AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
06 de agosto de 1961
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Bom dia, amigos. É um privilégio estar de regresso aqui no tabernáculo nesta manhã para continuar esta grande mensagem que estamos nos esforçando para explicar, esta septuagésima semana de Daniel. E nos sentimos felizes por ver a tantos reunidos neste dia tão quente, porém lamentamos não ter lugar para que eles pudessem se assentar. Ver pessoas que estão tão aglomeradas dessa forma e de pé pelos arredores, o faz incômodo. E não estar tão cômodo como devia estar, faz com que seja um tanto forte para que você possa entender. Mas o faremos tão rápido quanto for possível.
2 E – e hoje, eu espero que vocês (se estou demorando-me um pouquinho) – que vocês me desculpem, porque este é o tempo de enfatizar esta mensagem – o tempo preciso para dá-lo a conhecer. A temos preparado em três ordens para estarmos seguros de que captaremos.
3 Agora, por certo, a – a congregação visível conhece que estas são – estas mensagens são gravadas, e são enviadas a todas as partes ao redor do mundo. Praticamente toda nação recebe as fitas ao redor do mundo. Praticamente toda nação recebe as fitas ao redor do mundo. E gostaria de dizer isto aos ouvintes da fita, onde quer que esteja você e na parte do mundo em que esteja, que pode haver algumas coisas aqui com as quais pode que você não esteja de acordo comigo, sobre ensinos que eu – eu faço. Porém gostaria de comentar, irmãos, talvez se você o explicasse da forma em que você o viu, poderia ser diferente do que eu cresse, porém gostaria de ouvir o que você tenha a dizer.
4 E eu… É com o pensamento que eu trago estas mensagens do – da Palavra de Deus – em meu coração, é para a edificação da Igreja, para toda a Igreja, a Igreja universal, a Igreja de Cristo, universal. E eu certamente creio que estamos vivendo no último dia. E meu empenho para explicar isto, e tratando de não faze-lo empurrando-o – de uma ou outra forma… Eu nunca tenho sido culpado, até onde eu saiba, de fazer tal coisa.
5 Muitas vezes as pessoas ouvem as fitas, e elas dizem, “Bom, eu estou em descordo com isso. Ele simplesmente não conhece seu ensino, não conhece a Escritura”. Bom, isso – isso pode que seja certo. Vê? Eu não diria que isso não seja certo, porém para mim, eu – eu o estudo sem tomar qualquer – quaisquer palavras… Eu leio o que outros homens tem a dizer e os aprecio. E qualquer coisa que qualquer um diga, eu a aprecio. Porém logo – logo eu o levo a Deus, e permaneço com isso até pode-lo explicar de Gênesis a Apocalipse, e então ver que tudo enquadra na Bíblia, e então eu – eu conheço se está próximo da verdade. E por certo, onde você esteja no correto, é tão somente um lugar do qual eu me tenho saído de – da linha. E talvez onde você esteja correto ou incorreto, aí é onde eu saí da linha, e vice-versa.
6 Assim sendo, apreciamos a todos vocês que estão aqui na audiência nesta manhã, e para vocês, gente nobre que ouve estas fitas. E nós… Tudo o que é feito é feito para o Reino de Deus. Eu tenho muitos amigos através do mundo a quem aprecio muito, e creio que passarei uma eternidade com eles. E não estaria em meu coração o tratar de – de enganar a essa gente de modo algum, mas tratando de cumprir tudo o que possa eu para ajudar-lhes.
7 Me sinto como Salomão quando orou e disse… lhe desse sabedoria de forma que pudesse ser capaz de guiar ao povo de Deus. Essa é minha oração sincera.
8 Meus associados aqui, ao redor… Veja ao irmão Mercier, e – e ao irmão Roy Borders, e ao irmão Neville, e a Billy Paul, meu filho; e Gene está aqui em algum lugar, e os irmãos, Teddy e os outros. Aprecio a todas as pessoas que vem me ajudar.
9 Recordo não faz muito tempo o irmão Leo, uma – uma visão que teve – sonho, o chamou ele – uma noite quando nos conhecemos, que ele viu um grande pico de pirâmide, bem alto no ar. E eu estava ali em algum lugar pregando, e ele subiu para ver de que se tratava. e quando ele chegou ao cume deste pico, disse ele, longe numa luz de aparência prateada, como uma bandeja, eu estava pregando às pessoas. E ele chamou minha atenção, e eu lhe olhei, e ele disse, “Como chegou você aí? Como posso chegar eu aí?”
10 Eu disse, “Leo, ninguém pode vir até aqui. Deus tem que trazer ao homem aqui. Agora, você não tem de subir aqui. Você irá e testificará àquela gente ali embaixo, logo que você vir isto, que é a Verdade, que isso é a Verdade”. Leo desceu para testificar ao povo.
11 Quanto tempo faz isso, irmão Leo? Vários anos, não é assim? Vários anos. Desde então, até onde eu sei, ele tem sido fiel fazendo isso – testificando às pessoas que o ministério vem de Deus. Agora, e eu – eu não quero que venha de mim. Se é meu, então não é bom, porque nada há de bom num homem. Vê? Tem que vir de Deus.
12 Agora, quando olhei a meu redor… E ontem pela tarde o irmão West e eu nos saudamos. Não lhe tenho localizado ainda no edifício – sim, o vejo agora – esta manhã. Sabem vocês de quão longe viaja esta gente? Todo o trajeto de – de Alabama aos domingos para chegar aqui, lá de baixo em Alabama.
13 O irmão Welch Evans, senti sua falta domingo passado. Alguém disse que estaria aqui hoje. Essa gente viaja de Tifton, Georgia, para estar aqui. E o irmão assentado aqui, seus companheiros. Tantos… O irmão Palmer de Macon, Georgia. E vejo eu, eu creio, a irmã Ungren e eles ali atrás. Eles vem de Memphis, Tennessee. Agora, vocês pensam… E outros de outros lugares. Conheci uma senhora aqui de – de Carolina do Sul.
14 Agora, você pensa nessa gente aqui (Eu comecei a ver de Chicago, de diferentes lugares) dirigindo de centenas e centenas de milhas para assistir apenas a um serviço. E quando chegam aqui, sem lugar para se assentarem, sem ar condicionado, um velho e quente edifício para estar de pé – enxugando o suor, tomando o dinheiro da mesa de suas crianças para vir aqui ouvir essa mensagem. Acaso quer você me dizer que não há um – além deste sereno em algum lugar há um lugar ao qual eles irão num destes dias? Isso é fidelidade! Essa gente paga os dízimos. Não apenas vem, eles trazem seus dízimos e ofertas, e as trazem à casa do Senhor, tratando de fazer o que é correto. Que Deus abençoe ricamente uma gente tão leal como essa. Que a Graça e a misericórdia de Deus esteja com eles.
15 Vejo a meu amigo Charlie Cox e aos de Kentucky do Sul. E onde quer que você olha, você vê gente de diferentes lugares.
16 Este jovem assentado aqui, não recordo seu nome. O conheci em Chicago. Porém você é de alguma escola teológica distante daqui, não é assim? Springfield, Missouri; Escola Teológica da Assembléia de Deus. Sim. Vejam vocês, eles vem de todos os lugares a esta velha e pequena igreja.
17 Pense, cerca – ao redor de trinta anos atrás quando eu pus a primeira pedra aquela manhã, eu estava ali na Rua Sete, a uma quadra daqui. Não estava ainda casado, um jovem homem. Vi uma visão de pessoas congregando-se e abarrotando este lugar de todos os lugares. E eu estava tão feliz, atrás do púlpito. E aí foi quando Ele me disse, “Porém este não é teu tabernáculo”. E ele me colocou sob os céus. E vocês conhecem o resto da história que está escrita na página da Bíblia que permanece na primeira pedra ali.
18 Estou tão agradecido por vós. Não posso… Isso – isso é tão pouco dizer tão – tão somente dizer, “Bom, eu estou agradecido por vocês”. Porém eu oro por vocês. Eu creio em vocês. Eu creio em suas experiências de Deus. Eu não creio que um homem ou mulher dirigiria centenas e centenas de milhas para vir aqui mostrar a classe de roupas que estão usando. E – eu não penso que eles fariam isso. Não! Eles não viriam aqui tão somente para serem vistos. Eles vem aqui porque eles estão profunda e sinceramente em busca da salvação de suas almas. Minha súplica é: “Deus ajuda-me, ajuda-me a ser pelo menos a metade dessa sinceridade para tratar de ministrar a eles com tudo o que está em meu coração e olhando para Deus”.
19 A mensagem que vocês vêem nesta manhã, está desenhada aqui no quadro. É tão somente para fazer – para explicá-la enquanto sigo adiante – para tratar de fazer com que vocês possam entender do que eu estou tratando de falar-lhes.
20 E estas Setenta Semanas de Daniel tem sido um grande estudo – dois dias e duas noites, quase tenho estado, desde o fim da semana aqui eu tenho estado nisso, tratando de encontrar que palavras dizer para a verdade. Tem que comparar com o resto da Bíblia. Vê? Você não pode tão somente toma-la, tão somente uma curta Escritura e formar um – um entendimento, e logo dizer, “Bom, isto é o que diz isto”, e logo dar a volta de dizer, “Bom, porém aqui Ela – Ela diz outra coisa que contradiz a esta”. Não podes fazer isso. Tem que dizer a mesma coisa todo o tempo. Se você não o faz assim, oh, então – então você está – você está equivocado. E essa é a forma em que eu tenho tratado de ensiná-la.
21 A propósito, nas fitas – estando nas fitas… A crítica maior que eu tenho nas fitas, de meus irmãos em diferentes partes do mundo, é crer na graça de Deus – que eu ensino da maneira que o faço – que nós fomos predestinados desde antes da fundação do mundo.
22 Meus irmãos Pentecostais, por certo eu sei que vosso ponto de vista é legalista (vêem?), e eu – eu sei que é um tanto molesto para vosso modo de vê-lo, porém você como irmão Cristão, lhe daria você suficiente consideração para pôr-se de joelhos ante Deus com sua Bíblia e pedir a Deus que o explique? Faria você isso? Tomaria você o ponto de vista legalista e o faria você ligar desde Gênesis a Apocalipse?
23 E a semente da serpente, esse é o assassino. Muita gente não crê nisso. Porém se você tão somente lesse em Gênesis, a Bíblia diz que a serpente tinha uma semente. “E porei inimizade entre a semente da serpente e a Semente da mulher”. Assim sendo a serpente tinha uma semente. E se a semente da serpente era espiritual, então Jesus não foi um homem, então a Semente da mulher era espiritual. Ambos tinham semente, e a inimizade ainda está ali. A serpente tinha uma semente. E se você tão somente toma sua Bíblia e se põe de joelhos e é realmente reverente ante Deus, eu creio que Deus o revelará a você.
24 E se você não o entende, eu estou – eu estou a disposição em qualquer ocasião para fazer o melhor que possa para ajudar-lhe por carta, ou por – ou por entrevistas pessoais, ou qualquer coisa que eu possa fazer para ajudar-lhe. Por certo estamos conscientes que isso não salva a um homem, nem o condena, mas traz luz sobre o tema que todos estamos tratando duramente para que as pessoas vejam. Tão somente traz luz.
25 Agora, para a audiência que está visível, eu disse isto por causa das fitas. Vê você? E estas fitas vão a todo – todo lugar.
26 Agora, inclinemos nossas cabeças antes de abordar ao Autor desta Palavra. E quantos na audiência nesta manhã estão em necessidade de algo? Diga apenas, “Tenho necessidade; oh Deus, tenha misericórdia de mim”. O Senhor abençoe. E para aqueles que ouvirão a fita, quando a ouvirem, que Deus conceda vossa petição.
27 Nosso Pai Celestial, somo um povo agradecido, ainda que imerecedores. Mas estamos dirigindo-nos a Teu trono de graça nesta manhã, porque temos sido obedientes em vir. Jesus disse, “Pedi ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, eu o farei”. Agora, sabemos que isso é a Verdade.
28 E aqui na audiência e fora na – à terra onde irão as fitas, provavelmente haverá dez milhares de Cristãos nascidos de novo que ouvirão isto. E sabemos, Pai, que quando somos nascidos de novo, que nosso espírito é nascido de cima. É o Espírito de Deus, o Espírito Santo sobre nós. E nos damos conta que esse Espírito Santo é todo poderoso e pode fazer qualquer coisa por nós que desejamos que seja feita. Então, Pai Celestial, pediríamos que Tu liberes nossa fé a esse Espírito, que Ele seja capaz de prover para nós nesta manhã, e para a glória do Reino de Deus, todas estas petições e desejos, que possamos ser curados de nossas enfermidades e nossas aflições, para que possamos servir a nosso Deus com tudo que está em nosso interior.
29 Abra nossos ouvidos do entendimento hoje. E enquanto eu me esforço para trazer esta grande pergunta e esclarecê-la nas mentes das pessoas… E eu a tenho aqui escrita, Senhor, em papel e desenhada porém totalmente insuficiente para explicá-lo. Agora, recorremos a Ti, o grande Mestre Quem escreveu a Palavra, Quem A inspirou, Que a deu ao profeta Daniel; e rogamos que envies a inspiração esta manhã – nestes últimos dias tal e como disse Ele que o livro estaria cerrado até este tempo – que abrirás nossos entendimentos; e que haja uma fé terna em nossos corações que permita à Palavra firmar-se e alumiar e produzir as árvores de justiça em nossas vidas que estão prometidos fazer. Nossa fé em Deus, que provenha isso para nós esta manhã. Porque humildemente esperamos agora, e dedicamo-nos a Ti, no Nome de Jesus Cristo. Amém.
30 Agora, estamos agradecidos por esta manhã pela grande oportunidade de abrir novamente estas páginas da Palavra eterna de Deus.
31 Agora, a razão pela qual eu tenho lançado sobre os meus ombros o tratar de explicar isto, é porque… Vamos através do Livro de Apocalipse, e acabamos de sair das Sete era da Igreja. E logo ao final do terceiro capítulo do Livro de Apocalipse, a Igreja é tomada da terra à glória. E eu tenho – tratando com todo meu coração de levar isto às pessoas que eles estão esperando que suceda que eles vêem escrito no Livro de Apocalipse quando não era aplicado à era da igreja. E estamos mais próximos do fim que o que vocês pensam.
32 Umas noites atrás, Billy, meu – ou minha nora, devo dizer, me telefonou tarde da noite, e disse que havia um homem de nome Andy Herman – que é um primo meu – estava morrendo no hospital. E eu fui vê-lo. Eles o haviam entorpecido de tal forma que estava adormecido e eu não pude falar-lhe. Na próxima manhã… Eu pedi a Deus que o mantivesse vivo até que pudesse… “Ad”, ele é um bom homem, porém ele não era Cristão. Ele não é um tio, ele é um primo – casado com uma prima minha.
E então, quando a tia Hattie me disse ali, ela disse, “Billy, todos estes oitenta anos de sua vida, ele não tem servido a Deus. Porém”, disse, “umas semanas atrás ele estava assentado em casa…” Ele tem oitenta anos. Por certo ele não faz muito trabalho manual, porém disse…
Ele a chamou e lhe disse, “Hattie, sabes de uma coisa? Cristo me apareceu apenas minutos atrás”.
Ela lhe olhou e disse, “Andy, estás – estás… Que sucede?” Ela disse…
Ele disse, “Não. Ele se pôs diante de mim e disse algo”.
Disse, “Que disse Ele?”
“É mais tarde do que pensas”.
33 Em poucas semanas depois disso – duas ou três semanas – sofreu um ataque e ali estava paralisado morrendo no hospital. Eu disse, “Tia Hattie, devia te dar vergonha por não chamar-me, ou a alguém, para por seu coração em condição para esta hora à qual tem chegado agora”.
34 Eu pedi ao Senhor na próxima manhã quando eu… Ele não podia falar, assim sendo eu lhe perguntei, eu disse, “Podes ouvir-me Tio Andy?” E ele moveu um pouco a cabeça e moveu seu queixo. Eu orei por ele, lhe fiz confessar seus pecados ate Deus. Eu queria lhe batizar, e a tia Hattie queria ser batizada.
35 E eu desci ao salão para ver a uma jovem que vive aqui na redondeza, que eles iam enviá-la a um hospital mental, e o Senhor havia feito uma grande coisa por ela – veio para casa.
Logo no caminho me encontrei com uma irmã de cor, e ela disse, “Não é você o irmão Branham?”
E eu disse, “Sim, o sou”.
Ela disse, “Se recorda você de mim? Eu sou a Sra. Drye”.
36 E eu disse, “Sim, creio que sim. Pete Drye e os outros. Sim, eu – eu me recordo de você”. Ela olhou para o quarto, e quando o fizemos… Me perguntei porque ela havia dito aquilo. E ali o tio Andy se havia levantado da cama, e estava assentado ali movendo suas mãos e braços como qualquer outra, tratando de alcançar a coisa – de descer da cama para poder sair dali. Agora eles vem para serem batizados no Nome do Senhor Jesus, ele e sua esposa.
37 Assim… Porém pelo que disse isso: É mais tarde do que pensamos. E eu creio que estas Setenta Semanas de Daniel nos farão entender.
38 Agora, a maioria de nossos irmãos Pentecostais (o que já disse anteriormente na fita) que – eles estão em desacordo com isto. Eles estão esperando que algo grande e poderoso ocorra. E meus irmãos, se vocês ouvissem com cuidado e não – e ouçam, vocês se darão conta que esse algo grande e poderoso já tem passado. Jesus está pronto para regressar.
39 A Igreja parte no terceiro capítulo de Apocalipse. Nada disse ali acerca – nada exceto a última coisa, o último mensageiro da era. Então tratamos com os Judeus até o regresso outra vez com a Noiva no capítulo 19. Do capítulo 6 ao capítulo 19 é tudo com os Judeus. Aí é que eu quero levar o meu bom irmão aqui durante estes selos, o irmão Wood, que anteriormente foi Testemunha da Jeová, ele e toda sua família aqui nesta manhã, que estes 144.000 não eram – nada tem a ver com os Gentios; eles são Judeus. Vê? E não é o corpo místico de Cristo na terra hoje; a Noiva é esse Corpo místico. Pelo Espírito Santo somos batizados nesse Corpo místico.
40 Agora, sabemos que no Livro de Daniel aqui, onde temos estado lendo… O leremos de novo porque é Sua Palavra. No capítulo 9 de Daniel, o versículo 24:
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos santos.
(Versículo 25:) Sabe e entende: desde… (Agora, isso é do que temos estado falando e terminamos domingo passado a noite, “ungindo ao mais Santo”. Aqui é onde começamos esta manhã, no versículo 25.
Sabe e – sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém… (Essa é “Minha santa cidade”. Vê?) … até… ao Messias, o Príncipe, sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
E… (Agora recorde, esse é o final da guerra. O temos aqui no quadro. E agora, estamos começando outra coisa.)
E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isto até a consumação… (Isso é tudo!)… e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
41 Oh, que lição! Eu disse a minha esposa outro dia, “Eu me pergunto se as pessoas o estão recebendo realmente”. Agora, eu quero que vocês o captem. Não… Se vocês – nós tivermos que ficar todo o dia, fiquemos. Agora, nós – nós – nós queremos recebê-lo. Vêem? Nós – nós queremos conhecer que é a Verdade, e você… Se você tão somente pode vê-lo. E eu peço talvez…
42 Logo eu deixarei o cartaz pendurado aqui, e vocês – você o pode desenhar mais tarde, entre aqui esta tarde, ou quando você quiser, e desenhe os cartazes. Lhe ajudará a entender. Essa é a razão pela qual o pus ali, para que vocês pudessem entendê-lo.
43 Agora, repassemos um pouquinho para estabelecer uma base. Agora ali… Daniel estava preocupado por seu povo, porque ele havia lido ao profeta Jeremias, e entendeu que Jeremias havia dito que eles estariam em cativeiro por setenta anos. E então, ele havia visto que eles haviam estado em cativeiro sessenta e oito anos. Assim sendo ele sabia que o tempo estava a mão. Então lançou a um lado todo seu trabalho, desceu, como foi, suas persianas de todas suas tarefas diárias, firmou seu rosto para Deus, se vestiu de silício e pôs sobre si cinzas, e foi jejuar, e orando que ele pudesse entender quando seria esse tempo. Logo encontramos, como tenho assinalado anteriormente… (Os ventiladores estão demasiadamente altos; me põe rouco. Então um… Obrigado, irmão.)
44 Agora, encontramos que Daniel, ele queria esta informação para seu povo. E eu creio que se Daniel, lendo aos profetas anteriores a ele, e teve esta classe de entendimento que ele estava próximo ao fim, e buscou a Deus para averiguar quão perto estava o fim, então eu creio que estamos justificados quando vemos que estamos ao final do caminho, não para vestir-nos de silício ou cinzas, mas para lançar fora as coisas do mundo e nossos cuidados desta vida, e buscarmos a Deus para conhecermos em que dia do ano estamos, porque vemos que estamos ao final. E assim que a Igreja jejuar e orar e estiver preparada, isso é pelo que eu me tenho empenhado em tomar sobre meus ombros, sem conhecer como explicar isto, porque eu o tenho deixado passar em cada ocasião, e dizia, “Essas setenta semanas de Daniel”, porque eu não o entendia… E é por isso que me tenho posto agora a tratar de explicá-lo, e eu creio mediante a ajuda do Senhor eu posso fazê-lo com Sua graça, traze-lo onde – mostrar-lhes quão perto estamos da vinda do Senhor.
45 Agora, a Daniel faltavam dois anos. Logo encontramos que enquanto ele estava em oração, o Anjo Gabriel foi a ele e não somente lhe explicou quando seu povo sairia do cativeiro, mas também tudo o que estava determinado para seu povo, tudo que restava para seu povo. Ele disse, “Restam todavia setenta semanas para os Judeus”.
46 Então encontramos que ele tinha um propósito sêxtuplo, e um deles era: para terminar a transgressão, e – e para por fim ao pecado, fazer reconciliações pela iniquidade, trazer a justiça eterna, selar a visão e a profecia, e ungir ao Santo dos santos.
47 E no domingo anterior pela manhã, tomamos a Daniel em sua condição ali orando; no domingo passado a noite, dando as Escrituras de modo que as pessoas lessem quando regressassem para casa. O ouviram? Lhes agradou? Maravilhoso!
48 Agora, o propósito sêxtuplo – e encontramos que este sêxtuplo propósito, “ungir o Santo dos santos”, encontramos que o mais santo representa a Igreja, o Tabernáculo. E a última coisa a se fazer era ungir o Santo dos santos; isso é o Tabernáculo Milenial no qual Ele viverá durante o Milênio, no qual viveremos.
49 Agora, hoje estamos abordando o tema, “Que são as Setenta Semanas?” E isto é uma parte importante, As Setenta Semanas.
50 Agora, sabemos que as Escrituras não podem mentir. Elas tem que ser a verdade. E se estes Anjo Gabriel veio e disse a Daniel que restavam tão somente setenta semanas aos Judeus… Agora, nós aplicamos isso a uma semana de seis – de sete dias. Porém a profecia é sempre dada em parábolas.
51 E assim, sem dúvida que através das eras tem havido centenas e centenas de pessoas, eruditos, homens capacitados, tratando de explicar o que eram estas setenta semanas. E eu tenho lido muitos de seus comentários sobre isso. E eu estou mui agradecido ao Sr. Smith da igreja Adventista por seus pontos de vistas. Mui agradecido ao Dr. Larkin por seus pontos de vistas. Estou agradecido a todos estes grandes eruditos pelos seus pontos de vistas acerca disto. E lendo-os, me esclareceu muito que pudessem encontrar lugares que parecem corretos. Porém para encontrar os pontos de vistas que eu – eu pensei que me agradaria explicar, eu busquei na enciclopédia do tempo para encontrar o significado de tempo.
52 E encontramos aqui, temos tempos, tempo e mais tempo. Que é tempo? Que é uma semana? Agora, isso tem sido 3.430 anos atrás desde que isto se passou – desde que Deus começou a tratar com o Judeu – muitos, muitos anos atrás. Daniel estava A.C. – naquele tempo eram 538 A.C. – 538 anos antes de Cristo, quando ele falou isto por tempos, tempo, e meio tempo e setenta semanas. Busque onde setenta semanas o tomariam. Pois, ele ainda estava na Babilônia em setenta semanas, e Deus lhe havia dito que esse era todo o tempo que estava determinado sobre o povo.
53 Agora, aqui minha igreja conhece que através dos anos sempre lhes tenho dito, “Se você quer saber que dia da semana é, olhe no calendário. Porém se você quer conhecer o tempo em que estamos vivendo, vigie a esses Judeus”. Esse é o único indicador do tempo. Deus não dividiu… não fixou tempo algum aos Gentios. Não houve espaço algum de tempo. E aí é onde eu creio que muitos escritores, confundiram, por tratar de aplicar isto aos Judeus e aos Gentios, porque Ele disse, “Teu povo”, porém Ele estava falando com Daniel, não a Igreja, ao povo de Daniel, os Judeus. Se Ele estivesse falando à Igreja, você não poderia fazer com que isso tivesse continuidade em parte alguma. Você está – você está de volta, mesmo antes da vinda de Cristo. Isto correrá numa classe de semanas proféticas se você deseja colocar isto. Isto está seguindo. Mas Ele estava falando aos Judeus, então os Judeus são o relógio de Deus.
54 Vocês recordam que não faz muito tempo aqui o irmão Arganbright da Califórnia, o vice-presidente da Associação Internacional dos Homens de Negócios do Evangelho Completo, veio a minha casa e trouxe uma – uma fita e – não uma fita, mas um – um filme, que eles haviam – de Três Minutos Para a Meia Noite. Que foi tomado num estudo científico. Quando eu vi aqueles Judeus regressando, de volta a Jerusalém, eu vim aqui no tabernáculo, e eu disse, “Sinto como se eu houvesse tido uma reconversão”. Muitos de vocês recordam isso. Eu disse, “Ver a esses Judeus regressando…” Jesus disse em Mateus capítulo 24, “Quando virdes a figueira brotar, sabeis o que buscar”. Vê? Os Judeus regressando.
55 Agora, eu tenho alguns comentários escritos aqui. Gostaria de referir-me a eles. Agora, e eu – eu – eu tomarei meu tempo de modo que vocês possam também escrevê-los. Agora, tudo isto toma lugar… Estes… Agora, nós… Em cima… Durante o tempo em que estamos agora, tudo isto toma lugar para… É Judeu, nada tem que ver com a Igreja. Nada desde Apocalipse 3 até o capítulo 19 tem que ver com a Igreja. Você não pode fazer com que saia bem. Não está ali.
56 Agora, eu quero explicar como encontrei isto. Agora, no quadro, muitos de vocês verão que eu tenho desenhado espaço – tempo, de como vem a espaço, de maneira que possa ser feito para que todos possam entendê-lo. Pode você… Vocês que estão assentados ali atras não o podem ver, suponho; o escrito é muito pequeno. E é escrito de Becky, assim… E esse quadro… Eu tinha um pior que este – porém Becky desenhou esse – da imagem do sonho de Nabucodonozor. E eu creio que se parece mais a uma moça, Becky, que a um homem. Porém de todas as maneiras, nos – nos fornece a informação, do que queremos.
57 Agora, se lemos na Bíblia que estão determinadas setenta semanas sobre o povo… Agora, a… Nada tem que ver com a Igreja; as setenta semanas nada tem que ver com a Igreja. Se vocês notam aqui, no cartaz eu tenho a era da igreja entre as setenta semanas. A temos aqui. Um irmão da Georgia o desenhou para nós aqui enquanto passávamos pelas eras da igreja. E estamos certos que entendemos o que isto significa.
58 Esta brancura na igreja aqui, isso significa que foi toda apostólica. E nessa segunda era da igreja, eles tinham a doutrina dos Nicolaítas – ou tinham as obras dos Nicolaítas; não havia vindo a ser uma doutrina. Na terceira era da igreja veio a ser uma doutrina, e na quarta era da igreja se organizou e foi um papado Romano. E na – a quarta era da igreja foi a Era das Trevas. Notem, que toda a escuridão representa Nicolaísmo ou Romanismo. A brancura representa ao Espírito Santo, a Igreja. Tal e como foi no tempo de São Paulo, toda a Igreja apostólica estava cheia com o Espírito Santo. Logo os aristocratas começaram a entrar. Logo finalmente eles se consolidaram e fizeram uma igreja completamente nova, e simplesmente a pequena igreja foi queimada, e apedrejada, e dada a comer aos leões, e toda coisa.
59 Na reforma vem Lutero, um pouco mais brilhante, veja você. Nos dias de Wesley se tornou ainda mais brilhante. Porém aqui na última era da igreja, a Era da Igreja Nicolaíta, essa é a era em que nós – não a Nicolaíta, mas a Laodiceiana – essa é a era em que estamos vivendo. Notem vocês, não há muita luz.
60 Alguém estava – ao ver o desenho ali em cima, disse, “Devia envergonhar-se, irmão Branham, este grande dia de iluminação…”
Eu disse, “Imagino que quando isso for analisado cuidadosamente nem mesmo assim lhe faz justiça”. Quando você tem o verdadeiro e puro no coração, nascido de novo do Espírito… Recorde, esta foi a única igreja onde Cristo foi expulso de Sua própria igreja, de todas elas, Temos uma grande confissão, porém temos uma possessão é sobre o que estamos falando. Está Cristo realmente na Igreja? Será uma pequena minoria.
61 Agora, agora, ensinemos as setenta semanas de Daniel. Agora posso repetir aqui de novo: Ministros do Evangelho, se vocês não estão de acordo com isto, está bem. Elas estão divididas em três períodos, como encontramos em Daniel 9 – três períodos: Primeiro, um período de setenta semanas; logo um de sessenta e duas, e logo um período de uma semana. Elas estão divididas em três períodos diferentes.
62 Agora, eu o tenho dividido aqui no quadro. O primeiro período, o segundo período, e mediante minha interpretação pelo Evangelho, pelo Espírito Santo, que no tempo do fim Deus regressa de novo aos Judeus.
63 Agora conhecemos por todos os Evangelhos que Paulo ensinou e os outros, que Deus retornará outra vez aos judeus. Então, se Ele vai voltar aos judeus, como podemos aplicar isto ali no tempo de Daniel? Temos que aplicá-lo nesta última era, e isto é após a Igreja Gentia haver ido, pois Ele trata Israel como nação, a nós como indivíduos.
64 Agora, eu tenho alguma escritura aqui a qual gostaria de ler para vocês enquanto continuamos. Agora, a ordem para reconstruir a Jerusalém, foi no dia 14 de Março. Se algum de vocês quer anota-lo, em Hebreus você encontrará que é chamado Nisan – N-i-s-a-n, que significa “Março”. A ordem foi dada em 14 de Março, do ano 445 antes de Cristo – saiu a ordem para edificar – reconstruir o templo. Vocês o entendem, já que tem lido as Escrituras. Até ser completado, tomou quarenta e nove anos para completar o templo e a cidade – para reconstruí-lo. E como diz a Bíblia, falando Daniel – ou o Anjo de Daniel, que os muros – que seria edificado em tempos de angústia. E muitos de nós recordamos que quando foi construído, eles tinham um bloco de argamassa em uma mão e uma espada na outra para vigiar ao inimigo. “E será edificado em tempos de angústia”. Aqui é que eu encontro que estou obtendo meu dia…
65 Agora, temos dois – três calendários diferentes. Tornando ao velho calendário astronômico, e encontramos que no calendário Juliano há 365 dias e ¼ num ano. Eles calcularam isso mediante o passo de Sardes e as diferentes estrelas, o obtiveram. Agora, encontramos no calendário Romano, sob o qual vivemos agora, há 365 dias num ano pelo calendário. Porém no calendário Cristão ou profético encontramos que tão somente há 360 dias num ano.
66 Agora, você pode que se pergunte como foi que surgiu esta confusão. Agora, eu tão somente posso dizer isto de mim mesmo. Eu creio que ali antes da destruição ante – diluviana, ali nos dias de Jó e os demais, que eles fixavam o tempo pelas estrelas, e entendemos – ou antes desse tempo o mundo estava numa posição vertical. E logo no pecado do homem, a inundação do mundo, isto se inclinou e vieram as inundações, desde então temos os grandes glaciais e os demais; e tanto a parte de cima como a de baixo está cheia de gelo. Sabemos disso. E a terra não está em posição ereta; está inclinada. Isso a sacudiu fora da lua e das estrelas, onde eles estavam olhando, e então a colocou fora de lugar, ou – ou você não poderia fixar mais o tempo, porque está inclinada – inclinada para trás. Portanto, não passa por essas estrelas ao mesmo tempo, porque está – está fora de ordem para com essas estrelas. Entendem vocês? Eu creio que isso é o que é.
67 Está recostada nessa condição. E isso tão somente mostra que isto é apenas um período de tempo. Podem vocês vê-lo? Deus não tem as coisas fora de órbita. Ele apenas o deixa seguir dessa forma por curto tempo. E eu certamente creio que essa coisa foi feita, e nestes últimos dias é quando Deus vai revelar estes segredos à Igreja. Ele não o tem feito antes, e a razão pela qual não o tem feito é para manter a Igreja vigilante e orando todo o tempo sem conhecer quando vinha. Porém recordam que em Daniel 12 Ele disse, “Os prudentes entenderão nos últimos dias – nos últimos dias? Tem sido dado a ele.
68 O Espírito de sabedoria vem à Igreja dar a conhecer a Igreja pela revelação do Espírito Santo – trazendo à Igreja e revelando em que dia estamos vivendo. Tal e como Gabriel vem a – a Daniel, o Espírito Santo vem à Igreja nos últimos dias para revelar estas coisas grandes, coisas secretas e profundas. Entendem agora?
69 Agora, isso tombaria a esse ano astronômico ou o ano Juliano – calendário (Vê?), o ano massônico, porque o mundo está inclinado. Conhecemos isso do estudo na escola, e está fora de órbita. Portanto eles – essas estrelas não passarão em linha da terra ao mesmo tempo. Portanto, o calendário Romano também está errado, porque você não pode por os dias em seu lugar… há tantas coisas que eu poderia dizer aqui mesmo. Encontramos ainda que a própria natureza nos ensina que há somente trinta dias no ano.
70 Agora, tomemos Apocalipse onde temos que ir aqui nos dias dos dois profetas. Diz a Bíblia que eles profetizarão por mil duzentos e sessenta dias. Agora, você toma o calendário astronômico, e estará muito longe de ser três anos e meio. E você toma o calendário Romano que nós temos hoje, isso escapa da mesma forma. Porém você toma o calendário profético e há exatamente mil duzentos e sessenta dias a trinta dias por mês. Vê?
71 Temos trinta dias em alguns meses, trinta e um no próximo, vinte e oito em outro. Veja, estamos confundidos. Porém Deus não o tem de cima para baixo, nem de trás para a frente; Ele os tem exatamente iguais (sim, senhor!) – exatamente o mesmo – trinta dias num mês, não trinta e um, mas trinta, alguma outra coisa. Vê? Porém tudo isto foi feito na grande economia de Deus para manter a Igreja vigilante e orando, mantendo-se preparada, com seus vestidos lavados no Sangue do Cordeiro. Oh, e nesses últimos dias Ele prometeu… Agora, vemos onde estamos vivendo. E recorde, o propósito, o propósito da alma para fazer isto.
72 Agora, se houve sete… Olhe, há exatamente quarenta e nove dias – quero dizer, quarenta e nove anos, na construção do templo, as sete – ou sete semanas proféticas, sete semanas, porque houve sete semanas determinadas para o templo – para reedificar o templo; e foi edificado exatamente em quarenta e nove anos. Agora temos o significado do tempo de semanas, porque se a Bíblia dizia, o Anjo disse que tomaria sete semanas até a edificação do templo… E foi exatamente quarenta e nove anos construindo o templo de – desde 14 de Março até o – de 538 antes de Cristo até a restauração do templo e a restauração das ruas, exatamente quarenta e nove anos. Assim sendo que obtemos? Que obtemos? Porque se sete semanas equivalem a quarenta e nove anos, então uma semana é igual a sete anos, e sete vezes sete é quarenta e nove. Isso é exatamente! Aí o tem.
73 Assim sendo, não há porque supor nada. Sabemos agora que cada semana equivale a sete anos. O captaram? Repitamo-lo juntos: “Uma semana é igual a sete anos”. Agora sabemos que o temos. Uma semana é igual a sete anos.
74 Aqui estamos aqui mesmo – a primeira semana. [O irmão Branham se dirige ao quadro para ilustrar – Ed.] Quarenta e nove anos para a reedificação do templo. Agora, esta linha na parte superior representa a nação Judia enquanto passa. Isto é somente tempo, e quando cai aqui, sai da nação Judia ao tempo dos Gentios, logo sobe e volta aos Judeus e continua.
75 Agora, aos Gentios não designou tempo algum – apenas diz, “Tempo dos Gentios”. Encontramos que nem mesmo Jesus fixou tempo algum a eles, porque encontramos aqui em Lucas 21:24, Ele disse, “Eles pisarão em Jerusalém até que os Gentios…” Permitam-me citá-lo. O estou citando de memória. Permitam-me ler, porque estará em referência aqui, e queremos tê-lo correto. Bem, se vocês querem voltar comigo, em S. Lucas 21 e 24. Eu estudei isto tão claramente quanto pude.
Cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos… (De quem estão falando eles? Judeus. Essa é a destruição do templo no ano 70 da era cristã.)… e para todas as nações serão levados cativos… (Agora recordem, não apenas para a Babilônia, não só para Roma, mas a todas as nações. Aí é onde está o Judeu hoje, em todas as nações.)… e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.
76 Então há um tempo assinalado, porém ninguém conhece quando será. Vê? É um mistério. Vê? O tempo dos Gentios, mas Judeus, e não podemos indicar o tempo, pois a Igreja, se tem saído fora do caminho ou tem seguido adiante, ou o que está fazendo; você não pode determinar por isso; porém olhe aos Judeus; aí está o calendário do tempo. O vêem vocês? Deus determinou a eles exatamente um dia, uma hora, e tempo, porém nunca aos Gentios. Se o fez com os Judeus, assim sendo observemos aos Judeus, então veremos onde estamos.
77 Agora, agora, as sete semanas foram quarenta e nove anos. Temos claro agora que uma semana é – uma semana são sete anos – uma semana, sete anos.
78 Agora, se nos diz que desde a saída da ordem… Agora, se nos diz que desde a saída desta ordem para reedificar a cidade até o Messias (e foi Cristo, por certo) serão sete semanas e sessenta e duas semanas, que fazem sessenta e nove semanas. Vê? Bem. E sete vezes sessenta e nove são 483 anos. Agora, o estão anotando? Se vocês desejam que o repita, terei prazer em faze-lo.
79 Agora, se nos diz que desde a ordem para reconstruir a cidade até o Messias serão sete (sete, essa é a primeira – primeira, aqui mesmo) – sete semanas e sessenta e duas (sessenta e duas e sete é igual a sessenta e nove) – sessenta e nove semanas. Sete vezes sessenta e nove farão 483 anos. Portanto, até o Messias (agora, estamos chegando aqui a esta parte) – até o Messias, tem que ser 483 anos – 483 anos.
80 Agora, agora, o Messias, cavalgou na cidade de Jerusalém, triunfou, sobre os lombos de uma mula branca no domingo de Ramos, em 2 de Abril do ano 30 desta era. Jesus entrou em Jerusalém no domingo de Ramos, no ano 30 de nossa era. E agora, agora, desde 445 antes de nossa era até o ano 30 de nossa era há exatamente 475 anos.
81 Porém como já temos visto que as sessenta e nove semanas fazem 483 anos… Agora, aí é onde vem o problema, aí mesmo. Vê? Temos aqui na Bíblia, 475 anos, quando realmente são 483, uma diferença de oito anos.
82 Agora, Deus não o pode fazer falhar. Se Ele disse que seriam tantos dias, são tantos dias. Se Ele diz que é tanto, é isso. Assim sendo, que vamos fazer? Agora, as datas de 445 antes de Cristo e 30 depois de Cristo são anos Julianos ou astronômicos, que são 365 dias e ¼ – em cada. Porém quando os reduzimos a nosso calendário profético…
83 Agora, permitam-me deter-me aqui um momento. Para que vocês possam conhecer sem sombra de dúvida, eu não tomaria apenas um lugar. Eu posso toma-lo através da Escritura inteira e provar a vocês que sete dias é – que sete – uma semana é – são sete anos na Bíblia. O acabo de fazer aqui em Apocalipse capítulo 13 – ou capítulo 11 e versículo 3. Esses profetas profetizarão mil duzentos e sessenta dias, que é em meio da última semana dos Judeus. Então são cortados e começa o Armagedon. Então se isto é assim, hoje de novo trinta dias é um mês. Vê? Então é um – não é um trinta e um dias e outro vinte e oito dias e assim por conseguinte – é exatamente trinta dias num mês todo o tempo.
84 Nosso calendário profético nos traz a 360 dias como usamos agora nas Escrituras. Temos exatamente 483. (aí está!) – 483. Aqui temos exatamente prova da profecia – exatamente a verdade. Porque desde o tempo da saída para construir o templo até a destruição… Quando eles rejeitaram a Cristo e O mataram no ano de 33 de nossa era – quando Cristo foi morto é exatamente 483 anos. Agora, desde a saída da ordem para reconstruir a Jerusalém estavam determinadas sete semanas, que equivalem a quarenta e nove anos, e quarenta e nove anos enquadra perfeitamente. Bom, desde a reconstrução do templo até o Messias foram 438 anos, assim sendo 434 anos e 434 vezes 49 fazem exatamente 483 anos. Enquadra perfeitamente ao dia – de dia a dia. Amém! Aí o tem.
85 Messias, o Príncipe, virá. Vê? Sete vezes sessenta e nove é 484 anos exatamente, enquadra perfeitamente. Assim sendo conhecemos perfeitamente, conhecemos exatamente que essa Escritura é correta. Aqui está. Porém vejam vocês, todas estas…
86 Quando Deus tinha o mundo ante – diluviano, e o destruiu por água, Ele mudou a data astronômica e logo permitiu aos Romanos entrar e fazer seu calendário, que golpeia e salta. E suponho que em – mesmo na enciclopédia onde tenho estado lendo…
87 Diz, a propósito, irmão Kenny Collins, está no edifício esta manhã, Kenneth Collins? Sabe você quando me enviou aquele montão de enciclopédia? O recorda? Você me enviou quase um caminhão carregado disso. Pensei: “Que vai fazer um inexperiente como eu com tudo isso?” Saiba você, o Senhor estava lhe guiando, Kenny. Aí obtive a informação, justamente dessa velha enciclopédia – tempo. E eu estava estudando. E Beck os usa em sua escola. E os tenho em meu estudo, embaixo em meu quarto de estudo. E descemos ali e a tomamos, e ali o procuramos, e o encontramos exatamente, desenhados todos os calendários e tempos que tem havido. Vê? assim o obtivemos.
88 Aí está, exatamente 483 anos desde a saída da ordem para restaurar o – restaurar o edifício até o tempo do Príncipe Messias ser rejeitado, faz exatamente 483 anos pelo calendário.
89 Vejam vocês agora, estamos usando o mesmo calendário aqui mesmo, porque se Deus usou este calendário aqui, então Ele tem que usá-lo o resto do tempo através da Bíblia. É isso correto? Deus não muda. Assim sendo se sete semanas foram quarenta e nove anos, sete semanas novamente são quarenta e nove anos. Uma semana são sete anos, (vê?), enquadra perfeitamente. E se ali deu justamente no cravo, dará justamente no cravo agora. Amém! Oh, sim! Isso me estimula. Oh, eu – eu amo – eu amo saber do que estou falando. Eu – eu – eu o amo porque…
Como aquele ancião, ali em Kentucky, me disse, “Gosto de ouvir a alguém falando que saiba do que está falando”.
Eu disse, “Eu também”.
Ele disse, “Esse é o problema com vocês pregadores. Vocês não sabem do que estão falando”.
90 “Bom”, disse, “Eu aprecio sua cortesia, porém há algumas coisas das quais nós sabemos sobre o que estamos falando”. Eu sei que tenho nascido de novo. Eu sei que eu tenho passado da morte à Vida. Eu sei que há um Deus, porque eu tenho falado com Ele. Ele tem falado através de mim, e falado comigo, e falado a outros, e me falado sobre outros; e eu sei que Ele é Deus. Isto é certo. Ele foi tão bom que desceu e deixou que tomassem uma foto minha com Ele que não pode ser negada pelo mundo científico. E eu torno à Escritura e vejo que isto é exatamente para cumprir esta era da igreja – exatamente o que toma lugar. Então eu sei que estamos aqui. Amém!
91 Agora, pode que não tenhamos instrução alguma; pode que não sejamos gente grande e coisas como essas; pode que não sejamos dignatários, porém conhecemos a Deus. Lhe conhecemos pelo Espírito Santo, e comparando palavra por palavra através da Escritura que conhecemos que é a verdade. Estamos vivendo no último dia.
92 Agora, há… Agora recorde, que este ano profético de 360 dias no ano… Olhe a tudo demais. A natureza, como alguns de vocês podem entender, mesmo as mulheres, e assim por conseguinte. Vê?… Trinta – trinta dias… Justamente… Vejam vocês, é – é… Toda a natureza está estabelecida dessa forma. Vê? não trinta e um, trinta, ou vinte e oito, ou alguma coisa, é exatamente trinta dias para cada ano. Isso é o – o calendário profético – exatamente 483 dias.
93 Aqui temos a prova exata da profecia – 445 anos antes foi exatamente correto. Agora, tudo o que foi profetizado que haveria de ocorrer nessas setenta semanas não ocorreu então, assim sendo é deixado para os últimos dias agora.
94 Agora, meus irmãos Pentecostais, agora meus irmãos Testemunhas de Jeová, se dão conta vocês… Sabem vocês onde aparecem os 144.000? Sabem vocês onde aparecem todos os grandes milagres de Apocalipse? Ali na era Judia, não na nossa. Não há nada registrado nela, tão somente a Igreja preparando-se e indo-se. Seguro, com o poder de Deus podemos fazer – operar milagres e prodígios; sabemos disso. Porém a coisa real era aqui aos Judeus – quero dizer, o poder real de operar, de operar milagres.
95 Os 144.000 não aparecem aqui. Eles aparecem, não no terceiro capítulo, eles estão mais adianta na Escritura. E agora, vemos que toda esta coisa havia de tomar lugar neste tempo da septuagésima semana, a última semana. Agora, se eles tem tido já sessenta e nove semanas e viveram exatamente da forma que Deus disse que fariam, e sucedeu da forma que Deus o disse, então resta uma semana adicional prometida para os Judeus. Agora, irmãos, preparem-se. Vê, vê? Ouçam quão perto estamos. A última semana sete – sétimo ano…
96 Agora, entendem todos até aqui? Se é assim… Entendem todos até aqui, isso é perfeitamente a verdade, é a Bíblia, são os anos proféticos?
97 Agora, continuemos, e cheguemos até a rejeição do Messias (vê?) – desde lá – até a rejeição do Messias, a última semana.
98 Agora, quero deter-me aqui mesmo um momento e explicar isto. Que quando eles rejeitaram ao Messias foi quando eles, por certo, rejeitaram a Jesus como o Salvador e O crucificaram. Vocês recordam aqui o que diz a Bíblia: “E Ele será cortado, não por Si Mesmo, Messias, o Príncipe…” Agora pense quão preciosa foi essa profecia. Eu quero fazer com que isto fique gravado em seu interior, que se aquela profecia foi precisa, exatamente ao tempo apontado, e exatamente da forma que dizia, estas outras sete – esta semana que resta – estes sete anos, ou melhor – sete dias, sete anos – se cumprirão exatamente como diz a Escritura.
99 Agora recordem, Ele foi cortado – Messias. Judeus, Deus cessou de tratar com eles. Eles pararam aí. Então foram dispersados pelo Império Romano. E notaram vocês aqui em meu cartaz… Eu quero que vocês captem isto agora e o desenhem. Notem vocês aqui onde tenho a cruz? Isto é onde eles rejeitaram. Porém o tempo se estendeu por um período mais longo. Vê? Por que? Trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta – quarenta anos mais tarde Tito o general Romano destruiu a Israel – Jerusalém, e dispersou ao povo por todo o mundo.
100 Vejam vocês, Tito quarenta anos mais tarde… Realmente o tempo dos Judeus se estendeu até a completa… Deus não estava tratando com eles. Ele apenas tratou com eles até que rejeitaram a Cristo. Então quando eles crucificaram a Cristo, eles clamaram: “Seja Seu sangue sobre nós e sobre nossos filhos”, e assim tem sido desde então. Porém antes deles serem dispersos… Ouçam! Oh irmão! Antes de serem dispersados para todo o mundo, Deus tomou ao redor de quarenta anos para destruir o templo e espalhá-lo pelo mundo. Porém Deus já não tratava com eles. Ele se foi a tratar com os Gentios. Vocês conhecem isso – o entendem agora? Agora, aqui começamos nas eras da igreja, o tempo dos Gentios, Deus – apartado dos Judeus.
101 Agora, meu irmão missionário, isso foi para – para – para os Judeus, um precioso querido irmão aqui em algum lugar, aqui está o que eu quero que você capte e entenda. Veja, Deus deixou de tratar com os Judeus justamente ali, porque Deus sempre tratou com Israel como nação. Nós sabemos disso. Israel é uma nação. Os Gentios são um povo. E Ele tinha que tomar um povo dos Gentios para o Seu Nome. Chegaremos a isso em uns minutos.
102 Porém agora, nestas Sete Eras da Igreja pelo que acabamos de passar no tempo dos Gentios, desde a crucificação de Cristo até o final das eras da igreja… Agora, tivemos isso – já o temos passado. Agora, estamos chegando a um lugar onde podemos toca-los – ir aos Sete Selos, Sete Taças, Sete Trombetas, e tudo o que se apresenta junto, tudo tratando com os Judeus e o juízo de Deus para a gente sobre a terra, e o remanescente…
103 Recorde, neste grande período de perseguição, haverá milhões de Gentios que morrerão nisso, esta noiva rejeitada, esse – esse remanescente da semente da mulher, virgens adormecidas. Ela passa por isso. É – está tão claro como estas setenta semanas, tão claro. E eles passarão por isso. Assim sendo, se você não tem recebido o Espírito Santo, é melhor que você chegue a Ele tão logo quanto possa. Estamos no tempo do fim.
104 Notem agora, Sete Eras da Igreja. Agora, eu não tenho que ir sobre elas, porque as temos em fitas; e estão sendo postas em forma de livro e tudo, que esse foi o tempo que… Deus nunca disse que haveria tantos dias, tantas horas, ou tantos anos; Ele nunca disse coisa alguma; Ele disse, “Até que a dispensação dos Gentios seja terminada”, até… Os muros serão pisados até que Deus deixe de tratar com os Gentios.
105 Agora, encontramos, que durante estas eras, tivemos a vinda do Espírito Santo, e Deus então, ali no começo, começa a dizer-lhes da rejeição de Cristo… Deus mostrou a João exatamente o que tomaria lugar durante o reino Gentio. Agora, você não tem tido tempo limitado como os Judeus, porém temos um sinal. Temos um – temos um letreiro. Bom, Deus fez com os Judeus exatamente o que Ele disse que faria naqueles sessenta e nove anos – ou 483 anos, sessenta e nove semanas. E resta uma semana, ainda está determinada uma semana.
106 Agora, não podemos aplicá-lo aqui, porque isto é Gentio, a Igreja. Quantos entendem isso? Agora, isso é Apocalipse; começando com o primeiro capítulo até o terceiro nos leva a Laodicéia. Agora, vemos exatamente como isso foi toda a igreja – igreja do mundo ela mesma – Deus nunca incluiu ao pecador e só – a menos que queira ser salvo. Porém a igreja do mundo era toda branca; então vem os Nocilaítas que queriam formar uma organização. Entraram os dignatários. Isto foi em Laodicéia, Roma, quando tiveram o Concílio de Nicéia. E que fizeram eles? Eles organizaram a igreja, então ela começou a perseguir aos Cristãos. Então na próxima era da igreja, ela quase, o Cristianismo na forma do batismo do Espírito Santo foi varrido.
107 Porém então como vocês conhecem que eu consegui a história, os Pais de Nicéia, e os Pais anteriores a Nicéia, e todas as histórias da igreja e os manuscritos mais antigos que pude encontrar, e cada um deles provou a vocês que a Igreja de que Deus estava falando não foi aquela igreja Católica organizada ou organização alguma. Deus estava falando acerca… E todas estas grandes estrelas da era foram homens que entenderam o Batismo do Espírito Santo, o Batismo no Nome de Jesus Cristo, e a vinda do Espírito de Deus, e – e falando em línguas, e interpretação de línguas, e cura, e milagres, e sinais. Isso é o que Deus determina. Ele não pode mudar Sua mente, dizer, “Bom, esta é Minha idéia de uma igreja, a igreja apostólica. Agora Minha idéia é uma igreja dignatária”. Deus não muda! É todavia o Espírito Santo.
108 E vigiemos e tragamos, então quando vemos a natureza de Deus e o que Ele – e tragamos Sua Escritura, e logo tomemos a – a história que mostra que dá exatamente no cravo, exatamente na data, no tempo, em tudo o que disse através de João que tomaria lugar, sucedeu àquela era Gentia.
109 Agora, nos encontramos na era de Laodicéia sem sombra alguma de dúvida. Sabemos que estamos. Temos passado pela era Luterana; temos passado pela era de Wesley; agora estamos na era de Laodicéia, a última era. E nos damos conta que cada uma daquelas igrejas teve um mensageiro. Encontramos isso. Sete estrelas em Sua mão que eram Sete Espíritos que saíram diante de Deus. Cada uma teve um mensageiro. E vimos à Bíblia e encontramos a natureza que teria esse mensageiro, qual seria a natureza desse mensageiro. E escolhemos o homem na história que tinha essa natureza. E então quando encontramos aquele homem na história que tinha aquela natureza, e encontramos que ele foi o mensageiro para essa era da igreja. Logo encontramos qual espírito e que fez esse homem. E encontramos que foi um santo cheio do Espírito Santo, Santo Irineu e todos aqueles outros e – e São Columba e todos – todos aqueles – aqueles homens cheios com o Espírito. E conhecemos isso pela Escritura que esse tipo de espírito devia estar sobre esse tipo de homem pelo mesmo tempo. Aí está, não pode errar. Amém! Glória a Deus! Isso é simplesmente…
110 Eu não sei, irmão. Isso me faz sentir melhor que qualquer outra coisa que eu saiba (vê?), porque é a Palavra de Deus falando por Si mesma. Quando eu ouço a Deus dizendo algo, eu digo, “Amém!” Isso é correto. Isso termina o problema. Tudo terminado. Deus o disse. Isso – isso é suficiente. Bom, Deus disse que isso sucederia dessa forma, e o encontramos na história e pela Escritura. Temos lido desta era da igreja, o que faria, o que teria lugar, que classe de mensageiro era para essa era da igreja: “Para o – ao anjo da igreja de Laodicéia…”; “Ao anjo da igreja de Sardes, Tiatira”, todos estes diferentes. E repassamos a história e encontramos o – o mensageiro dessa igreja, e encontramos quem foi. Assim sendo o desenhamos, pusemos seus nomes sob ela, e aí estão. Veja, sabemos que é exatamente assim.
111 Agora… E conhecemos que Deus esteve – e sempre tem estado e – contra a religião organizada. Sim, senhor! Ele disse, “Odeio ao Nicolaísmo”. Nico significa “conquistar ao laico”. Laico – o laico é a igreja, o corpo. Nico significa “conquistar, vencer”, em outras palavras, fazer um homem santo, alguém sobre os demais. Todos somos filhos, temos um Rei; esse é Deus. Temos a Um santo; e esse é Deus. Amém” E Ele está em nosso meio na forma do Espírito Santo. Esse é O santo.
112 Agora, temos chegado até onde estamos positivamente seguros que vindo dessa era – a era Judia tivemos essas sessenta e nove semanas exatamente pela história, pelo calendário, pelo ano profético de Deus – trazendo a história do calendário profético do Velho Testamento ao Novo e demonstrando que é exatamente o mesmo. Vê? Agora, tivemos a Igreja Gentia desde o começo até o último dia, e sabemos que estamos vivendo nos últimos dias. Amém! Entendem vocês?
Agora, se estamos vivendo neste dia final, ao final desta era, então onde estamos?
113 Note, aqui atrás… Vejam esta linha desenhada aqui atrás onde Deus tratou com os Judeus – ou nunca tratou com os Judeus – tomou Ele longo tempo para alcançá-los… Tomou Ele quarenta anos para colocá-los na condição que Ele pudesse fazê-los destruir a todas as nações. Exatamente nos dias dos Gentios, Ele tinha que colocá-los em condição antes que Ele pudesse fazer cumprir Sua Palavra. Vêem o que quero dizer? Quem entende, diga “Amém!” [A congregação responde, “Amém!” – Ed.] Quero estar seguro de que vocês o captam.
114 Agora, que ocorreu? Olhem a parte superior desta última era da igreja. Vêem a esta pequena extensão? Os dias dos Gentios estão terminados. E pelos últimos quarenta anos os Judeus tem estado regressando a Jerusalém, de volta à terra natal. Vêem? Onde estamos? Passaram quarenta anos desde a rejeição do Messias até que Tito destruiu o templo e espalhou aos Judeus. Têm passado outros quarentas anos nos quais Deus tem endurecido o coração de toda classe de Faraós em todo lugar e fez retornar aos Judeus à sua terra natal. Porém hoje eles estão novamente em sua terra, e a Igreja está no fim. Amém! Oh, eu – eu estou tratando de ler. Não posso.
115 Note! Os Judeus estão em sua terra e tem estado retornando… Se vocês conseguem o livro “Declínio da Guerra Mundial”, volume 2, quando o general Allenby, depois da Primeira Guerra Mundial, voou sobre Jerusalém e a capturou e a tomou, e aqueles homens Cristãos marcharam a Jerusalém tirando seus chapéus; e Allenby se rendeu sem sequer disparar uma arma – ou – ou eles se renderam a Allenby, os turcos. E desde então, Deus endureceu o coração de Mussolini, o coração de Hitler, o coração de Stalin, os corações dos homens em todo país odiando aos Judeus.
116 E logo os grandes pássaros que foram, chamados Linha Aérea Eastern, ou a Linha Aérea Pan American, ou o que haja sido… Eu creio que foi a TWA. Foi na – a revista, a revista Life, creio que foi – Look ou Life; creio que foi em Life – faz três ou quatro anos. E Deus tem estado fazendo correr aos Judeus novamente a sua terra, da qual tem estado fora por dois mil anos enquanto os Gentios se apercebiam. E agora, os Gentios tem expulsado a Cristo da igreja de acordo a Apocalipse capítulo três. Ele nem sequer pode entrar de novo em Sua igreja. Não há lugar para Ele ir. Ele é rejeitado! E é tempo para o rapto!
117 Todos os redimidos aqui… Estes pontinhos como este é o levantamento dos santos na ressurreição. Vejam vocês, todos nos encontramos aqui mesmo juntos. Diz a Bíblia, “Nós os que vivermos e permanecermos até a vinda do Senhor não precederemos ou impediremos àqueles que dormem”. Todo o caminho aqui e aqui e aqui.
118 Agora, irmãos Pentecostais, como podem vocês aplicá-lo aqui na Era da Igreja de Laodicéia? Eles estão – eles estavam dormindo através de cada uma destas eras, esperando. E os que estivermos vivos (o pequeno remanescente aqui em cima), permanecermos vivos até a vinda do Senhor não estorvaremos àqueles que dormem; porque a trombeta de Deus soará, e os mortos em Cristo se levantarão primeiro; e seremos levantados juntamente com eles (Amém!) – com eles (aqui estamos, reunindo-nos aqui mesmo) para encontrar-nos com o Senhor nos ares…?… Você está ali. Onde estamos? Aqui mesmo. Onde foi cortado o Messias? Exatamente onde dizia a Palavra. Onde começará esta septuagésima semana? Exatamente depois que esta igreja for cortada. Então regressa Deus aos Judeus.
119 Não recordam vocês que tão logo que a Igreja se vá – a Igreja se vai, então os Judeus se asseguram, entram. Porém primeiro, a próxima coisa em ordem não é uma nação poderosa num avivamento nacional entre os Gentios. A próxima coisa em ordem é a vinda do Reino de Deus, a vinda de Cristo.
120 Agora, se vocês quiserem podemos regressar ao capítulo dois, versículo 34 e 35. E quando Daniel foi dado – capítulo dois, 34 e 35 – Quando se deu a visão a Daniel que os dias de seu povo terminariam por certo tempo, e havia visto aos Gentios vindo, e viu a visão desta grande rocha aqui, ou esta grande imagem, tinha a cabeça de ouro e o tronco de prata (agora, se endurece, prata a ouro), logo, músculos de ferro – ou músculos de bronze, e então, pés e pernas de ferro. Porém os dedos eram dez, e estes dedos eram de ferro e barro. E Ele disse, “Tal como tens visto que o ferro não mistura com o barro, estes reinos não misturarão um com o outro, porém misturarão suas sementes tratando de romper o poder um do outro”. Vê?
121 Agora, o que sucedeu, a cabeça de ouro foi Nabucodonozor, o qual ele interpretou. Disse, “Outro rei virá inferior a ti”, que foi Dario, o Medo Persa, tomando o reino Gentio. Que veio depois dos Medo-Persas? Os Gregos, Alexandre o Grande e assim sucessivamente; os Gregos tomaram o reino. Quem o tomou depois dos Gregos? Os Romanos. E quem tem governado ao mundo Gentio até agora? Romanos – Romanos. Agora, isso foi ferro.
122 Notem então, Roma existe até o final, porque chegou até os dedos. E ele viu lodo, barro (e isso é do que somos feitos) – e ferro, a fortaleza de Roma, entrou a cada uma dessas nações. E Roma tem força em cada nação sob o Céu.
123 Há um homem no mundo que pode deter uma guerra ou começá-la sem – apenas dizendo uma palavra. Esse é o papa. Que seria se ele dissesse, “Nenhum Católico tome uma arma.” Isso o faria, irmão. Fale o que você queira. A maior parte do mundo da Cristandade é Católica. Vê? Correto.
124 Que diga ele uma palavra, isso é o que é. Eles – é como isto…?… Chegaremos a isso mais tarde. Quem é capaz de fazer guerra com a besta? Quem pode falar com ele? Quem pode faze-lo? “Então façamos uma imagem à besta”. Isso é confederação de igrejas, fazem uma imagem como ela. Vê? Confederando às denominações juntas, coisa que já tem feito. Oh, estamos ao final. Isso é o que resta amigos. Estamos aqui no final. “Façamos uma imagem à besta”, algo com ela. Uma imagem é algo que se vê como algo. Vê? Agora, estamos no tempo do fim.
125 Agora notem aqui ao final desta era… Agora, Daniel, no segundo capítulo, e os versículos 34 e 35, ele observou esta imagem com grande consideração. E ele observou até que uma Rocha foi cortada da montanha não por mãos, e rolou e feriu a imagem nos pés e rompeu aquela… Não… Não a feriu na cabeça, agora, a feriu nos pés. Isso foi no tempo do fim, aqueles dez dedos.
126 Notaram vocês aqui exatamente antes de que o Sr. Eisenhower saísse, o último Protestante – da – da – da América na – na presidência, que eu duvido que volte a haver outro, porém – porém quando… Só para mostrar-lhes isso… Se tão somente as pessoas despertassem. Quando ele se reuniu, ali estavam… A última reunião que eles tiveram – ele se reuniu com a Rússia, haviam cinco países do Oriente comunista representados, cinco países Ocidentais. O Sr. Khrushchev era o líder dos países Orientais; o Sr. Eisenhower era o líder dos países Ocidentais. E Khrushchev, como entendo e se me tem dito, que na Rússia, a linguagem, Khrushchev significa “barro”, e Eisenhower significa “ferro”, em Inglês. Aí está seu ferro e seu barro que não misturam. E ele tirou o sapato e bateu na mesa com ele e tudo demais! Não misturará! Porém é nos dias destes impérios que a Rocha, que foi cortada da montanha não por mão, feriu a imagem nos pés.
127 Agora. Cortada a montanha… Deve haver sido uma montanha de pedra. Foi cortada da montanha de pedra. Agora, notaram vocês…
128 Agora, irmão ministro, irmãos e irmãs ao redor do mundo, a meu entender a primeira Bíblia que foi escrita, Deus a escreveu no céu, porque eles tinham que olhar para cima e ver que há um – um Deus no Céu, que Deus está sobre eles e se vocês notam no zodíaco… Agora nenhum de vocês vá… Fique com a Bíblia aqui. Vê? Porém o – o zodíaco começa, a meu entender, com virgem; o último no zodíaco é Leo, o Leão. Essa é a primeira vinda de Cristo por meio da virgem; a segunda vinda é o Leão da tribo de Judá. Vê? Logo temos a era de câncer, e também através do zodíaco.
129 Agora, encontramos que havia outra escrita, ou outra colocada; e essa foi a pirâmide. Tem notado vocês nas pirâmides de como começa larga na base como uma montanha, feita de sólida rocha, se levanta até chegar ao topo, porém nunca se pôs a parte de cima à pirâmide, a grande pirâmide ali no Egito. Tire sua… Se você tem uma nota de dólar no bolso, tire-a e veja, e encontrará aqui o selo Americano num lado; e no outro lado tem na parte inferior a pirâmide, e sobre a pirâmide a pedra de cima, porém há um grande olho, e debaixo da pirâmide está escrito, “O Grande selo”. Por que não é a águia Americana o grande selo? Esse é o selo de deus.
Recordem que costumávamos cantar um hino:
Ao longo do caminho
A essa verdadeira morada da alma,
Há um Olho que te guarda.
Cada passo que tomares,
Este grande Olho despertado está,
Há um Olho que te guarda.
Isso é correto. Recordem quando tínhamos um pequeno – um pequeno jubileu, dizíamos:
Se roubas, enganas e mentes,
E na igreja testificas,
Há um Olho que te observa.
130 Agora, o grande selo. Agora, o sabemos… Não entendo – as medidas da pirâmide, porém eu lhes tenho estado dizendo nos últimos – em alguns destes ensinamentos que virão sobre isso para que vejam que tudo está em concordância…
131 Agora, a pirâmide começou a representar a igreja, larga em sua base. E enquanto se aproxima ao topo, vem a ser em – em forma de funil.
132 Agora, encontramos que sobe até ao próprio pico do topo, e nunca a completaram. Por que? Por que? Me pergunto por que! Porque diz a Bíblia que a Pedra de Coroa foi rejeitada. Eles foram rejeitados.
133 Agora observe, a era da igreja… Ouçam com cuidado agora. Não vá perder. A era da igreja tem vindo desde o começo da reforma, Lutero, ali nos tempos onde as pedras de fundamento foram postas que foi a doutrina dos apóstolos. Logo encontramos que ao passar do tempo de era em era, a Igreja veio a ser uma minoria todo o tempo, até que passou por… Lutero pregou justificação. Então você ia – confessava ser um Cristão, eles lhe matariam – dias de martírios – mártires.
134 Agora encontramos, nos dias de Wesley você era chamado um santo rolador se você confessava a Cristo então – aquele novo método. As pessoas saíram aqui quando Wesley veio aqui e Asbury, eles tiveram reuniões aqui na América (leia sua história), em salões de classes escolares; suas igrejas aqui não os permitiam entre eles. E finalmente chegaram a um lugar onde o Espírito Santo caía neles, e eles caíam ao piso, e eles jogavam água sobre eles, os abanava com ventiladores – porque eles haviam se desmaiado. E eu tenho estado em suas reuniões em meus cinqüenta anos. Eu os tenho visto cair sob o poder do Espírito Santo dessa forma, e eles jogavam água em seus rostos e toda coisa – os antigos Metodistas de anos. Isso foi uma perseguição.
135 Agora, logo que essa era cumpriu sua comissão, a era Wesleyana, entra a era Pentecostal com o Batismo do Espírito Santo. Veja, você está formando-o todo o tempo. Agora recordem, essa Pedra de cima não estava sobre ela ainda. Por que? Eles formaram a igreja exatamente – ou a pirâmide em forma para acomodar a pedra de coroa, porém a pedra de coroa nunca veio. Oh, vêem vocês onde estou!
136 Agora, o ministério de Lutero até o final de Pentecostes nessa pequena minoria aqui em cima… Essa é a razão pela qual a luz quase se desvanece nesta era ali no calendário – no cartaz. Essa é a era Pentecostal, a Pentecostal, não – não as denominações Pentecostais, porque eles tem feito exatamente como Laodicéia (eles são Laodicéia) – eles fizeram como os Nicolaítas – organizados. Porém a verdadeira Igreja mundial se tem formado a tal grau que tem vindo um ministério entre eles exatamente igual ao ministério de Jesus Cristo. Agora, que tem? Eles tem a coisa em condição. Agora, que é o próximo? Esta Pedra rejeitada para a pirâmide, cortada da montanha sem o que? Sem mãos. Deus a enviou. O vêem? O rejeitado, a Pedra rejeitada é a cabeça da – é a cabeça da pedra de coroa. E O Mesmo que eles tem rejeitado através desta era Gentia é Cristo. E Cristo não foi cortado e posto aqui por vigário, ou filho de Deus ou algum grande dignatário na igreja. Ele é o Espírito Santo. E a Coroa da pirâmide será Cristo vindo. O vê você?
137 Agora, porque eles estão em forma… Vêem onde tenho eu isto formado aqui em forma de pirâmide? O levantamento dos santos faz a marcha à glória. O entendem agora? Cristo, a Pedra de coroa, a Pedra rejeitada, o Olho que tudo vê, vindo exatamente como dizia a Bíblia… E Daniel disse que ele observou a esta era Gentia até que a Pedra veio da montanha que foi cortada sem mãos. Eles nunca haviam posto a pedra angular sobre a pirâmide. Não foi cortada por mão de homem. É a mão de Deus que cortou a Pedra. O vêem? E que fez? Golpeou a imagem justamente nos pés, e fez pedaços, a fez pó. Aleluia! Que sucedeu nesse tempo, a vinda dessa Pedra? Subiu a Igreja à glória no rapto, porque terminou a dispensação Gentia. Deus a terminou, a vinda dessa Pedra.
138 Havia certa gente que vinha aqui à igreja, um homenzinho e sua esposa. Eles tomavam uma Bíblia e a punham em algum lado e começavam a cantar:
Oh, estou em busca da Rocha
Que rolava na Babilônia,
Rolando na Babilônia.
(Regressando ao seu lar diziam) “Buscando essa Rocha
Que vem rolando para a Babilônia”.
139 Aí está Ele! Cristo é a Rocha. Ele não foi nascido de varão, foi nascido de Deus. Ele vem por uma Igreja que tem sido renascida de novo pelo espírito de Deus, porque a fortaleza dessa Pedra de coroa corre por toda a Igreja como um ímã.
140 Eu recordo haver estado aqui observando esse moinho naquele tempo onde eles estavam recolhendo toda sobra da construção e varrendo tudo. Aquela pedra veio e recolheu – essa grande pedra magnética e recolheu tudo porque aquilo estava magnetizado. Nós temos que ser magnetizados à essa Pedra de coroa. Essa Pedra de coroa é o Espírito Santo – Cristo. E cada um de nós que tem esse magnetismo ao Espírito Santo, quando essa Pedra golpear a imagem, a Igreja voará a Ela. De novo à glória Ela será levantada no rapto dos santos, quando Ela sai através desse dia.
141 Agora, olhem aqui. Encontramos que os Judeus tem estado regressando agora por quarenta anos, mais ou menos o mesmo tempo que lhes tomou em chegar à destruição do tempo. Tem tomado ao redor de quarenta anos para regressar até que eles reconstruam outro templo. Veja, estamos justamente no final do caminho. Bom, se os Gentios…
142 Agora, tomemos a… Vemos a Igreja, a vinda da Rocha. Tomemos a última era. Passamos e temos visto como… Creio que tenho alguma escritura aqui acerca disso. Permitam-me ver por um momento. “E o príncipe que há de vir, que é o anticristo, fará um pacto com os Judeus, e a – em Daniel 7 – ou – ou 9:27. E a metade da semana, três anos e meio, a besta fará um pacto…” Eu – eu quero chegar a isso um pouco mais tarde. Esse pacto, queremos… Quero começar aqui mesmo agora.
143 Cada uma destas eras Gentias está provada infalivelmente seu mensageiro, da mensagem, e o que passaria. Esta era aqui foi uma era gloriosa. A próxima era diz que haveria uma doutrina chamada – ou algo viria chamado “a – os ditos dos Nicolaítas”. Logo a outra coisa que vem é doutrina. Logo vem o casamento com a igreja Nicolaíta e a perseguição dos santos. Tudo ocorreu dessa forma. Vimos à seguinte, apenas um pouquinho de luz começa. “Tens um pouquinho de força, e tens um nome que vives, porém estás morta. Segura o que tens, para que não venha e remova teu candeeiro”.
144 Logo vem Wesley depois disso com sua era. Vemos exatamente o que a era de Wesley… Como foi chamada? Filadélfia, a maior era – era de amor que hajamos tido, a era de Filadélfia. Foi justamente no tempo de João Wesley… Quando ele saiu entrou Pentecostes, e essa foi morna. Então retrocedemos e encontramos que tipo de Mensagem viria aos Pentecostais ao final… E recorde, cada um vem ao final da era. São Paulo veio no final, e o resto deles veio no final, São Irineu e todo o resto deles. A era de um se estende até a do outro, mistura, e ele a tomava e ia para a próxima era com isso. Vê?
145 Agora, encontramos nesta era… Estavam as estrelas como as temos ali. Temos um mensageiro estrela; temos uma pessoa, um – uma Mensagem que sai para a era, um povo para rejeitar-lhe, um povo para recebê-la. E o mensageiro desta era havia de vir no poder de Elias. Isso é correto! E ele havia de restaurar a fé dos filhos aos pais, trazer o remanescente Pentecostal que resta de regresso à verdadeira fé apostólica.
146 Agora, a verdadeira fé apostólica, se você a lesse no Livro dos Atos, encontrará que nunca pessoa alguma foi batizada no nome de Pai, Filho, Espírito Santo. Nenhum deles foi aspergido. Nenhuma dessas coisas que hoje chamamos Pentecostes, ocorreu alguma vez ali atras. Eles tinham manifestações verdadeiras e o Espírito de Deus entre eles que era infalível no Filho de Deus trabalhando com eles. Esta pessoa que havia de vir – esta Mensagem, devo dizer, que havia de sair havia de ser como Elias. Elias havia de vir três vezes. Agora vocês dizem, que “João Batista foi esse indivíduo!” Se vocês notam Jesus disse que era – João Batista era o mensageiro de Malaquias 3, não Malaquias 4. “Eis que vos envio Meu mensageiro diante de Mim…” Creio que Mateus 11:6. Aí mesmo o encontrará, Mateus capítulo 11.
147 Agora, porém nestes últimos dias há de vir um Espírito de Elias entre as pessoas, e ele há de fazer a mesma coisa que eles fizeram ali atrás. Sua natureza seria a mesma, a natureza da Igreja; a natureza da – a pessoa seria exatamente a mesma coisa. E essa Mensagem saindo tratando… Ele seria odiado pelas pessoas. Ele aborreceria as mulheres – as vis, as más; amante do deserto; apreensivo, um tipo nervoso todo o tempo como Elias foi e como foi João. E temos visto ocorrer tudo isto. Se nós temos tido a Mensagem, vemos a Cristo rejeitado. Ele tem que pertencer a uma destas organizações ou você não pode entrar a elas. Assim sendo Ele – Ele é rejeitado. Vê? Cristo não pode operar em meio deles.
“Que é você?”
“Um Cristão”.
“A que denominação pertence você?”
“Não pertenço a denominação alguma”.
148 “Não podemos usá-lo”. Ele é rejeitado, Cristo. Veja, rejeitado. Assim foi Elias rejeitado, e assim foi João rejeitado. Porém o que… Lhes faz dano? Fere sua Mensagem? Eles diziam, “Oh, vós duros de cerviz”. Eles não deram trégua. Eles seguiram adiante. E a Mensagem de Deus continuará adiante sem importar com o que digam (vê?) até a consumação, e quando o – o que está determinado será derramado; e estamos ao final…
149 Agora, nos encontramos agora em quarenta anos de regresso desde a Primeira Guerra Mundial, e os Judeus tem regressado à sua própria terra. Deus nunca tratou com Israel até que estivesse em sua própria terra.
150 Agora, vocês recordam quando os Judeus estavam regressando, aqueles Judeus desde aquelas nações, e a revista Look pôs um artigo acerca disso. Eu li um recorte de algum jornal, alguma revista religiosa, que quando eles – aqueles aviões foram ali recolher aqueles Judeus ali no Irã… Não sei onde estavam todos eles espalhados… Agora, esses são os verdadeiros Judeus, aqueles que nunca tiveram uma oportunidade. Agora, irmão, aí está seus 144.000. Quando chegarmos a Apocalipse 11 vocês o verão. Ele disse, “Há doze tribos de Gade, doze tribos de Aser, doze tribos de Ruben, doze tribos… E onde estavam todos de pé? No Monte Sinai. Judeus – de novo em sua terra. Ali estavam. Eles não eram este grupo de vigaristas de Wall Street. Não, senhor! Eram os Judeus reais.
151 E quando estes velho rabino parou ali e viu a este avião aterrissar… Aqueles Judeus – vocês o leram na revista – eles ainda aravam a terra com arados de madeira. E quando eles viram aquela coisa aterrissar ali, eles não se atreviam se aproximar. Aquele velho rabino parou ali e disse, “Recordam que nosso profeta disse que quando regressássemos a nossa terra, seríamos levados nas asas de uma águia”.
As nações se destroem;
Israel está despertando;
Os sinais preditos pelos profetas;
Estamos entrando – preparando-nos para tocar essa sétima semana para eles.
152 Penso em mim estando ali quando o irmão Pethrus lhes enviou aqueles Testamentos, e eles os leram. Eles disseram, “Bom, se este é o Messias, que Ele nos permita – nos permita ver a Ele fazer o sinal do Profeta, se Ele não está morto, Ele está vivo”. Eles disseram, “Ele se levantou de novo; Ele vive em Sua Igreja; que nos permita vê-lo fazer o sinal do Profeta, e creremos n’Ele”. Os Judeus sempre creram nisto. Eles sabiam que o Messias havia de ser Profeta.
153 E quando eu estava pregando ali na casa do irmão Arganbright aquele dia, naquele lugar com aqueles Judeus, disseram, “Venha conosco – nossa gente”.
154 Eu disse, “Seguro, me sentirei feliz em ir”. Fiz uma decisão mui apressada. E fui ao Cairo no Egito… [O lado um desta fita termina incompleto – Ed.]
155 …milhares de líderes. “Traga-os a algum lugar da planície, saberemos se é ou não um Profeta. (Amém!). Bom, vejamos que fará Ele”. Oh, isso estava justamente em suas mãos. Isso era o que eles queriam. Se eles pudessem ver isso, eles o creriam.
156 Que fiz eu? Fui ao Cairo e comecei a dirigir-me para lá, já tinha minha passagem, faltando ao redor de vinte minutos para o tempo de chamada. Algo disse, “Agora não. A taça de iniquidade dos Gentios ainda não se tem enchido. Não se tem cumprido os Amorreus. Separa-te ali!” Eu pensei que talvez havia imaginado aquilo, e fui atras do hangar e orei. Disse, “Aparta-te dali agora”. Tomei minha passagem e fui a outra parte. Não fui porque não é ainda a hora.
157 Agora, quanto tempo Deus vai permitir a esses Judeus – para começar a tratar com eles novamente, eu não posso lhe dizer. Eu não o sei. Ninguém conhece isso. Porém escute. Se Israel já está em sua terra, está já… Todas as pedras estão recolhidas, e a irrigação, as águas e tudo o que Deus prometeu, eles tem encontrado poços e coisas ali e grandes arroios ao ar livre. É – é o lugar mais formoso que você jamais haja visto. Construíram ali uma cidade. Tem irrigação. Tem a melhor terra que haja no mundo. E encontramos que no Mar Morto há mais substâncias químicas, suficientes para comprar ao mundo. Vê?
158 Tudo caiu em suas mãos. Como o fizeram? Porque o coração de Hitler foi endurecido; o coração de Mussolini foi endurecido. Tal e como foi endurecido o coração de Faraó e foram forçados a regressar à terra. E por quarenta anos eles tem estado regressando a essa terra. Agora, ali estão esperando.
159 A igreja Gentia está em Laodicéia – fim da era de Laodicéia. Se os Judeus estão em sua terra, já ali, e a apostasia Gentia já tem ocorrido, e temos um Presidente como o que temos, temos uma nação destroçada como a que temos, temos bombas atômicas em seus hangares, temos uma igreja morna, temos uma igreja de pessoas que tem se unido a si mesmas, temos um ministério idêntico ao ministério de Jesus Cristo para captar a Rocha quando vier, que falta para ocorrer? Pode ser em qualquer minuto. Não resta mais nada. Estamos no tempo final! Oh, glória! Eu não sei se poderei entrar ou não a esse Jubileu, porém apenas quero – quero tomar parte disso para vocês de todos os modos.
160 Ouçam. Vocês… Quantos podem ver agora? Vêem vocês onde provam as Escrituras que as setenta semanas eram quarenta e nove anos? Vêem vocês onde as sessenta e duas semanas eram 434 anos? Vêem vocês onde as – as sessenta e nove semanas eram – eram – eram… Que eram? Oitocentos e – 483 anos – 483 anos até este tempo… Vocês vêem onde foi cortado o Príncipe. Veja, tomou quarenta anos para que aqueles Judeus chegassem ao lugar que Deus disse…
161 Observem aqui onde a era Gentia tem passado por tudo o que dissemos que passaria (onde – não o que dissemos nós que seria, o que dizia a Bíblia que seria) – que a Bíblia disse que seria, tem vindo totalmente até esta última era, e por quarenta anos esses Judeus tem estado regressando, preparando-se para que Deus faça exatamente o que Ele fez aqui. Eles saíram dessa forma, e eles vem dessa forma. E Israel está em sua terra.
162 Agora, quando vai Deus começar a última semana deles? Quando? Pode que seja hoje. Pode que seja antes de pôr o sol esta noite. Deus o declarará. Quando é, eu não o sei. Eu me pergunto. Porém eu vou trazer algo aqui que – agora num – uns minutos; eu não sei se vocês o vão crer ou não. Porém eu – eu o tenho que dizer de todas as formas.
163 Estamos em nossa terra. Os Judeus estão em sua terra. Estamos no final da era, pronto para o rapto. O rapto vem, a Igreja se vai, somos tomados para encontrar-nos com Ele nos ares. Todos conhecemos isso. A Pedra que foi cortada da montanha está pronta para vir em qualquer tempo. E quando vier, que faz? Termina com a era Gentia. Tudo termina, e Deus termina completamente de tratar com eles. “O sujo suja-se mais ainda; e o que é santo santifica-se mais ainda.” Vê? Que Ele faz então? Ele toma a Sua Igreja, a enche do Espírito Santo.
164 Que é o sujo? Essa virgem adormecida e aqueles que vem para o juízo aqui bem em cima (tomaremos isso em outro mapa quando terminarmos com este) quando ela sobe ao Juízo do Trono Branco e tem que ser julgada pelos redimidos. Paulo nos disse que não levássemos as contendas aos tribunais, porque os santos julgarão a terra. Isso é correto. Estamos no tempo final, seguro. Agora, bem.
165 E na metade desta semana… Agora, aqui estão as setenta.. Agora, se estas foram exatamente sete anos, cada uma das semanas, e já temos tido sessenta e nove semanas, então temos a era Gentia, logo há outra semana que resta para os Judeus. É isto correto? E isso é exatamente sete anos. Se esta foi sete anos, essa é sete anos, porque Ele disse, “Há setenta semanas determinadas sobre teu povo”. Assim sendo sabemos que temos sete anos para os Judeus. Isso é certo? Agora olhe-o. Se há uma pergunta, eu quero saber. Vê?
166 Agora… E em meio da semana – na metade desta semana Judia (vê?) – isso é três anos e meio – anos – o anticristo, o príncipe, o príncipe que há de vir… E recorde, ele sai de Roma. O príncipe que há de vir (que é ele? Um papa, um príncipe dentre o povo) que há de vir… Se levantará um Faraó que não conhece a José.
167 Agora, vocês os protestantes dizem, “Bom, agora isso é”. Porém um momento encontramos que os Protestantes tem uma organização, fazem uma confederação de igrejas, uma imagem da besta, e vão juntamente com isso. E encontramos aqui que os Judeus são chamados a esta confederação. Sim, senhor! E eles o aceitam. E a Bíblia diz que eles o fizeram.
168 E ele faz um pacto com eles, e na metade da septuagésima semana, ele rompe – o anticristo rompe este pacto com os Judeus – “teu povo”. Por que? Agora, quando você lê em Apocalipse 11 que, “Eu enviarei…” (isso é 11; você está chegando ao 19 agora) – que Ele enviará Seus dois profetas, e eles profetizarão nesse tempo. E então eles se intrigarão com estes profetas e os matarão. É isso correto? E seus corpos mortos permanecerão atirados na rua espiritual chamada Sodoma e Gomorra onde nosso Senhor foi crucificado, Jerusalém. É isso correto? E eles permanecerão ali por três dias e noites. E logo depois de passar três dias e noites, o espírito de vida entrará neles, e eles serão levantados e levados à glória. Uma décima parte da cidade cai nesse tempo. É isso correto? Vêem? Que é isso? A metade destes últimos setenta anos.
169 Quando a Igreja ascende, então a confederação, as virgens dormentes – Metodistas, Batistas, Presbiterianas, Pentecostais frios – todos eles juntos eram a confederação – os quais tem seu grande regime agora… E quando eles fazem, farão um pacto que não… Este novo papa que temos quer fazer entrar a todos. Podem vocês ver como a coisa ascende? Vai dar uma conferência sobre isto e os fará entrar a todos – pela primeira vez em centenas e centenas e centenas de anos – mil ou dois mil anos nunca havia sido feito. Porém agora, ele os fará entrar a todos e fará uma confederação, e ali os Judeus aceitarão isto. Oh, glória aleluia! Louvado seja nosso Deus Quem vive para sempre. Aí está! Agora, irmão, é tão singelo como singelo… Mesmo um pequenino poderia vê-lo. A confederação fará entrar aos Judeus, e Protestantes, e aos Católicos. E recorde…
170 Que vão fazer estes dois profetas quando vierem? Esta besta, estes príncipe que espalhará o poder do povo santo, que fará ele? Ele romperá seu pacto com eles depois dos três anos e meio. Ele os expulsará. Agora, as pessoas crêem que isso é o Comunismo. Isso é tão somente porque vocês – o Espírito de Deus ainda não tem tratado com vocês. Não o Comunismo, é religião. A Bíblia diz que seria tão parecido que enganaria mesmo aos eleitos se fosse possível. Jesus o disse. Veja, estamos na última.
171 Agora estes dois profetas, que farão eles? São Moisés e Elias que subirão à cena. Eles dirão a esses Judeus seu erro. E desse montão de Judeus que estão ali agora para ser os 144.000, Deus chamará com estes dois profetas… Que é? O Espírito do Elias desta Igreja Gentia continuará a essa Igreja Judia, irá e chamará a Moisés com Ele. Aleluia! O vêem? E ele pregará a mesma mensagem de Pentecostes a esses Judeus, que eles rejeitaram ao Messias. Amém! O vêem? Será a mesma mensagem Pentecostal que estes Judeus pregarão novamente a eles. E eles odiarão estes Judeus até o ponto em que os matarão. E eles os odiarão por todas as nações – e no meio da semana – porque eles levantaram 144.000 poderosos. Eles tinham o Espírito Santo, e irmão, fala você de fazer milagres, eles o fizeram. Eles pararam os céus, e não choveu nos dias de sua profecia, açoitaram a terra com pragas tão freqüentemente como queriam. Eles dão pragas a toda classe de coisas. Eles darão a esses Romanos um duro caminho de caminhar. Porém finalmente serão mortos. Nosso Deus é um Deus terrível quando está intrigado. Porém recordem, isso é ali na septuagésima semana e a Igreja em Glória. Amém! A Ceia das Bodas está tomando lugar. Sim!
172 Agora, notem. Isto é onde vemos que eles regressam ao templo Milenial aqui ao final da era Judia – os ungidos. Aqui vem Ele cavalgando sobre um cavalo branco – os que lhe seguiam em cavalos brancos (cavalos – poderes), vestido de branco, sangue – ou vestiduras salpicadas de sangue, escrito sobre Ele, “A Palavra de Deus”. Ele vem, o Conquistador poderoso (sim, senhor!) para estabelecer o Milênio – vindo ao templo. Glória! Ali Ele se reúne com os 144.000.
173 Agora, depois dessa septuagésima semana aqui – a septuagésima semana… Isto sucede durante a septuagésima semana. E os três no meio dela, ele o rompe, porque ele mata a esses dois profetas Pentecostais (sim, senhor!) que açoitam a terra. E além do mais, Ele amaldiçoa a essa igreja, e Ele a queima com fogo. E, oh, ela… Encontramos que mesmo os capitães de barcos longínquos rirão pela ultima vez, dizendo, “Essa grande cidade imortal de Roma, tem chegado numa hora seu fim”. Ela foi feita pedaços. Deus sabe como fazer as coisas. E um dos Anjos olhou e disse, “O Sangue de todo mártir de Cristo foi encontrado nela”, por seu engano, por ir aqui e organizar, e fazer toda esta classe de coisa, e contaminar a igreja, e trazer essas coisas ali, e martirizar àqueles que se opuseram e trataram de tirá-los disso. Glória! Oh, eu – eu não sei. Eu – eu me sinto como que de viagem. Vê?
174 Não está você contente pela luz do sol – andando na luz do sol. Onde estamos, irmãos? Na última hora! Pode ocorrer em qualquer momento! E estamos aqui!
175 A Mensagem tem saído para a igreja tardia; igreja que tem rejeitado a Cristo. Os Judeus estão em sua terra pelo espaço de tempo, quarenta anos. A cidade nova tem sido construída. Eles estão vigiando o que? Por um Messias a vir. Quando será? Eu não sei. Quando essa Pedra fere a imagem aqui, Ela se tem ido. Tudo haverá terminado.
176 Agora, notem aqui. Em meio da semana, três dias e meio – devo dizer, três anos e meio, ele rompe o pacto e faz com que o sacrifício e a oblação que eles terão estabelecidos já… Porque eles regressarão e dirão, “Agora, olhe, todas vocês são igrejas; vocês podem ser admitidos nesta imagem da besta. Teremos companheirismo. Nós desfaremos do Comunismo completamente. Nós simplesmente varreremos o Comunismo para fora do caminho”. Vê? E eles podem fazê-lo. Vê? E o farão.
177 Porém observe agora. E estabelecer, e estabelecer isto – o sacrifício diário – o sacrifício voltará a cidade quando o templo é reconstruído. E este príncipe que há de vir na metade da semana romperá seu pacto e acabará com este sacrifício – como disse, ele espalhará – o espalhará, e o que ele fez permanece até a consumação.
178 E note a expansão da abominação desoladora, a expansão da abominação. Que é abominação? “Imundície”. Para desolar, que é isso? “Para acabar ou tirar”. A expansão disto para acabar com aquilo. Vê? A expansão desse poder Romano para conquistar todas as virgens néscias, Judeus e tudo… Todos seremos Romanos ou não seremos nada. Ele romperá seu pacto no meio da semana.
179 A multidão da abominação… Se foi a abominação no tempo de Jesus quando Roma veio ali com sua propaganda – será Roma outra vez – será abominação outra vez para a igreja. Para desolar, e continuar até a consumação… Que fará ele? Continuará até a consumação. Esse é o final.
180 Agora, Judaismo, Romanismo, Protestantismo (isto é, a virgem néscia) se consolidarão juntos na forma da Federação de Igrejas. E será como disse Jesus em Mateus 24 e Apocalipse 13:14. Busquemos Apocalipse 13:14 e vejamos como… Eu o tinha marcado aqui para ver que – 13:14. Correto, senhor.
Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar… (Consolidando suas igrejas)… diante de… diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem a besta, aquela que, ferida à espada, sobreviveu.
181 Agora, sabemos mais além de toda sombra de dúvida quem era a besta, esse poder que tinha a ferida mortal que viveu. Foi quando a Roma pagã foi morta e a Roma papal tomou seu lugar – quando o poder pagão foi morto e o poder papal tomou seu lugar.
182 Agora, agora, Apocalipse 13:14… Jesus, em Mateus 24 lhes avisou disso. “Uma imagem à besta”.
183 Paulo, em II Tessalonicenses capítulo 2, versículos 3 e 4… Busquemo-lo, vejamos o que diz Paulo aqui acerca disso, esse grande Espírito Santo nesse grande profeta do Senhor, vejamos o que diz ele acerca disso no dia final. Em II Tessalonicenses, capítulo 2 é o que é. Bem cavalheiro, e começando com o versículo 3, creio que é. Bem, leiamos agora. Ouçam com cuidado, todos. Quantos crêem que Paulo estava cheio do Espírito Santo? Observe aqui.
Ninguém de nenhum modo vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia… (Ele estava tratando de tirar-lhes da cabeça que Ele havia de vir imediatamente, mas que havia de acontecer a apostasia da igreja primeiramente, veja, viria a esta era de Laodicéia.)… e seja revelado o homem da iniquidade… (O homem de pecado, incredulidade no Espírito Santo – incredulidade.) … o filho da perdição; (Como foi Judas, tesoureiro da igreja.)
O qual se opõe contra tudo que se chama Deus, ou objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus… (Irmão, há uma pessoa sobre a terra fora do Vaticano que faz isso? Onde está?)
184 Agora, vá a Apocalipse 13 onde mostra a você que este homem está numa cidade – na cidade, e a cidade está assentada sobre sete montes. E o número da besta é 666 escrito no – em Latim – alfabeto Romano é 666, é Vicarius Felei Dei, que significa “Em lugar do Filho de Deus”, sobre o trono do papa. E ele é…?… tem uma tríplice coroa. E eu tenho olhado diretamente à coroa, tão perto como está minha mão de meu rosto, assim, e – e tenho visto a oculta coroa do papa ali mesmo no Vaticano – eu a olhei cuidadosamente para estar seguro de conhecer do que estou falando. Ele se opõe sobre tudo o que se chame Deus, sobre todos os homens pios. Ele é o mais santo de todos. Se assenta no templo de Deus mostrando-se a si mesmo como Deus, perdoando pecados sobre a terra e outras coisas, vocês sabem. Seguro.
185 Paulo disse que a apostasia teria que vir primeiro, para que se revelasse o filho da perdição.
Não esqueçais que, quando estive… convosco, lhes falei destas coisas.
186 Oh, eu desejaria haver estado assentado ali ouvindo a Paulo pregar isso, e você? Quanto me agradaria ouvi-lo. Oh!
187 Agora, que vai ele fazer? Uma imagem à besta, II Tessalonicenses. Agora ouçam. Ouçam com cuidado agora, com atenção. A Igreja estava pressentindo a vinda de um papa. Que é? O final dessa era da igreja, a de Paulo. Eles viram esta coisa Nicolaíta levantando-se; eles iam fazer a um homem santo. Para que? Papa. Mundanismo e aristocracia haviam se introduzido na igreja, e mudado a ordem de adoração. Paulo, com o Espírito Santo, havia captado isso no Espírito. E a igreja com seus clássicos e dignatários – personalidades dignatárias e outras coisas, que… Eles viam que algo vinha, e o Espírito Santo lhes havia advertido dos últimos dias. Não recordam vocês como falou Jesus disso, as obras dos Nicolaítas que finalmente veio a ser uma doutrina e logo uma organização? Irmãos, não estamos em trevas agora, recorde-o. Vê? Aqui estamos.
188 As obras dos Nicolaítas, o começo da organização, os grandes dignatários, e – pelas igrejas, etc., logo se formou na igreja Católica. E disse Paulo que não haveria um tempo final, não podia haver um tempo até a apostasia da fé Pentecostal real. A fé Pentecostal desaparecia e os dignatários se estabeleceriam. Eles teriam um homem que tomaria o lugar de Deus, se assentaria no templo de Deus e se poria sobre o povo com isso, e ele… Vê o que é? Nico, “vencendo ao laico”. Vê? Tudo o que se chama Deus – ele se assentará neste templo de Deus, como Deus. Paulo disse, que haveria uma apostasia em primeiro lugar nos últimos dias. E aqui estamos aqui mesmo agora, e veja essa apostasia, e veja a igreja distanciando-se mais e mais disso e voltando atrás, e estamos no tempo do fim. Bem.
189 Agora, se as sessenta e nove semanas enquadram perfeitamente, e os Judeus estão em sua terra agora, e a era da igreja Gentia tem enquadrado exatamente até o tempo final, até o tempo Nicolaíta – ou até o tempo de Laodicéia, quão próxima está a vinda do Senhor, o final de todas as coisas, o final desta era, e o rapto? No momento que Ele começar essa septuagésima semana ou sete anos, a Igreja se tem ido. Podem vê-lo, amigos? Levantem suas mãos se vocês podem vê-lo.
190 Vejamos, não sejamos meninos. Não continuemos brincando. Estamos no tempo final. Algo está por suceder. Estamos no fim. Aqui estamos.
191 Estas sessenta e nove semanas enquadram perfeitamente, o afastamento dos Judeus enquadra perfeitamente, a era da igreja enquadra perfeitamente. Estamos no tempo final, o tempo final, a Era da Igreja de Laodicéia – o final disso. Os mensageiros estrelas tem pregado sua mensagem. Tem saído; estamos somente redondando. Os Judeus tem estado regressando por quarenta anos. Eles estão em sua terra. Que é a próxima coisa a suceder? A vinda da Pedra. Ali estamos hoje! Quando ocorrerá? Eu não sei. Porém, irmão, isso – por mim, eu quero estar preparado. Eu quero ter prontas as vestiduras.
192 Agora, temos só – só poucos minutos, e eu desejo que vocês ouçam atentamente agora só por um minuto. No momento que Ele começar a septuagésima semana, ou sete anos, a Igreja se tem ido. Agora, ouçam. Volto a citar novamente de modo que não o esqueçam. Isto é o que o Espírito Santo pôs em minha caneta enquanto eu estava escrevendo. Estamos na era de Laodicéia. O Cristo está sendo rejeitado por Sua própria igreja. A estrela desta era, a Mensagem tem saído, e Israel está em sua terra. Vêem onde estamos? Nós estamos no fim. E somente um ou mais comentários.
193 Tudo isto que vemos agora nos ajudará por Sua graça enquanto nos esforçamos por abordar estes últimos Sete Selos. Vêem onde havíamos passado por alto? De Apocalipse 6:1 a Apocalipse 19:21, o temos passado por alto, porque, veja, temos estado tratando de aplicá-lo ali nesta era Gentia, onde vocês vêem que tem terminado nesta era. Vêem? Agora, o temos provado pela Palavra de Deus, e pela história, e por tudo, e pelos sinais dos tempos, pelos dias, que não resta nada mais. Estamos na consumação dos Gentios. Que vamos – que vamos fazer com respeito a isso? É minha alma e sua alma; é minha vida e sua vida; é a vida de nossos seres queridos. Temos sido mimados por muito tempo. Temos tido muitas coisas fáceis. Melhor é que nos movamos. É mais tarde do que você pensa! Recorde.
194 Agora, uma asseveração chocante se você deseja anotar. Ouçam com cuidado por favor. Este é meu último comentário – o penúltimo. Eu tenho uma coisa pequena depois disto, uma nota da qual quero falar. Agora, descansem por um momento e ouçam com cuidado. Dar algo a vocês que é chocante para entrar rapidamente a isto. Vê? não há sequer a espessura de uma folha de uma navalha entre o final desta era e a vinda de Cristo. Tudo… Não resta outra coisa. Está Israel em sua terra? Conhecemos isso. Estamos na era de Laodicéia? Tem saído a Mensagem desta era Pentecostal para tratar de sacudir às pessoas de novo à benção Pentecostal? Tem vindo cada mensageiro através de sua era exatamente a mesma coisa? Está nação contra nação? Pestes? Há uma fome extrema hoje, a verdadeira Igreja conduzindo centenas de milhares buscando ouvir a Palavra de Deus? Não só de pão, mas por ouvir a Palavra de Deus, vem uma fome. É isto correto? Oh, estamos em meio dela agora mesmo. Vêem vocês onde estamos? Estamos esperando por essa Pedra…
195 Uma asseveração chocante: Desde o tempo em que Deus fez a promessa a Abraão, (não perca isto!) – desde que Deus fez a promessa a Abraão, Gênesis 12:3, até o tempo em que Cristo foi rejeitado no ano de 33 A.D. pelos Judeus, de acordo com Gálatas 3:16-17, e de acordo a Ushers (U-s-h-e-r-s) a Cronologia dos Hebreus de Ushers, o poder de Deus esteve com os Judeus exatamente 1954 anos. Deus tratou com os Judeus 1954 anos de acordo à cronologia dos Judeus e de acordo aos Gálatas 3:16-17. Eu tenho muito mais Escrituras, porém apenas só darei essas. Então depois que eles rejeitaram a Cristo, Ele se tornou aos Gentios para tomar um povo para Seu Nome. Querem uma Escritura nisso, o lugar? Atos 15:14.
196 Agora, contando o tempo, encontramos que temos exatamente (ouçam!) dezessete anos mais, e teremos o mesmo espaço de tempo dado a nós, Deus tratando conosco no poder do Espírito Santo desde o ano 33 A.D. até 1977, o mesmo espaço de tempo de 1954 anos. Deus trata conosco tal como Ele o fez com os Judeus. E isso?
197 Agora, marque em seu livro a Escritura aqui que eu quero dar-lhes. Levíticos 25, começando com o versículo 8. Deus dispunha um jubileu cada 49 anos; o ano cinqüenta era o Jubileu. Conhecemos isso. Entendemos isso. Desde o primeiro Jubileu de Levíticos 25:8, em 1977 será o Jubileu setenta, fazendo exatamente 3.430 anos. Jubileu significa subir acima, a libertação.
Oh, estamos vigiando a vinda
Desse feliz dia Milenial,
Quando nosso bendito Senhor virá
E levará a Sua expectante Noiva.
Oh, o mundo está gemendo, clamando
Por esse dia de doce libertação,
Quando nosso Salvador virá de novo à terra.
198 Captaram isso? Deus tem tratado conosco exatamente a mesma quantidade de tempo que Ele tratou com os Judeus desde o tempo que Ele deu a promessa a Abraão até a rejeição do Messias no ano 33, foram 1954 anos. E agora nos restam 17 anos. Temos como que 1930 e alguns anos. Temos 17 anos mais até 1977 e será o Jubileu 70 desde o começo dos Jubileus. E que será? Oh, irmão! Vigie com cuidado agora. Não o passe por alto. Será o Jubileu da subida acima com a Noiva Gentia e o regresso de Cristo aos Judeus, quando eles saem da escravatura. Amém! Não o vêem? De todo o mundo eles se reúnem ali para esse dia. Oh! Vêem onde estamos? Não sabemos em que tempo pode ocorrer. Estamos no tempo final.
199 Ouça agora. Para vocês veteranos aqui na – na igreja que tem estado aqui por longo tempo, quero que vocês notem algo. Eu nunca soube isto até ontem. O tomei do historiador Paul Boyd, e então – e eu o segui para trás através das Escrituras, tomei estas outras datas aqui, e por conseguinte, e os comparei – totalmente.
200 Agora, em 1933 quando estávamos adorando aqui no templo de Abril antes de me ir para casa, eu estava dedicando meu – um carro (Eu tinha um modelo do ano 33, e eu estava dedicando-o ao serviço do Senhor), e numa visão eu vi o tempo final. Agora, notem quão chocante isto é. Quando eu era apenas um moço, e vocês podem imaginar como se via um modelo de 1933 – agora, como se via. E eu fui ali ao templo Maçônico onde… Alguns de vocês veteranos aqui recordam; está escrito num velho papel em minha casa. Está já impresso e viajou ao redor do mundo. Vê? isso foi em 1933; e eu predisse que haveria alguma tragédia e ocorreria a estes Estados Unidos antes ou pelo ano de 1977. Quantos recordam de mim dizendo isto? Olhem as mãos. Seguro!
201 Agora observe. Eu predisse que sete coisas estavam ainda em processo – antes de que esta consumação ou grande coisa tivesse lugar aqui nos Estados Unidos – alguma coisa grande e terrível. Eu disse… Agora recorde, isto é antes de que começasse. Eu disse que entraríamos numa segunda guerra mundial. Quantos me ouviram dizer isto, digam “Amém”. [A congregação responde, “Amém!” – Ed.] Correto. Uma segunda guerra mundial. Eu disse, “O Presidente que agora é (eu copiei isto da antiga Escritura – antiga coisa ontem) – que o Presidente que agora temos e que era (quantos recordam quem era?) Franklin D. Roosevelt…” Eu disse, “O Presidente que agora temos correrá por um quarto término (ele estava no primeiro então) – correrá por um quarto término e nos levará a uma segunda guerra mundial”.
202 Eu disse, “O ditador que está se levantando agora na Itália (que era Mussolini), ele tomará o poder e irá a Etiópia; e cairá sob suas botas”. Há aqui pessoas assentadas agora que conhecem que havia um grupo de gente que veio e permaneceu (quando eu estava tendo minha reunião em Redmans Hall ali naquela noite, quando eu tive que ir ali pregar isso, em Redmans Hall) – iam me expulsar dali por dizer tal coisa (sim, Sra. Wilson, eu sei que você estava… Isto é correto!) – quando eu disse isso. Porém o fez ele? Eu disse, “Ele terá um fim vergonhoso”, e assim sucedeu. Ele e a mulher com quem vivia foram pendurados na rua pelos pés, suas roupas caindo. Bem, isso sucedeu.
203 E então, eu disse, “Tem permitido as mulheres votar. Que é uma – absolutamente uma desgraça sobre a nação. E votando, algum dia elas elegerão ao homem errado.” E o fizeram nesta eleição. Oh, oh!
Quarto: Eu disse, “A ciência progredirá em tal forma…” Não, aqui, essa é a terceira. Perdoem-me. Aqui está a próxima agora.
204 A quarta, eu disse, “Nossa guerra será com a Alemanha, e eles construirão um grande lugar de concreto e se fortificarão ali, e os Americanos terão uma horrível sova”. O todo Poderoso Deus ante Quem estou de pé agora, conhece que eu vi àqueles Nazistas independentes maltratando aos Americanos daquela maneira naquela parede. E hoje aqui muitos moços que estiveram na Linha Sigrifield sabem o que foi aquilo. E recordem, isso foi onze anos antes de que a Linha Sigrifield fosse construída. É Deus verdadeiro? Prediz Ele coisas por suceder? Observe. Essa foi – essa foi a quarta.
205 Agora, a quinta coisa. “A ciência progredirá em tal forma que farão um carro que não necessitará de ser guiado por um dirigente, e os carros continuarão em forma de ovo até a consumação” – o tempo final. Eu vi uma família Americana viajando pela estrada numa larga avenida, viajando num carro com suas costas para o lugar onde devia ir o dirigente – parecia que estavam jogando damas ou cartas. E o temos. Está na televisão. Numa revista Mecânica Popular, devo dizer, todos o tem; temos o carro. Está controlado por um controle remoto, por – por radar. Eles nem sequer terão que ter dirigente algum. Tão somente ajustar seu indicador – tal e como o faz você com o telefone – seu carro o leva a lugar, sem chocar ou coisa alguma. Não outros carros – o magnetismo mantém aos outros carros distanciados. Eles o tel. Oh! Pense nisso. Predito trinta anos antes que sucedesse.
206 Agora, isso nos traz a eleição do Presidente Kennedy, e este carro vindo à – à cena, trazendo cinco das sete coisas que tem ocorrido exatamente.
207 Agora, eu predisse e disse, “Eu vi uma grande mulher levantar-se – de formosa aparência, vestida em púrpura real, e eu tinha um pequeno parêntesis aqui embaixo, “Ela era uma grande dirigente nos Estados Unidos, talvez a igreja Católica”. Uma mulher, alguma mulher… Eu não sabia que era a igreja Católica. Eu não sei. Eu não posso dize-lo. A única coisa que tenho visto, tenho visto a mulher; isso foi tudo.
208 Porém esta é uma nação da mulher. Esta nação é o número treze em profecia. Ela tem treze listas, treze estrelas, ela começou com treze colônias. Treze, treze, tudo treze, aparece no capítulo de Apocalipse. Ela é treze, e é uma nação da mulher.
209 Os tribunais de divórcio da América produzem mais divórcios por nossas mulheres que o resto das nações. A moral em nosso país é mais baixa, e os divórcios, do que é na França e na Itália, onde a prostituição está nas ruas… Porém elas são prostitutas; as nossas são mulheres casadas tratando de viver com vários homens, e vários homens casados tentando viver com outras mulheres.
210 Nas nações onde há poligamia, é milhares de vezes melhor que aqui. E sendo a poligamia incorreta; o sabemos.
211 Porém para mostrar quão degradado estamos, eu tenho um recorte de jornal onde mostra que quando nossos moços Americanos saíram para além mar, nesta ultima guerra, creio que foi ao redor de setenta por cento… Bom, esperem um minuto, creio que foi três de cada quatro dos que saíram para além mar estavam divorciados por suas mulheres antes que regressassem. E grandes titulares dizem, “Que tem passado com a Moral de nosso Povo Americano?” Recordam vocês de haverem visto isto? Todos vocês o viram, suponho. Que tem passado com a moral de nossas mulheres Americanas? Plantas – trabalhando fora com outros homens. É uma nação da mulher. Que vai ela ter? Uma deusa, ou uma mulher deus.
212 Agora, Logo depois disto, eu voltei e olhei, e vi a estes Estados Unidos ardendo como um forno – pedras voavam. E estava ardendo como um – um montão de fogo em troncos ou algo que incendiou em fogo; e olhei tão longe como podia ver e ela havia arrebentado. Então a visão me deixou. Cinco das três ocorrido – cinco das sete, devo dizer, tem ocorrido.
213 E aqui vem e mostra, e então eu predisse… Eu nunca disse que o Senhor me disse aquilo, porém estando naquela manhã na igreja, eu disse, “A forma que o progresso…” Eu fui atras ao final da parede e corri ao outro lado da parede, e eu disse, “Tal como vai o progresso, eu predirei que o tempo – eu não sei porque estou dizendo isto – porém eu predigo que tudo ocorrerá entre agora, 1933 e 1977. E sem sabe-lo, Deus conhece o meu coração, eu nunca o soube até ontem, que 1977 é o Jubileu, e exatamente a mesma quantidade de tempo que Ele deu a Israel e tudo ao final. Assim sendo estamos em… E aqui estamos ao final da era, na entrada da septuagésima semana. Não sabemos quando a Igreja se haverá ido. Oh! Que podemos fazer, amigo? Onde estamos?
214 Vêem agora vocês onde estamos? Entendem agora a septuagésima semana de Daniel? Veja agora, quando formos a estes Selos e coisas, rompendo estes Selos, do primeiro sai o cavaleiro sobre um cavalo branco, ele tem um arco em suas mãos. Observe quem é esse indivíduo. Observe a esse cavalo pálido depois dele. Vê? Observe quem é, e olhe como entra. Observe a esses 144.000 entrar. Observe a essas virgens adormecidas quando se levantam. Então observe todas estas coisas tomar lugar, o derramamento das Taças, os Ais, os três espíritos imundos como rãs; observe como essas coisas caem em seu lugar, essas pragas e exatamente quando são derramadas. Cada vez que um Selo é aberto, uma praga se derrama e vem uma destruição. E vigie o que toma lugar agora mesmo ao final.
215 E, oh, observe a estes três profetas – dois profetas, quando eles se levantam aqui. E em meio da semana são cortados, e então começa o Armagedon, então Deus começa a falar por Si Mesmo. Então Ele se levanta e começa a pelejar. Esses profetas estão ferindo a terra. Eles estão pregando no Nome do Senhor Jesus Cristo. Eles estão batizando da mesma maneira. Eles estão fazendo as mesmas coisas que fizeram os primeiros pais Pentecostais, e muitos estão lhes seguindo. Porém aqueles que estão confederados – essa organização se moveu até o ponto que nem mesmo o poder daqueles profetas a rompeu. E finalmente eles disseram, “Faremos de todos uma só organização”, e ele traz (que é?) a abominação, Romanismo, para espalhar a coisa que desola. A abominação desoladora toma tudo, a imundície.
216 Recordam a mãe prostituta antiga que se assenta sobre a besta, com vestes escarlate, e sete cabeças e dez chifres, recordam disso? E ela tinha uma taça em sua mão da imundície de sua abominação; isso era sua doutrina que ela deu às pessoas. Aí estamos, meus irmãos. Estamos no tempo do fim.
217 Filhinhos, não sabemos. Pode que não vivamos para regressar à noite; pode que não vivamos para voltar a nos ver. Eu não sei. Porém o fim está tão perto. O fim está tão juntinho. Aqui está uma Escritura. Aqui, é uma prova Escriturística absoluta.
218 Agora, se houve algo que vocês não entenderam, escrevam-me uma nota e deixem-me conhecê-lo. Vê? Diga algo. Alguns de vocês irmãos ali longe nas fitas em outras partes, se há algo onde possa ajudá-los, façam-me saber. Você pode que esteja em desacordo comigo. Talvez eu não esteja de acordo com sua organização, não com você, mas o sistema de vossa organização. Eu não estou em desacordo com a gente Católica. Eu não digo que não gosto de gente Católica, que não me agradam as pessoas da organização; não é isso. Eu amo todas as pessoas, porém eu estou em desacordo com esse sistema que mantém a você atado. Isso é o que é, o sistema disso. É isso.
219 Eu não estava contra a Alemanha; era o Nazismo. Eu não estava contra a Itália; era contra o – o Fascismo. E recorde, eu fiz outra predição naquele tempo – só uma predição, e muitos de vocês os veteranos recordam. Eu disse, “Há três grandes “ismos” tratando de dominar ao mundo hoje: Fascismo, Nazismo, e Comunismo”. E que havia dito? Todos se reduzirão ao Comunismo.
220 Então eu lhes fiz repetir a todos: “Mantenham seus olhos na Rússia”. Recordam isso? “Mantenham seus olhos na Rússia”. Ela terminará em Comunismo. E então tudo ficará reduzido a Catolicismo. Recordem, tudo ficará reduzido a Catolicismo no tempo do fim. Isso é exatamente correto. Isso é na batalha do Armagedon, aqui mesmo quando Cristo Mesmo vem…
221 Porém estes três profetas – estes três anos e meio, quer dizer, e isto á Apocalipse 11:3 – vocês o tem lido muitas vezes – “Eu dou poder às Minhas duas testemunhas, e elas profetizarão mil duzentos e sessenta dias”. Quanto é isso, um mil duzentos e sessenta dias? Três anos e meio. E então serão mortos nas ruas, justamente no meio desta septuagésima semana. Vêem vocês onde estão as setenta semanas de Daniel? Vêem vocês onde estamos vivendo? Estamos no fim, meus amados irmãos. Estamos no fim. Os dias…
As nações se destroem;
Israel está despertando;
Os sinais pelos profetas preditos;
(Estamos aqui!)
Os dias dos Gentios contados (Aqui!)
Com multidões de horrores;
Regressai, ó dispersos, ao vosso.
Cantemos:
O dia da redenção próximo está;
O coração do homem desfalece de temor.
Sede cheios do Espírito,
Vossas lamparinas claras e adereçadas;
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima.
Oh! Não é maravilhoso?
As nações se destroem;
Israel está despertando;
Os sinais pelos profetas preditos;
Os dias dos Gentios contados
Com multidões de horrores;
Regressai, ó dispersos, ao vosso.
Agora, juntos.
O dia da redenção próximo está;
O coração do homem desfalece de temor;
Sede cheios do Espírito,
Vossas lamparinas claras e adereçadas;
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima.
Permitam-me cantar-lhes um verso.
Mentem os falsos profetas;
A verdade de Deus negando;
Que Jesus o Cristo é nosso Deus. (Estão fazendo alguma terceira pessoa. Vocês sabem disso! Porém Ele não é. Ele é nosso Deus.)
Porém caminharemos o caminho dos apóstolos.
Porque o dia da redenção próximo está;
O coração do homem desfalece de temor;
Sede cheios do Espírito,
Vossas lamparinas claras e adereçadas;
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima.
222 Estão contentes? De novo a mensagem, irmão! De novo ao original! De novo a Pentecostes! De novo a benção real! De novo ao Nome de Jesus Cristo! De novo ao Batismo do Espírito Santo! De novo aos sinais e maravilhas! De novo ao Pentecostes! Lance fora vossas organizações! De novo ao Espírito Santo! Ele é nosso mestre!
Porque o dia da redenção se aproxima;
O coração do homem desfalece de temor;
Sede cheios do Espírito,
Vossas lamparinas claras e adereçadas;
Olhe para cima, vossa redenção se aproxima.
223 Não é maravilhoso? Que disse o profeta? Que viria o tempo quando seria – você não poderia dizer se era noite ou dia. Olhe como tem sido. Vê? Oh, tão mal através destas eras da igreja, porém…
Haverá Luz ao anoitecer;
O caminho da glória encontrarás;
No caminho das águas está hoje a Luz,
Sepultados no precioso Nome de Jesus.
Arrependei-vos de vossos pecados,
Jovens e anciãos
E assim entrará o Espírito Santo.
Estas Luzes do anoitecer tem chegado;
É um fato que Deus e Cristo são um.
Haverá Luz (juntos!) ao anoitecer;
O caminho à glória encontrarás;
Sepultados no precioso Nome de Jesus.
Arrependei-vos de vossos pecados;
Jovens e anciãos
E assim entrará o Espírito Santo.
Porque as Luzes do anoitecer tem chegado;
É um fato que Deus e Cristo são um.
(Não três, mas um!)
224 De novo à Mensagem! De novo ao princípio! De novo ao que Paulo ensinou! De novo ao batismo com que ele batizou! Ele viu gente batizada de outro modo e lhes disse que voltassem a se batizar. Ele disse se um Anjo do Céu viesse pregando outra coisa, fosse anátema. Assim sendo, de novo à Mensagem, amigos! É o tempo da tarde.
225 Oh, eu O amo tanto, e você? Quantos vêem agora as setenta semanas de Daniel e vêem o que é esta septuagésima semana? Quantos crêem, digam Amém. [A congregação responde, “Amém!” – Ed.] Louvado seja Deus.
226 Agora, que é o seguinte? Os Sete Selos, agora. Os tomaremos quando o Senhor permitir. Quando for, eu não sei. Quando Ele os liberar, então entraremos nisso. Então teremos uma reunião bem longa, porque tomaremos do capítulo 6 até ao 19 para passar por isso. E tão lento como sou eu com…
227 Agora, eu não quero que ninguém saia entendendo mal. A fita continua rodando. Eu não quero que ninguém entenda mal isto. Não me entenda mal agora, e diga, “o irmão Branham disse que Jesus virá em 1977”. Eu nunca disse tal coisa. Jesus pode vir hoje. Porém eu tenho predito que entre o ano 33 e 77 algo tomaria lugar, que estas coisas que eu tenho visto ocorrer na visão tomaria lugar. E cinco delas já tem tomado lugar.
228 E eu creio que com as coisas atômicas que tenho agora… E viram vocês o que acaba de dizer nosso Presidente? Querendo outra guerra. Ele quer fazer um exemplo de – de Berlim, disse ele. Queria fazer um exemplo. Que será de Cuba aqui atras de nossa porta? Por que fazer um exemplo disso? Que será isso? Oh, é tudo sem sentido! Vê?
229 Oh, irmãos, estamos justamente no final. Virá – virá da forma que Deus disse que seria, assim sendo – qual é o uso de fazer outra coisa senão ler o que Ele disse, e preparar-se, e estar prontos para fazer isso, e deixemos que venha! O estamos esperando.
Vigilantes para a vinda
Desse grande dia Milenial,
Quando nosso Senhor bendito virá
E Sua expectante Noiva levará.
Oh, geme a terra, clamando,
Por esse dia de doce libertação,
Quando virá nosso Salvador
Novamente à terra.
Oh, volte à terra nosso Senhor!
Sim, volte à terra nosso Senhor!
Oh, Satanás será atado mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo voltar à terra Jesus.
Quantos estão prontos, levantem suas mãos. Oh!
Oh, volte à terra nosso Senhor! (Ponhamo-nos de pé e estreitemos as mãos!)
Volte à terra nosso Senhor!
Oh, Satanás será atado mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo voltar à terra Jesus.
Oh, volte à terra nosso Senhor!
Sim, volte à terra nosso Senhor!
Oh, Satanás será atado mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo voltar à terra Jesus.
O regresso de Jesus será resposta
Ao nosso clamor e angústia;
Porque do conhecimento do Senhor,
Se encherá a terra, o céu e o mar.
Tirará Deus toda enfermidade;
Lágrimas de sofrimento, enxugará;
Depois que de novo à terra voltar Jesus
Oh, volte à terra nosso Senhor!
Sim, volte à terra nosso Senhor!
Oh, Satanás será atado por mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo à terra voltar Jesus.
230 Oh, não se sentem bem? Pensem, irmãos, isto é Pentecostes, adoração. Isto é Pentecostes. Batamos palmas e cantemos. Povo Pentecostal, todos, livrem-se da tensão, expulsem de vocês essa antiga formalidade Metodista. Agora venham! Cantemos.
Oh, volte à terra nosso Senhor!
Sim, volte à terra nosso Senhor!
Satanás será atado por mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo à terra voltar Jesus.
Oh, volte à terra nosso Senhor!
(A Bíblia o diz!)
Sim, volte à terra nosso Senhor!
Satanás será atado por mil anos;
Não teremos então tentador;
Depois que de novo à terra voltar Jesus.
O ama você? Oh, levantemos nossas mãos a Ele.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou;
E comprou-me a salvação (…?…)
No madeiro, no Calvário.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou;
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...