A FÉ É A SUBSTÂNCIA
12 de Abril de 1947
Oakland – Califórnia – E. U. A.
Tradução: A Palavra Original [Goiânia-GO]


1 Estamos recebendo alguns novos aparelhos de gravação.

Quase não sabemos a cada noite onde estaremos. Isso é, eu acho que… cerca de terceira mudança nas últimas quatro noites. Então temos outra mudança, eu acho, amanhã à noite. Então é isso que o torna terrivelmente ruim, apenas mudando de um lugar para outro, então você dificilmente … É como um novo lugar todas as noites, e – e torna isso muito difícil.

Eu confio que algum dia quando eu voltar novamente para Oakland, ora, talvez possamos conseguir algo como o auditório aqui por uma ou duas semanas. É quando poderemos ter um reavivamento verdadeiro e uma reunião real. Você não acredita nisso? Sim, acredito que também poderíamos.

É que nossa agenda tem sido muito irregular. Bem, eu diria o seguinte: ficamos apenas uma ou duas noites aqui e, em seguida, cem milhas adiante. Mais ou menos na hora em que entendemos a coisa, as pessoas se acomodam onde elas podem começar a ver o mover sobrenatural de Deus, então encerram a reunião, vão para outro lugar, duas, trezentas, quatrocentas milhas adiante e começam de novo, e exatamente quando as pessoas estão entrando no estágio de avivamento, onde podem ser curadas e muitas coisas podem ser feitas …

2 Então eu acho que, depois de eu voltar agora do Canadá, bem, antes de ir para o México ou em qualquer lugar, eu acho que nós vamos estabelecer os lugares de avivamento, permanecer cerca de um mês em cada lugar, ou algo parecido, então podemos simplesmente pegar as pessoas … Quando elas puderem ficar por tempo suficiente até que algumas das pessoas pelas quais oramos, começarão a vir, e relatórios chegando, melhorando, melhorando assim, e testemunhos indo …

Como em minha própria cidade natal em Jeffersonville, Indiana. Ora, não há nada lá. Que coisa, assim que chegamos à cidade, centenas de pessoas se aglomeram de todos os lugares, porque eles têm – eles são … Você está estabelecido em um lugar; você não está se movendo assim.

3 E então, amigos, faz cerca de seis meses que estou quase dia e noite.

Hoje tive um dia maravilhoso sozinho com Deus. Ninguém estava lá, só o Senhor e eu. E me acalmo mais quando fico sozinho. Agora, eu tenho mais cinco reuniões antes de qualquer descanso chegar: mais cinco reuniões. E então, no mês de maio, terei um mês completo, subindo para as Montanhas Rochosas, onde, oh, sozinho ali quando parece que você… Gosto de estar sozinho com Deus. É assim – que eu O acho tão querido para mim. E então voltando para começar no Canadá…

4 Agora, não temos muito tempo. A que horas você tem que fechar o auditório? Onze horas? Onze horas, acho que falaram que estão fechando o auditório.

Portanto, desejo falar com você esta noite apenas por – apenas dedique um pouco de seu tempo e ensine a Palavra de fé, e que você possa saber como se aproximar de Deus.

Existem muitos desses grandes e profundos assuntos sobre os quais as pessoas afirmam saber muito. E quando se trata do confronto final, eles sabem muito pouco sobre isso. Agora, isso é verdade. E vamos descobrir algumas dessas coisas esta noite.

E, a propósito, depois de amanhã à noite no outro auditório, vou fazer um pequeno esboço da minha história de vida; isto é, se você gostaria de ouvir. Você gostaria de ouvir? Vamos ver suas mãos. Isso – tudo bem. Você anunciou onde fica o auditório?

5 [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.] … Ideia razoável, porque quero que você seja curado. É para isso que eu estou aqui. Eu… É um grande sacrifício para mim estar aqui, amigos. Eu tenho uma casa, uma família. E eu sou novo; eu sou apenas um – um bebê no trabalho. Faz apenas alguns meses que o dom de cura veio a mim.

Eu não tenho — eu não …?… Minha casa. Eu apenas moro em dois quartos em uma pequena cabana “L”. Minha esposa coletou água por um período, quase meio quarteirão, e levava de volta para fora de casa novamente. Ofereceram-me casas maravilhosas em diferentes cidades, onde me dizem: “Vou construir uma casa para você no valor de cinco mil dólares, apenas dar a você”.

6 Amigos, para mim não é dinheiro. Eu … eu … eu gostaria de nunca ter que pensar sobre isso. E é por essa razão que muitos de vocês enviam, vocês me oferecem seus presentes; eu – eu não os pego. Porque não são suas – suas finanças; Eu quero sua confiança. Eu estou aqui para a sua cura.

7 E como eu estava falando sobre a pequena casa, esposa e dois filhos, eu – eu adoraria estar com eles esta noite. Por agora, são onze horas, aquela pequena fiel está de joelhos orando por mim agora. Ela sabe que é hora de começar o culto. Adorável velha mãe, ela está orando por mim. O garotinho, que sua mãe morreu quando ele tinha apenas dois anos de idade, ele está orando por mim. E de alguma forma, quando subo ao púlpito, sinto que suas orações serão atendidas. E eu sei que Ele está perto.

Você não sabe como eu gostaria de vê-los esta noite. Quando os deixei no avião, chegando, há alguns meses, eles estavam segurando meu casaco e chorando. O médico da minha igreja disse-me que eu não viveria senão cerca de mais um ano: disse que no ritmo que eu ia, que cairia no púlpito alguma noite com um ataque cardíaco. E meu filho está com medo disso, então ele está apenas chorando, dizendo: “Papai, não vá.”

8 Mas há algo que me chama aos enfermos e sofredores. E amigos, só posso ajudar se vocês crerem em mim. Essa é a única maneira de eu poder fazer algo por você.

E eu adoraria estar lá esta noite. Vocês não sabem como eu gostaria … Muitos de vocês sabem o que é estar longe de casa, não é? Mas eu … é … eu digo que é apenas um pequeno barraco. Mas não é preciso uma casa grande para ser um lar. É o personagem por dentro que faz um lar. E estou grato por um lar.

Então Deus te abençoe. E você ore por mim, e eu falarei mais sobre isso depois de amanhã à noite.

9 E agora, esta noite, amigos, se quiserem, mantenham os pequeninos tão submissos quanto puderem, e sejam o mesmo. E dê-me toda a sua atenção apenas por alguns momentos. E tentarei explicar a você, o melhor de meu conhecimento, a razão pela qual estou aqui esta noite, e como você deve se aproximar de Deus para receber sua cura.

Sofri muito e sei o que é estar doente. E eu … eu quero te ajudar. E eu posso, se você simplesmente crer.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade, agora mesmo … Tenho tantas coisas em minha mente e cansado e esgotado. Mas eu quero agradecer ao ministro; eu simplesmente esqueci o nome dele, de quem nos deixou ter este auditório esta noite, eu acho, distribuiu suas reuniões: Reverendo Jack Walker. Se ele estiver na audiência, irmão Walker, que Deus o abençoe, meu irmão, você e seu … faça você … [Espaço em branco na fita. Fim da fita – Ed.]

10 … Pai, estamos muito gratos por esta, outra oportunidade esta noite de estar diante de Seu amável povo para falar com eles sobre o dia e a hora que estamos vivendo, pouco antes da vinda de Teu Filho amado, para tirar uma Igreja, um povo chamado para fora que foi lavado pelo Sangue, nascido pela segunda vez, e está pronto para ir ao encontro de um Deus santo: um caminho transposto para eles pelo Sangue do santo Cristo de Deus.

Abençoe-nos esta noite juntos enquanto esperamos por Tua Divina Presença. E que o Anjo que Tu enviaste ao quarto naquela noite para falar com Teu servo, e a razão de estar aqui esta noite, que Ele fique no púlpito por Teu humilde servo esta noite e confirme cada palavra que foi falada. E que grandes sinais e maravilhas sigam.

Abençoe o ministro, Pai, irmão Walker, que nos deu o auditório esta noite. Ele e os seus, que sejam abençoados. Faça com que ele seja bem-sucedido em Teu ministério, um ramo frutífero. E que ele tenha muitos troféus para colocar aos Seus pés naquele grande dia. Abençoe o ministro que patrocinou este programa aqui nesta cidade, irmão Morse, todos os outros ministros, os cooperadores. Ó Deus, que suas igrejas sejam chamas de fogo, testemunhos para a glória de Deus nestes últimos dias malignos em cujas sombras estamos vivendo, pouco antes da vinda do Justo.

Oh, fale esta noite, Pai, de uma maneira excelente para as pessoas. E que possa haver fé, e que o Espírito Santo toque Suas asas neste auditório esta noite. E que a virtude venha de tal forma, que muitas, muitas grandes curas milagrosas possam ser feitas, que Sua fama possa ser espalhada por todas as regiões acima e abaixo desta costa ocidental deste hemisfério. Pois pedimos em Seu Nome e para Sua glória. Amém.

11 Agora, amigos, como eu disse, nós mudamos tantas vezes. Acho que muitos de vocês aqui nunca ouviram como o dom da cura divina veio. Mas a única coisa que quero que você faça esta noite é crer em mim. Se você crer, verá a glória de Deus; tenho certeza. O sucesso não tem sido o que eu esperava nas últimas noites, embora aleijados, aflições, surdos, mudos, coxos … Mas é muito lento, parece que é, desde que chegamos à Costa Oeste.

O irmão Charles Fuller estava falando comigo quando estávamos em Long Beach, e ele me disse, disse: “Irmão Branham,” disse, “a razão”, disse, “esta Costa Oeste aqui tem tudo sob o nome de cura divina”. Disse: “Eles têm adoradores da Chama Azul, adoração ao Pai Divino e tudo, tudo sob o nome de cura Divina”. Disse: “É uma pedra de tropeço”. Bem, isso … Pode ser assim, amigos; Eu não sei; mas isso não neutraliza o poder de Deus para curar.

12 [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.] … e o Curador Divino. E agora, nenhum homem pode fazer um milagre em Seu Nome que possa exprimir luz Dele. Isso foi o que ele disse. Então, se alguém está curando pessoas, fico grato por isso. Mas eu realmente creio de todo o coração, enquanto entramos no assunto esta noite, que você, talvez, se Deus apenas nos ajudar, que você terá a visão e verá o que realmente é o dia e a hora que estamos vivendo. E então você verá e crerá.

13 Que Deus nos ajude enquanto leio algumas das Escrituras agora. No livro de Hebreus capítulo 11, começaremos e leremos os três primeiros versículos. Ouça com atenção, porque minhas palavras são apenas palavras de um mortal. Elas irão falhar. Mas a Palavra de Deus nunca falhará. Sempre é verdade.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

14 O sistema de PA está um pouco barulhento, então … [Espaço em branco na fita – Ed.] Tudo bem. Agora, eu acho que pode ser apenas um pouco – um pouco melhor: meio que causa uma recuperação de… Tudo bem.

Agora, eu desejo tirar meu texto do terceiro capítulo – ou melhor, do terceiro versículo, e do último – uma das últimas fases, “Deus testificando de Seus dons.” E agora, para o meu assunto, ele se encontra no primeiro capítulo, ou melhor, no primeiro versículo (Perdão.), no primeiro versículo, “A fé é a substância das coisas que se esperam, a prova das coisas que não se veem.”

15 Este dia em que estamos vivendo, é um dia de paz incerta e descanso incerto em todos os lugares. As pessoas estão correndo de um lado para outro, falando o que quer que seja. Quase todos podem conseguir seguidores. Não importa o que eles ensinem ou pensem, alguém os ouvirá. E é um dia de que falaram os profetas.

As pessoas, quando estão com fome, comem de qualquer lugar. Se crianças e pessoas estão morrendo de fome, elas comem de uma lata de lixo, quando antes comiam de uma boa mesa. Mas se elas estão com fome, elas comem em qualquer lugar. Então eu acho que verdadeiros ministros do Evangelho deveriam estar de pé e indo, deviam dar às pessoas as coisas certas: alimento no devido tempo.

16 Agora, este meu assunto de … Como tenho testificado a vocês que não sou um pregador, apenas tenho o dom da cura divina, que humildemente digo, vem de Deus. Eu não tive nada a ver com isso vindo. Eu estava – foi preordenado por Deus anos e anos atrás. Eu não tinha nada para fazer … [Espaço em branco na fita – Ed.] … terra que o trouxe. [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

Agora, este meu assunto de … Como tenho testificado a vocês que não sou um pregador, apenas tenho o dom da cura divina, que humildemente digo, vem de Deus. Eu não tive nada a ver com isso vindo. Eu estava – foi preordenado por Deus anos e anos atrás. Eu não tinha nada para fazer … [Espaço em branco na fita – Ed.] … terra que o trouxe. [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

17 Esta é a nota-chave das Escrituras. Fé, aquele que vem a Deus deve crer que Ele é, e um galardoador daqueles que O buscam diligentemente. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Este mundo foi feito pela fé. As coisas foram moldadas na existência pela fé. Deus acabou de ver aquela gota de orvalho pairando ali no ar, seja como for que você queira chamá-la, e Ele simplesmente falou e disse: “Haja luz”. E havia luz. E então Ele trouxe a terra e a secou e assim por diante. Tudo isso foi feito por um ato de fé com Deus. O mundo inteiro é feito pela fé.

Você está aqui esta noite pela fé. Muitos de vocês disseram ao seu empregador que voltariam amanhã para o trabalho. Como você sabe que vai voltar? Você disse à sua esposa: “Estarei em casa depois do culto”. Como você sabe que vai estar? Disse à pessoa que talvez viesse, um táxi, para buscá-lo às onze horas. Como você sabe que estará aqui? Você pode estar na eternidade antes das onze horas desta noite. Veem? Mas é tudo pela fé. Tudo é pela fé.

18 Agora, muitas pessoas falam sobre este assunto, fé, e sabem tão pouco sobre isto. Agora, ouçam amigos; eu… eu vos amo e quero que vocês vejam isso. Há tantas pessoas que falam da fé e não conhecem a base da fé. Agora, vocês estão juntos e eu – talvez nunca mais nos encontremos deste lado da eternidade. Mas eu… Se eu tivesse um lugar onde pudéssemos estar juntos, e pudesse gradualmente trazer a coisa até onde você seria capaz de ver mais claramente do que o que você verá agora, porque muitos de vocês vão pensar … E vocês provavelmente muitos terão uma impressão errada de mim esta noite. Quando estou tentando o meu melhor para chegar até você, e você pensa que é exaltação própria. Mas não é, meus amáveis amigos. É para o seu benefício, se eu puder fazer com que você veja o que – o que Deus fez por você.

19 Agora, algumas – muitas pessoas passam pela fila e dizem: “Oh, eu tenho fé para ser curado”.

E, amigos, quando eles passam, sei que não têm fé suficiente para curar uma dor de dente. Correto. E alguns deles passando com câncer, e dizem: “Eu tenho fé para ser curado”, eles não têm fé.

Minha lição das Escrituras esta noite diz: “A fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem”. Veja, é uma substância. É algo direto, algo que você realmente tem, não algo que você imagina, algo que você pensa que tem; mas é algum ato positivo direto que você tem. Percebem o que quero dizer?

20 Agora, aqui não faz muito tempo … Vou lhe contar uma pequena história de alguém que veio para que você veja o que é fé. A fé é um dom de si mesma. Você pode ter uma parte dela, mas há um dom da fé.

Assim como, alguns de vocês ungem os enfermos e oram por eles e você tem um resultado. Isso não é um dom de cura; isso é uma parte da fé. Mas esse não é um dom direto de cura; pois há apenas um dom direto de cura; há apenas um dom direto da fé; há apenas um dom direto de – de milagres e assim por diante. Havia na Escritura, os apóstolos tinham. E muitos – eles fizeram obras poderosas de … Filipe e todos eles … Mas esse era um dom de cura.

21 Como quando saímos da cidade, como muitas pessoas dizem … Notei em alguns lugares depois que deixei alguns deles, talvez quinze ou vinte dizer: “O Senhor me deu o dom de cura”. Bem, Deus abençoe seus corações.

Alguns deles dizem: “Irmão Branham, coloque suas mãos sobre mim para que eu possa obter o dom de cura”.

Eu gostaria de poder. Eu faria com que cada um de vocês passasse por esta fila aqui esta noite. E eu diria que não sobraria um doente em Oakland em algumas semanas a partir de agora. Correto. Mas não é meu para dar. É … [Espaço em branco na fita. Fim da fita – Ed.]

22 “… é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem”. Vamos pegar aquela parte da Escritura, “a substância das coisas que se esperam”.

Existem três coisas: esperança, caridade e fé. Isso está certo? Agora, a esperança é um elemento; a fé é outro elemento; e a caridade é outro elemento. Caridade é amor.

Tenho visto muitas pessoas passarem, pessoas amáveis, verdadeiros cristãos, mas não têm fé suficiente para serem curados, e alguns pecadores passam e têm fé para serem curados. Veem?

É outro elemento completamente. Não é o quão bem você serve a Deus; é um – um elemento que você possui. Agora, eu quero que você veja isso porque é para seu benefício.

23 Aqui há algumas semanas, há alguns meses, estive em casa por apenas algumas noites. E que coisa, havia cerca de trezentas pessoas reunidas em casa e ao redor dos quintais naquele dia, e por volta das duas horas da manhã minha esposa me levou para a cama. E enquanto eu estava deitado na cama, oh, minhas pernas estavam doendo e doendo …

Eu estava deitado lá, e ouvi uma máquina se aproximando. E eu disse: “Oh, que coisa, está vindo alguém.”

E ela disse: “Bem, ouça, eu irei até a porta.”

E enquanto ela estava a caminho da porta, fui dormir.

E pude ouvir alguém dizendo: “Bem, o bebê está doente há muito tempo”. E um bebezinho estava chorando até não soar como se fosse humano, algo como, você tem lido em meu livrinho, “A Visão Celestial” … Quantos leram em – na audiência, vejamos, “ Visão Celestial ”? Você vê, algo nessa ordem.

O pequenino, tinha cerca de oito, dez semanas de idade. E foi – nunca parava de chorar. E a mãe disse: “Bem, eu … eu … Viajamos o dia inteiro e a noite toda para chegar aqui”. Disse: “Vimos onde ele – o irmão Branham estaria em casa e trouxemos o bebê”.

24 Que coisa, coitadinha, eu não conseguia dormir. E eu fui lá e orei pelo bebezinho. E eu me sentei, e ali na cadeira por um momento, estava falando com a mãe. Eles tinham vindo do norte de Ohio. E enquanto estávamos sentados ali, amigos, o garotinho parou de chorar. Agora, ele estava chorando dia e noite. Oh, isso vale mais para mim do que todo o dinheiro do mundo.

E lá, eu olhei e a mãe começou a chorar, grandes lágrimas escorrendo no cobertorzinho, o antiquado pai sentado ali com um macacão, provavelmente passou uma boa parte de sua vida para vir, vir e colocar seu braço em volta de mim, disse: “Eu te amo, irmão Branham”.

Que coisa, um dos melhores corações que alguma vez já bateram, está sob uma velha camisa azul. Correto.

25 Não é a maneira como você se veste; é o que está dentro de você. (Isso mesmo.) E aí, eu sabia que ele falava sério. Aquilo não era hipocrisia. Ele quis dizer isso de coração; ele me amou. E eu olhei para o bebezinho, e a mãe, quando entrei no outro quarto, ela estava … [Espaço em branco na fita – Ed.] Apenas sorrindo para nós. E, amigos, isso vale a pena, não é? Correto. Isso tudo vale a pena. E então eles disseram … Minha esposa disse: “Bem, vou preparar um café ou algo para vocês, se quiserem”.

E eles disseram: “Bem, vamos esperar um pouco”.

E minha esposa disse: “Bem, agora …”

“Vou te dizer uma coisa”, eu disse, “vou deitar aqui nesta cadeira, e você deixa a mãe e eles irem para a cama e dormir um pouco.”

26 E então os colocamos na cama, e eu estava sentado em uma cadeira para tentar descansar até o amanhecer. E então outro carro apareceu e um jovem apareceu na porta. E ele disse: “Irmão Branham?”

Eu disse: “sim.” Eu estava tentando acordar.

Ele disse: “Eu sei que você está com muito sono”.

Eu disse: “Sim, senhor.”

Ele me disse, disse: “Sou de Marengo, Indiana”. Ele disse: “Minha irmãzinha está morrendo de apendicite; ela vai ser operada esta manhã.” Disse: “Você virá até ela?”

Bem, isso … [Espaço em branco na fita – Ed.] … e em meu velho Ford Jalopy, que está esperando por mim em Houston, todo o lado está batido com meus joelhos, onde eu bati meus joelhos assim tentando ficar acordado enquanto eu ia orar pelos enfermos. Eu saía de uma reunião, saía para a outra, e saía para o campo com minha mão para fora da porta do carro, dizendo: “Deus te abençoe, Deus te abençoe”, profundamente adormecido.

Jamais esquecerei um dia vindo de Houston, eu … Houve … Eu ouvi um carro buzinando e sabia que estava do lado errado da estrada, só que não conseguia acordar. Entende?

Fiquei sentado ali quinze dias e noites orando pelos enfermos e vendo coisas maravilhosas. Mas, que coisa, amigos, se minha vida for curta, talvez outra pessoa possa ficar por causa da minha partida.

27 E este homem disse, jovem, ele disse: “Minha irmãzinha …” Ele me disse que pertencia a uma igreja. Não vou citar o nome aqui, porque não é conveniente; e eu não critico a religião de ninguém. E de qualquer forma, esta igreja é minha arqui-inimiga. Eles afirmam que não existe tal coisa como cura divina e assim por diante.

E eu estava na minha igreja, a igreja Batista de Milltown, onde fui ter um avivamento. Muitos de vocês viram no livrinho chamado “Jesus Cristo é o mesmo ontem e para sempre”.

Uma garotinha ali que pesava quarenta e sete libras, vinte e sete anos, pesava quarenta e sete libras, de nome Georgie Carter, com tuberculose; e ela pertencia a esta mesma igreja. E ela disse que as pessoas da vizinhança diziam: “Vamos …” Ela estava de costas agora há nove anos e seis meses. E disse: “Deixe-a ficar boa e nós creremos”.

Mas, meus amigos, ela é minha pianista na Igreja Batista de Milltown esta noite. Mas eles creem? Não, mesmo um ressuscitado dos mortos, eles não creem nisso.

28 E a propósito, um homem que estava deitado no necrotério, declarado morto por três médicos quando eu fui até onde ele estava, ele está dirigindo uma locomotiva da Pensilvânia esta noite, e nem assim eles creem. Isso é verdade. Isso é verdade. Eles não vão crer.

A hora está aqui onde os olhos das pessoas estão tão cegos com os cuidados do mundo e outros cuidados, que nem mesmo veem a Deus. Ele está bem no meio deles muitas vezes e eles passam como foi nos dias de Cristo, e eles falham em vê-Lo.

29 E agora, esta senhora – ou melhor, este homem, ele disse: “Você vai?.”

Eu disse: “Sim.”

Ele disse: “Talvez seja melhor eu te levar”.

Eu disse: “Não, vou tentar me manter acordado”.

E minha esposa começou a chorar; ela disse: “Agora, querido, você vai cair no sono em algum lugar.”

Eu disse: “Não, vou ficar bem, querida”. E eu entrei em meu carro velho e comecei a me arrastar. Eu disse: “Vou cuidar dele”. Descendo, eu estava beliscando – e mordendo meus dedos, e pegava cuspe e enxugava meus olhos e tudo mais, tentando me manter acordado. Eu sei que isso parece muito anti-higiênico, mas eu … eu estava fazendo qualquer coisa para tentar chegar até a criança.

30 E dirigimos cerca de 13 quilômetros por uma velha estrada até o distrito rural, e lá estava uma jovem de cerca de oito – dezessete ou dezoito anos de idade. E ela estava deitada lá em uma condição terrível. Quando entrei na sala, ela estava muito nervosa e disse: “Oh, e você é o irmão Branham?” Ela disse…

Eu disse: “Você crê, irmã?”

Ela disse: “Oh, sim, eu creio.” Disse: “Eu – eu – eu creio.” Disse: “Não me importa com o que minha igreja diz”. Ela pertencia à mesma igreja que Georgie Carter pertencia. Disse: “Eu não me importo com o que minha igreja diz. Creio. Creio.”

E então eles, o homem, o pai veio, me encontrou e apertou minha mão. E ele – ele me levou para a cama. Ele disse: “Senhor”, disse, “ela vai ser operada esta manhã.” E disse: “Ela está … Tememos que ela não possa fazer a viagem.” Disse: “Temos que levá-la até New Albany, Indiana”.

Isso era cerca de sessenta quilômetros até o primeiro hospital. E ela tinha cerca de 13 quilômetros através da zona rural, apenas, oh, que coisa, apenas uma cerca, descendo assim onde as carroças viajavam quase para cair. E bem, eu – eu ajudei e ajudei nas operações e …

31 [Espaço em branco na fita – Ed.] … e foi … eu sabia que aquela menina não poderia ir para o hospital. Ela morreria antes de chegar lá. Pode haver médicos assentados, presentes agora, geralmente há médicos que vêm para ouvir no culto. E seu lado estava inchado e ficando vermelho, o apêndice estava rompido e estava pronto para explodir a qualquer momento.

Agora, muitas vezes eu estive com o Doutor Adair, o médico de nossa cidade, aquele que vem à minha igreja. E nós tivemos a operação e cortada a – a incisão aberta. E quando estourava na mesa, e – e às vezes tiravam os intestinos e os borrifavam e os lavavam, e os impediam de peritonite, e cortavam em forma de V e colocavam um tubo lá para drenar. Às vezes eles ficam bem.

Mas aquela menina não podia … O apêndice teria estourado e ela ainda teria trinta milhas ou mais para dirigir. E ela morreria antes de chegar lá.

32 Agora, amigos, a garota estava olhando para mim, e ela disse: “Oh, irmão Branham, você acha que eu vou viver”?

E eu disse: “Eu acredito que você viverá.” Mas ela disse… Eu disse: “Agora, você crê?”

Ela disse: “Oh, sim, sim, eu acredito. Claro, não me importa com o que minha igreja diz. Eu – eu creio. Georgie Carter ficou bem”. Disse: “Eu também vou ficar bem. Estou com medo da operação, ” (veem?), simplesmente assim.

Alguns dos vizinhos se reuniram.

33 Agora, olhe, é aqui que eu quero chegar a vocês agora sobre isso. A garota pensou que cria, assim como muitos de vocês vieram nesta fila esta noite. Vocês pensam que creem, mas ela não cria.

Agora, muitos de vocês têm problemas femininos, e talvez seja apenas outra coisa que – talvez um estômago ulcerado. E você – você tem que tomar seu … Você pode que tenha um pouco de tempo.

Mas aquela garota, isso tinha que ser uma emergência. Sua vida estava em jogo. Algo precisava ser feito. Então eu disse: “Irmã, não quero ferir seus sentimentos, mas você – você não crê”.

Agora, é como o irmão diz aqui, quando você está de cabeça erguida, não importa onde você esteja no prédio… Eu não digo isso, amigos, lembrem-se, estou dizendo isso apenas para o seu bem. Não sou eu, mas Deus. Eu sei quando você levanta a cabeça; eu sinto. Se você está atrás de mim, onde você está … Como uma noite passada com a cabeça erguida atrás de mim. Eu sabia disso o tempo todo. E assim, isso é entre Deus e o indivíduo. Entende? Eu não posso evitar isso. Eles – eles atrapalham as pessoas. Muitas vezes as coisas ficam prejudicadas.

34 Então esta garota, ela disse: “Oh, eu creio, eu creio, irmão Branham”. Bem, ela pensava que cria.

Agora, veja, ela tinha esperança. Mas a fé é o fundamento das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem. Você entende o que eu quero dizer?

Agora, eu disse: “Irmã, um caso comum”, eu disse: “Eu poderia ter um pouco de tempo e deixar que você tivesse tempo, talvez para ter tanta fé e sair com isso. Mas você precisa de atenção imediata, agora. Pois vou ser honesto com você. Você não viverá para ver o hospital”.

Bem, os pais não gostaram muito daquilo naquela época. Mas prefiro ser honesto com você, deixar você saber a verdade… Vocês não preferem que eu seja honesto com vocês? E lembrem-se, amigos, não estou lutando contra carne e sangue; é poder espiritual. Devo ser honesto diante do Deus Todo-Poderoso. Veem? E porque eu percebo o perigo da minha própria vida, e não só a minha, mas a sua. E então ela disse que iria – ela cria, mas não cria.

“Bem”, eu disse, “agora, olhe.” Agora, eu quero que você observe isto, e eu quero que você seja muito cuidadoso agora e tome cada palavra para que você possa dividi-la, de uma coisinha que Deus permitiu ali. E eu – eu verei se você tem fé. Eu disse: “Irmã, você não tem fé”.

Ela disse: “Oh, Reverendo Branham, eu tenho fé para crer em qualquer coisa”.

35 [Espaço em branco na fita. Fim da fita- Ed.] … Se você tem fé, quero perguntar-lhe e antes lhe mostrar que – que você não tem fé. Agora ouça e pegue cada palavra disso. Pendurado no cômodo em um lustre havia um cordão, e na ponta daquele cordão uma pequena pulseira, e tinha … Era um bracelete branco com pequenas coisinhas vermelhas onde uma criança provavelmente estava brincando com ele, sabe, balançando-o na sala. Talvez alguns de vocês tenham seus próprios bebês aquietados dessa maneira, balançando algo assim para brincar, para diverti-los.

36 E eu vi aquele pequeno bracelete pendurado. Foi … eu disse à jovem; eu disse: “A que distância você está daquele bracelete?”

Ela disse: “Prob… aproximadamente quinze pés”.

Eu disse: “Agora, todos vocês, outros adultos aqui, todos vocês, apenas virem as costas para mim.” Eu disse: “Agora, não há nada a ser feito para ferir a quem quer que seja. Eu simplesmente tenho que falar com essa garota, porque ela tem que pegar a ideia agora. ”

E esta é a razão pela qual estou discutindo essas coisas com vocês esta noite. Temos mais duas noites e algo precisa ser feito. Entendem? Agora, eu não quero que você vá embora e diga algo errado sobre isso, porque você pode ter que responder no julgamento por isso. E então eu disse: “Algo precisa ser feito imediatamente”. E eu disse: “Agora, pais, basta virar as costas.”

E alguns dos vizinhos estavam assentados com ela, e todos eles viraram as costas para mim e viraram suas cadeiras.

Eu disse para a jovem: Eu disse: “Agora, diga-me que tem fé para crer em todas as coisas”.

Ela disse: “Sim, senhor.”[Espaço em branco na fita – Ed.]

Eu disse: “Há quanto tempo você não come?”

E ela disse: “Cerca de três dias”, disse: “Não consigo nem manter água no estômago”. E vocês sabem o que é apêndice e febre nela também.

37 E eu disse: “Agora, se você crer de todo o seu coração, e provar para mim agora que tem fé … Agora, olhe diretamente para aquele bracelete”, pendurado no ar “e você faça aquela pulseira girar e girar na sala. Então você o faz balançar para frente e para trás na sala, e então pare, e eu acreditarei que você tem fé. ”

Ela disse: “Oh, irmão Branham”, disse: “Que coisa, por que me pergunta algo assim?”

Eu disse: “Queria ver se você tinha fé”. Eu disse: “Jesus disse: ‘Todas as coisas são possíveis se você crer.’”

38 Agora, isso é pura fé, amigos. Os mágicos usam muitas vezes para pregar peças e assim por diante, estourar óculos e coisas assim. Vá, se você crê. Mas estou tentando basear seu – o pensamento na fé, para que você saiba do que estou falando. E eu quero que você fique quieto agora para que você pegue isso. Acorde, então, quando eu terminar, você saberá do que se trata.

39 Então ela disse: “Ora, irmão Branham, ninguém poderia fazer isso”.

Eu disse: “Oh, sim, qualquer um que crer”.

E ela disse: “Bem, não acredito que alguém possa fazer isso”.

Eu disse: “Achei que você tivesse dito que cria em todas as coisas”. Veja como ela foi pega bem ali. Eu disse: “Você disse que acreditava em todas as coisas. Eu quero que você prove isso”.

E ela disse: “Não acredito que haja alguém que possa fazer isso; isso é material, irmão Branham”. Ela disse: “Você poderia fazer isso?” Eu disse: “Sim, senhora”. E ela disse: “Bem, eu poderia ver isso feito?”

Eu disse: “Se você desejar”. E ela disse: “Eu desejo”.

40 Então, claro, pondo minha mente nisso, e tendo a ela para assistir e não eu. Como muitas vezes em uma reunião, eu pego qualquer criança vesga que tenha naquela reunião, você traz isso aqui sem nem mesmo orar por isso, e apenas me deixe olhar diretamente nos olhos assim, eu farei seus olhos ficarem retos. Mas quando eu viro minha cabeça … [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

41 E eu a usei como ilustração. Ela voltou, ela achou que não ia voltar pela fila, demorou dois ou três dias antes de voltar. Mas quando ela veio daquela vez, ela disse: “Irmão Branham, você me disse para voltar à fila”.

Há centenas de pessoas amontoadas em todos os lugares, de pé no … caminho de manhã cedo, entrando encharcadas lá de fora, vindo para receberem oração. E então quando Deus curou seus olhos ali, ambos os olhos ficaram retos e ela estava normal, saiu regozijando. Entende? Essa é a diferença entre a sua fé e a fé de Deus…

42 Agora, então é claro, fixando meus olhos naquele bracelete, que você mesmo pode fazer, se não duvidar em seu coração, e ele começou a se mover. E então ele se moveu para frente e para trás, ao redor, transversalmente e o parou.

Ela disse: “Irmão Branham”, ela disse, “isso é espiritualismo”.

Eu disse: “Eu … pensei que talvez você dissesse algo assim”.

Que coisa, não é estranho como as pessoas que professam conhecer a Deus, saibam tão pouco sobre Ele. Não está certo?

Ela disse: “Sabe, pertencemos à Igreja de Cristo”. Com licença, eu não quis dizer isso. Com licença, pessoal da Igreja de Cristo, não foi minha intenção dizer isso. Veem? De qualquer forma, disse: “Nós falamos onde a Bíblia fala e silenciamos onde a Bíblia silencia”.

Você sabe, você tem esse slogan. Eu questionei isso algumas vezes.

Eu disse: “Tudo bem.”

Ela disse: “Não existe tal coisa que possa ser mostrada na Bíblia de algo assim”.

Eu disse: “Eu … pensei que fosse isso que você diria”. Eu disse: “Claro, isso está na Bíblia”.

E ela disse: “Bem, eu nunca … eu não creio nisso.”

“Tudo bem”, eu disse, “Você não crê?”

Ela disse: “Não, mostre-me onde isso está na Bíblia”.

43 Eu disse: “Um dia Jesus passou por uma árvore, Ele queria encontrar alguns frutos nela. Não havia frutos nela. Ele colocou uma maldição sobre ela, e a árvore começou a murchar. E quando eles passaram ao meio-dia, a árvore estava murchando. Pedro comentou e disse quão rápido a árvore havia murchado. Ele disse: ‘Se você dissesse em seu coração para que esta árvore fosse arrancada e lançada ao mar e não duvidasse, ela lhe obedeceria.’ ” Ele disse isso? E eu disse: “Ele disse: ‘Se você dissesse a esta montanha:’ Mova-te ‘, e não duvidasse disso em seu coração, pouco a pouco aconteceria.’” Ele disse isso? Claro que sim. Eu disse: “Eu sei que o seu pastor incrédulo, tentando justificar sua incredulidade, disse que era uma montanha de pecado. Eu … eu mesmo fui para a escola. Ele estava ajoelhado no Monte das Oliveiras. Era o Monte das Oliveiras. Se você dissesse em seu coração para ser tocado e não duvidasse… ” Eu disse: “Quanto mais fé?”

E Ele disse: “Se você tiver fé, do tamanho de um grão de mostarda …”

Eu disse: “Agora, se a fé do tamanho de um grão de mostarda moveria aquela montanha, quanto menor fé você teria que ter para mover aquele bracelete”?

44 Você entende o que eu quero dizer? Agora, muitas vezes me pergunto por que Ele disse grão de mostarda. Eu posso abandonar esse pensamento. A semente de mostarda é a menor entre todas as sementes. Está certo. Mas não há nada que se misture com o grão de mostarda. É tudo mostarda. Você não pode misturar com couve ou nada e fazer crescer. É tudo mostarda. Se você tem tanta fé, toda fé, não misturada com outra coisa, peça o que quiser; será dado a você. Mas não pode estar oscilando; tem que ser mostarda genuína, se você sabe do que estou falando. Tudo bem, e eu disse: “Quanto mais seria necessário?”

“Ora”, disse ela, “olhe aqui, quero te perguntar uma coisa”. Ela disse: “Deus moveu isso ou o diabo moveu aquilo?”

Eu disse: “Nenhum dos dois mexeu nisso”.

Ela disse: “Então, com que diabos isso se moveu?”

Eu disse: “Eu movi”.

Ela disse: “Bem, você está a quinze pés ou melhor, longe daquilo”.

Eu disse: “Não. Foi minha fé que o moveu”. Veem? Se você pedir alguma coisa e não duvidar… Está vendo o que quero dizer?

45 [Gravação arranhada – Ed.] … fé, mas você é um agente moral livre; você é um ser humano. Você pode se ofender com isso em seu coração, e eu não poderia tocá-lo se você precisasse. Jesus não pôde fazer muitas obras poderosas, por quê? [A congregação diz: “Descrença”. – Ed.] Corretamente. Vê quão pouco as pessoas sabem sobre – quão pouco as pessoas sabem sobre a fé? É incrível, amigos, descobrir o quão pouco as pessoas sabem sobre isso. Elas falam muito sobre isso, mas sabem tão pouco sobre isso.

46 E então ela disse: “Bem, você quer me dizer então… Que papel isso desempenha com Deus, aquela parte aí?”

Eu disse: “Agora, olhe, havia um Anjo que desceu ao quarto e me disse que lá atrás, antes de eu nascer, estava pré-ordenado para eu ter um dom de cura divina. E Ele veio e me disse no quarto uma noite que Deus havia enviado o dom, e era um dom de cura divina para o povo. E se eu pudesse fazer com que as pessoas cressem em mim (cressem em mim), e fosse sincero quando orasse, que nada ficaria ante a oração.”

Eu disse: “Portanto, falando face a face com este Ser sobrenatural, creio de todo o meu coração. E se eu puder fazer você crer em mim de todo o seu coração, isso é o que move Deus, e então você está curado. Sua fé te salvou. ” Você entende o que eu quero dizer? Sua fé para crer te salvou. Não o que você elaborou e pensou em sua mente, mas o que você realmente sabe, a própria evidência das coisas que não se veem. Você entende o que eu quero dizer?

Então a garota disse: “Irmão Branham, eu realmente sei que há algo acima de onde eu já alcancei”. Ela disse: “Vou tentar de todo o coração e Deus tenha misericórdia de mim”. Ela disse: “Deixe-me crer”.

E então segurei sua mão. Havia uma vibração saindo daquele apêndice rompido, orei por ela e parou imediatamente. Eu disse: “Deus te abençoe, irmã. Sua fé agora te salvou. ”

47 Alguns momentos depois, eu estava sentado na cadeira e fui dormir. O sol estava nascendo; eu tive que descansar um pouco antes de voltar para casa, porque eu estava com medo de me arrebentar em algum lugar na estrada, ir a pique. E eu estava sentado lá; chamaram a ambulância, disseram que não havia necessidade. Quando eu fui – fui acordado por um dos membros da família, ora, a menina estava fora da cama e tinha comido meio pote de sorvete. E – ela não passou por um bisturi daquele dia até agora. Ela estava de pé na varanda e acenou um adeus. Ela disse: “Adeus, irmão Branham”. Seu testemunho apareceu no “Herald of Truth” não muito tempo atrás. Sra. Edith Wright, em – em Milltown, ou Depauw, Indiana, era ela lá – ali.

48 Tudo certo. Agora, você vê o que é fé. É algo… Agora vejam amigos; eu sei que todos vocês são, pelo menos saibam disso: este corpo é controlado pelos cinco sentidos. Isso está certo? Tudo bem; ele tem cinco sentidos, é tudo o que controla este corpo humano. Agora, ouça com atenção e me deem sua atenção agora. Os sentidos, cinco sentidos, está certo? Visão, paladar, tato, olfato, audição, certo? Os cinco sentidos controlam todo o corpo humano. Isso é verdade? Visão, paladar, tato, olfato, audição. Agora, não há nenhum deles que declara fé. A fé é o sexto sentido, conhecido por algumas pessoas como você deseja como telepatia mental ou – ou como você quiser ou queira chamá-lo, muitos deles o chamam de nomes, mas para mim é fé. E isso está em todos os cinco sentidos do corpo humano. Você entende o que eu quero dizer? [Espaço em branco na fita. Fim da fita – Ed.] … ótimo … A fé é o único sentido direto e positivo, e é o sexto sentido. A fé é mais do que visão. A fé é mais do que sentimento. Você não sente a fé. Você não prova a fé. Você não sente o cheiro da fé. Você não vê fé. A fé é o fundamento das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem.

49 Aqui, veem esta Bíblia? Agora, eu quero aquela Bíblia. Agora, estou olhando para ela. Agora, eu quero. A fé é o fundamento das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem. Veem o que quero dizer?

Aqui, no meu bolso, acho que há um velho canivete Barlow que carrego há anos. Agora, eu não vejo esse canivete. Eu não sinto esse canivete. Eu não sinto o gosto desse canivete. Eu não sinto o cheiro desse canivete. Mas eu sei que aquele canivete está aí. Como você sabe? Porque acredito que está aí. Agora, se não estiver ali, a fé o porá ali, se não estiver.

Isso te choca, eu sei. Mas – mas isso é verdade. Se você crê, todas as coisas são possíveis. Vocês estão com medo de aceitar Deus, amigos. Vocês estão assustados. Agora, posso ter deixado aquele canivete na cômoda onde troquei de roupa há um tempo. Mas com a mesma certeza, se aquele canivete estiver na cômoda agora, se eu crer de todo o meu coração, ele estará no meu bolso. Isso te choca. Mas Deus é capaz de colocá-lo lá, se você crer.

50 Aqui, eu quero te mostrar uma coisa. Venha aqui, reverendo Kidson. Esta é a irmã Morse? Você se levantaria por um momento?

Eu quero mostrar uma coisa para vocês, amigos. Apenas fiquem bem aqui. E você não se importa, isso não é um – um show público para você, irmã, mas é para a glória de Deus.

Agora, vejam amigos, quero mostrar uma coisa a vocês. Eu acredito que há uma – uma mulher parada na minha frente. Você poderia me dizer que estou errado? [O irmão Kidson responde: “Você não …” – Ed.] Mas … [Você não ouve nenhuma mulher? ”- Ed.] Não, não ouço nenhuma mulher. [“Você não sente mulher alguma”? – Ed.] Não, senhor. Não sei como eu saberia que há um aí? [“Você não prova mulher alguma”? – Ed.] Não. [“Como você pode dizer que há uma mulher aí”? – Ed.] Porque o sentido da visão me diz que vejo uma mulher. [“Hum, bem, você tem certeza”? – Ed.] Tenho certeza de que há uma mulher parada ali. Você acredita que estou certo? [“Sim”. – Ed.] Público, você acha que estou certo? Agora, é possível que eu esteja errado? Sim. Cada um de nós pode estar cego de nossos olhos. Isso pode ser uma visão. Lembre-se de que os cinco sentidos do corpo não são tão diretos. A fé é positiva.

51 Agora, eu sei que há uma mulher parada ali, porque o sentido da visão me diz que há uma mulher parada ali. Você entende o que eu quero dizer? Agora, você acha que poderia argumentar, dizer-me que não há nenhuma mulher parada aí. Então você tenta uma vez. Você tenta me dizer que não estou olhando para uma mulher parada diante de mim. Você acha que poderia me desafiar? Não, senhor, porque eu sei que esse sentido da visão é direto, e estou olhando para aquela mulher, e sei que ela está ali. No entanto, a única coisa pela qual sei é o sentido da visão. Agora, eu quero que você observe. Agora, vou fechar meus olhos. Agora, eu senti a mão de uma mulher. [Espaço em branco na fita. Fim da fita – Ed.]

52 Eu posso dizer que é uma mulher. Ela está com um chapéu de mulher. Ela tem cabelo de mulher; é a mão de uma mulher. Eu sei que é uma mulher, porque a sinto. Você acha que poderia me desafiar? [“Não”. – Ed.] Hein? Isso é direto; Eu sei, que era uma mulher. Estou de costas para ela, mas sei que é uma mulher. Veem? Porque o sentimento me diz que há uma mulher ali. Você entende o que eu quero dizer?

Agora, a visão me disse que há uma lá agora. Eu não a sinto. Esse é o sentido da visão. Eu sei que ela está parada ali, porque estou olhando para ela. Eu fecho meus olhos. Eu sei que ela está parada lá agora, porque – não porque eu a vejo; porque eu sinto sua mão. Eu sei que ela está parada ali. Eu não a vejo, mas ainda a sinto. O sentido de sentimento declara que há uma mulher parada ali. Veem o que quero dizer?

53 Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência (veem?), Direta, positiva, assim como minha visão é positiva, assim como meu sentimento é positivo … É a evidência das coisas que não se veem, tão positiva quanto isso é. Você entende o que eu quero dizer?

Muitas pessoas tentam se esforçar e dizem: “Oh, eu – eu tenho fé.” Mas, amigos, não está aí. Se estivesse, ela reagiria. Vejo? Você sabe o que eu quero dizer?

54 Agora, olhe … Obrigado, irmã Morse e Deus a abençoe agora.

Agora olhe. Agora, eu vi a mulher; meu sentido de visão dizia que ela estava lá. Então eu soube que ela estava lá pelo sentido da visão. Eu fechei meus olhos; eu não tinha visão. Então eu a senti, e o sentimento disse que ela estava lá. O sentimento era tão direto quanto o sentido da visão, porque era uma evidência direta.

Agora, a fé é uma evidência direta de coisas que não se veem, sentidas, saboreadas, cheiradas ou ouvidas. Agora, olhe aqui. Vou fechar meus olhos agora. Veja.

55 Aquilo era suco de laranja. [O irmão Kidson diz: “Você não vê nenhuma laranja.” – Ed.] Não, senhor. [“Você não ouve nenhuma laranja.” – Ed.] Não, senhor. [“Você não sente nenhuma laranja.” – Ed.] Não, senhor. [“Você não cheira nenhuma laranja.” – Ed.] Não, senhor. [“O que te faz pensar que é laranja?” – Ed.] Porque eu provei. [“Você tem certeza?” – Ed.] Tenho certeza de que era suco de laranja. Isso não teria sido limão; não teria sido uva. Não seria toranja. Aquilo era suco de laranja, por causa do paladar. Eu – eu não senti o cheiro; eu não ouvi; eu não senti; eu não vi; mas ainda assim o sentido do paladar me disse que era suco de laranja. Você acha que estou certo? [“Você está certo.” – Ed.]

Claro que é. Ora, o sentido do paladar provou que era suco de laranja. Agora, não importa o quanto você me diga que era água; Eu sei que é suco de laranja. Eu provei. Veem? Você também pode sentir o gosto. E se você tiver o paladar, você saberá da mesma forma. E se você tiver fé, você saberá a mesma coisa da qual estou falando. Agora observe aqui novamente, agora observe aqui.

Sinto cheiro de perfume. Isso é perfume. [O irmão Kidson diz: “Você não pode ver nenhum.” – Ed.] Não vejo nenhum perfume. [“Você não ouve nenhum”. – Ed.] Não ouço nenhum perfume. [“Você não prova nenhum”. – Ed.] Eu não sinto. [“Você não sente nada”. – Ed.] Eu não sinto. [“O que te faz pensar que é perfume?” – Ed.] Porque eu sinto o cheiro. [“Amém”. – Ed.] Isso mesmo. O sentido do olfato me diz que era perfume diante do meu nariz. [Gravação arranhada – Ed.] … eu? Tente. Tudo bem, saiba que isso era perfume. Eu não vi, não é? Eu vi isso? Eu estava de olhos fechados. Eu provei isso? Não, não estava na boca. Eu senti isso? Nunca tive minhas mãos sobre isso, nem mais nada. Como eu soube então? Eu ouvi isso? Não, eu senti o cheiro, e era uma evidência direta de que era perfume. Eu sei isso. [Espaço em branco na fita. Fim da fita – Ed.]

56 Agora … [O irmão Kidson diz: “… não sinta nenhuma música.” – Ed.] Não, senhor. [“Você não prova nenhuma música.” – Ed.] Não, senhor. [“Bem, o que te faz pensar que isso é música?” – Ed.] Eu ouço, e sei que é música. [“Você tem certeza disso?” – Ed.] Tenho certeza. A senhora está tocando “Only Believe”. Você acha que estou certo? [“Você está certo.” – Ed.] Tente me convencer do contrário. Eu não vejo isso. Eu não sinto isso. Eu não sinto isso. Eu não sinto o cheiro. Mas eu ouvi. Eu estava certo? Eu sei que estou certo? Por quê?

57 Agora, existem os cinco sentidos do corpo. Agora, eles são positivos, não são? Você sabe quando eles acontecem. Você sabe. Agora, você está olhando para uma audiência. Você sabe que está olhando para mim.

Bem, então amigos, fé… Aqui está. A fé é o fundamento das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem. É positivo. Você sabe. Não há necessidade de ninguém dizer mais nada sobre isso. É tão declarado quanto qualquer um dos outros cinco sentidos do corpo. Você sabe o que eu quero dizer? Quantos têm uma compreensão geral agora do que quero dizer? Vamos ver suas mãos. Vejam, veem?

58 Não é o que você tenta se fazer acreditar. Agora, por exemplo, tento acreditar que estou ouvindo música. Eu – eu não faria isso. Que eu possa crer que estou cheirando perfume. Simplesmente não está lá. Eu tenho que absolutamente fazer isso.

Você entende o que eu quero dizer? E a fé é muito positiva. É um ato positivo. Você sabe. Oh, que coisa, espero que você veja o que quero dizer.

59 Veja, é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que não se veem. Você não vê. Você não sente o gosto. Alguém diz: “Não me sinto melhor”.

Bem, qual é o problema? Por que você não se sente melhor? Se você tem sua fé, de acordo com sua fé, seja feito com você. Isso está certo? Veem?

Não importa como você se sinta, você está curado de qualquer maneira. Não importa o que você veja, você está curado de qualquer maneira. Veem o que quero dizer? É um… Você sabe disso. Não há nada que possa tirar isso do seu coração. Você sabe. É apenas um ato positivo ali. Oh que coisa.

Se vocês pudessem ver, amigos, algo aconteceria. Se você pudesse saber do que estou falando, algo reagiria agora. Veem? É positivo. Está bem ali, tão positivo quanto esses outros cinco sentidos. Estas são do homem natural. A fé é de Deus. O homem natural pode estar errado, mas Deus não pode estar errado. Oh que coisa.

60 Ora, isso nos faria começar a gritar. Pense nisso. E as pessoas me dizem que têm fé e dizem que não podem acreditar na cura divina? Amigos, se vocês não acreditam nas curas divinas, estão perdidos. Está certo. Como você vai, se você não pode ter fé o suficiente para Deus remendar este corpo para glorificá-lo, quanto mais ter fé para crer que Deus vai tirar este velho mortal e fazer dele a imortalidade para tirar isso. Essa é uma cura divina direta. Oh, que coisa, haverá algumas decepções terríveis no dia do julgamento, na ressurreição. Correto.

61 Fé … Temos que chegar a tal ponto até que sejamos trasladados como Enoque foi. Isso mesmo. Fé, testemunho, que agradou a Deus. Enoque não … Nossas passagens seguintes dizem que Enoque teve um testemunho pela fé que agradou a Deus. Isso está certo? E a Bíblia diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Então você tem que ter o mesmo tipo de fé que você crê e conhece. [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

62 Um dom de cura, não um dom de milagres, embora muitos milagres sejam realizados junto com ele. Mas é um dom de cura; as pessoas ficam bem. Eles saem, oram por eles, eles voltam. E que coisa, eles estão curados. Esperem até eu sair da cidade, amigos. Depois de muito tempo longe, vocês ouvirão as pessoas vindo às suas igrejas e dizendo: “Bem, aquele câncer se foi.” “Aquela … aquela surdez que eu tive, ora, eu … eu ouço agora.” “Minha aflição, ora, simplesmente me deixou.”

63 É apenas a simplicidade de … Não é nada que você possa fazer. Não é excitação. Percebo que as pessoas entram na fila e começam a se sacudir e dizer: “Oh, Deus, aleluia. Amém. Glória a Deus.”

Não faça isso. Você interfere com a fé aí. Você interfere com Deus. Venha reverentemente e apenas coloque sua mão para cima e creia. Isso é tudo. Fé, você não se esforça para isso. A fé é algo que já está em seu coração. Você apenas venha e creia. Percebem o que quero dizer?

Oh, amigos, que coisa, eu vos amo. Eu não falaria com vocês tão francamente se não vos amasse. Mas eu vos amo muito bem para vos ver passar sem isso. Você vê? Você – você deve entender.

64 E agora olhe, agora para o meu texto bem rápido para que possamos nos apressar. Deus testificou dos dons de Abel. Deus sempre testifica de Seus dons. Isso está certo?

Agora, eu quero que você observe, quando os filhos de Israel estavam em cativeiro quatrocentos e vinte anos lá embaixo no Egito, carregados lá por José quando eles desceram… Pouco a pouco levantou um Jo – ou melhor, um Faraó que não conheceu José. E então as pessoas ficaram em cativeiro. E eles tiveram que fazer casas de palha e tijolos e coisas de palha e restolho. E então eles começaram a clamar a Deus por um libertador. Isso está certo? E eles choraram e choraram. E Deus preordenou um libertador (correto?), Moisés.

65 E quando Moisés atingiu a idade da maturidade, ele saiu e viu dois egípcios maltratando um hebreu, e ele matou os egípcios e os enterrou. E no dia seguinte, quando ele encontrou os hebreus lutando entre si, “Ora”, eles disseram, “você nos matará como matou o egípcio?”

Agora, vejam, fiquem quietos. Moisés, o próprio libertador, presente de Deus ao povo, eles não o compreenderam. Percebem o que quero dizer? Eles não entenderam Moisés. E Moisés pensou, com certeza, que eles entenderiam que ele era seu presente para libertá-los. Mas eles não entenderam.

E agora, amigos, não me interpretem mal. Posso dizer isso com reverência em meu coração, sabendo que sou uma pessoa destinada à Eternidade que um dia estará diante do julgamento.

Milhares de pessoas estão perdendo seu dom. Veem? Eles não conseguem entender isso. E eles olharão e dirão: “Oh, ele é apenas um homem.”

Isso é verdade. Foi Deus ou Moisés quem libertou o povo? Foi Deus em Moisés. Veem? Eles choraram pelo libertador. E quando Deus enviou o libertador a eles, eles falharam em ver, porque era por um homem. Mas não era um homem; era Deus no homem. [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

66 “…Que habita em mim. Ele é quem faz as obras ”. Você vê? Mas Ele era o presente de Deus para o mundo. Deus O deu por você e por mim. Você não está feliz com isso? Veja, Deus O deu.

Bem, agora, as pessoas que creram que Deus O deu, elas podem ser salvas. Mas aqueles que não creem, eles não podem ser salvos. Isso está certo?

E não há nenhuma outra maneira de entrar no Reino, apenas por Ele. Isso está certo? Bem, agora, se você crer, pode ser salvo. Mas se você não crer, você não pode ser salvo, porque Ele é o Dom de Deus.

Veja, as Escrituras dizem: “Nenhum homem … Nós sabemos que Deus estava com Cristo, pois nenhum homem poderia fazer as obras que Ele fez, a menos que Deus estivesse com Ele”. Isso está certo?

Então o que foi? Deus estava testificando que aquele era Seu Filho unigênito. Isso está certo? Deus testificou isso; Ele disse: “Este é Meu Filho”. Ele disse: “Se vocês não creem em Mim, creiam nas obras”. Isso está certo? Ele disse: “O homem testifica de si mesmo”, você sabe como as Escrituras dizem, “mas se – se ele testificar e que o que ele disser não for verdade, então não creiam em mim. Mas se eu testificar e o que disser for verdade, Meu Pai testificará disso.”

E se eu lhes disser sobre um dom de cura divina e Deus não testificar disso, deixe para lá; está errado. Mas se Deus testifica disso, creia que é um dom de Deus para você. Isso mesmo. Percebem o que quero dizer?

67 Eu odeio ter que trazer isso à tona assim, amigos, mas estou confiante de que vocês estão entrando nas entrelinhas. Agora, observe. Veja, é um dom de Deus. Depois de Jesus, quando Ele foi embora… Ele foi arrebatado. Muitas pessoas vieram a Jesus que nunca foram curadas. Ele orou por muitos que nunca tiveram resultados disso, porque não creram. Eles não creram que Ele era o Filho de Deus. Eles disseram: “Ora, Ele se faz Deus. Ele perdoa pecados na terra: blasfêmia. ” Você não vê?

Eles disseram isso sobre Eliseu. Eles disseram a mesma coisa sobre Moisés. “Ora, gostaríamos que tivéssemos morrido no Egito, do que ser trazidos aqui para morrer de fome no deserto”.

Veja, o mensageiro de Deus sempre foi rejeitado. Você sabe do que estou falando, não é? Espero que sim, amigos. Deus abençoe seus corações. Eu … eu quero que vocês vejam, amigos.

68 Agora, eles precisavam de um Salvador. Deus enviou Cristo ao mundo como Salvador.

Então, depois que Jesus foi embora, muitos do amado povo de Deus ficaram enfermos e aflitos. Deus deu a Pedro o dom da cura divina. Agora, isto … as pessoas foram curadas porque Deus testificou através de Pedro do dom da cura divina assim como ele testificou através de Eliseu como profeta, através de Moisés como libertador, através de Cristo como um Filho. Ele testemunhou por meio de Pedro como um curador. Ele fez isso? E o povo teve a ideia. E eles até conseguiram tanta gente que Pedro não pôde orar por cada um deles, e eles sabiam que este apóstolo era um dom de Deus para eles. E ele nunca apertou suas mãos e disse: “Deus os abençoe.” Eles pegaram as pessoas do lado de fora do prédio e as colocaram na rua para que até mesmo sua sombra passasse sobre eles e eles fossem curados. Isso está certo? Por que? Porque eles sabiam que Pedro era o dom de cura enviado por Deus ao povo. Oh, espero que você veja, amigo, olhe. Veja, foi um dom de Deus. E agora, quero perguntar a você, foi Pedro quem fez a cura? [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

69 Deus não está nas coisas materiais. Deus está nos homens. O Espírito Santo nunca caiu sobre as organizações; caiu sobre os homens. E muitas pessoas hoje dizem: “Eles não pertencem à minha fé”. Bem, se você tem a fé em Cristo, é tudo a mesma coisa. Deus não se importa com … Sua organização não significa isso para Ele. E as pessoas se dirigiram a um lugar que é simplesmente um grande mundo organizado. E é por isso que eu prefiro que seja em um auditório.

Se for em uma – uma igreja unicista, a Trindade não virá. Se for uma igreja da Trindade, a unicidade não virá. Se for em uma igreja metodista, os batistas não virão. Se for em uma igreja batista, os metodistas não virão. Um Corpo … Uma pessoa disse: “Devemos ser batizados agora para vir e receber oração”?

Misericórdia, isso é o mais pagão que já tivemos. Isso mesmo. Não. Pois por um Espírito somos todos batizados em um Corpo (isso mesmo), independente de quem você seja e de onde você esteja. Isso mesmo. Portanto, não faz nenhuma diferença a qual organização você seja. Você não tem que pertencer à igreja Batista, ou à igreja Metodista, ou ao Pentecostes, ou seja o que for. Você tem que ter fé em Deus. Isso mesmo.

Agora, francamente, você não precisa pertencer a nenhuma igreja. Mas se você for curado e pecar novamente, isso voltará para você de novo pior do que no início. Você vá a algum lugar então para a igreja e sirva a Deus. Deus não te cura para a glória do diabo. Ele te cura para a Sua glória.

70 Agora, veja: como as pessoas falham. Agora, Moisés sentiu, eu imagino como ele se sentiu. Ele simplesmente odiava vir e contar às pessoas, porque ele pensava que seria exaltação própria. Ele pensava que as pessoas diriam: “Agora, olhe para aquele homem”.

Já tivemos muito disso no mundo hoje. Muitas pessoas disseram: “Deus fez isso e fez aquilo”. Mas Deus não deu testemunho disso. Mas se Deus der testemunho, Ele respeitará Seu dom. Isso está certo?

71 Sim, senhor, Deus honrou o dom de – de Abel. Ele honrou o dom de Moisés. E Moisés pensou que o povo entenderia. Mas eles não entenderam.

E hoje, certamente, parece que uma pessoa não teria que descer mais perto do que você está agora para saber do que estou falando. Tudo bem, mas passa por cima da cabeça da maioria. E, amigos, eu amo vocês e quero ver vocês ficarem bem.

Agora, quando eles clamaram por um libertador, Deus enviou o libertador, e eles falharam em ver isto. Moisés foi um dom de Deus para Israel. Você crê nisso?

72 Mais adiante, Elias, o profeta, eles eram um dom de Deus. Muitos deles levantaram falsos profetas. Bem nos dias de Elias levantaram falsos profetas, mas Deus testificou da profecia de Elias. Se for de Deus, Deus testificará disso. E lá estava Elias, e ele era um dom de Deus para Israel. Você crê nisso?

Ele era até pastor de Acabe. Ele era o pastor de Jezabel. Ela não queria admitir que ele fosse seu pastor, mas foi ele quem disse onde ela morava. Isso mesmo. Ele era seu pastor. Ela o odiava, mas ainda assim ele era o dom provido por Deus para ela lá embaixo para que ela soubesse de seus pecados; e ela não conseguiu vê-lo. Você sabe do que estou falando?

73 Em cumprimento vem Jesus. E Jesus … Ouça. Jesus foi um dom de Deus para Israel, para o mundo. Isso está certo? Jesus foi um dom de Deus. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito”. Você crê nisso? [Espaço em branco na fita – Ed.]

E não foram os apóstolos. Você acha que Moisés foi o – o libertador porque foi Moisés, seu juízo e inteligência? Ora, ele disse que era um homem de fala lenta. Foi Deus em Moisés, um dom para o povo. Foi Deus em Cristo. Ele disse: “Não sou eu; é Meu Pai que habita em Mim.”

Esta é a razão pela qual Marta disse: “Senhor …” (sermão da noite passada) Disse: “Eu sei que Tu és o Cristo, o – o Filho de Deus que deveria vir ao mundo”. Ela cria nisso. E lá as pessoas creram Nele.

74 E olhe para Pedro quando ele estava passando, ora, ele era um mortal. Ele nasceu de uma carne pecaminosa como eu ou você. Isso mesmo. Mas o povo precisava de um curador, então eles enviaram – Deus enviou Pedro para fazer aquele trabalho específico. João era amor. Pedro não tinha no coração o amor que João tinha. João foi o agente do amor de Deus. Você vê?

Veja aqui, quando Ele tomou Pedro, Tiago e João, esperança, fé e o amor … Você não vê? Essas pessoas talentosas, os três, a esperança, a fé e o amor …

A esperança estava em Tiago; foi ele quem colocou a igreja em ordem. A fé estava em Pedro. E o amor estava em João. Esperança, fé e amor, eram os representantes de Deus na terra.

75 Agora, as pessoas do Pentecostes têm orado pelos últimos trinta ou quarenta anos por um dom de cura.

Estamos vivendo uma época em que temos a melhor ciência médica que já tivemos. Temos os melhores hospitais que já tivemos. Temos os melhores médicos que já tivemos. Conseguimos as melhores drogas que já usamos. E ficamos mais doentes do que jamais havíamos ficado.

Há milhares e centenas de milhares de preciosos santos de Deus sofrendo esta noite. E eles estão chorando e chorando e chorando por anos para que Deus restaure o dom da cura divina para a igreja. E quando Deus moveu as órbitas trinta e sete anos atrás, e as preordenou e enviou, muitas centenas de pessoas estão passando sem reconhecê-lo, amigos.

76 Agora, está acontecendo. Eu odeio dizer isso. Deus tenha piedade. Olhem, amigos, através do resto do país, em Phoenix, em Houston, em San Antônio, em Arkansas, em todo o país, milhares estão sendo curados, passando por ali, de todos os tipos de enfermidades e doenças. Oakland, conheça o seu dia. Algum dia, encontrarei você perante o julgamento de Deus, e você saberá que eu testifiquei para você a verdade do Deus Todo-Poderoso. Você chorou por isso. O que? Se você, assim como você o respeita e crê, Deus testificará de Seus dons. Isso mesmo. Ele fez por Abel. Ele fez por Elias. Ele fez por Moisés. Ele fez por Pedro. Ele fez por Paulo. Ele fez por todos e o fará ainda hoje.

Quando o Pentecostes caiu pela primeira vez e o batismo do Espírito Santo começou a cair, as pessoas disseram: “É fanatismo”. Mas Deus testificou disso, que Ele era assim. É por isso que estou com vocês esta noite, porque sei que é a mão de Deus. Muitos deles entraram em ismos com isso, mas há um artigo genuíno pentecostal. Deus testificou disso. Isso é verdade. E a mesma coisa que Ele fez esta noite de outra maneira. [Espaço em branco na fita – Ed.]

77 E eu estava indo para a drogaria. E quando entrei, notei um sujeito olhando para mim de forma estranha. Entrei na loja, voltei e estava com a tampa da garrafa. E nunca me esqueci dele. E eu ainda estava de uniforme.

E ele colocou seu … O homem colocou sua mão em meu ombro e olhou para mim; ele disse: “Senhor”, disse: “Eu vi que você era um oficial.” Disse: “Pensei em lhe fazer uma pergunta”. Disse: “Você pode pensar que sou meio maluco”.

E eu disse: “Qual é o problema, senhor?”

Ele disse: “Eu moro em Paducah, Kentucky”. Ele disse: “Tenho estado com uma saúde fragilizada por cerca de dois anos”. Ele disse: “Na semana passada, tive um sonho peculiar”. Ele disse: “Sonhei que deveria vir a Jeffersonville, Indiana, e conseguir alguém chamado Branham para orar por mim”. Disse: “Você sabe onde tem algum Branhams morando por aqui ou não”?

Que coisa, você não sabe como me senti. Eu pensei: “Oh, Deus está testificando”.

E eu disse: “Sim, senhor.” Eu disse: “Eu sei que o Branhams moram aqui”.

Ele disse: “Sabe, há alguém orando pelos enfermos”?

Eu disse: “Sou eu”.

Ele apenas me olhou assim, e as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto. Ele apenas me pegou pela mão. Peguei ele pela mão, tirei o chapéu, coloquei o chapéu e a arma dentro do meu chapéu, ajoelhei-me na calçada e comecei a orar por ele ali mesmo na rua.

Quando eu me levantei, havia mães de pé, segurando seus filhos pequenos, e homens sem chapéu assim, esperando pela oração.

Muitas coisas foram feitas em Jeffersonville, e eles sabiam o que estava acontecendo. E quando nos levantamos, todos eles estavam lá com suas cabeças baixas ouvindo a oração.

Eu levantei. E o irmão, ele colocou os braços em volta de mim, começou a me dar tapinhas assim. Eu nunca o vi desde aquele dia. Deus o curou.

78 E eu estava em Houston, Texas, nas reuniões do Reverendo Kidson. E certa manhã de pé ali, oh, que coisa, como eu estava pensando, orando. Houve, estávamos tendo culto diurno. E havia simplesmente centenas de pessoas entrando na fila, sendo curadas.

E de repente uma senhora entrou correndo. Oh, o prédio era quase tão longo quanto este auditório, andar principal aqui. E a senhora correu para trás. Ela tinha um garotinho nos braços e se assentou. E ela estava realmente inquieta. E a fila de oração cerca de quatro, lado a lado, estava passando assim.

E ela se levantou; ela disse: “Só um minuto, só um minuto.” E todos pararam.

Ela disse: “Não gosto de interromper a fila de oração, mas quero lhe dizer …”

Ela estava muito nervosa e trêmula, um pouco exaltada.

79 Ela disse: “Eu moro no lado oeste de Houston”. Agora, Houston é uma cidade de bom tamanho, com vários quilômetros de extensão, e estávamos no lado leste. Ela disse: “Esta manhã, minha vizinha, a mãe desta criancinha”, disse, “o pai dela era um velho pregador metodista”. Disse: “Ele está morto há vinte anos”. E disse: “Antes de morrer, ele costumava sair pregando e dizendo que um dia Deus daria o dom de volta à igreja para os gentios antes do fim da dispensação dos gentios, como fez com os judeus”.

E disse: “Sua filha bebê, este é o bebê dela.” Disse: “Ela é meio fraca”.

E disse: “Esta manhã, depois de limpar sua casa, ela colocou seu espanador de pó e estava deitada ao pé da cama e estava descansando”. E disse: “De repente, ela teve um sonho. Ela viu uma grande nuvem negra se erguendo. ” E disse: “Saindo aquela nuvem, começou a se mover para trás”. E disse: “Lá vem seu pai morto. E ele disse: ‘Levante-se e pegue a criança e vá para o Tabernáculo do Evangelho de Houston. O dom da cura divina está ali.’”

Bem, ela apenas pensou que era apenas um sonho: nunca ouvi falar do Tabernáculo do Evangelho de Houston. Então ela apenas ficou deitada ali por um momento e foi dormir novamente, e ela sonhou com isso pela segunda vez. A grande nuvem negra veio. Seu pai morto veio andando direto da nuvem. Ela disse: “Bem, isso é estranho; sonhei com papai pela segunda vez.” Disse: “Ele disse, pegue o bebê”. Bem, ela se levantou e pegou sua bebida, mexeu um pouco pela casa e voltou e mentiu, ou melhor, deitou de novo. E quando ela voltou, ela sonhou pela terceira vez. A grande nuvem negra veio. E ela … [Espaço em branco na fita – Ed.]

80 Eles ligaram para a gravadora para ver se havia, exatamente o que havia no sonho. Não acredito em todos os sonhos agora. Então, chamou, mas ele disse: “Seus jovens terão visões, seus velhos terão sonhos.”

E então ela – ela ligou para o escritório da gravadora, e eles disseram: “Sim, há um Tabernáculo Houston Gospel bem ali no lado oeste, na rua sessenta e sete”. E ele disse: “Rua sessenta e sete leste”.

E a senhora, a mãe, tão fraca que ela não podia … Agora, a criança estava – tinha paralisia infantil, suas perninhas estavam aleijadas. E ela não poderia trazer a criança.

Mas ela tinha um vizinho, e o vizinho ficava trocando de ônibus e carros até que ela saísse do carro a cerca de dois quarteirões da igreja. E havia um oficial ali. E ela disse a ele: “Você sabe onde fica o Tabernáculo do Evangelho de Houston?”

Disse: “Sim, senhora. Bem ali onde aquela multidão de pessoas está parada na rua”, disse: “Eles estão tendo um culto de cura”.

81 Bem, a coitadinha estava tão fraca quando ela chegou lá, ela, você imagina como ela se sentiu, entrou bem ali e viu aquilo. E ela me contou. Eu disse: “Traga-me o bebê”.

Oh, que coisa, você sabe o que aconteceu, não é? Certo. E pensei, embora as pessoas, os Anjos do céu saibam disso. Deus testificará disso. Suas obras serão declaradas, independentemente do que as pessoas pensem a respeito. Isso mesmo. É verdade, amigos. Deus abençoe seu coração.

82 Aqui em Camden, Arkansas, com o irmão Adams. Eu acho que um dos irmãos Adams está aqui esta noite? E em seu lugar, ele estava me puxando para fora; tivemos milhares de pessoas no culto. E eles estavam me tirando do culto um dia. E eu continuava ouvindo alguém gritando: “Tenha misericórdia, tenha misericórdia. Oh, onde você está, reverendo?”

E eu me virei, o irmão Adams disse: “Você não pode parar”. Era um homem de cor, você sabe.

No entanto, mesmo no Arkansas, se você apertar a mão de um homem de cor, eles o colocarão na cadeia. Então, lá estão eles, essa lei que eles têm lá. Você pode falar com ele, mas não coloque as mãos nele.

Agora, isso não está certo. Isso não está. Ele é um humano tão bom quanto eu, ou você, ou qualquer outra pessoa. Isso é exatamente correto. Não sei o que você pensa sobre isso, mas quero descarregar minha alma sobre isso. Isso mesmo. Certo. Eu sou a favor de Abraham Lincoln, e está tudo bem. E olhe…

83 Lá estava aquele pobre homem de cor parado lá, gritando: “Oh, Reverendo”.

E o irmão Adams disse: “Vamos, irmão Branham”. Disse: “Que coisa, olhe para aquela multidão”, disse, “eles pressionam sobre você”. E eles me puxaram para fora da multidão. Eles não pretendem ser duros, mas eles tentam levar, porque, amigos, às vezes você se locomove, eles quase te matam pisoteando. E eles simplesmente puxam você. Adoro eles. Deus abençoe seus corações.

Eu gostaria de ficar bem aí e tocar cada um deles e orar por eles até que eu simplesmente, e a respiração saísse do meu corpo.

Ontem à noite, quando saí do prédio, eles quase tiveram que me colocar no carro. Até meu coração e tudo, simplesmente tremendo e pulando, assim.

84 Você não percebe a tensão de segurar aqueles demônios quando eles saem, e eles estão na sala. E você é o responsável. E se algo acontecer no prédio? Ora, eles o trancariam na prisão, e interromperiam a reunião para sempre. É isso, entende o que você quer dizer? Você não sabe a responsabilidade disso. E aqui então, e tão cansado de qualquer maneira depois de seis meses de partida.

85 Então eu … eu disse: “Espere um minuto.”

E ele estava chorando, pobre sujeito. Ele estava com o chapéu na mão, cabelos grisalhos. Ele estava dizendo: “Reverendo, Reverendo”.

Sua esposa disse: “Você não pode chegar até ele, querido. Você não pode chegar até ele.”

E eu disse: “Espere um minuto. Só um minuto.” E então eu olhei em volta e olhei para ele. Eu disse: “Qual é o problema, senhor”?

E o irmão Adams e o outro homem me levaram de volta para onde ele estava. E eu disse: “Qual é o problema?”

Ele disse: “Reverendo, Reverendo”.

Veja, ele estava me segurando assim. Disse: “Reverendo”. Colocando a mão em mim.

Eu disse: “sim?”

86 Ele disse: “Só um minuto, reverendo”. Ele disse: “Percorri um longo caminho para vir aqui”. Ele disse: “Anteontem”, disse, “minha velha mamãe, ela morreu há quase vinte anos”. E disse: “Ela era uma mulher cristã. E estou cego há mais de doze anos. ” Ele disse: “E na noite passada, ou anteontem, eu sonhei … [Espaço em branco na fita – Ed.] Que Deus havia enviado Seu dom de cura divina, e foi em Camden, Arkansas, e para eu não permitir que você se virar.” Disse: “Reverendo, por favor, não me ignore.”

Você acha que eu poderia ultrapassá-lo? Eu não me importava quem ele fosse. É Deus. Eu não me importava o quanto eles colocariam na prisão.

87 Então de pé ali perto daquele pobre velho, segurei suas mãos. Seus olhos foram destruídos por uma explosão. Pegando suas mãos e orando por ele, sua esposa chorando, as lágrimas escorrendo de seu casaco, assim. Ela parada ali.

Depois que terminei de orar, ele simplesmente – seus olhos, ele parecia tão surpreso. Ele olhava ao redor, começava a piscar; ele disse: “Querida, aquilo não é um automóvel parado bem aí?” E era o nosso carro que estávamos assentando. Lágrimas rolando de seus olhos, de seus olhos, ele começou a levantar as mãos e se alegrar.

Oh, irmão, Deus testificará de Seus dons. Os céus e a terra podem passar, mas Deus se moverá. Haverá alguém que receberá isto (sim, senhor), se você vier e respeitar o que Deus fez por você. Isso mesmo. Deus testificará de Seu dom. Agora é a hora de começar.

88 Ouça, não faz muito tempo eu estive em Illinois. E ouça, enquanto falamos dos negros; isso veio à minha mente. Houve … eu estava em um grande coliseu. Muitos de vocês sabem de onde estou falando. E ali olhando ao redor e vendo coisas diferentes, eu vi um velho homem de cor com uma pequena mecha de cabelo branco ao redor de sua cabeça; ele veio assim, olhando. E depois de algum tempo ele chegou a uma – certa coisa. Ele parou. Ele tirou o chapéu. Ele o segurou atrás de si. Ele abaixou a cabeça. E eu vi que ele estava fazendo uma oração.

E eu fui até ele depois que ele terminou de orar; eu disse: “Senhor”, eu disse, “sou um ministro”. Eu disse: “Eu vi você orando. O que havia de tão surpreendente na caixa?”

Ele olhou para mim, suas pobres bochechas enrugadas e velhas, e lágrimas rolando pelas laterais de suas bochechas. Ele disse: “Rev … Pároco”, disse ele, “apenas olhe ali.”

E eu me levantei e olhei ali, e parecia uma veste velha colocado ali. Eu disse: “Só vejo uma veste”. E isso é o que muitas pessoas simplesmente veem, os sinais naturais. Eu disse: “Só vejo a veste”.

Ele disse: “Você percebe esse tipo de círculo nele, pastor?”

E eu disse: “Sim, senhor.”

Ele disse: “Sinta-se bem aqui do meu lado”. Disse: “Há marcas de um cinto de escravos. Esse é o sangue de Abraham Lincoln.” Disse: “O sangue de Abraham Lincoln tirou o cinto de escravos de mim. Por que não deveria tirar o chapéu e fazer uma oração?”

89 Eu acho que esta noite, se um homem de cor, pelas liberdades e seus direitos, pôde tirar seu chapéu para o sangue de Abraham Lincoln, o que vocês cristãos deveriam fazer com o Sangue de Jesus Cristo. Veem? Oh, amigos, eu esperava ter mais fé em Oakland e L.A. também.

Vou dizer a vocês que as pessoas que receberam não há muito tempo foram os espanhóis no Arizona. Eles pegaram a ideia bem rápido. Eles sabiam que era um dom de Deus para eles. Eles vieram direto para a plataforma. E eu as vi, queridas velhas mães espanholas, desmaiarem, caírem e saírem da fila antes que pudessem chegar até mim. Eles creram.

Uma delas veio, ela até teve um sonho que ela… Ela não sabia nem falar inglês. E ela viu aquele Ser sobrenatural de pé. (Você recebeu a carta aqui, não é?) Muitos … Por quê? Deus testifica de Seu dom. Isso está certo? Oh, amigos, vocês sabem do que estou falando. Vocês entendem agora do que estou falando? Fé, creia. Venha, não é o homem; é Deus no homem. Vocês sabem o que quero dizer.

90 [Espaço em branco na fita – Ed.] … por favor, ó Deus, que as pessoas venham esta noite assim como fizeram nos dias dos apóstolos. Que elas percebam que este é o tempo apostólico para elas. Esta é a hora em que o que elas pediram agora está presente: o Espírito Santo na forma de cura para seus corpos. Conceda-o, querido Deus. Que muitas pessoas sejam curadas esta noite. Tenha misericórdia, Pai.

E que todos que vierem esta noite, venham como eles fizeram quando passaram por Seu humilde servo, Simão Pedro. E eles foram colocados em sua sombra e foram curados totalmente, porque eles reconheceram Deus no homem. Que eles reconheçam a Deus como fizeram em Moisés. Deus estava em Cristo, reconciliando Consigo o mundo. Que eles possam reconhecer a Deus nesta noite em Seu povo. Conceda-o, querido Pai. Tenha misericórdia agora e abençoe cada um deles.

E, querido Deus, neste momento eu oro por minha pequena igreja em casa que acabou de ter cultos esta noite, chorando, implorando para eu voltar para casa. Ó Deus, pessoas se reunindo de diferentes partes do país … Cuide do meu filho órfão, não vais Tu, querido Deus.

Oh, estou aqui fora me esforçando, tentando o meu melhor, querido Deus, para obedecer o que me foi dito para fazer. E que as pessoas vejam, Pai, que sacrifício é este, e o que o Senhor fez pelas pessoas. E que eles reconheçam este dia e muitos sejam curados, e curem suas doenças e testifiquem através desta cidade. Pois pedimos no amável Nome de Jesus Cristo, Teu Filho amado. Amém.

91 Amigos, eles simplesmente caem de um lado para o outro. Oh, como eu gostaria que você pudesse, você – eu sei que você quer. Deus abençoe seus corações. Eu só tenho confiança para crer que você tem.

Vamos todos cantar agora, enquanto a banda toca e tudo, “Somente Crer”. Todos agora, levantem suas vozes altamente. Venha agora.

Somente crer, somente crer.
Tudo é possível,

(Posso ficar bem aqui. Tudo bem, voltarei para a sombra atrás do microfone …? … Só vou continuar por aqui.)

Somente crer
Tudo é possível,
Somente …

92 Só um momento agora. Você crê que Deus está em nosso meio esta noite? Você crê nisso? Você acredita que Ele enviou a vocês, pessoas, que clamavam por libertação? Você crê que Ele enviou cura para você? Você crê de todo o seu coração? Então vamos cantar isso com nossas mãos sobre nossos corações, dizendo…

Creio Senhor, creio Senhor,
Tudo é possível, creio Senhor
Creio Senhor, creio Senhor
Tudo é possível…

93 [Espaço em branco na fita – Ed.] … Hora chegou. Cremos que você logo virá. Tu enviaste o Teu dom para glorificar o Teu Santo Filho. Ele está estendendo Sua mão sagrada para curar pela atuação de Sua igreja. Ajude as pessoas esta noite aqui. Enquanto a música está tocando doce e suavemente, que as pessoas creiam. Pai, se eu disse algo errado, me perdoe. Oro para que faça com que as pessoas entendam que esta é a hora em que testificou. E que eles saibam que Teu servo não veio por causa do meu desejo; foi a tua vontade que eu viesse, Pai. E que eles deixem de lado cada mente cética, cada pensamento cético e venham esta noite e sejam curados. Pois pedimos isso em Nome de Jesus e para Sua glória. Amém.

Agora, você deixou de lado todo pensamento cético? Você se esqueceu totalmente de sua ideia cética? Você vai ser curado esta noite? Você acredita nisso? Diga “amém” tudo isso … Deus vos abençoe, amigos.

94 Agora, eles vão tirar uma foto. E vou te contar o que acontece com essas fotos. Eu as penduro no meu quarto. Todas as noites, quando estou em casa, oro por eles. Quantos querem que eu ore por você quando vir esta foto? Deus abençoe seu coração.

Agora, certifique-se de não perder o culto de amanhã à noite, e na noite seguinte, a história da minha vida, na noite seguinte quero que você ouça. E Deus o abençoe agora, enquanto permanecemos reverentes por um momento; eles vão tirar a foto. Agora, o fotógrafo dirá a você o que fazer. [O fotógrafo fala: “Se vocês pudessem sentar-se agora, por favor. – Ed.] Se aquela varanda permanecesse, seria muito melhor, faria uma muito melhor … Não é mesmo, fotógrafo, se eles tivessem isso daria uma imagem muito melhor? Principalmente na varanda, certo? Mostra uma imagem melhor … Tudo bem, a varanda está de pé. Eles querem que as varandas fiquem de pé, por toda parte. Isso é bom. …?… Na presença do…?…

[A fila de oração segue, mas o irmão Branham se afasta do microfone; nem tudo é totalmente compreensível; o texto que se segue não está completo – Ed.]

95 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim; por isso ele obteve testemunho de que era justo, Deus testificando de seu dom. Pai Celestial, agradeço a Ti por Teu testemunho agora, testificando daquilo que Tu fizeste por meio de nosso amado Jesus. Que o Anjo que falou comigo naquela noite na sala esteja perto do lado de Teu servo neste momento para confirmar a Palavra com muitos sinais e maravilhas que se seguem. Percebemos que Satanás é …? … E que muitas pessoas sejam curadas esta noite, e que sua fé seja elevada neste momento para crer no testemunho. E que eles possam ser curados de todos os tipos de doenças. Faça todo espírito sujeito a Teu servo; para a glória de Deus pedimos no Nome de Jesus Cristo. Amém.

96 Agora …? … a vontade de Deus é fazê-la ficar boa …? … pouco antes da …? … atormentadora …? … irmã. Te conjuro por Jesus …? …

Deus Todo-Poderoso, oro para que abençoe nossa irmã que está sofrendo e que ela …? … perceba que são …? … pessoas que testemunharão de Teu dom. Saia dela, demônio, no Nome Jesus Cristo.

Agora, como você pode …? … Você crê que Deus lhe disse …? … Você crê de todo o seu coração, irmã? Querido Deus, é impossível para ela não ser curada, e ela diz que acredita de todo o coração. E Tu me disseste se eu fizesse as pessoas crerem em mim, que o Senhor enviou com este propósito e fosse sincero em oração, que nenhuma doença poderia resistir à oração. Ó Deus, mais de onze estados tenho testificado de Teu dom. E agora, eu oro, Pai, que o Senhor conceda …? … nossa irmã possa ela ser contada com aqueles que têm fé. Sai dela, tu …? … [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.] …? …

97 Pai Celestial, estou pensando no exterior como o Senhor trabalhou com esses adoráveis santos …? … Como que Tu …? … se humilhou para crer em Deus … E eu oro para que Tu abençoes nosso querido irmão, quando ele estiver perto …? … Ele está em necessidade …? … Por favor, ó Deus, tenha misericórdia dele. Saia dele, demônio, no Nome de Jesus Cristo …? … Você crê agora de todo o seu coração? …?…

Venha …?… Essa é a verdade. Você quer ficar bem, não é? Você crê que Deus ouve a oração do irmão Branham? Tudo bem.

Pai Celestial, como esta adorável garotinha é …? … olhinhos azuis olhando para cima na direção da …? … e sorrindo …? … fé para crer que ela receberá o que ela pediu. E esta vibração …? … Tenha misericórdia dela, Pai. Ó demônio, saia dela no Nome de Jesus Cristo. …?…

Meu coração …?… Nosso Pai celestial, seja misericordioso, uma adorável garotinha está sofrendo esta noite, e Tu estás aqui para fazer… [Espaço em branco na fita – Ed.] Você acredita …? …

98 Pai Celestial, tenha misericórdia de nossa irmã que está sofrendo …? … Tu sabes tudo …? … Oh …? … para perceber que Deus Todo-Poderoso …? … Senhor, e Ele está testificando Dele …? … Tu demônio …? … para deixá-la …?… No Nome de Jesus Cristo. Amém.

Querido Deus …? … Eu creio no que eles …? … Eu oro, Pai, esta noite por meu querido irmão que está sofrendo, Satanás está tentando tirar sua vida. Abençoe-o, querido Deus …? … Sai dele, demônio, em Nome de Jesus Cristo …? … nas varandas, mantenha a cabeça baixa, por favor. Isso o deixou e então voltou para ele novamente. E eu sabia que havia alguém com a cabeça erguida. Não faça isso …? …

Agora, só um momento …? … Incline sua cabeça e creia de todo seu coração.

Pai celestial, prometeste …? … curar as pessoas. Eu sinto que o grande mensageiro, o Anjo de Deus que cura, de pé perto do púlpito neste momento. Portanto, com toda a fé que Tu tens …?… Porque meu irmão está …?… Como esse demônio que veio para mandá-lo para um túmulo prematuro. Saia dele e …? … no Nome de Jesus Cristo …? … Cada vibração parou na minha mão …? … Vá, Deus te abençoe com …? … [As palavras são difíceis de entender – Ed.] …? …

99 Se fosse, estaria vibrando …? … [Espaço em branco na fita – Ed.] Vá e creia, meu irmão …? … todas as coisas agora? …?… Eu posso ver …?… Agora mesmo. Eu te vejo …? … A Bíblia diz claramente …? … se você crê, todas as coisas são possíveis se você crer …? … Mil novecentos anos se passaram; Ele ascendeu ao alto e deu dons aos homens, e agora Deus ainda está testificando de Seu dom. Portanto, em obediência ao que foi comissionado …? … Eu repreendo este demônio; saia dele em Nome de Jesus Cristo …? …

Talvez eu dê um descanso ao público. Levante a cabeça. Se alguns de vocês gostariam de ver … Quantos me ouviram explicar o que eram vibrações …? … vamos suas mãos. Quantos aqui entendem como o presente veio, a vibração sobre minha mão, vejamos sua mão. Todos vocês veem o que é …? … [As palavras são difíceis de entender – Ed.] …? …

100 Apenas este homem …? … Vê aqueles …? … Eu pensei que estava …? … esta vibração aqui. Vê? Mas é …? … Agora, cada um incline a cabeça e ore …? … Agora lembre-se, isso pode ir de um para o outro, então certifique-se de manter sua cabeça baixa …? …

Pai Celestial, tenha misericórdia, Deus, de nossa amada irmã, que tem o direito, Pai, esta noite, de ser curada; ela veio para reivindicar o privilégio concedido por Deus de ser curada pelo Salvador Jesus de Nazaré. Portanto, Pai, dê fé a Teu servo. Posso ser capaz de subir agora mesmo, nessa …? … naquela fé …? … E agora no Nome de Jesus Cristo eu te repreendo, Satanás, para deixá-la …? …

Por favor, não levante a cabeça, amigos. Agora, está atrapalhando a senhora. Isso é muito – deve ser um câncer em vez de um problema feminino, porque é muito, muito provocado. Agora, mantenha sua cabeça baixa …? … Você crê com todo o seu …? … Você crê com todo o seu coração que eu sou capaz de fazer isso através de Jesus Cristo? Você acredita que tudo o que você precisa fazer é simplesmente crer? …?… Há alerta em algum lugar, amigo. Mantenha a cabeça baixa …? …

Querido Pai celestial, tenha misericórdia de nosso … [Espaço em branco na fita. Fim do registro – Ed.]

101 Irmão Branham, se alguma coisa acontecer na fita …? … qualquer coisa acontecer na fita …? … assim, agora, o que seria se você tivesse um …? … Você vê? Eu só me pergunto às vezes. Eu gostaria de ir para suas casas, mas eu …? … lá atrás uma pessoa morrendo querendo que eu fosse de avião, fretar um …? … Uma mulher ligando de lá em … Sondar no Missouri, disse, pendurado no telefone e ajoelhou-se no – ao lado do telefone chorando, implorando-me para orar …? … para falar ao telefone assim, para não desligar para ela …? … Queria fretar um avião para voltar direto ao Missouri, onde um pouco bebê estava morrendo …? … [Defeito na gravação – Ed.] …? …

Que coisa, é patético, mas o que pode – o que uma pessoa pode fazer? Faria você perder a cabeça ao pensar …? … [Defeito na gravação – Ed.].] …? … coisas assim vindo de todos os lugares.

Eu estava conversando com minha esposa e ela apenas disse que é um monte de gente e tudo mais, oh, que coisa. Mil e quinhentas cartas chegam de pessoas em dez dias para o meu …? … [Defeito na gravação – Ed.]

102 Agora, esta garotinha está cega, sem vibração em sua mão. Ela é aleijada e, claro, isso não produz vibração, apenas uma doença germinativa. Agora, terei apenas que crer…? … [Defeito na gravação – Ed.] Eu acredito que Deus vai curá-la …? … Você acredita nisso? Agora, lembre-se, eu digo …? … Eu não quero …? … você …? … Deus vai falar conosco …? … noites que eu tenho que dizer para a igreja, talvez dar alguns testemunhos das coisas.

Agora, mantenha sua cabeça baixa, e eu pedirei a Deus de todo meu coração que … Lembre-se de que não sou um curador; é Deus.

Menina, você ama Jesus, não é, querida? Bem, vou pedir a Jesus para deixar você ter sua visão novamente, fazer você andar …? … Querido Jesus, o …? … Filho, mande Suas bênçãos divinas sobre a garotinha, e estes olhos que agora estão cegos, que eles vejam novamente; possa este corpo que agora está aleijado ser inteiro novamente. Eu oro, Pai, que Tu concedas isto no Nome de Teu Filho amado Jesus Cristo. Pode …?… Ver aquelas luzes …?… Ver isso? Agora, olhe lá fora …? … Agora, olhe para cima em minha direção …? … Vê lá em cima? Vê isso? Está vendo aquela sombra aqui?

Tudo bem, você pode levantar sua cabeça, audiência. [Defeito na gravação – Ed.] …?… Lente e tudo estava perfeitamente coberto como …?… Mas há encolhimento suficiente… Quando qualquer coisa morre, encolhe. Isso está certo? Há encolhimento suficiente nos olhos da criança até que ela possa ver as luzes do quarto e perceber minha mão diante de seu rosto …? … Olhe para cima por aqui. [Defeito na gravação – Ed.]…?…

103 Vamos todos dizer: “Louvado seja o Senhor”. …?… Oh, que coisa…?… Agora, vamos colocar o testemunho dela que ela pode ver no jornal para que você possa ver. Qual é o nome dela, irmã? Ronna Mae Promise. Assistir no jornal …? …

Seu câncer é …? … Tudo bem. Quantos creem agora? Deus abençoe seu coração …? …

Agora, aqui está um surdo-mudo. Tem uma vibração …? … em sua mão. Tudo bem. Inclinem suas cabeças, cada um. Agora, aqui está a vibração. Isso eu posso dizer de que maneira …? … [Espaço em branco na fita – Ed.] … coloque sua placa nele …? … tem que ser fé, apenas minha própria fé para crer. Agora, eu quero que você baixe a cabeça em todos os lugares.

Quantos nesta audiência acreditam que sou capaz de fazer isso através de Jesus Cristo, você pode levantar a mão? Tudo bem. Correto, se há tantos em quem crer, você verá a glória de Deus. Curve sua cabeça em todos os lugares.

104 [Espaço em branco na fita – Ed.]

Você não tem que nos dizer, amigo. É fato conhecido. Não há segredos com Deus; e Ele revela Seus segredos aos Seus servos. Você viu coisas que foram feitas, até hábitos e coisas. Houve uma pessoa que passou alguns momentos atrás tinha um hábito. Quando olhei para a pessoa, não quis dizer nada. Doenças ou hábitos venéreos, não tenho que fazer isso. Você entende, a menos que você queira. Se você me perguntar, se você quiser saber … É claro que assim que você fez, eu senti aquela vibração …? … plugue em seus ouvidos.

Agora, incline sua cabeça, cada um; seja realmente amável e quieto e apenas seja reverente e você verá a glória de Deus.

105 Pai Celestial, oh, tenho que correr direto para esta cidade e sair imediatamente. E aparentemente é …? … na hora de levarmos as pessoas a um lugar onde elas estão começando a acreditar e as coisas estão sendo feitas, então temos licença novamente. Eu oro para que talvez você ache adequado nos mandar de volta por aqui novamente.

E agora, de pé aqui diante de mim, este homem está de pé aqui, e Satanás tapou seus ouvidos para fazê-lo andar diante de um veículo ou algo em algum momento e ser morto em seus pés, oh, tentando fazer este mal a este pobre irmão, mas estamos aqui para torná-lo completo, pai.

E agora, eu falei ao povo nesta noite a respeito de Sua visitação do Anjo de Deus. E que Tu confirmes agora diante de seus olhos, pois esta linha de fé terá que começar … [Defeito na fita – Ed.]

*************************************