ISRAEL E A IGREJA #2
26 de Março de 1953
Jeffersonville – Indiana – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC]


1 Aqui nesta reunião, estamos abrindo a Bíblia agora no capítulo 1 de Êxodo, para começarmos um estudo nesta noite. É um estudo longo, um estudo muito longo, e estamos tentando resumi-lo em apenas algumas noites. A razão pela qual estou fazendo isto, é porque creio que o avivamento se prolongará até a Páscoa, e talvez mais adiante. Jamais queremos começar algo baseando-se na maneira como estamos nos sentindo. Eu creio fortemente nisto.

2 Agora, por que estou aqui neste avivamento, eu não sei. Eu… É tudo um mistério para mim. Quando o administrador me ligou nesta tarde para falar acerca das reuniões ali em Macon, Nashville, e derredores, cancelamos tudo, passamos os últimos três, quatro ou cinco anos tentando alugar aqueles auditórios que acomodam muitos, umas vinte mil pessoas. E realizamos a última reunião (perdoem-me) em Meridian, havia quatro mil e quinhentas pessoas do lado de dentro, e não sabemos quantos do lado de fora, de pé, na chuva, e tempestades e coisas, nós… E de pé ali fora. E quando deixamos Tallahassee, foi da mesma forma, não conseguíamos nem mesmo um lugar para acomodar as pessoas. E o Espírito Santo disse: “Pare. Vá para casa agora. Espere, estou prestes a te enviar além-mar.” Bem, aqui estou.

3 Eu simplesmente cancelei sete reuniões. Fui cancelando sete reuniões, e uma delas aqui em Indiana, Connersville. E outra no – ali em Alberta, Canadá, ali num estádio que acomoda vinte e cinco mil pessoas, e estávamos tentando conseguir há algum tempo aquele estádio. E justo quando conseguimos, e tudo pronto para começar uma reunião de âmbito nacional onde esperávamos, talvez trinta, quarenta mil pessoas, o Espírito Santo disse: “Pare.” E então como que me enviou aqui ao Tabernáculo esta noite. Vê? Você tem que fazer o que Ele te diz para fazer.

Você diz: “Você deixaria grupos de pessoas como aqueles para vir a um pequenino Tabernáculo?” Bem, agora, espere um minuto. Estamos servindo a Deus. Vê?

4 Filipe deixou um grande avivamento quando ele estava com um movimento por toda a Samaria, e foi ao deserto de Gaza, e foi ali para encontrar a um só homem, e jamais retornou ao avivamento. Foi assim? Ali no deserto de Gaza, encontrou um só homem, o etíope. Ele foi convertido. E logo partiu dali, e jamais voltou a Samaria outra vez onde ele teve o grande avivamento.

5 Agora estamos, de fato, gratos pela liderança do Espírito Santo. Devemos ir assim até que nos sintamos guiados para ir. E sinto-me definitivamente muito guiado a vir aqui nesta reunião para fazer isto.

Estou apenas um pouco… Oh, perdoe-me, irmão. Há mais duas aqui, irmão Fleeman, se desejas. Talvez leve-as a alguém que não tenha uma Bíblia…

No Velho Testamento, estamos estudando no Velho Testamento, esta noite especialmente, porque vamos tomar o padrão. Levante a mão, você, que gostaria de uma, assim eles poderão te levar uma Bíblia. Tragam suas Bíblias, lápis e papel, e tudo mais, para que assim vocês possam tomar nota do texto.

6 Na noite passada ficamos até mais tarde. Eu vou tentar fazer o melhor para me redimir nesta noite, se possível. Eu amo tanto a Palavra, a ponto que quando entro Nela eu simplesmente me perco. Eu penso que fomos de Gênesis a Apocalipse na noite passada, percorremos todo o caminho. Eu apenas me esqueci do tempo e tudo mais.

Esta é a primeira vez que tenho uma destas reuniões em sete anos, contando com a próxima semana. Eu encerrei o avivamento no Tabernáculo. Quantos se lembram qual foi o meu sermão de despedida? “Quem é Este Filisteu Incircunciso que Está Tentando Afrontar os Exércitos do Deus Vivo?” Aquele foi o meu sermão de despedida no Tabernáculo há sete anos, completando sete anos na semana que vem. Correto, minha pequena filha tinha duas semanas de idade. Eu prometi a Deus que se Ele me permitisse ficar até que ela nascesse, então eu iria. E assim tenho viajado desde então, uma noite ou duas aqui e ali.

E o Senhor tem nos abençoado de grandes formas. Alguma coisa em torno de meio milhão de almas têm sido convertidas ali em nossas reuniões. Apenas pense nisto, em sete anos. Isto é para mostrar. Trinta mil em um dia. Sabe, isto é maravilhoso. Toda vez que penso nisto, chego a ficar tonto. Hoje recebo cartas lá da África, que diz: “Toda a região Sul da África está agitada novamente, pronta,” apenas querendo saber a data quando retornaremos. Oh, que coisa!

7 E então o Senhor me deu a visão, e disse: “Na Índia, trezentas mil pessoas frequentarão uma reunião.” Anotem isto, vejam se isto está correto ou não.

Agora, muito disto é acerca de cura, sobre cura. Estou tentando relaxar minha mente disto agora, apenas para ensinar a Palavra. Agora, sou pobre nisto, mas eu amo dizer o que sei sobre Isto.

8 E agora, no domingo vamos ter perguntas, domingo pela manhã, qualquer pergunta sobre as Escrituras que vocês gostariam de saber minha opinião. E então tentaremos trazer isto através da Bíblia o melhor que pudermos no domingo de manhã. Traga-as antes de domingo pela manhã, no máximo até sábado à noite, qualquer pergunta sobre as Escrituras, qualquer coisa que confunde sua mente. E domingo pela manhã será de perguntas. Vocês gostam disto? Agora, você tem algo que você diz: “Eu não consigo entender como estas coisas podem ser.” Bem, traga isto e veremos se podemos responder juntos. Talvez todos nós juntos possamos conseguir isto. Eu farei o meu melhor para alinhar isto com as Escrituras porque eu creio que isto deve ser bíblico, ou então não é correto.

9 Agora, na noite passada tomamos o mero princípio da igreja, Deus prometendo a quem? A Abraão, o qual é o pai de todos nós. Pois foi a Abraão que a promessa foi feita; somente a Abraão a promessa foi feita, para ele e à sua Semente. Correto? “Para Abraão e à sua Semente.” E sua Semente não foram todos os seus filhos, senão “Em Isaque será chamado a sua Semente.” Correto? E aqui estão os resultados da Semente de Abraão: Jesus Cristo é a Semente de Abraão, e nós, estando mortos em Cristo, tornamo-nos a Semente de Abraão e somos herdeiros de acordo com a promessa. Amém. Bendito seja Deus.

10 Nós aqui, que estamos avançando na idade, quando um homem ou mulher passa dos vinte e cinco anos de idade, você pode enfrentar isto também (Vê?), seus dias de juventude se acabaram. E pensar na gloriosa promessa enquanto estamos diante do pôr-do-sol. O que é isto? Terminando a vida? Oh, não! A Vida não tem nem começado ainda. Oh, estamos indo adiante. Eu simplesmente gostaria que houvesse alguma forma pela qual pudéssemos nos acomodar, a tal ponto que o tempo não significasse coisa alguma, e apenas ficarmos assim e tomarmos essas coisas das Escrituras diante do povo.

Elas estão aqui, amigos. Eu posso provar isto pela Bíblia de Deus, e pela ajuda do Espírito Santo, que cada um de vocês que estão em Cristo, nascidos de novo, num destes dias esses cabelos grisalhos mudarão, e as rugas deixarão suas faces. Vocês voltarão a ser um jovem ou uma jovem novamente e viverão eternamente com Cristo Jesus.

Eu posso mostrar a vocês onde Deus provou isto na Bíblia, mostrou nas sombras e sinais disto, e prometeu e jurou que Ele faria isto. Quão maravilhoso! Amarei minha esposa então? Certamente, mais do que eu a amo agora, até mais. Eu não sei como isto poderia ser, mas eu a amarei. Ela será minha? Certamente, minha companheira. Ela… Não haverá filhos ou algo assim, mas os filhos que temos aqui na terra estarão ali conosco se forem nascidos de novo. Correto. Não será maravilhoso?

11 Eu costumava pensar… Minha mãe costumava me dizer (Perdoe-me, mamãe, isto foi antes que você conhecesse algo melhor também.) que teríamos asas e voaríamos ali para cima, você sabe. Ora, eu gosto de comer, beber, apertar as mãos das pessoas, companheirismo. Eu pensei: “Oh, que coisa! isto se acabará então.” Oh, não! Eu vi que Deus nunca me fez um ANJO. Ele me fez um homem e sempre serei um homem e jamais serei um ANJO. Isto é um erro. Deus tem ANJOs, certamente; Ele fez ANJOs. E Ele fez Querubins com asas, e Ele fez ANJOs sem asas.

12 Quando eu costumava ouvir estes hinos antigos, quando eu era um pecador e ia a determinados lugares, e ouvia: “Um ANJO de olhos castanhos me espera”, eu pensava: “Oh, que coisa, um ANJO…” E vim saber que isto é uma mentira do Diabo. Jamais houve tal coisa. Vê?

Somos absolutamente homens e mulheres. E retornaremos a esta terra como homens e mulheres. Correto. Este é um ensinamento de Deus. Quando você vê essas coisas, isto te faz apreciar a Jesus Cristo.

13 Agora, o que estamos tentando fazer nesta noite é lançar uma sombra do que foi o Velho Testamento para o Novo Testamento. “E todas as coisas passadas”, dizem as Escrituras, “foram tipos ou sombras das coisas que hão de vir.” Agora, esta é uma lição bonita esta noite: Êxodo… Paramos nos filhos de Israel na noite passada.

Do que Israel foi chamado antes que tivesse seu nome Israel? Quem na aula pode responder? Quem era Israel antes que lhe fosse dado este nome espiritual? Agora, alguém exceto um pregador. Eu vejo um pregador levantar a mão. Correto, alguém exceto um de vocês, pregadores… [Alguém diz: “Jacó” – Ed.] Jacó, correto. E o que – o que o levou a receber este nome espiritual? Alguém diga algo. [Um irmão diz: “Prevaleceu contra o ANJO.” – Ed.] “Prevaleceu contra o ANJO, e lutou com Ele, e disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.”

Ei, você quer um nome espiritual esta noite? Apenas firme-se no Espírito Santo e diga: “Senhor, eu não sairei deste Tabernáculo até me abençoares.” As coisas parecerão diferentes quando você for embora. Esteja tão determinado como estava Jacó. Você receberá uma bênção.

14 E, observe, Ele tocou sua coxa e Jacó caminhou diferente. Amém. Eu espero que isto penetre profundamente. Quando você luta com Deus, você caminhará diferente depois disto. Observe. Um forte… Do outro lado do riacho, do pequeno rio, ele era um homem, grande, forte, porém, desviado, distante de Deus, fugindo de seu irmão, fugindo de Deus, mas robusto e ereto. E do outro lado do riacho, um príncipe manco… “Tu és um príncipe diante de Deus, pois tu lutaste com Deus como um príncipe.” Um príncipe manco, e ele mancou por toda a sua vida. Como Deus faz as coisas! Ele não é maravilhoso?

15 Agora, os patriarcas, onde paramos na noite passada, em Gênesis, onde o último dos quatro a quem Deus deu Sua promessa que foi Abraão, Isaque, Jacó e José. Deus… O que foi isto? Em Abraão vimos na noite passada, como na igreja cristã de hoje: eleição, eleição; e em Isaque: justificação e em Jacó: graça.

Você teria que crer na graça, se você lesse a vida de Jacó. Você teria que ver que foi eleição, uma chamada, porque, oh, as coisas que aquele companheiro fez! Ainda assim, Deus o tinha abençoado. Deus lhe havia dito o que ia acontecer, então Ele o chamou. Mas notem, depois que ele lutou com este ANJO, as coisas começaram a ficar diferentes. Então quando ele esteve diante de Faraó, ele disse: “Minha peregrinação tem sido por tantos anos.” Deus o fez saber que ele era apenas um peregrino.

Agora, em José: perfeição.

16 Notem, três estágios: justificação pela fé, santificação através do Sangue; Batismo do Espírito Santo; então perfeição, glorificação. A Bíblia diz: “Aqueles que Ele justificou,” isto é para a mente espiritual, “Ele também glorificou.” Correto? “Aquele que Ele justificou.” Então se Ele nos justificou, agora estamos já glorificados em Sua condição. Não que Ele fará; Ele já o tem glorificado. Ouçam, isto é profundo, não é? Mas isto é o que a Escritura diz.

17 Deus disse a Abraão: “Eu tenho te abençoado e tenho feito de ti um pai…” Não “Eu farei.” “Eu tenho.” Eu tenho feito de ti. “E tu virás a Mim em tua velhice.” Tu serás salvo. Eu já tenho feito isto. Eu já tenho dito assim. Tu não tens nada a ver com isto. É incondicional.“ Deus determinou ter Sua Igreja. Então toda vez que Ele fez um pacto com o homem, o homem quebra seu pacto; e ele faz isto ainda hoje. O homem sempre quebrará seu pacto com Deus, mas Deus não pode quebrar Seu pacto com o homem. Então, ”Eu farei.“

18 Notem ali atrás, quando Ele falou a Abraão no princípio, Ele disse: “Agora, não faça isto, e você pode fazer aquilo, e não faça aquilo outro.” Adão virou-se e rompeu aquilo. Mas então Deus viu que ele estava perdido. Ele disse: “Colocarei inimizade. Eu colocarei inimizade entre tua semente e a semente da serpente. E Ele ferirá a cabeça… e – ou, Ele ferirá sua – sua cabeça e tu ferirás seu calcanhar.”

19 Agora, “Eu farei”… Quando Deus diz que Ele fará algo, você pode esperar isto ser feito. Quando o homem diz que fará algo, eu não sei quanto a isto. Mas Deus disse a Abraão: “Eu te salvarei, e a tua Semente após ti.” Não somente Abraão, mas toda a semente de Abraão, incondicionalmente. Diga… Se vocês me permitem, eu creio que posso gritar um pouco. Veja, Oh, vocês simplesmente não percebem, gente, o que isto significa. Talvez alguns de vocês jamais pensaram profundo o suficiente para entrar nisto.

20 Deus já tem glorificado Sua igreja. Aqueles que Ele justificou, Ele também glorificou na igreja, em Cristo. Se você é justificado em Cristo, você já está glorificado em Cristo, naquilo que compete a Deus.

Jesus disse: “Sede vós, pois, perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Como você pode alguma vez ser perfeito? Mas à vista de Cristo, esta noite, todo cristão nascido de novo é perfeito. Sou simplesmente tão perfeito em Deus quanto foi Cristo. Você também é – todo e qualquer crente. Pois não é minha santidade, é a Sua santidade. Deus não pode aceitar a minha; eu não tenho. Mas eu entro em Cristo, pela fé. E por Cristo estou Nele, e perfeito à vista de Deus.

21 Veja. “Por um Espírito somos todos batizados em um Corpo, e nos tornamos membros deste Corpo.” Em Romanos 8:1: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” E um homem que está em Cristo Jesus caminha segundo as coisas espirituais. Para o mundo, na sua mente carnal, isto é loucura. Mas para aqueles que creem, é Vida Eterna. Amém. Aí está. Oh, que maravilhoso! Então, que dano pode te causar? Você está em Cristo. E simplesmente tão certo quanto Deus levantou Jesus dos mortos, viremos em Cristo. Amém. Sim, temos que vir; Deus tem prometido isto. Pois simplesmente tão certo quando aquele Corpo sobe, eu estou naquele Corpo. Eu tenho que ir com Ele.

22 Agora, dizem: “Você crê em segurança eterna então, Irmão Branham?” De uma certa forma sim. Eu creio que a igreja está segura eternamente: a igreja está. Deus já disse que ela apareceria diante Dele sem mácula nem ruga; a igreja assim será. Agora, a próxima coisa se você está na igreja, então você está seguro, se você estiver na igreja.

23 “Aquele que vem a Mim, eu não o lançarei fora.” Correto? E ouçam, aqui está a Palavra do Homem, Jesus Cristo, acerca disto, São João 5:24: “Quem (qualquer um), Quem ouve a Minha Palavra, e crê naquele que Me enviou, tem (tempo presente) Vida Eterna (não simplesmente de uma reunião à outra.) Vida Eterna, e não entrará em julgamento (ou condenação, jamais será lançado fora), mas tem (tempo presente) passado da morte para a Vida.” São João 5:24, Jesus disse assim. “Eu sou o Pão da Vida que vem de Deus, do céu. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram, mas o que comer da Minha carne e beber do Meu Sangue tem Vida Eterna, e Eu o ressuscitarei nos últimos dias.” Isto é o que Ele disse.

24 Agora, há muitos que fingem estar ali. Há muitos que estão em guerra consigo mesmos, e tentando viver corretamente, e tentando forçar para entrar; eu não sei quanto a isto. Mas se estão ali, é tão fácil viver uma vida cristã como viver qualquer vida, porque você está em Cristo, e nada mais senão o fluir do Espírito Santo que te guia, e te guia e te dirige. E, ora, certamente você cometerá erros e falhas, mas você não pode permanecer caído, pois da mesma maneira como você não pode fazer de um pé de milho uma figueira brava… Você não pode fazer isto. Jesus disse: “Pelos frutos os conhecereis.” Você tem Vida Eterna.

25 Uma das maiores maldições na igreja hoje é o medo. Todos têm medo da morte; é: “O que vai acontecer, quem, o quê?”

Ora, Jesus disse: “Até mesmo quando coisas espantosas virem, levantai a vossa cabeça e regozijai, pois grande… Vossa redenção está próxima quando estas coisas acontecerem.”

26 Agora, como Ele levou a igreja através daquela jornada, como lá trás, até mesmo em Abraão, Isaque e Jacó, e todos os demais, observem os erros que eles cometeram, mas Deus estava com eles: uma sombra.

Olhem para Abraão por um minuto.

Eu sei que eu tenho muitos ouvintes Arminianos esta noite, mas eu – eu quero esclarecer isto a vocês.

Deus disse a Abraão, pela eleição e pela graça, que: “Eu te trarei a Mim quando fores um ancião de dias.” Em outras palavras: “Eu vou te salvar. Eu vou te levar adiante. Você terá uma vida longa. Você terá um filho. Não… Não tendo filhos, Sara… Você irá… E você terá um filho. E nesse filho eu vou salvar o mundo.” Agora, antes que Abraão fizesse coisa alguma para merecer isto, Ele simplesmente… Deus o chamou. Isto foi tudo.

27 Ele era apenas um caldeu ali na cidade de Ur, abaixo nos vales de Sinar, da torre de Babel, da adoração a ídolos. Eu penso que seu papai era um adorador de ídolos. E penso que Labão, depois que ele chegou ali provou disto, ele teve aqueles ídolos. Onde ele poderia tê-los conseguido, se ele não tivesse vindo da torre de Babel? E do povo de Cão veio Ninrode. Ninrode estabeleceu a torre de Babel, que era adoração a ídolos, a primeira adoração a ídolos da terra.

28 Agora, observem esta torre de Babel vindo diretamente, Babilônia, e descendo ali e através disso e terminando aqui em Apocalipse, uma idolatria religiosa cristã, fingindo ser cristianismo. Oh, João a viu em Apocalipse 17, a admirou como ela estava, como se parecia, e usava o Nome de Jesus e tudo mais, e ainda perseguia e martirizava os santos do Deus vivo. O ANJO disse: “Venha aqui, e eu te mostrarei quem ela é.” Disse: “Ela é uma grande igreja que está sobre muitos, sobre sete colinas, e governa sobre a terra, e assim por diante, como ela bebia o sangue dos mártires de Cristo.” Oh, misericórdia!

29 Gente, estamos vivendo no tempo do fim. Quantos de vocês ouviram, anos atrás, aqui, quando eles iam me prender aqui por pregar sobre aquela marca da besta? Quando eu disse que Mussolini, quando ele veio ao poder há uns vinte e tantos anos atrás, eu disse: “Se Mussolini for em direção à Etiópia, anotem isto, não haverá paz até que Jesus Cristo venha.” E eu disse: “Haverá três grandes ismos, Comunismo, Fascismo e Nazismo.” E eu disse: “Eles se tornarão um ismo, e este ismo dominará o mundo e queimará a Cidade do Vaticano.” Vocês se lembram de quando eu disse isto anos e anos atrás? E aconteceu exatamente desta forma.

Eu disse: “Antes que este tempo venha, aqueles automóveis…” Que foram feitos naquele tempo, vinte anos atrás, ou vinte e cinco anos atrás. Vocês conseguem se lembrar de vinte anos, de qualquer forma. Eu disse: “Eles se parecerão como um ovo. Eles serão redondos. Esta é uma visão. Será desta forma ou algo assim.” E é assim que serão pouco antes do rapto.

30 Mas Deus está agora mesmo libertando a igreja em todos os lugares, colocando em ordem agora para que assim Ela possa entrar no rapto, tem que dar a ela fé de rapto antes que Ela possa ir no rapto.

As pessoas estão no espírito dos últimos dias, assim como estavam nos dias de Noé, comendo, bebendo, casando, dando-se em casamento, despreocupados, não se importando, vagando, e tudo mais. E estas pessoas americanas são as piores na face da terra: obstinados, orgulhosos, incontinentes, cruéis e sem amor, uns sabe-tudo. Se há algum lugar no mundo… Com minha Bíblia em meu coração, e Deus sabendo que eu – olhando dentro de mim e sei que eu posso estar diante Dele antes do amanhecer… Se eu tivesse que dizer isto, o lugar precisa de missionários mais do que qualquer outro lugar no mundo, os EUA, os Estados Unidos da América. Os maiores grupos de pagãos que conheço em qualquer lugar fica na América. “Pagão” significa “incrédulo.”

31 Oh, eles creem na teologia. Eles são tão insensíveis e fora de si a ponto que você não consegue falar com eles de forma alguma. Posso pegar um homem ali que jamais ouviu falar de Deus, que adora um ídolo, e fazer mais com ele em cinco minutos do que você pode fazer com um companheiro que professa ser um cristão, um velho casca-dura que está obcecado e tem muito deste fluído de embalsamar injetado em suas veias.

Me vem à mente um daqueles tépidos necrotérios aqui em algum lugar, como um estabelecimento fúnebre. Correto. Estabelecem-se ali, entram, colocam… Eu vou a grandes igrejas, e me vem à mente um – um necrotério; o termômetro espiritual vai a cem abaixo de zero. Você quase tem que se esforçar.

Eu não estou dizendo isto como brincadeira, mas é verdade. Alguns deles não sabem mais acerca de Deus, ficam de pé ali e dizem: “Bem, agora, vou te dizer; oh, eu creio nisto tudo…” Meu Deus. Ora, você é um enganador. Você está fora do Reino de Deus e ensina outros a estarem fora.

Eles colocam algum fluído, como quando levam um homem morto a um necrotério. Eles – eles tiram todo o seu sangue e colocam algo ali para ter certeza de que ele está morto. Bem, esta é como que a maneira que eles fazem isto: pegam qualquer que seja a pequena religião que as pessoas têm, ou a pequena fé que têm, e injetam uma coisa velha, e teologia neles, e matam ainda mais, e os mantém mortos. Isto é tudo. Correto. Terrível. Que coisa. E então dizem: “Oh…”

32 Eu perguntei a uma mulher: “Você é uma cristã?”

Ela disse: “Quero que você saiba: eu sou uma americana.”

Eu disse: “Não foi isto o que te perguntei.”

Uma outra veio à plataforma, disse – o irmão Bosworth perguntou: “Você é uma cristã, senhora?”

Ela disse: “Ora, o mesmo… Bem,” ela disse: “Quero que você saiba: eu queimo uma vela todas as noites.”

Oh, que coisa. Queimar uma vela todas as noites faz de você um cristão? Você poderia queimar todo o mundo; isto não te ajudaria. Até que o fogo ardente do Espírito Santo não tenha te limpado do pecado, você ainda é um pecador. Isto está no coração.

“Bem, eu moro na América.” Bem, isto não faz diferença alguma. Isto não faz de você coisa alguma. Deus não me respeita porque eu sou um americano. Ele não respeita um alemão porque ele é um alemão, ou um – ou um polonês porque ele é da Polônia. Ele não respeita o africano porque ele é da África. Deus não está interessado na África, nem está interessado na Alemanha, nem está Ele interessado nos Estados Unidos. Deus está interessado em um Reino, e este é o Reino de Deus, e homens de todas as nações vêm a Ele. E eles são nascidos Nele através da Semente de Abraão que foi Jesus Cristo, e são herdeiros de acordo com a promessa

33 Toda nação sob o céu é dominada por Satanás. A Bíblia diz assim. Sabe, isto é uma coisa que engasga, não é? Satanás levou Jesus Cristo e mostrou-Lhe todos os reinos do mundo. Isto é correto? E ele disse: “Eles são meus e eu faço com eles o que eu quero. E eu os darei a Ti se Tu Te prostrares e me adorares.”

Jesus disse: “Vai-te, satanás.” Vê? Jesus sabia que Ele herdaria todos aqueles reinos.

34 Agora, em Apocalipse, no fim dos séculos, a Bíblia diz: “Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós, santos profetas, pois os reinos deste mundo vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará e governará para todo o sempre.”

Daniel O viu como uma Rocha cortada da montanha, que rolou e atingiu a imagem nos pés, e a quebrou em pedaços, e o Reino de Deus cresceu. Quando Cristo dominar no milênio, não haverá doenças, nem tristezas. Tudo, todos as armas serão convertidas em enxadões, e não mais planejarão a guerra. Isto é tudo. Tudo isto acabará quando Jesus vier. Até então, enquanto Satanás dominar as nações, então haverá guerras e rumores de guerras até que Jesus venha. Amém.

35 Que Deus nos ajude. Enquanto olho para vocês, nesta noite, percebo enquanto estou aqui pregando a Palavra de Deus, que vocês são pessoas atreladas à eternidade… Todo homem e mulher, rapaz ou moça aqui vai estar na Presença de Cristo algum dia. Eu terei que responder pelo que disse diante de vocês como Seu servo. E por que eu evitaria dizer a vocês a verdade de Deus? Deus tem honrado tanto a Palavra que eu tenho pregado, a ponto que Ele varreu ao redor do mundo, e a honrou em palácios de reis e em todos os lugares, e nenhuma vez Ele tem falado alguma coisa senão aquilo que fosse exatamente da maneira que Ele disse. Então, certamente Ele não me permitirá dizer algo que seja errado.

E estou dizendo esta noite, meu amigo cristão, não importa a que igreja você pertença, onde quer que você esteja, se você não entrou no Reino de Deus pelo batismo do Espírito Santo, que te traz ao Corpo de Cristo, prossiga agora, pois você não sabe a que horas Ele vem.

36 Israel ali no Egito, agora, é um tipo da igreja sendo chamada para fora, Êxodo, capítulo 1… Israel situado no Egito, depois de José. Agora, isto me tomaria cerca de uns trinta minutos. Eu tentarei resumir isto o quanto puder. Agora, eles estavam situados no Egito por causa da seca; Isaque indo e tomando os patriarcas. E ali viveram eles em Gózen. Mas José, quando Ele morreu (uma bonita ilustração), ele fez menção da saída dos filhos de Israel, e fez menção concernente aos seus ossos. Ouçam. Se vocês me permitem eu gostaria de deixar cair…

37 Sabe, se você lê a Palavra desta forma aqui, está bem, mas você certamente perderá o significado Dela. A Palavra está escrita nas entrelinhas. Jesus disse: “Eu A tenho ocultado dos olhos dos sábios e instruídos e A revelei aos pequeninos, os quais aprenderão.” Estes seminários teológicos são simplesmente como aqueles sacerdotes lá trás, e o sumo sacerdote, e todos aqueles que liam a Palavra, mas falharam em ver Jesus sendo o Cristo. Veem o que quero dizer?

38 Agora, observem aqueles patriarcas. Por que o velho Jacó, quando ele partiu ali no Egito, ele disse: “Não me sepultem aqui?” E ele fez José colocar sua mão sobre aquela coxa aleijada e jurar por Deus que ele não sepultaria seus ossos ali. Vocês sabiam disto? Disse: “Levem-me de volta à minha terra e sepultem-me ali.”

39 Olhem para Jó lá trás, assentado, cheio daquela chaga maligna, e ele amaldiçoou o dia em que nasceu. O livro mais velho da Bíblia é Jó; ele foi escrito antes de Gênesis. Observe-o ali, raspando suas – com uma telha, assentado ali na parte de trás de uma pilha de cinzas. Eu preguei sobre isto aqui certa vez por cerca de meses seguidos. Algumas pessoas me deram, ou escreveram, dizendo: “Irmão Bill, quando você vai tirar Jó do monte de cinzas?” E eu… Ele como que assentado ali… Naquela grande hora de decisão algo tinha que ser feito, naquela hora zero. Mas você sabe o que aconteceu quando nós o tiramos do monte de cinzas? Algo aconteceu.

40 Esta é a maneira pela qual tentamos fazer estes avivamentos. Conseguir a atenção das pessoas direcionadas para Cristo, e então mantê-las naquele nível até chegar ao ponto em que possam se dirigir àquilo. Esta é a coisa. Este é o Espírito Santo se aprontando. Sinta o Espírito movendo-Se entre o povo, e você sabe quando a caça está pronta.

41 Notem, ali está Jó, em angústia. Até mesmo sua esposa se virou contra ele, foi até ele, e disse: “Jó, por que tu não amaldiçoas teu Deus e morre?”

Ele disse: “Como fala qualquer doida, assim falas tu.” Ele disse: “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o Nome do Senhor.”

Aqui vêm os membros da igreja e ficam sete dias de costas para ele. Que consolo! Disseram: “Jó, tu és um pecador secreto. Tu tens pecado.” Jó sabia que não tinha pecado. Isto mostrava o quanto eles sabiam acerca daquilo.

42 Então na angústia, um homem justo, Deus lidando com um santo, Ele enviou um homem pelo nome de Eliú. E Eliú não o acusou; apenas por acusar a Deus. Mas Eliú disse-lhe, disse: “Agora, Jó, você tem observado estas coisas.” Ele disse: “Agora, está vindo um que é justo que vai se colocar na brecha entre um homem pecador e um Deus santo. E então aquele homem para o qual forem à tumba para chorar, quando nem perceberem, então Ele ressuscitará.”

Então quando Jó ouviu isto, ele se colocou de pé. Que coisa, os raios brilharam, os trovões rugiram. O que foi isto? O profeta voltando ao canal de Deus novamente. Que coisa, seus olhos se abriram. Ele disse: “Eu sei que meu Redentor vive.” Veja, quatro mil anos antes de Ele vir à terra: “Eu sei que meu Redentor vive (continuação), vive. E nos últimos dias (nos últimos dois mil anos), Ele Se colocará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus: vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos, e não outros.” Aí está. Quando ele se aprontou para morrer, disse: “Sepultem-me bem aqui, na Palestina.”

43 Junto veio Abraão com uma promessa. Sara morreu. Ele a sepultou próximo a Jó, comprou um pedaço do terreno e a sepultou. Quando Abraão morreu, ele dormiu ao lado de Sara.

Abraão gerou Isaque. Isaque morreu; ele dormiu com Abraão.

Isaque gerou Jacó. Jacó morreu lá no Egito; ele disse: “Não me sepultem aqui. Jure que você não me sepultará aqui. Levem meus ossos e os sepultem ali com meu pai.” Por quê, por quê? Não está escrito, irmão, isto está nas entrelinhas.

José, quando ele morreu, disse: “Agora, coloque meus ossos aqui num caixão, mas não me sepultem aqui. Não me sepultem aqui. Levem-me para lá e sepultem-me, lá na terra prometida. Sepultem-me lá.” Por quê? Disse: “Deus vai te visitar algum dia. Eu estou deixando meus ossos aqui para representar algo.”

44 Assim como José deixou seus ossos, assim Jesus deixou uma tumba aberta.

Todo hebreu surrado nas costas, cansado e exausto, cambaleou até ali, e todos aqueles egípcios examinaram e viram que aquele velho caixão… Eu tive que ir vê-lo ali há não muito tempo, um velho caixão de chumbo, brilhante. É onde seus ossos estavam supostos a estar. Eles o tem ali num museu, e eu olhei para aquilo; disseram: “É onde foram colocados os ossos de José quando Moisés os pegou e os levou consigo.”

E todo hebreu olhando dizia: “Algum dia isto será mudado aqui. Vamos embora.” O profeta tinha aquele manto bonito, um que representava Cristo em todas as formas, como vimos na lição da noite passada. Ele disse… Porque contando com o que Deus disse a Abraão. Aí está.

45 Eu ainda estou contando com a mesma coisa esta noite: o que Deus disse a Abraão: “Eu salvarei a ti e a tua Semente.” Eu creio nisto.

“Algum dia vocês sairão daqui,” e eles creram nisto. E algum dia os ossos de José…

Moisés partiu, o Espírito Santo lhe disse, disse: “Você está esquecendo de algo, Moisés. Desça e pegue os ossos de José.” Moisés os embrulhou, e aqui vem ele.

A Coluna de Fogo guiando-o à terra prometida e os sepultou ao lado de Isaque e Jacó. Por quê? Eles sabiam que viriam as primícias daqueles que dormiram. Eles sabiam que viria uma ressurreição num daqueles dias. Eles sabiam que seria exatamente Aquele que Jó disse: “Eu sei que meu Redentor vive, e no último dia Ele se levantará sobre a terra.” E eles sabiam que Jó tinha uma ideia de onde Ele se levantaria, então ele disse: “Sepultem-me aqui.” Eles queriam estar com José, ou com Jó, e eles o sepultaram bem ali ao redor na Palestina, porque aquela era a Terra Prometida. E eles sabiam que a ressurreição não seria no Egito, não seria na Europa; seria em algum outro lugar. Iria ser na Palestina, então os sepultaram ali.

46 Então Jesus veio, eles – o Prometido. Eles fizeram com Ele o que eles disseram que fariam, e oh, eles O mataram. Ele morreu. Sua alma desceu ao inferno, pregou às almas que estão em prisão, tomou as chaves da morte e do inferno do Diabo, e retornou na manhã de Páscoa. E enquanto Ele vinha através do paraíso, Ele bateu na porta. Aleluia! Eu posso ouvi-Lo dizer: “Filhos.”

Abraão disse: “Quem é Aquele?”

“Eu sou sua Semente, a Semente de Abraão.”

Daniel disse: “Quem é Aquele?”

“Eu sou a Pedra que foi cortada da montanha.”

Ali estavam eles, os santos do Velho Testamento ali, esperando para serem revestidos no paraíso. Ele abriu a porta. Abraão disse: “Vamos sair?”

“Já é quase dia na terra. Vamos nos aprontar para ir.”

Abraão disse: “Podemos fazer uma visitinha? Eu gostaria de dar uma olhada na cidade.”

“Bem, sim, Eu vou visitar Meus discípulos por quarenta dias.” E na manhã de Páscoa Ele ressuscitou.

E Mateus 27 diz que muitos dos corpos dos santos que dormiam no pó da terra, ressuscitaram, e vieram à cidade, e apareceram a muitos ali.

Eu posso ver Sara e Abraão descendo a rua, dizendo: “Oh, querida, veja ali. Eles mudaram estas coisas um pouquinho. Veja aqui como isto se parece.”

Alguém diz: “Quem é aquele casal ali? Parece que são estrangeiros.”

Eles disseram: “Fomos reconhecidos.” [O irmão Branham estala seu dedo – Ed.] Desvaneceram-se da vista, como Ele passou pela parede, vocês sabem, e eles nem mesmo souberam ou viram-No entrar. Saiu. Eles tinham corpos glorificados e eles apareceram de volta na terra (Aleluia!) como primícias da prova do poder de Deus e ressurreição. Ali estavam eles. Principados despojados e roubados, e tomou a morte e o inferno, sufocou-o, e ressuscitou na manhã de Páscoa, e entrou no Reino com Ele.

Não é de se admirar que disseram: “Sepultem-me na Palestina.” Eles sabiam que a ressurreição seria na Palestina.

47 Então hoje, irmão, você pode ter o que quiser, toda a religião fria e formal que quiser, mas sepultem-me em Cristo, pois todos aqueles que estão em Cristo, Deus trará com Ele na ressurreição. Diga o que quiser, e chamem isto de fanatismo e do que quiser, mas permitam-me apenas ficar Nele, pois aqueles que estão Nele sairão da sepultura na ressurreição, pois Deus os trará. Ele prometeu fazer isto. Amém.

48 Que diferença faz se você está ficando velho? Bem, glória a Deus. O que isto tem a ver com isto: mais perto do Lar. Amém! Oh, glória! Vão me chamar de santo-rolador de qualquer forma; você até pode começar já. Correto. Que maravilhoso! Isto é suficiente para fazer de você um santo-rolador. Ora, como posso evitar de ser feliz sabendo que isto é a verdade? Ora, certamente estou feliz. E todos os que têm esperança estão borbulhando.

49 Eu costumava ir a uma nascente, uma onde eu costumava beber. Quando era mais moço, eu costumava descer ali. Eu pensava, quando estava patrulhando em ir a essa fonte. Eu disse que ela era a coisa mais feliz ali, abaixo de Milltown. Eu costumava olhar para ela e eu pensava: “Ora, ora, o que te deixa tão feliz?” Ela – ela apenas borbulha, borbulha, borbulha, borbulha o tempo todo: a melhor água que já bebi. Eu pensei: “Bem, o que te faz tão feliz, é porque alguns animais bebem de ti?”

“Não, irmão Bill, não é isto.”

“Bem, o que te faz borbulhar o tempo todo? É porque – porque alguém vem aqui e pega água?”

“Não, não é isto.”

“Bem, talvez você apenas borbulhe porque eu bebo nela.”

“Não.”

Eu disse: “Bem, por que você está borbulhando?”

Se ela pudesse conversar, diria: “Irmão Bill, não sou eu borbulhando; é algo atrás de mim, me empurrando, fazendo-me borbulhar.”

50 E quando o Espírito Santo vem a um ser humano, há algo jorrando, fontes de água que estão borbulhando para a Vida Eterna. Como você pode… Jesus disse à mulher no poço: “Quem beber desta Água terá Vida Eterna.” Aleluia! (Vamos voltar a Êxodo.) Oh, que coisa! Pense nisto:

Vida Eterna, depois de passados dez milhões de anos, quando estes mares, onde mais de dois terços desta água da terra é coberta por água, varrendo através daquelas grandes ostentações ali, quando rolariam pedaços duas ou três vezes maiores do que este tabernáculo, atingindo navios, caindo de um lado e de outro; nalgum destes dias, irmão, eles… O pecado tem se amontoado tanto na terra a ponto que eles se lamentarão nos desertos. Quando não houver mais mar, nem mais lua, nem mais estrelas (Aleluia!), eu estarei vivendo.

E todos, homens e mulheres nascidos de novo estarão vivendo em Sua majestosa Presença ali, feitos conforme a imagem de Seu Filho unigênito. Por Sua Graça somos salvos.

Não é de se admirar que o poeta disse: “O amor de Deus. Quão rico, quão puro, quão insondável e forte! Durará para todo o sempre, cantam os santos e os ANJOs.” Como podemos ficar calados? Que coisa!

“Isto está provado, irmão Branham?” Sim.

51 Agora, Isaque, Jacó e agora José. E José morreu. Que exemplo perfeito foi este, seus ossos deixados ali para um memorial!

52 Aqui há não muito tempo… Eu não penso que Billy está ali atrás; eu não digo isto quando ele está por aqui. Nós colocamos flores na sepultura de sua mãe, uma decoração matinal. Ele estava chorando, de pé ali. E eu disse: “Billy, não chore. Apenas feche seus olhos; veja além do mar ali.” Eu disse: “A mãe está ali, e a irmãzinha está com ela.” Mas elas não estão ali. Há uma tumba vazia além do mar ali.”

Aleluia!

53 É para onde eu olho, assim como os hebreus olhavam: “Algum dia vamos sair.” E algum dia vamos sair. Eu não ouvi isso: “Cinzas às cinzas, pó ao pó, e terra à terra,” mas o que penso: “Algum dia…”

54 Outro dia eu estava pregando num funeral de um ex-xerife aqui da cidade. Há pouco o rapaz tinha vindo a Cristo, algumas horas antes de morrer. Eu vi seu papai, já grisalho, estender a mão sobre o caixão, com lábios trêmulos, e as lágrimas descendo, beijar aquele rapaz num adeus, e quase caiu dentro do caixão. Eu me virei e disse: “Cinzas às cinzas, e pó ao pó, e terra à terra.” Eu pensei: “Algum dia glorioso…”

Ao raiar de um dia dourado

Jesus virá. [O irmão Branham canta. – Ed.]

Isto é correto. Correto.

55 Quando vamos voltar à lição? Muito tempo já se passou no Egito. (Orem por mim.) E ali, então, ali finalmente se levantou um Faraó que não conhecia José. Quatrocentos anos Deus prometeu que eles estariam ali, e eles haviam ficado quatrocentos e vinte anos quando saíram.

56 Agora, capítulo 1, do capítulo 1 ao 5 – versículo 5, é Israel no Egito.

E do versículo 7 ao versículo 22 trata da escravidão deles. Muitos de vocês já leram isto muitas, muitas vezes.

Eu irei a um ponto agora, temos apenas um pouquinho de tempo. Então começamos no capítulo 2: a preparação da libertação, o nascimento de Moisés, as pessoas se aprontando. Os feitores surrando, matando crianças… O tempo dos dentes da engrenagem das rodas proféticas de Deus tinham se ajustado no tempo.

57 Ouçam, eu quero que captem isto: eu creio que elas têm se ajustado no tempo novamente. Eu creio que estamos aqui. Esta é a razão pela qual penso que as coisas estão indo da maneira que estão. O velho relógio profético bateu bem perto da hora zero. Eu preguei sobre isto há algum tempo, e um artista alemão pintou isto; eu o tenho pendurado em minha casa: um homem em oração, a Bíblia aberta, um castiçal, e o relógio marcando cinco para às doze, uma pintura a óleo. Preparação, aprontando-se, Deus aprontando-se para fazer algo. Agora, observem.

58 Quando Ele estava pronto para fazer algo, Ele deu um nascimento peculiar ali no Egito a um pequeno menino, nada além do que qualquer outro menino. Era apenas um homem da tribo de Levi que foi e tomou para si uma esposa, que era de Levi, e eles tiveram um pequeno bebê. E eles estavam matando todos os bebês meninos, mas quando este bebê nasceu, havia algo estranho acerca dele; algo aconteceu: predestinação, pré-ordenação. Moisés não teve coisa alguma a ver com isto. Mas ele era Moisés, então eles não temeram os mandamentos do rei. Eles o colocaram numa pequena arca, e ele foi levado até à porta da casa de Faraó (Correto?) para se tornar até mesmo seu filho. Correto, agora.

59 Moisés, do versículo 11 ao versículo 25 é Moisés se identificando com os filhos de Israel. Muitos sabem como isto aconteceu ali. Ele se identificou. E então quando o fez, ele pensou que os irmãos entenderiam que ele era o homem que fora enviado para – para trazê-los para fora da escravidão, mas eles falharam em entender. Isto é correto?

E, oh, gente, que bonito tipo de hoje é isto. A mesma Coisa que tem vindo para libertar o povo, eles estão com medo Disto. Estão com medo do Libertador.

60 Ouçam, quando eles construíram o templo de Salomão, eles, o… Qualquer um de vocês, pedreiros aqui, agora, podiam captar isto muito bem. Eles trouxeram cedros do Líbano; eles os trouxeram ao mar, para Jope, e os puxaram com carros de boi, e assim por diante, vocês sabem. Então eles cortaram todas as pedras ao redor do mundo. Mas quando elas se juntaram, elas formaram uma perfeita alvenaria, e em quarenta anos de construção do templo não houve um barulho de serra ou de um martelo. Toda pedra foi enviada, uma foi cortada desta forma, outra daquela forma, uma cortada atrás assim, mas todas elas foram encaixadas. Eles começaram a assentá-las levantando o edifício, indo muito bem.

E eles encontraram uma pedra de aparência estranha. Eles não quiseram aquela coisa, disseram: “Isto não pertence aqui.” E eles a lançaram para fora, jogaram-na sobre uma pilha de ervas-daninhas. E vieram a saber, construindo e indo adiante, e, oh, vieram a saber que a mesma pedra que eles rejeitaram era a principal pedra de esquina. Jesus disse isso.

61 E hoje, os Metodistas, os Batistas, os Luteranos, os Pentecostais, em todos os lugares, se vocês não observarem, amigos, a verdadeira Pedra de Esquina, vocês A rejeitaram, e a Pedra de Esquina no edifício desta casa espiritual é o Espírito Santo. Vocês estão com medo Dela. Vocês temem o fanatismo. Eu sei que temos muitos espantalhos e escárnios. Ora, se não fosse assim, não haveria Um verdadeiro. Mas há um algo genuíno do Espírito Santo no batismo. Isto é verdade. Correto. E agora, eles têm rejeitado Isto, dizem: “Oh, não podemos fazer isto. Oh, bem, não podemos ter Isto, Irmão Branham.”

62 E estive ali outro dia, onde um decano de um grande colégio estava em minha casa, e da instituição Billy Graham, o Dr. Sanden, e um grupo deles assentados ali. E eles disseram: “Irmão Branham, vamos te dizer qual é o problema.” Disseram: “É o suficiente para converter o mundo.” Disseram: “Eu vou te dizer qual é o problema”, disse: “você tem muitos pentecostais e santos roladores em sua reunião. Esta é a reclamação.”

Eu disse: “Vocês vão patrociná-la?”

“Bem, é claro, teríamos…”

“Sim, eu pensei que sim. Não, vocês não iriam. Certamente, vocês não iriam.” Isto é correto.

63 Aquelas grandes igrejas podem ir adiante e ter suas teologias, e podem gralhar sobre isto e gralhar sobre aquilo, e se afastarem e olharem com seus DD’s atrás deles, e coisas assim, e alguns deles nem sabem mais acerca de Deus do que um coelho saberia acerca de usar calçados para neve. Correto! Oh, oh! Certamente eles conhecem todas as palavras no grego, e eles conhecem o – o seu ensinamento escolar. Deus não é conhecido pela teologia ou ensinamento escolar. Deus é conhecido pela fé. O conhecimento afasta um homem de Deus; a fé o traz a Deus. Isto foi o que o separou de Deus no jardim do Éden. E ele foi à árvore do conhecimento.

64 E o mesmo batismo do Espírito Santo que tem trazido Vida às pessoas, a razão pela qual os Pentecostais e os santos roladores, como vocês os chamam, recebem-me no assunto sobre cura Divina…

Oh, certamente, reis e potentados, eles ouvem acerca disto e dizem: “Venha aqui.” E o Senhor, sendo misericordioso, os cura assim. Isto é verdade.

Mas os demais, quando ouvem você falar acerca de Vida Eterna, eles pertencem à igreja Anglicana; eles pertencem a isto, a aquilo, a aquilo outro; eles pertencem à igreja. Isto não tem nada a ver com isto. Você pertencer à igreja não quer dizer isto [O irmão Branham estala os dedos – Ed.] com Deus. A menos que você nasça de novo…

Há somente uma igreja, e são aqueles que são nascidos no Corpo de Jesus Cristo, pelo batismo do Espírito Santo. Aleluia! Permita-me dizer-lhe, meu irmão, há somente uma maneira de chegar a Cristo. Não é pelo aperto de mãos, nem pelo batismo nas águas por aspersão, por parar de comer carne, por guardar os dias sabáticos, por parar de fumar, mascar, beber, xingar, todas estas coisas, este não é o caminho a Cristo.

65 Fumar, beber uísque, sair por aí com outras – com mulheres, ilegitimamente, e todas estas coisas que você faz, isto não é pecado. Não há coisa alguma… Não é pecado. Maldizer, xingar, beber, isto não é pecado; estes são atributos do pecado. Você é um pecador, é o que te faz fazer isto; mas isto não é pecado; estes são atributos dele.

Como isto agora, isto vai te ferir um pouco. Mas eu sou responsável para com a Palavra de Deus, e sempre anelante para falar sobre Ela, a qualquer hora. Aqui é onde vocês, Pentecostais, têm cometido seu erro, muitos de vocês, assentados aqui, sobre ensinar que a evidência inicial do Espírito Santo é falar em línguas como sendo o Espírito Santo. Ora, falar em línguas está bem, mas isto é um atributo. Isto não é o Espírito Santo; isto é o que o Espírito Santo faz.

O Espírito Santo é o amor de Deus. Eu posso provar isto pela Bíblia. “Ainda que eu falasse a língua dos homens e ANJOs, e não tivesse caridade, nada seria.”

Se você quer uma macieira, e tem apenas uma maçã, você está bem longe de conseguir uma árvore. Veja, isto é um atributo.

66 Pecado… A razão pela qual você amaldiçoa, fuma, bebe, fica zangado e sai do controle, e coisas assim, é porque você é um pecador. Isto não é pecado; isto é porque você é um pecador. Jesus disse, as Escrituras dizem isto: “Aquele que não crer já está condenado.” Se você crê, você não faz aquelas coisas, porque a Vida de Cristo está em você. E se você as faz, é porque você é um pecador e não é um crente. Embora professe ser, contudo não é. A árvore é conhecida pelos seus frutos. Agora, que… Permita isto saturar apenas um minuto enquanto eu leio. Correto. Isto é o que Jesus disse: “A árvore é conhecida pelos frutos que ela produz. Uma árvore má não trará frutos bons.” Correto.

67 Bem aqui, aqui vem eles, o tempo da libertação. Moisés nasceu, foi criado nas escadas da porta de Faraó, foi conhecido, esperou que a criança percebesse que ele era o tal a fazer isto. Mas eles fizeram isto? Não, senhor. Eles disseram: “Quem te tem posto a ti por maioral sobre nós? Matar-me-ás como fizeste com o egípcio?” E Moisés fugiu. Correto. Moisés, rejeitado por seus irmãos.

68 Começando no versículo 21 do capítulo 2, vamos parar apenas um minuto nisto. Eu estou tentando dar uma base a vocês. Temos apenas alguns minutos restantes, talvez terminemos amanhã à noite. Notem, ele foi rejeitado por seus irmãos, e ele foi à terra de Midiã e casou-se com uma mulher gentia.

Moisés foi um tipo perfeito de Cristo. Correto? Todos aqueles patriarcas eram Jesus Cristo vivendo pré-vidas. Moisés nasceu sob perseguição, enquanto estavam matando todos os bebês no tempo de Moisés. Jesus, quando Ele veio, eles estavam matando todos os bebês para pegá-Lo. Correto? O Diabo tentando pegar Moisés, o Diabo tentando pegar Jesus… Ele estava tentando.

69 Eu posso ver Jesus quando Ele subiu ali, bateu na porta do inferno naquela manhã. Aleluia! (Eu não sei. Simplesmente não está em mim ensinar, eu penso, nesta noite.) Quando eu posso ver Jesus, quando Ele morreu no Calvário, subiu, desceu ali, e viu todas aquelas pessoas ali atrás, chorando e gemendo, e agindo assim, disse: “Vocês deveriam ter dado ouvidos aos profetas.” Ele pregou às almas que estavam em prisão. “Vocês tiveram Enoque; vocês tiveram os profetas; vocês tiveram as leis; por que vocês não deram ouvidos a isto?” Eles não deram ouvidos. A porta se fechou.

Desceu ao inferno, bateu na porta. Satanás disse: “Quem está aí?”

Ele disse: “Venha, abra a porta.” Oh, que coisa. Eu estou fazendo um drama, é claro.

Subiu até a porta, puxou-a para abrir, e disse: “Quem é você?”

Ora, Ele disse: “Eu sou Jesus Cristo.”

“Oh, então você finalmente chegou aqui, não é? Huh. Eu tenho estado atrás de Ti por um bom tempo, Rapaz.”

“Eu sei disso.”

“Agora, olhe. Eu pensei que tinha te pegado quando matei Abel. Eu pensei que tinha te pegado quando matei Moisés. Eu pensei que tinha te pegado quando fiz todas estas coisas. Quando eu peguei João Batista, eu pensei que tinha certamente te pegado. Mas agora eu te peguei; você está aqui em minha possessão.”

Eu posso ouvir Jesus Cristo dizer: “Eu sou o Filho de Deus, por um nascimento virginal. Eu vim de palácios de marfim de Meu Pai e vim à terra. E nesta manhã a terra está banhada com Meu Sangue que eu dei e paguei o preço da morte, do pecado e do inferno. Dê-me estas chaves.” Aleluia! “Estou tomando controle daqui por diante. Você tem segurado as pessoas em escravidão; você as tem mantido com medo e tudo mais, mas eu vou tomar controle daqui por diante.” Aleluia! Tirou-os dali e colocou-os sobre seu próprio Lado, empurrou-o de volta ao inferno e saiu caminhando. Amém! Amém!

70 O Poderoso Conquistador, desde que Ele partiu o véu em dois. Eis que O vejo completamente. O Poderoso Conquistador levantou-Se e disse: “Eu sou Aquele que foi morto e vive novamente e estou vivo para todo o sempre, e tenho as chaves da morte e do inferno.” Aleluia! “Aquele que ouve as Minhas Palavras e crê Naquele que Me enviou, tem Vida Eterna. Eu tenho as chaves da ressurreição; Eu o levantarei no último dia.” Isto me satisfaz. Amém! “Eu sou Ele.” Amém! Oh, que coisa!

71 Moisés, rejeitado por seus próprios irmãos. Jesus foi rejeitado por Seus próprios irmãos. José foi rejeitado por seus próprios irmãos; veja Jesus vivendo ali, aquele Espírito de Deus vindo à perfeição. E aqui é onde Isto tornou-se a perfeição naquele Homem. Correto. Ele estava em Moisés, certamente que Ele estava: rejeitado por seus irmãos, e ele era um estranho em seu próprio país, e tomou uma esposa gentia. Aleluia!

Dois filhos novamente. Amém. Vou entrar nisto bem no final destas lições, lá por sábado ou domingo, sobre aqueles dois filhos, Efraim e Manassés. Dois filhos novamente. Correto?

72 Rejeitado por seus irmãos, como Jesus Cristo foi rejeitado por Seus irmãos; enviou o Espírito Santo, rejeitado por seus irmãos, e veio aqui e agora está buscando uma Noiva Gentia. Dando – isto como José; rejeitado por seus irmãos, tomou uma noiva gentia. Oh, que coisa! Agora, capítulo 2.

73 O chamado de Moisés, a sarça ardente… Oh, eu gostaria que tivéssemos tempo para entrar nisto. Não temos. Apenas alguns segundos agora, então iremos – então tentaremos. Quando você ficar cansado, levante a mão, e eu vou parar, honestamente eu irei.

74 Vejam. Oh, irmão, isto é como pão de milho e feijão, isto te empanturra. Isto vai te segurar de alguma forma, você pode ir e ter um bom dia de trabalho para o Senhor amanhã, vá e encontre o Diabo, diga: “Eu sei onde estou posicionado, não porque um calafrio desceu pelas minhas costas, mas porque ASSIM DIZ O SENHOR: mova-se, Satanás, estou tomando controle agora.”

75 Agora, nós somos os filhos de Deus. Humm. Quando? Agora. Amanhã à noite? Não, agora mesmo. Agora, nós somos filhos de Deus. Agora, estamos assentados juntos em lugares celestiais. Agora, o Espírito Santo está aqui. Quando? Agora. Agora, temos Vida Eterna. “Você obterá Vida Eterna quando morrer, Irmão Branham?” Eu a tenho agora. Eu a possuo agora. Como? Jesus Cristo disse assim: ASSIM DIZ O SENHOR.

Então mova-se, morte. Mova-se, Satanás, você não mais tem vínculos comigo.

76 Velho Paulo. Eles estavam construindo um matadouro ali, disseram: “Sabe o que é isto, rapaz? Vão cortar sua cabeça.”

“É? Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

“Ei, o que você vai dizer antes de morrer?” A morte disse: “Seu judeuzinho do nariz torto, eu sabia que você seria vencido pelos açoites, e derrubado pelas… E assim por diante, e eles fizeram isto, aquilo e aquilo outro, mas agora eu te peguei.” Ele olhou. A morte disse: “Eu te farei ter calafrios e tremer.”

Ele disse: “Morte, onde está seu aguilhão?”

A sepultura ali, e o barro (aquele soldado romano lançou um tanto de barro nele ali.), disse: “Eu vou te pegar.”

Disse: “Oh morte, onde está o teu aguilhão? Sepultura, onde está tua vitória? Mas graças sejam dadas a Deus.”

A sepultura disse: “Eu vou te pegar. Eu vou te mofar. Eu vou te encarcerar. Os vermes vão te devorar. Teus ossos voltarão ao pó.”

Mas Paulo disse: “Olhe ali àquela tumba vazia: eu estou Nele.” Aleluia! “Eu ressuscitarei novamente naquela manhã e receberei uma coroa que o Senhor, o justo Juiz, me dará. Não somente eles, mas todos aqueles que amarem… (até mesmo aqueles no Tabernáculo Branham) que amarem a Sua aparição.” Amém. Certamente.

O Diabo não é outra coisa senão um espantalho, apenas te assusta com algo. Ele não tem direitos legais de forma alguma. Ele foi despojado de todo direito, dos principados. Ele deteriorou tudo quando Ele morreu no Calvário. Aqui está Ele.

77 Continuando agora… Moisés tinha fugido, estava lá na parte de trás do deserto pastoreando as ovelhas de Jetro. Que coisa! Quarenta anos ele esteve ali e teve dois filhos. Indo bem ali… E sua esposa,… Ela era uma mulher de temperamento forte, e Moisés tinha um temperamento e tanto também; então imagino que eles tiveram um tempo agitado ali na parte de trás do deserto. Não acham? Deus sabe como te amansar. Sim!

78 Então numa manhã eu o vejo com uma vara torta, mancando pelo caminho, apoiando-se, oitenta anos de idade, barba branca pendurada assim, e o cabelo desta forma. Ele olhou para um lado e disse: “É uma coisa estranha de se ver.” Olhou novamente, disse: “Por que aquela árvore não queima?” Disse: “Eu acho que vou verificar.”

Sabe, às vezes você ouve muito barulho, vai, verifica, vê o que é, e é salvo. Muito Fogo, você sabe; sim, Ele queima, o Fogo do Espírito Santo começa a queimar, as pessoas se viram e dizem: “Qual é o problema com aquilo?”

79 Agora, Moisés começou a analisar, disse: “Eu desejo saber por que aquela coisa não queima! Tem estado queimando já por meia hora, e não queimou ainda.” Foi até ali e disse: “Bem, vou me aproximar e ver do que se trata.”

E uma Voz falou dali, disse: “Tire os teus sapatos; o lugar onde estás é terra santa.” Agora, Ela não disse: “Tire…” Não, Moisés disse: “Vou tirar meu chapéu.” Ele disse: “Sapatos.” Então ele se abaixou e tirou seus sapatos.

Disse: “Quem és Tu, Senhor?”

Disse: “Moisés.” Agora, isto começa no capítulo 3 e vai do versículo 1 até lá pelo versículo 12. Disse: “Moisés, eu tenho ouvido o gemido de Meu povo, e Eu lembro da Minha promessa.” (Oh, aleluia!) “Eu lembro da Minha promessa com Abraão. Eu tenho ouvido os clamores e gemidos. Eu tenho descido para libertá-los.” Amém! Desceu para manter Sua Palavra.

80 Em algum destes dias as velhas sepulturas ali, lápides ao redor da sepultura da vovó, isto não fará diferença alguma. “Eu lembro da Minha promessa; Eu desci para libertá-los.” Não me importo; permita isto continuar um pouco; isto não faz diferença alguma para mim. Aleluia! Eu sei Quem está guiando o barco. Você não sabe? Apenas se mantenham quietos.

“Eu desci para libertá-los.”

“O que Tu vais fazer?”

“Moisés, Eu vou te enviar.”

“Oh Senhor. Enviar-me? Eu não posso fazer isto, Senhor.”

“Oh, sim. Eu tenho te colocado neste mundo para este propósito.”

“Bem, eu tenho oitenta anos e estou com minhas costas como que rígidas, eu posso ter artrite. Eu sou um – eu não sou um homem eloquente. Eu – eu não consigo falar muito bem.”

“Agora, Quem fez a boca do homem?”

81 Ele disse: “Senhor, se Tu me mostrares a Tua Glória, eu irei.” Amém. (Não temas, esta palavra significa: “Assim seja.” Vê?) “Mostre-me a Tua Glória e eu irei.” Eu gosto de ver um pouco desta Glória Shequiná, você não gosta? Sim, senhor. “Mostre-me Tua Glória, Senhor. Agora, o que, o que é Tua Glória, Senhor?”

“Moisés, o que é isto em tua mão?”

“É uma vara, Senhor, uma vara torta.”

Disse: “Lance-a no chão.” Lançou-a no chão e ela se transformou numa serpente. Ele pulou para trás. Disse: “Pegue-a pela cauda.” Ele a pegou, e ela se transformou de volta numa vara. Disse: “Agora, Moisés, o que é isto em sua…” Disse: “Tome sua mão, coloque-a sobre seu peito.” Ele a colocou sobre seu coração, afastou-a de volta e estava branca com lepra. Veja, significa a consciência do homem, o coração do homem está branco com lepra, os próprios pensamentos de sua mente estão leprosos, pecado. Ele colocou-a de volta em seu peito e afastoua novamente. O que tinha que ser feito? Quando ele a tirou novamente, estava branca, limpa, assim como a mão de um bebê, como a outra mão.

Ele viu a Glória de Deus. O que é a Glória de Deus, então? Milagres, sinais, maravilhas e cura Divina. “Mostre-me Tua Glória, Senhor.”

82 Quando Ele estava pronto para libertar Seu povo, Moisés entra em cena, o Espírito Santo, e mostrou sinais, maravilhas e cura Divina. Amém. Correto! Então ele olhou para sua mão e ele disse: “Que coisa!” E, observe, esta era uma vara de julgamento. Aquela era a vara; veremos isto na lição de amanhã à noite, como aquela vara foi agitada ali no Egito. Aquela não foi… Aquela foi a vara de julgamento de Deus. E a mão que segura o julgamento de Deus deve estar limpa (Amém!), uma mão limpa da lepra. Ele a pegou, disse: “Agora, desça ao Egito. Seu irmão está a caminho daqui, e ele será um profeta para ti, e você será como Deus para ele.”

83 Ali foi Moisés e disse: “Jetro, eu tenho que te deixar hoje.” Tomou uma velha mula e colocou-lhe o cabresto, assim, acomodou sua esposa sobre a mula, com uma criança em cada lado do quadril, e ali vai ele. Você pode imaginar isto? Um ancião, oitenta anos de idade, com costeletas, barba e cabelo longo, uma vara torta na mão, guiando um burro com uma mulher sobre ele com duas crianças, descendo para conquistar o Egito? Você pode imaginar um quadro assim?

“Descendo para fazer o quê, Moisés?” Alguns perguntaram.

84 “Ali vai ele.” Que coisa, ele estava tendo um grande tempo. “Vamos, Zípora.” Esta era sua esposa, você sabe. Puxando o burro também pelo caminho. Disse: “Vamos, nós estamos indo ao Egito, vamos descer para conquistar.” O Egito era como a Rússia. As maiores unidades mecanizadas, o maior exército do mundo era o do Egito. Eles podiam – tinham o mundo todo sob seu chicote. E Moisés estava indo para conquistá-lo. E um ancião, com uma vara na mão, uma esposa numa mula com uma criança de cada lado (Aqui estava indo ela.), eles estavam descendo para conquistar. Por quê? Deus tinha prometido. Glória a Deus!

85 Desta mesma forma é em Cades Barneia. Deus tinha lhes prometido. Josué disse: “Nós podemos fazer isto porque Deus disse assim.”

Ali estão eles, descendo ao Egito. E agora, observe o quão negligente pode ser um homem. No final Deus o encontra aqui, no final, e o teria matado, e Zípora foi e tomou uma pedra aguda e circuncidou seus dois filhos com uma pedra aguda, e lançou o prepúcio diante de Moisés e disse: “És um esposo sanguinário para mim,” simplesmente salvou a vida de Moisés. O que Moisés estava fazendo? Moisés estava tão envolvido com o corre-corre do dia, até que ele chegou ao ponto em que esqueceu o selo da circuncisão.

86 E é o que estamos fazendo hoje. É onde as igrejas da santidade estão falhando. Temos tanto tempo, o Senhor nos tem dado tanto dinheiro, temos construído grandíssimas igrejas, e grandes pináculos, e colocamos assentos almofadados, e órgãos de tubo, a ponto que esquecemos do Selo de Deus que é o batismo do Espírito Santo. Verdade! Deus, envie-nos uma Zípora. Correto. Circuncisão, todo homem no Egito – de Israel que não era circuncidado, era tirado. E a circuncisão era o Selo da Promessa. E a circuncisão do Velho Testamento é o batismo do Espírito Santo do Novo. E todo homem fora do batismo do Espírito Santo será cortado. Aí está. Deus, tenha misericórdia!

87 Eu sei que estou fazendo vocês ficarem cansados, mas estou tendo um maravilhoso tempo. Eu… Bem, talvez eu tenha que parar. Correto. Começar amanhã à noite no versículo 4 então, capítulo 4.

Jeová, na última parte do capítulo 4 aqui, 3, faz Seu Nome conhecido: “Eu Sou o Que Sou.”

Disse: “Quem vou dizer que me enviou?”

Disse: “Eu Sou.”

Disse: “As pessoas não crerão nisto.”

Disse: “Diga-lhes que o Eu Sou o enviou. Eu sou.” Não “Eu era” ou “Eu serei.” Mas: “Eu Sou,” isso é tempo presente.

88 Os judeus estavam certo dia bebendo água, regozijando-se, e falando acerca do maná que comeram no deserto. E Jesus esteve no meio do povo (São João 6) e exclamou na festa. E eles disseram: “Ora, nossos pais comeram maná no deserto.”

E Ele disse: “Todos eles estão mortos.” Ele disse: “Mas Eu Sou o Pão da Vida que vem de Deus do céu (a Árvore da Vida do jardim do Éden, se preferirem). E Eu sou o Pão da Vida do – do Céu. E se um homem come deste Pão e bebe deste Sangue, bebe Meu Sangue e come da Minha carne, tem Vida Eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.”

89 Eles disseram: “Este Homem blasfema. Como Ele vai nos dar Seu corpo para comer?” Ele disse: “Bem, agora sabemos. Nós cremos em Moisés. Moisés é nosso profeta. Nós cremos em Moisés. E nossos pais foram alimentados com maná no deserto por quarenta anos.”

Ele disse: “Eu sei disto.” Ele disse: “Eu sei disto. Mas cada um deles está morto.” Ele disse: “Mas Eu sou o Pão da Vida.”

“Ora,” eles disseram, “bem, você quer me dizer que…”

Ele foi a Rocha que estava no deserto. Ele foi o maná que estava no deserto. Ele estava na Proposição no templo. Oh, Ele foi as Águas no Jordão. Glória. Ele foi o Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim. Ele que Era, Que É e que Há de vir. Ele foi antes que houvesse o mundo; Ele será quando não houver mundo; a Raiz e Geração de Davi, a Estrela da Manhã, o Lírio do Vale, e a Rosa de Saron (Aleluia!), ambos, Raiz e Descendência de Davi (Aleluia!); antes de Davi, em Davi e depois de Davi. Glória! Eu creio na Deidade de Jesus Cristo. Ele foi mais do que um profeta. Ele foi mais do que um bom Homem. Ele foi Deus velado em carne; “Deus em Cristo, reconciliando o mundo Consigo.” Isto é o que Ele era. Entraremos nisto em algumas noites: Quem Ele era. Esta é a razão pela qual você não pode ter fé: é porque você não sabe Quem Ele era.

90 “Ora,” eles disseram: “Tu dizes que viste Abraão, e tu nem tens cinquenta anos ainda.” O Homem tinha trinta. Ele estava cansado, e Seus cultos o deixava esgotado. Eles disseram: “Tu não és um homem de cinquenta anos, e dizes que viste Abraão que morreu há oitocentos ou novecentos anos atrás?”

“Ouça.” Ele disse: “Antes que Abraão fosse, EU SOU.” (Aleluia!) Eu sou Jeová.“ Ele é Jeová-Manassés. Ele é Jeová-Rafá. Ele é, oh, e todos os Nomes Redentores de Jeová estavam Nele, e Nele habita a plenitude da Divindade corporal; aí está Ele.

91 “Eu desci para libertá-los. Estou declarando Meu Nome. Diga-lhes que isto será um memorial através de todas as gerações, que Eu Sou o Eu Sou. Não o ‘Eu era’ ou ‘Eu serei:’ EU SOU.”

O mesmo Deus que esteve ali naquela noite, está aqui nesta noite.

“Agora, Eu vou diante de vós. Eu enviarei Meu ANJO, e Ele estará numa Coluna de Fogo. E Eu vou enviá-Lo diante de ti agora como uma Coluna de Fogo, e Ele te guiará.” Uma Coluna de Fogo, muito grande, como uma coluna. “Uma Coluna de Fogo irá diante de vós, para vos guiar. O EU SOU estará nesta Coluna de Fogo.”

92 Agora, ao Tabernáculo Branham, e a vocês que são associados e conhecem estas verdades. Vocês sabiam que aquela mesma Coluna de Fogo está conosco nesta noite? Vocês se lembram de Sua foto sendo tirada ali, e como Ela varreu pelo mundo agora, a mesma Coluna de Fogo que seguiu Moisés lá trás na sarça ardente? O que é isto? Qualquer estudante aqui não ousaria…

Se tenho dado voltas aqui com estas palavras e coisas, eu sei onde estou posicionado. E estou com minha cabeça parafusada no lugar, eu creio, pelo Espírito Santo. Permitam-me dizer-lhes: qualquer estudioso aqui sabe que este ANJO que seguiu os filhos de Israel através do deserto era o ANJO do Pacto. E o ANJO do Pacto era Jesus Cristo. Moisés teve estima pelas riquezas de Cristo mais do que pelos tesouros de todo o Egito. Correto? Certamente, o ANJO do Pacto. Então o que é Isto aqui conosco?

Eles podem dizer que estamos perdidos, fora de nós mesmos, que somos isto, aquilo, aquilo outro, um grupo de santos roladores, ou algo. Talvez eles possam dizer isto. Mas o próprio Deus tem Se vindicado na mesma Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel, e está nos guiando adiante hoje! Aleluia! Glória a Deus. Aquele mesmo que estava com Jesus Cristo lá trás quando Ele Se levantou e disse àqueles fariseus, eles estavam ali, disse à mulher no poço onde estavam seus pecados secretos, e assim por diante, e agora está operando em nosso meio. “Ele que Era, que É, e que Há de vir.” Aleluia! Estou procurando por Ele, você está? Glória a Deus. Aleluia. Toda a adivinhação tem se ido. Oh, que coisa!

93 Quando eu examino a notável cruz na qual o Príncipe da Glória morreu, toda minha fama é contada como perdida. Oh, miserável, oh, meu amigo pecador, como você pode ficar aí vendo aquela igreja lá em suas prefigurações, seguindo aquela Coluna de Fogo para guiá-los, e olhar bem aqui hoje? Quantos têm a foto, vejamos as mãos. Quantos gostariam de ter a foto, vejamos as mãos se levantarem. Eu a terei amanhã à noite, aqui, para mostrá-la a vocês. Correto. Aí está, vindicada.

94 Trinta mil pessoas, críticos estavam ali, eu disse: “Eu não clamo ser um curador. Vocês sabem que não. Eu somente falo da verdade. Quando eu nasci numa pequena cabana em Kentucky ali, o ANJO do Senhor entrou pela janela e se posicionou ali. Havia uma Coluna de Fogo.” E eu disse: “Deus tem provado isto. E se eu digo a verdade, Deus vindicará a verdade. E se sou um mentiroso, Deus não terá nada a ver comigo.”

E naquele momento, Ela veio: “Whoosh!” Ali estava Ele. A Associação Americana de Fotógrafos tirou uma foto Dele. Disse: “Eu creio que é psicologia. Já vimos isto antes, mas eu creio…” E eles levaram a foto. E ali a Luz atingiu as lentes. Eles a levaram a George J. Lacy. Eles a colocaram sob todo tipo de teste que podiam. E agora ela está ali em Washington, D.C., no corredor da fama. Aleluia! O que é isto? Jesus Cristo com aquele grupo que eles chamam de santos-roladores. Deus abençoe seu coração

95 Todo quadro famoso que já foi pintado, primeiro teve que passar pelo corredor das críticas. Mas quando eles pintaram a última Ceia ali, ela passou pelo corredor das críticas. Ora, eles criticaram. Isto custou-lhe uma vida toda, mas agora está pendurada no corredor da fama. Ela teve que passar pelo corredor das críticas.

Irmão, irmã, quando começamos nisto, que eles chamam de religião do Espírito Santo, lá trás, anos atrás, tínhamos que ir a pequenos estábulos, na casa de alguém, na frente de alguma loja em algum lugar. E eles ficavam do lado de fora, os pecadores, mascando chicletes, rindo e zombando, chamavam-nos de santos roladores e dormíamos em cadeias e tudo mais. Correto. Eles foram vencidos; eles tinham zombado.

96 Um pregador veio à minha casa outro dia, um que a cidade o rejeitou, e ele e sua esposa tinham que alimentar seus bebês… Eles dormiam sobre mantas, mantas molhadas, e as penduravam em árvores para secá-las de manhã. E eles desciam até a trilha do trem para pegar grãos de milho de vez em quando. Tinham uma frigideira; eles a fizeram com pedra. E eles tinham vivido por doze ou quatorze dias seguidos comendo milho.

Meu administrador, que Deus abençoe seu coração, o irmão Bosworth, ele está lá em Durban, África, nesta noite, orando para que eu vá ali, e lá no Texas, apanhou nas costas nuas quando ameaçaram cortar sua garganta e tudo mais. Quando ele caminhou com um pulso quebrado tentando carregar sua maleta, apanhou por pregar o batismo do Espírito Santo. “Andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, errantes pelos desertos, dos quais o mundo não era digno de receber.”

97 As grandes igrejas zombaram e apontaram o dedo. Eles disseram que somos santos roladores. Quando construí – coloquei a pedra de esquina ali, eles disseram que aquilo se transformaria numa oficina. Já tem se passado vinte anos, e o Espírito Santo ainda vive aqui. Aleluia! Correto. E o que eles disseram que era fanatismo e tudo mais, reis e monarcas através do mundo têm chamado. Grandes homens têm sido curados, os poderes de Deus têm varrido pelo mundo, até que ficamos milhões de vezes mais fortes. Aleluia! E numa destas manhãs… Ela tem passado pelos críticos. Eles disseram que isto seria queimado. Eles me disseram aqui, disseram: “Oh, Billy, você perdeu a sua mente. Isto é tudo.” Até mesmo minha própria sogra disse: “Ora, o rapaz ficou louco.” Mas se estou, estou tendo um tempo maravilhoso.

98 Permitam-me dizer-lhes algo, irmãos. Ouçam isto, e eu o digo com respeito. Aleluia. O inferno todo não pode parar isto! Foi ordenado por Jesus Cristo para ser assim, e assim será. “Sobre esta pedra edificarei Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” “Como? O que é isto? Que tipo de igreja é esta?” “Carne e sangue não te revelaram isto, Pedro, mas o Meu Pai que está no Céu te revelou. (revelação espiritual da Palavra de Deus pelo Espírito Santo). Sobre esta Rocha Eu edificarei Minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.” Ela está movendo-Se adiante.

99 Agora, irmão, sendo que Ela tem sido zombada, e perseguida, e pressionada, e tudo mais, numa destas gloriosas manhãs (Aleluia!), o grande Mestre que está na glória, apontará para Seus servos… “Não por força, não por poder, mas por Meu Espírito, diz o Senhor.” Não por teologia, não pela gramática, não por estas outras coisas, mas pela simples, santa e inadulterada fé no Filho de Deus e o que Ele disse em Sua Palavra…

Ele está pintando um quadro. Ele está pintando um quadro. O que é isto? Uma Igreja cheia do Espírito Santo que foi preordenada antes do princípio do mundo a aparecer ali em Sua glória. E em alguma destas manhãs Ele deslizará pelos céus (Aleluia!), como um grande ímã, e Ele pegará esta igrejinha que tem sido perseguida e a colocará no corredor da fama quando Ela for ao céu, declarando em alta voz: “Este manto de carne deixarei, e levantarei e tomarei o prêmio eterno. Clamando enquanto passo pelos ares, Adeus, adeus, doce hora de oração.” Amém.

100 Pai Celestial, nós Te agradecemos nesta noite. Não sei qual é o problema, eu simplesmente não pude entrar nesta lição de alguma forma, o Espírito Santo movendo-Se, falando, movendo-Se novamente. Oh, nós Te agradecemos, Te agradecemos do fundo do coração por Seu amor e poder. Obrigado, Senhor, obrigado pelo povo humilde que nesta grande era negra está aqui, neste tempo de egoísmo, oh, arrogância, orgulho, e amantes dos prazeres mais do que de Deus, o Espírito fala expressamente que nos últimos tempos estas coisas aconteceriam. Em II Timóteo 3, em Sua Palavra, diz que eles seriam: “Obstinados, orgulhosos,” dizendo saber mais do 18que outros: “Obstinados, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela; destes afasta-te.”

101 Deus, Tu falaste naquele dia que Tu terias uma igrejinha, disseste: “Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino.”

Obrigado, Senhor, por sempre abrir meus pobres olhos, eu, um pobre cego, infeliz, lá no pecado, nascido em uma família pecaminosa, e criado sobre um barril de uísque. Oh, mas, Deus, como Tu protegeste, ajudaste, abençoaste e satisfizeste. Como posso alguma vez expressar meus sentimentos a Ti, Senhor? Oh Deus, apenas permita que este seja apenas o começo, Senhor, que eu possa ir novamente aos cantos do mundo, a todos os lugares proclamando a Mensagem de libertação e salvação.

102 Deus, balance esta pequena igreja como nunca antes. Que o Espírito Santo tome a cada pessoa aqui, levando-a a jejuar e orar, e a inclinar a face dia e noite, clamando, Senhor, até que o avivamento à moda antiga se rompa aqui, Senhor, e varra tudo por aqui e envie um tempo à moda antiga que traga homens e mulheres de volta a Deus. Conceda isto, Pai, pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém. Amém.

(Coloquemo-nos de pé.)

Oh, eu quero vê-Lo, olhar em Sua face,

Ali cantar eternamente por Sua salvadora graça;

Nas ruas da Glória permita minha voz elevar;

Preocupações todas passadas, lar afinal, sempre regozijar.

103 Aleluia. Olho aqui abaixo; lembro-me de um velho homem que costumava assentar-se aqui quando eu pregava aquelas mensagens, chorando, com lágrimas saindo dos olhos e me abraçava. Em algum brilhante dia eu irei vê-lo. [O irmão Branham canta este trecho. – Ed.] Eu procurarei ali e verei outro que se assentava ali, e a anciã irmã Webber. Lembro-me de diferentes irmãos, e da irmã Snelling que costumava cantar no coral, o irmãozinho ruivo, George, assentava-se ali atrás, onde estão? Aleluia. Eles foram levados e recebidos no Seu seio. (Aleluia!) Selados no Reino de Deus. Eu os vi quando eles foram. Eu vi o irmãozinho George indo ali; ele ficava olhando pela porta e indo [O irmão Branham faz um som de ofegante – Ed.] e dizia: “Onde está… O que está havendo?” (Orei por seu pequeno sobrinho esta noite; ele estava enfermo.) E então ele olhava ali abaixo, e continuava… Eles disseram: “Ele estava esperando o irmão Bill.” Ele não estava esperando por mim.

A primeira coisa, vocês sabem, ele virou a cabeça para o leste, ele disse: “Oh Jesus, eu sabia que Tu virias à minha procura.” Estendeu as mãos e morreu, foi encontrar-se com Deus… Aleluia! Oh, que coisa! Vamos para o Lar. Você O ama?

104 Eu desejaria saber se há um homem ou mulher aqui que diria: “Eu gostaria de conhecê-Lo na plenitude de Seu poder e de Sua ressurreição…” Levante a mão. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe. Deus te abençoe. Vocês querem saber por que estou segurando esta chamada de altar? Eu tenho uma razão para isto. Correto, levante a mão. “Eu gostaria de conhecê-Lo no poder de Sua ressurreição.”

105 Mas – como… Poder de ressurreição, irmão, eu não quero dizer que você tem que cavar, e puxar, e tentar. Eu quero dizer apenas para se soltar e Deus te empacotará para ser levado a algum lugar, onde é tal prazer viver para Ele. Não há nada no… Ora, as demais coisas estão tão mortas quanto à – à meia noite. Vê? Nada, nenhum desejo de forma alguma, nenhuma condenação para aquele que está em Cristo Jesus… Que coisa! Aquelas velhas coisas do mundo, você não tem que parar de fazê-las, não; não há nada para parar de fazer; isto apenas te deixa. Você apenas… Simplesmente isto não está ali mais; apenas se vai. Amém. Quantos amam ao Senhor, digam: “Amém.” [A congregação diz: “Amém.” – Ed.] Digam bem alto! [O irmão Branham e a congregação gritam: “Amém!”] Correto.

Leva tu contigo o Nome, de Jesus o Salvador,…

(Virem-se e cumprimentem-se agora)…

Este Nome…

(Cumprimente alguém perto de você, diga: “Estou feliz por tê-lo aqui no Tabernáculo,” e então se posicione novamente.)

…conforto,

Seja no lugar que for.

Nome bom, doce a fé, a esperança do porvir,

Nome bom, doce a fé, a esperança do porvir.

(Agora, bem quietos, ouçam.)

Este Nome leve sempre para bem te defender

Ele é arma ao teu alcance quando o mal te aparecer.

Nome bom, Nome bom, doce a fé,

(Não é Ele doce? Tudo no céu, leva isto, tudo na terra, leva isto, Jesus.)

… porvir;

Nome bom, Nome bom, oh doce a fé! A esperança do porvir.

106 Agora, inclinemos a cabeça. O Grande Mestre que esteve no Monte um di a, e Tu disseste: “Portanto, vós orareis assim:”

[O irmão Branham e a congregação oram, Mateus 6:9-13 – Ed.]

“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória para sempre. Amém!“

Boa Noite. Que o Senhor vos abençoe.

No Nome de Jesus.

Leva tu contigo o Nome,…

******************************