O NOME DE JESUS
28 de setembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução: Tabernáculo da Fé – Goiânia-GO


1 Certamente, estou muito alegre em ver muitos aqui que estavam ontem à noite depois de segurá-los até a meia noite. Eu pensava que vocês não estariam aqui hoje, mas parece que vocês vieram para a escola Dominical, e isso é muito bom.
2 Agora, estamos estudando e tentando simplesmente tomarmos nosso tempo sobre a doutrina desta igreja. E agora, eu simplesmente ensino isto… E agora, pode haver alguns estranhos conosco que eu não conheça. Eu não tenho ficado aqui no tabernáculo o suficiente para conhecer quem são os membros da igreja. Mas eu anunciaria que isto seria somente para os membros da igreja, porque fora… As pessoas têm tantas doutrinas diferentes e assim por diante… Bem, isto – eles crêem nestas coisas (eles têm sido ensinados a crerem nelas), e – e – e então quando você vai a outra igreja talvez ela ensine algo muito contrário, bem então eles pensam, “digamos, eu não concordo com isto.” Vêem? Bem, nós não tencionamos ser rudes ou ferir a alguém, a razão pela qual fazemos isto… Agora, creia você no que desejar, mas estamos -estou colocando isto e tenho que fazê-lo bem forte, porque nós temos que rebitá-lo. É nisto que o tabernáculo se firma (vêem?), simplesmente em que nos firmamos aqui. E dessa maneira, nós não desejaríamos que você se sentisse ofendido e pensasse que estamos tentando te ferir e a sua crença ou qualquer coisa assim. Não é isto de maneira alguma.
3 E isto é um… Nós passamos por isto cerca de cada dois ou três anos por aqui, e em que nos firmamos, somente na doutrina na qual nos firmamos e porque fazemos isto, que-porque nós cremos nisto. E então se houver algum estranho aqui que não seja um-um membro da igreja, estamos certamente contentes em lhe ter no debate desta manhã e também no da noite.
4 E então, quarta-feira iniciará uma campanha normal na-na reunião, quero dizer, no tabernáculo aqui. E eu estive fora por um tempo para um pequeno descanso. Eu estava muito, muito cansado e tive que sair fora para descansar por um tempo. E terminei de voltar, e me sinto bem, sinto maravilhosamente bem. Então estarei partindo outra vez logo que isto terminar e não estarei de volta mais até janeiro. Eu não estou indo a nenhuma reunião; eu simplesmente vou partir, para continuar o descanso onde eu estava.
5 Mas quando chegamos encontramos a igreja aqui um pouco descontrolada aqui e ali, e alguns dos membros começaram a se esfriar, a se afastarem, tendo umas pequenas inimizades um contra o outro e demais coisas assim. Eu fui a cada um até termos tudo isto acertado. Agora, está tudo certo. Vêem?
6 E não há nada errado; não havia nada errado com nenhum dos membros. Eles todos são bons homens e mulheres. Se eles pudessem simplesmente imaginar que isto é o diabo que entra no meio das pessoas… Isto é exatamente correto. Não são as pessoas. Se você puder fazer com que um irmão veja isso, então ele não terá inimizade contra o outro companheiro. Ele tinha – ele – ele se sentirá mal. Ele sentirá assim: “Bem, isto é… eu sinto muito por meu irmão.” Vêem, se ele realmente o fez errado, ora, isto não foi o irmão; foi o diabo quem fez aquilo.
7 Você diz: “Bem, este sujeito fez certa e certa coisa.” Não foi o seu irmão quem fez aquilo; não foi sua irmã quem fez aquilo; aquilo foi o diabo que entrou neles e fez aquilo. Então não culpe o irmão, a irmã; culpe o diabo. Este foi quem causou isto.
8 E então agora nas doutrinas desta igreja, agora, elas podem ser muito estranhas para você. Elas… Pode ser que você não concorde com elas de maneira nenhuma, mas nós somente-isto é o que cremos. Nós cremos nisto, porque isto está na Bíblia, e nós o ensinamos dessa maneira.
9 Agora, na noite anterior nosso assunto foi: “Por que Não Somos Uma Denominação?” Agora, nós somos uma organização, porque somos uma igreja; mas não somos uma denominação. E então eu estava dando as razões porque não somos uma denominação.
10 Agora, enquanto abrimos o debate nesta manhã, antes de fazê-lo, vamos orar.
11 Querido Deus, é na Tua Santa Presença que vimos outra vez para pedirmos a limpeza de nossas próprias mentes, nossas almas, para que possamos nos apresentar a Ti como um instrumento através do qual Tu possas trabalhar para Tua própria glória. E, Pai, limpa meus pensamentos e minha mente e o meu falar para que não seja eu quem esteja falando, mas que o Espírito Santo possa ungir os lábios e – de barro para que possa sair as Verdades que o Deus Todo Poderoso tem para Sua Igreja saber.
12 E nós Te pedimos então, Senhor, se Tu fizeres isto, que Tu movas cada demônio de – de problema e cada demônio de inimizade e malícia das pessoas que elas possam ouvir o Espírito Santo falar, que Deus possa receber glória deste ajuntamento nesta manhã. E se houver uma coisa em nossos corações que não esteja exatamente em condição que Tu possas falar conosco, ó Deus, expulse isto de nós para tão longe quanto é o leste do oeste, pois conheceríamos somente a vontade de Deus para assim fazer. Então guia-nos através de Teu Santo Espírito neste debate que teremos sobre a igreja e sua doutrina, e no que ela deve se firmar, e porque ela deve se firmar assim, pois pedimos isto no Nome de Jesus. Amém.
13 Agora, na última tarde estávamos dando o-o pensamento de porque nós não éramos uma organiza- uma denominação. E nós-simplesmente um pequeno fundo para isto, é porque encontramos que a denominação estende uma barreira.
14 Agora, temos muitas coisas para debater. E nós discutimos isto, porque não aceitamos mulheres ministros na igreja, ontem à noite. E nesta manhã nós queremos um-o assunto, se nós-possivelmente, “O Batismo do Espírito Santo,” e porque cremos no Batismo do Espírito Santo, e como o Batismo do Espírito Santo vem, e o que Ele faz, e como Ele faz você agir dali para frente.
15 E então nesta noite, se o Senhor permitir, desejo falar a respeito do assunto: “A Semente da Serpente” deste-neste dia. Agora, as pessoas não crêem na semente da serpente, mas é escriturístico. Vêem?
16 Agora, não importando no… Agora, isto… Se eu fizer isto muito forte, não estou tencionando isto agora para vocês-para vocês pessoas queridas. A única coisa que estou tentando fazer é dirigir isto para dentro, e nós iremos fazê-lo severamente. Vê você? Então você tem que falar como… Você diz: “Johnny, vá se assentar.” Talvez ele não ouça a isto, mas se você disser: [O irmão Branham grita o seguinte-Ed.] “Johnny, assente-se!” Johnny prestará mais atenção a isto. Então agora, nós vamos gritar: “Johnny assente-se!” nesta manhã. Vêem? Certo. Eu quero falar isto para que então você possa entender o que queremos dizer. Vêem?
17 E se dissermos algo que é contrário aos seus pensamentos e ao seu credo, não somos somente uma coisa… Recordem, que nesta igreja sendo, uma interdenominação, nós cremos que Batista, Metodista, Presbiteriano, Luterano, Católico, Protestante, Judeu, seja o que for, contanto que ele seja um irmão, ele é nosso irmão (isto é tudo.), não importa a qual denominação ele pertença. Deus nunca sustentará aquilo contra ele – estando em uma denominação. Mas a razão que as denominações estão…
18 Agora, aqui está o que começa as denominações. Deus revela um pouquinho de algo para alguém, e eles virão e farão uma denominação ao redor daquele credo que eles têm, e então Deus não pode mover mais adiante.
19 Como poderiam os Metodistas jamais aceitarem qualquer coisa mais do que a segunda obra da graça? Eles se denominaram sob aquilo. Como poderiam os Batistas jamais crerem mais do que eles-o justo-ou melhor, os Luteranos, o justo viverá pela fé? É sob isto que eles estão denominados. Como podem os Batistas irem mais longe do que eles vão: “Porque-quando você crê você recebe o Espírito Santo e é imerso na água e pronto.” Porque, é sob isto que eles estão denominados. Vêem? Por que é que os Pentecostais crêem que quando você fala em línguas você tem o Espírito Santo e pronto? Porque eles estão denominados sob isto. Irmão, suas coisas podem estar cada uma certa, mas Deus não está amarrado a nenhuma pequena denominação. Ele simplesmente espalha a coisa toda; isto é tudo. E-e nós-nós cremos naquilo.
20 E esta é a razão pela qual nós nunca nos tornamos uma denominação. O Senhor tem nos dado a oportunidade para imergir esta pequena igreja em muitas e diferentes denominações; mas nós não o fazemos, porque queremos permanecer simplesmente desta maneira, para que então ela possa estar sob o regime e a liderança de Jesus Cristo. Isto é correto. Seja o que for que Ele revelar a nós, e virmos que é a verdade, e isto estando em linha com Sua Palavra todo o caminho através da Bíblia, que isto é a verdade, e o Espírito estando de acordo com isto, não temos nenhuma barreira denominacional para nos impedir de aceitar aquilo; e irmos diretamente naquilo e seguirmos em frente.
21 E então quando a denominação diz isso, como a Igreja de Cristo (eles estão sob a denominação-então chamada Igreja de Cristo), que os dias de milagres passaram e todas estas coisas assim. Ora, onde você alguma vez encontraria isto nas Escrituras? Ora, eles não podiam fazer nada mais a respeito disto. Eles estão denominados sob aquilo (vêem?); então você – não há nada que você possa fazer a respeito disto. Mas queremos estar livres e somente movermos quando o Espírito nos mover, nas profundezas e nas alturas, e simplesmente seguir em frente, em frente, em frente e em frente, onde quer que…
22 Mas agora não queremos aceitar nenhum fanatismo; nós traçamos uma linha bem lá. Se alguém recebe um pouco de alguma coisa que o Senhor o revelou, e isto não coincide com esta Bíblia de Gênesis até Apocalipse, e se torna uma doutrina, então nós não aceitaremos isto. Vêem? Isto tem que vir da Bíblia. E isto não pode vir simplesmente através da revelação de alguém. Se a revelação está de acordo com a Palavra, está bem.
23 Um homem veio me ver há algum tempo atrás, e ele disse: “Eu acabei de chegar nos Estados Unidos, irmão Branham.” Ele disse: “Agora, eu me familiarizei com uma irmã cristã.” E disse: “Esta irmã cristã era uma das mulheres mais amáveis.” Mas disse: “Fiquei sabendo que ela tinha três ou quatro maridos,” e disse: “que – naquele mesmo período que eu a conheci, estando aqui três meses, ela largou um homem e casou-se com outro.” E disse: “Ela tinha o Espírito Santo, falava perfeitamente em línguas estranhas o tempo todo, geralmente,” e disse: “entregava profecias e revelações.” Disse: “ Ela era uma mulher realmente cheia do Espírito.” E ela era uma senhora ministro. E disse: “Eu fui e indaguei ao Senhor porque existia tal e tal coisa. Porque esta mulher podia fazer tal coisa como esta.” E disse: “Eu tive um sonho com minha esposa. E minha mulher estava tendo um caso com outro homem que era imoral.” E então disse: “Ela veio e se ajoelhou aos meus pés e disse: ‘Você me perdoa pelo que tenho feito?’ Ele disse: ‘claro que te perdoo.’ E disse: ‘Por que perdoa você tão voluntariamente?’ Disse: ‘Porque eu te amo.’” E disse: “O Senhor falou de volta no sonho e me disse aquilo, ‘Esta é a razão pela qual eu a perdoo. É porque Eu a Amo.’ “
24 Eu disse: “Senhor, seu sonho foi muitíssimo doce; foi muitíssimo bom; mas o Senhor nunca lhe deu aquele sonho. Ele não está de acordo com Sua Palavra.” Isto é certo. Isto não opera com Sua Palavra. Não importa quão real ele pareça, isto tem que vir da Palavra.
25 No Velho Testamento eles tinham três maneiras de conhecer uma mensagem: primeiro naturalmente, era a lei, depois através de um profeta, depois através de um sonho. Agora, a lei era os oráculos escritos que estavam guardados dentro da arca. E aqueles eram os mandamentos e os mandamentos da lei. E então, um profeta podia profetizar ou um sonhador podia sonhar um sonho, pois Deus operava de ambos os modos, com profetas e com sonhos. “Se houver um no meio de vós que seja espiritual ou profeta, Eu o Senhor farei a mim mesmo conhecido a Ele em-em-em-sonhos, e revelarei a Mim mesmo a ele em visões. E se o que ele diz vem a suceder então ouça-o pois estou com ele. E se não acontecer não o ouça.”
26 Agora, quando eles tomavam um profetizador, profeta, ou um sonhador e eles-Ele tinha um sonho ou uma profecia, e eles queriam saber se aquilo estava certo ou não, eles o levavam ao que era chamado Urim e Tumim.
27 Agora, eu sei que pode ser para alguns-alguns de vocês uma palavra um pouco difícil, mas o que era quase o… Arão sendo sumo sacerdote sobre as-as doze tribos de Israel, ele tinha seis pedras em cada lado do peitoral. E cada pedra era a pedra de origem de cada tribo, como a tribo de Judá, a tribo de Gade, tribo de Rubem, a tribo de Benjamim. Cada uma tinha uma pedra de origem. E então quando eles… a pedra de origem estaria em uma das placas na igreja ou na pilastra, e então quando eles traziam este profeta que tinha uma profecia que ele disse que o Senhor iria fazer certa coisa… E eles o traziam aqui perante, e ele dizia sua profecia ou ele contava seu sonho. Agora, se Deus estava naquele sonho ou naquela profecia, aquelas luzes começavam a se mesclar e faziam o reflexo das cores do arco-íris, uma resposta sobrenatural (Vêem? Isto é certo), harmonizando com cada pedra lá, cada pedra matizando suas partes juntas, refletindo de volta com a resposta de Deus, “Este homem é um profeta; ele está dizendo a verdade,” ou, “Esse sonho foi enviado por Mim.” Mas se aquilo permanecesse quieto e não se movesse, não importava quão real aquilo poderia parecer, estava errado. Eles não recebiam aquilo.
28 Que bela ilustração hoje. Agora, o Urim e o Tumim do Velho Testamento tem terminado, porque o sacerdócio mudou. Agora o Urim e Tumim é a Palavra de Deus, a Bíblia. Sim, senhor. Aqui, a Bíblia diz: “Que a palavra de todo homem seja mentira e a Minha verdade.” E não importa quão real ela pareça quando o homem a está dizendo ou quão real seja seu sonho ou seja sua revelação, se isto-cada livro na Bíblia, se toda a Bíblia não reflete luz sobre aquilo como a Verdade, deixe aquilo de lado. Deixe aquilo de lado.
29 Agora, você pode tomar uma pequena parte das Escrituras aqui, e dizer: “Jesus fez isto e aquilo e nós devemos fazer o mesmo.” Você pode fazê-La dizer qualquer coisa que você deseje que Ela fale, mas isto tem que vir através de todo o caminho e ficar em linha perfeitamente com a Palavra de Deus. Então está certo, Aquilo é Deus falando assim. Este é o Seu Urim e Tumim.
30 Portanto, Deus em nenhuma era teve uma igreja denominacional. Diga-me quando Ele a teve. E agora, nunca houve uma denominação até 360 anos após a morte do último discípulo. Esta foi a Igreja Católica Romana. E da Igreja Católica Romana… Deus a chamou na Bíblia, em Apocalipse 17, de Meretriz. Que é uma mulher impura. E através disso ela teve filhas, e aquelas filhas eram prostitutas, impuras como ela era. Isto é o que as Escrituras dizem.
31 E a Igreja Católica Romana deu à luz a todo Protestantismo. E eles voltaram e fizeram aquela própria e mesma coisa que ela fez. E a razão é que ela era impura, ela tinha um cálice de doutrinas em sua mão, o vinho da ira de suas fornicações. E ela deu aos reis da terra e estava assentada sobre muitas águas e reinava sobre os governantes da terra. Nós encontramos isto assim na Bíblia. Encontramos que ela tinha que estar assentada sobre sete montes: uma igreja; nós a encontramos. Encontramos que ela estava adornada com uma coroa tríplice: Jurisdição do inferno, céu e purgatório. Certo. E é um homem o regente disto; ele era o anticristo assentado no templo de Deus, mostrando a si mesmo que ele era Deus, perdoando pecados na terra. Nós tivemos tudo isto, passamos por isto e vemos que isto está certo.
32 Disse: “Aqui está para aqueles que têm sabedoria.” Nós encontramos que o Espírito continuou falando claramente: “Àquele que têm sabedoria, àquele que têm conhecimento, àquele-os diferentes espíritos, os dons.” Não vê você que Deus está movendo aquela Igreja nos últimos dias? Tem que se levantar uma Igreja cheia dos dons espirituais, os verdadeiros dons de Deus. “Aqui está para aquele que tem sabedoria. Conte o número da besta, pois é o número de um homem. Seu número é 666.” E nós encontramos onde aquilo estava exatamente, não poderia ser mais perfeito. Escreva você mesmo: Vicarius, o que é vigário de Cristo, Filii de Deus-Vicarius Filii Dei e veja se isto não-nos algarismos romanos-E veja se você não obtém 666. Veja se não dá certo, não sobre algo mais que lhe dê superstição disto ou daquilo, mas no próprio lugar onde o resto das Escrituras diz que estaria assentado. E aqui somos Protestantes saindo de…
33 Agora, o que estamos tentando fazer hoje é trazer e mostrar que a doutrina que a Igreja Católica trouxe e tem, nós a adotamos exatamente aqui na Igreja Protestante. E nós estamos dando isso às pessoas, o que é o mesmo cálice de fornicação espiritual que ela dá. Porque elas não são escriturísticas; elas são feitas pelo homem. É uma falsa profecia; é uma mentira; é do diabo.
34 E então nós encontramos… Para conseguir um pequeno fundo para mostrar a era que estamos vivendo e apanhamos isto na noite passada que uma-uma criança nascida bastarda, filho ilegítimo, não podia nem mesmo entrar – entrar na congregação do Senhor por quatorze gerações. Que seriam quatrocentos anos, quarenta anos para uma geração.
35 Quão horrível era o pecado. Quão horrível, não que era, mas o é agora. E se aquilo estava debaixo da lei e Cristo veio para magnificar a lei… Ele disse: “Ouvistes vós dizer naqueles tempos primitivos, ‘Não matarás,’ eu porém vos digo, “O que tiver ódio contra o seu irmão sem uma causa já o matou”: Magnificou isto. “Ouvistes vós dizer naqueles tempos antigos: ‘Não adulterarás (aquilo era o ato)’, eu porém vos digo, o que olhar a uma mulher e cobiçá-la, já cometeu adultério com ela”: Magnificou isto milhares de vezes. Bem, se isto toma quatorze gerações para aquilo terminar então, que tal quando a grande taça de Deus for derramada sobre ela?
36 E as pessoas hoje, os jovens nos ginásios com festas de cerveja, e bebendo, e vivendo, e mocinhas vivendo em adultério, rapazinhos e coisas assim. Que tipo de geração aparecerá depois desta? O que faz estas mocinhas agirem desta maneira? Suas mães eram garotas petulantes; suas avós eram bailarinas. E Ele disse que visitaria a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. O que pode você esperar mais?
37 E quando a coisa toda começar a se tornar pública e a semente justa começar a se ajuntar a um lado e se tornar rara, e rara, e o iníquo simplesmente seguindo em frente (muito religioso), cada vez ficando mais iníquo e iníquo e iníquo, não há mais nada a fazer senão destruir a coisa toda como Ele fez lá atrás na destruição ante diluviana. Cada pensamento do homem está continuamente cheio de pecado. Tudo que o homem pensa hoje é sobre uma garrafa de uisque, ou em alguma mulher, ou dando umas voltinhas por aí afora. Não podem viver fiéis às suas esposas; os rapazes não podem viver fiéis às moças; as moças não podem viver fiéis aos rapazes. Eles estão em tal lugar porque o diabo os amarrou de tal maneira e os possuíu com espíritos malígnos, e a coisa toda se torna uma aglomeração de pecado. Esta é a razão pela qual estamos no dia, e esta é a razão pela qual a Rússia está brincando exatamente nas mãos de Deus para sacudir esta coisa aqui. Assim diz a Bíblia. Certamente, Deus está usando o comunismo. Ele o usará. E o comunismo destruirá a coisa toda de acordo com as Escrituras, e estamos neste dia.
38 Agora, trazendo estas coisas… Vêem? Ouça, gente, vocês estão encarando isto. E você… Isto-isto-isto determina seu destino eterno, então não tome isto displicentemente. Olhe no-no Urim e Tumim, como isto está entristecendo-Como isto está afetando as palavras.
39 Agora, quando estamos falando destas coisas, veja se elas estão de acordo com a Bíblia, veja se elas correspondem com o que as Escrituras dizem.
40 Agora, cada igreja… Se você diz: “Eu sou um cristão,” “A qual denominação você pertence?” Que diferença faz a qual denominação você pertença? Nós entendemos que denominação não tem nada a ver com a Bíblia de Deus. E todas as denominações protestantes são prostitutas. A Bíblia diz assim. Quando você diz que você é um Metodista, você é uma meretriz Metodista. Você diz que você é um Batista, você é uma meretriz Batista. Quando você diz que é um Pentecostal, você é uma meretriz Pentecostal. Isso é o que a Bíblia diz. Então ela é uma mãe de meretrizes.
41 Agora, se aquilo é tudo que você possui… Agora, se está tendo companheirismo nesta denominação e é ainda um cristão, você é um cristão; e não um Metodista; você não é um Batista; você não é um Pentecostal; você é um cristão, não… porque, mesmo o…
42 Eu ouvi uma discussão no rádio nesta manhã enquanto eu estava me preparando para vir à igreja, o debate da mesa redonda cristã em Louisville; e as igrejas adotaram um programa de ensinarem seus filhos modernos a beberem. Que tipo de idiotas iremos produzir? O que é isto? Porque suas mamães e seus papais em casa sabem tanto a respeito de Deus quanto um hotentote saberia acerca de uma noite egípcia. Abstenha de toda a coisa. Você não tem que modernizar-fazer a si mesmo moderno; você produz alcoólatras quando você faz aquilo. “Oh, nós a deixaremos fazer isto, e o deixaremos fazer aquilo,” e assim sucessivamente. O que podemos esperar? Não podemos passar por outra geração. Não podemos fazê-lo. Estamos nos fins dos tempos.
43 Então, eu não quero que vocês me classifiquem como algum tipo de charlatão. Talvez seja; se o sou, eu simplesmente-eu ignoro isto.
44 Eu disse à minha esposa, assentada ali; eu disse: “Meda, tenho eu me tornado um religioso fanático? Tenho eu perdido minha mente? Ou é isto o Espírito de Deus que não pode suportar estas coisas que estão clamando? Há aqui algo que me faz até mesmo ir contra meu próprio pensamento, meu próprio desejo?” Eu disse: “Há somente três coisas que isto pode ser. Talvez possa ser que eu tenha perdido minha mente.” Se eu tenho, eu não sei disto. Eu sou uma pessoa nervosa e agitada. Isto é simplesmente minha natureza. Meu dom faz aquilo, mas (como um ministro) – mas – eu sou… eu perdi minha mente, ou me tornei um fanático, ou é o Espírito de Deus. É-Tem que ser uma destas coisas.
45 Mas eu não suporto ver estas coisas, e algo de dentro simplesmente clama. Embora, eu saiba que de acordo com a Bíblia isto tem que acontecer. Então, que bem faz clamar? Como irá Deus se pôr de pé no julgamento e lançar esta geração aqui se Ele não tem uma voz clamando contra isto para trazer juízo? Que vai acontecer aos farizeus se eles não têm um João clamando no deserto? Que bem fará quando eu digo que eles não deveriam fazer isso, e não deveriam fazer aquilo, e não deveriam fazer aquilo outro, e não deveriam fazer isso, e deveriam se encher com o Espírito Santo? Eles passam e dizem: “Está fora de si, louco, algo aconteceu com ele.” Bem, qual a finalidade de se fazer isso? Porque Deus tem que ter uma voz. Tem que dizer isso de qualquer maneira para que ele possa trazer juízo, dizer: “Estava lá; você não está ignorante quanto a isso.” Isto é certo. Se você não clamar o que irá Ele fazer? Há algo que clama em você; você não pode fazer nada.
46 Agora, agora, nós encontramos então que quando nós trouxemos, o próximo artigo que temos aqui, encontramos que – esta é a razão pela qual nós não somos uma denominação… E cremos que há cristãos nascidos de novo, pessoas santas na Metodista, Batista, Presbiteriana, Pentecostal e demais. Nós cremos que a Semente da igreja de Deus que está no meio deste estado aqui, e isto veio através do que falamos na noite passada, e mais tarde falaremos sobre isto: predestinação. Não que Deus predestina qualquer coisa para ser, mas através da presciência Ele pode predestinar, pois Ele sabia todas as coisas.
47 E nós vimos ontem à noite que ninguém se salvou, como que nesta noite, e esteve seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro. Seu nome foi colocado no Livro da Vida do Cordeiro antes do mundo existir ou nunca esteve lá e nunca estará. Nós encontramos quando Deus sacrificou o Cordeiro antes da fundação do mundo, você foi sacrificado com seu Cordeiro. Crê você nisto? Verifique em um momento.
48 Voltemos a Apocalipse para começar, Apocalipse 17 – ou Apocalipse 13:8 e veja aqui o que a Bíblia diz a respeito – se – quando o Cordeiro foi sacrificado, veja se ele foi sacrificado em 33 A.D. ou 33 A.D – ou se Ele foi sacrificado, que – quando Ele foi sacrificado. Certo. Agora, naturalmente este é os Estados Unidos aqui em profecia, agora leremos isto.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra,… (o que? A besta)… esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
49 Quando o cordeiro foi sacrificado? A dois mil anos atrás? Talvez centenas de milhões de anos atrás. Antes da fundação do mundo e dele ser formado Jesus Cristo morreu por nossos pecados. Oh, agora estou ficando religioso.
50 Antes que houvesse um mundo Jesus Cristo morreu para salvá-lo. “Bem,” você diz: “então por que Deus, o Deus infinito permitiu o pecado?” Você sabe, há atributos em Deus. E se Deus nunca permitisse Satanás… Ele sabia quando Ele criou Lúcifer que ele seria aquele que corromperia o mundo. Oh, nosso Deus não é algo pequeno, colocado em um canto, mas Ele é o Deus infinito o Qual nunca teve um principio ou nunca terá um fim. E em Si Ele é em Seus atributos. Ele é um Salvador. E como poderia Ele ser conhecido como Salvador se lá não houvesse algo para ser salvo? Como teríamos jamais conhecido…
51 Qual foi o primeiro, assim faço a pergunta, qual era primeiro o Salvador ou o pecador? Bem, se o Salvador era primeiro, e o Salvador é maior do que o pecador, como apareceu o pecador? Se lá não houvesse nunca um pecador ele nunca O conheceria como um Salvador. Qual é mais poderoso o Curador ou um homem enfermo? O Curador simplesmente toma a enfermidade e a destrói. Qual é o primeiro, Deus ou o câncer? Ora, lá havia um Deus primeiro. Por que permitiu Ele a-a enfermidade então? Porque se Ele pode destrui-la agora, Ele poderia não ter deixado isto acontecer. E se Ele é infinito, Ele sabia que isto aconteceria. Mas então, se Ele então, se Ele não-se Ele não… Se não há nenhuma enfermidade, então Ele nunca seria conhecido como um Curador. Mas sendo Ele um Curador, então tem que haver uma enfermidade. Vê você o que eu quero dizer? Agora, Ele sabia todas as coisas.
52 Agora em Apocalipse 13:8, ouçam. E quando foi o Cordeiro sacrificado? Antes da fundação do mundo. Deus em Sua mente infinita olhando através do correr do tempo e Ele viu o que aconteceria, e como Ele teria que criar e derramar naquele espaço de tempo para tirar o que realmente Ele era.
53 Porque vocês jovens – vocês homens que têm suas esposas… Coloque uma mulher sob um teste e você verá de que ela é formada. Correto. Coloque um homem sob um teste; ele irá… Com uma garrafa em sua boca, se ele é um… sendo um alcoólatra; isto lhe dirá se ele se salvou disto ou não. Se ele tem sido um tratante, um que anda por aí, um desprezível imundo que separou lares de outro homens, despiu mulheres e ele começando… começando ela através dele; isto dirá de que é ele feito. Isto é certo. Certamente.
54 Deus para mostrar Seu poder, para mostrar o que Ele era, que Ele era um Salvador, Ele permitiu o pecador estar aqui.
55 Como tenho dito, como irão os anjos cantar a história da redenção quando eles nem mesmo sabem o que significa remissão? Mas nós podemos cantá-la; nós sabemos o que significa estar perdido e o que significa ser achado. Se você nunca se perdeu, você não sabe o que significa ser encontrado. São aqueles que estavam perdidos que sabem o que isto significa. São aqueles que tiveram enfermidades que sabem como é bom ter boa saúde quando ela vem. É aquela vil pessoa que uma vez andava pelas ruas e nunca teve um amigo, e nunca teve ninguém para abraçá-la, e nunca teve ninguém nem mesmo para olhar para ela e considerá-la; é esta pessoa que sabe o que significa um amigo verdadeiro quando ele vem e coloca seu braço ao seu redor. Claro, você tem que saber.
56 Como poderíamos alguma vez saber como apreciar o brilho do sol se nunca houvesse tido uma noite. Como saberíamos apreciar um bonito e claro dia se nunca houvesse tido um nublado? Como poderia você saber como apreciar o calor do brilho do sol no verão se nunca houvesse tido o inverno? A lei dos prós e contras. Estou fugindo da pregação; mas não tenho intenção de fazê-lo. Certo.
57 Apocalipse 17:8 onde nós por um momento agora para mostrar… Agora, quando foi o Cordeiro sacrificado? Antes da fundação do mundo. Correto. Apocalipse 17:8.
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde… (No Livro da Vida desde quando?)… da fundação do mundo)… se admirarão…
58 Quando foi o seu nome colocado no Livro da Vida? Como eu disse ontem à noite, o homem que escreveu o hino “Há um novo nome escrito lá na glória, e é o meu, é o meu,” pensando que ele estava certo, mas escrituristicamente ele estava errado. Seu nome não foi escrito na noite em que você veio a Cristo. Jesus disse: “Todo que o Pai tem me dado virá a mim. E ninguém pode vir a não ser que Meu Pai o traga. Todos que vierem a mim eu lhes darei Vida Eterna e os levantarei no último dia. Nenhum deles se perderá. Nada perdi, porque nenhum homem pode arrancá-los das mãos do Meu Pai o Qual os deu a Mim.” Oh! São João 5:24, “Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” É por isto que esta igreja crê na segurança e… na perseverança dos santos, não da maneira batista, não da maneira presbiteriana, mas da maneira da Bíblia.
59 “Bem,” você diz: “agora, irmão Branham, eu acho que uma vez na graça sempre na graça.” Isto traz muita desgraça. Mas quando um homem ou uma mulher tem nascido do Espírito de Deus, as coisas velhas se passaram, todas as coisas têm se feito novas, e ele foi nascido e abençoado pelo Deus Eterno. E eles não podem perecer mais tal como Deus mesmo não pode.
60 Você quer me dizer que um Deus, um Deus infinito, desceria e lhe daria a Vida Eterna sabendo que Ele iria te perder, salvar a você aqui sabendo que Ele iria te perder ali? Para que foi que Ele te salvou? Ora, Ele estaria trabalhando contra Si mesmo. Se Ele uma vez te salvou, você estará salvo por toda a eternidade. Nenhum demônio do inferno pode te aborrecer.
61 Agora, o Deus infinito o Qual podia dizer o fim desde o princípio e então te salvar aqui nesta semana e sabendo que no ano que vem você vai se apostatar e te perderá… Bem, por que Ele está fazendo uma obra como esta? Isto seria tolice; eu não faria isto. Se eu o fizesse meu amigo hoje sabendo que você seria meu inimigo amanhã, bem, eu não faria isto; eu simplesmente te deixaria de lado. Vêem? Deus te faz Seu servo hoje, porque Ele sabe e sabia antes que você viesse à terra quando Ele estava fazendo o cálcio que ia para seu corpo, quando Ele criou a luz cósmica que você… isto está em você, quando o petróleo e tudo de que você é feito, quando Deus criou isto na terra Ele conhecia cada fibra sua e o que você faria. Como pode o Deus infinito…
62 “Bem, é melhor eu andar cuidadosamente hoje; eu posso me apostatar e me perder amanhã.” Então você não foi salvo no princípio. Talvez você foi trabalhado sob emoções. Você está pensando que é salvo. Você pode se sentir como se estivesse salvo. Você pode crer que você está salvo. Você pode se unir a uma igreja. Você pode ser um bom batista, metodista ou pentecostal; aquilo não tem nada a ver com isto. Se seu nome estivesse-se você foi alguma vez salvo, você foi salvo antes mesmo do mundo existir, quando Deus enviou Jesus em Sua mente para salvar aquele que Ele viu que era para ser salvo… Agora, Ele não está desejando que ninguém pereça. Ele não está desejando, mas se Ele é Deus Ele sabia quem iria e quem não iria. Assim dizem as Escrituras. Então aí está você.
63 Isto é porque nós nos diferimos dos batistas, metodistas e dos então chamados Calvinistas, pessoas pensadoras. Contudo, o Calvinismo está bem.
64 Então você vai para o lado Armênio. O que receberam eles? Obras: este é o grupo da santidade. Obras… “Louvado seja Deus, eu deixarei o meu cabelo crescer,” as mulheres, e, “Oh glória a Deus, eu nem mesmo uso um short muito curto,” os homens também e assim sucessivamente. Isto não tem nada a ver com o Reino. Não, senhor! Você pode deixar o seu cabelo crescer; você pode usar vestidos da maneira que quiser; ou você pode fazer isto, aquilo, ou aquilo outro, e isto não terá nada que ver com aquilo. Você não é salvo por causa de suas roupas. Se fosse assim, Deus teria feito somente alguns modelos. Jesus não teria que morrer. Você é salvo porque Deus te salvou pela graça. E você faz estas coisas somente em gratidão. A decência comum lhe dirá isto. Você faz estas coisas em gratidão.
65 O trabalho é o que faço para Deus. Se eu nunca pregar outro sermão e viver aqui cento e cinquenta anos, eu continuo salvo. Lógico! Eu não sou salvo porque eu sou um pregador. Eu sou salvo por causa da graça de Deus que me salvou. Não houve coisa alguma que foi feita como mérito por mim.
66 Eu estou sendo processado agora mesmo pela lei por meio milhão de dólares. E eles disseram: “Porque você saiu… Aquele dinheiro que você tem levantado lá para pagar suas contas, era seu antes que você pagasse suas contas. Você o passou através de sua igreja, mas ele era seu primeiro.
Eu disse: “Mas eu nunca fiz uma coisa por isto.”
Disseram: “Sim, você fez, você lhes disse que levantaria uma oferta de amor.”
Eu disse: “Eu quero que alguém me diga quando isto aconteceu.”
“Bem, você o solicitou através do Correio.”
Eu disse: “Vasculhem meu escritório: nem um centavo.”
67 Vocês sabem, a Bíblia diz: “Não vos preocupeis com o que haveis de dizer, pois aquilo vos será dado naquela hora.” E assentado lá ao lado daqueles promotores federais e cada um se explodindo comigo de um lado ao outro, e eu dificilmente sabia o meu a,b,c, e com aqueles homens inteligentes que são treinados para fazerem você dizer coisas que você realmente não tenciona dizê-las… Agora, como pode você competir com a sagacidade de alguém assim? Ele não pode nunca competir com a inteligência de meu Mestre. As Escrituras dizem: “Não vos preocupeis quando fordes levados perante reis e presidentes.”
Eu sei que o dinheiro que eu tenho levantado lá, eu o gastei para… E eles não debateram aquilo. Ele foi gasto tão legitimamente quanto poderia ter sido, mas eles disseram: “Ele era seu primeiro e então você o entregou ao Tabernáculo Branham.”
Eu disse: “Mas eu sou o tesoureiro do Tabernáculo Branham.” E este… Bem, eles disseram, “Eu não sei a respeito disto. Então por que os administradores não fizeram isto, aquilo ou aquilo outro?”
Um… Eu disse: “E então vocês me chamam de desonesto.”
68 Disse: “Nós pensamos que você é muito honesto.” Disse: “Eu quero lhe mostrar algo, Sr. Branham,” aquele promotor. Estou dizendo isto simplesmente para a glória de Deus agora e especialmente para os inexperientes. Ele disse… Eu desejo lhe mostrar algo para lhe mostrar que se você vive através da Bíblia, Deus viverá através de você. E se o seu espírito discorda com o que Deus disse, então você não está vivendo através da Bíblia.
69 Você recorda ontem à noite quando falamos a respeito de mulheres pregadoras? Quando elas dizem: “Oh, eu creio que o Espírito Santo me chamou para pregar,” e coisas assim, a Bíblia diz: “Se qualquer homem diz que ele é um profeta ou mesmo espiritual, reconheça que estes são mandamentos do Senhor, mas se ele ignora isto, que ignore.” Então quando você ouvir homens dizerem que eles crêem em mulheres pregadoras, isto mostra que eles não estão certos com Deus ou não conhecem a Verdade. Isto é a Verdade. Assim dizem as Escrituras; nós encontramos isto lá. E isto coincide com as Escrituras. Agora, não importa quão real isto pareça, isto é contrário, não está certo.
70 Agora, nós vamos conseguir algo aqui agora. Observem. Deus, o Deus infinito, O qual fez os céus e a terra, e sabia todas as coisas, e sabia disto antes do mundo ser até mesmo formado, cada mosca, cada pulga, cada mosquito, tudo que existiria… Se você vive através de Sua Palavra…
Então lá de pé perante aqueles promotores… Este promotor veio de lá e disse: “Não estamos de maneira nenhuma tentando dizer que você é desonesto.” Disse: “Você estava ignorando o fato de que quando qualquer um lhe dá dinheiro, este era seu primeiro.” Disse: “Você endossou um cheque do Sr. Miner Arganbright de… da Califórnia do Companheirismo dos Homens Cristãos de Negócios do Evangelho Completo, de muitos mil dólares. E no mesmo dia você o tirou de seu banco e comprou quatro ou cinco passagens para viagens no estrangeiro, cerca de vinte e quatro mil dólares.”
Disse: “Sim, senhor.”
Ele disse: “Você deve o imposto de renda daquilo.”
Bem, eu disse: “Nós estávamos lá no mesmo banco, e ele me deu o cheque e eu o passei para o banco e fizemos as passagens imediatamente.”
Ele disse: “Se você teve o cheque por um minuto,” disse: “A metade daquilo era seu; se você o tivesse por meio minuto, era seu por meio minuto antes que o tornasse propriedade da igreja.” Disse: “Você deve o imposto de renda disto.”
“Mas ele o deu a igreja. Ele pagou o imposto de renda disto, e ele o deu à igreja.”
“Ele o deu para você.” E eu disse… “Você paga o imposto de renda disto; isto vai para a igreja, então está livre de impostos.” Disse: “Nós não estamos cobrando imposto da sua igreja; nós estamos cobrando imposto de você.”
Eu disse: “então… porque,” eu disse: “o próprio homem que assinou o seu nome, do imposto de renda federal, me disse para fazer desta maneira.”
Ele disse: “Ele não está mais no governo.”
Eu disse: “Aqueles que escreveram a Constituição não estão mais no governo, e ela continua válida?” Eu disse: “Algum dia você não estará mais no governo, e então o que estará você dizendo?” Eu disse: “Que espécie de governo estamos servindo?” Certamente!
71 Mas então… E o outro homem disse: “Sr. Branham,” disse ele, “nós encontramos aqui, deixe-me te mostrar que nós sabemos onde está cada centavo que você gastou.”
Eu disse: “Está bem.”
Ele disse: “Aqui está o lugar onde você estava tendo uma reunião no Canadá, em Alberta; e lá você deu uma oferta de amor de três mil dólares.”
Eu disse: “Sim, senhor.”
E disse: “No seguinte… domingo anterior, ou melhor, dali você saiu e descobriu onde havia uma velha igreja e eles estavam adorando naquela igreja e não tinham telhado algum sobre ela, e você deu aqueles três mil dólares àquelas pessoas para construirem uma igreja.”
Eu disse: “Correto.”
Disse: “Mas você deve o imposto de renda daquilo.”
Disse: “Você deu aquilo para a igreja.” Disse: “Vê, era seu antes de ser da igreja.” Ele disse: “Não é verdade que um certo homem (e eu não vou citar o nome dele, porque muitos de vocês o conhecem), sua casa foi incendiada aqui na região, e quando você saiu de sua reunião você tinha mil e quinhentos dólares (agora, isto pode representar muito dinheiro para cada um de vocês, mas isto é simplesmente quinze dias para mim para o pão ou sustento, custa-me mais de cem dólares por dia se eu prego ou não para eu tomar conta do escritório e coisas)…” e disse: “Você estava com mil e quinhentos dólares, e aquele homem estava… com a casa queimada, ele tinha uns seis filhos, e você deu a ele aqueles mil e quinhentos dólares.” Claro, eles tinham meu cheque colocado aqui.
Eu disse: “Isto é certo.” Eu disse: “O que faria você, um homem com cinco filhos vivendo em uma tenda com uma temperatura a zero e o chão coberto de neve? Você pensa que eu poderia me assentar em uma casa apropriada e sabendo que aquele homem e seus pequenos filhos estavam lá fora congelando, encolhidos com casacos… com dinheiro… poderia ajudá-lo?”
Ele disse: “Não é verdade que um homem morreu aqui em cima em uma viela e ele veio de Kentucky, ele nem mesmo tinha dinheiro para o seu serviço funeral, e você enterrou o homem, e você e sua esposa apanharam dinheiro e foram até as Lojas “J.C. Penney’s”(tirou o cheque), disse: “você gastou mais de duzentos dólares somente com roupas para aquelas crianças.”
Eu disse: “Correto.”
Ele disse: “Não é fato que uma velha mulher bem aqui nesta certa cidade, (que então vivia em New Albany),” e disse: “você deu a ela uns trezentos dólares e algo mais para pagar a conta de um armazém que voltou do qual eles a haviam cortado, e você pagou aproximadamente uns quinhentos dólares pelo seu aluguel porque eles iam colocá-la para fora no inverno, e você pagou para ela… o seu aluguel até junho seguinte, e também sustentou com a conta do armazém que elevou a mil e quatrocentos ou mil e quinhentos dólares outra vez?
Eu disse: “Eu me recordo do caso muito bem, uma velha mãe, oitenta anos de idade com uma filha aflita e um rapaz pregador em Georgia afligido com reumatismo e deitado em uma cama e sem nenhum sustento.” (O que faria você concernente a isto?) Eu disse: “Sim, eu o fiz.”
Disse: “O seu quadro de administradores sabia disto?”
Eu disse: “Não senhor, eles não sabiam.”
“Sabia sua esposa disto?” Eu disse: “Não senhor, ela não sabia.”
Disse: “Então por que fez você isto?”
Eu disse: “Porque meu Senhor disse: “Não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita.” Eu disse: “Tem você alguma lei que é maior que a lei de Deus?”
72 E logo então o Espírito Santo desceu maravilhosamente para socorrer da maneira que Ele faz. Você diz coisas do subconsciente não sabendo o que você está dizendo se você simplesmente deixar o Espírito Santo falar. Eu disse: “bem, se… se você reclama que eu devo aquilo,” eu disse: “Eu farei o melhor que puder…” Eu disse: “Eu não sou moço mais, porém eu farei o melhor para pagar isto.” Eu disse: “Não devo nada a ninguém até onde eu saiba.” Eu tenho tentado ser honesto; eu tinha um débito de milhares de dólares e paguei tudo em dólares em uma semana, pela graça de Deus isto está pago. Eu disse: “Se você reclama e prova para mim que eu devo esse dinheiro que eu dei para aquelas pessoas…” E eles seguiram em frente para mostrar onde havia lá aproximadamente vinte mil dólares nos últimos dez anos que eu dei daquela maneira.
E ele disse: “Os administradores não sabiam nada a respeito disto.”
Eu disse: “Não era necessário que eles soubessem disto.”
E então ele disse: “Bem… “ Então ele disse…
73 Eu disse: “O que me fere é saber que estas pobres e velhas viúvas e órfãos, eles terão que pagar imposto de renda nisto também ou morrerem devendo o governo.” Eu não sabia o que eu estava dizendo. Aquilo era o Pai falando, e eu não sabia disto.
“Oh,” ele disse: “não, eles não terão que pagar o imposto de renda nisto.”
Eu disse: “Por que eles não têm que pagar?”
Disse: “Veja você, aquele foi um presente não solicitado.” Então o Espírito Santo me despertou.
“Oh,” eu disse: então não se paga o imposto de renda de um presente não solicitado?”
Disse: “Correto.”
Eu disse: “Então eu não devo nada ao governo, pois eu nunca levantei uma oferta em minha vida.”
Então o meu advogado levantou, e ele disse: “Sr. Branham pode você…
Eu disse: “Eu posso te mandar dois milhões de cartas para Washington e provar isto.” Eu disse: “Eu nunca levantei uma oferta…”
Disse: “Mas quando você sai para estas reuniões e este dinheiro que é levantado através destes ministros para pagar isto,” disse: “Você tem algum tipo de entendimento para você conseguir algo.”
Eu disse: “Nenhum pouco.”
Ele disse: “Bem, então, não solicita você através do Correio?”
Eu disse: “Nada.”
Disse: “Como você consegue o seu dinheiro?”
74 Eu disse: “O que as pessoas me enviam.” Estou olhando agora mesmo na face de pessoas que me enviam dízimos continuamente. Eu nunca os pedi; eles simplesmente fazem isto. Este é o Espírito Santo. Ele é capaz de tomar conta dos Seus.
E ele disse: “Então, Sr. Branham,” disse: “pode você provar isto? Pode você conseguir-me cartas de pelo menos oito ou dez anos atrás que você recebeu ofertas sem que as tenha solicitado?”
Eu disse: “Tantas quantas você desejar.”
Ele disse: “Eu desejo três de cada ano.”
Eu disse: “Correto, você as terá.”
Disse: “Então, pode você me entregar a chave de sua Caixa Postal e me deixar… deixar suas cartas se aumularem por dois ou três dias, então ir lá e eu mesmo abri-la?”
Disse: “Você pode fazer qualquer coisa que desejar. Você pode também vir ao meu escritório.”
Ele disse: “Que tipo de solicitação você faz?”
Eu disse: “Nenhuma!”
“O que você envia pelo correio?”
“Lenços de oração.”
“Você cobra por isto?”
75 Eu disse: “Venha e leia as cartas que eu envio juntamente com eles.” Assim foi isto. Agora o governo me deve todo o imposto de renda que paguei pelos últimos vinte anos. “Não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder nem do que haveis de dizer. O Pai que habita em vós falará.” Vê? Isto é porque nós cremos no permanecer com a Palavra. Talvez isto tome muito tempo, mas isto trabalhará exatamente de acordo com a Palavra.
76 Agora, isto é porque nós cremos que a Bíblia nos diz que bem antes do mundo ser até mesmo formado e antes dele vir à existência, que o Pai sacrificou o Cordeiro. E então quando sacrificou o Cordeiro Ele colocou o nome de seus filhos que viriam no Livro da Vida, e então nós simplesmente vivemos aquela era até que tudo é terminado. Vê você o que eu quero dizer? O Deus infinito sabia daquilo, que antes do mundo existir Ele via o programa no que isto teria que ser feito, e Ele simplesmente o fez.
77 Agora recordem, como um grande Mestre Construtor, o Pai, quando Ele fez este mundo Ele colocou cálcio, potássio, petróleo e todos estes elementos diferentes que são usados para formar nossos corpos, Ele sabia de cada pedacinho dele e conhecia que tipo de forma de corpo você teria antes mesmo dele ser criado. Certamente, Ele sabia o destino eterno disto. E ele sabia que tipo de espíritos habitariam neles.
78 E agora, antes que possamos terminar aquele assunto, teremos que apanhar isto nesta noite na semente da serpente e na semente da mulher, e trazê-lo e mostrar o que é. Ver como aquela semente da serpente movia, e como aquela semente da mulher movia, como aquela semente da serpente começou a predominar, predominar, ficando maior e maior, maior, maior, maior até que agora não havia nada a sobrar, mas somente um remanescente muito pequeno de nomes que já estavam escritos desde antes da fundação do mundo.
79 Mas quando o corpo houver sido nascido e aquele último nome que está no Livro for reconhecido aqui na terra, os livros serão fechados, pois ele estará completo, a história da remissão já haverá sido lida completamente. Então nós O veremos e O encontraremos na ressurreição. “Aquele que ouve as Minhas palavras e crê Naquele que Me enviou têm Vida Eterna e nunca passará pelo julgamento, mas tem passado da morte para a Vida. Nenhum homem pode vir a mim a não ser que o Pai o traga.” “Não é para aquele que deseja ou para o que corre, é para quem Deus tem mostrado misericórdia,” diz a Escritura. Não é para aquele que deseja. Muitas pessoas dizem: “Eu me unirei à Igreja; eu vou ser um bom sujeito; eu farei isto.” Aquilo não tem nada a ver com isto. É Deus Quem mostra misericórdia.
80 Agora, vê você, quando Deus começou em… Há sete Espíritos de Deus, exatamente como as sete cores do arco-iris. E se você já observou, um pedaço de vidro de três ângulos refletirá perfeitamente sete cores? Você já tentou fazer isso? Coloque um pedaço de vidros de três ângulos… Ainda que seja só um pedaço de vidro, mas com três ângulos ele refletirá sete cores. Isto é como o Pai, Filho e Espírito Santo sendo Um, ainda reflete os sete atributos espirituais de Deus.
81 E então, o primeiro e grande Espírito do Senhor, o qual é amor. Deus como o grande arco-iris; não poderíamos imaginar o que Ele parece. Mas somente dizemos que Ele parece ao arco-iris em Espírito. O Espírito perfeito do amor, vermelho; azul, o Espírito perfeito do companheirismo, são todos Espíritos perfeitos. E então eles começam a se concentrar, diminuindo, e elas se diminuem até ao amor Phileo ou amor Ágape ao amor Phileo, da luxúria, até o mais baixo. Então Deus, Ele mesmo se tornou Homem, Jesus, desceu da mesma maneira nas profundezas mais baixas do inferno e tirou aqueles que Ele conhecia antes da fundação do mundo cujos nomes estavam escritos no Livro, e Ele mesmo os redimiu de volta. Aí está você, a história da redenção não pode ser totalmente conhecida até que O vejamos e nos encontremos em Sua semelhança.
82 Agora, é por isto que não somos uma denominação. Isto é porque não cooperamos… Nós cooperamos em cada movimento que podemos para Deus, mas é por isso que nós não somos uma denominação. Agora, suas falsas coisas vêm através da denominação.
83 Agora, como eu disse: estou dando duro, porque eu quero que isto se firme. Agora, lá fora na igreja de outros eu não pensaria nestas coisas. Eu seria o suficiente cristão e irmão para permanecer simplesmente nos maiores princípios nos quais todos nós concordamos. Vêem? Mas é somente… Mas é somente como não gostaríamos de imitar.
84 Ontem eu estava falando com um jovem onde eu estava caçando esquilos, ontem de manhã, lá nas montanhas de Kentucky. E eu não observei uma pequena placa informativa no mato, e eu estava assentado do outro lado… E eu pensei que era o irmão Banks quem estava saindo ali do bosque; ele estava caçando esquilos ali na mesma área também. E eu o vi vindo, e assobiei para o jovem. Eu pensei que fosse o irmão Wood, vestido, exatamente como ele. Ele virou e eu vi que não era ele. E o irmão Wood havia me dito que havia um lugar lá em cima que tinha um aviso. E eu não o conhecia. Não há nenhuma cerca de arame, somente o bosque, e como saberia eu que aquelas nogueiras pertenciam àquele lado? Então eu estava assentado lá ouvindo o barulho dos esquilos. E eu estava pensando, “Bem, agora hoje à noite eu vou para casa e começarei a reunião; tenho que me equipar outra vez.”
85 E eu… começou a chover e a tempestade soprando, e eu vi este companheiro; eu falei com ele. Subi até lá em cima e encontrei que estava em seu terreno. Vêem? E eu falei com ele e ele disse: “Oh, não tem problema!” Ele disse: “Oh, você pode caçar em qualquer lugar que desejar.”
Eu disse: “Bem…”
Ele disse: “Você não estava no meu terreno, você estava assentado além daquela nogueira.” Disse: “O meu terreno é deste lado da nogueira.” Mas disse: “Não há problema, irmão Branham, você pode caçar aonde você quiser. Suba até minha casa. Papai gostaria de vê-lo.” Vêem?
E eu disse: “Bem…”
Nós começamos a falar a respeito da Bíblia, então quando nós-no assunto de caçada ele disse isto, ele disse: “Irmão Branham, não há ninguém aqui embaixo que importa que alguém cace,” mas disse: “meu pai estava por aqui certo dia e algum caçador da cidade veio e matou uma de suas ovelhas que pesava cerca de vinte e seis a trinta quilos, e ele gritou para aquele sujeito, e o sujeito atirou nele com um rifle.” Ele disse: “Isto é o que faz ficar ruim.” Disse: “Nós não importamos que cacem.
86 Bem, esta é a mesma coisa de que estou falando. Não me importa a qual denominação você pertença, mas fique com a Bíblia e com o Espírito Santo. E não é com a sua denominação que estamos preocupados. Tanto faz pertencer a uma como a outra. Mas é permanecendo com a Bíblia ou aceitando dogmas feitos por homens. Fique com a Bíblia.
87 Agora, eles trouxeram denominações que estavam erradas. Agora, a próxima coisa que eles haviam trazido, que era um erro, era o batismo na água. O batismo na água como é ensinado na Bíblia é por imersão, mas a Igreja Católica trouxe aspersão ou o derramamento. E não há nenhuma Escritura na Bíblia que sustenta a aspersão ou o derramamento, não há tal lugar encontrado na Bíblia. É por imersão.
88 Bem, então, quando veio logo após a igreja Católica e a igreja Luterana com os derramamentos, e logo veio a Igreja Anglicana e assim por diante enquanto declina. Então logo depois que os Batistas entraram e os Campbellites começaram a imergir outra vez. Bem, Satanás viu aquilo, então ele simplesmente lhes deu um nome falso para imergir. E eles começaram a usar o nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Não há nenhuma partícula de Escritura na Bíblia onde alguma pessoa foi alguma vez imergida no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. E quem ensinar isto é um falso ensinador.
89 Agora, eu lhe disse que fixaria isto. Agora, se você não acha que isto está correto, eu quero sua pergunta nesta plataforma me mostrando. Se você pode me mostrar em algum lugar onde qualquer pessoa foi alguma vez batizada na Bíblia no nome do Pai, Filho e Espírito Santo, eu colocarei um cartaz nas minhas costas como um falso pregador e sairei pelas ruas gritando no mais alto de minha voz com minhas mãos levantadas: “Um falso ensinador.” Não há tal coisa. De onde veio isto? Agora, volte; isto não é este lado da Bíblia. Você tem que ter a história. Os Católicos crêem em muitos deuses, e eles partiram o único e verdadeiro Deus em três deuses diferentes.
90 E ouçam-me, que coisa horrível estava no jornal outro dia concernente a um grande homem, que todos nós sabemos ser um servo de Deus: Billy Graham. Nós temos a reportagem; o irmão Beeler a tem lá. Quando isto foi pedido a Billy Graham através de certo, “Quem… o que foi esta grande contradição a respeito da trindade? Haveria lá três deuses, três deuses presente, ou como seria isto? Em um lugar parecia três deuses e em outro parecia que havia somente…” Billy Graham disse: “Isto não tem sido revelado. Ninguém sabe.” Oh, se lá existem três deuses, nós somos pagãos.
91 Como os judeus dizem: “Qual deles é o seu deus, o Pai, é o Filho seu deus, ou é o Espírito Santo o seu deus?” Há somente um Deus. E aqueles não são três personalidades, pois uma personalidade tem que ser uma pessoa. Não pode haver uma personalidade sem haver uma pessoa. Vocês sabem disto. Como pode qualquer coisa ser uma personalidade sem ser uma pessoa?
92 “Oh,” disse: “Nós não cremos em três deuses pessoais; nós cremos em três personalidades do mesmo Deus.” Bem, antes que isto pudesse ser uma personalidade tem que ser uma pessoa.
93 “Então o que é isto?” Você diria. Não são três deuses. São três ofícios do mesmo Deus. Ele era o Pai no princípio que estava no… deserto em… uma chama de fogo, na sarça ardente… [Espaço vazio na fita – Ed.]… Paternidade, Deus, simplesmente como eu estava dizendo, condescendente, descendo; aquela era a ordem mais alta. O Espírito, o… o… o Ágape, o Zoe, a… a Vida de Deus Ele mesmo em forma de Coluna de Fogo. E aquela Mesma depois de estar na Paternidade, se tornou o Filho, e o Espírito do… que estava na sarça ardente estava no Homem Cristo. E isto trouxe a mesma evidência que o fogo trouxe. Disse: “Se Eu não faço as obras de Meu Pai, não creais em Mim.” Cada árvore produzirá conforme o seu próprio fruto.
94 Então depois que Ele se tornou homem… Vêem, Isto desceu do Super natural a algo tangível que poderia ser tocado, um corpo. E através da morte sacrificial e do sacrifício supremo deste único Deus, Jesus… Ele disse: “Eu e o Pai somos Um. Meu Pai habita em mim.” Pode… Ninguém poderia ler aquilo mais claro.
Eles disseram: “Por que tu não nos mostras o Pai, e isto nos basta.” João 14:8
95 Ele disse: “A quanto tempo estou convosco e não Me tendes conhecido?” Ele disse: “Quando vês ao Pai… quem vê a Mim, vê ao Pai.”
Como uma senhora certa vez saltou, e ela disse: “Ora, irmão Branham,” Ela disse: “você… o Pai e o Filho são um como você e sua esposa são um.”
Eu disse: “Oh, não eles não são.”
Eu disse: “Você me vê?”
Ela disse: “Sim.”
Eu disse: “Vê você minha esposa?”
Disse: “Não!”
96 Eu disse: “Então não são o mesmo. Jesus disse: ‘Quem vê a Mim, vê ao Pai. O Pai habita em mim.’ Minha esposa não habita em mim.” Vê? Eles são um; de todas as formas Eles são um. E nós somos um através de um acordo, a esposa e eu. Nós somos um em companheirismo, mas nós temos duas personalidades. Minha esposa pode ter uma classe de pensamento e eu outro, e nós somos duas pessoas. Mas não é assim com Deus, eles… Deus e Cristo são a mesma Pessoa.
97 “Então o que é o Espírito Santo?” O Espírito Santo é aquele mesmo Espírito de Deus habitando nas pessoas por quem Ele morreu e colocou os seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro, os quais eram um com Ele no princípio. Assim dizem as Escrituras. Não lhes disse Jesus que eles estavam com Ele antes da fundação do mundo? Suas mentes estavam escuras e negras; todos somos estas coisas. Mas não somos somente uma pequena coincidência ocorrida aqui; somos filhos e filhas de Deus no princípio da criação de Deus, e sendo lançado aqui para ser testemunha, para testemunhar a graça de Deus a qual é derramada em nossos corações através do Espírito Santo. Nós temos um Espírito Eterno. E ninguém, ninguém… E não há maneira nenhuma de barrá-Lo. A igreja de Deus estará lá simplesmente tão certo quanto possa estar.
98 Como estávamos falando, apanharemos o pequeno assunto outra vez somente por… por um minuto, como o filho ilegítimo não podia entrar no reino por quatorze gerações, quatrocentos anos, e como a iniquidade dos pais era visitada sobre os filhos pela terceira e quarta geração. Também a justiça dos pais é visitada.
99 O que você faz, se há um amanhã que virá, e você tem um bisneto, sua ação hoje determinará o que ele será então; pois nós lemos na Bíblia onde Melquisedeque, quando Ele encontrou Abraão voltando do massacre dos reis, e Abraão o patriarca Lhe deu um décimo, um dízimo de tudo que ele tinha… E então ele disse que o dízimo, que somente Levi poderia aceitar o dízimo. Mas ele disse que Levi o qual recebeu dízimos pagou dízimos quando ele estava ainda nos lombos de Abraão.
100 Oh, pode você apanhar isto? Abraão era bisavô de Levi, e aqui Levi talvez pelo menos oitocentos ou mil anos mais tarde, muitas centenas, eu não saberia exatamente quantos… eu teria que calcular isto através das gerações… mas Abraão gerou Isaque; Isaque gerou a Jacó; Jacó gerou Levi, e aqui Levi… Jacó seria seu pai, Isaque seu avô e Abraão seu bisavô. E quando Jacó estava nos lombos de Abraão, a Bíblia diz que ele pagou dízimos a Melquisedeque.
101 E então esta geração jovem correndo por aí fumando, bebendo e tudo mais, como você espera que exista outra geração? A razão pela qual temos pecado, agora com a delinquência juvenil, a razão pela qual temos mocinhas nas ruas, e mocinhos é porque suas mães e pais fizeram o que fizeram na geração passada. E a razão pela qual ainda temos pregadores que ainda se põem de pé pela Verdade, a razão pela qual ainda temos algumas moças antiquadas é porque elas tiveram pais antiquados antes delas. Isto é exatamente correto. Nós ainda temos pregadores que se firmam sem compromisso algum com qualquer denominação ou a Palavra é porque nós tínhamos velhos pregadores antiquados que no passado se colocaram de pé no mesmo solo. Sim!
102 Agora, estamos nestes dias, e agora queremos dizer, que aqui, de volta a… algumas das denominações, a razão pela qual não somos uma denominação… e porque se fôssemos uma denominação, nós teríamos que nos inclinar para aquilo.
103 E recordem, você examine as Escrituras onde quer que você desejar, e você não encontrará um lugar na Bíblia onde qualquer pessoa foi alguma vez batizada através da aspersão, pelo derramamento, ou no nome Pai, Filho e Espírito Santo. Então, se não está na Escritura, isto teve que começar em algum lugar.
104 Como eu digo,assentado debaixo de uma árvore olhando em… oh, talvez seja como um…um puro ; ele pode ser um gigante; pode ser poderoso, mas ele teve um princípio; isto teve que começar. E tudo, esta religião do tempo antigo na qual estamos galantemente nos firmando, isto teve que iniciar em algum lugar. Teve que ter um princípio. E os “ismos” que temos, tiveram que ter um começo. E as falsas Escrituras que estamos usando nas nossas denominações tiveram que ter um princípio. E se nós dizemos: “Eu sou um Metodista,” você teve que ter um princípio. Você pode dizer: “Eu sou Batista;” você teve que ter um princípio. Você diz: “Eu sou católico;” você teve que ter um princípio. Você diz: “Eu sou um cristão nascido de novo;” você teve que ter um princípio. Você teve que tê-lo.
105 Volte, encontre onde isto se iniciou. Vamos voltar ao início do quadro. Então se não há nenhuma denominação na Bíblia, então a denominação teve que ter um princípio. Ela começou com a Igreja Católica. Os protestantes simplesmente resultaram dela.
106 Então se a Bíblia diz que ela era uma mulher de má reputação, por causa de sua doutrina… ela cometeu fornicações espirituais. O que é fornicação? Recordem que passamos por isto agora. Uma mulher vivendo com seu esposo, ela é tal como uma virgem. Ela não é desonrada, contanto que ela viva com aquele único homem. Mas o que é iniquidade? É a justiça pervertida. Deixe-a viver com outro homem, e ela será condenada. (Vêem?) A justiça pervertida.
107 Agora, se a denominação estava errada… Se ela estivesse certa, Deus teria dito: “Agora, nós teremos denominações.” E se a igreja Católica foi proclamada na Bíblia como uma prostituta, injusta, é porque ela estava dando a sua congregação sua própria teologia e não a Bíblia… Irmão, irmã, não ri a Igreja Católica em sua face a respeito da Bíblia? Eles dizem que não importam com o que a Bíblia diz, é o que a igreja diz, o que suas denominações dizem. Bem, então, como podem vocês chamá-los de errados quando você está sujeito ao batismo do Pai, Filho, Espírito Santo, quando a Bíblia condena isto? Porque os Metodistas dizem isto, e os Batistas dizem assim? Por que você concordará com a aspersão e o derramamento quando não há tal coisa na Bíblia? Não há tal coisa como alguém sendo batizado no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Então por que você faz isto?
108 Vejam porque não somos uma denominação. Nós não temos que lisonjear a eles. Nós tomamos… Quando o Espírito mostra a luz nas Escrituras, nós ficamos com as Escrituras e o Assim Diz o Senhor. Ai estamos. Não existem tais coisas como aquelas. Não estão escritas nas Escrituras.
109 Oh, você diz: “E em Mateus 28:19?” Agora, já esquadrinhei através disto umas doze vezes. Havia um lugar onde Jesus disse: “Ide portanto, ensinai todas as nações, batizando-as no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo.” Foi isto já alguma vez executado? Alguma pessoa já foi alguma vez batizada desta maneira? Nenhuma. Então deve haver algo errado em algum lugar. Claro, foi o Catolicismo que fez isto.
110 Encontre se alguma vez já houve na história desde os pais ante-niceianos, vocês historiadores. Leiam os livros dos pais ante-niceianos e veja examinando o rei da Inglaterra, cada um deles batizados no Nome de Jesus Cristo até a igreja Católica. E a Igreja Católica tem poder, eles dizem, que mudam qualquer coisa que desejarem. E eles querem ser batizados em nome do Pai, Filho, Espírito Santo. Martinho Lutero trouxe isto; João Wesley seguiu com isto, e Alexander Campbell veio com aquilo, e John Smith da Igreja Batista os seguiu. E ainda aqui estão os Pentecostais com isto. Mas a hora tem chegado.
111 Observem os castiçais em que estávamos ontem à noite. O primeiro castiçal é luz. Ele foi escurecendo, escurecendo, escurecendo, até que ele passou pelos mil e quinhentos anos de eras negras; então começaram a se acender. E bem antes da última era da igreja, acendeu outra vez, entre as duas eras da igreja a Luz vem. Siga as Escrituras da igreja de Éfeso, da Igreja Tessalônica, através da era negra, cada uma delas. Ele disse: “Tendes pouca força, mas não tendes negado o Meu Nome.” Siga os pais antenicênicos através disso. “Vocês não têm negado o Meu Nome.” Então mil e quinhentos anos de eras negras; então a igreja Luterana saiu. Ele disse: “Vocês não têm Meu Nome, mas vocês têm um nome,” não mais Jesus, mas Luteranos, Católicos, Batistas, Presbiterianos. “Você tem um nome no qual está vivendo.”
“Nós somos uma igreja viva. Estamos prosperando. Estamos seguindo em frente.”
112 “Mas estão mortos.” Assim dizem as Escrituras. “Pois não há outro Nome dado sob os céus entre os homens pelo qual o homem seja salvo.” Não, Batista não te salva; Presbiteriano não te salva; Católico não te salva; Jesus te salva.
113 Tudo nestes pequenos manuais, teorias feitas por homens, eles os colocam embaixo; “Isto é o que cremos.” E esta é a razão pela qual nos afastamos disto. Não temos nenhum manual a não ser a Bíblia, nenhum dirigente, nenhum bispo mas o Espírito. Isto é correto. E então, se há um espírito errado que entra e tenta torcer algo lá, a Palavra destorcerá isto. Isto é errado, afasta-te disto. Vêem? Aqui vem o Espírito e diz: “Isto está errado,” e é gravado… Pois nosso espírito é testemunha de Seu Espírito. Aqui virá um dizendo, “Oh, nós devíamos… Bem, eu acho que não tem problema eles fazerem isto, aquilo e aquilo outro.”
114 Mas o Espírito diz: “Há algo errado com aquilo,” volte lá na Bíblia e traga isto de volta exatamente da maneira que fazemos. E estando errado, afasta-te disto. Esta é a razão que a Bíblia diz: “Aqui está para aquele que tem sabedoria; aqui está para aquele que tem conhecimento; aqui está para aquele que tem isto,” a Igreja colocada em ordem. Não vê você o grande plano de Deus?
115 Agora vejam, a Era da Igreja de Filadélfia era a era da igreja Metodista, a era da igreja do amor fraternal, a reforma, que quando o florescente Calvinismo havia se expandido na igreja anglicana da Inglaterra, onde eles nem mesmo tiveram mais nenhum reavivamento, foram exatamente para a semente de feno… Deus levantou João Wesley como um legalista para tirar a doutrina dos Armênios. E quando ele o fez, ele derrubou aquela coisa da cabeça, e isto mereceu ser feito. Mas o que fez ele? Aqui vêm os Metodistas e correndo daquela maneira como ele… os Calvinistas desfizeram disto. Agora, lá no meio ainda estão metodistas, continuam Batistas, gostaríamos de passar aqui nas Escrituras agora. Tome Apocalipse 3 e você verá isto.
116 Agora, bem antes da última era da igreja a qual era Pentecostal, é a morna, a Era da Igreja de Laodicéia a qual é rejeitada… Mas recordem, como Jesus foi visto na cruz de pé no meio dos sete castiçais de ouro, o mais escuro estava o que estava mais afastado Dele, Sua mão direita e Sua mão esquerda. E Ele era para ser tomado como o Alfa e o Ômega, não o meio, o… o Alfa e o Ômega, como Ele tinha Sua mão estendida. E ele era a pedra de jaspe e sardes, o que era Benjamin e Ruben, o primeiro e o último. Lá Ele tinha Suas mãos estendidas; lá Ele se firmou.
117 Mas recordem, saindo disto… Não confundam isto, pois quando eles receberam estes nomes aqui destas denominações, eles morriam exatamente nas mesmas coisas, assim por diante. Mas Ele disse: somente entre os Metodistas e Pentecostais saindo fora, “Eu tenho colocado uma porta aberta diante de vós.” Aí está você, o Nome restaurado outra vez. “Eu tenho colocado uma porta aberta, mas Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por Mim.” O que é isto? Aquela porta aberta.
118 Estreito, estreito, se você observar não é, r-e-t-o, é e-s-t-r-e-i-t-o. Estreito é o caminho. Estreita é a água. Como? E volta ao Nome de Jesus o qual…?… “Você não… Tem uma pequena vida, você não tem negado o Meu Nome.” Que aqui eles se perderam e foram a denominação católica, foram a denominação Luterana, foram a denominação Wesleyana, então eles estão indo exatamente para os Pentecostais. Mas bem antes do fim do tempo, a Semente já terá quase ido da terra, está sendo carregada, a semente da justiça. A semente da serpente está se acumulando rapidamente, rapidamente e rapidamente, se preparando nesta era atômica para ser destruída. “Mas bem antes daquele tempo, eu lhe enviarei uma maneira de escapar. Tenho colocado diante de vós uma porta aberta. Estreita é esta porta e apertado é o caminho, e serão somente poucos que a encontrarão, pois largo é o caminho que conduz à destruição e muitos são os que andam por ele.” Ai está você. Bem antes disto, esta grande Luz estava suposta a brilhar.
119 Estou tão feliz. Eu simplesmente não sei como expressar isto, estou tão feliz. Já está na hora de concluir, eu nunca toquei no assunto.
120 Eu quero falar sobre o Batismo com o Espírito Santo. Eu vou tocar nisto de qualquer maneira por dez, quinze minutos. Agora, eu não quero lhes reter por três horas como eu fiz ontem à noite; tentarei não fazê-lo.
121 Agora, se eles têm um batismo falso na água, as denominações estão erradas. E sendo que alguém estando pendurado em uma denominação está absolutamente suportando a coisa errada. Eles estão suportando aquilo que Deus está contra. Dito assim nestas eras da igreja, assim também dizem as Escrituras, e as chamam de prostitutas, porque eles ensinam como doutrina os mandamentos dos homens. “Agora, nós a…”
122 Eu estive em um lugar não muito tempo atrás, e um certo homem vindo aqui escrevendo uma tese sobre cura Divina, e Ele disse: “A única coisa a seu respeito, irmão Branham,” disse: “as pessoas têm contra você é que você vai aos Pentecostais.”
Eu disse: “Bem, eu irei a sua,” eu disse: “se você me suportar na sua cidade.”
Ele disse: “Bem,” disse: “eu… eu aceito isto.” Disse: “Eu levei isto para o bispo de certa igreja (da igreja Metodista, não há necessidade de realizar uma busca a respeito disto), disse: “Eu aceitei isto, e eles dizem, “Agora vê você, nós como a igreja Metodista não cremos nestes milagres.”
123 Agora, o que irá você fazer? Agora, você indo ouvir a igreja Metodista e a denominação? Se você estiver, você é uma prostituta religiosa. Você pensa que a igreja Batista suportaria uma campanha tal como esta? Por que? Porque eles são Batistas. A Bíblia diz que elas são meretrizes. Ela trouxe suas filhas, e elas são prostitutas. Por que? Entregando o mesmo tipo de doutrina, doutrinas feitas por homens, ao invés da doutrina de Deus. É por isto que não nos denominamos com os Batistas. É por isto que não nos denominamos com os Metodistas.
124 Agora, por que não estamos nós denominados com os Pentecostais? Aqui está você; é exatamente isto. Os Pentecostais não permaneceriam onde… Se… se a igreja de Luterano tivesse permanecido onde ela estava no princípio, ela teria sido a Pentecostal. Mas eles se denominaram, então Deus levantou outro Pentecostal chamado Wesley. E então quando Wesley denominou-se, Ele levantou outra chamada Batista. Quando eles se denominaram, então Ele levantou outra chamada Campbellites. Quando eles se denominaram Ele levantou outra chamada Pentecostal. Quando eles se denominaram Ele se moveu para diante. Simplesmente observe e veja.
125 Não é o programa Divino de Deus. Não está no programa de Deus ter estas denominações. Então veja você, isto é porque não somos uma denominação.
126 Recordem isto, eu disse no princípio… agora, se eu lhes ferir eu não tenciono fazê-lo. Isto é para a igreja. Se você está sozinho, nos agrada tê-lo aqui, mas isto é em que firmamos e porque não somos uma denominação.
127 Agora, a denominação para começar, é falsa e são falsos ensinadores. E eu disse que isto feriria, e eu quero que isto fira. Eles são absolutamente falsos ensinadores. Qualquer homem que conhece estas coisas e se firma e compromete com os Batistas, Metodistas, Luteranos ou Pentecostais, sabendo que a Bíblia ensina diferente, ele é um falso profeta: não se fixam em torno disto. É exatamente isto. Isto é porque eu não me uni às Assembléias. Isto é porque eu não me uni aos unicistas. Esta é a razão pela qual eu não uni aos Batistas, Metodistas ou Presbiterianos, porque eles são falsos. Eu não quero dizer que seu povo é falso; eu quero dizer que suas teologias são falsas, porque elas não condizem com a Palavra de Deus. Paulo disse: “Se um…” Ele foi por aqui… Deixe-me mostrar-lhes o que Paulo disse antes de deixarmos este batismo nas águas.
128 Quando Jesus determinou em Mateus 28:19, Pedro diz: dez dias depois disso: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no Nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Na próxima vez o batismo foi mencionado quando Filipe o evangelista desceu até lá e pregou aos Samaritanos. E ele batizou cada um deles no Nome de Jesus Cristo. Paulo, Pedro desceu – Pedro e João, ou melhor, colocaram as mãos sobre eles; eles receberam o Espírito Santo. Então eles subiram lá em cima. Então Pedro foi direto à casa de Cornélio e quando Cornélio… “Enquanto Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre eles.” Pedro disse: “Como impediremos nós a água vendo que estes receberam o Espírito Santo como fizemos no princípio.” E ele ordenou que fossem batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo.
