O NOBRE ROMANO
21 de Junho de 1955
Zurique – Suiça
Tradução: Editora A Mensagem [Porto Alegre-RS]


1 (Vamos seguir e estar prontos para ler São Paulo – Marcos 7.)

Boa noite, amigos. Estou muito feliz por estar aqui nesta tarde para lhes falar no Nome do Senhor Jesus. E confiamos que nosso Senhor estará conosco. Antes de nos aproximarmos Dele agora, vamos orar.

Nosso Pai Celestial, viemos a Ti no Nome de Teu Filho amado, o Senhor Jesus. Expressamos nosso amor a Ti. E Te apreciamos, e confiamos que Tu te encontrarás conosco nesta noite, e que salvarás todos os que não são salvos, e curarás os que estão doentes e necessitados.

E quando sairmos deste edifício, nesta noite, possamos dizer como aqueles que vieram de Emaús: “Nossos corações não ardiam dentro de nós por causa de Sua Presença?” Faça algo um pouco diferente para nós nesta noite, Pai. Faça-o um pouco incomum, para que as pessoas possam saber que o Filho de Deus ressuscitou dos mortos e está vivendo entre nós nesta noite. Pois pedimos em Seu amável Nome. Amém. [Lucas 24:32]

(Você lê a Escritura.)

[O intérprete lê Marcos 7:1-10 – Ed.]

[E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.

E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.

Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;

E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.

Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim;

Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.

Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.]

2 Que o Senhor acrescente Suas bênçãos à leitura de Sua Palavra. Só lamento estar um pouco atrasado esta noite, mas foi um dia difícil hoje, chuvoso e ruim. E estamos anunciando que amanhã, as pessoas que desejam receber oração, venham para a arena cedo e ocupem esses lugares da frente. Eles estão reservados para vocês, a qualquer hora depois das seis, para que… antes que a multidão comece a se ajuntar.

Eu não creio que eles conseguiram distribuir cartões nesta noite, mas amanhã à noite estaremos orando pelos enfermos, se o Senhor permitir. Então, lembrem-se de chegar cedo, isto é, os que estão esperando receber cartões de oração. A qualquer hora depois das seis, até as sete, estejam na arena e assentem- se.

Pois bem, nesta noite vamos falar sobre um grande evento, e é a respeito deste nobre. Ele era um gentio e não conhecia muito da religião judaica. Mas tinha ouvido falar de Jesus, e seu servo estava muito doente. E quer fosse judeu ou gentio, ele tinha fé em Cristo, e enviou alguns a chamar Jesus.

3 Eu quero que você observe a atitude dele. Ele não se aproximou sentindo que tinha mérito; ele se aproximou dizendo que era indigno. Eu quero que você tome essa atitude também, que você não pode vir com uma atitude de grandeza e obter qualquer coisa de Deus. Você deve vir reverentemente, humildemente, e então Deus tratará com você. E assim você receberá o que pede.

E essa é a atitude que esse romano tomou.

Veja sua aproximação do Senhor Jesus. Ele afirmou: “Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. Então eu enviei… eu mesmo senti que não era digno de vir a Ti.” Continuou: “Apenas fale a Palavra”. E enfatizou: “Porque também eu sou homem sujeito à autoridade”. E prosseguiu: “E digo a este homem ‘vai’, e ele vai; e a este homem ‘vem’, e ele vem”. Concluiu: “Apenas fale a Palavra, e meu servo viverá”.

Quero que vocês observem isso. Aquele romano, estando sob autoridade, sabia que o que estivesse abaixo dele tinha que lhe obedecer. Em seu testemunho, ele testificou que Jesus Cristo estava acima de toda doença. Ele [Jesus] podia fazer com que a doença Lhe obedecesse, da mesma forma que ele [o romano] podia fazer seus soldados lhe obedecerem. Se um dos soldados não lhe obedecesse, era pena de morte. E ele reconheceu essa mesma autoridade em Jesus, sobre espíritos malignos ou sobre as doenças. Foi por isso que ele disse: “Apenas fale a Palavra”. [Mateus 8:8]

4 Vocês notaram quando Ele ia orar para que a filha de Jairo fosse levantada, o… Jairo era um judeu e ele tinha… ele havia sido treinado para impor as mãos sobre as pessoas. Jairo disse: “Venha, imponha as mãos sobre minha filha, e ela viverá”. Ele havia sido ensinado sobre a imposição de mãos.

Mas ao gentio, fora-lhe ensinado poder e autoridade. É de acordo com o que você crê. A fé de ambos estava em Cristo. Um disse: “Fale a Palavra e isso será feito”. O outro disse: “Imponha-lhe as mãos e isso será feito”. Veem, é de acordo com o que você crê.

Bem, agora, isso é… Agora, essa é a maneira que isso é aqui nesta noite. Muitas pessoas têm a ideia, quando a gente ora pelos enfermos, que há algo na pessoa que está orando que cura os enfermos. Isso é um erro. Está em Cristo a cura dos enfermos. Com Sua morte no Calvário, Ele pagou o preço por todos os pecados e todas as doenças do mundo. E todo aquele que crer na expiação que Ele fez pode obter o que pedir. O problema está nas pessoas. É a falta de fé. [Marcos 5:22-23, Lucas 8:41]

5 Nos dias de Sua carne aqui na terra, as pessoas diziam que Ele podia curar os enfermos; mas quando Ele perdoou a um homem seus pecados, eles disseram que isso não se podia fazer. O diabo inverteu isso. Dizem que Ele pode perdoar os pecados, mas não pode curar os enfermos: vice-versa.

Mas Jesus Cristo morreu sob a ordem de Deus. “Ele foi ferido por nossas transgressões. Pelas suas pisaduras fomos sarados”. E isso é propriedade pessoal de cada crente. Você crê nisso? [Isaías 53:5]

Pois bem, não vim aqui para enganá-los. Eu venho aqui por causa da Bíblia. Eu venho para pregar para vocês. E Deus está aqui para assegurar que você O entenda, ao realizar os sinais que a Bíblia disse que Ele realizaria. [Isaías 53:5]

6 Eu creio que Ele é tão Curador hoje como Ele era então. A Bíblia diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Se Ele foi capaz de curar naquele dia, Ele é capaz de curar hoje, e se houver um amanhã, Ele estará curando amanhã. Se Ele salvou do pecado ontem, Ele salvará do pecado hoje, e salvará do pecado amanhã. Mas tudo isso foi conquistado no Calvário. Foi ali que todo o problema foi resolvido. [Hebreus 13:8]

7 Bem, se Jesus ressuscitou dos mortos, como somos ensinados na Bíblia… Ora, ou a Bíblia está certa ou não está certa. A Bíblia diz que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Assim, se isso é correto, então Ele é o mesmo em princípio, o mesmo em poder, o mesmo para salvar, o mesmo para curar. Ele fará hoje o mesmo que fez ontem. E todo o Seu poder, todas as Suas obras, pois Ele não está morto, Ele ressuscitou dos mortos. E antes de morrer, aqui está a declaração que Ele fez: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado”. [Marcos 16:15]

Isso é normalmente até onde o ministro vai. Estou citando Marcos 16. Mas aqui está o que Jesus disse: “Estes sinais seguirão aos que crerem; em Meu Nome expulsarão os espíritos malignos”. E outros grandes sinais Ele dá: E porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.”

Nas primeiras duas ou três décadas da Bíblia, depois que a Bíblia foi escrita, esses sinais seguiram os crentes. Então, após o segundo ou terceiro ciclo de apóstolos, eles começaram a denominar as igrejas, romper a irmandade, como local de entretenimento. Começaram a cortar coisas diferentes do evangelho e depois outro. Então tiraram tudo, quase tudo agora.

8 Eu lhes declaro nesta noite que a Bíblia é tão sagrada e verdadeira hoje à noite como foi em qualquer tempo. Estou pronto para confiar minha alma e minha vida em qualquer frase Dela. Eu creio Nela. Ela é inspirada. E quando Jesus esteve aqui na terra, vocês entendem, Ele não reivindicou ser uma grande pessoa para fazer o que desejasse. Ele disse em São Marcos [São João – trad.] 5:19, Jesus disse: “Não posso fazer nada por Mim mesmo. Primeiro, o Pai me mostra; e o que vê o Pai fazer, o Filho o faz igualmente”. Então era por uma visão que Deus mostrava ao Seu Filho o que fazer.

Examine as Escrituras amanhã, veja se algum profeta, em qualquer tempo, se alguma vez saiu e professou que aquele poder estava dentro de si: não, nunca. Deus sempre dava a visão sobre o que fazer. Jesus, quando esteve aqui, Ele olhava para a audiência; e aqueles que tinham fé, Ele declarava que a fé deles os curava. [João 5:19]

9 Quando eles vieram a Ele, em Sua fila de oração, Ele sabia o que estava errado com eles. E Ele disse: “Agora, estas coisas que eu faço, vós também as fareis, ainda mais do que estas, porque eu vou para Meu Pai”. E disse mais: “Um pouco e o mundo não Me verá mais, mas vós Me vereis”.

Então observem, Ele designou duas classes de pessoas. Uma delas foi chamada o mundo, o incrédulo; eles nunca mais O verão. E então Ele tem alguns “vós”. Ele disse: “Vós Me vereis”. Estes são os crentes. Pois Ele disse: “Estarei convosco, e também em vós, até o fim do mundo”. Isso não faz Dele o mesmo ontem, hoje e eternamente?

Ele está aqui na forma do Espírito Santo. Estamos vivendo em um dia maravilhoso. Estamos vivendo nos dias imediatamente anteriores à segunda vinda do Senhor Jesus. Não estou dizendo isso para assustá-los. Se o seu coração está certo com Deus, é um gozo para você saber que Ele virá. [Mateus 28:20]

10 Quando Jesus vier pela segunda vez, você nunca verá outro aleijado. Todos os velhos e velhas voltarão a ser moços e moças novamente. A morte é que coloca a velhice em você, como você está.

Eu só gostaria de poder falar o idioma de vocês, como eu amaria mostrar isso na Escritura. Com um intérprete é muito difícil; é o dobro do tempo. Espero que entendam. Eu coloco minha confiança no Senhor Jesus, que Ele enviará Seu Espírito Santo nesta noite e provará a vocês que eu lhes disse a verdade.

Agora, ouçam atentamente. O menino colocou esta nota aqui, disse que distribuiu os cartões de oração, assim, teremos uma fila de oração então.

11 Pois bem, quero lhes perguntar uma coisa. Eu sou um estranho de certa forma para vocês. Venho de milhares de quilômetros de distância. Venho por convite. Fui convidado. Na minha própria nação, em meu escritório, outro dia, havia quatrocentas grandes cidades ligando: África e por todo o mundo.

Estou aqui porque sinto que posso ajudá-los a amar o Senhor Jesus. Não creio que haja qualquer pessoa aqui normalmente, em sã consciência, que queira morrer e ir para um lugar de castigo, o inferno. Todos vocês querem ir para o céu, cada um de vocês. Se eu não estivesse aqui de boa índole… não vim pegar dinheiro. Eu não aceito dinheiro. Não venho por popularidade. Eu venho pelo amor de Deus em meu coração por vocês. E sei que algum dia, no tribunal de Deus, eu terei que prestar contas do que eu disser.

12 De preferência, por mim, eu estaria em casa nesta noite com minha esposa e minhas duas garotinhas. E havia milhares de lugares para pregar. Acabei de encerrar um avivamento de dez dias, com a presença de quarenta e duas mil pessoas. Estão vendo que estou aqui para ajudá-los?

Pois bem, se Jesus… Se eu O representei corretamente… E viajando pelo mundo encontro deuses pagãos que as pessoas adoram. Agora, talvez estejam assentados aqui católicos, luteranos, batistas, pentecostais e muitas outras diferentes denominações. Mas de um modo geral, todos vocês adoram o mesmo Deus.

Bem, existem religiões no mundo chamadas maometanas; eles não creem em Jesus como Cristo. Existem budistas, sikhs, jains, centenas e centenas de religiões diferentes.

13 Recentemente, na África, havia milhares ali carregando ídolos em seus braços, salpicados de sangue. São eles sinceros nisso? Muito mais do que nós, que nos chamamos de cristãos. No rio Ganges, pequenas mães pegam seus bebezinhos negros e os jogam aos crocodilos, para que comam seus sacrifícios feitos aos seus deuses. Isso é um pouco mais do que o cristianismo faria, quero dizer, um pouco mais sincero. E na Índia, eles deitam em estacas com pontas afiadas e caminham pelo fogo. Na China, eles quebram os pés, cortam a língua e muitas coisas mais. Eles desprezam a si mesmos, com cortes e assim por diante.

Depois de todas essas muitas coisas que representam deus, ainda assim a religião cristã é a única religião verdadeira no mundo. Eles só adoram ídolos. Têm uma Bíblia para isso, mas não há vida naquilo. Se tirasse o Espírito Santo do Cristianismo, não teríamos mais do que eles têm. Todos os seus fundadores estão mortos e sepultados, mas Jesus ressuscitou dos mortos.

Ele disse: “Nunca te deixarei nem te desampararei. Estarei contigo”, e Ele está nesta noite no poder de Sua ressurreição. Eu o sei, e quero que vocês creiam. [Hebreus 13:5]

14 Agora, para tantos que estão aqui, se o Senhor Jesus vier e nos ungir, e fizer a mesma coisa que Ele fez quando Ele esteve aqui na terra, você O aceitará como seu Salvador e Senhor, e se unirá a alguma boa igreja, e viverá para Ele o restante de seus dias? Se você promete isso ao grande Deus do céu, levantaria a mão? Obrigado.

Estão ouvindo bem esta noite? Podem ouvir aqui? Se puder, acene com a mão. Você pode ouvir? Agora, está muito melhor, se assim for, acene com a mão. Está só no meio.

Bem, só um momento. Agora, do meu lado direito, se você pode ouvir nós dois bem, acene com a mão. Agora, obrigado.

Bem, do lado esquerdo, podem ouvi-lo e a mim? Se puder, acene com a mão.

Agora, no centro… Obrigado. Assim, todos no centro que podem ouvir nós dois, acenem com a mão. Obrigado. Isso o torna melhor.

15 Os irmãos têm trabalhado aqui, eu acho, o dia todo nisso. Correndo num país como este, e talvez os irmãos não estejam acostumados a preparar uma reunião deste tipo, é difícil. E tenho certeza que todos vocês vão me ajudar.

Agora, observe isso – o microfone. Eles não ouvem? O que dizer? Eles não ouvem? Tudo bem, vamos falar. Vamos virar para este lado, assim é melhor? Levantem a mão. Assim está melhor. Muito bem.

Bem, eles estarão trabalhando nisso novamente amanhã. São coisas que não podemos ajudar aqui. E certamente quero agradecer a todos vocês, de todo o coração, como um irmão cristão, por cooperarem conosco e permanecerem conosco nestes tempos de dificuldade. E eles estão fazendo tudo o que podem para que fique bom. Se a multidão aumentar até o final da semana, vou pedir para que aluguem o estádio. Acho que a acústica é melhor lá. Deus os abençoe.

16 Vamos orar. Querido Senhor, ajude-nos agora. Precisamos tanto de Ti, e rogamos que Tu nos ajudes nestes assuntos. Queremos que todos os Teus filhos ouçam a Palavra. E deixe isso claro para eles, Pai. Em Nome de Jesus oramos. Amém.

Pois bem, se todos estiverem alerta e apenas tardarem um pouco mais… Agora, se Jesus está aqui nesta noite, e se Ele Se mostrar aqui na plataforma, vocês irão então… O que Ele faz aqui na plataforma, isso é o que Ele quer fazer aí.

Muito bem, quando Ele está fazendo algo aqui na plataforma, agora, não é sinal que isso tem que ser feito para todos. Você entende, meu amigo cristão? A única coisa que isso deve fazer é deixá-lo saber que Jesus está aqui. Ele conhece cada um de vocês. Ele lhe enviou todo o alimento que vocês têm comido. E se Ele fizer algo para mostrar que Ele está aqui, então aceite-O. Se você fizer isso de coração, toda esta fileira de pessoas enfermas sairá do edifício nesta noite curada. Não posso fazer isso por mim mesmo. Eu só posso representá-Lo. É a sua fé Nele; é… Jesus disse: “Tua fé te salvou”. [Marcos 5:34, Marcos 10:52, Lucas 8:48, Lucas 17:19]

17 Pois bem, Ele não os curou. A fé deles os curou. Quando Natanael veio a Ele, e Jesus nunca o tinha visto, e Ele revelou: “Eis um israelita em quem não há dolo”. Se eu fosse dizer isso na Suíça, nesta noite, eu diria: “Eis aqui um homem honesto, o qual é um crente”.

E Natanael interrogou: “De onde me conheces, Mestre?”

Ele ficou surpreso, como aquele homenzinho de pé ali, nunca o tinha visto antes, pôde saber que ele era um homem honesto e um crente. Ele indagou: “De onde me conheces?”

E Jesus lhe respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, tu estavas debaixo de uma árvore, orando”.

E então Natanael expressou: “Tu és o Filho de Deus, o Rei de Israel”. [João 1:47-49]

18 Mas o que o povo judeu disse? “Ele é um grande diabo. Ele é Belzebu. Ele está lendo a mente das pessoas”, porque estavam com medo de sua popularidade na igreja. Caro amigo, eu confio nesta noite que você tomará o lugar em que Filipe e Natanael estavam: Que você reconheça que é Ele.

Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, Ele andou com dois de Seus discípulos a maior parte do dia, conversou com eles, e eles não O conheceram.

Cristãos, Ele tem caminhado com vocês muitas vezes e vocês não se dão conta disso. Mas quando O convidaram para entrar, as portas se fecharam atrás deles, então Jesus fez algo que só Ele fazia daquela maneira. E aqueles discípulos se deram conta que Aquele era Jesus. E Ele desapareceu da vista deles. Quantos já leram essa Escritura? Levantem a mão. Está bem. [Lucas 24:13-16]

19 Agora, se Jesus, nesta noite… você não O convidaria para entrar em seu coração? E veja se Ele não faz algo um pouco diferente do que o homem comum faria. E então O aceite, e você sarará de seus pecados, isto é, da incredulidade. Pecado… A incredulidade é o único pecado. Você só faz o mal porque você não crê. Você faz o bem porque crê. Isso é fé ou incredulidade. [João 3:18]

O que você sabia, que cartões você distribuiu? B.

Os meninos acabaram de dizer que entregaram o cartão de oração B. Agora, cada um que tem um cartão de oração, pegue-o em sua mão e olhe nele. Você encontrará uma letra B. Agora, ontem à noite tivemos A. E hoje à noite temos B.

20 Bem, quem tem cartão de oração B-1, levante a mão. B-1? Tudo bem. Cartão de oração B-1. Aqui em cima, na audiência. Ok. Muito bem, B-1, venha aqui. (Agora, todos vocês…) Cartão de oração B-1. Vou chamá-los, um de cada vez, então não haverá confusão. Muito bem, B-1. E agora, enquanto esse está chegando, deixe-me falar com vocês por um momento. Muito bem.

Pois bem, nosso Senhor Jesus, estando aqui… E agora, que tal se alguém viesse à plataforma onde o Senhor Jesus estava? E se alguém dissesse: “Poderia me curar, Jesus?” O que Jesus diria?

Eu quero lhe fazer uma pergunta. Diria Ele: “Sim, eu posso curá-lo?” Ele diria: “Não. Já fiz isso há mil e novecentos anos, quando morri por você.

(Esse é o número um, número um.)

Agora, B número 2, você poderia se levantar e vir para a frente? Tudo bem. Número 3, B-3, B-4, B-5, levante a mão e acene com a mão para que possamos ver. B-6, levante a mão. B-7, levante a mão. Amigos, se não quiserem entrar na fila de oração, não aceitem o cartão de oração.

Não pode haver troca de um pelo outro. Você deve vir e receber seu próprio cartão e ouvir as instruções. Não pode pegá-lo para outra pessoa. Você deve ter seu próprio cartão. Eles não o trocarão com ninguém. Isso seria voltar na fila. Você deve ter seu próprio cartão. Todos podem ter um cartão.

21 Agora, número B-8, número 8, número 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 25? Eu acho que é o máximo que podemos ter na fila de uma só vez.

A vocês assentados aqui, venham amanhã à tarde; tragam seus entes queridos; cheguem cedo para pegar um cartão de oração, para que possam receber oração.

Bem, você iria ao consultório do médico a qualquer hora do dia, por que não vem e vê Jesus? Nossos queridos médicos provavelmente têm feito tudo o que podem; assim, você deve confiar em Jesus.

Pois bem, quantos aqui estão doentes e não têm um cartão de oração e querem que Jesus os cure? Levantem a mão. Obrigado. Cerca de dois mil deles…

Muito bem, cada um de vocês que quer ser curado nesta noite, ouça-me como Seu servo. Vou lhes dizer a verdade. Não olhem para mim; olhem para Aquele de quem estou falando, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Olhem para Ele. E enquanto está fazendo isso, você começa a orar ali e diz: “Deus, confirme minha fé nesta noite. E se o irmão Branham se virar e me disser o que tenho feito em minha vida ou alguma razão pela qual não posso ser curado, ou o que devo fazer, eu aceitarei”.

22 A razão por que eu digo isso, amigos cristãos, Ele me disse naquela noite enquanto Ele estava ao meu lado… E é a verdade. É declarado em todo o mundo. Sou um homem pobre e sem formação escolar, mas quando nasci, meus antepassados eram católicos, vindos da Irlanda. E quando eu nasci, havia uma Luz, uma grande Luz pairando sobre o bercinho em que nasci. Meu pai e minha mãe quase desmaiaram. E em toda a minha vida Ela tem estado comigo.

Eu não frequentei a igreja até os vinte e três anos de idade. Todavia, Ele me conduzia e me dizia coisas que iriam acontecer. E então, numa noite, enquanto eu orava, aqui veio entrando esta Luz, e havia um grande Homem caminhando na Luz. Cabelos escuros até os ombros, rosto tranquilo, uma túnica branca, Seus braços cruzados assim, e Ele me disse… Eu fiquei assustado naquele momento, e Ele disse: “Não temas”.

23 Eu ouvia aquela voz desde que era um garotinho, mas nunca a havia visto antes. Eu a tinha visto em formas, como redemoinhos, quando Ele fala. Ele disse: “Fui enviado da Presença de Deus para te dizer que hás de orar pelos enfermos. Serás enviado a todo o mundo, e grandes milagres acontecerão.” Disse ainda: “Faça com que as pessoas creiam em ti, e então sejas sincero quando orares, e nenhuma doença poderá resistir à tua oração”.

Eu disse: “Senhor…” Agora, não era uma visão. O Homem estava ali tão real quanto estou aqui. Eu sei o que são visões; isso não era visão. E Ele disse… eu externei: “Senhor, moro no meio do meu povo”. E afirmei: “Sou uma pessoa sem escolaridade. Não poderei ir.”

Ele declarou: “Tu estarás orando por reis e monarcas”. E eu tenho orado. Eu orei por quatro reis, tenho visto grandes sinais e maravilhas.

E eu questionei: “Eles não vão crer em mim, Senhor”.

24 Ele disse: “Assim como a Moisés, o profeta, foi dado um sinal para provar a Israel que ele foi enviado por mim, assim também sinais são dados a ti”. Disse: “Conhecerás as doenças das pessoas, o que elas têm”. E concluiu: “Se não crerem nisso, conhecerás o próprio segredo de seus corações”.

Eu ponderei: “Isso é o que sempre me intrigou; meus irmãos ministros têm dito que isso está errado.”

E Ele falou direto então. Ele declarou: “Como foi na primeira vinda de Jesus, assim será na segunda. Os ministros não conheciam o dia de sua visitação.” Então Ele se referiu às Escrituras na Bíblia para mostrar que foi isso que Jesus fez. Ele disse: “Estarei contigo”.

Eu respondi: “Eu irei”. E eu fui.

25 Houve dezenas de milhares e milhares de pessoas salvas e curadas. Se eu morrer esta noite, se esta for minha última noite na terra, minhas palavras têm sido verdadeiras. O mundo científico tirou a foto disso. Nós a temos aqui. E está provado também em Washington, DC, no Salão de Artes Religiosas: “O único Ser sobrenatural que já foi fotografado com uma máquina”. Então a igreja sabe disto, em todo o mundo. Abram seus corações, e vocês também verão.

Pai nosso, nós Te pedimos agora para estar com Teu humilde servo, e dar graça aos olhos do povo, para que saibam que Tu és Jesus Cristo, o Filho de Deus, e eu sou Teu servo. Em Nome de Jesus. Amém.

(Agora, pois, fiquem alerta.)

26 É muito difícil, nesta parte do culto, com um intérprete. Mal posso esperar que ele interprete. É unção. Eu nem sei onde estarei para ter visões. Por favor, sejam realmente reverentes, e não saiam de seus assentos, e olhem para cá. Eles não vão me deixar ficar muito tempo. Mas creia de todo o seu coração.

Agora, aqui está um homem diante de mim. Nunca o vi na minha vida. Somos estranhos um ao outro. Se isto é correto, senhor, levante a mão. Bem, se Jesus Cristo, que está presente agora… E o próprio homem sabe que há algo acontecendo. Ele sabe que está na Presença de Algo além de seu irmão. Se for assim, levante a mão, senhor.

Eu gostaria que a audiência pudesse estar nesta Presença. Essa Luz da qual eles falam está agora entre mim e o homem. É a mesma Coluna de Fogo que guiou os filhos de Israel.

Pois bem, se Deus revelar este homem… Agora, se o homem estivesse aqui diante de Jesus, e Ele estivesse vestindo esta roupa que Ele me deu, e você dissesse: “Jesus, eu quero que Tu me cures”.

Jesus diria a você: “Já fiz isso quando morri”. Ele diria: “Você crê nisso? Tudo que concerne à salvação e à cura foi feito no Calvário”.

27 A razão pela qual estou falando com você é a mesma razão pela qual Jesus conversou com a mulher no poço até encontrar o problema dela. Então Ele lhe contou qual era seu problema, e foi… dependia do que ela pensava sobre isso, se superaria ou não. [João 4:1-30]

Será que esta audiência, se Deus revelar por qual razão este homem está aqui, vocês crerão então de todo o coração que eu lhes disse a verdade sobre Jesus Cristo? Se vocês crerão, levantem a mão. Vocês crerão, por aqui?

Este é um de seus irmãos, e eu não o conheço. Mas agora, o homem está começando a se afastar de mim. (Cuidado agora…) O homem está se distanciando de mim, e ele tem um problema, e isso está do seu lado. É um câncer. É uma morte, um assassino. E ele foi examinado. E os exames mostraram que o câncer passou do seu lado para o fígado também, e ele está morrendo. Isso é verdade. É câncer. Agora, você crê que Deus… Isso é verdade. Se é assim, levante a mão. Você crê agora?

28 Pois bem, não há nada que possa ser escondido Dele. O que quer que fosse aquela Voz, falando alguns momentos atrás, não era seu irmão. Era Jesus Cristo usando minha voz. Agora, depende da aproximação do homem a isso, o que ele pensa sobre isso, vai determinar o que ele receberá disso.

Se há um poder aqui que te conhece, conhece sua condição (e você sabe que isso é verdade), se você crê que isso é Jesus Cristo? Então, se Ele ainda está presente, estes sinais seguirão aos que crerem. E porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Vocês creem? Venham para a frente.

Ó grande Deus do céu, que Tua misericórdia descanse sobre este homem. Dê a ele a cura de seu corpo, quando eu isso… e condeno este câncer, para que ele possa sair daqui feliz e alegre e possa louvar a Deus e ser curado, em Nome de Jesus. Amém.

Agora, há um sentimento diferente. Isso se foi. Correto. O câncer está morto. Vá, Deus esteja com você.

Tenham fé em Deus.

O que é um câncer? O que é um tumor? É uma vida. Não é a sua vida. É uma vida do diabo, tirando sua vida. [Marcos 16:18]

29 Muito bem, a senhora que está diante de mim é uma estranha. Não podemos falar a língua um do outro. Eu nunca a vi. E só digo estas palavras pelo Espírito Santo, que está entre nós. Eu sei o que está acontecendo. Se isso for verdade, levante a mão. Você crê que sou profeta de Deus? Você crê que esse sentimento que você tem agora é de Deus, que você está de pé em Sua Presença? Então olhe para mim.

Eu vejo um grande edifício e é um hospital. Uma mulher, cabelos grisalhos, foi operada nos seios. E o câncer está nos seios. Seu médico estava na sala, tinham coisas no rosto, então você foi liberada do hospital. E agora você voltou para outro médico, e eles encontraram outro câncer no outro seio, e corre o risco de perder o outro seio a menos que Deus faça algo. Você crê que Deus vai te curar?

Querido Pai celestial, a morte veio sobre nossa irmã. E Teus amados servos, os médicos, fizeram tudo o que podiam, mas falharam. O diabo se escondeu deles. Oh, ajude agora, querido Deus, pois está escrito em Tua Palavra: “Em Meu nome expulsarão demônios”.

E o velho Satanás, que é chamado de câncer, você pode ter se escondido do médico e de seu bisturi, mas você não pode se esconder de Deus. Saia da mulher no Nome de Jesus Cristo. Amém.

Vá regozijando-se. Informe-nos, no final da semana, suas condições, como estão.

Você é… você vai… Lembre-se, se Ele sabe o que aconteceu em sua vida, Ele sabe o que será. Você vai se sentir muito diferente, muito melhor. Em três dias, setenta e duas horas, você ficará muito doente então, muito enferma, mas não se preocupe. Continue testificando de sua cura. Deus estará com você. [Mateus 10:8]

30 O Senhor seja louvado. E as pessoas digam: “Louvado seja o Senhor”. Deus ama ser adorado.

A senhora é uma estranha. Isso é certo. Eu não sei nada sobre você. Quanto mais eu falar com ela, mais o Senhor Jesus revelará. Mas por causa daqueles que estão na fila, se Deus me disser por que você está aqui, você crerá Nele como Seu Curador? Então seja reverente enquanto eu me reúno com Ele por você.

Você foi examinada pelo médico. Eles estão querendo operá-la. E é… Você tem um problema no estômago e no fígado. Você tem problemas de vesícula. E o médico quer operar, e você não quer ser operada. E é por isso que você está aqui. E você tem orado para ter uma oportunidade de vir a isto… Você estava em um quarto, e você orou por isso, e quando foi chamada, você ficou muito feliz. Isso é verdade. Sua fé te salvou. No Nome do Senhor Jesus Cristo… Deus seja louvado.

Continuem orando.

31 Você crê? Por favor, não se levante. Você está atrapalhando. Não se levante. É muito irreverente.

Você crê que o Senhor Jesus vai te curar? Você sofre com algo do seu lado. É um tumor. Está no seu lado esquerdo. Você tem medo que seja câncer. E você vem me pedir para orar por você, para que isso te deixe e se vá. Isso é verdade.

Ó Senhor Deus, Criador dos céus e da terra, envie Tuas bênçãos sobre esta mulher, em Nome de Jesus. Amém.

Vá, e que a paz de Deus esteja sobre você.

Você crê de todo o coração? Se Jesus Cristo está vivendo esta noite… Eu não poderia curá-la. Sou apenas um homem. E você pode nem estar aqui por cura. Você pode estar aqui por outra coisa. Não tenho como saber. Mas Jesus, que é verdadeiro, saberá, e isso estará perfeitamente bem. Então, se é assim, somente creia.

Você tem problemas cardíacos e vai ser operada. E deve ser de cálculos biliares. Você quer se restabelecer? Aceite Jesus. E eu porei a mão sobre ela em Nome de Jesus, para que ela seja curada. Amém. Deus te abençoe.

32 Vocês creem Nele? Digam: “Amém”. [A congregação diz: “Amém.” – Ed.]

E vocês por aqui? Vocês estão crendo de todo o coração? Sabem o quê? Tenho certeza que isso é misterioso para vocês. Vocês… vocês não compreendem. Não os estou repreendendo, mas vocês nunca foram ensinados acerca do sobrenatural. Vocês não compreendem isso. Essa mesma Luz uma unção sobre mim, tem passado sobre a audiência duas ou três vezes desde que estou aqui, e vocês não se movem para ela. Vocês deveriam agora mesmo, cada um de vocês, estar de pé, curados. Ele está aqui. Você só tem que aceitar.

33 Bem, olhem para esta mulher aqui. Você quer estar bem, senhora? Se Deus me deixar saber o que há de errado com você, você aceitará sua cura? Você tem problema de estômago. Isso é certo. Então vá e coma, se você crê no Senhor Jesus. Amém. Deus te abençoe. Muito bem.

A senhora sentada bem ali olhando para mim, senhora idosa. Parece que todos podem ver isso agora. Há uma Luz pairando sobre esta senhora de cabelos grisalhos assentada ali. Ela sofre de artrite. Levante-se, senhora. A senhora idosa sentada aqui, se você pode crer… A senhora recebeu sua bênção logo atrás de você. Eu oro ao Salvador…

Veem? Vocês falharam nisso. Vocês esquecem, amigos. Eu quero que entendam isso, porque vocês entristecem o Espírito de Deus. Olhem para cá e fiquem atentos. Esqueçam suas tradições. O Senhor Jesus está aqui. Não podem vocês reconhecer isso? Vocês estarão espiritualmente mortos. Não estou falando duro com vocês, mas estou tentando tirar esse espírito de incredulidade de vocês.

34 Você quer superar essa condição asmática? Levante a mão. Agora, vá regozijando-se, agradecendo a Deus, louvando-O. Vá. Amém.

Oh, qual é o problema com esta igreja? Agora, pessoal, se isso fosse na África, se isso fosse na América, se fosse na Suécia, essas pessoas estariam se levantando das cadeiras de rodas e tudo mais, e saindo andando daqui. Vocês não foram ensinados corretamente por seus pastores. Vocês não se dão conta de que esta é a Presença de Jeová-Deus.

Você quer se restabelecer desse problema de estômago? Levante a mão. Você crê em Jesus, aceita sua cura? Vá para casa e coma. Amém. Deus te abençoe.

Você crê? Você quer superar problemas cardíacos? Então siga seu caminho regozijando-se, e o Senhor te abençoe. Amém.

Vamos dizer: “Graças a Deus”. Vigiem.

Senhora, você tem um espírito de escuridão ao seu redor. É o espírito da morte. Você tem câncer. Você quer ficar bem? Levante a mão e aceite Jesus.

No Nome de Jesus Cristo, eu repreendo esse demônio chamado câncer. Deixe a mulher. Saia dela.

Vá, regozijando-se, dando louvor a Deus. Amém.

35 Você crê? A senhora assentada ali com esse garotinho, você crê que sou profeta de Deus? O menino sofre de epilepsia. Isso é certo. Levante a mão. Agora, veja, Deus é verdadeiro, e no Nome de Jesus Cristo que isso deixe o menino. Vá, crendo. Vamos dizer: “Amém”. [A congregação diz: “Amém.”- Ed.]

Você deseja se restabelecer do problema de estômago e do problema feminino também? Vá para casa e coma. Jesus te cura. Deus te abençoe. Deus te abençoe.

Vocês creem que estão na Presença do Deus Todo-Poderoso? …?…em mim como Seu servo? Você tem um problema nervoso. Isso faz seu coração palpitar quando você se deita. Isso é certo. Fica pior. Não é problema de coração; é um coração nervoso. Siga seu caminho regozijando-se; aceite Jesus e fique bem. Em Nome de Jesus. Isso é correto. Deus te abençoe.

Tenha fé. Só um minuto. Há um espírito de surdez próximo. Aqui está, no homem aqui. Todos abaixem a cabeça, e não levantem até me ouvir falar. Pois ele pode… É um espírito de surdez, e temos que fazer com que ele o deixe. Então, se você não quer ficar surdo, não levante a cabeça nem olhe para cá até ouvir minha voz.

36 Grande Deus, Jeová, estou aqui, um estranho, Senhor. Mas Tu és Deus, Tu podes fazer todas as coisas. Agora, venho a Ti reverentemente, e rogo que Tu faças com que este espírito de surdez deixe este homem. O diabo fez isso para que ele passe na frente de um veículo e seja morto antes de seu tempo; mas Tu estás aqui para recebê-lo. Ó grande Deus, ouça minha oração, e faça com que este espírito maligno o deixe. E como Teu humilde servo, eu venho a Ti e peço em Nome de Jesus.

Agora, espírito de morte, eu te conjuro pelo Nome do Senhor Jesus Cristo, que saia dele. (Diga-lhes para manter a cabeça baixa.) Senhor, você pode me ouvir agora? Muito bem.

Levantem as cabeças. Escutem isso. (Senhor, você está curado.) Levantem as cabeças. O homem está curado. (Senhor. Ouça quão baixo. Senhor.) Dê louvor a Deus. Você está curado. Siga seu caminho, regozijando-se.

Essa é a mulher? Veem? Que Teu Espírito venha a esta mulher e faça com que ela seja curada. No Nome de Jesus eu peço isto. Amém. Deus te abençoe. Vá, e que Jesus Cristo te faça…

Louve ao Senhor. Todo o poder seja dado a Ele.

37 Um momento. Aqui está uma… Esta mulher surda também. Curvem suas cabeças. [Espaço em branco na fita – Ed.]

Querido Deus, sobre esta mulher eu pronuncio a bênção. Que Tua Misericórdia venha até ela. E eu rogo que Tu a cures. Isto eu peço em Nome de Jesus. Conceda-o. Amém.

A senhora, sua vista está ficando ruim. Venha. Você vê tudo bem? Você vê minha mão? Vê meus dedos? Eu… Você pode contar meus dedos? Pode ver minha mão? Está vendo minha mão aqui? Agora, coloque suas mãos, seu dedo no meu nariz. Você está curada. Você está restaurada.

Você teve o endurecimento dos globos oculares, e eles estavam ficando cegos. Como um fio em volta da minha mão, faz minha mão ficar morta. Como um espírito de surdez. Você não pode entender. O médico não consegue entender por que os nervos simplesmente paralisaram. A única coisa em que ele pode trabalhar é no que ele pode ver ou sentir. Ele sabe que o nervo está ali, mas não sabe por que morreu.

A Bíblia diz que é um espírito, um espírito surdo, um espírito cego, e isso corta a circulação. E quando o fio é solto, começa a melhorar, porque o espírito se foi dali. Agora você pode ver melhor. Não é mesmo? Levante a mão. Se você me ouve bem, levante a mão. Siga seu caminho, regozijando-se, seja curada.

38 Você crê? Você quer ser curada? Você tem problemas cardíacos. Você quer que Jesus te cure? Vá, e Jesus te curará. Você tem fé? Você crê?

Que tal na audiência? Vocês creem aí? Olhem para cá. Olhem para cá. Creiam. Parece-me que vocês podem ver isso. Não podem ver aquela Luz circulando bem aqui? Está pairando sobre este garotinho aqui com cerca de dezesseis anos, que está assentado bem no final; ele está com dores de cabeça. Ali. Isso mesmo, jovem. Sim. Você crê? Se é assim, fique de pé. Levante-se. Sua fé te curou. Deus te abençoe. Amém.

39 Olhem para cá. Creiam. Vejo uma senhora; a Luz está pairando sobre ela, o mesmo Jeová-Deus que guiou os filhos de Israel. Ela está sofrendo com um tumor no estômago. Ela esteve em hospitais, e eles a rejeitaram. Eles não podem operá-la, porque ela tem pressão alta. Você crê, senhora? E você vai aceitar isso com todo o seu coração? Então dê louvor e glória a Deus. Isso, senhora. Fique de pé. Jesus Cristo te cura.

Está sobre todas essas pessoas aqui. Vocês creem? Este é o momento em que cada um de vocês pode ser curado. Vocês creem que eu sou profeta de Deus? Creem que eu disse a verdade? Creem que Deus está aqui? Então façam o que eu digo.

Enquanto o Espírito de Deus está aqui, coloquem as mãos um sobre o outro. Coloquem as mãos um sobre o outro. Coloquem as mãos um sobre o outro. Estejam prontos. Este é o momento em que vocês verão grandes coisas.

40 Deus Todo-Poderoso, no Nome de Jesus, o diabo está exposto. E Jesus Cristo vive e reina, e Tu tens a vitória aqui nesta fila de oração. E como Teu servo, eu condeno e repreendo todo diabo.

Demônio da dúvida, saia dessas pessoas. Eu te conjuro no Nome de Jesus, saia deles.

Cada um de vocês, levante-se. Ponham-se de pé, em todos os lugares. Jesus Cristo os cura.


O NOBRE ROMANO
(The Roman Nobleman)

Esta Mensagem foi pregada por William Marrion Branham numa terça-feira à noite, no dia 21 de junho de 1955, em Zurique – Suíça. Seu conteúdo, gravado originalmente em fita magnética, foi transferido posteriormente para a página impressa, em inglês. No que concerne à tradução do texto da Mensagem para o português, a Editora A Mensagem se preocupa e se empenha em transmitir fidedignamente o que foi pregado pelo Mensageiro. E a tradução deste sermão para o português foi publicada e distribuída pela Editora “A Mensagem” em novembro de 2022.