HEBREUS, CAPÍTULO 7 – 1ª PARTE
15 de setembro de 1957 (Noite)
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 …noite e ouvir Joyce cantar. Você sabia que isso em si é um milagre? Essa garotinha, como ela pode pensar em tudo isso? E cada noite ela tem um novo para nós. Como ela pode pensar nisso tudo! Isso é realmente uma inteligenciazinha superior. Que o Senhor abençoe essa criança.
2 Agora, amanhã às 2:30, na casa funerária em Charlestown, Indiana; nossa querida, irmã que partiu, a irmã Colvin, nós prestaremos a ela as últimas homenagens na – na casa funerária e no túmulo amanhã à tarde. Alguém que uma vez viveu como você é nesta noite, e passou além do véu para onde você passará um dia. E todos os que desejam comparecer no culto, ora, são bem-vindos se forem. Certamente será uma grande ajuda para a família Colvin saber que o Tabernáculo aqui, onde todos eles frequentaram a igreja por tanto tempo e assim por diante, será… Ficaríamos contentes com a ida de vocês. E eu creio que o… nosso querido irmão McKinney, que pregou no funeral do meu irmão há muitos anos atrás, tem a parte principal do funeral, e me pediram para ir ajudá-lo nos – nos cultos fúnebres.
3 Agora, eu cheguei apenas um pouco atrasado nesta noite. Eu tenho tantos ferros no fogo, que eu não sei para onde ir. Há tantas chamadas e há batidas e acidentes, e pessoas ligando, vindo; deixei Louisville há alguns momentos atrás para voltar aqui rapidamente, e deixando várias chamadas que são realmente extenuantes e devem ser feitas, eu penso, ainda esta noite. E agora, ore por nós enquanto prosseguimos.
4 E esta manhã eu – eu não cheguei ao meu – meu texto, ao capítulo 7 do Livro de – de – de Hebreus. E enquanto nós o estamos procurando esta noite, quero fazer o anúncio sobre a reunião do irmão Graham Snelling, na tenda aqui em cima, no final da Avenida Brigham. O Senhor permitindo, quero voltar quarta-feira à noite. E lá estabeleceremos uma certa noite quando subiremos como uma delegação, algum dia desta semana, para visitar o irmão Graham na reunião. E ele é um… diz: “Está tendo uma boa multidão”. E – e ele apreciará nossa ida, por esta ajuda. O irmão Graham Snelling, qualquer um de vocês que vai comparecer à reunião, ou deseja comparecer, fica exatamente no final da Avenida Brigham, aqui em cima. Qualquer pessoa pode lhe dizer onde fica. A tenda está armada bem no final do playground. Ele aprecia sua cooperação. Porque nós como um Tabernáculo temos prometido nossa cooperação com ele, cem por cento, então nós estamos tentando ajudar.
5 Agora, então breve estaremos chegando ao lugar, o Senhor permitindo, ao capitulo 11 de Hebreus, dentro de poucas noites se Deus permitir, e lá eu creio que vamos ter um grande tempo também.
6 E, oh, o Senhor nos abençoou nesta manhã de uma maneira maravilhosa. Como Ele derramou Seu Espírito sobre nós! E agora, esta noite, estamos esperando que Ele faça isto novamente; e então quarta-feira à noite, e assim por diante. E – e as noites que eu faltar, o irmão Neville estará aqui para retomar imediatamente se eu estiver fora.
7 Eu nunca sei o que eu vou fazer, você pode estar aqui nesta hora e numa outra hora ser chamado para a Califórnia. Veja, você simplesmente não sabe para onde o Senhor o enviará. Essa é a razão pela qual é difícil para eu fazer itinerários e dizer que nós – nós faremos isto e aquilo. Eu posso começar a fazer uma certa coisa, o Senhor me enviar para algum outro lugar, veja. Então simplesmente não sabemos o que Ele fará. “Mas se o Senhor permitir,” nós dizemos. E eu creio que nós somos comissionados, ou ordenados a isto na Bíblia: “Se o Senhor permitir, nós faremos tais e tais coisas.” Então, se acontecer de não fazermos os compromissos que nós… ou cumprirmos os compromissos, nós sentimos que talvez o Senhor não estava querendo que acontecesse.
8 Outro dia nós ficamos detidos, o irmão Roberson e o irmão Wood e eu. E nós nos perguntamos: “Por que?” Eu estava assentado lá olhando um mapa, descendo e nós dirigimos cinquenta milhas retornando para o norte novamente por uma estrada. E eu tenho viajado pela rodovia desde que eu tinha aproximadamente quatorze anos. E eu gostaria de saber como fiz aquilo. Nós estávamos de pé ali, todos os três. Todos nós temos viajado por rodovias. Olhando bem num mapa, mantendo nos “130” vindo através de Illinois, e fizemos uma curvinha insignificante, não observando que o sol estava atrás de nós ao invés de estar na nossa frente, estávamos indo sentido norte, ao invés do sul. E a primeira coisa você sabe, atravessamos uma estrada, eu disse: “Esta não é a estrada certa.” Olhamos ali, e descobrimos que estávamos cinquenta milhas fora do caminho. Indo exatamente para aquele lado.
9 Então quando voltamos, nós estávamos – nós estávamos conversando. Eu disse: “Vocês sabem por que? Nós… O Senhor pode nos ter desviado nesta direção para nos guardar de termos um horrível acidente aqui embaixo, que de algum outro modo poderia ter acontecido algo. Nós sabemos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam ao Senhor. Isso é tudo que temos que manter em mente.”
10 Agora, esta noite, nós vamos começar por uma pequena lição de ensinamento. E se eu… não creio que chegaremos (talvez esta noite) a… Este é o grande capítulo de ensinamento sobre o dízimo, para a igreja. E é um grande assunto, no qual poderíamos ficar por semanas e semanas, sobre esta única coisa: Como Abraão pagou dízimos a Melquideseque, e se isto é essencial.
11 Está este ventilador fazendo mal para alguém aí atrás? Você prefere que ele seja desligado? Se ele estiver fazendo mal para alguém, soprando em seus rostos, qualquer uma dessas coisas, se estiver, apenas levante a sua mão. E… ou simplesmente envie um dos porteiros, mande alguém até o irmão aqui e ele o desligará para você. E eu o mantenho um tanto afastado de mim; e eu fico com calor e começo a suar, então a primeira coisa que se sabe, eu – eu fico rouco. Então isto está com vocês, portanto isto não me perturbará de maneira nenhuma. Nós queremos que vocês se sintam confortáveis, agora.
Nós vamos tentar não tomar muito do seu tempo, mas simplesmente vamos olhar diretamente para a Palavra. E antes de fazermos isto, vamos falar com o Autor apenas por um momento:
12 Agora, Pai Celestial, nós não sabemos o que está armazenado. Mas a única coisa que realmente sabemos e estamos persuadidos é que boas coisas estão colocadas diante de nós. Pois está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus armazenou para os que O amam.”
13 E nós oramos para que Tu abras as janelas do céu esta noite, do Teu armazém, e nos dês a Tua Palavra que será algo que é apropriado, algo para aumentar nossa fé como cristãos e nos tornar mais – mais firmes no Evangelho do que estávamos quando entramos. Conceda isto, Pai. Que o Espírito Santo tome a Palavra de Deus e A entregue a cada coração segundo nossa necessidade. No Nome de Jesus, oramos, Teu Filho Amado. Amém.
14 Agora, nesta manhã, partiremos do último versículo do capítulo 6, para que possamos ir direto ao capítulo 7:
Onde Jesus, nosso precursor… entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
15 Agora vamos ler os três primeiros versículos… ou os dois primeiros versículos… ou melhor, os três primeiros versículos do capítulo 7, para que possamos começar imediatamente.
Porque este Melquisedeque, que era Rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu os dízimos de tudo (Aí estão seus dízimos), e primeiramente é, por interpretação, Rei de justiça… e depois também Rei de Salém, que é Rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia,… não tendo princípio… não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. (Que declaração maravilhosa!)
16 Agora, temos que voltar ao Velho Testamento para escavar estas grandes pepitas. E, oh, como eu as amo!
17 Você sabe, lá no Arizona nós costumávamos garimpar. E costumávamos entrar num pedaço de chão apropriado. O Sr. McAnally e eu, e víamos um lugar onde parecia que… nas pequenas valas onde isto… um pequeno rego, o que eles chamam de “lavadouro.” E eu… Ele me levava lá embaixo e me fazia esfregar a areia e [O Irmão Branham sopra – Ed.] soprá-la. E eu me perguntava porque ele fazia aquilo. Fui descobrir, veja você, quando você está soprando a areia, ela é leve. E tudo, até mesmo o chumbo é mais leve que o ouro. O ouro é mais pesado que o chumbo. Então, quando você está soprando, todos os demais metais e areias e terra serão soprados para longe, mas o ouro permanecerá no fundo. Portando, se você tiver alguns lavadouros daqui de cima, isto mostra que há vestígio de ouro em algum lugar lá em cima, e que a chuva lavou estes pequenos pedaços. Então pegávamos as picaretas e assim por diante e cavávamos colina a cima, tentando encontrar aquele ouro. Abríamos buracos no chão, e cavávamos. Colocávamos dinamite, explodíamos aquilo. Continuávamos explodindo poços, descendo até encontrarmos… encontrar a veia principal. Agora, isso é o que chamamos de “garimpo.”
18 E esta noite nós estamos tentando tomar a Palavra de Deus e usá-La pelo poder do Espírito Santo para soprar a indiferença e dúvidas para longe de nós, todas essas coisinhas insignificantes que simplesmente não têm nenhuma base, não têm peso algum em nossa vida, nós queremos soprar isto tudo para longe para que possamos encontra esta Veia gloriosa. Esta Veia é Cristo.
19 E agora que Deus possa nos ajudar enquanto lemos e estudamos em Sua Palavra. E quase que nos três últimos capítulos anteriores, de quando em quando temos ouvido falar de Melquisedeque.
20 Agora, eu creio que Paulo dá a interpretação correta: Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, (“rei de Salém,” e qualquer estudioso da Bíblia sabe que Salém anteriormente era… Jerusalém anteriormente era chamada de “Salém.” E Ele era o Rei de Jerusalém)… (Observe-O!)… sacerdote do Deus Altíssimo,… (Este é um intercessor)… e que saiu ao encontro de Abraão… (Eu quero chegar a Sua genealogia, a deste grande Homem, para que primeiramente vocês saibam quem Ele é e então vocês… nós prosseguiremos com a história.)… quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem… também Abraão deu o dízimo… primeiramente… por interpretação Rei de justiça,… Agora observem: “justiça!” Agora, nós temos justiça própria; nós temos justiça simulada; nós temos justiça pervertida, todos os tipos. Mas há uma Justiça verdadeira e essa Justiça vem de Deus, e este Homem era o Rei de justiça. Quem poderia ser Ele?
21 Agora, Ele era o Rei de justiça, o Rei de Jerusalém, o Rei de justiça, o Rei de paz. Jesus foi chamado de “Príncipe da paz,” e um príncipe é o filho de um rei. Então, este Homem era Rei de paz, então Ele teria que ser o Pai do Príncipe da paz. Entendeu?
22 Agora, vamos ver, chegar à Sua genealogia um pouco mais adiante, para ver para onde estamos indo: Sem pai, (Agora, Jesus teve um Pai. Você crê nisso? Certamente Ele teve.)… sem mãe, (Jesus teve uma mãe, mas este Companheiro não teve nem pai, nem mãe.)… sem genealogia,… (Ele nunca teve alguém de quem Ele tenha vindo, nenhuma descendência. Ele sempre foi. Sem descendência)… não tendo princípio de dias, (Nunca teve tempo algum onde Ele tenha começado)… nem fim de vida;… (Não poderia ter sido nada mais a não ser Deus! É tudo o que Ele poderia ser).
23 Agora, se você notar, enquanto lemos o próximo versículo. Veja, “E, primeiramente é, por interpretação, Rei de justiça,” Não é aí que eu quero ler. O – o terceiro versículo:
… nem fim de vida; mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus; (Agora, Ele não era o Filho de Deus. Porque se Ele fosse o Filho, Ele teria um princípio e este Homem não teve princípio. Se Ele fosse o Filho, Ele tinha que ter tanto pai quanto mãe. E este Homem não teve nem pai, nem mãe, mas Ele foi feito semelhante ao Filho de Deus.)… permanece sacerdote para sempre.
24 Agora, o Dr. Scofield tenta dizer que “Ele foi um sacerdócio, chamado ‘Sacerdócio de Melquisedeque.’” Mas, eu simplesmente quero trazer isto a vocês por apenas alguns minutos. Se foi um sacerdócio, então ele teve que ter um princípio, e teria que ter um fim. Mas Este não teve princípio nem teve fim algum. E ele não disse que encontrou um ‘sacerdócio,’ ele encontrou um Homem! e chamou Seu Nome “Melquisedeque.” Ele era uma Pessoa, não uma denominação, não um – um – um sacerdócio ou paternidade, Ele era absolutamente um Homem com o Nome de Melquisedeque, o Qual era Rei de Jerusalém. Não um sacerdócio, mas um Rei sem um pai. Sacerdócios não têm pai. E este Homem era sem pai, sem mãe, sem princípio de dias nem fim de vida.
25 Agora, o Filho de Deus… Quem era este, Este era Jeová! Este era o Próprio Deus Todo Poderoso. Ele não poderia ser nenhum outro.
26 Agora note:
… Ele permanece eternamente (Ele tem um testemunho aqui “que Ele vive, Ele nunca morre,” Ele nunca… Ele não era nada senão vivo.)… Ele permanece para sempre…
27 Agora, Jesus foi feito semelhante a Ele. Agora, a razão pela qual existe uma diferença entre Deus e Jesus: é que Jesus teve um princípio; Deus não teve princípio; Melquisedeque não teve princípio, e Jesus teve um princípio. Mas Jesus foi semelhante a Ele. Um sacerdote permanece para sempre.
28 Agora, quando Melquisedeque esteve na terra, Ele não foi nada no mundo a não ser o – o Deus Jeová manifesto pela criação, Ele esteve aqui como uma teofania. Abraão O encontrou uma vez, em sua tenda. E como dissemos nesta manhã, “Abraão O reconheceu. E Ele disse a Abraão o que Ele iria fazer, porque Ele não iria deixar o herdeiro do mundo cego às coisas que Ele ia fazer.”
29 Que eu possa parar aqui por um minuto para dizer que Deus ainda tem a mesma opinião sobre Sua Igreja. Vocês não são filhos das trevas; vocês são filhos da Luz. E o… Nós que… “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.” E o Deus, o Qual agiu para com – para com Abraão que havia de herdar a terra… E Ele disse: “Eu não ocultarei estas coisas do homem que vai herdar a terra.” Quanto mais Ele revelará Seus segredos para Sua Igreja que vai herdar a terra!
30 Daniel disse: “Naquele dia eles correrão de uma parte para outra; e a ciência se multiplicará.” E ele disse: “Os sábios conhecerão o seu Deus naquele dia, e farão proezas naquele dia. Mas os ímpios não conhecerão o Deus do céu.” Eles O conheceram em uma forma e num ritual como a nossa primeira lição disse, mas eles não O conheceram pelo caminho da perfeição. E Deus somente pode trabalhar através da perfeição, porque Ele é perfeito. Bendito seja o Seu Nome! Tem que ser um canal perfeito através do qual Deus opera, porque Ele não pode fazer nada mais a não ser trabalhar através da perfeição. Ele não pode manchar a Si mesmo de maneira alguma.
31 E então é por isso que Jesus veio para tirar nossos pecados, para que pudéssemos ser aperfeiçoados, para que Deus pudesse operar através de Sua Igreja. É aí onde está o segredo. É aí onde o mundo está cego. É aí onde eles querem dizer que “Você perdeu a sua mente.” É aí onde eles querem dizer: “Você não sabe do que está falando.” Porque, as coisas do Senhor são loucura para a sabedoria deste mundo. Mas para o crente, as coisas do mundo são carnais. Então, você é uma pessoa diferente, você está vivendo em uma esfera diferente. Você não é mais deste mundo, você passou desta vida para uma nova Vida.
32 Portanto, Deus revela, não para o mundo, não para o psicólogo, não para os ministros graduados, mas aos humildes de coração! Para o seu povo que é manso, Ele revelará os segredos das grandes coisas de Deus. Vê você isto?
33 Agora – agora, Abraão havia de herdar o mundo. Através da Semente de Abraão todas as nações seriam abençoadas. Então Deus desceu e falou com ele na forma de um Homem. Agora, Deus sempre tem estado na terra. Deus nunca deixou a terra. Se Ele alguma vez deixasse a terra, eu não sei o que seria dela. Mas Deus sempre tem estado aqui de alguma forma. Oh, louvado seja Seu Nome!
34 Ele estava com os filhos no deserto de… saindo do Egito, na forma de uma Luz. Ele falou com Abraão na forma de um Homem. Ele falou com Moisés na forma de um Homem. Ele falou com a Igreja na forma de um Homem (Seu Filho Jesus Cristo). E Ele está falando através de Sua Igreja hoje, através da Igreja ungida do Deus vivo, através de vasos de barro: “Eu sou a Videira, vós as varas.” Deus ainda está falando, e o mundo vê Jesus como você O apresenta. É assim que o mundo está… “Vocês são cartas escritas, lidas por todos os homens,” a sua vida diz o que você é.
35 Agora, este Abraão estava em seu caminho regressando… Nós vamos voltar e ler a respeito Dele por apenas alguns momentos no Livro de Gênesis. Eu creio que é no Capítulo 14 de Gênesis. Oh, quão bonita é a história aqui. Agora, todos nós sabemos sobre Abraão, como Deus o chamou para fora da terra dos caldeus e da cidade de Ur e lhe disse para se separar de seus associados.
36 Deus chama homens e mulheres; Ele chama para uma separação! Agora este é o problema com as igrejas hoje, elas não querem se separar dos velhos incrédulos carnais. É por isso que não conseguimos ir mais adiante. Nós simplesmente entramos neste fluxo carnal, e nós – e nós dizemos: “Oh, Jim é um bom sujeito se ele bebe. Se ele… E eu vou com ele ao salão de sinuca, mas eu não jogo sinuca. Eu – eu – eu vou à festa com ela; eles contam piadas sujas e assim por diante, mas eu não conto nenhuma.”
37 Saia do meio deles! Isto é certo. Separe-se! “Não toqueis nada imundo, e eu vos receberei,” diz o Senhor. “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis.” Não faça isto. Separe-se.
38 E Deus chamou Abraão para se separar de toda a sua parentela, e para andar com Ele. Irmão, às vezes isso significa deixar uma igreja. Significou isso para Paulo; ele teve que deixar sua igreja; significou isso para muitos. Às vezes significa deixar o lar. Às vezes significa deixar pai, mãe e abandonar a todos. Eu não quero dizer que significa isso todas as vezes, mas algumas vezes significa. Significa que você tem que tirar tudo entre você e Deus, e andar sozinho com Ele. Oh, aquela bendita, doce comunhão! Aquele companheirismo que você tem quando você separa suas – a si mesmo das coisas do mundo e dos crentes carnais que estão te criticando, e caminha sozinho com Cristo.
39 Quantas vezes eu tenho agradecido a Deus! Ele disse: “Eu te darei pais e mães neste mundo presente. Eu te darei amigos e colaboradores. E eu nunca te… deixarei; nem te abandonarei. Embora o mundo inteiro vire as suas costas para ti, Eu irei contigo até o final do caminho.”
40 Que privilégio bendito do homem que tem esse desafio para seguir o Senhor Jesus, para se separar de todos os seus associados carnais, seguir ao Senhor. E se alguma pessoa parece não se comportar corretamente, e se apresenta como cristã mas amando as coisas carnais, é melhor você procurar um outro companheiro imediatamente. Isto é certo. E se ninguém quiser andar com você, há Alguém que prometeu andar contigo: esse é o bendito Senhor Jesus. Ele andará com você.
41 Deus disse a Abraão para “separar a si mesmo.” E tão simplesmente humano como Abraão foi, ele levou seu pai consigo; ele levou o filho de seu irmão junto, seu sobrinho; todos pendurados nele. E Deus não o abençoou até que ele fez o que Deus disse que ele fizesse.
42 Eu não digo que você não seja um cristão. Que… Eu não descristianizo ninguém. Mas eu direi isto: Se Deus te disse para fazer algo, Ele nunca te abençoará até que você o faça. Eu estou no púlpito hoje à noite com uma dessas coisas me segurando. Minhas reuniões não têm sido o que elas deviam ter sido nos dois últimos anos. É porque eu falhei com o Senhor. Eu… Ele me disse “vá para a África e depois para a Índia.” Aqui está escrito bem aqui no verso deste livro neste exato momento.
43 E o administrador me chamou, disse: “Deixe os africanos para lá, a Índia está pronta.”
44 O Espírito Santo se encontrou comigo e disse: “Você irá para a África como eu lhe disse.”
45 E um outro ano passou. E os administradores… Eu me esqueci Daquilo, ele disse: “Nós vamos à Índia; as passagens já estão prontas aqui.”
46 Eu parti, me esqueci Daquilo até que eu cheguei em Lisboa. Na noite que… Eu pensei que eu estivesse morrendo. Na manhã seguinte eu estava preparando para ir ao banheiro tomar um banho. Oh, eu estava tão doente, eu mal conseguia ficar de pé. Lá aquela Luz pairando no banheiro, disse: “Eu pensei ter dito para você ‘ir à África primeiro.’”
47 Minhas reuniões têm fracassado lentamente desde aquela época. Embora eu tenha ido à Índia, com quase meio milhão de pé, ali, mas aquilo não era fazer o que Deus disse para fazer. E eu sinto que minhas reuniões nunca serão um sucesso até que eu volte e conserte aquela coisa. Não importa o que eu faça, é a África primeiro, porque você tem que fazê-lo. Ali está a Eterna Palavra de Deus posta ali. Eu sabia melhor do que isso. Mas eu tenho que voltar. E eu sinto que no próximo ano é a hora em que eu “engatinharei para fora da casca” pela ajuda de Deus.
48 Este velho Evangelho glorioso tem estado crescendo facilmente como uma árvore de carvalho, mas eu creio que ela está prestes a soltar seus ramos agora. Eu creio Nisso. Esta grande Mensagem e grande coisa. Eu creio que o Senhor nos deixará sacudir o mundo mais uma vez para a Glória de Deus.
49 Você tem que fazer o que Deus lhe diz para fazer. E Abraão continuou, levou seus parentes consigo. Ele os amava, essa é a parte humana. Mas depois de um tempo seu pai morreu e ele o enterrou. Então ele tinha seu sobrinho, e então brigas e discussões surgiram. E finalmente Ló fez a sua escolha e desceu para Sodoma. E você notou que Abraão, ele não discutiu com Ló; ele disse: “Nós somos irmãos, não devemos discutir. Porém levante a sua cabeça e vá para qualquer lado que você quiser ir. Se você for para o leste, eu irei para o oeste. Se você for para o norte, eu irei para o sul.” Esta é a atitude cristã, esteja disposto a dar ao outro homem o melhor do acordo. Sempre apresente-o a ele, deixe-o fazer a sua escolha.
50 Por que? O que fez Abraão fazer aquilo? Ele sabia que a ele tinha sido prometido por Deus que ele herdaria a coisa completa de qualquer maneira. Amém. Sendo assim, se é uma tenda ou uma choupana, por que deveríamos nos preocupar? A coisa completa nos pertence. “Bem – aventurados os mansos porque eles herdarão a terra.” Toda ela nos pertence. Deus disse assim. Então dê ao homem o melhor da escolha se ele quiser; talvez isso seja tudo o que ele alguma vez conseguirá. Mas tudo isso vos pertence, herdeiros da salvação pela promessa. É tudo vosso.
51 Então Sara, a mulher mais bonita da terra, ela se estabeleceu lá do lado da colina com seu marido como ela deveria ter feito. Bem, ela simplesmente pode ter usado vestidos simples de chita, ou do que quer que você queira chamá-lo, enquanto que a Sra. Ló se vestia como uma milionária. E o seu marido era o prefeito da cidade; ele era um juiz que se assentava à porta. Ela tinha tudo; frequentava todos os círculos de costura e festas de jogos de baralho que havia em Sodoma e Gomorra. Mas Sara estava mais contente em viver com seu marido na escassez e saber que ela estava na vontade de Deus, do que desfrutar das riquezas de… ou dos prazeres das riquezas por um período de tempo. Isto é certo. Isto é quando Deus visita.
52 E um dia, você, simplesmente tão certo como quando você toma a estrada errada, isto vai te alcançar um dia. Você pode pensar que você vai se dar bem. Você pode pensar que você está progredindo, mas não está. Pode parecer que tudo isto está encoberto, mas não está. Deus sabe tudo. Ele sabe se você realmente é sincero na sua confissão ou não. Ele sabe se você diz que realmente crê Nele e é salvo e O aceitou; se você está morto para as coisas do mundo e está vivo em Cristo. Ele sabe disso.
53 Agora, nós notamos Abraão, quero que vocês notem este espírito verdadeiro. Oh, a coisa completa e abençoada aqui é a graça! Eu quero que vocês leiam comigo, agora, a partir do capítulo 14 de Êxodo, por apenas um momento.
54 Agora, a primeira coisa que aconteceu quando eles desceram ali, Ló entrou em problema. Por que? Ele estava fora da vontade de Deus. E se você entrar em problema quando você estiver na vontade de Deus, Deus te ajudará a sair. Mas se você estiver em problema fora da vontade de Deus, só há uma coisa a fazer e essa é voltar para a vontade de Deus novamente.
55 Agora, todos os reis se reuniram, e eles descobriram que as planícies lá embaixo eram bem regadas, e eles simplesmente desceriam e tomariam aquela pequena velha Sodoma e Gomorra e a dominariam. E eles a tomaram. E quando eles desceram ali e se apossaram dela, eles levaram Ló consigo.
56 Quero que vocês notem o Espírito de Cristo aqui em Abraão. Agora notem o versículo 14. Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão… (Entendem isto?)… estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã.
57 Oh, que pensamento bendito da graça! Abraão, quando seu irmão, ainda que caído da graça, ainda que estivesse nesta condição de apóstata… Quando ele ouviu que o mundo o tinha apanhado e capturado e que o haviam levado para matá-lo, Abraão agiu pelo Espírito de Cristo. Ele veio e armou todos os seus homens os que tinham nascido em sua casa, os levou após eles e os perseguiu até Dã; e Dã é a parte superior da Palestina, de Dã a Berseba, de um extremo ao outro. E é o tipo de Cristo, quando Ele viu que o mundo havia tomado… estava caído, Ele perseguiu o inimigo até o fim para reaver a raça caída de Adão.
58 Quero que vocês notem o próximo versículo, quão docilmente o Espírito fala aqui, através dele. Tudo bem, o versículo 15 agora… E tornou a trazer toda… toda a fazenda e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e a sua fazenda, e também as mulheres, e o povo.
59 Quando Abraão foi atrás do inimigo que havia levado seu irmão, ele o perseguiu por todo o caminho através da nação até Dã e trouxe de volta tudo o que havia perdido na queda.
60 Que belo quadro de Cristo! Quem ouviu do Céu que estávamos perdidos e veio e perseguiu o inimigo por todo o caminho até o inferno, capturou as almas perdidas, nos trouxe de volta e restaurou tudo o que tínhamos antes da queda; nós, apóstatas, nós que nascemos para sermos filhos de Deus e que estávamos pervertidos em filhos do diabo e feito… fomos após as coisas do mundo, erramos e corremos gananciosamente como Ló fez, vendendo nossa primogenitura e indo após as coisas do mundo, Cristo desceu; embora caído… Deus sabendo no princípio quem seria salvo e quem não seria, portanto desceu e perseguiu o inimigo através da vida, através da morte, através do paraíso, até o inferno. E por todo o caminho desde a glória até o inferno, tomou posse dos… dos poderes do inferno, tomou as chaves de Diabo, levantou novamente e restaurou a humanidade para que pudessem ser filhos e filhas de Deus novamente.
61 Vê o Espírito em Abraão ali? O Espírito de Cristo, vindo com ele.
62 Agora, eu quero que vocês notem um pouco mais adiante enquanto lemos. E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer… Quedorlaomer e… aos reis… que estavam com ele), no vale de Savé, que é o vale do rei.
63 Eles saíram. O rei de Sodoma foi trazido de volta; o irmão dele foi trazido de volta; os filhos foram trazidos de volta; e aqui saíram os reis para encontrá-lo e também… Aqui está onde eu quero chegar à mensagem agora; observem aqui. E… e Melquisedeque, rei de Salém… (Rei de Jerusalém, Rei de paz)… trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra!
64 Melquisedeque, o Rei de Salém, também representou a Si mesmo entre os outros reis. E notem, a batalha havia terminado. O Espírito de Deus em Abraão, de Cristo, que tinha trazido de volta seu irmão caído, e o restaurado a sua condição por direito, a tudo o que ele havia perdido; ele o havia trazido de volta. E quando ele o fez, Ele trouxe pão e vinho, a comunhão. Você não consegue ver Quem era esse Melquisedeque? Era Deus, trazendo a comunhão depois da batalha.
65 Agora, vamos abrir novamente, em Mateus 26:26, bem rápido, e ver o que Jesus disse aqui sobre isso. No Livro de Mateus, no capítulo 26 e também o versículo 26, nós queremos ler apenas um pouquinho aqui. Tudo bem, Mateus 26:26… Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Gólgota… Gólgota… quero dizer Getsêmane,… e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. (Eu creio que tomei a Escritura errada.)
66 Mateus o versículo 20… 26 do capítulo 26… Se alguém a tem, leia-a para mim, se você… se você pode encontrá-la. Apenas um minuto. Este é um belo tipo aqui e eu não quero que vocês percam isso. Aqui nós estamos. É essa, irmã: E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o,… (O que era isso? A batalha havia terminado)… o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
67 Vê esse Melquisedeque? Centenas de anos antes, quando Ele encontrou com Abraão depois que a batalha havia terminado. Ele deu pão e vinho. E aqui Jesus dá aos discípulos, depois que Sua dura batalha havia terminado, Ele lhes deu pão e vinho. Observem. Observem o futuro chegando. E, tomando o cálice, e… e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue… do Novo Testamento, que é derramado por pecados… para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai.
68 Nós estamos na batalha agora. Nós estamos atrás do nosso irmão caído que Deus viu antes da fundação do mundo e predestinou para a Vida Eterna. E as coisas do mundo o têm apanhado em um redemoinho. Ele tem saído para estar em sociedades e classes, ele e sua esposa, subindo e descendo as ruas, fumando e bebendo e embriagando-se, tentando encontrar paz. E o Espírito de Cristo em nós, assim como estava em Abraão, faz com que saiamos atrás dele. Com todas as armaduras de Deus, os anjos de Deus acampados ao redor, vamos em busca de nosso irmão caído para trazê-lo de volta.
69 E finalmente quando a batalha estiver terminado, nós encontraremos Melquisedeque novamente (Bendito seja Deus), que abençoou Abraão ali e deu-lhe a bênção e deu-lhe pão e vinho, a comunhão. E quando a batalha estiver terminado, nós O encontraremos. Nós, que somos herdeiros da promessa de Abraão, co-herdeiros com Cristo no Reino, O encontraremos no final da estrada e tomaremos pão e vinho novamente quando a batalha terminar.
70 Quem é este Melquisedeque? Aquele que não teve pai, não teve mãe, não teve princípio de dias nem fim de vida, Ele estará lá para dar a comunhão novamente. Você entende isto?
71 Quando viemos… Em certas noites quando nos reunimos e tomamos a ceia das mãos dos ministros, representando que nós cremos na morte, sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus, que aquele véu, Seu corpo, no qual Ele foi velado, Deus… Nós tomamos isto como um símbolo que nós estamos mortos para as coisas do mundo e nascemos de novo do Espírito. E caminhamos com o Corpo de Cristo, todos os crentes juntos.
72 Quando a grande batalha estiver terminado e subirmos novamente com Cristo, tomaremos a comunhão com Ele no Reino de Deus, novamente; e comeremos a carne e beberemos o sangue da uva novamente no Reino de Deus. Oh, aí está Melquisedeque. Esse é Quem Ele era.
73 Agora, vamos ler apenas um pouco mais adiante sobre Ele, aqui, no versículo 18. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho;… (Vê você isto?)… e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra! E abençoou-o,… e abençoou… E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E deu-lhe o dízimo de tudo. (Ele pagou dízimos a Melquisedeque. Abraão deu-Lhe a décima parte do despojo).
74 Agora, eu quero que vocês notem aqui, enquanto Paulo continua dando uma base para a lição vindoura agora. E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti… (Agora, o rei de Sodoma disse: “Agora, você apenas me dê de volta meus súditos, e a fazenda toma para ti.”) Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo,… (Elohim, o Possuidor dos céus e da terra ali)… o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, que, desde um fio até a correia de um sapato,… (ele não teve uma grande campanha para arrecadar dinheiro; ele apenas queria seu irmão caído)… não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão. Salvo tão somente o que os mancebos comeram e a parte que toca os varões que comigo foram…
75 Agora, eu quero que vocês notem. Abraão disse: “Não tomarei desde um fio até a correia de um sapato.” Ele não batalhou na guerra para fazer bastante dinheiro. E batalhas reais e verdadeiras não são feitas com motivos egoístas. Não se combatem guerras por dinheiro. Guerras são combatidas por… por motivos, por princípios. Os homens fazem guerras por princípios. E quando Abraão saiu para buscar Ló, ele não foi porque ele sabia que ele poderia derrotar os reis e tomar toda a sua posse, ele foi pelo princípio de salvar seu irmão.
76 E qualquer ministro que é enviado sob a inspiração do Rei do céu, não irá por dinheiro; nem irá para fazer grandes igrejas; nem irá para inspirar denominações. Ele somente irá por um princípio e esse é trazer de volta seu irmão caído. Quer ele receba dez centavos na oferta ou não, isso não fará a menor diferença para ele.
77 Como eu digo: “Batalhas verdadeiras são combatidas e travadas por princípios e não por dinheiro.” E homens e mulheres que se unem à igreja e entram na igreja para serem populares, porque os Joneses pertencem a ela, ou mudam de uma igreja pequena para uma grande, você está fazendo isso por um motivo egoísta e o princípio correto não está por detrás disso. Você deveria estar disposto a estar na frente da batalha.
78 Aqui, neste Tabernáculo, quando as coisas não vão bem e vocês, homens e mulheres, correm e vão para qualquer outro lugar, ou ficam fora até que a pequena inquietação ou agitação termine, há alguma coisa errada com sua experiência. Isto é certo.
79 Nós temos um costume aqui. Nós temos um… nós temos uma ordem aqui; esta igreja está baseada sobre os princípios da Bíblia. Se há alguém aqui dentro que não está fazendo o certo e você acha que ele não está, vá a ele e fale com ele. Se você não puder reconciliá-lo, então leve algum irmão com você, um ou dois. Então se ele não for reconciliado, diga isso à igreja; e a igreja o desligará, não terá mais companheirismo com ele. E Jesus disse: “Tudo o que desligardes na terra, Eu desligarei no céu.”
80 É essa a razão pela qual vocês têm tantos problemas, porque vocês não seguem os princípios da Bíblia. Se alguém na igreja está causando um distúrbio, ou algo está indo mal, não é seu dever ir e falar daquele homem ou daquela mulher. É seu dever ir àquele homem ou mulher e falar-lhe de seu erro. E se ele não quiser te ouvir, leve uma outra pessoa com você. Se ele não quiser ouvir aquela pessoa, então a igreja o desliga. Jesus disse: “O que desligardes na terra, Eu desligarei no céu. O que ligardes na terra, Eu ligarei no céu.” Esse é o poder da igreja.
81 Aqui há não muito tempo atrás, um bom pregador amigo meu, tinha um rapaz. E aquele rapaz estava indo à igreja, sua própria igreja. Ele chegou a um lugar onde ele começou a andar por aí com uma garotinha que fumava, bebia e se comportava indevidamente. O pregador disse: “Naturalmente, é problema dele.” Um amigo meu, amigo do peito, e um bom rapaz… Mas ele apaixonou-se por uma… alguma jovem. E ela tinha sido casada, tinha alguns filhos; o marido dela era vivo. Ele estava com medo que iriam ter… que aquele rapaz se casasse com ela. Então o irmão estava todo dilacerado e ele disse para mim: “Irmão Branham, eu quero que você vá até este determinado… determinado… meu rapaz e quero que você converse com ele.”
82 Eu disse: “Irmão,… ” Eu quase disse o nome dele. “Você tem uma maneira melhor; não me mande. Se o rapaz não está vivendo de acordo e a igreja o viu agindo errado, então é coisa da igreja fazer este negócio. Isso está com a igreja, e a igreja vai e fala com ele.”
83 Então ele levou um irmão, ele foi e falou com ele. E ele deu às costas ao irmão, o deixou saber que ele estava tratando de seu próprio negócio, que ele pois fizesse o mesmo. Ele levou um outro irmão, mais dois (dois diáconos), foram e falaram ao rapaz. Ele não quis dar ouvidos. Eles disseram isto à igreja. E ele não veio por várias noites para se reconciliar com a igreja, depois que seu pecado foi contado diante da igreja, então a igreja o desligou.
84 E aproximadamente um mês depois disso, ele foi atacado com pneumonia e o médico disse: “Não há nenhuma chance no mundo para que ele viva.” Então ele voltou rastejando. Deus sabe como fazê-lo.
85 Nós tentamos fazê-lo por nós mesmos: “Oh, você tem que chutar fulano e beltrano para fora da igreja. Você deveria fazer isto, aquilo, ou aquilo outro.” Você tem feito sua parte como uma igreja no que se refere a isso? Aí está você. Essa é a maneira de fazê-los rastejar de volta, entregá-los ao Diabo uma vez.
86 O que Paulo disse sobre aquele homem lá embaixo que estava vivendo com sua madrasta? Eles não conseguiram que ele se reconciliasse, disse: “Entreguem-no para o Diabo.” Observe o que acontece então na próxima carta que Paulo escreveu; aquele homem tinha se endireitado. Certamente, Deus tem uma maneira de fazer estas coisas, se apenas seguirmos Suas regras.
87 Se alguma coisa vai mal na igreja, se está entre a congregação, cada um de vocês, irmãos, que estão no quadro de diáconos… Um dos diáconos não se comporta, os outros diáconos venham e tenham uma reunião, tentem reconciliar o irmão; digam-lhe o que ele está fazendo, ou um de vocês, membros, seja lá quem for. Então isto é para ser trazido diante dele. Se ele não quiser fazê-lo, então venham e digam ao pastor. Então ele é desligado da igreja e então deixem-no ser como um pagão e um publicano. Então observe o Senhor ir operar sobre ele (Vê?); é quando ele volta a si; é quando ele vai rastejar para dentro. Mas nós tentamos fazê-lo por nós mesmos, você sabe, tentamos fazer a… tudo da maneira que deveríamos fazê-lo. Agora, nós nunca teremos êxito.
88 Agora, este Melquisedeque, o Rei de Salém, Príncipe da… Sacerdote do… Sacerdote do Altíssimo, encontrou Abraão e o abençoou. E Abraão Lhe deu seus dízimos. E Ele era o Rei de Salém. E Ele trouxe pão e vinho, a comunhão e a serviu a Abraão depois da batalha, (depois que o homem tinha vencido a guerra).
89 Agora, como eu disse: “Todas as guerras, são combatidas por princípios.” Agora, se você tem uma pequena guerra na igreja, isto deve estar no princípio correto. Você deve estar lutando pela coisa correta. E cada membro da igreja tem que fazer isso. Agora, este ensinamento é para a igreja. É para isso que estamos aqui; é para isso que eu estou de pé aqui; é para isso que é a Palavra de Deus, é para a igreja.
90 Nunca deixe que nada atrapalhe esta igreja; se atrapalhar, você é culpado, cada um de vocês. E vocês em suas diferentes igrejas, se alguma coisa vai mal em sua igreja, você é culpado, porque você é o inspetor dessa igreja. Não é responsabilidade do pastor; não é responsabilidade do quadro de diáconos; é responsabilidade sua, você, como indivíduo, ir até aquele irmão e ver se você pode reconciliá-lo. Se não, então leve dois ou três com você, então volte. Se ele não quiser ouvir, diga isto à igreja. Então ele está desligado do Reino de Deus. Deus disse: “Se você o desligar aí, Eu o desligarei Aqui, se você tem ido através desta ordem.” Então Ele o entregará ao Diabo para a construção… destruição da carne. E então ele voltará. Isto é certo. Essa é a maneira de fazê-lo voltar. Se ele for um filho de Deus, ele voltará. Se ele não for, ora… ora, ele prosseguirá e então o diabo o enviará adiante ao seu lugar eterno.
91 Agora, os motivos disso… Se você simplesmente entrar nisso por alguém, então isso é diferente. Mas se o homem for culpado… E Ló havia descido e se apostatado, embora ele fosse um hebreu. Ele havia descido e estava apostatado. Ele estava na graça, mas ele havia caído dela. E quando ele saiu… E Ló… Ló foi salvo. Nunca pense que Ló não foi salvo; ele foi. Porque durante o tempo que ele estava no lugar errado, a Bíblia diz que os pecados de Sodoma afligiam sua alma justa diariamente. Agora, sua carne estava fazendo algo errado. E qual foi o fim dele? Ele trouxe mais desgraça; sua esposa se transformou em uma estátua de sal; ele teve filhos com suas filhas. Então você pode ver que desgraça isto trouxe, porque ele tinha caído da graça e nunca mais se restaurou. E Deus teve que tirá-lo da terra.
92 Mas ele ainda era um irmão caído e Abraão fez tudo o que pôde para trazê-lo de volta. E o Espírito que estava em Abraão, é o Espírito de Cristo que está na igreja hoje. Não importa o que o irmão tenha feito, você fará tudo que possa para trazê-lo de volta ao companheirismo de Cristo novamente. Não importa o que ele tenha feito, você tentará arduamente.
93 Agora, queremos observar aqui novamente, enquanto continuamos com a lição deste Melquisedeque, este grande Sacerdote de Salém e o Possuidor dos céus e da terra. Agora, sendo primeiro… Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Agora, observe. Ele não era o Filho de Deus; Ele era o Deus do Filho. Ele não era o Filho de Deus. (Melquisedeque não era), mas Ele era o Pai do Filho de Deus.
94 Agora, este corpo que Ele teve, Ele o criara; Ele não tinha sido trazido através de uma mulher. Então, com aquele corpo criado, Ele não podia… Alguém… Ele o tinha feito Ele mesmo para Se revelar. Nenhum homem pôde ver Deus em tempo algum; Deus é espírito. Os olhos mortais não vêem essas coisas, a menos que fosse na forma da Coluna de Fogo, ou o que quer que fosse, ou na forma de algum ser que eles viram por visão. Mas o… Deus tem que revelar a Si mesmo de alguma maneira. E Deus revelou-se a Si mesmo a Abraão na forma de um Homem. Ele revelou a Si mesmo a Moisés na forma de um Homem. Ele revelou a Si mesmo aos filhos de Israel na forma de uma Coluna de Fogo. Ele revelou a Si mesmo a João Batista na forma de uma pomba. Veja, Ele revelou a Si mesmo nessas formas. Quando Ele estava Se revelando na forma de um homem como Rei de Salém, de Jerusalém, não da Jerusalém terrena, mas a Jerusalém celestial… Ele Se revelou naquela forma; Ele foi feito semelhante ao Filho de Deus.
95 Agora, o Filho de Deus teve que vir através de uma mulher para ser criado aqui; pelo… pelo ventre de uma mulher, porque através dessa mesma coisa veio a morte.
96 E ele não poderia vir através da criação como Deus fez no princípio. Quando Deus fez o homem no princípio, a mulher não teve nada a ver com isso. Deus simplesmente disse: “Haja” e um homem veio do pó; Ele o chamou sem que nenhuma mulher tivesse alguma coisa a ver com isso. Mas a mulher, então, estava no homem.
97 E Deus tirou a mulher do lado de Adão. Isto é certo? E então a mulher foi e trouxe o homem através do sexo. Então a única maneira que Deus poderia fazer… Ele poderia vir naquela teofania. Ele não poderia vir como Melquisedeque. Ele tinha que vir como um homem e Ele tinha que vir através da mulher: “Tua Semente ferirá a cabeça da serpente, e sua cabeça lhe ferirá o calcanhar.” Entende isso? Deus tinha que vir através de uma mulher; e Ele veio quando Ele habitou em Seu corpo, do Seu Filho, Jesus Cristo. Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo Consigo mesmo. E Ele ofereceu o Seu próprio Sangue como um sacrifício e deu Sua vida para que através do canal da morte, Ele pudesse te salvar para a Vida Eterna.
98 Deus veio então e Ele foi feito semelhante ao Filho de Deus. Veja, Ele era um Homem feito à semelhança do Filho de Deus. Agora, Ele não poderia ser o Filho de Deus, porque este Homem é eterno.
99 O Filho de Deus teve um princípio; Ele teve um fim. Ele teve um… um tempo de seu nascimento; Ele teve um tempo de Sua morte. Ele teve tanto princípio como fim. Ele teve pai e mãe.
100 Este Homem não teve pai nem mãe, nem princípio nem fim de tempo. Mas Ele foi feito… Este Homem Melquisedeque foi feito à semelhança do Filho de Deus.
101 Agora, o Filho de Deus, quando Ele veio ao mundo, na forma de uma mulher… ou melhor, através de uma mulher na forma de homem, e foi morto, ressuscitou ao terceiro dia, ressuscitou para nossa justificação e agora Ele permanece para sempre. E desde que esse corpo permanece, nós permanecemos também. E porque Ele ressuscitou do pó, nós seremos levantados em Sua semelhança. Aí está a história do Evangelho. Bendito seja o Nome do Senhor! Não anjos, não seres sobrenaturais, não uma porção de penas movimentando-se, mas homens e mulheres (Amém.) estaremos em Sua semelhança. Sim, senhor.
102 Como eu sempre tenho dito isto, eu o digo novamente aqui, nesta hora; parece apropriado. Eu estava me penteando, estes poucos cinco ou seis fios de cabelos que me restam e minha esposa disse: “Billy, você está ficando calvo.”
103 Eu disse: “Mas eu não perdi nenhum deles.”
104 Ela disse: “Onde eles estão?”
105 Eu disse: “Diga-me onde eles estavam antes de tê-los e eu lhe direi onde eles estão esperando por mim.” Isto é certo.
106 Eu era como… um lutador, pugilista. Eu era forte e grande. E eu me sentia como que… se você colocasse esta igreja nas minhas costas, eu desceria a rua com ela. Eu vou te dizer, quando eu me levanto de manhã agora, percebo que quarenta e tantos anos se passaram. Veja, eu não sou o que eu costumava ser; eu estou me enfraquecendo a cada dia. Quando eu olho para minhas mãos eu penso: “Olhe aqui, bem, eu estou ficando velho.” Eu olho para os meus ombros. Eu vejo que eu ganhei bastante peso; eu costumava usar vinte e oito num cinto; eu uso um trinta agora. Vê, eu estou envelhecendo, engordando, encurvando.
107 O que é isto? Eu como a mesma coisa que costumava comer; eu vivo mais limpo e melhor do que eu costumava viver, a mesma coisa. Mas Deus tem designado um tempo para mim, e eu devo aceitar isso. Mas o bendito pensamento é que naquele dia Ele me levantará novamente. E tudo que eu fui quando tinha vinte e cinco anos de idade, eu serei novamente para sempre. Amém. Aí está você. Em que a velhice me incomoda? Eu derrotarei o Diabo nisso por anos e anos, sabendo disso: que eu creio Nele. Este pequeno período é apenas uma coisinha curta de qualquer maneira. Se nós simplesmente ficássemos setenta, setenta anos, nosso tempo prometido, e o que.. o que é isso a não ser miséria e tristeza? O que é isto? Você trocaria este hospital de pestilência por aquela coisa gloriosa de lá?
108 Ora, bendito seja o Nome do Senhor. Algo no meu interior encontrou aquele Melquisedeque um dia, e Ele falou de paz para mim e Ele me deu Vida Eterna. E esta vida não significa nada a não ser um tabernáculo para pregar o Evangelho. Eu digo isto com toda sinceridade, com estas duas Bíblias abertas diante de mim: se meu Deus tivesse encerrado comigo em pregar o Evangelho e eu não pudesse fazer mais para Ele; se meus filhos tivessem idade suficiente para cuidar de si mesmos e Ele quisesse me levar neste exato momento: “Amém.” Isto basta. Sim, senhor.
109 Que diferença faz se eu tenho oitenta ou se eu tenho vinte? Eu estou aqui somente para uma coisa, para servir ao Senhor. Isto é tudo. Se eu ainda puder pregar o Evangelho como eu prego agora, quando eu tiver oitenta anos, que diferença faz se eu tenho quarenta ou oitenta? Há muitos homens com oitenta anos esta noite. E há muitas crianças que vão morrer, enquanto um homem de oitenta anos vai viver mais do que muitas delas. Que diferença isso faz? São seus motivos, seus princípios, e nós estamos aqui para servir ao Senhor Jesus (Isso é tudo.)
110 Sabendo disto; que esta vida é como um vapor do qual o homem fala, que por um pouco aparece e depois se desvanece. Mas se nós temos Vida Eterna, Deus tem prometido que Ele nos levantará novamente. E nós tomaremos a comunhão com Ele quando os dias terminarem e quando Ele disser: “Entre no gozo do Senhor que tem sido preparado para ti desde a fundação do mundo.”
111 Então, que diferença faz isto aqui, se temos ou não temos alguma coisa? Se somos jovens, ou velhos, que diferença faz? A principal coisa é: você está pronto para encontrá-Lo? Você O ama? Você pode servi-Lo? Você se desprendeu das coisas do mundo? Você se encontrou com Melquisedeque depois que a batalha terminou?
112 Louvado seja Deus! Eu tinha aproximadamente vinte e um anos, e um dia eu tive uma batalha com isto, aquilo e aquilo outro; eu não conseguia chegar a uma conclusão se eu queria ser um lutador, ou se eu queria ser um caçador com arapuca, ou um caçador, ou o que eu queria ser. Mas eu encontrei Melquisedeque e Ele me deu a comunhão e desde então isto ficou estabelecido para sempre. Aleluia! Eu tenho ido ao lado Dele. Eu tenho me regozijado na estrada. E quando chegar ao final da estrada e a morte me encarar, da maneira que eu me sinto agora, não temerei enfrentá-la. Eu quero saber… encará-la, sabendo isto: que eu conheço Aquele que fez a promessa (isto é certo), e que eu O conheço no poder de Sua ressurreição. Quando ele chamar dentre os mortos, eu sairei do meio deles (Isto é certo.), conhecendo-O no poder de Sua ressurreição. Que diferença faz se eu sou velho ou jovem? Se sou pequeno ou grande? Se estou farto ou se estou com fome? Se eu tenho um lugar para repousar ou se não tenho?
113 “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça,” mas Ele era o Rei da Glória.
114 Nós somos reis e sacerdotes esta noite. Que diferença faz se temos ou se não temos? Contanto que tenhamos Deus, nós somos mais do que vencedores. Nós somos mais do que vencedores! Nós nos assentamos na Presença de Deus, no companheirismo do Espírito Santo, tomando comunhão espiritual das mãos Daquele que testificou: “E sou Aquele que esteve morto, e viveu novamente e eu estou vivo para todo o sempre.” Assentados juntos em lugares celestiais em Cristo Jesus, oh, bendito seja Seu santo Nome! Que diferença isto faz?
Uma tenda ou uma choupana, por que deveria eu me preocupar?
Eles estão construindo um palácio para mim ali;
De rubis e diamantes, de prata e ouro,
Seus cofres estão cheios,
Ele tem riquezas inexprimíveis.
115 Eu O encontrei um dia quando eu vinha da batalha. Eu coloquei meus troféus lá embaixo. Eu não lutei uma batalha desde então, Ele as luta por mim. Eu apenas descanso em Sua promessa, sabendo disto: que eu O conheço no poder de Sua ressurreição. Isso é tudo que importa. O que mais importa?
116 O que nós podemos fazer? “Ora, com todos os seus cuidados, poderá acrescentar um côvado a sua estatura? Por que você se preocupa se o seu cabelo é crespo ou se você tem cabelo ou não? Que diferença isto faz? Se você é velho, se você é grisalho, se você está curvado, se não está, que diferença isto faz? Amém. Isto é apenas por um espaço de tempo, um pequeno espaço, mas aquilo é para sempre e sempre. E à medida que os espaços de tempo passam e as eras passam, você nunca mudará e você é… através de Suas eras eternas que não cessam. Que diferença isto faz?
117 Eu estou tão contente por tê-Lo encontrado. Eu estou tão contente porque Ele me deu comunhão um dia, aquele mesmo Melquisedeque que encontrou Abraão vindo da matança dos reis. Certamente. O Deus do céu, o Elohim, o Grande Eu Sou, não o Eu era, o Eu Sou (tempo presente). “E Ele o abençoou.”
118 Ouça aqui apenas um pouco mais adiante, para que possamos tomar um pouco mais da lição. Agora, o versículo 4… Considerai pois quão grande era este,… (Eu simplesmente penso isso também.)… considerai quão grande era este homem… Ele está além do Filho de Deus. O Filho de Deus teve pai e mãe; e Ele não. O Filho de Deus teve um princípio de tempo e um fim de tempo; e Ele não. Quem era esse? Esse era o Pai do Filho. Esse é quem ele era… considerai quão grande era este homem, a quem… até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
119 Agora, ouça atentamente.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o ofício do sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
120 Agora, observe isto se você quer ver algo.
Mas aquele cuja genealogia não é contada… entre eles tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
121 Abraão tinha a promessa e este Homem abençoou Abraão que tinha a promessa. Quem era este? Os filhos de Levi pagaram dízimos aos seus irmãos, ou seus irmãos pagaram dízimos para eles. Eles tinham um mandamento do Senhor para tomarem a décima parte do que seus irmãos ganhavam, para o sustento deles, pois eles eram o sacerdócio. Agora, isso deixa de fora o sacerdócio de Melquisedeque, como vocês comentam, bem ali. Isto é certo. Mas este Homem… Aquele o qual tinha a promessa, o maior homem na terra, Abraão encontrou este Homem e pagou dízimos para Ele; Ele tinha que ser maior.
122 Ouça.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. (Certamente. Observe quem Ele é.)
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem, ali, porém, (Isso é o sacerdócio da ordem dos sacerdotes e pregadores e assim por diante, homens que morrem recebem dízimos. Vê?)… ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
123 Para que um homem receberia dízimos, se ele teve algum… Se ele nunca nasceu e nunca morrerá, e era desde o princípio até o fim e… e nunca teve pai, nem mãe, nem genealogia, e possuía os céus e terra e tudo o que neles há, por que Ele receberia dízimo? Por que Ele pediria a Abraão para pagar dízimos? Vê você como pagar o dízimo é uma coisa rigorosa? Dizimar é correto. É dever de todo cristão pagar o dízimo. Isto é certo. Nunca mudou.
124 Agora:
E, para assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
125 Agora, oh, aqui está algo:
Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
126 O que? Levi… Abraão era o tataravô de Levi. E a Bíblia diz aqui, que Levi pagou dízimos quando ele estava nos lombos de Abraão. Quatro gerações antes dele sequer ter vindo à terra, ele estava pagando dízimos para Melquisedeque. E bendito seja o Nome do Senhor!
127 Então, você que não pode crer em predestinação antes de ordenação; e aqui, quatro gerações antes mesmo que Levi saísse dos lombos de Abraão, estava pagando dízimos a Melquisedeque. Gostaria que tivéssemos tempo para corrermos através da Escritura.
128 Se você fosse tomar isso e levar em Jeremias 1:4, Deus disse: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Então o que você pode dizer que você fez? O que eu posso dizer que eu fiz? É Deus que mostrou misericórdia, Deus nos conheceu antes da fundação do mundo.
129 Ele não quer que ninguém pereça. Certamente que não. Mas se Ele é Deus, Ele sabia quem seria salvo e quem não seria salvo, ou Ele não sabia nada. Se Ele não soubesse… Se Ele não soubesse quem seria arrebatado antes mesmo que o mundo fosse formado, então Ele não é Deus. Se Ele é infinito, Ele… Ele conhecia cada pulga, cada mosca, cada piolho, cada carrapato que alguma vez estaria na terra antes mesmo da terra ser formada. Isto é certo. Ele sabia todas as coisas. Antes da fundação do mundo, Ele nos conheceu. A Bíblia diz que Ele nos conheceu e nos predestinou.
130 Vamos simplesmente fixar isto de uma vez. Vamos voltar em Efésios, capítulo primeiro, capítulo 5… o capítulo 1 de Efésios, apenas por um momento. Eu quero ler aqui apenas por um minuto, para que vocês realmente possam entender que não é apenas o que… alguma coisa que eu estou tentando lhes dizer; é algo que Deus está tentando lhes dizer. Vê? Agora, ouça isto com bastante atenção, capítulo 1º de Efésios.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus,… (O mesmo homem que escreveu a carta aos Hebreus está escrevendo esta carta.)… aos santos… (Isto não é aos incrédulos, mas aos santos, aos santi… aos santos.)… que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais… Como também…
(Agora, ouça com atenção agora, o versículo 4)…
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo… (Quem é o “nos” aí? A Igreja.)… Ele nos elegeu nele… (Cristo)… antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.
131 Quem fez isto? Deus o fez. Deus sabia desde o princípio quem seria salvo e quem não seria. Certamente, Ele não queria que ninguém se perdesse. Mas Ele não enviou Jesus aqui para simplesmente ver se você iria… iria agir assim: “Bem, pobre Jesus, eu lamento por Ele; talvez seria melhor eu ser salvo e provar isso.” Não, senhor.
132 Deus sabia no princípio quem seria e quem não seria. Portanto, Ele sabia que alguns seriam; então Ele enviou Jesus para fazer uma propiciação para aqueles que Ele dantes conheceu. Porque os que Ele dantes conheceu, Ele os chamou e aos que chamou a estes Ele tem justificado; e os que Ele tem justificado, a estes Ele glorificou (passado). Aí está você.
133 Então não é você que se sustém a si mesmo; é a graça de Deus que te sustém. Você não se salvou a si mesmo, ou fez coisa alguma para merecer ser salvo; é a graça de Deus que te salvou. A graça de Deus te chamou. O conhecimento prévio de Deus te conheceu. Ele sabia que você estaria nesta igreja nesta noite antes mesmo da fundação do mundo. Ele é infinito. Se Ele não é, Ele não é Deus. Se Ele conhecia todas as coisas, Ele era Deus. Se Ele não conhecesse todas as coisas, Ele não seria Deus. Se Ele é o Deus Todo-Poderoso, Ele pode fazer todas as coisas; se Ele não pode fazer todas as coisas, Ele não é Deus Todo-Poderoso. Aí está você.
134 Então, como você pode dizer que isto é algo que você poderia fazer? Não há nada que você possa fazer. É o amor e graça de Deus para com você, até mesmo para que você estivesse aqui. Você nada pode fazer, Deus te chamou pela Sua graça; você escutou, ouviu e aceitou.
135 “Bem,” você diz: “Irmão Branham, isso libera demais.” Certamente, sim. Você é livre. “Bem, aquele companheiro pode fazer qualquer coisa que ele queira.” Absolutamente. Eu sempre faço o que eu quero fazer, mas se você é um cristão, você não quer fazer o incorreto.
136 Tem uma dama assentada lá atrás esta noite, a minha esposa; eu a amo com tudo que há em mim. E se eu soubesse que eu poderia sair por aí com uma outra mulher e passar com isto, e ir contar para ela, e dizer: “Meda, eu errei” você acha que eu faria isto? Se eu a amo de verdade, eu não farei isso. Isto é certo.
137 Agora, que tal se eu dissesse: “Oh, eu não posso fazer isso, vou te dizer o porquê, porque ela se divorciaria de mim e eu tenho… Oh, eu sou um pregador. Vê o que isso faria? Isso me tiraria do púlpito, se ela se divorciasse de mim; eu seria um homem divorciado. Oh, eu tenho três filhos; eu não poderia pensar nisso. Mas, rapaz, eu…” Bem, se essa é a maneira que isto é, você ainda é legal. Não foi sob bases legais que eu me casei com ela. Não são as bases legais que me fazem viver fiel a ela. É porque eu a amo. Eu não tenho que fazer nada. Eu o faço de espontânea vontade porque é uma questão de amor. E se você ama sua esposa, você fará a mesma coisa.
138 E se você ama sua esposa desta maneira com amor phileo, o que você deveria fazer para com Cristo, com amor ágape, que é um milhão de vezes mais forte? Se você realmente ama a Deus… Se eu soubesse esta noite que eu poderia sair e ficar bêbado, se eu soubesse esta noite que eu poderia sair por aí e ser imoral, se eu soubesse esta noite… Se isso até mesmo estivesse em meu coração para assim fazer e eu fosse e o fizesse (sabendo que Ele me perdoaria), eu não o faria. Eu penso muito Nele. Eu O amo. Claro! Certamente!
139 Essa é a razão pela qual eu não venderia minha experiência a nenhuma denominação, (não, senhor) nenhuma Assembléia de Deus, nenhuma Igreja de Deus, nenhuma Peregrinos da Santidade, Metodista, Batista, Presbiteriana, Católica. Eu não aceitaria nada que pudesse ser oferecido por esta experiência, porque isto não veio por homem; ela veio por Deus. Não, senhor. Eu não venderia minha primogenitura por nenhum rock-and-roll de Elvis Presley, ou por sua frota de católicos… ou seus… ou seus Cadillacs, ou seus milhões de dólares e assim por diante, que ele recebe todo mês. Não, senhor. Eu O amo. E se eu… Enquanto eu O amar desse modo, eu permanecerei fiel a Ele. E se Deus tem me chamado e me elegido, Ele tem colocado algo em mim e eu O amo.
140 Eu me lembro do Sr. Isler. Todos vocês o conhecem, a maioria de vocês. Ele veio aqui, ele é senador do estado de Indiana e veio aqui tocar sua guitarra. Quando meu bebê e minha esposa morreram, todos eles foram colocados aqui, no cemitério. E eu estava subindo a estrada com minhas mãos para trás, chorando e ele saltou do seu velho caminhão e veio colocar seu braço ao meu redor e disse: “Billy, eu quero te fazer uma pergunta.” Disse: “Tenho ouvido você pregar até quase desmaiar no púlpito, tenho te ouvido nas esquinas das ruas e a todos chamando para Cristo.” Disse: “Agora, Ele levou seu pai; Ele levou seu irmão, levou os dois e eles morreram em seus braços; aí eles morreram. E sua esposa morreu segurando suas mãos. E seu bebê morreu, e você chamando por Ele para te ajudar. E Ele virou Suas costas para você. O que você acha Dele?”
141 Eu disse: “Eu O amo com tudo que há dentro de mim. Se Ele me enviar para o inferno, eu ainda O amarei.”
142 Ele é justo. Não sou eu quem o diz, vinte e seis anos provaram isso. Isto é certo. Se você O ama! Não um dever, que: “Eu não posso fazer isto e eu não posso fazer aquilo.” Você O ama muito para fazer isso, porque Ele te escolheu. Você nunca O escolheu; Ele te escolheu.
143 Você diz: “Eu busquei ao Senhor e busquei ao Senhor.” Nenhum homem busca a Deus. É Deus buscando o homem. Você poderia estar buscando um favor Dele, mas Deus tem que mudar sua natureza antes mesmo que você possa buscá-Lo, porque você é um pecador, você é um porco. Isto é certo.
144 E algumas de vocês, pessoas que vão à igreja e apenas vivem pelo seu cartão de membro, saem daqui e fazem tudo do mundo e depois ainda voltam e dizem: “Sim, eu pertenço à igreja.” Bem, isso está muito longe de pertencer a Deus. Certamente. Eu não… Mas, veja, as pessoas estão fazendo isso, você pode dizer: “Oh, eles são bons membros de igreja.” Isso é verdade, você pode ser um membro de igreja e contudo fazer essas coisas, mas você não pode ser um cristão e fazê-las.
145 Como eu disse esta manhã: “O velho corvo, se alguma vez existiu um hipócrita, este é o corvo.” Isto é certo. Ele e a pomba estavam na mesma arca, assentados no mesmo poleiro. E o velho corvo ficou satisfeito quando ele foi solto e saiu daquela igreja e ele pôde sair ali e pousar sobre uma velha carcaça morta e “cau, cau” e comer deste, comer do cavalo, comer da vaca, e o que quer que fosse; ele estava satisfeito. Mas quando Noé soltou a pomba, ela não conseguiu encontrar descanso para as solas de seus pés. Ela tinha simplesmente o mesmo direito de pousar sobre um animal morto como o corvo tinha, mas eram duas naturezas diferentes. Uma delas era… Ela era uma pomba para começar. Ele era um corvo para começar.
146 Mas, se você notar, o velho corvo pode pousar aqui sobre uma carcaça morta e comer por meio-dia. A pomba pousa em um campo de trigo e come por meio-dia. E o corvo pode voar de lá e comer comida de pomba, o tanto que ele quiser. Ele poderia comer simplesmente o mesmo tanto de trigo que o corvo pode… que a pomba pode comer. Mas ele… O corvo pode comer comida de pomba, mas a pomba não pode comer comida de corvo. Isto é certo.
147 Então, um velho hipócrita pode vir à igreja e regozijar e gritar e louvar ao Senhor, e prosseguir desse modo e voltar e desfrutar das coisas do mundo. Mas um cristão nascido de novo não pode fazer isso, porque o amor de Deus o constrange a tal ponto que ele não pode fazê-lo.
148 Então, se você é um cristão simplesmente por se unir à igreja e deixar de fazer isto e aquilo e o mesmo desejo estiver em você, você precisa de um outro mergulho. Isto é exatamente certo.
149 E vocês, mulheres que podem se vestir com estes pequenos velhos shorts e correm, aqui fora, na rua e depois chamam a si mesmas de crentes. Você é uma crente, mas talvez você é um pobre exemplo de uma. Se você realmente tivesse Cristo em seu coração, você não teria que pensar em tais coisas como essa. Não me importa o que o restante das mulheres faça e o restante das moças faça, você seria diferente; porque você ama muito a Cristo.
150 Outro dia, conversei com uma mulher, em uma casa e ela colocou suas mãos para cima deste jeito e disse: “Reverendo Branham, eu estou quase nua aqui em minha casa; eu estou andando ao redor.”
151 Eu pensei: “Que vergonha.” Em sua própria casa, não me importa onde você esteja. Isto é certo. Vista-se e aja como uma mulher, como uma dama deve agir. Envergonhe-se. Mas você mantém… E a Bíblia diz: “Se você ama essas coisas, as coisas do mundo, o amor de Cristo não está em você.” E se simplesmente você ama ao Senhor de todo seu coração, com toda sua alma, com toda sua mente, você manterá essas coisinhas velhas, sujas e abomináveis fora de você. Isto é certo.
152 E você, diácono, e os demais aqui, que correm nas ruas aqui, esticando seu pescoço e olhando para cada uma dessas mulheres e chamando a si mesmos de filhos de Deus, tenham vergonha. Eu sei que isso é escaldante, mas é melhor você… é melhor ser escaldado do que depois queimado para sempre ali. Então se… se você faz essas coisas… Agora, você não pode evitar que uma mulher caminhe pela rua, meio vestida. Você… se você está olhando, você está sujeito a vê-la, mas você pode virar sua cabeça. A Bíblia diz: “Qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
153 Deixe-me lhe dizer algo, querida irmã: “Você vai responder.” Não me importa; você poderia ser tão pura como um lírio. Você pode na verdade nunca ter cometido um pecado desse tipo, pecado imoral, em sua vida. Mas se você se veste desse jeito, você vai responder no juízo por cometer adultério com cada homem que olhou para você. Isso é o que a Bíblia diz. E ao andar pela rua, quem é culpado? O homem? Não, senhor. Você é. Você se apresentou dessa maneira.
154 A mulher tem um grande lugar; é um lugar sagrado, bom, maravilhoso. Mas ela deve se manter dessa maneira para conservar o seu posto como ela deveria, como uma mãe, como uma mulher e de feminilidade. Quando a condição de mulher é quebrada, a espinha dorsal de qualquer nação é quebrada. E essa é a razão pela qual nossa nação está arruinada hoje, é por causa da imoralidade das nossas mulheres. Isso é exatamente certo. Claro. É a podridão em nosso meio, que a está quebrando.
155 O que você precisa é encontrar este Melquisedeque uma vez (Amém.) e deixá-Lo… deixá-Lo te abençoar e te dar o vinho e o pão, Vida Eterna. Então você verá as coisas de maneira diferente. Então você será… Isto será diferente. Você não vai querer que os rapazes estejam fazendo um… assobiando como coiote, ou como lobo para você ou do que quer que seja que você queira chamar isto; certamente que não. Você será diferente.
156 E você quer me dizer que você se veste dessa maneira e sai lá para algum outro propósito? Você diz: “Bem, é mais refrescante.” Você está contando estória. Não é mais refrescante. A ciência prova que não é mais refrescante. É um… É a concupiscência que veio sobre você, irmã. Você não entende isto. Eu não estou tentando te ferir, mas eu estou tentando te advertir. Uma mulher de muita moral, simplesmente tão limpa quanto possa ser, uma pequena boa dama, anda com estas coisas na rua, inconsciente do que ela está fazendo, porque algum pregador apóstata está com medo de que seu marido não pague mais seus dízimos na igreja. Se ele alguma vez tivesse encontrado Melquisedeque, ele não pensaria essas coisas; ele pregaria o Evangelho. Se isto escaldasse o couro de suas costas, ele pregaria Isto de qualquer maneira. Isto é exatamente certo.
157 Você faz isto e você faz isto por causa do espírito de concupiscência que está… E vocês, homens, que deixam suas esposas fazerem esse tipo de coisas, eu tenho poucas esperanças a seu respeito como um homem. E isto é certo. Isto é certo. Agora, não há elogio sobre isso, porque… ou melhor, nenhuma desculpa, porque isso é verdade. Qualquer homem que deixa sua esposa sair na rua e agir dessa maneira, irmão, você deveria estar usando as roupas dela. Isto é certo. Você… Ora… Que coisa!
158 Eu não vou dizer que minha esposa não fará isso, mas eu tenho que ser mudado e pervertido do que eu sou agora, se eu alguma vez viver com ela enquanto ela estiver fazendo isto. E isso é exatamente correto. Minhas meninas, elas podem fazer isto quando elas chegarem a ser mulheres; eu não digo que elas não o farão. Eu não sei. Isso depende da misericórdia de Deus. Eu espero que elas não o façam. Se elas o fizerem, elas passarão por cima das orações de um pai justo. Elas passarão por cima da vida de alguém que tentou viver corretamente, se elas alguma vez fizerem isto. Isto é certo. Bem, eu quero viver certo, ensinar certo, ser correto e instrui-las certo. Se elas fizerem isso, elas trilharão seu caminho para o inferno por cima da minha pregação e por cima do meu Cristo e por cima das minhas advertências (Isto é certo), se elas alguma vez fizerem isto. Certamente, isto é certo.
159 Envergonhe-se. Se você alguma vez encontrar Cristo face a face e Ele te abençoar e colocar aquele beijo de aprovação em seu coração, todos os diabos no inferno jamais te farão colocá-las novamente. Isto é certo. Você passou da morte para a Vida e suas afeições estão colocadas sobre as coisas de cima e não sobre as coisas da terra. Amém. É melhor eu deixar esse assunto; é melindroso. Tudo bem, mas é a verdade.
160 Tudo bem, enquanto prosseguimos agora somente um pouco mais adiante, então estaremos encerrando… .
E os que dentre os filhos de Levi,… recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
E,… para assim dizer,… por meio de Abraão, até Levi,… que recebe dízimos,… recebe dízimos, pagou dízimos, em Abraão.
Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
161 Sua… sua atitude para com Cristo causará uma grande impressão sobre o que os seus filhos serão. A vida que você vive diante de sua família causará uma impressão sobre o que seus filhos serão. Porque a Bíblia diz que Ele visitaria a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.
162 Agora, apenas por alguns momentos antes de encerrarmos.
De sorte que, se a perfeição… (Aí está sua perfeição novamente) fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
163 A lei, o legalista (Vê?), “Oh, você tem que fazer isto. Se você não fizer isto, você não é um cristão. E se você não guardar o sábado. Se você não… Se você comer carne. Se você fizer estas coisas.” Todas estas idéias legais. “Você tem que ir à igreja. Se você não for, você paga uma penalidade por isso. Você tem que fazer uma novena.” Isto é tolice. Você é salvo pela graça de Deus, pelo conhecimento prévio de Deus, pela Sua predestinação. Deus chamou Abraão por predestinação, pelo conhecimento prévio. Ele chamou… Ele odiou Esaú e amou a Jacó antes deles nascerem. Isto é certo. É… é o conhecimento prévio de Deus que conhece estas coisas.
164 Você diz, então: “De que adianta pregar o Evangelho?.”
165 Agora, eu vou dizer isto para você: Paulo respondeu isso, ou melhor, Jesus respondeu. Aqui está Jesus; Ele disse: “O Reino do céu é semelhante a um homem que foi a este… a uma… uma longa ou um lago e lançou a rede. Ele puxou. Dali saíram tartarugas; e ele tinha cágado; ele tinha serpentes; ele tinha lagartixas; ele tinha rãs; ele tinha aranhas; ele tinha espécies que se alimentam da carniça; e ele tinha… ele tinha peixes.” Agora, o homem simplesmente estava lançando a rede.
166 Isso é como o Evangelho. É isto que estou fazendo aqui, agora. Eu estou pregando o Evangelho. Eu apenas lanço a rede. Eu a puxo; eu digo: “Todo aquele que quiser, deixe-o vir.” Aqui vêm alguns para o altar; todos eles se acercam ao altar; eles oram; eles choram. Eu não distingo um do outro; não é da minha conta; eu não fui enviado para julgar.
167 Mas há alguns ali que são rãs. Há alguns que são lagartixas. Há alguns que são cobras. Há alguns que são tartarugas. E há alguns que são peixes. Não é da minha conta julgar. Eu digo: “Pai, aqui está o que eu apanhei.”
168 Mas a rã era uma rã para começar.
169 A aranha… A velha aranha se sentará ali e olhará em volta por algum tempo; e arregalará seus grandes olhos, olhará em volta e dirá: “Sabe de uma coisa? Eu já consegui tanto disso quanto eu posso suportar,” ploc, ploc, ploc, ploc, elas saem fora.
170 A velha Senhora Serpente levantará a cabeça e dirá: “Bem, sabe de uma coisa? Se eles vão pregar desta maneira, contra usar shorts e coisas, isso me atinge, então eu vou ficar longe desse grupo de santos roladores. Isso é tudo que ela deve ser.” Você era uma cobra para começar. Isto é exatamente certo. Sim.
171 E aqui se assenta o velho sr. Sapo, com aquele grande charuto em sua boca, como um touro descornado do Texas, permanecerá ali, olhará em volta e dirá: “Bem, nunca me senti condenado em fumar. [O irmão Branham ilustra – Ed.] Eu simplesmente vou sair desta coisa, agora mesmo.” Bem, você velha rã, para começar você era isso. Isto é exatamente certo. Isto é exatamente certo.
172 Sua natureza prova o que você é. Sua vida mostra, reflete o que você é. E no princípio… Não é difícil para eu ver isso; não é difícil para você ver isso.
173 Se eu fosse para a casa de Roy Slaughter (um fazendeiro sentado aqui), e eu visse os porcos sobre um monte de esterco, comendo esterco, eu não pensaria nada de ruim sobre isso; ele é um porco. Mas se eu visse um cordeiro em cima daquele monte de esterco, eu me admiraria (uh-huh). Vê? Não se preocupe, você não o verá ali; ele simplesmente não suportaria aquilo. Isto é certo.
174 E um homem que é nascido do Espírito de Deus, odeia as coisas do mundo. Isto é certo. “Pois, se você ama o mundo e as coisas do mundo, o amor de Deus não está em você.”
175 Se eu saísse com mulheres todos os dias e chegasse e dissesse à minha esposa que eu a amo, ela saberia que eu era um mentiroso. Minhas ações falariam mais alto do que minhas palavras, certamente. Eu provaria para ela que eu não a amo, porque não fui verdadeiro para com ela.
176 Se ela dissesse que me ama e toda vez que eu saísse, ela saísse com alguma outra pessoa, isso provaria que ela não me ama. Isto é certo. As ações dela provam isso. Não importaria o quanto ela tentasse me dizer: “Bill, eu te amo e não existe ninguém mais no mundo a não ser você,” eu saberia que ela era uma mentirosa.
177 E quando você tenta dizer: “Senhor, eu Te amo” e faz as coisas do mundo, Deus sabe que para começar você é um mentiroso. Então porque… de que adianta aceitar uma velha experiência de meio caminho e alguma outra coisa desse tipo, quando os grandes céus do céu estão repletos da coisa verdadeira? Por que você deseja ser um miserável, professo, parcial, incompleto, assim chamado cristão, quando você pode ser um verdadeiro filho de Deus, nascido de novo com os sinos de alegria dos céus tocando em seu coração, regozijando e louvando a Deus, e vivendo uma vida de vitória através de Jesus Cristo?
178 Não tentando fazer isso por você mesmo, porque você falhará para começar. Mas tome-O em Sua Palavra e descanse no que Ele disse que era a verdade e creia Nele. Ame-O e Ele fará tudo funcionar certo dentro do correto para você. É isso. Essa é a idéia.
179 Que o Senhor te abençoe. Eu não quero te repreender, mas, irmão, é melhor receber um pouco de repreensão. Vocês são meus jovens. Vê você? E qualquer pai que ama seus filhos, certamente os corrigirá, ou ele não é um tipo certo de pai. Isto é certo. Isto é certo. E este pai tem uma regra e essa é a regra do lar. E Deus tem somente uma regra e essa é Sua Palavra.
180 Se nós cremos em Sua Palavra, então nós viveremos pela Sua Palavra. É nosso dever. Se nós alguma vez encontramos a Deus… Não porque você diz: “Bem, eu vou à igreja e eu tenho que fazer isto.” Você é miserável. Não faça isso. Por que você quer ser um corvo miserável, decrépito, pecaminoso, quando você poderia ser uma pomba? Certamente. Você apenas tem que ter sua natureza mudada. E ao ter sua natureza mudada, você se torna um filho e filha de Deus e tem paz com Deus.
181 “Jesus… E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.” Hebreus 13:12 e 13. Romanos 5:1, “Sendo pois justificados pela fé, (não por apertar mãos, não pelo batismo em água, não pela imposição de mãos, não pelo gritar, não pelo falar em línguas, não por qualquer sensação) sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.” Passamos da morte para a Vida e nos tornamos novas criaturas, porque nós cremos no unigênito Filho de Deus e O aceitamos como nosso Salvador pessoal. E esta noite Seu Sangue age como uma propiciação pelo nosso pecado, para permanecer em nosso lugar.
182 Há somente um lugar para ter companheirismo; esse é debaixo do sangue. No Antigo Testamento cada crente tinha que vir debaixo do sangue. Quando a novilha vermelha era morta, ela se tornava uma oferta pelo pecado. Ela deveria ser vermelha. E no capítulo 19 de Êxodo, se qualquer um de vocês quiser ler isso. E ela devia ser tomada e queimada com casco e tudo. E então aquilo se tornava uma água de separação. Ela era colocada fora dos portões. Ela tinha que ser manuseada com mãos limpas. O sangue desta novilha ia diante… da congregação e era lançado sete vezes para cima sobre a porta. E agora, toda pessoa impura, caminhando, devia primeiro reconhecer e ver aquele sangue e compreender que somente havia companheirismo debaixo do sangue. Esse era o único lugar que o adorador podia na verdade adorar oficialmente, debaixo do sangue.
183 Então a primeira coisa que ele tinha que fazer, antes que ele pudesse vir debaixo do sangue, tinha que haver esta água de separação aspergida sobre ele, e o impuro era purificado.
184 E eles pegavam a água da separação e a aspergiam sobre o caminhante e o separava de seus pecados. E então ele andava debaixo destas sete listras de sangue e tinha companheirismo com os demais crentes na Presença de Deus.
185 Há somente uma maneira de fazê-lo. Não por estreitar as mãos, não por se unir à igreja, não por batismos, não por emoções, mas por caminhar até às águas da separação e por fé colocar as mãos sobre a cabeça de Jesus e dizer: “Eu sou um pecador e Tu morreste em meu lugar. E alguma coisa em mim me diz que Tu me perdoarás de meus pecados e eu Te aceito como meu Salvador pessoal agora.” Andar debaixo do Sangue ali e ter companheirismo com os filhos de Deus. É isso. Comer o pão e beber o vinho, e… e ter companheirismo com a igreja.
186 Oh, não é Ele maravilhoso? Ele não é bom? Agora, isto pode parecer estranho para você, amigo. Mas o que… o que me faz ficar aqui e dizer estas coisas? Eu as diria para tentar fazer a mim mesmo diferente de alguma outra pessoa? Se eu o faço, então eu preciso me arrepender. Eu estou dizendo isso porque Deus disse isso, porque isso é a Palavra de Deus. E ouça. Está chegando a hora e agora é, quando as pessoas estão indo do leste ao oeste tentando encontrar a Palavra de Deus e não podem encontrá-La.
187 Quando você entra numa reunião, a primeira coisa que faz, você entra ali e tem uma porção de línguas e interpretações e alguém se levanta e continua citando a Escritura; e isso é carnal. Absolutamente. Deus disse para não usarmos de vãs repetições, e o que me diz Dele? Se Ele escreveu isso uma vez, creia Nisso. Ele não tem que dizer isso outra vez. Línguas e interpretações estão corretas; mas isto tem que ser uma mensagem direta para a igreja ou para alguém, não simplesmente carnal e coisas desse tipo. E então você segue em frente em todas estas outras coisas.
188 Aqui outro dia, dois homens entraram num… e um homem e a esposa, e outro homem e a esposa (recém-casados) entraram num lugar para irem à África como missionários. Alguém se levantou e deu uma profecia e falou em línguas e deu interpretações que “eles tinham a esposa um do outro,” que “não deveria ser daquela maneira; eles casaram com a pessoa errada.” Aquelas duas pessoas se separaram e se casaram novamente. Um homem tomou a esposa do outro e o outro… (em uma denominação pentecostal conceituada) e foram para a África como missionários.
189 Irmão, quando você faz o seu juramento, você deve estar ligado àquele juramento até que a morte te liberte. Isto é exatamente certo. Certamente, quando você faz seu juramento, ele une.
190 Todas essas tolices… E chegou a um ponto de você ir à igrejas e elas são tão frias, formais e secas a ponto do termômetro espiritual ir a cinquenta abaixo de zero. As pessoas se assentam ali simplesmente como uma verruga sobre um picles, simplesmente tão azedas e indiferentes e de cara franzida. E se você ouve alguém lá atrás, no canto, grunhir um pequeno “amém” de vez em quando (como se isto os machucasse), todos eles esticam o pescoço como gansos para olhar em volta e ver o que aconteceu. Você sabe que isto é a verdade. Eu não estou dizendo isto por brincadeira. Este não é lugar para brincadeiras; isso é verdade. Certo. Eu estou dizendo isso porque é a verdade do Evangelho.
191 E do outro lado, você tem uma porção de tolices, uma porção de emoções carnais com mau comportamento e a verdadeira Palavra de Deus finalmente chegou a um lugar onde você raramente A ouve: o velho Evangelho do centro da estrada, a Luz para o meu caminho (Aleluia), o Sangue do Cordeiro, o amor de Deus que nos separa das coisas do mundo…
192 “Você tem falado em línguas, irmão? Você não O recebeu. Você gritou quando a sensação de frio subiu pelas suas costas? Você viu bola de fogo?” Oh, insensatez! Não há tal coisa.
193 Vocês creram no Senhor Jesus Cristo e O aceitaram como seu Salvador pessoal e o Espírito de Deus dá testemunho com seu espírito que vocês são filhos e filhas de Deus, e sua vida produz fruto de amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, mansidão, gentileza? Então você é um cristão. Se não produz, não me importa o que você faça. Paulo disse: “Eu poderia dar meu corpo para ser queimado como um sacrifício e conhecer todos os mistérios de Deus, mover montanhas com minha fé, falar a línguas dos homens e dos anjos, todavia não ser nada.” Que tal isso? I Coríntios 13, descubra se isso é certo ou não.
194 Agora, descubra se… se Coríntios… II Coríntios 13, eu creio que é. Ou não… Ou I ou II Coríntios ali, I Coríntios 13, está certo, “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, ambas, as que podem ser interpretadas, e as que não podem, eu não sou nada.” Então de que adianta brincar com isto?
195 “Ainda que eu conhecesse todos os mistérios de Deus.” Por que você vai a seminários e tenta aprender tanto a respeito? É melhor você se acertar com Deus primeiro. Certamente.
196 “Ainda que eu…” Oh bendito… aleluia! Você chegou a tal ponto que sequer pode ter uma congregação a não ser que você tenha uma campanha de cura ou algum tipo de milagres acontecendo; “uma geração fraca e adúltera buscadora de sinais.” O que você quer com isso?
197 Paulo disse que ele poderia fazer todos os tipos de coisas, até mesmo mover montanhas, e contudo não ser nada. Onde houver línguas, cessarão. Onde houver conhecimento, desaparecerá. Onde houver profecias, serão aniquiladas. Mas quando vier o que é Perfeito, durará para sempre; e o amor é perfeição. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para (todo aquele que treme, estremece, todo aquele que fala, todo…) que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna.” Creiam nisso, filhos.
198 Eles tentam fazer isso tão complicado, estas coisas e aquelas coisas, quando isto se resume em uma única coisa: sua fé pessoal em Deus. É isso. Isso o diz. “Pois que por fé, não por sentimento, por fé, não por emoção, por fé, não por sensação, mas por fé você é salvo e que pela…” Por que você buscou ao Senhor, por que você foi uma boa pessoa? Porque Deus, pela graça te conheceu previamente e te ordenou para Vida Eterna.
199 Jesus disse: “Ninguém pode vir a Mim a não ser que o Meu Pai o traga. E todo aquele que vier a Mim, eu lhe darei Vida Eterna. Nenhum homem pode arrancá-los da Minha mão; eles são Meus. Eles estão eternamente salvos; eu os tenho. Nenhum homem pode arrancá-los da mão de Meu Pai e Ele é Quem os deu a Mim. Eles são Meus presentes de amor.”
200 “E todo aquele que Ele dantes conheceu, Ele chamou (Ele não chama ninguém a menos que Ele dantes o tenha conhecido); aos que ele chamou, Ele justificou; aos que Ele justificou, Ele glorificou. Então veja, nós simplesmente estamos em perfeito descanso.
201 Agora, eu sei que há muitos legalistas aqui, noventa e nove por cento de vocês. Mas, olhe, se simplesmente vocês aceitarem Isto e entenderem que eu não estou tentando dizer algo que…
202 Você diz: “Bem, irmão Branham, eu sempre pensei que eu tinha que fazer isso e tinha que fazer aquilo.” Existe uma tal… uma diferença e tanto nisso, irmão, no que você tem que fazer e o que você deseja fazer. Você é salvo, não porque você teve alguma coisa a ver com isso; você é salvo porque Deus te salvou antes da fundação do mundo.
203 Ouça. Ouça aqui. A Bíblia diz em Apocalipse… Eu vou levar vocês do primeiro ao último agora. A Bíblia diz em Apocalípse que quando a besta veio, ela enganou a todos sobre a terra. A besta enganou. “Ela enganou a todos na terra, cujos nomes não estavam escritos no Livro da Vida do Cordeiro (desde que o avivamento começou; isso soa correto? Bem, desde que o… o pregador pregou aquele sermão poderoso; desde que aquele homem foi curado) desde a fundação do mundo.”
204 Onde Jesus foi imolado? No calvário? Não, senhor. Jesus foi morto antes da fundação do mundo. “Eis o Cordeiro de Deus que foi morto antes da fundação do mundo.” Deus, no princípio, quando Ele viu o pecado, Ele viu o que tinha acontecido, Ele falou a Palavra e Jesus foi morto antes da fundação do mundo. E cada pessoa foi salva, foi salva (de acordo com a Bíblia) quando o Cordeiro foi morto na mente de Deus antes da fundação do mundo; você foi incluído na salvação então. Logo, o que você vai fazer sobre isso?
205 É Deus. Bendito seja o Nome do Senhor! “É Deus que opera; não depende do que quer nem do que corre, mas de Deus que se compadece.” Se Jesus foi morto antes da fundação do mundo, isto levou quatro mil anos antes de realmente acontecer. Mas quando Deus falou isto aqui, lá atrás, cada Palavra de Deus é firme. Ela é imutável; Ela é imparcial; Ela não pode falhar. E quando Deus imolou o Filho antes da fundação do mundo, Ele simplesmente estava tão morto quanto Ele estava morto no Calvário. É um produto acabado quando Deus assim diz. E lembre-se, quando o Cordeiro foi morto, sua salvação foi incluída no Sacrifício, porque a Bíblia diz que seu nome foi escrito no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. E sobre isto? Então, o que vamos fazer? É Deus que se compadece. É Deus que te chamou. É Deus que te escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Jesus disse: “Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós. E eu vos conheci antes da fundação do mundo.” Aí está você.
206 Então, veja, isso tira o medo de você. “Oh, eu fico pensando comigo mesmo; se eu me mantiver firme, eu conseguirei. Bendito Deus, se eu apenas permanecer firme…” Não é se eu aguentar firme ou não, é se Ele aguentou firme ou não. É o que… o que Ele fez. Não o que eu fiz; é o que Ele fez. Isto está sob a lei da redenção? Esta é uma pequena coisa que eu quero dizer antes de encerrar.
207 E se uma velha égua desse à luz a uma pequena mula e aquela pequena mula tivesse as duas orelhas quebradas, fosse vesga, de perna envergada para fora, perna encurvada, seu rabo empinado para o ar? Que animal de aparência horrível. Ora, qualquer pessoa… Se aquela pequena mula pudesse pensar, diria: “Agora, espere um minuto. Quando eles saíram de casa esta manhã, eu te digo, certamente eu vou levar uma pancada na cabeça, porque eles nunca me alimentarão; olhe que aparência horrível eu tenho! Eu não tenho sequer uma chance.”
208 Bem, isto é certo; você não tem uma chance. “Bem, eu nasci neste mundo, mas olhe aqui que aparência horrível eu tenho! Então eu… eu… eu… eu nunca terei uma chance. Eu não vou conseguir. Eu não posso conseguir.” Vê?
209 Mas que seria se sua mamãe fosse realmente instruída na lei? Ela dirá: “Fillho isso é certo. Você está todo fora de forma e você nem mesmo é capaz de comer o alimento da terra. Isso é certo, você não é capaz. Mas filho, de uma maneira ou outra, você é meu primeiro. E, você sabe, você nasceu sob uma primogenitura; e o sacerdote nunca te verá, mas por seu nome tem que haver um cordeiro inocente sem defeito que tem que morrer em seu lugar, para que você possa viver.”
210 Bem, aquela pequena mula poderia chutar suas patas para cima e se alegrar. Não faz nenhuma diferença o que ela é, porque ela nunca será vista pelo juiz, (o sacerdote), é para o cordeiro que o sacerdote olha, não para a mula, mas para o cordeiro.
211 E é para Cristo que Deus olha, não para você. É Cristo. Então, se não há falha Nele, como pode haver falha? Como Ele pode encontrar falha quando você está morto e sua vida está escondida em Cristo, através de Deus, selada pelo Espírito Santo? “Aquele que é nascido de Deus não comete pecado, pois não pode pecar.” Como ele pode pecar quando um Sacrifício perfeito está posicionado em seu lugar? Deus não olha para mim; Ele olha para Cristo; porque nós estamos em Cristo.
212 Agora, se eu amo a Cristo, eu viverei com Ele. Ele nunca me traria para dentro a não ser que Ele me conhecesse. Se Deus me salvou hoje, sabendo que Ele me perderia daqui a seis semanas, Ele estaria derrotando Seu próprio propósito. Certo. Ele nem mesmo conhecia o futuro então, se Ele me salvou sabendo… Para que Ele quer me salvar, sabendo que Ele vai me perder? Deus não faz coisas para depois recuar em duas semanas de manter Sua promessa .Quando Ele te salvou, isto é por tempo e eternidade.
213 Agora, você pode estar agitado e dizer: “Oh, sim, bendito seja Deus. Aleluia! Eu falei em línguas. Eu gritei. Eu O recebi. Aleluia!” Isso não significa que você O tem. Mas, irmão, quando algo desce aqui, e você se ancora em Cristo, então os frutos do Espírito te seguem. E nós testificamos, o nosso espírito com o Seu Espírito, que somos filhos e filhas de Deus. Por favor, tenham Isso, amigos.
214 Eu vos seguraria aqui a noite toda, falando sobre isso. Eu amo Isso. Eu vos amo. Eu voltarei a este pequeno Tabernáculo vez após vez, se Deus poupar a minha vida. Eu quero ver vocês enraizados e firmados nessa santa fé. Eu não quero ver vocês agitados por cada ventinho de doutrina que venha, e serem sacudidos e se comportando de modo duvidoso, e terem um pouco de sangue em suas mãos, ou um pouco de geada em seus rostos, ou alguma outra coisa, e vendo algum tipo de… de… de luzes diante de vocês, e algum tipo de… de coisa egoísta, como a Bíblia diz: “…ensoberbecido em seu coração e nada vendo.” E isto é certo. Eu quero que vocês estejam sólidos na Palavra. Se é o Assim Diz o Senhor, fiquem com Isso, vivam com Isto. Esse é o Urim e Tumim deste dia e Deus quer que você viva por Isso. Se isto não está na Palavra, então esqueçam disso e vivam para Deus, vivam para Cristo.
215 E se seu coração começar a se desviar, você sabe que existe alguma coisa que aconteceu; volte para o altar e diga: “Cristo, renove minha… a alegria da minha salvação. Dá-me esse amor que uma vez eu tinha; isto está escapando, Senhor. Há alguma coisa que eu fiz; faça-me santo outra vez.” Permaneça dizendo: “Ó, Senhor, nada eu poderia fazer; eu não posso parar com isso e tirar aquilo. Eu estou Te buscando para que Tu tires isso de mim, Senhor, e eu Te amo.”
216 E saia do altar uma nova pessoa em Cristo Jesus. Então você não terá que depender da sua igreja, depender do seu sacerdote, depender do seu pastor. Você está dependendo do Sangue derramado do Senhor Jesus: “Pela graça sois salvos.” Oremos.
217 Senhor, com ensinamentos tão fortes, é hora desta pequena igreja poder comer carne e não mais o leite da Palavra. Agora, nós temos estado por muito tempo no leite, dando ao bebê sua mamadeira. Mas nós temos que ter alimentos fortes, pois o dia está se aproximando. Tempos trabalhosos estão à mão, e mais problema no caminho. E nós sabemos que nunca haverá tempos melhores. Nós sabemos que estamos no fim; os tempos continuarão a piorar cada vez mais, até que Jesus venha de acordo com as Escrituras.
218 Não podemos prometer-lhes nada nesta vida. Mas na vida porvir, nós podemos prometer-lhes Vida Eterna através da Tua Palavra, se eles crerem no Filho de Deus e O aceitarem como sua Propiciação, como Aquele que se colocou no lugar deles, como Aquele que levou seus pecados. Conceda isto agora.
219 Que os incrédulos possam se tornar crentes. Que professantes de igreja, aqui, esta noite, aqueles que têm professado religião e simplesmente vivem na igreja, que eles possam receber uma experiência com Deus; que tal amor entre em seus corações, que eles chorem por seus pecados, morram para si mesmos, e nasçam de novo pelo Espírito Santo. Que sejam mansos e meigos e amorosos e cheios de alegria e bênçãos, vivendo tal vida, a ponto de serem tão salgados, que façam com que as pessoas que estão ao seu redor, tenham sede de ser como eles. Conceda isto, Senhor, pois nós o pedimos em Seu Nome.
E com nossas cabeças inclinadas:
220 Gostaria de saber, nesta noite, se há alguém aqui para dizer: “Irmão Branham, se eu fosse pesado na balança de Deus naquela época, eu nunca, nunca, nunca seria capaz de me encontrar nessa qualificação que você está falando esta noite. Eu quero que você se lembre de mim em oração, que eu mude minhas maneiras e Deus entrará e tirará esta insensatez de mim e me fará um verdadeiro Cristão.” Você levantaria sua mão para oração, como… se quiser? Deus te abençoe. Deus te abençoe, Deus te abençoe, aí atrás. Deus te abençoe. Deus te abençoe, senhor. Deus te abençoe, grande irmão. Deus te abençoe, irmã.
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos,
Céu e terra estão cheios de Ti,
Céu e terra estão Te louvando,
Oh! Senhor Altíssimo. Santo,…
Santo…
221 Enquanto você está pensando agora, orando, enquanto se sente convencido de que você tem estado errado e você quer estar certo, apenas levantaria sua mão, dizendo: “Deus, faça de mim o que eu devo ser.” Deus te abençoe, pequena dama. “Deus, faça de mim o que eu devo ser.” Deus te abençoe, irmão, irmã, você, você, você bem aqui. O dia está morrendo. Eu sei que é difícil, amigos, mas é melhor saber a verdade agora.
222 Agora, ore em silêncio.
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus… (Ele é santo por si só.)
… cheios de Ti,
Céu e terra estão repletos de Ti
Céu e terra estão Te louvando,
Oh, Senhor Altíssimo.
223 Pai Celestial, quando o sol se põe ao anoitecer, os pintarroxos se reúnem nas árvores com seus entes queridos. Os pássaros vão todos para os seus ninhos. As pombas voam para os fios, no alto, para que as cobras não as perturbem durante a noite; elas pousam ali e gorjeiam uma para a outra até que elas pegam no sono. O sol finalmente se põe.
224 Um dia nós vamos descer a essa hora; o pôr-do-sol vai acontecer. Eu não sei quando, Senhor. Mas esta noite, há pessoas aqui que estão convencidas de que elas têm estado erradas e elas querem vir a esse lugar, como veio a Lincoln quando ele estava morrendo, disse: “Vire meu rosto em direção ao pôr-do-sol.” E ele começou a orar: “Pai nosso que estás no céu…”
225 Como Moody no passado disse: “Esta é a morte? Este é meu dia de coroação.”
226 Oh, Eterno Pai, simplesmente receba-os neste momento. Pela fé, enquanto eles estão assentados ali, em seus assentos, Tu bateste em seus corações estando eles em seus assentos; esse é o altar deles. Esta é a hora para Tu recebê-los, agora mesmo. Tu disseste: “Aquele que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”
227 E um dia quando o sol estiver se pondo, esposa ou esposo estiver de pé ao lado da cama, o médico tiver ido embora… Oh, santo, santo, aquele belo e doce silêncio, simplesmente antes que o sol se ponha. Quando poderemos nos levantar e dizer:
Pôr-do-sol e Estrela do Entardecer,
E uma brilhante chama por mim;
E que não haja pranto na margem;
Quando eu zarpar para o mar.
228 Ó, Deus, conceda-lhes isto nesta hora, enquanto eles aguardam, esperando que a bênção de Deus venha sobre eles. Tira todo temperamento, todo o mundo fora deles e crie neles um coração novo. Tu disseste: “Eu tirarei o coração velho, e colocarei um coração de carne. E eu colocarei Meu Espírito nesse coração, e eles andarão nos Meus estatutos e guardarão Meus mandamentos,” porque é uma ordenança de amor e não de obrigação. É de amor e o amor nos constrange a fazer isto. É um dever de amor que nos constrange. É nosso dever seguir o amor. E eu oro, Deus, que Tu dês isto para cada coração que levantou sua mão esta noite.
229 E aqueles que não levantaram suas mãos, que eles possam agora, pela graça, levantarem suas mãos para Te aceitarem e serem cheios do Teu Espírito nesta maneira mansa, doce, quieta, humilde e serem cheios da graça, saírem daqui como pessoas transformadas. Como os pássaros cantarão diferente e como todos serão diferentes, depois desta hora!
Oh, Senhor Altíssimo!
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus da terra,
Céu e terra estão cheios de Ti,
Céu e terra estão Te louvando,
Oh, Senhor Altíssimo.
230 Agora, vocês, com suas cabeças inclinadas, vocês que levantaram suas mãos para serem lembrados em oração, vocês se sentem como se Deus tivesse falado com vocês de tal maneira agora, não por emoção, mas simplesmente algo bem no interior? Você se sente como se Deus tivesse te dado Vida Eterna? Você se sente como se estivesse saindo da igreja esta noite como uma pessoa diferente? Você levantaria suas mãos outra vez esta noite? Deus te abençoe, filho. Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe. Isto é certo. “Eu sairei desta igreja esta noite uma nova pessoa,” recém-nascida no Reino de Deus.
231 O que aconteceu? Eu sei que é uma ordem vir ao altar; esse é um altar Metodista… ou melhor, uma ordem Metodista. Isto foi estabelecido na igreja Metodista nos dias de João Wesley. Não foi nos dias da Bíblia: “Tantos quantos creram foram acrescentados à igreja.” Você pode crer onde quer que você esteja, fora no campo, fora em uma rua, em qualquer lugar. Em qualquer lugar, não faz nenhuma diferença, simplesmente tão logo que você aceite a Cristo como seu Salvador pessoal. É um ato do Espírito Santo que entra em seu coração. Quando vocês crêem Nele, O aceitam, vocês passaram da morte para a Vida e vocês se tornaram novas criaturas em Cristo Jesus.
Não passe de mim, ó meigo Salvador, (Agora, coloquem-se de pé.)
…meu humilde clamor;
Enquanto outros Tu estás a chamar,
Não passe de mim…
232 Agora, eu quero que o jovem e a dama, que eu percebo ser sua esposa, este que levantou sua mão, eu quero que você levante sua mão novamente lá atrás, filho, com o casaco vermelho, e a dama, pois eles aceitaram Cristo como seu Salvador pessoal. O jovem ali, em uma cadeira de rodas, aceitou a Cristo como seu Salvador, sentiu que Deus o salvou. E outros lá atrás que levantaram suas mãos, levantem-nas outra vez para que as pessoas possam olhar e ter companheirismo com vocês.
233 Apertem as mãos deles, alguém que esteja próximo a eles, diga-lhes: “Deus te abençoe. Bem-vindo ao Reino de Deus, meu irmão, minha irmã.” Companheirismo, é isso o que nós queremos. Deus abençoe… Cumprimentem este jovem aqui na cadeira. O Senhor esteja com ele. Isto é certo. Nós lhes damos boas-vindas ao companheirismo do Espírito Santo.
234 Se você não tem sido batizado ainda e deseja ser batizado, abra caminho e diga ao pastor sobre isto. O tanque aqui tem água nele agora mesmo, se você quiser ser batizado esta noite. Tudo está pronto. (Você teve um batismo de qualquer maneira? Qual é esse?) Mas o tanque está pronto, se qualquer pessoa quiser ser batizada. A Bíblia diz: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
235 Você O ama? Levante sua mãos. Oh, Ele não é maravilhoso? Você tem desfrutado deste Livro de Hebreus? Você o ama? Oh, maravilhoso! Agora, é correção. Oh, é severo e direto. Mas nós amamos isso; essa é a maneira que nós queremos tê-lo, eu não O teria de outra maneira.
236 Agora, você crê que Paulo teve autoridade para pregar isto desse jeito? Paulo disse que: “Se um Anjo viesse e pregasse qualquer outro evangelho, seria anátema.” Isto é certo? Então nós O amamos de todo nosso coração.
237 Agora, eu vou pedir ao pastor para vir aqui por apenas um momento, nosso preciosíssimo irmão, o irmão Neville e ele terá uma palavra para dizer-lhes. E agora, se o Senhor permitir, nós os veremos na quarta-feira à noite e faremos os preparativos para estar com o irmão Graham Snelling para uma noite congregacional e depois continuarmos com a pregação aqui, com o capítulo 7 e 8 nesta próxima quarta-feira à noite. Irmão Neville.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *