JÓ
23 de Fevereiro de 1955
Phoenix – Arizona – E. U. A.
Tradução: Crentes da Bíblia [Chapecó-SC] | A Mensagem
1 Boa noite, amigos. Estou muito feliz por estar aqui novamente esta noite, para ministrar no Nome de nosso bendito Senhor Jesus Cristo.
Eu estava chegando há alguns momentos e encontrei um amigo meu, e amigo de vocês. Muitas pessoas o conhecem. Perguntei-lhe se ele falaria por mim nesta noite, e ele não aceitou. Então é o irmão Paul Cain. Você poderia vir aqui, irmão Paul Cain, só por um momento? Irmão Paul Cain, que tem amigos de ministério em todos os lugares. E estamos sempre felizes em ter nossos irmãos visitantes conosco de fora do campo. Provavelmente poderíamos conversar bastante sobre a grande colheita em que estamos agora, colhendo almas para o Mestre.
2 Foi uma reunião maravilhosa ontem à noite, como me foi dito. Raramente acontece assim. Mas as pessoas, às vezes, ao distribuir cartões de oração e trazer as pessoas, nós apenas… eu cheguei e disse: “Bem, tragam tantos, um certo…” Não temos muitos ali. Mas quando, em algum momento, o Espírito Santo desce, Ele pode fazer mais assim, indo de lugar em lugar.
Creio que estavam me dizendo que uma senhora confinada em uma maca ficou boa, e alguém de muletas, uma mulher paralisada, sentada em uma cadeira de rodas. Nosso Senhor é Deus, não é verdade? E Ele é admirável e maravilhoso.
3 Agora, ao nos aproximarmos dos terrenos do Senhor nesta noite, pela causa do Evangelho, vamos primeiramente inclinar as cabeças em uma palavra de oração ao Autor do Livro antes de tentarmos abri-Lo.
Nosso amado Salvador, viemos a Ti nesta noite, com base em Teu convite de que: “Quem quiser, venha e tome de graça das águas da Vida”. É para isso que viemos nesta noite, Senhor, para que Te encontres conosco agora, ou continues com esta grande reunião que já está em andamento.
Ao chegar e ouvir as crianças gritando, e batendo palmas, e regozijando-se, porquanto têm Vida Eterna (A Vida Eterna não pode perecer), a promessa de serem ressuscitadas no último dia. E isso nos faz felizes, Pai, neste dia, quando todas as esperanças de governos deste mundo, e assim por diante, distúrbio na próstata. O homem tem cabelo fino, usa óculos. Aqui está o homem, bem ali. É você. Sim, senhor. Você tem um distúrbio na próstata. Deus te abençoe. Você estava orando, não estava, senhor? Essa é a razão pela qual você foi curado. Diga, irmão, você foi tão bondoso em fazer isso; aquele homem que acabou de aceitar o Senhor Jesus há pouco, sentado ao seu lado ali. Ele tem um problema de estômago, esse irmão mexicano; ele quer ser curado. Você colocaria as mãos sobre ele? Isso mesmo, senhor. A estão se desvanecendo. O mundo e sua ordem estão passando. A civilização, em seu auge, balança para trás, mas o Reino de Deus está marchando para frente em plena ordem; a armadura está toda brilhando, a bandeira tremulando, a Estrela da Manhã à frente guiando, de vitória em vitória, até a batalha final. As armas estão empilhadas, a última oração foi feita, a Bíblia está fechada, a fumaça da batalha está baixando, o sol se pôs. Então Jesus virá. Nós O veremos, o Amado.
4 Oramos nesta noite, Senhor, por cada ministro, por estes na plataforma, meus irmãos. Especialmente agora pelo irmão Cain, que está precisando de Ti, e desejando que Teu grande poder esteja sobre ele. Rogamos que Tu o abençoes de uma maneira maravilhosa.
Abençoe todo o corpo de ministros em todos os lugares, os que mencionam o Nome do Senhor Jesus. Abençoe os leigos, os estrangeiros em nossas portas; cure os doentes e os aflitos. Agora, Pai, abra a Palavra para nós, o farás? Pois pedimos em Nome de Jesus. Amém.
Eu simplesmente amo a Palavra. Comecei a ler esta tarde e estava um pouco cansado da noite passada. A unção do Espírito Santo não me deixou muito rápido ontem à noite. E hoje eu tive um grande banquete lendo em Gênesis.
E estou esperando algum dia cruzar a nação, se Deus quiser, só pregando o Evangelho, só reavivamentos, não somente indo de igreja em igreja, de lugar em lugar. Eu gosto de ver um reavivamento genuíno, antiquado e abrangente, e almas nascidas no Reino de Deus.
5 Bem, é meio difícil quando está misturado com cura, e assim por diante, ficar mudando de lugar. Ficar assim algumas noites; só algumas noites você fica esgotado e se acaba. Dessa forma, talvez ficasse um mês de cada vez, e então se teria de fato um avivamento.
Agora, no Livro de Jó, queremos centrar nossos pensamentos nesta noite em torno de Jó, capítulo 19, e nos versículos 25 a 27, desejamos ler uma porção de Sua Palavra, apenas para um pequeno pensamento básico.
6 E antes de fazermos isso, creio que esta é uma caixa recém-colocada aqui de lenços para receber oração, se por acaso eu me esquecer deles. Agora mesmo, vamos inclinar as cabeças por um momento em uma palavra de oração, enquanto vocês se unem a mim em oração.
Nosso Pai Celestial, Tu que conheces até a morte de um pardal; nenhum pode cair sem que o Teu grande Espírito, tão sensível a tudo, que até mesmo um pequeno e insignificante pássaro possa cair na rua, e o Pai sabe tudo sobre isso. Quanto mais Tu sabes que nós, Teus filhos, redimidos pelo Sangue de Teu Filho, eleitos pela graça, estamos inclinando nossas cabeças em humildade diante de Ti, para pedir, através do sacrifício sangrento do Senhor Jesus Cristo, misericórdia para nossos parentes.
Aqui dentro estão pequenas calças marrons, lenços, pequenos babadores para bebês. Eles estão necessitados, Senhor. Serás misericordioso? Rogo que Tu cures cada um. Estes são apenas simbólicos, Senhor. Compreendemos que o preço da cura já foi pago lá no Calvário. Tu foste ferido pelas nossas transgressões, pelas Tuas pisaduras fomos sarados no Calvário. Mas estes são pequenos símbolos de fé de que nós Te amamos, e cremos em Ti, e estamos orando uns pelos outros, como Tu disseste: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis”. Com isto, Pai, eu envio estes pequenos lenços e pequenos objetos aqui para os necessitados, rogando que Tu cures cada um deles no Nome de Teu Filho, o Senhor Jesus. Amém.
7 Nessas pequenas peças, tantas coisas foram feitas. Tenho enviado cerca de mil ou mais por semana do escritório. E tantas coisas são feitas pela imposição de mãos sobre os lenços. O Senhor tem abençoado de uma maneira maravilhosa. Testemunhos e mais testemunhos do que nosso Senhor tem feito, simplesmente através de débeis esforços de colocar os lenços sobre os enfermos.
Compreendemos que não há virtude no lenço, é só um pedacinho de pano, não mais do que um pano que você veste. Mas é fazer algo seguindo as Escrituras.
8 Aqui há algum tempo atrás em Louisiana, o irmão Moore, aqui na plataforma, e eu, estávamos indo, descendo a uma cidadezinha, a uma pequena igreja, para ter uma reunião. E sua querida filha, e esposa, e todos eles estavam presentes. E eu tinha minha mala que algumas pessoas me deram há muitos e muitos anos, lá na Califórnia, e eu tinha acabado de comprar um terno novo. Eu o tinha na mala, e tinha um terno velho ali. E ele a havia colocado em cima de seu carro, e vinha dirigindo rapidamente por Louisiana. De repente, quando chegamos lá, descobrimos que a mala não estava em cima; havia desaparecido. Eu não tinha nem um lenço de bolso. Então ele ficou muito desapontado. Eu disse: “Oh, o Senhor cuidará disso”.
Todo o meu guarda-roupa, por completo, estava ali, além do meu macacão, em casa. Então, ele propôs: “Irmão Branham, vou sair e comprar um terno novo para o senhor”.
Respondi: “Não, está tudo bem”.
Ele argumentou: “Não há a menor chance, irmão Branham,” continuou, “foi perdida lá, ao longo da estrada,” e arguiu “…há muita gente de cor que vive ao longo dessa estrada.” E disse: “Agora, a primeira coisa, se algum homem vier pela estrada e achar a mala…”
Eu afirmei: “Minha Bíblia está ali, tem meu nome nela.”
Ele ponderou: “Bem, se ele encontrou aquela mala, irmão Branham”, continuou, “o que ele faria, seria vender aquelas roupas,” e assim por diante.
Eu repliquei: “Bem, talvez ele precise mais do que eu. Porque o Senhor me deu elas, então talvez ele precise mais delas; o Senhor as está dando a ele”.
Ele prosseguiu: “Bem, e se ele encontrasse minha Bíblia, e se ele me conhecesse”, eu disse, “ele a traria de volta de todos os modos”.
Ele afirmou: “Oh, não, irmão Branham”, disse, “se um pecador achar”, prosseguiu, “ele venderá as roupas.” E disse mais: “Se um cristão encontrar, eles cortarão esses ternos e os enviarão uns aos outros como roupas de oração”. Concluiu: “Não há a menor chance”. Então eu disse: “Bem, vamos confiar no Senhor”.
9 Passados dois dias, e o irmão Brown, ali, ele disse: “Eu quero entrar nisso também. Eu quero mesmo comprar alguns ternos novos para o senhor.”
Respondi: “Não, o Senhor os trará de volta de alguma forma”.
Então nós… Passados dois ou três dias, ele disse: “Sabe, encontramos um policial ali, e a polícia disse: ‘Claro, eu irei pela estrada procurando por essa mala’ (Sua mãe havia sido curada em minhas reuniões), ele se prontificou: ‘Certamente’.” Era um policial estadual, e lhe contamos que havíamos perdido a mala lá atrás, nos pântanos em algum lugar, oh, possivelmente a umas duzentas a trezentas milhas [cerca de 320 a 480 km – Trad.], por toda a rodovia.
Então, no dia seguinte, fomos até lá, e o irmão Jack insistiu que eu fosse comprar um conjunto de roupas de qualquer maneira.
Disse: “Puxa, a mil milhas de casa, sem roupas em casa, e nenhuma aqui”. Continuou: “Meu Deus, o que o sr. vai fazer sem nem mesmo um lenço ou uma camisa limpa?”
Respondi: “Bem, o Senhor cuidará disso”.
10 Então fomos até o irmão Brown, e o irmão Brown ia sair e ia me fazer adquirir um conjunto de roupas. Mais ou menos na hora que o irmão Brown saiu, o telefone tocou. Era um velho irmão de cor que ligou e interrogou: “O irmão Branham está aí?” Continuou: “Já encontrei a mala dele, estou a caminho”. Então eu… Confie no Senhor. Amém. Seja o que for, todas as coisas cooperam para o bem. Você não pode se extraviar quando se torna um cristão, simplesmente não pode se extraviar. Somente confie Nele, e seja qual for o trajeto, mantenha suas velas içadas para o Seu Espírito. Ele o guiará ao porto. Tudo sairá bem.
11 Agora, em Jó, se você tem sua Bíblia, você que faz anotações. Apenas por alguns momentos, sem saber exatamente o que o Espírito Santo fará nesta noite… Noite após noite, não entendemos a maneira como Ele opera. Ele opera de maneiras misteriosas, ao realizar Suas maravilhas.
Agora, no versículo 25, lemos assim:
Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.
Que Ele possa acrescentar as bênçãos à Palavra.
Jó, o livro mais antigo da Bíblia, supõe-se que foi escrito antes de Moisés escrever Gênesis. Mas o livro mais antigo da Bíblia falava de redenção, e ainda assim a redenção era muito anterior a isso. A redenção é uma das coisas mais antigas da Bíblia. Você sabia que a redenção era mesmo antes; que o plano de redenção foi traçado antes mesmo que o mundo fosse formado? Pense nisso. Deus prevendo e fazendo um caminho de redenção antes mesmo de ter feito o mundo. Pois a Bíblia diz claramente que Cristo foi predestinado, preordenado, e foi o Cordeiro de Deus, morto antes da fundação do mundo. Isso é certo. Muito antes que o mundo fosse criado, Deus tinha um plano de redenção.
12 Tão logo satanás… Vocês conhecem o velho argumento que diz: por que Deus não poderia ter evitado tudo isso, e não ter tido nada disso? Mas Deus colocou satanás quase em pé de igualdade com Ele. Satanás pegou as coisas de Deus e as perverteu em pensamentos maus, e através disso começou a perverter as coisas em mal em vez de em bem. E Deus, assim que a primeira coisa foi feita, de Seu grande tesouro de amor, Ele tinha um plano de redenção, naquele mesmo instante.
Não teve que se assentar e pensar sobre tudo, como seria. Ele era Deus, infinito. Ele sabia como seria. Ele o tinha em Seu grande coração, como Ele faria tudo isso acontecer. E então de antemão Ele conhecia a Igreja, de antemão Ele conhecia a Cristo, de antemão Ele conhecia o plano, e colocou tudo em ordem, e o mundo girando. E você estando morto para si mesmo, morto em Cristo, e vivo, depois que você está morto para si mesmo, vivo em Cristo, Deus está operando todas as coisas para o bem daqueles que O amam, e como você pode perecer? Você simplesmente não pode perecer; não há como perecer.
13 A Igreja poderia realmente descobrir isso. Se você pudesse posicionalmente encontrar seu lugar em Cristo, então todas essas outras coisas simplesmente desapareceriam como uma sombra. Todo aquele que vem a Deus, isso é verdade, deve ter as sombras, e tentações, e temores, e assim por diante, mas não fique todo dilacerado por causa disso.
O que é um pequeno sofrimento por um pouco de tempo, sabendo que a glória de Deus será revelada nos últimos dias quando Jesus vier, quando seremos semelhantes a Ele? Ele está operando tudo para o bem. Você sabia, quem sabe se você esteve doente, ou algo aconteceu com você, que Deus pode ter feito isso para trazê-lo um pouco mais perto Dele?
14 Vocês sabem, uma vez foi dito; não sei se isso é autêntico ou não, um missionário me contou na Palestina. De todos os modos, ele disse que viu um pastor vindo com as ovelhas. E contou de uma ovelha, que ele teve que carregá-la, e ela tinha uma tala em sua perna. E ele indagou: “A ovelha caiu, senhor, e machucou a perna?”
Ele respondeu que não.
Perguntou: “O que aconteceu com a perna dela?”
Respondeu: “Eu a quebrei”.
Interrogou: “Você a quebrou?” Declarou: “Você deve ser um pastor muito cruel para fazer isso”.
Ele disse: não.“ E esclareceu: ”Veja, esta ovelha não se importava comigo, mantinha se desviando, e eu sabia que ela iria ser morta. Então eu tive que quebrar sua perna de modo a trazê-la para perto de mime lhe dar um pouco de tratamento especial, alimentá-la em minha mão. E isso faria com que ela me amasse mais.“
Então talvez Deus, às vezes, tenha que deixar uma coisinha acontecer com você, para que Ele possa trazê-lo um pouco mais perto Dele, te amar um pouco mais, e então lhe dar um pouco de tratamento especial, uma cura. E você dirá: “Sim, Senhor, eu creio que Tu és”. Veem? É isso. Veem como Deus faz isso? Não é Ele maravilhoso? Nós cremos Nele.
15 Redenção. E Deus tem uma forma de redenção. “Redimir” significa “ser trazido de volta”. É como o velho ditado. Você vai até o… Toda vez que eu vejo um penhorista, com aquelas três bolas penduradas, sabe, em sua frente, isso me faz pensar… Agora, espero que não haja um penhorista aqui; se houver, não quero dizer isso para você, senhor. Essa é a sua maneira de ganhar a vida. Suponho que seja legítimo, e você tem tanto direito de fazer isso quanto qualquer um.
Mas um penhorista sempre me faz lembrar… Você sabe, o diabo nos colocou na casa de penhores, mas Cristo nos redimiu. Ele veio assim e nos redimiu da casa de penhores do diabo. Veem? Ele nos colocou na casa de penhores, mas Cristo veio e pagou o preço, e estamos livres.
Sabe, o problema é que as pessoas não compreendem, elas acham que você tem que fazer algo para ser livre. Você já é livre, a única coisa que você precisa fazer é saber disso. Você diz: “Bem, há algo que eu tenho que fazer, irmão Branham, eu terei…”
Não, você não tem que fazer nada. É pela graça que você é salvo. Veem, veem? Não é nada do que você faz, não há nada que você possa fazer que valha alguma coisa. O plano já está feito; a redenção já está paga, a única coisa que você tem que fazer é aceitá-lo.
16 Certa vez, havia um fazendeiro; corvos estavam em seu campo; eles iam para o sul. E os corvos estavam entrando em seu campo, pegando o milho, e assim por diante. E ele montou uma armadilha e pegou um corvo. Então ele amarrou o corvinho pelo pé, amarrou-o ali, disse: “Vou afugentar o restante deles”.
E os outros corvos voavam e diziam: “Vamos, João corvo; vamos para o sul, rapidamente. As tempestades e o inverno estão chegando”.
E João corvo tentava se arrastar, mas não conseguia. Estava amarrado. Então, um dia, uma pessoa de coração bondoso passou por ali. Pobre, velho corvo ali, estava quase morrendo de fome, mal conseguia se levantar. E ele disse: “Sinto pena desse pobre pássaro”. Então ele simplesmente foi ali, cortou a fita e soltou o corvo. Mas sabe, ele esteve preso por tanto tempo, que ainda pensava que estava amarrado.
Os corvos passavam por ali, gritando: “João corvo, vamos, vamos para o sul; se apresse; os ventos do norte estão soprando”.
O velho corvo respondia: “Não posso, porque ainda estou amarrado”. Veja, ele estava livre e não sabia.
17 E é assim que muitas pessoas estão hoje à noite. Aquelas senhoras, ou seja quem for que esteve aqui ontem à noite em cadeiras de rodas, ouviram as boas novas. Nesta noite suas cadeiras de rodas não estão aqui. Elas provavelmente estão sentadas aí na audiência em algum lugar. Veem? Elas foram libertadas; estavam livres o tempo todo. Jesus as libertou no Calvário, quando a Corrente Sanguínea veio de Seu corpo para libertar cada pessoa da enfermidade.
Os pecadores que aceitaram a Cristo ontem à noite estavam presos, na noite passada, sob a corrente do pecado, e nesta noite estão desfrutando da liberdade do Senhor Jesus, depois que ouviram a proclamação da emancipação; eles estão livres.
18 E durante o tempo da escravidão, antes que a proclamação da emancipação fosse assinada, bem, disseram-me que os escravos do Sul subiriam a colina. Eles estariam livres ao nascer do sol. Alguns podiam subir um pouco mais alto que os outros. Os mais velhos não conseguiam subir, os mais jovens foram para o alto da colina. Pois tão logo vissem o sol, estariam livres. Então, aqueles que estavam mais no alto, assim que o sol apareceu, pronunciaram: “Somos livres!” Gritaram para o próximo grupo, o próximo gritou: “Somos livres!” Descendo a colina e passando a notícia: “Somos livres!” E cada homem que vê o Filho é livre. Vocês sabem o que eu quero dizer.
Você vê o Filho, vê-O na forma da revelação que Deus O revelou a você. A única forma de saber disso é quando Deus O tiver revelado a você. Essa é a base de todas as Escrituras.
“Não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai que está nos céus. Sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja”. É isso certo? Então é a revelação espiritual do Senhor Jesus Cristo, é onde Ele edificou Sua Igreja.
19 Agora, os antigos lá atrás talvez nem fizessem ideia de que seria desta maneira. Se eles, por fé, vissem o tempo completo da redenção, e vissem pessoas a quem seriam absolutamente apresentadas as provas infalíveis da redenção, e se virassem e a deixassem… Essa é a parte triste, a pessoa que foi solta, e não quer ser livre.
Agora, Adão, no jardim do Éden, quando pecou pela primeira vez, Deus tinha um meio de redenção para ele, tão logo ele pecou. Deus fez um caminho de redenção. E antes que Adão pudesse voltar à comunhão com o Pai, Deus teve que matar um cordeiro ou ovelha inocente, e fazer para ele um avental para envolvê-lo, e jogar fora o tapete de boas-vindas para que Adão caminhasse de volta no tapete da redenção, para entrar em Sua Presença novamente. Deus sempre teve um plano de redenção, e isso tem sido através do sangue, desde o princípio e no início dos tempos, percebido na mente de Deus, antes que o mundo viesse à existência.
20 Agora, quando Adão e Eva, nosso primeiro pai e primeira mãe, começaram a sair do jardim do Éden, bem, o pecado pairava nebuloso sobre suas frontes, e as nuvens de escuridão pairavam ao redor deles depois que receberam a palavra de seu destino eterno. Eles saíram, com aquelas peles de ovelha ensanguentadas em volta deles, tinham um pequeno raio de esperança, que em algum momento viria um redentor. Veem? Eles tinham um raio de esperança. Estava nublado e escuro, porquanto lágrimas de arrependimento escorriam por suas bochechas por causa de seus pecados. E eles estavam arrependidos de seus pecados, mas sabiam que em algum lugar haveria uma redenção, porque Ele disse: “Porei inimizade entre a semente dela e a semente da serpente”.
Tantas pessoas, ao citar o Salmo 23, dizem assim: “Sim, ainda que eu ande pelo vale escuro da sombra da morte…” Não diz vale escuro; diz: “Pelo vale da sombra…” E se estivesse escuro, não haveria sombra. É preciso uma certa quantidade de luz para fazer sombra.
21 Assim, a morte, desde o princípio, nunca teve escuridão total; era uma sombra. Então tinha que haver uma certa porcentagem de luz. E quando Adão e Eva saíam do jardim do Éden, as sombras da redenção estavam diante deles.
Nas leis mosaicas, nas cerimônias dos sacrifícios, e assim por diante, estava também uma prefigura da vinda do Sacrifício perfeito, o plano perfeito da redenção de Deus. E quando eles previram essas coisas através do sacrifício sangrento dos animais que eles matavam, como um intermediário ou uma cobertura para seus pecados… Naquela sombra, eles previram a vinda do Senhor Jesus. E foi assim, até que finalmente, o Alvorecer do alto surgiu, e aqueles que estavam assentados na região da sombra da morte viram uma grande luz. Quando o próprio Deus se manifestou aqui na terra para tirar o pecado, então eles viram a redenção completa por meio do próprio Deus. Até que o Alvorecer do alto surgiu.
22 Pois bem, no Velho Testamento sob as sombras, e as leis, e os tipos, como Deus deu aquelas coisas lá atrás, prefigurando a vinda do Filho de Deus. Por exemplo, na dispensação mosaica, quando Deus disse a Moisés para pegar um cordeiro (o primeiro da velha mãe ovelha), e que o guardasse, que o tomasse no décimo dia e o guardasse até o décimo quarto dia para ser provado, limpo, e para descobrir se havia alguma mancha no cordeiro…
Vocês conhecem a lei da redenção no Antigo Testamento, como o inocente devia morrer pelo culpado. Por todo o caminho, todo o caminho desde o éden até a cruz, o inocente morreu pelo culpado.
23 Sob as leis da velha redenção, digamos, por exemplo, que uma pequena mula nasceu no pasto, e aquela pequena mula tinha ambas as orelhas caídas, era vesga, tinha os joelhos tortos, e sua cauda era toda erguida, que criatura de aparência horrível! Se o bichinho pudesse pensar por si mesmo, ele diria: “Bem, mamãe, suponho que quando o dono da casa sair, ele simplesmente vai me bater na cabeça. Eu não valho nada. Nunca vou conseguir, porque veja que coisa horrível eu sou”.
É assim que as pessoas ainda tentam pensar; que são indignas. Você é; todos nós somos indignos. Mas se a mãe fosse bem instruída nas leis da redenção, ela diria: “Querida, olhe, o sacerdote nunca vai olhar para você. Mas o homem da casa terá que levar um cordeiro sem defeito, e esse cordeiro terá que ser examinado. E o cordeiro terá que ser morto, para que você possa viver”.
Ela interrogaria: “Por que isso, mamãe?”
Ela responderia: “Porque você nasceu sob um direito de primogenitura; você é o primeiro”.
24 É assim que é hoje. Nós, culpados, indignos, deveríamos morrer. Não somos dignos de viver; não somos dignos de vir a Cristo; não somos dignos de pedir nada; mas Deus nunca olha para a sua indignidade; Ele olhou para o Cordeiro. Assim, se Ele não pode encontrar nenhuma falha em Cristo, então você está livre. Vê? Ele morreu em seu lugar. Agora, se há alguma falha Nele, você ainda não está livre. Mas Deus não examina você; Ele examina o Cordeiro.
Você diz: “Não sou digno de sair desta cadeira de rodas esta noite”. Isso é certo, você não é, mas Deus não examina você; Ele examinou Cristo. E se Ele é digno, então você pode andar. Veem? Isso é certo. Depende do que você pensa sobre isso.
Você diz: “Irmão Branham, sou uma mulher horrível; tenho vivido ilegalmente. Eu até quebrei meus votos matrimoniais. Eu fiz isso…”
“E sr. Branham, eu lhe digo: tenho sido um bêbado, eu fiz isso…”
Não importa o que tenha feito, Deus nunca olha para você; Ele olha para o Cordeiro. E Ele já aceitou o Cordeiro, então você está livre. Deus não pode ver você; Ele vê o cordeiro, que morre em seu lugar. Isso é o suficiente para fazer um companheiro gritar, não é? Claro que é. Quando você pensa nisso, nessas bases da Palavra.
25 Vocês creem em gritar? Eu ouvi vocês fazendo isso há algum tempo. Sabe, eu mesmo não sou muito emotivo, eu creio. É claro que às vezes fico um pouco religioso, sabe, e fico um pouco entusiasmado. Mas vocês sabem, isso me faz lembrar, devido a isso, que tantas pessoas criticam gritos, felicidade no coração cristão. Devemos ser felizes. Temos muito com que sermos felizes. Se há alguém no mundo que deveria ser feliz, somos nós.
26 Isso me faz lembrar de um fazendeiro, certa vez, que foi… e ele não era um bom agricultor. Ele tinha muitos grandes e bonitos celeiros, e tratores, mas o homem era muito preguiçoso para trabalhar. Isso é tudo. Ele não produzia nenhum feno. E me vêm à mente algumas dessas grandes igrejas, e teólogos que não cavam, e em verdade não tomam a Palavra de Deus. Eles têm grandes igrejas, muita música e muito requinte, mas isso não significa tudo. Então, ele não trabalhava.
E mais… Seu vizinho tinha um pequeno e velho celeiro ali, e ele não tinha um curral para manter seu gado, e coisas assim, mas com certeza era um homem trabalhador; ele realmente trabalhava, produzia grandes colheitas de alfafa, e as armazenava no celeiro que tinha, o homem da missão, vocês sabem.
27 Então, vocês sabem, chega o inverno, e há um bezerro nascido em cada um dos celeiros. Na primavera seguinte, quando os ventos da primavera começaram a soprar, eles tiraram os bezerros para fora. Bem, esse bezerrinho que eles tiraram da grande, enorme catedral, vocês sabem, ele era tão fraco que não suportava nada. O vento quase o derrubou. Ele caminhou por ali, e o pequeno companheiro não teve nada para comer durante todo o inverno. Então ele se alimentou de ervas daninhas e não tinha muita força para ficar em pé. Não é de se admirar que eles não possam crer em cura divina. Precisam de algumas vitaminas.
Bem, quando menos se imaginava, deixaram o outro bezerro sair, lá no outro celeiro, e irmão, ele estava todo gordo e roliço. Ele havia comido uma boa alfafa, muitas vitaminas, e estava gordo e roliço. Aquele vento começou a atingi-lo, aquele vento veemente e impetuoso, vocês sabem, vindo. Que coisa, ele simplesmente deu um pontapé, pulou, deu saltos, e correu pelo curral com toda força que pôde.
E aquele bezerrinho, magrinho, fora do grande e bonito celeiro, enfiou a cabeça pela fenda da cerca, disse: “Tsk, tsk, tsk, que fanatismo!” Por quê? Estava desnutrido.
28 Assim é com a Igreja hoje, subnutrida. Cristo morreu pelos pecadores, para que você pudesse ser livre. Sim, senhor. Ele morreu para curar os enfermos. Não é fanatismo.
Deixe o Espírito Santo atingi-lo uma vez e você se sentirá com vontade de dar saltos também. Sim, senhor. Claro. Obtenha primeiramente algumas boas e ricas vitaminas da Palavra de Deus. Essa é a melhor vitamina que eu conheço, é a Palavra de Deus.
29 Pois bem, Moisés olhou para o cordeiro, disse: “Tomem um cordeiro, cada um de vocês, cada casa, e ele deve primeiro ser guardado e provado”.
Ouçam, vocês novos convertidos, agora. Agradecemos a Deus por muitos de vocês todas as noites. E olha, a primeira coisa que vem é um teste. Assim que você vier a Cristo, algo vai acontecer. Todo filho que vem a Deus deve primeiro ser provado, açoitado, fustigado um pouco, mas se você… As coisas acontecem, na verdade, para testá-lo.
É o filho sendo treinado, é isso. Vocês creem no teste bíblico, na disciplina dos filhos? A Bíblia fala sobre treinar o filho com tutores, e assim por diante, educando-o, endireitando-o, colocando-o em seu devido lugar.
30 Este é o problema nesta noite, os pregadores têm deixado a congregação fazer qualquer coisa. Eles precisam de um pouco de disciplina. Isso é certo. Esse é o problema com o mundo hoje, a razão pela qual, no natural, eles têm tanta delinquência juvenil; precisamos de disciplina como filhos. Eu creio que é muita delinquência dos pais.
Meu pai cria realmente na disciplina da criança. Ele tinha uma varinha sobre a porta e uma cinta de barbear pendurada na parede. Sabíamos o que significava. É uma pena que já tenhamos nos afastado disso, não é verdade? Sim.
Disciplina de filhos… Precisamos de pregadores que preguem a Palavra, que nos digam a verdade sobre ela, que nos digam que devemos nascer de novo, e nos tragam, com base no Sangue derramado, a Jesus Cristo, o Filho de Deus, e nos apresentem todas as coisas boas que Deus tem para nós. Isso é um pastor. Aí está. Esse é o tipo de onde você obtém as vitaminas. Pode ser em um celeiro ou em uma missão, mas o importante é que você esteja sendo alimentado.
31 Observe. Mas agora, tinha que ser provado primeiro e depois morto à tarde diante dos anciãos. E observe, a Bíblia falando do cordeiro da redenção ali, ela fala disso no singular: mate o cordeiro. Porém, em outros termos, cada família matava um cordeiro. Mas todos representavam um só Cordeiro. E no significado espiritual disso, que cada uma daquelas famílias, sendo o pai o sacerdote da própria casa, eles deveriam matar o cordeiro para cada casa para que pudessem comer a carne. Mas tudo representava um só Cordeiro. E isso significa que, em realidade, há muitas missões, ou muitas igrejas, corpos de crentes, todos juntos representando um só Cordeiro. Estamos todos nós nos alimentando do mesmo Cordeiro. Veem o que quero dizer?
Aqui está uma igreja aqui, outra aqui embaixo, e uma na África, uma na Ásia, mas é tudo do mesmo Cordeiro. A redenção vem do mesmo Cordeiro. E somos alimentados do corpo do Senhor Jesus, que é a Palavra. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós”.
32 Nós O recebemos na forma da Palavra. E um pastor correto alimentará sua congregação na Palavra, o Cordeiro. Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, com ervas amargosas o comerão. Às vezes é meio difícil, você tem que quebrar algumas coisas, mas não se preocupe, está tudo bem. Coma de todos os modos. Você está se preparando para a viagem. Vocês compreendem?
