HEBREUS, CAPÍTULO 7 – 2ª PARTE
22 de setembro de 1957 (Noite)
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 Vos abençoe! Eu penso, primeiro, nós temos um bebezinho aqui, Doc me disse alguns minutos atrás, meu irmão, um irmão na carne, que queria…era para dedicação. E agora se essas mães têm seus pequeninos que elas querem dedicar ao Senhor, nós ficaremos contentes em tê-las agora mesmo. Venham, tragam seus pequeninos.
2 Agora, e muitas pessoas, elas, o que elas chamam, as batizam. A igreja Metodista faz, e eu creio que a Nazarena. Eu não tenho certeza. Não. Eu penso que foi isso que os separou, foi o batismo infantil. Os nazarenos e os metodistas independentes. Mas de qualquer maneira, alguns deles, eles fazem uma coisa e outra. Mas, e alguns deles derramam um pouco de água neles. Alguns os aspergem. E, mas nós sempre tentamos ficar simplesmente o mais próximos da Bíblia quanto sabemos como. Agora, não há Escritura na Bíblia para um bebê ser aspergido, nem há Escritura na Bíblia para qualquer pessoa ser aspergida. Não é uma coisa escriturística. É uma ordem da igreja católica.
3 Mas eles – mas eles fazem, trouxeram…Eles trouxeram bebezinhos a Jesus. E – e nós O representamos. Nós queremos fazer a mesma coisa que Ele fez. Ele colocou Suas mãos sobre eles e – e os abençoou, e disse: “Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais; porque dos tais é o Reino dos Céus.” E isso é o que nós continuamos a fazer aqui no tabernáculo, enquanto tentamos seguir a verdadeira Bíblia, caminho consagrado, da melhor maneira que sabemos.
4 Então agora, se aquela mãe, ou qualquer mãe trouxe seus bebezinhos para serem dedicados, enquanto a irmã Gertie toca “Traga-os Para Dentro”, ora, vocês os tragam até o altar. O Irmão e eu desceremos e dedicaremos os pequeninos ao Senhor. Correto.
Irmão Neville. (O Irmão Branham e o Irmão Neville dedicam os bebês. Espaço vazio na fita – Ed.)
5 Obrigado, irmã Gertie. Aquilo é muito bom. Quantos amam as criancinhas? Se você não as ama, há algo errado com você, há algo errado.
6 Agora, esta noite, agora para entrar no restante dos cultos. Nós…a razão pela qual eu desci novamente esta noite. Geralmente nestes dias quando temos cultos de cura, eu só consigo cerca de um por dia, porque isso me abala muito. Vocês nunca sabem isto. E aqui em casa é duas vezes pior do que em qualquer outro lugar.
7 E eu estava me desculpando por ter cometido tal erro como cometi com isso esta manhã. Mas a primeira coisa que me contrariou, foi quando Billy veio me dizer que não pôde encontrar pessoas suficientes para distribuir os cartões de oração. Ele só pôde distribuir cerca de doze ou catorze. E ele tinha um…ninguém queria cartões de oração. Eu acho que tudo estava bem. E então, por isso, eu nunca pensei…e então quando eu comecei a chamar aqueles cartões de oração, eu pensei que conseguiria todos os dez ou doze, ou mais que estivessem aqui dentro. Os chamei. Eu cheguei a um certo número, algo, e não responderam. E eu chamei. Não responderam. E eu nunca pensaria nisto até a senhora Woods me chamar. Ela disse: “Irmão Branham, Billy toma os cartões e os embaralha, e simplesmente os distribui. Ele pode ter aquele numero três,” (não foi?) “numero três em seu bolso.”
8 Seguro, ele geralmente distribui todos os cinquenta. Quando ele os traz perante as pessoas, ele simplesmente os embaralha. Então todos…não se diz: “Dê-me o numero um.” Ou nós podemos não começar com o numero um. Nós podemos começar com o numero cinquenta, você não sabe, e voltar. Nós podemos começar no oito e seguir adiante. Podemos começar no vinte e seguir adiante. Nós não sabemos. Mas ele simplesmente os embaralha e os distribui às pessoas quando elas os querem. E não pensando nesta manhã, eu posso ter chamado quatro ou cinco a mais, e eles não estavam ali dentro, porque isso pode ter sido acima na casa dos vinte ou trinta em algum lugar, veja você. E, então, mas o Senhor resolveu, mas isso simplesmente não tem a – a pressão verdadeira para isso, como tem longe de casa. Eu posso nunca tentar isso – tentar isso de novo.
9 Mas, aqui há não muito tempo atrás, eu pedi ao Senhor se Ele nos desse uma boa reunião, que eu prometia que eu – eu não mais pediria aquilo a Ele, porque tem sido uma coisa muito difícil. E é contrária à Escritura. Vêem? E se você…Isso é o que torna isso difícil para mim. Porque, sabendo disso, isso me dá uma – uma derrota, para começar. Vêem? Estou derrotado para começar.
10 Contudo, alguém telefonou para alguém nesta tarde. A senhora Woods foi chamada por alguém. E disse, que: “Alguém na igreja foi chamado nesta manhã, sobre um homem que estava muito, muito doente, que veio a Cristo nessa tarde, mais tarde.” Que o – o homem que estava muito doente veio a Cristo.
11 E outra coisa, a senhora Woods me disse que eu falei com sua irmã, uma irmã mais velha, que eu realmente estive em sua casa outro dia e jantei com ela, ou ceei com ela, lá em Kentucky. E o Deus Poderoso sabe que eu não reconheci aquela mulher. Vêem? Correto. Simplesmente…visões são soberanas. Nós nunca sabemos como elas ocorrerão ou o que vai acontecer. É com Deus, e o que – o que vai acontecer. Mas eu sei, esperando por elas, esperando por lá.
12 E outro dia quando esta garotinha estava aqui dentro, estava suposto que tivesse discernimento, o que eu, não…veja, se Deus fosse dar aquilo para o mundo todo, estaria tudo bem; mas se fosse, seria contrário ao que Ele me disse do outro lado da rua aqui, veja você, uns poucos anos atrás. E nós queríamos estar seguros de que estava correto, e deixar a igreja, sendo que isto estava aqui, ver isso. E então eu chamei aquela senhora Snyder. Irmã Snyder. Ela está aqui em algum lugar. Ela simplesmente tem a audição um pouquinho difícil. E a pequena senhora falou baixo, e disse: “Você tem reumatismo,” ou artrite, algo assim.
13 O que eu sabia que era um quadril quebrado. E então…e então o Espírito Santo trouxe aquilo nesta manhã. Vêem?
14 Agora, o que é? É um dom divino, e isto funciona em Sua soberania. Mas o que faz isso tão difícil aqui na cidade, honestamente, eu – eu fico confuso, o tempo todo, orando pelos enfermos aqui. Ou – ou…eu vou, digo às pessoas isso. Eu vou, digo: “Agora o Senhor te curou. Jesus te curou quando Ele morreu por você, há mil e novecentos anos atrás. Bem ali você foi curado. Agora, no que diz respeito a Deus, no que diz respeito a Cristo, você foi curado, mil e novecentos anos atrás. Sua enfermidade foi embora. Isto requer sua fé para fazer isto.
15 E então aquela pessoa pode sair e não melhorar. Então a pessoa vem e diz: “O irmão Branham me disse que estou bem.” Vêem? Eu estou te dizendo o que Deus disse.
16 Agora, quando é falado diretamente à pessoa, diretamente: “É ASSIM DIZ O SENHOR”, sobre uma certa coisa que irá acontecer. Aquilo vai provar para você bem ali que a sua cura já está garantida. Sua fé a tem selado. Vêem? A promessa é sua. Não é a minha palavra. É a Palavra de Deus, que você já está curado. Vêem? Mas você simplesmente…de alguma maneira ou outra, eu – eu simplesmente não posso fazer com que isto infiltre no povo aqui em Jeffersonville. Eu – eu simplesmente não posso fazer isso acontecer. Eu sei. Eu tentarei explicar isso simplesmente da melhor maneira que eu posso, e isso simplesmente – isso simplesmente não acontecerá. É tudo. Eu digo…
17 Aqui, não muito tempo atrás, eu fui a um lar, a um homem, e o homem estava morrendo. E eles me chamaram: “Venha, ore por ele. O médico disse que ele não viveria até a manhã.”
18 Eu entrei. E o jovem me disse: “Senhor Branham, eu não quero morrer.” Ora, certamente o jovem companheiro não queria. Ele tinha uma família de dois filhos ali.
19 Bem, eu desci. Eu disse: “Agora, veja, quem é seu médico? Ele me disse. Eu disse: “Agora, o médico deve ter di to que você ia, você ia morrer, mas Deus não disse ainda que você vai morrer.” Eu disse: “Agora, de acordo com a Bíblia, você já está curado, porque Jesus morreu pela sua cura.”
20 Ele disse: “Você crê que eu vou ficar bom?”
21 Eu disse: “Eu absolutamente creio.”
22 Bem, se eu fui orar por um homem e não uso essa classe de fé, crer por ele; se eu for: “Oh, não, não, se o médico disse que você vai morrer, você vai morrer. Aquilo estabelece isto agora.” Ora, não seria essa uma pessoa que viria orar pelo enfermo? Eu não iria querer aquela pessoa em minha casa, para orar por mim. Eu quero alguém que, mesmo se visse isto, ou não, ele tomaria a fé e permaneceria na promessa por mim. Correto. E eu disse…ele…
23 Nós fomos e tivemos uma oração. Eu disse: “Agora seja corajoso.”
24 Ele disse: “Você quer dizer que eu vou ficar bom?”
25 Eu disse: “Ora, seguro. A Palavra de Deus disse que você vai ficar bom. Veja: ‘Se tu puderes crer, tudo é possível.’”
26 Ele disse: “Tudo bem, eu crerei Nisto.” E saiu e disse aquilo à sua esposa.
27 “O homem está morrendo, não está?”
28 “Sim, ele está.” E então no dia seguinte, o homem morreu, ou uns dois dias após aquilo.
29 Então esta mulher sai e começa a beber e se portar mal. E um dos diáconos, eu creio que foi, desta igreja, foi à mulher e lhe perguntou se ela retornaria e voltaria à igreja. Ela disse: “Eu não creria em ninguém. O pregador Branham entrou aqui e orou por meu esposo, disse que ele ia viver e ele morreu dois ou três dias depois.” Disse: “Eu não creria.” Agora ela está morrendo. Correto.
30 Mas, de qualquer maneira, veja você, isto simplesmente vai mostrar que as pessoas não prestam atenção no que você está dizendo. Vêem? Certamente. Se eu orei por uma pessoa, e eu – eu digo às pessoas que elas vão viver. Eu creio que elas vão viver. Mas, não importa, se minha palavra fosse absolutamente ASSIM DIZ O SENHOR, e você descresse d’Ela, você morreria de qualquer maneira. Certamente. Aqui está o ASSIM DIZ O SENHOR, e muitos deles O recebem e morrem. Muitos deles vão para o inferno, quando, ASSIM DIZ O SENHOR, você não tem que ir. Está correto? (A congregação diz: “Amém.” -Ed.) Seguro. Vêem? É o que…É tudo baseado em sua fé.
31 O irmão Collins, eu não penso que ele esteja aqui nesta noite. Mas ouvindo-o nesta manhã, ele deu a mais notável palestra sobre isso. Vêem? Vêem? Ele deu. Ele disse: “Agora, a mesma fé que você tem aqui em cima, você vai ter que ter lá fora. Porque, é sua fé individual, não na sua denominação, mas em Cristo. Você tem que ter aquela fé.” Aquilo é exatamente certo. Absolutamente.
