HEBREUS, CAPÍTULO 6 – 3ª PARTE
15 de setembro de 1957 (Manhã)
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 Bom dia amigos, é um privilégio estar aqui.
E – e para completar esta grande introdução do nosso pastor com certeza levaria uma vida de verdade, não levaria? Então estamos dando louvores ao Senhor por todo Seu grande poder de cura e Suas misericórdias que Ele nos tem dado através dos anos.
2 Agora tenho alguns avisos para fazer. Um, nós, o irmão Wood e o irmão Roberson… e queremos agradecer a todos vocês por orar por nós, pela viagem segura. Tivemos momentos maravilhosos; ficamos quatro dias e meio, eu creio, e voltamos novamente em segurança. O Senhor realmente nos abençoou.
3 Agora, anunciamos que o irmão Graham Snelling, seu reavivamento, continua, lá em cima no – no final da Avenida Brigham, na cidade aqui. E nesta próxima quarta-feira à noite… (Eu quero ir amanhã, após o culto fúnebre pois eu anunciarei daqui a pouco). Nós te faremos saber na quarta-feira à noite, queremos ir numa delegação até lá em cima para visitar o irmão Graham antes que ele encerre seus cultos ali em cima. E tentaremos reunir toda a igreja se pudermos, e iremos como uma delegação para encontrar… para estarmos com o irmão Graham em um de seus cultos.
4 E, agora, nesta tarde em – na empresa funerária em Charlestown está a – a Sra. Colvin, que certa vez veio a igreja aqui há muitos anos atrás, com setenta e quatro anos de idade, deixou esta vida ontem para ir estar com o Senhor Jesus. E o Rev. Sr. McKinnny pregará na segunda-feira em seu funeral, ele costumava a… foi o antigo pastor da igreja Metodista em – em Port Fulton por muitos anos, que era amigo pessoal deles. E eu vou ajudá-lo, na segunda, em… eu creio que será a 1:30, na – na capela em Charlestown, Indiana. E todos vocês amigos da família Colvin… eu sei, apreciaria agora só um pequeno encorajamento ou um pequeno aperto de mão. Pois todos nós sabemos o que é isto, nós que passamos por isto (pelos vales) nós mesmos, e sabemos o que significa perder um amigo. E então nós… Ela está ali na – na Capela agora, em Charlestown, Indiana. Se você subir nesta tarde, ora, a família Colvin apreciaria, tenho certeza. Muitos de seus parentes ainda vêm aqui no Tabernáculo. Eu tenho casado, sepultado, batizado quase toda sua família. E então o Sr. Grayson, que era o nosso vizinho bem aqui, é o encarregado ali em cima.
5 E então, nesta noite, o Senhor permitindo, onde paramos nesta manhã, nós tentaremos apanhar nesta noite, neste grande estudo que estamos fazendo agora. E então eu penso que estes foram os anúncios até onde – onde eu – eu saiba. E nesta próxima quarta-feira à noite, agora, nós anunciaremos nesta noite que subiremos para estar com o irmão Graham.
6 E damos boas vindas a todos os estranhos em nossas portas. E estamos felizes em tê-los aqui nesta manhã, e oramos para que Deus possa excessiva e abundantemente, vos abençoar hoje por este ajuntamento.
7 O irmão Cox me disse que o sistema de alto-falantes não estava operando muito bem naquela época. Pode ser, talvez de acordo com o clima, havia bastante umidade nos alto-falantes lá. E para começar eles não eram muito bons, então aquela pode ser a causa.
8 Vejo assentada aqui uma irmã que conheço, a irmã Arganbright, eu… Isto não é educado e – e ético, perguntar isto, se tem notícias do irmão Arganbright desde que ele partiu. Estou bastante interessado em ter notícias dele tão logo que pudermos. Ele está na Suíça e Alemanha, em uma reunião ali com o irmão Tommy Hicks e Paul Cain. Se tiver alguma notícia, irmã Ruth, deixe-me saber imediatamente, o mais rápido que você puder.
9 Agora, o pequeno Tabernáculo não possui nenhuma associação de membros, mas nós temos companheirismo. Não temos nenhum credo a não ser Cristo, nenhuma lei a não ser o amor, nenhum Livro a não ser a Bíblia. Este é o único Livro que conhecemos, e a única coisa que sabemos. Como temos… como o Sangue de Jesus Cristo nos limpa de todos os pecados, temos companheirismo uns com os outros, todos.
10 Eu estava observando, nesta manhã, alguns de vocês podem ter ouvido o irmão orando, era católico. Então… ou, eis católico, e temos todos os tipos diferente de pessoas que vêm aqui. Apenas tive o privilégio, há poucos momentos atrás, de estreitar a mão de um irmão Menonita que está assentado aqui. E os menonitas, e os batistas, e católicos, ou seja quem desejar, deixe-os vir. E teremos companheirismo juntos ao redor das bênçãos da Palavra de Deus. Assentados presentes estão os testemunhas de Jeová e diferentes tipos de pessoas, vi diferentes denominações.
11 Eu amava (bem, ainda amo) o Oeste. Eu gosto dos cavalos e do gado. Eu simplesmente nasci em uma fazenda, e eu – eu amo isto. E costumavam ir recolher o gado e eu ia com eles, e tínhamos cercas de arames esticados. Eu não sei se vocês do leste sabem como são estas cercas esticadas ou não. É quando você coloca o gado no – no mato, eles colocam uma cerca para que eles não fiquem vagando (o que eles chamam), para que não voltem nas fazendas. Eles comem o capim, onde estão cultivando o capim para alimentar durante o inverno. E então, lá em cima na montanha, eles também tem cercas de arames esticados onde separam tantas fêmeas e machos e assim por diante, são chamadas de ‘cerca de arame esticado.’ Mas a cerca principal é onde o guarda-florestal fica quando o gado está passando.
12 E agora, já fiquei ali por muitos dias, na minha sela, e os observava enquanto o gado passava. Havia todos os tipos diferentes de marcas que entravam. Havia alguns chamados de “Diamante,” e alguns chamavam de “Bar X,” e alguns… os nossos eram os “Trípodes,” algo como um emblema de escoteiro. O companheiro seguinte, abaixo dele, era um “rastro pomposo” no cavalo. E eles tinham todos tipos diferentes de marcas, para – para conhecer seu gado quando eles os levavam para fora.
13 Agora, o guarda-florestal não estava tão interessado no tipo de marca que tinham, mas aqui está o porquê, o guarda estava interessado em observar a etiqueta nas suas orelhas. Tudo que entrava ali, não importava qual era a marca, tinha que ser um Hereford de sangue puro. Ele não podia entrar ali a não ser que fosse um Hereford; tinha que ter linhagem registrada ou ele não entrava ali.
14 Eu penso, naquele dia quando o Senhor vier, Ele não prestará nenhuma atenção a que marca estamos usando, mas se somos todos cristãos nascidos de novo. Isto é correto. Esta é a linhagem de Cristo. O teste Sanguíneo nos provará, somos todos cristãos. E todos nós seremos assim lá, devemos então ser assim aqui. Não pensa você assim? Esta é a maneira, nós apreciamos todo companheirismo de todas as diferentes igrejas.
15 Agora estamos estudando neste abençoado Livro de Hebreus. Certo irmão gostou tanto disto que ele tomou as fitas e está fazendo um livro de leitura disto.
16 Agora nos aproximaremos, em breve, do capítulo 11. Esperamos passar o inverno nele, no capítulo 11. Pois cada um daqueles personagens, gostaríamos de voltar através do Livro e unir toda a Escritura. Eu ia fazer isto… Eu o faço em partes, em um destes (destes capítulos anteriores), para unir todo o Livro. Pois, veja você, a Escritura deve provar a Escritura.
17 Portanto se há qualquer contradição, que alguém pensa que “as Escrituras contradizem uma com a outra,” isto é um erro. Não existe nenhuma Escritura que contradiz uma Escritura. A – a contradição é onde talvez Ela entre em contradição na nossa forma de olhar Nela, mas Ela não contradiz a Si Mesma. Tenho estado no ministério, há mais de vinte e seis anos agora, e eu nunca encontrei em nenhuma vez uma só coisa na Bíblia que contradissesse qualquer coisa que está escrita na Bíblia, e eu – eu simplesmente sei que isto não está ali.
18 E hoje estamos estudando em um dos mais abençoados capítulos de Hebreus, capítulo 7. E se alguém não tem uma Bíblia, gostaria de nos seguir nas leituras, ficaremos felizes de lhe trazer uma Bíblia se você simplesmente levantar sua mão. Eu pedirei a um dos anciãos… Alguém venha aqui e pegue algumas… Alguém levantou sua mão lá atrás e… Obrigado, irmão. E se você quer uma Bíblia, apenas levante a sua mão e eles a levarão até você.
19 Agora, a única forma que uma igreja pode ser edificada, a única maneira que um homem pode ter Fé, não é através da sua denominação, não é através da sua associação, porém sua Fé descansa não sobre a teologia da idéia de algum homem (porque é mais ou menos, de modo geral, homem), mas a única maneira que a Fé pode encontrar seu solene lugar de descanso, é na imutável e inabalável Palavra de Deus. “A Fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra.” É assim que isto funciona. E – e quando a Fé é ouvida e aceita, está para sempre determinado. Nada mais pode alguma vez mover isto, não importa o que vem ou vai. Nada pode mudar aquela Fé. Pense nisto! Você está ancorado, e você não mudará mais, pelo tempo da Eternidade. Você está ancorado para sempre, “Pois Deus, através de um sacrifício, aperfeiçoou para sempre aqueles que são santificados, ou chamados.”
20 E a Fé tem um lugar tão grande no cristão, na vida do crente, que ela pode se posicionar ao lado de uma sepultura enlameada ou sobre um caixão, ou um precioso bebê ou uma namorada que passou desta vida para o além, e com um olhar austero de olhos de águia, pode olhar para Aquele que disse, “Eu Sou a ressurreição e a Vida.” E eles esquecem as coisas que estão no passado, e marcham em direção ao sinal da suprema vocação.
21 Sou tão feliz por Deus ter provido tal coisa, e ter feito disto um dom gratuito para todos. É assim que as Igrejas têm que ser. Igrejas não significam denominações ou organizações, significam “grupo de pessoas (de crentes) que se reúnem sob o companheirismo da Palavra.”
22 E neste maravilhoso ensinamento aqui de São Paulo, na prática, nos capítulos anteriores, ele tem tratado especificamente com a Deidade suprema do Senhor Jesus e quem Ele era. Cristo era Deus feito de tal modo que o homem pudesse senti-Lo e tocá-Lo, e – e ter companheirismo com Ele. Cristo, o Senhor Jesus, foi o corpo que Deus habitou, “Deus foi feito carne e habitou no nosso meio.” I Timoteo 3:16, “E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade, por Deus que se manifestou em carne.”
23 O Grande Jeová desceu e foi feito tangível vivendo no corpo do Seu Próprio Filho, declarando e reconciliando o mundo Consigo Mesmo. Deus era… Cristo não era nada menos que Deus, e – e Deus não era nada menos que Cristo. Os dois juntos formavam corporalmente a Divindade, feito um pouquinho inferior aos Anjos para que então Ele pudesse sofrer. Os anjos não podem sofrer. Jesus era o Tabernáculo que Deus habitava.
24 A Bíblia diz, no capítulo 7 de Atos dos Apóstolos, que “Tabernáculos e holo… Sacrifício e holocausto Tu não o quiseste, mas um corpo Me preparaste. Entretanto o Altíssimo não habita em Tabernáculos feitos por mãos, mas um corpo Me preparaste.” No Tabernáculo ou habitando em companheirismo com o homem.
25 Se Deus permitir tão logo que terminarmos este capítulo aqui, ou terminarmos com este Livro, queremos voltar e pegar o Livro de Rute e mostrar ali como Deus se tornou nosso parente, para reconciliar o perdido de volta a Si Mesmo através do companheirismo e se tornando um de nós. O Redentor deve ser parente, e a única forma pela qual Deus poderia se tornar nosso parente, é se tornando um de nós. Então, Ele não poderia se tornar um Anjo e ser parente do homem.
26 Ontem à noite quando eu estava conversando com um filho de coração magoado, meu companheiro, cuja mãe havia acabado de falecer, disse, “Oh irmão Bill, eu acho que ela é um Anjo nesta noite.”
27 Eu disse, “Não, Earl, ela nunca será um Anjo. Ela é uma mulher nesta noite, exatamente como Deus a fez, e sempre será, nunca um Anjo.” Deus fez os Anjos. Ele nunca fez homens virar Anjos. Ele fez Anjos e homens. Então o homem nunca se transformará em Anjo, e os Anjos nunca se transformarão em homens. Deus os fez diferentes.
28 Agora, e em Cristo se tornando carne para redimir daquele grande além onde o homem havia caído, e aquela imortalidade através do pecado havia decaído, Deus desceu e tomou a forma de um homem, e se tornou nosso parente para que Ele pudesse carregar nossos pecados e nossa morte.
29 E em uma das ilustrações que estamos dando, nas lições anteriores,… (apenas um pequeno fundo para que os novos recém-chegados compreendam). Deus, em Seu caminho para o Calvário, quando o ferrão da morte estava sobre Ele e estava zumbindo ao Seu redor, e finalmente ele O ferroou até Sua morte. O sol parou de brilhar quando Ele morreu. Quando Ele morreu, a lua e as estrelas não deram sua luz. Mas o que…
30 Ele teve que fazer aquilo para que o ferrão da morte fosse cravado. Se Ele tivesse sido uma pessoa imortal, Se ele estivesse na teofania, ou estivesse em espírito, a morte não teria controle daquilo. Ele tinha que se tornar carne, para que Ele pudesse receber o ferrão da morte. Mas quando uma abelha ou um inseto que ferroa… uma vez ferroando profundo, ele nunca ferroará novamente. Ele deixa o seu ferrão na carne. E isto é o que Cristo… ou Deus se tornou, Cristo habitou em carne para que Ele pudesse ser cravado na Sua Própria carne o ferrão da morte. E quando a morte se afastou Dele na cruz, ela deixou seu ferrão, ela não pode ferroar mais o crente. Ela pode fazer um barulho, ela pode zumbir e ameaçar, mas ela não pode ferroar. Ela não tem mais ferrão.
31 O grande Santo Paulo, na sua marcha da morte, gritou e disse: “Oh morte, onde está seu ferrão? E sepultura, onde está a sua vitória? Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo, pois ambos, morte e sepultura perderam seu poder.”
32 Agora… Então, no último domingo nós tomamos: “Deixando os princípios da doutrina de Cristo,” no sexto capítulo, nós lemos isto: “Sigamos em frente para a perfeição.” E descobrimos que o povo hoje em muitas igrejas, juntamente com o Tabernáculo Branham e outros diferentes, nós colocamos muito no estudo a respeito dos princípios de Cristo: Ele era o Filho de Abraão, Ele era o filho de – de fulano de tal, e assim por diante na genealogia. Mas a Bíblia diz: “Coloquemos de lado todas essas coisas, e sigamos para a perfeição!”
33 Primeiro você deve conhecer a doutrina, e então você deverá saber todas estas coisas; então vamos colocá-las de lado, Ele disse, sobre a ressurreição dos mortos, imposição de mãos, batismos, e todas aquelas coisas mortas de Deus. Tão pouco eles – eles não têm nenhuma Vida em si. Mas a igreja hoje simplesmente se inclina para aquelas coisas, “Oh, nós cremos na Deidade de Cristo.” (sim, claro) “Nós cremos no batismo da água,” (sim, claro) “imposição de mãos.”
34 Paulo disse: “Tudo isto faremos se Deus permitir. Mas diante de tudo aquilo, vamos colocar isto de lado agora, e seguirmos em frente para a perfeição.”
35 Agora, a igreja não pode se aperfeiçoar através das organizações. Ela se afastará o tempo todo mais de Deus, ou mais distante um do outro. Nós criamos barreiras, nós nos separamos, parecendo não ter a Fé. Mas então quando deixamos aqueles princípios doutrinários, se avançamos em direção à perfeição, então aquelas coisinhas não se tornam muito úteis.
36 Entramos em um relacionamento, e descobrimos que a única forma que podemos ser perfeitos é estarmos em Cristo. E descobrimos então, através dos ensinamentos da Bíblia, que… como entrarmos em Cristo. Não através do batismo da água, não através da imposição de mãos, não através do ensinamento, “mas através de um Espírito somos todos batizados em um Corpo e nos aperfeiçoamos através do Seu sofrimento.” Então, nós olhamos diferente, pensamos diferente, agimos diferente, vivemos diferente. Não porque é um dever ou porque pertencemos a uma igreja, mas porque “o amor que Deus tem derramado em todos os nossos corações através do Espírito Santo,” nos faz concidadãos do Reino de Deus, então não há nenhuma denominação ou barreiras naquilo. Estamos todos em um grande Corpo.
37 Agora estamos prontos para entrar na lição da manhã, em poucos momentos. Mas uma coisa que eu gostaria de acrescentar aqui, isto é, Paulo falando no Livro, do sétimo… ou capítulo seis, encontramos aqui que fomos aperfeiçoados em Cristo. Então no verso treze do capítulo seis, apenas um pequeno fundo:
Ora as promessas foram feitas a Abraão, pois Ele não podia jurar por ninguém maior, Ele jurou por si mesmo, (Deus jurou por Si Mesmo, porque Ele não podia jurar por ninguém maior)
38 Agora, queremos voltar, vamos olhar em Gálatas só por alguns momentos. Voltemos ao Livro de Gálatas, e leremos Gálatas 3:16. E leremos aqui, só um momento, pelo que Ele jurou.
Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só,… à tua posteridade, que é Cristo.
39 Agora se você observar, lendo aquilo atentamente, agora você lerá:
…a Abraão e à sua posteridade (singular) as promessas (plural) foram feitas. (Abraão e sua Semente)…
40 Agora, a Semente de Abraão era uma, a qual era Cristo (e prefigura, Isaque). Mas Abraão tinha muitos filhos. Ele teve um antes de ter Isaque, que mostrava o tropeço da incredulidade de Sara que queria que Ana trouxesse a criança, pensando que ela era muito velha, e para que Deus passasse de lado e provesse outra maneira diferente da maneira que Ele havia prometido que faria.
41 Mas Deus guarda Sua promessa! Não importa quão irracional ela possa parecer, Deus está obrigado à Sua promessa. E Sara pensou que ela talvez pudesse chamar Ana… ou melhor, Agar, sua serva, para dar a luz a um bebê através de Abraão, e ela o tomaria. E aquele se tornou Ismael, o qual foi um espinho na carne desde aquela época até agora. Continua sendo um espinho na carne, pois dali saíram os Árabes e eles têm sempre sido desta maneira.
42 Agora, todas as vezes que você descrê da simples Palavra de Deus e adota alguma outra maneira, isto será um espinho na sua carne dali em diante. Tome somente o que Deus disse! Se Ele disse isto, isto é exatamente o que Ele quer dizer (Oh, bendito seja Seu Nome), apenas tome a Sua Palavra!
43 Não importa os que tentam evitar, dizendo: “Bem, Isto realmente não quer dizer isto.” Isto significa exatamente o que Isto quer dizer, quando Deus faz uma promessa.
44 Agora se observarmos atentamente:
…as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade…
Uma era a Posteridade (singular) e as outras eram promessas, há mais do que uma promessa e mais do que uma pessoa que estão incluídas na Posteridade de Abraão. Veja, há uma Posteridade mas muitas pessoas desta Posteridade. Veja, elas não são somente para Abraão, ou somente para Isaque, mas o… elas foram para toda a Posteridade de Abraão. As promessas foram feitas para cada e toda semente individual daquela Posteridade. Você compreendeu?
45 Portanto, nós, estando mortos em Cristo, de acordo com as Escrituras assumimos a Posteridade de Abraão e somos herdeiros de acordo com a promessa, não nos unindo a uma igreja, ou formando coisas mortas ou – ou assim por diante. Mas nascendo do Espírito de Cristo, somos sementes de Abraão e somos Seus herdeiros com Ele no Reino.
46 Assim, vamos seguir em frente para ler então, só um pouquinho adiante agora, Deus fazendo um juramento. Agora o verso 17 do capítulo 6:
Pelo que Deus, querendo mais abundantemente… querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
47 Oh, vamos descansar agora por alguns momentos: “Querendo Deus mais!” Não que Ele tinha que fazê-lo, mas para fazer disso uma coisa segura.
48 Agora, já descobrimos que Deus se tornou carne, habitou no nosso meio, como Ele Se manifestou para o mundo. Quando Ele encontrou a mulher em adultério, Ele disse: “Eu não – Eu não te condeno, vá e não peques mais.” Quando Ele encontrou um enfermo, Ele agiu exatamente do mesmo modo que Ele teria que agir, pois Ele era Deus, e Ele – Ele curava os enfermos. Ele ressuscitava os mortos. Ele perdoava os pecados, não importa quão grande fosse e quantos fossem, e quão desviado estivesse. Ele os perdoava, de qualquer forma, se eles desejassem vir e pedir.
49 Agora observe! Se Deus agiu uma vez em determinada circunstância, se aquela mesma circunstância surgir novamente, Ele tem que agir pela segunda vez como Ele fez da primeira vez ou Ele seria injusto. Vêem? Não importa quão ruim seja o seu pecado, quão baixo você esteja, Ele tem que agir com você como Ele fez com aquela mulher desonrada ou Ele agiu erroneamente então.
50 A conduta de Deus é a Sua Personalidade, e o que Ele é na Sua conduta declara a Sua Personalidade. E esta é a maneira que você é, no seu comportamento de vida, mostra o que você é. Como tivemos e passamos, uma lição ou duas atrás, as pessoas metodistas queriam afirmar “quando você grita, você O tem,” os pentecostais dizem “quando você falou em línguas você O recebeu,” os agitadores dizem “quando você agita, você O tem,” os agitadores da Pennsylvania. E descobrimos que todos eles estão errados. A sua vida declara Isto! A sua pessoa declara o que você é, um homem é reconhecido através de suas obras. E seja o que for a sua vida,…
51 Você já ouviu a velha história, “A sua vida fala mais alto, eu não posso ouvir as suas palavras.” Então seja lá o que for que você é, você é. A vida que você vive mostra o tipo de espírito que está em você.
52 E então você pode personificar a coisa errada… ou, personificar a coisa certa, eu digo agora. Você pode personificar um cristão, mas logo chegará a hora da pressão ser colocada, então aquilo mostrará o que você é. A força da corrente está no seu elo mais fraco.
53 Quando Cristo o Filho de Deus foi colocado em teste, aquilo mostrou o que Ele era. Claro! Quando você é colocado em teste, aquilo provará o que você é. A sua vida sempre reflete o que está dentro de você. Logo… mas esteja certo de que seus pecados não te denunciam. E é isto que estamos tentando dizer.
54 Jesus disse, em São João 5:24, “Aquele que ouve…” (não o que agita, aquele que fala, aquele que…) “Aquele que ouve a Minha Palavra, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna, e nunca será julgado; mas passou da morte para a Vida.”
55 É a sua fé. E sua fé, confessada através de seus lábios, manifesta para o povo que pode ouvir, mas sua vida está aberta diante de todos. Então, não importa o quanto você tente agir assim e fazer isto, isto nunca dará certo, isto tem que estar em você. Este é o verdadeiro “âmago” de toda história. Sua fé individual no Cristo ressurreto, como o seu Salvador; pois Ele está a destra de Deus atuando no seu lugar nesta manhã, como você está agindo em Seu lugar aqui embaixo como uma testemunha. Uma testemunha age no lugar de alguém, te apoia como uma testemunha. E como a sua vida reflete aqui, seja qual for o seu testemunho em Cristo, ele reflete lá e reflete aqui. E Ele está lá em cima, como o que Ele é para você, reflete em ambos, ali e aqui. Então você… Pela fé sois salvos, e somente por ela. Então, sensações, emoções, sentimentos, qualquer coisa, não tem de modo algum lugar Nisto.
56 Agora, eu não… isto… Agora não pense errado: que eu não creio nestas emoções. Claro! Mas do que estamos falando agora, tentando instruir estas pessoas deste dia, que não são as emoções. O Diabo tomou aquelas coisas e ficou furioso com as pessoas, deixando-as basear seu destino Eterno sobre uma emoção. Gritando, falando em línguas, indo a igreja todo o domingo, agindo como um cristão, isto não terá nenhuma tolerância naquele dia! “A não ser para com um homem que nasceu de novo.” E a sua vida reflete o que você é interiormente, veja, não as suas emoções.
57 Você pode ter sangue nas suas mãos, você pode falar em línguas, você pode curar os enfermos, você pode remover montanhas com a sua fé, e mesmo assim você não é nada! I aos Coríntios 13, veja. Tem que ser algo que aconteceu através de um nascimento que veio de Deus, e Deus traz um novo nascimento para você, dá a você uma parte de Si Mesmo. Então assim são estas coisas! Você é uma nova criatura. “Eu lhes dou a Eternidade.”
58 Nós examinamos a palavra Eterno. Para sempre é “um espaço de tempo.” Eternidade é para sempre, para sempre e para sempre, mas há somente uma Eternidade; e nós descobrimos que você recebe a Vida Eterna, e a palavra em Grego é Zoe que significa “A vida de Deus.” E você recebe parte da Vida de Deus, que te faz um filho espiritual de Deus, e você é simplesmente tão eterno quanto Deus é eterno. Você não tem fim, nenhum lugar para parar, porque você não teve nenhum lugar para começar. Tudo que tem começo tem fim, e o que não tem começo não tem fim.
59 Como amamos aquela preciosa Palavra! Como o cristão deve estar firme na Fé que uma vez foi dada aos santos! e não para ser jogado de cá para lá, de lugar em lugar, e se unindo a igrejas diferentes. Qualquer igreja que você deseje frequentar está bem, contanto que você seja um cristão; mas primeiro coloque a primeira coisa, que é aquele nascimento que te faz parente de Deus como Deus torna seu parente.
60 Ele se torna parente para poder te ressuscitar. Antes Dele poder te ressuscitar, Ele teve que te dar Vida Eterna. Então Deus teve que se tornar parente para tomar a morte, para te ressuscitar. Então você tem que tornar Seu parente, para que você possa entrar na ressurreição. Vê você o que é isto? É apenas uma troca. Deus se tornou você, para que você se tornasse Deus. Vêem? Deus se tornou parte sua (carne) para que você pudesse através da Sua graça se tornar parte Dele (isto é tudo, ter Vida Eterna). Simplesmente um lindo quadro! E, oh, nós amamos isto!
61 Agora:
… Deus, querendo mais abundantemente… (não tinha que fazer, mas Ele quis fazê-lo)
62 Estou tão feliz por isto (não está você?), que nosso Deus esteja desejando. Veja, e se Ele – o que seria se Ele não fosse longânimo? Quais são os frutos do Espírito? Amor, alegria, fé, paz, longanimidade. Esta é a parte de Deus que está em você. E pode… Paciência, sendo paciente com o fardo um do outro. Perdoando um ao outro, como Deus por causa de Cristo te perdoa. O Espírito de Deus em você te faz desta maneira. E então quando Deus estava aqui na terra e se tornou você, se fez pecado, para que Ele pudesse tomar seu pecado, carregando e pagando a penalidade por ele. Deus é longânimo, carregando nossos fardos.
63 E então, Ele é um Deus bom. Se você deseja… certas coisas no seu caminho, você sabe que Deus é bom suficiente para fazê-lo. Ele gosta de – de te fazer feliz. Ele quer que… Ele – Ele é Amor, e o Seu grande amor O constrange até mesmo de descer às vezes para te deixar ter as coisa que você deseja.
64 Veja Tomé, depois da ressurreição, Tomé não creu. Oh, ele tem muitos filhos hoje. Mas Tomé disse: “Não! Não! Eu terei que ter alguma evidência. Eu terei que colocar minhas mãos no Seu lado e Sua… meus dedos aqui nas Suas mãos, antes de eu crer Nisto. Eu – não me importa o que você diz.” Veja, ele estava completamente fora da ordem Escriturística, exatamente então. Você tem que crer Nisto! Então ele disse, “Eu tenho que ter algum tipo de evidência, para provar Isto.”
65 E Jesus apareceu, Ele é bom, “Venha, Tomé, se é isto que você deseja, bem, aqui está. Você pode ter isto.”
66 Esta é a maneira que somos. Nós dizemos, “Senhor, eu tenho que falar em línguas. Eu – eu tenho que gritar. Eu tenho…”
67 “Oh, siga em frente, eu vou te dar isto.” Ele é bom.
68 Assim, ele tocou sua mão em Seu lado, então ele disse: “Oh, é meu Senhor e meu Deus.”
69 Ele disse: “Agora, Tomé, você creu depois que viu. Mas, quão maior é a recompensa de quem não tem nenhuma evidência e mesmo assim crê Nisto! Aí está você. É aí onde devemos chegar. “Quão maior será a recompensa dos que não viram mas mesmo assim creram Nisto!” É um ato de fé, aceitarmos Isto.
70 Agora, eu creio nos sinais que seguem os crentes, mas vamos colocar as coisas fundamentais primeiro. Você pode ter os sinais sem isto. Paulo disse que você poderia, ele disse: “Eu poderia falar a língua dos homens e dos Anjos, nada seria. Eu posso mover as montanhas com minha fé, eu nada seria. Eu poderia compreender a Bíblia, de tal modo que poderia conhecer todos os mistérios de Deus, eu nada seria.” Vêem, estes são os dons do Espírito Santo, sem o Espírito Santo.
71 O Espírito Santo é Deus, e Deus é Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, Bondade, Paciência. Este é o Espírito de Deus. Isto é o que Deus levantará no último dia, através daquele Espírito.
72 Agora:
Não querendo… Deus, querendo mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa …
…Deus, querendo mais… mostrar… aos herdeiros… (quem são os herdeiros? “Nós, estando mortos em Cristo, nos revestimos de semente de Abraão e somos herdeiros.” Oh, foi isto absorvido? Somos herdeiros do Reino de Deus através de uma promessa jurada! Deus não tinha que jurar, Suas Palavras são perfeitas. Mas Ele jurou, também, por Si Mesmo, pois não há ninguém maior)
73 Só um momento, enquanto seguimos lendo, ouçam:
… a promessa da imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento:… (a imutabilidade: o inalterável)
74 Deus não pode mudar, Ele tem que permanecer o mesmo. E se Deus curou uma pessoa enferma, Ele nunca pode mudar a sua atitude. Se Deus perdoou um pecador, uma prostituta, Ele nunca pode mudar a sua atitude. A imutabilidade, a inalterável Palavra de Deus. Se Deus disse em um lugar, “Eu sou o Senhor que cura todas as tuas enfermidades,” Ele tem que permanecer com Isto; pois Ele é infinito, Ele conheceu o fim desde o princípio.
75 Agora, eu posso dizer, “Eu farei isto”; e a Bíblia diz, que devemos dizer “Se o Senhor quiser” (porque eu sou um mortal, eu não sei). Às vezes eu tenho que retirar a minha palavra, mas Deus não pode retroceder com a Sua. Ele é Deus!
76 E Ele apenas pediu uma coisa: “Se creres!” Oh, que coisa. “Se creres, todas as coisas são possíveis! Se creres.” Isto é tudo que você… Se puderes! Aí está a questão. Mas não que a questão esteja na Palavra de Deus, por causa da Sua imutabilidade, Ele não pode mudar. Quão maravilhoso!
77 Agora ouçam, enquanto seguimos lendo:
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta,… (impossível, a impossibilidade e imutabilidade são praticamente a mesma palavra: não pode mudar, não pode mover, Ela tem que permanecer a mesma para sempre. Não pode ser mudada: a imutabilidade e a impossibilidade)
E duas… por duas coisa imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta,… (“nós temos duas coisas?” Sim! Primeira, a Sua Palavra diz que Ele faria isto. A segunda foi Seu juramento sobre isto, Ele faria isto)
78 Oh, que coisa! Que tipo de pessoa deveríamos ser? Por que ficarmos todos agitados e correndo por aí, e tomando as coisas do mundo e agindo assim como este tipo de cristianismo moderno de 1957? Nós queremos ser aquele tipo antiquado que toma Deus em Sua Palavra, e chamam aquelas coisas que não são como se fossem, “Se Deus disse assim, Aquilo está determinado!”
79 Abraão, ao qual foi dada a promessa, para ele e sua Semente, ele chamou as coisas que não eram como se elas fossem. Pois Aquilo era a promessa de Deus, sabendo que Deus não podia mentir. Ele lhe prometeu Aquilo, e ele creu Naquilo. E enquanto os anos passavam, e a promessa parecia se afastar do olho natural, Ela se tornava mais próxima de Abraão.
80 Em vez de se enfraquecer, e dizer, “Bem, talvez não exista tal coisa como a cura Divina. Talvez eu enxerguei mal. Talvez não exista tal coisa. Talvez eu esteja errado em todas as minhas concepções.” Então aquilo mostra uma coisa, que você não nasceu de novo.
81 “Pois é…” Nós passamos por isto domingo passado, só um pouquinho de volta ao capítulo, “Pois é impossível, a um homem que uma vez provou dos dons espirituais e coisas, cair novamente para se renovar ao arrependimento” (absolutamente, completamente, impossível). “Pois aquele que nasceu de Deus, não comete e nem pode cometer pecado. Pois a Semente de Deus permanece nele e ele não pode pecar” (a Semente de Deus é “a Palavra de Deus”). “A fé vem pelo ouvir, ouvir a Palavra, ‘O Sacrifício foi feito, está tudo terminado!’”
82 Agora, se você agir errado, Deus te fará pagar por isto. Mas se você fizer, você… errar, você não o faz propositalmente. Capítulo 10, verso 47, eu creio, “Pois se pecarmos propositalmente, depois de recebermos o conhecimento da verdade.” Mas sendo você uma vez nascido, você tem a Verdade, não o conhecimento Dela; mas você aceitou a Verdade, e Ela se tornou uma realidade, e você é um filho de Deus por toda a Eternidade. Deus jurou que Ele faria isto!
83 Jesus disse: “Aquele que ouve as Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia; ele nunca passará pelo julgamento, ele passou da morte para a Vida.” Agora com um juramento como este, “Querendo Deus que recebêssemos Isto,”…
84 Agora observe o que ele diz aqui, Paulo falando a – a igreja:
… é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação,… (não “Bem, se os Batistas não me tratarem bem, eu irei até os Metodistas.” Vêem?)… devemos ter a firme consolação, os que pomos refúgio em reter a esperança proposta;
85 Agora então, a leitura do último:
A qual temos como âncora da alma, (a esperança: o juramento de Deus… temos como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao… é, ao interior do véu;
86 Vamos falar só por um momento sobre “o véu.” Nós não compreendemos, muito bem, no último domingo a noite.
87 “Véu a dentro!” O véu é a carne. O véu é o que nos impossibilita de ver Deus, face a face, nesta igreja. O véu é o que nos impossibilita de ver os Anjos em seus lugares nesta manhã, de pé ao lado dos assentos. É o véu que não nos deixa ver. Estamos escondidos atrás do véu, e aquele véu é a carne. Somos filhos e filhas de Deus, estamos na Presença de Deus, “Os Anjos de Deus estão acampados ao redor daqueles que O temem.” Estamos o tempo todo na Presença de Deus, “Eu nunca te deixarei, nem te abandonarei. Estarei sempre contigo, até no final.” Mas o véu é a carne, é isto que nos mantém fora da Sua Presença. Mas através da alma, o Espírito, através de nossa fé sabemos que Ele está nos guardando. Ele está de pé do nosso lado. Ele está aqui agora!
88 Lá embaixo em Dotã, certa manhã, um velho profeta foi cercado por um exército e o… seu servo saiu e disse: “Ó pai, o país inteiro está cercado por estrangeiros.”
89 E Elias levantou, e disse: “Ora, filho, mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.”
90 Bem, ele piscou seus olhos e olhou ao redor, ele “não podia enxergar nada.”
91 Ele disse: “Deus, gostaria que Tu abrisses os seus olhos, tirasse o véu.” E quando o véu caiu de seus olhos, ao redor do velho profeta havia carruagens de fogo, as montanhas estavam em fogo com Anjos e carruagens. Aí está você!
92 Ohhh! Então Geazi pôde dizer: “Eu – eu compreendo agora.” Veja, o véu caiu. É aí onde está o obstáculo.
93 Aqui está, segure com firmeza, o véu é o que nos impede de viver da forma que deveríamos! O véu é o que nos impede de fazer as coisas que realmente gostaríamos de fazer. E Deus tornou-se velado em carne, e o véu foi partido em dois. E Deus tornou-se Deus novamente, e Ele levantou o véu no qual Ele havia Se escondido, esta é a ressurreição do Senhor Jesus. Nos provando que neste véu que estamos escondidos… Pela fé nós cremos Nisto e aceitamos Isto. E quando este véu for rasgado em dois, eu entrarei na Sua Presença com esta segurança, sabendo que “Eu O conheço no poder da Sua ressurreição.” Na vinda do Senhor Jesus, este véu será levantado outra vez, de um modo perfeito, até eu caminhar e conversar com Ele como o meu Salvador e meu Deus, quando Ele tomar o trono de Davi. E viveremos para sempre naquele véu depois dele se aperfeiçoar, mas este véu tem pecado nele. Ele foi… não importa como… Não (nunca) pense naquele corpo glorificado nesta terra. Ele tem que morrer como a sua alma teve que morrer, para nascer novamente. Na perfeição…
94 Deixando de comer carne, e fazendo isto, e aperfeiçoando o corpo, você nunca terá Isto. E você tem que parar com isto, e fazer isto, e fazer isto, e isto, esta é a lei. Isto é legalismo. Nós não cremos nas formas legais da salvação. Nós cremos Nela “somos salvos pela graça.” E não é você, você não tem nada a ver com isto, é a eleição de Deus que faz isto. “Ninguém pode vir a Mim a não ser que Meu Pai o traga.” Isto é correto. E Ele… Tudo que Jesus veio fazer foi tomar aqueles que o Pai pré-conheceu; e os predestinou antes da fundação do mundo, para tornarem-se filhos e filhas de Deus. Amém. “Não é para o que corre ou para aquele que deseja, mas para os que Deus mostrar misericórdia.” É Deus quem faz isto! Você não pode de modo algum se jactanciar. Não tem nada que você fez; Deus, pela graça, te salvou; não você, você mesmo; se você o faz, você tem algo para se jactanciar. Mas você não tem nada para se jactanciar. Todos louvores vão para Ele. É Ele. Então Ele te dá esta esperança segura, fazendo um juramento, a impossibilidade de alguma vez Seus filhos se perderem.
95 Agora, eles apanham por ter errado, você colhe o que você semeia, você obtém aquilo. Não pense agora que você simplesmente pode seguir em frente no pecado e passar ileso com isto. Se você o faz, e tem esta atitude, isto mostra que você nunca nasceu de novo. Você compreendeu isto? Se você ainda tem o desejo em você de fazer o que é errado, então você continua sendo errado. Vêem? Pois Ele foi aperfeiçoado, para sempre, aqueles… E aqueles animais sob o Velho Testamento, num dia legítimo, oferecido anualmente, continuamente, nunca poderia tirar o pecado. Mas quando colocamos nossas mãos sobre Sua cabeça e confessamos os nossos pecados e somos nascidos novamente do Espírito de Deus, não temos mais desejo de pecar. O pecado deixou de existir para você. Isto é por todo o tempo e Eternidade.
96 Você cometerá enganos, você cairá, você fará coisas erradas obstinadamente, às vezes você sairá e fará coisas; aquilo não significa que você está perdido, aquilo significa que você vai passar por correção.
97 Meu garotinho, muitas vezes… Meus filhos fazem coisas, os seus fazem também, que você… eles sabem que isto é contra suas – suas regras. E eles sabem o que esperar quando eles fazem isto: eles vão ganhar uma surra por isto, às vezes uma bem boa. Mas continua sendo seu filho! Com certeza!
98 É impossível que um homem que nasceu de novo, que uma vez nasceu da Vida Eterna. Deus não é um índio interesseiro. “Aquele que ouve Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida eterna e nunca passará pelo julgamento, mas passou da morte para a Vida. E eu o levantarei no último dia.” Esta é a promessa de Deus.
99 Agora se você segue adiante e diz, “Oh, bem, então eu posso apenas…” Eu sempre faço o que quero fazer. Mas se você é um Cristão, você não deseja fazer as coisas que são erradas, por causa da própria Vida em você, da própria fundação. Se você fizer algo errado, isto mostra que a coisa errada está aqui. Como pode sair água amarga e doce de uma mesma fonte?
100 Então você está todo confuso, em algum tipo de emoção ou algo fabuloso, outra sensação, esqueça isto! Volte para o altar e diga, “Deus, leve para longe toda a minha velha vida pecaminosa, e me coloque em tal condição que todo meu desejo…”
“Aquele que nasceu de Deus não comete pecado.” Isto é correto, ele não tem nenhum desejo de fazer tal coisa.
101 Com certeza o diabo lhe colocará uma armadilha aqui e ali, mas não intencionalmente. Assim diz a Bíblia. Vêem, o diabo lhe fará uma armadilha agora e depois. Claro, que ele fará. Ele tentou fazer uma armadilha para o nosso Senhor Jesus. Ele fez com Moisés, e o apanhou. Ele fez com Pedro, e o apanhou. Ele fez com muitos, mas… Pedro até mesmo O negou, mas então ele saiu e chorou amargamente, havia algo nele.
102 Quando a pomba retornou para a arca… O corvo saiu, gralhou por ali. Tudo bem, ele estava numa arca, mas quando ele saiu, a sua natureza era diferente. Ele pôde comer toda velha carniça que ele quis, e se saciar. Por que? Para começar ele era um corvo, ele era um carniceiro, ele não era bom. Ele era um hipócrita e se assentava no poleiro com a pomba, todo orgulhoso quanto a pomba. Ele podia voar para qualquer parte que a pomba voava. Mas ele podia comer boa comida como a pomba comia, e agora ele podia comer comida estragada, o que a pomba não podia comer. Pois, a pomba é uma mistura diferente, ela tem um feitio diferente, ela é uma pomba. E uma pomba não pode digerir comida podre, porque ela não tem nenhum fel.
103 E um homem que é nascido do Espírito de Deus se torna uma pomba de Deus, a sua natureza, sua transformação, sua estrutura. Sim, senhor! Se você colocasse o espírito da – da pomba no corvo, ele nunca se assentaria numa carcaça morta. Se ele descesse por engano, ele com certeza se afastaria imediatamente, ele não poderia suportar aquilo. E um homem que é nascido do Espírito de Deus, não tolera. Ele pode talvez passar por um bar às vezes, mas ele sairá dali rapidamente. Uma mulher pode tentá-lo, fazendo com que se vire, mas ele vira a sua cabeça novamente. Ele sairá dali rapidamente. Por que? Ele é uma pomba. Isto é correto. Você não pode enganá-lo, porque ele conhece aquilo! “Minhas ovelhas conhecem a Minha Voz, e a um estranho elas não seguirão.” Ele é uma pomba para começar. É a respeito disso que estou falando, a coisa real que ancora ali.
104 Observe atentamente agora, Deus jurou:
A qual temos como âncora da alma,… firme, e que penetra até – até ao interior do véu;
105 O véu: Deus desceu velado em carne. Para fazer o que? Para mostrar a Si Mesmo. Ele teve que esconder porque nós não podíamos vê-Lo. E Ele Se escondeu atrás do véu. E o véu era quem? Jesus. “Não sou Eu que faço as obras, Meu Pai,” disse Jesus. “Meu Pai que habita em Mim. Eu trabalho, e Meu Pai trabalha, até aqui tenho trabalhado.” Aqui está Ele como O velado, andando em carne, Deus Emanuel (Deus conosco). “Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo Consigo Mesmo,” aqui está Ele andando por aí.
106 Agora, Ele desceu e fez uma santificação (ou provisão, ou propiciação), que através do oferecimento da Sua morte, pagaria o preço do pecado, para que Ele pudesse voltar e habitar em nós. Então a fé que temos é uma – é uma fé velada… pessoa velada, portanto não olhamos nas coisas que vemos neste véu. O véu tem ensinos, e ele faz coisas e fala coisas. É uma coisa científica. Mas o Espírito do Deus Vivo que habita aqui, chama aquelas coisas que não eram como se fossem, se Deus disse assim. Aí está o seu véu. Estamos dentro do véu.
107 Agora, um dia Ele levantará este véu, não nascido de uma mulher através do desejo sexual do homem e da mulher, mas através da vontade de Deus Ele falará e acontecerá. Então teremos um corpo como o Seu próprio glorioso corpo. Estaremos velados para então podermos falar um com o outro, apertarmos a mão um do outro.
108 Agora, quando partirmos daqui, há um tabernáculo, uma teofania (apenas a imagem de um homem) que não come, não bebe, não dorme, acordado para sempre. É para aí que vamos. Mas eles estão esperando debaixo do Altar, clamando, “Senhor, por quanto tempo? Por quanto tempo?” Para voltar porque eles querem estreitar as mãos uns dos outros, eles querem se assentar e comer e conversar um com o outro. Eles são humanos. Bendito seja o Nome do Senhor.
109 Quando Deus fez o homem em Sua própria imagem no princípio, Ele o fez assim. Ele tinha companheirismo um com o outro porque ele conhecia um ao outro. Nós gostamos das coisas que Deus fez para nós, porque fomos feitos assim. E na Sua grande vinda, aqueles que estiverem prontos ficarão assim para sempre, imortais, teremos a Sua semelhança. Oh bendito seja aquele Nome de Cristo!
110 E agora nós temos a realidade da nossa salvação, enquanto O aceitamos como o nosso Salvador pessoal, como o nosso Curador. Todas estas outras recompensas são os dividendos que são pagos na apólice de seguro. Amém. Você sabe o que é uma apólice de seguro. Você pode receber dividendos ali até chegar o valor nominal. Com certeza, você pode receber dividendos, e estamos recebendo dividendos agora. Apenas, uma coisa, tão logo que recebemos os dividendos, a remuneração é formada novamente.
111 Um agente de seguros, certa vez , me disse: “Billy, eu gostaria de lhe vender algum seguro.”
Eu disse: “Eu tenho um.” Minha mulher olhou para mim.
112 Agora, não tenho nada contra os seguros. Mas algumas pessoas são “necessitadas de seguro.” Então eles viraram, ele disse…
113 Minha esposa olhou de modo estranho para mim, “Você tem seguro?”
114 Eu disse: “Claro.” Bem, ela não sabia nada a respeito disto.
115 Ele disse: “Bem, Billy, que tipo de seguro você tem?”
116 Eu disse:
Bendito seguro, Jesus é meu!
Oh que antegozo da glória divina!
Herdeiro da salvação, comprada por Deus,
Nascido do Seu Espírito, lavado no Seu Sangue.
117 Disse: “Isto é muito bom, Billy,” ele disse: “mas isto não te colocará aqui em cima na sepultura.”
118 Eu disse: “Isto me tirará, esta é a coisa principal.” Eu não estou preocupado em entrar ali, me preocupo em sair.
119 E desde que eu tenha o seguro, pelo juramento do Deus da Eternidade, Ele me levantará novamente na semelhança do Seu Filho no último dia, eu andarei corajosamente e terei um consolo e uma âncora na alma, que, enquanto estou dentro deste véu tem Algo invisível que me mantêm ancorado naquela Rocha das eras. E as águas saltam e fazem ruídos, isto não faz nenhuma diferença. Se a morte, os perigos, ou qualquer coisa nos separar, não nos separa do amor de Deus. Minha âncora está firme dentro do véu! Deixe as inundações subirem, deixe que elas se agitem, deixe os infiéis virem, o crente nascido de novo tem uma âncora. Você ainda não pode ver através deste véu. Mas eu sei que a minha âncora está firme lá na Rocha das eras, que é uma promessa jurada que Ele me ressuscitará no último dia.
120 Não é de se admirar que você possa olhar na face da morte e dizer: “Onde está o teu aguilhão? Sepultura, onde está a tua vitória? Mas graças a Deus que nos dá vitória através do nosso Senhor Jesus Cristo.” Estamos no Precursor. Oh, que coisa. (nós não vamos chegar à lição). Nós tivemos um Precursor para nós.
121 Um precursor. Você já observou nos dias do velho oeste, muitas vezes, atravessando as velhas trilhas, um precursor, espião? Quando a caravana dos carroções pereciam por causa de água, o espião corria na frente (e ele via as tribos dos índios, ele dava a volta por eles) e ele via onde havia uma fonte de água. Ele corria de volta para contar para o chefe da caravana de carroças, “Parem os cavalos, encham-se todos de bastante coragem, pois logo depois daquela montanha tem uma grande fonte d’água.” Ele é um precursor.
122 E aqui, o Precursor. Um homem que já foi atormentado pelo diabo, sob fogo contínuo, mas Alguém tomou conta do ninho da metralhadora. Este foi Jesus, o Precursor partiu diante de nós. E Satanás ali de pé com a metralhadora, nos atormentando (sempre em cativeiro e com medo da morte), ele estava guardando aquela Fonte; claro, que ele estava, lhe foi dada esta comissão porque ele tinha pecado e se afastado Disto. Mas o Precursor, Cristo, entrou e tomou conta do ninho de resistência.
123 Vocês já ouviram o velho hino, “Segure o Forte, Pois Estou Chegando”? Não segure o forte, vamos tomá-lo. Nós não queremos segurar mais, Cristo tomou o forte! Aleluia! A porta está aberta. Há uma Fonte aberta na casa de Deus, na cidade de Davi, para você se limpar, para a limpeza dos imundos. O nosso Precursor tem entrado por nós.
124 O Precursor, Ele nos diz: “Há um lugar bem do outro lado, além, onde você nunca ficará velho.” Onde não haverá nenhuma ruga, onde você não terá que usar ‘Max Factors’ para te fazer parecer bonita para o seu marido. O Precursor seguiu na frente. Há um lugar onde você nunca ficará velho e cansado e fraco. Há um lugar onde você nunca ficará enfermo. Onde o bebê nunca terá uma cólica. Onde você nunca deixará cair um falso… ou um dente, ou terá um falso. Aleluia! Oh bendito seja o seu Nome! Ele entrou, e imortal nós estaremos em Sua semelhança, algum dia além, as estrelas e o sol não brilharão. Com certeza, o Precursor foi na nossa frente.
…o precursor partiu, entrou por nós, onde Jesus, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
125 Este grande Precursor saiu na nossa frente, abrindo o caminho. Ele veio do espírito, as grandes fontes do arco-íris de Deus, o qual não teve nenhum princípio ou nenhum fim. Ele foi, para sempre, Deus. Este raio de luz partiu, era um raio do amor, este é o principal, vermelho. A cor seguinte, que era azul; azul, a verdade. Na sequência, seguindo após aquela estava as outras cores das sete cores da perfeição, os quais são os sete espíritos de Deus, que saíram daquela grande Fonte ou daquele grande Diamante do qual Jesus falou. Aquele grande Diamante que foi cortado para refletir estas cores, Deus foi feito carne e habitou no nosso meio, para que Ele pudesse refletir a Sua bondade e misericórdia no nosso meio através dos dons e sinais e maravilhas. Todo aquele grande arco-íris se tornou a teofania de… feito na imagem como homem. Embora Ele não fosse um homem, Ele não possuía carne ainda, Ele era uma teofania.
126 Moisés disse: “Eu gostaria de vê-Lo.” Deus o escondeu na rocha.
127 E quando Ele passou, virou Suas costas; Moisés disse: “Parecia as costas de um homem.”
128 Então o que aconteceu? Certo dia, lá embaixo quando Abraão estava assentado em sua tenda… Chegaremos nisto nesta noite. Quando Abraão estava assentado em sua tenda, Deus apareceu para ele em um corpo de carne.
129 “Bem,” você diz: “Irmão Branham, ele era…” Nós O encontraremos aqui encontrando com Abraão antes daquilo, na ordem de Melquisedeque; um corpo de carne, que era Deus. Claro que era, Ele era Deus em carne.
130 Você diz: “Então, irmão Branham, por que Ele teria que voltar e nascer?” Ele não foi nascido então, Ele foi apenas criado, um corpo no qual Ele habitou.
131 Melquisedeque era o Rei de Salém, o qual é o Rei de Jerusalém, o qual é o Rei da paz; o qual não tinha nem pai nem mãe, princípio de dias ou término de vida. Jesus teve ambos pai e mãe, e teve um princípio de dias e fim de vida. Mas Ele foi feito segundo a ordem de Melquisedeque o qual não tinha princípio de dias nem fim de vida.
132 Melquisedeque era Deus Ele Mesmo. Melquisedeque era o Deus Jeová, Aquele Mesmo que encontrou com Abraão, anos mais tarde, na frente da sua tenda. Estava com Suas costas voltadas para ele, Ele disse: “Por que Sara riu?” Isto é certo. Foi Ele Quem se colocou ali, olhando em direção a Sodoma. Abraão O reconheceu, porque dentro do seu véu havia uma âncora segurando a promessa. Não porque ele teve alguma sensação, mas Deus lhe fez a promessa. E quando ele entrou em contato com aquele grande ímã, ele sabia que Ele estava naquela carne.
133 Ele andou com Abrãao, um pouquinho ali fora. Ele disse a Abrãao, disse: “Visto que não esconderei estas coisas de Abraão, vendo que ele é herdeiro do mundo; eu simplesmente não o farei. Então, Abraão, eu lhe direi o que estou prestes a fazer” (nós tomaremos isto nesta noite) “lá embaixo em Sodoma” (e o que todos eles fariam). E logo que Ele abençoou Abraão, Ele voltou para o espaço novamente. Um homem que havia se colocado ali e tinha poeira em Suas roupas, um homem. E não somente aquilo, mas Ele comeu a carne da novilha que Abraão havia matado, e bebeu do leite da vaca, e comeu algumas broas (alguns pães de milho), e com manteiga em cima. Isto é exatamente correto. E então voltou a uma teofania novamente.
134 O que foi isto? Por que Ele não ficou com ele então? Ele nunca tinha que ter nascido como você e eu; mas Ele teria que nascer – na carne para que Ele pudesse ocupar aquele posto. Aquilo foi um corpo criado. Aquele era um corpo que Ele apenas extraiu o cálcio e potássio da terra e disse [O irmão Branham sopra -Ed.] e entrou naquilo. Aquilo era a mesma coisa que Melquisedeque foi. Ele entrou nele, em um corpo que Ele podia andar diante dele debaixo do véu, de um véu da Sua própria criação; não o véu da criação de uma mulher, através do ventre de uma mulher, através de uma – uma célula, nunca, mas Ele criou este e entrou nele e falou segundo a ordem de Melquisedeque.
135 Quem é este Melquisedeque?
Porque este Melquisedeque, rei de Salém (que é Jerusalém), príncipe do Deus Altíssimo,… (com certeza)… que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, (aquele grande Amor – Amor, aquele grande Espírito no princípio)… rei da justiça… e depois… rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida;
136 Quem era ele? Ele nunca nasceu, Ele nunca morrerá. Quem era ele? Era Deus, claro que era, na prefiguração do Senhor Jesus. Certamente, era Ele. Mas Ele teve que vir através de uma mulher, como você veio através de uma mulher, e Ele teve que vir do modo que você veio, a fim de trazer de volta para Ele. Aleluia!
Sublime graça! quão dócil é o cântico,
Que salvou um pobre, cego miserável como eu!
Estive uma vez perdido, mas agora fui encontrado, (pela Sua graça)
Eu era cego, mas agora vejo.
137 Eu compreendo o que Ele teve que fazer. Deus se tornou em mim, para que eu pela graça pudesse me tornar Ele; Ele tomou meus pecados, para que através da Sua justiça eu pudesse ter Vida Eterna. Eu mesmo não poderia escolher, minha natureza era pecaminosa, eu não tinha nada a ver com isto. Eu “nasci no mundo, fui formado em iniquidade, vim ao mundo falando mentiras.” Nem mesmo uma chance de modo algum, nada, nem mesmo um desejo.
138 Diga para um porco que ele está “errado, comendo lavagem,” Vê você? Veja o tanto que ele vai te escutar! Diga a um corvo que ele está “errado, comendo sobre uma carcaça morta,” e veja o que ele lhe dirá. Se ele pudesse falar: “Vai cuidar dos seus próprios negócios.” Com certeza.
139 Oh, mas a graça de Deus é que muda esta natureza, e me dá a oportunidade para desejar e almejar e ter sede, “Teu amor, bondade, são melhores para mim do que a vida, Ó Deus. Meu coração Te almeja.”
140 Davi disse: “Como um servo brama pelas correntes de água, assim minha alma tem sede de Ti, Ó Deus.”
141 Deus deu ao homem aquela sede para adorá-Lo, amar, procurá-Lo. Mas o homem a perverteu através do chamado do Diabo, e ele vai e cobiça as mulheres e os prazeres e as coisas do mundo, tentando satisfazer aquela santa criação que Deus colocou nele para amá-Lo, ele a coloca sobre as coisas do mundo. Mas, irmão, quando uma vez ele é mudado, e aquela fonte com larvas de mosquitos ali (todos os tipos de – de desordens de cisterna) é limpada e esterilizada, e a pura Palavra de Deus é colocada ali, o pecado nunca pode tocá-lo. Amém!
Oh como eu O amo! Como eu O adoro!
Minha vida, meu brilho do sol, meu tudo em tudo!
O grande Criador tornou-se meu Salvador,
E toda plenitude de Deus habitou Nele.
Lá da Sua glória, a história sempre viva,
Meu Deus e Salvador veio, e Jesus era o Seu nome.
Nascido em uma manjedoura, um estranho para os Seus,
O Deus da aflição, lágrimas e agonia.
Oh como eu O amo! Como O adoro!
Meu fôlego, meu brilho do sol, meu tudo em tudo! (Oh Deus)
142 Como poderia Ele fazer isto? O homem tentou escrever isto. Um disse:
Se pudéssemos encher o oceano de tinta,
E cada haste na terra fosse uma pena;
Todo o céu fosse feito de pergaminho,
E cada homem fosse escrivão profissional;
Para descrever o amor de Deus acima (como aquele grande Deus do Céu se fez carne e tirou o meu pecado)
Para descrever o amor de Deus acima
Secaria o oceano;
O pergaminho não conteria tudo,
Mesmo esticado de céu a céu.
143 E para fazer os herdeiros desta salvação uma esperança segura: Ele jurou por Si Mesmo que Ele ressuscitaria no último dia, nos daria Vida Eterna, “E ninguém poderá arrancá-los de Minha mão.” Amém!
Oremos:
144 Está você se sentindo culpado por ter rejeitado o Seu amor? Tem você evitado o Seu bendito Ser (este Grandioso que fez de você o que você é)? E agora aqui está você, nesta manhã, a esta distância na vida, e esta oportunidade te está sendo dada. Você deseja continuar vivendo? Há somente uma maneira para viver, esta é crer no Senhor Jesus. Se você, do seu coração, crer que Ele é o Filho de Deus e o aceitar como o seu Salvador, e crer que Deus O ressuscitou para a sua justificação, se você deseja aceitar isto sobre esta base, é seu agora.
145 Poderia levantar a sua mão? Alguma alma não arrependida, que gostaria de… – arrependida nesta manhã, dizer: “Lembre de mim, irmão, pregador, enquanto vamos orar. Eu, também, tenho falhado. Tenho unido a igreja, mas eu – eu sei que eu – eu nunca tive isto que você está falando. Eu nunca nasci daquele Espírito, irmão Branham. Eu apenas- eu simplesmente não O tenho, isto é tudo. Eu quero que você ore por mim, para que Deus me dê Isto nesta manhã.” Deus te abençoe, senhor. Haveria outro? Diga, “Deus faça o que eu… o que Tu queres que eu seja. Eu quero que Tu sejas… eu quero ser o que Tu quiseres que Eu seja. Eu rejeitei o Seu amor.” Deus te abençoe, filho.
146 Só um momento:
Se pudéssemos encher o oceano com tinta,
E os céus fossem feitos de pergaminho;
Onde toda haste na terra fosse pena,
E cada homem um escrivão profissional;
Para descrever o amor de Deus acima
Secaria o oceano;
Ou não conteria o pergaminho tudo,
Embora esticado de céu a céu.
Oh, o amor de Deus, quão rico e puro!
Sem ilusão e forte!
Ele durará para sempre
O cântico dos santos e dos anjos.
147 Querido Deus, verdadeiramente o poeta que escreveu estas palavras era simplesmente como muitos outros dos Teus crentes, examinando, tentando encontrar palavras para expressar isto. E está escrito na Bíblia, “Além do mais, porque o pregador era sábio, ele esquadrinhou colocou em ordem muitas palavras.” Oh, como gostaríamos de ter a língua e o vocabulário para podermos explicar ao povo o que isto realmente é, mas isto não pode ser encontrado nos lábios mortais. Toda Eternidade, sem dúvida isto jamais seria revelado, como que o Deus do Céu poderia vir a terra e salvar o pobre, perdido, miserável pecador.
148 Oro a Ti, Pai, que através destas poucos palavras inteiras… ou palavras fragmentadas nesta manhã, como eu deveria dizer, que alguém tenha encontrado paz e satisfação e um forte consolo, aqueles que correram para o refúgio. E que suas almas possam ancorar naquela promessa que Deus jurou, que Ele os ressuscitaria no último dia. Várias mãos se levantaram no edifício, bem aqui neste Tabernáculo. Deus, dê a eles aquela esperança firme, neste momento. Que elas possam ancorar contra a Rocha das eras. Não importa o quanto o mar se agite e seus barquinhos possam pular, eles têm uma âncora: a promessa de Deus. Ali eles permanecem, “Deus disse Isto, Ele não pode mentir.”
149 “Aquele que ouve Minhas Palavras” (as quais tentei pregar nesta manhã), “e crê Naquele que Me enviou, Jeová, tem Vida eterna; e não passará pelo julgamento, mas passou da morte para a Vida.”
150 Ó Eterno, abençoe aqueles hoje, e que cada pessoa que esteja aqui que não está debaixo do Sangue, que suas almas nunca foram convertidas, que isto possa acontecer neste instante, Senhor. Tu operas o mistério, são todos Teus, estão entregues a Ti. Oro para que Tu lhes dê isto, a Vida Eterna. Que, um dia, lá na outra margem, enquanto um por um atravessar o vale, que possamos nós nos encontrar ali onde eles nunca mais dirão “adeus”.
E um dia chegaremos até o rio no final do tempo,
Quando os últimos pensamentos de tristeza se dissiparem;
Haverá alguém esperando que nos mostrará o caminho,
Bem, eu não terei que atravessar o Jordão sozinho,
Haverá Um… alguém esperando que me mostrará o caminho,
Eu não terei que atravessar o Jordão…
151 Todos que têm aquela esperança, levantem a sua mão agora enquanto levantamos nossas cabeças:
Eu não terei… (agora apenas adorando-O, a mensagem acabou. Não está você feliz? Deus jurou que Ele não… Deus jurou que Ele te encontraria ali)
Jesus apagou todos os meus pecados;
Quando as trevas eu… (o que você diz? o ferrão se foi)… Ele estará esperando por mim,
Eu não terei que atravessar o Jordão sozinho.
… -vezes sou abandonado, e exausto… (simplesmente O adore agora)
Parece que todos os meus amigos se foram; (você já alguma vez chegou neste estado?)
Mas há um pensamento que me anima… (qual foi a promessa?)… deixa o meu coração feliz,
Eu não tenho que atravessar o Jordão…
152 Agora, filhos da promessa, simplesmente O adorem por ter feito isto:
Eu não terei que atravessar o Jordão sozinho,
Jesus resgatou todos os meus pecados; (o que acontece agora?)
Quando as trevas eu vir, Ele estará esperando por mim,
Eu não terei que atravessar o Jordão sozinho.
Quando eu chegar ao rio… (cada um de vocês está chegando. Há uma grande, sombra escura parada ali na sua frente. É uma grande porta. Você está entrando ali, num destes dias, talvez antes do dia terminar, talvez antes da igreja encerrar nesta manhã. Você entrará ali. Cada vez que o seu coração bate, você está a um passo mais perto)
Mas quando as trevas eu vir, Ele estará esperando ali, (Ele disse que Ele o faria! Ele jurou que Ele faria!)
Então não terei que atravessar o Jordão sozinho.
153 Ó Bendito Senhor, nossos corações estão cheios, nesta manhã, até transbordarem.
154 Ao pensar que quando o pulso estiver cessando, e a enfermeira pressionar o travesseiro ao redor da sua cabeça. E você não puder mover mais a sua mão, suas mãos ficarão geladas. Seus filhos, sua mãe, seus amados gritando e clamando. Aquela imensa porta totalmente aberta, para o além. Ele estará esperando!
155 Davi disse: “Se eu fizer minha cama no inferno, Ele estará lá.” Eu não terei que atravessar isto sozinho. E o borrifar do rio começar a salpicar em nossa face, Deus pegará o salva-vidas, e nos guiará bem através dele. Ele prometeu que Ele faria. Davi o profeta disse: “Sim, embora eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam.”
156 Senhor, estamos tão felizes hoje, por sermos incluídos como herdeiros da promessa. Hoje temos dentro de nós a Vida Eterna, porque amamos o Senhor Jesus e temos crido Nele, e aceitado a Sua Palavra e Seu ensinamento. E Ele nos deu, como um selo de nossa fé, o Espírito Santo, o selo do Espírito Santo; nossa fé está ancorada dentro de nós. E embora muitas vezes andássemos por sombras escuras, muitas vezes tropeçamos pelo caminho, mas a nossa âncora se mantém firme. Há algo nela, lá distante, parecendo estar guiando, dizendo: “Vamos. Estamos seguindo.”
157 Deus, abençoe-nos. Nós precisamos de Ti. Mantenha-nos sempre fiéis e verdadeiros até a hora que Tu vieres para nós, e nós Te louvaremos através das eras sem fim. E naquele dia quando estivermos de pé na terra… Seus benditos pés nunca tocaram a terra até agora. E ali está Ele de pé no ar, e os santos e redimidos de todas as eras através de cada vigília (primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta e sétima) todos ali de pé vestidos na sua Sua justiça, e nós O coroamos o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, e cantaremos aquelas histórias da redenção, nossos pobres corações tremerão quando olharmos para Ele o qual nos amou e entregou a Si Mesmo por nós. Enquanto éramos desprezíveis e pecadores, Cristo morreu para que pudéssemos ser salvos. Nós Te agradecemos por isto, Pai, no Nome de Cristo. Amém.
158 Você O ama? Oh, quão real é Ele. Não sente você como que se você quisesse abraçá-Lo de alguma maneira? Não gostaria você de simplesmente se engatinhar e tocar Seus pés, sabe?
159 Você sabe, havia algumas pessoas que vinham em meus cultos em Phoenix, Arizona, diziam: “Eu gostaria de falar com Ele. Eu gostaria de dizer: ‘Senhor, Tu me amaste quando meu caminho se tornou bastante sombrio.’” Eu simplesmente adoraria conversar com Ele antes de atravessarmos. Eu – eu quero vê-Lo. Eu – eu – eu apenas quero vê-Lo. Pensar em como sentiria! Ora, meu pobre coração tremerá quando eu O vir ali de pé.
160 Eu sempre quis saber, “Eu gostaria de ter podido ouvir aquela Voz dizer: ‘Vinde a Mim, vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.’”
161 Eu provavelmente nunca ouvirei isto literalmente como Ele falou ali então, mas eu quero ouví-Lo dizer: “Este é o último dia. Muito bem, meu bom e fiel servo, agora entre no gozo do Senhor que foi preparado para você.” Desde quando?
162 “Desde que você foi salvo?”
163 Não, irmão. “Desde a fundação do mundo, quando eu te vi e te pré-conheci e te ordenei para a Vida Eterna.” Você foi abençoado então. “Todos aqueles que Ele dantes conheceu, Ele chamou.” Está isto certo? “Todos que Ele chamou, Ele justificou. Aqueles que Ele justificou, Ele já glorificou.” Ai está você. Ele dantes nos conheceu, nos chamou, nos justificou, e já estamos glorificados com Ele no fim do mundo, indo para a nossa recompensa. Você não está feliz? Claro, isto te faz amá-Lo. Quando você não podia fazer nada por você mesmo, e aqui vem Ele e faz aquilo por você.
164 Bendito Sejam Os Laços Que Unem,… (Irmã Gertie)… Nossos Corações No Amor Cristão; enquanto temos este pequeno companheirismo de adoração aqui agora, então oraremos pelos os enfermos. Deus te abençoe, vocês que levantaram suas mãos para Cristo nesta manhã, encontre um lugar para adorá-Lo; servi-Lo.
165 Então, vamos apenas adorá-Lo agora, como uma congregação, todos vocês Metodistas, Igreja de Deus, Assembléias de Deus, Presbiterianos, Luteranos, Católicos. Todos juntos agora, vamos cantar agora:
Bendito sejam os laços que unem
Nossos corações no amor cristão;
O companheirismo de mentes parecidas
É como aquele lá de cima.
Diante do trono do nosso Pai,
Derramamos nossa ardente oração;
Nosso temor, nossa esperança, nosso intento, são um
Nosso conforto e nosso cuidado.
Quando nos separarmos,
Isto nos dará uma dor interna;
Mas continuaremos unidos em… (quantos Metodistas, Batistas, e todos?)
E esperamos nos encontrar novamente.
166 Isto não te faz bem? Vamos virar e estreitar a mão uns dos outros agora, enquanto cantamos novamente:
Antes… (estreite as mãos; alguém atrás de você, na sua frente, dos dois lados)… trono,
Derramamos nossa oração ardente;
Nosso conforto e nosso cuidado.
Agora quando nos separarmos, (amaremos um ao outro)
Isto dá… (gostariam que o culto continuasse? Veja, é assim que nós…?…)… dor interna;
Mas continuaremos unidos no coração, (em Um)
E esperamos nos encontrar novamente. (Se não for mais aqui, naquele grande dia encontraremos)
167 Agora, Pai, receba a nossa adoração nesta manhã, tome a Palavra e plante-A no coração do crente. Que eles simplesmente não possam ser jogados de cá para lá, e para cima hoje e para baixo amanhã. Mas que estas Palavras possam encontrar seu lugar de descanso no coração de cada crente, ao saber disto, que “Deus fez um juramento, e com duas coisas imutáveis.” A imutabilidade de Deus, que é, que é impossível que Ele minta. Que os herdeiros desta salvação possam ter esta forte esperança, firme e segura, uma âncora na alma. Ao conhecer isto, que Deus nos prometeu através de um juramento. Um, que Ele não pode mentir; o outro, Ele jurou sobre aquilo, que Ele nos ressuscitará no último dia e nos dará a Vida Eterna. Sabendo que depois que fomos chamados, pois Ele disse que Ele “nos conhecia antes da fundação do mundo, e nos predestinou para adoção de filhos através de Jesus Cristo.” E Ele nos pré-conheceu, Ele nos chamou. E quando Ele nos chamou, Ele nos justificou. Nós não podemos justificar a nós mesmos, então Ele nos justificou através da morte do Seu próprio Filho. Aqueles que Ele justificou, Ele já glorificou. A Palavra já foi falada, e estamos apenas em nosso caminho; seguindo, regozijando em nosso caminho para a Glória.
168 Dê fé ao povo, e que os pequenos hábitos e coisas que estão pairando sobre as pessoas, que elas possam sacudir isso delas, nesta manhã, com esta Palavra de Deus que é uma âncora da alma, segura e firme. Que elas possam se libertar de seus hábitos, seu mau humor, e coisas que… Como Paulo disse, lá adiante na mensagem nuns poucos dias: “Deixemos de lado todo o peso, e o pecado que tão facilmente nos rodeia, para que possamos correr com paciência a carreira que foi colocada diante de nós; olhando para o autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo, que foi tentado de todos os modos como nós somos, ainda que sem pecado.” Ele se permitiu ser tentado, mas Ele não caiu em tentação. E somos tentados a pecar, mas não para cair. Porque a Vida que está dentro de nós é a âncora para o nosso destino Eterno, e mantemos isto consagrado em nosso coração.
169 Agora, há muitos que estão enfermos e têm… afligidos com aflições. Estamos preparando para orar por eles, Pai. Que eles possam, enquanto eles passam sob a Palavra de Deus hoje… aquela preciosa Palavra que foi pregada, a Bíblia testemunhando, os Anjos de Deus de pé ali perto, e o grande Espírito Santo (acima de todos) está aqui de pé para testemunhar da Palavra. Agora, Pai, enquanto passam sob a promessa da Palavra, nesta manhã, que possam sair daqui bem. Para remover seus aparelhos, deixarem suas cadeiras e – e as macas em que estão deitados, e simplesmente ficarem bem. Conceda isto, Senhor. Que possam retornar, e no culto seguinte que eles possam vir, ou em suas próprias igrejas, regozijando, mostrando as grandes coisas que Cristo fez. Ministramos isto para a sua glória, no Nome de Jesus. Amém.
170 Peço desculpas por uma promessa que fiz, que nesta manhã teríamos o capítulo 7, mas eu não cheguei nele. E temos que conceder um tempinho aqui para a – para isto… para a fila de oração. E agora, nesta noite, o Senhor permitindo, tomaremos o capítulo 7, e descobriremos quem foi este Melquisedeque. Quantos gostariam de saber? Oh, estamos simplesmente indo diretamente até Ele, para descobrir exatamente quem Ele é. E a Escritura diz quem Ele é, veja.
171 E a Scofield diz: “Era um sacerdócio.” Como poderia isto ser um sacerdócio, sem princípio ou fim? Veja você, não era um sacerdócio. Era um Homem, Melquisedeque (um nome), uma Pessoa. Como…
172 Não desconsiderando, mas a Ciência Cristã diz que o Espírito Santo é um ‘pensamento.’ E a Bíblia diz: “Ele, o Espírito Santo.” E Ele é um pronome pessoal, é uma pessoa. Não um pensamento, é uma pessoa. Absolutamente!
173 E Melquisedeque é um Homem, um Homem que não tinha nenhum princípio de dias ou fim de anos. Ele não tinha nem pai nem mãe, nem descendentes. E nós descobriremos quem é Ele, o Senhor permitindo, nesta noite, através da Palavra. Você A ama? “Oh! A Tua Palavra é lâmpada para meu caminho e para meus pés.” Oh!
174 Agora, você diz: “Irmão Branham, eu não compreendo tudo Isto.” Nem eu.
175 Mas, certa vez, eu estava pregando lá embaixo em Kentucky. E se houver algum recém-chegado, e Católico e outros diferentes, que talvez não compreendam estas coisas ricas e profundas da Escritura, eu tenho pregado sobre a cura Divina. Uma pequena mocinha descalço trouxe… ela não tinha mais de quinze anos, teve um bebezinho e ele teve paralisia. E eu disse: “Qual o problema, irmã, com o seu bebê?”
176 Disse: “Ele tem espasmos.” Ela não sabia como dizer (paralisia), ela não sabia como chamar aquilo.
177 Uma coisinha que provavelmente nunca tivesse usado um par de sapatos, na sua vida. Querida por algum homem, cabelos longos, soltos. E eu disse: “Você crê?”
178 E aqueles pequenos, olhos triste e firmes olharam para mim, ela disse: “Sim, senhor, claro que eu creio.”
179 Eu peguei o bebezinho. E enquanto eu estava orando por ele, ele parou de contrair. Uh-huh, e foram – foram embora.
180 No dia seguinte, eu estava caçando esquilos, ao lado de uma montanha. E eu ouvi certo homem assentado ali conversando, uma velha serra zumbideira. E eu escorreguei, eu estava caçando esquilos. Eles estavam falando a meu respeito, estavam assentados ali mascando fumo e cuspindo, as folhas voando assim. E eles falavam sobre, agora, a respeito da reunião da noite anterior. E um deles disse: “Eu vi aquele bebê, eu passei por lá nesta manhã. Ele não teve mais espasmo nesta manhã, ainda. Vêem? Disse: “Aquilo foi real.” E ele estava cuspindo o…
181 E eles tinham rifles encostados na árvore, então eu pensei que era melhor eu me apresentar. Você sabe, eles tinham um sistema feudal ali, também. Então eu me aproximei, e disse: “Bom dia, irmãos.”
182 E aquele imenso sujeito, parecia estar falando, ele mascava assim aquele fumo em sua boca, bem do lado assim, e um grande, longo pescoço. E ele usava um imenso velho chapéu, puxado sobre a sua face. Ele olhou ao redor e ele me viu, ele pegou e tirou aquele chapéu, e o balançou, foi… [O irmão Branham faz a ilustração-Ed.] engoliu aquele fumo mascado, disse: “Bom dia, pastor.” Vêem? Sim, senhor. Respeito! E isto é correto. Como ele foi viver depois disto, eu não sei. Mas, ele fez.
183 Então, na noite seguinte, voltando, havia um homem ali que queria argumentar comigo um pouquinho. Ele frequentava uma igreja que não cria na cura Divina. Então, esta era uma igreja Metodista, em White Hill, Kentucky. Então ele – ele foi a… Ele estava lá fora de pé. Ele tinha uma lanterna na sua mão, e ele disse: “Eu gostaria de dizer algo, pregador. Eu simplesmente não posso aceitar Aquilo, porque eu não posso vê-La.”
184 Eu disse: “Você não pode vê-La?”
185 Ele disse: “Não!” Disse: “Eu sou um homem doente, eu mesmo, mas” disse: “eu apenas não posso vê-La.”
Eu disse: “Onde você mora?”
Ele disse: “Lá atrás em Big Renox.”
Eu disse: “Bem, agora, como você vai chegar em casa?”
Ele disse: “Bem, eu vou andando para casa.”
Eu disse: “Você pode ver a sua casa?”
Ele disse: “Não, senhor.”
Eu disse: “Está muito escuro esta noite, está nublado.”
Ele disse: “Sim.”
Eu disse: “Como você vai para casa?”
Ele disse: “Com esta lanterna.”
Eu disse: “A lanterna não ilumina até lá na sua casa.” Eu disse, “Como você vai?”
Ele disse: “Eu andarei por meio da lanterna.”
186 Eu disse: “É isto. Você tem a luz da lanterna agora, e cada vez que você dá um passo para este lado, a luz continuará mostrando à sua frente. Se você simplesmente continuar andando, a luz continuará seguindo com você.”
187 E você faça isto nesta manhã, você deseja Cristo o grande Sumo Sacerdote, o intercessor por nossas enfermidades, ou suas enfermidades, ou sua alma. Talvez você não compreenda Isto, nós não, mas nos foi dito para “andarmos na Luz como Ele está na Luz.” Dê um passo na Luz. E quando você tem a Luz com você, a Luz brilhará até o dia perfeito, Ela guardará o caminho diante de você:
E subiremos por esta majestosa, velha estrada,
Dizendo onde quer que vá;
Eu prefiro ser um cristão dos velhos tempos, Senhor,
Do que qualquer coisa que eu conheça. (nunca ouviram este velho hino?)
Não há nada como um cristão dos velhos tempos,
Para mostrar o amor Cristão;
Estamos andando pela majestosa, velha estrada,
E dizendo em todas as partes que vamos;
Eu preferiria ser um Cristão dos velhos tempos, Senhor,
Do que qualquer coisa que eu conheça. (Eu simplesmente amo isto)
188 Tudo bem, agora nós vamos orar pelos enfermos. Não estamos… não alegamos que podemos curar os enfermos. Se o fizéssemos, estaríamos dizendo algo errado. Cada pessoa enferma aqui já foi curada, é isto o que a Escritura diz: “Pelas Suas pisaduras nós fomos sarados.” Não é isto correto?
189 Cada pecador que está aqui, talvez haja um, você foi salvo desde que Jesus morreu. Mas nunca morra aqui diante da oportunidade que foi colocada na sua frente, para ir até a Sua Presença então tentar aceitá-La. Ela foi feita para este momento. Você deve aceitá-La neste instante. Se você for além do Sangue, então você não será nada a não ser … Você já está julgado, porque você é julgado pela maneira que você trata a Expiação do Senhor Jesus Cristo. Veja, você – você se julga ali.
190 “Então Ele foi ferido por nossas transgressões, e pelas Suas pisaduras nós fomos sarados.” Então, não há nada que eu teria, para te curar. Não há nada que a igreja teria, para te curar. A única coisa pela qual poderíamos orar é: que a sua fé não falhará, que você virá até ao altar nesta manhã para aceitar a Cristo como o seu Curador como você fez pelo seu Salvador. E sem nenhum… Deus opera milagres, Ele mostra grandes sinais; cego, surdo, mudo, todos, são curados bem aqui no Tabernáculo. Mas seja isto ou não, nós aceitamos Isto de qualquer forma. Muitas vezes estas coisas são através de visões.
191 Quantos estavam aqui cerca de três domingos atrás, ou quatro, quando entrou aqui um homem cego e paralítico, estava assentado em uma cadeira com desequilíbrio nervoso. E antes de eu sair de casa, eu o vi em uma visão: “Que haveria um homem ali, cabelos escuros, ficando grisalhos. Sua esposa é uma mulher de boa aparência, com cerca de uns sessenta anos. Ela virá e estará chorando, e ela me pedirá”… “E para voltar e orar por seu esposo.” Ele estava assentado bem ali.
192 E quando eu desci, e eu disse para alguns dos meus irmãos aqui: “Observe isto.”
193 E quando fomos até ao altar, outros haviam orado. Quando eu fui orar, eu fui direto e voltei por aqui. E a sua esposa se levantou e veio exatamente da maneira que o Senhor disse que aconteceria. O povo observando, para ver se isto iria acontecer daquela maneira. Isto nunca falhou. E então quando ele andou…
194 Fui descobrir, que um homem, Dr. Ackerman, lá embaixo em Birdseye, Indiana, foi quem que o mandou até aqui; que é um Católico, e o seu garoto é sacerdote num mosteiro ali em Saint Meinrad. E o Dr. Ackerman é um companheiro de caça meu, e ele mandou o homem até aqui. E o Senhor me mostrou um homem de cabelos escuros que o enviaria, mas eu não sabia quem era.
195 E eu disse: “Foi o Dr.Ackerman?”
196 Ele disse: “Foi.” Vêem? E então o homem…
197 Eu disse, “É Assim Diz o Senhor.” Desci, eu disse: “Senhor, fique de pé.” Era cego e não podia… ele havia sido… o desequilibrio nervoso havia acabado, ele não conseguia se manter em pé assim. Vêem, estava daquele jeito por anos, foi aos Mayos e em toda parte. E apenas fiz a oração por ele, e o levantei. Lá saiu ele, andando por ali…
198 Primeiro ele disse: “Eu não consigo te ver.” Então ele gritou, “Sim! Eu posso!” Seus olhos se abriram ali; ele havia sido ortodoxo, sua esposa presbiteriana.
199 Algumas pessoas pensam que “Os presbiterianos não gritam, e os Ortodoxos.” Você deveria ouvi-los. Claro. Eles estavam gritando e abraçando um ao outro. Voltou e apanhou a sua cadeira de rodas, e saiu andando pelas escadas exatamente como qualquer outro homem, podia ver e falar e – e assim por diante.
200 Recebi uma carta dele, ou um telefonema, outro dia. Eu creio que o irmão Cox chegou para ele, disse: “Seus olhos estavam com uma sensação ardente.” Com certeza. É o nervo, os nervos óticos crescendo e voltando à vida, você sabe, voltando para o seu lugar. A maldição havia sido tirada.
201 Se você deixar a natureza cumprir o seu curso, se nada impedir a natureza, então isto – isto terá controle total. Se você tem uma faixa ao redor do seu braço, fechando a circulação, sua mão finalmente morrerá. Agora, porque, naturalmente estará tudo bem se você apenas deixar isto quieto. Mas algo interrompeu a natureza. Então, se você não pode ver isto, não há nenhum modo para um médico captar isto. Ele pode operar com apenas duas coisas: o que ele pode ver, o que ele pode sentir. Esta é a única coisa com a qual ele pode agir: o que ele vê e o que ele sente.
202 Se ele não pode ver isto, então isto tem que ser espiritual. E a única coisa que pode… uma coisa pode acontecer; nós oramos, Cristo tira a maldição (manda o diabo embora) e aquilo começa a ficar normal, ficar bom. Fica bem, e é tudo que há nisto. “Em meu nome eles expulsarão os demônios.” É isto correto? É uma promessa para a igreja. É uma promessa do poder que… Isto – é a Sua Presença conosco. Agora, o que nos faz perfeitos nesta manhã, para fazer aquelas coisas exatamente como Ele as fez, é porque ainda estamos no véu. Vêem? Mas nós temos algum sentimento ali que nos diz: “Oh, sim.” Vêem?
203 E quando você aceita a sua cura… Não importa o que o véu diz, é o que a Palavra diz. Veja, é isto. É isto. E a – a – a Palavra sempre prevalece sobre todas as coisas; a Palavra Eterna de Deus.
204 Veja Sara, seu ventre morto, com noventa anos de idade, vivendo com o seu esposo desde que ela tinha cerca de dezesseis ou dezessete, sem nenhum filho; Abraão, com cem, e Deus Se voltou e deu-lhes um bebê. Vejam, porque eles creram, eles chamaram aquelas coisas que não eram como se fossem. Entre por este caminho nesta manhã amigo.
205 E nesta noite, esperamos… Se todos que estão nos visitando, estamos felizes por tê-los aqui nesta manhã. E Deus esteja contigo. E se você estiver na cidade à noite, ficaríamos contente em tê-los nesta noite para o restante deste culto, sobre Melquisedeque. E então se você não estiver, e você tem a sua própria igreja, vá para a sua própria igreja. Isto – este é o seu posto do dever. Se você pertence a uma igreja, vá ali. Este é apenas um pequeno tabernáculo onde nos reunimos aqui e temos companheirismo um com o outro. Agora, o Senhor te abençoe.
206 E a irmã Girtie tocará para nós: O Grande Curador Agora Está Perto. E há alguém aqui para receber oração? Levante a sua mão, aqueles que querem vir para a fila de oração, coloque a sua fé em Cristo. Correto, se você fizer uma fila deste lado da igreja, por gentileza. Empurre os assentos só um pouquinho, irmão, por gentileza, para que então possamos obter um pequeno espaço aqui para o pessoal passar. Venham por este lado.
207 E agora nós vamos orar, enquanto cantamos. E eu vou pedir aos anciãos aqui (de qualquer denominação ou igreja, seja o que ele for), se você crê na cura Divina, ficaria você de pé aqui comigo nesta plataforma para orar para os enfermos? Ficaremos contentes em tê-los. Qualquer denominação, ou não denominacional, ou seja o que você for, ficaremos felizes em tê-los. Poderia você vir agora, para a oração, venha e fique aqui com ele. Irmão Neville, virá com o óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *