LAVANDO OS PÉS DE JESUS
10 de Março de 1957
Phoenix – Arizona – E.U.A.
Tradução: Editora A Mensagem [Porto Alegre-RS]


1        Fiquemos de pé só um momento para oração.

Nosso querido e amado Pai, é com os corações agradecidos que viemos, em Nome do Senhor Jesus, agradecer-Te por tudo o que tens feito. E rogamos que Tu abençoes nossa reunião nesta tarde.

Agradecemos a Ti por este belo testemunho de nosso irmão, como ele saiu das trevas para a maravilhosa Luz para a qual Tu o trouxeste. E oramos por nosso querido irmão, que Tu o ajudes e o abençoes de todas as maneiras e sua pequena esposa e bebê. Esteja conosco nesta tarde na Palavra. Salve os pecadores e cure os enfermos. Pois pedimos isto em Nome de Cristo. Amém.

Podem se assentar. E agora, meu associado, irmão Moore, com a Escritura:

[O irmão Moore lê Lucas 7:36-50 – Ed.]

E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.

E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento;

E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.

Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.

Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinquenta.

E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?

E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.

Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento.

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.

E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?

E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

2          Se não estou enganado, não é este o irmão Outlaw sentado aqui em cima? O Senhor te abençoe, irmão. Estou feliz em ver você aí em cima. Acabei de reconhecê-lo da plataforma. Ouvi dizer que sua mãe, ou alguém, está muito doente. Isso é certo? Estamos em oração por ela, para que ela fique bem. E estamos felizes em ter todos vocês nesta tarde, neste pequeno encontro.

E eu pude ouvir a maior parte do meu…o testemunho de nosso irmão, ou parte dele, quando cheguei. E eu lhes digo, quando ouvi isto nesta manhã na igreja do irmão Ballard, e como ele foi espiritualmente guiado à igreja, buscando-me para orar por ele; como o Senhor fez isso. E ele… ninguém sabia que eu estava indo lá, nem mesmo o irmão Ballard. E simplesmente nos sentimos guiados a ir ali, e ali estava o Senhor. E foi dito a um jovem rapaz católico na plataforma ontem à noite que ele estava… que ele tinha um tumor no cérebro… o médico disse que ele iria morrer; e como ele havia recebido oração na plataforma. Ele foi estranhamente guiado a esse lugar nesta manhã. Tivemos um tempo maravilhoso.…

Agora, vocês, pessoas do Evangelho Completo, muitos de vocês não conseguem entender… Aquele era o menino que levantou a mão agora mesmo, o menino indígena? Sim, irmão. Deus o abençoe. Você está se sentindo melhor? Você sente… Isso é muito bom. Isso é bom. Estamos agradecendo a Deus por isso. E então estamos esperando e confiando e crendo de todo o nosso coração que você, sua amável esposa e seu bebê possam entrar e dar testemunho do poder do Senhor Jesus, é nossa oração sincera e nossa convicção.

3          Quando ouvi este irmão batista que acabou de falar, o que ele havia passado… Para vocês, pessoas do Evangelho Completo, bem, vocês ouvem alguém dar um testemunho; isso pode não significar muito. É claro que vocês o apreciariam. Mas eu sei a condição do menino. Eu passei pelas mesmas tribulações. E eu sei o que significa dar um passo com verdadeira fé, com o batismo do Espírito Santo. Lembro-me do que me disseram quando fui e lhes contei que havia recebido o Espírito Santo.

O doutor Davis me disse: “Billy, você precisa descansar. Vá para casa. Há algo errado com você. Concluiu: “Você teve um pesadelo.”

Afirmei: “Eu vi um anjo.” Sim, senhor.

Ele arrazoou: “E você com uma educação de escola primária vai pregar o Evangelho ao redor do mundo?”

Respondi: “Isso é o que Ele disse, e é o que farei”. E eu o fiz pela graça de Deus.

Pois bem, ouçam, este menino aqui precisa de um braço e de uma mão, vocês sabem. Ele está em… Então dê a ele, irmão. Ele realmente precisa disso agora, alguém para acolhê-lo. Ele veio dali para se posicionar pela plenitude de Deus e para crer no batismo do Espírito Santo, crer em Jesus Cristo e nos sinais, maravilhas e milagres. Ele veio para ser nosso irmão. Agora, vamos lhe mostrar que nós também somos seus irmãos em apreciação. Que Deus o abençoe, é minha oração sincera.

E ouvi dizer que a jovem senhora vai ser mãe de novo logo, e só uma exclusão como essa o deixou preocupado e chateado e tudo mais. E ele tinha um distúrbio nervoso, problema de estômago. Nós oramos nesta manhã. Tenho certeza que Deus ouviu. Que o Senhor os abençoe é minha oração sincera. E para a jovem senhora, ela tem passado por tribulações também, de cantora de ópera para ser uma serva de Deus. Estou muito feliz por isso. Rogo que Deus os abençoe ricamente.

4          Acho que o prefeito me enviou a chave da cidade. Gene, acabei de vê-la ali, irmão Outlaw, e pensei que poderia ser a chave da cidade. Eu não sabia. Suponho que não seja, no entanto. Mas o que eu quero é a chave da Escritura, o Espírito Santo.

5          Pois bem, hoje temos um pequeno drama que o Senhor colocou em meu coração para esta tarde. E eu quero que vocês estejam bem quietos por alguns momentos e ouçam.

Assim, vamos sair cedo o suficiente, se o Senhor permitir, para que aqueles que puderem voltar esta noite… E eu entendo que alguns deles estavam esperando que este fosse o culto de encerramento. Muitos visitantes na cidade queriam culto nesta noite também. Se o seu pastor deseja que você esteja em sua igreja esta noite, que não fechou, é seu dever estar em seu posto do dever esta noite. Isso é certo. Que nenhuma pessoa fique longe de sua igreja. Você tem sua igreja…

Assim, pois, quando tudo isso terminar, queremos que você volte para sua igreja. Volte para sua igreja de onde você veio. Vá em frente e seja um cristão melhor, se puder. E todos os convertidos que têm estado nas reuniões, tratem com os que estão na vizinhança. Visite-os e traga-os para sua igreja para que tenham companheirismo com vocês. É para isso que é o avivamento. Regozijem-se com aqueles que foram curados. E agora, lembrem-se sempre de mim em suas orações.

6          Pois bem, parece haver algo errado com nossa história desta tarde. Ao olharmos para ela, simplesmente parece não haver o tipo certo de som para a voz que fala. Como poderiam esses fariseus amar a Jesus? Eles O odiavam. Bem, eles não tinham nada a ver com este Homem chamado Jesus. Ele despedaçou suas igrejas e tudo mais. Assim, eles O desprezavam.

E como poderia esse fariseu convidá-Lo para jantar em sua casa? Normalmente convidamos as pessoas que amamos para comer conosco, vocês sabem, como alguém que você aprecia. Há algo sobre comer um com o outro. Esta é a razão por que temos a Ceia do Senhor. É para ter comunhão em torno da Ceia do Senhor, o que a torna tão especial para nós.

Mas como poderia esse fariseu convidar Jesus para sua casa? Como o velho mundo ímpio diz: “ele tinha algo na manga”… Ele tinha algum tipo de motivação egoísta.

7          A palavra fariseu significa “ator”. A própria palavra fariseu significa “um ator”. E um ator é um imitador ou personificador. E como isso se ajusta bem à nossa palavra moderna “hipócrita”, um ator, um imitador, alguém que está tentando ser alguma coisa. Como costumava dizer o congressista Upshaw: “Quando você está tentando ser algo que não é”. O falecido deputado que foi curado em nosso culto depois de estar em uma cadeira de rodas por sessenta e seis anos, ele costumava dizer isso: “não seja nada que você não é.” Isso é sulista.

Mas esse fariseu havia convidado Jesus. Agora, eles não tinham nenhum companheirismo entre si, então devia haver algum tipo de motivo egoísta. Eles não tinham nada em comum para conversar.

8          Vocês sabem, nós, homens de meia-idade, temos coisas em comum. Gostamos de nos encontrar com pessoas da nossa idade e conversar.

Quando você vê uma garotinha de uns cinco anos rodeando a vovó, há algo errado. A vovó tem um pacote de balinhas em algum lugar. Há muita diferença de idade entre elas. Elas não podem ter coisas em comum. As criancinhas têm coisas em comum. Elas falam a mesma língua, sobre suas bonecas, e os garotinhos sobre seus piões que estão girando. A Bíblia diz em Isaías: “As crianças brincando na rua…” Elas tinham coisas em comum.

As mocinhas têm coisas em comum. Elas gostam de se encontrar e conversar sobre o namorado e, vocês sabem, e… Elas têm coisas em comum. E as outras senhoras, vocês sabem, elas têm coisas em comum. Elas gostam de se encontrar e conversar, e se encontrar e conversar. Então elas têm coisas em comum. Bem, com os homens é da mesma maneira.

Os Kiwanis da cidade gostam de se encontrar, jantar um pouco e conversar sobre os negócios da cidade, como podem alimentar os pobres e pequenas coisas que devem ser feitas. Os Kiwanis têm coisas em comum: as pousadas.

E os cristãos têm coisas em comum. É para isso que estamos aqui nesta tarde. Temos coisas em comum. Temos algo em que todos estamos interessados. Se não fosse assim, estaríamos lá fora nos parques ou nas estradas. Mas temos coisas em comum. Queremos falar sobre Jesus, pois é isso que temos em comum hoje entre nós, é o Senhor Jesus. Não viemos aqui só para sermos vistos. Viemos aqui para falar sobre Jesus. E viemos para ter companheirismo em torno de Sua Palavra e com Seu povo. É para isso que estamos aqui.

9          Mas como poderia esse fariseu convidar Jesus, a quem ele odiava, para vir jantar com ele? E deve ter sido no final da tarde, suponho, bem na hora no pôr do sol, quando o sol se põe. E Jesus estava cansado. Ele tinha pregado o dia todo, e, quem sabe, com uma voz rouca… e de tanto falar, e Seu rosto ardendo pelos raios diretos do sol palestino.

E quando nossa história começa, posso ver um jovem, todo suado. Suas pernas estão suadas e empoeiradas. E está fora do grande círculo de pessoas, pressionando-O para ouvir a Palavra.

10        E, sabe, tenho ouvido muitos bons pregadores. E como eu amo ouvir uma boa pregação. Não tenho, muitas vezes, o privilégio de ouvir. Mas amo ouvir um bom pregador que conhece a Palavra. Mas, oh, como deve ser ouvi-Lo dizer algo. Apenas uma palavra Dele emocionaria nossos corações além de qualquer voz que já ouvimos.

E como as pessoas devem tê-Lo pressionado para ouvir a Palavra. E quando olhamos para o lado, vemos este jovem, cansado, tremendo por correr rápido, suor por todo o corpo, firmado na ponta dos pés, olhando por cima. “Oh,” ele [o enviado de Simão – trad.] diz: “esse é ele; esse é ele. Pois nunca ouvi um homem falar assim.”

Vejam, ele havia sido destacado e enviado por seu grande e rico pastor para encontrar Jesus. Deve ter sido um alívio para ele quando O encontrou. Ele havia ido de um lugar a outro e descobriu que Ele não estava ali, havia ido a outro lugar.

11        Mas alguns dias antes disso, seu rico senhor, que morava em outra cidade, era um grande homem naquela cidade. Ele tinha uma grande influência. E as pessoas tinham grande respeito por ele. E eu posso vê-lo…

Agora, esses fariseus estavam longe de ser homens pobres. Alguns deles eram extremamente ricos. Eles recebiam os dízimos, as ofertas e partes do sacrifício. E eram homens ricos. E eram admirados. E tinham que viver uma vida honesta e respeitada como os sacerdotes da cidade.

Mas posso dizer isto, que com tudo isso, que está tudo bem, mas se o seu coração não está certo com Deus, você ainda não é nada aos olhos de Deus. Não importa quão religioso, quão respeitado, quão bom nome você tenha, quão honesto você seja, isso não significa nada aos olhos de Deus.

12        Estamos observando esse fariseu. E posso vê-lo andando de um lado para o outro nos grandes corredores de sua casa: “Sou o Doutor Fulano de Tal nesta cidade. Vocês sabem, eu sou um cidadão muito respeitado. O que eu digo é a lei e a ordem. Eu sou um grande homem.” E quando você começa a pensar isso em seu coração, então você não é nada do que deveria ser, diz a Bíblia.

Quando um homem pensa que é um pouquinho melhor do que outra pessoa, você está saindo da rota, irmão. Isso é certo. Somos todos iguais aos olhos de Deus. Ricos, pobres, morenos, negros, brancos, amarelos, o que quer que sejamos, estamos todos em igualdade de condições com Deus.

E quando esse pretenso fariseu andou de um lado para o outro no salão e disse: “Sabe, creio que vou dar uma grande festa aqui. Sabe, se eu pudesse dar uma grande festa, fazer com que todas as pessoas falassem sobre ela, provavelmente eu estaria na primeira página do jornal ou na coluna da sociedade” (se é que existia tal coisa).

13        Pois bem, à medida que dramatizamos isso, vamos usar nomes e assim por diante, o que pode parecer um pouco estranho, mas é para que se compreendam os princípios, a mensagem que quero que vocês ouçam.

E enquanto esse fariseu caminhava para cima e para baixo pelo salão, ele pensou: “Agora, se tão somente eu pudesse fazer algo que fizesse com que as pessoas soubessem que eu sou uma grande pessoa…”

Vemos a mesma coisa hoje, pessoas querendo fazer um espetáculo para que os que estão de fora olhem para elas, que alguém pense que elas são grandes. Elas querem a maior reunião, ou o maior isto, ou algo no… a multidão mais bem vestida vindo à sua igreja, a maior igreja, a torre mais alta, os melhores assentos, algo grande. O que precisamos é mais de Deus e não tanto do mundo. “Aquele que se humilhar, Deus o exaltará.” Mas a humildade tem que vir primeiro.

14        E observamos esse fariseu enquanto caminha para cima e para baixo no salão, e ele está tentando pensar: “Oh, se eu pudesse imaginar alguma forma agora, que eu pudesse conseguir alguém como uma atração. Se eu pudesse encontrar alguém ou algo com o qual eu pudesse fazer um grande espetáculo…”

E de repente, posso vê-lo enquanto ele esfrega suas pequenas mãos gordas uma na outra, e coloca a mão em sua barriguinha roliça e diz: “Oh, por que não havia pensado nisso? Essa é a grande ideia. Não só serei grande diante do povo da cidade, mas serei grande entre os outros fariseus, os pastores desta cidade. Sabe o que vou fazer? Vou enviar um convite para aquele sujeito chamado Jesus de Nazaré, aquele santo rolador, e vou trazê-lo aqui e expor aquele indivíduo. Porque o fariseu Lavinsky me disse outro dia que sabia que ele não era nenhum profeta. E sabemos que ele não é. E sabemos que ele só está enganando as pessoas. Então eu creio que vou enviar um convite para ele vir. E quando chegarem todos os outros fariseus, então vamos expor aquele indivíduo. Eu sei que quando o presbítero estadual e todos eles se reunirem, nós certamente o diminuiremos. Se eu tão somente pudesse fazê-lo vir. Oh, se ele vier, será simplesmente uma coisa maravilhosa.

“Mensageiro, venha aqui. Saia pelo país, encontre esse assim chamado profeta galileu, e diga-lhe para vir até minha casa, estou dando uma grande festa aqui.” Vou alimentá-lo bem. Ele não come muito; estou certo. Mas eu realmente lhe darei uma boa comida se ele vier. Diga-lhe para vir e me ver.

15        Bem, o mensageiro, para fazer isso, percorreu o país e o vemos aqui procurando. E seu coração deve ter ficado satisfeito quando ele disse: “Este deve ser o homem”. Não creio que alguém alguma vez pudesse ver Jesus e não saber quem Ele era. Ele é diferente de todos os outros homens.

E enquanto o mensageiro, enquanto ele percebe que todos se aglomeram ao redor de Jesus, enquanto se aglomeram ao redor Dele, e é o pôr do sol, ele abre caminho no meio da multidão e esbarra em uma fila que está ao redor do Senhor Jesus. Ele tropeça em alguém e começa a romper a fila.

Um cavalheiro colocou as mãos sobre ele, e disse: “Senhor, você não pode entrar na fila. Nosso Mestre acabou de falar. Oh, Ele está tão cansado. Sinto muito, mas não podemos deixar você entrar. Quem era esse homem? Pode ter sido Filipe.

E então ele arguiu: “Mas, gentil senhor, tenho uma mensagem importante para Ele. Preciso vê-Lo, pois tenho uma mensagem de meu amo, e estou há vários dias à procura Dele pela Galiléia. E agora descobri onde Ele está, e devo fazê-lo, senhor. Estou cansado e exausto, mas devo apenas dizer uma palavra. Você poderia ter a gentileza de me ajudar a chegar até Ele?

16        Posso ouvir Filipe dizer: “Certamente. Farei com que você possa dizer esta palavra. Posso ver Filipe pegá-lo pela mão, aproximar-se e dizer: “Mestre, este jovem diz que tem uma mensagem para Ti de seu amo. O Senhor teria um momento para lhe dizer uma palavra?

Posso ver Jesus inclinar a cabeça, “Sim.” Nunca ninguém perguntou algo a Jesus sem obter uma resposta. Ele está sempre disposto a responder.

E o mensageiro, ao olhar para Jesus, sabendo que estava em Sua presença, fez-lhe o convite e lhe disse que seu amo fariseu desejava vê-Lo.

Oh, posso ver um grande companheiro apressado chamado Pedro: “Não, Senhor, certamente não, o Senhor não pode ter nada a ver com essa gente. Há um coelho na pilha de lenha em algum lugar. Eles têm uma carta na manga. Tu estás muito ocupado. Tua agenda exige isso e isso, e assim e assim. Simplesmente não podes ir ver aquele fariseu. Afinal, eles não dão nenhum valor em Ti. Tu vês como eles te tratam. Não podes ir a uma pessoa como essa.”

17        Mas, vocês sabem, Ele era a Palavra de Deus. “Peça e receberá”, independentemente de quem você seja ou de qual seja o seu estado. Posso ver Jesus dizer educadamente ao jovem: “Vá, diga ao seu amo que estarei lá em tal e tal data. Estarei lá.”

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Oh, se pudéssemos buscá-Lo e bater à Sua porta com esse tipo de fé, crendo que Ele ouvirá e responderá…

Mas então o mensageiro, tão logo lhe foi dada a palavra de que Jesus estaria lá, oh, ele ficou tão emocionado que se virou e saiu correndo. Como ele poderia fazer isso? Como ele poderia fazer isso? Pense diante de Quem ele estava parado. Oh, eu gostaria de poder tomar o lugar dele. Ele estava tão envolvido com os deveres de seu amo que falhou em reconhecer que estava na Presença de Deus.

18        Penso que somos um tanto de mensageiros hoje, nós os pregadores. Ficamos tão empolgados com nossas denominações, com nossos grupinhos, que muitas vezes deixamos de reconhecer quando estamos na Presença de Deus. Oh, eu gostaria de poder chegar até Ele assim. Quem me dera poder ter ido a Ele e falado com Ele. Antes que apresentasse alguma necessidade terrena, eu teria me prostrado com o rosto em terra  e dito: “Jesus, tem misericórdia de mim”.

Um pouco, talvez, aquele mensageiro reconhecesse que um dia aquele seria o seu Juiz. Nós fazemos a mesma coisa. Estamos tão ocupados com pequenas divisões e coisinhas de entendimentos fúteis entre nós, e assim por diante, que falhamos em reconhecer o próprio Deus que está em nosso meio. Nós o fazemos. É uma pena, mas o fazemos.

E então percebo que enquanto ele sai correndo… não sei como ele fez isso, porque ele tinha outras coisas em mente. Oh, ele pensou que tinha feito algo grande porque havia encontrado Quem seu amo o havia enviado a procurar, sem se dar conta de que havia feito a pior coisa que poderia fazer: estar na Presença de Cristo e não adorá-Lo e pedir perdão e misericórdia.

19        Observem, ele se apressa e diz ao seu amo: “Eu O encontrei e Ele prometeu que estaria aqui”. Oh, como isso agradou aquele pequeno e gordo fariseu.

Pois bem, ele disse, sabe, “agora farei os preparativos para o banquete. Colocarei todas as minhas mesas aqui fora nesta grande varanda; as uvas estarão maduras nesse tempo”.

E se você já esteve no oriente, ou nos países do leste, como eles podem realmente fingir que são ricos, como dizemos. E não há… não há pessoas de classe média lá. Há somente o rico ou o pobre. E o rico tem tudo, e o pobre não tem nada.

E como ele ia cozinhar e assar os cordeiros, e como os de fora estariam ali ao redor e lamberiam os lábios e tudo mais, não conseguiriam dar uma mordida… E… Mas ele podia fazê-lo. Ele era rico. Ele podia exagerar.

20        Agora, vamos olhar para ele enquanto ele está neste bom humor. Ele prepara tudo para esta visita. E depois de tudo pronto, finalmente chega o dia em que Jesus deveria aparecer. Ele tinha confiança suficiente para crer que Ele estaria ali.

Então ele matou todas as suas ovelhas, e seus bois, e assim por diante; o melhor dos cozinheiros; oh, que coisa, como eles sabem cozinhar. Eles podem assar aquele cordeiro; e eu estou lhes dizendo, com certeza, é delicioso: cozinhar aqueles grandes assados ​ali ao ar livre, nessa grande haste giratória, até que se possa sentir o cheiro a uma milha.

E, oh, ele deixou tudo pronto e finalmente chegou o dia. Posso vê-lo com o piso todo polido e usando o melhor manto. Ele havia enviado todos os seus convites a todos os seus amigos pastores, tudo, para que viessem ver. E a grande piada disso tudo era que eles teriam Jesus ali. Isso era uma piada. Eles iriam se divertir muito às custas desse moço depois que terminassem de comer.

Então eles… Esses fariseus tinham muitos “lacaios”. Vocês os chamam de “servos” aqui. Eles tinham um lacaio para tudo o que queriam; eles tinham um lacaio para fazê-lo. Então, os celeiros foram todos arrumados para quem viesse de carruagem, para guardar os cavalos. Tudo estava pronto para o uso para o grande banquete que estava por vir.

21        Então vemos, depois de um tempo, chega uma grande carruagem. E quando os cavalos são parados ali por um lacaio… E então esse fariseu sai e recebe seu bem-vindo; há um lacaio ali na porta para convidá-lo a entrar. Há um lugarzinho na porta, e a primeira coisa que esse fariseu faz, ou quem quer que seja o visitante… São os cumprimentos do anfitrião ter um lugarzinho ali antes de você entrar para um lava-pés.

A maioria do povo palestino é… A maneira como eles visitavam e a maneira como conseguiam seu transporte naqueles dias era caminhando. E enquanto caminhavam, eles tinham… O traje palestino é composto por uma vestimenta por baixo e um manto por cima. E a vestimenta palestina vai até o joelho. E enquanto caminham, o manto torcendo assim pega a poeira. E a poeira e a transpiração nos braços e nas pernas fazem com que a poeira grude. E eles caminhavam pelas estradas empoeiradas por onde os animais viajavam. E os animais ao longo da estrada com os excrementos, e assim por diante, que se misturavam com a poeira, e quando a poeira se acumulava e atingia as pernas, ela grudava nas pernas pela transpiração; produzia um cheiro horrível, como no estábulo, enquanto caminhavam. Então eles chegavam como convidados; não eram apresentáveis, porque tinham o cheiro dos odores da estrada.

22        Então, lemos na Bíblia sobre o lava-pés. Então o lacaio mais mal pago de todos os que ele tinha era o lacaio do lava-pés, porque tinha que lavar os pés. E quando os convidados chegavam, ele se sentava, a primeira coisa antes de entrar no pequeno salão ou pequeno corredor. E eles usavam sandálias naqueles dias. Ele tirava as sandálias, pegava um pouco de água, lavava bem os pés e as pernas e tirava todo o mau cheiro da estrada. E então quando fazia isso, ele colocava suas sandálias e as limpava bem. E então ele… E então, por cortesia do anfitrião, trazia-lhe um par de sapatos de pano que ele pudesse usar em sua casa. Então ele calçava os sapatos de pano. Agora seus pés estavam limpos e ele estava usando sandálias de pano.

Então, quando ele entra na porta seguinte, há um homem parado ali com alguns unguentos e óleo. E a razão pela qual eles faziam isso, tanto para homens quanto para mulheres, é porque os raios diretos do sol palestino queimavam o pescoço, o bronzeavam, no rosto. Era pior do que o Arizona, eu suponho. Então, quando eles entravam, havia um homem parado ali que… Ele estendia as mãos e lhe dava um pouco de óleo, e o ungia com óleo as mãos, passava-o no rosto e atrás do pescoço, e então lhe dava uma toalha e ele secava o óleo.

23        E quando ele secava o pescoço e as mãos, aquele óleo exalava um odor, um cheiro agradável, uma verdadeira fragrância. O que era isso, era feito de uma certa maçãzinha, a maçã da rosa que tinha sido… Depois que as pétalas caem, então fica uma maçãzinha. E essa maçã é encontrada na Arábia, é muito cara. Eles esmagam essa maçã; e quando o fazem, então extraem o unguento dela e o colocam nesse óleo. Esse óleo se deterioraria se não fosse pelo perfume que se coloca nele.

Agora, eu penso que a rainha de Sabá trouxe muito disso, que às vezes é chamado de incenso. E eles lhes dão esse óleo, e se ungem com ele e então se enxugam, e atrás de seus pescoços, e cheiram muito bem com esse perfume.

            Depois que têm seus pés lavados, eles recebem um par de sandálias macias. E, oh, eles tinham no chão aqueles grandes tapetes persas importados. Eles realmente são ricos. E quando você entra ali com estes… Você não se sentiria em casa com esses velhos pés sujos e fedorentos dessa maneira, se você entrasse em suas casas. Mas eles o arrumam para que você se sinta em casa. E então quando você é ungido…

24        E então, a próxima coisa que você faz, você está pronto para se encontrar com seu anfitrião. Então você entra no cômodo, e você… Venha aqui, irmãozinho. Eu vou lhe mostrar como se faz. Quando eles se encontram com o anfitrião, eles pegam as mãos assim e beijam desse lado, pegam as mãos  dessa maneira e beijam daquele lado. [O irmão Branham ilustra com um irmão – Ed.]. Obrigado. Isso é o beijo de boas-vindas. Vocês se lembram que a Bíblia disse: “Saudai os irmãos com ósculo santo”? É isso que é. Eles se beijavam no pescoço, em ambos os lados do pescoço.

Então, quando você tiver lavado os pés… Agora, você não iria querer se encontrar com o anfitrião com aqueles sujos… e suado por toda parte, cheirando mal da estrada. Tampouco você se sentaria em sua sala com aqueles pés e quase como lama, com excrementos de animais, poeira, etc., do estrume ao longo da estrada, que sua roupa acumulou. Você cheiraria mal. Então eles lavavam aquilo, e lhe davam um unguento, e você ficava todo limpo.

E quando você ia se encontrar com seu anfitrião, então ele o beijava, e o beijo era um beijo de boas-vindas. Você não ficava envergonhado quando se encontrava com seu anfitrião. Você não estava envergonhado porque estava preparado para se encontrar com seu anfitrião.

25        Oh, se tivéssemos tempo para voltar e obter o significado disso no Evangelho, mas não temos. Devemos continuar com nossa pequena história. Como que Deus prepara Sua Igreja para se encontrar com Ele. Mas… Esse é o verdadeiro significado espiritual.

Mas quando o anfitrião entrava e se encontrava com o convidado, ele o beijava. E se o anfitrião o beijasse, então ele era um irmão. Tudo o que havia na casa lhe pertencia. Entre e sente-se no divã, vá até a geladeira e pegue o que quiser comer. Irmão, você está… Você está em casa. Você é bem-vindo se o anfitrião o beijar. Mas se ele não beijar a pessoa que ele convidou, se não a beijar, então ela não é bem-vinda. Mas quando ele a beija, isso lhe dá as boas-vindas. É por isso que quando somos ensinados na Bíblia: “Saudai os irmãos com ósculo santo”, isso são boas-vindas ao companheirismo. Veem? Hoje apertamos as mãos; naquela época eles se beijavam na bochecha ou no pescoço.

26        E quando todos entraram, oh, eles estavam tendo um grande tempo. E a cidade estava toda agitada. A festa estava acontecendo; a comida estava sendo preparada. E lá fora… Somente os orientais saberão como eles se posicionam e, “ummm, não é maravilhoso?” Oh, que coisa. Mas há uma cerca ao redor deles. Eles não podem entrar nos quintais dessas pessoas. Mas como eles gostavam de vê-los.

E então, eles entraram. E eu posso ver nosso amigo, o fariseu, de pé ali e brindando com as taças, e bebendo um pouco de vinho, e se divertindo bastante. E a festa parecia estar indo bem.

27        Agora, aconteceu de eu olhar, sentado no canto, sem ser notado, mas ali está Jesus com os pés sujos, a cabeça não ungida, e sem sequer um beijo de boas-vindas. Como isso aconteceu? O que aconteceu com aquele lacaio na porta? Como Ele entrou lá? Oh, eu desejaria ter sido aquele lacaio. Desejaria ter lavado os pés Dele. Desejaria ter feito algo sobre isso. Como ele fez isso? Mas ali estava Jesus, pés sujos, cabeça não ungida, e nem mesmo um beijo de boas-vindas. Mas oh, eles estão se divertindo bastante.

Isso é tudo que o mundo interessa hoje: apenas se divertir. A Bíblia diz: “Beijai o Filho para que não se ire”. Irmão, é melhor este mundo humilhar seus velhos corações engomados.

Se o presidente viesse a esta cidade (e eu amo o nosso presidente), e se ele viesse a esta cidade, as ruas estariam cheias de bandeiras. Haveria uma banda para recebê-lo. Cada casa teria uma bandeira tremulando. O prefeito da cidade sairia, com o melhor que há na cidade, para lhe dar as boas-vindas; você faria isso. Contudo, ele é um homem.

28        Mas Jesus pode vir à sua cidade e Ele é considerado um santo rolador. Então, o que você pode esperar no tempo final? Oh, sim. Você O convida. Claro. Mas quando você O convida, para onde você O leva? A um quartinho no andar de cima, no sótão, ou desce ao porão e troca umas poucas palavrinhas. E se você se levanta de manhã e tem uma reunião de oração esta manhã, e Susie te liga e te diz: “Vamos fazer compras,” Jesus é deixado de lado. Isso é certo.

E pregador, você que chama sua congregação para orar, metodista, batista e presbiteriano, esperando que um avivamento à moda antiga irrompa em sua cidade, e alguns de vocês pentecostais também… E quando Jesus vem à cidade, vocês o rotulam de fanático e nem mesmo cooperam com isso. Isso é certo. Vocês não colocam suas mãos nisso. Não, senhor. Como pode esperar que Deus faça algo por você, quando você rejeita o próprio Príncipe da Vida? Que Deus seja misericordioso.

O que esta nação precisa… Ela tem muitos porcos na lama. Ela precisa de uma lavagem à moda antiga. Evangelistas têm atravessado o país e as pessoas endurecem seus corações a ponto que o Evangelho já não tem mais efeito sobre elas. Eu creio que o dia de graça desta nação terminou. Eu creio nisso. Pregar, persuadir, levar o Evangelho, nunca os atrairá. Um pequeno punhado de santos se reunirá, mas o mundo ficará de lado e zombará. É assim que você O trata. Não é de admirar que Ele não visite. Jesus somente vem onde Ele é bem-vindo.

29        E aqui estava Ele pelo convite, veio, mas você vê a maneira como eles os deixavam agir. Ele foi; Ele… Você O convida para vir. Ele vem à sua igreja para ter um reavivamento, e na primeira vez que Ele faz algo, vocês querem expulsar a pessoa. Vocês querem expulsá-Lo de sua igreja. Vocês não O querem aí.

Ele poderia entrar e curar alguém enfermo, e vocês diriam: “Oh, não existe tal coisa. Agora, espere um minuto, você está ficando emocionado demais.”

Algum querido santo pode ficar feliz e se levantar, com lágrimas escorrendo pelo rosto, e chorar na Presença de Deus, o que fazem? “Umm-m, umm-m, porteiro, cuide para que eles encontrem a porta.” Seu fariseu arrogante. Isso mesmo. [A congregação aplaude – Ed.] Então você pensa que Deus vai levá-lo para casa no céu. É dessa maneira que Jesus é tratado.

E agora, alguém pode vir e dizer: “Esse grupo não passa de um bando de santos roladores.” E você, como ministro, se cala. Oh, irmão, como você pode fazer isso? E hoje quando você fala da própria causa, do próprio Evangelho, da própria Palavra, do próprio poder de Deus em um poder direto do Evangelho, é ridicularizado na cidade, deixando Jesus assentado ali com os pés sem lavar. Isso é certo. Pessoas religiosas (que se dizem religiosas), deixando o Evangelho do Senhor ser tratado dessa maneira, elas não dizem nada, apenas ficam ali sentadas. “Oh, bem, eu sou o Doutor Jones, você sabe.” Você não é mais do que aquele fariseu ímpio. Você pode ser doutor, ou não sei o quê. Mas é isso.

30        Observem, lá estavam eles assentados, brindando com suas taças: “Oh, você sabe, eu lhe digo; nossa grande denominação está crescendo. Eu lhe digo, recebemos tantos membros; fizemos isso, aquilo e aquilo outro,” e Jesus assentado ali com os pés sem lavar. Deus, seja misericordioso. O que aconteceu com as pessoas?

Bem, os homens ficam assim, agem como se não prestassem atenção nisso. E mulheres, é difícil encontrar uma mulher com modéstia suficiente para corar o rosto. Não tenho visto uma mulher corar o rosto desde que era criança. Isso é certo. Qual é o problema? Todo o pensamento de… de decência tem sido abandonado pelo povo americano. Contam piadas e ficam vendo essas velhas televisões e coisas assim. Não é de admirar que a igreja esteja na condição em que está. E seu pastor no estilo arrogante [a congregação aplaude – Ed.] permitindo tais coisas. Não lhes diz diferente.

Jesus quer entrar em sua casa. Ele quer curar você. Ele quer que você O ame. Mas você não O deixa fazer isso. Ele quer vir à sua igreja. Mas, “Oh, isso é algo do passado.” Você O colocou lá atrás no canto. Ele não virá sempre, lembre-se. Mas Ele é tão bom.

31        E alguns de vocês que não vão à igreja, que vergonha! Vão à igreja uma vez por ano, e isso na Páscoa, para mostrar seu chapéu bonito… Isso é certo.