Agora, então o sangue com o hissopo era colocado sobre a verga da porta. E agora, os israelitas estavam lá dentro. Não havia mais nada que eles tivessem que fazer, a não ser vir sob o sangue. Esse era o plano de redenção de Deus, sob o sangue. Uma vez sob o sangue, estavam seguros.
33 Oh, que coisa, gostaria de ensinar isso agora mesmo. Uma vez sob o sangue, seguro: Hebreus 10: “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.” Deus disse isso. Essa é a Sua Palavra. Através da oferta de Seu Sangue, lavado…
Um homem no Antigo Testamento, quando fazia algo errado, ele pegava o cordeiro, colocava-o sobre o altar, colocava as mãos sobre sua cabeça, confessava seus pecados, cortava-lhe a garganta. E quando o cordeirinho estava morrendo, tremendo, sangrando, o pecador compreendia que aquele deveria ser ele, e o cordeiro estava tomando seu lugar. Mas ele voltava com o mesmo desejo. Se fosse pego cometendo adultério, roubando, mentindo, o que quer que estivesse fazendo, ele saía com o mesmo desejo, porque dentro daquela célula sanguínea não havia nada além de uma vida animal. Era nascido pelo sexo, não tinha força para tirar aquilo, era só por uma sombra.
Mas Cristo morreu uma vez, e através do rompimento de Suas células sanguíneas, não sexo, mas o próprio Deus. Colocando sua mão uma vez sobre a cabeça Dele, e confessando seus pecados, e sentindo as coisas do Calvário, quando Ele morreu como pecador em seu lugar, você não terá mais consciência de pecado depois disso. O adorador uma vez purificado pelo Sangue de Jesus não tem mais desejo de pecar. Não diz que você não vai pecar, mas que você não tem desejo de fazê-lo. Não há mais desejo de pecar. Tudo é tirado pela lavagem do Sangue de Jesus Cristo, que nos purifica de toda injustiça.
34 Veem o plano, como Deus quer nos redimir? Quando saímos do Éden, era um lindo casal lá no jardim do Éden, aquele amorzinho adorável, e o marido. E então ao cair, Deus simplesmente nos traz de regresso através da redenção, para nos redimir, de volta à nossa origem.
Nós não estamos sendo levados de volta aos Anjos. E todos vocês vão a esses restaurantes e ouvem essas máquinas barulhentas, ou seja lá como o chamam, tocando “Um anjo de olhos castanhos espera por mim”. Besteira. Se sua amada esposa se foi, ou alguém, ela espera por você lá como um ser humano, imortal. Deus fez Anjos, mas Ele nos fez homens. Ele nos fez humanos. Ele não nos redimiu de regresso aos Anjos; Ele nos redimiu de regresso ao que éramos no princípio: seres humanos, comendo e bebendo algo. Você vê isso? O caminho da cruz leva de regresso para casa.
35 Então os israelitas, uma vez estabelecidos ali, e se eles começassem a analisar: “Bem, eu não sou digno. O que mais eu tenho que fazer?”
Você não tem que fazer nada. A única coisa é estar sob o Sangue derramado. Isso encerra o assunto. Uma vez sob o Sangue, você está seguro.
E que tal se o anjo da morte, com a espada na mão, passasse pela terra? Você não teria que questionar. E ter medo era um insulto a Jeová. Se um homem uma vez sob o Sangue tem medo de que Deus não cumpra Sua Palavra, é um insulto a Ele. Dizer: “Jeová, talvez esta seja a Tua Palavra, mas não sei se Ela está certa ou não”.
Oh, você deveria se envergonhar! Ora, uma vez sob o sangue… Ele disse: “Eu sou o Senhor que te sara”. Eu creio nisso. Isso é tudo. Não O insulte.
Ele disse: “Aquele que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. Eu creio nisso. Uma vez que se encontre sob o Sangue, tome Sua Palavra para qualquer coisa que Ele disser.
36 E cada crente… Aqui está, capte isso. Todo homem ou mulher que uma vez foi trazido sob o Sangue de Cristo, todo medo e condenação se foram. Então ele crerá que cada Palavra que Deus escreveu na Bíblia é a verdade. Ele não dirá: “Isto não é inspirado, e aquilo não é inspirado”, mas ele crerá em cada Palavra Dela. Amém.
Venha à Fonte cheia de Sangue, extraído das veias de Emanuel. Oh, que maravilhoso Salvador nós temos. Que plano de redenção sem igual Jeová traçou para nós, estendeu o tapete para que pudéssemos voltar para casa. Observem.
37 Jó, lá atrás, eu gosto de pensar nele; ele viveu antes mesmo que isso fosse ordenado… somente no Éden. E eu gosto de Jó. Eu amo ouvi-lo enquanto ele fala. Ele era um grande homem, um príncipe do oriente. Ele ia para o oriente, e todos os jovens príncipes se inclinavam a ele, e ele era um grande homem. Ele amava o Senhor; temia ao Senhor.
Um dia satanás se apresentou diante de Deus, diante dos filhos de Deus e Deus disse: “Observaste tu a meu servo Jó, um homem justo, perfeito, não há ninguém como ele na terra?”
Respondeu: “Oh, claro. Tu lhe tens dado tudo o que ele quer, o protegendo e tudo mais”, continuou, “não é de admirar”. Disse: “Claro, ele pode Te servir, ganhando muito dinheiro, tem bastante gado, tem tudo na vida”. Arrazoou: “Claro, qualquer um pode Te servir assim”. Disse: “Se me deixares tê-lo, eu farei que blasfeme contra Ti na Tua face”.
Deus respondeu: “Não creio nisso”.
Amém. Poderia Ele ter essa confiança em você e em mim nesta noite? Veem?
38 “Não creio nisso”. Disse: “Ele está em suas mãos, mas não tire sua vida”.
Então satanás desceu em um redemoinho e destruiu todos os celeiros, e queimou o gado e os cavalos, e tudo mais. E Jó, sendo um homem bom, crendo em Deus, a única maneira que ele tinha para se aproximar era por meio do holocausto, por meio do derramamento do sangue do cordeiro.
Então agora, ele tinha vários filhos e filhas. E quando ele viu que seus filhos e suas filhas… Ele não sabia, pois, sendo um homem que podia comprar coisas para eles, como os jovens desejariam, ele não sabia se haviam pecado ou não, mas ele disse: “Talvez tenham pecado. Vou oferecer um sacrifício por eles, porque essa é a única coisa que sei fazer, é apresentar diante de Deus o sangue derramado do cordeiro”.
39 Oh, se tivéssemos mais pais e mães nesta noite tão interessados em seus filhos, que oferecessem o Sangue derramado do Cordeiro por seus filhos todas as noites diante do trono da graça, não teríamos tanto comportamento ruim como temos entre os jovens. Então ele disse: “Talvez eles tenham pecado. Não sei, mas para ter certeza…”
Mães, sabem, é uma pena hoje, e pais também, quão desinteressados estamos nas crianças, e nos jovenzinhos. Vocês deixam as crianças saírem e fazerem o que querem, correndo a noite toda, e tudo mais, e voltam, e parecem estar tão despreocupados com isso. Deixam suas garotas saírem com garotos que fumam e bebem, e vão às casas de jogos, e dançam a noite toda, e depois voltam. Então você diz que é cristão e permite coisas assim? Isso não está certo. Devemos levá-los ao Senhor.
40 Fique esperando que ela volte, abrace-a e diga: “Agora, querida, venha aqui, vamos nos ajoelhar e orar. Mamãe não sabe exatamente onde você esteve, confio que você tenha se comportado bem esta noite, mas talvez você não tenha, vamos oferecer o sacrifício de louvor a Deus e Lhe dar graças.”
Eu lhe digo que vocês teriam filhos diferentes hoje, se fizessem isso, teríamos mais pais como Jó. Veem? O problema é que as mães hoje em dia saem com as filhas para esses lugares. E algumas delas pertencem a igrejas também. Isso é um pouco duro, mas você sabe que é isso que te faz bem. Quando fica um pouco forte e algo assim que fere, você sabe, isso te faz bem.
41 Assim, então Jó disse: “Agora, para ter certeza disso, vou oferecer o sacrifício do holocausto para cada um de meus filhos, caso eles tenham pecado… Essa é a única maneira que posso apresentá-los, é sobre a base do sangue derramado. Esse é o único plano de redenção de Deus, por meio do cordeiro, por isso estou oferecendo”.
E vocês notaram que quando o fogo caiu e consumiu tudo o que ele tinha, seus filhos foram todos mortos… Imagino que Jó tenha pensado: “Oh, estou tão feliz, porque ofereci o sacrifício por eles, porque os apresentei diante de Deus, através do sangue derramado do cordeiro, através do meio de redenção provido por Deus para meus filhos”.
42 Observe o que aconteceu então. E assim ele explodiu em furúnculos e se assentou no monte de cinzas, lá fora, raspando-se com um caco de telha ou algo assim. Sua esposa veio até a porta; todos os seus amigos se foram. Três membros da igreja vieram, viraram as costas para ele por sete dias, nem falaram com ele, acusaram-no de ser um pecador inconfesso (não havia muito consolo da Igreja então, não é verdade?), um pecador inconfesso.
Mas Jó sabia em seu coração que ele não era um pecador inconfesso. Ele havia confessado seus pecados com base no sangue derramado e sabia que Deus teria que encontrá-lo com base nisso. Amém. A única propiciação pelo pecado era o sangue derramado do cordeiro, que Deus prometeu a redenção como uma sombra, para durar até que Cristo viesse. E Jó havia encontrado Deus nessa base. Ele não era um pecador inconfesso; ele não tinha pecado, porque havia oferecido o sacrifício que Deus exigia.
43 Então, sua esposa, um tanto indiferente, saiu e arrazoou: “Jó, você parece tão miserável, por que você não amaldiçoa a Deus e morre?”
Ele respondeu: “Bem, você fala como uma louca”. Continuou: “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o Nome do Senhor. Nada trouxemos a este mundo, e com certeza nada levamos dele. ”O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor“.
Assentado ali no monte de cinzas, um homem sincero que tinha fé na Palavra de Deus, e a Palavra de Deus lhe havia apresentado o caminho de regresso à casa, através do Sangue derramado do Cordeiro, o tapete; o tapete de boas-vindas na porta é o Sangue derramado. Amém. Aí está, pecadores. O bem-vindo de volta ao lar, à Vida Imortal, é através do Sangue derramado do inocente Filho de Deus, colocado à porta.
44 Jó sabia que havia feito tudo o que podia. Agora, talvez eles tenham tentado (alguns dos teólogos), tentado dizer: “Agora, Jó, que força há naquele sangue do cordeiro que você está oferecendo?”
Jó respondeu: “Está de acordo com a Palavra. Ele o requer”. E ele sabia que era inocente. Então, do oriente veio um pequeno príncipe chamado Eliú, em outras palavras, a manifestação de Deus do pré-conhecimento do Senhor Jesus, o próprio Deus: El, significando Deus, Eli-hu.
E Ele começou a corrigir Jó. Ele disse: “Olha, Jó”, Ele disse: “Não estou te acusando de ser um pecador inconfesso, mas você acusou Deus de forma errada”.
E agora, Jó responde: “Pois bem, veja, eu tenho notado estas árvores; se morrem, elas voltam a viver. Se a semente de uma flor cai na terra, ela vive novamente, mas o homem se deita; sim, ele entrega o espírito; seus filhos vêm se condoer; ele não percebe. Ele não volta a se levantar. Ele fica ali. Oh, que Tu possas me esconder na sepultura…” Em aflição, um homem honesto, recebendo um pouco de disciplina de filho.
45 Talvez seja esse o problema nesta noite com alguns de nós. Eu sei que isso me fez muito bem. Faz bem a todos nós ter um pouco de disciplina assim.
Ele disse: “Eu sei que não pequei. Eu me ofereci; coloquei o sacrifício ali de acordo com a Palavra de Deus. E eu creio que Deus o aceitou. Não sou um pecador”.
Ele admitiu: “Isso é certo, Jó”. Disse: “Você está observando aquelas flores, como elas morrem, caem no chão, na primavera elas voltam. Mas se o homem se deitar, não se levantará mais”. Disse: “Jó”, (Desta forma para que as crianças o captem), continuou: “a flor nunca pecou. Mas o homem pecou, e agora você está agindo sob uma sombra. Mas o tempo está chegando quando haverá Um que virá, um digno que pode se colocar na brecha e colocar a mão sobre um homem pecador e um Deus Santo, e aproximá-los”.
46 Então Jó viu o que o cordeiro significava. Ele se sacudiu, pôs-se em pé, sendo um profeta, o Espírito veio sobre ele, e ele exclamou: “Eu sei que o meu Redentor vive”. Oh, aí está. Pelos olhos da fé, quatro mil anos à frente, ele disse: “Eu vejo o que Tu queres dizer, Aquele lá atrás, que foi prometido no Éden. Eu sei que o meu Redentor vive, e nos últimos dias Ele se levantará sobre a terra: ainda que os vermes da pele se apoderem de mim, como ocorreu com aquela flor, ainda em minha carne verei a Deus”. Amém. Por quê? “Tenho vindo sobre a base da redenção. Tenho oferecido o sangue derramado, que representa o Seu Sangue. Este é o tipo; este é o cordeiro”.
Mas lá atrás, o Espírito Santo lhe havia revelado, antes que o mundo começasse, que Deus escolhera Seu Cordeiro sem culpa e sem mancha para tirar o pecado do mundo. E em Seu pré-conhecimento, O viu morto antes que a fundação do mundo fosse lançada. Jó teve uma visão disso. Não faz nenhuma diferença o que você diz agora, ele creu. E quando creu, os relâmpagos brilharam, os trovões rugiram. O que foi isso? O homem de Deus voltando a entrar no Espírito, tem que haver um pouco de unção em algum lugar. Isso é certo. Ele voltou a estar em harmonia com Deus. Ele disse: “Que coisa, oh, aí está”.
47 E observe, Deus restaurou tudo para ele novamente, restaurou-lhe a saúde. Por quê? Vocês cristãos aqui nesta noite, que estão enfermos. Você pode estar doente; isso pode estar bem. Deus pode estar provando-o por alguma coisa. Mas lembre-se, olhe para o caminho da redenção. Cristo é o seu Redentor que te redime da doença. Continue segurando Sua mão imutável.
Veja o que Ele fez anteontem. Veja o que Ele fez na noite passada. Veja o que Ele fez ontem à noite. O que Ele vai fazer hoje à noite? Só Deus sabe. Tudo depende de você, como você se aproxima disso. Se você vier dizendo: “Vou tentar e ver se isso me ajuda um pouco”. Você está errado. Você tem que vir em primeiro lugar sensata e sobriamente, na maneira provida por Deus para se aproximar Dele. Isso é através do Sangue derramado do Senhor Jesus Cristo, sabendo que é redenção. Deus criou um caminho de redenção, não seus pensamentos, o que seu coração diz, não o que sua mente diz.
48 Observe. Oh, isso realmente soa bem para mim. Quando Jó entrou no Espírito, e os relâmpagos começaram a brilhar, e Deus lhe restaurou… Se ele tinha cinco mil ovelhas, Deus lhe devolveu dez mil ovelhas. Se ele tinha vinte mil cabras, Ele lhe devolveu quarenta mil cabras. E se ele tinha dez mil camelos, Ele lhe devolveu vinte mil camelos. Mas agora observe, aqui está um bonito quadro, e Deus restaurou esses sete filhos a Jó. Não lhe deu o dobro; Ele lhe deu a mesma quantidade, seus sete filhos e filhas, creio que era, restituiu-lhe seus sete filhos e filhas. Não os dobrou, não lhe deu um pouco mais, mas lhe restituiu.
Você já parou para pensar onde eles estavam? Eles estavam na Glória, esperando por ele. Vocês veem? Porque ele era um pai que cria em Deus, e ofereceu a oração e assim por diante, sobre a base do sangue derramado, e Deus os salvou. Eles foram salvos porque tinham um pai fiel e estavam esperando por ele do outro lado das sombras, no além. É disso que precisamos. Esperando do outro lado, porque haviam vindo através do sangue derramado, a passagem, o tapete de boas-vindas, de volta para casa novamente, de volta para Deus.
49 As leis de redenção, um lindo tipo, é dito sobre Rute e Noemi. O livro de Rute, algumas pessoas pensam… Talvez o abordemos por um momento. Rute, ou Noemi, vivia em Belém da Judéia. Elimeleque era seu marido. Ela teve dois filhos. E sobreveio uma seca, então ela partiu e foi para a terra de Moabe, porque ouviu dizer que havia cereais ali. Um quadro muito bonito aqui, vamos mostrá-lo num minuto e examiná-lo, antes de encerrarmos.
E ela indo embora, talvez não sabendo naquele momento, uma mulher justa, um homem justo, indo embora, sem saber o que estavam fazendo. Vocês sabem, muitas vezes temos que caminhar do jeito que nos sentimos levados a caminhar, sem levar em conta o resultado disso. Isso é certo.
50 Vocês já notaram quando o gado trazia a arca pela estrada, os bezerros atrás, berrando por sua mãe, mas as vacas desciam a estrada, mugindo, não berrando. Mugir não é berrar; mugir é cantar. Aquelas vacas puxando aquilo, embora indo para a rocha para serem crucificadas, descendo a estrada, cantando: “Estou vindo, Senhor, vindo agora a Ti”, mugindo enquanto seguiam. É assim que se vem. Se é crucificação, seja o que for, renúncia, vai de todos os modos. O Espírito de Deus os está puxando… Aí está.
Então Noemi foi para a outra terra, em Moabe, e ali seus filhos se casaram com duas mulheres moabitas, e depois de um tempo ela perdeu Elimeleque, seu marido; os dois moços morreram, e Noemi ficou sozinha com suas duas noras. Então ela as levou ali fora, beijou-as e disse: “Estou voltando para a minha pátria agora”, pois ela ouviu que Deus havia trazido cereais novamente em sua terra. Então ela estava voltando depois de dez anos. Havia perdido toda a sua herança, e tudo. Perdeu o marido, perdeu os dois filhos, mas estava voltando. Então ela beijou suas noras. E uma delas se chamava Orfa, e a outra se chamava Rute. E recomendou: “Agora, voltem para a casa de sua mãe, e que Deus lhes dê paz na casa de sua mãe”, e concluiu: “em respeito aos mortos”.
51 Então Orfa beijou sua sogra e voltou. E agora Rute, a mulher Moabita, era um lindo tipo da Noiva Gentia. Isso pode ferir um pouco a teologia, mas Noemi era um tipo da igreja judaica, a igreja judaica ortodoxa, perdendo sua herança. E Rute era um tipo da mulher gentia, um tipo de Cristo tomando a igreja gentia.
Então ela, quando estava na estrada, Rute não voltou atrás. E ela instou: “Agora, vejam, já sou velha, e se tivesse filhos, vocês não os esperariam. Voltem para casa, e casem-se e se estabeleçam”.
E ela respondeu: “Não, não voltarei. Eu…”
Ela insistiu: “Voltem para seus deuses e para seu país”.
Ela [Rute – Trad.] replicou: “Aonde quer que tu fores irei eu. O teu povo é o meu povo. O teu Deus é o meu Deus. Onde quer que viveres viverei eu. Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada.” Foi a Igreja Gentia que primeiro, ao ver a promessa de Deus, fez essa declaração de vender tudo para seguir a Jeová Deus. Vocês compreendem?
52 Ela se virou, visto que era persistente, ela foi de volta para à terra. E quando chegou em Belém da Judéia, quando ela entrou, o povo de Belém disse: “Aqui vem Noemi”.
Ela respondeu: “Não me chamem de Noemi (que é agradável)”, mas “me chamem-me de Mara (que é amarga), ”pois assim o Senhor tem feito comigo“.
Agora, a parte bonita de se ver é que quando ela voltou, sendo o tipo da igreja judaica, quando voltou, ela trouxe Rute consigo, e veio (ouçam, captem), ela veio na época da cevada. Justamente no momento da debulha dos grãos. E é exatamente assim que a Igreja está voltando hoje, no início da época da cevada. Ela já tinha visto uma temporada antes. Mas esta era uma nova temporada depois de uma longa e prolongada seca. Um tipo da igreja gentia, ou melhor, da igreja judaica…
53 No princípio, quando o Pentecostes caiu, caiu sobre os judeus. E a igreja judaica morreu, e a igreja gentia entrou, e então todos os sinais e maravilhas cessaram. Agora, observe, aquela foi a chuva temporã. Então a igreja, a igreja judaica está retornando justamente na chuva tardia, quando o Espírito Santo está sendo derramado novamente, e os judeus agora estão retornando aos milhares à Palestina. Oh, eu gostaria que nós… Isso é um sermão em si. O tempo não permitirá muito mais, tenho que me apressar. Observem, um sermão em si, do retorno dos judeus agora, trazendo consigo os gentios.
E quando elas chegaram lá, era a colheita da cevada; a grande debulha estava acontecendo. E elas tinham um parente próximo chamado Boaz. E Rute saiu a respigar no campo e se dirigiu ao campo de Boaz, que era seu parente. Quando ela saiu para respigar, um tipo da Igreja Gentia tomando a Bíblia, o Velho Testamento, para aprender de Deus, sendo pagã, agora vindo para aprender de Deus.
54 E enquanto ela estava respigando no campo, dirigida pelo Espírito Santo, para entrar naquele campo para respigar, então apareceu Boaz. Boaz representava Cristo, pois era o senhor da ceifa. Ele supervisionava toda a colheita. E observe, assim que olhou para o campo e viu aquela moça gentia, ele se apaixonou por ela. Por quê? Ela estava respigando atrás dos ceifeiros. Isso é o que a Igreja teve que fazer: pegar um pouco aqui, e um pouco ali, respigando. Lendo ali, e vendo o que Jó fez, e o que o restante deles fizeram, e como o caminho da redenção foi traçado, recolhendo estas pequenas espigas, atrás da igreja judaica. Veem o que quero dizer? Aquele grão que eles estavam colhendo representava Vida, Vida Imortal, Vida Eterna para nós, da Palavra. A Palavra de Deus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus”.
55 E aqui estava ela respigando atrás, apanhando estas pequenas espigas. E o senhor da ceifa se apaixonou por ela, sendo ela uma estrangeira. Que quadro! Que coisa, eu amo isso. E então, ele interrogou: “De quem é essa donzela?”
E começaram a conversar, e disseram: “É a moabita que veio com Noemi”.
E ele foi ter com ela e lhe falou de paz. E disse: “Não deixe este campo”. Deus seja misericordioso. Fique aqui. Não se deixe levar por todo vento de doutrina; permaneça na Palavra.
56 Todas estas coisas surgindo como pequenos discos voadores virão para a igreja, e homenzinhos vindo para testar o poder de Deus, todo este fanatismo, permaneça na Palavra. Disse: “Fique bem aí”. Não vá de um lado para o outro aqui e ali. Fique com a Palavra; creia na Palavra. Muito bem.
E então ele foi e ordenou dizendo: “Agora, quando você estiver cansada, venha e beba dos potes”. Eu gosto disso, você não gosta? Então ele ordenou aos jovens que saíam com as foices, disse: “Agora, deixem- na respigar onde ela quiser. E de vez em quando, deixem cair um punhado, de propósito”. Eu gosto disso. “Um punhado, de propósito…” Um pequeno reavivamento à moda antiga que agita um pouco a água. “Deixem cair um pouco, de propósito”. Você não gosta de encontrar aqueles punhados ao longo da estrada? Que coisa, as promessas de Deus, como que o levantam um pouquinho, lhe dão um pouco dessa Vida que vem do campo de Deus. O Senhor da ceifa o ordenou.
57 E observe. Ali no final da temporada, depois que ela recolheu seu trigo e assim por diante, no final da temporada, ela voltou, então naquela noite, e aqui é onde está um bonito tipo da Igreja Gentia vindo, quero dizer, da verdadeira Igreja Gentia. Quando ela foi lá naquela noite e encontrou Boaz deitado no monte de trigo… O que foi aquilo? Nele habita toda a Plenitude de Deus e os poderes de Deus. Deitado sobre todo o amontoado da colheita. E ela se aproximou e, absolutamente, se expôs ao se deitar aos pés dele.
A Igreja Gentia, a genuína e verdadeira Igreja de Deus se expôs à perseguição pública ao tomar Deus em Sua Palavra e dizer: “Eu creio na cura divina e no poder da ressurreição. Creio que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Quando todos esses velhos necrotérios, frios e formais, dizem: “Os dias de milagres já passaram”, nós nos expomos e colocamos isso aos pés Dele. Aleluia!
58 Justamente na hora mais escura, à meia-noite, ele acordou e olhou em volta, e viu Rute, uma mulher virtuosa, não envergonhada do Evangelho, deitada a seus pés. Ele estende a mão e pega seu manto, e o estende sobre ela. Vocês sabem o que quero dizer, não sabem? O Espírito Santo… lançou o Espírito Santo, como foi isso, sendo um tipo de Cristo, sobre ela, e a enviou ao lugar e disse: “Agora, espere um momento. Tenho que cumprir uma determinada lei. Há uma lei de redenção na terra, e eu sou seu parente próximo. E eu sei que você é uma mulher virtuosa”. Deus conhece o seu coração, não é mesmo? Ele disse: “Agora, pela manhã, vou descer e ver se posso cumprir a ordem do parente”.
59 Agora, aqui está um grande quadro. O primeiro: um redentor, alguém que pode redimir uma herança perdida em Israel (vocês pregadores sabem disso), o homem tem que primeiro ser um parente. Ele deve ser um parente próximo, não um parente distante, mas um parente próximo. E como Deus poderia se tornar um parente próximo? Quando o próprio Deus se fez carne e habitou entre nós, Ele se tornou Parente da raça humana. Isso é certo. A única maneira de se fazê-lo. Quando Deus se fez carne aqui entre nós, Ele se tornou Parente, não dos Anjos, mas dos seres humanos. Ele não veio na forma de Anjo, mas se humilhou e se despojou de todas as Suas glórias celestiais, e desceu, e foi feito Parente do homem, a fim de cumprir a lei da redenção do parente. Oh, que precioso amor o Pai teve pela raça caída de Adão. Deu Seu único Filho para sofrer e nos redimir por Sua graça. Ali está Ele, um Parente próximo, Deus se fez carne e habitou entre nós, tornando-se Parente do ser humano, um Parente.
60 Em seguida, ele tinha que ser financeiramente capaz de fazê-lo. E quem seria mais capaz financeiramente? Que tipo de dívida poderia ser paga? Quando Deus é dono de todos os universos que existem, e todos os espaços, e todos os tempos, e tudo mais, Ele era capaz financeiramente. Aleluia! Mas quando Ele estava na forma de Espírito, Ele não podia fazê-lo, porquanto Ele era Espírito, e o homem era humano. E o Espírito se fez carne e habitou entre nós, para se tornar nosso Parente, a fim de nos redimir. Vocês veem? Observe…
Aqui está a extensão de boas-vindas a você nesta noite. Quando Deus, despojando-Se, veio dos palácios de marfim, tomando sobre Si a forma de carne pecaminosa, para humilhar a Si mesmo e descer, para ser Parente do mendigo mais pobre que há no mundo nesta noite, para se tornar um Parente dele. O próprio Jeová se fez Parente de um mendigo. “As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Nascido em uma manjedoura, envolto em panos, ainda assim o próprio Príncipe da Glória, o Alvorecer do alto. Humilhando-Se, rebaixando-Se, condescendendo, descendo, para ser feito Parente de um pecador. Pense nisso, pessoal. Como podem vocês rejeitar esse amor incomparável?
61 O que foi? Quando Deus se tornou pecado, levando nossos pecados. Jesus se tornou eu, para que eu pudesse me tornar Ele. O inocente Cordeiro de Deus que não conheceu pecado tornou-se pecado, para que eu pudesse ser feito filho adotivo de Deus. Amém. Aqui está o quadro da verdadeira redenção: Como Ele desceu, digno, despojou-se de Si mesmo, sem lar, sem lugar para ir, humilhou-Se, desceu em carne pecaminosa, e tomou sobre Si, não a natureza dos Anjos, não a natureza de Deus, mas tomou sobre Si a natureza do homem, para que pudesse caminhar com o homem, comer com o homem, dormir com o homem e morrer pelo homem. Aí está. Todo o plano desde o princípio, o Cordeiro imaculado de Deus, ali está Ele, o Pão da Vida, aqui na terra.
Agora, a coisa seguinte era que um parente redentor tinha que ser um parente muito próximo da pessoa, para redimi-la. E outra coisa era que ele tinha que ser digno para redimir, justo, uma boa pessoa. Um fora da lei não poderia fazê-lo. E quem seria mais digno do que o próprio Jeová se tornando carne?
62 A próxima coisa que ele teve que fazer foi dar um testemunho público de que tinha feito aquilo. Então Boaz, na manhã seguinte, correu para os portões e esperou. E quando os anciãos começaram a se ajuntar, ele disse: “Esperem um momento, esperem um momento”. E ajuntaram- se todos os anciãos da cidade, fora do portão. ó Deus, tenha misericórdia. Ouçam. O testemunho público não podia ser feito na cidade. Tinha que ser feito fora do portão e testemunhado perante os anciãos.
E ele chamou os anciãos e declarou: “Neste dia, eu redimi Noemi, e se houver alguém…” Havia um indivíduo ali, mas ele não pôde redimi-la, era um parente Havia um indivíduo ali, mas ele não pôde redimi-la, era um parente também, mas não pôde redimi-la. Então tudo coube a Boaz.
Ele continuou: “Eu tenho que redimir Noemi, a herança de nosso irmão, pegarei tudo de volta”.
E ninguém… Eles disseram, cada um deles: “Bem, eu sou uma testemunha neste dia que você a redimiu”. E ele tirou o sapato e o entregou ao seu vizinho como um sinal, como um sinal de que havia redimido tudo. Louvado seja Deus. Ele redimiu tudo o que ela havia perdido. E ao fazê-lo, ele também obteve Rute como sua noiva.
63 E quando Israel pecou, e o homem pecou, e se afastou de Deus, Cristo veio aqui como um sacrifício sangrento, o qual todo cordeiro desde a fundação do mundo representou em uma sombra. E quando o Alvorecer do alto veio à existência, o grande Jeová em carne saiu fora das portas da cidade, lá fora, e foi levantado entre os céus e a terra, Seu corpo sangrento mostra que ali “Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
Deus mostrou que havia redimido a raça caída de Adão. Aí está a redenção. Foi quem Jó viu lá atrás. Disse: “Eu sei que meu Redentor vive”, e nos últimos dias Ele estará aqui para sangrar e morrer em meu lugar. “Embora os vermes da pele destruam meu corpo, ainda assim em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão”.
64 Isso é maravilhoso, não é? Oh, Sua Presença está aqui, o sinal. Ele morreu para fazer com que aquele homem de pé bem ali atrás, que acabou de ser operado do nariz, fique bom. Deus te abençoe, irmão. Você crê que Ele fez isso? Com certeza Ele fez.
Ele fez a mesma coisa para o homem sentado ao seu lado com artrite, para que fique bom. Amém.
Ele fez a mesma coisa para a senhora sentada ao lado dela, ao lado dele ali, para que seja curada desse problema de estômago. Isso é certo. Ele fez isso. Muito bem.
Ele o fez, morreu para que pudesse dar… uma mulher surda aqui que pode me ouvir agora. Muito bem. Ele fez… Agora, você me ouve, não é? Claro, Ele morreu para esse propósito.
Ele morreu por essa anemia… ali atrás, para voltar às suas condições. Você crê nisso, senhor? Deus o abençoe.
Essa mulher assentada bem ali atrás, pensando em sua amiga, em Madison, Indiana, no manicômio, Ele deu liberdade e morreu para que pudesse redimi-la de volta à sua condição correta.
65 O que é Ele? Jeová Deus; Ele é um Redentor. Aleluia! Ele está aqui neste edifício agora, confirmando Sua Palavra. Ele vive e reina. Ele é o Redentor de Deus; Ele é meu Parente. Ele se torna meu irmão. Ele é meu Deus; Ele é meu Salvador; Ele é meu Rei vindouro; Ele é meu Curador. Ele é meu pai; Ele é minha Mãe; Ele é tudo o que tenho neste mundo, ou no mundo vindouro.
Quão pouco os delegados desta associação se lembrarão quando pensarem em redenção, mesmo desde o princípio, eles a reconhecerão. E quando todos nós, aquele grupo batedores de palmas, que sobem lavados no Sangue do Cordeiro, com palmas em suas mãos, e vestes brancas, e tomarmos nossa posição no assento do trono do Filho de Davi (Aleluia!), ainda cantaremos canções de redenção para Ele? Aleluia! Oh, claro que cantaremos.
66 Lá bem distante eu vejo Adão e Eva, aquele primeiro casalzinho, lá no jardim do Éden. Eu vejo Adão lá atrás, quando ele abraçou sua queridinha para sair com ela, pois Deus os havia condenado. E ele saiu abraçado com sua querida. Adão não foi enganado; ele não tinha que sair. Mas ele saiu porque amava sua esposa. Ele saiu plenamente consciente do que poderia enfrentar. Não importava se ela tivesse que ir para o tormento, ele iria com ela.
Quando Deus olhou e viu aquele amor de um ser humano, foi tão grande que Ele mesmo não suportou. Isso é certo. Ele disse: “Eu descerei e irei também”. E disse: “Porei inimizade entre a tua semente e a semente da serpente.”
Ouçam atentamente. Quatro mil anos depois, lá na cidade de Jerusalém (vamos mudar nosso cenário e olhar), vindo pelas ruas de Jerusalém, solavancos, solavancos, solavancos. Lá fora do portão de Damasco, vai em direção ao Gólgota, um Homenzinho, com uma coroa de pequenos espinhos em Sua cabeça e uma cruz sobre Seu ombro. Vejam suas costas, há pequenas manchas vermelhas. O que são?
67 Olhe lá atrás quando Adão estava saindo com sua querida, partindo sob condenação, com uma sombra de redenção em algum lugar, porquanto havia sangue fluindo sobre eles. Em algum lugar havia uma sombra; ele sabia disso. E eu ouço algo acontecendo [o irmão Branham bate palmas – Ed.]. O que é isso? É a velha pele de carneiro ensanguentada batendo para cá e para lá em suas pernas, falando de algum tempo. “Há uma terra além do rio, que chamam de doce e eterna, e somente alcançaremos aquela margem por decreto de fé…” Sabendo que algum dia, eles voltariam ao Éden novamente.
E assim, enquanto O vejo indo além agora, o segundo Adão subindo a colina, com pequenas manchas em Suas costas. Elas ficam cada vez maiores, à medida que Ele caminha. O que é isso? Depois de um tempo todas se tornam uma só mancha. Ouço algo batendo novamente. [O irmão Branham bate palmas – Ed.] O que é? Ali vai o segundo Adão, nenhum outro senão o próprio Jeová, que desceu e se fez carne (para quê?), até mesmo para ir ao inferno com sua querida, para redimi-la de volta para aquele que… Cristo para redimir Sua Noiva. Aleluia! Ele viu isso lá em Adão. E Ele desceu, foi feito carne, um Parente nosso, para que pudesse casar a raça humana Consigo mesmo. Lá está Ele, indo ao Calvário.
68 Enquanto Ele sobe a colina, e Seu pobre e pequeno ombro sendo esfregado, a velha abelha da morte zumbindo ao redor Dele: “Não demorará muito até que eu O pegue”.
Ficou zumbindo ao redor e ao redor, e depois de um tempo teve que picá-Lo. Mas, amigo, você sabe, se uma abelha pica profundamente alguém, ela não pode picar mais. Seu ferrão sai. Assim sendo, ela não tem mais ferrão. E eu lhes digo, essa é a razão pela qual Deus se fez carne, aqui na terra, para segurar o ferrão da morte. E agora a morte não tem mais ferrão. A abelha pode enxamear e zumbir, mas não pode picar. “ó morte, onde está o teu aguilhão? Sepultura, onde está a tua vitória?”
Mas Cristo, o parente Redentor, abriu um caminho de escape para cada crente nesta terra hoje. A abelha pode fazer barulho; a abelha pode zumbir; a abelha pode tentar deixá-lo com medo. Mas posso apontar para o Calvário, lá onde o próprio Deus se fez carne, quando Ele segurou o ferrão da morte, e tomou meu lugar como pecador, e pagou o preço. E Ele estendeu o tapete de boas-vindas para que eu voltasse para casa. “E quem quiser, tome de graça da água da vida.” E o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora“.
69 Oh, que coisa, não é de admirar que Paulo pudesse dizer, quando ouviu o machado lá fora, sendo afiado… Quando estive em sua cela alguns dias atrás, onde lhe cortaram a cabeça, e estavam trazendo o machado, a velha abelha zumbindo ao seu redor. Ela disse: “Agora, eu te peguei”.
Ele respondeu: “Morte, onde está o teu aguilhão?” Foi deixado lá no Calvário. “Sepultura, onde está a tua vitória? Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.
“Deus amou o mundo de tal maneira que deu”, amou tanto… Adão amou tanto Eva que foi com ela. Cristo amou tanto a Igreja que foi com ela. “Deus amou o mundo de tal maneira…” Adão foi com Eva, em seu erro; ela estava errada. Ele sabia do erro, ele era inocente, mas ela era culpada.
Mas Adão disse: “Eu vou com ela”.
E Cristo olhou para a Igreja, e sabendo que estava errada, ainda assim Cristo foi conosco para tomar nosso lugar lá como um pecador, para morrer por nós, para tirar o aguilhão da morte por nós. Pecador, como você pode rejeitar um amor tão incomparável?
70 Não é de admirar que Jó tenha dito: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão”.
Você crê nisto nesta noite? Nosso tempo se foi de nós. Oh, como o Espírito Santo parece estar se movendo em meu coração. Não consigo pensar em nada, amigos, nada maior do que como Jesus desceu aqui na terra e abriu o caminho da redenção, e cumpriu todo o plano, desde o jardim do Éden, bem antes disso. Antes da fundação do mundo, Jeová falou, e aqui veio Jesus tomando Seu lugar… tomando o lugar, e saiu aqui, e veio, e morreu, foi feito pecado para que você pudesse ser salvo. Como você poderia rejeitar um amor tão inigualável como esse do bendito Redentor, pendurado lá, com cuspe em Seu rosto, escarnecido e feito escândalo, e com uma coroa de espinhos em Sua cabeça, um Homem inocente, morrendo lá, e o Sangue escorrendo das veias de Emanuel, onde os pecadores podem mergulhar naquela torrente e perder todas as suas manchas de culpa?
71 Inclinemos nossas cabeças. Pai Celestial, ó Deus, com meu coração dando voltas e voltas, é o que parece, sabendo que Tu estás aqui. Eu Te vejo se movendo sobre esta audiência na forma de uma grande e brilhante Luz, falando, visões irrompendo, sabendo que o tempo está próximo agora mesmo. Em breve Tu enviarás Jesus novamente, e Ele virá a esta Terra. “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai”. E aqui vem Ele à terra outra vez, com o tempo vencido, como foi nos dias de Noé, a longanimidade, quando a arca estava sendo preparada, na qual sete, ou melhor, oito almas foram salvas“.
Agora, hoje Sua vinda está bem atrasada, muito atrasada, já deveria ter chegado há muito tempo. Mas Deus não quer que ninguém pereça, senão que todos venham ao arrependimento.
72 O tapete está colocado, o tapete de boas-vindas, nesta noite, o plano de redenção de Deus através da oferta do Sangue do Senhor Jesus, de uma vez por todas, para purificar o pecador culpado e indigno, e trazê-lo à reconciliação com Deus, e restaurá-lo de volta ao jardim do Éden com sua esposa e seus entes queridos. Nunca mais morrer, nunca mais ficar doente, nunca mais ter uma dor de cabeça, nunca mais ter funerais, não mais sepulturas a serem cavadas. Ó Deus, não mais cansaço, nada, está terminado. Lavados no Sangue do Cordeiro com esta perfeita certeza que Jesus Cristo uma vez veio, sob Seu Sangue estamos salvos do anjo da morte; ele não pode nos tocar.
Deus, se houver alguns aqui nesta noite, Tu conheces os corações de todos os homens. Enquanto o Espírito Santo está se movendo sobre esta audiência, Deus, conceda que eles Te recebam agora mesmo, como seu Salvador pessoal. Aqueles que se desviaram, que eles voltem e se sintam envergonhados nesta noite. Que todos os enfermos sejam curados nesta noite, Senhor. Que o Espírito Santo caia sobre cada coração faminto e umedeça esse terreno. Prepare-os; não falta muito tempo.
As grandes horas estão próximas. Bombas atômicas, explosões e coisas, perplexidade do tempo, angústia entre as nações, os corações dos homens desfalecendo, o medo, o bramido do mar, grandes visões assustadoras aparecendo na terra. Tu disseste que neste dia, aqueles que conhecem seu Deus farão proezas. E aqui estamos vendo todas essas coisas acontecerem. Deus, que a voz de advertência penetre em cada coração agora mesmo, por amor de Jesus e em Seu Nome.
73 Enquanto temos as cabeças inclinadas. Se houver um aqui nesta noite… Ninguém olhe; mantenha a cabeça baixa e ore, por favor, só por alguns minutos. Vou lhes perguntar uma coisa, sabendo que estou agora entre os vivos e os mortos, sabendo que esta pode ser a última vez que terão a oportunidade de fazer isso… Você conhece o seu coração, o Espírito Santo está falando com você agora; você sabe onde está parado. Se você deseja oração para que possa receber a Cristo como seu Salvador, e vir pelo caminho de Deus do Sangue derramado, através da redenção, e você sabe que é um frequentador de igreja; você brincou de igreja, mas em seu coração você sabe que nunca foi redimido, sabe que há algo ali: carnalidade, inveja, contenda, grosseria. Não brinque mais, venha ao Senhor Jesus.
74 Você levantará a mão para Ele, nesta noite, e dirá: “Deus, seja misericordioso comigo, agora eu aceito isto de todo o meu coração, por favor, virás a mim nesta hora?”
Deus te abençoe. Alguém mais? Deus te abençoe. Alguém mais? Deus te abençoe. Deus te abençoe. Em cima na galeria? Deus te abençoe. Deus te abençoe, você. À minha direita, mais alguém? Deus te abençoe. Deus te abençoe, senhor, Deus te abençoe. Alguém aqui no andar de baixo? Deus te abençoe, senhor. Deus te abençoe. Deus te abençoe, filho. Oh, que coisa, olhe. Deus te abençoe. Eu sabia que o Espírito Santo estava aqui. Deus te abençoe, senhor. Alguém mais?
Diga: “Deus, seja misericordioso comigo”. Vejo você lá atrás, senhor. Vejo você, garotinho, ali, ou o jovenzinho, Deus seja com você. Todo cristão orando agora, isso está sobre o fundamento da oração.
75 O que é isso? O caminho da redenção; o caminho da Cruz. Você pode pertencer à igreja, mas isso não significa nada. Está tudo bem. Não tenho nada contra, mas isso não vem pelo caminho da redenção, através do Sangue, pela lavagem da água pela Palavra. É assim que se vem a Cristo. “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra,” não unir-se à igreja, mas ouvir a Palavra.
“Pela fé sois salvos, por meio da graça”. É Deus falando ao seu coração.
Aqui, não muito tempo atrás, eu disse a uma jovem: “Creio que Deus está te chamando nesta noite, irmã”.
Ela respondeu: “Se eu quiser que alguém fale comigo, gostaria que fosse alguém que tivesse mais bom senso sobre isso”.
E eu contrapus: “Bem, irmã, só posso dizer o que o Espírito Santo está me falando”.
Ela afirmou: “Não quero mais ouvir isso”.
76 Um ano depois eu passei por aquela cidade, e aquela garota havia se tornado uma prostituta; com o vestido bastante decotado, ofereceu-me um gole de uísque. E ela disse… E eu a fiz ficar envergonhada. E ela indagou: “Sabe de uma coisa, pregador? Você se lembra da noite em que me disse que eu deveria ser salva?
Respondi: “Sim, eu me lembro”.
Ela admitiu: “Essa era a verdade”, e continuou: “Eu cruzei a linha de separação ali. Eu entristeci a Deus no meu coração pela última vez”, disse… Aqui está o comentário que aquela garota fez, disse: “Eu poderia ver a alma de minha mãe fritar no inferno como uma panqueca, e rir disso”. Coração endurecido…
Oh amigo, nunca vá até essa linha. Quando a longanimidade de Deus. [O irmão Branham bate várias vezes – Ed.] Mas quando Ele toca, Ele… “Meu Espírito não contenderá para sempre com o homem”.
77 Levantará você sua mão agora, não para mim, mas para Deus? E ao fazer isso, dizendo: “Deus, seja misericordioso comigo. Não quero morrer como um pecador. Quero vir em Teu caminho. Quero vir pelo caminho da cruz. Quero que Tu entres em meu coração, agora mesmo e me salves”.
Alguém mais levantaria a mão, em qualquer lugar do edifício? Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe, irmão, Deus te abençoe, você. Isso é certo. Isso é bom. Na galeria, em qualquer lugar ao redor, agora, levante a mão. Deus te abençoe, mocinha, eu vejo sua mão. Deus te abençoe, senhora, em cima lá atrás, eu vejo você; Deus também vê você.
Agora mesmo Ele está falando de paz. Deus te abençoe, senhora. Deus te abençoe, garotinha. Oh, isso é maravilhoso. Amigos, mantenham as cabeças inclinadas.
78 Sinto-me guiado a fazer algo agora. Sinto-me guiado a trazer essas pessoas aqui ao altar, e deixem-me orar por elas. Sinto que agora é a hora. Você se levantará de seu assento, virá aqui e me deixará ficar aqui e orar com você um pouquinho, você fará isso? Toda pessoa que deseja receber a Cristo, o Espírito Santo está me dizendo para fazer isso. Você se levantará e virá aqui? Isso é um testemunho público.
Se você ama a Jesus, você sabe que Ele te ama, levante-se de seu assento, você o fará? Vamos ficar de pé, todos, só um momento. Fiquem de pé…
das veias de Emanuel
E os pecadores se submergem…
Deus te abençoe, senhor… Se Deus ouvir minha oração para curar os enfermos, certamente Ele ouvirá por sua alma. Venha aqui, meu irmão. Venha aqui… você virá, desça da galeria, de todos os lugares, desça agora mesmo, o Espírito Santo está me dizendo para fazer isso. Deus te abençoe, meu querido irmão, que Ele lhe dê o desejo do seu coração, agora mesmo. Deus te abençoe. Fique aqui, só um momento. Você virá? Deus te abençoe… Venha aqui, querida. Deus te abençoe.
Quando os pecadores se submergem…
79 Isso mesmo. Venham já.
(Vocês vão cantar este hino aí?) [Um irmão lidera a congregação no canto — Ed.]
Venham já, agora? Criancinhas, velhinhos… Aqui está uma jovem senhora, vítima de poliomielite. Não acredito que ela vá usar essas muletas quando sair daqui. Não, senhor. Aí vem uma índia, ou um índio, um bando vindo. Ó Deus, tenha misericórdia.
[Um irmão lidera o canto; outro irmão chama o povo ao altar—Ed.]
80 Você não quer vir com base no Sangue derramado do Senhor Jesus? Aí vem uma senhora, trazendo seu filhinho. Esse é o caminho para vir. Você que está desviado, você que está longe de Deus, você que deseja Deus agora, não quer vir um pouco mais perto? Venha; venha aqui para que possamos orar juntos. Diga: “Senhor…” Ele estendeu o cobertor, você não vê? Bem-vindo ao lar através do plano de redenção por Seu próprio Filho amado.
Deus o abençoe, jovem. Talvez eu não consiga alcançar sua mão exatamente, mas Deus o conhece. Venha, irmã.
…onde desde que pela fé eu vi… (Você não quer vir por aqui? Venha aqui.)
…feridas sangrentas su-… (Venha mocinha, isso é ótimo, querida. Venha aqui se quiser.)
…considerando que o amor tem… (Venha, fique aqui, qualquer um. Há uma fonte aberta agora.)
…eu morro…
81 Oh que coisa, isso não é maravilhoso? Há alguém aí atrás, que não tem a convicção de… você sabe – você sabe que é um pecador, mas não tem a convicção de vir e dizer: “Irmão, lembre-se de mim em oração agora, enquanto este grande momento está acontecendo”?
Amigo, veja, se você vir aqui na construção de uma noite, sob o ministério, Deus fazendo os aleijados se levantarem e andarem. Ele faz todos os tipos de milagres acontecerem. Ele balança lá fora e conhece os corações das pessoas. Essa mesma Luz que estou observando está pairando sobre esta audiência agora mesmo. Se você acredita em mim, acredite em mim. Essa é a verdade. Você tem o direito de acreditar em um homem, se um homem lhe diz e Deus não o sustenta, mas Ele o sustenta.
82 Agora, há mais um pecador que viria? Deus está chamando pecadores agora mesmo. Você virá? Descerá? Docemente virá ao Senhor Jesus. Das sacadas, de qualquer lugar? Desça.
Quantos aqui não têm o Espírito Santo, então, e querem receber o Espírito Santo? Você viria agora com base no Sangue derramado? Vindo, dizendo: “Senhor, estou vindo.” Eu creio que você receberá o Espírito Santo aqui mesmo. Eu creio que você verá um derramamento tão grande do Espírito de Deus nos próximos minutos que as pessoas serão cheias do Espírito Santo, pecadores virão a Cristo. Você não quer se mover para cima? Você, que deseja o batismo do Espírito Santo.
83 Oh, meu Deus. É isso que estamos procurando. Apenas olhe, vindo. Deus o abençoe. Se Ele ouve uma oração pelos cegos e aflitos, não ouvirá uma oração pelo Espírito Santo? Olhe só; vindo, vindo, descendo a estrada do Rei para o plano redentor da Sua salvação. Cristo, o Redentor, morreu para que você fosse livre, para que você cresse. Homens e mulheres em todos os lugares vindo ao Senhor Jesus, olhe só, por favor. “Todo aquele que o deixar vir, beba de graça das fontes da água da vida. Todo aquele que quiser.”
84 Você virá? As pessoas ainda estão descendo da sacada e ao redor. Você não quer subir agora mesmo? Que momento maravilhoso. Há mais alguém que gostaria de ser incluído nesta maravilhosa comunhão aqui em torno da Palavra?
Dois jovens espanhóis vindo, caminhando pelo corredor para vir ao Senhor Jesus. Você não quer seguir seu caminho agora enquanto desce? Venha crendo. Aí vem um homem, andando de muletas, mancando, descendo, vindo à cruz. Esse é o caminho. Se ele é um pecador, desça e seja salvo. A redenção é para o pecado e para a doença. Fonte aberta, Jesus morreu, o aguilhão foi tirado da morte. O poder de Deus está aqui agora para batizar cada crente, leve esses pecadores agora que estão vindo a Ele.
85 Foi Cristo que te chamou aqui. O próprio Deus te chamou para o altar. “Ninguém pode vir a menos que meu Pai o traga.” Tempo maravilhoso. Maravilhoso! Moças chegando, rapazes chegando, ainda lotando o altar. Os corredores estão lotados. Tempo maravilhoso.
Um tempo maravilhoso para você,
Um tempo maravilhoso para mim
Se todos nós nos prepararmos para encontrar Jesus, nosso Rei,
Que tempo maravilhoso será.
Oh, tempo maravilhoso para você,
Um tempo maravilhoso para mim;
Se todos nós nos prepararmos para encontrar Jesus, nosso Rei,
Que tempo maravilhoso será.
Oh, tempo maravilhoso para você,
Um tempo maravilhoso para mim;
Se todos nós nos prepararmos para encontrar Jesus, nosso Rei,
Que tempo maravilhoso será.
Oh, que tempo maravilhoso para você,
Que tempo maravilhoso para mim;
Se todos nós nos prepararmos para encontrar Jesus, nosso Rei,
Que tempo maravilhoso será.
86 Agora, vamos todos levantar as mãos a Deus, em todos os lugares aqui. Deus prometeu. Deus não pode mentir. Aqui está, bem sobre vocês agora; o Espírito Santo se movendo pela plateia.
Deus Todo-Poderoso, Autor da Vida, Doador de toda boa dádiva, envia a Tua bênção, Senhor Deus, enche cada coração com o Espírito Santo, que o Fogo de Deus venha do altar.
Cada homem e mulher receba o Espírito Santo. Receba o Espírito Santo. Seja salvo em Nome de Jesus. Levante-se, Aquele que você busca está aqui; suba, e você testemunhará o divino, e verá que Cristo, o Filho de Deus, está aqui para lhe dar Vida Eterna e lhe trará a salvação.
Deus Todo-Poderoso, abençoe, em Nome de Jesus Cristo, salve cada um deles. E Satanás será vencido.
************************