CRISTIANISMO CONTRA IDOLATRIA
17 de dezembro de 1961
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Somente crer, somente crer;
Tudo é possível, somente crer.
Somente crer, somente crer;
Tudo é possível, somente crer.
Muito obrigado irmão Neville. Bom dia amigos. É um privilégio estar de novo no Tabernáculo nesta manhã, sentindo-nos bem e muito frescor. Anteontem eu nem podia falar; porque tinha este mal que vocês conhecem que anda por ali e entra na garganta de alguém para faze-lo rouco. Porém o Senhor me ajudou e me livrou dessa condição para que pudesse falar nesta manhã a vocês. Estamos agradecidos ao ver o Tabernáculo cheio e as pessoas de pé pela parede. Como gostaria que tivéssemos assentos para os que estão de pé! Estaríamos tão contentes de faze-lo se os tivéssemos, porém creio que todos os assentos estão ocupados. Sei que não desejariam vir se assentarem com estes meninos no altar com as costas para cá.
2 Tenho estado estudando por vários dias sobre a história e pensei que talvez nesta manhã em vez de pregar, poderia ensinar por um tempo sobre a Palavra de Deus. Provavelmente tardaremos um pouquinho, assim sendo alguns de vocês dos que estão assentados podem mudar de vez em quando com os que estão de pé; seria muito bom se o pudessem fazer para assim dar a eles um descanso.
3 Muitos de meus amigos vem de muito longe, dos estados de Geórgia, Ohio, Tennesee, Illinois, Missouri, Michigan e vem de Chicago, e vem a uma só reunião como esta no Tabernáculo. Isso me faz tão agradecido, ver gente como essa. E não só isso, mas quero dizer isto também, não com nenhum interesse fora da Palavra de Deus: Quase todos eles não só vem, mas também trazem seus dízimos para coloca-los aqui na igreja para a ajuda. Esses são amigos leais. E a gente simplesmente não pode esquecer uma gente assim.
4 Logo às vezes tenho que dizer coisas que os fere muito; mas veja você o que isso significa. Em nosso coração não o queremos fazer, no entanto há algo que nos diz: “Tu o tens que fazer”. Logo ao vê-los vir de muitos lugares e esforçando-se por servir ao Senhor, crendo no ministério que o Senhor me tem dado e confiando que eu sou Seu servo e que não lhes diria nada errado; logo com suma sinceridade tenho que fazer tudo o que sei fazer para pastorear as almas desta gente sabendo que não vem aqui somente para seres vistos, viajando por estradas nevadas, pelas serras e por caminhos tão cheios de transito; sacrificando o alimento e descanso de seus filhos, e com as malas no porta-malas do carro. Isso, como vocês sabem, é duro.
5 Porém a Bíblia nos diz em Hebreus capítulo onze que “Dos quais o mundo não é digno”. Eu digo isso porque assim o sinto em meu coração. E muitos estão presentes que vem de Louisville, New Albany e muitos lugares próximos de Kentucky. Também são leais em vir, dirigindo pelo gelo, pela neve ou qualquer outra coisa para chegar.
6 Agora, o próximo domingo é Natal. Eu pensei ter uma mensagem relacionada ao tempo do Natal para a Igreja, porém sinto muito por todos os pequenos e pensei que se eu estou aqui, então muitos destes pequenos que vem de tão longe perderiam seu Natal. E assim dessa maneira seria muito duro para eles.
7 Agora, eu sei que nós aqui não ensinamos a nossos filhos essa fábula de Papai Noel. Nós não cremos em contar essas mentiras a ninguém e por isso certamente não mentiremos aos meninos. Esse é o extremo da mitologia, ou seja, pondo algo no lugar de Cristo no Natal.
8 O Natal já não é um tempo de adoração, mas agora é uma celebração quando andam jogando, bebendo e fazendo tantas coisas que não convém; e é um tempo sumamente pagão. Então talvez depois do Natal tenha oportunidade de falar sobre o Natal para assim não arruinar aos pequenos. Eles vêem aos demais meninos no dia do Natal quando recebem presentes e demais coisas; e eles são muitos pequenos para entender. E nós temos que nos lembrar que eles tem coisas em comum e para que nós os entendamos, temos então que descermos a seu nível para pensar de sua maneira e ver o que eles mesmos… Estes meninos tem que entender. Eles são pequenos e temos que recordar que numa ocasião nós também fomos pequenos.
9 Me recordo de quando nós éramos meninos que saíamos e cortávamos uma árvore de cedro ali por perto e a trazíamos para casa e minha mãe nos fazia pipocas; então passávamos um fio em todos os grãos de pipocas e assim adornávamos a árvore. E ali pendurávamos cada um uma velha meia. E minha mãe comprava um pacotinho desses doces duros e nos punha talvez dos ou três pedacinhos em cada meia. Nós passávamos um dia todo com um docinho porque o saboreávamos por um momento e logo o enrolávamos de novo e depois fazíamos o mesmo por outro momento. Se nos presenteavam com uma pistolinha ou uma trombeta para soar, isso era algo muito tremendo e nos alegrava muito. Porém hoje em dia naturalmente é muito diferente. As pessoas pobres agora tem um pouquinho de dinheiro e o caso está em que seus filhos podem comprar mais coisas. Se vestem melhor, comem melhor e vivem melhor e por todos os lados, suponho, a coisa marcha melhor sob a condição do salário de hoje.
10 Por isso é que para estes meninos, você tem que comprar-lhes algo, porém sempre se recorde deste detalhe: Diga-lhes que não há tal coisa como Papai Noel. Isso não é correto. Porque de outra maneira algum dia lhe perguntarão: “Então, e Jesus Cristo?” Por isso diga-lhes a verdade e sempre seja honesto com toda pessoa. Diga a verdade. E especialmente você não diria algo errado a seus filhos porque eles crêem em você, sendo que é Cristão e eles crêem que o que você lhes diz é a verdade. Então esteja bem seguro de que está lhes dizendo a verdade e dessa maneira a coisa sairá bem.
11 Agora eu quero, se posso, ter pelo menos um dia (ou noite) mais de culto aqui no Tabernáculo antes de sair ao campo em campanhas no próximo ano. Se é a vontade de Deus, eu quero ter muitas campanhas no estrangeiro neste próximo ano porque eu sinto essa necessidade, especialmente na Suécia, Noruega e nos outros países escandinavos e nos países da Ásia. Sinto que deveríamos estar em oração desesperada sobre estas coisas e devemos aprender a maneira do Espírito Santo e a maneira em que Ele nos guiará e as coisas que devemos fazer.
12 Estudando a história da igreja primitiva escrita por diferentes autores como Broadbent, Hazeltine e outros, e vendo seus comentários sobre aquela Era e também os Pais de Nicéia… E ontem terminei de ler a vida completa de São Martin, a quem a Igreja Católica recusou canonizar, mas está bem, Deus o fez. Ele teve uma vida muito tremenda; e li como os mesmos sinais e maravilhas seguiram a este homem por toda sua vida. Ele foi instrumento para levantar a dois mortos, expulsou espíritos imundos, falou em línguas desconhecidas, viu visões e era um homem muito tremendo; porém o segredo de seu grande poder esteve em suma humildade ante Deus. E encontramos que hoje em dia a igreja ainda ensina o poder e que os sinais devem seguir ao crente, porém os encontramos ao mesmo tempo muito inchados e com a atitude de “Eu sou grande tu és pequeno”, e assim não é como era a igreja primitiva. Aqueles eram humildes e benignos um para com o outro, eram dóceis e se entendiam e é tão diferente hoje. E me ponho a pensar se todas estas coisas não tem nos desviado da real semente da Mensagem na qual devemos desejar nos humilhar. Quanto mais humilde você possa se manter, então melhor Deus vai lhe usar.
13 Estava estudando sobre a mitologia e todos estes mito. Não há nada verdadeiro acerca do Natal. O Natal não é mencionado na Bíblia e nunca adoraram o Natal de Cristo, não havia tal coisa. Isso é um dogma da Igreja Católica Romana, e não um ensino cristão. Não há nenhuma escritura na Bíblia para sustenta-la e nem existia a algumas centenas de anos depois do tempo da Bíblia. É somente um mito relacionado a Papai Noel e o mundo comercial. A coisa inteira é uma tremenda confusão. Se você se põe a estuda-lo do princípio e vê-lo completamente, verá onde estamos. Nada pode ajudar agora fora da Vinda do Senhor.
14 Agora são dez horas e vinte e três minutos neste dia dezessete de dezembro. Está chovendo fora aqui em Jeffersonville, Indiana, nesta manhã e está muito feio o tempo por fora, porém nos sentimos bem por dentro. Maravilhoso! Sabendo que a Vinda do Senhor está à mão e estamos aproximando-nos à Eternidade. Estamos tão agradecidos de Deus nesta manhã por podermos estar aqui de pé para repartir ao crente e também ao incrédulo a Palavra do Deus vivente, confiando que será um grande dia para todos nós, confiando que será um grande dia para todos nós, no qual entendemos as coisas do Senhor.
15 Inclinemos agora nossas cabeças por um momento para orar. E enquanto as cabeças estão inclinadas, se há alguém que deseja ser recordado em oração, levante a mão a Deus. Recorde seu pedido em seu coração. Obrigado.
16 Nosso Pai Celestial, agora que estamos no Tabernáculo, todos assentados e os microfones estão ligados e os gravadores estão rodando e todos os cristãos estão orando e os pedidos estão sendo dados a conhecer. Por duas ou três semanas eu tenho estudado constantemente sobre esta mensagem para hoje. São umas poucas palavras que talvez o Espírito Santo possa usar para fazer penetrar este tema no coração de cada pessoa, para que elas possam ver o tempo em que estamos vivendo e assim prepararem-se para se encontrarem com Deus. Oramos por todos nossos enfermos e afligidos em todos os lugares. Oh, Jesus, lembra-te de Tua Igreja, a Igreja Universal que se encontra por todo o mundo nesta manhã. Alguns estão nos bosques; alguns estão no vale da decisão; alguns estão no cume da serra. Teus filhos por todo o mundo estão dependendo de Ti e estão clamando por Ti. E como disse João ali na Ilha de Patmos: “Assim seja, ora vem Senhor Jesus”.
17 Nos damos conta que não estamos sem a presença do inimigo. Ele sempre está perto para impedir e para trancar e fazer tudo o que pode. Porém oh, Senhor, dá a Teus filhos fé nesta manhã e poder para subir mais alto que o inimigo e que possam abrir seus corações e fazer de suas almas um terreno fértil onde possa ser semeada a Palavra de Vida e possa render grande gozo e uma ampla colheita.
18 Rogo Senhor que abençoes Tua Palavra e Teus servos. Dá força a minha débil voz para que possa manter-me forte por meio da unção do Espírito Santo. Logo, Senhor, na fila de oração, dá poder e fé para que não fique uma só pessoa fraca em nosso meio quando nos formos deste edifício. Conceda estas coisas, Senhor. Sabemos que estamos vivendo no tempo do fim e pedimos que nos abençoes agora mesmo enquanto esperamos em Ti e lemos Tua Palavra. Oramos no Nome de Jesus. Amém.
19 Agora vou ler em dois ou três lugares nas Escrituras. E como anunciei domingo passado, que hoje ia tratar de falar sobre “Cristianismo Contra Idolatria”, esse é nosso tema para essa manhã. Eu não sou um teólogo nem estudante da Bíblia por meio algum, sou apenas uma pessoa analfabeta que amo ao Senhor Jesus com todo meu coração. Eu não reclamo ser um teólogo nem trato de tomar o lugar de um deles; mas somente me esforço na humildade de meu coração para explicar as coisas que sinto que o Espírito Santo me tem revelado e devo dar a minha igreja, porque é meu interesse que esta igreja cresça e seja espiritualmente correta. Esse é meu interesse, porque essa igreja é o interesse de Deus; e Seu interesse é meu interesse. Então eu tenho que inteirar-me disto.
20 Estava lendo na história da igreja primitiva como Irineu e todos aqueles mantiveram suas igrejas sem corrupção das coisas do mundo e como aqueles mestres subiram e se mantiveram com o Evangelho. Então a Bíblia não estava escrita na forma que a temos hoje, senão até o tempo da Reforma quando Lutero a pôs em forma de livro. Porém eles tinham o que chamavam: “O Evangelho e O Apóstolo”, e se mantiveram fiéis com isso.
21 Agora as duas referências de onde leremos nesta manhã, uma delas está em Jeremias no capítulo sete, começando com o versículo dez, até o versículo dezoito; a outra referência está em Atos sete verso quarenta e nove. O texto disto está no versículo dezoito de Jeremias sete. Comecemos agora no verso dez:
E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações?
É pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o Senhor.
Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Silo, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.
Agora pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o Senhor, e eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, chamei-vos, e não respondestes,
Farei também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais, como fiz a Silo.
E vos arrojarei da minha presença, como arrojei a todos os vossos irmãos, e a toda a geração de Efraim.
Tu pois não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
Não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?
22 Agora desejo fazer uma pausa antes de ler este último verso. Vejamos do princípio que Deus está repreendendo a esta gente, e diz para nem orarem por eles. Comecemos com o verso dezesseis e leremos até incluir o verso dezoito; escutem bem:
Tu pois não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
Não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?
Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira.
Jeremias 7: 10 – 18
23 Agora desejo passar ao livro dos Atos, ao capítulo sete e começando com o verso quarenta e quatro e lendo até o cinqüenta:
Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.
O qual nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da presença de nossos pais, até aos dias de Davi,
Que achou graça diante de Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.
E Salomão lhe edificou casa;
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? Diz o Senhor: Ou qual é o lugar do meu repouso?
24 Agora, bem podem ver pela leitura da Escritura que estou primeiramente colocando meus pensamentos nesta manhã acerca da idolatria. Há muito pouco escrito sobre a idolatria, não há muitos livros explicando este tema, ou seja, o que é a idolatria. No entanto o mundo está cheio de idolatria. Eu penso disto é porque isto nunca tem sido verdadeiramente explicado às pessoas, não sabendo o que é. E tem sido um grande privilégio em minha vida e em minhas viagens poder ver algo de idolatria, para assim conhecer o que é. E agora havendo estudado algo sobre a idolatria nestas semanas passadas juntamente com a mitologia grega e romana, isto me faz ver de novo se ainda é igual a como foi no princípio. Hoje em dia ao viajar, vendo a idolatria e lendo como começou nos dias primitivos, eu vejo que não tem mudado nada.
25 Agora, eu tenho estado na Índia. A Índia está cheia de idolatria. Ali tem os que caminham sobre brasas, e por certo na mesa tarde quando eu cheguei à cidade de Bombay fui entretido no que me disseram que era o Templo dos Jains. E ali nesse lugar dezessete diferentes religiões me enfrentaram num desafio da Palavra. Cada um deles (dezessete religiões) estavam firmemente contra Jesus Cristo. Nos fizeram tirar os sapatos à entrada do templo e entramos e nos assentaram em almofadas. Eu gastaria muito tempo contando-lhes todas as coisas que tivemos que presenciar. Porém o prefeito da cidade nos levou e ele mesmo era um Hindu, ou melhor, Maometano.
26 Maomé foi um profeta, e ele veio da linhagem de Ismael, quem também foi filho de Abraão. E foi com esta religião que aquele grande evangelista deste dia teve o desafio; e foi derrotado. Foi um desses mesmos maometanos que o enfrentou com um desafio sobre a Palavra. E segundo minha própria opinião, o evangelista devia pelo menos haver dito: “Eu não tenho dons de cura, porém nosso corpo de crentes tem tal coisa. Dê-me você umas quantas horas e eu lhe trarei um aqui”. Porém, naturalmente, ao fazer assim o evangelista se exporia ante a todas as organizações que o estavam sustentando, e finalmente ele seria expulso. E por outro lado, eu penso que eu não teria deixado aquele ímpio triunfar sobre a Palavra de Deus. Mesmo se eu fosse derrotado, de todas as maneiras haveria permanecido de pé para assim demonstrar minha crença e minha fé em Deus, de que Ele verdadeiramente permanece invariável. Como disseram os hebreus: “Nosso Deus é poderoso para libertar-nos desta fornalha ardente, mas mesmo que não o faça, de todas as maneiras nós não renderemos culto a teus ídolos”. Eu creio que assim haveria sido uma coisa mais justa. E logo ele, tendo um doutorado em teologia e sendo tão bem preparado nas Escrituras, como o é este famoso evangelista; e ele em verdade é um homem muito grande neste aspecto. Eu creio que havendo estado em seu lugar, eu lhe haveria feito o desafio sobre a Palavra no aspecto de que Jesus foi o Cristo ou não, ou se Maomé foi o profeta, e ali mesmo o haveria provado por meio de sua própria Bíblia. Porém isso é falando do caso de que fosse esse meu chamamento como o é para o evangelista, ou seja, para explicar a coisa.
27 Porém os Maometanos se esquecem de mencionar a ocasião ali em Bombay quando o homem cego recebeu sua vista na reunião. Ficam sem mencionar isso.
28 Porém de todas as maneira quanto a esta gente, elas não são hipócritas. São pessoas muito sinceras, tão sinceras quanto você e eu, e às vezes mais sinceras que nós aqui na América. Não são hipócritas. Elas verdadeiramente crêem nessas coisas e as praticam com tudo que está nelas.
29 Deixe-me mencionar-lhes algo sobre a idolatria. Eu me esqueço o nome do deus que é o deus dos que caminham sobre as brasas, mas pe uma estátua muito grande que tem uma cara semelhante ao rosto humano, uma cara lavrada como de camafeu e tem orelhas mui grandes para escutar todos os seus pecados, etc. E tem rubis com brincos pendurados em suas orelhas, os quais provavelmente custaram meio milhão de dólares cada um, isso possivelmente seja um preço muito caro, porém talvez também seja menos do custo real. Porém tem jóias muito caras nesse ídolo. E o sacerdote do templo traz ao pobre camponês, e ali o que adora não tem que ser ninguém especial, este é um pobre camponês que deseja dar graças a seu deus por uma boa colheita. E ao fazer isto ele mostra sua fé nesse deus ao vir ao templo e é abençoado por seu sacerdote. Logo se prepara para chegar a um lugar como uma piscina que está cheia de brasas acesas, a qual é muito profunda, e com vários metros de largura, e tem um sistema para soprar estas brasas até que se tornam brancas e com um calor tremendo.
30 Agora isto que fazem não é nada fingido, é a pura verdade. O candidato vai ante o ídolo e confessa seus pecados ao sacerdote, então o salpicam com uma água santa que o sacerdote tem benzido; logo muitas vezes tomam um anzol muito grande (como os de pescar, porém mede como que centímetro e meio a dois centímetros da ponta até a parte traseira do anzol) e sobre o anzol penduram uma bolinha como essas que usam para adornar a árvore de Natal e a enchem de água para ficar pesada. E tomam milhares dessas coisas e as engancham em seu corpo e logo as tiram e isso é para atormentar o corpo para agradar a seu deus, aquele ídolo. Eles não são hipócritas! Logo muitas vezes, tiram a língua e tem uma lança que na ponta está dividida como um garfo e essa ponta passa por toda a língua e até pelo nariz e assim mantém isso fixo. Também tomam uma agulha e linha e costuram os lábios se é que tem falado uma coisa errada. E tem tantas formas de torturar! E todos se assentam ao redor desta grande piscina de fogo. Sacrificam um cabrito para apaziguar ao ídolo, e dessa maneira oferecem uma vida por seus pecados. E você deveria ouvir o ruído quando esse cabrito é sacrificado. Eles confessam seus pecados sobre o cabrito e o matam. E o sangue lhes é como uma expiação.
31 Logo este candidato que vai caminhar pelas brasas, se ele se assusta e corre pelas brasas, ele traz reprovação sobre si mesmo. Porém tem que caminhar devagar e firme por meio destas brasas acessas e às vezes tem uma profundidade de cinco metros e talvez trinta ou quarenta metros de cumprimento, e de largura uns três metros mais ou menos. E estas brasas ficam brancas de tanto calor. E o homem não tem nada sobre si, somente um pano sobre os lombos, como uma pequena tanga. E chega ante estas brasas com todos estes anzóis pendurados no corpo, e ele sangrando, se eleva a uma condição tão emocional ao ponto em que sai espuma de sua boca e se põe a caminhar por esse fogo e sai ao outro extremo sem nenhuma queimadura nem nada. E quando passou pelas brasas seus pés se afundavam talvez uns sessenta centímetros nas brasas e quando dava outro passo tirava as brasas vermelhas penduradas de seu corpo. E quando saía não tinha nenhum sinal de queimadura. A gente poderia olhar seus pés e suas pernas e não se via nada diferente.
32 E ao ver isto a gente se põe a pensar que se um sacrifício de sangue de cabrito oferecido a um ídolo pagão e a fé que tem em tal coisa pode proteger a um pagão do fogo ardente, que fará o sangue de Jesus Cristo para o crente num Deus vivo?
33 Agora, a idolatria é uma coisa muito estranha. E isto tem existido através de todas as eras desde o princípio do tempo. Agora, a ordem para esta adoração aos ídolos é que o homem eleija ao ídolo e o prepare, logo ele se prepara a si mesmo para esta grande adoração. Agora, ele crê que este ídolo é feito à imagem de algum deus que ele nunca tem visto. Seu deus está sem forma e por isso ele crê que a forma está na imagem deste ídolo que ele tem feito para este deus. Agora, não deixe que isso se escape! O ídolo está feito à imagem do deus místico que o homem crê que existe.
34 Logo o homem chega ante este deus e se prostra e crê que o deus, o qual é uma pessoa invisível, vem nesse momento e entra neste ídolo e ele crê que está falando a deus por meio deste ídolo. Ou seja, que deus chega a entrar neste ídolo e lhe responde. Muitos de vocês que são mestres tem estudado a mitologia e até dizem que os deuses tiveram batalhas uns com os outros, e quantas coisas mais.
35 Em outras palavras, o deus se manifesta a si mesmo de sua posição sobrenatural para chegar a entrar neste ídolo e assim fala em resposta ao adorador por meio do ídolo. Logo o adorador, estando em alguma condição emocional manufaturada, crê que o ídolo está fanado a seu coração e assim ele fica perdoado de seus pecados, etc., e tudo é por meio do ídolo, o qual claramente mostra que é do diabo. É o diabo quem faz tudo isso.
36 E a coisa é que esta gente não faz estas coisas assim de meio ânimo, naturalmente há alguns que assim o fazem, porém há muitos mais que são verdadeiros adoradores dessas coisas. Por exemplo, eu poderia lhes contar de como esses diabos nesse ídolos operam toda classe de coisas. Fazem com que sangue saia de certas coisas. Esses são diabos. E se você não crê que em verdade existe um diabo, então tão pouco pode crer que existe um Deus verdadeiro. Seguro, você tem que crer o contrário também, o pró e o contra.
37 Certamente há um diabo real. E ele é uma pessoa, não um pensamento. Ele é uma pessoa! Hoje em dia existem ensinos no qual dizem que o diabo é um pensamento mal que chega a gente. Não, não! Não é assim. O diabo é uma pessoa. E essa mesma gente crê que o Espírito Santo é apenas um pensamento bom que chega a gente. Não creia nisso! O Espírito Santo é uma Pessoa. É a Pessoa de Cristo em forma de Espírito.
38 Agora estes idólatras se prostram ante seu ídolo e crêem que o deus a quem eles adoram está representado neste ídolo. O entendem bem? O adorador não é um hipócrita; ele realmente está agarrado a algo que está nesse ídolo porque esse algo vem sobre ele. Ele faz algo para obter aquele ídolo, o qual é apenas um deus místico, não um deus genuíno. E muitas vezes o diabo se mete em tais coisas. E o diabo às vezes se mete também em nossos cultos e se personifica falsamente como Deus. Eu tenho visto isto em meu próprio ministério. Recordem, apenas estamos ensinando nesta manhã.
39 Quando eu me for ao ministério no campo, eu quero que esta igreja se mantenha firme com seu pastor e com o ensino que tem sido dado aqui. Mantenham-se fiel à Palavra, não importa o que venha ou o que vá: Fiquem com esta Palavra! E não importa que eu me vá, eu somente sou um dos pastores aqui. O irmão Neville ensina o mesmo que eu. Por isso venham igualmente à igreja e escutem à Palavra. Eu não sei para onde Ele vai me guiar. Disse à minha esposa esta manhã quando estávamos assentados à mesa: “Há algo que tem estado clamando em mim por todos estes anos, agora eu vou encontrar o que é”.
40 Agora eu não sei por onde me guiará nem para onde me levará, porém onde quer que Ele me guiar, eu seguirei.
41 Agora a idolatria ainda existe hoje. Eu encontro a pessoas que vem ao altar com palavras cegas de mestres cegos, os quais lhes dizem tais coisas como: “Abra seu sentido e esqueça-se de tudo. Faça com que sua mente fique completamente vazia, e você então chegará a ser um Elias. Ou chegará a ser isto ou aquilo”. Que mentira tão tremenda! Você não vem a Deus dessa maneira. Nisso você está abrindo sua alma para dar entrada a toda classe de espíritos diabólicos. Não faça isso! Tem você que recordar: Há um diabo, e ele personifica a Cristo quase ao pé da letra.
42 Eu estava lendo acerca da vida de São Martin, faz algum tempo, onde um moço que em realidade era um monge, o qual disse que Deus o havia chamado para que fosse um dos profetas antigos; este disse: “Escutem a mim. Eu sou um dos profetas antigos”. E naturalmente a escola sob o mandato de São Martin não dava atenção a tal coisa e não criam nele porque a vida deste jovem não enquadrava com o que dizia. Por fim ele disse: “Vou lhes provar que eu sou chamado a ser um dos profetas antigos. Sei que sou jovem, mas tenho este chamado”.
43 Vê você? Os dons e os chamamentos de Deus são sem arrependimento. E o que sucede é que se desviam da Palavra e quando você se desvia da Palavra, então cai em qualquer coisa. Então este jovem disse: “Esta noite como que às doze da noite Deus vai me dar um manto branco para que eu possa provar meu lugar entre vocês e para mostrar que eu sou um dos profetas antigos”. E nessa noite todos o escutaram e falaram aos demais e aos que viajavam. E em verdade recebeu um manto branco. E quando se havia ido o que lhes visitava, foram comprovar e viram que era genuíno; um genuíno manto branco, e parecia muito bom. Porém o bispo ancião não podia entender isso e não lhe parecia correto porque não era de acordo com as Escrituras – um manto branco. E quando ele se opôs, disseram ao jovem: “Leva este manto branco e vá, ponha-se frente a São Martin, o homem de Deus”. E ele não o quis fazer, ele não se punha à frente desse profeta genuíno. Ele não queria ir. Então o forçaram a ir e quando já o iam levar, o manto se desvaneceu e se foi, e ninguém soube para onde se foi. Vê você? Quando a coisa chega ao desafio, se você tem o ouro genuíno, não tem que perturbar-se se serve ou não. O genuíno passará por qualquer prova. E o genuíno Espírito de Deus triunfará sobre qualquer prova porque está provado na Palavra de Deus. “Sobre esta pedra edificarei minha Igreja”.
44 Eu tenho visto a pessoas entrarem em histerismo, e são gente boa. Agora podem ver por que não quero que se venda esta fita. Eu tenho visto a gente boa e a gente pentecostal, mesmo pastores que não entendiam. As pessoas entram em histerismo e caem num estado de insensibilidade e quantas condições mais e fazem coisas até que por fim chegam a ser submetidas às instituições dos dementes. É que são gente inocente e abrem seu coração e ali entram os diabos para operar. Há um diabo real!
45 Estava lendo onde um diabo chegou a Irineu ou São Martin, a um dos dois (algum dos mestres na Bíblia saberão, um que seja mais instruído nisto do que eu) e este diabo tinha uma coroa, e disse: “Eu sou o Cristo, confesse-me”. E aquele santo não o fez. Esse genuíno profeta de Deus se manteve firme, esperando. E este espírito lhe falou umas duas ou três vezes dizendo o mesmo. Então ele disse: “Nosso Cristo não vem dessa maneira”. Correto! Você tem que conhecer a Palavra! Fique com a Palavra e se dê conta que a grande batalha está à mão.
46 Agora, temos brincado de “igreja” por vários anos, porém a hora tem chegado quando Janes e Jambres farão frente a Moisés, como diz a Bíblia que haveriam de fazer. E será uma batalha espiritual; será um conflito. Haverá alguns que continuarão igual, a igreja denominacional continuará na denominação e seguirá seu caminho por onde vai. Porém eu estou falando do crente verdadeiro que está chegando a esse campo de batalha! E convém estar bem versado e saber o que está fazendo porque pode tomar sobre si um espírito imundo tão facilmente e nem sabe-lo. Se és contrário a esta Palavra, não o creia. Fique com a Palavra.
47 A idolatria já tem muitos anos e tem até muitos anos aqui nos Estados Unidos. Há muitíssimos anos os índios da tribo “Povo”, ali no Arizona, tinham sua adoração a seu ídolo. Eles tinham o deus da chuva. E tomavam uma tartaruga dessas que vivem no lodo e faziam uma imagem conforme à tartaruga. E lhe punham manchas como se acabasse de sair do lodo. E se prostravam ante esta tartaruga, crendo que havia um deus da chuva que descia nessa concha de tartaruga de lodo e lhes falava por meio da tartaruga porque criam que ele vivia no lodo (a umidade) e que ele era o deus da umidade. Era uma mitologia ou seja, uma crença manufaturada que tinham como verdadeira.
48 E ao fazer isto, estavam adorando diabos, adorando a tartaruga do lodo, pensando que era um deus da chuva. E assim certamente convidavam a um espírito sobre si mesmos, porque abriam seus corações a tais coisas. Porém era um espírito errado! Tanta gente hoje em dia está abrindo seu coração ao errado! Você em verdade recebe um espírito, porém muitas vezes é algo que contradiz a Palavra, dizendo que os dias dos milagres tem passado, “não há tal coisa como isto nem aquilo”. Recordem: Esse é um diabo, sob a aparência de cristianismo! Que Deus nos ajude quando entrarmos plenamente nisto mais adiante para que o possam ver e captem que é um espírito mau disfarçado como cristianismo, porém não é o Espírito de Cristo, porque o Espírito de Cristo vem à Palavra em cada e toda ocasião. Ele não pode negar Sua própria Palavra.
49 Agora, quando o cristianismo chegou a Roma, Roma tinha dentro de seu muro, o qual se estendia por quase dez quilômetros, quatrocentos templos pagãos. E estes quatrocentos templos haviam sido edificados a deuses e deusas, tanto homens como mulheres, deuses (plural), e somavam quatrocentos. Pense nisso!
50 Agora, isso é o que encontrou Paulo quando chegou a Roma. Isso é o que encontraram Áquila e Priscila quando foram enviados de Pentecostes a estabelecer a igreja em Roma. A isso chegaram, à adoração pagã de ídolos. Na zona metropolitana de Roma havia como que dois milhões de habitantes contando os escravos e todos os subúrbios, etc., porém o muro ao redor da própria Roma era de sete milhas (como que onze quilômetros). E dentro desse muro de onze quilômetros que ficava ao pé da serra, estavam quatrocentos templos pagãos edificados a deuses e deusas pagãs.
51 Agora, aqui quero dizer umas palavras acerca de algo que tirei da história e aqui tenho um dos volumes comigo, e é concernente a sua maneira de entrar à adoração. Como chegavam à adoração? Como chegava um pagão a adorar? A primeira coisa que fazia era chegar ao templo e encontrar-se com o sacerdote pagão. O candidato dava como oferta ao sacerdote maior quantidade de dinheiro que podia e também um sacrifício, um animalzinho para assim apaziguar ao deus com quem ia falar, e às vezes num só templo havia mais de um deus. Podia haver deuses e deusas o quanto mais num só templo.
52 Assim sendo o sacerdote pagão recebia ao candidato que lhe dava uma quantidade de dinheiro, e então o sacerdote pagão dava a ele uma vela, uma vela simples de cera. Então o adorador levava sua vela depois de pagar o dinheiro ao sacerdote e se apresentava ante certo altar do deus em particular com o qual desejava falar e sobre o altar havia fogo onde queimavam o sacrifício. Isso é, ao pé da estátua ou ídolo de bronze e o homem tomava a vela e a acendia com o fogo do altar do ídolo.
53 Ali acendia a vela e logo ia ao pé do altar do ídolo e ali coloca a vela. Logo, depois de haver colocado a vela, seria (suponho) para que este deus entre todos os demais deuses soubesse em qual dos ídolos deveria entrar para vir falar ao homem; porém o porque da vela, eu não sei. Porém ele colocava a vela que era acesa com o fogo do altar, logo regressava ao centro do piso do tabernáculo e ali se prostrava no piso e ali entregava toda sua alma e toda sua força em sua oração e orava a este deus tão tremendo e manufaturado, um deus místico. Orava e rogava a este deus que descesse neste ídolo para falar-lhe. Dizem que ali um certo imperador do passado podia prostrar-se de tal maneira ante a imagem de Apolos a tal ponto que podia ouvir vozes procedendo do ídolo, falando a ele; se entregava até esse ponto.
54 A esta altura você dirá: “Irmão Branham, realmente haveria escutado uma voz?” Eu não duvido que sim, porém foi a voz de um diabo. Nunca houve tal coisa como deus Júpiter e todos os demais deuses que tinham, porém as pessoas se prostravam e ficavam ali e adoravam. Adoravam a um deus misterioso do qual não conheciam nada enquanto seu espírito estava morando num ídolo ao qual eles criam que se pareciam. Eles faziam uma imagem e assim encontravam favor com ele, logo lhe faziam uma oferta.
55 Agora, quando o candidato se comovia a tal grau nesta emoção, então se apresentava de novo ante o ídolo e nesta ocasião, o sacerdote pagão lhe trazia alimento e bebida e o colocava aos pés do ídolo. Agora, eu tenho tudo isto escrito assim como o li, o estou lendo a vocês.
56 Então o homem chegava aos pés do ídolo e bebia da oferta da bebida e comia um pouquinho da comida e logo jogava o demais sobre os pés do ídolo. Que estava fazendo? Estava tendo comunhão com diabos. Estava comungando com diabos. Sim, comungando com diabos, deuses e deusas. E isso é um tipo figurativo do cristianismo com Cristo, comendo a comunhão.
57 Isso foi o eu encontraram os primeiros peregrinos do Evangelho quando chegaram a Roma, encontraram à pessoas nesta classe de adoração. Baal era o deus mais famoso de toda a era, entre os ídolos. Ele era o deus do sol. E também tinha uma esposa a qual era a deusa da lua e se chamava Ashtoreth, e também se pronuncia “Astarte”, está nas antigas moedas romanas. Ela foi chamada a deusa da lua ou também” a rainha do céu, mãe dos deuses”, essa foi a deusa da lua. E o deus do sol era Baal.
58 Agora, quase todos os pagãos adoravam ao sol, mesmo os índios o estavam adorando, quando cegaram a descobrir a América. Quando os pais chegaram encontrar que todavia adoravam ao sol. E também assim estava adorando os deuses e as deusas quando os cristãos chegaram a Roma.
59 Agora, em minhas viagens eu tenho notado que a idolatria não tem mudado. E nem tão pouco tem mudado o verdadeiro cristianismo. Ambos estão como sempre e assim se manterão até a vinda do Senhor Jesus. E aqui quero dizer umas coisas para que entendam bem a coisa e se você é espiritual, certamente o captará. Agora, porque Baal era o deus do sol, então as tortas que faziam, das quais falava Jeremias, como lemos anteriormente, as mulheres faziam tortas para Baal, o deus do sol. E se você ler mais adiante encontrará naquele capítulo que diziam: “Se não adoramos a Baal, então nossas colheitas falham; e era “porque Baal era o deus da fertilidade”. Em outras palavras, diziam: “Sabemos que o sol faz com que cresçam as sementes”. Porém o profeta lhes disse: “Porque tem deixado a Deus, por isso é que suas colheitas falham!” Porém eles adoravam a Baal. Diziam que lhes convinha melhor adorar-lhe e fazer-lhe oferta. Agora se Baal é um deus redondo… Veja isto bem, palavra por palavra, então entenderá o final desta mensagem.
60 O deus do sol era um deus redondo; e eles tinham uns pratos muito grandes de bronze que refletiam ao sol e pareciam fogo. E logo o pão ou tortas das quais fala Jeremias, que as mulheres amassavam e ofereciam a Baal, estes eram feitos redondos, igual ao sol. Logo esta torta era colocada sobre o altar pagão para a comunhão e a faziam redonda como o sol ou como a lua. Baal, como já dissemos era o deus de toda fertilidade e ele fazia com que tudo crescesse.
61 Agora, a igreja primitiva se deparou com isto quando chegaram a Roma. E é dito e crido pela igreja Romana de hoje, a igreja Católica Romana, á qual chamam católica, porém na verdade todos somos católicos e em realidade nós somos a igreja católica. Nós somos os católicos apostólicos, porque “católico” quer dizer “universal”. E nós somos a igreja universal da fé apostólica. Sim senhor! Há uma diferença entre as duas igrejas: Uma delas é Católica (universal) Apostólica, e a outra é Católica Romana. E entre eles é dito, e assim crêem que Pedro fundou a Igreja Romana. Eu quero ver a referência nas Escrituras, eu quero ver mesmo com que pode você provar que Pedro esteve em Roma em alguma ocasião. A Igreja Romana diz que Pedro esteve ali desde o ano 41 até o ano 46. E nesse mesmo tempo, Cláudio era imperador em Roma, o qual mandou que todos os judeus se fossem. Leia você o capítulo dezoito do livro dos Atos e encontrará que quando Paulo foi a Éfeso, ele encontrou a Áquila e a Priscila, os quais eram judeus e haviam sido expulsos durante o tempo da perseguição, e estavam na Palestina novamente porque Cláudio havia ordenado que todos os judeus se fossem, tanto os cristãos como também os ortodoxos. Áquila e Priscila foram quem estabeleceram a igreja em Roma, e tiveram que se ir porque Cláudio, ao subir ao trono, então expulsou de Roma a todos os judeus.
62 E agora, “Pedro sendo o bispo da Igreja”, e eu posso lhe mostrar com várias referências das Escrituras, e provar-lhe que pelo menos setenta anos depois da morte de Cristo, Pedro nunca saiu da Palestina. Isso está claro nas Escrituras. Logo dizem que Pedro foi morto em Roma e que Paulo foi degolado em Roma. Isso é só dogma! Eu tenho lido todas as martirologias que tenho podido encontrar e em nenhuma é mencionada uma só palavra da morte de Paulo ou de Pedro em Roma. Desde as martirologias mais autênticas e mais antigas que existem, não há nada escrito disso. Não foi assim! É um dogma e eu estou aqui para expor o paganismo e com a ajuda do Senhor isso faremos com Sua Palavra. E lhes mostrarei como a igreja… vocês falam tanto do catolicismo, porém esperem uns momentos.
63 Então encontramos que depois que Áquila e Priscila foram expulsos de Roma (segundo as Escrituras), a pequena igreja foi deixada como uma órfã. Tudo o que restou foram pagãos de Roma ou seja à igreja primitiva que Áquila e Priscila e outro casal fundaram e ajudaram a nutrir. E encontramos que tão logo quando se foram, então elegeram seus próprios bispos e fixaram sua própria doutrina. E logo adotaram a resolução de encontrar favor com o imperador Constantino. Isto foi entre os que chegaram depois, porque tiveram que obter membros que também tivessem posição política na nação. E nisso trouxeram membros à igreja e os admitiram por meio de uma confissão, os quais n ao tinham mais conhecimento de Deus que muitas pessoas das que temos hoje em dia na América. Os admitiram pela “profissão”, a qual era uma boca cheia de palavras ao professar a Cristo, porque somente estavam reconhecendo a outro deus além de seu próprio deus. E em tudo isto, eles adotaram na constituição de sua igreja a cerimônia pagã. E agora tinham ao sacerdote romano. Logo adoraram isto: A primeira coisa que surgiu foi que em vez de ter a comunhão (ou Santa Ceia) na forma do pão partido (como foi o Corpo de Cristo), eles agora queriam faze-lo redondinho como o sol ou como a lua. E até este dia presente ainda é redondo.
64 Ainda tem sua hóstia redonda e não um pedaço de Seu corpo partido ou quebrado. Mas é uma coisa redonda e lisa. O sacerdote romano de hoje, coloca esta hóstia redonda sobre o altar e a chama “o corpo literal de Cristo”. E ali está a divisão principal entre estes Episcopais tão altos e outros semelhantes, com a igreja católica, ou seja sobre esse mero ponto que se é o corpo literal ou se é que somente representa o corpo. Os católicos romanos dizem que “é o corpo literal” e o dizem porque esse foi o corpo literal de Baal, o deus do sol, o qual se refletia naquele pedaço de bronze feito em forma redonda. Nenhuma mesa cristã tem pão redondo.
65 Logo ali em Roma queriam manter a cara para o leste tal como na adoração pagã e queriam trazer as mulheres, etc., como sempre faziam quando adoravam a deusa e demais coisas. E o que fizeram foi descer Astarte e subir a Maria e anunciaram que ela era a rainha do Céu. Desceram a Júpiter e subiram a Pedro. E tiveram que fabricar um dogma. E logo quando Áquila e Priscila voltaram, depois de treze anos do reinado de Cláudio, encontraram a sua igreja completamente dada à idolatria e encontraram que havia crescido enormemente. E para que tudo isto entrasse tiveram que tirar a Bíblia completamente.
66 Agora, eu sou irlandês, e tenho o que chamam “Os Atos de Nossa Fé”, o qual é um livro que somente o sacerdote deve possuir. E eu sei isto pelas entrevistas que tenho tido com alguns sacerdotes: O sacerdote não vai discutir com você a Bíblia, porque a Bíblia para ele é como qualquer outro livro. Quando este bispo Shane falou aqui há uns dois anos, disse: “Qualquer um que tratar de crer na Bíblia é como procurar caminhar por águas lodosas”. É que eles não crêem nela. Eles ao começar proclamam: “Deus está em Sua Igreja, não em Sua Palavra”.
67 Não faz muito chegou aqui o sacerdote desta igreja aqui a umas quantas quadras, do Sagrado Coração, para uma entrevista. E veio me ver acerca do batismo de uma jovem chamada Maria Elizabeth Frazier, a qual voltou atrás e se tornou católica. E me fez a pergunta: “Você a batizou?”
68 Lhe responde: “Sim”.
69 Me perguntou: “Como a batizou?”
70 Lhe respondi: “No batismo cristão”.
71 Ele disse: “Porém, de que maneira?”
72 Lhe disse: “Há um só batismo cristão”.
73 Disse: “Que quer me dizer? Por imersão?”
74 Lhe respondi: “Sim senhor”.
75 Disse: “Então você a imergiu no Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo?”
76 Lhe disse: “Esse não é o batismo cristão. O batismo cristão é imergido ao candidato no Nome do Senhor Jesus Cristo”. Ele apontou isso e me perguntou: “Está você disposto a jurar esta declaração ante o bispo?”
77 Lhe respondi: “Se ele não pode crer em minha palavra, então que fique sem minha informação. Eu não juro por nada. Não digo isto para ser arrogante, meu bom senhor, porém a Bíblia diz para não jurarmos nem pelo céu nem pela terra porque a terra é o estrado de Seus pés, etc. E não devemos fazer isso”.
78 Ele disse: “Isso é muito estranho, a Igreja Católica antes batizava dessa maneira”.
79 Lhe perguntei: “Quando?” Porém eles clamam que o faziam porque francamente eles foram e todos éramos um no princípio, e a origem de tudo isto esteve no dia de Pentecostes. Esse é o princípio da primeira igreja e é o único princípio e o único ponto de origem que qualquer um pode reclamar. A Igreja Cristã começou no dia de Pentecostes com a experiência pentecostal, povo pentecostal, o batismo pentecostal, e todos surgiram da igreja original no dia de Pentecostes.
80 Agora notem bem. Encontramos pois que eles tiveram que se desviar do ensino da Bíblia para assim terem todas estas coisas para agradar o imperador e demais pessoas e assim admitir aos pagãos. Agora observem bem isto: Pedro foi um judeu. Correto? Pode você imaginar a São Pedro adotando a idéia de colocar ídolos numa igreja? A um judeu era proibido até mesmo olhar a um ídolo. Pode você imaginar a Pedro dizendo isto? “Todas as minhas escrituras ali no princípio estavam todas erradas. Lancem isso fora. Eu agora vou viver como um espírito nesta igreja romana. E vou adotar…” Seria pois um homem completamente mudado. Então para fazer essas coisas tiveram que formular um dogma no qual diziam que Pedro foi sepultado na igreja e que com eles deixou todos os mandamentos e que eles em verdade foram a igreja católica original. Não são! Não há nenhuma Escritura nem nenhuma história nem há nada para provar isso! Não há nada. Eles não foram!
81 E aquele sacerdote pagão da primeira igreja romana foi igual a seu colega de hoje. Eles crêem que essa hóstia é o corpo de Cristo e que de alguma maneira Cristo desce e com um salto entra nessa hóstia colocada ali sobre o altar, a qual os ratos levarão nessa mesma noite. E por isso o católico crê que a gente tem que chegar à igreja para adorar, porque Deus está nessa igreja. Por isso é que se ajoelhem e fazem cruzes ao passarem frente à igreja, porque essa hóstia é Deus. Não é nada menos que uma representação do Deus do sol, Baal! Não há uma só referencia da Escritura para sustentar isso que eles crêem. Sim, assim crêem acerca dessa hóstia redonda colocada sobre o altar.
82 Agora, eles não aceitavam o ensino cristão que pregavam Irineu, Policarpo, e os outros irmãos na igreja primitiva, como Paulo. Encontramos que o discípulo mais velho foi João. Ele foi exilado por três anos à ilha de Patmos porque teve uma escola e estava transmitindo ou seja estava recompilando as epístolas. Encontraram a ele e a seus ajudantes fazendo isso, e então o excomungaram por três anos. Depois da morte do imperador, ele foi trazido de novo e logo foi quando escreveu o Livro de Apocalipse. E quanto a se é Deus em Sua Igreja ou em Sua Palavra, a Bíblia diz que a Palavra é Deus.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.
E aquele Verbo se fez carne e habitou entre nós… S. João 1: 1, 14
83 E além do mais, qualquer ensino de qualquer igreja, seja Batista, Presbiteriana, Metodista, Pentecostal ou qualquer outra, a qual não se mantém letra por letra com esta Bíblia, está errada! João disse ali na Ilha de Patmos, o Espírito Santo, ou seja, Cristo falando-lhe, disse: “Qualquer homem que tirar algo Daqui ou que acrescentar algo…” Então como vão acrescentar estes símbolos pagãos de adoração a ídolos, fazendo três deuses de um só e tantas outras coisas pagãs que a igreja primitiva nunca ensinou e estava mesmo contra tais coisas?
84 No Concílio de Nicéia tiveram a grande discussão sobre se existiam três substâncias ou uma só substância. Chegaram aqueles mártires e alguns… Um certo candidato que chegou era um bispo, um pregador pentecostal, e unicamente pela razão de haver imposto as mãos sobre os enfermos, puseram em cima de seus braços uma vara quente e ao mesmo tempo puxaram os braços para traz; e haviam outros ali presentes a quem haviam tirado os olhos. Pareciam mártires que se mantiveram fiéis por esta Palavra. Aleluia! Eles misturaram seu sangue com o dos profetas da antiguidade. Esta Palavra, irmão, é a Palavra de Deus!
85 Quando estes pagãos foram convertidos, eles passaram estes símbolos ao cristianismo. Eles já não podiam utilizar a Bíblia porque a Bíblia tira tais coisas à luz. E mesmo hoje em dia eles dirão a você que eles não crêem nisso. Dizem que está bem, porém “a igreja é a palavra suprema”.
86 E encontramos a mesma coisa entre os pentecostais. Não acusem tanto aos católicos porque nós somos igualmente culpados, tanto quanto os metodistas, batistas e os demais. E vocês metodistas que se crêem tão santos, por que mataram a José Smith? Este é o país da América e temos o direito de adorar como queiramos. Eu não creio no que disse José Smith, porém ninguém tinha o direito de mata-lo. Correto! Ele foi Mórmon.
87 E vocês Batistas, a quantos tem enterrado? E todos os demais? E vocês Pentecostais? Tão culpados como os demais. É que chegam a ser uma camisa cheia de vento e um grupo de hipócritas. E ao invés de ter a humildade e o poder do Espírito, tem a Palavra sem o Espírito. E estão fazendo mais dano do que se fossem como os demais. Estão com suas cerimônias pagãs e com toda classe de idéias trinitárias e demais coisas. Você não pode provar essas coisas com a Palavra, a Palavra é contrária a isso. Quão triste! Quão triste!
88 Quando formaram pois a primeira igreja no Cristianismo tiveram que pôr a um lado a Bíblia e tomar estas cerimônias. E para fazer isto tinham que ter alguma classe de fundo ou base. E então disseram que Pedro foi o primeiro Papa de Roma e até hoje ainda permanece nesse posto (segundo dizem eles). Bem, digamos que assim foi. Lançaria Pedro para trás o que falou no dia de Pentecostes? Pode imaginar você a um judeu colocando ídolos? E eu posso provar a você pela Palavra escrita nesta Bíblia, exatamente os anos e os dias, provando que durante todo esse tempo, Pedro nunca saiu da Palestina, exceto uma só vez quando foi a Babilônia, ali perto do rio Eufrates. Ele nunca foi a Roma. Pelas Escrituras, Assim Diz o Senhor. Tudo isso é uma idéia pagã. E agora vamos traçar isso até o protestantismo.
89 Observem em Pentecostes, que nem tomam a Palavra. Fique com esta Palavra e sempre estará bem, saia da Palavra, e se desviará por qualquer rumo! Não faz muito estando numa grande campanha numa escola Pentecostal, uma mulher saltou, se pôs de pé, e interrompeu a chamada de altar. Logo na noite seguinte quando cheguei ao auditório meu filho Billy me encontrou na entrada e me disse: “Sabes que essa mulher disse que nesta noite tem outra mensagem e a dará?” Olhei na mulher, assentada ali com o cabelo curtinho, estava vestida com um vestido tão apertado que parecia que havia minguado nele. E ali estava preparando-se, arrumando seu cabelo e puxando as meias. Vi que ia saltar. E nesse instante se pôs de pé. Lhe disse: “Sente-se!” Ela continuou. Lhe perguntei: “Está me escutando? Sente-se!” Que coisa!
90 Quando ia saindo essa noite, havia como que quatro ou cinco homens que me encontraram juntamente com ela e me disseram: “Você entristeceu ao Espírito”.
91 Lhe respondi: “Qualquer espírito que eu possa entristecer com a Palavra de Deus, deve ser entristecido”. Lhes disse: “Não diz a própria Bíblia que o espírito do profeta é sujeito ao profeta? Se ela está testificando; o que é profecia… Falar em línguas é profecia, se tem interpretação”. E disse: “Ela deve esperar até que eu haja terminado, então pode ter sua oportunidade”.
92 Me disse um dos homens: “Porém você está ensinando a Palavra”.
93 Lhe respondi: “E nisso está me baseando”.
94 Ele disse: “Ela tinha algo fresquinho e novo do céu, algo diferente Disto”. Se isso não é regressar diretamente ao catolicismo romano, então não sei o que será. Deixemos que toda palavra de todo homem seja mentira e que todo espírito seja mentiroso e que a Palavra de Deus seja a verdade. A Palavra de Deus é primeiro! Porém o problema hoje é que tem tantas revelações e tantas coisas falsas, é que estão se prostrando e abrindo seu coração aos diabos em vez de ficarem com a Palavra de Deus. Ali está o problema. Esse é o tremendo mal. São boas pessoas, sinceras e honestas, porém a gente não pode lhes dizer nada porque lhe respondem: “Nós cremos nisto”. E são gente pentecostal. “Nós como pessoas batistas cremos nisto”. Eu creio nesta Bíblia porque é a Palavra de Deus! E eu desafio a qualquer um que me corrija na Palavra. Esta é a Palavra! Fique com Isso, Isto é a Verdade!
95 Então assim formaram a primeira igreja Católica Romana. E em vez de chamar ao líder um bispo como sempre o haviam feito, agora o chamavam “pai”, e assim continua até hoje. E eles dizem… E qualquer que seja um deles, tem que admitir que esta hóstia é o corpo de Cristo. E até certo ponto o sacerdote é um deus, porque Deus se vê obrigado a escutar a voz do sacerdote quando ele muda a hóstia ao corpo literal de Cristo. Logo homens inteligentes permitem que isso seja colocado em sua boca! Que Coisa! Quão…!
96 Porém os adoradores verdadeiros e os bispos verdadeiros permaneceram com a Palavra. Eles estavam presentes no Concílio de Nicéia e se mantiveram firmes com a Palavra, sim senhor. Entraram como mártires, porém se mantiveram firmes com essa Palavra porque não queriam nenhuma forma de idolatria. E agora quero que alguma pessoa me mostre algo que prove que em alguma ocasião São Patrício foi um católico. Não há tal coisa! Ele protestou esta igreja romana! Ele inclusive era sobrinho de São Martin.
97 Eu estava lendo os escritos de uma senhora chamada Hazelton, em seu livro: “Extratos do Concílio de Nicéia”. E ali diz que quando ela se apresentou na Universidade de Oxford na Biblioteca para tirar o livro da vida de São Martin, diz que ali havia um tipo que lhe disse: “Porém ele não foi canonizado pela Igreja Romana”. Certo que não, pois ele protestou essa coisa, tal como também São Patrício. Os homens que ficaram com a Palavra de Deus fundaram seus próprios colégios e se distanciaram de todas essas coisas.
98 E agora encontramos que isto é igual hoje em dia. A Igreja Romana continua com seu mesmo pãozinho redondo, crendo que Cristo desce e com um saltinho entra. E escutem bem isto: Sabe você que o sacerdote é quem toma o vinho? Quando deve ser tomado entre todos. “Ele passou a taça de um a outro”. Porém na forma pagã, o sacerdote tomava o vinho. Vê você? Tudo ainda é pagão, exatamente. E a coisa é que a eles nada lhes importa. Dizem às pessoas: “Eu não vou falar com você acerca da Bíblia”. O sacerdote me disse naquela ocasião: “Sr. Branham, você está tratando de falar de uma Bíblia e eu estou falando de uma igreja”.
99 Eu disse: “Deus é a Palavra”. Correto.
100 Agora bem, encontramos ainda neste dia que por isso os católicos romanos tem que ir à igreja para adorar porque lhes ensinam que Deus mora nessa hóstia redonda, ou seja, Jeová (a presença de Deus) no tabernáculo. Não podem ver que isso é pagão? Correto. Não podem ver que as pessoas que adoram qualquer coisa fora desta Palavra estão na mesma condição? A Bíblia não chama a Igreja Católica “uma meretriz” no capítulo dezessete de Apocalipse? E não fala dos protestantes como as filhas, sendo a Igreja Católica a mãe das fornicarias? É que são a mesma coisa! Ela propagou a doutrina do cálice de imundície das abominações de sua fornicação! As coisas manufaturadas de homens é sujeira e imundície; em troca, a Palavra do Deus Vivente é verdadeira e sem adultério! Oh, que Deus tenha misericórdia de nós é minha oração!
101 Irineu disse algo e o anotei textualmente: “A Palavra de Deus é como uma quantidade de jóias preciosas, as quais foram colocadas para formar a estátua de um grande e poderoso Rei. Porém os credos, os dogmas (as denominações) tomam essas jóias preciosas e com elas formam um cão e assim enganam aos ignorantes da Palavra. Isto o fazem para corromper os caminhos de Deus e para trazer reprovação sobre a Palavra”. Aleluia!
102 Você se esforça por fazer com que a Palavra de Deus diga algo para enquadrar com sua organização e você assim está tomando as jóias do Corpo do Grande Rei e com elas está formando uma imagem de um cão ou uma raposa ou um porco ou outra coisa. E dessa maneira engana aos ignorantes da Palavra. Aleluia! Porém há alguns que tem o Espírito de Deus e que se mantém firmes pela Palavra encarnada. Que Deus aumente nossas filas! A Palavra e nada mais que a Palavra. Tome você a Palavra onde Jesus disse: “Todos os céus e a terra passarão, porém minha Palavra não passará”. Logo diz: “Seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo”. E disso tiram Pai, Filho e Espírito Santo, três deuses. E tomam toda classe de dogma e formam toda classe de coisa como a aspersão em lugar de imersão, e todas essas coisas assim tornam tudo numa imundície feita pelo homem, em vez de pôr as jóias no grande Rei: Cristo. Oh, aleluia! Esse é Deus, encarnado. Cristo!
103 Estes corrompem os caminhos de Deus. Permitem que as mulheres entre à igreja com seu cabelo curtinho, com a face pintada e vestidas com vestidos indecorosos. E os homens são tão efeminados que permitem que a mulher os guie pela orelha. Chegam a sua igreja e se põem a jogar toda classe de jogos mundanos e corruptos! E logo pregadores e os demais ali na praia com mulheres nuas, vestidas com seu traje de banho, e nadam, fumam e chamam-se a si mesmos servos de Deus? Este templo é um vaso santo dedicado a Deus e não à imundície do mundo! Correto. Porém eles tem tomado as jóias de Deus e com elas tem formado um porco ou uma raposa ou um cão ou um gato ou alguma outra coisa. E logo alimentam com isso aos que não conhecem, aos ignorantes. Sim, assim o fazem. Irineu estava correto.
104 Agora, que pensa Deus de tudo isto? Será como eles dizem? “A Ele não importa”. Porém importa sim e ainda importa. Se não, então por que disse a Jeremias aquelas coisas? Por que disse isso? É que se importa. Deus tem uma maneira… Que tal se Moisés houvesse dito: “Vou tirar o chapéu em vez de meus sapatos”? Então ele nunca haveria visto a visão. Você tem que vir pela via que Deus tem provido. Deus tem uma maneira. Há tanto que poderíamos dizer.
105 Abramos a Bíblia, pelo menos, numa destas muitas referências que tenho anotadas. Abramos a Bíblia em Números capítulo vinte e cinco e aqui veremos se importa a Deus ou não. Veremos se importa ou não estes credos e dogmas e demais coisas. Dizem: “Ele é um Deus bom e olha por cima de tudo isto”. Não é assim. Ele fixa uma linha e coloca um prumo e você tem que enquadrar com isso.
E Israel deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas (escutem bem).
E convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses, e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
Juntando-se pois Israel a Baal-Peor, a ira do sEnhor se acendeu contra Israel. (com razão disse: não oreis mais por essa classe de gente).
Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-Peor.
Números 25: 1 – 5
106 “Matai a cada um deles!” Deus quer ser Deus; se não é Deus, então de maneira alguma tomará um segundo lugar. Ele não tem que permitir que Baal nem dogma manufaturado do homem, nem as teorias de algum homem, nem alguma idéia de alguma denominação, lhe estorvem o caminho, Ele é Deus e tem poder para levantar filhos a Abraão mesmo destas pedras. Ele não tem que ter suas denominações. Ele não necessita de suas grandes sociedades e suas escolas e demais coisas! Ele utiliza o que pode tomar em suas mãos, o qual é nada, lhe dá alento de vida, e nisso chega a ser algo que lhe sirva. Isso é que faz a Ele Deus. Certamente importa a Deus. Você diz: “Não importa”. Sim, importa. Certamente.
107 O Papa Leão o Grande, quem reinou desde o ano 440 até o ano 461, pensou que estava fazendo o mais correto. Agora, seu antecessor foi Victor, o qual também foi uma rata. E logo chegou este, e todos sabem como matou aos cristãos e demais coisas. E logo quem foi o que começou este assassinato público “legal”? Sabem quem foi? Foi Santo Agostinho de Hipona. Foi ele, exatamente.
108 Santo Agostinho teve oportunidade numa ocasião (assim nos diz a história) de chegar a ser um grande homem e ser cheio do Espírito Santo. Ele estava no pátio da grande escola em Lyons, França, onde havia sido mestre o grande Irineu, e também São Martin. E ele estava ali nesse pátio e o Espírito Santo chegou a ele, porém ele recusou duas vezes mais que o que era ao princípio. Então foi para Hipona, África, e ali fundou sua escola. E quero que alguém me mostre de outra maneira, eu o posso levar à história e mostrar-lhe que foi ele quem assinou com seu próprio nome que estava bem e correto matar a qualquer herege que estivesse em desacordo com os dogmas da Igreja Romana. Foi Santo Agostinho de Hipona.
109 Está presente algum estudante da Bíblia ou um que haja lido a história e conheça que isso é a verdade? Levante a mão. Certo, vejam. Santo Agostinho de hipona foi o que tomou a decisão, considerou que estava bem matar aos hereges, a quem estivesse em desacordo com a Igreja Romana. Estava dando aprovação a essa doutrina pagã, a qual os estava apartando da Bíblia e estava estabelecendo uma adoração ao deus do sol.
110 Sabe você de onde o cristianismo tirou o Natal? Cristo nasceu no mês de abril! Porém que fizeram eles? O sistema solar está diminuindo sua velocidade ao passar o tempo e cada dia é mais curto. Do dia vinte até o dia vinte e cinco é quando tinham o aniversário do deus do sol. Durante cinco dias, nesse tempo celebravam o circo romano, ou seja, celebravam o aniversário do deus sol naquele tempo. E agora podem ver o que tem? Eles disseram: “Em vez de ser “deus do sol” mudemos para que seja “Filho de Deus”. E a coisa completa é pagã desde o princípio! E as pessoas nas ruas com seus sapatos de saltos altos caminhando de maneira tão vulgar e entrando e saindo das lojas. Outro dia minha esposa estava me dizendo que ouviu alguém dizer: “Não sei o que comprar para meu pai no Natal. Meu irmão vai comprar um litro de Whiskey e o outro vai dar vinho e champagne”. E Outro disse: “Eu vou lhe dar um jogo de baralho”. Assim celebram o Natal. É pagão e adoração ao diabo.
111 Bem, porém Agostinho foi o que sancionou. Se você quer referir-se a isto, se encontra nos escritos de Schmucker, um livro intitulado: “A Gloriosa Reforma”. E aqui está algo que diz nesse livro: Que desde o tempo quando Santo Agostinho de Hipona passou o veredito à Igreja Catókica, isso deixou as portas completamente abertas para que matassem a qualquer um que negasse a essa igreja pagã. E desde o tempo de Santo Agostinho (que foi como que trezentos anos depois de Cristo) até o ano 1850 (o ano da grande matança na Irlanda), houve sessenta e oito milhões de protestantes assassinados pela Igreja Católica. Essa cifra se encontra na martirologia romana: 68.000.000. Discuta você com o historiador, eu simplesmente estou repetindo suas palavras. “Toda pessoa que estava em desacordo com o dogma católico”. Não devemos dizer “católico” porque eles não merecem esse nome. Eles são pagãos romanos. Não falando dessa gente tão preciosa, porque há milhares e milhares de pessoas nesse sistema que são igualmente sinceras tanto quanto qualquer outro idólatra. Elas pensam que estão adorando a Deus, mas à luz da Palavra estão na idolatria com ídolos por todos os lados.
112 Bem, agora eram os dogmas romanos e escutem bem isto. Quero dizer algo aqui. Já o havia passado. No ano 1640 quando houve a grande matança na Irlanda sob os jesuítas e os sacerdotes romanos, então cem mil dos convertidos de São Patrício foram mortos. Agora, se São Patrício foi católico romano, por que mataram a sua própria gente? Estas eram pessoas que trabalhavam nas fábricas e em diferentes coisas da vida. Correto. A cifra na martirologia é de cem mil, os quais eles mataram porque não estavam de acordo com o ensino.
113 Eu tenho estado em algumas das igrejas de São Patrício na parte norte da Irlanda. Sim senhor, tenho tido o privilégio de vê-las. E o que vi foi um edifício grande e simples e sem nada. Eles não tinham esses ídolos, nem lhes derramavam essas tolices nos pés, nem tão pouco tinham isso de pagar para que essas pessoas descessem e entrassem nesses ídolos. “Salve Maria, mãe de Deus”. Isso é o mesmo que faziam com Astarte, encantando ao espírito de Maria.
114 Faz uns dois ou três anos que a Igreja Católica começou com um novo dogma, o qual foi que Maria havia ressuscitado dentre os mortos e que estava no céu. Quantos se recordam disso? Sim, todos. Apareceu nos jornais e demais coisas. São dogmas! Isso está edificado sobre dogmas e não tem um só grão de verdade!
115 E agora vocês Protestantes estão igualmente errados quando negam tomar a Palavra de Deus! O dogma da igreja protestante é igual ao dogma da igreja católica; e todos estamos errados até que voltemos à Palavra do Deus vivente. Correto.
116 Vocês Assembléias de Deus, igreja Quadrangular, Pentecostais, (da Unidade, da Trindade, ou o que for). Volte à Palavra de Deus. Acabem com seus ídolos denominacionais. Eles se encantam a si mesmos (o espírito do diabo) nestes ídolos denominacionais. Sabia você disso? Denominação é um ídolo.
117 Você pergunta a qualquer um: “Você é um cristão?”
118 Lhe respondem: “Eu sou presbiteriano”.
119 “É você um cristão?”
120 “Eu sou Metodista”.
121 É você cristão?
122 “Eu sou Pentecostal”.
123 Isso significaria o mesmo que dizer que é um cão ou um porco ou algum outro animal, não tem mais sentido que isso. Correto. O que necessitamos hoje é voltar à Palavra de Deus.
124 Agora, voltando a estes trabalhadores das fábricas e demais pessoas preciosas no norte da Irlanda onde estavam as escolas de São Patrício. Agora, seu nome não era Patrício. Seu nome era Sucatus. Ele foi seqüestrado quando menino e suas irmãs foram mortas, e ele voltou porque amestrava cachorros para que cuidassem dos porcos e outros animais. E em tudo isto ele encontrou seu caminho de novo para onde vivia antes com seu pai e sua mãe. Então fundou uma escola. E essa escola no note da Irlanda nunca aceitou que o Papa fosse o vigário supremo de Deus. Eles não creram nisso e ficaram com a Palavra. Deus abençoe a esse homem santo, São Patrício. Era um grande homem. E também dizem que São Patrício espalhou todas as serpentes da Irlanda. Leia a história e veja o que sucedeu. São Patrício creu em falar em línguas; creu também em tomar as serpentes ou beber qualquer coisa venenosa. E quando ele pegava uma serpente e a atirava a um lado porque lhe estorvava o caminho, então correu a voz de que ele expulsou todas as serpentes da Irlanda. Porém isso foi porque ele creu que podia tomar uma serpente na mão e nada lhe danificaria.
125 Não tinham estes monumentos tão tremendos. Que faria Irineu hoje em dia? Que faria São Patrício hoje em dia se pudesse ver as centenas de milhões de dólares que tem sido metidos no catolicismo romano para edificar grandes igrejas e estátuas custando milhões de dólares, etc., tal como estão fazendo também os protestantes? Outro dia fiz uma declaração que sufocou a todo mundo, e por isso estou retendo essa fita. Deixe-os só, porque cegos guiam cegos e ambos caem no buraco, é tudo o que se pode fazer. E foi quando lhes disse da chamada de altar. Não houve nada disso na Bíblia, isso de chamada de altar.
126 (Esta porção da fita está incompleta – Tradutor)… E somos feitos participantes de Sua Santidade pela humilhação de nós mesmos a Sua morte e considerando-nos como nada, logo o Espírito Santo entra e nos levanta. E não confiamos em nós mesmos porque nós não podemos fazer nada, porém com Ele podemos todas as coisas. Nós em Sua imagem somos uma imagem viva do Deus vivente. Quando você se rende a Deus e Deus entra em você, que faz isso de você? O faz uma imagem vivente de Deus, não uma estátua morta assentada num canto, nem tão pouco uma denominação ali no quartel general em Washington, D.C., na Confederação de Igrejas. Não. Essa é uma estátua morta e um credo morto; porém esta é uma imagem viva, um indivíduo.
127 Outro dia chegou a meu conhecimento que alguém havia perguntado que se um homem era salvo e sua esposa não era, então que se ambos subiriam no Rapto. E a resposta foi que sendo que a esposa não era salva, então nenhum dos dois poderia subir porque o esposo e a esposa são um. Que disparate! Jesus disse: “Haverão dois numa cama, um será tomado e o outro será deixado”. Esta é uma coisa individual entre tu e Deus! Tu, rendes teu corpo, quer seja pai, mãe, filhos ou qualquer outro o aceite ou não. Amém.
128 Oh, Deus, este mundo sujo, corrupto e estas igrejas tão imundas e sujas que segundo elas se chamam “igrejas”, e estas organizações sujas e imundas com seus credos sujos e corruptos que estão contra a Palavra de Deus! Oh, Deus, traga de alguma parte uma pessoa pequena e humilde para limpar tudo isso e fazer-lhes subir a lugares celestiais e assim mostra-Te, Deus Poderoso! Amém! Que coisa mais corrupta tem chegado a ser tudo isto!
129 Nós somos feitos participantes de Sua Santidade. Nós em Sua imagem, nós somos imagens viventes de um Deus Vivo. E assim somos mortos a nós mesmos e ressuscitados com Ele. Agora escutem bem isto: “É Sua Palavra feita carne novamente em nós”. Oh irmão Neville, olhe isto! Que é? Não é um deus místico e imaginário assentado ali longe, porém é o Deus Vivente. E que é o Deus Vivente? É a Palavra em você fazendo-se real. Oh Deus! Seguramente crêem que sou um fanático, e talvez o seja. Porém irmão, o podes ver? Triunfando sobre toda denominação, triunfando sobre todo paganismo: um Deus vivo manifestado num templo vivente e a Palavra de Deus (a qual é Deus) é feita carne em você. Por que? Porque está assentado em lugares celestiais, triunfando sobre todas as coisas em Cristo Jesus. Amém! Como o amo! Tenho que saltar algumas coisas e continuar.
130 Agora escutem bem. O menor de Seus crentes, não importa por quanto tempo haja crido, nem quão pequeno ou o que seja você, o menor de Seus crentes estando Nele, tem toda maldade sob seus pés. O podem ver? Olhem: Cristo é a cabeça do corpo. Correto? Onde se encontra a cabeça também está o corpo. Glória! Onde for minha cabeça também leva meu corpo consigo. E onde está Jesus, a Igreja também está com Ele. Amém! E Ele não sai de Sua Palavra. Ele se mantém em Sua Palavra e cuida dela para faze-la manifesta. Sua Igreja está com Ele.
131 E veja isto: Você diz: “Irmão Branham, eu sou o menor”. Isso seria as plantas de Seus pés. Porém recorde, Ele já tem triunfado com você sobre tudo e mesmo tu que te sentes como as plantas de Seus pés, agora toda a enfermidade, todo diabo, todo poder e mesmo a própria morte estão debaixo de teus pés, abaixo de ti. Glória! Eu nesta manhã não sinto que tenha cinqüenta e dois anos. Esta é a verdade. Se tão somente pudesse conseguir com que esta igreja visse isto, então irmãos, seríamos uma Igreja triunfante. A maldade estaria abaixo de todos os crentes. Glória!
132 Escutem isto: Você diz: “Irmão Branham, eu não tenho poder”. Eu tão pouco. Eu não tenho poder. “Irmão Branham, eu sou muito fraco”. Eu também. Porém a coisa está em que eu não estou dependendo de minhas forças. Não são as minhas forças. Eu estou dependendo de minha autoridade. Vê? A autoridade que me foi dada. Não sou eu o forte, é Ele o forte, e eu sou como este exemplo: Digamos que o tráfico vai cruzando pelas esquina da Quarta rua e da rua Broadway aqui em Louisville, e estão passando rápido, como que a cem quilômetros por hora, e tanta gente está correndo e fazendo suas compras; porém um homem pequeno sai à rua e levanta a mão e com isso se aplicam os freios. Esse homem não tem nem suficiente força para parar um só carro, mas é que tem a autoridade. Glória! Não é seu poder.
133 Se um desses carros o apanha, o faz pedaços; porém apenas com o levantar da mão… por que? É que os motoristas dos carros reconhecem o uniforme. Irmão! Eles reconhecem o uniforme e aplicam os freios. Por que? Olhem sua autoridade e vêem o que o sustenta. O sistema completo da cidade o sustenta. Toda a força da lei o sustenta. Isso é o que representa esse uniforme. Ele é diferente. Sim senhor, porque ele é um oficial, e os carros param. Um só carro poderia lhe passar por cima e fazer-lhe pedaços, porém lhes convém não faze-lo, pois veja o que o sustenta. Aplicam os freios e os pneus cantam. Ele não tem que dizer uma só palavra; apenas com o levantar do braço detém tudo. Correto. Sua autoridade procede da força da lei, e a lei completa o sustenta. Ele mesmo é fraco, porém que o sustenta? Essa é a coisa. E sua veste, ele está todo vestido em seu uniforme. E é assim com isto, não o ídolo, mas como deve estar vestido o individuo. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus!” “Tomais o capacete da salvação”, e o escudo (tão grande quanto o tamanho de uma porta)… o escudo da fé. Oh irmão, não é o que ele é, mas o que ele representa, falando do oficial! Não é aquele homem pequeno de pé ali, ele é um homem como qualquer um, porém é o que ele representa.
134 Agora, nossa armadura é o Senhor Jesus Cristo. Sim senhor. Quando qualquer diabo vê isso, ele rapidamente aplica os freios. Quando eles vêem a completa armadura de Deus, o verdadeiro batismo do Espírito Santo (amém!) e vêem que vem diretamente do Trono de Deus, vestido na armadura completa de Sua ressurreição (Amém!), e não que você seja algo porque você não é nada, mas é o que o vem sustentando. Por que? Porque você está morto; você tem se unido ao exército ou ao corpo de polícia e a coisa completa o sustenta. O vê? Você se conta como morto, você não é nada e você só não poderia fazer nada, porém é sua autoridade que lhe tem sido dada, porque está ressuscitado e assentado em lugares celestiais em Cristo Jesus; e o diabo reconhece isso. E todos aplicam os freios quando essas mãos são levantadas.
(Aqui falta outra porção da fita, e o irmão Branham já aparece orando – Tradutor).
135 …E os dias que Ele via que estavam por diante, sabendo que as coisas estariam assim como estão, quando Ele mesmo seria expulso de Sua própria Igreja na Era de Laodicéia. Ele disse: “Eis que estou à porta e bato”. Aquela organização o havia expulsado e tem feito igual hoje, porém Ele ainda está à porta batendo.
136 Oh Deus, que os membros de Seu corpo se dêem conta que estamos na Igreja Triunfante. Estamos em Cristo e estamos assentados sobre todas estas coisas do mundo. Por que desejarão nossas mulheres cortarem o cabelo? Porque desejarão mostrar sua carne com esses vestidos tão imorais? Por que terá nossa gente fome em seu coração de ouvir a um como Elvis Presley ou qualquer outro destes mundanos que se põem ali com sua guitarra e sua música tão horrível e com isso impulsionam as nossas jovens para que movam seus corpos e a que tirem sua roupa interior e a fazer tantas coisas? Oh, Deus! Esse moço Elvis Presley, reclamando ser da Igreja Pentecostal, oh Deus! Este outro, Pat Boone, o qual diz que pertence à Igreja de Cristo. Oh Deus, tantas coisas tão sujas e imundas, oh Deus, e chamando-se da Igreja de Cristo!
137 Deus, nós reconhecemos que o escudo de autoridade não é o nome de alguma denominação, mas o poder da ressurreição de Cristo em cada vida individualmente. Deus, conceda que esta gente assentada aqui nesta manhã se esforce por entrar nisso. E se esta fita chegar a sair entre o povo, Senhor, deixe-lhe saber que isto não foi dito como que por malícia, porque então eu mesmo estaria muito errado, porém é para que a Igreja seja verdadeiramente triunfante e reconheça seu lugar e que possam ver onde se originaram todos estes ídolos, e que possam ver onde se originaram todos estes ídolos, e que saibam que foi a Igreja Católica a que plenamente fez os ídolos e agora os protestantes também tem fabricado sua organização, os quais estão igualmente errados, porque negam a Palavra e tem “aparência de piedade, mas negam a eficácia dela”.
138 Oh Deus, quão verdadeira é Tua Palavra, toda a Palavra! Agora, Pai, pedimos que perdoes nossos pecados e que esta mensagem penetre até o mais profundo de cada coração, e que as pessoas, que esta igreja, que agora está em processo da construção de uma igreja, que eles nunca ponham o olhar em algo muito belo, mas que somente seja algo suficiente para proteger as pessoas. Deus, que eles nunca cheguem a dizer: “Nós somos daquele grande tabernáculo que tem a grande cúpula”. Deus, permita que seja apenas um edifício simples e que nunca perca a vista do objetivo, de Jesus Cristo. Que seja Ele o que encha seus templos, logo o fogo e o poder do Espírito Santo cairá sobre o altar de seus corações. Porque Senhor, ali é onde está o verdadeiro altar, sobre o coração de cada individuo. Rogo nesta manhã que esta Palavra pese tanto sobre o altar de cada coração até que nunca possam se apartar disso e que então venham ao Evangelho com mentes sãs e com entendimento, crendo na Palavra e não abrindo seu coração aos poderes do demônio ou às sensações ou aos gritos ou aos saltos ou a nenhuma outra manifestação de forma física ou a essas coisas, mas que seja o verdadeiro e genuíno Espírito amoroso de Jesus Cristo onde Ele se manifestará em amor e poder. Conceda estas coisas Senhor. Cure aos enfermos e aos aflitos. Pedimos estas coisas no Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro no Calvário.
Eu O amo, eu O amo,
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro, no Calvário.
139 Agora com nossas cabeças inclinadas, quantos estão dispostos a colocar seu coração sobre o altar e assim fazer de seu coração um terreno onde Deus possa semear Sua Palavra no altar de seu coração, o qual produzirá a vida da ressurreição de Cristo? Levantem as mãos e digam assim: “Deus, esse é meu desejo de todo coração”. Deus abençoe seus corações famintos. Há muitas mãos levantadas. Me vem à memória o hino que diz:
Deixe tudo, deixe tudo,
Leve tuas cargas ao Senhor e deixe-as ali;
Se confiarmos e nunca duvidarmos,
Seguramente Ele nos livrará,
Leva as tuas cargas ao Senhor e deixe-as ali.
140 Em teu próprio coração recorde a Cristo o Salvador, recorda que Ele morreu por ti, e se tu agora morres em ti mesmo, isso esvaziará teu corpo; esvaziará teu coração de todas as coisas deste mundo e todos os prazeres, então ressuscitarás com Cristo. Se não tens sido batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, aqui há um batistério cheio de água. E quando você sai dessa água, então está ressuscitando para caminhar com Cristo numa vida nova. Você então está morto e já não terá esse caráter mau, todas as coisas tem passado e já é uma criação nova em Cristo. Então Ele levanta a você com o Espírito Santo e o coloca em lugares celestiais consigo mesmo completamente sobre todos os poderes deste mundo. Não importa quão pequeno você seja, quer seja uma lavadeira de roupa ou um irmãozinho que nem conhece o abecedário, não importa quem seja você. Você está triunfante em Cristo, sobre todas as cosias. Sua autoridade é sobre todo demônio e todo poder que tenha o diabo. Você está triunfante em Cristo.
141 Enquanto tem as cabeças inclinadas, eu sei que há um irmão que tem chegado até aqui nesta manhã, um chamado Jim Sink, o qual creio que tem sido reconhecido como um mestre desta Palavra. Não é assim irmão Sing? Vamos lhe impor as mãos antes de orar pelos enfermos, para assim ordenar-lhe como um ministro, um de nossos próprios irmãos, para que saia às igrejas a pregar o Evangelho. Irmão suba aqui. Irmão Neville, venha. Irmão Junior Jackson, está você presente? Ou qualquer outro irmão desta fé?
142 Nosso irmão Jim Sink crê neste Evangelho que nós pregamos, o filho de Deus. Ele crê que Jesus verdadeiramente e o Filho de Deus nascido da virgem. Correto irmão Sink? Crê você que Ele morreu e que ressuscitou ao terceiro dia, triunfando sobre todas as coisas e que agora está assentado à destra de Deus e no centro do poder de Deus no Altíssimo, sempre vivo para fazer intercessão por nós? Crê você no batismo nas águas no Nome do Senhor Jesus Cristo para o perdão dos pecados? Crê você no Batismo do Espírito Santo na medida como Deus o dará juntamente com os sinais e os milagres seguindo aos crentes? Ele crê nestas coisas. E eu creio que ele tem tido uma vida sem reprovação ante o povo. Ele prega aqui na igreja com freqüência quando se pede a ele e tenho encontrado que é um maravilhoso homem de Deus.
143 Agora, para esta igreja, há algum homem presente que tem alguma palavra que dizer contra o irmão Sink? Diga-o agora ou fique calado para sempre. Quantos crêem que com a pregação desta mensagem e com esta Palavra que nosso irmão Sink… e vocês crêem que com o testemunho enviado desta igreja como um ministro do Evangelho, para proclamar estas mensagens assim como a que tem sido pregada nesta manhã, a qualquer parte do mundo onde o Senhor lhe enviar? Levantem as mãos, e com isso dirão: “Irmão Sink eu estarei orando por você”. Deus lhes abençoe. Inclinemos nossos rostos. Irmão Neville, ponha você suas mãos sobre o irmão Sink. Irmão Sink ponha você suas mãos sobre a Bíblia.
144 Nosso Pai Celestial, trazemos a Ti nesta manhã a um homem que tem sido tirado da corrupção deste mundo. Ele se tem considerado como morto a si mesmo e tem aceitado a Cristo como seu Salvador, tem sido batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo e tem sido tirado das águas com a promessa de receber o Espírito Santo, e agora em lugares celestiais; porém ele sente o chamado sobre sua vida para entrar ao ministério. Deus, como anciãos desta igreja, a assembléia completa e demais, para vigiar sobre este rebanho do qual o Espírito Santo nos tem dado o cuidado, o rebanho completo levantou suas mãos dando testemunho que o irmão Sink é um homem justo. Em vista disso, nós agora impomos nossas mãos sobre ele: o irmão Neville, Teus anciãos e eu, e nisto fazemos a oração de fé e ordenamos a nosso irmão Jim Sink ao ministério de Jesus Cristo. Conceda que ele seja cheio do poder de Deus. Que ele nunca se aparte da Palavra e que ganhe almas para Ti. E Deus, agora mesmo prometemos nossa lealdade e nossa irmandade a ele para sustenta-lo onde quer que se encontre e oraremos por ele e lhe ajudaremos de qualquer forma que pudermos. Receba-o, oh Deus, enquanto o apresentamos a Ti no Nome do Senhor Jesus Cristo o Filho de Deus. Amém.
145 Com suas mãos sobre a Palavra, meu irmão Sink, eu te ordeno um irmão em Cristo em nosso companheirismo no Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém. E a congregação disse: “Amém”. Deus lhe abençoe, há muito que fazer no Evangelho e estamos em necessidade de tais pessoas. Os estamos apoiando cem por cento com tudo o que podemos fazer para ajudar-lhe. Deus lhe abençoe.
146 Oh! Não é maravilhoso o Senhor? Todos mantenham-se o mais reverente possível por uns dez minutos. Os que tem os cartões de oração, aqui fizemos uma declaração que as pessoas que queiram receber oração venham com seus cartões de oração, aqui fizemos uma declaração que as pessoas que queiram receber oração venham com seus cartões de oração e isso é para manter a ordem. É que entram de novo na fila e tratam de usar o dom de Deus como uma coisa de magia ou de brincadeira, porém nós não cremos em fazer as coisas dessa maneira. Nós cremos em permitir que Deus faça Sua obra. Crêem vocês assim? Quantos crêem que esta mensagem desta manhã é a verdade? Obrigado, obrigado, Deus lhes abençoe. Eu creio de todo meu coração, alma e mente.
147 Parece que temos como que cinqüenta pessoas por quem orar. Agora escutem bem. Cada um de vocês estão em Cristo. Estão em Cristo Jesus, triunfantes; sobre toda enfermidade. Todos vocês nesta fila de oração que são cristãos, crentes renascidos, levantem a mão. Então sua posição é em Cristo e já são triunfantes. A única coisa que tem que fazer agora é aceitar e crer que o que Deus tem dito é a Verdade.
148 Não me seria possível passar toda a fila em discernimento, porque seria muito e nos tomaria muito tempo. Não seria para mim porque eu sinto que poderia ficar o resto do dia, me sinto muito bem. Eu sei que isto é a verdade. Louvado seja o Senhor! Agora mesmo estamos em Cristo! Amém! Que coisa! Serão verdade estas coisas que tenho ensinado? Se assim é, então Ele se manifestará a Si mesmo. Correto.
149 Quantos de vocês na linha de oração são estranhos? Eu conheço a alguns, porém os que não conheço, levantem suas mãos. São vários. É Ele Cristo? O crê você? Tem que ter fé e tem que crer. Se não o crê, então não funcionará. Você tem que reconhecer seu lugar e sua posição. Correto irmão West? Correto. Conheça seu lugar.
150 Cristo prometeu: “As coisas que eu faço, vós também as fareis”. Creia-o de todo coração.
151 Aquele homem de pé ali tem algo mal nos quadris. Crê você com todo seu coração? Você não pode entrar na fila de oração, porém pode regressar a seu assento, isso vai lhe deixar e lhe digo que não é câncer. Sente-se. Jamais tenho visto a esse homem em minha vida. Se nós somos estranhos irmão, levante sua mão. Que tem? Está curado.
152 Todos vocês aqui pelo altar, crêem? E você? Nós somos estranhos, eu não lhe conheço, porém Deus o conhece. Crê você que eu sou Seu servo? Crê nesta Mensagem que eu prego? Que tal se lhe digo que o mal que você tem em suas costas, lhe deixará? O crerá de todo coração? Sr. Burkhart, regresse ao Estado de Ohio, estás curado.
153 Você não está aqui por si mesmo, está por outra pessoa. É uma mulher e ela também é de Ohio. Correto. E seu nome é Alice McVan. Correto. Ela tem tido uma operação por causa de males no estomago e outros problemas femininos e tem estado muito nervosa, correto? Creia você e ela será curada. Creia com todo seu coração e ela ficará sã.
154 Como está você? Eu não lhe conheço. Somos estranhos, verdade? Crê você que eu sou Seu servo? Crê você que somos triunfantes em Cristo? Se você crê assim como está com seu nervosismo e problemas que tem, Sra. Allen, então você pode voltar para sua casa.
155 Eu creio que somos estranhos, verdade? Eu nunca a vi antes. Esta é a primeira vez que temos nos visto, somos estranhos. Você crê que sou Seu profeta? Crê? Você está sofrendo de um mal no rim. É correto, verdade? Você não é daqui, vem do sul e você está orando por seus filhos inconversos. Esse é seu esposo detrás de você. Ele está orando por um homem, um amigo que tem em seu coração. Olhe, eu vejo a alguém, vocês são os pais de um amigo meu. É um homem que vem a este lugar que se chama L.C. ou S.T. Ele é um homem baixo gordo e com cabelos negros, o vejo de pé aqui ante você. Volte para sua casa, já tem sua petição. Está aquele homem presente nesta manhã? É um homem que vem do Estado de Geórgia. Sim, ali está. Nunca em minha viuda havia eu visto seus pais e você sabe que é a verdade. Porém nesse momento eu vi você aparecer aqui ante mim e sabia que assim era. Vocês tem sua petição, não duvidem.
156 Todos crêem de todo coração? Cada um de vocês estão em Cristo. Você diz: “Esse é o Evangelho”? Isso é exatamente o que fez Cristo Jesus. É exatamente o que fizeram os apóstolos e é exatamente o que fizeram Irineu, e os demais. O crêem? Venha aqui ancião. Este irmão Neville, meu irmão, é um homem de Deus. Eu o creio. Vamos passar por esta fila e orar por esta gente e impor as mãos sobre cada um. Cada um de vocês crêem que vai ser curado? Todos vão crer assim? Então inclinem seus rostos, estamos na Igreja triunfante.
(O irmão Branham ora por todos os enfermos na fila de oração – Tradutor).
157 Não estão vocês contentes por serem um daqueles? Um daqueles tão humildes que tem se esvaziado e tem se humilhado, não ante algum altar, porém ante o Deus vivo; não ante uma organização para pôr seu nome num livro; mas ante um Deus vivo; não recitar um credo, mas para permitir que a Palavra seja feita carne em você? Veja, é isso. E você tem se humilhado e nisso, Ele tem exaltado a você; não para ser impetuoso, ou muito altivo, dizendo: “Eu sou isto ou aquilo”; mas dizendo: “Eu sou isto ou aquilo”; mas dizendo em doçura: “Como chegou Ele a salvar a um inútil como eu, como o fez?” Assim é como se sente o verdadeiro cristão. Não o crê você assim? Oh, Ele é tão real!
158 Oh irmãos, estou eu tão agradecido por este grande caminho do Evangelho e por podermos viver neste caminho glorioso do Evangelho!
159 Agora amigos, até que nos encontremos no Trono de Cristo novamente; quando você estiver orando, orai por mim. Deus lhes abençoe. Não posso dizer que sinto muito havê-los detido tanto tempo. Para vocês que tem algum lenço aqui no púlpito, eu impus minhas mãos e orei por eles enquanto orávamos pelos enfermos, se o notaram, o fiz quando desceu o Espírito. Não entrei em muitas visões porque estou muito fraco e cansado. Já tenho como que duas ou três horas aqui pregando e somente comecei a ter alguns ao começo da fila para que vissem que Deus é Deus.
160 Agora recordem, cada um de vocês tem poder em Cristo, ou melhor dizendo, não é que tem poder, mas autoridade própria. Estão exaltados sobre tudo, não que você mesmo haja se exaltado, mas que Cristo lhe tem levantado. Quanto mais Cristo lhe levanta, então mais você quer se abaixar, vê? Se sentirá tão humilde. Então como poderá Ele salvar a um tão inútil como eu? Como o chegou a fazer? Porém a coisa é que o fez e eu estou tão agradecido por isso. Amém!
161 Aqui está seu pastor, o irmão Neville.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...