradiça e ande nela e veja o que aconteceu”. Sim, senhor. Isto é o que, isto é Aquilo. O Espírito Santo de Deus é a nossa escada para nos dizer o que temos. Vêem?
172 Vêem, uma herança. Oh, que coisa! Sendo que tipo de herança?
…havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
173 Quando Ele era… antes que Ele fosse Papai, antes Dele ser Deus, antes Dele ser Salvador, antes Dele ser um Curador, antes de tudo isto, Ele predestinou, colocou o Nome do Cordeiro no Livro, olhou através de Sua presciência e viu o seu nome, o colocou lá também. O que é isto? E depois de algum tempo nós entramos no mundo, nascidos de pais pecaminosos; andamos aí pelo mundo, vocês sabem. A primeira coisa que você sabe, como aquele pequeno Judeu de nariz aquilino, Paulo, vocês sabem, e estava rasgando, e a primeira coisa, Algo disse, “Aqui, aqui, aqui, aqui aqui!”
Você diz, “Oh, Aba, Pai!”
174 E aqui começamos a vir, vêem. Nos predestinou para a nossa herança Nele, que foi predestinada para nós, nós herdamos isto antes da fundação do mundo. Vêem? Oh, Seu Próprio propósito para obrar Sua Própria boa vontade, isto é correto, para ser Deus e Salvador.
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade,…
175 E Quem é a Verdade? Jesus é a Verdade, a Verdade do Evangelho. Agora que Evangelho? Há somente um Evangelho. Gálatas 1, diz, “Embora um Anjo pregue qualquer outro Evangelho, que seja anátema. Este é o Evangelho, o Evangelho da sua salvação; não outro, não há outro. “Não — não há outro nome dado sob o Céu onde possamos ser salvos”. A não ser no Nome de que? (A congregação diz, “Do Senhor Jesus Cristo — Ed.) Oh, que coisa!
…em quem… tendo nele também crido, fostes selados…
176 Oh, “Depois de creres!” Como podemos passar por isto, irmão? Vamos somente deixar isto para esta noite, o que dizem vocês? Oh, que coisa! Eu… eu simplesmente não posso ir… mais longe que isso. Deixemos isto por essa noite. Eu simplesmente não posso deixar aquela palavra “selados”, como você entra nisto, vê.
177 Herança por predestinação. Eu herdo algo. O que é herança? Tem que haver alguém para me deixar uma herança. Ora, você diz, “Jesus te deixou uma herança”. Como? Jesus nunca me deixou uma herança, Jesus nunca te deixou uma herança; Ele simplesmente desceu e pagou por nossa herança, te trouxe para a sua herança. Mas o seu nome foi colocado no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. Deus te deu a sua herança. A sua herança foi primeiro. Jesus somente veio… Um pouco, aqui está o caminho que eles tentam fazer, “Deus disse, “Bom, há muitas pessoas perdidas, e Eu não as quero… salvas, então Eu mandarei Jesus lá embaixo e talvez Ele… alguém sinta compaixão, e saibam o que Eu tenho feito e se salvem”. Oh, misericórdia! Eu não ocuparia o meu ofício assim, mesmo tão ineficiente como as vezes o faço agora. Sim, eu não faria isto desta maneira. E Deus?
178 Deus, através de Sua presciência, viu exatamente quem seria salvo e quem não seria salvo, Ele mandou Jesus para salvar aqueles que Ele já tinha escolhido. Não disse Paulo, cinco versos antes deste, que “Ele nos escolheu Nele antes mesmo de haver um mundo”? Esta é a nossa herança. Deus nos escolheu, e deixou Jesus vir e pagar o preço. O que? O derramamento do Seu Sangue, que nenhum pecado nos seria contado. Nada que você faz. Mas se você…
179 “Aquele que peca propositadamente depois de receber o conhecimento da Verdade, não há mais nenhum sacrifício”.
180 Agora, aí está onde você levantará outra vez, dizendo, “Como é isto, irmão Branham?”
181 Mas somente recorde, vêem, “quem tem recebido o conhecimento da Verdade”. Eles nunca receberam a Verdade, eles simplesmente receberam o conhecimento Dela. Vêem? É impossível para aqueles que foram uma vez instruídos e feitos portadores do Espírito Santo, provaram do poder da boa Palavra. Estes são aqueles crentes da divisa lá atrás. Muitos me escreveram cartas sobre isto.
182 Aqueles crentes da divisa subiram até lá, Josué e Calebe foram exatamente lá. Por que? Agora nós vamos chamar aquilo de Espírito Santo, a terra lá fora. Aqui estão eles atrás do lado de fora. É aqui em cima, digamos que isto é o Espírito Santo, e eles estão de volta lá fora, vê você. Aí está onde a promessa está, está lá. Bem, eles dizem, “Mande dez espias, um de cada tribo, para que então todas nossas tribos possam saber o que é a nossa herança, onde estaremos estabelecidos lá, onde seremos colocados, então eu vou enviar alguns espias”.
183 Todos eles foram lá, “Oh que coisa! Bem nós somos chamados santos roladores! …?… Não, não, nós não podemos fazer isso”. Vêem?
184 Josué e Calebe disseram, “Eu verei o que isto parece”. Então eles vieram aqui e viram. Que coisa, eles foram até lá e cortaram um grande cacho de suas uvas e desceram. Disseram, “Rapaz, são boas, são simplesmente boas! Aqui, tome umas, elas são realmente boas!”
185 “Oh, isto é bom, porém, oh, veja aquelas grandes… Oh, não poderíamos fazê-lo. Nos colocar de pé contra todas suas grandes denominações, todas aquelas grandes coisas? Oh, é muito ruim, não podemos fazê-lo. Não, senhor! Não, não, não podemos. Não, senhor”. E eles começaram a dizer, “Oh, vamos voltar às panelas do Egito. Nós poderíamos muito bem ter permanecido lá. Não podemos fazer isto, este caminho é muito estreito. Oh, não podemos fazer isto, não podemos fazer aquilo”.
186 O velho Calebe disse, “Quietos, todos vocês!” Josué disse, “Calem a boca, cada um de vocês! Deixe-me dizer algo”.
187 “Oh, meu Deus, meu Deus, meu Deus, não podemos fazer isto! Oh, não podemos. Bem, se eu tivesse que encerrar com o meu cartão de festa, irmão Branham! Se eu deixasse o meu cabelo crescer como alguma velha, eu simplesmente não sei o que eu faria. Se eu tivesse que parar de usar os meus pequenos shortes, eu — eu — eu tivesse que parar de usar, você sabe. E se eu tivesse que parar com os meus cigarros, se eu tivesse que fazer isso!” Seu pobre exemplo deliberado. Sim. “Você simplesmente não pode fazê-lo”.
188 Josué disse, “Oh, é bom. Aleluia! Podemos tomar isto”. O que era isto? Eles estavam olhando para a grande cidade que estava murada. E Josué e Calebe estavam olhando para a promessa que Deus havia feito. Fiquem com a Palavra não importa quem seja você. Fique com a Palavra!
189 Pois Pedro disse, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado do Nome de Jesus Cristo para a remissão de pecados, pois a promessa é para vós, (que Terra prometida?) “e para vossos filhos e para aqueles que estão longe, tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar”.
190 Não deixe isto ferir, concluindo, por favor não vêem? Aí está você Peregrino da Santidade e Nazarenos, vocês vieram para a santificação, andaram até aqui ao ponto de poderem ver as uvas, e então viraram e foram embora. Vê o que aconteceu? Este que é o problema, vocês nunca entraram na terra. Mostra-me um Nazareno ou Peregrino da Santidade, ou qualquer um deles em seus terrenos hoje, tendo grandes campanhas de curas com sinais e maravilhas feitos. Mostre-me um. Você foi estabelecido no Egito, voltou à panela de alho. Você parou em Cades-Barnéia. Certo.
191 Observe, e deixe-me te dar um ponto em Hebreus, capítulo 6. “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados”, vocês sabem melhor. Se não, você o sabe agora. Vêem? “E foram feitos portadores e provaram dos dons celestiais”.
192 Provaram, vêem. As pessoas vão a igreja, e se assentam ali e dizem, “Você sabe, eles, eles podem estar certos. Aquilo, aquilo pode estar certo. Pode estar, exatamente o mesmo, mas eu lhe digo, rapaz, isto toma muita fé para se fazer aquilo”.
193 “Provaram dos dons Celestiais, e têm reputado o Sangue do pacto uma “coisa que não era santa”, no qual você foi santificado”.
194 Como um pregador, sua mãe o enviou. Ele diz, “Eu fui chamado para ser um servo do Senhor”.
195 “Correto. A primeira coisa que tenho que fazer é lavar no batedouro, querido, eu vou te enviar para alguma escola”. Foi a pior coisa que ela já fez. Certo. Eles irão tirar dele tudo que Deus está tentando colocar nele. Isto é certo. Agora observe.
196 “Pois se pecarmos propositalmente, pecado proposital depois de termos recebido o conhecimento da Verdade, do conhecimento. Ver isto na Escritura e saber que a Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Vêem Aquilo, é o conhecimento da Verdade. Para ver isto, nós voltamos, e reputamos o Sangue do Pacto…”
197 Um homem diz, “Oh, sim, eu creio em — em Deus”. Correto, você dá o primeiro passo.
198 “Certamente, eu creio em santificação”. Correto, você está na fronteira, bem aqui em cima pronto para receber o Espírito Santo. Mas você olha e diz, “Eu — eu — eu não sei a respeito daquilo. Se eu tivesse que agir como… Não. Eu não sei. Você sabe de que eles chamam aquelas pessoas? Uh-huh, eu não sei se eu poderia fazer aquilo ou não. Não, eu creio que simplesmente irei em frente e unirei…?…” Vê? Vê?
199 E você sabe o que acontece? Ele disse, “É impossível para eles até mesmo entrar”. Eles pecaram e ultrapassaram seu dia de graça. Assim diz a Bíblia. Eu sei que isto é pesado, mas a Bíblia diz, “Tem provado dos dons Celestiais, e reputam o sangue do pacto com o que…”.
200 Eles dizem, “Eu creio em santificação, uma vida boa, limpa e santa”.
201 Certamente, porém você, quando você vê o batismo com o Espírito Santo, e o batismo e todas estas outras coisas na Bíblia, e você tem feito o que? Você tem reputado o Sangue do pacto pelo qual você foi santificado, uma “coisa que não é santa”. O que no mundo te trouxe até lá em cima, homem? O que conservou… o que te guardou de ser um vil pecador? O que tirou o pecado de sua vida, e fumar e beber, e mulheres e coisas de sua vida, aquilo não deveria estar lá? O que fez aquilo? O Sangue do Pacto! Então você se aproxima o mais perto para provar das uvas na outra Terra, e envergonhado do Evangelho, com medo de sua denominação! Deus tenha misericórdia! Sim, senhor. “Reputado o Sangue do pacto uma “coisa não santa”, e menosprezando as obras da graça. É impossível para ele alguma vez entrar na Terra”.
202 O que aconteceu? Eu te pergunto. Agora, eu sou tipologista, e qualquer homem que conhece a Bíblia é um tipologista. Alcançaram alguns daqueles homens a terra prometida? Nenhum deles. Quem fez isto, quem foi lá? Aqueles que foram primeiro, voltaram e disseram , “Nós podemos tomá-la, nós podemos ter o Espírito Santo porque assim disse Deus. “Pedro disse no Dia de Pentecostes, que se eu “arrependesse e fosse batizado no Nome de Jesus Cristo”, eu receberia o Espírito Santo, a promessa é para mim. Estou desejando fazê-lo. Minha, a promessa é minha”. Você entendeu? Agora a promessa é minha. Eu a recebo, é minha. Aqui está. Eles foram os únicos.
203 “Oh”, você diz, “Mas irmão Branham, na ressurreição!” Eles não estarão lá. “Oh, eles não estarão?” Não, senhor. Jesus disse.
204 Eles disseram, “E você está fazendo a Si Mesmo um grande como Moisés, e Tu disseste que eras, Tu viste a Abraão”. E disse, “E — e — e Abraão estando morto! Porque, você não — você não tem nem cinquenta anos de idade, e você disse que viu Abraão?”
205 Ele disse, “Antes que Abraão fosse, Eu Sou”. Oh, que coisa! O “Eu Sou”, sempre presente, Deus Eterno. Não ontem, não amanhã, “Eu Sou”. Vêem? O Deus sempre-presente, o Eloí, “Eu Sou”. Então eles prenderam, eles iam matá-Lo.
206 Ele disse, “Bem, nossos pais comeram maná no deserto por quarenta anos. Deus fez chover pão lá do Céu e os alimentou. Eles foram a igreja e eles foram bons membros da igreja por quarenta anos. Minha velha mamãe morreu lá na igreja”, e tudo assim. “Meus pais comeram maná no deserto por quarenta anos”.
207 E Jesus disse, “E eles estão todos mortos”. Morte significa a sua “separação Eterna”. “Eles estão todos mortos. Porém eu vos digo, que Eu sou o Pão da Vida que veio de Deus lá do Céu. Um homem come este Pão do Espírito, ele tem Vida Eterna e ele não pode perecer. E Eu o levantarei no último dia”. Oh, irmão, não é Ele maravilhoso?
Não é Ele maravilhoso, maravilhoso, maravilhoso?
Não é Jesus nosso Senhor maravilhoso?
Olhos têm visto, ouvidos têm ouvido, o que está gravado na Palavra de Deus;
Não é Jesus nosso Senhor maravilhoso?
208 É isto correto? Nós vemos o Seu discernimento de Espírito indo através de nosso meio. Nós o vemos fazendo milagres, sinais e maravilhas. Nós ouvimos Isto escrito bem na Palavra aqui, nós vemos Isto confirmado exatamente lá. Oh, que coisa!
Olhos têm visto, ouvidos têm ouvido, o que está gravado na Palavra de Deus;
Não é Jesus meu Senhor maravilhoso?
209 Em dois ou três minutos, haverá um serviço de batismo nas águas apresentado aqui. E agora aqueles que serão batizados, deixem as mulheres passarem por aqui, e os homens aqui neste lado. E agora os homens à minha esquerda, aqui neste lado. E as mulheres aqui. Lá dentro haverá irmãs com as roupas prontas. E se qualquer homem ou qualquer mulher aqui nesta manhã, que está convencido que você crê na Palavra de Deus, e você crê que Deus guarda a Sua promessa, se um homem completamente se arrepende de todos seus pecados! Agora, o Sangue não tem feito nada ainda. Não é simplesmente sua fé em Deus. E Deus está chamando, somente (o irmão Branham sopra no microfone, “Whoosh, Whoosh, Whoosh”… Ed) te chamando. É isto que está fazendo agora. (“Whoosh, Whoosh”) “eu nunca fui batizado” (“Whoosh, Whoosh”) “Bem, bem, se eu somente posso começar e fazê-lo diferente. (“Whoosh,) É isso, essa é a coisa, comece, então você será diferente depois que você começar. Vêem? Você tem que voltar, e começar, vêem.
Você diz, “Bem, eu – eu — eu nunca vi isto desta maneira”.
210 Bem, querido irmão, eu quero que você me mostre uma Escritura onde qualquer homem… eu tenho oferecido isto por trinta e um anos de ministério ao redor do mundo, perante bispos e demais, onde uma pessoa, uma pessoa foi alguma vez batizada de alguma outra maneira a não ser no Nome de Jesus Cristo. E cada um que não foi batizado no Nome de Jesus, tem que vir e ser batizado outra vez no Nome.
211 Deus tinha somente um Nome, e Seu Nome é Jesus. Que era o Seu Filho, Ele tomou o Nome de Seu Filho. Deus! Agora, Jesus, no corpo era um homem. Nós sabemos disto. Aquele era o Filho de Deus que foi protegido. Agora nós não cremos em um tipo da unicidade, as pessoas que dizem que Deus é como seu dedo. Nós cremos que há três atributos — atributos de Deus. Três atributos de Deus, Deus manifestado. Mas há um Deus. Vêem? Isto é correto. Nós não cremos… Nós cremos em um… em uma… Deixe-me fazer isto assim, nós cremos que Deus viveu em três ofícios. Ele teve um ofício na terra certa vez.
212 Agora, vocês mulheres vão para este lado, e vocês homens vão para este lado, vão se aprontando. E eles se aprontarão para o serviço batismal agora.
213 E, agora, Deus teve três ofícios. Um deles era chamado de Paternidade, ou a dispensação do Pai; o outro era chamado de Filho; e o outro era chamado de Espírito Santo. Agora, hoje, o que… em que dispensação está o Pai trabalhando hoje? (A congregação responde “Espírito Santo” Ed.) Espírito Santo. O que era Ele nos dias que passaram? (“Jesus”) Jesus. O que Ele era nos dias antes daquilo? (“Pai”) Então há somente um Deus! Está isto correto? Ele é Pai, Filho e Espírito Santo. Estes tres, estes tres ofícios de um Deus. Um Deus!
214 Mas agora, Pai não é um nome, é isto certo? Eu quero te perguntar. Agora eu quero vos entregar Mateus 28:19, onde Jesus disse, “Ide portanto, ensinando todas as nações, batizando-as no Nome” (N-o-m-e) “Nome do Pai…”
215 Agora eu quero ver o tanto que você conhece a sua Escritura. Diga-me quando eu sair fora da linha. E Ele lhes disse. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Aquele que não crer será condenado. Estes sinais seguirão aos que crerem. Em Meu Nome expulsarão demônios”, (é tudo isto verdade?) “falarão em novas línguas, pegarão em serpentes”. Agora eu vou vos citar, Mateus…
216 Agora ouçam. Eu perguntei a um historiador. Agora isto está na fita, isto vai a todo mundo. Eu pedi a qualquer historiador para vir até a mim e trazer qualquer texto da Escritura, qualquer texto da… não da Escritura, qualquer texto da Escritura ou qualquer história, ou qualquer verso da história que alguma vez mostrou que qualquer Protestante, que qualquer pessoa foi alguma vez batizada no nome do “Pai, Filho e Espírito Santo” até que a igreja Católica o ordenou no Concílio de Nicéia. Agora isto está em fita, isto vai através do mundo, trinta e sete línguas diferentes isto é traduzido. Eu pegarei a sua passagem para ir a outro lado do oceano. Isto é correto. “Pai, Filho e Espírito Santo” é um falso, falso dogma católico, e não um batismo cristão. Certo! Lutero trouxe isto da igreja católica, com o catecismo, Wesley o adotou e veio. Mas este é o dia da manifestação dos filhos de Deus quando os mistérios que forem escondidos desde a fundação do mundo foram feitos conhecidos. Esta é a hora. Certamente.
217 Recordem, nunca houve nem uma pessoa na Bíblia que foi alguma vez batizada no nome do “Pai, Filho e Espírito Santo”. Por trezentos anos após a morte do último apóstolo, lá não houve nenhum que alguma vez foi batizado no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Eles tiveram… Nós vimos ambos Pais Pré-Niceianos, O Concílio de Nicéia, e de lá eles se organizaram o que eles chamam de “Igreja Cristã Universal” e fizeram uma organização daquilo e forçaram todas as pessoas a ela, a qual é a igreja Católica. A própria palavra “católica” significa “universal”, a igreja cristã universal ao redor do mundo, uma igreja para cobrir o mundo nesta cristandade. Eles forçam as pessoas a isto. Lá eles adotaram, eles tiraram a Vênus e colocaram Maria. Eles tiraram Paulo… ou Júpiter, e colocaram Paulo. Ela continua sendo pagã! Certo. A Igreja Católica saiu de lá, e depois de quinhentos anos…
218 Eles têm uma peça que está passando por Louisville agora, Ben Hur. Eles tiveram os Dez Mandamentos a não muito tempo atrás. Eu gostaria que eles fizessem uma se eles pudessem, dos mil e quinhentos anos das eras das trevas. Eu gostaria que eles fizessem uma destas. Mil e quinhentos anos de perseguição pagã, quando eles forçaram todos e os mataram, e os assassinaram, os dependuraram. Colocavam um boi atrás de um e outro boi atrás de outro, então os fazia beijar o crucifixo ou começarem a andar nesta ou naquela direção. Eu coloquei minha mão, lá na Suíça, atrás dos postes ondes eles se colocaram lá de pé e cortaram suas línguas fora e os chamavam de feiticeiros e tudo mais. Isto é exatamente correto. Certo!
219 E aquele mesmo espírito existe hoje. É somente a lei que o segura embaixo. Espere até que isto receba sua liberdade. Assim diz a Bíblia. Espere até que mostre suas cores, até que tenha uma chance. Você poderá votar nisto logo em breve, pois é tudo que sei. Vêem? Virá, virá. Não há maneira de evitá-lo. Tem que vir. Isto é correto. Tem que vir, está vindo. Então quando o fizer, você somente observe. Mas, irmão, você quer saber de uma coisa, eu sei em Quem tenho crido. Amém. Marchando em frente. Vêem. É isto.
220 Há um tempo quando o… quando o escritor, quando eu disse o escritor da Lamsa — Lamsa — Lamsa — Bíblia Lamsa, quando ele olhou e viu aquele antigo sinal de Deus, exatamente aquilo, três pontinhos naquilo, eu disse, “O que são eles?”
Ele disse, “Aquilo é Deus em três atributos”.
Eu disse, “Tais como, Pai, Filho e Espírito Santo?”
Ele olhou para mim, disse, “Crê você nisto?”
E eu disse, “Sim, senhor”.
221 Ele disse, “Eu vi aquele discernimento outra noite, eu pensei que você era um profeta do Senhor”. Disse, “Deus abençoe seu coração”. Colocou o seu braço ao meu redor, disse, “Agora eu sei que é”. Ele disse, “Estas pessoas americanas nem mesmo sabem o que é”. Disse, “Elas nem mesmo sabem de nada”. Disse, “Eles estão tentando tomar um Livro Oriental e fazerem deste um Livro Ocidental. Eles nem mesmo conhecem suas Bíblias. Ele disse, “Não há nenhum outro Nome dado sob o Céu, nenhum outro Nome, pois todos foram sempre batizados no Nome de Jesus Cristo. Não há tal coisa como três pessoas em um Deus”. E se isto foi o irmão Lamsa, Doutor Lamsa, o tradutor da Bíblia Lamsa, o qual é amigo do peito de Eisenhower e de todos os grandes diplomatas do mundo, e tudo mais, lançou os seus braços ao meu redor, disse, “Em algum dia eles atirarão em você por isso. Mas”, disse, “recorde, todas aquelas pessoas morreram por uma causa”.
222 Eu gostaria de estar como o velho Pedro quando foi colocado em prisão. Lá havia um velho rapazinho que estava todo nervoso. E ele disse, “Oh, qual é o problema?”
Disse, “Você sabe que você vai ser executado?”
Pedro disse, “Sei”
Ele disse, “Bem, você está preparando para morrer hoje”.
Ele disse, “Sim”.
Ele disse, “Bem, eles… eles… não está você com medo?”
Ele disse, “Não”
Ele disse, “Você deve ser um daqueles que eles chamam de cristão”.
Ele disse, “Sim”.
Disse, “O que aconteceu?”
223 E ele lhe disse, ele se assentou e lhe contou a história. E enquanto seguia, descendo, ele disse, “E eu poderia estar livre nesta manhã. Eu poderia ter ido e unido a alguma de suas denominações e simplesmente viver, vê. Eu poderia estar livre. Mas eu comecei a sair pelo portão da cidade, e eu vi Um vindo, entrando. Eu sabia Quem Ele era. Eu disse, “Senhor, onde Tu estás indo?” Ele disse, “Eu vou voltar para ser crucificado outra vez”, Disse “Eu voltei imediatamente”.
Logo então disse, “Quem é chamado da Simão Pedro?”
Disse, “Aqui estou!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *