AO REALIZAR SUAS MARAVILHAS
12 de Janeiro de 1958
Chicago – Illinois – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Obrigado, irmão José. Vamos inclinar as cabeças por um momento para a oração.
Senhor, somos agradecidos a Ti, de fato, por este grande privilégio que temos de vir a Ti, nesta tarde, chamando-Te de nosso Pai, sabendo que em Tua Palavra é prometido pelo Teu Filho, que se pedíssemos qualquer coisa ao Pai em Seu Nome, nos seria concedido. Pedimos por misericórdia então, Senhor, pelo perdão dos nossos pecados e transgressões; pedimos a cura para os enfermos, alegria para aqueles que estiverem tristes, esperança para os desesperançados. Conceda-o, Pai. Pedimos em Nome de Jesus. Amém.
2 Vocês podem se assentar. [Alguém fala com o irmão Branham – Ed.] Tudo bem. Estou um pouco desapontado pelo fato de o irmão Osborn não estar nesta tarde, mas, de algum modo, ele sentiu que tinha que se apressar e voltar por um chamado em Tulsa, Oklahoma. E eu estava ansioso, como vocês estão, pelo irmão Osborn. E me disseram que eu tinha que me apressar para substituí-lo. E oh, eu não poderia tomar o lugar dele, mas eu irei falar em seu lugar. Então, estamos muito agradecidos pela visita que tivemos do nosso precioso irmão, na noite passada.
3 E eu fiquei feliz em poder ver a projeção do filme, porque isso dá uma ideia às pessoas do que você enfrenta quando chega a esses países. Agora, foi repugnante ver aquilo. Mas se você tomar minha palavra, é menos, a África é, em comparação com a Índia. Então vocês sabem o que temos que enfrentar.
E quando uma pessoa está indo aos campos, não apenas para visitar, mas indo aos campos como um missionário, você não sabe o que ela tem que aguentar e enfrentar. Agora, nas grandes cidades não se vê isso. Tem que se voltar para a selva onde eles vivem.
4 E quando estive lá dessa última vez, quase me desanimou ao ver todos os missionários nas cidades, morando em confortáveis hotéis e com grandes e belos carros, e indo de vez em quando a lugares onde haja aglomeração de pessoas assistir aos nativos dançando e entregar alguns folhetos. Esse não é o estilo missionário David Livingstone. Não, senhor. Queremos voltar lá onde a adoração pagã ainda existe e pregar as riquezas insondáveis de Cristo.
E o irmão Osborn é um desses. Ele vai ao campo e prega Cristo àquelas pessoas que nunca ouviram falar sequer uma palavra acerca do Nome do Senhor Jesus. Então, estou feliz que vocês tenham visto alguma… tenham uma ideia agora do que é estar lá nos campos missionários pelo Senhor Jesus.
5 Agora, estamos um pouco atrasados e quando soube que iria ter que pregar no lugar dele, fiquei um pouco preocupado e pensei: “Oh, que coisa!” A audiência aguardando o irmão Osborn entrar, e aqui eu tive que vir. E então sem nada em minha mente, pensei numa Escritura que eu gostaria de ler com vocês e comentar sobre Ela por alguns minutos.
E os rapazes estarão entregando os cartões de oração, ouvi o irmão José dizer que será às seis horas. E então, nesta noite, estamos na expectativa de “muito mais abundantemente” no culto de encerramento desta noite.
6 Quero agradecer a esses rapazes que acabaram de tocar o trompete e cantando, e ao irmão Johnson. Eu sempre disse à audiência: “Quando quiserem me encontrar quando estivermos lá na Glória, sabem onde o rio da vida flui do trono de Deus? Bem, virem à direita. E então o coro angelical cantando ali na colina o tempo todo, porque ali não há dia nem noite. Há um pequeno arbusto ali no outro lado da colina. E eu quero estar sentado debaixo dele, só ouvindo o tempo todo”.
E eu amo bons cânticos, oh, e música. E trompete é um dos meus instrumentos favoritos, como o jovem que acabou de tocar. E eu desejo até mesmo que minhas filhas toquem trompete. Uma delas está aprendendo piano. E José, não sei, eu gostaria que ele fosse um pregador, se eu pudesse. Eu o chamei faz alguns instantes, mas ele já tinha tirado o cochilo da tarde, para estar pronto para o culto da noite, em que estarão.
7 Agora, apressemo-nos para regressar tão logo quanto pudermos finalizar aqui de falar algumas das Palavras do Senhor, ou pelo menos de lê-Las. E Ele acrescentará Suas bênçãos a Elas, com certeza. E desejo ler o Evangelho de São Mateus, capítulo dois:
E tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
Este é um texto completamente estranho e peculiar. Parece um tema de natal. Mas tudo na Bíblia é a Palavra de Deus. E Deus faz coisas peculiares. Ele trabalha de maneiras misteriosas, ao realizar Suas maravilhas. Vocês captaram? Ele trabalha de maneiras misteriosas, ao realizar Suas maravilhas. Oh, eu simplesmente amo isso. E como Ele faz de tal maneira que, às vezes, de forma alguma pode ser explicado.
8 E então, novamente, nos perguntamos nas Escrituras, quando está escrito: “Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.” E muitas vezes quando talvez o chicote de Sua correção esteja sobre nós, nos perguntamos como isso poderia estar operando para o bem. Mas depois de tudo terminado, então olhamos para trás e O louvamos porque Ele sabe, nós não. Nós apenas agimos obedientes à Sua Palavra e ao Seu castigo. Ele nunca nos castigou a menos que precisássemos. E, às vezes, podemos pensar que não éramos culpados, mas Ele sabe… Talvez não sejamos, mas Ele sabe como fazer para que tudo opere para o bem. E que coisa mais linda é colocar sua vida nas mãos Dele e dizer: “Aqui estou, Senhor. Usa-me agora; conduza-me, guia-me e dirija-me da maneira que Te agradar.” E então não murmure. Não importa qual seja o caminho, permaneça nele de todos os modos, e Deus operará tudo para o bem. “Os passos dos justos são ordenados pelo Senhor.” E essa Escritura é verdadeira.
9 Agora, no princípio, quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, há algumas coisinhas aqui de que eu gostaria de tratar por alguns minutos. Quão misterioso foi isso, naquele tempo, para os eruditos e homens que deveriam saber que Sua vinda estava se aproximando… E houve grandes coisas começando a tomar lugar, como sucede em cada junção do tempo, como estávamos falando outra noite.
Logo antes de um julgamento atingir a terra, Deus sempre envia um anjo de misericórdia. Nos dias de Noé, nos dias de Ló… Moisés foi ao Egito tirar Israel para Gósen. E logo antes da grande vinda do Senhor Jesus, anjos aparecem, profetas se levantam na terra, grandes sinais e maravilhas, os quais foram descridos pela maioria. Mas Deus está mostrando essas coisas: misericórdia antes do juízo.
10 E se puderem notar como aquilo não poderia ter acontecido em outro tempo. Como Deus em Sua grande e sábia providência, como Ele move cada dente da engrenagem para bater no tempo certo. E isso nos dá fé algumas vezes. Quando pensamos: “oh, tudo está de pernas pro ar e não há saída”, não pense assim. Deus está fazendo isso funcionar exatamente de acordo com Seu programa para o tempo próprio.
E como nesse grande tempo antes da vinda do Senhor Jesus a terra, esse pequeno casal, o jovem casal José e Maria, sendo noivos, e algo tinha acontecido na vida que fez com que José visse que Maria ia ser mãe. E ele estava pensando nessas coisas, e o Anjo do Senhor lhe apareceu. Veja, o sobrenatural começou a operar. E disse: “José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” E como José compreendeu, e então seguiu adiante com o casamento. E naqueles dias, se houvesse outro rei, quem sabe fosse um rei de bom coração, isso não teria acontecido. Mas tinha que ser aquele assassino, cruel e sanguinário Herodes que tinha que estar no trono. Tinha que ser dessa maneira. O profeta havia dito que haveria um clamor em Ramá, Raquel chorando por seus filhos, e não seria consolada, porque já não existiam. E o que o profeta disse sob a inspiração tinha que acontecer.
E se cada preceito da Eterna Palavra de Deus tem que acontecer de acordo com Seu cronograma, não se preocupe, Jesus estará aqui na hora certa. E a Igreja estará pronta na hora certa. E isso tem que acontecer dessa maneira.
11 E nunca tinha havido um recenseamento de todo o povo naquele tempo. Eles tiveram que ir às suas cidades de origem para serem recenseados. E agora, Maria estava para dar à luz a qualquer momento. Mas parecia que ela não poderia fazer aquela longa viagem até Belém. E lembre-se, ela não tinha uma ambulância na qual pudesse ir, nem uma boa carruagem. Ela teve que sentar nos lombos de uma pequena mula, chacoalhando ao longo dos caminhos difíceis, tropeçando nas pedras. Mas essa era a ordem do rei, sem exceções. Eles tinham que ir. Mas o pensamento bendito é esse: não importa de quem seja a ordem, se é o programa de Deus, terá que operar para o bem, simplesmente tem que dar certo.
12 E então havia outro perigo, essa pequena comitiva, um homem jovem e sua pequena mulher recém desposada, indo pela estrada, havia muitos ladrões na terra naqueles dias, como Barrabás e tantos outros. E que cena seria para eles verem um homenzinho andando com sua pequena mulher, que estava para dar à luz, sentada num jumentinho, e com uma pequena vara na mão, para um grupo de homens selvagens e maus, para descerem e tirarem ela dali e lhe fazerem mal.
Mas sabe, se Deus está dirigindo o caminho, que diferença faz? Deus te protegerá até seu destino. Não há perigos quando você está andando com o Senhor. Eu creria facilmente que havia uma hoste de dez mil Anjos caminhando ali com aquele homem e aquele jumentinho. Ela estava tão segura quanto podia estar.
13 Mas talvez ela soubesse um pouco dessas coisas. E talvez José soubesse um pouco que tudo isso estava para acontecer. Mas não temos que saber de tudo. Apenas cremos pela fé e seguimos adiante. Deus não tem que nos contar todos os Seus planos, como Ele vai fazer a estrela da manhã brilhar na manhã e… continuar de todos os modos. Deus cuida dos Seus.
E quando você recebe oração, estando doente, não tem que se preocupar como Deus vai tirar esse câncer, como Deus vai fazer esse membro aleijado se endireitar. Simplesmente siga em frente com fé. É negócio de Deus cuidar disso. Você não tem que se preocupar se terá ainda seu emprego se aceitar Cristo como seu Salvador. Você não tem que se preocupar se o patrão vai ficar com raiva, ou se seu vizinho vai rejeitá-lo, ou se sua mãe vai dizer que você está louco, ou se seu pai vai colocá-lo para fora de casa. Simplesmente siga adiante. Deus cuidará do resto.
14 E enquanto vejo a pequena comitiva se movendo, pode ser que tivessem viajado durante a noite, porque era mais fresco. E outra coisa, e se aquela mulinha tivesse tropeçado e caído, carregando aquele Tesouro precioso… Oh, o maior Tesouro que o mundo já teve, e estava sentado nos lombos de uma mula.
Então você se pergunta, às vezes, se tem que ter uma grande igreja que custa milhões e milhões de dólares, quando Deus vem a uma pequena missão em algum lugar. Às vezes eles têm a mensagem. Buscamos coisas com grandes luzes brilhantes, por aí. Deus habita em humildade, sempre.
15 E os observamos então enquanto seguem durante a noite, porque era fresco. E imaginamos que os raios diretos do sol da palestina, naqueles dias, deve ter sido duro para aquela mulher suportar. E enquanto viajavam durante a noite, digamos que fosse nove ou dez horas da noite naquela grande noite memorável. E enquanto vocês. a estrada em que eles viajaram fica a oeste de Belém. E parados na estrada, que está a mais ou menos uma milha [mil e seiscentos metros – Trad.] de Belém, você desce numa espécie de colina, faz uma curva e então vai para Belém. A mesma estrada está lá hoje.
E assim que você dá essa volta, há um grande monte de pedras ali. E vamos imaginar em nossa história agora, enquanto esse casal passa por essa rocha, que José, em sua ternura, tenha dito: “querida, estamos olhando para a cidade.” E ele gentilmente a toma em seus braços e a coloca junto a uma rocha. E eles começam a conversar sobre a infância, como costumavam brincar nas ruas de Belém. E eu posso ouvir José dizer: “Era bem aqui, Maria, que minha mãe costumava falar comigo, pentear meu cabelo para trás e contar as grandes histórias da Bíblia.”
16 E enquanto conversavam, Maria ergueu os olhos e disse: “José, parece-me que as estrelas estão um pouco mais brilhantes sobre Belém nesta noite”. Sabe, há algo estranho nisso, que quando Deus está a ponto de fazer algo, parece haver uma peculiaridade.
Como eu estava dizendo outra noite, na Índia, quando chegamos, vimos uma foto ou um artigo no jornal; eu o tenho em um recorte. Que antes do grande terremoto acontecer, no dia anterior, todo o gado, e as ovelhas, e os passarinhos saíram dos esconderijos, dos locais onde dormiam, e voaram para o deserto. As ovelhas e o gado saíram para o meio do campo. Não havia nada fisicamente ou materialmente para afugentá-los dali. Mas era Deus quem estava protegendo. E por instinto Ele colocou naqueles Seus animais que se afastassem daqueles grandes muros antes que caíssem.
17 E geralmente, quando Deus está a ponto de fazer algo, toda a audiência parece estar fascinada. Eu me lembro, lá na Finlândia, quando dois anos antes, uma visão (muitos de vocês ainda a têm escrita em suas Bíblias) que falava sobre um garotinho que seria ressuscitado. E estávamos lá em cima em Kuopio, olhando para a cortina de ferro. E quando descemos, cerca de trinta missionários, eu disse: “Eu me sinto muito estranho; algo está para acontecer.”
E disseram: “O que será, irmão Branham?” Como vocês leram em meu livro.
Respondi: “Não sei, mas parece que a Presença de Seu santo Ser está tão perto.”
E naquele exato momento, o garotinho estava morrendo na estrada abaixo de nós. Depois de ficar deitado lá por meia hora, e nossa pequena comitiva desceu e o encontrou… E as pessoas em volta, e o homem principal da cidade, que é equivalente a um prefeito em nossa nação… E eu me aproximei para olhar o pequeno companheiro, e voltei, estava pensando em Billy Paul, meu filho. E eu havia estado longe de casa por um longo tempo. E como me sentiria se fosse meu filho? E como aquela mãezinha e o papai iriam se sentir depois que viessem da fazenda para ver seu queridinho morto ali. Só um pai pode ter esse sentimento. E eu estava arrasado.
18 Eles tiraram o pequeno casaco de seu rosto e me deixaram vê-lo, e eu comecei a sair dali. E algo aconteceu. Eu me virei para olhar para o garoto novamente. E o administrador, que estava ali, eu vi que era a própria descrição da visão. E então foi quando o Espírito Santo começou a se mover. Ali diante de quinhentas pessoas eu pude, certamente, com a certeza de que Deus cumpre Sua Palavra, pude lhes dizer: “ISSO É ASSIM DIZ O SENHOR: este garotinho estará de pé, vivo, nos próximos cinco minutos.” Ali estava tudo o que o Senhor havia mostrado na visão dois anos antes, que muitos de vocês ainda têm em suas Bíblias. Algo predito que iria acontecer, a graça de Deus para conosco.
E então, quando orava pelo garotinho, e seus ossos quebrados… Ele foi jogado trinta pés [nove metros – Trad.] no ar, depois de ter sido rolado sob as rodas e jogado no meio da rua, com sangue saindo de sua boca, dos ouvidos, seus olhos fixos e sem batimento cardíaco por mais de trinta minutos. Em cinco minutos, o garotinho estava pulando e correndo, louvando a Deus. Foi a Presença do Senhor na colina, dizendo: “Algo está para acontecer.”
19 E neste dia em que vivemos, o crente pode dizer verdadeiramente em seu coração: “Algo está para acontecer.” Sabemos disso. Creio que é o chamado à igreja do Deus vivo para separá-los do incrédulo. Ele está chamando agora a igreja, em misericórdia, mas Ele falará ao mundo, em juízo. E o inocente não sofrerá com o culpado.
20 E enquanto olhavam para aquelas estrelas, Maria e José, bem longe no oriente, muitas centenas de milhas de distância, eu gostaria, nesta tarde, de expressar algo que estava acontecendo naquela terra distante, a caminho para a Índia. E enquanto lia este texto uma vez, e vi esses magos vindo adorar o Senhor Jesus, eu me perguntei: “O que um mago tem a ver com o Senhor Jesus? Que papel esse homem, ou essas pessoas, teriam que desempenhar no Evangelho?”
Então vemos que foram guiados por uma luz misteriosa que chamaram de estrela. E uma estrela é apenas um objeto de luz. Não tem um formato específico, apenas um míssil no ar. E enquanto eram guiados, este pensamento veio a mim: “E os filhos de Israel foram guiados por uma Luz mística.” Em Êxodo 13 lemos que havia uma Coluna de Fogo que ia adiante deles para guiá-los à promessa que Deus lhes havia dado.
21 E quando voltei um pouco na história antiga, como “As Duas Babilônias” de Hislop, e muitos outros escritores antigos, para estudar o que eram esses magos… Porque eu pensei que talvez algum dia essa pergunta pudesse ser feita a mim. E descobri que os magos na Índia eram realmente os Medo-Persas de quem falávamos outra noite na grande festa de rock-and-roll de Beltessazar, quando os Medo-Persas tomaram o reino da Babilônia. E eles emigraram e foram para a Índia.
Agora, os indianos são chamados de “intocáveis” [também chamados de “dalits” os “intocáveis” são a classe social mais inferior no sistema de castas da cultura hindu – Trad]. Mas os Hindus são os Medo-Persas. E lá eles ainda têm essas artes dos sábios. Agora, descobri que esses magos não eram esses tipos de indivíduos de hoje que tomam as estrelas e leem a sorte, mas eram cientistas que observavam os corpos celestes e podiam olhar… conhecer cada pequena estrela que fosse visível ao olho humano. E cada pequeno movimento tinha um significado espiritual.
22 E sabemos, ainda hoje, que essas coisas são verdadeiras. Deus, quando fez Seu sistema solar, Ele colocou a lua como um guarda com uma arma sobre os ombros. E Ele estabeleceu os limites do mar. E essa lua, se algum dia saísse de sua órbita, toda a terra seria destruída com água. Essa lua detém o mar. E, oh, como estive em suas margens e observei suas ondas furiosas tentando avançar. Mas a lua diz: “Aquietem-se. Deus estabeleceu seus limites e eu sou o guarda.” E quando a lua começa a olhar para o lado para adorar a Jeová, então as marés começam a subir e a lua volta, e elas deslizam de volta, porque aqueles corpos têm um significado.
23 E então, outra coisa, está escrito no livro de Atos capítulo 10 e versículos 34 e 35, que Pedro disse: “Reconheço que Deus não faz acepção de pessoas ou nação; mas Ele aceita aqueles que O adoram em justiça”, algo nessa ordem. Não importa quem seja a pessoa, de que nação seja, de que cor ou credo, se ela adora a Deus em justiça, será guiada à luz.
24 E enquanto esses magos… Quando estive na Índia recentemente no grande ajuntamento, onde estimamos que cerca de quinhentos mil participaram das reuniões… E não se soube quantos o Senhor Jesus trouxe para o Seu Reino naquela noite. Quando o cego foi trazido à plataforma, em um desafio, com uma Bíblia em uma mão e o Alcorão na outra, eu disse: “Um está certo e o outro está errado. Que o Deus da criação fale, Aquele que criou o olho humano.” E desafiamos qualquer maometano a vir aqui e lhe dar a visão. Ele era um adorador do sol, cego por vinte anos.
Quando o Espírito Santo dizia quais eram seus problemas, os magos e outros estavam dizendo: “Isso é telepatia.” Mas quando o bendito Senhor Deus Jeová em Sua misericórdia, Sua infinita misericórdia, mostrou a visão de que o homem iria receber sua vista, aquilo foi resolvido. Nenhum deles pôde vir. Eu disse: “Vocês não podem, seus sacerdotes maometanos. Nem vocês, sacerdotes de Buda, ou qualquer um de seus outros sacerdotes. Tampouco eu posso. Mas o Deus do céu ressuscitou Seu Filho, Cristo Jesus, que me mostrou uma visão de que o homem vai receber sua vista.” E então, quando orei por ele, ele gritou e agarrou o prefeito da cidade, e milhares de milhares deles se renderam ao Senhor Jesus. Entregar folhetos nunca fará isso, embora seja tão bom quanto é. E isso fez sua parte. Abriu o caminho. Mas agora, o Deus da Glória está se revelando para confirmar o que o folheto diz sobre Ele.
25 Então, esses magos no oriente… Quando Billy e eu saíamos para as ruas, eles estavam assentados, agachados com os turbantes na cabeça, batendo as cabeças juntos durante o dia esperando a noite chegar. E um dos antigos historiadores disse: “Eles não eram reis, mas eram dignos de serem chamados de servos de reis.”
26 E foi lá em cima nas montanhas onde este grande evento aconteceu, e eles tinham um grande templo lá nas montanhas da Índia. E, cada noite, eles tinham suas cerimônias e suas festas, enquanto dormiam durante o dia. E no final da tarde eles saíam para a praça, e dali subiam os degraus de um observatório, e subiam à torre de observação, e ficavam sentados a noite toda observando aqueles corpos. E até que estivesse bem escuro, quando o crepúsculo ainda estava caindo, eles tinham uma maneira de entrar no espírito de sua astrologia, ou astronomia, ou astrologia, acho que é a palavra certa. E enquanto olhavam, eles liam os antigos manuscritos e discutiam coisas a respeito do fracasso de seus pais e do fracasso das coisas. E fazendo isso, eles adoravam um Deus verdadeiro. Não eram adoradores de ídolos. Eles criam em um Deus verdadeiro.
27 E os muçulmanos hoje creem em um Deus verdadeiro. E eles dizem: “Há um Deus vivo e verdadeiro, e Maomé é seu profeta”. E nós dizemos que há um Deus vivo e verdadeiro, e Jesus é Seu Filho.” Essa é a diferença. Eles descendem dos filhos de Ismael. Nós descendemos dos filhos de Isaque. “Estando mortos em Cristo, então sois semente de Abraão, e herdeiros de acordo com a promessa.” Não judeu exteriormente, mas judeu no interior, por ter a fé que Abraão teve, que toma Deus pela Sua Palavra e chama as coisas que não são como se fossem, porque Deus assim o disse. Muitos professam ser isso, que não têm fé para se firmar na Palavra. Mas aqueles que são capazes de tomar a Palavra de Deus e chamar tudo o mais contrário a Ela como se não fosse, esses são os filhos de Abraão.
28 E enquanto estavam lá, e eles contemplavam as estrelas, e numa determinada noite, enquanto estavam olhando, pegaram os velhos manuscritos e começaram a conversar sobre isso, oh, certos reinos haviam se levantado e caído, e levantado e caído de novo, e assim por diante, e como os impérios tinham caído. E então foi quando começaram a falar sobre: “Será que haverá um dia em que teremos um reino que não mais cairá?”
E foi mais ou menos nesse momento que um dos irmãos da associação deles trouxe os escritos de Daniel. Agora, Daniel certamente sabia algo sobre eles porque ele foi feito chefe deles no reino da Babilônia. Tenho certeza de que todos os leitores da Bíblia sabem e estão cientes disso, que Daniel era o chefe dos magos. Ele era o mestre de todos eles. E sendo mestre deles, eles guardaram seus escritos. Assim, o manuscrito foi apresentado para estudo naquela noite. E enquanto olhavam para esse manuscrito, eles se depararam com estas palavras: “E Daniel disse: ‘Olhei e vi uma Pedra cortada da montanha sem mãos. E subjugou todos os reinos do mundo. E se levantou e se tornou a grande… cobriu toda a terra.” Enquanto estavam lendo isso, olhando para cima, e eles conheciam cada estrela que havia no sistema solar, que os olhos humanos podiam ver, foi mais ou menos nesse momento que o estranho apareceu.
29 Oh, amigo, espero que a pequena senhora não leve isso muito para o lado pessoal, mas essa é minha nora, que está assentada aqui agora. Esta foi a melhor semana de sua vida. Ontem à noite, enquanto estávamos sentados juntos esperando Billy trazer o carro, no saguão do hotel, e no salão de festas eles estavam tendo um rock-and-roll, ou algum tipo de dança divertida. E criancinhas, garotinhos e garotinhas de não mais do que doze anos ou menos, fumando cigarros. E a mocinha olhou para mim e disse: “Billy, ore por mim”. Durante toda a semana em seu quarto, eu a ouvi cantando. Eu a ouvi cantando ontem à noite, antes de ir à igreja, meu hino favorito: “Desceu de Sua Glória”. Ela começou a ler a Bíblia, e está quase lendo a Bíblia toda nesta semana. Cante hinos; comece a ler a Bíblia; e esse estranho aparecerá a você também. Medite em Sua Palavra.
Foi enquanto aqueles que iam para Emaús, ao longo da estrada, começaram a falar sobre Ele, que Ele saiu dos arbustos e caminhou com eles durante todo o dia. A razão por que não temos as bênçãos espirituais é que temos muito tempo para assistir televisão, muito tempo para ler jornais ou ouvir algo que não deveríamos ouvir. E não estamos remindo o tempo, mas o estamos dedicando às coisas do mundo, em vez de dar nosso tempo ao Senhor Jesus. E a Bíblia diz que “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Os cristãos vivem na Palavra.
30 E enquanto liam, o fogo santo estava queimando… Eles adoravam o único Deus verdadeiro por meio de um fogo santo. Eles observavam as chamas lambendo, pois sabiam que o único Deus verdadeiro habita na Luz. E isso é verdade. Deus habita na Luz. Quando Ele esteve na terra manifestado em carne, Ele disse: “Eu sou a Luz do mundo,” porque Deus foi manifestado por meio Dele. E Ele era a Luz, a Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel. Ele era a Luz que derrubou Paulo em seu caminho para Damasco. Ele era a Luz que entrou na prisão com Pedro. Ele é a Luz que está naquela foto. Ele é a Luz que está em meu coração. Ele é a Luz que está nesta igreja. Ele é a Luz eterna e Nele não há trevas.
E “Aqueles que andam na Luz têm comunhão uns com os outros, e o Sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos limpa de todo pecado.” Andando na Luz, você tem companheirismo com os batistas, você tem companheirismo com os metodistas, você tem companheirismo com os pentecostais. Você tem companheirismo com os filhos de Deus em todas as denominações, se estivermos andando na Luz. Não se preocupe, a Luz irá guiá-lo.
31 Uma vez eu estava pregando, lá nas montanhas de Kentucky, onde nasci. E quando saí da igreja, havia um homem de pé ali, que era um caçador do outro lado das colinas, com um grande fumo de mascar em sua boca, que quando ele… Ele me conheceu no dia anterior, e eu estava caçando esquilos, e ele estava ali conversando, sentado num tronco, e eles estavam falando sobre um bebezinho que tinha sido curado na noite anterior, que disseram que tinha espasmos (paralisia). E eles não sabiam que eu estava na mata.
E esse grande sujeito com um chapéu feito de casca de árvore… Acho que não há ninguém aqui que já tenha visto um chapéu de casca de árvore. Pega-se a casca da nogueira, tira-se a casca e faz-se um chapéu com ela, entrelaçando-a. E então, sentados naquele tronco, eles pararam de serrar, discutindo, e os rifles Winchester encostados nas árvores. E quando ele estava falando, tinha um grande fumo de mascar na boca, “Spsst!” Então ele cuspiu e as folhas voaram. Ele disse: “Eu vi aquele pequenino parar de tremer”.
E os ouvi começando a falar de modo muito áspero. Eu pensei: “É melhor eu me apresentar.” Eu não queria ser um estranho lá em cima naqueles arbustos. E eu disse: “Bom dia, senhores”. Aquele bando de homens rudes que te matariam sem pensar, puseram-se de pé em um pulo. E esse grande sujeito com o pescoço comprido e seu pomo-de-adão [gogó – Trad.] sobressaindo, olhou para mim; seus olhos se arregalaram; tirou o chapéu e engoliu aquele fumo de mascar e disse: “Bom dia, pastor.”
32 Oh, se Cristo é apresentado da maneira correta, o mundo respeitará, se houver algum respeito neles. Certamente que sim, se for trazido na forma de luz Divina.
Naquela noite, quando saímos da igreja, ele tinha uma lanterna na mão; ele disse: “Eu daria qualquer coisa, pastor, se pudesse tão somente crer que Deus me perdoaria de meus pecados.” Ele confessou: “Eu matei dois ou três homens e sei que sou um pecador culpado. Mas quando vi essas coisas sucedendo naquela igrejinha, percebi que existe um Deus vivo e verdadeiro.”
Respondi: “Ele vai te perdoar. E Ele quer te perdoar. E a própria fome em seu coração significa que Ele está trabalhando em sua alma.”
Ele afirmou: “Se eu pudesse tão somente sentir isso.”
Declarei-lhe: “Você vai sentir”.
Ele pontuou: “Quando eu sentir, vou crer”.
Repliquei: “Creia e então você sentirá”.
Ele indagou: “Gostaria de saber como fazer isso”.
Interroguei-lhe: “Onde você mora?”
Ele respondeu: “Do outro lado da montanha, a cerca de duas milhas” [três quilômetros- Trad.].
“Como se chega lá?”
“Lá pelos cumes e pelas trilhas.”
Afirmei: “Está muito escuro”.
Ele disse: “Mas eu tenho uma lanterna”.
Questionei: “Você não pode ver sua casa com essa lanterna”.
Ele respondeu: “Não, isso é certo”.
Interroguei-lhe: “Então como sabe que vai chegar lá?” Continuei: “Esteja com a lanterna na mão e você estará na luz; você andará na direção certa; a cada passo que você der, a luz iluminará a estrada.” Concluí: “É assim que você encontra Cristo”. Permaneça em Sua Luz. Permaneça em Suas bênçãos. Permaneça em Seu poder. Se você está doente, como você vai ficar bom? Não sei, mas Ele prometeu fazer isso, e o Espírito Santo é uma testemunha de Sua Luz e Sua ressurreição. Apenas caminhe na Luz e siga na direção correta até o Calvário; isso te guiará à sua cura e à sua bênção. Apenas leve a Luz com você enquanto você segue.
33 Deus habita na Luz. E aqueles magos sabiam disso. E enquanto estavam sob a luz do fogo e olhavam para o sistema solar, ali estava um estranho. Era diferente do que eles já tinham visto antes. Eles não se falaram por um longo tempo. Ficaram maravilhados.
Oh, o que é entrar na Luz. É algo que você nunca soube antes; é algo que você nunca pensou antes. Mas uma vez que você se dá conta que está na Presença da Luz eterna de Deus, que Sua Palavra está sendo manifestada bem aqui entre vocês, que sentimento. Oh, você não pode falar. Vocês os viram esta semana na plataforma, e em outras vezes, como quando o Espírito Santo volta e pega aqueles pecados e os traz à tona, e aquelas coisas que estiveram escondidas por anos. Eles param e ficam pálidos. Mal sabem o que fazer.
34 Ontem à noite, havia uma senhora de cor que foi lá para trás e disse: “Dê-me um cartãozinho.” E a moça, talvez, esteja aqui agora. Que essa mulher estava na plataforma na última reunião aqui, e o Espírito Santo disse a ela quem ela era, de onde ela tinha vindo, e disse: “Lá em Arkansas você tem um ente querido,” uma irmã, creio que foi, “estava louca, uma maníaca furiosa em um hospital psiquiátrico.” Mas disse: “ISSO É ASSIM DIZ O SENHOR, e a mulher se assentará nesta audiência hoje à noite”, se ela não estiver bem aqui agora. Ela foi curada naquela mesma hora. Disseram que ela estaria aqui nesta noite.
Oh, esse é um dos milhares que vocês conhecem. Uma garotinha ali com problema cardíaco, ali atrás ontem à noite, quando me movi para o lado, depois de observar aquelas pessoas queridas aceitarem o Senhor Jesus, ouvi-a dizer: “Eu estava com problema cardíaco”. E como o Espírito Santo fez algo semelhante com ela. Oh, Ele é a Luz eterna e sempiterna. Ande Nele enquanto você tem a oportunidade de andar.
35 Depois de algum tempo, começaram a discutir: “O que é essa luz estranha? Deve ser algo.” E a única coisa que sei dizer é que o Senhor deve ter dado a eles um sonho, porque depois descobrimos que foram avisados em um sonho. E o Senhor deve ter dado a eles um sonho de que o bebê Rei havia nascido. E foi no mesmo momento em que Maria e José estavam olhando para o leste. Deus faz com que cada engrenagem encaixe em seu devido lugar.
E enquanto pensavam nessas coisas, logo tiveram que reunir seu pequeno grupo, e desejavam adorá-Lo; eles desejavam fazer tudo o que pudessem. Então pegaram ouro, incenso e mirra. E montaram em seus camelos e começaram uma jornada de centenas e centenas de milhas. Não foi apenas uma noite. Demorou dois anos para chegarem lá. E alguns de nós não andamos dois quarteirões para chegar a Ele, ou do meio do tabernáculo ao altar para chegar a Ele. E então gritamos: “Oh, aqueles velhos magos.” Eles estavam desejando encontrá-Lo. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça; porque eles serão fartos.”
Tiveram uma jornada terrível. Vieram pelas montanhas, inclinaram-se para o lado oeste, seguiram o grande rio Tigre até chegarem à terra de Sinar. Cruzaram o vau, talvez, lá embaixo no rio Eufrates, viajaram através do Saara. Provavelmente tiveram que viajar à noite porque fazia muito calor durante o dia. E então, novamente, tiveram que seguir a estrela. E ela só brilhava à noite.
36 E finalmente vieram a Jerusalém. E quando chegaram em Jerusalém, souberam que Ele era um judeu, e pensaram que certamente Ele nasceria entre as celebridades, se era para Ele ser Rei. E certamente, se era para Ele ser religioso, Ele viria à grande Cidade do Vaticano, como era, o grande templo de Salomão.
Mas observe (Oh, bendito o Seu santo Nome), quando eles entraram em Jerusalém, a estrela desapareceu. Deus não habita nas coisas fantásticas deste mundo. E eles foram pela cidade, aqueles homens ricos, aqueles camelos orientais todos enfeitados, grandes pendões e tapeçarias penduradas neles. E esses magos vestidos com vestes reais, clamando pela noite: “Onde está Aquele que é nascido Rei dos judeus?”
Observem. Então, sobre o grito dos magos… O erudito, o professor, os professores universitários, os sacerdotes, os rabinos, eles não tinham resposta. E assim é hoje. Eles não têm resposta para eles. E enquanto iam, isso deve ter causado uma agitação. Disseram: “Vimos Sua estrela no oriente e viemos adorá-Lo.” Dois anos de viagem através dos desertos e pântanos, e vales e montanhas, “Viemos adorá-Lo, oh, diga-nos onde Ele está.”
37 Então é este o clamor dos corações famintos hoje: “Onde está aquele Jesus que é o mesmo ontem, hoje e eternamente? Temos sentido Seu Espírito sobre nós e viemos adorá-Lo.
As grandes escolas e faculdades nem sempre têm a resposta para essa pergunta. Eles não tinham naquele dia, e muitos não têm hoje. As grandes e imponentes torres, os grandes assentos luxuosos, sabe, vamos encontrá-Lo em algum lugar em uma pequena missão em alguma parte.
38 Mas observem, enquanto vinham, aquilo trouxe comoção em Jerusalém. E finalmente, dia e noite, subindo e descendo as ruas tortuosas, por toda parte, vendo se poderiam encontrá-Lo na Avenida Aleluia. Ele não estava lá. Foram até os sinais e maravilhas. Ele não estava lá. Tentaram em todas as ruas, e Ele não estava lá.
Você não conhece a Cristo por aleluias. Você não conhece a Cristo por dançar no Espírito; isso é um atributo. Você conhece a Cristo ao conhecê-Lo como uma Pessoa que veio ao seu coração na forma do Espírito Santo, e tirou seus pecados, e plantou uma fé imortal no Senhor Jesus ressuscitado. Essa é a única maneira. Não por uma concepção intelectual, mas por um novo nascimento que transforma você. E você foi transformado da criatura que você era. É assim que você O conhece. Então você dança no Espírito. Então você pode bater palmas, por assim dizer, ou quaisquer emoções que o Senhor colocar em você. Isso vem depois. Mas você pode ter isso sem tê-Lo. Esse é o problema. Veem? Esteja seguro de que está certo. E você saberá pelo tipo de vida que isso o faz viver, pelo amor e pela fé que está em seu coração para com Ele. Se você é filho de Abraão, você terá a fé de Abraão, pois foi isso que o tornou um servo de Cristo.
39 Agora, enquanto concluímos, observem. Por todas aquelas grandes ruas denominacionais, eles iam e vinham clamando: “Onde está Ele? Onde está Ele? O que é nascido Rei dos judeus; ansiamos por vê-Lo.” Mas não conseguiram encontrar nenhum consolo, nem ninguém poderia lhes dizer. E assim que algo os inspirou a sair pelo portão leste, ou melhor, pelo portão oeste, em direção a Belém, a estrela iluminou a estrada. São Mateus 10:10 diz: “E, vendo eles a estrela, regozijam-se muito com grande alegria.” [Mateus 2:10]
Eles desceram a Avenida Aleluia e subiram a Rua Sinais e Maravilhas e não puderam se alegrar. Mas quando a estrela apareceu, a luz voltou, então eles foram dando aleluia, eles regozijaram demasiadamente (demasiado é abundância, bastante disso) com grande alegria. Lá estava a estrela. E quando Cristo se revela a você como o Filho de Deus ressurreto, há demasiada abundância de grande alegria em seu coração. Você encontrou um tesouro; você encontrou uma Pérola pela qual venderá tudo o que tem para possuí-la. É verdade.
40 E ela os guiou a Belém. E quando começaram a notar, seguiram em frente, e ela pairou sobre esse quartinho onde o Pequenino estava. E eles notaram que ela começou a ficar mais e mais lenta, descendo e descendo. E começam a dizer: “Oh, olhe, ela está perto; Está quase aqui. Está ficando cada vez mais perto.” E depois de um tempo, ela diminuiu a velocidade até parar completamente.
Eles desceram dos camelos bem rápido, pegaram seu ouro, incenso e mirra. Por que trouxeram isso? Eles iriam adorar um Rei. Mal sabiam eles, talvez, naquela época, mas o ouro representa um rei, uma coroa. O incenso é um perfume. E isso é o que Ele era, um Rei coroado com um aroma de doce odor, para todo aquele que viesse aspirar o aroma de Sua bondade, para permanecer em Sua Presença de modo que todo o fedor de tabaco e uísque e tudo mais desapareça. Bendito seja Seu…
Assim, sinto vontade de gritar agora. Você acha que os batistas não gritam? Você está enganado. Oh, que coisa! Para entrar no aroma da doçura de Seu Espírito, Ele é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a Estrela da Manhã, um Salvador de doce odor, Quem tira todos os meus pecados e sara todas as minhas enfermidades. De doce odor, eles Lhe trouxeram incenso.
Então você me perguntaria: “Pregador, por que Lhe trouxeram mirra? A mirra é amarga.” A mirra representa a morte, que Ele deveria morrer e ficar desfigurado. E os pecados do mundo, Ele teria que beber o cálice amargo do Getsêmani. É por isso que Lhe trouxeram mirra. Ouro para um Rei, incenso como um aroma, e mirra para amargura. Ele deveria morrer por você e por mim…
41 Como podemos nesta tarde, quando a Estrela da Manhã de Sua bênção desceu do céu com os sinais e as maravilhas de Sua segunda vinda, e como podemos nos sentar e deixar isso passar por nós sem abrir nossos corações e tudo dentro deles e adorá-Lo como nosso Rei? Certamente devemos ser tão agradecidos quanto os magos. Vamos inclinar as cabeças por um momento, enquanto você pensa nessas coisas.
42 Você está nesta audiência esta tarde, pecador? Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. Ele te ama tanto que deu Seu Filho unigênito para que Ele pudesse beber o cálice amargo por você. Lembre-se, Ele se tornou você, para que você pudesse se tornar Ele. Ele se tornou um pecador, separado do Pai, quando clamou: “Deus meu, por que me desamparaste?” Ele foi separado de Deus em Sua morte, para que você em sua morte pudesse ter a Presença de Deus. Ele se tornou um filho do pecado, dos seus pecados, não dos Dele, mas dos seus, para que você pudesse se tornar um filho da obediência. Ele tomou o seu lugar como uma criatura do tempo, para que você pudesse tomar o Seu lugar como filho eterno e uma filha eterna de Deus.
Tem a Estrela da Manhã derramado alguma luz em seu caminho? Você O amaria e gostaria de ser lembrado em oração, levantaria as mãos dizendo com isso: “Eu O amo?” Deus os abençoe, senhoras, e vocês aqui embaixo, aqui, ali atrás. Isso é bom. Lá em cima na galeria, Deus esteja com vocês. Levantem as mãos agora. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe aqui, senhora, você, você aí embaixo, senhor. Você aí atrás, senhora. Certamente, o Senhor… Você, irmã, você, você aqui embaixo, Deus te abençoe, amiguinho, você, jovem, sim.
43 Deus ama o pecador. E tudo o que há na terra irá louvá-Lo um dia. Um dia você dobrará seus joelhos aos pés Dele. Você se curvará como um reconciliado por Suas obras de reconciliação ao aceitá-Lo como sua propiciação, e lavado pela água da Palavra e pelas águas da separação, e se tornou totalmente um filho do Deus vivo; você vai adorá-Lo em paz. Fora disso, será uma coisa terrível. “Por isso, se o justo com dificuldade se salva, onde aparecerá o pecador e o ímpio?” E isso pode acontecer com você antes de você sair pela porta.
Você se reconciliará nesta tarde crendo Nele e aceitando-O como seu Salvador pessoal? Uma mão novamente antes… ou melhor, quantas mãos, antes de orarmos? Pense nisso, aceite-O. Deus te abençoe, amiguinho. Isso é bom, um garotinho levantou a mão.
Você diz: “Ele é muito jovem”.
Oh, não, não é. Jesus disse: “Deixai vir a Mim os pequeninos.” Sim, senhor, querido garoto, você é bem-vindo. Bendito o seu pequeno coração. Deus te salva. Que a mamãe possa levá-lo à igreja para ser batizado e invocar o Nome do Senhor. Ou como o pequeno Samuel, você se lembra, não muito mais velho que você, que era chamado de profeta. Ele ouviu a voz do Senhor, a primeira visão manifesta em Israel, depois de um longo tempo.
44 Alguém mais agora quer ser lembrado em oração, agora mesmo? Que Deus seja misericordioso. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe aí atrás também. Deus te abençoe, garotinha, e te abençoe, senhora. Outro agora mesmo, vamos orar. Tudo certo. Gostaria de saber se nosso irmão, enquanto temos as cabeças inclinadas, apenas sussurraria ou tocaria aquela música suavemente, “Tal Qual Estou”. Agora, essa é a sua súplica ao Senhor Jesus.
“Irmão Branham, posso eu ter certeza de que essa Estrela da Manhã está aqui?”
Sim, querido amigo. “Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles.” Esse mesmo Amado está aqui. Agora, você que levantou suas mãos, e você que não levantou suas mãos e, contudo, crê que deveria ter levantado, você não o faria agora? Apenas diga em seu coração: “Tal Qual Estou, Senhor, sem escusa, mas que Teu Sangue foi derramado por mim, e porque eu prometo (com minha mão levantada) eu creio, ó Cordeiro de Deus, eu venho! Eu venho!” Você fará isso enquanto oramos?
45 Senhor, Tu disseste em Tua Palavra eterna, a qual Jesus disse que não pode ser quebrantada: “Ninguém pode vir a Mim a menos que Meu Pai o traga primeiro.” Oh, quão amável é pensar que o Pai está aqui hoje. O Espírito Santo está atraindo. E literalmente dezenas levantaram as mãos. O Espírito Santo está atraindo. Deus, o Pai, dando a Seu Filho presentes de amor em comemoração ao Seu grande e todo- suficiente Sacrifício que agradou a Deus para esquecer o pecado. Se Jesus estava tão disposto a fazer tudo isso, o coração do Pai ficou tão quebrantado que Ele estava disposto a esquecer tudo sobre o pecado. E agora Ele fala ao pecador, dizendo: “Filho da Minha criação, gostaria de guiá-lo ao Meu Filho hoje. Eu gostaria de colocá-lo sob Sua custódia para que Ele possa guiá-lo para a Vida Eterna.”
Que esse penitente homem, mulher, rapaz, moça, e até mesmo as criancinhas, possam eles agora vir a esse lugar onde a Estrela da Manhã está pairando sobre a cruz agora. Que possa ali, com profunda contrição, quebrar todas as barreiras, jogar fora todo o ego e se entregar nessa suprema rendição ao Senhor Jesus. E voltar como os magos, regozijando-se enquanto vão para suas casas levar a mensagem de que o Rei nasceu em seus corações, o Rei que governará suas vidas de hoje em diante. Conceda-o, Pai, enquanto esperamos em Ti. Por meio do Nome de Jesus, Teu Filho, pedimos. Amém.
Com suas cabeças inclinadas.
(…) sem escusa,
mas que o Teu sangue foi derramado por mim,
porque eu prometo que vou crer,
ó Cordeiro de Deus, eu venho!
46 Você realmente diz isso agora? Se você o fizer, cada pessoa no edifício que diz que agora está rendendo tudo a Ele, levantará a mão enquanto cantamos novamente? Levante sua mão direita. Qualquer pessoa aqui que ame o Senhor Jesus, tenha sido você um cristão ou não, agora mesmo você diz: “Renderei minha vida inteira. Que a Estrela da Manhã, a Luz de Deus, me conduza ao meu destino eterno.” (…)
Receba-O,
Ele, cujo sangue pode limpar cada mancha,
ó Cordeiro de Deus, eu venho! Eu venho!
47 Enquanto sussurramos agora. [A congregação começa a sussurrar – Ed.] Todos. Eu quero que você aperte a mão daquele que está sentado ao seu lado, à direita e à esquerda, à sua frente e atrás de você, e diga isto, enquanto essa linda música está tocando: “Deus te abençoe, concidadão do Reino. Deus te abençoe, peregrino estrangeiro. Estou feliz por assentar com você nos lugares celestiais hoje em Cristo Jesus.” É isso. Na sua frente, atrás de você, e ao seu lado… Metodista, batista, luterano, presbiteriano, católico, judeu, todos juntos, “Estou tão feliz por ter companheirismo com você aqui na Presença do Cordeiro.” Oh, não é maravilhoso? Quão bom… Quantos se sentem realmente bem? Você pode sentir que algo está presente? É Ele, o Espírito Santo.
***************