32 E a cura divina é baseada na sua fé. Mas de acordo com a Palavra de Deus, ASSIM DIZ O SENHOR, que toda pessoa foi curada quando Jesus morreu no Calvário: “Ele foi ferido pelas nossas transgressões, pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Correto? Nós fomos. A Bíblia diz: “Você foi curado.” Assim não encontre falha em mim, eu sou simplesmente um pregador da Palavra. Você vá dizer a Deus que Ele falou algo errado e Deus lhe dirá onde está sua fraqueza então. Vêem? Assim, é a sua fé. Jesus disse: “Se creres. Se creres.”
33 Agora, quando você ouve que Espírito Santo tem confirmado sua fé e a solidificado, e dito: “ASSIM DIZ O SENHOR, ‘Amanhã a esta certa hora, você terá uma certa coisa. Certa coisa irá acontecer. Será bem aqui de certa maneira, e você encontrará uma certa coisa aqui. Aquilo será um sinal para você.’” Agora, você observe aquilo. É uma obra acabada, bem aqui agora.
34 Mas quando vem a dizer cura divina, eu tenho que pôr a cura divina na mesma base, daquela maneira, da salvação. Cada um de vocês, não importa o que você tenha feito, você tem estado salvo desde que Jesus morreu, porque Ele morreu para tirar os pecados do mundo. Mas isto nunca te fará nenhum bem até que você pessoalmente aceite e experimente isso. Mas até os seus pecados, eles já estão perdoados. Correto. Ele…“Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.” Vêem? Ali está você. Agora lembre disto.
35 Agora, eu sei que em ensinamento, nas Escrituras, nós somos uma congregação mista. E muitas vezes neste Livro de Hebreus, que é um Livro um tanto profundo…Eu vou ter que deixá-lo por um momento agora. Eu vou tentar terminar a ultima parte do capitulo sete nesta noite.
36 E agora, há muitas perguntas em suas mentes, sem dúvida. Muitos de vocês têm perguntas, e eu teria, também. Agora, a próxima vez, o Senhor permitindo, quando eu entrar…
37 Eu estou indo para Michigan agora. E então, de Michigan, eu estou indo para o Colorado. E do Colorado, à Costa Oeste. Agora – agora, quando chegarmos, o Senhor permitindo…Agora, eu não sei. Se eu não estiver em Chicago, domingo, eu devo estar de volta aqui para o próximo domingo à noite.
38 Agora nós estamos segurando o pastor fora do púlpito aqui por cerca de seis semanas, tudo por causa deste – deste – deste, este Livro aqui. Vêem? Agora nós…Eu não gosto de fazer isso. O Irmão Neville é um irmão amável, doce, gentil. E eu estou certo que esta igreja ama o irmão Neville.
39 Por falar nisso, enquanto estou falando, alguém, ao redor desta região, em algum lugar, é culpado de escrever alguns cartões para tirar o irmão Neville deste púlpito. Você vai ter que acertar isso comigo. Uh-huh. Correto. Uh-huh. Sim, sem dúvida. Agora, eu quero que você…Disse que o dia-…algo sobre a junta de diáconos. A junta de diáconos não tem uma só coisa a ver com esse pastor. Não, senhor. A congregação, por completo, tem toda a autoridade. Não é…Uma junta de diáconos é somente o policial aqui nesta igreja, simplesmente para manter a ordem e assim por diante. Mas quando se trata de regras a igreja por inteiro tem que dizer assim. Esta igreja está edificada sobre a soberania da igreja local. Então, eu não tenho nada a dizer sobre tirar este pastor, ou colocar outro. Eu possuo a propriedade. Foi doada à igreja. Todos vocês são a igreja. São vocês que a controlam. Você é a igreja, você mesmo. E a Igreja, a santa Igreja de Deus é a soberania do Espírito Santo nessa Igreja. E a única coisa que eu faço é possuir a propriedade, doá-la a esta igreja, como dar para uma igreja, e é livre de impostos. E a igreja elege seus próprios pastores. Eu não tenho nada a ver com isto. E a única maneira pela qual este pastor poderia sair, seria o pastor decidir por si mesmo sair, ou a maioria dos votos da igreja teria que dizer: “Troque o Pastor.” É a única maneira. Nenhuma junta de diáconos pode fazer isto. A junta de diáconos somente mantém a ordem e as coisas na igreja.
40 Os administradores, eles não têm nada a ver com isto, só consertam a igreja. E eles não podem fazê-lo até que haja um…toda a junta de administradores se reúna e diga: “Nós construiremos isso, ou nós faremos aquilo.” Então eles têm que perguntar aos tesoureiros se eles têm o dinheiro para fazer aquilo. Sim, senhor.
41 Mas se há alguma reclamação contra qualquer membro, se um membro tem uma reclamação contra outro, ou algo errado; você está suposto a ir até aquele irmão, você mesmo; e falar com ele, você e ele sozinhos. Então se eles não receberem isto, então a próxima coisa que acontece, você toma um dos diáconos ou alguém, e vai com você àquele irmão. Então se ele não te receber, então você vem e conta à igreja. Então se a igreja…então se ele não receber a igreja, então a Bíblia diz: “Considere-o como o um gentio e um publicano.” Correto.
42 E qualquer pessoa que conheça uma pessoa culpada, e você não vai a ela e fala, então você é a parte da igreja de Deus que vai responder por aquele pecado. Correto.
43 E se qualquer pessoa então tem uma – uma reclamação contra um diácono, ou contra o diácono ou alguém na igreja, isto requer três pessoas. Três pessoas viriam e diriam, testemunhariam, a boca de duas ou três testemunhas. Venha e diga ao pastor que há uma queixa contra um diácono. Então se há uma queixa contra um diácono, o diácono não é um – um homem justo, um – um homem perfeito. Ele deve sustentar o oficio de um diácono, irrepreensível, e então encontrar-se irrepreensível. E se aquela congregação descobrir que aquele diácono não está sustentando aquele oficio, ele toma três com ele e leva isto ao pastor. É pedido àquele diácono que fique em casa durante a noite. E então o pastor da…vem e reúne a congregação, dá a queixa. E se a congregação votar para que o diácono continue, o diácono continua. Se ele com-…votar para que o diácono seja dispensado, eles elegem um novo diácono naquela mesma noite. Vêem?
44 No entanto, nenhuma pessoa tem nada a fazer nisso. É a maioria das pessoas. Sim, senhor. Se vinte votarem por ele, e vinte e um votarem contra ele, ele sai, ou, vice e versa. Vêem? Essa é, é a soberania da igreja local e, então, cada um dos membros tem uma palavra na igreja. Qualquer coisa que aconteça errado, então eles podem se reunir, e a única coisa que eles têm a fazer é estar perante Deus que eles estão absolutamente cientes que nada impede o movimento da igreja.
45 Mas a total e completa autoridade da igreja é o pastor. Leia isso na Bíblia, veja se não é ordem da Bíblia. É exatamente certo. Não há ninguém acima do ancião. Eu não tenho nada a ver com o que o irmão Neville faz aqui. É com vocês e o irmão Neville. Se o irmão Neville quisesse pregar a doutrina das Testemunhas de Jeová, é com ele e vocês. Vêem? Se ele quisesse pregar qualquer coisa que ele quisesse, aquilo é entre vocês e ele. É tudo. Se a congregação votar por ele ali, para pregar aquilo, está tudo certo. É com ele.
46 A única coisa que eu faço, simplesmente é possuir a propriedade. E se alguma outra coisa acontece, que seja como tirar o pastor, e eles querem tomar um voto naquilo, você não poderia pedir a um diácono para fazer aquilo. Você viria e me pediria. Eu desceria, diria: “Se você quer tirar o pastor, diga-me porquê. Ele fez alguma coisa?”
47 “Sim, nós o pegamos bêbado. Ou, nós o pegamos fazendo isto, ou fazendo algo que não era correto.”
48 “Vocês têm três testemunhas disto?”
49 “Sim, nós temos.”
50 As testemunhas devem ser provadas primeiro. “Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas, e que sejam elas provadas primeiro; contra um presbítero.” Então você tem que afirmar isso, que você viu isso; e provar, que você viu isso.
51 E então, se você viu, então aquele pecado é repreendido abertamente, que: “Está errado.” Então dizer: “Congregação, vocês querem trocar seu pastor?”
52 E se a congregação votar: “Perdoe-o, e deixe-o seguir ainda,” esta é a maneira que deve ficar. Vêem? Essa, não é essa a maneira clara de se conduzir uma igreja? Isso é o que a Bíblia diz. Nós não temos bispos e supervisores e juntas e assim por diante, tira este e obtenha um punhado de autoridade. Não há ninguém que tenha autoridade aqui senão o Espírito Santo. Correto. Ele faz o movimento. E nós O tomamos como a maioria do povo, a maneira que o povo segue.
53 E então se um lado quer fazer isso e o outro lado quer fazer aquilo, e o lado vence. O lado perdedor, o que fazer acerca disso? Juntar-se bem ali com o resto deles, dizer: “Nós estávamos errados, então. Nós seguiremos; porque o Espírito Santo tem feito essa escolha.” Vêem? É exatamente certo.
54 Como os Democratas e Republicanos, enquanto permanecermos como uma democracia, como americanos. Se os Democratas estão no poder, os Republicanos deveriam avançar com eles; Republicanos no poder, os Democratas avançam. Vêem? É exatamente o que nos faz uma nação. Sempre que quebramos aquilo, nós quebramos nossa democracia. Correto. Os Democratas dizem: “Eu não vou fazer nada; os Republicanos estão no poder.” Então nós caímos. Eu sou de Kentucky: Juntos permanecemos de pé, e divididos caímos.
55 Agora, se há qualquer coisa errada na igreja que você alguma vez ficou sabendo, algum indivíduo ou alguma pessoa ou algo, você está compelido pelo dever e responderá perante Deus se você não esclarecer aquela coisa; vocês, na igreja. Agora, recordem, não está em meus ombros. Está no de vocês. E qualquer coisa errada na igreja, Deus te fará responder por aquilo. Correto. Essa é a maneira pela qual Ele dirige Sua igreja. Essa é a maneira que está na Bíblia. Essa é a ordem da Bíblia. Essa é a soberania da igreja local. O Pastor é a cabeça. Correto. Amém.
56 Agora, vindo a esta abençoada, velha Mensagem aqui. Vocês, agora eu quero que vocês saibam disso. Isto é gravado em fita, recordem, esta Mensagem. E as gravações de fitas da igreja, as ordens e regras da igreja, estão na gravação da fita. Aquilo está de acordo com a Bíblia. Nós não dirigimos isto; não há ninguém na cabeça. Não. Todos, nós somos todos iguais. Mas, nós temos um líder, esse é o pastor, enquanto ele for dirigido pelo Espírito Santo. Verdade. Correto.
57 Agora, aqui dentro, vai haver muitas perguntas, assim da próxima vez que eles derem…E o irmão Neville colocar no rádio que eu vou estar aqui, vocês escrevam suas perguntas, assim vocês e eu podemos fazer um rebuliço com isso juntos. Vocês escreverão? Correto.
58 Eu sei que já ensinei sobre a perseverança dos santos, eu já ensinei sobre a deidade suprema de Jesus. Eu já ensinei sobre a segurança do crente, e preordenança, predestinação, e muitas daquelas coisas. As quais, eu sei, em minha congregação há muitos legalistas, o que é perfeitamente correto. Absolutamente. Mas, agora, as coisas, eu sou um legalista, também, e eu sou um Calvinista. Eu simplesmente creio na Bíblia. É tudo.
59 Agora, se algumas daquelas, perguntas. E eu já ensinei sobre evidências, sensações, e assim por diante, e todas aquelas coisas com as quais você pode ter discordado. Assim, uma dessas noites, talvez…vamos fazê-lo…
Você está com muita pressa de voltar aqui em ­­cima? (O Irmão Neville diz, “Não.”- Ed.)
Vamos fazer isso na quarta-feira à noite, esta próxima quarta-feira, então eu – eu penso que eu – eu posso ter aquilo então. Traga sua pergunta na quarta-feira à noite, deixe-a aqui na plataforma, e a pergunta sobre a Bíblia, correto, do que tenho estado ensinando agora. E quarta-feira à noite. E então no próximo domingo, então, eu penso que eu – eu tenho que estar em Chicago, de qualquer maneira. E de lá eu estarei indo para Michigan. Se o Senhor permitir, eu estarei aqui na noite de quarta-feira, para tentar responder a pergunta da melhor maneira que eu puder. E agora o Senhor seja misericordioso.
Agora vamos inclinar nossas cabeças, só por um momento.
60 Agora, bendito Senhor, esta é a Tua grande economia. É Tua igreja. És Tu, Senhor, que estás movendo, e nós queremos nos mover enquanto o Espírito de Deus nos move. E nós oramos agora que Tu nos abençoes. E enquanto ensaiamos esta Mensagem, e descemos a essas coisas profundas, nós oramos que o Espírito Santo as revele a nós no momento exato que temos necessidade. Pois pedimos isso em Teu Nome. Amém.
61 Agora, oh, eu…Este Livro de Hebreus, eu valorizo como um dos grandes Livros.
62 Um pouco mais tarde, pode ser que eu tenha…indo para o estrangeiro; o que, se Deus permitir, eu estarei fazendo brevemente. Eu tenho que ir para a África conforme uma visão. Eu penso que nunca prosperarei muito em minhas reuniões até ir para a África e cumprir aquela visão. Agora, então, aquilo será provavelmente em algum tempo na próxima primavera.
63 Mas no intervalo daquele tempo, eu quero tomar mais um livro do Livro de Hebreus, que é, o capítulo 11 de Hebreus, e ficar cerca de uma semana naquele capitulo 11, e tomar cada uma daquelas características, ou melhor, personagens, e apresentar sua característica. Vêem? “Pela fé Noé”, então tomar a vida de Noé. “Pela fé Abraão”, então tomar a vida de Abraão. “Pela fé, Abel”, então tomar a vida de Abel. Vêem? E trazer isso abaixo. Vocês gostariam daquilo? (A congregação diz: “Amém.” – Ed.) Oh, aquilo seria, tomar a Bíblia inteira então. E então nós tentaremos aquilo, talvez, um ou outro, digamos uma semana ou dez dias de reuniões, simplesmente uma reunião após a outra, de uma maneira reavivada, algum tempo por volta dos feriados de Natal, ou algo assim, se o Senhor permitir.
64 Agora, no capitulo 7 do Livro de Hebreus, nós encontramos este grande Personagem. Quem pode me dizer qual era Seu Nome? (A congregação diz, “Melquisedeque.” – Ed.) Melquisedeque. Agora, quem era este Melquisedeque? Ele era o sacerdote do Deus Altíssimo. Ele era o Rei de Salém, que era o Rei de Jerusalém. Ele não teve nenhum pai, ou Ele não teve nenhuma mãe. Ele não teve um tempo em que Ele nasceu, ou Ele nunca terá um tempo em que Ele morrerá. Agora, nós encontramos que aquilo tem que ser Eterno.
65 Nós encontramos que a palavra para sempre significa “um espaço de tempo.” Você ainda se lembra daquilo? (A congregação diz: “Amém.- Ed.) Um espaço de tempo, é para sempre e sempre. E para sempre é testemunhado, muitas vezes, na Bíblia como “um – um espaço de tempo.”
66 Mas, Eternidade, e há somente um tipo de Vida Eterna, nós encontramos. Está isto correto? Deus tem aquela Vida Eterna, sozinho. Está isto correto? Somente um tipo de Vida Eterna. Não há tal palavra como “punição eterna.” Porque, se você for punido pela Eternidade, você tem que ter Vida Eterna. Para ser punido eternamente, você teria que ter o Eterno. E se você tem Vida Eterna, você não pode ser punido, vejam, se você tem o Eterno. “Aquele que ouve as Minhas Palavras, e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna.” Está correto? Vida Eterna, porque você crê. Bem, se você tem Vida Eterna, você não pode ser punido, porque você tem Vida Eterna. Assim, então, se você vai sofrer no inferno para sempre e sempre, você tem que ter Vida Eterna.
67 Mas, agora, eu creio que a Bíblia ensina um inferno ardente literal. A Bíblia ensina aquilo, que os pecados e transgressões serão punidos, para sempre e para sempre. Aquilo não é Eternidade, agora. Aquilo talvez seja por dez bilhões de anos. Pode ser por cem bilhões de anos, mas em algum tempo aquilo tem que ter um fim. Pois, tudo que tem um começo, tem um fim. E essas coisas que não têm começo, não têm fim.
68 Você recorda aquela lição agora? (A congregação diz: “Amém.” – Ed.) Como nós voltamos e encontramos que tudo que teve um começo foi pervertido, vejam, uma perversão do principal. E, finalmente, isso termina de volta a uma Eternidade. E então todo inferno, todo sofrimento e toda memória de tal, serão banidos pela Eternidade. Tudo que começa, finda.
69 E este Melquisedeque não era Jesus, pois Ele era Deus. E o que fez Jesus e Deus diferentes, que, Jesus era o tabernáculo onde Deus habitava. Vêem? Agora, Melquisedeque. Jesus tinha ambos, pai e mãe. E este Homem nunca teve pai ou mãe. Jesus teve um começo de vida e Ele teve um fim de vida. Este homem não tinha pai, nem mãe, nem começo de dias ou fim de vida. Mas, Ele era a Mesmíssima Pessoa, era. Melquisedeque e Jesus eram Um; mas Jesus era o corpo terreno, nascido e formado segundo o pecado. O próprio corpo de Deus, Seu próprio filho, nascido e formado segundo o pecado, para tirar o ferrão da morte, para pagar o resgate e receber filhos e filhas para Si. Você captou? Aquela é a razão pela qual Ele teve – Ele teve um começo, Ele teve um fim.
70 Mas este corpo perfeito, em comemoração, como – como o penhor da nossa ressurreição, Deus não permitiria àquele corpo santo ver corrupção, porque Ele Próprio o criou. E o fez nascer, e o ressuscitou, e o assentou à Sua mão direita.
71 E, hoje, o Espírito Santo que ressuscitou aquele corpo está aqui na Igreja. Bendito seja o Nome do Senhor! E manifestando os mesmos milagres e poder. E algum dia este Espírito Santo, que está na Igreja, gritará e levantará, e se receberá nesta forma de corpo que está assentado à mão direita da Majestade de Deus, para fazer intercessões por nós pecadores. E Lá nós estamos perfeitamente protegidos do pecado. Não que nós não pecamos; mas protegidos do pecado, na presença de Deus. Porque, há um sacrifício Sangrento posto entre mim e Deus, entre você e Deus. Essa é a razão pela qual Ele disse: “Um homem que é nascido de Deus, não comete pecado, ele não pode pecar.” Pois, se você é nascido de novo, o verdadeiro Espírito Santo que viveu naquele Corpo vive em você. E Ele não pode pecar; o sacrifício está posto perante Ele. Então se você voluntariamente o faz, mostra que é impossível a você estar dentro daquele Corpo. Amém. Esse é o Evangelho. Ali está Ele.
72 Todavia, veja você, Ele não contradiz nenhuma das Escrituras. Ele liga as Escrituras. Vêem? “Seria impossível àqueles que uma vez foram iluminados.” Ali é onde nós teremos minhas perguntas. Pois, simplesmente as tragam, é assim que nós queremos.
73 Agora notem. “É impossível que aqueles uma vez foram iluminados e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, pois assim de novo crucificaram o Filho de Deus, e O…e O expuseram ao vitupério.” Eles não poderiam fazer aquilo.
74 Então você segue em Hebreus 10, onde diz lá: “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade.” E o que é o pecado? Incredulidade.
75 Se você deliberadamente vê o Espírito Santo fazer as coisas que Ele fez bem aqui nesta manhã, e vê que Cristo é ressuscitado dos mortos, e Ele está vivendo em Sua Igreja e entre Seu povo, e você voluntariamente O rejeita, é impossível a você alguma vez vir a Deus, porque você tem blasfemado o Espírito Santo.
76 Jesus disse as mesmas coisas, quando Ele estava fazendo aqueles milagres.
77 Eles disseram: “Ora, Ele é Belzebu, Ele é um adivinho. Ele é um diabo.”
78 Jesus Se virou, e disse: “Eu os perdoarei por isso. Mas quando o Espírito Santo vier e fizer isso, falar uma palavra contra Ele nunca será perdoado neste mundo ou no mundo que há de vir. Porque vocês têm chamado o Espírito de Deus que estava n’Ele, de ‘Um Espírito impuro.’”
79 Então, se nós pecamos voluntariamente, se nós pecamos, descremos voluntariamente. Não depois que recebemos a verdade, tendo sido nascidos de novo; não poderíamos pecar então. Um pecador não pode cometer o imper…Um cristão não pode cometer o pecado imperdoável. Ele não pode fazer isso. É o ímpio que o faz. É o crente manufaturado, não o crente.
80 Aqueles rabinos judeus, oh, eles pensaram que eram formais e eles tinham D.D.s e Ph.D.s. eles pensaram que eles tinham tudo costurado em uma sacola, mas eles eram os piores dos pecadores. Oh, eles devem…Você não poderia pôr uma mão sobre eles, em suas vidas. Eles eram limpos, morais e justos, daquela maneira. Mas eles eram descrentes.
81 E você toma a palavra pecado e encontra o que ela significa. A palavra pecado significa “incredulidade.” Há somente duas facções, que são, um crente ou um incrédulo. Aquilo é, uma pessoa justificada ou um pecador. É tudo. Se você é um incrédulo, você é um pecador; não importa quão bom você seja, o quanto você vá à igreja, ou mesmo se você é um pregador. Você ainda é um incrédulo.
82 Aqueles fariseus eram pregadores, e eles eram incrédulos, e estão no inferno hoje por isso. Simplesmente tão religiosos quanto podiam ser, e pios, mas eles não creram Nele. E eles O chamaram de “um diabo”, e contestaram Sua Palavra. E alguns deles disseram: “Se Tu és, agora desça da cruz. Manifeste um milagre. Deixe-nos Te ver fazer isto.” Um O golpeou na cabeça com uma vara, e disse: “Profetiza e nos diga quem te bateu, você um profeta, e nós creremos em você.” Vejam, incrédulos! Eles fazem crer que são crentes, mas eles eram incrédulos, degenerados, separados, embora fossem santos e pios.
83 Ainda, aquela é a mesma coisa que permanece hoje. Homens e mulheres podem ir à igreja e terem a cara limpa, e serem pios o quanto possam ser, e nunca mentirem, roubarem, e tentarem viver sua religião o melhor que eles podem. Mas, a menos que sejam crentes, eles estão perdidos. Assim não há traço de legalistas na Bíblia. O Calvinismo é…Graça é o que Deus fez por você, e obras é o que você faz para Deus. É absolutamente separado.
84 Se você parou de mentir, parou de fumar, parou de roubar, parou de cometer adultério, parou tudo, acabou com tudo, guardou os mandamentos, e foi à igreja, batizou todo Domingo, tomou a comunhão, lavou os pés dos santos, fez tudo, curou os enfermos, e fez todas estas outras coisas, a menos que você seja nascido do Espírito de Deus, eleito, você está perdido. “Não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que se compadece.”
85 Esaú tentou seu melhor para se tornar um cristão, e não pôde fazê-lo. A Bíblia diz que ele chorou amargamente, buscando um lugar para se arrepender e não pôde achar. Antes mesmo dele nascer, Deus o condenou, porque Ele sabia que ele era um rábula [Aquele que advoga sem diploma – Trad.] podre em seu coração. Deus por pré-conhecimento sabia disso. Ele disse: “Eu amo a Jacó e aborreço Esaú.” E Esaú parecia um cavalheiro. Ele ficou em casa, cuidando de seu velho e cego papaizinho, alimentou o gado e tudo, era um bom garoto.
86 E Jacó era o garoto da mamãe, pequeno velho contador de estória efeminado. Aquilo é o que ele era. Vocês têm que admitir. A Bíblia admite, traz isso. Corre ao redor, fazendo tudo. E – e, mamãe, ficava por ali com a mamãe. Mas, não obstante, Jacó, com todos os seus altos e baixos, e suas maneiras efeminadas, ele ainda tinha respeito por aquela primogenitura. Essa é a tônica.
87 Esaú era duas vezes mais cavalheiro que Jacó. Se nós tivéssemos que julgá-lo hoje, para ser um membro de nossa igreja, você tomaria Esaú, de mil a um, se você não o conhecesse. Mas Deus tomou Jacó.
88 O que você faria com São Paulo, se ele quisesse ser um ministro? Um pequeno, velho judeu com nariz aquilino, e uma boca para os lados, protestando o tempo todo, e como ele vai separar a igreja. Ele vai fazer tudo. Você pensaria que ele cometeu o pecado imperdoável. Mas Deus disse: “Ele é meu servo.”
89 Deus toma homens e os faz diferentes, não homens tomando Deus e se tornando diferentes. Deus toma o homem e o faz diferente. Não é o que você faz, o que você deseja, o que você pensa. É o que Deus faz. Ali está você. E essa é a história.
90 Agora, este grande Melquisedeque, que história sobre Ele aqui! Nós queremos ler um pouquinho, este tipo. Nós tivemos que passar por isso tão depressa. Nós vamos começar aqui atrás em uma certa parte da Escritura, e nós vamos começar perto do versículo 15.
E muito…mais manifesto: que ali…é ainda se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote.
91 Agora, Melquisedeque era um sacerdote. Era? Aqui está o que Ele era. Nós encontramos que Deus, no inicio, era uma grande fonte de Espírito. Está correto? (A congregação diz: “Amém.” – Ed.) Ele não tinha lugar de nascimento. Ele não tinha lugar para morrer. Ele não tinha começo de dias. Ele não tinha fim de anos. Ele era simplesmente tão Eterno quanto a Eternidade É Eterna. Ele nunca nasceu. Ele nunca morreu.
92 E ali dentro, nós encontramos que, Ele tinha sete variedades de Espírito. Está correto? A Bíblia diz, em Apocalipse, que, “Os sete Espíritos perante o Trono de Deus.” Está correto? (A congregação diz, “Amém.” – Ed.) Os sete, múltiplos, sete Espíritos. Nós encontramos, há sete cores. Há sete eras da igreja ali. Oh isto simplesmente corre. Sete é completo, e Deus era completo. E sete Espíritos, e aqueles Espíritos eram perfeitos. O primeiro era da cor vermelha; amor perfeito, redenção. E como, se nós tivéssemos tempo, para dar aquelas cores, e mostrar que cada uma daquelas cores representa a pureza de Deus. Amém. Aquelas cores, há sete cores naturais, aquelas cores representam a pureza de Deus. E a…Aquelas cores representam os motivos de Deus, a atitude de Deus. Aquelas sete cores, elas representam sete eras da igreja, sete estrelas, sete anjos. Através de toda a Escritura, sete ministros, sete mensageiros, sete mensagens, tudo nos sete. Sete dias, seis dias, e o sétimo é o sabático; perfeito, completo. Oh, é lindo, se nós simplesmente tivéssemos tempo para cavar dentro disto e trazer isto fora, essas cores!
93 Tome a cor vermelha. Nós tomamos a primeira cor, é a vermelha. O que é o vermelho? Vermelho é um sinal de perigo. Vermelho é um sinal de redenção. E você olha o vermelho através do vermelho, que cor é? Branco. Correto. Assim quando o Sangue vermelho foi derramado, para cobrir o pecado vermelho; Deus, olhando através do Sangue vermelho, olha para o pecado vermelho, ele se torna branco. O crente não pode pecar. Certamente não. A Semente de Deus, as bênçãos de Deus, permanecem sobre ele. Deus não pode ver nada além do Sangue de Seu próprio Filho. Não importa o que está em Sua Igreja, o que é, Deus não vê, porque Jesus está fazendo intercessões, constantemente, o Sumo Sacerdote. Nenhuma maneira para ele pecar, quando tal Sacrifício está posto ali por ele, daquela maneira. Certamente não.
94 E agora se você disser: “Bem, aquilo me dá uma boa chance…” Então aquilo mostra que você não está certo.
95 Você apreciará Aquilo. Você O amará, se você é um verdadeiro cristão, de tal maneira que o pecado te assombraria até o ponto em que você não pudesse cometê-lo. “Pois a Semente de Deus permanece nele, e ele não pode pecar.” A Bíblia diz: “Uma vez purificados pelo Sangue de Jesus, não tem mais desejo de pecar.” Se você tem um desejo, seu coração não está certo com Deus.
96 Agora, você fará o errado, mas você não o fará voluntariamente. Vêem? Você está – você está numa armadilha, e você está preso em alguma coisa, ou faz algo que você não tenciona fazer, isto não é pecado ainda, você se arrependerá no minuto em que você vir que está errado. Você se voltará rapidamente e dirá: “Eu não tencionava…não vi aquilo.” Você dirá aquilo, através de toda a vida. Um homem não quer ser, essa é a razão pela qual somos tão estúpidos e assim em escuridão, aqui embaixo na terra, que há uma expiação de Sangue por nós, o tempo todo, para nos manter cobertos. Porque, o primeiro erro que encontramos…
97 Agora, ali está sua idéia legalista. “Oh você sabe de uma coisa? Aquela mulher era santificada. Mas, bendito seja Deus, ela errou. Eu sei que ela é apóstata.” Isso está errado. Ela não é apóstata. Ela cometeu um erro. Se ela o fez voluntariamente, então, para começar, ela não estava certa.
98 Se ela não tencionava fazer isso, e ela se dirige perante a santa Igreja de Deus e confessa isso, e diz: “Eu estou errada, e vocês me perdoem,” você tem o dever de fazê-lo. Se você não o faz em seu coração, então é você quem devia ter ido ao altar. Verdade. Ali está a santidade real na igreja. Ali está a santidade genuína, não a sua santidade, mas a de Cristo.
99 Eu não tenho nenhuma santidade para apresentar a Ele. Mas eu estou confiando em Sua, oh, Sua graça, e eu a tenho em meu coração. Eu não a tenho merecido, nada que eu pudesse fazer para merecê-la, mas pela graça Ele me chamou e me convidou a vir. E eu olhei para Ele, e Ele levou o desejo para longe de mim. Eu cometo milhares de erros em cada mês, em cada ano. Seguro. Eu cometo. Mas, quando vejo que estou errado, eu digo: “Deus, eu não tencionava fazer aquilo, Tu conheces meu coração. Eu não tencionava fazer aquilo. Eu caí naquela armadilha. Eu não tencionava fazer aquilo. Tu me perdoes, Senhor.”
100 Se eu errei com meu irmão, eu digo: “Irmão, me perdoe. Eu não tencionava fazer aquilo.” Certamente, Deus conhece meu coração.
101 Oh, ali está você. Ali está o sacrifício de Sangue. Ali está o poder do Evangelho, aquela santa Igreja seguindo adiante. Não por causa de algo que você fez; é algo do que você não teve nada a ver. Ali está a Expiação.
102 Agora, este Melquisedeque, quando Ele veio.
103 Eu quero lhes contar outra coisa. Você já tomou um – um pedaço de vidro com três ângulos? Tome você um pedaço de vidro que tenha três ângulos, e o coloque de maneira que o sol possa acertá-lo, isso produzirá sete cores perfeitas. Um pedaço de vidro de três ângulos produzirá um arco-íris. Isso é exatamente certo. Agora, se tivéssemos tempo, entraríamos nisto. O três traz perfeição: Pai, Filho, Espírito Santo; justificação, santificação, o batismo do Espírito Santo. Ali está você. A perfeição vem pelo três. Deus acima do homem; Deus no Homem chamado Jesus; Deus, na Igreja. Então, a perfeição.
104 O homem pecou, enquanto Deus estava aqui em cima em um pilar de Fogo, Deus. O homem pecou, sem dúvida, perante Deus, enquanto Deus estava em um Pilar de Fogo, porque ele ainda era uma criatura impura, o sangue de animal posto perante Ele.
105 Então o Cordeiro de Deus veio, segundo passo definido de Deus; o Mesmo Deus, outro oficio. E então este Deus em…estava em Cristo, era o Mesmo Deus que estava no Pilar de Fogo. E o mesmo Deus foi feito carne e habitou entre nós. E então o homem zombou Dele, ainda era computável. Não havia Sangue derramado ainda. Correto. Jesus disse: “Eu vos perdôo.”
106 Mas então Aquele mesmo que era carne, se tornou no Pilar de Fogo novamente. “Eu vim de Deus. Eu volto para Deus.” Aqui nós encontramos Paulo encontrando-O, no caminho para Damasco, aquele mesmo Pilar de Fogo. Nós encontramos Pedro encontrando-O na cadeia, aquele mesmo Pilar de Fogo. Certamente. E nós O vemos hoje, entre nós, o mesmo Pilar de Fogo.
107 Mas a perfeição tem vindo ao lugar, que a pessoa do meio…Agora, se acontece de haver um judeu aqui, ou algum que entenda do Velho Testamento. Prove isto, deixe-me mostrar para você. Eu não tenho o Velho Testamento comigo, agora. Este é – é o Novo Testamento. Mas na oferta do pão da proposição que estava posto no prato kosher [Alimento preparado de acordo com os preceitos judaicos. -Trad.], no sacrifício judaico, na limpeza dos tabernáculos; pergunte a qualquer judeu; naqueles três pedaços de pão, o pedaço do meio era quebrado. Aquele era Cristo. O pedaço do meio era quebrado; Cristo, o do meio. Mostrava que haveria de ter uma quebra, em algum lugar, para a redenção. E aquele pedaço era considerado redenção, no pão kosher.
108 E aqui está Ele. E nesta noite, quando nós tomarmos a comunhão, nós quebramos o pão kosher, pois é o corpo de Cristo. E ele foi quebrado no Calvário, para ser uma propiciação por nossos pecados, que através de Sua justiça nós venhamos a ser Sua justiça. Porque, Ele se tornou nosso pecado, para que nós possamos nos tornar Sua justiça. Irmão, aquilo é puramente graça. Absolutamente. Não há maneira, nenhuma outra maneira que você poderia justificar.
109 Agora, este Melquisedeque, esta grande Pessoa que foi encontrada na estrada. Ele pagou, Abraão pagou dízimos a Ele. Que grande Homem Ele deve ter sido! Agora notem, rapidamente.