129 Agora, Paulo passou nas partes superiores da costa de Éfeso; ele encontrou alguns Batistas. E eles tinham um… tinham um apóstolo lá em cima, um apóstolo da Bíblia, e seu nome era Apolo. Ele era um advogado convertido, e ele estava provando às pessoas que Jesus era o Cristo, através da Bíblia. Ele disse: “O – O Messias está suposto a fazer certas coisas. Este Homem era o Messias.”
130 E lá eles tinham um grande grupo de pessoas e eles estavam regozijando, gritando, e tendo um grande tempo nisto. Àquila e Priscila tinham… haviam ido lá e uniram-se com eles, tendo companheirismo com eles. Eles não tinham nenhuma denominação. Eles estavam tendo companheirismo. E então eles viram neste homem um grande homem, oh, ele era inteligente, um advogado; Ele era… Ele era um homem inteligente. Então ele… eles disseram: “Agora, você… você é muito bom no que você sabe, mas nós temos um pequeno irmão chamado Paulo; quando ele vier, ele teve algumas experiências; ele sabe a respeito do que está falando. Ele te ensinará o caminho do Senhor mais claramente se você simplesmente se assentar e ouvir-lhe. Agora não tente tirar algo dele, porque ele não ficará em silêncio por isto. (Vêem?). Mas você simplesmente… você simplesmente siga em frente , e ouça-o.”
131 E Paulo veio; ele ouviu a ele observando ali. Ele disse: “Isto é muito bom, mas receberam vocês o Espírito Santo, vocês Batistas, desde que vocês creram?”
“Oh,” eles disseram, “não o temos nós?”
“Eu acho que não.” Vêem?
“Bem, por que?”
“Bom, como foram vocês batizados?”
“Oh, nós já fomos batizados. Nós já somos batizados.”
132 “Bem, quem vos batizou, e como foram vocês batizados?” A Bíblia diz em que? No grego… ou no original diz como, e aqui diz em que. Disse: “Em que foram vocês batizados?” Em outras palavras, “Como foram vocês batizados?”
133 “Nós fomos batizados por João Batista, o mesmo homem que batizou a Jesus Cristo, no mesmo poço de água.” Este é um batismo muito bom, não acham vocês? Parece que isto se encaixa bem não é mesmo? Parece que estaria certo que um homem que andou nas águas com nosso Senhor Jesus Cristo e batizou Jesus… E Deus aprovou isto até que ele desceu na forma do Espírito Santo e foi para Ele; e Ele disse: “Este é o Meu Filho amado em Quem me comprazo habitar.” Bem, depois do batismo. Para mim parece que aquele batismo estava correto.
134 Paulo disse: “Agora isto não serve mais: não serve mais.”
“Por que não serve mais?” Vêem?
“Você tem que se batizar outra vez.”
“Você quer dizer que nós que fomos batizados por João, o qual batizou Jesus, temos que ser rebatizados?”
“Correto.”
Disse: “Como devemos ser batizados?”
135 Disse: “No Nome de Jesus Cristo.” E Paulo os levou lá e batizou todos eles. Atos 19:5. E quando eles ouviram isto, eles foram batizados outra vez agora, no Nome de Jesus Cristo; e Paulo colocou suas mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo.
136 Se Paulo constrangeu homens e mulheres para serem batizados outra vez no Nome de Jesus Cristo, se eu pregar outro Evangelho, então o meu espírito não está correto como Paulo estava. “Reconheça que o que eu escrevo é mandamento do Senhor.”
137 E agora, em Gálatas 1:8 Paulo disse: “Se vier um anjo dos Céus, um anjo resplandecente brilhando…” De que está ele falando? De uma revelação. Louvado seja o Nome do Senhor Não importa quão boa seja a revelação… Você se recorda do nosso primeiro culto nesta manhã, o Urim e Tumim? Se algo vem e revela isto perfeitamente, ele é um mentiroso; ele é um anjo falso, e um homem que acondiciona sua mensagem é um falso profeta. Há somente uma maneira para ser batizado; esta é no Nome de Jesus Cristo. Se você não foi batizado desta maneira, há um batistério esperando. Isto é certo.
138 É falso… Encontre-me um lugar onde alguma pessoa foi alguma vez batizada no nome Pai, Filho e Espírito Santo. Não nas Sagradas Escrituras. O que é isto? É um dogma que começou com a igreja Católica. Nós podemos sustentar isto. Nós temos o completo… a doutrina dos pais Niceianos; nós temos a história; nós temos as “Duas Babilônias” de Hislop’s; Nós temos os escritos de Josephus; Nós temos todas as histórias dos patriarcas e… Josephus escreveu no tempo do Senhor Jesus, as “Duas Babilônias” de Hislop’s escritas depois daquilo; Os pais Antenicênicos escritos após aquilo, antes da formação da igreja Católica. E então a igreja Católica entrou e trouxe tudo isto para fora e eles triunfaram por si mesmos, e a Roma pagã foi feita Roma papal. E lá eles trouxeram aquele falso batismo na água, a aspersão, e do Nome do Senhor Jesus para Pai, Filho e Espírito Santo. E Jesus disse sob a inspiração que Ele deu a João em Patmos: “Você tem um nome em que está vivendo, mas você está morto.” Pai, Filho e Espírito Santo é um nome morto.
139 Deixe-me lhes contar uma pequena experiência pessoal. Na Suiça, Alemanha, e em lugares onde tenho estado, como que as cartomantes trabalham, como que os espírito malígnos se movimentam? Eu quero que vocês creiam em mim como vosso pastor, porque é para vocês que estou falando. Os demônios trabalham no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Eles cortam penas e tudo mais e jogam encanto em cada um através do nome Pai, Filho e Espírito Santo. Eles chamam isto de três nomes altos. A mãe disto é a igreja Católica. Eles vão até estas pequenas estátuas, e se ajoelham lá, e cortam uma pena com tesoura e jogam isto para trás, e jogam encantos em seus vizinhos e assim por diante, onde eles eram queimados até morrerem e tudo mais por isto.
140 Na Suíça eu coloquei minhas mãos nos postes assim onde homens e mulheres honestas morreram quando eles cortaram suas línguas, e queimaram seus olhos arrancando-os e tudo mais com varas quentes, aquela igreja Católica prostituta. Não somente ela, mas as antigas igrejas Anglicanas também e suas igrejas protestantes fizeram a mesma coisa. E eles jogavam aqueles encantos através de Pai, Filho e Espírito Santo.
141 E vocês irmãos e pastores eu tive o… o grande privilégio através da graça de Deus de ser protegido destas coisas, mas para saber em primeiro lugar a respeito do que eu estava falando. Onde uma mulher que vem a esta igreja me condenou e disse: “Ele está fazendo loucuras com o espiritualismo.” Deus nos Céus sabe a respeito de que era tudo isto.
142 Eu não posso tomar nenhum homem… eu não. Quando eles me disseram que Pig Alley em Paris era um certo lugar de má reputação, como saberia eu, eu nunca havia estado lá. Mas eu desci até lá para descobrir se isto estava correto ou não. Eu levei dois ou três ministros mais e desci até lá naquelas mulheres e coisas que se despiam nas ruas e coisas assim. É verdade.
143 Como eu saberia que Roma se assenta em Sete montes? Como eu saberia que o papa tinha o Vicarius Filli Dei? Tinha que tomar a palavra de alguém para isto. Como eu saberia que a coroa tríplice estava no papa, a jurisdição do… o vigário do Céu, terra e inferno? Como saberia até que eu fosse e visse?
144 Como eu saberia que havia um Deus vivo? Não sob a teologia d alguém, de alguma concepção intelectual de algum período emocional que passou através de uma era passageira, como infiéis nos diriam, mas um dia lá do outro lado eu O encontrei e falei com Ele face a face. Aquilo fez as coisas ficarem diferentes. Exatamente correto.
145 Os espiritualistas trabalham através de Pai, Filho e Espírito Santo. Eu estive em uma reunião onde aqueles feiticeiros estavam trabalhando. Não pense você que eles não te desafiam. Eles estavam lá; eles fizeram uma mesa pairar no ar, e a fizeram dar uma volta, e um violão tocando. Lá de pé, e eles queriam me colocar para fora, e eu disse: “Você está errado.” O espírito falou de volta a eles, o espírito professando ser Deus, disse que era Deus. Eu disse: “Está errado; é o diabo.” Eles disseram, “Este homem é um incrédulo.”
146 Eu disse: “Sou um incrédulo desta coisa, porque não é do meu Senhor. Isto é feitiçaria. Isto é do diabo.” Eu disse: “agora aqui, eu tentei aquele nome poderoso no qual eu fui batizado.” Eu disse: “No nome dos céus altíssimos, diga-me a verdade”; e aquilo nem mesmo me respondeu. Eu disse: “No nome da santa igreja, diga-me a verdade”; ele não me respondeu. Eu disse: “No nome do Pai, Filho e Espírito Santo, diga-me a verdade”; e ele não me respondeu. Mas eu disse: “No nome de Jesus Cristo diga-me a verdade.”
Ele disse: “Sim, está errado.” Deus sabe que esta é a verdade. Sim, senhor!
Oh, fé no Pai, Fé no Filho, Fé no Espírito Santo,
Estes três são um.
Demônios tremerão, pecadores despertarão
Fé no Senhor Jesus faz qualquer coisas estremecer.
147 Sim, senhor! Permaneça com este Nome.
148 “Você tem um nome no qual você vive, mas você está morto.” Aí está a sua igreja. Aí está ele.
149 Ouçam, há uma mulher assentada… Que são boas, de boa aparência, bonitas mulheres assentadas nesta igreja nesta manhã, mulheres jovens, mulheres de meia idade, mulheres idosas; todas elas são boas; elas são esposas de alguém, filhas de alguém, namoradas de alguém, e assim sucessivamente. Todas elas são… Há uma Sra. Branham assentada aqui. Todas vocês são mulheres, mas há somente uma Sra. William Branham. Ela é aquela que vai para casa comigo. É ela quem é a minha namorada. É ela quem está criando os meus filhos.
150 Há muitas igrejas boas no mundo hoje, mas há somente uma Sra. Jesus que está trazendo as reais e verdadeiras criaturas de Deus nascidas de novo. Vocês sabem o que eu quero dizer, não sabem? Seu nome não é Metodista; Seu nome não é Batista; Seu nome é Jesus: Sra Jesus. Claro que Ela é. Ela está trazendo pessoas, não membros da igreja Metodista; Ela não está trazendo para a igreja Batista, ou Presbiteriana ou Católica. Ela está trazendo aqueles nascidos, enterrados e enraizados em Jesus Cristo. Aí está Ela, esta é Ela. Estou tão feliz de estar com Ela. Ela é uma Igreja mística. Ela não tem nenhuma denominação. Ela não carrega nenhum destes grandes e fantasiados nomes e grande edifícios. Ela se encontra onde há membros do Corpo reunidos. Eles adoram em Espírito e em Verdade. Eles estavam predestinados antes da fundação do mundo.
151 Mais uma Escritura e eu vos prometo que encerrarei. E deixarei o resto disto para esta noite. Leo, você pode apanhar isto nesta noite então.
Vamos a Efésios por um momento, somente ler esta Escritura então eu vou deixar isto com vocês. Nós encontramos o que a Bíblia diz agora a respeito disto. Eu vou tomar este grande ensinador Paulo, o qual é… nunca houve nada como ele. Ele era o apóstolo para a igreja gentia. Correto, vamos a Efésios 1.
152 Agora, nós vamos encerrar em um minuto. Ouçam a isto, meus queridos amigos. Ouça a Paulo pregando ao mesmo tipo de igreja à qual estou falando nesta manhã.
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade… (da igreja Presbiteriana? De… de qual igreja?)… pela vontade de Deus, aos santos… (aqueles santos)… que estão em Éfeso… (Agora recordem, elas estão espalhadas ao redor do mundo, mas este é o grupo em Éfeso ao qual ele está falando. Agora, ele não está falando ao mundo; ele não está falando a membros de igrejas locais; ele está dirigindo isto aos santos. Vê você?)… e fiéis em Cristo Jesus: (Como nós entramos em Cristo Jesus? Através de um Espírito somos todos batizados, vivendo fielmente. Como você sabe que tem o Espírito Santo? Nós vamos entrar nisto talvez nesta noite. Vêem? Correto)… em Cristo Jesus.
A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais…
153 Vocês sabem, isto não requer falar alto; isto não requer muita gritaria. Isto está bem, nada contra isto; Está correto. Não requer isso. Isto requer um… um coração submisso, assentado em lugares celestiais, festejando nas coisas do espírito. Agora, o que faz a festa espiritual? Emoção? Não completamente; Isto traz emoção. Vêem? Mas você poderia…
154 Recordem vocês… vocês se lembram da visão sobre a chuva e o trigo, as pragas? Recordem, quando a… a chuva necessária, lá está o pequeno joio, ele tem sua cabeça inclinada; o trigo tem sua cabeça inclinada. Quando a chuva vem, ambos pulam e gritam: a mesma chuva, mas pelos seus frutos os conhecereis. Veja…
A vós graça de… de Deus nosso Pai… (Agora observem). De acordo… (O quarto verso agora)… Como também nos elegeu Nele… (No último avivamento? Hem? Quando nós nos tornamos um membro da Batista e da Metodista? Não!)… tem escolhido… antes… (eles tiveram a reunião Sim)… antes da fundação do mundo… (Logo então Ele nos escolheu. Agora, nós não O escolhemos; Ele nos escolheu. Vêem? Então Ele nos escolheu antes da fundação do mundo)… para que fôssemos santos,…
155 Como éramos santos? Não através do que fizemos, mas do que Ele fez para nós, porque não podemos ser. Como pode você fazer de um porco um cordeiro? Irmão Roy, você cria ambos, porcos e cordeiros. Você não pode – Você não pode – você não pode misturá-los. Os porcos simplesmente – ele fica por ali e come todas as espécies de coisas que ele pode. Ele vai até um monte de estrume e come até encher a barriga. Bem, você não se sente ruim acerca disso; você pensa que aquele porco está certo; ele é simplesmente um bom porco; isto é tudo. Mas você não vê a um cordeiro lá ao redor. Ele não poderia convidá-lo para um jantar; ele não viria. Não. Qual é o problema? Porque ele é um porco. Você vai e lhe diz que ele está errado. “Graças a Deus, eu sou um porco; você siga adiante no seu próprio terreno. Você vá lá embaixo seja um santo rolador se você quiser.” Aí está você. “Se você ama o mundo ou as coisas do mundo, o amor de Deus não está nem mesmo em você,” diz a Palavra.
156 Agora, não é porque eu parei de comer estrume, que me fez diferente de um porco (Vêem?) – não me fez mais porco; aquilo não é isto. Mas quando a minha natureza mudou… “Oh, eles colocaram uma cerca ao redor, eu penso que eles proibiram; eu não estou suposto a fazer isto.” Oh, não! Você não proibe nada disto; você é simplesmente nascido de novo; isto é tudo. Você simplesmente foi mudado. Isto é certo.
157 Mas se você pudesse tirar o espírito daquilo – daquele cordeiro e colocá-lo no porco, aquele cordeiro faria a mesma coisa – o porco com o espírito do cordeiro faria a mesma coisa que aquele cordeiro faria. E aquele cordeiro voltaria e faria a mesma coisa que o porco fazia. Agora veja você, vocês, porcos, onde estão vocês? Isto é exatamente correto. Isso é correto. Vêem?
158 Você sai e começa a amar as coisas do mundo. Usar shorts e fazer todas estas coisas; siga em frente; mostre o que você é. “Pelos seus frutos os conhecereis. Pode o homem colher figos dos espinhos?” Vêem? Não, não! Você tira figos da figueira. Você colhe maçãs da macieira. Você colhe espinho de um espinheiro. Isto é correto.
Agora ouçam para encerrar.
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo segundo seu… seu beneplácito de sua… sua vontade.
Nos predestinou para louvor de sua graça pelo qual nos fez agradáveis assim no Amado.
159 Que fez isto? Porque eu parei de beber, porque eu parei de fumar? Não! Ele o fez. Ele me fez, antes da fundação do mundo, agradáveis na presença de Sua graça. Nada fiz eu; nunca fiz nada a respeito disto, não tive nada a ver com isto. Para começar eu era um porco; eu era um pecador nascido numa família de bêbados, criado em um alambique de bebida alcóolica ilegal, assentado num barril de uísque: vergonhosamente. Isto é correto. Bebida alcoólica de Kentucky, nunca usei um par de sapatos até que eu fosse já rapazinho, com os cabelos abaixo de pescoço, assentado num pequeno barril de bebida ilegal, fabricando bebida alcoólica ilegal, e ainda o Espírito Santo veio a mim aos sete anos de idade, disse: “Não bebas nenhuma gota disto, e não vá com aquelas garotas lá, e não fumes, ou masque fumo.” Oh, que foi isto? A boa vontade do Pai antes da fundação do mundo, para que Ele pudesse me enviar para pregar o Evangelho e dirigir Suas ovelhas. Bendito seja Ele, e para sempre o grande Nome. Eu permanecerei com Sua Bíblia, afundando ou afogando, popular ou impopular. As pessoas me amando ou não, eu O agradarei. Eu quero fazer o que Lhe agrada.
160 Se a igreja Batista me rejeitar, a Metodista, os Pentecostais por suas evidências iniciais, falar em línguas sendo o Espírito Santo… Esta é a razão pela qual não somos pentecostais. Nós não cremos que… que falar em línguas te faça ficar cheio do Espírito Santo, não mais do que cremos que vivendo em um chiqueiro te faria um porco (não senhor), não mais do que cremos que em um palácio real te faria um rei. Isto não faz. Você poderia ser um servo (Vêem?); você poderia ser qualquer coisa.
161 Não, senhor. Nós cremos que você recebe o Espírito Santo através de uma experiência, não através de uma concepção mística e intelectual das Escrituras, mas através de uma experiência que somente você sabe. Agora, se você quer saber se era o Espírito Santo, observe se sua vida está de acordo com aquilo; isto mostrará que tipo de espírito entrou em você.
162 Talvez você fale em línguas ou talvez não. Mas por que os Pentecostais fizeram uma coisa tão horrível como aquela? Por que fizeram os Pentecostais aquilo? Por que? Porque no princípio quando Deus começou restaurar de volta a uns quarenta anos atrás, trazendo de volta os dons, alguém começou a falar em línguas… E falar em línguas é o menor dom, de acordo com os ensinamentos de Paulo, de todos os grupos de dons. O menor de todos os dons é falar em línguas. E logo que fizeram isto, todos eles ficaram excitados e fizeram uma denominação e a chamaram de Concílio Geral, o qual é as Assembléias de Deus.
163 Agora, tenho falado com alguns de seus melhores homens, seus melhores teólogos, e eles dizem, “Irmão Branham, você está certo, mas o que podemos fazer agora? Se tivéssemos nos levantado contra aquilo, seríamos chutados para fora. E o que pensaria nossa igreja a nosso respeito quando nós os ensinamos por anos – Nós os ensinamos por anos que a evidência do Espírito Santo é falar em línguas. O que seria se mudássemos isto agora?” Esta é a maldição da denominação. Graças a Deus não temos nenhuma denominação. Simplesmente como o Espírito dirige, nós o tomamos.
164 O Batismo do Espírito Santo é uma experiência pessoal. Eu já vi pessoas falarem em línguas; eu já vi bruxas e feiticeiros… Qualquer missionário sabe o mesmo, um que já tratou alguma vez com feitiçaria e demônios. Eu os tenho visto se colocarem de pé e falarem em línguas, e jogarem terra para trás de suas cabeças, e cortarem-se a si mesmos com uma lança, e falarem em línguas, e interpretá-las. E você diz que isto é o Espírito Santo? Certamente não é. É o diabo. Jesus nunca disse: “Por suas línguas os conhecereis,” mas, “Pelos seus frutos os conhecereis”. E Efésios 5:1 diz que o fruto do Espírito é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, paciência, mansidão, fé, temperança. É isto correto? Aí está você.
165 Agora, se você é um Metodista , estes tipos de frutos te seguem, sendo que você não está prontamente temperado para lutar com uma serra circular; se você tem paciência, e tem amor, e você… considera a todos; se o seu primeiro amor é Cristo, o segundo é o homem , o seu companheiro, e deixe você ser o terceiro assim; se você está seguindo em frente, tendo benevolência, bondade, paciência, fé…
Oh, você diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim. E aí – aí está a cura divina. O Espírito Santo é o mesmo hoje.”
166 Agora, você diz: Espere um momento, eu fui ensinado na Igreja de Cristo, os dias dos milagres passaram.” Você tem um demônio. Isto é certo.
Você diz: “Bem, nós temos que ser batizados. Na Bíblia não há tal coisa como ser batizado no nome do pai, Filho e Espírito Santo. Eu vejo isto agora mesmo; está nas Escrituras. É o Nome do Senhor Jesus; em todos os lugares é o Nome do Senhor Jesus.”
167 “Esperem um momento, vamos chutar você para fora das Assembléias.” Você está mergulhado nisto, você tem um espírito falso em você; você está ouvindo a um falso ensinamento ou a um falso profeta.
168 Agora, você simplesmente encontre um lugar onde eles foram alguma vez batizados no Nome do Pai, Filho e Espírito Santo, e eu darei isto por entregue. Eu lhes mostrarei cada lugar onde eles batizaram no Nome do Senhor Jesus. Agora, quem está certo, as Assembléias ou a Bíblia?
169 Se você diz: “Bem, eu já fui aspergido. Graças a Deus, isto está bom para mim, você simplesmente não tem educação suficiente. Eu lhe digo, aspersão. Que diferença faz isto de derramar água ou imergir?” Não me importa o que isto – O que isto pareça, a Bíblia diz para ser batizado. E “batizar” significa “ser imergido.” Você diz: “Que diferença isto faz?”
170 Bem, o que se – Se Deus dissesse a Moisés, “Tire as suas sandálias; você está em um terreno santo,” Moisés dissesse: “isto é muito problemático; eu simplesmente tirarei o meu chapéu, ter que desatar minhas sandálias,” seria isto o suficiente? Não, senhor. Deus nunca falaria a ele até que ele tirasse suas sandálias. E Deus nunca falará à igreja até que ela volte aos oráculos e princípios que Cristo estabeleceu, e não é denominado através de alguma emoção ou denominação para puxar isto deste ou daquele lado. Ela tem que voltar a crer nos milagres, crer nos sinais, crer no Espírito Santo, batizando no Nome de Jesus Cristo. E todas estas coisas terão que voltar a isto ou Deus não falará a eles. Isto é exatamente correto.
171 Aí está a igreja. Isto é porque não somos denominacionais. Isto é exatamente porque não pertencemos a denominações. Nós cremos na Bíblia, e então há várias coisas lá que não sabemos, muitas delas, mas estamos firmes e livres, Senhor Jesus, simplesmente revele isto, e…
Andaremos na Luz, é uma linda Luz;
Ela vem de onde as gotas de orvalho de misericórdia estão brilhando.
Brilhando ao nosso redor dia e noite,
Jesus a Luz do mundo (Não é Metodista, Batista, Presbiteriana, mas, Jesus a Luz do mundo.)
Todos os santos da Luz proclamam,
Jesus a Luz do mundo,
Então os sinos dos céus estão tocando;
Jesus a Luz do mundo, (todos agora adorando)
Andaremos na Luz, é uma linda Luz,
Ela vem de onde as gotas de orvalho de misericórdia estão brilhando.
Brilhando ao nosso redor dia e noite,
Jesus a Luz do mundo.
172 Preferiria você ter Jesus e Sua palavra, do que ter qualquer idéia denominacional a respeito disto? Quantos prefeririam ter Jesus e Sua Palavra? Agora, encontre um lugar aqui onde Deus alguma vez ordenou uma denominação. Encontre um lugar onde Ele alguma vez colocou a mulher para pregar ou ordenou a uma nas Escrituras. Encontre um lugar onde alguma pessoa foi alguma vez aspergido ou derramado. Encontre onde uma pessoa foi alguma vez batizada no Nome de Jesus Cristo, em algum lugar senão no Nome de Jesus Cristo, não Pai, Filho, Espírito Santo. Encontre onde uma pessoa foi alguma vez batizada no nome de Pai, Filho, Espírito Santo; venha e mostre-me. Pois cada pessoa foi batizada no Nome de Jesus.
173 Agora, vamos a coisas mais profundas do que isto agora. Agora vamos entrar na evidência inicial e assim sucessivamente, em… Simplesmente veja onde está isto. Agora, se eles ensinam contrário a isto, eles estão ensinando coisas que não estão na Bíblia.
174 Recordem, estou vos pedindo um lugar onde lá alguma vez já houve uma denominação. Somente mostre-me uma. Então alguém está errado. Não estou pedindo para haver uma aqui e outra ali talvez a outra fosse. Estou dizendo, mostre-me um lugar lá onde houve alguma vez uma denominação. Trezentos anos após a morte do último apóstolo… Mostra-me onde há uma denominação fora da igreja Católica começando isto. Mostre-me um lugar em que a Bíblia não condene as denominações. Então porque são vocês uma denominação?
175 Mostre-me um lugar, agora, um lugar, um lugar onde qualquer pessoa foi alguma vez aspergida para a remissão de seus pecados. E eu não quero dizer somente um aqui e ali, mas agora mostre-me um lugar em todas as Escrituras. Mostre-me um lugar em todas as Escrituras onde qualquer pessoa foi alguma vez aspergida para a remissão de seus pecados. Mostre-me um lugar onde qualquer pessoa foi alguma vez batizada no nome do – do – do Pai, Filho, Espírito Santo, simplesmente um lugar, uma pessoa, onde uma pessoa foi alguma vez batizada no nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Mostre-me um lugar onde Deus alguma vez colocou uma mulher pregadora na igreja ou mesmo disse para ela ser. Onde está isto? Agora, este é um grande desafio, mas quero encontrar sua pergunta, colocada no púlpito, mostrando-me onde uma destas coisas nesta noite; Eu me desculparei. Então se você não tem encontrado estes requisitos então por que não os encontraram? Venha e seja um de nós. De qualquer forma você potencialmente já o é.
176 Se o seu nome está no Livro da Vida do Cordeiro, você andará na Luz, você verá a Luz. Deus a revelará, e você andará nela. Vêem? Isto é exatamente correto. Vêem?
177 Agora, não estou vos levando de volta a uma igreja. Eu estou vos levando de volta à Bíblia. Ora, o que disse Paulo? O que disse Paulo? “Se um anjo do Céu pregar qualquer coisa além disto, que seja anátema.”
178 Deus disse: “Que toda palavra do homem seja mentira e a Minha Verdade.” Então não me importa o que qualquer igreja diga, Pentecostais, Batistas, Presbiterianos, a Palavra de Deus é a Verdade. Por que começaram eles isto? Por causa da denominação.
179 A Assembléia de Deus Pentecostal hoje daria qualquer coisa exatamente lá no fundo do coração de seus grandes ensinadores se eles nunca tivessem começado aquele dogma da evidência inicial, o falar em línguas. Eles sabem que isso é errado. Isto não segura água. Certamente não. Posso lhes provar através da Bíblia de Deus que você não recebe o Espírito Santo falando em línguas. Isto não está aqui. Oh, você pensa… Sim, claro, está escrito tão parecido que enganaria o próprio escolhido. Vêem? Ele escondeu isto dos olhos dos sábios e entendidos e o revelou aos pequeninos. É uma revelação espiritual. Você observe a revelação atingir isto e observe isto brilhar. Vejam, aí está você. Veja, aí está a coisa que vocês desejam observar, amigos (vêem) aí está…
180 Nós agradecemos a Deus pelo Espírito Santo o Qual é o nosso Ensinador, e Ele simplesmente não sai e consegue alguma pequena e velha idéia mística e traz isto aqui em cima, e diz: “Oh, Aleluia, aqui está certo – escrito aqui. Aleluia!” O Espírito Santo volta e traz isto exatamente através das Escrituras e coloca lá, através das Escrituras. Vêeem? É quando você tem a verdade. É exatamente isto. Pois preceitos tem que estar sobre preceitos, e linha sobre linha. Esta é a maneira que a Bíblia diz para fazê-lo.
181 Você diz: “Você condena a denominação?” Não, senhor! “Você condena as mulheres pregadoras?” Não, senhor! “Você condena falar em línguas?” Não, senhor! “Você condena estas pessoas que batizaram no nome do Pai, Filho, Espírito Santo?” Não, senhor, não, senhor! Mas eu digo: se elas sabem melhor agora, Deus as responsabilizará se elas não seguirem. Vocês podem que não sabiam até agora, mas vocês sabem isto de agora em diante. Vêem? Agora, se você não acha que isto está certo, examine as Escrituras, então encontre você um lugar, e volte e coloque isto sobre a mesa nesta noite; e nós veremos se isto está correto ou não. E você vá e procure Isto com uma mente aberta, com o coração aberto.
182 Não que – agora, um ensinamento como este é para o Tabernáculo Branham. Vêem? Isto aqui, simplesmente para aqui. Não é…
183 Gostaria que isto não fosse Tabernáculo Banham. Eu gostaria que isso fosse simplesmente chamado de “O Tabernáculo,” que não tivesse nem mesmo o meu nome vinculado a isto. Estou preparando para tornar esta igreja…
184 Todos vocês sabem quando nós compramos isto. Comprei quando eu trabalhava para a Companhia de Serviços Públicos. E o coloquei aqui em cima, e eles simplesmente o chamaram assim porque o irmão Seward e outros vincularam meu nome a ele quando fizeram a escritura lá embaixo. Assim tão logo que eu puder esclarecer estas coisas nas quais estamos agora, esta igreja tornará a isto, uma comunidade, fixada, meu nome sairá daqui.
185 Eu não acho que meu nome deve estar nessa igreja. Não devia ser Tabernáculo Branham, devia ser simplesmente uma igreja, a Igreja do Senhor Jesus Cristo, ou algo assim, o Tabernáculo do Senhor (Vêem?), O Lugar de Habitação, A Casa de Oração, ou algo assim, dêem-lhe algum tipo de nome. Deixe a congregação escolher o seu nome. Meu nome – eu – Sou simplesmente um homem. Meu nome não merece estar nisto, não mais que nada. A razão pela qual está, colocaram meu nome nisto, é porque o meu nome estava na Escritura, diz: “Billy Branham.” Vêem? E isto não devia estar lá. Não, senhor! Isto deveria ser uma igreja comunidade. Isto – Isto deveria ser para a – para a congregação aqui.
186 E esta igreja é soberana. Não há nenhuma junta de administradores ou diáconos que irá te dizer o que fazer. Esta igreja em um voto total te diz o que fazer. Isto é exatamente correto. Se há uma decisão…
187 Se você não gosta do seu pastor, e há duas ou três pessoas que têm algo contra o pastor, elas não podem se levantar. Se são diáconos, administradores, elas simplesmente… Ou seja lá o ofício que tenham elas aqui, elas simplesmente têm um voto; isso é tudo. Se ele é um Pastor assistente, ele simplesmente tem um voto. Ele é simplesmente como os membros comuns que assentam lá atrás. O voto total da igreja encerra o assunto. E isto é certo; isto – Isto é correto. Nenhuma junta de diáconos coloca um pastor para fora, ou nenhum pastor coloca uma junta de diáconos para fora. A igreja faz isso em um voto geral de toda a coisa.
188 Ela é soberana em si mesma Nós não temos nenhum bispo; não temos nenhum inspetor geral; temos Jesus. Amém! Ele é o Bispo. Ele é o Supervisor Geral. Ele é o Pastor Cabeça. Ele é o Rei. Ele é o Senhor. Ele é o Curador. Ele é o Tudo e o Todo. E nós somos simplesmente Seus súditos andando na Luz. Amém.
189 E Ele colocou alguns na Igreja, que? Na Igreja, no Corpo, colocou alguns aqui o que? Primeiro apóstolos; que são missionários. Nós temos um aqui na igreja agora, um pequeno rapaz assentado lá atrás, um amigo meu, irmão, eu o chamo de Creech – Jefferies. Este foi o primeiro chamado do alto, um missionário. Você diz: “Um apóstolo é um missionário?” Absolutamente. Vá e olhe no dicionário e encontre o que significa apóstolo. Significa “um enviado.” Vá e olhe o que missionário significa “um enviado.” A mesma coisa. A ordem suprema é o missionário que viaja pelos mares para o Senhor Jesus.
Agora, primeiro apóstolos; segundo profetas. O que é um profeta? Um vidente.
190 Não um que faz… não um apóstolo que faz como se ele fosse um missionário, ficando em casa, mas um que é realmente um missionário, um apóstolo. Um profeta, um vidente…
191 Apóstolos, profetas, mestres, evangelistas, pastores. É disto que o Corpo consiste. Naquele corpo local então há nove dons espirituais: Um deles é sabedoria, conhecimento, cura divina, falar em línguas, interpretação de línguas, todos estes dons diferentes que estão no corpo local. E estes apóstolos, pastores, ensinadores e evangelistas estão todos aqui para estarem certos de que nestes dons estas coisas estão operando bem. Se eles encontram que algo falso se levantou, rapidamente eles condenam isto, porque não está de acordo com as Escrituras. Deixe alguém vir até aqui e dizer, “Graças a Deus, eu tenho azeite em minhas mãos; veja aqui. Vocês sabem, eu… eu creio que recebi o Espírito Santo, eu tenho azeite na minha mão.”
192 Você vai ouvir alguém dizer: “Isto não é escriturístico.” Isto é correto. “Vamos ali até uma sala; vamos examinar todas as Escrituras. Mostre-me nas Escrituras onde isso é a evidência do Espírito Santo.”
193 Um diz: “Oh, eu falei em línguas; eu recebi.” Mostre-me nas Escrituras se isto é a evidência do Espírito Santo. Isto é certo.
194 “Oh, o Senhor me chamou para pregar,” dizem algumas mulheres. Mostre-me nas Escrituras se Ele fez isto.
195 Oh, eu sei o que o Senhor me disse; Ele me abençoou naquela noite que eu fui batizado no Nome do Pai, Filho, Espírito Santo.” Mostre-me nas Escrituras onde você está suposto a fazer isto.
196 “Bem, sou tão bom quanto qualquer um outro; e eu sou um Metodista ou um Batista ou um Presbiteriano; eu sou Pentecostal.” Mostre-me nas Escrituras onde Deus disse isto. Vêem? Isto é correto. Não está lá.
197 Agora, há um enorme e aberto desafio para vocês membros deste tabernáculo. Há um enorme e aberto desafio. Agora, se você encontrar uma coisa que você pensa que está errada, como eu disse nesta manhã, uma coisa que esteja contrária às Escrituras, você está obrigado a colocar isto no púlpito nesta noite. Isto é certo. Você traga e coloque aqui. Mostre-me nas Escrituras, um versículo na Bíblia onde havia lá uma denominação, que Jesus fez uma denominação, ou quaisquer destas coisas que tenho ensinado, onde Ele alguma vez ordenou e colocou uma mulher na igreja como pregadora, onde Ele alguma vez ordenou a aspersão, o derramamento, ou qualquer coisa deste tipo que eu tenho estado falando . Coloque isto aqui. Então nesta noite nós entraremos, se o Senhor permitir, no Batismo do Espírito Santo e na semente da serpente e da mulher. Está certo. O Senhor vos abençoe. Quantos se sentem bem?
Oh, eu sinto como quem está viajando,
Oh, eu sinto como quem está viajando; (Agora cantem isto real e docilmente ao Senhor)
Minha casa celestial é brilhante e bela,
E eu sinto como quem está viajando.
Oh, eu sinto como quem está viajando (Viajando)
Oh, eu sinto como quem está viajando (Viajando);
Minha casa celestial é brilhante e bela,
Eu sinto como quem está viajando.
198 Agora, tem havido uma coisa desde que eu tenho estado neste período de descanso por estas poucas semanas. Tenho encontrado que há um problema comigo, e eu quero confessá-lo agora para minha igreja. Eu estava assentado lá atrás daqueles carvalhos e nogueiras estudando, “Onde foi que eu primeiro errei? O que me fez ir errado? O que foi?” Você sabe o que eu encontrei que me fez errar? Há certa coisa como que indo além mar com algo. Você sabia disto? Você pode tentar estar todo certo e tentar ser bom, e então você pode ser demasiado bom. E eu simplesmente tenho deixado as pessoas me levarem. Vêem? Elas dizem: “Bem, irmão Branham, você vem até aqui. O Senhor me disse para lhe dizer isto.”
“Bem, está certo, irmão, aí vou eu.”
“Oh, irmão Branham, não vá naquele lugar, aqui.”
199 “Bem, talvez seja melhor eu não ir lá.” Vêem, e você não sabe o que fazer. Isto é o que me faz ficar nervoso. Eu vou onde o Senhor me dirigir a ir, não me importa o que qualquer um diga a respeito disto. Vêem? Isto é exatamente correto. Então eu não quero ferir sentimentos.
200 E então, eu observei outra coisa, meus filhos lá em cima têm se tornado um grupo de neuróticos, gritando à noite e tudo mais, e as pessoas amontoando dentro e fora de casa lá o tempo todo, pessoas vindo de todos os lugares. Eu não culpo as pessoas por isto, as pessoas enfermas. Mas nós organizamos tudo aquilo. E aqui na igreja quando eu venho para ter reunião, ora, eu tenho quase que fugir, para sair da igreja, porque as pessoas simplesmente segurando e isto e aquilo. Estou tão cansado e às vezes saindo do meu culto de cura, e não fico muito bom para elas e digo…” digamos, Irmão Branham, o Senhor disse aqui…” “Nós vimos até aqui para irmos a…” Isto não é bom; eu não devia ter feito aquilo. Nós não temos que fazer aquilo.
201 Agora, nós temos feito acordos para tomar conta daquilo. E agora, somente recordem, qualquer pessoa que deseja… eu desejo ver todos; e eu quero ter tempo e falar com as pessoas. Desta maneira você não pode… Você tem alguém lá dentro, e a primeira coisa que todos vocês sabem e que o seu tempo termina com um e – e vocês – você não tem jeito de ver o outro. E isto não é certo. Pessoas vêm de longe simplesmente para terem algumas palavras com você. E se Deus tem – tem dado a estas pessoas aquela fé em mim para crerem naquilo, elas merecem um tempinho para serem ensinadas. Você simplesmente não pode mandá-las embora dizendo: “Oh, eu não falo com ninguém.” Isto não está certo, porque tenho medo de fazer isto, porque alguém vem e diz: “Agora, o Senhor me disse, irmão Branham, que você deve fazer certa e certa coisa; é isto. Esta é a vontade do Senhor agora.” O Senhor me dirá sua Vontade.
202 O Sr. King, quantos recordam de R. A. King que costumava vir aqui, até aqui? Ele disse… Eu estava construindo um barco lá em cima certa vez. Ele disse: “Agora, irmão Branham, construa você aquele barco de acordo com suas próprias especificações.” Disse: “Eu estava construindo…”
203 Certo homem estava construindo um barco certa vez, e um rapaz veio e disse: “Você deve cortar estas amuradas desta maneira.” Bem, ele tentou aquilo daquela maneira.
204 O outro disse: “Oh, você deve fazer isto desta maneira, tudo mais, as… As vigias e tudo mais; o barco deve ser desta maneira, e a proa deve ser desta maneira, e a parte superior e a popa, e o… o leme.” E ele disse que quando ele terminou era a coisa de aparência mais horrível que ele jamais havia visto. Ele disse que simplesmente tomou o barco e o colocou no fundo do quintal e começou a trabalhar com seus serrotes, fazendo outro. Disse: alguém ia passando e dizia, “Esta é a maneira que você deve construir isto.”
205 Disse: “Aquele outro foi construído com as instruções de terceiros e está lá no fundo do quintal. Estou construindo este aqui de acordo com a maneira que eu penso que ele deve ser construído.” Isto é certo.
206 Agora, Deus se Ele deseja que eu faça qualquer coisa, Ele me dirá o que fazer. Se você pensa que estou errado no que estou fazendo ou algo assim, você ore por mim para que Deus me endireite. Vêem? Porque eu não posso ouvir a muitos.
207 Agora, vocês aqui talvez na igreja, você simplesmente tem que ouvir uma ou duas pessoas talvez, mas aqui eu passo por dezenas e milhares. Como posso eu fazer isto? Então eu disse: “Antes de eu dar a resposta a qualquer homem eu vou assentar e estudar isto corretamente, e ver de qual maneira guia o Espírito Santo, então eu vou e digo a ele ou digo a ela o que é; e essa é minha decisão. Eu apegarei a isto.” Isto é correto. Permaneça exatamente lá.
208 Agora as entrevistas estão fixadas. Qualquer pessoa que deseja falar comigo, está perfeitamente bem. Se você telefonar Butler 2-1519; somente olhe na lista telefônica e procure William Branham, Butler 2-1519, os preparativos serão feitos para as entrevistas. E será anotado exatamente a hora e o lugar para fazê-las. Agora, eu posso encontrar cada pessoa, estar com elas, ajudá-las com seus problemas e coisas, mas eu não posso ir e passar um dia com um, e quatro ou cinco horas com este outro, e no dia seguinte perder toda a coisa. Nós temos certo tempo. Nós perguntamos a eles o que desejam e quanto tempo e trazemos isto imediatamente. E nós vemos todas as pessoas. Nós temos que…
209 E o homem que atenderá o telefone será o Sr. Mercier aqui ou o Sr. Goad assentado lá. E eles prepararão isto no livro exatamente para as entrevistas, e eu verei cada pessoa.
210 Se é um caso especial, se é durante um tempo de culto de oração pelos enfermos, traga os seus que estão doentes e aflitos e deixe-os ouvir uma noite ou duas.
211 Agora, nós oraremos pelos casos de emergência, mas então depois de umas duas noites, eu quero iniciar no meu novo ministério. E eu quero levá-los aqui no fundo neste quarto, porque vocês conhecem a visão. Quantos recordam da visão (claro que recordam) da pequena tenda no quarto.
212 Agora, eu vou levar a Meda comigo na primeira noite no caso de mulheres virem. E então se isto… ver como isto dá certo somente com ela lá dentro. E então, se isto não der certo desta maneira, então mandarei duas mulheres de cada vez, porque elas estão entrando em um lugar onde está somente um homem. Vêem? E isto… Naturalmente agora, nós temos mentes limpas, mas o diabo lá fora não tem (Vê você?), então… o que pensaria ele a respeito disto (vêem?) e o que diria o mundo. Mas é um ministério que eu não posso deixar ser conhecido ao público. Ninguém nunca dirá isto exatamente. Vê você? Não, senhor! Não, eu sei que isto está quase para se fundir agora. Eu posso simplesmente… parece… simplesmente alcançar lá e segurar; está colocado bem lá.
213 Ontem à noite eu estava sonhando bem antes de eu levantar nesta manhã, o irmão Neville Eu… eu estava tendo um sonho, e eu pensei que o ministério… Eu não sabia o que estava fazendo, mas seja o que quer que aquilo fosse, oh, vocês falam a respeito de coisas acontecendo, eu nunca vi tal coisa. Eu acordei simplesmente chorando; eu estava louvando. Eu bati na face de minha esposa com minha mão assim, e assim, somente louvando ao Senhor deitado lá. Oh eu… eu simplesmente sei que há algo correto bem aqui somente pronto para alcançar e segurar nisto. Será bem maior do que isto alguma vez já foi. Será maravilhoso. Eu creio que Deus está preparando para fazer algo grande. Mas agora, nós temos que nos aproximar disto sensatamente, com inteligência, e diretamente na Palavra de Deus. Correto! Oh, nós O amamos.
214 Agora recordem, se algum de seus amigos ou qualquer pessoa deseja me ver e deseja falar comigo a respeito de algo pequeno que é privado, deixe-os telefonar para Butler 2-1519 e lá estará uma entrevista preparada e o lugar. Eu não posso tê-las ao redor de minha casa lá em cima ou aqui no tabernáculo, porque você entra aqui… Eu prego bastante; e eu fico aqui, porque eu não estou muito com vocês. E eu simplesmente vos seguro o quanto posso para colocar todas as palavras, porque, amigos, esta é a única vez que teremos que fazer isto. Tudo isto será terminado dentro em breve. Nós iremos diretamente ao vale, seguindo adiante. Olhe para aqueles que ficaram desde o ano passado que têm estado aqui. Vêem?
215 Então nós desceremos o vale; nós temos que fazer isto agora. Isto tem que ser feito agora. E agora, esta é a razão pela qual eu vos seguro. Você diz: “Bem, isto… Que tal uma Escritura para isto?” Sim, certa noite Paulo pregou a noite toda, e um rapaz caiu do edifício e morreu. Quantos sabem disto? Toda a noite.
Paulo foi e deitou o seu corpo sobre o dele, o sentiu… e seu coração a bater com o coração do rapaz, disse: “Não… “[Espaço vazio na fita… Ed.]
Leve o Nome de Jesus contigo,
Caindo prostrado aos seus pés,
Rei dos reis no Céu O coroará,
Quando nossa jornada se completar (Correto, vamos ficar de pé)
Leve o Nome de Jesus contigo,
Filhos da tristeza e aflições;
Ele lhe dará regozijo e conforto (Eu lhes direi o que fazer, vire e estreite a mão de alguém dizendo, “Como vai você irmão, estou certamente alegre em te ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *