HÁ UM HOMEM AQUI QUE PODE ACENDER A LUZ
29 de dezembro de 1963
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – EUA


1 ….inclinemos nossas cabeças agora. Nosso Pai Celestial, damos-Te graças nesta manhã por Tua bondade e misericórdia, por dar-nos o privilégio de reunir-nos aqui novamente – um dia neste lado da grande Eternidade – para adorar ao Amado, o Senhor Jesus Cristo. Damos-Te graças porque Ele veio à terra – redimir-nos de uma vida de pecado e para dar-nos esta Grande Herança que temos mediante Sua justiça. E enquanto nós, nesta manhã, estamos aqui com Seus embaixadores para partir este Pão da Vida a esta congregação que está esperando, que o Espírito Santo inspire toda Palavra e a coloque nos corações das pessoas, tanto quanto estamos precisando. Pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. (Assentai-vos).
2 Considero certamente este grande privilégio de estar novamente nesta manhã aqui de pé com vocês. Lamento que não tenhamos mais espaço do que o que temos para atender às pessoas; nosso tabernáculo não é suficientemente grande. E estamos muito agradecidos por estar aqui durante estes dias festivos de – de lá de nossa casa em…em Tucson. O tempo estava um tanto carregado, porém estamos felizes por estar aqui e por ter a reunião.
Agora, quero anunciar que esta noite haverá um serviço de cura, ou oração pelos enfermos esta noite. E eu…eu disse a Billy justamente agora…Ele disse: “Bom, que farás?”
3 Eu disse, “Bem, talvez será melhor você dar alguns cartões esta noite mais ou menos ás 6:30, então as pessoas não…E veja, está tão apertado aqui, nós podemos saber somente como trazê-las um por uma então, então você será chamado pelo número de seu cartão, sendo assim não terá nenhuma aglomeração. Nós podemos chamar-los um por um e deixá-los ir através da fila enquanto nós oramos por eles.
4 Então você…Se você estiver enfermo ou ama alguém que esteja doente e deseja trazer, venha por volta das 6:30, por aí, 7:00 horas em ponto, e receba seu cartão de oração. Ele estará na porta ou de qualquer modo ele entregará – enquanto você entra.
5 E então, esta será provavelmente a última ocasião em que volte a estar com vocês por algum tempo, porque tenho um programa muito carregado agora. Porém agora, ficarei nos Estados Unidos até esta primavera, mais tarde. Assim sendo – pode ser que regressemos de novo um pouquinho mais tarde neste verão. Se Deus permitir, gostaria de, se conseguíssemos um…um lugar aqui em que haja ar condicionado. Eu ia perguntar a Billy, eu gostaria de falar sobre as Sete Trombetas (A Palavra Falada, Vol. 3 n° 16, “As Festa das Trombetas” – Editor), ter uma reunião aqui para as Sete Trombetas se o – se o Senhor permitir. Para aquela a – as Sete Eras das Igrejas, e os Sete Selos, e agora as Sete Trombetas. Se você tiver algum tempo como em junho quando as pessoas estão de férias, dar-lhes de modo que pudessem – eles pudessem entrar.
6 E estou contente em ver o irmão Shepherd aqui nesta manhã, eu – desde este hospital. Eu estava fora pra ir vê-lo outro dia. E a irmã Shepherd, eu não telefonei para a senhora ontem. Aquele sonho que a senhora me enviou foi muito, muito bom. A senhora viu como foi Cristo em um – sobre um – nos céus, sobre este cavalo branco, porém ainda estando em viagem. Vêem? Mas ainda, antes disto desaparecer, toda sua família veio para ver. A interpretação do sonho é que sua família tem visto o movimento Dele nestes últimos dias antes que faleça qualquer…Então é um – foi muito espiritual, e uma bênção muito boa para sua – sua família. Aquela família saiu de uma grande tribulação para vir para onde estão hoje.
7 E agora, temos algo um pouquinho do lado triste nesta manhã. Desde que encontrei aqui, um dos nossos preciosos amigos e – e vindo a este tabernáculo, a família Coats, a qual todos nós amamos. Eles vieram lá do leste e – ou perto de Chicago. E a irmã Billy Habib, e – e a irmã Armstrong e todas as meninas. Eles – eu penso que antigamente eles eram Nazarenos e vieram para o Senhor, e são nossos amigos muito preciosos. E o irmão e a irmã Coats, o pai e a mãe deles, estavam a caminho para casa outro dia e lá do Oeste, e alguém deslizou na rodovia e matou a irmã Coats instantaneamente. E – e quando eles me telefonaram lá para Tucson, e eu ouvi acerca disto, eu estava assentado lá naquele lugar com uma caixa de doces que ele tinha feito para mim, assentado à – à mesa. E vocês sabem como aquilo me fez sentir. Mas eu – eu penso que – agradeço ao Senhor esta manhã porque ela não teve que sofrer. Ela estava ficando idosa, e ela não teve que sofrer. Ela foi para Casa estar com Deus.
8 Eu estava pensando e falando com suas duas filhas, agora mesmo, em um quarto lá dentro. Irmão Coats está aqui nesta manhã; ele ficou com umas costelas quebradas. Eu telefonei para ele no hospital onde ele estava hospitalizado lá em Misouri, e suas costelas quebradas e outras coisas, mas certamente ele teve uma verdadeira coragem, um verdadeiro cristão, sabendo que sua pequena rainha não está morta; ela está viva para sempre com Cristo. Vê? E haverá um tempo de união.
9 Jó disse uma vez, “Oxalá me escondesses na sepultura e me ocultastes até que a tua ira se desviasse”.
10 Você já observou que Deus na natureza faz a mesma coisa? Como a seiva que há naquelas árvores aqui em cima, segurando as folhas e antes do inverno chegar, a ira se derramar sobre a terra…Vêem, em uma época a terra não tinha inverno. E no Milênio nunca mais haverá invernos. Vê você? Então é a ira sobre a terra. Logo se isso passou…Veja, antes que venha a ira, Deus em Sua misericórdia envia essa seiva diretamente para o interior embaixo – sob o solo as raízes dessa árvore e mantém ali até que passa a ira do inverno, então volta a subir na primavera. “Oh, que Tu me escondas na sepultura e me guardes no lugar secreto até que passe Tua ira”. Isso é o que Ele tem feito por nossa irmã; isso é o que Ele faz por todos os cristãos.
11 Irmãos Coats, Deus te abençoe. Estou tão alegre em saber que – que o Selo de Deus sustém nas horas dos problemas. Eu sei o que ele está passando, porque eu já passei por algo semelhante anos atrás. Mas sou… Um por um tem que atravessar além deste grande rio, e eu – e num destes dias será a minha vez e a sua vez. Mas como disse Davi, “não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
12 Agora, em comemoração à irmã Coats, nossa preciosa irmã que foi para o Senhor, eu…Como uma pequena comemoração para ela nesta manhã, eu quero que a congregação se ponha de pé somente um minuto. Inclinemos nossas cabeças e pense em alguém que numa ocasião poucos dias atrás entrou neste tabernáculo, entrando e saindo entre nós, estreitou nossa mão, uma amável cristã, está agora nesse lugar que o Senhor me permitiu ver não há muito tempo, uma jovem mulher novamente esperando pela chegada de sua família.
13 Nosso Pai Celestial, nós Te agradecemos pela memória da irmã Coats. Que preciosa, querida irmã. E agora, o tempo chega quando temos vivido nosso tempo determinado de vida, devemos cruzar o rio. Damos-Te graças porque ela não teve que sofrer; ela se foi diretamente aos braços de Deus num momento.
14 Seu esposo, suas crianças estão aqui nesta manhã, Senhor, de volta em seu posto do dever. Como estamos agradecidos a Ti por esta fé corajosa, a fé de nossos pais continua vivendo, no lugar de calabouços, chamas e espada. Estamos agradecidos a Ti por todas estas coisas.
15 Descanse sua preciosa alma, Senhor. Ela era nossa irmã. Triste, lágrimas caindo de dentro de nossos corações pela sua consciência, mas o júbilo que salta das gotas de lágrimas que caem nos deixa seguros pela Tua Palavra que ela está vivendo uma vida imortal que nunca morrerá. E nunca haverá um acidente onde ela está agora, somente esperando por aqueles que vêm mais tarde para unir-se com ela.
16 Abençoe ao irmão Coats e abençoe a essas moças em sua família; Senhor, a àqueles amados, e a todo aquele que a amou. E algum dia, Pai, confiamos que a encontraremos lá em cima naquele grande Além onde não há enfermidade, tristeza ou morte. Até que chegue esta ocasião, mantenha-nos bons e sadios, Te servindo e com nossa vista para frente por aquele dia. No Nome de Jesus Cristo nós te pedimos. Amém.
17 Que o grande Espírito Santo que está conosco aqui no tabernáculo revelando a Sua Palavra, que Ele descanse a corajosa alma dela em paz até que nós a encontremos.
18 Agora, está quente aqui nesta manhã, porque são – corpos, vocês sabem, tantos seres – o calor do corpo humano.
19 Agora, gostaríamos de dar um aviso. Às vezes nossos serviços aqui ficam longos de manhã, a razão é que, não é realmente certo ter um serviço por tanto tempo, porque – uma hora, uma hora e meia, às vezes duas horas. Mas é que estou, estou gravando aqui atrás. Vêem? E esta fita irá ao redor do mundo. E isto é o que eu – estamos juntos por este período nesta manhã, é – é porque eu vim até aqui para fazer estas fitas. Que é para…Agora, são…vêem, você pode ver em um quarto lá dentro as fitas que foram – foram feitas. Agora…E elas irão para todas as partes do mundo.
20 Agora, em breve, se o Senhor permitir, isto virá, tão breve quanto parta daqui…Eu partirei, se o Senhor permitir, mais ou menos amanhã de manhã voltarei para Arizona, porque tenho outra reunião para fazer. Então é todo o caminha através do Sul. E vocês, as pessoas sulinas lá de baixo em Geórgia, Mississipi, Texas, Alabama, estamos vindo diretamente de lá, todo o caminho até a Flórida diretamente.
21 Daqui parto para Phoenix. Logo a Califórnia e de volta a Dallas, e talvez pare um pouco em San Antonio, eu penso que será, e voltarei para Alabama, Flórida diretamente lá. Então vocês pessoas lá de baixo, se o Senhor permitir, imediatamente.
22 E logo, mantenham-se orando por nós e lhes faremos saber quando…Se nós – Se o Senhor põe sobre nosso coração agora ter uns – uns poucos dias aqui neste próximo verão…
23 Eu tinha programado um grupo de reuniões… E muitos de vocês em Nova York sabem quando veio a visão que dizia que aquelas reuniões no país Escandinavo… Recordam vocês que estavam programadas ali? E então, enquanto eu estava em Nova York veio a visão de que cada uma daquelas reuniões seriam canceladas por alguma razão. E eu recordo que eu disse a alguns de vocês aqui quando estávamos em Nova York. Isso foi exatamente o que aconteceu, porque todos eles queriam o mesmo dia e não puderam obter aquele edifício. Então, aquilo deveria chegar lá em junho, poderia ser a vontade do Senhor, pensava eu, pode ser, regressar por essas Trombetas diretamente aqui antes que seja muito tarde. Vêem? Agora sabemos que todas as coisas operam corretamente. Então aquilo estava no meu coração, então deveria ser o que Ele quer que façamos.
24 Agora, vejo que vocês estão trocando lugares uns com os outros – e do lado e nos corredores e assim sucessivamente. Desejaríamos ter espaço para assentarmos. E agora, quando tivermos essas Trombetas, isto é – queremos conseguir o ginásio da escola Superior – creio que podem se assentar cinco mil e quinhentas pessoas – então teremos uma oportunidade para – todo mundo ter um assento e se assentar e escutar caladamente enquanto estamos – enquanto estamos pregando…ou…As Trombetas, elas são muito, muito boas. Eu…em procura disto outro dia.
25 Vêem, no Sexto Selo, todas as Sete Trombetas soaram ali mesmo nesse Sexto Selo (Vê?), justamente antes do Sétimo Selo abrir a vinda de Cristo.
26 E esta noite eu tenho uma mensagem muito importante da qual quero falar daqui a pouco antes do – do – do serviço de cura. E se você está aqui e vai ficar mais, bem, nós tentaremos, se for possível começar um pouco mais cedo, porque será uma fila de oração. Não quero pregar muito tempo, mas há algo que eu queria dizer à igreja por algum tempo e que te coloca na – na – na – como vão as coisas neste tempo e onde estamos parados, e – o melhor do meu conhecimento através das Escrituras.
27 Agora quero que vocês busquem comigo nesta manhã – se você quiser anotar ou marcar onde estamos lendo – do Livro de Isaías, e eu desejo ler em Isaías, capítulo 42 de Isaías.
28 Estamos muito satisfeitos nesta manhã também por ter o irmão Dauch assentado conosco aqui. Enquanto buscamos…Você sabe, eles pensaram que ele não ia viver aqui em Shreveport outro dia, e certamente ele ficou com fé….?…sim, senhor! Ele pulou fora daquilo; que o Senhor lhe abençoe. Eu não…Vêem, o irmão Dauch com 91 anos de idade teve uma completa deficiência cardíaca e um ataque de coração por cima de tudo. E o próprio doutor que disse que ele não via forma pela qual o irmão Dauch pudesse viver, hoje está morto e o irmão Dauch vivo. Veja só…O irmão Dauch se assenta aqui.
29 E então um homem de noventa e um anos de idade com uma falha no coração e um ataque cardíaco. E ali quando eu ia para lá, eu o vi caminhando rua abaixo; o vi na igreja. E eu fui e disse, estando ele sob um balão de oxigênio: “No Nome do Senhor, eu estreitarei sua mão em…O verei na igreja novamente e estreitarei sua mão na rua”. E Exatamente no próximo serviço, aqui estava ele, assentado ali atrás da igreja. E eu fui a Louisville – onde comemos no “Blue Board” ali – para comer – e assim que eu saí em meu carro, e comecei a andar rua acima, eis que vinha o irmão Dauch caminho rua abaixo. Ali estava exatamente. E como tem abençoado o Senhor.
30 Agora, vamos falar em curas nesta noite e coisas. Eles receberam algo verdadeiro e sobressaliente para lhes dizer nesta noite.
31 Mas agora, então posso obter as fitas agora, e podem ficar prontos para ligá-las, quero começar lendo de Isaías capítulo 42 do 1º ao 7º verso, e Mateus capítulo 4, começando, creio que, com verso 15 e 16.
32 Agora, no – no capítulo 42 de Isaías vamos ler:
Eis aqui meu Servo, a quem sustenho; e meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus meu espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios.
Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade produzirá o juízo; e as ilhas aguardarão a sua doutrina.
Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, e formou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao porque que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Eu o Senhor te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por concerto do povo a para luz dos gentios;
Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
33 Agora, no Evangelho de Mateus capítulo 4 desejo ler o cumprimento daquela profecia dada por Isaías. No capítulo 4 de Mateus eu – eu começarei a ler. Se possível comecemos no versículo 12 em lugar do 15.
Jesus porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia;
E deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali;
Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
A terra de Zabulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações.
O povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou.
Desde então, começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
34 E agora, um texto raro que…eu ouvi a alguém falando sobre isto, porém eu quero tomar este como texto: “Há um homem aqui que pode acender a luz”.
35 E agora, vamos falar do tema de Luz. Isto segue aos três temas dos quais temos estado falando, um deles em Tucson ou em Phoenix, de porque Jesus veio por meio de Belém, (Bethlehem). Isso…Ele deve ser, porque Ele é Belém. “Bethlehem”. “B-E-T-H”. Significa “casa”; e-l “Deus”; e-h-a-m significa “pão”, pão – “Casa do Pão de Deus”. E todo cristão que é nascido em Cristo é nascido em Belém, a casa do Pão de Deus.
36 E logo ali eu – tipificando de Davi que era um fugitivo no tempo de sua excomunhão de seu povo, ele foi rejeitado, e Belém estava sitiada, e os filisteus estavam entrincheirados ao redor de Belém. E Davi, um fugitivo, um tipo da igreja hoje. Eles têm…Um fugitivo é “algo que é rejeitado”. E Davi havia sido rejeitado, mesmo sendo ungido para ser rei, porém…o profeta o havia ungido.
37 E durante este tempo, sendo – um fugitivo de seu povo, ele havia reunido muitos gentios valentes. Um deles matou oitocentos homens num dia com uma lança – ou espada. E outro pulou dentro de uma cova e matou um leão em um dia nevoso. E – e eles estavam ajuntando lentilhas – que é feijão ou ervilhas ou algo assim – e – e o – todos deles fugiram, e ele ficou e matou homens até que o braço dele se cançou. Eles também mataram os gigantes irmãos de Golias. Homens corajosos, seguros em Davi, porque eles sabiam que ele viria com poder. Eles sabiam, não importava o que alguém dissesse, Deus tinha ungido Davi, e eles sabiam disso. Eles eram gentios. Não importa quantas vezes eles os venceram, eles ainda sabiam que ele vinha com poder. E um dia lá…
38 Que tipo é hoje de Cristo, um Fugitivo. Você diz: “Cristo um fugitivo?” De acordo com a Bíblia que nós – Deus tem nos encorajado nos levando através das Sete Eras da Igreja – na Igreja de Laodicéia, Cristo foi um fugitivo fora de Sua Igreja, rejeitado, tentando entrar de volta outra vez. Vêem? Ele é um fugitivo em Sua própria Igreja. E a razão Dele ser um fugitivo é porque Ele é a Palavra, e eles não deixam a Palavra dentro – eles aceitaram credos no lugar.
39 Então encontramos fora, isto é o grande esforço daqueles corajosos homens ao redor – ao redor de Davi, gentios…
40 Se vocês observaram como Belém foi formada. Não quero entrar neste assunto. Mas como Belém…Verdadeiramente, Raabe, a prostituta, seu filho foi um dos que fundaram Belém. Era o centro do trigo, e muitas águas boas lá. E ele fundou a pequena cidade. Era a menor de todas as outras cidades, porque o profeta disse, “E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”. Fora da menor.
41 Davi quando foi selecionado lá em cima, os grandes e melhores irmãos, quando o profeta Samuel subiu lá para ungir, todos eles estavam lá de pé, grandes e nobres homens, parecia que seria – parece – pareciam elegantes reis, porém o rejeitado era o que era Davi, em quem foi derramado o azeite sobre sí. A cidade rejeitada foi a que Cristo…É o rejeitado a quem Cristo escolhe (Vê?), os que são rejeitados.
42 Então encontramos que logo dele vem Obede, e depois dele vem Boaz, e ali vem outro gentio – que veio por meio de Ruth – e dali vem Jessé; e de Jessé vem Davi. E um pequeno estábulo ao lado da colina trouxe o Rei dos Reis, Jesus Cristo – o Filho de Davi, seu Filho Espiritual.
43 Agora, então ele foi…Davi ele mesmo foi nascido em uma cidade, Ele teve que vir a este pequeno lugar. E foi chamado Belém que significa “O Pão da Casa de Deus”.
44 E Davi deitado nas colinas naquele dia, ele olhou para baixo e viu os filisteus acampados em redor assim, deveria estar quente e com sede. Ele disse, “Oh, se eu pelo menos pudesse beber um gole daquela fonte mais uma vez”. O menor de seus pensamentos era uma ordem para eles – aqueles que o amavam.
45 Assim é hoje, o menor dos pensamentos de Jesus – que tal, Sua Palavra – deve ser uma ordem para nós gentios que O amamos. Porquanto sabemos que Ele vem em poder, não importa o quanto Ele é rejeitado. “Os Céus e a terra passarão”, mas continuará reinando da mesma forma, quando todos os céus e a terra passarem. E nós sabemos que Ele virá em poder, porque nada evitará que suceda. Este é Cristo, a revelação Dele e isto sucederá justamente da forma que a Palavra diz que é, porque Ele é a Palavra. E os menores de seus mandamentos são…Não importa quão pequeno seja…Se é voltar a batizar ou o que for, o faremos de todos os modos. É Sua ordem.
46 E o menor pensamento de Davi foi um mandamento para aqueles gentios, para eles – o tipo da igreja gentia de hoje, homem corajoso. Vêem? Aqueles homens que permaneceram parados perante Davi, eram gentios, mas homens corajosos. Eles foram destemidos. Eles não sabiam o que era medo.
47 Um homem tirou a espada e matou 800 homens, todos em volta dele. Que homem era este! Um deles, um.. um dos homens…Lá estava um guerreiro Egípcio avançando com uma longa lança; ele só tinha um pedaço de pau em sua mão. Ele pegou o pedaço de pau e tirou a lança fora da mão dele, pegou a lança e matou o outro. Vêem?
48 Um daqueles gigantes, seus dedos tinham 35 cm desse jeito. Agora, 35 cm…Seu dedo é do mesmo cumprimento de sua mão quando é fechada. Colocando-a aberta, a mão dele devia ter uns 71 cm. E com uma lança…E ele pulou lá e o matou. Vêem? Ele era um homem corajoso, um gentio olhando para um ungido que ele sabia que viria envolto em poder.
49 Observem, eles tão corajosos para Davi, quando finalmente Davi veio em poder, ele os fez como governantes sobre cidades. Não nos prometeu Jesus a mesma coisa? A mesma coisa, fazê-los um administrador.
50 Então lá, quando o desejo de Davi foi um gole fresco…Provavelmente ele tinha alguma água velha, quente estagnada lá em cima e ele estava bebendo. Mas aconteceu que ele começou a pensar naquela fresca água lá embaixo em Belém, “a casa do Pão de Deus”. E ele disse, “Se eu pudesse pelo menos tomar um gole daquele poço…” E aqueles homens puxaram as suas espadas e lutaram com os filisteus 24 km, não porque ele os pediu, mas porque eles sabiam que ele queria. E eles expulsaram os filisteus todo o caminho para a fonte. Enquanto dois deles lutavam, o outro encheu o seu cântaro de água e brigou todo o caminho de volta, e a entregou nas mãos de Davi. Vamos falar sobre valentes!
51 Davi, aquele pio homem, disse, “Não permita Deus que eu beba, pois estes homens puseram suas vidas em jogo”. E ele fez uma oferta com a água, a derramou na terra para o Senhor. “Ele é o Único merecedor dela, não eu”. Eles puseram…
52 Um tipo de Cristo mesmo com Sua própria Vida Eterna em Seu interior, mas a Rocha ferida, derramou Sua Vida sobre a terra como uma oferta pelo pecado para nós, que esta Palavra pudesse viver.
53 Oh, gentios, como já tenho dito, quem puxará aquela espada juntamente comigo? Ele deseja um gole fresco nesta manhã, não esta velha estagnada igreja, credos e coisas e estão brincando com isto, Ele deseja uma fé genuína em Sua Palavra que crerá cada Palavra Dela. Vamos ao poço e tragamos de volta a água, um refrescamento, uma adoração que é baseada não sobre credos e coisas diferentes, vamos somente – tê-Lo desta maneira.
54 Agora, o próximo é como Deus tratou com o povo mediante um sonho nos dias de – de José. Notou você, um sonho é secundário; é uma forma secundária de Deus trabalhar. Algumas pessoas podem ter sonhos, nada significam. Você pode comer demais e ter um pesadelo. Um sonho é uma forma secundária. Vêem? Bem, porque iria Deus proteger Seu próprio Filho através de uma maneira secundária? Ele apareceu a José. O bem-estar de Seu próprio Filho Ele enviou de uma maneira secundária. Já pensou você nisto? Porque não havia profeta na terra. Ele teve que trabalhar através de sonhos. E não era um sonho que devia ser interpretado. E o Anjo do Senhor disse, “José, não temas receber Maria tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo”.
55 Era pouco comum coisas como aquela acontecer. Sendo José simplesmente um homem…Ele…Ele foi pouco comum; Deus é pouco comum. E o que não é comum é difícil de entender. Esta é a razão porque é difícil de se entender a Verdade hoje; é tão incomum. Uma mulher ter um filho sem conhecer o homem, aquilo foi muito incomum. Porém se você é honesto e sincero, Deus pode aparecer ainda a você em um sonho. Isto mostrará que qualquer coisa que você possui seja sua mente, ou se você pode assobiar, cantar, testificar, ou tudo que você possa fazer, se todo o seu ser está entregue a Deus, Deus poderá usá-lo se tão somente você o permitir usá-lo.
56 Então na noite seguinte aqui o irmão Neville pregou sobre o assunto “Escape”, como um – um homem escapa. E pensei que era algo notável, e nesta manhã parece que o Espírito Santo quer que eu trate do assunto de Luz, logo em seguida. Vá diretamente ao princípio como a Vida de Cristo começou na manjedoura. Estamos andando de volta através disto outra vez no nosso texto. E ele não sabia isto; eu não sabia isto; e aqui está novamente a mesma coisa. Vê? Seguidamente, a próxima coisa é onde Ele introduz em Seu ministério. E hoje à noite teremos algo que combinará com aquilo, iremos diretamente hoje à noite, se o Senhor o permitir.
57 Agora, a grande Luz, os gentios assentaram nas regiões da sombra da morte, a grande Luz surgiu entre eles. E Zebulom, Nefitalinos – pelos caminhos da Galiléia dos gentios, grande Luz – eles viram a grande Luz.
58 Agora luz, a primeira ocasião em que a luz, a encontramos na Bíblia, se encontra em Gênesis 1:3. Foi a Palavra falada de Deus que fez a luz. Deus disse: “Haja luz” – Gênesis 1:3 – e houve luz.
59 Agora recordem, então a luz vem pela palavra falada de Deus. E luz é a vindicação, ou o que Ele tem falado é luz. Quando a luz brilha, mostra que…Deus disse: “Haja luz”. Não havia luz, e Ele disse, “Haja luz” e houve luz. Isto é uma prova; a luz é uma vindicação de Sua Palavra falada. A mesma coisa hoje: a vindicação de Sua Palavra Falada.
60 Agora, quando você vê Sua Palavra sendo vindicada, em outras palavras, manifestada, provada, isto é a – a Luz de Sua Palavra Falada. E sem luz nada pode viver, sem luz. Não há vida sobre a terra hoje que – mas o que tem que vir pela – pela luz do sol, na – na vida botânica e assim por diante. E não existe Vida Eternal fora do Filho de Deus. Vêem? Ele é a luz.
61 Agora, encontramos, creio eu, enquanto estudamos agora… E esta luz… A terra estava sem forma.
62 Agora, algumas pessoas argumentam hoje em suas escolas acerca de que o mundo tem tantos milhões de anos eles tratam de condenar a Bíblia e dizer que está incorreta, eles simplesmente nunca lêem a Bíblia; isso é tudo. Porque a Bíblia não nos diz qual a idade do mundo; a Bíblia diz, “No princípio criou Deus os céus e a terra” (período). “Quando, como, isso é – não o sabemos. Agora, isso é primeiro, e é um “período”; isto é o fim da frase.
63 “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Isto poderia ser centenas de milhões ou bilhões, ou o que quer que seja. Agora, e como Ele o fez, isso tão somente a Ele concerne saber (Vê?) não a mim. Porém o mundo estava, a terra era sem forma e vazia e a água estava sobre a terra; e Deus disse – movia sobre as águas e disse: “Haja luz!”
64 Agora, eu creio que o sol e o demais já existiam. Eu creio que a luz, como está em Gênesis 3, para explicar isto…Mas eu creio que o que estava aqui…Que o mundo; íamos usá-lo; e portanto…E isto movia, lá havia neblina e nevoeiro sobre a terra, fazendo-a escurecer. E disse Deus, “Que haja luz” e as trevas desapareceram, e lá estava um céu sem nuvem.
65 Creio que é a maneira de Deus para fazer as coisas; Ele…Na Bíblia, o versículo seguinte diz – o 4º versículo – diz, “E fez Deus separação entre a luz e as trevas; e chamou a luz dia e as trevas chamou noite”. E a Palavra de Deus sempre separou a luz das trevas. Vêem? É a Palavra que faz a separação (Vêem?), luz das trevas.
66 Deus sempre faz a mesma coisa, como Ele se preparou para usar esta velha estrela – ou o que haja sido, este mundo – Ele tinha que separar a luz das trevas. Quando se prepara para – para usar um – um grupo de gente, Ele tem que separar a luz das trevas. Quando Ele se prepara para usar a um indivíduo, Ele separa a luz das trevas. Vê?
67 A luz vem de Deus, e as…Recordem, a luz veio pela Sua Palavra falada. A Palavra de Deus disse, “Haja luz” quando lá não havia luz. E Ele enviou a luz para separar as trevas da luz.
68 Esta Palavra de autoridade limpou o céu a então o sol pôde brilhar. E Sua Palavra hoje é o que clareia de volta toda a atmosfera de incredulidade.
69 Eu estava falando…Eu tinha – Eu tive, penso que onze entrevistas lá dentro antes de subir no púlpito esta manhã. Tão ruim…
70 Outro dia um amigo meu, Jim Pool, seu filhinho, eles pensaram que ele tinha um ataque de coração, o levaram ao hospital. Foi um problema de asma; jogou no chão o pequenino…Ele não podia…Seu coraçãozinho batendo e seu desejo de respirar e – e ele estava gritando e não podia respirar, e o pequeno companheiro parecia que estava morrendo. Quando o trouxeram até aqui…E eu estava arrumando para ir ao hospital; eles o trouxeram aqui. Eu tomei sua pequena mão, eu disse: “O que fez isto, o sarampo atacou a criança. E o sarampo, a febre tem atacado o pequeno companheiro. Você o observe; em dois dias eu desejo vê-lo outra vez. Ele estará cheio de sarampo”. E aqui ele está cheio de sarampo. Vêem vocês? Vê?
71 Agora, que…Deus separa as trevas da luz – ou a luz das trevas, e Ele separa a morte da Vida; e Ele o faz por Sua Palavra. Sua Palavra é o que sempre traz isto à luz.
72 Agora, a luz estava…Agora, a semente já estava sobre a terra. Eu creio que Deus havia plantado a semente e assim que o sol chegou, ela começou a crescer. E esta é a razão pela qual tem tomado somente dias para trazer estas coisas, porque a semente já estava na terra. Tudo que precisava era luz.
73 E esta é a maneira que Deus tem hoje. Sua semente já estava aqui, Sua Palavra. A única coisa que ela precisava era de Luz nela; e Ele é aquela Luz, pois Ele é a Palavra. A Palavra e a luz são a mesma coisa. A Vida lá dentro é a Luz da Palavra (Vêem) é a Vida. O germe de vida está dentro do grão, e o grão é – a vida é o que rebenta em seguida e traz em seguida a vida fora do grão. Esta é a maneira que Cristo na Palavra faz com que a Palavra faça o que Ela tem que fazer. Tal como a vida no grão de trigo ou qualquer coisa que seja; porque é a vida que está dentro dele.
74 Toda a vida…Então vida é somente pela Palavra de Deus feito manifesta. A Vida vem somente pela Palavra de Deus feito manifesta. Enquanto Ela está somente no livro assim, isto continua e pode ser questionado; mas quando isto é feito manifesto; então você verá o produto do que ela falou manifesto; então é essa uma Luz sobre a Palavra. Vê? Isso é o que traz…A Palavra o disse: e então quando se cumpre, isso é Vida na Luz, a Luz trazendo vida.
75 A luz traz vida. Plante o trigo aqui fora, isto irá…Você o coloque lá no porão, cubra-o todo, e isto…nunca produzirá nada, porque isto não pode; não há luz lá. Mas logo que as luzes atingem, então ela trará em seguida a vida se é uma semente germinada. Aquilo é a mesma coisa que está na Palavra. Vêem, a Palavra é Deus, e quando a vida atinge – a, isto a traz -a luz a atinge, traz a Palavra à vida novamente. Em toda era tem sido isso.
76 Oh, como nós apreciamos estas grandes coisas, como a Palavra foi vindicada é a Luz da Palavra Falada. Vê? Deus disse: “Haja luz”. Agora, que seria se Ele tão somente dissesse e não aparecesse a luz? Então não saberíamos se é certo ou não. Não saberíamos se Ele estava no correto, não saberíamos se Ele era ou não Deus, porque Ele tão somente disse: “Haja” e não houve nada. Vê? Assim sendo quando Deus fala e vemos que é, então essa é a Luz que sai brilhando, a Verdade da Palavra. Vê? Há Luz e Vida.
77 Toda vida natural vem através de Sua palavra falada, e o sol é Sua Palavra falada. Ele disse que Ele criou uma grande luz nos céus para o dia e uma luz menor para a noite. Vê? E toda vida natural tem que vir pela Palavra falada de Deus. Uma flor não pode crescer sem que a luz da Palavra falada de Deus brilhe sobre ela, porque o sol é – o sol é a Palavra falada de Deus quando Ele disse: “Haja luz!” Vê? É a vida falada de Deus e não importa quanta gente trate de – de dizer isto, aquilo, ou aquilo outro, continua sendo o mesmo; você tem que ter aquele sol. Então a Vida natural só pode vir através da Palavra Falada de Deus.
78 E a Vida Espiritual, Vida Eterna, só pode vir através da Palavra Falada de Vida de Deus. Desta vez a Palavra Falada foi o F-i-l-h-o. Nele há luz (é certo isto?), a Palavra Falada de Deus; pois no “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. E é o Deus eterno. Vêem? E isto toma a Luz de Deus para atingir a Palavra e fazê-la viver. Aqui está o que Ele falou, agora deixe a Luz brilhar (Amém!) – deixe a Luz brilhar. E a Luz trará cada Palavra para sua posição certa em sua estação. Amém!
79 Não! Você vê, quando vem o tempo disto, às vezes aquele pequeno grão lançado dentro da terra e adormecido através do – do inverno, como semente, trigo ao inverno, semeado no chão. Mas quando aquele sol chega exatamente, oh, começa a viver. Vêem? E aquilo não pode viver sem o sol. E Deus fez promessas para cada era e cada dia, e quando a Luz chega e brilha sobre aquilo, produzirá exatamente o que a Palavra disse; porque Ele é a Luz e a Vida.
80 A Palavra de Deus somente vem através da Bíblia. A Bíblia de Deus e a – é a forma impressa do Filho de Deus, porque a Bíblia de disse que aquilo é a revelação de Jesus Cristo. É Deus revelando a Si mesmo através de Cristo, e Cristo é a Palavra. E se necessita que a Luz de Deus brilhe sobre essa Palavra para vindicá-la, para provar que Deus continua e fala a Vida – Vida Eterna, Ele fala…A luz natural traz a vida. A Vida somente vem através da Luz, a Palavra manifesta ou feito carne…Quando todas as promessas vêm a ser – na Bíblia vem a ser manifesta é quando Jesus Cristo, a Palavra, foi feito carne entre nós. Deus sempre trabalha através de homens. O homem é o assunto de Deus.
81 Agora, se esquentar mais um pouco aqui para você, você pode puxar as janelas para baixo ou qualquer coisa que você deseje fazer, diminuindo o forno, talvez o – o porteiro poderia diminuir este forno um pouco. Vejo que muitos estão com calor, e está quente aqui onde estou de pé também. Então – então recordem aquilo…Estou satisfeito por estar quente em vez de frio, porque eu – eu gosto de calor, eu…calor sempre traz luz – vida. Incendeia.
82 Observem! Agora, feito carne, quando a Palavra se torna carne, ela se torna manifesta. Como tomar a Palavra e colocá-la em posição certa, em um adequado tipo de solo, nascerá – a – a semente nascerá conforme sua espécie. E a Palavra trazida para dentro do coração adequado, manifestará a Si mesma. Nascerá a luz. Brotará por meio dela. Certo.
83 Nada natural – nada natural ou espiritual pode viver sem a Luz de Deus. A vida só pode vir então através da Luz. Nada natural ou nada espiritual pode viver sem a Luz de Deus. Pense nisto. Certo. Mas quando Ele nos envia a Luz (vêem?) e faz todas estas coisas, então nós a rejeitamos..Agora, a parte lamentável é quando a Luz é rejeitada sendo que é enviada para nós.
84 Agora, pode você imaginar algum homem hoje dizendo, “Eu simplesmente me recuso a dizer que há tal coisa como o sol. Não creio que exista o sol”. E corre ao porão e fecha as portas, e fica parado na escuridão, e diz “Não há tal coisa como o sol; não há tal coisa como a luz”. Você saberia imediatamente que lá havia algo errado com a mente daquela pessoa. Vêem? Lá havia algo errado quando ele correu de volta para o porão escuro e recusou receber o benefício da luz dada por Deus. Há algo errado com ele. Ele não quer seu raio aquecedor. Ele não quer sua substância doadora de saúde. Ele não quer sua luz para andar nela; ele preferiu ficar parado nas trevas. Isto mostra algo mentalmente errado, natural, com o homem.
85 A digo isto com todo amor e respeito: Então há algo espiritualmente errado com um homem que corre de volta para as denominações de credos e recusa ver a Luz da Bíblia quando está brilhando bem em frente dele. Há algo errado com ele! Ele volta para seus credos e formas e fecha a porta e diz, “Não há tal coisa como isto. Os dias de milagres já passaram. Não há tal coisa como cura divina. Não há nada destas coisas. Aquilo foi para os apóstolos”. Tal homem é espiritualmente néscio. Vêem? Há algo errado com ele. Ele – ele – ele abaixou as cortinas e – e rejeitou o Espírito Santo que pode vir sobre ele. Se Ele pode… “Se vós estiverdes em mim e minhas palavras estiverem em vós, então (a Luz brilhando sobre a Palavra) pedireis o que quiserdes”. Vêem, vêem?
86 Há algo errado que ele rejeitaria a origem dada por Deus que Deus tem nos dado para vivermos por ela, Sua Palavra. “O justo viverá da fé. E não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra, não parte da Palavra, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus”. E quando um homem simplesmente rejeita aquilo, há algo errado com aquela pessoa, algo errado com sua experiência que diz amar a Deus e no entanto rejeita a Deus. Há algo que está indo errado com a pessoa. Sabemos disto sem sombras de dúvidas. Ele rejeita isto, corre até este lugar, e diz, “Agora, eu – somente – não quero saber nada sobre isto; não me diga nada sobre estas coisas. Eu – eu não creio em nada destas coisas. Eu – eu não creio em nada quanto a isto. Você…Não importa o que você diz…”.
87 Um indivíduo disse não a muito tempo atrás – eu estava lhe falando acerca…ele disse, “Não me importa se você traga cinqüenta cancerosos e traga cinqüenta médicos para testemunhar deles, eu não creio. Não importa nem que você ressuscite mortos bem frente a mim; eu não creria. Vêem, há algo errado com aquela pessoa. Lá – lá (Vêem, vêem?) – suposto a ser um ministro. Mas somente por causa daquela organização que não crê nos – nos poderes de Deus, não crê que a Palavra significava somente o que Ele dizia, o homem corre até este porão, velho, mofado, sujo, porão imundo de organização e rejeita o calor dos raios da Luz dada pelo Espírito Santo, Jesus Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Então há algo errado com aquela pessoa. Vê? Ele preferiu viver naquele mofo, trevas, e assim por diante do que viver na Luz de Deus e da Bíblia que diz que Jesus Cristo é o mesmo ontem hoje e para sempre. “As obras que eu faço, as fará maiores, porque eu vou para o meu Pai”. Há algo errado com aquela pessoa. Absolutamente, sem dúvidas, há algo errado.
88 E para você, homem, que está ouvindo isto ao redor do mundo, em qualquer lugar que você esteja, há algo errado com sua experiência quando você diz que você ama a Deus e rejeita Sua Palavra. Há algo…Você rejeita a verdadeira…Não é de se admirar que as coisas não possam…a igreja em sua condição e coisas não podem ser feitas como Deus prometeu, é porque você certamente não receberá a Palavra ou andará na Luz. A Bíblia disse, “Caminhemos na Luz como Ele está na Luz, então o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nos limpa de todos os pecados”. Pecado é incredulidade.
89 Então se nós estamos andando na Luz dada por Deus para esta hora, então Deus toma aquela Palavra que foi dada para esta hora e A vindica justamente como Ele fez em Gênesis 1:3. Ele disse, “Haja Luz” e a luz raiou. Sua Palavra saiu para fora, e a luz a seguiu e limpou a cerração. E as trevas foram para um canto, e a luz brilhou do outro lado.
90 Esta é a maneira que Deus faz hoje. Ele envia Sua Palavra para esta hora, e o Espírito Santo vem e faz com que aquela Palavra viva. E as trevas penetram em seus credos e denominações, mas a Luz brilha; pois foi a Palavra de Deus que vindicou que Sua Palavra é verdade. Agora, não há nada fictício quanto a isto, é exatamente escriturístico. Certo.
91 Agora encontramos que os – os magos – os magos da antiguidade seguiram a substância dada por Deus; eles seguiram a Palavra de Deus à Luz, porque foi a Palavra que trouxe a Vida.
92 Ora, você diz, “Como eles seguiram?” Bem, eles foram uma espécie de magos, entendemos. E então encontramos que Balaão, o profeta – lá em Números 24:17 – Balaão era um mago assim também. Ele era um profeta verdadeiramente; e ele profetizou aqui e disse que uma estrela se levantaria de Jacó. E quando estes magos viram que a Palavra de Deus disse que uma estrela procederia de Jacó, eles seguiram aquele pequeno sinal dado por Deus a fonte de Luz eterna. Assim o faraó hoje, homens sábios que não estão cegados por credos, seguirão a Palavra Falada de Deus até que vejam a plenitude do poder de Deus florescendo nesta hora. Vê? Eles – Eles o vêem e sabem que isto está aqui nas Escrituras. Deus prometeu isto para estes dias.
93 Não importa quantos observatórios, quantas outras coisas que diziam aos magos: “Vocês estão transformados!” …Viajaram por dois anos. Passaram por muitas nações e eles diziam: “Onde estão indo?”
94 “Oh, temos visto Sua estrela no Oriente e viemos para adorá-Lo”. E quando eles se colocaram em fila em Jerusalém, o quartel geral denominacional, eles não tinham a resposta. Eles subiam e desciam as ruas chorando, “Onde é nascido o Rei dos Judeus?” Eles não sabiam nada sobre isto. Então eles recorreram à Palavra para encontrar. Eles tinham seguido, sabiam que aquela estrela os estava guiando para a Luz eterna. “Guia-nos para Tua perfeita Luz”. E a Palavra é o que te guia para a Luz, e a Luz é o que faz a Palavra ser vindicada. Amém!
95 Observem, eles foram magos, e os magos hoje, não sábios…a sabedoria deste mundo é loucura para Deus. Todos seus cientistas, e vocês pessoas que estão dependendo de grandes conhecimentos ou alguém mais dizendo a você como dividir um átomo, isso não pode lhe dar vida. Não há nada que possa dar Vida a você a não ser a Palavra Falada de Deus. A única maneira pela qual a Vida pode vir é através de Sua Palavra.
96 Está bem saber como dividir os átomos, eu desejaria que nunca o houvessem descoberto. Mas se eles…Eles têm que fazer isto, porque este mundo está inclinado hoje…Tinha que acontecer para explodir estas grandes crateras na terra para permitir a essas lavras surgirem a rejuvenescerem a este mundo para fazer uma nova terra, onde os justos andarão sobre o pó dos ímpios, onde o pecado será esquecido. Toda coisa tem uma maneira de rejuvenescer-se a si mesma. E o homem a quem foi dado viver nesta terra por sua própria sabedoria – tomando da árvore do conhecimento – em lugar da Árvore da Vida – ele irá destruir a terra que Deus lhe deu para viver nela. Mas aqueles que ficaram com a Árvore da Vida irão aos novos céus e nova terra onde não há enfermidade nem morte. Luz, Luz! Senhor, envia-nos a Luz.
97 Foram os Anjos de Deus que mostraram luz sobre a colina para guiar aos pastores à Luz eterna. Veja, vem somente através da Luz. Os pastores desejando saber…Você sabe, quando nasce um rei, eles cantam, grandes celebrações quando um rei nasce. Agora, Ela nasceu secretamente em um estábulo, em uma – uma manjedoura onde o gado e cavalos estavam comendo, mas apesar disso Ele era um Rei. E os – os Anjos desceram e cantaram hinos para os pastores na luz. Os Anjos, eles mesmos eram luzes que apareceram com a Palavra de Deus…Eles tinham a Palavra de Deus e lhes disseram: “Hoje na cidade de Davi, isto é, em Belém tem nascido Cristo, o Salvador”. Os Anjos tinham a Palavra e a Palavra veio pela Luz para guiar. E eles seguiram a Palavra dos Anjos à Luz Eterna. Eles encontraram ao Menino envolto em panos como eles dizem. Para você ver, a Vida só vem através da Luz.
98 Observem, Ele foi a Palavra feita Luz, ou que se tornou Luz. A Palavra…Naquela geração Ele foi a Luz da Palavra geração, porque os profetas da antiguidade haviam falado acerca Dele, e aqui Ele veio e vindicou que Ele era a Luz da Palavra Falada e Deus. Vêem? Todos os profetas haviam – haviam falado o que se cumpriu Nele. Vêem? Os profetas aqui de volta com a Palavra – como Deus foi no princípio quando Ele disse: “Haja luz!” e a Luz veio – agora, o profeta disse: “Uma virgem conceberá e dará luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco”. Agora, eles falaram isto; a Palavra saiu, mas Ele era a Luz. O que era Ele? O cumprimento. Aleluia! Ele era o cumprimento da Palavra. Ele era a manifestação da Palavra.
99 Então é isto hoje. A Palavra de Deus tem sido cumprida nestes momentos; isto é Luz. É Deus manifestando a Si mesmo. Ele era a Luz do mundo.
100 E quando os profetas inspirados pelo Espírito Santo disseram, “Porque um menino nasceu um – um filho nos foi dado – ou um filho se nos deu; e seu nome será Conselheiro, Príncipe da Paz. Deus forte, Pai da Eternidade”, lá estava. O que Ele era? A Luz que cumpriu a Palavra.
101 Em Mateus – em São Mateus capítulo 28 encontramos, e quando Jesus ressuscitou da morte, Ele era também a Luz da Palavra Falada de Davi o qual disse, “Não deixarei sua alma no inferno; nem permitirei que o meu santo veja corrupção”. A morte estava em trevas, mas Ele quebrou e abriu os selos da morte, e saiu dali novamente. Ele era a Luz, a Palavra vindicada de que os mortos podem viver depois de haver morrido. Ele o foi!
102 Nos dias de Pentecostes aquela era a Luz que mostrou quando o Espírito Santo havia vindo. Isaías disse no capítulo 28, Isaías disse aquilo – “com preceito sobre preceito, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali, segura naquilo que é bom, por lábios estranhos e por outra língua falarei a este povo; e este é o repouso – este é o sábado que eu lhes darei”. Com tudo isto eles não ouviram, foram embora e manearam suas cabeças. E quando nos dias de Pentecostes, quando o Espírito Santo caiu sobre aquelas pessoas, elas agiam como homens e mulheres embriagados, cambaleando debaixo do impacto do Espírito Santo, foram embora e manearam suas cabeças, e disseram: “Estas pessoas estão embriagadas, cheias de vinho novo”, e assim por diante. Isto era absolutamente a Luz, a Palavra que foi profetizada feita manifesta.
103 Então é isto em cada era. A Palavra feito manifesta, veio a vida e a Luz daquela era, lá – a Palavra feita manifesta tal como foi em Gênesis 1º, quando Deus disse: “Haja Luz”, e lá estava a luz, quando Deus disse que lá haveria um Filho, e lá estava o Filho.
104 Quando Deus disse em Joel 2:28, “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão. Sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito. Vossos mancebos terão visões, e vossos anciãos terão sonhos”. E todas estas coisas que Ele profetizou, quando Ele, o Espírito Santo caiu, era a Luz sobre a Palavra. Quando a Palavra foi feito manifesta, então Ela se tornou Luz. Ele é a Luz. Ele é a Luz a qual devemos seguir. Ele é a única Luz. Os Anjos encontraram luz e seguiram em direção a Ele.
105 Agora, em todas as eras tem mostrado tanto da Sua Palavra para cada era. Deus sempre envia alguém em que Sua Palavra possa entrar e mostrar Sua Luz. Que…Em cada era isto é a mesma coisa, sempre faz aquilo.
106 Ele era o cumprimento, como eu disse, de todos os sacerdotes, profetas santos e poderosos. Eles foram deuses menores. Quando a Palavra do Senhor vem para um homem, Jesus, Ele mesmo disse que ele era um deus. Você sabe disto. Ele disse; “Se vossa lei disse, e seus pais lá atrás, chamaram àqueles a quem a Palavra de Deus foi dirigida – chamaram-lhes de deuses, agora digam-me, como podem vocês me condenarem quando eu digo que sou Filho de Deus?” Vêem? Quando o próprio Deus, Ele mesmo o qual falou a Palavra através dos profetas, Ele era a manifestação da Palavra Falada. E se o profeta foi chamado um deus porque ele era a manifestação da Palavra de outro profeta, como podia você condená-Lo quando Ele era a própria coisa? Ele era o Filho de Deus. Como Ele será chamado o Filho de Deus.
107 Ele era o Messias prometido que todo mundo esperava por longo tempo. Ele era o Messias prometido feito Manifesto.
108 Olhem Nele quando Ele estava de pé lá. Ele disse, “Se não faço as obras de meu Pai, então condenai-me”. (Vêem?) “Mas se não crêem em mim, creiam nas obras que eu faço. Elas testificam quem eu sou. Elas dirão quem eu sou”. Vejam vocês, naquela hora cega e tenebrosa em que eles viviam, eles não puderam vê-Lo. Eles não podiam entender como podia Ele ser isso. “Como pode Ele ser o Filho de Deus quando ele nasceu aqui mesmo em Belém?”. Se eles tão somente houvessem conhecido que a Palavra dizia que Ele viria nessa forma.
“Ora, José seu pai é um carpinteiro. Sua mãe, verdadeiramente é crido entre nossos irmãos que ele nasceu ilegitimamente”. Vêem? Mas mesmo assim a Palavra de Deus dizia isso.
109 Ele disse, “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de Quem eu Sou. São elas que dão testemunho de mim”, estas Santas Escrituras. Então o que foi Ele? A Luz de Deus. Não é de se admirar que Ele dissesse: “Eu sou a Luz do mundo”.
110 Não somente Ele disse, “Eu sou a Luz”, mas Ele disse, “Vós sois a Luz”. Se Sua Palavra está em você testificando Dela mesma então você é a luz do mundo.
111 Observem, encontramos agora, a Luz de cada era manifesta justamente da mesma forma. Então quero fazer uma pergunta como – antes de nosso tempo se esgotar. Porque, então por que eles rejeitaram isto? Como poderiam eles fazer tal coisa quando a – a verdadeira Bíblia que eles estavam lendo foi manifesta diante deles. Ora, examinem severamente agora.
112 Ora, recordem, estou falando para muitas pessoas desta vez (você vê?), não somente quatrocentas ou quinhentas aqui. Mas estou – estou falando para muitos milhares.
113 Pare apenas um momento. Pare seu gravador e faça a pergunta: Por que aqueles homens religiosos, homens bons…Por que José questionou? Vêem? Por que…? Porque ele nunca examinou as Escrituras. Por que os sacerdotes questionaram? Uma razão…eles não, eles sabiam disto. Nicodemos expressou isto muito bem. Ele disse, “Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Estamos cônscios daquilo”. Mas o que era isto? Suas condições lhes impediu de fazerem isto.
114 Então por que eles…rejeitaram o Messias? É…Por que eles rejeitaram aquela Luz? Aqui está a Palavra que eles sabiam que havia de vir, mas quando a Palavra foi manifestada para mostrar que a Palavra de Deus estava sendo cumprida…Compare aquilo com hoje. Vêem? Quando ali, escrito na Palavra que aquilo tomaria lugar…Então por que aqueles homens a rejeitaram, mestres? Porque eles estavam vivendo no clarão de outra luz. É isto. Eles estavam vivendo em um clarão de outra luz. É isto. Eles estavam vivendo em um clarão. Isto é a coisa que eles estão fazendo hoje. Eles estão vivendo…A razão que eles rejeitaram, é porque eles estão vivendo em um clarão de outra luz. Vêem? Agora eles estavam vivendo em um clarão do que Moisés disse – eles clamaram. Eles estavam no clarão de que passaram através de outra era. E isto é a verdadeira razão hoje pela qual esta mensagem de Jesus Cristo continua igualmente sendo rejeitada, é porque as pessoas estão vivendo ao clarão de outras eras. É a mesma razão, eles a rejeitaram.
115 Agora observamos. E o dicionário Webster diz que um clarão é uma “espécie de luz falsa”. Um clarão é uma luz falsa, a mesma coisa aquele clarão. Como- como uma miragem na estrada, você está indo por uma estrada, muitos de vocês dirigindo carros, e olha para baixo lá na sua frente quando você vê aquele sol no chão, isto reflete uma luz – e como uma miragem – parece que há água sobre a estrada. Mas quando você chega lá, não há nada lá. É somente uma miragem falsa, o clarão de uma luz verdadeira. Isto é o que o diabo está fazendo hoje, está mostrando às pessoas uma miragem, um Concílio de Igreja, um grupo de denominações que resultarão em algo falso. Porque é porque há uma luz verdadeira brilhando. Aquela verdadeira Luz não estava brilhando uma miragem que não podia estar ali. Uma luz real brilha. Nisso estão vivendo no clarão de outra era, outra coisa, porque se alcançou e tem passado.
116 Agora, um clarão, esta miragem é falsa. É um clarão do sol. E esta é a maneira, eles fizeram a mesma coisa. Um falso clarão de uma Luz verdadeira…
117 Agora, isto provou que Ele era a Luz verdadeira. Ele era a Luz. Porque eles souberam que Ele era a Luz? Como pôde você saber que Ele era a Luz? Porque a Palavra que foi prometida foi manifestada através Dele, então Ele era a Luz daquela Palavra Falada. Amém! Oh, aquilo quase faria a mim, um Batista Pentecostal, gritar.
118 Note, pense, um clarão. Veja. Vivendo em um resplendor. Porém quando a verdadeira Palavra está vivendo, essa é a Luz, o que disse Deus. Agora, que seria se Deus dissesse no princípio: “Haja luz”, bom, e outra coisa aparecesse (vê?), somente uma miragem. Vêem? E não seria – o que Deus disse. Não, não seria. Que seria se Deus dissesse, “Haja luz”, e viesse mais escuridão? Vêem? Isto não teria sido luz. Mas a razão pela qual veio a luz é porque era Sua Palavra manifestada. E hoje quando Deus tem dito que tais coisas tomariam lugar neste tempo e você o vê fazendo, que é? É a Luz sobre a Palavra de Deus. É a Palavra feita Luz, manifestando-se a Si mesma.
119 Agora, eles disseram, “Quem dizeis vós que somos?” “Que”, ele disse…Tu tratas de…Sabemos que estás louco. Oh, você é um samaritano; estás com a mente errada. Bem, você tenta a…Quem pode dizer…Nós sabemos que você nasceu em pecado. Não sabemos de onde você veio. Não temos registros de sua identificação em nossos grupos. Porque você é um louco. Você tem um demônio”. Vêem? Disse, “Você está fora de sua mente”. Mas Ele era atualmente a genuína, verdadeira Luz de Deus brilhando, e o clarão lhes fez arregalar os olhos: “Nós temos Moisés como nosso guia”.
120 Ele disse: “Se houvesse crido em Moisés, me conheceriam a Mim”. E se você cresse em Jesus na Bíblia, você conheceria esta hora em que você está vivendo.
121 Eles dizem, “Bem, somos cristãos; nós…” Se você fosse, você saberia as obras de Cristo para estes dias. Vê, vê? Você saberia isto.
122 Jesus disse, “Todos aqueles profetas falaram de Mim. E se vós houvesses crido naqueles profetas, vocês Me conheceriam. Minhas obras testificam, porque o que eles disseram que eu faria, eu faço. E quem pode me condenar agora de incredulidade?” E eles continuam ainda não vendo isto. Por que? Os olhos deles arregalaram com um clarão (vê?) o clarão de algo mais que eles tomaram do que a Palavra Falada era…
123 Agora pense nisto! Pense nisto! Eles clamaram que criam naquela Palavra. Mas suas tradições voltaram suas faces da verdadeira Palavra para um clarão. Portanto, eles não puderam ver a verdadeira coisa. Então é isto hoje. Então isto tem sido cada era. Vêem, a -a verdadeira Palavra brilha, mas eles têm sido tão tradicionalizados que eles não podem ver aquela Palavra. Eles estão olhando para um clarão, e estão cegos. Um clarão te cegará, e irá…Quando o…
124 Jesus disse, “Vós sois cegos, guias de cegos”. Eles deveriam haver sido capazes de vê-Lo, de verem Quem era Ele, porém não o viram porque estavam vivendo naquele clarão.
125 Agora, um clarão, como disse, é uma luz falsa, uma miragem, uma concepção. É algo que – que está suposto a parecer com isso, mas ele não é isso.
126 Agora, a única forma em que eles podiam ver a diferença, pois as próprias coisas que Jesus fez provavam Quem era Ele, que Ele era a Luz. Eles pensavam que estavam na Luz. Mas agora, se você somente parasse um minuto e refletisse, quem está na Luz então?
127 Agora hoje, se tal engano racional foi cometido pelos eclesiásticos daquele dia, tal coisa racional foi feita, irmãos, não pensa você que é tempo de pararmos e considerarmos o que é a Luz? Não cometamos tal erro racional. Porém vocês o estão cometendo. Vocês já o têm cometido (vêem?) e não conheceram. Tal como naquela ocasião.
128 Agora, detenha-se um minuto e busque o que diz a Palavra hoje. Se eles houvessem parado e pensado: “Aqui Ele está cumprindo ao pé da letra exatamente o que a Palavra diz que Ele faria”. E Ele os desafiou como eu os estou desafiando. Eu desafio a vocês para olharem na Palavra; examinai as Escrituras; veja se não é a hora. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna; e são elas que de mim testificam”. São elas que das minhas obras hoje testificam. As obras testificam por si mesmas, aquilo está sendo feito, então é a Luz da hora. A Palavra de Deus afirma.
129 Suas tradições e coisas exatamente o que a Bíblia diz, como aqueles que manearam suas cabeças e foram embora. Todas as mesas ficaram cheias de vômito, diz a Bíblia. E esta é a maneira que Eles…Eles não creriam nisto; eles manearam suas cabeças. E cavalheiros, vocês se dão conta que quando vocês estão rejeitando a mesmíssima coisa que Deus está vindicando ante vocês, que vocês estão fazendo a mesma coisa que eles fizeram, voltando novamente a seu vômito tradicional?
130 “Como um cão que volta ao seu vômito…”. Se aquilo o fez ficar enfermo pela primeira vez, o fará ficar enfermo pela segunda vez. Se a igreja Católica sendo organizada e fez a primeira organização trazendo enfermidades para a igreja, então irão os Luteranos, Metodistas, e todos os demais, Batistas, Presbiterianos, e Pentecostais. O cão volta ao seu vômito e a porca volta a seu lamaçal. Vêem? Estamos aprontando para aquilo em poucos minutos, se o Senhor permitir.
131 Clarão, andando em clarão (vêem?), uma miragem, uma falsa concepção da Luz verdadeira. Ele provou que Ele era a Luz, porque Ele tem estado no – a caminho com a minoria (oh!), milhões contra Ele. Lá não havia nem um sexto das pessoas, uma nonagésima parte das pessoas na terra jamais sabiam que Ele estava aqui. Não suponho, um – um centésimo dos judeus, ou dificilmente um qüinquagésimo deles ou quadragésimo deles. Eu direi – talvez menos do que isto – em Seu próprio país jamais sabia que Ele estava lá. Então aqueles que sabiam que Ele estava lá, o consideraram algo falso, porque as denominações lhes disse que isso era o que Ele era. Vê? Porém ainda assim Ele era a verdadeira Luz que havia sido falada desde Gênesis no princípio, e lhes pediu que esquadrinhassem as Escrituras e vissem se Ele não estava vivendo exatamente nesse tempo, se as obras que Ele fez não cumpriram exatamente o que estava prometido naquele tempo. Amém.
132 Que coisa séria é, irmão. Estamos vivendo em um tempo tremendo. Ele provou ser o correto.
133 Ele era a própria Luz que eles diziam estar adorando. Eles reclamavam que estão adorando isso. Os pentecostais e reclamam. Eles reclamam que o estão, e tão cegos que não podem vê-lo. Por que? Eles organizaram-se e puseram um clarão em suas faces. Vêem? Uma tradição é o que algumas pessoas colocaram juntos e disseram, “Nós iremos e faremos isto, e isto e isto e aquilo”. Agora, nós vamos chegar ao porquê isto tem que suceder, se o Senhor o permitir.
134 Note, suas obras foram a Própria Palavra. O que Ele fez foi a Própria Palavra viva, mostrando que Ele era a Luz que foi prometida desde a fundação do mundo. Ele foi aquela Luz. Sua Luz é a Palavra prometida da era, porém eles o tinham tão virado que eles não podiam ver. Vêem? Mas Ele era a Luz daquela era.
135 Ele era a Luz que eles clamaram para ser adorada. Eles pensavam que eles estavam vivendo e adorando um clarão, e Jesus disse, “Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens e não da Palavra”. Ele é a Palavra, e Ele foi a Palavra manifestada. Eles deviam ter conhecido isto. Espero que possa ser divulgado através de todo lugar em que for ouvido (vêem?), aquilo foi a Palavra manifestada.
136 “Oh”, dizem, “Oh, temos a Palavra”. Oh, a Palavra, todo o mundo pode carregar uma Bíblia se o desejar mas quando a Palavra é vindicada, manifestada…
137 Porque, dizem, “Bem, nós cremos!”. Sim, senhor! Eles creram em toda a Palavra, tal como faz Satanás. Aqueles fariseus, quem podia condená-los como incrédulos? Porém eles não creram na Palavra para a hora. Eles estavam adorando em um clarão de algo mais. É a mesma coisa que eles estão fazendo hoje. Vocês estão guardando as tradições de Lutero ou – ou as tradições de Wesley, e do resto deles, a tradição pentecostal, mas que hora? Os Fariseus estavam conservando suas tradições, porém atrás de suas tradições estava vindo a Palavra verdadeira de Deus para brilhar. E quando o fez, cegou seus olhos. Eles não puderam ver isto, porque eles estavam olhando a algo mais. Então é isto hoje. Permita Deus que isto penetre, até que realmente chegue ao profundo das casas que deveriam crer nisto. É mais tarde do que você pensa.
138 Meu filho, Billy Paul, ele conversa quando está dormindo, porém ele não sonha frequentemente. Ele teve um outra noite que o estremeceu. Ele disse que estava sonhando que estava em uma igreja, e – e eles – eu não tinha chegado ainda. Disse que quando eu entrei, fogo estava saindo dos olhos. E eu disse, “O tempo está aqui; está terminando!” E todo mundo começou a gritar, “eu não posso, meus filhos”. E eu…
139 Minha esposa disse, “eu não posso pedir Sara para abençoar a mesa”, e assim por diante. E eu disse… Ele disse, “Eu tenho que ir e pegar Loyce e – e o bebê”.
140 Eu disse, “Loyce não pode vir agora. O bebê é muito novo para saber. Billy, a hora está aqui; devemos ir”. Eu disse, “É meia noite agora, antes da luz do dia Jesus estará aqui. Se não for, então sou uma falsa testemunha de Cristo”. E alguém falou alto e disse, “Nenhum homem conhece a minuto e a hora”.
141 “Eu nunca disse o minuto e a hora; eu disse algum tempo entre agora e a luz do dia”. E eu disse, “Vamos – vamos Billy”. E eu disse algo…E disse, “Mas nós entramos no carro e começamos. E começamos a subir a montanha. E quando nós o fizemos, isto era – parecia que a luz vinha, e os céus estavam escuros sobre a terra”. Ele disse que eu estacionei a um lado da estrada, levantei minhas mãos desta maneira, fogo continuava saindo de meus olhos. Ele disse que eu disse, “Senhor, eu tenho feito isto por Tua ordem. E tenho feito isto somente porque o Senhor me disse para fazer isto desta maneira. Tenho feito estas coisas de acordo com o que o Senhor me disse”. E eu fiz um movimento para uma grande montanha de granito, e a – a Luz sem mãos cortou uma pedra da montanha pesando centenas de toneladas e aqui vem. Eu disse, “Virem suas cabeças; não olhem. Isto tudo terminará em poucos minutos apenas”. Disse, “Então um grande silêncio santo vem de todas as partes enquanto esta Pedra vem para o lugar”.
142 Pode ser mais tarde do que pensamos. Há… Veja, aquilo é exatamente escriturístico (vê você?), a Pedra sem mãos cortada da montanha. Assim é, num destes dias será dessa forma quando vocês gritarão por algo. Eu disse a ele: “Tu tens tido este tempo. Deus tem prevenido constantemente”. Sim, eu disse. “Ainda mesmo que seja meu próprio garoto ou quem quer que seja, a hora está aqui. Eu já posso dizer o que Ele me disse para dizer, e isto estará aqui, e isto foi”. E – e então de repente eis que veio Ele, uma Pedra cortada da montanha sem mãos. Daniel viu aquilo, você sabe, muitos anos lá atrás. E Billy não sabia nada sobre aquilo, mas isto era um – isto era um sonho enviado do Senhor para ele.
143 Agora, vêem, clamavam estar adorando aquele próprio Deus que eles estavam criticando. E a mesma coisa está ao contrário de novo hoje pela mesma razão, vivendo em um clarão ao invés da luz. Grandes luzes têm um brilho. Bem.
144 Olhe em que trevas estamos hoje. Veja o que está acontecendo hoje. Veja o assassinato, as violações, as guerras. Porque, isso vem passar…Eu creio que foi Billy Graham quem disse em sua última conferência, “Dentro de dez anos mais cada habitante da Califórnia disporá de um revólver para proteger a si mesmo. Você não pode impor suficiente lei à força”. As pessoas estão simplesmente ficando dementes. Tiroteios, assassinatos, e assaltos, tudo mais. Vêem, tudo selvagemente (Vêem?) nas ruas. Veja, é o – é o dia em que estamos vivendo, nos dias sodomitas. Vêem? Mas há uma Luz brilhando se tão somente eles olharem, se eles somente olharem – olharem na Palavra e verem o que está suposto a ser nestas horas, eles saberiam o que está preparando para ser feito.
145 Agora, eles clamam que estão adorando aquela Luz. Desta maneira eles clamaram que estavam adorando aquela Luz. Mas eles estavam adorando-a em um clarão de outra Luz ao invés da verdadeira. Vêem? Ele era a Luz.
146 Credos e tradições e suas cegas condições os tinha tornado da verdadeira Luz da Palavra prometida. A Palavra que Deus tinha vindicado através de Jesus a Luz do mundo veio e fez aquela Palavra viver exatamente através de Seu tempo, exatamente para os seus dias. Ele será cortado fora do meio da septuagésima semana (isto é certo), que são três anos e meio de sua profecia. O Messias viria, o príncipe e profetizaria. E três dias e meio disto, então Ele seria cortado dos vivos e faria reconciliação. E isto é exatamente. Ele pregou três anos e meio, e…
147 E no próprio Salmo de Davi disse, “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Salmo 22), Todos os meus ossos, eles me vêem. Eles maneiam suas cabeças; eles passam por mim”. Oitocentas e cinqüenta anos antes, e isto foi considerado um profecia, e dada…Eles estavam cantando seus hinos no templo quando o próprio sacrifício estava pendurado na cruz com Suas mãos furadas, “E eles furaram minhas mãos e meus pés”. Vêem? Vêem lá? Por que? Eles estavam vivendo em um clarão; eles não viram a Luz.
148 Pode você imaginar uma pessoa ajuizada fazendo aquilo? Não posso mais imaginar então uma pessoa ajuizada correndo até o porão e entrando, puxando suas portas e dizendo: “Eu recuso ver a luz lá”. É uma demência. E seu intelecto escorregou para algum lugar, quando um homem vê que a Bíblia tem prometido isto e vê isto vivendo fora diante dele e manifestado e então permanece naqueles credos e coisas lá fora que rejeita isto. É uma delinqüência mental. É exatamente certo.
149 Ele estava aqui agora. Ele era – Ele era a Luz do mundo, e o mundo sabia…Ele veio para os Seus e os Seus não o conheceram. Ele veio ao mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o conhecia. Vêem? Porém a tantos quantos o conheceram deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber aos que creram Nele.
150 Lembrem, nós não podemos viver pela luz de ontem. A luz de ontem já passou. Não existe mais. É…a luz de ontem é somente uma memória. A luz do sol de ontem é somente uma memória, ou é uma história. Não podemos viver na luz de ontem. Não mais…E o mesmo…Embora seja o mesmo sol – o mesmo sol – mas cada dia isto traz sua força um pouquinho mais forte para amadurecer o grão para a colheita. Vêem?
151 O sol vem hoje, fica um pouquinho mais forte. Cada dia agora ele ficará um pouquinho mais forte, até que finalmente o trigo que está vivendo lá irá – irá tomando vida. Depois de algum tempo a – a vida brotará. Então um pouquinho forte, pouquinho forte. Março, abril, maio, junho, julho, ela está na ceifa então. Vê você? O mesmo sol brilhando hoje em – em janeiro – ou dezembro, aquilo lá em cima lavando aquela neve e derretendo-a naquele grão, trazendo água, é o mesmo sol, mas aquele trigo não pode vir naquela mesma luz do sol em junho. Vêem? Isto não pode…Vêem, o sol vem um pouquinho mais forte cada dia. E o grão deve ser um pouquinho mais maduro para receber a luz do sol.
152 Este é o problema hoje. O grão que foi semeado nos pais primitivos lá atrás em – em Lutero e Wesley e eles, estava impedido de crescer; não pode receber o sol. O sol o mata. Se negou a crescer. Vêem? Cortou – tomou a si mesmo do talo e veio aqui e se fez de coisinhas próprias, veio a ser palha, sem vida. O grão deve estar madurando e pondo-se mais forte enquanto o sol se põe mais forte cada dia.
153 Agora, vejamos por um minuto. Veremos as eras da igreja. Houve sete eras da igreja. Naquelas eras eclesiásticas, cada uma, veja como Ele falou a elas o que faria, como o grão maduraria e viria até esta hora final aqui, a esta hora final em que estamos vivendo. Assim sendo as igrejas devem fazer a mesma coisa (vê?) as igrejas.
154 Agora veja, Lutero semeou um grão, e Lutero era um grão. E ele semeou. Bem. O mesmo foi Wesley e também os pentecostais. Os batistas, nazarenos. Porém, veja você agora, Lutero não retrocederia a viver na luz da primeira denominação, católica. Não, senhor! Ele era outra luz. Isso foi Deus madurando algo.
155 Agora, uma pequena minoria sai fora daquilo – daquele avivamento Luterano. Então veio o avivamento de Wesley. Então naquilo, porque, eles não puderam voltar e serem luteranos. Vêem? Então vem os Pentecostais, então os Pentecostais organizaram e fizeram a mesma coisa, tomando a palha. Observe, mas o grão vai adiante.
156 Agora estamos em outra era. Porque eles não querem receber isto? Por que não querem ver que aquele grão amadureceu? Aqui está a Palavra prometida para este dia. Porque eles não vêem isto? Porque estão vivendo em um clarão luterano, clarão wesleyano, clarão Batista, clarão Pentecostal. Eles estão vivendo em um clarão de outras luzes. Esta é a razão pela qual eles não podem receber a Luz da Palavra total sendo vindicada como Deus prometeu nos seus Sete Selos, onde todos os mistérios foram revelados, viria novamente e diria porque estes mistérios foram feitos daquela maneira…E todavia quando aquilo vem, eles se afastam mais disso do que nunca. Eles estão sem desculpas.
157 Deus tem feito isto através do Espírito, através de revelações. Ele – Ele provou isto perfeitamente pelos cientistas e tudo mais que isto é a Verdade – que isto é a Verdade. E eles continuam querendo viver em um clarão Pentecostal: “Eu sou das Assembléias”, “E sou da Unidade”; “Sou da Igreja de Deus”; “Sou isto”. Vêem? Vivendo em um clarão das eras de quarenta, cinqüenta anos atrás. Vivendo em um clarão Luterano, vivendo no de Wesley, Batista, um Presbiteriano, ou algum clarão Nazareno de outra era que passou e foi organizada e fez a mesma coisa, e recusaram e rejeitaram a Luz quando está atualmente brilhando. E você está vivendo em uma miragem.
158 Eu digo reverentemente (vê?), mas você está – não para te ferir, mas para te despertar. Você está vivendo em uma miragem onde Jesus disse: “Porque vocês são cegos guias de cegos”. E eles…?…Ele tentou dizer-lhes para se desprenderem disso. “Deixa-os. Se o cego guia aos cegos, cairão todos no buraco”. E esta é a hora pela qual tenho vindo. Se eles vão vacilar, e não posso ajudar. Tenho feito tudo o que posso. Tenho feito exatamente…Tenho feito isso sob Sua ordem, Senhor. Vocês são testemunhas. Desde 1933 lá no rio quando aquela Luz que vocês vêem desceu brilhando; tem estado aqui no Tabernáculo e testemunhado a vocês todos estes anos. E tudo que Ela disse aconteceu. E continuamente eles estão indo. Que os cegos guiem aos cegos. Eu tão somente esperarei por aquela hora. Ele descerá num desses dias.
159 Observem, vivendo no clarão de Lutero, vivendo no clarão de Wesley, vivendo em seus clarões lá de trás, esta é a razão pela qual eles não podem ver a verdadeira Luz. Se eles parassem uns poucos minutos e tão somente apanhassem a Bíblia e lessem, eles veriam que a – esta é a Luz prometida para a hora.
160 Agora, tomaremos algumas dessas coisas em um minuto. Ele prometeu de acordo com Malaquias 4 que estas coisas aconteceriam. Ele prometeu tudo através das Escrituras que elas cumpririam. Vêem?
161 Observem Israel também, nosso tipo, na jornada (olhe!), comendo maná que era sua vida, aquilo lhes deu força, vida. Não é certo? Israel não podia comer o maná de ontem que tinha caído. Estava contaminado: estava podre. Não era bom para eles; eles morreriam por aquilo. O maná que os mantinha com vida ontem os mataria hoje. A Bíblia diz que havia vermes nele, contaminado. E o maná…Eles tinham que conseguir um novo maná cada dia. Amém! E que é isto? As pessoas que vivem no maná de Lutero, Wesley, e dos lá de trás estão comendo coisas contaminadas que estão matando espiritualmente. Vêem? Está matando, mortos em suas tradições.
162 O maná de ontem, de Lutero não serviria para os Metodistas; o maná dos Metodistas não serviria para os Pentecostais. O maná Pentecostal não servirá para hoje. Vêem o que quero dizer? Cada dia, vindo dia a dia, fresco, então é isto com as eras da igreja. O maná de Lutero era a mensagem de justificação. A mensagem de Wesley era a manifestação da santificação; os Pentecostais foi a restauração dos dons. Mas isto é introduzindo a Pedra Angular, no último dia, a Árvore Noiva. É contrário a tudo isto. E ainda assim é a mesma Luz para os já maduros, como o mesmo sol que brilha hoje estará madurando o grão para a colheita em julho. Vê o que quero dizer? Porém a luz de hoje não faria bem algum ali atrás em julho. É mais forte; o trigo está mais avançado. Está pronto para ser tomado. Amém! Certamente o é. Não poderia tomá-lo agora. O pode então. A estação não era certa então; agora é.
163 Você não pode ir contra a natureza de Deus. Ele tem uma lei. E o contrário àquela lei mata a sua planta. Você tem que ir de acordo com as leis faladas de Deus, e Suas Leis são a Palavra. Qualquer lei é uma palavra falada. E uma palavra é um pensamento expresso. Vêem?
164 Agora, nós – nós sabemos que é verdade. O que é uma visão? A Palavra de Deus, ou algo predito ou previsão de um evento. E uma visão que tinham os profetas, e que teve Jesus, Paulo teve, e todos eles diziam deste dia; era uma previsão do que aconteceria. E aqui nós vemos a previsão sendo manifesta, e as pessoas mesmo assim não reconhecem isto. Vêem o que quero dizer?
165 Agora, o maná de ontem…Olhe aqui! Você alguma vez observou o sol – s-o-l – tem viajado do leste ao oeste como foi cada vez. Você já observou isto? E observe as eras da igreja fizeram a mesma coisa. Que…O sol – s-o-l começa no leste. E a civilização no tem viajado com o sol, a luz falada de Deus para eles viverem. Eles foram, seguiram o sol para ver onde ele ia.
166 A vida mesmo, quando você nasce é como o sol. Você vai para o pôr do sol, desde o seu nascimento em direção ao pôr do sol.
167 O homem tem viajado sempre em direção ocidental. A mais velha civilização que temo é a China nos países orientais, Jerusalém…E observem, ela continua viajando para o ocidente como vai. E como continua e continua viajando para o oeste, assim também as eras da igreja têm viajado da mesma forma pelo F-I-L-H-O de Deus.
168 Olhe! Paulo…A igreja primitiva começou no leste; foi de lá, atravessou o mar chegando à Alemanha. E tem feito três puxadas. Veja. Da Ásia ali – da Palestina saltou sobre o mar à Alemanha. Isso foi Lutero. E saltou de Lutero sobre o canal inglês à Inglaterra por Wesley. E de Wesley ela saltou à costa dos Estados Unidos. E isto, se você for mais além, estará voltando de novo ao oriente. Este é o tempo do entardecer!
169 Olhe como as eras da igreja têm caído. Lutero…Paulo primeiro lá atrás na era primitiva, então veio descendo a linha para Irineu e os demais, até na França. De lá até a Alemanha, e Inglaterra, constantemente indo para o oeste. E agora não podemos ir além. Este é a última era! E o que a Bíblia diz sobre esta última era? Vêem, e geograficamente, cronologicamente, e quase em todas as formas que você queira tomar, escriturísticamente primeiramente, de qualquer maneira que você deseja tomar, estamos no fim, na última era da igreja.
170 E observe, como isto foi para frente e cresceu forte. E então tem a verdadeira e pequena minoria da Igreja crescido de justificação, santificação, Batismo do Espírito Santo, e agora para a vinda da Pedra de Coroa dando forma a si mesma em cima. Não mais organizações depois disto. Lá não haverá mais. Vêem? Não pode ser. Vêem, estamos no oeste.
171 Somente para mostrar a você, através de todos os tipos e tudo mais. E olhe para aqueles três pulos, três puxadas. Entraremos naquilo hoje à noite (vê, vêem?), como estamos no fim do tempo. É somente…
172 O sol tem viajado como o Filho; Filho como o sol. A Igreja tem vindo a mesma coisa desde as Sete Eras da Igreja e assim sucessivamente. As civilizações moveram diretamente para o oeste, e a igreja tem movido diretamente para o oeste. E agora, se formos mais adiante de onde estamos agora, voltaremos para o leste outra vez. Nós vivemos na costa oeste e você vai diretamente para a China, Japão, diretamente de volta outra vez. Sete mil milhas, atravessando você, irá de volta par o leste de novo. Então leste e oeste têm se encontrado. Isto é tudo. Estamos no fim. Não há nada a restar.
173 E a mesma coisa tem acontecido hoje. O que aconteceu lá atrás. A mesma coisa tem encontrado no oeste o que se encontrou no leste: as pessoas vivendo em um clarão de outras luzes que estavam tratando absolutamente de mostrar que a Luz teria que vir e ser rejeitada, porque eles têm um clarão ao invés da Luz. Oh! E lá havia grande Luz na terra dos gentios Zabulom, Naftali de – e galileus, terra dos gentios.
174 Esta é a sétima era da Igreja. Lembrem, e cada vez que o sol começa a brilhar o leste é o mesmo sol que brilha no oeste. E o mesmo Espírito que tem estado através destas eras daquele modo é o mesmo sol hoje, somente o que é isto? Tal como o amadurecimento nas estações – O – o sol de agora será o mesmo sol que amadurece o grão no outono na estação de amadurecimento e colheita. Vêem? Mas o que é isto? Isto é o sol adicionando com o que será. E hoje nesta última era é o que eles estão adicionando nisto. E mesmo assim eles querem viver lá atrás como um anão, irem até um mofado e velho – velho porão denominacional e credos e puxam seus cegos para baixo e dizem, “Eu recuso a ver; é sem sentido”. E quando a própria Bíblia que eles reclamam crer está sendo identificada pelo mesmo Espírito Santo, trazendo Luz nos últimos dias.
175 Notou você…E observe com cuidado ali em Malaquias como ele vindicou isso: “A fé dos pais aos filhos e a dos filhos aos pais”? Vê, o mesmo Espírito que o levantou lá atrás, o levanta aqui de novo, a mesma coisa…Vêem, exatamente, vice-versa, voltando atrás novamente, por que? Porque o leste e o oeste têm se encontrado. Vê, exatamente debaixo de nosso rosto, e mesmo assim não vêem. Por que? Não é de se admirar porque Jesus disse: “Deixe-os são então; eles são…cegos guias de cegos, e todos cairão no buraco”.
176 As luzes de outras eras somente refletiram esta Luz. Vêem? O sol hoje somente reflete – é do reflexo do sol que será neste julho ou agosto se Deus…para a colheita. E o sol de Lutero, e Wesley, e Sanky, Finney, Knox, Calvino, Moody, todos os outros, eles foram grandes homens que lá atrás tiveram aquela luz; e João Smith da igreja Batista, e Alexandre Compbell da igreja de cambelita ou os então chamados Discípulos de Cristo, Igreja Cristã, e os demais nomes que eles colocaram nelas; todos esses homens lá atrás em suas eras estavam somente refletindo o que isto seria aqui no fim.
177 E então aqui, os filhos imediatamente depois daqueles fundadores, o que fazem eles? Não ficaram no talo. Eles se apartaram dele e si mesmos uma pequena casca de onde você se aparta da verdadeira fonte de vida e não há vida em você. (Fim do lado um da fita – começo do lado dois incompleto – Ed.). Jesus tem uma mesa preparada onde os santos de Deus são alimentados com o alimento maduro do dia, pela Luz do Evangelho que o vindicou…?…que Ele está aqui hoje. Os anjos comem pão.
178 Somente pense. A velha casca de ontem (vê?) não pode ser plantada lá atrás; está podre. Não pode – não pode permanecer nisto. Não, senhor! Não fará bem nenhum, não crescerá. Está fora de vida. E a Palavra é a Vida. Isto é certo. A palha cai, aquela pequena e velha arista cai fora, a coisas assim; simplesmente se denominalise e cai. Se recusa a ir para frente com a Vida. Mas a Luz o vindica. Oh! Sim, senhor! Ontem…oh, que coisa!
179 A de ontem, oh, que coisa, como nós deveríamos ver isso! Veja, isto, as coisas apodrecidas de ontem, não as comam hoje. Está vendo? Tem vermes nisso. Sabe estas pequenas larvar de mosquitos, como as chamo? Eu não sei. Eu – Eu não sei muito sobre a vida de germe, mas eu sei que nós sempre os chamamos de larvas de mosquitos. Ele entra em qualquer coisa quando fica um pouco podre. Está vendo? Eu não a desejo então. Se você está satisfeito com ela, vá em frente, mas eu não.
180 Mas recordem…Você diz, “Então porque isto era bom ontem?” Se você somente soubesse que a verdadeira casquinha que estava no trigo no princípio, se aquilo permanece no grão, faz com que o grão se favoreça. Aquilo é a verdadeira coisa que faz a flor do trigo ser o que era ontem. Mas se isto for através dos processos da vida e transformando-se, quando isto cessar, isto somente mistura dentro de alguma coisa e forma o grão. Se não o é, de onde vêm? Amém! O captaram?
181 Como a Rainha da Inglaterra certa vez, ela foi a uma grande companhia de papel. E ela disse que ela gostaria de ver de uma extremidade a outra a fábrica de papel. Então eles mostraram a fábrica de papel (muitos anos antes de que o fizessem em polpa e coisas, então eles – fazendo papeis disto), então eles…Após algum tempo ela vem a uma sala que não havia nada senão uma enorme pilha de trapos sujos, e ela disse, “De onde veio isto? O que é isto? “Oh”, disse ela…
182 “Sim!” Ela quase não podia crer. Logo depois que ela se foi, o homem tomou um monte de trapos sujos, e os passou por certo processo, e os trouxe com um papel limpo e puro, vocês sabem, tem sido – passou por um processo e o fez real, e pôs o rosto dela nele, e o enviou a ela refletindo o seu rosto no que ela chamou de trapos sujos.
183 Agora, isso é o que é, as coisas mortas de ontem, a mensagem de Lutero, a mensagem de Wesley, a mensagem de pentecostes, se tão somente pudesse passar através do processo do Espírito Santo de Deus e da Palavra de vindicação, traria o reflexo de Jesus Cristo, o Rei. Amém! Mas se você deixar nesta situação, são trapos sujos. Vê? Isto tem que ser moldado em algo mais.
184 Lutero teve que ser moldado em Wesley, e Wesley teve que ser moldado em Pentecostes, e os Pentecostais tiveram que ser moldados em Cristo. Isto vai de um processo. Então o Evangelho tem ido através de um processo. Está se processando. Lutero a era da justificação, cremos nisto. A de santificação de Wesley, cremos nisso. A dos pentecostais com a restauração dos dons do Espírito Santo, cremos nisso. Certamente, porém ponha tudo junto, que sai? Jesus (correto!) o mesmo ontem, hoje e para sempre. O resultado é Jesus.
185 Quando um homem em uma fundição está fazendo um sino, ele tem que colocar um determinado som. Quando ele está assentando o molde ele derrama o ferro, ele coloca dentro tanto metal, tanto aço, tanto cobre, por que? Ele sabe exatamente a quantidade para colocar dentro para fazer dar o som certo. E isto é o que Jesus tem feito por Sua Noiva. Ele teve que colocar tanto Lutero, Metodista, tanto de Presbiteriano, tanto de pentecostes nela, porém qual é o resultado? Seu próprio reflexo. Por que? Como a mensagem da pirâmide, você, segue empilhando até ver a minoria para a Pedra de Esquina. O ministério de Jesus Cristo na terra tem que ser o mesmo como o ministério que Ele teve, ou Ele não pode vir a isto. Igualmente da cabeça aos pés. A cabeça, os pés não são a cabeça, porém a cabeça leva os pés, ou dirige os pés, diz a ele onde ir. Você captou? Formoso, é a Luz da hora.
186 Wesley foi uma grande Luz, como Ele disse para João Batista. Ele era uma grande Luz para sua hora, claro que ele era.
187 Não – Sim, senhor! Os trapos limpos – ou os trapos sujos de ontem, se você permanece nessa condição, tem que – será trapo sujo todo o tempo. Serviu seu propósito como roupa, porém agora vem a ser papel. Justificação serviu seu tempo em justificação sob Lutero, logo tem que vir a ser santificação por Wesley. E santificação serviu seu tempo até que veio o batismo do Espírito Santo. E o batismo do Espírito Santo tem servido seu tempo até que o Espírito Santo – que há somente um Deus – se funde na Igreja, ou a Igreja em Cristo, aquilo faz Jesus Cristo refletido na terra, como Ele prometeu aqui na Bíblia. Talvez não o creia. Eu não posso fazer com que você faça isso. Eu sou responsável tão somente pela Palavra. Vê? Isso é correto.
188 Então você viu isto? Você viu aquilo? Se você faz, isto será como o – um homem que em uma ocasião foi a Wales durante a época do avivamento de Welch. Um grupo de homens foi dos Estados Unidos. Assim eles foram, e diziam que queriam encontrar o edifício onde estava havendo o avivamento de Gales, um grande avivamento que rompeu entre as – as pessoas de Gales em Wales. Assim sendo estes homens, estes grandes ministros dos Estados Unidos, eles – doutores em divindade. Eles queriam ir e ver a grande coisa que eles haviam feito, vocês sabem. Assim sendo eles estavam caminhando na rua e eles disseram – encontraram a um policial em pé na esquina girando seu cacetete, você sabe, e assobiando um – um hino, desse jeito; eles disseram, “Oh, ele está assobiando um hino, vamos subir e vê-lo, ver o que ele vai fazer – façamos-lhe uma pergunta!” Assim sendo chegaram aonde ele estava e disseram: “Cavalheiro, onde está o avivamento de Gales?”
189 Ele tirou seu chapéu, ele disse: “Senhores, o avivamento de Gales está seguro aqui dentro!” em seu coração. Oh, é isto; ele era o avivamento de Gales. Oh, Deus, se tão somente – somente pudéssemos entender que nós somos o reflexo de Jesus Cristo, Sua Palavra manifesta. Você é o reflexo de Sua Palavra . Vêem? “Onde está o avivamento de Gales? Em que edifício está?” Ele disse; “Senhor, está no coração”. Ele era o avivamento de Gales. Isto é certo…
190 E hoje a igreja deve ser Jesus Cristo em ação sobre a terra. “Porque eu vivo, e vos vivereis; e minha vida está em vós. As obras que eu faço, vós também as fareis”. Vêem? A igreja tem procurado chegar naquele lugar para…E Ele prometeu que faria isto, e fará. Isto teve que vir daquela maneira. Então você vê, é isto que toma lugar. Nós – nós temos que ser desta maneira.
191 Ele é a Luz. Então Noé foi a Luz em seu dia. Ele era a Luz. Noé era a Luz. Era a Luz para que? Para executar a Palavra de Deus. “Destruirei os homens sobre a terra que Eu criei. Edificarei uma arca, e todos que desejarem entrar estarão salvos”.
192 Eles disseram, “O velho, e louco fanático”. Ele era a Palavra manifestada! Noé era a Luz da hora, claro que era. Em seus dias, sua idade mostrou a luz.
193 Moisés era a Luz de sua era. “Certamente eu te visitarei”, Deus disse para Abraão. “Eu descerei e tirarei o povo com mão forte; mostrarei o meu poder no Egito”. E quando Moisés lá em cima encontrou com aquela sarça ardente lá em cima e encontrou que o Eu Sou estava naquela sarça, Moisés foi até lá embaixo, e ele era a Luz. Amém! Não é de se admirar e ele podia tomar um pouco de terra e soprar para cima e dizer, “Que haja moscas sobre a terra”. Ele tinha a Palavra de Deus. O que aconteceu? O pó começou a mover-se, e moscas começaram a existir. Aleluia! Por que? Ele era a manifestação da Luz da Palavra de Deus. “Atormentarei o Egito”. Ele era um profeta. O que Ele dizia tinha que ocorrer. Ele era a Luz daquele dia. Ele era a Luz de Deus.
194 Faraó poderia ter tudo que ele queria ter, e o resto deles, todos os sacerdotes tinham o que eles queriam, mas Moisés era a Luz. Por que? Ele estava mostrando a Palavra de Deus manifesta. Deus prometeu, “Eu os trarei para fora debaixo de uma forte mão, e receberei toda glória”. Aquilo era o que Ele estava fazendo. Esta é a razão pela qual Moisés provou que ele podia criar, não porque ele queria criar, porque Deus lhe disse para…?…Que fosse à congregação e falasse “Amanhã…Deus o Senhor me tem falado”. “Toma um punhado de pó e atire-o ao ar como isto e chama-o. Não há nada, porém estará ali”. Amém! Oh, espero que não estejam dormindo. Oh, manifestação.
195 Ele disse: “Eu sou enviado. Deus disse a nossos pais que certamente Ele nos visitaria aqui embaixo e nos tiraria fora. Tenho vindo para provar-lhes que a hora está à mão. Desfaçam-se do que tenham. Partamos”.
196 Alguns deles disseram: “Bom, eu creio…” Datã disse, “não creio que há tanta pressa. Não deveríamos estar todos excitados sobre isto, e parecia que falhou quatro ou cinco vezes”. Mas somente o mesmo, isto movia.
197 Eles pensaram…Eles saíram e disseram: “Apedrejemos este Moisés e que ele se distancie de nós; não o queremos em nosso – nosso grupo aqui”. Moisés somente dirigiu-se de qualquer modo, porque ele era a Luz. Ele era a Luz da hora. O que ele teve, o que era? Deus manifestando Sua Palavra prometida através de Moisés, e Moisés era a Luz.
198 Elias era a Luz: “Vá e suba a essa montanha; Eu tenho ordenado aos corvos que te alimente”. Amém!
199 Sim, senhor! Ele desceu de volta com o Assim diz o Senhor, “nenhuma gota de orvalho cairá dos céus até que eu a chame”. Amém! “O sol deve brilhar, você pode chamar por todas as nuvens e qualquer coisa que você desejar, mas nenhuma gota de orvalho virá até que eu a chame”. O que ele era? A Luz! Aleluia! Ele era a Luz, a Luz; ele era a Palavra de Deus manifestada.
200 Eles pensavam que ele era um louco assentado lá em cima. Ele tinha servos que o alimentavam, e eles morrendo de fome. Queriam viver em tradições, podem ir. Não Moisés – ou não Elias, ele estava vivendo correto na Luz. Assentado lá em cima perto do ribeiro de Queriate e somente tenho um bom tempo, e tinha comida e alguém para cuidar dele e tudo mais. Eles pensavam que ele era louco, mas ele era – ele era a Luz.
201 Eles dizem, “Ei, o que aconteceu com o santo rolador que temos aqui por volta? Você sabe que alguém estava caçando outro dia, e disse que o viu em pé lá em cima perto da – estrada para cima do pico da montanha lá. Eu aposto que aquele velho companheiro já está seco nestes momentos”. Oh, não! Ele era a Luz! Ele era a Luz! Ele era a Luz! Ele era a Luz de Deus em seu dia.
202 João, quando ele veio à terra, e saiu ao deserto a obter sua educação de Deus, não do seminário, ele tinha que introduzir ao Messias…Assim sendo quando saiu Jesus disse que ele era uma Luz brilhante. Aleluia! Por que? Ele era a Palavra manifestada. Isaías o disse…?…Isso é correto! Que Ele enviaria uma voz no deserto clamando, dizendo: “Preparai o caminho do Senhor, e endireitai Seu caminho – endireitai as suas veredas”. Ele clamou um…A voz do que clama no deserto, aqui sai ele. Que era ele? Voz do que clama no deserto. Que era ele? Manifestação da Palavra, Luz. O mesmo Deus que falou em Gênesis isto, e aqui vem a vida. Como Ele disse, “Haja luz para o sol, o sol veio à existência, da mesma forma Ele disse que haveria uma voz clamando no deserto”. Aqui vem ele. Ele era a Luz da hora.
203 Ele disse também nos últimos dias (amém!), a Luz da hora, clamando no deserto da Babilônia, “Sai dela povo meu, para não serdes participantes de seus pecados. Não toqueis em suas cousas; apartai-vos dela. Escapem de Sua ira que há de vir”.
204 João disse a mesma coisa: “O machado está posto à raiz da árvore”. Ele não tinha educação, nem falava como um pregador. Ele falava sobre serpentes, e paus, e árvores, e machados, e coisas que ele usou no deserto. Ele não cresceu em alguma grande, poderosa coisas que têm hoje, e como eles tinham naqueles dias. Ele saiu com sua própria linguagem. Ele não levantou e disse, “A-a-mém!” e fez todas estas simpáticas saudações. Ele vem justamente do – do deserto…?…disse: “Não penseis que eu pertenço a isto”. Deus é capaz de dessas pedras levantar filhos a Abraão”.
205 Não pense que porque você é metodista, batista, presbiteriano que você tem segurança em Deus. Deus é capaz de tomar contrabandistas ou prostitutas da rua e fazer santos deles. Alguém irá ouvi-lo, e alguém crerá.
206 Também Ele disse: “O machado está posto à raiz da árvore, e toda a árvore que não crer será cortada e lançada ao fogo”. Então isto era sua mensagem. Ele era a Luz do dia.
207 Jesus disse: “Ele era a radiante e resplandecente Luz, e vós por pouco tempo desejastes andar nela”.
208 E o que disse João, o profeta? “Ele está de pé entre vós neste momento. Não sou digno de desatar Suas sandálias. E breve Ele chegará em cena e eu me vou”. Oh! Pois Ele era a Luz. Não há duas ou três luzes, não quatro ou cinco organizações diferentes; lá havia uma Luz. Não há Metodistas, Batistas, Luteranos, Presbiterianos. Cristo é a Luz, e a Luz é a Palavra. E a Palavra manifestada é a Luz da hora. “Haja Luz”, e lá estava a Luz. Sim, senhor! Haja Luz, e lá está a luz.
209 Ele falou lá que haveria Luz nestes dias, e há Luz. Ele está vindo. Eu creio.
210 Veja as promessas desta era. Oh, que coisa! Cada luz que brilhou…Estas eras da Igreja nós vemos como eles…Isto – é lamentável olhar e ver rejeitando…Apocalipse 3 – Eu tenho anotado aqui Apocalipse 3, e sei que – o que eu estava referindo então.
211 Olhe para a promessa dessa hora na qual estamos vivendo, uma Luz rejeitada. O que eles fizeram? Eles rejeitaram lá atrás. Por que? Eles estavam vivendo em um clarão. O que estão fazendo eles hoje? A mesma coisa. “Bem, é – é você um cristão?” “Sou luterano!” “Sou Batista”.
212 “Sou presbiteriano”. Isso não significa nada para Deus. Isso é o mesmo que dizer que você é um porco, leitão, ou qualquer coisa mais que você queira chamar a si mesmo. Vêem? Aquilo – aquilo o mais ou menos o que significa. Não – não – não é desconsideração por você, mas se você está levando isto a uma parte fundamental, isto é certo. Eu faço a pergunta: Um cristão? Isto é, Cristo em você. E se Cristo está em você, então a Palavra estará em você. E se – então se a Palavra está em você, quando a Luz está, a Luz está brilhando, como andará você fora dela? Vê, vê? É esta a pergunta. É o que é agora.
213 A Luz, a Luz do entardecer está brilhando; a Árvore Noiva está florida. Oh, recordem, eles podaram a velha Árvore. E o que a locusta deixou, o pulgão comeu; e o que o pulgão deixou, a aruga comeu. O que os Metodistas deixaram, os Batistas comeram; e o que os Batistas deixaram, os Pentecostais comeram. Ele disse que esta Árvore (Joel) foi cortada até embaixo na cova, mas ele queria saber se ela viveria outra vez. Oh, sim! Ele a reservou. Ele reservou aquela Árvore (sim, senhor!), pois isto era Sua Noiva. E Ele disse, “eu restaurarei, disse o Senhor”. O que é isto? “Eu trarei isto para fora, tudo que os Luteranos comeram, Wesleyanos comeram, e todos eles. Eu restaurarei, porque tudo continua na raiz da Árvore”. Vê? Estava ali embaixo nas raízes, justamente como a seiva que desceu, como eu disse acerca da irmã que está enterrada lá. E a trombeta de Deus soará algum dia e os eleitos, luteranos, metodistas, batistas, que não teve nada a fazer com nenhuma organização…
214 Lutero nunca organizou nada. Moody nunca organizou nada. Havia um grupo de Rickey que veio depois dele e fez a organização, tomou a casca. John Smith nada organizou. Nenhum deles organizou coisa alguma. Era a Luz da hora. Lutero, Wesley, e nenhum do resto deles, foi aquele grupo que veio depois deles que fez a organização.
215 O Espírito Santo nunca organizou nada em Pentecostes. Pentecostes é uma experiência, não uma denominação. Ele nunca organizou nada. Oh, não! Mas o homem que reclamava ser o Pentecoste o organizou. Isso foi a casca morrendo ali. Em lugar de imprimi-lo no papel para fazer com que a imagem plena de Jesus saísse, não, eles os tiraram para fora. Assim sendo eles não têm nada a fazer dentro. Deixe-os sozinhos.
216 Porém encontramos esta Luz, esta Árvore…Cristo novamente rejeitado pela igreja. Por que? Pela mesma causa que fizeram no princípio, os velhos e falsos clarões de luzes de outro dia. E Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre, Hebreus 13:8 diz que Ele o é. Hoje Ele é o mesmo que foi então, porque Ele faz a mesma coisa que fez. A mesma Palavra que Cristo…
217 Escutem, eu somente quero deixar vocês irem agora, deixe isto ser uma breve nota. Não sei; estou indeciso se desligo aquilo agora ou não (vê?) devido àquela fita. Somente a deixarei lá.
218 Quero lhes perguntar algo. Veja isto, vê? Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Veja, Suas obras que fez, manifestarem-se a Si mesmas. Agora, ouça com cuidado. Quando Ele estava lá de pé em João 14:12, Ele disse: “As obras que eu faço, vós as fareis também. Maiores do que estas fareis, porque eu vou para meu Pai”. Agora, Ele o disse. O céu e a terra passarão, porém essa Palavra nunca falhará. Agora, se estamos no final da era, onde estão aquelas obras maiores que hão de vir? Vê, vê? Estamos aqui. Não temos tido…
219 Ouçam, se o calendário Romano fosse certo…Nós temos – nos restam trinta e seis anos. Cada dois mil anos o mundo encontra seu fim. Nos dois primeiros mil anos, destruído por água; os próximos dois mil anos, vem Cristo. Está entrando o ano de 1964, trinta e seis anos. Agora, o calendário astronômico egípcio diz que estamos dezessete anos atrasados; são dezessete anos de avanço daquele. Que nos restaria dezenove anos de sobra. Jesus disse que as obras serão abreviadas por causa dos eleitos ou não haveria nenhuma carne salva. Onde estamos? “As obras que faço, vós as fareis também”. Alguma espécie mais poderosas as fareis.
220 Agora veja. Ouçam atentamente. Entre em seu…orarei para Deus abrir seus corações e mentes para entenderem, então você entenderá sem dizer muito aqui. Note, Ele disse um dia…Vamos ver algumas das grandes obras que Ele fez. Vamos nos deter para um par de coisas. Vamos pensar. Certa vez Ele disse: “Dai-lhes vós de comer”. Eles disseram, “Não temos nada”. Disse: “O que você tem? Traga-me o que você tem”. E eles disseram: “Temos cinco pedaços de pão e dois peixes”.
221 Ele disse: “Traga-os a Mim”. E Ele tomou os cinco pedaços de pão original e começou a quebrar o pão. E do original Ele fez o pão e alimentou cinco mil. Não é isto certo? Então Ele disse: “Tem você os peixes? Dai-me os peixes”. Era um peixe para começar, e Ele tirou daquele peixe outro peixe, e outro peixe e alimentou a cinco mil. Não é isto certo? Mas nos últimos dias Ele não possuía nada, Ele apenas falou e disse: “Diga e aparecerá”. E ali estava sem nada para começar. Ele não teve um esquilo; não havia nada lá. Ele somente disse, “Haja!” e lá estava! Oh, Suas Palavras são infalíveis. Tem que ser cumprida.
222 Eu poderia lhes dizer coisas que estremeceriam vocês. Vêem? Está ali quando Ele diz que está ali. Deixe-o dizer isto, vêem? Exatamente. Vêem?
223 Vêem, o leste – o oeste aqui tem encontrado o leste. Era o mesmo Moisés pregando a areia e dizendo, “Haja pulgas!” e coisas assim sobre a terra. Mas nestes últimos dias Ele não toma nada (vêem?), somente a Palavra. “Haja” e há. Como disse, esta é a maneira que seria. Eu desejo testificar algumas daquelas coisas hoje à noite. (Vêem, vêem?) do que aconteceu e que você possa ver que Ele continua Deus. Suas Palavras não podem… “As obras que eu faço vós também as fareis, e maiores do que estas”. “Eu tomei um peixe para fazer um peixe. Vocês não terão que ter um peixe”. Ele continua Deus. Continua o mesmo Filho, o mesmo Filho de Deus hoje. “As obras que eu faço, vós também as fareis e maiores que estas fareis”. Será ampliado. “maiores do que estas fareis”. E as pessoas se recusam a ver isto. Grandes obras.
224 Uma luz falsa! Você sabe, estava pensando sobre alguma coisa. Eu me referi muito à Inglaterra, mas eu estava pensando sobre uma luz falsa. Aqui não muito tempo atrás, todos vocês recordam quando houve aquele maior roubo que – que a Inglaterra jamais teve. Aquilo foi feito por…Isto era sete milhões de dólares roubados. Creio que não houve nada no mundo que se compare com isto. Um grande roubo, recentemente de sete milhões de dólares. Nem mesmo a polícia central de Londres pode ter uma idéia disto. Vocês sabem como eles fizeram isto? Através de uma luz falsa. Eles colocaram a luz nos trilhos de uma estrada férrea, advertência, a luz vermelha embaixo para pará-los, e ali estava o roubo tomando lugar, justamente no lugar certo. Uma luz falsa deu o maior roubo que as nações jamais conheceram. O maior roubo das nações, o maior roubo foi feito através de uma luz falsa.
225 E o maior roubo que a igreja de Deus já teve foi a falsa luz, o clarão das denominações. Roubou deles o poder do Espírito Santo. Foi tirado da igreja a verdadeira corda para os náufragos. Roubou-lhes a Palavra, quando eles aceitaram credos ao invés da Palavra. Foi roubada…Oh, eles dizem ter a Palavra. A Palavra vive a Si mesma fora da era; faz a Si mesma conhecida. Eles clamam que tiveram a Palavra bem lá atrás nos dias de Jesus, mas Ele diz que eles viram uma grande Luz e a rejeitaram.
226 Oh, luz falsa!Sim, isto custou à igreja o maior roubo que já houve. Frios credos denominacionais, irmãos, não madurarão uma Palavra vindicada, não, o grão, a Bíblia diz..Jesus disse que a Palavra de Deus é uma – uma semente que o semeador semeia. Vêem? E frios credos não amadurecem aquela Palavra. Não, não! Os frios dias de neve não amadurecem o trigo. Realmente não! Ele toma o calor da luz do sol, porque foi a palavra falada de Deus para fazer tal coisa. E tomará a Palavra falada de Deus hoje para mostrar aos santos de Deus que Jesus Cristo vive justamente como Ele foi ontem Ele é hoje. Credos e denominações nunca foram isto. Eles estão frios e indiferentes, e o grão apodrecerá lá dentro do chão. Não pode nascer daquilo.
227 Essa é a razão o – hoje temos o que temos. Como nosso precioso irmão Billy Graham o grande pregador. E penso Deus está usando o homem. Porém vejam o que ele faz, vai aí entre os batistas e presbiterianos. Que faz ele? Consegue um grupo de assistentes à igreja.
228 Vocês vêem onde os Batistas do Sul estão gritando de alegria lá embaixo porque eles têm o maior número de denominações – suas denominações cresceram mais do que a de outros protestantes. Os católicos no ano passado quase tomou a todos. Vocês viram no jornal? Eles fizeram. Não se preocupe, irá conquistar a todos eles, porque tomará os Batistas e todos, juntos. E todos eles são um e não sabem. O concílio de – o Concílio de Igrejas os põe na mesma coisa. Denominações põem…Por que? Por que quererá você permanecer aqui – aqui? Enquanto você estiver rejeitando, que diferença faz? Não está você usando as mesmas marcas denominacionais justamente o mesmo que você é em um lugar, de um a besta e do outro a marca, então lá está você. Então isto não faz diferença nenhuma.
229 É onde ele tem estado. Ele tem estampado seu selo de aprovação, e aí vai você! E aí o leva direto à Casa Branca, e para Washington D. C. e – e você vai! E os clérigos os levaram direto de volta, exatamente o que a Bíblia disse que eles fariam! Meu desejo é que aquele relógio não – não andasse tão depressa.
230 Agora apenas pense onde estamos. Veja as promessas para o dia – rejeitaram outra vez. Como as igrejas têm feito nestes últimos dias, as denominações.
231 Clarão, vivendo em um falso clarão é a razão pela qual eles não querem amadurecer. Esta é razão porque nesta Palavra – você não vê os milagres.
232 Um padre conversou comigo não muito tempo atrás, e ele disse, “Senhor Branham”, disse ele, “Como o senhor batizou – certa menina?” que saiu desta igreja, e descambou-se, e casou-se com um rapaz católico, e foi para a igreja católica. E ele ia levá-la a igreja.
233 Eu disse, “Eu a batizei no batismo cristão”.
Ele disse: “O bispo deseja saber”.
Eu disse, “Certo, aí está”.
Disse: “Você jura isto?”
234 Lhe disse: “Eu não juro”. E ele disse…Eu disse: “Se você não pode tomar minha palavra, bom, está bem”. Eu disse, “Se eu não jurar…A Bíblia diz, Não jureis pelo céu, porque é o trono de Deus; e a terra é seu escabelo. Seja o vosso sim, sim e o não”. Eu disse, “Você tem que tomar minha palavra para isso”.
Disse, “Bem, você – você disse “batismo cristão”, o que você quer dizer com isto, por imersão?”
235 Eu disse, “Esta foi a única maneira que o batismo cristão foi executado”. Eu disse, “Eu a batizei no rio Ohio, e imergi na água no Nome de Jesus Cristo e a trouxe para fora. Eu a batizei no Nome do Senhor Jesus Cristo, o qual é o único batismo cristão que há”.
Disse, “Sim, senhor!” Ele colocou isto assim, e disse, “Estranho”, disse, “Você sabe, a igreja católica usava batizar desta maneira”.
Eu disse: “Quando?”
E ele disse – continuou, e a discussão durou por algum tempo, e ele disse, “Bem, nós somos os Católicos originais”.
236 Sabendo lá, postos ali os – os livros, vocês sabem, e a história sobre isto, eu disse, “É verdade”. Mas eu disse, “Por que não faz você isto hoje?”
Ele disse: “Temos poder para perdoar pecados”. Disse: “Jesus…Não falou Ele a seus discípulos, a qualquer pecado que remirdes, estão remidos; e qualquer que retiverdes, eles serão retidos”?
Eu disse, “Sim, senhor! Ele o disse”.
Ele disse, “Então não – não dá isso autoridade à igreja? Pedro era a cabeça da igreja”.
237 Eu disse: “Se a igreja remisse pecados da maneira que Pedro fazia”. Eu disse, “Agora, quando eles perguntaram, “Que devemos fazer para ser salvos?”, ele disse, “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados”. Eu disse: “Faça você isso, e eu estarei com você”.
“Oh”, ele disse, “você está tentando contestar a Bíblia”.
Eu disse: “Isto e a Palavra”.
Ele disse, “Deus está em Sua igreja”.
Eu disse, “Deus está em Sua Palavra. Toda Palavra do homem é mentira, mas a Dele e Verdadeira”. Vêem?
238 Então não há maneira pela qual você possa obter (vêem?), senão essa. Lá vão eles diretamente à escuridão, e os Protestantes através de milhões caíram nisto. Aqui estão eles perfeitamente para a adoção de seus credos e coisas, indo diretamente para a adoção de seus credos e coisas, indo diretamente com…E a Palavra saindo e provando, fluentemente, Jesus Cristo manifestando a sí mesmo o mesmo ontem, hoje e eternamente, e no clarão daqueles credos eles se moverão em direção às trevas – as trevas, o mesmo fizeram no tempo de Noé. O mesmo que fizeram em todos os tempos, eles fazem isto outra vez hoje, fora em trevas. Por que? Eles rejeitaram a Luz, porque os credos os tem cegado.
239 Oh, que hora escura em que estamos agora. Sim, eles rejeitaram a Cristo, a Luz eterna e verdadeira, e isto é o que fazem.
240 Denominações frias nunca poderão trazer Vida à Palavra de Deus, porque ela traz vida à denominação. Temos tido mais cristãos professos agora…Olhe aqui, se um cristão, eu perguntei a este padre isto. “Se…eu concordo com você que a igreja católica esteve no princípio em pentecostes, não em Nicéia, Roma”. A Igreja nunca começou em Nicéia, Roma; ela começou no Pentecostes. Vêem? Em Jerusalém é onde a Igreja iniciou. Mas eu disse, “Aqui eu admitirei que estas pessoas…”
241 Aqueles escravos e coisas que receberam o Espírito Santo, e seus senhores viram seus poderes e coisas, o que estavam eles fazendo, levantando mortos, falando em línguas, expelindo demônios, predizendo coisas…E profetas entre eles, e assim sucessivamente vinham cobertos de peles de carneiro, comendo ervas, vindo naquele Concílio Niceno e assim por diante…que grandes homens…que grandes homens. E lá eles saíram e subiram lá para aquele Concílio de Nicéia como sustento àquela Palavra. Porém naqueles quinze dias sanguinários eles aceitaram o Pai, Filho e Espírito Santo como um credo ao contrário da doutrina da Bíblia no Nome de Jesus Cristo. Através daquilo vem todas as igrejas Protestantes, nascidos nela, a mesma coisa. Todas estas outras coisas, uma falsa concepção do Espírito Santo. Eles tomaram – participam da comunhão, bebem o vinho, e aquilo é a santa eucaristia a qual significa e Espírito Santo. O padre dá isto a vocês.
242 Agora, a Bíblia não quer dizer, “Quando o dia de Pentecostes chegou, eis um sacerdote vindo rua acima, com o colarinho redondo, e dizer: ‘Tire sua língua e toma a santa eucaristia’”. Não! Não diz: “Todos vocês corram aqui e me dêem a mão direita de companheirismo. Vocês, batistas, metodistas, e batistas, e porei seu nome…Traga-me uma carta de algum lugar”.
243 Ele disse que estavam todos num só lugar e num só pensamento, e de repente lá veio um barulho dos céus como de um vento poderoso, e encheu todo o quarto onde eles estavam assentados. Todos eles foram cheios com o Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas como o Espírito Santo lhes dava que falassem. Saíram para as ruas, cambaleando como bêbados, Maria e todos os outros, sob o impacto do Espírito Santo. Quando as pessoas disseram, riram deles e disseram, “Estes homens estão cheios de vinho novo!” O que eram eles? Cegos pelos credos.
244 Aquele pequeno pregador dois por quatro levantou ali, chamado Pedro, ele disse: “Vós homens da Judéia e vós que habitais em – vós homens de Jerusalém e habitantes da Judéia, seja-vos isto notório, e prestai ouvidos a minhas palavras. Estes não estão embriagados, mas é o que a Escritura disse que seria. Esta é a Luz! Esta é a Palavra sendo manifestada!” Amém! O mesmo acontece hoje e eles fazem como aqueles fizeram antes, se distanciaram maneando a cabeça. Disse: “Deixa-os, cego guiando cego, ambos cairão no buraco”.
245 Oh, se necessita da Vida Eterna de Cristo para trazer a Palavra de Vida para – vindicação. Feito carne… Oh, meu Deus!
246 Se necessita da Palavra de – se necessita do Espírito Santo para operar a Palavra de Deus. Quando Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura…” Agora, veja, Marcos 16, Sua última comissão “ a todo o mundo – todo o mundo…” Isto ainda não tem chegado lá. Vêem? “…todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Aquele que crer (em todo o mundo) e for batizado, será salvo, mas aquele que não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem. (Eles estreitarão as mãos com…? Não! “Eles serão bons membros de igreja?” Não!) Em Meu Nome expulsarão os demônios. Falarão novas línguas. Pegarão em serpentes e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” Oh, que coisa!
247 Que distância? Toda criatura. Quantos? Todo o mundo até que Ele venha outra vez. Estes sinais seguirão… “Aos que crerem em Mim, as obras que eu faço, também as fareis. E maiores ainda, pois eu vou para meu Pai”. Oh, como podemos andar longe disto é mas do que eu posso dizer.
248 Estamos em mais trevas agora do que eles estavam. Agora, tenho somente mais dois versículos, aqui então eu quero chegar ao fim o mais rápido possível. Estamos em mais trevas do que elas estavam. Eu sei que eu cansei você aí fora mais ou menos uma hora e meia, mas vêem, as fitas continuam ligadas lá dentro. Vêem? Vêem?
249 Eles estão em mais trevas do que nós. Eu fiz uma lista que…Por que? As igrejas neste clarão estão enganadas, parece que para elas é a verdade. Agora não disse Jesus, Mateus 24…Mateus 24 Jesus disse que nos últimos dias os dois espíritos seriam tão parecidos que se possível fora enganaria até os escolhidos. Lá estaria um grupo de eleitos que vinham para fazer a Igreja nestes últimos dias. E estas organizações o que elas chamam sua verdade seria tão parecido à coisa real, que enganaria aos próprios escolhidos, mesmos aos Pentecostais.
250 Agora você sabe, você não vai tomar um Pentecostal e enganá-lo com alguma doutrina Metodista ou Batista. Você não dirá a ele aquilo. Ele sabe melhor. Você não enganará a algum Batista com a doutrina Luterana também. Vêem? E você tão pouco receberá a Mensagem – enganar a Mensagem agora nesta Palavra com alguma doutrina Pentecostal de falso Pai, Filho e Espírito Santo, e todas estas coisas deste jeito e lá de volta em Seus credos que eles têm naquela organização programada. Não é possível! Você nunca os enganaria, porque os eleitos não serão enganados. Não!
251 O que é isto? Enganando. Estes clarões, o que estão fazendo eles? Eles estão conduzindo a igreja para o Concílio de matança através de seus clarões. Aquilo será a última matança quando ela e Roma se ajuntarem. Quando formarem aquela imagem da besta, aquilo será o término da matança. E estes clarões onde você está agora, olhe o que isto está fazendo. Dirigindo o povo. São cabras.
252 Um bode sempre conduz a ovelha para matança. Vocês têm visto isto nos matadouros. Aquele bode correrá até ali e guia as ovelhas, logo ele pula para fora e deixa a ovelha entrar. Vêem? Isto é o que ele faz. Foram os bodes que conduziram Jesus, o Cordeiro, para a matança, os bodes Romanos. Isto é certo! São os – são os bodes denominacionais hoje que conduzem as ovelhas inocentes para a matança. Colocando a si mesmas – seus nomes lá em seus livros e eles estão liquidados. Aquilo é a marca da besta. Eu falo no Nome do Senhor. Eu segurei isto por muito tempo; isto é verdade. É exatamente isto! O que é a besta? O que é a besta? É a hierarquia romana, a primeira organização. O que é a marca disto? A mesma coisa. Exatamente! A mesma coisa que isso foi. A matadoura…para o clarão…
253 Mas encarando a escuridão do momento nós continuamos a ver a Luz através da Qual Deus brilha. Quão agradecidos somos por isto!
254 Ouçam atentamente! Temos visto a Luz, Sua Palavra que Ele prometeu para estes dias, provada e vindicada ( é a verdade), a Luz da hora. Oh! Estou muito feliz. Não há nada errado. Há…
255 Aqui não muito tempo atrás um ministro estava dizendo que ele estava lá na Flórida, e ele tinha seu carro (creio que era um Chevrolet), e ele apagou. E ele não conseguia consertá-lo. Então foi a uma garagem; um pequeno velho mecânico entrava debaixo do carro, subia no carro, e resmungando ao redor; e ele não conseguia consertá-lo. E ele – ele tentava algo mais, e isto não dava certo. Ele colocou um gerador, colocou isto, colocou parafusos, colocava cabos; ele não conseguia fazer a coisa funcionar. Ele simplesmente não conseguia fazer aquilo trabalhar. Finalmente um homem bem vestido entrou; ele disse, “Posso dar-lhe alguns conselhos?”
256 O mecânico teve suficiente senso para dizer: “Sim, senhor!” Ele disse: “Você toma isto e põe em tempo isto e isto e”, disse, “ponha isto em conjunto uma vez e experimente”. E ele tomou isto e o outro e o pôs em seu lugar, e ali se arrancou.
257 O pequeno mecânico se voltou e disse: “Ouça, quem é você?” Ele era o engenheiro chefe da “General Motors”. Ele havia feito o automóvel. Ele foi quem o desenhou.
258 E hoje quando estamos falando acerca de metodista, batista, presbiteriano, o Mecânico Chefe está aqui, o Desenhista de Sua Palavra. Sabe Ele mais acerca do que se necessita para o rapto, ou sabem mais a igreja metodista ou batista acerca do que é necessário? Ele é o Desenhista; Ele conhece o que é necessário. Ele está envolto no poder de Sua ressurreição. Aleluia! Ele está andando entre nós hoje no poder de Sua Ressurreição. Ele sabe o que precisa para colocar a igreja na ordem para o rapto. Ele planejou isto e associou as partes aqui na Bíblia. Amém! Somente deixe que a corrente corra através disto, agora olhe isto funcionar. Ponha fé em Sua Palavra Prometida e correrá através, e você verá como isto funciona. Porque? Ele planejou a coisa. Ele planejou Sua Igreja através de Sua Palavra. Isto é o que Ele associa, não através de Metodistas, ou Batistas, ou Presbiterianos ou organizações Pentecostais, mas através de Sua Palavra. “Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Sim senhor! Saia de seus clarões!
259 No meio das trevas, neste tempo escuro no qual estamos vivendo agora… Tenho somente mais ou menos cinco minutos de resto. No meio das trevas quem trará a pequena Noiva pra fora? Quem sabe acerca disso? O Chefe Planejador. Oh, sim! De todas estas confusões de clarões…Aqui estão os Metodistas clariando um lado, os Batistas do outro, e os Presbiterianos do outro, e os Pentecostais do outro, ao redor de todos estes clarões…Eles correm, colocam seus nomes aqui dentro desta clarão. Sim, para encontrar algo lá, vêm aqui…
260 Como eu disse àquele padre, “Se todos vocês estão na igreja original e vocês foram após a doutrina daqueles homens que se assentaram em Nicéia, por que é então que vocês não têm o poder que eles tinham ali no começo? Por que vocês não fazem as coisas que eles fizeram, das quais disse Jesus…”
Disse: “Oh, somos mais numerosos agora; nós – nós vivemos em uma era diferente”.
261 Eu disse: “Mas a Palavra não muda”. Ele disse: “Estes sinais seguirão aos tais em todas as eras. Os céus e a terra passarão, mas Minha Palavra nunca”. É isto!
Ele disse: “Você está falando acerca da Bíblia”.
262 Eu disse, “Sim, a Palavra a qual é Cristo”. Isto é certo. Então aí você está. Vêem?
263 E neste clarão, os Metodistas mostram os seus, Batistas mostram os seus, os Presbiterianos os seus, cada um crescendo mais e mais todo o tempo, a pobre e pequena Noiva, onde está Ela? Ele esteve aqui por algum tempo na unidade Pentecostal, e Ela colocou o nome Dela lá, e dizia: “Bom, venham ver o que eles fazem”. Eles vêm aqui, e: “Você tem que pertencer a nós. Se você não pertence a nossa igreja, você nem se quer está na Noiva. Você não é nem se quer nada”. Vá às Assembléias e olhe o que têm. Aí está você de novo. Vá aos batistas, olhe o que eles têm. Olhe aos…
264 Que acontecerá com aquela pobrezinha coisa? Vêem? Mas Ela está se formando; não se preocupe. Ela estará lá.
265 Um indivíduo esteve dizendo aqui mais ou menos uns dois anos atrás; ele estava lá em Novo México. Eu tive uma reunião lá perto da Caverna Carlsbad. Vocês já ouviram falar neles lá, o grande…E eles tomaram um homem, e sua esposa, e um grupo de crianças, entraram neste elevador e foram até lá embaixo no fundo da caverna, e quando eles chegaram lá embaixo, eles desligaram todas as luzes, era a escuridão da meia noite (Eu reclamei por fazerem aquilo aqui nestes jardins aqui – uma vez no – lá no Colorado, eu e minha esposa, lá, estávamos lá. E eles desligaram suas luzes – oh, você colocava sua mão deste jeito, você não podia ver nada). E lá estava uma menininha de pé, e ela começou a gritar, “Oh”, gritando. Ele estava – ela estava morrendo de medo, pois era muito escuro. Aquela pequena coisinha agarrava em qualquer lugar e tentando gritar e gritando pelo seu pai, ou mãe em qualquer lugar. Ela simplesmente não podia entender aquilo, era tão escuro. Ela nunca tinha visto tal escuridão.
266 E isto é mais ou menos o que é agora. Isto é certo! Está tão escuro que você não sabe onde ir. Você vai aos Metodistas, vai aos Batistas, vai aos Presbiterianos, são todos a mesma coisa. Vêem? Comendo aquele velho, morto e podre maná com vermes nele. Vêem? A mesma coisa, alguns credos, “Venham divertir com isso, divertir com aquilo”, velhos credos e tudo mais; você não vê Cristo nisto. Oh, você vê pessoas farisaicas e coisas. Estou me referindo aos seus sistemas, não às pessoas lá dentro. Mas vocês vêem, isto é o que eles estão comendo. Diga a eles sobre isto. Aqui há comida fresca!
267 E aquela menininha lá de pé, ela gritava o mais alto de sua voz, quase a ir ao hesterismo, quase como a pequena Noiva. Mas você sabe, seu irmãozinho gritou, disse: “Irmãzinha, não temas” (porque estava perto do engenheiro), disse, “Há um homem aqui que pode acender a luz”. Não temas irmãzinha, há um homem aqui que pode acender a luz. Ele faz com que esta Palavra viva. Não sabemos como Ele vem – não sabemos como – quando Ele vem; não sei nada sobre isto, mas Ele está aqui. E Ele pode acender as luzes. Como iremos sair disto? Eu não sei, mas Ele está aqui, e Ele é o único que pode acender as luzes. Sim, senhor! Ele é o Único; Ele é a Luz. Ele faz a Si mesmo conhecido; é assim que Ele acende a Luz. Exatamente certo. Se necessita de Cristo para ligar Suas luzes, então toda a escuridão se dispersa. Ele separa; Ele está puxando Sua pequena Noiva para fora: “Tomarei um povo dentre os gentios por Noiva”, para fora: “Tomarei um povo entre os gentios para Meu Nome”. Qual é Seu Nome? Bem! Não Metodista, Batista, Presbiteriano, Luterano – Jesus Cristo. Isto é correto!
268 Ele é a Luz, a Verdade, a Luz. E não há trevas Nele. E Ele dispersa as trevas quando Ele chega, porque Ele é a Palavra. E a Palavra é a Luz. Isto é certo. Porque Ele falou e disse, “Haja Luz!” aquilo foi a Palavra que se tornou Luz. Quando Ele fala isto é a Luz dessa era cada vez. Agora, Ele está aqui em – em, não num clarão, mas Ele é a Palavra vindicada. Ele é absolutamente a – a Luz no tempo de trevas. Sim, senhor! Todos estes falsos clarões e coisas irão se desvanecer. Sim, senhor! Ele está aqui. Não temam! Ligar a Luz, Sua Palavra prometida, Ela vive; Ela faz… “Os que crerem em mim farão as obras que eu faço…” Então é a Palavra “Como o Pai me enviou, eu vos envio”. O Pai que O enviou veio Nele. O Jesus que te envia, vem em você. Então as obras que Ele fez, Ele faz da mesma maneira, por que? A Palavra foi feita carne humana, manifestando a Si mesma como a Luz do dia. Aí estamos. Aí está, é somente como – mostrando o caminho para Vida na Luz.
269 Homens sábios os quais não estão cegados por credos e denominações, andaram naquela luz. Oh, que coisa! Há um homem aqui que pode acender bem as luzes. O que faz Ele? Através da vindicação de Sua Palavra para estes dias. Jesus, o Filho de Deus, Quem prometeu a Palavra para estes dias, está bem aqui conosco. Não se assustem; não prestem nenhuma atenção no que eles estão fazendo. Se você fizer, você andará em trevas. Sejam entendidos! “Os entendidos”, disse Daniel, nestes últimos dias farão proezas para seu Deus. Vêem, vêem? Eles andarão na Luz como Ele na Luz está.
270 Não se preocupem; pode estar escuro. Parece lá dentro que eles irão forçar cada um…Todas estas…Você vê saindo manifestos, todas estas igrejinhas e coisas são – tem que entrar agora. Você tem que entrar, ou eles te fecharão. Eles irão fazer isto.
271 Agora, queremos atingir isto severamente hoje à noite, quando eu chegar lá. Vêem?
272 Agora, seremos fechados. Você tem que ser um deles ou não. Você é – você tem que estar naquilo ou não poderá fazer nada, não poderá comprar nem vender. Isto é certo! Você não ousará orar por um enfermo. Se você for apanhado ministrando para qualquer doente ou qualquer pessoa com qualquer coisa espiritual lá, você será sujeito à Lei Federal para ser executado. Isto é exatamente correto. Você sabe disto. Isto é certo; está em papéis. Sim, senhor! Então você não poderá fazer isto. Tem que pertencer àquele culto. Irmão, deixe-me dizer-lhe algo, é melhor você ter Cristo em seu coração agora mesmo, porque o tempo virá quando você realmente precisará. Então você não estará…Recordem, quando aquele selo for colocado, Ela estará lá por bondade. Então não faça isto, não creia naquelas coisas. Entre em Cristo agora, a Palavra.
273 Sim, senhor! Vindica a Palavra e mostra que Ela é a Luz da hora. É assim que sabemos que Ele é a Luz, porque Ele é a Luz manifestando a Si mesma em carne. Como sabemos? Ele era a Palavra de Deus feito carne. Vêem? A Palavra de Deus estava mostrando a Si mesma, vindicando a Si mesma.
274 Quando o Messias vem, o que faz Ele? A mulher disse no poço, “Quando o Messias vier, Ele fará as mesmas coisas. Tu deves ser o profeta, o qual é a Palavra nos anunciando estas coisas”.
275 Ele disse, “Eu o sou”. Vêem? Aquilo foi o bastante. A Luz brilhou na Palavra prometida. Há uma luz.
276 Ela foi diretamente à cidade, disse: “Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura não é este o Messias?” Aquilo era isto. Vêem? Não importa o que os outros disseram, ela sabia que era o Messias.
277 Recordem, em cada era no tempo de trevas Deus sempre teve Sua Palavra para dividir a Luz das trevas. Ele teve isto nos dias de Lutero quando a igreja católica possuía tudo. Ele enviou Lutero como uma Luz brilhando. E Lutero separou a Verdade das trevas. E nos dias de Pentecostes quando os Wesleyanos se encontraram todos – e os Metodistas se colaram todos, e os Batistas e os Presbiterianos, Ele enviou a mensagem Pentecostal para separar a Luz das trevas. Os Pentecostais voltaram para as trevas outra vez em suas organizações, tomou seus credos e coisas. Agora, a hora tem vindo para esta Palavra ser vindicada. Ele enviou a Luz, a Palavra manifestada, como Ele fez no princípio, envia a Palavra e Ela prova a Si mesma. Lá há Luz. E Ele sempre separou. O mesmo é agora como Vida Eterna no princípio.
278 Observem filhos..Como eu disse, estou com cinco minutos passados do horário agora, mas deixe-me dizer mais uma coisa. Há um homem presente; não se assustem, não importa o que digam. Tenho visto isto vir repentinamente onde não tenho sabido qual seria meu próximo movimento. Porém está sempre presente. A presença infalível, Ele sempre está lá. Ele pode acender a Luz. Sim, senhor! Ele está somente esperando para ver o que você irá fazer. Ele pode arremessar a vara qualquer hora que Ele desejar. Sim, senhor!
279 Há um homem aqui que pode acender as Luzes. E aqueles que assentaram-se no vale da sombra da morte, alguns deles com câncer, alguns deles sob a morte denominacional, alguns deles sob a morte de credos, alguns deles sob a morte de tradições, e todos eles uma espécie de mortos, e eles têm visto uma grande Luz. Então o homem que focou as luzes, é O Mesmo que disse no princípio, “Haja Luz!” Aquele mesmo Deus de ontem, hoje e eternamente. Ele está aqui presente hoje, bem aqui agora. Não temais: Ele pode acender as luzes. Quando a perseguição vier, não tenhais medo; há uma Luz que disse que Ele levaria seu povo embora. Ela não passará através da grande tribulação. Ela nunca passará por isto. Ele disse que ela não passaria. Ela será tomada. “Como eles irão fazer isto, irmão Branham, parece horrivelmente escuro”? Não importa quão escuro esteja, se você não pode ver sua mão na sua frente, somente recordem, há um homem aqui que pode acender a luz, pode raptar aquela Igreja.
280 Você diz: “Bem, eu estou certo…”
Sim, Sadraque, Mesaque, e Abednego, foram até à fornalha ardente, mas havia um Homem ali Que podia ligar o ar. Sim, senhor. Aquele Vento veemente e impetuoso que desceu no Dia de Pentecostes, Ele O ligou de novo e soprou toda a brisa para longe deles, todo o fogo. Havia um Homem ali; Ele Se chama “o quarto Homem.” Há um aqui hoje. Ele é o Único! Aleluia! Ele tem o interruptor da Luz em Sua mão.
281 E aqueles que se assentam no vale da sombra da morte, grande Luz brotará. Não A rejeite; receba-A no nome do Senhor, enquanto inclinemos nossas cabeças por um momento.
Andamos na Luz! Formosa Luz!
Formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de
Misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Jesus, a Luz do mundo.
Andamos na Luz! Tal formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Jesus a Luz do mundo.
Venham, santos da Luz, proclamem que Jesus é a Luz do mundo.
Então os sinos celestiais soarão;
Jesus, a Luz (Que é isto? A Palavra vindicada é Jesus hoje; Ele é a Palavra).
Andamos na Luz! Tal formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Oh, resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Jesus, a Luz do mundo.
282 Com nossas cabeças inclinadas quero saber quantos aqui gostaria de andar nesta Luz debaixo da liderança do Espírito Santo, a Palavra vindicada de hoje (vêem?) a Palavra que Deus prometeu hoje, a vêem manifesta? Não é aquele que Ele era no princípio? Ele era a Palavra. O Filho nasceu; Ele era a Palavra. Ele era o Messias; Ele era a Palavra vindicada…Deus falou do – do fim ao princípio.
283 Agora, há uma Palavra para estes dias, e Ele está aqui vindicando aquela Palavra no meio da confusão, trevas, e clarões. Uma grande porção daquilo parece com isto, mas não é; e não prova sê-lo. É…
284 Jesus disse, “Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, por quem os expulsam vós?” Eles não os expulsavam. Vêem? “Mas, se expulso demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado a reino de Deus”. Vêem? Oh! Pensemos nisto enquanto levantamos nossas mãos vagarosamente e pensem quietamente.
Andamos na Luz! Tal formosa Luz!
Vindas das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
(Faça sua confissão; creia em Deus agora).
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Jesus, a Luz do mundo.
Andemos na Luz! Tal formosa Luz!
Vindas das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite
Jesus, a Luz do mundo.
285 Enquanto continuam tocando, eu quero perguntar. Em cada era tem sido o mesmo. Nos dias de Noé, aqueles que rejeitaram a Luz, o que eles fizeram? Entraram completamente no juízo de Deus. O que aconteceu a Faraó nos dias da Luz da sarça ardente, que estava em Moisés? Entrou no mar da morte. O que aconteceu a Datã que começou e então rejeitou a Luz? Entrou na fenda da terra; ela o engoliu. O que aconteceu em todas as eras, àqueles que falharam em andar na Luz, a Luz do dia?
Era Jesus o tempo todo. Era Jesus nos dias daqueles homens. É Jesus hoje, pois Ele é a Palavra, e a Palavra faz a Luz. É a Luz do dia.
Pense nisto agora, bem quietamente, enquanto nós estamos com sinceridade, pergunto, está você andando na Luz? Enquanto nós o cantamos de lábios fechados novamente do começo ao fim. [Irmão Branham e a congregração começam a cantar sussurrando: Jesus, a Luz do Mundo – Ed.]
… formosa Luz,
Vem onde as gotas do orvalho de misericórdia
são brilhantes;
Brilha completamnete ao nosso redor de dia e
de noite,
Ó Jesus, a Luz do mundo.
286 Vamos nos colocar de pé agora. Eu oro Pai Celestial que deixe esta mensagem infiltrar profundamente nos corações das pessoas as quais estão presentes e daquelas que ouvirem através de fitas. E faça com que a Luz venha sobre a Palavra, a Semente, e traga cada semente predestinada que tem sido plantada aí fora em diversos clarões de organizações. Que eles vejam como Nicodemos mesmo que eles tenham que vir a noite. Venham para a Luz! Conceda isto, Pai.
287 Faça com que saia esta grande Rocha que é cortada da montanha sem mãos. Ela esmagará estes reinos gentios no chão, todos estes reinos, reinos espirituais e naturais, e a Rocha cobrirá toda a terra; será uma purificação. Aqueles a quem esta Rocha esmagar serão moídos como pó da terra; aqueles que estiverem sobre ela terão uma sólida fundação.
288 Oh, Cristo, permita que Teu servo morra sobre esta Rocha, esta Rocha de Tua Palavra. Senhor Deus, permita-me para como Davi e os guerreiros de então que sustentaram a Davi. Permita-me sustentar esta Palavra hoje enquanto vejo que Ela é sustentada pelas denominações. Está colocada ali em um pequeno refúgio em algum lugar. Oh Deus, eu – permita que tenhamos força e coragem e o Espírito Santo para suportarmos, porque a hora está se escurecendo, escurecendo. Mas permita-nos que sempre recordemos que o Senhor está presente para ligar a Luz em qualquer hora que o Senhor desejar. O Senhor pode acender a Luz, Pai.
289 Então oramos, como o Senhor disse, “Somos a Luz do mundo”. Permita Senhor, que nossas luzes – que estão a Teu serviço – brilhe com fulgor para as outras, que eles possam ver a Luz do Evangelho em que vivemos, Senhor, dia a dia, refletindo para eles a Vida de Jesus Cristo como Ele foi na terra, cheio de humildade e doçura, ainda a Palavra sendo vivida através Dele. Permita isto, Senhor, pois estamos olhando para Ti, O Grande com as mãos chicoteadas. O Senhor segura o mundo em Suas mãos; todas as coisas o Senhor segura em Suas mãos, e susténs o mundo com Sua Palavra, se o Senhor permitir. Permita que seja testemunhado o desejos de cada coração aqui.
290 E Pai, como cantamos estes hinos…Como Davi cantou os hinos, eles se tornaram profecias. Eles foram profecias, e o Senhor reconhece suas profecias. Como cantamos isto, Senhor, deixe isto estar em nossos corações também como nós cantamos “Andamos na Luz”. Permita isto, Senhor. Esta é uma Luz formosa, é a Palavra, é Cristo vivendo em nosso meio, não o que Ele era, o que Ele é. E sabemos que Ele estava somente refletindo o que Ele é. E oramos, Pai, que as pessoas entendam e andem nesta Luz formosa. Pedimos no Nome de Jesus.
291 E enquanto nós permanecemos de pé por um momento, quero que todos cantem.
292 Agora, aqui há Presbiterianos, Metodistas, Católicos, esta é uma audiência mista quando falamos aos denominacionais.
293 Agora recordem, que seja conhecido que eu não estou falando coisa alguma contra as pessoas nesses clarões, porém eu tenho provado pela Bíblia que são clarões. Se não fosse, Cristo estaria fazendo como Ele prometeu com eles. Vê? Porém eles rejeitaram isso. Vê? E quando você chega ali, que encontra você ali? Uma igreja recitando credos. O que traz isto. Traz para o fim da rodovia, e você encontra que era uma miragem falsa…Cristo está na Palavra. Ele é Luz. Viva agora enquanto você pode viver.
294 Você vive para alguma coisa. Para que você está vivendo? Então você pode morrer. Cada um de vocês, para que vocês estão trabalhando? Para comer. Para que vocês estão comendo? Para viver. Para que você está vivendo? Para morrer. Então, por que não viver para viver! Por que não vives para viver? Então a única maneira que você pode viver é aceitando a Palavra, “Porque não só de pão viverá o homem (do que fazemos com o suor de nossa testa), mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”. Agora, a Palavra da boca de Deus está sendo vindicada aqui mesmo diante de nós através do Espírito Santo. Viver por Ele, não quer você?
295 Agora, quero enquanto cantamos isto outra vez – que cada um de nós fiquemos em nossos lugares, segure na mão de alguém, levante-a e diga: “Irmã, vamos andar nessa luz!” enquanto cantamos “Andamos na Luz”, andará você? Ore um pelo outro como você está, com suas mãos dadas, enquanto cantamos juntos, com nossos olhos fechados o quanto possível.
Andamos na Luz! Formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite.
(Quem é ele?)
Jesus a Luz do mundo.
(Agora levantemos nossas mãos)
Andamos na Luz, formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Oh, Jesus, a Luz do mundo.
Venham, santos da Luz, proclamar (o que?)
Jesus a Luz do mundo.
Então os sinos celestiais soarão,
Jesus, a luz do mundo.
(Oh, cantemos outra vez agora.)
Andamos na Luz!
Formosa Luz!
Vinda das gotas de orvalho de misericórdia que brilham.
Resplandecendo ao nosso redor dia e noite,
Jesus, a Luz do mundo.
296 Com nossas cabeças inclinadas agora, recordem, quando Israel estava em sua jornada comendo do maná novo cada dia, eles andaram na Luz da Coluna de Fogo. Aquela Coluna de Fogo era Jesus Cristo. A Bíblia diz que era. E hoje Ele está conosco. Nós O temos; sabemos que Ele está conosco, a mesma Coluna de Fogo, fazendo as mesmas coisas que Ele fez quando Ele estava aqui na terra para cumprir Sua Palavra.
297 Enquanto saímos daqui, recordemos, guarde aquele hino em seus corações enquanto vamos para nossas casas, como uma roda sussurra um hino. Antes de vocês almoçarem, inclinem suas cabeças e agradeçam a Deus por ter enviado a Luz para trazer alimento sobre a terra para seu corpo físico. Então agradeço a Deus por ter enviado a Luz Espiritual, Sua Palavra, a qual Ele espera que dê alimento para as almas, “Porque não de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”.
298 Continuem cantando este hino, vocês mesmos em suas casas, entre os seus, e e encontremos-nos aqui de volta às 6:30 hoje à noite para os cartões de oração e tudo mais. Veremos então. Até, inclinai vossas cabeças. Vou pedir ao irmão Neville para ele vir até aqui em clima agora, o pastor, despedir-nos com uma palavra de oração.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...