CRISTO É O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO
28 de Julho de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO


1 Obrigado, irmão Neville. O Senhor o abençoe. Somente fiquem de pé por um momento enquanto inclinamos as nossas cabeças para oração.
2 Bondoso Pai Celestial, estamos nos aproximando de Ti novamente esta manhã pela misericórdia e pela direção do Espírito Santo hoje, como temos entendido que deveríamos nos reunir nesta manhã e ensinar a Tua Palavra, e que possamos saber como viver neste dia presente, e qual é a hora do dia em que estamos vivendo. Nós pedimos a Tua santa direção para nossos pensamentos, para nossos corações hoje, de modo que Tu nos dirijas em cada Palavra que nos for necessário conhecer; que Tu abras as nossas bocas livremente, e nossos corações também, para recebermos aquilo que Tu nos falares, e feches as nossas bocas para as coisas que não são corretas, sabendo que somente Tu podes revelar a Palavra de Deus.
3 E agora, que tenho de deixar a pequena igreja imediatamente para ir a outras partes do mundo, eu os estou encomendando a Ti, Senhor. Os quais são uma parte, a corda do meu coração, como dizem. Eles são aqueles que têm sido gerados para Ti, pelo Espírito e pela Palavra da Verdade. E eu rogo que Tu os abençoes, Senhor, e os mantenhas firmemente ligados uns nos outros pelos vínculos do amor de Cristo.
4 Abençoe o nosso amado e querido pastor, o pastor de ovelhas. Nós rogamos que Tu o unjas com o Espírito Santo de Tua Palavra, e os reveles e alimentes o rebanho.
5 E uma vez, pouco tempo atrás, quando Tu mostraste a visão do pequeno Tabernáculo aqui, sobre armazenar o Alimento, pois viria um tempo quando se teria necessidade de tudo isso. Quando nós vimos o irmão Sothmann e o irmão Woods prontos para atravessar para uma outra região, para… Porém Tu disseste: “Armazene este Alimento aqui para o tempo.” Senhor, reverentemente eu tenho tentado fazer isso.
6 E agora, nesta manhã, sobre esta lição na qual temos pensado, eu rogo que Tu A coroes totalmente, Senhor, para mostrar que Tu és Deus, e que esta é a Tua Palavra e Tua Verdade. Concede-o, Senhor, que as pessoas possam se alimentar disso e engordar, como era, na graça de Deus, para que elas vejam que é a grande misericórdia de Deus para conosco neste dia. Abençoe a todos que estão presentes e aqueles que gostariam de estar presentes, Pai. E receba a glória para Ti mesmo, pois nós o pedimos no Nome de Jesus. Amém.
O Senhor abençoe a cada um e a todos vocês agora.
7 E eu creio, pouco antes de começarmos, que nós temos um bebezinho aqui, um Collins. Eu fiquei conhecendo o pai há alguns momentos atrás, e — e ele tinha um bebezinho que ele desejava dedicar. E nós desejamos fazer isso agora. Queira o irmão ou a irmã Collins, um ou outro, trazer o pequenino à frente para que nós possamos ter o culto dedicacional por este companheirinho.
8 Saindo, vocês sabem, porque isto causa… como estes são membros fiéis ou… do Corpo de Cristo. Notem, eu nunca disse do tabernáculo — dos corpos de Cristo, deste corpo aqui, uma parte de Seu Corpo.
9 E eles têm um companheirinho aqui que eles desejam dedicar. E — e este é sempre um trabalho do qual eu penso que minha — minha esposa me inveja, de segurar os bebês. Hum-hum. Irmão Neville, queira vir à frente, se assim deseja.
10 Qual é o seu primeiro nome, irmão? [O pai diz: “Clyde.” – Ed.] Este é o irmão e a irmã Clyde Collins, é o irmão de nosso precioso irmão aqui, o Reverendo Collins, Wilbur. E eles têm tido um aumento no número dos Collins aqui, eu vejo, é um companheirinho muito engraçadinho.
11 Quantos meses ele tem, Irmã Collins? [A mãe diz: “Quase quatro meses.” – Ed.] Quase quatro meses. E qual é o nome dele? [“Mark David Collins.”] Mark David. Esse é um nome muito bonito. Ele me parece um menino muito vistoso. Ora, ele é um menino um tanto grande, também.
12 Agora eu sei que as mães aqui podem apreciar este companheirinho aqui. Não é um boneco? [Irmão Branham levanta Mark David diante da congregação -Ed.]
Está bem, oremos enquanto inclinamos nossas cabeças agora.
13 Pai Celestial, visto que este jovem pai e mãe vêm com esta pequena e preciosa massa de carne humana que tem sido dada à união deles, colocada nas mãos deles por guarda para o Senhor Deus. Eles reverentemente trazem este pequeno Mark David aqui para dedicação ao Todo-Poderoso, o Qual tem entregado este precioso menininho, um menino belo e de ótima saúde, aos cuidados deles, para ser criado para a glória de Deus.
14 Senhor, abençoe o pai e a mãe. Possa o barril nunca ficar vazio, na casa, ou a botija nunca secar. Possa o pai estar bem e ser capaz, Senhor, de trabalhar e de comprar alimento para o garotinho; possa a mãe estar bem e ser capaz de prepará-lo; e que seus corações estejam preparados, Senhor, para ensinar o companheirinho, para criá-lo na admoestação de Deus. Concede-o, Senhor.
15 Agora de seus braços, para os meus, vem esta encantadora criança, o pequeno Mark David. E eu o apresento, com o ancião da igreja aqui, a Ti, no Nome de Jesus Cristo, para uma vida de serviço. Concede-o, Senhor. Receba a glória de sua vida. Que ele possa viver uma vida longa, mesmo até a Vinda do Senhor Jesus, se isso for agradável a Ti. E, se for, que ele possa chegar a levar a Mensagem do Senhor Deus, na era que há de vir. Conceda-o. Mantenha-o saudável, feliz, e que seu coração possa sempre ter o firme propósito de fazer as coisas que são corretas diante de Deus. No Nome de Jesus Cristo, nós oferecemos a criança a Ti, em dedicação. Amém.
16 Deus o abençoe. Deus a abençoe, irmã Collins, e a este lindo menino, e a você irmão Collins. Deus esteja com vocês.
“Vai Buscar,” todos nós juntos.
Vai buscar! Vai buscar!
Meus cordeirinhos vai buscar!
Vai buscar! Vai buscar!
Para que aos pequeninos possa abençoar.
17 Eu gosto disso. Veja, traga-os a Cristo antes mesmo que o diabo tenha chance. Eles já estão apresentados a Ele então para uma vida de serviço.
18 Alguém sabe se a família Dauch, qualquer um deles, desceu hoje, ou não, a irmã Dauch? Irmão Brown, você está aqui, irmão Brown? Sim, estou contente. E o… Irmão Dauch ainda está conosco? Excelente! [Irmão Tom Brown comenta sobre a condição do Irmão William Dauch — Ed.] O Irmão Dauch quase nos deixou. Veja, nós não podemos dizer muito ou pedir demais. Ele já tem vinte e um anos além do tempo que Deus lhe disse para viver. Esse é um tempo de vida normal, além do tempo que Deus lhe disse que ele poderia viver.
19 Porém nós tivemos um chamado outra manhã, que ele estava — ele estava morrendo, e nós fomos depressa até ali. E o Senhor Deus foi verdadeiramente bom para com ele e o poupou. Simplesmente… eu penso que ele — ele está preparado e apenas esperando a Vinda do Senhor. Porém, vocês sabem, todos nós nos agarramos uns nos outros. Nós somente… O velho companheiro é como um — como um papai para mim aqui.
20 Eu me lembro dele assentado bem aqui embaixo no antigo Tabernáculo, na parte antiga, quando ele… aquela Luz brilhou subitamente de lado a lado, naquele batismo na água no Nome de Jesus Cristo, exatamente dali ele saiu. E aos oitenta e sete ou oitenta e oito anos de idade, de bengala, subiu aqui e disse: “Eu desejo entrar ali e ser batizado.” Alguém foi e lhe arranjou uma roupa. Ele não podia esperar até a próxima vez; ele teve de vir naquele momento mesmo, exatamente naquele momento. Deste modo eu — eu gosto disso.
21 Ele disse, outro dia que eu estava falando com ele. Ele disse: “Você acha que eu estou bem agora, Irmão Branham?”
22 Eu disse: “O senhor já foi a um médico para um check-up físico?”
Ele disse: “Sim, senhor.”
23 Eu disse: “O médico colocará o estetoscópio nos ouvidos dele, e os colocará em seu coração para ver se ele está batendo corretamente; e um eletrocardiograma, e então a pressão sanguínea, exame de urina, e assim por diante, instrumentos para descobrir em que situação está a sua vida física. Agora, a maneira como ele faz isso, ele olha num livro aqui, onde especialistas escrevem sobre estes diferentes assuntos: “Se isto ocorre, é isto que está errado.’”
24 E eu disse: “Agora, o único estetoscópio que eu tenho é a Bíblia, veja, para a alma.” E eu disse: “Eu vou lhe fazer o exame.” Eu disse: “São João 5:24, disse: ‘Aquele que ouve as Minhas Palavras.’” Eu disse: “Isso não é apenas se sentar e ouvi-La. É recebê-La, veja, recebê-La. O senhor crê Nela. Algo dentro do senhor lhe diz que Ela está correta. O senhor A tem aceitado. O senhor crê Nela. Ela é sua. ‘Aquele que ouve,’ já é sua, ‘Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou.’ O senhor crê nisso?”
Ele disse: “Eu creio.”
25 Eu disse: “Então eu lhe direi o que o Médico Chefe disse: ‘Ele tem passado da morte para a Vida, e não mais entrará em condenação ou juizo.’” Eu disse: “Segundo me consta, de acordo com os Livros, o senhor tem sido aprovado no exame.”
26 Aquele homem idoso, de quase cem anos de idade, não um clérigo, de modo algum; mas exatamente a primeira vez que essa Luz brilhou através de seu caminho, ele A recebeu. Vêem aquela semente predestinada depositada ali? Hum — hum. Sim, senhor. Veja, logo que a Luz a atinge, ela vem à Vida bem rapidamente.
27 Agora, eu sei que está quente hoje, e me parece que está difícil para eu reunir as pessoas para um culto onde vocês se põem apertados desse modo. Todavia eu — eu pensei, pela graça de Deus, que eu teria um outro culto antes que eu tivesse de deixar a todos vocês, por uma curta temporada, eu creio.
28 E eu tenho de ir imediatamente amanhã à noite, para Chicago, para começar quarta-feira. Pensei que poderia chegar ali um pouquinho mais cedo, se possível, e descansar um pouco antes de começar uma série de cultos. E eu creio que eles o têm… Aqui, eu estava olhando para ele bem aqui. Está — está anunciado ali em cima. Chama-se o Marengo… [Alguém diz: “Marigold.” – Ed.]… área, sim, Marigold, Marigold, sim, a arena da área. A Arena de Marigold é onde ela há de ser realizada, começando quarta-feira à noite até domingo. E os homens de negócios do Evangelho Completo têm um café da manhã também no — no sábado de manhã. E eu não sei exatamente onde eles têm isso anunciado. Não. Então sábado à noite é na Alameda Tech. Eu vejo aqui que está — está anunciado.
29 Agora, se você estiver perto daquela área, ou ali em cima, vai ser comum, apenas um culto evangelístico habitual como nós temos em qualquer tempo. A maioria das Mensagens serão essencialmente sobre algo que tenha sido ensinado aqui, porque aqui é onde fazemos nossas fitas, veja você. Ali fora eles podem se alvoroçar. Mas se eles recebem fitas feitas aqui, isso é com eles se eles desejam ouvir à qualquer fita. Ela vem diretamente daqui. Este é o nosso próprio púlpito.
30 Deste modo ali fora, normalmente eu procuro escolher algo não muito profundo, porque muitos deles são pouco profundos em experiência e o que vem… Porém aqui sinto que tenho direito de dizer tudo quanto Deus colocar em meu coração, de dizê-lo diretamente daqui. Deste modo nossas fitas são todas feitas diretamente daqui. Vêem? E eles estão bem ali na sala agora, vocês podem ver as cabeças deles acima do painel de vidro fumê ali dentro, onde estão assentados com seus gravadores.
31 Agora, se você deseja vir à reunião, nós ficaríamos muitíssimo felizes em tê-lo. Você apenas… Se você chegar ali e simplesmente não souber aonde ir, ora, apenas entre em contato com qualquer pessoa do Evangelho Completo, ou — ou com o irmão Carlson, e ele — ele lhe dirá que é… Ele pode lhe informar, ou a Igreja Filadélfia, ou qualquer um deles. Eles podem lhe dizer exatamente como chegar ao local.
32 Então eu volto na próxima segunda-feira à noite, a qualquer hora, à tarde ou à noite. E terça-feira nós voltamos para o Arizona para — para colocar as crianças na escola, e assim por diante. E então eu não sei bem exatamente quando estar de volta, porque, o Senhor, eu desejo que Ele me guie exatamente no que fazer.
33 Uma coisa muito estranha aconteceu. Eu bem que podia… Eu sei que isto está gravado, e eu bem que podia colocar isto aqui. E exatamente enquanto visões e a direção do Espírito Santo estão se movendo, eu gosto de atingir diretamente enquanto Ele está se movendo. Isto é… Agora, no ano passado isto foi um — prosseguiu com um dos tempos mais sobressalientes para visões que eu já tenho tido em todo o meu ministério — foi este ano passado — das coisas que têm ocorrido, que vocês sabem que são preditas antes que aconteçam, e aconteceram exatamente da maneira que foi — foi dito.
34 Agora, nós voltamos aqui, para visitar. O clima neste lugar, eu certamente não gosto, porque eu sou… simplesmente me abate logo que chego aqui. E eu simplesmente… Eu posso atravessar o topo das colinas ali em cima e descer neste vale, e se fico aqui por volta de dez minutos eu fico com urticárias, fico enfermo. O tempo me dá vertigens; tudo parece sombrio, escuro, e eu — eu simplesmente tenho de sair disto. Estão vendo? E outro dia eu estava falando com minha esposa . . .
35 Mas o que me traz em primeiro lugar, o que me traz aqui, são vocês, vejam, esta igreja. Eu lhes digo, de todos os lugares que eu já fui em minha vida, este é o meu lugar favorito para vir pregar o Evangelho. E parece que nós podemos fazer uma fita daqui que é dez vezes melhor do que em qualquer outro lugar. Vêem? Vejam, essa é a razão pela qual eu digo: “Onde Deus estiver fazendo algo, então permaneça exatamente com isso”. Porém eu penso que onde está a grande coisa, isso era eu falhando em sair da primeira vez quando Ele me chamou, e por isso Ele a torna, por assim dizer, áspera para mim quando eu entro. Obediência é melhor que sacrifício.
36 E então eu estarei indo de um lado para o outro, o tempo todo, pregando no Tabernáculo. E vocês que são de fora da cidade, vocês serão notificados. Billy Paul estará aqui, bem no escritório, e — e posso ser alcançado a qualquer hora, através dele. E nós estaremos voltando aqui para realizar… E então as Sete Trombetas vêm logo em seguida, o Senhor permitindo, Sete Últimas Pragas, e as Taças, e assim por diante, assim que pudermos ter um tempo um pouquinho mais fresco, possivelmente, ou algo, como quer que o Senhor guie.
37 E agora, outro dia entrando, houve uma pergunta que surgiu sobre algo, sobre alguém me haver dado um — um cheque, e este dizia: “pessoalmente”, diretamente para mim, e a mim somente, “imposto pago, isento”, tudo mais. Bem, nós fomos, e Billy sabia que eu de certo modo tinha necessidade desse cheque, agora.
38 Ele foi e perguntou aos procuradores se nós podíamos descontá-lo. Ele disse: “Ora, ele é um cidadão americano. Por que ele não pode descontá-lo? Veja, diz que tem ‘imposto pago,’ e tudo mais, ‘isento.’ Qualquer cidadão pode fazer isso.”
39 De modo que ele não podia ficar satisfeito com isso, Billy, então ele foi até o contador público. Ele disse: “Ora, certamente ele pode descontar isto.” Disse: “Ele é um cidadão dos Estados Unidos.”
40 Deste modo ele não podia pensar bem sobre isso, então ele chamou Merle Miller, que é o cabeça da — da associação tributária em — ali em Indianópolis, eram os nossos procuradores, e também Ice e Miller. Deste modo: “Certamente, está tudo certo. Vê? Seguramente, ele pode ter este cheque. Foi — foi — foi emitido para ele, ‘endossado somente.’” Eu posso — somente um pode endossá-lo e assim por diante, e não podia ser carimbado com o nosso…
41 Veja, eu não desconto cheques. Isso é pelo que eles me apanharam a outra vez. Alguém apresentava um punhado de cheques, e dizia: “Aqui, irmão Branham,” na reunião. Eu dizia: “William Branham, William Branham. . .” Bem, o governo estava cuidando de tudo isso, o tempo todo. E eu os estava assinando para mim mesmo e estava pagando as dívidas ali fora. Porém eles disseram que eu tinha sonegado impostos de tudo aquilo, de qualquer maneira, trezentos mil dólares. Então — então foi daí que surgiu a confusão.
42 De modo que assim que depositei esse cheque, oh! Aqui veio o agente de novo. Disse: “Nós reabriremos o caso dele agora.” Então isto se tornou de certo modo áspero.
43 E o Irmão Lee Vayle assentado aqui, eu creio que esteja tudo bem dizer isto, nós apenas… Ele havia descido, e este distinto batista erudito aqui tinha… Eu o batizei no Nome de Jesus Cristo, aqui no tanque outro dia, o irmão Lee Vayle. E deste modo ele é realmente um homem distinto, um irmão em Cristo. Ele já pregou para nós aqui antes, alta e intelectualmente educado, e além disso, um homem guiado pelo Espírito. Quando a Luz brilhou subitamente sobre ele, ele disse que tentou fugir, mas simplesmente não pôde fazê-lo, então eu o batizei bem aqui outra manhã. Não podia suportar isto por mais tempo. Então nós apenas descemos aqui e vestimos as nossas roupas e entramos, e foi batizado no Nome de Jesus Cristo.
44 Bem, eu pensei, sendo que ele tinha tomado esse ótimo alimento espiritual, talvez para conversar um pouquinho nós comeríamos um pouco de comida natural. Então nós fomos até o Blue Boar, e nos assentamos, estávamos conversando, e o assunto surgiu: “Como você deixa as pessoas falarem de você dessa maneira?”
45 Agora, o irmão Vayle é um dos homens mais distintos que eu já conheci, mas ele é “apenas um pouquinho rápido demais no gatilho,” eu sempre lhe disse, vocês sabem. E então ele — então eu disse… Eu espero que esteja tudo bem, Irmão Vayle. Então ele… Eu disse: “Não dispare subitamente. Fique quieto. Deus é Aquele que está fazendo isto.”
46 Ele disse: “Ah, pode estar tudo bem para você,” ele disse — ele disse: “mas, oh…” Eu creio que ele — ele é tão inteligente que isso é o que ele tem encontrado, aquele povo intelectual e inteligente. Deste modo ele simplesmente sabe como despejar isto ali dentro, e eles não têm nenhum lugar para se apoiar. Isso é tudo.
47 Deste modo eu disse: “Olhe, irmão Vayle.” Nós estávamos assentados no Blue Boar. Eu disse: “Davi, um dia, depois de ter sido lançado do trono por seu próprio filho, afastado do trono, por rebelião; Israel dividido e Davi tirado do trono por seu próprio filho, e estava saindo da cidade chorando. E um fulano que não gostava de sua mensagem do último dia, você sabe; ele não se importava com ele; um velho sujeitinho, meio aleijado, indo por ali, zombando dele, e ele cuspiu em Davi. E aquele guarda puxou aquela espada. Disse: ‘Deixarei eu a cabeça deste cão, que cospe em meu rei, permanecer sobre ele?’ Davi disse: ‘Deixe-o em paz. O Senhor lhe disse para fazer isso.’ Está vendo? Cospe nele. Zomba dele e então cospe nele. Disse: ‘O Senhor lhe disse para fazer isso.’” Bem, nós conhecemos a história, conhecemos como ela reverteu. O irmão Vayle pensava que era preciso muita graça para fazer isto.
48 Assim, logo que voltou e entrou no escritório, o contador público chamou Billy Paul e lhe falou sobre isto. Então o Irmão Vayle foi até a casa comigo. Quando eu entrei, eu disse para minha esposa… Por um longo tempo à tarde. Nós entramos num quarto. Eu disse: “Eu tenho algo para lhe dizer, querida.”
49 Nós já havíamos nos falado antes que eu saísse. Ela disse: “Bill, eu sei que Deus o enviou ali fora; todos nós sabemos disso. Porém Ele nunca lhe disse para voltar. Veja você, agora, é com isso que me preocupo.”
50 Eu disse: “Bem, eu penso que é por você e pelas crianças. Não importa quanto a mim. Eu vou servi-Lo, o Senhor permitindo, onde quer que eu vá.” E assim voltei, e falei a ela sobre isto dessa maneira. Então eu apenas me virei e guardei meu chapéu.
51 E alguém disse algo, como: “Oh, aquele cobrador de impostos! Nós devemos sair…” Praticamente, fez como que um ataque de surpresa, algo assim.
52 Não pensando no que eu dissera do irmão Vayle, eu disse: “Deixe-o em paz. Possivelmente o Senhor lhe disse para fazer isso.”
53 Não demorou muito depois que eu disse isso e uma Luz brilhou subitamente na parede e escreveu ali, com o irmão Vayle e a minha esposa assentados ali: “Volte ao Arizona.” Com letras escreveu na parede: “Volte ao Arizona.” Isso é correto. Deste modo aqui vou eu, amém, de volta ao Arizona.
54 Agora, esta semana tem sido uma semana de grandes bênçãos. Nós tivemos entrevistas particulares esta semana, de pessoas que estavam esperando desde os Sete Selos. E eu não duvido que algumas delas, naturalmente, foram chamadas de fora da cidade, através da nação. Porém na manhã antes que as entrevistas começassem, sentado no quarto, o Espírito Santo me deixou escrever por extenso exatamente tudo que aquelas pessoas sabiam, tudo que elas desejavam perguntar; rodar as perguntas exatamente da maneira que elas desejavam e lhes contar os seus sonhos e interpretação antes mesmo que elas me dissessem.
55 Agora, as pessoas estão dentro do quarto, ali. E eu prosseguia e as deixava falar. Elas diziam: “Bem, irmão Branham, eu venho de tal e tal.”
56 Eu dizia: “Agora lembre-se, nós temos nos reunido aqui não para companheirismo. Nós não temos vindo aqui para companheirismo um com o outro. Há uma pergunta em sua mente, em seu coração, na qual — na qual você tem tropeçado e não sabe o que é. E eu talvez serei capaz, pela ajuda de Deus, de respondê-la.”
57 Eu dizia: “Lembre-se, a rainha do sul tinha algumas perguntas também, quando ela veio até Salomão. E a Bíblia diz que não havia nada revelado ou oculto que Salomão não pudesse responder.” E eu disse: “Um maior do que Salomão está aqui. Vê? Isso é correto. O Senhor Jesus prometeu: ‘Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, ali Eu estarei no meio deles. E tudo quanto é coisa em que eles possam pensar, ou desejar, e — e pedir, lhes será dado.’ E agora sua pergunta é sobre algo que você não está informado, sobre algo que você não sabe como abordar, sobre algo que você não sabe o que fazer.”
58 E eu disse: “Novamente, a Escritura dize isto: ‘os Anjos de Deus estão acampados ao redor daqueles que O temem,’ portanto num outro mundo onde os cinco sentidos não declaram.”
59 Os cinco sentidos somente se põem em contato com este mundo. Se você não tivesse tato, você não poderia sentir nada. O tato não seria nada para você; isso seria um outro mundo. Se você não tivesse vista, o que você olharia seria para um outro mundo, você não saberia nada sobre isto. Então estes cinco sentidos são a única coisa com a qual Deus nos soltou.
60 Agora há um outro sentido chamado fé. Porém pela fé você sobe uma escada, e finalmente você pode chegar tão alto que você penetra num outro mundo, que é a visão. Aí você pode ver.
61 Exatamente como se você nunca soubesse o que era isto que você estava sentindo com o seu sentido do tato, nunca o visse. Então se seus olhos se abrissem, você poderia vê-lo. Seria tudo um mistério para essa pessoa que nunca pôde ver. Seria um mistério para ela, embora fosse aquilo mesmo.
62 E ali dentro, o Senhor… Antes que nós chegássemos aqui, as pessoas através do país, de todo lugar, do norte, sul, oeste, chegavam para estas entrevistas. E assim que elas terminavam de falar, exatamente as perguntas que elas faziam, o assunto sobre o qual elas haviam perguntado… Eu dizia: “Observe aqui.” Levantava e ali havia um pedaço de papel com cada pergunta. E rodava exatamente da maneira que elas haviam perguntado, (que iam perguntar), e a resposta para aquela pergunta caía ali, exatamente da maneira que ela fora respondida. O Senhor é grande. Ele conhece todas as coisas. Porém ainda assim, me levou quase três dias para sair daquela tarde, do que foi, um tal dilacerar. E agora eu pensei em tê-la, todavia, antes que nós saíssemos.
63 E há a maneira própria, a verdadeira maneira de… para indivíduos. Agora, há coisas que podem ser ditas.
64 E se as pessoas aqui que sabem os segredos dos corações que foram revelados, que seria absolutamente… Seria horrível. Causaria crimes, faria com que atirassem uns nos outros, ou algo assim, se isso fosse revelado bem aqui na plataforma deste modo, num público, diante do público. Causaria crimes que levariam à prisão em penitenciária, e tudo mais, isso causaria. . .
65 Mas quando vocês estão assentados juntos dessa maneira, o Espírito Santo… somente dois de vocês juntos. Mas nós entendemos isto, que o que as pessoas me perguntaram é particular. Eu não digo nada sobre isto. E o que eu digo para elas, é com elas se desejam dizê-lo ou não. Estão vendo? Mas deve ser conhecido entre nós, a entrevista. Que é tomar a pessoa, uma por vez, e sentar ali até que tudo seja completamente solucionado, veja, o Espírito Santo.
66 E então pensar na graça, o Espírito Santo dizendo tudo sobre isto, para cada uma, toda uma fila delas, antes mesmo que elas aqui chegassem; através do país, vindo, pessoas que eu nunca vi na vida. E as copiava para que elas soubessem, é apenas uma rotina de acordo com as perguntas, da maneira que elas as responderiam.
67 Um irmão tinha perguntas sobre a semente da serpente, às quais não cheguei exatamente a responder, porque a pouca meia hora deles tinha terminado. Eu espero que ele as tenha corretamente, as respostas a elas, no papel. Eu… Ele as havia copiado, e ele não chegou a todas as suas respostas, então eu somente lhe devolvi o que estava escrito, as respostas no papel. Se ele não as tem, Billy Paulo tem. Eu sei que o homem está assentado aqui. Eu acabei de olhar para ele há alguns momentos atrás. Então se ele — se ele deseja encontrá-las, estão escritas por extenso num pedaço de papel, as respostas às suas perguntas.
68 Agora, oh, quão bom é o Senhor, vocês sabem. Eu espero que todos estejam se sentindo bem. Hum — hum.
69 E agora vamos nos lembrar, (e agora quando eu oro por estes lenços), vamos nos lembrar do irmão Dauch. Ele é um precioso irmão, e nós desejamos nos lembrar dele em oração.
70 E eu — eu vejo o irmão Ungren, mas eu — eu não consigo ver a irmã Ungren em nenhum lugar, se ela está bem agora… Sim, assentada bem depois dele. Seguramente. Sim. Eu estou contente. Porque fomos chamados outra noite, em um… realmente um caso de emergência dela e de sua filha, a irmã… eu não consigo… Downing. Elas saíram da estrada, e foi somente pela graça de Deus, ou ambas teriam sido esmagadas em pedaços bem ali. E aqui chegaram elas à igreja, tomaram um trem e vieram.
71 Eu nunca me esquecerei de todos vocês. Eu os amo. Deus sabe disso. Eu — eu os amo. Como, por através do país, por através de tempo escorregadiço!
72 Quando eu olho para alguns irmãos aqui da Georgia, de Alabama, e de diferentes lugares, de Tennessee, e dos arredores, onde eles dirigem seus carros estrada abaixo, com o gelo deslizante, de um lado para o outro dessa maneira, para vir aqui para um culto.
73 Quando eu tive esse chamado de emergência para o irmão Dauch outro dia, eu não me dei conta de que Lima, Ohio, fosse tão longe. Simplesmente… Eu pensava que ficasse a um pulinho. Porém, que coisa, eu saí daqui bem cedo naquela manhã, não pude chegar ali até à uma hora daquela tarde, dirigindo tudo — tudo que o limite de velocidade permitia, e numa rodovia de pista dupla. E eu penso quão perto isso é, comparado a lá embaixo no sul de onde estas outras pessoas vêm, longe no norte e oeste, de onde elas vêm.
74 Eu amo vocês, e essa é a razão pela qual eu procuro ser extremamente sincero aqui.
75 E os veteranos! Eu vejo o irmão Creech e outros assentados ali atrás agora, e esses que têm estado comigo todos estes anos e coisas, e como nós viemos juntos. Eu estava olhando para a fotografia de Mary Jo, eu creio que foi uma ou duas noites atrás. Apenas uma coisinha pequenina quando nós nos encontramos pela primeira vez. E agora ela está casada, eu acho, e tem filhos. O irmão Creech e a irmã Creech, jovens, de cabelos pretos, e Meda e eu, e aqui estamos nós grisalhos e curvados. Veja, há algo sobre pessoas como essas, que — que lhe prende a atenção. Veja, você — você — você deseja ficar com elas. Vê? Há uma outra coisa que — que sempre faz a sua mente voltar lá atrás. Apenas citando-as como exemplos para outros que estão aqui, jovens e velhos. Nós estamos aguardando ansiosamente a Vinda do Senhor.
76 Então esta manhã eu tenho colocado isto… Deus, eu creio, colocou isto em meu coração para ensinar uma lição de escola dominical aqui esta manhã, se Deus permitir, por um longo tempo. Eu… E agora, este sendo o meu último culto por um pouco de tempo, segundo me consta, o…
77 E eu quero que vocês se lembrem que o irmão Neville aqui, deixado na igreja, no encargo deste Tabernáculo sob o Espírito Santo, que ele ficará aqui, e ele crê nesta Mensagem e — e A ensina exatamente da mesma forma que eu ensino. Correto. E a qualquer hora que você quiser, que você achar conveniente, pode vir para ouvir o irmão Neville. Ele certamente lhe fará bem, tenho certeza. Ele é um grande servo de Jesus Cristo.
78 Eu conheço o Orman Neville desde quando eu era um menininho, e ele não mudou nem um pouco, somente tem se aproximado para mais perto de Deus. Eu me lembro de quando eu o vi pela primeira vez numa… Eu fora convidado para a sua plataforma metodista. E quando eu voltei aqui no Tabernáculo, eu disse: “Algum dia, eu o batizarei no Nome de Jesus Cristo.” E aqui está ele com a Mensagem agora, indo a diante, um verdadeiro servo valente.
79 E o Irmão Neville passa por muitas tensões e sofrimentos, que ele não demonstra aqui no Tabernáculo. Porém sendo que o Senhor me deixa ter uma pequena visão da vida das pessoas, eu sei pelo que ele passa; sei muito sobre isto, veja. E ele certamente passa por muito labor e tensões, e coisas. E vocês, vocês aqui, o sustenham como Josué e Calebe sustinham as mãos de Moisés, enquanto ele trazia a Palavra.
80 Amem uns aos outros acima de tudo. Amem uns aos outros. Não… Não importa o que o diabo tente dizer! Agora vocês todos formam um grupo dócil bem grande. Mas lembrem-se da minha advertência. Veja, Satanás não deixará isso ficar dessa maneira. Não, senhor. Ele atirará em tudo, mesmo que ele tenha que introduzir alguém para fazer o alvo dele. Ele introduzirá algum crítico ou incrédulo, e o fará se assentar, e o fará ter companheirismo com vocês na quietude e coisas assim. E então ele injetará esse sujeito com algum tipo de coisa venenosa, e ele começará a ir com isto pela igreja. Não tomem partido disso. Não tenham nada a ver com nenhuma destas coisas. Permaneçam bem amorosos e dóceis e amáveis uns para com os outros. Orem por esse homem, ou essa mulher, ou seja quem for. Que eles sejam salvos também. Apenas orem por eles. E apeguem-se uns aos outros.
81 E permaneçam com o seu pastor. Veja, ele é o pastor de ovelhas, e vocês dêem-lhe respeito. Ele os guiará até o fim, e… porque ele é ordenado de Deus para assim fazer.
82 Agora vocês lembram disso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] O inimigo virá. E quando ele vier, apenas fiquem ainda mais unidos. E aquele que o diabo estiver usando como um inimigo, ou sairá ou entrará, e será um de vocês. Isso é tudo.
83 Nunca formem grupinhos entre as pessoas, ou — ou fale e faça a si mesmo pertencente a um grupo. Nós somos um. Eu não poderia dizer: “Mão esquerda, eu estou — eu estou zangado com você, eu vou tirá-la fora porque você não é uma mão direita.” Ela é a minha mão esquerda. Eu quero que ela permaneça ali. Mesmo a pequenina ponta do meu dedo, eu desejo que permaneça bem ali, que cada parte do meu corpo permaneça bem ali. E Deus quer que nós, como um corpo de crentes, permaneçamos exatamente uns com os outros, bem uns com os outros.
84 E agora você tem adquirido fitas sobre isso. Vocês têm adquirido fitas sobre o que nós cremos. Vocês têm adquirido fitas sobre disciplina na igreja, como nós nos comportamos na igreja de Deus, como nós chegamos a nos reunir aqui e nos assentar juntos em lugares celestiais. Não fique em casa. Se Deus está em seu coração, você mal pode esperar que aquelas portas ali se abram, para entrar aqui e ter companheirismo com os seus irmãos. Se você não — não sente assim, então eu lhe digo, é hora de você começar a orar.
85 Porque, nós estamos nos últimos dias, onde a Bíblia exaltou… ou melhor, nos exortou: “Muito mais quando virmos que vai se aproximando aquele dia,” a amar uns aos outros com amor cristão e amor divino, “para nos reunir em lugares celestiais e — e — e em Cristo Jesus,” e amar uns aos outros. “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, quando tiverdes amor uns pelos outros.” Isso é correto. Permaneçam juntos.
86 Se o irmão — se você pensa que ele está um tanto errado, ou a irmã, diga: “Senhor, não me deixe jamais ter raiz de amargura, porque o — o afetará, e tirará Cristo da minha vida.” Esse ácido venenoso de malícia, e inveja, e rancor, que somente levará o Espírito Santo bem para longe de você. Isto O fará correr daqui do Tabernáculo. Isto matará o Espírito de Deus, ou O afastará para bem longe daqui, ferirá a seu pastor; isto fará tudo. Estão vendo? Não façam isso.
87 Vocês simplesmente se tornem mais unidos. Puxem para cima a… Tomem a fivela, como o irmão testificou, um ministro aqui outra noite, sobre ter uma fivela, vendo-a numa visão. Somente… Isso afivela toda a armadura de Deus. Somente ponham-na, apertem-na completamente, movam-se bem para perto uns dos outros. Amem uns aos outros, de qualquer forma. Falem bem uns dos outros, digam coisas agradáveis uns dos outros, e então Deus os abençoará.
88 Agora esta manhã, o Senhor permitindo, pela Sua ajuda e graça, eu tenho verdadeiramente um monte de perguntas aqui, de Escrituras, mais especificamente. E agora antes de nós A abordarmos… Eu acho que eu ouvi o clique dos gravadores sendo ligados ali dentro. Nós vamos trazer a Mensagem agora, pela graça de Deus.
Primeiro, uma palavra de oração.
89 Senhor Jesus, falando com este corpo da Igreja, que eles deveriam se manter unidos com a imutável mão de Deus, o absoluto deles, a Palavra; advertindo-os, assim como Paulo advertiu o seu rebanho, de que: “Haveria lobos que entrariam.” Tu és o mesmo Deus hoje assim como Tu foste então, e esse inimigo é o mesmo. Que este companheirismo e vínculos de amor possam sempre existir entre estas pessoas, em Cristo Jesus.
90 Ajude-nos nesta manhã, Senhor, enquanto lemos a Palavra. Que o Espírito Santo possa revelá-La a nós, que a Igreja possa ser completamente firmada na “Fé que uma vez foi entregue aos santos,” para segurá-los. Como Tu deste a visão há uns dois anos atrás: “para armazenar o Alimento,” — verduras excelentes e de saudável aparência que eu vi na visão, sendo armazenadas aqui neste Tabernáculo, que hoje nós possamos receber um barril inteiro cheio Disso. Concede-o, Senhor. Ou, uma grande quantidade de fitas, que elas possam revelar Jesus Cristo para nós na hora em que vivemos, para nos dar força de sustento, a força espiritual para a tarefa que se apresenta adiante. Concede-o, Pai.
91 Abençoe estes Teus filhos. Eles estão aqui nesta manhã de diferentes partes da nação; uma manhã quente e abafada, contudo nós sentimos a Presença do Espírito Santo em tudo isto.
92 Nós pensamos em John Wesley, e Calvino, e Sankey, e Knox, e Finney, e muitos desses, mesmo sem ventilador, onde as pessoas se assentavam nos corredores, e o suor escorria pelas suas faces. As mulheres, bem cobertas e vestidas, assentadas nas audiências, transpiravam até que suas roupas ficavam completamente encharcadas, ouvindo a Palavra de Deus, alimentando as suas almas. Agora, nós sentimos, Senhor, que elas estão em repouso em algum lugar além, esperando a Vinda do Senhor.
93 Mantenha-nos unidos, Pai. Deixe o Espírito Santo nos guiar e nos dirigir. Dá-nos longa vida de serviço para Ti. Dá-nos esta grande Mensagem nesta manhã que estamos esperando de Tua Palavra, que Ela possa ir a cada coração. Faze os lábios que falam, Senhor, falarem a Verdade. Faze o coração que ouve ser fértil para receber a Verdade, e que Ela possa se transformar em grandes árvores de Vida Eterna, para serem luzes brilhantes e epístolas lidas de todos os homens. Que eles possam saber que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e vive entre nós. Faze-nos tão cheios de amor e do fruto do Espírito até o ponto que outros homens e mulheres, meninos e meninas possam ver os resultados da Vida de Cristo ainda presente em nós, depois de dois mil anos desde o grande evento. Concede-o, Pai, para Te honrar. Nós pedimos no Nome de Jesus Cristo. Amém.
94 Agora eu desejo ler um pouco das Escrituras. E eu espero agora que vocês tenham os seus lápis e papéis e tudo pronto.
95 Irmão Neville, você está assentado quieto. Eu só vou tirar o meu paletó, se for… [O irmão Neville diz: “Está bem.” – Ed.] Desculpem-me por tirar o meu paletó, mas — mas está muitíssimo quente aqui em cima.
96 Agora eu quero que vocês voltem-se para o Livro de Colossenses, o 1º capítulo de Colossenses. E então enquanto nós lemos isto, começando com… Eu quero que vocês, quando forem para casa, leiam este capítulo inteiro de Colossenses. Porém eu quero que vocês leiam nesta manhã comigo, desde o versículo 15, incluindo o versículo 29.
97 E agora apenas sejam tão pacientes o quanto puderem. Pois eu sinto que isto aqui, se Deus me ajudar, revelará e trará em sua mente todas estas outras coisas das quais eu tenho falado por estes dias do tabernáculo, e também por que eu disse o que disse, e por que eu fiz o que fiz. Esta é a razão.
98 Agora desde o versículo 15.
O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis… invisíveis, sejam tronos,… dominações,… principados,… potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha as preeminências.
Porque “foi do agrado do Pai que fosse toda a plenitude nele habitada — que toda a plenitude nele habitasse,
99 Deixe-me colocar um pouco de ênfase nisso novamente, neste versículo 19.
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
Observem onde foi essa reconciliação.
A vós também, que noutros tempos éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos,… irrepreensíveis,… aprováveis,
Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e vos não moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
Rogozijo-me agora no que padeço por vós, e na… carne cumpro o destinado… o resto das afeições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus;
O mistério que esteve oculto desde todo o século, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
100 E eu desejo ler esse versículo novamente.
O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;
A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
E para isto também trabalho, combatendo segundo a eficácia, que obra em mim poderosamente.
101 Agora, para um texto, eu desejo tomar isto dali para um texto, baseando-o na Bíblia inteira. Porém eu desejo que intitulemos isto de: Cristo é o Mistério de Deus Revelado. Cristo sendo o mistério de Deus revelado! Agora, eu o tomei por ordem como uma lição de escola dominical, de modo que todos nós pudéssemos ler juntos e — e ter este companheirismo juntos.
102 Agora, o mistério oculto de Deus, Ele o tinha antes que o mundo começasse. Agora, atrás, na parte profunda da mente de Deus, havia algo que Ele estava tentando e ia realizar. E Ele teve um motivo ao fazê-lo, a fim de deixar a Si mesmo ser expresso. Porque, primeiro não havia nem mesmo uma lua, estrela, átomo, molécula, ou nada. Ele era Deus. Porém Ele não era exatamente Deus naquele tempo, porque Deus é um objeto de adoração, e não havia nada para adorá-Lo.
103 Então, em Sua grande mente, Ele desejava que estes atributos fossem expressos. E Nele estava o amor; Nele havia de estar o Pai; Nele havia de estar o Filho; Nele havia de estar um Salvador; Nele havia de estar um curador. E todos estes grandes atributos que nós já vimos expressos, estavam em Deus.
104 Deste modo, na minha opinião, a primeira coisa que Ele fez foi os Anjos. E então eles O adoraram, e isso O fez Deus. E Ele começou dali. Assim como em mensagens anteriores eu tenho tentado explicar isto, analisar isto. E agora, então, quando os anjos começaram a adorá-Lo, isso foi antes mesmo que houvesse uma molécula na terra. Não havia nada. Era tudo trevas. Não havia sol, nem lua, nem estrelas, nem nada; Ele então era Deus. Assim como Ele perguntou a Jó: “Onde estavas tu quando Eu fundava o mundo, (vêem?) quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, os filhos de Deus rejubilavam?” Agora… “Onde estavas?” Vêem? Isso foi lá atrás, antes da terra.
105 Agora, Deus tinha um propósito e um mistério escondido. E é sobre isso que eu desejo falar com a igreja nesta manhã, o mistério escondido de Deus que Ele tinha em Sua mente antes mesmo que o mundo começasse, e como isto tem se desenrolado exatamente até esta hora presente em que estamos vivendo. Estão vendo? Aí então vocês entenderão claramente, vejam vocês, sobre o que está sendo feito.
106 O grande mistério de Deus de como… É um segredo. Ele o manteve em segredo. Niguém sabia nada sobre ele. Até os Anjos não o entenderam. Veja, Ele não o revelou. Essa é a razão, sob nosso sétimo mistério, de ter havido silêncio quando o sétimo selo foi aberto. Jesus, quando Ele estava sobre a terra, eles quiseram saber quando Ele viria. Ele disse: “Não é… Mesmo o próprio Filho não sabe quando vai acontecer.” Veja, Deus tem isto tudo Consigo mesmo. É um segredo. E essa é a razão pela qual houve silêncio no Céu por um espaço de meia hora, e sete trovões fizeram soar as suas vozes, e João foi até mesmo proibido de… escrever isto, veja, a Vinda do Senhor. Essa é uma coisa que Ele não revelou ainda, como Ele virá e quando Ele virá. É bom que Ele não revele. Não.
107 Ele o tem mostrado ou revelado em cada tipo que está na Bíblia. Portanto, a Bíblia inteira é a revelação do mistério de Deus em Cristo. Vêem? A Bíblia inteira é uma expressão de uma meta que Deus tinha, um propósito que Ele desejou realizar na Bíblia inteira. E todos os atos dos — dos crentes na Bíblia têm sido em tipo, e expressando qual é a grande meta de Deus. E agora neste último dia Ele a tem revelado e nos mostra. E com a ajuda de Deus, bem, vocês a verão bem aqui nesta manhã, o que o Senhor tem tido em Sua mente desde o princípio, e o tem expressado.
108 Portanto, vocês podem ver o grande significado do que tem sido conhecer isto, e então tentar trazê-lo para as pessoas. Vêem? E então vocês não… Eu não tenho entrado em detalhes para tentar explicar Isto tal como Deus o tem revelado a mim.
109 Agora, se vocês desejam anotar isto, eu tenho muitos lugares os quais eu desejo ler. E agora no — no Livro de São Lucas, capítulo 24 de São Lucas, nós encontramos que são… São dois dos apóstolos a caminho de Emaús. E Jesus saiu por um momento, depois da Sua ressurreição. E eles estavam a — a caminho de Emaús; indo pelo caminho, pensando, conversando e chorando devido a Sua — Sua morte, e também devido a como eles O viram sofrer pelo que eles pensavam que não tinha absolutamente nenhum valor. Eles haviam tomado o seu Senhor e O crucificaram. E — e eles estavam indo por ali, chorando.
110 E Ele saiu da beira da estrada e começou a falar com eles sobre Cristo. Ele disse: “Ó néscios, e tardos para entender, não sabeis que todos os profetas e os Salmos…” Veja, o que Ele estava fazendo? Identificando-Se para estes apóstolos, dizendo que todos os profetas, e todos os Salmos, e tudo era Ele expresso. Estão vendo?
111 E agora a razão pela qual eu nem me empenhei em pregar nesta manhã, foi porque eu pensei que ao ensinar, nós entenderíamos isto melhor do que simplesmente tomar um texto e passá-lo por alto. Nós somente o ensinaríamos.
112 Agora, Ele estava dizendo que todos os Salmos e todos os profetas falaram Dele. Bem, ali, portanto, isso mostra que todo o Velho Testamento, todo o Novo Testamento, e todos os Salmos, o cantar, os cânticos que foram cantados, foram cantados a Seu respeito.
113 Tomem o Salmo 22, cantem-no e comparem-no com a manhã da crucificação. Veja: “Deus meu, Deus meu, por que Me desamparaste? Todos os Meus ossos, eles Me olham fixamente. Eles traspassaram-Me os pés e as mãos.” Contudo, todas essas coisas ali, eles cantando esse Salmo ali embaixo no templo e crucificando a mesma Pessoa. Vêem? Vejam, aqueles grandes líderes religiosos, aqueles grandes homens, aqueles grandes mestres, e contudo tão cegos que estavam lendo os profetas e estavam cantando os cânticos, e cometendo o crime que eles diziam que eles fariam.
A mesma coisa está acontecendo nesta manhã!
114 Agora ouçam com atenção, porque… Agora eu nem mesmo vou prestar atenção ao que aquele relógio diz. Eu quero que vocês entendam isto. Vêem? Eu não me importo. Vêem? [A congregação se regozija, diz: “Amém.” – Ed.]
115 Deste modo vocês podem ver aqui, basicamente, que o mesmo pensamento que Deus tinha em Sua mente no princípio, Ele escondeu de todos esses eruditos. E os… Somente um número, um número escolhido e predestinado, um povo predestinado, foi o único que ouviu isto. E agora examinem a Escritura no passado, no decorrer de toda a era dos profetas, e vejam se não foi a mesma coisa. Vêem?
116 Agora, e Jesus aqui se referindo a eles, aos profetas e aos Salmos, disse que todos eles falaram Dele. Vêem? E aqui estes mestres judeus, rabis, doutores da lei, professores, tinham feito exatamente o que eles haviam feito antes.
117 Agora observem novamente. Ele disse: “Examinais as Escrituras, pois são Elas que de Mim testificam.” Examinais as Escrituras, as Escrituras, as Escrituras inteiras. O que eu estou tentando fazer? Mostrar-lhes que esta Bíblia é a coisa que está correta.
118 Outro dia, eu estava num quarto de hospital conversando, quando uma irmã me pediu para explicar a respeito de denominações. Pediu para eu explicar por que nós éramos — éramos contra denominações, com algumas pessoas denominacionais.
119 Vejam vocês, tem que voltar à Palavra, porque a Palavra é Deus. Vêem? E Jesus declara o mesmo aqui, que a Palavra é Ele. Você não pode fazer a Escritura Se contradizer. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E a Palavra se fez carne!” Vêem?
120 Agora aqui Ele diz: “Examinai as Escrituras, Elas testificam de Mim. Vós cuidais ter nelas a Vida Eterna,” e isso é verdade. “E Elas são as que de Mim dão testemunho. E Eu estou dando testemunho Delas. E se Eu não faço as obras que estão prometidas que Eu faria, então não Me escutais. Porém se Eu faço as obras, e não podeis crer em Mim, crede nas obras, porque elas testificam que Ele é a Palavra.” Oh, parece que não poderia ser mais claro. Estão vendo? Correto. Agora: “Examinai as Escrituras.” Ele disse que Moisés e todas as leis, e assim por diante, e os profetas, e Salmos falaram Dele. E novamente Ele disse que as Escrituras testificam Dele.
121 Ele é o tema principal da Bíblia inteira. Se você lê a Bíblia, e não vê a Cristo em cada versículo Dela, volte e leia novamente. Vê? Se você não consegue ver a Cristo em cada versículo da Bíblia, então leia-A novamente, porque você falhou em ver algo. A Bíblia é Cristo. Ele é a Palavra. Quando você lê: “No princípio criou Deus,” ali está Cristo. Vê? Cada… disso, até o “Amém” em Apocalipse, é cada Palavra testificando de Jesus Cristo.
122 Essa é a razão desses livros acrescentados que eles chamam “O Segundo Livro de Daniel, e o — o Livro dos Macabeus, e o Purgatório de Agges,” e tolices como essas, vejam, das quais não se fala na Escritura. Vêem? Não têm relação com as demais Dela. Não há lugar para colocar um purgatório ali. Não há lugar para colocar intercessão de santos, e coisas. Não há lugar ali para isso. Não há lugar para uma denominação. Não há lugar para — para credos fora Dela, da Bíblia. Vêem? Deste modo quando vocês virem essas coisas, elas — elas simplesmente não entram em cogitação. E essa é a razão pela qual as pessoas têm acrescentado isto, e têm o seu — seu — seu quebra-cabeça todo misturado. Vêem? Elas não podem fazê-lo corretamente, “o mesmo ontem, hoje, e eternamente!”
123 Porém, se a coisa é montada corretamente, ali está o quadro todo da queda e da regeneração; o quadro inteiro da criação, e todo o plano de Deus revelado exatamente em Jesus Cristo. Amém! Este é todo o quadro montado, cada pequena curvatura e extremidade. É exatamente como… Agora, eu não pretendo ser sacrílego por isto, mas é exatamente como montar um quebra-cabeça.
124 Por isso é que nós temos quadros hoje que parecem horríveis. Dizem: “Nós somos crentes,” e a vaca comendo grama no topo da árvore. Não funciona. É quando eles dizem: “Sim, Ele é sob todos os aspectos, porém somente de uma certa… Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente; tudo menos uma certa coisa.” Está vendo? Então você arruína o seu quadro.
125 A Bíblia disse que Ele é o mesmo! São João 5, ou São João 14:12, Ele disse: “aquele,” aquele, qualquer um. “Aquele que crê em Mim, também fará as obras que Eu faço.”
“Bem, isso foi para uma outra era.”
126 Aí você tem o seu quadro errado de novo. Você tem um homem pescando no deserto, peixe, num monte de areia quente onde não há peixe. Está vendo? Veja, você tem que trazê-lo de volta aonde ele pesque, na Galiléia, onde há muito peixe, veja você. Está vendo?
127 Você — você tem que fazer o quadro parecer correto. É o grande quadro de Deus. E há somente uma maneira que você o verá, isso é quando você vê a Jesus Cristo. Aí está a Bíblia inteira. Ele é o tema principal da Bíblia.
128 Agora, vocês perceberam que de qualquer um destes lugares aqui vocês poderiam tomar um texto. E é simplesmente difícil para um pregador ficar quieto. Parece que ele deseja continuar com isso. Mas vocês têm de voltar àquilo que estamos ensinando.
129 Ele é o tema principal da Bíblia. Ele estava nos profetas. Ele estava nos Salmos. Ele estava na história da Bíblia. A Bíblia é um Livro profético. É um Livro histórico. É um Livro de amor. É um Livro de — de cânticos. É um Livro de Vida. E ali dentro você encontra a Cristo. Ele estava nos profetas. Ele estava nos Salmos. Ele estava na história. E Ele também, na Bíblia, é as coisas que hão de vir. Deste modo, Ele era antes e muito depois. O que isso faz Dele então? “O mesmo ontem, hoje, e eternamente.”
130 E você injeta algo Ali dentro, e isso não O faz “o mesmo ontem, hoje, e eternamente,” irmão Lee, para onde o irmão vai? O irmão tem um quadro horrível ali. Pois Ele era a história, veja. E Ele é o Profeta. Ele é os Salmos. Ele é tudo. E se você não pode fazer Dele tudo e o mesmo, como — com o que se parece o seu quadro? Vocês o vêem? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Está bem.
131 Ele é a coisa! Ele era os profetas. Ele estava neles. Ele estava nos Salmos. Ele estava na história, e Ele é as coisas que hão de vir, “o mesmo ontem, hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8, se vocês o estiverem anotando. Ele deveria ser então… Ele deveria ser o princípio… Se isso é o que Ele é, e nós o cremos, não cremos? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Então se Ele é isso, ele deveria ser o tema principal do nosso falar, do nosso pensar, do nosso cantar, do nosso caminhar. [“Amém.”] Ele deveria ser o tema principal de nossa vida. Se Ele é o tema principal da Bíblia, e a Bíblia está em nós, então Ele deveria ser o tema principal de tudo que nós fazemos, dizemos, ou pensamos; deveria ser Cristo. Está correto? [“Amém.”] Está bem.
132 Desde que nós pensamos assim, desde que Ele foi feito o Cabeça de “todas as coisas” para nós — aos Colossenses diz assim aqui. Ele é o Cabeça de “todas as coisas” para nós. Pois Ele foi feito para nós que somos considerados “todas as coisas.” Você diz: “Que me diz do pecador?” Ele foi feito para ser o Juiz do pecador se ele não aceita Isto. Ele foi feito a glória para o crente que aceita Isto. Deste modo ali “todas as coisas foram feitas por Ele, e para Ele.”
133 E se necessita da noite, para expressar a glória do dia. Necessita-se do vaso de desonra, para expressar o — o amor e o cuidado pelo vaso de honra. Necessita-se de uma mulher perniciosa, que use roupas imorais e — e venda a sua moral, para expressar a virtude de uma genuína dama decente. Vêem? Necessita-se de um vigarista e de um ladrão, para expressar a sinceridade de um verdadeiro crente, um verdadeiro cristão. Necessita-se do hipócrita, para se destacar o crente, o que ele é.
134 Deste modo: “Todas as coisas foram feitas por Ele.” E desde que Ele foi feito todas as coisas… feito para todos nós; todas as coisas foram feitas para — por Ele. Então, visto que isto é verdade, nós deveríamos fazer — nossa identificação deveria ser com Ele. Nós deveríamos ser identificados, nós mesmos, com Ele, porque Ele tem Se identificado conosco. Nós deveríamos ser identificados com Ele. Como? Por viver para Ele; não somente uma confissão.
135 Muitas pessoas tomam uma confissão e dizem… Eu digo… Tem de chegar a este ponto agora. Você é cristão? “Eu sou metodista.” Bem, isso está muito longe de ser — fazer-se conhecido como um cristão. Bem, olhem o que os metodistas fazem. “Eu sou batista.” Bem, olhem o que os batistas fazem. “Eu sou católico.” Olhem o que eles fazem. Estão vendo?
136 Porém a única maneira pela qual você pode realmente ser um cristão é Cristo Se identificar em você. Como nós temos um, um ferrão aí! Eu espero que todos na fita entendam isto também. Vêem? Vêem? Vêem?
Você diz: “Eu sou pentecostal.” Isso não significa nada.
137 É Cristo identificado em você. Isso é quando Ele O tem reconhecido.
Diz: “Eu falei em línguas.” Demônios também falam em línguas.
138 “Eu gritei.” Os maometanos, budistas, todos gritam. Os índios berram na dança da cobra. Vêem? Seguramente. Todos eles fazem isso. Cultos, clãs, e tudo mais, berram e vociferam. Eles vociferam e gritam em um jogo de beisebol.
139 Mas quando Cristo está identificado em você, identificando a Si Mesmo, então você é semelhante a Cristo. Pois a palavra cristão significa ser “semelhante a Cristo.” Aí está a sua identificação. Correto. Agora, desde que Ele é a nossa identificação, então nós deveríamos estar identificados com Ele, vivendo para Ele.
140 Notem, Deus tem tido um tríplice propósito neste grande mistério secreto. Deus, em Seu grande mistério secreto que Ele tinha antes que o mundo começasse, Ele tem um tríplice propósito nele. E agora nós desejamos nos basear, nesta manhã, no que é esse tríplice propósito? Vêem? Agora, eu creio, pela ajuda do… de Deus, que está presente, que Ele — Ele o mostrará para nós. Agora, se Ele tinha este tríplice propósito, nós queremos descobrir o que é este tríplice propósito.
141 A primeira coisa foi que Deus desejou Se revelar às pessoas.
142 Ele não o poderia fazer como um grande Deus Jeová que cobria todo o espaço, tempo e Eternidade. Ele não poderia. Ele é grande demais para alguma vez ser revelado às pessoas, porque seria demasiadamente misterioso. Como poderia esse grande Ser que nunca começou… que depois que você fosse além do ciclo de centenas de bilhões e trilhões e trilhões de anos-luz no espaço, e para adiante no infinito, para dentro da Eternidade, e uma grande Criatura que era tudo isso, e ainda é.
143 Porém o que Ele queria fazer… Ele amava a paternidade, pois Ele era um Pai. E a única maneira que Ele poderia expressar isto era Se tornando um Filho do homem. Essa é a razão por que Jesus Se manteve dizendo: “O Filho do homem.” Veja, eles não sabiam do que Ele estava falando, muitos deles. Mas agora vocês entendem? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Estão vendo? Ele desejou expressar a Si mesmo. Este era Seu, um de Seus grandes propósitos tríplices; era expressar a Si mesmo, identificar a Si mesmo com os seres humanos, para revelar a Si mesmo em Cristo.
144 Em segundo lugar, para ter a preeminência em Seu Corpo de crentes, isto é, Sua Noiva, para que Ele pudesse viver nas pessoas.
145 Agora, Ele podia fazer isso em Adão e Eva, porém o pecado os separava. Então agora tinha que haver algum meio de recuperar isto novamente. Oh, que coisa! Oh, agora, isto — isto é precioso para mim, só de até mesmo pensar nisto. Vêem? Vêem qual era o propósito de Deus? Agora por que Ele simplesmente não manteve Adão e Eva dessa maneira? Então Ele nunca seria capaz de expressar a Sua plenitude, Seu atributo completo. Porque Ele poderia ter sido um Pai ali, isso é certo, mas também Ele era um Salvador. Você diz: “Como você sabe que Ele era?” Ele é, porque eu tenho tido a experiência. Está vendo? Está vendo? Ele é um Salvador, e Ele teve de expressar isto. E como Ele poderia fazê-lo? Somente por meio de Cristo. Como ele poderia ser um Filho? Somente por meio de Cristo. Como Ele poderia ser um Curador? Somente por meio de Cristo. Veja, todas as coisas são concluídas nessa única Pessoa, Jesus Cristo. Oh, que coisa! Quando eu — quando eu…
146 Quando eu penso nisto, eu — eu simplesmente vejo denominações desaparecerem de cena, e tudo mais simplesmente indo-se; veja, quando eu vejo o grande propósito de Deus, revelando a Si mesmo. E tendo, primeiro, de Se revelar em Cristo, “a plenitude da Divindade corporizada.” E, então trazer essa “plenitude da Divindade corporizada” para dentro de um povo, para que Ele pudesse ter as preeminências, a supervisão, a direção.
147 Uma outra noite, se vocês não obtiveram a fita, eu preguei aqui uma noite sobre Um Prisioneiro de Jesus Cristo. Paulo, um prisioneiro! Estão vendo? Quando Deus o faz ser Seu prisioneiro, então você não pode fazer nada a não ser o que o Espírito diz para fazer. Paulo, com todo o seu grande intelecto, ele ensinou… ele foi ensinado por Gamaliel para ser um grande sacerdote ou rabi, algum dia. E ele tinha grandes ambições. Ele era intelectualmente um grande homem, uma grande autoridade, um grande homem na nação. Mas ele teve de sacrificar cada pedacinho disto, veja, para se tornar parte da Palavra, para expressar a Jesus Cristo. Ele sabia o que era dizer…
148 Ele teve intenção de visitar um lugar, alguns irmãos o haviam chamado, mas ele foi proibido pelo Espírito de fazer a sua própria vontade. Oh, se — se o povo um tanto espiritual pudesse captar isto! Estão vendo? Ele foi proibido de fazer a sua própria vontade. Ele somente podia fazer… “O Espírito me proíbe.” Estão vendo? Ele era um prisioneiro de Cristo.
149 Então, esta pequena vidente um dia, que ele conhecia… Paulo sabia que ele tinha poder para expulsar aquele demônio, porém ele apenas podia fazê-lo conforme Deus o desejasse. Dia após dia ela o seguia, clamando atrás dele, porém um dia o Espírito lhe deu permissão. Então ele a repreendeu — repreendeu o espírito que estava nela. Estão vendo? Ele sabia o que era ser um prisioneiro.
150 Moisés teve de perder os seus intelectuais, a fim de encontrar a Cristo, para ser um prisioneiro. Então, quando Deus privou o mundo todo dele, e tudo do poderoso homem que ele era, e ele permaneceu na Presença daquela Coluna de Fogo aquele dia, ele foi encontrado simplesmente sem fala. Ele nem mesmo, nem mesmo podia falar, ele disse. Deus tinha um prisioneiro então. Vêem? Você não tente segundo a sua própria busca. Então Deus teve de revestir este homem, dotá-lo com poder suficiente para que ele pudesse descer ali.
151 E ele disse: “Senhor, eu falei ao Faraó o que Tu disseste, e ele não quis fazer.”
152 Ele disse: “Então toma isto, teu cajado,” Deus falando, isto é a Palavra de Deus, “vai ali fora e aponta-o em direção ao Oriente, e chame moscas.” E moscas vieram à criação, porque Ele tinha um prisioneiro o qual Faraó não poderia subornar com nada. Ninguém mais poderia desviá-lo para nenhum caminho. Ele era um completo prisioneiro nos grilhões da Palavra de Deus, atado somente ao ASSIM DIZ O SENHOR.
153 Oh, se Deus puder obter para Si prisioneiros assim! Agora, é aí quando Ele pode expressar as preeminências, veja você. Ele, Ele toma o homem, ou a pessoa, de modo que ela não conheça nada a não ser a Cristo. Vocês entendem o que eu quero dizer? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Está bem. Isso é em segundo lugar.
154 Primeiro, para Se expressar completamente: Deus em Cristo.
155 Segundo, para ter as preeminências através disto em Sua Igreja, a qual é Seu Corpo, a Noiva, até que Ele poderia ter a preeminência para Se expressar através deles. Certo.
156 E, em terceiro lugar, para restaurar o Reino à sua posição correta, que caiu pelo pecado através do primeiro Adão, de volta aonde Ele andava no frescor do entardecer, com o Seu povo, falava com eles, tinha companheirismo com eles.
157 E agora o pecado e a morte os haviam separado de Sua Presença e de Sua inteira expressão. Vocês entendem isto? Antes da fundação do mundo, para expressar todos os Seus — Seus — Seus atributos, o que Ele era.
158 Portanto, se qualquer trinitariano aqui somente se soltasse um minuto, você poderia ver que Pai, Filho, e Espírito Santo não são três Deuses. São três atributos do mesmo Deus. Veja, é expressão. Pai, Ele era, desejava ser um Pai. Ele foi um Pai, Ele foi um Filho, e Ele é o Espírito Santo. E o Pai e o Espírito Santo são o mesmo Espírito. Vocês vêem? Vocês entendem? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Não três Deuses. Os demônios lhe disseram essas coisas, para fazer de você um idólatra. Estão vendo? E um único Deus expresso em três atributos. Ser Pai, ser Salvador, ser Filho, ser Curador, veja, são Suas expressões.
159 Eu quero seguir sem pressa só um pouquinho de forma que até mesmo as pessoas que ouvem a fita entendam a idéia, que possam ver. Isto me levaria às voltas com, às voltas com aquele relógio, só com cada um desses assuntos. Porém eu espero que eu esteja deixando isto suficientemente claro para que vocês possam ver a que eu estou vindo. Vêem?
160 Deus expresso em Jesus Cristo, O qual era Pai, Filho, e Espírito Santo, “a plenitude da Divindade corporizada.”
161 Agora “a plenitude completa da Divindade corporizada” habita em Sua Igreja, as preeminências. Tudo que Deus era, Ele derramou em Cristo. E tudo que Cristo era, foi derramado na Igreja, nos crentes.
162 Não denominação! Nós chegaremos nisso dentro de alguns minutos, e há de se tirar isso da sua mente para sempre, veja, mostrando-lhe o que causa isso, pela ajuda de Deus, se Ele somente o permitir para nós.
163 Qual é o Seu propósito agora? Expressar-Se como um Filho, veja; e agora, que Nele possa habitar “a plenitude da Divindade corporizada.” Eu estou, eu tenho Colossenses colocado aqui, bem diante de mim. Vêem? Isso… Através de toda a Escritura, esse é que foi o propósito de Deus. Então, através da Vida deste Filho, Sua cruz, “o Sangue,” diz aqui, “de Sua cruz,” para que Ele pudesse reconciliar Consigo um Corpo, uma Noiva, a qual é Eva, a segunda Eva. E Deus deu isto em um tipo, como Ele fez com Moisés e todos eles. A mesma coisa Ele fez em Adão e Eva, dando um tipo, pois eles eram Cristo e a Noiva. Ele é o segundo Adão; a Igreja é a segunda Eva.
164 E enquanto a segunda Eva se compromete contra a Palavra, não está ela fazendo a mesma coisa que a primeira Eva fez? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Tentando dizer: “Bem, isto foi para alguma outra era.” E nós chegaremos nisso dentro de alguns minutos — se Ele disse que foi para uma outra era. Como pode ser uma outra era, sendo que Ele é “o mesmo ontem, hoje, e eternamente”?
165 Porém Deus tem proposto isso e “o ocultou aos sábios e entendidos, e o revelou aos pequeninos predestinados” que foram predestinados para recebê-lo.
166 Essa é a razão, observem no decorrer de toda a era. Todas as vezes que essa Luz atingia alguns, eles A repudiavam, e Ela irrompia para longe; e grandes intelectuais e aqueles grandes sacerdotes ali. Havia rabis de… grandes professores e autoridade como… diferentes pessoas, como Nicodemos e aqueles homens polidos em cultura, e ele nem mesmo podia entender aquilo.
167 E havia aqueles grandes sacerdotes ali, e rabis que eram ensinados nesta Palavra. Que coisa, eles a conheciam intelectualmente! E Ele disse: “Vós sois de vosso pai, o diabo, e suas obras vós as fareis.” Pensem nisto, homens santos. Você não podia apontar o seu dedo para parte alguma de suas vidas, ou para a vida de seus pais, ou para a vida de seus avós, ou para a vida dos pais dos pais dos pais dos pais dos pais dos avós deles. Se eles o faziam, eles morriam na vergonha, eles eram apedrejados até à morte. Porém aqui está Jesus, chamando esse grupo de “um bando de demônios,” gente religiosa.
168 Agora, oh, a grande revelação agora! Agora para restaurar de novo a Sua parentela, trazer de volta, agora, Ele teve de deixá-los se perder. Vocês entendem? Ele teve de deixá-los pecar, colocá-los sob livre moral… Ele, Ele não podia fazê-los pecar e permanecer Deus, puni-los por algo que Ele os fez fazer.
169 Porém quando Ele colocou o homem em participação com Ele, então deixou o homem atuar como um agente moral livre. Vêem? Isto é a mesma coisa na qual Ele tem colocado você hoje. Vêem? Vêem? Você atua de qualquer maneira que você deseja atuar. Você é um agente moral livre. Deste modo, portanto, se Ele colocou o primeiro dessa maneira, Ele tem de colocar o segundo dessa maneira, Ele tem de colocar cada um dessa maneira, ou Ele atuou errado para começar. Vêem? Porém todos estão sobre essa mesma base.
170 Agora notem, ao trazer isso de volta; e deixar esse homem fazer isso, e sabendo que ele o faria, sabia que ele o faria. Porém o que isto fez? Manifestou Seu atributo como Salvador. E todo o propósito então é deixado em Jesus Cristo, para se tornar… O Próprio Deus para tomar a penalidade de Sua Própria lei, morte, para morrer, para redimir a esposa que estava perdida por rejeitá-Lo.
171 Quando Eva se afastou da Palavra, ela se afastou de seu companheiro. E quando a igreja se afasta da Palavra, para uma denominação, ela rejeita e comete fornicações com o mundo da sabedoria do homem, rejeitando a autoridade da Palavra de Deus. Isso soa claro? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] A Bíblia disse: “Cometendo fornicações espirituais.” Qualquer Palavra na Bíblia, que é rejeitada, ou se é colocada alguma interpretação própria Nela, isso é absolutamente rejeitar e cometer adultério contra o Deus que é seu Marido. Uma adúltera jamais entra no Reino do Céu, nós sabemos disso. Vêem? Agora, veja, isso é o que Eva fez para começar.
172 Agora notem novamente, agora, qual é o Seu tríplice propósito? Manifestar-Se em Jesus Cristo; para entrar no Corpo, por Jesus Cristo, para ter as preeminências; para (o quê) restaurar de novo o Éden, trazer de volta aquele que se perdeu. Essa foi a única coisa fora de ordem. Todo o resto de Suas coisas estava em ordem.
173 Porém Ele teve de deixar, colocar o homem sob livre atuação moral, para cair, para que Ele pudesse ser um Salvador, para manifestar o que estava Nele, veja, Seu atributo de Salvador. Algo tinha de se perder. E a mesma coisa, que o homem caiu e se perdeu, Ele se tornou o Salvador disso, tomando a Sua Própria lei. E Ele não o podia fazer como esse grande Jeová que cobria todo o espaço, tempo; veja, Ele não o podia fazer. E Ele teve de se tornar um Homem. E Ele tomou semelhança com o homem que estava perdido, amém, e Se tornou um Homem: Deus, feito carne!
174 Aleluia! Pensam que eu estou emocionado, mas não estou. Algo por dentro!
175 Deus Se tornou, de Deus, para Se tornar eu, para levar o meu pecado sobre Ele, para que Ele pudesse me fazer Ele, amém, de volta ao Seu grande propósito de filhos e filhas de Deus, pois Ele é o Pai Eterno. Esse atributo estava Nele, veja, então isso tinha de ser manifestado.
176 Agora vêem todo o tríplice propósito? Veja, para expressar a Si mesmo, Ele deseja Se tornar… Agora, o — o mundo está perdido, agora Ele tem de Se expressar num Homem, para Se tornar um Salvador, através da reconciliação do Sangue de Sua cruz. Agora, Ele teve de Se tornar isso, morrer, a fim de salvar e trazer a Si mesmo de volta para dentro da Igreja, para ter preeminências em Sua Igreja.
177 Agora lembrem-se, ela não pode, e não será, e nunca será, e nunca tem sido, uma denominação! Ele tem de ter as preeminências, e Ele é a Palavra. Amém! Como pode algum credo ser injetado Ali dentro? Isto é um… isto transforma a igreja numa: prostituta, para tomar palavras de qualquer homem de qualquer credo ou de qualquer denominação. Ela, seja rapidamente, está marcada, em Apocalipse 17, como uma prostituta e meretrizes; a Igreja Católica Romana sendo a prostituta, e as protestantes sendo as meretrizes. É exatamente tão claro que qualquer pessoa poderia lê-lo. Nós temos estudado as Eras da Igreja, e vocês podem ver isso nessas — nessas fitas se vocês o desejarem. Exatamente. Então, qualquer coisa que se una com um credo fora da Bíblia é uma prostituta aos olhos de Deus. E tem feito a mesma coisa que Eva fez; se desviou da Palavra, que é Cristo. Oh, que coisa! Está bem.
178 Agora nós vemos o Seu mistério que Ele tinha escondido em Sua mente antes da fundação do mundo. Agora vocês realmente gostariam de ler um pouco disto? Vamos apenas lê-lo. Têm vocês bastante tempo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Nós — nós o leremos. Agora vamos todos apenas voltar, apenas para uma leitura, de qualquer maneira, para o Livro de Efésios, e vamos começar no — no 1º capítulo dos Efésios, para lermos. E agora enquanto a lição da escola dominical prossegue agora, nesta tríplice manifestação de Cristo, vamos ler.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,. . .
179 Agora observem, não está dirigido ao mundo, mas:
…aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
180 Como você entra em Cristo Jesus? Por unir-se à igreja? [A congregação diz: “Não.” – Ed.] Por um Nascimento! “Por um só Espírito,” Primeiro Coríntios 12, “somos todos batizados em um só Corpo.” Estão vendo?
181 Certo, isto são aqueles com quem ele está falando. Isto não está dirigido ao mundo de fora. Nós não podemos falar com o pecador sobre isto, porque ele não sabe nada sobre isto. Paulo não a dirigiu a nenhum pecador. Ele disse: “Isto é para esse -esse — esse Grupo ali que está em Cristo Jesus.”
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais (onde?) nos lugares celestiais em Cristo;
182 “Lugares Celestiais.” — Oh, como eu desejaria que eu tivesse tempo! Aqui eu o tenho marcado bem aqui na minha Bíblia, sobre lugares Celestiais, o que são lugares Celestiais. Lugares Celestiais, só por um momento, é “a posição do crente em Cristo,” veja, “onde o crente permanece em Cristo,” em lugares Celestiais.
Como também nos elegeu… (ouçam com atenção)… Nos elegeu nele antes da fundação do mundo,…
183 Quando ele nos escolheu? “Antes da fundação do mundo,” quando se deu o Seu grande mistério oculto, Seu grande segredo.
…Ele nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em (o quê?) amor;
E (o quê?) nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
184 “Predestinou!” Aí está o mistério. Ele, antes mesmo que Cristo ou qualquer outra coisa estivesse sobre a terra, veja você o Seu grande mistério, que Ele escolheu a Noiva. Sabendo que Eva cairia, por descrer da Palavra, sabendo que ela cairia; mas Ele escolheria uma Noiva que não cairia, que se manteria firme nesta Palavra independente do que todo o resto do mundo tivesse a dizer sobre Ela. Eles se manteriam firmes nesta Palavra! Eles são predestinados para permanecerem ali, “filhos de adoção por Cristo Jesus,” predestinou a Igreja para essa grande e gloriosa posição!
185 Agora vêem o Seu segredo? Para quê? Para restaurar a Eva caída, visto que ela era uma prefiguração da Igreja. E agora notem, assim como Deus abriu o lado de Adão e tirou Eva, pela própria carne e sangue dele; e dividiu o espírito dele de masculino e feminino, para feminino, e o colocou em Eva. Tomou a costela debaixo do lado dele, e dela fez Eva; deste modo Deus fez a mesma coisa, extraindo do lado de Cristo, o Sangue e a água. E Cristo é a Palavra, e tomando a Palavra e formando Sua Igreja, Eva; veja, de volta para Si mesmo novamente, redimida pelo Sangue que veio de Seu Corpo. Vocês vêem agora? [A congregação: “Amém.” – Ed.]
186 O grande mistério de Deus agora sendo desenrolado, que tem estado oculto desde a fundação do mundo, mas o prefigurou por todo o caminho até o fim. Agora observem, nós encontramos que, que Ele — que Ele fez isso. E aqui em Efésios, e em muitos outros lugares, porém isso lhe dará o suficiente para… Agora, por através das eras, Ele tem estado lentamente desenrolando este mistério. Podem vocês ver agora? Agora, por através das…
187 Como Ele fez? O que aconteceu na prefiguração agora? Ele abriu o lado de Adão e tomou parte de sua carne, a qual era Adão, para fazer Eva. A Noiva tem de ser a Palavra, pois Ele é a Palavra. Ela não pode se basear em credos. Ela não pode se basear em denominação. Ela não pode se basear em bom comportamento. Ela tem de se basear só na Palavra, porque Ela é parte Dela. Ela foi tirada de Cristo. Estão vendo?
188 E para estar seguro, disto, de todo o Rapto agora; Lutero foi uma parte, Wesley foi uma parte, os profetas foram uma parte. Se eles são — não são uma parte… Bem na revelação que eles estavam formando, o corpo, pés, dedos, braços, e assim por diante, até à Cabeça (na qual chegaremos dentro de alguns minutos), veja, isso faz o Rapto inteiro. É o Corpo da Palavra, o qual é Cristo. Amém!
189 Fora Disso, você está perdido. Eu não me importo quão bom você seja, ou qual seja o seu parentesco, ou qual seja o seu companheirismo, ou qual seja a sua organização, você está perdido, a menos que esta Palavra esteja em você.
190 “Se vós estiverdes em Mim, a Palavra, Minha Palavra estiver em vós, então pedireis tudo o que quiserdes,” porque você e a Palavra são o mesmo. Ele tem as preeminências. Ele tem a soberania de governo. Você é um… você é um prisioneiro Dele. O mundo está morto. Você não tem mais nada… Você vê as demais pessoas vivendo da maneira que elas vivem, contudo você não o faz. Você é um prisioneiro. Você está ligado com Ele. “Meu jugo é suave.” Ligado com Cristo, com Sua Palavra. “Eu faço somente aquilo que o… agrada ao Pai. E se não podeis crer que Eu sou Ele, então crede na Palavra.” Tão perfeito! Notem.
191 Notem agora, no correr das eras, Ele tem estado gradativamente concedendo que isto fosse conhecido, lentamente desenrolando o mistério, através dos profetas e através dos tipos. Agora nós podemos dar início a isto, e, expressando a Si mesmo.
192 Ele Se expressou em Moisés. Olhem para Moisés. Nascido no tempo da perseguição das crianças. Ele nasceu para ser um libertador. Ele foi escondido nos juncos, exatamente como Jesus que foi levado para o Egito. Ele saiu. Ele subiu até à montanha, voltou com os mandamentos.
193 Jesus subiu até à montanha, Seu primeiro sermão, sermão da montanha, desceu de volta com os mandamentos. “Vós ouvistes dizer, os antigos: ‘Não cometerás adultério.’ Eu vos digo, todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar, cometeu adultério.” Legislador, Sacerdote, Rei, Líder, precisamente!
194 Ele Se expressou em José, nasceu no meio da denominação, seus irmãos. Eles o odiavam, sem causa, porque ele era espiritual. Ele tinha visões. Deus estava com ele. Ele podia interpretar sonhos. E seus irmãos o odiavam. Ele foi vendido por qua-… pelos seus irmãos, por quase trinta peças de prata. Bem exatamente como Ele foi vendido por Judas Iscariotes, um de Seus irmãos, por trinta peças de prata. Ele foi jogado em uma vala e julgava-se estar morto. Isso é correto. Foi dito ao pai e a eles que ele estava morto. Aquele que foi lançado nesta vala; levantado, e foi à destra de Faraó.
195 No calabouço, como ele sofreu ali! E — e ali havia dois salvos… O copeiro e o padeiro, um deles se perdeu e um foi salvo, melhor dizendo. E o — o copeiro… Um deles se perdeu e o outro se salvou. Exatamente como na Cruz, quando Ele estava em Sua casa de prisão, impugnado na cruz pelos nossos pecados, quando Ele se tornou um prisioneiro, um ladrão se perdeu e um se salvou. Veja, precisamente.
196 Então ele se tornou a mão direita de Faraó, o rei com o qual ele sonhou, que teve a visão que ele se assentaria aos pés do rei, e toda a autoridade no Egito lhe foi dada. Sua visão tinha de acontecer. Ele pode ter estudado isto, muitas vezes, enquanto estava na — nessa prisão ali embaixo. Ele estava ficando barbudo, e assim por diante, porém ele a estudava. Algum dia sua visão tinha de acontecer.
197 Ainda que demore, tem de acontecer! Como eu falei na última noite, ou na noite anterior, quarta-feira à noite aqui no culto. Veja, tem de acontecer. Quando Deus assim diz, tem de acontecer. Isto é um profeta vindicado, e tem de acontecer, porque isto é a Palavra de Deus.
198 E a Palavra vem somente ao profeta. A palavra profeta significa um revelador da Palavra Divina escrita, da mesma maneira como faz um que prediz, vejam, ou vidente. Notem. E o vidente, como, aquele que você sabe que está dizendo o futuro, ele é Divinamente vindicado ao prever, e acontece. “Se houver um que for profeta, falará a vocês e lhes dirá certas coisas que acontecerão. E se não acontecer, não o ouçam. Porém se acontecer, então Eu estou com ele. Seria melhor vocês temerem-no, porque Eu estou com ele, vejam vocês.” É exato. Ali está a vindicação, ali é onde você sabe se é a Verdade ou se não é.
199 Deus está falando de novo através de Sua Palavra, ao Seu povo, pelo povo. Veja, Deus somente fala através do homem. “Eu sou a Videira, vós as varas.” A Videira não dá fruto. As varas falam, dão o fruto da Videira. Notem, sempre tem sido dessa forma.
200 Agora nós encontramos José, então, quando ninguém podia tocar ou vir a Faraó sem que primeiro visse a José. “Ninguém pode vir ao Pai, somente pelo Filho.” E quando José deixava o trono, eles tocavam trombetas: “Todo joelho se incline! José está vindo adiante!”
201 Glória! E algum dia todo joelho se dobrará, e toda língua confessará, quando Ele deixar o Trono de Seu Pai, veja, para vir. Todos darão testemunho de que Ele é o Filho de Deus. Ou você… É muito tarde então. Faça-o agora.
202 Agora nós notamos isso através dos tipos. Nós poderíamos tomar até mesmo Davi, como eu falei ainda agora, saindo do seu trono, rejeitado por seu próprio povo; subindo a mesma montanha, Monte das Oliveiras, enquanto ele ia para a sua prisão. Ele estava indo para a sua casa de prisão por haver sido rejeitado por seus irmãos e pelo seu próprio povo. Ele subiu, chorando. Isso foi o Espírito de Cristo nele, ao ser rejeitado enquanto olhava para Jerusalém e chorava, e dizia: “Jerusalém, quantas vezes eu…” Um rei rejeitado. Oitocentos anos mais tarde, o Filho de Davi estava sobre Jerusalém, ali em cima em Jerusalém, rejeitado, e chorou por Jerusalém e disse: “Agora chegou a tua hora.” Isso é correto. Vêem?
203 Todas essas coisas O tipificaram, exatamente em tipo, contudo o mistério estava escondido. Aqueles homens não sabiam o que eles estavam fazendo. Eles só sabiam que eles eram guiados pelo Espírito para fazerem algo. Agora, retendo isto nos últimos dias, para a grande revelação. Porém, expressando isso, expressou a Si mesmo em Moisés, e Davi, e José, e Elias, e assim por diante até o fim. Você… nós poderíamos tomar cada um desses profetas e expor suas vidas e mostrar que expressaram a Jesus Cristo perfeitamente, exatamente, todavia nunca entregando o Seu segredo totalmente; esperando para torná-lo conhecido nos últimos dias como Ele prometeu, esperando que ele seja inteiramente compreendido, veja, antes que Ele pudesse expressá-lo, se Ele dissesse a coisa toda.
204 Porque, a Bíblia está escrita em mistérios. Jesus agradeceu ao Pai por isto, veja, que Ela estivesse escrita em mistérios.
205 Agora, a Vinda do Senhor está em mistério. Nós não sabemos quando Ele vem, como Ele vem, porém nós sabemos que Ele vem. Estão vendo? E também estavam todos os mistérios de Deus esperando por este último dia. Depois que Ele já tiver completado, então Ele revela e mostra o que Ele tem feito. Oh, que coisa! Nunca entregou o Seu mistério totalmente.
206 É exatamente desta forma, comparando com os Sete Selos. Agora, quando Deus usou Martinho Lutero para a saída dessa primeira igreja ou dessa era da igreja, e quando Ele usou John Wesley, e Ele gradativamente os trouxe para fora e estava revelando neles essa era da igreja, quando nós… qualquer um volta através da Bíblia agora e descobre… Porém nos últimos dias, a razão pela qual isso foi uma coisa tão tremenda, porque Ele falou disto aqui e mostrou esses Sete Trovões. E as revistas Look e Life…
207 A revista Life então reuniu esse Círculo de Nuvem e Luz ali que eles não puderam entender, e não o sabem ainda. Porém aqui dizendo: “Vá ali e espere que estes mistérios sejam revelados,” e aqui meses antes que isto acontecesse, e então aconteceu exatamente da maneira que Ele disse que aconteceria. Vocês notaram nessa fotografia? Até mesmo esse Anjo à direita, quando Ele estava sendo materializado, descendo, com Suas asas para trás e Sua cabeça voltando-se para um lado, ali está bem ali na fotografia, precisamente. Meses antes que isto acontecesse, foi dito aqui que: “Ele vai reunir o Corpo de crentes; para revelar, ligar aquelas extremidades perdidas.”
208 Aqui veio Lutero, ele somente pregou justificação, simplesmente avançou naquela era. Ele não sabia qual era aquela era. Aqui veio Wesley, e ele avançou na sua era até o fim. Estão vendo? E muitos de nossos erros vieram disto, as outras igrejas se levantando. Então aqui veio o pentecostes, avançaram até o fim, e eles se organizaram e voltaram para a morte novamente; como nós chegaremos nisso dentro de alguns minutos, bem de volta para a “morte.”
209 E então vem a revelação do mistério, para revelar sobre o que tem sido tudo. Onde, estas pequenas doutrinas, como Lutero que apresentou catecismo e tudo mais; e Wesley que trouxe isto, aquilo, e aquilo outro, e estas outras coisas; e então o pentecostes trouxe organização da mesma maneira, e batismo de “Pai, Filho, Espírito Santo,” e coisas; não sabendo nenhuma diferença, porque… Logo volta nos últimos dias e retoma todos esses mistérios e claramente os explica, os revela. Por quê? E tudo nos últimos dias quando este grande mistério que Deus teve em Seu coração está sendo revelado.
210 Vocês O entendem? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Se você não conseguir, volte a esta fita novamente. Eu não sei quanto tempo mais estarei com vocês. Lembrem-se, esta é a Verdade, do Assim Diz o Senhor. É a Verdade. É a Escritura.
211 Como os sete mistérios dos sete últimos Selos, os mistérios deles. Os Selos haviam sido rompidos, e cada era havia descido, e ali eles haviam deixado muita coisa espalhada. E Deus, não desejando que Isto ficasse espalhado, Ele volta e apanha todas essas coisas, essas doutrinas que eles começaram, e trouxe isto para fora e revelou a coisa toda. A mesma coisa Ele está fazendo agora ao revelar o mistério de Cristo, como Ele foi o tríplice propósito de Deus para a Igreja! Oh, que coisa! Divulgando-O; revel…
212 “Revelar”, Webster diz, é “Fazer conhecido. Tornar conhecido, e, especialmente,” Webster diz: “na Verdade Divina,” essa revelação significa. A revelação, é a maneira de Cristo de dar-Se a conhecer à Sua Igreja.
213 Agora nós vamos dizer: “Ora, Irmão Branham, o irmão está dizendo isto só por dizer.” Agora, nós não dizemos só por dizer.
214 Agora notem, Ele Se deu a conhecer a Pedro. Agora se vocês quiserem anotar isto, e nós… Se vocês quiserem lê-lo, nós… nós o leremos, se vocês quiserem ler, em São Mateus 16:15 e 17. Eu o citarei. Quando eles vinham do Monte da Transfiguração, Ele disse: “Quem dizem os homens ser Eu, o Filho do homem?”
215 “Uns dizem, oh, eles pensam que Tu és ‘Elias,’ e outros dizem que Tu és ‘um dos profetas,’ ‘Jeremias,’ ou alguns deles.” Porém não era isso o que Ele perguntou.
216 Ele disse: “Quem vós pensais que eu sou, agora?” Agora aí está a Igreja com a qual Ele está falando. Vêem? “O que pensam os homens que Eu sou?”
217 Hoje, “Ele é um filósofo; esta religião social. Ele foi um homem bom. Nós cremos que Seu ensinamento é correto. É um assunto para ser vivido. Eu acho que faria todos nós melhores, se nós vivêssemos. Nós deveríamos ter nossas igrejas, nosso — nosso assim por diante.” É um Papai Noel, como uma história de Papai Noel.
218 Não são expressões de alguma igreja que nós deveríamos expressar. É uma vida que você mesmo não vive por si mesmo, porém Ele entra em você e vive por Si mesmo, e de modo algum você se torna um prisioneiro de algum ser intelectual. Você é guiado pelo Espírito. E como você sabe?
219 Agora, você diz: “Eu poderia pensar que estou perdendo a razão. Talvez um homem que perde a razão faça isso.”
220 Porém se você tem a mente de Cristo, Cristo Se expressa através de você, mostra que isso é Ele e não… você não tem perdido a razão.
221 Algumas pessoas, sob ilusões de coisas, saem e se tornam insanas. Bem, isso, nós sabemos que isso é errado. Isso é o diabo tentando personificar a coisa verdadeira antes que ela chegue aqui. Estão vendo? Eles são sempre uns falsos. Estão vendo?
222 Mas um homem verdadeiro é um que perde os seus próprios pensamentos e sua própria opinião! Não vem cegamente dessa maneira. Não, senhor. Você vem com os seus sentidos corretos e Cristo toma controle de você e expressa a Si mesmo. E agora, para o mundo, você é uma pessoa insana.
223 Agora, se você é insano, você é realmente insano, então não há nada, o diabo não pode tomá-lo em completo controle. Ele fará você fazer tudo contrário a esta Palavra.
224 Porém quando Cristo toma controle de você, Ele expressará essa Palavra bem através de você, porque isto é Ele. Ele é a Palavra! Vêem? E então você pode ver a expressão de Cristo. Não alguma ilusão de alguma espécie, mas um Cristo verdadeiramente genuíno expressando-Se bem através de você. Que belo!
225 Agora observem. Ele disse: “Quem vós dizeis que Eu sou?” Ele está perguntando à Igreja, Seus doze. Dentre os milhões daquele dia, Ele perguntou a doze, Sua Igreja. Dos milhões nos dias de Noé, Ele perguntou a oito. Hum-hum. Vêem?
226 E Ele disse: “Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do homem, veja, onde oito almas foram salvas.”
227 Eu não digo que haverá oito almas salvas agora. Agora não entenda isso tudo errado. Eu nunca disse isso. Eu não sei quantas haverá, de serem salvas nisso, que isto é o… esse último momento para — para Raptar esse pequeno grupo. Será um grupo pequeno, eu lhes direi isso. “Pois estreita é a porta, e apertado o caminho, mas poucos haverá que a encontrarão.”
228 Porém quando o grande Corpo resgatado através de todas as eras subir, é então que vai haver um grande trono ali! Apocalipse 7 expressa isto: “Grande número, que ninguém podia contar,” através de todas as eras tem subido, aqueles que têm andado na Luz da Bíblia até onde Ela lhes foi revelada. E agora nós sabemos que Wesley tinha mais Luz do que Lutero. Nós sabemos que o pentecostes brilhou ainda mais que Wesley. Estão vendo? Certamente, brilhou mais.
229 Porque, isto simplesmente se desencadeia gradativamente, como se desencadeou ali através dos profetas, e assim por diante, até que foi perfeitamente dada a conhecer: “a Divindade corporizada em Cristo.”
230 E agora, na Igreja, Cristo está exatamente sendo dado a conhecer. A coisa toda é a revelação de Deus, para levar Eva de volta para a sua posição correta novamente com o seu Marido. Notem, e Deus é o Marido da Igreja, e a Igreja é Sua Noiva.
231 Agora, Pedro, quando ele chamou, disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”
232 Agora observem: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas,” diz, o qual significa, “o filho de Jonas.” Vêem? “Bem-aventurado és tu, porque a carne e o sangue nunca te revelaram isto. Nunca O aprendeste de alguma escola. Mas Meu Pai, que está nos céus, te revelou Isto.” Notem o que Ele disse a ele: “Sobre esta pedra…” Que é Pedro, a Semente predestinada de Deus que havia recebido esta Luz, e a quem foram entregues as chaves do Reino. “Sobre esta pedra de revelação de Quem Jesus Cristo é,” Ele é o pleno Deus manifestado. “Sobre esta pedra…” Não um Pai, Filho, e Espírito Santo; e Ele sendo a segunda Pessoa. “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno jamais A derrubarão, jamais prevalecerão contra Ela.” Vêem? “Eu edificarei a Minha Igreja sobre esta pedra,” uma revelação de Jesus Cristo.
233 Olhem, Cristo em você O faz o centro de Vida da revelação. Vêem? A Vida de Cristo em você O faz o centro da revelação. Cristo, na Bíblia, faz a Bíblia a revelação completa de Cristo. Cristo em você o faz a revelação completa da coisa toda, veja, o que Deus está tentando fazer.
234 O que é o novo Nascimento então? Você diria: “Bem, Irmão Branham, o que é o novo Nascimento?” É a revelação de Jesus Cristo pessoalmente para você. Amém! Estão vendo? Não que você se uniu a uma igreja, você apertou uma mão, você fez algo diferente, você disse um credo, você prometeu viver de acordo com um — um código de regras. Porém Cristo, a Bíblia, Ele é a Palavra que foi revelada a você. E não importa o que alguém diga, o que aconteça, é Cristo; pastor, sacerdote, seja o que for. É Cristo em você, que é a revelação sobre a qual a Igreja foi edificada.
235 Você diz: “Bem, eu sou luterano. Eu sou batista. Eu sou presbiteriano.” Isso não significa um, não significa [Irmão Branham estala seus dedos — Ed.] isso para Deus, nada, nem um estalo de seus dedos.
236 Que é isto? É Cristo sendo revelado, e Ele é a Palavra. E quando a Palavra é revelada, Ela expressa a Si mesma. Vêem? Esse foi o propósito de Deus para Jesus Cristo, foi expressar a Si mesmo, para tomar as Suas Próprias leis e viver de acordo com Suas leis, con-… e cumprir a Sua lei, pela morte. E Cristo, Deus, morreu em carne, a fim de condenar o pecado na carne, para que Ele pudesse trazer de volta Consigo mesmo uma Noiva gloriosa e redimida, que crerá somente na Palavra de Deus; e não A trocará, como fez Eva, por concepções intelectuais do homem. Vocês vêem isto? Essa é a idéia de Cristo. Essa é a idéia de Deus. O novo Nascimento revela isto.
237 E se um homem diz que é nascido de novo, e tenta colocar estas promessas de Cristo, nestes últimos dias, para alguma outra era, fazendo-O Cristo ontem mas não hoje, então esse homem ou essa pessoa tem estado em uma — uma ilusão causada por Satanás. E se esse homem diz que ele crê Nisso, e isso não se manifesta através dele?
238 Jesus disse, em Marcos 16: “Estes sinais seguirão aos que crerem; em todo o mundo, e para cada era.” Expulsando demônios, e falando em línguas, e — e todas estas grandes manifestações dos dons que seguiriam, que “Eles seguirão!” Não “eles talvez sigam; eles devem seguir.” “Eles seguirão!” E os céus e a terra passarão, mas as Suas Palavras não.
239 Assim que é Cristo expressando-Se no indivíduo, quer ele seja intelectual quer ele seja — ele não saiba o seu bê-a-bá. Metade dos apóstolos não sabiam, veja, porém eles conheciam a Cristo. Eles nunca deram atenção a Pedro e a João, sabendo que eles haviam saído de um seminário. Eles disseram: “Eles prestaram atenção e notaram que eles haviam estado com Cristo,” quando eles curaram o coxo, veja, na porta. Eles sabiam que eles — eles haviam estado com Cristo.
240 O novo Nascimento é Cristo, é a revelação. Deus tem revelado a vocês este grande mistério, e isso é um novo Nascimento. Agora o que você vai fazer quando você reunir todo esse grupo, onde a revelação está perfeitamente em harmonia, e Deus expressando-a através de Sua Palavra pelas mesmas ações, as mesmas coisas que Ele fez, fazendo a Palavra manifestar! Oh, se a Igreja tão somente soubesse a sua posição! Ela saberá, um dia. Então, o Rapto se irá quando ela souber o que ela é. Agora notem.
241 Você diz: “Irmão Branham, mas isso — isso não é…” Oh, sim, é desse modo. É a Verdade.
242 Vocês notaram? Paulo nunca conheceu a Jesus fisicamente. Paulo nunca O conheceu? A única maneira como Paulo O conheceu foi por uma revelação, por uma visão. Está correto? [A congregação: “Amém.”] Paulo somente conheceu a Jesus pela revelação, exatamente como Pedro.
243 Pedro O vira em carne, mas não O conhecera pela carne, porque Jesus assim disse. “A carne e o sangue não revelaram isto a ti. Mesmo a Minha Própria vida não revelou Isto a ti. Mas meu Pai, que está no Céu revelou a coisa a ti, porque Ele é a Palavra de Deus, e sobre esta pedra Eu edificarei a Minha Igreja.” Pedro não O conheceu pela carne. O homem andou com Ele, e O tocou, e tudo mais.
244 Paulo teve algo maior do que qualquer um dos apóstolos. Vêem?
245 Eles disseram: “Bem, eu — eu tenho mais da revelação do que você, Paulo, porque, você sabe, eu andei com Ele. Eu fui pescar com Ele, um dia. Eu O ouvi falar. Ele Se sentou num barco comigo e realmente me falou: ‘Vamos aqui e pesquemos neste lugar, e nós teremos mais peixe.’ E nós fizemos isto.” Está vendo? Está vendo? “Nós O vimos fazer coisas.”
246 Porém Paulo O viu depois que Ele foi morto, enterrado e ressuscitou, e expressou a Si mesmo na Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel. Sabendo… Paulo, sendo um judeu, jamais teria chamado isso “Senhor” a menos que ele tivesse visto a expressão, Ele regressou, o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ele disse: “Paulo,” em outras palavras: “Eu sou o mesmo Deus hoje que Eu fui ontem. Aqui estou Eu, na mesma Luz, a Coluna de Fogo com a qual Moisés falava, na sarça ardente.” Não é de se admirar que ele pudesse separar a lei da graça, ali no Livro de Hebreus; ele se encontrou com essa mesma Coluna de Fogo. Ele disse: “Eu sou Jesus, a Quem tu persegues.”
247 E aqui está Ele hoje, da mesma maneira, pela mesma Coluna de Fogo, expressando-Se e vindicando-Se o mesmo, revelando o mistério de Deus que tem estado oculto desde a fundação do mundo. Vêem isto?
248 Paulo somente O conheceu por — O conheceu por revelação. Pedro O conheceu por revelação.
249 Ele andou com Ele, falou com Ele. Portanto, você pode estabelecer — esta Palavra. Agora, eu tenho acabado de dizer que Ele era a Palavra. Agora, um erudito pode se sentar e ler essa Palavra até que ele simplesmente possa amarrar a sua mente de qualquer forma, veja, se ele desejar fazê-lo, porque ele é inteligente, brilhante. Tome um sacerdote católico, ou, não tanto assim, como um teólogo verdadeiramente bem treinado na Bíblia. Irmão, um batista, ou um presbiteriano, ou algo, ele fará você pensar que você não sabe nada, veja, quando se trata de conversar. O quê? Veja, porque ele O tem conhecido na carne, a Palavra. [Irmão Branham bate de leve em sua Bíblia – Ed.]
250 Porém a única maneira pela qual você é salvo é por conhecê-Lo por revelação!
251 Se eu puder tomar, eu posso tomar a doutrina presbiteriana e amarrar a você, pentecostal, até que você não perceba. Eu posso tomar a doutrina batista e mostrar a vocês, pentecostais, um milhão de coisas das quais vocês não sabem nada. Isso é correto, mas não é isso. Essa não é a Sua Igreja. Essa não é a Sua Igreja.
252 Sua Igreja é Ele mesmo revelado, (Amém! Vocês vêem isto?), e expresso pela Própria Palavra, que Ele é Deus. Vêem?
253 Como você pode dizer: “Pai, Filho, e Espírito Santo,” então, e ser batizado nisto? Pagãos! Correto! Como vocês podem dizer que conhecem a Jesus Cristo, que Ele é a Palavra, quando, não há Escritura na Bíblia, não há um lugar onde alguém em qualquer ocasião fosse batizado no nome do “Pai, Filho, e Espírito Santo?”
254 E vocês — e vocês povo do Só Jesus, somente usando o nome “Jesus” para batismo! Eu conheço pessoalmente quatro ou cinco Jesuses, eu mesmo. Deste modo vocês vêem para que as suas denominações lhes guiam? São as trevas, a expressão de Caim, que trouxe frutos em lugar de sangue. Vêem?
255 Porém a revelação vem através do Sangue, veja, através de Jesus Cristo, Que é o Sangue de Deus, o Sangue criador no ventre de Maria. E Paulo O conheceu por revelação. Assim é como nós O conhecemos hoje, é tão somente a única maneira como você poderia conhecê-Lo. Não dizer: “Eu sou metodista.” Isso não significa nada. “Eu sou batista.” Isso não significa nada. “Eu sou católico.” Isso não significa nada. Porém pela revelação, que Deus tem revelado a Palavra a você! Ele é a Palavra. E a Palavra, como você sabe que Ela é revelada, Ela mesma vive e Se expressa através de você. Oh!
256 As igrejas têm, há muito, esquecido essa grande revelação. Isso é correto. A revelação da Verdade, elas a têm esquecido. Elas foram para…
257 Agora, quando Lutero se levantou, ele era um grande homem. Ele tinha a revelação daquele dia. Porém o que aconteceu? Um bando de Rickies entrou, cortes de cabelo à escovinha moderna, como nós o chamaríamos hoje, e Rickettas, e todos eles, eles se espalham ali. E — e — e, a primeira coisa que você sabe, isto está ali.
258 Essa expressão. Se vocês tão somente — tão somente conhecessem a numerologia da Bíblia, e soubessem o que Elvis ou — ou Ricky significa para a Escritura! Hum — hum. Exatamente como, porque Jesus… Você diz: “Não tem nada a ver, seu nome.” Não tem? Esse nome só podia vir nestes últimos dias, para esta gente dos últimos dias.
259 Por que Jesus mudou o nome de Abrão para Abraão, então, Sarai para Sara? Por que Ele mudou de Saulo para Paulo? Por que Ele mudou de Simão para Pedro, e assim por diante? Veja você, certamente que significa algo.
260 Esse nome não podia ser falado até este dia. Essa é a razão pela qual nós temos esta coisa infernal que nós temos na terra hoje, por causa de tais coisas. Toda a raça humana está corrompida. Está — está perdida, veja, e essa é a razão porque está.
261 Notem agora, ele estava correto, ele estava em seus dias, Lutero, e ele tinha a revelação; porém tão logo que ele partiu, olhem o que eles fizeram. Wesley tinha uma mensagem; olhem o que se fez. Os antigos pentecostais primitivos tinham uma mensagem; olhem o que eles fizeram. Eles reuniram um bando de homens, bem exatamente como a mesma coisa que…
262 Deus, pela graça, enviou a Israel uma Coluna de Fogo, um profeta, um sacrifício, e mostrou a Si mesmo entre eles, e os trouxe para fora do Egito, através do Mar Vermelho. E eles quiseram uma lei, para que eles pudessem ter grandes dignitários, para que eles pudessem ter algo a fazer dentro disto. E o que eles fizeram? Eles foram deixados para vagar no deserto por quarenta anos, e nem um daquela organização jamais atravessou.
263 Calebe e Josué, os únicos dois que não cederam e disseram: “Nós somos capazes de tomá-la, de olhar para a Palavra de Deus.”
264 Cada um deles morreu no deserto. E Jesus disse que eles estavam eternamente perdidos, certo, depois que Ele havia mostrado as Suas bênçãos e poder em suas eras; como Lutero, Wesley, e assim por diante. Ele disse?
Disseram: “Nossos pais comeram maná no deserto.”
265 Ele disse: “E eles estão, todos, mortos.” Ou seja, Eternamente separados de Deus. Seus cadáveres pereceram no deserto. Vêem? “Eles estão mortos. Porém Eu sou o Pão da Vida que vem de Deus desde o Céu.” Eles não puderam ver isto. Eles simplesmente não puderam ver isto.
266 Correto, a igreja tem há muito esquecido disto. Elas aceitaram mensagem intelectual, intelectuais, quadro de membros, conhecimento, em vez da revelação da Verdade da Palavra.
267 Agora olhem aqui, eles dizem hoje. Você crê que Deus nos comissionou para ir a todo o mundo e curar os enfermos e pregar o Evangelho, e expulsar demônios? “Oh, oh, sim, suponho que isso seja correto, porém…” Vocês vêem?
268 Uma dama, falando comigo outro dia, ela disse: “Bem, todas as igrejas estão em harmonia.”
269 Eu disse: “Não há nenhuma delas em harmonia com a outra.” Havia católicos ali de pé. Eu disse: “Que me diz de você? Você é uma metodista e aquele é um católico. Estão vocês em harmonia um com o outro?” Eu disse: “Este papa veio para uni-los uns com os outros, essa é uma boa coisa para todo esse tipo de gente.”
270 Porém a igreja de Deus não tem nada a ver com isso, nada. Ela está fora de todo bando de gente. Hum — hum. Correto. Sim, senhor.
271 Vocês desejam unir isso, e um crê nisso e o outro em algo; metodista requer aspersão, o batista requer imersão, e ambos negando o Espírito Santo em Sua plenitude do poder. Eles disseram: “Nós recebemos o Espírito Santo quando cremos.”
272 A Bíblia disse: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” Ali está a diferença. Estão vendo? Isso é correto. Estão vendo?
273 E eles dizem: “Nós somos a igreja católica. Nós começamos no princípio. Nós fizemos isto.” Os metodistas dizem: “Nós estamos baseados na Bíblia.”
274 Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem.” Agora como fica isso? Hum — hum. Estão vendo? Sim. “As obras que Eu faço vós também as fareis,” cada criatura, cada pessoa que crê Nele. Agora como fica isso? Essas são Suas Palavras. “Os céus e a terra passarão, mas a Minha Palavra jamais falhará.” Agora como fica isso? Estão vendo? Oh, isto simplesmente mostra!
275 Que é isto? É uma condição híbrida. Olhe aqui, você pega um grande e bonito grão de milho que é híbrido, e você pega esse milho híbrido, é um lindo milho. Porém plante-o, o que você obtém? Um pequeno talo nasce deste modo, e se torna amarelo e murcha completamente. Essa é a maneira que cada denominação fica, quando está hibridada com palavras de homens misturadas com as Palavras de Deus. Ela chegará até aos sinais e maravilhas, e ao que Jesus disse sobre crer na Palavra, e ela se torna amarela, e dizem: “Nós não podemos aceitar Isto,” e voltam.
276 Exatamente como todos aqueles outros espias fizeram, que atravessaram e olharam para Canaã. Eles vieram bem ali e disseram: “Oh, nós parecemos gafanhotos ao lado deles! Nós não podemos vencê-los! Os amalequitas virão, todos estes, o que eles vão fazer!” E eles voltaram.
277 E Calebe e Josué, sendo de puro sangue, amém, pela Palavra de Deus, sabiam que Deus dissera: “Eu vos dou essa terra.” Eles disseram: “Nós somos mais do que capazes de tomá-la!”
278 Isto depende de onde você é nascido. Se você é nascido da Palavra de Deus, a Palavra de Deus tem as preeminências em Sua Igreja. É por isso que Ele morreu. Esse é Seu propósito, para que Ele pudesse ser capaz de executar, de ter a Sua preeminência operando em Sua Igreja. Deixe a Palavra de Deus brilhar à frente, primeiro, não importa o que algo mais pareça. Eu não me importo se os intelectuais dizem isto, aquilo, e aquilo outro, isto não tem nada a ver com Ela. A Palavra de Deus assim disse, e nós somos mais do que capazes de tomá-la!
279 “Se eu pregasse isso em minha igreja,” um ministro me falou, disse: “Eu estaria pregando para quatro pilares na igreja.”
280 Eu disse: “Eu pregaria para isso.” Sim, senhor. A Palavra de Deus assim disse. Nós podemos fazê-lo. Deus disse para fazer! Amém!
281 Oh, sim, eles justificam a si mesmos por isto. Vêem? Essa é a razão pela qual eles estão cegos à Mensagem do tempo final, nestes últimos dias quando Deus está provando a Si mesmo. Eles tentam classificá-La como alguma espécie de espiritismo, ou algo, oh, (do que eu a chamaria?) algo mental, uma ilusão, ou algo dessa ordem. Veja, eles — eles tentam fazê-La algo que Ela não é.
282 Exatamente como eles fizeram quando Ele estava aqui, quando Jesus estava aqui, eles O chamaram de “Belzebu; um adivinho,” agora eles dizem que é praticamente como uma telepatia. Vêem? Quando, eles sabem que Ele podia permanecer ali e olhar para as pessoas e discernir os próprios pensamentos que estavam em seus corações. A Bíblia assim disse.
283 Bem, não diz o 4º capítulo de Hebreus: “A Palavra de Deus é mais viva e mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e pode discernir os próprios pensamentos da mente?” E Ele era essa Palavra. E quando essa Palavra é preeminência no homem, a mesma coisa ocorre novamente, pois é a Palavra! Amém!… Vejam, como vocês podem tropeçar nisto de agora em diante? Aí está tão perfeitamente claro. Vêem? Muito bem.
284 Essa é a razão pela qual eles estão cegos, como foi nos dias em que Cristo estava sobre a terra. Oh, que coisa! Eles cambaleiam da mesma maneira. Eles disseram: “Ele é Belzebu. Bel-…” Eles viram que Ele podia fazê-lo, deste modo eles disseram: “Ele é apenas um… Ele é filho ilegítimo, e um sujeito meio estranho. Ele simplesmente está possuído por algum demônio. Ele é um — Ele é um samaritano ali, e ele tem um diabo nele. Assim é como ele faz isso.”
285 Jesus disse: “Eu vos perdoarei por isso,” veja, chamando a Palavra de Deus, as obras de Deus, de um espírito mau. Ele disse: “Eu vos perdoarei por isso. Porém um dia o Espírito Santo virá, e uma só palavra contra Ele nunca será perdoada, nem neste mundo nem no mundo vindouro, ou naquele grande dia. Isto não será perdoado.” Deste modo, vocês vejam, isto está escrito claro na Escritura.
286 Então quando as pessoas chegam nesse dia, não importa quão intelectual, e a quão grande denominação elas pertençam, estão condenadas. Elas têm de estar! Elas têm blasfemado do Espírito Santo, chamando-O de “santo rolador” e de alguma outra coisa que tinha um nome de mau gosto, ou algo assim. E a Igreja de Deus teve que aguentar isso o tempo todo.
287 Até mesmo Paulo, diante de Agripa, disse: “No caminho que é chamado ‘heresia,’” que significa louco, “esse é o caminho em que eu adoro ao Deus de nossos pais.” Esse grande erudito intelectual teve de chegar a esse ponto, “no caminho que é chamado ‘heresia.’”
288 Por que? Isto foi revelado a ele. Aquela Coluna de Fogo pairando diante dele, disse: “Eu sou Jesus, o grande Deus que esteve lá no deserto com Moisés. Eu sou Ele, e dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.”
289 Então Paulo ali de pé, soube que a vida estava se pondo em perigo, ele disse: “O caminho que é chamado ‘heresia,’ esse é o caminho em que eu adoro ao Deus de nossos pais.” Foi chamado disso porque foi revelado a ele qual era a grande Verdade de Cristo.
E hoje, as pessoas dizem: “É uma denominação.”
290 É Jesus Cristo, o novo Nascimento, revelado em você, que Ele tem as preeminências, para que Ele possa expressar Suas Palavras. E qualquer coisa que Ele tenha prometido nestes últimos dias, Ele pode realizá-la, através de Seu Corpo enquanto Ele opera. Amém! É precisamente a Palavra de Deus manifesta. Notem. Está bem.
291 O mesmo como nos dias de Cristo, Deus retém as chaves desta revelação de Cristo, Ele mesmo. Vocês crêem nisso? [A congregação: “Amém.”] Escolas de teologia jamais podem encontrá-La. Jesus assim disse. Se vocês desejam ler isto agora, em São Mateus 11:25 e 27. “Graças Te dou, ó Pai, Deus dos céus e da terra, que Tu ocultaste isto dos olhos dos sábios e entendidos, e o revelaste aos pequeninos tal como aprenderiam.” Estão vendo? Estão vendo? Eu não me importo…
292 Olhem para aqueles eruditos daquele dia, aqueles judeus, homens muito distintos, suas organizações de fariseus, saduceus, e herodianos, e o que quer que eles pudessem ser. Vêem? Todas as suas grandes organizações, e Jesus disse: “Vocês são cegos; vocês guiam os cegos. Bem falou de vocês Isaías: ‘Têm ouvidos, e não podem ouvir; e olhos, que não podem ver.’ Porque, Isaías disse isto no Espírito, portanto o Deus do Céu vos tem cegado os olhos. Estão fazendo como Eva fez, aceitando o lado intelectual, e não conhecem nada do Espírito de Deus. Portanto, não cairão todos eles na cova, ambos, o guia e o cego, também?” O guia cairá com o cego, porque ele é cego também. O guia que é cego, cai, guiando o cego, ambos caem na cova.
293 E só Deus retém esta chave! Ele expressou a mesma coisa numa Escritura anterior ali ainda agora quando eu a li, quando Ele disse: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
294 E Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”
295 Ele disse: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas. A carne e o sangue nunca te revelaram isto. Meu Pai que está no Céu! Sobre esta revelação aqui, somente, edificarei a Minha Igreja. As portas do inferno jamais prevalecerão contra ela.” Vêem? Agora vocês vêem?
296 Deste modo, portanto, não há escola, nem teólogos, nem ensinamentos da Bíblia entre qualquer escola, que conheça algo sobre Ela. Eles não podem conhecer nada sobre Ela. E impossível que eles saibam algo sobre isto. Deus tem escondido os sentidos, de conhecê-La, dos próprios mestres selecionados e tudo mais.
297 E um assunto individual e pessoal com a pessoa, que Cristo é revelado a elas.
298 E se você diz: “Ele tem sido revelado a mim,” e então se a Vida que Cristo produziu aqui na Bíblia, essa mesma Vida que está Nele, não produz a Si mesma em você, então você tem obtido a revelação errada.
299 Se eu inserisse a vida de uma abóbora na vida de uma pereira, ela daria abóboras. “Pelos seus frutos os conhecereis.” Exatíssimo. E se o primeiro, que você produzisse, uma árvore, uma videira, e ela produzisse um cacho de uvas; o primeiro broto que ela produzisse, trouxesse uvas, o seguinte broto trouxesse limões, e o seguinte trouxesse peras, o seguinte trouxesse maçãs, haveria algum tipo enxertado ali dentro, que estaria dando a sua própria vida. Cada denominação dará a vida de Si mesma. Porém, se essa vinha original alguma vez produzir um outro broto, ela dará uvas como ela fez na primeira vez.
300 E se a Vida — a Vida de Jesus Cristo alguma vez produzir um outro corpo de crentes, ela dará o fruto que a primeira deu. Eles escreverão um Livro de Atos atrás disto, porque Ela será a mesma, a mesma Vida. Vê o que eu quero dizer? Você simplesmente não pode fugir disto. É a Vida de Cristo em você, que foi injetada em você, pelo Próprio Espírito Santo vivendo a Sua Vida através de você.
301 “Cegos guias de cegos!” Notem, Deus retém esta chave, somente. Nenhum teólogo pode lhe dizer; isto não é conhecido. Está escondido deles. Eles nada sabem sobre Ela.
302 Deste modo as escolas, quando você diz: “Eu tenho um Ph., LL.D.” [Doutor em Filosofia e em Leis, respectivamente – Trad.], você somente faz… Para mim, e, eu creio, e para Deus e para qualquer crente verdadeiramente genuíno, isso significa que você está apenas esse tanto mais distante dali, você apenas, retrocedeu. Deus não é conhecido pela educação. Ele não é conhecido por como explicá-La.
303 Deus é conhecido pela simplicidade da revelação de Jesus Cristo para a pessoa mais iletrada. Vêem? Não a sua teologia. É uma revelação de Jesus Cristo. “Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja.” Outras pedras não são aceitas, outras coisas não são aceitas, nenhuma outra pedra romana, nenhuma outra pedra protestante, nenhuma outra escola, nada mais, mas exatamente sobre a revelação de Jesus Cristo através do novo Nascimento. Ele nasce ali, e Ele injeta a Própria Vida Dele, e a sua vida termina. E a Vida de Cristo está Se projetando através de você, com as preeminências, para as pessoas; para que elas vejam a mesma Vida, e obras, e sinais, e maravilhas que Ele fez, está fazendo a mesma coisa através de você. Fora disso, o restante disto não é nem mesmo considerado, de modo algum. Observem a grande revelação de Deus se desenrolando!
304 Por falta desta revelação é que nós temos tantas diferentes divisões entre nós, e tanto escárnio. Tanta divisão entre nós, é porque as pessoas carecem dessa revelação. Veja, elas carecem dessa revelação, os mestres.
305 Paulo, depois de sua grande revelação de Cristo, disse, no 2º capítulo de I Coríntios. Estejam seguros de lê-lo enquanto vocês o anotam. Observem! Oh! Ele disse: “Eu nunca fui a vós com sabedoria.” Olhem para esse homem que tinha a sabedoria, olhem para este homem que tinha a cultura: “Eu nunca fui a vós com aqueles tipos de palavras.” Primeira aos Coríntios, no 2º capítulo de Primeira aos Coríntios. Oh, eu desejaria…
306 Bem, vamos somente lê-lo. Como… Podem vocês ficar de pé um minuto e vamos ler somente um versículo ou dois? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Eu realmente gostaria de lê-Lo para que vocês — vocês não ficassem con-… Isto faria com que mesmo as pessoas na fita voltassem a isto, de qualquer forma, lhes daria uma chance.
307 Primeira aos Coríntios, no 2º capítulo. Ouçam este grande apóstolo aqui, Paulo, o servo intelectual de Deus. Vamos olhar para cá.
…Eu, Paulo, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras… de sabedoria. Eu nunca disse: “Eu, eu sou o Doutor Fulano.” Estão vendo?
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
…a minha palavra, e — e a minha súplica, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e poder — de poder;
308 Aí, veja, aí está o Evangelho. Está vendo? Jesus disse: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho.” Não disse: “Ide ensinar.” Ele disse: “Ide pregar.” Em outras palavras: “Demonstrai o poder, e estes sinais os seguirão.” Somente ensinar não realiza isso. Necessita-se do Próprio Espírito real demonstrando estes sinais. Está vendo? Ouçam isto.
Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
309 Oh, que coisa! Veja, para mudar o homem! Não em que eu possa invalidar por meio de explicação, e dizer: “Ele não é o mesmo,” quando Ele é o mesmo. Se eu faço isso, mostra que, para mim, isto — isto… Seguramente, um homem me dizer isso, mostraria para mim que ele não tem a revelação, a tríplice revelação de Deus. Está vendo? Agora, e…
Todavia em fraqueza… entre vós que sois perfeitos; não, porém, com a sabedoria do mundo, mas dos príncipes deste mundo que se aniquilam;
Mas falamos a sabedoria de Deus em… mistério, (veja, o tríplice mistério de Deus) oculta, a qual Deus ordenou antes dos séculos para a nossa glória;
A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; nenhum dos sacerdotes, rebi — rabis… (perdão)… ou qualquer coisa, nada sabiam sobre ela; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
310 Você disse: “Você está errado a respeito aos rabis e pregadores ali.” Quem O crucificou? Hum-hum.
311 Oh, interminavelmente sem cessar, nós poderíamos ir. Leia isto, veja, até o fim, para poupar tempo, porque nós temos somente… Não está ficando tarde ainda, mas nós simplesmente temos muito aqui para dizer se o Senhor nos ajudar agora. Falta disto agora…
312 E Paulo, este grande homem intelectual, nunca tentou expressar os seus grandes termos teológicos para as pessoas. Ele humildemente aceitou a Palavra do Senhor, e ele viveu a Palavra para que Ela Se expressasse através dele. Ele vivia tão — tão piamente até que eles viam a Jesus Cristo nele, tanto, até ao ponto em que desejavam o seu lenço, para levá-lo e colocá-lo sobre os enfermos. Aí está a Vida de Cristo.
313 Agora observem alguns dizer: “Oh, bem, você vê, Elias fez isso, há muito tempo atrás, estendeu a sua vara; porém, oh, isso foi os dias de Elias.” Agora, o mundo pensava assim. Os sacerdotes intelectuais e coisas, e as igrejas daquele dia, pensavam assim.
314 Porém para aqueles crentes, eles sabiam que era diferente disso. Eles viram a revelação de Cristo que estava em Elias, a mesma coisa estava em Paulo, expressando o mesmo tipo de Vida, porque ele era um profeta. Vêem? Ele predizia coisas que aconteciam exatamente da maneira que eram preditas, e eles sabiam que era a identificação de um profeta Deus. E eles sabiam que ele era profeta de Deus. Você não podia fazê-los vacilar para fora disto, de modo algum. Até mesmo quando eles viram Pedro predizer aquelas coisas que chegaram a acontecer, eles disseram: “Deixem que a sua sombra apenas passe sobre mim.” Amém! Essa é — a Igreja. Esses são aqueles que crêem. Sim, senhor. Foi revelado por. . .
315 Ora, disse Paulo: “Porque eu — eu tenho um Ph., LL.D., assim por diante, eles crêem em mim”? Não. Ele disse: “Eu esqueci todas essas coisas, a sabedoria do homem.” Disse: “Eu tive de morrer, e eu O conheço no poder de Sua ressurreição. É com isto que eu venho a vós, com uma demonstração do poder de Deus.”
316 O que foi isso? Fazendo Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje, e eternamente. As mesmas obras que Jesus fez, Paulo fez o mesmo. E eles viram a Deus, o grande Pai que tinha demonstrado na sarça ardente, O tinha demonstrado a Paulo, e aqui estava sendo demonstrado.
317 E Ele é o mesmo em cada era. A tríplice maneira de Deus, “ontem, hoje, e eternamente.” O quê? Redentor; em Sua Igreja; preeminências no Reino vindouro. Amém! Vocês vêem isso? Exatamente tão perfeito o quanto possa ser!
318 Oh, notem! O Espírito Santo é o único revelador da revelação Divina de Cristo. Não há escola que possa fazer isto. Nenhum erudito pode fazer isto. Ninguém, quão bem educado, quão pio, ou algo mais, não há ninguém que possa fazer isto.
319 Eu poderia ferroar duro aqui. Quantos são cristãos, nascidos de novo; levantem suas mãos, cheios do Espírito Santo? Está bem. Aqui vamos nós então. Está bem. Notem.
320 E Ele somente o fará ao predestinado. Isso é certo. “Todo o que o Pai Me tem dado virá, e ninguém pode vir a menos que o Pai o tenha dado a Mim primeiro.” Vêem?
321 Olhem para aqueles sacerdotes, dizendo: “Este Homem é Belzebu. Ele é um adivinho. Ele é um demônio.”
322 E aquela velha mulherzinha andando por ali, tinha vivido com seis maridos; ela tinha vivido com cinco, e tinha o sexto então. E Jesus disse: “Vai buscar o teu marido e venha cá.” Ela disse: “Eu não tenho marido.”
323 Disse: “Sim, tu tiveste seis. Tu tiveste cinco, e aquele com quem estás vivendo agora não é teu marido.”
Ela disse: “Senhor!” O quê? Aquela Luz atingiu aquela Semente.
324 Quando Ela atingiu aqueles sacerdotes, eles disseram: “Este Homem é um adivinho.” Veja, nenhuma Vida ali. Um híbrido, para crescer até a organização, porém morrer dali em diante.
325 Porém esta mulher não era híbrida. Disse: “Senhor, eu vejo!” Eu posso ver os seus lindos olhos grandes brilharem dessa maneira, lágrimas escorrendo pela sua face. Disse: “Senhor, eu vejo que és profeta. Eu estou esperando um Messias. E quando esse Messias vier, Ele fará exatamente esta mesma coisa. Ele nos dirá esta coisas.”
Ele disse: “Eu sou Ele.”
326 Ó Senhor! Ela deixou o seu cântaro. “Aqui está Ele! Vinde, vede um Homem que me disse as coisas.” O que foi isto? Essa Luz atingiu aquela Semente. Essa Vida estava ali. Ela surgiu.
A mesma coisa hoje!
327 Porém os teólogos dirão: “Agora esperem só um minuto. Eu descobrirei se Fulano, Pastor Moody disse, ou…”
328 O que o Pastor Moody tem a ver com isso, hoje? O Pastor Moody viveu em seu dia, mas não agora. Certamente. Lutero viveu em seu dia, mas não no dia de Wesley. Wesley viveu em seu dia, não no dia dos pentecostes. Os pentecostes viveram no dia deles, mas estão muito longe Disto nesta hora. Nós estamos na última hora. Seguramente.
329 Suas organizações, e escrúpulos exaltados, provam que Ela não está ali. A Palavra nunca tem sido corretamente vindicada; unicamente só em sua força, sementes, denominações. E eles criavam denominação, então introduziam aquelas velhas sementes de figueira-brava com aquele trigo genuíno; definhavam completamente. A ceifa ia para a erva daninha, isto é certo, figueiras bravas e urtigas, hum-hum, veja, avançava de volta àquilo. Definhava completamente. Então eles revolviam o campo e iniciavam novamente, plantavam algumas Sementes verdadeiras, e algumas delas cresciam, aquilo As sufocava.
330 Mas então, Deus disse, nestes últimos dias Ele apresentaria um povo lavado em Seu Sangue, e ele estava predestinado para estar ali. Ele tem de estar ali. Deus assim disse. E Isto revelaria… E o mesmo sinal: “Eu en-…” Malaquias 4, e o que ele faria, “restauraria novamente,” traria de volta, nos últimos dias, estas grandes coisas que Ele prometeu, traria a revelação. O que há de… O que ele haveria de fazer, Malaquias 4? Haveria de trazer de volta a Fé dos pais, aos filhos. Vêem? Isso é correto, para trazer essa mesma coisa, a mesma Coluna de Fogo à cena; os mesmos sinais, as mesmas maravilhas, o mesmo Jesus; fazendo-O o mesmo, pregando-O o mesmo, vindicando-O o mesmo ontem, hoje, e eternamente.
331 “Eu restituirei,” diz o Senhor, “todos os anos que o bicho metodista e a lagarta, e o batista, e o católico; e todos aqueles bichos comeram totalmente essa, essa Fé, até que se tornou um cepo denominacional onde não restaram sementes ali. “Porém Eu restituirei novamente,” diz o Senhor, “todos os anos.” O quê? “Todos os sinais e maravilhas que eles têm abandonado. Eu o levarei de volta àquela Árvore original novamente, e Eu A restaurarei,” diz o Senhor. Esse profeta foi um profeta vindicado. Suas palavras têm de acontecer. Amém.
332 O Espírito Santo, somente, é o revelador da revelação divina de Cristo, e tem sido em todas as eras. Lembrem-se, todas as eras! A quem veio a Palavra do Senhor? Ao profeta, somente. Isso é correto. É isso correto? E o profeta tinha de ser vindicado, primeiro. Não porque ele dizia que era um profeta; porque ele nasceu um profeta e provava ser um profeta, e tudo que ele dizia era exatamente sobre a Palavra e acontecia, então a tudo mais largava. Estão vendo? E a Palavra do Senhor vinha somente pelo Espírito Santo. A Bíblia disse: “Os homens do passado, movidos pelo Espírito Santo, veja, escreveram a Palavra.”
333 Olhem. João Batista jamais teria conhecido a Jesus se não tivesse sido pelo Espírito Santo apontando-O. Isso está correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]
334 João Batista, esse grande profeta que surgiu, e disse: “Há Um que se acha entre vós agora mesmo. Um Homem comum que se acha aqui em algum lugar, é o Cordeiro de Deus.” João disse: “Então eu testemunho — eu testemunho. Eu vi o Espírito de Deus, o Espírito Santo, descendo do Céu como uma pomba, e Ela pousou sobre Ele. E uma Voz disse: “Este é o Meu Filho amado em Quem Me comprazo.” O que foi isto? O Espírito Santo disse: “Eu O mostrarei.”
335 Essa é a única maneira pela qual você O conhecerá hoje, a única maneira como você receberá a tríplice revelação de Deus, é pelo Espírito Santo. E a única maneira como isto pode chegar a ser, é que você seja predestinado para vê-la. Se não, você nunca a verá. Se você não for predestinado para vê-la, você nunca a verá; porque essa Luz pode brilhar de repente e você irá embora e zombará dela, e a invalidará por meio de explicação; por alguma concepção intelectual. Quando o próprio Deus, Ele mesmo, manifestando-Se e provando-a, veja, porém, se não está em você vê-La, você não a verá.
336 Deus simplesmente nunca disse: “Eu escolherei este, escolherei aquele,” porém Ele sabia pela Sua… A razão pela qual Ele pôde predestinar, é porque Ele é infinito e Ele — Ele conhece cada… Ele é infinito, assim, portanto, Ele conhecia tudo. Ele conhecia o fim e podia distinguir o fim desde o início. Ele é Deus. Se Ele não pode fazer isso, Ele não é Deus. Sim, senhor. Ele é infinito. Correto.
337 João nunca O teria conhecido, não, senhor, não tivesse o Espírito Santo mostrado. Vêem como Deus esconde o Seu mistério do arrogante, educado e tudo? Olhe, cada uma daquelas pessoas…?… E a simplicidade a revela a quem Ele tem predestinado para vê-Ia. Olhe aqui! Outros estando presentes e nem mesmo viram a pomba, eles nem ouviram alguma Voz, pois isto foi somente enviado para essa Semente predestinada. Predestinada! Certamente, foi predestinada!
338 Ora, Isaías, setecentos e doze anos antes que Ele nascesse, no Espírito, despertou destes sentidos humanos, e disse: “Há uma Voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, e endiretai a Sua vereda.‘”
339 Então, se Isaías pôde ver isso, não podia Malaquias ver a mesma coisa para um último profeta predestinado, a consumação de todos os profetas do Velho Testamento, esse principal… esse grande profeta ali de pé no final da era? Está vendo? Ele está dizendo que isto é predestinado! Certamente, ele era. Malaquias o viu, também.
340 Jesus disse: “Se podeis receber, este é aquele de quem foi falado: ‘Eu envio o Meu mensageiro diante de Minha face,’ Malaquias 3, ‘para preparar o caminho diante de Mim.’” Está vendo? Seguramente, ele foi predestinado para ver essa mensagem. Não é de se admirar que ele pudesse olhar além e ver essa pomba descendo, essa Luz que esteve no deserto com Israel, vindo, dirigindo-se para baixo.
341 O Próprio Deus, dizendo: “Este é o Meu Filho amado em Quem Me agrado habitar.” Deus e o homem tornando-se Um.
342 “Eu testemunho,” João disse: “Eu O contemplei, o primogênito do Pai. Eu sou uma testemunha disto.” Amém!
343 Aí está. Simplicidade! Quando um velho pregador, seu pai; seu pai era um grande teólogo, você sabe, ele saíra de uma escola. Parecia que ele haveria de voltar à denominação de seu pai. Essa não seria a vontade de Deus.
344 Quando Deus o tocou no seu nascimento ali no passado, ele recebeu o Espírito Santo três meses antes que ele nascesse. Sim, senhor. Quando Maria subiu até ali e o pequeno João contava com seis meses de idade, no ventre de sua mãe, e nunca tinha… Aqueles pequenos músculos não tinham se movimentado ainda. E Maria estava com medo… Os pequenos músculos estavam crescendo, mas ela não podia sentir nenhuma vida, Isabel, a mãe dele, mais exatamente. E quando Maria subiu e a tocou e a abraçou, colocou seus braços, impôs as mãos sobre ela. Está vendo? E disse: “Deus me tem falado, e eu vou ter um bebê, também.”
“Você e José estão casados?”
“Não.”
“Maria, como pode ser isto?”
345 “O Espírito Santo fará sombra sobre mim, e será criado em mim. E chamarei o Seu Nome ‘Jesus‘. Ele será o Filho de Deus.”
346 E tão logo essa palavra ‘Jesus‘ foi falada, o pequeno João começou a saltar, e a gritar, e a pular no ventre de sua mãe.
347 Ela disse: “Bendito seja o Senhor Deus! Pois de onde vem a mãe do meu Senhor? A mãe do meu Senhor!” Oh, que coisa! “De onde vem a mãe do meu Senhor? Pois, logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, meu bebê, de alegria, saltou no ventre.”
348 Não é de se admirar que ele não desejasse nenhum seminário, algo para doutriná-lo com alguma coisa, ou outra. Ele tinha um trabalho importante. Ele era um homem do deserto, foi para o deserto e esperou. Deus lhe falou ali, disse, agora, e revelou a ele. Oh, aí está a sua revelação novamente! “E Eu te direi Quem Ele é. Tu és um profeta. A Palavra é para ti. Tu sabes quem tu és. Tu tens de vir.” Isso responde a uma pergunta do último domingo. Está vendo? “Tu sabes quem tu és, João. Porém mantenha-te a ti mesmo quieto; não digas nada. Vá ali. E quando vires Este, haverá um sinal que virá do Céu, como uma Luz, uma pomba descerá. Esse será Ele quando O vires.”
349 Por isso que, quando Jesus caminhou para dentro da água, João olhou para cima e viu essa pomba descendo, ele disse: “Eis o Cordeiro de Deus! Aí está Ele! Ele é Aquele que há de tirar o pecado do mundo.”
350 Jesus caminhou diretamente para dentro da água, até ele. Aqueles dois olhos de João se encontraram com aqueles dois olhos de Jesus. Eles eram primos em segundo grau, pela carne. Maria e Isabel eram primas em primeiro grau. Seus olhos se encontraram uns com os outros. Ali estava Deus e Seu profeta, amém, ali de pé.
351 João disse: “Eu careço ser batizado por Ti. Por que vens Tu a mim?”
352 Jesus disse: “Deixa por agora, porém, lembra-te, assim nos convém cumprir toda a justiça.”
353 Por que João fez isto? Porque Ele era o Sacrifício. João era um profeta, ele sabia; e o Sacrifício tem de ser lavado antes que ele seja apresentado. Oh! Oh! E ele O permitiu e O batizou.
354 E quando ele batizou, eis que os Céus se abriram, oh, que coisa, e essa pomba desceu sobre Ele, e uma Voz disse: “Este é o Meu Filho amado em Quem Me agrado habitar.” O rei Tiago coloca isto: “em Quem Me comprazo habitar.” Assim isto, simplesmente de qualquer maneira que você desejar, é a mesma coisa, “habitar,” ou…” Este é o Meu Filho amado em Quem Me agrado habitar,” ou, ” habito,” uma ou outra que você desejar colocar, a mesma coisa. Correto.
355 Nós vemos então que foi revelado a ele. Outros ali de pé não ouviram nada sobre isto. O Espírito Santo, somente, o revela.
356 Do mesmo modo quando Ele Se revela a Paulo, uma outra Semente predestinada.
357 Ali estava Paulo andando por ali, talvez ele possa ter dito: “Se eu conseguir apanhar esse bando, eu os arrasarei, porque eu sou o Doutor Saulo. Eu venho sob a autoridade de Gamaliel. Eu vim da… Bíblica Moody” [Escola Bíblica Moody – Trad.], ou alguma outra, veja. “Eu, eu sou um erudito. Eu sei do que estou falando. Eu arrasarei esse bando de santos roladores. E eu lhe digo, grande e santo padre, somente me dê a permissão para descer ali, e eu prenderei cada uma daquelas pessoas barulhentas ali embaixo. Toda essa tolice de cura Divina, nós a deteremos.” Colocou isto em seu bolso, disse: “Eu vou no meu caminho até o fim.”
358 E naquele dia, que coisa, por volta das onze horas do dia, uma — uma Luz brilhou em sua face, e ele caiu por terra.
359 Por quê? Ele era uma Semente predestinada. Deus disse: “Eu o tenho escolhido. Sim. E Eu vou lhe mostrar que grandes coisas ele sofrerá por causa do Meu Nome. Eu o enviarei aos gentios e o desacreditarão sob todos os aspectos que eles possam ser — ser desacreditados, contudo ele levará o Meu Nome.”
360 Paulo desceu, então, até que ele teve toda a sua natureza eclesiástica eliminada dele, embaixo no lado detrás do deserto, por três anos e meio. Ali embaixo na Arábia, até que ele aprendeu a Palavra, e a Palavra se tornou ele. E ele se tornou um prisioneiro; aqui vem ele de volta nos grilhões do amor! “Toda a minha experiência de seminário se foi! Eu sou um prisioneiro de Jesus Cristo. Amém! Filemom, meu irmão, eu sou um prisioneiro de Jesus Cristo. Eu só posso falar e dizer o que Ele me fala.”
361 Deus necessita de prisioneiros hoje que se aprisionem à Sua vontade, à Sua Palavra.
362 Isso é o que Paulo era. Não importa quanto de intelectual ele tivesse aprendido, ele tinha conhecido a Deus pela revelação. Sim, senhor. O intelectual saiu totalmente fora do negócio então, quando a revelação veio; a qual, sobre a pedra que a Igreja está edificada. Sim, senhor. Notem, ele era uma Semente predestinada.
363 O Espírito Santo, somente, lhe mostra quem Ele é. Não há homem; eles lhe farão “Pai, Filho, e Espírito Santo,” e tudo mais, disto. Está vendo? Porém o Espírito Santo O revelará como o Senhor Deus do Céu manifesto, aquele que é, oh, Ele!
364 Agora note. Nem profetas, nem reis, nem nenhuma outra coisa; mas aqui, pela primeira vez, Deus foi revelado em Cristo, na plenitude da Divindade corporizada, em carne humana. Essa é a revelação. Oh, que coisa! Vou cantar para vocês um verso agora.
Nações estão se rompendo, Israel está despertando, (eles estão?)
Os sinais que os profetas predisseram;
A igreja gentia em uma denominação, seus dias estão contados, de angústias sobrecarregadas;
“Retornai, ó dispersos, aos seus.” Vocês são expulsos delas.
O dia da redenção está perto,
Os corações dos homens estão desfalecendo de temor;
365 Todas as suas piadas de Hollywood não estão escondendo isto. Como um menininho assobiando, passando ao lado do cemitério à noite. Está vendo?
Sede cheios do Espírito, vossas lâmpadas preparadas e limpas,
Olhai para cima, vossa redenção está próxima!
Falsos profetas estão mentindo, a Palavra de Deus estão negando,
Que Jesus, o Cristo, é nosso Deus; (isto é certo)
Esta geração rejeita a revelação de Deus,
Mas nós estamos caminhando por onde os apóstolos pisaram.
O dia da redenção está perto, Os corações dos homens estão desfalecendo de temor;
Sede cheios do Espírito, vossos lâmpadas preparadas e limpas,
Olhai para cima, vossa redenção está perto!
366 Receba a revelação, irmão. Esta geração, rejeitando a revelação de Deus! Está vendo? Falsos profetas estão fazendo isso. “Pelos seus frutos os conhecereis.” Eles são — eles são híbridos. Eles são reproduzidos dentro de uma organização; em vez da Palavra de Deus, da revelação de Deus revelando a Si mesmo através de Cristo, Que é a Palavra. Oh, que coisa!
367 Nós poderíamos parar aqui, porém se… nós pegaremos novamente quando eu voltar, se vocês desejarem. Agora há… Vocês querem continuar? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Isso é com vocês, se vocês querem, veja. Só um pouquinho… Eu me apressarei, assim, mas tomarei tempo suficiente de modo que vocês… Vocês têm um pouco de tempo para descansar, depois disto. Tudo bem. A mesma, note, essa Semente predestinada!
368 O Espírito Santo, somente, lhe mostra Quem Ele é; nenhum profeta, ou rei Dele. E aqui Deus é manifestado em carne. Aqui está a plenitude. Ele é completamente revelado e declarado ao mundo. Oh, que coisa!
369 Observe no Monte da Transfiguração, quando se deu o testemunho do Próprio Deus: “Este é o Meu Filho amado. Escutai-O!” Ali estava Moisés representando a lei. Ali estava Elias representando os profetas. Porém Ele… Eles morreram, e Ele disse: “Este é o Meu Filho amado. A Ele ouvi!” Havia três representados ali; a lei, os profetas, e Moi-… e Cristo. E Ele disse: “Este é Ele.” Deus, plenamente; não manifestado em profetas, não manifestado pela lei; mas manifestado em Cristo, Ele é.
370 Cristo tem a misericórdia. A lei o colocava na prisão, mas não podia tirá-lo. Os profetas são a justiça de Deus, para condená-lo e matá-lo por isto. Isso é correto. Mas Jesus era o amor e a revelação de Deus, para fazer, uma Semente predestinada saber, que Ele o havia chamado. “Este é Ele. A Ele ouvi!”
371 Saiba! A plenitude da Divindade é declarada. Este segredo do mistério é agora revelado, que Deus está manifestado. Deus e homem têm se tornado Um, o Homem ungido, Cristo! O que Cristo significa? “O Ungido,” o Ungido que foi ungido com a plenitude da Divindade corporizada. Oh, que coisa! Como as pessoas podem duvidar disto?
372 Onde uma vez, parcialmente, Moisés O tinha; parcialmente, Davi O tinha; oh, que coisa, porém aqui Ele está manifestado na plenitude, a Própria Deidade estando sobre a terra. Deus, em Sua plenitude, para morrer pelos pecados das pessoas, para que Ele pudesse trazer para Sua Igreja uma Vida santificada; para que Ele pudesse ter a preeminência, em plenitude, em Sua Igreja, para manifestar cada promessa nestes últimos dias, que Ele prometeu para os últimos dias. Está vendo? O que foi…
373 Ouça agora. Você está? Agora somente se belisque um pouquinho agora. Está vendo? Observe.
374 Para que Jesus foi manifestado? Para mostrar a Deus. Ele era Deus. Ele tinha de ser; ninguém podia morrer, nenhum profeta podia morrer. Ele era Deus. Ele era o Deus dos profetas. Ele era os profetas. Ele era os reis. Ele era a história. Ele era Aquele que havia de vir. Aquele que era, Aquele que é, e Aquele que há de ser neste dia; o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ele foi manifestado para esse propósito.
375 E através desse propósito Ele obteve uma Igreja, para que Ele, a plenitude de Deus, pudesse realizar cada Palavra prometida de Deus nestes últimos dias; quando Ele recebe as preeminências, preeminência na Igreja, a posição, Seu lugar na Igreja. Jesus disse: “Aquele que crê em Mim, também fará as obras que Eu faço; até mesmo mais do que isto ele fará, pois Eu vou para Meu Pai.” Veja, esse foi o Seu propósito. Ali estava a manifestação. E agora, hoje, Ele deseja tomar alguém que possa assim ver isto, de forma que eles possam permitir a Palavra…
376 Veja, Jesus então viu isto assim, nasceu tão perfeitamente para o dia, até que Deus expressou cada movimento que Ele fez. Ele era a revelação de Deus; Deus, revelado.
377 Agora Ele santificou, com o Seu Espírito e Sangue, uma Igreja, para que Ele pudesse fazer com que cada promessa neste último dia fosse revelada. Agora, veja, Ele pôde voltar e pegar o que estes outros companheiros descontinuaram aqui, nestes últimos dias, e pelo Seu Espírito Santo revelar todo o mistério dos Sete Selos. Veja, Ele está expressando a Si mesmo. Esse é o Seu propósito. Eis o porquê Ele morreu. Essa é a segunda parte de Sua tríplice manifestação. Primeiro, para Se expressar em Cristo, logo Se expressar para a Igreja. E a mesma coisa, Cristo era a Palavra, e a Igreja se torna a Palavra quando ela deixa a Palavra fluir através deles.
378 Porém quando eles aceitam uma denominação híbrida, como pode a Palavra fluir através dela? Ela fica ligada à terra, então isto causa um curto e queima o fusível. Está vendo?
379 Porém quando a corrente está fluindo livremente, a Palavra de Deus, Ela expressa a Si mesma. “As obras que Eu faço vós também as fareis.” E nos últimos dias isto acontecerá. “Eis que Eu vos envio o profeta Elias, e ele converterá os corações dos — dos filhos de volta à Fé dos pais.”
380 E ali dentro, haveria de vir um tempo quando Ele pudesse Se expressar na plenitude de Sua Divindade, Deidade, através de Sua Igreja, ter as preeminências em Sua Igreja. Oh, que coisa! O quê? O Homem ungido; agora o povo ungido; oh, que coisa, para trazer de volta a Noiva ungida e o Noivo. Ungido por (por quê?) aceitar o que Eva rejeitou, e Adão; voltando com a unção da Palavra, porque Ele disse: “Minha Palavra é Espírito.” Veja, ungido com a Palavra. O que Eva rejeitou, Ele volta e nós aceitamos.
381 Veja como está essa condição híbrida, novamente, exatamente o que ele fez a Eva.
382 Ele disse a Eva: “Não faça isto, e não faça aquilo; e você pode fazer isto, e isso.”
383 E Satanás disse: “Oh! Você sabe…” Porém ela se voltou e deu ouvidos a ele.
384 Mas a Eva no último dia não vai fazer isto, porque ela foi predestinada para não o fazer. Sim, senhor. Deus vai fazer isto. Ele sabe. Ele a terá. Ele disse que Sua, mancha…” A Igreja ali estaria sem mancha nem ruga.” Ela vai permanecer ali no esplendor Dele, Sua Palavra manifesta.
385 Ela será um sinal para o mundo. Ela será um ex-… Ela será algo para o mundo de modo que o mundo possa olhar e dizer, bem, o resto do mundo dizer: “Ah, ela é uma santa roladora. Ela é a prima em segundo grau. Ela não pertence ao nosso grupo.” Eu sei disto. Isso é uma boa coisa, veja. Ela, ela pertence a este Grupo aqui de cima.
386 Um homem disse outro dia, para mim, parado e conversando, ele disse: “Bem, a que denominação você pertence?”
Eu disse: “A nenhuma.”
“O quê?”
“A nenhuma.” Eu disse: “Eu pertenço a um Reino.”
“Bem, como você se une a isso?”
“Você não se une a ele. Você nasce nele.” Hum-hum.
“Que Reino é esse?”
Eu disse: “O Corpo místico de Jesus Cristo.”
387 “Nós fomos batizados em um Espírito formando este Corpo,” nascidos de Seu Espírito, então nós pertencemos a um Reino. E nossas vidas não são americanas, nós não somos alemães, nós não somos nada; nós somos cristãos. Nós estamos firmados e andamos no Espírito, um escravo do amor, longe das coisas do mundo. E nossos direitos do mundo, nós temos vendido e comprado esta Pérola de Grande Valor, e andamos e deixamos o Espírito Santo Se manifestar. Isso é o que a Sua verdadeira Igreja é. Isso é o que você é, ou o que eu sou, se nós nos entregamos e servimos a Deus, é pela Sua Palavra, e não pelo que algum credo diz.
388 Note, o Homem ungido, o Próprio Cristo aqui, ó Deus, é declarado. Porém agora… Olhe! Porém, porém agora (por quê?) Ele tem as preeminências. Deus completamente manifestado, em Jesus Cristo, o grande segredo de Deus de Sua revelação.
389 Esta grande Luz de revelação sempre tem cegado a sabedoria deste mundo.
390 Nos dias de Jesus Cristo, quando Ele estava aqui na terra, eles — eles os tinham cegado. Eles disseram: “Ora, Tu te fazes Deus! Tu te fazes igual a Deus! ” Ele não só era igual a Deus; Ele era o Próprio Deus. Está vendo? Veja, eles não entendem isto. E por falar nisso, alguns de vocês podiam. . .
391 Eu ouvi infiéis uma vez que me falaram que Jesus nunca disse que Ele era o Filho de Deus. Ele seguramente disse. Ele certamente disse. Você simplesmente não conhece a sua Bíblia. O que Ele disse para a mulher no poço? Está vendo? O que Ele disse a ela?
392 “Eu sei que o Messias vem. E quando Ele vier, Ele fará estas coisas.”
Ele disse: “Eu sou Ele, aquele que fala contigo.”
E a Paulo, também, e a diferentes pessoas.
Note. Porém agora a Igreja tem a preeminência.
393 O grande segredo de Deus sempre tem cegado a sabedoria do mundo. Eles não conseguem compreender isto. Eles simplesmente não entendem isto. Satanás não entende isto. Nenhum do resto deles entende isto, mas somente aqueles que são predestinados para entender, como Deus e Cristo são Um. Eles O farão três a cada momento. Está vendo? Eles certamente O farão.
394 Note, depois, em segundo lugar, o Cristo manifestado em você, a esperança da glória. Esse grande Deus manifestado em Cristo; agora Cristo manifestado em você.
Nós nos apressaremos.
395 Olhe! O que uma vez foi o grande segredo de Deus, o grande segredo misterioso em Sua mente, está agora colocado nos corações dos crentes, ou seja, o Corpo de Cristo. O que uma vez foi o grande segredo de Deus em Sua mente, antes da fundação do mundo, agora se manifestou. Pense nisto! Está vendo? Oh, que coisa! Oh, eu estou. . .
396 Eu estou seguro de que nós não, nós não entendemos. Bem, eu — eu não consigo ver isto da maneira como eu deveria, e — e eu estou seguro de que vocês não o vêem. Está vendo?
397 Porém o grande mistério de Deus, o que o Eterno Deus tinha como um mistério, tem agora sido revelado em Jesus Cristo, logo transmitido para a Sua Igreja. O que uma vez estava na mente de Deus está agora no Corpo de Cristo. Jesus namorando a Igreja, Sua Noiva, sussurrando segredos para Ela.
398 Você sabe como você diz coisas a sua esposa, você sabe, a mocinha com quem você vai se casar. Você a ama tanto, que você simplesmente lhe conta os segredos, e a traz para perto de si, e ama você e tudo. Você sabe como é.
399 Isso é o que Deus, Cristo, está fazendo para a Igreja. Está vendo? Ele A está deixando conhecer os segredos, justamente os segredos. Não a essas namoradeiras; eu quero dizer a Sua Esposa. Está vendo? Correto. Agora olhe. Não. Por ter a revelação de Seu segredo declarado a eles, por Sua graça! Como é a graça de Deus! As pessoas, eu sei disto… Espero que vocês não pensem que isto soe pessoal, a um — um bando de gente, ou isto, aquilo; mas o segredo que Deus está compartilhando com toda a Igreja, se eles tão — somente o recebessem. Está vendo? Isto não quer dizer somente eu ou somente você. Quer dizer a Igreja, que Ele — Ele está tentando entrar nela.
400 E você diz: “Bem, por que eles não o aceitam?” Eles não o podem receber. Ele disse, novamente, Ele disse estas coisas. “E como eles poderiam?” Porque Isaías disse que eles não o podiam ver. Está vendo? E Ele sempre tem dito…
401 O profeta Paulo disse: “Nos últimos dias as pessoas seriam obstinadas, orgulhosas, mais amigas dos deleites do que amigas de Deus, irreconciliáveis, caluniadoras, incontinentes e sem amor para com os bons; obstinadas, orgulhosas, veja; tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela; destas afasta-te. Pois este é o tipo que vai de casa em casa, e leva mulheres néscias, levadas de várias concupiscências,” com shorts, e cabelo cortado curto, e tudo mais. “Levadas de várias concupiscências, e dizendo: ‘Está tudo bem. Oh, eles estão loucos ali. Não dê nenhuma…’” Está vendo? “Nunca podem chegar ao conhecimento da Verdade. E estes homens A resistiram, como Janes e Jambres resistiram a Moisés,” podem produzir uma igreja, e produzir um grupo de pessoas. Sim, senhor.
402 “Porém o seu desvario será manifesto,” quando Jesus toma a Sua Noiva e A coloca aqui em cima, e diz: “Esta é Ela,” e para longe Ele vai com Ela. Isso é correto. E o desvario delas será tornado público.
403 Olhe ao ter a revelação deste segredo declarado a eles pela Sua graça! Olhe! Quando esta grande revelação, o mistério revelado, lhe é declarado, então você condena todas as coisas do mundo.
404 Agora eu vou voltar mais uma vez. Eu simplesmente podia muito bem dizê-lo. Eu estou apontando para isto. Por causa da fita, e daquelas que vão para outro lado. Esta fita vai através do mundo. Está vendo?
405 Vocês mulheres que sustentam ter recebido o batismo do Espírito Santo e não têm a coragem de deixar os seus cabelos crescerem completamente; quando a Bíblia condena isto e diz que a mulher tem… um homem tem o direito de deixar a sua esposa em divórcio se ela corta o seu cabelo. É honroso diante de Deus, assim fazer. A Bíblia disse, se ela corta o seu cabelo, ela desonra a sua cabeça. Isto é baixo; realmente, você sabe, que coisa baixa é, para uma mulher até mesmo orar com o cabelo cortado. Está vendo?
406 Usando shorts, e essas calças compridas, e coisas! A Bíblia disse: “Qualquer mulher que,” (oh, você diz…) “que vestir uma peça de roupa que pertença ao homem, é uma abominação a Deus,” imundo, sujo, como um velho banheiro fétido em algum lugar. Está vendo? Oh, que coisa! A imundície nas narinas de Deus! E então você tenta orar ou oferecer orações numa tal coisa como essa? Deus recusa isto, rejeita isto. Isso é correto.
407 “Bem,” você diz: “Agora espere um minuto, Irmão Branham, você está falando sobre o Velho Testamento.”
408 Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. É a plena revelação de Deus. Se Deus alguma vez diz algo, Ele jamais pode mudar isto. Ele sempre magnifica isto, não muda isto. A lei foi magnificada, não mudada. Magnificada!
409 “‘Qualquer que cometer adultério será culpado de morte,‘ porém qualquer que,” agora magnificada, “atentar numa mulher para a cobiçar!” Ele nunca mudou o mandamento. Ele o magnificou.
410 “‘Lembra-te do dia do sábado, para o santificar,’” um dia na semana; agora Ele o magnificou, o “descanso” vem de guardar o Espírito de Deus. “Mandamento sobre mandamento, e regra sobre regra; um pouco aqui, e um pouco ali. E retenha aquilo que é bom. Pelo que por lábios estranhos e por outras línguas Eu falarei a este povo. E este é o descanso. Este é o refrigério da Presença do Senhor.”
411 E no entanto eles não ouviam Isto, e balançavam as suas cabeças e iam embora, para as suas denominações. Hum-hum. “Este é o refrigério,” veja, magnificando o dia do sábado; para vocês sabatistas, e assim por diante. Oh, que coisa! Ele não muda. Ele o magnifica. “O inferno tem aberto as suas portas para recebê-los.”
412 Agora, vocês podem ver agora, a Mensagem do tempo do fim, por que Ela é rejeitada. Vocês podem? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Agora, nenhuma denominação, mas a revelação de Seu mistério. Veja, nenhuma denominação. A revelação! Deus não é conhecido pela denominação. Ele é conhecido pela revelação.
413 Olhe! Deus em Seu corpo, Cristo; e Cristo em Seu Corpo, a Noiva. Oh-oh-oh, que coisa! Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Noiva! E assim como Deus tirou do corpo de Adão, a mulher, e ela caiu; então Deus tem tirado do Corpo de Cristo, Sua carne, Seu Corpo, o qual é a Sua Palavra, e está trazendo para fora uma Noiva que não se deixará enganar por denominação ou credo. Não, senhor. Mas Ela está voltando com a pura, inadulterada Palavra de Deus sendo manifesta.
414 Eu espero que cada homem que ouve esta fita, e cada mulher, entenda isso. Está vendo?
415 Ela é a segunda Eva, mas Ela não está estraçalhando e — e estragando as Suas vestes de pureza e santidade, para o Seu Marido. Ela permanecerá com a Palavra Dele independente do que qualquer um diga; você pode ter todos os movimentos ecumênicos que você desejar, e todas as afiliações.
416 E eles vão provocar uma perseguição, muito em breve, e vão fechar todas as igrejas. Você veja isso. E igrejas como esta, que não são denominações, eles as usarão como depósitos. E se algum homem for e oferecer uma oração por alguma outra pessoa que não pertença ao movimento econômico, será fuzilado no mesmo instante. Já está. Esse ministro luterano, o cabeça disto, assim disse. E isso está bem aqui, vocês podem ler isso bem aqui na revista de vocês. Isso é correto.
417 Não faz nenhuma diferença o que eles dizem, essa Igreja permanecerá fiel nesta Luz. Ela já o tem provado ali atrás, e Ela o fará novamente a despeito de tudo. É a Palavra de Deus. E eles, todos os movimentos ecumênicos e tudo mais, acabarão. Ela vai estar Ali sem mancha nem ruga. Isso é correto. Ela permanecerá ali.
418 Note, Deus Se manifestou em Seu corpo, Cristo. Agora você vê a bela coisa tríplice?
419 Cristo em Seu Corpo, a Igreja, vindicando Sua Palavra prometida, como Deus fez através de Cristo.
420 “Quem Me pode condenar de pecado? Se Eu não faço as obras do Pai, então onde Eu tenho — onde Eu tenho falhado? Agora vocês, companheiros, dizem que vocês estão fazendo isto, sua denominação agora, agora mostrem-Me. Sim. Mostrem-Me onde Eu falho em ser o Messias. Mostrem onde Eu falhei, com respeito a um só sinal que Deus disse que o Messias faria, que Eu não o tenha cumprido,” disse Ele. Está vendo? Deus em Seu corpo.
421 Agora Cristo: “As obras que Eu faço vós também as fareis.” Veja, veja, o mesmo Deus. Está vendo? “As obras que Eu faço vós também as fareis; mais do que isto, pois Eu vou para meu Pai,” a Igreja ficará um pouco mais na Luz, veja, vindicando a Sua Palavra prometida. Assim como Deus cumpriu Suas promessas no corpo de Cristo, também está Cristo fazendo Suas mesmas obras no Corpo de Cristo, a Igreja, veja, agora declarando o Seu mistério a Sua Árvore-Noiva no último dia, produzindo os frutos que estavam na Árvore no princípio.
422 Observem, a árvore lança uma vara, um luterano. O que isto fez? Quando a árvore começou a surgir, aqui veio o fruto surgindo com ela. O que aconteceu? Eles a denominaram. Deste modo o podador se aproximou, o Pai, o Lavrador, e cortou a…?… “Está morta”
423 Surgiu o wesleyano; ele começou crescendo bem. O que isto fez? O fruto voltou para dentro da árvore novamente, então Ele cortou a videira, ela morreu.
424 Mostre-me uma, uma só igreja… Eu desejo conhecer. Eu tenho trinta e três anos de história de igreja. Mostre-me uma só ocasião, um só lugar, onde alguma igreja que uma vez se organizou não tenha morrido no mesmo instante. Mostre-me um só lugar onde elas já se tenham levantado novamente, além de somente números e coisas, nenhum reavivamento. Está vendo? Isso não está ali. Não, senhor. Ela está completamente morta.
425 Deste modo o que fez o seu Lavrador? Aproximou-se e a podou. Está vendo? Ela produziu fruto denominacional; limões numa laranjeira, deste modo Ele a podou completamente, veja. Produziu isto, continuou.
426 Mas onde está o coração da árvore? Bem no meio. E Ele as tem podado totalmente até o fim, até bem na copa…
427 Ele tem uma Semente aqui embaixo na raiz. Como a árvore que está plantada junto a ribeiros de águas, aquele que leva as leis e o amor de Deus em seu coração. “Pois será como a árvore,” Salmo 1, “plantada junto a ribeiros de águas; cujas folhas não caem; na estação própria dará o seu fruto.” E aqui é bem…
428 E onde o fruto amadurece rapidamente? Na copa da árvore. Por quê? A luz fica sobre ela. Amém! Isso é correto. E bem na copa da árvore, nestes últimos dias, Ele está produzindo uma Árvore-Noiva.
429 Agora lembre-se, Ele é essa Árvore da Vida, contrário à “semente da serpente,” veja você. Ele é essa Semente, “a Semente da mulher,” a Árvore da Vida no jardim. “E para que eles não estendam as suas mãos e movam esta Árvore, eles comam dessa Árvore e vivam para sempre.” E Ele é a única Árvore que pode ser tomada, para que você possa viver para sempre. Sua Palavra é Vida. E que seja então a Palavra, a Palavra de Deus a qual Eva rejeitou no jardim do Eden; então aqui está Cristo, a Palavra, manifestado.
430 E quando Ele veio na terra, Ele era a Árvore da Vida. Vocês crêem nisso? [A congregação: “Amém.” – Ed.] E Roma, o que eles fizeram? Ele teve de ser derrubado. E Ele foi posto num madeiro de desgraça, “maldito é aquele que for pendurado num madeiro,” tornou-se uma maldição pela raça humana.
431 E agora através disso, Ele produz uma Árvore — Noiva, a qual será a Árvore da Vida restaurada de novo a Ele, como Marido e Mulher no jardim do Éden, (oh, glória a Deus), pela mesma Palavra e pelo mesmo Deus manifestada em Marido e Mulher, a mesma Árvore-Noiva de volta novamente.
432 Note, fazendo isto conhecido! Como, que coisa, há realmente tanto aqui, que nós poderíamos simplesmente continuar seguindo adiante. Note, a Árvore do Corpo de Cristo no jardim, dando… agora dando a conhecer o Seu mistério a esta Árvore-Noiva.
433 Observem, redimido por Cristo, o segundo Adão! Vocês crêem que Ele foi? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Voltando para o Lar, para o Éden, com Sua esposa caída redimida de volta ao Lar novamente. Isso é Cristo, e a Igreja hoje, tomando de volta a Sua Esposa. Estão vendo o tríplice mistério agora? [“Amém.”] Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Igreja; tudo junto, para trazer de volta o Adão e a Eva original novamente, homem e mulher, os quais são um, feitos do mesmo Sangue e do mesmo Espírito, e tudo mais.
434 A Igreja é o Sangue de Cristo, pelo Espírito, porque a — a Vida está no Sangue. Isso é o batismo do Espírito Santo que nos batiza dentro de Seu Corpo, que reconhece somente Seu Corpo, Sua carne, Sua Palavra. [Irmão Branham bate de leve em sua Bíblia muitas vezes-Ed.]
435 A denominação não irá, nunca tocará nisso. É uma revelação. Ela conhece isto. Também Eva conheceu isto, mas ela caiu; porém esta conhece isto, e não cairá. Ela está ordenada! Aleluia! Uf! Ela está ordenada para não cair. Ela não falhará. Ela está predestinada para isto. “Bem-aventurado o homem a quem Deus não imputa o pecado.” Vocês, ministros, sabem do que eu estou falando, quando há uma ou duas dúzias de vocês assentados aqui. Está vendo? “Bem-aventurado o homem a quem Deus não imputa pecado,” Davi.
436 Note, redimindo de novo, com Ele, indo para o Lar; de volta para a Vida Eterna num corpo humano, comendo, bebendo, vivendo para sempre. Isaías disse: “Edificariam casas e as habitariam, plantariam vinhas e comeriam o fruto. Não edificarão para que outros a tomem.” Os filhos não a tomarão, mas eles estarão ali com seus descendentes. Ele a edificará e permanecerá ali. Amém. “Ele não edifica para que os outros comam; ele edifica e come, ele mesmo.” Amém! O que é isto? Sua Noiva voltando com Ele, redimida de volta ao Adão e Eva original novamente, pois a morte é deixada para trás. Eles olham de volta para a cruz e vêem que a morte tem sido paga.
437 E agora, pela fé, nós estamos ressuscitados com Ele, assentados em lugares Celestiais agora mesmo, olhando de volta para o que nos redimiu; esperando o Marido vir, para continuar a marchar para o Lar com Ele.
438 O tríplice propósito de Deus, manifestado em Adão e Eva, e em cada profeta, e ao correr de todas as eras, e Aquele que há de vir; Aquele que era, Aquele que é, e nós… Aquele que há de vir. A manifestação completa, a revelação da Palavra de Deus, Adão e Eva voltando para o Lar novamente, redimidos, Deus fazendo a Si mesmo conhecido!
439 Ali Ele se assentará no Trono de Davi, correto, e há de possuir, reger todas as nações com vara de ferro. Haverá uma — uma árvore em cada lado. E para cada nação que entrar, esta saúde será. Estas folhas serão para a saúde das nações. Os reis trarão para ela a sua honra. Não haverá nada que possa contaminar, ou coisa alguma que entre. E o Monte Sião terá uma Luz sobre si, o dia e a noite inteira, e os redimidos andarão nessa Luz. Oh, aleluia!
440 Pensar, que não é uma história fictícia, que não é alguma concepção teológica. É uma revelação de Jesus Cristo, pela Sua Palavra, a qual está brilhando com excelência. Ela tem sido real em todas as eras, e é real nesta era. É real aqui agora. É real comigo, é real com você, e com cada homem e mulher que retém esta revelação. Amém.
441 E ver o próprio Deus declarando-Se, e pulsando a Si mesmo através da vida, que você é um prisioneiro Dele agora. Você é prisioneiro do Seu amor. O mundo pode rir, zombar deles, dizer: “Venha para fora.” Você poderia ir, mas você é um prisioneiro. Está vendo? As outras mulheres podem representar Hollywood, mas você não. Você é — é uma prisioneira. Amém. Veja, você é uma prisioneira de Cristo. Outros homens podem fumar e beber e se comportar de qualquer maneira, se eles assim desejam, e chamar a si mesmos cristãos, diáconos, e até mesmo pregadores, mas vocês não. Você é um prisioneiro, um prisioneiro da Palavra. Sim, senhor. Sim, senhor.
442 Dando a conhecer o Seu mistério a Sua Árvore-Noiva; redimida por Cristo, o segundo Adão; voltando para o Lar, para serem restaurados de novo ao Éden original, livres da morte, enfermidade, tristeza, vergonha, voltando com Vida Eterna.
443 Então, ouça, tantas pessoas têm a concepção errada. A — a… Para converter pessoas ao cristianismo, e para o seu governo, não é o pensamento de Deus de forma alguma. Você diz: “Nós fizemos conversos para o cristianismo por Seu governo.” Não é isso. “Bem, eles não devem beber. Eles não devem mentir.” Saiba que os maometanos podem superá-los em excelência. Você conhece os pagãos na África, aqueles homens negros, e eles têm leis entre suas tribos que superam em excelência a qualquer coisa que você possa produzir no cristianismo.
444 Ora, eu fui a essa tribo de Shungai ali. Se uma jovem não está casada por volta de uma certa idade, ela tem de deixar a — deixar a tribo, tirar a sua pintura tribal. Ela vai para a cidade; ela é meramente uma operária. E se ela… Antes dela se casar, ela tem de ser colocada à prova por sua virgindade. Se ela for achada culpada de haver cometido adultério com algum homem, ele, ela tem de dizer quem é, e ambos são mortos, juntos. Hum-hum. Oh, eles podem — eles podem superar aquilo que estes assim chamados…
445 E que seria se você fizesse isso nos assim chamados cristãos? Noventa e nove por cento deles morreriam antes do amanhecer. Isso é correto. Isso é correto, ambos, homens e mulheres. Você sabe que isso é correto. “O quê?” Você diz: “Bem, eu sou puro!”
446 “Qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” Agora, que me diz disso? Que me diz de você, irmã, que se apresentou diante desse homem dessa maneira? Você é simplesmente tão culpada como se você o cometesse. Está vendo?
447 “Oh, porém está tudo certo.” O pastor tem medo de dizer isso, por que razão? A sua sede denominacional o expulsará se ele endireitar isso. Eles são híbridos. Eles não tomam a Palavra. A Palavra disse que é verdade. Jesus disse que é verdade, e Ele é o Cabeça.
448 Agora note, Deus fazendo-Se conhecido. Não, não se espera que façamos convertidos ao cristianismo por um governo; mas pela revelação, Cristo em você, assim como Deus estava em Cristo. Assim como Deus estava em Cristo, Cristo em você! Quando, o que Deus fez em Cristo, Cristo faz em você! Aqueles sinais que Deus fez em Cristo, Cristo faz em você! Oh, isso não é formoso? Hum! Oh, que coisa! Eu gosto disso.
449 Jesus disse: “Naquele dia,” esse é este dia. “Naquele dia,” quando esta revelação for declarada, “vós sabereis que Eu estou no Pai, e o Pai em Mim; Eu em vós, e vós em Mim.” Quando a revelação for declarada: “Naquele dia vós sabereis que Eu e o Pai somos Um; Eu estou no Pai, e o Pai em Mim.” Então quando a revelação surge, então é: “Eu em vós, e vós em Mim.” Aí está. Está vendo a múltipla, a tríplice mani-… Para quê? Para trazer isto de volta. Nós temos que ser. Assim como Jesus era a Palavra de Deus. Ele vindicou a mesma, se Ele — se Ele era a Palavra.
450 Se Ele não tivesse manifestado a Palavra, Ele teria sido algum grande teólogo. Esse teria sido o verdadeiro Messias que o mundo estava esperando. Está vendo? Sim, senhor, esse teria sido ele.
451 Isso é o que eles estão esperando hoje, algum — algum — alguém que possa exceder a Billy Graham, ou alguém que possa acabar completamente com a organização deles, que apareça e mostre àqueles batistas que eles não sabem onde eles tão parados. Seguramente. Eles estão esperando isso. Porém a Igreja está esperando pela humildade e pelos sinais do Deus vivo, Cristo. Está vendo?
452 Jesus não era um grande teólogo. Ele era um camponês comum, filho de um carpinteiro, assim chamado. Está vendo? Ele perambulou, mas Deus… Ele disse: “Alguém de vós Me mostre o que a Bíblia diz que Eu tenho de fazer, que Eu não tenha manifesto.”
453 Deste modo a Igreja pode fazer a mesma coisa hoje. Aquilo que Cristo fez, também a Igreja faz agora. “Naquele dia conhecereis que Eu estou no Pai, e o Pai está em Mim; Eu em vós, e vós em Mim.” Sim? Aí vai você, continuando a marchar para Sião, para (onde?) o Reino! “Naquele dia conhecereis que Eu estou em vós.”
454 E observem aqui! Aqui, é formoso. Eu não quero que vocês percam isto. Agora todos, e vocês pessoas na fita, ali nas selvas e onde quer que vocês ouçam Isto, agora escutem.
455 “E assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio,” disse Jesus. Vêem? Agora observem. O Pai que O enviou entrou Nele, para vindicar a Si mesmo completamente, pois Ele era a Palavra. E o mesmo Jesus que o envia, vai com você e em você, para vindicar o mesmo Deus. “Assim como o Pai Me enviou, e Eu vivo pelo Pai; também Eu vos enviarei, e vós vivereis por Mim.” O que Ele é? Ele é a Palavra. Você vive pela Palavra. Oh, como eu gostaria de tomar um texto com respeito a isso, e pregar agora por volta de uma ou duas horas sobre isto, veja; sobre isso, como que nós… sobre isso. Note, note: “E o Pai que Me enviou,” foi com Ele, o Pai que envia.
456 O Jesus, que nos envia, vai dentro. “Um pouquinho e o mundo não Me verá mais, todavia vós Me vereis, pois Eu,” pronome pessoal, “Eu,” a Pessoa, Jesus “estarei convosco, mesmo em vós, até o fim do mundo. As obras que Eu faço vós também as fareis.” Agora volte e veja o que Ele fez, então veja o que você faz, logo compare você mesmo.
457 “E assim como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do homem. E assim como os dias de Ló,” quando um moderno Billy Graham, Oral Roberts desceram para dentro de Sodoma e pregaram àqueles sodomitas e cegaram os seus olhos, veja, com o Evangelho. Um só Anjo permaneceu atrás, um Mensageiro com Abraão e o grupo Eleito, e que tipo de sinal Ele fez? Está vendo? E do que Abraão O chamou? Eloim, Deus manifestado em carne. Jesus mostrando que Ele próprio, Deus Nele, será manifestado em Sua Noiva nos últimos dias! Oh, que coisa, que coisa! Simplesmente nenhum fim para isto; simplesmente uma revelação de Deus! É Eterno, simplesmente mantém se movendo interminavelmente sem cessar.
458 Note, então, Um semelhante ao primeiro Adão e Eva, antes que o pecado os separasse em morte; agora Cristo, o segundo Adão, em Vida, redime a Sua Noiva da morte; e agora no Seu caminho de volta ao Éden original, restaurando de novo Sua Noiva em companheirismo, de novo com Deus, como Marido e Mulher, no Jardim do Éden, seguramente, Cristo e Sua Noiva.
459 E Deus, naquele dia: “Seja o Reino entregue ao Pai; para que Ele possa ser tudo em tudo.” “Estando ele ainda falando, Eu o ouvirei.” Davi, Cristo, Davi assentado no Trono, o Rei sobre toda a raça humana. “E estando eles ainda pensando, Eu saberei sobre o que eles estarão pensando. Antes que eles falem, Eu responderei a eles. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos. O leão comerá palha como um boi, eles se apascentarão juntos e se deitarão. Não farão mal nem dano em todo o Meu santo Monte,” exatamente de volta ao Éden novamente, tão vigorosamente o quanto possa ir!
460 Aí está o Seu tríplice propósito. Ó Deus, ajuda-nos a conhecer isto! Ajuda-nos a conhecer isto!
461 Ouça atenciosamente agora outra vez enquanto nós prosseguimos, voltando ao Éden original.
462 Então quando nós nascemos Dele, nós somos cheios Dele. Veja, sua vida, a Vida Dele está em você. Então, todas as nossas ações deveriam declará-Lo.
463 Como tirar — tirar a vida de uma árvore e colocá-la em uma outra. Tire a vida de uma pereira e coloque em uma macieira, ela dará peras. Tem de dar, porque a seiva, a vida nela, o germe é uma pereira. Certo. Então todas as nossas ações deveriam declará-Lo.
464 Nós temos o Seu Nome. Está isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Nós deveríamos dar o Seu Nome.
465 E lembre-se, nós estamos agora, como Sua Noiva, fecundados do Seu Espírito. Oh, que coisa! A Igreja, dando à luz filhos, veja, fecundada do Seu Nome pelo Seu Espírito; dando à luz o Seu Nome, dando à luz a Sua Vida; produzindo os sinais de Sua Vida, evidente com as preeminências, evidência de Sua ressurreição; mostrando que Ele não está morto, mas vivo para todo o sempre. Isto é Vida Eterna, e um vindicado, vindica para o mundo que nós estamos vivos Nele. Uf!
466 Como você sabe, por que você é um membro da igreja? Porque, Cristo está vivendo através de você, tão fecundado do Seu Espírito que você — você é um prisioneiro para qualquer coisa mais. Você está preso, oh, que coisa, ao Evangelho, preso à Palavra, e todos os filhos que você possa dar à luz são assim, porque você é um prisioneiro.
467 Você não pode cometer adultério; você já está fecundado. Glória! Ele não pode se apoderar. O ventre da vida está fechado para qualquer coisa mais. Você já é Dele, por predestinação. Essa Semente tem vindo à Vida; nenhum mundo pode entrar. Oh! Oh, como nós gostaríamos de ficar nisto por cerca de uma hora! Eu estou seguro de que vocês entendem. Estão vendo? Cristo, e Dele somente, já terminado. A Semente estava ali. A Semente já estava. Quando ela foi colocada ali? “Antes da fundação do mundo, tem nos predestinado para a Vida Eterna.” E assim que o Que vivifica flui, essa Semente depositada ali… Outras sementes que simplesmente entravam, não se apoderavam, simplesmente não o podiam fazer, igual. Mas quando essa Semente entrou, rapidamente ela fechou o ventre; todas as demais sementes foram expulsas, veja, dessa maneira.
468 E você se torna um prisioneiro, envolto, em Cristo. Cristo em você, Sua Vida produzindo a Sua evidência, Seus sinais. Oh, que coisa, que coisa, que coisa! Olhe, trazendo os Seus sinais de Vida como uma evidência de Sua ressurreição, provando ao mundo essa Vida Eterna, vindica ao mundo que nós estamos vivos Nele. E pense nisto, vivos com Deus, nosso Redentor, Que nos criou exatamente para o mesmo propósito, a Igreja, e Sua Vida criadora em nós.
469 Ou seja, Moisés poderia dizer, pela Palavra de Deus: “Venham,” e ali vieram moscas. Um Deus que pode fazer moscas pode fazer esquilos. Está vendo?
470 Deste modo Ele faz tudo o que Ele deseja. Ele pode criar. Ele pode fazer qualquer coisa. Ele é Deus. Exatamente o mesmo Deus, essa Vida criadora, você veja, que está em você, pode… Você é um prisioneiro; você não pode falar até que Ele diga para falar. Porém, quando você falou, é a Palavra de Deus. Ele vindicou que isto assim seja. Tudo mais está certo, e ele sabe, quando isto é falado, que assim tem de ser. Está vendo?
471 Moisés tomou a sua vara, e disse: “Venham rãs,” porque Deus disse: “Venham rãs.” Ele somente transmitiu isto adiante. Isso é correto. E rãs estavam em tudo, em todo o lugar havia rãs. De onde elas vieram? Ninguém sabe. Elas não estavam ali antes. Mas o Criador, Deus, operando através de um homem, criou coisas, um gênero vivente.
472 O mesmo Deus que fez a primeira rã pode fazer a segunda rã. Ele faz todas as rãs. Oh, que coisa! Você está vendo o que eu quero dizer? Fez o primeiro esquilo, faz o segundo esquilo, faz qualquer esquilo; pode fazer esquilos onde não há esquilos. Ele pode fazer qualquer coisa que Ele desejar! Ele é Deus! Ele é Deus! Sua Vida! Oh, que coisa! Quando eu penso nisto, faz-me tremer! Hum-hum.
473 Oh, para viver com Ele, indo ao Lar com Ele, para viver com Ele! Indo ao Lar com Ele para viver com Ele para sempre, tendo Vida Eterna!
474 Este é o grande mistério do amor de Deus expresso, que Deus e homem se tornaram um. Está vendo? A coisa toda é Deus e homem, um. Deus e homem eram um, ali; e Deus e homem são um, aqui. Está vendo? Que é isto? Sendo cheio de Seu Espírito, Ele tendo as preeminências. Essa foi a realização de Deus, que foi o propósito de Deus fazer assim: para que Ele pudesse estar em Cristo; e Cristo em nós; e todos nós juntos, um. O Espírito Santo, a mesma coisa; Ele o revelou a Cristo, revela-o aqui; o sobrenatural Poder criador. Oh, que coisa!
475 O mesmo Deus que pôde — que pôde dizer isto a Moisés: “Venham rãs,” o mesmo Ser pôde se levantar ali: “Que esta água se transforme em vinho.” Está vendo? Amém. Está isso correto? [A congregação diz: “Amém”-Ed.] Ele é o mesmo Deus, o mesmo Ser.
476 Ele simplesmente não muda. É Deus no homem. Esta é Sua manifestação. Isso é o que Ele está revelando. Isso é o que Ele está tentando fazer, e a Própria Palavra de Deus revelando Isto. Mostra que o homem não pode criar; Deus é o criador. E não é mais o homem; é Deus o criador, no homem, o qual é Sua Igreja agora. Amém!
477 Indo ao Lar para o Céu, viver com Ele, sempre. Deus expressa amor Eterno para a Igreja.
478 Ouça, ouça com atenção agora. Eu quero que você não falhe em entender isto. Nenhuma outra igreja, nenhum outro sinal, nenhum outro companheirismo, nenhum outro governo, nenhum outro testemunho, nenhum outro credo, nenhuma denominação, é aceita fora Disto. Deus não aceita nada mais a não ser isso: “Cristo em você, a esperança da Glória,” a única coisa que Deus reconhece. Nenhum companheirismo, nenhuma igreja, nenhum credo, nenhuma denominação, nada; tudo mais está morto. São fragmentos que têm de ser cortados, podados para longe da coisa, para que Cristo possa viver com preeminências em você.
479 Não se referindo de novo! Eu tenho uma colocada bem aqui, que diz: “Esta é minha organização.” Isso tem de ser cortado, também. “Eu tenho a minha tal e tal aqui. Isto diz isto. Minha mãe me dirá que eu sou um santo rolador.” Isso tem de ser cortado, também. Está vendo? “Bem, eu sei que meu marido quer que eu use estes shorts.” Isso tem de ser cortado, também. Está vendo? Tem de ser cortada e podada até que haja somente você e Cristo, unicamente. Está vendo? Hum!
480 Pense! Pela Presença viva do Cristo vivo pela Palavra viva; oh, o Cristo vivo, a Presença viva, a Palavra viva! Observe! Pela Sua Própria, pessoal vindicação, pessoal prova, a Sua Igreja.
481 Não membros! Ele nunca fez isto nos dias de Moisés. Ele nunca fez isto nos dias de qualquer outra pessoa no fim do mundo, quando chegava ao ponto onde era a destruição. Os dias de Ló, não foi quadro de membros. Foi uma vindicação pessoal, Deus em carne, veja, uma vindicação pessoal.
482 Lembre-se! Pense nisto, que, pessoas nascem de Seu Espírito, num dia como este, nesta grande era denominacional que vivemos, e o Deus vivo toma a Sua Palavra viva e — e a vindica, pessoalmente, esta Vida que está na Palavra, o germe que está na Semente! E a Palavra é uma Semente que um semeador saiu para semear. E a Vida é Cristo, na Palavra, pessoalmente em você; vindicando algo que você não pode fazer, provando Ele mesmo que não é você, mas é Ele. E você se torna um só, um — um — um escravo Dele por amor, para ser uma Noiva.
483 Graças seja ao Deus vivo Que criou os céus e a terra e tudo que há no meio! Não é de se admirar: “Ele é o Alfa e o Omega, o Princípio e o Fim; Aquele que era, que é, e que há de vir; a Raiz e Geração de Davi; a resplandescente estrela da Manhã.” Ele é tudo em tudo.
484 Sua Presença, no indivíduo, com uma vindicação pessoal de Si mesmo, expressando a Si mesmo, a Palavra viva que é prometida para o dia, expressando a Si mesma através de você, uma vindicação da grande revelação de Deus. Olhe, somente em um indivíduo, nunca em um grupo! Um indivíduo; não em um grupo! Sua identificação é com um indivíduo. Vocês entendem isso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Não com o metodista, não com o batista, não o presbiteriano, não o luterano, não os pentecostais, mas como um indivíduo!
485 “Eu tomarei um, e deixarei um; Eu os separarei.” Isso é correto. “Haverá dois no campo; Eu tomarei um e deixarei um. Haverá dois na cama, e Eu tomarei um e deixarei um.”
486 Não é um grupo. É uma vindicação pessoal de um filho de Deus fecundado, cheio do Espírito Santo, tão rendido a Deus que ele não se importa com nada mais. E o Espírito Santo vivendo Sua Vida, pulsando através dele, mostrando a pessoal — vindicação pessoal da Palavra, Ela mesma, expressando-Se ao povo e ao mundo.
487 Como pode o mundo cegamente passar por algo como isso? Exatamente da mesma forma que os católicos que passaram por São Patrício e não o reconheceram até depois que estava morto. A mesma coisa eles fizeram com São Martinho, não o reconheceram. A mesma coisa eles têm feito em todas as eras.
488 A mesma coisa fizeram a Joana D‘Arc. A igreja católica a queimou, como uma bruxa, porque ela era espiritual. Por volta de cento e cinqüenta anos mais tarde, desenterraram o corpo destes sacerdotes e os lançaram em penitência.
489 Isto passa diretamente por eles, e eles não reconhecem isto até que passe. Isto somente pega a Semente predestinada que Deus predestinou antes da fundação da terra. A mesma coisa veio através dos dias de Noé, a mesma coisa veio através dos dias de Moisés, nos dias de Elias, nos dias dos profetas, nos dias de Jesus, assim por diante até o fim desta mesma hora. A pessoa fecundada com a Semente de Deus, a Palavra ali dentro manifestando a Si mesma, tão rendida à vontade de Deus que a Palavra, e só a Palavra, manifesta-Se nesta pessoa, o prisioneiro, um indivíduo.
490 Não diga: “Minha igreja…” Agora, “minha igreja” não tem nada a ver com isto.
491 É um indivíduo, uma só pessoa! Todo o inferno está contra este Ensinamento. Todo o inferno está contra esta Verdade, porém isto é a Verdade.
492 Jesus nunca disse: “Agora, Pedro, você e João, e todas as demais pessoas, vocês têm obtido a revelação, agora toda a igreja está salva.”
493 Isto foi para ele, pessoalmente. “Eu te digo, te,” não para eles, “a ti, tu és Pedro; sobre esta pedra Eu edificarei a Minha Igreja.” E a palavra Pedro, significa “uma pedra.” Pedra significa “o confessado,” ou, “o separado.”
494 Sobre uma certa pedra, sobre uma certa coisa; veja, um que foi chamado para fora, a Igreja chamada para fora; sobre esta pedra, sobre esta “revelação.” “Carne e sangue nunca revelaram isto a ti. Mas sobre esta revelação, o grupo chamado para fora, Eu edificarei a Minha Igreja neles. E todas as portas do inferno jamais conseguirão resistir a ela.”
495 “Nem um só cabelo de tua cabeça perecerá. Tu és Meu! Eu te ressuscitarei no último dia, darei a ele Vida Eterna, e o ressuscitarei nos últimos dias.” Aí está ela, a revelação. Não eles; mas “ele,” um indivíduo! Não um grupo; um indivíduo! Todo o inferno está contra isto.
496 Porém Seu mistério é somente revelado a Sua Noiva amada. É a única que poderia vê-Io.
497 Ele disse: “Bem falou Isaías de vós, vós hipócritas, vós falsos. Vós saís aqui e dizeis: ‘Oh, os grandes santos profetas! Nós assinalamos os seus túmulos. Nós os polimos.’” Ele disse: “Vós sois aqueles que os colocaram ali dentro.” Não disse Ele isto?
498 A mesma coisa Ele diria para as igrejas católicas em seus dias, quando a eles foram enviados os profetas do velho — do velho testamento antes que eles tivessem Nicéia, Roma ali, e Aqueles velhos profetas saíram dali comendo larvas e coisas da terra, sem nem mesmo roupas para vestir, com peles de ovelha em torno de si, e procuraram defender essa Verdade da Bíblia. Porém a igreja católica quis a sua concepção intelectual. Então eles apresentaram… Ali veio São Irineu, Policarpo, Martinho, todos os demais. E o que eles fizeram? Eles os colocaram na tumba, Joana D‘ Arc, São Patrício e o restante deles. Eles os colocaram ali dentro, agora voltem e pintam as paredes como eles fizeram a Joana D‘Arc. O que eles fizeram? Eles os colocaram ali dentro!
499 Então eu digo, assim como o Seu Espírito clama sobre vocês: “Paredes caiadas! Hipócritas, chamando a si mesmos de algo, quando vocês tomam a concepção intelectual do homem, e deixam a Palavra. Em vez de virem fecundados da Semente de Deus, a Palavra em vocês, vocês têm tomado todas as outras coisas híbridas.” Não é de se admirar que ela se assente como uma prostituta,” porque ela “comete fornicações espirituais,” ensinando às pessoas coisas do homem e não coisas de Deus.
500 Porém Ele disse: “Não temas, ó pequeno rebanho, a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.” Isso é correto. Certamente. Aí nós o temos.
501 A Bíblia, em Apocalipse, disse: “Esta grande cidade reinou sobre todos os reis da terra.” Disse que ela era uma “prostituta.” O que é isso? Uma mulher que sustenta ser uma dama e comete fornicação. “Ela tinha um cálice em sua mão,” de brinde ao mundo, “das… cheio das imundícies das abominações de suas fornicações.” E ela tinha filhas, as igrejas protestantes, uma vez que cada uma saiu dela com as suas mesmas falsas doutrinas, mesmos batismos, e pelo aperto de mãos, em vez do batismo do Espírito Santo; e a falsa doutrina delas de “Pai, Filho, Espírito Santo,” e essa coisa toda, em vez de tomar o Nome da Noiva, ou melhor, do Noivo, e assim por diante.
Você diz: “Não faz nenhuma diferença.” Faz.
502 Se eu coloco o meu nome num cheque, e digo: “o reverendo,” para “ministro,” ou assim por diante, ele não será descontado de modo algum. Isso é correto. Ele é recusado no banco. Hum-hum. Note. Certo.
503 Porém todo este mistério é revelado somente, como Ele prometeu, à Sua Noiva. O inferno está contra esta Verdade da revelação deste mistério. Porém a Noiva está se baseando nisto. Essa é a posição Dela.
504 Por que você tem fome, Igreja, por que você tem sede? É o Pai tentando lhe revelar este mistério escondido. Porém você deixa tantas coisas tirar isto de você. Você deixa o seu trabalho, você deixa a sua esposa, você deixa o seu marido, você deixa os seus filhos, você deixa os cuidados do mundo, você deixa algum pastor, você deixa alguma outra pessoa tirar isso de você, quando você sabe que lá no fundo do seu coração você é um sedento, faminto. É Deus tentando revelar isto a você, veja, a revelação. O último dia está aqui. Note agora.
505 Vamos recordar novamente. Eu não posso passar tudo isto. Vê? Eu apenas quero que você olhe aqui só um minuto agora e nós encerraremos exatamente dentro de alguns minutos. Você estará… Apenas me dedique toda a sua atenção por um minuto.
506 Note, Colossenses 1:18 versículo aqui. No Livro de Colossenses 1:18 versículo.
Agora ele é a cabeça da igreja, do corpo; é o princípio e o primogênito dentre os mortos; para que em — que em tudo tenha as preeminências.
507 “Ele é a Cabeça da Igreja, a qual é o Seu Corpo, e Ele quer as preeminências.” Ouça agora, ouça com atenção enquanto nós prosseguimos. O quê? Ele deve ser a Cabeça do Corpo, o Corpo de Sua Noiva, a qual é tomada Dele; carne e osso, como em Adão, veja, Noiva.
508 “Nascida dentre os mortos,” veja, ou seja, nascida dentre os mortos, do pecado da incredulidade.
509 O que matou Eva? A incredulidade. É isso correto? A incredulidade deles no quê? Pela, pela in-… a incredulidade em Deus? Não. Ela tinha fé em Deus. Seguramente. Disse ela: “Não há um Deus”? Não, senhor. Ela não era infiel. “Bem,” ela disse, “você sabe, eu não creio em Sua Palavra de modo algum?” Oh, não. Ela creu em tudo a não ser numa pequena coisa. Está vendo?
510 Agora não disse a Bíblia, lá no Livro de Apocalipse, o Próprio Jesus disse: “Eu — Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para testificar estas coisas a vós?” “Todo aquele que tirar uma só Palavra Disto, ou acrescentar uma só palavra a Isto.” E se todo este sofrimento e tristeza tiveram que vir porque uma mulher duvidou de uma só Palavra de Deus, Ele te deixará duvidando de uma só Palavra? Ele seria injusto. Hum-hum. Está vendo? Veja, isso não seria correto. Condenou…
511 Aqui está um homem de pé, e ele causou todo este sofrimento por uma só palavra que foi duvidada; então ele segue adiante e leva anos de experiência e tudo na Bíblia e assim por diante, e outros que têm dado as suas vidas por isto; então diz: “Oh, você pode seguir adiante e comer isto. Isso está bem, de qualquer forma Eu o deixarei voltar”? Oh, não. Deus não faz acepção de pessoas, porém…?… Está vendo? Está vendo? Deus não faz acepção de pessoas. Agora note.
512 Note agora. “Ele é a Cabeça do Corpo” que nasceu do pecado, da incredulidade na Palavra de Deus. Isso dis-… isso dispensa cada denominação, cada credo, veja. Incredulidade na Palavra; a qual é Ele mesmo, a Palavra da Vida. Está vendo? A Palavra, somente, tem Vida. Qualquer outra palavra é híbrida. Não importa quanto se pareça com Ela, não é a Palavra.
513 A Palavra produz a Sua Própria Vida, a qual Eva trocou pelo conhecimento pessoal. Está vendo como a igreja tem trocado, hoje, através do entendimento de algum homem? Moisés tinha um grande entendimento de Deus até que ele se encontrou com a sarça ardente, então ele viu sua falha. A sarça ardente tinha o que Moisés necessitava. A Palavra tem o que a denominação necessita.
“Ele, a Cabeça, é as primícias da ressurreição.”
514 Nós sairemos desta “revelação”; só um pouco mais de tempo, se vocês concordarem. [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Está bem, certo, só um pouquinho agora.
515 “Ele é as primícias da ressurreição.” Está isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Observem. Então, o que Ele é? “Ele é a Cabeça do Corpo, o qual é Sua Igreja, Noiva.” Hum-hum..
516 Então, o Corpo-Noiva deve seguir a Cabeça, pois é parte de Sua ressurreição e parte do mistério. É impossível que ela não vá. Oh, que coisa! E parte do mistério de Deus, como Deus Se revelou aqui e o ressuscitou pela Palavra, deste modo Ele revela Sua Igreja e a está ressuscitando pela mesma Palavra. E uma parte de Seu tríplice mistério.
517 Assim como a Cabeça foi tirada da tumba, assim deve o Corpo segui-La de volta ao Éden. Onde, a Cabeça da família, o Homem, o Noivo; a Noiva sendo o Corpo do Noivo, deve seguir, a Noiva, porque ele é a Cabeça. E a Cabeça é revelada, e volta com Vida Eterna; e o Corpo deve seguir a isso, porque são Marido e Mulher novamente. Amém! E enquanto você está fecundado da mesma Palavra, a qual é Seu Corpo; você tem tomado Seu Corpo, tornou-se Ele, quando você tomou a Palavra. Não o credo; a Palavra! Oh, que coisa!
518 Não faria isso um texto para esta tarde, para prosseguir? Heim? Que coisa, não seria isso maravilhoso! Está vendo? Somente pense nisto agora, o que isto é.
519 Portanto, o Corpo não pode reconhecer… Não falhe nisto. O Corpo, portanto, não pode reconhecer nenhuma outra liderança a não ser a Palavra. Porque, a — a Cabeça está ligada com o Corpo, e a Cabeça é a Palavra, e é a mesma Palavra, uma só Liderança! Portanto, denominações, e santos padres, e tudo mais, são absolutamente estercos. Há uma só Liderança, que é Cristo. O Corpo somente reconhece uma coisa, a Palavra!
520 Agora mostre-me onde alguém foi batizado, no Corpo, no nome do “Pai, Filho, Espírito Santo?” E o que você esta reconhecendo? Veja, eu me dou conta de que estou falando a milhares, na fita, você sabe, e nós temos um ministério de fitas ao redor do mundo. Em que nome você está batizado? “Pois não há nenhum outro Nome dado debaixo do Céu,” diz a Palavra, “pelo qual o homem possa ser salvo.” Se você é batizado, para mostrar a sua crença em Cristo, e logo toma o nome de um credo, então você é um híbrido. Se você não é exatamente como essa igreja e exatamente como o ensinamento deles. . .
521 Então, vocês pessoas católicas, veja, como vocês podem ir sob a jurisdição de um papa agora, dizendo que ele é o sucessor pela sucessão apostólica, desde Cris-… desde Pedro, e este papa e esta igreja ensinam tão contrário a esta primeira Palavra a qual Deus reconheceu, pelos sinais e maravilhas, ser a Sua Igreja? E de ver essa mesma Palavra sendo produzida hoje em sua pureza, mostrando a mesma ressurreição que Ele teve ali, Deus vivendo entre Seu povo, fazendo as mesmas coisas, então pode você reconhecer uma liderança em Roma?
522 Nossa Liderança está no Céu. Eu não vou para Roma; eu vou para o Céu quando eu morrer. Está vendo? Está vendo? A Liderança está no Céu.
523 E o Corpo deve seguir a Cabeça, como a esposa segue o marido. Sendo que Adão não foi enganado, ele saiu com Eva. Eva foi enganada, ela estava na transgressão, ou a ressurreição inteira de todo o Corpo teria surgido no dia do Senhor Jesus quando Ele saiu da sepultura. Porém Ele teve de redimi-La, a qual é Seu Corpo. Ela tem de ser redimida a fim de vir para Ele. [O irmão Branham bate palmas duas vezes-Ed.] Vocês entendem isto? [A congregação diz: “Amém.”] Oh, que coisa! Veja, não poderia ter acontencido então. A redenção continua.
524 Agora você vê os Selos? Quando Ele estava em Sua obra mediadora ali atrás, redimindo, porém um dia Ele surgirá para tomar este Livro que Ele tem redimido. E todos que estão neste Livro serão Ele, pois esse é o crente, as palavras no Livro, e a Palavra é Ele. E todos que estão nisso, Ele surgirá para buscar este Livro de Redenção, cujos nomes estão escritos no Livro antes da fundação do mundo, quando Ele foi morto como um Cordeiro.
525 E aqui Ele está hoje, em Sua Palavra, manifestando a mesma coisa que Ele fez ali. Ela não pode reconhecer uma outra liderança. Não, senhor. Não há nenhum bispo, nada. Ela reconhece uma só Liderança, que é Cristo, e Cristo é a Palavra. Oh, que coisa! Uf! Eu amo isso. Hum! Sim, senhor.
526 Assim como a Cabeça foi levantada da sepultura deste modo deve o Seu Corpo segui-La para o Éden. Portanto, o Corpo não pode reconhecer nenhuma outra liderança, a não ser a Liderança da Palavra.
527 Nenhuma denominação pode acrescentar nada a Isto. “Pois todo aquele que tirar uma só Palavra Disto, ou acrescentar uma só palavra a Isto, tirou Disto. ” Você está morto, híbrido, bem ali. Ela está aqui atrás, este testemunho em suas mãos, “a imundície das suas fornicações, cometendo adultério espiritual,” contra a mesma Palavra que ela afirma crer. Está vendo?
528 Portanto, é a Palavra, ou nada. Isso é correto. Ele, a Palavra! Como você sabe que é correto? Ele, a Palavra, é vindicada. Está vendo? Ele, a Palavra, propriamente vindicada, é a Liderança, a Cabeça da Igreja. Ele é a Palavra, a Liderança. Ele é propriamente identifica… identificado, vindicado, pelo Seu Próprio Espírito estando na Própria Igreja, a pessoa. Revelando-Se, em vindicação, é a prova direta para o Corpo inteiro. Você não necessita de credos, então. Denominações têm perecido. Mas a Própria Liderança, reconhecida no Corpo por identificações pessoais, veja, identificando-Se, prova a Liderança, para o Corpo. Então, nós estamos unidos sob Uma única Liderança vindicada, isto é, Cristo, a Palavra de Deus, não sob alguma igreja.
529 Então, nossa Liderança é um Reino. “O Reino de Deus está dentro de vós,” disse a Bíblia, Jesus. O Reino! Nós não somos uma denominação. Nós pertencemos a um Reino, e o Reino é a Palavra de Deus feita Espírito e Vida em nossa própria vida, realizando cada promessa neste dia, como foi naquele dia quando a Palavra e Deus eram um. E a Palavra e Deus são um em Sua Igreja hoje, fazendo-A a Liderança do Corpo que é redimido, para trazer a Mensagem neste último dia; e ser levantado dentre os mortos, na ressurreição, para voltar e restaurar novamente, como Adão e Eva, no princípio no jardim do Éden. O tríplice mistério de Deus, Seu Corpo! Oh, que coisa!
Note atenciosamente agora, como em tipos, o Israel do passado.
530 Estou eu demorando muito tempo nisto? [A congregação diz: “Não.” -Ed.] Não me deixem, não me deixem ir muito… Agora ouça. Agora nós não temos a não ser aproximadamente mais vinte páginas. Está vendo? Está vendo? Porém agora eu… Só um pouquinho agora, e então — então eu deixarei vocês todos irem até o próximo verão, ou em algum dia, se o Senhor permitir. Está vendo?
531 Agora olhe. Note agora, unidos juntamente sob uma só Liderança, de modo semelhante, tipo de Israel do passado. Agora vocês estão entendendo isto? Como Israel do passado; um só Deus, vindicado por uma Coluna de Fogo, e Se revelou através de um profeta, para ser a Palavra. O mesmo Deus, a mesma Coluna de Fogo da mesma maneira; Ele não pode mudar as Suas maneiras. E isso… Exatamente tão perfeito o quanto possa ser. Não é? Estão vendo? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]
532 Um só Deus! Quantos Deuses Israel tinha? [A congregação diz: “Um só.” – Ed.] Quantos a Noiva tem? [“Um só.”] Haverá quantos sempre? [“Um só.”] Seguramente. Seguramente.
533 Veja, sob a liderança do Espírito Santo, o qual era a Coluna de Fogo nos dias de Moisés, o grande profeta. Ele era dirigido por uma Coluna de Fogo. Está isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Está bem. Indo para uma terra prometida.
534 E na era cristã, houve um só Deus que apareceu na forma de uma Coluna de Fogo, a um profeta chamado Paulo, que foi enviado aos gentios, para tirar um povo por amor de Seu Nome. É isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]
535 E nos últimos dias, tem descido de maneira semelhante, vindicando-Se, veja, no mesmo sinal, mesma maravilha, mesma Coluna de Fogo, mesmo Evangelho, mesma Palavra, mesma manifestação.
536 Seu Corpo fará as obras que Ele prometeu, como em Marcos 16, e assim por diante. Seu corpo não ficou retido no sepulcro, mas foi reconhecido com Ele na ressurreição. Vocês entendem isto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Então, o Corpo de Seus filhos que crêem não será retido no sepulcro quando Ele vier, mas será reconhecido com Ele, porque Ele morreu com o propósito de ressuscitar a Sua Noiva, o Corpo. Reconheceu, porque é Seu Corpo, porque é a Palavra. Está tão completamente rendida longe de coisas denominacionais, a Ele, e Ele é a Palavra. Está vendo? E é reconhecida com Ele porque nós temos a primícia de nossa ressurreição, ao sabermos que temos passado da morte para a Vida, temos nos tornado prisioneiros Dele. E Deus, provando a nós pela Sua Liderança pessoal que Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente, ao fazer as mesmas coisas através da Igreja que Ele fez então: “Ele em mim e Eu Nele, em vós,” você sabe, assim por diante. Isso é correto.
537 Seu corpo não foi retido no túmulo. Reconhecido com Ele na ressurreição, do mesmo modo como Ele é agora, ouça, o que significa isto: Sua Palavra, a qual é Ele, tem começado a ser levantada. A Palavra, que através de toda a era de Lutero, Wesley, veja, tem começado a se levantar ao Seu poder; ali Ela começa a se mover, então Ela se moveu um pouco mais, agora está vindo até à identificação. Está vendo? Observe. Agora, a respeito da Vida no Corpo, é uma vindicação do Rapto que está próximo. Quando você vê a Liderança e o Corpo se tornando Um, e a plenitude da medida de Sua manifestação, mostra que o Corpo está quase pronto para ser recebido pela Liderança.
As nações estão se rompendo. Israel está despertando.
538 Está vendo o que eu quero dizer? Ele tem começado a dar Vida ao Seu Corpo, (por quê?) Aquele que Ele tem redimido. A obra mediadora está feita, Ele está trazendo a Sua Vida ao Corpo, em uma vindicação para o Rapto. Lembre-se, agora, no último dia…
539 Eu — eu, se vocês permitirem, simplesmente me tolerem nisto só um pouquinho agora, agora, estará tudo bem. Eu não quero que você perca isto. Eu — eu, e eu tenho… Eu tenho que tomar esta fita agora, sendo que eu iniciei isto até aqui. Mais um grande comentário eu desejo fazer, se eu tiver que sair um pouco disto.
540 Agora note. Ouça isto. Agora é a grande coisa. Agora é onde nós queremos observar. Lembre-se, nos últimos dias, exatamente voltará e vindicará o primeiro dia; veja, Adão e Eva, marido e mulher, nenhum pecado, Vida; então a queda. Note, note atenciosamente.
Entrelaça-a completamente. Hum-hum.
541 Note o que causou isto. Lúcifer! Lúcifer está fazendo agora como ele fez na primeira vez.
542 Exatamente como o reino dos gentios foi introduzido, com o rei Nabucodonozor, vindicou a raça gentia por um profeta que podia interpretar línguas estranhas, visões, sonhos. E tem vindo através dos gentios, sem nada, exatamente medo-persas, e ferro e assim por diante, e nos pés sai novamente da mesma maneira, o reino gentio.
543 Note Lúcifer, nos últimos dias, está fazendo como ele fez de inicio. O que Lúcifer fez? A primeira coisa que Lúcifer fez para separar o companheirismo de Deus e homem, ele quis edificar para si um reino unido, um esplendor maior e aparentemente com mais cultura, um reino maior do que Miguel, Cristo tinha.
544 Vocês entenderam isto? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Agora, agora se você não conseguir entender isto, apenas levante sua mão, eu direi isto novamente, veja você. Está vendo?
545 Lúcifer, no princípio, seu propósito no coração era executar uma coisa maior e mais brilhante no Céu do que Cristo tinha, isso é correto, aparentemente por mais cultura, mais beleza, mais esplendor, do que o Reino de Cristo. Você pensa que nós teremos automóveis no Milênio, e aviões? Está vendo o que Lúcifer está fazendo?
546 Agora, as grandes e fantásticas denominações intelectuais estão fazendo a mesmíssima coisa, reunindo-se para fazer a mesma coisa. Está vendo? Elas estão se ajuntando e se denominando, cada uma tentando vencer a outra. E agora elas têm tanto esplendor, que não sabem o que fazer a não ser unir isto com a igreja católica. Está vendo? Lúcifer novamente edificando um reino maior, para expulsar as pessoas que não crêem em denominações; e até mesmo tomar os edifícios das igrejas delas e fazer depósitos, e os pastores das mesmas não ter nenhum direito de modo algum.
547 E um homem que é um homem enviado por Deus nunca permaneceria numa denominação depois de ouvir Isto ou ver Isto, se ele — se ele tiver o suficiente para sair e olhar para isto. Certamente. Vê? Eu não digo isso criticamente; eu digo isso honestamente, veja, para ver isso revelado.
548 Note, nestes últimos dias, Lúcifer está fazendo a mesma coisa. Vocês podem ver isto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] O diabo fazendo a mesma coisa, edificando uma igreja híbrida, uma híbrida por membros híbridos, híbridos pelo conhecimento em vez da Palavra, pelo homem intelectual em vez do homem nascido de novo, edificando um reino intelectual que superará em excelência ao pequenino rebanho de Cristo. Está vendo? O que é que fez isso? Anjos caídos.
549 A Bíblia disse que foram anjos caídos que deram ouvidos a Lúcifer em vez de Cristo, a Quem eles uma vez pertenceram. Está isso correto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]
550 Agora ouça com atenção, “anjos caídos.” Que tipo de anjos? Lutero, Wesley, católico, pentecostais, que não mantiveram o seu primeiro estado como os Anjos fizeram, e têm caído em organização, como o poder principal de Lúcifer em Nicéia. E o que eles fizeram? Organizaram uma grande associação ecumênica de ministros, para fazer “uma imagem à besta,” como a Bíblia disse. E edificando uma economia cristã que fechará as portas desta igreja e de outras como esta. Está vendo Lúcifer em seu trabalho?
551 Eu estou tentando lhe trazer a tríplice revelação, ou o mistério de Deus.
552 O que eles fizeram? Venderam-se por arrazoamentos de sabedoria e educação, como fez Eva, anjos caídos fizeram. Wesley foi um homem de Deus; mas o que seguiu a ele? Anjos caídos se meteram nisto. O que eram os anjos, antes? Seres criativos de Deus, porém deixaram-se enganar pela sabedoria de Lúcifer, deixaram-se enganar por Lúcifer, pela sabedoria de Lúcifer. E você está vendo o que eles se tornaram? Anjos caídos. E organizações, de homens de Deus que têm saído para estabelecer as Verdades na terra; antes que a Verdade pudesse seguir adiante e proclamar e chegar à verdadeira revelação de Cristo, anjos caídos entraram e tomaram controle disto e fizeram denominações disto.
553 Essa é a razão pela qual a revelação do mistério dos Sete Selos tinha de ser desenrolada.
554 Agora você vê? O que eles omitiram! Se Lutero tivesse ido adiante, isso teria estado aqui. Se Wesley tivesse ido adiante, se o pentecostes tivesse ido adiante, o que eles teriam feito?
555 Agora há somente uma coisa que pode acontecer. Tem de haver uma Mensagem no tempo do fim, quando já não há nada que possa seguir a Ela. E agora o mundo ecumênico tem estabelecido um tal regime que não pode haver nenhuma denominação e nada mais que siga a isto; ou você está nisto ou você não está nisto. O fruto está na copa da árvore, e a Luz está brilhando sobre esse fruto predestinado. E ele está amadurecendo na forma de fruto na semelhança de Cristo, produzindo a mesma suavidade e doçura, e o mesmo Espírito que Ele tinha Nele. Espero que você veja isto! Está vendo?
556 Eu — eu tento colocar muito num só dia. Eu os canso. [A congregação diz: “Não.” – Ed.]
557 Deste modo, olhe, eles se venderam por arrazoamentos, venderam-se por arrazoamentos de denominação. “Se eu puder tão somente pertencer a isto! O — o prefeito vai a esta igreja.” Está vendo? “Se eu puder ser um metodista, ou um presbiteriano.” Olhe só aonde eles têm ido. Agora, eu acabei de explicar, que aqueles ramos estão podados. Eles estão mortos. Eles não estão mais ligados com Cristo; eles estariam trazendo a mesma Vida: Eles não estão ligados com Ela.
558 Porém eles são — eles são como uma fruta cítrica. Qualquer fruta cítrica viverá numa árvore cítrica, porém ela dará o seu próprio fruto. Você coloca uma toranja em uma — em uma laranjeira, ela viverá da laranjeira, mas produzirá toranja. Você coloca um limão ali dentro, é uma fruta cítrica, ela produzirá um velho limão azedo, mas está se mantendo da vida. E isso é o que as denominações estão fazendo, sob o nome da igreja.
559 É a Noiva que é a Árvore original, o Espírito original. A revelação vem de Cristo, não da denominação. Cristo! Note.
560 O que a denominação está tentando fazer? Exaltar a si mesma, como Lúcifer. Elas assim chamam a si mesmas “a Igreja, a Noiva.” As quais estão em Apocalipse 17, como das quais é falado, a falsa noiva. Acima do pequeno rebanho de Cristo, a Noiva; Lúcifer pensa e a si mesmo se exalta acima da humilde Palavra da Verdade de Deus pelo conhecimento da revelação, e se tem colocado através de uma educação de seminário e teologia até que eles têm se organizado. E se você não pertence ao grupo deles, então você é um rejeitado. [Espaço em branco na fita – Ed.]
561 Como Lúcifer fez no princípio, dizendo às pessoas bem exatamente o que Lúcifer disse a Eva: “Seguramente Deus nos receberá! Nós alimentamos os pobres.” Isso é bom. “Seguramente Ele nos receberá. Nós somos uma grande denominação. Nós somos uma linda igreja. Ora, olhe para nossos grandes edifícios! Olhe para nosso grande quadro de membros. Nós nos encontramos nos milhões. Seguramente Deus não recusará esse grupo.”
562 A mesma coisa que Caim fez, apresentou os belos frutos da terra que ele tinha cultivado e labutado, e trabalhado, e apresentou os frutos, e rejeitou o humilde sangue do cordeiro.
563 Deus tenha misericórdia, que homens e mulheres não pensem que eu estou dizendo isto para exaltar algo, ou alguma revelação pessoal ou algo. Eu estou somente lhe dizendo a Verdade. Você não pode ver o que eles estão fazendo? Está vendo? Eu falo isto alto e estridentemente, mas você tem de cravar um prego até que ele rebite, se isto for para adiantar, veja, até que você veja. Está vendo?
564 Agora, dizendo às pessoas: “Seguramente! Você quer dizer para mim que a nossa grande igreja católica, que tem permanecido todo este tempo, nossa grande metodista, e tudo isso? Olhe para nossos antepassados!” Está vendo? Porém eles quebraram a Palavra do Senhor. E Eva era de Deus, uma de Suas, e ele… ela era um subproduto de Adão; e porque ela duvidou de uma só Palavra da Palavra de Deus, isto aconteceu.
565 E aqui está Lúcifer em seu trabalho novamente, hoje. E, lembre-se, o anticristo não é o comunismo. O anticristo é tão parecido com a coisa verdadeira até que enganaria o próprio Eleito se possível fosse,” Jesus disse, Mateus 24, “o Eleito se possível fosse.” Lúcifer, novamente, Lúcifer novamente está quebrando a unidade de Deus no homem, por ele — por ele limitar a Palavra de Deus por seus arrazoamentos. O que ele pensa que é correto, e o que ele pensa, ele quebra a Palavra de Deus.
566 E a mesma coisa ele fez nos dias de Jesus. E Jesus disse: “Vós, pelas vossas tradições, invalidastes a Palavra de Deus.”
567 E as denominações, pelos seus arrazoamentos intelectuais organizados, têm invalidado a Palavra de Deus sobre as pessoas. Isso é correto. Eles simplesmente não podem ver Isto. Então eles dizem: “Onde está o Deus da Bíblia?” Ele está exatamente aqui. Ele é a Bíblia, isso é o que Ele é.
568 Note, agora, Lúcifer vem na astúcia, e quebra a unidade de Deus com o homem, exatamente como ele fez no Éden, por grandes tentações de promessas de poder próprio e exaltações. “Ora, você pode se tornar um bispo se você tão somente permanecer conosco. Você pode vir a ser presbítero de um distrito. Por que você iria para algo como Aquilo?” Veja, isso é pentecostal, o católico, e assim por diante; veja, uma grande e falsa promessa, para o homem, para receber poder fora da Palavra e da promessa de Deus. Você recebe Poder quando o Espírito Santo vem sobre você, não quando você se torna um bispo, ou um diácono, ou o que quer que for. Está vendo? Porém Lúcifer está atento a seu trabalho.
569 Esta igreja entende isso? Levante sua mão para que eu a veja. [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Está bem, eu não permanecerei com isto por mais tempo, então. Afastando-se, a aparte da Palavra de Deus! Está vendo?
570 Ele fez o mesmo em Nicéia, Roma. Você sabe o que Constantino lhes deu? Você passou pelas Eras da Igreja. Ele dá… Eles não tinham nada, a não ser somente a Cristo. E eles se assentavam em pequenas e velhas construções em qualquer lugar que eles podiam, em chão áspero de pedra. Você sabe disso, se você tomou o Concílio de Nicéia e o Concílio Pré-Nicéia e os Pais de Nicéia, e assim por diante, e a história na igreja. Eles não tinham nada. Mas quando eles tiveram este concílio e introduziram um pouco do paganismo romano no cristianismo e colocaram homens santos e bispos, e assim por diante, e papas, e todo este tipo de tolice, o que Constantino lhes deu? Eu peço a qualquer teólogo que me diga. Ele lhes deu direito de posse. Ele lhes deu liberdade e tudo que eles queriam.
571 E eles trocaram a Palavra de Deus pela sabedoria e cultura do homem! E essa é a mesma coisa que Lúcifer fez então, que ele fez no jardim do Eden, e eles morreram exatamente ali. A Igreja pentecostal morreu em Nicéia, Roma, mas para ser ressuscitada na Árvore-Noiva, nos últimos dias.
572 Notem, Lúcifer entra, astuto, como ele fez então, e por tentações e falsas promessas, de aparência de poder, a aparte da Palavra de Deus. Ele fez o mesmo em Nicéia, Roma. Ele está fazendo o mesmo hoje no Concílio Mundial de igrejas ecumênicas.
573 “Vamos todos nos unir,” o papa diz. “Eu desejo que todos os meus irmãos ecumênicos ali se unam comigo. Nós somos um.” Isso é correto, em organizações vocês são um. Porém isso não tem nada a ver com a Noiva de Cristo; nada, irmão. Você nunca A lavará em algo assim.
574 Agora está prometido, nos últimos dias, que a Fé original na é a mesma, há de ser restaurada aos filhos de Deus no tempo da Árvore-Noiva. Malaquias 4, Deus disse: “Antes que o mundo se queime com fogo, eis que Eu vos envio o profeta Elias, e ele restaurará a Fé dos filhos.” Agora, isso não foi o primeiro Elias que veio. Não, não.
575 Agora, nós não ensinamos aqui o manto de Elias e mantas de Elias, e todas essas coisas assim. Nós somente ensinamos a Palavra de Deus. Vê? Isso é o que Ele disse. Veja, nós temos todo tipo de Elias e aquilo de Elias, o que é tolice. Isto é — isto é… Nós sabemos disso. Isto é, eu não estou falando sobre isso, e você que tem mente espiritual entende. Veja, está tarde, a hora está ficando tardia, e não se pode colocar isto totalmente nesta fita, naturalmente. Agora, a promessa nos últimos dias. Agora se. . .
576 Jesus disse, em — em Mateus, eu creio, o 11, capítulo 6 ou capítulo 11… Não, é o capítulo 11 e por volta do versículo 6. Quando João enviou seus discípulos ali para ver se Ele verdadeiramente era Ele, Jesus disse: “Quem saístes para ver? Um — um — um vento… uma cana que é agitada pelos ventos? Saístes a ver tal e tal?” Ele disse: “Ou fostes ver um profeta?” Ele disse: “Muito mais do que um profeta.” João era mais do que um profeta; ele era o mensageiro do Concerto. E Ele disse: “Se podeis dar crédito, é este aquele do qual é falado pelos profetas, ‘Eu enviarei o Meu mensageiro diante de Minha face.‘”
577 Agora, isso é em Malaquias 3, não Malaquias 4. Porque, o Eliseu que havia de vir em Malaquias 4, a terra havia de ser queimada com calor ardente, e o justo havia de no Milênio caminhar sobre as cinzas dos ímpios. Está vendo? Portanto não é aquele. Está vendo?
578 Agora nós vemos a promessa sendo cumprida. Cristo, a verdadeira Liderança entrando, vindo em Sua Noiva, fazendo as mesmas obras que Ele fez no princípio, e Se preparando e cumprindo Sua Palavra assim como Ele fez, a princípio, em João 14:12: “Aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço.” Então, a Cabeça e o Corpo estão se tornando Um, em obras e em sinais e em Vida, vindicado pelo próprio Deus através de Sua Palavra prometida para os últimos dias. Ele prometeu isto nos últimos dias. Agora, se você é espiritual, você captará isto.
579 Então, nós podemos ver que a Ceia das Bodas está próxima. Agora, se eu nunca os vir novamente, lembrem-se, a Ceia das Bodas está próxima. E então o Reino, de acordo com a promessa, está pronto para ser introduzido, o grande Milênio, o arrebatamento da Igreja, e a destruição do ímpio. E o mundo, sob o Sexto Selo, para ser purificado pelo fogo vulcânico, para tirar toda a corrupção e pecado do mundo e moldá-la totalmente de novo, e produzir um brilhante e novo Milênio para a era que há de vir.
580 Quando, nós vemos todas estas, grande revelação tríplice: Deus em Cristo; Cristo na Igreja; a vinda do Reino. Adão e Eva redimidos de novo ao Jardim do Éden, na representação de Cristo e Sua Noiva, e então o Reino vai ser restaurado de acordo com Sua promessa. Louvado seja Deus! Agora, pela revelação do tríplice mistério, o segredo, e pela Palavra pessoal vindicada pela Sua Liderança original!
581 Não diga: “Bem, glória a Deus, nós gritamos; aleluia, nós cantamos.” Isso, não é isso aí. Eu sou um missionário. Eu tenho ido sete vezes, praticamente, por todo o mundo. Está vendo? Eu tenho visto pagãos, demônios, e tudo mais, dançar e gritar. Eu tenho visto todos os tipos de manifestações carnais. Isso é carnal.
582 Mas eu estou falando sobre a Liderança de Cristo. Note, sendo pessoalmente identificado pela Liderança original, nós temos a resposta à pergunta do diabo. Amém! Glória! Nós temos a resposta à pergunta do diabo. Ele, Cristo, está ressuscitado e tem pago o preço, e levantando a Cabeça… ou o Corpo.
583 O diabo não pode suportar isto. Essa é a razão por que estes reinos ecumênicos estão se estabelecendo. Essa é a razão por que eles todos estão entrando no que eles estão fazendo agora. O diabo, essa é a razão pela qual ele está uivando da maneira que ele está. Sua iniqüidade tem sido… sua trama tem sido descoberta pelo Cristo ressuscitado e levantado na Liderança sobre Seu Corpo. Glória!
584 Você pensa que eu estou fora de mim? Eu não estou. Nós temos a resposta ao diabo. “Não sou eu quem vivo, mas Cristo, a Palavra, vivendo em mim.” Não é minha idéia; é Seu Poder. Não minha idéia; é Sua Palavra. Ele prometeu isto; aqui está. Ele disse que estaria aqui, e aqui está. Nós temos a resposta a ele.
585 Cristo está ressuscitado e tem pago o preço para a nossa redenção. O que Deus em Cristo manifestou, Ele deu essa carne, isso e o Sangue; para que no Sangue pudesse vir a Vida, e a carne ser redimida, para que — para que Deus nesta carne redimida pudesse manifestar Sua Palavra para o dia, assim como Ele o fez naquele dia. Uf! Glória!
586 Vocês estão vendo isto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Oh, que coisa! Quando eu posso parar? Notem isto. [“Continue!”]
587 Então, nós permanecemos justificados na Presença de Deus. Como uma gota de tinta pingando dentro de um — um — um barril cheio de alvejante, você nunca mais encontrará a mancha da tinta. Ela foi para algum lugar. Nunca voltará novamente. E quando o homem é verdadeiramente redimido, essa Semente predestinada que vê Isto e aceita Isto, seus pecados são aniquilados. Isto se foi. Está separado. Isto tem pingado dentro da tinta do — do Sangue de Jesus Cristo, e é para nunca ser lembrado. Deus esquece isto. E ele permanece como um filho e filha de Deus, na Presença de Deus. Amém e amém! “Agora nós somos os filhos de Deus.” Não nós seremos; nós somos! Agora nós estamos redimidos.
588 Nós temos a resposta a Satanás. Deus tem vindicado a Si mesmo. Deus prova a Si mesmo, para Sua promessa neste dia. Aleluia! A Liderança está aqui. Amém! Cristo, o Senhor ressuscitado, está aqui no mesmo Poder de Sua ressurreição que Ele sempre teve, manifestando a Si mesmo. Aí está a resposta para o diabo.
589 Essa é a razão, pela qual, quando este homem assentado aqui, caiu morto outro dia, assentado aqui, nós pudemos dizer: “Volte, vida!” Porque, o Espírito Santo assim o disse.
590 Por isso é que pôde se fazer àquele bebezinho ali no México, que estivera morto por quase quinze horas, quando a visão veio e disse: “Chame-o de volta à,” morte, “vida.” E disse: “Que o bebezinho viva.” E o bebê sobre o qual os médicos escreveram uma declaração, morreu às nove horas daquela manhã, e às onze horas daquela noite voltou à vida; está vivendo hoje.
591 Que é isto? Não aquelas pessoas. A Liderança e o Corpo têm se tornado uma unidade. É Deus manifestado em Seu povo. Essa é a razão pela qual o marido e a esposa não são mais duas pessoas; eles são uma. Deus e Sua Igreja são um: “Cristo em vós,” a grande revelação de Deus. Glória a Deus! Até mesmo levando o Seu Nome; Seu Nome é Jesus, o Ungido. A razão pela qual Ele se chama Jesus, Ele é o Ungido. É o Corpo ungido de Cristo, provando, manifestou Deus como Aquele corpo manifestou. E Aquele corpo redimiu a tudo isto, estes corpos, e através dali Deus opera Sua tríplice manifestação, indo para o Reino. Ressuscitado, pagou o preço! Nós estamos redimidos. Deus tem provado isto, vindicado isto. Está vendo?
592 E nós permanecemos justificados em Cristo, diante Dele. Porque, Ele não pode pronunciar juizo, pois Ele já tem julgado esse Corpo, do qual eu sou uma parte. O que, como eu sou uma parte disto? Aqui está Isto; Isto está em mim. “Se Minhas… vós estiverdes em Mim, e as Minhas Palavras em vós, então o que disserdes… Pedireis ao Pai qualquer coisa em Meu Nome, isto será feito, porque Ela está ali.” Justificados! Glória a Deus!
593 Oh, se eu pudesse fazer com que o mundo visse isso! Por quê? Aí está você. Aí está o Corpo de Cristo vivendo, permanecendo redimido. Redimido! Oh, que coisa!
594 Justificados aos Seus olhos! Por que nós somos justificados? Nós somos Sua vitória. A Igreja é Sua vitória. Nós surgimos nestes últimos dias com este glorioso Evangelho, mostrando Sua vitória. Ele morreu para este propósito, e nós somos prova de Sua vitória. Amém! Quando nós O vemos descendo e vivendo no meio da Igreja, essa é Sua vitória. Mostra que ele não pôde mantê-Lo na sepultura, tão pouco podem eles nos manter. Isso é correto. Ele…?… E nós já estamos, potencialmente, ressuscitados, porque nós temos ressuscitado da morte, incredulidade em Sua Palavra, dos credos denominacionais, para uma Palavra Eterna do Deus Eterno; a qual é Ele, Ele próprio, operando através de nós, manifestando-Se, que Ele é o mesmo ontem, hoje, e eternamente.
595 E então a Palavra continua se movendo para dentro do Corpo, desde a Cabeça. Que é isto? Esta mesma Palavra. Nada pode ser acrescentado ou tirado Dela. Deste modo essa mesma Palavra se move desde a Cabeça, à medida que o Dia se aproxima, para dentro do Corpo, para dentro do Corpo, vindicando que eles são Um. Eles são Marido e Mulher. Eles são carne de Sua carne, Palavra de Sua Palavra; Vida de Sua Vida, Espírito de Seu Espírito. Está vendo? Amém! Como você sabe disto? Dá o mesmo testemunho, mesmo fruto, mesma Palavra. Veja, manifesta a Cristo; a mesma Vida, o mesmo Deus, o mesmo Espírito, a mesma Palavra, o mesmo Livro! Amém! Os mesmos sinais: “As coisas que Eu faço vós também as fareis.” Oh, aleluia! Que coisa!
596 Note, a Palavra vindicada em Seu Corpo é Sua própria vitória e a razão de Sua morte. Veja, a morte, não no Espírito; quando Ele morreu, Ele somente morreu na carne. Seu Espírito foi ao inferno, pregou para as almas em prisão. Está isso correto? Sua carne, apenas, morreu, então Ele a ressuscitou e a vivificou. Vivificar significa “tornar vivo,” Sua carne, que era Seu corpo. E essa é a Palavra. Ela tem estado morta por anos, porém Ela gradativamente começou a vir na reforma, e agora Ela está de pé!
597 Oh, como eu gostaria que eu tivesse tempo para voltar a Ezequiel, e tirar aqueles “ossos secos,” e lhe mostrar. Ele disse: “Poderão viver estes ossos novamente?” Ele disse: “Profetiza!”
598 Como pode vir a profecia? Somente através do profeta. É a Palavra do Senhor. “Ouvi, ossos secos, a Palavra do Senhor!” E nervos, pele vieram sobre eles, e eles se levantaram num poderoso exército, e começaram a marchar em direção a Sião. Glória a Deus! Isso é Ele. Isso é Ele, a vitória.
Os resgatados do Senhor virão a Sião então com alegria,
Em todos os Seus santos montes, nada fará mal nem destruirá. Sim.
599 Ele prova a Sua Vida de ressurreição então enquanto Ele Se vindica. Ela, a Noiva, é independente de todas as outras. Ela é uma Mulher independente, uma grande ave de várias cores que é diferente de todas as outras. Vocês se lembram na Bíblia com respeito a isso: “A grande ave de várias cores.” Porém, Ela tinha o Seu Nome, Ela tinha a Sua Vida. Pois o…
600 Como eles salpicavam a ave? Ambas eram brancas, então eles arrancavam a cabeça de uma ave e deixavam escorrer todo o sangue sobre a outra ave. E a outra ave era salpicada com sangue vermelho, e ela batia as suas asas deste modo, e o sangue clamava: “santo, santo, santo,” enquanto banhava o chão.
601 Deste modo Cristo, o Macho morto, colocou Seu Sangue, Seu Sangue de Sua Vida, dentro de nós; asper-… levando, o Seu Sangue, clamando: “Santo, santo, santo, seja o Senhor!” E uma ave de estranha aparência. Seguramente que é. Porém Ela, a Noiva, é — é identificada por Ele, e Ela é independente de todas as outras. “Mantenha-te somente para ela enquanto ambos viveram. Mantenha-te somente para Ele, a Palavra,” nenhum, nenhum adultério, nem um só sinal de denominação, nem um só sinal de credo, nenhum, adultério de modo algum. A Palavra, e Ele somente!
602 “Sobre Cristo a Rocha sólida eu permaneço, todos os outros terrenos são bancos de areias movediças,” disse Eddie Perronet. Hum-hum.
603 Isso mesmo, Cristo, a Palavra! Ele era a Palavra; Ele é a Palavra. E a Igreja se torna a Palavra, por Ele fazê-La uma parte Dele, e isso é a Palavra novamente. Pessoalmente identificada por Ele, Sua propriedade somente! Sua propriedade somente! Ela é redimida por Ele, através Dele, para Ele, e para Ele somente. Isso é correto. Então, com respeito a que o diabo está uivando, é porque isso está sendo revelado.
604 Nós estamos num tempo perigoso. Lembre-se, a Escritura diz, quando estas coisas começarem a acontecer, “o tempo não mais é.” Ela está desaparecendo, quando nós vemos a manifestação.
605 “Terremotos.” Você viu aqueles mil mortos outro dia? “Terremotos em diversos lugares.”
606 Disse: “Sinais espantosos nos céus, colunas de fogo,” como, circulando em volta como discos voadores. Eles não sabem o que é. Vê? Eles não têm nenhuma idéia.
607 Você notou os Anjos que desceram, investigaram Sodoma antes que Sodoma fosse destruída? Vocês se lembram disso? [A congregação: “Amém.” – Ed.] Houve um bando deles que desceu, três deles. Um deles permaneceu com Abraão. Vocês se lembram disso? [“Amém.”] Eles eram Luzes do Céu, que desceram no juizo investigador. Um é. . .
608 Olhe onde todos eles foram encontrados. Em volta do Pentágono, e coisas, eles os encontram. Esse é o juizo do mundo, Sodoma. É há Um só representado, que será representado entre as igrejas, será o Próprio Cristo, vindicando a Si mesmo. Está vendo? “Coisas espantosas sobre o… acima nos céus, e sinais abaixo na terra.” Certamente.
609 Identificado! Oh, o diabo está uivando com respeito a isto: a Verdade manifestada da promessa da Palavra Nela somente.
610 Eles não têm a resposta. Quando Jesus veio, por que não responderam aqueles fariseus? Ele disse: “Se Eu expulso demônios pelo dedo de Deus, por quem vós os expulsais?” Está vendo? Ele permaneceu sozinho.
611 E Sua Igreja permanece sozinha. Ela não está presa a nada. Mas Ele foi identificado por Deus, sendo o corpo em que Deus habitou; e a Igreja é identificada pelo Seu Corpo, fazendo a mesma coisa. Ela é Seu Corpo, a Verdade manifestada de Sua Palavra prometida para os últimos dias. E Ela, e só Ela, defende Isto. Essa é a razão pela qual o diabo está uivando, estas grandes organizações, para estabelecer algo para fechá-La. Eles nunca farão isto. Ela será arrebatada, não fechada. Ela está agora ressuscitada, e pelo poder da prometida Palavra vindicada a Ela. Amém!
612 Como uma Noiva que possui essa promessa! “Ele me disse que Ele retornaria para me buscar. Eu crerei.” Hum-hum. Está vendo? Sim, senhor. Para encontrar-se com a Sua Liderança, Seu Redentor, Seu Marido, Seu Rei, Seu Senhor, Seu Amado, Seu Salvador, no lugar do encontro provido!
613 Ele tem um lugar para encontrar-Se com Eles. Você sabe, Ele… Sim, o Noivo, não esquece nada. Ele tem o anel, a identificação. Ele tem o manto que Ela usa, a roupa Dela. Está vendo? E Ele tem o lugar provido para encontrar-se com Ela, que é nos ares. Tudo tem sido completamente provido. Ele tem a Ceia de Casamento já preparada; convidados já convidados, já escolhidos. Todos os Anjos estão de pé ao redor, Seus servos, em sentido. Oh –oh — oh — oh — oh!
Oh, vai haver um encontro nos ares,
Naquele doce, doce porvir;
Eu vou te encontrar, vou te encontrar Ali
Naquele Lar além do céu;
Tal canção jamais ouvida, jamais ouvida por ouvidos mortais,
Será glorioso, eu declaro!
E o Próprio Filho de Deus, Ele será o Líder,
A plena manifestação de Deus,
Naquele encontro nos ares. Oh, que coisa!
614 Observe as suas vindicações agora.
Tens tu ouvido a — ouvido a história contada sobre Moisés nos juncos,
Tens tu ouvido falar do destemido Davi e sua funda;
Tens tu ouvido a história contada sobre José, o sonhador,
Sobre Daniel e os leões que muitas vezes cantamos.
Oh, há muitos, muitos outros vindicados na Bíblia,
Como anseio encontrar-me com todos eles, eu declaro!
Logo o Senhor nos deixará encontrar com eles,
Naquele encontro nos ares.
Pois vai haver um encontro nos ares,
Naquele doce, doce porvir;
E eu vou‘ te encontrar, te saudar Ali
Naquele Lar além do céu.
Tal canção jamais ouvida, que jamais tem sido ouvida por ouvidos mortais,
Será glorioso, eu declaro!
E o Próprio Filho de Deus será o Líder
Naquele encontro no ar. Oh, que coisa!
615 Vocês não amam isso? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Agora o tríplice propósito de Seu grande mistério da revelação tem sido revelado. Ele é o Principal. Esse é Aquele. Oh, que coisa! Vamos cantá-la. Eu simplesmente não posso mais pregar. Eu me sinto tão bem, veja.
Oh, vai haver um encontro nos ares,
No doce, doce porvir.
E vou te encontrar, te saudar Ali
Naquele Lar além do céu;
Tal canção jamais ouvida, que jamais tem sido ouvida por ouvidos mortais,
Será glorioso, eu declaro! E o Próprio Filho de Deus, Ele será o Líder, Naquele encontro no ar.
616 Vocês vão? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Amém! Pela graça de Deus, pela graça de Deus! Está vendo? Oh, que coisa!
Tens tu ouvido falar do pequeno Moisés no junco,
Tens tu ouvido falar do destemido Davi e sua funda; (esses são todos tipos)
Tens tu ouvido a história contada sobre José, o sonhador,
E sobre Daniel e os leões que muitas vezes cantamos.
Oh, há muitos, muitos outros na Bíblia (os quais são Ele),
E anseio encontrar-me com todos eles, eu declaro!
Logo o Senhor nos deixará encontrar com eles
Naquele encontro no…
617 Mas há um só Principal!
Oh, vai haver um encontro nos ares,
No doce, doce porvir;
Eu vou te encontrar, te saudar Ali
Naquele Lar além do céu;
Tal canção jamais ouvida, que jamais tem sido ouvida por ouvidos mortais,
Será glorioso, eu declaro!
E o Próprio Filho de Deus será o Líder
Naquele encontro nos ares.
618 Agora, nós vamos encontrar uns com os outros Ali. Vamos todos, os metodistas, e batistas, e o que quer que você seja, que seja nascido de novo do Espírito de Deus, apertar a mão uns dos outros enquanto nós cantamos.
Oh, vai haver um encontro nos ares,
No doce, doce porvir;
Eu vou te encontrar, te saudar Ali
Naquele Lar além do céu;
Tal canção jamais ouvida, que jamais tem sido ouvida por ouvidos mortais,
Será glorioso, eu declaro!
Pois o Próprio Filho de Deus será o Líder
Naquele encontro nos ares.
619 Oh — oh — oh! Oh, isso é maravilhoso, veja, veja o que Ele será. Agora olhe.
620 Nós simplesmente temos que encerrar, amigos. São quase duas horas, veja, e nós iremos — estaremos aqui no jantar. Eu simplesmente tenho páginas e páginas disto ainda, veja, então nós vamos ter que encerrar sobre isto. Não há fim para isto.
621 É uma revelação. É tão Eterna quanto a Palavra de Deus é Eterna. Olhe, porém o tríplice propósito do grande mistério de Deus é revelado! Deus manifestado em Cristo; Cristo manifestado na Igreja; a fim de redimir a Eva perdida de volta à condição original no jardim do Eden. Oh, que coisa!
622 Oh, vai haver uns momentos de grande gozo naquele Dia! Sim. E já. Nós cremos nisto. Vocês não crêem nisto? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Eu só penso nessa canção toda vez que eu penso a respeito disto.
623 Ele Se vindicou em Daniel, e em Moisés, e em Jeremias. O que eles eram? Os profetas para os quais a Palavra veio, veja, aqueles grandes homens. Veja, tens tu ouvido a história contada sobre José, o sonhador, veja você, e Daniel na cova dos leões, e todos estes outros, você sabe. Aqueles que, o que eles eram? Profetas. Está vendo? Porém o Principal… Deus estava apenas, temporariamente, tipificando-Se neles.
624 Ele Se tipificou em Adão, sabendo o que era certo, mas saiu para redimir a sua esposa, porque estava errada. Cristo não tinha que ser pecado, mas Ele saiu e tomou o pecado, para redimir o Seu filho perdido. Está vendo? Está vendo? Ele tipificou a Si mesmo.
E Moisés no junco,
E tens tu ouvido falar do destemido Davi e sua funda;
Tens tu ouvido a história contada sobre José, o sonhador, o profeta,
E sobre Daniel e os leões que muitas vezes cantamos.
Oh, há muitos, muitos outros na Bíblia,
E eu…
625 Eles, eles são a Bíblia. “E eu…” Assim mesmo, todos eles foram manifestados Nele. Está vendo? Sem Ele, estão completamente perdidos. Está vendo? E eu tenho que me tornar uma parte Disso, para ser Ele. Amém! Está vendo? E anseio encontrar-me com todos eles, eu declaro. Isso é correto. Mas o Próprio Filho de Deus, Ele será o Líder No encontro nos ares.
626 Hebreus 11, diz: “Eles não poderiam ser perfeitos sem nós.” Mãos e pés não podem ser perfeitos sem o cérebro, o conhecimento, a cabeça, e assim por diante. Está vendo? E nós todos somos aperfeiçoados Nele: “Assim que todos nós fomos batizados em um Espírito formando um Corpo,” livres de Juizo; passamos do pecado, da morte… Amém! O Próprio Filho de Deus será o Líder naquele encontro nos ares. Vocês O amam? [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]
Eu O amo, eu O amo
Porque…
627 Senhor Jesus, que a unção do Espírito, Santo venha sobre estes lenços, Senhor, e cure os enfermos.
628 [Espaço em branco na fita-Ed.]… agora mesmo em nós. Como Ele fez, como Ele foi revelado?
Porque Ele primeiro me amou. (O que Ele fez?)
E comprou minha salvação
No…
629 Glória! Aquele grande Anjo do Concerto, Aquele que esteve com Moisés no deserto, Aquele que veio a Paulo no caminho de Damasco, Aquele mesmo que permitiu que Sua foto fosse tirada conosco; o Mesmo que estava na fotografia na revista Life outro dia; a mesma Palavra, pelo mesmo Deus, através dos mesmos canais, pela mesma maneira, pela mesma promessa! “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí Eu estou no meio deles.” Então Ele está aqui. “Os Anjos de Deus estão acampados ao redor daqueles que O temem,” que se agarram somente à Sua Palavra. Ninguém pode respeitar essa Palavra sem temer a Deus. Está vendo? Então, aqui está Ele aqui dentro nesta manhã, conosco, enquanto nós O adoramos no Espírito.
630 Oh, depois de uma dura Mensagem como esta, eu penso que nós realmente devemos adorá-Lo um pouquinho no Espírito. Veja, apenas feche os seus olhos e vamos cantar isso para Ele novamente: “Eu O amo, eu O amo,” bem enquanto vocês — vocês levantam as suas mãos, como, para Ele.
Eu O amo, eu O amo
Porque… primeiro me amou
E comprou minha salvação
No madeiro do Calvário.
Oh, que coisa, como nós O amamos!
Fé no Pai, fé no Filho,
Fé no Espírito Santo, estes três são Um;
Demônios tremerão, e pecadores despertarão;
Fé em Jeová faz qualquer coisa tremer.
631 Amém! Glória a Deus! Como nós O amamos! Realmente adore-O em seu coração agora, realmente adore-O, realmente — realmente pense quão formoso é o que Ele tem feito. Olhe o que Ele tem feito por nós. Todos estes anos das visões, nem uma só jamais falhou. Tudo que Ele disse que aconteceria, veio bem exatamente da maneira como Ele disse.
632 Eu amo vocês. Não se esqueçam dos mandamentos de Deus para vocês, filhinhos: “Amai-vos uns aos outros.” Amem a todos. Certo ou errado, pecador ou santo, ame-os, de qualquer maneira. Se você não ama, então ore a Deus para lhe ajudar, porque Deus amou o pecador. E a natureza de Deus está em você. Se o homem está errado, ame-o, de qualquer maneira. Não participe de seus pecados. Está vendo? Não participe de seus pecados. Mas com doçura, não com azedume e censura, com doçura fale a ele da esperança de Vida que descansa dentro de você, através de Jesus Cristo sendo revelado a você pelo Espírito Santo.
Leva tu contigo o Nome
De Jesus, o Salvador;
Este Nome dá consolo,
Oh, seja, (não se esqueça agora,) no lugar que for.
633 Oh, bom, esse Nome! Oh, nós temos o Seu Nome. Nós nos chamamos pelo Seu Nome.
A esperança do Porvir.
Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
634 Agora eu vou lhe dar um pequeno segredo, até que eu os encontre novamente. Lembrem-se disto, enquanto nós nos pomos de pé. Lembrem-se disto.
Nome santo e venerável
É Jesus, o amado teu,
Rei dos reis, Senhor Eterno, Senhor Eterno,
Tu O aclamarás no Céu.
Nome bom, Nome bom, doce à fé,
A esperança do…
635 O quê? A tríplice revelação! Esperança e gozo do Céu, revelada Nele. .
Nome bom, Nome bom, doce à fé
A esperança do…
636 O quê? A esperança da terra e gozo do Céu, tudo está manifestado em Cristo. Deus, a Igreja, tudo mais, está manifestado em Cristo. A Bíblia é Cristo. A Bíblia é a Palavra escrita. O que, Ele é a Palavra. A manifestação Dela é a evidência da Vida vindo na carne da Palavra, para manifestá-La. Oh, não é maravilhoso!
Leva tu contigo…
Agora ouça com atenção agora.
Para bem (não se esqueça disto agora)… defender
Quando o mal te apa-…
O que você deve fazer?
Somente sussurre esse santo Nome em oração.
Nome bom, Nome bom, doce à fé, doce à fé,
A esperança do Porvir.
Nome bom, Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
637 Não conhecendo… Naturalmente, sendo espiritual, você observa coisas espirituais. Não conhecendo isto; Deus conhece isto. Mas se você virar e olhar para o relógio, são, em ponto, duas horas, o fim da Segunda Puxada. A Terceira Puxada está próxima! Está vendo?
Nome santo e venerável
É Jesus, o amado teu,
Rei dos reis, Senhor Eterno,
Tu O clamarás no Céu.
Nome bom. . .
A Segunda Puxada tem sido manifestada!
A esperança do Porvir.
Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
638 Você notou o Espírito tomar a mesma canção e elevando-a numa oitava mais alta assim? A próxima Puxada está perto! Amém! Hum-hum.
Leva tu contigo o Nome
É mais tarde do que você pensa!
…o Salvador;
Este Nome dá consolo,
Oh, seja no lugar que for.
Nome bom, Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
Nome bom, doce à fé,
A esperança do. . .
Agora se as tentações vierem, o que você faz?
Leva tu contigo o Nome
Para bem te defender.
Quando o mal (algo para lhe fazer descrer agora) aparecer.
Somente lembra-te, sussurra esse santo Nome em oração.
Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
Nome bom, Nome bom, doce à fé,
A esperança do Porvir.
639 Vamos inclinar as nossas cabeças agora, todos, reverentemente. Olhem agora.
Assim que no Nome santo e venerável. . .
640 [Irmão Branham sussurra uma outra linha de Leva Tu Contigo o Nome. Um irmão começa a falar numa outra língua. Espaço em branco na fita. Um outro irmão dá uma interpretação – Ed.]
641 Agora se você entende, o Espírito do Senhor caiu na reunião, sobre línguas estranhas, falando-a com um homem sem ele saber; para interpretá-Ia por um outro homem sem ele saber. A Palavra do Senhor! Você se lembra de quando o inimigo estava vindo e eles não sabiam o que eles fariam? O Espírito do Senhor caiu sobre um homem, revelou o que era para ser feito. Oh, que coisa!
642 Somente inclinemos nossas cabeças agora, humildemente. Deus os abençoe.
Pelo seu poder e no seu amor,
‘Té nos encontrarmos com Jesus!
Pelo seu poder
Está bem, pastor.
Oh! Que Deus vos guarde em sua luz!