CRISTIANISMO CONTRA IDOLATRIA
17 de dezembro de 1961
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Gravações A Voz De Deus [EUA]


1 Esta é sua. Esta lembrancinha para mamãe. Dê essa para…? E peça para arrumá-las, e então    esta pequena…?…

Obrigado, irmão Neville, o Senhor o abençoe.

Bom dia, amigos. É um privilégio estar de volta ao tabernáculo esta manhã, sentindo-me renovado e bem. Anteontem nem conseguia falar. Peguei esse vírus  que  anda por aí, sabem, entra na garganta e o deixa rouco, mas o Senhor me ajudou e me livrou dessa condição para poder falar-lhes esta manhã.

2 E estamos contentes por haver um belo tabernáculo lotado e pessoas em pé. Gostaria que tivéssemos lugar para dar aos que estão em pé. Seria um prazer se tivéssemos, mas acho que está tudo ocupado. Sei que não gostariam de vir e se sentar com estas crianças no altar e dar as costas para esta outra direção.

3 Agora, faz alguns dias que estou estudando história, e pensei em, talvez, esta manhã, em vez de pregar, poderia ensinar um pouco sobre a Palavra de Deus. E agora, provavelmente, nos atrasaremos um pouquinho, assim vou… alguns de vocês que queiram trocar de lugar com os que estão em pé, ou algo assim, sem dúvida seria ótimo se pudessem—se pudessem trocar e lhes dar um pouco de descanso.

4 E agora, muitos dos amigos, dos meus amigos, vêm, alguns de muito longe, desde a Georgia, de Ohio, Tennessee, diversos lugares, Illinois, Missouri, Michigan, vêm de Chicago, só para uma pequena reunião como esta no tabernáculo. Fico tão agradecido por pessoas assim. E não só isso, mas gostaria de dizer isto, não em benefício de… mas em benefício da Palavra de Deus: Quase todas essas pessoas não só vêm, como também trazem seus dízimos para entregá-los à igreja, para ajudar.

5 Agora, são amigos leais. Não  se  pode  esquecer  de  pessoas assim.

6 E então, às vezes, talvez eu tenha de dizer algo que as magoe, mas depois vocês verão o que significa. No coração, você não quer fazer isso, mas ainda assim há Algo que diz: “Você… tem de ser feito,” vejam, então, você tem de fazer.

7 E ao vê-los vindo de toda parte e—e tentando servir ao Senhor, e crendo no ministério que o Senhor me deu, e confiando que sou servo Dele, que não lhes diria nada errado, então, com absoluta sinceridade realmente tenho de fazer tudo que sei para—para pastorear as almas dessas pessoas; sabendo que não vêm aqui só para serem vistas, cruzando montanhas e colinas congeladas, e vindo por estradas congestionadas, e seus filhos com falta de alimento e com sono, e sua mala na parte de trás do carro. E, sabem, é difícil.

8 Mas a Bíblia falou de tais pessoas no Livro de  Hebreus, capítulo 11: “Até mesmo o mundo não é digno de tais pessoas.” Eu—eu digo isso porque é de coração.

9 E muitos são daqui de New Albany e Louisville, e imediações, de Kentucky, e diversos lugares não tão distantes, todavia são leais em vir, de carro pelo gelo, neve, tudo mais, para chegar aqui.

10 Agora, domingo que vem é véspera de Natal. E achei que estava… tinha uma mensagem de Natal para a igreja, mas eu—eu tive um sentimento pelas criancinhas, que devo dizer que se elas… se eu estivesse aqui, então as criancinhas provavelmente, muitas delas de longe, perderiam seu Natal e tal. Então seria meio difícil para essas criancinhas. Mas antes de ir… Agora, nós…

11 Sei que aqui não ensinamos nossos filhos sobre esse mito de Papai Noel. Não cremos em contar mentiras a ninguém, então vocês não vão mentir para seus filhos. Coisa assim é o auge da mitologia, disso ocupar o lugar de Cristo no Natal.

12  E o Natal perdeu… O Natal não é mais uma adoração; é uma celebração: beber, jogar, fazer farra, pagão ao extremo. E não é… E eu queria… Talvez, depois do Natal, eu fale de novo sobre o Natal, vejam, para não privar os pequenos… Mas não se pode dizer isso a criancinhas assim. Elas veem as criancinhas na noite de Natal ganhando presentes de Natal e coisas assim, elas não entendem. Estão vendo? Elas só… são muito pequenas. E temos de nos lembrar delas, que são… que têm coisas em comum. Temos de pensar como pequeninos para nos lembrar dessas criancinhas, que elas mesmas…

13 Estou muito—falando muito alto, irmão, com volume alto demais? Estão me ouvindo bem, aí  atrás,  bem  atrás?  Hã? Esperem, estou perto demais. Qual microfone está ligado, os dois, este e este? Eu—eu acho que é aquele ali que está bom. Esse é—esse é… Agora, como está, assim está melhor? Agora, ótimo, bom.

14 Agora, os pequeninos têm de entender. Sabem, são—são pequenos, e temos de nos lembrar que também já fomos.

15 E lembro-me de quando éramos criancinhas, eles saíam e cortavam um cedrinho em algum lugar, e mamãe fazia pipoca e amarrava com barbante em volta dela. Era quase tudo que havia na árvore. Mas pendurava aquelas meias velhas e esfarrapadas lá como… E, oh, e talvez ela pegasse um… talvez um saquinho de balas, e aquelas balinhas duras, (e duas ou três para mim, e duas ou três para Humpy, e duas ou três para este), só umas balinhas, e ficávamos com elas o dia todo, chupando, sabem. E enrolávamos num pedacinho de papel e colocávamos no bolso. E se ganhávamos um revólver de brinquedo, ou—ou um pequeno apito para soprar, era uma grande coisa, nos animava.

16 Hoje, claro, é diferente. Os pobres ganham um pouquinho de dinheiro, e podem comprar mais coisas para os filhos, eles se vestem melhor, comem melhor, vivem melhor. E toda—por toda parte acho que estão em melhor situação e com a condição salarial de hoje. E,  portanto,  as  criancinhas,  é  preciso  dar- lhes algo.

17 Mas não deixem de sempre dizer-lhes que não existe isso de Papai Noel, pois não está certo. Um dia destes elas virão e dirão: “E como fica Jesus então?” Entendem? Entendem? Assim, digam-lhes a Verdade, sejam honestos com todos. Seja a Verdade. E vocês não diriam algo errado, principalmente a seus filhos, pois eles se levantariam e diriam… Eles creem que vocês são cristãos, e querem que vocês… Creem que o que vocês lhes dizem é a Verdade. Assim, não deixem de lhes contar a Verdade, então dará tudo certo.

18 Agora, e então, se puder, quero ter pelo menos mais uma noite ou um dia para o tabernáculo antes de partir em meus próximos anos de serviço… ou melhor, ano de serviço.

19 E se for a vontade de Deus, quero tentar  conseguir  mais reuniões no exterior este ano, pois sinto a necessidade disso. Especialmente na Suí-… na Suécia e Noruega, e muitos dos escandinavos—dos países escandinavos, e na Ásia. Sinto que devemos estar desesperadamente em oração sobre estas coisas, pois devemos aprender a direção do Espírito Santo e a direção em que nos conduz, e as coisas que devemos fazer.

20 Estudando a história primitiva da igreja, a de Broadbent, e de Hazeltine, e muitos de seus comentários sobre isso, Pais de Niceia… E ontem concluí a vida completa de São Martinho, que a igreja católica se recusou a canonizar; Deus o fez. Assim eles… de sua grande vida, e como os mesmos sinais e prodígios seguiram esse homem ao longo da vida; como ressuscitou dois mortos, expulsou espíritos malignos, falou em línguas desconhecidas, e teve visões e tal, e como foi um grande homem. Todavia, o verdadeiro segredo do seu poder era ser humilde perante Deus. E vemos hoje que a igreja, mesmo ensinando seu poder e ensinando que os sinais seguem o crente, ainda assim os vemos cheios de si, “sou melhor do que você,” e isso, não—não é próprio da Igreja primitiva, vejam. Eles eram humildes e amáveis uns com os outros, e afáveis, compreensivos. E é tão diferente hoje. E será que muito disso não nos desviou do—do verdadeiro âmago da— da Mensagem, pois, vamos querer nos humilhar. Mantenha-se… Quanto mais humilde puder ser, mais Deus o usará.

21 Estudando mitologia e todos esses mitos, o Natal em si é um mito. Não é  nenhum…  Não  há  nada  de  verdadeiro  no  Natal. O Natal nem foi mencionado na Bíblia, nunca adoraram o dia de nascimento de Cristo. Não havia isso. É um dogma católico romano, e não um ensino cristão, não há Escritura para isso em parte alguma da Bíblia, e durante os primeiros cem anos depois da Bíblia, vejam, nada disso. É só um mito. Papai Noel, comércio, tudo, tudo isso tornou-se uma grande miscelânea.

22 Se buscassem e estudassem o começo disso e olhassem agora, vocês veriam onde estamos. Não resta nada, nada pode ajudar, exceto a Vinda do Senhor. Só isso. Não há nada agora que possa nos ajudar a sair deste caos, exceto a Vinda do Senhor.

23 Este é o interruptor que corta a gravação das fitas? Talvez melhor deixar tudo isto fora, não divulgar, porque é muito duro. Mas digo isto para… Estão gravando fitas agora? Não vendam estas fitas, vejam, estas fitas não são para venda. Elas podem circular na igreja, ou assim por diante, mas… porque é… causará confusão, com toda a certeza. Estão vendo? Assim, segurem até as arrumarmos de forma diferente.

24 Agora,  antes  de  abordarmos  a  mensagem,  e  tentem  ficar o mais concentrados e tranquilos possível. Não vou demorar muito, mas quero dedicar tempo para que… esclarecer, para que realmente entendam. Agora, vamos primeiro… Agora, se não houver mais nada, creio que até agora há…

25 [O irmão Neville diz que há alguns lugares disponíveis—Ed.] Sim, que aquelas senhoras que estão aí de pé na lateral venham para cá. Há um lugar aqui em cima para as irmãs. Sim. Aqui tem um, bem aqui em frente. Aqui tem uma cadeira, bem aqui atrás. Há crianças aqui no altar, se alguém quiser subir, e uma criancinha der seu lugar a algum adulto de pé… Ora, há espaço no—no altar aqui para as crianças, e os adultos poderiam ficar com o lugar. Aquelas senhoras de pé lá atrás da pilastra. Se vocês… Está bem aqui atrás no canto, mas é… é melhor do que ficar aí de pé. Se quiserem ficar…

26 Há algumas aqui na plataforma. Agora, alguns dos irmãos que queiram vir aqui, estas crianças têm… Aqui está uma ao lado do irmão Way. Venham agora, sentem-se aqui em volta, para que todos… fiquem à vontade, sintam que estão… sintam-se em casa. Há um lugar bem aqui, irmão Shelby, aqui em cima na plataforma, se quiser vir aqui e sentar-se junto a nós, aqui em cima mesmo. E o irmão Evans e o irmão Charlie e vocês, aqui tem—aqui tem um lugar, bem aqui, e um bem aqui, e dois—dois bem aqui. Venha, irmão aí de… venha, fique confortável para podermos… deixar todos sem se movimentar o máximo possível para o—para o culto, para que não fiquem cansados e esgotados e de pé.

27 Alguns de vocês aí atrás… irmã lá atrás na entrada, de pé bem lá atrás na entrada. Vocês estão… ainda há lugar. Aqui tem outro, é um banco de piano que alguém pode usar, se quiser vir e se sentar nele. Estaria bem. Vejo uma senhora lá atrás apontando para um lugar desocupado ao seu lado, assim, está bem. Fiquem o mais confortável possível agora.

28 E  agora,  enquanto  nos  acomodamos,  vamos…  São  uns vinte minutos, dez horas e vinte e três minutos deste dia, dezessete de dezembro. Está  chuvoso  do  lado  de  fora,  aqui em Jeffersonville esta manhã. E—e estamos mal por fora; mas sentindo-nos bem por dentro, maravilhoso, sabendo que estamos nos aproximando, a Vinda do Senhor está próxima, e nos aproximando da Eternidade. E estamos tão agradecidos a Deus de podermos nos pôr de pé, esta manhã, e transmitir ao crente e ao incrédulo a Palavra do Deus vivo. Confiando que será um grande dia para todos entendermos as coisas do Senhor.

29 Agora, inclinemos a cabeça só um pouco para oração. E enquanto estamos de cabeça inclinada, se houver alguém que gostaria de ser lembrado, levante as mãos a Deus, lembre-se do seu pedido no coração. Obrigado.

30 Nosso Pai Celestial, como agora estamos no  tabernáculo, todos sentados, e o microfone está ligado, e os gravadores funcionando, e os cristãos orando, pedidos foram manifestados. E por umas duas ou três semanas estudei constantemente sobre esta mensagem para hoje. Só umas palavras que talvez o Espírito Santo use para deixar claro o assunto no coração das pessoas, para que vejam o tempo em que vivemos, e se prepararem para se encontrar com o Senhor Deus. Rogamos por todos os nossos enfermos e aflitos em toda parte.

31 Ó Jesus, lembra-Te da Tua Igreja, Igreja universal, em todo o mundo esta manhã, alguns nas matas, alguns no vale da decisão, alguns deles estão no topo da montanha. E em todo o mundo Teus filhos estão dependendo de Ti e invocando-Te. E como João de outrora disse na Ilha de Patmos: “Ora vem, Senhor Jesus.”

32 E entendemos que não estamos sem a presença do inimigo, ele está sempre perto para impedir ou parar, e fazer qualquer coisa que possa. Mas, ó Senhor, concede fé aos Teus filhos esta manhã, poder para se elevarem acima do inimigo, para abrir o coração e fazer de suas almas um campo de terra fértil onde a Palavra da Vida possa ser semeada e produza grande alegria e uma vasta colheita.

33 Rogo, Senhor, que abençoes Tua Palavra e Teus servos. Ajuda esta minha voz fraca para que eu fique firme pela unção do Espírito Santo. E então, na fila de oração, dá poder e fé, Senhor, para que não haja uma pessoa debilitada entre nós quando deixarmos este edifício. Concede, Senhor.

34 Sabemos que estamos vivendo no tempo do fim. E pedimos- Te que nos abençoes agora enquanto continuamos a esperar em Ti e lemos a Tua Palavra. Rogamos em Nome de Jesus. Amém.

35 Agora vou ler dois ou três lugares na Escritura, e como anunciei domingo passado que hoje tentaria falar sobre Cristianismo Contra Idolatria. E esse é o nosso tema para esta manhã. E agora, não sou teólogo nem estudioso da Bíblia, de modo algum, só um iletrado que ama ao Senhor Jesus de todo o coração. Não afirmo ser teólogo nem tento tomar o lugar de um, só tento, na humildade do meu coração, explicar essas coisas que sinto que o Espírito Santo me revelou, e devo dar à minha igreja. Porque é do meu interesse que esta igreja cresça, que esta igreja esteja espiritualmente correta. É do meu interesse porque esta igreja é do interesse de Deus, e o interesse Dele é o meu interesse. Assim, devo cuidar disso.

36 Lendo as histórias antigas sobre Irineu e os demais, como conservaram suas igrejas sem mácula, das coisas do mundo, como aqueles antigos professores se levantaram lá e realmente permaneceram com aquele Evangelho. A Bíblia não estava escrita então da forma que A temos agora, não até a Reforma, e Lutero a imprimiu. Mas eles—eles tinham o que chamavam O Evangelho e Apóstolo. Evangelho e Apóstolo, e ficaram com isso.

37 Agora, os dois lugares que temos em vista ler esta manhã, um deles encontra-se no Livro de Jeremias, capítulo 7, e começando com o versículo 10 até o 18. O outro lugar encontra-se em Atos 7:49. E se querem marcar o texto para isto, ou o texto extraído disto, Jeremias 7, seria o versículo 18. Quero começar lendo a partir do versículo 10.

E então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Fomos libertados para fazermos de todas estas abominações?

fí pois esta casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu, eu mesmo, vi isto, diz o SENHOR.

Mas ide agora ao meu lugar, que estava em Siló, onde, ao princípio, fiz habitar o meu nome, e vede o que lhe fiz, por causa da maldade do meu povo Israel.

Agora, pois, porquanto fazeis todas estas obras, diz o SENHOR, que eu vos falei, madrugando, e falando, e não ouvistes, …chamei-vos, e não respondestes,

Farei isto também a esta casa, que se chama pelo meu nome, na qual confiais, e a este lugar, que vos dou a vós e a vossos pais, como fiz a Siló.

…lançar-vos-ei de diante de minha face,… irei… lançar a todos os vossos irmãos, lancei a todos os vossos irmãos, a toda a geração de Efraim.

Tu, pois, não pagues por este povo, não ores por este povo, nem levantes por ele e clamor ou orações, nem me supliques, porque eu não te ouvirei.

Porventura não vês tu o que andam fazendo na cidade

de Judá, e nas ruas de Jerusalém?

38 Agora quero parar antes de ler o versículo final. Permitam- me começar de novo agora. Deus repreendendo este povo, e dizendo: “Nem ores por eles.” Permitam-me começar com o versículo 16 e ler até o 18 agora. Escutem com atenção.

Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou orações, nem me supliques, porque eu não te ouvirei.

Porventura não vês tu… Porventura não vês tu  o que andam fazendo na cidade de Judá, e nas ruas de Jerusalém?

Os filhos apanham a lenha,… os pais acendem fogos, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocardes à ira.

39 Agora, gostaria de abrir agora no Livro de Atos, capítulo 7, e começar com o versículo 44, e ler até o 50.

Estava entre nossos pais no deserto o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto.

O qual, nossos pais, recebendo-o também, o levaram com Josué quando entraram na posse das nações que Deus lançou para fora da nossa presença de nossos pais, até aos dias de Davi,

Que achou graça com Deus, e pediu que pudesse achar tabernáculo para o Deus de Jacó.

E Salomão lhe edificou casa;

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? Diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?

40 Agora, podem ver pela leitura da Escritura que… que estou colocando meu pensamento esta manhã, para começar, sobre “idolatria,” primeiro. Há pouca coisa escrita sobre idolatria. Não há muitos livros para explicar a idolatria, o que é idolatria, e ainda assim, o mundo está cheio dela. Penso que o motivo é—é porque nunca foi realmente explicado ao povo, não sabendo o que seria. E tem sido meu privilégio, e meu grande privilégio na vida, ao viajar, ver idolatrias, saber o que é.

41 E então, estudando a idolatria nas últimas semanas, mitologia, mitologia grega e mitologia romana, então isso me leva a ver se matam… ainda mantêm isso vivo, ver se a idolatria permanece como era no princípio. Hoje, ao viajar, vendo a idolatria; e então vendo como começou, lendo como começou no passado em… nos dias primitivos, vejo que não mudou.

42 Agora, estive na Índia, a Índia está cheia de idolatria. Eles têm os que andam sobre o fogo lá e os diversos… Acho que numa tarde em que cheguei a Bombaim fui recebido aquela tarde por… estou… alguém me contou, eu não saberia quem era quem, estavam bem no templo dos jainistas. E foram dezessete ou sete religiões diferentes, e estou certo de que foram dezessete religiões que se encontraram comigo lá num desafio à Palavra, e cada uma delas firmemente contra Cristo. Dezessete religiões diferentes! E eles eram… Fizeram-nos tirar os sapatos no templo e entrar, e puseram-nos sentados em almofadas. E levaria algum tempo para descrever toda a ladainha (como chamo) pela qual tivemos de passar. Mas o prefeito da cidade nos levou lá, ele próprio era hindu, o qual é maometano.

43 E Maomé foi um profeta, e procedeu da linhagem de Ismael, que também era filho de Abraão.

44 E foi a esta linhagem que este famoso evangelista no mundo hoje, que… fugiu de um dos homens deles, o qual o desafiou a um confronto na Palavra. E, em minha opinião, o evangelista deveria ter dito: “Não tenho dons de cura, mas nosso corpo de crentes tem. Dê-me algumas horas, e trarei alguém aqui.” Estão vendo? Mas claro que ao fazê-lo, o evangelista ficaria em situação difícil com as organizações que o estavam apoiando, e então seria rejeitado.

45 E então, reconsiderando isto, não creio que eu teria deixado aquele incrédulo triunfar sobre a Palavra de Deus. Se fosse derrotado, eu ainda assim ficaria lá e mostraria minha fé e crença em Deus de que Ele permanece o mesmo. Como os filhos hebreus disseram: “Nosso Deus nos pode livrar desta fornalha de fogo, entretanto, não nos inclinaremos aos teus ídolos.” Sim, creio que teria sido mais corajoso. E repetindo, eu…

46 Sendo doutor em teologia e bem situado em Escritura, como o grande evangelista é, e homem poderoso que é, creio que eu o teria desafiado na Palavra, se Jesus foi o Cristo ou não, ou se Maomé foi o profeta, e o teria testado pela sua própria Bíblia. Se esse fosse o meu chamado (na Bíblia) como é o do evangelista, para explicar isso, eu teria tomado essa posição  em  vez  de fugir e bater em retirada. Isso mostrou… Não mostra aquela verdadeira coragem cristã que fica firme, quer viva quer morra. Deus pode livrar. Creio que eu o teria confrontado.

47 Mas eles se esquecem de pensar em Bombaim, quando o cego lá, os maometanos aquela noite, recebeu sua vista na reunião. Eles não mencionariam isso.

48 No entanto, sobre estas pessoas, elas não são hipócritas. São sinceras, tão sinceras quanto vocês e eu, e às vezes, mais do que somos aqui nos Estados Unidos. Não são hipócritas. Creem de verdade naquilo e praticam com tudo o que há neles.

49 Permitam-me mostrar-lhes uma coisinha sobre idolatria. Esqueci o nome do deus que é o deus dos que andam sobre o fogo, mas é uma enorme estátua com grandes… algo similar a um rosto humano, um tipo de rosto entalhado, com orelhas enormes para ouvir todos os seus pecados e assim por diante. E grandes rubis como brincos em suas… em suas orelhas aqui, que provavelmente custariam meio milhão cada, talvez; isso pode estar superestimado, pode estar subestimado. Mas, oh, joias de tão grande valor nesse ídolo!

50 E o sacerdote do templo traz o pobre lavrador, ele não tem de ser… só uma pessoa comum, não tem de ser especial. É só um homem comum, um lavrador que quer agradecer ao seu deus por uma boa colheita. E ao fazer isso ele mostra sua fé em deus, quando vem ao templo e é abençoado por seu sacerdote.

51 E então para… aprontando-se para andar por um tanque de brasas que tem dezenas de centímetros de profundidade e dezenas de centímetros de largura, e sopradas com sopradores até ficarem brancas de tão quentes. Agora, isso não é fingimento, é verdade. Ele vai diante do ídolo, confessa seus pecados a este sacerdote, e derramam água nele; água benta, e assim por diante, que o sacerdote abençoou.

52 E então, muitas vezes pegam um grande anzol,  anzol  de pesca, enorme, talvez de doze a dezenove milímetros de—de diâmetro, da—da ponta até a haste traseira do anzol. E colocam uma bolinha de água nele, como um pequeno enfeite de árvore de Natal, e uma bolinha, e enchem-na de água para deixá-la pesada. E pegam literalmente milhares delas e as engancham em sua carne, forçando para fora. Eles as empurram enquanto entram em sua carne, para passar pela tortura para agradar ao seu deus, o ídolo. Eles não são hipócritas.

53 Então, muitas vezes puxam a língua para fora e enfiam uma lança com uma forquilha nela, atravessam a língua e o nariz e os prendem juntos, dão pontos de linha e costuram a boca, se eles… que falaram coisas erradas. E que tortura!

54 E então se sentam ao lado deste grande tanque de fogo. Matam um bode para apaziguar o ídolo, para oferecer uma vida por seus pecados. E vocês deviam ouvir o—o alvoroço quando aquele bode é morto. Confessam seus pecados sobre ele e matam o bode, lançando o… tomando o sangue como expiação.

55 E então se este que anda sobre o fogo, se ele fica com medo e corre através do fogo, traz reprovação sobre si. Mas ele deve andar devagar e firme por essas brasas. E às vezes elas são de até quatro metros e meio de profundidade, estas brasas. E talvez quatro e meio, talvez quatro metros e meio de profundidade e talvez vinte e sete ou trinta e seis metros de comprimento, e uns, oh, talvez dois e meio ou três metros de largura. E ficam brancas de tão quentes. E ele não está usando nada além de um pedaço de pano, que é como uma tanga enrolada no quadril. E chega lá com tudo isso pendurado, e sangrando, e anzóis de pesca e tudo mais em todo o corpo, estimula-se até ficar frenético e com baba branca escorrendo da boca.

56 E lá vem ele, andando por aquele fogo, e sai andando completamente ileso do outro lado, pelo fogo, e talvez seus pés afundando assim (as pernas) no fogo, sessenta centímetros ou mais enquanto anda, trazendo para cima em sua carne humana aquelas brasas vermelhas de tão quentes, andando por aquele fogo, e sai ileso do outro lado. Você poderia olhar para seus pés, nem um arranhão ou queimadura.

57 E observando isso e pensando que, se um sacrifício a um ídolo pagão, com o sangue de um bode, com fé em tal coisa protegeria o pagão do fogo, o que faria o Sangue de Jesus Cristo pelo crente num Deus vivo?

58 Agora, idolatria é algo estranho. Temos tido isso ao longo das eras, desde o… acho que desde o princípio do tempo. Agora, a ordem para esta adoração de ídolo é, o homem que põe o ídolo, arruma o ídolo, então chega e se prepara para esta grande adoração. Agora, ele crê que este ídolo foi feito à imagem de algum deus que ele nunca… nunca viu. Ele é sem forma, assim, ele crê que ele está na imagem deste ídolo que faz a este deus.

59 Agora, não deixem que isso lhes escape! A “imagem” é feita à imagem do deus mítico que ele crê que isso é.

60 Então ele vai diante deste ídolo e se prostra, e crê que o deus, que é uma pessoa invisível, entra neste ídolo, e ele crê que fala com deus através deste ídolo, que deus se faz entrar neste ídolo e lhe responde. E muitos de vocês, professores aqui, que estudaram mitologia… Afirmavam naqueles dias que aqueles deuses tinham até batalhas entre si e tudo mais.

61 Agora, em outras palavras, o deus se hipnotiza da sua posição sobrenatural para dentro deste ídolo, e responde ao adorador através deste ídolo. E o adorador, em algum tipo de sentido emocional estimulado, crê que o ídolo fala com ele, ao seu coração, e que seus pecados lhe são perdoados e tudo mais através deste ídolo, o que claramente mostra que é o diabo. É o diabo que faz isso.

62 E não fazem coisas ao acaso; alguns fazem, mas há alguns adoradores de verdade dessas coisas. Por exemplo, eu poderia lhes contar histórias de como aqueles demônios naqueles ídolos realizam todos os tipos de coisas, fazem sangue sair de coisas, e tudo mais. Eles—eles são—são demônios!

63 E se você não crê em um… que realmente há um diabo, você não crê que há um Deus. Com certeza, você tem de crer no contrário, o pró e o contra. Assim, há um verdadeiro diabo, e ele é uma pessoa. Não um pensamento, é uma pessoa.

64 Agora, há ensinamentos existentes que dizem: “O diabo é só um—um pensamento mau que você tem.” Não, não, não é. O diabo é uma pessoa.

65 As mesmas pessoas creem que “o Espírito Santo é só um—um bom pensamento que você tem.” Mas não creia nisso. O Espírito Santo é uma Pessoa, é a Pessoa de Cristo em forma de Espírito.

66 Agora, estes idólatras… E tenham suas Escrituras prontas ou os lugares para suas Escrituras. Eu—eu posso me referir a algumas delas em breve, as Escrituras, podemos ler algumas. Agora, estes idólatras, prostrando-se diante do ídolo, creem que o deus que estão adorando está representado neste ídolo. Agora, entenderam que o adorador não é um hipócrita? Ele realmente está se apossando de algo que está naquele ídolo, porque volta a ele, ele faz algo; recebe isso daquele ídolo, o qual é um deus mítico, não um Verdadeiro.

67 E muitas vezes o diabo entra nessas coisas. E às vezes o diabo entra em reuniões e se faz passar por Deus. Tenho visto isso em meu ministério.

68 Agora, lembrem-se, isto é só… só estamos ensinando esta manhã. E quero que esta igreja, quando eu partir para o ministério aqui para sair aos campos, quero que vocês fiquem com seu pastor e fiquem com o Ensino que é ensinado aqui. Fiquem com esta Palavra, não A deixem! Fiquem exatamente com a Palavra, não importa o que aconteça, fiquem com essa Palavra! Entenderam? Agora, e só porque parto… sou só um dos pastores aqui. O irmão Neville ensina a mesma coisa que eu, assim venham à igreja e ouçam a Palavra.

69 Não sei para onde Ele me guiará. Eu disse à minha esposa esta manhã à mesa: “Há algo em mim que tem clamado todos estes anos, descobrirei o que é.” Agora, não sei em que direção Ele guiará, para onde irá, mas para onde me guiar, eu seguirei.

70 Agora, a idolatria ainda existe hoje. Vemos… Vejo pessoas vindo ao altar, e com declarações cegas de professores cegos, que dizem: “Somente se abra, esqueça tudo, faça de sua mente um espaço em branco. Você se tornará um—um Elias. Você se tornará isto, aquilo, ou aquilo mais.” Que mentira! Não se vem a Deus… Isso é abrir a alma para todo tipo de espíritos demoníacos entrar. Não faça isso. Você precisa se lembrar de que há um diabo, e ele imita Cristo quase ao pé da letra.

71 Estava lendo na Vida de São Martinho faz um tempo, que um rapaz, na verdade ele era monge, e disse que Deus o chamou para ser um dos antigos profetas: “Escutem-me, sou um dos antigos profetas.” E a escola… Martinho, claro, não daria ouvidos a tal coisa. Assim eles não creram nisso, porque a vida do rapaz não era de acordo. Por fim, ele disse: “Vou lhes provar que sou chamado para ser um antigo profeta. Bem jovem,” disse, “mas fui chamado.”

72 Vejam, “dons e vocações são sem arrependimento.” Vejam, eles saem da Palavra, e quando você sai da Palavra, envolve-se com qualquer coisa.

73 E este rapaz disse: “Esta noite, por volta da meia-noite, Deus me dará um manto branco, para me sentar entre vocês, para mostrar que sou um antigo profeta.” Assim eles… aquela noite todos ficaram escutando e sussurrando: “Entre,” e as pessoas passando. E o rapaz recebeu um manto branco. Quando o visitante os deixou, eles foram e olharam o manto, era genuíno, um verdadeiro manto branco, parecia muito bom.

74 Mas o velho bispo não conseguia entender. Não parecia certo, porque não era escriturístico (um manto branco).

75 E quando o fez, disseram: “Pegue este manto e vá ficar diante de São Martinho, aquele homem de Deus.” E ele se recusou. Não queria ficar diante daquele profeta genuíno. Ele se recusou a ficar; e forçaram-no a fazê-lo. E quando começaram a levá-lo, o manto desapareceu e foi para algum lugar, não souberam aonde foi. Vejam, quando vem um confronto!

76 Se tem ouro genuíno, você não tem de se preocupar se é bom ou não, suportará a prova em qualquer lugar. E o verdadeiro Espírito de Deus suportará a prova, pois é provado na Palavra de Deus. “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja.”

77 Já vi pessoas ficarem histéricas, boas pessoas. (Agora podem ver por que não quero que esta—esta fita seja vendida.) Já vi boas pessoas, e pentecostais, pastores que não entendiam, as pessoas ficam histéricas e caem em transes e assim por diante, e—e fazem coisas, e por fim as mandam para o hospício. Foi por abrirem o coração, pessoas inocentes, e demônios entraram e tomaram o lugar. Há um verdadeiro diabo!

78 Estava lendo aqui onde um veio a…Creio que foi Irineu ou Martinho, um deles, (alguns dos estudiosos da Bíblia são mais conhecedores do que eu), tinha uma coroa de ouro na cabeça, de manto branco, sapatos incrustados de ouro, e disse: “Sou o Cristo, confessa-Me!” Aquele santo se recusou a fazê-lo. Aquele verdadeiro profeta de Deus ficou lá, esperou. E lhe disse duas ou três vezes: “Sou o Cristo, confessa-Me!”

Ele disse: “Nosso Cristo não vem assim.”

79 Isso mesmo, você tem de conhecer a Palavra! Fique na Palavra! Veja, a grande batalha está próxima. Agora, temos brincado de igreja por anos e anos, mas a hora chegou agora em que Jambres e Janes resistirão a Moisés como a Bíblia disse que fariam. E será uma batalha espiritual, conflito. Haverá alguns que continuarão, a igreja denominacional passará direto ao domínio e continuará da forma que age. Mas quero dizer que o crente verdadeiro e genuíno está chegando a esse campo de batalha, e é melhor você ter experiência e saber o que está fazendo, ou poderia receber um espírito maligno tão facilmente, e não saber. Se for contrário a esta Palavra, não creia! Fique com essa Palavra!

80 A idolatria, a idolatria é antiga, é antiga aqui nos Estados Unidos. E anos atrás, os índios pueblo, e, lá no Arizona, tinham uma adoração de ídolos. E era que eles—eles tinham um deus da chuva. E o deus da chuva era… pegavam uma—uma tartaruga da lama, e faziam uma imagem de uma tartaruga da lama. E punham manchas nela toda, como se tivesse saído da lama. E se prostravam diante desta tartaruga da lama, crendo que havia um deus da chuva que descia ao casco desta tartaruga da lama e falava com eles através desta tartaruga da lama. Pois criam que a… ela vivia na lama e na umidade, e era uma deusa sobre isso. Tinham uma… é uma mitologia, como uma—uma fé fabricada do que é verdade.

81 Agora, e adoravam demônios fazendo assim. Ao adorar uma tartaruga da lama, pensando que era um deus da chuva, traziam espírito sobre si, sem dúvida, porque abriam o coração a isso. Mas era o espírito errado!

82 Tantas pessoas hoje estão abrindo o coração ao que é errado! Você recebe um espírito, sem dúvida, mas muitas vezes ele contradiz a Palavra, dizendo: “Os dias dos milagres já passaram! Não há tal coisa como isto ou aquilo.” Lembrem-se, é um diabo sob o disfarce de cristianismo. Deus nos ajude quando tratarmos disso daqui a pouco, para que o vejam, vejam, que é um espírito maligno no disfarce de cristianismo. Mas não é o Espírito de Cristo, pois o Espírito de Cristo vem à Palavra todas as vezes. Ele não pode negar Sua Própria Palavra.

83 Agora, quando o cristianismo chegou a Roma, Roma, na própria cidade de Roma, havia quatrocentos templos pagãos dentro do muro de onze quilômetros. Quatrocentos templos pagãos, e eram para deuses e deusas. Deuses e deusas, “mulheres e homens.” Quatrocentos deuses. Pensem nisso, quatrocentos!

84 Agora, foi o que Paulo achou quando foi a Roma. Foi o que Áquila e Priscila tiveram, quando foram enviados do Pentecostes e estabeleceram a igreja em Roma; foi o que acharam, adoração pagã de ídolos. Havia uns dois milhões de pessoas em Roma, na Roma metropolitana, isto é, os escravos, e os suburbanos de fora, e assim por diante, uns dois milhões de pessoas. Mas os muros ao redor de Roma tinham onze quilômetros. E dentro desses onze quilômetros, bem ao pé da montanha, havia quatrocentos templos pagãos, a deuses e deusas pagãos.

85 Agora, gostaria de falar só um pouco aqui sobre algo que tirei das histórias, e tenho uma bem aqui comigo. A maneira como entravam em adoração, como chegavam à adoração? Como um pagão ia à adoração? A primeira coisa que fazia era ir ao templo e encontrar o sacerdote, o sacerdote pagão. Então lhe dava uma oferta de certa quantia em dinheiro, e então um sacrifício, um animal para apaziguar o deus com quem ia falar.

86 E às vezes num único templo havia mais de um tipo de deus. Havia “deuses, deusas” e tudo mais, num único templo.

87 Assim o sacerdote pagão… Ele ia até ele e lhe dava dinheiro, e o sacerdote pagão lhe dava uma vela, uma vela comum de sebo. E então o adorador pegava a vela, depois de pagar o sacerdote, pegava a vela e ia a certo altar do deus com quem queria falar. E no altar havia fogo, onde o sacrifício seria queimado. Ao pé da estátua, o grande templo de bronze, ou—ou ídolo, e ele pegava a temp-… a vela e a acendia com o fogo do altar, o fogo do altar do ídolo, acendia a vela e se abaixava ao pé do—do altar diante do— do ídolo, e colocava sua vela. E então, depois de colocar a vela…

88 Acho que era assim que certo deus, dentre todos os outros, sabia em qual das estátuas devia entrar, sabem, para voltar e falar com ele. O motivo da vela, eu não sei. Mas ele colocava a vela acesa com os fogos do altar.

89  E então saía ao pavimento do tabernáculo, e lá se prostrava no chão. E lá punha toda a alma, toda a força em sua oração, e orava a este grande deus de algum tipo, uma fé fabricada, um deus mítico, rogava a este deus para descer nesta imagem e falar com ele.

90 Foi dito que “um dos imperadores conseguia se prostrar de tal modo diante da imagem de Apolo, que podia até dizer que ouvia vozes vindo do tem-… do—do ídolo, respondendo-lhe.” Prostrando-se!

91  Você diria quanto a isto: “Irmão Branham, ele ouvia uma voz?” Não duvido que ouvia, mas era a voz de um diabo. Não havia tal coisa como Júpiter, um deus, e todos estes outros deuses que eles tinham.

92 Mas prostravam-se, e ficavam lá e adoravam, adoravam este deus misterioso do qual nada sabiam, enquanto seu espírito estava no ídolo com que achavam que ele se parecia. Eles lhe faziam uma imagem, e isso achava favor com ele.

93 Então faziam uma oferta. Então, quando se achava todo estimulado nessa emoção, ele subia de novo perante o ídolo, e desta vez o sacerdote pagão tinha lhe trazido alguma—alguma comida e bebida e posto aos pés do ídolo. E então… (Agora, estou… tenho isso escrito aqui nesta página, estou lendo direto daqui. Entendem?) E ele se abaixava ao pé deste ídolo, e pegava um pouco desta oferta de bebida e dava uns goles, e dava umas mordidas na comida, e então a derramava nos pés do ídolo.

94 O que ele estava fazendo? Tendo comunhão com diabos; comungando com diabos, deuses e deusas. Apenas  um—um tipo figurativo do cristão comungando com Cristo, comendo a comunhão. Esse foi um tipo que a primeira igreja ou os primeiros peregrinos do Evangelho (que vieram a Roma) acharam, foi com estas pessoas neste tipo de adoração.

95 Baal era o deus mais famoso de toda a era, dos ídolos, era Baal (B, dois ás, l), ele era um deus sol. E então ele tinha uma— uma esposa, o deus lua, deusa, Ishtar, I-s-h-t-a-r, Ishtar. E também se pronuncia A-s-t-a-r-t-e, “Astarte.” Está na moeda romana. Ela era chamada a deusa, deusa lua, ou “rainha do céu, mãe de deuses,” a deusa lua. E o deus sol era Baalim.

96  Bem,  quase  todos  os  pagãos  adoravam  esse  sol.  Até  os índios faziam o mesmo quando—quando chegamos, descobrimos a América aqui, quando  a  América  foi  fundada.  Chegaram,  os pais chegaram aqui, eles descobriram que ainda adorava-se o—o sol. Porque nisto, eles adoravam.

97 Era assim que estavam adorando os deuses e deusas em Roma, quando os cristãos chegaram a Roma.

98   Agora, em minha viagem, notei que a idolatria não mudou. E tampouco o verdadeiro cristianismo. Ambos ocupam seus lugares, e ocuparão até a Vinda do Senhor Jesus. Gostaria de falar só um pouquinho sobre isto para que tenham uma noção, e se são espirituais, sem dúvida entenderão.

99  Porque Baal era o deus sol, bem, os bolos que eram feitos… E Jeremias disse aqui, falamos disso há pouco, que as mulheres faziam bolos a Baal, o deus sol. Pois vê-se pouco depois que, mais abaixo no capítulo, se o lerem, que disseram: “Se não adorarmos Baal, então nossas colheitas falharão, porque Baal era o deus da fertilidade.” Em outras palavras: “Sabemos que o sol faz as plantações crescerem.”

100 Mas o profeta lhes disse: “É porque vos esquecestes de Deus, é por isso que as vossas plantações não crescem.”

101 Mas eles adoravam Baal, diziam que “adorariam, fariam ofertas a ele.”

102 Agora, se Baal é um deus redondo… (Agora, entendam isto palavra por palavra, e entenderão o resto, o final desta Mensagem.) …deus, era um deus redondo, um deus sol, eles tinham enormes placas de latão que refletiam o sol, e pareciam fogo. E então o pão que Jeremias disse aqui que elas… as mulheres coziam estes bolos a Baal, e eram feitos redondos como o sol. Bem, então eram postos sobre o altar, o altar pagão, para a comunhão, e feitos redondos como o sol ou como a lua, porque era o deus sol ou o deus lua.

103 O… Baalim era, que dissemos, “é o deus de toda fertilidade, faz tudo crescer.”

104 Agora, a igreja primitiva se deparou com isso quando chegou a Roma. E é dito e crido pela igreja romana, ou pela igreja hoje, ou pela igreja católica romana, a qual é chamada “católica…”

105  Todos somos católicos. Nós somos a Igreja católica, somos a católica  apostólica.  Católica  significa  “universal.”  E  somos a Igreja universal da Fé apostólica. Sim, senhor. Há uma diferença entre as duas igrejas; uma delas era católica, universal, apostólica; a outra era católica romana.

106   E  foi  dito  que  Pedro…  ou,  creem  que  Pedro  estabeleceu a igreja romana. Quero a Escritura, quero o lugar em que se possa dizer que Pedro alguma vez esteve em Roma, sob quaisquer condições. Como a igreja romana disse que “ele esteve lá de 41 a 46.”

107 E justo naquela época Cláudio era imperador em Roma, o qual fez todos os judeus partirem. Leia Atos, capítulo 18, e verá que Paulo, quando foi a Éfeso encontrou Áquila e Priscila, que de fato eram judeus, e foram expulsos na época da perseguição, e estavam aqui na Palestina de novo, pois Cláudio ordenou que todos os judeus partissem, tanto cristãos quanto ortodoxos. Áquila e Priscila estabeleceram a igreja em Roma, e tiveram de partir devido à ascensão de Cláudio, que tirou toda a igreja… ou os cristãos e todos os judeus de Roma.

108 Agora, “Pedro sendo o bispo da igreja,” e posso lhes mostrar Escritura que até pelo menos por uns setenta anos Pedro nunca esteve fora da Palestina. Bem na Escritura! E vocês dizem que “Pedro foi assassinado em Roma, e Paulo foi decapitado em Roma.” Isso é dogma. Li todos os martirológios que pude achar, e nenhum deles declara que Pedro ou Paulo (qualquer dos dois) foi morto em Roma. Dos mais antigos martirológios autênticos que podemos ler, nenhum deles diz nada sobre isso. Ele não foi! É um dogma.

109 Estou aqui para desmascarar o paganismo, assim, vamos— vamos fazer isso pela ajuda do Senhor e da Sua Palavra, vejam, mostrar-lhes como a igreja é. Vocês condenam os “católicos!” mas esperem um pouquinho.

110 Agora, agora vemos que depois que Áquila e Priscila (conforme a Escritura) foram tirados de Roma,  a  pequena igreja foi deixada como órfã, tudo que havia lá eram pagãos convertidos que passaram para a igreja cristã romana, a igreja primitiva que Áquila e Priscila e outro casal haviam fundado, esta igreja, e a nutriram.

111 Então vemos que assim que  partiram,  eles  constituíram seus próprios bispos e pegaram sua própria doutrina, e então adotaram… para achar favor com o imperador, Constantino e os que vieram depois, para achar favor, pois tinham de conseguir membros lá para participar da política da nação. Trouxeram membros da igreja, e aceitavam-nos só com base em confissão (“perfeita”), não sabendo mais sobre Deus do que algumas destas pessoas que temos hoje nos Estados Unidos; só como uma confissão de fé, o que foi muito eles professarem a Cristo, outro Deus além de seu próprio deus. E aí adotaram cerimônias pagãs na constituição da sua igreja.

112 Agora, o sacerdote romano… então adotaram isto ao tomar e preparar a comunhão. A primeira coisa que surgiu foi no preparo da comunhão. Em vez de um pão partido como o Corpo de Cristo, eles o fizeram redondo como o sol ou a lua. E até hoje ainda é redondo! Claro. Ainda é uma hóstia redonda, e não um pedaço partido do Seu Corpo. É redonda e lisa. Os sacerdotes romanos hoje colocam esta hóstia redonda no altar e a chamam “o Corpo literal de Cristo.”

113 Agora, há uma grande divergência entre alguns destes episcopais de alto nível e assim por diante. E a igreja católica sobre esse assunto, se é o Corpo literal ou representa o Corpo. A católica romana diz: “É o Corpo literal,” porque aquele era o corpo literal de Baal (o deus sol) que se refletia naquele pedaço de latão, e o faziam redondo. Nenhuma mesa cristã tem pão redondo nela!

114 Então queriam virar o rosto para o leste e tal, como faziam na adoração pagã; e introduzir mulheres e assim por diante, como sempre fizeram, como os pagãos à deusa e assim por diante. Agora, tiraram Astarte e puseram Maria, fizeram-na a rainha do céu. Tiraram Júpiter e puseram Pedro. E tiveram de criar um dogma, para fazer isso tiveram…

115 Quando Áquila e Priscila retornaram, após treze anos de reinado de Cláudio, então quando voltaram, acharam sua igreja completamente entregue à idolatria, mas havia crescido e ficado enorme.

116 Para fazer isso, tiveram de tirar completamente a Bíblia. Agora, sou irlandês, tenho o que chamam Fatos da Nossa Fé, que pertence somente ao sacerdote e assim por diante. E sei disso, com entrevistas com sacerdotes, o sacerdote não vai debater a Bíblia com você, a Bíblia é só mais um livro para ele. Quando este bispo Sheen aqui disse, faz uns dois anos, que “qualquer um que tentasse crer na Bíblia era como andar por águas lamacentas.” Eles não creem Nela! Começaram lá e disseram: “Deus está em Sua igreja, não em Sua Palavra.”

117 Este sacerdote aqui na estrada, que veio recentemente para a entrevista, aqui do Sagrado Coração, me disse… ou esta igreja estrada acima, esqueci qual é. Acho que se chama Sagrado Coração. Ele veio me perguntar sobre o batismo, Mary Elizabeth Frazier, que havia se desviado e voltado a ser católica. Ele disse: “O senhor a batizou?”

Eu disse: “Sim.”

Disse: “Como a batizou?”

Eu disse: “Em batismo cristão.” Ele disse: “O que quer dizer?”

Eu disse: “Só há um batismo cristão.” Ele disse: “Que quer dizer, por imersão?” Eu disse: “Sim, senhor.”

118 Ele disse: “O senhor a imergiu então em nome do ‘Pai, Filho, e Espírito Santo’?”

119 Eu disse: “Isso não é batismo cristão.” Eu disse: “O batismo cristão é imergir em Nome do Senhor Jesus Cristo.”

120  Ele anotou. Disse: “O senhor prestaria juramento, também, ou esta declaração ao bispo?”

121 Eu disse: “Se ele não pode acreditar na minha palavra, que fique sem ela.” Eu disse: “Não juro por nada.” Estão vendo? E ele disse… E eu disse: “Não para ser arrogante, senhor, mas sei que a Bíblia disse: ‘Não jureis pelos céus ou pela terra, porque é o escabelo de Seus pés,’ e assim e tal. Não devemos fazer isso.”

122 Ele disse: “Estranho, a igreja católica batizava assim.”

Eu disse: “Quando? Quando?” Estão vendo? Mas eles dizem que faziam isso.

123 Porque, francamente, eles eram, e todos éramos um no princípio, e… a origem—origem vem do Pentecostes. Esse foi o princípio da primeira igreja em qualquer parte, qualquer um pode falar sobre isso. A igreja cristã começou no Pentecostes, com uma experiência pentecostal, povo pentecostal, batismo pentecostal. Tudo veio da igreja original no Pentecostes.

124 Agora, notem. Agora, vemos então  que  tiveram  de  se afastar do ensino bíblico para ter estas coisas, para agradar os imperadores e assim por diante, para admitir os pagãos.

125 Agora, vejam. Pedro era judeu. Está certo? Poderiam imaginar São Pedro adotando a ideia de erigir ídolos numa igreja, um judeu a quem era proibido até olhar para um ídolo? Poderiam imaginá-lo fazendo algo assim? Pedro não! Poderiam imaginá-lo dizendo: “Todos os meus escritos lá atrás no princípio estavam todos errados, vou descartá-los agora. Vou viver como um espírito nesta igreja romana, e vou adotar…”?

126 Bem, seria um homem mudado. Portanto, para fazer isso, tiveram de criar um dogma de que “Pedro foi sepultado  na igreja e deixou todos os Mandamentos com eles, e que eles eram a igreja católica original.” Eles não são! Não há Escritura, não há história, nem nada para provar isso; nada mesmo. Eles não foram.

127 E aquele sacerdote pagão da primeira igreja romana é exatamente como o mesmo de hoje. Eles creem que aquele pão é o corpo de Cristo, que de algum modo Cristo desce e entra naquele pedaço de pão no altar (que os camundongos levarão embora de noite). Estão vendo? Creem… E é por isso que os católicos creem que se deve ir à igreja para adorar, porque “Deus está naquela igreja.” É por isso que se inclinam e fazem o sinal da cruz nas imediações da igreja, porque “aquele pedaço de pão é Deus.” Não passa de uma representação de um deus sol Baalim, de modo algum há Escritura para isso! Sim, aquela hóstia redonda no altar.

128 Agora, portanto, eles não aceitaram o ensino cristão que… Irineu, Policarpo, e aqueles irmãos primitivos, Paulo. Vemos que o discípulo mais velho foi… que viveu por mais tempo, foi João. Ele ficou exilado por três anos em Patmos, porque tinha uma escola. Estava transmitindo ou pondo em ordem a Palavra de Deus, juntando-A, as Epístolas. Acharam ele e seus estudiosos fazendo isso, e o excomungaram por três anos (depois da morte do imperador ele foi trazido de volta), e então escreveu o Livro de Apocalipse.

129 E discutir sobre “Deus em Sua igreja ou Deus em Sua Palavra?” A Bíblia disse que a Palavra é Deus.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós,…

130 Além disso, qualquer ensino de qualquer igreja, quer seja batista, presbiteriana, metodista, pentecostal, ou o que seja, que não fique letra por letra com esta Bíblia, está errado! Porque João disse na ilha de Patmos, o Espírito Santo, ou Cristo falando a ele, disse isto: “Se alguém tirar qualquer coisa Disto ou acrescentar alguma coisa a Ela…” Assim, como você vai acrescentar estes símbolos pagãos de adoração de ídolos, fazendo três deuses de Um, e todos estes outros assuntos pagãos, sendo que a igreja primitiva nunca ensinou, e era contra isso?

131 O Concílio de Niceia, se Ele era três substâncias ou uma substância, o grande debate, aqueles mártires chegaram lá, alguns deles com—com… Um indivíduo, o—o bispo, pregadores pentecostais, por impor as mãos nos enfermos, punham uma barra em seus braços e puxavam seus braços para trás assim. Outros, de pé, onde pegavam uma espada e arrancavam seus olhos, pareciam um bando de mártires que defendiam esta Palavra! Aleluia! Eles misturaram seu sangue com o dos profetas do passado. Esta Palavra, irmão, é a Palavra de Deus.

132 Quando estes pagãos se converteram, trouxeram esses símbolos para o cristianismo. Já não podem usar a Bíblia, porque a Bíblia desmascara isso. E hoje em dia lhe dirão que não têm… que não creem Nela. Dizem: “Está bem, mas a igreja é a Palavra suprema.”

133 Bem, vemos o mesmo com os pentecostais. Não condenem os “católicos,” quando somos culpados como eles, os metodistas, batistas, e cada um deles.

134 Vocês, metodistas, tão santos, então por que mataram Joseph Smith? Estes são os Estados Unidos, e o direito de adorar. Não creio no que Joseph Smith disse, mas vocês não tinham direito de matá-lo, isso mesmo, o mórmon.

135 Vocês, batistas, quantos vocês encobriram? O resto de vocês?

136 E, pentecostais, tão culpados quanto os demais, tornam-se presunçosos e um monte de hipocrisia. E em vez da humildade e do poder do Espírito, vocês têm a Palavra sem o Espírito. E causam mais dano do que se fossem como os demais. De volta às suas cerimônias pagãs com todo tipo de ideias trinitarianas, e tantas outras coisas, vocês não podem provar isso pela Palavra. A Palavra é contra isso. Quão lamentável, quão lamentável!

137 Assim, quando formaram a primeira igreja de Roma, o cristianismo, tiveram de descartar a Bíblia; e para adotar estas cerimônias, para fazê-lo, tiveram de ter algum tipo de base, portanto disseram: “Pedro foi o primeiro papa de  Roma.  E ainda permanece assim,” dizem. Bem, digamos que ele foi, será que Pedro voltaria atrás nas Palavras de Pentecostes? Poderiam imaginar um judeu pondo ídolos?

138 E, quando  posso  lhes  provar  pela  Palavra  escrita  da Bíblia, exatamente os dias e anos, que Pedro nunca deixou a Palestina, exceto uma vez (e foi para a Babilônia junto ao rio Eufrates), nunca esteve em Roma,  pelas Escrituras,  ASSIM DIZ O SENHOR! É tudo uma ideia pagã.

Agora vamos trazer isso ao protestantismo.

139 Veja o Pentecostes, sem tirar a Palavra. Fique com essa Palavra, e estará sempre certo;  saia  dessa  Palavra,  e  ficará sem rumo.

140 Aqui, faz um tempo, numa grande reunião com uma grande escola pentecostal, uma mulher se levantou falando em línguas, e interrompeu o apelo ao altar. E aquela noite, quando voltei, Billy se encontrou comigo lá fora e disse: “Sabe de uma coisa? Aquela mulher disse que tinha outra mensagem que ia entregar esta noite.”

141   E olhei para a mulher (cabelo curto, com um vestido tão justo que parecia que se espremeu toda para entrar nele, sentada lá arrumando o cabelo, puxando as meias para cima), eu sabia que ela ia se levantar. E se levantou, e eu disse: “Sente-se.” Ela simplesmente continuou. Eu disse: “Está me ouvindo? Sente-se!” Oh, que coisa.

142 Quando saí aquela noite havia quatro ou cinco daqueles sujeitos lá com ela que se encontraram comigo e disseram: “O senhor entristeceu o Espírito.”

143 Eu disse: “Qualquer espírito que eu entristeça com a Palavra de Deus, deve ser entristecido.” Eu disse: “A Bíblia não disse que o espírito dos profetas está sujeito ao profeta? Se ela está testificando, sendo que profecia é—é… Falar em línguas é profecia, se for interpretado.” Eu disse: “Então, que espere até eu terminar, então pode falar.”

Ele disse: “Mas o senhor está ensinando a Palavra.” Eu disse: “É isso que estou defendendo.”

144 Ele disse: “Ela tinha algo fresco e novo do Céu, algo diferente Disso.”  Se  isso  não  é  voltar  ao  catolicismo  romano,  não  sei o que é!

145 Que a palavra de todo homem seja mentira e todo espírito seja mentira, e a Palavra de Deus seja a Verdade. A Palavra de Deus primeiro!

146 O que há hoje é que têm tantas revelações e coisas falsas. É se prostrar lá e abrir o coração a demônios, em vez de ficar com a Palavra de Deus. É aí que está o problema, é isso. Pessoas honestas, sinceras, boas pessoas, mas não aceitam que lhes diga nada. “Bem, nós cremos nisto, como povo pentecostal.” “Nós cremos nisto, como povo batista.”

147 Eu creio Nisto porque é a Palavra de Deus! Desafio qualquer um a me corrigir Nisto. Estão vendo? Isso mesmo. Esta é a Palavra! Fiquem com Isto, Isto é verdade!

148 Assim formaram a primeira igreja, a primeira igreja católica romana. E em vez de chamarem o… a ele de bispo, como sempre o chamaram, agora o chamam de “padre.” Ainda chamam. E dizem aqui: “Vocês têm de admitir que esta hóstia é o Corpo de Cristo. E neste caso o sacerdote é um deus, pois Deus é obrigado a obedecer a voz do sacerdote, que transforma essa hóstia no Corpo literal de Cristo.” E então homens inteligentes deixam que lhes enfiem isso goela abaixo! Oh, que coisa! Oh, como…

149 Mas os verdadeiros adoradores, os verdadeiros bispos, ficaram com a Palavra. Eles se posicionaram naquele mesmo Concílio de Niceia, permaneceram fiéis àquela Palavra lá. Sim, senhor. Eles vieram como mártires, tudo mais, mas ficaram com aquela Palavra. Não queriam nenhuma idolatria.

150 E quero que alguém me mostre onde São Patrício foi católico romano. Não existe isso! Ele protestou contra aquela igreja romana. Era sobrinho de São Martin. Estava lendo aqui, em… uma mulher que escreveu um… Hazeltine, Sra. Hazeltine, Extratos do Concílio de Niceia, disse que foi à ficha em Oxford, ver a—a ficha da… pegar A Vida de São Martinho, e este indivíduo disse: “Mas ele não foi canonizado pela igreja romana.” Certamente que não, ele protestou contra! E São Patrício também. O homem que ficou com a Palavra de Deus e criou suas próprias escolas, eles se afastaram daquele tipo de coisas.

151 Agora, vemos que assim é hoje. A igreja romana continua com seu mesmo pão redondo, crendo que Cristo desce e entra. E, escutem, sabiam que o sacerdote bebe o vinho? (Quando devem tomá-lo uns com os outros, “Ele passou o cálice uns aos outros.”) Mas na forma pagã o sacerdote bebe o vinho. Estão vendo? Vocês ainda… É tudo pagão! Exatamente. Eles não se importam.

152 Dizem-lhe: “Não vou falar com você sobre a Bíblia.” Aquele ministro, ou sacerdote, me disse aqui, disse: “Sr. Branham, o senhor está tentando falar sobre uma Bíblia, eu estou falando sobre uma igreja.”

Eu disse: “Deus é a Palavra!” Certo. Agora, muito bem.

153 Vemos nisto até hoje que é por isso que o católico romano tem de ir à igreja para adorar. Eles são ensinados que “Deus está nesta hóstia redonda, a hóstia no tabernáculo.” Estão vendo? Não podem ver que isso é pagão? Claro que é.

154 Não podem ver que pessoas que adotam qualquer coisa— qualquer coisa contrária a esta Palavra são do mesmo grupo? A Bíblia, em Apocalipse 17, não chamou a igreja católica de “meretriz”? Não chamou os protestantes de mãe de…que ela era “a mãe de prostitutas”? A mesma coisa! Ela distribui doutrina do seu cálice da imundícia da abominação de suas fornicações, sujeira e imundícia, a invenção de meros homens, em vez da Palavra do Deus vivo que é verdadeira e inadulterada.

“Ó Deus, tem misericórdia de nós,” é a minha oração.

155    Irineu disse, escrevi uma nota aqui do que ele disse, disse: “A Palavra de Deus é como uma fina coleção de joias lindas e grandes que foram colocadas para formar uma estátua de um Rei grande e poderoso. Mas,” disse, “credos, dogmas, denominações, tiram aquelas lindas joias e fazem disso a forma de um cão, e enganam o ignorante da Palavra. Fazem isso para corromper os caminhos de Deus e trazer opróbrio sobre Isto.” Aleluia!

156 Quando tenta fazer a Palavra de Deus dizer algo para Se enquadrar em sua organização, você está tirando as joias do Corpo do grande Rei e fazendo disso uma imagem de cão, ou de uma raposa, ou de um porco, ou algo assim. E engana o ignorante da Palavra.

157 Aleluia! Há  alguns  que  têm  o  Espírito  de  Deus,  que tomam posição pela Palavra encarnada. (Deus, aumenta nossos membros.) A Palavra, nada além da Palavra! Tome essa Palavra onde Jesus disse ali: “Todos os céus e a terra passarão, mas a Minha Palavra não.”

158 Onde disse: “Batizai  em  Nome  do  Senhor  Jesus  Cristo”; eles tornam “Pai, Filho, Espírito Santo,” três deuses. Tomam todos os tipos de dogmas, e inventam todos os tipos de coisas, e aspersão em vez de imersão. Tudo! Fazem disso algum tipo de espojadouro feito pelo homem, em vez de colocar na Joia, no grande Rei, Cristo.

Oh, aleluia! É Deus encarnado, Cristo!

159 Eles corrompem os caminhos de Deus. Deixam as pessoas se juntarem à igreja, mulheres com cabelo cortado, usando maquiagem, com vestidos de aparência escandalosa. Homens tão efeminados, que deixam uma mulher conduzi-los por aí pela orelha. Vêm à igreja, e fazem jogos de azar, e todos os tipos de coisas corruptas. E pregadores, e assim vai, nas margens, com mulheres nuas de roupa de banho e indo nadar, fumando cigarro, e chamando-se de “servos de Deus”; quando este templo é um templo santo dedicado a Deus, não à imundície do mundo. É verdade. Mas tomaram as joias de Deus e fizeram disso um porco ou uma raposa, ou um cão, ou uma doninha, ou algo assim, e alimentam com isso os sem instrução, os ignorantes.

160 Obrigado, Doc. Eu  tinha  um  lenço  aqui,  mas  não  pensei em usá-lo.

Sim, é o que fazem. Irineu estava tão—tão certo.

161 O que Deus pensa de tudo isso? É como tentaram dizer: “Oh, isso não importa para Ele”? Importa sim para Ele! Está importando.

162 Por que Ele disse a Jeremias as coisas que disse então? Por que Ele disse isso? Importa sim. Deus tem uma maneira.

163 E se Moisés dissesse: “Tirarei o chapéu em vez dos sapatos”? Ele nunca teria a visão. Você tem de vir da maneira de Deus. Deus tem uma maneira.

164  Há tanto que poderíamos dizer. Vamos abrir só em uma Escritura aqui. Tenho muitas delas anotadas. Vamos abrir em Números 25, só por um minuto. Números 25, veremos se importa para Deus, ou não. Vejamos se importa, se estes credos, dogmas (e assim por diante) importam. “Ele é um Deus bom, Ele ignora tudo.” Não ignora! Ele estica uma linha e passa um prumo, e você tem de chegar a Isso.

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.

(Escutem!)

Elas convidaram o povo ao sacrifício dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel. (Não admira que Ele tenha dito: “Não ores por esse tipo de gente”! Hã?)

Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças  do povo, e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.

Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.

165 “Matem cada um deles!” Deus quer ser Deus, e se não for Deus, não vai ser o segundo lugar. Ele não tem de deixar Baal (e algum dogma feito pelo homem, e alguma teoria de algum homem, ou alguma ideia de um credo, ou alguma ideia de uma— de uma denominação) ficar no Seu caminho, Ele é Deus, e mesmo destas pedras Ele pode levantar filhos a  Abraão.  Ele  não tem de ter as denominações de vocês. Não tem de ter suas grandes sociedades e suas escolas e coisas tais. Ele toma o que pode pegar em Sua mão, que nada é, sopra o fôlego da Vida nele, e se torna algo que O sirva. É o que O torna Deus. Claro que importa para Deus.

Você diz: “Não importa.” Importa sim! Claro que importa.

166 Papa Leão, o Grande, reinou de 440 até 461. Oh, ele achou que estava fazendo exatamente o que era certo, entrou na igreja… Antes dele foi Vítor, e ele também foi um traidor. E entrou lá, e como entregou os cristãos à morte e tudo mais.

167 E então, quem começou tudo isso pondo como assassinato “legalizado”? Sabem quem foi? Santo Agostinho de Hipona, foi ele mesmo.

168 Santo Agostinho teve oportunidade, certa vez, conforme a história, de se tornar um grande homem e ser cheio do Espírito Santo. Ele se sentou na parte de trás do pátio, em Lion, França, naquela grande escola onde Irineu tinha ensinado, e os demais e São Martinho. Ele se sentou no pátio desta escola e o Espírito Santo veio a ele, mas se recusou a aceitá-Lo.

169 Então, o que ele se tornou? Filho do inferno duas vezes mais do que era para começar, ele foi direto para Hipona, África, e lá estabeleceu sua escola. E foi…

“Mostre-me!”

170 Posso mostrar-lhe a história. Foi ele que deu palavra de aprovação, de que “não tinha problema entregar qualquer herege à morte que discordasse dos dogmas da igreja romana,” Santo Agostinho de Hipona. Há um estudioso da Bíblia aqui, ou alguém que tenha lido história, que sabe que é a verdade? Levante a mão. Sim, estão vendo? Claro que sabem. Santo Agostinho de Hipona, foi ele quem deu o veredito de que “não havia problema matar hereges que discordassem da igreja romana.” Aprovando aquelas doutrinas pagãs de se afastarem da Bíblia e estabelecer uma adoração ao deus sol. Sabem o motivo do cristianismo estar…

171  Sabem de onde tiraram o Natal? Cristo nasceu em abril, mas o que fizeram? O sistema solar está indo mais devagar agora à medida que se afasta, cada dia ficando um pouco mais longo, ou um pouco mais curto, e um pouco mais curto, e de vinte até vinte e cinco é quando o deus sol fazia aniversário. Eram só uns cinco dias aí, era quando tinham o circo romano naquela época, a celebração do aniversário do deus sol naquela época. E agora, estão vendo o que vocês têm agora? “Disseram para pegar o do ‘deus sol,’ torná-lo o do ‘Filho de Deus.’” E, para começar, tudo isso é pagão! E as pessoas nas ruas com seus sapatos de salto alto, e estão se requebrando para lá e para cá nas ruas, e correndo às lojas.

172 E aqui outro dia minha esposa estava me contando: “Alguém disse: ‘Não sei o que comprar para papai.’ Disse: ‘Meu irmão vai lhe comprar um litro de uísque, e o outro disse que ia comprar champanhe.’ E um disse: ‘Bem, vou lhe comprar um—um kit de pôquer.’” Celebração do Natal, pagã, adoração do diabo! Muito bem.

173 Mas Agostinho aprovou isso. Se quiserem procurar no Schmucker, no escrito de Schmucker, S-c-h-m-u-c-k-e-r, A Gloriosa Reforma de Schmucker, aqui está o que declarou, que “A partir do tempo em que Santo Agostinho  de  Hipona  deu este veredito à igreja católica, isso escancarou as portas para matarem qualquer um que quisessem, que negasse aquela igreja pagã. E desde a época de Santo Agostinho, cerca de trezentos anos depois de Cristo, até 1850, o grande massacre da Irlanda, houve oitenta e seis milhões de protestantes mortos pela igreja católica. Está no martirológio romano, ‘oitenta e seis milhões.’” Agora, discutam com o historiador, foi ele quem disse isso. Só estou repetindo sua palavra. “Todos que discordavam do dogma católico!”

174 Não católico, a palavra católico, eles não—não merecem esse nome. São pagãos romanos.

175 Não aquelas preciosas pessoas. Há dezenas de milhares daquelas pessoas lá, tão sinceras quanto aquelas… qualquer outro idólatra é. Elas pensam que estão adorando Deus, quando (de volta à Palavra) estão num  ídolo,  com  ídolos  por  todo lado. Vejam!

176 Muito bem, era um dog-… dogma, dogmas romanos. E, escutem, quero afirmar algo aqui. Eu já estava me adiantando.

177 No ano de 1640, no ano de 1640, quando a matança da Irlanda ocorreu, sob os juristas romanos e os sacerdotes, cem mil dos convertidos de São Patrício foram mortos. Se São Patrício era católico romano, então porque mataram seu próprio povo? Era gente que trabalhava em fábricas, e tudo mais. Isso mesmo. “Cem mil,” no martirológio, “que entregaram à morte porque discordavam do ensino.”

178 Estive em algumas das igrejas de São Patrício na Irlanda do Norte. Sim, senhor. Tive o privilégio de ver isso. Era um salão grande e velho. Eles não tinham aqueles ídolos em exposição, e derramando coisas em seus pés, e pagando para aquelas pessoas voltarem e entrarem naquele ídolo. “Maria, Ave Maria, e mãe de Deus,” a mesma coisa que faziam a Astarte (enfeitiçando), o espírito de Maria.

179 Só dois ou três anos atrás a igreja católica deu início a um novo dogma de que “Maria ressuscitou dos mortos e foi para o Céu.” Quantos se lembram disso? Oh, todos vocês se lembram, claro, os jornais estavam repletos disso. Dogmas! Está edificada sobre dogmas, e nem um pingo de Verdade em parte alguma.

180 Agora, vocês protestantes, estão iguais a eles, que se recusam a receber a Palavra de Deus. É dogma da igreja protestante tal como é da igreja católica, e estamos completamente errados até que retornemos à Palavra do Deus vivo! Isso.

181 Vocês, das Assembleias de Deus, vocês, da Quadrangular, vocês, da unidade pentecostal, da trindade, ou o que sejam, voltem para a Palavra de Deus! Abandonem alguns  destes ídolos denominacionais aqui,  esfinges  denominacionais.  Eles se enfeitiçam (o espírito do diabo) entrando nestes ídolos denominacionais. Sabiam disso? Denominação é “um ídolo”!

Você diz: “Você é cristão?” “Sou  presbiteriano.” “Você é cristão?”

“Sou metodista.” “Você é cristão?” “Sou pentecostal.”

182 Isso não significa mais do que se você dissesse que é um “porco” ou um “cão” ou um “gambá,” não tem nada mesmo a ver. Isso mesmo. O que precisamos fazer hoje é voltar à Palavra de Deus!

183  Agora, destes trabalhadores de fábrica e preciosas pessoas na Irlanda do Norte, se São Patrício… onde todas as suas escolas estavam. Sabiam que seu nome não era Patrício? Seu nome era Sucatus. Ele foi raptado quando garoto; suas irmãs foram mortas. E ele retornou, porque treinava cães para tocar porcos e tal, assim ele—ele—ele—ele fez, quando fez isso, então eles… ele achou seu caminho de volta para casa, a seu pai e sua mãe. E deu início a uma escola. E a escola na Irlanda do Norte nunca aceitou o papa como o supremo vicário de Deus, eles não criam nisso. Ficaram com a Palavra. Deus abençoe aquele bendito santo, São Patrício, grande homem.

184 E vocês os ouvem dizer que “São Patrício afugentou todas as cobras da Irlanda.” Leiam a história e vejam o que foi. São Patrício cria em falar em línguas. São Patrício cria em pegar nas serpentes ou beber coisas mortíferas; e quando ele podia pegar uma cobra e jogá-la para fora do seu caminho, disseram: “Ele afugentou as cobras da Irlanda.” Foi porque ele cria em pegar nas serpentes, e nada faria dano. Sim, oh, claro.

185 Eles não tinham aqueles… estes enormes santuários. E o que iria—o que iria um santo… o que Irineu faria hoje? O que São Patrício faria hoje, ao ver as centenas de bilhões de dólares investidos no catolicismo romano para construir grandes igrejas e estátuas de um milhão de dólares e tudo mais, tal como os protestantes estão fazendo?

186 Outro dia fiz uma afirmação, e deixou todos perplexos, é por isso que estou segurando esta fita. Deixe-os em paz, o cego guia outro cego, deixe que caiam na cova. É só o que se pode fazer, veja. Quando lhes contei sobre apelos ao altar, que não havia isso na Bíblia de “apelos ao altar.”

187 [Espaço em branco na  fita—Ed.]…  da  Sua  santidade.  Ao nos humilharmos à Sua morte, considerando-nos nada, então o Espírito Santo chega e nos levanta. E não confiamos em nós mesmos, porque não podemos fazer nada, mas com Ele podemos fazer tudo.

188 Nós, à Sua imagem, uma imagem viva de um Deus vivo. O que você… Quando se rende a Deus e Deus entra em você, o que isso o torna? Uma imagem viva de Deus. Não uma estátua morta posta na esquina; não uma denominação na sede em Washington, na— na—na Confederação das Igrejas; hã-hã, não, essa é uma estátua morta, uma estátua morta e um credo morto. Mas uma imagem viva no indivíduo!

189  Outro dia alguém estava ensinando, ou recebi uma anotação, e alguém disse que “se um homem não era salvo, e… Se um homem era salvo e sua esposa não era salva, eles iriam no Arrebatamento? A mulher não poderia ir no Arrebatamento, não haveria isso de uma mulher ir no Arrebatamento porque eles são um.” Bobagem! Jesus disse: “Estarão dois numa cama, e Eu tomarei um e deixarei outro.” É um assunto individual entre você e Deus, rendendo o seu corpo; quer mamãe, papai, filhos, qualquer outro receba ou não. Amém!

190 Ó Deus! Este mundo corruptível, sujo e  imundo;  essas igrejas sujas e imundas chamadas… chamadas igrejas; essas organizações sujas e imundas; esses credos sujos e imundos que são contra a Palavra de Deus. Ó Deus, traz uma pessoa humilde em algum lugar e limpa-o e levanta-o aos lugares celestiais e mostra-Te, Deus Todo-poderoso. Amém. Que coisa corruptível veio a ser!

191 Somos feitos participantes da Sua santidade. Nós, à Sua imagem, somos imagens vivas de um Deus vivo. Então, mortos para o eu, ressuscitados com Ele, (agora, escutem, escutem isto), Sua Palavra feita carne de novo em nós. (Oh, irmão Neville!) Vejam! Que é isto? Não o deus mítico e imaginário por aí, mas o Deus vivo. Que é o Deus vivo? A Palavra em você fazendo- Se real. Ufa! Glória a Deus! Oh, sei que  acham  que  sou  um santo rolador, talvez seja. Mas, oh, irmão, está vendo? Triunfou sobre cada denominação, triunfou sobre todo o paganismo, um Deus vivo manifestado num templo vivo, e a Palavra de Deus (que é Deus) é feita carne em você. Por quê? Você está assentado nos lugares celestiais, triunfou sobre todas as coisas em Cristo Jesus. Amém!

Oh, gosto demais Disto. Tenho de omitir algo e continuar.

192 Agora, escutem. Então, o menor dos Seus crentes,  não importa por—por quanto tempo, ou quem—quem, pequeno, seja o que for, o menor dos Seus crentes (Nele) tem todo o mal abaixo de si. Estão vendo? Olhem! Cristo é a Cabeça do Corpo. Está certo? Bem, onde a Cabeça estiver, o corpo está junto. Glória! Aonde minha cabeça vai, leva meu corpo consigo. E onde Jesus está, a Igreja está com Ele. Amém! Ele não sai da Sua Palavra; Ele fica em Sua Palavra, vela por Ela, para manifestá-La. Sua Igreja está com Ele.

193  E, olhe, você diz: “Mas, irmão Branham, sou o menor.” Essa é a sola de Seus pés. Mas, lembre-se, Ele triunfou com você, triunfou com você sobre cada detalhe, mesmo se você for a sola de Seus pés. Toda enfermidade, todo diabo, todo poder, mesmo a própria morte, estão sob os seus pés, sob você. Glória! Não sinto como tendo cinquenta e dois esta manhã. Isto é Verdade. Se apenas puder fazer esta igreja ver isso, irmão, seremos uma igreja triunfante. Crentes Nele, todo mal sob Ele. Oh, glória!

194 Vou parar por aqui, começarei de novo da próxima vez.

195 Ouça, ouça isto. Você diz: “Irmão Branham,  não  tenho poder.” Eu também não. Não tenho poder. “Bem, irmão Branham, sou fraco.” Eu também. Mas não estou dependendo da minha força, não é a minha força. Estou dependendo da minha autoridade, veja, minha autoridade, dada a mim. Não sou eu o forte, eu não sou forte. Ele é forte e eu—eu sou Dele.

196 Aqui, digamos assim,  por  exemplo,  aqui  está  o  trânsito pela rua, no cruzamento da rua Quatro com a Broadway, em Louisville, “zum, zum, zum, zum,” o mais rápido possível, cem quilômetros por hora por essa rua, todos correndo, apressados e agitados. Um homenzinho sai lá, ergue a mão e, irmão, os freios cantam. Bem, esse homenzinho não tem poder suficiente de parar um só daqueles carros, mas tem autoridade. (Glória!) Não é o poder dele. Ora, se um daqueles carros o atropelasse, acabaria com ele. Mas basta que levante a mão! Por quê? Os motoristas de carro reconhecem aquele uniforme.

197 Oh, irmão, eles reconhecem aquele uniforme, os freios cantam. Por quê? Veem a autoridade dele.  Veem  o  que  está por trás dele. O sistema inteiro municipal está por trás dele. O cumprimento da lei municipal o ampara. Aquele uniforme representa isso. Ele é diferente, sim, senhor, porque é um policial.

198 Ele grita: “Pare!” Bem, se um daqueles carros passasse, “zum” e o pegaria rápido. Mas, melhor não tentar, olhe o que está por trás dele. Cantam os freios e derrapam. Ele nem tem de dizer nada, é só levantar a mão. Isso basta, claro. Sua autoridade vem do cumprimento da lei, ela toda o ampara. Ele próprio é fraco, mas o que o ampara? É isso que assus-… seu traje, ele está todo trajado com um uniforme.

199 É o que o… não o ídolo, mas o que o indivíduo deve vestir. Revistamo-nos de toda a armadura de Deus, amém, o capacete da salvação, este enorme escudo (do tamanho de uma porta) da fé. Oh, irmão. Não é o que ele é, mas o que representa.

200 É o que o policial… não é aquele homenzinho lá de pé, ele é só um homem comum, mas o que ele representa!

201 Nossa Armadura é Jesus Cristo. Sim, senhor. Todos os demônios fazem cantar os freios quando veem Isso. Quando veem essa armadura completa de Deus, o verdadeiro batismo do Espírito Santo, amém, que A veem chegando  direto  do Trono de Deus, vestido com a armadura completa da Sua ressurreição. Amém.

202 Não que você seja forte, você não é nada, é o que ampara você. Por quê? Você está morto. Você ingressou no exército, ingressou na polícia, você vai cumprir a lei e controlar esses demônios. Isso mesmo, você está na polícia, tudo ampara você. Veja, se você é considerado morto, você não é nada, não conseguiria parar nada. Mas sua autoridade que lhe foi dada, porque você ressuscitou e está assentado nos lugares celestiais em Cristo Jesus, o diabo reconhece isso. Tudo canta os freios quando aquelas mãos se erguem.

203   São  Martinho,  certa  vez,  num  pátio… Havia  um  homem lá fazendo estragos (um demônio), com mordidas ele arrancava pedaços das pessoas assim, e estavam correndo, ele tentava matá-las. Arrancou um grande peda-… tinha grandes presas, dentes, arrancava grandes pedaços de carne assim, enquanto fazia desordem.

204 [Espaço em branco na fita—Ed.]… em adoradores. E os dias que ele viu à frente, e sabia que seria assim, quando Ele Próprio seria expulso da Sua Própria igreja, a igreja de Laodiceia. Ele disse: “Eis que estou à porta, e bato.” Aquela organização O expulsou, e fizeram isso hoje, mas Ele está à porta para bater.

205 Ó Deus, que os membros  de  Seu  Corpo  percebam  hoje que estamos na Igreja triunfante. Estamos—estamos em Cristo. Estamos assentados acima de todas essas coisas do mundo.

206     Por que nossas mulheres iam querer cortar o cabelo? Deus, isso mostra que algo está errado. Por que iam querer se expor em coisas sensuais? Por que nosso povo teria fome no coração de ouvir um—um sujeito como Elvis Presley ou—ou alguns desses jovens mundanos, ou assim, se levantarem lá com uma guitarrinha e aquela musiquinha estridente e fazer nossas jovens rebolar e tirar as roupas íntimas e tais? Deus, e então esse rapaz afirma ser pentecostal! Ó Deus, o que é… Veja este Pat Boone, que afirma pertencer à Igreja de Cristo e todas estas coisas vulgares e sujas… Ó Deus, chamando-se “da igreja de Cristo.”

207 Deus, compreendemos que o emblema de autoridade não é o nome de uma denominação, mas o poder—o poder da ressurreição de Cristo em cada vida individual. Deus, que este povo aqui esta manhã se esforce para entrar Nisso. E se esta fita algum dia chegar ao país em que as pessoas estão, Senhor, que elas saibam que isto não foi dito por maldade, porque eu mesmo estaria errado, mas para que a Igreja seja triunfante e entenda o seu lugar. Para que vissem onde todos estes ídolos… Onde a igreja católica saiu abertamente e tornou isso “um ídolo,” os protestantes o tornam “uma organização,” e eles não são melhor; negando a Palavra, “tendo aparência de piedade, mas negando a Eficácia dela.” Ó Deus, quão verdadeira é a Tua Palavra, cada Palavra!

208 Agora rogamos, Pai, que perdoes os nossos pecados, e que esta Mensagem penetre fundo nos corações. E que as pessoas… Que esta igreja, enquanto este pequeno tabernáculo agora está no processo de construção de uma igreja, que eles nunca busquem algo  belo,  mas  só  o  suficiente  para  abrigar  o  povo.  Deus, que nunca venham a olhar e dizer: “Pertencemos ao grande tabernáculo que tem grande cúpula em cima.” Deus, permite que seja um local vazio. Que nunca percam de vista o Objetivo, Jesus Cristo. Que seja Ele o que preencha o templo deles, e então o poder e o Fogo do Espírito Santo cairão no altar de seus corações. É aí onde o verdadeiro altar está, Senhor, é no coração de cada indivíduo.

209 Rogo esta manhã que esta Palavra cause grande impacto no altar de cada coração, que nunca se afastem Dela, que venham sãos e sensatamente ao Evangelho, crendo nas Palavras; e não abram o coração a poderes demoníacos (ou sensações, ou gritar ou saltar, ou—ou alguma manifestação, alguma forma física, ou algo assim), mas ao real, verdadeiro e amoroso Espírito de Cristo, onde Ele Se manifeste em amor e poder.

210 Concede, Senhor. Cura os enfermos e os aflitos. Pedimos em Nome de Jesus. Amém.

Eu O amo, eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro do Calvário.

…eu O amo
Porque Ele primeiro me amou
E comprou-me a salvação
No madeiro do Calvário.

211 De cabeça inclinada, quantos querem pôr o coração no altar e fazer dele um campo para Deus, para que Ele semeie Sua Palavra no altar do seu coração, que produza a vida da ressurreição de Cristo? Gostariam de levantar as mãos e dizer: “Deus, desejo isso de todo o coração”? Deus abençoe seus corações famintos, dúzias e mais dúzias.

Deixa ali, apenas deixa ali,
Leva teu fardo ao Senhor e deixa ali;
Se confiarmos e nunca duvidarmos, Ele nos dará uma saída;
Levemos nosso fardo ao Senhor e deixemos ali.

212 Bem aí no seu coração, lembre-se de Cristo, o Salvador, lembre-se de que Ele morreu por você. E se você morrer para si, isso esvaziará seu corpo, esvaziará sua alma, esvaziará seu coração de tudo deste mundo e de todos os prazeres dele, então Cristo… você ressuscitará com Ele.

213 Se não foi batizado em Nome de Jesus Cristo, há um tanque cheio d’água aqui. E quando se levanta dessa água, você se levanta para andar com Cristo numa nova vida. Você está morto então, você não é mais… gênio e tudo mais desapareceu. Você é uma nova criação em Cristo. Então Ele o levanta pelo Espírito Santo e o coloca nos lugares celestiais com Ele Mesmo, muito acima de todos os poderes deste mundo.

214 Não importa quão pequeno, se você é lavadeira, se é—se é um irmão simples que não tem seu… é analfabeto, não faz diferença quem você seja. Você está em Cristo, triunfa sobre todas as coisas. E sua autoridade é sobre todo demônio e todo poder que o diabo tem. Você está em Cristo, triunfa.

Enquanto estão de cabeça inclinada:

215 Sei que há um irmão que veio aqui esta manhã, o irmão Slink (creio que o chamavam de “Sink, Jim Sink”), o qual creio ser… E nosso irmão aqui é tido como professor desta Palavra. Não é, irmão Sink? Devemos impor as mãos nele esta manhã, antes de orarmos pelos enfermos, para ordená-lo ministro (um de nossos irmãos) para ir às igrejas pregar o Evangelho.

216 Irmão Jim Sink, poderia vir aqui ao altar? Venha, irmão Neville. Irmão Junie Jackson, o irmão está aqui? Quaisquer outros ministros desta Fé?

217 O irmão Jim Sink aqui crê neste Evangelho que pregamos, o Filho de Deus, crê que Ele em verdade é o Filho de Deus nascido da virgem. Está certo, irmão Sink? [O irmão Jim Sink diz: “Amém.”—Ed.] Crê que Ele morreu e ressuscitou ao terceiro dia, triunfou sobre tudo e está assentado à destra de Deus, no centro do poder de Deus nas Alturas, vivendo sempre para fazer intercessões por nós? [“Amém.”] Crê no batismo em água em Nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados? [“Amém.”] Crê no batismo do Espírito Santo, assim como Deus O dá, com sinais e prodígios seguindo o crente? [“Amém.”] Ele crê nisso. E creio que teve uma vida que foi irrepreensível diante das pessoas. Ele prega aqui na igreja, muitas vezes para eles aqui, e constato: “Um maravilhoso homem de Deus.”

218 Agora, a esta igreja, há alguma palavra aqui, alguém que tenha uma palavra contrária ao irmão Sink? Diga agora ou cale-se para sempre. Quantos creem que, com a pregação desta Mensagem  e  desta  Palavra,  que  o  irmão  Sink…  e  creem que, pelo testemunho do  Espírito  Santo,  o  irmão  Sink  deve ser ordenado e enviado desta igreja aqui como ministro do Evangelho, para proclamar estas Mensagens como foi pregado esta manhã, a todo lugar a que possa ir no mundo, ao qual o Senhor o envie? Levantem a mão e digam: “Vou orar pelo irmão, irmão Sink.” Deus os abençoe.

Inclinemos a cabeça.

219  Irmão Neville, por favor, imponha as mãos sobre o irmão Sink enquanto o irmão coloca a mão sobre a Bíblia.

220 Nosso Pai Celestial, trazemos a Ti, esta manhã, um homem que foi levantado da corrupção deste mundo, teve-se como morto para si e aceitou Cristo como Salvador, foi batizado em Nome de Jesus Cristo, levantou-se com a promessa de receber o Espírito Santo, e agora nos lugares celestiais, e sente um chamado na vida ao ministério.

221 Ó Deus, como anciãos desta igreja, como a assembleia e os superintendentes gerais e assim por diante, para vigiar o rebanho do qual o Espírito Santo nos fez cuidar, o rebanho levantando a mão indicando que sabe que o irmão Sink, “que ele é um homem justo,” nós, portanto, impomos as mãos nele, o irmão Neville e eu, como Teus anciãos, e por meio disso fazemos a oração da fé e ordenamos o irmão Jim Sink ao ministério de Jesus Cristo. Concede. Que ele seja cheio do poder de Deus. Que nunca se comprometa. Que ganhe almas para Ti.

222 E, Deus, nós lhe prometemos nossa lealdade e fraternidade, para apoiá-lo onde quer que  esteja,  em  oração  e  ajuda,  e de qualquer modo que pudermos. Recebe-o, ó Deus, ao o apresentarmos a Ti. Em Nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Amém. Amém.

223 Com suas mãos sobre a Palavra, e aí, meu irmão Sink, eu o ordeno um irmão em Cristo e em nosso companheirismo, em Nome de Jesus Cristo. Amém. Deus o abençoe. Muito bem. E a congregação disse: “Amém.” [A congregação diz: “Amém.”—Ed.] Deus o abençoe. Há muito o que fazer no Evangelho, de grande necessidade, estamos apoiando o irmão cem por cento com tudo o que possamos fazer para ajudar. Deus o abençoe.

224 Não é maravilhoso Ele ser um… Oh, que coisa! Gosto de ver homens… Isso é bom. Ele está, pelo que agora entendo, assumindo o pastorado do Tabernáculo da Santidade em Utica, Indiana, do qual não mora longe.

225 Agora, vejamos. Oh, temos os irmãos? Oh, creio que ainda temos enfermos pelos quais orar, não temos?  Muito  bem, eles… o irmão distribuiu alguns cartões de oração? Muito bem, chamemos alguns cartões de oração rapidamente, fiquem todos quietos por um pouco. Estamos bem atrasados. Podem me dar dez minutos? Muito bem. Cartões de oração, que as pessoas que têm… de oração… Distribuiu a partir de que número, um?

226 Muito bem, cartão de oração número um, poderia vir, número dois, número três, número quatro, número cinco. Cartão de oração número um, dois, três, quatro, cinco, fiquem de pé aqui o mais rápido possível agora, se puderem se levantar. Se não puderem, bem, avisem-nos e iremos buscá-los. Tentaremos trazer todos os que pudermos. Um, dois—dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez; seis, sete, oito, nove, dez; e só dois desses se levantaram. Dez, onze, doze, treze, catorze, quinze. (Hã?) Todos eles, todos os cartões de oração, venham para este outro lado, fiquem deste lado aqui, deste lado, por favor.

227 Oh, Ele não é maravilhoso? Agora, todos o mais reverentes possível, por uns dez minutos agora, só por uns dez minutos. Agora, aqueles com cartões de oração, fizemos uma declaração de que “as pessoas que quiserem receber oração, venham com seus cartões” e, para nós não… Vejam, eles ficam voltando, e então tentam usar os dons de Deus como um tabuleiro Ouija, mas não—não cremos em fazer isso.

228 Nós—nós cremos apenas em deixar Deus fazer Sua Obra. Creem nisso? Quantos creem que esta Mensagem, esta manhã, é a Verdade? [A congregação diz: “Amém.”—Ed.] Obrigado. Obrigado. Deus os abençoe. Creio Nisso de todo o coração, alma e mente.

229 Agora, parece que temos umas cinquenta pessoas aqui para receberem oração, algo assim. Agora, escutem. Agora, cada um de vocês está em Cristo. Você está em Cristo Jesus, triunfa sobre toda enfermidade. Vocês que estão na fila de oração que são cristãos, crentes que nasceram de novo, levantem a mão. Sua posição, então, é em Cristo. Você já triunfou, e a única coisa que tem a fazer agora é aceitar e crer no que Deus disse ser a Verdade.

230 Eu mal conseguiria dar conta dessa fila pelo discernimento, seria demais a fazer, demoraria demais. Não seria para mim, creio que poderia ficar aqui o resto do dia, sinto-me muito bem. Sinto-me muito bem. Sei que Isto é verdade. Louvado seja o Senhor! Mas agora estamos em Cristo, agora estamos assentados posicionalmente em Cristo. Amém! Oh, que coisa! Estas coisas que ensinei são a Verdade? Se são, então Ele Se manifestará. Isso mesmo.

231 Quantos de vocês na fila de oração não me conhecem? Conheço muitos de vocês, mas alguns são desconhecidos. Levantem a mão os que sabem que não sei nada que esteja errado com vocês, levantem a mão; por toda a fila, hã-hã, muito bem. Ele é Cristo? Vocês creem Nisso? Vocês precisam ter fé, precisam crer Nisso. Se não crê, não funcionará. Você tem de saber sua posição, tem de saber seu lugar. Não é mesmo, irmão West? Isso mesmo. Saber sua posição, Cristo prometeu: “Também fareis as coisas que Eu faço.” Creia Nisso de todo o coração.

232 Aquele homem de pé lá atrás tem algo errado com o quadril. Creia Nisso de todo o coração. O irmão não consegue entrar na fila de oração, mas pode voltar e se sentar, vai desaparecer. E não é câncer. Volte e sente-se, está tudo terminado. Nunca vi o homem na vida. Se somos desconhecidos, irmão, levante a mão. Se somos desconhecidos… O que há? Ele está curado!

Ao longo deste altar aqui, vocês creem?

233 E o senhor? Somos desconhecidos, não o conheço. Deus o conhece. Crê que sou servo Dele? Crê nesta Mensagem que prego? E se eu lhe dissesse que seu problema nas costas o deixaria? O senhor crê Nisso de todo o coração? Sr. Burkhart, volte para Ohio, o senhor está curado. Jesus Cristo o cura.

234 Você não está aqui para você mesma, está aqui para outra pessoa. É uma mulher. E ela também é de Ohio, isso mesmo, o nome é Alice McVan. Isso mesmo. Ela foi operada. Isso mesmo. Problema de estômago, problemas femininos e nervosismo. Está certo? Somente creia e ela ficará bem. Vá e creia Nisso de todo o coração. Creia Nisso de todo o coração, ela receberá.

235 Como vai? Não a conheço, somos desconhecidos. Está certo? A senhora crê que sou servo Dele? Crê que triunfamos em Cristo? Se crê, com seu nervosismo e com seus problemas e coisas tais que tem, então, Sra. Allen, pode voltar para casa e ficar curada.

236 Creio que somos desconhecidos, não é? Nunca a vi antes. É a primeira vez que nos encontramos, somos desconhecidos um do outro. A senhora crê que sou profeta Dele? Crê? A senhora está sofrendo de problema nos rins. Isso mesmo, não é? A senhora não é daqui, é do Sul. Está orando por seus filhos que não são salvos. Esse é o seu marido atrás da senhora. Ele tem um homem no coração esta manhã, um amigo pelo qual está orando. A propósito, vejo alguém, o senhor é—o senhor é amigo da minha mãe e do meu pai. Um homem vem aqui chamado L. C. ou S. T., ou algo assim, S. T. ou algo assim, é—é o seu filho. [O irmão Neville diz: “J. T.”—Ed.] J. T.… Aí está, S. T. Não, não é J. T., eu sei. É um homem pequeno de cabelo preto, eu o vi de pé bem aqui na frente onde ele está agora. Volte para casa, o senhor recebeu seu pedido. Volte para casa.

237 Aquele homem está aqui esta manhã, um homem de lá da Geórgia? Sim. T. S. Sim. Nunca vi seu pai e sua mãe na vida, e o senhor sabe que é verdade, mas o vi aparecer bem aqui diante deles há pouco. Eu sabia que era. O senhor recebeu seu pedido, não duvide.

238  Vocês creem de todo o coração? Agora, quantos? Cada um de vocês está em Cristo. Você diz: “Esse é o Evangelho?” É exatamente o que Jesus Cristo fez. É exatamente o que os apóstolos fizeram. É exatamente o que Irineu e os demais fizeram. Exatamente.

Vocês creem Nisso? Então inclinem a cabeça.

239 Venha cá, ancião. Há pessoas demais para passarmos por toda essa fila assim. Selecionamos duas ou três aí embaixo. Venha para cá. Este meu irmão Neville é um homem de Deus. Creio nisso.

240 Vamos passar por esta fila aqui e orar por estas pessoas, impor as mãos nelas. Creem que vão ficar bem, cada um de vocês? Todos aqui vão crer Nisso? Então inclinem a cabeça agora, estamos na Igreja triunfante.

241  Senhor Jesus, conheço este irmão, é por isso que não lhe falei a respeito. Sei o que ele quer. Rogo que o cures, Senhor, e lhe concedas o seu pedido. Em Nome de Jesus Cristo.

242 Pai Celestial, com as mãos postas sobre este irmãozinho esta manhã, pedimos em Nome de Jesus por sua libertação. Amém.

243   Oh, está…

Pai Celestial, dá à nossa irmã Dauch aqui, uma amável irmã, que tem sido uma grande amiga nossa aqui, da minha família e de nossos entes queridos. Cremos que ela e seu marido são Teus filhos. Rogo, Deus, que lhe concedas o seu pedido esta manhã. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

244 Deus, em Nome de Jesus, abençoa nossa irmã Bruce. Sabemos, Senhor, que é Tua serva. Rogamos que lhe concedas o seu—seu pedido. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

245 Ó  Pai  Celestial,  entendendo  que—que  só  Tu  podes  curar a irmã Blankco, rogamos que a abençoes e lhe concedas este pedido, Senhor. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

246 Pai Celestial, impomos as mãos em nossa irmã em Nome de Jesus Cristo, pedimos por sua libertação para a Tua glória. Amém.

247 “Estes sinais seguirão aos que crerem,” e impomos as mãos nesta irmã que será curada. Em Nome de Jesus, concede, Senhor. Enquanto este corpo nervoso e tremendo, aqui de pé, Senhor, sob o impacto do Espírito Santo, e cansado, mas Tu és Deus. Cura esta jovem, rogo em Nome de Jesus Cristo.

248 Deus Todo-Poderoso, dá ao nosso irmão o seu pedido. Concede, Pai. Impomos as mãos nele e condenamos o inimigo, os que envenenariam sua alma, ou colocariam uma—uma marca negra em frente dele. Que ele se eleve triunfante sobre isso esta manhã, Senhor, e compreenda sua posição em Cristo Jesus. E assim terá o que pede, em Nome de Jesus.

249 Nosso Pai Celestial, com as mãos postas sobre este irmão, em Nome de Jesus Cristo, concede seu pedido. Amém.

250 Esta querida garotinha, Pai, em Nome de Jesus, que o Senhor seja misericordioso, para a Glória de Deus pedimos por sua libertação.

251 Deus, conhecemos o clamor no coração desta mãe e o clamor de sua filha. Deus, concede-lhe fé esta manhã, e que a aplique agora mesmo, sabendo que ela tem poder sobre isso. E assim será, em Nome de Jesus Cristo.

252 Deus, cura este garotinho, rogamos em Nome de Jesus Cristo.

253 Deus nosso Pai, impomos as mãos em nossa irmã e pedimos esta manhã que concedas o seu pedido. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

254 Nosso Pai Celestial, visto que esta senhora vem ocupar seu lugar para cura, impomos as mãos nela e pedimos por sua cura. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

255 Nesta adorável criancinha impomos as mãos, em Nome de Jesus Cristo, pedimos pela cura.

256 Pelo Nome de Jesus Cristo, com as mãos sobre a nossa irmã, que Tu a cures agora.

257 Pai nosso, que estás nos Céus, santificado seja o Teu Nome, neste menino impomos as mãos. Em Nome de Jesus Cristo, que ele creia. Amém.

258 Pai Celestial, neste nosso corajoso irmão aqui, Teu servo, um homem de Deus, impomos as mãos nele para que seu pedido seja concedido. Em Nome de Jesus Cristo, que tome posição agora. Agora, aqui está um filho de Deus, no glorioso tempo em que todos estamos terminando.

259 Pai Celestial, sobre nossa irmãzinha que sai de densas trevas para andar na Luz, concede, Senhor, que sua alma corajosa seja elevada bem alto esta manhã na atmosfera celestial. E concede- lhe seu—seu pedido, em Nome de Jesus. Amém.

260 Pai Celestial, em nosso irmão aqui impomos as mãos em Nome do Senhor Jesus, pedimos que lhe seja concedido este pedido. Em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém.

261  Nosso Pai Celestial, impomos as mãos no bebê da nossa irmã, e pedimos que lhe seja concedido o seu pedido, Pai, enquanto impomos as mãos nela em Nome de Jesus Cristo.

262 Nosso Pai Celestial, impomos as mãos em nossa irmã, em Nome de Jesus Cristo. Que seu pedido seja concedido, em Nome de Jesus. Amém.

263  Nosso Pai Celestial, enquanto nossa irmã passa por esta fila, e para deixar…impomos as mãos nela, que o Cristo de Deus Se aproxime agora, condene o problema e a cure. Amém.

264 Pai Celestial, em nosso irmão, impomos as mãos nele e pedimos em Nome de Jesus Cristo, que o cures em Nome de Jesus. Amém.

265 Pai Celestial, nesta menina impomos as mãos e pedimos, nosso precioso Senhor. Em Nome de Jesus Cristo, pedimos por sua cura. Amém.

266 Nosso precioso Senhor, impomos as mãos em nosso irmão, em Nome do Filho de Deus, Jesus Cristo, por meio do Qual somos mais do que vencedores. E pedimos que concedas a nosso irmão o seu pedido, em Nome de Jesus. Amém.

267 Nosso Pai, sobre o irmão da nossa serva, este pequeno soldado da Cruz, rogo, Deus, que Teu Espírito venha sobre ele e conceda o seu pedido. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

268 Nosso Pai Celestial, sobre este corajoso soldado da Cruz, ele tem defendido a Tua Palavra em—em tempos de crítica e tal, e fica fiel à Palavra, saiu mais do que vencedor em Cristo Jesus. Dá-lhe o seu pedido, Pai. Faço a minha oração e lhe dou da Tua bênção, Senhor, que o cures e lhe concedas o seu pedido. Em Nome de Jesus. Amém.

269    Pai Celestial, este bebê não pode viver sem ser por Deus, mas Deus pode curá-lo. Imponho as mãos nele e condeno o inimigo, em Nome de Jesus Cristo. Abençoa o menino, e ajuda- o a prosperar em Nome de Jesus Cristo. Amém. Mais que vencedores.

270 Pai Celestial, para nossa irmã, sobre quem impomos as mãos em Nome de Jesus Cristo, o tabernáculo triunfante de Deus que Se fez carne e habitou entre nós. Que através do Seu Nome, o Nome justo daquele Filho de Deus, Jesus Cristo, concedas à nossa irmã o seu pedido. Amém.

271 Nossa irmã Kidd, abençoada seja. Nosso Pai Celestial, enquanto seguro este homem e mulher idosos em nossas mãos aqui, que pregava o Evangelho quando eu ainda era menino, alguns dias atrás jazia morrendo de câncer;  apressando-me para chegar até ele, e o poder de Deus desceu, passando sobre um homem de oitenta anos e o curou, a ponto dos médicos ficarem milagrosamente mudos, não conseguiam entender. Rogo que concedas o seu pedido esta manhã. Sua abençoada esposa, Senhor, que lavou na tábua para enviar o marido ao ministério para pregar este—este Evangelho Sangrento de Jesus Cristo. Concede, Senhor.

272 Abençoa o filho deles, Junior, Senhor. Rogamos que o cures e o conserves forte, Senhor. Ele é o apoio deles para transportá-los de lugar em lugar, para colocarem os lenços. Apesar de tão velhos que já não podem sair ao campo, mas vão de hospital a casas, colocando lenços sobre os enfermos. Deus, Tu honrarás isso, sei que sim. Abençoa-os e dá-lhes força por muitos dias mais, Pai. Em Nome de Jesus Cristo. Amém.

273 Deus o abençoe. Assim será, irmão Kidd, assim será. [O irmão e a irmã Kidd falam com o irmão Branham—Ed.] Louvado seja Deus. Amém. Sim, aquele por quem oramos por telefone.

274 Um homem e uma mulher de oitenta anos, e mais, não pode sair aos campos e ficar de pé no púlpito, velho demais agora para pregar assim, mas ainda mandam buscar pacotes de lencinhos de oração e os enviam aos enfermos e aflitos, levam a hospitais e tudo mais assim. Para colocá-los sobre os… Já não podem sair e apoiar o ministério dessa forma, mas fazem o melhor que podem. Isto deve fazer nós, jovens, nos envergonharmos de nós mesmos. Isso mesmo, fazendo algo por Cristo.

275 Lembrem-se, este idoso aqui, o irmão Kidd, estava pregando o Evangelho antes de eu nascer. Isso mesmo, por aí, orando pelos enfermos, um corajoso soldado idoso. E aqui, idoso, quantos anos o irmão tem, irmão Kidd? Oitenta e um, ainda ativo pelo Reino de Deus! Velho demais para ficar no púlpito e apresentar uma mensagem assim, mas vai ao hospital, ao lado das camas, tendo um filho que o leva de carro. E não conseguem andar, então os leva de carro e os leva a um lugar, e os dois, um casal idoso, entram e colocam um lenço.

276 Outro dia tinham um ente querido que estava quase morto, uma menina, acabaram de me contar. Oramos por  ela,  uma neta, foram e colocaram… A criança está restabelecida agora. Louvado seja Deus!

277 O irmão Kidd, ligaram para mim aqui faz um tempo, uns dois anos atrás, acho que foi, dizendo que ele estava com câncer na próstata, com uns setenta e oito anos, ou oitenta, quase oitenta, com câncer na próstata. O médico o deixou deitado lá, não havia nada a ser feito. Nós nos apressamos, Billy e eu nos revezamos dirigindo para chegarmos lá onde ele estava. E o Espírito Santo nos disse para irmos aquela manhã. Em geral não fazemos isso se não formos dirigidos a fazer. E o Espírito Santo disse: “Vá,” e partimos para lá e impomos as mãos no idoso, para orar por ele. E os médicos não conseguem encontrar um traço disso em parte alguma. Glória a Deus! Oh! Por quê? Nossa posição é em Cristo Jesus, subiu muito acima de todas as doenças e todos os poderes do inimigo.

278    Oh, não estão felizes por Ele?

Há pessoas em quase todo lugar,
Cujos corações estão em chamas
Com este Fogo que caiu no Pentecostes,
Que os purificou e os limpou;
Oh, está queimando agora no meu coração,
Oh, glória ao Seu Nome!
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Sou um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.
Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Ainda que essas pessoas não aprendam a ser,
Ou se vangloriem de fama mundana,
Todos receberam seu Pentecostes,
Batizados em Nome de Jesus;
E estão falando agora, em todo lugar,
Que Seu poder ainda é o mesmo,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

279    Quantos são um dos tais? Levantem a mão agora.

…tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais;
Oh, um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Agora, venha, meu irmão, busque esta bênção
Que purificará seu coração do pecado,
Que fará os sinos da alegria começarem a tocar
E manterá sua alma em chamas;
Oh, está queimando agora no meu coração,
Glória ao Seu Nome,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Sou um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais; (Aleluia!)
Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Estavam reunidos num cenáculo,
Todos orando em Seu Nome,
Foram batizados com o Espírito Santo,
Então poder para servir veio;
Agora, o que Ele fez por eles aquele dia
Também fará por você,
E tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Sou um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais; (Aleluia!)
Um dos tais, um dos tais,
Oh, tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

280 Agora, enquanto sussurramos, cumprimentemos uns aos outros. Digam:

Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais; (Aleluia!)
Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

281 Não estão? Digam: “Amém!” [A congregação diz: “Amém!”—Ed.]

Sou um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.
Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

282 Posso cantar esta estrofe de novo?

Ainda que essas pessoas não aprendam a ser, (Elas não têm grandes D.D., Ph.D., vejam, nada de grandes coisas, vejam.)
Ainda que essas pessoas não aprendam a ser,
Ou se vangloriem de fama mundana, (Alguma grande organização.)
Todos receberam seu Pentecostes,
Cada um batizado em Nome de Jesus;
E estão falando agora, em todo lugar,
Que Seu poder ainda é o mesmo,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.
Sou um dos tais, um dos tais,
Tão feliz em poder dizer: Sou um dos tais.

Oh, nem por todos os milhões em ouro da terra
Eu deixaria este lugar precioso,
Ainda que o tentador muitas vezes tenha… tentado persuadir-me,
Mas estou seguro no pavilhão de Deus,
Feliz em Seu amor e graça,
E estou vivendo do lado da Aleluia!

283 Oh, que coisa! Estou tão feliz por isso. Você não está? Não está feliz em ser um dos tais? Apenas um dos tais, uma daquelas pessoas humildes, que se esvaziaram, se inclinaram (não perante um ídolo), perante um Deus vivo, (não perante uma organização e pôs seu nome no livro), perante um Deus vivo, (não para recitar um credo), mas deixar a Palavra Se tornar carne em você. Veja, é isso. E se humilhou, e então, por meio disso, Ele o exaltou acima, (não para ser obstinado, orgulhoso, dizer: “Sou isso, aquilo ou aquilo mais”), mas em humildade, doçura e “como Ele salvou um infeliz como eu, e como o fez?” É assim que o verdadeiro cristão se sente. Não creem nisso? Oh, Ele é tão real!

Real, real, Ele é tão  real  para  mim!
Oh, real, real, Ele é tão real para mim!
Ainda que alguns duvidem Dele, não posso viver sem Ele,
É por isso que O amo, e Ele é tão real para mim!
Real, Ele é tão real para mim!

Cantem!

Real, real, Ele é tão real para mim!
Ainda que alguns duvidem Dele, mas não posso viver sem Ele,
É por isso que O amo, e Ele é tão real para mim!

284 Oh, estou tão feliz por isso! Sim, senhor. Oh, estou tão feliz por este grande e antigo caminho do Evangelho, vivendo neste glorioso e antigo caminho do Evangelho.

285 Agora, amigos, até nos encontrarmos no Trono do Cristo de novo, quando estiverem orando, lembrem-se de mim. E Deus abençoe cada um de vocês. Eu… Não posso dizer que lamento tê-los segurado aqui.

286 Agora, para vocês que têm um lenço aqui, acabei de impor as mãos neles enquanto orávamos pelos enfermos, se notaram eu fazendo isso assim que o Espírito tocou. Não entrei em muitas visões porque estou fraco, cansado, sabem, estou aqui faz duas ou três horas agora, pregando, e comecei a pegar alguns ao longo da fila para vocês verem que Deus é Deus. Estão vendo? O impossível, o paradoxo, de que as coisas inescrutáveis… O diabo…

287 Agora, lembrem-se, cada um de vocês tem poder em Cristo. Você não tem poder, tem autoridade, sua autoridade. Você está exaltado bem acima; não para se exaltar, mas Cristo o levantou. Quanto mais Cristo o levantar, mais baixo você vai querer estar, veja, você se sentirá tão humilde. Assim, como Ele salvaria um infeliz como eu, como o fez? Mas fez, e estou agradecido por isso. Amém! Tão bom!

Ao Nome de Jesus inclinando-nos,
Caindo prostrados aos Seus pés,
Rei dos reis no Céu O coroaremos,
Quando nossa jornada completarmos.

Nome precioso, (Nome Precioso!) oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Nome precioso, (Oh, Nome precioso! Ele não é maravilhoso?)
Esperança da terra e alegria do Céu.

288 Agora, escutem, não se esqueçam disso, cantem o coro, deixem-me cantar a estrofe. Entendem? Não sei se consigo me lembrar da estrofe que quero cantar, é o que veremos.

Ao Nome de Jesus inclinando-nos,
Caindo prostrados aos Seus pés,
Rei e reis do Céu O coroaremos,
Quando nossa jornada completarmos. (Entendem?)

Leva tu contigo o Nome de Jesus,
Como Escudo contra toda armadilha;
Quando as tentações ao teu redor se juntarem,
Apenas sussurra esse Santo Nome em oração.

Só isso. Levante a mão e escute os freios cantarem! Entendem? Entendem?

Sussurra esse Santo Nome em oração.
Nome precioso, oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu;
Nome precioso, (Oh, Nome precioso!) oh, quão doce!
Esperança da terra e alegria do Céu.

289 Digamos de novo, todos juntos. O que você diz? Cantemos só essa estrofe de novo, sobre “Leva tu contigo o Nome de Jesus, como Escudo contra toda armadilha.” Vamos cantá-lo agora de olhos fechados.

Leva tu contigo o Nome de Jesus,
Como Escudo contra toda armadilha; (Agora, escute. O que fazer?)
Quando as tentações ao teu redor se juntarem, (O que deve fazer?)
Sussurra esse Santo Nome em oração.
Nome precioso (Nome precioso!) (Oh, quão doce!)
Esperança da terra e…

[O irmão Neville fala com o irmão Branham—Ed.] (Eu não. Não, estou—estou um pouco rouco, fiquei um pouco rouco, então não direi…?… Quer despedir…?…Não, está bem, pode despedir, está ótimo.)

Esperança da terra e…

Irmão Neville, seu pastor, agora.

*************************