Que não foi feito segundo a lei do…mandamento carnal,…
110 Agora vêem aquela lei legalista? A lei diz: “Não matarás. Não cometerás adultério. Não roubarás.”
111 Jesus voltou ao redor, disse: “Ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás’, eu porém vos digo que qualquer, que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, já matou. Foi dito aos antigos, ‘Não cometerás adultério’, eu porém vos digo, qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já cometeu adultério com ela dentro do seu coração.” Ali está você. Aquilo deve ensinar as mulheres como se vestir, como fazer o que é certo. Você se veste errado e provoca os homens a olharem para você de uma maneira errada, você é culpada de cometer adultério, simplesmente o mesmo como se você tivesse chegado ao fim do ato. Jesus disse assim.
112 E vocês pessoas com esses temperamentos de lâmina de serra, que estão sempre descarregando em alguém, não podem tolerar, e coisas como essas. Tenha cuidado. Você é culpado se você falar uma palavra (contra seu irmão) que não seja certa, não seja justa, ir ao redor e o dilacera. Você não tem que cravar uma faca nas costas de um homem para matá-lo. Você pode arruinar seu caráter e matá-lo, matar sua influência. Falar contra seu pastor aqui, dizer algo ruim sobre ele, você não faz menos que atirar nele. Dizer algo que não era certo sobre ele, bem, isto matará sua influência para com as pessoas e coisas como aquelas, e você é culpado disso. O que Jesus falou.
113 Agora, ouçam aqui, o que – ao que Paulo estava tentando chegar aqui. Eu amo esta velha Bíblia. Isto endireita você. Vejam, oh! Simplesmente olhem aqui. Agora, enquanto lemos o quatro -…“É…visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Ju-…” Esperem, eu creio que tenho outro versículo aqui que eu ia ler. Não, aqui embaixo no 16.
Que não foi feito segundo a lei do…mandamento carnal,…
114 Aquilo é legal, veja você. “Oh, irmão, Eu – eu não devia. Eu não devia. Eu sei, mas eu…” não é isso. É o amor que faz isso.
115 Como nós passamos por isso! Eu disse: “Se eu disse a minha…sobre minha esposa, ‘Oh, bem, eu – eu – eu gostaria de ter duas esposas. Eu gostaria de passear com esta aqui, fazer isto com esta ali. Mas, se eu o fizer, minha esposa se divorciará de mim…E meus filhos estarão em…Meu ministério estaria perdido.’” Seu sujo, hipócrita podre! Correto. Você não a ama direito, em primeiro lugar. É exatamente certo.
116 Se você a amasse, não haveria nenhuma lei acerca disso. Você a amaria, de qualquer maneira, você ficaria com ela. Aquilo é exatamente certo. E vocês, mulheres, farão a mesma coisa aos seus esposos. Correto.
117 Às vezes as mulheres se tornam o lugar, ou…
118 O homem vê uma Jezabelzinha toda pintada, vocês sabem, e – e ele irá ao redor, cairá por ela; talvez uma boa esposa. E então você se chama um cristão. Que vergonha. Você precisa de outra dose do altar. Correto.
119 E algumas de vocês – e algumas de você, mulheres, olham ao redor para algum velho rapaz com seu cabelo liso, com tanta vaselina nele para te deixar de boca aberta. E então você…
120 Certa velha garotinha, aqui não muito tempo atrás. Isto não é uma piada, porque eu não tenciono contar isso como uma piada. Mas as pessoas sabem que este não é um lugar para piada. Mas uma velha garotinha aqui, ela…havia bons garotos aqui, garotos cristãos. Há muito tempo atrás, quando eu estava pastoreando aqui, nós costumávamos ter classes só para jovens homens. Eu falava às jovens mulheres no domingo à tarde, sobre sexo e coisas. Então no domingo seguinte à tarde, falava aos jovens homens, e tentava manter aquelas coisas controladas.
121 Certa velha garotinha começou a sair com certo velho baixinho, aqui no centro da cidade, fumava cigarros e tinha um cantil em seu bolso. E ele dirigia um pequeno carro roadster [Tipo de carro aberto com um assento para duas ou três pessoas, e um assento removível ou compartimento de carga na parte de trás. -Trad.] ao redor da cidade. Eu não podia ver o que ela havia visto naquele garoto. Ele não vinha à igreja. Ele sentava lá fora. A punha na igreja ali fora, e então se sentava lá fora, do lado de fora, em seu carro, e esperava, não entrava na igreja. Eu disse a ela um dia. Ela morava em New Albany. Eu disse: “Eu quero lhe perguntar algo, mocinha, o que no mundo você viu naquele garoto?” Eu disse: “Em primeiro lugar, ele odeia a verdadeira religião que você – você tem. Ele despreza seu Cristo. Ele nunca se faria um esposo para você. Ele te fará infeliz por toda a sua vida.” E eu disse: “Bem, há bons rapazinhos cristãos aqui com os quais você poderia sair. E ali seu papai e mamãe desprezam a idéia de você sair, mas você vai de qualquer maneira, e você pensa: ‘Eu tenho dezesseis anos.’”
122 Ela começou a usar maquiagem e fugir, e a primeira coisa, ela estava em estabelecimentos de dança de beira de estrada. Ela foi para a Eternidade agora. Mas, então, ela ficou aqui. E você sabe que desculpa aquela garota me deu ali atrás, que ela amava aquele garoto? Ela disse: “Ele tem uns pezinhos tão lindos, e ele cheira tão bem.” Você poderia imaginar aquilo? Se perfumando, Aquilo é um maricas, não um homem.
123 “Olha”, eu disse: “irmã, eu preferiria sair com um garoto cristão que tivesse pés como cascalho e cheirasse como um furão selvagem, se ele fosse absolutamente um cristão.” Correto. Verdade. Sim.
124 É desculpa, “Pezinhos tão lindos, e cheira tão bem.” O pequeno circulador de estabelecimentos de dança de beira de estrada, finalmente arruinou a vida da garota. É uma vergonha, desonroso.
125 O casamento é nobre, mas deveria ser iniciado com muita oração e reverência. E o amor genuíno por aquela mulher vos ligará para sempre. “O que ligares na terra, Eu ligarei no Céu.” Quando você descer a rua lá, pode ser que ela tenha ficado velha e grisalha e cheia de rugas, mas aquele mesmo amor que você tinha por ela quando ela era uma jovem, bela mulher, você ainda o terá.
126 Você pode ficar com os ombros curvados, careca, e com a face enrugada e tudo mais, mas ela te amará exatamente como você era quando se punha com ombros largos e cabelos encaracolados, se isso for realmente Deus. Pois você está olhando para o tempo quando você tiver cruzado o rio além, quando você saltar de volta, novamente ao jovem homem e mulher, para viverem juntos para sempre. Aquela é a Promessa Eterna de Deus. Ele disse que Ele faria isso. Ele, não somente aquele…Nós chegaremos a isso em um minuto. Ele jurou que Ele faria isso.
127 Ouçam isso, enquanto seguimos.
Que não foi feito,…segundo a lei do…mandamento carnal, mas segundo a virtude da…vida incorruptível.
128 Agora nós vamos ler rapidamente, para que possamos captar isso.
Porque dele assim se testifica; Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
Enquanto for necessário um sacerdote, Ele será um sacerdote.
Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da…sua fraqueza e inutilidade.
Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou,…
129 Você não pode, não importa o que você faça. Você pára de beber, pára de fumar, pára de contar mentiras, vai à igreja e tenta fazer isso e tenta fazer aquilo, você ainda é carnal. Aquilo é simplesmente lei. A lei não aperfeiçoa nada. Mas o que aperfeiçoa? Cristo. Glória! Eu posso parar de mentir, parar de roubar, parar de cometer adultério, parar de mascar, parar com todas as coisas, e ainda ser carnal. Deus não recebe isso, porque eu não tenho nada para oferecer a Ele em propiciação.
130 Mas no minuto em que eu ponho minhas mãos sobre a bendita cabeça do Senhor Jesus, e digo: “Senhor, eu não sou bom. Me tomarás como Teu servo?” E Deus manda embora meu pecado, eu permaneço perfeito na visão de Deus. Correto. Por quê? Eu não estou de pé sobre meu próprio mérito. Eu estou de pé sobre o Dele. E Ele tem nos aperfeiçoado, através de Seu sofrimento e Seu Sangue.
131 Vejo que é hora de encerrar. Mas eu quero terminar lendo isso se eu puder, rapidamente.
…é abrogado por causa da fraqueza e inutilidade
Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança; (o que é a melhor esperança? Cristo) pela qual chegamos a Deus.
132 Por quê? Através de toda nossa bondade, e toda nossa generosidade e toda nossa benevolência, ainda somos carnais. Mas uma vez na presença de Deus, reconhecendo que nunca poderíamos ficar ali, somente através dos méritos de Jesus Cristo, então nós nos chegamos a Deus, através dos méritos de Seu Filho. “Senhor, eu venho a Ti, com um coração inocente. No Nome de Teu Filho Jesus, por favor, me receba.” Oh, irmão, você está vindo por um caminho vivo então.
133 Não: “Senhor, Tu sabes que parei de beber. Tu sabes que eu trato bem a minha esposa. Tu sabes que eu faço isto. Eu faço aquilo.” Você não tem nada a oferecer.
134 “Pois a lei dos mandamentos carnais não poderia fazer nada, mas introduzindo uma outra esperança pôde. Aquela esperança que é Cristo, nós temos como a âncora da alma, inabalável e segura.” Observem.
E visto como não é sem prestar juramento ele…
Pronome, se você notar aqui, está em letras itálicas.
…ele foi feito sacerdote:
Não somente um sacerdote, mas Ele foi feito sacerdote pelo juramento. Não…
135 Agora observem. Vamos captar o restante do sacerdócio.
(Porque certamente aqueles, os Levíticos, justos, honrados, homens honestos, aqueles sem juramento;…)
136 Deus simplesmente disse: “Segundo a ordem de – segundo a ordem de Arão, que ele tem feito esses sacerdotes.” Eles vêm descendo através de gerações, e vão à escola e aprendem a ser pregadores e assim por diante. Eles descem. Assim Deus os fez sacerdotes daquela maneira. Eles se fizeram sacerdotes, pela sua educação, por sua herança, e assim por diante. “Mas este Homem foi feito um sacerdote por um juramento que Deus tomou.” Ouçam atentamente agora.
(…sem juramento foram feitos sacerdotes, mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá, amém, Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque:)
De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador.
Agora, rapidamente.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer;
Milhares vezes milhares vezes milhares, de sacerdotes, porque eles não tinham nada além de simplesmente morte e morte e enfermidades, e morte e morte e morte.
137 Mas observe-O
Mas este, (este qual?) Jesus, porque continuamente permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Onde estão…
Portanto; pode também salvar perfeitamente; não importa quão longe, quão curvados, quão distantes, ele é capaz de salvar perfeitamente; os que por ele se chegam a Deus,…
Não era em sua justiça, mas em sua confissão. Vêem?
…que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Ele está bem ali, constantemente, fazendo intercessões.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
138 Ali está. Agora, se eu tentar representar meu próprio caso, eu o perderei. Se eu tentar representar, dizer: “Bem, meu papai foi um bom homem. Meu papai era um pregador. Bem, eu tenho vivido na igreja.” Eu ainda perco isso. Mas este Homem é O perfeito, Cristo. Ele se assenta ali e oferece Seu Sangue constantemente por meus pecados. Ali está você.
Que não necessitasse, como os…sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo: porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
139 Agora observe o último verso.
Porque a lei constitui Sumos Sacerdotes a homens fracos;…
140 Aquilo é o que a lei, a lei carnal, faz. Agora, eu desejaria poder simplesmente ter cerca de duas horas bem aqui. Aquilo é como a lei ainda faz homens pregadores. Correto.
141 Ora, eles dizem: “Bem, este homem tem uma experiência de seminário.” Eu não trocaria minha velha experiência Celestial por todos os seminários do mundo.
142 “Ora, nós temos educado este homem. Ele é – ele é escolhido com cuidado. Ele é um homem feito por si mesmo.” Eu não gosto daquele tipo. Eu gosto de um homem feito por Deus. Vêem? Vêem?
143 Mas a lei ainda produz sacerdotes. A lei ainda produz pregadores. A igreja Batista, eles distribuem pregadores, mãos cheias deles, têm uma máquina que os fabrica. Os metodistas os têm. Os batistas os têm. Os presbiterianos, nazarenos, peregrinos da santidade, pentecostais, eles os fabricam tão rápido quanto podem, como um grande regime, grande máquina. Ficam de pé ali como um…
144 Eu sempre disse: “Eu – eu certamente sinto pena do frango de incubadora.” Vocês sabem, um fraquinho que é chocado sob uma incubadora, não é chocado direito. Não. A galinha está suposta a chocar o frango. Mas um frango de incubadora, quando ele sai, ele simplesmente “pia, pia, pia”, e não tem nenhuma mamãe para a qual correr. Vêem? Ele não sabe o que é uma mamãe. Correto. Ele está piando por uma, mas ele não tem nenhuma.
145 Mas o franguinho que é chocado debaixo da galinha, da maneira natural, ele pia e a mamãe responde. Correto.
146 E às vezes eu penso sobre esta experiência de seminário aqui, de sair de debaixo desta grande incubadora em Louisville e ao redor de todo o mundo, chocando pregadores aos milhares. Incubadoras pentecostais, e incubadoras presbiterianas, e – e incubadoras batistas, todas elas chocam seus – seus – seus pintainhos. Eles “piam, piam, piam”, e falam sobre a incubadora onde eles foram chocados.
147 Mas eu gosto de ter um Pai, uma Mãe, Bendito seja o Nome do Senhor! Não foram muitos os que nasceram comigo, mas os que nasceram são meus irmãos. Amém. Nós temos uma Mãe que responde quando você…uma Mãe que está no Céu, que é Mãe de todos nós. “Como uma galinha cobre sua cria, e cacareja para eles, e – e corteja seus…se estende sobre seus frangos, assim Eu me estenderei sobre vós. Ó, Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis eu tomá-los como uma galinha faz com sua cria! Quantas vezes quis Eu fazer-te Minha, mas tu não quiseste. Tu tens teus próprios seminários, tens chocado teus sacerdotes. Eles te ensinam contra Mim. Agora estás deixada a sós. Sua destruição está à sua frente…”
148 Eu digo isto. Oh, povo! Oh, povo! Quantas vezes o Espírito Santo tem pairado sobre vocês, como uma galinha faz com sua cria! Mas vocês querem seu próprio caminho. Vocês vão ter seu próprio caminho sobre isto.
149 Uma destas noites eu gostaria de pregar sobre “Seu Próprio Caminho.” Vocês sabem: Caim queria seu próprio caminho. O homem quer seu próprio caminho, hoje. “Mas há um caminho que parece certo, mas o fim é morte.”
150 Agora observe. “Nisso Ele diz, ‘Novo – novo concerto…’” Eu creio, agora aquilo…Não. Eu estava no lugar errado.
151 Verso 28.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitue ao filho, perfeito para sempre.
152 Deus seja bendito para sempre, de um Filho que continua para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. E Ele nunca teve um começo. Ele nunca tem um fim. E a lei não poderia produzir nada como aquilo, porque era carnal. A igreja não pode produzir nada como aquilo, as denominações, porque elas são carnais. Os – os seminários nunca podem produzir nada como aquilo. Eles tentaram educar o mundo a Isto. Eles tentaram organizar isto a Isto. Eles têm tentado todos os caminhos no mundo, para fazer tudo que eles podiam, e deixando fora a coisa principal: “Você tem que nascer dentro Disto.” Deus te faz o que você é, certamente, não porque você parou de fazer isso.
153 Agora, os nazarenos, você não pode usar um anel, você não pode usar um relógio, e você tem que ter certas e certas coisas, seus braços têm que ser deste comprimento, as mangas, suas saias têm que ser daquele comprimento, e o – e os homens não podem pertencer a associações. E eles não te batizarão se você não fizer. Correto. Aqui entra o católico, e eles têm os deles. E aqui entram os metodistas, eles têm os deles. Todos eles têm uma régua para medir. Você não o faz, correto, é tudo, Vêem?
154 Então, mas a coisa verdadeira é, é isso: “Nada nos meus braços eu trago! Simplesmente à Tua Cruz me apego. Ó, Deus, nu, ferido, necessitando de um gole. Ó, eu mais humilde venho, Cristo, confessando que eu não sou nada e não há nada dentro de mim. Receba-me, ó Deus.” Então Deus te recebe.
155 Agora, você pode nem mesmo saber seu ABC. Você pode não distinguir café de ervilha rachada. Você pode saber, não distinguir um gee [Interjeição usada para mandar o cavalo virar para a direita – Trad.] de um hô [Interjeição usada para mandar o cavalo virar para a esquerda – Trad.] direita da esquerda. Isso não faz nenhuma diferença o que você não sabe…há uma coisa que você deve saber, que Jesus Cristo tomou seu lugar como um pecador. E você tome seu lugar, para ficar em Sua Justiça, confessando todos os dias que você está errado, e que O ama com todo o seu coração, e todos os seus motivos sejam direcionados a Ele, você ganhará o Céu. É tudo que há para isso, pois a Vida que estava em Cristo tem que estar em você, ou você está perdido.
156 Só antes de encerrar, vocês se lembram do pacto incondicional que Deus fez com Abraão? O que Ele fez aquela tarde quando Deus disse: “Deixe-me ver…” Quando Abraão disse: “Deixe-me ver como Tu vais fazer isso.” Capitulo 16, eu penso que é, de Gênesis. “Deixe-me ver como Tu irás fazer isso.”
157 Disse: “Venha aqui, Abraão. E Ele tirou Abraão, disse, “Vá, traga-me um carneiro, e vá e traga-me uma – uma – uma cabra, e vá e traga-me uma bezerra. E eu quero que você os traga aqui em cima. E faça um sacrifício.”
158 E Abraão foi e trouxe a ovelha, e a – e a cabra, e o – o – o cordeiro…ou o bezerro. E ele os matou. Todos eles eram sacrifícios limpos. E os partiu ao meio em dois, e os deixou fora. Então ele foi e trouxe duas rolas, e as juntou. Então Abraão enxotava os pássaros, esperando Deus chegar. “Agora, Senhor, ali está o sacrifício, como Tu farás isto? Eu não sei como Tu irás salvar o homem de sua própria vontade. Eu não sei como Tu irás fazer isso. Como Tu podes fazer isso, Senhor?”
159 O Senhor disse: “Agora observe, Abraão. Você é um profeta. Você é espiritual, e você entenderá sobre o que eu estou falando.”
160 “Correto, Senhor, eu quero ver.” Agora eu estou simplesmente dramatizando.
161 Assim, Abraão, suba aqui agora, e ponha-se aqui embaixo e enxote os pássaros.” Assim ele enxotou todos os pássaros, até que o sol começou a baixar.
162 E a primeira coisa que você sabe, Deus desceu. Quando Ele desceu, Abraão começou a ficar sonolento. Deus disse: “Abraão, eu vou colocar você para dormir.”
163 Agora ouça, amigo legalista. Veja, Deus tirou Abraão completamente fora do quadro, ele não tinha nada a fazer dentro dele. E aquela é a maneira que Ele te pegou. Você diz: “Oh, eu busquei a Deus.” Você não buscou.
164 Deus te buscou, “Ninguém pode vir a Mim, se o Pai não o trouxer primeiro.” Vêem?
165 É Deus te buscando, não você buscando a Deus. Você nunca o fez. Sua natureza é errada. Você é um porco. Você não sabe nada diferente. Você simplesmente vive em um curral de porcos. Isso tudo você sabe. Você ama isso. Beber cerveja, vadiar, andar com a esposa do próximo, e fazendo tudo que pode fazer de mal, simplesmente parecendo bom. “Oh, irmão, nós estamos tendo um grande tempo!” Você pensa que é bom.
166 Mas Deus bate no seu coração. [O Irmão Branham bate no púlpito – Ed.] Aquilo é o que muda. Não você batendo em Deus; Deus bate em você. Adão nunca bateu no coração de Deus. Deus bateu no coração de Adão. E você é um filho de Adão. Correto. Antes que Adão pudesse ser um filho de Deus, novamente, Deus teve que bater em seu coração. Antes que você possa se tornar um filho de Deus, Deus tem que bater em seu coração.
167 Então Abraão foi dormir. E quando ele foi dormir, o que foi a primeira coisa que ele viu? Uma escuridão verdadeiramente horrível, assustadora, pavorosa. Aquilo é a morte, que vem sobre toda a raça humana. Então ele olhou um pouco mais longe que aquilo, e ele viu uma fornalha enfumaçada. Antes que você tenha fumaça, você tem que ter fogo. Aquela é a razão pela qual eu creio no inferno como um lugar ardente. Correto.
168 Ele mostrou, todos nós estamos sujeitos à morte, e todos nós deveríamos ir para o inferno, porque nós somos pecadores.
169 Agora, mas, além daquilo, ele viu uma pequena, Luz branca.
170 E esta pequena, Luz branca, o que é a Luz? O que era aquela Luz branca? Aquele Pilar de Fogo que foi adiante dos Filhos de Israel. O Pilar de Fogo que encontrou Paulo na estrada para Damasco. O Pilar de Fogo que tirou Pedro da prisão. O Pilar de Fogo que está aqui nesta noite.
171 Aquele Eterno, perpétuo Deus, Ele Mesmo andou entre estes sacrifícios divididos, (Oh, que coisa), para trás e para frente sobre cada um deles. “Isto é como eu vou fazer isso, Abraão. Observe-Me, o que eu vou fazer. Eu estou fazendo um pacto aqui. E Eu vou tomar um juramento, que, de acordo com a Semente, eu levantarei um Intercessor. Eu farei um pacto com a morte. E Eu condenarei a morte, na carne, porque Eu Mesmo virei tomá-la. Abraão,” disse, “através de sua Semente, Abraão, virá. Você será o pai do mundo, através de sua Semente. E não somente você, eu faço essa promessa a você, mas sua Semente após Ti.” Ele conhecia todos que seriam. “Não eles; mas o que eu faço. Eu vou fazer isso, Abraão. Eu confiei em Adão, e ele quebrou o dele. E todos quebram os deles. Mas eu farei este comigo Mesmo, e juro por Mim Mesmo: ‘Eu O manterei.’” Amém. Amém. Amém.
172 O que nós fazemos, nós fazemos um pacto? Eu digo: “Irmão Neville…” Agora observe isso, só um minuto. Eu digo, “Irmão Neville, vou te dizer o que farei. Se você for pregar até…amanhã à noite, e na próxima noite, até quarta-feira. Eu pregarei, de quarta-feira , até domingo.” [Espaço vazio na fita – Ed.] “Você faz aquele acordo?”
173 “Sim, senhor.”
174 Aqui está a maneira que fazemos isso. “Aperte, rapaz.” [O irmão Branham e o irmão Neville apertam as mãos – Ed]. É isto. Esse é um pacto na América. Isso é como nós fazemos um pacto.
175 Agora, como eles fazem um pacto no Japão? Nós fazemos, dizem, “Você faça assim e assim, e eu farei assim e assim. Nós tomamos uma pequena pitada de sal, porque o sal é o salvador. E nós tomamos sal, e eu o jogo sobre o irmão Neville, e o irmão Neville toma sal – sal e o joga em mim. Aquele é um pacto de comprometimento.
176 Como David Livingstone fez um pacto com o negro Africano, para entrar em sua terra? Ele foi e chegou ao chefe, para que ele pudesse atravessar ali em cima, para pregar o evangelho e fazer o trabalho deles. E eles tomaram um copo de vinho. Aqui está o pacto com o negro na África. Eles tinham um copo de vinho. E o chefe negro puxou suas próprias veias, e as sangrou neste copo de vinho. E David Livingstone puxou suas próprias veias, e as sangrou no copo de vinho. Eles misturaram isso. Livingstone bebeu metade disso, e o chefe negro bebeu metade disso. Então eles deram um presente, um ao outro, o chefe negro. David Livingstone disse: “O que você exige de mim?”
177 Ele disse, “Aquele casaco branco que você está vestido.” Assim Livingstone tirou seu casaco e o deu ao chefe negro. Ele disse: “O que você exige?”
178 Ele disse, “Aquela lança sagrada que você tem em sua mão.” Porque ele sabia que poderia entrar com aquilo, assim ele tomou aquela lança. E eles foram irmãos, porque eles tinham feito um pacto.
179 E enquanto eles seguiram, e as tribos corriam para matá-lo, ele levantava aquela lança sagrada. E quando ele o fazia, eles olhavam e diziam: “Oh, oh, nós não podemos tocar àquele homem.” Por quê? “Ele é um irmão de pacto, embora seja branco e nós nunca o tenhamos visto antes.” Eles nunca souberam que eram negros até o virem. Eles nunca haviam visto tal antes. “Mas ele é um irmão de pacto. Ele tem a lança do chefe em sua mão.”
180 Que belo quadro, hoje, de beber o pacto do Sangue do Senhor Jesus, com o poder do Espírito Santo sobre nós! Nós seguimos adiante no nome de Jesus, e estes sinais devem seguir àqueles aos quais pertence. É a sagrada lança do Chefe. Vê como é, o pacto?
181 Como eles faziam isso no tempo oriental? Eles faziam um juramento, um ao outro. Eles matavam uma besta, abriam dividindo, e ficavam bem no meio. Os – os dois homens ficavam entre isso, a besta dividida. E eles traçavam um pacto. “Se eu falhar em manter isso, se eu falhar em fazer isto, ora, isto é assim e assim, que o meu corpo seja como esta besta morta. Que o meu corpo seja como esta besta morta.” E quando eles fazem aquilo, eles tomam pacto e ficam entre ele; fazem um juramento, tomam um juramento de que eles farão isto. E eles rasgam o papel, juntos, à parte, e passam isto a um homem, o outro ao outro, a um certo tempo eles se encontrarão. E que morram, se eles falharem em manter aquele pacto; e fiquem como aquelas bestas mortas. Correto.
182 Você notou as três bestas? O perfeito; o cordeiro, a cabra…E os três sacrifícios perfeitos. O que era um cordeiro…O que era a rola? E o que as duas rolas significavam? As duas rolas eram sacrificadas por ambas, salvação e cura, no- no…aquilo entrava nisto. Vêem? A expiação foi feita, diferente, mas a cura continuou a mesma, e assim a salvação continuou a mesma. As duas rolas, não divididas, significavam que elas estavam representadas, ambas. Salvação…“Pelas Suas pisaduras fomos sarados. Ele foi ferido pelas nossas transgressões. Pelas Suas pisaduras fomos sarados.” Eles foram postos ao lado, não separados. Mas o pacto, a parte da besta foi (três delas) cortadas separadas. Vê você? Então quando eles fizeram aquilo, eles rasgaram e fizeram seu pacto.
183 Observe que Deus estava dizendo a Abraão. “No Calvário, no Calvário, de acordo com Sua Semente. De ti veio Isaque. De Isaque veio assim e assim, Jacó. De Jacó veio José. De José, descendo, descendo, descendo, sucessores, até, finalmente, através daquela Semente justa!” Seu…
184 Ele simplesmente atravessou, aqui, dizendo que nosso Senhor procedeu de uma nação que não conheceu Moisés, nunca nem mesmo falou disso. Saiu de um sacerdócio. “Nosso Senhor procedeu da tribo de Judá.” Não de Levi, pois eles eram legalistas carnais. Mas nosso Senhor saiu de Judá, Glória. Ali está você. Onde a promessa foi feita!
185 Ouçam atentamente agora, enquanto encerramos. E no Calvário, Deus desceu e tomou o corpo de Seu próprio Filho, no qual Ele havia vivido, e Ele O rasgou de lado no Calvário. Seu sangramento, ferido, cortado, e a lança entrou ali e O rasgou de lado, e Seu Sangue jorrou para fora. E Ele disse: “Pai, em Tuas mãos eu entrego o Meu Espírito.” Ele inclinou Sua cabeça. E a terra tremeu, e os relâmpagos brilharam, e os trovões soaram. Deus estava escrevendo Seu pacto perpétuo.
186 E Ele tirou Seu corpo morto da sepultura, no primeiro dia da semana, e o trouxe para cima para o Céu, e o assentou ali como o Sumo Sacerdote, como um memorial; posto ali, perfeito, para sempre. E Ele enviou o Espírito que Ele arrancou daquele corpo, exatamente de volta sobre a Igreja. E aquela Igreja vai ter que ter o mesmo Espírito que estava naquele corpo, ou isso não encaixará com Isto na ressurreição. Aquelas duas peças devem vir perfeitamente juntas. E se esta Igreja não estiver perfeita, simplesmente exatamente no mesmo Espírito que estava em Cristo, você nunca irá no Rapto.
187 Ali está o pacto perpétuo, irmão. Busque-o, você mesmo, o que está em seu próprio coração. Ame o Senhor. Esteja realmente seguro que você está salvo. Não se arrisque nisso. Você está jogando. Oh, você, nós, povo americano, amamos jogar, mas não jogue com Aquilo. Você esteja seguro que você está correto. Não porque você se juntou à igreja, mas porque você está realmente nascido de novo, Cristo tem vindo a você, na Pessoa do Espírito Santo.
188 Agora, simplesmente, de cortesia, também, simplesmente enquanto estou encerrando. Quão felizes deveríamos ser, ao vermos o mesmo Espírito que esteve em Jesus Cristo, bem entre nós, fazendo as mesmas coisas que Ele fez quando Ele esteve aqui na terra! Quão felizes devíamos estar!
Vamos orar agora, enquanto inclinamos nossas cabeças.
189 Senhor, tem sido um grande dia. Embora, eu sinta como eu sempre sinto, eu falho. Eu não posso representar Isto direito, Senhor. Eu oro que Tu me perdoes das minhas maneiras estúpidas. Oh, eu confesso meus pecados perante Ti, e peço por misericórdia, sabendo que há um grande Sumo Sacerdote de pé além, à mão direita de Deus, nos Céus, que não foi feito segundo Arão, segundo as leis e legalidades e coisas. Mas Ele foi posto Ali por causa da graça de Deus que olhou adiante, antes da fundação do mundo, e me viu aqui embaixo no mundo, e morreu por meus pecados, para trazer-me de volta ao Reino de Deus. Eu Te agradeço, Pai, por isso.
190 Porque, este Espírito que agora reina em Seu povo é Eterno como Deus é Eterno “Eu lhes dou Vida Eterna, sempre Vida, Vida perpétua, e nunca hão de perecer.” E no julgamento, eles nunca estarão lá. Eles já passaram pelos julgamentos e têm entrado à Glória; “E se este tabernáculo terrestre se desfizer, nós temos um já esperando além, ao qual viremos.” Obrigado por isso, Senhor.
191 Eu oro agora, se há alguém aqui, nesta noite, que ainda não tomou o verdadeiro Sangue do pacto, que não sabe o que Isto significa, não sabe o que significa nascer de novo, ter um verdadeiro companheirismo com Cristo em seus corações, ou no coração dela, que elas possam recebê-Lo exatamente agora, enquanto esperamos e damos esta oportunidade. E naquele Dia, nós oramos que nós tenhamos representado o Evangelho na Luz correta. Nós oramos, no Nome de Cristo.
192 Enquanto temos nossas cabeças inclinadas, haveria uma pessoa que levantaria suas mãos a Cristo, e diria: “Cristo de Deus, seja misericordioso comigo. Deixe-me, como Teu indigno servo, agora receber o Espírito Santo dentro do meu coração. E me dês a segurança e o amor que eu realmente preciso”? Se você não obteve Isso, você simplesmente levantaria Suas mãos a Ele, dizendo: “Senhor, este é um sinal que eu O desejo”? Você colocaria sua mão para cima? Deus te abençoe lá atrás, senhora. Deus te abençoe aqui, senhor. Te abençoe aqui, senhor. Deus seja contigo. Aquilo está bem. Este homem no fim aqui, Deus te abençoe, meu irmão. E alguém mais, simplesmente antes de encerrarmos agora, simplesmente esperando por uns poucos momentos. Deus te abençoe ali atrás, filho. Alguém mais?
193 “Eu agora desejo. Eu desejo, Senhor Deus. Tu conheces meu coração. Tu conheces o que está em minha mente. Tu, ‘O Espírito de Deus é vivo e mais penetrante que uma espada de dois gumes, e penetra até a junta da medula do osso, e discerne os pensamentos do coração.’” Pense Nisso. Ele conhece seus verdadeiros pensamentos, suas intenções.
194 Você levantaria sua mão, diria: “Seja misericordioso para comigo, Deus, exatamente agora. Eu – eu quero que Tu saibas que eu sei que estou errado, e eu percebo isto, mas eu quero estar certo.” Correto, enquanto nós simplesmente mantemos nossas cabeças inclinadas, orando agora, pense só um momento. Nós não queremos apressar isso.
Rocha das eras, fendida por mim,
Deixe-me esconder-me em Ti;
Que a água e o Sangue,
De Teu lado ferido…
Seja para o pecado a du-…
Dupla cura! Ele jurou por isso, duas coisas imutáveis.
Salva da ira e me faz puro.
Enquanto me aproximo.
195 Ó Senhor, conceda simplesmente agora que todos nós reconheçamos que estes fôlegos que estamos puxando são efêmeros. Nós não sabemos quanto mais temos à nossa frente. Aquilo é tudo pelo Teu grande conselho. É determinado por Ti. Ó, seja misericordioso para conosco. E para com aqueles que levantaram suas mãos, Senhor, não há necessidade de mencioná-los. Tu conheces todos eles. Mas eu simplesmente ofereço esta oração de intercessão por eles. Eu oro para que Tu tires a condenação de seus corações, e os deixe vir confiantes, exatamente agora, ao Trono; caminhar confiantes exatamente para o Trono de Deus, clamar pelo privilégio dado por Deus. Tu fizeste com que eles levantassem as mãos. Eles não poderiam fazê-lo por si mesmos. Eu oro, Deus, que Tu concedas isto no Nome de Jesus. Amém.
…me aproxime de Ti;
Agora, simplesmente O adore agora.
Que a água e…(Oh, que coisa!)
De Teu lado ferido que fluiu,
Seja para o pecado a dupla cura,
Salve da ira e me faça puro.
196 Quantos se sentem realmente bem agora? Levante sua mão, diga: “Louvado seja o Senhor!” (A congregação diz: “Louvado seja o Senhor!” – Ed.) Oh, Ele é maravilhoso! Oh!
Há Lugar na Fonte. Você o conhece, Irmã Gertie? Vamos. Quantos amam aquele hino? Agora nós vamos ter um culto de batismo, simplesmente em um momento. (O Irmão Branham fala com o Irmão Neville, “Você vai batizá-los?” -Ed.) Correto.
Lugar, sim, há lugar,
Há lugar na Fonte para ti;
Lugar, lugar…
197 Correto. Aqueles candidatos a batismo, os homens irão para este aposento, as mulheres a este outro, correto, aqueles que estão para ser batizados no bendito Nome de nosso Senhor.
…bom para ti,
Há lugar na Fonte para ti;
Deus tem sido tão bom para mim,
Há lugar na Fonte para ti.
198 Todos agora.
Lugar, lugar, sim há lugar,
Há lugar na Fonte para ti;
Oh, lugar, lugar, sim, há lugar,
Há lugar na Fonte para ti.
199 Oh, eu amo aquele velho hino. Vocês não?
Há lugar na Fonte para ti;
Oh, lugar, lugar, há bastante lugar,
Há lugar na Fonte.
200 Agora, enquanto o ancião tem entrado, para aprontar para o batismo, eu gostaria de explicar para a audiência. E eu vou perguntar a alguns dos diáconos, se eles podem me ouvir no aposento, quando estiverem prontos, venham e – e me digam, e assim nós poderemos mover os microfones. Nós queremos que todos vocês vejam isto. Serão cerca de dez minutos a mais, e a igreja será despedida.
201 Agora eu quero ler um pouco da Sagrada Escritura para vocês. Eu quero lê-las no Livro de Atos. E eu quero começar no verso 12 do capitulo 2 de Atos.
202 Agora, eu quero que vocês notem no capitulo 16 de São Lucas, ou de São Mateus, eu creio que é, que Jesus estava voltando do monte. Eles…Disse aos Seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”
203 “E alguns deles disseram, ora, Tu és ‘Elias’. E alguns dizem que Tu és -Tu és ‘o profeta’. E alguns dizem que Tu és isso ou aquilo.”
204 Ele disse: “Mas quem dizeis vós que Eu Sou?”
205 E Pedro disse: “Tu é o Cristo, o Filho do Deus Vivo.” Está correto? (A congregação diz, “Amém.” – Ed.)
206 Jesus disse: “Bendito és Tu, Simão Barjonas, pois a carne e o sangue não to revelou. Tu nunca aprendeste em um seminário. Tu nunca aprendeste Isto por homem.” Disse: “Mas Meu Pai que está no céu tem revelado isso a ti. E eu digo que tu és Pedro. Sobre esta rocha edificarei a Minha Igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra Ela. E eu te dou as chaves do Reino dos Céus.” Está correto? (A congregação diz: “Amém.” – Ed.) “E tudo que desligares na terra Eu desligarei no céu. O que ligares na terra, Eu ligarei no Céu.” Ele quis dizer Isto? Ele não haveria dito Isto. Agora, enquanto o tempo passou – passou, agora, Pedro tinha as chaves para o Reino.
207 Agora, vocês, povo católico, vocês devem pensar isto, que vocês dizem: “A Igreja Católica está edificada sobre Pedro.” Correto, nós encontraremos. “Eles tinham as chaves. A Igreja Católica ainda tem as chaves.”
208 Vamos encontrar o que Pedro fez sobre as chaves, vejam, então nós encontraremos. A Bíblia disse para Pedro e o restante dos apóstolos: “Ide por todo o mundo, os pecados de quem quer que seja que vocês remirem, eles serão remidos. Os pecados de quem quer que seja que vocês retiverem, serão retidos.” Aquilo, eu posso dizer isso de maneira que…Alguém pode não entender o que eu quero dizer. Jesus disse aos apóstolos: “Os pecados de quem quer que seja que vocês perdoarem, Eu os perdoarei também. E os pecados de quem quer que seja que vocês não perdoarem, e os mantiverem contra eles, Eu os segurarei contra eles também.” Aquilo é o que Jesus disse.
209 Observe a igreja Católica empurrar em direção àquilo.
210 Mas vamos encontrar como eles o fizeram. Então se encontrarmos como eles o fizeram, então nós deveremos fazer da mesma maneira. Agora vamos encontrar.
211 É o Dia do Pentecoste. A Igreja está sendo inaugurada. Eles estavam todos em um cenáculo. Homens saíam da lá, falando em diferentes idiomas. Por quê? Todo idioma debaixo do Céu estava representado ali. O inglês estava lá, também. Todo idioma debaixo do Céu tinha que estar lá, o idioma que fosse falado naquele dia. Segue em frente aqui e dá muitos dos idiomas, e como os Cretos e estranhos, e prosélitos de Roma, e – e – e Árabes, e todos falavam e magni-…Agora, eles não estavam falando em línguas desconhecidas. Eles estavam falando em idiomas conhecidos, às pessoas. Não línguas desconhecidas, mas idiomas que cada um entendia. O pecador, o descrente, podia ouvir o que eles estavam dizendo. “Como ouvimos em nosso próprio idioma de – de onde nascemos?”
212 Agora, observe. Agora a pergunta vem. Agora, “Outros zombavam.” O verso 12, correto.
E todos se maravilhavam, e…suspensos, dizendo uns para os outros, que quer isto dizer?
E outros, zombando, diziam, estão…cheios de mosto.
213 Eles estavam rindo deles. Porque, como eles estavam fazendo? Eles estavam cambaleando como homens embriagados, como homens embriagados, falando, não sabendo o que eles estavam dizendo, mas estavam pregando para a congregação em idiomas que eles não conheciam, mas a congregação conhecia. Vêem? Correto.
Outros…diziam, estão cheios de mosto. Olhem como eles estão agindo.
Outros zombando, diziam, esta…cheios de…
“Pedro porém…” Cuidado, garoto! Você tem as chaves.
Pedro porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes,…
Agora, recordem, esta é a primeira inauguração da Igreja.
…Varões Judeus, e…todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras:
Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
Os bares ainda nem estavam abertos. Vêem?
Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
…e nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos…e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos:
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos…e minhas servas naqueles dias,…e profetizarão:
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais embaixo na terra,…
Agora, é Pedro pregando agora, aquele com as chaves.
…sangue,…fogo,…vapor de fumo:
O sol se converterá em trevas,…e a lua em sangue antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;
E acontecerá que todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Varões israelitas, escutai essas palavras: a Jesus Nazareno varão aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez,…no meio de vós,…como vós mesmos,…bem sabeis:
Fala sobre uma repreensão? Ele tinha as chaves, você sabe. Ser…
A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus,…
Ali está você. Como poderia Ele alguma vez ser entregue? Porque predestinou isto para ser daquela maneira. Vêem? Presciência de Deus!
214 [Um irmão diz, para o batismo nas águas, “Pronto.” – Ed.] Só um momento. Diga-lhes, simplesmente aguentem só um minuto, até que eu termine a Escritura.
Tomando-o vós, o crucificastes e matastes pelas mãos de injustos:
Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte. Pois não era possível…que fosse retido por ela;
Porque dele disse Davi: sempre via diante de mim o Senhor…porque está à minha direita, para que eu não seja comovido.
Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda…a minha carne há de repousar em esperança;
Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirá que o teu santo veja a corrupção;
Fizeste-me conhecidos…os – os caminhos, os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.
Varões irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi,…que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje…a sua sepultura.
Sendo pois ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento…
Eu acabei de pregar isso.
…que do – do fruto de seus lombos, ele iria…segundo a carne, levantaria o Cristo para o assentar sobre o trono;
Simplesmente o que eu acabei de pregar. Pedro pregando a mesma coisa.
E nessa previsão, o profeta viu antes, disse da ressurreição de Cristo: que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção.
Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas.
De sorte que exaltado pela destra.. estando à destra, exaltado no céu, tendo recebido do pai…promessa do Espírito Santo, ele…derramou isto que agora vedes e ouvis.
Porque Davi não subiu aos céus, (o profeta): mas ele próprio diz: disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.
Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.
Saiba pois (Ouçam isso) com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus a quem vós…crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.
Aquilo deve estabelecer isto. Não deve?
E, ouvindo eles isto, os pecadores, compungiram-se em seus corações e perguntaram a Pedro…Varões…e Pedro e…aos demais…os apóstolos, que faremos, varões irmãos?
215 Correto, aqui está você. O que ele ganhou? A chave, a chave para o Reino. Onde é o Reino? É dentro de você. Está correto? O Espírito Santo é o Reino de Deus. Nós sabemos disto. Nós somos nascidos no Reino como sujeitos e representantes. Olhem. Ele tem as chaves do seu lado. “O que você vai fazer com isto?” Esta foi a primeira vez que a porta foi aberta.
216 Agora, a pergunta é feita ao pregador, pois a primeira vez, aquele com a chave. Eu creio se ele disse: “Permaneça firme,” aquilo teria sido oficial.
217 “O que ligares na terra, Eu ligarei no Céu.” Correto. “O que disseres, Eu direi a mesma coisa. Você tem a chave.” Correto. Ele vira a chave na porta.
…O que fareis? Varões irmãos, que faremos?
E ouvindo eles isto, compungiram-se em seus corações, e perguntaram…varões irmãos,…
…e disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; recebereis o dom do Espírito Santo;
Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Aquilo estabeleceu isto para sempre. Nenhuma pessoa jamais, em nenhum tempo, jamais poderia, jamais contradizer Aquilo.
218 A igreja Católica chega, ao invés de ser imergida, eles aspergem. Ao invés de estarem usando o Nome de Jesus, eles têm tomado, “Pai, Filho, e Espírito Santo.” Nunca foi ensinado na Bíblia.
219 Toda pessoa, daquele tempo em diante, foi batizada por imersão no Nome de Jesus Cristo. E alguns foram imersos por João o Batista, que batizou Jesus, e Paulo lhes disse que eles não poderiam receber o Espírito Santo daquela maneira. Eles tinham que voltar e ser batizados novamente, no Nome de Jesus, antes que pudessem receber o Espírito Santo. Quantos conhecem que aquilo é a Escritura? [A Congregação diz, “Amém.” – Ed.] Atos, o capitulo 19. Ali está você. Porque, o Reino do Céu foi selado para qualquer outro caminho, por um juramento por Jesus Cristo, que aquilo seria oficial no Céu.
…Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados,…recebereis o dom do Espírito Santo
Porque, a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos,…a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
Amém. Oremos.
220 Pai, Deus, nesta noite, mil e novecentos e alguns anos têm passado, ainda a honestidade e a integridade do coração humano ainda choram por Deus, como criança chorando pelo leite do seio de sua mãe. Nós Te amamos, Senhor. Nós não podemos viver sem Ti. Como Davi disse: “Minha alma anseia por Ti, como o cervo pela corrente de águas.” Ele deve ter Isto, ou morrer.
221 E, Pai, nós temos esquadrinhado as Escrituras, para trás e para frente. Não para sermos diferentes, mas nós vemos esses seminários, esses estudantes teológicos hoje, que pregam de acordo com os mandamentos dos homens, e não os mandamentos de Deus. Todavia, Senhor, nós não desprezamos aqueles homens, mas nós desprezamos aquelas coisas que eles ensinam. Todavia, Senhor, nós pedimos que eles se tornem nossos irmãos. Nós pedimos que o Senhor os perdoe de seus erros. E nós oramos que eles venham à Escritura, A leiam, não da maneira que alguns seminários A ensinam, mas de acordo com a maneira que Deus A tem escrito.
222 Nós oramos, Deus, agora, que estes candidatos que estão vindo nesta noite para o batismo nas águas. Enquanto nosso galante pastor entra neste púlpito daqui, para pregar o Evangelho, este mesmo Evangelho e então ao poço batismal, para sepultar. Conceda, Senhor, que cada um destes receba o Espírito Santo, porque Tu deste a promessa: “Recebereis o Espírito Santo.” Que o Espírito de Deus esteja esperando em cima da água, para receber o candidato nesta noite, pois nós os entregamos em Tuas mãos, no Nome de Jesus Cristo. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *