COMO FUI COM MOISÉS, ASSIM SEREI CONTIGO
11 de setembro de 1960
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Eu estava simplesmente pensando, enquanto estava parado no escritório e Billy Paul colocou vinte e cinco centavos esta manhã. Eu me lembro de estar de pé neste mesmo púlpito quando… Frankie Weber, um vizinho aqui, ele e eu fomos à escola juntos. E eu tinha cerca de vinte e um ou cerca de vinte e dois anos, creio, e ele já tinha vinte e cinco. E quando ele pôs vinte e cinco centavos, eu pensei, “Que coisa, Frankie está quase pronto para morrer, ele é tão velho. E… e agora”, pensei, “que vou fazer quando eu chegar a essa idade, vinte e cinco?” E agora meu filho está pondo vinte e cinco.
2 Isto só mostra que o tempo está voando e não espera ninguém. Nós temos que trabalhar enquanto for dia, porque virá o tempo quando não poderemos trabalhar mais. E eu sempre gostava do “Salmo da Vida” de Longfellow, “Com adeus deixamos atrás de nós as pegadas nas areias do tempo”. Temos que fazer pegadas enquanto podemos faze-las, cada um de nós. Não desperdicemos um dia, mas vamos fazer com que cada dia conte o melhor que pudermos para a glória d’Ele.
3 Há um par de noites, ou há duas semanas, tem sido. O Senhor dá visões, como todos nós temos certeza disso aqui. E eu tive uma visão estranha a me acontecer enquanto estive lá embaixo em Kentucky. Eu disse ao grupo com quem eu estava, “Algo seguramente está para acontecer”.
4 Eu vi de pé diante de mim, cerca das três horas da manhã, no quarto, um homem, hediondamente escuro; não como nossos amados irmãos de cor. Este homem era diferente. O corpo dele era de ferro rugoso, e ele estava vindo com grandes mãos de garras para pegar-me. E em minha proteção estava uma faca pequena; mas não era boa, eu não podia proteger-me com ela. Assim, de algum modo, o Senhor entrou e me ajudou a escapar deste homem hediondo. Ele era de ferro rugoso. Eu podia vê-lo enquanto ele levantava as mãos, as grandes rugas na pele, justamente como ferro movendo-se de um lado para outro. Eu suponho, talvez, que uma bala veloz não furaria aquela casca hedionda, como algum animal, uma tartaruga ou algo, sobre ele. E ele estava atrás de mim. Eu tenho uma boa idéia do que isso foi e do que quer dizer.
5 Mas então de manhã na quinta-feira passada, cerca das três horas, algo mais aconteceu. Eu estava em casa. E de pé diante de mim num quarto, estava Um Divino que falou palavras que eu não entendia. E o tempo que Ele designou está perto à mão. E eu não O ouvia muito bem, mas Ele era Divino. E Ele disse, “Sete dias mais, e tu te pararás como parou Moisés”, ou “será como foi Moisés”, ou algo a respeito de Moisés. Isso me resta um dia mais, depois de hoje; esse é o sexto. Eu não sei o que isso quer dizer. Eu sei que Ele o resolverá, seja o que for. “Tu pararás”, ou “tens que parar”, ou “ser como”, ou foi algo concernente a “Moisés”. E eu nunca pensei muito sobre isso. Eu disse a minha família e disse a alguns de meus amados, que eu tinha visto este Divino. Ainda, Ele falou como um homem.
6 E então eu observei que, minha Mensagem de ontem à noite, o Senhor me deixou escolher a Moisés. E esta manhã é Moisés e o sucessor dele. E a Escritura a que eu estou para me aproximar esta manhã, para, é a respeito de Moisés e Josué. E esta Escritura, Josué o primeiro capítulo, sempre tem sido uma Escritura muito saliente. Eu nunca preguei sobre ela, em minha vida; vou tenta-lo esta manhã.
7 Mas há cerca de dois anos, eu vi a Bíblia no quarto, descer e parar onde eu estava. E uma Mão, do alto, desceu e separou as páginas, as abriu e desceu, Josué 1, ao versículo 9, e parou, indo devagar. Eu tenho esperado para que esta hora se aproximasse, de quando eu sentisse que fosse a vontade de Deus que eu falasse a respeito disto.
8 Agora não esqueçam do culto da noite, se os irmãos puderem vir e não tiverem algum lugar de obrigação. Se os irmãos tem igrejas que precisam dos irmãos, bom, nós certamente os recomendamos a sua igreja.
9 E esta manhã vamos orar pelos enfermos, imediatamente depois da mensagem. E eu creio que, depois disso, há um serviço de batismo.
10 E hoje à noite, se Deus quiser, quero pregar sobre “Cinco Infalíveis Identificações Escriturísticas da Igreja”, e nossa relação com Ela, com a Igreja do Novo Testamento, e nossa relação com esta Igreja. E o culto começará, o serviço de cânticos às sete e meia; vou tentar estar no púlpito às oito horas. E terminaremos pelas nove e meia, se Deus quiser.
11 E então eu espero que, hoje, que não seja nenhuma destas palavras que… quando eu chegar à comissão, que ninguém deixe de ver isto, porque é muito importante que você ponha a um lado tudo agora e pense enquanto esperamos no Espírito Santo.
12 Antes de me aproximar desta maravilhosa e graciosa Palavra, vou pedir que meu bom amigo e cooperador, o doutor Lee Vayle, se levante e nos dirija numa palavra de oração, enquanto abrimos a Palavra. Irmão Vayle. (O irmão Vayle começa a orar, então há um lugar vazio na fita – Ed.) Obrigado, irmão Vayle, por essa oração inspirada a Deus.
13 E agora vamos abrir as Escrituras. Há simplesmente tanto para falar; mesmo vendo muitos de pe ao redor das paredes e nos corredores, etc. creio que estamos enfrentando o amanhecer de um novo dia. Agora na leitura da Escritura esta manhã, vamos abrir no primeiro capítulo de Josué. E vamos ler do primeiro livro de Josué, o primeiro capítulo, os primeiros nove versículos. E enquanto nos aprontamos…
14 Esta Mensagem está sendo gravada, e será enviada a muitas partes do mundo. Eu gostaria que as pessoas do mundo, a quem o Senhor me tem dado favor e com quem eu tenho achado graça à sua vista, estou dizendo isto esta manhã, porque, no futuro, esperando entrar em sua congregação e reunião, para que os irmãos saibam antes do tempo, o que o Senhor tem feito, para que os irmãos saibam a Verdade. E como Jesus disse: A Verdade vos libertará”.
15 Lendo de Josué 1.
“…depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até ao grande Mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém poderá te resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem te desampararei.
Sê forte e corajoso, porque tu farás a este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.
16 E no quinto versículo, por volta do meio do versículo, está escrito: “Como fui com Moisés, assim serei contigo”. Isso é o que, se eu o chamasse um texto, eu gostaria de… de esperar uns poucos momentos, e chamar sua atenção a isso, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”.
17 Agora ontem à noite nós estávamos viajando com os filhos de Israel, toda a distância do Egito, até que os pusemos em Cades. Oh, que grande lição! Que grande coisa, como fizemos um tipo da igreja natural com a igreja espiritual. Deus tratando de Israel no natural; da igreja nestes dias, como Ele está chamando fora os gentios, um povo para Seu Nome. Ele está tratando deles no espiritual; como ele tratou deles no natural. Simplesmente paralelo, um ao outro. Tudo quanto Deus fez com eles, e tudo quanto Deus fez para eles, e tudo quanto eles fizeram em resposta, cai para nós como um exemplo. E vemos, até esse ponto, que a Palavra tem sido cumprida exatamente igual. Como no natural, quando eles ganharam a vitória, ou duas, eles se instalaram para regozijar, e gritar e dançar, e louvar a Deus; justamente como a igreja fez, e agora tem esperado quarenta anos pelo começo de outra coisa.
18 E assim pensamos em Moisés, este grande servo do Senhor, como no seu nascimento, o lugar de seu nascimento, Deus o escolheu para seu trabalho, no nascimento dele. E a vida dele era muito difícil de viver. Porque, ele é um homem, e ele quer vive-la de um modo, e o Espírito de Deus o guia de outro modo. Que decisões imprudentes, aparentemente, aquelas que ele fez. Quando, com um pé no trono, para ser herdeiro do mundo; e então tomar o outro lado, tornar-se um exilado, ou um vagabundo. Aparente e mentalmente, seria uma coisa insensata.
19 Mas encontramos uma grande lição aqui. Que, homens que seguem o Espírito, são insensatos ao mundo, pois são de outro Reino, guiados de outro modo, guiados pelo Espírito. E, Deus, deixe que eu seja e todos vocês, que sigamos a direção do Espírito, indiferentes, vigiando a promessa de Deus, esperando que se cumpra.
20 E isso é justamente o que Moisés fez. Faraó leu as mesmas Escrituras que Moisés leu. Só que, Faraó as olhou de outro modo. Moisés olhou o mesmo povo que Faraó olhou. Faraó os viu como escravos e como trabalhadores em barro. Moises os viu como os chamados e eleitos.
21 É assim que eu quero ver a Igreja do Deus vivo, não um grupo de fanáticos ou exilados, mas como os eleitos de Deus; que eu possa dar minha vida, como Moisés fez, por esta grande Igreja e pela Causa.
22 Agora encontramos a Moisés sendo chamado. E depois de ser comissionado, ele falhou em sua comissão, por tentar fazer aquilo do modo que ele pensava que era melhor.
23 Então, isto nos ensina de novo que não podemos tomar o que nós pensamos que seja o melhor, ou o que o homem pensa que seja o melhor, temos que tomar o caminho que Deus tem dito que é o melhor. Portanto, seguir a Palavra do Senhor é sempre o melhor. Tome o caminho que Deus falou.
24 E em seu fracasso descobrimos que ele fugiu da face de Faraó ao deserto, onde ele se casou com a filha de Jetro, Zípora. E então, depois de se casar com ela, ela lhe deu um filho, Gerson. Então ele se instalou quieta e tranqüilamente, assim no negócio de ovelhas.
25 Mas um dia, Deus ouviu o clamor de Seu povo, Deus se lembrou que Ele tinha um pacto com aquele povo. Não simplesmente isso, mas Ele se lembrou também que tinha um servo a quem Ele tinha chamado e tinha escolhido, e Ele tinha um pacto com aquele servo. E Deus nunca mudará seu pacto nem mudará Seus desejos, nem mudará nada. Deus sempre cumprirá suas promessas. Ainda que Moisés houvesse falhado e tivesse feito o que era errado, ainda assim Deus cumpriu Seu pacto. Quando Deus chama um homem para fazer algo, ele tem que fazer aquilo, simplesmente tem que faze-lo.
26 Alguém me perguntou há algum tempo, “Devemos buscar nossos dons agora para nosso ministério?” Alguns irmãos metodistas que acabavam de receber o Espírito Santo.
27 Eu disse, “Não, não façam isso. Quando vocês fazem isso, Deus não lhes pode usar”. Eu disse, “A única coisa a fazer é só continuar sendo um cristão. Se Deus tiver chamado a você, Ele te colocará exatamente naquilo que te pertence”.
28 Geralmente, os que buscam e tentam receber coisas, se Deus lhes desse algo, eles seriam mais ou menos orgulhosos. Usualmente, o homem que Deus chama é o homem que está tentando correr d’Ele, se vai chamar alguém; Moisés e Paulo, e outros diferentes, tentaram escapar de chamada.
29 Mas encontramos aqui que Deus, apesar de todo o fracasso que Moisés tinha cometido, Ele ainda tinha Sua mão sobre ele. E Ele o chamou para ir fazer Seu serviço, chamou-o à sua comissão. E que consolação deve ter sido isso para Josué quando ele ouviu a Deus dizer, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”.
30 Ainda que, se eu estiver tentando e eu falhar, Deus não me deixará. Eu não tenho muita confiança em quem tenha muito medo de fazer qualquer coisa. Eu prefiro ser encontrado como um fracassado do que demasiadamente preguiçoso para tentar.
31 Uma vez foi dito que a Companhia de Farinha Bellard assalariou um homem e ele ia assinar o seu nome, e o homem não tinha borracha no lápis. E o senhor Bellard disse a ele, disse, “Por que o senhor não tem borracha?”
Ele disse, “Eu não cometo erros”.
32 Ele disse, “Então eu não posso te usar. Porque se você não comete erros, você… você não comete erros, você não faz nada”. Isso é verdade.
33 Deus não te considera responsável por seus erros. Ele te considera responsável por ser voluntário, pecado voluntário. “Quem vive voluntariamente em pecado, depois de ter recebido o pleno conhecimento da Verdade”. Mas um homem que vai fazer algo, vai errar, ele vai cair. Ele vai cometer erros. Mas se ele for real e divinamente chamado, e Deus estiver em seu coração, ele se levantará outra vez.
34 Vinham à igreja aqui há anos, e talvez estejam aqui esta manhã, um pequeno homem e a esposa dele. Eles cantavam uma canção que me emocionava, era algo assim.
Perdoa-me, Senhor, e ponha-me em prova mais uma vez;
Serei Teu se Tu fores meu;
Se eu cair ou se eu falhar,
Deixa-me levantar e tentar outra vez.
Perdoa-me, Senhor e ponha-me em prova uma vez mais.
35 Eu gosto disso. Porque, qualquer bom soldado está sujeito a se ferir ou se machucar. Mas se ele for ainda um soldado, e tiver um propósito e algo porque lutar, ele se levantará e tentará de novo. Qualquer bom soldado da Cruz fará o mesmo.
36 E para Josué, o novo comandante do exército, depois que Moisés tinha morrido, vendo que Deus permaneceu com ele em seus erros, ele manteve sua comissão.
37 Não importa o que Moisés fez, foi o oficio de Moisés que Deus respeitou. Ele era um profeta, ele era sobre todos os profetas, ele era realmente mais do que qualquer profeta que eles tinham. Quando sua própria irmã riu dele por se casar com uma moça etíope; Ele os chamou juntos, e Ele disse, “Não temes a Deus?” Disse, “Se entre vós há um que seja espiritual ou profeta, Eu a ele falarei em visões e me farei conhecer a ele em sonhos. Mas não é assim com Moisés; boca a boca falo com ele. Não temes a Deus?”
38 Vê, isso não é uma boa coisa, pisar no povo de Deus. Você ofende a Ele quando faz isso. Deus tinha comissionado a Moisés; os fracassos não significavam nada. Deus conhecia o coração dele.
39 E uma vez ele, Moisés, se queixou de ter muito o que fazer. E assim Deus tomou Seu Espírito e O repartiu entre setenta. Eles não tinham mais Espírito do que eles tinham no princípio. Mas simplesmente uma coisa, eles só tinham mais mecanismo, a mesma quantidade de Espírito.
40 Deus pode pôr o Seu Espírito inteiro sobre um Homem se Ele quiser, ou Ele O pode espalhar entre milhares se quiser. Um dia Ele pôs todo o Seu Espírito sobre um homem chamado Jesus, agora Ele O tem espalhado por Suas igrejas por toda a parte. Deus mantém Sua comissão.
41 Agora Josué, o novo guerreiro. Só restaram dois então, que tinham saído da terra prometida, e esses foram Josué e Calebe. Agora Josué, o novo comandante, para guiar um exército, o segundo para o lugar onde um grande homem como Moisés parou. Não foi uma tarefa pequena.
42 E eu penso num ministro hoje que é chamado por Deus, para pisar nas pegadas onde Jesus parou, que ordem! Que comissão, mas cada um que é chamado de Deus é comissionado para parar no mesmo lugar. “Eu serei convosco, até mesmo em vós, até o fim do caminho”. Cada ministro é chamado para parar onde Ele pararia. “As obras que Eu faço, vós também as fareis”. Cada ministro é ordenado de Deus, é mandado parar nas pegadas de Jesus Cristo e cumprir os deveres que Jesus cumpriu. Isso é uma verdadeira ordem!
43 E como devia ter sentido, quando Josué parado ali naquela manhã, falando com Deus. Ele disse: “Eu não te deixarei; e como fui com Moisés, assim serei contigo, ninguém te resistirá todos os dias da tua vida. Eu destruirei e espalharei. Eu limparei o caminho. Tão somente sê forte e mui corajoso. Não te espantes”, isso é, “preocupes”. Não temas. Eu estou contigo e te ajudarei em tudo”. Que comissão para ser dada a este novo homem chamado Josué!
44 Agora há muitos tipos aqui em que poderíamos entrar, mas vamos passar alguns. Por exemplo, como Moisés foi a era da igreja que os trouxe ao Sinai, à teologia deles; de ontem à noite. A Moisés não foi permitido levar os filhos de Israel à terra prometida, porque ele tinha falhado.
45 E a organização da igreja, a denominação tem falhado. Elas não levarão a igreja ao outro lado! Deus levantará um sistema novo, um sistema interdenominacional, pelo poder de Deus, o qual levará a Igreja à Terra prometida. Organizações e denominações. A tem sujado. Cada uma após a própria teologia, cada uma após o próprio modo de pensar. Mas Deus tomará seu Espírito Santo e levantará Seus Josués que levarão a Igreja à promessa; sem ligações denominacionais ligadas em parte alguma, mas levarão a Sua Igreja ao outro lado.
46 Moisés tinha falhado; ele era um legislador. E Josué foi chamado de graça, e levou a igreja para diante.
47 Nós encontramos também que Josué, conhecendo a sua comissão, sabendo que jazia em sua mão, que Deus o tinha chamado para um dever que ele não devia falhar, ele andou placidamente diante de Deus. E quando ele reuniu o povo e lhes disse que Deus o tinha comissionado, observe o pedido do povo. Eles disseram, “Nós te seguiremos como seguimos a Moisés, se pudermos ver a mesma coisa que seguiu a Moisés, se pudermos ver a mesma coisa que seguiu a Moisés, te guiando. Tão somente sê forte e corajoso”.
48 Esse deve ser o requisito de cada pessoa nascida de novo hoje. se formos pedidos a seguir; então vamos ver os sinais seguirem o crente, como Jesus disse, “As coisas que eu faço, vós também as fareis”.
49 E eu tenho lhes pedido antes, tenham certeza de deixarem aberto o coração espiritual esta manhã, porque estou esperando que vocês apanhem o que estou dizendo. Assentados com pessoas denominacionais. Todos os tipos de organizações reunidas aqui nesta manhã, desde católico e protestante, e muitos diferentes tipos, portanto será revelado aos que estão cheios do Espírito, naturalmente.
50 Agora Josué teve que tomar esta ordem, o povo disse, “Que seja contigo como Ele foi com Moisés; e nós saberemos que o mesmo Espírito que nos guiou até agora pode levar-nos para diante”.
51 Oh, como a igreja deve buscar, esta manhã, para encontrar o Espírito operando no meio do povo, se você deseja uma igreja onde o Espírito que ressuscitou a Cristo dentre os mortos, o Espírito Santo que moverá no meio do povo. Esse é o Espírito que Deus está levantando nos últimos dias, para levar o povo à outra Terra, à plena promessa de todas as bênçãos de Deus, e à plena comissão que Ele deu, ou a promessa. “A promessa é para vós e para vossos filhos”. Como Israel buscou essa terra prometida, sabendo que estava em alguma parte, porque alguém tinha estado lá antes, assim é a Igreja! Nós sabemos que há uma terra em alguma parte. Há um Poder em alguma parte, porque outros tem estado lá no outro lado. Sabemos que essa Terra já além do rio, para onde nós estamos nos dirigindo nesta manhã, tentando entrar nessa Terra prometida.
52 Josué sabia que essa terra estava aí. Ele foi primeiro e descobriu, então ele podia voltar como um testemunho.
53 Ministros chamados de Deus não devem ser orgulhosos com teologia; mas visitem a Terra para onde vamos, trazendo de volta prova do Divino amor e Poder de Jesus Cristo, para fazerem a congregação deles saber que há uma Terra além do rio.
54 Agora, ontem à noite, pregando, “Subindo o Jordão”. Agora quando chegamos a esse rio, isto nos divide. Isto nos separa. Uma vez do outro lado, algo tem acontecido a você.
55 Agora Josué, em tudo isto, sabendo que a ordem era grande, mas tendo certeza, ele podia ser destemido. Ele podia ser, e nós o chamaríamos de descuidado, enquanto ele estava se dirigindo na direção correta. Talvez ele fosse contra uma colina que o arremessaria para trás, mas ele estava se dirigindo na direção correta.
56 Assim a Igreja do Deus vivo pode ser despreocupada e destemida, em fé, se estivermos nos dirigindo na direção correta. Porque, Ele disse, “Como fui com Moisés serei contigo. Não te deixarei nem te desampararei”. Ele nunca desamparou a Moisés. Ele nunca deixou a Moisés. Ele não deixará a Josué. Ele não deixará a nós! Ele era conosco.
57 E assim encontramos a Josué tomando esta comissão, sabendo que a responsabilidade estava guiando – os através de terras agora, que ele teria que atravessar à outra terra. Ele teria que instalar o reino. Ele teria que repartir as heranças entre eles. Ele sabia que a comissão era tremenda, muito mais do que Moisés tinha feito. Josué tinha mais para fazer do que Moisés teve para fazer.
58 Outra coisa, ele tinha a obrigação de guia-los ao longo da fronteira, entre os irmãos deles. Eles já tinham saboreado sangue. Ele tinha que conquista-los. Ele tinha que guarda-los calados enquanto marchavam para baixo.
59 Assim é hoje com este novo grupo pentecostal que está levantando-se agora, eles tem saboreado o denominacionalismo. É tão difícil guarda-los aí.
60 Há alguns anos eles disseram, “Vem, irmão Branham”, quando o ministério começou ao princípio, “começaremos uma organização, construiremos um memorial para o irmão em alguma parte”. Eu não estou buscando um memorial. Estou buscando a Vinda do Senhor.
61 Eles formaram uma pequena seita chamada “A chuva final”, mudaram-se para o Canadá e de lá para a Califórnia, mas fracassou. Claro, não pode ir. Por que foi assim? A única coisa que eles sabem, eles saíram dessas coisas e receberam um pequeno toque daquilo. Eles tem que ter algo que fazer.
62 Mas, irmão, a verdadeira Igreja do Deus vivo não tem formalidades, não tem credos. Ela é guiada pelo Poder de Deus que está no coração de cada indivíduo. Passa por seus irmãos. Não os agite. Somos maiores que eles. Não os agite; simplesmente passe por um lado.
63 Eu quero que os irmãos notem que uma grande coisa aconteceu aqui. Havia Esaú, Moabe e esses a quem nos referimos ontem à noite. Muitas dessas pessoas, muitas dessas na realidade eram crentes fronteiriços. Estavam bem na fronteira.
64 Oh, tenho que parar aqui em algo só por um momento, não demorarei senão um minuto. Muitas pessoas referem a terra prometida ao Milênio. Não é. Na terra prometida havia guerras e matanças. No Milênio não haverá nenhuma guerra nem matança. Refere-se ao Espírito Santo, os campos de batalha.
65 Justificação: eles saíram do Egito. Há três etapas da jornada deles. Eles saíram do Egito; sob justificação, crendo na Palavra, eles separaram-se dos egípcios e saíram. Eles atravessaram o Mar Vermelho e mataram as coisas atrás deles; o qual foi santificação pelo Sangue que mata todos os desejos de pecado, segunda etapa da jornada. Mas a terceira etapa foi quando eles atravessaram o Jordão, à terra prometida, onde a herança deles jazia. A herança deles nunca jazia no Egito, não obstante, Deus os abençoou no Egito.
66 Vocês luteranos que crêem em justificação; sua herança não jaz aí, se vocês forem chamados. Se você for só um luterano, você nunca chegará a mais do que isso.
67 Vocês metodistas, e nazarenos, e Peregrinos da Santidade, e Igreja de Deus, que crêem em santificação, a matança do pecado que está em vocês, tirando fora as raízes da maldade, vocês pertencem ao outro lado do rio.
68 Mas para vocês, homens e mulheres, que há algo em vocês, chamando fora, o fundo ao Fundo; há um Jordão ainda para atravessar, e uma Terra além do rio!
69 Disse, “Vocês vão passar por vossos irmãos. Vocês vão passar por vossos irmãos, e eles estão perto da fronteira. E se vocês passarem por eles, não falem nada para eles. Eu tenho dado este monte a Esaú. Tenho dado este país a Moabe. E não quero que vocês os agitem, fazendo prosélitos. Simplesmente movam-se gentilmente. Vocês sabem para onde vão. Não tomem os hábitos deles”.
70 Moabe tinha um profeta falso, um bispo pelo nome Balaão, o qual desceu e entrou na congregação, e tentou fazer com que se organizassem e se juntassem porque eles eram irmãos. Mas eles não eram irmãos! Eles eram meio – irmãos, não irmãos verdadeiros! Se em seu coração…
71 “Não disputem com ele; simplesmente continuem, o deixem só. Paguem a eles o que obtiverem, se tiverem que passar pelo país deles”. Ele era predestinado para fazer aquilo. Se Deus tivesse contado ou predestinado a Moabe para se juntar com Israel, eles se teriam juntado. Se Ele tivesse predestinado a Esaú para ir com Israel, Esaú se teria juntado e ido. Mas Ele lhe deu sua herança no outro lado do rio.
72 Como pode você fazer com que todos os luteranos o vejam, com que todos os batistas o vejam, todos os presbiterianos, e nazarenos, e Peregrinos da Santidade? Não os condene. Isso é tudo que eles sabem. Isso é tudo o que está neles.
73 Mas para você que crê, (ó Deus), para você que sabe, para você que tem algo em você, o qual está clamando ao Fundo. Se todo o fundo que você tem sido satisfeito, então fique onde você está. Mas para mim e minha casa, para mim há algo mais do que ele vê! Há uma Terra além do rio, em alguma parte, ainda há um fundo clamando a outro Fundo. Eu não posso estar satisfeito com teologia. Não posso estar satisfeito com uma boa igreja. Não posso estar satisfeito com uma boa campanha. Não posso estar satisfeito com um pequeno culto de cura. Há algo além disso que está clamando.
74 Assim sendo, deixe-os. Atravessem. Não disputem com eles. Nós estamos passando à outra Terra. Eles não foram ordenados para irem com você. Eles não querem falar com você. Como podem dois andarem juntos a menos que estejam de acordo? Mas, aos que amam a Deus, aos que vão… chamados de Deus!
Bem, eles dizem, “Deus nos deu esta igreja. Fez isto”.
75 Isso é correto. Deus disse, “Eu dei este monte a Esaú, não toquem nele. Mas eu tenho algo diferente para vocês. Atravessem!” Amém!
76 Esse é meu desejo, irmão, ver minha igreja atravessar a outra Terra, um desejo de me mudar para o outro lado. Se houver algo em você aqui primeiro clamando, haverá Algo para responder a esse clamor. Simplesmente instalando-se a criar ovelhas não é bastante para você. Estando em algum tipo de negócio não é bastante para você. Simplesmente juntar-se com a igreja e pôr seu nome no livro não é bastante para você. Porque há algo clamando, tudo lá do outro lado da serra, um clamor daquela serra, e tudo do outro lado do Jordão, até que você caia nos braços de Deus, lá do outro lado. Um abismo, chamando a outro Abismo!
77 Josué sabia que a comissão dele era tremenda. Você notou aí, tudo quando Josué começou atravessar o Jordão, como Josué se lembrou da comissão dele? “Não cesses de falar deste livro da lei, Minha Palavra”. Em outras palavras, Josué, não Me importe o que a tribo diga, ou o que os clérigos digam. Fique com esta Palavra, porque então farás prosperar o teu caminho. Não importa quantas coisas grandes eles façam, e quantas coisas pequenas eles façam, e quantas organizações eles façam; fique com a Palavra, Josué”. Oh! “Fique com a Palavra! Esta Palavra, não cesses de falar desta Palavra!” Deixe-me lê-la outra vez.
Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda…”
78 Se a Palavra disser para fazer certa coisa, faça! Não me importa o que a organização diga, faça de qualquer modo! Esse é o Josué que Deus está esperando. Não vire nenhuma polegada, nenhum til. Fique bem com a Palavra!
“…não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido…”
79 Oh, vocês pensam que estão prosperando quando estão construindo igrejas grandes adicionando dez mil a sua denominação. Isso não é prosperidade. Isso não os leva a um passo mais perto da promessa. O que nós precisamos mais é de Deus, mais do Espírito Santo!
“…para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
Não cesses de falar deste livro da lei; antes medite nela dia e noite…”
80 Quando você está pensando em fazer algo, está tomando a Palavra de Deus para esta coisa? Você está encontrando seus desejos na Palavra? Você está pregando o que é a Bíblia? Você é exatamente como muitos hoje, muitos”, Pregando doutrinas que são preceitos de homens?”
Não cesses de falar deste livro da lei…”
81 “Falar”, o que você está falando. Não simplesmente ler e ir embora. Fale-O! Viva-O! Ensine-O!
“…antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito…”
82 Vê o que um Josué de hoje vai ser? Vê o que um Josué da Igreja espiritual vai ser? É o mesmo tipo de Josué que eles tinham na igreja natural. A Igreja espiritual tem que ser a mesma coisa.
83 Se a Bíblia diz, “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”, o Josué espiritual dirá amém.
84 Se a Bíblia diz, “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre”, o Josué espiritual dirá mesma coisa.
85 Se a Bíblia diz, o Livro, a Palavra diz “Permanecei pois, na cidade de Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder. Ao descer sobre vós o Espírito, sereis minhas testemunhas”. O Josué espiritual diz a mesma coisa.
86 Se Pedro no Dia de Pentecostes, disse, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”, o Josué espiritual nunca variará um til, mas ele fará exatamente o que a Palavra disse.
87 Se Marcos 16 diz, “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. E estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em Meu Nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados”, o Josué espiritual dirá a mesma coisa. Meditará nele dia e noite, para fazer prosperar o caminho.
88 Eu quero que os irmãos notem o que aconteceu. Josué quando ele veio à sua primeira campanha, sua primeira vez de provar que ele era o real Josué, Israel deveria ter conhecido aquilo.
89 Sem dúvida, os clérigos tinham uma idéia diferente. Eles disseram, “Agora só acamparemos aqui até a primavera, ou até o verão, o Jordão baixará”.
90 E parece que Deus lança algumas das coisas insensatas diante do Josué espiritual.
91 Trouxe-o lá no mês de abril, quando o Jordão estava três ou quatro vezes mais do que o tamanho normal. Ele estava provando-o, para ver se ele realmente era o Josué.
92 Deixe que tudo fracasse! Deixe que os outros prosperem. Deixe que…?…prospere. Deixe que os homens que tem uma forma de piedade, negando entretanto o poder, prosperem e empurrem a você para trás. Mas se você sabe onde você está parado, você permanecerá. Indiferente, se o mundo lhe rejeita, você se manterá o mesmo. Você não variará dessa Palavra.
93 O Jordão estava três ou quatro vezes mais do que o tamanho normal; espantoso, parecia horrível, lamacento. Mas Josué disse, “Deus disse: “dentro de três dias” vamos atravessar. E vamos atravessa-lo”.
94 Agora os clérigos disseram, “Agora só um minuto, Josué. Somos homens educados. Somos inteligentes. Muitos de nós aqui somos engenheiros do Egito. sabemos fazer estas coisas, por isso só esperaremos um pouco até que o rio se limpe, então podemos atravessa-lo andando. Isso não é muito mais fácil?”
95 “Não me importa o que vocês pensam. Deus disse “três dias” vamos atravessar. E vamos atravessar! Vamos atravessar em três dias”.
96 Observe o que Josué fez. O que foi que ele pôs primeiro, os clérigos? Não, senhor. Ele pôs a Palavra primeiro. Disse; “Tomai essa arca! E todos vós sacerdotes ficao longe dela; ide atrás dela. Não tenteis guia-la; deixai que ela vos guie”.
97 Esse é o problema hoje. Tentamos ganhar a dianteira à Palavra, e passarmos por um lado, e fazermos a Palavra convir a isto, e a Palavra convir àquilo. Abençoados sejam seus corações. O que nós precisamos hoje é seguir a Palavra!
98 A Palavra guiou no caminho. Quando chegaram ao Jordão, ele se abriu e eles atravessaram. Em sua primeira campanha, ele colocou as primeiras coisas em primeiro lugar. Ele tinha uma razão para aquilo. Ele tinha uma razão porque Deus o tinha comissionado, “Fiquei com a Palavra. Deixe que a Palavra o faça”. Cada campanha, eles saíam na batalha, porque Deus o tinha encarregado de colocar a arca primeiro.
99 Depois que a arca saiu, que saiu então? Cantores, tocadores de instrumentos, antes que a luta acontecesse. Aleluia!
100 Isso é o que precisamos hoje, o que tivemos nesta manhã: cantores, instrumentos tocando música, regozijo. Então ponha a Palavra primeiro, leia a Palavra. Então a batalha começa. Nós estamos destinados a ganhar, só temos que ganhar. Fique certo com Ela, guarde as direções Dela, e Ele te guardará na hora dos apuros.
101 Ele teve uma boa razão para isto, agora lembre-se quando ele atravessou. Antes de atravessar, ele enviou um espia ao outro lado, dois deles, para espiar a terra. Agora, Moisés tinha enviado um grupo inteiro deles ao outro lado, mas todos eles voltaram confundidos. Olha o novo ministério. Ele nunca fez isso. Ele sabia que onde há mil e quinhentas diferentes idéias, há mil e quinhentas confusões. Mas ele enviou dois, disse, “Atravessem lá, espiem a terra”.
102 Agora queremos chegar a algo que eu não quero que os irmãos percam. Ele disse, “Agora quando atravessarmos…” Eles atravessaram, para espiar a terra, para ver se as promessas eram certas, ver que tipo de terra era, e como eles tinham que entrar. Eles atravessaram. Os nomes dos espias não são dados. Mas quando eles entraram na terra, eles chegaram a Jericó. E quando chegaram a Jericó, o que aconteceu? Eles se encontraram com uma prostituta, uma mulher de má reputação.
103 Eu quero fazer uma ilustração. Talvez não esteja certa, mas eu quero ensinar algo através disto. Não temos nenhuma história de Raabe. Sabemos que ela era uma prostituta. Vamos pensar que haja sido criada num lar que era muito pobre, e ela se tornou de má reputação. E ela era uma jovem linda. Ela saiu as ruas, para ganhar a vida para os pais aleijados; não havia nenhum jeito para ela trabalhar, simplesmente vendeu a moral do corpo. Mas eu posso imaginar, todo o tempo, ela sabia que aquilo estava errado. Havia algo dentro dela, dizia-lhe, ora, não está certo fazer isto”. Ela sabia que não estava.
104 um dia ela ouviu que havia um Deus que estava Se movendo. O coração dela começou a tremer. Ela encontrou um mensageiro desse grande movimento, o qual lhe disse o que ia acontecer. Que disse ela? Agora Josué tinha sinais, Josué tinha os mesmos sinais que Moisés tinha, exatamente. Assim quando ele… Raabe não pediu para ver o sinal de Josué; ela só ouviu.
105 m tipo da Igreja, um tipo da Igreja verdadeira que tem sido puxada para longe da prostituição. “Sou um metodista hoje, um batista amanhã, um presbiteriano no próximo dia”, puxado para longe da prostituição.
106 Mas, de repente, um pequeno pregador entrou na cidade e disse, “Há um Deus que vive, que viveu ontem, e é o mesmo hoje. O Poder d’Ele é exatamente o mesmo. Ele faz as mesmas obras que Ele fez quando Ele esteve aqui na terra”. Seus agentes estão a caminho.
107 Agora, Raabe a prostituta, conhecida como uma prostituta ela era um tipo do crente hoje, o crente verdadeiro. Ela não disse, “Agora eu ouço que, que Josué pode fazer sinais, porque ele é sucessor de Moisés. Eu gostaria de ver estes sinais. E se eu pudesse ver esses sinais, então creria nele”. Ora, ele absolutamente não teve que mostrar esses sinais, porque ela creu nele de qualquer modo. Ela não era um Tomé. Ela creu nele.
108 Agora, Moisés, quando ele teve sinais, ele desceu e realizou esses sinais, mas o sinal não é a coisa que os levou à terra prometida. Não foi. Os sinais foram a vindicação da comissão.
109 E Raabe creu nele, sem ver nada. Ela disse, “Todos nós estamos tremendo”.
110 Não é de se admirar que Nocidemos dissesse, “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, ninguém, pode fazer estas coisas, se Deus estiver com ele. Todos nós o sabemos”.
111 O mundo o sabe, hoje! Billy Graham clama, “Temos que voltar a Pentecostes!” O Concílio de Igrejas clama, “Temos que voltar a profetas, aos que falam em línguas, à cura Divina, curadores em nossas igrejas, deixando que o Espírito de Deus tenha o direito”. Deus está fazendo a Sua chamada. O povo teme uma real piedade, e diz, “Tudo em nossos corações desmaia dentro de nós”.
112 Agora, ela não teve que ver um sinal que Josué podia fazer com a mão ou com uma vara. Ela creu. Ela disse, “Eu ouvi, e creio, e agora estou pedindo misericórdia”. Oh, como nós poderíamos por uma lição aqui mesmo! “Estou pedindo misericórdia, para mim e minha casa”.
113 Veja ao romano naquela noite, o qual puxou a espada e ia suicidar-se, o carcereiro de Filipos. Paulo disse, “Não te faças nenhum mal. Estamos todos aqui”.
Disse, “Que devo fazer para ser salvo?”
114 Disse, “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”.
115 “Por que? Tu e tua casa?” Certamente. Tua casa será salva contigo. Por que? Se tu tiveres bastante fé para te salvares, poderás ter suficiente fé para que tua família seja salva. Sim, tu e tua casa!
116 Veja Raabe. Raabe disse, “Tenha misericórdia de mim! Poupa-me. Não quero morrer com estes incrédulos. Não quero morrer como um animal. Quero morrer nos braços de Jeová. Eu creio em teu Deus, porque Ele é ambos, Deus do Céu e da terra. Ele faz coisas visíveis; Ele faz reais as coisas. Nunca O tenho visto faze-lo, mas de todos os modos eu creio nisto”. Vê, ela nunca tinha visto a Josué; só tinha ouvido de Josué. Ela nunca tinha visto a Deus, ela nunca tinha visto a nenhuma das obras de Deus; ela só ouviu. Outros o tinham visto, e ela creu por ouvir. Agora disse, “Quero favor para mim e para meu pai e minha mãe. Os dois são velhos e aleijados. Tenho alguns irmãos. Quero ter fé por eles”.
117 E os espias, os pregadores, disseram, “Sim, ele vem para cá, e nós vamos tomar a terra. Agora se queres salva-los, recolha-os em casa”. Aleluia! “Se tu o creres, vá busca-los e recolhe-os aqui dentro, porque nós não seremos responsáveis se eles estiverem nas ruas. Mas se tu simplesmente os recolheres em casa, seremos responsáveis”, aleluia, onde aquela pequena corda vermelha havia de ser pendurada na janela. “Seremos responsáveis se tu os recolheres em casa”.
118 Oh, irmãos, se já houve um tempo quando devemos recolher nossos amados em Casa, é hoje, a Família da Fé. Recolha-os, porque o tempo vem quando virá uma sacudida. Unicamente, nossos pais e irmãos, são salvo na Casa, porque o Poder de Deus vai sacudir o país outra vez. Vai sim. E só a Família da Fé vai ser salva.
119 Agora ele disse, “Eu não sou responsável a menos que os recolhas em casa”. E ela os fez jurar que eles não destruiriam a ela nem a família dela. Ele disse, “Se tu os recolheres, eles serão salvos”. Ela os fez descer fora daquele lugar, e eles foram.
120 Esta prostituta famosa, Raabe, tornou-se uma crente. Eu tomei a história dela, aqui há pouco tempo. Depois que ela foi considerada e trazida à fé, por causa da crença dela em Deus, ela foi trazida à fé israelita, uma prosélita. Ela cortejou um general do exército, do exército israelita. Observe o que Deus fez para aquela mulher! Eles tiveram um… Eles se mudaram para cima a Belém, e eles tiveram um filho; e este filho, eles o chamaram Boaz. Fora de… Boaz, eles casou com Rute, de Rute e Boaz veio Jessé; de Jessé veio Davi; de Davi veio Jesus. Aleluia!
121 Por que? “A fé vem pela pregação, pregação de um Deus que é Deus do Céu e da terra, e por crer Nele”. Crendo em que? Na comissão que Deus tinha dado a um homem chamado Josué, crendo nessa comissão.
122 Josué tinha fé na sua própria comissão, como Moisés tinha fé. As coisas fracassaram para Moisés, parecia que ele falhou muitas vezes, mas ele cavalgou ao triunfo e então morreu na Rocha. Os anjos o levaram embora.
123 Deus, deixa-me ir assim. Deixa-me manter minha comissão; até, algum dia quando eu esteja pronto para morrer, verei a Rocha ali junto a mim.
Josué está guardando a comissão dele. Ainda que ele tenha… Deus a manterá sagrada, porque ele ficou com a Palavra.
124 Agora, Raabe sabia que Josué tinha essa comissão. Agora não o perca. Mantenha essas coisas em seu coração. Josué tinha a comissão; Raabe a reconheceu antes de ver coisa alguma. Ela sabia que Josué tinha o poder de Deus que ia tomar a terra. Ela pediu misericórdia. Deus lhe concedeu misericórdia. Agora quando Josué entrou na terra, claro, sabemos que ela foi poupada.
125 Mas então outra grande comissão que Josué tinha, era repartir a terra com o povo.
126 Agora lembre-se, “Não cesses de falar deste livro da lei”. Eles tinham a Palavra de Deus, “Como fui com Moisés, mova-te diretamente fora. Como fui com Moisés, assim serei contigo. Não te deixarei. Tu podes Me deixar a Mim, mas Eu não te deixarei a ti. Mas se tu Me deixares, a Minha graça te basta, Eu te carregarei diretamente de volta. Simplesmente continue vovendo-te. Enquanto ficares com Minha Palavra, cuidarei de ti”.
127 Agora ele tinha que repartir a terra, e haviam doze tribos para reparti-la. Agora se ele tivesse que escolher alguns favoritos: se ele gostasse da tribo de Gad mais do que da tribo de… da tribo de Efraim, da tribo de José mais do que gostava da de Judá? Mas ele não o fez desse modo. Ele a repartiu segundo a Palavra revelada pelo Espírito. Ele repartiu segundo a tribo. E, note, ele o fez pela revelação, por discernimento. Oh! Pelo discernimento do Espírito Santo de Deus, ele o fez.
128 Cada uma daquelas mães hebréias, dando à luz àqueles nenês, lhes chamou um nome. E cada um dos nomes deles tem um significado.
129 Jacó, quando ele nasceu, sendo um gêmeo, ela lhe chamou, “Enganador”, Jacó. Mas quando ele recebeu o poder de vencer, e lutou com o Anjo, Deus mudou o nome dele de Jacó a Israel, “um príncipe”.
130 O nome tem algo a ver com sua vida. Quando Pedro, um pescador, tinha vencido, pela fé em Jesus, Ele disse, “Teu nome é Simão; mas eu vou chamar-te Pedro, o qual é “pedra pequena”. Isto transforma você. Seu nome tem algo a ver com isto. E sua posição na vida.
131 E quando esta grande coisa aconteceu, quando cada uma destas mães hebréias nas dores do parto, clamava, como “Ruben”, aquilo o colocava posicionalmente na Palestina, exatamente da maneira que aquela mãe dizia, e chamava seu nome, dizia aquilo. Eu não tenho tudo escrito aqui. Mas diz que Ruben quer dizer “pastor”. Gade quer dizer “criador de gado” e Efraim quer dizer “criador de grão”.
132 Agora, por discernimento espiritual, Josué, o novo guia, por discernimento espiritual, colocou cada um no que lhe pertencia, repartiu a terra exatamente assim.
133 Um tipo muito bonito hoje, porque precisamos de um Josué, hoje. O problema hoje, quando entramos em nossa Terra prometida, Gade quer criar ovelhas como Efraim, um quer criar algo como o outro. Cada homem quer ser o mesmo. Deixe que Deus dê um dom de cura a um homem, cada homem quer um dom de cura. Efraim e Gade, e todos eles, querem se misturar e virem como um. Mas nós somos divididos em nossa posição! E nem todos tem o dom de sabedoria, nem todos profetizam, nem todos falam em línguas, nem todos são profetas. Mas Deus tem colocado na Igreja alguns que profetizam, alguns que falam em línguas. Nós queremos fazer com que todos falem em línguas, vêem como é a confusão? Então você não pode chegar a lugar algum. Pois bem, os filisteus os venceriam em pouco tempo. Seguro. Mas cada homem, por um guia, os dividiu por discernimento espiritual e os colocou no corpo, aí eles permaneceram e se tornaram a nata da terra. Deus, dá-nos um Josué! Deus, dá-nos de volta um Josué que mantenha a comissão com a Palavra.
134 É assim que Deus lhe disse: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite”, porque ele tinha uma comissão diante de si.
135 Agora, que grande guia Josué veio a ser, nunca perdendo uma batalha a menos que fracassasse algo na igreja. Quando Acã tomou uma cunha, não foi o modelo ou a fé de Josué que o fez. Foi ele quem tomou uma capa babilônica e uma cunha de ouro, fora do campo. E quando ele o fez, isto… isto rendeu a batalha inteira.
136 Quando um membro sofre, todos os membros sofrem. Deus vem num destes dias, irmão, é a uma igreja sem mácula nem ruga. Ele vem a uma igreja cheia do Espírito, esse amor divino de Deus tão consolidado em seus corações unidos, que eles andarão como um.
137 A batalha, de toda esta confusão, tem que ser ganha. É o metodista certo, presbiteriano, pentecostal, nazareno, Peregrinos da Santidade? Novecentos e sessenta e nove denominações diferentes, além do Buda e… e todos os outros tipos, onde estamos? Algo está errado. Há uma cunha no campo em alguma parte. Josué lançou sorte.
138 Deixa-me dizer isto esta manhã, como Elias no Monte Carmelo, “Se Deus é Deus, deixe-O responder como Deus”. Se a denominação batista é certa, vamos vê-los produzir os sinais de Jesus Cristo. Se os nazarenos são certos, vamos vê-los produzir os sinais, fazer as coisas que Ele fez. Se os pentecostais são certos, vamos vê-los fazer a coisa que Ele fez. Então saberemos.
139 Os discípulos de… de Josué disseram, “Nós te seguiremos enquanto virmos a Deus trabalhando contigo como Ele fez com Moisés”.
140 E os discípulos de Jesus Cristo devem dizer a mesma coisa. “Nós trabalharemos com vocês quando virmos os sinais de Jesus Cristo operando com vocês. Faremos isso”. Isso é o que devemos fazer. Isso é o que a igreja deve fazer. Essa deve ser a atitude da igreja, igreja cristã. Então vocês poderiam colocar em ordem: dons, sinais, operantes. Se um homem é um curador divino, isso não tem nada a ver com quem fala em línguas. Quem fala em línguas não tem nada a ver com o dom de profecia. Vê, temos fases diferentes deste ministério.
141 Agora, quando Deus me deu minha comissão. Tenho baseado tudo isto, por este único propósito. “Dons e vocações são sem arrependimento”. Ninguém pode fazer algo de si mesmo. Deus te faz o que você é por Sua graça. Não temos nenhum jeito de fazermos por nós mesmos. Jesus disse, “Qual de vós, por ansioso que esteja pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?” Quem pode se fazer maior ou menor, por ansioso que esteja? Você não pode faze-lo.
142 Quando Deus deu a comissão, eu duvidei. Eu disse, “Sou insuficiente. Não tenho educação. Não posso fazer estas coisas”.
143 E muitos de vocês aqui nesta manhã ainda estão vivendo hoje. Quando Ele apareceu aqui embaixo no rio, nessa forma de uma coluna de Fogo, e parou ali e falou. E disse, “Como João Batista foi enviado como um precursor da primeira vinda de Cristo, assim tua mensagem será precursora da Segunda Vinda”.
144 Olhe o que tem feito. Aquela Luz suspensa lá chegou ao jornal, passou toda a distância através dos Estados Unidos e a outras nações.
145 O doutor Lee Vayle aí, estava no Canadá naquele tempo. Ele se lembra quando apareceu no jornal canadense, creio que foi. Não foi, Lee Vayle? No jornal canadense, “Luz mística aparece sobre a cabeça do ministro local, enquanto batizava”.
Então o povo disse, “É psicologia”.
146 Mas um dia Deus decidiu arrolhar a boca dos incrédulos, porque ficou com a Palavra. Aquele mesmo Pilar de Fogo que guiou os filhos de Israel é exatamente o mesmo hoje, guiando a Igreja espiritual tal como guiou a natural. Ele apareceu de novo, e eles levaram as fotografias diante dos críticos e diante dos examinadores. Aqui está pendurada agora, infalivelmente a Verdade; fazendo as mesmas obras, guiando espiritualmente um povo, como os guiou no natural lá atrás, ficando com a Palavra. Agora ele disse o que foi a comissão. Agora lembre-se, Deus nunca se desviará de Sua comissão. Se…
147 Eu gostaria de desenha-lo para os irmãos, ou de algum modo. Vamos toma-lo assim aqui. Aqui está um pequeno sinal, isso é a comissão; agora aqui está uma cruz pequena num canto, e uma Bíblia em outro canto, mas a escrita está no meio, aqui. isso é a comissão.
148 E eu exorto aos irmãos diante de Deus e dos Anjos eleitos, e de Jesus Cristo. A comissão foi, “Ore pelos enfermos”. A dúvida foi, “insuficiente” para faze-lo.
149 “Por esta causa nasceste, este é o propósito de teu nascimento e vida peculiares, tu hás de orar pelos enfermos. Se tu fizeres com que eles creiam em ti, e fores sincero quando orares, nada parará diante de tua oração, nem se quer o câncer”. Quantos tem lido isso, por anos? Está por todo o mundo.
150 Agora, agora eu disse, “Eu não posso faze-lo, porque sou insuficiente para faze-lo. Eles não crerão em mim. Sou pobre. Não tenho educação”. Isso fui eu duvidando.
151 Ele disse, “Como a Moisés foram dados dois sinais para vindicar sua comissão, assim são…” Não, “tu serás”. “Dois sinais te são dados. Um deles será por tua mão. O outro será que saberás o próprio segredo de seus corações, os pensamentos de suas mentes. E por isso eles crerão, por estes dois sinais”. Agora lembre-se. Ouça. Não falhe em captar isto. O sinal não é a comissão. O sinal só aponta à comissão.
152 Você sai aqui no caminho e vê um sinal, e diz, “Cinco milhas até Jeffersonville”. Aquilo não é Jeffersonville. Aquela é uma placa para te mostrar que você está no caminho certo. E se…
153 Moisés, quando ele desceu lá, ele teve um sinal, com uma vara e com a mão. O sinal aqui não é a comissão mais do que foi com Moisés. E se todos os israelitas dissessem, “Olhe, todos vocês egípcios, todo o resto de vocês israelitas, venham para cá, nós temos um homem que pode fazer um truque com a mão. Vocês devem vê-lo. Temos um homem que pode tomar uma vara e torna-la em serpente. Vinde, vede-o”? Isso foi só um poste indicador. Aquela não era a comissão. Eles não estavam esperando por um poste indicador. Deus nos ajude. Estavam aguardando uma libertação.
154 E este pobre mundo enfermos e aleijado está esperando uma libertação, e olhando um posto indicador. Tenha misericórdia! O poste indicador não é senão um sinal para provar a comissão. Aí está o novo ministério. Acaba de ser revelado a mim. “Ore pelos enfermos. Faça com que o povo creia em ti”. Deus nunca pôde deixar isto. Essa é a comissão d’Ele, não importa o que vai acontecer, o quanto eu vou falhar. Eu falho miseravelmente. Eu nunca teria ido adiante com estes sinais, aquela não era a vontade de Deus, mas Deus abençoou isto de todos os modos. Mas eu estou pronto para sair deste monte. Quero atravessar o Jordão. Quero carregar a comissão. “Faça com que o povo creia em ti”.
Eu disse, “Eles não crerão em mim”.
“Serão dados dois sinais”.
155 Agora o problema disto é que temos estado olhando para o sinal. “Oh, irmão Branham, você, você coloque suas mãos sobre ele”. “Oh, você deve ver o que acontece. Fique parado diante dele quando a unção estiver sobre ele, e ele lhe dirá tudo o que está em seu coração”. Essa é a verdade.
156 Eu entrei no hospital aqui outro dia. Aí estavam os médicos, não podiam achar o que a mulher tinha. Quando os médicos saíram do quarto, a mulher andou para trás e ela estava de pé perto da cama. “E eles disseram que não podem encontrar nada em mim, nada que eu tenha”. Disse, “Irmão Branham, o irmão pode me dizer!”
Eu disse, “Se a senhora crer em mim, eu posso”.
Ela disse, “Eu creio”.
157 E o Espírito Santo disse, “Tal e tal coisa. Isso é o que é, exatamente. Vê se não é”. Ela é um membro da congregação de Junie Cash.
158 Outra mulher aí disse, “Minhas costas!” Ela disse, “Eles não podem achar o que causou isso”.
Eu disse, “A senhora crê que sou Seu profeta?”
Ela disse, “Creio”.
159 Eu disse, “O que aconteceu, lá atrás há muito tempo no mês de junho, a senhora… Eles estão… eles estão tentando trabalhar na senhora, e tentando operar uma vértebra desligada. Não é assim. É um nervo apertado. A senhora o pegou por levantar o peso, quando a senhora trabalhava para o Mercado McSpaddin”.
Ela disse, “Eu me lembro quando aconteceu. Eu me lembro disto agora”.
160 Isso não a cura. Isso simplesmente aponta para a comissão. Deixe de se apoiar na placa de indicação; continue até a cidade. Vamos nos retirar deste monte; vamos chegar à cidade. Vamos atravessar o Jordão!
161 Eu tenho errado. Tenho cometido erros. Esse é o porque tenho baseado estes sermões como o tenho feito. Ora, Ele disse, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”, e quando essa Mão desceu e apontou essa mesma Escritura idêntica. Por muito tempo tenho perguntado a mim mesmo, porque eu não sabia o que a comissão era. Tenho buscado algo sobrenatural além disso. Deus não pode retirar-se de Sua comissão. Deus deu a comissão, isso é o que tem que ficar.
162 Mas todo o povo pentecostal gosta de sinais. Eles gostam de vê-los. A Bíblia diz, “Uma geração má e adúltera pede sinais”. Mas a comissão foi, “Ore pelos enfermos”. E dez mil vezes milhares, por quem tenho falhado ao orar, foi porque todos eles desejaram o sinal. Todos eles o desejaram.
163 Outro dia, eu estava tentando operar o ministério, o fiz chegar ao salão. E um homem subiu na plataforma, e disse, “Agora, irmão Branham, espere um minuto. Meu caso é diferente. Só tenho que saber algo”.
Eu disse, “Ora, o médico pode examinar o irmão”.
164 “Oh, eu não quero isso. Eu, eu quero saber agora mesmo. Meu caso é tão diferente”.
165 Eu disse, “Pois, eu não gosto de fazer isto, irmão. Entrei nisto, e a primeira coisa que você sabe, o Espírito Santo o trouxe”.
Ele disse, “Glória a Deus! Isso é certo”.
Eu disse, “O resto de vocês quer vir agora, e me deixar orar por vocês?”
166 Quando eu fiz isso, você sabe o que disse o próximo? “Meu caso é igualmente importante tanto quanto o dele”. Então eu recebi cerca de seis ou oito, e terminei a reunião; quase me matou.
167 Sempre tenho perguntado a mim mesmo, por que aquilo faria isso a mim? É porque eu o estava fazendo errado. Isso é só a placa de indicação apontando a comissão. Não é a comissão. Essa placa de indicação tem sido pregada, ao redor do mundo. E idiomas, África, Índia, Ásia, Europa, ao redor do mundo, para dez milhares e milhões de pessoas, eles sabem deste poste indicador.
(O irmão Branham bate várias vezes no púlpito… Ed.) Estou pronto para sair deste monte. Quero atravessar o Jordão. Quero chegar a algo lá longe, onde minha fé se levante a um lugar, quando eu orar pelas pessoas elas serão curadas.
168 Observe, Deus o põe diretamente de volta no regaço do povo. “Tu nasceste para orar pelos enfermos se puderes fazer com que creiam em ti!”
Eu disse, “Eles não crerão”.
169 Ele disse, “Eu te darei dois sinais, e através deles crerão”. Note então estes sinais, eles tem agrupado por eles, os postes indicadores, em lugar da comissão. “Crendo que tu foste enviado para orar”.
170 Agora, quando o povo vem na fila, para oração, logo que alguém absolutamente alcança o lugar… Não há nada que eu possa fazer sobre isto até que eles alcancem esse lugar. E quando eles alcançam, então eu digo, “Eu te dou…”
171 Hattie Wright ela, creio que ela está aqui nesta manhã, assentada aqui mesmo. Ela foi a primeira, quando nós vimos aqueles esquilos; e ela sabia da comissão sobre isso, e quando essas sete vezes sucessivas que Deus criou algo. Eu disse, “Isso é o mesmo Deus que pôde criar um carneiro para Abraão, para convence-lo da comissão dele; é o mesmo Deus que pode criar um esquilo, porque isso é o que eu precisei”.
172 E a pequena, velha Hattie Wright aí, assentada atrás do edifício. Com o coração fora das coisas do mundo, ela estava crendo; ela disse, “Irmão Branham, isso não é senão a verdade”. Ela não o disse só daqui; Deus falou do coração dela.
Eu disse, “Hattie, peça o que quiseres, eu o darei à irmã”. Ela disse: “Que devo pedir?”
173 Eu disse, “Você tem os pais velhos assentados aqui. você tem uma irmã aleijada”. Ela ainda está assentada nessa cadeira.
“Poderia pedir por sua irmã. Poderia pedir por sua mãe, seu pai, a irmã é pobre, não tem dinheiro. Peça o que quiseres”.
174 Ela disse, “Eu não sei o que pedir”. Disse, “Simplesmente não sei”. Ela disse, “Meu maior desejo é salvação de meus dois filhos”.
175 Eu disse, “Eu te dou seus filhos, no Nome do Jesus Cristo”. E os dois convertido amam ao Senhor Jesus, ambos tem sido batizados em Seu Nome, servindo a Deus diariamente com todo o coração.
176 Ed Dalton, assentado aqui em alguma parte, bem aqui embaixo; quanto a seus dois filhos, a mesma coisa.
177 Eu vi, pelos menos, numa campanha, oitocentas ou novecentas, talvez mil pessoas atravessarem a plataforma, numa reunião, uma a uma. A primeira coisa que se sabe, subo e oro por elas. Certamente, elas ficam boas. E eis que veio uma garotinha, morrendo com leucemia. Certo, eu sabia o que a criança tinha. Eu nunca disse nenhuma palavra a nenhum deles; mas quando aquela criança chegou ali, eu disse, “Querida, eu te dou o desejo de teu coração. Você tem leucemia, e eu te dou a cura em Nome do Senhor Jesus”. Eu me virei ao auditório, e eu disse:
“Eu desafio a qualquer um de vocês aqui a levar essa menina a um medico, tê-la examinada, e ver se ela tem uma mancha de leucemia”. Por que? Aquela criança tinha ouvido como Raabe, a prostituta, ela creu com todo coração. Então Deus, por Seu Espírito, moveu-Se de volta e disse, “Isso é ela”. Centenas tinham passado sobre a plataforma, sem (até onde eu saiba) receberem nada. Simplesmente orei por elas.
178 Está diretamente de volta ao povo, “Se você crer”. A comissão foi dada. Isso é o original. O poste indicador tem sido produzido. Agora se você puder crer nisso, se você crer que Deus me enviou ao mundo para orar pelos enfermos, poderei fazer a oração da fé por você. Esse é o único modo pelo qual pode ser feito.
179 Deus nunca pode retirar-se de Sua comissão. Eu tenho falhado para com Ele. Tenho tido aqui, cerca de quatorze anos, nada a não ser discernimento sucessivo, em redor e em redor do mundo, até dez milhares de vezes, um milhão de casos, imagino. Eu lhes pergunto uma coisa, falhou alguma vez? Não, senhor. E se o poste indicador não falha, quanto mais a comissão! Se o sinal, isso é a parte secundária, se o sinal apontando à cidade, se não falha ao dizer-lhe que a cidade está ali, quanto mais estará ali a cidade quando você vier! Aí está a comissão.
180 Agora meu ministério está mudando. Já tem mudado. Ainda haverá o discernimento, eles ainda continuarão exatamente como eu sinto que Deus quer que eu os diga. Mas até então, orarei e imporei as mãos sobre os enfermos, como Ele me mandou fazer, e cumprirei minha comissão. Tenho esperado muito tempo por isto, mas eu creio agora que estamos prontos para tomar a Terra prometida. E justamente tão certo como haverá, haverá umas Raabes esperando, haverá alguém esperando que crerá nisto com todo o coração.
181 Os irmãos podem entender? Todos os que entendem isso, queiram levantar a mão! (A congregação diz, “Amém!” – Ed.) Quantos crêem que isto é absolutamente Escriturístico? (“Amém”). Isso é exatamente o que Ele disse. Esta é a comissão; estes são postes indicadores apontando à comissão.
182 Agora eu desafio a qualquer um que me diga em qualquer parte do mundo, estas fitas, onde quer que forem, mostrem-me uma vez que Ele alguma vez falhou ao dizer na plataforma, ou fora em qualquer visão ou qualquer coisa, senão o que foi exatamente a coisa certa, aconteceu exatamente como Ele disse. Disse a cada pessoa justamente quais foram os problemas deles, e tudo sobre isto, e de onde eles vieram, e tudo sobre o que eles deviam fazer. E cada vez que diziam Assim Diz o Senhor para alguma cura, aquilo acontecia daquele jeito. Se você souber de um, deixa-me saber acerca disso, e irei à fita e o encontrarei. Nunca tem falhado, nestes doze longos anos, ou quatorze anos. Nunca tem falhado, porque não pode falhar. O sinal foi dado por Deus. Não pode falhar.
183 E antes que Deus desse o sinal, Ele deu a comissão; antes que pudesse haver um sinal para apontar a uma comissão. Antes que possa haver um sinal para apontar a uma cidade, tem que haver uma cidade primeiro à qual apontar. Se você o tiver crido com todo o coração, o receberá. “A oração da fé salvará o enfermo, e Deus o levantará”.
184 Agora, eu tenho me apoiado pesadamente na placa de indicação, eu mesmo. “Senhor, mostra-me sobre isto antes que eu ore por eles, porque eu não sei o que eu possa fazer”. Qual cruel era isto! Vou pedir à congregação que me perdoe. A congregação do mundo, a qual está escutando esta fita, perdoa-me. Eu estava errado. Eu nunca o devia ter executado assim. Essa não foi a comissão Dele ao princípio. Esse foi um sinal apontando à comissão. Eu devia ter orado pelos enfermos, em toda parte.
185 Agora, vê, está diretamente de volta outra vez ao regaço do povo se você crê que deus comissionou que isso seja feito. Está aqui na Palavra, está exatamente com a Palavra, está exatamente com a Palavra, a comissão. E eu digo…
186 Vou desenha-lo aqui com o dedo; um arco, um arco-íris. Isso é uma aliança que Deus fez com o povo. Ele fez uma aliança com a raça humana. Ele não destruiria o mundo nunca mais com água. Ele fez uma aliança com cada um dos apóstolos Dele. Ele fez uma aliança com o profeta.
187 E lá longe, há uns quinze, quatorze, quinze anos (em 1937, 7 de maio, 1937, creio que foi) Deus fez uma aliança comigo dizendo, “Tu nasceste neste mundo para orar pelos enfermos. Se tu puderes fazer com que eles creiam em ti!” Meu coração sempre tem sido para o povo. “Se tu fizeres com que esse povo creia em ti, e então fores sincero quando orares, nada parará diante de tua oração”.
188 Eu digo isto com sinceridade e com vergonha na cara. Se há alguém que devia ter fé, seria eu; de ver o que Ele fez, de onde Ele me trouxe, a vala de onde eu fui escavado; ver através da vida o que Ele tem feito; de ver quando me levanto e digo algo, Deus vem diretamente de volta e o defende, verdade.
189 Anos atrás, quando eu lhes disse que havia um Anjo que veio a mim num arbusto. Quando eu tinha somente três anos, uma Luz, o vento em um redemoinho revolvendo um arbusto, me disse, “Nunca fumes, bebas ou qualquer outra coisa”, que haveria uma obra para eu fazer quando eu ficasse mais velho. Vocês tinham o direito de duvidar disso; não tinham o direito, mas poderiam ter duvidado.
190 Ali embaixo no rio, quando Ele desceu, provou por Si mesmo ser a verdade. Em cima onde nós estávamos de pé, muitos dos irmãos assentados aqui nesta manhã estavam de pé ali, presentes. Muitos de vocês sabem que isto é a verdade.
191 Muitos de vocês se lembram então quando a comissão foi dada, e ele disse, “Vai, e este ministério irá a todo o mundo, um avivamento começará”. E tem havido um avivamento como nunca houve. O avivamento ainda está prosseguindo ao redor do mundo agora, grandes campanhas de cura por todo o mundo.
192 E eu, de uma pessoa, um pequeno rato. Eu não digo isto como desonra a minha mãe assentada aqui, ou a meu pai morto que não está mais aqui, cujo funeral foi pregado neste púlpito. Eu fui criado numa família terrível. Os irmãos o sabem. Não havia nenhum de nós que fosse cristão. Meu pai bebia. E Deus tomou o filho de um bêbado, e me lavou em Seu Sangue. Quando eu ia ao centro para conversar com alguém, e conversava com algum homem, ele só conversava comigo porque não havia ninguém mais com quem conversar; se alguém se aproximava, qualquer pessoa vamos dizer, não importava quem fosse que se aproximasse, eles viravam as costas para mim porque eu era filho de um bêbado. E muitos aqui em minha própria igreja sabem que isto é a verdade. Eu tinha um nome como eu nunca… ou como um animal ou algo. Até uma vez foi dito da cidade, a uma pessoa que vinha a nossa casa, disse, “Você andaria em companhia de um traste daquele? Oh! Deus, o que eu tenho para confiar senão o Sangue de Jesus Cristo? Eu não tenho educação. Não tenho personalidade. Não tenho nada”.
193 Eu disse a minha esposa, há pouco tempo, “Pense no que era quando ninguém conversava comigo. E eu amo as pessoas. Elas não me escutavam”. Eu me lembro de ler um livro, indo à escola…
194 Eu mandei meus filhos à escola outro dia, e eu podia comprar os livros e coisas para eles, e quão agradecido eu estava. Eu ia à Escola sem sapatos, cabelo pendurado no pescoço; nenhuma roupa, um casaco pequeno, sem camisa por baixo. Eu nem se quer tinha um lápis de grafite, ou um pedaço de papel para escrever. Tinha um ordinário lápis de grafite, um lápis de um centavo e uma folha de papel para escrever uns problemas que estavam no quadro-negro, ou algo. Nada. Estava errado.
195 Eu me lembro de ler num livro, um dia, onde Abraão Lincoln desembarcou de um… um navio embaixo em, eu creio, que em New Orleans. Ali ele viu, de pé num pasto, algumas criancinhas pretas com os pezinhos onde uma vaca tinha estado deitada a noite inteira, tinha tirado a geada da terra. E ele estava… Eles estavam de pé ali cantando: “Tu tens sapatos, e eu tenho sapatos, e todos os filhos de Deus tem sapatos”.
196 Quando ele desembarcou do navio, olhou. De pé no curral de touros, e ali de pé estava um homem preto, muito grande, de boa saúde. A pequena esposa dele com um neném nos braços, chorando. Eles o estavam pondo em leilão para cruza-lo com mulheres maiores, para produzir escravos maiores.
197 Lincoln fechou as mãos desse jeito e bateu os punhos juntos, ele disse, “Isso está errado”. Disse, “Algum dia acertarei nisso, ainda que custe minha vida”. Custou a vida dele. Mas ele acertou naquilo, e o exterminou.
198 Eu disse, “Este beber, este modo errado de viver não está certo. Algum dia eu acertarei nisso!” Como iria eu acertar nisso, com um nome como eu tinha? Ninguém queria conversar comigo. Essa é a razão pela qual eu duvidava de minha comissão. Ninguém gostava de mim. Não havia ninguém em lugar algum.
199 Pela graça de Deus, tenho que sair de minha casa; nem se quer posso ficar ali, pelo povo ao redor do mundo, chamando! Homens de todos os tipos, potentados, monarcas, reis, gente grande, negociantes ministros, de todas as partes do mundo, chamando; chamando, chamando, chamando dia após dia, noite após noite. O que fez isto? O Sangue de Jesus Cristo que purificou minha alma. Como o sangue de Abraão Lincoln tirou a correia de escravo de um homem de cor, o Sangue de Jesus Cristo tirou os grilhões do pecado de mim; e me tirou de um nome que era mais baixo do que o nome de um animal, e me pôs um nome como um filho Seu – de Sua graça.
200 E eu estou pronto para ir ao Jordão esta manhã. Estou pronto para manter a minha comissão. Tenho amado o povo. Eu os tenho suprido. Ele tem se encontrado comigo, visão após visão, o que não tenho tempo para contar; e os irmãos sabem, está escrito aqui mesmo na parte de trás destes livros. Dizendo, “Você está lisonjeando muito o gosto do povo. Para andar comigo, você caminhará só. Você está pondo muita ênfase naqueles sinais”.
201 Eu não sabia o que o resto disto era, mas a hora tem chegado. A hora tem chegado, quando vi a mão descer a Josué, disse: “Fui com Moisés. Serei contigo”. Eu creio nisto nesta manhã. Doravante, e de hoje em diante, eu sirvo a Deus em minha comissão. Se Ele quiser me mostrar sinais, ou quiser me mostrar visões, Ele os pode mostrar a mim. Se Ele não quiser, nunca pararei diante do povo, tentando deixar que a fé deles tire algo fora de mim, nunca mais. Orarei pelos enfermos e os entregarei a Deus, e os deixarei. Se eles crerem na comissão, Deus é simplesmente fiel. Ele me tem trazido até esse ponto, exatamente como ele fez com Moisés. Exatamente como Ele fez a Josué, assim tem feito o mesmo.
202 Minha humilde oração é, “Deus, perdoa-me. Deixa-me levantar e tentar de novo. Ajuda-me, Senhor. Deixa-me guiar este povo, e coloca-los na Palavra, para que possamos subir ao Jordão, entrarmos na Terra prometida, onde a grande Igreja redimida de Deus será salva para não pecar mais”. Esse é meu desejo nessa manhã. Creia nisto e viva! Creia nisso e seja curado! Eu falo aos irmãos em Nome do Senhor. Vamos orar.
203 Senhor Deus, Criador do Céu e da terra, Autor da Vida eterna, e Doador de toda boa dádiva, que Tua misericórdia e graça sejam sobre Teu servo primeiro, Senhor. Tenho errado em Tua vista por fazer mal uso de algo que tem sido Divino, porque o povo o tem puxado de mim, Senhor. Oro a Ti, ó Senhor Deus, desta hora em diante, encarrega-me, Senhor, com Teu Espírito. Creio com todo meu coração. Ajuda-me na minha incredulidade.
204 E quando homens e mulheres vierem para a oração, então eu farei enquanto Tu me deres respiração e vida. Que creiam agora, enquanto eu orar por eles, Pai. Que esta comissão que Tu me tens dado, que eu possa leva-la a todo o mundo. E quando eu chegar a certos lugares onde o poste indicador tenha sido cravado, que eles saibam que isso simplesmente aponta para a comissão. Que tenham fé.
205 Senhor, já não esperarei algum tipo de sinal ou algo para me dizer certas coisas, ou se esta pessoa vai estar bem. Irei encontrar-me com o inimigo com fé em meu próprio coração. Irei desafia-lo contra o Sangue de Jesus Cristo. Pelo Sangue de Cristo, ele não pode parar.
206 Agora, se todas estas coisas tiverem sido certas, as quais tem sido provadas serem certas, então Tu curarás aos enfermos quando eu orar por eles, Senhor. É a Tua Palavra. É Tua Promessa. Eu desejo fazer isto. Ajuda-me na minha incredulidade.
207 Perdoa meus pecados, Senhor, de Te desobedecer. Eu não sabia que mais fazer; senão teria feito, Senhor, não me tinha sido revelado e esclarecido. Agora está. Eu sei onde paro. Conheço minha comissão. E nunca deixarei que esta Palavra se retire de minha boca, de dia ou de noite. Sempre a tenho defendido, Senhor, defendido dizendo ao povo que, se não for a Palavra de Deus, que duvidem dela. Mas eu não pregaria ou faria nada se não fosse a Palavra de Deus.
208 Mas Senhor, estou me cansando, pisando ao redor sobre esta mesma terra. Como eu disse ontem à noite, “Quarenta anos no deserto, de um lado para outro, de um lado para outro”. Deus abençoando, sim, criando ovelhas e filhos, e tudo mais, e rebanhos e manadas, e tudo mais. Deus, Tu os tens abençoado. Mas um dia disseste, “Tendes estado neste monte por muito tempo. Oh, subi ao norte, na direção do Jordão”.
209 Deus, estou começando nesta manhã. Estou deixando estes postes indicadores, porque estão apontando a uma Terra melhor. Talvez eu tropece. E talvez eu tenha que passar através dos amalequitas. Talvez passe através dos heteus e dos cananeus. Talvez eu tenha que passar através de minha própria crítica. Senhor, simplesmente continuarei me movendo para a frente. E eu sei que há uma Terra lá longe em alguma parte, lá em alguma parte; ou em alguma condição, algum lugar onde possamos chegar, onde Tu responderás as orações. E tudo quanto pedirmos, será concedido, nem se quer o câncer parará diante da oração. Eu sei que isto é a verdade! Então eu creio e o espero, Senhor. E eu me entrego a Ti nesta manhã, para Teu serviço, em Nome de Jesus Cristo. Amém.
Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer;
Somente crer, somente crer,
Tudo é possível, somente crer.
210 Agora desligaram a fita, porque isto irá através do mundo. Isso é de meu coração. A igreja pode entender? (A congregação diz, “Amém!” – Ed.)
211 Deus nunca pode dizer uma coisa e nega-la. As Palavra Dele são infalíveis. As promessas de Deus são verdadeiras. Todo o tempo Ele tem estado esperando esta hora. Vê, é a oração da fé que salva o enfermo, não um sinal. Oração da fé! “Se creres”, Jesus disse, “Eu posso. Eu posso, se tu creres”. Agora, se Deus tem me dado poder para orar a oração da fé sobre vocês, e o tem prometido e vindicado que é a verdade, agora vocês crêem? (A congregação diz, “Amém”). O que eu peço, recebo, se crerem naquilo. “Se puderes fazer com que o povo creia, e fores sincero quando orares, nada parará diante de tua oração”.
212 Irmão, irmã, se eu alguma vez quis ser sincero, é agora. Depois de todos os meus erros, em mostrar. O que eu quero, a razão pela qual eu trouxe estas mensagens previamente, que Deus mostrou aí que Ele é misericordioso. Moisés cometeu seus erros, um grande homem como aquele. Então quando Josué subiu, ele ia cometer os seus também. Mas Deus disse, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”.
213 Agora olhe a Deus, há dois anos, apontando essa Escritura diretamente a mim, “Como fui com Moisés, assim serei contigo. Não olharei teus erros”. Ele sabia que esta hora viria. Agora está aqui. vê, diretamente de volta outra vez, porque Deus nunca pôde retirar-Se disto.
214 “Pela fé sois salvos”. Quantos sabem disso? (A congregação diz “Amém”… Ed). Ainda que muitos, quantos homens bons orarem sobre você, quantos pregadores bons pregarem a você, você tem que ter sua própria fé, pessoal para a salvação. Isso é certo? (“Amém”). É sua própria. Não me importa quantos bons sermões você ouça, quantas igrejas boas às quais você pertença, é sua própria fé pessoal que te salva. Quão alto você chore, quanto você suplique, quanto você grite, quanto você dance no Espírito; você só é salvo por sua fé. Isso é certo? (“Amém”). Essa é a única maneira pela qual você é curado.
215 Se Deus dá uma mensagem a um homem, um pregador, um pregador prega a salvação e dá uma mensagem, você vê que essa mensagem é a verdade, Deus a vindica pela Sua Palavra, que é a verdade. Então quanto mais deveria você crer num dom de cura, quando tem sido vindicado pela Palavra e por um Anjo, com dois sinais que tem apontado para a infabilidade dos dois. Quanto deveria você crer! Vê, e enquanto…
216 Para mostrar que não era exatamente a vontade perfeita de Deus fazer aquilo, o sinal sempre enfraquecia. Quantos sabem disto? Pergunte a minha esposa aí atrás. Ela pode dizer-lhes, ela os golpeia mais que todos, tem que tolerar-me. Dificilmente sabendo onde a gente está, e andando aqui e ali, e isto, e isso, e a gente é… Anda e desce no caminho um pouco e para.
217 Agora, vindo destas últimas reuniões. Tomava esse povo na fila, primeiro tínhamos um par de noites sem distribuir cartões de oração. Então a reunião se tornava de tal modo que tínhamos que distribuir cartões de oração. Eu parava às vezes, e prosseguia com cinqüenta ou setenta e cinco, talvez quarenta ou cinqüenta discernimentos em uma vez; e cada noite. Isso é correto, Gene, Leo, e vocês que estão por aqui, os quais estão nas reuniões? Certo, era a verdade. E que fazia isto? Quando saía de mim, e eu começava a ir para casa, me esquecia onde estava; queria saber de onde tinha vindo, na estrada.
218 E você pretende me dizer que Deus faz isso a um homem? Não, senhor. Era um homem fazendo isto a si mesmo, por tomar um poste indicador em lugar de uma comissão. E eu parei embaixo de uma pequena velha árvore ali, ao lado da estrada em alguma parte em Washington, ou em alguma parte lá em cima. Eu disse, “Senhor, se Tu simplesmente me deixares sacudir a mim mesmo de volta, bom outra vez, me ajudares a saber o que é verdade, então que eu possa me pôr corretamente uma vez mais com o povo, e ter a comissão corretamente”.
219 Eu o tenho agora. Assentado aqui ao lado da montanha, de Kentucky, outro dia, perto do amanhecer numa manhã. Ele revelou isto a mim. E é isto. Agora eu vou em Nome do Senhor Jesus. É isso.
220 Creia nisto e viva! Creia nisto e fique bom. Eu não posso fazer com que ninguém creia. Você tem que crer, você mesmo. Mas eu lhe tenho dito a verdade. Deus tem testemunhado que era a verdade, pela Sua Palavra, pelo Seu Anjo, pelos sinais e prodígios Dele, por doze anos completos. Se não crerem nisto agora, nunca o crerão. É isso correto? (A congregação diz, “Isso é correto”… Ed.) Mas a hora tem chegado quando estou cansado de ficar nesse monte. Quero subir ao Jordão. Quero entrar nas abundantes promessas. Quero obter fé dentro de mim mesmo, não buscando um sinal, não olhando para algo que Deus tem revelado, ou algum tipo de poste indicador. Quero olhar para o Calvário, e dizer, “Pela fé eu venho, Senhor Deus. Estou vindo em nome do Senhor Jesus”.
221 Agora há alguns aqui para oração nesta manhã. Eu estou vindo de encontro com a doença e aflição de seu corpo no Nome de Jesus Cristo. Farei isso até que Deus me tire a vida. Isso é correto. Enquanto Ele me der sentido e entendimento, virei orar. Não falhe, o que você crê; para que, quando eu orar por você, você fique bom. Estabeleça isso. Se você não crê, então não venha de modo algum, porque você simplesmente fará mal a si mesmo.
222 Agora está na fita, e está aqui. de agora em diante, nenhum discernimento mais até que Deus me dê o …me diga que faça certa coisa, que “Vá dizer certa coisa àquela pessoa”, então eu irei e lhe direi. Ele dirá, “Fala certa coisa”. Eu irei faze-la.
223 Mas quanto a estar de pé, dizendo, “Agora olhe para mim. E creia com todo seu coração. Sim, este é Fulano”. “O irmão é John Doe, veio de tal e tal. O irmão tinha câncer há tanto tempo. O doutor Fulano disse ao irmão que não ia ficar bom. O irmão foi e fez certa coisa. Agora o irmão tem que devolver isso e acertar isto, e obter isto antes de ficar bom. Muito bem, irmão Doe, vá agora e creia nisto”. “Agora, a senhora é a irmã Fulana, a irmã veio de tal e tal”. “Você veio de tal e tal”. E então eu entro num redemoinho, apenas não sabendo o que fazer. E a primeira coisa que você sabe, aqui dentro há outro, estou olhando para ver a quem estou olhando. Então saio da reunião, e “Onde estou?” Não mais disto.
224 Venho em Nome do Senhor Jesus, como Seu servo. Se Deus não tiver provado para você até agora, que tenho lhe dito a verdade, então você nunca crerá que lhe tenho dito a verdade. Amém. Isso é correto. É verdade. Quantos querem oração, querem levantar a mão? Muito bem.
225 Agora quero Teddy. Teddy ainda está no edifício? (Alguém diz, “Não, ele teve que sair”… Ed) Ele teve que sair. Quem aqui é um pianista que poderia tocar o hino, “Somente crer” para mim, se você quiser? Se estiver aqui alguém que possa tocar. Você tem… Ou você o tem gravado, você tem, em alguma parte? Se estiver aqui alguém que queira tocar para nós, “Somente crer”, algum pianista, venha para a frente. Homem ou mulher, não importa, nos alegramos em ter a você. Muito bem, agora enquanto a irmã toca suavemente, se a senhora quiser, querida irmã.
226 Agora, não vamos distribuir cartões de oração. Quando estamos em reunião pequenas como esta, não precisamos. Quando estivermos em grandes reuniões ainda teremos que distribuir cartões de oração, se eu orar por quinhentos. Você ainda teria que faze-lo, porque você tem muitos… lá em cima no povo, você vê.
227 Quantos crêem que esta é a vontade de Deus? (A congregação diz, “Amém”…Ed) Amém. Oh, Algo simplesmente me faz sentir que tenho feito certo, Algo faz… Está fora de meu peito. Tem estado aí por doze anos, sabendo que tem havido algo errado, irmão Lee. Agora eu sei que está fora daí. Eu o tenho dito, está gravado, e está fora de meu peito agora.
228 Lembre-se, você só pode ser salvo por sua fé pessoal. Você só pode ser curado por sua fé pessoal. Você crê que isto é a Bíblia? (A congregação diz, “Amém”…Ed) A Palavra de Deus! Você crê que seu pastor é um homem de Deus, qualquer igreja a que você vai? Se não, você deve sair dela. Vá a um homem que seja um homem de Deus. Então se você crê nele, creia que ele está dizendo a Verdade para você, então aceite-A. Sua própria fé pessoal em Cristo salva a você. Não importa quão bom seja seu pastor, quanto você chore, quanto você ore, é sua fé que te salva! Pela fé você é salvo.
229 Agora a mesma coisa se aplica. Não importa como… A Palavra de Deus disse que Ele enviaria isto nos últimos dias. Dois sermões sucessivos agora, juntei Israel natural com Israel espiritual. Estamos buscando a Josué para este dia, o qual é o Espírito Santo, para nos guiar à Terra. Ele tem que falar por intermédio de alguém, porque Ele é um Espírito. Eu tenho dito aos irmãos o que Ele me tem dito. Agora creia e seja curado.
230 Agora deixe estes, neste lado da fila. Doc, desça aí. Billy Paul, onde está Billy? Suba aqui para ajudar a Doc, se você quiser.
231 E agora cada um de vocês passando por esta fila, lembre-se, vai cair diretamente de volta em você, se você não crer com todo seu coração. É a verdade. Você tem que crer nela. Agora lembre-se, é você quem está enfermo. Deus disse isto em Sua Bíblia, Deus enviou isto por Seu mensageiro, Deus provou isto por Seu Anjo, agora você tem que crer nisso.
232 Agora vocês que querem oração, aqui está o que disse a Bíblia. “Se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados”. E isso é a verdade. E queremos crer nisso com todo nosso coração agora, e Deus concederá sua cura.
233 Agora vem por este lado, diretamente por aqui, e diretamente de volta; deixa que este lado, então este outro lado venha diretamente de volta na mesma direção. Deixe que esse lado pare no lado direito, aqui deste lado. Muito bem. Que disse? (Alguém fala com o irmão Branham – Ed.) Vou descer aqui embaixo mesmo. Sim, senhor, aqui embaixo mesmo, para orar por eles.
234 Agora estas cartas e estes lenços, sobre os quais tenho orado. Muitos de vocês, alguns de vocês talvez tenham que ir. Não se esqueçam desta noite agora, o culto é sobre a vindicação. “A Divina Vindicação da Verdadeira Igreja”. Vê?
235 Agora para vocês que estão… vão ter oração, vocês absolutamente crêem que vão ser curados? (As pessoas na fila de oração dizem, “Amém”…Ed) Se não crerem, não venham. Se crerem, é seu dever vir.
236 Agora, eu não sou um curador, mas tenho um dom de cura. Isso foi testemunhado. Tem sido provado que isso é a verdade. Vê, lá atrás, há muito tempo, eu me lembro que eu ia ao hospital aqui fora. E eu era só um pregador batista local, aqui na localidade, eu ia ao hospital. Havia uma velha enfermeira lá fora, ela morava lá em Howard Park. Não sei se ela ainda está ou não no hospital. Ela dizia ao paciente, “Agora o senhor vai ficar bom. Agora o senhor vai ficar bom”. Dizia, “Aquele pregadorzinho batista vem orar pelo senhor”. Vê, só estava começando. Era como era isso. E agora ia se espalhar, desde a localidade aqui, ao redor do mundo.
237 E agora Ele me deu estes sinais, para compensar por minha educação. Ora, se eu tivesse a educação de alguns destes outros ministros, por exemplo, um que conheço, talvez como o irmão Neville ou o doutor Vayle, alguns desses, eu… eu não teria que ter isto. Mas eu tinha que tê-lo para compensar isto, para compensar o que eu não tinha a respeito de educação. Eu tinha que ter sinais. E exatamente como… Os sinais tem provado justamente tão efetivos como uma educação teria feito. Mas, você vê, se você não tiver a qualificação, Deus é capaz de lhe dar a qualificação de outra maneira.
238 Agora tenha fé e creia. Agora eu quero que cada um de vocês prometa a Deus, onde você está de pé. Porque, se você não crer, não te ajudará. Quero que cada um de vocês ponha de lado cada sombra de dúvida. E quando vier pela fila, e eu orar por você, quero que você saia daqui andando… Talvez você não veja nenhuma pinta de resultados. Mas, isso, Jesus nunca disse, “Tu o viste? Tu o sentiste?” Ele disse, “Tu o creste? Tu o creste? Se tu creres!”
239 Agora eu tenho observado isto ao longo do caminho. Oro pelo povo em alguns deles Ele não operava esse discernimento; então eles iam embora dizendo, “Ah, eu não recebi nada. Ele nunca me disse nada”. Essa pessoa geralmente não recebia nada, tão pouco.
240 Mas alguns deles cruzavam a fila dizendo: “Obrigado, Senhor. Eu creio”. Eles eram aqueles de quem eu ouvia, “Eu sei irmão Branham, nunca senti diferente, por vários dias”, talvez duas ou três semanas, ou quanto fosse, “Mas, de repente, comecei a sentir essa coisa saindo de mim, vê, e se foi”. Vê? Vê? Vê?
241 Talvez você diga que crê. Há três classes de pessoas que assistem à reunião, são: incrédulos, crentes fingidos e os crentes. Alguns deles fingem que crêem, “Oh, sim, eu creio”, mas eles não crêem. Se você crer… Quero fazer esta pergunta para você agora. Se você crer nisto, é uma impossibilidade que você não seja curado. Escute. Deixa-me repetir isso. É totalmente impossível que você não seja curado, se você crê nisto.
242 Primeiro, a Palavra de Deus veio, deu a comissão. Os irmãos crêem nisso? (A congregação diz, “Amém”…Ed) A Palavra de Deus disse que sim, primeiro. Isso é sobre tudo. A segunda coisa, o Anjo do Senhor a tem provado, os sinais a tem vindicado. É isso certo? (“Amém”). Agora, nem uma só falha, em nenhum lugar.
243 Nem uma só falha na Palavra de Deus, que diga, “Eu… eu uma vez lhes dei cura, mas agora eu a tiro deles”. Quero que alguém me mostre isso. Eu mostrarei para você onde Jesus comissionou que Sua igreja orasse pelos enfermos, e a oração da fé salvará o enfermo. Agora me fale onde Ele disse que não aconteceria mais. Mostra-me na Bíblia. Vê?
244 Ele disse que nos últimos dias Ele faria estas certas coisas, levantaria estas coisas. Olha o que tem acontecido. Ele tem cumprido a Sua Palavra. E tenho dito aos irmãos que Ele me comissionou, agora o mundo o sabe. A ciência o sabe. O Anjo do Senhor o prova. E resultados tem provado ser a verdade.
245 Estamos vivendo num mundo enfermo. Há muitos por quem orar. Eu pensei, “certamente há algum outro jeito, além disso”.
246 O irmão Moore me disse uma vez… Havia uma pobre menina pequena engatinhando pelo edifício, aleijada. Coitadinha, tentando subir aonde eu estava. Olhei para baixo. A criança começou a chorar. Pois eles não podiam traze-la na fila, ela não tinha um cartão de oração. Não sabendo que aquela era a última noite da criança. E o irmão Moore e eles a ajudaram a sair da fila.
247 No dia seguinte nós nos assentamos e conversamos sobre aquilo. Ele disse, “Irmão Branham, aquilo me doeu”.
248 Eu disse: “Doeu ao irmão? E que você pensa que fez a mim?”
249 Vê, uma pequena menina aleijada. Isso ficou comigo. E isso faz cerca de dez anos, uma pequena menina aleijada lá em Illinois. Pequena cabeça preta, olhos castanhos, engatinhando, uma pequena com paralisia infantil tentando subir aonde eu estava. E os oficiais ali embaixo tiveram que ajuda-la e coloca-la de volta em seu assento; engatinhou fora do assento para chegar lá em cima. Por que? Você somente pode tomar tantos. E se eu tivesse tirado alguns deles, posto ela ali dentro sem um cartão de oração, outros teriam se ofendido, vê. Isso é correto, não podia faze-lo. Eu disse, “Certamente há algum outro jeito. Se então eu soubesse o que eu sei agora, as coisas teriam sido diferentes. Certamente teriam sido diferentes”.
250 Agora, cada um de vocês, a única coisa que te impedirá de ser curado é se você não crer.
Agora vamos inclinar nossas cabeças.
251 Nosso Pai Celestial, aqui estão parados cegos, aleijados, aflitos, enfermos, moribundos, com câncer, úlceras, tumores. Todos eles estão parados aqui na fila, Senhor. Tenho pregado a Palavra. E, por doze anos, Tu tens confirmado Isso ao redor do mundo. Tenho pedido perdão, e sei que não o fazia intencionalmente. Eu o fazia porque eu pensava que o fazia certo. Agora venho, Senhor, venho a Ti, humildemente, pedindo que Tu abençoes minha oração, para que, quando eu orar por essas pessoas, cada uma delas seja curada. Abençoe a fé deles. Ajuda-nos na nossa falta de fé, Senhor.
252 E que todos, esta manhã, realmente captem a visão. Que não percam nada disto. Mas que o vejam Escrituristicamente, e pensem no Anjo do Senhor lá atrás no começo, disse, “Como a Moisés foram dados dois dons”. E então dois anos atrás, trazendo a Bíblia; com uma Mão descendo, como aquela que escreveu na parede na Babilônia; uma mão humana, parecia, que apontou para baixo através da Bíblia, para este mesmo capítulo,
“Como fui com Moisés, assim serei contigo”.
E Pai, aqui está nesta manhã, trazido à luz. Te agradecemos por isto, Senhor. E perdoa-me por meu erro.
253 E agora, enquanto entramos nesta reunião de oração, que o Poder de Deus cure cada enfermos que passa pela fila. Eu vou simplesmente como Teu servo, não pedindo nenhuma unção especial, nem se quer coisa alguma especial. Mas sabendo isto, que em minha vida está essa comissão, vou cumpri-la, em Nome de Jesus Cristo.
254 Agora, irmão Neville, se o irmão ficar aqui de pé. Agora, com este dom, não vou ungir com óleo, vê. Vou fazer o que Ele me disse que fizesse. E a comissão disse, “Faça com que o povo creia em ti, e seja sincero”. Os irmãos crêem? (A congregação diz, “Amém”…Ed) E sou sincero. Algo tem que acontecer!
255 O irmão Neville vai dirigir os hinos. Todos os irmãos orem silenciosamente enquanto eu orar pelos enfermos. (O irmão Neville começa a cantar “Somente crer” – Lugar vazio na fita…Ed).
256 Senhor Jesus, imponho as mãos sobre a mulher com estas pedras no rim. E as repreendo no Nome de Cristo. Que vá e seja curada. Amém. Algo tem acontecido!
Qual é seu problema?
257 Senhor, imponho as mãos sobre o irmão, este problema na glândula próstata, e repreendo este poder do diabo, em Nome de Jesus. Amém. O irmão tem que tê-lo. Creia.
258 Senhor, imponho as mãos sobre minha irmã com estas pernas doentes que estão inchadas. Repreendo esta inchação, em Nome de Jesus Cristo. Vai, creia, irmã e o verá.
259 Senhor! Com problema no coração e outras doenças; imponho as mãos sobre minha irmã, e repreendo isto, em Nome de Jesus, por minha comissão.
260 Senhor! Com falta de visão e problema no coração; eu o repreendo nesta mulher, por minha comissão de Deus. Em Nome de Jesus. Amém. Só tem que ser! Estará boa. Está bem. Amém. Eu creio nisto com todo meu coração.
261 (Lugar vazio na fita…Ed) Isso é verdade, se for seu tempo para morrer. Você vai morrer de alguma maneira. Isso é correto. Mas, primeiro, antes que ele diga a você, se você for sincero e não duvidar, você ficará bom. Isso é exatamente correto.
262 Lázaro foi ressuscitado dentre os mortos; ele morreu outra vez. Mas ele foi ressuscitado dentre os mortos para mostrar que Deus sempre cumpre o Seu oferecimento ao povo. Ele disse, “Maria, crês nisto? Eu sou a ressurreição e a Vida. Sou comissionado de Deus para ressuscitar os mortos. Crês nisto?”
263 Ela disse, “Sim Senhor. Tenho crido que Tu és o Filho de Deus que tem vindo ao mundo”.
Disse, “Onde o sepultaste? Vês?
264 Ele teve que morrer outra vez. Mas Ele o ressuscitou para mostrar que Ele era a ressurreição e a Vida.
265 Vê, Deus faz essas coisas, e tudo está em ordem Divina. Oh, me alegro tanto por dizer isto! Tudo está perfeitamente em ordem. Se podes crer, tudo o que pedirdes lhe será dado. Tem que ser!
266 Muito bem, simplesmente continue orando agora enquanto os trazemos para a frente.
267 Senhor Jesus, nossa irmã está muito enferma, ouvindo-me aqui de pé pregando esta Palavra. Que… que esta morosidade de dúvida simplesmente se retire de todos eles, Senhor. Que se levantem, que saiam deste velho monte de andar de um lado para outro; que continuem ao Jordão, Senhor. Conceda-o, Senhor. Que nossa irmã viaje nesta senda agora, desta hora em diante, crendo que Deus cura o corpo. Em Nome de Jesus. Vá seu caminho, crendo.
Deus abençoe a irmã.
268 Senhor Jesus, dê a ela o desejo de seu coração, para sua filha e sua família. Oro em Nome de Jesus Cristo, que ela receba isto, enquanto eu ofereço minha oração, e pela fé, por impor as mãos sobre ela. Se eu não cresse em Ti, não imporia as mãos sobre ela. Se eu soubesse que Tu não irias faze-lo, não oraria por ela. Mas eu creio, Senhor. e ela crê também. E estamos juntando nossa fé, crendo em Nome de Jesus, Amém.
269 (Um irmão conversa com o irmão Branham…Ed). Deus abençoe o irmão, Pat.
270 Senhor, pelos preciosos filhos que ele quer salvos. Está ficando difícil para ele ouvir. O médico disse que cataratas estão crescendo no olho. Ele quer viver para a glória de Deus. Conceda-o a ele, Senhor, enquanto eu faço esta petição por meu irmão. E ele o terá, em Nome de Jesus. Amém.
271 Deus abençoe o irmão. Não duvide. Creia no que tem pedido.
(Uma irmã conversa com o irmão Branham…Ed.)
272 Senhor, esta pobre mulherzinha de pé aqui pelo filho. Eu gostaria… que Tu…? Algo, Senhor, isto a está ferindo. Ele vai para um enxerto de pele. E ela ora pelo corpo e salvação dele. Ela ora pelos amados dela. Ela tem pedido pela própria condição nervosa, Senhor. Ela está quase para ter uma queda de nervos. Deus, oro para que dês a ela o desejo do coração. Cure-a das aflições e faça-a boa. Em Nome de Jesus, faço esta oração de fé sobre ela. Amém. Deus te abençoe irmã. Vá crendo.
Deus te abençoe.
273 Senhor, pela salvação dos amados dela. Oro que Tu concedas a petição dela, em Nome de Jesus. Amém.
274 Creia agora, irmã, que recebeu isto, e é seu. Se a irmã crê nisto, tem que vir.
275 Por nosso irmão Edgar Tyler. Abençoado seja o seu coração! Ótimo, e toda a distância de Phoenix, Arizona. Está fazendo calor lá?
276 Essa senhora aqui foi curada em minha reunião. De onde era ela? A senhora é de Phoenix? A senhora não é de… Estava em Phoenix, para a reunião.
277 O que o senhor quer que Ele lhe faça? (O irmão diz, “Que me tire a asma”… Ed.) Que lhe tire a asma. Deus te abençoe.
278 Querido Deus, como este precioso irmão…?… clamamos por nosso…?… e por causa das cargas do povo. Oro para que Tu lhe concedas libertação; vindo de toda a distância de Phoenix, Arizona, para a oração, para estar nesta fila, para ouvir a Mensagem, para ser animado. Senhor, parece um sacrifício grande. E o é.
279 Mas a Rainha do Sul veio, por três meses, no lombo de um camelo, no deserto de Saara, para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão; o Espírito Santo está aqui, o qual é maior do que Salomão.
280 Senhor, oro para que Tu o cures desta aflição no corpo. Conceda a ele o desejo de seu coração. Que ele ande na senda que está ordenada para ele. Que a bondade de Deus repouse sobre ele. Peço esta bênção para meu irmão, em Nome de Jesus Cristo, Teu Filho. Amém.
281 Ed, enquanto o irmão volta, vá com isto. É seu. Eu o dou para o irmão. Vá e receba-o.
282 Irmão George. Quase todos conhecem a George Writh. Quantos se lembram da história, quando ele estava morrendo recentemente? Todos os médicos passaram por ele. E o corpo dele estava inchado assim, um coágulo de sangue no coração. Vários médicos tinham desistido dele. Fui orar por ele. O irmão Funk, ele estava aqui há pouco tempo, creio, estava ali comigo naquela noite. Eu estava assentado na colina ali embaixo, como se fosse caçar.
283 Quero dizer a esta igreja agora, tenho que contar algumas coisas que tem estado acontecendo. Muitas vezes os irmãos pensam que eu esteja caçando, não estou caçando. Isso é uma desculpa para impedir que o povo me siga. Tenho que ir lá para estar sozinho com Deus. Não estou fora somente caçando, amigos. Sim, estou caçando, mas não… não esse tipo de caça.
284 Eu estava assentado na colina. Agora, para ele eu estava caçando coelhos. Fui ao redor, atrás da casa, e segurei as mãos na direção da casa, e orei e orei. Morrendo! O Espírito Santo me falou uma noite, “Um destes homens vem de uma igreja que não crê que a cura seja certa”.
285 Certo ministro veio a sua casa há pouco tempo, e tentou opor-se a mim ali num debate. Muitos dos irmãos aqui estiveram ali naquela noite. Vê onde esse homem quase perdeu a mente? E agora ele está tentando, finalmente a segurar na graça. (O irmão Wright diz, “Onde ele diz que eu sou o melhor amigo que ele tem, porém, irmão…Ed.) Pense nisso!
286 Um homem parou aí para debater, e disse: “Primeiro quero dizer-lhe que você é do diabo”.
287 Eu disse, “Eu lhe perdôo por isso. Você não sabe o que está falando”.
288 Então ele se voltou e disse, “Eu sei que você tem o Espírito de Cristo”.
289 Eu disse, “Eu era “um diabo” há uns poucos minutos atrás, e sou “um Cristo” agora. Qual é? Vê? Vê? Assim agora, eles, coisas terríveis tem acontecido.
290 Este homem deitado ali morrendo. E aquele homem riu dele, disse, “Agora vá buscar seu curador divino”.
291 E eu estava em cima em Lexington, Kentucky, onde uma mulher foi curada de câncer. E numa visão, o Senhor me mostrou, numa visão, naquela manhã por volta das cinco horas. Ele me mostrou isso. Disse, “Tu apertarás a mão do irmão George Wright, subindo pelo Tabernáculo, e subirá ali andando e apertará tua mão. E, o homem que zombou dele, ele cavará a sua sepultura”. Eu não sabia, não sabia que ele cavava sepulturas.
292 Telefonei à irmã Wright. Ela tem que estar aqui em alguma parte. Sim. Telefonei a irmã Wright, eu disse: Tenho o “Assim diz o Senhor”. Isso é correto. Essas são o tipo de visões que quero ver de agora em diante; então quando disser algo a alguém, volta. Eu disse, “O irmão George cavará a sepultura do homem, ou estará perto da sepultura do homem que está caçoando dele. E ele entrará no Tabernáculo, e eu apertarei a mão dele”. O coágulo de sangue saiu do irmão George.
293 E cerca de um mês ou dois, depois disso, eu estava de volta. E ele sempre, quase sempre, vinha por este lado; mas nessa manhã, ele veio por este lado, atrás do órgão. Disse, “Olha, olha, olha, eis aqui mesmo, para apertar a mão, justamente o que foi”.
294 E aqui está ele hoje. Isso tem sido… (O irmão Writh diz “Nove anos”…Ed) Há nove anos. (“Eu tinha nove coágulos de sangue que saíram”) Nove coágulos, há nove anos!
295 Por falar nisso, ouço que a irmã Hickerson… O irmão Hickerson está aqui hoje? Isso, ela está melhor. Isso é ótimo. Ela tinha coágulos de sangue também, um monte na perna.
Agora ele tem reumatismo na mão.
296 Essa é a filha dele, a irmã Hattie assentada aí mesmo, sobre quem testemunhei agora, que o novo ministério operou a primeira vez. Isso é correto, irmã Hattie. Pergunto a mim mesmo se os jovens estão aqui nesta manhã, estão com a irmã? (A irmã Hattie diz, “Atrás” – Ed).
297 Onde estão os jovens? Aí estão os dois de pé ali atrás. Ali estão os dois. Essa é a mãe, filha de nosso irmão. Levantem a mão, jovens, para que eles possam ver quem são vocês. Muito bem, de pé ali atrás. É maravilhoso, não é Orville? Certamente é. Muito bem.
298 Irmão George. (O irmão Writh diz, “O irmão sabe, irmão Bill, eu creio”… Ed). Eu sei que o irmão crê. E sei muitas vezes, tenho estado deitado aí em seu quarto de noite olhando pela janela, ouvindo um velho beija-flor. Algum dia nós teremos que ir ao outro lado, irmão George. Até aquele tempo, Deus esteja conosco. Sei que ele estará naquele tempo. “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum. Tu estás comigo”. Nessa visão aqui há pouco tempo, quando vi aquele povo velho se tornando jovem outra vez, é assim que verei os irmãos algum dia, perfeitos.
299 Nosso Pai Celestial, dá a nosso irmão o desejo de seu coração. Cure-o do reumatismo. Ele está ficando velho, Pai, e eu oro para que Tu o ajudes. Ajude a irmã Wright e a pequena Edith, e toda a família aí embaixo. A irmã Hattie e os filhos dela, todos os amados deles, esteja com eles, Pai. Conceda este pedido, como o peço em Nome de Jesus. Amém.
300 (O irmão George Wright diz, “Vou fazer setenta e nove anos”… Ed) Setenta e nove. Deus abençoe, irmão Wright, e dê muitos dias mais para o irmão. Louvado seja o Senhor!
301 Irmão Daulton. Oh, oh, oh, oh! Aqui está um bom irmão que tem sido precioso para mim. Vou dizer aos irmãos o que aconteceu. Não tenho tempo para contá-lo. A esposa dele sabe. Disse, “Ele estava morrendo”. Ataque de coração, foi irmã? E, antes, o Senhor tinha dado para ela um sonho e a interpretação veio. E quando o ataque de coração o atacou, ela parou bem diante dele e disse, “Eu desafio isto!” Deus tinha dado um sonho para ela que ia ser daquele jeito, e a interpretação veio. E o médico estava pensando que o homem estava morrendo então, e aqui está ele vivo hoje.
302 Senhor Jesus, por nosso precioso irmão, ele dirigiu uma longa distância para vir a esta reunião esta manhã. O quadril dele está mal. Exatamente como um automóvel, Senhor, partes estão começando a se gastar, abaixar; mas Senhor, seja a força dele! Tu és nossa força. Envolva este lugar aleijado no quadril dele. Envolva cada lugar fraco, Senhor. e dá para nosso precioso irmão a cura, assim eu o abençôo em Nome de Jesus Cristo, Teu Filho. Amém.
Deus abençoe, irmão Daulton. Assim será.
303 Muito bem, irmã, o que o Senhor pode fazer pela irmã? (A irmã fala com o irmão Branham… Ed) Pois bem, irmã Daugherty! Esta é Betty? (“Sou eu”). Pois bem, Betty, abençoado seja seu coração! Quem neste Tabernáculo não conhece a Betty Daugherty? A primeira vez que meu velho ministério alguma vez operou foi nesta criança. Quantos se lembram do paninho? (A congregação diz, “Amém”)
304 Betty tinha doença de São Guido. E ela estava em tal estado que nem se quer se portava como um humano. Nenhum médico podia fazer nada por ela.
305 E eu fui a Saint Louis. Esta igreja deu o dinheiro, e eu pedi um casaco emprestado a alguém; e eles ajuntaram onze dólares para mim, para ir lá e orar por esta menininha. Ela era apenas uma pequena garotinha, mais ou menos como… mais ou menos como esta pequena menina assentada aqui mesmo, criancinha pequena. E eu fiquei… O irmão Daugherty está aqui? Não está. E orei, e orei, e orei, não podia chegar a nenhum lugar. E finalmente assentado fora no carro do irmão Daugherty, vi uma visão do que eles tinham que fazer.
306 E ela seguiu a visão exatamente como o Senhor disse que fizesse. Creio que era um pouco contra os pensamentos deles naquele tempo. Mas ela o fez exatamente como o Senhor disse que o fizesse, e Betty foi curada. A primeira vez que eu a vi, como… Disse, “Pegue, uma Daugherty num lado da cama, e o irmão Daugherty no outro. E que tome uma toalhinha e lave o rosto da criancinha e as mãos, etc”. Enquanto eu continuei a oração, “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu Nome”.
307 E agora Betty tem sido afligida com cataratas. Tive a oportunidade de orar por ela só há pouco tempo, atrás no edifício, em Chatauqua.
308 Betty, querida, vamos passar sobre isto muito perto agora. Quero segurar sua mão. Você está completamente cega, Betty? (Betty Daugherty diz, “Não”… Ed). Você pode ver só a luz do dia e obscuridade. (“Isso é correto”) Quantos anos você tem agora, Betty? (“Vinte e dois”) Vinte e dois. Ela tinha cerca de sete ou oito naquele tempo. Irmã Daugherty, a irmã tem tido um tempo difícil, não é? Você sabe, Betty, sempre tenho crido que Deus tinha algo para você fazer. E creio que é por isso que tem sido assim com você. E agora creio que o inimigo tem feito essa coisa maligna.
309 Agora você sabe, Betty, isto. Se eu tivesse poder para estender a mão lá dentro e tomar essas cataratas e arranca-las, o faria. (Betty Daugherty diz, “Sim” – Ed.) Não o tenho.
310 Mas, Betty, o que eu lhe disse a primeira vez, isso é a verdade; assim como estou aqui, e a irmã e eu, como irmãos em Cristo. O irmão Daugherty, seu precioso pai, simplesmente um irmão tão dócil como eu jamais tive; sua querida mãe aqui. Tenho morado em sua casa, e os irmãos repartiam seu alimento comigo, e… e tudo. Você tem sido como… como se fosse minha irmã, e eu não poderia ser mais sincero agora do que seria com Delores assentada aí atrás.
311 Agora, Deus prometeu isto, Betty. Quero dar tudo… Seu pai sendo um ministro, você tem sido criada numa família eu ora pelos enfermos!…?…Você tem tido oração muitas vezes. Tem chegado a um lugar onde, algumas vezes você simplesmente passa por cima, e de um lado para o outro. E nós…nós… nós de certo modo perdemos o valor de oração. Você vê o que quero dizer?
312 Oh, você tem se tornado uma moça bonita, Betty, e é uma lástima ver seus olhos declinados assim. Meda ainda está no edifício? Minha esposa queria te ver; quero que ela a veja, Betty, que moça bonita você se tornou. Betty, você era uma menininha bonita. Sempre tem sido uma boa menina.
313 Agora, há várias coisas que vem na vida, nas quais você falha, Betty. Agora, exatamente como um médico examina seu… seu corpo físico, eu quero examinar sua alma. Você tem falhado com Deus em alguma parte, Betty? Se houver, simplesmente confesse-o a Ele, “Senhor, se Tu me deixares faze-lo de novo, eu não… eu farei diferente”. (Betty Daugherty fala com o irmão Branham… Ed.)
314 Oh, esta é uma coisa estranha. Vamos pensar assim. Agora eu não sabia que Betty Daugherty estaria nesta reunião. Mas a primeira em meu outro discernimento foi Betty Daugherty. Aqui está de volta outra vez, na primeira reunião disto.
315 Ela sabia imediatamente de que eu estava falando. Não quero começar esse discernimento de novo porque, na fila. Mas ela disse que o devia ter dito agora mesmo. Ela foi cheia com o Espírito Santo lá em… lá em Saint Louis. Como uma adolescente, garota, talvez ela tenha feito coisas que não devia ter feito. Mas, quem não as tem feito? Quem não fez? Se não fosse a graça, todos estaríamos perdidos. Mas se você estiver disposto a confessar seu erro, Deus é justo para te perdoar.
316 Estou elevando minha fé agora. Senhor, eu trago esta jovem a Ti. E estou pondo as mãos sobre os olhos dela. Deus, estou repreendendo estas cataratas, e creio que verá outra vez. Que o Poder do Deus vivo, o Divino, dê de novo a vista para Betty, enquanto eu ofereço esta oração em que a fé está sobre mim. No Nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Que aperte eu a mão de minha irmã outra vez, em algum lugar, hoje, amanhã ou quando quer que seja outra vez, e que esses olhos brilhantes me olhem e ela diga, “Irmão Branham, posso tirar meus…?… óculos. Posso ver”.
317 Simplesmente pense em quão maravilhoso! A irmã não estaria contente em ver? Você crê nisso, irmã Daugherty diz, “Sim”… Ed)
E os irmãos crêem nisso? (A congregação se regozija… Ed)
318 Senhor, em Nome de Jesus, o Filho de Deus, dê para nossa irmã o desejo de seu coração, enquanto ela estiver pronta para Te ouvir. E que o poder que curou Betty Daugherty a primeira vez, e isto também a segunda vez, que cure nossa irmã, em Nome de Jesus. Amém.
319 Irmão. (O irmão fala com o irmão Branham – Ed) Nosso irmão quer ser salvo. Você aceita a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal? (“Sim”). Você crê que Ele morreu pelo irmão, e ressuscitou de novo? (“Sim”). O irmão O reclama agora como seu Salvador pessoal? (“Sim”).
320 Em nome de Jesus Cristo, que cada dúvida de pecado vá embora da consciência deste homem. Que nosso irmão receba o Espírito Santo. De agora em diante, a sua vida seja agora a vida de um cristão, em Nome de Jesus Cristo.
321 Vira a este auditório e diga, “Eu aceito a Jesus como meu Salvador”. (O homem diz, “Eu aceito a Jesus como meu Salvador”…Ed) Agora que ele esteja tão contente com o perdão de seus pecados pelo Sangue de Jesus Cristo! Isso é o que nós gostamos, amém, uma dupla cura, pelas Suas pisaduras (Lugar vazio na fita).
322 E que eu cumpri mais esta manhã, pela Mensagem que tenho tido e as coisas que tenho sabido, tenho… tenho seguido a comissão, mais do que tenho cumprido nos últimos cinco anos, porque tenho encontrado o centro da vontade de Deus.
323 Agora, pode ser uma coisa difícil para eu mudar de um ministério a outro. Mas, não está mudando o ministério, está levando o ministério numa esfera mais alta. É a comissão original. Todas estas outras coisas tem estado edificando sobre isso. Agora é o tempo.
324 Com todo meu coração, estou crendo por cada pessoa por quem oro. Creio que vão estar bem. E com toda evidência que temos, tudo o que Deus tem mostrado, ano após ano, de prova infalível, da Bíblia vivendo de novo, então como poderia falhar? Simplesmente não pode falhar.
325 Agora, há somente uma maneira para faze-lo falhar, isso é, se você não crer. Se Jesus Mesmo parasse aqui e orasse por você e fizesse a mesma ação que nós temos feito esta manhã, mais nada aconteceria se você cresce com a medida da fé; que, mais nada poderia acontecer do que acontecerá, se você crer com a mesma medida de fé. Porque, eu somente O represento. Sou um pecador salvo pela graça, só um homem como você é, só um ser humano. Mas Deus tem que ter uma saída em algum lugar. E Ele tem provado isso pela Sua Palavra, pelo ministério, pelo Anjo do Senhor, e aqui está. Agora está conosco para crermos nisso.
326 Agora lembra-se, exatamente como uma criança. Se houve uma aflição, não a veja mais. Se tiver havido uma doença, não está aí mais. Simplesmente não tome em consideração nenhum sintoma, nada que seja contrário ao que tem sido pedido. Muitas vezes… Cada filho que vem a Deus tem que ser provado. Somos provados para ver se cremos isso ou não. E você terá guerras e problemas, mas lembre-se que estamos em uma marcha.
327 Deus abençoe os irmãos. Amo os irmãos. E eu, pela ajuda de Deus, espero que Ele me deixe servir os irmãos, como Seu servo, por muitos anos no futuro, é minha oração. Orem por mim.
328 E agora lembre-se esta noite: “As Cinco Vindicações Infalíveis da Verdadeira Igreja do Deus Vivente”. Até então, vamos ficar em pé, só um momento.
329 Oh, há um serviço de batismo? (O irmão Neville diz, “Creio que há”… Ed) Oh, um culto de batismo! As pessoas para batismo, estão aqui? Levanta a mão, qualquer um para batismo. Um, dois, três… Sim. Sinto muitíssimo, amigos.
330 Agora para os que tem que sair, vou despedi-los. O resto deles para o batismo, se quiserem. Temos um serviço de batismo, só um momento.
331 Deus Pai, despeça os que tem que sair, com Tua bênção, Teu favor divino, que Tua graça repouse sobre eles, agradecendo-Te por tudo o que tem sido cumprido esta manhã, enquanto estamos saindo deste monte, começando para cima. Senhor, que andemos para cima por cada degrau da escada, até chegarmos ao… ao Reino de Deus. Conceda-o, Senhor. Esteja conosco agora. Perdoa nossos pecados, aos que permanecem agora para serem batizados para remissão dos pecados, em Nome de Jesus Cristo. E que estas coisas sejam concedidas.
332 Reúna-nos outra vez esta noite. Que Teu poder e Tuas bênçãos sejam sobre nós esta noite. Que haja uma grande noite hoje. Que muitos que estão confundidos sejam endireitados esta noite. Conceda-o Pai, porque o pedimos em Nome de Jesus. Amém.
333 Muito bem, podem se assentar agora se quiserem, enquanto aprontamos para o batismo.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...