FALE A ESTA MONTANHA
15 de Dezembro de 1957
Brooklyn – Nova York – E.U.A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]
1 Permaneçamos de pé por um momento agora, com as cabeças inclinadas para uma palavra de oração.
Bendito Senhor, somos agradecidos a Ti por saber que Tu guias a águia através dos ares sem uma rota. Tu guias alguns através das águas e outros através das inundações; alguns através de duras provas, mas todos através do Sangue. Como guias Teus filhos. Nada pode se deter no caminho da grande e poderosa Igreja do Deus vivo; ela prevalecerá. Embora todo o inferno esteja contra ela, ela prevalecerá, porque à frente dela está o grande e poderoso Conquistador, o Senhor Jesus.
Nós Te pedimos que nos abençoe nesta noite, Pai. Permanecemos como filhos humildes esperando ouvir de Ti. Fale a cada coração nesta noite de uma maneira grandiosa e poderosa. Feche nossos corações a toda incredulidade. Abra os portões da fé, Senhor, e cavalgue nos ventos do Espírito Santo. Cure os enfermos e aflitos que estão em nosso meio. Abençoe aqueles, Senhor, que estão cansados no caminho. Pedimos a Ti, Senhor, também, para salvar o perdido, aquele que caiu à beira do caminho.
2 Rogamos que Tu abençoes o pastor desta igreja, nosso querido e amado irmão Hutchins. Que Tu o guies em toda a verdade espiritual. Que ele caminhe lado a lado Contigo, dominado por amor profundo até que Tu termines com ele nesta jornada. Abençoe os pastores, os diáconos e todos que estão associados a este grande companheirismo. Quando partirmos nesta noite, que possamos dizer como aqueles de Emaús: “Não ardia nossos corações enquanto Ele falava conosco ao longo da estrada?” Pois pedimos isto em Nome de Jesus. Amém. Podem se assentar.
3 Estou mais do que feliz; estou simplesmente exultante esta noite por ter o privilégio de estar de volta a esta grande igreja uma vez mais. As lembranças do último encontro que tivemos aqui permanecem. E os meninos e eu, faz pouco tempo, atravessando a ponte… Faz apenas um ano esta noite quando saímos daqui, encerrando a reunião: faz um ano esta noite. E como o Senhor cronometra as coisas com exatidão, embora possamos não entender, mas Ele faz as coisas da maneira certa. E tivemos o privilégio de visitar os arredores desta cidade, Newark. E assim, espero que o pessoal de Newark não leve a mal, mas eu digo a respeito de sua cidade irmãzinha aqui ao lado de vocês. E o Senhor nos abençoou sobremaneira, abundantemente, nesta semana.
E eu venho aqui nas minhas férias. Comecei minhas férias no início do outono. E todo o grupo se contaminou com a gripe asiática; tivemos que voltar. Então comecei as férias pelo rio salmão, o rio sem retorno, onde os Homens de Negócios Cristãos me levam todos os anos quando estou nos Estados Unidos. E no segundo dia lá, veio um avião deixando cair pequenas mensagens de que um irmão havia acabado de falecer, e eu saí.
Então eu tive a reunião na Califórnia em Lakeport, na área onde são realizadas as feiras. E quando cheguei em casa, pensei que talvez pudesse descansar um pouco. Eles me chamaram dizendo que o irmão Bosworth estava morrendo. Então corri para a Flórida para vê-lo e voltei. Minha esposa disse: “Agora, você pode ter esse tempo em casa, esses dias aqui antes de começar em Louisville ou Kentucky”.
Então o irmão Hutchins me enviou um telegrama. Eu recusei atender todo mundo naquele dia, mas simplesmente não poderia recusar o convite deste irmãozinho para vir aqui, e do irmão José. Então, estou cansado e muito esgotado. E acabamos de vir de um grande culto de cura, numa questão de pouco tempo, rouco e cansado.
E eu disse ao irmão Hutchins: “Esta noite devo só pregar e seguir em frente.” Afirmei: “Tenho que dirigir esta noite inteira para atender outro compromisso amanhã, logo após o jantar em Louisville, Kentucky, dirigindo pelas rodovias e assim por diante, hoje à noite”.
E ele expôs: “Creio que as pessoas ficariam um pouco desapontadas se o senhor. não orasse por elas”.
Eu declarei: “Bem, vou lhes falar um pouco e orar. E então mandei meu filho entrar, disse-lhe para distribuir alguns cartões se houvesse muitos aqui para receber oração, para que pudéssemos colocar as pessoas na fila, alinhadas”. Então vamos tentar fazer isso.
4 E agora, ao invés de pregar para vocês nesta noite… eu não sou muito qualificado como um pregador para começar. Mas eu gostaria apenas de lhes contar um pequeno testemunho, ou algo assim, ou falar da Palavra por alguns momentos, então dedicar a maior parte do tempo em oração pelos enfermos.
5 Pois bem, no Livro de São Marcos, capítulo 11, desejo ler o versículo 20. E apenas como uma maneira modesta de obter um pequeno contexto, ou um pequeno texto para o que eu quero usar como contexto depois de… Eu amo ler a Palavra. E você? Oh, não há nada como Ela, a preciosa Palavra de nosso bendito Salvador. Sabe, as Escrituras são tão perfeitas que nunca podem falhar.
Assim, o capítulo 11 de São Marcos e o versículo 20, só um pequeno versículo.
E pela manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.
Que o Senhor acrescente Sua bênção a este pequeno texto.
6 A Palavra de Deus é tão infalível que nem um jota ou til pode falhar. E só numa Escritura como essa poderíamos basear uma eternidade, sabendo que nunca falharia… Porque é uma parte de Deus; Deus está em Sua Palavra. Observe como isso sempre acontece, não importa quão estranho possa parecer, todavia no próprio tempo de Deus Ele faz cada Palavra testificar.
Jesus disse quando esteve aqui na terra: “As Escrituras não podem ser anuladas”. E Ele disse: “Derribai este templo, e em três dias o levantarei “, porque estava baseado nas Escrituras.
Porque Davi, o profeta, havia dito: “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.” Ele sabia que essa Escritura dizia respeito a Si, pois a Escritura era para o Messias, o Santo. E Ele conhecia Sua posição e Seu lugar no Reino, que Ele era aquela Pessoa, e assim, sabendo que as Escrituras não podiam ser quebradas. Portanto, Ele sabia que dentro de setenta e duas horas Seu corpo teria que ressuscitar, pois as Escrituras não podiam ser quebradas.
Muitas pessoas se perguntam… Ele disse que os três dias e três noites, se você observar, diz: “dentro de três dias e três noites”. Ele morreu na tarde de sexta-feira e se levantou no domingo de manhã. Pois nenhuma célula daquele precioso corpo podia se corromper, porque a Palavra de Deus disse que não se corromperia. E Ele sabia que antes que a corrupção se instalasse Ele seria levantado da terra. Isso é colocar confiança no que a Palavra disse.
7 Você diz: “Se eu soubesse que existe uma Escritura que diz respeito a mim assim, creio que eu poderia ter a mesma fé.” Bem, meus amados amigos, cada promessa divina na Bíblia diz respeito a vocês. E é tão essencial para vocês quanto foi para Ele. Encontrem uma promessa aqui que Deus fez, e todos os céus e a terra passarão antes que essa promessa alguma vez falhe em agir em seu proveito. Porque é para o crente: todo aquele que quiser pode vir e ser participante dessas bênçãos.
Agora, eu penso que uma das principais coisas que nos faz perder as bênçãos… E lembre-se: “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra de Deus”. E a razão pela qual a perdemos, é porque não nos alimentamos Dela o suficiente. Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus ”. O homem deve ter o seu Pão diário pela Palavra de Deus. Mas nós tentamos fazer dela algo como alguma promessa distante, bem distante em alguma outra era. Mas a Bíblia diz: “Agora somos filhos de Deus”, não que seremos, nós somos agora.
E Deus não fez isso complicado. E muitas pessoas tentam pensar que é dessa maneira, que é complicado. Portanto, eles perdem a verdadeira bênção da Palavra ao tentar fazê-la algo difícil. E meu propósito nestes próximos dez ou quinze minutos é revelar a vocês o melhor que posso, por Sua bendita Palavra, que Deus não é complicado de forma alguma. O crente o faz complicado; Deus o toma simples.
8 Agora, em nosso texto nesta noite Jesus havia acabado de chegar de Jerusalém onde Ele tinha visto, sem dúvida, dezenas de milhares de pessoas ao longo da jornada que estavam doentes e necessitadas. E muitas grandes coisas devem ter sido feitas, como as pessoas pensavam. Mas “Ele nada poderia fazer”, disse Ele, “até que o Pai Lhe mostrasse primeiro o que fazer”, São João 5:19. Nenhum milagre nosso bendito Senhor realizou até que Deus Lhe mostrasse primeiro o que fazer. Não Lhe foi dado pegar as bênçãos de Deus e jogá-las fora da maneira que Ele desejasse. Pois as Escrituras não podem ser quebradas. E Ele disse: “Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”. Isso é verdade, então, porque as Escrituras não podem ser quebradas, e é a Palavra de Deus oriunda de Seus lábios.
E então você já pensou que todo este grande poder que estava dentro Dele… Pois Ele era verdadeiramente Jeová-Deus manifestado em carne. Ele não era um profeta. Ele era o Criador, o Deus profeta.
Há pessoas hoje que tentam tirar Dele Sua Divindade e tomá-Lo apenas um mero mestre ou profeta. Oh, eles estão tão errados. Os homens Lhe deram o nome mais baixo que poderiam Lhe dar: um espiritualista, adivinho, belzebu. E O enviaram para a cidade mais baixa, a ponto que até mesmo o homem mais baixo da cidade teve que olhar para baixo para vê-Lo. Foi isso que os homens fizeram com Ele, deram-Lhe o nome mais baixo.
Mas Deus O exaltou em tal grau que até mesmo Ele tem que olhar para baixo para ver o céu, e Lhe deu um Nome acima de todo nome no céu e na terra, que é chamado Jesus. Todos os poderes demoníacos e tudo está sujeito a Ele. Que toda língua O confesse, e todo joelho se dobre em honra àquele Nome que Deus deu ao Seu Filho obediente. Quão glorioso é esse Nome.
9 E pensar que Jeová-Deus, que poderia derramar Sua grande glória, enquanto olhamos para o céu e para as estrelas, e para o sistema solar que não é nada mais do que pó em Sua mão. E Ele ficaria tão preocupado, que mesmo quando Jesus de Nazaré passou por aquela simples figueira, e olhou para ela como se procurasse algo para comer. E Ele disse: “Nunca mais coma alguém fruto de ti”. No original grego diz: “Por uma temporada”; que a palavra “para sempre” significa apenas “por uma temporada”. Para sempre é um espaço de tempo, porque é para sempre e (conjunção) para sempre. Mas a eternidade não tem princípio nem fim.
Então Ele disse: “Ninguém coma fruto de ti por uma temporada”. Agora, observem, imediatamente algo aconteceu com aquela árvore, embora não tenha sido mostrado o que aconteceu. E no dia seguinte, ao passarem, Pedro olhou para a árvore. E ele disse: “Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou”. Algo aconteceu.
E Ele olhou para eles e disse: “Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração…” Pois bem, no original, no Léxico, no Léxico Grego diz: “Se disseres a esta montanha: ‘Erga-te e precipita-te no mar’, e não duvidares em seu coração, mas crer que está sendo feito, terás o que disseres.”
10 Estamos à procura de coisas tão naturais, mas o que Ele quis dizer com isso? Você olha para a montanha e diz: “Erga-te e precipita-te no mar”. E então, em seu coração, creia que o que você disse está acontecendo.
Talvez só um pequeno grão de areia comece a se mover por toda a montanha. Pode ser que você não consiga perceber, mas há algo em seu coração que diz que está sendo feito. Você terá o que você diz. Essa é a fé. Muitos de nós recebemos oração à noite e na manhã seguinte dizemos: “Bem, não há diferença. Não sinto nada diferente.” É aí que estamos falhando. Isso não tem que mostrar nada, mas, “se você crer em seu coração que o que você diz está sendo feito, você terá o que você diz”. É isso. Se você crer que o que você diz já está acontecendo. Não tenho que sentir ou ver. Eu creio. É por essa razão que isso acontece.
11 Se alguém… Se eu estivesse a quilômetros de distância da cidade, com fome, e um pedaço de pão salvasse minha vida, e eu te pedisse um pedaço pão, e você me desse vinte e cinco centavos, o poder de compra do pedaço pão. Agora, eu poderia ficar tão feliz com aqueles vinte e cinco centavos quanto ficaria se estivesse ao lado do balcão, pronto para comprar o pão, pois eu tenho o poder de compra. Bem, a Bíblia diz que a fé é a substância das coisas que se esperam.
Agora, muitas pessoas em nossa reunião (e isso é para o seu bem), muitas pessoas na reunião estão procurando alguma evidência tangível. Isso não é fé. Isso não é fé. A fé crê, ainda que seja contrário; ela crê.
Moisés ficou firme, como vendo Aquele que era invisível. Deus deu ao pai Abraão a promessa de um filho com Sara, sua esposa, quando ele tinha setenta e cinco anos e ela sessenta e cinco. E Abraão permaneceu firme vinte e cinco anos, descansando naquela promessa, porque considerou que Aquele que fez a promessa era poderoso para a cumprir. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado, dando glória a Deus. E devemos ser filhos de Abraão. Deus não lhe deu o filho por vinte e cinco anos, mas ele ficou firme como vendo Aquele que fez a promessa, sabendo que Sua Palavra não poderia falhar.
12 Com o meu poder de compra, é isso aí, amigos cristãos. Por favor entendam. Que Deus abra nossos corações para este entendimento, que a fé não é um mito, nem é algo que se imagina. A fé é positiva. A fé é a substância, exatamente como é este copo, exatamente como é este livro. “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, a evidência… “ó bendito seja Seu santo Nome. É a evidência de coisas que você não vê, mas que crê. Quando Deus falou, Deus tem que guardar Sua Palavra. E cada promessa é sua se você puder recebê-la como sua.
13 Assim, se eu tivesse a moeda na mão, talvez estivesse a cinco milhas [cerca de 8 km – Trad] de um pedaço de pão. Mas posso me regozijar com uma moeda na mão, tanto quanto poderia com um pedaço de pão na mão, pois tenho a evidência de que tenho o pão, porquanto obtive o poder de compra do pão. Quando tenho a fé para minha cura, eu já tenho a minha cura, não importa o que aconteça ou o que o médico diga. Isso é o que você crê.
Pois bem, eu poderia pegar a moeda e começar a me regozijar. “Por que você está se regozijando? Você não está comendo o pão.”
“Mas eu tenho o poder de compra.” O médico diz que você não pode viver mais do que umas duas semanas. Mas você está se regozijando. “Por que você está se regozijando?”
“Tenho a evidência em meu coração de que a promessa de Deus se ancorou aqui. Todos os demônios do tormento jamais poderiam me tirar disso. Estou pronto para recebê-lo.” (Espero não estar gritando com vocês.)
Mas vejam, quando tenho a moeda, vou rapidamente ao armazém para pegar o pão. Ao longo do caminho eu posso me regozijar, e quem sabe esteja ficando cada vez mais fraco. E talvez antes de chegar ao armazém eu fique com tanta fome que tenha cólicas no estômago. Isso não faz nenhuma diferença. Estou faminto e mais fraco todo o tempo, mas estou segurando o poder de compra desse pão.
14 “E se podes crer e dizer em teu coração, e crer que isto aconteceu (agora mesmo passou a operar), tu podes ter o que dizes.”
Então você diz: “Senhor, eu creio em Ti e estou curado”. Sem sombra de dúvida, algo está ancorado ali. Está começando a suceder porque você falou. O que você falou? Você usou a Palavra de Deus, e Ela é eterna. Não pode falhar porque é a Palavra de Deus. E a Palavra de Deus criará a promessa que está nela contida.
15 Alguém interrogou, não muito tempo atrás, quando eu estava falando em uma reunião, perguntou: “Você quer dizer que crê ou diz crer que este mundo será destruído?”
Respondi: “sim.”
Indagou: “Como você imagina isso? Como poderia ele ser destruído?”
Eu afirmei: “Pela Palavra de Deus”.
“O poder atômico o destruirá?”
Esclareci: “Ele será destruído pela Palavra. Pois a Palavra o criou, e a mesma Palavra que o criou diz que ele será destruído”. Deus disse assim. Como isso vai acontecer, eu não sei. Mas vai acontecer. A Palavra que o criou, a mesma Palavra disse que ele findará. E tudo que tem um princípio tem um fim.
São aquelas coisas que não têm um princípio as que não têm um fim. Deus não tem princípio; assim, portanto, Ele não tem fim. E a Vida, Sua própria Vida, Vida Eterna… A palavra grega “Zoe”, que é “a própria Vida de Deus” desceu em você, e você se toma parte de Deus. E você tem a Vida Eterna, que não tem princípio nem fim. Você tem que subir com essa Vida Eterna. Você nunca pode perecer, porque Ela é Eterna. As promessas de Deus são eternas. Creia e você receberá.
16 Mas você poderia imaginar (rapidamente agora) que o grande poder que estava no Filho de Deus… E quando Ele encontrou o diabo, Ele nunca o usou. Ele apenas tomou a Palavra do Pai para mostrar quão simples era. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”, apenas para mostrar o poder dessa Palavra. Ele também disse: “Destruam este corpo, e em três dias ele será levantado”. O que foi isso? Ele estava comendo aquela Palavra que fez a promessa. Não havia como a sepultura O reter. Isso é certo. A Palavra de Deus.
E você poderia imaginar, se você tão somente pudesse ver a simplicidade do propósito eterno de Deus e da soberania de Sua graça. Você poderia imaginá-Lo usando aquele grande poder para colocar uma maldição em uma árvore porque não tinha fruto, e deixando milhares sem cura? A árvore é parte da criação de Deus, assim como o homem é parte da criação de Deus. Mas para mostrar que Ele está preocupado com árvores, com insetos… Se Ele está preocupado com isso, quanto mais Ele está preocupado com você?
17 Algum tempo atrás, há uns quatro meses, eu acho, o irmão Wood, que mora ao meu lado; ele era uma Testemunha de Jeová, proibido de ir à igreja. Ele tinha um menino que tinha uma perna paralisada por causa da poliomielite. E em Louisville, Kentucky (para onde vamos em seguida), houve uma reunião lá no ginásio da escola. E houve grandes coisas que o Senhor fez. Sua esposa é metodista, ou, não, creio que é da Igreja de Deus em Anderson, chamada de A Primeira Igreja de Deus. E vocês provavelmente tenham o programa aqui: “Pastagens Verdejantes e Sombreadas”. É uma transmissão de alcance nacional; o irmão Meekler é o pastor.
Então… O irmão Wood não cria em tais coisas. Mas quando veio à reunião, ele viu algo acontecer; seu coração estava estranhamente entusiasmado. Fui para o exterior, voltei. E uma noite, em Cleveland, Ohio, ele estava assentado como que a uma quadra de mim, o Espírito Santo se voltou e disse: “Você, seu nome é Wood, e você é de uma certa cidade em Kentucky. Você é Testemunha de Jeová pela fé. E você tem um menino ali que tem uma perna paralisada, encolhida embaixo. E sua esposa sofre com um tumor horrível. ASSIM DIZ O SENHOR, eles estão curados. Eles não sabiam o que fazer. Viraram-se e olharam um para o outro, e a reunião prosseguiu. Claro, eu segui em frente.
Em alguns instantes ela colocou as mãos embaixo em seu lado e disse: “Banks (esse é seu esposo), olhe aqui; não há mais nódulo. Disse: “David, fique de pé”. E o garotinho deu um pulo, as duas pernas tão normais quanto podiam estar.
18 Eles moram ao meu lado. Seu pai, sendo um leitor das Testemunhas de Jeová… Agora, se há alguma Testemunha de Jeová aqui, nenhuma crítica. Mas ele excomungou seu filho do companheirismo deles, e então disse que ele tinha ido embora e enlouquecido. Então, em alguns anos, cerca de dois anos se passaram, o Sr. Wood morando ao meu lado, um vizinho maravilhoso. Um dia, eu estava cortando a grama no quintal por um tempo. E então um carro chegou na casa do irmão Wood, e ele me chamou para vir.
Ele disse: “Venha conhecer meu irmão Lyle”.
Oh, tive um aperto de mão muito frio. Disse: “Olá”. E só assim, e caminhou, um homem grande e forte.
E eu disse: “Como vai, Sr. Wood? Estou realmente feliz em conhecê-lo. Eu sou realmente um grande amigo do seu irmão aqui.”
E ele respondeu: “Sim,” e se assentou. E uma Testemunha de Jeová sincera… Então, logo ele começou… Banks começou a lhe contar sobre as coisas que ele tinha visto nesta reunião. E ele simplesmente virou as costas para nós.
19 Nesse momento, pela graça do Senhor, a um pecador perdido, incrédulo, foi dito: “Sr. Wood, sua esposa é uma mulher morena, e você está saindo com uma mulher ruiva. Você tem dois garotinhos.”
Ele disse: “Acho que Banks lhe contou isso.” Virou as costas para mim.
Mas eu continuei: “Ontem à noite quando você estava com ela em casa, e havia um homem batendo na janela, e você a mandou lá. Ainda bem que você não foi; ele teria estourado seus miolos.”
Ele clamou: “Ó Deus, tenha misericórdia de mim”, e caiu no chão e deu sua vida ao Senhor Jesus: Simplicidade. Centenas de crianças doentes esperando pela visão…
20 Lá embaixo no rio, fomos pescar com seu pai, descendo, isso alarmou seu pai. E ele declarou: “Se eu pudesse ver algo assim acontecer, eu creria”. No caminho, ele interrogou: “O senhor vai pescar comigo?”
Respondi: “Se eu puder ter a oportunidade de atender todas as minhas ligações esta tarde, irei pela manhã”. Na estrada, havia chovido. Tive uma visão. Eu disse: “Cada riacho que cruzarmos será lamacento, mas quando chegarmos ao Cais da Sabedoria, será lindo e azul”. Continuei: “Vamos pescar e não vamos pegar nada até escurecer. Vou pegar uns vinte e cinco peixes, pesando oito ou dez libras [de 3,5 a 4,5 quilos – Trad.]. Você vai pegar um, e o Sr. Wood, seu filho, vai pegar um. De manhã vou pegar um peixe de escama, grande para o seu tamanho normal. E com isso você saberá que Deus vive e reina”.
Ele olhou, piscou para o seu filho e continuou. Cada palavra daquela aconteceu exatamente da maneira que Deus disse que aconteceria. O que foi isso? A simplicidade na qual Deus opera.
21 Duas semanas depois, o Sr. Lyle, o Sr. Banks e eu estávamos de volta. Alguns dos meus parentes são donos do cais. Tínhamos pescado a noite toda com nossas linhas e pegamos vários peixes grandes. E na manhã seguinte, não tínhamos pegado nada. Naquele dia, colocamos iscas em nossas linhas, estávamos ficando longe, eu estava como que descansando um pouco mentalmente. Eu estava pegando peixes-lua para colocar na linha. E de repente, enquanto estava assentado ao lado do barco com a pequena linha de pescar, puxando o pequeno peixe-lua como isca, o Espírito do Senhor desceu. E eu disse: “ASSIM DIZ O SENHOR, acontecerá que vocês verão a glória de Deus, pois há um animalzinho em algum lugar que será ressuscitado dentre os mortos”. E quando voltei a mim, me perguntei o que tinha dito.
O Sr. Wood abaixou sua linha, disse: “Repita isso, irmão Branham.”
Eu interroguei: “O que foi dito?”
Ele respondeu: “Sobre o animalzinho”.
22 Bem, eu tinha em mente que algo ia acontecer em casa. Tenho uma audiência mista, mas quero que entendam isso. Somos um pouco céticos em relação aos gatinhos. Eu acho que eles estão bem, mas eu não me importo muito com gatos, como nenhum dos Branhams. Então nunca tivemos um em casa. Então minha garotinha e a garotinha da vizinha apareceram.
E ela opinou: “Oh, papai, alguém envenenou uma pobre gata”. E continuou: “Está espumando aqui fora. O senhor não nos deixaria ficar com ela?” E concluiu: “Nós a temos em uma caixa.”
E eu olhei. E vi a condição. Então eu disse: “Tudo bem. Coloque-a no galpão. E, claro, na manhã seguinte tínhamos um monte de gatinhos. E meu garotinho, José, um pouco rude, um menininho, ele pegou um dos gatinhos e o apertou com tanta força que comprimiu a respiração do gatinho. E o jogou no chão, não sabia o que fazer com ele. E eu pensei: “Sabe, talvez o Senhor vá ressuscitar aquele gatinho. Provavelmente morreu, e Ele vai ressuscitá-lo.”
Bem, o irmão Banks disse: “Isso seria maravilhoso”. E o outro irmão Wood disse, o irmão Lyle, que tinha se convertido, e eu o havia batizado, e ele havia recebido o Batismo do Espírito Santo.
23 E assim, esquecemos isso, e em toda aquela noite não pegamos nenhum peixe. Na manhã seguinte, paramos em uma pequena enseada e íamos tentar pegar alguns peixes-lua grandes para voltar para casa. E enquanto eu estava assentado ali arremessando a linha, não consegui pegar nada. E o Sr. Lyle Wood puxou muito forte a ponto que deixou sua linha ficar muito comprida, e um pequeno peixe-lua mais ou menos deste tamanho, um peixinho de aparência verde… Vocês os chamam aqui de “peixe-dourado”, eu acho. Oh, ele tinha engolido aquele grande anzol até a barriga.
E então o Sr. Wood olhou para cima e disse: “Olhe lá, lá embaixo”. E ele pegou a linha enrolada e puxou. E quando ele puxou, a barriguinha saiu, o estômago; parte das guelras saíram. Ele tirou o anzol. Olhou para ele e o jogou novamente na água. Ele se virou duas ou três vezes e virou suas pequenas barbatanas, virou de lado.
Ele disse: “Peixinho, este é o seu fim”. E os ventos soprando fizeram flutuar o peixinho de volta ao… Sentamos e pescamos um pouco, oh, acho que meia hora.
E eu estava… eu disse: “É estranho, é melhor mudarmos para outro lugar, porque os peixes não estão mordendo a isca aqui”.
E o irmão Banks Wood disse: “Deixe-me tentar mais uma vez”. Ele lançou sua linha atrás de um lírio.
24 E eu estava sentado ali, olhando para aquele peixinho boiando no entulho ali na água, estava morto há cerca de meia hora, com a barriguinha para fora de sua boca, e suas guelras haviam ficado brancas. E eu estava pescando ali.
Bem, isso pode parecer ficção, mas a verdade é mais estranha do que ficção. E enquanto eu olhava para o peixinho, bem naquele momento, descendo o vale naquelas montanhas, ouvi como que um vento. E descia com força. E de repente me cobriu. Eu estava falando sobre esta Escritura com eles. E então Algo me disse: “Chame esse peixinho”. E antes que eu soubesse…
O irmão Banks indagou: “O que está acontecendo, irmão Branham, o sr. está pálido?”
E eu falei: “Peixinho, seu criador, Jesus Cristo, te dá vida. E como estou de pé neste púlpito sagrado, tendo a Bíblia Sagrada como minha testemunha, Deus, se aquele peixinho… por si mesmo, nadou na água tão rápido quanto pôde, perfeitamente bem.
O Sr. Lyle caiu no barco. Ele disse: “Irmão Branham, isso é uma repreensão para mim porque eu disse ao peixinho: “Este é o seu fim”. Eu… por isso.
Esclareci: “Não, irmão Wood. Ele apenas mostrou como Ele pode trabalhar de forma tão simples aqui. Ele está preocupado com tudo: peixes,… Ele é o Deus da colheita. Ele é o Deus de toda a eternidade. É a Sua Palavra.
25 Eu não teria falado nada com aquele peixe, se Algo não tivesse falado primeiro. O que foi? Ele falou isso secundariamente, pelo Espírito Santo, através de lábios humanos, tomando-se o poder criativo de Deus Todo-Poderoso, porque Deus o disse. Se isso aconteceu daquela maneira, quanto mais poderia Ele através da Palavra escrita do Senhor Deus que foi falada por lábios humanos como foi através de…”Se tu podes crer.” Quão simples! Não duvide Disso. Mas creia que o que você diz acontecerá; você terá o que você diz. Creia, meu amigo. Agora, vamos orar.
26 Ó Deus eterno, no céu antes que houvesse um átomo, antes que houvesse as estrelas da manhã para cantarem juntas, o grande Espírito do Deus vivo cobria todo o espaço e eternidade. Aí Tu propuseste em Teu coração ter uma criação que Te adorasse. Por todas as eras, como Tu enviaste homens justos, leis e profetas, e finalmente Teu Filho. E Ele disse: “Não vos deixarei órfãos, mas voltarei, e estarei convosco, e em vós, até o fim dos tempos, e as obras que eu faço, também as fareis; maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”. E a Bíblia escreve, como disse o grande escritor aos Hebreus: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.
Ó grande Jeová, Tu que estás vindo em breve, Tu que tens olhado para os pecados de nossa nação até que quase tens escondido o Teu rosto da oração para salvá-la. E hoje, como Nabucodonosor no passado, tendo uma dança moderna de rock-and-roll em seu jardim, pensando que estavam seguros atrás das grandes muralhas da Babilônia, sem saber que o tempo todo havia uma vala sendo cavada que mudaria o curso do rio. E os inimigos estavam no portão assassinando os guardas e violentando as mulheres na rua, porque eles haviam abandonado a Deus.
27 Mas foi quando a rainha entrou e disse: “Não se preocupe, há um homem que pode entender o sobrenatural”. E ó Senhor, estamos tão contentes que há Um em nosso meio nesta noite, o Espírito Santo, o sobrenatural. E Tu estás chamando uma Igreja nas esferas do sobrenatural. Os sputniks [Satélites russos. – NT] no céu, todas essas coisas mostram que a destruição está próxima. E então somos ensinados que a Igreja irá antes da tribulação.
Noé entrou na arca antes que a chuva caísse. O anjo disse a Ló: “Escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não saíres.” Ó Senhor, a Igreja irá antes desse tempo. E quando vemos a escrita na parede, os sputniks orbitando ao redor da terra; e o mundo em uma condição trêmula, quão próximo está o arrebatamento de Tua Igreja então? Eles devem escapar para lá antes que algo possa ser feito.
Ó Senhor, conceda ao Teu povo, nesta noite, uma bênção especial de Tua Divina Presença. Não sabemos o que o amanhã reserva; mas sabemos Quem sustenta o amanhã. Então rogamos, Deus, que nesta noite pela Tua graça, que projetou para nós um Salvador pelo Teu amor, que O envies uma vez mais hoje à noite na forma do Espírito Santo. E Tu disseste: “Eu sou a Videira e vós sois os ramos”. Entre nestes ramos da árvore, Senhor. Energize cada um com o qual Tu estás conectado, e mostre sinais e maravilhas de Tua ressurreição, de modo que possa aumentar a fé das pessoas, para que possam olhar e viver. Pois pedimos isto em Nome de Jesus, Teu Filho Amado. Amém.
28 Assim, meus amados amigos, nosso tempo passa tão ligeiramente. E agora, nesta noite, chega um momento novamente em que isto deve ser encontrado errado ou certo. Das vezes em que eu segurei a bíblia muçulmana (eles são três vezes mais do que nós em número), segurei a bíblia muçulmana em uma mão (o Alcorão) e segurei a Bíblia do Senhor Deus nesta mão, dizendo: “Uma está certa e a outra está errada. Faço este desafio.” Jeová nunca falhou. Ele não pode falhar.
Muito bem, vocês que estão doentes e necessitados aqui, Deus já comprou sua cura. Vocês já estão curados, cada um de vocês. A cura é um produto consumado no Calvário. É onde cada bênção redentora pela qual Cristo morreu foi consumada: no Calvário. O preço foi pago. O diabo só está blefando com você. Jesus vive.
Não temos que tomar as ideias de algum teólogo, para dizer: “Ele morreu há mil e novecentos anos e aquela foi a última vez que O vimos”.
Se Ele dissesse que seria a última vez que O veríamos, poderíamos crer dessa maneira. Mas Ele não disse isso. Ele declarou: “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis… porque estarei convosco, e em vós, até o fim do mundo. As obras que eu faço, também as fareis. Eu sou a Videira, vós os galhos. ” Os galhos é que produzem o fruto, não a videira. Mas o galho não pode produzir frutos até que seja energizado pela videira.
29 Pois bem, se Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente; se Ele ressuscitou dos mortos, enviou o Espírito Santo para ser o Consolador, para fazer as obras. O Espírito Santo é Cristo. Essa era a Coluna de Fogo que esteve no deserto com os filhos de Israel. Esse era Ele que esteve às margens da Galiléia e disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou”. Essa era a Coluna de Fogo que esteve na sarça ardente.
E Ele disse: “Eu venho daquela Luz, de Deus. E volto para aquela Luz, Deus.” E quando Paulo O encontrou depois de Sua ressurreição, no caminho para Damasco, lá estava Ele, uma Luz que derrubou Paulo. Ninguém mais O viu. Paulo O viu. Aqueles soldados buscando ver o que podiam ver; eles não puderam ver nada. Mas foi tão forte para Paulo que lhe apagou a visão. Vocês entendem o que quero dizer. Deus pode se esconder de um e se revelar ao outro. É Deus. “Não é para quem quer, nem para quem corre. É Deus que mostra misericórdia. ” Vocês compreendem o que quero dizer.
30 Então, Ele voltou para aquela Luz novamente. Essa é a foto que você vê, com a qual os cientistas estão perplexos há alguns anos. Ele está aqui. Se é um espírito, você sabe que é. O que o espírito de John Dillinger produziria? Armas, assassinatos. O que produziria o espírito de um artista? O toque do pincel. O que o espírito de Sankey produziria? A voz melodiosa, que cantava perante Abraão Lincoln e nem sequer conhecia as notas de um livro. O que faria o espírito de qualquer coisa? Produziria os frutos daquele espírito, produziria o que ele era.
E o Espírito de Cristo agirá como Cristo, fará as coisas que são de Cristo. E como somos um pobre exemplo do que Sua graça foi para nós.
31 E assim, enquanto vamos à reunião, se você for um pouco reverente. Eu não sou muito qualificado como um pregador. Não consigo ensinar a mim mesmo. Eu digo… como um pregador, porque não tenho a formação escolar que esses ministros têm, e assim por diante. Meu dom é ter visões.
A Bíblia diz que há cinco ofícios na Igreja que são ordenados por Deus e colocados na Igreja – titulares de ofícios. Primeiro são apóstolos, profetas, mestres, evangelistas, pastores. Eles são preordenados por Deus. Por predestinação, por presciência, Ele viu, colocou-os na Igreja para todas as eras.
Na Igreja local há nove dons espirituais que operam em todo o corpo: falar em línguas, interpretação de línguas e todas as diferentes obras do Senhor. O dom da profecia.
Agora, há uma diferença entre um profeta e um dom de profecia. O dom de profecia pode estar em um, depois em outro; e ainda tem que ser julgado por três juízes antes que a Igreja possa recebê-lo. Mas não o profeta do Antigo Testamento, ele nascia profeta. Ele sempre foi um profeta. Ele tinha a Palavra de Deus. E depois de morto, ele ainda é um profeta. Isso os desconcertou?
32 Quando a feiticeira de En-dor invocou o espírito de Samuel, ele ainda estava em seu manto de profeta, e ainda era um profeta. E lhe disse o que aconteceria no dia seguinte. Certamente. A morte não muda o homem; apenas muda sua morada. Se você for um pecador quando morrer aqui, um incrédulo… Oh, você pode ser um membro leal da igreja. Mas se você morrer em sua incredulidade, não restará nada para você senão ser condenado. Se você morrer na fé, isso é o que te salva. Sua fé te salvou. Você tem que ir para a Vida Eterna, porque é a Vida Eterna que é sua fé em Deus, a mesma coisa.
Que o Senhor conceda nesta noite que Ele nos abençoe agora nestes momentos seguintes do restante da reunião.
33 [O irmão Branham fala com alguém sobre os cartões de oração – Ed.]… …cartões de oração… …K? K, ele disse que distribuiu nosso cartão de oração K para a reunião desta noite. Por que esses cartões foram distribuídos? Tão somente para que vocês possam se manter em filas; isso é tudo. Quantas pessoas aqui estão doentes e querem receber oração? Levantem a mão, por todo o edifício, em todos os lugares. Aí estão. Cerca de duzentas pessoas, trezentas pessoas.
Quantos cartões vocês distribuíram? Cinquenta. Bem, quem vai ser o primeiro agora destes trezentos? Aí está. Eu digo: “Deixe esta mulher vir e essa mulher vir”. Então é o respeito da pessoa. Eles trazem esses cartões e os misturam todos diante de vocês, andam por aí, dão-lhe um cartão aqui; porque ninguém sabe onde…
Você pode pegar o número 1, e o vizinho ao seu lado pegar o seis, e o próximo poderia pegar o três. Veem? E então, de onde se chamará? Um, três? Ele não sabe. Eu não sei. Ninguém sabe. Eu não sei agora. Estou de pé aqui, chamarei de algum lugar, onde quer que o Senhor coloque em meu coração. Não sei ainda.
Agora, quando você subir, isso não é sinal de que você será curado. Isso só faz com que o Espírito Santo se mova na audiência. E quando o Espírito Santo começa a se mover, então Ele vai justamente naqueles que não têm cartões de oração. Veem?
34 Bem, Jesus Cristo, quando esteve aqui na terra… poderia haver um estranho em nosso meio. Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele disse: “Eu não faço nada até que o Pai me mostre primeiro o que fazer”. Veja quando Filipe encontrou Natanael, Jesus lhe disse o que… Ele disse a Pedro qual era seu nome quando ele se aproximou, declarou: “Seu nome é Simão e você é filho de Jonas”. Bem, isso o surpreendeu. Ele lhe declarou: “Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Pedro,” que é pedra pequena.
E veio Filipe, foi até Natanael (trinta milhas ao redor da montanha [48 km – Trad.]) e o trouxe. Quando o encontrou, ele estava debaixo de uma árvore; convidou-o: “Venha e veja quem encontramos, Jesus de Nazaré, o Filho de José”.
Ele interrogou: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”
Ele respondeu: “Vem, e vê”. Essa é a melhor resposta que alguém poderia dar. “Vem, e vê.” Examine-o pela Palavra.
35 Pois bem, lembrem-se, haverá milhões de americanos encontrando sua condenação… O que impediria nesta noite que toda esta nação fosse destruída dentro de cinco minutos? O que a ciência disse outra noite, em transmissão nacional sobre isso? Estamos cinco anos atrás da Rússia. Eles têm um sputnik, e podem colocar um homem nele, dezenas deles, enviá-los ao espaço, e mover-se sobre os Estados Unidos e dizer: “Rendam-se, ou se tomarão pó em poucos minutos”. Claro, nós nos renderíamos para salvar nossas vidas.
O que aconteceria? Soldados russos invadindo aos milhões, correndo pelas ruas e agarrando as mulheres, violentando meninas, as queridinhas, o que quer que fosse. Não faz diferença para eles. Claro. Eles são comunistas, insensíveis. O que aconteceria? Entrariam direto numa boa casa, expulsariam você dela. Eles as usariam para si mesmos. É da Rússia então, e nós somos um satélite.
Deixem-me lhes dizer: a Igreja não verá isso. Ela terá ido quando isso acontecer. Isso é ASSIM DIZ O SENHOR… Ela terá ido por esse tempo. Jesus está vindo, e é por isso que esses sinais…
36 Eu disse a alguns de meus irmãos outro dia: “Não consigo entender”. Agora, isso é um pouco pessoal. Não creio que já tenha tomado isso público, mas vou dizer agora. Eu nunca disse isso antes em público na minha vida. Veem? Para tomá-lo apenas… vou deixar claro de forma que vocês entendam.
Outro dia eu estava me perguntando: “O que vai acontecer, Senhor?” Como eu sei essas coisas. Essa foto por si só deveria ter sacudido o mundo inteiro, mas nem sequer um jornal a publicou. Por quê? Veja estas grandes coisas que aconteceram, a simplicidade de Deus através destas curas e milagres. Por que aconteceu? Como isso aconteceu? Por que as pessoas não podem ver isso?
37 Eu vou a uma reunião com meu povo americano, e lhes falo. Pego os teólogos, levo-os aos seus escritórios e mostro a Bíblia. Eu o pego ali e digo: “Aqui, olhe aqui. Veja se isso não é exatamente o que Ele prometeu.” Então o Senhor Jesus vem e confirma.
As pessoas dizem sim para você. É sobre isso. Veem? “Têm olhos e não podem ver; ouvidos e não podem ouvir”.
E tenho certeza, meu querido amigo, por mais que eu te ame… Billy disse alguns minutos atrás, veio e disse: “Papai, eles levantaram uma oferta de amor para o senhor”. Não precisava fazer isso, irmão Hutchins. Eu não precisava… Claro, eu sou um homem pobre. Mas vocês sabem o que alimenta meus filhos? É o seu dinheiro. O que compra um temo para mim? O dinheiro de vocês. Por que eu viria aqui? Por que… eu pregaria para assentos vazios se não fossem vocês. Então, se alguém me ama tanto assim, não deveria eu ser muito honesto com essa pessoa? Eu vou responder perante Cristo por isso. Eu devo ser muito honesto.
38 Ouçam. Por que essas coisas não podem ser vistas? Então aqui está o que vem a mim. Quando George J. Lacy, o chefe do FBI, me deu aquela foto, ele disse: “Sr. Branham, algum dia essa foto será vendida nas prateleiras das lojas de dez centavos, mas não enquanto você estiver vivo.” Isso sempre me marcou. Por quê?
Eu indaguei: “Por quê, senhor?”
Ele respondeu: “O testamento não entra em vigor até que o testador esteja morto. Isso iniciaria uma adoração pagã”, virou-se e foi embora.
Isso me marcou. E aqui alguns meses atrás eu estava estudando, então aqui está o que veio a mim. Ouçam. Ajustiça de Deus… Deus pela presciência sabe quem vai crer e quem não vai crer. Vocês sabem disso. Vocês são ensinados aqui por esses bons mestres.
39 [Espaço em branco na fita – Ed.] Ouçam, vocês ouviram isso, vocês que estão assentados aqui? [Espaço em branco na fita-Ed.], então, portanto… Ele disse: “Ninguém pode vir a Mim a menos que Meu Pai o traga primeiro”. Deus tem que trazer, então vocês são um presente de amor para Cristo dado por Deus.
Eu me pergunto. Quando o grande Elias esteve na terra, as pessoas não o reconheceram até que ele se foi. Eliseu tomou seu lugar. Eles riram dele, o chamaram de careca porque ele era jovem ainda quando ficou careca. Eles não souberam quem ele realmente era até que ele foi trasladado e foi para o céu, ou levado.
Eles não souberam quem era João Batista até o decapitarem. Os discípulos nem sequer o conheceram. Os discípulos interrogaram: “Por que os escribas dizem que João… ou que Elias deve vir primeiro?”
Jesus respondeu: “Ele já veio e não o conhecestes”. Veem como tudo passou?
Mas a justiça de Deus, Ele chamou aqueles que Ele conhecia. “Todos os que dantes conheceu, Ele chamou; os que Ele chamou, Ele os justificou; os que Ele justificou, Ele glorificou (veem?), os que dantes conheceu. Ouçam com atenção, assim vocês terão fé para crer.
Eles não souberam quem Jesus era até que Ele fosse morto, sepultado e ressuscitado. Tomemos então a Bíblia.
40 Vocês, meus amigos católicos, minha ascendência é católica. Falamos de São Patrício, o santo católico. Ele era tão católico quanto eu sou esta noite. Mas não há outra igreja… Eles o chamaram, mas… O que aconteceu quando ele teve poder para expulsar as cobras da Irlanda, as lendas, e assim por diante, temos um… Então depois que ele morreu, a igreja o reconheceu e o canonizou como santo, depois que ele se foi.
Veja São Francisco de Assis, um pregador ambulante com uma Bíblia debaixo do braço. Ele estava pregando e um bando de pássaros fazia barulho; e ele disse: “Irmãs, fiquem quietas enquanto eu prego o Evangelho”. Desprezado e rejeitado pela igreja católica, mas depois que se foi, eles o reconheceram como um santo e depois o canonizaram.
Vejam Joana d’Arc (vocês crianças da escola aqui), Joana d’Arc, uma mulher espiritual, que via visões e tinha Luz espiritual. E o que a igreja católica disse sobre ela? “Ela é uma feiticeira.” E eles a queimaram em uma estaca. Cerca de duzentos anos depois, eles reconheceram que a mulher era uma santa. Então se arrependeram; desenterraram os corpos dos sacerdotes e os lançaram no rio. Foi um grande arrependimento. Mas eles reconheceram depois que ela se foi.
Agora, pode-se fazer dois vezes dois ser igual a quatro? Estão buscando algo (talvez eu nunca mais esteja neste púlpito), estão buscando algo que está passando por eles e não o reconhecem. Depois de um tempo, quando já se foi, eles reconhecem e dizem: “Por que isso aconteceu? Quando foi esse reavivamento? Quando isso aconteceu?” Está muito longe então.
41 Pai Celestial, abra nossos olhos esta noite, para que possamos ver Tua glória. Dê-nos graça agora mesmo, Senhor. Esperamos em Ti. Em Nome de Jesus. Amém.
42 Cartões de oração K, vamos… [O irmão Branham pergunta a alguém – Ed.] “De onde chamamos nesta tarde? Foi cinquenta? Sim. Cinquenta, creio que está certo. Cinquenta, nós… O que diz? 1 a 20. Tudo bem. Tomamos a primeira parte deles esta tarde. Vamos tomar a última parte esta noite. Vamos começar do K-85 então; 85, 90, 95, 100, isso será suficiente. Quem tem K-85? Levante a mão. A senhora de cor, lá atrás. Venha aqui, senhora, aqui na plataforma. 85, 86? A mocinha, bem aqui. Tudo bem, bem aqui. 87. Isso é para fazer a fila. 87. Alguém tem? Você, senhora. 87, 88. Quem tem o cartão de oração 88? Cartão de oração… [Espaço em branco na fita – Ed.]
43 Todos, mantenham-se bem quietos. Observem isso nesta direção, orem. Agora, vocês percebem… Quantos cristãos estão aqui? Levantem as mãos. Vocês percebem o desafio que é isso? Você gostaria de vir e tomar o lugar? Você é bem-vindo. Eu ficaria muito feliz, ficaria na fila aqui e observaria, oraria com você. Certamente.
O que estou representando? Para que estou aqui? Tenho que fazer isso? Não. Faço isso porque Deus me disse para fazê-lo. E estou aqui com um dom Divino, não eu, mas Ele, para representá-Lo. Então no julgamento, tenho que estar de pé com vocês. Essa vai ser a diferença lá. Agora, e no julgamento eu tenho que responder; vocês têm que responder. Tenho que responder se preguei; vocês têm que responder se receberam ou não.
44 Agora, se algum de vocês aqui… Quantos aqui sabem que a Escritura diz que Jesus agora (agora mesmo) é nosso Sumo Sacerdote que pode ser tocado pelo sentimento de nossas enfermidades? Vocês creem nisso? A Bíblia assim o diz. Então como poderíamos tocá-Lo? Como a mulher tocou em Suas vestes? Sim, senhor. Ela tocou pelo sentimento de suas enfermidades. E ela tocou em Suas vestes; Ele se virou e questionou: “Quem me tocou?” Ele não sabia, e não soube quem O tocou. E Ele interrogou: “Quem me tocou?”
Aí, Pedro afirmou: “Todos estão tocando em Ti”.
Ele declarou: “Mas eu fiquei fraco; virtude (força) saiu de Mim.” Veem?
Agora, pense em uma visão. Aquela mulher O tocou e o Filho de Deus ficou fraco. E quanto a mim, um pecador, salvo por Sua graça? O que uma visão faria comigo? Veem? Mas por que estava… isso estava acontecendo tantas vezes. Vejam isto esta tarde, e aqui começamos de novo. Que isso faz? Porque Jesus disse: “Estas coisas que eu faço, vós também as fareis; e mais do que estas fareis, porque eu vou para o Pai”. É a Sua Palavra.
45 Bem, você diz: “Cure alguém”. Não posso, claro que não. Agora, seja bem reverente. Não se movimente; fique em seu assento. Fique bem quieto, ore. Toque Nele. Se você O tocar com sua fé, então observe e veja se Ele não se vira e toca em você, e lhe fala, e lhe fala com uma voz audível. Ele pode ter que usar a voz de outra pessoa, porque a única voz que Ele tem é a minha e a sua. As únicas mãos que Ele tem são as minhas e as suas. Nós somos a videira, os galhos.
46 Muito bem, todos reverentes agora enquanto oramos. Pai Celestial, eu oro a Ti nesta noite, junto com esta audiência, trago-os por conta de suas enfermidades. E ó Deus misericordioso, seja bondoso com cada um. E que seus corações sejam abertos nesta noite. Que eles entendam. Unja seus olhos com colírio. E unja os meus também, Senhor, para que possamos ver o Deus invisível trabalhando entre Seu povo como Ele prometeu. Ele prometeu que não nos deixaria, Senhor Deus, Jeová. Ele prometeu que estaria conosco. E as obras que Ele estava fazendo, nós faríamos as mesmas obras, até que Ele venha.
Agora, Deus Pai, fiz tudo o que sei fazer, agora é Contigo. E agora, nos entregamos a Ti, e pedimos que Tu nos visites esta noite, e nos traga gozo aos nossos corações e cura aos nossos corpos. Pois pedimos isto em Nome de Jesus. Amém.
47 De agora em diante é com Deus. Até onde eu sei, a senhora que está ao meu lado agora é uma estranha para mim. Não conheço a senhora, como mencionei esta tarde. Acho que somos estranhos um ao outro? Somos. Esta mulher é uma mulher de cor; eu sou um homem branco. Se este não é um quadro outra vez da mulher no poço, um judeu e uma samaritana… Jesus lhe fez saber que não havia linhas raciais em Deus. A questão em relação à cor da sua pele, isso não tem nada a ver com Deus. Somos todos da mesma árvore. Exatamente. Amarelo, moreno, preto ou branco. O país em que fomos criados não tem nada a ver… a cor da nossa pele não é mais que a da outra, não tem nada a ver com Deus. Por um só sangue Deus fez todos os homens.
Se eu estivesse morrendo, essa mulher poderia me doar sangue mediante uma transfusão. Mas nunca coloque um sangue de animal em você, você vai morrer. O sangue dela é igual ao meu. Deus criou nós dois, e aqui estamos nesta tarde, dois desconhecidos, nunca nos vimos. Ela é uma mulher de cor, eu um homem branco. Se este não é um belo quadro do próprio capítulo quatro de São João. Quantos sabem que isso é verdade escrituristicamente? Você leu para onde esta mulher foi. Pois bem, Jesus começou a falar com ela, e Ele disse… Até que Ele captou o que estava errado.
Ele disse: “Dá-me de beber”. E ela não entendeu.
Ela disse: “Porque vocês, judeus, não têm nada a ver conosco, samaritanos. Temos uma segregação, então por que vocês…”
Ele declarou: “Mas se tu soubesses com quem estás falando, tu lhe pedirias, dá-me de beber”.
A conversa foi longa sobre onde adorar. Depois de um tempo, Jesus encontrou qual era o problema dela, Ele disse: “Vai, chama o teu marido, e vem cá”.
Ela respondeu: “Não tenho marido”.
Disse: “É verdade, tiveste cinco, e o que tens agora não é teu marido”.
Observe o que ela disse: “Senhor, vejo que és um profeta. Mas sabemos, nós samaritanos sabemos, que quando o Messias…” [Espaço em branco na fita- Ed.]…
Quando Jesus lhe contou onde ele estava antes de vir para a reunião de oração, ele reconheceu que Ele era o Filho de Deus. Isso está certo? O Messias, quantos sabem disso? São João capítulo 1º. Isso é o que os judeus pensavam. O que diziam os grandes mestres e estudiosos? “Ele é um demônio. É um adivinho.” Veem?
O que Jesus disse? “Tu dizes isso a meu respeito, eu te perdoarei, mas quando o Espírito Santo vier e fizer a mesma coisa, se disseres uma palavra contra Ele, nunca te será perdoado, nem neste mundo nem no mundo vindouro.” Porque eles chamaram o Espírito de Deus de espírito imundo. Esse é o…
Quantos já sabiam que isso é blasfemar contra o Espírito Santo? Chamar as próprias obras de Deus de diabo. Isso é o que Jesus disse. Essa é a blasfêmia, é imperdoável, fazer isso nunca poderá ser perdoado.
**************