ISRAEL E A IGREJA #1
25 de Março de 1953
Jeffersonville – Indiana – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]


1 O pequeno e velho Tabernáculo… Eu tenho voltado muitas vezes, por uma ou duas horas, ou talvez tenha estado para um culto. Esta é a primeira vez que volto, ou que vou, e tento ter um avivamento. Estamos começando nesta noite. Um avivamento, em minha opinião, não consiste em, bem, trazer novos membros. Um avivamento não consiste em um tanto de conversões, embora estas coisas acompanhem um avivamento. Mas um avivamento é para reviver o que vocês já receberam, apenas para reavivá-los.

2 E agora eu… Temos um pastor muito maravilhoso aqui, o irmão Neville, que está assentado bem na frente, um pouco rouco esta noite, devido a um resfriado.

E eu vou expor isto como se realmente estivesse em casa. Costumava ser, quando eu estava aqui, eu era o pastor, eu era o líder de cânticos, eu tirava ofertas, pagava as contas, era o zelador, era o carpinteiro, e eu simplesmente limpava as cinzas da estufa, e fazia tudo o que tinha que ser feito quando algo aparecia, e ainda trabalhava para a Companhia de Serviço Público do outro lado. Foi assim por dezessete anos que eu estive aqui. E estou muito feliz por este pequeno e velho edifício esta noite. E, certamente, é como uma cidade natal para mim. Não é muito bem feito, mas é um – e não é tão grande; mas é o lar, e eu me sinto muito confortável. E estou muito feliz por isto.

3 E agora, nossas reuniões vão consistir em, talvez… Teremos reuniões por cinco noites, até domingo à noite. E vamos ensinar sobre as Escrituras, ensinamento. Agora, este ensinamento não consistirá de outra coisa senão da Bíblia. Agora, então, e na reunião… Agora, eu quero deixar algo bem claro desde já, para que tenhamos a verdadeira base. Eu creio que vocês… Queremos isto primeiro e veremos as regras e regulamentos, e tudo o quanto temos que fazer para que… antes de orarmos e começarmos os cultos.

4 E agora pretendo, se o Senhor desejar, falar esta noite sobre “A Igreja,” e as cinco noites sobre “A Igreja”.

A primeira noite, esta noite, é: “Israel no Egito.”

E amanhã à noite, o Senhor desejando, será: “No Mar Vermelho.”

E então na noite seguinte: “Diante da Serpente de Bronze.”

Logo no sábado à noite: “Em Cades-Barnéia.”

E no domingo à noite, queremos levá-los “À Terra Natal.”

E estes são todos ensinamentos bíblicos. E tragam suas Bíblias, porque vamos simplesmente usar Escritura após Escritura.

5 Muitas chamadas têm chegado para orar pelos enfermos e assim por diante. Mas tenho como que me mantido distante disto. Estou tentando manter minha mente estritamente no ensinamento da Bíblia. E agora, eu não sei o que o Senhor fará. Estamos esperando o chamado de além-mar, para irmos ao estrangeiro. Eu pensei nisto como sendo um tempo maravilhoso. Talvez a partir dali, pode ser que o irmão Neville se sinta melhor para este tempo, e possa ir adiante com este avivamento. Eu gostaria de vê-lo prosseguir até a Páscoa. E eu gostaria de ter um grande batismo aqui, na manhã de Páscoa. Não seria isto maravilhoso? Apenas um tempo para que um grande grupo seja batizado. Eu creio que há aqui alguns de vocês, jovens, para serem batizados.

E agora, enquanto estou falando na questão dos jovens. Agora, temos alguns visitantes. Eu penso que não estou familiarizado com os que vêm e os que não vêm aqui. Eu simplesmente não conheço os… [Espaço em branco na fita – Ed.]

6 Capítulo 12, para começar, e vocês com lápis e papel… Temos algumas Bíblias extras, se alguém desejar seguir algumas Escrituras e quiser uma. Um dos anciões ficará feliz em levá-la até você agora mesmo, se você levantar a mão. Temos cinco ou seis Bíblias aqui. As outras são apenas Novos Testamentos, irmãos, e nesta noite eu vou estar, na maior parte do tempo, no Velho Testamento.

7 No Estudo da Escritura, tenho sido acusado de usar muita tipolologia, isto é, tipificar o Velho com o Novo. Eu lhes digo por que faço isto. É por causa disto:

Talvez, às vezes, as grandes palavras que estudiosos, e assim por diante, tentam pôr na Bíblia, seus termos ou pronúncias… Eu estou satisfeito em tomar a tradução Rei Tiago e usá-la. Ela tem resistido às tempestades mais do que qualquer outra tradução, e simplesmente creio nela desta forma.

8 E eu apenas creio nisto desta forma. E eu creio que toda a Escritura ensina que todo o Velho Testamento foi uma sombra das coisas que haviam de vir. Sendo assim, se vou em direção àquela parede e minha sombra está ali diante de mim, ela declarará algo como sou quando eu chegar ali. Vai me mostrar se sou um animal quadrúpede, ou se sou uma ave, ou o que for; a sombra declarará isto.

E o Velho Testamento foi uma sombra ou um tipo do Novo Testamento. Todo o Velho Testamento apontava para o Calvário. Eu creio, pela ajuda do Espírito Santo, que através das próximas semanas (por quanto tempo, eu não sei), mas posso provar que cada capítulo do Velho Testamento falou de Jesus Cristo, e que tudo foi cumprido Nele. E nós, Nele, estamos completos. Quão simples Deus tem feito isto! Em Cristo somos completos

9 Agora, o homem sempre tem tentado salvar a si mesmo, e fazer coisas diferentes pelas quais possa ser salvo, mas jamais tem sido no Novo Testamento através de qualquer obra própria; é: “Pela graça que sois salvos, por meio da fé.” Esta é a única coisa que pode te salvar, é a graça.

10 Agora, algumas mãos se levantaram há alguns momentos, não sei se são membros da igreja, ou se não são, quando eu quis saber quantos cristãos havia. E, aparentemente, são como que noventa e nove por cento cristãos aqui nesta noite. E espero que os outros se tornem agora mesmo.

11 Agora, o Livro de Gênesis é o Capítulo-semente da Bíblia. Este é o princípio. A palavra “Gênesis” significa: “O Princípio.”

E agora, amanhã à noite, temos que ir ao livro de Êxodo para tomar os filhos. E a palavra “Êxodo” provém da palavra de “Chamado para fora, saindo para fora.” Os filhos de Israel, estavam no êxodo. No seu êxodo, eles saíram do Egito para ir à Terra Prometida que Deus lhes havia dado.

12 Agora, a fim de captar o quadro corretamente da igreja de então, e tipificá-la com hoje, você tem que voltar à semente, levá-la ao êxodo, antes que pudesse ter um êxodo. Agora, você… Ou, trazê-lo a você até que possa ver onde está a igreja, e como eles estavam estabelecidos no Egito, e logo vocês verão como Deus os chamou para sair. E então através da semana, iremos diretamente pelas Escrituras desta forma. E, nesta noite, queremos usar muitas, muitas Escrituras, se o Senhor desejar, ao ensinar.

13 Agora, em primeiro lugar queremos ver é por que… Esta tem sido a maior coisa que tenho encontrado entre o povo Cristão por todo o mundo: tem sido o medo. Eles estão sempre com medo. E quando uma pequena enfermidade os atinge, eles ficam com medo, muitos deles. É o que penso, às vezes, e agora enquanto estou com vocês. Mas agora o que estou tentando fazer hoje à noite, e durante esta semana que vem, é tentar tirar este medo por meio da Palavra de Deus.

14 Agora, você viria a mim e diria: “Bem, irmão Branham, eu creio nisto.” Agora… “Eu creio nisto.”

Há somente uma maneira no mundo para provar… Agora, eu não poderia depender da experiência de uma outra pessoa, do ritual da igreja de alguém. Há somente uma prova verdadeira do que é isto tudo: esta é a Palavra de Deus. Agora, se a Palavra de Deus diz certa coisa, então eu tenho que crer que isto é a Verdade.

15 Recentemente houve um ministro jovem que veio a mim, e ele me contou sobre certa situação, e disse que orou a respeito daquilo. E ele disse que o Senhor lhe revelou que era para ser de certa forma. E olhei um pouquinho para ele, e eu disse: “Irmão, isto parece muito amável.” Eu disse: “Eu aprecio que o Senhor faça isto por ti. Mas, permita-me dizerlhe uma coisa: isto é contrário…”

Ele disse: “Bem, a visão veio de Deus.”

Eu disse: “Não pode ter sido, irmão, porque ela foi contrária à Palavra.”

16 Agora, devemos provar todas as coisas pela Escritura. Não o que… Se for contrário à minha fé, e contudo as Escritura dizem de forma diferente, Ela está certa e eu estou errado. Vê? As Escrituras sempre estão certas; e a única maneira pela qual você pode fazer qualquer coisa, é voltar às Escrituras. Agora, isto é verdade? Agora, eu gosto de ouvi-los dizer “Amém” quando vocês creem nisto. Vê? “Amém” significa: “Assim seja.” Agora, agora não podemos…

17 Alguém estava me perguntando o outro dia, bem, até hoje, sobre certa pessoa que foi uma pessoa de sucesso em uma determinada coisa que estavam fazendo. E disse: “Oh, irmão Bill, o Senhor deve estar naquilo.”

Eu disse: “Ele não pode estar.”

“Oh,” disse, “eles estavam levando almas para serem salvas.”

Eu disse: “Não pode ser. Porque, se for, é contrário à Sua Palavra. Então Deus não vai dizer uma coisa, e logo dizer outra coisa. Ele vai dizer uma só coisa o tempo todo.” Veja, Ele não pode mentir. Deus é infalível, Suas Palavras são infalíveis. Para ser Deus, Ele tem que ser soberano. Vê? E Ele tem… .

18 E agora você diz: “Bem, você não acha que se Deus fez uma certa coisa aqui, mesmo que Sua Palavra dissesse…?”

Eu disse: “Não. A Bíblia diz: ”Aquele que tirar ou acrescentar qualquer coisa a este Livro, será tirado do Livro da Vida“.

Então há uma razão. Sempre, por qualquer coisa (não por uma experiência, ou não pelo que isto se pareça), mas pelo que a Palavra de Deus diz. Agora, no Novo Testamento, Paulo disse: “Mas, ainda que nós mesmos ou um ANJO do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado”, isto é Gálatas 1:8, se vocês querem anotar: “seja anátema.”

19 Portanto, agora, vamos voltar e começar do início, e descobrir quão certa é esta Palavra. Agora, mantenham isto em mente. E enquanto procuramos através desta Bíblia, vocês verão que os dentes das engrenagens da roda de Deus giram lentamente, porém de maneira correta. Isto parece que está há milhões de quilômetros de distância, mas elas estão moendo bem ali o tempo todo, e num destes dias isto estará aqui. Agora, não importa o que… Você apenas tome qualquer dos…

20 Eu gostaria de ter tempo agora para tomar uns seis ou oito meses de estudo da Bíblia aqui, para tomar o Livro de Gênesis e jamais sair de Gênesis. E eu creio que dentro das próximas três, três ou quatro semanas de estudo em Gênesis, veremos como cada filamento ali passa por toda Bíblia, cada Palavra disto. Agora, já estou estudando Gênesis há dois anos, por conta, e ainda estou na minha segunda leitura e nem sequer estou na metade outra vez. Ora, tem sido assim, tenho tomado semanas em apenas dois ou três versículos. E você vê que nesta semente…

21 Se você quiser saber que tipo de colheita você terá, ou o que está crescendo no campo, volte para descobrir que tipo de semente é. A semente produzirá exatamente o que ela é. Ela produzirá segundo sua espécie. Um milho produzirá outro milho; uma erva-daninha, outra erva-daninha, um trigo, outro trigo. Seja o que for, produzirá exatamente o que a semente era.