Mas quer saber? Você… Deus merece o primeiro lugar. Jesus deve ter o primeiro lugar em cada vida. Mas nós Lhe damos como que o quarto lugar. Ele merece o primeiro lugar. Bem, você diz: “Eu oro uma vez por dia.” Está tudo bem. Ele recebe. Se você quiser dar a Ele o quarto lugar, tudo bem, Ele o tomará. Você só foi à igreja uma vez este ano, quem sabe, e usou o chapéu novo e tudo mais, mas Ele não o condenou por isso. Isso é o que O torna Deus para mim. Se você quiser dar a Ele o quarto ou o quinto lugar, Ele o aceitará. Ele aceitará qualquer coisa que você Lhe der, mas Ele deve ter o primeiro lugar. Ele deve ter o melhor que podemos dar. Ele deve ter o nosso primeiro, o nosso melhor, o nosso tudo. Ele merece.

32        Observe, agora. Lá estava Ele assentado, apenas uma flor de parede decorativa. Digo isso com respeito e sem crítica, mas digo sabendo que algum dia terei que encará-Lo no julgamento. Jesus Cristo não é mais do que uma flor de parede decorativa em muitos de seus grandes necrotérios por aqui. Isso é certo. Você… A única coisa que vocês usam é o Seu Nome. Ele não pode vir e ser louvado e adorado por Seus santos. Vocês não permitirão isso. Vocês se tornaram mundanos demais, esse é o problema. Vocês estão muito envolvidos em outra coisa, exatamente como o velho fariseu estava.

Estão muito ocupados com as coisas do mundo. Têm que ficar e ver “Quem ama a Susie”. Vocês têm que ver Arthur Godfrey, ou ir e adquirir os discos de Elvis Presley e tocá-los. E se intitulam de cristãos. Vocês são pesados na balança e achados em falta. E quando vai à igreja, um pouco isolado ou algo assim, não adora: “Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.” Em vão – não adianta adorar, se você adora assim. Jesus disse que era em vão.

33        Pois bem, olhe para Ele assentado ali. Todas as grandes pessoas religiosas ali, brindando com suas taças e tendo companheirismo, e Jesus assentado em um canto com os pés sujos. Ó Deus, perdoa-me. Quando penso nisso, Jesus com os pés sujos, oh, que coisa…

É por isso que me afastei da igreja batista. Aleluia. Sim, senhor. Eu creio que meu Deus deve ser adorado no poder e demonstração do Espírito Santo. Sim, senhor. Não creio em seus velhos credos formais e frios. Ele quer ser amado. Olhe para Ele assentado ali, não pode ser amado. Ele não pode ser amado por causa do modo como é tratado.

E é a mesma coisa hoje. Vocês, pastores, frangos presunçosos de seminário. Chocam-se e tentam colocar o nome sujo de santo rolador na adoração de Jesus. Não é de admirar que sua congregação não esteja em uma altura maior. É a maneira como você O tratou. Se você pregasse a Bíblia no poder da ressurreição de Cristo, os santos estariam gritando em todas as igrejas do vale de Maricopa. [A congregação adora e aplaude – Ed.] Não é culpa de Jesus; é culpa sua. Aqui está Ele em Phoenix hoje. “Santos roladores, bando de fanáticos.” Vá em frente, fariseu. Sua hora está chegando.

34        Mas notem, lá na cidade havia uma senhorita. Vamos refletir sobre ela agora, antes de encerrar. Agora, estejam realmente reverentes e quietos. Essa jovem havia tomado o caminho errado. Ela era uma mulher de vida imoral, talvez uma moça de dezoito, dezenove anos. Ela era uma mulher de… Oh, bem, não precisamos entrar em detalhes sobre isso. Ela era de má fama. E você gosta de censurá-la.

Mas deixe-me lhe dizer uma coisa, irmão. Não pode haver uma mulher má a menos que haja um homem mau para ser mau com ela. Isso é certo. Portanto, não a despreze assim. A queridinha de alguma mãe… creio que ao invés de incriminá-la e… Se você abrisse sua igreja e mandasse alguém trazê-la, não haveria tantas delas. Isso é certo. Pobre criança, ninguém a amava, ninguém se importava com ela. A sociedade a havia rejeitado e ninguém a queria. Então ela tinha que viver, e talvez tenha feito o melhor que pôde. Ela vivia uma vida imoral.

Eu não apoiaria o pecado dela. Não, senhor. Mas o que estou falando é da igreja que não abre a porta para ela. Você não a quer em sua sociedade. Quem é você afinal, fariseu? Correto. Você não é melhor… Você é pior do que ela muitas vezes. “Oh, mas não podemos parar… Nosso povo não permitiria uma mulher assim… Não poderíamos colocá-la como membro da igreja. Oh, não, não. Essa é a razão por que ela é o que é. A queridinha de alguma mãe, certamente é. É uma alma pela qual Cristo morreu.

Mas você é muito rígido e engomado, sua sociedade. Se eu tivesse uma sociedade como essa em minha igreja, eu os chutaria porta afora e começaria tudo de novo com prostitutas. Com certeza o faria. Bando de idiotas educados e arrogantes nesta nação… Isso mesmo. Não digo isso para ser mau [a congregação aplaude – Ed.], mas eles amam mais os louvores dos homens do que os louvores de Deus. Jesus disse: “Quem quiser, venha”. Mas você não os quer. Claro. A última chamada foi para trazer esse tipo de pessoa. Essa é a chamada da ceia.

35        Observem. Ali estava essa pequena dama ou pequena mulher, melhor dizendo… Em seu ato imoral ela não poderia ser uma dama. Dama é um nome mais alto do que isso. Mas ela era só uma prostituta de rua. Ela sente cheiro da comida. Oh, seu pequeno estômago faminto… Ela indaga: “O que está acontecendo?” Ela dá a volta na esquina, olha e diz: “Oh, olhe para a casa do fariseu, do pastor. Deve haver uma grande multidão na casa do bispo hoje. Vamos dar uma espiada e ver o que é. Então ela subiu e olhou ao redor, disse: “Oh, que coisa. Cheira tão bem. Lembro-me de quando era uma criancinha; minha mãe costumava fazer comida assim. Mas, oh, faz tanto tempo que eu comi assim. E agora, ninguém me ama. Sou apenas uma rejeitada. Peguei o caminho errado e… Oh, eu lembro que a mamãe costumava me dizer para não fazer isso, mas, ah, eu… A mamãe morreu e o papai morreu, e eu não tinha ninguém para cuidar de mim. Eu me envolvi com algumas garotas que eram desonrosas. Aqui estou.”

E ela estava olhando, e ficou na ponta dos pés. Ela olha para cima. E ela está olhando ao redor. E ali todos os pastores estão brindando com suas taças, e, oh, falando sobre as grandes coisas que estão acontecendo, e seus novos membros, e assim por diante. E seus olhos preciosos olharam para o canto. Ela parou.

36        Ela disse: “Parece que eu vi aquele Homem em algum lugar. Quem é aquele? Oh, esse é aquele profeta galileu. Oh, sempre quis vê-Lo. Mas por que não Lhe dão atenção?”

Pois bem, Seus discípulos não foram convidados. Eles estão assentados do lado de fora. Só Ele foi convidado. Vocês tinham que ser convidados.

E ela olha, as lágrimas começam a correr pelo seu rosto. Ela enxuga os olhos e olha de novo. Ela disse: “É Ele, e veja, Seus pés estão sujos. Olhe Seus lábios ressecados e a sujeira em Seu cabelo e pescoço. Oh, eles não O tornaram apresentável.” Como isso é verdade hoje. “Eles não O tornaram apresentável.”

Oh, de repente algo a atinge. Descendo a rua ela vai; ela corre por aquela rua e pelo beco. Chega a esses pequenos degraus ásperos e sobe, destranca a porta e entra.

“Oh,” disse ela: “não, não posso fazer isso. Simplesmente não posso fazer isso. Devo estar sonhando.” Ela esfrega os olhos novamente. “Não posso fazer isso. Oh…” Então ela enfia a mão no pequeno armário e pega uma pequena meia lá dentro. Ela puxa para fora. Coloca-a sobre a mesa. Ela começa a contar.

37        “Oh, mas eu não posso. Não posso. Se eu fosse diante Dele, Ele saberia que tipo de mulher eu sou. E eu não poderia usar esse dinheiro que ganhei dessa maneira. Ele saberia como consegui esse dinheiro. Não é um bom dinheiro dessa forma. Ele saberia, porque eu creio que Ele é o Messias. Oh, eu sei que não O tratam bem. Sei que O deixam de lado e lá Ele se assenta como um indesejável. Mas eu não poderia pegar esse dinheiro e fazer isso. Mas eu… Ele… Ele é indesejável. Ele está sujo. Ele está com os pés sujos. Todavia, isso é tudo que eu tenho. Isso é tudo que Deus requer.

Você diz: “Não posso entrar com a vida que vivo”. Oh, sim, você pode. Você diz: “Tenho bebido. Tenho roubado. Tenho feito isso. Tenho mentido. Não importa como você está. Ele quer você exatamente como você é. Isso é tudo que você tem que fazer. Sim. E Ele parece…

E ela diz: “Bem, espere um minuto. Agora, o que eles vão fazer? E se Ele me condenar? Quer saber o que vai acontecer? Mas algo dentro dela continua lhe dando coragem. “É a coisa certa a fazer,” algo disse: “É a coisa certa a fazer.” Certamente, é a coisa certa a fazer.

38        Ela pega sua pequena meia de dinheiro. Ela o enfia embaixo na cintura. Puxa seu pequeno xale sobre o rosto e desce a rua.

Bem, está quase na hora de fechar a perfumaria. Todos estão na casa do fariseu. E há um pequeno e velho judeu assentado ali todo mal-humorado: “Oh, os negócios não vão bem hoje. Não sei por quê. A porta se abre. Esta pequena alma entra pela porta. “Bem, veja quem é. É isso que vem na minha loja, hein? Bem, o que você quer? É mais ou menos assim que alguns comerciantes perguntam, vocês sabem. “O que você quer?”

Ela responde: “Senhor, vim comprar incenso”.

“O que você quer? Uma botija de dez centavos?

“Não, eu quero o melhor que você tem. É para uma ocasião muito especial. É isso, uma ocasião muito especial.

39        Oh, nós que fazemos uma pequena oração por dia, dez centavos. Meu Deus. Esta é uma ocasião rara e especial quando nos encontramos com Jesus. Ele não quer que você seja membro de uma igreja. Ele quer o melhor que você tem.

“Bem, eu tenho aqui, mas quero ver o dinheiro primeiro.”

Oh, com certeza. Ele era daquele tipo que diz: “Que proveito haverá deixar José na vala, no fosso?” Vamos ganhar algum dinheiro com ele. Muito bem. Irmão, essa coisa entrou na igreja. Se puderem ganhar algum dinheiro com isso… tudo bem. Não é esse o motivo: não, um milhão de vezes não. Eu sei que vocês acham que sou louco; talvez eu seja. Mas quando penso na maneira como as pessoas tratam meu Senhor Jesus, não é melhor do que foi lá. Não é de admirar que Jesus tenha dito: “As prostitutas e assim por diante entram adiante de vós, hipócritas”.

40        Bem… Ela despeja o dinheiro no balcão. Ele conta. Sim. Certíssimo. Trinta moedas de denários romanos. Então ele se levantou e interrogou: “Para onde você vai levar isso?”

Ela respondeu: “Senhor, não importa, não é mesmo? Contanto que você receba seu dinheiro, que diferença faz? Que diferença faz o que quero fazer, desde que não esteja incomodando você?

Ela recebe seu dinheiro, sua pequena embalagem de incenso. Ela coloca aqui embaixo, o vaso de alabastro, e coloca debaixo do casaco e de seu pequeno xale, e sobe a rua.

Enquanto ela subia, o diabo continuou lhe falando: “Agora, você vai ficar realmente envergonhada. Com certeza. Eles… Aquele fariseu vai colocá-la na cadeia por fazer isso.”

Porque, se… “Eles vão te expulsar de casa se você gritar. Você será excomungado. O que lhe importa a excomunhão? Chegar a Jesus é a coisa principal.

41        Ela chega ao lugar. Olha, e ali Ele ainda está assentado. Sim, Ele foi convidado. Ele veio, mas ninguém Lhe deu atenção. Eles estavam… Esse foi um grande momento, estavam se divertindo bastante.

Esse é o problema com os Estados Unidos hoje. Têm diversão demais para darem atenção a Jesus. Oh, sim, eles fazem pouco caso e dizem: “Oh, não existe cura divina. Tudo isso de falar em línguas e outras coisas, isso é tudo bobagem. Pertencemos a uma classe melhor.” Mesmo? Se querem chamar esse grande bando de atores, impostores, atuando como religião… Não sabem mais sobre religião do que um hotentote sabe sobre uma noite egípcia. Se querem pertencer a esse tipo de culto, vão em frente. Mas eu quero ficar com um grupo que gosta de se achegar a Jesus. Essa é a coisa principal: Achegar-se a Ele.

42        Ela para. Olha em volta e alguns dos almofadinhas e grandes hipócritas parados ali, apontam e dizem: “Ei, olha quem veio para o banquete. Olhe para ela. Shhh. Veja. Olha ali. Ali está ela.”

Sim. É assim com alguns desses abutres hoje. Eles gostam de censurar alguém dessa maneira, mas nunca estendem a mão para ajudá-lo a vir a Cristo. Você está falando dos caídos. Irmão, Jesus morreu para salvar os caídos. Verdade.

Então eu vejo um Homenzinho enquanto ela está ali de pé, olhando ao redor. Ela pensou: “Como posso chegar até Ele? Oh, olhe para Ele assentado ali. Ele é tão indesejado.

Como Ele está hoje em Phoenix: indesejado. Eu notei na igreja do irmão nesta manhã, enquanto o companheirinho estava de pé ali, o pastorzinho tentando alimentar seu rebanho, um vizinho, cavando, e trabalhando e tudo mais. Oh, ele…

Saímos aqui e mulheres seminuas, nesse parque aqui. Algumas delas com sobretudos e outras com shortinhos curtos, como um lenço amarrado em volta delas aqui em cima. Algumas delas avós velhas e enrugadas e tudo mais. “Oh, somos muito religiosos.” Oh, seus fariseus fingidos. Não sei o que há comigo.

43        Quando notei este Homenzinho… “Oh”, ela disse: “se eu tão somente pudesse chegar até Ele. Vou mudar esse quadro”. Ela começa a abrir caminho. Aqui vem ela. Ela está determinada a chegar até Jesus.

Irmão, é disso que eu gosto. Não importa o que o mundo exterior diga. Chegar a Jesus é a coisa principal.

Ela segue por entre a multidão enquanto os empurra para a direita e para a esquerda. Ela corre bem para o lado de Jesus. Oh, quando ela fica ao lado Dele… O diabo começa a dizer: “Agora, Ele vai repreendê-la.” Mas não houve nem uma palavra.

Pois bem, a maneira como eles comiam naquela época era um pouco diferente de agora. Nós nos assentamos e comemos. Lá eles se recostavam e comiam de lado. Vocês, crianças, estavam certas no começo.

44        Então eles se recostavam e comiam. E ela correu até o final do sofá, onde Jesus estava. Posso vê-la enquanto ela está lá, e ela olha para Ele. Todos os seus pecados vêm diante dela. Irmão, você nunca pode olhar para o rosto Dele e não se sentir culpado. Ela vê todos os seus pecados, sua vida desonrosa, sua má fama. Ali estão todos eles, bem diante dela, e ela começa a chorar. Ela olha para os pés sujos Dele; ela reconhece que não deveria ser assim. E começa a chorar tanto por seus pecados que as lágrimas começam a cair sobre os pés Dele. E ela levanta os pés Dele assim e começa a esfregá-los.

Oh, que coisa! O que o fariseu fez? Oh, ele estufou o peito. Que coisa! Ele explodiria como um sapo comendo pedras enquanto olhava em volta: alguém interrompeu a festa.

Pois quê, quem se importa com a festa? Contanto que você consiga chegar até Jesus, quem se importa com o que está acontecendo? Ela queria chegar a Jesus.

E ali aos Seus pés… Olha que água linda, Jesus tinha Seus pés lavados. Que bela água: as lágrimas cintilantes de uma pecadora penitente.

45        Eu creio que pela primeira vez desde que Jesus esteve na festa, Ele se sentiu em casa. Jesus se sente mais em casa com uma prostituta arrependida do que na grande e elegante igreja de vocês, por causa da maneira que O tratam. Isso é certo.

Ela está arrependida. As lágrimas estão escorrendo pelo seu rosto e nos pés Dele. E ela está lavando Seus pés com as lágrimas. E ela está [O irmão Branham faz um som de beijo – Ed.] beijando-Lhe os pés. Claro que sim. Ela não se importava com o que os outros pensavam. Ela estava na Presença de Jesus. Que lhe importava sua ação? Seu coração estava vertendo as fontes de arrependimento, que bela água para os pés Dele. Ela os estava lavando.

E ela ficou bastante emocionada… eu fiquei também. Eu também fiquei, quando entrei em Sua Presença. Fiquei muito emocionado. Eu não me importava com o que os outros pensavam. Sei que disseram que eu era um santo rolador, mas não me importo. Eu estava diante de Jesus. Não me importava se me excomungassem da igreja. Eu estava na Presença de Jesus. Enquanto ela estava lavando-Lhe os pés. Oh, eu amaria ter estado lá, e vocês?

46        E eles estavam de pé, e o fariseu cutucou o outro, disse: “Agora, se Ele fosse um profeta, Ele saberia quem era essa mulher. Bem, isso mostra que Ele não sabe do que está falando. Nós lhes dissemos. Ele saberia… Vamos observá-Lo um minuto.”

E o tempo todo ela está beijando-Lhe os pés [O irmão Branham faz um som de beijo – Ed.], beijando-Lhe os pés porque ela está se arrependendo; as lágrimas estão caindo. E de repente o cabelo dela (ela tinha arrumado no alto da cabeça), os cachos todos caem ao redor dela. E ela para e pega esse vaso de alabastro, e ela [O irmão Branham ilustra.] não quebrou, e ela [O irmão Branham ilustra.] quebra-o novamente, e ela simplesmente derrama tudo sobre Ele, tudo o que ela tinha. E com lágrimas e óleo ela estava lavando-Lhe os pés e beijando, o óleo por toda a sua boca. E seu cabelo se solta, e ela pega os cachos e levanta os pés Dele e começa a enxugá-los com os cabelos de sua cabeça, beijando-Lhe os pés, beijando-Lhe os pés, beijando-Lhe os pés.

47        Oh, claro, as celebridades estavam ali. Toda a sociedade da cidade estava ali. Ela parecia estar fora de si. Talvez ela estivesse, mas ela estava aos pés de Jesus. Aleluia. As pessoas podem agir como loucas, mas que diferença faz se estão aos pés de Jesus? Que importa o que eles pensam? Ela estava aos pés de Jesus. Ela os estava beijando.

E o fariseu, oh, que coisa, ele estava pronto para explodir. Então Jesus se vira e olha. Oh, eu posso ver aqueles olhos enquanto Ele vira aquela cabeça sagrada. Ele conhecia os pensamentos do fariseu. Ele disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te.” (Oh, você fariseu, num destes dias isso virá a você.) “Tenho algo a dizer-te. Convidaste-me para vir aqui e não me deste água para os pés. E não me ungiste a cabeça quando entrei, nem me deste um beijo de boas-vindas. Mas esta pobre pecadora, desde que estou assentado aqui, não tem feito outra coisa senão lavar-me os pés com suas lágrimas, enxugá-los com os cabelos de sua cabeça, e beijar-me os pés, desde que estou aqui.”

48        Oh, o fariseu mudou um pouquinho. Ele olhou. Agora, a mulher está assustada. Oh, o que Ele vai dizer? Vai condená-la? Teria Ele puxado o pé para trás e dito: “Não faça isso?” Não. Jesus não faz as coisas dessa maneira. Não, não. Ele não puxou o pé para trás. Não, senhor. Ele ficou imóvel e a observou. Ela estava fazendo por Ele o que eles deveriam ter feito.

E tenha cuidado ao chamar de santo rolador alguém que está fazendo o que você deveria ter feito. Não pense que você é um pouco melhor do que eles são agora.

Bem, olhe. Ali estava o fariseu, o bispo da igreja, com todos os pastores e presbíteros ao redor, que se achavam bons demais para tocar neste santo rolador. Mas essa pobre mulher de pé ali agora, o que ela vai receber? Oh, ela sabia que O amava. Algo aconteceu. Havia ela feito errado? Não. Ele disse um dia: “Quem quiser, venha”. Eles não fariam isso, então ela queria fazê-lo.

Se esses grandes engomados não adorarem a Deus, Deus vai trazer a vocês, pessoas pobres. Ele os trará para fazê-lo, alguém. Ele chamará os pecadores e prostitutas da rua para fazê-lo. Alguém vai adorar a Deus.

49        Ali, olhe para a jovem mulher. Ela está sobressaltada. Seus grandes olhos castanhos, por mais bonitos que fossem, olharam para cima. Então Ele se vira, depois de olhar para o fariseu, com óleo em todo o rosto; suas lágrimas haviam lavado seu rosto; seus cabelos estavam pendurados em mechas; lá estava ela. O que Ele vai fazer? O que Ele vai fazer?

E então Ele disse: “Simão, venho a teu convite; convidaste-me. Tu não me lavaste os pés. Não me deste óleo de unção para minhas mãos e meu pescoço. E não me deste um beijo de boas-vindas. Mas esta pobre pecadora tem constantemente me beijado os pés”.

Então Ele se vira e olha para a jovem mulher e diz: “E em verdade te digo… [O irmão Branham chora – Ed.] em verdade te digo que os teus muitos pecados são todos perdoados”.

Oh, irmão, eu não sou um bebê, mas quando penso… prefiro que Ele me diga isso do que me fazer o arcebispo ou o papa de Roma. “Teus muitos pecados foram todos perdoados. Vá em paz.”

Não consigo pregar mais. Vamos inclinar as cabeças por um minuto.

50        Senhor Jesus, oh, para este mundo cruel, que alega ser algo, cheio de glamour, e aqui Tu estás nos últimos dias, movendo-te entre as pessoas. E eles riem e escrevem coisas sujas sobre o Senhor nos jornais, e tudo mais, e nas revistas, quando deveriam estar lavando Teus pés. Seja misericordioso, querido Deus. Homens e mulheres rebeldes hoje não percebem, Deus, eles não podem perceber que este mesmo Jesus está olhando diretamente para eles agora.

Como os assim chamados membros de igreja, com toda a sua pompa e ego, se assentam por aí e criticam e zombam, e não sabem que o próprio Jesus que os julgará algum dia, de Quem estão falando, zombando, chamando-O de nomes ruins. Deus, permita que homens e mulheres hoje neste auditório, se houver alguém que seja um assim chamado membro de igreja, ou talvez das ruas como a mulher era, que eles venham doce e humildemente a Teus pés e lavem toda a reprovação por seu testemunho ao público: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Conceda-o, Pai.

Enquanto temos as cabeças inclinadas e os olhos fechados, vou lhes pedir algo no Nome de Cristo, o Salvador. Aqui Ele veio a Phoenix para visitá-los, vem todas as noites e cura os enfermos, fala com vocês, lhes diz quem vocês são, o que têm feito, exatamente como Ele fez. […] Sempre desejando perdoá-los e amá-los. Oh, que Deus seja misericordioso.

51        Quantos aqui realmente sentem sua culpa por negligenciá-Lo, colocá-Lo em um cantinho em algum lugar, de uma pequena oração de dois minutos por dia, ou talvez não leem Sua Palavra uma vez por semana, todavia você pertence à igreja. E você diz: “Sinto muito por ter feito a Jesus dessa maneira. Quero me arrepender agora mesmo”. Você levantará a mão, dirá: “Cristo, eu quero me arrepender.” Oh, Deus te abençoe. Há pelo menos cem mãos levantadas. Você sente que tem maltratado o Senhor Jesus.

Não importa a que igreja você pertence. Isso não importa. Pode ser metodista, batista, presbiteriana, católica, luterana, isso não importa. Você já se deu conta de que maltratou Jesus? E você sabe que é culpado. Você não ora; você não O adora.

Você gostaria de subir aqui ao altar agora mesmo comigo, e dizer: “Senhor, deste dia em diante, eu Te tomarei. Quero servir-Te a partir de hoje com um coração verdadeiro e reverente”. Vou esperar por vocês. Levantem-se de seus assentos agora. Com a cabeça inclinada, o restante. Deem-lhes espaço enquanto saem. Eu quero ver todas as pessoas que levantaram a mão e aquelas que estão convencidas de que O têm maltratado. Você poderia ficar aqui para uma palavra de oração e então voltar ao seu assento, pouco antes de encerrarmos?

52        Pela graça de Deus, foi uma mulher quem deu o primeiro passo. Agora, os homens estão seguindo. Deus os abençoe. (Deus te abençoe …?… Deus te abençoe também. Vamos lá …?… Só um momento.) Uma jovenzinha arrependida disse: “Eu só quero adorá-Lo.” Oh, Deus. Deixe seu jantar para lá; o que lhe importa? Venha aqui. Irmã, irmão, isso significa mais para você do que ir jantar. Isso pode significar ir para o céu. Pode significar Vida Eterna. Não importa se você é pentecostal, batista, seja o que for, não importa. Venha aqui em cima. Venha aqui. Você sabe que O tem maltratado. Venha aqui em cima.

Meus amigos indígenas aqui, benditos sejam seus corações. Eu queria ir à reserva Apache. Eu voltarei. Eu irei lá. Você não vai vir se perder… Lá na galeria? Não pense que você está muito longe. Você poderá estar no inferno um dia, e então estará muito longe. Você não está nesta tarde. Você virá? Isso mesmo. Venha.

53        Como… Dois garotos surdos e mudos se aproximando, só pela linguagem de sinais. E alguns de vocês com quem Deus tem sido bom o suficiente para lhes dar sua audição, e então vocês se sentam lá atrás à margem. Oh, Deus. Você diz: “Olhe aqui, pregador. Eu tenho um Ph.D. (doutorado – trad.) Não importa o que você tem. Você também tem um coração de pedra. É melhor adorá-Lo enquanto pode. “Beijai o Filho enquanto pode, para que Ele não se ire.” Eu quero beijá-Lo com o meu coração.

Dois rapazes se levantaram da galeria e desceram, só uns moços. Vocês não vêm? Estamos esperando. Você quer beijar o Filho? Você quer ficar aqui ao Seu lado e dizer: “Senhor Jesus, de todo o meu coração, sinto muito pelo que fiz. Tenho sido um membro de igreja. Sim, isso é certo, mas nunca te tratei bem. Quero com minhas lágrimas lavar Teus pés. Com meu testemunho, quero dar a Ti um doce aroma. Quero dizer ao mundo que te amo. Tenho tido medo em meu escritório. Tenho tido medo de meu vizinho. Eu orei… Ela pode não gostar mais de mim. Mas, Jesus, não me importa quem goste de mim, desde que o Senhor goste de mim. Todo homem é um mortal. Ele vai morrer como você, mas Cristo é imortal. Você não vem?

Tal qual estou, Tu me receberás,
Darás boas vindas, perdoarás e redimirás;
Porque eu prometo que vou crer,
Ó Cordeiro de Deus, eu venho! Eu…

54        Agora, como os leigos estão aqui, vou perguntar quantos pregadores subirão aqui comigo? Quero ver do que são feitos. Estou me colocando aqui no altar também. Sou culpado. Eu quero o perdão de Deus. Sou… Deus os abençoe, homens e mulheres.

Agora ouçam, pastores, mulheres e homens. Há uma coisa que eu sei que vocês são culpados aqui em Phoenix. Vocês são culpados por não ter o tipo certo de companheirismo. Não estão envergonhados? Não estão envergonhados pela maneira como O têm tratado? Olhem para os pregadores, homens e mulheres. Oh, Deus. Estão realmente arrependidos em seus corações? Quantos de vocês estão realmente arrependidos pela maneira como têm tratado a Jesus? Levantem as mãos. Com as mãos levantadas para Deus, estou envergonhado de mim mesmo. Estou envergonhado de mim mesmo. Há muitos lugares que eu poderia ter ido e não fui, não fui. Tem havido muitas coisas que eu poderia ter feito e não fiz. Achava que estava muito cansado. Mas enquanto eu estava pregando hoje, algo me disse: “E você?” Tenho pregado para mim mesmo.

55        Jesus foi convidado para a casa do fariseu, cansado e fatigado, e com a garganta doendo, mas Ele foi mesmo assim, sabendo que não seria bem-vindo. Ele foi de todas as maneiras. Estou envergonhado de mim mesmo. Eu me arrependo. Eu me arrependo diante de Deus e desta audiência. E se vocês se arrependerem, irmãos, de todo o coração, e irmãs, tenho certeza que Cristo que está presente em nosso meio nos perdoará. E teremos um companheirismo aqui em Phoenix como foi no dia de Pentecostes.

Cada um de vocês, irmãos, derrubem suas pequenas barreiras agora. Esqueçam tudo isso. Quer você seja uma Assembleia, ou Igreja de Deus, ou Batista, ou Presbiteriana, ou Unicidade, ou o quê? Trinitários, ou o que quer que sejam, simplesmente esqueçam tudo isso. Vamos apenas adorar ao Senhor Jesus.

56        Agora, o restante de vocês estejam de pé, em todo o edifício, em todos os lugares. Você realmente quer dizer que fará isso? Levantem as mãos para Deus. “Eu o farei. Pela graça de Deus eu o farei.” Agora, enquanto você abaixa suas mãos, aperte a mão de alguém ao seu lado, diga: “Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe, irmã.” Caminhe e aperte as mãos uns dos outros. Diga: “Deus te abençoe, irmão”. Em todos os lugares. “Sinto muito por ter tratado você como te tratei.” Se você tem alguma inimizade, vá até seu próximo agora e conserte isso. Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe, irmã. Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe, irmão. Deus te abençoe, irmão.

Oh, preciosa é a corrente
Que me deixa branco como a neve;
Nenhuma outra fonte que eu conheça,
Nada além do Sangue de Jesus.
O que pode lavar meus pecados?
Nada… (fique aqui um minuto, só permaneça.) Jesus.

O que pode me fazer são de novo?
Nada além do Sangue de Jesus.
Oh, preciosa é a corrente
Que me deixa branco como a neve;
Nenhuma outra fonte que eu conheça,
Nada além do Sangue de Jesus.

57        Quantos se sentem bem? Levantem as mãos. Vamos louvar a Deus assim. [O irmão Branham e a congregação batem palmas – Ed.] Louvado seja Deus. Quantos de vocês, pregadores agora, mulheres e homens, dirão: “Pela graça de Deus, deste dia em diante quebrarei todas as barreiras denominacionais”, permaneçam em sua própria denominação, “mas ficarei feliz em apertar a mão do meu irmão, embora ele seja diferente de mim. Vou cooperar. Farei tudo o que puder para promover a causa de Cristo”. Vocês… Vocês o farão? Levantem as mãos. Digam: “Eu vou fazer isso. Farei isso pela graça de Deus”. Eu creio em vocês.

Oh, preciosa é a corrente
Que me deixa branco como a neve;
Nenhuma outra fonte que eu conheça,
Nada além do Sangue de Jesus.

58        E os que estão ao redor do altar, vocês se sentem bem? Sentem que todos os seus pecados foram lavados? “O que pode lavar todo pecado? Nada além do Sangue de Jesus. O que pode me tornar são de novo? Nada além do Sangue de Jesus”. Não se unindo a outra denominação, mas o Sangue de Jesus.

Oh, voltem em paz para suas casas. Deus esteja com vocês. Vão para suas igrejas. Apoiem-nas. Apoiem seu pastor. Apoiem os programas de Deus. E orem pelo seu pastor. E vamos ter um verdadeiro reavivamento à moda antiga varrendo Phoenix. Não demorará muito até que o irmão Roberts e o irmão Allen, e muitos outros homens que passaram por aqui, estejam de volta. Quando vierem, todos, com um só coração, vão e cooperem e tenham um grande tempo. Não façam proselitismo. Apenas vão à sua própria igreja e adorem a Deus. Quando o culto terminar, convidem a todos para sua igreja. Se o outro companheiro não guardar sua palavra, isso é entre ele e Deus. Você guarde sua palavra para Deus; isso é o principal.

O que pode lavar nossos pecados?
Nada além do Sangue de Jesus;
Oh, o que pode me fazer são de novo?
Nada além do Sangue de Jesus.
Oh, preciosa é a corrente,
Que me deixa branco como a neve;
Nenhuma outra fonte que eu conheça,
Nada além do Sangue…

59        No café da manhã, numa outra manhã, eu disse: “A herança de Deus começou em um tronco. Toda vez que isso acontecia, a lagarta começava a comer, o pulgão…” Eu disse: “Um dia Deus virá com um inseticida. Ele pulverizará o amor ao redor daquela árvore até que nenhum pulgão consiga pegá-la.” Isso é certo. Eu creio que Ele está fazendo isso agora mesmo, não é mesmo? Sim, senhor. O que é isso? Todo o Corpo do Senhor Jesus. Todos vocês metodistas, batistas, presbiterianos, unicistas, dualistas, seja o que for, o amor de Jesus Cristo derramado em nossos corações pelo Espírito Santo nos torna irmãos e irmãs. Nossos pecados são lavados pelo Sangue. Que maravilha! Como agradecemos a Deus!

60        Irmão Stadsklev, venha aqui um minuto. Está tudo bem? [Alguém responde: “Amém.”- Ed.] Este homem que tem estado comigo na África, viu dezenas de milhares e milhares virem a Cristo de uma só vez. Irmão Julius Stadsklev, vou lhe pedir que ore por esta audiência. Então vamos para casa daqui a pouquinho.

Você tem uma palavra a dizer, irmão? Algo a ser dito, algo mais? Às sete e meia desta noite é o culto. Se Deus quiser, estaremos aqui. Os cartões de oração serão entregues na próxima… Que horas? Seis e Meia. Venham. Espero que tenhamos um grande derramamento para a cura esta noite. Tragam seus amigos pecadores. Estarei pregando para vocês novamente nas próximas horas, se o Senhor permitir. Vão agora, tenham um pequeno almoço e voltem, encerrando o culto.

61        Pois bem, se o seu pastor está com as portas abertas esta noite, vão a sua igreja. Esse é o seu posto de dever. Se você pertence às Assembleias, vá às Assembleias. Se você pertence à Unida, vá a Unida. Se você… Qualquer que seja a igreja a que você pertence, tome o seu posto de dever esta noite. Eu sou um evangelista. Veem? E se você estiver… Se estiverem fechados à noite, venham e estejam conosco. E então, se você está aqui sem uma igreja, venha esta noite. Vão ao restaurante e comam, convidem a garçonete e demais para virem hoje à noite. Esperamos vê-los.

Até então, tenho me sentido guiado; meu querido amigo aqui tem estado comigo em muitas provações, problemas e altos e baixos. Quero que ele nos despeça com uma palavra de oração. Deus te abençoe, irmão Júlio. Enquanto vocês inclinam as cabeças…

 


LAVANDO OS PÉS DE JESUS
(Washing Jesus’ Feet)

 

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham domingo à tarde, no dia 10 de março de 1957, no Madison Square Garden, em Phoenix, Arizona, E.U.A. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro. E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em dezembro de 2024.

Editora A Mensagem
Caixa Postal 21042 – CEP 91130-973
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil