CORÍNTIOS, LIVRO DA CORREÇÃO
14 de abril de 1957
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 Bom dia, amigos. Eu disse ao irmão Neville que eu estava apenas um pouquinho rouco nesta manhã, e este reavivamento que se aproxima, eu não tentaria pregar para vocês nesta manhã, porque estou bastante rouco. Mas sendo apenas um grupinho de nós aqui, eu poderei ter uma pequena lição de Escola Dominical e deixarei que ele pregue em – logo daqui a pouco, então nós… eu apenas tirarei uma pequena lição da Bíblia aqui ou algo, e podemos falar por talvez quinze, vinte minutos. E talvez o Senhor nos dê algo disto. Agora, Ele tem sido tremendamente bom para conosco, excessivamente bom.
2 E então estamos cansados. Eu fiquei acordado até um pouco mais tarde ontem à noite. Eu… Depois eu fui… Desde que eu cheguei vieram muitos telefonemas, e – e eu peguei o meu garotinho com a mão cheia de bolinhas de vidro, simplesmente as estava mastigando, e comendo-as, de vidro, e – e engolindo aquelas… Eram de vidro, e então nós o pegamos e lavamos a sua boquinha. Então ficamos acordados com ele a maior parte da noite, assim sendo, estou um tanto cansado nesta manhã.
3 E eu tenho que sair imediatamente ao meio dia para Kentucky e descer até Kentucky para um encontro ali. E então nesta próxima semana é a nossa reunião, e agora, eu desejo tentar, algumas noites, simplesmente falar se eu puder. Que coisa… Eu não apanhei nenhum resfriado; é que eu preguei tanto que a minha voz simplesmente acabou. Vêem? Estes quatro meses direto. Vê você? E então depois daquilo, então irei para o Canadá e então de volta às nossas reuniões regulares e no estrangeiro.
4 Agora, enquanto eu estava assentado ali conversando com Leo e Gene há alguns momentos, eu estava pensando em uma Escritura aqui que poderemos usar nesta manhã, se o… Agora, primeiro eu ia apenas assentar ali por um momento; eu estava muito cansado. Então eu pensei que aquilo não parecia certo, eu assentado num lugar ali atrás, e a congregação aqui. Ora, o Senhor poderia não ir ali atrás. Eu queria vir até aqui onde Ele estava. Então…
5 Eu creio que vejo uma das razões que me trouxeram aqui nesta manhã. O irmão Littlefield está aqui, se… Ele queria me ver por um momento após o culto. E o irmão Littlefield é lá de cima do Tennessee onde tivemos uma grande – uma grande reunião ali em cima recentemente em um ginásio de uma escola secundária. Eu simplesmente não consigo me lembrar do nome da cidade. Onde você está, irmão Littlefield? Cleveland, Cleveland. Tennessee.
6 E então tivemos momentos maravilhosos ali em cima. E ele – estava vindo para me cumprimentar. E então eu lhe disse para vir nesta manhã. E nesta manhã nós vamos dar uma saída, e então eu quero visitar alguns amigos, não para pregar, apenas visitar porque eu lhes prometi… E então o irmão Littlefield estava aqui e o Dr. Beelan e os outros, então eu queria apenas vir e vê-los nesta manhã, a razão pela qual eu vim.
7 Então agora, no Livro aos Coríntios no capítulo 10 e os primeiros 4 ou 5 versículos, vamos apenas meditar neles por alguns momentos para que então o nosso irmão possa ter tempo para pregar.
Agora, vamos inclinar as nossas cabeças primeiro, em Sua Presença.
8 Bendito Pai celestial, é realmente com os corações agradecidos que nos inclinamos humildemente diante de Ti neste dia para Te agradecer pelas boas coisas da vida. E compreendemos que a vida em si mesma é apenas uma grande luta, se não a temos de um modo, a teremos de outro. Mas em algum dia glorioso a batalha terminará, e nós veremos a Jesus, a Quem temos buscado ver desde que O amamos e nos tornamos familiarizados com Ele, e um parente para Ele. E estamos tão felizes em saber que um dia nós O veremos.
9 Agora, hoje, enquanto paramos debaixo do velho carvalho, como foi então, para conforto, como Abraão, assentado ali esperando, e Deus e dois Anjos apareceram e falaram com ele, e estamos simplesmente esperando que Tu venhas até nós nesta manhã e fale a nossos corações através da Tua Palavra, enquanto temos companheirismo em torno Dela.
10 Abençoe o nosso querido amado pastor, Senhor. Nós oramos para que Tu lhe dês força e coragem. Oramos para que Tu abençoes esta igrejinha, e os diáconos, e todos os que estão aflitos aqui, Senhor, e todos que freqüentam aqui, e não somente aqui, mas em outros lugares, a Tua igreja é universal. Abençoe nossos irmãos visitantes, os quais estão conosco nesta manhã no culto. Nós oramos para que Tu estejas com eles e os sustenhas. Perdoe-nos de nossos pecados e fala conosco através da Tua Palavra. Pedimos no Nome de Cristo. Amém.
11 Se não estou enganado, o irmão Coats está assentado aqui nesta manhã. Ele estava… Fui até ali no Hospital dos Veteranos outra noite para orar por ele, com câncer. E estamos contentes em vê-los aqui nesta manhã, irmão e irmã Coats.
12 Agora, no Livro de Coríntios, no – no capítulo 10. Este Livro de Coríntios é um livro de correção. Nós deveríamos tomar o livro de Coríntios. É a única igreja em todo o Novo Testamento que, aparentemente, os lideres tinham problemas com ela. Mas os coríntios sempre estiveram com problemas. Paulo, quando ele esteve no meio deles, um tinha línguas, outro tinha salmos, e o outro um sentimento e uma sensação. E ele sempre tinha problemas com estes coríntios, para endireitá-los.
13 Se observarmos, ele não podia ensinar aos coríntios coisas profundas. Eles eram apenas como que infantis. Eles – eles… Ele não podia chegar até eles com grandes e profundas mensagens como ele fez aos efésios e fez aos romanos, e lhes ensinar coisas profundas, porque eles não eram capazes de tomar aquilo. Eles – eles dependiam muito de pequenas sensações e coisinhas assim. Apenas… “Bem, louvado seja o Senhor, eu tenho um… eu tive uma revelação que veio a mim. Eu tive um salmo. Eu tenho uma profecia.”
14 Paulo disse: “Todas estas coisas serão aniquiladas, vejam, cada uma delas.” Não se pode confiar muito nelas.
15 E então… Mas o ele está tentando levar a Igreja a esta âncora, onde nós – onde temos uma âncora em Cristo, onde não confiamos em sensações, não confiamos em revelações, não confiamos nestas coisas. Só confiamos em Cristo. É pela fé que nos movemos disto. Apenas…
16 Observamos que Paulo pôde ensinar aos efésios ali, como que antes da fundação do mundo eles estavam predestinados para a adoção de filhos de Deus. Agora, ele… Os coríntios não sabiam nada a respeito daquilo. Eles apenas… Eles tinham que ter um pequeno sentimento ou algo, uma pequena sensação: um tinha isto, aquilo e aquilo outro, e eles dependiam disto. Ele não podia lhes ensinar coisas profundas.
17 Então eu penso que é formidável, quando você tem um povo ao qual você pode ensinar coisas profundas. E o Espírito Santo pode envolver estas grandes verdades e ancorá-las nos – nos corações das pessoas para que então elas possam saber onde estão firmadas, com sensação ou sem sensação, com profecia ou sem profecia, e seja o que for. Seja isto… Se eles… Nós não…
18 Agora, recordem, nós não… Eu não estou tentando dizer que Deus não trata através de profecia e coisas assim. Mas nós não confiamos nisto. Nós temos um ponto de apoio mais profundo lá. Vê você? Pois Ele disse: “Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão. E havendo…”
19 E todas estas sensações que aqueles coríntios possuíam, nenhuma delas era a evidência de que eles estavam salvos. Nenhuma delas era a evidência de que eram salvos. Não é se você pode gritar, se você pode profetizar, se você pode curar o enfermo, se você pode falar em línguas, se você pode interpretar línguas, se você tem sabedoria, e tem conhecimento, nenhum destes significaria que você está salvo, nenhum destes. Você poderia ter cada um deles, Paulo disse em I aos Coríntios 13, e se perder. “Nada disso me aproveitaria.” Vêem? Mas quando você tem amor, uma âncora…
20 Nesta manhã, cerca de uma hora antes da minha esposa acordar, eu estava acordado, e o Senhor estava me revelando algo grande a respeito de como Deus une a Sua Igreja através dos laços do amor. E como isto deve ser; não há nenhuma outra maneira para o homem alguma vez ser salvo sem ser nascido de novo. Deus permitindo, eu quero pregar sobre isto nesta próxima semana e apenas obter o que tem sido materializado em meu coração; talvez o Senhor me dê uma mensagem sobre isto.
21 Agora, a mensagem desta manhã, como veio ao meu coração ali, é uma mensagem de advertência. E eu pensei que talvez se levássemos esta advertência às pessoas, como Paulo estava advertindo àqueles coríntios, se pudéssemos levar esta advertência às pessoas, sabendo que estamos encarando um reavivamento agora e um momento de exame, quando devemos ser examinados. Agora, Paulo disse:
Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar,
E foram… batizados em Moisés, na nuvem e no mar.
22 Agora, ele está lhes dando um entendimento de que quando Deus tirou Israel do deserto, no deserto para servi-Lo e para levá-los para a terra prometida, eles… Ele está estabelecendo um exemplo ali, que como fomos tirados de todas as coisas materiais, todos os – os rituais e as ordens, foi o mesmo com eles.
23 E descobrimos um pouquinho mais adiante em nossa lição, que muitos daqueles foram aniquilados porque eles conseguiram fazer todos os rituais, e todas as ordens e tudo que Deus requereu, e mesmo assim seus corações ainda não estavam corretos com Deus.
24 Agora, nós podemos fazer muitas coisas. Podemos tomar a comunhão. Podemos ser batizados. Podemos – podemos vir à igreja, ter os nossos nomes no livro, ou podemos ter simplesmente tanto respeito e sermos reverentes quanto pudermos ser, e ainda continuarmos perdidos. Esta é uma advertência solene. Poderíamos ser apenas como – apenas regozijar, quando o Espírito cair. E em uma reunião onde a Palavra estivesse sendo pregada, e as nossas almas simplesmente se regozijariam com a Palavra, e continuariam perdidas. E a chuva cai sobre os justos e os injustos. A mesma chuva que faz o trigo crescer, faz a erva daninha crescer. É a natureza do produto. Vêem? É a natureza disto que diz o que somos. Portanto, é a natureza que está em nós que nos diz o que somos. Vêem?
25 Podemos ser tão religiosos até ao ponto de não podermos nem abrir a mão no domingo para fazer alguma coisa. Talvez não dêmos nem mesmo um ponto de costura em nossas roupas no domingo. Talvez nem mesmo nos sintamos justificados para comprar alimento no domingo. E podemos ser muito religiosos e muito puros. Mas mesmo assim, se não formos literalmente nascidos novamente do Espírito de Deus, estamos apenas adorando em vão. Então agora, é bastante duro, e desejamos realmente encontrar isto e conhecer a verdade; porque recordem, nós não vamos obter uma segunda chance nisto. Esta é a única vez. Então é melhor você estar bem certo.
26 Agora, observem: “Irmãos, não quero que ignoreis.” Agora, estes coríntios, o que eu disse em primeiro lugar? Estes estavam baseando as seguranças eternas em alguma sensação. Paulo disse, simplesmente ali, disse: “Quando estou no meio de vós, um tem isto, e um tem aquilo, e um – um…” Disse agora: “Tudo isto está certo. Não temos nada contra isto. Mas – mas isso continua não sendo aquilo a respeito do que estamos falando. (Vêem?) Não é isto.”
27 Eu recordo quando eu me converti e comecei a ver a obra do Espírito e como alguns podiam simplesmente personificar o verdadeiro e genuíno Espírito Santo de tal forma, que isto… Ora, era simplesmente impossível dizer qual era o certo e o errado.
28 E eu vi um homem, que eu sabia e eu – e através do discernimento, eu sabia que aquele homem estava vivendo com a esposa de outro homem. E aqui estava ele ali de pé falando em línguas e interpretando e tudo mais, e dando mensagens, e isto era… E então eu levei o outro sujeito a um lugar onde eu podia falar com ele por alguns instantes, e um verdadeiro e genuíno cristão. E eu pensei, como pode aquele Espírito, o mesmo Espírito, onde eu… Foi quando eu primeiro vi os pentecostais, e isto foi em Mishawaka, Indiana. E eu digo a vocês, isto com certeza… Eu pensei, nas primeiras poucas horas que estive ali, que estava no meio de anjos. E nas próximas horas seguintes eu achei que estivesse entre demônios, quando eu vi aquele – vi estes dois homens, um dando uma mensagem, o outro interpretando. Eu nunca tinha ouvido falar em línguas e coisas como aquelas antes.
29 E eu observei aqueles espíritos, como eles se moviam; eu pensei: “Oh, que coisa, ora, o grande milênio começou.” E quando eu tive uma oportunidade do lado de fora para conversar com um deles e pude dizer de que ele era feito, ali havia um que era tão mau o quando podia ser.
30 E – e naquela noite, eu os observei novamente e pensei: “Oh, deixe-me sair daqui. Eu não consigo compreender como é isto.” E eu vi que aquelas coisas estavam na Bíblia. Mas aqui havia um que não tinha o Espírito de Deus fazendo isto, e o outro que tinha o Espírito de Deus fazendo isto. Então eu fiquei todo confuso, então eu apenas deixei a coisa toda para lá.
31 E anos mais tarde depois que acabou a enchente, eu estava indo, subindo por uma estrada, indo para Green’s Mill. O Sr. Isler, o senador estadual, frequenta a igreja aqui, ele me encontrou no caminho, e colocou os seus braços ao meu redor e disse: “Billy, o que Cristo significa para você agora?” O meu pai havia partido; o meu irmão tinha partido; e minha esposa tinha morrido; o meu bebê tinha ido; e eu – eu – eu… Disse: “O que Ele significa?”
32 Eu disse: “Sr. Isler, Ele significa mais do que a vida para mim.” Eu disse: “Algo aconteceu dentro de mim. Há poucos anos, Cristo veio ao meu coração, e eu – eu… Isto simplesmente se tornou mais do que eu mesmo sou. Foi apenas algo que aconteceu. Não foi porque eu era religioso; não foi… Foi apenas algo que Deus, através da graça, fez por mim. E eu disse: “Ainda que Ele me matasse, eu confiaria Nele do mesmo modo. E se eu estivesse no inferno, e houvesse tal coisa como o amor no inferno, eu ainda O amaria.” Isto é tudo. É algo aqui. Ele é correto; eu mereço cada punição que recebo. Você merece o mesmo. Mas é aquela âncora, algo, aquela âncora do amor de Deus que agarra o coração humano, as outras coisas se tornam secundárias.
33 Assentado em um tronco de árvore ali em cima, eu estava orando a respeito de alguma coisa, e a minha Bíblia se abriu, e eu estava lendo em – lá no Livro de Hebreus capítulo 6. E eu estava lendo ali que: “É impossível que os que uma vez foram iluminados, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento. Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela para regá-la, a reveste para aqueles por quem é preparada. Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.”
34 E o Espírito Santo continuou falando comigo a respeito daquilo. “O que é isto?” Eu li aquilo novamente e então veio uma visão. E eu vi o mundo diante de mim, girando; ele era todo circular, e como que arado, e pronto para ser plantado. E ali saiu um homem vestido de branco, semeando semente. E depois dele ter passado pela curvatura da terra, veio outro homem vestido de preto, semeando sementes após ele. E quando as sementes que o bom homem semeou cresceram, eram trigo. E o mau, o homem vestido de preto semeou as sementes, quando elas cresceram, era joio. E oh, uma era contrária a outra.
35 E na visão houve uma grande seca. E o pequeno trigo inclinou a sua cabeça; ele estava simplesmente tão sedento por um gole. E o – o joio inclinou a sua cabeça; ele estava sedento por um gole. Então apareceu uma grande nuvem, e as chuvas caíram e o pequeno trigo levantou e começou a gritar: “Louvado seja o Senhor. Louvado seja o Senhor.” Ele estava tão feliz por ter obtido aquela água. E o pequeno joio se levantou e começou a gritar: “Louvado seja o Senhor. Louvado seja o Senhor,” pela mesma água.
36 Então eu compreendi. Vêem? Aí está. O Espírito Santo cairá, mas “Pelos seus frutos os conhecereis,” disse o Senhor Jesus. Vêem, vêem? Não pela reação do Espírito, se eles curaram o enfermo, ou se falaram em línguas, ou se eles cantaram no Espírito, ou tenham eles regozijado desta ou daquela maneira, eles podem fazer tudo aquilo e continuarem perdidos. É a sua vida dentro de você, uma experiência do novo nascimento.
37 Agora, Paulo estava tentando levar isto para aqueles coríntios.
Eu… Além disso, irmãos, eu preferiria… que não ignoreis que… Os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e… passaram pelo mar;
E foram batizados em Moisés …
Todos eles foram para o deserto. Jesus disse: “Nem todo que diz: Senhor, Senhor, entrará; mas aquele que fizer a vontade do Meu Pai que está no céu.”
38 Não é o que você diz. Você poderia pregar o Evangelho e ainda se perder. Certamente. Isto não é apenas coisas para criancinhas. Isto é absolutamente… É profundo. E o cristianismo não é para ser como…?… santos, como: “Bem, eu irei à igreja, e eu sei que é o meu dever ir.” Isto não é cristianismo. Irmão, cristianismo não é… É algo que Deus tem feito. Deus te escolheu em Cristo e te apresentou como uma dádiva de amor a Cristo. E é a chamada de Deus, eleição. E se temos a oportunidade de nos tornar esse tipo de pessoa e rejeitarmos as velhas coisinhas do mundo por isto…
39 Agora, ouçam enquanto seguimos em frente.
E todos comeram dum mesmo manjar espiritual.
Você ouviu isto, o 3º versículo?
E todos comeram dum mesmo manjar espiritual.
40 Do que ele está falando? Dos rituais da igreja. As pessoas vêm à igreja e dizem que se arrependeram e são batizadas em Cristo, tomando o Nome do Senhor Jesus. E eles fizeram isto no deserto também; Paulo disse. Isso é o que os coríntios tinham feito. Eles vieram e foram batizados em Cristo, tomaram Cristo externamente, profissionalmente, O tomaram, O aceitaram intelectualmente.
41 Mas, irmão, isto é muito mais do que intelecto, isto vai além disso. Isso vai a um – um nascimento genuíno, não apenas uma concepção mental ou um trabalho emotivo, mas um nascimento, uma experiência, algo que vai profundamente no coração e muda o ser interior, em outras palavras, aquilo te faz fazer coisas que você não teria feito. Te faz amar aqueles que são desagradáveis. Te faz agir diferente do que você alguma vez pensou que agiria. E quando as circunstâncias chegam, é a sua âncora. Você não tem que se perguntar: “Eu conseguirei?” Oh, não, não é se eu conseguirei, isto já foi feito por mim. Cristo em mim, Ele Mesmo fez isto. E eu confio somente em Sua âncora. Que coisa maravilhosa.
42 Observe. Todos eles tomaram a comunhão. Aquela vida que estava em… Nós sabemos que foi um processo natural, porque aquilo era como uma pequena geada que caía do céu, como pequenas bolachas com mel. Vêem? A bolacha era pequena como um biscoito, ou um bolinho, e tinha mel por cima. E todos eles foram participantes daquilo. Cada um passou através do Mar Vermelho e foi batizado através da nuvem e através de Moisés. Seguindo as instruções do servo de Deus, todos eles foram batizados Nele. Todos eles foram seguidores como somos hoje, dirigidos pelo Espírito Santo, o grande Instrutor da Igreja Cristã. Somos guiados através do batismo na água. E ele disse: “Todos eles provaram do mesmo manjar espiritual.” O… O que isto fez? Aquele maná caiu para Coré e para o seu grupo, do mesmo modo como ele caiu para Moisés, Calebe e Josué. Todos eles se misturaram, todos participantes do batismo, todos participantes como membros, todos participantes da confissão, e agora todos participantes da comunhão.
43 Você compreendeu isto? Veja esta solene advertência. E vocês, gente do Tabernáculo, permitam que isto desça profundamente. Recorde, é o seu destino eterno que está pairando bem aí. Não passe por isto como uma pequena agitação ou algo. Isto é algo que diz respeito a cada um. Isto é algo que significa se viveremos futuramente ou não.
44 Eles foram todos batizados em Moisés através do Mar Vermelho; todos eles seguiram aquele mesmo Ser Espírito, a Nuvem e a Coluna de Fogo. Todos eles foram guiados pelo mesmo Anjo. Todos eles saíram através do mesmo pastor. Todos eles foram batizados no mar. Todos eles comeram daquele Maná espiritual e aquele Maná era Cristo. Cristo descendo, o maná descia cada noite do céu e perecia aqui para sustentar o povo em sua jornada. E Cristo desceu no céu e deu a Sua vida: “Para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha Vida Eterna.” Cristo desceu e Se tornou o nosso Maná.
45 Ele comeram das mesmas bênçãos espirituais. Portanto o Espírito Santo pode cair entre o povo tanto cristãos, e os que estão mornos e meio crentes, e crentes fronteiriços todos eles comerão do mesmo. Mas isto ainda não significa isso.
46 Oh, como eu gostaria de ter palavras, para que eu pudesse cravar isto e apertar firmemente no coração de cada pessoa aqui para ver que coisa profunda é isto! Isto não é algo para se brincar. Não é apenas ir à igreja.
47 Agora, ouçam: “Todos comeram dum mesmo manjar espiritual.” Pense nisto: Manjar espiritual. “Oh,” você diz: “Eu sei que estou salvo. Aleluia! Eu gritei no espírito. Eu sinto isto.” Aquilo não tem nada a ver com isso. Vê você como baseamos nosso destino eterno sobre uma sensação? Pode você ver neste dia em que estamos vivendo agora, como as pessoas estão baseando seu – seu destino sobre uma pequena sensação? Oh, dizem: “Eu sei que recebi isto, porque eu – eu senti o poder passar por mim. Eu fiz isto.” Isso tudo pode ser exatamente a verdade e você continuar perdido.
48 Oh, se simplesmente tivéssemos um tempo. Vamos apenas abrir em I aos Coríntios 13 aqui só por um momento e ouça o que Paulo tem para dizer a respeito disto bem aqui.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade… (que é amor)… seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
…ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e toda a ciência; e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
49 Ouça aquele velho e severo apóstolo empurrar isto naquela igreja sensacional que está baseando as suas esperanças em sensação. Agora, esta é uma escola dominical. Este é um lugar de correção. Este é um lugar de ensinamento. E ai do homem que se coloca no púlpito e conduz mal. Irmão, é hora de compararmos Escritura com Escritura. É isto mesmo.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres,… e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
50 Veja, todas as suas boas obras, todas as suas boas ações, todas as coisas espirituais que você tem, todos os dons que você possui, todas as sensações que você tem, toda a alegria que você tem, toda a paz que você tem, para começar, não tem absolutamente nada a ver com isto. Pense nisto só por um momento. E pense nas igrejas hoje. Nossas grandes igrejas, presbiteriana, metodista, batista e denominacional, eles acham que porque eles dizem: “Eu creio,” entram; colocam seus nomes no livro, aquilo fica estabelecido. Quão distantes eles estão!
51 Nosso povo pentecostal pensa, bem, porque eles têm uma pequena sensação, se sentiram bem, eles falaram em línguas, eles têm um pouquinho de sangue em suas mãos, um pouco de azeite em sua face ou algo, “Nós o temos.” Oh, dez milhões de milhas de distância. Você compreendeu isto? Vêem como o diabo, o deus deste mundo, tem cegado os seus olhos? E eles simplesmente seguem vivendo assim.
Ouçam.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres… Ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
52 Veja todos aqueles dons, todas aquelas boas coisas. “Eu alimento os pobres, eu tenho um bom coração. Eu faço isto. Eu faço aquilo. Eu vou à igreja. Eu falo em línguas. Eu profetizo. Eu curo o enfermo. Eu prego o Evangelho. Eu faço estas coisas.” Paulo disse: “Nada disso me aproveitaria.” Todas estas coisas podem ser carnalmente personificadas. Agora, o que ele disse?
A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece,
Não se porta com indecência, (apenas pense)… não se irrita, não suspeita mal;
53 Caridade é amor. O que é amor? É Deus. Como Deus chega até você? Através do nascimento. Vêem?
54 Agora, todos eles foram batizados em Moisés. Todos eles tomaram a comunhão. Todos eles tiveram o mesmo Maná espiritual que veio de Deus. Cada um deles comeu a mesma coisa. E hoje nos reunimos aqui ao redor, e ouvimos a Palavra, e regozijamos com ela, e tomamos o Maná e o comemos e dizemos: “Oh, aleluia, isto é bom. Oh, eu gosto disto. Sim, eu fui batizado na igreja. Eu – eu vou e faço a minha confissão. Eu coloco o meu nome no livro. Eu sou um sócio fundador.” Tudo se torna perfeitamente em vão se não houver algo que Deus tenha feito. Se é… Aquelas coisas que você fez; são as coisas que a sua fé produziu. Mas a não ser que Deus tenha feito algo por você para o novo nascimento…
Só um momento agora. Agora, o verso 4:
E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo.
55 Todos eles beberam da fonte. Eles se regozijaram. Agora, o que aquilo significa? O trigo e o joio ambos regozijaram ao obter aquela água espiritual. Nós vamos à igreja. Nós batemos palmas com o restante deles. Nós gritamos com os demais. Nós pulamos com o restante deles. Nós louvamos a Deus com os demais. Nós profetizamos com os demais. Nós falamos em línguas com os demais. Nós oramos pelos enfermos com o restante deles. Mas ele disse… Agora, ouça enquanto seguimos um pouquinho mais adiante.
56 Agora, aquilo – desejo parar um minuto naquela Rocha que era Cristo. A Rocha era Cristo. Estava ali na forma literal como está na forma espiritual hoje. O Maná, o alimento, que é a Palavra que veio de Deus, do céu, Cristo é a Palavra de Deus e nós comemos a Palavra. Vêem? Como colocamos na mensagem nesta manhã; ouvimos, nossas almas alcançam, agarram aquela Palavra. Nós vivemos pela Palavra. Ele disse: “Todos eles comeram dum mesmo maná espiritual; e todos eles beberam, todos beberam daquela mesma Rocha espiritual: e aquela Rocha era Cristo.”
57 Pense nisto. Agora, como ele finalizará isto aqui? Ele está advertindo a estes coríntios: “Cuidado com o que vocês estão fazendo. Quando chego entre vocês, um tem um salmo, um tem uma língua, um tem isto, e outro tem aquilo. Um tem uma profecia; outro tem uma revelação; um está fazendo isto; e outro fazendo aquilo. Tenham cuidado; não baseiem a fé naquilo.” Tudo bem com aquelas coisas. Elas têm os seus lugares na igreja, mas nunca baseie a sua salvação naquilo. Se a sua vida não estiver correspondendo com a Palavra de Deus, então é hora de se consertar com Deus.
58 Observe. Agora, esta Rocha, esta Rocha era a Rocha que estava no deserto. E eu quero que vocês observem que quando Deus chamou Moisés e o enviou ao Egito para libertar os filhos de Israel do jugo de Faraó, Ele disse: “O que é isto em sua mão?”
59 E ele disse: “É uma vara.” E ele pegou a vara e a jogou no chão e ela se transformou em uma serpente. E ele… Moisés se esquivou. Então ele a pegou e em sua mão ela se transformou em uma vara. E aquela vara, quando ele entrou no Egito, ele a estendeu sobre o Egito e apareceram moscas. Ele a estendeu e vieram as pragas. Aquilo era o julgamento de Deus. O julgamento de Deus estava no estender da vara.
60 E observem, antes daquela vara ser realmente manejada, Moisés colocou a sua mão em seu peito; ela ficou leprosa, como, para começar, todo homem é, um pecador por natureza. Não há nenhuma maneira quanto a isto. Você nasceu em pecado, formado em iniqüidade, veio ao mundo dizendo mentiras. Você pode ter sido dedicado no altar da igreja de sua mãe. Você pode ter sido aspergido; você pode ter sido isto, aquilo, mas, para começar, você é um pecador.
61 Então há outro… Deus disse: “Coloque a sua mão de volta no seu peito.” Sobre o seu coração ele colocou suas mãos novamente pela comissão de Deus, de onde nós primeiro fomos trazidos, a sua mão, um leproso. Você foi trazido por Deus primeiro, um pecador, não por escolha, mas pela natureza. Então você retorna outra vez, e quando ele tirou, e mão estava limpa e perfeita, mostrando que esta mão, antes dela poder agitar a vara do julgamento, tinha que ter mãos limpas antes de poder agitá-la. E qualquer ministro, qualquer ensinador…
62 Eu ouvi algo nesta manhã que realmente gelou o meu sangue. Quando eu liguei o meu rádio, pouco antes de vir… Sem desconsiderar se houver alguém aqui que tenha alguma relação com a pessoa. Eu não tenho a intenção de te ferir. Mas é hora, e Deus me ajude a sempre ser suficientemente cristão para pôr – colocar preto no preto e branco no branco. Ser honesto. Eu ouvi alguém cantando e disse: “Eu tenho o meu testamento” e virou e leu uma Escritura e pregou sobre o Salmo primeiro: “Bem-aventurado o varão que não se assenta na roda dos escarnecedores, nem se detém no caminho dos pecadores.” Você sabe quem era? Aquele sujeito do ‘rock-and-roll’, Jimmy Osborn no rádio, pregando o Evangelho. Oh, irmão, se alguma vez já existiu uma desgraça, uma pessoa como aquela não tem nenhum direito no tocante à Palavra do Deus vivo. E você toma aquele sujeito no baile do Vale de Renfro, acordado a noite toda naquele velho baile, batendo palmas, e agindo assim naquele velho baile, e na manhã seguinte, muda a sua voz e fala como um cristão. Ora, é vulgar e é uma imundície diante de Deus. A mão que agita esta vara do julgamento deve estar limpa através do poder e da ressurreição de Cristo. Ele não tem nenhum direito de manejar a Palavra de Deus.
63 Mesmo muitos pregadores tentando justificar este Elvis Presley, que não é nada neste mundo a não ser um moderno Judas Iscariotes. Judas Iscariotes recebeu trinta peças de prata. Elvis Presley recebeu um milhão de dólares e uma frota de Cadilacs, mas ele se vendeu. Ele era um crente pentecostal e vendeu a sua primogenitura para se tornar um ‘rock-and-roll’, e é inspirado pelo diabo. E eu não vou poupar isto. Não, senhor. E é um moderno Judas Iscariotes…
64 E então, até mesmo ministros estão tentando estabelecer este tipo de coisa. E Elvis Presley dizendo: “Sim, eu confio em Deus para todo o meu sucesso.” Como poderia um Deus santo e vivo, alguma vez dar sucesso à vulgaridade? E é um diabo demoníaco que tem sido absolutamente um dos maiores empecilhos que esta nação já viu, é um sujeito como o Elvis Presley, que manda milhões de almas para o inferno através desta velha coisa suja, ‘rock-and-roll’ imundo. Certamente, eu não tenho nenhuma palavra de desculpa de modo algum. Se você puder crer que sou profeta de Deus, recorde que existe um demônio encarnado, absolutamente.
65 E Jimmy Osborn e aqueles outros não têm nada a ver com Palavra de Deus. E nem mesmo nenhum homem que toma o Nome de Deus em vão e vai a bailes e dança este rock-and-roll e coisas vulgares como esta e vem a qualquer púlpito e tenta tomar a Palavra de Deus. É isto que acontece com muitas destas igrejas hoje. Você toma alguns destes jazz destes lugares por aí. Uma mocinha sai aí fora e dançando todos estes ‘rock-and-roll’ em uma noite, e ela vem ao altar, e na noite seguinte você a coloca aí em cima para cantar um hino especial. Alguns de vocês, rapazes, tomam aqueles tocadores de guitarras da noite, de lugares aí de fora como boates, e os colocam no púlpito pregando por duas semanas. Irmão, vou te contar, ele jamais faria isto aqui. Com certeza não, ele tem que buscar provar e encontrar ser um homem de Deus. Nós não cremos em passar a noite pulando por aí assim. É isto que deixou a igreja na condição em que ela está hoje. Nós precisamos da verdade. Esta Palavra é a verdade. Isto é correto. A mão que agita esta vara do julgamento deve ser uma mão limpa. Absolutamente. Aquela mão de julgamento de Moisés era limpa. E então a vara foi colocada nela. E a vara desceu e trouxe julgamento sobre Israel.
66 E então no deserto é um lindo tipo. E eu devo concluir. Este lindo tipo… Quando havia uma Rocha e aquela Rocha era Cristo. E as pessoas que perecendo, estavam morrendo por água, e eles mereciam aquilo. Eles mereciam morrer porque tinham murmurado. Eles haviam reclamado. Eles não eram crentes no princípio. Eles não eram nada a não ser crentes intelectuais. Eles haviam feito… O sobrenatural havia sido feito, e uma multidão mista havia saído. Eles não eram convertidos de seus corações.
67 Havia apenas três naquele grupo que sabemos: Moisés, Arão e Calebe… Miriam, e Miriam também mostrou a sua transgressão, quando ela sorriu porque Moisés havia se casado com aquela moça negra. E disse: “Não havia outras moças ali com quem casar, e o que ele poderia ter feito e assim por diante.” E Deus não se agradou com aquilo e a feriu com lepra. E o seu próprio irmão clamou e disse: “Você deixaria a sua irmã morrer daquela forma?” E Deus disse a Moisés para vir diante Dele e ele foi e intercedeu pela lep – por Miriam. Ela não viveu muito depois daquilo.
68 Não, irmão, o que Deus faz é perfeito. Nós não temos nenhum direito de colocar nossas mentes nisto; deixe isto da maneira que está. Deus fez isto. Deus disse isto. E isto está determinado. Apenas tome isto, ou não sabe como… Se eu pudesse explicar isto, então eu seria igual a Deus. Eu não posso explicá-lo; eu apenas creio nisto. Isto é tudo. Isto é tudo que me foi pedido para fazer. Não foi pedido a ninguém que explicasse isto, porque está além do nosso intelecto. Está além de nossa inteligência. É Deus Quem faz isto, então isto não pode ser explicado. Eu aceito isto pela fé, e digo que é minha propriedade privada, e eu creio nisto. Eu não posso explicar isto.
69 Como essa rocha ali, Deus tinha uma rocha que tinha um reservatório de água. Apenas uma pequena rocha, talvez não fosse maior do que aquela escrivaninha, mas quando Moisés feriu aquela rocha, saiu dela água suficiente para abastecer dois milhões de pessoas, e não somente isto, mas muito gado e ovelhas e coisas que eles levavam consigo.
70 Oh, quando vejo alguns destes artistas que pintam quadros de uma pequena – uma gotinha saindo da rocha e uma criança ali de pé com um – um baldinho em sua mão… Oh, isto nunca foi daquele jeito, vinha com um fluxo que esguichava abundantemente. Era água para mais de dois milhões de pessoas além de seus camelos e todos os seus animais. Aquela Rocha era Cristo Jesus, um lindo paralelo para João 3:16. “Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna.”
71 E observe o que aconteceu. A única maneira pela qual eles podiam conseguir tirar água daquela Rocha, a vara do julgamento tinha que ferir a rocha. E Moisés feriu a rocha, e o julgamento de Deus caiu sobre a rocha. E quando isto aconteceu, ela jorrou as suas águas. E as pessoas ficaram absolutamente… Deus os estava deixando morrer, porque eles haviam descrido Dele. Eles haviam desonrado; eles eram réprobos. Eles não mereciam viver. Até mesmo rep… Moisés os chamou de rebeldes, rebeldes contra Deus. E eles mereciam morrer.
72 Todos nós merecemos a morte, porque nos rebelamos contra Deus. Correto. Observem, todos nós merecemos morrer, mas Deus é tão misericordioso pois Ele nunca deveria nos dar atenção. Mas Ele é tão misericordioso que até tomou os pecados de cada um de nós e os lançou sobre o Seu próprio Filho amado, Cristo, para que não perecêssemos, mas que tivéssemos Vida Eterna.
73 Como poderíamos beber desta Rocha e então não estarmos corretos em nossos corações? Mas, irmão, há milhões deles nesta manhã fazendo isto. Isto é exatamente correto. Eles estão confiantes porque são batistas, ou metodistas, ou pentecostais. Eles estão confiantes porque tiveram uma pequena sensação estranha, porque falaram em línguas, porque gritaram, porque dançaram, porque tiveram um culto de cura e Deus curou o enfermo, ou algo em que eles confiavam, porque eles tiveram uma revelação que era a verdade, porque eles fizeram isto. Então as coisas estão bem, nada a dizer contra elas, mas aquilo não tem nada a ver com a sua salvação, nada. Você poderia derramar azeite de sua mão até chegar a encher um galão, arrancar sangue de suas faces, e isto continuar não significando nada. É isto mesmo. Paulo disse: “Eu poderia falar as línguas dos homens e dos anjos, e continuar perdido. Embora eu tivesse sabedoria e conhecimento e pudesse levantar e explicar aquela Bíblia, demonstrá-la, uni-la, isso continuaria a não ter nada a ver com isto.
74 Irmão, todos eles beberam da mesma Rocha; aquela Rocha era Cristo. Os julgamentos estavam sobre Cristo para que você pudesse ser privilegiado para vir e beber. É a bondade de Deus para com você que lhe permite vir e beber. É a bondade de Deus para com você que lhe permite comer da Palavra, foi a bondade de Deus para com você que permitiu que você fosse batizado, a bondade de Deus para com você, que faz de você um cidadão, te dá saúde, te coloca na igreja nesta manhã. É a bondade de Deus. Isto é tudo que é Deus, bondade. Mas, e em relação à sua bondade para com Deus? Está você desejando submeter tudo, cada pensamento, cada ato, tudo a Ele? É isto que – isto é o que Deus tem feito por você. O que você fará por Ele?
75 Observem, vamos ler só mais uns dois versos, então eu – eu encerrarei para que então o pastor possa dar a sua palavra. Agora, veja.
…e a pedra era Cristo.
Agora o verso 5.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, …
76 Vejam, Ele permitiu que eles fossem batizados. Ele permitiu que eles comessem a Palavra e cressem nela. Ele permitiu que eles recebessem as bênçãos espirituais. Ele permitiu que eles bebessem da Rocha espiritual. Tudo que Deus fez foi por Sua graça, mas mesmo assim Deus não se agradou deles. Veja.
Pelo que foram prostrados no deserto.
77 Depois de todas estas experiências, depois de todos os nossos grandes cultos de curas que temos visto, depois de todos os grandes milagres que temos visto ser realizados, depois de todas as grandes curas que tivemos, os gritos e louvores a Deus, bebendo daquela Rocha, todos os bons sermões que desfrutamos e não obstante sermos destruidos… Está tudo acabado. “Afastai-vos de Mim vós que praticais a iniqüidade; Eu nem mesmo vos conheço.” Examine. Nós temos um reavivamento se aproximando. Eu sei que isto é difícil. Mas, irmão, qualquer pai que não corrige os seus filhos não é um bom pai. Isto é correto.
Destruidos…
Agora, estas coisas foram-nos feitas em figura (Paulo falando. Você crê nisto? Isto foi um exemplo. Correto.)… para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
78 Poderia você imaginar um homem que é um jóquei, um recordista no lançamento de bola, e velho tocador, sujos rock-and-rolls; e algo acontece, e fica todo agitado. E todos aqueles tipos de velhas músicas sujas que Elvis Presley e estes sujeitos tocam, e então voltarem e personificarem a pregação do Evangelho? Pense nisto. Poderia você imaginar um homem e uma mulher assentados ali fora, e a mulher no jardim ali atrás, e com aquela aparência imunda, semi-vestida, se lançando diante dos homens, e então vir de volta e beber daquela Rocha espiritual e gritar e se comportar assim?
79 Há uma grande doutrina no meio do povo Pentecostal sobre a liberação das mulheres. Elas estão usando enormes e longos brincos, e – e fazendo todos os tipos de roupas. E um jovem sujeito estava em frente à minha casa em um caminhãozinho há alguns dias atrás, falando que a sua esposa, pentecostal, fala em línguas e dá profecia. Claro. E disse que a igreja toda usa shorts. E ele… Ela sai pelas ruas às oito, nove horas da noite, catando pequenas pontas de cigarro que os outros jogam fora, e fuma, e continua gritando, louvando ao Senhor e profetizando.
80 Eu estive outro dia em uma igreja onde um grande homem de Deus, pelo qual tenho grande respeito, e ele estava expondo isto. Depois que um dos homens que é um dos cabeça dali saiu e – e ele tem todo aquele sangue que sai de sua mão e coisas… E eu fiquei rouco de leste a oeste tentando condenar aquela coisa nos terrenos da Bíblia, quando isto não é de Deus. Qualquer sangue que saísse de Cristo seria um sangue corporal. Então o Seu corpo está aqui. Então a segunda vinda terminou. Jesus disse: “Não creias, quando disserem: ‘Eis, que ele está no deserto.’ Não creiais quando disserem: ‘Ele está aqui.’ Não creiais. Pois haverá falsos cristos e falsos profetas que se levantarão, e eles mostrarão sinais e maravilhas, que se fosse possível, enganaria até o próprio escolhido.”
81 E eu já gritei isto de leste a oeste. E finalmente na costa oeste, e o velho Dr. Canada que é um amigo do peito, se levantou, e outro homem que era o administrador de um determinado homem que começou com isto, um destes movimentos, subiu ali e deu um grande…?… de azeite e sangue santo, ou sangue será mostrado hoje. E eles lotaram o lugar, e ele mostrou como debaixo do seu cinto ele tinha duas agulhas que furavam. Qualquer um sabe que você pode furar este dedo e ele não sangrar a não ser que você o aperte ou o esprema. Você fura ali, ele não sangra porque as veias estão tão distantes dali. E quando ele fez isto, ele mostrou como ele fazia e ele colocava azeite aqui atrás, colocava as suas mãos por cima.
82 Então ele veio e disse: “Estão vendo a minha mão? Perfeitamente normal.” Então ele disse: “Glória a Deus! Aleluia!” E ele apertou as suas mãos para baixo assim, mostrando ali que havia sangue que saía de seus dedos ao serem espremidos. Enquanto todos ficavam gritando, esfregava a sua cabeça e lá estava a cruz, quando o mesmo homem que estava com o homem que fez aquilo. Quando isto foi exposto bem ali diante da audiência e com… Abriu seu bolso para mostrar o azeite e coisas. Um colocou um coração na parede e disse: “Esta parede está respirando o sangue de Jesus. Este é o coração de Jesus.”
83 Um enorme velho texano entrou, não estava com medo. Dizia que se alguém encostasse naquilo morreria. Eles colocaram cordas em toda …Tinham as fotos disto e tudo ali onde esta parede sangrava… Respirando o sangue de um coração. E este sujeito chegou e entrou na igreja, ele e a sua esposa, e lavaram a pintura da parede, e se assentaram lá atrás e esperaram até eles chegassem. O pastor disse: “Bem, vocês sabem que Jesus esteve aqui e tirou aquilo.”
Ele disse: “Jesus não teve nada a ver com isto. Eu mesmo fiz isto.” É isto mesmo.
84 O que aconteceu? É porque as pessoas são volúveis quanto à Palavra do Deus vivo. Não diz a Bíblia que eles iriam de leste ao oeste, de norte ao sul; eles teriam fome, não apenas de pão e água, mas de ouvir a Palavra de Deus?
85 Que dia estamos vivendo. E nós vemos agora todas estas grandes igrejas denominacionais se aliando. E tem chegado a uma situação que você tem que pertencer a esta liga de igrejas antes de você poder ter até mesmo um programa de rádio. O rádio se vai de você, rapaz, não se preocupe em relação a isto, e o restante deles também, e todos os programas de televisão. Você terá que pertencer à liga de igrejas antes que você possa fazer isto. E quando você fizer isto, você não estará formando neste mundo nada mais a não ser a marca da besta, da Bíblia. Aí está você. Vê como está tudo ligado?
86 Oh, graças a Deus, existe verdadeiramente um Deus vivo. Existe realmente um verdadeiro Senhor. Existe realmente uma verdadeira Palavra. Existe realmente uma verdadeira cura. Existe verdadeiramente todas estas coisas. Mas, irmão, nunca, jamais baseie a sua fé em alguma pequena sensação, em alguma ordem de igreja, em tomar a comunhão, em comer da Rocha espiritual. Você diz: “Eu sei disto irmão, pois eu provei Deus.” Isto pode ser exatamente a verdade. Mas em que tipo de lugar tem isto caído? Esta é a próxima coisa. Em que tipo de balde isto caiu? Justo e injusto.
Agora, ouçam.
Agora, estes… em figuras, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
87 Qual foi a cobiça deles? Agora, ouçam, eu quero chegar só mais um pouquinho adiante, se você me desculpar.
Não vos façais, pois, idólatras…
88 Oh, você diz: “Eu agradeço a Deus por não ser um idólatra.” Espere só um minuto. Vamos examinar isto através da Palavra. Você diz: “Eu não adoraria um ídolo.” Isto não significa inteiramente adorar um ídolo. Você simplesmente tem ficado inativo, sem fazer nada. Vai à igreja. Sim, tudo bem, volta para casa, e não faz nada em relação a isto. Irmão, um verdadeiro homem nascido de novo, ou mulher, não pode ficar quieto. Há algo neles. Eles têm que testificar. Eles têm que fazer algo. Eles são obrigados a fazer algo. Eles não podem ficar quietos.
Ouçam.
Não vos façais, pois, idólatras, como – alguns deles; conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber e levantou-se para folgar.
89 A respeito de que Paulo está falando? Exemplos. Eles foram batizados na igreja. Eles tiveram absolutamente um batismo correto. Um é três vezes para frente, para trás, no nome do Pai, Filho e Espírito Santo, Jesus somente, seja o que for. Eles possuíam um batismo correto. Eles foram batizados corretamente. Nós agitamos e nos preocupamos e discutimos em relação a coisinhas assim. Que bem isto faz? Você está deixando a norma principal. Nossas igrejas se separaram em relação ao batismo. Certamente.
90 Então você diz: “Oh, aleluia, eles não receberam a bênção espiritual que temos. Eles são apenas velhos, frios e formais. Glória a Deus, eu como do verdadeiro Maná de Deus, eu sei que é a verdade.” É exatamente a verdade. Mas que diferença isto faz? Você diz: “Irmão, eu… O – o Espírito Santo realmente cai em nossa igreja.” Isto é bom, mas que diferença isto faz se você não é o tipo correto de vaso em que Isto caiu? Recordem. Oh, você diz: “Eu sou sincero.” Eles também eram. Eles deixaram as suas casas e saíram, até mesmo expuseram seus pescoços à morte para seguir. Eles fizeram muito mais do que temos que fazer. Aquilo não tinha nada a ver com isto.
91 Apenas pense, a Bíblia diz: “Em vão eles Me adoram.” “Em vão eles Me adoram,” uma absoluta e verdadeira adoração em vão. Onde isto começou? Exatamente no jardim do Éden, Caim. Ele adorou a Deus exatamente do mesmo modo que Abel o fez, mas em vão ele O adorou. Sim, senhor.
“Há caminho que parece correto ao homem.”
92 Você diz: “ Bem, por que é isto? Eu tenho me arrependido. Por que é que eu não estou certo? Eu tenho me arrependido, eu acho que sou simplesmente tão bom quanto qualquer um. Eu vou à igreja. Eu fui batizado. Eu recebo as bênçãos de Deus. Eu amo um bom sermão. Eu amo a Palavra de Deus. Eu gosto de lê-La, e também receber bênçãos espirituais. E aleluia, eu posso profetizar. Eu posso falar em línguas. Eu fiz todas estas coisas. Você quer dizer que isto é em vão?” Eu não estou dizendo que isto é em vão. Mas é possível que isto possa ser em vão. Isto é correto. Isto depende do que você é ali. Isto é correto. É o que você é, o que está recebendo isto. Se você não é nascido de novo, se não há realmente algo em você, então é em vão. Todas as bênçãos que tenho…?… Fazer.
Agora, só mais um.
E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram e caíram num dia vinte e três mil.
Prostituir, isto é fornicação espiritual. Se tivéssemos tempo… A escola dominical terminou. Fornicação espiritual…
E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram e pereceram pelas serpentes.
E não murmureis, como alguns deles… murmuraram e pereceram pelo destruidor.
Murmurando, cobiçando, misturando o mundo com a sua religião, saindo… Deus ama a pureza, a verdadeira pureza.
93 Nesta manhã eu estava conversando. Eu pensei: “O que…” Agora, concluindo. Eu pensei isto: “O que é mais dócil na vida de um homem, o que é mais dócil do que chegar em casa quando ele está cansado e exausto com o seu baldinho em sua mão por ter trabalhado o dia inteiro, ou arado, ou seja lá o que ele for, entrar e ter uma esposa amável que vai ao seu encontro na porta, senta-se em seu colo por um minuto e acaricia um pouquinho a sua sombrancelha, e o beija no rosto, e coloca o seu braço ao seu redor e diz ‘Querido, eu – eu sei que você está cansado. Você trabalhou tanto,’ e lhe dá consolo. Como ele sabe que aquele braço que está ao seu redor é absolutamente seu. É seu. Ele nunca está ao redor de nenhum outro homem ou de nenhum outro desejo. O beijo em sua face vem de um puro verdadeiro, coração santo, que ama somente a ele e só ele. Como isto o faz…” Eu sei.
94 Faz você estufar o peito e dizer: “Bem, afinal eu não estou tão cansado.” Vêem? É isto, isto faz algo com você.
95 Agora, eu quero lhe dizer uma coisa. Mas se ele não tivesse confiança naquele beijo que é dado em sua face? Poderia ter sido na face de outro homem. E se aqueles braços que estão ao seu redor tiverem abraçado todos e continua desejando fazer o mesmo? Isto não significaria tanto. Não haveria tanta diferença ali. Por que?
96 Agora, no princípio eles eram um. Deus, quando Ele fez o homem, Ele o fez uma pessoa composta de dois, ambos, macho e fêmea. Ele o separou em carne e o colocou aqui na terra em carne, e a parte feminina ainda estava em espírito. Veja, amigos. Deus foi tão cuidadoso. Oh, como isto… Não permita que isto te deixe. Deus nunca encheu a mão de pó e fez uma Eva. Ela teria sido uma criação diferente; e ela não é uma criação; ela é um subproduto. E Deus foi até o coração de Adão, tirou esta costela bem debaixo de seu coração, e tomou uma costela e fez a esposa; e a própria parte do espírito de Adão estava na mulher, e os dois são um. Alma, corpo, espírito, eles são um. Eles são a unidade perfeita, uma verdadeira mulher e um verdadeiro esposo, uma verdadeira esposa. Eles são um juntos. Isto é um tipo de que? Cristo. Lá do seu peito, não um subproduto, não um metodista, ou um batista, ou uma chocadeira pentecostal … Não, senhor. Mas do Seu próprio coração, Ele tomou a amada que é tão pura e fiel o quanto ela pode ser. Ela é tão fiel quanto um lírio.
97 Veja o – olhe lá atrás, Salomão falando: “Levantemo-nos, meu amor, vamos passear pelas romeiras. Vamos nos encher de amor.” E quando o verdadeiro crente abre os seus braços com um coração puro e se segura em Cristo, aquela afeição daquele amante de Cristo, entra em seu peito como Sua esposa, exatamente como o esposo faz com uma verdadeira esposa.
98 Que tipo de pessoa devemos ser? Estamos brincando de prostituta com Cristo? Estamos dependendo de alguma coisinha e correndo atrás do mundo, e das coisas do mundo, e a mente mundana e não aquele verdadeiro amor e devoção que deveríamos ter?
99 Poderia você imaginar, que coisa, poderia você imaginar a sua esposa, irmão, vindo e se assentando em seu colo, com os seus pequenos balangandãs e suas pequenas combinações e coisas de laço e o seu cabelinho todo arrumado para cima e tudo mais assim, colocar os seus braços ao redor e dizer: “Oh, João, eu simplesmente te amo. Eu te amo.” E você sabe imediatamente que há algo errado. Você não tem confiança nela. Não importa quão bonita ela pareça e quão bem ela tenha se arrumado, você, se você não possui aquela confiança perfeita nela, há algo errado; isto não – isto não satisfaz aquele desejo que o homem teria pela sua esposa.
100 E agora, apenas pense em você mesmo gracejando com o mundo e se satisfazendo com o mundo, e se ajoelhando e dizendo: “Oh, Senhor Jesus, eu Te amo.” É um beijo hipócrita ardente de Judas. Isto é correto.
101 Pense nestas coisas; há um reavivamento se aproximando agora. Vêem? Oh, você pode estar usando a aliança de casamento. Isto é correto. Mas você não é uma esposa. Oh, você pode ser uma mulher; você pode ser uma dona de casa; mas se você age assim você não é uma esposa. E você não é uma verdadeira cristã; você não é um verdadeiro e genuíno produto para Cristo, se você não O ama e tudo que você tem dentro de si. Não me importa se você seja bonita ou não; você O ama e você demonstra isto. É aí quando vocês dois se tornam um. É quando Cristo e a Sua Igreja, não através de denominação, não pelo batismo, não pelas sensações, através de nada a não ser de um verdadeiro amor… Você foi trazido do seio de Deus quando Ele foi ferido ali, e Ele te trouxe, e o seu amor e a sua verdade e a sua lealdade provam o que você é.
102 Vêem o que quero dizer? Esteja você toda extravagante ou se você… Não me importa se a minha esposa não penteasse o seu cabelo, se ela não usasse um vestido bonito, nunca em um dia – ela seria a minha amada. Eu a admiro pela sua lealdade, a sua virtude. O que ela é, é o que ela é.
103 E homens e mulheres cristãos, é isto que somos diante de Deus. Não é porque podemos ir à melhor igreja, ou que possamos nos vestir melhor, ou possamos estar nesta vizinhança, ou possamos fazer isto, ou possamos passear nisto, ou possamos fazer isto. Aquilo – aquilo não tem nada a ver com isto. É a virtude da nossa lealdade e do nosso amor para com Cristo, e este é o nascimento. É isto que importa. “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, eu nada seria. Ainda que eu sustentasse os pobres, ainda que distribuísse minha fortuna, ainda que eu fizesse isto e aquilo, eu nada seria.” O que importa a Cristo quanto a tudo que você possa fazer e o que você possa fazer desta forma, se aquele verdadeiro amor genuíno e lealdade não estiverem ali? Pense nisto, você o fará?
104 Esta é uma escola dominical, e recordem que isto é uma lição para você. Que fique em seu coração. Deixe Cristo ter o primeiro lugar como a verdadeira mulher faria a seu esposo. Nenhum outro braço poderia tocá-la em parte alguma. Nenhum outro beijo, não importa quão fascinante pareça, ela deve virar a sua cabeça. Ela tem um amor obstinado e este é para com o seu esposo. Isto é correto. Não importa quão bonito o homem possa ser, e quão educado e quanto liso e brilhante o seu cabelo possa parecer, e como ele possa se portar corretamente, não, senhor, nada disto; ela ama aquele esposo e é apenas a ele que ela ama. Ela se priva de todas as suas virtudes e todos os seus beijos. Todo o seu amor e tudo mais é para o seu esposo e somente para ele. Vêem o que quero dizer? E você se priva de tudo que é do mundo, não importa quão bom isto pareça, quão lindo isto pareça e quão fascinante isto seja.
105 O que conta é a sua virtude. Você não diz: “Oh, aleluia, eu – eu sei que recebi isto porque eu fiz isto. Aleluia,” e com temperamento suficiente para lutar com uma serra circular.
106 Deixe-me lhe dizer, irmão, é a virtude que Cristo respeita. “Ainda que eu fale as línguas dos homens e anjos, embora eu derrame sangue de ambas as mãos, embora eu grite e dance no espírito, ainda que eu coma a Palavra de Deus e a ame, ainda que eu beba da mesma rocha espiritual que os demais beberam, embora eu bata palmas tão alto quanto o restante, ainda que eu chore lágrimas de crocodilos, embora eu possa fazer tudo isto; mas se aquela verdadeira, genuína, verdadeira virtude cristã não estiver ali para Cristo, você se torna como o metal que soa e como o sino que tine.”
107 Paulo estava advertindo a sua igreja disto, a igreja de Coríntos, que estava completamente misturada em todos os tipos de extravagâncias. Estou vos advertindo, amigos; recordem, eu terei que responder por vocês ali no dia do julgamento e o seu sangue não estará sobre mim. Não importa quão fiel você seja para com qualquer outra coisa, seja fiel a Cristo. Recorde disto enquanto oramos.
108 Bendito Pai celestial, neste estado presente nos aproximamos agora e confessamos todos os nossos erros. Ó, que Tu sejas misericordioso, Deus misericordioso. E nós oramos para que Tu olhes dentro de nosso coração, e nesta – nesta hora, enquanto estamos esperando com as nossas cabeças inclinadas para o pó, olha para o coração do homem idoso, para o coração das mulheres idosas, para o coração dos de meia-idade e do jovem, até mesmo das criancinhas, e que possamos examinar a nós mesmos.
109 Estamos entrando naquela semana santa em que celebramos como Sexta-feira Santa e a Páscoa, a ressurreição. Embora tenhamos sido fiéis à igreja neste ano, ainda que tenhamos tomado a comunhão, ainda que tenhamos gritado, tenhamos feito muitas coisas; mas, ó Deus, olhe para o meu coração. Estou falando por mim mesmo. Olha para o meu coração, para o coração do Seu povo aqui nesta manhã e nos examine, Senhor. Se houver algo que está tomando o lugar de Cristo, ó Deus, leve isto para longe. Se é preguiça, se é insuficiência, se é… Seja lá o que for, eu não sei, mas, Deus, tire isto de nós. Oh, nós não queremos ser derrotados bem aqui na hora da batalha, destruidos por Deus e ser um inimigo Seu.
110 Ó Deus, olhe para os nossos corações; nos examine através do Espírito Santo, e que possamos ver nesta manhã se há alguma coisa maligna em nós. Se houver, leve isto para longe, Pai. Nós agora colocamos isto no altar e vamos embora e deixando isto ali. Se for preguiça, se for mau humor, se for indiferença, se for negligência, se for… Seja lá o que for, se for ódio, se for malícia, se for discussão, se for… Seja lá o que for, ó Deus, tire isto de nós hoje.
111 E neste próximo reavivamento, que possamos simplesmente estar tão cheios da Tua graça, Senhor, até muitos virem e serem salvos. A pequena comunidade aqui, onde lutamos tanto, o primeiro reavivamento agora em dez anos que eu tenho realizado… Agora, eu oro para que Tu nos dês aquele verdadeiro, genuíno Espírito em nossos corações, e que isto possa ser ancorado ali para a eternidade. Conceda isto, Senhor.
112 Faça-nos examinar a nós mesmos, nós que somos casados, pela forma que tratamos as nossas esposas, quão fiéis somos ou quão fiéis são as nossas esposas para conosco. E que possamos entrar em nossos corações nesta manhã, como pensaríamos se algo como isto acontecesse em nosso lar. E então, que possamos voltar nossos afetos a Ti e dizer: “Ó, Deus, seja misericordioso para comigo.”
113 Somente se – se a esposa apenas uma vez por mês, viesse e colocasse a mão dela sobre a sua e dissesse: “Querido, eu te amo,” e seguisse em frente, oh, como pareceria que ela estava me negligenciando. Como pareceria que algo estava errado. E, Deus, quando talvez uma vez por mês ou uma vez quando vamos à igreja e oferecemos uma pequena oração, oh, Tu desejas o nosso amor, nossa – nossa – nossa comunhão o tempo todo, e os nossos pensamentos e que as intenções de nossos corações estejam em Ti. Conceda isto, Senhor. Oh, mantenha os nossos corações bem fixados em Ti para que as coisas do mundo se tornem obscuras e bem indiferentes. Conceda isto, Senhor. Ouça-nos agora e nos abençoe na parte adicional destes cultos que virão. Pedimos no nome de Cristo. Amém.
114 Agora, que o Senhor realmente abençoe a vocês. E eu… Desculpem por eu ter tomado alguns minutos a mais ali depois que a escola dominical terminou. E eu oro para que Deus te abençoe. Eu não disse estas coisas; isto foi tirado da Palavra de Deus. Elas foram exemplos para nós. Elas foram exemplos.
115 E agora, veja, amigo, como você se sentiria se você soubesse que a sua esposa que estava te beijando fosse uma traidora? Pense nisto. Estude isto um pouquinho. O que você pensaria? Agora, quando você chega até Deus como um traidor, não faça isto. Vamos ser genuínos. Você não precisa de ter uma sensação. Você não precisa tomar algo diferente sendo que todos os céus estão cheios do genuíno amor de Deus hoje. Por que pegar um substituto sendo que podemos ter o genuíno? É para você.
116 Agora, que o Senhor possa te abençoar enquanto eu passo o culto para o nosso pastor e não esqueça desta semana. Agora, o pequeno reavivamento é para a comunidade e para as cidadezinhas aqui ao redor. Pegue o seu telefone, ligue para alguém, e diga-lhes para virem. Nós teremos chamadas de altar e esperamos um bom tempo no Senhor nesta semana. O Senhor te abençoe, te vejo na próxima quarta-feira à noite