22 E todas estas seitas e coisas que se levantam, e todas estas coisas, e ismos, hoje em dia, pela graça de Deus estão, cada um deles, escritos em Gênesis, onde isto teve seu princípio lá atrás, só que isto recebeu um outro nome. Mas observe as obras do Espírito naquele dia, e observe como Ele está trabalhando agora, e você verá que isto é exatamente a mesma coisa. E, amigos, algumas destas coisas são surpreendentes. Você ficaria surpreso em saber que algumas destas coisas estão nas mais altas esferas eclesiásticas.

23 Agora, apenas olhe para esse espírito, como ele surgiu lá atrás em Caim, como ele veio através de Cão, através de Ninrode, à Babilônia. Da Babilônia veio aos dias da Vinda de Jesus. Mestres, estudantes da Bíblia, e eles falharam em reconhecer o Senhor Jesus Cristo.

E ali estavam eles, estudiosos polidos, homens santos, justos, conhecendo a Palavra, cada letra Dela, e onde Ela estava e como Ela foi escrita, sabiam de cor e salteado cada pergaminho e tudo mais, tinham que nascer numa certa linhagem de homens, ou de um sacerdócio para chegar… ou – ou uma certa tribo para chegar a ser um sacerdote. Estudiosos polidos, os estudantes de seminário hoje seriam um zero à esquerda perto deles, e, contudo, falharam em reconhecer Jesus.

E quando Jesus veio, eles eram homens santos, e Jesus disse: “Vós tendes por pai o diabo.” Disse: “Errais, não conhecendo o poder de Deus nem as Escrituras.” Vocês conseguiriam imaginar o Senhor Jesus Cristo chamando um estudante da Bíblia, estudioso, justo, santo, de demônio? Mas Ele o fez. E agora, se vocês voltarem, verão de onde veio isto.

24 E, observem, isto está se movendo ainda hoje com uma terrível força ao redor… Convém a você, meu irmão, irmã, considerar o que você está ouvindo, e jamais subestime o poder de Satanás para enganar. Jamais o subestime. Ele é tão sutil quanto possa ser. E o espírito do anticristo não é o comunismo. Não. O espírito do anticristo é tão semelhante da coisa real, a ponto que enganaria até o eleito se possível fora. Jesus disse assim, Mateus 24. É um espírito religioso. Oh, veja, Caim e Abel eram irmãos. O corvo e a pomba estavam no mesmo poleiro. Esaú e Jacó eram irmãos. Judas e Jesus estavam na mesma igreja, Um era Pregador e o outro era tesoureiro. Os vê ali? Sempre é enganoso. A mentira que Caim… O que Satanás contou à Eva continha noventa por cento de verdade, noventa por cento de verdade. E a mentira que você pode contar… Como eu tenho ouvido homens pularem partes da Escrituras, apenas para evitar de… Apenas porque fere a teologia deles. Vê? Mas se – esta parte está correta, esta parte é correta. Vamos colocá-las juntas e façamo-las encaixar através de toda Bíblia. Agora, no princípio quando Deus…

25 Nós não teremos tempo para isto, para voltar ali, mas vamos começar daqui, no princípio da igreja. E isto foi quando Deus… Agora, a palavra “igreja” significa “chamado para fora, o povo chamado para fora.” E eu creio que em toda denominação debaixo do céu hoje, há em todas elas algumas boas pessoas. E eu creio que se Jesus vier, haverá um grupo chamado para fora. E eu creio que estamos muito distantes da Vinda do Senhor. Aquilo que entendemos por igreja, nossa condição não é a condição para a Vinda do Senhor. Não podemos ter fé para cura Divina, muito menos para sermos raptados. Algo tem que acontecer.

26 Ora, se alguém fala do rapto, eles dizem: “Do que você está falando?” Algumas pessoas, membros da igreja. Fala sobre cura divina: “Eu não creio em tal coisa.” Eles não conseguem ver. Dizem: “Bem, eu creio que eles os hipnotizaram.” Bem, como pode essa pessoa alguma vez ir no rapto? Como poderia ele ressuscitar dos mortos quando não há nada de onde ressuscitar? Não há nada ali para ressuscitá-lo.

27 Isto é apenas um faz-de-conta, mentalismo psíquico. Quando você diz: “Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus,” isto está tudo bem, mas, irmão, se isto não vem do coração, ora, é somente mental. E isto não pode vir do coração até que o Espírito Santo testifique disto. Jesus disse que nenhum homem… Ou melhor, a Bíblia diz: “Nenhum homem pode dizer que Jesus é o Cristo, a não ser pelo Espírito Santo.” E você não pode dizer isto de si mesmo; o Espírito Santo tem que falar isto dentro de você. Veja quando Jesus…

28 Quando Pedro confessou-O, ele disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Ele disse: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos Céus. E eu te digo, que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.” Não é isto correto? Assim que você vê onde estamos.

29 Agora, ao cerne, agora é que vamos começar. No princípio, Deus chamando – chamou Seu povo para fora.

Estou falando muito alto, irmão Cox, ou nem tão alto? Um pouquinho alto. Sinto muito por eu… Estas coisas deixam a voz terrível, e estou acostumado a grandes estádios e auditórios, e ao ar livre e outros, e penso que estou gritando um pouco alto. Eu não tenho a intenção de gritar com vocês.

30 Agora, em Gênesis, capítulo 12, começamos por primeiro, esta noite.

Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

31 Abraão, vindo de Babilônia, com seu pai, indo a Sinar, para Sinar, ao vale de Sinar, para onde foram as almas de muitos depois da destruição da Babilônia, ou da confusão que aconteceu… O pai de Abraão – os pais trouxeram Abraão e seus entes queridos a Sinar. E em toda aquela terra, entre todo aquele povo, Deus encontrou favor com um, ou melhor, um homem encontrou favor com Deus.

32 Agora, eu quero que vocês notem, este é o princípio do Cristianismo, da Igreja. E eu quero que vocês notem: não era porque Abraão era um bom homem; era porque Deus elegeu e escolheu Abraão. Não foi Abraão escolhendo a Deus; foi Deus escolhendo a Abraão. Podem ver isto? E agora, veja. Agora, como foi lá, também é hoje. Não é você escolhendo a Deus; é Deus te escolhendo.

33 Agora, isto pode ser muito forte, e eu quero que vocês notem. Imediatamente depois da escolha, da eleição, vem a separação de tudo o mais, assim que Ele chama. Ele elege, chama; então quando Ele chama, Ele te separa de tudo o que está engatado em você. Isto prova que não é uma denominação. Não são duas ou três pessoas juntas. Ele espera de cada indivíduo. Amém. É uma relação individual com cada pessoa.

34 Não é porque minha mãe ali é salva, que eu sou salvo. É porque Deus me escolheu em Cristo. Eu quero que vocês vejam isto. Não é você escolhendo a si mesmo, não é sua escolha, ou quanto você orou, ou quando você virou uma nova página. Você não teve nada a ver com isto. Deus… Oh, que coisa! Quando você chega a ver o que é a Verdade… Você diz: “Você quer dizer que – que eu – eu não vim ao Senhor?” Não, senhor. Você não tinha como, de maneira alguma de vir ao Senhor. Toda a sua natureza, toda sua estrutura era contra Deus. Deus te chamou. Sempre tem sido desta maneira.

35 No jardim do Éden, quando o homem pecou, primeiramente, veja a natureza do pecador: escondendo-se. Mas deveria ter sido Adão chamando a Deus; era Adão se escondendo, e Deus chamando a Adão. Veem isto? Esta é a natureza de um pecador, esconder-se, fugir, colocar-se atrás de algo. Mas Deus chamando… Oh, que coisa. Graça, sublime Graça, Deus chamando.

E agora note, você diz: “Oh, aquilo foi Adão e Eva.”

Sempre tem sido o mesmo por toda a Bíblia. Jesus disse: “Nenhum homem vem a Mim a não ser que o Pai o traga primeiro.” Correto? Agora, esta é a Palavra. E esta é a maneira que queremos, a Palavra, então você sabe onde está posicionado.

36 Quantos aqui nesta noite são cristãos, que sabem que são cristãos, que há Algo em você que te diz que você é um cristão? Está… Correto. Vê? Ora, vocês deveriam ser as pessoas mais felizes do mundo. Vocês apenas deveriam crer nisto. Que coisa, é fácil, tomem a Palavra de Deus para isto.

37 Agora, antes de você se tornar um cristão, Deus te chama; não é você chamando a Deus; Deus te chama. Agora, Ele chamou a Abraão, e ele é o pai de todos nós, na fé. Notem agora, Ele disse: “Abraão!”

Agora, é eleição. Eu quero enfatizar fortemente esta eleição, porque isto é a verdade. Agora, você não se torna um cristão apenas por coincidência, porque você se tornou um cristão antes que você viesse a este mundo. Antes que você nascesse, Deus te ordenou para ser um cristão, do Jardim do Éden, desde antes da fundação do mundo. “Oh,” você diz, “isto é correto, irmão?” Esta é a Verdade. Deus, antes que você soubesse de coisa alguma…

38 Houve um tempo quando você sabia; agora sua mente está escurecida para aquilo. Houve somente um Homem na terra que sabia o que Ele havia sido antes, e este foi Jesus. Ele disse: “Glorifica-Me, Pai, com a glória que eu tive Contigo antes da fundação do mundo.” Ele era Deus encarnado, Ele podia regressar ali no passado e saber o que havia acontecido. Mas nossas mentes estão escurecidas para as coisas ali.

39 Mas fomos ordenados, predestinados. Você sabe o que significa predestinado? O destino de qualquer coisa que foi prevista por Deus. Amém. Agora, isto não é leite desnatado. Notem. Eu creio que isto te deixa aturdido. É melhor entrarmos nisto aí por um minuto. Vamos abrir comigo em Efésios, capítulo 1, e vamos apenas ler um pouco, porque temo que vocês estão deixando isto passar por alto, e apenas pensando que sou eu que estou dizendo isto. Não sou eu! Ouçam com atenção agora. Vamos falar sobre a igreja em alguns momentos, ou mais tarde um pouquinho. Agora, Paulo está falando, endereçando (Efésios 1) diretamente para o ombro, para a igreja. Isto é o que estamos fazendo esta noite. Isto não é para bebês. Isto é para adultos, não para bebês.

40 Bebezinhos… Eu tenho um ali atrás que há pouco aprendeu a andar. Ele tropeçava e caía, se levantava, e pensava que estava fazendo uma grande coisa. Eu fui assim algum dia, mas agora sou um homem, deixei de lado as coisas infantis.

Agora temos que nos encher da completa Doutrina. Eu gosto muito das reuniões antigas de gritar, onde batemos palmas, e gritamos e temos um bom tempo, e temos grandes e poderosos cultos e coisas, uma boa dança, como era. Mas, esperem, então quando chega o tempo do confronto, você não sabe onde está posicionado. Vamos voltar e descobrir. Vamos ver o que está nos fazendo fazer isto. Vamos voltar à fundação, ver onde estamos.

“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,…” (Eu simplesmente amo isto. “Nenhum seminário me enviou.”) “…pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso,…” (Agora, observem, ele está endereçando isto.) “…aos fiéis em Jesus Cristo.”

(Observe, endereçando isto diretamente a quem? Não a pecadores, não a bebês, mas àqueles que são adultos.)

41 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus,…

(Vejam)… A vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

Oh, que coisa. Vê a quem ele está endereçando? Não a um punhado de bebês; senão a pessoas que estão assentadas em lugares celestiais e que foram abençoadas. Agora, e ele disse: “Vocês sabem alguma coisa; vocês têm sido ensinados, e vocês são salvos! E eu quero lhes dizer do que se trata isto tudo.” Oh, eu gosto disto, você não gosta? “Eu quero colocar seus pés nos céus por algum tempo, ao invés de ficar tão preso à terra.” Diz: “Agora, eu quero te dizer por quê. Eu quero te dar um pouco, um pouco – um pouco de impulso, um pequeno avivamento, uma pequena estimulação.” Amém. Eu gosto de estímulo, isto como que te põe pra cima, especialmente quando você sabe que pode dizer ASSIM DIZ O SENHOR. “Agora, eu quero falar a vocês,” ele diz, “vocês que estão sentados em lugares celestiais em Cristo Jesus, que têm sido abençoados com todas as bênçãos espirituais, os dons de Deus manifestando-se, cura Divina, profecias, e tudo mais. Agora, vocês são pessoas crescidas; eu quero conversar com vocês. Estou endereçando isto a vocês.”

42 Agora, observe. “Como…” Amém. Agora, aqui está. Eu espero que isto realmente… Eu vou deixar que isto penetre mesmo, porque isto fará bem, e talvez se cole diretamente nos ossos.

“Como também nos elegeu Nele…”

Quem elegeu? “Ouvi e vim?” Não, não, nunca. “Ele tem te elegido, elegido (tempo passado), tem nos elegido (a igreja) Nele.” Há quanto tempo, Paulo? A semana passada, ou quando você teve o avivamento? Não.

“Antes da fundação do mundo…” Agora, você pode andar sobre a nuvem. Vê? Ele fez o quê? “Ele nos elegeu Nele (Cristo) antes da fundação do mundo.”

43 Eu gostaria que tivéssemos um tempinho para ir a Jó 7:37, e ver ali onde ele diz: “Onde estavas tu quando Eu fundava a terra? Antes que Eu fundasse a terra…

Faze-mo saber onde está firmada. Ou onde estavas tu quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e os filhos de Deus rejubilavam?“ Dizendo a Jó: ”Cinge agora os teus lombos como varão, eu quero falar contigo.“

44 Agora, Paulo diz: “Ele nos elegeu Nele (a igreja) antes da fundação do mundo.” Agora, observe. …para que fôssemos santos…

Não nossa própria santidade.

“Bem,” você diz, “você crê em santidade, Irmão Branham?” Certamente. Não na minha, na Dele. Minha santidade não é nada; a Dele é perfeita.

Bem, você diz então: “Você acha que você pode beber ou…” Não, eu nunca disse isto. Olhe, um grão de trigo pode somente produzir trigo; ele não pode produzir ervas daninhas. Não há desejo nele; não há vida nele para produzir ervas daninhas. E se estamos em Cristo Jesus…

45 Não seja enganado, é melhor você pesquisar isto com atenção agora. Veja, se você continua, dizendo: “Bem, eu… não me condena por fazer isto, não me condena por fazer isto.” Coisas do mundo? Agora, eu – eu vou ferir vocês apenas um pouquinho, puxar as penas para o outro lado. Mas é esta evidência segura, você jamais tem estado com Cristo, você jamais tem nascido de novo.

“Aquele que ama o mundo ou as coisas do mundo, o amor de Deus nem mesmo está nele.”

Agora, se você simplesmente deixa de fazer isto, porque você sabe que deveria deixar de fazer, este é o sinal que você ainda não tem chegado a lugar algum. Quando esta coisa se torna morta em você, e a natureza dela se vai, há uma outra Pessoa ali que pode simplesmente produzir… O Espírito Santo, que estava em Cristo, estando em você produz a Vida como a de Cristo. Não é nada que você faz; é o que Ele fez. Ele escolheu isto antes da fundação do mundo.

46 Alguém diz: “Bem, eu sei que sou salvo porque parei de fumar.”

Não foi por isto que fui salvo; não é por isto que você foi salvo. Você foi salvo porque Deus te escolheu antes da fundação do mundo para ser salvo. Este é o ensinamento bíblico. Amém! Agora, veja, começamos a ver que isto não somos nós; é Ele. (Vê?) Ele nos escolheu.

Abraão não poderia dizer: “Bem, louvado seja Deus, eu saí da torre da Babilônia, aleluia! É por isto que sou salvo.” Ele teria salvo todo um grupo então, se esta é a razão pela qual fizeram isto. Veja, Ele não fez isto.

47 Ele elegeu Abraão. E este foi o exato início de nossa salvação, que foi dada ao homem quando Ele o chamou, e o elegeu, e o predestinou e lhe deu uma promessa, e fez um pacto eterno com Abraão e sua semente.

Agora, nós poderíamos ir adiante aqui e ler um capítulo completo disto, mas não temos tempo. Agora, Deus chamou. Observe, quando Ele chamou Abraão aqui, Ele o chamou por eleição. Não pelo que ele era; mas pelo que Deus era. E Ele o chamou do meio de sua parentela, e o abençoou e disse-lhe: “Eu vou te salvar.” E aqui, Ele diz: “E tu virás a Mim já avançado em dias.” Antes que ele fizesse algo para merecer isto, Deus o escolheu, falou dele. “E não somente tu, mas tua semente após ti…” Oh, que coisa. Notem. “E ele retornou…” O versículo 8.

Agora, vamos ler aqui um pouco mais adiante sobre esta outra coisa.

Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.

E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda,…

48 Agora, observe, ele fez bem aí o que Deus lhe disse para não fazer: tomou Ló, seu sobrinho, e Abraão levou seu papai. Mas Ele nunca lhe disse para levar seu papai, mas ele o levou de qualquer forma. E qualquer leitor da Bíblia… Leia isto em Gênesis amanhã quando tiver tempo. Notem que isto foi um estorvo, até que o ancião partiu. Ele foi uma pedra de tropeço por todo o caminho, como também o foi Ló; Deus chamou a Abraão, não a Ló. Ele chamou a Abraão, não seu papai.

Bem, você diz: “E quanto a Sara?” Um homem e sua esposa são um. Vê? “Eles são uma carne,” a Bíblia diz assim. Correto.

49 Mas Ele chamou a Abraão e pediu-lhe, disse-lhe para se separar de tudo o que ele tinha, e ir a uma terra estranha.

Veja, uma separação… Indo a uma terra estranha da qual nada sabia, isto é cristianismo, separar-se das coisas do mundo, porque Deus tem te chamado para ir a uma outra terra, e habitar entre um povo do qual você nada sabe, para ser um peregrino. Amém. Quando penso nisto, eu quase não consigo me segurar: Peregrino, estrangeiro.

O velho Jacó, prestes a morrer, diante de Faraó, ele disse: “Eu tenho estado tantos anos em minha peregrinação.” Amém. O que ele era? Ele começou a se conscientizar. O companheiro tinha feito tanto. Ele sabia que ele era apenas um peregrino aqui. Agora, notem.

50 Chegamos ao versículo 8, e Deus prometeu a Abraão aqui como Ele iria salvá-lo, como também sua semente após ele. Agora, Ele fez o pacto incondicional. Não é apenas porque Ele fez isto, porque simplesmente aquele ele era – aquele era Abraão. Ele não disse: “Agora, Abraão, se fizeres isto, se fizeres aquilo.” Ele disse: “Abraão, eu já tenho feito isto. Isto não é coisa alguma com a qual você tem a ver. Eu Mesmo fiz isto.” Amém. Oh, que coisa, quando penso nisto. Deus mesmo fez isto, incondicional. O pacto de Deus é incondicional.

51 Você diz: “Bem, irmão, eu parei de comer carne. Eu não faço isto. Eu…” Irmão, isto não tem coisa alguma a ver com isto. Não é se você come carne ou não come carne, ou guarda os dias sabáticos ou luas novas, ou se você vai à escola dominical no domingo, ou o que for. Você é salvo, incondicionalmente.

Então você diz: “Irmão Branham, então se sou salvo, glória a Deus, eu posso fazer o que quiser.” Sim, senhor! E se você é salvo, irmão, você não tem desejo de nada do mundo. E todo o seu coração está centrado nisto, você não consegue fugir disto. Mas enquanto há um puxão ali, você sabe que ainda há algo errado.

Agora, eleição, Deus chamou a Abraão, e disse-lhe que iria salvá-lo, incondicionalmente.

52 Agora, vamos aqui depois da promessa ter sido dada. Eu quero que vocês venham a Gênesis 15:7 comigo, aqui, apenas por um momento, e vamos ler aqui apenas por uns momentos. Correto.

Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares.

E disse ele: Senhor Jeová, como saberei que hei de herdá-la?

53 Agora, Abraão, depois de sair da terra dos Caldeus, da terra… Cidade de Ur dos Caldeus, a terra de Sinar, separou, saiu… Olhe para isto, assim como os cristãos hoje, ainda vagando. Veja:

E disse-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho.

54 Agora, amanhã eu quero que vocês continuem lendo isto, se vocês estão anotando, marcando. Eu citarei isto por causa do espaço de tempo porque não quero segurá-los por muito tempo. Eu quero que vocês voltem amanhã à noite, para que assim possamos entrar diretamente nisto. Estamos apenas fazendo uma base esta noite, apenas um fundamento. Vê?

55 Agora, ele tomou uma bezerra, uma cabra e um carneiro, uma rola e um pombinho, e ele dividiu o carneiro e a cabra, e assim por diante, e os posicionou, colocou a rola ali, sem dividi-la. E ele manteve os pássaros afastados disto até o pôr do sol. E Deus desceu a Abraão para confirmar este pacto, desceu, disse: “Agora, Abraão, agora Eu vou provar o que vou fazer.” E Ele…

56 E vocês sabem, muitos de vocês estiveram aqui na igreja, há anos, quando ensinei sobre esta mesma coisa. Sim. Sim, senhor. Lá em 1949 eu ensinei sobre isto. Correto. Ela tinha marcado isto em sua Bíblia.

57 Vejam. Então Ele desceu e mostrou a Abraão o que Ele iria fazer. Primeiro Ele colocou Abraão para dormir. “Agora, Abraão, você não tem nada a ver com isto.”

58 Agora, para você que está tentando salvar-se. Eu tenho entendido que na igreja, no Tabernáculo, depois de estar sob este ensinamento, que muitas pessoas deixaram o Tabernáculo e foram à seitas e assim por diante para crer em todo tipo de coisa que há para ser crido. Fez com que alguns deles parassem de comer carne, e alguns continuaram guardando seus dias sabáticos e luas novas, e eu não… Eu penso que fizeram sacrifícios, e tudo, depois de realmente recusar a aceitar a Palavra de Deus. Isto é para mostrar o que estava aqui dentro. Paulo disse: “Saíram de nós, mas não eram de nós.” Vê, correto. Vê, esta é a verdade. O Espírito Santo tomará controle da Palavra de Deus. Aquelas coisas, num confronto, provarão que eles estavam errados.

59 Agora, Ele diz: “Abraão.” Ele o colocou para dormir, disse: “Eu vou te mostrar como vou fazer isto, como eu vou manter Meu pacto.” E Ele tomou aqueles animais, e agora, observe: Quando Abraão foi dormir, mostrando que a morte deve vir a toda criatura. Então diante dele veio uma sarça ardente, e uma sarça ardente representava o inferno, que todo pecador merece ir para o inferno. E então depois, por entre o sacrifício na colina, veio uma pequena Luz branca que passou entre cada uma daquelas partes do sacrifício. Pacto!

60 Se vocês notarem, tem havido muitas maneiras pelas quais as pessoas fizeram pacto, muitas vezes. Nós, hoje, como fazemos um pacto? Dizemos: “Apertemos as mãos.” Este é um acordo. Este é nosso pacto, não é? Na antiguidade, eles costumavam fazer… Na China, vocês sabem como eles fazem um pacto? Eles lançam sal uns nos outros. Este é o pacto na China. Vê, e eles fazem diferentes pactos, segundo os costumes das pessoas.

61 Mas o costume oriental era matar um animal, e ficar entre este animal, e então redigir algo. Bem aqui você encontra isto, em Levítico, e eles redigiam ali seu acordo. E este acordo era partido em dois sobre este animal morto. E eles faziam um juramento sobre o animal morto, que se alguém quebrasse este juramento, que seus corpos ficassem como aquele animal morto. E eles davam um pedaço a cada um. E então eles iam embora. E quando voltavam, aqueles dois pedaços tinham que se encaixar perfeitamente, as duas partes. Que bonito!

62 Deus fazendo um pacto, mostrando, mostrando previamente que “Eu jurei que faria isto, em sua Semente eu abençoarei todas as nações do mundo.” Leia isto. “Eu abençoarei os Gentios; eu abençoarei o homem negro, o homem amarelo, o homem branco. Eu abençoarei todos através de sua semente, pois de ti virão reis e príncipes.”

“Como Tu farás isto, Senhor?”

“Eu te mostrarei como.”

E Ele mostrou-lhe na colina, onde aquelas duas partes estavam representadas. E qualquer estudante da Bíblia aqui sabe que cada um deles era um animal limpo que representava o sacrifício de Jesus Cristo. Ele foi o Cordeiro. Ele foi a novilha com a qual fizeram as águas da separação quando eles tiveram as águas da separação para passar. Agora, temos a lavagem pela água, pela Palavra da separação do pecado, através da Palavra, através da fé. E o pombinho e a rola eram cura Divina, isto tudo está em Cristo… Amém.

63 Ali Deus mostrou a Abrão o que Ele iria fazer, que através da semente de Isaque Ele traria Seu Filho amado, Cristo, que foi morto lá entre os céus e a terra, quando o sol tinha se posto, e a escuridão veio sobre a terra, e ali Ele O partiu em dois. Deus tirou Sua alma Dele, e Ele escreveu um pacto com as famílias da terra. Quando aquele precioso e inadulterado Sangue do Deus Todo Poderoso, pingando das veias de Emanuel, Ele O partiu e tirou Dele aquela alma.

Ele disse: “Deus meu, Deus meu, por que Tu me desamparaste?” Sua face cheia de cuspe de zombaria, uma coroa de zombaria cruel posta sobre Sua fronte, os cravos que o cravaram foram cravos romanos, Suas costas feridas a tal ponto que Suas costelas apareceram, balançando na cruz, gritando, morrendo, morrendo pelo pecador, o pecado do mundo sobre Ele. E ali Deus partiu Seu lado, arrancou a alma Dele, quando Ele disse: “Em Tuas mãos entrego Meu Espírito,” e Ele inclinou Sua cabeça. E a terra tremeu e arremessou rochas. Ali está Ele; ali está o Pacto de Deus. Ali está o cumprimento dele.

Desfazendo rochas e escurecendo os céus;

Meu Salvador inclinou a cabeça e morreu;

O véu sendo aberto revelou o caminho;

Para o gozo celestial e dia sem fim.

64 O Calvário, o Calvário, Jesus sangrou e morreu por mim. Então Ele partiu a alma de Seu Próprio Filho, separou o Pacto, e Ele lançou o Corpo na terra. Ele ficou ali por três dias e noites. Ele ressuscitou. “Pois não era possível que Meu Santo visse a corrupção, nem ficasse Sua alma no inferno.” E Sua alma foi Seu Espírito que foi ao inferno. E Ele desceu, Deus desceu, pegou Seu Corpo e deu-Lhe vida, e tomou o Corpo de Jesus e o assentou à Sua destra em Glória, e enviou de volta o Espírito Santo como um Pacto.

65 Aí está. Não deixe de alcançar isto, irmão. Sem o batismo do Espírito Santo, você está perdido. Este é o único… Você não tem que se preocupar quanto a chegar aos céus. Se não há nada aqui dentro de Sobrenatural, as portas não podem ser destravadas, você poderia ir até ela e bater a cabeça contra ela. Mas se o Espírito de Deus está aí, o Espírito de Deus, do lado de dentro, Ele abrirá as portas. Tem que ter algo aqui dentro para destravá-la ali. Correto. Então você já está julgado apenas pelo que você pensa acerca de Jesus Cristo.

66 Agora, aqui vem Ele, perfurado, partido, rasgado em pedaços. Sua alma foi a Deus. Deus O abençoou. E então Sua alma voltou na forma do batismo do Espírito Santo que vem a cada crente para santificar, limpar a mente, limpar o coração, e deixar uma porção do Espírito Santo ali, aqui e ali. E quando o Espírito Santo é dado, este mesmo Espírito Santo que levantou o Corpo de Jesus da tumba, arrebatará. E aquele Pacto tem que encaixar, como Ele O partiu ali e deu, o Corpo voltou a Deus, e o Espírito voltou à terra. Então o teu espírito terá que ter o mesmo tipo de Espírito, ou não vai se encaixar corretamente quando se unirem. Amém. Sim, senhor. Não porque você mesmo faz, mas porque Algo, o amor de Deus tem entrado em sua alma e arrancado todo ídolo terreal. Aí está.

67 E há algo que clama e invoca por Deus, é sua alma aqui dentro chamando o Pai celestial. Aí está. Isto te dá fé, e você se torna a Semente de Abraão. Você crê na promessa de Deus como Abraão creu. Embora ela demore, contudo você crê nela. Fiel, Abraão não titubeou na promessa de Deus através da incredulidade, mas ficou forte, dando louvores a Deus.

E você não consegue se manter fiel de um avivamento a outro, e então você se chama Semente de Abraão? É melhor você considerar algo primeiro. Não julgue mal coisa alguma. Fique firme com a Palavra.

Abraão não titubeou na promessa de Deus por incredulidade. Quando Ele lhe disse que Ele lhe daria um filho, ele esperou vinte e cinco anos, ficando mais forte o tempo todo. Ele cresceu na graça e conhecimento do Senhor. Amém.

68 Não almejo fazer uma pregação, mas Isto simplesmente começou a pregar em mim. Correto.

69 Deus chamando, elegendo. Agora, você pode também encarar isto: há pessoas que jamais serão salvas. Há pessoas que jamais serão salvas independente do que elas façam. E você sabe disto. Há pessoas que são predestinadas à perdição. Há pessoas que são predestinadas a serem salvas. Todos os que são predestinados a serem salvos, serão salvos, apesar de tudo.

70 Isto, isto não está indo muito bem. Parece que vocês não estão captando isto. Bem, vamos ler; vamos simplesmente descobrir isto então, ver o que Deus disse. Vamos juntos, vamos ao Novo Testamento primeiro. Deem-me um… Romanos 9, apenas por um minuto, e veremos se isto é certo ou não, ver se Deus disse que alguns seriam perdidos, e alguns que – que seriam. Você gosta da Palavra de Deus? Bem, vejamos o que Ela diz agora. E agora, ouçam com atenção. Tome seu tempo; não se apresse. Agora, observe Romanos 9, Paulo falando, o Novo Testamento poderia Te levar a muitos lugares no Velho…

71 E vocês que estão anotando, também anotem Judas 4, enquanto você está aí: “Homens do passado, predestinados a esta condenação, homens convertendo em dissolução a graça de Deus, seguindo ímpias concupiscências.” Em Timóteo também, onde diz: “Como Janes e Jambres resistiram a Moisés e Arão, assim também estes resistem à Verdade, homens corruptos de entendimento.” Deus disse que eles estariam ali, e eles estão aqui.

Olhe a estas coisas falsas. Saia por aí, vá pelas igrejas pentecostais, metodistas, batistas, ou da santidade, onde quer que vá, você encontrará pessoas personificando Isto, e pessoas dizendo como são. “Bem, glória a Deus, aleluia!”

72 Uma mulher disse outro dia: “Eu tenho dez filhos, mas, glória a Deus, o Senhor me chamou para pregar o Evangelho. Aleluia, sairei para fazer isto.” Ele não faz tal coisa. Ele jamais fez, e Ele jamais fará, porque Ele disse que Ele não faria. Agora, mas, oh, que coisa, ela pensou que sim. Sim, senhor. Deus deu-lhe dez filhos para criar; isto é o que ela está suposta a fazer. Correto. Mas a coisa disto é que eles ficam todos entorpecidos sob o entusiasmo.

73 Bem, eles dizem: “Eu não preciso que ninguém me ensine. Glória a Deus, eu tenho o Espírito Santo.” Bem, então, o Espírito Santo estava errado quando Ele disse que Ele estabelece alguns na igreja, mestres. Deus os coloca na igreja como mestres. Isto fica estabelecido. Por que Ele colocaria mestres aí, se o Espírito Santo fará todo o ensinamento? Huh. Correto.

Vê? O que as pessoas precisam é de que seus cérebros sejam batizados, além da água. Correto. Correto. Perdoem-me esta expressão cortante, mas eu gosto que penetre profundamente. Queremos um avivamento e, irmão, você tem que agitar a coisa. Antes que você possa fazer isto, você tem que dar pontapés em satanás. Não argumente com ele, tome sua posição e fique aí. Eu batalhei com ele ao redor do mundo, e todo cristão que alguma vez se posicionou com Deus tem que batalhar com ele. Mas se você sabe pelo que está posicionado, e você sabe que é a verdade, é o ASSIM DIZ O SENHOR, você pode ficar aí.

74 Você diz: “Bem, glória a Deus, eu fui salvo porque parei de beber. Glória a Deus, eu senti um calafrio descer pela minha espinha. Um vento forte e poderoso me atingiu na face. Você crê nisto, irmão Branham?” Certamente. Mas eu quero ver primeiro de onde este vento forte e poderoso veio. Vê? Correto, verdadeiramente. Este calafrio está bem, mas eu não sou salvo porque tive um calafrio, e nem porque um vento forte e poderoso me atingiu. “Você não crê nisto, irmão?” Sim, eu creio. Mas espere um minuto; vamos voltar aqui um pouquinho. O diabo tem algumas imitações no caminho por aí.

Eu sou salvo porque preencho as condições de Deus. Ele me chamou, e eu soube que Ele me chamou. Eu O aceitei em Sua Palavra, então posso dizer a satanás: “ASSIM DIZ O SENHOR.”

75 Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele era Deus; Ele era Emanuel. Deus estava em Cristo, reconciliando Consigo o mundo. Ele nunca usou quaisquer de Seus grandes dons. Quando Ele encontrou satanás, Ele disse: “Está escrito: ‘Nem só de pão o homem viverá.’ Está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus.’” E Ele o derrotou. É isto; conhecer as Escrituras. Satanás A conhece também, mas você tem que saber como posicionar corretamente a Palavra de Deus. Vê?

76 Notem, ouçam Paulo falando. Quantos aceitariam a doutrina de Paulo? Ele disse: “Se um ANJO ensinasse alguma outra coisa, que seja anátema”.

Em Cristo digo a verdade, não minto, a minha consciência dando-me testemunho no Espírito Santo

(Ouçam Paulo assegurando-se. Veem? Colocando isto de forma que você absolutamente saberá.)

Tenho grande tristeza e contínua… dor no meu coração.

Porque eu mesmo poderia… Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne.

77 Vocês têm ouvido dizer: “Oh, todos os judeus são o povo escolhido por Deus.” Isto não é correto. Isto não é correto. Os judeus não são o povo escolhido por Deus. Vê, eles não são. Agora, ouça, veja se Paulo não disse a mesma coisa, e ele era um judeu. Vê, Abraão teve onze filhos, você sabe disto, não sabe? E eles todos eram a semente de Abraão. Eles todos eram a semente de Abraão, mas “Em Isaque Tua Descendência será chamada.” Não nos demais, não em Ismael, e não nos outros nove filhos da outra, terceira esposa que teve. Não. Era: “Em Isaque foi chamada a descendência.” Espere, eu creio que é neste mesmo capítulo.

Quem eram israelitas: aos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e as promessas”.

Agora, ele está falando acerca de Israel. Agora, observe o que ele diz:

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!

Não que a palavra de Deus… haja faltado, porque nem todos os que são… de Israel são israelitas.

“Correto? Então eles não são todos que estão em Israel que são judeus ali; nem todos são.

Observe. “Nem por serem descendência de Abraão…”

78 Isto não faz deles israelitas. Agora, observe. “O que você está tipificando, irmão Branham?” Eu estou tipificando a igreja. Nem todos os que confessam a Cristo são cristãos. Nem todos que vão à igreja são cristãos. Nem toda a semente de Abraão era – tinha a promessa. Era uma eleição; era a promessa. E a promessa foi dita de antemão a Abraão. E o eleito de Deus foi preordenado antes da fundação do mundo. Vê? Notem:

“Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos, mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.”

Não nos demais judeus, mas em Isaque. Através de Isaque vem Cristo. Esta foi a Semente de Abraão, Cristo. E então a primeira Semente de Abraão, não foi através da semente sexual; foi por sua fé que Deus reconheceu. E é através da fé, em nós, para crer na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo, é que nos faz ser a descendência de Abraão.

79 E Abraão foi circuncidado, com um selo da promessa pela sua fé. Agora, ele não recebeu isto até que fosse circuncidado; ele recebeu a promessa antes que fosse circuncidado.

Correto, pregador? [Um irmão diz: “Amém” – Ed.] Onde está o irmão, o outro pregador? Eu o vi assentado… Oh, penso que ele está fazendo a gravação ali atrás, irmão. Sim. Muito bem.

80 Ele recebeu a promessa antes que fosse circuncidado. Romanos 4 te dirá. Ele recebeu a promessa antes que fosse circuncidado. Então lhe foi dado a circuncisão como um selo de sua obediência de fé. Agora, quando dizemos… É por isto que Billy Graham, Charles Fuller, Billings e os demais, por isto que estão falando, aqueles irmãos Batistas. Eu disse que muitos o fazem, Rufus Mosley e todo o grupo.

Ele disse: “Bem, tivemos vinte mil convertidos em duas semanas. Eles não puderam encontrar vinte pessoas.”

Eu disse: “Bem, eles não foram convertidos.”

“Oh,” ele disse, “eles aceitaram a Cristo como Salvador pessoal.”

Eu disse: “Contudo não estão convertidos.” Correto. Você não é convertido até… “Converter” significa “ser mudado.” E veja, Paulo…

81 Pedro tinha crido no Senhor; ele tinha sido batizado, recebeu poder para curar os enfermos, expulsar demônios, ressuscitar os mortos; e Jesus lhe disse na noite antes da crucificação: “Quando te converteres, confirma teus irmãos.” É isto correto? Sendo tanto salvo quanto santificado, e não tinha sido convertido. Isto é a Escritura.

“Oh, ele foi santificado?” Sim, senhor.

João 17:17: “Santifica-os, Pai, na verdade.” Você pensa que Ele colocaria aquele Espírito num vaso que não se encaixava? E eles foram e expulsaram demônios, voltaram gritando. Correto, Metodistas. Eles retornaram gritando, louvando a Deus e disseram: “Oh, os demônios se nos sujeitam.”

Oh, apenas um momento! Mateus 10, e Ele disse: “Não vos alegreis porque se vos sujeitam os demônios, mas alegrai-vos antes por estar o vosso nome escrito nos Céus.” Correto?

82 Agora, eu quero que vocês se acalmem apenas por um momento. E Judas estava com eles. Correto? Judas estava tanto quanto um pato numa poça. Ele estava gritando e alegrando-se também. E ele seguiu a igreja até chegar ao Pentecostes. Mas quando ele chegou ao Pentecostes para receber o batismo do Espírito Santo, ele O recusou e traiu Jesus. E este foi o anticristo. E este espírito, hoje, virá e ensinará justificação pela fé e tudo mais, e vai se mover até o batismo do Espírito Santo, e então mostrará suas cores. Isto é correto.

83 E observe as dez virgens que saíram. Cinco… Todas aquelas virgens. Cinco delas eram néscias; cinco tinham óleo em suas lâmpadas. O que é o Óleo? O Espírito Santo. Vê? Correto. Elas eram todas virgens, boas vidas, vidas limpas.

Você diz: “Bem, irmão, eu não vou a danças; eu não vou a shows.” Estas são apenas coisas morais. A menos que haja recebido algo sobrenatural… Não porque você gritou, não porque você falou em línguas, não porque você pulou, não porque você fez isto. Mas algo sobrenatural tem acontecido aqui dentro e te mudou e colocou em você um selo de amor em Deus. Você está ancorado. Correto.

“Ora, você não crê?” Eu creio em gritar; eu creio em todas estas coisas, mas esta não é a resposta.

84 Os Metodistas quando gritaram pensaram que tinham isto, mas vieram a saber que estavam errados. Muitos deles gritaram e não tiveram isto. Os Pentecostais vieram, falaram em línguas, eles disseram: “Nós temos isto.” Mas vieram a saber que estavam errados. Muitos deles falaram em línguas e não tiveram coisa alguma. “Ainda que eu falasse a língua de homens e ANJOs, e não tiver amor, de nada me valeria.” Eles não tiveram Isto. Correto. Esta é a razão pela qual o mundo todo tem sido enganado por isto, e tem feito outra coisa. Esta não é a resposta. Não através de uma demonstração carnal ou emoção, mas algo tem acontecido aqui dentro e tem mudado toda sua opinião, mudado toda a sua natureza. Você é convertido; não você, mas Cristo tem entrado em ti e te convertido. Sua natureza do velho homem está morta, e você é nascido de novo, e você é um novo homem. Observe. Amém.

85 Ouçam, estou demorando, não estou? Dê-me um grito daqui a pouquinho, ali atrás, irmão, se eu estiver demorando demais. Eu tenho que trazer os filhos de Israel para cá, apenas em um minuto, mas eu quero mostrar a vocês como este negócio cabe a Deus fazer estas coisas. Vocês ainda me amam? Correto. Agora, apenas continuem orando por mim. Correto. Mas apenas permitam-me relaxar um pouco então; agora, apenas um momento.

“Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa…“ (Oh! Vejam isto.) ”…são contados como descendência.“

Os filhos da promessa. Promessa de quê? Que tipo de promessa? A que Deus prometeu antes da fundação do mundo. Ele lhes disse: “Esta é a Semente.” Não porque você parou de fazer isto e parou de fazer aquilo, e parou de mentir, parou de roubar. Estes são apenas atos morais; um bom cidadão fará isto. Você não pode se chamar de Cristão até que algo aqui dentro tenha acontecido, até que você tenha se regenerado, ou algo tenha acontecido aqui. Notem:

“Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.

E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um,…“ (Ouçam isto agora.) ”…de Isaque, nosso pai.“

86 Coloque seu colete; apronte seu capacete. Isto vai te despertar:

“Porque, não tendo eles ainda nascido,… (Estes são Esaú e Jacó) ”…nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição,…“

Estou permitindo isto encharcar por algum tempo. Acorde agora para esta passagem. Esaú e Jacó, antes mesmo que nascessem, antes que soubessem o que era certo e errado…

“…segundo a eleição de Deus, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama”,

Fiuu! Eu pensava que parar de comer carne me salvaria. Você não tem nada a ver com isto. Se você é salvo, é que Deus te chamou antes da fundação do mundo e te salvou. Correto? Agora, observe:

“Foi-lhe dito a ela: o maior servirá o menor.

Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.“

Antes que ambos nascessem, Deus disse: “Amei a um e a outro aborreci.” Isto é a Palavra de Deus? Eu não sou responsável por Ela, a não ser pregá-La.

87 Agora, eleição não é algo que você tenha que fazer; é o que Deus tem feito. Deus fez isto em Cristo por você antes da fundação do mundo. “Todo o que o Pai têm me dado virá a Mim.” Aleluia! Oh, que coisa! Perdoem-me. Eu não estou entusiasmado, mas estou feliz. “Todo o que o Pai me tem dado virá a Mim, e o que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Quem come a minha carne e bebe o Meu Sangue, dignamente, (após receber o Espírito) tem Vida Eterna. Eu o ressuscitarei no último dia.” [Espaço em branco na fita – Ed.]

88 O que temes? Huh! Deus tem prometido, incondicionalmente. Este amor de Deus está tocando em seu coração, e você sabe que tem passado da morte para a Vida; você ama todo mundo e o mundo todo se torna diferente para ti; e Ela está ancorada bem ali: nada te move. Seja feliz e vá adiante. Glória a Deus. Não permita que algo te faça retroceder. Oh, você pode sair, esfriar-se, desalentar-se um pouquinho, mas esta Semente de Deus permanecerá como verdadeira. A Bíblia diz: “Embora sejamos infiéis, contudo Ele não é. Ele é verdadeiro, Ele permanece fiel.” Agora, observe. Vamos ler:

“Que diremos, pois – Que diremos pois?… (Ouçam a Paulo.)… Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma! (Há injustiça?)

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer… e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

Assim, pois, isto não depende do que quer,…“

Oh, você diz: “Glória a Deus, aleluia, eu serei salvo antes de morrer.” Será? Deus tem algo a dizer sobre isto.

“…isto não depende do que quer…” (Não, e então?) “…nem do que corre,…” (O quê?) “…mas de Deus, que se compadece.

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.“ É a eleição de Deus. Deus faz o que Ele quer fazer.

89 Agora, notem um pouco mais. Eu tenho isto marcado aqui com muitas letras em vermelho, muitas, tudo coberto a tal ponto que mal consigo ver isto. É… Eu tenho lido muito isto aqui. “Pois o…” Eu não sei o que está aí. É um… Sim, está apagada. Eu vejo isto aqui; eu tenho isto tudo marcado com tinta vermelha aí. “

A Escritura…“ Eu trarei minha outra Bíblia amanhã à noite. ”Porque diz… Faraó: para isto… mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o Meu Nome seja anunciado em toda a terra.”

Deus levantou Faraó e endureceu seu coração para este propósito. Deus levantou Judas Iscariotes; ele nasceu aqui como filho da perdição. Isto é correto? Deus disse de Esaú e Jacó, antes de eles mesmos nascerem, disse à sua mãe tudo o que iria acontecer; que a um Ele aborreceu e ao outro Ele amou. Isto é verdade? Então é Deus que faz todas as coisas em todas as coisas, e você não tem nada a ver com isto. E se Deus tem te chamado, o amor de Deus está tocando em seu coração. E todos os que Ele tem chamado virão a Ele, e nenhum deles se perderá. Deus tem prometido; Ele disse que nenhum se perderia. “Todo o que o Pai me tem dado virá a Mim. E nenhum deles se perdeu a não ser Judas Iscariotes, para que as Escrituras pudessem ser cumpridas. E eu os ressuscitarei no último dia.”

90 Agora, você está… Você disse há pouco que você era um cristão. Quem te fez um cristão? É porque Deus te chamou antes da fundação do mundo para ser um Cristão, e você se tornou um Cristão. Então você foi salvo, cheio do Espírito Santo, você tem Vida Eterna. Por que Ele te deu o Espírito Santo? Como um Selo de tua fé. Primeiro você teve fé.

Agora, se você diz: “Bem, você disse há algum tempo acerca de Billy Graham e os demais gritando: ‘Bem, quantos querem aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal? Levantem suas mãos.’ Isto está bem?” Certamente tudo está bem. Isto é bom, mas isto é apenas o começo. Então se você realmente crer nisto, e realmente tiver aceitado isto em seu coração, e você é ensinado da maneira correta, então o Espírito Santo virá como uma circuncisão, como Ele a deu a Abraão depois que ele teve fé, uma confirmação.

91 Agora, você ouve as pessoas dizerem: “Vamos ter uma reunião de vigília. Glória a Deus, vamos voltar.” Dizem: “Glória a Deus, vamos vigiar pelo Espírito Santo.” Não há tal coisa como essa.

“Vigiar” não significa “orar.” “Vigiar” significa “esperar.” Quantos sabem que a palavra “vigiar” significa “esperar”? Jesus disse: “Ficai ali na cidade de Jerusalém até que Eu – até que a promessa vos seja dada.” Eu não sei o que eles estavam fazendo. Eles estavam, provavelmente, orando. Eu não sei.

Mas eles nunca tiveram que esperar depois disto. “Enquanto Pedro falava estas Palavras, o Espírito Santo caiu sobre eles.” Todos… E quando Paulo impôs as mãos sobre eles, o Espírito Santo veio. Correto? Veja, não esperando, o Espírito Santo estava ali e deu-lhes o batismo do Espírito Santo em confirmação de sua fé.

92 E Deus circuncidou Abraão em confirmação de sua fé. E o que foi isto? Foi o Espírito Santo? Alguém me diz para quê é o Espírito Santo? É um sinal. É isto certo? O que era a circuncisão? Um sinal. Correto? Um sinal. Deus deu um sinal de que Ele tinha aceitado Abraão, pela circuncisão.

E quando você diz: “Eu creio em Deus; eu creio em Jesus Cristo,” então Deus te dá o Batismo do Espírito Santo como um sinal de que Ele tem aceitado sua fé. Aleluia! E então você está selado no Reino de Deus, não até o próximo avivamento, mas até o dia de sua redenção: Efésios 4:30: “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selado para o Dia da redenção.” Aí está.

93 Agora, rapidamente, cerca de uns cinco minutos mais, vamos a Gênesis 45. E eu quero tomar um maravilhoso atalho aqui para trazer estes filhos de Israel exatamente ao lugar onde você os apanhará amanhã à noite e os tirará. Sinto muito por estar um pouco atrasado esta noite, mas eu tinha que principiar com isto primeiro.

94 Agora, Abraão recebeu a promessa. Isaque veio. Vocês conhecem os sacrifícios. Eu tentei mostrar a vocês que aquela igreja lá trás que foi chamada, por eleição de Deus, assim como ela é hoje. Ele chamou a Abraão através da eleição. Ele chama a igreja através da eleição. Ele deu a promessa a Abraão, Abraão creu nela e Ele chama a igreja hoje. Você crê em Jesus Cristo? Então primeiro, creia. E então Deus circuncidou Abraão e seus filhos, sua descendência, circuncidaram-se como um sinal; e Ele te dá o Espírito Santo hoje como um sinal.

O que faz o Espírito Santo quando Ele vem ao ser humano? É para circuncidar. Não disse Estêvão assim em Atos capítulo 7 quando ele disse: “Oh, vós incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais.” Correto? O Espírito Santo é uma circuncisão. E o que uma circuncisão faz? Corta a carne excedente, todas as coisas do mundo. Isto te circuncida para longe das coisas do mundo, do amor do mundo, do amor da carne, do orgulho da vida. Isto te circuncida destas coisas. Você não tem nada a ver com isto; Ele simplesmente faz isto e te coloca em amor com Jesus Cristo com um amor imorredouro.

“Nada poderá nos separar do amor em Jesus Cristo.” Disse Paulo: “Perigos, provas, prisões, e tudo mais, nada no presente, nada no futuro pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.”

95 E Ele te chamou, te circuncidou, colocou isto – você Nele, e predestinou seu destino eterno. Se isto não fizer cristãos gritarem, eu não sei o que os faria. Se isto não fizer o homem acordar, aquele que estiver em Cristo, eu não sei o que o faria acordar; eu creio que ele está duas vezes morto, arrancado pelas raízes. Não é mesmo?

96 Agora, então Ele chamou, então Ele trouxe Sua própria semente. A coisa seguinte, Ele veio através de Abraão, e logo através de Isaque, e então através de Jacó, e de Jacó a José. Agora, observe, se tivéssemos tempo entraríamos nisto. Entraremos, mas não agora. Veja: A eleição está em Abraão. Você notou, apenas aqueles quatro patriarcas, e então ela cessou, dispersou-se, foi aos doze patriarcas e as tribos a reteram. Correto? E… Nunca mais retornou novamente, até que retornou em Um: a Semente de Abraão. Então isto veio ao Ser humano, que era Cristo; glo… – que foi glorificado aqui na terra e elevado a Deus. E o Espírito Santo voltou para espalhar-Se pelas nações, para encher a terra com o conhecimento do Senhor, tão profundo quanto os céus, e, oh, este é o Espírito Santo hoje.

97 Agora, observem: eleição em Abraão; justificação em Isaque; graça em Jacó; e perfeição em José. Não há coisa alguma registrada contra José. Essa é a perfeição. Os três estágios terrestres da peregrinação dos filhos de Israel, e o quarto foi quando eles foram à Terra Prometida, que era o milênio. E os três estágios da igreja gentia… Nesta semana, Deus desejando, eu posso trazer isto através da Bíblia e mostrar a vocês que estamos em nosso terceiro estágio agora, prontos para irmos ao milênio no tempo de José.

98 Agora, observem, quando tudo acumulou em José. O quê? Um homem perfeito, um que nasceu e foi amado de seu pai, odiado pelos irmãos… Agora, vejamos rapidamente porque tenho que me apressar; e deem-me toda a vossa atenção. Amado por Seu Pai, odiado por Seus irmãos, o Senhor Jesus… Observe Jesus agindo em cada personagem aqui. Olhem para José, o perfeito. Oh, poderíamos passar semanas nele. Vejam, odiado pelos irmãos, amado pelo pai. Por quê? Ele era um homem espiritual. Ele tinha visões, podia interpretar sonhos. Ele era espiritual. Seu pequeno… Seus irmãos disseram: “Loucura. Saia daqui.”

Agora, vejam as igrejas hoje. Observe o lado espiritual: O Senhor Jesus em Sua igreja hoje, Ele é odiado por todas as gerações. Veja, exatamente, o mesmo: São criticados, os chamam de fanáticos em todos os lugares. Bem, isto tem que ser assim. Aqui está o pré-tipo; aqui está a sombra disto.

Você diz: “Bem, irmão Branham, se eu receber o Espírito Santo todos eles rirão de mim.”

Bem, se isto não te aconteceu, você não O recebeu. Você tem que ser odiado pelo mundo. Jesus disse: “Chamam de Belzebu ao pai de família, o quanto mais chamarão Seus discípulos (Vê?), os servos.” Agora, Ele foi odiado. E observe.

99 Então ele foi amado. E seu pai… De onde não podemos, avançar e deixar isto. Seu pai deu-lhe uma túnica de muitas cores. Correto? Agora, se você observar, aquela túnica não tinha costura, a qual representava o Espírito Santo que cobria seu corpo… E hoje é o Espírito Santo que cobre a igreja, o Manto de muitas cores. E há sete cores no arcoíris. Vê? E são sete cores perfeitas, todas as cores que temos. E elas se harmonizam formando o arco-íris. E um arco-íris na Bíblia significa um pacto. E Deus fez Seu pacto com Noé, que não será mais por água, mas será o fogo da próxima vez, Ele lhe deu o sinal do arco-íris, e nós ainda o temos. Correto?

100 Agora, se você abrir (se eu tivesse tempo de entrar nestas outras Escrituras) em Apocalipse, capítulo 1, e quando João O viu de pé: “Um semelhante ao Filho do Homem, no meio dos sete castiçais dourados,” os quais eram as sete Eras da Igreja…

E começamos com Éfeso e terminamos em Laodiceia, a era da igreja morna onde estamos agora: “Tendo forma de piedade, mas negando a eficácia da mesma.” Indo à igreja, e pessoas vindo e dizendo: “Aceitem a Cristo,” e colocando o nome deles no livro, mas negando o batismo do Espírito Santo e o poder, e os milagres, sinais e maravilhas, zombando Dele na era da igreja de Laodiceia que é vomitada da boca de Deus, e o eleito subirá. Oh aleluia! Algo entra em minha alma quando penso nisto, amigos. Oh, o mundo em sua condição hoje…

101 E ali estava Ele de pé. O quê? E o aspecto Dele era semelhante à pedra de Jaspe e Sárdio. O que era Jaspe? Era a pedra de Rúben. O que era a de Sárdio? Benjamin. O primeiro e o último. O aspecto Dele era semelhante à primeira e à última. E um arco-íris ao redor de Sua cabeça, sobre os sete castiçais de ouro… Um arco-íris, um pacto que Deus tinha feito através de Abraão, através de Isaque, por meio de Cristo, através da igreja, pelo batismo do Espírito Santo. A túnica de sete cores que estava sobre José, que esteve sobre Jesus, está sobre a igreja hoje, protegendo-a. O corpo foi coberto pelo Manto. E a igreja não é você; é o Espírito Santo que te cobre com o Sangue, o pacto de Deus, predestinado desde antes da fundação do mundo.

Aleluia! Eu simplesmente tive que deixar isto sair. Correto. Isto estava quase me explodindo.

102 Notem, permitam-me dizer… Vocês poderiam pensar que estou louco. Se estou, estou feliz; deixem-me em paz! Correto! Permitam-me dizer-lhes algo. Oh! Como posso evitar de ser feliz sabendo o que sei? Como posso segurar para mim sabendo o que sei? Estou tentando levar isto às pessoas. Que coisa, isto deixaria qualquer um feliz. Fiuuu! Que coisa! Correto.

103 Ali estava Ele, e Jacó era – e José foi Seu tipo. A cobertura, o pai – o pai deu-lhe o manto. Aleluia! Você não se lembra de quando Jesus foi batizado: “Saiu diretamente da água, e eis que os céus se Lhe abriram, e o Espírito Santo desceu como uma Pomba, e foi sobre Ele, e disse: ‘Este é meu Filho amado em Quem me comprazo.” Ele não realizara nenhum milagre até então. Então foi direto ao deserto para ser tentado, e dali saiu curando os enfermos, e os poderes de Deus…

Essa é a igreja. Quando é batizada, é coberta com o manto do Espírito Santo, com poder. Oh, que coisa!

104 O próprio fenômeno do ventre de Sara estar morto antes da vinda de Isaque… Deus simplesmente permitiu que isto fosse adiante. Ela estava com sessenta anos quando recebeu a promessa. Ela tinha noventa anos antes que a semente fosse concebida nela: perfeitamente, absolutamente fenomenal.

E o homem que é nascido de novo é um fenômeno. Aleluia! Não é aceitando ou levantando a mão assim. É uma dádiva de Deus. Fenomenal, nascido de novo, tirado deste mundo do reino dos sentidos. Sim, senhor. Ora, por que você merece isto? Porque Deus prometeu isto, que a promessa seria certamente de acordo com a eleição.

105 Então José foi vendido por quase trinta moedas de prata por seus irmãos. A igreja judia traiu José.

Hoje em dia, o que é que há nesta igreja? Uma traição. Eles estão conseguindo documentos, eles vão tentar ter um… Bem, agora, mantenha isto em mente. As igrejas de Cristo na América já têm se confederado com todas as igrejas, e elas vão impor uma proibição aqui algum dia que trará uma união para lutar contra o comunismo; se unirá o catolicismo com as igrejas protestantes; a igreja católica o fará. E as inter-denominações que se posicionarem pela verdade e fugirem deste dogma que eles levantaram, serão perseguidas. A marca da besta, o Selo de Deus, o confronto logo começará.

E, irmão, se Isto não estiver ali dentro, você será enganado, tão certo quanto o mundo está girando, porque vai parecer tão agradável. Você dirá: “Agora, se o comunismo fez um… para o mundo, ora, vamos fazer um outro acordo e juntar todos os cristãos, e cristianizemos o mundo outra vez.” E parecerá tão bom que as pessoas saltarão para dentro dele. Eles confederarão as igrejas, e as trarão, tentarão fazer do Cristianismo uma unidade. E a Bíblia diz em Apocalipse que ele deu seu poder e tudo mais. E que ele fez uma imagem à besta e exerceu todo o poder que a besta exerceu antes dele. Certamente, que é assim. Eu gostaria que tivéssemos tempo para atar Apocalipse a isto (Mas não temos. Vê?) para ver onde está isto. Você está bem aqui no fim do tempo, irmão. Estamos no final da era.

106 Então eles venderam José por trinta moedas de prata, lançaram-no num poço para morrer. Depois o tiraram e venderam-no. E enquanto ele esteve em sua prisão ali, ele… Havia dois homens, um mordomo e um – e um – e um padeiro. E um deles se perdeu e o outro foi salvo, mas foi José que deu ao sonho a sua interpretação.

E a mesma coisa quando Jesus estava pendurado na cruz: havia um ladrão de um lado e um ladrão do outro, e um se perdeu e o outro se salvou. Exatamente.

Logo ele foi levado diante de Faraó e interpretou o sonho, e se tornou a mão direita de Faraó: nenhum homem podia ver Faraó sem vir a José.

É um tipo perfeito de Jesus à destra de Deus, e nenhum homem vai a Deus a não ser por Cristo. Exatamente o tipo perfeito ali.

107 Há… E notem, aqui está uma outra coisa: vocês, gentios, agora de acordo com a Semente e eleição, a José foi dado uma noiva gentia. Ele foi rejeitado por seus irmãos, e foi e tomou uma noiva gentia. É correto? Ele deu-lhe… Faraó deu-lhe a filha do sacerdote, filha de Or por esposa. E ele se casou com uma mulher gentia que produziu a Efraim e Manassés, os quais foram co-herdeiros no reino, melhor dizendo, na promessa dos patriarcas

108 Notem, o quão perfeito que Jesus, rejeitado pelos judeus, enviou de volta o Espírito Santo, e eles riram deles e zombaram, e disseram: “Eles estão bêbados com vinho novo.” Isto é correto?

E Jesus disse: “Blasfemeis de Mim e sereis perdoados; mas se falardes uma palavra contra o Espírito Santo, jamais sereis perdoados.”

E aqueles judeus foram ali e disseram: “Bem, aqueles homens estão cheios de vinho novo. Ah, ah, ah!” E zombaram deles. E não mais de trinta anos, ou mais, a partir de então, foi que Tito sitiou os muros e eles comeram os filhos uns dos outros, e os massacraram e queimaram o templo de acordo com a Palavra de Deus. E eles jamais serão levantados até o tempo dos gentios se findar.

E estou prestes a visitar Jerusalém nas próximas semanas, e ali estão aquelas velhas ruínas, e o muro das lamentações. Onde eles têm sido dispersados ao redor do mundo porque Deus disse que eles fariam isto, e eles vieram e fizeram isto. Correto. Oh, que coisa! E pensar na maldição de rejeitar o Espírito Santo…

109 Agora, o Espírito Santo foi derramado, e eles O rejeitaram.

E quando os judeus O rejeitaram, os gentios O receberam, o qual era um tipo da Noiva. Ele disse que Ele chamaria um povo dentre os gentios para Seu Nome.

Aquela jovenzinha assentada ali atrás era uma Broy, mas ela agora é uma Branham; ela é minha esposa.

E a Noiva de Jesus Cristo será a Senhora Jesus Cristo, (Aleluia!) batizada em Seu Espírito, em Seu Nome, cheia com Seu poder, vestida de Sua retidão. Aleluia. Ali está Ela. E agora notem, esta foi a Noiva gentia.

110 Agora, lerei o restante antes de encerrarmos. Aqui está a história mais triste que vocês já viram no tempo do fim, onde estamos, no tempo final. A noiva gentia já tem sido escolhida, tem sido tirada. A coisa está como que para acabar. Agora, ouçam aqui no capítulo 41. “E aconteceu que…” Isto é no fim da era dos judeus agora, e logo encerraremos. “Ao fim… de dois anos inteiros, Faraó…” Não, espere um minuto; eu estou – eu estou no capítulo errado aqui, tenho certeza. 45, eu quero dizer, ao invés do 41.

“Então, José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele e clamou: Fazei sair daqui a todo varão; e ninguém ficou com ele quando José se deu a conhecer a seus irmãos.” (Aqueles que o rejeitaram.)

111 Agora, apenas um momento antes de irmos. José, depois de todos estes anos que tinha estado ali, houve uma fome em toda a terra: Deus movendo-Se. José tinha se tornado a mão direita. E seus irmãos que o tinham vendido… Ele havia visto uma visão deles vindo, inclinando-se diante dele, e eles o chamavam de um sonhador e vidente, que tinha visões, e tentaram matá-lo. Assim como eles…

Jesus predisse a esses judeus, sobre o que eles eram, e o que eles tinham feito, e o que aconteceria. Falou-lhes acerca do Senhor da casa que enviou Seu Próprio Filho, e Seus servos, como eles O mataram, e tudo mais. Mas o que seria então quando o Senhor da colheita viesse e encontrasse aqueles servos ímpios? Agora, apenas um momento.

112 Aqui está José, um tipo perfeito, estando ali como os judeus retornando nos últimos dias, no fim, para entrar no milênio, quando os judeus serão salvos novamente.

E eles olharam. E José, você sabe como ele foi enviado ali, como Israel enviou ali a seus filhos. Eles tinham um pouco de grãos; eles estavam morrendo de fome, e José tinha interpretado o sonho do rei, e como eles armazenaram grãos, o único lugar no mundo que tinha comida.

O perfeito tipo da igreja hoje, o único lugar que tem Alimento espiritual é repartido no Reino de Jesus Cristo. Vocês poderão ir e tomar velhos credos da igreja e recitar alguns credos dos apóstolos, e o que vocês queiram fazer, mas, irmão, o Espírito está na Igreja do Deus vivo que é nascida de novo, e é o único lugar onde há Alimento. E esses judeus vão reconhecer isto num destes dias, e eles estão vindo.

113 Vocês, observem. Então, quando ele veio, ele disse… Ele viu o pequeno Benjamin. E como, você sabe, como ele fez ali e entendeu. Como que seu pai, sua mãe tinha dado à luz a este menino, o pequeno Benjamin, e logo ela morreu. E ele tinha visto seus irmãos, e eles não sabiam quem ele era. Eles pensaram que ele era um grande príncipe, e estavam com medo. E então quando Jacó os enviou de volta, ele disse: Quem são vocês?

Eles disseram: “Somos filhos de um homem, o qual é Jacó, que é ancião, – vocês sabem, Israel, o qual foi abençoado pelo Senhor, e assim por diante.” E então ele soube que seu querido e velho pai ainda estava vivo. Ouçam o que ele disse aqui. “E ele mesmo se deu a conhecer a eles quando ele fechou as portas. Seu coração…” Olhem ao amor de Deus ali ainda chamando. E ali estavam aqueles judeus, de pé, pobres jovens, famintos.

O pai deles estava faminto, disse: “Desçam e tomem algumas espigas, ou morreremos de fome.”

E ele manteve Benjamin ali como um sinal. E vocês sabem o que aconteceu, como eles estavam diante dele. E então ele olhou e viu Benjamin; ele não podia conter-se mais. Ele fez com que todos os homens o deixassem, saíssem. E José estando ali, ele disse: “Eu sou José, vosso irmão.”

114 E seus irmãos apenas lhe disseram: “Temos um irmão que morreu, que foi morto pelas bestas,” e ele estava falando bem com seu irmão. Aquele era seu irmão José, que estava bem ali.

E ele fez com que todos saíssem, então ele mesmo se revelou; ele disse: “Eu sou José, vosso irmão.” E eles temeram, os patriarcas. Eles ficaram com medo. Ele disse: “Não temais.” E ele começou a gritar tão alto a ponto que até mesmo no palácio de Faraó eles puderam ouvi-lo gritando, ouviram seus gritos e choro. Ele desceu e abraçou o pequeno Benjamin, abraçou-o, e o beijou, e apoiando sua cabeça sobre seu ombro, e começou a chorar, disse: “Você quer dizer que meu pobre paizinho ainda está vivo em Canaã?” Que sentimento! Que amor de Deus que foi abundantemente derramado… “Meu papai ainda está vivo, e eu vou dar-lhe grãos.” Disse: “Oh.” E ele gritou no mais alto de sua voz.

Eu desejo saber o que haverá no dia quando nosso Senhor Jesus romper no horizonte oriental, voltando à terra novamente. Aleluia!

115 Ali ele gritou e chorou, aquele grande príncipe ali de pé, e os patriarcas. Disse, ele disse: “Não se sintam mal.” Disse: “Deus me enviou.” Vê o Espírito Santo, como o amor Divino fará? Disse: “Deus me enviou aqui. Não se sintam mal.” Disse: “Deus me enviou aqui para preservar vidas por estes tempos.”

E para quê Deus O enviou aqui? Para preservar Vida. Para quê está o Espírito Santo aqui nesta noite? Para preservar Vida. Ele foi rejeitado pelos judeus, e enviado aqui aos gentios para preservar Vida. Você O tem recebido nesta noite, meu amigo?

Então ele disse: “Meu pai ainda está vivo?” E ele enviou alimento em carroças, bois, etc.

E o pobre ancião, cego, Israel saiu, vinha ali o profeta desta maneira. E ele ouviu que José estava vivo. Ele chorou e disse: “Oh, louvado seja Deus. Eu verei meu filho uma vez mais.” Ele sentiu aquilo.

Quando ele o trouxe ali, ele o encontrou. Seus olhos cegos… Seus dedos fracos, movendo-se assim, e segurou na face de José, e eles se ajoelharam em algo ali, e começaram a chorar e soluçar, pai e filho, abraçados. Oh, que coisa!

116 Quando penso acerca do pródigo esta noite, que está distante de Deus, lá no pecado, irmão, comendo bolotas, vagando pelo mundo… Ora, por que você durante este tempo de avivamento, se você tem gastado sua vida nestes anos com uma vida desenfreada, e seus sentidos, por que não converte teu coração agora ao Pai? Se vocês têm feito o que é errado, por que vocês não O encontram nesta noite no meio do caminho e lançam seus braços ao redor Dele?

“Você diz: Você quer me dizer, irmão Branham, que Deus ainda me ama?”

Ele está procurando por você esta noite. Ele está te observando, venha. O Espírito Santo está aqui para preservar Vida, para te guardar, para te dar a bênção, para te selecionar. E se você tem sido eleito em Deus, você veio aqui, nesta noite, para algum propósito.

Você diz: “Irmão Branham, eu me incluo nisto?”

117 Por que você veio à igreja nesta noite? O que te fez vir? Você acha que o diabo alguma vez te arrastou à igreja? Não, senhor. O diabo teria te arrastado para longe dela. Deus tem estado te chamando. É o Pai te chamando esta noite. Agora, você tem um lugar em Deus, e Deus tem chamado, chamado e chamado. Se você não recebe este lugar… Há tantos lugares contados aqui para cada um, e Deus tem predestinado, lá atrás, onde haveria este lugar. Agora, se você falhar em tomar este lugar, alguém o tomará em seu lugar. Então, agora, se você não tem tomado seu lugar esta noite, que Deus conceda, esta noite, que você tome seu lugar.

118 Amanhã à noite iremos… Eles ficaram no Egito por anos. E agora, amanhã nós vamos trazê-los sob o cordeiro sacrificial, e trazê-los ao deserto até o Jordão, e então atravessá-los pelo rio à outra terra, do deserto.

Que o Senhor abençoe a cada um de vocês. Tem sido duro esta noite; foi demorado. Tem sido difícil e puxado, cerca de uma hora e meia aqui, ou mais, e indo através das Escrituras, severamente com isto. Mas, irmão, irmã, você percebe, nesta noite, que isto é a eleição em Deus? Quantos creem na eleição em Deus? Quantos creem que Deus te elege, e te chama, que Ele é Aquele que faz isto? Agora, vocês estão felizes? Vocês creem?

119 Vocês creem, nesta noite, que vocês podem se posicionar agora, amanhã, e dizer: “Satanás, você tem me empurrado por aí, e você tem feito isto e feito aquilo. E em meu coração, o tempo todo, tem havido Algo que está batendo, empurrando-me em direção a Deus. Agora, eu percebo qual é o meu chamado. Eu jamais estarei satisfeito aí fora. Eu não posso ficar satisfeito aí fora porque Deus tem me chamado. Estou pronto agora a lançar estas coisas de lado e ir ao meu Pai celestial. Viverei com Ele.”

Quantos aqui gostariam de dizer: “Irmão Bill, desta noite em diante, estou prometendo a Deus que vou servi-Lo. Eu sei que estamos no final da estrada, e sei que não nos resta muito mais tempo. Mas pela graça de Deus, nesta noite, eu quero fazer uma limpeza profunda, e vou servir a Deus!” Você levantaria a mão? Deus abençoe seu coração. Correto.

Quantos aqui se sentem assim, e diriam: “Irmão Bill, eu não tenho isto em mente desta exata maneira ainda, mas orarás por mim para que Deus me tenha lá naquele dia, para que Deus me dê mais um chamado em meu coração? E eu virei se Ele me chamar uma vez mais, eu virei!” Levantaria a mão? Está você bem preocupado acerca disto esta noite? Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe, senhora. Alguém mais agora dirá… Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe, senhor. Deus te abençoe. E Deus te abençoe, jovem senhora.

120 Alguém mais diria: “Irmão Branham, eu não sou o que eu deveria ser esta noite. Eu sei que não sou. Eu tenho entristecido meu Senhor, mas Algo em meu coração me tem dito que eu devo ser um Cristão. E eu quero servir a Deus.” Está esta pessoa aqui esta noite, que jamais tem dado esta partida? Agora, eu quero que vocês sejam honestos comigo agora, encerrando, que saibam isto, que Algo durante sua vida tem te falado que você deveria servir a Deus, você tem sentido isto por algum tempo. Você não tem dado a partida ainda, mas Algo tem te dito isto.

Eu não sou do tipo de pessoa que vai lá atrás e traz você aqui. Não, não. Se o Espírito Santo, através da pregação da Palavra não fizer isto, então isto não me fará bem algum. Vê, correto, você tem que fazer sua escolha.

121 Mas sejam honestos o suficiente comigo, e digam: “Irmão Bill, tem havido Algo em mim por anos, ou vezes, ou o que for, que tem me chamado, que me tem dito, é como que se eu deveria entregar-me a Deus, e eu ainda não tenho feito isto. Ore por mim, irmão Bill, que eu seja homem ou mulher que faça isto.” Levantaria sua mão, em todos os lugares no edificil agora, sentimento que Deus…? Deus te abençoe.

Alguém mais que diz: “Algo tem chamado em meu coração e eu não tenho me rendido ainda.” Apenas levante a mão, diga: “Eu, este sou eu. Eu não tenho me tornado um cristão suficiente para fazer isto!” Levantem a mão, em todo o edifício agora, quem sente que – que Deus tem… Deus vos abençoe, mas eu quero ser. Eu quero, eu quero que ore para que – que Deus não me rejeite até que eu faça minha decisão.“ Farás isto? Levante a mão. Deus te abençoe, senhor; isto é muito bom. Apenas levante a mão, diga: ”Eu quero que ores, Irmão Bill, para que eu não rejeite a Deus.“ Deus te abençoe, senhor. Está bem. Agora, alguém mais. Há alguém mais aqui? Agora, sejam honestos.

122 Agora, vejam, e se o doutor vem à sua casa antes do raiar do dia, toma seu pulso, afasta-se e diz: “Não, ele não sairá dessa, ele já era!” Oh, como você gostaria ter levantado a mão!

Isso poderia ter significado algo dizer: “Ore por mim, irmão.” Eu não sei quem é você, a menos que você me faça saber. A igreja não sabe quem é você. Mas se você levantar a mão, Deus reconhecerá isto. Isto não te salvará, não, mas isto te dará um bom início. Isto te dará um bom início. Então talvez antes que o avivamento acabe, você dê seu coração a Cristo.

Agora, tem sido duro esta noite. Vamos tentar ir mais além, ao sólido, na Palavra, no princípio, quero dizer, enquanto vamos adiante.

123 Mais alguém? Uns cinco levantaram a mão. Alguém mais? Eu poderia ter apenas seis ou sete? Agora, eu quero que sejam honestos. Deus te abençoe, jovenzinha. Agora, eu sei que há mais uma pessoa aqui que deveria ter levantado a mão. Agora, apenas levante sua mão e diga: “Irmão Bill, ore por mim.” Eu não vou onde você está; eu vou orar por você daqui mesmo. E então apenas diga: “Lembre-se agora, que eu não sou um Cristão, mas eu tenho sempre sentido que eu deveria ser. E agora, eu sei que não sou um Cristão.” Há um outro agora? Levante a mão. Sim, estou para encerrar. Toque o piano, Teddy, se desejar.

124 Alguém diga então: “Irmão Bill, lembre-se de mim, que a minha vida seja mais próxima de Deus. Eu não quero ser assim, viver esta vida pela metade, nesta condição morna. Eu quero, realmente, que meu coração queime com fogo. Ore por mim.” Deus te abençoe. Deus te abençoe, você, você. Está bem. Isto é bom. Deus te abençoe. Eu vejo suas mãos levantadas.

Vejam, se Deus ouve minha oração para abrir os olhos do cego, abrir os ouvidos do surdo, curar o que está aleijado: congressistas, reis, potentados, monarcas, aleijados sendo curados… Vejam ao redor do mundo, milhões, milhões, eu me arrisco a dizer isto com veracidade em meu coração, cerca de dez milhões de pessoas, que eu saiba, ouviram a mensagem, dez milhões de pessoas de todas as nacionalidades. Eu tenho pregado a dez, quinze diferentes nacionalidades de uma só vez, tinha que passar por dez ou quinze intérpretes antes que você pudesse até mesmo dizer uma outra palavra, simplesmente assim, através dos intérpretes. E ver muitos milhares, ou, ver como que trinta mil de uma só vez vieram a Cristo, trinta mil convertidos de uma só vez. Durban, Sul…

125 E eu vou a uma reunião agora onde haverá trezentas mil pessoas. E digo isto de coração. Vocês já me ouviram predizer algo no Nome do Senhor, senão o que fosse exatamente daquela maneira? Pergunte onde você quiser, em qualquer lugar do mundo. E olhem para as centenas e centenas de coisas que Ele disse. Certamente, eu sei do que estou falando. Não por mim mesmo, mas Cristo, aqui.

Estou dizendo a Verdade a vocês, amigos, se vocês morrerem sem nascer de novo, vocês estarão perdidos. Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino.” Não importa o quão bom você seja ou quanto você tenha pago, a que igreja pertenceu, qual foi sua filiação, qual foi sua posição social, ou quem foi seu pai e mãe, ou quem foi seu pastor. “A não ser que nasça de novo, ele jamais verá o Reino de Deus.”

126 Nós pegamos aquela espiga o outro dia, vocês a viram aqui na agricultura. Uma delas era um grão perfeito de milho, certa quantia de cálcio, tudo o que estava neste grão estava no outro grão. Um cresceu ali no campo e o outro não. Tomaram um punhado de cada. Eles os enterraram. Não houve um que não fosse feito com cada ingrediente que estava no outro, feito em forma semelhante, e tudo mais. Nenhum daqueles brotou. Mas cada um destes brotou. Por quê? Eles tinham um germe de vida neles.

Há homens e mulheres aqui nesta noite, agora, e ao redor do mundo, que vão à igrejas, pertencem à igreja, professam ser cristãos, e não têm o germe de Vida neles. Eles não podem vir. Não há maneira pela qual eles possam ressuscitar. Não se enganem, amigos, examinem-se a si mesmos. Cabe a vocês. Isto está em vocês. É vossa decisão. Que o Senhor vos abençoe, enquanto inclinamos a cabeça.

127 Pai, neste culto desta noite, eu tenho dito coisas duras, difíceis, cortando forte, mas Tu disseste que o Evangelho é mais afiado do que uma espada de dois gumes, que penetra até mesmo a medula do osso, e discerne os pensamentos da mente. Deus, livre-nos de termos qualquer coisa menos do que Isto. Agora Te agradecemos pela eleição; Te agradecemos por nos chamar. E, agora, em nossos corações, o Espírito Santo tem nos guardado todos estes anos. Como Te agradecemos! Sublime graça, pensar que viemos da sarjeta do pecado, nos dias passados, e como Tu tens sido bom para conosco.

E Tu amas a estes homens e mulheres que agora estão aqui no mundo, sabendo que haverá apenas mais algumas viradas do sol e será tarde demais então. Num destes dias será tarde demais. Eles serão cortados, e rapidamente, sem remédio, sem misericórdia, e Tu disseste que Tu apenas ririas em suas calamidades.

128 E pensar neste mundo, num destes dias quando os ventos uivantes vão soprar através deste velho mundo, quando ele explodir com uma bomba atômica, atirando-o para além da esfera do sol, e ventos uivantes soprando, quinhentos anos a partir desta noite. E haverá tumbas escondidas na areia que talvez tenham nossos nomes nelas, lá no redemoinho de ventos aterrorizantes, o calor devastador do sol. Mas onde estará nossa pobre alma?

Deus, que esta seja uma noite em que o destino eterno de alguns seja decidido. Conceda isto, Senhor, que cada pecador aqui, estes homens e mulheres, jovens mulheres, e assim por diante, que levantaram suas mãos e disseram que são pecadores e querem ser lembrados em oração, oh Deus, que o Espírito Santo conceda isto agora mesmo. E que eles aceitem a Jesus Cristo como seu Salvador e que sejam cheios do Espírito Santo.

Conceda, Senhor, que estes desviados, e estes que estão frios e distantes de Ti, que venham correndo esta noite como um grupo de crianças que está morrendo de fome, correndo à mesa de Deus, dizendo: “Eu quero ser alimentado.” E que Tu o faças, Senhor.

129 E Te agradeço por estes queridos santos de Deus que levantaram suas mãos, e através de lágrimas e orações, e assim por diante, eles têm permanecido fiéis para esta hora.

Abençoe estas palavras nesta noite, Senhor, embora tenham ido de um lado a outro da Bíblia, deformadas, e talvez Tu possas encaixá-las na mente das pessoas, Senhor. Isto tem sido novo para mim, é a primeira vez depois de sete anos, Senhor, que tento fazer isto.

E eu oro, agora, para que amanhã à noite Tu nos tragas a todos para muito mais, e que o Espírito Santo esteja aqui. E muitos destes aqui, nesta noite, que façam uma decisão e sejam salvos, e voltem amanhã à noite, regozijando e felizes. Conceda isto, Senhor. Debruçando nos ombros do Pai, como José fez, Senhor, beijando o Pai, oh, e dizendo: “Obrigado, Senhor por me salvar.” Conceda isto, Senhor. Que algo aconteça agora. Oramos por esta bênção, que Tu nos despeças desta reunião, mas jamais de Tua Presença, e que retornemos, felizes, regozijando, amanhã à noite, trazendo preciosos molhos. Pois pedimos isto no Nome de Cristo. Amém.

130 Amigo cristão, sinto muito por segurá-los por tanto tempo. Sinto muito. Amanhã à noite eu vou deixá-los sair às nove horas, se possível. Eu tive que pregar um pouco duro, não pude evitar. Vocês me amam de qualquer forma, não amam? [A congregação diz: “Amém” – Ed.] Eu amo. Eu amo vocês. E é para o bem de vocês. Agora, coloquemo-nos de pé.

Correto: “Leva tu consigo Nome, de Jesus o Salvador,” apenas o coro.

Leva tu consigo Nome, De Jesus o Salvador,

Este Nome dá consolo, Seja no lugar que for…

Agora, eu quero que peguem o telefone amanhã. Tragam algum homem pecador; traga-o. Volte. Diga aos pastores. Venham agora, vamos nos juntar e ter um avivamento à moda antiga. Vamos estar nos endireitando numa noite ou duas agora, então iremos adiante e teremos um bom tempo. Cumprimentem-se agora. …

céus; Nome bom, doce a fé,

A esperança do porvir.

131 Agora, que a graça de Deus, e o companheirismo do Espírito Santo, repouse e habite em vós, de agora em diante até nos encontrarmos novamente, no Nome de Jesus. Amém.

Deus vos abençoe agora. Estão dispensados no amor de Deus e suas bênçãos. Agora, todos vocês, membros do Tabernáculo, cumprimentem estas pessoas aqui. Certifiquem-se de cumprimentar a todos, deem-lhes as boas vinda para que regressem. Que o Espírito Santo faça o mesmo. Agora, apenas amigavelmente, esqueçam suas diferenças, amigavelmente. Correto. Sendo por Jesus aceito, …terás…

****************************